Novela “A Gata” Resumo | Personagens | Trilha

Novela “A Gata” resumo dos próximos capítulos, trama, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Gata e de todas as novelas do SBT. Confira também a história, perfil dos personagens e as músicas da trilha sonora.

Sobre a Novela A Gata

  • Título Original: La Gata
  • Período de exibição (Original/México): 05/05 a 19/10/2014
  • Nº de capítulos (Original/México): 121
  • Autoria: Inés Rodena
  • Direção: Claudio Reyes Rubio, Victor Manuel Fouilloux e Victor Rodriguez
  • País de origem: México
  • Título no Brasil: A Gata
  • Período da 1ª exibição (SBT): 08/08/2017 – atual
  • Horário (SBT): 18h20
  • Nº de capítulos (SBT): 121 (* previsão)
  • Novela Anterior: A Mentira (Reprise)

A história se desenvolve em um lixão, onde vive Esmeralda, a quem todos conhecem como “A Gata”, é uma jovem que cresce em condições miseráveis, mas apesar disso possui um encanto especial. Dona Rita explora Esmeralda e a obriga a pedir esmola desde pequena; Esmeralda desconhece sua origem, só acredita que sua mãe morreu pouco depois que ela nasceu. Seu melhor amigo é Pablo, um rapaz rico que a defende das maldades de outros jovens.

Pablo se comove com as condições miseráveis em que vive Esmeralda, por isso se empenha em ensiná-la a ler e escrever, mas escondido, já que não quer que Lorenza, sua mãe, descubra sua relação com Esmeralda, pois não a considera digna de sua posição social. Se passam os anos e Pablo custa aceitar que ama a Esmeralda, mas quando o faz decide inclusive enfrentar aos seus pais, que se opõem a esta união e farão qualquer coisa para separá-los.

Damian, advogado e amigo de Esmeralda, decide enfrentar a Agustín para defender os direitos de sua amiga; em resposta, Agustín o manda para a prisão. Damian se tornar amigo de “El Silencioso”, o pai de Esmeralda. Por culpa paga uma injusta pena na prisão. Quando sai da prisão, “El Silencioso” protege Esmeralda e faz dela uma dama da sociedade, mas decide não revelar que é seu pai, até limpar seu nome. Quando parece que nada impede que Esmeralda se junte ao homem que ama, Pablo a repudia pois pensa que tem uma relação com “El Silencioso”, no entanto, o amor fará a verdade vir à tona e vencer qualquer obstáculo.

Sinopse e critica

“La misma gata pero revolcada” é uma expressão mexicana que diz respeito a uma mesma coisa, em diferentes circunstâncias. Juntando todas as adaptações possíveis da mesma trama, surgiu La Gata, (mais) uma trama rosa sob a produção de Nathallie Lartilleux.

Na trama, Esmeralda (Maite Perroni) vive num lixão onde é explorada por uma velha ambiciosa, e por andar no meio da imundice, é conhecida como “a gata”. Ainda criança, conheceu Pablo (Daniel Arenas), jovem rico, e que brincava com ela na barranca próxima a mansão dele. A amizade era proibida pela mãe do rapaz, a prepotente Lorenza (Laura Zapata). Porém, não houve o que impedisse o contato dos dois, e a amizade de criança se converte em um grande amor. Esse amor terá muitos inimigos ao redor, que separam Esmeralda e Pablo. Além disso, um segredo do passado envolve as famílias de ambos. Agustín (Juan Verduzco), pai de Pablo, colocou Fernando de la Santa Cruz (Manuel Ojeda) na cadeia por meio de armadilhas. Esse homem inesperadamente sai da cadeia. Agora, conhecido como “El Silencioso”, promete vingança contra essa família, e quer encontrar sua mulher desaparecida – que agora é a louca Fela (Érika Buenfil) – ambos, os verdadeiros pais de Esmeralda.gata-001La Gata é das tramas mais antigas de Inés Rodena. Surgiu no final dos anos 60, e ganhou inúmeras versões. As mais famosas delas, La Gata (1970, com Maria Rivas e Juan Ferrara) e La Fiera (1983, com Victoria Ruffo e Guillermo Capetillo). Mais recentemente, ganhou novas versões. A última, no México, havia sido realizada na TV Azteca, com o nome de Pobre Diabla (2009, com Alejandra Lazcano e Cristóbal Lander). E até no Brasil, ganhou uma versão em 2004, no SBT, chamada Seus Olhos (que também era ambientada no lixão). A história tem múltiplas versões porque se trata do tema mais básico das novelas mexicanas: garota pobre se apaixona por um rapaz rico e a família impede o envolvimento. Para se chegar a nova versão em 2014, a produtora Nathalie Lartilleux convocou para a adaptação Maria Antonieta “Calu” Gutierrez, que aproveitou os roteiros de uma outra versão da trama, a venezuelana Rubi Rebelde (1989), esta, assinada como original de Carlos Romero e Maria Antonieta Gomez (mãe de “Calu” Gutierrez) e que nada mais era que uma fusão de La Gata original com La Italianita (história que originou Maria Mercedes, 1992). Junta um pouco de cada coisa, exclui outras, e surgiu uma nova versão, mas que não trouxe absolutamente nada de novo. Nada mesmo.

Talvez o grande mal desta nova versão de La Gata foi justamente o contexto de que ela se passava num contexto urbano e moderno, mas enraizada em premissas muito antigas, como a ignorância completa da protagonista, que aliada a uma caracterização forte, fez com que soasse inverossímil que um rapaz rico e estudado como Pablo de fato se interessasse ainda adulto por uma completa analfabeta e que estava o tempo todo fedorenta e imunda. Novelas mexicanas, em geral, apresentam histórias fantasiosas, mas o texto, a produção e a direção te fazem comprar a ideia de que aquilo é possível. La Gata custou a convencer. Pois uma coisa era que Pablo tivesse amizade com ela ainda criança. A outra era os dois já adultos, brincando de escorregar na barranca, ele fino, ela quase indigente.

gata-002Mas o público gosta da trama e a novela teve uma audiência bem aceitável, um sucesso para as 16h. Entretanto, a afobação de Nathalie Lartilleux em repetir o sucesso de Corazón Indomable (2013) colocou a novela em situações novamente pouco convincentes. Quando “El Silencioso” encontra Esmeralda, decide dar um banho de loja nela, e ela já com dois filhos de Pablo, se apresenta à sociedade linda e poderosa. E se estabelece uma situação similar a vivida em Corazón Indomable, da protagonista querendo vingança enquanto simula que ela usa os homens para subir de vida. Felizmente, isso durou pouco – o texto forçado não ajudou.

O ambiente mais marcante de La Gata com certeza foi o lixão. E o mérito da produção foi gravar num lixão de verdade – coisa que trouxe alguns problemas para a produção, como atores passando mal com o cheiro, etc. E foi justamente lá que surgiram coisas interessantes para a novela, como a forte retratação da vida difícil que as pessoas levavam em contraste aos ricaços da novela. E também personagens interessantes, como Dona Rita (Pilar Pellicer), que explorava Esmeralda e Centavito (Pierre Louis) em relação a sua neta ambiciosa Inés (Alejandra Robles Gil). A simpática Jarocha (Letícia Perdigón), amiga incondicional de Esmeralda. Ou ainda a figura do Italiano (Carlos Bonavides), que queria conquistar Esmeralda a qualquer preço e negociava isso com Dona Rita. E, talvez a única grande novidade da trama, a presença de Fela, uma louca que vagava pelo vagão, que era a mãe de Esmeralda. Nas versões anteriores, a mãe dela morria na primeira fase. Mas até o que era novidade, teve uma cara de repetido. Érika Buenfil fazia exatamente o mesmo papel de louca mãe da protagonista que em Mar de Amor (2009), também na produção de Nathalie Lartilleux. Na trama original, el Silencioso se envolveria com D. Mercedes (Socorro Bonilla), mãe de Damián (Ianis Guerrero), o amigo de Esmeralda e que foi parar na cadeia injustamente – onde conhece el Silencioso. Nesta versão, esses personagens existiam, mas D. Mercedes virava reles empregada da casa.

gata-003Apesar de muitos pesares, o melhor de La Gata eram os personagens bem delineados, e o conflito entre o Silencioso e Agustín, que sustentou parte da trama. Ainda que embora fundamentado em argumentos frágeis (como uma folha em branco assinada pelo rival que tiraria a fortuna do outro num julgamento), demonstrou que essa trama ainda tinha força, principalmente porque era protagonizada pelos atores maduros. Essa trama explode justamente quando a novela começa a criar uma identidade própria, e surgem bons capítulos, como o casamento frustrado de Pablo com Monica (Paloma Ruiz de Alba), e o retorno dele para Esmeralda.

E é nesse momento onde a trama sai do marasmo do “de sempre” com a chegada de uma vilã nova: a perigosa Gisela Cinfuegos (Mónika Sanchez). Era exagerada e caricata, mas a presença dela dá uma sacudida na novela e aponta um novo rumo. Primeiro, porque a vilã remetia às grandes vilãs das novelas rosas. Depois, porque a trama original estava esgotada, já que o principal conflito – a diferença de classes entre Esmeralda e Pablo – estava superado. E Gisela cumpre com o que promete: causar. Num dos melhores capítulos, numa festa a fantasia, Gisela se veste de Mulher Gato, imitando o traje de Esmeralda na festa, e engana Pablo. Em outro: toma uma senhora surra de La Jarocha no hospital, ao debochar da paralisia de Esmeralda.

gata-004Algo feliz em La Gata foi o comedido número de tramas paralelas. A melhor surgiu do argumento de Rubi Rebelde. A história de Virgínia (Mariluz Bermudez), a irmã cega e caridosa de Pablo e Mariano (Jorge Poza), que era um anjo de tão boa, e se apaixonava por Centavito, outro morador do lixão. Nesse caso, o fato da cegueira e dela ter vivido praticamente isolada sua vida toda, tornava mais convincente que ela se apaixonasse por ele. Foi uma história de amor bem bonita dentro da novela. O fato de Virgínia já ser cega provocou uma alteração importante na trama central em relação a suas antecessoras. Esmeralda sofreria um acidente e ficaria cega. Desta vez, o acidente – provocado por Gisela – deixou Esmeralda paralítica por um tempo. A mudança também aconteceu porque em Cuidado con el Ángel (2008), a protagonista vivida por Maite Perroni já havia ficado cega.

A reta final da trama mostra um profundo desgaste do argumento. Da trama original, foram resgatar a presença de Juan Garza, um homem que aparecia do nada dizendo ser o pai dos filhos de Esmeralda, provocando uma situação ridícula e patética que só teria sentido nos anos 70, mas que era absolutamente irreal e descabida em 2014. Esse homem era el Tilico (Benjamin Rivero), o filho de D. Rita que estava na cadeia. Ou seja, como um homem que estava preso poderia ser o pai dos gêmeos de Esmeralda? Assim que a reta final gira em torno de conflitos de Inés (Alejandra Robles Gil), a neta ambiciosa de D. Rita, e de inúmeros vai e vem entre Esmeralda e Pablo – simplesmente pela necessidade de esticar indefinidamente a novela. Algumas situações ridículas ainda acontecem, como as mudanças de personalidade de Lorenza que aparentemente redimida, surge na boda entre Virgínia e Centavito para revelar que a menina, além de cega, sofre de uma doença hereditária e que ela era filha de sua irmã na realidade (Que doença? Tanto faz). Virgínia fica grávida e morre ao dar a luz. Os anos se passam e os últimos dez capítulos são puro esticamento, anos depois, com os filhos de Esmeralda e Pablo convivendo com Lorenza, e uma vingança de Gisela. Não à toa a boa audiência do começo foi perdida gradativamente e chegou ao final já com pouco interesse do público.

gata-005Ainda assim, o elenco teve seus bons momentos, mesmo declamando um texto por vezes péssimo. Muitos atores previstos estavam confirmados e saíram da novela. César Évora viveria El Silencioso, mas abandonou a novela para estar em Hasta el Fin del Mundo. Enrique Rocha seria Agustin, mas de repente, se deram conta de que ele já havia interpretado o mesmo personagem em outra versão da trama, em Por un Beso (2000). Manuel Ojeda e Juan Verduzco assumiram os personagens.

Maite Perroni endossou aqui sua enorme capacidade de interpretar personagens pobretonas. Mesmo com o visual exagerado, com o figurino sempre preto (ou azul), segurando uma gata preta em mãos, ajudaram a simbolizar Esmeralda. Daniel Arenas voltou a viver o galã de Nathalie Lartilleux, e mesmo tendo um personagem absolutamente bobão na mão, conseguiu conquistar o público. Ainda que muitas vezes os personagens tenham sido separados apenas por necessidade do roteiro, os atores tiveram química em cena e agradaram a audiência.

gata-006Os diretores e adaptadores entendem que Laura Zapata só brilha quando tem em mãos uma vilã bem clássica, onde ela possa falar mal dos personagens pobres da novela com todas as grosserias possíveis. Lorenza foi esse papel. Parecia uma reedição de suas grandes vilãs. Pena que houve um longo tempo na trama onde Lorenza parecia regenerada. Ainda assim, Laura Zapata não desperdiçou uma cena sequer para mostrar naquilo em que é especialista.

Mas com certeza dividiu o holofote e ora foi ofuscada por Mónika Sanchez. Gisela brilhou, e foi um das poucas razões para se seguir a novela. Ainda no time dos vilões, Juan Verduzco acostumado a viver papéis de comédia na TV, e em novelas, sempre de padre ou médico, teve em mãos um bom papel e saiu-se bem. E também a impressionante caracterização de Pilar Pellicer – que sempre faz papel de ricas esnobes – como D. Rita, a exploradora do lixão. Lástima que o papel tenha perdido sua função ao longo da trama.

gata-007Manuel Ojeda, ainda que mais velho do que o papel pedia, teve aqui um grande momento. El Silencioso era um personagem forte, que era bom, justo, e que não era o típico bobo. Foi mais herói que Pablo, inúmeras vezes. E mais uma vez, a experiência do ator se impôs. Destaque para o visual moderno do personagem, com cabo de cavalo e tudo. Outra que teve situação similar foi Letícia Perdigón como La Jarocha. Nas tramas originais, ela tinha idade próxima à de Esmeralda. Aqui, era uma mulher um pouco mais velha, que servia como protetora. Mas a presença da atriz foi inspirada, fazendo a personagem alegre, dinâmica, alto astral. A trama original previa que La Jarocha se envolveria com o irmão de Pablo. Isso não aconteceu e surgiu um novo par para a atriz. Causou estranheza que no final, a personagem ficasse grávida de 4 filhos!

Érika Buenfil cometeu um erro ao aceitar Fela. Além da já semelhança com seu papel em Mar de Amor, a atriz recusou um grande papel na novela das 21h, Lo que la Vida me Robó. Ficou inutilmente defendendo Fela na imprensa, dizendo que gostava do papel, mas era pouco para quem havia protagonizado um sucesso como Amores Verdaderos (2012). Jorge Poza esteve sempre importante na trama, e atuando bem – tanto que havia até uma torcida para ele na novela – mas o papel carecia de uma função mais definida, um romance próprio, um rumo só seu. E Paloma Ruiz de Alba, a Mônica, era a mais inexpressiva atriz do elenco – tanto que seu personagem foi diminuído e apareceu apenas quando necessário. Melhor sorte tiveram Mariluz Bermudez, Pierre Louis e Alejandra Robles Gil como revelações da novela no núcleo jovem.

gata-008A produção também foi um problema. Todos os cenários pareciam iguais. Grandes, em cor branca, com pouca cenografia. E os cenários aleatórios, todos mal feitos, sem qualidade. O mesmo pode-se dizer da abertura, feita sem capricho algum. Por sorte, o tema musical “Vas a Querer Volver”, interpretado por Maite Perroni, era muito bom.

La Gata poderia ser bem melhor. As vezes acredita-se que tendo em mãos uma novela de sucesso é o bastante para se fazer um produto completo, e não. Aqui havia uma história e um bom elenco.

(créditos: http://novelamexicana.com.br/?p=1084)

A Gata Resumo Atual da Novela

Aqui você confere as novidades dos próximos capítulos da novela A Gata

Capítulo 101, segunda-feira, 02 de janeiro – Gisele leva Paulo para sua casa. Paulo a diz querer consultar um médico. Gisele o garante que com seus beijos o fará se lembrar de tudo. Ela tenta beijá-lo, mas Paulo a rejeita. Paulo se queixa de dor de cabeça, começa a se lembrar de cenas sem nexo, e acusa Gisele de ser quem disparou contra ele. Gisele, hipócrita, diz que o ama, e é Esmeralda a verdadeira culpada. Esmeralda propõe aos vizinhos do lixão que fabriquem colares e pulseiras. Garibaldo e seus companheiros aceitam. Gisele pede a Paulo que não a machuque por causa da “Gata”. Lorena, fingindo preocupação, pergunta a Mariano se sabe algo de Esmeralda. Mariano responde que o Silencioso acredita que ela voltou e se esconde no lixão. Lorena diz que esse lugar não é conveniente para as crianças, Mariano diz que Esmeralda jamais colocaria em risco a vida de seus filhos. A Polícia chega ao lixão para prender Esmeralda. Maria a ajuda a escapar. Lorena chega à casa de Gisele e se surpreende ao ver Paulo, que diz que não a conhece. Lorena então diz ser sua mãe. Paulo pede para que eles se falem. Gisele diz a Lorena que alguém disparou em Paulo, mas as convém fazer com que ele acredite que foi Esmeralda. Lorena diz a Augusto que Paulo e Gisele estão vivendo juntos. Mariano se surpreende e diz que Paulo detesta Gisele. Lorena responde que ela também pensava assim, mas estava enganada. Mariano procura por Paulo na casa de Gisele. Gisele diz a Mariano que naquela mesma noite ela e Paulo vão partir para a Itália. Perla diz ao Silencioso que tem que encontrar Esmeralda. Ele responde que todos os dias sai em sua busca, sem sucesso, mas chegará o dia em que a encontrará.

Capítulo 102, terça-feira, 03 de janeiro – Gisele diz a Paulo que eles irão a Itália esta noite. Paulo a responde que não irá até ter recuperado a clareza de sua mente. Gisele diz que eles já estiveram na Itália e foram muito felizes por lá. A polícia diz ao Silencioso e Perla que precisam contar onde Esmeralda se esconde, do contrário ela será acusada de sequestro de vulnerável e irá para a prisão. O Silencioso responde que realmente não sabe. Xavier se queixa com Manuel de que Esmeralda nem sequer disse onde ia, apesar dele a amar e amar seus filhos como se fossem seus. Tilico exige a Eugenia seu pagamento. Ela diz que será Lorena quem o pagará. Furioso, Tilico a agride. Mônica chega, acerta Tilico na cabeça e ele desmaia. Garibaldo diz ao Silencioso que é o filho de Bruno da Fonte e quer saber por que ele o matou. O Silencioso se surpreende e o disse que fez em defesa própria, pois seu pai se aliou com Augusto para tirar sua fortuna. Silencioso ainda diz que a mãe de Garibaldo era uma boa mulher que descobriu tudo, mas Augusto a assassinou para que não o denunciasse e acusou Tilico pelo crime. Silencioso revela que a fortuna dos pais de Garibaldo ficou congelada até que ele crescesse e a reclamasse, e que sua mãe desejava que ele se chamasse Victor da Fonte. Gisele diz a Lorena que pelo bem de Paulo, precisa convencê-lo a ir com ela para a Itália. Paulo diz a Gisele que não se sente cômodo em sua casa e vai embora. Silencioso finge uma briga para que Esmeralda saia de seu esconderijo. Silencioso diz a Esmeralda que a ama e respeita sua decisão, unicamente tomada por amor a seus filhos. Esmeralda diz que ela deve esconder-se até passar o perigo.

Capítulo 103, quarta-feira, 04 de janeiro – O Silencioso diz a Esmeralda que ele poderia alugar um apartamento para ela em outro estado. Esmeralda responde que está muito bem onde está, pois não falta nada a ela nem a seus filhos. Gisele se apresenta na casa do Silencioso e aos gritos exige ver Paulo e diz que ele é seu marido. Perla pede para que ela vá embora. Jacira ameaça tirar Gisele aos tapas e afirma que se Paulo está com o Silencioso é porque as coisas entre ele e Esmeralda vão se acertar. O Silencioso pergunta a Esmeralda se ela irá voltar com Paulo. Esmeralda responde que entre ela e Paulo já não pode haver mais nada. O Silencioso diz que sua história com Paulo apenas está começando. O Silencioso encontra Paulo, diz que Gisele não é ninguém em sua vida e que vai levá-lo até sua verdadeira família. Gisele e Mariano se encontram no barranco e se insultam. Perla diz a Damião, Jacira e Mercedes que o Silencioso já encontrou Esmeralda e, por casualidade, também encontrou Paulo. Esmeralda se surpreende quando Paulo a pergunta quem ela é. Paulo diz a Esmeralda que não sabe o que ocorreu, só deseja que ela permita que ele esteja a seu lado. Esmeralda diz que lamenta muito, mas pela segurança de seu filho só poderá estar com ele até se recuperar. Gisele se queixa com Lorena de que Mariano a humilhou. Garibaldo visita Inês para informar-lhe que o Silencioso foi quem matou seu pai, porém existe uma herança em seu nome e o Silencioso vai ajudá-lo a tomá-la. Inês não acredita e diz que irá vender seu filho. Mariano diz a sua mãe que não deve preocupar-se, pois Paulo e Esmeralda estão juntos, ainda que não a possa dizer onde estão. Lorena diz que é amiga de Esmeralda, mãe de Paulo e avó das crianças, e por isso deve saber o paradeiro da jovem. Lorena chama a polícia para dizer onde está Esmeralda, para que assim lhe tirem seus filhos e a metam na prisão.

Capítulo 104, quinta-feira, 05 de janeiro – Paulo diz a Esmeralda que ela precisa consultar um médico e solucionar seus problemas. Esmeralda responde que sua vida tem sido muito complicada, por isso sua única vontade é ficar em paz com seus filhos, sem problemas ou brigas. Paulo se encanta com a maneira de Esmeralda defender seus filhos e a diz que lhe inspira muita ternura. Xavier vai à casa de Vick para saber se tem alguma notícia de Paulo. Ele questiona se ela acredita na possibilidade de Paulo e Esmeralda estarem juntos. Edgar se surpreende e diz que não sabia que Esmeralda era tão importante pra ele. Xavier responde que ama Esmeralda e vai lutar para ganhar seu amor. O advogado Osório diz ao Silencioso que conseguiu a liberdade de Inês e que Esmeralda sonhava com a liberdade da “irmã”. Silencioso responde que Esmeralda não vai aparecer até que se resolva o caso de seus filhos, mas que Dona Rita ficará extremamente feliz com essa notícia. Edgar diz a Xavier que ele não é bem vindo em sua casa. Vick, chorando, diz a Edgar que acreditou que Xavier havia esquecido Esmeralda. Xavier pergunta a Mariano se sabe onde Esmeralda e Paulo estão. Mariano responde que não faz ideia. Xavier diz que seguirá procurando Esmeralda.

Capítulo 105, sexta-feira, 06 de janeiro – A polícia chega ao lixão para deter Esmeralda e tirar-lhe seus filhos. Lorena diz a Gisele que precisam celebrar porque nestes momentos a polícia já deve estar prendendo Esmeralda, assim seus filhos serão entregues a João Garza. Augusto diz a Lorena que quando seus filhos souberem que ela sempre esteve por trás das armações contra Esmeralda, vão odiá-la. Lorena responde que representou muito bem o papel de boa avó e sogra carinhosa para que ninguém desconfie dela. Mariano chega e diz a Lorena que só ela sabia o paradeiro de Esmeralda e agora a polícia foi atrás dela. Lorena se surpreende. Inês diz a sua avó que vai se unir novamente a seu bando e venderá seu bebê. Garibaldo pede a Inês que não venda a criança. Ele diz que se ela quer dinheiro, ele mesmo. Inês responde que para Garibaldo, não venderia seu bebê nem por todo dinheiro do mundo. Lorena ordena a Tilico que atire os bebês do lugar mais alto que puder no lixão. Damião surpreende Lorena. Ela tenta escapar, mas dá de cara com Mariano e Paulo. Paulo diz que agradece a Deus por não se lembrar de nada, pois tem certeza que a odiaria infinitamente. Lorena culpa Tilico, que diz que ela o pagou para que se passasse pelo pai dos filhos de Esmeralda. Paulo entrega seus bebês a Esmeralda.

Capítulo 106, segunda-feira, 09 de janeiro – Augusto diz a Lorena que seus filhos a descobriram, e novamente a desprezam. Lorena responde que vai pensar no que fará, pois Esmeralda está ganhando terreno. Augusto diz que Esmeralda jamais perdeu terreno. O advogado Osório diz ao Silencioso que o juiz corrupto que tirou os filhos de Esmeralda está na prisão, e agora só falta Lorena. Damião sorri, dizendo que esta mulher realmente merece estar na prisão. O Silencioso responde que Lorena pagará, mas ainda não é o momento. Ele diz que antes Paulo e Esmeralda devem arrumar suas diferenças. Paulo diz a Esmeralda que não recorda muito das coisas, mas que sente estar se apaixonando por ela outra vez. Xavier diz a Esmeralda que a escutou rir, como não via há muito tempo, e pede para permitir-lhe tocar seu rosto. Esmeralda aceita. Paulo os vê e fica com ciúme. Gisele diz a Paulo que está muito triste por ele tê-la abandonado. Paulo responde que não se lembra dela, e que sua presença lhe dá ansiedade. Começa o casamento de Virginia e Centavinho. Lorena se apresenta para impedir que Virginia se case, argumentando que ela sofre de uma doença em que, caso engravide, acabará morrendo. Virginia grita que essa é outra de suas mentiras para controlá-la. Lorena responde que é verdade, e que ela também não é sua filha. Centavinho diz a Lorena que não importa caso não possam ter filhos próprios, pois eles ainda podem adotar. Virginia pede ao padre que continue o casamento. Centavinho diz a Virginia que eles estarão juntos até ficarem bem velhinhos, e estarão, de forma ou outra, rodeado de filhos e amigos, assim jamais estarão sozinhos.

Capítulo 107, terça-feira, 10 de janeiro – Lorena vai à casa do Silencioso para insultá-lo e culpá-lo por Esmeralda e Paulo estarem juntos. Silencioso responde que Lorena é uma imbecil por ainda não ter entendido que Esmeralda e Paulo se amam. Lorena diz que vinte anos de prisão não foram capazes de ensinar o Silencioso a ser um cavalheiro. Ele diz que se não fosse um cavalheiro, já teria tirado Lorena dali a patadas. Lorena pega uma arma com a intenção de assassinar Silencioso, mas falha. Silencioso diz que se ela não partir imediatamente, chamará a polícia. Paulo se queixa de fortes dores de cabeça e começa a se lembrar de toda sua vida. Lorena diz a Augusto que foi matar o Silencioso, mas falhou. Ela grita que falhou como esposa e seus filhos a odeiam. Mariano diz a sua mãe que ela é tão má como Gisele e que ele e Paulo vão lhe dar o necessário para que viva, mas não querem mais voltar a vê-la. Lorena ainda tenta convencê-los de que está arrependida e que irá mudar, mas Paulo e Mariano respondem que já não acreditam mais nela. Tilico exige dinheiro a Rita para fugir. Ela responde que não tem, porém nem se tivesse o daria. Tilico ameaça agredi-la, um vizinho aparece e defende Dona Rita. Paulo diz a Esmeralda que já se lembra de tudo e sabe o dano que lhe causou. Ele pede perdão. Esmeralda responde que a culpa é dos dois, e que se algum dia voltarem a estar juntos, terá que ser para sempre. Tilico diz a Esmeralda que precisa de dinheiro para fugir do País. Esmeralda responde que ele é um cínico ao pedir lhe ajuda depois de tudo que fez. Xavier pergunta a Esmeralda se já tem resposta para sua proposta de casamento. Esmeralda responde que precisa de mais tempo. Tilico sequestra Jacira. Paulo se zanga ao ver Xavier. Ele diz que a cada dia que passa seus filhos estão mais bonitos. Paulo responde que é verdade, e que eles irão passar o dia com seu verdadeiro pai. Esmeralda pede a Paulo que não incomode Xavier, e que está preocupada com Jacira, pois ela já está demorando demais para aparecer.

Capítulo 108, quarta-feira, 11 de janeiro – Inês e Raí viram cúmplices do sequestro de Jacira. Tony diz a Billy que sente tristeza que o bando está se desintegrando. Tilico telefona para Esmeralda para dizer que está com Jacira e terá que lhe dar a quantia que ele pedir, do contrário, jamais voltará a ver a amiga com vida. Tilico pede ao Silencioso uma quantia milionária em troca de Jacira. Lorena, furiosa, diz que não consegue tirar o Silencioso da cabeça. Gisele a propõe que ela vá a um SPA a fim de relaxar. Damião chega com policiais para deter Gisele, acusada de tentativa de assassinato contra Paulo.

Capítulo 109, quinta-feira, 12 de janeiro – Gisele diz que a acusação não é verdadeira. Esmeralda diz ao Silencioso que Tilico passou mais da metade de sua vida na prisão e a outra parte no lixão, então deve estar mantendo Jacira por ali mesmo. Virginia diz a Centavinho que pensou bem e não quer ir embora desse mundo sem ter um filho com ele. Centavinho, surpreso, diz que eles já haviam decidido adotar. Virginia responde que quer ter um filho deles e que seguramente Lorena mentiu quanto a enfermidade. Esmeralda diz a Rita que Tilico saiu da prisão só para lhe perturbar. Rita diz que não justifica, mas ele esteve na cadeia acusado de um crime que não cometeu. Esmeralda responde que seu pai também esteve na prisão sendo inocente, e saiu para fazer justiça. Rita diz que ela tem razão. Lorena vai à casa do Silencioso procurando por Esmeralda, para lhe pedir perdão. O Silencioso diz que não acredita em seu arrependimento e pede que ela vá embora de sua casa.

Capítulo 110, sexta-feira, 13 de janeiro – Mercedes diz ao Silencioso que talvez Lorena esteja sendo sincera. Silencioso responde que não acredita em seu arrependimento, que o que deve estar sentindo é medo, pois fez muitas coisas que devem leva-la para a prisão. Garibaldo diz a Esmeralda que Raí está muito estranho. Lorena, chorando, diz a Augusto que ninguém acredita em seu arrependimento e que sua dor é imensa. Lorena pede que Mariano interceda por ela perante Esmeralda. Mariano responde que talvez seja um pouco tarde demais para arrependimentos. Inês pergunta a Tilico o que fará com Jacira quando tiver o dinheiro. Tilico responde que a matará para que não o denuncie. Silencioso espera Tilico no lugar combinado para entregar-lhe o dinheiro. Tilico chega. Inês pede a Raí que mate Jacira. Ele pede para esperar por Tilico. Ao ver-se descoberto e a ponto de ser detido, Tilico diz que prefere morrer a voltar para a cadeia. Ele dispara contra si próprio. O juiz diz a Damião que Gisele será enviada a um hospital psiquiátrico para que analisem sua saúde mental. Damião diz ao juiz que Gisele finge estar louca. Jacira diz a Esmeralda que graças a ela está viva. Esmeralda conta que Tilico suicidou-se. Silencioso diz a Esmeralda que Gisele enganou o juiz, fingindo-se de louca para poder escapar de sua condenação. Gisele se disfarça e vai viver no lixão para se vingar de todas as pessoas que a fizeram mal. O Silencioso propõe a Perla renovar seus votos matrimoniais. Muito feliz, ela aceita. Esmeralda diz a Xavier que não pode aceitá-lo, pois não o ama. Edgar diz a Vick que é obvio que Damião está interessado nela. O Silencioso diz a Perla que vai falar com o padre para que oficialize a cerimônia de renovação de seus votos matrimoniais.

A Gata Resumo de Todos os Capítulos da Novela

A Gata resumo desde o primeiro capítulo. Aqui você fica sabendo de tudo que rolou na novela.

Capítulo 01, segunda 15/08: Esmeralda é uma menina órfã que vive em um lixão, e se diverte deslizando sobre um papelão do alto de um barranco. Paulo é um adolescente que nasceu na riqueza, mas vive aborrecido, pois não tem amigos. Ele deseja muito poder brincar no barranco com Esmeralda e seus amigos. Lorena apressa Paulo para que ele vá a escola. Neuza vai até o Haras procurar Omar e seus amigos.

Capítulo 02, terça 16/08: Mariano pede dinheiro a sua mãe. Ela responde que já deu ontem e não tem uma fábrica de dinheiro. Mariano diz que gasta muito com táxi, pois Lorena não permite que seu pai lhe dê um carro. Esmeralda não quer falar com Paulo e se queixa que Lorena a tratou muito mal. Paulo pede a Esmeralda que desculpe sua mãe, pois ela é um pouco orgulhosa. Esmeralda responde que Lorena é uma bruxa, que abusa dos pobres e pisa em todos. Paulo completa dizendo que sua mãe não é má, apenas uma mulher com temperamento difícil. Virginia diz a sua mãe que Mariano está saindo do controle. Lorena responde que na idade da filha, ela não sabe de nada. A menina então responde que a idade não é importante e não determina que ela não esteja certa quando diz que Mariano é uma má pessoa. Paulo e Esmeralda voltam a discutir. Paulo diz a Esmeralda que a ensinará a ler e escrever e que, mesmo contra a vontade de sua mãe, eles sempre serão amigos. Dona Rita fica sabendo que houve uma rebelião no presídio em que vários presos escaparam, entre eles seu filho. Lorena comenta com Augusto sobre a fuga de presos. Ele responde que o melhor seria eles irem para outro país, antes que sejam assaltados ou percam a vida. Lorena responde que seus filhos estão no final do ano letivo, e o melhor seria esperar um pouco mais. O filho de Dona Rita chega ao lixão e deixa Esmeralda e Centavinho assustados. O diretor do presídio diz a Silencioso que, apesar de todos os argumentos que apresentou, não conseguiu que lhe dessem o indulto. Silencioso responde que não importa o tempo que demore, mas irá se vingar de todos os que causaram sua desgraça. A polícia detém novamente o filho de Dona Rita.

Capítulo 03, quarta 17/08: Paulo cumpre o que prometeu e começa a dar aulas para Esmeralda. Lorena se queixa com Augusto que Paulo não a obedece, pois já ordenou que ele não se metesse com as crianças do lixão. Augusto responde que Paulo é um jovem solitário e está buscando alguém para conversar. Esmeralda pede a Dona Rita que fale de sua mãe. Rita responde que ela era muito linda e tinha o mundo a seus pés, mas sua desgraça foi se apaixonar por um homem rico. Esmeralda pergunta quem é seu pai. Rita responde que não está mais com humor para esse assunto. Depois de crescida Esmeralda diz a Dona Rita que irá procurar um trabalho. Rita concorda, pois precisa de mais dinheiro. Esmeralda passa o dia todo atrás de trabalho. Sem sucesso, volta ao anoitecer para a cabana. Um homem invade o local e tenta abusar dela. Jacira a salva. Esmeralda se entristece quando percebe que Paulo não quer contar para Mariano e Mônica que são amigos. Paulo diz a Mônica que Esmeralda é órfã e muito humilde, que não tem educação porque a mulher que a criou é uma exploradora. Mônica diz que vai presenteá-la com roupas e sapatos. O diretor do presídio diz a Silencioso que um parente dele herdou uma volumosa fortuna. Silencioso diz que espera que ele a use para conseguir sua liberdade. Esmeralda se emociona ao ver que Paulo está fazendo uma pintura de seu rosto. Ela diz que ele a pintou muito bonita. Paulo e Esmeralda se olham, fixamente.

Capítulo 04, quinta 18/08: Paulo diz a Esmeralda que fez a pintura para ela. Silencioso lembra de sua vida ao lado de sua esposa e filha. Ele jura que todos que os separaram vão lhe pagar. Lorena recrimina Paulo por ter deixado Mônica plantada no cinema. Mariano, com má intenção, pede que Paulo conte a Lorena sua aventura no com Esmeralda. Paulo responde que Esmeralda é sua amiga, uma de várias, e não precisa contar cada encontro a Lorena. Lorena diz a Paulo que precisa ir se desculpar pessoalmente com Mônica. Mariano diz ao irmão que a mulher a quem já está destinado é Mônica, pois Lorena jamais aceitaria outra mulher para ele. Jacira diz a Esmeralda que mesmo que ainda não tenha se dado conta, já está apaixonada por Paulo. Ela a aconselha a ter muito cuidado para que não a machuquem. Mariano diz a Paulo que “A Gata” ficou com ciúmes de Mônica. Domenico faz planos com Rita para que ela mande Esmeralda a sua venda. Rita, astuta, finge sentir dor e pede a Esmeralda que vá a venda de Domenico buscar algo para ela. Centavinho diz que é muito tarde para Esmeralda estar na rua. Esmeralda diz que não gosta de ter contato com esse senhor, pois sempre diz coisas desagradáveis. Rita responde que Esmeralda deveria estar agradecida com os galanteios de Domenico. Esmeralda chega à casa de Domenico para pedir dinheiro para Rita. Ele a convida para jantar e diz que poderia lhe dar o que quisesse se ela aceitasse seu amor. Domenico tenta beijar Esmeralda. Ela o morde. Esmeralda reclama com Rita sobre os galanteios de Domenico. Rita afirma que ele está apaixonado por ela, por isso ela terá que se casar com ele. Esmeralda diz que prefere morrer. Paulo diz a Esmeralda que é melhor se afastarem, pois as pessoas já dizem que são namorados. Esmeralda diz ter medo de perdê-lo.

Capítulo 05, sexta 19/08: Rita diz a Jacira que soube que Esmeralda sabe ler e escrever. Jacira responde que não tem nada de mal nisso, e inclusive Esmeralda tinha direito a ir a uma escola, assim como Inês. Rita responde que Inês nasceu para estudar, já Esmeralda para trabalhar. Inês diz a Rita que reprovou em cinco matérias, mas a culpa é dos professores, que não ensinam bem. Paulo diz a Esmeralda que a ama. Ela responde que acreditava que ele nunca a diria isso, por ela ser muito humilde. Mariano diz a Virgínia que Paulo está apaixonado por Esmeralda. Lorena, furiosa, insulta Esmeralda por haver colocado os olhos em Paulo. Paulo diz a Esmeralda que não se preocupe, pois sua mãe sempre faz “tempestades em copos d’água”. Esmeralda responde que Lorena nunca a aceitará. Paulo jura que tirará Esmeralda do lixão. Paulo pede permissão a Rita para ser namorado de Esmeralda. Rita responde que não e pede para ele se retirar. Virginia diz a sua mãe que por fim Paulo reconheceu que está apaixonado por Esmeralda. Lorena responde que enquanto ela viver isso jamais acontecerá. Rita diz a Esmeralda que Paulo só quer se entreter com ela. Esmeralda responde que Paulo a ama. Rita a diz que se fosse esperta, se casaria com Domenico. Esmeralda diz que nem louca ficaria com um homem como ele. Damião diz a Esmeralda que não quer fazê-la sofrer, mas precisa dizer que o amor de Paulo não deve ser verdadeiro, pois são de classes opostas. Esmeralda responde que Paulo a adora, e se casará com ela. Lorena diz a Augusto que ele precisa falar seriamente com Paulo. Augusto responde que o melhor seria ela deixar o filho em paz. Augusto tenta convencer Paulo a se afastar de Esmeralda e toda sua “gente”. Paulo responde que Esmeralda é tudo para ele.

Capítulo 06, segunda-feira, 22 de agosto – Augusto diz a Paulo que ele deve esquecer a amizade com Esmeralda dar mais atenção à Mônica, que é linda e tem um pai milionário. Paulo responde que tem princípios e por isso só se casará com a esposa que seu coração escolher. Augusto ameaça tirar o apoio econômico, caso ele se case com Esmeralda. Cai uma chuva torrencial e as cabanas do lixão ameaçam vir abaixo.

Capítulo 07, terça-feira, 23 de agosto – Domenico diz a Rita que não consegue tirar Esmeralda da cabeça. Ela o aconselha a conquistá-la com bons modos e presentes dignos dela. Esmeralda vê Inês e Garrancho se beijando e os separa. Garrancho ameaça agredi-la. Inês diz a ele que será ela quem dará o que ela merece. Esmeralda leva Inês a Rita, e revela ter visto a garota aos beijos com Garrancho. Inês diz que Esmeralda é uma mentirosa, e elas brigam. Rita esbofeteia Esmeralda e a expulsa da cabana. Mariano tenta convencer Paulo de que mulheres como Esmeralda são apenas diversão, não para se casar. Paulo responde que ama Esmeralda e se casará com ela. Centavinho diz a Rita que foi injusto expulsar Esmeralda. Augusto diz a Paulo que Mônica ficará uns dias em sua casa. Rita diz a Esmeralda que ela deve deixar Paulo e se casar com Domenico. Esmeralda pede a Rita que esqueça isso. Esmeralda diz a Paulo que tem urgência em arrumar um trabalho porque Rita está pedindo dinheiro a Domenico, que por isso pensa ter direito a ela. Paulo agride Domenico. Paulo apresenta Esmeralda a seu irmão. Ele diz que Paulo tem razão em dizer que ela é muito bonita. Neste momento chega Domenico com uma arma ameaçando Paulo.

Capítulo 08, quarta-feira, 24 de agosto – Domenico, ao ver Esmeralda e Paulo se beijando, fica furioso e ameaça o rapaz com uma pistola. Paulo e Domenico brigam. Paulo consegue desarmar Domenico, que diz a Esmeralda que a ama e vai embora. Domenico diz a Rita que ela é uma mentirosa, que terá que devolver até o último centavo, pois Esmeralda já tem outro. Mariano diz a Esmeralda que sente pena dela, pois Paulo a engana. Ele lhe diz que Paulo já tem uma namorada há muitos anos, chamada Mônica, e que conta com a aprovação de Lorena. Esmeralda se surpreende, mas Mariano logo diz se tratar de uma brincadeira. Ele diz que Mônica está sim muito apaixonada por Paulo, mas não é correspondida. Lorena diz a Paulo que se insistir em ficar com Esmeralda terá que escolher entre ela e sua família. Paulo responde que Esmeralda é a mulher que ama e, se tiver que escolher, ficará com ela. Angustiado, Augusto diz a Lorena que “O Silencioso” herdou uma grande fortuna e contratou os melhores advogados para sair em liberdade. Lorena pede que ele use de suas influências para impedi-lo. Paulo chega à cabana de Rita procurando Esmeralda. Inês o olha com interesse e diz que Esmeralda saiu com um homem que lhe ofereceu trabalho. Esmeralda conta a Paulo sobre sua entrevista de trabalho com Ernesto. Paulo responde que ela não irá trabalhar com esse homem, pois ele tem outros interesses com ela. Paulo pede a Esmeralda que se case com ele.

Capítulo 09, quinta-feira, 25 de agosto – Paulo e Esmeralda decidem se casar de imediato. Paulo diz a seu pai que está apaixonado e deseja se casar. Augusto responde que se ele estiver falando de Mônica, já tem sua aprovação. Paulo responde que a mulher com quem vai se casar é Esmeralda, e que ela levará o sobrenome Martinez Negrete. Augusto diz que jamais aceitará esse casamento. Lorena diz a Virginia que se voltar a ver Centavinho, vai colocá-lo na cadeia. Lorena diz a Paulo que ele causou um grande desgosto a seu pai. Ernesto manda chamar Esmeralda a seu escritório e se oferece para levá-la até sua casa. Esmeralda nega, mas ele insiste. Lorena diz a Mônica que aproveite os dias que vai passar na mansão para fazer com que Paulo se esqueça de Esmeralda. Paulo diz a Esmeralda que vai a fazenda com sua família. Ela pede que ele não vá, pois Lorena vai tratar de separá-lo. Paulo diz que é um compromisso familiar, mas que a mulher que ama é somente ela. Augusto diz a Lorena que se Mônica não conseguir fazer com que Paulo se esqueça de Esmeralda terá que mandá-lo estudar em Nova York. O Silencioso diz que não esqueceu de seu inimigo, e diz que não descansará até vê-lo derrotado. Alicia diz a Esmeralda que o advogado Cantú a espera em sua sala para lhe dar algumas instruções. Uma secretária diz a Esmeralda que as intenções de Cantú são claras, e que se ela não satisfazer seus desejos, será mandada embora e terá que arrumar outro trabalho. Paulo diz a Mônica que sua mãe foi quem meteu em sua cabeça a ideia de que eles sejam namorados, mas ele não pode ser, pois ama Esmeralda.

Capítulo 10, sexta-feira, 26 de agosto – Esmeralda pergunta a Alicia porque ela a odeia tanto, já que não lhe fez nada e não é sua a culpa das mudanças que o Senhor Cantú fez. Alicia responde que ela é sim a culpada, apenas por ter aparecido por lá. Ernesto diz que Esmeralda é uma menina boa, que só quer trabalhar para se sustentar honestamente. Paulo pede a Mônica que o ajude a convencer seus pais para que aceitem Esmeralda. Mônica responde que não pode. Lorena pergunta a Paulo o que disse a Mônica que a fez chorar. Paulo responde que disse não poder amá-la, pois ama Esmeralda. Ernesto tenta beijar Esmeralda. Carolina chega e começa a insultar Esmeralda, dizendo ser a dona da empresa e ter todo poder para demiti-la. Esmeralda fala para a secretária de Cantú que Ernesto a demitiu e Carolina jurou que fará de tudo para que ela não consiga outro emprego. O Silencioso pede a seu advogado que não poupe gastos para encontrar sua filha. Augusto faz Paulo acreditar que aceita sua relação com Esmeralda e vai ajudá-la a conseguir trabalho. Paulo consegue um trabalho de vendedor, mas Augusto consegue contratar uns rapazes para que o assaltem. Virginia diz que Paulo está apaixonado por Esmeralda e se casará com ela. Lorena a esbofeteia. Rita insulta e maltrata Esmeralda por não levar dinheiro para ela. Ela diz que Esmeralda deveria procurar por um marido. Paulo diz a Esmeralda que tentou arrumar um emprego de todas as formas, mas não encontrou. Assim, não lhe resta mais remédio senão aceitar a oferta de seu pai e ir para os Estados Unidos.

Capítulo 011, segunda-feira, 29 de agosto – Paulo garante que irá trabalhar para enviar uma ajuda para ela. Esmeralda pede que ele não vá, pois teme perdê-lo. Paulo responde que ela não o perderá, e que logo estarão juntos novamente. Esmeralda suplica para que ele não vá. Jacira diz a Esmeralda que Paulo vai pelo bem dele, e ela deve se lembrar que ricos não se casam com pobres. Esmeralda responde que não é assim, e que Paulo a ama. Paulo e Esmeralda se despedem, jurando amor eterno. Rita diz a Esmeralda que Paulo rapidamente a esquecerá. Virginia e Centavinho se encontram com o apoio de Omar. Domenico chega à cabana de Rita com flores e um presente para Esmeralda, que os rejeita e diz não querer nada que venha dele. Lorena se zanga ao perceber que mesmo longe, Paulo segue com a ideia fixa de se casar com Esmeralda. Augusto dá dinheiro para Rita para que ela o ajude a separar Esmeralda de Paulo. Esmeralda diz a Jacira que vai para Nova Iorque atrás de Paulo. Augusto diz a Lorena que está fazendo Paulo acreditar que está preparando tudo para que Esmeralda vá viver com ele nos Estados Unidos, mas ela não irá aparecer, pois desaparecerá de uma vez por todas de suas vidas. Dois marginais pagos por Augusto chegam à cabana de Rita procurando por Esmeralda.

Capítulo 012, terça-feira, 30 de agosto – Damião descobre os delinquentes. Ao se verem acuados, os meliantes decidem fugir. Esmeralda agradece a todos por resgatá-la. Paulo é assediado por Grace, uma de suas companheiras de escola, mas ele a rejeita. Augusto, furioso, diz a Lorena que os homens que contratou não conseguiram cumprir com o trabalho que ele havia encomendado. Esmeralda decide ir à casa de Paulo saber porque ele não tem entrado em contato. Augusto diz a Esmeralda que Paulo já a esqueceu. Augusto diz a Paulo que foi procurar Esmeralda e a encontrou com um homem. Esmeralda fica muito doente e o doutor diz a Rita e a Jacira que Esmeralda pode estar grávida. Damião diz a Esmeralda que não pode enviar suas cartas a Paulo porque a caixa postal do rapaz foi cancelada. Ele diz que não quer fazer Esmeralda sofrer, mas tudo indica que Paulo realmente não queira mais saber dela. Esmeralda responde que Paulo a amava quando foi para o exterior, e não acredita que ele já possa ter esquecido dela. Paulo pede a Mariano que procure por Esmeralda e diga que ele ainda a ama. Mariano responde que o fará, mas o aconselha a esquecer Esmeralda. Centavinho confessa a Virginia que se apaixonou por ela. Damião diz a Augusto que seu filho Paulo terá que se casar com Esmeralda, pois ela espera um filho dele. Augusto responde que certamente Damião foi mandado por Esmeralda, para pedir dinheiro, mas não irá tirar nada dele. Damião agride Augusto e é expulso da casa. Augusto adverte que mandará Damião para a cadeia. Centavinho diz a Esmeralda que Virginia disse a ele que poderá ver Paulo pela internet. Lorena pede que Virginia vá para a Itália terminar seus estudos, pois não permitirá que ela tenha a mesma “sorte” de Paulo.

Capítulo 013, quarta-feira, 31 de agosto – Mercedes diz a Damião que Augusto não quis recebê-la. Damião pede que ela não volte mais a procurá-lo. Mariano diz a Paulo que foi atrás de Esmeralda como prometeu, mas ela já está com outro homem. Paulo responde que não pode ser verdade. Mariano diz a seu pai que se Esmeralda estiver realmente esperando um filho de Paulo ele precisa saber. Augusto responde que Paulo não deve ser o pai da criança, pois mulheres como Esmeralda se entregam a qualquer um. Desolado, Centavinho diz a Esmeralda que mandaram Virginia para a Itália. Esmeralda fica muito feliz ao saber que terá um filho e diz a Jacira que irá a casa de Paulo para dar a notícia a seus pais. Damião está a ponto de ser agredido por vários marginais, mas Silencioso o defende. Muito feliz, Esmeralda diz a Lorena que está esperando um filho de Paulo e que se casou com ele antes de sua viagem. Lorena se surpreende e diz que ela está mentindo para lhe tirar dinheiro. Lorena diz a Esmeralda que Paulo vai se casar com Mônica, a quem sempre amou. Esmeralda responde que Paulo já tem esposa e mostra sua certidão de casamento. Lorena rasga o documento e diz que Paulo está arrependido de ter entrado em sua. Silencioso diz a Damião que acredita em sua inocência e vai pagar um bom advogado para que o defenda. Damião responde que não pode aceitar, pois não teria como lhe pagar. Silencioso responde que ficou vinte anos na cadeia por falta de dinheiro e, como precisa de gente de confiança, irá libertar Damião para o ajude em sua vingança. Mercedes pede a Augusto que retire a acusação contra seu filho. Augusto responde que Damião vai passar muitos anos na cadeia. Esmeralda visita Damião na cadeia. Ao vê-la, Silencioso acha ela parecida com sua esposa. Paulo chega de surpresa à mansão. Lorena se preocupa e diz a Augusto que quando o filho se encontrar com Esmeralda, descobrirá tudo. Paulo procura Esmeralda no lixão. Rita responde que Esmeralda já não vive mais ali, e foi morar em outro canto com um homem que a mantém. Augusto tenta convencer Paulo que o filho que Esmeralda espera não é dele. Damião sai da cadeia e Silencioso diz que ele será como seu secretário particular. Lorena questiona Mariano sobre o casamento de Esmeralda e Paulo. Esmeralda cai de um caminhão de carga e fica com dor no ventre.

Capítulo 014, quinta-feira, 01 de setembro – o senhor Velasco se preocupa ao ver Esmeralda no chão a leva ao hospital. Paulo diz a Henry que Mônica é uma mulher excepcional e merece ser amada, por tanto, talvez ele possa esquecer Esmeralda em seus braços. Jacira diz a Mercedes que Esmeralda vai ter gêmeos. O diretor do presídio apresenta o advogado Osório ao Silencioso, que o encarrega de encontrar sua filha. Damião diz a sua mãe que foi uma benção encontrar se com Fernando Santa Cruz. O Silencioso, por fim, fica em liberdade e Damião o espera na saída. Augusto diz a Lorena que o momento que tanto temiam, chegou. Paulo diz a Henry que não consegue esquecer Esmeralda. Chega a hora de Esmeralda, e o doutor diz a ela que vão anestesiá-la para realizar uma cesariana. Esmeralda pede ao médico que não a faça dormir, pois teme não acordar. O doutor pede para ela não se preocupar. Uma enfermeira diz a Esmeralda que ela teve um menino e uma menina. Esmeralda diz que agora sua vida voltou a ter razão. Esmeralda diz a Jacira que seus filhos se chamarão Paulo e Jacira, como homenagem. Jacira vai à casa de Lorena para informar lhe que ela já é avó. Lorena manda Jacira se retirar, do contrário a tirará ela mesma. Jacira esbofeteia Lorena e diz que ela lhe dá asco. Esmeralda, feliz, amamenta seus bebês. Lorena se queixa com Augusto pela agressão que recebeu de Jacira. Ele responde que não deveriam deixar qualquer uma entrar em sua casa. Jacira diz a Mercedes que Esmeralda deve se esquecer de Paulo. Augusto diz a Paulo que viu Esmeralda e sua gravidez já é aparente. Paulo pensa que Esmeralda terá um filho de outro homem. Augusto aconselha o filho a se esquecer de Esmeralda, pois é fato que ela nunca o amou. Jacira tenta convencer Domenico a emprestar dinheiro para ela comprar algumas coisas para os bebês de Esmeralda, Domenico responde que dará tudo que Esmeralda quiser, porém ela tem que se casar com ele.

Capítulo 015, sexta-feira, 02 de setembro – Jacira diz a Domenico que ele é um homem mau, que não entende que existem coisas que o dinheiro não compra. Silencioso se comove ao saber da situação de Esmeralda e diz a Damião que lhe dará dinheiro para que ele a ajude. Esmeralda se surpreende e fica muito grata a ajuda do Silencioso. Esmeralda chora quando Damião diz que seu casamento foi anulado e que agora é como se nunca tivesse se casado. Ela responde que não colocará o sobrenome de Paulo em seus filhos. Damião diz a Silencioso que Esmeralda está muito agradecida a ele, tanto que deseja conhecê-lo. Silencioso responde que tudo a seu tempo. Damião diz a sua mãe que eles irão morar na mansão do Silencioso, como seus empregados. Mercedes responde que deseja sair do lixão, mas para um lugar que seja deles, pois de favor prefere continuar ali. Paulo tem febre e se sente muito mal. O Silencioso mostra a Damião a mansão que irá comprar. Mariano diz a Lorena que seus vizinhos se mudaram, e certamente os novos moradores devem ser gente muito rica. Ela se surpreende quando descobre que o novo vizinho será o Silencioso. O Silencioso diz a Mercedes que durante o tempo que esteve preso não precisou de nada, mas agora que está livre, quer vingança e não confia em ninguém mais que nela e em Damião. Mercedes acaba aceitando morar na mansão do Silencioso. Paulo está no hospital com pneumonia e delira com Esmeralda. Dona Rita entrega a Esmeralda os pertences de sua mãe e uma fotografia. Esmeralda pergunta se seu pai está vivo. Rita diz que acredita que ele esteja morto. Damião e Mercedes dizem a Esmeralda que vão embora do bairro. Damião diz que isso não quer dizer que ele a vai abandoná-la. Garrancho usa Inês para paquerar alguns homens e depois roubá-los. Paulo agradece Mônica por ter feito uma viagem para visitá-lo, por ele estar doente. Dona Rita trata de convencer Esmeralda a aceitar casar-se com Domenico. Ela responde que jamais aceitará se casar com esse homem. O Silencioso diz a Damião que devem descobrir o paradeiro do homem que o mandou para a prisão. Esmeralda, triste, tenta conseguir algum dinheiro para comprar leite para seus bebês.

Capítulo 015, sexta-feira, 02 de setembro – Damião diz a sua mãe que foi uma benção encontrar se com Fernando Santa Cruz. O Silencioso, por fim, fica em liberdade e Damião o espera na saída. Augusto diz a Lorena que o momento que tanto temiam, chegou. Paulo diz a Henry que não consegue esquecer Esmeralda. Chega a hora de Esmeralda, e o doutor diz a ela que vão anestesiá-la para realizar uma cesariana.

Capítulo 016, segunda-feira, 05 de setembro – Jacira diz a Domenico que ele é um homem mau, que não entende que existem coisas que o dinheiro não compra. Silencioso se comove ao saber da situação de Esmeralda e diz a Damião que lhe dará dinheiro para que ele a ajude. Esmeralda se surpreende e fica muito grata a ajuda do Silencioso. Esmeralda chora quando Damião diz que seu casamento foi anulado e que agora é como se nunca tivesse se casado. Ela responde que não colocará o sobrenome de Paulo em seus filhos. Damião diz a Silencioso que Esmeralda está muito agradecida a ele, tanto que deseja conhecê-lo. Silencioso responde que tudo a seu tempo. Damião diz a sua mãe que eles irão morar na mansão do Silencioso, como seus empregados. Mercedes responde que deseja sair do lixão, mas para um lugar que seja deles, pois de favor prefere continuar ali. Paulo tem febre e se sente muito mal. O Silencioso mostra a Damião a mansão que irá comprar. Mariano diz a Lorena que seus vizinhos se mudaram, e certamente os novos moradores devem ser gente muito rica. Ela se surpreende quando descobre que o novo vizinho será o Silencioso.

Capítulo 017, terça-feira, 06 de setembro – O Silencioso diz a Mercedes que durante o tempo que esteve preso não precisou de nada, mas agora que está livre, quer vingança e não confia em ninguém mais que nela e em Damião. Mercedes acaba aceitando morar na mansão do Silencioso. Paulo está no hospital com pneumonia e delira com Esmeralda. Dona Rita entrega a Esmeralda os pertences de sua mãe e uma fotografia. Esmeralda pergunta se seu pai está vivo. Rita diz que acredita que ele esteja morto. Damião e Mercedes dizem a Esmeralda que vão embora do bairro. Damião diz que isso não quer dizer que ele a vai abandoná-la. Garrancho usa Inês para paquerar alguns homens e depois roubá-los. Paulo agradece Mônica por ter feito uma viagem para visitá-lo, por ele estar doente. Dona Rita trata de convencer Esmeralda a aceitar casar-se com Domenico. Ela responde que jamais aceitará se casar com esse homem. O Silencioso diz a Damião que devem descobrir o paradeiro do homem que o mandou para a prisão. Esmeralda, triste, tenta conseguir algum dinheiro para comprar leite para seus bebês. Dona Rita diz a Esmeralda que se ela se casar com Domenico sua situação estará resolvida. Esmeralda responde que vai sair desta situação sozinha, sem precisar de homem nenhum.

Capítulo 018, quarta-feira, 07 de setembro – Rita se zanga ao ver Inês com presentes e pergunta de onde ela tirou dinheiro. Inês responde que os presentes foram dados por Garrancho. Paulo diz a sua mãe que vai atrás de Esmeralda para que ela esclareça esse engano. Lorena consegue convencer Paulo que o melhor é deixar Esmeralda ser feliz com o homem que escolheu. Paulo diz que se casará com Mônica. Uma vizinha diz a Dona Rita que Esmeralda deixou sua filha com Perla. Ela rapidamente pensa em vender a criança, mas, por sorte, chega Garrancho e Rita pede que ele deixe Inês em paz. Garrancho pede que Rita que não se meta com ele. O doutor diz a Esmeralda que seu bebê tem uma infecção. Esmeralda se angustia por não ter dinheiro para comprar remédio nem leite para os bebês. Dona Rita, para tirar dinheiro de Domenico, diz que Esmeralda está arrependida de tê-lo rejeitado. Ela sugere que ele a visite mais tarde e leve presentes para seus bebês. Os bebês de Esmeralda choram de fome e Rita a diz que ela tem em suas mãos a solução para tudo isso. Esmeralda responde que sabe que não existe outra opção pra ela, senão ir ver Domenico. Jacira diz que conseguirá os remédios e leite para os bebês. Esmeralda diz que aceitará se casar com Domenico, mas será apenas por seus filhos, já que nunca poderá amá-lo.

Capítulo 019, quinta-feira, 08 de setembro – Silencioso pede que Damião faça tudo para ajudar Esmeralda. Esmeralda chega diante de Domenico e diz o que está disposta a fazer. Domenico insulta Esmeralda. Ela o diz que não quer enganá-lo, que não o ama, mas precisa de dinheiro para seus filhos. Damião diz a Esmeralda que sua vida será um inferno ao lado de Domenico. Esmeralda responde que se casará com ele para seus filhos não morrerem de fome. Damião e Domenico discutem por Esmeralda. Dona Rita expulsa Esmeralda por ela não ter aceitado se casar com Domenico. Mariano diz a seus pais que Paulo se casou com Esmeralda, e também os revela que anulou o casamento. Paulo se zanga. Damião ajuda Esmeralda para que ela viva decentemente com sua mãe. Paulo pergunta por Esmeralda. O advogado de Silencioso entra com uma ação contra Augusto Martinez Negrete. Esmeralda se instala na casa de Mercedes e Damião. Rita a visita e pede sua ajuda. Esmeralda oferece comida e pede que ela se retire.

Capítulo 020, sexta-feira, 09 de setembro – Virginia diz a Paulo que Esmeralda sofre muito por ele. Ela recomenda que ele vá atrás dela, pois tudo o que disseram sobre ela poderia ser mentira. Lorena pede a Augusto que faça algo para impedir que Paulo procure Esmeralda. Ele responde que Rita está ajudando. Augusto diz a Lorena que Fernando está juntando provas contra ele, e irá destruí-lo. Damião diz a Esmeralda que o Silencioso a convida para jantar em sua casa, e que Augusto Negrete é o responsável por ele ter passado vários anos na prisão. Paulo vai a cabana de Dona Rita procurar Esmeralda. Domenico diz a Paulo que ele e Esmeralda tiveram um bebê. Dona Rita confirma a mentira. Paulo, furioso, pede a ambos que digam a Esmeralda que ela nunca valeu a pena. Paulo vê Esmeralda. Ela corre até ele, mas Paulo se afasta sem escutá-la. Omar entrega uma carta de Centavinho a Virgínia e a lê para ela. Esmeralda diz a Jacira que Paulo procurou por ela, porém não quis ouvi-la. Jacira pede que Esmeralda o esqueça. Augusto sabe que o advogado Osório está reunindo provas para destrui-lo, e diz que prefere morrer do que ser preso. Paulo diz a Mariano o que ocorreu quando foi atrás de Esmeralda, e afirma que passou a desprezá-la. Mariano responde que Paulo foi um tonto, e mereceu a traição de Esmeralda. Paulo diz que se casará com Mônica. Esmeralda vê Paulo, diz que ele é um covarde que a enganou. Paulo responde que ela não é decente, e diz que Mônica é sua namorada. O Silencioso diz a Esmeralda que pode ajudá-la a se vingar de Paulo e sua família, mas ela tem que ir morar em sua casa. Esmeralda decide que deseja ver Paulo humilhado. Virginia e Centavinho se tornam namorados. Esmeralda diz a Jacira que não aceitará viver com o Silencioso, porque Mercedes e Damião já vivem ás custas desse senhor.

Capítulo 021, segunda-feira, 12 de setembro – Esmeralda rejeita a ajuda econômica de Mariano e diz a ele que avise Paulo que a única coisa que seus filhos precisam é do pai.Mariano responde que Paulo não tem nada a ver com essas crianças. Esmeralda renega os “Martinez Negrete”. Paulo acredita que seu pai é um homem honrado, e deseja ser igual a ele. O advogado Osório diz ao Silencioso que vai acusar Augusto Martinez Negrete de fraude, falsificação e roubo. O Silencioso pede a Damião que conte tudo que sabe de Rita e de Esmeralda. Damião diz que não sabe muito, apenas que Rita havia dito que a mãe de Esmeralda era uma cantora. O Silencioso pede a Rita que diga quem são os pais de Esmeralda. Rita confirma que a mãe de Esmeralda era cantora e o pai se chamava Fernando Santa Cruz. Mariano diz a sua mãe que Esmeralda rejeitou seu dinheiro, e os bebês são um retrato vivo de Paulo. Lorena pensa que Mariano se apaixonou por Esmeralda. Silencioso diz a Rita que ela ficou com Esmeralda para explorá-la, e desse momento em diante terá que obedecer-lhe. Silencioso suborna Rita para que ninguém mais saiba que Esmeralda é sua filha, pois ele deseja ganhar seu carinho. Silencioso diz a Esmeralda que foi o melhor amigo de seu pai, e por isso deseja que ela aceite viver em sua casa. Esmeralda decide permanecer onde está. Dona Rita, hipócrita, pede perdão a Esmeralda por todos os maus tratos. Esmeralda fica sem entender. Silencioso ameaça Augusto por todo o mal que ele fez a Esmeralda. Augusto pensa que Esmeralda e Fernando são amantes. O Silencioso responde que não permitirá que Augusto manche a honra de Esmeralda, e lamenta que seus bebês tenham o sangue dos “Martinez Negrete”.

Capítulo 022, terça-feira, 13 de setembro – Silencioso, muito feliz, diz a Damião que Rita confirmou que Esmeralda é sua filha. Damião responde que Esmeralda só aceitará viver com ele se souber que se trata de seu pai. Esmeralda expulsa Mariano. Garrancho e seus cúmplices assaltam Mariano. Mercedes tenta convencer Esmeralda a aceitar a ajuda do Silencioso, como se ele fosse seu pai. Paulo se compromete com Mônica. Ela percebe que Paulo está triste. Esmeralda decide viver com o Silencioso. Jacira pensa que a mãe de Esmeralda se parece com Perla. Paulo diz a Lorena que seu casamento será uma farsa, para fazer Esmeralda ter ciúmes. Damião e Mercedes levam Esmeralda para uma mudança no visual. Esmeralda leva presentes para todos os com quem viveu, e diz que trabalhará como secretária.

Capítulo 023, quarta-feira, 14 de setembro – Silencioso propõe a Esmeralda que ela tenha uma professora particular, que a prepare para terminar o ensino médio. Mariano se surpreende ao ver Esmeralda muito distinta e arrumada. Mercedes acredita que o Silencioso tem interesse amoroso em Esmeralda. Esmeralda sente saudades de Jacira. Silencioso a convida para viver junto a ele e Esmeralda. Mercedes não quer e critica Jacira, mas Esmeralda a defende. Perla tem febre, delira e diz a Esmeralda que ela é sua filha. Jacira diz a Dona Rita que a alegra muito saber que Esmeralda está vivendo bem, mas teme que o Silencioso se apaixone por ela. Rita responde que ele é o pai de Esmeralda. Paulo tem dúvida sobre casar-se com Mônica. O Silencioso e Esmeralda se encontram com Paulo e Mônica numa casa de espetáculos. Eles se alfinetam. Esmeralda esbofeteia Paulo e ele a beija.

Capítulo 024, quinta-feira, 15 de setembro – Silencioso agride Paulo. Mônica conta a Lorena o que ocorreu, e afirma estar disposta a deixar Paulo. Lorena pede que ela não o faça. Mônica pergunta a Paulo se ele ainda ama Esmeralda. Ele diz que sim, mas está tentando superar esse sentimento. Mônica pede que então adiantem o casamento. Paulo não quer. Lorena pede ao Silencioso para falar com Esmeralda. O Silencioso garante que Paulo, muito breve, pedirá perdão de joelhos a Esmeralda. Silencioso mostra a Damião a carta de Lorena. A pedido de Rita, Esmeralda tenta convencer Inês de que ela está tomando o caminho errado. Inês pede que Esmeralda não se meta em sua vida. Inês diz a Garrancho que Esmeralda já é rica, e podem roubá-la. Lorena tenta convencer o Silencioso que Esmeralda é uma má mulher, que quer fazer com que Paulo assuma filhos que não são dele. Silencioso responde que Esmeralda é vítima de Paulo, e propõe a Lorena que apenas visite as crianças, pois só ao olhá-los saberá que são filhos de Paulo. Lorena diz a Augusto que está certa que o vizinho novo é Fernando Santa Cruz (O Silencioso), ainda que neguem. O advogado Osório diz ao Silencioso que já tem os documentos solicitados, além evidências de que sua esposa não está morta. Lorena diz a Paulo que falou com o Silencioso, que disse amar Esmeralda, e desejar se casar com ela. Silencioso diz a Esmeralda que ela deve se vestir elegantemente e frequentar o mesmo círculo social dos “Martinez Negrete”.

Capítulo 025, sexta-feira, 16 de setembro – Silencioso diz a Esmeralda que vai fazer Paulo e todos que a humilharam pedirem perdão. Esmeralda diz que Paulo vai se casar. Silencioso afirma que ele não o fará. Paulo pergunta a Mariano se ele sabe se Esmeralda realmente vai se casar com o Silencioso. Mariano diz que o irmão é muito tonto, pois prefere acreditar nos outros do que falar com a Esmeralda e tirar suas próprias conclusões. Esmeralda estuda e cada vez mais está se tornando uma mulher preparada. Mercedes sente inveja e está certa que Silencioso quer se casar com Esmeralda. Esmeralda se zanga quando Rita maltrata Centavinho. Perla pergunta a Rita por sua filha. Dona Rita está decidida a averiguar se Perla é mãe de Esmeralda. O Silencioso e Esmeralda são convidados para uma recepção na embaixada Francesa. Eles são citados como “Marqueses Santa Cruz”. Dona Rita pergunta a Perla se ela a reconhece. Mariano se surpreende ao ver Esmeralda muito elegante e linda na recepção. Lorena se enfurece.

Capítulo 026, segunda-feira, 19 de setembro – Esmeralda descobre que Perla desapareceu. Paulo pede a Omar que leve uma carta sua a Esmeralda, na qual diz que deseja tê-la novamente em seus braços. Esmeralda está triste, pois Perla não aparece. Damião tenta animá-la, dizendo que irão encontrá-la. Perla sobe em um ônibus e uma passageira exige que o motorista a tire dali. O motorista pede a Perla que desça. Jacira entrega a Esmeralda uma carta de Paulo. Ela se enfurece ao lê-la. Silencioso diz a Esmeralda que ela se encontrará com Paulo e agirá como ele mandar. Paulo diz a Mariano que Esmeralda aceitou vê-lo. Damião diz ao Silencioso que o amor de Esmeralda por Paulo é bem maior que seu desejo de vingança. O Silencioso responde que sabe que Paulo continua amando Esmeralda e ela também o ama. Augusto é chamado pelo advogado Osório para falar sobre os bens que tem que devolver a Fernando Santa Cruz e o diz que irão a juízo se necessário, pois Fernando tem direitos que devem ser preservados. O advogado Osório diz ao Silencioso que Augusto está assustado. Silencioso responde que assim queria que fosse, pois irá acurralá-lo e depois mandá-lo para a cadeia. Dona Rita tenta convencer Maria a pedir esmola para ela. Augusto se surpreende ao ver uma fotografia de Branca, a esposa de Fernando Santa Cruz, em seu computador.

Capítulo 027, terça-feira, 20 de setembro – ao ver sua mãe chorando, Mariano a pergunta o que ocorre. Lorena responde que Augusto está com um problema muito grave, pois o protetor de Esmeralda quer o desprestigiar. Mariano diz a mãe que não deve preocupar-se, pois Augusto é um homem honrado, do qual toda a família muito se orgulha. Mariano e Paulo discutem, já que Mariano tenta convencer o irmão a esquecer Esmeralda de uma vez por todas. Paulo responde que não conseguiu esquecer e jamais conseguirá. Lorena ouve a conversa e fica furiosa, afirmando que caso Paulo rompa com Mônica, perderá todos os laços que o une a sua família, pois nem ela nem Augusto estão dispostos a aceitar Esmeralda. Paulo diz que ama Esmeralda. Lorena o esbofeteia. Augusto aponta uma arma para si mesmo, porém justo nessa hora aparece Virginia, que apesar de não ver, sente que algo preocupa Augusto. Ela diz que o ama muito. Garrancho segue usando Inês em seus assaltos. Esmeralda encontra Perla em uma igreja. Esmeralda se preocupa, pois não tem quem consiga cuidar de Perla. Dona Rita se oferece para cuidar da senhora, junto com Maria. Esmeralda aceita. Esmeralda diz a Paulo que está será a última vez que se veem se ele não terminar com Mônica. Paulo diz a Mariano que Esmeralda já não é mais a garota do barranco, que agora é uma mulher fina e elegante, que tem de tudo. Paulo percebe interesse em Mariano e o questiona se ele sente algo por Esmeralda. O rapaz responde que não. Esmeralda diz ao Silencioso que já não quer seguir com o plano contra Paulo. Silencioso responde que isso e necessário, pois só assim recuperará o pai de seus filhos. Virginia diz a Mariano que sua família está se destruindo e Lorena não se dá conta que tanto ela quanto Paulo têm o direito de buscarem sua felicidade. Lorena tenta falar com Paulo e diz que eles são uma família. Paulo responde que, se necessário, renunciará sua família por Esmeralda.

Capítulo 028, quarta-feira, 21 de setembro – Esmeralda diz ao Silencioso que ama Paulo demais, e por isso não voltará a sair com ele. Ela que sente que Silenciosa a usa apenas para concretizar sua vingança. O Silencioso responde que deseja muito vingar-se, mas nunca faria nada para machucá-la. Lorena diz a Mônica que Paulo quer romper seu compromisso. Ela recomenda que Mônica não atenda o telefone se ele ligar. Dona Rita diz a Perla que vai ajudá-la a se recuperar, começando por aceitar que o que traz em seus braços é uma boneca, e não sua filha. Paulo liga para Esmeralda e diz que não rompeu seu compromisso com Mônica. Esmeralda diz que já está acostumada com a falta de palavra de Paulo. Esmeralda e Paulo brigam, pois ele fala mal dos seus filhos. Esmeralda diz a Mercedes que não vai continuar com o plano do Silencioso. Mercedes diz que a apoia. Mercedes diz a Damião que vai voltar para sua casa. Damião diz ao Silencioso que se não dissera verdade a sua mãe, vai voltar para sua casa com ela. Lorena diz a Eugenia que devem adiantar o casamento de Paulo e Mônica. Eugênia diz que não há motivo para adiantar. Silencioso conta a Mercedes que Esmeralda é sua filha. Mercedes se surpreende e pede perdão por ter pensado mal. Ela diz ainda que ele deveria dizer isso a Esmeralda, pois a faria muito feliz. Silencioso diz a Mercedes que quando resolver contar a verdade a Esmeralda, o fará em alto e bom som. Mariano diz a Paulo que seu pai tem problemas com o protetor de Esmeralda. Paulo responde que nada que ele diga mudará sua opinião, pois ama Esmeralda e vai lutar por ela.

Capítulo 029, quinta-feira, 22 de setembro – Mariano diz a Paulo que o protetor de Esmeralda esteve por muitos anos na prisão, e quem o condenou foi Augusto. Por isso, agora ele deseja se vingar e apenas Paulo poderia salvá-lo, se casando com Mônica. Paulo responde que não se casará com Mônica, pois jamais vai amá-la. Roberto e Eugenia tentam convencer Mônica a não se casar com Paulo, pois seus pais têm graves problemas. Mônica responde que só não se casaria com ele, caso o rapaz desistisse da relação. Mariano se sente culpado por estar incentivando Paulo a se casar com Mônica. Chorando, Esmeralda pede ao Silencioso que impeça Paulo de se casar com Mônica. Silencioso pede que Esmeralda confie nele.

Capítulo 030, sexta-feira, 23 de setembro – Jacira chama Paulo de covarde, que se casa com Mônica apenas por dinheiro e que não merece o amor de Esmeralda. Dona Rita discute com Inês. O Silencioso diz a Dona Rita que deve resistir e não dizer nada do que sabe a Esmeralda. Augusto dá um cheque a Paulo e diz que faz muito bem em se casar com uma rica herdeira. Paulo responde que não quer o dinheiro de Mônica, pois fará sua própria fortuna. Dona Rita pressente sua morte e decide revelar a Esmeralda que recebeu dinheiro de Augusto para ajudar a separá-la de Paulo. Ela diz ainda que Paulo a escreveu várias cartas que ela nunca recebeu, pois a caixa postal era direcionada a Augusto. Esmeralda diz que ela lhe fez muito mal. Dona Rita diz não querer morrer sem seu perdão. Esmeralda perdoa Dona Rita e diz que Paulo deveria confiar nela, e não acreditar no que os outros o disseram. Garrancho e seu bando seguem usando Inês para assaltar. Jacira diz a Paulo que tem algo a lhe dizer e, depois disso, ele poderá ter mais clareza para decidir se casa-se ou não com Mônica.

Capítulo 31, segunda-feira, 26 de setembro – Jacira diz a Esmeralda que ela não deve derrubar mais uma só lágrima por Paulo, pois ele está empenhado em se casar com Mônica. Esmeralda responde que não o fará e deseja que Paulo seja muito feliz com Mônica. Silencioso diz a Esmeralda que se sente muito mal por não ter cumprido a promessa de evitar o casamento entre Mônica e Paulo. Esmeralda responde que ele não tem culpa de nada. Dona Rita diz a Inês que a agrada que a neta já não ande com Garrancho, pois ele é uma má influência. Inês responde que ele é o homem que ama. Esmeralda diz ao Silencioso que cancelar o casamento entre Paulo e Mônica era muito difícil. Paulo diz a Mariano que adoraria que Esmeralda o visse se casando com Mônica. Mariano pede a Paulo que deixe Esmeralda tranquila, pois ela já sofreu demais. Paulo responde que parece que Mariano se apaixonou por Esmeralda e seria muito bom se ele ficasse com ela. Paulo diz que Mariano defende tanto Esmeralda que parece estar apaixonado por ela. Mariano responde que isso não lhe importa, pois vai se casar com Mônica. Paulo chega ao altar e ali está Jacira com o bebê. Ela o mostra a Paulo, Paulo pede perdão a Mônica e diz não poder casar-se com ela, pois agora o que mais lhe importa são seus filhos. Mariano e Lorena, furiosos, o insultam. Roberto diz que dali em diante os Martinez Negrete são todos seus inimigos.

Capítulo 32, terça-feira, 27 de setembro – Jacira diz a Esmeralda que Paulo não se casou com Mônica, pois se arrependeu ao ver o bebê. Esmeralda diz que Lorena irá pensar que foi ela quem mandou o bebê para fazer Paulo reconsiderar seu casamento. Mônica pede aos pais que não façam nada contra Paulo e sua família, pois a culpa foi dela, que sabia que ele não a amava e mesmo assim insistiu nesse casamento. Augusto esbofeteia Paulo e afirma que os filhos de Esmeralda não são dele. Paulo responde que ao ver o bebê sentiu como se visse a ele mesmo. Augusto se surpreende quando Lorena grita que Esmeralda é filha de Fernando. Silencioso agradece a Jacira por ter impedido que Paulo se casasse com Mônica. Augusto confessa a Mariano e Paulo que o dinheiro do qual desfrutaram toda a vida é, na verdade, do pai de Esmeralda. Mônica pede a Esmeralda que não a tenha por inimiga, pois sempre soube que ela amava Paulo, por isso não lhe guarda nenhum rancor.

Capítulo 33, quarta-feira, 28 de setembro – Mônica recomenda que Esmeralda vá atrás de Paulo, pois foram feitos um para o outro. Paulo encontra trabalho em um teatro, para pintar um mural. Ele só pensa em ganhar dinheiro para ter como sustentar seus filhos. O advogado Mendes diz a Paulo que está contente com seu trabalho, mas se deu conta que ele não come nem dorme, e isso poderá afetar a sua saúde. Paulo agradece os conselhos. Gisele fica impressionada com a pintura de Paulo e lhe diz que ficaria encantada em expor as obras em sua galeria. Esmeralda vai à casa dos Martinez Negrete procurar Paulo. Lorena diz que por sua culpa, Augusto expulsou Paulo de casa. Esmeralda diz que eles poderiam unir forças e Lorena exige que a moça saia de sua casa, chegando a ameaçar agredi-la. Mariano diz a sua mãe que já foram inúmeras tentativas frustradas de separar Esmeralda e Paulo, mas o destino tem mostrado que os quer juntos. Lorena responde que prefere ver Paulo morto do que casado com Esmeralda. Paulo vê Esmeralda ao longe e, sem perceber, acaba perdendo os sentidos. O doutor diz a Lorena e Mariano que Paulo sofreu uma simples queda devido a uma estafa, por andar trabalhando dia e noite sem comer ou dormir. Esmeralda pergunta a Inês se ela voltou para a escola. Ela responde que sim, mas que a escola a chateia profundamente, pois os estudos não são pra ela. Esmeralda aconselha Inês e lhe pede atenção para com Garrancho. Inês diz que não permitirá que ela se intrometa em sua vida. Domenico visita Rita no hospital para pedir lhe o endereço de Esmeralda, pois planeja sequestrá-la. Esmeralda admira o mural que Paulo está pintando.

Capítulo 34, quinta-feira, 29 de setembro – Mariano diz a seu pai que Paulo sofreu um acidente e precisa deles. Augusto responde que se Paulo tivesse casado com Mônica, estariam todos desfrutando de uma ótima situação. Jacira pede que Silencioso não pressione tanto Esmeralda, pois mesmo ela sendo uma garota forte, que sempre enfrentou os problemas da vida de frente, mantém um lado muito emotivo e sentimental. Virginia diz a Centavinho que seu pai não mostra nem um mínimo de arrependimento pelo que fez, e tampouco quer que Paulo volte para a casa. Lorena se encontra com Esmeralda no hospital e elas conversam sobre o acidente de Paulo. Virginia diz a Centavinho que sua família está desmoronando. Ele se oferece para levá-la a casa de Esmeralda. Mariano diz a Paulo que precisa ser forte para sair adiante. Paulo diz que apenas deseja terminar o mural, e ter algum dinheiro para ajudar seus filhos. Esmeralda visita Paulo e diz que o ama. Paulo diz que se sente envergonhado por tê-la tratado tão mal e não ter acreditado em seu sincero amor. Esmeralda responde que não é uma mulher de guardar rancores. Jacira diz a Mariano que a visita de Esmeralda a Paulo não o agradou por ele estar apaixonado por Esmeralda. Mariano nega. Paulo diz a sua mãe que não se sente digno de voltar para Esmeralda. Ele também diz isso á Esmeralda. Esmeralda pede ao Silencioso que não se vingue de Paulo, pois ele é o pai de seus filhos.

Capítulo 35, sexta-feira, 30 de setembro – Silencioso diz a Esmeralda que precisa cumprir sua promessa de ser forte e estar a seu lado para seguir com o plano de vingança contra os “Martinez Negrete”, pois deseja ver Lorena e Augusto humilhados diante dela. Esmeralda se zanga porque o Silencioso a proíbe de levar seus bebês para que Paulo os veja. Mariano avisa Mônica que Paulo está no hospital para que ela vá vê-lo. Paulo se desculpa pela má forma com que se portou com ela. Mônica diz que não tem nada para se desculpar. Esmeralda vai ver Paulo no hospital e, ao chegar, encontra Mariano, que mente ao dizer que Paulo já não está mais no hospital., Mariano diz que Paulo não queria vê-la, muito menos seus filhos, e que neste momento está com Mônica. Esmeralda se decepciona e diz a Jacira que já não irá mais lutar pelo amor de Paulo. Augusto contrata um fotógrafo para que tire fotos de Esmeralda com outro homem, para fazer parecer que ela mantém relações com ele. Esmeralda é capturada e levada para um quartinho onde um homem a dopa, e assim cumpre o que Augusto lhe pediu. Ao descobrir que Esmeralda está desaparecida, Paulo reclama com seus pais e diz saber que eles têm algo a ver com isso. Na casa do Silencioso, Paulo recebe umas fotografias em seu celular, onde vê Esmeralda tendo relações com outro homem. Damião vê as fotografias e diz que tudo não passa de uma armadilha. Esmeralda acorda, ainda confusa, e vai para a casa do Silencioso. Ao chegar lá encontra Paulo, que preocupado, a pergunta se ela está bem. Silencioso, zangado, diz que tem certeza que isso foi obra de Lorena e Augusto, e agora haverá uma guerra entre eles.

Capítulo 36, segunda-feira, 03 de outubro – Paulo chora de felicidade ao poder conhecer seus filhos. Lorena convence Augusto a aceitar o compromisso entre Paulo e Esmeralda, pois do contrário, terminará na prisão. Esmeralda diz a Jacira que se encontrou com Paulo no barranco e lá eles se beijaram. Silencioso vai ver Dona Rita porque sabe que ela tem algo a lhe dizer. Dona Rita o leva a cabana de Perla para que a veja. O Silencioso se surpreende ao ver Perla. Mariano diz a Paulo sobre a reunião que seus pais farão para anunciar seu compromisso com Esmeralda, e que apenas o farão por uma exigência do Silencioso, e não por terem a aceitado. Virginia diz a Centavinho que não podia sair de casa, pois seus pais a trancaram. Mariano diz a seus pais que ama Esmeralda, e vai lutar para conquistá-la. Augusto o pede para esquecer dessa mulher. Mariano convence Mônica a lutar para recuperar Paulo. Eugenia diz a filha que Paulo não a merece, mas ela deveria vingar-se. O Silencioso leva Perla para sua casa, e diz que a ama, e se sente muito feliz em tê-la recuperado. Esmeralda se surpreende quando o Silencioso diz que Perla é sua esposa. O Silencioso diz a Esmeralda que Perla na realidade é Branca, sua esposa, e eles tiveram uma filha, chamada Renata. Esmeralda diz que agora que já encontrou Branca, deveria procurar Renata e ser feliz. Assim podeira deixar de lado sua vingança. Silencioso responde que agora que Branca perdeu a razão, mais do que nunca, deseja se vingar.

Capítulo 37, terça-feira, 04 de outubro – Perla diz a Esmeralda que está muito feliz por ter encontrado sua família e, como segredo, diz que ela é sua filha. Esmeralda diz que nada a faria mais feliz, mas está certa que eles encontraram Renata. Silencioso diz a Perla que está feliz por encontrá-la, e que quando limparem seu nome dirão a Esmeralda que ela é Renata, a filha perdida. Domenico fica furioso ao chegar a seu comercio e se dar conta que lhe roubaram tudo. Durante os preparativos da festa de compromisso de Paulo e Esmeralda, Augusto diz a Paulo que seus problemas com Esmeralda não vão se solucionar, e que a partir deste dia muitas desgraças o atingirão. Domenico procura Garrancho e o ameaça com uma arma. Inês propõe a Garrancho que comecem a assaltar casas, e a primeira será a de Paulo. Chega a festa de compromisso de Paulo e Esmeralda. Eugenia e Mônica vão para humilharem Paulo. Esmeralda chega a casa dos “Martinez Negrete” com Fernando e Augusto, que se surpreende ao ver Branca. O Silencioso diz a Lorena que a imprensa está presente e é um ótimo momento para que ela e Augusto se desculpem com Esmeralda. Paulo, zangado, diz a Mônica que novamente seus pais e Fernando estão decidindo seu futuro e o de Esmeralda, e que não deseja fazer parte desta farsa. Perla se assusta ao ver Augusto. Fernando pede que ele que se afaste de sua esposa. Durante a reunião, Lorena apresenta Esmeralda a todos como a futura esposa de seu filho Paulo. Mônica, sarcástica, propõe um brinde a “A Gata”, referindo-se a Esmeralda. Augusto, bêbado, diz a seus convidados que Fernando o obrigou a comprometer seu filho com Esmeralda, uma garota, que não é nada mais que uma gata do lixão.

Capítulo 38, quarta-feira, 05 de outubro – Fernando diz a Esmeralda que os “Martinez Negrete” assinaram sua sentença de morte e diz á Paulo que seu pai é um ladrão. Paulo diz a Esmeralda que enfim estão comprometidos. Esmeralda responde que, mesmo assim o ódio e o rancor seguirão imperando entre suas famílias. Fernando diz a Paulo que ele terá que ir pessoalmente a sua casa pedir a mão de Esmeralda. Lorena diz a Mariano que seu pai se surpreendeu ao ver o Silencioso e tem o pressentimento que coisas muito ruins ocorrerão. Esmeralda diz a Jacira que ama Paulo e por ele é capaz de deixar tudo. Ela diz que se Fernando seguir disposto a vingar-se, ela irá embora de sua casa. Mercedes diz ao Silencioso que tudo seria mais fácil se ele revelasse a verdade a Esmeralda. Ele responde que ainda não é tempo, pois antes precisa limpar seu sobrenome e fazer os “Martinez Negrete” pagarem por tudo que causaram a ele e sua família. Augusto sofre um derrame cerebral e é hospitalizado. Lorena diz a Paulo que todo o ocorrido com seu pai é culpa sua, que ele e Esmeralda juntos vão matar seu pai de desgosto.

Capítulo 39, quinta-feira, 06 de outubro – Esmeralda fica preocupada quando Mercedes diz que Fernando seguirá com o processo contra Augusto. O doutor diz a Lorena, Paulo e Mariano que Augusto sofreu um derrame cerebral, e por isso pode ficar em uma cadeira de rodas. Esmeralda diz a Fernando que Augusto sofreu um derrame. Ele responde que não pode fazer nada, e que possivelmente a raiva é que o adoeceu Augusto, e isso muda seus planos de vingança. Fernando diz a Esmeralda que levou Perla a um médico e, após exames, foi constatado que ela não tem nada, e sua “loucura” é sintoma da dor que sofreu ao perder filha e esposo. Paulo procura Esmeralda para queixar-se de Fernando, por ele estar seguindo com o processo contra Augusto. Ele a pede que detenha Fernando, pois está desesperado.

Capítulo 40, sexta-feira, 07 de outubro – Esmeralda tenta interceder por Paulo e sua família. Silencioso diz que Paulo é igual Augusto, um aproveitador. Esmeralda se zanga e diz que Paulo é um bom homem, além de ser o pai de seus filhos. Esmeralda pede a Dona Rita que a receba novamente em sua casa. Esmeralda e Mônica se encontram. Monica diz segue apaixonada por Paulo, e se ele lhe der outra oportunidade lutará por seu amor. Esmeralda responde que ela e Paulo se amam. Esmeralda vê Mônica beijar Paulo e, zangada, os diz que deixará o caminho livre. Esmeralda diz a Jacira que seguramente Paulo vai voltar com Mônica, e ela voltará a morar com Dona Rita, pois não pode seguir vivendo em um ambiente de rancor e vingança. Augusto culpa Paulo por sua desgraça, e por ter colocado os olhos em Esmeralda. Paulo responde que o Silencioso só está cobrando o que Augusto o roubou, e isso não é sua culpa. Mariano diz a Lorena que vai ver o Silencioso para tentarem chegar em um acordo. Mariano diz ao Silencioso que se fará responsável por todos os crimes de seu pai. Silencioso responde que jamais permitiria que um inocente pague pelo que não fez. Esmeralda finalmente sai da casa do Silencioso com seus filhos e começa a procurar trabalho.

Capítulo 41, segunda-feira, 10 de outubro – Paulo pede a Esmeralda a oportunidade de fazê-la se apaixonar por ele e construírem uma vida juntos. Esmeralda aceita. Garrancho e seus amigos fazem mais um assalto. Gisele se apresenta a Lorena e diz que está organizando uma exposição com as pinturas de Paulo e gostaria que ela e a família estivessem presentes. Dona Rita se zanga porque não a levam nada para comer. Perla vai à casa dos “Martinez Negrete”, já que se lembra que aquela é sua casa. Com a ajuda de Maria, Paulo leva sua filha para passear. Maria, ao ver que Paulo está demorando muito para voltar, se assusta, e conta o ocorrido a Esmeralda. Esmeralda pensa que Paulo fez o que fez para roubar sua filha e pressioná-la a fazer com que o Silencioso tire a queixa contra Augusto. Paulo se preocupa porque já é tarde e há ameaça de chuva. Augusto diz a Lorena que a vida está lhe cobrando por todo mal que fez. Paulo volta completamente molhado com o bebê e Esmeralda, ao ver a criança, se desespera e pergunta o que Paulo fez com sua filha.

Capítulo 42, terça-feira, 11 de outubro – Esmeralda se zanga com Paulo ao se dar conta que sua filha está doente. Paulo, muito triste, diz que não era sua intenção, mas que a levará imediatamente ao doutor. Domenico chega e oferece sua ajuda. Esmeralda diz a Paulo que ele é um mal pai, e só queria fazer mal a ela e sua filha porque as odeia. Domenico leva Esmeralda e sua filha ao hospital. O doutor diz a Esmeralda que sua filha está com pneumonia e pode morrer. Paulo se queixa com Mariano que Esmeralda e Dona Rita estão o culpando pela enfermidade de sua filha. Mariano responde que elas têm razão, pois ele agiu de forma irresponsável. O Silencioso diz a Jacira e a Mercedes que se sente muito agoniado por não saber nada de Esmeralda e dos bebês. Augusto recebe um oficio no qual o notificam da retirada de sua licença de advogado. Paulo, desesperado, procura sua filha por vários hospitais. Augusto enfurece-se ao ver Silencioso e Perla. Paulo exige a Domenico que diga em que hospital estão Esmeralda e sua filha. Domenico se nega a lhe dar a informação e diz que Esmeralda não deseja vê-lo. Jacira diz ao Silencioso que Letícia está com pneumonia. Augusto ordena Mariano que assuma a sua defesa. Mariano aceita, mas diz que não usará de provas falsas nem de mentiras para colocar o pai em liberdade. Lorena diz a Augusto que Mariano não quer usar provas falsas para ajudá-lo, pois está apaixonado por Esmeralda. Lorena diz a Augusto que se tudo ruir, ainda resta o recurso de seus netos. Ela pensa que eles precisam começar a tentar ganhar a confiança de Esmeralda, já que essa seria a melhor forma de mostrar interesse em seus filhos.

Capítulo 43, quarta-feira, 12 de outubro – Mariano e Paulo estão zangados porque Dona Rita lhes deu um banho de água fria, com um balde. Paulo diz a Mariano que só lhe resta confiar que Domenico dê seu recado a Esmeralda. Mariano mostra muito interesse por Esmeralda, tanto que Paulo pergunta se ele se apaixonou por ela. Domenico diz a Esmeralda que Paulo quer ver sua filha, que cometeu um erro sim, mas tem esse direito, pois é pai. Esmeralda responde que Paulo poderá ver sua filha, mas ela não estará presente. Domenico diz a Paulo que Esmeralda aceita que ele veja sua filha, mas ela não deseja vê-lo. Dona Rita diz a Esmeralda que Domenico pagou todos os gastos de Letícia no hospital, e que ama muito seus filhos. Rita aconselha Esmeralda a aceitar o italiano. Esmeralda responde que Paulo é o único homem que ama. Paulo chora em frente à sua filha, e se sente culpado por sua enfermidade. Dona Rita acusa Paulo em frente ao Silencioso, dizendo ser ele o culpado pelo estado de Letícia. Com a ajuda de Garrancho, Inês rouba todos os pertences de um hospede de um hotel. Jacira fica surpresa quando Lorena diz que deseja muito ver seus netos. Jacira diz que o título de avó se ganha, e ela jamais demonstrou qualquer afeto para com eles. Gisele diz a Paulo que um colecionador gostou muito de seus quadros e comprou todos. Lorena se surpreende quando Perla diz que Augusto roubou sua filha. Lorena diz a Augusto que não conseguiu ver os filhos de Paulo, mas que se encontrou com Perla, a louca. Gisele flerta com Paulo. Esmeralda, desolada, recrimina o Silencioso por não estar lutando por encontrar sua filha. Esmeralda diz a sua filinha que ela precisa lutar por sua vida.

Capítulo 44, quinta-feira, 13 de outubro – Letícia é transferida para outro hospital, pois sua doença segue avançando. Domenico diz a Lupe que pagou o hospital com o dinheiro que Paulo o deu, mas para onde vão transferir o bebê de Esmeralda é muito caro, e talvez nem vendendo seu negócio ele consiga o suficiente para pagar. Lupe brinca, dizendo que ele deveria assaltar um banco. Paulo exige que Domenico diga em que hospital está sua filha. Esmeralda, chorando, diz a Jacira que Paulo não se importa com ela. Neste momento Paulo chega e diz estar ali para apoiar Esmeralda e sua filha. Paulo, chorando, pede a Letícia que lute por sua vida e que o perdoe. Esmeralda diz que ele não precisa se culpar, pois Letícia irá viver. Augusto pergunta a Mariano como vai sua defesa.

Capítulo 45, sexta-feira, 14 de outubro – Mariano diz a seus pais que a filha de Paulo está em estado muito grave no hospital. Lorena pensa ser esse um bom pretexto para visitá-la e fingir que a notícia lhe tocou o coração. Mariano a questiona se ela verdadeiramente não sente nada. Lorena responde que por ela a criança poderia morrer. Paulo e Esmeralda estão muito felizes, pois Letícia começa a apresentar melhora. Paulo diz a Maria que está feliz porque pode estar com sua filha, que está melhorando. Lorena vai até o hospital para ver a filha de Esmeralda, mas acaba se encontrando com o Silencioso e eles discutem. Esmeralda diz que eles precisam respeitar sua dor. Lorena descobre Virginia e Centavinho se beijando e, furiosa, esbofeteia a filha. Centavinho intervém e Lorena também o esbofeteia. Domenico pede Esmeralda em casamento. Justo neste momento Paulo chega.

Capítulo 46, segunda-feira, 17 de outubro – Inês finge ser amável com Virginia para ganhar sua confiança e pergunta quem vive em sua casa. Na verdade, o que Inês planeja é roubar a mansão dos Martinez Negrete. Centavinho conta a Esmeralda que Virginia e ele irão viver juntos. Esmeralda, preocupada, diz que Virginia é menor de idade e não está acostumada a viver em situações adversas. Lorena acusa Centavinho de sequestrar sua filha e ele acaba detido pela polícia. Paulo diz a Esmeralda que já está trabalhando e pode pagar um apartamento para ela e seus filhos. Esmeralda responde que ele não tem nenhuma obrigação, pois entre eles não existe nada. Paulo diz que a ama. Lorena diz a Centavinho que o avisou que ele se arrependeria caso continuasse próximo a Virginia, e que agora irá apodrecer na prisão.

Capítulo 47, terça-feira, 18 de outubro -Esmeralda diz a Paulo onde está Virginia, mas pede que ele não revele a ninguém. Paulo responde que ela tem sua palavra. Paulo visita Virginia e ela diz estar muito feliz e que não pensa em deixar Centavinho nunca mais. Mariano visita seu pai. Domenico novamente tenta convencer Esmeralda a se casar com ele. Esmeralda responde que adoraria poder amá-lo, mas ama Paulo e só pode estar com ele. Virginia chora quando Garibaldo diz que Centavinho foi levado por policiais. Esmeralda, zangada, diz a Jacira que Paulo prometeu que não faria nada contra Centavinho e fez. Lorena diz a Mariano que tem que fazer com que condenem Centavinho. Mariano responde que Lorena não contará com ele para condenar um inocente. Paulo convence Esmeralda que ele não traiu Centavinho, porque seria como trair sua irmã. Negam a Centavinho o direito de sair sob pagamento de fiança.

Capítulo 48, quarta-feira, 19 de outubro – Esmeralda diz a Paulo que quer romper seu compromisso, pois só teve dor e humilhação por parte de seus pais. Ela diz que decidiu refazer sua vida com outro homem. Paulo, com ciúmes, diz que esse homem é Domenico. Esmeralda diz que não ama Domenico, mas estará agradecida por toda vida pelo que fez por seus filhos. Paulo, furioso, agride Domenico e exige que ele diga a Esmeralda que o dinheiro do pagamento do hospital foi dado por ele. Augusto diz a Mariano que ele é o dono do lixão onde Esmeralda vive, e vai desalojar todas as pessoas de lá. Domenico diz a Paulo que Esmeralda já aceitou se casar com ele, mas ela pediu para não dizer nada por medo que Paulo tire seus filhos. Centavinho é agredido na prisão. Paulo diz a Esmeralda que vendeu todos seus quadros para pagar os gastos médicos. Lorena emite uma ordem de despejo para todas as pessoas que vivem no lixão. Garibaldo convence os moradores do lixão que os responsáveis pela ordem de desalojamento são Virginia, Mariano e Paulo. Augusto diz a Lorena que o Silencioso conseguiu vetar a ordem de desalojamento. Mariano e Paulo tentam convencer Virginia a voltar para casa, ela responde que não voltará, pois ficará vivendo ali no lixão até Centavinho voltar.

Capítulo 49, quinta-feira, 20 de outubro – Damião diz ao Silencioso que o juiz autorizou o cancelamento da ordem de desalojamento, por ter provas de que ele é o verdadeiro proprietário das terras onde fica o lixão. Mariano diz a seu pai que há uma ordem de embargo de seus bens. Paulo e Esmeralda estão juntos. Neste momento chega Gisele. Paulo a apresenta a Esmeralda. Esmeralda diz a Jacira que conheceu uma mulher chamada Gisele e ficou evidente que ela está interessada em Paulo. Jacira diz que a única coisa que ela precisa fazer para evitar qualquer relação entre Paulo e Gisele é perdoar Paulo. Silencioso diz a Mercedes que Damião já depositou a quantia que o juiz pediu, e muito brevemente ocorrerá o embargo de todos os bens de Augusto. Mercedes pergunta se o Silencioso não tem piedade de Augusto, um homem velho e doente. Ele responde que Augusto jamais teve consideração com alguém, além de que ele não quer nada além de seu sobrenome limpo, para dá-lo a Esmeralda. Esmeralda diz a Jacira que está procurando Domenico, para reclamar por todas as suas mentiras. Maria leva Virginia para visitar Centavinho na cadeia. Gisele flerta abertamente com Paulo, que diz amar Esmeralda. Lorena vai à casa de Silencioso e os dois discutem. Lorena ofende Perla e justo neste momento chega Esmeralda, que diz para ela não se meter com Perla. Mercedes pede que Esmeralda se lembre que Lorena é a mãe do homem que ama.

Capítulo 50, sexta-feira, 21 de outubro – Mercedes diz a Lorena que o Silencioso não irá recebê-la. Lorena começa a chamar o Silencioso aos gritos. Ele aparece e diz que há muitos anos uma mulher muito mais digna que ela perdeu seu esposo e filha por ninguém ter ouvido suas suplicas. Inês e Garibaldo planejam um roubo a mansão dos Martinez Negrete. Lorena suplica ao Silencioso que tenha piedade de seu esposo, pois ele está doente e talvez tenha que mudar de hospital. Silencioso diz que o mandaram para a prisão e não tiveram piedade. Lorena se coloca de joelhos e pede perdão. Silencioso diz que nem de joelhos vencerá seu orgulho e diz ser muito tarde para arrependimentos. Jacira diz a Paulo que Esmeralda está com ciúme de sua amiga Gisele. Domenico tenta beijar Esmeralda a força. Paulo chega e agride Domenico, que cai ferido. Garibaldo, Inês e alguns cúmplices entram na mansão dos Martinez Negrete. Uma ambulância chega para socorrer Domenico e a polícia chega para prender Paulo, pois Domenico o acusa de querer matá-lo. Inês e Garibaldo ameaçam matar Augusto e Lorena, caso não entreguem suas jóias. Lorena briga com Inês. Esmeralda fica desconcertada ao ver Inês e Garibaldo na mansão dos Martinez Negrete.

Capítulo 051, segunda-feira, 24 de outubro – Silencioso diz a Damião que procure um lugar para guardar todo o que foi embargado de Augusto, e que não deixe nada com os “Martinez Negrete”, pois Augusto é muito ardiloso. Virginia diz a Esmeralda que esteve a ponto de suplicar ao Silencioso que tivesse piedade de seus pais. Esmeralda responde que ela mesma já pediu isso várias vezes, mas não conseguiu nada. Virginia diz a Centavinho que Damião está fazendo o possível para provar sua inocência. Gisele tenta convencer Paulo a se afastar de Esmeralda e de seus pais. Paulo responde que ama Esmeralda e ninguém o fará mudar isso. Garrancho diz a Inês que ninguém deve saber o que ocorreu com Casimiro. Ele também diz que Esmeralda levou as joias. Esmeralda diz a Jacira que Gisele estava com Paulo. Damião diz a Mariano que sua defesa ao invés de ajudar Paulo, o afundará mais e mais. Inês diz a Garrancho que eles precisam sair do bairro, pois os vizinhos já começam a suspeitar que existe algo errado. Vários presos organizam um motim para obrigar o diretor do presídio a falar com eles. Paulo diz a Cuco que não participará do motim, Cuco o esbofeteia. Augusto vai à casa do Silencioso para falar com ele.

Capítulo 052, terça-feira, 25 de outubro – Augusto vai ver o Silencioso e o recrimina por ter despojado todos os seus bens. Silencioso diz que só está recuperando o que ele lhe roubou. Augusto diz que um juiz o condenou. Silencioso responde que levará essa acusação até as últimas consequências. No motim, os presos pegam o diretor do presídio como refém. Esmeralda, desesperada, se mete na prisão atrás de Paulo. Ela vê que alguns presidiários apontam suas armas a Paulo. Damião diz ao Silencioso que o motim foi controlado e que Centavinho ficará em liberdade no dia seguinte. Esmeralda vai ver Domenico para tratar de convencê-lo a não declarar contra Paulo. Centavinho fica em liberdade. Esmeralda se surpreende quando Micaela se apresenta diante dela como esposa de Domenico. Domenico pede a Micaela que vá embora. Esmeralda suplica a Domenico que diga a verdade e inocente Paulo. Domenico diz a Micaela que ela não significa nada para ele. O Silencioso propõe a Paulo tirá-lo da prisão, desde que ele se afaste de Esmeralda. Paulo responde que se o preço pela liberdade é perder o amor de Esmeralda ele prefere ser condenado. Silencioso diz que apenas estava o colocando a prova. Agora que ele viu que seu amor é sincero, o deixará em liberdade e permitirá que se case com Esmeralda. Mariano diz a Paulo que ele precisa se declarar culpado, e mostrar arrependimento, para que assim sua sentença seja menor. Paulo responde que o Silencioso o disse outra coisa, e assim ficará em liberdade. O Silencioso diz a Esmeralda que Paulo, Mariano e Virginia são boas pessoas, e não importa de quem sejam filhos.

Capítulo 053, quarta-feira, 26 de outubro – Damião diz a Mariano que se deu conta que ele veio dirigindo o carro de seu irmão. Esmeralda fica feliz quando Damião diz que o juiz aceitou um novo recurso e é uma questão de tempo para que Paulo saia da prisão. Perla pergunta ao Silencioso por qual motivo ele ainda não pode dizer a Esmeralda que ela é a verdadeira filha deles. Silencioso responde que antes deve limpar seu nome. O Padre Rivas diz a Paulo que pode casá-lo em uma semana. Paulo pede Esmeralda em casamento e ela aceita. Micaela diz a Domenico que quando ele sair do hospital o levará de volta a seu povoado. Mariano instrui Domenico para declarar contra Paulo. Lupe diz a Domenico que vai depor a favor de Paulo, dizendo que ele é inocente. Domenico diz a Lupe que caso diga a verdade, ele irá para a prisão. Lupe responde que aceita sua culpa, mas que Domenico também irá para a cadeia. Mariano diz a Paulo que ele será condenado a muitos anos, pois Domenico o acusou. Jacira declara que ela foi quem atirou em Domenico. Lupe pede perdão a Esmeralda e a confessa que foi ele quem atirou em Domenico. Esmeralda diz que eles precisam falar com Damião, ele saberá o que fazer. O Silencioso diz a Damião e Esmeralda que existem provas que Domenico mentiu. Assim sendo, Paulo ficará livre. Paulo fica muito feliz ao ver Esmeralda e seus bebês. Eles se beijam. Mariano os observa. Paulo agradece ao Silencioso por tudo que fez por ele e diz que se casará com Esmeralda, pois ela é o amor de sua vida. Mariano, zangado, diz a Gisele que fez todo o possível para que Paulo ficasse na cadeia, mas não conseguiu. Gisele diz a Mariano que tirará Paulo de Esmeralda. Quando isso acontecer ele deve aproveitar para ficar com Esmeralda de uma vez por todas.

Capítulo 054, quinta-feira, 27 de outubro – Paulo fica em liberdade e faz planos com Esmeralda. Eles se casarão dentro de uma semana. Esmeralda começa a procurar por seu vestido de noiva. Paulo diz a Gisele que o relacionamento entre eles será estritamente profissional. Mariano diz a Inês que Silencioso tem um projeto que concede bolsas de estudos a jovens com poucos recursos. Ele gostaria que ela fosse uma dessas pessoas beneficiadas. Inês responde que não vai aceitar que a humilhem com essa suposta ajuda. Esmeralda vai ver Dona Rita para lhe dizer que vai se casar com Paulo. Dona Rita diz que viu nas cartas que ela será a mulher mais infeliz desse mundo. Ela volta a tirar as cartas e diz que Esmeralda ficará só e sem seus filhos. Gisele confessa a Paulo que está apaixonada por ele, mas não espera ser correspondida. Gisele diz a Lorena que vai se encarregar de que Esmeralda nunca consiga ser feliz com Paulo. Damião visita a casa dos Martinez Negrete para informar-lhes que o juiz já deu a ordem para desocuparem a casa. Lorena, furiosa, diz a Augusto que é uma mulher de estirpe e elegância, por isso não conseguiria viver em um simples apartamento. Gisele diz a ela que não a abandonará. Silencioso diz a Mercedes que ela já demonstrou várias vezes que merece sua confiança. Assim, deseja deixar seu patrimônio sob seus cuidados, caso lhe aconteça algo. O Padre Rivas diz a Paulo que já tem tudo pronto para o seu casamento com Esmeralda. Paulo diz a Esmeralda que vão inaugurar uma nova galeria e ele gostaria de levá-la na inauguração, como sua esposa. Virginia diz a Centavinho que se sente muito triste, pois seus pais não querem recebê-la. Esmeralda está provando seu vestido de noiva. Paulo chega e Jacira diz que ele não pode ver a noiva vestida antes da cerimônia, pois não traz sorte. Paulo responde que não acredita em superstições.

Capítulo 055, sexta-feira, 28 de outubro – Durante a exposição, Gisele não perde a oportunidade de flertar com Paulo e assim provocar Esmeralda. Mariano pede a Esmeralda que dance com ele, pois seguramente ela será a noiva mais linda do mundo. Esmeralda responde que talvez não seja a mais linda, mas certamente é a mais feliz. Para provocar ciúmes em Paulo, Gisele diz que já sabe que Mariano está apaixonado por Esmeralda. Esmeralda e Paulo sofrem um acidente. Mariano chega ao local e os socorre. O Doutor diz ao Silencioso que Esmeralda está em estado gravíssimo. Já o estado de Paulo é menos grave.

Capítulo 056, segunda-feira, 31 de outubro – Mariano chora diante de Esmeralda, que está inconsciente. O doutor diz ao Silencioso que a condição de Esmeralda é muito grave e existem poucas possibilidades de que sobreviva. Silencioso implora para que o doutor salve sua filha. Ao ver Gisele chegar, Mariano pergunta por que ela está ali. Ela responde que descobriu sobre o acidente porque aconteceu muito próximo a galeria. Gisele diz que o acidente ocorreu devido ao seu desejo de que não houvesse casamento entre Paulo e Esmeralda.

Capítulo 057, terça-feira, 01 de novembro – Lorena diz a Augusto que Paulo e Esmeralda não se casaram, pois sofreram um acidente. Augusto, contente, pergunta se Esmeralda morreu. Lorena responde que Paulo está em coma e Esmeralda em estado muito grave. Lorena revela medo de que Esmeralda morra, pois sabe que Paulo não viveria sem ela. Jacira diz ao Padre Rivas que ama Esmeralda como uma irmã, e que não se moverá do hospital até vê-la acordar e sorrir.

Capítulo 058, quarta-feira, 02 de novembro – O Padre responde que ela deve confiar e aceitar a vontade de Deus. O Doutor diz ao Silencioso que Esmeralda sofreu um dano na medula espinhal e, caso sobreviva, certamente ficará paraplégica.Ele se lembra de que existe um médico, muito famoso, que já conseguiu reverter um caso de paralisia semelhante. Lorena diz a Mercedes que deseja ajudá-la com as crianças. Mercedes diz que já tem uma garota que a ajuda. Lorena responde que as crianças são filhas de Paulo e, assim, seus netos. Gisele diz ao Doutor que Paulo está tentando dizer algumas palavras.

Capítulo 059, quinta-feira, 03 de novembro – O médico diz ser um bom sinal. Mariano pergunta ao Silencioso como está Esmeralda, pois se ocorrer algo ruim com ela, ele não poderia resistir. Silencioso responde que percebeu que ele ama sua filha. Silencioso, chorando, diz a Jacira que Esmeralda ficará paraplégica, mas não deseja que ninguém saiba.

Capítulo 060, sexta-feira, 04 de novembro – Mercedes aceita deixar Lorena com seus netos, que os leva até Augusto. Augusto rejeita as crianças. Gisele se enfurece, pois mesmo inconsciente Paulo chama por Esmeralda. Gisele descobre que Esmeralda está em estado grave e ficará paraplégica. Gisele visita Esmeralda para matá-la, mas Silencioso aparece e salva a filha. Paulo recobra os sentidos e diz a Mariano que um carro começou a segui-lo e os fechou. Depois disso não se lembra de mais nada. Gisele se enfurece ao ver Mônica e diz que não permitirá que ela veja Paulo.

Capítulo 061, segunda-feira, 07 de novembro – Gisele pede um beijo a Paulo. Neste momento chegam Silencioso, Mariano e Damião que se surpreendem ao vê-los juntos. Mariano diz a Paulo que se ele não ama Esmeralda o correto seria deixá-la. Silencioso afirma que não permitirá que Paulo brinque com sua filha. Diógenes, por ordem de Augusto, sequestra Perla. Gisele se faz de vítima e diz a Paulo que Mariano a violou. Silencioso pergunta a Esmeralda se ela sabe que Paulo a engana com Gisele. Esmeralda, chorando, diz que Gisele tem razão em dizer que Paulo está com ela por pena. Silencioso diz a Paulo que vai pagar caro por sua traição. Silencioso se surpreende quando Esmeralda diz que Perla está desaparecida. Paulo tenta falar com Esmeralda. Jacira pede para que ele vá embora. Lorena diz a Augusto que o entregou um documento capaz de resolver todos os seus problemas, por isso deveria estar feliz, ao invés de estar sempre preocupado e de mal humor. Augusto responde que seu sentimento mudou ele pedirá o divórcio. Mariano tenta reconfortar Esmeralda e diz que encontrará Perla apenas para vê-la sorrir.

Capítulo 062, terça-feira, 08 de novembro – Paulo explica a Virginia que não enganou Esmeralda, pois foi Gisele que o beijou. Silencioso diz a Dona Rita que Branca (Perla) foi sequestrada, enquanto isso Perla chora desesperada em uma cabana. Mariano diz a seu pai que ele não só é um ladrão, como também um mal agradecido, e que irá embora com Lorena. Paulo pede a Gisele que o libere do contrato assinado, pois só assim poderá arrumar algumas coisas importantes de sua vida. Paulo tenta explicar a Esmeralda o que ocorreu com Gisele, diz que a única mulher que ama é ela. Esmeralda responde que sabe que ele a ama, mas que também sente pena, e ela não quer estar a seu lado como um estorvo. Augusto confessa a Lorena que há muitos anos se apaixonou por uma mulher, mas que ela nunca o levou em consideração, pois ele era um homem casado. Lorena exige que ele a diga quem é. Em um descuido de Diógenes, Perla consegue escapar.

Capítulo 063, quarta-feira, 09 de novembro -Silencioso aceita que Paulo explique porque estava beijando Gisele. Paulo agradece sua compreensão e afirma que mesmo sendo Gisele uma mulher atraente, ele não a beijou. Esmeralda diz a Jacira que não vai chorar mais, que sabe que voltará a caminhar e quando isso ocorrer, vai atrás de Paulo, e lutará por ele. Augusto insulta e agride Diógenes, que jura que Augusto irá se arrepender. Silencioso diz a Damião que Paulo o explicou o que realmente ocorreu com Gisele. Esmeralda escuta Perla gritar pela rua e mesmo estando numa cadeira de rodas tenta abrir a porta para vê-la, mas acaba tropeçando e cai. Esmeralda pede a Mercedes que abra a porta, pois Perla está lá fora, porém Augusto a vê antes e a leva.

Capítulo 064, quinta-feira, 10 de novembro – Silencioso acredita que Esmeralda apenas imaginou ouvir Perla. Mariano diz a Paulo que o contrato que assinou para Gisele é legal, e não há nada que possa fazer. Silencioso diz a Lorena que não acredita em seu arrependimento, e está certo de que ela confabula com Augusto. Esmeralda pede ao pai e a Lorena que acabem com esse ódio mútuo que sentem e permitam que ela, Paulo e seus filhos sejam felizes. Esmeralda pede que Silencioso se desculpe com Lorena. Ele responde que não o fará, pois seria como reconhecer que está errado. Esmeralda responde que se ele não o fizer, irá embora da casa. Paulo deixa claro para Gisele que aceita que ela não o libere do contrato, mas que a relação deles será estritamente profissional.

Capítulo 065, sexta-feira, 11 de novembro – Gisele chama Esmeralda para conversar e Augusto chega. Gisele a insulta e caçoa de sua condição. Augusto diz que ela precisa se dar conta que Paulo sente apenas pena por ela. Gisele e Esmeralda se insultam mutuamente, e Gisele diz que seria uma atitude muito nobre se Esmeralda decidisse “liberar” Paulo desse compromisso moral que o faz ficar com ela por pena. Esmeralda responde que eles se amam muito, e isso basta para tudo. Gisele diz que jamais permitirá que Esmeralda e Paulo sejam felizes. Augusto diz a Lorena que já está chegando a data do julgamento e logo voltarão a mansão que o Silencioso os tirou. O Silencioso cede todos os seus bens a Damião. Esmeralda está a ponto de entrar na cirurgia.

Capítulo 066, segunda-feira, 14 de novembro – Gisele vai ao hospital e, como encontra Mercedes dormindo, quer enforcar Esmeralda. Nesse momento chega Jacira e tira Gisele do quarto aos empurrões. Mercedes desperta assustada. Jacira diz que Gisele está proibida de entrar no quarto de Esmeralda. Silencioso diz para Gisele não se meter mais com Esmeralda, pois do contrário terá um inimigo por toda a vida. Jacira diz a Paulo que Esmeralda está o chamando. Esmeralda acorda e agradece Paulo por ele ser o primeiro que ela vê ao abrir os olhos e pergunta como foi a cirurgia. Paulo diz que não a operaram, pois ela foi mordida por uma serpente. Ele diz que a cirurgia só ocorrerá quando ela se recuperar por completo. O Doutor Cisneros diz a Paulo que é necessário que Esmeralda se submeta a cirurgia, do contrário jamais voltará a andar. Xavier garante que mesmo sem a cirurgia, Esmeralda voltará a caminhar. Esmeralda diz a Paulo que não vai ser operada. Paulo se zanga com Xavier por meter ideias absurdas na cabeça de Esmeralda. Ele responde que tem todo direito de dizer a Esmeralda sua opinião de médico. Esmeralda diz ao Silencioso que não vai ser operada, mas que trabalhará duro junto ao doutor para que volte a caminhar. O Silencioso responde que não está de acordo com isso, mas respeitará sua decisão. Virginia diz a Paulo que ele está com ciúmes do doutor, por isso o tratou tão mal. Damião diz a Augusto que o Silencioso é como seu pai, e Esmeralda como sua irmã, e que será capaz de tudo para defendê-los. Lorena pede a Augusto que devolva o documento ao Silencioso. Augusto ri e Lorena diz que se não o apresentar em juízo, ela mesma dirá que ele o roubou.

Capítulo 067, terça-feira, 15 de novembro – Augusto responde que ela não seria capaz de se virar contra ele. Lorena responde que, por seus filhos, é capaz de tudo. Augusto tenta agredi-la, mas Mariano chega e a defende. Paulo se desculpa com Esmeralda por não estar de acordo com sua decisão, mas por amá-la, irá apoiá-la. A polícia procura por Inês. Ela acredita que Garibaldo a denunciou. Mônica propõe a Lorena contratar os serviços de um detetive para que averigue quem é a mulher com quem Augusto a engana. Lorena pergunta a Gisele se ela tem a ver com a serpente que mordeu Esmeralda. Ela diz que para voltar a fazer mal a Esmeralda ela terá que passar por cima de seu cadáver. Dona Rita diz a Esmeralda que Inês foi embora, pois a polícia estava em seu encalço. Esmeralda diz que precisam procurá-la para ajudá-la e não se meter em um problema ainda maior. Lorena diz a Paulo que Gisele é muito perigosa, e seria melhor se ele fosse pra longe com Esmeralda. Paulo responde que Esmeralda não irá aceitar partir. Inês planeja, junto a Billy e Raí, sequestrar Esmeralda. O Silencioso diz a Paulo que o julgamento de Augusto será difícil e ele pode sair vencedor. Ele pede a Paulo que cuide de Esmeralda e Perla caso o resultado seja favorável a Augusto. Paulo responde que não tem com o que se preocupar, pois protegerá Esmeralda até com sua própria vida, se necessário.

Capítulo 068, quarta-feira, 16 de novembro – Esmeralda pede a Garibaldo que diga onde está Inês. Ele responde que não sabe. Ela diz que eles precisam encontrá-la, para ajudá-la. Augusto segue tentando fazer com que Perla esqueça sua vida com Fernando, mas se desespera com o insucesso. Paulo recrimina Augusto por ter tentado agredir Lorena. Augusto diz ao filho que foi Lorena quem roubou o documento do Silencioso. Lorena adverte Augusto que ele irá se arrepender. Mônica diz a Mariano que ela e sua mãe contrataram os serviços de um detetive para saber quem é sua amante. Paulo confessa a Esmeralda que foi Lorena quem roubou o documento do Silencioso, e que se envergonha disso. Esmeralda diz estar decepcionada, pois acreditava que Lorena os apoiava. Paulo pede que não diga nada ao Silencioso. Esmeralda responde que não pensava em fazê-lo. O detetive entrega a Lorena um relatório sobre Augusto. Augusto tira Perla para tomar sol e se surpreende ao ver Gisele. Esmeralda, apoiada por Mariano e Paulo, organiza uma quermesse no lixão. Lorena chega ao lixão para pedir a Esmeralda que a permita ajudá-la. Esmeralda pede que ela seja a madrinha da cerimônia. Inês chega e ameaça Virginia e Esmeralda com uma arma de fogo. Esmeralda tenta convencê-la de que está agindo mal e que a polícia a procura. Esmeralda diz que vai ajudá-la. Inês responde que não precisa de ajuda, pois vai sequestrá-la. Manuel grita pedindo ajuda. Chegam uns policiais e levam Inês. Ao ver a cena, Dona Rita fica angustiada. Esmeralda diz que contratará um advogado para Inês. Augusto confessa a Gisele que Perla, a mulher que mantém presa, é a esposa de Fernando Santa Cruz. Gisele sorri, satisfeita, dizendo estar feliz com isso, pois se ela é a mãe de Esmeralda, seu desaparecimento está a fazendo sofrer. Augusto responde que caso Gisele se meta com Branca, ele mesmo a matará, pois ela é a mulher que ama. Esmeralda informa ao Silencioso e a Paulo que decidiu internar-se na clínica do Doutor Penuela, pois ele disse que assim ela voltaria a caminhar num tempo relativamente curto. Virginia diz a Paulo que deve confiar em Esmeralda. Paulo responde que não é desconfiança o que sente, e sim um enorme vazio sem ela. Paulo, desolado, pede a Deus que tenha piedade de Esmeralda.

Capítulo 069, quinta-feira, 17 de novembro – Perla finge que confia em Augusto para conseguir voltar para sua família. Augusto segue tentando fazer com que ela se esqueça de Fernando e acredite que ele é seu esposo. Paulo cuida dos bebês de Esmeralda. Esmeralda diz ao doutor Penuela que precisa voltar a caminhar, para correr e voltar a abraçar a seus filhos e a Paulo. O Doutor Penuela diz a Manuel que está completamente apaixonado por Esmeralda. O Silencioso diz a Jacira, Mercedes, Damião e Paulo que Esmeralda decidiu que eles não devem visitá-la. Paulo diz ao Silencioso que deveriam tirar Esmeralda imediatamente da clínica, pois lá ela irá esquecê-los. O Silencioso pede a Paulo que confie em Esmeralda e respeite sua decisão. Esmeralda chora ao se lembrar de seus filhos. Paulo diz a Manuel que ama Esmeralda e seus filhos, e eles são o motor para que ele siga lutando para ser uma pessoa melhor. Virginia escuta quando o Doutor Penuela diz a Manuel que está apaixonado por Esmeralda. Dona Rita vai a prisão e Inês desmaia. Rita fica muito preocupada.

Capítulo 070, sexta-feira, 18 de novembro – Dona Rita se angustia ao ver que Inês desmaiou. Esmeralda continua com sua terapia e já consegue sustentar as pernas. Inês está triste e pensa que seria melhor morrer. Uma outra detenta a diz que sua avozinha precisa dela. A Doutora da penitenciaria diz a Inês que ela está esperando um filho. Paulo diz a Mariano que o doutor Penuela está apaixonado por Esmeralda. Mariano diz que Paulo deveria se sentir tranquilo, pois Esmeralda é mulher de apenas um homem. Para demonstrar a Perla que é seu esposo, Augusto a leva para fora de sua mansão. Perla se sente feliz, mas logo se angustia e sai gritando por Silencioso pela rua. Silencioso, furioso, ameaça Augusto com uma arma e ele o diz que encontrou Perla por mera casualidade. Virginia diz a Esmeralda que Paulo foi visitá-la e se zangou com o Doutor por ele ter o permitido vê-la. Jacira diz a Esmeralda que Perla apareceu e, ao que parece, Augusto a tinha sequestrada. Esmeralda, zangada, recrimina o Doutor Penuela por não ter passado uma ligação de Jacira. Augusto diz a Mariano que é inocente e ele tem que defendê-lo. Mariano responde que vai defender, mas se comprovar que o pai é culpado, ele não só perderá um advogado, como também perderá seu filho.

Segunda-feira, 21/11/2016 – cap. 71

Paulo diz ao Silencioso que Esmeralda o convidou para uma festa, que ocorrerá no instituto. Gisele diz a Augusto que ela a deve um favor, pois se a polícia não encontrou nenhuma evidencia de que Perla esteve sob seu poder foi graças a sua intervenção. Dona Rita encontra algumas cartas e documentos que guardava para Esmeralda e decide entregá-las ao Silencioso. O Silencioso diz a Jacira que ainda que Augusto ganhe o julgamento, não recuperará nem um só centavo, pois toda sua fortuna agora pertence a Damião. Gisele liga para Esmeralda para assegurar-se de que ela está com Paulo. Entre os documentos que Dona Rita entrega ao Silencioso, existe um que pode provar a fraude de Augusto. Silencioso entrega a Damião para que o apresente em juízo. Paulo chega a festa. Gisele usa uma roupa igual a de Esmeralda e coloca uma droga no copo de Paulo.

Xavier escuta a voz de Gisele e diz a Manuel que essa é a mulher que incomoda Esmeralda e é preciso tirá-la dali. Paulo se sente mareado e vai ao banheiro. Gisele tenta seduzi-lo, mas se zanga quando Paulo só fala de Esmeralda e acaba dormindo. Xavier e Manuel dizem a Esmeralda que Gisele esteve ali e tinha uma roupa idêntica à dela. Esmeralda se surpreende, pois Paulo disse que apenas ia ao banheiro e não voltou mais. Lorena diz que certamente Gisele tem algo a ver com isso. Esmeralda, Lorena e Mariano encontram Paulo e Gisele seminus na cama. Gisele, hipócrita, diz a Esmeralda que havia a dito que mantinha uma relação com Paulo e ela não acreditou. Esmeralda responde que não acreditou antes e muito menos acreditará agora, pois Gisele drogou Paulo.

Terça-feira, 22/11/2016 – cap. 72

Lorena, furiosa, esbofeteia Gisele e a expulsa do apartamento. Paulo começa a reagir e Gisele tenta fazê-lo acreditar que tiveram relações intimas. Esmeralda diz a Paulo que acredita nele e que Gisele o drogou. Diógenes exige que Augusto pague pelo que lhe deve referente ao sequestro de Perla. Damião diz a sua mãe e ao Silencioso que vá ao juizado entregar as provas. Silencioso pede que ele tenha muito cuidado, pois em suas mãos leva as provas de sua inocência. Lorena se zanga ao ver Augusto bêbado. Mercedes se angustia ao procurar Damião e descobrir que ele não dormiu em casa. Ela diz ao Silencioso que algo deve ter ocorrido a Damião, pois ele não costuma dormir fora de casa.

Mariano chega e diz que Damião sofreu um acidente e está em estado muito grave no hospital. Lorena chama Paulo e Virginia para informar-lhes que Augusto voltou a beber. Augusto pede que não se metam em sua vida. O doutor Montano diz ao Silencioso e Mercedes que o estado de Damião é grave. Paulo pede permissão ao instituto para levar Esmeralda por alguns dias. Paulo leva Esmeralda durante um fim de semana. Ela recebe uma ligação e suspende o passeio com Paulo para que possa estar ao lado de Damião. O doutor Montano diz a Esmeralda que o estado de Damião ainda é grave, porém ele está respondendo bem ao tratamento.

Quarta-feira, 23/11/2016 – cap. 73

Augusto mostra um documento a Lorena e diz que recuperará tudo. Lorena pega e tenta rasgar. Augusto o recupera e exige que ela deixe a casa, pois não quer inimigos sob seu teto. Perla diz a Jacira que Augusto é o culpado de tudo e ela é a única pessoa que pode denunciá-lo. O Silencioso diz a Paulo que se Damião não se recuperar, sua ruína será iminente. Paulo responde que ele se encarregará de Damião. Centavinho, Maria e Tony tentam convencer Garibaldo a frequentar uma escola. Ele responde que o que precisa é dinheiro. Paulo diz a Mariano que está cheio de Gisele e não sabe quanto tempo ainda terá de suportá-la. Esmeralda não se dá conta, mas Gisele a segue. Gisele está a ponto de tacar lhe uma pedra na cabeça, mas Paulo chega. Paulo diz a Esmeralda que eles devem se casar imediatamente. Ela responde que primeiro quer lhe fazer uma surpresa.

Quinta-feira, 24/11/2016 – cap. 74

O Silencioso se zanga ao saber que Esmeralda sofreu uma queda e ninguém o informou nada. Esmeralda o diz que ela mesma pediu que não o dissessem nada, pois já tem problemas o suficiente. Paulo a diz que com o que aconteceu, quer se casar imediatamente com ela. Esmeralda responde que quando se casarem será porque se amam, e não por outros motivos. Esmeralda ainda diz que só se casarão quando o julgamento entre Augusto e o Silencioso acabar e Damião estiver com a saúde recobrada. Gisele diz a Augusto que tem uma surpresa reservada à Paulo. Paulo se surpreende quando tenta fazer uma transferência de dinheiro e não consegue. O gerente do banco diz que sua conta está bloqueada. Mariano diz a Paulo que Gisele foi quem bloqueou sua conta. Gisele diz a Paulo que só desbloqueará sua conta se ele deixar Esmeralda para sempre.

Paulo responde que jamais deixará a mulher que ama, ainda que morra de fome. Lorena pede que Augusto desista do processo contra o Silencioso. Augusto responde que tem tudo para ganhar. Dona Rita ganha um prêmio na loteria. Centavinho propõe casamento a Virginia e ela aceita. Mariano diz ao Silencioso que eles não têm dinheiro para nada. Virginia e Centavinho dizem à Lorena que irão se casar. O detetive diz ao Silencioso que existe um homem que pode acusar formalmente Augusto. Diógenes ameaça Augusto, dizendo que irá assassiná-lo se não o pagar. Gisele dá dinheiro a Diógenes e pede que ela vá para o mais longe que puder. Lorena diz a Paulo que Virginia quer se casar, mas que tem uma doença muito grave em que, caso engravide, ela morrerá.

Sexta-feira, 25/11/2016 – cap. 75

Lorena diz a Paulo que Virginia não é sua filha, mas de sua irmã, Graziela, e que se Virginia engravidar, terá a mesma má sorte da mãe, que morreu no parto. Paulo se surpreende e a diz que precisam falar a verdade para Virginia, para que ela decida se quer ou não ter filhos com Centavinho. O Silencioso diz a Esmeralda que Damião precisa de uma prótese, mas que antes precisa recobrar sua saúde e memória. Esmeralda diz que eles precisam aceitar a ajuda de Paulo. Desolado, Paulo diz que Gisele congelou suas contas e para que ele deixe Esmeralda, mas ele não a deixará jamais. Dona Rita paga Leôncio para que consiga que Inês escape da prisão. Paulo diz a seu pai que entre em acordo com o Silencioso. Augusto, sarcástico, diz que Paulo quer que Silencioso seja poupado, mas ele não o fará. Paulo responde que só deseja que seja feita justiça.

Lorena diz a Eugênia que fingiu amar os filhos de Esmeralda, mas os detesta, e a única coisa que lhe interessa é recuperar seus filhos e vingar-se dos maus tratos de Augusto. Chega o dia do juizado e Augusto está convencido de que irá sair ganhador, mas se surpreende ao ver que Lorena chega e deseja depor. Leôncio dá instruções para que Inês escape. A caminhonete com a qual Inês tenta fugir é revistada e ela é novamente detida. Augusto tenta convencer Lorena a não depor contra ele e confessa que a mulher que sempre amou é Perla. Gisele droga Lorena para que ela não deponha contra Augusto.

Capítulo 076, segunda-feira, 28 de novembro – Paulo e Mariano entram no apartamento de Augusto e Lorena e a encontram. Augusto tenta convencê-los de que ela está bem e que o lugar de Lorena é com ele. Gisele encontra Augusto bêbado e, furiosa, diz que ele tem que portar-se bem, porque tem um julgamento para ir. Gisele diz a Lorena que eram aliadas, e não entende o momento em que ela passou para o outro lado. Lorena responde que foi no momento que se meteu com seus filhos e acusou Mariano de violá-la.

Capítulo 077, terça-feira, 29 de novembro – durante o julgamento do Silencioso, este acusa Augusto de roubar lhe todos seus bens e de ter destruído sua família. Perla se lembra que anos atrás Augusto a confessou que preparou uma armadilha para tirar Fernando de seu caminho e ficar com toda sua fortuna. Inquieta, Perla pede para depor, mas o juiz a pede que espere ser solicitada. Esmeralda tenta tranquilizar Perla. Dona Rita diz estar triste por suas lembranças. O diretor do presídio diz a Tilico que não aceitarão reduzir sua pena. Perla diz a Esmeralda que tem medo que a maldade de Augusto seja a herança de seus filhos. Esmeralda diz que a maldade não é hereditária, pois Mariano, Paulo e Virginia são bons. Durante o julgamento, Augusto se declara inocente de tudo que o acusam e diz ao juiz ter um documento. Mariano diz ao juiz que o documento foi roubado. Paulo afirma que o que Mariano diz é verdade. Augusto os olha furioso e cai desmaiado. Paulo e Mariano se preocupam e dizem ao juiz que precisam levar Augusto ao hospital. O doutor diz a Paulo e Mariano que Augusto precisa com urgência de um transplante de fígado ou morrerá. Gisele diz a Paulo que liberará suas contas apenas se ele se casar com ela. Lorena diz a Augusto que Gisele está convencendo Paulo do muito que lhe importa sua saúde e que, casando se com ela, terá suas contas liberadas. Lorena diz a Augusto que ele pode morrer, pois é apenas um estorvo. Gisele diz a Paulo que assim que se casarem seu dinheiro estará disponível imediatamente. Paulo aceita.

Capítulo 078, quarta-feira, 30 de novembro – Paulo aceita casar-se com Gisele, mas deixa claro que só o faz para que ela lhe devolva seu dinheiro e assim seja possível salvar seu pai. Esmeralda visita Inês na prisão para mostrar-lhe seu apoio e dizer que seu caso já está nas mãos de bons advogados. Inês, ingrata, responde que odeia Esmeralda e que entende que ela jamais a amou. Esmeralda responde que ela sim a ama como uma irmã. O doutor diz a Gisele que sua doença não tem cura, e para controlá-la deve tomar diariamente seu medicamento. Gisele responde que o que a fazia falta era o amor de Paulo e agora que ela o terá, não precisa mais de seus serviços. Esmeralda está angustiada porque pressente que Paulo fará algo e não quer lhe dizer. Ela diz a Perla que sentia como se ele estivesse se despedindo. Gisele diz a Virginia que se casará com Paulo e não a convidará, pois será algo íntimo. Esmeralda diz ao Doutor Penuela que sente como se sua vida estivesse desmoronando e não sabe a razão. Virginia chega e a revela que Paulo se casará com Gisele para que ela libere suas contas bancarias. Esmeralda diz que precisa impedir Paulo de cometer essa loucura. Gisele e Paulo se encontram e discutem. Gisele espalha um liquido tóxico pelo apartamento em que está com Paulo e diz que por ele nunca esquecer Esmeralda, prefere que eles morram juntos. Ela acende um fósforo e ateia fogo no local. Chegam Virginia, Centavinho, Esmeralda e Xavier. Gisele diz a todos que Paulo tentou matá-la. Paulo diz que Gisele precisa de ajuda, pois está louca. Esmeralda responde que ele também precisa de ajuda, pois iria se casar sem ao menos avisá-la. Eles acabam brigando. Lorena diz a Paulo que Augusto precisará ser operado imediatamente. Gisele diz a Lorena que ainda que não se suportem, precisam aliar-se para destruir Esmeralda. O doutor diz a Lorena que a cirurgia de Augusto foi um sucesso e agora os resta torcer para que o organismo de Augusto não rejeite o novo órgão.

Capítulo 079, quinta-feira, 01 de dezembro – Lorena diz a Gisele que ela pode chantagear Paulo com sua enfermidade, para que ele não a deixe. O Padre Rivas diz a Esmeralda que Paulo esteve ali para pedir-lhe perdão e dizer que apenas aceitou se casar com Gisele para salvar a vida de seu pai. Esmeralda responde que ele deveria ter tido confiança nela desde o primeiro momento, mas agora já é tarde, pois está muito ferida para perdoá-lo. Esmeralda se esforça para caminhar. Tanto Xavier quanto Manuel a incentivam para que siga adiante, dizendo que Paulo e seus filhos precisam dela bem e de pé. Paulo pede perdão a Esmeralda. Ela o diz que o grande problema entre eles não é falta de amor, mas sim de confiança. Mariano e o Advogado Osório dizem ao Silencioso que o juiz decidiu-se a seu favor. Silencioso responde que sonhou tanto com esse momento que não sabe se ri ou se chora. Mariano diz que deve realmente se sentir feliz porque enfim se fez justiça e ele ficou livre de toda culpa. Lorena, sarcástica, diz a Augusto que o que tanto temia ocorreu, pois seu pior inimigo o venceu e seu próprio filho, Mariano, o deu as costas. Finaliza dizendo que seria melhor que ele morresse, pois já não vale mais nada.

Capítulo 080, sexta-feira, 02 de dezembro – O Silencioso diz a Perla que por fim o juiz determinou sua inocência e seu nome está limpo para poder dá-lo a Esmeralda. Perla pede a Fernando um pouco de tempo para que Esmeralda e Paulo arrumem sua situação. Paulo procura Esmeralda. Ela diz que está muito decepcionada e ainda não se considera pronta para perdoá-lo. Paulo diz que vai voltar ali todos os dias para pedir lhe perdão. Lorena diz a Gisele que ela precisa seguir fingindo estar doente, pois Paulo é muito sentimental e jamais a deixaria. Paulo diz a Mariano que sente que essa nova separação de Esmeralda será definitiva, porque ela jamais aceitará que ele siga pendente de Gisele e não pode deixá-la assim tão doente como está. Esmeralda diz a toda sua família que tem algo a dizer-lhes. Ela lhes agradece todo o apoio que a ofereceram, se coloca em pé e caminha.

Capítulo 081, segunda-feira, 05 de dezembro – Esmeralda consegue caminhar. Perla, Jacira e o Silencioso a observam emocionados. Esmeralda propõe a Jacira e Perla que passem um dia no campo. Gisele segue se fingindo de doente. Lorena a apoia e permite que ela vá até Esmeralda para chateá-la. Paulo diz a Mariano que segue longe de Esmeralda, pois ela não se mostra interessada em manter um diálogo com ele. Mariano diz ao irmão que ele precisa entender que a situação para Esmeralda é muito difícil, mas não deve desistir dela. Jacira, Esmeralda e Perla se divertem muito. Num descuido, deixam Paulinho sozinho e Gisele se aproveita para levá-lo. Ela o deixa próximo a um lobo para que o animal ataque o bebê. Esmeralda, Jacira e Perla se dão conta que Paulinho não está e se angustiam. Paulo chega e todos estão procurando pelo bebê. O Silencioso diz a Mercedes que Perla não atende o celular. Mercedes, para tranquilizá-lo, diz que elas devem estar passeando, já que Esmeralda já pode caminhar. Paulo encontra seu filho e o resgata. Esmeralda vê Gisele entre as arvores e a olha furiosa. Garibaldo diz a Gisele que viu tudo que ela fez e realmente ela deve ser uma mulher muito má, pois nem a ele ocorreria fazer mal a um bebê. Dona Rita diz que os vizinhos de edifício a tiraram de seu apartamento. Esmeralda diz a Paulo que foi Gisele quem levou seu bebê. Garibaldo diz a Gisele que ele também odeia Esmeralda e sugere que se unam para destruí-la. Paulo diz a Esmeralda que foi atrás de Gisele e não a encontrou em lado algum. Mariano diz ao Silencioso que a sentença já foi proferida e ele pode tomar posse de todos os seus bens. Silencioso responde que não tomara nada, basta seu nome limpo e todo o dinheiro será para ele, Paulo e Virginia. Mariano resiste em aceitar a oferta, mas o Silencioso diz que eles merecem. Damião diz a Esmeralda que se lembra dela desde quando eles eram crianças.

Capítulo 082, terça-feira, 06 de dezembro – Esmeralda diz a Xavier que Gisele quer prejudicar seus filhos, e por isso é melhor que ela parta da casa do Silencioso. Xavier diz a Esmeralda que há muita gente que a ama, e ela não pode desaparecer de uma hora pra outra. Esmeralda diz que ela pode aguentar qualquer ameaça, mas ataque a seus filhos não. Xavier diz a Esmeralda que alguém está ajudando Gisele a lhe fazer mal e ele acredita que essa pessoa seja Lorena. Esmeralda vai até a casa de Gisele para dizer que ela pode estar conseguindo enganar a todos, mas a ela não. Esmeralda diz estar certa de que ela foi quem tentou matar seu filho. Esmeralda esbofeteia Gisele. Mariano diz a Lorena que o Silencioso os devolveu a casa e todo o dinheiro. Augusto ouve e se enfurece, já que sente que isso foi como uma esmola do Silencioso. Lorena, hipócrita, diz que o Silencioso é mesmo um grande homem. Paulo exige que Xavier não se coloque entre ele e Esmeralda. Xavier responde que só apoia Esmeralda porque ela é incapaz de solucionar seus problemas sozinha. O Silencioso diz a Paulo que Esmeralda decidiu ir embora com seus filhos por medo que Gisele volte a tentar machucá-los. Tanto Perla como Jacira dizem a Paulo que Esmeralda vai porque ele não a apoia o suficiente. Perla diz que ele deveria acreditar em Esmeralda antes de que em qualquer outra pessoa. Esmeralda diz a Gisele que vai partir, mas se ela fizer mal a alguma das pessoas que ama, voltará para fazê-la pagar. Mariano também culpa Paulo por levar Gisele ao convívio de todos eles. Garibaldo diz a Inês que já se aliou a Gisele para destruir Esmeralda. O Silencioso diz a Gisele que acredita em Esmeralda e ela afirmou tê-la visto tentando fazer mal a seu bebê. Assim, deseja que ela se afaste de Esmeralda e seus netos, do contrário conhecerá o verdadeiro Fernando Santa Cruz.

Capítulo 083, quarta-feira, 07 de dezembro – Lorena segue atormentando Augusto. Ela o humilha e o faz sentir se um verdadeiro estorvo. Augusto pede que ela tenha piedade. Lorena responde que terá a mesma piedade que ele sempre teve com ela e seus filhos. Jacira, desolada, diz ao Silencioso que eles deveriam deter Esmeralda e ele poderia dizer lhe que é seu verdadeiro pai. Silencioso responde que ainda não é o momento. O senhor Montalvo está encantado com os desenhos de Esmeralda. Jacira vai ao barranco com a esperança de ver Esmeralda. Mariano também vai ao barranco para ver Esmeralda. Jacira e Esmeralda se reencontram. Jacira diz que sente saudades dela e das crianças e a suplica que a permita ir com ela. Esmeralda aceita. Paulo, furioso, diz a Gisele que ela tinha levado seu bebê, mas agora se deu conta que Esmeralda sempre disse a verdade. Esmeralda diz ao Silencioso e Perla que está muito bem, porém no momento não irá vê-los. Paulo, furioso, diz a Gisele que sempre deveria ter acreditado em Esmeralda e a culpa por ela ter ido embora é só dela. Esmeralda se surpreende ao ver Paulo frente a ela e o diz que Gisele pode ter o seguido. Paulo diz a Esmeralda que não pode viver sem ela. Xavier diz a Manuel que Esmeralda não viu Paulo e acredita que ela esteja saindo de sua vida, ao mesmo tempo em que ele está entrando. Manuel o diz para não ter muitas ilusões. Paulo pede a Esmeralda que volte e que jamais voltará a falhar com ela. Paulo se zanga ao ver Xavier chegar. Esmeralda diz a Paulo que irá sair com Xavier e pede que ele vá embora. Paulo diz a Mariano que Esmeralda parecia outra quando disse que não queria voltar a vê-lo. Gisele ordena Garibaldo a assassinar Esmeralda. Paulo pede a Esmeralda que deixe seus filhos visitarem Lorena. Esmeralda responde ter medo e Paulo diz que ele irá protegê-los. Garibaldo pede a Mariano que o arrume um trabalho na casa de Esmeralda.

Capítulo 084, quinta-feira, 08 de dezembro – Lorena diz a Paulo que vá embora e lhe deixe seu filho. Paulo responde que Esmeralda está muito nervosa com o caso do sequestro. Lorena responde que Gisele não teve nada a ver com o caso, pois esteve o tempo todo com ela. Paulo responde que não sabe mais no que acreditar, mas seu dever é acreditar em Esmeralda. Mariano leva Garibaldo a casa do Silencioso. Garibaldo, hipócrita, o pede perdão por todo mal que o fez. Lorena diz a Augusto que vão voltar a mansão, mas ela será sua única dona, já que ele não passa de um estorvo. Garibaldo diz a Esmeralda que anda procurando trabalho. Jacira diz que ele só sabe roubar. Esmeralda diz que ele está arrependido. Jacira responde que o arrependimento de Garibaldo é igual ao de Lorena, que agora só falta que Augusto e Gisele também se arrependam. O Silencioso oferece a Garibaldo emprego como guarda costas de Esmeralda. Ela responde que não precisa de um guarda costas. O Silencioso propõe que ele seja seu chofer. Garibaldo pede a Esmeralda que o aceite como seu chofer e ela aceita. O Silencioso entrega a Paulo e Mariano as chaves da mansão e os diz que podem se mudar quando queiram. Garibaldo diz a Gisele que já sabe onde vive Esmeralda. Ela se surpreende ao ver Gisele em sua frente. Esmeralda diz a Mariano que agrediu Gisele, mas ela ameaçou mandar Paulo para a prisão. Mariano responde que ela não precisa se preocupar. Esmeralda diz que teme por seus filhos. Mariano a aconselha a não demonstrar medo a Gisele. Mariano diz a Gisele que o contrato de Paulo está nas mãos de um juiz e esse será o fim da linha pra ela. Gisele fica furiosa pensando que todos são seus inimigos e deseja se vingar de todos. Perla diz ao Silencioso que Esmeralda já deve saber que eles são seus pais e ele responde que Esmeralda só saberá de sua boca quando ela e Paulo se acertarem. Esmeralda vai à casa dos Martinez Negrete com a intenção de fazer as pazes. Lorena a diz que isso é inútil, pois Augusto a odeia. Esmeralda se surpreende. Perla volta a dizer ao Silencioso que deveriam dizer a Esmeralda que são seus pais.

Capítulo 085, sexta-feira, 09 de dezembro – Perla diz ao Silencioso que eles deveriam dizer a Esmeralda são seus verdadeiros pais. Paulo diz a Jacira que Silencioso está lhe tirando o direito de desfrutar a convivência com seus pais. Esmeralda diz a Jacira que Augusto se opõe a seu casamento com Paulo porque conhece seu pai. Ela começa a desconfiar que se trata de Silencioso. Gisele diz a Lorena que vai vender uns quadros de Paulo em Paris. Ela afirma que aproveitará para curar-se e voltar renovada para conquistar o amor de Paulo. Lorena pede a Gisele que não vá até separar Esmeralda de Paulo definitivamente. Gisele responde que ela não precisa se preocupar, pois tem um plano. Esmeralda pede a Rita que a diga se Silencioso e Perla são seus pais. Rita responde que não sabe. Centavinho e Virginia levam o convite de seu casamento para Lorena. Furiosa, rasga o convite e os diz que se dependesse dela, eles jamais se casariam. Esmeralda diz a Mariano que precisa de seus serviços como advogado para que a acompanhe ao cartório porque deseja saber se Fernando e Perla são seus pais. Esmeralda agradece a Jacira pelo carinho que tem por seus filhos. Ela diz que decidiu investigar se Perla e Fernando são seus pais.

Segunda-feira, 12/12/2016 – cap. 86

Mariano diz a Esmeralda que recebeu uma ligação de um advogado que representa um homem chamado Juan Garza e lhe pergunta se esse nome não soa familiar. Esmeralda responde que não. Paulo diz a Centavinho que Virginia padece de uma enfermidade hereditária, que não lhe permite ter filhos ou, se engravidar, pode morrer ao dar à luz. Centavinho diz que Virginia é o amor de sua vida, e se casará com ele, ainda que não possam jamais ter filhos próprios. Esmeralda por fim tem a certeza de que o Silencioso e Perla são seus pais. Paulo, zangado, diz a Mariano que um cliente dele diz ser pai dos filhos de Esmeralda. Mariano responde que já sabia e seguramente se trata de um erro. Paulo diz a sua mãe que um homem assegura que é o pai de seus filhos. Lorena diz que Esmeralda é uma mulher sob qualquer suspeita. Esmeralda, o Silencioso e Perla se abraçam chorando de felicidade. Silencioso diz que já pode gritar aos quatro ventos que ela é sua filha. Perla diz se sentir muito feliz, pois por fim sua família está unida. Lorena diz a Gisele que seguramente está por trás desse outro homem que reclama a paternidade dos filhos de Esmeralda. Gisele responde que não tem nada a ver com isso. Paulo se apresenta no escritório do advogado Gutierrez, que o diz que seu casamento com Esmeralda foi anulado e legalmente ele não tem nenhum direito sob seus filhos.

Terça-feira, 13/12/2016 – cap. 87

Paulo diz ao advogado Gutierrez que espera não ser vítima de uma mentira. Garibaldo deseja descobrir quem foram seus pais e o que ocorreu com eles. Mariano se zanga com Paulo por ir ao escritório do advogado Gutierrez sem ele. O advogado Gutierrez fala ao homem que diz ser pai dos filhos de Esmeralda que será necessário um teste de DNA. Jacira pergunta a Paulo se ele tem alguma dúvida sob a paternidade dos filhos de Esmeralda. Paulo responde que não. Paulo agride o homem que diz ser o verdadeiro pai dos filhos de Esmeralda. O advogado Gutierrez diz ao homem agredido por Paulo que eles podem processá-lo por agressão. Ele responde que não, que só deseja recuperar seus filhos. Paulo pergunta onde ele conheceu Esmeralda. Ele responde que no barranco. Paulo exige que ele diga quem o está pagando para dizer todas essas mentiras. O homem responde que os filhos são dele, que tem testemunhas, e irá pedir a Esmeralda que se case com ele. Esmeralda se zanga e diz a Xavier que sente que algo está errado. Garibaldo propõe casamento a Inês e lhe dá um anel de compromisso. Inês pergunta de onde ele tirou essa joia. Ele responde que o guardou desde seu último assalto, para dar-lhe algum dia. Inês diz que o anel é roubado, e por isso está na prisão.Triste, ela revela que o amava, mas já não deseja mais se casar com ele.

Quarta-feira, 14/12/2016 – cap. 88

Dona Rita se casa e está muito feliz, pois o Silencioso é quem a entrega no altar. Lorena diz a Gisele que já conseguiu que Esmeralda cuide de Augusto, dessa forma poderá tê-la por perto e envenená-la contra Paulo. Mariano diz ao Silencioso que João Garza insiste ser o pai dos filhos de Esmeralda, e que inclusive está disposto até a fazer um teste de DNA. Paulo pergunta a Esmeralda se ela conhece um homem chamado João Garza. Ela responde que ouviu esse nome algumas vezes, mas não o conhece. Ela questiona se é esse o mistério que todos escondem. Silencioso diz a Mariano que Esmeralda não deve saber nada sobre João Garza. Mariano responde que chegará o momento que ela terá que saber. O Silencioso vai à casa de Tilico e o diz que Esmeralda é sua filha e irá defendê-la de tudo e todos. Ele o aponta uma arma. Tilico diz a Garibaldo que seu pai foi assassinado pelo pai de Esmeralda, e que deseja vingança. Paulo exige a Gisele que diga se ela tem algo a ver com João Garza. Gisele finge inocência e diz que seu único delito foi amá-lo. Mariano vai ao apartamento de Tilico para procurar provas de que ele mente. Tilico o encontra. Mariano diz saber que ele é um ex-presidiário, e é melhor que não siga adiante com sua farsa. Tilico diz que irá chamar a polícia. Mariano pede que o faça. Tilico diz que não tem problemas com a polícia, só prefere ajeitar as coisas pelas boas. Mariano diz ao Silencioso que está certo que João Garza deve ter antecedentes, porque se fosse honrado, o haveria denunciado à polícia e não a temeria.

Quinta-feira, 15/12/2016 – cap. 89

Lorena consegue que Esmeralda aceite cuidar de Augusto, argumentando que uma enfermeira não teria a paciência necessária. Tilico mostra a Garibaldo alguns documentos que mostram que seus pais foram assassinados, e garante que irá se vingar dos responsáveis. Xavier diz a Manuel que sente que Lorena está fingindo sua enfermidade apenas para prender Esmeralda. Esmeralda dá um medicamento a Augusto e ele dá um tapa em sua mão. Paulo se dá conta e diz que o pai é muito mal agradecido. Augusto diz a Esmeralda que Lorena está fingindo estar doente. Jacira visita João Garza para ver se o reconhece e procurar uma prova de que ele mente.

Sexta-feira, 16/12/2016 – cap. 90

Gisele diz a Esmeralda que vai passar uma longa temporada na Europa para vender os quadros de Paulo e está muito arrependida de tudo que lhe fez. Esmeralda responde que não acredita em nada. Lorena diz a Esmeralda que todos estão lhe escondendo que apareceu um homem que jura ser o pai de Paulinho e Letícia. Mariano diz a Paulo que enfim está livre do contrato de Gisele. Lorena diz a Gisele que Esmeralda caiu na armadilha e já começa a duvidar de Paulo. Augusto diz a Esmeralda que conheceu sua mãe quando esta era uma grande cantora que deixava os homens loucos. Paulo e Mariano chegam ao escritório do Advogado Gutierrez. Tilico chega ao mesmo tempo. Mariano diz a Tilico que segue acreditando que ele mente. Paulo exige que ele diga quem está o pagando para mentir. Tilico responde que certamente Paulo não mais desejará se casar com Esmeralda quando souber que ela mentiu sobre a paternidade dos filhos. Paulo pede provas do que Tilico está dizendo e Tilico mostra um exame de DNA.

Capítulo 091, segunda-feira, 19 de dezembro – Gisele diz a Esmeralda que vai passar uma longa temporada na Europa para vender os quadros de Paulo e está muito arrependida de tudo que lhe fez. Esmeralda responde que não acredita em nada. Lorena diz a Esmeralda que todos estão lhe escondendo que apareceu um homem que jura ser o pai de Paulinho e Letícia. Mariano diz a Paulo que enfim está livre do contrato de Gisele. Lorena diz a Gisele que Esmeralda caiu na armadilha e já começa a duvidar de Paulo. Augusto diz a Esmeralda que conheceu sua mãe quando esta era uma grande cantora que deixava os homens loucos. Paulo e Mariano chegam ao escritório do Advogado Gutierrez. Tilico chega ao mesmo tempo. Mariano diz a Tilico que segue acreditando que ele mente. Paulo exige que ele diga quem está o pagando para mentir. Tilico responde que certamente Paulo não mais desejará se casar com Esmeralda quando souber que ela mentiu sobre a paternidade dos filhos. Paulo pede provas do que Tilico está dizendo e Tilico mostra um exame de DNA.

Capítulo 092, terça-feira, 20 de dezembro – Tilico entrega ao advogado Gutierrez um suposto exame de DNA. Paulo o rasga e diz a Gutierrez que ninguém vai lhe tirar seus filhos. Tilico diz ao advogado que não vai tolerar que o insultem, e que o melhor é que ele fale diretamente com Esmeralda. Damião diz estar de acordo com isso. Micaela, furiosa, recrimina Domenico por querer fazer mal a Esmeralda. Domenico responde que Esmeralda irá pagar por ter preferido Paulo. Esmeralda insiste em apoiar Augusto, apesar de ser insultada e rejeitada por ele. Paulo diz a Esmeralda que não quer que ela se zangue por ele não contado que João Garza dizia ser o pai de seus filhos, mas agora que o homem exige que sua paternidade seja reconhecida as coisas estão se complicando. Esmeralda se surpreende e diz que não conhece esse homem. Augusto diz a Lorena que já não quer que Esmeralda cuide dele. Lorena responde que ela seguirá lá, ele querendo ou não. Augusto diz a Esmeralda que não se casará com Paulo, pois seu filho já começou a duvidar da paternidade de seus filhos. Esmeralda responde saber que ele a odeia e pergunta se ele foi quem contratou João para lhe fazer mal. Augusto sorri, sarcástico.

Capítulo 093, quarta-feira, 21 de dezembro – Esmeralda diz a Damião que já sabe que um tal de João Garza diz ser o pai de seus filhos. Paulo diz a sua mãe que não entende porque Esmeralda não aceita sua companhia no encontro que tem com Tilico. Lorena sugere que ele vá, ainda que Esmeralda não queira. Esmeralda diz a Perla que não gosta que lhe ocultem as coisas. Perla diz que ocultaram por amá-la, e que ela deve entendê-la, pois também é mãe. Jacira diz ao Silencioso que deve confiar em Esmeralda, porque ela sabe defender-se muito bem.

Capítulo 094, quinta-feira, 22 de dezembro – Esmeralda diz a Paulo que irá ao encontro sozinha, e se ele confia nela deve esperar que volte para que falem. Esmeralda enfrenta Tilico e exige que ele diga de onde tirou essa história que é pai de seus filhos se ela nem sequer o conhece. Tilico diz ser um homem difícil de esquecer. Esmeralda insiste dizendo que a única coisa que deseja é que ele reconheça estar mentindo, pois o pai de seus filhos é Paulo. Paulo chega e Esmeralda, furiosa, diz que ele não confia nela, por isso irá terminar definitivamente sua relação com ele. Esmeralda diz a Augusto que já terminou sua relação com Paulo, mas está ali por Lorena. Augusto responde que Lorena a odeia tanto ou mais que ele. Esmeralda diz a seu pai que terminou sua relação com Paulo porque ele não confia nela. Silencioso responde que irá tirar satisfações com Paulo.

Capítulo 095, sexta-feira, 23 de dezembro – Esmeralda diz a seus pais que Paulo foi atrás dela no encontro com Tilico porque duvida dela. Silencioso diz a Paulo que terá que lhe explicar muitas coisas. Esmeralda diz que Augusto a fez ver que está lutando por algo impossível. Augusto, cínico, diz a Paulo que apareceu o verdadeiro pai dos filhos de Esmeralda. Paulo responde que tem certeza que alguém está pagando Tilico, e suspeita dele. Augusto sorri. Mercedes pede a Rita que leia as cartas para saber o que ocorrerá com Esmeralda. Rita tira as cartas e diz que ainda que muitas pessoas odeiem Esmeralda, apenas um deseja destrui-la. Paulo vai falar com Esmeralda, mas ela diz que não deseja mais voltar a vê-lo. Paulo se queixa com sua mãe dizendo que ela apenas finge estar apoiando Esmeralda. Rita diz a Mercedes que todos os invejosos que odeiam Esmeralda aparecem em suas cartas, e são Augusto, Gisele e Lorena. Mercedes diz que Lorena mudou e agora gosta de Esmeralda. Rita responde que em suas cartas consta que Lorena odeia Esmeralda. Xavier pede Esmeralda em casamento. Ela responde que apesar de tudo, segue amando Paulo. Xavier responde que entende isso, mas está disposta a conquistá-la. Paulo chega nesse momento e, furioso, exige uma explicação de Esmeralda. Ela diz ser livre para aceitar ou não a oferta de Xavier. O Silencioso pede a Paulo que entenda Esmeralda, e que no mínimo precisa respeitá-la. Paulo se desculpa por sua atitude e diz ao Silencioso que ama Esmeralda. Paulo volta a procurar por Esmeralda, mas ela o rejeita novamente. Lorena diz a Gisele que está triste, pois Paulo vai viajar e se encontrará com uma pintora chamada Vicky Suarez. Ele será seu mentor. Esmeralda segue brigando com Tilico, dizendo que ele é um mentiroso. Ele diz que brigará pela guarda das crianças e as levará para longe.

Capítulo 096, segunda-feira, 26 de dezembro – Esmeralda chora, desolada, ao sentir que perderá seus filhos, e acreditar que Paulo a abandonou, ela pensa em ir para longe com seus filhos, antes de quem alguém os tire. Garibaldo diz a Gisele que todos disseram que iriam fazer algo para destruir Esmeralda, mas não fizeram nada, e também não deixam que ele faça. Esmeralda diz a Mariano que Paulo não esteve com ela para apóia-la, ela complementa dizendo que á Paulo importa tanto seus filhos que ele decidiu-se sair á passeio em meio a tormenta que estão vivendo. Mariano responde que ela está enganada. Jacira diz a Esmeralda que foi muito injusta com Paulo, e que acredita que, ter se juntado aos Martinez Negrete a afetou moralmente. Damião diz a Esmeralda que o julgamento começará no mesmo dia, e que o tal de João Garza vai apresentar suas testemunhas. Esmeralda comenta sobre o temor que sente de perder seus filhos, Jacira comenta se ela está pensando em assassinar João Garza, pois ela a ajudaria. O Silencioso diz a Esmeralda que eles devem confiar na justiça divina, Esmeralda responde que não se transformará em uma criminosa, porém não descarta a idéia de ir embora para longe. Paulo diz a Vicky que se esqueceu de seu celular, e esperava uma ligação urgente. Mariano pede a Lorena que não o acompanhe nos tribunais, porque não pode localizar Paulo. Lorena diz a Mariano que morre por conhecer a pessoa que planejou tudo isso contra Esmeralda, para tirar-lhe seus filhos. Gisele vai até onde Paulo está, e ordena que Garibaldo o mate. O Juiz diz a Mariano que Paulo deve se interessar muito por seus filhos, já que nem se apresentou no julgamento. Garibaldo se nega a assassinar Paulo e pergunta a Gisele o real motivo de ela querer-lo morto, se diz amar-lo. Gisele diz que precisamente por amá-lo quer que ele morra, pois ele não é para ela, e assim não será para ninguém. Paulo se surpreende ao ver Gisele, ela diz que foi até ele para matá-lo, e dispara. Ao ver Paulo desacordado, Gisele fica histérica e acredita que ele esteja morto.

Capítulo 097, terça-feira, 27 de dezembro – Inês diz a sua avó que tem uma entrevista com um casal que deseja adotar seu filho quando ele nascer. Garibaldo se preocupa ao ver que Gisele disparou em Paulo. Durante o julgamento, Esmeralda pergunta a Mariano onde está Paulo, que por não aparecer, levará todos a acreditarem que ele não se importa com seus filhos. Mariano tenta contato com Paulo, mas ele não responde. Domenico se apresenta como testemunha de João Garza. Vicky diz a Edgar que Paulo se perdeu, pois não consegue encontrá-lo. Domenico acusa Esmeralda de ser uma oferecida. Garibaldo pede a Rita que o ajude e conta onde está Paulo. O juiz decide que as crianças devem ficar sob custodia do pai, João Garza. Esmeralda, chorando, suplica que o juiz não tire seus filhos. Silencioso suspeita que o juiz foi comprado e, por isso, Damião e Mariano irão recorrer da decisão. Eugenia diz a Tilico que ele receberá o resto do pagamento assim que entregar os filhos de Esmeralda. Mariano e Damião dizem a Esmeralda que lhe concederam quinze dias mais, mas que as crianças terão que ser entregues imediatamente a João Garza. Eugenia diz a Tilico que quem planejou tudo foi Lorena. Ele a pergunta o que farão com os filhos de Esmeralda. Ela responde que os mandará para um lixão bem escondido para que ninguém os encontre. Augusto diz a Mariano que Lorena foi quem planejou tudo para que tirassem os filhos de Esmeralda. Mariano não acredita. Mariano diz a sua mãe que Paulo está desaparecido. Augusto diz a Lorena que logo pagará pelo que fez a seu filho favorito. Ninguém sabe onde está Esmeralda. Jacira diz que Esmeralda é valente, e deve estar bem. Esmeralda volta com seus filhos para viver no lixão.

Capítulo 098, quarta-feira, 28 de dezembro – Ao ver Rita Gisele aponta uma arma e exige que ela diga quem é. Rita responde que Garibaldo a contou o que fez e lhe pediu que fosse ajudar Paulo. Mariano diz a Edgar que se Paulo não aparecer, será porque algo deve haver ocorrido e, neste caso eles devem comunicar a polícia. Vicky diz que Paulo desapareceu porque quis, que deveria estar fugindo de algo ou alguém. Raí diz a Billy e Tony que Garibaldo é um traidor. Tony responde que Garibaldo não é um traidor, que apenas tem outras coisas pra fazer. Lorena pede perdão a Deus. O Silencioso procura Esmeralda no lixão e pergunta a Garibaldo se ele sabe o paradeiro da moça. Ele nega saber onde ela está. Garibaldo pede a Esmeralda que o ensine a cuidar de seu filho, pois ainda que ele não tenha nascido, sente que o ama. Ele se preocupa porque Inês insiste em vendê-lo. A polícia procura Esmeralda no lixão, mas todos os vizinhos a protegem. Esmeralda diz que não viu Dona Rita. Damião diz ao Silencioso que o juiz determinou que Esmeralda entregue seus filhos a João Garza. O Silencioso responde que Esmeralda também desapareceu para proteger seus filhos. O Juiz diz a Damião que Esmeralda tem que entregar seus filhos, do contrário, irá para a prisão. Silencioso diz que Esmeralda não entregará seus filhos a um juiz corrupto que se prestou a uma grande farsa. Tilico exige a Eugenia seu pagamento, ela responde que ele ainda não terminou seu trabalho.

Capítulo 099, quinta-feira, 29 de dezembro – O advogado Gutierrez diz a Tilico que já se deu conta de que ele é um farsante e que tem certeza que alguém está lhe pagamento para fazer todo esse teatro. Perla e Silencioso dizem a Jacira que Esmeralda tem muita confiança nela e, assim, deveria tê-la dito para onde iria. Jacira responde que ela não disse nada. Damião diz ao Silencioso que se Esmeralda foi para o lixão, ninguém vai a encontrá-la, pois o povo de lá a esconderia. Silencioso se desculpa com Damião por sua desconfiança. Paulo acorda, mas não reconhece Rita nem Gisele.

Capítulo 100, sexta-feira, 30 de dezembro – Dona Rita diz a Gisele que Paulo perdeu a memória e isso é muito bom, pois assim ele estará longe de Esmeralda de uma vez por todas. Gisele pergunta por que Rita não considera Paulo o homem ideal para Esmeralda. Rita diz que apesar dele ter muito dinheiro, não quer ele e Esmeralda juntos. Gisele faz Paulo acreditar que ambos são casados e que uma mulher obcecada por ele foi quem disparou. Paulo pergunta quem é essa mulher e Gisele acusa Esmeralda. Paulo diz que ela terá que pagar pelo que fez. Ao ver Lorena angustiada, Augusto diz que talvez Paulo já tenha se dado conta da víbora que tem por mãe. Lorena responde que deseja que Augusto desapareça para sempre. O senhor Montalvo diz a Garibaldo que admira Esmeralda, pois ela é muito honesta e trabalhadora. Paulo diz a Gisele que, já que são casados, deseja que fiquem juntos.

Elenco / Personagens

. Confira o elenco, atores e o perfil dos seus personagens na novela A Gata

Maite Perroni – Esmeralda Cruz “A Gata” / Renata De la Santa Cruz
Daniel Arenas – Pablo Martínez Negrete Alcocer
Laura Zapata – Lorenza Alcocer Vda. de Martínez Negrete
Erika Buenfil – Fela “A Louca” / Blanca Rafaela de la Santa Cruz
Manuel Ojeda – Fernando de la Santa Cruz, El Silencioso
Leticia Perdigón – Leticia “La Jarocha”
Juan Verduzco – Agustín Martínez Negrete
Monika Sánchez – Gisella Cienfuegos
Jorge Poza – Mariano Martínez Negrete Alcocer
Pilar Pellicer – Rita Pérez Vda. De Olea
Patricio Castillo – Enrique / “El Chacharas”
Socorro Bonilla – Doña Meche/Mercedes Reyes
Benjamín Rivero – Jesús Olea Pérez “Tílico” / Juan Garza
Mariluz Bermúdez – Virginia Martínez Negrete Alcocer
Pierre Louis – Carlos “Centavito”
Ianis Guerrero – Damian Reyes
Paloma Ruiz de Alda – Mónica Elizalde Castañeda
Carlos Bonavides – Doménico “El Italiano” Almonte
Teo Tapia – Roberto Elizalde
Lupita Lara – Eugenia Castañeda de Elizalde
Alejandra Robles Gil – Inés Olea Pérez
Evelyn Cedeño – Nuria Gómez
Jorge Alberto Bolaños – Omar
Laurinne Kuaka – Verónica
Ricardo Baranda – Garabato / Víctor de la Fuente
Emma Escalante – Victoria “Vicky” Suarez
Elizabeth Dupeyrón – Carolina
Mauricio de Montellano – Rey
Jesús Carus – Billy
Grisel Margarita – Emilia “Emily”
Ivan Peniche – Antonio “Tony”
Jaime Puga – Casimiro
Patricia Maqueo – Esmeralda (criança)
José Eduardo Álvarez – Pablo (criança)
Christian Vega – Mariano (criança)
Mauro Navarro – Garabato (criança)
Claudio Báez – Ernesto Cantú
Marcelo Córdoba – Javier Peñuela
Luis Gatica – Fidel Gutiérrez

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Confira a lista de músicas da trilha sonora original da novela A Gata

Tema de abertura Vas A Querer Volver por Maite Perroni

Tema de encerramento Todo Lo Que Soy por Maite Perroni & Alex Ubago

0 Comentário para: “Novela “A Gata” Resumo | Personagens | Trilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *