Pai Herói Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Pai Herói desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Pai Herói e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Pai Herói

◘ Período de exibição: de 29/01/1979 – 18/08/1979
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 178
◘ Autoria: Janete Clair
◘ Direção: Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota

André Cajarana (Tony Ramos) é criado na cidade de Paço Alegre, em Minas Gerais, pelo avô paterno (Lima Duarte). André cresceu acreditando que seu pai era um grande homem. Com a morte do avô, ele vai para o Rio de Janeiro, na tentativa de esclarecer a morte do pai, Malta Cajarana (também Lima Duarte), e descobre que ele era tido como um bandido, bicheiro e traficante. Malta foi acusado de roubar terras de Nestor Garcia (Dionísio Azevedo), ter sido o autor do disparo que o deixou com a saúde debilitada e, ainda, de ter assassinado o Padre Nicolau, que virou uma espécie de santo.

No Rio, André desconfia de que o homem que se casara com sua mãe, Gilda (Maria Fernanda), era o principal responsável pelo desaparecimento do seu pai. O padrasto de André, Bruno Baldaracci (Paulo Autran), se torna seu antagonista na trama. André, então, tenta provar a todo custo que seu pai foi um herói e não um bandido, como todos acreditam.

André se envolve com duas mulheres: Carina (Elizabeth Savala) e Ana Preta (Glória Menezes). A primeira é uma bailarina de sucesso e pertence a uma tradicional família carioca. Ela é neta de Januária Limeira Brandão (Lélia Abramo) e se casou com o tio César Reis (Carlos Zara), um homem desonesto que está interessado apenas em seu dinheiro. Carina acaba se apaixonando por André. Porém, o personagem também se envolve com Ana Preta, moradora do subúrbio carioca e dona de uma casa de samba, a Flor de Lys. Os três passam a formar, então, um triângulo amoroso.

A história de Carina começa em 1971, quatro anos antes do início da trama, quando ela se apaixona por um bailarino do Theatro Municipal, chamado César. O namoro não era aceito pela sua família e, numa discussão com seu pai, o rapaz passou mal e teve um infarto. A partir daquele dia, Carina prometeu nunca mais pisar num palco. Acontece que Carina havia engravidado e, para não manchar seu nome, sua filha, Ângela (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia) foi criada por sua tia, Irene (Yara Lins).

Quando Carina volta dos Estados Unidos, onde foi estudar balé, César (Carlos Zara), seu tio, pede sua mão em casamento. Eles se casam e, em seguida, Carina conta a ele que tem uma filha. Para não perder Carina, César registra Ângela como sua filha, e os três passam a morar juntos.

A relação do casal parece se acertar, até que Carina descobre que César teve uma amante, Milene Dumont (Marie Antoinette). De posse de uma carta que ele havia escrito à amante, Carina descobre que César só está interessado em seu dinheiro e numa posição nas empresas do Grupo Limeira Brandão. Alem disso, César não admite que a mulher volte a dançar, o que torna a relação ainda mais complicada.

César se apaixona pela mulher e se torna obsessivo, fazendo tudo para não perdê-la. Os dois acabam se separando, e, por vingança, César bola um plano para que Ângela seja flagrada abandonada no apartamento de Carina – e consegue a guarda definitiva da menina.

Durante a crise conjugal, Carina faz uma viagem à cidade de Paço Alegre e conhece André. Depois de uma briga com César, Carina leva seu violão para André consertar. Repleto de trabalho, ele diz que não pode fazer o serviço. Transtornada com problemas com o seu casamento, Carina se joga num rio e André a salva, deixando com ela outro violão. Antes de partir para o Rio, Carina encontra André e paga pelo conserto do violão.

Tempos depois, André é envolvido num assalto e, em sua fuga, acaba se escondendo no prédio de Carina, indo parar justamente em seu apartamento. Desesperada com a perda da filha para César e o final de seu casamento, Carina esconde André com a condição de que ele acabe com sua vida, em troca de toda a sua fortuna. Os dois partem para a casa de praia de Carina, em Ibicuí, mas o pacto de morte dá lugar a um ardente romance entre eles.

Um acidente, entretanto, muda a vida de Carina. Numa viagem à fazenda de Dona Januária (Lélia Abramo) para ver Ângela, César obriga Carina a entrar no seu carro e os dois discutem. Nervosa, a bailarina se joga do carro em movimento e sofre uma grave fratura na perna, o que a impede de voltar a dançar.

Quando a bailarina sofre o acidente, sua família diz a André que ela viajou com o marido, impedindo-o de visitá-la. Depois do tratamento, César recebe de Mário Renner (Fernando José) a informação de que André foi um dos assaltantes e que está sendo procurado pela polícia. Com este trunfo em mãos, César obriga Carina a escrever para André uma carta de rompimento definitivo e força uma reconciliação com a ex-mulher.

Apavorada, Carina grava uma fita dizendo que César pode matá-la e decide fugir para o exterior. Algum tempo depois, entra em contato com André, que vai ao seu encontro em Bariloche. Eles se casam na Argentina e passam a morar num romântico chalé nas montanhas. Em seguida, Carina assina uma procuração dando plenos poderes a André e pedindo que tire César do comando das empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão, que reúne a fábrica de calçados Aquarius, a Malharia Carina, três fazendas no Sul de Minas e vários magazines localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Após perder o poder, César consegue interceptar uma carta que Carina havia enviado para André, dizendo que estava grávida, descobre o endereço da ex-mulher em Bariloche e contrata um bandido – que diz ter sido enviado por André – para matá-la. Carina leva um tiro e decide desaparecer de vez, com dúvidas sobre o verdadeiro mandante do atentado.

Os anos se passam e Carina é dada como morta. André é acusado de ter mandado matar Carina e vai a julgamento, sendo inocentado por falta de provas. Após o julgamento, Carina aparece com Igor (Rafael), o filho de André, nos braços. Quando descobre que André está morando com Ana Preta (Glória Menezes), fica enciumada. André e Carina se reencontram e passam a morar com os filhos numa casa nova. Apesar de apaixonados, a relação do casal é marcada por discussões e ciúmes. Quando Carina descobre que César foi o autor do atentado, se livra da desconfiança em relação a André e finalmente o procura para uma reconciliação definitiva.

Na última semana da novela, César Reis é assassinado. Entre os principais suspeitos estavam Walkíria (Rosamaria Murtinho), Hilário (Reinaldo Gonzaga), Bruno Baldaracci e Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti). Mas a autora decidiu inovar e deixou no ar o suspense sobre a verdadeira identidade do assassino. Após a exibição do último capítulo, Janete Clair esclareceu, em entrevista à imprensa, que o único que teria coragem de matar César Reis seria Baldaracci, já que César ameaçara entregar seu comparsa, Deocleciano, que sabia tudo sobre seu envolvimento no atentado a Carina.

O último capítulo de Pai Herói teve um dos mais altos índices de audiência de uma telenovela até então. Os telespectadores acompanharam a fuga do vilão Baldaracci – que, vestido de pierrô, escapou da prisão a bordo de um helicóptero –, o desfile de Ana Preta na Escola de Samba Beija-Flor de Nilopólis e a reconciliação do casal André e Carina.

André Cajarana é tirado do orfanato pelo avô paterno e passa a viver na cidade de Paço Alegre, em Minas Gerais. Criado com a ilusão de que seu pai era um grande homem. Após a morte do avô, André parte para o Rio de Janeiro para buscar sua própria identidade e tentar elucidar a morte do pai – tido como bandido – e inocentá-lo da acusação de ter roubado terras que não lhe pertenciam e ter inclusive matado um padre. A principal barreira de André é Bruno Baldaracci, um empresário mafioso e ex-sócio de seu pai, o maior envolvido na infâmia e no desaparecimento dele – era casado com a viúva do próprio, Gilda.

Em Nilópolis, município da Baixada Fluminense, André enfrenta Bruno, que tenta encobrir a verdade sobre seus negócios escusos. Impedido pelos Baldaracci de se aproximar de sua mãe, Gilda, André se mete em confusão e é acolhido por Ana Preta, uma mulher sofredora que sempre viveu em função de homens de mau caráter, inclusive Bruno, com quem ela teve uma filha, Geni. Ana Preta é dona da casa de samba, Flor de Lys.

No outro lado da história está Carina, uma famosa bailarina, criada pela tradicional e rica família carioca, Limeira Brandão, liderados pela dominadora Dona Januária, avó de Carina. Carina havia casado com César Reis, um homem inescrupuloso e desonesto que se casou com ela com intuito de dar um grande golpe na família dela. Carina abandona o marido, mas perde a guarda da filha Ângela, e é quando ela conhece André, que já a salvara de morrer afogada numa oportunidade anterior, e que agora, confundido com um ladrão, pede a ele para matá-la.

André e Carina fogem dos problemas no Rio de Janeiro e acabam apaixonados. Ainda acionista majoritária das empresas de sua família, Carina passa uma procuração para que André a represente perante os negócios. É quando André volta ao Rio, batendo de frente com César Reis, e ainda reencontra Ana Preta, sua protetora, apaixonada por ele. Mas Carina é vítima de um atentado e a culpa recai sobre André.

Para interpretar a bailarina Carina Brandão, Elizabeth Savala emagreceu e chegou a pesar 48 kg. A atriz teve aulas com a professora Eugênia Feodorova para aprender os principais passos de dança clássica. Dois bailarinos franceses da Ópera de Paris, Attilio Labis e Françoise Legreé, foram convidados a participar das encenações dos espetáculos Lago dos Cisnes e Gisele, montados especialmente para a novela.

Para acompanhar a recuperação de Carina após o acidente, o Dr. Carlos Bernardo M. de Carvalho prestou consultoria à equipe da novela, cedendo radiografias e orientando o elenco sobre procedimentos médicos.

Algumas personalidades fizeram participações especiais para animar a casa de samba Flor de Lys, como Elza Soares, Nelson Gonçalves e Ângela Maria.

Em 1958, a Rádio Nacional apresentou a história de Pai Herói com o título de Um Estranho na Terra de Ninguém. A trama teve que ser atualizada às pressas por Janete Clair no final da década de 1970: Pai Herói substituiu a história que Lauro César Muniz estava escrevendo, na época, depois que ele precisou se afastar por problemas de saúde.

O vilão Bruno Baldaracci, interpretado por Paulo Autran, conquistou a simpatia do público, apesar das maldades do personagem. Pai Herói marcou a estreia do ator em novelas, assim como de Jorge Fernando, que viveu o Cirilo Baldaracci, e de Regina Maria Dourado, intérprete de Nancy.

O vilão César Reis foi o primeiro personagem de Carlos Zara na TV Globo.
O título provisório da novela era André de La Mancha; depois, passou a ser André Cajarana, até chegar ao definitivo Pai Herói.

Pai Herói foi vendida para Argentina, Estados Unidos, Itália, Panamá e Portugal, entre outros países.

Em 1983, Lélia Abramo e Elizabeth Savala repetiram a dobradinha como avó e neta interpretando Mamma Vittoria e Bruna na novela Pão Pão, Beijo Beijo, de Walther Negrão.

Bruno Baldaracci e Ana Preta
Bruno Baldaracci (Paulo Autran) e Ana Preta (Glória Menezes) foram namorados quando ela tinha 15 anos. Nuno se casou com Gilda (Maria Fernanda), mas continuou com o romance em segredo e os dois tiveram uma filha, Jenny (Sônia Regina). Ana guarda por Nuno uma mágoa profunda. O casal também protagonizou cenas engraçadas e, sempre que falava mal de Nuno, Ana Preta o chamava “panetone”. Durante toda a história, Nuno tenta reconquistar Ana, sem sucesso. Como vingança, toma de volta o Flor de Lys por algum tempo, mas o negócio não dá certo sob sua direção e Ana Preta consegue recuperar a casa de samba. Depois da morte de Gilda, Nuno se entrega de vez à paixão não correspondida por Ana Preta. Em troca de uma promessa de casamento com Ana Preta, Nuno bola um plano para entregar César Reis (Carlos Zara) à polícia e livrar André (Tony Ramos) da suspeita de ter cometido o atentado contra Carina. Às vésperas do carnaval, planeja uma viagem de lua de mel com sua amada para Bariloche mas, após o assassinato de César, foge para o exterior, para alívio de Ana Preta.

Os milagres do Frei Nicolau
Todos os anos, no aniversário de morte Padre Nicolau, Bruno Baldaracci (Paulo Autran) organiza uma romaria para preservar a memória do padre que virou santo. Nuno tem dois objetivos principais: fomentar o ódio por Malta Cajarana (Lima Duarte), suposto assassino do Frei, e garantir os lucros de sua fábrica de velas. As procissões envolvem os moradores de Nilópolis, que participam com estandartes, velas, orações e canções religiosas. Em determinado momento, André (Tony Ramos) consegue bilhetes trocados entre Baldaracci e seu pai, conseguindo provar que Frei Nicolau foi assassinado a mando de Nuno e limpando, assim, a memória de Malta Cajarana.

Malta Cajarana
Nestor Garcia (Dionísio Azevedo) e Malta Cajarana (Lima Duarte) eram muito amigos no passado. Certo dia, Cajarana propôs a compra dos terrenos de Garcia, no Bairro de Boa Viagem, nas margens da Via Dutra, mas não pagou. Aos poucos, foi se apossando de tudo e construindo casas nos terrenos, além de uma loja. Quando Garcia finalmente decide cobrar, Cajarana destruiu a amizade de anos acertando um tiro em seu pulmão. Depois da morte de Cajarana, a viúva Gilda (Maria Fernanda) se casou com Bruno Baldaracci (Paulo Autran), que era braço direito do seu marido, e passou a explorar as propriedades, alugando as casas e faturando com a loja. Para a história não vir à tona, Baldaracci fazia de tudo para agradar Garcia, pai de Ana Preta (Glória Menezes): deu à família a casa de samba Flor de Lys e pagava os estudos de Jenny (Sônia Regina).

Walkíria
Filha de Januária Limeira Brandão (Lélia Abramo), Walkíria (Rosamaria Murtinho) é uma moça sonhadora e romântica. Desde adolescente, é apaixonada pelo primo, César Reis (Carlos Zara), de quem foi noiva durante dez anos. César passa uma temporada em Paris e volta encantado por sua sobrinha, Carina (Elizabeth Savala), com quem se casa, para desespero de Walkíria, que começa a ter surtos de esquizofrenia. Em troca dos brincos de Carina, que pensa terem pertencido a seus antepassados, Walkíria entrega à sobrinha uma carta em que César diz que a odeia, acabando com seu casamento. Com a separação, César fica com a guarda da filha, Ângela (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia), de quem Walkíria cuida como se fosse mãe, tentando reconquistar seu amado. Numa viagem à casa de praia de Carina, sozinha, Walkíria encontra Helen (Érica Kupper), uma moça que fugiu de traficantes bolivianos e aluga a casa por uma semana. Numa brincadeira, a moça pega os brincos de Walkíria e corre para dentro de um barco. Transtornada, Walkíria entra no barco, e as duas começam uma briga, que culmina com a queda de Helen. A moça desaparece no mar, Walkíria tem uma crise febril e volta para o Rio com a ajuda de seus irmãos. No Rio, Walkíria conhece Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti), um galanteador que a ajuda a mudar totalmente o visual. De casamento marcado com César, Walkíria apresenta Gustavo como decorador de interiores, e o rapaz finge ser afeminado para que ninguém desconfie de que eles têm um caso. No dia do casamento, Walkíria diz a César que não quer mais se casar com ele porque não o ama mais. Em seguida, assume seu namoro com Gustavo, para horror da família e surpresa de César. Haroldo (Nildo Parente) e Reginaldo (Ivan Cândido) chegam a oferecer uma boa quantia para Gustavo desistir de sua irmã, ele finge que aceita – o casal planeja se casar no exterior. Entretanto, Gustavo envolve-se com Tarsila (Tessy Callado), com quem tem um filho. Pressionado por escolher entre Walkíria e seu filho, Gustavo não aparece no encontro marcado com Walkíria, que tem um surto e acaba internada. Gustavo visita Walkíria no jardim do hospital psiquiátrico, fica muito sentido com o seu estado e decide anunciar o casamento. Nesse meio tempo, Walkíria é envolvida como suspeita de um crime: o corpo localizado na praia de Ibicuí não seria de Carina, mas sim de Helen, a moça que morreu afogada e Walkíria teria ajudado a enterrar. Walkíria é condenada a dois anos de pena num manicômio judiciário. Ela se casa com Gustavo e, na saída da igreja, é levada pelos policiais para ser internada.

Aline, Cirilo, Romão e Pepo
Protagonizado por Aline (Nádia Lippi), uma jovem enfermeira, bela e dedicada, um quarteto amoroso é formado ao longo da trama de Pai Herói. Ajudante do padre Romão (Fernando Eiras) na creche da Igreja, Aline conhece Cirilo (Jorge Fernando) ao cuidar de seus ferimentos no ambulatório onde trabalha. Cirilo fica encantado pela moça, e os dois começam um romance. Ele acabara de terminar o noivado com Lena (Ana Lúcia Ribeiro) e apresenta Aline como sua namorada à família. Interessado na reconciliação de Cirilo e sua filha, Genésio (Flávio Migliaccio) conta a Bruno Baldaracci (Paulo Autran) que Aline é filha de Leôncio Souza (Paulo Gonçalves), um ex-funcionário odiado pelo patrão. Cirilo e Aline ficam noivos, mas Baldaracci o obriga a terminar tudo. Desolada, Aline conhece Pepo (Osmar Prado), que se abriga na Igreja fugindo da polícia após um assalto, e os dois se envolvem. Pepo acaba preso e Aline o visita regularmente, prometendo esperá-lo cumprir sua pena para se casarem. Porém, no dia em que Pepo sairia da prisão, Cirilo arma um golpe para que Aline não consiga chegar ao presídio a tempo. Sozinho, Pepo perde o encanto por Aline, que por sua vez fica em dúvida se conseguirá assumir a diferença social que existe entre eles. Paralelamente, há um caso mal resolvido entre Aline e Romão. Apaixonado por Aline em segredo, o padre finalmente decide se declarar a ela, que o pressiona a largar a batina para se casarem. Romão, no entanto, decide ser fiel ao celibato e pede transferência para outra paróquia, a fim de esquecer Aline. No final da novela, Aline acaba sozinha: Romão vai embora, Cirilo se casa com Lena e Pepo vai morar com Nancy (Regina Dourado).

Elenco
Aidée Miranda – Dra. Vanda
Alessandra Matos – Ângela
Ana Lúcia Ribeiro – Lena
Antonio Leite – gerente
Áurea Hamerli – Lia
Beatriz Segall – Nora Limeira
Carlos Alberto Juiz do caso Carina Brandão
Carlão Elegante – Teodoro
Carlos Eduardo Dolabella – Promotor do caso Carina
Carlos Kroeber – Thiago
Carlos Zara – César
César Augusto – gerente
Cláudio Cavalcanti – Gustavo
Dionísio Azevedo – Nestor
Elizabeth Savala – Carina
Emiliano Queiroz – Horácio
Fernando Eiras – Padre Romão
Fernando José – Mário Renner
Glória Menezes – Ana Preta
Flávio Migliaccio – Genésio
Hélio Ary – Dr. Soares
Irma Alvarez – Vitória
Isabela Garcia – Ângela
Ivan Cândido – Reginaldo
Jenny Garcia – Sônia Regina
Jonas Bloch – Rafael
Jorge Fernando – Cirilo
Lajar Muzuris – Coxo
Lélia Abramo – Januária
Lícia Magna – Adélia
Lima Duarte – avô André
Lina Araújo – moça Flor de Lys
Lúcia Helena – Lindaura
Manfredo Colassanti – Pietro Baldaracci
Maria Fernanda – Gilda
Maria Helena Dias – Filhinha
Maria Helena Velasco – Mirtes
Marie Antoinette – Milene
Max Shroeder – capanga
Monah Delacy – Eugênio
Nadia Lippy – Aline
Nildo Parente – Haroldo
Noira Mello – Olga
Osmar Prado – Pepo
Paulo Autran – Bruno Baldaracci
Paulo Gracindo – participação
Regina Dourado – Nancy
Reginaldo Faria
Reinaldo Gonzaga – Hilário
Rejane Marques – Clara
Renato Pupo – Padre Felício
Rogério Bacelar – Gil
Rosamaria Murtinho – Walkíria
Sérgio Alan – capanga
Solón de Almeida – gerente
Sônia Regina – Geny
Suzana Faini – Jussara
Tessy Callado – Tarsila
Thaís de Andrade – Odete
Timóteo da Costa – Curió
Tony Ramos – André Cajarana
Vanda Costa – empregada de César
Yara Lins – Irene

A Gata Resumo Atual da Novela

Aqui você confere as novidades dos próximos capítulos da novela Pai Herói

Capítulo 67 – segunda, 02 de janeiro: Carina discute com sua mãe, tentando convencê-la de que quer realmente se casar com André. André combina com Cardoso pegar Mãe Tiana, para irem à polícia no dia seguinte. Gilda procura André no hotel e discute com ele, dizendo que inventaram calúnias a respeito de Nuno. André visita Carina em sua casa. Num restaurante, Nuno e César conversam sobre as possibilidades de se livrarem de André. Gustavo diz a Ana que a ama e que quer ajudá-la a recuperar o “Flor de Lys”. César diz a Walkíria que Carina enlouqueceu, pois pretende se casar com André. Mãe Tiana pede a André que leve a polícia até sua casa, pois ela não está em condições físicas de sair de casa.

Capítulo 68 – terça, 03 de janeiro: Na saída da delegacia, os repórteres abordam André, mas ele se desvencilha deles. Genésio conta para Nuno que Coxo o procurou, dizendo que André deu parte à polícia dele no crime do Frei Nicolau. Nuno telefona para Félix e manda-o seguir André e tentar impedir que ele vá à Mãe Tiana. Carina pede a Tiago que se encarregue da parte administrativa da companhia de balé que ela pretende abrir. Carina confirma a Walkíria que perdeu um anel na casa da praia e Walkíria se recorda de Helen. Jenny chora porque soube que André foi à polícia para entregar seu pai e Ana Preta tenta consolá-la. César diz a Nuno que se recusa a tomar parte na idéia de matar André. Jussara e Irene conversam sobre as possibilidades de fazerem seus maridos perderem as eleições. César vai à casa de Carina e ela lhe diz que vai se casar com André porque o ama apaixonadamente. Cirilo discute com Aline e manda-a descer do carro, porque ela insinua que seu pai pode ser realmente o culpado pela morte do padre. André, o advogado, o delegado e os repórteres chegam à casa de Mãe Tiana.

Capítulo 69 – quarta, 04 de janeiro: Renner tenta convencer Carina a deixar André, dizendo que ela poderá ser envolvida num escândalo com a polícia, mas ela responde que, por ele, ela será capaz de enfrentar tudo. Mãe Tiana conta para o delegado que foi Baldaracci quem mandou matar o padre e que Malta Cajarana era inocente. O delegado diz ao advogado que é preciso achar o sobrinho de Tiana, pois ele está com os bilhetes que elucidam como o revólver de Malta foi parar com Nuno. Nuno fica furioso ao ouvir no rádio a entrevista do delegado sobre o caso do crime do Frei Nicolau. Cirilo fica desesperado quando Romão lhe diz que seu pai é culpado de muitas coisas. Mãe Tiana morre. Aline encontra Lena em casa de Cirilo. Lena a provoca e acabam brigando. André chega em casa de Carina, dizendo que está morto de cansado.

Capítulo 70 – quinta, 05 de janeiro: Carina conta para André seus planos sobre a companhia de balé e ele acaba adormecendo. Na boate, Renner diz à esposa que está pensando em contar tudo sobre André para Norah ou até mesmo para César, mas ela o aconselha a não se meter na vida de Carina. Walkíria pensa ver Helen na boate e fica muito nervosa, pedindo a César que a leve embora. Norah fica preocupada com Carina e pede a Horácio para voltarem para casa. César fica furioso ao ver Carina com André na praia e pega Ângela, levando-a embora. Carina tem uma crise de nervos. Carina pede André em casamento e ele fica muito feliz. Os gerentes dos hotéis comentam as notícias dos jornais sobre Nuno Baldaracci. Ana procura André no hotel e encontra Gilda em seu quarto. Elas discutem e Ana lhe diz que Malta Cajarana morreu inocente. Pepo procura Romão, mas quando este chega não o encontra mais. César telefona para Norah, dizendo que ela precisa voltar imediatamente, pois Carina enlouqueceu, dizendo que vai se casar com André. Nuno procura André no hotel.

Capítulo 71 – sexta, 06 de janeiro: Nuno faz grandes propostas a André para ele revelar aos jornais que tudo não passou de um equívoco. André fica revoltado e o agride. Nuno conversa com Genésio e Rafael sobre seus planos para a ida à delegacia. André procura Ana e conta o que se passou entre ele e Nuno. Nuno manda distribuir mantimentos para o povo e, quando ele chega na delegacia, todos o aplaudem. Carina diz a César que vai impor sua situação com André, nem que para isso tenha que assumir suas empresas, afastando qualquer vínculo entre eles. Jussara diz a Irene que vai colocar no correio a carta que delata o plano de seus maridos para Gusmão perder a eleição. Januária se recusa a falar com Norah e Horácio. Carina chega em casa e encontra André brincando com Ângela. Renner procura César e lhe conta que André foi um dos assaltantes do supermercado.

Capítulo 72 – sábado, 09 de janeiro: César fica surpreso, quando Renner lhe diz que André é um dos assaltantes do supermercado. Carina diz a André que está muito angustiada. André a convida para irem à boate. César diz a Renner que vai pensar muito sobre o caso de André. Januária fala com Norah como se não a conhecesse ainda e ela começa a chorar. César diz a Eugênia e Walkíria que vai requerer muito em breve sua reconciliação com Carina e pretende comprar outro apartamento para eles morarem. Walkíria sai correndo da sala, gritando que vai embora daquela casa. César encontra Carina e André na boate e se aproxima da mesa deles, ofendendo André. Este joga o copo de bebida no rosto de César. Ao chegar em casa, Carina diz a André que está desconfiada das palavras de César, dizendo que ele deveria chamar a polícia. Nuno dá uma entrevista no rádio, desmentindo tudo sobre o crime do Frei Nicolau e dizendo que Mãe Tiana inventou tudo para André se vingar dele. Cardoso diz a André que contratou um detetive particular para procurar o sobrinho de Mãe Tiana. Nuno dá duas pulseiras para Clara e Jenny e as convida para almoçar. César manda Hilário procurar André e dizer que ele foi despedido da fábrica a mando de Carina.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Pai Herói

Capítulo 01 – segunda, 17 de outubro: Marta percebe o clima entre César e Lúcia e decide voltar para o Brasil. Henrique não consegue convencer Vilma a voltar para São Paulo. Alexandre consegue convencer sua mãe a ficar mais um dia em Salzburgo. Bina conta a história da herança a Sandra. Clementino vai até o shopping procurar por Ângela. Vilma diz a Henrique que o casamento deles acabou. Lúcia vai ao encontro de César no hotel. Guilherme rouba objetos valiosos da mansão. Clementino decide conquistar Clara. Henrique denuncia a gangue da academia. César e Lúcia se beijam.

Capítulo 02 – terça, 18 de outubro: César e Lúcia passam o dia juntos, enquanto Marta e Alexandre passeiam pela cidade. César e Lúcia acabam dormindo juntos. Guilherme vai à academia tentar trocar os objetos por droga. Beto ameaça matá-lo e ele atira primeiro. A polícia chega e prende Guilherme. Sandra convence Bina de que ela está sendo enganada e se muda para o cortiço. César diz que vai pedir a separação a Marta e pede a Lúcia que o espere na estação de trem. César volta para o hotel para colocar um fim em seu casamento com Marta, mas é surpreendido pela notícia da prisão de Guilherme.

Capítulo 03 – quarta, 19 de outubro: César, confuso, decide voltar para o Brasil com a família e pede a um boy que entregue um bilhete a Lúcia na estação, mas o rapaz não a encontra. No shopping, Clementino aborda Clara, que se irrita e ameaça chamar um segurança. Ângela convence Vilma a voltar para São Paulo. Rafaela conta para Leila que Guilherme matou Guga. César liga para o escritório de Lúcia, mas é surpreendido por Clara. César e Marta visitam Guilherme, que, ferido, foi levado para o hospital. Em crise, ele diz à mãe que vão matar seu neto.

Capítulo 04 – quinta, 20 de outubro: Pensando que Guilherme se refere a Júnior, os pais o tranquilizam. Agenor e Clementino discutem. Alexandre pergunta a César se ele se encontrou com Lúcia na ausência dele e de Marta em Salzburgo. No hospital, Clementino se disfarça de enfermeiro e entra no quarto de Guilherme. Um vazamento inunda a lanchonete. Sandra e Alexandre fazem amor no banheiro do shopping. Ângela diz a Henrique que alguém desviou dinheiro do shopping e ele, nervoso, diz que depois vê o que houve. Henrique consegue disfarçar o desvio do dinheiro. Henrique demite Ângela por ela não querer atender Edmundo Falcão. Marta pede que Leila e Rafaela não reconheçam Guilherme em seu depoimento. Clementino está no quarto de Guilherme quando Clara chega. Clara passa mal e é amparada por Clementino.

Capítulo 05 – sexta, 21 de outubro: Clara se sente mal, e Clementino, solícito, se oferece para levá-la em casa. Antes, eles vão a um bar e Clementino diz que está apenas fazendo um biscate no hospital. César confessa a Marta que sempre teve medo que Clementino quisesse se vingar dele. Clementino deixa Clara em casa. Clementino consegue encantar Clara. Henrique readmite Ângela em troca que ela converse com Edmundo Falcão. Pressionado por Sandra, Alexandre acaba pedindo-a em casamento. Irritado com o vazamento na lanchonete, Edmundo liga para Ângela, que bate o telefone na cara dele. Clementino e Clara marcam um encontro no cinema. Alexandre consegue que Guilherme responda ao processo em liberdade. Edmundo pede a Lúcia que converse com César sobre o problema.

Capítulo 06 – sábadoa, 22 de outubro: Lúcia diz a Edmundo que vai mandar um de seus sócios em seu lugar e ele se irrita. Lúcia sofre ao relembrar momentos com César. Edmundo leva Lúcia em casa e ouve a voz de César na secretária eletrônica. Constrangida, Lúcia inventa que queria lhe fazer uma surpresa. Alexandre comente com Henrique que César encontrou um amor antigo na Áustria. Clara e Clementino se beijam. Clara pede a Rafaela para arranjar emprego para Clementino. César vai à reunião convocada por Lúcia e eles discutem. Nesta hora, Marta chega.

Capítulo 07 – segunda, 24 de outubro: Romão recebe André, leva-o para dentro de casa e apresenta-o a toda a família. Gilda conversa com André no seu quarto e ele diz que a procurou porque ficou muito perdido, depois da morte de seu avô. André diz a Bruno que pretende ficar na cidade para limpar o nome de seu pai. Januária conversa com César sobre sua situação financeira. César diz que não poderá ajudá-la, pois Tiago obrigou-o a se casar com separação de bens. André conta para Ana que todos na casa de Gilda olharam para ele com raiva, menos seu irmão padre. Carina convida César para jantar com ela em casa de sua avó, mas ele recusa, dizendo que precisa acompanhar uns amigos de fora. Num restaurante, Moura e Tiago veem César e Milene chegando. Bruno aconselha Gilda a mandar André embora da cidade.

Capítulo 08 – terça, 25 de outubro: Januária tenta convencer Carina a dar o lugar de diretor-superintendente nas suas empresas para César. Pepo encontra André no hotel e o reconhece como o rapaz que o defendeu na briga do bar. Os filhos de Gilda estão revoltados por causa de André e discutem com ela. Ana Preta fica com ciúmes ao ver André dançando com Nancy no cabaré, e repreende André por estar andando com Curió. Pepo sai da casa de Jenny. Cirilo joga um envelope debaixo da porta de Garcia e atira uma pedra na janela de sua casa.

Capítulo 09 – quarta, 26 de outubro: Garcia lê o bilhete, assinado por André, dizendo que vai se vingar de todos que mataram Malta Cajarana. Ana Preta conta para André que seu pai foi o maior inimigo do pai dela. Ana defende André, dizendo ao seu pai que André não poderia ter atirado a pedra, pois ele passou a noite no cabaré. Carina sonha que está dançando e, quando acorda, insiste com César para que a deixe voltar a dançar. Carina procura Tiago e diz que vai nomear seu marido diretor-superintendente das empresas. César pede a Milene que volte para Paris e ela tem uma crise e sai correndo. Garcia vai de loja em loja, mostrando o bilhete assinado por André. Pepo descobre que André é filho de Cajarana. Milene chega ao apartamento de César.

Capítulo 10 – quinta, 27 de outubro: Walkíria, fingindo ser a esposa de César, sai com Milene. André chega perto do cruzeiro e encontra o Coxo, que lhe diz que não foi ele quem telefonou, marcando um encontro lá. Nuno procura Ana Preta e pede para ela afastar André da cidade, mas ela manda-o embora. No cruzeiro, vários homens agarram André e o levam para um matagal. Coxo e Pepo socorrem André. Walkíria telefona para César e diz que esteve com Milene e que precisa muito conversar com ele, convidando-o para almoçar. Ana Preta visita André e lhe conta que jogaram uma pedra na sua casa com um bilhete dele. André vai à casa de Gilda.

Capítulo 11 – sexta, 28 de outubro: André conta para todos em casa de Gilda que foi vítima de um atentado. Romão promete ajudá-lo, dizendo que irá procurar todas as pessoas envolvidas no caso de seu pai e convencê-las de que André não ameaçou ninguém. Gilda conta para André que seu pai era bicheiro e traficante. Walkíria diz a César que Milene exigiu um milhão de cruzeiros para não mostrar a Carina a carta que ele lhe escreveu antes do casamento, dizendo que se casaria com ela por causa de seu dinheiro. Na escola de dança, César pede a Mário que não insista com Carina para ela voltar a dançar. Romão tenta convencer os gerentes dos hotéis de Nuno a falarem com André, mas eles se recusam. Ana Preta visita André no hotel e conta que seu advogado disse que ele pode até colocar Gilda na cadeia. Gilda e Coxo chegam ao quarto de André.

Capítulo 12 – sábado, 29 de outubro: Gilda entrega para André a fotografia que ela havia lhe prometido. Ana Preta discute com Gilda, dizendo que André deve reclamar tudo o que tem direito. Ana fica muito sentida, quando André lhe diz que ela resolveu se vingar de Gilda às suas custas, e ela sai chorando. No cabaré, Ana Preta pede a Tarsila que leve um remédio para André, pois ela nunca mais quer vê-lo. André delira, com febre. César vende umas peças antigas e entrega o cheque para Walkíria. Milene entrega a carta para Walkíria, em troca do cheque, e esta telefona para César dizendo que queimou a carta. Baldaracci chama Garcia e diz que Ana Preta está protegendo André e que ele deve proibi-la de andar com o rapaz. André diz a Ana Preta que decidiu ir morar com sua mãe e ela diz que ele irá se arrepender. Milene chega ao coquetel da posse de César para felicitá-lo. André entra em casa de Gilda.

Capítulo 13 – segunda, 31 de outubro: Milene diz a Carina que só queria conhecê-la. Jussara fica revoltada, pois Januária diz a Haroldo que quer que ele fique em Paço Alegre e se candidate a vereador. Romão chega à casa e janta com André. Ele conta para André que nenhum dos homens que ele procurou está disposto a se aproximar dele. Cirilo, ao encontrar André em sua casa, discute com sua mãe, dizendo que não vai aceitá-lo como irmão. André escuta Nuno brigando com Gilda por causa dele. Romão pede a Garcia o bilhete que foi escrito em nome de André e fica desconfiado, olhando os cadernos de Cirilo. Rafael discute com Nuno por ele ter solto os assaltantes do hotel. Romão mostra o bilhete para Nuno. César discute com Tiago, dizendo que ele deverá somente dirigir-se a Carina por seu intermédio. Januária e Haroldo chegam à casa de Gilda.

Capítulo 14 – terça, 01 de novembro: Gilda conta para Januária que André está morando com ela, mas que ele saiu para procurar emprego. Ao sair da casa de Gilda, Januária encontra André, que lhe diz estar com muita saudade da sua cidade. André ouve Romão pedir a Cirilo que procure os homens e lhes diga que foi ele quem escreveu o bilhete, mas o irmão se recusa. Nuno manda Genésio telefonar para o rapa, ao saber que André continua trabalhando como camelô. Pepo, ao ver o rapa, foge, mas André reage e é preso. Ana pede ajuda ao seu advogado para soltar André. Apesar da insistência de César, Carina lhe diz que não quer outro filho, para não ter de parar com seus exercícios de balé. Ana, dentro de um táxi, vê André saindo da delegacia com seu advogado.

Capítulo 15 – quarta, 02 de novembro: Walkíria diz a Jussara que vai oferecer a César um preço muito alto pelos brincos. André discute com Nuno e Gilda, dizendo que ninguém quer ajudá-lo, e faz um escândalo. Nuno acaba agredindo-o. Walkíria fica chocada ao ver que Carina está usando os brincos que ela pretendia comprar e resolve jantar no quarto. Horácio pede a Norah para esperar mais um pouco, pois ele irá ao interior conversar com sua mãe sobre o casamento deles. André resolve sair da casa de Gilda e vai procurar Garcia. Ele pede a Garcia para lhe falar de Cajarana, mas não diz que é seu filho. Pepo conta para André que foi Ana Preta quem o tirou da delegacia. Nuno pede a Genésio para arrumar um emprego qualquer para André. Walkíria diz a Carina que quer comprar seus brincos. André procura Ana no cabaré e pede para ela lhe ensinar a dançar, e acabam se beijando.

Capítulo 16 – quinta, 03 de novembro: Walkíria pede a Carina que lhe venda os brincos, prometendo dar em troca a carta que César escreveu para Milene, antes do casamento. Carina procura Tiago, chorando, mas diz que não lhe pode contar por que está triste. César reclama com Carina, pois Tiago lhe deu uma bronca por ter despedido um funcionário antigo das empresas. Carina manda Tiago readmitir o funcionário e César fica furioso. André brinca com Ana Preta e acaba caindo no chão. Nisso, chega Romão e Ana disfarça e vai embora. Romão diz a André que sua mãe arranjou um emprego para ele como motorista da mulher de Genésio, mas ele diz que vai pensar se aceita. Januária fica revoltada, quando o padre Felício lhe diz que Horácio quer se casar com Norah. André pede a Coxo que lhe mostre o lugar onde seu pai foi enterrado. Carina chega à casa de Walkíria, lhe entrega os brincos e pede a carta.

Capítulo 17 – sexta, 04 de novembro: No carro, Carina lê a carta que Walkíria lhe entregou. André diz a Coxo que só irá embora da cidade depois de limpar o nome de seu pai. Gilda discute com Nuno por causa de Ana Preta. Ao saber que André está querendo descobrir o nome de todos os inimigos de seu pai, Nuno decide fazer uma romaria até o cruzeiro no dia do aniversário de nascimento do Frei Nicolau, que foi assassinado por Cajarana. César reclama com Carina de sua atitude no escritório. Carina não responde e continua tocando violão. Januária se recusa a aceitar o casamento de Horácio com Norah. André está consertando a televisão de Garcia quando chega um dos gerentes de Baldaracci, dizendo que precisa falar com ele sobre o filho de Cajarana. Nuno procura Ana Preta e ela entra no seu carro. Carina diz a César que vai jantar com seu empresário.

Capítulo 18 – sábado, 05 de novembro: Carina sai sem dar explicações a César. Garcia fica desconfiado de que o rapaz que consertou a televisão é o filho de Cajarana. Nuno promete defender André, se Ana Preta se afastar dele. Carina diz a Mário que decidiu voltar a dançar. Ana pede a André que se afaste dela. Carina chega à casa embriagada e César leva-a para o quarto. André vai à casa de Genésio e diz que aceita o emprego de chofer, mas Genésio fica de lhe dar uma resposta mais tarde. Ana Preta telefona para Nuno, dizendo que ele terá que evitar a reunião que estão pretendendo fazer contra André. Nuno diz a Gilda que só ajudará André se ela prometer não falar mais com ele. César fica surpreso ao receber o telefonema de um repórter, querendo entrevistar Carina sobre a sua participação no “Lago dos Cisnes”.

Capítulo 19 – segunda, 07 de novembro: Nuno reúne os gerentes e desfaz a reunião planejada contra André, prometendo se responsabilizar pela segurança deles. Garcia procura Ana Preta no cabaré e a proíbe de proteger André. Genésio diz a André que ele está empregado como chofer em sua casa, pois Nuno se responsabilizou por ele. Nuno manda Félix vigiar todos os passos de André. César discute com Carina por ela ter voltado a dançar, mas ela diz que não vai renunciar ao balé. Januária diz a Norah que não aceita seu casamento com Horácio. André procura Ana Preta e ela lhe pede que não apareça mais lá. Ele sai furioso e ela fica chorando. Horácio busca Carina no ensaio de balé, dizendo que Januária chegou e quer falar com ela. Januária diz a César que vai fazer Carina desistir de dançar.

Capítulo 20 – terça, 08 de novembro: André leva a família de Genésio à casa de Nuno. Romão pergunta se ele não quer entrar, mas ele recusa. Gilda leva um prato de comida para André e eles conversam sobre seu pai. Carina discute com Januária, dizendo que não irá largar o balé, pois César não merece, e que ele a usou, casando-se com ela. Januária fica indignada, dizendo que ela não tem o direito de usar mais seu nome de família. Os gerentes chegam à casa de Nuno e contam que seu hotel foi novamente assaltado e que levaram tudo. Nuno manda Rafael obrigar um dos bandidos, que foi agarrado, a contar tudo sobre seu companheiro e o paradeiro do dinheiro roubado. Ana, ao chegar à casa, vê que Pepo é quem está namorando sua filha e o expulsa de lá. César diz a Carina que ela tem uma noite para pensar sobre a sua volta para o balé. E se ela insistir em dançar, tudo estará acabado entre eles.

Capítulo 21 – quarta, 09 de novembro: Irene acusa Walkíria de ser a responsável pelo rompimento de Carina com César e Januária. Ana diz a Garcia que está furiosa, pois Baldaracci a obrigou a se afastar de André. Ao colocar o carro na garagem, André encontra Lena. Ela o prova e ele acaba beijando-a. Carina chega atrasada ao ensaio de balé, pois César proibiu Olga de acordá-la. Rafael entrega a Nuno o dinheiro que foi roubado do hotel e, chorando, diz que ele transformou-o num assassino. Tiago mostra a César a reportagem que saiu no jornal sobre a estreia de Carina e ele fica furioso, saindo da sala. André leva Lena para comprar as entradas para o balé e, ao ver Carina no cartaz, fica maravilhado e resolve comprar também uma entrada para ele. Nuno vai à casa de Ana Preta e surpreende-a passando as roupas de André. César chega a casa e diz a Eugênia que vai viajar.

Capítulo 22 – quinta, 10 de novembro: Ana Preta nega que as roupas sejam de André, mas Nuno não acredita e discute com ela. Eugênia tenta convencer César a não fugir de casa e enfrentar a situação. Cirilo repreende Lena por ter saído sozinha de carro com André, e discute com André, dizendo que não confia nele. Ao chegar ao hotel, André encontra Ana Preta. Ela o aconselha a não se meter com Lena. Eles acabam discutindo e André diz que não precisa dela para nada. André recorta a fotografia de Carina do jornal e prega-a na parede de seu quarto. Irene conta para César que Carina mudou em relação a ele, por causa da carta que Walkíria lhe entregou. César procura Carina no camarim do teatro e lhe diz que soube de tudo sobre a carta e, como prova de que a ama, entrega sua carta de demissão das suas empresas. Ele lhe pede que dance essa noite pela última vez. Carina diz a sua mãe que vai dançar como nunca.

Capítulo 23 – sexta, 11 de novembro: Walkíria diz a Jussara que desejou que Carina não tivesse sucesso na sua estreia. André fica emocionado ao ver Carina dançar. Depois do intervalo, César entra em seu camarote indignado, dizendo a Eugênia que foi apresentado como sendo o marido de Carina. Norah diz a Horácio que ele tem que ter coragem para romper com sua mãe e casar-se com ela. Romão encontra um bilhete de Ana Preta para seu pai em sua casa e resolve procurá-la. Ana Preta diz a Romão que seu pai a enganou, casando-se com Gilda. O balé é um sucesso e Carina é chamada ao palco várias vezes. Num bar, Curió dá o endereço da mãe Sebastiana para André, pois ela conheceu seu pai. Garcia, bêbado, provoca André, chamando-o de assassino.

Capítulo 24 – sábado, 12 de novembro: Coxo e André levam Garcia até em casa. Ana Preta recomenda a André que ele pare de remexer no passado, pois corre risco de morte. André encontra Lena em seu quarto. César se sente inferior com o sucesso de Carina e eles discutem drasticamente. Carina decide abandonar a casa junto com Ângela. André pergunta a Gilda se ele representa alguma coisa para ela. Gilda confessa a Filomena que não sabe se ama André. Carina está com as malas prontas para deixar a casa, mas Ângela se recusa e chora nos braços de César.

Capítulo 25 – segunda, 14 de novembro: Carina arranca Ângela dos braços de César e vai para a casa da mãe. Norah ameaça viajar por quatro meses e Horácio sofre com a notícia. Baldaracci organiza os detalhes para a romaria do Frei Nicolau. Baldaracci pressiona Coxo e ele conta tudo sobre o relacionamento de André com Ana Preta. André flagra a encenação que Baldaracci está tramando para a romaria do Frei Nicolau. Tiago recomenda Carina a aceitar o pedido de demissão de César. André e Pepo vão até a casa de mãe Sebastiana, mas descobrem que ela se mudou às pressas de noite. No Flor de Liz, André reafirma para Ana Preta seu objetivo de limpar o nome de Malta Cajarana. Logo depois, ela telefona para Romão vir buscar André na casa de samba.

Capítulo 26 – terça, 15 de novembro: Os homens de Baldaracci levam todas as cadeiras e mesas do cabaré, deixando Ana Preta desesperada. Em um bar, Romão e André conversam sobre Cajarana. Ana vai à casa de Nuno, mas ele não a recebe. Januária tenta convencer César a se reconciliar com Carina. César diz a Walkíria que ela destruiu tudo entre ele e Carina. Ana vai ao escritório de Nuno e lhe pede que devolva os móveis. Gilda fica indignada ao encontrar Ana lá e diz a Nuno que não quer que ele devolva os móveis do cabaré. Ana diz a Garcia que um dia ela irá se vingar de todos os Baldaracci. César fica chocado ao saber que seu pedido de demissão das empresas de Carina foi aceito. Nuno devolve os móveis e Ana diz a André para ele não aparecer mais na sua frente. Lena diz a André que gosta dele, mas ele lhe pede para ela se afastar dele, pois não quer se meter em encrencas. Ao chegar em casa, Carina fica assustada porque Ângela não está no quarto.

Capítulo 27 – quarta, 16 de novembro: Carina telefona para César, pedindo que traga Ângela. Ele diz que quer se reconciliar com ela. Carina decide buscar sua filha e, ao chegar em casa de César, fica indignada ao ver Milene brincando com ela. Ao sair, Carina encontra César e discute com ele, dizendo que ele não presta. César a agride e um fotógrafo flagra o acontecimento. Irene discute com Reginaldo por ele não ter dito a sua mãe que não quer ir para o interior. Romão diz a Gilda que acha que André tem razão ao dizer que existe alguma coisa que não foi contada sobre seu pai e que ele não parece ser seu filho. André aceita trabalhar para Cirilo, carregando madeira, mas, quando percebe que está trabalhando para a romaria, ele diz que não vai tomar parte naquela palhaçada. Na romaria, André, ao reconhecer o homem que estava fingindo um milagre, começa a gritar que aquilo é mentira, mas os homens de Baldaracci o agarram.

Capítulo 28 – quinta, 17 de novembro: Coxo leva Ana Preta até seu barraco, onde trancou André, para ela convencê-lo a ficar quieto. Os dois acabam se beijando e Ana diz que gosta muito de André, mas não pode ficar com ele. Gilda, desesperada, conta para Romão que não teve coragem de impedir que os homens de Baldaracci levassem André para fora da festa. Lena vai ao quarto de André e diz que quer ajudá-lo e o abraça. César fica revoltado ao ver sua fotografia no jornal, agredindo Carina. Milene chega na casa de César e ele lhe pede para o deixar em paz. Carina pede a Horácio que tome as providências para o seu desquite. Padre Felício diz a Januária que vai para o Rio tentar salvar o casamento de Carina. Januária fica escandalizada com a fotografia de César e Carina no jornal. César fica feliz ao encontrar padre Felício no camarim de Carina.

Capítulo 29 – sexta, 18 de novembro: André lê a notícia no jornal de que Carina foi agredida publicamente pelo marido. Padre Felício tenta convencer Carina a dar uma chance a César, mas ela se recusa. Lena conta para André que ela e Cirilo vão ficar noivos. Padre Felício diz a César que Carina se recusa a falar com ele. Ana Preta fica furiosa, quando seu pai lhe entrega um bilhete de Nuno marcando um encontro com ela. André fica todo feliz ao ver o padre na casa de Gilda. Ele o leva até a casa de Carina e diz que vai lhe explicar a sua verdadeira situação naquela cidade. André fica decepcionado, pois Carina não está em casa. Os Baldaracci e a família de Lena comemoram o noivado dela com Cirilo. Nuno entra no cabaré e força Ana a sair com ele, para conversarem. Carina fica surpresa ao ver César em sua casa.

Capítulo 30 – sábado, 19 de novembro: Carina pergunta como César conseguiu a chave do seu apartamento. Ele diz que quer conversar com ela, como duas pessoas civilizadas. César tenta convencer Carina a voltar para ele, mas discorda quando ela lhe diz que ele tem que aceitar a sua vida, colocando sua carreira de bailarina acima de tudo. Garcia, bêbado, diz a Ana Preta que odeia Nuno, mas que foi obrigado a aceitar o que ele queria. Horácio telefona para Carina em Salvador e diz que o juiz decretou o desquite, julgando César culpado. O padre diz a Januária que Carina escreveu de Salvador insistindo em ajudá-la, mas Januária recusa, e manda tirar o retrato da neta da sala. Walkíria diz a sua mãe que César ainda voltará para ela. Pepo tenta convencer André a trabalhar com ele e Curió, mas ele se recusa, dizendo que acredita que vai aparecer alguma coisa melhor para ele. Lena mente para Cirilo, dizendo que André anda atrás dela. César fica furioso ao encontrar Ângela sozinha com Olga na casa de Carina. E oferece uma grande quantia de dinheiro para Olga sumir daquela casa.

Capítulo 31 – Segunda-feira, dia 21 de novembro:: César dá dinheiro para Olga sumir e diz que ele vai cuidar de Ângela. Depois, volta para sua casa, deixando Ângela sozinha. Telefona então para casa de Carina e, como ninguém atende, liga para a vizinha e constata que Ângela está sozinha. Por isso chama os bombeiros para arrombarem a porta do apartamento; finge salvar Ângela e, em seguida, telefona para seu advogado, dizendo que quer a guarda da filha, pois ela está abandonada. Romão chega em casa de Gilda e pede a Nuno que convide André para jantar com eles, mas ele se recusa. Horácio procura Carina em Belo Horizonte e conta que ela está ameaçada de perder Ângela. Ela volta para o Rio e pega Ângela na casa de César. Pepo pede a Ana Preta a mão de Jenny em casamento, mas ela recusa. Cirilo surpreende André beijando Lena, e tranca a porta do quarto de André pelo lado de fora. Tiago diz a Carina que o juiz decidiu o caso de sua filha.

Capítulo 32 – Terça-feira, dia 22 de novembro:: Carina fica desesperada ao saber que perdeu a posse e guarda de Ângela em favor de César. Cirilo leva Genésio até o quarto de André e Lena diz a seu pai que André a obriga a ir lá todas as noites, para lhe levar comida. Genésio expulsa André de sua casa. André procura Ana Preta no cabaré e lhe pede ajuda. César busca Ângela em casa de Carina, dizendo que ela poderá visitá-la, e Carina fica desesperada. Durante a celebração da missa de Romão, os seguranças de Baldaracci tentam pegar André, mas Rafael interfere, levando-o para fora da igreja. Rafael aconselha André a sumir da cidade e entrega o bilhete de Gilda. Ela pede que André vá embora da cidade. André encontra Pepo e Curió e concorda em participar do esquema deles. Ao saber que se trata de um assalto, André tenta desistir, mas é forçado a continuar. Durante o assalto, a polícia chega e André se esconde no edifício de Carina. A polícia cerca o prédio. André, ao ver Carina, manda-a ficar quieta, apontando-lhe o revólver.

Capítulo 33 – Quarta-feira, dia 23 de novembro:: Carina esconde André no seu apartamento. Carina dá comida para André e diz que ele só sairá de seu apartamento quando ela quiser. Walkíria conta para Januária que César telefonou, avisando que conseguiu a guarda de Ângela e que Carina sumiu. André telefona para Ana e pede para ela guardar sua mala. Carina acorda André, dizendo que a polícia já saiu do prédio. Ela diz que eles vão viajar e que ela agora vai lhe dizer o que quer dele.

Capítulo 34 – Quinta-feira, dia 24 de novembro:: Carina oferece a André um cheque em branco, pedindo que ele a mate, pois ela já está cansada de viver. Carina esconde André no seu carro e passa pelo porteiro do edifício, dizendo que vai viajar. Lena procura Cirilo na loja e pede para ele lhe dar mais uma chance, mas ele recusa, mandando-a esquecê-lo. Nuno manda Genésio e Rafael capturarem Pepo e entregarem à polícia, oferecendo um prêmio em dinheiro para quem o entregar, pois assim ele ficará famoso. Garcia, bêbado, entrega a Ana o colar que Nuno lhe mandou, mas ela manda devolver na casa dele. Gilda diz a Romão que está muito preocupada com André e que precisa saber notícias dele. César procura Carina em seu apartamento e fica desconfiado ao ver que seu aparelho de barba foi usado. Tiago encontra César no apartamento de Carina e diz que vai aconselhar Carina e provar que Ângela não é filha dele. Gilda recebe a joia, mas fica desconfiada de que não é para ela. Carina pergunta a André o nome dele e fica surpresa ao saber que ele é André Cajarana.

Capítulo 35 – Sexta-feira, dia 25 de novembro:: André diz a Carina que vai cumprir a promessa de matá-la e ela lhe entrega o cheque e a chave do cofre. André telefona para Ana Preta e diz que está apaixonado, mas não conta por quem. Gilda mostra o colar para Nuno e ele leva um susto, mas disfarça, dizendo que é para ela. Jenny chega na casa de Nuno e agradece o presente que ele mandou para sua mãe. Ao ouvir isso, Gilda fica furiosa e joga o colar pela janela. Carina telefona para saber notícias de Ângela e proíbe César de ir até sua casa da praia. Januária pede a Hilário que largue seu emprego no Rio e vá morar com ela na fazenda. Nuno telefone para Ana Preta e ela diz que não quer mais saber dele. André discute com Carina, dizendo que ela tem tudo e quer morrer, enquanto outros rezam para viver. Carina chora e André tenta consolá-la. Ela pede que ele a ajude e eles acabam se beijando.

Capítulo 36 – Sábado, dia 26 de novembro:: Carina se desvencilha de André, o chamando de marginal. Lena corre atrás de Cirilo, mas fica decepcionada ao vê-lo entrar no carro e beijar a moça. César janta com Milene e lhe diz que ama Carina. Ao ver Tiago, Horácio e Renner no restaurante, César se aproxima da mesa deles e faz insinuações sobre o comportamento de Carina, dizendo que viram um homem, dirigindo seu carro, perto da casa da praia. Nuno vai à casa de Ana Preta e vê Leôncio carregando-a no colo, pois ela torceu o pé e teve que enfaixá-lo. Nuno, furioso, manda Rafael arrumar um novo gerente, para o lugar de Leôncio. No dia seguinte, Carina pede desculpas a André por tê-lo tratado mal e lhe conta que teve um sonho, no qual ela estava dançando e que ele a beijou. Gilda vai à casa de Ana Preta e diz a Garcia que quer ser sua amiga. Carina, ao chegar em casa com André, nota que o portão está aberto e manda-o se esconder. César, vendo-a chegar, se dirige para a casa de Carina.

Capítulo 37 – segunda, 28 de novembro:: : César discute com Carina por tê-la visto com um homem no carro, e ela manda ele sair de sua casa. Ao deixar a casa de Carina, César vê o carro dela parado e diminui a velocidade, observando André. Nuno despede Leôncio e o obriga a sair da cidade. Ana Preta fica furiosa ao saber que Gilda esteve em sua casa. André aconselha Carina a procurar seu advogado e ver sua filha, dizendo que ela deve lutar para conseguir o que quer. Irene discute com Reginaldo porque ele está querendo morar na fazenda. Carina visita Ângela e diz a César que quer levá-la para passar algumas horas com ela, mas ele diz que ela está fora do horário permitido. Gilda diz a Adélia e Filhinha que ela precisa descobrir toda a verdade sobre a filha de Ana Preta, e pede a Coxo para ajudá-la. Horácio diz a Carina que se sua mãe voltar de viagem, ela poderá reaver Ângela, alegando que sua avó tomará conta dela. Nuno diz a Rafael que Pepo foi encontrado e que ele vai entregá-lo à polícia. Carina chega à sua casa da praia e procura André.

Capítulo 38 – terça, 29 de novembro:: : Romão tenta impedir Nuno de prender Pepo, mas logo que Romão sai de casa, Nuno manda seus homens avisarem à polícia onde Pepo está escondido. Nuno e Gilda levam um casal de americanos para conhecerem o cabaré de Ana Preta. Romão procura Pepo e lhe aconselha a mudar de vida. Pepo foge e a polícia encontra um bilhete no galpão. Ana Preta discute com Gilda no cabaré e acaba agredindo-a. Carina diz a Renner que pode programar o balé porque ela está louca para voltar a dançar. Carina diz a André que descobriu que o ama, e eles se beijam apaixonadamente. César se oferece para entregar o dinheiro que Padre Felício quer mandar para André, dizendo que precisa tirar uma dúvida a respeito dele. Walkíria diz a César que o ama, mas ele lhe responde que não quer esquecer Carina. Garcia conta para Coxo que Baldaracci é o pai de Jenny.

Capítulo 39 – quarta, 30 de novembro:: : O bilhete que acharam no esconderijo de Pepo está assinado por Titan, mas não revela quem é o terceiro assaltante. Ana Preta continua cuidando das roupas de André. Carina lê o jornal e conta para André que seu nome não está envolvido com o dos assaltantes, mas ele fica amedrontado, lembrando-se de que, ao entrar no prédio de Carina, esbarrou com um homem. Carina escuta André telefonando para Ana e fica com ciúmes, discutindo com ele. André resolve buscar suas roupas na casa de Ana, mas Carina sai correndo atrás dele e lhe pede desculpas, dizendo que sentiu ciúmes, e lhe entrega a chave do seu carro. Eles se beijam e o fotógrafo bate várias fotos deles. Padre Felício pede a César que entregue um dinheiro para André. César diz a Walkíria que viu Carina com um homem, que se parecia com André, e volta para o Rio, deixando Ângela aos seus cuidados. Coxo conta para Gilda que Jenny é filha de seu marido com Ana Preta e ela fica furiosa, indo ao cabaré para falar com Ana. André chega no “Flor de Lys” e Gilda, ao vê-lo, fica emocionada.

Capítulo 40 – quinta, 1 de dezembro: : André trata Gilda friamente e diz que compreende que ela não poderia sentir amor pelo filho do homem que ela odiou. Ele pede para ela esquecê-lo. Gilda começa a chorar e acusa Ana Preta de ter preparado a cena para vê-la humilhada. Gilda chega em casa e joga-se na cama, soluçando, e Romão tenta consolá-la. Carina fica furiosa ao telefonar para César, pois ele lhe diz que Ângela está com Januária, e ela diz que vai buscá-la no interior. André chega à casa da praia e Carina diz que ficou com medo que ele não voltasse. Eles se abraçam e saem de iate. César vai com Irene até a casa de Gilda na esperança de se certificar que o rapaz que está com Carina é André, mas não consegue chegar a nenhuma conclusão, pois Gilda lhe diz que não sabe do paradeiro do filho. Carina pede a André que a faça acreditar que ele a ama realmente. Gilda diz a Nuno que, se ele não obrigar Ana Preta a deixar Nilópolis, ela trará André para sua casa.

Capítulo 41 – sexta, 02 de dezembro: : Gilda discute com Nuno, tentando forçá-lo a afastar Ana Preta da cidade. Rafael, muito nervoso, conta para Romão que o bar do Lopes foi destruído a mando de seu pai. Lena procura Ana Preta, dizendo que fugiu de casa e precisa de sua ajuda. No iate, Carina e André conversam sobre o envolvimento deles e André lhe diz que eles devem curtir o momento presente. André se empolga com a chegada do iate na ilha e começa a gritar. César ouve música, pensando em Carina. Eugênia o interrompe, dizendo que a situação financeira deles está péssima. Ana Preta leva Lena para sua casa e chama seus pais. Ela faz Mirtes e Genésio jurarem que tratarão sua filha com amor, pois só assim ela voltará para casa. Nuno diz a Rafael que está desesperado, pois Gilda descobriu que Jenny é sua filha e quer obrigá-lo a afastar Ana Preta da cidade. Na ilha, Carina fica assustada, pensando que André irá matá-la. Norah chega de viagem. O fotógrafo mostra a César as fotografias de Carina com André.

Capítulo 42 – sábado, 03 de dezembro: : Norah fica preocupada com as notícias sobre sua filha. Horácio diz a Norah que a única esperança de Carina reaver Ângela é ela se responsabilizar pela custódia da menina. Na ilha, André arromba a porta da casa, pois Carina não o quer deixar entrar. Ela pede que ele não a mate, porque ele lhe devolveu a vontade de viver. André diz que em momento algum pensou em matá-la, principalmente porque a ama e não é um assassino. Renner recebe uma intimação para depor como testemunha do assalto, pois viu um dos assaltantes entrando no prédio de Carina. César mostra para Januária e para toda a família as fotografias de Carina com André. Nuno força Garcia a beber e debocha dele na frente de todos. Gilda vai à casa de Ana Preta, dizendo que precisa muito conversar com ela. Renner chega à delegacia e o delegado lhe mostra umas fichas, pedindo que tente reconhecer um dos assaltantes. Como não reconhece, o delegado pede-lhe que faça um retrato falado do homem.

Capítulo 43 – Segunda-feira, dia 05 de dezembro: Renner não consegue fazer direito o retrato falado do assaltante, mas diz que se o vir novamente, irá reconhecê-lo. Gilda pergunta a Ana Preta se ela sabe onde André está e diz que vai lhe tirar o “Flor de Lys”. Januária aconselha César a ser enérgico com relação a Carina. Gilda ameaça Nuno de se separar dele, se ele não obrigar Ana Preta a deixar a cidade. Cirilo vai à casa de Lena e ela e seus pais ficam muito felizes, recebendo-o com muitas gentilezas. André escuta Carina mentir para sua mãe no telefone, dizendo que está sozinha na casa da praia. Carina diz a André que vai lhe dar um emprego numa das suas indústrias e que ele poderá vencer pelo seu próprio valor. Horácio procura Norah e diz que a ama. César beija Walkíria, mas ele se arrepende. Ao sair do cabaré, os seguranças de Baldaracci obrigam Ana Preta a entrar no seu carro.

Capítulo 44 – Terça-feira, dia 06 de dezembro: Baldaracci propõe a Ana Preta mudar para zona sul e administrar uma cantina italiana em troca do Flor de Liz. Ana Preta pergunta a Garcia se Malta Cajarana foi o verdadeiro responsável pelo crime do Frei Nicolau. André fica hesitante com a nova vida ao lado de Carina. Ao chegar na empresa, Carina agiliza a contratação de André como chefe de sessão. César mostra as fotos de Carina e André para Norah. Horácio discute com César e Norah se sente mal. Ana Preta conversa com seu advogado para saber se Baldaracci realmente pode retirar o Flor de Lys. Carina leva André até sua casa e encontra Norah e César por lá.

Capítulo 45 – Quarta-feira, dia 07 de dezembro: Carina discute com César por causa de sua filha e ele continua fazendo insinuações contra sua moral. Norah fica horrorizada, quando Carina lhe diz que conheceu um homem que lhe devolveu a vontade de viver e que ela pretende se casar com ele. César observa Carina se despedindo de André e decide seguir o carro dele. Ana Preta diz a Nuno que não vai entregar o “Flor de Liz” e que vai passar a morar lá. Nuno diz a Gilda que deu seis horas para Ana sair do cabaré, e Gilda finge para os filhos que fez as pazes com ele. César procura André no hotel e lhe entrega o dinheiro que o Padre Felício lhe mandou e o previne contra Carina, dizendo que ela costuma ter a fraqueza de se apaixonar por outros homens. Ele diz para André se afastar de Carina e é expulso do quarto. Cirilo fica impressionado com Eliane e pede a Lena que a apresente a ele. Carina diz a Renner que voltará a dançar por causa de André e ele diz que quer conhecê-lo. Carina combina de jantar com Renner e André.

Capítulo 46 – Quinta-feira, dia 08 de dezembro: André, ao ver Renner com Carina, sai do restaurante. César procura Nuno e conta que esteve com André e que ele continua na cidade. Ele diz que conseguiu o título de conde para Nuno. André procura Ana no cabaré e diz que está apaixonado por Carina e que ela lhe arrumou um emprego numa de suas fábricas. A mando de Nuno, Rafael, Genésio e os seguranças chegam no “Flor de Lys” para expulsar Ana à força, mas as mulheres decidem tirá-los para dançar. César diz a Gilda que André está envolvido com sua ex-mulher e que isso poderá piorar a situação de Carina em relação à posse da filha. Walkíria diz a Reginaldo que vai ao Rio para dar apoio a César, mas Januária a proíbe de viajar. Januária sai de casa e Walkíria decide viajar, mesmo sem o consentimento da mãe. Horácio conta a Irene, Hilário e Odete que vai se casar com Norah. Norah diz a Carina que só ficará com Ângela se ela se separar de André definitivamente. Rafael, Genésio e os seguranças dançam bêbados no cabaré. Carina diz a André que precisa vê-lo.

Capítulo 47 – Sexta-feira, dia 09 de dezembro: No cabaré, as moças estão felizes por terem vencido o pessoal de Baldaracci. Nuno fica desconfiado com o que Rafael lhe conta sobre a briga no cabaré e diz que ele mesmo irá pessoalmente despejar Ana Preta. No dia seguinte, Nuno repreende seu pessoal e prepara uma nova tentativa. César conversa com Nenê sobre a aquisição do título de nobreza. Depois do ensaio de balé, Lia agradece a Carina pela ajuda que ela lhe tem dado. Januária fica indignada ao saber que Walkíria viajou para o Rio e pede para Reginaldo lhe telefonar, mandando-a voltar imediatamente. Walkíria procura Carina na casa da praia e fica horrorizada com a bagunça da casa. Num restaurante, André conta para Carina que a testemunha do assalto é Renner e ela fica surpresa. Carina combina com André para fingirem que romperam o namoro até ela conseguir recuperar sua filha. Walkíria fica surpresa ao encontrar uma moça na casa da praia de Carina, dizendo que a casa foi alugada para ela pela empregada. Os homens de Baldaracci depredam o cabaré, levando Ana para fora.

Capítulo 48 – Sábado, dia 10 de dezembro: Os homens de Nuno jogam Ana no Cruzeiro, deixando-a desesperada, e Coxo tenta consolá-la. Romão pede a Nuno que devolva o “Flor de Lys” para Ana Preta, mas ele não cede. Romão diz que se envergonha dele e que não quer mais vê-lo até ele devolver a gafieira para Ana. Ana procura Gilda e lhe implora para que seu marido lhe devolva o “Flor de Lys”. Gilda se recusa, dizendo que só deixará Nuno ajudá-la se ela se mudar da cidade. Hilário mostra a fábrica de brinquedos para André. Carina conta para Norah e Horácio que rompeu definitivamente com André, e Horácio diz que vai requerer em juízo o retorno de Ângela, alegando que Norah tomará conta dela, na ausência de Carina. Garcia fica revoltado com o que Nuno fez com sua filha e diz que vai entrar na Justiça para reaver os terrenos que estão na posse de Nuno, injustamente. Ana Preta convence Garcia a se unir com André, contra Nuno. Ana Preta vai até o quarto de André no hotel e encontra Carina.

Capítulo 49 – Segunda-feira, dia 12 de dezembro: Carina sente-se ofendida pelas palavras de Ana Preta e vai embora. André fica surpreso, quando chega no seu quarto e não encontra Carina. Ana lhe diz que, quando ela chegou lá, Carina estava saindo. Nuno nomeia Genésio gerente do “Flor de Lys” e diz que Mirtes terá que assumir a direção. Ana diz a André que o crime que originou o linchamento de seu pai deve ter sido forjado por Nuno e André aceita se juntar a Garcia para derrubar Baldaracci. Ao chegar em casa, Norah diz a Carina que ela não esteve em casa de Lia, pois ela está lá. Lia conta para Carina que seu pai vai para o Paraná e que ela terá que abandonar o balé, mas Carina promete que irá falar com seu pai e lhe diz que ela poderá ficar morando com ela. Norah exige que César traga Ângela da fazenda. Cirilo bate no carro de André, que estava estacionado em frente à igreja. Eles discutem e acabam se agredindo. André chega em casa de Ana para conversar com Garcia. César telefona para Carina e pede para ela se encontrar com ele num restaurante.

Capítulo 50 – Terça-feira, dia 13 de dezembro: No mesmo restaurante em que César está esperando Carina, Renner e Tiago conversam sobre ela. Garcia conversa com André sobre seu pai, e sobre a posse ilegal de seus terrenos. André acaba abraçando Garcia, e pedindo perdão pelo seu pai. Nuno, Genésio, Gilda e Mirtes tomam providências para a reabertura do cabaré. No restaurante, Carina vê Tiago e Renner, se dirige a eles e diz que foi intimada a se encontrar com César. Ela aposta que é capaz de deixar César sozinho na outra mesa e senta-se com eles. Depois de algum tempo, ela vai para a mesa de César e ele insiste para ela voltar para ele. André conta para Ana que já deu o dinheiro para o advogado tomar as primeiras providências no processo contra Baldaracci. Gilda telefona para André e ele se recusa a atendê-la. César mostra a Carina as fotos dela com André, e diz que poderá fazer um escândalo. Ela diz que rompeu com André, mas ele não acredita, dizendo que ela deve o despedir da sua fábrica. Walkíria fica desesperada, pois Helen pega seus brincos e some de barco no mar. Carina se encontra com André perto de seu prédio.

Capítulo 51 – Quarta-feira, dia 14 de dezembro: André fica furioso ao saber que Carina se encontrou com César. Renner procura Carina na praia e, quando ela o vê, manda André fugir e ela pede a Renner que não conte nada para sua mãe. César telefona para Nuno para dizer que conseguiu o título de nobreza. Reginaldo procura Walkíria na casa da praia e Irene cuida dela, porque está delirando de febre. André lê as conclusões que o advogado tirou da posse ilegítima das terras. Nuno fica furioso ao receber a citação para responder à ação que Garcia está movendo contra ele. Cirilo procura Aline, mas ela diz que não quer nada com ele. Romão diz a Cirilo que Aline é filha de Souza, o ex-gerente de Nuno que foi expulso de Nilópolis. Cirilo sai correndo atrás dela, dizendo que está apaixonado por ela, e se beijam. Gilda procura André no hotel, mas ele se recusa a recebê-la. Carina chega de viagem e diz a Norah que, se César não trouxe Ângela até domingo, ela irá pegá-la à força. Ana Preta procura André e diz que tem uma pista da Mãe Tiana e que ele precisa viajar com ela. André fica indeciso, pois ia viajar, para se encontrar com Carina na casa da praia.

Capítulo 52 – Quinta-feira, dia 15 de dezembro: Ana Preta entrega o endereço da Mãe Tiana para André. Nuno fica furioso com o desafio de André e se recorda de Malta Cajarana. Carina chega em sua casa da praia e fica surpresa com a bagunça. Lígia finge não saber de nada, dizendo que se afastou de lá por uns tempos. André chega em casa de Carina e eles se beijam. Nuno e Félix procuram André no hotel, mas não encontram. Gilda procura Romão e diz que André está provocando Nuno, mas ele diz que não pode estar de acordo com as coisas que seu pai faz, pois ele só visa interesses comerciais. Pietro dança no “Flor de Lys”. César telefona para Carina e deixa Ângela falar com ela. Carina fica emocionada e pede a César que traga Ângela, mas ele diz que ela deve ir buscá-la na fazenda. Carina estranha a atitude de César e André lhe diz que ele está querendo reconquistá-la. Walkíria diz a Irene que ela teve um pesadelo com o afogamento mas, em seguida, ela se recorda de Helen caindo do barco. Nuno chega à casa de Ana Preta e fica encantado com a sua beleza, pois ela está vestida para sair no desfile das escolas de samba.

Capítulo 53 – Sexta-feira, dia 16 de dezembro: Nuno avisa que veio ver sua filha, mas Jenny se recusa a falar com ele. Baldaracci descobre que André pretende se encontrar com Mãe Tiana e avisa aos homens para sumir com a mãe de santo. Ana Preta desfila pela Beija-Flor no Carnaval. André pede uma prova de amor para Carina e sugere que ela fique mais um dia na casa de praia com ele. César tenta convencer Januária a aceitar a presença de Carina em sua casa. Renner fica indignado com a rebeldia de Carina e resolve aparecer na casa de praia. Aline percebe que Cirilo quer apenas provocar ciúmes em Lena e desiste de ir à casa dos Baldaracci. O advogado avisa a Nuno que ele corre risco de perder o Flor de Liz para Ana Preta. Renner chega até a casa de praia.

Capítulo 54 – Sábado, dia 17 de dezembro: Carina e André se surpreendem ao ver Renner na casa de praia. Renner tenta convencer Carina de que André não serve para ela, pois é um homem sem preparo. André disfarça para que Renner não o reconheça. Nuno proíbe Gilda de levar comida para Romão e ela começa a chorar. Aline procura Cirilo, dizendo que quer conhecer sua família, e ele fica muito feliz. Gilda manda Nuno afastar Ana Preta da cidade, dizendo que vai lhe dar a última chance deles viverem bem. Renner se despede de Carina e André, dizendo que acha que o conhece, mas não sabe de onde. No carro, Renner lembra-se de André como sendo o assaltante que entrou no prédio de Carina e decide voltar para a casa da praia. Ana conta para seu pai que os homens de Baldaracci estiveram na casa de Mãe Tiana. Renner diz a Carina que reconheceu André, mas ela o defende, dizendo que ele é inocente, pois foi forçado a participar do assalto. Renner diz a Carina que ela foi enganada por André e que ele vai entregá-lo à polícia.

Capítulo 55 – segunda, 19 de dezembro: Carina faz Renner jurar que não vai fazer nada contra André. André procura Ana Preta e lhe conta tudo sobre o assalto no qual esteve envolvido. Renner chega em casa de Norah e ela nota que ele está muito nervoso. Mas Renner apenas lhe diz que esteve com Carina na casa da praia e que ela estava sozinha. Ana aconselha André a continuar a campanha contra Nuno, mas sem estardalhaço, evitando chamar atenção sobre ele. Nuno mostra seus papéis a Cirilo, fazendo-o prometer que será seu substituto, se alguma coisa lhe acontecer, e lhe conta que está sendo ameaçado por André. Genésio conta a Rafael que Aline é filha de Souza, mas Rafael o proíbe de contar isso para Nuno. Carina chega à fazenda para buscar Ângela. Januária diz a César que o Padre Felício quer conversar com Carina para tentar salvar seu casamento. Na hora de sair, Ângela diz a Carina que não quer ir com ela, porque não gosta dela. Carina diz a César que ele roubou sua filha e que ela vai pedir ajuda à polícia para pegar Ângela.

Capítulo 56 – terça, 20 de dezembro: César empurra Carina para dentro de seu carro, mas ela lhe diz que vai chamar a polícia, porque ele condicionou sua filha contra ela. Januária ouve Odete dizer que acha uma coisa sensacional o caso de Carina e André; fica furiosa e as duas discutem, quando Odete diz a Januária que a acha ridícula. César se recusa a parar o carro e Carina abre a porta, atirando-se à estrada. Nuno pede a Cirilo que procure um corretor de imóveis e traga-o à sua casa. Gilda procura André e ele lhe diz que vai provar que seu pai morreu inocente. Ela diz que foi procurá-lo para lhe dizer tudo o que sente por ele, mas André abre a porta, alegando que tem um compromisso. César leva Carina para o hospital. No quarto, Carina sente muitas dores por causa da fratura na perna e clama pela mãe e por Ângela. Ana recebe um bilhete de uma pessoa, dizendo que poderá levá-la até Mãe Tiana, e que ela deve se encontrar com ela, em frente ao “Flor de Lys”. César telefona para Horácio, contando que Carina sofreu um acidente.

Capítulo 57 – quarta, 21 de dezembro: Ana resolve fazer doces para fora e Garcia a ajuda a confeitar um bolo. André fica preocupado, pois Carina viajou para o Rio com César. Norah e Horácio visitam Carina no hospital, e Carina fica preocupada, pois não sabe ainda se vai poder voltar a dançar. Renner visita Carina e ela lhe pede que procure André e lhe fale sobre o desastre. Mas Renner diz a Norah que não vai avisar André. Gilda conta para Nuno que André lhe disse que não foi Malta Cajarana quem matou Frei Nicolau. Nuno conversa com o corretor de imóveis, dizendo que ele precisa ajudá-lo a proteger uma pessoa. César impede Tiago de entrar no quarto de Carina no hospital. André desabafa com Ana Preta, pois não sabe o que houve com Carina. André vai à casa de Carina e, ao saber que ela não está, diz ao copeiro que quer falar com a mãe dela. Ana Preta se surpreende ao reconhecer a pessoa que marcou o encontro com ela em frente ao “Flor de Lys”.

Capítulo 58 – quinta, 22 de dezembro: Ana fica surpresa ao ver Coxo e ele lhe diz que vai levá-la até Mãe Tiana para ela poder se vingar de Baldaracci. Hilário diz a André que Carina viajou com César, mas Renner conta a verdade para ele. André fica nervoso porque Renner o reconheceu, embora tenha lhe dito que prometeu a Carina não o entregar à polícia. Ângela visita Carina e diz que gosta dela. Ana diz a Coxo que não vai usar o que ouviu de Mãe Tiana contra Baldaracci e que ela vai ganhar a causa legalmente. No seu quarto, Ana se recorda do que Mãe Tiana lhe contou: Nuno mandou matar o Frei Nicolau para depois incriminar Malta. André procura Ana Preta e diz que está desesperado, pois Carina sofreu um acidente e ele não sabe em que hospital ela está. O corretor procura Ana, dizendo que quer comprar sua casa, mas ela o expulsa de lá. Nuno diz a Gustavo que ele tem de insistir para Ana vender sua casa. O médico diz a César que é melhor ele saber do verdadeiro estado de Carina.

Capítulo 59 – sexta, 23 de dezembro: André descobre o hospital onde Carina está e vai até lá com Romão. André, ao ver a família de Carina chegando ao hospital, desiste de entrar. Dr. Alberto diz a César que Carina não poderá voltar a dançar. Carina diz a Haroldo que reconhece a dedicação de César, mas que não se reconciliará com ele em hipótese alguma. Ana conta a Tarsila que Gustavo lhe mandou flores e convidou-a para jantar. Gustavo mente para Nuno, ao telefone, dizendo que vai sair com Ana Preta bem esculhambado. Cirilo participa a sua família seu noivado com Aline. Carina pede a César que volte a dirigir suas empresas, mas que não poderá voltar para ele porque ama outro homem. Em casa de Ana, Gustavo e André discutem para levar Ana para jantar, mas ela diz que prefere sair com Gustavo, pois já está cansada de lamúrias dos outros. Tiago diz a César que, se Carina quer mesmo que ele volte para suas empresas, ele pedirá demissão. Carina telefona para André, mas quando ele vai atender, ela já havia desligado. Tiago procura Carina e diz que ela vai ter que decidir entre ele e César para trabalhar nas suas empresas.

Capítulo 60 – sábado, 24 de dezembro: Carina não volta atrás com a sua palavra e Tiago pede demissão das empresas. Carina fica preocupada porque André não está lá com ela. Walkíria, muito confusa, conta ao Padre o que se passou com Helen e seus pesadelos. Ele a aconselha a procurar um médico e fazer um tratamento. André pede a Garcia para falar sobre seu pai. Gustavo diz a Ana que está gostando muito dela. Horácio conta para Carina que o juiz deu a posse e a guarda de Ângela para ela sob a responsabilidade de Norah. Carina fica muito feliz e pede a Horácio que chame o médico, pois ela quer saber quando vai tirar o gesso da perna, para poder voltar a dançar. Nuno prepara uma grande recepção, pois irá receber o título de conde. Carina pede a Horácio que traga André no hospital, pois ela precisa vê-lo. Horácio vai ao hotel de André; quando lhe diz que Carina quer vê-lo, ele fica muito feliz. César diz a Norah que ela deve impedir a entrada de André no hospital.

Segunda-feira, dia 26 de dezembro:
Norah diz a Carina que vai se casar com Horácio na próxima semana. Alberto diz a Carina que ela não voltará a dançar. César tenta acalmá-la, mas ela manda-os sair do quarto, dizendo que não quer ver ninguém. Nuno manda Gilda tomar as providências para uma grande festa que ele pretende dar no dia seguinte para comemorar a compra do título de conde. André entra no quarto de Carina, mas ela diz que não quer ver ninguém. Carina dorme sob o efeito de sedativos, mas André diz que vai esperar Carina acordar, pois foi ela quem mandou chamá-lo. César discute com André, dizendo que Carina o chamou para lhe dar uma indenização, pois eles resolveram se reconciliar. Nuno encontra Jenny e manda dizer a Ana Preta que vai receber um título de conde e que irá ganhar as causas na justiça. Ana pede a Gustavo que a faça esquecer André. Aline diz a Cirilo que seu pai quer falar com ele. Gilda tenta uma reconciliação de Romão com Nuno, mas Romão se recusa. Ana procura André no hotel e lhe conta que foi falar com Mãe Tiana.
Terça-feira, dia 27 de dezembro:
Ana conta a André que Mãe Tiana lhe disse que Frei Nicolau foi assassinado a mando de Baldaracci. César mente para Carina, dizendo que André não foi encontrado, mas que deixaram recado. André decide procurar Mãe Tiana. Souza diz a Cirilo que está muito contente com o namoro dele com sua filha, mas que tem receio de que Baldaracci, ao saber que Aline é sua filha, implique com eles. Carina volta para sua casa e pede a Lia que procure André e que lhe diga que ela precisa muito dele. Lia telefona para André, mas não o encontra e Norah lhe diz para fingir que anda procurando André, mas que nunca o encontra. Walkíria pede a Jussara que vá com ela à casa da praia de Carina, pois ela precisa desvendar o mistério a respeito de Helen. André procura Mãe Tiana e ela consente em ir ao Rio para desmascarar Baldaracci publicamente. Gustavo diz a Nuno que não vai insistir mais com Ana para vender a casa. Nuno propõe dar o dinheiro a Gustavo para ele abrir um negócio para Ana. André procura Ana e convida-a para a festa de Nuno.
Quarta-feira, dia 28 de dezembro:
André tenta convencer Ana a ir à festa de Baldaracci com ele. César diz a Nuno que não vai cobrar nada pelo título de conde. Lia diz a Carina que não conseguiu encontrar André no hotel, mas deixou recado, e Carina desconfia de que ela esteja escondendo alguma coisa. Durante a festa, Lena tenta convencer Aline de que Cirilo não a ama. Gilda vê André e Ana Preta chegando à festa, se aproxima deles e pede-lhes que saiam. Carina manda Renner embora de sua casa porque ele se recusou a ajudá-la, na procura de André. Ana fica furiosa por ter visto Gustavo na casa de Nuno. André diz a Ana que vai à polícia contar o caso do crime do Frei Nicolau. Gustavo chega em casa de Ana e ela diz que não quer mais saber dele, pois deve estar mancomunado com Nuno contra ela. Gustavo a beija, pedindo para ela acreditar que ele está realmente apaixonado por ela. Walkíria e Jussara chegam à casa da praia e perguntam a Lígia quem era a moça que estava lá. Carina telefona para André e pergunta se ele ainda a ama.
Quinta-feira, dia 29 de dezembro:
Carina e André desfazem as dúvidas e combinam se encontrar no hospital, no dia seguinte. Lígia nega ter alugado a casa de Carina para outra pessoa e Walkíria fica mais confusa. André procura Romão e lhe conta tudo o que Mãe Tiana falou sobre Baldaracci. Ângela se recusa a ir para o colégio com Carina, dizendo que quer ir com seu pai. André diz a Romão que vai à polícia contar tudo sobre Nuno, mas Romão pede que espere algum tempo. Ana chega muito feliz em casa, pois o advogado lhe deu muitas esperanças de recuperar o “Flor de Lys’. Aline discute com Cirilo, dizendo que ele a está usando, mas ele diz que a adora e acabam se reconciliando. André encontra Carina no hospital e tenta animá-la. Ela diz que precisa muito dele e ele a pede em casamento. Romão procura Nuno e ele o recebe muito emocionado.
Sexta-feira, dia 30 de dezembro:
Carina pede a André que lhe dê tempo para pensar sobre o casamento, pois tem medo de que Ângela se afaste mais ainda dela. César chega com Ângela ao hospital e fica indignado ao ver André. Romão conta para Nuno que soube de tudo a respeito da morte do Frei Nicolau, mas Nuno desmente, dizendo que foi Cajarana quem o matou. Romão pede a Nuno que não comemore o aniversário de Frei Nicolau, mas Nuno não concorda e Romão lhe diz que não impedirá André de se revoltar contra ele. André diz a Ana que vai à polícia para contar tudo sobre Nuno, mas ela o convence a procurar antes seu advogado. André fica tenso ao ler no jornal que a polícia está preocupando os dois assaltantes do supermercado e que espera que o quarto homem seja identificado. Baldaracci telefona para César e combinam se encontrar para se unirem contra André. Carina diz a César que pretende se casar com André e ter outro filho e pede para ele não interferir em sua vida. Horácio e Norah casam-se. Carina diz a Norah que quer se casar com André e pede a Horácio que convença sua mãe a aceitar o fato.

Elenco / Personagens

ANDRÉ CAJARANA (Tony Ramos) Filho de Malta Cajarana e Gilda Baldaracci. Bem humorado, trabalhava como vendedor de quinquilharias na feira de Paço Alegre, onde tinha um mico de estimação. Foi abandonado pela mãe quando criança, passou dez anos num orfanato, e foi criado pelo avô paterno. Quando o avô morre, decide ir para o Rio de Janeiro em busca de sua mãe e para limpar a memória de seu pai.

SEU CAJARANA (Lima Duarte) Avô de André. Trabalhava como restaurador da Igreja. Morre no primeiro capítulo da novela.

JANUÁRIA LIMEIRA BRANDÃO (Lélia Abramo) É a matriarca da família. Foi criada numa fazenda do interior de Minas Gerais, nos arredores da cidade de Paço Alegre. Tem um temperamento forte, um estilo tradicional de educar os filhos e procura ter o controle de tudo o que acontece à sua volta. Teve 12 filhos, entre eles Walkíria (Rosamaria Murtinho), Horácio (Emiliano Queiroz), Hilário (Reinaldo Gonzaga), Haroldo (Nildo Parente), Reginaldo (Ivan Cândido) e Ângelo, que morreu.

NORAH LIMEIRA BRANDÃO (Beatriz Segall) Mãe de Carina (Elizabeth Savala). É viúva de Ângelo, filho de Januária (Lélia Abramo). É apaixonada por Horácio (Emiliano Queiroz), seu cunhado, e os dois vivem um romance proibido. Mesmo sem a aprovação de Januária, se casam numa cerimônia simples, com a presença de parte da família.

CARINA, CATARINA LIMEIRA BRANDÃO(Elizabeth Savala) Filha de Norah (Beatriz Segall) e neta de Januária (Lélia Abramo). Bailarina clássica, formada no American Ballet Theatre, nos Estados Unidos. É presidente das empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão. Casada com César Reis (Carlos Zara), teve uma filha em segredo, Ângela (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia), que foi criada por seus tios, Reginaldo (Ivan Cândido) e Irene (Yara Lins). Depois do casamento, conta a história para César, que concorda em registrar Ângela como filha. Separa-se de César, conhece André (Tony Ramos), e os dois têm um filho, Igor (Rafael).

CÉSAR LIMEIRA REIS (Carlos Zara) Filho de Eugênia (Monah Delacy). Vaidoso, egocêntrico e ambicioso, herdou do pai uma coleção de obras de arte. Era noivo de Walkíria (Rosamaria Murtinho) e morou na França por dez anos, antes de se casar com Carina (Elizabeth Savala). Em Paris, teve um caso com Milene Dumont (Marie Antoinette). Quando se separa de Carina, planeja um atentado contra a ex-mulher para incriminar André (Tony Ramos).

ÂNGELA LIMEIRA BRANDÃO REIS (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia) Menina graciosa, é filha de Carina (Elizabeth Savala), mas foi criada pelos tios Reginaldo (Ivan Cândido) e Irene (Yara Lins) até os 3 anos. Após o casamento, Carina decide assumir a criação de Ângela, e César Reis (Carlos Zara) a registra como filha. Com a separação dos pais, passa a morar com César até os 7 anos, quando Carina volta para buscá-la.

EUGÊNIA BRANDÃO REIS (Monah Delacy) Mãe de César Reis (Carlos Zara). Sofisticada, tenta zelar pela coleção de obras de arte que o filho herdou do pai.

WALKÍRIA LIMEIRA BRANDÃO (Rosamaria Murtinho) Filha de Januária (Lélia Abramo). É apaixonada pelo primo, César Reis (Carlos Zara), de quem foi noiva durante dez anos. Quando percebe que César não a ama, apaixona-se por Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti), e os dois se casam. Sofre de esquizofrenia e tem surtos quando é pressionada, tentando fugir dos problemas reais.

HORÁCIO LIMEIRA BRANDÃO (Emiliano Queiroz) Filho de Januária (Lélia Abramo). Deputado e advogado. É apaixonado por Norah (Beatriz Segall), sua cunhada viúva, e os dois vivem um romance proibido. Guarda um sentimento de culpa em relação a Ângelo, seu irmão que morreu há quatro anos, por gostar de sua mulher. Contra a vontade da mãe, se casa com Norah, numa cerimônia civil.

HILÁRIO LIMEIRA BRANDÃO (Reinaldo Gonzaga) Filho de Januária (Lélia Abramo). Marido de Odete (Thaís de Andrade) com quem tem dois filhos, Patrícia e Ângelo. Trabalha nas empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão.

ODETE BRANDÃO (Thaís de Andrade) Esposa de Hilário (Reinaldo Gonzaga). O casal tem dois filhos: Patrícia, de 7 anos, e Ângelo, de 6. Trabalha como secretária de Thiago (Carlos Kroeber), vice-presidente das empresas do Grupo Econômico Limeira Brandão. É a única nora que tem coragem de enfrentar Dona Januária (Lélia Abramo).

HAROLDO BRANDÃO (Nildo Parente) Filho de Januária (Lélia Abramo). É casado com Jussara (Suzana Faini) e tem duas filhas: Pia (Danielle Giani), de 10 anos, e Jeane, de 8. É prefeito de Paço Alegre e se candidata a vereador.

JUSSARA BRANDÃO (Suzana Faini) Esposa de Haroldo (Nildo Parente). Tem duas filhas: Pia (Danielle Giani), de 10 anos, e Jeane, de 8.

PIA BRANDÃO (Danielle Giani) Filha de Jussara(Suzana Faini) e Haroldo (Nildo Parente).

REGINALDO BRANDÃO / REGINHO (Ivan Cândido) Filho de Januária (Lélia Abramo). Casado com Irene (Yara Lins) e pai de Rubens, de 12 anos. É compositor de música popular, dá aulas de piano e se apresenta numa boate. Por imposição da mãe, tenta se eleger prefeito de Lagoa Alegre, município que fica a 30km de Paço Alegre.

IRENE BRANDÃO (Yara Lins) Mulher de Reginaldo (Ivan Cândido). É diretora de um colégio. Tem um filho, Rubens, de 12 anos.

THIAGO (Carlos Kroeber) Vice-presidente do Grupo Econômico Limeira Brandão. É o responsável financeiro pelas empresas, homem de confiança de Carina (Elizabeth Savala).

GUSTAVO GURGEL / BENEDITO DA CONCEIÇÃO (Cláudio Cavalcanti) Alegre, extrovertido, bonito e sempre bem arrumado. Era chofer de Nenê Vilaça (Riva Blanche) e se apresenta para Bruno Baldaracci (Paulo Autran) como corretor de imóveis. Aproxima-se de Ana Preta (Glória Menezes) a pedido de Baldaracci, para tentar comprar sua casa, mas acaba se interessando por ela. Seu nome verdadeiro é Benedito da Conceição. Sobrinho de Mãe Tiana (Elza Gomes), consegue provas que incriminam Baldaracci no caso da morte do Frei Nicolau e inocentam Malta Cajarana (Lima Duarte). Usa as provas para conseguir dinheiro de Ana Preta. Depois, encanta-se por Walkíria (Rosamaria Murtinho) e finge ser decorador de interiores para que César (Carlos Zara), seu noivo, não desconfie do romance. Envolve-se com Tarsila (Tessy Callado) com quem tem um filho, Napoleão, mas não consegue esquecer Walkíria, com quem se casa no final da história.

MÁRIO RENNER (Fernando José) Empresário e homem de confiança de Carina (Elizabeth Savala). Cuida de sua carreira de bailarina.

PADRE FELÍCIO (Renato Pupo) Padre da cidade de Paço Alegre, no interior de Minas Gerais. Conciliador, preocupa-se com os habitantes da cidade.

MILENE DUMONT (Marie Antoinette) Foi namorada de César (Carlos Zara) na época em que ele morou em Paris. Vai ao Brasil disposta a reconquistá-lo e resolve destruir seu casamento. Depois do desaparecimento de Carina (Elizabeth Savala), volta a namorar César até voltar a Paris.

HELEN CARMERINI (Érica Kupper)– Moça jovem, moderna, extrovertida. Brasileira, morava na Bolívia e veio para o Brasil fugindo de traficantes. Aluga a casa de praia de Carina (Elizabeth Savala) por uma semana e encontra Walkíria (Rosamaria Murtinho). De brincadeira, pega os brincos de Walkíria, que fica muito irritada. Numa briga com Walkíria dentro de um barco, cai no mar e desaparece.

OLGA (Noira Mello) Babá de Ângela (Alexandra Vasconcellos/Isabela Garcia), filha de Carina (Elizabeth Savala).

AURORA (Vanda Costa) Empregada que trabalha no apartamento de César (Carlos Zara), no Leblon.

LÍGIA MARQUES (Renata Schumann) Empregada da casa de praia de Carina (Elizabeth Savala).

BRUNO BALDARACCI / NUNO (Paulo Autran) Marido de Gilda (Maria Fernanda). Italiano, gosta de interpretar óperas para agradar ao pai, Pietro (Manfredo Colassanti). É apaixonado por Ana Preta (Glória Menezes), com quem teve um caso no passado e uma filha, Jenny (Sônia Regina). É pai de Romão (Fernando Eiras), Clara (Rejane Marques) e Cirilo (Jorge Fernando) e dono de uma rede de lojas e hotéis. Não aceita a presença de André (Tony Ramos), filho de Gilda com Malta Cajarana (Lima Duarte), seu maior inimigo no passado.

GILDA BALDARACCI (Maria Fernanda) Casada com Bruno Baldaracci (Paulo Autran), mora com a família no Rio de Janeiro, numa mansão em Nilópolis. Com Bruno, tem três filhos: Romão (Fernando Eiras), Clara (Rejane Marques) e Cirilo (Jorge Fernando). Foi casada com Malta Cajarana (Lima Duarte) e abandonou o filho André (Tony Ramos) num orfanato. Nutre intenso sentimento de culpa e luta para André ser aceito pela família quando ele a procura, anos depois. Tem a saúde delicada, se abala quando precisa enfrentar problemas com a família. Sofre um infarto e morre quando descobre que Bruno e César Reis (Carlos Zara) tramaram a morte de Carina (Elizabeth Savala) para incriminar André.

ROMÃO BALDARACCI (Fernando Eiras)– Filho de Bruno Baldaracci (Paulo Autran) e Gilda (Maria Fernanda). Padre diocesano, é confidente da mãe e apoia André (Tony Ramos) quando ele chega para fazer parte da família.

CLARA BALDARACCI (Rejane Marques) Filha de Bruno Baldaracci (Paulo Autran) e Gilda (Maria Fernanda).

CIRILO BALDARACCI (Jorge Fernando) Filho de Bruno Baldaracci (Paulo Autran) e Gilda (Maria Fernanda). Tem ódio de André (Tony Ramos) e não o aceita como irmão, fazendo tudo para prejudicá-lo. É noivo de Lena (Ana Lúcia Ribeiro). Descobre que ela o traiu com André, rompe o noivado e começa a namorar Aline (Nádia Lippi). Termina também com ela, por imposição de Buno, inimigo do pai da moça. Acaba voltando para Lena.

ALINE GONÇALVES (Nádia Lippi) Enfermeira e estudante de medicina. É filha de Leôncio de Souza (Paulo Gonçalves), ex-funcionário das lojas de Bruno Baldaracci (Paulo Autran). Namora Cirilo (Jorge Fernando), e os dois chegam a ficar noivos. Rompem o noivado depois que Baldaracci descobre que ela é filha de seu inimigo. Fica dividida entre os amores impossíveis de Pepo (Osmar Prado), um ex-presidiário, e do padre Romão (Fernando Eiras).

LEÔNCIO DE SOUZA (Paulo Gonçalves) Pai de Aline (Nádia Lippi). Gerente do Hotel Santo Antonio, pertencente ao Grupo Baldaracci, é demitido quando Bruno (Paulo Autran) desconfia de que paquera com Ana Preta (Glória Menezes).

LENA CAMARGO (Ana Lúcia Ribeiro) Filha de Genésio (Flávio Migliaccio)e Mirtes (Maria Helena Velasco). Namorada de Cirilo (Jorge Fernando). Tem uma queda por André (Tony Ramos), que vai trabalhar como motorista de sua família.

GENÉSIO PEREIRA (Flávio Migliaccio) Marido de Mirtes (Maria Helena Velasco)e pai de Lena (Ana Lúcia Ribeiro). Funcionário e homem de confiança de Bruno Baldaracci (Paulo Autran), sonha ver a filha casada com Cirilo (Jorge Fernando) para fazer parte da família.

MIRTES CAMARGO (Maria Helena Velasco) Mulher de Genésio (Flávio Migliaccio)e mãe de Lena (Ana Lúcia Ribeiro). Atrai os olhares de Bruno Baldaracci (Paulo Autran), o que causa ciúmes no marido.

PIETRO BALDARACCI (Manfredo Colassanti) Pai de Bruno (Paulo Autran) e Rafael (Jonas Bloch). Carismático, emotivo e apaixonado por ópera. Carente, vive atrapalhando as noites de sono de Gilda (Maria Fernanda) e Bruno. Tem uma relação de carinho por Adélia (Lícia Magna), empregada da família, com quem se casa no final da história.

RAFAEL BALDARACCI (Jonas Bloch) Irmão de Bruno (Paulo Autran). É casado com Filhinha (Maria Helena Dias) e pai de Gil (Rogério Bacelar). É dono da Loja de Departamentos Baldaracci e Souza, situada em Nilópolis, e gerente-geral dos hotéis do grupo.

FILOMENA BALDARACCI / FILHINHA(Maria Helena Dias) Mulher de Rafael (Jonas Bloch) e mãe de Gil (Rogério Bacelar).

GILBERTO BALDARACCI / GIL (Rogério Bacelar) Filho de Filhinha (Maria Helena Dias) e Rafael (Jonas Bloch). É piloto de motocross, faz coleção de borboletas e gosta de inventar robôs.

ADÉLIA (Lícia Magna) Empregada da família Baldaracci, uma espécie de governanta. Guarda uma paixão secreta por Pietro (Manfredo Colassanti), com quem se casa no final da novela.

FÉLIX (Sérgio Alan dos Santos) Segurança de Nuno Baldaracci.

ANA MARIA GARCIA / ANA PRETA (Glória Menezes) Dona do Cabaré Flor de Lys. É alegre, graciosa, solidária e muito querida no bairro. Tem um temperamento um pouco esquentado e não leva desaforo para casa. Quando sua mãe morreu, vestiu luto por muitos anos, sendo chamada de Ana do Preto. Assim, Ana Preta ficou sendo seu apelido. Teve um caso com Bruno Baldaracci (Paulo Autran) e uma filha, Jenny (Sônia Regina). Bruno paga o colégio da menina e procura Ana Preta de vez em quando para tentar reconquistá-la, sem sucesso. Conhece André (Tony Ramos), por quem se apaixona, e passa a fazer tudo para ajudá-lo.

JENNYFER GARCIA / JENNY (Sônia Regina) Filha de Ana Preta (Glória Menezes) e Bruno Baldaracci (Paulo Autran). Implica com André (Tony Ramos) e sonha com a reconciliação entre seus pais.

NESTOR GARCIA (Dionísio Azevedo) Pai de Ana Preta (Glória Menezes). É um homem de saúde frágil, marcado por um tiro que levou no pulmão, vítima de Malta Cajarana (Lima Duarte). De vez em quando, bebe demais e dá trabalho para a família.

NANCY (Regina Dourado) Amiga de Ana Preta (Glória Menezes). Baiana, trabalha no cabaré Flor de Lys.

TARSILA (Tessy Callado)– Amiga de Ana Preta (Glória Menezes). Trabalha no cabaré Flor de Lys. Envolve-se com Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti), com quem tem um filho.

LINDAURA (Lúcia Helena) Amiga de Ana Preta (Glória Menezes). Trabalha no cabaré Flor de Lys.

TEODORO (Carlão Elegante) Leão de Chácara do cabaré Flor de Lys.

BARTOLOMEU TSIDORO /COXO (Lajar Muzuris) Foi sacristão de Frei Nicolau, que todos pensam ter sido assassinado por Malta Cajarana (Lima Duarte). Sabe tudo sobre a vida dos moradores de Nilópolis e tem uma relação de dependência com Bruno Baldaracci (Paulo Autran), para quem trabalha como vendedor de velas em frente ao cruzeiro onde morreu o Frei.

PEDRO VARELLA / PEPO (Osmar Prado) É brincalhão, puro e ingênuo. Criado num reformatório até os 13 anos, foi preso e se vira como biscate. Torna-se amigo de André (Tony Ramos) e namorado de Jenny (Sônia Regina). Participa de um assalto e durante a fuga conhece Aline (Nádia Lippi), por quem se apaixona. É preso novamente e mantém seu romance com Aline. Quando sai da prisão, porém, percebe que Aline não aceita sua condição social e se interessa por Nancy (Regina Dourado), deixando Aline sozinha.

CURIÓ (Timóteo da Costa) Malandro, trabalhou nas Lojas Baldaracci. É um sujeito safo e agressivo. Morre num assalto frustrado a um supermercado no Leblon.

DRA. VANDA (Aidée Miranda) Médica do interior que cuida de Carina (Elizabeth Savala) no sítio em Uruguaiana.

MARIA VITÓRIA HERNANDEZ (Irma Alvarez) Empregada de Carina (Elizabeth Savala) em Bariloche. Ajuda Carina a fugir para Uruguaiana, depois que a bailarina leva um tiro desferido por Titan/Vidal (Mário Petraglia).

ALEXANDRE SOARES(Hélio Ary) – Advogado de André (Tony Ramos) e Carina (Elizabeth Savala).

NENÊ VILAÇA (Riva Blanche) Amiga grã-fina de Milene (Marie Antoinette).

LIA RIBEIRO (Áurea Hamerli) Bailarina clássica de família pobre. Recebe apoio financeiro de Carina (Elizabeth Savala) para se dedicar às aulas de balé e passa a morar em seu apartamento. César (Carlos Zara) se interessa por ela depois da separação de Carina.

JURANDINO TRINDADE / TITAN/VIDAL (Mário Petraglia) Bandido perigoso. Participa do assalto a um supermercado no Leblon, que envolve André (Tony Ramos), Pepo (Osmar Prado) e Curió (Timóteo da Costa), que acaba morto. Em outro momento, é contratado por César (Carlos Zara) para matar Carina (Elizabet Savala) no exterior. Procurado pela polícia, morre num suposto acidente em Porto Alegre, encomendado por César e Bruno Baldaracci (Paulo Autran).

DONA SEBASTIANA/MÃE TIANA (Elza Gomes) Mãe de santo que sabe a verdade sobre o crime do Frei Nicolau. Guarda provas que incriminam Bruno Baldaracci (Paulo Autran) na morte do Frei e inocentam Malta Cajarana (Lima Duarte). É tia de Benedito da Conceição/Gustavo Gurgel (Cláudio Cavalcanti).

OSÓRIO RAIMUNDO (Luís Orioni) Pescador de Ibicuí, é pai de um empregado que trabalhou na casa de praia de Carina (Elizabeth Savala). Recebe dinheiro de César Reis (Carlos Zara) para dizer à polícia que André (Tony Ramos) matou Carina e enterrou o corpo nos arredores da Praia de Ibicuí.

LAURA (Rosana Penna) Empregada de Carina na casa de Itaipava.

DR. CAIO TICIO ROMEIRO (Paulo Gracindo)– Advogado de André (Tony Ramos).

SANDOVAL (Telmo de Avelar) Delegado da 14ª delegacia do Leblon que cuidou do caso do desaparecimento de Carina (Elizabeth Savala).

RAUL (Reginaldo Faria) Aparece no último capítulo e encanta Ana Preta (Glória Menezes) com seu jeito simples, do interior.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Pai
Compositores: Fábio Jr.
Intérpretes: Fábio Jr.

Pode Esperar – Tema de Ana Preta
Compositores: R. Corrêa / S. Son
Intérpretes: Alcione

Nos Horizontes do Mundo
Compositores: Paulinho da Viola
Intérpretes: Paulinho da Viola

Passarinho – Tema de Ana Preta
Compositores: Chatim
Intérpretes: Beth Carvalho

Explode Coração – Tema de André e Carina
Compositores: Gonzaguinha
Intérpretes: Maria Bethânia

Espírito Esportivo
Compositores: Morais / Abel silva
Intérpretes: Moraes Moreira

Cavalo Bravo – Tema de André
Compositores: Renato Teixeira
Intérpretes: Renato Teixeira

Meu Drama
Compositores: Silas de Oliveira / J. Ilarindo
Intérpretes: Roberto Ribeiro

14 Anos – Tema de Pepo
Compositores: Guilherme Arantes
Intérpretes: Guilherme Arantes

Homem Calado
Compositores: Carlinhos Vergueiro / J. Petrolino
Intérpretes: Carlinhos Vergueiro

A Chave do Mundo – Tema de Walkíria
Compositores: Marina / Antonio Cícero
Intérpretes: Marina

Vivendo Perigosamente
Compositores: Márcio Montarroyos / Alfredo Dias Gomes
Intérpretes: Márcio Montarroyos

Internacional:
I Will Survive
Compositores: Dino Fekaris / Freddie Perren
Intérpretes: Gloria Gaynor

Sharing The Night Together
Compositores: Ava Aldridge / Eddie Struzick
Intérpretes: Dr. Hook

You Needed Me – Tema de Ana Preta
Compositores: Randy Goodrum
Intérpretes: Anne Murray

Aa Aa Uu Aa Ee
Compositores: Zack Ferguson
Intérpretes: Zack Ferguson

How You Gonna See Me Now? – Tema de Aline e Pepo
Compositores: Alice Cooper / Bernie Taupin / Dick Wagner
Intérpretes: Alice Cooper

… E Un Altro Giorno Se Ne Va – Tema de Nuno
Compositores: Giorgio Calabrese / Memo Remigi
Intérpretes: Memo Remigi

Mirrors – Tema de Walkíria
Compositores: Sally Oldfield
Intérpretes: Sally Oldfield

Sun Is Here
Compositores: Byron Byrd / Kym Yancey
Intérpretes: Sun

Allouette – Tema de Carina
Compositores: Denise Emmer
Intérpretes: Denise Emmer

I’d Rather Hurt Myself – Tema de Ana Preta e André
Compositores: Carl Hampton / Homer Banks
Intérpretes: Randy Brown

Heart of Glass
Compositores: Chris Stein / Debbie Harry
Intérpretes: Blondie

Pigeon Without a Dove – Tema de Cirilo
Compositores: Richard Anthony
Intérpretes: Patrick Dimon

I Just Wanna Stop
Compositores: Ross Vannelli
Intérpretes: Gino Vannelli

Piano… Piano, M’Innamorai Di Te – Tema de Aline e Romão
Compositores: Antonello De Sanctis / Marcello Marrocchi / Vittorio Tariciotti
Intérpretes: Collage

0 Comentário para: “Pai Herói Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *