Roda da Vida Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Roda da Vida desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Roda da Vida e de todas as novelas exibidas na Record.

Sobre a Novela Roda da Vida

◘ Período de exibição original: 17/04 a 31/08/2001
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 117
◘ Autoria: Solange Castro Neves
◘ Direção: Henrique Martins, Fernando Leal e Fábio Junqueira
◘ Emissora/Produtora: Rede Record

Um amor proibido e a ambição sem limites de uma mulher provoca um tragédia numa família que é duramente castigada por essa fatalidade.

Sofia uma jovem muito bonita e sensual, desde pequena se envolve com tragédias. Os pais foram expulsos das terras da família Almeida Alencar, em que moravam como grileiros. Partem para a cidade, indo morar em uma favela, que acaba sendo consumida em um grande incêndio. Ela perde os pais e é salva por malaquias.

Sofia cresce determinada a vencer na vida e a se vingar daqueles que ela acredita, destruíram sua família. Bonita torna-se modelo e começa a trabalhar para o rico industrial Alan Lee. Apaixonada pelo rapaz, tem um filho com ele e até pensa em desistir de sua vingança. Ao não ser correspondida, segue em frente com seus planos e torna-se amante de Marcelo Almeida Alencar.

Marcelo é casado com Camila e pai de Alex e Tamires, que está grávida de Caio, seu primo. Na tentativa de vingar-se do primo, Alex acaba atigindo o próprio pai com um tiro. Desesperado pelo crime que cometeu, culpa Tamires e Caio pela tragédia.

Sofia comparece ao interro de Marcelo, onde conhece Alex. O envolvimento é inevitável, assim como a derrocada financeira da família. A maior vítima da história é Camila, que perde o marido, tem a filha desaparecida e o filho que se volta contra ela. Camila é quem reunirá forças para deter a sanha vingativa de sua inimiga, Sofia, e assim reconduzir a família no caminhos do amor e do perdão.

Só assim o amor dos dois jovens primos, que nascera maldito, poderá ser vivido em toda a sua planitude, provando que era mais forte que o ódio e qualquer preconceito.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Roda da Vida

Resumo da novela Roda da Vida conforme divulgado pela Record no período de exibição entre 17/04 a 31/08/2001 (total de 117 capítulos).

  1. Capítulo

  2. Malaquias salva Sofia de um incêndio e Marcelo fica com ciúmes. Caio e Tamires namoram escondido. Ela descobre que está grávida. Marcelo entrega a escritura da casa para Sofia. Ela planeja mais um golpe contra ele. Alex descobre o caso entre Caio e Tamires e o ameaça com uma arma. Marcelo chega à festa e aparta a briga. A arma de Alex dispara e acerta Marcelo.

  3. Capítulo

  4. Luís Carlos sai à procura de socorro. Alex pensa em se suicidar. Luís Carlos deixa Caio em um esconderijo. O médico diz que o estado de saúde de Marcelo é grave. Tamires visita Marcelo na UTI. Alex sai do esconderijo e vai até sua casa. Caio vai até o hospital conversar com Tamires. Marcelo sai do coma e pede a visita de Sofia.

  5. Capítulo

  6. Caio conta a Joaquim que Tamires está esperando um filho dele. Marcelo pede a visita de Alex. Sofia e Tamires se cruzam no hospital. Camila diz a Tamires que ela pode correr riscos na gravidez, pois eles têm praticamente o mesmo sangue. Caio pede Tamires em casamento. Alex diz que eles nunca vão se casar e joga a aliança na rua. Tamires sai correndo para pegar a aliança e uma moto a machuca.

  7. Capítulo

  8. Tamires perde o filho. Raí leva Bia para passear de moto. Geraldo discute com Elza. Rafa diz para Kika que todos estão desconfiados de que ela esteja usando drogas. Frederico paquera Brasilina. Camila manda esconder a coleção de armas de Alex. O estado de saúde de Marcelo piora. Caio diz a Daniel que vai se casar com Tamires o mais rápido possível. Alex discute com Caio e Tamires e Caio acerta um soco nele.

  9. Capítulo

  10. Tamires e Caio discutem com Alex. Camila se desespera ao saber que Marcelo será operado novamente. Ronaldo convida Cássia para dar uma volta. Marcelo morre nos braços de Tamires. Sofia brinca com Yasmin. Tamires fica inconformada com a perda do filho e com a morte do pai. Daniel faz um discurso de despedida no enterro de Marcelo.

  11. Capítulo

  12. Alex tenta impedir que Caio se aproxime de Tamires. Alex desconfia de que Sofia teve alguma relação com Marcelo ao vê-la entrar em um carro que era dele. Alex se assusta com as revelações de Sofia. Ela encontra Tamires e oferece sua ajuda. Daniel fica surpreso ao saber que Alex conheceu Sofia.

  13. Capítulo

  14. Camila descobre que Tamires fugiu de casa. Caio e Alex discutem. Eloá vai buscar Tamires na rodoviária. Sofia conta a Malaquias quem era a garota que passara a noite em sua casa. Eloá leva Tamires para a fábrica de cosméticos. Eric conhece Tamires. Alan Lee fica impressionado com Tamires. Alex e Camila discutem.

  15. Capítulo

  16. Sofia conta a Daniel que Alex descobriu que ela era amante de Marcelo. Sofia tenta seduzir Daniel. Caio se desespera com o sumiço de Tamires. Eric leva Tamires para dançar. Alan observa os dois de longe. Sofia recebe a visita de Alex. Os dois conversam e ele acaba dormindo no sofá.

  17. Capítulo

  18. Caio se machuca no curral. Alan convida Tamires para jantar. Daniel pede provas a Sofia de que Yasmim é mesmo filha de Marcelo. Sofia fica nervosa com a possibilidade de ter que fazer o exame de DNA. Camila e Cibele vão até a delegacia pedir a busca de Tamires. Alan Lee prepara uma surpresa para Tamires e Eloá.

  19. Capítulo

  20. Joaquim proíbe Cidinha de se aproximar de Caio. Raí e Bia namoram no bar. O delegado convence Camila a não prestar queixa do desaparecimento de Tamires. Bia flagra Luiz Carlos e Karine se beijando. Caio assume o lugar de Marcelo no frigorífico e Alex diz que o cargo de Marcelo é dele.

  21. Capítulo

  22. Alex invade o quarto de Sofia e ela conta sobre seu relacionamento com Marcelo. Joaquim proíbe Cidinha de se aproximar de Caio. Bia flagra Luiz Carlos e Karine se beijando. Caio assume o lugar de Marcelo no frigorífico e Alex diz que o cargo de Marcelo é dele.

  23. Capítulo

  24. Sofia tenta uma aproximação com Camila e Cibele. Kika pede ajuda a Rafa. Caio e Alex discutem novamente. Alex aponta um facão para Caio, que consegue desarmá-lo. Camila concorda que Alex não deve assumir o frigorífico por enquanto. Joaquim avisa Daniel sobre a briga.

  25. Capítulo

  26. Kika tira dinheiro da carteira da mãe. Luís Carlos visita Veridiana na clínica veterinária. Alex aparece na clínica todo machucado. Daniel acusa Sofia de estar manipulando Alex e ela tenta seduzi-lo. Tamires janta com Alan e ele se declara.

  27. Capítulo

  28. Alex discute com Camila. Sofia beija Alex. Camila chora de saudades de Marcelo. Alex se culpa por ter dormido com Sofia. Ela vai até o frigorífico conversar com Daniel e tenta seduzi-lo novamente. Sofia agradece a Camila por ter ajudado a matricular Yasmin. Alex ameaça Daniel.

  29. Capítulo

  30. Caio é afastado do cargo e fica encarregado de cuidar da fazenda. Sofia visita Camila levando flores. Brasilina coloca Frederico para correr. No final da visita, Sofia menciona que conheceu Tamires, e Camila acredita ter encontrado uma pista sobre o paradeiro de sua filha.

  31. Capítulo

  32. Kika passa a roubar a própria mãe para conseguir dinheiro e comprar drogas. Vidal, preocupado com o destino de Kika, procura Heloísa e revela o que acontece com sua filha. Tamires mostra seu talento como designer. Cidinha aproveita-se da solidão de Caio. Joaquim percebe o envolvimento entre Caio e Cidinha.

  33. Capítulo

  34. Alex discute com Camila. Tamires conta sua história para Alan. Cibele desconfia do comportamento de Raí. Luiz Carlos fala sobre seu amor por Veridiana. Bia diz que está preocupada com Daniel. Brasilina espera Frederico na casa de Cibele. Sofia beija Alex.

  35. Capítulo

  36. Alex se culpa por ter dormido com Sofia. Brasilina tira satisfações com Frederico. Sofia diz que está apaixonada por Alex. Ela vai até o frigorífico conversar com Daniel. Camila pede para Alex não ir ao frigorífico. Sofia agradece Camila por ter ajudado a matricular Yasmin.

  37. Capítulo

  38. Alex ameaça Daniel, que acaba concordando que ele assuma parte dos negócios no frigorífico. Caio é afastado do cargo e fica encarregado de cuidar da fazenda. Sofia visita Camila levando flores. Ela diz que conheceu uma Tamires e Camila acredita ter encontrado uma pista sobre a filha.

  39. Capítulo

  40. Kika passa a roubar a própria mãe para conseguir dinheiro e comprar drogas. Vidal procura Heloísa e revela o que acontece com sua filha. Daniel começa a ficar preocupado com o jogo de sedução de Sofia. Eloá avisa Sofia que Alan se apaixonou por Tamires. Joaquim percebe alguma coisa entre Caio e Cidinha.

  41. Capítulo

  42. Camila decide procurar Sofia no colégio, pois suspeita que ela saiba mais sobre Tamires. Daniel recebe uma carta deixada por Marcelo. Alex descobre que sua mãe foi encontrar Sofia.

  43. Capítulo

  44. Joaquim agride Cidinha. Daniel encontra Sofia e ela o beija. Ele fica furioso e é visto por Bia. Heloísa sente falta de seu anel de formatura e Kika diz que não sabe de nada. Sofia descobre que é dona de mais de mil cabeças de gado, deixadas por Marcelo.

  45. Capítulo

  46. Daniel e Cibele discutem. Alex conta a Camila que está apaixonado por Sofia. Daniel discute com Sofia e diz para ela ficar longe de sua família. Kika pega dinheiro emprestado de Pietra. Cidinha oferece carona a Caio. Brasilina liga para Frederico querendo marcar um encontro.

  47. Capítulo

  48. Sofia diz a Camila que Tamires fugiu porque acreditava que ela tivesse ciúmes da relação dela com Marcelo. Sofia conversa com Veridiana. Tamires comenta com Eric a falta que sente de Camila. Alan confessa sua paixão a Tamires. Ele fica transtornado com uma encomenda que recebe.

  49. Capítulo

  50. Alan fica muito abalado ao receber a foto de Leonora. Veridiana procura Alex no frigorífico para tirar satisfação sobre sua nova namorada. Eloá vê Tamires e Alan se beijando. Veridiana e Alex terminam o namoro. Sofia vai para São Paulo. Geraldo chama Ronaldo de frouxo.

  51. Capítulo

  52. Eloá fica surpresa ao ver Sofia. Sofia faz a cabeça de Tamires contra a mãe. Kika é levada à delegacia e colocada em uma cela junto com prostitutas e marginais. Eloá e Sofia se encontram no café da manhã do hotel e ela conta que se hospedou com outro nome e que seus planos mudaram.

  53. Capítulo

  54. Daniel ameaça desmascarar Sofia para a família. Camila diz a Alex que a filha de Sofia é parecida com Tamires quando pequena. Tamires fala para Eloá que não se esqueceu de Caio. Ronaldo vê o rosto da mãe machucado e culpa o pai. Sofia procura Daniel no frigorífico.

  55. Capítulo

  56. Malaquias fotografa Daniel e Sofia. Daniel convoca reunião de família. Sofia ameaça Daniel com fotos. Tamires pensa em voltar para a família. Daniel tenta mentir na reunião, mas Caio percebe. Daniel pede para Joaquim separar 3.000 cabeças de gado. Caio não autoriza a retirada do gado.

  57. Capítulo

  58. (21/05) – Caio diz a Daniel que já sabe dos seus encontros às escondidas. Alex fecha negócio com o falso comprador. Brasilina marca novo encontro com Frederico. Alex convida Sofia para um jantar na casa dele, em comemoração ao primeiro investimento no mercado internacional. Karine convence Kika voltar a assistir as aulas. Kika luta para não consumir drogas. Alex conta a Daniel que fechou contrato de fornecimento de carne para uma rede de exportação.

  59. Capítulo

  60. (22/05) – Alan revela a Tamires que também perdeu um filho. Ao conhecer Yasmim, Vidal fica surpreso ao lembrar que ela é a filha do Alan. Sofia, preocupada, mente a respeito de Yasmim, dizendo que ela é filha do segundo casamento. Alan beija Tamires. Tamires diz a Eloá que decidiu voltar para Auriverde. Alex chega com Sofia para o jantar. Sofia fica surpresa ao encontrar Vidal na casa de Camila. Bia pergunta a Caio se ele esqueceu Tamires. Alex pede Sofia em casamento.

  61. Capítulo

  62. (23/05) – Cibele fica enfurecida com o pedido de casamento que Alex faz a Sofia. Sofia aceita o pedido de casamento. Alan insiste para que Tamires não volte para Auriverde, mas ela não desiste. Cibele marca um encontro com Sofia e Daniel fica perturbado. Sofia pede a Alex a fazenda como presente de casamento. Sofia conversa com Alex e descobre que a fazenda está no nome de Daniel. Ela diz a Alex que caso o tio morra, a fazenda ficará para os primos.

  63. Capítulo

  64. (24/05) – Heloísa obriga Kika a abandonar o cursinho por causa das más companhias. Vidal conta a Daniel que conheceu Sofia quando ela estava tendo um relacionamento com Alan. Alan Lee pensa em Tamires e bebe. Rafa obriga Karine a entrar no carro e a leva para um matagal. Ronaldo e Elza encontram Karine chorando. Frederico se divide em dois restaurantes: um com Brasilina e outro com Cássia. Tamires se assusta ao ver Caio deitado na rede com Cidinha.

  65. Capítulo

  66. (25/05) – Tamires fica furiosa com Caio. Cibele e Daniel ficam preocupados com a aventura de Caio. Caio discute com Cidinha. Camila diz a Alex que Tamires vai voltar para casa. Eloá rompe a amizade com Sofia. Alex não aceita a volta de Tamires. Sofia chantageia Eloá. Eric encontra Alan bêbado. Joaquim estranha o comportamento de Cidinha. Kika procura dinheiro. Daniel tenta convencer Alex a terminar com Sofia. Karine visita Elza. Sofia irrita Daniel.

  67. Capítulo

  68. (26/05) – Kika pede dinheiro para Karine. Tamires volta para casa e discute com Camila. Sofia passa no frigorífico para encontrar Alex. Caio vai até a casa de Camila para falar com Tamires. Sofia diz a Alex que não vê a hora de casar e ir morar com ele na fazenda. Eloá chega em um hotel. Kika rouba o relógio de Daniel. Cibele pergunta a Frederico sobre o relógio de Daniel. Kika entrega o relógio a Rafa para quitar suas dívidas e comprar mais drogas. Cidinha procura Tamires.

  69. Capítulo

  70. (28/05) – Tamires e Cidinha discutem por causa de Caio. Cibele e Frederico procuram pelo relógio de Daniel que foi furtado. Bia almoça com Raí. Cibele suspeita dos dois. Raí vai embora chateado. Alan grita com Eric e depois pede desculpa. Eric liga para Eloá e conta que as coisas na Erks não estão bem. Geraldo briga com Ronaldo por ele levar homens para dentro de casa. Ronaldo enfurece-se. Bia briga com Camila por ter desconfiado de Raí.

  71. Capítulo

  72. (29/05) – Maurício vai até a casa de Kika e a incentiva usar drogas mais pesadas. Caio pede um tempo à Cidinha. Brasilina conta a Tamires que Alex está noivo de Sofia. Tamires vai até a casa de Sofia e surpreende os dois. Cidinha chega à fazenda e é recebida por seu pai, Joaquim. Maurício tem uma convulsão e é deixado na porta do hospital por Kika e outros amigos. Alex supervisiona o caminhão do frigorífico que está embarcando com a carne que ele vendeu.

  73. Capítulo

  74. (30/05) – Rafa fica sabendo que Maurício teve uma overdose. Raí termina o namoro com Bia. Sofia diz para Eloá que ela só deve ir à sua casa quando for chamada. Alex desconfia que Yasmin é filha de Alan Lee. Alex conta a Sofia sobre a negociação do frigorífico que não deu certo. Sofia pede a Alex que convença Daniela vender a fazenda para ele. Daniel pede a ajuda de Caio para levantar o frigorífico. Elza ajuda Brasilina escolher o vestido de noiva.

  75. Capítulo

  76. (31/05) – Kika procura o professor Vidal. Alan pergunta a Sofia sobre a filha que eles tiveram. Cidinha pede desculpas a Joaquim. Karine se declara para Ronaldo. Camila chega nervosa a casa de Cibele. Eloá visita Dolores. Cidinha foge de casa. Sofia prepara outro plano. Alex diz que Daniel deve vender a fazenda. Sofia denuncia o prof. Vidal ao diretor do cursinho. Raí diz a Bia que vai voltar para San Diego. Eloá espalha a denúncia sobre prof. Vidal. Alex fica aflito.

  77. Capítulo

  78. (01/06) – Kika volta a beber e usar drogas. Cibele desconfia que Raí comprou a passagem com o dinheiro do rolex de Daniel. Tamires trata Camila e Alex com hostilidade. Bia sai de casa. Kika vai ao hospital visitar Maurício. Maurício fica com um lado do corpo paralisado. Os funcionários do frigorífico cobram de Caio os salários atrasados. O diretor do cursinho chama Vidal para uma conversa. Camila fica indignada com a atitude de Daniel. Karine se declara para Ronaldo.

  79. Capítulo

  80. (02/06) – Eloá visita Dolores. Cidinha foge de casa. Alex diz que Daniel deve vender a fazenda. Sofia denuncia o prof. Vidal ao diretor do cursinho. Raí diz a Bia que vai voltar para San Diego. Yasmim não vai à escola. Tamires trata Camila e Alex com hostilidade. Kika vai ao hospital visitar Maurício. Rafa diz a Kika que Maurício teve overdose. Maurício fica com um lado do corpo paralisado. Os funcionários do frigorífico cobram os salários de Caio.

  81. Capítulo

  82. (04/06) – Alex diz a Daniel que tem um comprador para a fazenda. Dolores ofende Vidal insinuando que ele leva as alunas para casa. Daniel diz à família que decidiu vender a fazenda. Joaquim avisa Daniel que vai embora da fazenda. Geraldo pede dinheiro a Ronaldo. Caio diz que não vai permitir que vendam a fazenda. Daniel pede para Alex mandar o comprador falar com ele. Frederico leva Brasilina ao motel. Alex liga para Sofia para contar que Daniel vai vender a fazenda.

  83. Capítulo

  84. (05/06) – Alex apresenta Eloá a Daniel como compradora da fazenda. Cibele tenta convencer Caio a não viajar. Vidal diz a Heloísa que Kika não passou a noite no hotel. Eloá liga para Sofia e conta que já fechou negócio. Alex diz a Camila que em breve a fazenda voltará para a família. Caio se despede de Tamires. Sofia entrega o cheque para Eloá e pede para ela marcar logo a assinatura da escritura. Alan fica indignado com a relação de Tamires com Sofia.

  85. Capítulo

  86. (06/06) – Sofia vai à casa de Camila. Os empregados do frigorífico ameaçam greve. Alex fica surpreso com a visita de Sofia. Vidal é chamado à direção do cursinho. Fábio diz que viu Kika sair do quarto de Vidal. Sofia trata Alex com indiferença. Vidal é afastado das aulas no cursinho. Geraldo entrega parte do pagamento para Elza. Kika compra drogas em uma boate. Cibele e Daniel vão à fazenda. Sofia conta a Vidal que foi ela quem espalhou a notícia.

  87. Capítulo

  88. (07/06) – Sofia vai a casa de Daniel assinar a escritura. Cibele quer que Daniel devolva o dinheiro a Sofia. Daniel diz que já gastou uma parte do dinheiro e permite que Sofia assine a escritura. Sofia diz a todos que só está recuperando o que pertencia aos seus pais e diz a Tamires que a usou para se aproximar de sua família. Sofia confessa a Alex que nunca o amou e que jamais se casaria com ele. Ela diz a Camila que usou o Alex da mesma maneira que usou o Marcelo.

  89. Capítulo

  90. (08/06) – Camila manda Brasilina recolher as fotos e os objetos pessoais de Marcelo. Sofia não quer que Eloá trabalhe na Erks. Sofia manda entregar as fotos dela e de Daniel nas mãos de Cibele. Tamires pede perdão a Camila. Alex diz a Vidal que a vida sem Sofia não tem sentido. Cibele recebe as fotos e o bilhete de Sofia. Camila e Alex discutem. Cibele briga com Daniel depois de ver as fotos dele com Sofia. Ela mostra as fotos de Daniel com Sofia para Bia.

  91. Capítulo

  92. (09/06) – Sofia vai até a antiga casa de seus pais. Joaquim e Cidinha apresentam-se para Sofia. Eloá diz a Eric que não trabalha mais na Erks. Alan fica sabendo e decide tirar a história a limpo. Kika oferece droga a Alex. Alan vai até a casa de Eloá. Cibele põe Daniel para fora de casa. Frederico se desespera ao saber que os irmãos de Cássia querem conhecê-lo. Ronaldo convida Vidal para almoçar em sua casa. Daniel se despede de Bia e Luís. Sofia vai encontrar com Alan.

  93. Capítulo

  94. (11/06) –Alan acusa Sofia pela morte de Leonora. Sofia diz que a morte foi um acidente. Sofia revela que sua filha se chama Yasmim. Alan descobre que Eloá não é a sua sócia. Bia conta a Camila que seus pais se separaram por causa de Sofia. Rafa faz elogios a Heloisa. Cássia apresenta seus irmãos a Frederico. Rafa vende droga a Kika. Geraldo chega em casa e vê o casaco do professor Vidal. Geraldo acha que Elza o está traindo. Eloá se declara a Alan.

  95. Capítulo

  96. (12/06) – Alan não acredita no amor de Eloá. Geraldo espanca Elza. Eloá se despede da Erks. Daniel conta a Joaquim que está separado de Cibele. Ronaldo encontra Elza e a leva, machucada, para o hotel de Vidal. Camila decide trabalhar no frigorífico. Ronaldo tenta convencer Elza a ir para uma instituição de mulheres. Caio e Sofia se encontram na feira de artesanato. Cibele fica indignada ao saber que Camila resolveu trabalhar no frigorífico.

  97. Capítulo

  98. (13/06) – Caio segue Sofia. Alex e Kika continuam se drogando. Heloísa, aflita, diz a Rafa que Kika não passou a noite em casa. Ronaldo deixa Elza na instituição. Daniel decide falar com Alan sobre a história de Yasmim. Camila diz a Tamires que Yasmim pode ser irmã dela. Alan procura Eloá para saber de Yasmim. Tamires procura Yasmim. Eloá não diz aonde está Yasmim. Vidal recebe um bilhete anônimo, dizendo para ele ir embora da cidade. Caio beija Sofia.

  99. Capítulo

  100. (14/06) – Caio e Sofia vão para a praia. Sofia liga para Malaquias para saber de Yasmim. Daniel reconhece Eloá e diz a Alan que ela ajudou Sofia a comprar a fazenda. Caio e Sofia passeiam pela praia e se mostram bastante apaixonados. Karine pede a Kika que ela ajude o professor Vidal. Rafa procura Kika e ela se assusta. Alex procura Sofia e não acredita que ela viajou. Vidal procura por Camila no frigorífico. Caio diz a Sofia que está apaixonando por ela.

  101. Capítulo

  102. (15/06) – Vidal diz a Camila que irá embora. Rafa cobra dinheiro de Kika. Alan conhece Yasmin. Alex vende seu carro para quitar a dívida com Rafa. Sofia não autoriza a venda de carne para o frigorífico dos Almeida Alencar. Cibele pede a interferência de Daniel sobre a greve dos alunos. Nadir impede Yasmin de assistir aula. Daniel altera-se ao saber que Sofia impediu o fornecimento de carne. Alan procura Tamires. Geraldo vai buscar Elza na casa de repouso.

  103. Capítulo

  104. (16/06) – Alan visita Tamires. Sofia se declara a Caio. Tamires apresenta Alan a Camila. Eloá garante a Daniel que vai recuperar o dinheiro da família. Geraldo conta a Ronaldo que Elza está pensando em voltar para casa. Geraldo diz que irá buscá-la. Camila e a turma fazem uma festa para Vidal no bar da Dolores. Vidal dança com Camila, mas não tem coragem de se declarar. Alex paga suas dívidas a Rafa. Alan diz a Tamires que quer mudar para Auriverde.

  105. Capítulo

  106. Sofia diz a Caio que voltará para Auriverde. Camila descobre que Eloá trabalha no frigorífico. Daniel diz que só Eloá pode proteger a família das armações de Sofia. Sofia manda um bilhete para Caio. Dolores é despejada de casa e desmaia.

  107. Capítulo

  108. Vidal diz que Karine é a única capaz de descobrir o que Kika esconde de todos. Sofia e Alan discutem sobre Yasmim. Caio diz a Cibele e Daniel que encontrou a mulher de sua vida. Sofia descobre que Yasmim está proibida de estudar em Auriverde. Alan conta a Eric que vai vender a Erks.

  109. Capítulo

  110. Caio vai até a casa de Sofia. Cássia e Brasilina combinam de se casar no mesmo dia. Alex implora para Sofia voltar para ele. Caio diz a Cibele que está apaixonado por uma mulher chamada Sofia. Kika conta para Karine sobre o que aconteceu na noite da overdose de Maurício.

  111. Capítulo

  112. Karine denuncia Rafa, que foge. Caio encontra seus pais na casa de Sofia. Daniel revela tudo sobre Sofia a Caio. Alan decide vender a Erks e mudar para Auriverde. Eric lembra Alan que a empresa também está no nome de Sofia.

  113. Capítulo

  114. Alan diz que como o dinheiro da venda da Erks ficará com Yasmim, Sofia deverá concordar com a venda. Veridiana chega com novo visual. Caio vai para a fazenda e encontra Cidinha. Sofia chega à fazenda e Caio leva um susto. Dolores culpa Telmo por ter perdido o bar.

  115. Capítulo

  116. Sofia pergunta a Cidinha se ela e Caio são amigos há muito tempo. Eloá dá boas notícias para o frigorífico. Karine não conta o que sabe a Vidal. Alex vai tirar satisfação com Caio.

  117. Capítulo

  118. Caio diz a Alex que sabe o que Sofia fez com a família. Daniel volta para casa, e Cibele o aceita de volta. Rafa embriaga Kika. Ela conta que Karine o denunciou à polícia.

  119. Capítulo

  120. Vidal resolve ir embora da cidade. Camila resolve pagar as contas de Vidal. Cibele exige que Daniel demita Eloá e o expulsa de casa. Rafa e Heloísa saem juntos. Caio vai à fazenda.

  121. Capítulo

  122. Sofia diz a Caio que encontrou a felicidade ao lado dele. Caio diz que não confia nela. Dolores conta a Vidal que quem pagou suas contas foi Camila. Rafa se aproxima de Karine, e Ronaldo interfere.

  123. Capítulo

  124. Cássia vai até a casa de Frederico e é recebida por sua mãe. Ele diz que ela é a sua avó. Eloá liga para Waldir. Karine se declara para Ronaldo. Ele fica confuso e vai a um bar gay.

  125. Capítulo

  126. Ronaldo fica desconcertado quando um rapaz se aproxima dele no bar. Daniel diz a Caio que precisa da presença dele no frigorífico. Eloá marca um encontro com Waldir. Daniel diz a Caio que é preciso liquidar o empréstimo do banco, senão irão penhorar a casa.

  127. Capítulo

  128. Camila pede para Sofia ajudar Alex. Ronaldo não sabe como contar o que está acontecendo com ele para Elza. Eloá fala sobre o plano para Waldir. Ela o intimida, pois ele ajudou a dar o golpe no frigorífico. Waldir planeja como irá atacar Sofia.

  129. Capítulo

  130. Karine é perseguida por uma caminhonete preta e se esconde no hotel de Vidal. Heloísa sai com Rafa. Sofia e Caio se beijam. Eloá visita Sofia.

  131. Capítulo

  132. Sofia fica furiosa ao saber que Alan quer vender a Erks. Eloá pede ajuda a Sofia para comprar a empresa. Caio confessa a seus pais que ama Sofia. Malaquias aconselha Sofia a sair da cidade.

  133. Capítulo

  134. Karine percebe que está sendo perseguida o tempo todo. Camila acha que Sofia é a única pessoa capaz de fazer Alex aceitar o tratamento contra as drogas. Karine diz a Kika que vai embora da cidade porque Rafa é capaz de tudo. Alan procura Sofia para falar da venda da Erks e do reconhecimento de paternidade de Yasmim.

  135. Capítulo

  136. Sofia diz a Alan que não quer vender a Erks. Caio exige que Sofia explique tudo sobre Yasmim. Yasmim escuta Alan dizendo que é o pai dela. Sofia toma coragem para contar a verdade a ela. Frederico e Lourdes, sua mãe, preparam um cenário de enterro. Frederico diz aos dois maridos de Lourdes que ela está morta. Ela deita em caixão e finge que morreu. Sofia assina os papéis da venda da Erks.

  137. Capítulo

  138. Eloá diz saber qual a melhor maneira de desmascarar Sofia. Alex e Fábio brigam na boate e envolvem todos que estão presentes. Kika e Alex saem com medo da polícia. Sofia tenta se aproximar de Yasmim, que não quer saber da mãe.

  139. Capítulo

  140. Eloá vai ao frigorífico conversar com Daniel. Eles tramam contra Sofia. Eloá telefona para Sofia para pedir que ela vá ao frigorífico. Daniel, Eloá e Waldir esperam por Caio, que chega e não entende nada. Sofia aparece e percebe armação. A Erks é vendida. Dolores quer comprar a boate que foi destruída por Alex.

  141. Capítulo

  142. Sofia é interrogada por Daniel, Eloá, Waldir e Caio. Sofia ameaça Eloá. Cidinha e Joaquim vão embora da fazenda. Dolores compra a boate. Kika se surpreende ao encontrar Camila e Tamires em sua casa. Karine pede a Ronaldo que ele saia do país com ela.

  143. Capítulo

  144. Joaquim procura Daniel para pedir emprego. Alan entrega o cheque da venda da Erks para Sofia. Sofia se arrepende do que fez para a família Almeida Alencar. Daniel chama Joaquim para trabalhar no frigorífico.

  145. Capítulo

  146. Sofia entrega o cheque de Yasmim para Daniel. Alan e Tamires oferecem emprego a Vidal. Sofia quer fugir de Auriverde com Caio. Sofia beija Yasmim e promete nunca mais mentir para ela.

  147. Capítulo

  148. Daniel entrega um cheque a Eloá referente ao dinheiro devolvido por Sofia. Rafa rapta Karine e aponta um revólver para ela. Depois, joga a moça no mato. Alex pede para conversar com Sofia.

  149. Capítulo

  150. Sofia diz a Alex que se sente culpada pelo o que está acontecendo com ele. Karine joga uma pedra em Rafa, sai correndo e cai em um barranco. Alex diz a Camila que vai procurar um médico.

  151. Capítulo

  152. Kika pergunta a Rafa sobre Karine. Kika vai até a casa de Alex. Camila fica preocupada com a conversa de Kika e Alex. Alex sai com Kika.

  153. Capítulo

  154. Karine foge para o matagal. Yasmin telefona para Alan. A turma do cursinho procura Karine na mata. Vidal volta a dar aulas. Alex foge da consulta com a médica.

  155. Capítulo

  156. Sofia fica com ciúmes ao ver Alan com Yasmin. Yasmin conta a Camila que nenhuma escola a aceita. Alex pede a Daniel que o deixe trabalhar no frigorífico. Ronaldo encontra Karine.

  157. Capítulo

  158. Yasmin diz a Sofia que gostou de ter saído com Alan. Alan descobre que o dinheiro que Sofia deu a Daniel era referente à venda da Erks. Rafa procura notícias de Karine e descobre que ela está no hospital.

  159. Capítulo

  160. A diretora do colégio avisa Sofia que Yasmin pode voltar à escola. Sofia agradece a Camila pelo que ela fez por Yasmin. Elza leva para o hospital uma jaqueta de Karine. Ronaldo percebe que a jaqueta é igual à que Rafa usava e suspeita do rapaz. Ronaldo mostra a jaqueta a Rafa e o encosta na parede.

  161. Capítulo

  162. Ronaldo entra no hospital com a jaqueta nas mãos e pergunta para Karine se foi Rafa que fez aquela barbaridade com ela. Ele se sente no dever de pressionar a polícia a apurar o que aconteceu com a garota.

  163. Capítulo

  164. Na festa de inauguração da loja de Alan, Brasilina e Cássia procuram pelos respectivos noivos. Ao ver as duas, Frederico pede para Luiz Carlos o esconder e sai de fininho. Geraldo bebe todas em um bordel. Sofia e Caio chegam à festa.

  165. Capítulo

  166. Caio leva Sofia para jantar em casa. Alan entra com um pedido judicial para ter a guarda de Yasmin e com um processo de investigação de paternidade. Sofia recebe a notificação de que Alan pedirá a guarda.

  167. Capítulo

  168. Ronaldo conversa com o delegado e entrega a jaqueta como prova. Rafa é surpreendido por policiais que o colocam no carro da polícia e o levam para a delegacia. Ele rouba dinheiro de Veridiana. Sofia encontra Caio em sua casa, com sua mala.

  169. Capítulo

  170. Caio apóia Sofia em não entregar Yasmin. Rafa pede a Heloísa que o defenda na delegacia. Heloísa diz para a polícia que passou a noite com Rafa. Caio decide se desligar do frigorífico. O delegado faz uma acareação com Karine e Rafa.

  171. Capítulo

  172. Karine mente e não entrega Rafa para a polícia. Caio diz a Daniel que deixará o frigorífico e administrará a fazenda se Sofia concordar. Frederico e Lourdes pagam para uma velhinha do asilo se passar por mãe dele. Frederico liga para Brasilina e Cássia. Diz que a mãe dele quer conhecê-las. Karine diz a Ronaldo que não entregou Rafa por ele ter ameaçado sua família.

  173. Capítulo

  174. Caio, Sofia e Malaquias conversam sobre Yasmin. Heloísa chega em casa e se depara com tudo revirado e com Kika, completamente drogada, no chão. Yasmin foge de casa. Alex diz a seu terapeuta que matou seu pai. Karine avisa Ronaldo que Kika foi internada. Caio procura Yasmin na casa de Camila.

  175. Capítulo

  176. Sofia e Malaquias comunicam à delegacia o desaparecimento de Yasmin. Yasmin entra em uma estação abandonada. Camila encontra o ursinho de Yasmin. Ronaldo confessa a sua mãe que é homossexual. Camila encontra Yasmin no meio de jornais e madeiras.

  177. Capítulo

  178. (30/07) – Camila ampara Yasmin, que está muito assustada. Sofia procura por Yasmin desesperadamente. Heloísa pergunta a Rafa se ele teve alguma coisa a ver com o que aconteceu com Karine. Caio procura Yasmin no frigorífico. Malaquias se sente aliviado ao ver Yasmin. Sofia chora e beija Yasmin ao reencontrá-la. Cibele fica surpresa com a visita de Caio. Sofia diz a Camila que não entende sua generosidade com quem a magoou tanto. As duas se abraçam.

  179. Capítulo

  180. (31/07) – Brasilina pede para Camila deixá-la sair depois do jantar, para se encontrar com Frederico. Tamires conta a Alan que Yasmin fugiu quando soube que ele pretendia tirá-la de Sofia. Yasmin brinca com Sofia e Caio quando chega Alan. Kika sente falta da droga. Caio parte para cima de Alan e Yasmin se esconde no quarto. Cidinha se sente insegura e não quer cantar em público. Alan acha que Sofia está jogando a menina contra ele. Alex e Cidinha se beijam.

  181. Capítulo

  182. (01/08) – Heloísa está angustiada com a ausência da filha. Yasmin não quer mais ver Alan. Sofia, Caio e Yasmin passam o fim de semana na fazenda. Geraldo estranha o clima entre Elza e Ronaldo. Eloá propõe a Cibele que Caio deponha contra Sofia na briga pela guarda de Yasmin. Ronaldo dá um soco em Rafa e os dois brigam. Heloísa não cede aos apelos de Kika para deixar a clínica. Dolores pergunta a Telmo se ele entregou o convite para sua amiga Eloá.

  183. Capítulo

  184. (02/08) – Dolores vai pessoalmente entregar o convite à Eloá. Daniel se assusta ao ver Cibele com máscara de beleza. Eric chega com Cidinha ao frigorífico e eles encontram Alex. Os dois disputam a atenção de Cidinha. Cidinha é chamada por Dolores para que ela se apresente no palco. Sofia convida Caio para administrar a fazenda e ele aceita. Alex visita Kika. Ela o pede para ajudá-la a sair da clínica. Rafa pede o endereço da clínica onde Kika está.

  185. Capítulo

  186. (03/08) – Kika pede ajuda a Alex e ele diz que não está mais se envolvendo com drogas. Luiz Carlos diz a Daniel que vai para a Itália. Rafa se encontra com Alex e coloca um papelote em sua mão. Alex devolve. Rafa visita Kika. Cibele pede a Alan que chame Caio como testemunha no processo contra a Sofia. Rafa diz a Kika que já planejou sua fuga da clínica. Yasmim diz a Sofia que está com saudades de Camila. Sofia sugere ir até a casa de Camila levar umas flores.

  187. Capítulo

  188. (04/08) – Alan consulta seu advogado para saber se deve arriscar em convencer o Caio a depor. Kika revela a Heloísa que Rafa é traficante e foi quem a viciou em drogas. Camila e Yasmim vão à casa de Camila com um buquê de rosas. Heloísa vai à delegacia dizer que mentiu em seu depoimento. Cibele vai à casa de Camila para contar que achou um jeito de separar Caio de Sofia. Sofia aparece diante de Cibele, chocada com o que acabou de escutar.

  189. Capítulo

  190. (06/08) – Kika, sem dinheiro, aceita fazer negócio com o traficante. Joaquim encontra Geraldo dormindo e o leva para casa. Kika consegue a droga. Alan pede Tamires em casamento. Ela não dá resposta. Malaquias compra a carne do frigorífico. Eloá entrega o dinheiro a Waldir. Sérgio e Ronaldo se encontram, e Pietra desconfia de Ronaldo. Caio viaja para a fazenda. Sofia sente falta dele. Camila decide ir ao bar de Dolores, sozinha. Malaquias desmaia.

  191. Capítulo

  192. (07/08) – Sofia chama uma ambulância para Malaquias. Tamires diz a Alan que aceita se casar. Daniel e Cibele vão a um motel. Pietra conta para Bia e Luiz Carlos que Ronaldo é gay. Percebe-se uma grande movimentação no hospital e descobre-se que mais de 20 pessoas chegaram intoxicadas como Malaquias. O jornal publica: “Carne envenena população de Auriverde”. O médico informa que o Malaquias teve uma intoxicação muito grave e ainda corre risco de vida.

  193. Capítulo

  194. (08/08) – Alex procura Kika. Brasilina escuta na TV que o frigorífico está sob suspeita de vender carne estragada. Yasmin diz para Camila não deixar Alan levá-la embora. Alex leva Kika para casa. Caio diz a Sofia que Malaquias melhorou. Alex diz a Camila que vai ajudar Kika a se livrar das drogas. Geraldo comenta com dois amigos que viu alguém no frigorífico. Sofia diz a Malaquias que ficou com medo de perdê-lo. Daniel é preso por crime contra a saúde pública.

  195. Capítulo

  196. (09/08) – Joaquim interfere pedindo que ele não seja algemado. Alex chega a conclusão que o frigorífico foi sabotado. Os advogados pagam a fiança de Daniel. Joaquim não pára de atender clientes, cancelando os pedidos. Geraldo pergunta para Ronaldo se é verdade o que estão falando por aí. Ronaldo nega. Alex visita Daniel e encontra Caio. Geraldo pede para Ronaldo trazer a namorada em casa. Alan quer ter uma conversa definitiva com Sofia sobre a Yasmin.

  197. Capítulo

  198. (10/08) – Alan procura Sofia e lhe diz que desistiu de pedir a guarda de Yasmin. Geraldo convoca Ronaldo a trazer sua namorada para jantar com eles. Alan diz a Sofia que quer recuperar o amor que Yasmin sentia por ele. Joaquim conta a Alex que Geraldo viu uma pessoa estranha na noite anterior à distribuição da carne. Alex explica a todos que o frigorífico vai continuar funcionando e que provará que são inocentes. Eloá observa de longe e demite Geraldo.

  199. Capítulo

  200. (11/08) – Heloísa convence Kika a não sair de casa. Malaquias deixa o hospital. Sofia leva Yasmin para visitar Alan. Ronaldo confessa a seu pai que é homossexual. Yasmin agradece a Alex por deixá-la ficar com sua mãe. Geraldo bate em Ronaldo e Elza o expulsa de casa. Kika consegue sair de casa e Heloísa descobre que a filha está grávida. Eloá diz a Alex que Sofia é a responsável pelo envenenamento. Eduardo avisa Sofia que está a caminho de Auriverde.

  201. Capítulo

  202. (13/08) – Sofia fica feliz ao saber que Eduardo vai para Auriverde. Heloísa confirma a gravidez de Kika. Alan vai a inauguração da brinquedoteca e fica feliz ao ver Yasmin. Alex pede para que Joaquim traga Geraldo ao frigorífico. Elza desabafa com Rosana, a profissional que a atende na instituição. Caio pergunta a Sofia se ela foi responsável pela sabotagem da carne. Heloísa discute com Kika. Sofia irrita-se com Caio porque ele não acredita em sua palavra.

  203. Capítulo

  204. (14/08) – Kika diz a Heloísa que não quer ter o filho. Sofia termina com Caio. Alan anuncia seu casamento com Tamires. Bia avisa Karine que Rafa foi solto. Caio despede-se de Sofia dizendo-lhe que nunca a esquecerá. Kika evita sua mãe. Sofia, desconsolada, comunica a Malaquias que se separou de Caio. Brasilina convence Camila a ir à boate. Na boate, Eduardo se aproxima de Camila. Sofia comunica a Malaquias que irá embora de Auriverde.

  205. Capítulo

  206. (15/08) – Eduardo e Camila dançam na boate. Dolores é observada por um homem misterioso. Alex diz a Kika que está disposto a ajudá-la a assumir a criança. Eloá não consegue dormir, pensando no casamento de Alan e Tamires. Caio pede para Cidinha esquecê-lo. Eduardo conta a Sofia que para se vingar, Eloá é capaz até de matar, como fez com Leonora, esposa de Alan. Ronaldo encontra-se com Rafa. Dolores percebe que está sendo seguida.

  207. Capítulo

  208. (16/08) – Ao ver Geraldo, Elza manda ele ir embora de uma vez. O homem misterioso surge na boate procurando por Dolores, para transformá-la em uma estrela latino-americana. Elza joga as coisas de Geraldo no meio da rua. Geraldo revela a Alex que, na noite do embarque da carne, viu um sujeito estranho na sala de corte e o acertou na cabeça. Ronaldo conta para Elza que ganhou um bolsa de estudos em Nova York. Sofia propõe a Daniel vender a fazenda para ele.

  209. Capítulo

  210. (17/08) – Sofia propõe vender a fazenda a Daniel, já que vai deixar Auriverde. Ronaldo conta a Elza que vai recusar a bolsa para não deixá-la sozinha. Alex reconhece o retrato-falado do suspeito de envenenar a carne. Kika descontrola-se com a visita de Rafa. Elza pede para Ronaldo pensar bem antes de dar a resposta para a faculdade. Alex entrega o desenho do suspeito do envenenamento para Daniel e ele reconhece como um conhecido de Eloá.

  211. Capítulo

  212. (18/08) – Elza decide trocar as fechaduras das portas. Eloá acusa Waldir de ser cúmplice de Sofia. Geraldo esmurra a porta até derrubá-la. Alan e Tamires brigam. Geraldo parte para cima de Elza, mas Joaquim intervém. Caio e Sofia encontram-se na boate. Sofia convida Caio para dançar e, de repente, decide ir embora. Frederico beija Cássia e Brasilina vê. Ronaldo leva Elza à delegacia de mulheres. Sofia e Eduardo vão ao encontro de Alan.

  213. Capítulo

  214. Sofia e Eduardo contam a Alan que Eloá empurrou Leonora. Caio e Cibele discutem. Elza denuncia Geraldo na Delegacia de Mulheres. Alex passa a noite com Heloísa e Kika. Cássia e Brasilina pedem uma explicação a Frederico. Eduardo e Sofia denunciam Eloá à Polícia.

  215. Capítulo

  216. Tamires diz a Alan que o ama. Os policiais prendem Waldir. Joaquim visita Elza. Rafa invade a casa de Heloísa. Eduardo chega para o jantar na casa de Sofia e surpreende-se com a presença de Camila. Kika diz a Alex que assumirá o filho e os dois se beijam. Waldir confessa que envenenou a carne a mando de Eloá.

  217. Capítulo

  218. Elza pede o divórcio. Rafa seqüestra Kika. Cássia e Brasilina procuram por Frederico e Lourdes revela que há uma terceira namorada na jogada. Eric avisa Alan que Eloá foi embora da cidade. Caio se recusa a sair da casa de Sofia.

  219. Capítulo

  220. Daniel consegue o empréstimo do banco para comprar a fazenda. Cássia chama Frederico para ir à boate à noite. Frederico vai ao encontro de Cássia e dá de cara com as três namoradas. Sofia conta a Alan que irá embora da cidade.

  221. Capítulo

  222. Alan brinca com Yasmin. Joaquim vai até a casa de Elza. Eric declara-se a Cidinha. Camila acaba não indo ao encontro com Eduardo e ele vai procurá-la. Daniel liga para Sofia e combina sobre o negócio da venda da fazenda.

  223. Capítulo

  224. Ronaldo diz a Elza que decidiu aceitar a bolsa de estudos. Rafa tenta aplicar uma seringa com drogas em Kika, mas ela consegue fugir do esconderijo. Sofia vai ao encontro de Daniel e fecha a venda da fazenda.

  225. Capítulo

  226. Kika foge de Rafa e pede para Heloísa e Alex irem buscá-la. Geraldo consegue ser transferido para outra cidade. Alan promete a Tamires que providenciará papéis do casamento.

  227. Capítulo

  228. Cidinha recebe uma proposta para trabalhar no Texas. Heloísa liga para a polícia. Caio fica desesperado ao saber que Sofia está partindo. Geraldo se despede de Elza. Heloísa e Alex encontram Kika.

  229. Capítulo

  230. Eric quer conversar com Alan. Eloá, escondida, espera por Tamires. Karine conta a Ronaldo que Heloísa matou Rafa a tiros para defender Kika. Camila pede a Kika que apoie Heloísa.

  231. Capítulo

  232. Eloá sequestra Tamires. Eloá avisa a Sofia que está com Tamires. Sofia avisa a polícia e segue para a Erks.

  233. Capítulo

  234. Resumo do último capítulo da novela Roda da Vida: Eloá ameaça Tamires. Sofia salva a refém. Eloá é presa. Sofia parte da cidade. Caio vai atrás dela e a impede de ir embora. Dois anos depois, Elza e Joaquim se preparam para a festa de aniversário do filho de Caio e Sofia. Kika reencontra seu pai. Dolores homenageia filho de Caio com um show.

Elenco / Personagens

Confira o perfil e conheça os personagens da novela Roda da Vida

B (Henri Pagnocellis – participação especial): Homem rico, fazendeiro, inteligente, idealista, sonhador, político, sensual, carismático, bom pai, amoroso. Casado com CAMILA, pai de ALEX e TAMIRES. Tem uma amante, SOFIA, por quem é tremendamente apaixonado, apesar de amar sua mulher. Morrerá nos primeiros capítulos, apartando a briga de seu filho ALEX e seu sobrinho CAIO. Confia ao irmão a proteção de sua família e também a de SOFIA. Sua morte mudará o rumo da história.
Marcelo

CAMILA (Eliete Cigarini): Mulher elegante, fina, bonita, inteligente, sempre dedicada ao lar e à família; apesar de sensível, tem um temperamento forte. Esposa de Marcelo, mãe de ALEX e TAMIRES, excelente pintora retratista. (tipo Roberto Camasmie). A morte trágica do seu marido; seu filho e sobrinho envolvidos no acidente e sua filha grávida do primo, faz com que sua vida desmorone. Ela chega ao fundo do poço mas descobre a força dentro si para conseguir lutar e reunir novamente a família ao seu redor e afastar SOFIA da vida de todos. Através do seu trabalho, terá momentos de grande emoção, dando vazão à sua dor e revolta. É uma pessoa boa, espontânea, inteligente, leal, sincera, forte, que tem coragem de enfrentar a vida, sem ficar chorando muito tempo o passado. Prioriza a família acima de qualquer coisa. Amou demais o marido, apesar de tudo, e adora os filhos.

CAIO (Carlos Casagrande): Jovem bonito, de uma beleza máscula, engenheiro agrônomo, trabalhador, romântico, carismático, inteligente, um jovem maduro, carinhoso, honesto. Toma conta das fazendas para a família, é o braço direito de seu pai, sendo um ferrenho antagonista de ALEX. Ama sua prima TAMIRES e vai lutar para convencê-la de que os dois não são culpados pela morte do pai dela. Fará de tudo para que os dois assumam o amor deles. Quando dá um ultimato em TAMIRES e essa opta por se afastar, ele tenta esquecê-la nos braços de CIDINHA, que o ama desde criança.
Caio

TAMIRES (Cássia Linhares): Jovem romântica, sensível, meiga, carismática, possui porte altivo, luta pelo que quer. Formada em Publicidade e Propaganda com ênfase em administração mercadológica – marketing. Apaixona-se por CAIO, seu primo-irmão, mesmo sabendo que a família toda não aprovará o casamento e acaba engravidando dele, mas não poderia imaginar que esse amor provocaria uma tragédia: a morte de seu pai, numa briga entre seu irmão e CAIO. TAMIRES perde a criança e logo depois seu pai morre nos seus braços.

ALEX (Emilio Orcillo Netto): Jovem machão, impulsivo, de princípios rígidos, formado em administração de empresas, jovem sério. Tem um complexo de inferioridade por ser tão diferente dos seus dois primos (altos e loiros, de olhos claros). Filho de MARCELO e CAMILA, tendo apenas uma irmã, TAMIRES, mas cresceu junto com seus outros três primos. Namora VERIDIANA há muitos anos, uma moça simples, veterinária, sem vaidade nenhuma.
Alex

DANIEL (Paulo Figueiredo): Homem de bem com a vida, amoroso mas sério, bom, honesto, trabalhador, inteligente, justo, correto, leal. Ama sua mulher e filhos. Apesar de ser um dos homens mais ricos da cidade, é simples e querido por todos. Com a morte do irmão, sua vida muda totalmente, pois até então, os dois eram sócios em todos os negócios da família. Por ser o mais velho, é o cabeça de tudo, e tomará conta da situação, resolvendo os problemas e se desdobrando para que a família permaneça unida. A promessa que faz ao irmão, balançará com o seu casamento por omitir da família a amante do irmão. Seu casamento passará por provas pois CIBELE, sente-se traída pelo fato dele não ter contado a verdade a ela, e também porque apesar de tentar negar a ele mesmo, sente-se, no fundo, atraído pela sensualidade de SOFIA, sentimento esse que lutará até o fim.

CIBELE (Cléo Ventura): Mulher fina, elegante, romântica, ciumenta mas de bom coração, vive para o marido, seus filhos e sobrinhos, pois praticamente criou todos juntos. Exímia pianista. Não consegue esconder seus sentimentos. Através da música, extravasa as emoções, tanto que as crianças sabem quando a mãe está brava porque toca alto e rápido. Esposa de DANIEL e mãe de CAIO, LUIS CARLOS e BIA. A morte do cunhado transformará sua vida. Apesar de entender o amor de CAIO, seu filho, pela prima, o pivô da tragédia, compreende também a dor e o sofrimento da irmã. Fará tudo para ajudar e contornar a situação. Percebendo que o marido está se distanciando dela, teme perdê-lo e seguindo os conselhos da irmã, luta pelo amor dele.
Cibele

LUIZ CARLOS (Reinaldo Holzchuh): Jovem lindo, sensual, de chamar a atenção, super paquerado pelas mulheres. Idealista, sensível, inteligente. Formou-se em biologia e está fazendo tese para mestrado. Vai se apaixonar por VERIDIANA, no começo sem saber quem ela é, pela internet, com o apelido de PATINHA FEIA. Mais tarde, descobrirá que ela é a VERIDIANA, ex-namorada do seu primo, e apesar de não ser uma mulher bonita, e que antes nunca havia lhe chamado atenção, acaba amando-a pelo que ela é. VERIDIANA torna-se bonita para LUIZ CARLOS. Todos estranham sua paixão por ela, por ser uma moça feiosa, em vez de gostar de sua irmã KARINE, que o adora e é uma jovem lindíssima. (O Belo e a Feia)

BIA (Francisca Queiróz): Jovem de mais ou menos 18 anos, comunicativa, alegre, moderninha, adora tudo quanto é novidade. Gosta da liberdade, é inteligente, independente, exótica, não segue padrões, amiga, líder nata, não tem papas na língua, tem muita afinidade com CAIO e um pouco menos com LUIZ CARLOS, mas os três irmãos são muito amigos. Faz cursinho para faculdade, onde é líder de sua turma. BIA, por sua franqueza, defende o amor de TAMIRES e CAIO, como também é amiga de KIKA e a ajuda, apesar desta estar envolvida com drogas, e sua família achar que não é boa companhia para ela. Através de BIA e sua turma, mostraremos a ansiedade dos jovens prestando vestibular, seus conflitos, amores, dificuldades, dúvidas, medos, incertezas. Abordaremos de uma maneira leve o problema das drogas.
Bia

CIDINHA (Adriana Garambone): Jovem simples, de uma sensualidade brejeira, uma beleza selvagem. Luta pelo que quer, é determinada. É uma pessoa voltada para a natureza e monta muito bem à cavalo, está familiarizada com todos os problemas de uma fazenda. Guia trator e caminhonete. Filha única, foi criada pelo pai, por isso é uma jovem livre, independente. Faz doces caseiros para fora e ajuda o pai, JOAQUIM, na lida da fazenda dos ALMEIDA ALENCAR. Ama CAIO desde criança, mas não é correspondida, e quando acontece a tragédia, fará tudo para ajudá-lo e nesse ínterim, tentará conquistar seu amor. Acredita que o fará esquecer TAMIRES. Ela não sabe da verdade sobre sua mãe e obrigará o pai a lhe dar o endereço da mesma e juntamente com CAIO, ficará sabendo o motivo pelo qual o pai nunca lhe falou sobre sua mãe.

JOAQUIM (Altair Lima): Homem separado, rude, pessoa boa de coração, leal, trabalhador, honesto, administrador da fazenda dos ALMEIDA ALENCAR há muito tempo e gosta muito de CAIO. Quando percebe que sua filha CIDINHA é apaixonada por CAIO, tenta tirar de sua cabeça mas se culpa por tê-la criado livre no meio da natureza. Teve em sua vida apenas um grande amor, a mãe de CIDINHA. Tirou-a da vida fácil, casou-se com ela e lhe deu um lar, mas esta não se acostumou com a monotonia do dia-a-dia de uma fazenda, e voltou para a vida de antes. No fundo sente muito medo da filha puxar o sangue ruim da mãe. De tanto CIDINHA insistir, acaba dando-lhe o endereço da mulher que no passado quase acabou com sua vida.

VERIDIANA (Kika Julianelli): Jovem inteligente, batalhadora, idealista, sonhadora, luta pela preservação da natureza, adora animais. Por se achar baixinha e gordinha desde criança, sendo ela a engraçadinha e a irmã mais nova a bonita, compensa sua falta de atrativos através da intelectualidade. Irmã mais velha de KARINE, totalmente diferente dela. Veterinária, não tem um pingo de vaidade, adora o seu trabalho, não tendo tempo para futilidades. Ama ALEX e namora com ele há muitos anos. Mas quando percebe que ALEX a deixou por outra mulher, SOFIA, super sedutora e sensual, resolve mudar sua maneira de ser. Passa por uma transformação, valorizando a sua beleza até então escondida. Ficará dividida entre o amor verdadeiro de LUIZ CARLOS e seu amor de juventude, ALEX.

BRASILINA (Iara Jamra): Moça alegre, brincalhona, sonhadora. É boa de coração, trabalhadora. Vaidosa, está sempre se enfeitando mas sem muita noção de limites. Sempre para mais, deixando-a engraçada. Muito brejeira, usa expressões típicas da região, só fica triste quando se lembra que as suas seis irmãs se casaram e ela é a única solteira. Ela namora FREDERICO, mas brigam muito porque ela quer casar no papel direitinho, ter muitos filhos e ele não quer nem saber de papel passado, nem de filhos. Quer apenas juntar os trapos e morarem juntos. LINA sonha que um dia fará com que FREDERICO realize seus sonhos. Empregada de CAMILA, adora a patroa e fará várias artimanhas contra SOFIA pois sabe que esta era amante do patrão, mas como prometeu não contar nada, morre de dó da patroa. Tem muita vontade de contar-lhe a verdade, mas tem medo de ALEX.
Brasilina

FREDERICO (Roney Facchini): Homem metódico, dos mínimos detalhes, de bom coração, solteirão nato, adora sua privacidade. Por isso, apesar de gostar muito de BRASILINA, tem medo de casar pois já se acostumou a viver sozinho e ter todas as suas coisas nos devidos lugares. Antigo empregado da casa de CIBELE e DANIEL. Por adorar toda a família como se fosse sua, fará de tudo para agradá-los sempre. Gosta dos cinco como se fossem seus filhos, mas seu xodó é BIA, e por causa dela estar metida com KIKA, acaba se envolvendo no problema de KIKA e acaba conhecendo sua mãe. Com seu jeito engraçado, convence a mãe de KIKA que mais importante do que os bens materiais, é o carinho. A mãe de KIKA acaba se apaixonando por ele. FREDERICO vai ficar dividido entre LINA e LUIZA.

PROFESSOR VIDAL (Claudio Cavalcanti): Homem idealista, honesto, carismático, inteligente, muito bom coração, viúvo, adora os jovens, faz de tudo para ajudá-los e para que aprendam a matéria. Adora sua profissão. Tem um relacionamento muito intenso com seus alunos. Despertará em KIKA uma paixão muito grande que leva, inicialmente, na brincadeira por achar que é uma transferência de afeto por ela não ter conhecido o pai. Ajudará KIKA a sair das drogas, se metendo em muitas confusões por causa disso.

RAÍ (Augusto Vargas): É o mais velho da turma. Jovem sério, idealista, decidido, leal, amigo, maduro. Fez administração de empresas por influência do pai e agora voltou para o cursinho pois quer fazer medicina, seu grande sonho. É apaixonado por BIA. Como todos os outros, gosta muito do professor VIDAL e junto com ele ajudará a tirar KIKA do vício, descobrindo quem é o traficante.

RONALDO (Ernando Tiago): É um jovem inteligente, muito sensível, super educado, romântico, sofrido, que apesar de não ter trejeitos afeminados, sofre por não poder assumir sua homossexualidade. Seu pai não o aceita como ele é e o rejeita sempre, sendo este um homem mulherengo e machista. Cresceu ouvindo as brigas do pai com a mãe. Odeia o pai por fazer a mãe sofrer e adora a mãe por esta lhe aceitar como é sendo sua melhor amiga.

PIETRA (Priscila Asperti): Jovem muito bonita mas insegura, ingênua, influenciável. Está fazendo cursinho, mas não gosta de estudar. Está ali mais pela curtição e pelos amigos. Faz parte do grupo e se apaixona por RAFA, sofrendo muito ao perceber quem ele é. Resolve conquistar LUIZ CARLOS, pois não acredita que ele possa gostar de VERIDIANA, por considerar esta muito feia e sem atrativo nenhum.

KIKA (Samantha Monteiro): Jovem, insegura, solitária, carente, sofrida, com complexo de rejeição pois conheceu o pai muito pouco, sendo filha de pais separados já quando ela era muito pequena. Faz cursinho com a turma e vai se tornar viciada em drogas para fugir de seus problemas. Sua mãe trabalha muito para poder sustentar as duas. Através de KIKA mostraremos como faz falta uma família estruturada; quem é o traficante, como foi induzida a se viciar. A turma tentará ajudá-la e o professor VIDAL também. KIKA conseguirá sair das drogas, quando descobre que está apaixonada pelo professor e por querer a admiração dele. Terá forças para lutar quando percebe que é querida pelo professor e amigos e também por sua mãe, que através do professor, se une com a filha para vencer o vício.

HELOÍSA (Nicole Puzzi): mãe de KIKA, enfermeira, separada do marido, criando sua filha sozinha. Como é jovem e bonita, acha que também tem direito de se divertir um pouco. Não tem muita afinidade com a filha pois essa acha que a mãe foi culpada pela separação do pai. Mulher forte, determinada, que ao perceber que a filha está viciada em drogas, no começo se revolta, decepcionando-se com a filha, mas depois cai em si e luta junto com o Prof. VIDAL e os amigos dela, para recuperar a filha das drogas e conquistar seu amor.

GERALDO (Clemente Viscaíno): Pai de RONALDO, homem machão, adora futebol, corintiano roxo, não aceita o filho, sentindo até vergonha dele. Ignora-o quando não o ofende, por ele ser homossexual. Culpa a mãe por tê-lo criado embaixo da saia, ficando mariquinhas. Homem ignorante e extremamente egoísta.

ELZA (Selma Egrei): Mãe de Ronaldo, Mulher sofrida, submissa, não vive bem com o marido, suporta suas grosserias pois não tem coragem de tomar uma atitude, por ser aquela ótima dona de casa que nunca trabalhou fora. Vive para o marido e o filho. Ama o filho e tenta protegê-lo de tudo e de todos, até mesmo do próprio marido.

RAFA (Rodrigo Veroneze): Jovem frio, calculista, ambicioso, vaidoso, cultua o corpo. Possui uma moto incrementada, que é seu maior orgulho. Gosta de BIA, que é uma menina de cabeça feita e fala o que pensa, a quem por isso, ele admira. Mas BIA gosta de RAÍ. Através de RAFA, mostraremos que o traficante de drogas está sempre infiltrado na turma, se tornando amigo de todos, passa uma imagem saudável mas por trás, alicia os jovens que estão num momento difícil.

MAURÍCIO (Daniel Dellias): Irmão mais velho de RAFA. Por não encontrar um emprego melhor e achar que o irmão ganha dinheiro fácil, tenta, de todas as maneiras, trabalhar com ele, ou seja, ser traficante. Briga muito com RAFA, por esse não o ajudar, chegando mesmo até a ameaçá-lo de contar a verdade a todos sobre o que o irmão faz e assim, apesar de RAFA ser contra, entra no mundo das drogas. No fundo, MAURICIO, apesar de ser mais velho, é muito mais ingênuo e acaba entrando em fria.

FÁBIO (Luciano Faria): Faz parte da turma do cursinho.

KARINE (Fabiana Alvarez): Jovem, exuberante, vaidosa, muito bonita e consciente de sua beleza, mas muito fútil. Gosta muito mais da companhia da turma do que de estudar. Ama LUIZ CARLOS e não se conforma por esse não dar a mínima para ela e adorar sua irmã VERIDIANA, que sequer gosta dele. Faz cursinho mas ainda não sabe o que quer. É uma pessoa indecisa e insegura. Faz parte da turma de BIA.

TELMO (Toni Correia): Filho de portugueses. Homem trabalhador, mestre em fazer sanduíches de todos os tipos. É engraçado, morre de ciúmes da mulher e conta sempre piadas de brasileiros. No fundo é uma pessoa muito humana. Dono do bar que é ponto de encontro do pessoal do cursinho. No fundo, TELMO não tem coragem de contar para a mulher que ele não pode ter filhos porque teve cachumba quando criança e houve uma complicação, ficando estéril. Assim, DOLORES que quer muito um filho, está sempre fazendo novos tipos de tratamentos para engravidar.

DOLORES (Raquel Barcha): Mulher de TELMO, exuberante, cheia de vida, adora conversar com os jovens. Tem uma maneira provocante de se vestir. Espanhola que fala o que pensa, não tem papas na língua. Vive entre tapas e beijos com o marido por causa do ciúmes dele. Muito boa de coração e sempre disposta a ajudar os outros. Apesar da idade, sonha em ter um filho. Está sempre a fazer tratamentos para engravidar.

CÁSSIA (Deborah Cardoso): Jovem simples, mas muito inteligente, trabalha no bar para poder estudar e viver. É uma pessoa batalhadora, determinada e que tem ânsia de aprender. Às vezes se revolta com a vida difícil que leva, enquanto muitos jovens ali, tem tudo para estudar e desperdiçam o tempo. Faz também cursinho com a turma. CÁSSIA gosta de RONALDO, admira sua educação, a maneira como a trata e fará de tudo para conquistá-lo. Não acredita que ele é homossexual.

SOFIA (Helena Fernandes): Jovem de mais ou menos 25 anos, exótica, extremamente sensual (sem ser vulgar), elegante, ambiciosa, manipuladora. Estuda as pessoas antes de se aproximar delas, para conhecer-lhes os pontos fracos. Não mede conseqüências para conseguir seus objetivos. A única pessoa em quem confia é MALAQUIAS, que a salvou de morrer queimada no casebre que vivia com seus pais. Para se vingar do passado, será amante de MARCELO e quando este morre, arma um plano para fazer de YASMIN uma ALMEIDA ALENCAR pois acredita que essa família lhe deva tudo isso e muito mais, por ter destruído a sua vida. Apenas uma vez se rende ao amor, colocando o coração acima da razão, quando se apaixona por ALAN LEE. Mas este era casado e não assume seu amor por ela. A partir daí, SOFIA torna-se fria e calculista. No fundo, é uma mulher que venceu na vida usando a única arma que tinha, sua beleza e seu poder de sedução, pois veio de baixo. Tem uma filha, YASMIN, a quem deseja dar tudo que não teve quando criança. Determinada, ambiciosa, vingativa, porque ainda criança lhe roubaram tudo, até mesmo a sua inocência. Envolverá com o seu charme e sensualidade, DANIEL e ALEX.

MALAQUIAS (Tony Tornado): Homem forte, bom, simples, leal, de confiança de SOFIA, a quem salvou a vida quando ainda menina. SOFIA e YASMIN são sua família. Apesar de não concordar muitas vezes com o que SOFIA faz, entende o motivo do ódio que ela carrega no peito. É um homem bom, honesto, trabalhador, que dá a vida por SOFIA e YASMIN.

YASMIN (Raíssa Medeiros): Menina de mais ou menos 7 anos, filha de SOFIA. É uma menina alegre, de sorriso doce. Conquista a todos que dela se aproximam mas sente muita falta do pai MARCELO, o único pai que conheceu. Às vezes não entende por que a mãe a proíbe de falar da vida dela fora de casa. Adora MALAQUIAS, se refugiando nos braços dele quando está triste.

ALAN LEE (Juan Alba): Homem viúvo, muito charmoso, transado, roupas no estilo esporte fino, na última moda, rico, industrial, dono de uma das mais famosas empresas de cosméticos do Brasil. É sensual, másculo, sempre cercado de mulheres bonitas, mas que tem um trauma do passado: não aceita que a morte da mulher foi acidental. Teve um grande amor por SOFIA, só não assumindo o caso entre eles porque acreditava que sua mulher sofria do coração. Não poderia imaginar que SOFIA sumiria de sua vida, carregando uma filha dele no ventre.

ELOÁ (Cláudia Liz): Mulher bonita, sensual, moderna, charmosa, inteligente, trabalhadora, esforçada mas amarga. Adora o seu trabalho e dedica-se ao máximo a ele. Há um mistério que a envolve, não permitindo que ela mostre seus reais sentimentos. É solitária e não fala de sua vida pessoal para ninguém. É manipulada por SOFIA, sua irmã, que conhece seu segredo. Por isso faz tudo que a irmã quer, apesar de muitas vezes ir contra seus sentimentos. Esse segredo só será descoberto no final da novela, quando ela percebe que foi um joguete nas mãos da outra. Gosta de ERIC mas vivem entre tapas e beijos. Por causa de SOFIA, tentará prejudicar TAMIRES na fábrica de cosméticos.

ERIC (Marcelo Várzea): Chefe de Qualidade dos produtos da ERKS, será um grande amigo de TAMIRES. É sensível, sonhador, muito engraçado, trazendo alegria aonde chega. Tem um amor platônico por ELOÁ, pois esta o trata apenas como um amigo. É também amigo de ALAN, há muitos anos.

ELENCO
Paulo Figueiredo – Daniel
Cléo Ventura – Cibele
Marcelo Várzea – Eric
Tony Tornado – Malaquias
Augusto Vargas – Raí
Raíssa Medeiros – Yasmin
Ernando Tiago – Ronaldo
Priscila Asperti – Pietra
Samantha Monteiro – Kika
Selma Egrei – Elza
Daniel Dellias – Maurício
Luciano Faria – Fabio
Raquel Barcha – Dolores
Déborah Cardoso – Cássia
Francisca Queiroz – Bia
Altair Lima – Joaquim
Kika Julianeli – Veridiana
Iara Jamra – Brasilina
Roney Facchini – Frederico
Reinaldo Holzchuh – Luís Carlos
Virgínia Novick – Solange
Dante Nicolodi – Waldir
Leopoldo Pacheco – Eduardo
Henri Pagnocelli – Marcelo Almeida Alencar

Trilha Sonora Nacional e Internacional

1. “Roda da Vida” – Ana Luiza
2. “Meu Lamento é Chorar” – Daniel
3. “O Que Eu Tambem Não Entendo” – Jota Quest
4. “Volevo dirti che ti amo” – Laura Pausini
5. “Nem um Toque” – Quatro Manos
6. “Males” – Claudinho e Buchecha
7. “Sem Você” – Daniel Carlo Magno
8. “Tudo Me Lembra Você” – Jerry Adriani
9. “Seamisai” – Deborah Blando
10. “Enquanto a Vida Passa” – Rosana
11. “Que Dure Para Sempre” – Peninha
12. “Vou Virar o Jogo” – Da Melhor Qualidade
13. “Diversão” – Nila Branco
14. “Uma Barco á Deriva” – Marcelo Crivela
15. “Corpo e Alma” – Mara Maravilha
16. “Os Corações não são Iguais” – Igor e Iago

0 Comentário para: “Roda da Vida Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *