Ciranda de Pedra (1981) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Ciranda de Pedra (1981) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Ciranda de Pedra (1981) e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Ciranda de Pedra (1981)

◘ Período de exibição: 18/05/1981 – 14/11/1981
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 155
◘ Autoria: Teixeira Filho
◘ Direção: Reynaldo Boury e Wolf Maya
◘ Supervisão: Herval Rossano

Ciranda de Pedra foi baseada no romance homônimo de Lygia Fagundes Telles.

A história se passa na década de 1940, na cidade de São Paulo, e conta a trajetória de Laura (Eva Wilma), uma mulher moderna que se dedica às artes, mas é oprimida pelo marido, Natércio Prado (Adriano Reys). Ele é homem rico e de comportamento tradicional. Por causa das crises que enfrenta no casamento, Laura sofre um grande trauma e chega a ser internada como louca pelo marido. Os dois se separam, e a família acaba se dividindo. Laura fica com a filha caçula, Virgínia (Lucélia Santos), e Natércio com as irmãs Otávia (Priscila Camargo) e Bruna (Sílvia Salgado).

Com a saúde frágil e sem dinheiro, Laura vai morar na Vila Mariana, na casa do seu médico neurologista, Daniel (Armando Bógus). Ele é apaixonado pela paciente e acredita que a doença de Laura é física, não mental. Laura esconde de todos que Vírginia, na verdade, é filha de Daniel. Tanto ele quanto Natércio parecem suspeitar: o médico trata a menina com o maior carinho, enquanto Natércio a despreza completamente.

A filha caçula, Virgínia, volta a morar com o pai e as irmãs na mansão da família Prado, no Jardim Europa. Ela precisa enfrentar todo tipo de hostilidade e intransigência de Frau Herta (Norma Blum), que trabalha como governanta.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Ciranda de Pedra (1981)

** Resumo dos capítulos não disponível.

Para saber mais sobre os capítulos acesse o resumo da novela Ciranda de Pedra (2008). CLIQUE AQUI

A história se passa no Jardim Europa em São Paulo na década de 40 e conta a trajetória com Laura Prado, uma bela mulher que se dedica às artes, é casada com o áspero Natércio Prado, que sempre a oprime. Ele é um homem rico e de comportamento tradicional. Os dois vivem juntos e com as suas três filhas: Bruna, a mais velha, Otávia, a filha do meio, e Virgínia, a mais nova.

Por causa das constantes crises em seu casamento, Laura sofre um grande trauma e chega a ser internada como louca pelo marido.Os dois se separam, e a família acaba se dividindo. Laura, com a saúde frágil e sem dinheiro, fica com a Virgínia, e Natércio com as irmãs Otávia e Bruna1 .

Laura resolve morar em Vila Mariana[desambiguação necessária], na casa do seu médico neurologista Daniel, por quem nutre um enorme carinho. Ele sempre fora apaixonado por ela, e acredita que agora ela pôde se libertar das garras do ríspido marido e que tem a chance de reconquistá-la. Além disso, Daniel acredita que a saúde de Laura não é mental e sim, física. Uma coisa que ele não sabe é que Laura esconde um grande segredo: Vírginia não é filha de Natércio e sim, dele.

Enquanto Laura e Vírginia vivem juntas, Natércio vive com Otávia e Bruna na sua linda mansão. As meninas tem que lidar com a arrogância e hostilidade da malvada Frau Herta. Frau Herta sempre foi apaixonada por Natércio que nunca correspondia ao seu amor. Com a sepração do casal, ela visa a chance perfeita para se tornar a senhora Silva Prado.

Outro núcleo importante é o de Eduardo. Ele é vizinho de Daniel e mora com sua mãe Bibiana e sua avó Bela. Eduardo se paixona perdidamente por Vírginia, mas vai disputá-la com Luís Carlos, um típico galanteador, namorado de infância da jovem.

A partir de então, as histórias paralelas da trama se passam no Jardim Europa e em Vila Mariana simultaneamente.

Eduardo
Na história, Eduardo (Marcelo Picchi), que tinha sido vizinho de Virgínia em Vila Mariana, é apaixonando pela moça. Ele mora com a mãe Bibiana (Joyce de Oliveira) e a avó Bela (Elza Gomes) e vai disputar o amor de Virgínia com Luís Carlos (Roberto Pirillo), namorado de infância da jovem.

Lucélia Santos estava interpretando a vedete Luz del Fuego para o filme de David Neves quando foi chamada para a novela. Ela teve que mudar completamente o visual para viver a personagem Virgínia, uma jovem da década de 1940, meiga e ingênua. A atuação da atriz recebeu vários elogios da crítica e do público, na época.

Ciranda de Pedra foi vendida para cerca de 40 países, como China, Estados Unidos, França, Itália, Marrocos e Suíça.

A novela foi reapresentada dentro do programa feminino TV Mulher, a partir de janeiro de 1983.

Elenco
Adriano Reys – Natércio Prado
Alzira Andrade – Margarida
Ana Lucia Torre – Celina
Ana Magdala – Julieta
Armando Bogus – Daniel
Arthur Costa Filho – Manoel
Castro Gonzaga – Cícero
Djenane Machado – Guiomar
Edson Celulari – Sérgio
Elza Gomes – Bela
Ênio Santos – Francisco
Eva Wilma – Laura
Fábio Junqueira – Pedro
Gilda Sarmento – Vicenza
Helena Adelsohn – Ana Maria
Henriqueta Brieba – Ana Dória
José Augusto Branco – Moreno
Joyce de Oliveira – Bibiana
Lucélia Santos – Virgínia Prado
Lupe Gigliote – Mariana
Manfredo Colassanti – Benito
Marcelo Picchi – Eduardo
Márcia Gastaldi – Creuza
Maria Helena Dias – Lígia
Maria Helena Velasco – Luciana
Mônica Torres – Letícia
Neuza Amaral – Idalina
Norma Blum – Frau Herta
Patrícia Parker – Elvira
Paulo Ramos – Rogério
Pedro Rocha – Anselmo
Priscila Camargo – Otávia Prado
Roberto Pirillo – Luís Carlos
Rose Addario – Beatriz
Silvia Salgado – Bruna Prado
Walter Moreno – Juvenal

Elenco / Personagens

NATÉRCIO PRADO (Adriano Reys) — Um milionário austero, altivo e possessivo. Juiz de direito, industrial, burguês e aristocrata. Casou-se com Laura (Eva Wilma), com a promessa de que ela poderia continuar dedicando-se à pintura e à música mas, na verdade, queria só uma mulher voltada para ele e a casa. O casamento chega ao fim, eles se separam, e Prado não consegue aceitar a situação. Mora numa mansão com as filhas Otávia (Priscila Camargo) e Bruna (Sílvia Salgado).

LAURA (Eva Wilma) — Ex-mulher do Dr. Prado (Adriano Reys), de quem se separou depois de ter sido internada num sanatório para doentes mentais. Não aguentou a opressão exercida pelo marido no casamento. Vive com a caçula, Virgínia (Lucélia Santos), por quem tem um carinho enorme, mas não quer privar a jovem dos privilégios da mansão. Sofre de um problema neurológico, que a leva a um mundo irreal. Mas tem momentos incríveis de lucidez. Mora com Daniel (Armando Bogus), médico que a tirou do sanatório por acreditar que ela não é louca, como Prado insiste em afirmar.

DANIEL (Armando Bógus) — É o eterno apaixonado de Laura (Eva Wilma). Ainda no início de sua carreira de médico, tratou dela na mansão e se apaixonou. Mais tarde, quando sabe que ela está internada no manicômio estadual, consegue tirá-la de lá e a leva para sua casa. Sabe que sua doença é física e não mental. Tem um carinho enorme por Virgínia (Lucélia Santos), com quem convive desde pequena.

VIRGÍNIA (Lucélia Santos) — Filha caçula de Laura (Eva Wilma) e Prado (Adriano Reys). Desde a separação, vive com a mãe e com Daniel (Armando Bógus), longe da mansão de seu pai. Sofre com o problema da mãe e fica muito dividida quando tem que voltar para a casa do pai. Sonha com a vida na mansão, mas percebe que a realidade é bem diferente da que imaginava. Sente-se aprisionada na casa, cercada por pessoas das quais não consegue se aproximar. Fez bons amigos na Vila Mariana, de onde terá que se afastar depois que volta a viver com o pai. Gosta muito de Eduardo (Marcelo Picchi) e guarda um amor infância por Luis Carlos (Roberto Pirillo). Sua maior opositora na mansão será Frau Herta (Norma Blum), que tolhe sua liberdade de todos os modos possíveis.

OTÁVIA PRADO (Priscila Camargo) — Filha mais velha de Prado (Adriano Reys) e Laura (Eva Wilma), irmã de Bruna (Sílvia Salgado). Por ter presenciado, durante a infância, os desentendimentos dos pais, não tem uma boa imagem de um casamento. Vive com o pai, separada da mãe há oito anos. Inconscientemente, tenta imitar a mãe, tendo o mesmo interesse pela pintura e pela música. Não se liga a namorados, com medo de levar adiante qualquer relação mais séria. Será a grande amiga da irmã Virgínia (Lucélia Santos), quando esta voltar a morar na mansão.

BRUNA PRADO (Sílvia Salgado) — Filha do meio de Prado (Adriano Reys) e Laura (Eva Wilma). Ao contrário da irmã Otávia (Priscila Camargo), quer imitar o pai, por quem tem grande respeito. Não gosta de falar na mãe e será a primeira a hostilizar Virgínia (Lucélia Santos) depois de sua volta. É a maior aliada da governanta Frau Herta (Norma Blum), principalmente quando se trata de defender o pai.

FRAU HERTA (Norma Blum) — Governanta alemã dos Prado, com quem foi trabalhar depois de ter ficado viúva. Guarda uma paixão secreta por Dr. Prado (Adriano Reys), alimentada pela separação do casal. Cuida da casa, da família e das moças Otávia (Priscila Camargo) e Bruna (Sílvia Salgado) como se fossem suas próprias filhas. Será a grande opositora de Virgínia (Lucélia Santos), mesmo se esforçando para tratá-la bem.

MANOEL (Arthur Costa Filho) — Uma espécie de administrador da mansão. Toma conta dos outros empregados, supervisionando o trabalho de todos. Tem acesso ao Dr. Prado (Adriano Reys), com quem disputa partidas de xadrez nos fins de semana. É casado com Vicenza (Gilda Sarmento).

VICENZA (Gilda Sarmento) — Mulher de Manoel (Arthur Costa Filho). Cuida da cozinha da mansão. Gosta muito de sua ex-patroa, Laura (Eva Wilma), e de Virgínia (Lucélia Santos), por quem tem um carinho muito grande. Tem alguns desentendimentos com Frau Herta (Norma Blum), devido à prepotência da governanta.

PEDRO (Fabio Junqueira) — Filho de Manoel (Arthur Costa Filho) e Vicenza (Gilda Sarmento). É o motorista do Dr. Prado (Adriano Reys). Rapaz esforçado, estuda à noite, tentando progredir. Terá uma relação romântica com Otávia (Priscila Camargo).

JUVENAL (Walter Moreno) — Porteiro da mansão dos Prado.

JULIETA (Ana Magdala) — Copeira da mansão dos Prado.

CREUZA (Márcia Gastaldi) — Amiga de Otávia (Priscila Camargo) e Bruna (Sílvia Salgado).

CÍCERO (Castro Gonzaga) — Amigo de Prado e seu sócio na indústria. É casado com Celina (Ana Lúcia Torre) e tem dois filhos, Luis Carlos (Roberto Pirillo) e Letícia (Mônica Torres), com os quais enfrenta dificuldades, dado o seu espírito conservador. É descendente de italianos e gostaria de ter trânsito livre na sociedade tradicional paulistana, o que a sua condição de novo-rico não permite.

CELINA (Ana Lucia Torre) — Mulher de Cícero (Castro Gonzaga), mãe de Luis Carlos (Roberto Pirillo) e Letícia (Mônica Torres). Foi muito amiga de Laura (Eva Wilma) e hoje tem problemas por ser amiga de Prado (Adriano Reys) e, ainda, de sua ex-mulher.

LUIS CARLOS (Roberto Pirillo) — Filho de Cícero (Castro Gonzaga) e Celina (Ana Lucia Torre), irmão de Letícia (Mônica Torres). Durante a infância, namorou Virgínia (Lucélia Santos) e Otávia (Priscila Camargo), mas, na realidade, nunca se realizou afetivamente com nenhuma das duas. Reaproxima-se de Virginia, quando ela voltar a morar com o pai. Trabalha na indústria de Cícero e Prado (Adriano Reys).

LETÍCIA (Monica Torres) — Filha de Cícero (Castro Gonzaga) e Celina (Ana Lucia Torre), irmã de Luis Carlos (Roberto Pirillo). Não se prende a qualquer rapaz em especial. Transforma-se numa espécie de protetora de Virgínia (Lucélia Santos) e Otávia (Priscila Camargo). Sempre cercada de muitas amigas, é uma esportista e pratica natação. Rebelde às ordens de seu pai, não aceita seus princípios conservadores.

BENITO (Manfredo Colassanti) — Avô de Luis Carlos (Roberto Pirillo) e Letícia (Mônica Torres). Passa a maior parte do tempo na chácara da família com a mulher, Ana Dória (Henriqueta Brieba), em contato com a natureza e com os animais.

ANA DÓRIA (Henriqueta Brieba) — Avó de Luis Carlos (Roberto Pirillo) e Letícia (Mônica Torres). Mora com o marido Benito (Manfredo Colassanti) na chácara e fica feliz quando recebe a visita dos netos.

SEU BEIJO (Severino) — Empregado da chácara dos Cassini.

ANA MARIA (Helena Adelsohn) — Empregada da casa dos Cassini.

LUCIANA (Maria Helena Velasco) — Empregada da casa de Daniel (Armando Bógus), que a tirou de um orfanato. É enfermeira dedicada de Laura (Eva Wilma) e amiga de Virgínia (Lucélia Santos).

EDUARDO (Marcelo Picchi) — De origem pobre, estuda engenharia. Vizinho de Virgínia (Lucélia Santos), por quem é apaixonado. Não é correspondido nesta paixão, mas transforma-se no grande amigo da jovem, que pode contar com todo o seu apoio nos momentos de crise.

BIBIANA (Joyce de Oliveira) — Mãe de Eduardo (Marcelo Picchi).

DONA BELA (Elza Gomes) — Avó de Eduardo (Marcelo Picchi).

MARGARIDA (Alzira Andrade) — É a grande amiga de Virgínia (Lucélia Santos). Foram criadas praticamente juntas no bairro pobre onde moram. Professora primária, é apaixonada por Eduardo, mesmo sabendo de seu amor por Virgínia. Acompanha o problema de Laura (Eva Wilma) e dá apoio a Virgínia na hora de sua volta a mansão. É filha de Mariana (Lupe Gigliotti) e Francisco (Ênio Santos).

MARIANA (Lupe Gigliotti) — Mãe de Margarida (Alzira Andrade) e esposa de Francisco (Ênio Santos). Tem grande afeto por Virgínia (Lucélia Santos), já que a viu crescer junto com a filha. Mulher simples, vive praticamente das costuras que faz para fora. Mais tarde, tenta trabalhar numa empresa como contramestre de costura.

FRANCISCO (Ênio Santos) — Pai de Margarida (Alzira Andrade). É pedreiro e vive de pequenos serviços na vizinhança, ajudando no sustento da casa. Adora uma cerveja, o que gera alguns atritos com Mariana (Lupe Gigliotti), sua mulher.

ELVIRA (Patrcia Parker) — Amiga de Margarida (Alzira Andrade).

DRA. LÍGIA (Maria Helena Dias) — Médica e proprietária da clínica de neurologia, onde trabalha Daniel (Armando Bógus). Foram colegas de faculdade e formaram-se juntos. Durante certo tempo esteve ligada a Daniel, de quem era quase noiva. Ainda gosta muito dele e sofre com o problema enfrentado por ele e Laura.

BEATRIZ (Rose Addario) — Enfermeira da clínica.

GUIOMAR (Djenane Machado) — Enfermeira da clínica e irmã de Idalina (Neuza Amaral), secretária do Dr. Prado (Adriano Reys). Veio do interior para morar com a irmã e tentar a vida em São Paulo.

ANSELMO (Pedro Rocha) — Porteiro da clínica.

ROGÉRIO (Paulo Ramos) — Jovem advogado que trabalha com o Dr. Prado (Adriano Reys). É seu braço-direito e grande amigo. Tem um romance com Bruna (Sílvia Salgado), com a aprovação de Prado, que vê nesse casamento o futuro assegurado de seu escritório. De origem rica, é filho de aristocratas rurais do interior de São Paulo.

SÉRGIO (Edson Celulari) — Jovem advogado do escritório do Dr. Prado (Adriano Reys). Amigo de Rogério, até o momento em que o trai, tendo um relacionamento com Bruna (Sílvia Salgado). De origem pobre, é ambicioso. Trabalhará ligado à indústria.

IDALINA (Neuza Amaral) — Irmã de Guiomar (Djenane Machado) e eficiente secretária do Dr. Prado (Adriano Reys), por quem tem uma paixão recolhida.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Monalisa
Compositores: Jay Livingston/ R. Evans/ Haroldo Barbosa
Intérprete: Sandra Sá

Eu Vou Ter Sempre Você (You’ll Never Know)
Compositores: M. Gordan/ H. Warren/ Antônio Marcos
Intérprete: Antônio Marcos

Dez Anos (Diez Años)
Compositores: Rafael Hernandez / Lourival Faissal
Intérprete: Gal Costa

Frenesi
Compositores: Alberto Dominguez/ Lina Pesce
Intérprete: Maria Creuza

The Trolley Song
Compositores: Hugh Martin/ Ralph Blane
Intérprete: João Gilberto

Céu Cor-de-Rosa (Indian Summer) – Tema de Abertura
Compositores: Victor Herbert/ Al Dubin/ Haroldo Barbosa
Intérprete: Quarteto Em Cy

Coquetel Para Dois (Cocktail for Two)
Compositores: Arthur Johnston/ Sam Coslow
Intérprete: Ronnie Von

Trevo de Quatro Folhas
Compositores: Dixon/ Woods/ Nilo Sérgio
Intérprete: Nara Leão

Serenata Ao Luar (Moonlight Serenade)
Compositores: Glenn Miller
Intérprete: Pholhas

Quantas Quantas São (Jingle Jangle Jingle)
Compositores: J. Lilley/ F. Loesser
Intérprete: Santa Cruz

Serenata
Compositores: Sílvio Caldas/ Orestes Barbosa
Intérprete: Cauby Peixoto

Dançando com Lágrimas nos Olhos (Dancing with Tears in My Eyes)
Compositores: Al Dubin/ J. Burke
Intérprete: Altemar Dutra

0 Comentário para: “Ciranda de Pedra (1981) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *