Saramandaia (2013) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Saramandaia (2013) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Saramandaia (2013) e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Saramandaia (2013)

◘ Período de exibição: 24/06/2013 – 27/09/2013
◘ Horário: 23h
◘ N° de capítulos: 57
◘ Escrita por: Ricardo Linhares
◘ Colaboração: Ana Maria Moretzsohn, Nelson Nadotti e João Brandão
◘ Pesquisa: Leusa Araújo
◘ Direção de núcleo: Denise Saraceni
◘ Direção-geral: Denise Saraceni e Fabrício Mamberti
◘ Direção: Natália Grimberg, Calvito Leal, Adriano Melo e Oscar Francisco

Inspirada na obra original de Dias Gomes, a novela de Ricardo Linhares traz de volta o realismo fantástico à teledramaturgia. Com apenas 57 capítulos e exibida no horário das 23h, a releitura apresenta os principais personagens exóticos que marcaram a versão de 1976, além de novas histórias e cidadãos de Bole-Bole, a fictícia cidade onde a trama se desenrola. Em 2013, o enredo foi usado para criticar a intolerância e o desrespeito à diversidade, enquanto na década de 1970 o alvo principal era a ditadura militar. Os personagens perderam o sotaque regional da primeira novela, mas mantiveram uma maneira distinta de falar. Homenageando outras obras de Dias Gomes, como O Bem Amado, os diálogos foram recheados de neologismos divertidos, como “conversório” ou “problemática”.

A trama começa com os cidadãos de Bole-Bole divididos em função de um plebiscito que pode trocar o nome da cidade para Saramandaia. Os tradicionais não querem o “mudancismo” e a juventude se diz “saramandista”. Por trás dessa briga há uma antiga disputa política e econômica entre duas famílias rivais, os Vilar e os Rosado. A votação foi proposta pelo vereador João Gibão (Sérgio Guizé) após um sonho onde a troca do nome seria o primeiro passo para modificações profundas na cidade. Gibão, um rapaz íntegro e honesto, sofre preconceito por ser diferente: ele tem uma corcunda e visões premonitórias. Logo no primeiro capítulo, o telespectador descobre que a protuberância em suas costas é um par de asas. Gibão nasceu assim e sua mãe Leocádia (Renata Sorrah) é a única que sabe de seu segredo. O homem que pode voar, teme revelar ser diferente e acaba cerceando sua própria liberdade. Ele nunca tira o gibão que esconde suas asas por medo de não ser aceito como realmente é.

O representante da tradição bolebolense é o ex-prefeito Zico Rosado (José Meyer). Zico é descendente dos fundadores de Bole-Bole e manter o nome da cidade é uma questão pessoal e comercial. O fazendeiro é dono de canaviais, de usina de açúcar e álcool e produz a cachaça Saramandaia. Ele não admite perder sua influência política para uma nova geração. Mesmo cometendo crimes para que sua vontade prevaleça, o ex-prefeito tem também um lado pitoresco: formigas saem do seu nariz quando ele fica nervoso.

Com a proximidade do plebiscito, os ânimos se exaltam e as discussões são constantes. A novela começa com uma passeata de saramandistas se formando no centro da cidade. Jovens com caras pintadas marcam pela internet um movimento para ocupar o coreto da praça. É a Primavera Saramandense!

Em meio à confusão, o bolebolense Seu Cazuza (Marcos Palmeira), dono da farmácia, se envolve em um bate-boca na pensão de Dona Risoleta (Debora Bloch) e põe, literalmente, o coração pela boca. Quando tenta engolir, o órgão vai parar do lado errado do peito e Seu Cazuza não resiste. Zico Rosado aproveita a passagem do cortejo, faz um discurso culpando os saramandistas pela morte de Seu Cazuza e começa a confusão. Enquanto isso, o caixão cai no chão e Seu Cazuza ressucita. É nesse momento que Vitória Vilar (Lilia Cabral) e seu filho mais novo Tiago (Pedro Tergolino) chegam à cidade. Zico e Vitória, que são de família rivais, tiveram um romance na juventude e se reencontram 30 anos depois.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Saramandaia (2013)

Segunda 24 DE JUNHO [2013]
Vitória chega à cidade no meio da confusão. Cazuza ressuscita! Gibão sonha com a mudança do nome da cidade de Bole-Bole para Saramandaia. Leocádia apara as asas do filho Gibão. Alguns meses depois, Bia filma a manifestação do povo a favor da mudança do nome da cidade. Dora e Rosalice assistem a tudo pelo computador. Os barbeiros e maestros Cursino e Totó discutem sobre o nome da cidade. Stela apoia a manifestação do povo contra o avô Zico. O prefeito Lua tenta convencer dona Redonda a se unir aos manifestantes. Cazuza morre depois de uma discussão e Zico manda Carlito culpar os filhos de Vitória. Gibão faz o sino da igreja tocar com seu pensamento. Zico avisa Lua que fará um comício na hora do enterro de Cazuza. Zélia conta para Lua que está grávida. Gibão consola a namorada Marcina. Aparadeira culpa Gibão pela morte do marido. Risoleta vai ao velório de Cazuza e Aparadeira a enfrenta. Zico começa seu comício no momento em que o cortejo passa pela praça. Os jovens saramandistas atacam coreto com tinta. Vitória chega à cidade no meio da confusão e reage ao ver Zico, que fica angustiado com a presença de seu grande amor da adolescência. Cazuza se levanta do caixão e todos se assustam. Vitória e Zico lembram de seu passado juntos. Lua e Zélia discutem. Zico exige que o delegado prenda Vitória e seus filhos. 13 Gibão sonha com novo nome para Bole-Bole. Zico manda Carlito culpar os filhos de Vitória pela morte de Cazuza. Zélia tenta convencer dona Redonda a se unir aos manifestantes. Zico decide fazer um comício na hora do enterro de Cazuza. Zélia conta para Lua que está grávida. Maria Aparadeira culpa Gibão pela morte de Cazuza. Gibão lamenta por não ter previsto a morte de Cazuza. Risoleta enfrenta Zico Rosado. Vitória chega à cidade e Cazuza se levanta do caixão. Gibão anuncia que Cazuza desmorreu. Vitória encontra Tibério enraizado em casa. Vitória e Zico lembram de seu passado juntos. Zico exige que o delegado prenda Vitória e seus filhos,

Terça 25 DE JUNHO [2013]
Risoleta fica fascinada com Aristóbulo Zico e Vitória ficam abalados com a presença um do outro. Cazuza reclama do caixão que Aparadeira comprou para ele. Gibão tem uma visão com dona Redonda. Marcina enfrenta Aparadeira por causa do namorado. Leocádia se preocupa com a curiosidade de Lua sobre o problema do irmão. Zico quase atropela Risoleta e Aristóbulo a salva. Tibério avisa à família para tomar cuidado com Zico. Helena demonstra seu rancor contra Vitória e a família Vilar. Cazuza explica a Risoleta que Aristóbulo se transforma em lobisomem. Pedro apresenta Bia para Vitória. Lua pensa na discussão que teve com Zélia. Vitória confessa a Cleide, governanta da fazenda, que não teve coragem de contar a verdade a Zico. Zico manda o afilhado, Carlito, sair do Rio de Janeiro e vir para Bole-Bole. Aristóbulo se recusa a entrar na pensão de Risoleta. Gibão desiste de conversar com Lua. Aristóbulo observa a pensão escondido. O coração de Cazuza tenta sair pela boca. Aristóbulo decide entrar na pensão, mas vai embora apressado ao ouvir soarem as badaladas que marcam a meia-noite. Gibão sonha com Marcina. Marcina invade o quarto de Gibão para seduzi-lo. 16 Vitória se derrete ao chegar perto de Zico. Gibão tem uma visão com dona Redonda. Marcina enfrenta Aparadeira por causa de Gibão. Gibão teme que Marcina o rejeite por causa de seu problema. Zico quase atropela Risoleta e Aristóbulo a salva. Tibério avisa à família para tomar cuidado com Zico. Helena demonstra seu rancor contra Vitória e a família Vilar. Risoleta e Aristóbulo se encontram na farmácia de Cazuza. Risoleta fica fascinada com Aristóbulo. Vitória confessa a Cleide que não teve coragem de contar a verdade a Zico. Zico manda Carlito voltar para Bole-Bole. Aristóbulo se recusa a entrar na pensão de Risoleta. Gibão desiste de conversar com Lua. Aristóbulo decide entrar na pensão, mas vai embora apressado. Gibão sonha com Marcina. Vitória pede para participar da homenagem a Cazuza.

Quarta 26 DE JUNHO [2013]
Laura volta para casa e Zico a renega Gibão tenta resistir a Marcina, quando Zélia chega. Vitória contraria Zico e permanece na missa em homenagem a Cazuza. Chateada, Marcina vai embora da casa de Gibão e começa a sentir o corpo pegar fogo. Zico encerra o discurso de Aristóbulo. Cazuza e Aparadeira correm ao verem Marcina caída no canteiro. Leocádia convida Vitória para ir a sua casa. Helena reza e uma rosa do altar cai em sua mão. Laura volta para casa e implora que a mãe convença Zico a deixá-la ficar. Risoleta aborda Aristóbulo na rua, mas ele se afasta. Zélia conversa com Lua. Leocádia e Vitória ficam apreensivas. Zico destrata a filha, Laura, ao chegar à fazenda. 13 Dona Redonda exige que Zico expulse Vitória da igreja. Gibão tenta resistir a Marcina. Vitória contraria Zico. Marcina se decepciona com Gibão. Marcina sente um acaloramento ao pensar em Gibão. Helena pede a graça de poder abraçar Laura outra vez. Laura volta para casa. Risoleta aborda Aristóbulo na rua. Zélia cobra um posicionamento político de Lua. Zélia e Lua se reconciliam. Gibão tem nova visão com dona Redonda. Marcina rompe com Gibão. Zico renega Laura.

Quinta 27 DE JUNHO [2013]
Gibão avisa a Encolheu que Redonda pode explodir Stela enfrenta Zico e pede que Laura fique na fazenda. Helena e Candinha falam sobre a mãe de Stela sem que ela perceba. Gibão fala para Vitória sobre seu sonho de mudar o nome da cidade. Zélia e Lua se reconciliam. Gibão vê dona Redonda inchar. Marcina termina seu namoro e Aparadeira comemora. Risoleta convida o professor Aristóbulo para ir a sua pensão. Lua conta para o irmão que Zélia está grávida e Gibão não percebe o aviso que o pássaro tenta lhe dar. Gibão fala para Encolheu sobre sua visão com dona Redonda, mas ele não dá atenção. Vitória descobre a gravidez de Zélia e apoia a filha. Zico pensa em Vitória e fica incomodado com Helena. O médico Rochinha se emociona ao ver Laura. Bia se preocupa com dona Redonda. Aristóbulo se despede da mãe, dona Pupu, antes de sair de casa. Risoleta se arruma para encontrar o professor. Aristóbulo visita o túmulo de uma antiga namorada. Marcina decide ir atrás de Gibão e Aparadeira manda Cazuza impedi-la. Aristóbulo chega à pensão, mas é impedido de entrar pelo delegado. Marcina vê Gibão com Rosalice e fica furiosa. Aparadeira questiona a presença de Aristóbulo na pensão de Risoleta. 13 Stela convence Zico a permitir que Laura fique na fazenda. Marcina sente ciúme de Gibão. Risoleta convida Aristóbulo para ir à sua pensão. Lua conta para Gibão que Zélia está grávida. Rochinha examina Tibério. Encolheu dispensa os conselhos de Gibão. Sem querer, Pedro conta para Vitória que Zélia está grávida. Vitória apoia Zelia. Laura e Rochinha se reencontram. Rochinha não culpa Laura pelo que aconteceu no passado. Bia se preocupa com dona Redonda. Aristóbulo visita o túmulo de Adélia. Risoleta e Aristóbulo são flagrados por Aparadeira.

Sexta 28 DE JUNHO [2013]
Vitória e Zico se beijam em antigo esconderijo Risoleta discute com Aparadeira para defender Aristóbulo. Marcina briga com Rosalice por causa de Gibão. Aristóbulo vai embora da pensão. Marcina e Gibão voltam a namorar. Rochinha e Laura conversam sobre o passado. Zico afirma a Carlito que vai acabar com Vitória. Gibão tem uma visão que o deixa aflito e pede o consolo de Leocádia. Aristóbulo e Risoleta pensam um no outro. Rochinha se embriaga na pensão. Dora e Rosalice o ajudam. Laura ameaça contar o que sabe sobre Carlito, caso ele se aproxime dela. Tiago vê Stela na rua e fica encantado. Bia descobre o peso da mãe e se preocupa com a visão de Gibão. Vitória visita a usina da família e celebra o resultado da cachaça. Carlito conta para Zico que o nome ‘Saramandaia’ foi registrado. Tiago conta para a mãe que viu Stela. Vitória e Zico se encontram em seu antigo esconderijo e acabam se beijando. 10 Bia descobre o peso da mãe. Vitória visita a usina da família. Vitória e Zico se beijam. Risoleta discute com Aparadeira para defender Aristóbulo. Marcina e Gibão voltam a namorar. Zico afirma a Carlito que vai acabar com Vitória. Gibão tem uma visão que o deixa aflito. Leocádia aconselha Gibão. Aristóbulo e Risoleta pensam um no outro. Laura ameaça Carlito.

Terça 2 DE JULHO [2013]
Romildo dispara contra Zico, que se joga na frente de Vitória Vitória se afasta de Zico. Gibão tem uma visão com Vitória e avisa Zélia. Vitória encontra o celular de Zico. Zélia avisa a mãe sobre a visão de Gibão, mas ela não acredita. Firmino repreende Romildo e Tonho por pararem de trabalhar. Helena tenta falar com Zico. Risoleta vê Stela na cidade, mas Aristóbulo a impede de se aproximar. Tonho passa mal e Romildo tenta socorrer o pai. Tiago vai atrás de Stela. Carlito leva Vitória ao encontro de Zico. Romildo dispara contra Zico, que se joga na frente de Vitória. Tibério não aceita que Zico tenha salvo a vida da filha. Candinha afirma que a guerra entre os Rosado e os Vilar não acabou. Vitória liga para Zico. O delegado vê Marcina sair de casa pela janela e avisa Cazuza. Marcina pede para dormir com Gibão. Risoleta beija Aristóbulo dentro de uma cova. 18 Vitória se afasta de Zico. Gibão tem visão com Vitória. Vitória encontra o celular de Zico. Firmino repreende Romildo e Tonho por pararem de trabalhar. Risoleta tenta se aproximar de Stela. Tonho passa mal. Zélia e Gibão correm ao encontro de Vitória. Lua garante que não haverá fraude no plebiscito. Zélia e Gibão se desesperam por não encontrar Vitória. Zico se joga na frente de Vitória e leva um tiro. Zico sobrevive e Vitória fica impressionada com sua atitude. Marcina evita conversa com Leocádia. Tibério não aceita que Zico tenha salvo a vida da filha. Candinha afirma que a guerra entre os Rosado e os Vilar não acabou. Risoleta pede perdão a Aristóbulo. Vitória liga para Zico. Marcina pede para dormir com Gibão. Risoleta beija Aristóbulo dentro de uma cova.

Quarta 3 DE JULHO [2013]
Cazuza, Aparadeira e Leocádia flagram Gibão e Marcina dormindo juntos Risoleta percebe que ficou ferida com a queda e perde os sentidos. Aristóbulo leva Risoleta à farmácia. Cazuza, Aparadeira e Leocádia flagram Gibão e Marcina dormindo juntos. Gibão teme por ter de se casar com Marcina, e Leocádia sofre pelo filho. Aparadeira pensa em unir a filha a Aristóbulo. Rochinha cuida do ferimento de Risoleta, que pede para Aristóbulo velar seu sono. Zélia e Pedro fingem desistir de investigar as condições de trabalho dos funcionários dos canaviais dos Rosado. Zico manda seu afilhado ter uma conversa amigável com Romildo. Carlito tenta seduzir Laura, mas leva um fora. Pedro descobre que Romildo não foi preso e avisa Zélia. A veterinária enfrenta Carlito, e Firmino pega a arma sem que ela perceba. 8 Aristóbulo salva Risoleta. Cazuza e Aparadeira descobrem que Marcina saiu de casa escondida. Aristóbulo leva Risoleta à farmácia. Gibão e Marcina são flagrados dormindo juntos. Aristóbulo vela o sono de Risoleta. Vitória proíbe Zélia e Pedro de investigarem a fazenda de Zico. Carlito tenta seduzir Laura. Zélia enfrenta Carlito.

Quinta 4 DE JULHO [2013]
Vitória e Zico ficam juntos em seu antigo esconderijo Carlito ironiza Zélia e mente sobre o paradeiro de Romildo. Aristóbulo marca um encontro com Risoleta na pensão. Carlito dá dinheiro a Romildo para que ele deixe a cidade. Tibério manda Pedro ir atrás da irmã. Lua aconselha Gibão sobre seu namoro com Marcina. Gibão tem uma visão com Redonda. Pedro conta para Lua que a irmã sumiu. Zélia tenta encontrar o cativeiro de Romildo. Gibão fala para Bia sobre a visão que teve com Redonda. Vitória e Zico ficam juntos em seu antigo esconderijo. Firmino vê Zélia fotografar a ambulância e ateia fogo ao canavial. Redonda pretende contar a Aristóbulo o que descobriu sobre a dona da pensão. Marcina procura Gibão para conversar. Vitória revela a Cleide que Zico é pai de Zélia. 20 Carlito mente sobre o paradeiro de Romildo. Cleide incentiva Vitória a encontrar Zico. Aparadeira planeja unir Marcina e Aristóbulo. Redonda questiona Encolheu sobre a procedência de Risoleta. Aristóbulo marca um encontro com Risoleta na pensão. Carlito dá dinheiro a Romildo para que ele deixe a cidade. Tibério incentiva os netos a confrontarem Zico Rosado. Pupu percebe que Aristóbulo está apaixonado. Lua aconselha Gibão sobre seu namoro com Marcina. Gibão tem uma visão com Redonda. Zélia promete a Joana que encontrará Romildo. Zico dá um anel para Vitória. Vitória fica tocada com o gesto de Zico. Zélia tenta encontrar o cativeiro de Romildo. Gibão fala para Bia sobre a visão que teve com Redonda. Zico e Vitória ficam juntos em seu antigo esconderijo. Zélia fotografa a ambulância e Firmino ateia fogo ao canavial. Redonda descobre segredo do passado de Risoleta. Marcina procura Gibão para conversar. Vitória revela a Cleide que Zico é pai de Zélia.

Sexta 5 DE JULHO [2013]
Zico explica a Joel e Firmino como eles deverão colocar a bomba no Centro Cívico da cidade Zélia discute com Lua, e Vitória tenta amenizar a situação. Fifi manda um e-mail anônimo para Aristóbulo falando sobre Risoleta. Carlito se preocupa ao saber que o padrinho forjará um ataque ao Centro Cívico. Lua se vê obrigado a dever um favor para Zico. Aristóbulo lamenta com Pupu o que descobriu sobre Risoleta. Vitória acredita que conseguirá fazer com que Zico e Zélia se entendam. Zico explica a Joel e Firmino como eles deverão colocar a bomba no Centro Cívico da cidade. Redonda, Encolheu, Cazuza e Aparadeira vão à casa de Aristóbulo. Risoleta fica ansiosa pela chegada do professor. Aristóbulo se aproxima do carro de Joel e cai desacordado com a explosão da bomba. 15 Vitória diz a Cleide que Zélia é filha de Zico Rosado. Zico engana o delegado Petronílio. Gibão e Marcina combinam noite de amor. Dona Redonda, Fifi e Maria Aparadeira armam plano para separar Risoleta de Aristóbulo. Zico Rosado planeja explodir o Centro Cívico. Vitória defende Zico das acusações de Zélia. Aristóbulo se decepciona com Risoleta. Vitória desabafa com Cleide. Encolheu tem a ideia de indicar Aristóbulo para prefeito. Marcina chega na casa de Gibão. Gibão fala da visão com Dona Redonda explodindo. Dona Redonda quebra cadeira e sofá de Dona Pupu. Vitória e Zico se falam ao telefone. Aristóbulo se anima com a ideia de se candidatar a prefeito. Capanga se atrapalha e bomba explode com ele dentro do carro.

Terça 9 DE JULHO [2013]
Redonda arruma as malas com comida para fugir da cidade Todos saem apressados para ver a explosão. Gibão e Leocádia descobrem que Marcina mentiu para eles. Redonda arruma as malas com comida para fugir da cidade. Rosalice leva Aristóbulo desmemoriado para a pensão. Bia grava o delegado tentando apagar o incêndio do carro. As velas em volta do santo na igreja acedem sozinhas e começa a nevar na cidade. Risoleta vê os olhos de Aristóbulo mudarem de cor. Zico se preocupa ao saber que o carro dirigido por Joel era de sua usina. Aristóbulo vê a filmagem da câmera de segurança do Centro Cívico. Marcina faz as pazes com Cazuza. Gibão conta a Zélia que Zico está envolvido com o possível atentado à cidade. Vitória questiona Zico sobre a explosão. 14 Gibão e Leocádia descobrem que Marcina mentiu para eles. Redonda decide estocar comida e outra bomba explode na cidade. Aristóbulo perde a memória. Cazuza avisa Zico sobre a explosão. Aristóbulo seduz Risoleta. Começa a nevar em Bole-Bole. Risoleta leva Aristóbulo para o seu quarto. Aristóbulo se transforma em lobisomem. Vitória tenta conversar com Zélia. Zico se preocupa com os vestígios de sua armação. Aristóbulo descobre um registro do atentado. Marcina faz as pazes com Cazuza. Gibão conta a Zélia que Zico está envolvido com o atentado. Vitória questiona Zico sobre a explosão.

Quarta 10 DE JULHO [2013]
Zico e Zélia se confrontam durante a manifestação na cidade Zico mente para Vitória e incrimina os saramandistas pelo atentado. Zico aceita que Vitória marque um encontro seu com Zélia, mas fica tenso quando ela vai embora. Helena se preocupa com o sumiço de Laura. Zico arruma um cúmplice para Joel a fim de confirmar a história que contou a Vitória. Zélia, Pedro, Tiago, Bia e Gibão resolvem ajudar Lua nas investigações sobre Zico. Dora e Rosalice se preocupam com Risoleta. Candinha fica preocupada quando Laura chega em casa sentindo dores. Zico e Zélia se confrontam durante a manifestação na cidade. 10 Zico mente para Vitória. Lua afirma que vai investigar o atentado. Redonda critica Gibão. Vitória torce para que Zico se entenda com Zélia. Zico tem uma ideia para culpar saramandistas pelo atentado. Gibão propõe uma manifestação pacífica. Zico arruma um cúmplice para Joel. Risoleta não desiste de Aristóbulo. Candinha fica cismada com Laura. Zélia decide confrontar Zico.

Quinta 11 DE JULHO [2013]
Laura conta a verdade sobre sua saúde para Rochinha Lua desconfia do depoimento de Gilson e chama Gibão à delegacia. Candinha e Tibério pensam um no outro. Laura conta a verdade sobre sua saúde para Rochinha. Zélia discute com Zico e Vitória fica apreensiva. Gibão e Lua acham que Joel tem um cúmplice. Zélia passa mal e é levada para o hospital de Serro Azul. Marcina encontra um pássaro caído e Gibão fica nervoso. Candinha se revolta com a falta de atitude de Zico em relação a Zélia. Laura expulsa Carlito de seu quarto. Risoleta seduz Aristóbulo. Aristóbulo chega para o jantar na casa de Cazuza e fica lisonjeado com os elogios que recebe. Marcina também convida Redonda, Encolheu e Gibão para o jantar. 15 Zico fica irritado com manifestação dos saramandistas. Lua desconfia do depoimento de Gilson. Candinha e Tibério pensam um no outro. Laura conta a verdade sobre sua saúde para Rochinha. Zélia discute com Zico e passa mal. Gibão fica nervoso ao encontrar um pássaro caído. Rochinha recomenda que Laura fique em repouso. Candinha se revolta com a falta de atitude de Zico. Laura expulsa Carlito de seu quarto. Risoleta seduz Aristóbulo. Aristóbulo pensa na proposta de Cazuza e decepciona Risoleta. Marcina planeja passar a noite na casa de Gibão. Zélia volta para casa. Zico arma a fuga de Gilson. Marcina estraga os planos de Aparadeira.

Sexta 12 DE JULHO [2013]
Leocádia vê Vitória e Zico se beijando Cazuza e Aparadeira ficam incomodados com a presença de Gibão, mas disfarçam. Zico entrega a Firmino o dinheiro para ser dado a Gilson. Zélia conta a Leocádia que se sentiu acarinhada pelo bebê. Raul e seus comparsas tiram Gilson da cadeia. Gibão vê os fugitivos na rua, mas leva uma coronhada e desmaia. Aparadeira e dona Redonda ficam frustradas com a falta de interesse de Aristóbulo em Marcina. Dora, apaixonada, observa Rochinha. Zico admite para Carlito que é apaixonado por Vitória. Gibão diz ao delegado que conseguirá provas contra Zico. Aristóbulo observa Risoleta dormindo. Leocádia vê Vitória e Zico se beijando. 18 Marcina provoca os pais e Aristóbulo defende Gibão. Zélia pede o apoio de Lua na luta contra Zico. Zico planeja acabar com a reputação dos saramandistas. Redonda e Aparadeira implicam com o namoro de Marcina e Gibão. Leocádia avisa a Tibério que Lua convidará os Rosado para o casamento. Raul organiza a fuga de Gilson. Leocádia reconhece os sintomas da gravidez de Zélia. Gibão aconselha Redonda a perder peso. Raul e seus comparsas tiram Gilson da cadeia. Gibão leva uma coronhada e desmaia. Aristóbulo não se interessa por Marcina. Risoleta afirma que se decepcionou com Aristóbulo. Firmino paga Gilson. Zico admite para Carlito que é apaixonado por Vitória. Gibão desconfia de Zico Rosado. Zico critica a forma como Vitória educou Zélia. Aristóbulo observa Risoleta dormindo. Leocádia vê Vitória e Zico se beijando.

Terça 16 DE JULHO [2013]
Pedro e Zélia criam um abaixo-assinado contra Zico Leocádia vai embora da igreja apressada e Vitória fica aflita. Rochinha fala para Dora e Rosalice que Aristóbulo esteve na pensão. Laura se surpreende com a reação de Stela ao saber o que houve com ela. Vitória pede para conversar com Leocádia. Gibão enfrenta Zico. Bia tenta entrevistar o ex-prefeito. Vitória conta para Leocádia seu caso com Zico. Carlito descobre que o nome Saramandaia foi registrado pela matriarca da família Vilar. Rochinha procura Aristóbulo. Dora e Rosalice aconselham Risoleta a conversar com o professor. Candinha exige que Carlito não incomode Laura. Aristóbulo conta para Rochinha que gosta de Risoleta, mas não pode ficar com ela. Carlito se hospeda na pensão. Dona Redonda discute com Gibão. Marcina provoca o namorado com Aristóbulo. Pedro e Zélia criam um abaixo-assinado contra Zico. Zico e Vitória se encontram escondidos. Pupu leva Risoleta até sua casa e Aristóbulo se surpreende ao ver a dona da pensão na frente de seu pai. 17 Vitória fica aflita com a presença de Zico na igreja. Rochinha fala para Dora e Rosalice que Aristóbulo esteve na pensão. Laura se surpreende com a reação de Stela. Vitória pede para conversar com Leocádia. Gibão enfrenta Zico. Vitória conta para Leocádia que é apaixonada por Zico. Carlito descobre que Vitória registrou o nome Saramandaia. Dora e Rosalice aconselham Risoleta a conversar com Aristóbulo. Candinha exige que Carlito não incomode Laura. Laura rejeita Carlito. Aristóbulo conta para Rochinha que gosta de Risoleta. Carlito se hospeda na pensão de Risoleta. Gibão discute com Marcina por causa das intrigas de Redonda. Marcina provoca Gibão com Aristóbulo. Pedro e Zélia criam um abaixo-assinado contra Zico. Zico e Vitória se encontram escondidos. Aristóbulo se surpreende ao ver Risoleta na frente de seu pai.

Quarta 17 DE JULHO [2013]
Risoleta pede para Aristóbulo se afastar dela Aristóbulo tenta amenizar a situação, mas Risoleta vai embora. Carlito chama Rosalice para seu quarto. Risoleta volta para a casa de Aristóbulo, e Pupu e Belisário ficam animados. Carlito sonda com Rosalice a intenção de votos dos frequentadores da pensão. Risoleta se impressiona com a história de Belisário. Vitória e Zico namoram no esconderijo. Rochinha desconfia da presença do afilhado de Zico na pensão. Carlito se impressiona com a popularidade dos saramandistas na cidade. Helena liga para Zico, e Vitória fica constrangida. Pupu pensa em como unir a dona da pensão e o filho. Risoleta pede para Aristóbulo se afastar dela. Vitória hesita em contar sobre o pai biológico de Zélia para Leocádia. Carlito procura por Zico na fazenda, e Helena descobre a mentira do marido. 12 Pupu conta a história de Belisário para Risoleta. Carlito inventa uma desculpa para seduzir as meninas da pensão. Zico e Vitória namoram no esconderijo. Rosalice percebe as intenções de Carlito. Risoleta volta para a casa de Aristóbulo. Carlito diz para Rosalice que não acredita em Santo Dias. Risoleta se impressiona com a história de Belisário. Rochinha desconfia da presença de Carlito na cidade. Vitória fica constrangida quando Helena liga para Zico. Risoleta pede para Aristóbulo se afastar dela. Vitória pede para Leocádia convencer Zélia a se encontrar com Zico. Helena descobre a mentira de Zico.

Quinta 18 DE JULHO [2013]
Marcina esconde Gibão em seu quarto, antes de Aparadeira entrar Zico é dissimulado com Helena, e Carlito o apoia. Leocádia afirma a Vitória que vai ajudar a promover um encontro entre Zélia e Zico. Rochinha flagra Carlito no quarto de Laura. Helena teme que Risoleta se aproxime de Stela. Laura não consegue contar a verdade sobre Carlito para Rochinha. Risoleta lembra-se de seu passado e deixa Dora e Rosalice curiosas. Zico proíbe Carlito de comentar sobre sua família com Risoleta. Vitória apoia o abaixo-assinado dos filhos. Carlito pensa em usar o padroeiro da cidade na campanha de Zico. Marcina esconde Gibão em seu quarto, antes de Aparadeira entrar. Vitória liga para Zico, mas Helena atende o telefone. Gibão ouve Aparadeira falar mal dele. Pupu e Belisário ficam com pena de Aristóbulo. Candinha e Zico tentam proibir Stela de ir à cidade. Risoleta pensa em Stela. Gibão e Marcina namoram escondidos. Zico aparece de surpresa na casa de dona Redonda. Stela vai à cidade e Helena a vê com Risoleta. 21 Gibão e Marcina namoram escondidos. Zico aparece de surpresa na casa de Redonda. Risoleta e Stela se encontram na cidade. Zico é dissimulado com Helena. Leocádia promete ajudar Vitória a promover um encontro entre Zico e Zélia. Zico pensa em Vitória enquanto faz amor com Helena. Rochinha flagra Carlito no quarto de Laura. Helena teme que Risoleta se aproxime de Stela. Laura não consegue contar a verdade sobre Carlito para Rochinha. Zico proíbe Carlito de comentar sobre sua família com Risoleta. Vitória apoia o abaixo-assinado dos filhos. Carlito pensa em usar o Santo Dias na campanha de Zico. Marcina esconde Gibão em seu quarto. Vitória liga para Zico. Zico despista Helena. Gibão ouve Aparadeira falar mal dele. Pupu incentiva Aristóbulo a ficar com Risoleta. Candinha e Zico tentam proibir Stela de ir à cidade. Risoleta pensa em Stela. Redonda implica com o namoro de Pedro e Bia. Lua ameniza a insegurança de Zélia.

Sexta 19 DE JULHO [2013]
Leocádia sofre ao cortar as asas de Gibão Helena afasta Stela de Risoleta. Zico cobra uma explicação para o apoio à campanha de Aristóbulo. Stela fica sem gasolina na estrada. Tiago reclama da cidade e sai com o quadriciclo do irmão. Gibão e Marcina namoram nas dunas. Carlito descobre uma forma de usar o padroeiro da cidade em benefício dos bolebolenses. Zico exige que sua comissão faça um dossiê para difamar Gibão. Tiago ajuda Stela na estrada. Aristóbulo fica orgulhoso com os elogios que recebe de Zico. Tiago descobre que Stela é da família Rosado e decide não contar que pertence à família Vilar. Marcina engana Gibão para que ele entre na água. Leocádia se preocupa com a gravidez de Zélia. Zico fica furioso com Risoleta por se aproximar de Stela e manda Carlito marcar um encontro com ela. Leocádia sofre ao cortar as asas de Gibão. Aristóbulo vai com Pupu visitar a filha de Cazuza. Aparadeira se preocupa com a alta temperatura de Marcina. 19 Risoleta convida Stela para conhecer sua pensão. Zico cobra explicações sobre a candidatura de Aristóbulo. Stela tem problemas com a moto e fica parada na estrada. Gibão e Marcina namoram nas dunas. Carlito descobre uma forma de usar o Santo Dias. Zico exige que sua comissão faça um dossiê contra Gibão. Tiago ajuda Stela na estrada. Aristóbulo fica orgulhoso com os elogios que recebe de Zico. Tiago descobre que Stela é da família Rosado. Marcina engana Gibão e coloca a vida do namorado em risco. Gibão fica furioso com Marcina. Zico liga para Vitória e confirma encontro. Tiago não conta para Stela que pertence à família Vilar. Leocádia incentiva Zélia a se entender com Zico. Zico fica furioso com Risoleta e decide enquadrá-la. Carlito planeja fazer o Santo Dias falar. Zico manda Carlito marcar um encontro com Risoleta. Gibão pede ajuda a Leocádia. Marcina arde em febre.

Terça 23 DE JULHO [2013]
Cazuza e Rochinha colocam Marcina embaixo do chuveiro Aparadeira chama Cazuza para ajudar Marcina. Pupu fica curiosa com o problema da possível pretendente de Aristóbulo. Cazuza e Rochinha colocam Marcina embaixo do chuveiro. Leocádia fica aliviada ao ouvir João dizer que terminou seu namoro. Carlito afirma ao padrinho que o nome de Bole-Bole não vai mudar. Zico apreende a moto de Stela. Aparadeira não se conforma com o problema de Marcina. Leocádia fica apreensiva com a gravidez de Zélia. Lua pede para a noiva se encontrar com Zico. Vitória tenta conversar com Zico. Candinha insinua que Zico mantém encontros extraconjugais. Pupu incentiva Aristóbulo a se casar com Risoleta. Gibão tem uma visão com Tiago. Tiago entra por engano no quarto de Risoleta e Aristóbulo se transforma em lobisomem quando o vê. Risoleta se encontra com Zico. 15 Marcina fica quente e preocupa Maria Aparadeira. Pupu e Aristóbulo acham que algo de errado acontece com Marcina. Rochinha chega e consegue reduzir a temperatura de Marcina. Leocádia apara as asas de Gibão. Stela discute com o Zico. Aparadeira explica o que acontece com Marcina. Vitória se encontra com Zico. Zico encanta Vitória ao falar o que sente por ela. Zélia diz a Lua como é a relação com a mãe. Tiago liga para Stela. Candinha diz que Zico trará desgraça à família. Dona Pupu diz que Aristóbulo deve procurar Risoleta. Gibão tem visão com Tiago. Tiago confunde quartos e quase é atacado por Aristóbulo. Risoleta se encontra com Zico Rosado.

Quarta 24 DE JULHO [2013]
[V1]Saramandistas e bolebolenses se enfrentam na cidade Risoleta discute com Zico e o desafia. Tiago desiste de se encontrar com Stela. Zico se enfurece com Risoleta. Saramandistas e bolebolenses se enfrentam na cidade e entregam o abaixo-assinado para o delegado. Dona Redonda forja um dossiê sobre Gibão. Helena teme que o problema com Risoleta se agrave. Firmino conta para Zico que a fuga que eles armaram será investigada. Carlito se recusa a contar seu plano para o padrinho. Risoleta procura Aristóbulo. Vitória fala para Leocádia que Zico cogitou a ideia de se separar de Helena. Carlito coloca um pequeno alto-falante dentro de um vaso de flores. Vitória observa a cumplicidade entre Zico e Helena. [V2] Capítulo não exibido. Em função da transmissão da

Segunda partida entre Atlético-MG e Olímpia, pelo título da Copa Libertadores da América, a novela Saramandaia não foi exibida. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

Quinta 25 DE JULHO [2013]
[V1] Laura acusa Carlito de forjar o milagre do padroeiro Helena fica indignada com a presença de Vitória na igreja. Cursino e Fifi elogiam a família Rosado. Carlito coloca o vaso de flores com o alto-falante na frente da imagem do padroeiro da cidade. Vitória revela a Leocádia que Zico é pai de Zélia. Laura pede para falar durante a missa e Zico fica incomodado. Carlito se afasta discretamente e Laura o segue. Vitória conta sua história para Leocádia. Zélia e Lua decidem o nome do bebê. Carlito fala como se fosse o Santo Dias e todos na igreja ficam exaltados. Leocádia apoia Vitória. Aristóbulo e o delegado investigam a imagem. Gibão pensa em como provar o falso milagre do santo. Risoleta tem uma ideia para conseguir entrar na igreja com os fiéis. Carlito tenta tirar o vaso de flores da frente da imagem, mas Aristóbulo não deixa. Risoleta consegue entrar na igreja. Candinha e Laura desconfiam do suposto milagre. Aristóbulo é hostil com Risoleta. Zélia, Pedro e Gibão se preocupam com a repercussão do falso milagre no plebiscito. Carlito consegue resgatar o alto-falante. Vitória marca um encontro com Zico. Laura acusa Carlito de forjar o milagre do padroeiro. [V2] Helena fica indignada com a presença de Vitória na igreja. Risoleta discute com Zico e o desafia. Tiago desiste de se encontrar com Stela. Zico se enfurece com Risoleta. Saramandistas e bolebolenses se enfrentam na cidade e entregam o abaixo-assinado para o delegado. Dona Redonda forja um dossiê sobre Gibão. Helena teme que o problema com Risoleta se agrave. Firmino conta para Zico que a fuga que eles armaram será investigada. Carlito se recusa a contar seu plano para o padrinho. Risoleta procura Aristóbulo. Vitória fala para Leocádia que Zico cogitou a ideia de se separar de Helena. Carlito coloca um pequeno alto-falante dentro de um vaso de flores. Vitória observa a cumplicidade entre Zico e Helena. Helena fica indignada com a presença de Vitória na igreja. Cursino e Fifi elogiam a família Rosado. Carlito coloca o vaso de flores com o alto-falante na frente da imagem do padroeiro da cidade. 11 Risoleta discute com Zico e o desafia. Zico ameaça Risoleta. Saramandistas e Bolebolenses se confrontam no meio da praça. Dona Redonda escreve um dossiê contra João Gibão. Saramandistas e Bolebolenses cobram esclarecimentos de Petronílio. Carlito diz a Zico para ir à missa de domingo. Risoleta vai ao gabinete de Aristóbulo. Vitória desabafa com Leocádia. Carlito começa a colocar seu plano em ação. Helena fica indignada com a presença de Vitória na igreja. Carlito leva um vaso de flores para a igreja

Sexta 26 DE JULHO [2013]
[V1] Dona Redonda desmaia ao ver Belisário Laura consegue pegar o equipamento de Carlito e delata tudo à família, que se volta contra ela. Gibão acerta com Zélia, Lua e Pedro de tentar descobrir de quem é o sangue que foi encontrado na imagem. Laura se arrepende de ter se envolvido com Carlito novamente. Zico afirma a Vitória que não tem participação no milagre ocorrido na igreja. Gibão descobre que Carlito forjou o milagre e os dois se enfrentam. Carlito guarda o equipamento que usou em uma mala no armário. Gibão e Marcina pensam um no outro. Vitória fala para Zico que eles só podem ficar juntos em segredo. Tibério aconselha Tiago a ficar com Stela. Pupu afirma a Belisário que fará com que ele participe do almoço para Marcina e Aparadeira. Zico marca de passar o dia com Vitória em outra cidade. Tiago consegue falar com Stela. Dona Redonda desmaia ao ver Belisário e causa um grande transtorno na casa de Aristóbulo. Stela manda Tiago se esconder, quando vê Zico se aproximar do carro. [V2] Laura acusa Carlito de forjar o milagre do padroeiro. Vitória revela a Leocádia que Zico é pai de Zélia. Laura pede para falar durante a missa e Zico fica incomodado. Carlito se afasta discretamente e Laura o segue. Vitória conta sua história para Leocádia. Zélia e Lua decidem o nome do bebê. Carlito fala como se fosse o Santo Dias e todos na igreja ficam exaltados. Leocádia apoia Vitória. Aristóbulo e o delegado investigam a imagem. Gibão pensa em como provar o falso milagre do santo. Risoleta tem uma ideia para conseguir entrar na igreja com os fiéis. Carlito tenta tirar o vaso de flores da frente da imagem, mas Aristóbulo não deixa. Risoleta consegue entrar na igreja. Candinha e Laura desconfiam do suposto milagre. Aristóbulo é hostil com Risoleta. Zélia, Pedro e Gibão se preocupam com a repercussão do falso milagre no plebiscito. Carlito consegue resgatar o alto-falante. Vitória marca um encontro com Zico. Laura acusa Carlito de forjar o milagre do padroeiro. 18 Zico se sente incomodado na igreja, mas Carlito mostra-se confiante. Vitória se emociona ao dizer que Zico é pai de Zélia para Leocádia. Lua e Zélia conversam sobre o nome do filho deles. Vitória confessa que só descobriu sua gravidez depois do fim do romance com Zico. Todos na igreja ficam espantados com o santo que chorou e falou Bole Bole. Aristóbulo é chamado para analisar o santo. Lua chama Carlito para representar Zico no exame do sangue no rosto do santo. Delegado pede organização ao povo para ver o santo. Risoleta desconfia do sangue no santo. Risoleta tenta entrar na igreja, mas é proibida. Candinha se espanta com a notícia do santo bolebolense. Rochinha coleta o material para o exame. Vitória marca um encontro com Zico. Laura descobre que Carlito é o autor do falso milagre. O povo protesta e o Padre decide liberar o acesso ao santo. Bia e Marcina avisam a Gibão que o santo chorou. Leocádia apoia Vitória na decisão de revelar a Zélia que Zico é seu pai. Zélia culpa Zico pelo milagre do santo.

Terça 30 DE JULHO [2013]
[V1] Stela e Tiago se beijam Laura consegue pegar o equipamento de Carlito e delata tudo à família, que se volta contra ela. Gibão acerta com Zélia, Lua e Pedro de tentar descobrir de quem é o sangue que foi encontrado na imagem. Laura se arrepende de ter se envolvido com Carlito novamente. Zico afirma a Vitória que não tem participação no milagre ocorrido na igreja. Gibão descobre que Carlito forjou o milagre e os dois se enfrentam. Carlito guarda o equipamento que usou em uma mala no armário. Gibão e Marcina pensam um no outro. Vitória fala para Zico que eles só podem ficar juntos em segredo. Tibério aconselha Tiago a ficar com Stela. Pupu afirma a Belisário que fará com que ele participe do almoço para Marcina e Aparadeira. Zico marca de passar o dia com Vitória em outra cidade. Tiago consegue falar com Stela. Dona Redonda desmaia ao ver Belisário e causa um grande transtorno na casa de Aristóbulo. Stela manda Tiago se esconder, quando vê Zico se aproximar do carro. Stela consegue impedir Zico de ver Tiago. Aristóbulo fica tenso ao ver Marcina, Aparadeira e Dona Redonda na presença de Belisário. Cazuza reclama do falso dossiê que a esposa de Encolheu está escrevendo contra Gibão. Bia, Zélia e Pedro afirmam que vão impedir os bolebolenses de usar o suposto milagre na campanha. Stela não deixa Tiago falar sobre sua família. Pupu expulsa todos de sua casa. Stela e Tiago se beijam. Aristóbulo se sensibiliza com a insistência de Pupu e Belisário para que ele fique com Risoleta. Risoleta comenta que o milagre do padroeiro foi armado e Cazuza considera sua opinião. Tiago conta para Stela que pertence à família Vilar. Lua vê Vitória e Zico juntos. Candinha e Tibério reagem saudosos ao saberem do envolvimento de Stela e Tiago. Padre Romeu proíbe o povo de discutir política na igreja. Gibão e Leocádia acusam Carlito de ser o responsável pelo falso milagre. Cazuza afirma a Marcina que não vai deixar Aparadeira forçar seu casamento com Aristóbulo. Pupu e Belisário se preocupam com a carreira política do filho. Lua é irônico com Vitória ao questioná-la sobre seu almoço na cidade vizinha. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA. [V2] Gibão descobre que Carlito forjou o milagre e os dois se enfrentam. Laura consegue pegar o equipamento de Carlito e delata tudo à família, que se volta contra ela. Gibão acerta com Zélia, Lua e Pedro de tentar descobrir de quem é o sangue que foi encontrado na imagem. Laura se arrepende de ter se envolvido com Carlito novamente. Zico afirma a Vitória que não tem participação no milagre ocorrido na igreja. Gibão descobre que Carlito forjou o milagre e os dois se enfrentam. Carlito guarda o equipamento que usou em uma mala no armário. Gibão e Marcina pensam um no outro. Vitória fala para Zico que eles só podem ficar juntos em segredo. Tibério aconselha Tiago a ficar com Stela. Pupu afirma a Belisário que fará com que ele participe do almoço para Marcina e Aparadeira. Zico marca de passar o dia com Vitória em outra cidade. Tiago consegue falar com Stela. Stela manda Tiago se esconder quando vê Zico se aproximar do carro. Stela consegue impedir Zico de ver Tiago. Dona Redonda desmaia ao ver Belisário e causa um grande transtorno na casa de Aristóbulo. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA 14 Laura tenta desmascarar Carlito e Zico se volta contra ela. Gibão e os amigos desconfiam do milagre de Santo Dias. Laura não resiste às investidas de Carlito. Gibão afirma que o milagre de Santo Dias é uma farsa. Laura se arrepende de ter se envolvido com Carlito. Zico afirma a Vitória que não tem participação no milagre. Gibão descobre que Carlito forjou o milagre. Carlito promete se vingar de Gibão. Gibão diz que não pode ficar com Marcina. Vitória fala para Zico que eles só podem ficar juntos em segredo. Candinha e Tibério aconselham Stela e Thiago a ficarem juntos. Aristóbulo veta a participação de Belisário no almoço para Marcina. Zico e Vitória quase flagram Stela e Tiago juntos. Dona Redonda desmaia ao ver Belisário.

Quarta 31 DE JULHO [2013]
[V1] Helena escuta o marido falar com a amante pelo celular Vitória fica nervosa com o jeito como Lua a trata. Carlito fala para Laura ir procurá-lo na pensão. Dona Redonda e Encolheu reclamam por Bia sair com Pedro. Cazuza fala para Risoleta que Aparadeira quer casar Aristóbulo com sua filha. Marcina pensa em Gibão e sente seus calores. Gibão tem saudades da ex-namorada. Pupu pede para Rochinha aconselhar Aristóbulo a ficar com Risoleta. Cazuza faz as pazes com Aparadeira. Bia ouve os pais falando a respeito do dossiê contra Gibão. Helena escuta o marido falar com a amante pelo celular. Lua confirma com Leocádia o caso entre Vitória e Zico, e fica indignado. Aristóbulo procura Risoleta. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA. [V2] Lua vê Vitória e Zico juntos. Aristóbulo fica tenso ao ver Marcina, Aparadeira e Dona Redonda na presença de Belisário. Cazuza reclama do falso dossiê que a esposa de Encolheu está escrevendo contra Gibão. Bia, Zélia e Pedro afirmam que vão impedir os bolebolenses de usar o suposto milagre na campanha. Stela não deixa Tiago falar sobre sua família. Pupu expulsa todos de sua casa. Stela e Tiago se beijam. Aristóbulo se sensibiliza com a insistência de Pupu e Belisário para que ele fique com Risoleta. Risoleta comenta que o milagre do padroeiro foi armado e Cazuza considera sua opinião. Gibão e Leocádia acusam Carlito de ser o responsável pelo falso milagre. Lua vê Vitória e Zico juntos.ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA. 11 Aristóbulo fica tenso com o transtorno em sua casa. Cazuza se recusa a analisar o dossiê de Redonda contra Gibão. Zélia afirma que Zico não vai poder explorar falso milagre. Stela não deixa Tiago falar sobre sua família. Pupu afirma que Aristóbulo é comprometido. Stela e Tiago se beijam. Pupu afirma que Risoleta é a mulher certa para Aristóbulo. Risoleta comenta com Cazuza que milagre do santo foi armado. Zico leva Vitória para um restaurante fora da cidade. Gibão e Leocádia acusam Carlito de ser o responsável pelo falso milagre. Lua vê Vitória e Zico juntos.

Quinta 1 DE AGOSTO [2013]
[V1] Dona Redonda combina com Zico de entregar o dossiê contra Gibão na festa do Centro Cívico Aristóbulo propõe ficar com Risoleta às escondidas. Lua afirma a Leocádia que Zélia precisa saber sobre o caso entre Vitória e Zico. Risoleta expulsa Aristóbulo de seu quarto. Aparadeira diz a Marcina que não vai mais tentar uni-la ao professor. Leocádia convence Lua a manter o caso de Vitória e Zico em segredo. Helena afirma que vai descobrir quem é a amante de seu marido. Tibério contraria a filha e autoriza Pedro a aprovar a compra de máquinas para engarrafar cachaça. Aristóbulo não deixa Pupu e Belisário irem à festa de lançamento de sua candidatura. Marcina provoca Gibão. Carlito não concorda que Zico lance a candidatura de Aristóbulo. Bia avisa a Pedro que sua mãe está fazendo um dossiê contra Gibão. Leocádia conta para Vitória que Lua a viu com Zico na cidade vizinha. Dona Redonda combina com Zico de entregar o dossiê contra Gibão na festa do Centro Cívico. Risoleta visita Pupu e Belisário. Laura vai atrás de Carlito na pensão. Pupu pede para Risoleta ajudar Aristóbulo. Vitória se encontra com Zico. Tiago tenta falar com Stela. Bia descobre que Dona Redonda entregará o dossiê para Zico na festa. Aristóbulo fica orgulhoso de ver o cartaz da campanha com sua foto. Laura ouve uma conversa de Carlito sobre Vitória. Tiago procura Stela na fazenda Rosado. Helena se embriaga e questiona Zico sobre sua amante. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA. [V2] Tiago conta a Stela que é um Vilar. Tiago conta para Stela que pertence à família Vilar. Candinha e Tibério reagem saudosos ao saberem do envolvimento de Stela e Tiago. Cazuza afirma a Marcina que não vai deixar Aparadeira forçar seu casamento com Aristóbulo. Pupu e Belisário se preocupam com a carreira política do filho. Carlito fala para Laura ir procurá-lo na pensão.Lua é irônico com Vitória ao questioná-la sobre seu almoço na cidade vizinha.Vitória fica nervosa com o jeito como Lua a trata. Dona Redonda e Encolheu reclamam por Bia sair com Pedro. Cazuza fala para Risoleta que Aparadeira quer casar Aristóbulo com sua filha. Marcina pensa em Gibão e sente seus calores. Gibão tem saudades da ex-namorada. Pupu pede para Rochinha aconselhar Aristóbulo a ficar com Risoleta. Cazuza faz as pazes com Aparadeira. Bia ouve os pais falando a respeito do dossiê contra Gibão. Helena escuta o marido falar com a amante pelo celular. Lua confirma com Leocádia o caso entre Vitória e Zico, e fica indignado. Lua afirma a Leocádia que Zélia precisa saber sobre o caso entre Vitória e Zico.ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA. 21 Lua fica perplexo ao ver Vitória e Zico juntos. Tiago conta para Stela que pertence à família Vilar. Candinha e Tibério reagem saudosos ao saberem do envolvimento de Stela e Tiago. Cazuza promete ajudar Marcina a ficar com Gibão. Pupu e Belisário se preocupam com a carreira política do filho. Cazuza discute com Aparadeira e procura Risoleta. Zico afirma a Carlito que não abrirá mão de Vitória. Lua é irônico com Vitória. Vitória fica nervosa com o jeito como Lua a trata. Bia se preocupa com a saúde de Redonda. Risoleta se decepciona ao saber dos planos políticos de Aristóbulo. Dona Redonda e Encolheu reclamam por Bia sair com Pedro. Marcina pensa em Gibão e sente seus calores. Risoleta aconselha Cazuza a se acertar com Aparadeira. Pupu pede para Rochinha aconselhar Aristóbulo a ficar com Risoleta. Cazuza faz as pazes com Aparadeira. Bia ouve os pais falando sobre o dossiê contra Gibão. Rochinha aconselha Aristóbulo a não se casar por interesse. Helena escuta o marido falar com a amante pelo celular. Aristóbulo procura Risoleta. Lua confirma com Leocádia o caso entre Vitória e Zico.

Sexta 2 DE AGOSTO [2013]
[V1] Candinha flagra Tiago no quarto de Stela Zico discute com Helena. Tiago e Stela se beijam. Carlito explica a Laura por que estava falando de Vitória ao telefone. Zico manda Firmino pegar o dossiê com Dona Redonda. Candinha flagra Tiago no quarto de Stela. Bia fala para Pedro que vai filmar sua mãe entregando o dossiê para Zico. Candinha decide acobertar Tiago e Stela. Aristóbulo teme a demora de Zico em chegar à festa. Zélia estranha o jeito com que Lua trata Vitória. Zico encontra Helena desacordada no banheiro e chama Rochinha para examiná-la. Tiago desconfia de que Tibério e Candinha tiveram um envolvimento. Bia grava Encolheu tentando entregar o dossiê a Firmino e mostra para todos no Centro Cívico. Risoleta apaga as luzes do salão e Aristóbulo vai embora como lobisomem. Zico pergunta a Laura se ela sabe quem registrou o nome Saramandaia. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA. [V2] Dona Redonda combina com Zico de entregar o dossiê contra Gibão na festa do Centro Cívico. Aristóbulo procura Risoleta. Aristóbulo propõe ficar com Risoleta às escondidas. Risoleta expulsa Aristóbulo de seu quarto. Aparadeira diz a Marcina que não vai mais tentar uni-la ao professor. Leocádia convence Lua a manter o caso de Vitória e Zico em segredo. Helena afirma que vai descobrir quem é a amante de seu marido. Tibério contraria a filha e autoriza Pedro a aprovar a compra de máquinas para engarrafar cachaça. Aristóbulo não deixa Pupu e Belisário irem à festa de lançamento de sua candidatura. Marcina provoca Gibão. Carlito não concorda que Zico lance a candidatura de Aristóbulo. Bia avisa a Pedro que sua mãe está fazendo um dossiê contra Gibão. Leocádia conta para Vitória que Lua a viu com Zico na cidade vizinha.Dona Redonda combina com Zico de entregar o dossiê contra Gibão na festa do Centro Cívico. Risoleta visita Pupu e Belisário.Laura vai atrás de Carlito na pensão. Pupu pede para Risoleta ajudar Aristóbulo. Vitória se encontra com Zico. Laura ouve uma conversa de Carlito sobre Vitória. Helena se embriaga e questiona Zico sobre sua amante. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA. 22 Leocádia tenta impedir Lua de contar para Zélia que Vitória e Zico são amantes. Aristóbulo propõe ficar com Risoleta às escondidas. Aparadeira desiste de forçar Marcina a ficar com Aristóbulo. Risoleta não aceita a proposta de Aristóbulo. Leocádia convence Lua a manter o caso de Vitória e Zico em segredo. Helena afirma que vai descobrir quem é a amante do marido. Tibério contraria Vitória. Aristóbulo não deixa pais irem à festa da candidatura. Marcina provoca Gibão. Carlito não concorda que Zico lance a candidatura de Aristóbulo. Leocádia conta para Vitória que Lua a viu com Zico. Zélia confronta Zico na igreja. Zico ameaça dar uma surra em Zélia. Leocádia aconselha Vitória a contar a verdade para os filhos. Dona Redonda combina com Zico a entrega do dossiê contra Gibão. Risoleta visita Pupu e Belisário. Laura vai atrás de Carlito na pensão. Pupu pede para Risoleta ajudar Aristóbulo. Vitória se encontra com Zico. Gibão tem uma alucinação com Marcina. Laura ouve uma conversa de Carlito sobre Vitória. Helena questiona Zico sobre sua amante ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

Terça 6 DE AGOSTO [2013]
Candinha flagra Tiago e Stela juntos Zico discute com Helena. Tiago e Stela se beijam. Carlito explica a Laura por que estava falando de Vitória ao telefone. Zico manda Firmino pegar o dossiê com Dona Redonda. Candinha flagra Tiago no quarto de Stela. Bia fala para Pedro que vai filmar sua mãe entregando o dossiê para Zico. Candinha decide acobertar Tiago e Stela. Aristóbulo teme a demora de Zico em chegar à festa. Zélia estranha o jeito com que Lua trata Vitória. Zico encontra Helena desacordada no banheiro e chama Rochinha para examiná-la. Tiago desconfia de que Tibério e Candinha tiveram um envolvimento. Bia grava Encolheu tentando entregar o dossiê a Firmino e mostra para todos no Centro Cívico. Risoleta apaga as luzes do salão e Aristóbulo vai embora como lobisomem. Zico pergunta a Laura se ela sabe quem registrou o nome Saramandaia. Laura conta para Zico que Vitória registrou a marca Saramandaia. Gibão não gosta de ver o dossiê contra ele. Risoleta sente pena de Aristóbulo. Pupu consola Aristóbulo. 17 Zico discute com Helena. Redonda não permite que Encolheu leia o dossiê contra Gibão. Laura questiona Carlito sobre os planos de Vitória. Candinha flagra Tiago e Stela juntos. Aristóbulo teme a demora de Zico em chegar à festa. Tiago afirma que vai lutar por Stela. Cazuza fica chocado ao saber do dossiê contra Gibão. Lua é ríspido com Vitória. Zico encontra Helena desacordada no banheiro. Aristóbulo planeja sair da festa antes da meia-noite. Rochinha socorre Helena. Risoleta se preocupa com Aristóbulo. Bia grava Encolheu tentando entregar o dossiê a Firmino. Laura confronta Zico e fala sobre a cachaça Saramandaia. Aristóbulo vira lobisomem após Risoleta apagar as luzes do salão. Laura critica a forma como Zico trata a família. Risoleta sente pena de Aristóbulo.

Quarta 7 DE AGOSTO [2013]
Gibão tem visão de dona Redonda explodindo Zico fica aliviado por Encolheu ter assumido a culpa pelo dossiê contra Gibão. Stela comemora a reconciliação de Laura e Zico. Helena afirma ao marido que quer se divorciar dele. Carlito confirma a denúncia de Laura e insinua que Vitória subornou Gibão e Lua para iniciarem o movimento contra Bole-Bole. Gibão tem uma visão de Dona Redonda explodindo. Zico acusa Lua de ter se vendido para Vitória. Zico desconfia de que o prefeito sabe de seu envolvimento com Vitória. 09 Laura conta para Zico que Vitória registrou a marca Saramandaia. Zico fica aliviado por Encolheu ter assumido a culpa pelo dossiê contra Gibão. Stela comemora a reconciliação de Laura e Zico. Vitória questiona Bia sobre acusação contra Zico. Carlito confirma a denúncia de Laura e joga Zico contra Vitória. Zico acusa Lua de ter se vendido para Vitória. Aparadeira critica Aristóbulo e deixa Marcina irritada. Zico desconfia que Lua sabe de seu envolvimento com Vitória. Gibão enfrenta Redonda.

Quinta 8 DE AGOSTO [2013]
Vitória é acusada de comprar Lua e Gibão Gibão avisa a Encolheu que Dona Redonda vai explodir se não parar de engordar. Lua conversa com o irmão sobre o registro do nome Saramandaia. Aristóbulo sente a rejeição das pessoas na cidade. Pupu vai com Belisário à pensão de Risoleta. Marcina visita Aristóbulo na repartição pública. Zélia acusa Vitória de traição. Vitória fica atônita ao saber que Zico a acusou de ter comprado Lua e Gibão. Rochinha fica irritado com a implicância de Cursino e Fifi com o professor. Aristóbulo se enfurece com o esquema contra ele e tenta se controlar para não virar lobisomem. Risoleta confirma a Pupu e Belisário que ajudou Aristóbulo no salão da festa. Vitória sugere dar uma entrevista para explicar a verdade sobre o registro do nome Saramandaia. Carlito espalha pela cidade uma intriga sobre a família Vilar. Pupu fica com ciúmes de Dora e Rosalice com Belisário. Vitória vai às ruas para esclarecer o mal-entendido sobre o nome da cachaça e encontra Zico fazendo ofensas à sua família. Zélia e toda a cidade cobram uma explicação pela discussão íntima que Vitória e Zico demonstram na praça. Zico e Vitória discutem na frente de todos. Tiago e Stela desconfiam de que Candinha e Tibério já foram amantes. Aristóbulo ouve a conversa preconceituosa sobre ele entre Aparadeira e Cazuza. Dora e Rosalice dão um presente para Belisário. Pupu e Belisário não contam para Aristóbulo que foram à pensão de Risoleta. Bia decide sair de casa. Stela registra a foto que está no medalhão de Candinha. Zico e Vitória se encontram e conversam sobre o passado. Stela e Tiago decidem descobrir por que Candinha e Tibério se separaram. 18 Gibão tem nova visão com dona Redonda. Lua conversa com Gibão sobre o registro do nome Saramandaia. Aristóbulo sente a rejeição das pessoas na cidade. Marcina conta para Aristóbulo que ele foi vítima de um esquema político. Zélia acusa Vitória de traição. Rochinha fica irritado com a implicância de Cursino e Fifi com Aristóbulo. Risoleta confirma a Pupu e Belisário que ajudou Aristóbulo. Gibão e seus aliados se preparam para enfrentar o ataque de Zico Rosado. Carlito espalha pela cidade uma intriga sobre a família Vilar. Dora e Rosalice ficam encantadas com Belisário. Vitória encontra Zico fazendo ofensas à sua família. Zico acusa Vitória de comprar Lua e Gibão. Tiago e Stela desconfiam que Candinha e Tibério já foram amantes. Aristóbulo ouve conversa preconceituosa sobre ele entre Aparadeira e Cazuza. Pupu e Belisário não contam para Aristóbulo que foram à pensão de Risoleta. Bia decide sair de casa. Stela e Tiago concluem que Candinha e Tibério foram amantes. Vitória oferece uma prova de amor a Zico.

Sexta 9 DE AGOSTO [2013]
Rochinha e Laura se beijam Zico não aceita que Vitória se separe dele novamente. Aparadeira conta para Dona Redonda que Bia foi para a casa de Gibão. Pupu tenta convencer Aristóbulo a visitar Risoleta. Dona Redonda ofende Gibão na frente de Leocádia. Vitória decide conversar com Zélia sobre seu pai. Helena aceita continuar casada com Zico. Vitória desiste de contar a verdade para Zélia. Leocádia discute com Dona Redonda. Pupu conta a Aristóbulo que foi Risoleta quem apagou as luzes na festa do Centro Cívico. Aristóbulo decide entrar na pensão de Risoleta e todos ficam espantados. Rochinha convida Laura para passear. Gibão conta como foi sua visão com Dona Redonda. Aristóbulo e Encolheu discutem na pensão. Gibão e Marcina reatam o namoro. Rochinha e Laura se beijam. Pedro fica com Bia no quarto de Zélia. Laura se despede de Rochinha e pensa em Carlito. Aristóbulo se esconde no quarto de Risoleta. Vitória e Zico pensam um no outro. Lua pede para Zélia tentar se entender com a mãe. Pedro ouve Vitória revelar que Zélia é filha de Zico. Dora fica abalada quando Rochinha diz que saiu com Laura. Aristóbulo se transforma em lobisomem na frente de Risoleta. 22 Vitória diz que não quer perder o amor de Zico. Aparadeira conta para Redonda que Bia foi para a casa de Gibão. Zico e Vitória conversam sobre o passado. Pupu tenta convencer Aristóbulo a visitar Risoleta. Zico não aceita que Vitória se separe dele novamente. Cazuza e Encolheu vão até a pensão de Risoleta. Dona Redonda ofende Gibão na frente de Leocádia. Vitória decide conversar com Zélia sobre Zico. Helena aceita continuar casada com Zico. Leocádia discute com Redonda. Pupu conta a Aristóbulo que foi Risoleta quem o salvou. Dona Redonda engasga com balas e desmaia na casa de Gibão. Dona Redonda recupera os sentidos. Aristóbulo decide entrar na pensão de Risoleta. Rochinha convida Laura para passear. Leocádia expulsa Redonda de sua casa. Aristóbulo e Encolheu discutem na pensão. Pedro e Bia fazem amor. Gibão e Marcina reatam o namoro. Rochinha e Laura se beijam. Pedro ouve Vitória comentar que Zélia é filha de Zico. Aristóbulo vira lobisomem na frente de Risoleta. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

Terça 13 DE AGOSTO [2013]
Zélia avisa à família que seu filho tem um problema Risoleta fica fascinada com a transformação de Aristóbulo em lobisomem. Rochinha cuida do ferimento de Risoleta. Pedro afirma a Vitória que não contará nada para Zélia. Leocádia fica angustiada com o sonho que Zélia teve com o bebê. Marcina avisa aos pais que reatou seu namoro. Gibão teme que seu sobrinho possa ter asas como ele. Lua desiste de acabar com a discussão entre Totó e Cursino. Zico conta para Carlito que Risoleta é a mãe de Stela. Helena sofre com a falta do filho falecido. Risoleta comenta que teve uma filha, e Dora e Rosalice se surpreendem. Pupu e Belisário ficam penalizados com a tristeza de Aristóbulo. Stela pede para Candinha acobertar seu encontro com Tiago. Tibério ameaça Vitória para que ela não reviva o passado. Zélia avisa à família que seu filho tem um problema. 21 Risoleta fica fascinada com a transformação de Aristóbulo. Laura pensa em Carlito. Aristóbulo fere Risoleta. Pedro questiona Vitória sobre a paternidade de Zélia. Cazuza elogia Risoleta e deixa Aparadeira furiosa. Rochinha cuida do ferimento de Risoleta. Aristóbulo culpa os pais por sua maldição. Pedro afirma a Vitória que não contará a verdade para Zélia. Zélia sonha com o bebê. Gibão tem um mau pressentimento. Leocádia fica angustiada com o sonho que Zélia teve com o bebê. Marcina avisa aos pais que reatou seu namoro. Pedro confronta Vitória. Pedro se recusa a pedir desculpas para Vitória. Lua desiste de acabar com a discussão entre Totó e Cursino. Zico conta para Carlito que Risoleta é a mãe de Stela. Risoleta comenta que teve uma filha. Pupu e Belisário ficam penalizados com a tristeza de Aristóbulo. Aparadeira implica com Risoleta. Vitória decide contar para Zico que ele é pai de Zélia. Tibério ameaça Vitória para que ela não reviva o passado.

Quarta 14 DE AGOSTO [2013]
Tiago tem uma ideia para que Tibério e Candinha se reencontrem Vitória fica apreensiva e desiste de se encontrar com Zico para ficar com Zélia. Carlito conta para Candinha que Helena quer se divorciar de Zico. Tiago tem uma ideia para que Tibério e Candinha se reencontrem. Aparadeira repreende Cazuza por assistir à entrevista de Vitória no site do movimento saramandista. O delegado chama a atenção dos bolebolenses e saramandistas que se encontram na praça. Dona Redonda e Aparadeira vendem acessórios com o nome do padroeiro da cidade. Leocádia fica aflita ao saber que seu neto possui um problema. Tiago vê Vitória falando com Zico e vai tirar satisfações. 14 Vitória desiste de se encontrar com Zico para ficar com Zélia. Candinha confronta Helena ao descobrir que ela pretende se divorciar. Dona Redonda decide explorar a história de Santo Dias. Vitória tenta tranquilizar Zélia. Delegado Petronílio se preocupa com previsão de Gibão. Tiago tem uma ideia para que Tibério e Candinha se reencontrem. Aparadeira repreende Cazuza por assistir à entrevista de Vitória. Bolebolenses e saramandistas se encontram na praça. Stela e Tiago combinam os detalhes do plano para reaproximar Candinha e Tibério. Dona Redonda e Aparadeira vendem acessórios sobre Santo Dias. Leocádia fica aflita ao saber que seu neto possui um problema. Zélia tenta se aproximar de Vitória. Gibão acusa Carlito de explorar a imagem de Santo Dias. Tiago vê Vitória com Zico.

Quinta 15 DE AGOSTO [2013]
Gibão tem uma visão com Zico Vitória e Zico conseguem disfarçar o encontro diante de Tiago. Gibão se concentra e faz o sino da igreja tocar. Candinha repreende o filho por pensar em ficar com Vitória. Risoleta conversa com Rochinha sobre Aristóbulo. Gibão sonha que está sobrevoando a cidade. Lua e o delegado ficam ansiosos para ver a confraternização entre bolebolenses e saramandistas. Pedro destrata Vitória, e Tiago pede para ele se entender com a mãe. Zico ordena Firmino a manter seus homens controlados. Carlito é irônico com Laura na frente de Rochinha, que não percebe. Aristóbulo conversa com Risoleta no Centro Cívico. Carlito intimida Risoleta ao vê-la falando com Stela. Zélia impede Zico de furar a fila da votação. Gibão tem uma visão com Zico. 17 Vitória e Zico conseguem disfarçar o encontro diante de Tiago. Gibão se concentra e faz o sino da igreja tocar. Candinha repreende Zico por pensar em ficar com Vitória. Risoleta conversa com Rochinha sobre Aristóbulo. Vitória questiona Leocádia sobre corcunda de Gibão. Marcina não consegue tranquilizar Gibão. Leocádia não consegue se abrir com Vitória. Pupu se assusta com gritos de Aristóbulo. Aristóbulo fica aliviado por não se transformar em lobisomem. Gibão volta a sonhar com o novo nome da cidade. Pedro destrata Vitória. Zico ordena Firmino a manter seus homens controlados. Carlito é irônico com Laura na frente de Rochinha. Aristóbulo afirma a Risoleta que transformação foi fato isolado. Carlito intimida Risoleta ao vê-la conversando com Stela. Zélia impede Zico de furar a fila de votação. Gibão tem uma visão com Zico.

Sexta 16 DE AGOSTO [2013]
Vitória conta para Zico que Zélia é sua filha Gibão avisa a Zico para tomar cuidado com seu coração, e Helena se preocupa. Stela e Tiago colocam a bisavó e o avô para conversar pelo tablet. Tibério conta para o neto sua história de amor. Candinha morre por causa da emoção, e Stela a faz reviver com suas lágrimas. Cazuza defende Gibão da implicância de Aparadeira. Vitória chega à cabana de Zico. Firmino obriga um grupo de trabalhadores a votar pelo nome Bole-Bole. Vitória conta para Zico que voltará para São Paulo depois do casamento de sua filha. Carlito vê Laura e Rochinha se beijando e ironiza o casal. Vitória conta para Zico que Zélia é sua filha, e o amante passa mal. 17 Gibão avisa a Zico para tomar cuidado com seu coração. Tibério e Candinha conversam pela internet. Candinha morre por causa da emoção, mas Stela a faz reviver. Cazuza defende Gibão da implicância de Aparadeira. Candinha conta para Stela que foi obrigada a se separar de Tibério. Firmino obriga um grupo de trabalhadores a votar pelo nome de Bole-Bole. Marcina e Rosalice discutem por causa de Gibão. Pedro arranja briga com capanga de Zico. Vitória conta para Zico que voltará para São Paulo. Carlito se insinua para Zélia. Bia afirma que só volta para casa se a mãe perder peso. Carlito vê Laura e Rochinha se beijando. Cazuza se irrita com capangas de Zico. Lua teme a reação das pessoas com resultado do plebiscito. Zico pede para Vitória ficar com ele. Pedro provoca os bolebolenses. Vitória conta para Zico que Zélia é sua filha. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

Terça 20 DE AGOSTO [2013]
Gibão leva um tiro e pede para o irmão levá-lo para casa Vitória avisa a Carlito que está levando Zico para o hospital. Gibão leva um tiro e pede para o irmão levá-lo para casa. Vitória chega com Zico ao hospital e conversa com o médico. Helena e Laura concordam em não contar para Candinha e Stela o que aconteceu com Zico. Vitória decide permanecer no hospital até que Zico melhore. Leocádia tenta convencer Gibão a ir para o hospital. Marcina se desespera ao saber que seu namorado levou um tiro. Laura e Helena observam Vitória na sala de espera do hospital. Gibão permite que Rochinha entre no quarto para ajudá-lo. O médico avisa à família que Zico melhorou. Os bolebolenses vibram com o resultado parcial da votação. Pupu e Belisário se preocupam com Aristóbulo. Fifi fala para Dona Redonda e Aparadeira que Gibão está à beira da morte. Rochinha garante a Gibão que não contará seu segredo a ninguém. Saramandaia vence o plebiscito. Aparadeira se surpreende ao saber que Gibão está fora de perigo. Laura vê Vitória próxima do leito de seu pai. Carlito fala que Saramandaia venceu e Zico tenta se levantar da cama. 18 Vitória avisa a Carlito que está levando Zico para o hospital. Gibão leva um tiro de um dos capangas de Zico. Vitória decide ficar no hospital até que Zico melhore. Leocádia tenta convencer Gibão a ir para o hospital. Marcina se desespera ao saber que Gibão levou um tiro. Vitória e Helena se encontram no hospital. Rochinha fica impressionado com as asas de Gibão. Rochinha promete guardar segredo sobre as asas de Gibão. Vitória escuta quando o médico avisa que Zico melhorou. Bolebolenses vibram com o resultado parcial da votação. Pupu e Belisário se preocupam com Aristóbulo. Bole-Bole continua ganhando no resultado parcial. Fifi fala para Redonda e Aparadeira que Gibão está à beira da morte. Gibão se esquiva das perguntas de Rochinha. Encolheu anuncia o fim da apuração. Saramandaia vence o plebiscito. Leocádia expulsa Aparadeira de sua casa. Laura vê Vitória próxima do leito de seu pai.

Quarta 21 DE AGOSTO [2013]
Marcina encontra Rosalice no quarto de Gibão Zico fica inconformado com o resultado do plebiscito, e Vitória se preocupa com ele. Rochinha termina o curativo em Gibão e se surpreende com suas asas. Cazuza e Aparadeira ficam pasmos com a visão que Gibão teve sobre Dona Redonda. As visitas a Zico são suspensas, e Carlito reage com irritação à inquietação de Vitória. Zélia se desanima ao saber que a mudança do nome da cidade vai demorar a acontecer. Leocádia conversa com Rochinha sobre Gibão. Cazuza e Aparadeira temem que Dona Redonda exploda na casa deles. Stela se preocupa com o avô. Laura confirma com Carlito que Vitória é a amante de Zico. Zélia estranha a irritação de Pedro com Vitória. Marcina decide pedir Gibão em casamento. Zico afirma a Carlito que vai anular o plebiscito. Marcina encontra Rosalice no quarto de Gibão. 13 Zico fica inconformado com o resultado do plebiscito. Gibão se recusa a conversar com Rochinha sobre suas asas. Aparadeira, Redonda e Encolheu não se conformam com resultado do plebiscito. Gibão recebe a notícia da vitória de Saramandaia. Laura escuta conversa entre Carlito e Vitória. Leocádia conta para Rochinha que apara as asas do filho. Cazuza e Aparadeira temem que Redonda exploda na casa deles. Stela se preocupa com o avô. Laura confirma que Vitória é a amante de Zico. Zélia estranha a irritação de Pedro com Vitória. Marcina decide pedir Gibão em casamento. Zico afirma que vai anular o plebiscito. Marcina encontra Rosalice no quarto de Gibão.

Quinta 22 DE AGOSTO [2013]
Laura chantageia Zico para que ele aceite se divorciar de Helena Marcina discute com Gibão. Pedro ofende Vitória, que o esbofeteia. Stela acredita que foi Carlito quem levou Zico ao hospital e ele desconversa. Bia deixa a fazenda Vilar. Tibério questiona a filha sobre sua briga com Pedro. Vitória teme que o filho mais velho conte a verdade a Zélia. Saramandistas e bolebolenses discutem sobre a troca do nome da cidade. Zico decide se afastar de Vitória. Gibão pergunta a Aristóbulo como ele se sentiu quando se expôs para a cidade. Aristóbulo encontra Risoleta na biblioteca e a convida para sair. Laura chantageia Zico para que ele aceite se divorciar de Helena. Aristóbulo conta para os pais a verdade sobre sua primeira namorada. Vitória fala para Leocádia que contou para Zico que Zélia é sua filha. Carlito avisa a Vitória que Zico não quer mais falar com ela. Stela e Tiago pensam em como arrumar um encontro entre Candinha e Tibério. Fifi vê Bia se hospedar na pensão de Risoleta e avisa Dona Redonda. Vitória exige falar com Zico. 15 Gibão assume que ficou com Rosalice. Vitória esbofeteia Pedro. Stela acredita que foi Carlito quem levou Zico ao hospital. Vitória teme que Pedro conte a verdade a Zélia. Saramandistas e bolebolenses discutem sobre a troca do nome da cidade. Zico decide se afastar de Vitória. Gibão e Aristóbulo conversam sobre suas particularidades. Risoleta enfrenta Aparadeira. Aristóbulo encontra Risoleta. Laura chantageia Zico. Zico tenta se fazer de vítima. Aristóbulo conta para os pais a verdade sobre Adélia. Carlito avisa a Vitória que Zico não quer mais falar com ela. Stela e Tiago pensam em como arrumar um encontro entre seus avós. Vitória exige falar com Zico.

Sexta 23 DE AGOSTO [2013]
Zico entrega para Zélia os documentos da impugnação do resultado do plebiscito Zico se recusa a falar com Vitória. Stela e Tiago pensam em promover o encontro entre Candinha e Tibério durante o casamento de Zélia, enquanto todos estiverem fora da fazenda. Encolheu faz a previsão do tempo para a rádio. Dona Redonda discute com Bia na pensão, e Risoleta acaba se machucando. Fifi espalha a notícia sobre a visão de Gibão com Dona Redonda. Tiago fala para Stela que não vai mais voltar para São Paulo. Vitória se emociona quando Zélia fala de seu pai. Cazuza e Aristóbulo se enfrentam por causa de Risoleta. Gibão conta para Bia como foi a visão que teve com sua mãe. Embriagado, Carlito fala de seus negócios escusos para Rosalice. Zico tem alta do hospital. Rochinha conversa com Gibão sobre suas asas. Candinha se arruma para se encontrar com Tibério. Gibão decide não aparar suas asas e Leocádia se surpreende. Zico avisa a Helena que não vai ao casamento de Zélia. Dona Redonda chega à igreja e todos se preocupam com sua presença. Candinha e Tibério se encontram. Pupu e Belisário visitam Risoleta. Zico entrega para Zélia, na porta da igreja, os documentos da impugnação do resultado do plebiscito. 24 Zico se recusa a falar com Vitória. Stela e Tiago pensam em como promover o encontro entre Candinha e Tibério. Encolheu faz a previsão do tempo para a rádio. Dona Redonda discute com Bia na pensão. Fifi espalha a notícia sobre a visão de Gibão com Dona Redonda. Tiago fala para Stela que não vai mais voltar para São Paulo. Vitória se emociona quando Zélia fala de seu pai. Cazuza e Aristóbulo se enfrentam por causa de Risoleta. Gibão conta para Bia como foi a visão que teve com sua mãe. Encolheu se preocupa com Dona Redonda. Aristóbulo sente ciúme de Risoleta. Carlito fala de seus negócios ilegais para Rosalice. Zico tem alta do hospital. Rochinha conversa com Gibão sobre suas asas. Candinha se arruma para encontro com Tibério. Gibão decide não aparar suas asas. Zico avisa a Helena que não vai ao casamento de Zélia. Candinha e Tibério se encontram. Zélia emociona Tibério às vésperas do casamento. Candinha e Tibério ficam frente a frente após 27 anos. Dona Redonda chega à igreja. Pupu e Belisário visitam Risoleta. Zico surpreende Zélia e Vitória na porta da igreja. Emocionados, Candinha e Tibério relembram o passado. ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA

Terça 27 DE AGOSTO [2013]
Zico observa, sem ser visto, o casamento de Zélia Vitória fica tensa com a presença de Zico, e Pedro é solidário ao sofrimento da mãe. Marcina demonstra sua mágoa com Gibão. Bia ignora Pedro no altar. Zico observa, sem ser visto, o casamento de Zélia. Tibério e Candinha relembram o passado. Risoleta conta a Pupu e Belisário que tem uma filha. Candinha e Tibério se despedem. Pupu fala sobre Adélia, e Risoleta fica intrigada. Leocádia aconselha Vitória a se encontrar com Zico. Bia e Aparadeira convencem Marcina a tentar pegar o buquê de Zélia. Zico e Vitória discutem. Marcina usa o delegado para fazer ciúmes em Gibão. Tiago não consegue falar para Vitória que não quer voltar para São Paulo. Zico enaltece os atributos de Helena. Pedro tenta se aproximar de Bia, que reage com ironia. Dona Redonda dá um show de dança no salão. Aristóbulo entra no quarto de Risoleta e ela acredita ter tido um sonho. Gibão e Pedro assumem a ação contra a contestação do plebiscito. Zélia avisa que seu filho se chamará Felipe, e Vitória se emociona. Cazuza leva um presente para Risoleta. Gibão procura Zico. 17 Zico observa o casamento de Zélia. Tibério e Candinha relembram o passado. Risoleta conta para Pupu que tem uma filha. Zélia e Lua se casam. Candinha e Tibério se beijam. Risoleta fica intrigada com Pupu. Leocádia aconselha Vitória a se encontrar com Zico. Marcina pega o buquê de Zélia. Vitória e Zico discutem. Zico se recusa a aceitar Zélia como filha. Marcina usa o delegado para fazer ciúme em Gibão. Vitória se prepara para ir embora. Zico enaltece os atributos de Helena. Dona Redonda dá um show de dança no salão. Aristóbulo entra no quarto de Risoleta. Zélia conta para Vitória que seu filho se chamará Felipe. Gibão procura Zico.

Quarta 28 DE AGOSTO [2013]
Gibão tenta fazer um acordo com Zico Gibão tenta fazer um acordo com Zico e o avisa para tomar cuidado com as formigas. Encolheu informa que Zico impugnou o plebiscito, e todos na barbearia discutem. Fifi faz fofoca sobre Cazuza, e Aparadeira fica enfurecida. Pupu e Belisário pensam em como unir Aristóbulo e Risoleta. Stela e Tiago veem o unicórnio novamente no parque. Vitória e Leocádia se despedem emocionadas. Candinha apoia Helena e repreende Laura por querer a separação de seus pais. Zico entrega uma procuração para Carlito, e Laura faz insinuações que seu pai não percebe. Vitória e Tiago se despedem de Tibério, Cleide e Pedro. Aparadeira implica com Cazuza por causa de Risoleta. Marcina tenta provocar ciúmes em Gibão. Alguns meses se passam. O delegado repara na baixa temperatura corporal de Marcina. Gibão abre suas asas, e Leocádia se emociona. 12 Gibão tenta fazer um acordo com Zico. Cazuza leva um presente para Risoleta. Encolheu informa que Zico pretende impugnar o plebiscito. Fifi faz fofoca sobre Cazuza. Pupu e Belisário pensam em como unir Aristóbulo e Risoleta. Stela e Vitória veem o unicórnio novamente no parque. Vitória e Leocádia se despedem emocionadas. Candinha repreende Laura por querer a separação dos pais. Pedro promete guardar o segredo de Vitória. Aparadeira implica com Cazuza por causa de Risoleta. Marcina tenta provocar ciúme em Gibão. Gibão abre suas asas

Quinta 29 DE AGOSTO [2013]
Gibão decide mostrar asas a Marcina, que se emociona Gibão sente falta de Marcina, e Leocádia o aconselha a contar seu segredo para ela. Aparadeira pensa em casar a filha com o delegado. Dona Redonda quebra a balança da farmácia. Bia e Pedro se reconciliam. Encolheu consola a esposa, que sofre com a implicância de toda a cidade. Candinha reclama de não ter herdeiros políticos, e Zico fica incomodado com o comentário. Lua e o irmão insistem que Zélia entre para a política. Dona Redonda observa a casa de Gibão com um binóculo. Aparadeira pede para o delegado desistir de sua castidade e casar com sua filha. Zico conta para Candinha que Zélia é sua filha. Tibério toma seu remédio sem reclamar, e Cleide estranha. Risoleta tenta descobrir o motivo do falecimento de Adélia. Aristóbulo vê a imagem da ex-noiva, e Pupu fica apreensiva. O fantasma de Adélia leva Risoleta até seu túmulo. Cazuza pede para Gibão reatar com Marcina. Gibão decide mostrar suas asas para Marcina, que fica emocionada. Aristóbulo se transforma em lobisomem na frente de Risoleta, e os dois se encaram. 15 Leocádia incentiva Gibão a aceitar sua natureza. Dona Redonda quebra a balança da farmácia. Bia e Pedro se reconciliam. Gibão sente falta de Marcina. Dona Redonda sofre com a implicância de toda a cidade. Candinha reclama de não ter herdeiros políticos. Dona Redonda observa a casa de Gibão com um binóculo. Gibão fica incomodado com a proximidade entre Marcina e o delegado. Zico conta para Candinha que Zélia é sua filha. Candinha aconselha Zico a não renegar Zélia. Cleide estranha o comportamento de Tibério. Risoleta tenta descobrir o motivo do falecimento de Adélia. Aristóbulo vê a imagem de Adélia. Risoleta vai até o túmulo de Adélia. Gibão decide mostrar suas asas para Marcina.

Sexta 30 DE AGOSTO [2013]
Gibão pede Marcina em casamento Risoleta ajuda Aristóbulo a controlar o lobisomem. Gibão e Marcina têm sua primeira noite de amor. Encolheu e Dona Redonda preparam a festa para as suas bodas. Marcina concorda em preservar o segredo de Gibão. Helena cuida de Zico. Gibão voa feliz e tem uma visão assustadora com a sua morte. Risoleta conta para Rosalice e Dora o seu encontro com o lobisomem. Pupu conta para Aristóbulo sobre a filha de Risoleta. Dona Redonda discute com Gibão por estar sendo destratada na rua. Gibão pede Marcina em casamento, e Aparadeira reage contrariada. Zélia conversa com Vitória, que fica animada com a gravidez da filha. Candinha tenta convencer Zico a aceitar Zélia e pensa em como contar para o filho sobre seu romance com Tibério. Cazuza lamenta por Aparadeira não ser igual a Risoleta. Risoleta afirma que descobrirá o que aconteceu entre Aristóbulo e Adélia. Zico pede o apoio de Cazuza para conseguir trocar o nome da cidade novamente. Gibão avisa que se casará com Marcina. Zélia enfrenta Zico. 17 Aristóbulo se transforma em lobisomem na frente de Risoleta. Gibão e Marcina têm sua primeira noite de amor. Encolheu e Dona Redonda preparam a festa para as suas bodas. Gibão voa feliz e tem uma visão assustadora com a sua morte. Marcina conta para o delegado que reatou namoro com Gibão. Pupu conta para Aristóbulo sobre a filha de Risoleta. Dona Redonda discute com Gibão por estar sendo destratada na rua. Gibão pede Marcina em casamento. Aparadeira reage contrariada ao pedido de Gibão. Zélia conversa com Vitória pela internet. Candinha tenta convencer Zico a aceitar Zélia. Tibério comemora a mudança de nome da cidade. Cazuza lamenta por Aparadeira não ser igual a Risoleta. Risoleta questiona Pupu e Belisário sobre a morte de Adélia. Zico exige o apoio político de Cazuza. Gibão avisa que se casará com Marcina. Zélia enfrenta Zico.

Terça 3 DE SETEMBRO [2013]
Dona Redonda tenta atropelar Gibão, mas Marcina o salva Zico não responde às acusações de Zélia. Zélia pede para padre Romeu abençoar a cidade com seu novo nome. Encolheu reclama com o delegado sobre a pichação feita em sua casa. Dona Redonda tenta atropelar Gibão, mas Marcina o salva. Cazuza discute com Aparadeira por causa do noivado da filha. Risoleta pede para Rochinha ajudá-la a investigar a morte de Adélia. Zico reclama com Candinha por tentar convencê-lo a aceitar Zélia. Risoleta lamenta a morte do pai de sua filha. Candinha autoriza Stela a visitar o túmulo de seu pai. Dona Redonda observa Gibão, escondida com seu binóculo. Candinha sugere que ela e Tibério revelem a verdade sobre os dois. Aristóbulo conta para Rochinha como Adélia morreu, e o médico fica intrigado. Cazuza pede para Aparadeira aceitar o casamento de Marcina e Gibão. Encolheu e Redonda acertam os detalhes para sua festa. Carlito tenta convencer Zico a vender a marca Bole-Bole. Rochinha e Risoleta concordam que existe algo de estranho sobre a morte de Adélia. Zico vê Risoleta se aproximar do túmulo de seu filho. 17 Zico não responde às acusações de Zélia. Dona Redonda tenta atropelar Gibão. Gibão conta para Marcina que sobrevoou a cidade. Risoleta pede para Rochinha ajudá-la a investigar a morte de Adélia. Candinha tenta convencer Zico a aceitar Zélia. Risoleta lamenta a morte do pai de sua filha. Dona Redonda prepara vingança contra Gibão. Candinha questiona Tibério sobre a gravidez de Zélia. Aristóbulo confessa a Rochinha que matou Adélia. Fantasma de Adélia aparece para Aristóbulo. Leocádia aprova o casamento de Marcina e Gibão. Encolheu e Redonda acertam os detalhes para sua festa. Zélia afirma que não suporta Redonda e Encolheu. Carlito tenta convencer Zico a vender a marca Bole-Bole. Rochinha conta para Risoleta que Adélia morreu de susto. Redonda sofre bullying durante a missa. Zico vê Risoleta se aproximar do túmulo de seu filho.

Quarta 4 DE SETEMBRO [2013]
Dora vê Laura entrar no quarto de Carlito Carlito inventa uma desculpa para tirar Zico e a família do cemitério. Risoleta se aproxima do túmulo de Zé Mário. Dona Redonda fica abalada com a dispersão de seus convidados e recebe o apoio de Encolheu e Bia. O delegado, Fifi e Cursino ficam com medo de ir à festa de Encolheu e Redonda. Zico mente para explicar a Stela a visita de Risoleta ao túmulo de seu pai. Laura promete ajudar a sobrinha a descobrir a verdade sobre sua mãe. Zico sente falta de seu filho. Aristóbulo decide deixar a cidade e Risoleta fica inconformada. Dona Redonda e Encolheu ficam decepcionados por Zico e Helena não comparecerem à sua festa. Dora vê Laura entrar no quarto de Carlito. Carlito conta para Laura que Risoleta é a mãe de Stela. Dora avisa a Rochinha que sua namorada está no quarto de Carlito. 8 Zico não permite que Stela se aproxime de Risoleta. Encolheu e Bia apoiam Redonda. Zico mente para Stela e sente falta de seu filho. Aristóbulo decide deixar a cidade. Encolheu e Redonda recebem flores de Zico e Helena. Carlito chantageia Laura. Redonda e Encolheu levam bolo de seus convidados. Carlito conta para Laura que Risoleta é a mãe de Stela.

Quinta 5 DE SETEMBRO [2013]
Dona Redonda descobre que Gibão tem asas e explode na frente de todos Carlito consegue enganar Rochinha. Laura procura Risoleta para falar sobre Stela. Marcina e Gibão passam a noite juntos. Bia pensa em ir à festa de Encolheu e Redonda. Laura combina com Risoleta um encontro seu com Stela. Dora não consegue contar a verdade para Rochinha sobre sua namorada. Pupu e Belisário pensam em como fazer Aristóbulo desistir de ir embora da cidade. Rochinha sugere a Risoleta que converse com uma enfermeira no hospital de Serro Azul sobre o caso de Adélia. Bia e Pedro revelam para Encolheu e Redonda que os convidados não compareceram por medo. Zico vê Vitória no rosto de Helena. Encolheu se espanta ao ver Redonda passando mal e procura ajuda. Zélia avisa a Vitória sobre a festa de inauguração de Saramandaia. Cursino, Fifi e o delegado acreditam que possa haver alguma confusão na festa para a cidade. Dona Redonda descobre que Gibão tem asas e, ao tentar contar para a cidade, explode na frente de todos. Zélia sente fortes dores na barriga. 12 Laura procura Risoleta para falar sobre Stela. Redonda e Encolheu reclamam da desfeita de seus convidados. Marcina e Gibão passam a noite juntos. Laura combina com Risoleta um encontro seu com Stela. Pupu e Belisário pensam em como fazer Aristóbulo ficar na cidade. Redonda e Encolheu destratam Bia e Pedro. Zico vê Vitória no rosto de Helena. Redonda come toda a comida da festa e passa mal. Encolheu pede ajuda a Gibão. Zélia fala com Vitória da festa de inauguração de Saramandaia. Dona Redonda descobre que Gibão tem asas. Redonda explode na frente de todos.

Sexta 6 DE SETEMBRO [2013]
Leocádia conta para Lua que Zélia é filha de Zico Lua leva Zélia para casa, e Leocádia avisa a Vitória. Encolheu procura partes de Redonda pela cidade. Risoleta avisa a Dora e Rosalice que vai a Serro Azul. Todos ficam penalizados com o sofrimento de Encolheu. Carlito se irrita por Zico não aceitar vender a marca Bole-Bole. Zélia se preocupa com seu estado. Aparadeira fica com ciúmes de Cazuza. Aristóbulo beija Risoleta antes de ela ir para Serro Azul. Zico tenta disfarçar o nervosismo ao saber que Zélia se feriu com a explosão, e decide procurar informações sobre a filha. Leocádia conta para Lua que Zélia é filha de Zico, e ele afirma que vai contar a verdade para a esposa. Gibão e Marcina conversam sobre suas visões do futuro. Lua é frio ao falar com Vitória, e Zélia não percebe. Tiago fala com Stela pelo telefone. Leocádia conta para Vitória o que aconteceu em sua ausência. Todos participam do velório de Dona Redonda. Risoleta conta a Rochinha o que descobriu sobre o falecimento de Adélia. Tiago aparece de surpresa no quarto de Stela. Vitória e Zico se reencontram. 21 Leocádia avisa Vitória que Zélia está bem. Encolheu procura partes de Redonda pela cidade. Carlito se irrita por Zico não aceitar vender a marca Bole-Bole. Zélia se preocupa com seu estado. Moradores da cidade devolvem os pedaços de Redonda a Encolheu. Leocádia conta para Lua que Zélia é filha de Zico. Lua afirma que vai contar a verdade para a esposa. Gibão e Marcina conversam sobre suas visões do futuro. Aristóbulo tem um delírio com Risoleta. Lua é frio ao falar com Vitória. Todos participam do velório de Redonda. Risoleta volta de Serro Azul com notícias sobre a morte de Adélia. Tiago aparece de surpresa no quarto de Stela. Vitória e Zico se reencontram. Padre Romeu conta para Vitória como Redonda explodiu. Todos prestam solidariedade a Encolheu no velório de Redonda. Vitória percebe a ausência de Tiago. Zico tenta culpar os saramandistas pela explosão de Redonda. Carlito sugere que Zico proponha fazer um novo plebiscito. Encolheu se emociona com o discurso de Aristóbulo no velório de Dona Redonda. Tiago revela a Zico que namora Stela.

Terça 10 DE SETEMBRO [2013]
Aristóbulo se despede do espírito de Adélia Zico encara Vitória sem que Helena perceba. Lua tenta disfarçar para Zélia a irritação com sua sogra. Vitória estranha o comportamento de seu pai. Candinha pede para Tiago arrumar outro encontro com Tibério. Zico discute com Gibão. Encolheu se emociona com o discurso de Aristóbulo no velório de Dona Redonda. Risoleta avisa a Rosalice e Doralice que vai conversar com o professor sobre Adélia. Rochinha fala para Aristóbulo ir para casa. Carlito sugere que Zico proponha fazer um novo plebiscito. Risoleta revela a Aristóbulo o motivo do falecimento de Adélia. Firmino encontra Tiago saindo do quarto de Stela e avisa a Zico. Candinha conta para o filho sobre o romance com Tibério. Zico marca de se encontrar com Vitória. Rochinha pede Laura em casamento. Aristóbulo se despede do espírito de Adélia e procura Risoleta. 8 Tiago enfrenta Zico e revela que é namorado de Stela. Lua disfarça incômodo quando Zélia fala em Vitória. Aristóbulo descobre que Risoleta investigou a morte de Adélia. Candinha conta para Zico sobre o romance com Tibério. Risoleta revela a Aristóbulo o motivo da morte de Adélia. Rochinha pede Laura em casamento. Zico marca de se encontrar com Vitória. Aristóbulo se despede do espírito de Adélia

Quarta 11 DE SETEMBRO [2013]
Stela decide fugir com Tiago Aristóbulo e Risoleta se beijam. Pupu e Belisário temem que o filho se transforme em lobisomem. Lua exige que Vitória conte a verdade sobre Zico para Zélia. Encolheu diz a Bia que só vai enterrar a esposa quando achar todos os seus pedaços. Risoleta mostra a Pupu e Belisário que Aristóbulo conseguiu dormir em sua cama. Os moradores de Saramandaia temem ser atacados por urubus. Vitória afirma a Cleide que não voltará a se envolver com Zico. Stela decide fugir com Tiago, depois de ser proibida pelo avô de ver o rapaz. Zico fala para Vitória que foi a São Paulo para vê-la. 8 Aristóbulo e Risoleta passam a noite juntos. Lua exige que Vitória conte a verdade sobre Zico para Zélia. Encolheu se recusa a enterrar Redonda. Aristóbulo dorme na cama de Risoleta. Moradores de Saramandaia temem ser atacados por urubus. Vitória afirma a Cleide que não voltará a se envolver com Zico. Stela decide fugir com Tiago. Zico fala para Vitória que foi a São Paulo para vê-la.

Quinta 12 DE SETEMBRO [2013]
Laura confirma a Helena que Vitória é a amante de Zico Vitória e Zico se beijam. Encolheu se convence de enterrar a esposa. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la com sua filha. Zico decide tentar se aproximar de Zélia. Candinha resolve contar a verdade para a bisneta sobre Risoleta. Stela combina sua fuga com Tiago. Tibério descobre os planos de seu neto e fica orgulhoso. Laura convence Risoleta a impedir Zico de mandar Stela para longe de Saramandaia. Candinha e Helena descobrem um grande formigueiro dentro de casa. Firmino vai atrás de Stela. Zico fala para Vitória que não pretende aceitar o romance de sua neta com Tiago. Firmino persegue o carro de Tiago e Stela, que capota causando um grave acidente. Laura chega com Risoleta à fazenda Rosado, e Helena teme que a neta se revolte contra ela. Aparadeira expulsa Gibão do cortejo de dona Redonda. Laura confirma a Helena que Vitória é a amante de Zico. Lua teme que Zélia saiba o que aconteceu com Tiago. Aparadeira pede ajuda a Fifi para separar Gibão de Marcina. Zico vai à fazenda dos Vilar, e Pedro o ameaça. 17 Vitória e Zico se beijam. Aristóbulo faz questão de aproveitar cada momento com Risoleta. Encolheu decide enterrar a esposa. Aristóbulo diz a Risoleta que vai ajudá-la com sua filha. Zico decide tentar se aproximar de Zélia. Candinha resolve contar a verdade para Stela. Laura conta para Risoleta que Stela pretende fugir. Candinha e Helena descobrem um grande formigueiro dentro de casa. Zico fala para Vitória que não pretende aceitar o romance de Stela e Tiago. Stela e Tiago sofrem um acidente. Stela salva Tiago. Laura chega com Risoleta na fazenda Rosado. Aparadeira expulsa Gibão do cortejo de Redonda. Laura confirma a Helena que Vitória é a amante de Zico. Lua teme que Zélia saiba o que aconteceu com Tiago. Aparadeira planeja separar Gibão e Marcina. Zico vai à fazenda dos Vilar.

Sexta 13 DE SETEMBRO [2013]
Aristóbulo pede Risoleta em casamento Vitória impede Pedro de atirar em Zico. Risoleta conta sua história para Aristóbulo. Pedro esquece da presença de Tibério e revela que Zico é avô do filho de Zélia. Candinha pede para Laura escrever uma mensagem para Stela pedindo para ela voltar. Vitória avisa a Tibério que contará para Zélia sobre Zico, depois que seu neto nascer. Cazuza discute com Aparadeira. Aristóbulo pede Risoleta em casamento. Encolheu ouve a risada de Redonda e todos ficam apreensivos. Aparadeira pensa em armar contra Gibão. Helena afirma a Zico que se vingará dele e de Vitória. Pupu e Belisário parabenizam Aristóbulo e Risoleta pelo casamento. Gibão e Marcina namoram. Zico não percebe o desinteresse de Carlito em seus planos políticos. Uma flor nasce no local onde Redonda explodiu, e Encolheu fica emocionado. Aparadeira faz uma cópia da chave da loja de Gibão. Vitória tenta tranquilizar Zélia. Risoleta avisa a Vitória que o carro de Helena está indo em sua direção. 19 Vitória impede Pedro de atirar em Zico. Risoleta conta sua história para Aristóbulo. Pedro esquece da presença de Tibério e revela segredo de Vitória. Candinha e Laura tentam convencer Stela a voltar para casa. Vitória avisa a Tibério que contará para Zélia sobre Zico. Aristóbulo descobre o verdadeiro nome de Risoleta. Cazuza discute com Aparadeira. Aristóbulo pede Risoleta em casamento. Encolheu escuta a risada de Redonda. Aparadeira pensa em armar contra Gibão. Cazuza descobre que Risoleta e Aristóbulo vão se casar. Cazuza fica frustrado com união de Risoleta e Aristóbulo. Helena afirma a Zico que se vingará dele e de Vitória. Pupu e Belisário parabenizam Aristóbulo e Risoleta. Cazuza reclama do casamento com Aparadeira. Zico faz planos políticos. Uma flor nasce no local em que Redonda explodiu. Aparadeira faz uma cópia da chave da loja de Gibão. Helena tenta atropelar Vitória. ÚLTIMOS CAPÍTULOS

Terça 17 DE SETEMBRO [2013]
Tibério e Candinha se transformam em uma só árvore Helena desiste de atropelar Vitória. Vitória afirma a Risoleta que seu pai não acabou com Zé Mário. Gibão vê Firmino atentando contra Zé Mário e Vitória e Risoleta decidem esclarecer com Zico. Tibério pede para Pedro ajudá-lo a levantar da cadeira. Vitória força Zico a confessar que ele foi o responsável pela morte de Zé Mário. Zico se revolta contra Risoleta e Gibão. Tibério vai ao encontro de Candinha. Uma tempestade elétrica se aproxima da cidade. Tibério e Candinha se transformam em uma só árvore. Um raio cai sobre a casa de Aristóbulo, e o corpo de Belisário aparece na sala. Um raio atinge Encolheu no momento em que ele beija a flor da praça e a mesma cresce exageradamente. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la a prender Zico. 18 Helena desiste de atropelar Vitória. Confuso, Gibão tem visão de Tibério. Vitória e Leocádia tentam consolar Risoleta. Candinha conversa com suas galinhas enquanto pensa em Tibério. Formigas tomam conta da casa dos Rosado. Gibão afirma que Firmino matou Zé Mário. Helena decide ir embora de casa. Risoleta e Vitória querem conversar com Zico. Tibério tenta se livrar das raízes para ir buscar Candinha. Vitória e Risoleta pressionam Zico pela verdade da morte de Zé Mario. Zico assume a culpa pela morte do filho. Tibério se liberta das raízes. Candinha se despede da família. Tibério e Candinha se transformam em uma só árvore. Corpo de Belisário aparece após um raio cair na casa de Aristóbulo. Raio atinge Encolheu no momento em que ele beija a flor de Dona Redonda. Carlito pede a ajuda de Cazuza para subornar os políticos da cidade. Aristóbulo afirma a Risoleta que vai ajudá-la a prender Zico.

Quarta 18 DE SETEMBRO [2013]
Rochinha descobre caso de Laura e Carlito Cazuza sente o coração sair pela boca com a proposta de Carlito e Risoleta. Encolheu se recusa a deixar qualquer pessoa se aproximar de sua flor de Dona Redonda. Vitória sofre com a ausência de Tibério. Helena sai de casa e vai morar na pensão de Risoleta. Fifi fica com medo do plano de vingança de Aparadeira contra Gibão. Rochinha cuida de Zélia. Lua pede para Encolheu arrancar a flor da praça. Aristóbulo não acredita que Pupu e Belisário dançaram durante a tempestade elétrica. Rochinha descobre o envolvimento de Laura e Carlito. 09 Aristóbulo promete investigar as falcatruas de Zico Rosado. Encolheu se recusa a se afastar da flor de Dona Redonda. Vitória afirma que Tibério e Candinha cumpriram seu destino. Helena sai de casa e vai morar na pensão de Risoleta. Fifi fica com medo da vingança de Aparadeira contra Gibão. Lua pede para Encolheu arrancar a flor da praça. Aristóbulo não acredita que Pupu e Belisário dançaram. Aparadeira denuncia Gibão. Rochinha descobre caso de Laura e Carlito.

Quinta 19 DE SETEMBRO [2013]
O filho de Zélia e Lua nasce Zico conta para Firmino que o crime que eles cometeram no passado foi descoberto. Helena pede perdão a Risoleta. Laura tenta se explicar para Rochinha. Fifi conta o plano de Aparadeira para Cursino e Totó. Cazuza ajuda Gibão a se livrar do flagrante armado por sua esposa. Zico tenta convencer Vitória a apoiá-lo. Cazuza sai de casa, e Aparadeira fica inconsolável. O gavião de Gibão entra no quarto de Lua e observa Zélia. Carlito chama Laura para ir embora da cidade com ele. Laura conta para Zico sobre seu envolvimento com Carlito e avisa ao pai para tomar cuidado com o afilhado. Gibão estranha o comportamento de seu gavião. Zélia entra em trabalho de parto. O filho de Zélia nasce e Aparadeira fica perplexa com a aparência da bebê. 19 Rochinha enfrenta Carlito. Vitória se recusa a encontrar Zico. Helena pede perdão a Risoleta. Laura tenta se explicar para Rochinha. Encolheu se recusa a remover a flor de Dona Redonda para outro lugar. Cazuza ajuda Gibão a se livrar do flagrante armado por Aparadeira. Rochinha não percebe o afeto de Dora por ele. Zico tenta convencer Vitória a apoiá-lo. Vitória afirma que Zico não tem salvação. Cazuza sai de casa. Gavião de Gibão visita Zélia. Carlito chama Laura para ir embora da cidade com ele. Leocádia não consegue convencer Encolheu a remover a flor da praça. Marcina encontra Aparadeira completamente descontrolada. Laura denuncia Carlito para Zico. Gibão estranha o comportamento de seu gavião. Zélia entra em trabalho de parto. Marcina chama Aparadeira para fazer o parto de Zélia. Filho de Zélia e Lua nasce.

Sexta 20 DE SETEMBRO [2013]
Aparadeira conta a Rochinha que o bebê de Zélia tem asas Aparadeira conta para Rochinha que o bebê de Zélia tem asas. Cazuza sente ciúmes de Risoleta com Aristóbulo. Gibão revela suas asas para a família. Marcina conta para Cazuza que precisou mentir para que Aparadeira guardasse o segredo da família de Lua. Zélia, Lua, Leocádia, Vitória e Gibão ficam encantados com o bebê. Pedro tenta arrancar a flor da praça, mas Encolheu não permite. Cazuza grava sua conversa com Zico. Zélia e Lua temem por seu filho. Zico culpa Risoleta por sua ruína. Cazuza e Aristóbulo pedem para Gibão ajudá-los a denunciar Zico. Lua, Zélia, Vitória e Leocádia ficam nervosos com a rejeição do bebê ao leite materno. Dora vê Risoleta entrar no carro de Zico e avisa a Aristóbulo. Risoleta foge de Zico, que a ameaça. 16 Aparadeira conta a Rochinha que o bebê de Zélia tem asas. Marcina convence a mãe a desistir de vingança contra Gibão. Cazuza sente ciúmes de Risoleta com Aristóbulo. Gibão revela suas asas para a família. Marcina conta para Cazuza que precisou mentir para a mãe. Zélia afirma que Gibão será um exemplo para seu filho. Pedro tenta arrancar a flor da praça. Encolheu ameaça os moradores de Saramandaia. Cazuza grava sua conversa com Zico. Vitória não avisa Zico sobre o nascimento do neto. Zélia e Lua temem por seu filho. Bia decide chamar sua tia Bitela para ajudar Encolheu. Zico planeja se vingar de Risoleta. Cazuza e Aristóbulo pedem para Gibão ajudá-los a denunciar Zico. Zélia e Lua ficam nervosos com rejeição do bebê ao leite materno. Zico ameaça matar Risoleta.

Terça 24 DE SETEMBRO [2013]
Encolheu desmaia ao ver Bitela, irmã de Redonda Aristóbulo se transforma em lobisomem e salva Risoleta de Zico. Encolheu impede Fifi, Cursino e Totó de arrancarem sua flor da praça. Pupu mostra Belisário para Padre Romeu. Cazuza filma Zico armando um golpe político contra Saramandaia. O filho de Zélia volta a chorar intensamente. Encolheu desmaia ao ver Bitela, irmã de Redonda que chega à cidade. Rochinha despreza Laura. Bitela explica que Encolheu precisa arrancar a flor da praça. Zico tenta conversar com Vitória. Zélia percebe que Filipe está muito doente e vai com a mãe ao hospital de Serro Azul. Vitória bate o carro na estrada e Zico aparece para socorrê-las. Zélia não aceita a ajuda de Zico, que é obrigado a revelar que é seu pai. 13 Aristóbulo salva Risoleta de Zico. Encolheu descobre armação para arrancar sua flor da praça. Gibão se preocupa com as cólicas do sobrinho. Aristóbulo convence Risoleta a denunciar Zico. Pupu mostra Belisário para Padre Romeu. Cazuza filma Zico armando golpe político contra Saramandaia. Encolheu desmaia ao ver Bitela. Encolheu confunde Bitela com Redonda. Rochinha despreza Laura. Bitela convence Encolheu a arrancar a flor da praça. Aparadeira se arrepende de golpe contra Marcina. Bitela cuida de Encolheu. Zico revela a Zélia que é seu pai.

Quarta 25 DE SETEMBRO [2013]
Zico descobre que o neto possui asas Zélia decide aceitar a ajuda de Zico por causa de Filipe. Cazuza mostra o conteúdo do vídeo que fez contra Zico e entrega todo o dinheiro para ser usado no processo. Aparadeira vai embora de casa. Filipe é levado para a UTI. Vitória se surpreende com o estado de Zico. Risoleta pensa em oferecer dinheiro para obrigar Firmino a se entregar. Zico doa sangue para Filipe. O vilão fica nervoso ao saber que o neto possui asas. Bitela faz um jantar sem gorduras para Encolheu. Vitória conta sua história com Zico para Zélia. Aristóbulo se esconde para deixar Risoleta. Zico questiona Vitória sobre as asas de Filipe. 08 Vitória confirma que Zélia é filha de Zico. Aparadeira vai embora de casa. Risoleta e Aristóbulo articulam as denúncias contra Zico. Zico descobre que o neto possui asas. Encolheu fica encantado com as histórias de Bitela. Zélia rejeita Zico como pai. Risoleta se encontra com Firmino. Zico questiona Vitória sobre as asas de Filipe.

Quinta 26 DE SETEMBRO [2013]
Aristóbulo e Risoleta se casam Firmino tenta atacar Risoleta, e Aristóbulo se transforma para ajudá-la. O professor leva Firmino para a delegacia. Zico não aceita a condição de Filipe. Firmino se declara culpado por ter matado o filho de Zico. Encolheu agradece Bitela por ajudá-lo a superar a perda de Redonda. Zico discute com Carlito, e Laura salva seu pai. Bitela joga balas para as crianças e todos comentam o seu comportamento doce. Zico desmente as acusações de Firmino. Stela e Tiago voltam à cidade. Helena decide contar a Stela sobre Risoleta. Durante o casamento de Risoleta e Aristóbulo, Laura aparece com Stela. Zélia não aceita Zico como pai. Aristóbulo e Risoleta se casam. Aparadeira volta para casa e apresenta a Cazuza e Marcina seus pais e seu irmão. Risoleta entrega a Stela a boneca que comprou quando ela era criança. Zico vai à câmara dos vereadores e enfrenta Gibão. 16 Aristóbulo se transforma para ajudar Risoleta. Zico não aceita a condição de Filipe. Firmino se declara culpado por ter matado o filho de Zico. Encolheu e Bitela relembram o passado. Laura salva Zico da ameaça de Carlito. Bitela joga balas para as crianças da cidade. Zico desmente as acusações de Firmino. Stela descobre que é filha de Risoleta. Zico aparece na fazenda Vilar para visitar Filipe. Zélia não aceita Zico como pai. Aristóbulo e Risoleta se casam. Aparadeira volta para casa. Risoleta entrega a Stela a boneca que comprou quando ela era criança. Aparadeira admite erro e pede perdão a Cazuza e Marcina. O delegado Petrolineo conhece o irmão de Aparadeira. Zico descobre investigação contra ele.

Sexta 27 DE SETEMBRO [2013]
Reveja o último capítulo de Saramandaia Zico Rosado é preso. Encolheu pede para Bitela ficar em Saramandaia. Aparadeira apresenta sua família. Gibão e Marcina se casam. Zico atira em Gibão, mas Marcina é atingida na porta da igreja. Zico planeja fugir com o neto para os EUA, mas Vitória tenta impedir. Zico e Vitória morrem soterrados. Corpo de Belisário aparece novamente e convida Pupu para dançar. Delegado Petronílio deixa para trás o armário e assume que é gay. Aristóbulo e Risoleta enfrentam preconceitismo e terminam juntos. 21 Zico afronta o delegado Petronílio e acaba preso. Helena e Laura se despedem de Stela e Risoleta. Zélia não entende os sentimentos de Vitória por Zico. Tiago decide ficar em Saramandaia com Stela. Bitela e Encolheu se beijam. Leocádia aconselha Gibão. Aparadeira apresenta sua família a Fifi, Cursino e Totó. Gibão fica preocupado com visita de seu gavião. Gibão se casa com Marcina, e Zico atira na noiva. Gibão faz o tempo voltar e salva Marcina. Zico sequestra Filipe. Gibão tem uma visão com Zico e Filipe. Vitória fica com Zico para salvar Filipe. Aparadeira e Cazuza se reconciliam. O corpo de Belisário volta a visitar Pupu. Petronílio apresenta seu acompanhante. Aristóbulo se transforma em lobisomem e passa a noite com Risoleta. Encolheu mima Bitela. Cazuza afirma a Aparadeira que sempre vale a pena se arriscar. Padre Romeu é excomungado por ter casado um lobisomem. Gibão, Marcina, Zélia e Lua celebram a liberdade.

Elenco / Personagens

Ana Bruta/Ana Vilar (Priscila Fantin) -Relações:

Aristóbulo Camargo (Gabriel Braga Nunes) – Filho de Pupu e Belisário, nasceu depois de sete irmãs, o que dizem que dá em lobisomem. Sofre de insônia crônica há mais de dez anos. É professor de Latim e orador oficial da cidade, além de coletor de impostos e presidente do Centro Cívico. Relações: Cazuza, Dona Pupu, Risoleta

Beatriz Botelho/Bia Botelho (Thaís Melchior) – Uma das líderes saramandistas, criou o blog “Saramandaia já!” para divulgar o movimento mudancista. Filha de Redonda e Encolheu, repudia o tradicionalismo dos pais. Tem um rolo com Pedro, e lamenta que ele não a assuma como namorada. Relações: Zélia Vilar, Sseu Encolheu, Dona Redonda

Belisário Camargo/Homão (Luiz Henrique Nogueira) – Marido de Pupu e pai de Aristóbulo, foi um dos maiores usineiros da região. Pagou muito caro por ser um dos líderes do partido tradicionalista, duelando contra mercenários até as últimas consequências. Desde então, nunca mais foi o mesmo. Relações:Risoleta, Aristóbulo Camargo, Dona Pupu

Cândida Rosado/Dona Candinha (Fernanda Montenegro) – Hoje avoada, nem parece a mulher de fibra que no passado vingava cada Rosado morto. Por conta dessa guerra contra os Vilar, abriu mão do seu grande amor, Tibério, patriarca da família rival. Mora com o filho Zico, a nora Helena e a bisneta Stela. Relações: Zico Rosado, Helena Rosado, Stela Rosado

Carlito Prata (Marcos Pasquim) – Homem de confiança de Zico, é dissimulado e inescrupuloso, e esconde sua verdadeira índole até de seu “padrinho”. No passado, desvirtuou Laura, filha do patrão. Volta a tentar seduzi-la. É responsável pelo comércio dos produtos da Usina Rosado. Relações: Zico Rosado, Helena Rosado, Laura Rosado

Cazuza (Marcos Palmeira) – Casado com Maria Aparadeira e pai de Marcina, trabalha com ambas na sua botica, a única farmácia da cidade. Bolebolense roxo, costuma colocar o coração pela boca quando o assunto é política. Frequenta o bar da pensão de Risoleta. Relações: Maria Aparadeira, Marcina, Risoleta

Cleide Neves (Ilva Niño) – Governanta da fazenda Vilar, administra o dia a dia da família. Organizada, competente e bom caráter, é dedicada aos patrões, sobretudo ao enraizado Tibério. Ótima confidente, é com ela que Vitória divide grandes segredos do passado. Relações: Vitória Vilar, Zélia Vilar, Tibério Vilar

Conde Edgar Strauss (Stênio Garcia) – Relações:

Condessa Michelle Strauss (Tereza Rachel) -Relações:

Das Dores (Dja Martins) – Braço direito de Helena nos assuntos domésticos, cuida da casa e é paciente com as peraltices de Candinha. Honesta, leal e íntegra, não se mete nos assuntos da família Rosado, mas tem medo da influência que Zico exerce sobre Firmino, seu filho. Relações: Zico Rosado, Candinha Rosado, Helena Rosado

Delegado Petronílío Amaral (Theodoro Cochrane) – Amigo do único preso de Bole-Bole, nunca tranca a sua cela e lhe dá regalias. Ético, não se curva a Zico Rosado, mas também não bate de frente com ele. Fez voto de castidade, e não bebe nem joga. Gosta de Marcina e sonha viver com ela uma vida casta. Relações: Vitória Vilar, Zico Rosado, Marcina

Disgramado (Milton Gonçalves) -Relações:

Dom Pedro I (Thiago Lacerda) -Relações:

Dona Candinha/Cândida Rosado (Fernanda Montenegro) – Hoje avoada, nem parece a mulher de fibra que no passado vingava cada Rosado morto. Por conta dessa guerra contra os Vilar, abriu mão do seu grande amor, Tibério, patriarca da família rival. Mora com o filho Zico, a nora Helena e a bisneta Stela. Relações: Zico Rosado, Helena Rosado, Stela Rosado

Dona Pupu/Eponina Camargo (Aracy Balabanian) – Teve sete filhas que se mudaram para outras cidades, e mora com o caçula Aristóbulo, a quem chama de Neném. Quando o filho não está em casa, ela cuida de seus gatos e perturba o descanso eterno de seu marido Belisário. Relações: Maria Aparadeira, Aristóbulo Camargo, Dona Redonda

Dona Redonda/Evangelina (Vera Holtz) – Bolebolense juramentada, é casada com Encolheu, com quem teve a filha Bia. Come a todo instante, por qualquer motivo, e não tolera que se metam em sua vida. Suas companheiras inseparáveis são Fifi e Aparadeira, também beatas e fofoqueiras. Relações: Maria Aparadeira, Seu Encolheu, Fifi

Dora (Carolina Bezerra) – Trabalha na pensão de Risoleta, servindo as mesas do bar com Rosalice. Romântica de carteirinha, seu sonho é encontrar um bom homem e se casar. É apaixonada pelo dr. Rochinha e tem a ilusão de que pode fazê-lo se esquecer da dor de cotovelo do passado. Relações: Risoleta, Rosalice, Dr. Rochinha

Dr. Rochinha (André Frateschi) – Abandonado no altar pela noiva Laura Rosado, que sumiu há 10 anos sem dar explicação, ele começou a beber e não parou mais. Saramandista e vereador, é o único médico da cidade, atende na botica de Cazuza e mora na pensão de Risoleta. Relações: Cazuza, Risoleta, Laura Rosado

Eponina Camargo/Dona Pupu (Aracy Balabanian) – Teve sete filhas que se mudaram para outras cidades, e mora com o caçula Aristóbulo, a quem chama de Neném. Quando o filho não está em casa, ela cuida de seus gatos e perturba o descanso eterno de seu marido Belisário. Relações: Maria Aparadeira, Aristóbulo Camargo, Dona Redonda

Evangelina/Dona Redonda (Vera Holtz) – Bolebolense juramentada, é casada com Encolheu, com quem teve a filha Bia. Come a todo instante, por qualquer motivo, e não tolera que se metam em sua vida. Suas companheiras inseparáveis são Fifi e Aparadeira, também beatas e fofoqueiras. Relações: Maria Aparadeira, Seu Encolheu, Fifi

Fifi (Georgiana Góes) – Bolebolense até o último fio de cabelo, é casada com o maestro Cursino, com quem tem sete filhas. Fofoqueira, nada lhe passa despercebido. Junto com Aparadeira e Redonda, forma o trio de beatas que resguarda a moral e os bons costumes da cidade. Relações: Maria Aparadeira, Dona Redonda, Maestro Cursino

Firmino (Val Perré) – Capataz da fazenda Rosado, executa os serviços sujos encomendados por Zico e não titubeia na hora de cumprir o que lhe for mandado. Rústico, nunca discorda do patrão e lhe é grato pelas oportunidades que teve na vida. É filho de Das Dores. Relações: Zico Rosado, Carlito Prata, Das Dores

Helena Santa Rosado/Santinha (Ângela Figueiredo) – Mulher de Zico, faz vista grossa para as escapadas de seu marido. É mãe de Laura, que fugiu de casa, e Zé Mario, que morreu numa emboscada e deixou um bebê, Stela. Criou a neta com todo carinho, mas mentiu que sua mãe havia morrido no parto. Relações: Zico Rosado, Laura Rosado, Stela Rosado

Homão/Belisário Camargo (Luiz Henrique Nogueira) – Marido de Pupu e pai de Aristóbulo, foi um dos maiores usineiros da região. Pagou muito caro por ser um dos líderes do partido tradicionalista, duelando contra mercenários até as últimas consequências. Desde então, nunca mais foi o mesmo. Relações:Risoleta, Aristóbulo Camargo, Dona Pupu

Hominho (Selton Mello) -Relações:

João Evangelista Viana/João Gibão (Sérgio Guizé) – Filho de Leocádia, irmão de Lua e namorado de Marcina, tem esse apelido porque nunca tira o seu gibão. Chama atenção pela corcunda e pelas visões premonitórias. Toca tuba na banda de Totó, e é também vereador e dono da loja de aves. Relações: Zélia Vilar, Lua Viana, Marcina

João Gibão/João Evangelista Viana (Sérgio Guizé) – Filho de Leocádia, irmão de Lua e namorado de Marcina, tem esse apelido porque nunca tira o seu gibão. Chama atenção pela corcunda e pelas visões premonitórias. Toca tuba na banda de Totó, e é também vereador e dono da loja de aves. Relações: Zélia Vilar, Lua Viana, Marcina

Laura Rosado (Lívia de Bueno) – Afastada da família há dez anos, volta à Bole-Bole depois de se dar mal no Rio e em São Paulo. Enfrenta o rancor do pai, Zico, e reacende seu desejo por Carlito, que virou sua cabeça no passado e a fez abandonar o dr. Rochinha em pleno altar. Relações: Zico Rosado, Carlito Prata, Dr. Rochinha

Leocádia Viana (Renata Sorrah) – Viúva, é mãe de João Gibão e Lua. Rendeira de mão cheia, o capricho do seu artesanato é conhecido em toda a região. Sabe guardar os segredos que lhe confiam. Ficará bastante próxima de Vitória, mãe da noiva de Lua, Zélia. Relações: Vitória Vilar, Josão Gibão, Lua Viana

Lua Viana/Luís Viana (Fernando Belo) – Recém-eleito como prefeito de Bole-Bole, honesto, é politicamente neutro. Irmão de João Gibão e filho de Leocádia, está de casamento marcado com Zélia Vilar, herdeira de uma das famílias mais poderosas da região. Relações: Leocádia, João Gibão, Zélia Vilar

Luís/Lua Viana (Fernando Belo) – Recém-eleito como prefeito de Bole-Bole, honesto, é politicamente neutro. Irmão de João Gibão e filho de Leocádia, está de casamento marcado com Zélia Vilar, herdeira de uma das famílias mais poderosas da região. Relações: Leocádia, João Gibão, Zélia Vilar

Maestro Cursino (André Abujamra) – Tradicionalista roxo, rege a Filarmônica Bolebolense e passa o dia às turras com o rival Totó, maestro da Lira Euterpiana, seu sócio na barbearia. É casado com a beata Fifi, com quem tem sete filhas, e morre de medo que a esposa engravide de novo. Relações: Risoleta, Maestro Totó, Fifi

Maestro Totó (Zéu Britto) – Saramandista, rege a Lira Euterpiana, concorrente da Filarmônica Bolebolense, conduzida pelo tradicionalista maestro Cursino. Apesar das brigas, Totó divide com Cursino a barbearia, que também é lanhouse, onde ganham a vida e fazem pirraça. Relações: João Gibão, Risoleta, Maestro Cursino

Marcina Moreira (Chandelly Braz) – Trabalha com o pai Cazuza na sua botica, e vive brigando com a mãe, Maria Aparadeira, por causa de seu namoro com o misterioso João Gibão, que nem pode ouvir falar de casamento. Por essas e por outras, ela arde de desejo não consumado. Relações: João Gibão, Cazuza, maria Aparadeira

Maria Aparadeira (Ana Beatriz Nogueira) – Mulher de Cazuza e mãe de Marcina, é a parteira oficial da região e vive na igreja cercada por Fifi e Redonda. É também ambiciosa, sonsa e fuxiqueira. Tradicionalista, odeia o namoro da filha com João Gibão, a quem chama de “vendedor de alpiste”. Relações: Cazuza, Marcina, Dona Redonda

Monsenhor Eloi (Lima Duarte) -Relações:

Padre Romeu (Maurício Tizumba) – Tem a difícil missão de permanecer neutro, temente só a Deus e a Santo Dias, longe das desavenças e disputas da cidade. É contra usar religião para fazer política. Impõe limites às beatas, que querem usar a igreja para favorecer os bolebolenses. Relações: Dona Redonda, Maria Aparadeira, Fifi

Pedro Vilar (André Bankoff) – Saramandista inveterado, toca os negócios da fazenda Vilar. Amoroso, mas não nega seu sangue quando o assunto é o ódio pela família Rosado, fazendo valer o poder de sua casta. Tem um rolo com Bia, e se distrai com as meninas de Risoleta. Relações: Vitória Vilar, Zélia Vilar, Tiago

Professor Aristóbulo Camargo (Gabriel Braga Nunes) – Filho de Pupu e Belisário, nasceu depois de sete irmãs, o que dizem que dá em lobisomem. Sofre de insônia crônica há mais de dez anos. É professor de Latim e orador oficial da cidade, além de coletor de impostos e presidente do Centro Cívico. Relações: Cazuza, Dona Pupu, Risoleta

Risoleta (Débora Bloch) – Depois de anos longe de Bole-Bole, tornou-se dona da pensão e do bar que atrai homens de família e tira o sono de esposas. Vive sorrindo, mas esconde uma grande tristeza do passado. Sente atração pelo lado selvagem do professor Aristóbulo. Relações: Aristóbulo Camargo, Rosalice, Dora

Rosalice (Camila Lucciola) – Uma das meninas de Risoleta, trabalha na sua pensão e, nas horas vagas, não se priva de distrair os clientes. Principalmente Pedro Vilar, um de seus amigos mais próximos. Mas tem uma queda mesmo é por João Gibão. Relações: João Gibão, Risoleta, Dora

Santinha/Helena Santa Rosado/ (Ângela Figueiredo) – Mulher de Zico, faz vista grossa para as escapadas de seu marido. É mãe de Laura, que fugiu de casa, e Zé Mario, que morreu numa emboscada e deixou um bebê, Stela. Criou a neta com todo carinho, mas mentiu que sua mãe havia morrido no parto. Relações: Zico Rosado, Laura Rosado, Stela Rosado

Seu Encolheu (Matheus Nachtergaele) – Chefe de gabinete do prefeito Lua Viana, dedica a sua vida à esposa Redonda e é o seu oposto, nunca se exalta. Nem com a rebeldia da filha Bia, saramandista. Tem o dom de consultar os ossos para prever a meteorologia, e sempre acerta. Relações: Lua Viana, Maria Aparadeira, Dona Redonda

Stela Rosado (Laura Neiva) – Neta de Zico e Helena Rosado, filha do falecido Zé Mario, foi criada na fazenda, afastada do conflito entre as famílias rivais. Cercada por amor, é bastante unida à sua bisa, Candinha. Mas vive triste por não saber nada sobre sua mãe, morta no parto. Relações: Zico Rosado, Candinha Rosado, Helena Rosada

Tiago Vilar (Pedro Tergolina) – Irmão caçula de Pedro e Zélia, chega à Bole-Bole com sua mãe, Vitória. É alheio à disputa de gerações entre os Vilar e os Rosado. Depois que conhece Stela, só pensa em arrumar um jeito de acabar com essa guerra e viver com ela um grande amor. Relações: Vitória, Zélia vilar, Stela Rosado

Tibério Vilar (Tarcísio Meira) – Pai de Vitória, e avô de Pedro, Zélia e Tiago, o coronel dedicou sua vida à guerra contra a família Rosado. Ranzinza, hoje só quer mesmo sombra e água fresca. Passa o dia cochilando e tomando conta da vida dos outros, enraizado na sua poltrona. Relações:

Tiradentes (Reynaldo Gianecchini) -Relações:

Vitória Vilar (Lilia Cabral) – Filha do coronel Tibério Vilar, a empresária recém-viúva volta a Bole-Bole com o caçula Tiago, para acompanhar os preparativos do casamento da filha Zélia. É também mãe de Pedro. Sua família tem um longo histórico de rivalidade com os Rosado. Relações: Zico Rosado, Zélia Vlar, Tibério Vilar

Zélia Vilar (Leandra Leal) – Veterinária, cabeça-dura como a mãe Vitória, herdou do avô Tibério o ódio à família Rosado. Testemunhou a ladroagem da prefeitura corrupta de Zico Rosado, homem que despreza. Lidera o movimento saramandista, com seus irmãos Pedro e Tiago. Relações: Vitória Vilar, Lua Viana, Tibério Vilar

Zico Rosado (José Mayer) – Filho de Candinha, é casado com Helena, pai de Laura e avô de Stela. Sua Usina Rosado fabrica a tradicional cachaça Bole-Bole. É o líder político dos tradicionalistas e, dizem os opositores, foi o prefeito mais corrupto da história de Bole-Bole. Relações: Vitória Vilar, Laura Rosado, Stela Rosado

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Saramandaia (instrumental) – Tema da abertura
Autor: Sérgio Saraceni, Rodrigo Shá, Zé Canuto & Tim Malik

A cor do desejo – Tema de Vitória e Zico
Intérprete: Ney Matogrosso
Autor: Júnior Almeida e Ricardo Guima

Adoração – Tema de Marcina e Gibão
Intérprete: Filipe Catto
Autor: Filipe Catto

Enquanto penso nela
Intérprete: Zélia Duncan
Autor: Itamar Assumpção

Se não for amor, eu cegue – Tema Risoleta e Aristóbulo
Intérprete: Lenine
Autor: Lenine

Lindo lago do amor – Tema Stela e Tiago
Intérprete: Adriana Calcanhoto
Autor: Gonzaguinha

Pavão mysterioso – Tema João Gibão
Intérprete: Ednardo
Autor: Ednardo

Imaginação – Tema de Candinha e Tibério
Intérprete: André Abujamra
Autor: André Abujamra

0 Comentário para: “Saramandaia (2013) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *