O Todo-Poderoso Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Todo-Poderoso Resumo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Todo-Poderoso Resumo e de todas as novelas exibidas na BAND (Bandeirantes).

Sobre a Novela O Todo-Poderoso Resumo

  • Emissora: Bandeirantes
  • Período de exibição: 19/11/1979 a 19/07/1980
  • Horário: 19h30
  • Nº de capítulos: ND
  • Autoria: Clóvis Levy e José Safiotti Filho
  • Direção: J. Marreco, Henrique Martins, David José e Maurice Capovilla

Emanuel, um curandeiro com poderes paranormais, dá início no hospital do Dr. Cristiano Navarro a sérios conflitos em torno da incompatibilidade entre fé e ciência. Tal discussão rui quando o demônio baixa no hospital para acabar com Emanuel e toma posse de Caio, um dos médicos do pronto-socorro, e de Marta, jovem perturbada que passa a cometer diversos crimes, como o assassinato de D´Angelo, mentor espiritual de Emanuel.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Todo-Poderoso Resumo

* Resumo não disponível

A ação se passa no hospital do Dr. Cristiano, onde um turbilhão de amor e forças do além se apossa dos funcionários, mostrando o choque entre o conhecimento acadêmico e profissional de Cristiano com o jovem Emanuel, um curandeiro popular.

Mais uma tentativa da Bandeirantes de entrar no ramo competitivo da telenovela. Buscando uma concorrência direta com a Globo, no seu tradicional horário das oito da noite, a emissora utilizou um tema de impacto: a paranormalidade.

Entretanto a história seguiu indefinida até que Wálter Avancini assumiu a direção de teledramaturgia da emissora e, a partir do capítulo 100, substituiu os autores por Carlos Lombardi, Edi Lima e Ney Marcondes, e a direção por Henrique Martins e David José.

Criou-se então uma novela de horror, com possessão do diabo e tudo mais. O público se encarregou do exorcismo!

A paranormalidade também foi abordada em novelas como O Homem Que Deve Morrer (Globo, 1971), O Profeta (Tupi, 1977), Sétimo Sentido (Globo, 1982) e Olho no Olho (Globo, 1993), entre outras.

A Bandeirantes lançou O Todo Poderoso com um potente arsenal de ideias e munida de uma impactante temática de modo a se impor no mercado de telenovelas. Buscava-se uma nova e diferenciada forma de se encarar o gênero. O Todo Poderoso, no entanto, não deu prosseguimento ao sucesso de Cara a Cara, uma vez que seu enredo envolvendo curandeirismo, promiscuidade sexual e paranormalidade não agradou os telespectadores. O Todo Poderoso foi tida como uma novela “pesada” e logo foi descartada pela audiência, apesar dos seus múltiplos esforços de criação.

No capítulo 100, os autores José Saffioti Filho e Clóvis Levy foram afastados e substituídos pela trinca jovem Ney Marcondes, Edy Lima e Carlos Lombardi, que transformaram O Todo-Poderoso numa novela de horror, com possessão pelo diabo e tudo o mais. Como cita o jornalista Ismael Fernandes, em seu livro Memória da Telenovela Brasileira, “o público se encarregou do exorcismo”.

Walter Avancini assumiu a direção também por volta do capítulo 100, trazendo os novos responsáveis pelo roteiro, que ele mesmo tinha revelado na telenovela da Rede Tupi, Como Salvar Meu Casamento.

Rara incursão em direção/supervisão de telenovela do consagrado cineasta paulista Maurice Capovilla (O Profeta da Fome, O Jogo da Vida), que em televisão também esteve envolvido nos primeiros anos do Globo Repórter.

Na trilha sonora tinha de tudo, de Chico Buarque e Sergio Endrigo a Zizi Possi, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Sidney Magal, A Cor do Som e Wando. O tema de abertura era uma música homônima interpretada por Maurício Duboc.

Elenco / Personagens

Eduardo Tornaghi – Emanuel
Jorge Dória – dr. Cristiano
Henrique Martins- D’Angelo
Lilian Lemmertz – Matilde
Cristina Santos – Marta
Selma Egrei – Linda
Geraldo Del Rey – Cláudio
Kate Hansen – dra. Paula
Renato Borghi – Dudu
Marco Nanini – Caio
Jofre Soares – padre Ludgero
Aizita Nascimento – Vitória
Sebastião Campos – Queiroz
Denise Del Vecchio – Carmem
Geny Prado – Eulália
João Signorelli – João
Gésio Amadeu – Tião
Gessy Fonseca – Melica
Régis Monteiro – Norberto
Ileana Kwasinski- Loló
André Leão – Renê
Vera Lima – Tereza
Fábio Cardoso – Léo
Afonso Duarte – Rubinho
Talles Moreira … Bebê filho de Tião
Junior Prata – Médico do hospital Cristiano Navarro
Alberto Ruschel
Edith Siqueira

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Tema de Abertura

01. O TODO PODEROSO – Maurício Duboc (tema de abertura)
02. A ROSA – Chico Buarque e Sergio Endrigo
03. A PELEJA DO DIABO COM O DONO DO CÉU – Zé Ramalho
04. BELEZA PURA – A Cor do Som
05. GAZELA – Wando
06. ESTRANHO PODER – Cristina Santos (tema de Marta)
07. A FORÇA – Zizi Possi (tema de Emanuel)
08. ARDENTE – Ney Matogrosso
09. BRASLEIRO NO MEU CALOR – Sidney Magal
10. DIREITOS – Kátia
11. MOMENTO BREVE – Alvinho
12. SOMBRAS – Passoca

Direção musical: Nestor de Almeida
Coordenação de produção: Sérgio Lopes

Tema de Abertura: O TODO PODEROSO – Maurício Duboc
Amiga, quando eu toco em tua mão
Eu me esqueço até da razão
Sei que tudo vai mudar
Eu adivinho em teu olhar
Eu pressinto em teu caminhar
Até vejo em teu bem-amar
E sinto que é normal eu te adorar
Natural te querer bem
Sem medo e sem saudade
Vejo o tempo bom que vai chegar
E prevejo que vai dar
Pra gente nunca mais chorar
E para normalmente amar-te, conhecer-te
Sou todo poderoso, sou mais eu
Eu sou quase um deus
Milagre é o teu sorriso
Divina é a tua entrega
E o certo dessa vida é te adorar, te amar
Te adorar para todo o sempre
Nunca, nunca mais chorar…

6 Comentário para: “O Todo-Poderoso Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jose vicente dos santos

    Amigos da band . esta novela foi a primeira novela que assisti em 1979 era criança minha casa enchia de gente para ver esta novela, e outras que a bandeirante produzia . como pé de vento cara a cara deusa vencida ,, gostaria de rever esta novela o todo poderoso faz parte de minha infância , já que ela nunca foi reprisada pela emissora ,, manda pra min um cd gravado com esta novela da de presente de final de ano vou ficar muito feliz ,, abraço DEUS abençoe vcs

  2. Antonio Castro Neto

    Tal como Alexandre Michael e Claudio Marcio, também procuro sobre o Canto Gregoriano em Latim, na 2ª fase da novela. Sempre gostei da música, achava-a transcedental. Espero ainda descobrir o nome e se há alguma gravação dela.
    Antonio Neto.

  3. Alexandre Michael

    Comecei a assistir a novela a partir do capítulo 75. Depois fizeram uma segunda abertura com um credo cantado todo em latim gregoriano. Procurei em todos os lugares e ainda não achei. Daniel Laureano Junior foi o responsável pela abertura da novela. Vamos ver se ele consegue achar…

  4. MARIE

    OLÁ,
    EU ASSISTI A ALGUNS CAPÍTULOS DESTA NOVELA, NA ÉPOCA ERA MUITO CRIANÇA, NÃO ENTENDIA MUITO BEM A HISTÓRIA. GOSTARIA DE REVÊ-LA AGORA PODERIAM REPRISÁ-LA.

  5. Cláudio marcio

    Queria saber o nome daquela música tipo canto gregoriano quando havia o confronto entre o Emanuel e o diabo.

  6. Moises de Jesus Santana

    Por que não reprisam esta novela O Todo Poderoso, se a ciência esta quase concordando com as pessoas que possuem a Paranormalidade, gostaria de ter as imagens da época na Internet.