Passo dos Ventos Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Passo dos Ventos desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Passo dos Ventos e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Passo dos Ventos

◘ Período de exibição: 26/06/1968 – 01/01/1969
◘ Horário: 21h
◘ Nº de capítulos: 177
◘ Autoria: Janete Clair
◘ Direção: Régis Cardoso e Daniel Filho

O romance entre Vivian Chevalier (Glória Menezes) e André Cristophe (Carlos Alberto) conduz a história ambientada no Haiti. Ela é uma jovem de temperamento decidido que, por conta das dificuldades financeiras da família, se vê obrigada a casar-se com o comandante André Cristophe (Carlos Alberto). A partir de então, a moça passa a viver atormentada pela memória da falecida esposa do marido e pelo ódio que André sente por seu pai, Jerome Chevalier (Álvaro Aguiar).

Quando a trama começa, Vivian está retornando ao Haiti a convite do Capitão Gervilén (Henrique César), antigo sócio de seu pai. Ela planeja conseguir um emprego e começar vida nova, mas, ao encontrar-se com o capitão, descobre suas intenções. Gervilén explica à jovem que pretende refazer a sociedade outrora formada por ele, Jerome e Nathaniel Cristophe. Mas, para isso, ela precisa casar-se com André, filho do Capitão Cristophe, que trabalha em sua companhia de navegação. A princípio, ambos se recusam a aceitar a proposta. Mas, quando Gervilén sofre um atentado que o deixa à beira da morte, Vivian e André sentem-se na obrigação de atender este último desejo.

Lien (Theresa Amayo), esposa de Gervilén, Bárbara (Glauce Rocha), mãe de André, e Hanna (Djenane Machado), sua irmã, tentam impedir o casamento, uma vez que aquela união vai contra seus interesses, mas a cerimônia acontece mesmo assim.

Mesmo casados, André e Vivian se mantêm distantes um do outro. Ele não esconde sua adoração pela falecida esposa, Rosana. Além disso, o rancor que guarda em relação a Jerome – responsável pela morte de seu pai – dificulta ainda mais a aproximação dos dois. As mulheres da família Cristophe também fazem da vida de Vivian um inferno, evocando, sempre que possível, a figura da primeira esposa do comandante.

Vivian se ofende com tamanha devoção do marido por outra mulher, mas se sente incapaz de lutar contra aquilo. A veneração exagerada de André e sua família à falecida aos poucos leva Vivian à loucura.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Passo dos Ventos

** Resumo não divulgado

Vivian Chevalier (Glória Menezes), herdeira de uma grande fortuna no Haiti. Ela passa a ser cortejada e invejada por todos, inclusive por um grupo de inescrupulosos. Até que André Cristophe (Carlos Alberto), um nobre falido, oferece-lhe segurança em troca de casamento

Durante a exibição da novela, o ator Mário Lago (Dubois) foi preso por questões políticas. O diretor Régis Cardoso o substituiu, temporariamente, aparecendo em cena sempre de costas.

A novela foi dirigida por Régis Cardoso, que foi substituído nas duas últimas semanas por Daniel Filho.

O título Passo dos Ventos foi dado pelo caricaturista Borjalo (Mauro Borja Lopes), inspirado num antigo mapa da América Central. Na trama, Passo dos Ventos é o nome do rochedo, próximo a casa dos Gervilén, onde André (Carlos Alberto) costumava levar Rosana para ver o mar. O local foi nomeado pela própria Rosana em homenagem ao canal do Passa-Vento que a personagem, vindo de Cuba, precisou atravessar para chegar ao Haiti.

O público reagiu mal ao ver Glória Menezes fazendo par romântico com Carlos Alberto no lugar de Tarcísio Meira.

O romance inter-racial entre Hanna (Djenane Machado) e Bienaimé (Jorge Coutinho) também gerou polêmica. O rumo dos personagens acabou sendo alterado e, no decorrer da história, Hanna se envolve com Marcel Chevalier, enquanto Bienaimé se casa com Tiana.

Passo dos Ventos marcou a estreia de Djenane Machado na TV Globo.

Rosana, a “falecida” esposa
Rosana, no entanto, não está morta. Ela simulou seu suicídio e fugiu com o pintor René Antoine (Rubens de Falco). Com ajuda de um cúmplice, o marinheiro Dubois (Mário Lago), o casal se mudou para Porto da Paz. René, no entanto, não suportou Rosana por mais do que alguns meses e a abandonou. Ela então passou a ganhar a vida como dançarina no cabaré da cidade, se apresentando todas as noites com o nome de Carmencita.

Lien fica sabendo da verdade sobre Rosana por meio de Dubois, antigo funcionário da empresa de seu marido. E, ao longo da trama, usa a informação para chantagear Vivian, que teme perder André caso ele descubra que a esposa ainda está viva. Quando Rosana passa a representar uma ameaça aos planos de Lien, a dançarina é assassinada por Dubois. Em seguida, para continuar a exercer seu domínio sobre Vivian, Lien ordena ao marinheiro que traga Simone – a irmã de Rosana – para Porto Príncipe, e convence a moça a assumir o lugar da “falecida” esposa de André.

O desfecho
Simone acha que René Antoine é culpado pela morte de Rosana e, por vingança, mata o pintor e foge. A culpa recai sobre Vivian e Marcel (Paulo Araújo), que assume a autoria do crime para livrar sua irmã. A única a saber a verdadeira identidade da assassina e seu paradeiro é Lien, que usa isso para chantagear André. Apaixonada pelo comandante, Lien diz que só lhe ajudará a provar a inocência de Vivian se ele concordar em fugir com ela. Antes que André possa tomar uma decisão, no entanto, Lien morre, vítima de uma armadilha de um enciumado Dubois. No final, Marcel é salvo da forca pela confissão de Simone.

Antes de morrer, Gervilén confessara ao padre François (Ênio Santos), amigo e conselheiro das famílias Cristophe e Chevalier, que René Antoine era seu filho, fruto do caso extraconjugal que tivera com Bárbara. O pintor sabia e por isso odiava André. Sua condição de filho rejeitado fazia com que ele invejasse o irmão. Primeiro destruiu seu casamento com Rosana. E, com a chegada de Vivian, decidiu se aproximar da jovem, provocando o ciúme e a discórdia entre o casal. Quando sua mulher engravidou, André estava certo que a criança era fruto de uma traição. René se recusou a desmentir a desconfiança do comandante, fazendo com que André renegasse seu próprio filho. Apenas no último capítulo a verdade vem à tona, e André e Vivian se reconciliam formando, finalmente, uma família.

Elenco
Aizita Nascimento
Ary Fontoura
Ana Ariel
Carlos Alberto – André Cristophe
Djenane Machado – Hanna
Glauce Rocha – Bárbara
Glória Menezes – Vivian Chevalier
Henrique César – Genvillon
Joana Fomm – Linda
Jorge Coutinho – Bienaire
Mário Lago – Dubois
Rogério Fróes
Rubens de Falco
Ruth de Souza
Theresa Amayo – Lien

Elenco / Personagens

VIVIAN CHEVALIER (Glória Menezes) Mulher decidida, filha de Jerome, retorna a Porto Príncipe com a intenção de conseguir um emprego. Casa-se com André Cristophe (Carlos Alberto) por imposição do Capitão Gervilén (Henrique César), mas é tratada com hostilidade por todos, inclusive seu marido. A situação muda quando Vivian herda a maior parte dos bens de Gervilén.

ANDRÉ CRISTOPHE (Carlos Alberto) Comandante e diretor da frota de navios Gervilen Companhia, vive de favores na casa de Gervilén (Henrique César) ao lado de sua mãe e sua irmã. Trata Vivian (Glória Menezes) com hostilidade desde a primeira vez que a vê. Carrega a culpa pela morte de sua primeira esposa, Rosana, a quem venera incondicionalmente. Rancoroso, André não perdoa Jerome Chevalier por ter matado seu pai.

JEROME CHEVALIER (Álvaro Aguiar) Capitão, pai de Vivian (Glória Menezes). No passado, fora sócio de uma frota de navios ao lado de Gervilen (Henrique César) e Nathaniel Cristophe. Os três homens disputaram o amor da mesma mulher, Claudete Ledoux, com quem Jerome acabou se casando. Alega que assassinou Nathaniel em legítima defesa durante a última viagem de navio realizada pelos três capitães. Após uma rápida derrocada, vive com dificuldades financeiras. No decorrer da trama é julgado e preso pelo crime que cometeu.

MARCEL CHEVALIER (Paulo Araújo) Irmão de Vivian (Glória Menezes), desperta o interesse da jovem Hanna (Djenane Machado), com que acaba se casando. Quando sua irmã herda os bens de Gervilén, assume os estaleiros de propriedade da Gervilén Companhia localizados em Porto da Paz.

BÁRBARA CRISTOPHE (Glauce Rocha) Mulher amargurada, mãe de André Cristophe (Carlos Alberto) e Hanna (Djenane Machado). No passado tivera um caso com Gervilén (Henrique César), de quem engravidou. Renegou o filho por temer um escândalo e nunca soube o paradeiro da criança, arrancada de seus braços por seu marido Nathaniel. Não suporta a ideia de ver Vivian (Glória Menezes) casada com André. O ódio que sente pela jovem tem origem no passado: foi Claudete Ledoux, mãe de Vivian, quem entregou sua traição. Ao longo da trama, enlouquece, principalmente após a morte de René Antoine (Rubens de Falco), seu filho rejeitado.

HANNA CRISTOPHE (Djenane Machado) Adolescente mimada, irmã de André Cristophe (Carlos Alberto). É hostil com Vivian (Glória Menezes), assim como sua mãe. Sabe que Bienaimé (Jorge Coutinho), criado da casa onde mora, é apaixonado por ela, mas gosta de brincar com seus sentimentos. Ao longo da trama se envolve com Marcel, com quem se casa.

NATHANIEL CRISTOPHE Capitão, pai de André (Carlos Alberto) e Hanna (Djenane Machado), fora sócio de uma frota de navios ao lado de Gervilén (Henrique César) e Jerome Chevalier. Morreu assassinado por Jerome, que jurou vingança àquele que fora responsável por sua decadência.

FREDERIC GERVILEN (Henrique César) Casado com Lien (Theresa Amayo), proprietário da Gervilen Companhia, frota de navios que outrora tivera Jerome Chevalier e Nathaniel Cristophe como sócios. Antes de morrer, vítima de um atentado provocado por sua própria mulher, confessa ao padre François que é pai de René Antoine (Rubens de Falco) e exige que André (Carlos Alberto) e Vivian (Glória Menezes) se casem. Deixa a maior de seus bens para a jovem como uma forma de castigar Lien.

LIEN GERVILÉN (Theresa Amayo) Esposa de Gervilén (Henrique César), muito mais jovem que seu marido. Casou-se com o capitão após ser salva de um naufrágio por ele, mas nunca fora apaixonada. Pelo contrário, o odiava e desejava sua morte. Não consegue esconder seus sentimentos por André (Carlos Alberto). Está por trás do atentado contra seu marido praticado por Dubois (Mário Lago). Fica inconformada quando descobre que ele não lhe deixou quase nada em seu testamento e acredita que Gervilén quis lhe castigar. Ao longo da trama se mostra uma mulher pérfida, capaz de qualquer coisa para conquistar o amor de André.

DUBOIS (Mário Lago) Ex-comandante da Gervilén Companhia. Rebaixado ao posto de marinheiro, nutre um ódio pelo Capitão Gervilén (Henrique César). Disposto a tudo para agradar Lien (Theresa Amayo), comete uma série de crimes ao longo da história.

RENÉ ANTOINE (Rubens de Falco) Pintor, filho renegado de Bárbara Cristophe (Glauce Rocha) e Gervilén (Henrique César). Aproxima-se de Vivian (Glória Menezes) apenas para se vingar de André Cristophe (Carlos Alberto), mas acaba se apaixonando por ela, transformando-se no principal rival do comandante.

PADRE FRANÇOIS (Ênio Santos) Amigo e conselheiro das famílias Gervilén, Cristophe e Chevalier. Dá apoio a Vivian (Glória Menezes) nos momentos mais difíceis. É o único que sabe que René (Rubens de Falco) é filho de Gervilén (Henrique César) e Bárbara (Glauce Rocha).

MÃE TUIÁ (Ruth de Souza) Mãe de santo, uma mulher sábia, cujos antepassados foram escravos. Mãe de Bienaimé (Jorge Coutinho), tenta convencer o filho de que não há diferença entre brancos e negros, mas não incentiva seu amor por Hanna (Djenane), pois teme que ele sofra nas mãos da família Cristophe.

BIENAIMÉ (Jorge Coutinho) Criado dos Gervilén, filho de Mãe Tuiá (Ruth de Souza). Sente-se culpado por ser apaixonado por Hanna (Djenane Machado), pois acredita que não tem o direito de gostar de uma jovem branca. Quer ser médico para conquistar seu amor, mas acredita ser impossível realizar seu sonho. Quando morre, o Capitão Gervilén (Henrique César) lhe deixa de herança uma pensão para custear seus estudos. No final casa-se com Tiana, com quem tem um filho.

CLAUDETE LEDOUX Mulher de beleza ímpar que na juventude fora disputada por Jerome, Gervilén (Henrique César) e Nathaniel Cristophe. Casou-se com o primeiro, com quem teve uma filha, Vivian (Glória Menezes).

ROSANA A “falecida” esposa de André Cristophe (Carlos Alberto). Conhecera o comandante num cabaré em Cuba e com ele veio para Porto Príncipe. Ciumento, André controlava seus passos. Rosana forja sua morte e foge para Porto da Paz com René Antoine (Rubens de Falco). Abandonada pelo pintor, passa a trabalhar como dançarina, se apresentando todas as noites com o nome de Carmencita. É assassinada por Dubois (Mário Lago) a mando de Lien (Theresa Amayo).

SIMONE Irmã mais velha de Rosana, é convencida por Lien (Theresa Amayo) a se passar pela primeira esposa de André (Carlos Alberto). Mata René (Rubens de Falco) por vingança, acreditando que o pintor é o responsável pelo assassinato de Rosana.

CONSTANCE Criada da casa de Gervilén, torce pela felicidade de André (Carlos Alberto) e Vivian (Glória Menezes)

PIERRE Funcionário da Gervilén Companhia, é um homem honesto.

GERARD Marinheiro do navio do comandante André (Carlos Alberto).

TIANA Mulher de Bienaimé (Jorge Coutinho).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

** Não disponível