Meu Pedacinho de Chão (1971) Resumo e Informações

Confira o resumo da novela Meu Pedacinho de Chão (1971) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Meu Pedacinho de Chão (1971) e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Meu Pedacinho de Chão (1971)

◘ Período de exibição: 16/08/1971 – 06/05/1972
◘ Horário: 13h30, 18h
◘ Nº de Capítulos: 185
◘ Autoria: Benedito Ruy Barbosa e Teixeira Filho
◘ Direção: Dionísio Azevedo

Coronel Epaminondas (Castro Gonzaga) é um homem retrógrado e autoritário, que manda e desmanda na região. Declara guerra a Pedro Galvão (Xandó Batista), seu principal rival, quando ele doa parte de suas terras – compradas do coronel – para a construção de uma igreja e uma escola.

A chegada da professora Juliana (Renée de Vielmond), logo no início da trama, movimenta a vida dos moradores da pequena vila. Juliana assume a escola e acaba despertando o interesse de Fernando (Ênio Carvalho), filho de Epaminondas.

Alheios às brigas que conduzem a história, estão Pituca (Patrícia Aires) e Serelepe (Aires Pinto). A amizade das duas crianças, no entanto, não agrada ao coronel, que vive brigando com a filha.

Meu Pedacinho de Chão foi coproduzida e exibida, simultaneamente, pela TV Globo e pela TV Cultura de São Paulo.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Meu Pedacinho de Chão (1971)

** Resumo não divulgado
Para saber mais clique em: Resumo Meu Pedacinho de Chão (2014)

A trama conta a história da professora Juliana, que chega à fictícia Vila de Santa Fé para lecionar para crianças e se depara com um povo humilde e acuado com os desmandos do coronel Epaminondas, um homem arrogante que resolve tudo com gritos e armas, e que dita as regras na região. A professora conhece o amor altruísta do peão Zelão, sempre disposto a protegê-la do assédio de Ferdinando, filho do coronel, um playboy mau caráter que voltou da capital onde gastou toda o dinheiro que o pai lhe mandava para os estudos.

Em meio à guerra que se forma no vilarejo, as crianças Pituca, Serelepe e Tuim vivem suas aventuras em um mundo à parte, longe das preocupações e interesses dos adultos. A menina Pituca é Liliane, filha mais nova do coronel Epaminondas. E os meninos Serelepe e Tuim, são agregados na fazenda, e por essa razão. o coronel não vê com bons olhos a amizade pura entre sua filha e os dois garotos.

Benedito Ruy Barbosa conta que ficou tão empolgado com a novela que, certo dia, escreveu cinco capítulos de uma vez, datilografando em sua antiga máquina de escrever.

Alguns personagens da novela, como Serelepe, Pituca, Epaminondas, Padre Santo, Zelão e Tuim retornaram na novela Voltei pra Você, também de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1984, na TV Globo. Dessa vez, interpretados por outros atores.

O ator Canarinho, intérprete do personagem Rodapé, entrou na novela por acaso, para fazer um papel pequeno, e ganhou um prêmio por sua atuação.

Meu Pedacinho de Chão foi exibida, simultaneamente, na TV Globo e na TV Cultura de São Paulo. Em ambas as emissoras, a novela ia ao ar em dois horários diferentes.

Elenco
Aires Pinto – Serelepe
Cacilda Lanuza – Helena
Canarinho – Rodapé
Castro Gonzaga – Epaminondas
Cláudio Cunha
Dalmo Ferreira
Dionísio Azevedo
Ênio Carvalho – Fernando
Flora Geny
Hemílcio Fróes – Prefeito
Janete Pires – Gina
Leonor Lambertini – Joana
Luiz Carlos Arutin
Lurdinha Félix
Maria Aparecida Alves – Tiê
Maria Ligia
Marilena de Carvalho – Amância
Mário Guimarães
Maurício do Valle – Zelão
Nilson Condé – Renato
Patrícia Aires – Liliane/Pituca
Pelezinho – Tuim
Percy Aires – Padre Santo
Renato Consorte – Giácomo
Renée de Vielmond – Juliana
Sílvia Leblon
Wladimir Nikolaief
Xandó Batista – Pedro Galvão

Elenco / Personagens

CORONEL EPAMINONDAS (Castro Gonzaga) – Homem retrógrado e autoritário, é contra a chegada do progresso à cidade. Viúvo, casou-se pela segunda vez com Helena (Cacilda Lanuza). Pai de Fernando (Ênio Carvalho), fruto de seu primeiro casamento, e Pituca (Patrícia Aires).

FERNANDO NAPOLEÃO (Ênio Carvalho) – Filho mais velho do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), retorna à cidade após passar um período estudando em São Paulo. Quando revela que fez Agronomia – e não Direito, como desejava o pai – é expulso de casa.

LILIANE/PITUCA (Patrícia Aires) – Filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga) e de Helena (Cacilda Lanuza), amiga de infância de Serelepe (Aires Pinto).

HELENA (Cacilda Lanuza) – Segunda mulher de Epaminondas (Castro Gonzaga), mãe de Pituca (Patrícia Aires). Discorda da forma como o coronel lida com os filhos.

SERELEPE (Aires Pinto) – Amigo de infância de Pituca (Patrícia Aires).

JULIANA (Renée de Vielmond) – Professora, chega à cidade para trabalhar na escola que vai ser inaugurada. Desperta o interesse de Fernando (Ênio Carvalho).

PEDRO GALVÃO (Xandó Batista) – Principal rival de Epaminondas (Castro Gonzaga), comprou parte das terras do coronel. É a favor da construção da igreja e da escola.

ZELÃO (Maurício do Valle) – Capataz do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), apaixona-se pela professora Juliana (Renée de Vielmond), mas não é correspondido.

GIÁCOMO (Renato Consorte) – Italiano, dono da venda.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Elenco
Aires Pinto – Serelepe
Cacilda Lanuza – Helena
Canarinho – Rodapé
Castro Gonzaga – Epaminondas
Cláudio Cunha
Dalmo Ferreira
Dionísio Azevedo
Ênio Carvalho – Fernando
Flora Geny
Hemílcio Fróes – Prefeito
Janete Pires – Gina
Leonor Lambertini – Joana
Luiz Carlos Arutin
Lurdinha Félix
Maria Aparecida Alves – Tiê
Maria Ligia
Marilena de Carvalho – Amância
Mário Guimarães
Maurício do Valle – Zelão
Nilson Condé – Renato
Patrícia Aires – Liliane/Pituca
Pelezinho – Tuim
Percy Aires – Padre Santo
Renato Consorte – Giácomo
Renée de Vielmond – Juliana
Sílvia Leblon
Wladimir Nikolaief
Xandó Batista – Pedro Galvão

0 Comentário para: “Meu Pedacinho de Chão (1971) Resumo e Informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *