O Dono do Mundo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Dono do Mundo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Dono do Mundo e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Dono do Mundo

◘ Período de exibição: 20/05/1991 – 04/01/1992
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 197
◘ Autoria: Gilberto Braga
◘ Colaboração: Leonor Bassères, Ângela Carneiro, Sérgio Marques e Ricardo Linhares
◘ Direção: Dennis Carvalho, Ricardo Waddington e Mauro Mendonça Filho
◘ Direção geral: Dennis Carvalho

Felipe Barreto (Antonio Fagundes) é um cirurgião plástico bem-sucedido, casado com Stella (Gloria Pires), e que, no dia do casamento de seu funcionário Walter (Tadeu Aguiar), aposta com um amigo que levará para a cama a noiva virgem, Márcia (Malu Mader), antes do marido. Ele presenteia o casal com uma viagem de lua de mel ao Canadá e vai junto, sob a alegação de que viaja a negócios. O médico consegue afastar Walter do hotel e seduz Márcia, concretizando seu plano. Desesperado ao flagrar a mulher nos braços do patrão, Walter sai de carro e sofre um acidente fatal.

Márcia começa a novela como uma moça vital, sorridente, ainda um pouco criançola. Nunca pensou muito em sexo, nem mesmo em amor. Quem lhe aponta estas particularidades é sua vizinha e amiga Taís (Letícia Sabatella), a moça mais livre da rua onde moram, num subúrbio carioca. Nanci (Ana Rosa), tia de Márcia, por quem ela foi criada após a morte prematura dos pais, nunca viu com bons olhos a amizade entre Márcia e Taís, mas acha que tem pouco a temer, já que Márcia está de casamento marcado com o vizinho Walter, a quem considera um rapaz exemplar.

Márcia e Walter se conheceram adolescentes, namoraram por uns três anos e ficaram noivos. Márcia gosta do noivo, e a única pessoa em seu reduzido círculo de amizades que não vê neste casamento caminho certo para a felicidade é Taís, que acha Walter um bom rapaz, apaixonado por sua amiga, mas tem certeza de que isso não é o suficiente para que Márcia seja feliz. Taís considera a amiga muito infantil, desligada de valores essenciais para se tornar uma mulher realizada. Intui que Márcia não é realmente apaixonada pelo noivo, mas aceitou a corte que ele lhe fez por comodismo e total inexperiência.

Com efeito, Márcia conhece pouquíssimo da vida. Quando terminou os estudos de segundo grau e sentiu vontade de trabalhar, a madrinha Nanci logo lhe arrumou uma colocação numa creche em Jacarepaguá. No trabalho, Márcia é a alegria das crianças, a quem dá muito carinho, divertindo-se como se fosse uma delas. Às vezes, este amor por crianças faz com que Márcia tenha vontade de estudar pedagogia. Walter, seu noivo, a influencia para que ela não se torne uma profissional. Se gosta de crianças, tem que ser, antes de mais nada, mãe de família, pelo menos enquanto tiverem filhos pequenos, para poder se dedicar integralmente à sua educação. Quando Taís lhe pergunta, às vésperas do casamento, se ela ama o noivo, Márcia, sempre muito honesta e pura, só sabe responder que gosta dele, que se sente protegida ao seu lado, e não imagina o que mais possa desejar uma mulher. Apesar de jovem, Taís é bastante vivida e sabe que uma mulher pode e deve desejar muito mais. Ela sabe que Márcia vai fazer um casamento cômodo porque não conhece a vida, e que está se deixando influenciar totalmente por um noivo muito convencional. Os acontecimentos provam que Taís estava certa.

Rejeitada por todos, Márcia conta a Felipe que espera um filho seu, ouve dele que tudo não passou de uma aposta, e que o melhor seria ela fazer um aborto. Algum tempo depois, ela perde o bebê. Furiosa, a jovem vai à clínica do médico e corta seu rosto com um bisturi, numa das cenas mais fortes da novela. Márcia decide se vingar e encontra apoio na cafetina de luxo Olga Portela (Fernanda Montenegro), que a ajuda a colocar Felipe na cadeia. No entanto, ela não consegue evitar a paixão que ainda sente pelo cirurgião.

Em determinado momento da trama, rebaixado por suas perdas, o vilão Felipe se transforma em um médico abnegado, que dá plantão em clínicas e hospitais de bairros pobres. Márcia chega a se envolver novamente com ele, preterindo o amor de dois homens que poderiam fazê-la feliz: Herculano (Stênio Garcia) e Otávio (Paulo Gorgulho). Nos capítulos finais da novela, porém, revela-se que a mudança de caráter de Felipe não passa de uma farsa. Márcia rompe novamente com o vilão e conhece Rubens (Dennis Carvalho), a quem decide dar uma chance. Felipe, por sua vez, conhece uma bela jovem durante um vernissage e fica sabendo que se trata da filha de um rico fazendeiro. O cirurgião usa novamente seu poder de sedução e conquista a moça, deixando claro que continua o mesmo cafajeste de sempre.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Dono do Mundo

Capítulo 1
Felipe seduz Odete, uma cliente com o marido na sala de espera do consultório, ganhando assim uma aposta com Júlio de uma caixa de vermentino da Sardenha. Júlio mostra para ele o programa de computador que Walter preparou, conseguindo assim um aumento de salário para o funcionário. Walter e Márcia ficam noivos. Para pagar o vestido de noiva da sobrinha, Darci trabalha de garçom numa festa no Museu de Arte Moderna, onde Beatriz pergunta a Felipe por que ele não nunca mais a procurou. Ele a esnoba. Márcia discute com Beija-Flor por ele fazer surf ferroviário e ter sido visto com Ladislau. Taís está preocupada com Márcia por ela ser virgem. Felipe se prepara para dar uma palestra no Canadá. Recebe também convite para o casamento de Walter e Márcia, e manda Liliane comprar um presente de 200 dólares e inventar uma impossibilidade de última hora. Márcia procura Walter na clínica e esbarra em Felipe. Ele fica encantado com a moça. Taís insiste com Márcia que ela não deve casar sem ir para a cama com Walter e mais uma vez constata que a amiga não é apaixonada pelo noivo. Felipe não consegue dormir pensando em Márcia. Depois fica mais excitado ao saber que ela é virgem e resolve ir ao casamento. Na porta da igreja, Felipe aposta com Júlio que irá para a cama com Márcia antes do noivo. Depois, manda o motorista avisar Stella que irá ter com ela à ópera. Walter fica muito emocionado com a presença do patrão, ainda por cima em véspera de viagem com Stella para o Canadá. Ele escuta Márcia falar que sempre sonhou em ver neve e entra em ação: se certifica com Júlio que o programa informático de Walter está codificado com uma senha e manda o amigo colocar um cartão seu no presente que ele, Felipe, havia mandado. Beija-Flor briga com Xará por ele ter dito a Tabajara que ele perdeu o emprego no restaurante. Márcia faz o primo prometer esquecer e perdoar pois ela perdoaria qualquer coisa que fizessem para a sacanearem. Felipe diz que faz questão de dar o seu presente pessoalmente. Karen reclama por Júlio e Felipe trocarem uma ópera e um jantar com amigos por um casamento de suburbio. Stella discorda. O cirurgião oferece ao casal uma lua-de-mel onde escolherem. Ingênua, Márcia aceita a sugestão de ir ao Canadá. Felipe acorda Liliane para que ela trate de tudo para os passaportes de Márcia e Walter estejam prontos na manhã do dia seguinte. Depois manda o motorista avisar Stella que não vai sequer jantar com os amigos. Júlio pergunta como ele pensa evitar que os noivos passem a noite juntos. Felipe garante ir tratar de tudo. Stella chega à festa.

Capítulo 2
Felipe explica que se entusiasmou com o casal. Stella se oferece para ajudar os dois na compra de roupas de inverno. Beatriz comenta com Olga que não consegue esquecer Felipe. A mulher garante que ele jamais largará a mulher e o dinheiro de Herculano. Taís mente a Beija-Flor que dormirá na casa de Silene e vai fazer programa numa boate. Walter e Márcia se preparam para ir para o hotel, mas o motorista de Felipe finge que o carro quebrou. Quando acaba de consertar já não dá mais tempo sequer de irem ao hotel. Constância pede a Felipe dinheiro para um vestido mas ele nega. Herculano o ameça caso ele algum dia faça Stella infeliz. Felipe esconde o passaporte de Stella. No aeroporto, Márcia e Walter se despedem das famílias. Stella dá pela falta do passaporte pouco antes da decolagem. Felipe resolve que Júlio irá e explicará que ele não pôde comparecer à palestra. Stella insiste para que ele vá e Felipe “cede”. Depois, pede a Constância segure Stella no Brasil até que ele dê indicação em contrário em troca do vestido: 200 dólares. A mãe se ofende e logo fecha o negócio por 500 dólares. Taís empresta dinheiro a Beija-Flor. Olga leva o pequeno-almoço à cama a Beatriz, a cujo chefe já ligou inventando uma crise renal. No Canadá, Felipe se despede de Walter e Márcia, que vão para um chalé. Depois de uma viagem de trem, ao chegarem à recepção, eles se espantam ao ver Felipe lá, falando com um homem.

Capítulo 3
Felipe diz que foi rever Holf Rosenheim, um cirurgião seu amigo que também é hóspede do local. Ele resolve acompanhar os dois ao chalé. Entretanto, rasga e joga no lixo o passaporte de Stella. Quando ele já está se despedindo do casal, Júlio liga e avisa que tem problemas com o programa de computador. Felipe faz com que Walter ouça e este insiste em tentar resolver com Júlio por telefone. Gilda se oferece para ajudar quando Karen precisa de um garçom para uma festa em sua casa. Walter se oferece para ir a Quebec. Felipe se rescusa a aceitar mas Walter se mostra irredutível e garante que resolverá o problema rapidamente. Constância convence Stella que Herculano está triste por ela, a filha, não ir estar presente na cerimônia em sua homenagem para entrega do título de cidadão honorário de Ribeirão Preto. Felipe comenta com Júlio que Walter nunca vai desconfiar que eles deram a senha errada. Felipe pede a Constância para retardar a viagem de Stella, prometendo uma viagem de 5 dias a Londres para ela e Altair. Gilda dá o contato de Karen para Beija-Flor e comenta com Taís na frente dele que a mãe tá devendo no açougue. Taís fica nervosa por recear que ele queira lhe pagar logo o que ela emprestou e se envolva com a turma de Ladislau. Umberto conseguiu uma entrevista de trabalho para o irmão, no mesmo dia da festa, às 6 da tarde. Xará insinua a Beija-Flor que Taís é prostituta. Já passam das 9 da noite quando Walter liga avisando que já não voltará nessa noite e sugere que Márcia vá jantar com Felipe. Frustrada, ela garante que não está chateada. Ela toma um duche, prepara alguma coisa para comer e, para seu espanto, alguém bate na porta. É Felipe.

Capítulo 4
Depois que Felipe diz que foi só pegar sua maleta, ele e Márcia acabam discutindo. Ela chora, decepcionada e Felipe se oferece para lhe fazer companhia, afirmando que também se sente responsável por aquela situação. Beija-Flor comenta com Germano que as insinuações de Xará podem ter fundamento e procura Taís. Almerinda fala que ela está em casa de Silene mas não sabe a morada. Felipe começa o jogo de sedução, contando histórias engraçadas de quando era um jovem estudante, se insinuando pouco a pouco. Quando ele lhe diz que ela é a mulher mais bonita que já viu, ela fica nervosa e diz estar com sono. Ele se despede e “deixa escapar” que se sente solitário e que “acha” que Stella não quer vir ter com ele. Stella avisa Felipe que está indecisa em comparecer à cerimônia de homenagem ao pai. Ele dá força e ela resolve ficar no Brasil. Olga arma uma situação para que Herculano veja Beatriz saindo da piscina e fique interessado em conhecê-la. Karen reclama com Beija-Flor desde o momento em que ele chega 15 minutos atraso e garante que vai descontar do pagamento. Júlio informa Felipe que Walter deve passar mais uma noite em Quebec e ele lhe conta que acha que Márcia não ama o marido. Karen dá pelo sumiço dum terno de Júlio que havia chegado da lavanderia. Joel conta que viu Beija-Flor trocando de roupa na garagem. Ela diz a Gilda que vai chamar a polícia. Taís comenta com a irmã que Beija-Flor deve ter feito isto para poder se apresentar bem na entrevista de um emprego. Ele está regressando da entrevista quando é abordado pela turma de Ladislau, que afirma ir lhe mostrar quem manda no pedaço. Beija-Flor chega em casa com o terno rasgado. Em Ribeirão Preto, Stella abraça Yara e pergunta à irmã porquê ela não compareceu na cerimônia. Walter continua as suas tentativas pois a palestra é já no dia seguinte. Felipe e Márcia passam quase todo o dia juntos. De noite, ele prepara um jantar para os dois.

Capítulo 5
Durante o jantar, Márcia pergunta se Felipe acha mesmo que Stella não está querendo vir ter com ele mas logo se arrepende. Ele se insinua para ela. Stella insiste com Yara para saber a razão da tensão dela com o pai. Darci se desespera ao ver que Beija-Flor tem o terno rasgado. Walter começa a transferir o programa através de modem desde o Brasil. Tais vai entregar o terno a Karen. Furiosa, ela avisa que, se Taís e Beija-Flor não lhe pagarem o prejuízo – 500 dólares – até ao meio-dia do dia seguinte, vai dar queixa à polícia. Márcia fala sobre a família. Felipe disserta sobre a existência do bem e do mal em todo o ser humano. Taís garante a Beija-Flor que arrumará o dinheiro, e ele fica muito nervoso. Nanci está preocupada com o filho. Stella também está preocupada, com Yara. Felipe diz a Márcia que se apaixonou por ela. Conta um monte de histórias de como é infeliz no casamento vazio e de aparências, mas totalmente desprovido de amor, com Stella. Ele questiona o amor dela por Walter e se afirma louco por ela. Confusa, Márcia pede que ele a deixe sozinha. Beija-Flor descobre onde é a boate que Xará mencionara e pega Taís quando ela está saindo com um homem. Chorando, Márcia liga para Walter e suplica que ele venha ter com ela. Absorto com o trabalho, ele não percebe o desespero da mulher. Márcia procura Felipe e os dois se amam.

Capítulo 6
Taís jura a Beija-Flor que seria a primeira vez que sairia com outro, mas ele não acredita. Ela acaba provocando e ele lhe dá um tapa. A empregada de Herculano avisa que Yara sumiu de casa e levou mala. Felipe diz a Márcia que não imaginava que ela fosse virgem. Márcia se sente culpada por não ter vergonha de estar sendo infiel. Felipe diz que a única saída é enfrentarem a verdade: eles se apaixonaram um pelo outro. Tabajara dá um cheque a Darci e Nanci para cobrir o prejuízo com o terno. Gilda entrega o cheque a Karen. Stella insiste e Herculano acaba por contar que Yara quer sair de Ribeirão e que ele se recusa a discutir o assunto. Yara liga nesse momento, avisando que está no Rio, em casa de Stella. Felipe e Márcia se amam. Já no Rio, Stella propõe que Yara fique com ela e Felipe até o final do ano. Márcia pede a Mariana que a ajude a prepara um jantar para Felipe. Taís é demitida do emprego de bilheteira, Beija-Flor conta ao irmão que terminou com Taís. Esta pede a Gilda que não conte aos pais que foi despedida, até porque não deixará faltar dinheiro em casa. Júlio avisa Felipe de que não poderá reter Walter por muito tempo e ele confessa que não quer ser mau caráter com Márcia. Júlio afirma que ele está apaixonado. Stella discute com o pai e acaba falando que Felipe sustentará Yara pois, ao contrário do que ele sempre insinua, não precisa do dinheiro dele. Felipe admite que está envolvido e pede mais uma noite com Márcia. Eles passam a noite juntos e no dia seguinte ela sugere que eles contem tudo para Walter.

Capítulo 7
Márcia quer ligar para Walter para marcar um encontro e abrirem o jogo pois não consegue ficar mais um minuto sem falar com ele. Felipe reafirma estar apaixonado mas pede que ele espere pois quer pensar no que irão os dois, ele e ela, fazer com o resto das suas vidas. Afirma nunca ter sentido por ninguém o que sente por ela, mas precisa de pensar numa série de coisas que têm que ver com Stella e sai a pé pela neve. Herculano, da sua forma meio rude, pede desculpas a Stella por ter falado mal de Felipe e permite que Yara fique no Rio. Stella já tem o novo passaporte e se prepara com Karen para viajar no final da tarde, percebendo que ela está mais preocupada com os negócios da galeria do que com o filho e o sobrinho. Walter corre o programa, depois de transferido por modem, mas a senha continua a ser recusada. Ele desconfia de Júlio e vasculha o armário do quarto dele. Descobre a agenda de Júlio com a senha correta e telefona para Márcia, mas Felipe chega nesse momento, fala para ela não atender e a leva para a cama. Walter aluga um automóvel para ir avisar Felipe. Olga promete a Herculano ajudá-lo a aproximar-se de Beatriz. Depois menciona um jantar que quer dar a um colunista social, que seria a ocasião ideal para apresentá-lo a Beatriz. Ele concorda e acaba patrocinando a reforma da sala que Olga necessita absolutamente fazer. Júlio liga para Felipe avisando que Walter descobriu a senha. Felipe diz a Márcia que não pode se separar de Stella, inventando até tentativas de suicídio da mulher. Diz que Walter é o melhor para ela, e que entre os dois não tem a menor chance de dar certo. O cirurgião manda ela esquecê-lo e dizer ao marido que havia mentido quanto à virgindade. Depois vai embora. Walter chega ao chalé mas sai em busca de Felipe, sem deixar Márcia falar. Nervosa, ela toma vários comprimidos. Walter regressa mas não consegue entrar porque ela está dormindo profundamente. Walter telefona a Felipe e conta tudo. O médico diz ter total confiança em Júlio. Este percebe que o amigo ficou reamente balançado com Márcia. Mesmo assim, Felipe não esquece de lhe cobrar o champagne da aposta. No dia seguinte, Walter volta ao chalé e fica frente a frente com Márcia.

Capítulo 8
Márcia confessa a Walter que o traiu. Ele fica muito violento e sai de automóvel atrás de Felipe. Pouco depois, tem um acidente e morre. Júlio fica sabendo e conta para Felipe, que resolve fingir não ter sabido a tempo e parte para o aeroporto, ao encontro de Stella e Karen. A família de Márcia vai buscá-la no aeroporto junto com Tabajara. Ela permanece apática durante o enterro e de noite tem pesadelos com o acidente de Walter. Passa-se uma semana. Felipe finge não saber da missa de sétimo dia de Walter. Olga comenta com Zoraide que vai fazer com que Beatriz tenha outra decepção. Márcia tem outra crise ao ver os presentes na casa em que moraria com Walter. Ela grita que nada daquilo é seu e Xará desconfia. Stella fica chocada ao saber que Walter morreu. Taís insiste em saber de Márcia o que aconteceu no Canadá. Stella avisa Felipe que eles farão uma visita de condolências a Márcia.

Capítulo 9
Felipe concorda, mas, sem que Stella veja, dá instruções a Júlio. Olga leva Beatriz à galeria de Zoraide e Karen. Henrique aborda Beatriz e diz que a quer como top model de sua agência. Júlio comenta com Felipe e Stella que Márcia viajou. Stella decide escrever uma carta a Márcia. Esta conta a Taís tudo o que aconteceu no Canadá. Suzana revela a Beatriz que Henrique é um mau caráter. Desiludida Beatriz vai a um motel com Herculano. Felipe rasga a carta que Stella escrevera. Márcia segue Felipe até a galeria e o chama.

Capítulo 10
Dizendo que só soube da morte de Walter algum tempo depois, Felipe se desculpa com Márcia e os dois se amam. Stella comenta com Yara que Felipe viajou. Beija-Flor é aprovado para ser garçom na clínica. Vicente pede a Taís o endereço de Silene e depois afirma a Tabajara que a rua não existe. Vicente segue a filha até a boate e, irado, a expulsa de casa. Constância pede a Stella que convença Herculano a interceder num emprego para Altair. Beija-Flor procura Taís. Felipe diz a Márcia que tem uma proposta a lhe fazer.

Capítulo 11
Explicando a Márcia que precisa preparar Stella para a separação, Felipe sugere que, enquanto isso, eles se encontrem às escondidas. Taís diz a Beija-Flor que só passou a ir à boate todas as noites depois que eles brigaram. Os dois fazem as pazes. Beatriz conta a Olga que vai à Argentina com Herculano. Taís vai tentar a vaga de copeira na casa de Olga. Felipe sugere a Márcia que pense por uma semana. Após pedir a Gilda informações sobre Stella e Felipe, Taís conta a Márcia que os dois têm um casamento feliz.

Capítulo 12
Taís revela a Márcia que Felipe inventou tudo apenas para dormir com ela. Márcia não acredita, dizendo que ele não a magoaria. Taís é aprovada por Olga. Ester se consulta com Felipe. Este informa que ela terá que ser operada, mas que é algo rotineiro. Passa-se uma semana. Taís tenta demover Márcia da idéia de encontrar Felipe. Júlio percebe que Felipe está desatento. Felipe não vai ao encontro com Márcia. Pituco morre, fazendo surfe ferroviário. Ester se prepara para a operação e Márcia chega, procurando Felipe.

Capítulo 13
Felipe confessa que não consegue ter paz desde o incidente com Ester e Lucas compreende. Felipe chama Arlindo para uma conversa. No dia seguinte, Arlindo mente a Lucas; que foi o responsável pelo erro. Lucas fica com pena do médico e acaba indo embora. Constância vai ver um apartamento no prédio de Olga, mas, ao esbarrar com ela, sai furiosa. Felipe diz a Arlindo que lhe dará seu curso de aperfeiçoamento na Europa. Rodolfo se embebeda e é atropelado. Felipe telefona a Márcia, dizendo que precisa conversar.

Capítulo 14
Felipe mente que não foi ao encontro porque sua mãe passou mal e combina com Márcia um novo dia. Felipe opera Ester, não vê na sua ficha que ela é alérgica a penicilina e manda lhe aplicarem uma dose do antibiótico. Ester quase morre. Beija-Flor vê Márcia entrar no carro de Felipe. Márcia explica a Felipe que prefere esperar sua separação e eles se despedem. Na festa para Rodolfo, seu filho o trata friamente. Taís conta a Beija-Flor sobre Márcia e Felipe. Lucas procura Felipe em sua casa e ameaça processá-lo.

Capítulo 15
Felipe confessa que não consegue ter paz desde o incidente com Ester e Lucas compreende. Felipe chama Arlindo para uma conversa. No dia seguinte, Arlindo mente a Lucas; que foi o responsável pelo erro. Lucas fica com pena do médico e acaba indo embora. Constância vai ver um apartamento no prédio de Olga, mas, ao esbarrar com ela, sai furiosa. Felipe diz a Arlindo que lhe dará seu curso de aperfeiçoamento na Europa. Rodolfo se embebeda e é atropelado. Felipe telefona a Márcia, dizendo que precisa conversar.

Capítulo 16
Márcia não acredita e Beija-Flor promete conseguir um convite em que consta o nome de Rosenheim. Beija-Flor pede ajuda a Moringa para entrar na clínica. Quando está pegando o envelope, Beija-Flor é surpreendido por Ladislau e Moringa, que chegam para assaltar a clínica. Eles amarram o vigia e Beija-Flor e conseguem o telefone de Taís. O vigia aciona o alarme. Beija-Flor também se livra e foge com Taís. Ele lhe explica que estava lá apenas para ajudar Márcia, mas Taís não acredita. Os dois discutem.

Capítulo 17
Como também duvida da história do primo, Márcia decide fazer a viagem. A moça que deveria fazer companhia a Sálvio avisa Olga que não poderá ir Márcia vê Felipe entrando no avião com Stella e ele mente que os dois estão viajando como amigos. Com a clínica revirada pelos assaltantes, Beija-Flor não consegue achar o convite. Olga ensina Taís a sair com homens, aceitando presentes em troca. Constância e Altair se mudam. Felipe marca um encontro com Márcia. Constância chega, dizendo que Felipe a mandou.

Capítulo 18
Constância mente a Márcia que Felipe tentou falar sobre separação, mas desistiu, porque Stella teve uma crise depressiva, e não quer que ela o procure mais. Taís aceita a oferta de Olga. Márcia sente enjôos e depois mostra a Taís o teste positivo de gravidez. Márcia liga para Felipe, que manda Liliane lhe dizer sempre que ele não está. Márcia o procura na clínica, mas não é atendida. Paulinho e Marcelo contam a Stella que Rodolfo desapareceu. Márcia espera Stella sair e sobe para falar com Felipe, que é rude com ela.

Capítulo 19
Márcia revela a Felipe que está grávida. Furioso, ele diz que tudo não passou de uma aposta, lhe dá um cheque para fazer um aborto e a manda embora. Stella avisa Karen que Rodolfo está mal e não deve ficar em hotéis. Márcia se sente humilhada ao ver o cheque em sua bolsa. Xará conhece Yara. Felipe culpa Constância por não ter dado o recado direito a Márcia. Esta diz a Taís que vai procurar Stella, para que ela não se iluda mais com o caráter do marido. Márcia visita Taís e, ao saber que Stella está no prédio, decide ir vê-la.

Capítulo 20
Constância pede a Karen que segure Stella no quarto de Paulinho. Márcia conta a Constância a aposta que Felipe fez para tê-la. Fingindo estar comovida, Constância diz que Stella precisa saber da verdade, mas está viajando. Xará fica constrangido de confessar a Yara que é pobre. Depois, desconfiado da morte de Walter, ele decide falar com Mariana. Olga apresenta Taís a Sálvio. Rodolfo é internado numa clínica. Felipe pede à mãe que o ajude a afastar Márcia. Em troca, patrocinará uma viagem para ela.

Capítulo 21
Felipe pede a Constância que contrate um detetive para descobrir um ponto fraco na vida de Márcia. Esta conta a Nanci sobre o seu caso com Felipe. A tia a aconselha a mentir a Tabajara, dizendo que a criança que espera é de Walter. Mariana conta a Xará que Walter nunca dormiu no chalé com Márcia. Constância fica sabendo que Taís é amiga de Márcia. Depois, numa boate, ela vê Xará com Yara e pensa que ele é rico. No dia seguinte, ela o flagra num restaurante, trabalhando de garçom, e o chama para conversar.

Capítulo 22
Constância amedronta Xará ao lhe dizer que Herculano não permitirá que Yara namore um garçom. Ao perceber que ele não gosta de Márcia, ela lhe conta uma idéia que tem. Depois, Constância lembra a Felipe que, para seu plano dar certo, ele vai ter que confessar a Stella que se envolveu com Márcia. Felipe faz isso e Stella, furiosa, o manda embora e tem uma crise de choro. Constância e Stella vão ver Xará, que afirma que Márcia sempre teve muitos homens. Felipe procura Stella e lhe pede que o escute.

Capítulo 23
Stella explica a Felipe que não acredita mais no casamento deles. Sálvio avisa Olga de que terá que viajar à Europa e insinua que ela e Taís poderiam ir junto. Stella procura Felipe e o perdoa. Constância diz a Márcia que Stella voltou de viagem. Constância mente a Márcia que o telefonema que recebeu de Xará foi a empregada de Stella, dizendo que ela vai se atrasar. Ao saber disso, Márcia deixa o prédio com Taís, Sálvio e um amigo deste. Constância também sai com Stella, que vê o grupo e grita, chamando Márcia.

Capítulo 24
Stella é agressiva com Márcia e lhe diz que já perdoou Felipe. Xará insinua a Tabajara que Walter se matou porque estava casado com uma prostituta. A polícia caça assaltantes em Madureira e Ladislau se esconde na casa de Vicente. Tabajara decide ver Mariana. Taís e Beija-Flor fazem as pazes. Tabajara é ferido por urna bala perdida, Márcia vai vê-lo no hospital. Antes de morrer, Tabajara a olha com desprezo. Ela desmaia e perde o bebê. Transtornada, Márcia vai à clínica e fere o rosto de Felipe com um bisturi.

Capítulo 25
Júlio chama a polícia. Felipe avisa seu advogado que quer Márcia na cadeia de qualquer jeito. Stella desconfia quando Felipe mente que sofreu um acidente, descobre que o carro do marido não está na oficina e, então, o obriga a instruir o advogado para que Márcia responda ao processo em liberdade. Depois, ela visita Márcia na prisão e a aconselha a se transformar numa pessoa de bem. Beija-Flor conta sobre Márcia e Felipe a Darci, que fica furioso e avisa a sobrinha que não pode mais morar na mesma casa que ela.

Capítulo 26
Nanci, Beija-Flor e Umberto tentam explicar a Darci que Márcia foi iludida por Felipe, mas ele não acredita. Beija-Flor consegue a casa de amigo para hospedá-la. Felipe resolve fazer um coquetel pelo aniversário de Stella. Taís arruma suas coisas para ir embora da casa de Olga, mas esta a convence a ficar até arranjar outro emprego. Stella percebe que Karen não dá atenção a Paulinho. Márcia procura emprego. Felipe presenteia Stella com uma jóia. Arrasada com tudo o que lhe aconteceu, Márcia decide se vingar de Felipe.

Capítulo 27
Beija-Flor aconselha Márcia a esquecer, mas ela assegura que vai destruir Felipe. Este paquera Flávia. Xará convida Irene para morar com a família na casa dele. Beatriz afirma a Zoraide que gosta realmente de Herculano. Xará e Yara se beijam. Márcia pesquisa sobre Felipe em jornais. Olga marca um encontro com Vicente, que decide ir. Karen avisa Stella que Rodolfo vai para Roma. Felipe e Flávia se amam, mas ela se revolta por só vê-lo em móteis. Márcia diz a Taís e Beija-Flor que sabe qual é o ponto fraco de Felipe.

Capítulo 28
Márcia revela aos dois que descobriu que Felipe depende financeiramente do sogro. Ela resolve encontrar uma nova amante de Felipe e contar a Stella, fazendo o casal se separar. Olga persuade Vicente a perdoar Taís. As duas viajam para Paris com Sálvio. Felipe promete alugar um apartamento para Flávia. Stella fica sabendo do péssimo tratamento de Rodolfo e convence Júlio a tirá-lo da clínica. Com o dinheiro que Felipe lhe dera para o aborto, Márcia compra um carro, segue o médico e o vê entrar num motel com Flávia.

Capítulo 29
Na volta ao Brasil, Taís pode a Olga que venda o carro que Sálvio vai lhe mandar. Rodolfo se despede de Stella. Altair comenta com ela que Karen e Júlio criaram Paulinho porque Rodolfo lhes dá uma grande mesada. Stella manda Karen contar a Rodolfo que Paulinho sente sua falta ou não falará mais com a amiga. Márcia incentiva Taís a contar a Beija-Flor que vai arranjar milhões. Júlio diz a Karen para fazer o que Stella quer ou pode perder seu emprego. Márcia se matricula na mesma turma de Flávia numa academia.

Capítulo 30
Stella avisa Karen de que faz questão de estar junto quando ela for pedir a Rodolfo que fique mais tempo no Brasil com Paulinho. Karen concorda. Olga entrega a Taís os dólares da venda do carro e ela vai para Madureira. Felipe aluga um apartamento para Flávia. Stella leva Paulinho e Marcelo ao campeonato de tênis em que Rodolfo vai competir. Flávia convida Márcia para conhecer seu apartamento. Paulinho, Stella e Marcelo saem para comemorar o vice-campeonato de Rodolfo. Taís é assaltada. Márcia vai à casa de Flávia.

Capítulo 31
Flávia comenta com Márcia que Felipe a sustenta. Os bandidos levam só os cruzeiros de Taís, que havia escondido os dólares na roupa. Rodolfo fica agradecido a Stella. Herculano vê Yara bebendo com Xará e não gosta. Rodolfo aluga um apartamento. Taís compra a loja de pastéis. Olga e Zoraide acham que Herculano vai deixar Beatriz. Taís mente a Beija-Flor que Olga a ajudou a alugar a loja e os dois a reformam. Márcia descobre que Stella vai sozinha a Petropólis e decide fazer ela flagrar o marido com Flávia.

Capítulo 32
Márcia pede a Beija-Flor que descubra o horário em que o motorista vai pegar Stella. Felipe suborna o gerente do apart-hotel para nunca deixar Stella subir ao apartamento de Flávia. Yara segue Xará. Os dois discutem, mas acabam se reconciliando. Márcia liga para a oficina, avisa que Stella quer o carro uma hora mais tarde e, depois, manda uma carta anônima para ela. Stella aluga um carro e lê a carta quando está saindo. Ela decide ignorá-la, mas muda de idéia no caminho para Petrópolis e vai para o apart-hotel.

Capítulo 33
O gerente reconhece Stella e, enquanto o porteiro tenta distraí-la, ele avisa Felipe. Este esconde Flávia num caixão. Furiosa, Stella chega e pede a separação. Felipe mente que alugou o apartamento para eles ficarem a sós, já que estão hospedando suas famílias em casa. Constância pede a Campos que prenda Olga, porque ela é muambeira. Herculano termina o namoro com Beatriz. Flávia comenta com Márcia que Felipe terminou tudo com ela. Márcia afirma a Tais que Felipe não vai escapar de seu próximo plano.

Capítulo 34
Beija-Flor comenta com Tais que Nanci está sofrendo por Márcia não estar mais morando com eles. Olga reconhece Campos como um antigo amigo seu. Ao saber disso, Constância se irrita. Olga promete se vingar dela através de Fábio, que ofereceu emprego a Altair. Yara alerta Stella para que a crise com Felipe não a aproxime de Rodolfo. Stella conversa muito sinceramente com Rodolfo, dizendo que não o acha interessante e que Paulinho deve pensar o mesmo. Olga pede a Herculano que convide Fábio para um jantar. Nanci visita Márcia.

Capítulo 35
Nanci diz a Márcia que a entende, mas que ela desrespeitou Walter. Felipe combina com Júlio de mentir que precisa de novos equipamentos na clínica para que Herculano lhe dê dinheiro, que ele porá em sua conta na Suíça. Furioso, Herculano pergunta à filha se ela foi atrás de Felipe no apart-hotel. Stella afirma que, se o marido estiver mentindo, acabará se traindo. Rodolfo diz a Júlio que quer trabalhar como jornalista para que Paulinho se orgulhe dele. Márcia descobre que Herculano não gosta de Felipe e o procura.

Capítulo 36
No hotel, Márcia é impedida subir ao quarto de Herculano, Olga consegue que Henrique seja empossado no cargo que seria de Altair. Rodolfo comenta com Stella que quer entrevistar um cientista famoso que está no Brasil. Beija-Flor desconfia de Tais pelos gastos que fez na loja, mas ela afirma que Olga lhe emprestou dinheiro. Márcia telefona a Herculano e, como não consegue falar com ele, resolve procurá-lo em Ribeirão Preto. Rodolfo mostra sua reportagem a Stella, que adora o texto. Beija-Flor vai à casa de Olga.

Capítulo 37
Como não a conhece, Herculano manda dizerem a Márcia que ele viajou para São Paulo. Olga explica a Beija-Flor que está ajudando Tais por amizade. Márcia tem uma crise de choro. Beija-Flor se despede do pessoal da clínica e inaugura a loja com Tais. Stella convida Paulinho para passear de barco com ela e Rodolfo. Paulinho admira o pai. Rodolfo convida Stella para ser sua sócia numa produtora e Felipe fica furioso quando ela lhe diz que está pensando em aceitar. Márcia pede a Olga que a ajude a progredir na vida.

Capítulo 38
Mesmo insegura com a firmeza de Márcia, Olga a aceita em sua casa. Vicente recrimina Taís por ter passado a Márcia o emprego na casa de Olga. Karen encontra o passaporte de Stella na correspondência de Felipe e resolve escondê-lo, mas mente a Júlio que vai jogá-lo fora. Olga percebe que Márcia não se interessa pelos homens que lhe apresenta e ela insinua que prefere alguém mais velho e menos sofisticado. Felipe acusa Stella de desobediência por aceitar trabalhar com Rodolfo. Olga apresenta Herculano a Márcia.

Capítulo 39
Stella e Felipe discutem e ela avisa que não vai desistir de sua carreira. Olga diz a Zoraide que Márcia tem saído diariamente com Herculano. Este comenta com Fábio que está fascinado por Márcia. Felipe pede a Rodolfo que retire o convite que fez a Stella, mas ele se recusa. Xará confessa a Yara que Walter era seu irmão. Liliane se oferece como secretária da produtora de Rodolfo. Herculano sugere a Márcia que gostaria de ir a um motel, mas ela revela que tem um problema sexual e ele lhe pede que ela desabafe.

Capítulo 40
Márcia conta a história da aposta e o caso de Felipe com Flávia, dizendo que ele lhe deu um cheque ao fim do romance. Altair sugere a Felipe que seja seu sócio num restaurante. Herculano encontra o recibo do cheque na clinica. Márcia insinua a Herculano que ele poderia pagar alguém para ter um caso com Felipe e armar uma situação para Stella flagrar os dois. Yara revela a Stella que Xará é cunhado de Márcia. Felipe aceita a idéia de Altair. Na festa na casa de Karen, Cléo aborda Felipe, a mando de Herculano.

Capítulo 41
Filipe não se interessa por Cléo. Beija-Flor vai com Taís devolver a Olga parte do dinheiro que ela lhes teria emprestado. Felipe agride Rodolfo. Stella se recusa a ir embora sem que o marido se desculpe e ele sai sozinho. Taís espera por Beija-Flor diante do prédio e, devido à chuva, tira os sapatos. Felipe chega e a paquera. Stella e Felipe discutem, mas acabam se beijando. Taís conta a Márcia que Felipe a paquerou e se oferece para atraí-lo, sem que Beija-Flor saiba. Taís marca uma consulta com Felipe, que fica encantado.

Capítulo 42
Taís se apresenta a Felipe com um nome falso. Márcia comenta com ela que vai fazer com que Stella flagre os dois na própria cama. Taís avisa Felipe que poderá vê-lo no fim de semana, mas ele lembra que vai a Ribeirão Preto com a mulher. Stella o aconselha a manter-se longe de Herculano até que este se acalme e Felipe fica. Em Ribeirão, Herculano diz a Stella que eles precisam voltar e, num hotel, revela à filha que Felipe a engana desde a lua-de-mel. Taís afirma a Felipe que só se entregará se for no quarto dele.

Capítulo 43
Ao ver que Taís está indo embora, Felipe liga para Júlio e pede para levá-la ao seu apartamento. Taís reconhece o prédio de Olga, desce do carro, gritando, e Felipe a leva para sua casa. Stella flagra os dois na cama e o expulsa. Felipe pede hospedagem na casa de Júlio. Após brigar com o marido, Karen, pensando no dinheiro de Stella, mostra a ela o passaporte e conta sobre a aposta de Felipe. Stella chama Xará, que confessa ter mentido sobre o caráter de Márcia, e ela avisa que quer vê-la. As duas se encontram.

Capítulo 44
Stella se desculpa com Márcia e esta lhe diz que colaborou para a sua separação. Stella desconfia da relação de Márcia e Herculano. Ao brigar com Constância, Araci insinua que Olga é a responsável por Altair ter perdido o emprego. Herculano contrata uma auditoria para investigar os negócios da clínica. A pedido de Júlio, Karen convence Stella a pedir ao pai que desista da idéia. Taís recebe uma multa do carro que ganhou. Beija-Flor pede a mão de Taís a Vicente. Stella surpreende Herculano e Márcia numa boate.

Capítulo 45
Márcia insinua a Stella que há algo entre ela e Herculano. Stella pede, em vão, que o pai desista da auditoria. Felipe e Júlio tentam encobrir suas falcatruas. Herculano confessa à filha que gosta de Márcia. Constância confirma a participação de Olga na demissão de Altair. Beija-Flor acha a multa na bolsa de Taís. A auditoria aponta irregularidades. Constância e Olga se encontram no elevador. Beija-Flor lê sobre o carro de Taís. Herculano exige que Felipe abra mão de sua parte na clínica e no apartamento para não processá-lo.

Capítulo 46
Felipe tenta, em vão, fazer Herculano mudar de idéia e o advogado lhe recomenda que obedeça ao sogro. Márcia revela a um jornalista que Stella se separou. Herculano oferece patrocínio a Rodolfo, mas impõe que Stella seja a redatora da empresa. Márcia conta a Umberto que Sálvio, fabricante de carros, conhece Olga. Constância rouba uma obra de arte da casa de Stella e dá ao filho. Beija-Flor fica sabendo de Sálvio e, depois, reconhece o mecânico que fingiu ser o dono da loja de materiais de construção.

Capítulo 47
Na pastelaria, Taís estranha o atraso de Beija-Flor. Stella conta a Yara que, com pseudônimo, participará do concurso para redator. Preocupada com a ausência do namorado, Taís sai à sua procura. Beija-Flor vai à casa de Olga, onde Sálvio lhe conta sobre a viagem e o carro que deu a Taís. Os dois brigam. Felipe diz a Júlio que aceitará a exigência de Herculano. Yara revela ao pai o plano de Stella, que se empenha no projeto. Herculano pressiona Rodolfo. Taís pergunta a Umberto se sabe de Beija-Flor. Este a procura na loja.

Capítulo 48
Beija-Flor briga com Taís e sai. Ela corre atrás dele. Felipe vai para um hotel. Taís alcança Beija-Flor e ele lhe dá um tapa. Ela insiste em se explicar e ganha mais dois. Yara descobre que Herculano vai vender a clínica e conta a Constância. Herculano se declara a Márcia, que pede um pouco de paciência. Depois ele promete uma viagem a Olga, caso convença Márcia a aceitá-lo. Ao saber que Rodolfo está sendo pressionado, Stella lhe diz que desistirá do cargo. Taís vai ao apartamento de Beija-Flor e eles discutem.

Capítulo 49
Stella pede ao pai que não interfira em sua carreira. Márcia diz a Olga que só casada cederá a Herculano. Stella vence o concurso da produtora. Felipe vai a São Paulo propor a um amigo a compra da clínica. Rodolfo rejeita o patrocínio de Herculano. Liliane promete emprego a Beija-Flor. Márcia convence Herculano a pagar as passagens de Olga e Zoraide, que vão para Marrocos. A separação de Felipe é anunciada nos jornais. Herculano pede a Stella que organize um jantar para ele fechar um negócio e se irrita com sua recusa.

Capítulo 50
Quando Herculano lhe conta que ela tem direito só a uma pequena parte do apartamento, Stella sugere ao pai a venda do imóvel, que é muito luxuoso. Rodolfo e o filho se reconciliam. Almerinda quer trabalhar com Taís, mas Vicente proíbe. Herculano revela a Yara que gosta muito de Márcia. Arlindo volta de França. Curiosa, Taís pergunta Gilda o motivo da viagem dele. Stella descobre que foi Márcia quem deu a notícia ao jornal e a convida para conversar. Yara conta a Karen sobre o pai e Márcia. Esta visita Stella.

Capítulo 51
Márcia confirma a Stella que revelou sua separação ao jornal. Celeste encontra Ladislau. Márcia pode a Taís que investigue sobre Arlindo. Karen esconde o prontuário que incrimina Felipe. Rodolfo contrata Beija-Flor. Stella se muda para um apartamento menor. Ao saber que Arlindo vai à clínica às 17 horas do dia seguinte, Márcia, com uma mentira, recusa um convite de Herculano para o mesmo horário. Ele fica desconfiado. Otávio, sobrinho de Lucas, vai ao Alto da Boa Vista. Herculano segue Márcia até a clínica.

Capítulo 52
Na clínica, Márcia aborda Arlindo, que a trata rudemente. Herculano surpreende Márcia. Esta o segue, após uma violenta discussão dos dois. Uma árvore cai sobre o carro de Herculano. Otávio, que é médico, o leva à clínica para operá-lo. Graças a Otávio, Herculano é salvo. Ao saber que o médico é sobrinho de Ester, Márcia o visita para investigar o erro de Arlindo e reforça suas suspeitas ao descobrir que, na ocasião, Felipe inventou ser doente do coração. Karen, que tem o prontuário, procura Márcia.

Capítulo 53
Karen promete dar o prontuário a Márcia caso ela convença Herculano a manter a clínica, e sob a administração de Júlio. Stella elogia Otávio para o pai. Olga chega de viagem. Felipe também. Márcia pede, em vão, a Herculano que desista da venda. Depois, ele conta tudo sobre Márcia a Olga, que, furiosa, chama Taís à sua casa. Márcia planeja entrar no apartamento de Karen. Olga pergunta a Taís sobre Márcia. Esta entra no apartamento de Karen e encontra o prontuário, mas, para seu desespero, ouve Júlio chegar.

Capítulo 54
Júlio vai ao quarto onde Márcia se escondeu. Olga desconfia da visita de Karen a Márcia. Karen chega ao apartamento e descobre que Márcia roubou o prontuário. Enquanto ela vai procurá-la na casa de Olga, Márcia foge. Rodolfo elogia o trabalho de Beija-Flor. Márcia mostra o prontuário a Herculano. Felipe continua gastando exageradamente. Herculano tem alta e promete apoio a Márcia na denúncia contra Felipe. Hermelinda, irmã de Vicente, morre de enfarte. Márcia mostra o prontuário a Ester. Olga visita Nanci.

Capítulo 55
Olga e Nanci conversam sobre Márcia. Atordoado com a revelação de Márcia, Lucas consulta Otávio, que sugere ao tio que procure Arlindo. Otávio fala a Stella do seu sonho de montar um hospital móvel para atender comunidades carentes. Felipe se anima com a possibilidade de um amigo, Laurinho Brandão comprar a clínica. Nanci pede, em vão, que Darci perdoe Márcia. Olga diz a Zoraide que precisa lhe contar um segredo. A pedido de Lucas, Arlindo o visita. Herculano diz a Otávio que tem uma proposta a lhe fazer.

Capítulo 56
Herculano propõe a Otávio que dirija a clínica. Olga revela um segredo a Zoraide. Felipe investiga a vida de Otávio. Este pergunta a Márcia o que há entre Herculano e ela, que responde ser amiga do seu paciente. Olga pede a Darci que perdoe Márcia. O programa de Rodolfo estréia com sucesso. Xará diz a Yara que quer trabalhar com Altair. Felipe sugere a Otávio que faça falcatruas na clínica. Indignado, Otávio aconselha Ester a denunciar Felipe. Vicente decide abrigar Teresinha, filha da sua recém-falecida irmã. Olga pede a Márcia que deixe sua casa.

Capítulo 57
Olga afirma a Márcia que reprova sua relação com Herculano. Xará chantageia Constância e consegue a gerência do restaurante de Altair. Márcia diz a Taís que desconfia de Olga. Ester decide denunciar Felipe. Márcia conta sobre sua expulsão a Herculano, que pergunta a Olga o porquê dessa decisão. Ela alega que Márcia será mais feliz com a família. Ladislau procura Celeste. Vicente hospeda Teresinha. O patrocinador sugere que Felipe participe do próximo programa de Rodolfo. Otávio vai dar sua resposta a Herculano.

Capítulo 58
Otávio aceita a proposta de Herculano. Este, a pedido de Márcia, incentiva a filha a entrevistar Felipe. Ladislau oferece dinheiro a Celeste, que recusa. Márcia conta a Stella que seu pai lhe ofereceu hospedagem . Stella concorda que Felipe participe do programa. Olga confessa a Zoraide que tem medo de revelar seu segredo a Márcia. Gilda conta à prima que gosta de Darci. Otávio diz ao tio que sente algo inexplicável por Márcia. Felipe aceita o convite de Rodolfo. Márcia faz planos para denunciar Felipe no programa.

Capítulo 59
Márcia diz a Herculano que levará Ester ao programa. Karen conta sobre o prontuário a Constância, que não dá atenção. Márcia revela Ester o que houve entre ela e Felipe, convencendo-a ao ir a debate. Karen tenta impedir que Felipe vá à entrevista. Otávio aconselha os tios a não irem ao programa. Paulinho sugere ao pai que se case com Stella. Márcia entrega o prontuário a Lucas, que o guarda numa pasta. Ester visita Karen e sai apressada, dizendo que vai ao programa. À porta do estúdio, Márcia vê Karen desesperada.

Capítulo 60
Para deter Karen, Márcia quebra o vidro do carro dela e pede ao segurança que avise a dona. De volta à produtora, Karen tenta entrar no estúdio e descobre que deve falar com Beija-Flor. Para conseguir o que quer, ela ameaça contar sobre o roubo do terno a Rodolfo. Este se recusa a tirar o programa do ar. Enquanto discute com Felipe, Lucas vê que o prontuário sumiu. Certa de que Otávio pegou o documento, Márcia o procura. Na inauguração do restaurante de Altair, Felipe se irrita com a presença de Rodolfo e Stella.

Capítulo 61
Altair afasta Rodolfo de Felipe antes que eles discutam. Otávio nega a Márcia que tenha o prontuário. Taís garante a Olga que devolverá o dinheiro a Sálvio. Felipe e Rodolfo brigam. Um pneu do carro de Yara fura perto da casa de Xará. Umberto, deslumbrado, a ajuda. Felipe revela a Constância que seria capaz de matar Rodolfo. Ladislau visita Almerinda, procurando por Taís. A carta-denuncia de Ester é publicada. Stella se interessa pela vida afetiva de Rodolfo. Márcia e Herculano se amam. Herculano lhe pede que more com ele.

Capítulo 62
Márcia pede um tempo a Herculano para decidir se deve morar com ele. Os clientes de Felipe cancelam consultas. Taís pede a Darci que hospede Márcia. Rodolfo pensa em Stella. Arlindo é demitido por causa do prontuário. Márcia tenta convencer Beija-Flor a perdoar Taís. Ladislau dá presentes a Almerinda. Márcia trata Olga friamente. Floriano leva Olga ao restaurante de Altair. Ao encontrá-lo, ela fica abalada. Umberto diz a Márcia que Darci quer falar com ela. Ladislau tenta agarrar Taís. Beija-Flor chega e vê a cena.

Capítulo 63
Depois de uma discussão, Ladislau foge e Beija-Flor vai embora, para decepção de Taís. Júlio alerta Felipe para os seus gastos exagerados. Stella confessa à irmã que gosta de Rodolfo. Umberto convida Yara para sair. Darci pede a Márcia que volte para casa e a abraça. Umberto beija Yara. Beija-Flor ouve Taís dar conselhos a Márcia. Rodolfo e Stella se beijam. Quando Taís sai, Beija-Flor recrimina Márcia pelo que está fazendo e ela lhe sugere que perdoe a ex-namorada. Beija-Flor corre atrás de Taís. Os dois se amam.

Capítulo 64
Beija-Flor pede a Taís que convença Márcia a desistir da vingança. Felipe demite seu motorista e Herculano o emprega. Stella se decepciona com o jeito com que Rodolfo a trata na produtora. Arlindo pede emprego a Otávio. Márcia vai morar com Herculano. Yara se entusiasma com Umberto e encoraja Stella. Gilda descobre que parte das coisas de Teresinha sumiram do armário. Otávio consulta Herculano quanto à contratação de Arlindo e convida Márcia para jantar. Ela recusa, insinuando que não pode fazer isso.

Capítulo 65
Karen não convence Rodolfo a empregar Júlio. Yara discute com o pai por causa de Márcia. O Conselho Regional de Medicina investiga as acusações de Ester. Paulinho pega um cartão do pai e manda flores à gerente do banco. Ladislau diz a Celeste que sairá do país, levando Taís. Judite conta a Gilda que Teresinha fugiu para lhe dar chance de conquistar Darci. Otávio convida Stella para jantar. Felipe se interessa por Vanda, relações públicas de Altair. Desconfiando de Olga, Taís pergunta a Nanci sobre pais de Márcia.

Capítulo 66
Nanci garante a Taís que Márcia não foi adotada. Otávio e Stella conversam. Após seduzi-la Felipe contrata Vanda para defender sua imagem. Otávio admite Arlindo. Felipe fica sabendo que o conselho convocou a enfermeira que atendeu Ester. Rodolfo sente ciúmes de Stella ao vê-la com Otávio. Yara decide viver com Stella. Ao descobrir a bolsa que Ladislau deu a Almerinda, Taís suspeita que haja algo nela. Beija-Flor pergunta à mãe sobre Márcia. Rodolfo visita Stella. Uma notícia no jornal alegra Felipe e abala Márcia.

Capítulo 67
Ao ver a nota publicada sobre Felipe, graças a Vanda, Márcia se irrita. Júlio procura Olga para que ela evite a união de Stella e Rodolfo. Nanci conta a Beija-Flor que mostrou fotos a Olga e nota que uma delas sumiu. Rodolfo se declara a Stella. O desaparecimento de Yara decepciona Umberto.O parecer do conselho favorece Felipe. Vanda diz a Felipe que ele vai operar uma atriz famosa e a noticia chega aos jornais. Beija-Flor pergunta a Irene, que foi amiga da mãe de Márcia, sobre o nascimento da prima. Márcia procura Karen.

Capítulo 68
Márcia propõe um acordo a Karen, que recusa. Irene diz a Beija-Flor que ignora detalhes do nascimento de Márcia. Vanda conta a Constância que a atriz francesa Valérie Renaud é amiga de Olga. Márcia deixa a fita do programa no qual Felipe foi desmascarado no hotel em que Valérie está. Umberto descobre que Xará namora Yara. Ladislau esconde cocaína na casa de Almerinda e chantageia Taís. Otávio visita Stella e Rodolfo não gosta. Beija-Flor procura Olga. Vanda impede que Valérie veja a fita. Taís vai à casa dos pais.

Capítulo 69
Taís procura a cocaína, mas não acha. Felipe suspeita que Lucas tenha levado a fita ao hotel. Beija-Flor pergunta a Olga se pegou a foto do álbum e ela nega. Karen conta a Márcia que seu plano fracassou. Felipe comemora o sucesso da cirurgia. Bandidos agridem Celeste. Ladislau exige que Taís o esconda dos traficantes que enganou. Durante um jantar, Liliane percebe que Rodolfo tem ciúme de Otávio e conta a Stella. Cresce o movimento no consultório de Felipe. Ladislau diz a Taís que vai fugir do Brasil com ela.

Capítulo 70
Impaciente, Beija-Flor vai ao encontro da namorada no depósito, onde Taís não permite que ele entre. Ao saber das intenções de Ladislau, Márcia sugere a Taís que procure a polícia. Felipe precisa de verba para comprar uma clinica. Taís revela os planos de Ladislau a Celeste. Yara termina o namoro com Xará. Rodolfo e Stella viajam. Vicente surpreende Celeste revirando seu armário. Ladislau leva Taís à clínica onde fará uma plástica. Márcia garante a Herculano que vai impedir que Felipe compre uma nova clinica.

Capítulo 71
Herculano duvida que Felipe compre a clinica. Preocupada com Taís, Márcia fala de Ladislau a Beija-Flor, que procura a polícia. Um detetive acha a cocaína e descobre que, na verdade, é pó de mármore. Ladislau suspeita que o cirurgião que esperava viajava num avião que caiu. Taís sai, dizendo que vai investigar e confirma que o médico morreu. Num telefonema anônimo a Ladislau, Márcia sugere que ele consulte Felipe. Para deter Márcia, Olga decide lhe contar seu segredo. Derval, amigo de Ladislau, procura Felipe.

Capítulo 72
Derval oferece muito dinheiro a Felipe para que ele opere Ladislau. Olga confessa a Márcia que é mãe de Felipe e que Constância roubou dela o bebé para pressionar Altair a casar. Ao descobrir que Felipe, mesmo sabendo de tudo, rejeita a mãe, Márcia persiste na vingança. Olga tenta impedir que Felipe realize a operação, mas ele a ignora. Júlio revela a história de Olga a Karen. Beija-Flor pede a Taís que não esconda nada dele. Felipe chega à clínica, onde Ladislau explica o que deseja. Márcia telefona para a polícia.

Capítulo 73
Márcia diz a Beija-Flor e Taís que anseia pelo fracasso de Felipe. Altair e Constância discutem por causa de Olga. Celeste assiste ao início da operação de Ladislau, mas Taís telefona para a clínica e a aconselha a sair de lá. Ao saber que Márcia denunciou Ladislau, Celeste se desespera e Taís a conforta. Policiais invadem a clinica. Quando conclui a cirurgia, Felipe é levado à delegacia, onde garante que foi forçado a operar. Altair propõe ao filho que confesse a verdade, já que foi desmascarado pelos comparsas de Ladislau.

Capítulo 74
Na delegacia, Felipe garante ao pai que foi obrigado a operar Ladislau. Celeste foge da cidade. Júlio teme que o consultório seja fechado. Beija-Flor diz a Márcia que as pessoas comentam seu caso com Herculano. A prisão do filho prejudica os negócios de Altair. Chegando de viagem, Stella fica sabendo sobre Felipe. Umberto procura Xará para falar de Yara e descobre que Márcia vive com o pai de sua namorada. Felipe vai morar com os pais. Beija-Flor é promovido. Herculano pede a Márcia que continue a seu lado.

Capítulo 75
Márcia diz a Herculano que ele merece ser amado. Yara se espanta ao saber do parentesco de Umberto e Márcia. Júlio fecha o consultório. Márcia revela a Herculano que Zoraide roubou o prontuário. Karen conta a Júlio sobre Stella e Rodolfo. Xará insinua a Yara que Umberto só se interessa pelo seu dinheiro. Márcia procura Otávio para que empregue Gilda e, depois, confessa a Taís que o médico a atrai. Taís anuncia que vai morar com Beija-Flor. Stella visita Felipe. Márcia chama Herculano para uma conversa definitiva.

Capítulo 76
Sem saber o que fazer, Márcia decide ficar com Herculano. Felipe expulsa Stella. Karen ouve Paulinho dizer ao primo que Rodolfo pretende se casar com Stella. Otávio confessa ao tio que sente algo forte por Márcia. Herculano pede a Olga que promova um recital para Umberto. Liliane conta a Karen que Rodolfo tem ciúmes de Stella. Otávio emprega Gilda. Por saber do recital através de Xará, Yara é agressiva com Umberto. Karen revela a Stella que Felipe é filho de Olga. Beija-Flor procura Vicente. Vanda visita Felipe.

Capítulo 77
Para decepção de Felipe, Vanda o procura só para cobrar por seus serviços. Beija-Flor convence Vicente a aceitar sua união com Taís. Sentindo-se ofendido com as desconfianças de Yara, Umberto rompe o namoro. Stella tenta se aproximar de Olga, que não aceita. Após discutir com o pai, Yara procura Umberto para se desculpar. mas ele não reata com ela. Taís e Beija-Flor vão morar juntos. Felipe vende o carro para que Júlio aplique o dinheiro. Como Karen havia planejado, Rodolfo vê Stella e Otávio almoçando.

Capítulo 78
No restaurante, Rodolfo trata Stella friamente, mas depois, seguindo conselhos de Liliane, lhe pede desculpas. Olga se surpreende ao ouvir Umberto tocar, já que pensava ser apenas mais um protegido de Herculano. Yara e Umberto reatam o namoro. Karen acredita que a preocupação de Stella com Felipe prejudicará seu relacionamento com Rodolfo e investe nisso. Felipe contrata um advogado, a quem garante que foi obrigado a operar Ladislau. Márcia e Otávio se encontram na casa de Herculano e ficam constrangidos.

Capítulo 79
Márcia tenta explicar seu relacionamento com Herculano a Otávio, que diz não se interessar pelo assunto. Stella afirma a Altair que acredita na versão de Felipe sobre a cirurgia. Taís diz a Beija-Flor que ambiciona ser rica. Felipe procura um ex-professor para pedir emprego, mas não é recebido. No hospital, as ataduras de Ladislau são retiradas. Altair contrata Júlio. Beija-Flor pergunta a Taís por que não tem dinheiro, embora trabalhe tanto. Seguida por Karen, Stella vai ao hospital penitenciário e visita Ladislau.

Capítulo 80
Ladislau garante a Stella que Felipe o operou espontaneamente. Depois, ela mente a Rodolfo, dizendo que estava trabalhando em casa. Taís mostra a Beija-Flor o dinheiro que devolverá a Sálvio. Karen conta a Júlio que seguiu Stella. Bandidos matam Ladislau. Taís diz a Beija-Flor que está descontente com sua vida. Ao descobrir os desfalques cometidos por Xará, Felipe o demite. Xará procura Constância. Numa situação provocada por Karen, Rodolfo encontra o mapa da penitenciária na bolsa de Stella.

Capítulo 81
Rodolfo rompe com Stella. Constância resiste à chantagem de Xará. Rodolfo sai com uma amiga de Olga e, na produtora, trata Stella friamente. Felipe culpa os pais pelo fracasso do restaurante, mas Constância diz que foi o escândalo com Ladislau que os prejudicou. Teresinha volta. Stella tenta se aproximar de Rodolfo. Altair compra convites para o recital de Umberto. Olga admite a Rodolfo que, na noite anterior, ele foi fotografado ao lado de mulheres. Stella vê as fotos numa coluna social.

Capítulo 82
Ao ver o jornal, Rodolfo se desespera. Felipe decide vender as estatuetas de Stella que Constância roubou. Taís é procurada por um homem misterioso. Por ser contra a relação de Márcia com Herculano, Darci se nega a ir ao recital, onde Rodolfo se interessa por Taís e descobre que ela namora Beija-Flor. A presença de Otávio surpreende Márcia. Darci entra no auditório às escondidas. Umberto e Yara comemoram o sucesso. Taís diz a Beija-Flor que não quer devolver o dinheiro.

Capítulo 83
Beija-Flor fica contrariado. Altair oferece carona a Nanci. Márcia diz a Otávio que sua presença a incomoda. Constância pergunta a Altair por que Olga foi procurar Felipe. Stella trata Rodolfo profissionalmente. A pedido de Beija-Flor, Taís devolve o dinheiro a Sálvio. Márcia aprova a decisão dela. Um vendedor oferece uma comissão a Beija-Flor para que compre seu equipamento para a produtora. Altair procura Olga. Taís exige que Beija-Flor aceite o suborno, ameaçando romper o namoro.

Capítulo 84
Taís deixa Beija-Flor sozinho para que possa pensar. Olga conta a Altair que tentou alertar Felipe porque sabia da cilada contra ele. Ester diz a Otávio que Márcia passou por dificuldades. Stella trata Rodolfo melhor. Altair revela a Felipe o que ouviu de Olga. Márcia visita com Ester a creche onde trabalhou e Herculano percebe que ela está feliz. Teresinha marca um encontro com Darci para que Gilda vá em seu lugar. Indeciso sobre a comissão, Beija-Flor consulta Herculano. Felipe procura Olga.

Capítulo 85
Quando Felipe a acusa de ter conspirado contra ele, Olga o expulsa de sua casa. Herculano sugere a Beija-Flor que aceite a comissão. Darci falta ao encontro porque teve que trabalhar. Ester comenta com Otávio a visita de Márcia à creche. À revelia de Karen, Júlio trabalha com Rodolfo. Herculano promete uma passagem a Olga e Zoraide, caso convençam Márcia a viajar. O julgamento de Felipe é marcado. Stella aconselha Beija-Flor a recusar a comissão e ele diz a Taís que já se decidiu.

Capítulo 86
Beija-Flor diz a Taís que recusará a comissão e a pede em casamento. Márcia aceita viajar, contanto que volte antes do julgamento de Felipe. Karen ouve Rodolfo convidar uma amiga para jantar e conta a Stella. Um pianista famoso se oferece para dar aulas a Umberto. Felipe pensa em escrever um livro técnico. Taís rompe com Beija-Flor. Darci sugere a Germano que paquere Gilda. Yara insinua a Stella que tem ciúmes de Rodolfo. Ao chegar em casa, Rodolfo encontra Stella à sua espera.

Capítulo 87
Rodolfo e Stella se reconciliam. Beija-Flor e Taís voltam a morar com suas famílias. Teresinha e Germano flertam. Felipe se hospeda na fazenda de um amigo, onde conclui o livro. Umberto não aceita que Herculano financie suas aulas de piano e Rodolfo lhe oferece patrocínio. Beija-Flor volta a estudar. Márcia, Herculano, Olga e Zoraide viajam e, passados dois meses, retornam ao Rio. Márcia pede a Ester que vá ao julgamento. Derval depõe contra Felipe. Este aguarda a decisão do juiz.

Capítulo 88
Felipe é condenado, mas cumprirá a pena em liberdade. Márcia comemora. Teresinha passeia com Xará. Karen sonda a vida de Rodolfo e Stella. O Conselho de Medicina cassa o diploma de Felipe. Vindo de Portugal, Camargo, um amigo de Olga, pede que ela apresente uma moça a seu filho, William. Um editor recusa-se a publicar o livro de Felipe. Seguindo conselhos de Taís, que percebeu sua insatisfação, Márcia telefona a Felipe para contar que foi a responsável pelo seu fracasso.

Capítulo 89
Como Felipe não a atende ao telefone, Márcia decide procurá-lo. Rodolfo tenta conseguir patrocínio para um projeto. Através de uma carta, Márcia convida Felipe para almoçar. Camargo oferece sociedade a Rodolfo e pede que o filho estagie com ele. Almerinda discute com Vicente porque ele a proíbe de trabalhar na pastelaria, que passa por dificuldades. Levando Altair em seu táxi, Vicente sofre um acidente. Márcia pede ao motorista que leve Felipe ao apartamento de Herculano.

Capítulo 90
Márcia chora após contar a Felipe que arruinou sua vida. Almerinda conta a Vicente que seu táxi teve perda total. Taís insinua a Márcia que ela ainda ama Felipe. Herculano, indignado, reprova a atitude de Márcia. Stella propõe a Rodolfo que a deixe produzir um programa. William conta a Olga que teve uma desilusão amorosa. Ao visitar Vicente, Altair encontra Nanci. Seguindo o conselho de Júlio, Felipe vende o restaurante. Notando a tristeza de Márcia, Herculano a pede em casamento.

Capítulo 91
Alegando que a proposta prova seu amor, Herculano pede a Márcia que pense nisso. Olga tenta se desculpar com Lucas por não tê-lo recebido. Constância se nega a pagar a Felipe sua porcentagem na venda do restaurante. Rodolfo permite que Stella produza o programa sozinha. Beija-Flor sugere que ela recuse, mas Olga e Taís aconselham Márcia a se casar. Stella e Yara apóiam a decisão do pai. Felipe não consegue emprego. Márcia diz a Herculano que já tem sua resposta.

Capítulo 92
Márcia aceita se casar com Herculano e Darci fica feliz. Felipe discute com Constância e Júlio o hospeda. William não se interessa pelas amigas de Olga. Ester diz a Márcia que discorda de seu casamento e dá a notícia a Otávio. Lucas se recusa a atender Olga, mas Zoraide o convence a visitá-la. Vicente, sem trabalhar, lamenta suas dificuldades econômicas com Taís, que pede dinheiro a Márcia. Lucas espera por Olga em seu apartamento. Felipe procura emprego. Márcia visita Stella.

Capítulo 93
É véspera do casamento e Márcia pede a sincera aprovação de Stella. Lucas desiste de esperar por Olga. Márcia se prepara para a cerimônia. William convida Liliane para sair. Gilda pega um livro na casa de Arlindo. Na festa, Altair pede a Nanci que lhe telefone. O juiz chega ao apartamento. Márcia se decepciona com a ausência de Beija-Flor e Ester e, ao conversar com Stella, que duvida que ela seja feliz, pede que chamem Herculano. Taís diz a Nanci que não sabe se haverá casamento.

Capítulo 94
Márcia desiste do casamento, decisão que Olga anuncia aos convidados. Durante o encontro com William, Liliane fica entediada. Camargo morre. Felipe decide escrever suas memórias. Herculano diz a Yara que entende a atitude de Márcia. Esta volta para a casa de Nanci. Taís sugere à mãe que venda pizzas na pastelaria. Custeado pela editora, Felipe se muda para um apart-hotel. Gilda conversa com Arlindo. Stella manda flores a Márcia. Ester revela a Otávio que Márcia não se casou.

Capítulo 95
Otávio diz a Ester que Márcia o atrai. Márcia procura emprego. Rodolfo e Stella decidem se casar. Felipe entrega os primeiros

Capítulos ao editor, que rejeita o livro. Gilda diz a Otávio que Márcia está desempregada. Karen descobre que Rodolfo vai levar Paulinho. Júlio sugere a Felipe que trabalhe com leilões. Através de Gilda, Otávio pede e Márcia o procure. Almerinda teme que Vicente a proíba de trabalhar. Júlio conta a Stella a intenção de Felipe de trabalhar com arte. Márcia vai à clínica.

Capítulo 96
Convidada por Otávio, Márcia se recusa a trabalhar na creche da clínica, porque esta é de Herculano. Almerinda enfrenta Vicente e vai trabalhar na loja. Rodolfo nota a ausência de Stella, que, ao convencer um amigo a empregar Felipe, encontra Constância. Otávio fala a Herculano da proposta que fez a Márcia. Felipe é admitido. A pedido de Karen, Constância insinua a Rodolfo que Stella pediu ao leiloeiro emprego para Felipe, o que ela confirma. Arlindo procura Felipe. Herculano visita Márcia.

Capítulo 97
Herculano sugere a Márcia que dirija a creche. Olga procura Lucas e o convida para jantar. As pizzas de Almerinda fazem sucesso. Arlindo propõe a Felipe que more com ele. Para desespero de Karen, Stella se muda para a casa de Rodolfo. Karen põe calmante no suco de Paulinho. Márcia começa a trabalhar na creche. Rodolfo estranha a sonolência do filho e Karen finge-se de supermãe. Arlindo lê o livro de Felipe sobre queimaduras e diz a Otávio que precisa lhe falar do cirurgião.

Capítulo 98
Arlindo mostra a Otávio o livro de Felipe sobre queimaduras. Dizendo ter saudades, Xará vai à casa de Yara, que o expulsa. Na pastelaria, Altair convida Nanci para ir ao teatro. Márcia e Otávio saem para conversar. No jantar, Olga apresenta amigas a Lucas, que se interessa por ela. Darci tenta beijar Teresinha e é surpreendido por Gilda e Germano. Com a permissão de Herculano, Otávio emprega Felipe para a elaboração de um banco de pele. Ao sair da clínica, Felipe vê Taís ao lado de Márcia.

Capítulo 99
Felipe desconfia que Márcia tenha realmente conspirado contra ele. Almerinda repreende Taís por estocar botijões de gás. Liliane convida Beija-Flor para ir ao teatro. Karen impede que Stella visite Paulinho e mente a este que ela não quis ir vê-lo. Judite incentiva Nanci a aceitar o convite de Altair. Ingenuamente, Gilda conta a Felipe quem é Taís. Ismael compra uma arma e Lucas não gosta. Ao discutir com Taís, Felipe vê os botijões. Depois, denuncia a pastelaria, que é fechada por fiscais.

Capítulo 100
Altair repreende Felipe por ter denunciado Taís. Márcia vê Felipe na clínica. Karen diz a Paulinho que Stella se esqueceu dele. Depois de jogarem boliche, Márcia e Otávio se beijam, mas ela tenta dissuadí-lo. Para ajudar Taís, Beija-Flor pede um vale a Rodolfo. Ao saber que ainda não pode voltar a trabalhar, Vicente se embebeda. Felipe visita Derval, que lhe conta sobre a paixão de Ladislau por Taís. Beija-Flor procura, em vão, por Taís. Esta pede a Olga que lhe consiga um marido milionário.

Capítulo 101
Olga propõe a Taís que conquiste William. Felipe jura que vai se vingar. Olga sugere a William que finja ser pobre para as mulheres. Como Taís recusa seu dinheiro, Beija-Flor supõe que ela vai trabalhar com Olga. Taís se aproxima de William. Karen impede Stella de ver Paulinho. Taís promete um livro raro a William e, para isso, procura Otávio. Ismael pede a Lucas que guarde seu revólver. Seguida por Felipe, Taís vai buscar o livro na casa de Otávio. Lá, Felipe revê Márcia e lhe dá um tiro.

Capítulo 102
Lucas não permite que Felipe socorra Márcia e a leva à clínica. Taís mente a Nanci que Márcia se feriu acidentalmente. Karen dá mais sonífero a Paulinho, que diz ao pai que prefere ficar com Júlio. Altair conta a Nanci que foi Felipe quem atirou em Márcia. Esta é operada por Otávio com sucesso. Nanci pede a Altair que se afaste dela por ser casado. Stella garante a Karen que vai cuidar de Paulinho. Márcia revela a Otávio o que houve entre ela e Felipe e lhe pergunta se deve denunciá-lo.

Capítulo 103
Otávio sugere a Márcia que denuncie Felipe. Stella leva Paulinho para a casa de Rodolfo. Certa de que Otávio o demitirá, Márcia diz a Felipe que não vai denunciá-lo, porque ele já está arruinado. Xará vê Nanci e Altair. Taís lê um livro antes de entregá-lo a William. Acreditando estar desempregado, Felipe sai da casa de Arlindo. Mesmo afirmando que ela ainda ama Felipe, Otávio pede a Márcia que fique com ele e depois lhe pergunta se se magoaria caso não demitisse o ex-médico.

Capítulo 104
Felipe se surpreende ao saber que não foi demitido. Márcia recebe alta. Olga propõe a Taís que mostre a William poesias de Susana como suas. Xará vê Altair na casa de Nanci. Já recuperado, Paulinho sugere a Stella que produza o programa. Umberto conta ao irmão que Taís está se encontrando com um rapaz. William confessa a Olga sua paixão por Taís. Márcia volta ao trabalho e Otávio a convida para jantar. Stella diz a Rodolfo que quer ter um filho dele. Otávio e Márcia se amam.

Capítulo 105
Rodolfo pede a Stella um tempo para pensar. William diz que precisa de uma prova de amor de Taís e Olga lhe sugere que a apresente a ela. Constância estranha o comportamento de Altair. Beija-Flor é promovido. Umberto desconfia do interesse de Altair por Nanci. Na festa, William vê Taís repelir um rapaz apresentado por Olga. Rodolfo vai se aconselhar com Olga. William pede Taís em casamento mas, acreditando que ele está desempregado, Vicente pergunta como os dois sobreviverão.

Capítulo 106
Emocionado com a declaração de amor de Taís, William revela que é milionário. Rodolfo aceita ter um filho com Stella. Ao saber pelo irmão do noivado de Taís, Beija-Flor a procura e garante que ela será infeliz. Nanci admite a Umberto que gosta de Altair, mas afirma que o esquecerá. Após dois meses de tentativas, Stella desconfia que seja estéril. Rodolfo sugere a Beija-Flor que faça um programa sobre surfe ferroviário. Alertada por Xará, Constância flagra Altair almoçando com Nanci.

Capítulo 107
Constância ofende Nanci, que a ignora. Ao saber sobre a fundação de Molinaro, que negocia com Rodolfo, Felipe pensa em mostrar seu livro sobre queimaduras ao italiano. Altair briga com Constância e sai de casa. Herculano sugere a Yara que volte a morar com ele, mas ela se recusa. Quando descobre que ele abandonou Constância, Felipe se preocupa com o pai. Humilhado por um homem rico, Felipe conclui que fazia a mesma coisa. Altair vai à casa de Nanci. Felipe procura Márcia.

Capítulo 108
Felipe se retrata diante de Beija-Flor e Márcia. Depois, pede a Beija-Flor que convença Molinaro a publicar seu livro, idéia que ele rejeita. Altair se declara a Nanci e os dois se beijam. Com o pretexto de que fará a estante, Lucas procura Olga. Felipe promete se vingar de Beija-Flor. William compra o apartamento de Herculano. Stella e Rodolfo elogiam o programa de Beija-Flor. Um homem entra na produtora à procura de algo. No dia seguinte, Beija-Flor constata que seu filme desapareceu.

Capítulo 109
Mesmo suspeitando de Felipe, Márcia impede que Beija-Flor o procure e sugere que chame a policia. Arlindo hospeda Altair, o que desagrada a Constância. Umberto fica feliz ao saber que Nanci namora Altair. Beija-Flor afirma que Felipe roubou o filme. Altair diz a Constância que lutará por seus bens. Júlio pergunta a Rodolfo o que fazer sobre o roubo. William propõe que os pais de Taís morem com eles depois do casamento. Júlio exige que Felipe devolva o filme, deixando o amigo atônito.

Capítulo 110
Diante da acusação de Júlio, Felipe nega ter roubado a fita. Olga recusa um convite de Lucas, mas Zoraide insinua à amiga que ela se interessa pelo marceneiro. Liliane conta a Stella sobre o roubo. Yara incentiva o romance de Altair. Otávio garante a Stella que, sem ansiedade, ela engravidará. Gilda condena o pai por ter aceite morar com William e Taís. Márcia descreve a Stella a discussão que Beija-Flor teve com Felipe e duvida que este tenha roubado a fita. Stella procura o ex-marido.

Capítulo 111
Stella pergunta a Felipe se ele realmente mudou. Vicente convence Gilda a também morar com Taís. Rodolfo conta a BeijaFlor que tem uma cópia do seu programa. Karen planeia dar um jantar em homenagem a William. Ao saber que Taís namorou Beija-Flor, William o convida para almoçar. Olga organiza a festa de casamento de Taís. Beija-Flor duvida que Taís desconhecesse a fortuna do noivo, o que comprova no almoço, quando William afirma que foi ele quem a apresentou a Olga.

Capítulo 112
Garantindo que Taís e Olga não se conheciam antes, William convida Beija-Flor para o jantar de Karen. Stella pede a Molinaro que leia o livro de Felipe. Bêbado, Beija-Flor afirma a Umberto que nunca esquecerá Taís. Procurada por Vicente, Olga sugere que ele tenha lições de etiqueta com Zoraide. Molinaro chama Felipe ao seu escritório. William conta a Taís que convidou Beija-Flor para o jantar. Beija-Flor diz a Umberto que pensa em revelar a William o golpe de Olga e Taís, desmascarando-as.

Capítulo 113
Molinaro propõe um contrato a Felipe e revela que o livro lhe foi recomendado por Stella. No jantar, Teresinha se interessa por Júlio. Olga hospeda Herculano. Beija-Flor chega à casa de Karen. Zoraide diz a Teresinha que Júlio é fiei à esposa. Misterioso, Rodolfo lamenta com Olga que talvez tenha que ir ao exterior. Beija-Flor condena Taís por mentir a William e garante que ela será infeliz. Constância surpreende Nanci e Altair. Felipe envia flores de agradecimento a Stella e Rodolfo as vê.

Capítulo 114
Felipe mostra a Arlindo o carro usado que comprou. Constância ameaça citar Nanci no processo de divórcio, caso Altair não desista de parte dos seus bens. Examinada por um especialista, Stella diz a Rodolfo que não é estéril. Na igreja, onde Taís é esperada, Teresinha observa Júlio e aposta com Gilda que o conquistará. Com certo desagrado, Otávio nota a amizade entre Márcia e Herculano. Beija-Flor janta com Leila, uma modelo que conheceu. Herculano passa mal na festa.

Capítulo 115
Otávio socorre Herculano e o leva ao hospital. Na recepção, Darci aborda Teresinha, que o repele. As radiografias apontam meu funcionamento nos pulmões de Herculano, que é operado com sucesso. Felipe recrimina a mãe por ter chantageado Altair. Stella e Olga se abraçam. Teresinha é tratada com indiferença ao se apresentar a Júlio. Taís e William se amam. Felipe sugere ao pai que aceite a imposição de Constância. No hospital, Herculano diz a Olga que deseja elaborar seu testamento.

Capítulo 116
Na clínica, Herculano pede a Olga que entre em contato com seu advogado. Olga conta a Zoraide que Herculano vai fazer um testamento. Karen e Zoraide discutem sobre o faturamento da galeria e sua sociedade. Gilda confessa a Teresinha que preferia não se mudar. William e Taís viajam para Europa em lua-de-mel. Constância embriaga Zoraide para ela falar do testamento de Herculano. Olga leva o advogado à clínica. Teresinha conta a Gilda seu fracasso no encontro que teve com Júlio.

Capítulo 117
Zoraide diz a Constância para não levar em consideração nada do que lhe falou. Altair vai a São Paulo para vender seu apartamento. Olga comenta com Herculano que acha injusto ser uma das beneficiadas no testamento. Constância afirma a Altair que ele só está com Nanci por interesse. Taís e William chegam de viagem. Teresinha conta a Taís a aposta que fez e ela convida Karen e Júlio para jantar em sua casa. Stella comenta com Yara que Rodolfo se recusa a fazer o exame.

Capítulo 118
Na produtora, Júlio fala a Rodolfo que sabe da sua vasectomia. Lucas indaga Araci sobre Herculano. Márcia vai à casa de Ester. Júlio e Karen se preparam para o jantar na casa da Taís. Teresinha conta a Gilda que Taís vai ajudá-la a vencer a aposta. Zoraide diz a Olga que talvez tenha falado do testamento a Constância mais do que, devia. Rodolfo tranqüiliza Stella. Chove muito e Otávio avisa Márcia de que não poderá ir para casa. Felipe chega à casa de Ester e encontra Márcia sozinha.

Capítulo 119
O carro de Felipe fica atolado por causa da chuva e Márcia o faz entrar na casa. Taís convida Karen e Júlio para uma viagem. Felipe dorme na casa de Ester. Beija-Flor confessa a Umberto que não quer se envolver com ninguém. Leila encontra Beija-Flor, que explica que não quer enganá-la. William, Taís, Júlio e Karen chegam em Búzios e encontram Teresinha. Esta tenta chamar a atenção de Júlio. Felipe e Márcia tomam café da manhã quando Otávio chega em casa e fica enfurecido ao vê-los.

Capítulo 120
Felipe explica a Otávio que foi até lá para que ele pudesse assinar o documento da compra da centrífuga, Rodolfo conversa com Olga sobre a reversão da vasectomia. Stella confessa a Yara que não faz amor com Rodolfo há mais de uma semana. Márcia conta a Nanci que esteve com Felipe e que ele está mudado. Otávio diz a Felipe que agiu de cabeça quente. Altair chega de São Paulo. Stella descobre que Rodolfo mentiu para ela. Herculano fala a Olga que está sendo roubado na clínica.

Capítulo 121
Muito nervoso, Herculano mostra o documento assinado por Otávio a Olga, que tenta acalmá-lo. Na clínica, Herculano diz a Otávio que ele está sendo desonesto e lhe mostra o documento. Indignado, Otávio diz que não o assinou e que vai pedir demissão. Por sugestão de Stella, Herculano manda o documento para ser examinado por um perito em grafologia. Na casa de Ester. Herculano pede desculpas a Otávio e os dois suspeitam que Felipe pode ter falsificado o documento.

Capítulo 122
Na casa de Ester, Herculano sugere que Otávio denuncie Felipe à polícia. Lucas fica enciumado ao receber de Olga um cheque de Herculano. Gilda entrega a Otávio o isqueiro achado na noite em que os documentos foram trocados e diz a ele que desconfia de Felipe. Em Búzios, Tais apresenta Germano a Karen como se ele fosse um arquiteto rico e famoso. Carinhosamente, Altair convida Nanci para ir a um motel. Yara conta a Stella que o pai fez um testamento. Olga se encontra com Lucas.

Capítulo 123
No bar, Olga pede a Lucas que interceda em favor de Felipe. Num clima de muito romantismo, Nanci e Altair se amam. Otávio mostra o isqueiro a Lucas, que pede para ficar com ele. Olga diz a Zoraide que confia em Lucas. Altair conta a Lucas que Felipe parou de fumar. Herculano exige de Otávio a punição de Felipe. Rodolfo revela a Olga que a cirurgia de reversão só poderá ser feita nos Estados Unidos e pede que ela, com sua influência, agilize a operação. Lucas vai à casa de Felipe.

Capítulo 124
Felipe fica nervoso ao saber que está sendo acusado de ter trocado os documentos. Lucas sugere a Felipe que ele procure Olga. Lucas conta a Otávio que conversou com Felipe e acredita nele. Altair mostra o isqueiro a Felipe, perguntando se é seu, e ele responde que não. Teresinha consegue conquistar Júlio e conta para Tais. Umberto comenta com Márcia que Yara quer que ele vá morar com ela. Stella diz a Yara que Rodolfo mentiu para ela mais uma vez. Felipe vai à sala de Otávio na clínica.

Capítulo 125
Quando Felipe diz que não quer trabalhar mais na clínica, porque está sendo acusado, Otávio lhe pede fique, pois acredita na sua inocência. Tais, Willian, Karen e Júlio voltam de Búzios. Altair decide abrir uma loja de massas caseiras. Rodolfo vai à casa de Olga e Stella o segue. Karen apresenta Dóris a Rodolfo e Stella os vê juntos. Stella diz a Yara que vai se separar de Rodolfo se ele a trair. Constância e Karen armam um plano para afastar Stella de Rodolfo. Felipe vê Márcia e Otávio se beijando.

Capítulo 126
Constrangido, Felipe pede desculpas e sai. Otávio e Márcia não entendem a reação dele. Karen descobre que Rodolfo vai a Nova York e pede a Dóris que faça uma representação. Depois, ela coloca a passagem de Rodolfo na pasta de Júlio. Altair descobre que o isqueiro que Lucas lhe dera sumiu. Lucas e Olga dormem juntos. Rodolfo vai à casa de Júlio para pegar a passagem e Karen pede a ele que dê uma carona a Dóris. Stella vai ao aeroporto e vê Rodolfo e Dóris chegando juntos.

Capítulo 127
Stella quer ir falar com Rodolfo, mas Constância a impede e, depois, a consola. Olga confessa a Araci que amar Lucas foi muito bom, mas que ele dormiu cedo demais. Otávio convida Umberto para dar um recital durante o coquetel de um congresso. Araci diz a Olga que Stella viu Rodolfo com Dóris no aeroporto e que está pensando em se separar dele. Constância aconselha Felipe a ir consolar Stella. Felipe chega à casa de Stella quando ela está com as malas prontas para ir embora.

Capítulo 128
Felipe ajuda a Stella a levar as malas dela para o apartamento de Yara. Lucas dorme com Olga na casa dela. Stella conta a Yara o que viu no aeroporto. Araci avisa Lucas de que a Olga não fala com ninguém antes das 11 horas e ele acha estranho. Júlio confessa a Beija-Flor que não consegue esquecer Teresinha. Após conversar com Karen, Olga fica desconfiada e pede a Zoraide para procurar Dóris. Altair chama Nanci e sua família para morar com ele. Felipe e Stella se beijam.

Capítulo 129
Stella e Felipe dormem juntos. De manhã, ela diz que já não o ama, mas que eles podem ser bons amigos. Lucas pergunta a Ester se ele e Olga podem se acertar, tendo hábitos tão diferentes. Maria Elisa conta a Olga tudo o que Karen vem fazendo para poder continuar recebendo o dinheiro de Rodolfo. Karen apresenta Taís a Constância. Dóris conta a verdade a Olga, que depois pede a Stella que marque um encontro com Karen, para desmascará-la e provar que Rodolfo é inocente.

Capítulo 130
Olga pede a Dóris que seu aguarde telefonema. Constância descobre que Taís foi uma das meninas de Olga. Stella marca o encontro com Karen. Nanci conta a Altair que todos aceitaram ir morar com ele em Botafogo. Constância, Júlio e Karen vão jantar na casa de Taís. Otávio diz a Márcia e a Darci que gostaria de ser sócio de Altair na loja de massas. Constância chantageia Olga. Stella e Beija-Flor são candidatos ao prêmio Wave. Olga desmascara Karen na frente de Stella.

Capítulo 131
Dóris e Maria Elisa confirmam a Stella o que Olga contou. Stella expulsa Karen de seu apartamento e agradece a Olga. Karen conta a Constância o que a Olga fez. Stella resolve voltar para o apartamento de Rodolfo, convida Maria Elisa para ir trabalhar lá e pega Paulinho na casa de Karen. Rodolfo liga para Stella. Júlio e Karen discutem. A cirurgia a que Rodolfo se submete para reverter a vasectomia não é bem sucedida. Stella conta a Yara que acha que está grávida e demonstra preocupação.

Capítulo 132
Yara não entende a reação da irmã, que lhe pede segredo sobre o assunto. Após ter a certeza de que está grávida, Stella procura Felipe e fala que o filho pode ser dele. Felipe propõe a Stella que não conte nada a Rodolfo até a criança nascer e ela concorda. Stella confirma a Yara que está grávida. Nanci e sua família se mudam para Botafogo e se preparam para ir à festa de entrega do prêmio Wave. Rodolfo volta para o Rio. Beija-Flor chega à festa com uma manequim, surpreendendo Taís.

Capítulo 133
Beija-Flor passa por Taís e a cumprimenta. Ela tenta disfarçar sua emoção por revê-lo. Olga incentiva Rodolfo, que está muito triste. Otávio propõe sociedade a Altair na loja de massas. Lucas resolve ir à festa e Ester ajuda o irmão a se arrumar. Stella e Beija-Flor são premiados. Lucas chega à festa. Júlio tenta marcar um encontro com Teresinha, mas ela não aceita. Stella conta a Rodolfo que está grávida. Ele bate nela e revela que é estéril. Stella, então, confessa a Rodolfo que o filho é de Felipe.

Capítulo 134
Stella conta a Rodolfo que se entregou a Felipe porque se sentia abandonada. Ele não compreende e a expulsa de casa. Olga aconselha Rodolfo a não tomar decisões precipitadas. Ele conta a Paulinho que rompeu com Stella e lhe pede que não a procure mais. Depois, pede a Beija-Flor que não saia da produtora e lhe conta por que bateu em Stella. Felipe procura Stella. Otávio diz a Márcia que quer se casar, mas ela pede um tempo para pensar. Stella vai falar com Rodolfo na produtora.

Capítulo 135
Rodolfo não quer receber Stella, mas Liliane insiste e ele acaba concordando. Olga pede a Paulinho para ter paciência com o pai. Stella conta a Rodolfo as trapaças que Karen fez, mas ele não acredita e manda ela sair da sua vida. Herculano fala a Stella que sabe que ela está grávida e lhe oferece ajuda. Márcia diz a Otávio que não quer se casar agora e ele concorda. Yara avisa Rodolfo que Olga sabe de toda a história sobre Karen. Rodolfo liga para Olga e pede que ela esclareça o que houve.

Capítulo 136
Olga confirma a Rodolfo o que Stella havia contado, mas ele lhe diz que é melhor esquecer. Inconformada, Olga procura Dóris para que ela reconfirme a história. Karen oferece dinheiro a Dóris para que ela minta para Rodolfo. Na academia, Rodolfo procura Dóris, que mente para ele e depois vai à casa de Karen pegar o dinheiro que esta lhe havia prometido. Beija-Flor conta a Márcia que Stella está esperando um filho de Felipe. Márcia vai à casa de Stella e esta lhe diz que vai tirar a criança.

Capítulo 137
Márcia tenta convencer Stella a não fazer um aborto. Júlio pede a Rodolfo que dê mais atenção à sua produtora. William convida Rodolfo para jantar em sua casa e ele aceita. Júlio confessa a Teresinha que não consegue esquecé-la, pede para encontrá-la novamente e ela concorda. Felipe conta a Júlio que Stella está grávida. Paulinho procura Stella. Júlio marca um encontro com Teresinha no apartamento de Felipe. Márcia revela a Felipe que o filho que Stella está esperando é dele.

Capítulo 138
Ao saber que Rodolfo é estéril e que a Stella está pensando em fazer um aborto, Felipe fica confuso. Paulinho diz ao pai que mentiu para ele e confessa que foi visitar Stella. Felipe pede a Stella que não tire a criança e ela fica indecisa. Felipe vai à casa de Rodolfo, mas não o encontra. Júlio está com Teresinha no apartamento de Felipe quando Karen chega. Teresinha se esconde no quarto e Júlio, para disfarçar a ausência de Felipe, conta a Karen o motivo da briga entre Rodolfo e Stella.

Capítulo 139
Júlio consegue tirar Karen do apartamento de Felipe, mas acaba deixando Teresinha trancada lá. Olga dorme com Lucas no quarto dele. Teresinha avisa Júlio de que ele a deixou presa e lhe pede pára ir soltá-la. Almerinda dá a Constância o endereço de Altair. Stella conta a Yara que Felipe quer assumir a criança. Karen diz a Constância que a Stella está grávida. Márcia discute com Darci e lhe diz que vai se mudar. Constância fala a Felipe que ele deu um golpe de mestre engravidando Stella.

Capítulo 140
Felipe discute com Constância. Márcia sai de casa e Isabel a convida para morar em seu apartamento. Darci avisa Nanci que Márcia foi embora. Márcia conta à madrinha que vai morar com Isabel. Lucas leva Olga para dar um passeio no campo e ela acaba afundando na lama. Tais confessa a Márcia que não consegue esquecer Beija-Flor. Constância vai à casa de Altair. Tais vai à produtora e diz a Beija-Flor que precisa falar com ele. Karen consola Paulinho. Felipe vai à casa de Rodolfo.

Capítulo 141
Felipe tenta explicar a Rodolfo o que aconteceu entre ele e Stella, mas é agredido. Tais diz a Márcia que quer sair com Beija-Flor. Altair conta a Nanci que Constância o procurou. Nanci vai à casa de Constância e manda ela ficar longe de Altair. Beija-Flor conta a Márcia que Felipe e Rodolfo brigaram e ela defende Stella. Júlio manda flores para Teresinha. Na produtora, Márcia pede a Rodolfo que impeça Stella de fazer um aborto. Começa a pegar fogo no estúdio onde Márcia aguarda Beija-Flor.

Capítulo 142
Márcia pede socorro e começa a passar mal. Felipe chega e a salva. Em pouco tempo, o fogo destrói tudo. Correia avisa Júlio do incêndio. Felipe explica a Júlio que foi à produtora para conversar com ele. Constância planeja dar um golpe em Nanci e Altair usando Xará como intermediário. Beija-Flor afirma a Márcia que foi Felipe quem provocou o incêndio. Constância marca um encontro com Altair. Na sala de Felipe, Márcia lhe agradece por ter salvo sua vida quando Otávio chega.

Capítulo 143
Márcia e Otávio discutem. Stella diz a Yara que vai à produtora. William sugere entrar de sócio na produtora e Rodolfo aceita. Constância dá a Altair um anel, dizendo que pertenceu à mãe dele. Júlio marca um encontro com Teresinha. Altair dá o anel para Nanci. Constância explica a Xará que vai chamar a polícia e dizer que Altair roubou o anel, que é dela. Júlio não vai ao encontro com Teresinha, que fica furiosa. Otávio fala a Márcia que acha melhor romper o namoro e ela fica indecisa.

Capítulo 144
Otávio afirma a Márcia que a ama, mas que é melhor eles se separarem. Herculano conta a Stella que William tornou-se sócio de Rodolfo na produtora. Stella revela a Márcia que vai ter o filho de Felipe. Altair conta a Nanci que Xará o roubou no restaurante. Beija-Flor e Isabel se amam e ele se declara apaixonado por ela. Júlio marca outro encontro com Teresinha e Karen ouve. Márcia pede a Otávio para voltar atrás em sua decisão, mas ele se recusa. Karen segue Júlio e Teresinha.

Capítulo 145
Karen conversa com Constância e decide esperar o marido sair do edifício onde está com a amante. William diz a Rodolfo que o incêndio não foi criminoso. Teresinha deixa Júlio trancado e vai embora. Karen vê Teresinha saindo, resolve subir, encontra Júlio dormindo no chão e sai, deixando a porta destrancada. Xará rouba uma chave da casa de Altair. Arlindo conta a Felipe que contrataram um médico para assumir o banco de pele e ele fica arrasado. Karen procura William na produtora.

Capítulo 146
Karen pede ajuda a William. Constância vai à delegacia e dá queixa do roubo do anel. Júlio desconfia das atitudes de Karen. Olga diz a Zoraide que está preocupada com o encontro de Constância e Nanci no almoço de aniversário de Almerinda. Constância pede a Xará para confirmar se Nanci vai usar o anel no almoço. Judite incentiva Nanci a usar o anel. Xará ouve e avisa Constância. Esta liga para o delegado e lhe pede que vá ao clube, onde uma senhora está usando o seu anel.

Capítulo 147
Constância chama a imprensa. Zoraide ouve a conversa, liga para Olga e lhe diz que está desconfiada de alguma trapaça de Constância. O delegado chega. Constância lhe dá as coordenadas e vai embora. Zoraide detém os jornalistas. Nanci é presa. Na delegacia, Constância confirma a sua versão. Rodolfo contrata um advogado para defender Nanci. Felipe vai à casa de Stella. Nanci é liberada. Márcia propõe uma sociedade a Isabel e esta aceita. Furioso, Altair vai à casa de Constância.

Capítulo 148
Constância confessa a Altair que lhe preparou uma armadilha. Karen convida William e sua família para um almoço no clube. Olga mostra a Constância a gravação da conversa que ela teve com Altair e lhe ordena que vá à delegacia retirar a queixa. Constância obedece. Em seguida, o delegado pede desculpas a Nanci e lhe devolve o anel. Escondido do pai, Paulinho visita Stella. Arlindo conta a Felipe que Otávio rompeu com Márcia. No clube, Karen e William vêem Júlio e Teresinha se beijando.

Capítulo 149
Júlio pede desculpas a Karen e promete nunca mais traí-la. William dá um cheque a Karen, que promete proteger Taís. William manda Teresinha sair de sua casa. Nanci agradece a Olga por ter ajudado Altair. Constância pede dinheiro emprestado a Felipe, que nega. Rodolfo pede a Stella que evite as visitas de Paulinho. Zoraide chantageia Constância. Passam-se seis meses. Paulinho vê Stella barriguda, chegando ao hospital, e pergunta ao pai por que não lhe contou que ela estava grávida.

Capítulo 150
No hospital, Rodolfo impede que Paulinho fale com Stella. Márcia avisa Otávio de que não vai mais trabalhar na creche e ele a trata com indiferença. Márcia visita Stella e esta lhe revela que Felipe tem sido muito amigo dela. Júlio diz a Karen que Rodolfo talvez tenha que voltar para a Itália. Feliz. Altair avisa a família de que seu divórcio saiu e que já pode se casar com Nanci. Karen diz a Constância que vai dar um jeito de ficar com Paulinho para voltar a receber a mesada de Rodolfo.

Capítulo 151
Karen pede ajuda a Constância e ela nega. Taís confessa a Olga que está se sentindo infeliz. Otávio conta a Ester que Márcia se demitiu da creche. Constância pede desculpas a Felipe. Otávio vai à confecção de Márcia. Felipe observa Márcia enquanto esta se despede das crianças da creche. Nasce a filha de Stella. Esta sofre uma atonia de útero. Ao saber que Stella está tendo o mesmo problema que matou a mãe de Paulinho, Rodolfo vai à clínica. Beija-Flor o vê no estacionamento.

Capítulo 152
Rodolfo pede a Beija-Flor que não conte a ninguém que ele está na clínica e que lhe dê noticias de Stella. Otávio pede a todos que se acalmem. Beija-Flor conta a Liliane que Rodolfo está na clínica. Otávio avisa que Stella está fora de perigo. Beija-Flor dá a noticia a Rodolfo e este vai embora. Stella se recupera. Otávio revela a Márcia que está pensando em voltar para Barra Mansa. Stella vai para casa com a filha Maria. Beija-Flor pede a Rodolfo que perdoe Stella e ele fica indeciso.

Capítulo 153
Rodolfo diz a Beija-Flor que vai pensar se perdoará Stella. Rodolfo conta a Paulinho que Stella teve uma menina. Karen e Constância tramam para que Rodolfo pense que Stella está com Felipe. Arlindo pede demissão da clínica e resolve ir trabalhar em Barra Mansa. Rodolfo diz a Júlio que vai procurar Stella. Karen pede a Constância que mande Felipe ir para a casa de Stella. Nanci e Altair informam à família que se casaram. Rodolfo vai à casa de Stella e acaba encontrando Felipe lá.

Capítulo 154
Quando vê Felipe, Rodolfo vai embora. Felipe avisa Stella de que Rodolfo esteve lá e ela pede a Liliane que vá à sua casa. Rodolfo leva Paulinho para casa de Karen e viaja. Tais mostra aos pais a planta da casa de praia que William lhe deu. Gilda comunica à família que vai morar em Barra Mansa. Nanci pergunta a Márcia se Felipe pode ir ao seu jantar de casamento. Na inauguração do Banco de Pele, Herculano pede a Felipe que fique em sua sala para que os jornalistas não o vejam.

Capítulo 155
Herculano explica a Felipe que não é nada pessoal, mas está agindo apenas em defesa de seu patrimônio. Deprimido, Felipe vai para a sua sala e chora. Márcia diz à madrinha que Altair pode convidar o filho o jantar. Na casa de Stella, Yara revela a Constância que Altair se casou com Nanci, deixando-a furiosa Márcia fica perturbada ao ver Felipe na casa da tia de Altair. Tais não vai ao jantar para evitar de se encontrar com Beija-Flor. Felipe vai ao apartamento de Márcia.

Capítulo 156
Felipe confessa a Márcia que a ama e que quer ficar com ela. Márcia não acredita, discute com ele e o manda ir embora. Stella recebe uma proposta de trabalho. Júlio comenta com Karen que está sentindo falta de Rodolfo na produtora. Stella diz a Herculano que sente saudades de Rodolfo. Tais manda Karen parar de seguí-la e faz um trato com ela para tirar dinheiro de William. Stella resolve aceitar a proposta de trabalho. Otávio se surpreende quando Márcia lhe diz que quer ficar com ele.

Capítulo 157
Otávio e Márcia se beijam. Toledo pede a Felipe para permanecer trabalhando no Banco de Pele e ele pede um tempo para pensar. Otávio conta a Ester que fez as pazes com Márcia. Otávio diz a Herculano que vai continuar trabalhando na clínica e ele fica satisfeito. Karen conta a Constância que se aliou a Tais. Esta conversa com Beija-Flor. Felipe comenta com Altair que não sabe se vai aceitar o convite de Toledo. Depois, avisa Otávio que recebeu uma proposta de trabalho e sairá da clínica.

Capítulo 158
Otávio fica surpreso com a recusa de Felipe. Este pede a Altair que não se preocupe com ele e lhe diz que recebeu urna proposta de trabalho. Márcia fica sabendo que Felipe está pensando em sair do Rio. Por intermédio de um amigo, Liliane é informada da mesma notícia. Felipe se despede de Stella e da filha Maria. Lucas e Olga voltam de viagem. Altair confessa a Márcia que está preocupado com Felipe. Olga pede a Taís que tome cuidado com Karen. Márcia vai à casa de Felipe.

Capítulo 159
Felipe não conta a Márcia sobre o seu novo emprego. Quando ele lhe fala de amor, Márcia fica assustada e vai embora. Depois, ela confessa a Otávio que se sente culpada por Felipe ter perdido o direito de exercer a medicina. Karen maltrata Paulinho e ele diz que vai contar ao pai. Olga promete a Lucas que Herculano não se hospedará em sua casa. Constância não gosta de saber que Felipe vai deixar o Rio. Stella afirma ao pai que ele tem ciúmes de Olga, Constância vai conversar com Felipe.

Capítulo 160
Quando Constância lhe diz que havia pensado na reaproximação dele com Stella, Felipe a ofende. Stella confessa a Yara que gostaria de viver com Rodolfo, Paulinho e Maria, mas acha que isso nunca vai acontecer. Paulinho discute com Karen. Esta o põe de castigo e ele foge de casa. Stella fica preocupada com o sumiço do menino. Olga promete ajudar Paulinho e chama Stella à sua casa. Passam-se dez meses. Rodolfo chega de viagem e revela a Karen que voltou para ficar.

Capítulo 161
Rodolfo explica que quer levar Paulinho com ele. Márcia e Isabel decidem abrir uma loja. Paulinho conta a Stella que Rodolfo voltou. Derval foge da prisão. Umberto conta a Yara que Alípio lhe sugeriu se inscrever num concurso internacional de piano. Márcia e Otávio decidem viajar para Blumenau. Nanci e Altair alugam uma casa para montar um restaurante. Altair fica preocupado por não ter noticias de Felipe. Num hotel em Santa Catarina, Márcia encontra Felipe, que é subgerente do local.

Capítulo 162
Márcia conta a Felipe que está hospedada com Otávio no hotel. Fernando paquera Taís e Karen nota. Márcia e Otávio resolvem voltar para o Rio. Márcia conta a Altair que encontrou Felipe. Paulinho tenta falar de Stella com Rodolfo. Márcia confessa a Stella que teme ter sido injusta com Felipe. Derval e seu bando entram no edifício de Olga para assaltar e, na portaria, prendem Zoraide, que leva os bandidos para o apartamento de Constância. Esta tenta gritar, mas Derval ordena que ela cale a boca.

Capítulo 163
Derval e seu bando amarram Zoraide e Constância e depois tentam entrar no apartamento de Júlio, mas os meninos os impedem. Os bandidos entram na casa de Olga. Herculano reage e apanha. Derval descobre quem é Stella e confirma que Felipe operou Ladislau por dinheiro. Paulinho e Marcelo desconfiam do assalto e chamam a polícia. Stella é solta. Os bandidos fogem. A policia os segue. Derval é baleado e confessa a Stella que Felipe operou Ladislau sob a mira de um revólver e morre.

Capítulo 164
Stella conta a Yara e a Umberto que Derval afirmou que Felipe é inocente. Taís e Karen vão à produtora. Stella conta a Constância o que Derval lhe revelou antes de morrer e diz que precisa achar Felipe e provar sua inocência. Taís diz a Karen que Rodolfo a está paquerando. Stella liga para Altair e Nanci lhe informa que ele foi a São Paulo. Umberto fala a Márcia que Felipe é inocente. Rodolfo e Paulinho vão jantar na casa de Karen. Márcia procura Stella, que lhe conta sobre Felipe.

Capítulo 165
Stella e Márcia decidem procurar Celeste, a única pessoa que poderá inocentar Felipe. Rodolfo fica intrigado, porque Paulinho não sabe italiano. Márcia tenta localizar Celeste, sem sucesso. Rodolfo segue Paulinho. Nanci conta a Altair que Felipe é inocente. Altair procura Márcia e fica sabendo que ela viajou. Constância pede a Xará que localize Celeste. Paulinho vai à casa de Stella e lhe diz que teve a sensação de estar sendo seguido. Num hotel em Blumenau, Márcia vê Felipe e o chama.

Capítulo 166
Márcia diz a Felipe que tem um assunto para tratar com ele. Beija-Flor fica intrigado quando Karen lhe pede que vá a um encontro. Márcia conta a Felipe o que aconteceu no Rio. Rodolfo flagra Paulinho saindo do prédio de Stella e o repreende. Felipe diz a Márcia que não voltará ao Rio e pede para esquecê-lo. Rodolfo vai à casa de Stella. Beija-Flor encontra Taís. Esta lhe pede para serem amantes, mas ele não concorda. Em Blumenau, Altair fica desesperado ao saber que Felipe se mudou.

Capítulo 167
Stella dá os parabéns a Maria pelo seu primeiro aniversário. Desolado, Altair chega do Sul e conta a Nanci que Felipe desapareceu. Márcia dá o vestido de aniversário a Maria e avisa Stella de que não irá à festa. Olga chega de viagem. Stella pede ajuda a Herculano para achar Celeste, mas ele nega. Paulinho manda um presente para Maria. Zoraide conta a Olga sobre o assalto e ela inventa para Herculano que os ladrões roubaram suas jóias. Stella fica feliz ao ver Felipe chegando à festa.

Capítulo 168
Felipe diz a Altair que voltou para provar sua inocência. Isabel conta a Márcia que Felipe esteve na festa. Felipe dorme na casa de Stella. Depois, revela a Constância que vai provar sua inocência porque está apaixonado por Márcia. Beija-Flor e Liliane contam a Fernando sobre as coisas misteriosas que andaram acontecendo. Herculano dá várias jóias para Olga. Constância diz a Karen que quer achar Celeste para impedi-la de inocentar Felipe. Taís e Rodofto se amam. Márcia procura Felipe.

Capítulo 169
Felipe fica esperançoso com a visita de Márcia. Stella afirma a Olga que Felipe está mudado, mas ela não acredita. Taís revela a Rodolfo que se casou com William por dinheiro. Felipe vai à clinica. Herculano discute com ele e Otávio o consola. Chega à casa de Olga um rapaz para fazer a manutenção do aparelho de TV. Herculano entra no elevador com várias malas. O rapaz da manutenção o vê e avisa o homem misterioso, que entra na casa de máquinas do elevador. Este despenca e cai no poço.

Capítulo 170
Araci conta que Herculano só não ficou no elevador porque Joel o impediu. Stella vai à casa de Olga. Após saber que os homens que estiveram em sua casa não eram da empresa onde aluga seus televisores, Olga sugere que se chame a polícia para apurar o acidente. Joel encontra um isqueiro preto na casa de máquinas e o perito o pega. O delegado afirma que houve sabotagem. Márcia contrata um detetive para achar Celeste. Beija-Flor diz ao delegado que precisa conversar com ele.

Capítulo 171
Beija-Flor conta ao delegado que desconfia de Felipe. Alceu sugere a Herculano que contrate seguranças. Felipe diz a Otávio que vai aceitar ser assistente de Toledo. Altair fica feliz ao saber que o filho vai voltar para a clínica. Alceu pede a Olga que lhe conte tudo sobre Felipe. Rodolfo vai à casa de Stella, a convida para voltar a trabalhar na produtora e lhe diz que Paulinho não está mais proibido de vê-la. Yara vai à clínica falar com Otávio. Felipe se surpreende ao receber a visita do Delegado Alceu.

Capítulo 172
Alceu diz a Felipe que pode confiar nele. Paulinho fica feliz ao saber que poderá visitar Stella quando quiser. Yara pede a Otávio que convença Herculano a contratar seguranças. Paulinho vai à casa de Stella. Otávio convence Herculano a contratar os seguranças. Felipe conta a Stella que o delegado o procurou. Stella diz a Rodolfo que aceita trabalhar na produtora. Xará revela a Constância que tem uma pista de Celeste. Márcia consola Felipe. Olga chega em casa e encontra Felipe à sua espera.

Capítulo 173
Felipe pede desculpas a Olga. Esta diz ao filho que não acredita nele e o manda ir embora. Felipe sai humilhado e Olga fica sofrendo. Otávio se sente desestimulado ao lado de Márcia. Nanci fica chateada porque Umberto não quer que ninguém vá à eliminatória do concurso. Olga conta a Lucas sobre a visita de Felipe. Stella e Fernando ficam trabalhando juntos na produtora. Altair pensa em procurar Celeste pondo um anúncio no jornal. Otávio diz a Márcia que quer terminar o namoro com ela.

Capítulo 174
Os seguranças não permitem que Herculano saia sozinho. Otávio diz a Márcia que se apaixonou por outra mulher. Embora triste, ela concorda com o fim do namoro. Almerinda desconfia que Taís esteja grávida. Otávio diz a Ester que está gostando de outra mulher, mas que esse amor é impossível. Lucas fica sabendo que Olga é herdeira de Herculano. Rodolfo conta a Beija-Flor que está sendo difícil conviver com Stella, porque ainda a ama. Taís revela a Rodolfo que está grávida e que o filho é dele.

Capítulo 175
Rodolfo fica entusiasmado com a possibilidade de poder ser pai. Yara não gosta de saber que o prêmio do concurso de que Umberto está participando é uma bolsa de estudos de dois anos em Viena. Otávio afirma a Rodolfo que é possível que a vasectomia tenha sido revertida. Judite diz a Xará que tem certeza de que Celeste está em Vassouras. Rodolfo resolve fazer novos exames nos Estados Unidos. Taís revela a Olga que está grávida. Gilda conta a Judite que sabe onde está Celeste.

Capítulo 176
Gilda revela que Celeste está morando em Aparecida do Norte. Xará diz a Constância que sabe onde está Celeste e pede US$ 500 pela informação. Constância consegue o dinheiro através de Vicente e Almerinda. Depois, paga a Xará, que lhe dá o endereço de Celeste. Umberto fica entre os finalistas do concurso. Xará impede que Judite viaje. Lucas diz a Olga que Herculano gosta dela. Márcia decide ir com Judite a Aparecida do Norte. Constância chega ao restaurante em que Celeste trabalha.

Capítulo 177
Constância finge para Celeste que é uma turista. Olga sugere a William que tenha um filho e ele lhe revela que fez amor com Taís sem preservativo. Constância mente para Celeste e lhe oferece ajuda. Felipe convence Márcia a deixá-lo acompanhá-las a Aparecida. Arlindo volta a trabalhar na clínica. Beija-Flor conta a Stella que acha que Márcia ama Felipe. Taís revela a William que está grávida. Márcia e Judite entram no restaurante e perguntam por Celeste, enquanto Felipe as espera no carro.

Capítulo 178
William sugere a Taís que faça um aborto, mas ela não concorda. Márcia estranha quando o patrão de Celeste conta que ela foi embora após conversar com uma mulher. Constância leva Celeste para a sua casa. Márcia volta desanimada e Felipe tenta beijá-la. Karen arruma um lugar em Muriqui para Constância esconder Celeste. Júlio aconselha William a deixar Taís ter o filho. A inauguração do restaurante de Altair é um sucesso. Beija-Flor briga com Felipe. Márcia leva Felipe para a casa dela.

Capítulo 179
Felipe sai arrasado da casa de Márcia, depois que ela lhe diz que não o ama. William concorda que Taís tenha o bebê. Beija-Flor promete a Altair não brigar mais com Felipe. Teresinha comenta com Zoraide que está à procura de um marido rico. Felipe discute com Constância. Gilda volta de Barra Mansa. Otávio fica fascinado por Yara. Felipe desconfia que foi Constância quem conversou com Celeste antes de esta sumir e leva uma foto dela ao restaurante para ver se alguém a reconhece.

Capítulo 180
O patrão de Celeste confirma que foi Constância quem esteve no restaurante. Ela nega e Felipe a ameaça. Taís diz a William que vai vender as casas de praia. Olga decide ajudar Teresinha a conquistar Herculano. Rodolfo volta triste dos Estados Unidos. Karen mente a Júlio que não sabe nada sobre Celeste. Liliane afirma a Stella que Rodolfo ainda a ama. Márcia fica horrorizada ao saber o que Constância fez. Taís aconselha Rodolfo a se reconciliar com Stella. Márcia vai à casa de Constância.

Capítulo 181
Márcia mente para Constância e afirma que Felipe quer provar sua inocência para poder reatar com Stella. Rodolfo pensa em propor a Stella uma reconciliação, mas sem os dois morarem juntos. Constância diz a Karen o que Márcia lhe contou, Rodolfo vai falar com Stella, mas acaba perdendo a coragem. Zoraide promete ajudar Márcia. Numa festa, Olga apresenta Teresinha a Herculano. Zoraide revela a Olga o que Márcia lhe contou. Márcia segue Constância e a vê entrando num casebre.

Capítulo 182
Márcia se esconde para que Constância não a veja. Herculano propõe a Teresinha que finja ser sua namorada. Taís diz a Karen que está preocupada com os dólares em sua casa. Constância sai do casebre e Márcia vai falar com Celeste. Rodolfo e Stella trocam carinhos. Márcia sai decepcionada com a resposta negativa de Celeste. Judite tenta convencer Celeste. Taís leva um tombo. Gilda avisa a William que Taís está no hospital e que ela perdeu o bebê. Otávio vai à casa de Rodolfo.

Capítulo 183
Rodolfo fica perturbado após ter conversado com Otávio. Taís se desespera ao saber que perdeu o bebê. Xará fica sabendo que Judite esteve com Celeste e avisa Constância. Celeste decide voltar para o Rio com Judite, porém se nega a ir no carro de Felipe. Beija-Flor fica sabendo que Taís se acidentou e que perdeu o bebê. Felipe diz a Márcia que Celeste está na casa de Judite. Constância conta Karen que já arrumou a viagem para o Paraguai. Felipe vai à casa de Constância.

Capítulo 184
Constância fica arrasada quando Felipe lhe diz que eles não precisam mais se falar. Taís conta para Gilda que encontrou com Teresinha. Celeste pede um tempo a Márcia. Taís diz a Karen que não agüenta mais estar casada. Rodolfo vai à casa de Stella e fica observando Maria. Rodolfo diz a Beíja-Flor que vai propor a Stella ficarem juntos, mas morando em casas separadas. Taís vai ao restaurante de Altair e acaba encontrando Beija-Flor com a namorada. Rodolfo vai à casa de Stella.

Capítulo 185
Emocionado ao ver o carinho que Stella trata a filha, Rodolfo lhe pede que vá morar com Maria em sua casa. Ela aceita e os dois se amam. William insiste que Taís dê um jantar para a família de Nanci. Paulinho fica radiante com a mudança de Stella e Maria para a sua casa. Rubens, advogado de Felipe, acha que ganhará o processo se Celeste depor. Umberto ganha o primeiro lugar no concurso. William esquece seu chaveiro em cima da mesa de sua casa. Celeste decide contar a verdade.

Capítulo 186
Celeste se recorda quando Felipe operou Landislau na mira dos bandidos. Porém, diz ao advogado que não concorda em ir ao tribunal. William nota que sua chave de casa sumiu. Taís procura Beija-Flor, lhe diz que o ama e que vai se separar do marido. Beija-Flor a beija e lhe pede que deixe o marido sem trazer nada. Olga fica sabendo que Celeste não quer depor. Beija-Flor termina o namoro com Isabel. O homem misterioso entra na casa de William. Olga vai falar com Celeste.

Capítulo 187
Olga pede a Celeste que deponha em favor de Felipe para que ele possa lutar pelo amor de Márcia. Celeste decide depor. O homem misterioso rouba a maleta de Taís com os dólares. Umberto termina o namoro com Yara. Taís percebe que sua maleta sumiu e conta a William. Este chama Alceu para investigar o roubo. Yara avisa Stella que o pai passou mal. Alceu acha a maleta de Taís embaixo da cama de Beija-Flor. Otávio examina Herculano e vê Yara chorando. Olga procura Felipe.

Capítulo 188
Olga diz a Felipe que sempre quis ser chamada de mãe. Yara conta para Otávio que sua relação com Humberto está mal. Beija-Flor depõe na Delegacia. Karem nega a Taís ter contado algo sobre os dólares. Em casa, Rodolfo é avisado da prisão de Beija-Flor. Felipe conversa com Arlindo sobre Olga. Pinta se declara para Araci. Rodolfo leva um advogado para Beija-Flor que afirma ser inocente. Taís vai à delegacia e encontra William e decide contar toda a sua história com Beija-Flor para ele.

Capítulo 189
Taís conta a verdade para William na delegacia. Fernando convida Liliane para jantar. Em casa, Taís arruma a mala e conta para William como ela e Olga planejaram seu casamento. Vicente, envergonhado, se desculpa com o genro que pede para que Almerinda e ele não deixem a casa. William procura Olga. Pinta combina saída com Araci. Rubens lê para Felipe, Olga e Celeste a petição que preparou. Stella e Celeste depõem em favor de Felipe. Em casa com Judite Taís recebe William.

Capítulo 190
William declara seu amor por Taís e pede para ela voltar para casa. Rubens defende Felipe Barreto no Conselho de Medicina. Alceu acredita que Alfredo possa ter roubado os dólares a mando de Constância. Lucas diz a Ester que pretende esquecer Olga. Felipe é absolvido. Stella parabeniza Márcia pela vitória. Olga prepara uma festa na suíte de um hotel de luxo. Felipe e Márcia fazem amor. Beija-Flor procura Taís. Márcia, acordando, ouve Felipe dizer para Júlio que fingiu o tempo todo.

Capítulo 191
Beija-Flor agradece a Taís por sua declaração. Júlio diz a Felipe que vai mandar a caixa de champanhe. Márcia chora. Herculano é encontrado por Araci morto na poltrona da casa de Olga. Otávio pede que seja feita a autópsia. Constância avisa a Karen. No banheiro da suíte Márcia pensa em suicídio. Júlio lembra a Felipe que Márcia é uma das herdeiras de Herculano. Márcia conta para Taís o que ouviu de Felipe no hotel e diz a Olga que mais uma vez Felipe está enganando a todos.

Capítulo 192
Márcia não consegue convencer Olga. Júlio manda Karen suspender suas sessões de massagem. Olga procura Felipe para montar uma clínica. Felipe diz a Júlio que pretende casar com Márcia para agradar a Olga. Karen procura Taís e aconselha a amiga a voltar para William. Rubens vai ao restaurante de Nancy para saber se Márcia e Felipe estão juntos. Alceu acredita que uma mesma pessoa cometeu todos os atentados contra Herculano, Otávio e Beija-Flor. Felipe procura Márcia.

Capítulo 193
Márcia não recebe Felipe. Yara descobre que Umberto somente adiou a viagem para Viena. Márcia confessa a Taís que não sente mais,nada por Felipe. Karen contrata Xará para pegar os dólares na casa de Taís. Felipe pede Márcia em casamento, ela fica chocada com o fingimento dele e pede um tempo para pensar. Rodolfo aconselha Beija-Flor a perdoar Taís. Xará não encontra os dólares de Taís. Márcia mente para Felipe, dizendo-lhe que quer casar o mais rápido possível.

Capítulo 194
Márcia diz a Felipe que eles precisam dar a noticia a Olga. Rodolfo sugere a Taís que seja modelo fotográfico. Olga fala para Felipe que vai lhe dar o cheque para pagar a casa onde funcionará a clinica. Na suite, Felipe diz a Julio que Olga e Márcia nem desconfiam de seus planos. Yara vai ao aeroporto levar Umberto. Márcia vê Felipe anotar o telefone de uma mulher no restaurante. Darci recebe um telefonema misterioso. Márcia segue Felipe e o vê levar a mesma mulher para um hotel de luxo.

Capítulo 195
Márcia conta para Taís que Felipe saiu com outra mulher. Alceu diz a Olga que ainda tem gente correndo risco de vida. Felipe chama Débora, uma corretora, para orientar na escolha do imóvel que vai alugar para morar com Márcia. Márcia faz cópia da chave do quarto de Felipe. Darci recebe um telefonema e marca um encontro sigiloso. Karen é flagrada por Willian no apartamento de Taís. Felipe tenta seduzir Débora em seu apart-hotel. Olga e Márcia chegam de surpresa.

Capítulo 196
Olga e Márcia vêem Felipe tirando a pressão arterial de Débora no quarto. No apartamento de Taís, Karen diz a William que sua intenção era retirar coisas que pudessem magoá-lo. William encontra os dólares. Otávio beija Yara. Júlio diz a Terezinha que pretende se separar de Karen. Felipe vai a uma vernissagem e conhece Alice, filha de um rico fazendeiro. Saindo do restaurante, Rubens dá carona a Márcia. Interessado, ele pergunta sobre sua relação com Felipe e Márcia tem uma crise de choro.

Capítulo 197
Márcia diz a verdade para Rubens. Júlio pede o divórcio a Karen. Constância diz a Felipe que Alice está apaixonada por ele. Karen conta a Constância que vai à competição de canoagem mostrar a Rodolfo que Stella é irresponsável. Márcia pede ajuda a Rubens para desmascarar Felipe. Karen incentiva Paulinho a entrar em um barquinho e paga a um menino para soltar a corda. Alceu diz a Olga que descobriu quem é o homem do isqueiro preto. Márcia planeia desmascarar Felipe.

Capítulo 198
Márcia acerta com Rubens seu plano. Rodolfo embarca em um caiaque para salvar Paulinho e Marcelo. Fernando conta a Stella que Karen foi a culpada pelo acidente. Stella enfurecida discute com Karen que depois de cair no rio é internada com várias fraturas. Dois homens desconhecidos seguem Rodolfo de carro. Stella explica a Marcelo que Karen está precisando de um tratamento neurológico. Rodolfo perseguido entra em uma rua sem saída. Tenta fugir a pé sendo seguido pelo homem misterioso. Otávio pede para Olga reunir Stella, Felipe e Márcia em sua casa. Yara anuncia que está entrando na Justiça com o pedido de anulamento do testamento de Herculano. Otávio diz que Olga se aproveitou do estado fragilizado de Herculano para obrigá-lo a colocá-la no testamento. Ao ouvir isso, Felipe sai da sala, telefona para Constância e diz que vai com ela conhecer Alice. Olga ouve a conversa na extensão. Felipe é expulso por Stella. Taís está de viagem marcada e malas prontas quando Beija-Flor a procura. Lucas se declara para Olga. Constância é despejada.

Elenco / Personagens

FELIPE BARRETO (Antonio Fagundes)
Um dos grandes cirurgiões plásticos do Brasil é também um homem atraente, dominador e sedutor. Casou-se com Stella (Gloria Pires), filha do industrial Herculano (Stênio Garcia), o que lhe proporcionou a abertura de uma clínica, primeiro passo para a ascensão profissional. Nasceu relativamente rico, mas seus pais, Altair (Paulo Goulart) e Constância (Nathalia Timberg), perderam o patrimônio, passando a depender financeiramente do filho.
Felipe se acostumou a dividir o mundo entre vencedores e perdedores e lutou para conquistar seu espaço no primeiro grupo. Conquistador compulsivo, habituou-se a ter todas as mulheres que deseja. Além da forte devoção à carreira, é muito apegado ao glamour do mundo dos ricos. Felipe se sente o dono do mundo, o todo-poderoso, capaz de conseguir qualquer coisa.

MÁRCIA (Malu Mader)
Jovem bela e sensual, noiva de Walter (Tadeu Aguiar). Inicialmente, não tem muita consciência de que exerce um grande fascínio sobre os homens. Seus pais morreram em um desastre de carro quando ela era muito nova e foi criada pela tia e madrinha Nanci (Ana Rosa), boa senhora, carinhosa, mas dominadora. Ao contrário da maior parte das moças de sua idade, Márcia ainda é virgem. Uma atração irresistível de Felipe (Antonio Fagundes) por ela e o total desrespeito do cirurgião pelas pessoas fazem com que “nasça” uma outra Márcia.

STELLA (Gloria Pires)
Esposa de Felipe (Antonio Fagundes), filha de Herculano (Stênio Garcia) e irmã de Yara (Daniela Perez). Educada, culta, divertida e elegante. Sua mãe morreu quando ainda era muito jovem e sua irmã, que ela ajudou a criar, uma criança. Estudou na Suíça, e sua educação requintada a transformou na mulher ideal para a ascensão profissional de Felipe. Cursou jornalismo, mas não seguiu carreira porque a atividade profissional não era compatível com o trabalho full time de esposa de um médico famoso. Adora Felipe, e não desconfia de suas infidelidades. Não por ser ingênua, mas porque ele sabe manter as aparências e coloca a harmonia com a esposa acima das aventuras extraconjugais. A única frustração de Stella é Felipe não querer filhos. Ela adoraria ser mãe. Ela sempre apoia o marido, por mais terríveis que possam ser os conflitos desencadeados no decorrer da trama. Ao longo da novela, envolve-se com Rodolfo (Kadu Moliterno).

HERCULANO (Stênio Garcia)
Viúvo milionário, pai de Stella (Gloria Pires) e Yara (Daniela Perez), e sogro de Felipe (Antonio Fagundes). Nasceu pobre, em uma fazenda nos arredores de Ribeirão Preto, São Paulo. Às custas de muito trabalho, chegou a dono de uma holding cuja principal empresa é uma indústria alimentícia, comprada do pai de Felipe. Não tem muita certeza de que Stella tenha um casamento feliz, e sua maior obsessão é casar bem a filha mais nova, sua grande paixão. Devido a uma queda de cavalo na infância, tem um leve defeito na perna, e caminha com ajuda de uma bengala. Apesar da secura e de um autoritarismo gritante, Herculano está longe de ser uma pessoa má. Em certos momentos, é capaz de gestos de grande generosidade.

YARA (Daniela Perez)
Filha de Herculano (Stênio Garcia) e irmã de Stella (Gloria Pires), com quem tem ótima relação. Mora com o pai no interior de São Paulo. Bonita, meiga e sensual, tem uma leve atração pelo cunhado, Felipe (Antonio Fagundes), mas bloqueia totalmente esses impulsos. O cirurgião tem um intenso desejo pela jovem cunhada, mas sabe que ela é um fruto proibido. Por mais amoral que ele seja, sua dependência financeira do sogro e seu relativo respeito pela esposa o impedem de pensar em conquistar a moça. O pai da moça quer para ela um marido em quem tenha mais confiança, um homem mais parecido com ele.

ALTAIR (Paulo Goulart)
Pai de Felipe (Antonio Fagundes) e casado com Constância (Nathalia Timberg), por quem sempre foi totalmente dominado. Nasceu rico, mas, por não ter vocação para os negócios, foi obrigado, há 30 anos, a vender para seu ex-empregado Herculano (Stênio Garcia) a indústria que proporcionou sua ascensão. Nos primeiros capítulos, tem um cargo público e reside em São Paulo com a esposa. A perda desse cargo faz com que os dois tenham que ir morar no Rio, onde Altair, instado pela esposa, tem a esperança de conseguir outro cargo. Na verdade, ele nunca produziu de verdade. Dedicou-se enquanto pôde aos prazeres reservados aos ricos. É apaixonado por golfe, notável gourmet e discretamente mulherengo.

CONSTÂNCIA (Nathalia Timberg)
Esposa de Altair (Paulo Goulart) e mãe de Felipe (Antonio Fagundes). Nasceu rica, em uma família da aristocracia rural de São Paulo, que perdeu dinheiro com a crise do café, no final dos anos 1920. Da família, herdou a pose e a certeza de fazer parte de uma elite com direito a tudo, uma classe dominante a quem o comum dos mortais deve servir. Dominadora, arrogante, arraigada a convenções, foi quem incentivou no filho o culto ao dinheiro. Constância ajuda o filho a esconder da esposa suas infidelidades, consciente de que, com uma separação do casal, Felipe teria dificuldades em manter o nível de vida da família. Tem ótimas relações com a nora, Stella (Gloria Pires).

NANCI (Ana Rosa)
Carioca, moradora do subúrbio. É uma viúva simpática que se dedicou totalmente a criar a sobrinha e afilhada, Márcia (Malu Mader), e os filhos Umberto (Marcelo Serrado) e Beija-Flor (Ângelo Antônio). Nanci é ingênua, pura, orgulhosa dos deliciosos pratos que faz para os almoços de domingo, muito distanciada do mundo sofisticado em que vive a maior parte dos personagens da novela. Envolve-se bastante nos dramas da afilhada, Márcia, e de seu filho Beija-Flor, jovem candidato a marginal, herói de trama paralela em romance com Taís (Letícia Sabatella).

OLGA (Fernanda Montenegro)
Mulher charmosa e elegante, capaz de seduzir praticamente qualquer pessoa que dela se aproxime. Brilhante e espirituosa, é a alegria das festas da chamada sociedade carioca, ainda que não seja bem vista pelos mais conservadores. De modo geral, os jovens, mesmo bem-nascidos, gostam de Olga, e os homens também. Entre as senhoras de sociedade, no entanto, só se aproximam de Olga as que têm ideias modernas e cabeças arejadas. Sua grande antagonista é Constância (Nathalia Timberg), um símbolo de conservadorismo.

TAÍS (Letícia Sabatella)
Filha de Vicente (Cláudio Corrêa e Castro) e Almerinda (Beatriz Lyra), irmã de Gilda (Betty Gofman) e melhor amiga de Márcia (Malu Mader). Largou a escola para trabalhar, mas não consegue se fixar em emprego algum, revoltada com as poucas chances da mulher pobre em uma sociedade capitalista. Ambiciosa, sonha com o mundo dos ricos. Inicia carreira de garota de programa em um inferninho de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Tem grande paixão por Beija-Flor (Ângelo Antônio). Juntos, eles tentam seguir pelo caminho do bem, apesar das dificuldades. Nenhum dos dois tem má índole. Por amor a Beija-Flor, Taís se emprega como doméstica na casa de Olga (Fernanda Montenegro), mas acaba se envolvendo com o milionário William (Antonio Calloni).

BEIJA-FLOR (Ângelo Antônio)
Filho de Nanci (Ana Rosa), irmão de Umberto (Marcelo Serrado) e primo de Márcia (Malu Mader). Ambicioso, sonha com uma vida melhor, mas é fraco e preguiçoso. Não tem a força de vontade de seu irmão para vencer na vida. Através do personagem, a novela lança a pergunta: “Como não ser marginal num país com um salário mínimo de 50 dólares por mês?” Para se locomover do subúrbio onde mora ao centro do Rio, pratica o surfe ferroviário: viaja de pé sobre o trem em movimento, arriscando a vida para economizar dinheiro para um maço de cigarros. É frequentemente tentado pelo mundo da marginalidade, especialmente porque Ladislau (Tuca Andrada), um colega da adolescência, faz uma carreira vertiginosa no mundo do crime. Mas o crime não é sua vocação. Apaixona-se por Taís (Letícia Sabatella).

JÚLIO (Daniel Dantas) Administrador da clínica de cirurgia plástica de Felipe (Antonio Fagundes), espécie de assessor para todos os assuntos. Felipe lhe inspira grande admiração, mas também certo medo. O servilismo de Júlio é disfarçado por uma grande simpatia, pois é uma figura agradável, de quem a maior parte das pessoas tende a gostar. Casado com Karen (Maria Padilha), com quem tem um filho de 11 anos, Marcelo (Leandro Figueiredo), vive no mundo dos ricos sem ter cacife. O equilíbrio financeiro da casa vem do fato de Júlio criar o sobrinho, Paulinho (Jonathan Nogueira).

KAREN (Maria Padilha) Esposa de Júlio (Daniel Dantas), mãe de Marcelo (Leandro Figueiredo). Muito ambiciosa, está sempre reclamando que o marido não tem o nível de vida que merece. Cria o sobrinho Paulinho (Jonathan Nogueira), cuja gorda pensão é a principal fonte de renda da casa. Bajuladora, subserviente com os ricos, mau- caráter. Falsa amiga de Stella (Gloria Pires). Dona de uma galeria de arte, ponto de encontro dos personagens da alta sociedade.

MARCELO (Leandro Figueiredo) Filho de Júlio (Daniel Dantas) e Karen (Maria Padilha), primo de Paulinho (Jonathan Nogueira). Antipático, safadinho, inferniza a vida do primo simpático.

RODOLFO (Kadu Moliterno) Jornalista, sedutor, rico, louco pela esposa – que morreu precocemente na queda de um pequeno avião pilotado por ele. Jurou nunca mais se envolver com mulher alguma. Seu filho, Paulo (Jonathan Nogueira), é criado pelo tio, Júlio (Daniel Dantas). De olho no dinheiro de Rodolfo, Júlio e sua mulher, Karen (Maria Padilha), convenceram-no de que ele não tinha condições de criar o menino. O jornalista, que inicialmente mora nos Estados Unidos, contribui para o sustento da família do cunhado com uma polpuda pensão. Rodolfo tem tendência à autodestruição, e uma relação difícil com o filho, que se sente rejeitado. A partir de uma forte amizade com Stella (Gloria Pires), ex-colega de faculdade que reencontra nos primeiros capítulos da novela, ele compreende que fixar residência no Rio e assumir a educação do filho são atitudes que podem dar sentido à sua vida.

PAULINHO (Jonathan Nogueira) Filho de Rodolfo (Kadu Moliterno). Simpático, tem uma bela relação de companheirismo com o pai.

ZORAIDE (Jacqueline Laurence) Sócia de Karen (Maria Padilha) na galeria de arte. Simpática, inteligente, elegante, espirituosa, um pouco cínica. Melhor amiga de Olga (Fernanda Montenegro), sua confidente. Toma pileques memoráveis, mas não é alcoólatra. Nasceu na França, de onde veio no início da adolescência, e este fato faz com que alguns pronunciem seu nome em francês.

WILLIAM (Antonio Calloni) Extremamente tímido, introspectivo, herdeiro de uma imensa fortuna, entra em cena na segunda parte da narrativa. Seu pai, um milionário amigo de Olga (Fernanda Montenegro), residente ao mesmo tempo no Brasil e em Portugal, morre inesperadamente. Sozinho no mundo, ele tem de optar entre a vida no Brasil ou em Portugal. Seu grande sonho é se casar com uma mulher desinteressada de sua fortuna. Olga põe em seu caminho a jovem Taís (Letícia Sabatella).

ARLINDO (Otávio Müller) Jovem médico, muito tímido, bom profissional, ambicioso. Trabalha na clínica de Felipe (Antonio Fagundes). É traído pelo grande cirurgião e passa um tempo no estrangeiro. Quando volta, reencontra um novo Felipe.

UMBERTO (Marcelo Serrado) Filho de Nanci (Ana Rosa), irmão de Beija-Flor (Ângelo Antônio) e primo de Márcia (Malu Mader). Bom rapaz. Apaixonado por música, é pianista, e dá aulas de piano em casa. Tem grandes dificuldades profissionais. Através dele, a novela aborda a difícil situação do músico no Brasil. Durante certa fase, por não conseguir se sustentar como músico, vira garçom, a exemplo de seu tio Darci (Antônio Grassi).

DARCI (Antônio Grassi) Irmão de Nanci (Ana Rosa), tio de Beija-Flor (Ângelo Antônio), Umberto (Marcelo Serrado) e Márcia (Malu Mader). Garçom profissional sem grandes ambições, bastante satisfeito com seu trabalho estatus. Ajudou a criar os sobrinhos. Tem uma ligação profissional com Olga (Fernanda Montenegro), servindo nas festas realizadas em sua casa.

VICENTE (Cláudio Corrêa e Castro) Pai de Taís (Letícia Sabatella) e Gilda (Betty Gofman), marido de Almerinda (Beatriz Lyra), morador da rua do subúrbio onde residem os personagens pobres. Motorista de praça, cheio de problemas financeiros, dirige carro de frota, ganhando bem. Um lutador, boa gente, meigo. Tem tendência a fantasiar um pouco a realidade, dizendo sempre que está tudo bem ou que vai melhorar amanhã. Vicente foi pai um pouco tarde, psicologicamente é quase aquele avô carinhoso que sempre fez vista grossa para os defeitos da filha Taís e suas eventuais falhas de caráter. Mimou-a bem mais do que o necessário, não conseguindo ter qualquer tipo de autoridade sobre ela, nem lhe passar seus princípios morais.

ALMERINDA (Beatriz Lyra) Mãe de Taís (Letícia Sabatella) e Gilda (Betty Gofman), esposa de Vicente (Cláudio Corrêa e Castro). Dona de casa de universo muito limitado, adora o marido e as filhas. É passiva em relação às falhas de caráter de Taís.

GILDA (Betty Gofman) Irmã de Taís (Letícia Sabatella), filha de Vicente (Cláudio Corrêa e Castro) e Almerinda (Beatriz Lyra). Boa, simpática, sem as pretensões de ascensão social da irmã. Secretária de Júlio (Daniel Dantas) na clínica de cirurgia plástica.

WALTER (Tadeu Aguiar) Filho de Tabajara (Jece Valadão), irmão de Xará (Jorge Pontual) e noivo de Márcia (Malu Mader). Rapaz antiquado, convenceu a noiva a permanecer virgem até a noite de núpcias. Muito inseguro e ciumento, acha que só casando com uma virgem pode ter a garantia de que jamais será traído. Sério e estudioso, formou-se em informática e, funcionário querido da clínica de cirurgia plástica de Felipe (Antonio Fagundes), cuida de toda a manutenção dos computadores. No início da novela, está de casamento marcado, com casa montada no mesmo subúrbio do núcleo dos pobres. Ingênuo e puro, tem verdadeiro fascínio pelo patrão. Participação especial.

TABAJARA (Jece Valadão) Pai de Walter (Tadeu Aguiar) e Xará (Jorge Pontual). Recepcionista graduado numa importante revendedora autorizada de automóveis, tem situação financeira estável. Tem um grande orgulho do filho Walter. É em sua casa que vai se realizar a festa de casamento do filho. Participação especial nos primeiros capítulos.

XARÁ/spanLFREDO (Jorge Pontual)– Filho de Tabajara (Jece Valadão), irmão de Walter (Tadeu Aguiar). Nunca foi estudioso como o irmão. Não para em nenhum emprego e, como Beija-Flor (Ângelo Antônio), é tentado pelo mundo da marginalidade. Seu grande sonho é ser motorista de praça, dirigindo seu próprio carro.

LADISLAU /RUSSO (Tuca Andrada) Jovem vizinho do núcleo dos pobres, surge na novela como ladrão de carros, tentando atrair Beija-Flor (Ângelo Antônio) e Xará (Jorge Pontual) para o seu grupo. Transforma-se num marginal notório, cuja ascensão a novela acompanha de longe. Participação especial.

CELESTE (Cristina Galvão) Irmã de Ladislau (Tuca Andrada). Participação especial.

ESTER (Odete Lara) Viúva, dona de uma chácara de plantas em Vargem Grande, perto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, onde mora com o irmão, Lucas (Hugo Carvana), com quem tem uma bonita ligação afetiva. Precisa fazer uma levíssima cirurgia plástica na clínica de Felipe (Antonio Fagundes) no momento em que ele está tendo terríveis problemas pessoais. Por negligência, Felipe é descuidado em seus exames pré-operatórios, e quase leva Ester à morte. Mais tarde na trama, Márcia (Malu Mader) faz com que Ester denuncie esse erro médico, um dos primeiros passos para a derrocada profissional de Felipe.

LUCAS (Hugo Carvana) Marceneiro, irmão de Ester (Odete Lara), com quem se dá muito bem. Extremamente charmoso, bom profissional, ganha muito bem a vida, trabalhando apenas para clientes com quem simpatiza. Não precisa de grandes somas para ser feliz, ao contrário da maior parte dos personagens afundados num mar de futilidade. Gosta muito de música, especialmente clássica. Rejeita totalmente hipocrisia e frescura.

BEATRIZ (Mara Carvalho) Ex-amante de Felipe (Antonio Fagundes), por quem Herculano (Stênio Garcia) se interessa. Olga (Fernanda Montenegro) vira a intermediária nessa apresentação.

LILIANE (Alexia Deschamps) Secretária de Felipe (Antonio Fagundes), capaz de resolver qualquer problema. Sabe de toda a vida do cirurgião.

JUDITE (Yaçanã Martins) Vizinha do bairro onde moram Márcia (Malu Mader) e Nanci (Ana Rosa).

IRENE (Maria Helena Pader) Outra vizinha da Zona Norte.

JUREMA (Fernanda Young) Empregada de Stella (Gloria Pires) e Felipe (Antonio Fagundes).

ARACI (Betty Erthal) Empregada da casa de Olga (Fernanda Montenegro), vive reclamando dos seus direitos, mas tem ótimo relacionamento com a patroa.

MARIANA (Betina Vianny) Brasileira, mora no Canadá e cuida do chalé onde Márcia (Malu Mader) se hospeda nos primeiros capítulos da novela.

GERMANO (Rodrigo Mendonça) Amigo de Beija-Flor (Ângelo Antônio) e Xará (Jorge Pontual).

SUZANA (Cristina Montenegro) Recepcionista da galeria de arte de Karen (Maria Padilha).

WALDIR (Aloísio de Abreu) Motorista de Felipe (Antonio Fagundes).

LAURO (Paulo Rezende) Porteiro do prédio onde moram Stella (Gloria Pires) e Felipe (Antonio Fagundes).

ISMAEL (Jairo Lourenço) Ajudante de Lucas (Hugo Carvana) em sua marcenaria.

MARIA ELISA (Ana Rosa Aboim) Empregada de Júlio (Daniel Dantas) e Karen (Maria Padilha).

JACIRA (Cristina Ribeiro) Empregada de Herculano (Stênio Garcia) em Ribeirão Preto.

JOEL (Bileco) Porteiro de Olga (Fernanda Montenegro).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Querida
Compositores: Tom Jobim
Intérprete: Tom Jobim

Eu Sei (Na Mira) – Tema de Yara
Compositores: Marisa Monte
Intérprete: Marisa Monte

Codinome Beija-Flor – Tema de Beija-Flor
Compositores: Cazuza/ Ezequiel Neves/ Reinaldo Arias
Intérprete: Luiz Melodia

Una Mujer – Tema de Felipe Barreto
Compositores: Carlos Olivari/ Paul Misraki/ Pontal Rios
Intérprete: João Gilberto

Cidade Maravilhosa – Tema de locação – Rio de Janeiro
Compositores: André Filho
Intérprete: Caetano Veloso

Super-Herói – Tema de Rodolfo
Compositores: Erasmo Carlos/ Roberto Carlos
Intérprete: Roberto Carlos

Dono do Mundo – Tema de Felipe e Márcia
Compositores: Edom Oliveira/ Iuri Cunha
Intérprete: Nova Era

Amor Quente – Tema de Humberto
Compositores: Cazuza/ Renato Ladeira
Intérprete: Leda Badaró

Solidão – Tema de Márcia
Compositores: Alcides Fernandes/ Tom Jobim
Intérprete: Gal Costa

Sábios Costumam Mentir – Tema de Otávio
Compositores: Antonio Cícero/ João Bosco/ Waly Salomão
Intérprete: João Bosco

Acontecimentos – Tema de Thaís
Compositores: Antonio Cícero/ Marina
Intérprete: Marina Lima

Logrador – Tema de Stella
Compositores: Antonio Cícero/ Orlando Morais
Intérprete: Orlando Moraes

Serena – Tema de Gilda
Compositores: Edom Oliveira/ Iuri Cunha
Intérprete: Nova Era

Coração de Gelo – Tema de Herculano
Compositores: Cláudio Rabello/ Torcuato Mariano
Intérprete: Edmon

Rap da Rapa (Enquanto Isso em Algum Lugar…) – Tema de locação – subúrbio
Compositores: Ademir Lemos/ Di Castro/ Iraí Campos
Intérprete: Ademir Lemos

Internacional:

Unforgettable – Tema de Rodolfo e Stella
Compositores: Irving Gordon
Intérprete: Natalie Cole & Nat King Cole

I’Ve Been Thinking About You
Compositores: George Chandler/ Jimmy Chambers/ Jimmy Helms/ William Henshall
Intérprete: London Beat

I Love You
Compositores: Vanilla Ice
Intérprete: Vanilla Ice

Sadness
Compositores: Curly M.C./ David Fairstein/ Frank Peterson
Intérprete: Enigma

Unconditional Love – Tema de Yara
Compositores: Billy Steinberg/ Cyndi Lauper/ Tom Kelly
Intérprete: Suzana Hoffs

Pretty Baby (Sweet Lady)
Compositores: Michael Kelly/ Rick Melch
Intérprete: Jeff Rubin

Morning Dew
Compositores: Byron Prescott/ T. Shermann
Intérprete: Byron Prescott

Cry For Help – Tema de Otávio e Márcia
Compositores: Rick Astley/ Rob Fisher
Intérprete: Rick Astley

Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)
Compositores: David Cole/ Freedom Williams/ Robert Clivillés
Intérprete: C&C Music Factory

You Are Everything – Tema de Júlio e Teresinha
Compositores: Linda Creed/ Thom Bell
Intérprete: Rod Stewart

Only The Time Will Tell – Tema de Beija-Flor
Compositores: Greg Sutton/ Gunnar Nelson/ Marc Tanner/ Matthew Nelson
Intérprete: Nelson

What’s a Woman? – Tema de Taís
Compositores: Dani Klein/ Dirk Schoufs/ Jean-Michel Gielen
Intérprete: Vaya Con Dios

The Day that Love Died
Compositores: E. Waldman/ R. F.
Intérprete: Revoc

Spring Love
Compositores: Pete Warner/ Rainy Davis
Intérprete: The Cover Girls

0 Comentário para: “O Dono do Mundo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *