Zazá Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Zazá desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Zazá e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Zazá

◘ Período de exibição: 05/05/1997 – 09/01/1998
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 214
◘ Autoria: Lauro César Muniz
◘ Escrita por: Lauro César Muniz, Aimar Labaki, Rosane Lima e Jacqueline Velego
◘ Direção: Jorge Fernando, Marcelo Travesso e Alexandre Boury
◘ Direção de núcleo: Jorge Fernando

Mesclando fatos históricos e fantasia, Lauro César Muniz concebeu Marisa Dumont (Fernanda Montenegro), a Zazá, uma milionária excêntrica, extrovertida e com grande poder de liderança. A trama tem início no verão de 1994, em Paris, na França. Zazá sobrevoa a Torre Eiffel em uma réplica perfeita do 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, pai da aviação e de Zazá.

Em um de seus vôos, Zazá vê nuvens em formato de anjos e tem uma ideia: encontrar um anjo da guarda para proteger cada um de seus filhos. É a forma de ajudar sua ninhada, composta de sete herdeiros, cujas iniciais formam a escala musical – Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Os sete não têm qualquer motivação, vocação ou habilidade para nada e levam a vida na base da mesada. São eles: Dorival (Cecil Thiré), o Doc, o mais velho e medíocre dos filhos, apesar de se achar genial; Renata (Fafy Siqueira), simpática e comilona, sonha em cozinhar com perfeição, mas é um fracasso; Milton (Antonio Calloni), um cineasta medíocre, autor de apenas uma obra, realizada há 15 anos; Fabiana (Julia Lemmertz), formada em Engenharia apenas para agradar a mãe; Solano (Alexandre Borges), o xodó de Zazá, é o mais preguiçoso dos sete filhos, um desocupado; Lavínia (Vanessa Lóes), formada em Design e com apenas uma única e desastrosa incursão profissional; Silvia (Rachel Ripani), a Sissi, caçula, jogadora de futebol e dona de um temperamento tão difícil que a impede de ser uma craque.

As mentes que vão brilhar por trás dos filhos de Zazá são as de pessoas que passam por alguma dificuldade momentânea na vida. É exatamente isso que os faz aceitar a excelente proposta financeira de Zazá e realizar esse trabalho silencioso e competente. Silas Vadan (Ney Latorraca), parceiro de trabalho de Zazá no início da trama, é o responsável por encontrar os sete “anjos”. São eles: Maria Isabel (Suely Oliveira), linda e excelente profissional, que se torna a protetora de Doc; Beatriz (Letícia Spiller), uma brilhante chef de cozinha que vira “anjo” de Renata; Roberto (Reginaldo Faria), um aclamado cineasta da década de 1970, que sofre com a estagnação da sétima arte no Brasil e passa a ser o protetor de Milton; Álvaro (Mário Gomes), um engenheiro aeronáutico que acaba se apaixonando por sua protegida, Fabiana; Maria Olímpia (Cláudia Ohana), engajada e militante na defesa dos direitos humanos, torna-se “anjo” de Solano e se apaixona por Vitor (Paulo Gorgulho); Vitor, tipo atlético, amante da natureza e pouco falante, tornando-se o protetor de Lavínia; e Pedro (Roberto Battaglin), um viúvo, ex-jogador de futebol, que acaba se apaixonando por sua protegida, Sissi.

Os filhos só descobrem o esquema criado pela mãe no meio da novela. Revela-se também que Silas Vadan ameaçava os sete protetores, sem que Zazá soubesse, dizendo ter provas que os incriminariam de alguma coisa. Silas, aos poucos, vai se revelando o grande vilão da história.

A história dos anjos, que primeiro gera muitas confusões, torna-se uma solução para Zazá. Eles se unem em uma força-tarefa para ajudá-la na realização de seu grande sonho: a construção do avião atômico BR-15. Em troca da dedicação de seus sete aliados e como prova de amizade, a empresária consegue liquidar as provas que estavam sob o poder de Silas. Elas incriminavam injustamente cada um dos anjos, o que fazia com que fossem manipulados pelo vilão.

Na reta final da novela, os herdeiros da empresária encontram um rumo em suas vidas. Seja profissional ou emocionalmente, todos seguem caminhos que os fazem mais felizes, realizados e úteis. Doc surpreende a todos se tornando o aclamado responsável pelo funcionamento do reator do avião atômico BR-15. Renata e Beatriz, sua protetora, tornam-se muito amigas e sócias no restaurante Petit Santos. No final da trama, elas promovem, inclusive, um festival gastronômico. Milton roda, com seu “anjo” Roberto, um filme sobre a vida de Santos Dumont. Fabiana, por sua vez, livra-se da obsessão que tinha pelo ex-noivo, Hugo (Marcello Novaes), pede desculpas pelas maldades que fez contra a nova amada dele, Beatriz, e vai morar na Índia por cinco anos. Solano apaixona-se por Jacqueline (Adriana Londoño), que se revela soropositivo. Os dois se casam e se tornam grandes aliados na luta contra a Aids. Solano é um homem popular e entra para a política. Lavínia vive um romance com Álvaro, e Sissi, por sua vez, torna-se campeã de futebol com seu time, o Asas.

Zazá é mesmo filha de Santos Dumont ou tudo não passa de uma invenção da milionária excêntrica? A novela mistura ficção e realidade o tempo todo. A própria Zazá se perde em devaneios e não sabe mais onde termina a realidade e começa sua imaginação. Nos primeiros capítulos da trama, o Brigadeiro Pascoal Borato (Fernando Torres), grande amigo e guru de Zazá, contemporâneo de Santos Dumont, revela diante de todos que ela realmente era filha do aviador. Setenta anos antes, ele teria vivido um romance com a mãe de Zazá, em uma noite de Carnaval.

Mas, ainda assim, Zazá se esforça ao longo de toda a trama para provar sua sanidade mental e fazer com que seu projeto do avião atômico, o BR-15, saia do papel. E a aeronave só funciona mesmo no último capítulo da novela, graças a seu filho Doc.

Para dificultar todos os planos de Zazá, o inescrupuloso Silas Vadan se torna cada vez mais cruel com o passar do tempo. Ele passa a ser o braço direito de Zazá quando ela se separa do marido Ângelo (Jorge Dória). Casado com Zazá somente pelo dinheiro, Ângelo mantém há quase 50 anos um relacionamento com Tereza (Nathalia Timberg), com quem teve um filho. No desenrolar da trama, revela-se que Silas é o filho de Tereza. Ele se une à mãe para destruir Zazá – que a essa altura vive uma grande paixão com o aviador Ulisses (Paulo Goulart). No final da novela, depois de muitas maldades e falcatruas, Silas termina morto, baleado por um detetive, na fábrica de Zazá.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Zazá

** Resumo não divulgado

Zazá Dumont é a milionária excêntrica que tem paixão por aviões. Descendente direta de Santos Dumont, ela tem um projeto secretíssimo: um inovador avião atômico. Casada com Ângelo, que sempre viveu à sombra de seu dinheiro, Zazá tem um sonho: dar um rumo à vida de seus sete filhos.

Dorival é casado com a dondoca Dorothy, mas há anos tem um caso com sua secretária Mercedes. Renata é a proprietária de um restaurante francês à procura de um chef. Milton é um cineasta que precisa de um empurrãozinho em sua carreira. Fabiana é a cabeça dos negócios da família. Solano é um eterno boa-vida, até que conhece e se apaixona pela doce Jacqueline. Lavínia é uma artista plástica em busca de inspiração. E Sissy, uma jogadora de futebol que luta para manter o seu time.

E para fazer essa galera decolar, Zazá contrata sete pessoas que ela chama de “anjos da guarda”, com a função de auxiliar seus filhos. Cada anjo tem uma competência específica e esconde um acontecimento misterioso e comprometedor no passado. Os anjos devem auxiliar seus protegidos na profissão que cada qual escolheu.

Entre eles estão Hugo e Beatriz. Hugo é o noivo de Fabiana, mas que nunca esqueceu Beatriz, uma antiga paixão. E ela está de volta, com um filho seu, disposta a reconquistá-lo. Mas esse romance vai ter que enfrentar a temperamental Fabiana e as armações de Silas Vadan.

Silas é o inescrupuloso advogado da família Dumont que está disposto a manter Beatriz longe de Hugo, e a derrubar o projeto de Zazá, sua maior inimiga. Ao final, descobre-se que Silas é o filho de Tereza e de Ângelo Dumont, o marido de Zazá, que ainda mantém um caso com a amante. O advogado se une à mãe para destruir Zazá.

Mas após separar-se do marido sanguessuga, Zazá redescobre a paixão ao conhecer o aviador Ulisses.

Jorge Fernando trabalhou como diretor e ator (Gastão) na novela.

As cenas em que o personagem de Paulo Goulart, o Ulisses, aparecia pilotando um avião e fazendo acrobacias eram gravadas, na verdade, por um dublê de 80 anos.

A novela contou com a participação especial da Intrépida Trupe, no evento da Ilha Fiscal.

Beatriz e Hugo
Paralela à trajetória da aviadora, desenvolve-se o romance entre Beatriz (Letícia Spiller) e Hugo (Marcello Novaes). Apesar de ele ser noivo de Fabiana (Julia Lemmertz), tem por Beatriz uma antiga paixão. Eles se reencontram em Paris, quando Hugo viaja acompanhando Zazá (Fernanda Montenegro), e se aproximam ainda mais quando ela é contratada para ser um dos anjos. Para ficarem juntos, o que só acontece de fato no final da novela, os dois enfrentam muitos obstáculos criados por Silas (Ney Latorraca) e Fabiana.

Elenco:
Adriana Londoño – Jacqueline
Alexandre Borges – Solano
Ana Maria Silva – Hilda
André Valli – Marcos
Antonio Calloni – Milton
Antonio Entriel – buffet
Aracy Cardoso – Neusa
Bernadeth Lyzio – Tânia
Bernardete Lys – médica de Hugo (Marcello Novaes)
Bernardo Pontes – Daniel, bebê de Beatriz (Letícia Spiller) e Hugo (Marcello Novaes)
Beth Erthal – Jéssica
Cecil Thiré- Dorival (Doc)
Cissa Guimarães – Cecília
Claudia Ohana – Maria Olímpia
Cristiane Alves – jogadora de futebol
Daniel Marinho – Luiz Coimbra
David Jr. – Douglas
Deborah Secco – Dora
Eduardo Caldas – Jonas
Élcio Romar – Lua
Fafy Siqueira – Renata
Fernanda Montenegro – Zazá Dumont
Fernanda Muniz – Marília
Fernanda Rodrigues – Valéria
Fernando Philbert – mecânico do hangar
Fernando Torres – Brigadeiro
Gisele Policarpo – Clara
Gustavo Ottoni – Antônio
Hilda Rebello – Castorina, copeira
Hugo Gross – Claudinei
Ivan de Albuquerque – cientista russo
Joana Rocha – copeira da casa de Zazá (Fernanda Montenegro)
João Rebello – Abelardo, o Baby
Jorge Dória – Ângelo
Jorge Fernando – Gastão
Josefa Silva – cozinheira da casa de Zazá (Fernanda Montenegro)
Julia Lemmertz – Fabiana
Juliana Martins – Lúcia
Laura Schnaider – continuísta da equipe de cinema
Leina Krespi – Nilda, empregada de Zazá (Fernanda Montenegro)
Letícia Spiller – Beatriz
Louise Cardoso – Mercedes Hildalgo
Luciano Vianna – Samuel
Luís Sérgio Lima e Silva – Santos Dumont
Marcello Novaes – Hugo Guerreiro
Marcelo Barros – Júnior
Marcos Breda – Rô-Rô Pedalada
Mario Gomes – Álvaro
Mário Joaquim – porteiro do prédio de Hugo (Marcello Novaes)
Miguel Rodrigues – câmera da equipe de cinema
Nathalia Timberg – Tereza
Ney Latorraca – Silas Vadan
Paulo Gorgulho – Vítor Bulcão
Paulo Goulart – Ulisses
Paulo Guilherme – motorista de Zazá (Fernanda Montenegro)
Paulo Silvino – produtor de TV (participação especial)
Rachel Ripani – Sílvia
Reginaldo Faria – Roberto
Renato Gaúcho – técnico de futebol (participação especial)
Roberto Bataglin – Pedro
Roberto Bomtempo – José
Rogério Faria – mecânico do hangar
Rômulo Medeiros – assistente de direção da equipe de cinema
Sandra Bréa – como ela mesma (participação especial)
Sérgio Madureira – chefe de cozinha e pai de Beatriz (Letícia Spiller)
Stepan Nercessian – Samuel
Suely Oliveira – Maria Isabel
Sylvia Bandeira – Dorothy
Vanessa Fadul – jogadora de futebol
Vanessa Lóes – Lavínia
Viviane Novaes
Xuxa Lopes – Marina

Elenco / Personagens

MARISA DUMONT, ZAZÁ (Fernanda Montenegro) Milionária excêntrica, extrovertida, bem-humorada, com excepcional capacidade de liderança e muito magnetismo pessoal. Com o primeiro marido, teve dois filhos. Ficou viúva e se casou com Ângelo (Jorge Dória), com quem teve os outros cinco filhos. Os sete filhos são: Dorival (Cecil Thiré), Renata (Fafy Siqueira), Milton (Antonio Calloni), Fabiana (Julia Lemmertz), Solano (Alexandre Borges), Lavínia (Vanessa Lóes) e Silvia (Rachel Ripani). Quando descobre que foi traída, separa-se de Ângelo e se apaixona perdidamente por Ulisses (Paulo Goulart).

HUGO GUERREIRO (Marcello Novaes) Filho de industrial e piloto de avião, mas voa só por prazer. As mulheres, os aviões e os jogos de realidade virtual são suas paixões e drenam grande parte da sua fortuna. É muito amigo de Zazá (Fernanda Montenegro) e tem em comum com ela o amor pelos aviões e o temperamento exótico. Namora Fabiana (Julia Lemmertz), mas é obcecado por Beatriz (Letícia Spiller), que conheceu em uma viagem a Paris. Dessa relação, nasceu Daniel (Bernardo Pontes), filho cuja existência Hugo desconhece.

SILAS VADAN (Ney Latorraca) Advogado de Ângelo (Jorge Dória) e conhecedor profundo de todos os negócios da família. No início da trama, ajuda Zazá (Fernanda Montenegro) a encontrar os “sete anjos da guarda” de seus filhos, mas logo se mostra um homem inescrupuloso e cruel. No desenrolar da história, revela-se que Silas é filho de Tereza (Nathalia Timberg) e Ângelo (Jorge Dória), ex-marido de Zazá. Os dois viveram um romance por quase 50 anos, antes, durante e depois do casamento de Ângelo e Zazá. Silas é excessivamente vaidoso e se apaixona por Maria Olímpia (Claudia Ohana), mas não é correspondido.

BRIGADEIRO (Fernando Torres) Apelido carinhoso de Pascoal Borato, uma espécie de conselheiro e guru de Zazá (Fernanda Montenegro), em quem ela confia plenamente. Foi professor de pilotagem de Zazá e grande admirador do primeiro marido dela. Acha que Silas (Ney Latorraca) é um anjo do mau e, como contraponto, apresenta-se como um anjo do bem na vida de Zazá.

ÂNGELO PIETRO (Jorge Dória) Segundo marido de Zazá (Fernanda Montenegro). É ele que gerencia os negócios e cuida da fortuna da mulher. Mantém escondida uma relação de quase 50 anos com Tereza (Nathalia Timberg), com quem tem um filho, Silas (Ney Latorraca). Quando Zazá descobre a traição, decide afastá-lo da casa e dos negócios.

TEREZA (Nathalia Timberg) Mulher com quem Ângelo (Jorge Dória) mantém um relacionamento de quase 50 anos, antes, durante e depois do casamento dele com Zazá (Fernanda Montenegro). Desse romance nasceu Silas (Ney Latorraca). Tereza fica desconcertada quando Ângelo chega de mala e cuia a sua casa, após ser descartado por Zazá.

DORIVAL DUMONT LOURENÇO (Cecil Thiré) Doc, o mais velho e o mais medíocre dos filhos de Zazá (Fernanda Montengro). É irmão de Renata (Fafy Siqueira), Milton (Antonio Calloni), Fabiana (Julia Lemmertz), Solano (Alexandre Borges), Lavínia (Vanessa Lóes) e Silvia (Rachel Ripani).  Tem pouca inteligência, mas se acha um gênio. Previsível até no adultério, tendo como amante, há 20 anos, sua secretária Mercedes (Louise Cardoso). Em sua sovinice, jamais deu qualquer presente a ela. É casado com Dorothy (Sylvia Bandeira) e tem dois filhos, Douglas (David Cardoso Junior) e Dora (Deborah Secco). Isabel (Suely Oliveira) é seu “anjo da guarda”.

RENATA DUMONT LOURENÇO (Fafy Siqueira) Filha de Zazá (Fernanda Montengro) e irmã de Dorival (Cecil Thiré), Milton (Antonio Calloni), Fabiana (Julia Lemmertz), Solano (Alexandre Borges), Lavínia (Vanessa Lóes) e Silvia (Rachel Ripani). É uma gordinha simpática e que adora comer o dia inteiro. Seu “anjo da guarda” é Beatriz (Letícia Spiller), que tenta ensiná-la a cozinhar com perfeição. É muito bem casada com o dentista Marcos (André Valli) e tem um filho, Junior (Marcelo Barros), recém-formado em Odontologia. Renata vive em uma harmonia familiar que faz inveja a todos.

MILTON DUMONT PIETRO (Antonio Calloni) Primeiro filho do segundo casamento de Zazá (Fernanda Montenegro), sendo o mais apegado ao pai, Ângelo (Jorge Dória). É um cineasta medíocre, que só fez um filme, há 15 anos. Para sobreviver, dirige comerciais em Santa Catarina. Sua mesada é transferida automaticamente para a ex-mulher e para a filha Clara (Gisele Policarpo). Apaixona-se por Beatriz (Letícia Spiller), mas sofre muito por não ser correspondido. É irmão de Dorival (Cecil Thiré), Renata (Fafy Siqueira), Fabiana (Julia Lemmertz), Solano (Alexandre Borges), Lavínia (Vanessa Lóes) e Silvia (Rachel Ripani). Seu “anjo da guarda” é Roberto (Reginaldo Faria), um aclamado cineasta da década de 1970.

FABIANA DUMONT PIETRO (Julia Lemmertz) Engenheira aeronáutica, carreira escolhida para agradar a mãe. É namorada de Hugo (Marcello Novaes), mas acaba se envolvendo com Álvaro (Mário Gomes), seu “anjo da guarda”. Tenta afastar Beatriz (Letícia Spiller) e Daniel (Bernardo Pontes), filho de Hugo e Beatriz, a qualquer custo. Muito orgulhosa, jamais admite que se revele que o projeto do avião não é de sua autoria. É irmã de Dorival (Cecil Thiré), Renata (Fafy Siqueira), Milton (Antonio Calloni), Solano (Alexandre Borges), Lavínia (Vanessa Lóes) e Silvia (Rachel Ripani).

SOLANO DUMONT PIETRO (Alexandre Borges) Filho mais amado de Zazá (Fernanda Montenegro). Vive na mansão da família e depende de mesada. Preguiçoso, é capaz de passar dias sem sair da cama. Mas é bom caráter e tem um excelente humor. Apaixona-se por Jacqueline (Adriana Londoño), o seu oposto. Ela se revela soropositivo, os dois se casam e se tornam grandes aliados na luta contra a Aids. Para surpresa de todos, é o único filho que, no final, revela talento para alguma coisa. Seu “anjo da guarda” é Maria Olímpia (Claudia Ohana). Ele entra para a política. É irmão de Dorival (Cecil Thiré), Renata (Fafy Siqueira), Milton (Antonio Calloni), Fabiana (Julia Lemmertz), Lavínia (Vanessa Lóes) e Silvia (Rachel Ripani).

LAVÍNIA DUMONT PIETRO (Vanessa Lóes) Formada em Design, mas sua única incursão na área foi desastrosa. Gosta de desenhar objetos fálicos, sem a menor utilidade ou beleza. Tem uma mania: riscar com os dedos os contornos de todos os homens que encontra, o que lhe garante o apelido de Lalá Bolina. Apesar da fama de ninfomaníaca, é virgem. Na verdade, é uma romântica, que está esperando seu príncipe encantado. Tem uma obsessão por Vitor (Paulo Gorgulho), seu protetor. É filha de Zazá (Fernanda Montenegro) e irmã de Dorival (Cecil Thiré), Renata (Fafy Siqueira), Milton (Antonio Calloni), Fabiana (Julia Lemmertz), Solano (Alexandre Borges) e Silvia (Rachel Ripani).

SILVIA DUMONT PIETRO, SISI (Rachel Ripani) Filha caçula de Zazá (Fernanda Montenegro) e irmã de Dorival (Cecil Thiré), Renata (Fafy Siqueira), Milton (Antonio Calloni), Fabiana (Julia Lemmertz), Solano (Alexandre Borges) e Lavínia (Vanessa Lóes). Tem um temperamento difícil, é brava e adora uma briga. É jogadora de futebol e, talvez, pudesse se tornar uma boa atleta se controlasse seus impulsos. Seu grande amor é Pedro (Roberto Bataglin), seu “anjo da guarda”, de temperamento até mais forte que o dela.

MARIA ISABEL SOUZA (Suely Oliveira) Bonita, firme e excelente profissional, mas vítima de preconceito racial, sexual e contra idosos. Poderia estar no auge da carreira, mas foi acusada, injustamente, de um desfalque, há seis anos. É o “anjo da guarda” de Dorival (Cecil Thiré), o Doc. Trabalha como secretária júnior, subordinada a Mercedes (Louise Cardoso), que morre de ciúmes dela. Mas elas acabam se unindo para infernizar a vida de Doc.

BEATRIZ SOFFER (Letícia Spiller) Bem-humorada, romântica e um pouco ingênua. Foi criada pelo pai (Sérgio Madureira), um chefe de cozinha, já falecido. Morou com ele em Paris, onde aprendeu todos os segredos culinários que a tornaram uma grande cozinheira. É apaixonada por Hugo (Marcello Novaes), com quem teve uma única noite de amor em Paris. Desse encontro, nasceu Daniel (Bernardo Pontes), filho que Hugo não conhece. Beatriz é o “anjo’ de Renata (Fafy Siqueira) e se torna amiga de sua protegida.

ROBERTO LIMA (Reginaldo Faria) Cineasta brilhante, tendo feito vários filmes importantes nas décadas de 1960 e 1970. Com a crise dos anos 1980, teve de dar aulas na faculdade para sobreviver. É um homem inteligente, paternal e professoral. De início, simpatiza-se com seu protegido, Milton (Antonio Calloni), tratando-o como um menino que precisa ser educado. No entanto, com a convivência, passa a execrá-lo.

ÁLVARO SANTORO (Mário Gomes) Engenheiro aeronáutico. Morou durante anos nos Estados Unidos, onde se formou e fez mestrado. Lá, teve um caso com Jéssica (Beth Erthal), de quem se afastou ao voltar ao Brasil. Conhece Fabiana (Julia Lemmertz), sua protegida, em um estágio na Embraer. Acaba se apaixonando por ela, lutando por seu amor e por seu dinheiro.

MARIA OLÍMPIA RIBEIRO (Claudia Ohana) Acreana que teve uma infância pobre, trabalhou em seringais, mas estudou e formou-se em Ciências Sociais. Engajada no movimento das Comunidades Eclesiais de Base, tornou-se uma militante ativa nos movimentos de defesa dos direitos humanos e da ecologia. Trabalha numa ONG. É casada com José (Roberto Bomtempo), militante como ela, e se preocupa muito com o filho de 10 anos, Jonas (Eduardo Caldas). Torna-se o “anjo da guarda” de Solano (Alexandre Borges) e se apaixona por Vitor (Paulo Gorgulho), mas só se entrega a esse amor quando se desilude com o marido.

VITOR BULCÃO (Paulo Gorgulho) Tipo atlético, amante da natureza, pouco falante e de olhar expressivo. Torna-se o protetor de Lavínia (Vanessa Lóes). Forma dupla com Hugo (Marcello Novaes). Os dois se complementam, mas não se entendem. Apaixona-se por Maria (Claudia Ohana), mas, ao descobrir que a mulher, Marina (Xuxa Lopes), não é culpada de uma traição, como imaginava, fica dividido entre as duas. É o líder da revolta dos “anjos”, juntamente com Maria. É pai de Lúcia (Juliana Martins) e Valéria (Fernanda Rodrigues).

PEDRO CAMPOS (Roberto Bataglin) Viúvo, tendo perdido a mulher há dois anos, no parto do filho Afonso, que sofre de uma doença incurável. Teve muitas profissões, inclusive a de jogador de futebol. Atualmente, é vendedor em uma loja do interior de São Paulo. Apesar de ter um temperamento ainda pior do que o de Sissi (Rachel Ripani), sua protegida, apaixona-se por ela.

DOROTHY LOURENÇO (Sylvia Bandeira) Esposa de Doc (Cecil Thiré) e mãe de Douglas (David Cardoso Junior) e Dora (Deborah Secco). É ambiciosa, esperta e jogadora, daquelas que sempre quer tirar vantagem em tudo. Sabe da relação entre seu marido e Mercedes (Louise Cardoso), mas se considera acima desse pequeno detalhe. Tenta voltar para Doc quando percebe que ele está alcançando enorme prestígio, graças ao “anjo” Isabel (Suely Oliveira).

MERCEDES FIDALGO (Louise Cardoso) Secretária e amante de Doc (Cecil Thiré) há 20 anos. É muito carinhosa com ele, mas nada recebe em troca de tanta dedicação. É tratada como “móveis e utensílios” e não consegue sequer um aumento salarial. Apesar disso, transforma-o em herói. Tem uma relação muito cordial com a mulher de Doc, Dorothy (Sylvia Bandeira), e com os filhos dele, Douglas (David Cardoso Junior) e Dora (Deborah Secco). A vida de Mercedes muda quando ela conhece Roberto (Reginaldo Faria).

DOUGLAS ARTHUR LOURENÇO (David Cardoso Junior) Filho de Doc (Cecil Thiré) e Dorothy (Sylvia Bandeira) e irmão de Dora (Deborah Secco). É um jovem irrequieto, bem-humorado e que vive fazendo piadas. Seu mundo se resume a namoradas e aos jogos de realidade virtual, que pratica na casa de Hugo (Marcello Novaes). Envolve-se com Lúcia (Juliana Martins) e Valéria (Fernanda Rodrigues) ao mesmo tempo.

DORA LOURENÇO (Deborah Secco) Filha de Doc (Cecil Thiré) e Dorothy (Sylvia Bandeira) e irmã de Douglas (David Cardoso Junior). Dora é uma jovem gordinha, comilona e bastante introvertida. Tem uma relação muito forte com sua tia Renata (Fafy Siqueira). Quando conhece Roberto (Reginaldo Faria), quarenta anos mais velho que ela, sente uma grande atração por ele e decide conquistá-lo. Emagrece e torna-se uma mulher muito atraente. Mas só vai encontrar o amor e o equilíbrio através de Luiz (Daniel Coimbra).

MARCOS BICALHO (André Valli) Dentista e marido de Renata (Fafy Siqueira). Marcos é metódico, equilibrado, bem-humorado e honesto. A família é a sua principal preocupação. Ama Renata e tem grande paixão pelo filho, Junior (Marcelo Barros), que seguiu sua carreira.

JUNIOR (Marcelo Barros) Filho exemplar de Marcos (André Valli) e Renata (Fafy Siqueira). Dentista recém-formado, cuja vida é totalmente absorvida pela carreira.

CLARA PIETRO (Gisele Policarpo) Adolescente inteligente e articulada. É filha de Milton (Antonio Calloni), vive com a mãe, mas, depois, vai morar com o pai. A convivência forçada vai levá-lo a testemunhar o desabrochar da menina, suas primeiras crises e seu primeiro amor.

ABELARDO BIANCO, BABY (João Rebello) Surfista, que gosta de ler e mistura, indiscriminadamente, vários ídolos, como Jim Morrison, John Lennon, Bob Dylan e Kurt Cobain. Lê Fernando Gabeira, Fernando Moraes e as tiras da Mafalda.

JÉSSICA (Beth Erthal) Engenheira norte-americana, ambiciosa, prática, esperta e que domina plenamente sua atividade. Faz uma imagem absurda do Brasil. Ela e Álvaro (Mário Gomes) planejam tirar dinheiro de Zazá (Fernando Montenegro), com o projeto da construção do avião.

JACQUELINE ALMADA (Adriana Londoño) Secretária-sênior. Apaixona-se por Solano (Alexandre Borges) e sua intensa atividade compensa a inércia dele. Descobre que é soropositiva, vivendo os problemas que um portador do vírus tem de enfrentar, mas conta com o apoio de Solano, com quem se casa. Mantém sempre um alto-astral e bom humor, apesar de tudo.

JOSÉ RIBEIRO (Roberto Bomtempo) Acreano e marido de Maria Olímpia (Claudia Ohana). Os dois trabalham juntos em uma ONG ecológica, perto da cidade de Rio Branco. Transferem-se para Palmas, no Tocantins, onde ele revela o seu lado mais ambicioso. No Rio de Janeiro, seu casamento entra em crise. Muito falante, impressiona pela potência da voz e convicção nas palavras, mas não pelo brilho das ideias.

JONAS RIBEIRO (Eduardo Caldas) Filho de José (Roberto Bomtempo) e Maria (Claudia Ohana). José é um menino esperto, inteligente, mas um pouco assustado, devido aos constantes sobressaltos na vida dos pais.

CLAUDINEI SANTOS (Hugo Gross) Goiano e coordenador da ONG de Palmas quando Maria Olímpia (Claudia Ohana) se transfere para o Rio de Janeiro. Mantém contato permanente com ela, fazendo algumas viagens à cidade.

MARINA BULCÃO (Xuxa Lopes) Ex-mulher de Vitor (Paulo Gorgulho) e mãe de Lúcia (Juliana Martins) e Valéria (Fernanda Rodrigues). Luta para provar sua inocência, acusada por Vitor de um erro no passado. Inicialmente, sofre muito quando Vitor se apaixona por Maria Olímpia (Claudia Ohana), mas, depois, vira uma fera.

LÚCIA BULCÃO (Juliana Martins) Filha de Marina (Xuxa Lopes) e Vitor (Paulo Gorgulho) e irmã de Valéria (Fernanda Rodrigues). Vive com a mãe e mantém-se distante do pai. Romântica, suave, serena e introvertida, mas firme. Fascina e atrai Douglas (David Cardoso Junior), mas o rapaz também se envolve com Valéria, o que cria uma rivalidade entre as irmãs.

VALÉRIA BULCÃO (Fernanda Rodrigues) Filha de Marina (Xuxa Lopes) e Vitor (Paulo Gorgulho) e irmã de Lúcia (Juliana Martins). Assim como a irmã, apaixona-se por Douglas (David Cardoso Junior). Valéria é extrovertida, esportista e energética. Tem forte ligação com o pai.

RONALDO ESTEVÃO (Marcos Breda) Trabalha em boates, à noite, como transformista e é conhecido como Rô-Rô Pedalada, porque vai de bicicleta ao trabalho. Com forte instinto maternal, passa a cuidar do bebê de Pedro (Roberto Bataglin), quando ele fica viúvo.

ULISSES ALVAREZ (Paulo Goulart) Grande ás da acrobacia aérea, apesar da idade. Fisicamente, ele se parece com o primeiro marido de Zazá (Fernanda Montenegro). Ulisses é romântico, envolvente, refinado e delicado. Zazá apaixona-se loucamente por ele.

SAMUEL RIVETTI (Stepan Nercessian) Formado em Administração de Empresas, fez uma carreira brilhante até os 35 anos quando, após uma crise vocacional, descobre uma nova atividade que lhe dá muito prazer, a de headhunter ou caça-talentos. Parece distraído, mas, na verdade, está sempre ligadíssimo. Desenvolve uma história de amor com Maria Isabel (Suely Oliveira), que lhe traz vários conflitos éticos.

NEUSA (Aracy Cardoso) Tia de Beatriz (Letícia Spiller), Neusa a ajuda a criar o pequeno Daniel (Bernardo Pontes), fruto da única noite de amor de Beatriz com Hugo (Marcello Novaes), que ignora ter um filho.

MARÍLIA (Fernanda Muniz) Jogadora de futebol e goleiro do time. É uma boa atleta, mas tem um péssimo caráter.

HILDA (Ana Maria Nascimento Silva) Secretária de Zazá (Fernanda Montenegro). É quem gerencia a mansão, fazendo o jogo de Silas Vadan (Ney Latorraca), de quem segue todas as ordens.

LUIZ COIMBRA (Daniel Marinho) Montador do filme de Milton (Antonio Calloni). Luiz é tímido, educado e introvertido. Torna-se namorado de Dora (Deborah Secco), depois que ela se afasta de Roberto (Reginaldo Faria).

LUIZ GONZAGA DA SILVA, LUA (Élcio Romar) Segurança e capanga de Silas (Ney Latorraca). É forte e fiel. Seu nome será sempre acrescido das palavras nova, cheia, minguante e crescente, em função das fases da lua no calendário. É mais violento na lua cheia e mais calmo na lua nova.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Jovens Tardes de Domingo – Tema de Zazá
Compositores: Roberto Carlos
Intérprete: Gal Costa

É Uma Partida de Futebol – Tema de Silvia
Compositores: Samuel Rosa/ Nando Reis
Intérprete: Skank

Rouxinol – Tema de Beatriz
Compositores: Milton Nascimento
Intérprete: Milton Nascimento

A Seta e o Alvo – Tema de Lavínia
Compositores: Paulinho Moska/ Nilo Romero
Intérprete: Paulinho Moska

Fullgás (Memê’s Rádio Mix 97) – Tema de Fabiana
Compositores: Marina Lima/ Antonio Cicero
Intérprete: Marina Lima

Busca Vida – Tema de Hugo
Compositores: Herbert Vianna
Intérprete: Os Paralamas do Sucesso

Vou Levando a Vida – Tema de Victor
Compositores: Peninha
Intérprete: Peninha

Sonho de Uma Noite de Verão – Tema de Douglas
Compositores: Milton Guedes
Intérprete: Milton Guedes

Simples Viagem (Sitting and Watching)
Compositores: Bernardo Vilhena/ Dennis Brown/ Lazão/ Liminha
Intérprete: Cidade Negra

50 Anos
Compositores: Aldir Blanc/ Cristóvão Bastos
Intérprete: Emílio Santiago

Assim Falou Zaratrusta (Also Spreach Zarathrusta) – Tema geral
Compositores: Richard Strauss/ Sérgio Dias
Intérprete: Sérgio Dias

Você Chegou – Tema de Maria Olímpia
Compositores: Zé Ricardo/ Régis Faria
Intérprete: Zé Ricardo

Escândalo – Tema de Silas
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Adriana Caparelle

Dona Doida – Tema de abertura
Compositores: Rita Lee/ Roberto Carvalho
Intérprete: Rita Lee

Internacional:
I Don’t Want To
Compositores: R. Kelly
Intérprete: Toni Braxton

Enamorado por Primera Vez
Compositores: Enrique Iglesias
Intérprete: Enrique Iglesias

The Real Thing
Compositores: I. Devaney/ L. Stansfield
Intérprete: Lisa Stansfield

Uh La La La
Compositores: Aquilani/ Robyx
Intérprete: Alexia

Con Te Partiró (Time to Say Good Bye)
Compositores: Jean Frankfurter/ John Moering
Intérprete: Mafalda Minozzi & Jerry Adriani

Chanson d’Amour – Tema de Zazá
Compositores: Wayne Shanklin
Intérprete: Manhattan Transfer

Love Won’t Wait
Compositores: Madonna/ Shep Pettibone
Intérprete: Gary Barlow

Falling into You
Compositores: Marie-Claire D’Ubaldo
Intérprete: Celine Dion

Loving Every Minute (Cutfather & Joe Remix)
Compositores
Intérprete: Lighthouse Family

Vattene Amore
Compositores: Amedeo Minghi
Intérprete: Luciano Bruno

I Will Survive
Compositores: D. Fekaris/ F. J. Perren
Intérprete: Cake

When I Fall In Love
Compositores: E. Heyman/ V. Young
Intérprete: Natalie Cole & Nat King Cole

Sé Que Ya No Volveras
Compositores: Diego Torres
Intérprete: Diego Torres

Hole in My Soul
Compositores: D. Child
Intérprete: Aerosmith

0 Comentário para: “Zazá Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *