Torre de Babel Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Torre de Babel desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Torre de Babel e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Torre de Babel

◘ Período de exibição: 25/05/1998 – 15/01/1999
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 203
◘ Autoria: Silvio de Abreu
◘ Colaboração: Bosco Brasil e Alcides Nogueira
◘ Direção geral: Denise Saraceni
◘ Direção: Carlos Araújo, José Luiz Villamarim e Paulo Silvestrini

A história começa na grande São Paulo, no final da década de 1970. O ex-perito em fogos de artifícios José Clementino (Tony Ramos) arranja emprego como pedreiro na construção de um suntuoso shopping center, uma das muitas obras realizadas pela construtora do engenheiro César Toledo (Tarcísio Meira). Durante a festa da cumeeira, quando engenheiros e operários se reúnem para comemorar a colocação da última laje da obra, a mulher de Clementino flerta com vários homens. A certa altura, quando dá pela falta da mulher, o pedreiro sai à sua procura e a encontra em um canto afastado da construção tendo relações com dois homens. Tomado pela fúria, Clementino mata a mulher e um dos homens a golpes de pá. César Toledo ouve os gritos e contém Clementino, com a ajuda de um grupo de operários. Chocado com a violência do empregado, o empresário chama a polícia e, mais tarde, depõe contra ele no julgamento. O seu testemunho é decisivo para a condenação de Clementino.

Vinte anos se passam, e Clementino deixa a cadeia. O tempo em que esteve exposto à dura realidade do sistema penitenciário fez dele um homem ainda mais amargurado. Embora tente reconstruir sua vida, está obcecado pelo desejo de se vingar de César Toledo, que considera ter sido o grande responsável pela sua condenação.

César Toledo tornou-se um empresário poderoso, mas leva uma vida cheia de angústias. Seu casamento com Marta (Glória Menezes) está em crise e praticamente só se sustenta graças aos esforços dela. A união naufraga de vez quando César reencontra um antigo amor, a advogada Lúcia Prado (Natália do Vale), e os dois começam um romance. A relação com os filhos também não é bem resolvida. O mais velho, Henrique (Edson Celulari), administra os negócios do shopping, mas tem um temperamento bem diferente do pai. Extravagante e vaidoso, transforma a festa de inauguração do Tropical Towers em um pomposo evento carnavalesco. Alexandre (Marcos Palmeira), o filho do meio dos Toledo, é um jovem estudante de Direito que se ressente de ainda depender da ajuda financeira do pai, que faz questão de que ele complete os estudos antes de sair de casa. O filho mais novo, Guilherme (Marcello Antony), é a principal fonte dos tormentos da família. Dependente químico, envolvido com marginais, ele vive fugindo de clínicas de recuperação e tentando extorquir dinheiro dos parentes e amigos para conseguir sustentar o vício. Durante a festa de inauguração do shopping, depois de tentar arranjar dinheiro, sem sucesso, ele invade de motocicleta o saguão principal do edifício e tem de ser contido pelos seguranças.

A família de José Clementino, para junto da qual ele volta quando sai da cadeia, trabalha e vive no ferro-velho do seu pai, Agenor (Juca de Oliveira), um homem violento que criou duramente e sem carinho seus filhos e netos. Lá vivem os dois meio-irmãos de Clementino, Gustinho (Oscar Magrini) e Boneca (Ernani Moraes); e Shirley (Karina Barum), sua filha mais nova, uma jovem meiga e graciosa que sofre de um defeito físico na perna. Ela toma conta de Jamanta (Cacá Carvalho), um portador de deficiência mental que vive como agregado da família e trabalha no ferro-velho. Naquele ambiente frio e sem vida, ocorrem alguns dos melhores momentos cômicos da novela, graças às brigas de Gustinho e Boneca – que vivem debochando e implicando um com o outro – e às trapalhadas de Jamanta, um personagem que encantou o público.

A outra filha de Clementino é Sandrinha (Adriana Esteves). Ao contrário de Shirley, ela não perdoa o pai por ter assassinado sua mãe, e alimenta sentimentos negativos em relação a todos os outros membros da família. É uma jovem mau-caráter e ambiciosa, que trabalha como garçonete na lanchonete de Edmundo Falcão (Victor Fasano) mas faz qualquer coisa para se dar bem e subir na vida. É por isso que se envolve com Alexandre Toledo. Completamente apaixonado pela moça, ele não percebe que ela está interessada principalmente no seu dinheiro, e que o trai sempre que possível.

Dando início ao seu plano de vingança, José Clementino consegue um emprego como vigia do Tropical Towers. Ele pretende instalar explosivos no edifício. Seu plano é destruir o grande empreendimento de César Toledo, mas sem ferir inocentes. Os explosivos seriam detonados quando o shopping estivesse vazio. Entretanto, por razões misteriosas, os artefatos são acionados antes da hora, quando o edifício está lotado. A explosão deixa muitos feridos e mata várias pessoas.

Alguns personagens de destaque na novela morrem na explosão do Tropical Towers. Guilherme, o jovem problemático que inferniza a vida dos Toledo, é um deles. Outras duas vítimas são a estilista Rafaela (Christiane Torloni) e a ex-modelo Leila Sampaio (Silvia Pfeifer). As duas são sócias de uma butique de moda e têm um relacionamento amoroso.

Quando o romance entre Lúcia Prado e César Toledo chega ao fim, a advogada se envolve com Alexandre. No final da novela, já tendo acordado para o verdadeiro caráter de Sandrinha, o filho de César Toledo decide ficar em definitivo com o ex-amor do pai. César Toledo e Marta acabam se reconciliando.

No capítulo final, quando os personagens centrais estão reunidos na casa dos Toledo para o casamento de Henrique (Edson Celulari) e Celeste (Letícia Sabatella), o mistério é esclarecido. José Clementino consegue levar a polícia até a cerimônia. Forçado pelos policiais, seu pai, Agenor, confessa que fora contratado por Ângela para instalar os explosivos que o filho havia fabricado, mas garante que não completou o serviço. Coube a Luzineide (Eliane Costa), também cozinheira da lanchonete de Edmundo Falcão e que atravessara a novela sem pronunciar uma palavra sequer, a tarefa de revelar que havia sido Sandrinha a responsável pela explosão do shopping. Sandrinha confessa que ficara sabendo dos explosivos porque havia flagrado uma conversa do avô com Ângela, e que destruíra o shopping por raiva de Clementino, que assassinara sua mãe, e dos Toledo, que nunca a aceitaram como namorada de Alexandre.

Clementino termina a novela ao lado de Clara (Maitê Proença), irmã de Marta que vive como uma agregada da família Toledo. Os dois se apaixonam ao longo da novela.

É o amor por Clara que o ajuda a transformar-se em um novo homem, liberto do rancor que carregou durante muitos anos.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Torre de Babel

Capítulo 1: Segunda, 25/05/1998 – Clementino encontra sua mulher transando com Claudionor e um pedreiro em 1978. Ele mata a mulher e o pedreiro com uma pá. Claudionor foge. César presencia o crime. Vinte anos depois, Clementino relembra, na prisão, o depoimento de César, incriminando-o. Shirley visita Clementino na prisão. Ela avisa ao pai que Claudionor está na enfermaria da prisão. Clementino finge estar doente e vai à enfermaria. Bandidos invadem a casa de César.

Capítulo 2: Terça, 26/05/1998 – Os bandidos procuram por Guilherme. Eles vasculham o quarto do garoto e descobrem drogas e armas. Clementino encontra Claudionor morto por câncer na enfermaria. Guilherme foge de casa. Vilma decide ir embora da casa de Henrique. Alexandre decide defender Clementino. Henrique marca encontro com Vera num motel. Vilma recebe uma carta anônima avisando do encontro. Clara vai conversar com Ângela. Alexandre conversa com Clementino na prisão.

Capítulo 3: Quarta, 27/05/1998 – Clementino fica desconfiado ao perceber que Alexandre é filho de César. Clara diz a Ângela que se sente culpada por ter acusado Guilherme. Vilma decide ir ao encontro de Henrique no motel. Ela espera ele sair e avança em seu carro provocando uma colisão. Eles discutem. César briga com Henrique e o tira da direção do shopping. Guilherme invade o apartamento de Leila e Rafaela para roubar dinheiro. Eles discutem e Guilherme atira em Leila.

Capítulo 4: Quinta, 28/05/1998 – Rafaela tenta bater em Guilherme. Ele aponta a arma para ela. Rafaela leva Leila ao hospital. Ângela convence César a não afastar Henrique da administração do shopping. Ângela reconhece, na academia, os homens que invadiram a casa dos Toledo e mostra para Henrique. Sandra diz a Alexandre que se ele soltar Clementino eles nunca mais se verão. Clementino sai da prisão.

Capítulo 5: Sexta, 29/05/1998 – Leila vai à academia procurar Roberto Simões. Clementino chega em casa e é recebido com frieza por Agenor. Leila pede a Roberto para sua gangue não perseguir Guilherme. César decide viajar com a família. Henrique diz a Ângela que desconfia de Clara. Ele diz que foi ela quem mandou a carta anônima para Vilma. Clementino vai até o shopping.

Capítulo 6: Sábado, 30/05/1998 – Clementino fica nervoso ao encontrar César e Henrique no shopping. Sandra vai a faculdade de Alexandre procurá-lo. Ela diz ao rapaz que Clara a procurou, mandando ela ficar longe dele. Clementino vai procurar emprego no shopping. Alexandre vai falar com Clara. Ele diz à moça que a quer longe de Sandra. Henrique vai encontrar com Vilma no hotel. César e Marta passeiam. Ele encontra Lúcia. Ela o vê e vem falar com eles. Marta fica zangada.

Capítulo 7: Segunda, 01/06/1998 – Lúcia reconhece César em Salzburgo. Marta fica enciumada com o encontro dos dois. Henrique tenta convencer Vilma a voltar para São Paulo. César e Marta discutem por causa de Lúcia. Marta resolve voltar às pressas para o Brasil. Clementino rabisca um pedaço de papel. Bina diz a Sandra que é a herdeira de uma fortuna. Clementino pede a Ângela um emprego no shopping. Guilherme obriga Clara a abrir o cofre de César Toledo.

Capítulo 8: Terça, 02/06/1998 – César e Lúcia passeiam por Salzburgo. Sandra previne Bina que a história da herança não passa de conto do vigário. Clara diz a Ângela que Guilherme fugiu depois de roubar a própria casa. Guilherme sai à cata de Beto na academia. Sandra pede para morar com Bina no cortiço. Henrique acusa Clara de ter mandado a carta anônima para Vilma. César e Lúcia passam a noite juntos. De volta ao hotel, César é avisado que Guilherme está preso.

Capítulo 9: Quarta, 03/06/1998 – Clementino aborda Clara no saguão do shopping. César pede para um boy do hotel em Salzburgo entregar urgentemente um bilhete para Lúcia. Ângela convence Vilma a levar os filhos para São Paulo. Clementino bola um plano de se aproximar de Clara. Rafaela conta para Leila que Guilherme está na cadeia. Alexandre e Henrique visitam Guilherme na prisão. Agenor chama o filho de traste e Clementino parte para cima do pai com muita violência.

Capítulo 10: Quinta, 04/06/1998 – César e Marta ficam chocados ao verem Guilherme. Clara conta para Ângela que Guilherme tem um filho. O médico aconselha a César e Marta de Guilherme fazer tratamento contra dependência química. Clementino se arruma todo para visitar Guilherme no hospital. Alexandre visita Sandra na lanchonete. Ângela discute com o gerente sobre o vazamento no shopping. Clementino se veste de enfermeiro para entrar no quarto de Guilherme.

Capítulo 11: Sexta, 05/06/1998 – Clara leva roupas para Guilherme sair do hospital e encontra com Clementino. Shirley fica encantada com Alexandre. Marta pede para Leila não fazer nada contra Guilherme. Rafaela e Leila discutem por causa de Guilherme. Clementino leva Clara em casa e a reconhece como a mesma mulher do shopping. Henrique conta pra Ângela que só está casado com Vilma por causa do sexo e dos filhos. Edmundo pede para Lúcia ir conversar com César.

Capítulo 12: Sábado, 06/06/1998 – Lúcia diz para Edmundo que não vai falar com César e ele fica irritado. Henrique está armando uma falcatrua com o dinheiro do shopping. Alexandre consegue que Guilherme responda o processo em liberdade. César liga pra Lúcia, deixa uma mensagem na secretária eletrônica e Edmundo escuta. Clementino acompanha Clara até o portão de casa, Marta vê e quer saber quem é ele. Leila está com ciúmes de Marta. César encontra com Lúcia.

Capítulo 13: Segunda, 08/06/1998 – Marta fica com ciúmes ao encontrar Lúcia e César conversando. Lúcia inventa uma desculpa para Marta. Sandra confere com Alexandre se a papelada de Sarita está em ordem. Clementino rasga a foto de sua ex-mulher. Clara pede emprego para Clementino na loja de Rafaela. Marta diz para Alexandre que Lúcia apareceu no shopping. Marta, Henrique e Alexandre visitam Guilherme no hospital. Guilherme pede para voltar para casa imediatamente.

Capítulo 14: Terça, 09/06/1998 – Guilherme volta para casa, mas Henrique e Alexandre não gostam muito da idéia. Clementino e Clara passeiam pela rua tranquilamente. De volta para casa, Alexandre e Henrique avistam Clara e Clementino de longe. Guilherme fala com alguém às escondidas pelo telefone e quase é surpreendido por César. Agenor desconfia da idéia de Clementino de explodir o shopping. Rafaela confessa para Leila que Clementino na realidade é seu irmão.

Capítulo 15: Quarta, 10/06/1998 – Rafaela fica nervosa e diz a Leila que não quer que Clementino a reconheça. Agenor olha as fotos de Clementino e Rafaela. Leila aconselha Rafaela a não dizer a Clementino que é sua irmã. Guilherme vai ao quarto de Clara agradecer por ela ter sempre o ajudado. Henrique e César discutem sobre negócios. César tenta dar um tapa no rosto do filho. Clara vai buscar Clementino no shopping. Ele confessa a moça que matou a mulher. Agenor chantageia Clementino.

Capítulo 16: Quinta, 11/06/1998 – Agenor diz ao filho que vai entregá-lo à polícia se ele destruir o shopping. Eles brigam. César vai a casa de Lúcia. Ele a vê com outro homem e fica arrasado. César liga para Lúcia e confessa não poder viver sem ela. César aconselha Guilherme a procurar uma clínica. Alexandre vai pedir a mão de Sandra em casamento a Clementino. Ângela acusa Henrique de estar desviando dinheiro do shopping. César vai a casa de Lúcia e encontra Edmundo.

Capítulo 17: Sexta, 12/06/1988 – Lúcia diz a César que não gosta mais dele. Eles discutem e Lúcia o expulsa de seu apartamento. Clara conta a Rafaela que Clementino matou a mulher. Rafaela aconselha a amiga a dar uma chance ao ex-presidiário. Clementino diz a Alexandre que casar com Sandra será a sua desgraça. Jamanta vai ao shopping e conta a Sandra sobre a conversa de Clementino com Alexandre. Clementino vai procurar Clara na empresa e eles se beijam.

Capítulo 18: Sábado, 13/06/1998 – Sandra conta a Alexandre que César foi o culpado pela condenação de Clementino. O advogado decide ir pesquisar o processo do ex-presidiário. Alexandre volta para casa. Ele encontra com César. Os dois discutem por causa do ex-presidiário. Rafaela vai procurar Ângela na empresa. Ela pede emprego no shopping para Clementino. Marta vai ao escritório de Lúcia devolver o anel que César deu a ex-amante. César reconhece Clementino no shopping.

Capítulo 19: Segunda, 15/06/1998 – César fica nervoso ao saber que Clementino trabalha no shopping. Ele vai procurar Henrique pedindo para ele despedir o segurança. Ângela conta a Clara que César foi testemunha no julgamento de Clementino. Marta descobre uma foto de uma moça e uma criança no quarto de Guilherme. Clara vai buscar Clementino no shopping e o interroga sobre o seu envolvimento com César.

Capítulo 20: Terça, 16/06/1998 – Clementino desconversa e consegue convencer Clara. Rafaela oferece um emprego para Sandra, mas ela recusa. Lúcia e Edmundo discutem por causa de César. Clementino vai conversar com Sandra. Ângela diz a Clara que vai investigar o passado de Clementino. Edmundo e Clara vão almoçar e encontram César e Marta. Clara fica incomodada com o encontro.

Capítulo 21: Quarta, 17/06/1998 – Edmundo fica irritado com a reação de Lúcia. Agenor manda Jamanta descobrir onde Clementino esconde seus papéis. Guilherme perde o controle e acaba confessando para o irmão que tem um filho. Lúcia e Marta se enfrentam no banheiro do restaurante. Clementino vai ao escritório de César roubar as plantas do shopping. Ele ouve César chegar e se esconde.

Capítulo 22: Quinta, 18/06/1998 – César liga para Lúcia e deixa uma mensagem na secretária eletrônica. Leila vai a casa de Marta para conversar sobre Sandra. Marta chora e diz a modelo que está perdendo César. Clementino faz uma cópia das plantas do shopping. Guilherme fica apavorado ao saber que seus pais querem interná-lo. César fica surpreso ao encontrar Lúcia em seu escritório.

Capítulo 23: Sexta, 19/06/1998 – Lúcia pede a César para não procurá-la mais. Guilherme foge de casa novamente. Clara fica assustada com a pobreza de Clementino. Henrique recebe a notícia de que o dinheiro que estava depositado em sua conta no exterior sumiu. Clara ouve o médico dizer a Marta e César que alguém disfarçado pode ter tentado matar Guilherme no hospital. Ela lembra de Clementino vestido de enfermeiro e fica apavorada.

Capítulo 24: Sábado, 20/06/1998 – Henrique explica a Ângela que o advogado que contratou fugiu com o seu dinheiro. Marta encontra, no paletó de César, o anel que ele deu a Lúcia. Sandra encontra Clara no shopping. A moça diz a Clara que Clementino não pode ter trabalhado como enfermeiro, pois não sabe nem aplicar uma injeção. Agenor vai ao shopping e encontra Rafaela. Clara expulsa Clementino do shopping.

Capítulo 25: Segunda, 22/06/1998 – Clara pergunta a Clementino se ele não se disfarçou de enfermeiro para matar Guilherme. Sandra reclama com Bina que está trabalhando no mesmo shopping que o pai. Diolinda convence Edmundo a descobrir o paradeiro de Bina.

Capítulo 26: Terça, 23/06/1998 – César pergunta a Ângela se Henrique tem planos de morar nos Estados Unidos. Clara se diz arrependida de ter pedido emprego para Clementino no shopping. Alexandre tenta conversar com o pai sobre o pedido de divórcio, mas César não dá ouvidos ao filho. Clara vai ao ferro velho para conversar com Shirley.

Capítulo 27: Quarta, 24/06/1998 – Clementino dá de cara com Clara no ferro velho e não gosta. César fica irritado por não encontrar as planilhas de custo nos computadores de Henrique. Clementino decide romper o namoro com Clara. Lúcia e Edmundo marcam a data do casamento. Clementino e Clara fazem as pazes e passam a noite juntos.

Capítulo 28: Quinta, 25/06/1998 – Alexandre não gosta de saber que Clara saiu com Clementino. Alexandre tem medo de passar vergonha com Sandra. Ângela conta a verdade sobre o desfalque para Clara. Alexandre descobre que o telefone rabiscado no quarto de Guilherme é de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Capítulo 29: Sexta, 26/06/1998 – Henrique diz para Ângela que perdeu tudo e que não tem como repor o dinheiro. Clementino discute com Agenor e diz que não desiste do plano de explodir o shopping. Alexandre convida Shirley para o jantar. Ângela censura Henrique por ele ter falsificado as planilhas de custo. Sandra resolve comprar uma roupa na loja de Rafaela, mas provoca um escândalo ao saber do preço da roupa.

Capítulo 30: Sábado, 27/06/1998 – Ângela ameaça demitir Clementino depois de pegar Clara no vestiário masculino junto com ele. Rafaela e Leila querem fazer Alexandre desistir de Sandra. Henrique vai buscar Guilherme para trazê-lo para casa. Diolinda começa os preparativos para a festa de casamento de Edmundo e Lúcia. Sandra vai jantar na casa de Alexandre.

Capítulo 31 Henrique começa a seduzir Ângela. Clara diz a Clementino que quer morar com ele. Cláudio conversa com Sarita. Vilma implora a Ângela que não conte sobre o desfalque a César. Rafaela e Leila mandam Sandra romper com Alexandre. Sandra faz escândalo. Rafaela revela quem é Sandra a César e Marta.

Capítulo 32: Ângela diz a Henrique que não vai ceder às suas cantadas. César pergunta a Ângela se ela ama Henrique. Edmundo diz a Lúcia que vai fazê-la esquecer César. Alexandre briga com Leila e Rafaela por causa de Sandra. Com raiva, Alexandre conta aos pais que Sandra é filha de Clementino, o namorado de Clara. Henrique conhece Celeste e fica fascinado.

Capítulo 33: Henrique paga a Celeste para transar com ele. Celeste descobre que Henrique está atrás de Guilherme e manda-o embora. César pede a Rafaela que despeça Clementino. Rafaela diz a ele que Sandra é que ameaça a sua família. Clara sai de casa. César manda chamar Clementino. Henrique segue Celeste e encontra Guilherme.

Capítulo 34: Guilherme tenta roubar Henrique e começa a passar mal. Clara diz a Marta que vai embora. César tenta oferecer dinheiro a Clementino para ir embora. Ele recusa. Henrique leva Guilherme ao hospital e tenta consolar Celeste. César manda resgatar Guilherme e trazê-lo para casa à força. Henrique descobre que Celeste ama Guilherme. Guilherme é levado de volta a São Paulo. Celeste despede-se dele.

Capítulo 35: Rafaela pede a Ângela que incentive o namoro de Clementino e Clara. Bina desconfia de que Sandra roubou dinheiro da lanchonete e resolve investigar. Clementino estuda o shoping para planejar a explosão. Gustinho e Boneca descobrem os planos de Clementino. Ângela desconfia do interesse de Rafaela por Clementino. Bina descobre que Sandra roubou o dinheiro. César diz a Marta que quer divórcio.

Capítulo 36: César diz a Marta que não consegue esquecer Lúcia. Clara pede a Clementino que a acompanhe em sua visita a Guilherme no hospital. Sandra consegue fazer Bina ficar com pena dela. César vai morar em um hotel. Alexandre consola Marta. Clara visita Marta. César deixa recado para Lúcia e diz que se separou de Marta. César vai ao casamento de Lúcia. Ela o vê, do altar.

Capítulo 37: Segunda, 06/07/1998 – Lúcia passa mal ao ver César e o padre interrompe a cerimônia. Ângela diz a Marta que desconfia da preocupação de Rafaela com Clementino. Guilherme pede a Marta para tirá-lo da clínica. Ângela investiga Rafaela e fica sabendo que ela é parente de Clementino. Lúcia vai procurar César.

Capítulo 38: Terça, 07/07/1998 – Lúcia se declara a César e eles se beijam. Ângela tenta convencer Clara sobre o parentesco de Rafaela e Clementino. Clara conta a Clementino o nome verdadeiro de Rafaela e pergunta se ela é sua parente. Ele mente, dizendo que não. César e Lúcia transam no apartamento dela. Edmundo diz a Diolinda que vai matar César.

Capítulo 39: Quarta, 08/07/1998 – Edmundo decide viajar para Portugal. Marta vai conversar com Sandra sobre Alexandre, no escritório de César. Lúcia pede a César que vá morar com ela. Agenor vai ao shopping falar com Rafaela. Marta vai visitar Guilherme na clínica e encontra César e Lúcia juntos.

Capítulo 40: Quinta, 09/07/1998 – Clementino tenta impedir que Agenor fale com Rafaela no shopping. Ângela desconfia que Henrique está armando um plano para conseguir dinheiro da seguradora do shopping. Clara consola Marta. Ângela consegue emprego de telefonista para Clara. Agenor vai a casa de Rafaela.

Capítulo 41`: Sexta, 10/07/1998 – Agenor e Rafaela discutem. Henrique conta a Ângela o seu plano para conseguir dinheiro da seguradora. Marta pede ajuda a César para impedir o casamento de Alexandre. Rafaela conversa com Clementino sobre seu parentesco. Os irmãos se abraçam. César diz a Alexandre que vai impedir que ele se case com Sandra. Alexandre propõe a Clara que eles fujam para se casar.

Capítulo 42: Sábado, 17/07/1998 – Henrique diz a Marta que tem um plano para separar Sandra e Alexandre. Guilherme foge da clínica e rouba uma mulher para conseguir dinheiro. Marta avisa a César que Guilherme fugiu da clínica. Clementino descobre uma foto de sua ex-mulher com Agenor.

Capítulo 43: Segunda, 13/07/1998 – Agenor confessa a Clementino que Shirley é sua filha. Jamanta abre arca de Clementino com explosivos. Boneca e Gustinho se encontram com Edmundo em segredo. Guilherme foge com o filho e o apresenta para Marta. Clara encontra arca de Clementino aberta e o pressiona para saber se ele pretende explodir o shopping.

Capítulo 44: Terça, 14/07/1998 – Clementino jura para Clara que desistiu de explodir o shopping. Sandra é despedida. Diolinda fala para Eglantine que Sarita quer entregar sua fortuna para Bina. Clara fala do plano de Clementino para Ângela. Celeste decide buscar o filho. Clementino e Agenor encontram baú sem nada dentro.

Capítulo 45: Quarta, 15/07/1998 – César manda vistoriar o shopping. Clementino é impedido de entrar no shopping. Henrique leva Celeste e o filho à rodoviária. Caminhão entra no shopping. Cláudio leva Eglantine para ver Bina no shopping. Agenor desce escadas do shopping. Guilherme entra apressado no shopping. Caminhão explode e o shopping começa a ruir.

Capítulo 46: Quinta, 16/07/1998 – Leila e Rafaela somem dentro da loja. Guilherme tem um overdose. Eglantine é atingida. César fala para Lúcio que foi Clementino o responsável pela explosão. Shirley não encontra nome de Agenor na lista das vítimas. Clementino fala para Shirley que é inocente. Clementino vai pedir ajuda a Sandra. Bina recebe herança da tia. César manda Henrique buscar filho de Guilherme em Ponta Porã. Celeste foge com Guiminha. Sandra entrega Clementino para a polícia.

Capítulo 47: Sexta, 17/07/1998 – A polícia vai até o cortiço e leva Clementino algemado. Na delegacia, Clementino telefona para Shirley e pede para ela entrar em contato com Alexandre. César dá uma entrevista coletiva e acusa Clementino publicamente. Edmundo paga o serviço misterioso que combinou com Boneca e Gustinho. Shirley pede que Alexandre assuma o caso de Clementino.

Capítulo 48: Sábado, 18/07/1998 – Alexandre aceita defender Clementino. Henrique e Vilma viajam até Ponta Porã para conversar com Celeste. Henrique e Vilma tentam convencer Celeste a se mudar para São Paulo, mas ela se recusa a deixar Ponta Porã. Edmundo trama um plano de vingança contra César e Lúcia.

Capítulo 49: Segunda, 20/07/1998 – Clara e Clementino discutem na delegacia. Ela fica com pena dele e afirma que Clementino não teve culpa na explosão do shopping. Lúcia diz a César que Alexandre vai tirar Clementino da cadeia. Clementino é libertado. Clara diz a Ângela que vai morar com Clementino. Lúcia afirma que não vai aceitar processar César. Celeste vai procurar Henrique para pedir dinheiro para tratar Guiminha.

Capítulo 50: Terça, 21/07/1998 – Celeste explica a situação de Guiminha e Henrique decide interná-lo imediatamente. Lúcia vai tirar satisfações com Edmundo por causa do processo contra César. O empresário é enfático e obriga Lúcia a cuidar do caso. Henrique leva Celeste para a mansão. Vilma fica com ciúmes. Diolinda dá aulas de etiqueta a Bina.

Capítulo 51: Quarta, 22/07/1998 – Celeste fica chocada com a cena de ciúmes de Vilma. Marta decide conversar com a nora. Lúcia conta a César que está sendo obrigada a cuidar de um processo contra ele. Marta e César tentam convencer Celeste a ficar na mansão. Vilma finge ser amiga de Celeste. César vai procurar Edmundo. Vilma suborna Gilberto para mentir, dizendo que Guiminha é seu filho.

Capítulo 52: Quinta, 23/07/1998 – César e Edmundo brigam. Marta apresenta Bruno a César. O empresário demonstra sentir ciúmes do ex-drogado. Clara conta a Clementino que já foi mãe, mas que a criança morreu. César diz a Lúcia que tem um plano para Alexandre não defender Clementino. Gilberto aparece no hospital para falar com Celeste.

Capítulo 53: Sexta, 24/07/1998 – Gilberto tenta tirar Guiminha do hospital. Ele afirma que o menino é seu filho. Gilberto vai encontrar com Vilma e diz que o plano já foi realizado. Vilma se arrepende e conta a Ângela que armou um plano contra Celeste. Ângela promete ajudar. Celeste fica sabendo que Vilma subornou Gilberto e conta a Henrique.

Capítulo 54: Sábado, 25/07/1998 – Vilma mente, dizendo que não armou nenhum plano contra Celeste. Ângela aconselha Marta a fazer um exame de DNA para saber se Guiminha é filho de Guilherme. Vilma pede a um médico amigo para falsificar um exame de DNA. Clementino conta a Clara que Shirley é filha de Agenor. César e Marta vão assinar os papéis da separação.

Capítulo 55: Segunda, 27/07/1998 – Marta e César assinam divórcio. César descobre que Henrique desviou dinheiro do shopping. Gustinho visita Bina. César confessa a Lúcia que pode falir. Sandra exige que Alexandre marque o casamento. Bina descobre que Gustinho e Edmundo se conhecem. Carlito diz a Marta que o testamento de Rafaela e Leila sumiu. Henrique e Celeste se beijam.

Capítulo 56: Terça, 28/07/1998 – Marta pede para Carlito encontrar cartório em que o testamento foi escrito. Alexandre marca casamento com Sandra. Henrique conta a Marta suas falcatruas. Gilberto visita Ângela. Lúcia começa a ajudar Henrique a tentar recuperar dinheiro. Médico entrega exame de DNA falsificado para Ângela e Vilma. Ângela informa Celeste que exame de DNA deu negativo. Bina descobre foto de Diolinda ao lado de Agenor. Celeste vai falar com Martha.

Capítulo 57: Quarta, 29/07/1998 – Celeste insiste que o exame de DNA de Guiminha estava errado e que Guilherme era mesmo o pai do menino. Henrique apóia Celeste. Diolinda vai ao ferro-velho e vê os filhos de Agenor. Marta diz a César que suspeita que Ângela e Vilma tenham falsificado o exame de DNA de Guiminha. César convence Celeste a ficar em São Paulo. Clara vende o carro para ajudar Clementino.

Capítulo 58: Quinta, 30/07/1998 – Clara diz a Clementino que vai entrar como sócia no ferro-velho. Henrique pede para Celeste ficar em São Paulo. Ela aceita até conseguir arranjar um apartamento. O exame de DNA desaparece. Marta vai ao apartamento de Rafaela para investigar o sumiço do testamento. Gilberto diz a Henrique que foi pago por Vilma para dizer que é pai de Guiminha. Vilma confessa que falsificou os exames de Guiminha.

Capítulo 59: Sexta, 31/07/1998 – Henrique flagra a discussão de Vilma com Celeste. Diolinda tenta convencer Bina a doar seus bens para ela. Henrique diz a Vilma que quer o divórcio. Vilma vai a casa de Ângela para contar sobre a separação. Alexandre avisa a Marta que marcou a data de seu casamento com Sandra. Clementino diz a Clara que prefere morrer a voltar para a cadeia. Henrique confessa a Ângela que está apaixonado por Celeste.

Capítulo 60: Sábado, 01/08/1998 – Ângela fica chocada com a paixão de Henrique por Celeste. Clara confessa a Clementino que Ângela e Henrique queriam explodir os computadores do shopping. Diolinda conta a Edmundo que eles estão falidos. Vilma e Celeste discutem. Edmundo se irrita com Diolinda ao saber que ela quer roubar a herança de Bina. Gustinho se encontra com Bina escondido na casa de Diolinda.

Capítulo 61: Segunda, 03/08/1998 – César acusa Clementino de ter explodido o shopping para se vingar. Alexandre conta a Clementino que marcou o casamento com Sandra. Marta vai a casa de Sandra. Ela tenta subornar a garota para sair da vida de Alexandre. Clara declara a Alexandre que Shirley está gostando dele. Sandra avisa a Alexandre que desmarcou o casamento e devolve a aliança.

Capítulo 62: Terça, 04/08/1998 – Clementino diz a Marta que pretende impedir o casamento de Sandra com Alexandre. Celeste começa trabalhar no escritório de Henrique. Alexandre fica furioso ao saber que Marta tentou subornar Sandra. Henrique e Lúcia se encontram com o gerente do banco em Nova Iorque.

Capítulo 63: Quarta, 05/08/1998 – Henrique e Lúcia tem uma reunião com a diretoria do banco americano. Ângela tenta atrapalhar o trabalho de Celeste. A empresa de César é pichada por um grupo de baderneiros. César descobre que o grupo foi organizado por Edmundo. Henrique volta de viagem e diz a César que eles não poderão mais recuperar o dinheiro desviado da empresa.

Capítulo 64: Quinta, 06/08/1998 – Clementino e Clara desconfiam do envolvimento de Ângela na explosão do shopping. Edmundo pede a Gustinho e Boneca para fazerem um serviço para ele. Sandra simula um suicídio. A mãe de Vilma chega a casa dos Toledo. Clementino consegue as chaves da casa de Ângela e decide investigar a empresária.

Capítulo 65: Sexta, 07/08/1998 – Clementino descobre que Ângela está escondendo de César o manual da firma com anotações suspeitas feitas por ela. Ele também descobre que o pai de Ângela foi morto numa explosão na pedreira de César. Ângela procura informações sobre o passado de Celeste, descobre que Celeste está enganando os Toledo e decide chantageá-la.

Capítulo 66: Sábado, 08/08/1998 – Ângela convence Celeste a se afastar de Henrique em troca do silêncio sobre seu passado. Ângela descobre que alguém entrou em seu apartamento. Gustinho e Boneca contam a Clementino o golpe de Sandra. Clementino mostra o manual roubado a Alexandre e conta sobre o golpe de Sandra.

Capítulo 67: Segunda, 10/08/1998 – Alexandre não acredita que Sandra forjou suicídio. Marta vai procurar o advogado de Leila. Clementino confessa a Ângela que entrou em sua casa e pegou o manual de seguros. César pede a Lúcia para convencer Alexandre a não defender Clementino. Bruno exige que Sandra conte a verdade sobre suicídio.

Capítulo 68: Terça, 11/08/1998 – Sandra finge que Bruno tentou agarrá-la, quando Alexandre chega no cortiço. Clementino vai conversar com Ângela. Bruno conta a Marta o que aconteceu na casa de Sandra. César diz a Alexandre que não pode ser padrinho de seu casamento. Marta decide não ir ao casamento de Alexandre. Quarta – Alexandre e Sandra se casam. Celeste pede demissão da empresa de César. Adriano, um amigo de Alexandre, chega dos Estados Unidos para a festa de casamento. O rapaz fica encantado com Shirley. Adriano tenta tirar Shirley para dançar. Sandra e Alexandre tem sua primeira noite de núpcias. César e Marta se beijam.

Capítulo 69: Quarta, 12/08/1998 – Diolinda convida Shirley e Jamanta para ficarem para a festa. Alexandre e Sandra se casam. Marta e César relembram o passado. Diolinda dança com Gustinho e Boneca. Adriano, amigo de Alexandre, se encanta com Shirley. César beija Marta.

Capítulo 70: Quinta, 13/08/1998 – César e Marta passam uma noite juntos. Lúcia fica incomodada ao saber que César dormiu na casa de Marta. Ângela decide investir em Celeste. Sandra e Alexandre chegam no Rio. Henrique discute com Josefa e Vilma. Eles tentam fazer um acordo para se separarem. Sexta – Marta e Lúcia discutem. Adriano elogia Alexandre para Clementino. César diz para Lúcia que precisa ficar na casa de Marta para resolver os problemas da família. Ângela dá um cheque para Celeste comprar novas roupas. Lúcia pressiona mais uma vez César para saber se ele passou a noite com Marta.

Capítulo 71: Sexta, 14/08/1998 – não divulgado

Capítulo 72: Sábado, 15/08/1998 – O Capítulo não foi liberado pela emissora.

Capítulo 73: Segunda, 17/08/1998 – Marta fica surpresa com a notícia da separação de César e Lúcia. Edmundo e Gustinho brigam por causa de Bina. Adriano vai ao ferro-velho procurar Shirley. Alexandre recebe um recado de Lúcia comunicando que Clementino será preso. Dirce vai procurar Celeste na construtora.

Capítulo 74: Terça, 18/08/1998 – Clementino se esconde da polícia. Ele consegue fugir dos policiais. Alexandre volta para São Paulo para defender Clementino. Vilma flagra Sandra acompanhada de outro homem no Rio de Janeiro. Clementino se esconde na casa de Bruno. A empresária o denuncia à polícia. Alexandre consegue um pedido de liberdade provisória para Clementino.

Capítulo 75: Quarta, 19/08/1998 – Sandra dorme com o rapaz que conheceu no bar. Ela decide voltar para São Paulo. Celeste se muda da casa de Marta. César organiza uma coletiva sobre a explosão do shopping. Celeste e Dirce planejam contra Ângela. Sandra volta para casa. Bina resolve mostrar a foto de Diolinda com Agenor para Gustinho e Boneca.

Capítulo 76: Quinta, 20/08/1998 – Celeste e Henrique transam. Clementino diz a Clara que desconfia que César tentou explodir o shopping para incriminá-lo. Clementino decide ir à coletiva de César. Diolinda diz a Edmundo que a única saída deles é ele se casar com Bina. Henrique confessa a Marta que está apaixonado por Celeste.

Capítulo 77: Sexta, 21/08/1998 – Clementino interrompe a coletiva de César para dizer que não explodiu o shopping. Alexandre assiste a coletiva pela tevê e resolve ir até o hotel. Alexandre diz a César que alguém da família denunciou o esconderijo de Clementino para a polícia. Celeste se diz arrependida de ter ido para a cama com Henrique.

Capítulo 78: Sábado, 22/08/1998 – Clara culpa Ângela de ter explodido o shopping para se livrar da acusação de desviar dinheiro para os Estados Unidos. Bina conta para Sarita que está dividida entre Edmundo e Gustinho. Ângela arruma um jeito de jogar Clara contra Clementino. Clementino diz a Ângela que sabe que o pai dela morreu numa explosão causada pela construtora Toledo.

Capítulo 79: Segunda, 24/08/1998 – Celeste diz a Henrique que está pensando em voltar para Ponta Porã. Alexandre pede desculpas a Sandra por tê-la abandonado em plena lua-de-mel. Henrique promete a Celeste nunca mais perturbá-la. Diolinda ouve Edmundo falar de um serviço que pagou Boneca e Gustinho para fazer e pede satisfações para o filho. Clara diz a Clementino que tem como saber o número do telefone de quem acionou o detonador da bomba do shopping.

Capítulo 80: Terça, 25/08/1998 – César propõe a Clementino que pare de acusá-lo publicamente da explosão do shopping. Em troca, César retira a acusação. Clementino recusa o acordo. Clara diz a Shirley que Adriano está apaixonado por ela. Marta vai até o cortiço e oferece dinheiro a Sandra. Sandra não aceita e diz que está muito feliz ao lado de Alexandre. Clementino diz a Alexandre que está disposto a encontrar o responsável pela explosão do shopping.

Capítulo 81: Quarta, 26/08/1998 – Ângela diz a Celeste que está pensando em transformá-la numa grande executiva. Celeste responde a Ângela que concorda em ficar longe de Henrique. Marta diz a César que não sabe se vai aceitá-lo de volta. Dirce avisa a Celeste que Henrique vai jantar na casa de Ângela. Edmundo dá em cima de Bina. Sandra vai ao atelier de Bruno para pedir desculpas a ele. Marta vai até o atelier de Bruno e não gosta de encontrar Sandra por lá.

Capítulo 82: Quinta, 27/08/1998 – Ângela se veste de maneira sensual para receber Henrique para o jantar. César diz a Lúcia que faz questão de ressarcir as famílias das vítimas da explosão do shopping. Marta oferece um apartamento de dois quartos para Sandra, mas ela recusa a proposta da sogra. Sandra diz a Marta que está grávida. Alexandre chega na hora e fica surpreso com a notícia. Dirce encontra a carta de Celeste no armário de Ângela. Henrique e Ângela se beijam.

Capítulo 83: Sexta, 28/06/1998 – Henrique pede desculpas a Ângela e vai embora. Sandra diz a Bina que a história da gravidez é tudo mentira. Marta vai ao cortiço e pede para Sandra ir morar com eles. Alexandre ouve a proposta e diz não à mãe. Clementino vai até o escritório para checar uma informação com Henrique e dá de cara com Ângela. Clementino e Ângela começam a discutir seriamente. Sandra tenta convencer Alexandre a mudar de idéia e voltar para casa imediatamente.

Capítulo 84: Sábado, 29/08/1998 – Henrique não gosta de ver Celeste com novo visual e toma satisfações com Ângela. Adriano e Shirley resolvem pedir empréstimo a Bina para inaugurar um restaurante no ferro-velho de Clementino. Bina não resiste aos encantos de Edmundo e os dois se beijam apaixonadamente. Bruno diz a Marta que o pai de Ângela morreu na explosão de uma obra dos Toledo. Edmundo aconselha Bina a desistir do negócio no ferro-velho de Clementino.

Capítulo 85: Segunda, 31/08/1998 – Ângela admite para César que é filha do mesmo João Vidal que morreu na explosão em Rio Negro. Bina vai até o ferro-velho à procura de Shirley. Boneca e Gustinho entram disfarçados na fábrica de Edmundo para misturar ferro em pó à massa do pão. Shirley diz para Adriano que ainda gosta muito de Alexandre. Luzineide beija Jamanta à força. Bina diz que aceita fazer negócio com Clementino no ferro-velho.

Capítulo 86: Terça, 01/09/1998 – Celeste vê Ângela e Henrique se beijando no escritório e fica chateada. Sandra diz a Marta que está sem jeito de viver numa casa tão grande e confortável. Celeste diz a Henrique que o viu beijando Ângela. Henrique fica sem graça e tenta se desculpar. Marta tenta aconselhar Henrique a esquecer Celeste. Bruno diz a Clementino que Sandra está grávida. Bina censura Sandra por ter inventado a história de gravidez para Alexandre.

Capítulo 87: Quarta, 02/09/1998 – Alexandre diz a Clementino que Rafaela deixou tudo o que tinha para ele. Edmundo fica furioso ao descobrir a sabotagem na fábrica de pão. Henrique diz a Ângela que está apaixonado por Celeste. Lúcia e Alexandre dão de cara com César e Marta no restaurante. Bina aconselha Sandra a contar a verdade sobre a gravidez para Alexandre. Clementino vai à procura de Marta para saber informações do testamento de Rafaela.

Capítulo 88: Quinta, 03/09/1998 – César escuta a conversa e diz que Clementino tinha outro bom motivo para explodir o shopping. Edmundo pede ajuda a Lúcia para esclarecer a sabotagem no pão. Adriano dá de cara com Diolinda no ferro-velho e fica sem graça. Lúcia diz a Edmundo que o laudo do laboratório detectou ferro em pó na massa do pão. Henrique manda flores para Ângela e provoca ciúmes em Celeste. Edmundo vai até o ferro-velho e fica cabreiro ao encontrar sua mãe lá.

Capítulo 89: Sexta, 04/09/1998 – Clementino diz a Clara que está desconfiado que César sumiu com o testamento de Rafaela. Dirce diz a Celeste que Ângela e Henrique saíram para jantar. Shirley pergunta a Boneca e Gustinho se eles tiveram a coragem de sabotar o pão de Edmundo. Os dois negam a acusação. Edmundo arma um plano para se vingar de Boneca e Gustinho. Adriano diz a Diolinda que não pode mais continuar fazendo o que eles tinham combinado.

Capítulo 90: Sábado, 05/09/1998 – Até o fechamento desta edição, a emissora não havia liberado o Capítulo.

Capítulo 91: Segunda, 07/09/1998 – César invade o ateliê de Bruno e o obriga a ficar longe de Marta. Carlito entrega uma caixinha com dinheiro e jóias da Rafaela para Clementino. Ângela diz a Celeste que está pensando em comprar um presente para Henrique. Celeste fica desconfiada do grau de intimidade entre Ângela e Luiza. Diolinda propõe a Edmundo uma festa para pedir Bina em casamento. Lúcia vai até o escritório de César para falar sobre o sumiço do testamento.

Capítulo 92: Terça, 08/09/1998 – Marta dá de cara com César e Lúcia no escritório da construtora. Marta pede desculpas à César por tê-lo acusado de sumir com o testamento. Edmundo se desespera ao constatar que está falido. Shirley desconfia que Adriano está escondendo alguma coisa. César convida Marta para jantar. Bina diz a Edmundo que mudou de idéia quanto a entrar de sócia na fábrica de pão. Clementino pergunta a Shirley se ela está apaixonada por Adriano.

Capítulo 93: Quarta, 09/09/1998 – Alexandre pergunta a Adriano o que ele deseja com Shirley. César diz a Marta que gostaria de voltar para casa. Clementino divide o dinheiro de Rafaela com Gustinho e Boneca. Henrique dá um beijo em Ângela só para provocar ciúmes em Celeste. Alexandre vai à procura de Shirley no parque. Adriano vê os dois conversando e fica com ciúmes. Sandra procura Gustinho para avisar que Clementino está escondendo um monte de jóias.

Capítulo 94: Quinta, 10/09/1998 – Celeste se declara para Henrique. Marta e César dormem juntos. Sandra dá um anel para Luiza vender. Celeste diz a Henrique que tem medo de Ângela e pede para que eles escondam o namoro. Edmundo conta a Diolinda que eles podem ser processados. Clementino desconfia de Adriano. Sandra procura um médico para tentar engravidar. Bruno diz a Marta que César quer esconder a imagem de vilão por causa da morte do pai de Ângela.

Capítulo 95: Sexta, 11/09/1998 – César ouve e discute com Bruno. Marta desconfia de César e vai tirar satisfação com ele. Bina discute com Diolinda. Clementino encontra Gustinho com o saco de jóias. Sandra se irrita ao saber que Clementino vai receber a herança de Leila. Sandra segue as recomendações do médico para engravidar logo. Gustinho e Boneca conversam sobre as jóias e Clementino ouve. Ângela vai até a casa de Celeste e descobre que ela está namorando alguém.

Capítulo 96: Sábado, 12/09/1998 – No quarto, Henrique ouve a conversa entre Celeste e Ângela. Celeste diz que está namorando outro homem. Marta pressiona Luiza, que conta que é a mãe de Ângela. Sandra tenta impedir Alexandre de ir no médico dela. Henrique e Celeste passam a noite juntos. Dirce conta para Celeste que Luiza é mãe adotiva de Ângela. Clara descobre que Sandra mandou vender o anel. Clementino descobre o plano de César, conta para Bruno e Alexandre ouve tudo.

Capítulo 97: Segunda, 14/09/1998 – Clementino volta a acusar César pela explosão do shopping. Alexandre diz que não se pode acusar ninguém baseado em palpites. Sandra confessa a Bina que ainda não conseguiu engravidar de Alexandre. Alexandre pergunta para César porque ele escondeu de Marta que sabia que Clementino era beneficiário do testamento. Edmundo volta a dar em cima de Bina. Boneca e Gustinho vão à cata de Sandra na casa de Edmundo.

Capítulo 98: Terça, 15/09/1998 – Henrique e Celeste marcam encontro amoroso no antigo apartamento de Ângela. Sandra começa a desafiar Gustinho e Boneca, mas passa mal e desmaia repentinamente. Bina leva Sandra para um pronto-socorro, mas Sandra ri da situação dentro do táxi. Marta procura Bruno para se desabafar sobre César. Sandra afirma para Alexandre que perdeu o bebê. Marta garante para César que não engoliu a história de Sandra sobre a perda do bebê.

Capítulo 99: Quarta, 16/09/1998 – Alexandre toma a iniciativa de procurar o médico da família sobre a gravidez de Sandra. O médico diz a Alexandre que Sandra nunca esteve grávida. Henrique e Celeste se beijam às escondidas no escritório da construtora. Alexandre volta para casa e começa a remexer as coisas de Sandra. Alexandre xinga Sandra de mentirosa e a obriga a voltar para o cortiço. Jamanta confessa a Clementino que Boneca e Gustinho conhecem Ângela.

Capítulo 100: Quinta, 17/09/1998 – Clementino pressiona Boneca e Gustinho, mas eles negam a acusação de Jamanta. Alexandre passa a noite amargurado no atelier de Bruno. Clara conta para Clementino que a gravidez de Sandra era de mentira. Sandra vai até o escritório de Alexandre, mas ele não a recebe bem. Diolinda pede para Adriano investigar a origem da medalinha de Nossa Senhora de Fátima. Alexandre vê Henrique e Celeste aos beijos no escritório.

Capítulo 101: Sexta, 18/09/1998 – Clementino vai até o cortiço e pede para Sandra afastar-se de Alexandre. Sandra quebra uma garrafa pelo gargalo e o ameaça com o caco na mão. Sandra pede para Bina interceder por ela junto ao Alexandre. Shirley faz uma visita a Alexandre no escritório. César fica chateado ao saber que nenhum dos acionistas do shopping compareceu à reunião. Adriano fica com ciúmes ao saber que Shirley foi conversar com Alexandre no escritório.

Capítulo 102: Sábado, 19/09/1998 – Sandra chega de surpresa ao escritório e não gosta de encontrar Shirley de conversa fiada com Alexandre. Bina entra na biblioteca e dá de cara com Diolinda e Edmundo aos cochichos. César afirma para Henrique que não sabe como falar para Marta das ações que deu de presente para Lúcia. Bina tenta convencer Alexandre a levar Sandra na festa de Diolinda. Alexandre muda de idéia e resolve ir até a festa de Diolinda com Sandra.

Capítulo 103: Segunda, 21/09/1998 – Na festa de Bina, Alexandre faz questão de ignorar Sandra. Adriano convida Shirley para dançar. Bina descobre que Gustinho está trabalhando como garçom na festa. Sandra resolve provocar ciúmes em Alexandre e começa a dar em cima de Lucas descaradamente. Lúcia convida Alexandre para dançar. Bruno começa a investigar a morte do pai de Marta. Alexandre pega Sandra em flagrante na biblioteca e dá um soco na cara de Lucas.

Capítulo 104: Terça, 22/09/1998 – Alexandre procura Lúcia para desabafar. César fica desconfiado que Marta está fugindo dele. Adriano liga para Henrique à cata de notícias de Alexandre. Sandra pede para Clara interceder por ela junto a Alexandre. Marta entra em pânico ao saber o que aconteceu com Alexandre. Ângela encosta Celeste contra a parede e pergunta se ela está tendo um caso com Henrique. Celeste inventa para Ângela que está de namorado novo.

Capítulo 105: Quarta, 23/09/1998 – Alexandre vai até o ferro-velho de Clementino e dá de cara com Sandra. Sandra pede desculpas a Alexandre. Alexandre não dá ouvidos a Sandra e agradece a Clementino por tê-lo alertado sobre a filha. Alexandre avisa Sandra que já entrou com o pedido de divórcio. Sandra se desentende com Clara e Clementino a expulsa do ferro-velho. Bruno afirma para Marta que está desconfiado que Lúcia e César estão de conluio contra Clementino.

Capítulo 106: Quinta, 24/09/1998 – César conta para Marta que sabia do testamento de Clementino. Celeste liga para a casa de Henrique e pergunta sobre o jantar na casa de Ângela. Luiza pega o telefone para escutar a conversa, mas Alexandre chega na hora e a pega em flagrante. Gustinho diz a Bina que sonha em ser cantor. Sandra pede ajuda a Bruno para reconquistar Alexandre. Alexandre indica o nome de um amigo para se fazer passar pelo namorado de Celeste.

Capítulo 107: Sexta, 25/09/1998 – Celeste diz que acabou o namoro com o desconhecido e Ângela tenta seduzir Henrique. Shirley se emociona ao ver seu nome em néon na frente do restaurante. Ângela leva Celeste para casa e ela não vê Henrique escondido. Bina e Sandra saem para comprar roupas. Alexandre e Lúcia jantam juntos na casa dela. Diolinda manda Edmundo ir na inauguração com Bina. Jamanta beija Luzineide. Um grupo faz uma manifestação e ameaça Clementino.

Capítulo 108: Sábado, 26/09/1998 – Clara e Clementino ficam desolados com a falta de público no restaurante. Clara acredita que foi Ângela quem contratou o grupo para ameaçar Clementino. Clara vai tirar satisfação com Ângela. Nervosa, ela dá um tapa em Ângela. Alexandre conta para Lúcia que Celeste e Henrique estão namorando. Alexandre pede para Sandra assinar os papéis da separação e ela se recusa. Clementino pede ajuda a Ângela para sumir de vez.

Capítulo 109: Segunda, 28/09/1998 – Clementino pede ajuda a Ângela para separar-se de Clara. Clara se desespera com o sumiço de Clementino. Marta diz a César que Vilma está voltando das férias. Celeste ouve a conversa e fica preocupada. Alexandre e Lúcia trocam elogios. Sandra se desabafa com Bruno. Alexandre faz perguntas sobre Lúcia para César. Gustinho resolve fazer serenata para Bina. Ângela diz a Clara que foi Clementino quem explodiu o shopping.

Capítulo 110: Terça, 29/09/1998 – Bina resolve ajudar Gustinho a gravar um CD. César e Marta ficam preocupados com o suposto envolvimento entre Alexandre e Lúcia. Clara se desespera ao ouvir as acusações de Ângela. Clementino diz a Ângela que não ama Clara. Clara ouve a conversa e acaba com o relacionamento. Lúcia convida Alexandre para jantar. Clementino resolve ir embora do ferro-velho. Sandra se desespera e pede a Lúcia para interceder por ela junto a Alexandre.

Capítulo 111: Quarta, 30/09/1998 – Clara diz para Ângela que está esperando um filho de Clementino. Lúcia e Sandra discutem. Alexandre chega na hora e pede para Sandra ir embora. César se desabafa com Henrique e diz que está preocupado com Alexandre. Henrique propõe a Celeste de contar a verdade para Ângela. Clara pensa em contar tudo à polícia, mas Ângela diz que o melhor a fazer é deixar tudo como está. Clara começa a ficar intrigada com a atitude de Ângela.

Capítulo 112: Quinta, 01/10/1998 – Sandra vai ao restaurante e pega Lúcia e Alexandre em flagrante. Clementino volta ao ferro-velho e dá de cara com Clara. Edmundo pede Bina em casamento. Lúcia afirma para Cláudio que está apaixonada por Alexandre. Shirley conversa com Clara sobre o término do namoro com Clementino. Marta pergunta a Lúcia se ela e Alexandre estão tendo algum caso. Alexandre chega à casa de Lúcia, mas ela pede para ele ir embora imediatamente.

Capítulo 113: Sexta, 02/10/1998 – Lúcia e Alexandre se beijam. César pede a Marta para não ir à exposição de Bruno. Celeste acaba discutindo com Henrique. Lúcia e Alexandre passam a noite juntos. César resolve prestigiar a exposição de Bruno. Bina explica a Edmundo que ainda é virgem. César diz a Marta que Henrique e Celeste estão juntos. Luiza ouve a conversa e conta tudo para Ângela. Celeste confessa para Henrique e César que trabalhou como prostituta em Ponta Porã.

Capítulo 114: Sábado, 03/10/1998 – Bruno diz a Marta que não gostou de saber que César compareceu à exposição. Henrique discute com Ângela por ela ter chantageado Celeste. Ângela não desiste e tenta colocar Henrique contra Celeste. Sandra vai até o escritório de Alexandre para pedir dinheiro. Bruno pede dinheiro emprestado a Clementino para comprar drogas. Celeste vai embora do escritório. Henrique vai até a casa de Celeste e diz que não consegue viver sem ela.

Capítulo 115: Segunda, 05/10/1998 – Henrique pede para Celeste não voltar para Ponta Porã. Clementino tenta impedir Bruno de comprar drogas. Os dois brigam. Lúcia expulsa Sandra do escritório. Ângela conta para Marta que Celeste já foi prostituta. Clara pede para Ângela nunca contar para Clementino que ela está esperando um filho dele. Henrique avisa a César e Marta que vai se casar com Celeste. Vilma chega de viagem e pega Henrique e Celeste em flagrante.

Capítulo 116: Terça, 06/10/1998 – Celeste expulsa Vilma de casa. Clara passa no cortiço para ver Clementino. Sandra pede para César interceder por ela junto a Alexandre. Bruno diz a Marta que precisa ir embora. Ângela diz a Celeste que vai lutar por Henrique até o fim. Henrique avisa Vilma que vai se casar com Celeste. Sandra pede emprego para Shirley na lanchonete. Carlito se vê obrigado a viajar às pressas. Alexandre diz a César que está apaixonado por Lúcia.

Capítulo 117: Quarta, 07/10/1998 – César não se conforma com a decisão de Alexandre. Bina inventa uma desculpa para ir ao estúdio assistir à gravação de Gustinho. Edmundo não gosta da idéia e pede para acompanhá-la. Marta resolve conversar com Alexandre sobre Lúcia. Sandra telefona para Alexandre. Boneca canta no lugar de Gustinho e impressiona Bina. Josefa resolve tirar satisfações com Celeste. Marta pede para Lúcia se afastar de Alexandre rapidamente.

Capítulo 118: Quinta, 08/10/1998 – Sandra pede para Bina arranjar um emprego na lanchonete. Ângela afirma para Henrique que vai pedir demissão da construtora. Clara aceita o pedido de Bina e contrata Sandra na lanchonete. Ângela diz a Luiza que vai se vingar da família Toledo. Vilma não aceita o acordo de Henrique e diz que vai ficar com as crianças. Henrique ameaça Vilma e Ângela ouve a discussão. Alexandre e Lúcia vão à lanchonete e dão de cara com Sandra.

Capítulo 119: Sexta, 09/10/1998 – Alexandre e Lúcia resolvem ir embora, mas Sandra pede para eles ficarem. Carlito recebe um telefonema do exterior. Henrique diz a Celeste que está arrependido de ter ameaçado Vilma. Alexandre troca olhares com Sandra e Lúcia fica com ciúmes. Marta diz a Alexandre que Lúcia está se vingando de César. Shirley resolve visitar Clementino no cortiço. Alexandre avisa Henrique que Vilma entrou com um pedido de guarda provisória das crianças.

Capítulo 120: Sábado, 10/10/1998 – Os advogados de Vilma e Henrique não chegam a um acordo quanto a guarda das crianças. Lúcia diz a Navarro que está apaixonada por Alexandre. Henrique e Vilma discutem na frente do juiz. Marta diz a César que está aflita em perder os netos. Bina fica desapontada com a performance desastrosa de Gustinho como cantor. Henrique chora e fica desesperado com a possibilidade de perder a guarda dos filhos.

Capítulo 121: Segunda, 12/10/1998 – Vilma leva os filhos embora da casa de César. Shirley pede para Alexandre dar uma chance para Sandra. Alexandre fica preocupado com o sumiço de Adriano. Henrique volta a praguejar contra Vilma. Luiza ouve a conversa e conta tudo para Ângela. Boneca e Gustinho colocam a chave debaixo da porta de Bruno. Clementino fica surpreso ao encontrar a chave. Clementino e Carlito vão ao banco e encontram as jóias no cofre.

Capítulo 122: Terça, 13/10/1998 – Marta diz a Alexandre que Lúcia está querendo se vingar de César. Bina inventa uma desculpa para se encontrar com Gustinho. Adriano manda um cartão de Nova Iorque para Shirley. Bina convence Boneca a colocar a voz no CD de Gustinho. Alexandre explica a Clementino que Rafaela deixou a fortuna para ele. Clementino pede a Ângela para ela contar a verdade para Clara. Ângela diz a ele que gravou a conversa e pode acusá-lo quando quiser.

Capítulo 123: Quarta, 14/10/1998 – Ângela não cede aos apelos de Clementino. Clementino se dispõe a pagar o que Ângela quiser pela fita. Alexandre reencontra um amigo de faculdade na danceteria. Lúcia não gosta de ser chamada de senhora por ele. Alexandre convida Lúcia para dançar, mas ela não aceita. Ângela briga com Carlito por ele ter se envolvido na história do testamento. Shirley arma um plano para Clara e Clementino se reencontrarem no ferro-velho.

Capítulo 124: Quinta, 15/10/1998 – Clementino tenta se reconciliar com Clara. Clara hesita, mas os dois acabam se beijando. Marta diz a César que tem sido injusta com ele. Ângela se propõe a convencer Vilma a devolver a guarda dos filhos para Henrique. Clara volta a si e diz que não perdoa Clementino pelo que ele fez. Clementino diz a Alexandre que até parece que Rafaela sabia da explosão. Alexandre diz a César que Clementino tem direito a 45% das ações do shopping.

Capítulo 125: Sexta, 16/10/1998 – César fica revoltado ao saber que Clementino é dono de 45% das ações da empresa e o acusa de ter explodido o shopping. Ângela aconselha César a comprar as ações de Clementino. Clara pergunta para Shirley se ela realmente estava com o pai no dia da explosão do shopping. Sandra se consola com Bruno. Ângela liga para Vilma. Shirley tira satisfação com Clementino. César pede a Lúcia para vender suas ações para ele.

Capítulo 126: Sábado, 17/10/1998 – Lúcia se recusa a vender as ações e César fica furioso. Ângela e Clara vão jantar no ferro-velho. Celeste pede para Dirce ler as cartas para ela. Dirce avisa que uma morte pode atrapalhar o romance de Celeste e Henrique. Marta se chateia ao saber que César se encontrou com Lúcia. Bina pede para Edmundo deixar que Boneca seja goleiro do time do Pari. Sandra pede para Shirley ajudá-la a reconquistar Alexandre. Clementino invade uma reunião dos acionistas.

Capítulo 127: Segunda, 19/10/1998 – Clementino comparece a reunião da construtora. César não gosta, mas o trata com educação. Sandra convence Shirley a interceder por ela junto a Alexandre. Boneca faz feio nos treinos. Clementino pára a reunião para reivindicar mais segurança para o shopping. Shirley diz a Alexandre que Sandra aceitou o divórcio. Ângela volta a ameaçar Clementino. Sandra dá em cima de Alexandre e Lúcia pega os dois em flagrante.

Capítulo 128: Terça, 20/10/1998 – Alexandre fica nervoso e tenta explicar a situação para Lúcia. Sandra se esforça para jogar um contra o outro. Marta começa a desconfiar que o acidente que matou seu pai foi premeditado. Alexandre pede desculpas a Lúcia, mas ela avisa que está tudo acabado entre eles. Marta confessa a Bruno que não sabe quem mandou as fotos. Alexandre afirma para Shirley que ela foi usada por Sandra. Shirley resolve tomar satisfação com Sandra.

Capítulo 129: Quarta, 21/10/1998 – César pede ajuda a Clara para solucionar o caso da morte do pai de Marta. Ângela faz uma visita de surpresa a Vilma. Alexandre e Lúcia fazem as pazes. Ângela avisa a Vilma que boa parte do dinheiro de Henrique está em nome do César. Clara tenta apurar toda a verdade sobre a morte do pai de Marta. Clementino resolve acompanhar pessoalmente a construção do shopping. Ângela convence Vilma a entrar num acordo com Henrique.

Capítulo 130: Quinta, 22/10/1998 – Celeste não gosta de saber que Henrique pediu ajuda a Ângela para resolver o problema com Vilma. Clara passa mal no diner e Clementino começa a ficar desconfiado. Ângela rouba um revólver de Henrique. Alexandre toma coragem para pedir Lúcia em casamento, mas ela recusa o pedido. Clara resolve abrir inscrições para o emprego de garçom. Ângela começa a arquitetar a morte de Vilma. Marta vai até o cortiço para conversar com a Sandra.

Capítulo 131: Sexta, 23/20/1998 – Marta volta a pedir para Sandra ficar bem longe de Alexandre. César pede ajuda a Lúcia para se livrar de Clementino, mas ela se recusa a vender as ações para César. Ângela convida Vilma para um encontro a sós com Henrique. Alexandre diz a César que não abre mão de Lúcia de jeito nenhum. Clementino se oferece para pagar a operação de Shirley. Alexandre convence Lúcia a jantar no diner. Sandra vê os dois e fica furiosa.

Capítulo 132: Sábado, 24/10/1998 – Clara pede para Sandra ficar longe da mesa de Alexandre e Lúcia. Alexandre dá um anel de presente para Lúcia. Sandra não gosta do que vê e arma a maior confusão. Sandra e Lúcia saem no tapa. Ângela diz a Henrique que Vilma quer conversar com César. Lúcia confessa para Alexandre que se divertiu com toda a confusão. Celeste fica desconfiada das intenções de Ângela. Vilma vai até o escritório de César para conversar com ele.

Capítulo 133: Segunda, 26/10/1998 – Vilma ameaça César e ele a ignora. César diz a Henrique que não conseguiu negociar com Vilma. Ângela diz a Vilma que Henrique sente saudades dela na cama. Ângela faz com que Vilma marque um encontro com Henrique numa rua escura. Celeste pressente algo de estranho envolvendo Henrique. Ângela mata Vilma e a joga de um despenhadeiro. Henrique não encontra a rua e volta para casa. A polícia procura Henrique para falar da morte de Vilma.

Capítulo 134: Terça, 27/10/1998 – Ângela disfarça ao ser interrogada e Celeste entra em pânico ao saber da morte de Vilma. Henrique diz à polícia que não chegou a se encontrar com Vilma na noite anterior. Clementino encontra Clara e ela o acusa de ser o assassino. Josefa acusa Henrique de ter matado Vilma. Henrique diz aos filhos que a mãe deles morreu. Alexandre diz a Lúcia que Henrique recebeu uma intimação e vai até a delegacia. Lá, o delegado mostra a luva do assassino.

Capítulo 135: Quarta, 28/10/1998 – O delegado mostra a luva para Henrique e Alexandre defende o irmão. Henrique manda Luíza procurar a luva e ela encontra apenas uma mão da luva. Henrique descobre que o revólver foi roubado e entra em pânico. Celeste acusa Ângela de ter matado Vilma. Shirley fica amiga de Dino. Clara ignora Clementino. Alexandre desconfia que foi Sandra quem matou Vilma. Celeste alerta Henrique sobre Ângela. Luíza acusa Ângela de ter assassinado Vilma.

Capítulo 136: Quinta, 29/10/1998 – Ângela mente para Luíza e ela acaba acreditando. Henrique desconfia de Ângela. Diolinda diz a Cláudio que vai tentar descobrir a identidade do filho. Sandra beija Alexandre e ele a ignora. Henrique desabafa com Clara e pede para ela seguir os passos de Ângela. Josefa acusa Henrique de ter matado Vilma e diz que vai colocá-lo na cadeia. Henrique conta a César que alguém roubou a arma e a luva para incriminá-lo.

Capítulo 137: Sexta, 30/10/1998 – Josefa briga com Henrique. Ângela desconfia de Clara. Sandra vai tirar satisfação com Lúcia e diz que Alexandre a beijou na noite anterior. Celeste acusa Ângela de ter matado Vilma. Diolinda desconfia que Gustinho é seu filho. Noronha vai até o escritório de Ângela interrogar Odete. Edmundo arma um jantar surpresa para Bina. Sandra tenta seduzir Alexandre. Ângela chega em casa e encontra Henrique revirando o quarto a procura do revólver.

Capítulo 138: Sábado, 31/10/1998 – Ângela pede para Henrique ir embora. Alexandre diz a Lúcia que ainda sente atração por Sandra. Henrique diz a Alexandre que suspeita de Ângela. Celeste começa a investigar o que aconteceu no dia do crime. Ângela depõe na polícia. Josefa diz ao delegado que Henrique está escondendo a arma do crime. Celeste e Ângela discutem. Os policiais vão até a casa de Henrique procurar a arma. Henrique recebe uma ordem de prisão.

Capítulo 139: Segunda, 02/11/1998 – César diz a Alexandre que Henrique desapareceu misteriosamente. Sandra começa a desconfiar do estado de saúde de Clara. Henrique telefona às pressas para Alexandre. Clementino volta a discutir com o engenheiro da construtora. Celeste tenta convencer Henrique a se entregar à polícia. Clara mente para Sandra ao dizer que Clementino não é o pai da criança. Henrique aparece na casa de Celeste. Ângela descobre e liga para a polícia.

Capítulo 140: Terça, 03/11/1998 – Henrique é levado para a delegacia. Celeste telefona para César e avisa da prisão de Henrique. Shirley conversa com Clementino sobre a gravidez de Clara. Henrique passa a noite na prisão. Clementino não acredita na história de Clara e decide averiguar pessoalmente. Clara fica sabendo da prisão de Henrique pelo rádio. Marta intercede por Henrique junto ao delegado. Noronha revista a casa de Celeste e encontra a arma do crime.

Capítulo 141: Quarta, 04/11/1998 – César e Marta visitam Henrique na prisão. O delegado interroga Celeste. Celeste diz a Henrique que a polícia encontrou o revólver na casa dela. Clementino pergunta a Sandra se ela já viu Clara em companhia de outro homem. Celeste diz a Alexandre que está convicta de que foi Ângela quem matou Vilma. Alexandre avisa Henrique que o pedido de habeas-corpus foi negado. Henrique lembra de algo que pode tirá-lo da cadeia.

Capítulo 142: Quinta, 05/11/1998 – Henrique afirma para Alexandre que um velho que encontrou no dia do crime pode servir de álibi. Sandra diz a Clementino que é bem possível de Ângela ter tramado tudo para prejudicar Henrique. César diz a Celeste que acredita na inocência de Ângela. Celeste e Ângela trocam ameaças. Shirley entra no carro de Ângela e dá de cara com um anel caído atrás do banco. Clara entrega o anel para Ângela e Marta fica cismada.

Capítulo 143: Sexta, 06/11/1998 – Ângela inventa uma desculpa para Clara e diz que deixou o anel no carro por esquecimento. Marta resolve viajar até o Rio para conversar pessoalmente com a mãe de Vilma. Clementino pede ajuda a Alexandre para comprar um carro novo. Sandra se propõe a descobrir o novo namorado de Clara para Clementino. Em troca, Clementino vai ter de ajudá-la a reconquistar Alexandre. Celeste encontra as jóias de Vilma no escritório de Henrique.

Capítulo 144: Sábado, 07/11/1998 – Clementino toma satisfações com Ângela sobre o novo namorado de Clara. Celeste começa a desconfiar da inocência de Henrique. Edmundo vai até o diner e descobre a farsa de Gustinho e Boneca. César telefona para Alexandre e diz que o velho já foi encontrado pelos detetives. Clara conta para Marta que está esperando um filho de Clementino. Celeste diz a Henrique que as jóias de Vilma foram colocadas no seu escritório.

Capítulo 145: Segunda, 09/11/1998 – Celeste acusa Ângela de ter colocado as jóias de Vilma na casa de Henrique para incriminá-lo. Clementino compra um carro novo. Henrique é solto e vai responder o processo em liberdade. Jorge Fernando dirige o clipe musical de Gustinho. Ao depor, Ângela diz para o delegado que as jóias de Vilma estão na casa de Celeste. Dino se declara para Shirley. Policiais encontram as jóias na casa de Celeste. Após ser interrogada, Celeste é presa.

Capítulo 146: Terça, 10/11/1998 – Marta e César ficam chocados ao saberem que Celeste foi presa. Jorge Fernando não suporta as ordens de Bina. Henrique fica desesperado com a prisão de Celeste. Lúcia vai ao diner e pede para Sandra sair de uma vez da vida de Alexandre. Ângela resolve ir ao Rio para encontrar Josefa. Sandra vai procurar Alexandre no escritório. Ângela diz a Henrique que se eles se casarem, ela ajudará a tirar Celeste da cadeia.

Capítulo 147: Quarta, 11/11/1998 – Clara escuta a chantagem que Ângela faz com Henrique. Henrique e Clara pressionam Ângela para que ela confesse que matou Vilma. Clementino fica emocionado ao saber que ele é o pai da criança que Clara está esperando. Alexandre consegue a liberdade provisória de Celeste. Edmundo diz a Diolinda que vai se casar com Bina por amor e não por dinheiro. Celeste conhece Wanda, uma presidiária que afirma saber quem matou Vilma.

Capítulo 148: Quinta, 12/11/1998 – Alexandre vai conversar com Wanda na prisão. Ela diz ao advogado que conta quem matou Vilma se ele tirá-la da cadeia. Clara decide sair da casa de Ângela e vai morar no ferro-velho. Bina contrata Carlos Manga para gravar outro clipe para Gustinho. Alexandre consegue a libertação provisória de Wanda. Clementino vai ao diner falar com Clara. Os policiais fazem a reconstrução do crime. Wanda afirma que o assassino se parecia com Henrique.

Capítulo 149: Sexta, 13/11/1998 – O delegado diz a Alexandre que Henrique é o principal suspeito do assassinato. César tenta encontrar o homem que falou com Henrique no dia do crime. Alexandre decide se mudar para a casa de Lúcia. Henrique e César despedem Ângela da construtora. Ângela chantageia Clementino. Ela diz a Clementino que lhe dá as fitas com a confissão em troca das ações dele no shopping.

Capítulo 150: Sábado, 14/11/1998 – Sandra pede a Marta que ajude a afastar Lúcia de Alexandre. Clementino decide passar as ações do shopping para o nome de Ângela. Ângela vai procurar Clara. Ela diz à amiga que Clementino e ela a enganaram e que ele é inocente na explosão do shopping. Clara dá um tapa na cara de Ângela. César promove Celeste na construtora. César fica desesperado ao saber que Ângela tem ações do shopping. Clara e Clementino fazem as pazes.

Capítulo 151: Segunda, 16/11/1998 – Clara e Clementino fazem as pazes. Ângela comunica César que comprou as ações de Clementino. Celeste ameaça Ângela e garante ter encontrado uma testemunha para incriminá-la. Shirley diz a Dino que continua apaixonada por Adriano. Bruno aconselha Clementino a contar a verdade para Clara sobre a venda das ações para Ângela.

Capítulo 152: Terça, 17/11/1998 – Testemunha inocenta participação de Ângela no crime de Vilma. Luiza começa a desconfiar das armações de Ângela. Clementino conta para Clara sobre as ameaças que sofreu da Ângela. Marta dá conselhos para Sandrinha reconquistar Alexandre. Os dois se encontram na casa de Marta. César encontra o velhinho que viu Henrique no dia do assassinato de Vilma.

Capítulo 153: Quarta, 18/11/1998 – Velhinho confirma ao delegado que encontrou Henrique em um local diferente do crime de Vilma. Bruno encontra Marta na casa de Sandrinha. Ângela prepara uma nova armação para incriminar Henrique. Clementino convida César para o casamento dele com Clara. Sandrinha assina os papéis e se separa oficialmente de Alexandre. Clara e Clementino se casam.

Capítulo 154: Quinta, 19/11/1998 – Clara e Clementino dão festa para comemorar o casamento. Alexandre aparece no casamento de Clementino. Nove meses depois, Shirley opera a perna. Gustinho faz um grande sucesso no lançamento de seu CD e o shopping é reaberto. Sandrinha vira gerente da lanchonete. Nasce o filho de Clara de Clementino: um menino.

Capítulo 155: Sexta, 20/11/1998 – Clara leva o filho Zequinha para nova casa. Depois de alguns meses, Bruno reencontra Marta na casa de Clementino. Ângela fica furiosa ao saber que César está tomando algumas decisões do shopping sem consultá-la. Ângela tenta desfazer um negócio de César, mas não consegue. Lúcia recebe uma proposta irrecusável de Ângela para vender suas ações do shopping.

Capítulo 156: Sábado, 21/11/1998 – Lúcia fica seduzida com a proposta feita por Ângela. Josefa vai à São Paulo e ameaça Henrique e Celeste. Sandrinha passa a considerar Bruno como seu pai. Alexandre pressiona Clementino para ele revelar porque vendeu as ações do shopping para Ângela. Filhos de Henrique o defendem perante a avó.

Capítulo 157: Segunda, 23/11/1998 – Ângela discute com Henrique na festa. Sandra tenta novamente seduzir Alexandre. Josefa pede para Ângela contratar um detetive para investigar quem matou Vilma. César e Ângela discutem por causa da implantação de uma loja no shopping. Lúcia apóia a decisão de César e fica contra Ângela. Dino se declara para Shirley. Lúcia descobre que Ângela desviou dinheiro do shopping.

Capítulo 158: Terça, 24/11/1998 – Lúcia diz para César e Henrique que eles precisam ter cautela para desmascarar Ângela. César viaja para Nova Iorque para investigar o desvio do dinheiro cometido por Ângela. Sandra arma um plano para Edmundo ver Bina com Gustinho. Bruno conta para Clementino que já teve uma filha. Lúcia procura Ângela para vender as ações do shopping.

Capítulo 159: Quarta, 25/11/1998 – Ângela acerta verbalmente com Lúcia o preço das ações. Gustinho tenta entrar no quarto de Bina pela janela, mas é impedido por Edmundo. Lúcia e Alexandre discutem. Clementino confessa para Shirley que não é pai dela. Henrique vê Ângela sendo chantageado por Alvinho, que estava se passando por investigador.

Capítulo 160: Quinta, 26/11/1998 – Henrique estranha a presença de Alvinho no shopping. Ângela planeja viajar para Nova Iorque. Sandra incentiva Dino a conquistar Shirley. Alexandre se desculpa com Lúcia por ter desconfiado dela. Representante de um investidor americano avisa Ângela que a situação dela está se complicando. Shirley se apresenta num espetáculo de dança no teatro. Numa cadeira de rodas, Adriano aparece no meio da apresentação.

Capítulo 161: Sexta, 27/11/1998 – Adriano diz para Shirley que sumiu porque sofreu um acidente de carro. Ângela fica sabendo que perdeu os 10 milhões de dólares. Em seguida, ela desfaz a proposta que fez a Lúcia. Luiza fica revoltada ao saber que Ângela roubou César. Ela ameaça devolver o dinheiro para César, caso contrário vai denunciá-la a polícia. Celeste presencia as ameaças de Luiza.

Capítulo 162: Sábado. 28/11/1998 – Celeste finge que não ouviu as ameaças de Luiza contra Ângela e depois conta tudo para Henrique. Boneca e Gustinho confessam para Shirley que rasgaram uma carta enviada por Adriano. Clara e Bruno fazem um plano misterioso. Clementino desconfia das armações dos dois e vai tirar satisfações com Bruno. Bina diz para Sandrinha que não quer mais ver Gustinho e Edmundo. Luiza encontra um anel de Vilma na casa de Ângela.

Capítulo 163: Segunda, 30/11/1998- Luiza fica chocada ao encontrar o anel de Vilma na casa da Ângela. Bina tenta seduzir Boneca. Celeste tenta convencer Luiza a denunciar Ângela. Alessandro Sanz faz uma apresentação no diner. Clementino fica cismado com os segredos entre Bruno e Clara. Adriano revela para Shirley que está preocupado com seu pai. Paulo, pai do Adriano, vai a casa de Clementino e diz que é totalmente contra o namoro de Shirley com Adriano.

Capítulo 164: Terça, 01/12/1998- Pai de Adriano diz para Clementino que o Adriano é problemático e precisa ficar com a família. Alexandre insiste para Luiza denunciar Ângela. Bina ignora Edmundo no desfile no shopping. Shirley estranha o comportamento de Adriano no desfile. Sandrinha arma um plano para separar Alexandre de Lúcia. Bruno e Clara prepararam um jantar para Shirley e Clementino. Clara apresenta um exame que comprova que Shirley é filha de Clementino.

Capítulo 165: Quarta, 02/12/1998 – Exame do DNA comprova que Shirley é realmente filha de Clementino. Os dois ficam emocionados com a notícia. Sandrinha contrata dois capangas para sequestrar Alexandre. Ângela percebe que o anel de Vilma sumiu de sua casa. Clementino cobra uma posição de Adriano em relação ao namoro com a Shirley. Depois de ser raptado pelos capangas, Alexandre acorda ao lado de Sandrinha numa praia. Ele fica revoltado com a atitude dela.

Capítulo 166: Quinta, 03/12/1998 – Alexandre tenta fugir do esconderijo de Sandra. Marta e César chegam de viagem e ficam apavorados com o sumiço do Alexandre. Adriano discute com seu pai por causa do namoro com Shirley. Boneca e Bina armam um plano para tentar encontrar o esconderijo que Sandrinha levou Adriano. Gustinho vai se apresentar no Domingão do Faustão. Paulo vai ao diner e acusa Shirley de prejudicar os estudos de Adriano.

Capítulo 167: Sexta, 04/12/1998 – Adriano garante para Shirley que não vai abandoná-la. Luiza diz para Ângela que não pegou nenhum anel na casa dela. Sandrinha tenta seduzir Alexandre, mas ele resiste. Henrique tenta, mais uma vez, convencer Luiza a denunciar Ângela para policia. Luiza vai procurar Dirce para saber mais da vida da Ângela e fica chocada com as revelações. Dino ajuda Adriano a se esconder de seu pai. César descobre que colocaram um bomba no shopping.

Capítulo 168: Sábado, 05/12/1998 – César toma providências para retirar a bomba no shopping. Ângela acusa Clementino de ser o responsável por esta nova sabotagem. Shirley vai para casa do Clementino e passa a evitar Adriano. Mas depois, ela faz as pazes com ele. Bina conta para Sarita que está gostando do Boneca. Lúcia dá parte na policia sobre o sumiço de Alexandre. Equipe de rastreamento encontra a bomba no shopping. César fica sabendo que, quem colocou a bomba no shopping usou do mesmo artifício da primeira vez.

Capítulo 169: Segunda, 07/12/1998 – Clementino diz a César que não colocou bomba nenhuma no shopping. Henrique repreende Ângela por ela ter acusado Clementino. Lúcia responsabiliza Sandrinha pelo sequestro de Alexandre. Clara diz a Luiza que não confia nem um pouco em Ângela. Gustinho e Boneca voltam a brigar por causa de Bina. Alexandre desmaia na ilha e Sandra fica aflita. César pede para Clementino descobrir o responsável pela explosão do shopping.

Capítulo 170: Terça, 08/12/1998 – César convida Clementino para trabalhar como chefe da segurança do shopping. Ângela fica furiosa ao saber que Clementino está trabalhando no shopping. Ângela tenta argumentar com Lúcia, mas ela dá razão a César. Luiza pergunta a Ângela se ela teve coragem de conseguir as ações de Clementino fazendo chantagem com Clara. Edmundo faz ciúme ao telefone para Bina. Alexandre não resiste e dá um beijo em Sandra.

Capítulo 171: Quarta, 09/12/1998 – Lúcia fica feliz ao saber que a polícia já localizou o paradeiro de Alexandre e Sandra. Clementino conta parte do seu plano para César e Aquino. Bruno adverte Marta de que Sandra pode ser presa em flagrante por sequestro. Alexandre admite para Sandra que estava morrendo de saudades dela. Ângela chama Aquino para conversar sobre a reunião com César e Clementino. Alexandre e Sandra são pegos em flagrante por dois policiais.

Capítulo 172: Quinta, 10/12/1998 – Alexandre diz à polícia que não foi sequestrado por Sandra. Alexandre tenta explicar a situação para Lúcia, mas ela não dá ouvidos a ele. Diolinda descobre que é mãe do Jamanta. Lúcia não aceita as explicações de Alexandre e desmancha o namoro com ele. Lúcia desabafa com Cláudio. Marta conta para Sandra que Lúcia terminou com Alexandre. Ângela chantageia Aquino. Clementino não gosta e resolve tomar satisfações com Ângela.

Capítulo 173: Sexta, 11/12/1998 – César pergunta a Ângela o que ela fez para adquirir as ações de Clementino. Ângela demite Aquino. Gustinho se apresenta no Domingão do Faustão, mas quase dá vexame. Diolinda tenta fazer amizade com Jamanta. Clementino diz a Clara que pensa em usar a fita para provar a chantagem de Ângela. Boneca resolve dissolver a parceria com Gustinho. Navarro diz a Ângela que ela está prestes a perder as ações do shopping.

Capítulo 174: Sábado, 12/12/1998 – Clara aconselha Clementino a entregar a fita para Alexandre. Bina diz a Sarita que já decidiu com quem vai casar. Bina anuncia na frente de Gustinho e Edmundo que pretende se casar com Boneca. Clementino segue o conselho de Clara e entrega a fita para Alexandre. César decide readmitir Aquino. Ângela fica furiosa. Sandra volta a dar em cima de Alexandre. Edmundo não se conforma com a decisão de Bina. Henrique e Celeste resolvem se casar.

Capítulo 175: Segunda, 14/12/1998 – Ângela não suporta a felicidade de Henrique e Celeste e resolve ir embora da festa. Alexandre tenta se reconciliar com Lúcia, mas ela não o aceita de volta. Sandra volta a pedir a ajuda de Marta para reconquistar Alexandre. Ângela recebe uma intimação judicial. Paulo obriga Shirley a sair da vida de Adriano. Ângela vai até a casa de Clementino e o obriga a retirar a queixa na delegacia. Ângela tenta sequestrar o filho de Clementino.

Capítulo 176: Terça, 15/12/1998 – Clara impede Ângela de sequestrar a criança. Clara conta a Clementino tudo o que aconteceu. Ângela ouve uma conversa de Carlito ao telefone e fica desconfiada. Navarrinho aceita o caso de Ângela para provar que é melhor advogado que Alexandre. Clementino toma satisfações com Ângela. Ângela pergunta a Carlito porque ele tem mentido sobre os telefonemas misteriosos. Ângela comemora a vitória na justiça contra César.

Capítulo 177: Quarta, 16/12/1998 – Marta diz a Bruno que o anel encontrado no carro de Ângela pertenceu a Vilma. Clara intercede por Shirley junto ao pai de Adriano. Ângela proíbe Carlito de dar novos telefonemas para o exterior. Carlito a desobedece e liga para a Suíça. Marta diz a Henrique que achou um anel de Vilma no carro de Ângela. Bina começa a questionar a masculinidade de Boneca. Leda resolve fazer uma visita a Ângela e se apresenta como irmã gêmea de Leila.

Capítulo 178: Quinta, 17/12/1998 – Leda diz a Ângela que pretende reaver a fortuna que Rafaela deixou para Clementino. Clementino se desespera com a possibilidade de perder tudo o que ganhou no testamento de Rafaela. Leda contrata Lúcia para reaver as ações do shopping. Leda pede US$ 50 milhões pelas ações do shopping. Leda diz a Clementino que está interessada apenas nas ações do shopping. Josefa se oferece para ajudar Marta a solucionar a morte de Vilma.

Capítulo 179: Sexta, 18/12/1998 – Leda pressiona Ângela a comprar as ações em 48 horas. Ângela demite Carlito por ele ter omitido a existência da irmã de Leila. Bruno conta para Clementino que perdeu uma filha na explosão da pedreira em Rio Negro. Aquino mostra a Clementino mais uma instalação no shopping para uma futura bomba. Leda começa a dar em cima de César. Ângela pede ajuda a Clementino. Josefa vai à delegacia e resolve depor contra Ângela.

Capítulo 180: Sábado, 19/12/1998 – Clementino se nega a ajudar Ângela e ainda a expulsa de casa. Leda diz a Lúcia que começou a se interessar por César. César convida Leda para jantar. Gustinho aconselha Boneca a se produzir mais para sair com Bina. Boneca resolve seguir os conselhos do irmão, mas Bina fica desconfiada. Marta tenta convencer Luiza a arrancar uma confissão de Ângela. Marta começa a sentir ciúmes de César. César e Leda trocam o primeiro beijo.

Capítulo 181: Segunda, 21/12/1998 – Marta começa a ficar incomodada com a demora de César. Bruno diz a Clementino que César é quem está colocando as bombas no shopping. Ângela pede a César para continuar trabalhando no shopping. Ângela se oferece para trabalhar como executiva de Leda no shopping. Leda recusa a proposta de Ângela. Luiza aceita a proposta de Marta para gravar a conversa com Ângela. Ângela confessa para Luiza que matou Vilma.

Capítulo 182: Terça, 22/12/1998 – César e Henrique ouvem, estarrecidos, a confissão de Ângela. Ângela foge do shopping às pressas. Leda começa a desconfiar de Odete. Celeste fica com medo de Ângela se vingar nas crianças. Leda pergunta a Lúcia se ela ainda gosta de César. Odete recebe um telefonema de Ângela. Celeste começa a desconfiar de que Odete está dando cobertura a Ângela. Ângela planeja sequestrar Guiminha, mas é presa pela polícia.

Capítulo 183: Quarta, 23/12/1998 – Leda começa a encher Clementino de perguntas sobre as bombas do shopping. Luiza se culpa pela prisão de Ângela. Marta desmarca o almoço com César para visitar Bruno no atelier. Clementino diz a Clara que está convicto de que Leila não morreu na explosão do shopping. Aquino encontra outra bomba no shopping. Clara diz a César que Marta já sabe da existência de Pacheco. Ângela recebe uma visita misteriosa na prisão.

Capítulo 184: Quinta, 24/12/1998 – Bruno se recusa a ajudar Ângela a fugir do presídio. Henrique e Celeste convidam Leda a passar o Natal na casa dos Toledos. Marta não gosta de saber que Leda vai passar o natal na sua casa. Luiza visita Ângela na prisão. Alexandre dá uma garrafa de vinho de presente para Lúcia. Carlotinha muda de idéia novamente e diz a Diolinda que o filho dela é o Boneca. Marta flagra César e Leda aos beijos no escritório da família Toledo.

Capítulo 185: Sexta, 25/12/1998 – Marta sai do escritório sem fazer alarde e não comenta nada com ninguém. Leda cogita com Carlito a possibilidade de se mudar para o apartamento de Ângela. Marta conta para Bruno o que aconteceu entre César e Leda na noite de Natal. Alexandre conversa com Lúcia no escritório. Sandra fica desconfiada da demora e interrompe a reunião. Lúcia enfrenta Sandra. Marta convida Leda para almoçar e pede a ela para deixar César em paz.

Capítulo 186: Sábado, 26/12/1998 – Clementino vasculha o escritório de César e consegue encontrar o caderno de anotações. Marta se recusa a alugar o apartamento de Ângela para Leda. Clara diz a Clementino que alguém colocou a caderneta na sala de César apenas para prejudicá-lo. Clementino conta para Alexandre que encontrou a tal caderneta no escritório de César. Clementino entra no escritório de César para tomar satisfações com ele sobre a caderneta.

Capítulo 187: Segunda, 28/12/1998 – Alexandre fica cismado e começa acreditar na possibilidade que César pode ser o autor da explosão do shopping. Lúcia se recusar a defender Leda. Ângela é ameaçada por outras detentas no presídio. Shirley diz para Clara que vai terminar com Adriano. Leda vai ao escritório de César e Henrique acaba vendo os dois se beijando. Clementino confirma para Marta que Pacheco esteve na construtora há um ano para falar com César.

Capítulo 188: Terça, 29/12/1998 – Henrique pede para César tomar cuidado com Leda. Boneca e Bina ficam noivos. Clementino e César discutem muito e quase saem no tapa. Boneca e Gustinho armam um plano para separar Boneca de Bina. Ângela pede para Luiza nunca mais visitá-la na cadeia. Detentas continuam ameaçando Ângela. Alexandre tenta se aproximar de Lúcia. Clementino vai a delegacia e acusa César de ter explodido o próprio shopping.

Capítulo 189: Quarta, 30/12/1998 – César é convocado para depor na delegacia sobre a explosão do shopping. Shirley começa a evitar Adriano. Ângela leva uma surra na cadeia. Delegado não consegue nenhuma prova para incriminar César e passa a desconfiar de Clementino. Shirley se reaproxima de Dino e Adriano fica revoltado. Sandra diz para Bina que ela vai se dar mal se realmente casar com Boneca. Marta fica cismada com Bruno e exige que ele fale tudo sobre seu passado.

Capítulo 190: Quinta, 31/12/1998 – Bruno admite para Marta que odeia César porque sua filha morreu numa explosão da construtora dele. Alexandre pede para Clementino retirar a denúncia contra César. Caso contrário, ele vai deixar de defendê-lo na Justiça. Leda seduz César mais uma vez. Bruno aconselha Clementino a não tirar a queixa contra César. Pais de Dino ficam encantados com Shirley. Leda arma um plano contra César. A pedido dela, Carlito filma os dois transando.

Capítulo 191: Sexta, 01/01/1999 – César não percebe que Leda filmou a transa dos dois dois. Clementino pede para Lúcia defende-lo na Justiça, mas ela não aceita. Marta descobre que seu pai morreu num crime premeditado por alguém. Leda passa a evitar César. Clara pede para Bruno convencer Clementino para retirar a queixa contra César. Sandrinha discute com Clementino. Celeste descobre que Ângela retirou dois milhões da construtora no dia que o shopping explodiu.

Capítulo 192: Sábado, 02/01/1999 – Henrique passa a desconfiar que Ângela foi a autora da explosão do shopping. Bruno vai ao escritório de César e o acusa de assassino e manipulador. Alexandre conta para Lúcia que vai continuar defendendo Clementino. Adriano reassume o diner e pede para Dino se afastar de Shirley. Clara pede para Bruno se afastar de Clementino. Leda resolve mandar a fita que compromete César para Marta. Henrique vai ao presídio fazer uma visita para Ângela.

Capítulo 193: Segunda, 04/01/1999 – Celeste fica preocupada ao saber que Henrique foi visitar Ângela no presídio. César e Alexandre começam a desconfiar que Ângela estava sendo chantageada por alguém. Clementino e Clara discutem por causa do suposto envolvimento de César no acidente que matou o pai de Marta. Odete visita Ângela na prisão. Aquino encontra mais uma bomba no shopping. Ângela consegue fugir da prisão disfarçada de eletricista.

Capítulo 194: Terça, 05/01/1999 – Até o fechamento desta edição, a emissora não havia divulgado este Capítulo.

Capítulo 195: Quarta, 06/01/1999 – Henrique e Celeste vão atrás de Ângela no sítio de Odete. Ângela consegue fugir no carro de Odete. Bina continua os preparativos para o casamento. Edmundo e Gustinho armam um plano para sabotar o casamento de Bina e Boneca. Alexandre aconselha Odete a não proteger Ângela. Marta pergunta para Bruno se foi ele quem mandou a carta anônima dizendo que César tem uma amante. Edmundo resolve sequestrar Bina no dia do casamento.

Capítulo 196: Quinta, 07/01/1999 – Diolinda não sabe explicar a demora de Bina e resolve começar a cerimônia pelo casamento de Jamanta e Luzineide. Leda começa a desconfiar que César tem algum tipo de segredo com Celeste. Diolinda conta para Boneca do sumiço de Bina. Clementino diz a Marta que Celeste está mentindo sobre Pacheco. Marta recebe uma fita comprometedora de César. Marta convida Leda para almoçar em casa. Marta mostra a fita para César e Leda.

Capítulo 197: Sexta, 08/01/1999 – Henrique escuta pelo telefone Odete e Ângela marcando um encontro. Bina diz a Edmundo que quer voltar para casa. Leda revela a César que fará tudo para separá-lo de Marta e se casar com ele. Luiza encontra Ângela e fica sabendo que ela vai sair do país. Sandra discute com Adriano e pede demissão do Diner. Sandra vê Alexandre e Lúcia se beijando. Henrique decide ir ao lugar do encontro marcado entre Ângela e Odete. Ângela dá um tiro em Henrique.

Capítulo 198: Sábado, 09/01/1999 – Por causa do ferimento, Henrique não consegue impedir a fuga de Ângela. Marta discute com César por causa de Leda. Sandra briga com Lúcia e Alexandre tenta separá-las. Luiza assume para Marta que se encontrou com Ângela. Luiza garante que Ângela vai para o exterior. Edmundo tenta seduzir Bina na fazenda. César diz a Leda que não pode ter nada com ela, mas não a convence. Adriano leva um soco de um desconhecido. César chama Leda para conversar.

Capítulo 199: Segunda, 11/01/1999 – Clementino planeja entrar às escondidas no escritório de César. Shirley começa a desconfiar que o sujeito que deu um soco em Adriano é o velho Agenor. Alexandre pede demissão e vai embora do escritório de Lúcia. Bina, desesperada, tenta fugir da fazenda a bordo de um trator. Sandra diz a César que Clementino planeja invadir o shopping Tropical Towers. Clementino consegue entrar às escondidas no escritório de César, mas é preso em flagrante.

Capítulo 200: Terça, 12/01/1999 – Alexandre é chamado às pressas para ajudar Clementino a sair da prisão. Marta repreende Sandra por ela ter ajudado César. Henrique pega César e Leda em flagrante no escritório. César entrega um copo de vinho para Lúcia conferir as digitais de Leda. Sandra começa a dar em cima de um rapaz na frente de Alexandre. Leda pergunta a Lúcia quanto ela quer pelo copo de vinho. Agenor reaparece e esfaqueia César na barriga.

Capítulo 201, 202, 203: a emissora não liberou os Capítulos de quarta, quinta e sexta de Torre de Babel.

Capítulo 204: Sábado – reprise do último Capítulo.

Elenco / Personagens

JOSÉ CLEMENTINO DA SILVA (Tony Ramos) – Pedreiro e ex-fabricante de fogos de artifício, filho de Agenor (Juca de Oliveira), pai de Sandra (Adriana Esteves) e Shirley (Karina Barum). Cumpre pena de 20 anos em uma penitenciária de São Paulo por ter assassinado a esposa violentamente, num momento de descontrole, ao vê-la com outro homem na festa de comemoração da obra do shopping Tropical Towers, de César Toledo (Tarcísio Meira), para quem trabalhava. Considera sua condenação injusta, e, como César foi testemunha e acusação em seu julgamento, sai da cadeia com o plano de se vingar do empresário. Homem taciturno, fechado e violento, criado numa sociedade rude, machista e sem muitas chances de sucesso, Clementino tem de enfrentar ainda as dores de voltar ao convívio da sociedade e ser rejeitado pela filha mais velha, Sandra. Ao conviver com a família Toledo, planejando sua vingança, conhece Clara (Maitê Proneça), com quem tem a chance de se redimir.

CÉSAR TOLEDO (Tarcísio Meira) – Empresário rico, cativante, simpático. Casado há 30 anos com Marta (Glória Menezes), e pai de Alexandre (Marcos Palmeira), Henrique (Edson Celulari) e Guilherme (Marcello Antony). Excelente pai de família, tem uma bela casa, uma carreira de sucesso, é bom caráter e íntegro. Mas fica abalado pelo reencontro com uma grande paixão do passado, Lúcia (Natália do Vale), com quem passa a viver um amor com a intensidade de um adolescente. É o responsável pela condenação de José Clementino (Tony Ramos). Sua vida muda completamente depois da catástrofe com os negócios quando o shopping explode. Tem de se defender da acusação de ser o responsável pela morte de centenas de pessoas e tentar reerguer o império destruído, colocando suas crenças e atitudes em questão.

MARTA TOLEDO (Glória Menezes) – Esposa de César (Tarcísio Meira), mãe de Alexandre (Marcos Palmeira), Henrique (Edson Celulari) e Guilherme (Marcello Antony). Dona de casa feliz, satisfeita com o casamento e a família. É mãe extremada e esposa dedicada mas, ao descobrir que seu casamento de tanto tempo não está calcado em bases sólidas, decide mudar de vida radicalmente, passando a desafiar a todos, num tardio e diferente recomeço. Ao longo da trama, envolve-se com Bruno (Stênio Garcia).

HENRIQUE TOLEDO (Edson Celulari) — Primogênito de César (Tarcísio Meira) e Marta (Glória Menezes), irmão de Alexandre (Marcos Palmeira) e Guilherme (Marcello Antony). Homem jovem e bonito, que está à frente dos negócios do pai. Um alto executivo, que adota uma linha mais esportiva e informal. Casado com Vilma (Isadora Ribeiro), com quem tem dois filhos, Junior (Caio Graco) e Tiffany (Stephani Neves), Henrique mistura trabalho e família a seus casos extraconjugais, tornando seu dia a dia caótico, cheio de encrencas e alguns negócios mal feitos. Tenta canalizar sua energia para os treinos de jiu-jit-su. Com a morte da esposa, fica desorientado e tenta reconstruir sua vida.

ALEXANDRE TOLEDO (Marcos Palmeira) – Filho do meio de César (Tarcísio Meira) e Marta (Glória Menezes), irmão de Henrique (Edson Celulari) e Guilherme (Marcello Antony). Rapaz com um certo ar de ingenuidade e bondade. Faz pós-graduação em Direito, e está sempre disposto a buscar a justiça por trás dos fatos. Ao contrário do irmão mais velho, tem um comportamento calmo, suave. Seu temperamento é o de um poeta romântico. Envolve-se com Sandra (Adriana Esteves), filha de José Clementino (Tony Ramos), a quem dedica todo o seu amor, não tendo olhos para a irmã dela, Shirley (Karina Barum), que o ama de verdade.

GUILHERME TOLEDO (Marcello Antony) – Filho caçula de César (Tarcísio Meira) e Marta (Glória Menezes), irmão de Henrique (Edson Celulari) e Alexandre (Marcos Palmeira). É a ovelha negra da família. Revoltado com o mundo em que vive, tem temperamento esquizofrênico, e é viciado em drogas. Sua autoestima é baixa, e ele sempre se destrói, deixando a família sem muitas esperanças de que escape de um final trágico. Com o passar do tempo, é revelado que Guilherme tem um filho com Celeste (Letícia Sabatella), em Mato Grosso.

VILMA TOLEDO (lsadora Ribeiro) – Esposa de Henrique (Edson Celulari), mãe de Junior (Caio Graco) e Tiffany (Stephani Neves). Mulher linda, bem cuidada, elegante, típica socialite de família decadente que se casou com milionário. Agitada, fútil, adora festas, ambientes animados e, principalmente, o Rio de Janeiro, o que sempre causa conflitos com a tradicional família paulistana de Henrique. Mesmo sabendo das traições do marido, está decidida a não sair da família de mãos abanando, o que a leva a fazer chantagem, usando os filhos para tirar proveito de tudo.

CLARA SIMÕES (Maitê Proença) – Irmã de criação de Marta (Glória Menezes). Tímida, recatada, carrega a dor de ter perdido um filho recém-nascido. Vive na casa dos Toledo como uma espécie de governanta, e como forma de gratidão à família. Quando se apaixona por Clementino (Tony Ramos), um novo mundo, cheio de contradições, abre as portas para ela.

AGENOR DA SILVA (Juca de Oliveira) – Pai de José Clementino (Tony Ramos), avô de Sandra (Adriana Esteves) e Shirley (Karina Barum). Viúvo duas vezes, tem dois filhos do segundo casamento, Boneca (Ernani Moraes) e Gustinho (Oscar Magrini), que também vivem com ele. É um homem rude, trabalhador e mal-humorado, com um relacionamento muito difícil com Clementino, a quem não perdoa por ter sido manipulado pela mulher. Tem alguns segredos, como o de ter escondido um prêmio de loteria que ganhou no passado. É proprietário do ferro-velho onde mora. Só a neta mais nova, Shirley, consegue aliviar sua rabugice, fazendo com que ele até mesmo sorria.

SANDRA (Adriana Esteves) – Filha mais velha de José Clementino (Tony Ramos), irmã de Shirley (Karina Barum). É má, egoísta, sem caráter, mas bonita e cheia de encantos, usando seus atributos e o falso ar de inocência para tirar vantagem de tudo. Não mora no ferro-velho, prefere dividir um quarto com Bina (Claudia Jimenez) em um cortiço. Vive pelos cantos com homens variados, que não passam de relações rápidas. Sandra quer vencer na vida de qualquer maneira. Trabalha como garçonete no shopping. Ao conhecer Alexandre (Marcos Palmeira), Experiente na arte da sedução, conquista o rapaz, usando todos os artifícios da sedução.

SHIRLEY (Karina Barum) Filha caçula de José Clementino (Tony Ramos), irmã de Sandra (Adriana Esteves). Graciosa, terna, enérgica e bondosa. Otimista e feliz por natureza, suporta bem as agruras da vida pobre e difícil que tem. É a única que aceita o pai sem julgamentos, indo visitá-lo na cadeia. Apaixona-se perdidamente por Alexandre (Marcos Palmeira), o namorado da irmã, mas sofre com a indiferença dele. No decorrer da trama, envolve-se com Adriano (Danton Mello). Shirley tem um leve defeito na perna que afeta seu caminhar, fruto de um desentendimento com a irmã no passado.

GUSTINHO (Oscar Magrini) – Tipo grandão, forte, rude e, para muitas mulheres, bonitão. É um dos filhos do segundo casamento de Agenor (Juca de Oliveira), irmão de Boneca (Ernani Moraes) e irmão de Clementino (Tony Ramos) por parte de pai. Mulherengo, é o terror das empregadas do bairro, e sempre apela para um cinismo momentâneo quando surge algum problema. Bruto, pouco inteligente, herdou o mau humor do pai mas é muito mais divertido do que problemático. Trabalha no ferro-velho e faz qualquer negócio por dinheiro. Toca violão e acha que pode ser cantor sertanejo, mas só consegue cantar para a lua. Ao longo da trama, conhece Bina (Claudia Jimenez) e passa a disputá-la com Boneca.

BONECA (Ernani Moraes) Filho de Agenor (Juca de Oliveira), mais machão, rude, enfezado e engraçado que o irmão, Gustinho (Oscar Magrini). É irmão de Clementino (Tony Ramos) por parte de pai. Tem este apelido porque diziam que, quando criança, era tão bonito que parecia uma boneca. Seu nome verdadeiro é Ariclenes. Adulto, acabou aceitando o apelido, mas está disposto a brigar com quem chamá-lo num tom pejorativo. Acha o negócio de ser cantor “coisa de boiola”, e gostaria de ser jogador de futebol; mas é péssimo nas peladas que frequenta nos fins de semana. Também trabalha no ferro-velho, e faz qualquer coisa por dinheiro e por mulher. Ao conhecer Bina, apaixona-se por ela e não mede esforços para conquistá-la antes do irmão. Boneca, ao longo da trama, revela o seu dom de cantor.

JAMANTA (Cacá Carvalho) – Foi abandonado na porta do ferro-velho e criado por Agenor (Juca de Oliveira). É um tipo ingênuo, quase bobo, mas adora o padrinho acima de tudo é capaz de fazer qualquer coisa por ele. Usa seu biotipo grandão e meio assustador para se defender, mas desenvolveu também um tique nervoso, que manifesta toda vez que é contrariado. Apenas Shirley (Karina Barum) consegue compreendê-lo e ajudá-lo quando a molecada do bairro implica com ele. Jamanta também trabalha no ferro-velho. Por trás de todos os seus problemas, tem muitos segredos, e personalidade e inteligência bem mais desenvolvidas do que aparenta. Alimenta um amor platônico por Sandra (Adriana Esteves), que abusa dele como se fosse um cão de guarda.

RAFAELA KATZ (Christiane Torloni) – Estilista e decoradora. Bonita, elegante, fina, sofisticada, com um ótimo caráter. É grande amiga de Marta (Glória Menezes) e César (Tarcísio Meira), e promove eventos de moda na loja de sua grife no shopping. Culta e informada, tem uma visão crítica da vida. Vive há anos uma relação respeitosa, prazerosa e harmoniosa com Leila (Silvia Pfeifer), com quem mora e com quem divide a sociedade da loja. Não faz apologia de opções de vida, é consciente de suas escolhas e feliz com a parceira que encontrou.

LEILA SAMPAIO (Silvia Pfeifer) – Bonita, elegante, fina e tão sofisticada quanto Rafaela (Christiane Torloni), sua companheira, por quem tem grande adoração. Aprendeu com ela a cuidar da administração e das criações da loja. É um pouco mais alegre e divertida do que Rafaela, e tem um senso de humor um pouco mais popular, mas não menos elaborado.

ANGELA VIDAL (Claudia Raia) – É a filha que Marta (Glória Menezes) e César (Tarcísio Meira) não tiveram. Melhor aluna da faculdade de Administração, foi convidada por Henrique (Edson Celulari) para trabalhar com ele no shopping, tornando-se o braço direito dos Toledo na condução do empreendimento. Mais tarde, descobre apaixonada por Henrique, seu melhor amigo. Profissional competente, ativa, esperta, ela disputa seu lugar no universo masculino de igual para igual, além de gostar de praticar lutas marciais. O íntimo, é a mais feminina das mulheres.

BINA TEIXEIRA (Claudia Jimenez) – Garçonete da lanchonete de Edmundo Falcão (Victor Fasano), é amiga de Sandra (Adriana Esteves), com quem mora em um cortiço. Por pura bondade, acoberta todas as falcatruas da amiga, e pensa que é esperta também, mas não passa de ingênua e tola. Simpática, falante, tem sempre alguma tirada cômica. Sem sorte no amor, sonha ficar rica. Com a herança que recebe, transforma-se numa dondoca, mas não se desliga de suas origens. Envolve-se com Gustinho (Oscar Magrini), Boneca (Ernani Moraes) e Falcão.

EDMUNDO FALCÃO (Victor Fasano) Filho de Diolinda (Cleyde Yáconis), bilionário pernambucano, herdeiro de uma holding que engloba inúmeras empresas. Não tem o menor talento para lidar com negócios e precisa desesperadamente do auxílio de Lúcia Prado (Natália do Vale), por quem é totalmente apaixonado sem ser correspondido. Adora vestir-se na moda, com roupas caras e de grifes famosas. Gosta de ostentar sem ser pedante, e tem orgulho de seus carros, iates, e do seu jatinho particular. Apesar disso, é infeliz por não conquistar a mulher que ama. Um playboy dos anos 90, que transita entre a comédia e o drama.

DIOLINDA FERNANDES FALCÃO (Cleyde Yáconis) – Mãe de Edmundo, é riquíssima e de origem tradicionaL Adora festas, chás de caridade, fotografar para colunas sociais, desfiles de moda, enfim, o burburinho da vida social que seu dinheiro pode proporcionar. Mas não é uma perua deslumbrada e mantém a sofisticação que herdou dos antepassados. Hipocondríaca assumida, quer a todo custo arrumar uma esposa para cuidar do filho quando ela morrer. Escolheu Lúcia Prado para ocupar o posto. Também tem momentos de pura comédia alternados com drama.

LÚCIA PRADO (Natália do Vale) – Advogada famosa, inteligente, respeitada, bonita, típica mulher de sucesso que, nos anos 1970, colocou a carreira na frente do amor. Reencontra César Toledo (Tarcísio Meira), a grande paixão da juventude, e revive com ele todos os sentimentos daqueles tempos. Revê seus princípios e suas opções de vida, tendo, mais uma vez, de decidir entre a carreira e o amor, quando o destino a coloca em uma posição antagônica à de César.

SARITA TEIXEIRA (Etty Fraser) – Tia de Bina (Claudia Jimenez), guardiã da sobrinha, com quem sonha sair da pobreza através de algum milagre ou da herança que sempre conta que existe. Falante, simpática, sincera e engraçada, proporciona momentos de muito humor ao lado da sobrinha.

CELESTE (Letícia Sabatella) – Antes de ir para São Paulo, Celeste é prostituta no Mato Grosso. Tem um filho com Guilherme (Marcello Antony), fruto de um romance rápido com o filho caçula de César (Tarcísio Meira). Envolve-se com a família Toledo, mas mantém uma postura ética e correta, não querendo se valer da situação de ser mãe de um herdeiro, e tentando reconstruir sua vida com dignidade.

CARLITO (Duda Mamberti) – Mordomo de Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni).

JÚNIOR (Caio Graco) – Filho de Henrique (Edson Celulari) e Vilma (Isadora Ribeiro), irmão de Tiffany (Stephani Neves).

TIFFANY (Stephani Neves) – Filha de Henrique (Edson Celulari) e Vilma (Isadora Ribeiro), irmã de Júnior (Caio Graco).

GUIMINHA (Felipe Latgé) – Filho de Celeste (Letícia Sabatella) e Guilherme (Marcello Antony).

CLÁUDIO (Carvalhinho) Mordomo da família Falcão.

LUZINEIDE (Eliane Costa) – Cozinheira da lanchonete Falcão.

LUIZA (Liana Duval) – Governanta da casa de Marta (Glória Menezes).

DAYSE (Luciana Carnielle) – Auxiliar do escritório do shopping.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

Te Amo – Tema de Shirley
Compositores: José Augusto/ Augusto Cesar
Intérpretes: José Augusto

Loca – Tema de Celeste
Compositores
Intérpretes: Simone

Felicidade, Que Saudade De Você – Tema de Gustinho
Compositores: Paulo Henrique/Cesar Augusto
Intérpretes: Zezé Di Camargo & Luciano

Eternamente – Tema de Marta
Compositores: Tunai/ Sérgio Natureza/ Liliane
Intérpretes: Fafá de Belém

Só No Sapatinho – Tema de Sandrinha
Compositores
Intérpretes: Só no Sapatinho

Quase Fui lhe Procurar – Tema de Ângela
Compositores: Getúlio Cortes
Intérpretes: Luiz Melodia

Muito Mais – Tema de Alexandre
Compositores: Cleberson Horsth/ Ricardo Feghali
Intérpretes: Roupa Nova

Vambora – Tema de Rafaela e Leila
Compositores: Adriana Calcanhoto
Intérpretes: Adriana Calcanhoto

Onde Foi Que Errei – Tema de Bina
Compositores: Cacá Moraes/ Alexandre Lucas/ Júlio Borges
Intérpretes: Fat Family

Toda Vez – Tema de Edmundo
Compositores: Coyens/ Zélia Duncan
Intérpretes: Zélia Duncan

Telefone – Tema de Edmundo e Ângela
Compositores: Roberto Menescal/Ronaldo Boscoli
Intérpretes: Nara Leão

Urubu Malandro – Tema de Henrique
Compositores: Louro e João da Bahiana
Intérpretes: Paulo Moura e Os Batutas

Moda de Sangue – Tema de Clementino e Clara
Compositores: Ivaldo Roque/ Jerônimo Jardim
Intérpretes: Elis Regina

Prá Você – Tema de César e Lúcia/ tema de abertura
Compositores: Sílvio Cézar
Intérpretes: Gal Costa

Internacional

Immortality – Tema de César e Marta
Compositores: Barry Gibb/ Robin Gibb/ Maurice Gibb
Intérpretes: Celine Dion

All My Life – Tema de Edmundo
Compositores: Newbury/ Mickey
Intérpretes: Ci & Jo-Jo

You Were There – Tema de Ângela
Compositores: Eric Clapton
Intérpretes: Eric Clapton

High – Tema de Clementino e Clara
Compositores: Tucker
Intérpretes: Lighthouse Family

Con Te Partirò – Tema de Alexandre e Lúcia
Compositores: Francesco Sartori/ Lucio Quarantotto
Intérpretes: Andrea Bocelli

Adia
Compositores: Sarah Mclachlan
Intérpretes: Sarah McLachlan

Lady – Tema de Henrique e Celeste
Compositores: Lionel Ritchie
Intérpretes: Lionel Ritchie

The Air That I Breathe
Compositores: Albert Hammond/ Mike Hazlewood
Intérpretes: Simply Red

Be Alone No More
Compositores: Steven Dubin/ Andrea Martin/ Ivan Matias
Intérpretes: Another Level

Zoot Suit Riot – Tema de Bina
Compositores: Steve Perry
Intérpretes: Cherry Poppin’Daddies

Por Arriba, Por Abajo – Tema de Dino
Compositores: César Lemos/ Karla Aponte/ Luis Gómez Escolar/ Robi Rosa
Intérpretes: Ricky Martin

I Want You To Want Me –
Compositores: D-Soul
Intérpretes: D-Soul

Ho Fatto Un Sogno – Tema de Sandrinha
Compositores: Ennio Morricone/ Antonello Venditti
Intérpretes: Antonello Venditti

The One I Gave My Heart To
Compositores
Intérpretes: Mya Hill

Corazón Partío – Tema de Shirley
Compositores: Alejandro Sanz
Intérpretes: Alejandro Sanz

Habla Me Luna
Compositores: Mauro Tondini
Intérpretes: All Jam

0 Comentário para: “Torre de Babel Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *