Olhos de Água Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Olhos de Água desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Olhos de Água e de todas as novelas exibidas na BAND (Bandeirantes).

Sobre a Novela NOVELA

  • Título Original: Olhos de Água
  • Período de exibição (Original/Portugal): 20/02 a 06/10/2001
  • Nº de capítulos (Original/Portugal): 201
  • Autoria: Tozé Martinho
  • Direção: Álvaro Fugulin, Gonçalo Mourão e Carlos Salgueiro
  • País de origem: Portugal
  • Título no Brasil: Olhos de Água
  • Período da 1ª exibição (BAND): 19/01 a 15/08/2004
  • Horário (BAND): 20h30
  • Nº de capítulos (BAND): 140

O que acontece quando se encontra alguém que parece ser uma irmã gêmea? Seria apenas uma incrível semelhança ou a revelação de um passado desconhecido?
Olhos D’Água conta a emocionante história de duas irmãs que foram separadas pelo destino e que seguem caminhos diferentes em busca da verdade.

África, 1975. Luisa e Leonor são duas pequenas irmãs gêmeas que vivem com os pais numa bela fazenda em Angola. Depois de muitos anos no País, a família de Sebastião não se sente segura por causa das tensões provocadas pela descolonização portuguesa, e pensa em retornar a Portugal. Porém, uma revolta local causa a separação dramática da família.
Numa noite, durante a ausência dos pais das crianças, a casa é incendiada, mas o fiel criado Tibane consegue salvar as duas garotinhas das chamas. Na manhã seguinte, sem saber o destino dos patrões e desesperado, Tibane percebe que a única saída é embarcar com as meninas para Portugal.
No meio de grande confusão no cais, ele acaba perdendo a pequena Leonor. Com Luisa, já dentro do barco, Tibane não tem opção e parte deixando Leonor para trás.

Vinte e cinco anos depois…

Luisa se transforma numa mulher bonita, mãe e empresária.
Um dia, ao chegar apressada ao seu local de trabalho, um luxuoso prédio de Lisboa, esbarra numa mulher no elevador. Todos os papéis que Luísa carrega se espalham pelo chão. As duas se abaixam para pegar os documentos num encontro casual de olhares.
Luísa fica paralisada porque tem a sensação de estar olhando em um espelho.

Rapidamente, a mulher desconhecida deixa o prédio, mas Luísa não consegue esquecer a cena e decide procurar a moça novamente.
Ao mesmo tempo, também a outra mulher fica perturbada com a incrível semelhança. Ela é Leonor, recém chegada a Lisboa à procura de uma vida melhor na cidade grande.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Olhos de Água

Resumo da novela Olhos de Água, conforme divulgado pela Band na exibição de 19/01/2004 a 15/08/2004 (total de 140 capítulos divulgados)

  1. Capítulo

  2. Na África dos anos 70, a revolta dos nativos cria instabilidade no país e os pais das gêmeas Luísa e Leonor decidem voltar a Portugal. Durante um ataque à fazenda, porém, a família é separada. O fiel criado Tibane salva as crianças e, sem saber o destino dos patrões, resolve embarcar para Portugal. No cais, ele perde Leonor e fica com Luísa. Vinte e cinco anos depois, Luísa é uma executiva de sucesso, que reencontra uma desconhecida no prédio de seu escritório.

  3. Capítulo

  4. Ao andar pelas ruas da cidade, Leonor conhece Ernesto e João, que resolvem ajudá-la em troca de uma doação. Indicam a casa de Anita, a dona de uma oficina de carros. Luísa resolve questionar Alzira sobre o seu nascimento e pergunta quem foi o médico responsável pelo parto. Luísa pergunta a Henrique sobre sua mãe. Leonor arranja trabalho numa lavanderia. Luísa e Camila procuram Gaspar, um policial amigo para descobrir o paradeiro da sósia de Luísa.

  5. Capítulo

  6. Leonor é assediada por Araújo, o dono da lavanderia onde trabalha. Luísa e Henrique discutem por causa da teimosia dela em encontrar a sua sósia através de um ex-policial reformado. Duarte vai buscar Margarida na casa de Luísa. Quando percebe o presente na oficina, Margarida demonstra indiferença, o que deixa Duarte muito triste. Leonor tem saudade de casa e desabafa com Anita. Gaspar consegue montar uma estratégia para encontrar Leonor.

  7. Capítulo

  8. Gaspar vai ao escritório de Luísa para dizer que espalhou fotografias para alertar a polícia sobre a sósia da empresária. Luísa oferece recompensa a quem encontrar a sósia e Gaspar se interessa ainda mais pelo caso. Henrique não gosta da busca incessante de Luísa. Anita e Leonor vão visitar Edmundo, o pai de Anita, que está hospitalizado. Na oficina de automóveis, Anita vê uma reportagem num jornal sobre uma pessoa muito parecida com Leonor e fica desconfiada.

  9. Capítulo

  10. Na lavanderia, Araújo continua obcecado por Leonor e não desiste de assediá-la. Henrique aproveita a festa de lançamento de um novo investimento da empresa para anunciar o noivado entre Luísa e Alexandre. Luísa fica perplexa e reage friamente. Leonor não aparece na lavanderia no dia seguinte e Araújo fica preocupado. Na delegacia, um policial diz a Gaspar que viu uma mulher igual a Luísa. Gaspar informa Luísa sobre a descoberta e ela segue para o local.

  11. Capítulo

  12. (26/01) – Na lavanderia, Luísa é facilmente confundida com Leonor por Celeste e Araújo. Na oficina, Anita mostra a Leonor a notícia de jornal com uma notícia sobre Luísa. Leonor não demonstra surpresa e conta o episódio do encontro no elevador. Leonor recebe um telefonema da mãe e promete visitá-la na semana seguinte. Gaspar vai à lavanderia e suborna Araújo para que ele não permita o encontro de Leonor e Luísa. Henrique e Silveira resolvem ir à lavanderia falar com Leonor.

  13. Capítulo

  14. (27/01) – Na lavanderia, Henrique e Silveira dão de cara com Leonor. Henrique fica surpreso com a semelhança com Luísa. No escritório, Luísa fica sabendo que Leonor já não trabalha na lavanderia e intima Gaspar a encontrar sua sósia. Ricardo, um velho amigo de Duarte, chega dos Estados Unidos. Eduarda procura Luísa e lhe pede dinheiro emprestado para comprar relógios antigos. Henrique oferece dinheiro para que Leonor volte para o interior.

  15. Capítulo

  16. (28/01) – Leonor fala com Anita sobre a proposta que recebeu de Henrique, mas decide não aceitar. Decepcionada, Luísa diz a Alzira que perdeu a pista de Leonor. Henrique intervém na conversa e demonstra o seu desagrado. Bicas encontra um mulher na rua que lhe deixa uma mensagem muito importante. Henrique insiste com Leonor e oferece mais dinheiro para que Luísa deixe Lisboa. A mãe de Ernesto está bastante doente e o seu estado de saúde preocupa Carlos.

  17. Capítulo

  18. (29/01) – Henrique e Silveira voltam à casa de Anita e insistem para Leonor deixar Lisboa. Luísa fala com Alzira e Tíbane sobre Leonor. Na lavanderia é dia de pagamento e Celeste quer receber, mas Araújo desconversa. A mãe de Ernesto continua muito doente. Leonor, Anita e Celeste preparam uma viagem ao interior. Araújo se oferece para ir junto, mas Leonor rejeita a idéia. Anita e Leonor vão visitar Edmundo, o pai de Anita, no hospital. Tíbane resolve ir à lavanderia procurar Leonor.

  19. Capítulo

  20. (30/01) – Tíbane vai à lavanderia e fala com Araújo. Tíbane apresenta-se como um amigo de longa data e insiste em saber se Leonor voltará. Araújo diz que ela volta em três dias, mas pede para ele não revelar isso a ninguém. Leonor chega à sua terra natal e fica feliz por ver sua mãe. Na lavanderia, Luísa surpreende Araújo que fica sem saber se está diante de Luísa ou Leonor e tenta esquivar-se das perguntas. Henrique propõe a Araújo a compra da lavanderia.

  21. Capítulo

  22. Araújo vai ao café do bairro. Lá fala com Joaquim sobre as suas investidas amorosas e a lavanderia. Henrique aparece e se oferece para comprá-la. Bicas diz a Carlos que sente saudades do passado e pergunta ao amigo se pode fazer a próxima ronda com ele. Leonor fala com a mãe, Angelina, e pergunta sobre Luísa. Araújo conta a Joaquim sobre a conversa que teve com Henrique. Duarte e Ricardo discutem sobre a nova sociedade que pretendem organizar.

  23. Capítulo

  24. Ricardo conhece Leonor na casa do Padre Carlos e a convida para jantar. Apesar de hesitante, Leonor aceita o convite. Bicas conhece Leonor e fica bastante perturbado. Leonor confessa a Celeste e Anita que está apaixonada por Ricardo. Henrique volta à lavanderia para finalizar o negócio da venda. Araújo, porém, resolve ganhar tempo dizendo que ainda não conseguiu arranjar um advogado para tratar do assunto. Araújo conta a Celeste e Leonor que teve uma proposta para vender a lavanderia.

  25. Capítulo

  26. Luísa vai à oficina de restauração de Duarte e os dois acabam discutindo. Margarida entrega a carta de Luísa à Joana. Ricardo confessa a Duarte que sempre teve uma queda por Luísa e diz que conheceu uma moça muito parecida com ela. Leonor fica nervosa com a idéia de jantar com Ricardo. Henrique e Silveira voltam à lavanderia para a negociação da venda. Henrique passa o primeiro cheque e Araújo fica sem argumento. Ricardo vai buscar Leonor para jantar no café do bairro.

  27. Capítulo

  28. Rosa conta para Alzira que um sujeito chamado Araújo telefonou para falar com Tíbane. No restaurante, Leonor sente-se incomodada com as perguntas indiscretas de Ricardo. No final do jantar, Ricardo surpreende Leonor com um beijo na boca. Ricardo conta a Duarte que foi jantar com uma moça igual a Luísa. Duarte fica intrigado e pergunta se pode conhecê-la. Henrique diz a Luísa que vai a Coimbra e Luísa fica desconfiada. Araújo conta a Leonor e Celeste que vai vender a lavanderia.

  29. Capítulo

  30. Na lavanderia, Tíbane fica comovido ao ver Leonor e sente-se mal. Celeste chama uma ambulância para levá-lo ao hospital. Araújo acha estranho quando Leonor diz que nunca viu antes aquele homem. No hospital, Tíbane confunde Luísa com Leonor. Ricardo telefona para Leonor e a convida para sair. Natália ouve a conversa entre Luísa e Alzira sobre o que se passou no hospital com Tíbane. Noêmia é internada. Henrique e Silveira chegam à casa da mãe de Leonor no interior.

  31. Capítulo

  32. (09/02) – Henrique oferece dinheiro a Angelina para ela convencer Leonor a voltar para o interior, mas ela recusa o dinheiro. Leonor se confessa apaixonada por Ricardo. Noêmia é internada. Natália insiste na idéia de fechar a lavanderia e descobrir quem é Angelina. Silveira discorda, pois acha que Henrique deve contar a Luísa que ela foi adotada. Ricardo vai buscar Leonor para eles saírem. Margarida volta ao bairro para se encontrar com João e Irene brinca com a situação.

  33. Capítulo

  34. (10/02) – Leonor se diz apaixonada por Ricardo. Luísa demonstra o seu desagrado por Margarida freqüentar tanto o bairro. Ricardo confessa que está louco por Leonor, mas que o relacionamento do casal ainda não passou dos beijinhos. Bicas resolve voltar para a rua e se encontrar com os amigos para dar algum dinheiro a eles. Araújo oferece trabalho a Leonor como governanta. Mas ela telefona a Silveira para saber se a oferta de dinheiro para ela voltar para a sua terra natal ainda está de pé.

  35. Capítulo

  36. (11/02) – Ernesto comenta com Raquel que tem saudade da mãe. Margarida conta para Marta que gosta de um menino do bairro e faz ela prometer que não vai contar nada a Luísa. Leonor aceita um cheque de Henrique para deixar Lisboa e a não procurar Luísa. Leonor resolve não voltar mais para a sua terra natal. Bicas descobre que alguém lhe roubou o relógio quando se preparava para entregá-lo a Duarte. Angelina telefona para casa de Anita e diz que vai até Lisboa buscar Leonor.

  37. Capítulo

  38. (12/02) – Leonor se recusa a voltar para sua terra natal. Bicas volta para a rua na companhia de Duarte para recuperar o relógio que pensa ter perdido. Joana fica sabendo do interesse de João em Margarida. Leonor pergunta para Padre Carlos se ele arranja um trabalho para ela. Natália pede que Henrique despeça Tíbane. Ela desconfia que os segredos que Tíbane guarda podem ser fatais. Leonor e Anita encontram Bicas deitado num banco de jardim e tentam tenta convencê-lo a voltar para casa.

  39. Capítulo

  40. (13/02) – Bicas volta à casa de Carlos, mas entra em pânico com a idéia de ter de depor na polícia. No escritório, Luísa recebe a informação de que uma moça chamada Eduarda a aguarda para conversarem. Araújo confessa a Irene e Joaquim que está com saudades de Leonor e que quer visitá-la. Luísa telefona de volta para Joana e as duas combinam de se encontrar. Angelina conhece Ricardo e fica impressionada. Bicas volta a morar na rua e decide conversar com Matateu.

  41. Capítulo

  42. Bicas tenta acertar um soco em Matateu depois que ele confessa ter roubado o relógio. Luísa encontra-se com Joana. Angelina vai à casa de Henrique para falar sobre Leonor e acaba encontrando Luísa. Ela fica impressionada com a semelhança das duas. Na oficina de restauração de móveis antigos, Duarte continua preocupado com o desaparecimento do relógio e com a situação de Bicas. Araújo descobre que Leonor tem namorado.

  43. Capítulo

  44. Bicas vai com Leonor à lavanderia e Araújo pensa que Bicas é o namorado dela. Angelina conta para Anita que foi à casa de Henrique e acabou encontrando Luísa. Ela comenta a semelhança com Leonor. Anita fica desconfiada e pergunta se ela não está escondendo algo. Angelina nega. Ricardo leva Leonor para conhecer sua casa e tenta aproveitar-se dela. Ricardo vai à casa de Anita para entregar a carteira que Leonor esqueceu em sua casa na noite anterior.

  45. Capítulo

  46. Ernesto resolve visitar a mãe no hospital. Duarte vai ao escritório de Luísa para confirmar o jantar com ela e a filha. Leonor rompe com Ricardo. Bicas ameaça Matateu pelo roubo do relógio. Noêmia morre. Ernesto fica em estado de choque. Leonor resolve fazer as malas e voltar para sua terra natal. Bicas procura Leonor para desabafar e comove-se ao saber que ela vai deixar Lisboa. Padre Carlos fala com Ilda, a irmã de Noêmia, sobre quem é o pai de Ernesto.

  47. Capítulo

  48. Ricardo vai à casa de Anita para tentar uma reconciliação com Leonor. Luísa vai jantar na casa de Clarisse e acaba discutindo com Duarte. Luísa sai correndo, mas Duarte corre atrás dela. Os dois acabam se beijando e passando a noite juntos. Leonor e Angelina despedem-se de Bruno e de Acácio e seguem viagem. Ernesto chora a perda da mãe e Joana tenta consolá-lo. Na oficina de restauro, Ricardo insinua-se para Sofia e a convida para sair.

  49. Capítulo

  50. Leonor sente saudades de Ricardo e não pára de pensar nele. Raquel vai à casa dos Negrão para falar com Natália e dizer a ela que Henrique tem um filho. Natália a expulsa. Bicas não dorme em casa e Padre Carlos fica preocupado. Leonor reencontra Zé Maria, seu primeiro namorado que regressou do Canadá. Raquel volta a falar com Natália e ameaça contar tudo o que sabe a Luísa, caso Natália se recuse a ajudar o filho de Henrique. Luísa e Silvério conseguem fechar o negócio.

  51. Capítulo

  52. Natália diz para Henrique que Raquel sabe onde está o seu filho. Ricardo resolve procurar Leonor e chama Duarte para ir com ele. Padre Carlos e Joana ficam sabendo que Bicas reapareceu no café. Raquel recebe um cheque de Natália para cuidar das despesas com a educação do filho de Henrique. Ricardo aparece de surpresa e Leonor fica emocionada. Bicas tenta suicidar-se. Ao se despedir de Leonor, Duarte fica perplexo com a semelhança entre ela e a ex-mulher.

  53. Capítulo

  54. Bicas volta para casa do Padre Carlos. Leonor fala com a mãe sobre a reação de Duarte, que parecia olhar para ela como se fosse um fantasma. Margarida confessa para Marta que tem esperanças de que a mãe volte para o pai. Henrique ouve a conversa e fica meio atormentado com uma possível reconciliação. Luísa e Joana conversam amigavelmente. Raquel entrega a Ilda o cheque que recebeu de Natália para a educação de Ernesto. Bicas continua bastante perturbado.

  55. Capítulo

  56. Bicas delira e fala da mulher e de duas filhas. Padre Carlos, Joaquim e Anita resolvem chamar Leonor para animar Bicas. Eduarda conta a Margarida que quem deu o dinheiro para o restauro dos relógios foi Luísa. Duarte resolve visitar Bicas na casa do Padre Carlos e fica sabendo que ele tentou o suicídio. Alexandre faz uma surpresa a Luísa e oferece a ela uma viagem de cruzeiro. Para o espanto de todos, Luísa reage com agressividade.

  57. Capítulo

  58. Luísa conta para Henrique que foi ela quem emprestou o dinheiro a Duarte para restaurar os relógios. Ricardo resolve ir na casa de Duarte para encontrar-se com Luísa. Luísa resolve visitar Bicas em companhia de Margarida e João. Raquel aparece apavorada na casa de Joana com a notícia de que tia Ilda levou Ernesto para um internato a fim de ficar com o dinheiro. Leonor chega a Lisboa, mas é Luísa quem vai primeiro visitar Bicas na casa do Padre Carlos. Ele não nota a diferença.

  59. Capítulo

  60. Luísa sai no momento em que Leonor chega na casa de Padre Carlos e, desse modo, as duas acabam não se cruzando. Bicas está bastante abatido, mas, assim que vê Leonor, seus olhos se enchem de alegria. Ricardo encontra Luísa e fica espantado com a semelhança entre ela e Leonor. Duarte resolve falar com o ex-sogro, Henrique, para perguntar se Luísa não teria uma irmã gêmea. Raquel conta a Joana que voltou a falar com Ilda sobre Ernesto, mas ela não mudou de idéia.

  61. Capítulo

  62. Padre Carlos interroga Leonor para saber se ela é filha única. Duarte questiona Henrique sobre a semelhança entre Luísa e Leonor. Leonor desabafa com Celeste que ainda gosta de Ricardo e que não conseguiu esquecê-lo. Luísa combina com Alzira de ir visitar Tíbane no hospital. Duarte e Ricardo vão a casa do Padre Carlos para falar com Bicas e comunicar-lhe que pode recomeçar a sua tarefa de reparar relógios. Na saída, Duarte e Ricardo dão de cara com Leonor.

  63. Capítulo

  64. Ricardo reencontra Leonor e é indelicado com ela. Leonor fica magoada. Duarte volta a falar com Henrique sobre a semelhança entre Leonor e Luísa. Desta vez, Henrique expulsa Duarte de sua casa. Dois agentes da polícia chegam na casa do Padre Carlos para interrogar Bicas. Bicas fica nervoso com as perguntas e agride um dos agentes. Bicas é preso. Leonor tenta falar com Ricardo e Duarte para eles retirarem a queixa contra Bicas mas não consegue encontrá-los.

  65. Capítulo

  66. Leonor vai à oficina de restauro para falar com Duarte e quase encontra com Luísa. Joana fala com Natália sobre Ernesto e Natália deixa bem claro que, a partir do momento em que Ernesto abandonar o internato, ele ficará na casa dos Negrão para ser acompanhado por Henrique na sua educação. No café do bairro, Araújo finge sentir-se indisposto para ser conduzido por Leonor até à oficina de Anita. Já na oficina, ele surpreende a todos dizendo que vai se casar com Leonor.

  67. Capítulo

  68. Natália conta a Henrique que teve de subornar a tia de Ernesto para saber notícias do menino. Bicas sai da prisão. Joaquim consegue fazer uma coleta de dinheiro no bairro para contratar um bom advogado para Bicas, mas ele sai da prisão antes de precisar do advogado. Henrique conta a Luísa que ela tem um outro irmão. Luísa fica indignada pelo pai ter escondido isso durante tanto tempo e insiste em saber se Henrique não lhe esconde mais coisas.

  69. Capítulo

  70. Ernesto foge do internato. Henrique fica furioso por não saber do paradeiro do filho. Duarte insiste com Angelina para saber se Leonor tem uma irmã gêmea. João mostra Leonor a Margarida e ela fica boquiaberta com a semelhança entre Leonor e a sua mãe. Margarida convence João a irem juntos à casa de Anita para falar com Leonor. Depois de ser apresentada a Leonor, Margarida confessa que ela é igual à sua mãe. Leonor fica mais uma vez irritada e sai de repente.

  71. Capítulo

  72. Leonor leva João na casa de Anita e apresenta Ernesto a ele. Margarida conta para Henrique que conheceu Leonor em Lisboa. Ele fica atordoado com a notícia e pede à neta que não conte nada a Luísa. Angelina aparece na casa de Anita para levar Leonor de volta. Padre Carlos revela a Joana que descobriu uma coincidência entre os nomes das filhas de Bicas, que eram gêmeas. Silveira encontra Angelina e a leva para conversar com Henrique Negrão.

  73. Capítulo

  74. Angelina confessa a Henrique que é a mãe de Leonor e Luísa. Ele fica contente por descobrir o mistério que tanto o afligia e tenta convencer Angelina a levar Leonor de novo para o interior. Margarida escuta a conversa e fica abismada. Margarida conta para João o que ouviu. Juntos, os dois planejam uma forma de Leonor e Luísa se encontrarem por acaso. Araújo convida Leonor para voltar a trabalhar na lavanderia. Na lavanderia, Luísa e Leonor se reencontram.

  75. Capítulo

  76. Luísa e Leonor ficam chocadas ao se encontrarem. Apesar do susto inicial, as duas acabam se abraçando, comovidas. Angelina vai até a lavanderia à procura de Leonor, mas Margarida e João evitam o encontro dela com as gêmeas. Mais tarde, Leonor interroga a mãe sobre o porquê de ela ter escondido o fato de ter duas filhas gêmeas. Luísa conta para Henrique que acabou de encontrar a sua irmã. Luísa e Leonor voltam a se encontrar para esclarecerem algumas dúvidas.

  77. Capítulo

  78. Luísa encontra-se com Angelina e as duas conversam sobre o passado. Angelina pede desculpas a Luísa por não ter ficado com ela. Luísa compreende a explicação de Angelina, mas fica decepcionada ao saber que aquela é a sua verdadeira mãe. Leonor e Angelina acabam brigando porque Leonor insiste em ficar em Lisboa. Padre Carlos conta para Bicas que descobriu que Leonor tem uma irmã gêmea. Bicas sonha com o passado e lembra de quando as filhas eram pequenininhas.

  79. Capítulo

  80. Silveira fala com Luísa sobre Angelina e tenta convencê-la de que o lugar de Leonor é ao lado da mãe. Duarte resolve ir até a lavanderia para contar a Leonor que Luísa é uma pessoa fria, calculista e que só pensa em dinheiro. No exato momento, Luísa entra e escuta a conversa. Angelina resolve devolver o dinheiro que Henrique lhe entregou pois não conseguiu convencer Leonor a voltar junto com ela. Bicas encontra-se com Leonor e diz a ela que vai passar muito tempo até que se voltem a ver.

  81. Capítulo

  82. Angelina faz chantagem com Leonor e a acusa de querer ficar em Lisboa para viver às custas de Luísa. Bicas oferece um anel para Leonor. Ricardo e Sofia são surpreendidos pela visita inesperada de Luísa. O detetive Gaspar segue Leonor, que vai comprar roupa para Ernesto, e desconfia que Ernesto pode estar na casa de Anita. Luísa conta para Leonor que esteve com Ricardo e descobriu que ele tinha uma namorada nova. Leonor fica arrasada com a notícia.

  83. Capítulo

  84. Raquel fica sabendo, através de Joana, que Ernesto se encontra na casa de Anita. Luísa pede ajuda a Anita para que ela convença Leonor a aceitar o dinheiro, pare de trabalhar na lavanderia e volte a estudar. Gaspar vai até a casa de Anita procurar Ernesto, mas ele consegue fugir. Joana resolve ir à casa de Henrique para lhe contar onde está Ernesto. Natália, porém, ouve a conversa e intervém de imediato. Joana insinua a Luísa que Henrique e Natália estão escondendo algo.

  85. Capítulo

  86. Leonor, Anita e João tentam convencer Ernesto a conhecer o seu pai e a viver com ele. Na rua, junto dos outros sem abrigo, Bicas recorda-se de algumas imagens de seu passado e de sua família. Margarida revela a Luísa que gostaria de ver a mãe e o pai juntos novamente. Margarida confessa ainda que percebeu o dia que Duarte dormiu na casa delas… Ernesto revê a irmã com grande alegria e entusiasmo.

  87. Capítulo

  88. Luísa resolve falar com Duarte por causa da conversa que ouviu na lavanderia. Duarte disse a Leonor que Luísa não passava de uma pessoa que só pensa em dinheiro e em manipular os outros. Duarte surpreende Luísa e diz estar apaixonado por Leonor e, por isso, não quer ver Leonor ser controlada pela ex-mulher. Finalmente Ernesto conhece seu pai Henrique. Luísa desabafa com Natália sobre a sua conversa com Duarte.

  89. Capítulo

  90. Duarte vai à casa de Anita para falar com Leonor, mas ela não está. Luísa aproveita para desabafar com a prima que também anda triste por Duarte ter lhe contado que está apaixonado por Leonor. Na casa de Joana, Raquel conta a sua versão para o que realmente aconteceu depois da morte dos pais de Joana. Anita e Leonor resolvem visitar o pai de Anita no hospital. Luísa e Leonor encontram-se novamente e Leonor pergunta à irmã se ela ainda gosta de Duarte.

  91. Capítulo

  92. Luísa fala com Leonor sobre Duarte e fica irritada por sentir que ele conseguiu manipular a atenção da irmã. Margarida almoça com a avó e Duarte, mas acaba não conseguindo controlar a raiva que está sentindo do pai por ele ter falado mal da mãe para Leonor. Margarida resolve interrogar Leonor. Ela tenta tranqüilizá-la dizendo que não pretende ter nenhuma relação amorosa com Duarte. Na casa de Ricardo, Sofia e o amante tem mais um tórrido encontro amoroso.

  93. Capítulo

  94. Leonor decide ir à casa de Ricardo para falar sobre as atitudes de Duarte. Luísa chega em casa e fica aflita com o sumiço de Margarida. Na rua, Margarida resolve descansar e acaba encontrando Bicas. Margarida vai até a casa de Padre Carlos. Leonor toma coragem e entra na casa de Ricardo. Leonor dá de cara com Sofia, mas Ricardo administra bem a situação. Na volta da casa de Anita, Leonor perde-se e vai parar numa zona de prostituição.

  95. Capítulo

  96. Luísa vai até a lavanderia falar com Leonor. Bicas fica impressionado com a semelhança entre as duas. Luísa diz à irmã que vai à aldeia da Póvoa. Leonor pede para não ir, mas ela insiste e diz que vai assim mesmo. Luísa chega à aldeia. Duas pessoas cumprimentam-na, pensando tratar-se de Leonor. Na oficina, Ricardo comenta com Duarte que Leonor foi à sua casa e diz para ele desistir dela. Duarte fica magoado com o amigo.

  97. Capítulo

  98. Luísa olha ao redor na aldeia e não se lembra de nada. Angelina chega em casa. Luísa desmaia e Angelina fica aterrorizada porque pensa que é Leonor. Em Lisboa, todos ficam preocupados com a ausência de Luísa. Margarida diz que a mãe foi com Leonor à aldeia, mas Joana diz que viu Leonor. Ricardo convida Leonor para jantar fora. Henrique descobre onde está Luísa e decide buscá-la na aldeia. Duarte vai junto. No fim da noite, Ricardo leva Leonor para o seu apartamento.

  99. Capítulo

  100. Leonor vai para a cama com Ricardo. Na aldeia da Póvoa, Henrique e Duarte chegam na casa de Angelina à procura de Luísa. Henrique discute com Angelina. No dia seguinte, Ricardo envia um buquê de rosas à Leonor. Leonor fica sabendo que Luísa se sentiu mal e fica preocupada com o estado de saúde da irmã. Luísa volta ao escritório e fica sabendo que alguns diretores querem seu afastamento da posição de liderança.

  101. Capítulo

  102. Leonor vai até a oficina de Duarte falar com ele sobre Luísa e, na saída, dá de cara com Ricardo. Leonor fica constrangida com aquele encontro. Duarte aborda Ricardo e o ameaça, caso ele resolva fazer com Leonor o mesmo que ele costuma fazer com as outras mulheres. No escritório, Silveira conversa com Luísa sobre a situação atual das empresas e explica que as coisas não podem continuar como antes. Joana toma a decisão de adotar a pequena Carlota.

  103. Capítulo

  104. Leonor está preocupada porque Luísa não aparece desde que foi à Aldeia. Ricardo chega e convida Leonor para sair, mas ela hesita porque quer esperar por Luísa. Luísa não consegue deixar de pensar na visita à Aldeia e se pergunta como é possível aquela falha de memória. Duarte e Ricardo discutem por causa de Leonor. Duarte tem ciúmes de Ricardo. A reunião no escritório de Luísa corre bem porque todos se mostram satisfeitos. Zé mostra-se interessado por Luísa.

  105. Capítulo

  106. Luísa não aceita o convite de Zé para sair. Luísa vai com Leonor à lavanderia, mas Luísa continua sem se lembrar de nada. Luísa diz a ela que não pretende tornar a ver Angelina, porque não sentiu nenhum carinho por parte dela. Ricardo resolve buscar Leonor na casa de Anita, mas ela ainda não chegou. Ernesto diz a Margarida que sente-se preso naquela casa. Margarida tenta animá-lo e promete-lhe uma surpresa para o dia seguinte. Duarte aparece na casa de Luísa sem avisar.

  107. Capítulo

  108. Margarida recebe Duarte de forma fria e distante. Ela está zangada porque o pai gosta da Leonor. Duarte jura que não queria magoar ninguém. Duarte diz a Luísa que Leonor está saindo com Ricardo. Leonor fica sabendo que a mãe está doente, mas resolve esperar por mais notícias. Anita percebe que ela não quer ir por causa de Ricardo. Luísa vai à casa de Ricardo para saber o que se passa entre ele e Leonor. Ricardo tenta esquivar-se e diz que Duarte está apaixonado por ela.

  109. Capítulo

  110. Leonor vai até o escritório de Luísa pedir dinheiro emprestado para a oficina de Anita. Leonor sabe que a quantia que pediu emprestada é insignificante para a irmã. Ricardo defende a posição de Luísa e Leonor fica triste por descobrir que Ricardo não pensa como ela. Margarida se revolta ao saber que Duarte e Ricardo andam atrás de Leonor. Luísa fica furiosa porque o pai lhe omitiu esta situação. Angelina se finge de doente e pede a Zé Maria para ir a Lisboa buscar Leonor.

  111. Capítulo

  112. Henrique leva Ernesto ao novo colégio. Ricardo aparece na oficina de automóveis e conduz Anita ao banco onde tem um amigo seu que pode ajudá-la a obter empréstimo. Joana cruza com Zé no escritório de Luísa e fica constrangida. Henrique telefona para o escritório e descobre que Luísa saiu com Zé e fica desconfiado. Na casa da família Negrão, Ernesto conhece Elias, que trabalha no jardim da casa. Joana vai à casa de Henrique e descobre que Ernesto está de castigo. A ambição dos vilões de “Olhos D’Água” não tem limites. Esta semana, quem sofre a maior das decepções é Leonor, que finalmente começa a desconfiar que sua mãe não é flor que se cheire. Afinal, a megera manda Zé Maria a Lisboa só para avisar à filha que está muito doente. Preocupada, Leonor não hesita em arrumar as malas para voltar à aldeia de Póvoa. Só que o mensageiro acaba falhando na função e confessa a ela que tudo faz parte de um plano para que ela deixe Lisboa. É claro que a mocinha, embora boba, desiste imediatamente de prosseguir viagem. Pior para Zé Maria, que tem de tomar fôlego antes de enfrentar a fera e revelar que a filhota não veio junto com ele. Mas as provações de Leonor não param por aí. Isso porque o mulherengo Ricardo a enrola até dizer chega. A pobrezinha paga o mico de chegar à casa dele de surpresa, com um bolo nas mãos, enquanto o canalha está lá dentro, deitando e rolando com a fácil Sofia. Ninguém merece! Henrique telefona para o escritório, descobre que Luísa saiu com Zé e fica desconfiado. Margarida convence Luísa a emprestar o dinheiro a Leonor. Duarte revela a Clarisse que pretende dar um fim à sociedade com Ricardo.

  113. Capítulo

  114. Joana acaba dizendo que Raquel lhe contou tudo o que Henrique e Natália fizeram com o seu pai. Matateu repara num anúncio de jornal que relata a expansão do Grupo Negrão para o Brasil. Leonor resolve provocar ciúmes em Ricardo, contando que Araújo lhe ofereceu flores. Margarida convence a mãe a emprestar o dinheiro a Leonor. Clarisse está preocupada com Duarte pois, desde que ele se apaixonou por Leonor, está cada vez mais estranho.

  115. Capítulo

  116. Luísa fica arrependida por não ter emprestado o dinheiro. Zé Maria acaba de chegar em Lisboa e vai até a casa de Anita contar a Leonor que Dona Angelina está doente. Angelina confessa a Lurdes que a ida de Zé Maria a Lisboa faz parte do seu plano para trazer Leonor de volta. Luísa diz para Anita que sente atração por Zé, mas que é incapaz de se envolver com ele caso Joana ainda sinta alguma coisa por ele. Leonor está na casa de Ricardo quando tocam a campainha.

  117. Capítulo

  118. Ricardo abre a porta e dá de cara com Sofia. Ricardo inventa uma desculpa e Leonor não se percebe nada. Luísa e Zé conversam animadamente num bar quando Zé Maria vê Luísa e a confunde com Leonor. Duarte revela a Clarisse que pretende pôr um fim à sociedade com Ricardo. Henrique e Margarida levam Ernesto para ter aulas de equitação, mas ele acaba caindo. Ricardo e Sofia tem um novo encontro amoroso quando Leonor resolveu fazer uma visita surpresa.

  119. Capítulo

  120. Leonor desconfia que Ricardo está escondendo algo. Bicas confessa sentir saudades do seu amigo Padre Carlos e planeja fazer-lhe uma visita. Luísa continua com sintomas de que vai ficar doente e Alzira se preocupa em chamar a atenção de Henrique para isso. Ricardo tenta convencer Duarte a não acabar com a sociedade, mas ele não muda de idéia. Luísa resolve falar com Duarte e insiste que ele deve manter a sociedade com Ricardo.

  121. Capítulo

  122. Bicas encontra um morador de rua de Moçambique que faz lembrar o homem que tomava conta das suas filhas no passado. Leonor pede para Duarte ponderar a extinção da sociedade com Ricardo. Duarte fica chateado por Leonor, mas acaba oferecerecendo trabalho a ela em sua oficina. Bicas resolve ir até o café de Joaquim e fica sabendo do desaparecimento de Ernesto. Ernesto resolve voltar para casa de Henrique, mas sente-se inseguro porque tem medo da reação do pai. O complicado Bicas (Manuel Cavaca) parece mais próximo da verdade que qualquer outro personagem de “Olhos D’Água”. Esta semana, ele se encontra casualmente com Luísa e, como era de se esperar, pensa estar diante de Leonor. Mas basta-lhe um apertar de olhos para que logo perceba as diferenças entre o parzinho de jarras. Só que, na conversa com Luísa, o relojoeiro acaba ficando intrigado com tamanha coincidência. Afinal, as filhas gêmeas que ele teve de deixar para trás também se chamavam Luísa e Leonor. Quando o pobre coitado começa finalmente a pensar e ligar os pontos, no entanto, Carlos trata de extirpar-lhe as esperanças pela raiz. Tudo isso porque “sabe” que as duas são filhas de Angelina. Espertalhão o gajo, não? Por sorte, Bicas não se convence facilmente e procura Matateu para que ele lhe fale um pouco sobre a família Negrão. Se ele for realmente um pouquinho inteligente, vai ficar com a pulga atrás da orelha diante da inexplicável fuga do rapaz à simples menção do assunto… Ernesto aproxima-se da casa de Joana, mas percebe que Henrique está lá dentro e vai embora. Leonor pede a Duarte que repense a decisão de terminar a sociedade com Ricardo. Joana revela a Raquel o resultado da pesquisa que fez no jornal sobre o período em que seu pai esteve à frente dos negócios da família.

  123. Capítulo

  124. Na lavandaria de Araújo, Leonor chega atrasada porque se sente indisposta. Bicas conhece Luísa e a confunde com Leonor, mas, depois de ser apresentado a ela por Padre Carlos, reconhece as diferenças que existem entre as duas. Depois de conhecer Luísa, Bicas fica a ponderar a coincidência dos nomes daquelas gêmeas serem os das suas filhas. Mas Carlos tenta evitar que o amigo fique a alimentar sonhos que provavelmente nunca passarão disso.

  125. Capítulo

  126. Depois da missa, Joana procura Padre Carlos para contar o que descobriu nos jornais da época sobre o seu pai. Joana fala ainda da história que Raquel lhe contou sobre a existência de uma procuração falsa. Carlos fica perturbado pois está consciente de que, se a história for verdadeira, trata-se de um crime grave. Leonor passa na casa de Ricardo e insinua que gostaria de ter um compormisso mais sério. Joana propõe uma conversa entre ela e os seu tios Henrique e Natália.

  127. Capítulo

  128. Joana encontra-se com Natália e Henrique e os confronta com as cópias dos jornais que falam do reconhecido desempenho de seu pai. Henrique fica possesso com as insinuações de Joana e a expulsa de casa. Luísa e Leonor chegam à aldeia da Póvoa para visitar a mãe. Assim que vê Leonor, Angelina fica eufórica e convencida que a filha vai ficar. Depois de algum tempo, percebe que Leonor vem com Luísa e trata a outra irmã com indiferença.

  129. Capítulo

  130. Natália inicia os preparativos para uma festa em homenagem aos 50 anos da fundação das empresas da família. Ricardo aparece de surpresa e Leonor o recebe aos beijos e abraços. Natália encontra-se com Fragoso, um dos atuais diretores das empresas da família. Natália sabe que Fragoso esteve presente em todas as fases importantes da família Negrão e que assistiu de perto a vários episódios, como o da morte do seu irmão, Francisco Negrão.

  131. Capítulo

  132. Luísa vai visitar Joana contra a vontade de Natália, que fica apavorada só de pensar que ela pode contar sobre a conversa que tiveram com o pai de Joana. Ricardo sai com Carla e a convida para ir à sua casa. Leonor conta para Anita que resolveu enviar um telegrama para Ricardo. Já em casa, Ricardo e Carla estão num clima romântico quando chega o telegrama de Leonor. Luísa acorda cansada e com umas manchas estranhas nas pernas mas não dá importância ao fato. Ou a tolinha da Leonor (Sofia Alves) começa a se cuidar em “Olhos D’Água”, ou é melhor mesmo que deixe Lisboa e volte a viver no pequeno povoado com a suposta mãe. O mais novo descuido da versão ingênua de Luísa pode acabar lhe custando muito caro. Mas pior que a desgraceira toda é mesmo a visão “pollyana” da moça. Depois de sentir sucessivos enjôos, ela cede aos apelos de Anita e resolve fazer um teste de gravidez, que, é claro, dá positivo. Sem ter a menor idéia de que Ricardo a engana com qualquer rabo de saia que lhe atravesse o campo de visão, a boboca comemora a notícia como se há tempos tentasse se livrar de algum problema de infertilidade. E põe as mãos no fogo pelo mulherengo, pensando que a reação do canalha será tão entusiástica quanto a sua. Mas Anita, já prevendo a desgraça, se encarrega de poupar o desgosto à amiga e trata de ir dar as “boas novas” ao futuro papai. Chegando lá, dá de cara com Sofia no apartamento do conquistador – que, aliás, quase nunca está sozinho em casa. Bastam uns poucos minutinhos de conversa para ela perceber que o futuro rebento vai ter de ostentar um “desconhecido” no campo referente a pai no documento de identidade. No escritório das empresas Negrão, Carla recebe uma ligação de Ricardo pelo celular e Camila vê o número. Henrique não deixa Ernesto ir ao jogo de futebol do bairro.

  133. Capítulo

  134. Ricardo desconfia de que foi Sofia quem lhe enviou o telegrama, mas descobre que ela não tem nada a ver com isso. No escritório das empresas, Carla recebe uma ligação de Ricardo no celular e Camila vê o número. Ela diz para Carla não se envolver mais com Ricardo porque isso pode complicar sua situação na empresa. Luísa volta a sair com Zé. Leonor encontra-se com Ricardo e pergunta se ele gostou do telegrama. Ricardo fica meio sem jeito e Leonor desconfia.

  135. Capítulo

  136. É dia de jogo de futebol. No bairro, todos esperam por Ernesto, mas este não pode ir ao jogo porque Henrique não deixa. Ernesto, no entanto, tenta fugir, mas é apanhado por Gaspar. Luísa vai sair com Zé e Margarida fica triste com a mãe. Anita e Celeste estão preocupadas com os sucessivos enjôos de Leonor. Anita compra o teste de gravidez e insiste com a amiga para fazê-lo. Apesar do medo, Leonor acaba por ceder.

  137. Capítulo

  138. Leonor faz o teste de gravidez e dá positivo. Exultante, acredita que Ricardo também ficará feliz. Bicas conta para Joana parte do que aconteceu na África. Leonor chega e Bicas fica contente. Margarida conta ao avô que a mãe tem manchas nas pernas e nos braços. Henrique fica preocupado. Anita resolve falar com Ricardo. Ao entrar, ela fica espantada ao ver Sofia lá. Ricardo, embaraçado, disfarça. Anita diz a ele que deseja falar sobre Leonor.

  139. Capítulo

  140. Anita pergunta a Ricardo o que ele pensa de sua relação com Leonor. Ricardo tenta disfarçar, mas Anita percebe que ele quer apenas enganar a amiga. Preocupada com a saúde da mãe, Margarida pergunta quando é que ela vai ao médico. Celeste chega à lavanderia e, pela sua conversa, Leonor desconfia que Anita já falou sobre a gravidez. Margarida desabafa com a avó e diz que estar preocupada com a relação da mãe com o Zé.

  141. Capítulo

  142. Luísa vai visitar Joana contra a vontade de Natália, que fica aflita só de pensar que ela pode contar sobre a conversa que tiveram com o pai de Joana. Ricardo sai com Carla e a convida para ir à sua casa. Leonor conta para Anita que resolveu enviar um telegrama para Ricardo. Já em casa, Ricardo e Carla estão num clima romântico quando chega o telegrama de Leonor. Luísa acorda exausta e com umas manchas estranhas nas pernas mas não dá importância ao fato.

  143. Capítulo

  144. Ricardo acredita que foi Sofia quem lhe enviou o telegrama, mas descobre que ela não tem nada a ver com isso. No escritório das empresas, Carla recebe uma ligação de Ricardo no celular e Camila vê o número. Ela diz para Carla não se envolver mais com Ricardo porque isso pode complicar sua situação na empresa. Luísa volta a sair com Zé. Leonor encontra-se com Ricardo e pergunta se ele gostou do telegrama. Ricardo fica meio sem jeito e Leonor desconfia.

  145. Capítulo

  146. É dia de jogo de futebol. No bairro, todos esperam por Ernesto, mas este não pode ir ao jogo porque Henrique não deixa. Ernesto, no entanto, tenta fugir, mas é apanhado por Gaspar. Luísa vai sair com Zé e Margarida fica triste com a mãe. Anita e Celeste estão preocupadas com os sucessivos enjôos de Leonor. Anita compra o teste de gravidez e insiste com a amiga para fazê-lo. Apesar do medo, Leonor acaba por ceder.

  147. Capítulo

  148. Leonor faz o teste de gravidez e dá positivo. Exultante, acredita que Ricardo também ficará feliz. Bicas conta para Joana parte do que aconteceu na África. Leonor chega e Bicas fica contente. Margarida conta ao avô que a mãe tem manchas nas pernas e nos braços. Henrique fica preocupado. Anita resolve falar com Ricardo. Ao entrar, ela fica espantada ao ver Sofia lá. Ricardo, embaraçado, disfarça. Anita diz a ele que deseja falar sobre Leonor.

  149. Capítulo

  150. Anita pergunta a Ricardo o que ele pensa de sua relação com Leonor. Ricardo tenta disfarçar, mas Anita percebe que ele quer apenas enganar a amiga. Preocupada com a saúde da mãe, Margarida pergunta quando é que ela vai ao médico. Celeste chega à lavanderia e, pela sua conversa, Leonor desconfia que Anita já falou sobre a gravidez. Margarida desabafa com a avó e diz que estar preocupada com a relação da mãe com o Zé.

  151. Capítulo

  152. Luísa vai até casa de Anita para impedir que a irmã volte para a aldeia, mas Leonor vai embora sem se despedir. A casa do Padre Carlos é assaltada. Quando Bicas descobre, ele vai imediatamente chamar Joana e decidem telefonar à Polícia. Arminda comenta ter visto Matateu perto da casa do Padre Carlos. Bicas decide, então, procurar Matateu e esclarecer tudo. Duarte parece não fazer nenhum esforço para descobrir um sócio para a oficina.

  153. Capítulo

  154. Bicas diz a Duarte que não pode continuar a consertar os relógios, pois sente que não é uma pessoa de confiança e que só traz problemas para os seus amigos. Duarte fica desolado com a decisão de Bicas e pede para ele reconsiderar. Alzira vai visitar Tibane no Hospital. Ainda sob o efeito dos medicamentos, Tibane diz que tem saudades de África e que desejava voltar para a sua terra. Padre Carlos chega de viagem e fica desolado quando Bicas conta que sua casa foi assaltada.

  155. Capítulo

  156. Na missa, Angelina diz a Leonor que elas têm um assunto importante para conversarem. Por sorte, Zé Maria chega na hora e manda Angelina para casa. Angelina não percebe a decisão da filha de não querer contar para Ricardo a sua gravidez. Leonor tenta explicar que o importante para ela é apenas o seu filho. Anita diz a Duarte que vai visitar Leonor. Duarte se oferece para a acompanhá-la, mas Anita o aconselha a não ir, para evitar mais problemas entre as duas irmãs.

  157. Capítulo

  158. Bicas consegue apanhar Matateu e pergunta se foi ele quem assaltou a casa do Padre Carlos. Matateu nega, mas Bicas garante que vai descobrir a verdade. Leonor resolve contar para Zé Maria que está grávida. Zé Maria fica comovido com a notícia, mas revoltado contra Ricardo. Angelina chega na casa de Anita e a culpa por tudo o que aconteceu à sua filha. Bicas resolve continuar a consertar os relógios para ajudar a oficina e decide dar a boa notícia para Duarte.

  159. Capítulo

  160. Joaquim pede a Joana que fale com os tios sobre Ernesto. Angelina vai até a casa de Luísa e, desde o início, o clima entre as duas é de hostilidade. Angelina conta para Luísa que a irmã está grávida de Ricardo. Luísa fica chocada com a notícia e decide falar pessoalmente com a irmã. Ricardo está de partida para Nova Iorque. Sofia vai despedir-se dele e repara que o amigo não está muito entusiasmado com a viagem.

  161. Capítulo

  162. Luísa fala com Carla que a irmã está apaixonada por Ricardo. Sofia vai à casa de Ricardo tentar convencê-lo a fazer as pazes com Duarte, pois o futuro da oficina pode depender dele. Ricardo tenta falar com Duarte, mas ele recusa a sua ajuda e o acusa de ter traído a sua confiança e amizade. Lurdes aconselha Angelina a ir até Lisboa para reconquistar o amor de Leonor. Leonor confessa para Anita que teme a reação da mãe quando lhe contar que está grávida.

  163. Capítulo

  164. Leonor avisa a Anita que, finalmente, vai contar a Ricardo que está grávida. Ricardo conta para Sofia que Duarte recusou a sua ajuda e que, assim, não pode fazer nada pela oficina. Ricardo está decidido a aceitar a proposta de ir alguns dias para Nova Iorque para participar num novo projeto. Enquanto se prepara para ir falar com Ricardo, Leonor desmaia e Anita a socorre. Após a consulta, Leonor decide falar com Ricardo, mas Anita torna a impedi-la.

  165. Capítulo

  166. Araújo deixa um recado para Luísa na empresa. Ricardo tenta disfarçar, mas Araújo desconfia que ele esteja enganando Leonor. Luísa ouve o recado de Araújo e fica preocupada com Leonor. As irmãs se desencontram porque, enquanto Luísa estaciona o carro, Leonor apanha um táxi. Ricardo prepara um jantar surpresa em sua casa e Carla decide passar a noite com ele. Leonor aparece e descobre tudo. Duarte vai até casa de Ricardo e este conta o que aconteceu.

  167. Capítulo

  168. Luísa conversa com Leonor e fica preocupada com a tristeza da irmã. Leonor diz que quer voltar para a aldeia e Luísa tenta persuadi-la a desistir de seu sonho. Depois que Luísa sai, Anita mostra-se surpresa por Leonor não ter contado para a irmã que está grávida. Luísa chega na empresa e não conta nada para Carla. Carla fica aflita pois supõe que Luísa já sabe de seu relacionamento com Ricardo. Leonor se despede de seus amigos. Angelina e Zé Maria chegam a Lisboa.

  169. Capítulo

  170. Leonor resolve não esperar mais por Angelina e resolve fazer a viagem de táxi. Angelina e Zé Maria chegam ao Bairro da Ajuda. Anita diz a eles que Leonor foi embora e que não pretende voltar mais a Lisboa. Angelina fica preocupada com a filha. Anita acaba contando que Leonor descobriu que Ricardo a traía. Angelina e Zé Maria chegam em casa. Leonor corre para abraçar a mãe. Leonor confessa que ainda ama Ricardo e tenta dizer-lhe que está grávida mas não consegue.

  171. Capítulo

  172. Leonor resolve não esperar mais por Angelina e decide fazer a viagem de táxi. Joana convida Helena para ir na sua casa pois tem uma proposta para lhe fazer. Todos continuam tristes com a partida de Leonor e Joaquim tenta animar os amigos com um jogo de futebol. Angelina e Zé Maria chegam ao Bairro da Ajuda. Anita diz a eles que Leonor já foi embora e que não pretende voltar mais a Lisboa. Angelina fica preocupada com a filha. Anita conta que Leonor descobriu que Ricardo a traía.

  173. Capítulo

  174. Margarida fica chateada quando sabe que a mãe foi jantar com o Zé Vilar. Durante o jantar, Luísa comenta com Zé que pretende fazer algo para impedir que a irmã regresse para a aldeia. Angelina e Zé Maria chegam em casa. Leonor abraça os dois. Angelina diz que já sabe de tudo e Leonor fica aliviada quando percebe que mãe está se referindo apenas à traição de Ricardo. Leonor confessa à mãe que ainda ama Ricardo e tenta dizer a ela que está grávida, mas não tem coragem.

  175. Capítulo

  176. Luísa vai até casa de Anita para impedir que a irmã regresse para a aldeia. Ao saber que Leonor foi embora sem se despedir, fica muito magoada. Leonor, arrependida por não ter se despedido da irmã, decide telefonar para ela. Luísa reconhece o número de Leonor e não atende a ligação. A casa do Padre Carlos é assaltada. Bicas fica triste com a situação e culpa-se por não ter impedido o roubo. Mais tarde, Arminda comenta ter visto Matateu perto da casa do Padre Carlos.

  177. Capítulo

  178. Clarisse está preocupada com o desânimo do filho. Duarte parece não fazer nenhum esforço para descobrir um sócio para a oficina. Chega o dia do jogo de futebol. Joaquim tem receio que Natália e Ernesto não apareçam. Mas, para o espanto de todos, Natália chega acompanhada de Ernesto e Margarida. Quando Ernesto entra no campo, todos aplaudem. Em casa, Henrique comenta com Silveira a atitude de Natália e, em tom de gozação, diz que a irmã enlouquece.

  179. Capítulo

  180. Bicas diz para Duarte que não pode continuar a consertar os relógios pois sente que não é uma pessoa de confiança e que ele só traz problemas para os amigos. Alzira resolve visitar Tibane no hospital. Ainda sob o efeito dos medicamentos, Tibane diz a ele que tem saudades da África e que deseja voltar para a sua terra. Leonor decide passear com Zé Maria e confessa que ainda ama Ricardo. Na casa de Anita, Ricardo se surpreende com a partida de Leonor para a aldeia.

  181. Capítulo

  182. Henrique fala para Luísa que está preocupado com a demora de Natália. Ernesto está muito excitado pois ganharam o jogo. Henrique fica satisfeito com a vitória do filho mas continua a achar absurda a idéia de Ernesto de frequentar o Bairro da Ajuda. Na Tasca de Joaquim, todos comemoram a vitória do time. Ricardo vai até à Tasca de Joaquim e é mal recebido por todos. Araújo, indignado, discute com ele.

  183. Capítulo

  184. Ricardo fica pasmo com a partida de Leonor para a aldeia. O Padre Carlos chega de viagem e fica desolado quando Bicas lhe dá a notícia de que a sua casa foi assaltada. Angelina vê as botinhas de bebê no saco de Leonor e fica pensativa. João queixa-se com Henrique de que Ernesto está sempre de castigo e, se continuar assim, ele vai acabar odiando ficar na casa do pai. Henrique fica pensativo.

  185. Capítulo

  186. Angelina não percebe a decisão da filha de não querer contar a Ricardo a sua gravidez. Leonor tenta explicar-lhe que o importante para ela é apenas o seu filho. Elas discutem. Joaquim telefona para casa de Ernesto, mas não o deixam falar com ele. Joaquim, irritado, decide visitar novamente o seu amigo.

  187. Capítulo

  188. Bicas pergunta a Matateu se foi ele quem assaltou a casa do Padre Carlos. Matateu, com medo, nega. Bicas conta ao Padre Carlos que pensa saber quem foi o autor do assalto. O Padre Carlos o aconselha a denunciá-lo à Polícia. Duarte diz à mãe que está decidido a visitar Leonor. Bicas resolve continuar a reparar os relógios para ajudar na situação da oficina.

  189. Capítulo

  190. Henrique acha que Leonor engravidou por interesse. Natália defende Leonor e o irmão a avisa que ela está mudada e que ainda vai se prejudicar. Aproveita também para anunciar a Natália que pretende fazer uma viagem. Finalmente, alguém responde o anúncio da oficina sobre uma possível sociedade. O seu nome é Teresa Amaral e vai até lá para conversar com Duarte.

  191. Capítulo

  192. Leonor decide não esperar mais por Angelina e faz a viagem de táxi. Joana convida Helena para ir a sua casa, pois tem uma proposta para lhe fazer. Mais tarde, Raquel sugere que o dinheiro roubado pelos tios poderia ajudar a manter o Centro de Apoio, mas Joana não quer falar nesse assunto. Angelina e Zé Maria chegam ao Bairro da Ajuda. Anita diz a eles que Leonor já foi embora e que não pretende voltar mais a Lisboa.

  193. Capítulo

  194. Margarida fica aborrecida quando descobre que a mãe foi jantar com Zé Vilar. Henrique e Natália dizem que ela tem de respeitar os sentimentos da mãe. Durante o jantar, Luísa comenta com Zé que pretende fazer alguma coisa para impedir que a irmã regresse para a aldeia. Leonor confessa à mãe que ainda ama Ricardo e tenta lhe dizer que está grávida, mas não tem coragem.

  195. Capítulo

  196. Luísa vai até a casa de Anita para impedir que a irmã regresse para a aldeia. Leonor, arrependida por não ter se despedido da irmã, decide lhe telefonar, mas Luísa não atende. A casa do Padre Carlos é assaltada. Quando Bicas descobre vai imediatamente chamar Joana e decidem telefonar à polícia. Mais tarde, Arminda comenta ter visto Matateu perto da casa do Padre Carlos.

  197. Capítulo

  198. Clarisse está preocupada com o desânimo do filho. Duarte parece não fazer nenhum esforço para descobrir um sócio para a oficina. Para espanto de todos, Natália chega acompanhada de Ernesto e Margarida para assistir ao jogo. Joaquim fica contente ao vê-los chegar. Quando Ernesto entra no campo todos aplaudem, inclusive Natália. Margarida não consegue acreditar na transformação da tia.

  199. Capítulo

  200. Bicas diz a Duarte que não pode continuar a consertar os relógios, pois sente que não é uma pessoa de confiança e que só traz problemas para seus amigos. Leonor vai passear com Zé Maria e confessa-lhe que ainda ama Ricardo. Na casa de Anita, Ricardo se surpreende com a partida de Leonor para a aldeia. Padre Carlos chega de viagem e fica desolado quando Bicas lhe dá a notícia de que sua casa foi assaltada.

  201. Capítulo

  202. Natália fica muito preocupada ao saber que Luísa não fez os exames médicos. Joana conta a Raquel que está resolvida a avançar contra os tios e investigar a legitimidade da procuração. Raquel fica satisfeita e convence-a a telefonar de imediato ao Dr. Alexandre Castro, amigo do Padre Carlos. Tal como Carla receava, Luísa diz-lhe que não vai renovar o seu contrato de trabalho, pois não acredita mais nela.

  203. Capítulo

  204. Silveira pede a Luísa para reconsiderar o demissão de Carla, mas Luísa afirma que não consegue esquecer o fato de ela ter traído a sua irmã. Luísa decide não ir ao seu médico com Natália e deixa um recado para a avisar de que foi a outro médico. Henrique vai até a empresa e, ao saber que a filha não foi à consulta, fica preocupado. Pede a Carla para descobrir o nome do novo médico.

  205. Capítulo

  206. Natália e Henrique ficam muito preocupados com a atitude de Luísa, pois temem que ela esteja escondendo uma doença grave. Durante o jantar, Teresa e Duarte conversam, tentando conhecerem-se melhor. Luísa, ao saber que Silveira está em reunião com Alexandre, decide interromper a conversa. Araújo está decidido a ir até à aldeia pedir Leonor em casamento e está convicto de que ela irá aceitar.

  207. Capítulo

  208. Joana conta a Alexandre o que Raquel lhe disse. Joana decide reaver tudo o que pertence e que era de seu pai, irmão de Natália e Henrique Negrão. Ela começa fazendo isto por meio de uma procuração que está com seus tios. No café da manhã, a mãe de Leonor pergunta o que o médico lhe disse sobre sua gravidez. Celeste e seu Araujo discutem para ver quem vai a casa de Leonor visitá-la.

  209. Capítulo

  210. Joana conta a Raquel sua luta para reaver as ações de seu pai para poder ajudar o Centro de pessoas carentes. João e Ernesto dão apoio a Margarida, pois a mãe dela está muito doente. Natália vai ao café do seu Joaquim, mas ele não está. Bicas relembra, mais uma vez, sua vida na África e que uma vez pediu para uma mulher jogar búzios para ver seu futuro.

  211. Capítulo

  212. Joana encontra um sigiloso fio da meada em “Olhos D’ Água”. A mais santinha da trama da terrinha começa a ficar de orelha em pé

  213. Capítulo

  214. quando Raquel, que a criou desde pequena, começa a soltar informações sobre o passado de sua família, principalmente sobre a grana deixada para Joana pelos falecidos pais da moça.

  215. Capítulo

  216. Com os olhinhos já brilhando em forma de cifrão, com o objetivo de tentar raspar o banco onde está a grana – só para poder ajudar o centro de pessoas carentes, como costuma fazer

  217. Capítulo

  218. Joana mal consegue se conter. O problema é que, antes de tudo, ela tem de botar suas delicadas mãozinhas na procuração que está com seus tios.

  219. Capítulo

  220. Mas, no meio do caminho, Joana descobre que a assinatura de seu pai na procuração foi falsificada pelo sórdido Matateo, que passou tudo que estava no nome dos pais de Joana para o mulherengo Henrique. Falta agora desenrolar o novelo para tentar provar as falcatruas.

  221. Capítulo

  222. Joana conversa com Raquel sobre tia Natália e suas mentiras. Joana fala com Dr. Alexandre sobre como provar as mentiras da amiga. Araújo visita Leonor, leva flores e diz ser seu noivo. Dona Angelina fica feliz com o assédio com sua da filha. Seu Joaquim e Padre Carlos retornam ao bar sem encontrar Bicas.

  223. Capítulo

  224. Na casa de Luiza, Alzira conversa com Henrique e Natália sobre a visita de Tíbane. No hospital, Tíbane quer falar com Luiza e Alzira. Joaquim e Padre Carlos falam com o médico sobre Bicas. O médico alega que ele foi esfaqueado e precisa de cuidados. No quarto, Bicas ouve a voz de Tíbane, acorda e quer falar com ele. Durante a visita de Joana, Bicas só fala sobre o relatório desaparecido.

  225. Capítulo

  226. Angelina aborda Leonor sobre o pedido de casamento feito por Araújo. Quando a filha diz que não aceitou, ela fica possessa. No leito do hospital, Bicas conta a Duarte o que lhe aconteceu sobre o roubo do relógio. Luiza vai ao hospital e Bicas a confunde com Leonor.

  227. Capítulo

  228. Luiza procura Padre Carlos para falar da visita a Bicas. Os dois encontram a foto de Bicas com a família e imaginam quem deveriam ser aquelas pessoas. Henrique diz a Manoel para assumir a empresa, pois Luiza não pode assumir nenhuma responsabilidade. Luiza comenta com Natália sobre a conversa que teve com Joana.

  229. Capítulo

  230. Henrique revela a Luiza que Manoel Silveira tomará conta da empresa por uns tempos. Luiza fica indignada. Raquel pergunta a Joana se tem direito a uma parte da herança, mas ela diz que não. Natália e Henrique falam sobre a administração da empresa.

  231. Capítulo

  232. No Hospital, Bicas vê Tibane passar. Natália tenta animar a sobrinha, mas sabe que ela ainda vai sofrer muito. Luísa, revoltada, condena o pai e Silveira por tentarem afastá-la das empresas. Mais tarde, quando recupera a calma, Luísa reconsidera e pede desculpas ao pai por ter sido injusta. Henrique, emocionado, abraça a filha. Durante a visita de distribuição de comida, Joana fala para Arminda o que aconteceu com Bicas e pergunta-lhe por Matateu. Vai entender cabeça de mulher! Leonor, depois de dar uma de durona e dizer aos quatro ventos que não casa de jeito nenhum com Zé Maria, mudou de idéia esta semana em “Olhos D’ Água”. Primeiro, a notícia de que vai ser mãe solteira se espalhou como poeira ao vento pela preconceituosa aldeia da terrinha. Tanto que as portuguesas bigodudas só faltam apontar para Leonor e Dona Angelina quando elas saem para caminhar. Mas um dia, diante da chacota de que as duas são vítimas, Zé Maria surge do nada e se apresenta como futuro noivo de Leonor, já com as alianças na palma da mão. Completamente constrangida com o mico-leão lusitano, Leonor fica furiosa com Zé Maria. Quando chega em casa, ela confessa à mãe que ainda está apaixonada por Ricardo, que lhe presenteou com aquela imensa barriga. Mesmo assim, de uma hora para outra, Leonor topa o noivado com Zé Maria e decide voltar a Lisboa quando fica sabendo que Bicas está internado. O que a mocinha nem faz idéia é que Ricardo também avisou aos amigos de Leonor que está voltando para Lisboa. Se correr, Ricardo pega, se ficar, Zé Maria…

  233. Capítulo

  234. Todos sabem da gravidez de Leonor. Os comentários entre as mulheres da aldeia incomodam Leonor. Quando uma das moças se arrisca a abordar Angelina sobre o seu futuro neto, Zé Maria, para surpresa de todas, anuncia o seu casamento com Leonor. Leonor fica indecisa, sem saber o que responder. O Padre Carlos vai visitar Bicas que está muito agitado desde que viu Tibane.

  235. Capítulo

  236. Leonor confessa à mãe que continua apaixonada por Ricardo. Zé Maria oferece-lhe o anel de noivado e Leonor fica bastante constrangida. Eles se abraçam, mas ela se mostra pouco à vontade e continua a tratar Zé Maria como amigo. Luísa conversa com Margarida, que está assustada com a doença da mãe. Margarida comenta com a avó a doença da mãe e pede-lhe para descobrir mais informações sobre o assunto.

  237. Capítulo

  238. Anita fica feliz quando Leonor telefona e avisa que vai para Lisboa. Enquanto Anita dá a notícia ao pessoal da oficina, Acácio, distraído, menciona a dívida da oficina com o Banco. No Hospital, o Padre Carlos conta a Bicas que Leonor vem visitá-lo. Bicas fica muito feliz e confessa ao amigo que, no fundo, ainda tem esperança que as suas filhas estejam vivas. Duarte tem cada vez mais encomendas na oficina e está cada vez mais interessado em Teresa.

  239. Capítulo

  240. Na oficina de restauro, Sofia recebe uma mensagem de Ricardo anunciando o seu regresso. Quando Leonor e Zé Maria chegam ao Bairro da Ajuda, são recebidos com muita alegria por todos. Anita e Celeste cobrem Leonor de beijos e abraços. Enquanto espera por Joana, Leonor conversa com Raquel e diz-lhe que gostava muito de ver a irmã. Joana ao ouvir isto fica preocupada, mas decide não contar nada sobre a doença de Luísa.

  241. Capítulo

  242. Padre Carlos conversa com Joaquim sobre a possibilidade de Luísa e Leonor serem filhas de Bicas. O Padre confirma que Bicas tem certeza de que é pai das irmãs gêmeas. Araújo e Celeste falam de Leonor. Celeste pede para ele não alimentar esperanças com relação ao amor de Leonor. Duarte e Carla conversam sobre a situação de Luísa. Carla acha que ela está fora de perigo. Leonor visita Bicas no Hospital. A semana começa cheia de drama e mistério em “Olhos D’Água”. Depois de se mandar com aquele barrigão para Lisboa com José Maria por pura conveniência, Leonor vai encarar novamente o passado. Assustada com o estado de saúde de Bicas, a loura desenxabida não arreda o pé do hospital. Passa manhãs e noites remoendo os pensamentos – que só reconhecem o canalha Ricardo – ao lado do velho até que ele tenha alta. Nos arredores da terrinha, a dedicação de Leonor levanta a questão. Bicas seria mesmo o pai de Leonor e Luísa? O primeiro a ficar “encafifado” com a história é Padre Carlos que trata logo de passá-la adiante para Joaquim, que também fica a coçar as têmporas. Enquanto isso, Bicas tenta resolver uma outra coisinha. Ele jura ter visto Tibanes passeando pelo corredor do hospital onde esteve internado e vai até lá para saber o paradeiro do homem. A recepcionista pensa que o velho ficou doido de vez e diz que nada sabe sobre o assunto. Enquanto Bicas o procura no hospital, Tibanes passeia nos jardins da casa de Leonor. Antes, ele tem uma conversa com Natália, que o sabatina mais uma vez. Sem agüentar mais aquela mala lusitana, Tibane conta o que sabe, mas pede segredo. Como se isso fosse possível entre as portuguesas, ora pois…

  243. Capítulo

  244. Alzira anuncia que Tíbane já chegou em casa. Henrique Negrão indaga sobre o que ela vai encontrar nas coisas de Tíbane. No bar de Joaquim, Araújo insiste que Leonor é a sua noiva e ninguém o convence de que ela não aceita seu amor. Joaquim e Irene flertam. Bicas pede informações sobre Tíbane para a enfermeira.

  245. Capítulo

  246. Luísa comenta com Margarida que o pai dela a visitou. As duas conversam sobre a doença e a menina fica preocupada. Natália recebe Tíbane. Eles conversam sobre o que ocorreu e ela pergunta sobre o segredo que ele guarda a sete chaves. Ele fica apavorado. Natália pergunta de novo quem é o pai de Luísa e Leonor e Tíbane acaba contando o que sabe, mas pede sigilo sobre a conversa. Tíbane circula nos jardins da casa de Leonor.

  247. Capítulo

  248. Henrique Negrão e Manuel conversam sobre o que Tíbane anda dizendo. Tíbane sabe que as gêmeas são filhas de Dona Angelina. Luísa aparece e o pai pergunta se ela foi ao médico. Ela diz que já pegou o resultado dos exames e o médico não descarta a possibilidade de transplante.

  249. Capítulo

  250. Tíbane e Alzira conversam sobre o passado e acabam deixando em evidência a revelação sobre Luísa e Leonor. Tíbane diz que gostaria de saber onde está Leonor, pois tem a impressão de que a perdeu. Henrique e Natália observam a conversa dos dois pela janela e falam sobre o passado de Tíbane e das gêmeas. Natália conversa com Joana para colaborar com as obras assistenciais.

  251. Capítulo

  252. Bicas pergunta a Joana e ao Padre Carlos quem é Tibane. Eles, tentando disfarçar, dizem que é um sem-teto, mas mesmo assim Bicas fica desconfiado. Natália diz a Henrique que decidiu comprar o Centro de Apoio para ajudar Joana. Angelina decide ir a Lisboa buscar Leonor. Na oficina de restauro, Sofia diz a Eduarda que está muito feliz com o regresso de Ricardo e, nesse momento, Leonor aparece. Leonor continua passando por todas as emoções contra-indicadas para o seu estado avançado de gravidez. A semana em “Olhos D’Água” começa cheia de surpresas desagradáveis para a lourinha. A começar pela visita inesperada e nem sempre bem-vinda da mãe. Angelina parece sogra de tão chata que é. A coroa chega disposta a pegar Leonor pelo braço e levá-la de volta à aldeia. Tudo isso para que fique bem longe de Henrique Negrão. O moço anda atrás dela para que seja a doadora no transplante de que Luísa precisa. Enquanto Henrique tenta burlar a vigilância da velha, Leonor saracoteia pelas ruas de Lisboa até chegar à relojoaria de Duarte. Lá encontra Ricardo e quase tem o filho pela boca. Chegando em casa, Leonor ainda tem de agüentar a mãe a falar que a cidade é um mau agouro só. Raios, por que diabos ninguém despacha essa velha para bem longe? Abatida, Leonor pede para se deitar. Eduarda, preocupada com o que aconteceu na relojoaria, vai atrás de Luísa e conta o que houve com a irmã. Luísa decide visitar Leonor e ajudá-la a não fazer besteira se casando com Zé Maria. Vendo a ingênua Leonor titubear, Luísa aconselha a irmã a partir para outra e esquecer essa idéia de que precisa de um homem para assumi-la.

  253. Capítulo

  254. Após encontrar Ricardo na oficina, Leonor tropeça numa cadeira e fica tonta. Ricardo oferece-se para levar Leonor em casa, mas ela recusa a sua ajuda. Duarte decide, então, levar Leonor até a casa. Angelina, possessa, chega a casa de Anita procurando por Leonor. Zé Maria fica muito admirado quando vê Angelina e, com a ajuda de Edmundo, tenta acalmá-la.

  255. Capítulo

  256. Na casa do Padre Carlos, Bicas, Araújo e Zé Maria estão muito preocupados com o atraso de Leonor. Quando ela chega, acompanhada por Duarte, todos reparam que ela está desolada. Os três “admiradores” de Leonor querem ajudá-la e começa uma disputa. Sofia diz a Ricardo que ele gosta de Leonor. Ricardo ri e nega, mas Sofia não parece muito convencida. Angelina diz a Leonor que deviam regressar imediatamente para a aldeia, mas Leonor não quer ir.

  257. Capítulo

  258. Angelina disfarça e não conta a Leonor que era Henrique Negrão ao telefone. Na oficina de restauro, todos comentam a reação de Leonor ao ver Ricardo. Irene e Joaquim estão de partida para o Porto, devido à aposta que fizeram. Joaquim está um pouco nervoso mas Irene, por outro lado, está muito feliz. Antes de saírem, Irene dá as últimas instruções a Celeste, que irá tomar conta da Tasca na ausência deles.

  259. Capítulo

  260. Henrique, desconfiado, decide ir até casa de Anita para saber onde está Leonor. Encontra Angelina e mais uma vez fala do transplante, mas ela fica furiosa e o manda embora. Ao chegar a casa, Henrique, muito perturbado, pede novamente a Natália para falar com Leonor. Angelina mostra a Leonor e a Zé Maria algumas coisas que comprou para o enxoval da filha.

  261. Capítulo

  262. Ricardo repara na tristeza de Duarte e tenta saber o que se passa. Duarte conta que Luísa está muito doente e que, possivelmente, Leonor vai doar um rim para salvá-la. Carolina percebe que Ricardo ainda sente algo por Leonor. Leonor despede-se de Angelina e regressa a Lisboa. Bicas revela a Carlos que está decidido a doar o rim a Luísa. Eduarda conversa com Clarisse sobre a doença de Luísa. Tudo é muito sincronizado em “Olhos D’Água”. Além de ter duas gêmeas como protagonistas, Luísa e Leonor, as duas ficaram grávidas ao mesmo tempo e, por incrível que pareça, terão seus filhos no mesmo dia. Mas, antes disso acontecer, muita água vai rolar. Primeiro, Ricardo se toca de que realmente é apaixonado por Leonor, mas não tem coragem de ir atrás dela. Já Luísa, quando descobre que Bicas é seu pai verdadeiro, não resiste e liga para Henrique para contar a novidade. O que ela não esperava é que o coroa tivesse um enfarte com a notícia e passasse desta para a melhor. Em homenagem ao seu “pai” de criação, Luísa decide batizar seu filho de Henrique. Quem fica feliz da vida com os bebês é Bicas, o avô verdadeiro de Henrique e Maria, filha de Leonor. Depois de ter a filha, Leonor resolve levar uma nova vida e decide não mais voltar à aldeia, para desespero de sua mãe, Dona Angelina, que fica no maior chororô. Ora, pois!

  263. Capítulo

  264. Quando Luísa diz, ao telefone, que Bicas é o seu verdadeiro pai, Henrique fica mudo. No Bairro da Ajuda, Leonor parece pressentir o que se passa e, tal como a irmã, sente-se mal. Silveira telefona para o Brasil e o informam que Henrique foi hospitalizado e acaba de morrer. Bicas e Leonor tentam acalmar Luísa, mas ela está muito nervosa. Luísa finalmente anuncia que está grávida. Leonor e Bicas abraçam-na e todos choram de alegria. Sete meses se passam.

  265. Capítulo

  266. No cemitério, Natália, Margarida e Ernesto falam sobre as saudades que sentem de Henrique. Joana está muito feliz, pois a situação da adoção de Carlota está finalmente resolvida. Silveira diz a Zé Vilar que não está preocupado com a desconfiança de Luísa, pois o relatório da investigação de Gaspar não o acusava. Duarte continua perturbado com o fato de Luísa esconder a identidade do pai de Henrique. Leonor diz a Bicas que vai comprar uma casa em Lisboa.

  267. Capítulo

  268. Luísa e Leonor dizem ao pai que preferem criar os filhos sozinhas. Na oficina de restauro, Eduarda comenta com Sofia e Jorge que Teresa anda triste. Joaquim e Araújo querem ser padrinhos de Maria. Anita e Celeste também querem ser madrinhas da menina. Bicas está cada vez mais enervado com a atitude de Angelina, que quer afastar Leonor do pai, da irmã e dos seus amigos.

  269. Capítulo

  270. Alexandre desabafa com J8oana e diz que se sente muito constrangido com toda a pressão sobre a gravidez de Luísa. Luísa diz a Alexandre que o filho não é dele, o que o deixa muito aliviado. Angelina pede ajuda a Bicas para convencer Leonor a regressar para o Casal da Póvoa. Diana comenta com Joaquim que desconfia que Samuel, o fiscal das finanças, sabe algum segredo de Araújo.

  271. Capítulo

  272. Celeste surpreende Anita dizendo-lhe que desistiu de ser madrinha de Maria durante uma festa. Zé Vilar aparece na Noite de Fados e contribui com um cheque para o Centro de Apoio. Joana se emociona com a atitude dele. Ricardo diz a Carolina que não agüenta mais ficar sem saber se Henrique é mesmo filho de Zé Maria. Duarte pergunta a Teresa se ela conhece Luísa. Pega de surpresa, Teresa vacila um pouco antes de responder, mas consegue desviar a conversa. Esta semana, em “Olhos D’Água”, Luísa não faz outra coisa senão ajudar Joana a recuperar sua herança. A boa-moça parece realmente empenhada em reparar, sozinha, todo o mal que Henrique e Natália lhe causaram. Tanta dedicação acaba deixando Joana confusa, mas ela se comove com a atitude da prima. É claro que Natália não gosta nada da iniciativa da mocinha e tenta fazer com que ela esqueça tal idéia maluca. Mas todos os seus esforços resultam em nada. Entusiasmada, Joana conta a Zé Vilar sobre as intenções de Luísa, deixando-o perplexo. Ele se propõe a ajudá-la, mas Luísa não gosta nem um pouco da idéia: diz a Joana que ele não é uma pessoa confiável e pede que ela repense o convite e procure outra pessoa. Joana, então, resolve contar com a ajuda de Alexandre, deixando Zé Vilar furioso.

  273. Capítulo

  274. Margarida conversa com Ernesto e João sobre o fato da mãe não querer revelar quem é o pai de Henrique. Ricardo vai até o Casal da Póvoa para falar com Zé Maria sobre a filha de Leonor. No entanto, Zé Maria se recusa a falar nesse assunto e diz que a única pessoa que pode esclarecer tudo é Leonor. Luísa diz a Natália que decidiu dar a Joana a sua respectiva parte na herança. Naturalmente, Natália não concorda com essa decisão.

  275. Capítulo

  276. Duarte resolve conversar com Teresa para saber se ela conhece Luísa. Teresa fica aflita, sem saber o que responder a Duarte. Acaba dizendo que conhece Luísa, mas não é amiga dela. Joana conta a Zé Vilar que Luísa está disposta a devolver tudo o que seria do seu pai. Alzira avisa que Ricardo está à espera de Leonor para conversarem. Leonor fica aflita, pois não se sente preparada para enfrentá-lo.

  277. Capítulo

  278. Joana diz a Luísa que está pensando em chamar Zé Vilar para representá-la nas empresas. Luísa não concorda com esta decisão e tenta avisar Joana que Zé não é uma pessoa de confiança. Ricardo continua muito confuso sobre a filha de Leonor. Carolina diz que acredita que ele seja o pai de Maria, mas Ricardo não acredita. Teresa diz a Luísa que não se sente bem em continuar mentindo para Duarte, pois gosta muito dele.

  279. Capítulo

  280. Joana diz a Zé Vilar que decidiu convocar Alexandre para representá-la na Holding. Ela acredita que o tenha magoado com a sua decisão. Joana diz a Pedro que está mesmo interessada em investir o seu dinheiro numa Fundação. Na Tasca, Irene, cada vez mais furiosa com as atitudes de Joaquim, finge que torceu um pé para não trabalhar. Carla aparece na Holding e anuncia que é viúva de Henrique Negrão.

    A partir do dia 16/08/2004 a Rede Bandeirantes (Band) encerrou a exibição da novela Olhos de Água.

Elenco / Personagens

Confira o elenco e o perfil dos personagens da novela Olhos de Água. Conheça os personagens da novela Olhos de Água

Luísa Costa Negrão
(Sofia Alves)

Luísa foi adotada por Henrique e Isabel quando era criança. Nasceu na África, mas não se lembra dos verdadeiros pais. Sua relação com os pais adotivos sempre foi distante e de certo modo fria. Isabel morreu quando Luísa tinha 10 anos, e ela ficou entregue aos cuidados de Alzira, a empregada mais antiga da casa que sempre a mimou muito. Luísa tornou-se adulta muito cedo. Aos 18 anos apaixonou-se por Duarte e, apesar da oposição da família, casou-se com ele. Um ano depois teve Margarida, o que não a impediu de terminar os estudos e assumir um importante cargo de direção na empresa do pai. O casamento com Duarte não deu certo e atualmente Luísa namora Alexandre, um economista importante que trabalha com ela na empresa da família. Ao encontrar Leonor por acaso, Luísa fica obstinada em desvendar o mistério e será ajudada por aqueles que lhe querem bem: Alzira, Tibane e Margarida.

Leonor Serra
(Sofia Alves)

A simplicidade extrema e as roupas modestas escondem a beleza de Leonor, irmã de Luísa. Ingênua e quase infantil, Leonor cresceu no interior com os pais adotivos e teve uma infância feliz, apesar de interromper cedo os estudos para ajudar no sustento da família. A chegada a Lisboa vai despertar em Leonor uma nova forma de viver e também o amor… Mas nada será fácil. Sua mãe adotiva e a família de Luísa tentarão impedir que Leonor reencontre o seu passado. Já os novos amigos da capital irão encorajá-la nessa busca cheia de imprevistos.

Henrique Costa Negrão
(Sinde Filipe)

É o pai adotivo de Luísa. Aos quase 70 anos ainda vive como se fosse um galã e procura manter a boa forma. Apesar de ter cursado economia, deixou que sua irmã, Natália, administrasse a fortuna da família.
Henrique era um mulherengo, mas por imposição da família casou-se com Isabel, sem, no entanto, abrir mão das aventuras amorosas. A infidelidade do marido fez de Isabel uma mulher infeliz. Para manter a mulher ocupada, Henrique a convenceu a adotar uma criança… talvez por isso, sua ligação com Luísa sempre tenha sido um pouco distante. O objetivo de Henrique é impedir que Luísa conheça Leonor e o seu passado.

Natália Costa Negrão
(Eunice Munõz)

Natália é a irmã mais velha de Henrique. A criação rígida fez dela uma mulher fria, autoritária e austera. Natália nunca se casou e depois de ter herdado uma propriedade, mudou-se para o Alentejo, onde vive rodeada de empregados. Esporadicamente Natália vai a Lisboa visitar o irmão com quem mantém boas relações.

Margarida Negrão Leal
(Mafalda Luís de Castro)

Tem 11 anos e é muito engraçada. Aproveita o fato de ser a única criança da família para satisfazer os seus caprichos, o que não faz dela uma menina antipática Margarida tem um gênio muito parecido com o de Luísa, e isso provoca alguns conflitos com seu pai, Duarte.

Duarte Leal
(António Cerdeira)

É o ex-marido de Luísa, mas demonstra que ainda sente algo pela ex-mulher. Trabalha numa oficina de restauração de antiguidades. Duarte é um homem simples, muito querido pelos que o rodeiam.

Bicas
(Manuel Cavaco)

Bicas é o apelido de Sebastião Torres, homem sofrido e reservado. Nasceu em Lisboa, mas cedo imigrou para a África onde casou e teve filhos. Com a descolonização, perdeu tudo e voltou sozinho para Portugal, se transformando num morador de rua. Bicas, como os amigos o chamam, segue uma filosofia própria de vida: quanto menos souber, quando menos conhecer, menor a chance de se ligar às pessoas e de voltar a sofrer.

Padre Carlos Correia
(Tozé Martinho)

Carlos Correia é um padre cheio de energia. Quando veio da África, alugou uma casinha num bairro onde é muito querido. Com a ajuda de Joana abriu um Centro de Apoio para os necessitados. O seu principal objetivo ao longo da história é encontrar seu velho amigo Bicas para reintegrá-lo à sociedade.

Joana
(Rita Salema)

Joana foi criada por Raquel e vive sem grandes preocupações. O seu papel é sempre o de ajudar ao próximo, mas será surpreendida pelo rumo da história.

Raquel Moreira
(Estrela Novais)

Mulher madura, com mais de 60 anos. Além de criar Joana, administrou o dinheiro deixado pelos pais da moça. Raquel guarda segredos e informações importantes sobre o passado da família de Joana.

Alexandre Castro
(Nuno Homem de Sá)

Homem vaidoso, preocupado com a imagem. É o namorado de Luísa e companheiro de profissão. Apesar de não ser totalmente correspondido, é apaixonado por Luísa e planeja casar-se com ela.

Dr. Manuel Silveira
(Guilherme Filipe)

É o braço direito de Henrique, um amigo de longa data e que sabe tudo sobre o segredo da adoção de Luísa.
Irá tentar defender Henrique até o fim.

Alzira Campos
(Ângela Ribeiro)

É a empregada antiga da casa de Luísa e muito sabe sobre os segredos da família.

Tibane
(Daniel Martinho)

Ex-funcionário dos pais de Leonor e Luísa, é atualmente o jardineiro da casa de Luísa. As notícias sobre Leonor vão provocar nele uma reação de surpresa e emoção.

Clarisse
(Tareka)

Mãe de Duarte. É ela quem lhe dá o dinheiro para os seus negócios.

Ricardo
(Pedro Lima)

Amigo de Duarte. Está sempre disponível para as mulheres e irá apaixonar-se ao longo da história.

Eduarda
(Paula Luiz)

Tem cerca de 20 anos e é muito carinhosa. Sofre de uma deficiência, mas é muito competente em seu trabalho na oficina de Duarte.

Angelina
(Cremilda Gil)

Mãe adotiva de Leonor, ainda vive no interior. Também tentará impedir que a filha descubra o seu passado.

Anita
(Silvia Rizzo)

Ela será a grande amiga de Leonor. É meio moleca, o que lhe dá um ar jovial. Trabalha na oficina mecânica de Edmundo, seu pai. Veste-se de forma simples e despreocupada.

Acácio
Benjamim Falcão

É um mecânico da oficina de Edmundo que tem grande carinho por Anita e Leonor.

Bruno
(Pedro Santos)

Ajudante na oficina de Edmundo. Adolescente pobre, simpático e amigo.

Araújo
(Orlando Costa)

Dono da lavanderia onde Leonor vai trabalhar em Lisboa.

Celeste
(Anita Guerreiro)

Trabalha com Leonor na lavanderia e se torna uma grande amiga dela.

Joaquim
(Ruy de Carvalho)

É o dono do bar do bairro. Muito divertido e amigo de todos.

Irene
(Delfina Cruz)

Trabalha no bar com Joaquim.

Jorge Dias
Tem cerca de 30 anos. Desloca-se numa cadeira de rodas, porque é paralítico de nascença.

Edmundo
É um sessentão. Homem afável que só tem olhos para sua filha Anita.
Sofre do coração, o que deixa sua filha muito preocupada.

João Rosa
Tem cerca de 15 anos. Pertence a uma família de classe média, muito unida. Talvez por não ter irmãos, a sua amizade com Ernesto e Carlota é muito forte.

Ernesto
É mais novo do que João. É muito pobre e se não fosse a ajuda de João e das outras pessoas do bairro, passaria por grandes dificuldades com sua irmã Carlota e com sua mãe Noemia.

Dr. José Cardoso “Zé”
Tem entre 35 e 40 anos. Trabalha num escritório de advogados e é uma pessoa susuda.

ELENCO

Sofia Alves – Luísa Negrão e Leonor Serra
Eunice Muñoz – Natália Costa Negrão
Ruy de Carvalho – Joaquim Viriato
Manuel Cavaco – Sebastião Torres / «Bicas»
Rita Salema – Joana Negrão
Sinde Filipe – Henrique Costa Negrão
António Pedro Cerdeira – Duarte Leal
Tozé Martinho – Padre Carlos
Estrela Novais – Raquel Moreira
Guilherme Filipe – Manuel Silveira
Cremilda Gil – Angelina Serra
André Gago – José (Zé) Cardoso Vilar
Orlando Costa – Araújo Torres
Delfina Cruz – Irene Gonçalves
Anita Guerreiro – Celeste
Pedro Lima – Ricardo Falcão
Nuno Homem de Sá – Alexandre Castro
Ângela Ribeiro – Alzira Campos
Benjamim Falcão – Acácio
Paula Luís – Eduarda Rebelo
Ruy Castelar – Edmundo Oliveira
Nuno Távora – Jorge Dias
Sílvia Rizzo – Ana (Anita) Maria Oliveira
Daniel Martinho – Tibane
Tareka – Clarisse Leal
Luísa Salgueiro – Camila
Luís Zagalo – Gaspar
Joaquim Nicolau – José (Zé) Maria
Rita Stock – Carla
Patrícia Roque – Sofia
Adelaide João – Ti Lurdes (Maria de Lurdes)
Pedro Cunha – Bruno
Joana Figueira – Ilda Sousa
Manuel Castro Silva – Matateu
Gonçalo Ferreira – Jaime
Iris Reis – Arminda
Maria Muñoz – Rosa
Luciana Gabriel – Georgina
Sandra B. – Daniela Araújo Torres
Ana Borges – Paula
António Cid – Lúcio
Manuel Wiborg – André
Nelson Cabral – Rui
Rita Tomé – Catarina
Sofia Teodoro – Diana
António Aldeia – Adérito (motorista dos Negrão)
Eduardo Ferreira – Jeremias (ajudante de jardineiro dos Negrão)

Participação Especial:

Cucha Carvalheiro – Emília
Susana Vitorino – Noémia Sousa
Guida Maria – Maria Jacinta Torres / Maria do Céu

Elenco 1974:

José Neves – Sebastião Torres (Jovem)
Sofia Nicholson – Maria Jacinta Torres (Jovem)

Elenco Infantil:

Mafalda Luis de Castro – Margarida Negrão Leal
Miguel Arruda – João Rosa
Henrique Marques – Ernesto Sousa Negrão

Elenco Adicional:

Alexandra Leite
Alina Vaz – freira
Almeno Gonçalves – Pedro (amigo de Alexandre)
Elsa Galvão – freira
Fernando Cabral (concorrente do Big Brother) – Samuel
Fernando Tavares Marques – Fragoso
Joana Luis de Castro – filha de Joaquina
João Gamboa
Jorge Estreia – antigo amante de Daniela
Lourdes Lima – Deolinda (moradora na aldeia da Póvoa/amiga de Angelina/irmã de ti Lurdes)
Mara Lúcia Galinha – amiga de Margarida
Maria da Paz – Alice (empregada de Clarisse)
Mariana Norton – empregada da loja de artigos para crianças
Maria João Abreu
Marques D’Arede – médico (médico que foi a casa dos Negrão por causa de Luísa)
Nuno Porfírio
Paulo Nery
Pedro Pinheiro – Dr. Moreira da Silva (médico de Luísa)
Raquel Maria – mulher doente (mulher que Joana e André visitam no hospício)
Sandra Dias (como Sandra Luíz Dias)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

01- Olhos de Água – Toy (Tema da Novela)
02 – Estou tão triste – Ana Ritta (Tema de Leonor)
03 – Com olhos D’Água – Dany Silva
04 – Sem Amor – Ana Ritta e Toy (Tema de Henrique e Natália)
05 – Um bairro de Lisboa (Instrumental)
06 – Héroi das ilusões – Toy (Tema de Ricardo)
07 – Sou como sou – Dany Silva
08 – Nesse Momento – Toy
09 – Memórias de um desgraçado – Dany Silva
10 – Lê a minha carta – Toy
11 – Olhos de Água – Ana Ritta (Tema de Leonor)

Tema de abertura: Olhos de Água

Duas vidas separadas pelo tempo
Dois destinos numa história de amor
Duas lágrimas caindo no momento
Em que se acende a dor

Uma esperança no horizonte quer brilhar
Ser uma estrela que nos guia sem saber
Mas o tempo sempre acaba por mudar
E o amor irá vencer

Olhos de água
Não deixam de sentir
Olhos de água
Não podem desistir
De procurar
O outro lado
P’ra completar
O sonho impossível de apagar

0 Comentário para: “Olhos de Água Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *