Senhora Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela NOVELA desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de NOVELA e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela NOVELA

◘ Período de exibição: 30/06/1975 – 17/10/1975
◘ Horário: 18h15
◘ Nº de capítulos: 80
◘ Autoria: Gilberto Braga
◘ Direção: Herval Rossano
◘ Supervisão: Daniel Filho

Adaptação de romance homônimo de José de Alencar, a história é ambientada no Rio de Janeiro do século XIX, quando era comum negociar casamentos através do pagamento de dotes, como se fossem transações comerciais. O desejo de vingança de Aurélia Camargo (Norma Blum), preterida pelo grande amor de sua vida, conduz a trama.

Quando não está sacrificando o seu parco salário de jornalista nas festas da alta sociedade que costuma frequentar, o jovem e ambicioso Fernando Seixas (Cláudio Marzo) corteja a bela Aurélia Camargo. Apesar de amá-la, ele termina o relacionamento com a moça e aceita o dote oferecido pelo banqueiro Tavares do Amaral (Felipe Wagner) para que se case com sua filha Adelaide (Fátima Freire).

Ao completar 18 anos, Aurélia é surpreendida com a herança de um avô fazendeiro, tornando-se uma mulher rica. A fortuna inesperada permite que a jovem tome as rédeas de sua vida. Mas, para a sociedade da época, não era de bom tom que uma mulher gozasse de tamanha independência. Por isso Aurélia passa a contar com uma parenta distante, Dona Firmina Mascarenhas (Zilka Sallaberry), para lhe fazer as vezes de mãe, e com o administrador Sr. Lemos (Alberto Perez), para orientá-la nos negócios.

Ainda assim, Aurélia sofre com a rejeição de Fernando, sentindo a necessidade de se vingar daquele que a trocou por outra mulher. Por intermédio de Lemos, ela oferece ao jornalista cem contos de réis para que ele desista da união com a filha do banqueiro e aceite casar-se com uma noiva misteriosa, a quem só conhecerá depois que o pacto matrimonial for selado. A essa altura, Fernando já sabe que o verdadeiro amor de Adelaide é um rapaz chamado Torquato Ribeiro (Osmar Prado), e acha conveniente aceitar a proposta de alguém que não só deseja de fato estar casada com ele, como está disposta a pagar três vezes mais como dote.

Só então Aurélia revela sua identidade e o informa friamente a respeito do seu papel no casamento de conveniência para o qual fora contratado: ela seria a senhora; ele, o escravo. Aurélia ainda o ama, mas não deixa que seus sentimentos apareçam, submetendo o marido a uma sucessão de ironias e humilhações sociais. A sujeição aos caprichos da esposa faz renascer em Fernando o autorrespeito do qual ele havia abdicado durante sua escalada social.

Depois de um período de convivência infeliz, Fernando surpreende Aurélia ao devolver com juros o dinheiro do dote e reclamar a sua liberdade. Acusada pelo marido de ter se tornado uma mulher vingativa e insensível, Aurélia se dá conta de que havia sido amor, e não vingança, o verdadeiro motivo pelo qual planejara o casamento. Depois de se declarar e implorar o amor de Fernando algumas vezes, Aurélia finalmente o reconquista.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela NOVELA

** Resumo não divulgado

Escrita por Gilberto Braga, foi uma adaptação do romance Senhora, de José de Alencar, sendo dirigida por Herval Rossano. Foi a primeira novela em cores no horário das seis da tarde.

A adaptação de Gilberto Braga apresentou uma estrutura similar à do romance: além da divisão da trama em três partes – com uma delas narrada em flashback –, alguns diálogos reproduziram literalmente o texto original.

A novela assinalou uma mudança no horário das 18h. Foi a primeira a ser exibida em cores e, ao contrário das adaptações anteriores, teve duração mais longa: 80 capítulos.

O tenor Paulo Fortes fez uma participação especial em Senhora, cantando trechos da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini, no Teatro Municipal de Niterói.

O romance de José de Alencar já havia sido adaptado para a televisão em 1953, pela TV Paulista, futura TV Globo de São Paulo; e em 1952, pela TV Tupi, no tempo em que a programação era transmitida ao vivo e as telenovelas não iam ao ar diariamente. Em 1972, a Tupi exibiu O Preço de um Homem, com Arlete Montenegro e Adriano Reys, uma versão modernizada do romance.
A partir de abril de 1976, Senhora foi reprisada às 13h30.

Elenco:
Alberto Perez – Sr. Lemos
André Valli – Armando
Chica Xavier – Rosa
Cláudio Marzo – Fernando Seixas
Cléa Simões – Anastácia
Cleide Blota – Maria do Carmo Amaral
Darcy de Souza – Bernardina
Elisa Fernandes – Nicota
Fátima Freire – Adelaide
Fausto Rocha – Alfredo Moreira
Felipe Wagner – Tavares do Amaral
Gracinda Freire – Donana
Ida Gomes – Emília
Ivan Setta – Afonso
Juan Daniel – Mascate
Lúcia Alves – Mariquinhas
Maria do Roccio – Lísia
Mary Daniel – participação especial
Moacyr Deriquém – Professor
Myrian Pires – D. Camila
Nestor de Montemar – Fagundes
Norma Blum – Aurélia Camargo
Norma Suely – participação especial como uma cantora de saraus
Osmar Prado – Torquato Ribeiro
Paulo Ramos – Eduardo
Pietro Mário – Távora
Roberto Bolant – Emílio
Roberto Murtinho – Pedro
Rogério Fróes
Solange Radislovich – Matilde
Talita de Miranda – Santa
Vanda Costa – participação especial
Zilka Sallaberry – D. Firmina

Elenco / Personagens

AURÉLIA CAMARGO (Norma Blum) Jovem bonita, de origem humilde e personalidade forte. Após ser preterida pelo seu grande amor, o jornalista Fernando Seixas (Cláudio Marzo), herda, inesperadamente, uma fortuna, tornando-se uma mulher rica e independente, decidida a vingar-se daquele que a abandonou.

FERNANDO SEIXAS (Cláudio Marzo) Jornalista jovem e ambicioso, conta com o apoio da mãe, Dona Camila (Míriam Pires), e da irmã Mariquinhas (Lúcia Alves) para manter as aparências em sua vida social. Abre mão de seu amor por Aurélia Camargo (Norma Blum) em troca do dote oferecido pelo banqueiro Tavares do Amaral (Felipe Wagner) para desposar sua filha Adelaide (Fátima Freire).

FIRMINA (Zilka Sallaberry) Parente distante de Aurélia Camargo (Norma Blum), passa a fazer companhia à jovem após a morte de seu avô. Não tem forças, no entanto, para influenciar as decisões de Aurélia.

ANASTÁCIA (Cléa Simões) Escrava, trabalha na casa de Aurélia Camargo (Norma Blum). Com o tempo, transforma-se numa companhia para Firmina (Zilka Salaberry).

CAMILA (Míriam Pires) Mãe de Fernando (Cláudio Marzo), não mede esforços para manter a vida social do filho, mesmo precisando arcar com as inúmeras dívidas da família.

MARIQUINHAS (Lúcia Alves) Irmã de Fernando (Cláudio Marzo). Assim como a mãe, Dona Camila (Míriam Pires), acredita que a família deve se sacrificar pelo rapaz.

NICOTA (Elisa Fernandes) Filha mais nova de Dona Camila (Míriam Pires), não concorda com os planos da mãe e da irmã, Mariquinhas (Lúcia Alves), de sacrificar a economia da família em função de Fernando (Cláudio Marzo).

ADELAIDE AMARAL (Fátima Freire) Filha do banqueiro Tavares do Amaral (Felipe Wagner), é apaixonada pelo advogado Torquato Ribeiro (Osmar Prado), desprezado por sua família por não ter recursos financeiros. Seu casamento com o jornalista Fernando Seixas (Cláudio Marzo) é arranjado pelo pai, que faz tudo para separá-la de seu verdadeiro amor.

TAVARES DO AMARAL (Felipe Wagner) Banqueiro, oferece a Fernando Seixas (Cláudio Marzo) um dote para que se case com sua filha Adelaide (Fátima Freire) a fim de afastá-la de Torquato Ribeiro (Osmar Ribeiro).

MARIA DO CARMO AMARAL (Cleide Blota) Mãe de Adelaide (Fátima Freire), é mais compreensiva em relação à filha apesar de não se opor abertamente ao marido. Muitas vezes é cúmplice dos encontros secretos entre Adelaide e Torquato (Osmar Prado).

ROSA (Chica Xavier) Escrava da família Amaral.

TORQUATO RIBEIRO (Osmar Prado) Advogado, de origem humilde, é apaixonado por Adelaide (Fátima Freire). Sofre com a oposição da família Amaral, que acredita que ela terá um futuro mais estável ao lado de Fernando Seixas (Cláudio Marzo). Sem recursos, concorda em ajudar Aurélia (Norma Blum) em seus planos de vingança contra o jornalista em troca de dinheiro.

EDUARDO ABREU (Paulo Ramos) Homem solitário, porém romântico. Muito rico, apaixona-se por Aurélia (Norma Blum), que o despreza, acreditando que o rapaz esteja interessado apenas em seu dinheiro.

AFONSO (Ivan Setta) Pretendente à mão de Nicota (Elisa Fernandes), enfrenta a oposição da família da jovem, que quer vê-la casada com alguém da corte.

FAGUNDES (Nestor de Montemar) Pai de Afonso (Ivan Setta), dono do armarinho onde Mariquinhas (Lúcia Alves) trabalha para ajudar a família.

LÍSIA SORAES (Maria do Roccio) Moça da sociedade, amiga de Fernando Seixas (Cláudio Marzo) e admiradora de Aurélia (Norma Blum).

LEMOS (Alberto Perez) Tutor de Aurélia Camargo (Norma Blum) e administrador de seus bens. Obedece todas as ordens da jovem, jamais se opondo à sua vontade, mesmo quando não concorda com suas atitudes.

SANTA (Talita de Miranda) Casada com Lemos (Alberto Perez), critica a passividade do marido diante de Aurélia (Norma Blum).

ALFREDO MOREIRA (Fausto Rocha) Pretendente de Aurélia (Norma Blum), tenta conquistá-la com versos e agrados, mas seus esforços são em vão.

BERNARDINA (Darcy de Souza) Mendiga que vive nas ruas da cidade, age como informante de Aurélia (Norma Blum).

MATILDE (Solange Radislovich) Amiga de Aurélia (Norma Blum).

PEDRO (Roberto Murtinho) Pai de Aurélia (Norma Blum).

EMÍLIA CAMARGO (Ida Gomes) Mãe de Aurélia (Norma Blum).

EMÍLIO CAMARGO (Roberto Bolant) Irmão de Aurélia (Norma Blum).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Quem Sabe?
Compositor: A. C. Gomes / F. L. B. Sampaio
Intérprete: Francisco Petrônio/ Dilermando Reis

Ontem ao Luar
Compositor: Catullo da Paixão Cearense/ Pedro de Alcântara
Intérprete: Paulo Tapajós

Aurélia – Tema de abertura
Compositor: Waltel Branco
Intérprete: Orquestra Waltel Branco

Recordando
Compositor
Intérprete: Orquestra Romanza

0 Comentário para: “Senhora Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *