O Astro (1977) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Astro (1977) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Astro (1977) e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Astro (1977)

◘ Período de exibição: 06/12/1977 – 08/07/1978
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 186
◘ Autoria: Janete Clair
◘ Direção: Gonzaga Blota
◘ Supervisão: Daniel Filho

A história se estrutura em torno da ascensão econômica e social do personagem Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco). No início da história, ele e o amigo Neco (Flávio Migliaccio) aplicam um golpe na paróquia de Guariba Grande, uma pequena cidade do interior. Mas Neco engana Herculano e foge com o dinheiro roubado, deixando o companheiro nas mãos da polícia. Herculano consegue fugir da cadeia e some da cidade, abandonando a mulher, Doralice (Cleyde Blota), e o filho, Alan (Luiz Carlos Mendonça).

Tempos depois, Herculano trabalha como mágico e vidente em uma churrascaria quando conhece o jovem Márcio (Tony Ramos), filho do industrial libanês Salomão Hayala (Dionísio Azevedo). Márcio vive em conflito com o pai por não querer assumir seu lugar na empresa da família, uma frustração para Salomão, que comanda seus negócios em sociedade com o amigo Mello Assunção (Hélio Ary) e os irmãos Samir (Rubens de Falco), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto), e sonha ver o filho à frente de seu império. Influenciado por Herculano, o jovem decide assumir a posição de herdeiro e passa a ocupar seu lugar na diretoria da empresa, levando consigo o novo amigo. O encontro com o poderoso empresário muda a vida de Herculano, que passa a exercer influência sobre todos os membros do clã.

Na empresa, Herculano conhece a engenheira Amanda (Dina Sfat), diretora da construtora de seu pai, a Mello Assunção, e casada com Samir Hayala. Com a morte da mãe, Amanda praticamente criou a irmã mais nova, Jôse (Sílvia Salgado), e é considerada a força da família. Ela valoriza mais o trabalho do que a vida pessoal, mas se envolve com Herculano após se separar de Samir.

No desenrolar da trama, Salomão Hayala é assassinado misteriosamente, o que provoca uma alteração na vida de todos os personagens. O assassinato manteve o país em suspense durante cinco meses. Somente no último capítulo da novela o assassino foi revelado: Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), jovem amante de Clô (Tereza Rachel), esposa de Salomão.

Ao final da história, Herculano deixa o país, abrindo mão de Amanda, e torna-se assessor do governo de um país ditatorial da América Central.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Astro (1977)

** Resumo dos capítulos não divulgado.
* para saber mais clique em: Novela O Astro (2011) Resumo

A novela começa em 1962, quando, na cidade de Guariba, Herculano Quintanilha é traído pelo companheiro de trapaças, Nestor da Silva, o Neco, que foge com o dinheiro angariado para a reforma da igreja do lugarejo com a conversa dos “arquitetos”. Herculano é humilhado em praça pública e foge para o Rio de Janeiro, deixando a mulher, Doralice, e o filho pequeno, Alan, prometendo vir buscá-los um dia. A história, então, começa a se passar no ano de 1974, doze anos depois, quando Herculano trabalha numa churrascaria, fazendo apresentações na pele de um tarólogo, astrólogo, cartomante, quiromante e assemelhados. Numa de suas apresentações, reconhece, entre os clientes, o amigo traidor, Neco, de quem novamente se aproxima, porém cheio de mágoa e à espera de uma oportunidade para se vingar.

Paralelamente, a princípio, corre a história da milionária família Hayalla, capitaneada pelo patriarca, Salomão, que é casado com a fútil Clô e pai de Márcio, um jovem que se diz enviado de São Francisco de Assis e rejeita a riqueza da família. Salomão sempre planejou que o filho tomasse conta de tudo um dia, mas o rapaz não se mostra nem um pouco propenso. Márcio resolve sair de casa, depois de ser internado num hospício, fugir e se desentender mais uma vez com o pai. Nessa fuga, conhece Herculano, que se aproxima aos poucos dos Hayalla, graças a uma de suas clientes, Beatriz, secretária da diretoria do grupo. É também por intermédio de Beatriz que, na churrascaria, Herculano conhece Amanda Mello Assumpção, diretora da construtora que leva o seu nome de família e ex-mulher de Samir Hayalla, um dos tios paternos de Márcio.

Márcio passa a morar com Herculano e conhece Lili, cunhada de Neco, moça humilde que não pensa em depender de homem nenhum para tocar a vida, trabalhando na barbearia do cunhado e até como taxista. Contrariando os desejos de sua família, que quer vê-lo casado com Jose, irmã de Amanda, Márcio se apaixona por Lili. Para complicar ainda mais, esta se divide entre Márcio, a quem ama realmente, e o bondoso açougueiro Natal, apaixonado pela moça. Herculano e Amanda também se envolvem amorosamente.

No capítulo 42, dá-se a nova: Salomão Hayalla está morto, seu carro fora encontrado em destroços no Alto da Boa Vista. Depois, descobre-se que, na verdade, ele havia morrido antes, misteriosamente assassinado, e o criminoso planejou tudo para que parecesse um acidente. Márcio então cumpre os desejos do pai, com remorso: passa a presidir as empresas, tendo Herculano como principal auxiliar, e se casa com Jose, com Lili sendo afastada dele por uma armação de Clô, a qual acaba fazendo a moça passar algum tempo na cadeia. Enquanto Herculano galga, cada vez mais rápido, postos na hierarquia do grupo, corre a investigação em torno da morte do patriarca. Márcio continua apaixonado por Lili, dividida entre ficar com ele ou casar com Natal. Jose é infeliz no casamento, e o filho de Herculano, Alan, vai morar com o pai no Rio de Janeiro.

Herculano, valendo-se de sua alta posição nas empresas, trai a confiança de Márcio e ganha muito dinheiro em transações escusas. O crime do passado em Guariba e os expedientes atuais são descobertos por Samir (empenhado graças ao despeito por Amanda tê-lo trocado pelo “professor”), e Herculano foge. Jose morre e Márcio pode, enfim, viver ao lado da amada e do filho, Chiquinho. É descoberto o assassino do milionário: Felipe Cerqueira, jovem dependente químico, amante de Clô, o qual agira com a conivência do amigo cabeleireiro Henri. Amanda vai ao encontro de Herculano, num país da América Central, onde ele exerce função de confiança na presidência da república. À chegada da mulher, Herculano fica muito feliz, mas, a um chamado do presidente, sai, dizendo não demorar. Sozinha, Amanda compreende que o poder é o que de fato importa ao homem a quem ama, voltando ao Brasil e preferindo para sempre perdê-lo.

Tony Ramos não foi o primeiro nome pensado para interpretar Márcio Hayala. O ator ainda estava gravando a novela Espelho Mágico nos estúdios da Herbert Richers quando, casualmente, foi chamado pelo diretor Daniel Filho para ajudar a fazer testes de elenco com as atrizes candidatas à personagem Jôse. Ele teve de contracenar com as candidatas dizendo o texto de Marcio. Daniel Filho gostou tanto do desempenho que o convidou na mesma hora para emendar uma novela com a outra. Espelho Mágico terminou e, três dias depois, Tony Ramos já estreava como um dos protagonistas de O Astro.

Elizabeth Savala conta que, a princípio, foi chamada para fazer o papel de Jôse. Mas a atriz se encantou tanto pela personagem Lili que, mesmo sendo uma paulistana nata, decidiu enfrentar o desafio de interpretar uma taxista com todos os trejeitos de uma carioca típica.

O diretor Daniel Filho foi substituído por Gonzaga Blota depois do trigésimo capítulo da novela, porque tinha de implantar outro projeto.

O assassinato do industrial Salomão Hayala (Dionísio Azevedo) mobilizou os telespectadores e transformou em bordão a pergunta: “Quem matou Salomão Hayala?”. Janete Clair só revelou a identidade do assassino no último capítulo da trama, deixando o país inteiro numa grande expectativa. Três dias depois de terminada a novela, Carlos Drummond de Andrade escrevia em sua coluna no Jornal do Brasil: “Agora que O Astro acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando”.

A história de Herculano Quintanilha era baseada na trajetória do ex-ministro do Bem-Estar Social da Argentina, Luiz Lopez Rega, conhecido como “El Brujo”, influente na administração do ex-presidente Juan Domingo Perón.

O Astro foi reapresentada no Festival 15 Anos, em um especial exibido em 11 de fevereiro de 1980, e também em um compacto de 20 capítulos levado ao ar entre 2 de fevereiro e 3 de abril de abril de 1981, às 22h15. – A novela foi vendida para diversos países, entre eles Canadá, Portugal e Estados Unidos. Neste país, foi exibida quatro vezes.

Márcio e Lili
O romance de Márcio (Tony Ramos) com a taxista Lili (Elizabeth Savalla) também movimenta a trama. A moça, simples e batalhadora, nasceu no Engenho Novo, no subúrbio do Rio de Janeiro, e sofre com as atitudes do marido, o malandro Natal (Carlos Eduardo Dolabella). Márcio e Lili vivem um conturbado romance e enfrentam a dura oposição da família Hayala, que deseja ver Márcio casado com Jôse (Sílvia Salgado).

Elenco:
Afonso Stuart – Ramón
Angelito Mello – Dr. Tiago
Aguinaldo Rocha – Dr. Jandir
Ângela Leal – Laura
Antônio Pitanga – Engenheiro
Betinho – Niltinho
Carlos Eduardo Dolabella – Natal
Carlos Poyart – Nequinho
Cecília Loyola – Nilza
Cleide Blota – Doralice
Dina Sfat – Amanda
Dionísio Azevedo – Salomão Hayala
Edson Silva – Almeida
Edwin Luisi – Felipe Cerqueira
Elizabeth Savalla – Lili
Eloísa Mafalda – Consolação
Ênio Santos – Cerqueira
Flávio Migliaccio – Neco
Francisco Cuoco – Herculano Quintanilha
Gonzaga Blota – Advogado
Hélio Ary – Mello Assunção
Heloísa Helena – Beatriz
Ida Gomes – Magda
Isaac Bardavid – Youseef
Jacyra Silva
José Luís Rodi – Henri
José Maria Monteiro – Advogado
Juan Daniel – Dondinho
Kleber Drable – Dr. Pirilo
Leda Borba – Jamile
Leda Lúcia – Enfermeira
Macedo Neto – Amin
Manoel Pereira – Farmacêutico
Maria Helena Velasco – Valéria
Maria Sílvia – Tânia
Marilena Curi – Nadja
Marília Barbosa – Mara Célia
Maurício Barroso
Mira Palheta – Sílvia
Nestor de Montemar – padre Laurindo
Newton Barros – delegado
Newton Martins – Delegado
Nilton Barros
Paulo Gonçalves – Malvino
Rejane Marques – Luíza
Rubens de Falco – Samir
Rubens Krischke – Coletor
Sílvia Salgado – Josie
Stepan Nercessian – Alan
Tereza Rachel – Clô
Thelma Elita – Myriam
Tony Ferreira – Gilberto
Tony Ramos – Márcio

Elenco / Personagens

HERCULANO QUINTANILHA (Francisco Cuoco) Extremamente simpático, irradia um magnetismo muito forte. Seu passado é misterioso, e sua origem, imprecisa. Demonstra profundos conhecimentos de astrologia, quiromancia, telepatia e mágica. É pai de Alan (Luiz Carlos Mendonça/Stepan Nercessian). Envolve-se com Amanda (Dina Sfat).

MÁRCIO HAYALA (Tony Ramos) Filho de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo) e Clô (Tereza Rachel). Preparado para se tornar o sucessor do pai, não é isso o que quer da vida. Místico e adepto da música, estudou trompete com um velho professor, que foi seu maior amigo. Envolve-se com Lili (Elizabeth Savala) e Jôse (Sílvia Salgado).

SALOMÃO HAYALA (Dionísio Azevedo) Imigrante sírio, veio para o Brasil com 12 anos. Muito esforçado, de mascate do interior de Minas Gerais conseguiu enriquecer, tornando-se dono do grupo Hayala. Patriarca de toda a família, que uniu com a vinda dos irmãos. Sua maior preocupação é o filho, Márcio (Tony Ramos), a quem quer ver como seu sucessor nas empresas. Casado com Clô (Tereza Rachel), e irmão de Samir (Rubens de Falco), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto).

CLÔ (Tereza Rachel) Mulher de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo). Ocupa o tempo promovendo espetáculos beneficentes, o que acaba atrapalhando seu convívio com o filho, Márcio (Tony Ramos).

MAGDA (Ida Gomes) Tia de Clô (Tereza Rachel), vive com a família, sentindo-se responsável pelo casamento de sua sobrinha com Salomão (Dionísio Azevedo). É quem cuida da mansão dos Hayala. Demonstra grande carinho por Márcio (Tony Ramos) e aceita todos os erros de Clô.

SAMIR (Rubens de Falco) – Irmão de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto), recebeu do primeiro grande influência em sua formação. É competente e ambicioso, faltando-lhe, porém, a originalidade e a força criadora do irmão mais velho. Considera-se o segundo sucessor de Salomão, disposto a enfrentar a responsabilidade caso Márcio (Tony Ramos) não assuma o lugar do pai.

YOUSSEF (Isaac Bardavid) Irmão de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Samir (Rubens de Falco) e Amin (Macedo Neto). Alegre e comunicativo, é muito ligado à família e aceita a ascendência do irmão mais velho.

NADJA (Marilena Curi) Mulher de Youssef (Isaac Bardavid).

AMIN (Macedo Neto) – Irmão de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Youssef (Isaac Bardavid) e Samir (Rubens de Falco). Muito ambicioso, sonha ser o sucessor de Salomão, mas sabe da preferência deste por Samir.

JAMILE (Leda Borba) Mulher de Amim (Macedo Neto).

BEATRIZ (Heloísa Helena) Secretária do grupo Hayala.

SÍLVIA (Mira Palheta) Secretária de Clô (Terea Rachel).

JOAQUIM (César Augusto) Jardineiro dos Hayala.

HENRI (José Luís Rodi) Cabeleireiro de Clô (Tereza Rachel).

MORDOMO (Zé Preá) Mordomo dos Hayala.

RITA (Rejane Schumann) Empregada dos Hayala.

NILTINHO (Betinho) Amigo de Márcio (Tony Ramos).

FELIPE CERQUEIRA (Edwin Luisi) Amigo de infância de Márcio (Tony Ramos) e Jôse (Sílvia Salgado), prefere curtir a vida em vez de trabalhar. Apenas uma coisa o assusta: a ameaça de ir para a França morar com a mãe.

DR. CERQUEIRA (Ênio Santos) Pai de Felipe (Edwin Luisi), é amigo de Salomão (Dionísio Azevedo) e Mello Assunção (Hélio Ary), com quem trabalha na construtora. Não sabe mais o que fazer para convencer o filho a trabalhar.

AMANDA (Dina Sfat) Engenheira-arquiteta, filha mais velha de Mello Assunção (Hélio Ary), irmã de Jôse (Sílvia Salgado). Dinâmica, franca e muito ativa, dirige a Construtora Mello Assunção, que pertence a seu pai. Com ideias muito pessoais sobre a liberdade feminina, é o sustentáculo da família, o que a leva a supervalorizar a importância do trabalho e o senso de responsabilidade, em detrimento de seus interesses particulares. Envolve-se com Herculano (Francisco Cuoco).

JÔSE (Sílvia Salgado) – Filha mais nova de Mello Assunção (Hélio Ary), irmã de Amanda (Dina Sfat), bem mais nova do que ela. Moça moderna, dedica-se à fotografia, mas é dependente da irmã, que a criou. Sensível, sofre com as situações em que se vê envolvida. Está sempre voltada para o lado humano da vida. Apaixonada por Márcio (Tony Ramos).

MELLO ASSUNÇÃO (Hélio Ary) Viúvo, pai de Amanda (Dina Sfat) e Jôse (Sílvia Salgado), sócio de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Youssef (Isaac Bardavid), Samir (Rubens de Falco) e Amin (Macedo Neto). Preocupa-se com o nome da família, guardando as tradições e se descuidando dos negócios.

NILZA (Cecília Loyola) Secretária de Amanda (Dina Sfat) na construtora.

LILIAN / LILI (Elizabeth Savala) Irmã de Laura (Ângela Leal) e Luisa (Rejane Marques), filha de Consolação (Eloísa Mafalda). Sua maior característica é a alegria de viver. É inconformada com a criação que teve e com o fato de a mãe querer vê-la casada o mais rápido possível. Sem grande instrução, é objetiva e gosta de ganhar dinheiro. Seu temperamento é arrebatado. Apaixona-se por Márcio (Tony Ramos), mas é cortejada por Natal (Carlos Eduardo Dolabella).

CONSOLAÇÃO (Eloísa Mafalda) Mãe de Laura (Ângela Leal), Lili (Elizabeth Savala) e Luisa (Rejane Marques). Abandonada pelo marido quando as filhas ainda eram pequenas, guarda essa mágoa e, por isso, quer que as filhas vençam na vida, para provar a si mesma que não sentiu a falta do marido. Mora com Laura e Neco (Flávio Migliaccio), seu genro.

LAURA (Ângela Leal) Mulher de Neco (Flávio Migliaccio). Dona de casa assumida, apaixonada pelo marido, só pensa em ter muitos filhos. Filha de Consolação (Eloísa Mafalda) e irmã de Lili (Elizabeth Savala) e Luisa (Rejane Marques).

NECO (Flávio Migliaccio) Home rude e bom, lutou muito para conseguir o que tem: a casa e a barbearia. Dedica-se inteiramente à família. Conhece o passado de Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco).

NEQUINHO (Carlos Poyart) Filho de Neco (Flávio Migliaccio) e Laura (Ângela Leal).

DULCINHA (Michele Bulos) – Filha de Neco (Flávio Migliaccio) e Laura (Ângela Leal).

LUÍSA (Rejane Marques) Filha de Consolação (Eloísa Mafalda), irmã mais nova de Laura (Ângela Leal) e Lili (Elizabeth Savala). Como as irmãs, não aceita a pressão da mãe, mas sente que será a mais prejudicada de todas. 

NATALÍCIO / NATAL (Carlos Eduardo Dolabella) Açougueiro. Tipo bem carioca, gozado e metido a conquistador. Apaixona-se por Lili (Elizabeth Savala).

ALMEIDA (Edson Silva) Barbeiro, ajudante de Neco (Flávio Migliaccio).

TÂNIA (Maria Sílvia) Vizinha e amiga de Lili (Elizabeth Savala).

DORALICE (Cleyde Blota) Mãe de Alan (Stepan Nercessian) e dona de um bar na cidade de Guariba Grande. Faz tudo para impedir que Alan tenha contato com o pai, Herculano (Francisco Cuoco), não perdoando o fato de este ter deixado a cidade.

ALAN (Luiz Carlos Mendonça / Stepan Nercessian) Filho de Doralice (Cleyde Blota) e Herculano (Francisco Cuoco), vive com a mãe. Apesar de ter tido pouco contato com o pai, admira-o e promete a si mesmo limpar o seu nome na cidade de Guariba Grande, não acreditando nas histórias que ouve sobre ele.

FREI LAURINDO (Nestor de Montemar) Vigário da cidade de Guariba Grande e amigo da família de Herculano (Francisco Cuoco).

SEU DONDINHO (Juan Daniel) Pai de Doralice (Cleyde Blota), adora o neto, Alan (Stepan Nercessian), e compreende Herculano (Francisco Cuoco), de quem é amigo.

DR. JANDIR (Aguinaldo Rocha) Ex-prefeito de Guariba Grande, envolvido na saída de Herculano (Francisco Cuoco) da cidade.

ZECA (Luiz Macedo) Habitante característico de Guariba Grande, pertenceu à turma de Herculano (Francisco Cuoco).

MÍRIAM (Thelma Elita) Namorada de Melo Assunção (Hélio Ary), com quem pretende se casar, apesar da oposição de Amanda (Dina Sfat), filha dele, que não acredita que ela goste de seu pai.

VALÉRIA (Maria Helena Velasco) Partner de Herculano (Francisco Cuoco) no show de mágica e vidência que ele apresenta em uma churrascaria.

MARIA CÉLIA (Marília Barbosa) Crooner da boate.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Um Jeito Estúpido de Te Amar – Tema de Amanda
Compositores: Isolda / Milton Carlos
Intérprete: Maria Bethânia

Que Pena – Tema de Lili e Márcio
Compositores: Peninha
Intérprete: Peninha

Saco de Feijão
Compositores: Dedezinho de Patos
Intérprete: Beth Carvalho

Estado de Fotografia – Tema de Jôse
Compositores: Sérgio Sá/ Malim
Intérprete: Vanusa

Nêga
Compositores: Vevé Calazans
Intérprete: Emílio Santiago

As Forças da Natureza
Compositores: João Nogueira/ Paulo Cesar Pinheiro
Intérprete: Clara Nunes

Bijuterias – Tema de Abertura
Compositores: João Bosco
Intérprete: João Bosco

Trocando em Miúdos
Compositores: Chico Buarque/ Francis Hime
Intérprete: Francis Hime

Boi da Cara Branca
Compositores: Hélio Matheus
Intérprete: Hélio Matheus

Ambição – Tema de Herculano
Compositores: Rita Lee
Intérprete: Rita Lee

É Hora
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Olha
Compositores: Isolda/ Milton Carlos
Intérprete: Marília Barbosa

Enredo de Pirraça
Compositores: Elza Soares/ Gerson Alves
Intérprete: Elza Soares

Mais Uma Vez – Tema de Jôse
Compositores: Paulo Sérgio Valle/ Renato Corrêa/ Mariozinho Rocha
Intérprete: Marizinha

Internacional:
Don’t let me be Misunderstood – Tema de Herculano
Compositores: Bennie Benjamin/ Gloria Caldwell/ Sol Marcus
Intérprete: Santa Esmeralda

Easy
Compositores: Lionel Richie
Intérprete: Commodores

Only the Strong Survive
Compositores: K. Gamble/ L. Huff/ J. Butler
Intérprete: Billy Paul

For Once in my Life
Compositores: Ron Miller/ John LaBarbera
Intérprete: Freddy Cole

I’m Saggitarius
Compositores: Giorgio Moroder/ Pete Bellotte
Intérprete: Roberta Kelly

You’re too Far Away – Tema de Herculano e Amanda
Compositores: David Castle
Intérprete: David Castle

Loneliness – Tema de Márcio
Compositores: Joe John Daniel
Intérprete: Joe John Daniel

We’re all Alone – Tema de Lili e Márcio
Compositores: B. Scaggs
Intérprete: Rita Coolidge

Citations Ininterrompues
Compositores: Vários
Intérprete: Café Crème

Love for Sale
Compositores: Cole Porter
Intérprete: Boney M.

Bird Songs
Compositores:
Intérprete: Chrystian

The Name of the Game
Compositores: Benny Andersson/ Björn Ulvaeus/ Stig Anderson
Intérprete: Abba

Dreamin – Tema de Clô
Compositores: Kinsley/ Craig
Intérprete: Liverpool Express

Destiny – Tema de Jôse
Compositores: Julian Grey
Intérprete: Julian Grey

0 Comentário para: “O Astro (1977) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *