Meu Bem, Meu Mal Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Meu Bem, Meu Mal desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Meu Bem, Meu Mal e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Meu Bem, Meu Mal

◘ Período de exibição: 29/10/1990 – 18/05/1991
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 173
◘ Autoria: Cassiano Gabus Mendes
◘ Colaboração: Maria Adelaide Amaral, Dejair Cardoso e Luiz Carlos Fusco
◘ Direção: Paulo Ubiratan, Reynaldo Boury e Ricardo Waddington
◘ Direção executiva I: Paulo Ubiratan

Traições em família, negociatas e disputas de poder costuravam a trama de Meu Bem, Meu Mal, ambientada em São Paulo. O fio condutor da novela é a história do presidente da Venturini Designers, Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte). Ele sofre por ter de conviver com Ricardo Miranda (José Mayer), fruto da traição de sua falecida mulher, Maria Helena, com seu melhor amigo. Lázaro faz tudo para comprar os 30% das ações da empresa que Ricardo possui, mas o rapaz não abre mão das suas cotas.

Com a morte de seu filho, Cláudio Venturini (Herson Capri), Dom Lázaro decide trazer sua irmã Valentina (Yoná Magalhães) de volta da Europa, para que ela assuma o lugar do sobrinho na empresa. A chegada de Valentina atrapalha os planos da ambiciosa Isadora Venturini (Sílvia Pfeifer), viúva de Cláudio e amante de Ricardo, que não mede esforços para assumir a direção da Venturini Designers. Em determinado momento da trama, Dom Lázaro descobre que a nora tem um caso com Ricardo. Chocado, ele sofre um derrame, perde a fala e os movimentos, e fica preso a uma cadeira de rodas.

No final da novela, Ricardo descobre que Dom Lázaro é seu pai, mas não o reconhece como tal.

Dom Lázaro Venturini, sócio majoritário da Venturini Designers, é obrigado a conviver com Ricardo Miranda, que detém 30% das ações da empresa e representa o adultério de sua falecida mulher, Maria Helena. Ricardo mantém um caso secreto com Isadora Venturini(também acionista da empresa), a viúva de Cláudio, filho de Dom Lázaro, e odiada pelo patriarca. Mas tanto Ricardo quanto Isadora são vítimas do ódio de outras pessoas.

Ricardo foi o responsável pela ruína de Felipe. A filha deste, Patrícia, planeja vingança se envolvendo com Ricardo, mesmo sendo bem mais jovem que ele e amiga de sua problemática filha, Jéssica. Mas Patrícia não contava que fosse se apaixonar de verdade por Ricardo Miranda.

Contra Isadora se juntam a socialite Mimi Toledo e sua manicure, Berenice. Mimi Toledo fora apaixonada pelo falecido marido de Isadora, e preterida. E Berenice quer vingar a filha, Fernanda, da humilhação imposta por Isadora, que não aceitou a jovem como namorada do filho, Marco Antônio. Essa vingança põe Doca em cena. Trata-se de um rapaz pobre que, industriado por Mimi Toledo, se infiltra na alta sociedade como Eduardo Costabrava, para enlouquecer de amor a filha de Isadora, Victória.

O convite para que Maria Adelaide Amaral fosse uma das colaboradoras da novela partiu do autor Cassiano Gabus Mendes. Maria Adelaide precisava ir à Inglaterra para fazer pesquisas e escrever um monólogo sobre Shakespeare. Cassiano disse que ela podia ir e que, quando voltasse, assumiria a função. Quando ela voltou, a novela já estava no ar. Os autores revezavam o trabalho: ele escrevia os capítulos de segunda, quarta e sexta; e ela os de terça, quinta e sábado. Havia reuniões semanais ou quinzenais, quando se estabelecia o caminho da novela. Os autores não trabalhavam com escaleta, uma espécie de resumo ordenado, em escala rigorosa, das cenas de uma novela, que serve de guia para o texto final.

Quando a novela já estava no ar, Marcos Paulo, que interpretava André, acumulou a função de diretor na trama, em substituição ao diretor Paulo Ubiratan.

Meu Bem, Meu Mal marcou a estreia da já veterana comediante Zilda Cardoso em telenovelas. Ela começou a carreira na TV Paulista, em 1961, no programa Praça da Alegria, com a inesquecível personagem desbocada Catifunda. Meu Bem, Meu Mal também foi a primeira novela de Fábio Assunção, Vera Zimmermann e Sílvia Pfeifer na TV Globo.

Stênio Garcia entrou na novela, já com a trama em andamento, para viver um ex-presidiário. O personagem morreu nos capítulos finais da história, vítima de um assalto, para que o ator pudesse se dedicar a um novo trabalho, em O Dono do Mundo (1991).

Meu Bem, Meu Mal foi a última novela da atriz Lídia Brondi, que decidiu se afastar da carreira artística.

A novela foi reapresentada entre 12 de agosto e 22 de novembro de 1996, em Vale a Pena Ver de Novo.

A família de Berenice
A família da manicure Berenice (Nívea Maria) formava um núcleo de destaque em Meu Bem, Meu Mal. A viúva, trabalhadora e de personalidade forte, é mãe de Fernanda (Lídia Brondi), que já foi namorada de Marco Antônio Venturini (Fábio Assunção), filho da poderosa Isadora (Sílvia Pfeifer). A jovem sofre por ter sido abandonada pelo rapaz a pedido da mãe dele, que a humilhara. Para se vingar da família Venturini, Berenice convence o amigo Doca (Cássio Gabus Mendes) a se passar por um jovem rico e seduzir Vitória (Lizandra Souto), filha de Isadora. O plano de Berenice é fazer a moça sofrer como Fernanda sofreu. Doca se apresenta à família Venturini como Eduardo Costabrava e consegue enganar e conquistar a filha de Isadora, rendendo cenas hilárias à trama. Doca é namorado de Dirce (Luciana Braga), mas, ao longo da novela, acaba se apaixonando por Fernanda.

O amor de Patrícia
Patrícia Mello (Adriana Esteves) é outra personagem importante na história e mais uma desejosa de vingança. Seu alvo é Ricardo Miranda (José Mayer), que havia enganado seu pai, Felipe Mello (Armando Bógus). Para executar seu plano, usa Jéssica (Mylla Christie), filha de Ricardo, para se aproximar do empresário e seduzi-lo. O que Patrícia não podia imaginar é que se apaixonaria de verdade por ele.

Porfírio e Magda
Também merece destaque a atuação do ator Guilherme Karan como Porfírio, mordomo e secretário pessoal de Dom Lázaro (Lima Duarte). Encantado com a beleza de Magda (Vera Zimermann), amiga de Vitória, Porfírio conquista o público com o bordão “divina Magda”, dito pelo personagem sempre que via sua musa inspiradora.

Os personagens de Jorge Dória e Zilda Cardoso, que formavam a hilariante dupla seu Emílio e dona Elza, também fizeram sucesso. Ele era o proprietário do apartamento onde ela era a inquilina, e os dois viviam às turras.

Elenco:

Adelaide Palete
Adriana Estêves – Patrícia Mello
Alexandre Arraes – boy de Bianca (Mila Moreira)
Alexandre Cardoso
Alexandre Castro – mordomo da mansão
Ariclê Perez – Rosa Maria Gentil (Rose Marie Costa Brava)
Armando Bógus – Felipe Mello
Bianca Blonde
Carmen Mello – secretária de André (Marcos Paulo)
Cássio Gabus Mendes – Doca / Eduardo Costabrava
Dante Ruy – trabalhador
Darson Ribeiro
Edson Fieschi – João Manoel Mello
Ely Reis
Emerson Vanelli
Fábio Assunção – Marco Antonio Venturini
Françoise Forton – Marcela Miranda
Giovanna Albuquerque – secretária de Valentina (Yoná Magalhães)
Guilherme Karan – Porfírio
Herson Capri – Claudio Venturini
Hugo Gross – Zé Guilherme
Ivan Correa
Isis de Oliveira – Mimi Toledo
José Steinberg – Fausto
José Mayer – Ricardo Miranda
Jorge Dória – Emílio Castro
Jussara Calmon – criada
Lídia Brondi – Fernanda Castro
Lima Duarte – Don Lázaro Venturini
Lisandra Souto – Vitória Venturini
Luciana Braga – Dirce
Luma de Oliveira – Ana Maria
Luis Washington
Luiz Santiago
Marcelo Galdino – Jorge
Marcos Paulo – André
Maria Estela – Gisela
Mauro Mendonça
Mila Moreira – Bianca Paiva
Milton Andrade – médico
Monique Alves – Luciana
Mylla Christie – Jéssica Miranda
Nívea Maria – Berenice Castro
Paulo Rezende
Roberto Moraes
Rutílio de Oliveira
Silvia Pfeifer – Isadora Venturini
Silvana Bugarelli – desenhista
Sérgio Viotti – Toledo
Sônia Clara – Angelina
Stênio Garcia – Argemiro
Tatheena Rezende
Thales Pan Chacon – Henrique Paiva
Vanessa – recepcionista
Vera Lúcia Ribeiro
Vera Zimmerman – Magda
Yoná Magalhães – Valentina Venturini
Zaira Zambelli – moça do salão de beleza
Zilda Cardoso – Elza Gentil

Resumo Atual da Novela Meu Bem, Meu Mal

** Resumo divulgado pelo Canal Viva com base na reprise da novela Meu Bem, Meu Mal

Capítulo 169 – segunda, 03 de outubro: Lázaro acusa Isadora de ter tentado matá-lo e ela afirma que a doença o perturbou. Lázaro manda André expulsar Isadora da mansão e destituí-la da presidência da Venturini. Isadora implora para que André não deixe a mansão, mas ele não acata seu pedido. André comenta com Marcela que foi Valentina quem descobriu que Maria Helena era amante do melhor amigo de Lázaro. Gigi volta para a casa de Toledo e o deixa emocionado. O delegado prende Ricardo. Porfírio pede Magda em casamento e ela aceita. Bianca vai à polícia e revela que pode provar que Ricardo não matou Ana Maria.

Capítulo 170 – terça, 04 de outubro: Bianca entrega a arma e a fita ao delegado. Henrique conta para Valentina que escondeu a arma na casa de Bianca e que ela a encontrou. Porfírio sugere a Lázaro que não expulse Isadora de casa porque Marco e Vitória podem ir com ela. Patrícia conta a Ricardo que Isadora a procurou e sugere que ele venda suas cotas para ela. Henrique fica furioso ao saber que Bianca foi à polícia. Henrique volta para casa e conta para Valentina que Bianca entregou a arma para o delegado. Ricardo marca um encontro com Isadora. Ela telefona a Patrícia, dizendo que vai para a garçonière. Doca e Fernanda discutem novamente, mas não aguentam e acabam se beijando. Valentina conta a Lázaro que mentiu sobre Rubem e Maria Helena e que Ricardo é seu filho legítimo.

Capítulo 171 – quarta, 05 de outubro: Valentina revela que se apaixonou por Rubem, o sócio de Lázaro, e, quando soube da gravidez de Maria Helena, inventou que ela mantinha um caso com ele. Doca e Fernanda se declaram apaixonados um pelo outro. Ricardo vende suas cotas a Isadora e ela diz que só sai da garçonière se eles se amarem. Ela deixa a porta entreaberta e vai para o quarto. Patrícia chega e flagra os dois se beijando na cama. Ricardo fica furioso ao saber que Isadora planejou tudo. A polícia vai até a casa de Valentina.

Capítulo 172 – quinta, 06 de outubro: Henrique tenta impedir, mas Valentina vai para a delegacia. Berenice e Rosa Maria tentam fazer com que Emílio e Elza façam as pazes. André e Marcela se amam. Jéssica pede ao pai para voltar a morar com ele. Toledo convida Gigi para uma viagem e ela diz que só vai se dormir no mesmo quarto que ele. Lázaro conta seu passado para André e pede que ele revele toda a história a Ricardo. Angelina procura Patrícia, dizendo que Ricardo pediu que ela o espere no haras. André conta para Ricardo toda a verdade sobre Lázaro e diz que ele quer vê-lo. Ricardo encontra Isadora e afirma que não sente mais nada por ela. Ricardo visita Lázaro.

Capítulo 173 – sexta, 07 de outubro: Ricardo conversa com Lázaro e diz que vendeu suas ações para Isadora. Emílio convida Elza para ir ao Baile da Saudade. Lázaro pede a Ricardo que o chame de pai, mas ele não concorda, explicando que Rubem foi seu verdadeiro pai, porque o criou. Lázaro entende, mas pede que, no futuro, tente mudar de ideia. Isadora tenta seduzir André e se declara apaixonada, mas ele a ridiculariza. Toledo se despede de Doca, recomendando que ele cuide bem da tecelagem. Patrícia se preocupa, achando que Ricardo não vai aparecer. Henrique visita Valentina na prisão e ela diz que tem certeza de que morrerá lá. Felipe pede Berenice em casamento e ela propõe que eles façam uma longa viagem para se conhecerem melhor. Lázaro convida Marco, Dirce e Vitória para irem com ele, Rosa e Elza conhecer a Itália. Ricardo chega ao haras e pede Patrícia em casamento. Ela aceita. Emílio vai pegar Elza para ir para o baile e os dois acabam brigando. Isadora percorre os corredores da Venturini, sai da empresa e vai para casa sozinha.

Capítulo 174 – sábado, 08 de outubro: Ingrid pede que a filha volte para o bom caminho. Pedro e Socorro saem à procura de Íris. Severino encontra Marta no alojamento feminino e acabam abraçadinhos. Pedro vê os dois vultos e socorre Íris, que está caída no chão. Socorro conta para todos sobre os fantasmas. Capitu avisa a Fred que vai deixar Orlando e ficar uns dias fora do Rio de Janeiro. Orlando vigia o edifício. Capitu pede que Simone devolva as joias para Orlando. Maurinho tira a chave das mãos de Capitu e quer levar o carro cheio de malas. Orlando armado entra no carro e sai com Maurinho. Íris joga esterco em Fábio. Camila anima Marcela, que está muito mal. Pedro chama Íris para andar a cavalo. Maurinho perde a direção, Orlando grita e o carro bate contra um caminhão e explode em seguida.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Meu Bem, Meu Mal

Capítulo 1 – segunda, 21/03: Jéssica Miranda (Mylla Christie) se encontra com João (Edson Fieschi) e combinam de fugir para Pirassununga. Isadora Venturini (Sílvia Pfeifer) obriga seu filho Marco Antônio (Fábio Assunção) a terminar seu namoro na sua presença. Fernanda (Lídia Brondi) fica chateada com o fim do namoro e não aceita o cheque que Isadora tenta lhe dar. Ricardo Miranda (José Mayer) discute com Jéssica e diz que não lhe dá liberdade porque a considera imatura. Dom Lázaro (Lima Duarte) pensa num jeito de acabar com Ricardo (Herson Capri). Berenice (Nívea Maria) decide se vingar da Isadora pela humilhação que fez sua filha passar. Ricardo discute com Isadora sobre a Venturini Designers e fica encantado com a beleza de Ana Maria (Luma de Oliveira). Claudio Venturini sofre um derrame e é levado para o hospital. Ele chama Isadora, confessa que sabe o segredo dela e morre.

Capítulo 2 – terça, 22/03: Isadora se desespera com a morte de Claudio (Herson Capri). João e Jéssica (Mylla Christie) fogem. Fernanda (Lídia Brondi) conta para sua mãe, Berenice (Nívea Maria), que Isadora ofereceu um cheque para sumir da vida de Marco. Patrícia nota que seu pai, Felipe Mello (Armando Bogus), está muito sério, mas ele não conta o que está acontecendo. Isadora diz que não quer que Ricardo acompanhe o enterro do marido e ele fica enfurecido. Berenice descobre tudo sobre Isadora inclusive o grande amor pela filha Vitória (Lizandra Souto). Felipe revela a Ricardo que acha que vai ser despedido pelas informações sigilosas que lhe deu sobre algumas ações. Ricardo diz que não vai ajuda-lo se isso acontecer. Dom Lázaro avisa aos netos que eles serão herdeiros da Venturini Designers e manda um telegrama à irmã, Valentina, pedindo que volte. Desesperado com o sumiço da filha, Ricardo pede pra Angelina (Sônia Clara) procurar na casa das amigas.

Capítulo 3 – quarta, 23/03: Isadora se preocupa com o que Dom Lázaro falou a seus filhos e não gosta de saber que Valentina está voltando. Doca (Cássio Gabus Mendes) se preocupa com a situação financeira da mãe e avó e diz que pretende se casar com uma moça rica para ajudá-las. Ricardo entrevista Ana Maria para trabalhar com ele e pede para que ela deixe o contato. Felipe avisa a Ricardo que foi indiciado pela Comissão. Emílio (Jorge Dória) chantageia Doca para que distraia Fernanda. Dom Lázaro pede para o mordomo Porfírio vigiar Isadora. Ricardo fica sabendo que João sumiu de seu haras e desconfia que ele esteja com Jéssica. Felipe comunica aos filhos que deixou o emprego e que será envolvido num escândalo. Isadora revela a André (Marcos Paulo) que Valentina está voltando e que provavelmente vai ficar no lugar de Claudio.

Capítulo 4 – quinta, 24/03: Isadora confessa a André que Cláudio era sua única proteção na empresa e que tem medo do que Dom Lázaro fará com ela. Ricardo pede ao capanga Fausto para procurar sua filha. Dom Lázaro diz a Ricardo que não o suporta e faz uma oferta à Ricardo para que venda suas cotas na Venturini Designers. Ele nega e Dom Lázaro ameaça deixá-lo na miséria. Doca explica a Dirce que ela o sufoca. Isadora instrui Ana Maria para conquistar Ricardo. Patrícia e João se preocupam com o futuro da família com a demissão do pai. Fernanda acha Doca sem educação e fica furiosa quando ele tenta beijá-la. Fausto acha Jéssica e seus capangas dão uma surra em João. Isadora ordena aos filhos que ignorem Dom Lázaro para que ele depende da sua interferência para que eles voltem a lhe dar atenção. Ricardo ameaça matar João se ele tiver se casado com Jéssica.

Capítulo 5 – sexta, 25/03: Jéssica diz ao pai que se casou com João e ele fica furioso. Emílio reclama das atitudes de Doca no jantar e manda ele esquecer Fernanda. Berenice pensa numa maneira de fazer Vitória se apaixonar por um rapaz pobre e assim entrar em conflito com a mãe. Valentina chega a São Paulo e lembra que terá que aturar Isadora. Dom Lázaro diz a Valentina que Isadora esconde muitos segredos e quer sua ajuda para descobri-los. Ele comunica que ela chefiará a Venturini Designers para destruir Ricardo. Felipe revela à filha que Ricardo podia ajudá-lo, mas não o fez. Para se aproximar do pai, Jéssica confessa que não se casou com João. O namorado de Patrícia viaja sem lhe avisar e seu irmão acha que é por causa do escândalo com o nome do pai.

Capítulo 6 – sábado, 26/03: Bianca (Mila Moreira) comunica a Ricardo que Valentina já está em São Paulo e ele afirma que ela é mais uma inimiga. Berenice revela a Fernanda que ela e Madame Toledo (Ísis de Oliveira) vão transformar Doca num cavalheiro e fazê-lo namorar Vitória. Patrícia fica chateada ao saber que não foi convidada para festa de uma amiga. Valentina diz a Dom Lázaro que o único jeito de tirar Ricardo da empresa é infernizando sua vida. Berenice pede que Emílio traga Doca a sua casa novamente para fazer uma proposta. Felipe implora para que Ricardo o ajude a se livrar do escândalo ou envolverá seu nome. Isadora e Valentina se encontram. Berenice diz a Doca que tem uma proposta para ele ganhar um dinheiro extra.

Capítulo 7 – segunda, 28/03: Berenice explica a Doca que ele vai ter aulas de etiqueta, vai ganhar roupas e muito dinheiro só para conquistar a filha de uma mulher. Ele aceita. Ricardo chama Ana Maria para jantar. No jantar da família Venturini, Valentina recebe flores de Ricardo que fica furiosa com o atrevimento dele. Patrícia propõe ao pai infernizar a vida de Ricardo, mas ele diz que tem medo do mal que ele pode causar. Ana Maria não deixa Ricardo entrar no seu apartamento, mas ele lhe dá um forte beijo de boa noite. Valentina confessa a Isadora que amava seu próprio sobrinho, Cláudio. Dom Lázaro pede para André ajudar Valentina na empresa. João se interessa por Vitória e Patrícia faz amizade com ela para os apresentar. Henrique dá em cima de Valentina na Venturini Designers. Berenice leva Doca para conhecer Madame Toledo, que está financiando o plano de vingança.

Capítulo 8 – terça, 29/03: Valentina pede a André que lhe mostre toda a empresa e avisa que vai ocupar a sala de Isadora. João Manoel convida Vitória para assistir a uma partida de vôlei e ela aceita. Dom Lázaro pede a Porfírio que avise aos netos que irá leva-los a fazenda sem Isadora. Madame Toledo acha Doca sem graça, mas decide continuar com seu plano de transformá-lo num rapaz fino. Dom Lázaro flagra Isadora conversando sobre Ricardo com Ana Maria. Ela então revela seu plano para acabar com Ricardo e Dom Lázaro promete que, se ela conseguir, lhe dará as ações dele. Fernanda tem medo que Doca sofra com o plano de vingança da mãe. Ricardo confessa à filha que a ama. André se encontra com Isadora secretamente. Ele revela que a ama e ela lhe pede para ter paciência.

Capítulo 9 – quarta, 30/03: Doca mente a Dirce que vai ser motorista, mas promete que não vai deixar de vê-la. Vitória e Marco Antônio se recusam a ir passar o fim de semana com o avô na fazenda. Jéssica pergunta a Angelina os motivos do pai ser odiado pelos Venturini. Bianca fica feliz quando Ricardo a convida para sair depois do trabalho. Fernanda encontra Marco pela primeira vez depois do término e o aconselha a tomar suas decisões sozinho. Valentina deixa claro para Ricardo que não quer suas visitas. Isadora ordena que Marco vá a fazenda com o avô. Felipe explica a Patrícia o que fez por Ricardo. Madame Toledo ensina Doca a se portar à mesa. Dom Lázaro se ressente ao lembrar que Ricardo Miranda é o filho bastardo de sua esposa.

Capítulo 10 – quinta, 31/03: Dom Lázaro questiona Valentina sobre como ela descobriu o caso da esposa e ela desconversa. Isadora não consegue convencer Vitória a ir com o avô para a fazenda. Luciana comenta com Bianca que seu aluguel teve um aumento absurdo e ela a convida a morar com ela. Luciana aceita. Fernanda arranja um emprego em um banco. Ricardo não dá esperanças ao amor que Bianca sente por ele. Marco questiona Isadora porque o pai não era parecido com ele. Patrícia diz ao pai que tem vergonha do que ele fez. Dirce pede explicações a Doca sobre seu novo trabalho. Ricardo observa Jéssica treinando saltos com seu cavalo no haras.

Capítulo 11 – sexta, 01/04: Ricardo explica a Jéssica que ela precisa treinar mais para participar das competições. Doca conta a Dirce a verdade sobre seu emprego, mas mente que a menina que vai namorar é feia. João beija Vitória. Valentina sente curiosidade de saber o que Dom Lázaro guarda em um quarto que mantém fechado. Vitória acusa a mãe de ter traído o pai e Isadora lhe dá um tapa. Berenice vai fazer as unhas de Patrícia e conhece Felipe, que se interessa por ela. Ricardo volta do haras e marca um encontro com Ana Maria. Dom Lázaro vai ao quarto que mantém fechado e fala ao retrato de sua esposa que Cláudio morreu.

Capítulo 12 – sábado, 02/04: Dom Lázaro coloca um disco na vitrola e confessa ao retrato de Maria Helena que ainda a ama. Ana Maria se faz de difícil para Ricardo. Sai uma reportagem falando mal de Felipe e Patrícia fica triste. Marco e Dirce se conhecem no metrô. André consegue permissão de Ricardo para que Isadora tenha uma sala na empresa. Patrícia decide se vingar de Ricardo através da filha. Jéssica comenta com Angelina que acha que a mãe não morreu, pois seu corpo nunca foi achado. Dom Lázaro se zanga com Vitória quando ela pede para ver o quarto que foi da avó. Isadora insulta Ricardo por ele ter vetado seu projeto.

Capítulo 13 – segunda, 04/04: Isadora e Ricardo discutem violentamente, mas ele não volta atrás em seu veto ao projeto dela. Ela o chama de assassino. Patrícia pede a Berenice que descubra tudo o que puder sobre a filha de Ricardo. Valentina previne Ricardo que tome cuidado com quem está enfrentando. Doca se sente inseguro e pede a Madame Toledo mais uma semana de treinamento. Felipe espera Berenice sair, lhe dá uma carona e a convida para sair. Isadora manda que Ana Maria resista ao charme de Ricardo até que ele a leve em casa. Fernanda diz a Berenice que a filha de Ricardo se chama Jéssica.

Capítulo 14 – terça, 05/04: Luciana se muda para a casa de Bianca. Doca comenta com Emílio e Berenice que sua família chega no dia seguinte. Jéssica avisa ao pai que Ana Maria telefonou e fica com ciúmes. Patrícia decide entrar na academia de Jéssica. André conhece Fernanda em seu primeiro dia de trabalho no banco. Isadora pede a Luciana que descubra se André está saindo com alguém. Lázaro tenta conversar com Marco para entendê-lo, mas não consegue. Ricardo não consegue fazer Valentina lhe contar por que é tão odiado. Henrique encontra por acaso com Valentina num bar e senta na mesa dela.

Capítulo 15 – quarta, 06/04: Valentina avisa Henrique que, se alguém souber que eles estiveram juntos, despedirá Bianca. Elza e Rosa chegam para morar com Doca e não gostam do apartamento. Valentina leva Henrique para sua casa e o seduz. A família de Doca nota que ele está diferente. Isadora diz a André que não quer namorar com ele e também não quer que ele tenha alguém. Henrique fica encantado com Valentina. Dirce fica chateada porque Doca não a chamou para conhecer sua família. Fernanda diz a Berenice que sentiu atração por André. Ricardo vai à casa de Ana Maria e pede que ela faça um strip-tease. No meio da brincadeira, ela se desespera e começa a chorar.

Capítulo 16 – quinta, 07/04: Ricardo acalma Ana Maria e dorme com ela. No dia seguinte, ela deixa bem claro que quer namorá-lo e ele a convida para jantar em sua casa. Dom Lázaro pede a Valentina que descubra se Isadora e Ana Maria estão mesmo querendo destruir Ricardo. André marca um encontro com Fernanda no fim do expediente. Depois encontra com Isadora e diz que está cansado da situação deles. Doca conta a família o plano de vingança de Berenice e Madame Toledo que está envolvido. Marco espera Dirce no metrô e mente que é pobre. Patrícia faz amizade com Jéssica na academia. Madame Toledo avisa Doca que vai mudar sua imagem. Berenice arruma Patrícia para uma festa. Isadora manda Luciana chamar um detetive para descobrir com quem André está saindo.

Capítulo 17 – sexta, 08/04: André e Fernanda se encontram na saída do banco e marcam um encontro no fim de semana. João paquera Magda enquanto Vitória não está perto. Dom Lázaro diz a Ricardo que ele terá que empregar mais capital na empresa. Ele concorda, para não perder ações. Isadora tenta sair com André, mas ele só concorda se ela for para casa dele. Jéssica trata Ana Maria mal quando o pai não está perto. Patrícia é barrada na festa e volta para casa, interrompendo o encontro de Felipe com Berenice. Ricardo fala em levar Ana Maria para conhecer o haras e Jéssica se nega a ir com eles.

Capítulo 18 – sábado, 09/04: Ricardo acalma Ana Maria e diz que Jéssica irá com eles para o haras. Ele convence a filha a ir e afirma que não está pensando em se casar com Ana Maria. Felipe leva Berenice para casa para poder conversar com a filha. Patrícia confessa ao pai que foi barrada na festa e promete se vingar da vergonha que passou. Dom Lázaro pede que Valentina descubra se Isadora está saindo com André. Patrícia diz ao pai que conhece Jéssica e ele fica preocupado. Madame Toledo dá a Doca as fotos de Vitória e um carro para segui-la. Jéssica convida Patrícia para ir com ela para o haras. Valentina pede a Bianca o endereço e o telefone de Ana Maria.

Capítulo 19 – segunda, 11/04: Bianca conta a Ricardo que Valentina lhe pediu o telefone de Ana Maria e ele manda dar. Marco Antônio pede o telefone de Dirce. Ricardo telefona para Ana Maria e pede que ela lhe revele tudo o que conversar com Valentina. André convida novamente Isadora para sua casa e ela recusa por medo de Dom Lázaro. Valentina fala com Ana Maria sobre Isadora e promete que, se ela descobrir a verdade sobre Ricardo, ela também lhe pagará sobre isso. Madame Toledo confessa a Berenice que odeia Isadora porque o pai dela extorquiu dinheiro de seu marido. Dirce acha uma foto de Vitória no bolso de Doca e pergunta se ela é a garota que terá que conquistar.

Capítulo 20 – terça, 12/04: Dirce briga com Doca e pede que ele a apresente a Berenice para ter certeza que ele está fazendo tudo só por dinheiro. Ana Maria conta a Ricardo tudo o que conversou com Valentina e promete que, mesmo que descubra algo, não contará a ninguém, pois o ama. Patrícia confessa ao pai que vai viajar com Ricardo e Jéssica. Ele não gosta, mas ela não desiste da ideia. Dom Lázaro volta a conversar com o quadro de sua esposa. Madame Toledo revela a Doca que ele vai conhecer Vitória em breve. Felipe, bêbado, telefona para Berenice e ela vai encontrá-lo. Ricardo conhece Patrícia e fica encantado.

Capítulo 21 – quarta, 13/04: Ricardo fica impressionado com Patrícia e tenta ser agradável. Felipe confessa a Berenice que bebe porque perdeu o emprego e foi envolvido num escândalo. Ela não liga e, com a ajuda do filho dele, o leva para o quarto. Madame Toledo cria um novo sobrenome para Doca. Ricardo elogia Patrícia saltando com cavalo, e Jéssica e Bianca ficam com ciúmes. Isadora confessa a André que não suporta Valentina. Ricardo dança com todas as suas convidadas. Porfírio vê João Manoel beijar Magda. Henrique tenta seduzir Luciana, mas ela não se deixa levar pelos encantos dele. Todos percebem que Ricardo dança diferente com Patrícia e Jéssica tira a música.

Capítulo 22 – quinta, 14/04: Mesmo entre convidados no haras, Ricardo leva Ana Maria para seu quarto. De manhã, ele vai andar a cavalo, encontra Patrícia e conversa com ela. Porfírio dá a entender a Magda que viu João beijá-la. André se recusa se encontrar com Isadora. Ela desconfia que seja outra mulher. Magda se zanga com Porfírio e mente a Vitória que ele a beliscou. Fernanda visita a penitenciária. Jéssica confessa a Patrícia que tem ciúme de todas as mulheres que se aproximam de seu pai. Angelina pega Patrícia mexendo na sala do haras. Felipe se desculpa com Berenice a levando a um clube fino. André leva Fernanda para jantar e lhe compra flores. O detetive que Isadora contratou vê tudo.

Capítulo 23 – sexta, 15/04: Fernanda agradece a André a noite maravilhosa com um beijo. Felipe confessa a Berenice que está preocupado porque não consegue emprego. Doca promete a Dice que vai casar com ela na igreja. Patrícia revela ao pai que vai conquistar Ricardo. Elza volta da rua indignada porque viu Emílio conversando com uma moça. Ricardo pede a Angelina que descubra o sobrenome de Patrícia. Isadora fica furiosa ao saber que André está saindo com a ex-namorada de seu filho. Luciana ouve Valentina e Henrique marcando um encontro. Vitória conta ao avô o beliscão que Porfírio deu em sua amiga. Angelina vai ao sanatório e conversa com Marcela, a esposa sumida de Ricardo.

Capítulo 24 – sábado, 16/04: Porfírio conta a Vitória, na frente de Dom Lázaro, que viu João Manoel e Magda se beijando. Ela não acredita, mas garante que vai buscar a verdade. Dirce vê Marco em seu carro e descobre que ele é rico. Luciana revela a Bianca que ouviu Valentina e Henrique marcando um encontro e ela decide pedir explicações ao irmão. Patrícia mente a Jéssica sobre seu sobrenome. Isadora ameaça despedir Ana Maria caso ela não encontre rapidamente alguma prova contra Ricardo. Valentina e Henrique combinam de se encontrar sempre no apartamento dela. Ana Maria conta a Ricardo sobre as ameaças de Isadora. Ele dá o diário de sua esposa e diz para ela entregue a Isadora. Felipe pede a Patrícia que se afaste de Ricardo, mas ela não se convence e confessa que o mata se for preciso.

Capítulo 25 – segunda, 18/04: Madame Toledo encontra Isadora e a trata com ironias. Isadora pede a André que a leve ao banco só para ver como ele reage ao ver Fernanda. Bianca pergunta a Henrique se ele está saindo com Valentina. Ele confessa tudo a Bianca, mas lhe pede que guarde segredo ou perderá o emprego. Marco Antônio pede conselhos a Vitória sobre sua paixão com Dirce. Felipe chama Berenice para jantar em sua casa com seus filhos. Ela fica com receios por causa de João Gabriel, mas aceita. No banco, Isadora trata mal Fernanda e André fica perplexo. Ana Maria entrega a Isadora o diário de Marcela e Valentina chega na hora em que ela está lendo.

Capítulo 26 – terça, 19/04: Valentina discute feio com Isadora e diz que vai provar que ela traía Cláudio. Ricardo leva Jéssica e Patrícia para jantar fora. Isadora não acha nada no diário de Marcela que incrimine Ricardo e decide contratar alguém que imite a letra dela para forjar acusações. Dom Lázaro manda Marco começar a ter ideias próprias, pois precisa dele para cuidar das empresas. Marco encontra com Dirce e ela diz que viu o carro dele. Ele é obrigado a confessar que é rico. Ana Maria conta a Valentina que entregou o diário de Marcela a Isadora.

Capítulo 27 – quarta, 20/04: Valentina ordena que Ana Maria recupere o diário de Marcela, porque quer lê-lo. Marco leva Dirce em casa e tenta marcar um novo encontro. Madame Toledo e Berenice decidem começar seu plano contra Isadora. Bianca sugere a Henrique que tire fotos íntimas de Valentina escondido para chantageá-la, mas ele recusa. Isadora pede que um grafólogo escreva no diário de Marcela que Ricardo disse à esposa que ela daria o seu último mergulho. Ana Maria encontra uma tiara de mulher no apartamento de Ricardo e fica histérica. Ele não gosta dos gritos e dá um tapa na cara dela. Ao chegar em casa, Ricardo é avisado que Jéssica foi abandonada bêbada e desacordada no quarto de um motel.

Capítulo 28 – quinta, 21/04: Ricardo encontra Jéssica inconsciente. Felipe acha uma loucura o filho se casar com Vitória só porque ela é rica. Isadora mostra a Dom Lázaro a escrita falsa no diário de Marcela, mas ele acredita que as palavras não poderão incriminar Ricardo. Bianca revela a Luciana que está pensando em chantagear Valentina com fotos íntimas dela com Henrique. Valentina fica furiosa porque Ricardo veta um projeto seu. Jéssica volta a si e fica triste ao saber o que aconteceu. Madame Toledo faz compras e muda a aparência de Doca. No final, ela fica encantada com a beleza dele.

Capítulo 29 – sexta, 22/04: Madame Toledo fica deslumbrada com a aparência de Doca e acha que o seu plano vai dar certo. Doca decide chama-la de Mimi Toledo. João Manoel se irrita ao ver que o pai está namorando uma manicure, mas Patrícia o incentiva. Fernanda e Berenice aprovam a transformação de Doca. Patrícia visita Jéssica. Ricardo a leva em casa e a beija. Fernanda vai visitar o pai no presídio. Isadora dispensa os serviços de Ana Maria e fica radiante quando o detetive lhe conta que o pai de Fernanda está preso por ter assaltado um banco.

Capítulo 30 – sábado, 23/04: Isadora revela ao filho que o pai de Fernanda está preso e ele sente pena da garota. Ana Maria diz a Ricardo que Isadora a despediu e ele se propõe a sustentá-la. Felipe pede Berenice em casamento e ela fica sem saber o que dizer. Dom Lázaro discute com Ricardo sobre veto ao projeto de Valentina. Ele pede que Valentina marque a apresentação com o cliente longe da empresa e sem que Ricardo saiba. Isadora conta a André o que descobriu sobre o pai de Fernanda, mas ele não liga. Ricardo vai para casa e deixa sua pasta, com o diário de Marcela, jogada na sala.

Capítulo 31 – segunda, 25/04: Patrícia e Jéssica vão à piscina na casa de Vitória. Elza trabalha em casa com medição de pressão e recebe várias pessoas. Valentina avisa a Dom Lázaro que fechou o projeto com o cliente. Jéssica comenta com o pai que Dom Lázaro comemorou com champanhe um negócio fechado da Venturini. Dom Lázaro repreende Isadora por Vitória ter recebido Jéssica em sua casa. Berenice explica a Felipe que não é legalmente separada de seu marido. Jéssica acha o diário de sua mãe na pasta do pai e o esconde para lê-lo mais tarde.

Capítulo 32 – terça, 26/04: Jéssica lê o diário da mãe. Ricardo sai com Patrícia e diz que se sente bem com ela. Bianca duvida do relacionamento de Valentina com Henrique, que promete gravar tudo para ela. Jéssica comenta com Angelina que tem certeza de que Ricardo é o culpado pela morte de sua mãe. Felipe acha que Berenice não o ama. Isadora avisa à filha que desaprova seu namoro com João Manoel. Ricardo nota que o diário de Marcela sumiu. Na empresa, ele espera Dom Lázaro chegar e vai, furioso, à sua sala.

Capítulo 33 – quarta, 27/04: Ricardo acusa Valentina e Dom Lázaro de serem desonestos. Dom Lázaro propõe comprar suas ações, mas Ricardo não aceita. Marco Antônio dá um vestido para Dirce de presente. Jéssica entrega o diário de sua mãe a Ricardo e o acusa pela morte dela. Ele lhe explica o acidente de Marcela e a convence de que não teve culpa. Isadora manda Fernanda se afastar de André ou revelará aos donos do banco que ela é filha de um presidiário. Fernanda não se intimida. Porfírio surpreende Magda e João Manoel se beijando.

Capítulo 34 – quinta, 28/04: João Manoel avisa a Porfírio que, se ele contar algo à família de Vitória, dirá que ele tentou agarrar Magda. João Manoel conta mentiras sobre sua família para Isadora, mas Dom Lázaro interrompe a conversa e revela quem é seu pai e o que ele fez. Henrique grava a voz de Valentina propondo a ele que mate Ricardo. Doca discute com Dirce por causa do vestido que ganhou e ela mente que lhe foi dado por um colega de trabalho. Berenice revela a Felipe que seu marido está preso por assalto a banco.

Capítulo 35 – sexta, 29/04: Felipe fica chocado com a revelação de Berenice, mas disfarça. Berenice manda Fernanda avisar ao pai que ela vai pedir o divórcio. Henrique mostra a Luciana e Bianca a gravação que fez no apartamento de Valentina, mas não as deixa tocar na fita. Ricardo pede a Bianca para procurar no catálogo o endereço de Patrícia e ela descobre que Felipe mora no mesmo prédio. Ele liga para a casa de Felipe e lhe dizem que Patrícia saiu. Ricardo fica arrasado ao confirmar que ela é filha de Felipe.

Capítulo 36 – sábado, 30/04: Patrícia revela a Isadora e Vitória que foi Ricardo Miranda quem prejudicou seu pai. Fernanda é demitida. Madame Toledo dá a Doca o convite para a festa em que ele vai conhecer Vitória. Fernanda conta a André que foi demitida por causa da Isadora. Ricardo encontra Patrícia e diz que já sabe quem ela é. Ela o acusa de ter arruinado seu pai e afirma que não quer vê-lo nunca mais. Dom Lázaro decide falar com Felipe para saber detalhes de sua transação comercial com Ricardo. André visita a casa de Fernanda para conhecer sua família. Doca confessa que está com medo de falhar no plano de Madame Toledo. Ricardo manda Angelina ligar para Patrícia e peça que ela faça uma visita a Jéssica.

Capítulo 37 – segunda, 02/05: Berenice e Fernanda estranham o ronco de Emílio e, como não conseguem acordá-lo, pedem ajuda a Elza. Ela constata que Emílio está quase em coma alcoólica e lhe dá um banho. André manda Isadora parar de perseguir Fernanda. Patrícia consegue tirar Jéssica de sua apatia. André propõe a Isadora que vá ao seu apartamento, mas ela recusa mais uma vez. Valentina marca um encontro com Henrique à noite e ele pensa num jeito de sair cedo para ir à festa. Mimi fica encantada ao ver Doca arrumado para a festa e lhe dá um beijo na boca, desejando-lhe sorte.

Capítulo 38 – terça, 03/05: Mimi vai para a festa antes de Doca, para preparar sua entrada. Patrícia convence Jéssica a ir à festa, onde a grande expectativa é a chegada de um jovem, Eduardo, que vive na Europa. Vitória o vê chegar e fica encantada. João percebe o interesse de Vitória por Doca e fica com ciúmes. Doca se interessa por Patrícia. Dom Lázaro oferece a Felipe tudo o que ele precisar para envolver Ricardo no escândalo das ações. Ricardo conta a André que gosta de Patrícia. Doca se apresenta a Patrícia e Vitória sente inveja. Mimi comenta com Doca o interesse de Vitória por ele.

Capítulo 39- quarta, 04/05: Henrique chega à festa e conhece Jéssica. Ricardo promete a André que irá arranjar um emprego para Fernanda. Vitória discute com João Manoel, tentando ficar só para se aproximar de Doca. Vitória e Marco Antônio convidam Doca para tomar banho de piscina. Ricardo revela a Angelina que Marcela tentou assassiná-lo e que se sentiu aliviado com a morte dela. João Manoel deixa Vitória em casa e ela volta para a festa. Henrique dá o número de seu telefone a Jéssica. Vitória conversa com Doca e ele a beija. Valentina diz a Dom Lázaro que quer casar e ele a chama de ridícula. Ricardo e Isadora se encontram secretamente e se beijam.

Capítulo 40 – quinta, 05/05: Isadora confessa que tem medo dos Venturini, mas Ricardo a tranquiliza, afirmando que em breve ela terá as ações de Dom Lázaro e os dois poderão assumir o seu amor. Ricardo conta a Isadora que André o pediu um emprego para Fernanda na Venturini Designers. Dom Lázaro pede a André que pense se quer se casar com Isadora. Mimi manda Doca fingir que quer assumir um compromisso com Vitória. Ricardo propõe a Patrícia que ajude Jéssica e, então, ele ajudará Felipe. Berenice percebe que Patrícia se interessou por Doca. Dom Lázaro diz a Isadora que gostaria de vê-la casada com André.

Capítulo 41 – sexta, 06/05: Isadora diz a Dom Lázaro que se casar está fora dos seus planos. Ana Maria e Henrique saem para jantar. Irritado, João conta para o pai e Berenice que Vitória de repente ficou interessada em Doca. Valentina liga para a casa de Bianca, procurando Henrique, e ela mente ao dizer que o irmão viajou a trabalho. Patrícia conta a Berenice que Doca marcou um encontro com ela. Isadora inventa para André que não quer se casar novamente porque tem problemas sexuais. Henrique mente para Valentina que seu carro quebrou e ela acredita. Doca convida Vitória para jantar. Ela fica radiante, mas João conta que Doca vai passar a tarde com Patrícia. Isadora e Ricardo se encontram num campo de futebol.

Capítulo 42 – sábado, 07/05: Isadora conta a Ricardo que Dom Lázaro quer casá-la de todo jeito com André e ele promete ajudá-la a se livrar do problema. Berenice conta a Felipe que Fernanda conseguiu um emprego com Ricardo Miranda. Ele diz que Ricardo é perigoso e pede para ela tomar cuidado. Patrícia deixa claro para Doca que não quer se apaixonar nem namorar ninguém. Henrique marca um encontro com Jéssica. Valentina diz a Dom Lázaro que pretende se casar mesmo contra a vontade dele. Doca sai com Vitória e mente que não está interessado em Patrícia. Eles se beijam novamente. Isadora dá um tapa em Ana Maria quando ela lhe confessa que está desesperada porque Ricardo não a quer mais.

Capítulo 43 – segunda, 09/05: Isadora não dá nenhum dinheiro a Ana Maria e a manda embora. Doca convence Vitória a não terminar logo seu namoro com João Manoel. Henrique diz a Jéssica que só quer ser seu amigo e ela não gosta. Emílio empresta dinheiro a Denilson e, em troca, ele beija o pescoço de Elza, que o expulsa de sua casa. Mimi discute com Isadora, lembrando que ela lhe tomou Cláudio. Felipe vai à Venturini Designers conversar com Dom Lázaro e Ricardo fica intrigado, querendo saber do que eles estão tratando.

Capítulo 44 – terça, 10/05: Felipe recusa a oferta de Dom Lázaro, porque incriminar Ricardo seria admitir sua culpa. Isadora vê uma foto de Mimi com Doca e decide descobrir o que um tem a ver com o outro. Mimi manda Doca dizer que só a conheceu na festa. Ricardo conversa com Felipe e promete ajudá-lo, em consideração à amizade que Jéssica tem por Patrícia. Doca vai buscar Vitória em casa e conhece a mansão dos Venturini. Valentina pede Henrique em casamento e ele aceita. Vitória apresenta Isadora a Doca e ela pergunta se ele conhece Mimi Toledo há muito tempo.

Capítulo 45 – quarta, 11/05: Doca mente e diz que Mimi é amiga de sua mãe, e que não a conhece bem. Bianca encontra a fita que o Henrique gravou com Valentina para mostrá-la a Ricardo. João Manoel não gosta de ver Vitória com Doca. Dom Lázaro promete a João Manoel que, se ele fizer seu pai denunciar Ricardo, ele o ajudará com Vitória. Dom Lázaro diz que é ridículo Valentina querer casar com alguém mais novo. Fernanda pergunta a André o que existe de verdade entre ele e Isadora. Ele confessa que gosta dela há muito tempo, mas ela nunca deu valor aos seus sentimentos. Ricardo se encontra com Isadora no cemitério e pede que ela descubra por que Dom Lázaro o odeia tanto. Bianca faz Ricardo ouvir a gravação em que Valentina pede a Henrique para matá-lo.

Capítulo 46 – quinta, 12/05: Ricardo não dá importância à gravação e Bianca fica decepcionada. Dom Lázaro permite que Vitória convide Jéssica para vir a sua casa quando quiser. Mimi dá a Doca uma lista com nomes de pessoas da sociedade e manda ele decorar para dizer que são amigos de sua família. Valentina pede que Isadora assuma um novo projeto da Venturini Designers. Emílio e Elza brigam na fila do banco. Jéssica avisa ao pai que vai almoçar na casa de Dom Lázaro e ele não gosta. Marco e Dice almoçam juntos e ele promete comprar presentes de natal para ela. Patrícia fica radiante quando Ricardo a convida para jantar com ele. Com um cliente, Isadora vê Ricardo almoçando com Ana Maria.

Capítulo 47 – sexta, 13/05: Isadora fica com ciúme de Ricardo, que sente o mesmo por ela. Mais tarde, eles se encontram em um Safari e se consolam, lembrando que em breve poderão revelar seu amor. Doca marca um encontro com Patrícia na frente de Berenice, que fica irritada. Ele tenta namorar Patrícia, mas ela o rejeita. Ricardo convida Bianca para passar o Natal em sua casa. Fernanda termina seu namoro com André, porque ele admite que ama Isadora. Patrícia encontra Jéssica chorando, mas ela não conta o que está acontecendo. Dom Lázaro pergunta a Isadora onde ela foi, pois viu que ela rodou 50 quilômetros com o carro.

Capítulo 48 – sábado, 14/05: Isadora mente que levou o cliente ao aeroporto e Dom Lázaro acredita. Ricardo revela que está tentando fazer com que um amigo consiga o arquivamento do processo de Felipe e tem certeza que, assim, encontrará um novo emprego para ele. Patrícia fica agradecida e gosta quando ele a beija. Dom Lázaro surta e vê fantasma da sua esposa falecida no quarto fechado. Felipe fica decepcionado quando Patrícia conta que beijou Ricardo e está apaixonada. A família de Doca se muda para uma casa maior. Jéssica vai à piscina na casa de Dom Lázaro. Valentina conta a Isadora que Dom Lázaro odeia Ricardo porque ele é filho bastardo de Maria Helena.

Capítulo 49 – segunda, 16/05: Valentina pede a Isadora para guardar o segredo sobre a maternidade de Ricardo. Luciana nota que Henrique está apaixonado por Ana Maria. Dom Lázaro avisa à família que quer todos reunidos na noite de Natal. Berenice não gosta da notícia de que o marido recebeu permissão para passar o Natal em casa. Marco compra roupas para Dirce. Isadora revela a Ricardo que a mãe dele é esposa de Dom Lázaro. Valentina dá de presente um carro para Henrique. Argemiro chega à casa de Berenice.

Capítulo 50 – terça, 17/05: Argemiro diz a Berenice que não vai lhe dar o divórcio. Ela fica irritada e vai passar o Natal com Felipe. Dirce vai cear com a família de Doca. Jéssica manda Angelina avisar a Ricardo que ela foi passar o Natal com os Venturini. Doca dá a Vitória uma pulseira de ouro igual à dele, dizendo que é o símbolo de sua união. Ricardo fica furioso quando Angelina lhe diz onde Jéssica foi. Doca confessa a Patrícia que deixa Vitória por ela. Ele a convida para um encontro, mas ela não aceita. Vitória chega e os flagra conversando.

Capítulo 51 – quarta, 18/05: Vitória mostra a Patrícia a pulseira que Doca lhe deu e explica o significado dela. Berenice e Felipe dançam e se amam. No jantar de natal, Dom Lázaro brinda com Jéssica a memória de Marcela. Henrique garante a Ana Maria que vai ser rico e se oferece para sustentá-la. Ela não aceita. Isadora promete a André que se casa com ele, se ele conseguir as cotas da Venturini para ela. Ricardo trata mal Jéssica, que também o ofende. Patrícia o consola. Doca volta para casa, leva Dirce para a dela e passa a noite lá. Berenice chega em casa e encontra Argemiro à sua espera.

Capítulo 52 – quinta, 19/05: Argemiro insiste em voltar a viver com Berenice, que o rejeita. Ele garante que não vai lhe dar o divórcio. Vitória não acredita quando Magda lhe diz que Doca deixou um poema em sua bolsa. Luciana dorme com Henrique. Valentina convence Lázaro a receber Henrique. Ricardo proíbe Jéssica de sair de casa. Emílio vai visitar a nova casa de Doca e briga com Elza novamente. Numa conversa com o pai, Patrícia defende Ricardo. Isadora e Ricardo se encontram e ela pede para ir ao apartamento dele. Ele concorda. Valentina avisa a Henrique que Dom Lázaro aceitou conhecê-lo.

Capítulo 53 – sexta, 20/05: Henrique fica nervoso e tenta convencer Valentina a mudar de ideia. Ana Maria chega ao apartamento de Ricardo quando ele e Isadora estão na cama. Como ninguém atende, ela resolve esperar na portaria. Valentina combina com Henrique o que ele vai dizer a Lázaro. Ricardo sai sozinho e encontra Ana Maria na porta do prédio. Isadora comenta com Vitória que Marco está gastando muito dinheiro com roupas femininas. Na casa de Ricardo, Ana Maria lhe pergunta se estava com Patrícia e ele nega. Quando Ana Maria vai embora, Ricardo e Patrícia ficam a sós.

Capítulo 54 – sábado, 21/05: Ricardo avisa a Patrícia que vai depor a favor de Felipe. Isadora encontra roupas íntimas femininas nas coisas de Marco. Ele não revela à mãe com quem está saindo. Ricardo se recusa a ter um romance com Patrícia. Jéssica diz a Angelina que um dia vai descobrir os seus segredos. Dom Lázaro comenta com Porfírio que Doca é o marido perfeito para Vitória. Doca nega ter escrito um poema para Magda. Marco combina um jantar com Dirce. Bianca convida Fernanda para ir à sua casa. Ricardo conta a André que Valentina vai se casar com Henrique. João Manoel questiona se Doca realmente nasceu na Espanha.

Capítulo 55 – segunda, 23/05: Doca afirma que é descendente de espanhóis, mas que nasceu em Jundiaí. Valentina revela a Bianca que namora seu irmão e que vai se casar com ele. Bianca finge que não sabia de nada. Porfírio nega a Magda ter escrito a poesia. Lázaro avisa a Isadora que, se ela se casar com André, lhe deixará em testamento parte das suas ações. Doca pede a Berenice para dar o numero de seu telefone a Vitória. Jorge vê Dirce sair com Marco e conta a Doca. Isadora vê Marco e Dirce jantando.

Capítulo 56 – terça, 24/05: Isadora faz questão de ir até a mesa do filho. Lázaro conhece Henrique e o trata bem, mas o considera um vigarista. Marco não deixa Dirce falar e mente sobre o nome dela e o bairro onde mora. João Manoel decide investigar a vida de Doca. Este faz Dirce lhe contar com quem está saindo, mas ela diz não saber muito sobre o rapaz. Isadora exige que o filho lhe diga o nome completo de sua namorada e onde ela mora. Ricardo pergunta a Angelina se ela é a amiga que Marcela cita em seu diário.

Capítulo 57 – quarta, 25/05: Angelina convence Ricardo de que não conhecia Marcela. Patrícia telefona para Ricardo e lhe implora que se encontre com ela. Felipe ouve e a obriga a desligar. Marco se recusa a dizer à mãe o que sabe sobre Dirce. Vitória confessa a Doca que o ama. João Manoel combina com Zeca que vai apresentá-lo a Doca para ele investigar sua vida. Elza vê Emílio comprar no leilão da igreja uma garrafa de água suja que ela deu como sendo cachaça. Magda diz a Isadora que Patrícia ama Ricardo.

Capítulo 58 – quinta, 26/05: Isadora conversa com Patrícia, mas não consegue confirmar o que Magda lhe disse. Marco confessa a Dirce que gosta dela e que não a apresentou à sua mãe porque não quer que esta a magoe. Ao provar a falsa cachaça, Emílio deduz que foi Elza quem o enganou. Henrique consegue que Valentina prometa fazer um bom depósito no banco para ele. Doca dá uma máquina de costura para a mãe. Ricardo confessa a que ela o perturba e promete passar o réveillon ao seu lado.

Capítulo 59 – sexta, 27/05: Toledo dá a Doca um livro de poesias portuguesas. João Manoel leva Zeca à piscina da casa de Vitória e Jéssica se interessa por ele. Doca comunica a Mimi que vai dar o numero de telefone de Berenice para Vitória. Henrique confessa a Ana Maria que a ama. Doca diz a Vitória que se mudou. Lázaro promete a Isadora que, se ela casar com André, voltará a dirigir a Venturini. Emílio manda uma carta anônima para Elza, falando de amor. Isadora encontra Ricardo e manda ele falar de Patrícia.

Capítulo 60 – sábado, 28/05: Ricardo afirma que Patrícia é só amiga de Jéssica e nega ter algo com ela. Isadora acredita nele e os dois se amam no carro. Mimi confessa a Berenice que está interessada em Doca e lhe pede para conhecer Emílio e instruí-lo a se passar por Mário Costabrava. Vitória mente à mãe que vai passar o réveillon com Doca numa boate. Zeca revela a João Manoel que o número de telefone que Doca deu a Vitória é de um rapaz que viajou. Dirce descobre que Marco é irmão da namorada de Doca.

Capítulo 61 – segunda, 30/05: Dirce acha engraçada a coincidência, mas não revela a verdade a Marco. Valentina leva Henrique para sua casa para a passagem do ano. Ricardo pede a Patrícia para ficar com ele no réveillon, mas ela diz que não pode. Magda leva um amigo para passar a virada do ano na casa de Lázaro e Porfírio fica com ciúmes. Dirce questiona Doca sobre a ida à boate com Vitória, mas ele nega. Berenice chega com a família ao apartamento de Felipe. Patrícia confessa a Fernanda que está apaixonada por Ricardo e conta também que Doca está interessado nela. Doca ergue um brinde a Lázaro, emocionando-o. Depois, ele leva Vitória para um motel e os dois se amam.

Capítulo 62 – terça, 31/05: Jéssica conversa sobre sua mãe com Ricardo e sai da mesa aborrecida, porque o pai lhe revela que ia se separar de Marcela de qualquer maneira. Vitória se encanta com Doca. Valentina promete dar a Henrique, depois do casamento, tudo o que ele quiser. João Manoel comenta com Patrícia que vai descobrir o que há por trás de Doca. Porfírio quase beija Magda, mas Isadora o interrompe. Doca conta para a mãe que levou Vitória para um motel, mas confessa que gosta de Patrícia. Lázaro pede a Isadora para fazer investigações sobre a família de Doca. Emílio chega à casa de Mimi.

Capítulo 63 – quarta, 01/06: Mimi explica a Emílio como ele deverá se comportar. Zeca pede explicações a Doca sobre o número de seu telefone. Ele mente e o convence. Fernanda vai à casa de Bianca e conversa com Henrique. Mimi pede a Toledo para dar aulas de boas maneiras a Emílio. Jéssica segue Angelina, mas a perde de vista. Lázaro conversa com Marco Antônio e o questiona sobre a moça que ele está namorando. Angelina vai ao hospital e consegue que Marcela reaja. Henrique fica aflito por não conseguir encontrar Ana Maria. Emílio escreve mais uma carta de amor para Elza. Patrícia vai à casa de Ricardo e diz que está apaixonada por ele. Angelina diz a Jéssica que tem algo muito importante para lhe contar.

Capítulo 64 – quinta, 02/06: Angelina diz a Jéssica que sabe que ela a seguiu e promete que um dia a levará ao hospital onde foi para visitar uma prima. Jéssica diz a Patrícia que está cismada com Angelina porque viu o nome dela no diário da mãe. Henrique conversa por telefone com uma pessoa misteriosa. Doca consegue de Mimi uma verba extra para gastar com Vitória. Mimi beija Doca e pede para que ele a leve ao motel que ele levou Vitória. Alguém telefona para Felipe, chamando-o para uma entrevista num banco, e ele fica radiante. Ricardo sugere a Isadora que se case com André para conseguir as ações, mas ela não concorda. Mimi vai a um restaurante com Doca. Uma mulher os vê e avisa a Isadora, que decide levar Vitória até lá.

Capítulo 65 – sexta, 03/06: Isadora dá a notícia a Vitória e manda ela ir ao restaurante lutar por seu amor. Mimi comenta com Doca que acha que Emílio pode estragar o plano deles, porque fala muita besteira. Vitória faz um escândalo no restaurante, mas Doca a faz sentar-se, enquanto Mimi explica que ele só está ali para lhe entregar alguns papéis. Vitória acredita. Elza vai a uma cartomante que diz que ela se casará em breve. Elza se irrita e vai embora. Ricardo manda flores para Patrícia. Lázaro descobre que Isadora rodou 50 quilômetros com seu carro. Felipe é contratado no banco. Lázaro pergunta a Isadora onde ela foi para ter rodado tanto de carro.

Capítulo 66 – sábado, 04/06: Isadora mente que foi buscar uma toalha de renda num bairro distante e Lázaro acredita. Vitória confessa a Magda que está apaixonada por Doca e ela, então, fica prestando atenção quando a amiga liga para o namorado. Lázaro trata mal a irmã quando descobre que ela tem um apartamento onde recebe seus amigos. Patrícia recebe as flores que Ricardo mandou. Elza tem um pesadelo e se vê casando com Emílio. Jéssica ouve o pai marcar um encontro com Isadora e lhe diz que só acredita que ele não vai se encontrar com Patrícia se puder ver a mulher que vai ao seu apartamento.

Capítulo 67 – segunda, 06/06: Ricardo briga com Jéssica e lhe avisa que não deixará ela interferir em sua vida particular. Zeca paquera Fernanda. Felipe brinda com Berenice e Patrícia seu novo emprego. Felipe e Patrícia brigam por causa de Ricardo. Valentina comenta com Henrique que Lázaro poderá favorecer Isadora, porque não concorda com seu casamento. Fernanda se recusa a falar com Zeca, mas Bianca dá-lhe o numero do telefone do trabalho dela. Henrique conversa com Bianca e diz que pensa terminar com Valentina. Luciana demonstra gostar de Henrique. Jéssica segue o pai. O porteiro não a deixa entrar e faz a menina esperar do lado de fora do prédio. Fernanda diz a mãe que se o pai dela não puder morar com eles, ela sairá de casa. Jéssica oferece dinheiro para o porteiro lhe dizer o número do apartamento do pai, mas ele não aceita. O porteiro interfona para Ricardo e avisa que sua filha está lá embaixo. Ricardo proíbe a filha de entrar. Ele vai à janela e vê a filha diante da garagem, à sua espera.

Capítulo 68 – terça, 07/06: Ricardo sai em alta velocidade e Jéssica não consegue ver quem está com ele. Ricardo põe a filha de castigo. Zeca liga para o trabalho de Fernanda. Ele convida ela para sair e depois de relutar, ela aceita. Isadora marca uma consulta de urgência com o dentista para despistar Lázaro. Vitória telefona para Doca e acha estranho o jeito como Emílio atende. Lázaro liga para o dentista de Isadora para ter a certeza de que ela está lá. Valentina diz a Bianca que marcou o casamento para sábado e a convida para ser testemunha do casamento. Isadora pede à filha o número do telefone de Doca. Henrique se surpreende quando Bianca lhe conta que o casamento foi marcado para o fim da semana. Quando liga para Doca e Fernanda atende, Isadora acha que já ouviu aquela voz.

Capítulo 69 – quarta, 08/06: Fernanda conta a Doca que Isadora ligou. Doca fica com medo de que ela tenha reconhecido a voz de Fernanda. Doca liga para Patrícia e chama ela para sair. Valentina chama Vitória e Marco para serem testemunhas do seu casamento com Henrique. Isadora discute com Marco, porque ele diz que vai ver Dirce. Henrique briga com Valentina por ele ter sido o último a saber sobre o casamento. Patrícia revela a Ricardo que Felipe ainda não o perdoou. Jéssica conta para Patrícia o episódio do pai com a mulher misteriosa. Isadora marca um almoço com Doca. Dirce pede para Marco marcar um almoço com a irmã dele e o namorado. João Manoel pede a Zeca para seguir Doca. Patrícia exige que Ricardo lhe diga quem era a mulher que saiu com ele.

Capítulo 70 – quinta, 09/06: Ricardo não conta a Patrícia quem era a mulher que estava com ele e ela afirma que vai descobrir. Ricardo pede para Patrícia que o esqueça. Magda liga para Doca e se declara sem perceber que é Emilio que atende o telefone. Valentina dá uma foto de Maria Helena para Isadora. Doca diz a mãe que está apaixonado por uma mulher e que por ela largaria tudo. Dirce diz a Doca que vai cortar o cabelo e ele não se importa. Emílio se diverte ao ver que Elza está tentando descobrir com vários homens quem é que lhe escreve as cartas de amor anônimas. Patrícia sai com Doca e sugere que ele durma com ela. Doca nota que ela está muito vulnerável e lhe garante que nunca se aproveitaria de uma situação assim para tê-la.

Capítulo 71 – sexta, 10/06: Doca consola Patrícia e acaba confessando que gosta muito dela. Ricardo chama Bianca para sair para desabafar. Ana Maria se recusa a falar com Henrique. Ricardo desabafa com Bianca que está apaixonado por duas mulheres. Bianca fica com ciúmes de Ricardo e os dois discutem. Fernanda e Marco fazem o vestibular. Doca conhece a Venturini Designers e fica encantado. Zeca espera Fernanda depois da prova. Fernanda sai com ele e lhe conta que é pobre e que o pai está num presídio. Isadora marca um encontro com Ricardo. Mais tarde, ela pergunta a Doca quando pretende se casar com Vitória.

Capítulo 72 – sábado, 11/06: Doca acha que ainda é cedo para se casar com Vitória, mas afirma que vai oficializar o namoro com a presença de sua família. Jéssica telefona para Lázaro e lhe diz que Ricardo tem uma namorada secreta. Lázaro lhe promete uma viagem se ela descobrir quem é. Angelina pergunta a Marcela se pode levar Jéssica para conhecê-la e ela faz um sinal afirmativo. Valentina nota um comportamento estranho em Henrique. Isadora dá a foto de Maria Helena para Ricardo. Berenice fica apavorada quando recebe a notícia de Fernanda que seu ex marido sairá da cadeia no final da semana. Elza recebe mais uma carta de Emílio e fica furiosa com o que lê. Lázaro comenta com Isadora que soube por Jéssica que Ricardo tem uma namorada secreta. Ele pergunta a ela se gostaria de ajudá-lo a descobrir quem é a mulher misteriosa.

Capítulo 73 – segunda, 13/06: Isadora e Valentina convencem Lázaro de que é uma bobagem descobrir a namorada de Ricardo. Lázaro pede para que Vitória traga Jéssica em sua casa. Doca confessa à mãe que está começando a ter pena de Vitória. Depois diz a ela que está apaixonado por Patrícia. Henrique e Valentina se casam. Ricardo mostra para a Jéssica a foto da mãe dele e diz que ela se chamava Maria Helena. Isadora liga para Ricardo e revela que Jéssica está dando a Lázaro informações de sua vida. Ele fica preocupado por ter dito à filha o nome de sua mãe. Berenice e Fernanda brigam por causa de Argemiro. Henrique questiona Valentina quando poderá trabalhar na Venturini. João Manoel descobre que o número do telefone de Doca é de um bairro pobre, mas ao ligar, Emílio atende de pileque e nega que ele more lá.

Capítulo 74 – terça, 14/06: João Manoel liga de novo. Berenice atende e mente que é da casa de um tio de Eduardo que ele visita sempre. Ao passar o número para a agenda, João Manoel nota que é o mesmo de Berenice. Patrícia insiste em saber de Ricardo quem é a mulher que ele está apaixonado. Bianca pensa em colocar um detetive atrás de Ricardo para descobrir quem é a mulher misteriosa. Doca vai até a casa de Dirce, mas não a encontra. Marco decide levar Dirce à sua casa. Isadora induz Lázaro pensar que ela é frígida. Lázaro conta para Isadora que foi traído pela única mulher que amou na vida. Lázaro dá dois dias a Isadora para decidir se vai ou não se casar com André. Valentina questiona Henrique sobre sua postura amarga. João Manoel e Zeca pedem a Patrícia para descobrir com Berenice por que o número do telefone dela é o mesmo de Doca. Este fica assustado ao ver Marco chegar em casa com Dirce.

Capítulo 75 – quarta, 15/06: Dirce finge que não conhece Doca. Vitória nota que o namorado está pálido e ele mente que não está se sentindo bem. Ricardo marca um encontro com Isadora por telefone e Angelina, sem querer, escuta ele falar o nome dela. Doca vai embora, espera Dirce na casa dela e tenta persuadi-la a desistir de ver Marco. Ela não concorda. Ricardo aconselha Isadora a se casar com André. Ela não aceita e propõe que ele lhe venda suas ações para que Lázaro desista de vê-la casada. Ricardo acha o plano arriscado e não concorda. Patrícia pergunta a Berenice se ela conhece Eduardo Costa Brava.

Capítulo 76 – quinta, 16/06: Berenice confessa a verdade a Patrícia. Esta fica chocada, mas depois sugere que ambas digam que o tio de Eduardo tem uma extensão do telefone de Berenice. João Manuel questiona Doca se ele conhece o Belenzinho. Berenice, se passando pela mãe de Doca, liga para a casa de Lázaro na hora em que João Manuel está pressionando ele. Berenice conta a Doca o que ele deve dizer sobre o número do telefone. Lázaro pede para falar com ela, e pergunta quando ela virá para São Paulo. André chega dos Estados Unidos. Doca explica a coincidência dos telefones a João Manoel. Patrícia diz a Jéssica que ama Ricardo, mas que ele a rejeitou. Lázaro conversa com os netos manda que os dois apoiem o casamento de Isadora e André. Luciana avisa a Isadora que André voltou. Lázaro vai falar com Isadora.

Capítulo 77 – sexta, 17/06: Lázaro cobra de Isadora uma decisão sobre seu casamento com André e ela lhe pede para lhe dar a resposta no dia seguinte. Ele concorda. Zeca espera Fernanda na porta da Venturini e a convida para jantar. Doca convida Patrícia para jantar e ela aceita. João Manoel trata mal Berenice e lhe avisa que não acreditou na história do telefone. Doca e Patrícia vão ao mesmo restaurante que Fernanda e Zeca estão jantando. Jorge revela a Dirce que Doca está gostando de Patrícia. Valentina tem um ataque de ciúmes por causa de Henrique. Dirce termina com Doca e diz que continuará sendo amiga de Marco Antônio. Bianca comenta com Isadora que Ricardo está apaixonado por Patrícia.

Capítulo 78 – sábado, 18/06: Isadora fica com raiva de Ricardo, convida André para almoçar e lhe pergunta se terá paciência por saber que ela se casará com ele sem amor. Ricardo e Patrícia chegam ao mesmo restaurante em que eles estão. Ricardo vê André colocar um anel de noivado no dedo de Isadora e não gosta. Lázaro vê o espírito de Maria Helena e fica atordoado. Elza e Emílio brigam na rua e são presos. Dirce desabafa com Marco. Isadora avisa a Ricardo que já tem a resposta para Lázaro e que vai ao encontro do sogro para lhe dizer sua posição.

Capítulo 79 – segunda, 20/06: Isadora diz a Lázaro que aceita se casar com André e ele decide dar um jantar em comemoração. André vai jantar com Ricardo em sua casa e este se mostra irritado com a notícia do casamento. Diante do mau humor de Ricardo, André decide ir embora. Valentina manda grampear seu telefone e o homem que faz o serviço promete lhe entregar a primeira fita no dia seguinte. Lázaro avisa a Valentina que Isadora vai assumir a presidência da firma e lhe oferece o cargo da nora. Furiosa, Valentina vai até a sala de Isadora lhe parabenizar pelo noivado. Ricardo pergunta a Isadora por que ela decidiu se casar.

Capítulo 80 – terça, 21/06: Isadora alega que o viu com Patrícia. Ricardo tenta negar seu envolvimento com ela, mas Bianca lhe avisa que Patrícia está lá e quer vê-lo. Isadora sai. Valentina conta para Ricardo que Lázaro dará a Presidência da Venturini para Isadora. Valentina propõe a Ricardo que eles se unam para destruírem Isadora. Toledo treina Rosa Maria para ir à casa dos Venturini. Valentina liga para casa, mas não encontra Henrique. Em conversa com André, Lázaro chama Ricardo de bastardo, e depois desconversa. Fernanda recebe uma carta do pai. Berenice fica sabendo que Argemiro vai sair da prisão em três dias e avisa a Felipe.

Capítulo 81 – quarta, 22/06: Felipe insiste para que Berenice procure um advogado e entre com o processo de divórcio para não ter que receber Argemiro em sua casa. Ela fica indecisa. Bianca diz a Luciana que irá adotar um filho sozinha. Valentina escuta a primeira gravação telefônica de Henrique feita pelo detetive. André pede apoio a Valentina para se unirem para o bem da Venturini. Bianca pede demissão, mas Ricardo não aceita, pedindo-lhe que fique ao menos por amizade a ele. Marco leva Dirce à piscina de sua casa e ela faz amizade com Vitória. Gigi arruma Rosa Maria para sair. Vitória conta para Dirce que dormiu com Doca na noite do Réveillon. Doca marca um encontro com Patrícia. Toledo empresta seu motorista para Rosa Maria chegar na casa dos Venturini.

Capítulo 82 – quinta, 23/06: Patrícia trata Doca ironicamente. Rosa Maria chega à casa dos Venturini. Isadora recebe Rosa Maria e se impressiona com a semelhança que ela tem com Maria Helena. Emílio fica sabendo que Rodrigues vai com Elza ao Baile da Saudade, mas não desiste de ir também. Rosa Maria se embaraça um pouco ao conversar com Isadora, que não nota. Ana Maria liga para Ricardo, mas ele não atende. Ela resolve ir até a Venturini e faz um escândalo. Valentina conta para André que Isadora traiu Cláudio, seu ex-marido. Ricardo vai ao cemitério visitar o túmulo de sua mãe. Vitória leva Lázaro para conhecer Rosa Maria e ele desmaia ao vê-la.

Capítulo 83 – sexta, 24/06: O médico conclui que Lázaro está bem e lhe pede que faça vários exames. Rosa Maria e Doca contam o ocorrido para Toledo e Gigi. Doca liga para Patrícia e marca de sair com ela. Zeca leva Fernanda em casa e quase vê Doca na rua conversando com Dirce. Lázaro conta a Valentina por que desmaiou e ela fica preocupada. André diz a Isadora que tem ciúmes dela. Emílio convida a cartomante Zoraide para ir ao baile com ele. Ricardo conta para Bianca que falou com Ana Maria e que ela está grávida. Ele não acredita que o filho seja dele. Ricardo diz a Bianca que se Ana Maria estiver grávida ele depositará um dinheiro na sua conta para que ela resolva o assunto. Valentina pede a Lázaro que permita que Henrique trabalhe na Venturini. Angelina leva Jéssica ao sanatório e a apresenta a Marcela.

Capítulo 84 – sábado, 25/06: Jéssica sente pena da mulher, que ela pensa ser uma prima de Angelina. Jéssica pergunta o nome dela para Angelina e se assusta quando esta lhe pede que a chame de mãe. Depois que as duas vão embora, Marcela chora. Lázaro diz a Isadora que quer ver Rosa Maria novamente. Ricardo marca um encontro com Isadora e ameaça contar a todos sobre os dois se ela não for. Vitória escuta a conversa, mas a mãe manda ela esquecer o que ouviu. Elza se arruma para o Baile da Saudade. Jéssica comenta com Ricardo que Angelina lhe pediu para chamar sua prima de mãe. Valentina escuta na fita do telefone que Henrique tem um encontro. Isadora trata Dirce com rispidez. Ricardo pergunta a Angelina o nome da prima dela.

Capítulo 85 – segunda, 27/06: Angelina mente que o nome de sua prima é Marisa, mas Ricardo continua desconfiado. Ele pede a Angelina que o avise a próxima vez que ela for visitar a prima com Jéssica. Isadora ofende Dirce. Patrícia desmarca seu encontro com Doca para sair com Ricardo. Vitória avisa a Isadora que não irá à sua festa de noivado porque sabe que ela está enganando André. Elza se arruma para ir ao baile com Sr. Rodrigues. Patrícia insiste em dormir com Ricardo, mas ele reluta. Isadora diz a Doca que Lázaro quer rever Rosemarie. Valentina pergunta se Henrique está feliz com o casamento, mas ele desconversa. Isadora trata mal Ricardo, mas eles acabam se beijando. Argemiro sai da prisão e Fernanda o leva para casa.

Capítulo 86 – terça, 28/06: Berenice fica constrangida com a presença de Argemiro. Isadora explica a Ricardo que, assim que Lázaro mudar o testamento, ela vai se divorciar de André. Os jovens vão ao haras de Ricardo. Argemiro diz a Berenice que quer começar uma nova vida com ela. Acuada, Berenice liga para Felipe e pede para que ele vá busca-la. Lázaro recomenda a André que continue amigo de Ricardo para conseguir suas cotas. Ana Maria deixa um bilhete para Ricardo, ameaçando contar a todos sobre a gravidez se ele não lhe der dinheiro. Argemiro exige que Fernanda lhe dê o endereço de Felipe. Isadora chega chorando em casa e fala de Ricardo.

Capítulo 87 – quarta, 29/06: Isadora mente que Ricardo a seguiu e que, por isso, quase atropelou uma criança. Alegando estar muito nervosa, ela cancela o jantar de noivado. Argemiro pede que Fernanda o leve até a casa de Felipe, mas ela se recusa. Ricardo chega ao haras e Patrícia fica decepcionada porque ele não lhe dá atenção. Toledo avisa a Emílio que o levará a Portugal para que ele possa se preparar para conhecer os Venturini. Berenice comenta com Felipe que tem medo que Argemiro faça alguma coisa contra Patrícia e João Manoel. Ricardo encontra Patrícia em seu quarto.

Capítulo 88 – quinta, 30/06: Patrícia beija Ricardo, mas ele confessa estar apaixonado por outra. Jéssica pede uma foto de Marcela para Angelina, mas ela afirma que não tem. Doca desconfia que Patrícia sabe de sua farsa. Magda comenta com Vitória que viu Patrícia entrar no quarto de Ricardo. Henrique espera Valentina sair da sala e liga para Ana Maria. Argemiro fica furioso porque Berenice dormiu na casa de Felipe. Elza senta em frente a porta de sua casa esperando o suposto admirador colocar mais uma carta para ela. Angelina pergunta a Ricardo se ele teria uma fotografia da esposa, já que Jéssica lhe pediu para vê-la. Ricardo diz a Angelina que escondeu as fotos de Marcela. Elza se enrola com o carteiro e não percebe que seu admirador coloca outra carta em sua porta. Argemiro se recusa a sair com a filha porque quer esperar por Berenice.

Capítulo 89 – sexta, 01/07: Emílio pergunta a Argemiro se ele anda armado e ele diz que não usa armas. Bianca diz a Ricardo que nunca teve um filho porque esperou a vida toda para ter um dele. Henrique brinca durante o almoço e Lázaro não gosta. Lázaro afirma que Isadora e André irão morar com ele após o casamento. Patrícia diz a Doca que aconteça o que acontecer, ela estará sempre ao seu lado. Gigi avisa a Toledo que Mimi se casou com Lourenço. Jéssica pergunta para Ricardo porque não existe nenhuma foto de sua mãe no haras e em casa. Rodrigues faz um comentário sobre dar flores a uma mulher e Elza acha que é para ela. Berenice deixa escapar para Felipe que Argemiro é um psicopata. Argemiro tenta violentar Berenice. Ela grita. Fernanda chega e fica chocada com o pai.

Capítulo 90 – sábado, 02/07: Berenice foge. Fernanda ouve as explicações do pai e o consola. Patrícia beija Doca só para Ricardo ver a cena. Doca fica chateado com ela. Berenice diz a Fernanda que Argemiro terá que se mudar e ela afirma que vai embora com o pai. Jéssica combina com Angelina outra visita ao sanatório. Doca avisa à mãe que Lázaro quer revê-las. Dirce se recusa a fazer as pazes com Doca enquanto ele não terminar seu trabalho. Valentina ouve na fita grampeada um telefone em que Henrique se declara para Ana Maria.

Capítulo 91 – segunda, 04/07: : Valentina não se conforma com o romance de Henrique com Ana Maria, mas não deixa o marido perceber que ela sabe de tudo. Fernanda recebe o telefonema de uma amiga e fica sabendo que passou no vestibular. Elza descobre que Rodrigues mandou flores para outra mulher e fica furiosa. Lázaro vai à sala de Ricardo e o proíbe de se aproximar de sua família. Marco Antônio passa no vestibular. Ricardo diz a Patrícia que sentiu ciúmes dela quando a viu beijando Doca. Argemiro consegue o endereço de Felipe. Magda conta a Isadora que viu Patrícia sair do quarto de Ricardo no haras. Isadora discute com Ricardo, que marca um encontro com ela para explicar o que aconteceu. Argemiro vai à casa de Felipe.

Capítulo 92 – terça, 05/07: : Argemiro ameaça Felipe quando este lhe avisa que não vai desistir de se casar com Berenice. Henrique marca um encontro com Ana Maria. Rosa Maria se prepara mais uma vez para ir à casa de Lázaro. Jéssica mostra a foto de Maria Helena para Angelina. Felipe conta a Berenice que Argemiro o ameaçou e ela se desespera. Fernanda fica chateada porque Argemiro não vai à festa para comemorar a aprovação dela. Valentina pergunta a Henrique se ele a ama e o marido responde que sim. Doca cobra o beijo prometido por Fernanda caso ele conseguisse beijar Patrícia. Enquanto Henrique dorme, Valentina aponta uma arma contra ele.

Capítulo 93 – quarta, 06/07: : Valentina guarda o revólver e depois acaricia Henrique. Berenice discute com Argemiro, mas ele se mostra irredutível em conceder o divórcio. Isadora não vai ao encontro de Ricardo. Este chega furioso ao seu escritório e manda que ela invente uma viagem para que os dois possam se encontrar à noite. Valentina se tortura ouvindo a gravação de Henrique por várias vezes. Jéssica e Lazáro especulam sobre a suposta namorada de Ricardo. Fernanda pede a André para arrumar um emprego para o pai. Doca avisa a Lázaro que a mãe já está em São Paulo. Isadora comunica a André que fará uma viagem e ele diz que vai junto.

Capítulo 94 – quinta, 07/07: : Isadora consegue convencer André a não viajar com ela. Ele insiste em leva-la pelo menos até o aeroporto. Berenice pede a Emílio para emprestar seu apartamento para Argemiro morar. André leva Isadora ao aeroporto. Quando ele vai embora, Isadora não embarca. Doca convida Dirce para passear, mas ela o trata mal. Valentina coloca um remédio na bebida de Henrique para que ele durma. Argemiro vai conhecer o apartamento de Emílio e aceita se mudar. Isadora se encontra com Ricardo e os dois passam a noite juntos. Jéssica encontra uma foto de Marcela bem jovem. Valentina atira em Ana Maria.

Capítulo 95 – sexta, 08/07: : Chegando em casa, Valentina volta para a cama. De volta da suposta viagem, Lázaro acha Isadora abatida e cansada. Elza se inscreve no concurso de doces promovido pela igreja. O rádio dá a notícia da morte de Ana Maria. Valentina desliga o rádio antes que Henrique escute. Angelina diz a Jéssica que irá visitar sua prima e ela pede para ir junto. Emílio também aceita participar do concurso de doces. Fernanda conta para Bianca como foi chope com André. Ao saber que André saiu com Fernanda, Isadora fica furiosa. Rosa Maria recebe as últimas recomendações de Toledo antes do encontro com Lázaro. Bianca recebe um telefonema e descobre que Ana Maria foi assassinada. Bianca liga para a sala de Valentina e dá a notícia a Henrique.

Capítulo 96 – sábado, 09/07: : Henrique fica inconsolável por causa de Ana Maria. Valentina fica nervosa com a reação do marido e lhe dá uma bofetada. Bianca conta para Ricardo o que aconteceu com Ana Maria e ele receia que suspeitem dele, devido à chantagem que ela lhe fazia. André descobre que Isadora não viajou. Ela confessa que mentiu e acrescenta que não pode dar explicações. Ela diz que dormiu em um hotel sozinha, mas André não acredita. Lázaro proíbe Porfírio de se dirigir às amigas de Vitória. Ricardo convida Patrícia para um drink. Henrique comenta com Bianca que Ricardo tinha motivos para matar Ana Maria. Dirce beija Marco para provocar ciúmes em Doca. Angelina comenta com Jéssica que Ana Maria morreu na noite em que Ricardo dormiu fora.

Capítulo 97 – segunda, 11/07: Jéssica acha que Ricardo matou Ana Maria. Angelina defende Ricardo e pede para que Jéssica não faça nenhuma insinuação ao pai. Marco Antônio diz a Dirce que a ama. Valentina pergunta ao marido por que ele sentiu tanto a morte de Ana Maria e Henrique lhe diz que ela era só uma amiga. Isadora encontra Patrícia e Ricardo num restaurante e fica furiosa. Depois, ela comunica a André que vai apressar o casamento deles. Ricardo confessa para Patrícia que tem medo de ser chamado para depor. Jéssica faz insinuações de suas suspeitas para o pai. Isadora diz a Lázaro que quer se casar com André o mais rápido possível. Ele fica radiante de felicidade. Bianca, Ricardo, Henrique e Luciana são chamados para depor. André conta a Ricardo que se casará com Isadora no prazo de uma semana.

Capítulo 98 – terça, 12/07: Ricardo fica atônito. Ricardo diz a André que está com medo de depor porque na noite em que Ana Maria foi morta ele não dormiu em casa. André pede a Ricardo que ele não tenha mais contato com Isadora. Lázaro se arruma para receber Rose Marie. Berenice comenta com Patrícia que vai pedir a Toledo para acabar com a farsa de Doca. Isadora liga para Fernanda e pede para que ela se afaste de André. Valentina pede a Lázaro que use sua influência e evite que ela e Isadora sejam chamadas a depor. Rose Marie chega à casa dos Venturini. João Manoel lhe faz muitas perguntas, mas ela não se intimida. Lázaro confessa que está impressionado com sua semelhança com Maria Helena e pede a Rosa para descrever sua árvore genealógica. Ela fica nervosa e deixa cair sua xícara de chá.

Capítulo 99 – quarta, 13/07: Rosa disfarça e diz que não tem nenhum italiano em sua família. Lázaro conversa com Rose Marie e fica encantando com ela. Lázaro diz a Rosa que a próxima vez que ela for a Itália, ele irá junto. Luciana conversa com Henrique e Bianca e levanta suspeitas sobre Valentina. Fernanda fica aborrecida com as ofensas que Isadora lhe diz ao telefone. Berenice tenta convencer a filha que eles não podem prejudicar Vitória, mas ela insiste em prosseguir com o plano. Ricardo pede para Patrícia dizer à polícia que passou a noite do crime com ele. Patrícia garante que fará isso se ele lhe contar quem é sua amante secreta, mas Ricardo se nega a revelar. Argemiro seduz Berenice e eles dormem juntos.

Capítulo 100 – quinta, 14/07: Henrique presta depoimento e conta que Ana Maria estava apaixonada por Ricardo. Marco pede a Lázaro que arrume um emprego para Dirce em sua empresa. Marco sugere a Lázaro que Dirce assuma o cargo de subsecretária de um dos diretores. Lázaro concorda. Angelina leva Jéssica ao sanatório e revela que Marcela está viva. Jéssica fica emocionada e abraça a mãe. Isadora diz a Ricardo que irá se casar com André de qualquer maneira, e que será a Presidente da Venturini. Patrícia pede opinião ao pai se deve ajudar Ricardo a se livrar da acusação da morte de Ana Maria. Autópsia revela que Ana Maria não estava grávida. Toledo pede a Gigi para morar com ele. Patrícia avisa a Ricardo que vai ser seu álibi, deixando-o satisfeito. Jéssica conta ao pai que Marcela está num sanatório.

Capítulo 101 – sexta, 15/07: Angelina explica a Ricardo o que aconteceu com Marcela e ele fica atordoado. Gigi aceita morar com Toledo. Toledo dá dinheiro a Doca para ele se mudar para um apart-hotel. Isadora é contra Dirce ir trabalhar na Venturini, mas Lázaro interfere e ela consegue se empregar como secretária. Argemiro conta a Fernanda que dormiu com Berenice. Ricardo revela a Bianca que Marcela não está morta. Lázaro cogita a hipótese de admitir Rose Marie na Venturini para o setor financeiro. Berenice fica confusa devido ao que aconteceu entre ela e Argemiro. Luciana presta depoimento. Ricardo vai ao sanatório ver Marcela.

Capítulo 102 – sábado, 16/07: Ricardo diz a Marcela que irá cuidar dela e que ela ficará boa. Ricardo promete a Marcela que vai contratar os melhores médicos para cuidar dela. Depois que ele se afasta, Marcela chora. Bianca presta depoimento. Luciana comenta com Isadora que Marcela está viva. Toledo manda Doca ficar noivo de Vitória e depois desaparecer, terminando a farsa. Emílio injeta vinagre no bolo de Elza. Argemiro diz a Berenice que irá contar para Felipe que os dois dormiram juntos. Vitória sente-se radiante com a ideia de ficar noiva de Doca. Magda dá um beijo em Doca e Porfírio vê. Emílio ganha o concurso e Elza, furiosa com a sabotagem, dá início a uma guerra de bolos.

Capítulo 103 – segunda, 18/07: Elza e Emílio chegam em casa imundos. Lázaro fica feliz com o noivado da neta. Ricardo comunica a Angelina que ela e Marcela vão para os Estados Unidos. Emílio pede a Toledo para que ele apareça na festa de noivado de Doca e Vitória na casa dos Venturini, mas Toledo não concorda. Como prêmio de consolação, Toledo convida Emílio para passar um fim de semana em sua casa. Valentina trata mal Henrique e ele não entende por quê. Lázaro fica perplexo ao saber que Marcela está viva. Argemiro sugere a Felipe que dormiu com Berenice. Ela nega. Doca confessa à mãe que está pensando em revelar a verdade a Vitória. Rosa o apoia. Eles vão à mansão e Doca chama Vitória para conversar no jardim.

Capítulo 104 – terça, 19/07: Isadora intervém e impede que Doca leve Vitória para o jardim. Sem saída, Doca pede a mão de Vitória em noivado. Emílio nota que Fernanda tem ciúmes de Doca, embora ela minta que o que sente é pena de Vitória devido à farsa. Isadora não deixa Doca e Vitória saírem e eles ficam noivos. Lázaro mostra fotos de Maria Helena a Rosa, que também nota a semelhança entre elas. Fernanda conversa com Argemiro e pede para que ele não alimente esperanças por Berenice. Argemiro confessa à filha que está pensando em voltar a roubar. Doca tenta dormir com Dirce, mas ela o repele e o manda embora. Ricardo telefona para Isadora, diz que vai lhe vender as ações depois que ela se casar e a ofende.

Capítulo 105 – quarta, 20/07: Isadora acorda já atrasada para o seu casamento, abalada com o que ouviu de Ricardo na noite anterior. Valentina continua tratando Henrique com frieza. Ricardo chega à delegacia para prestar depoimento. Isadora e André se casam. Ricardo depõe e afirma que estava com Patrícia na noite do assassinato. Doca pede a Vitória que não esqueça que ele gosta muito dela. Elza reconhece a folha de papel das cartas anônimas que recebia na casa de Emílio. André pede um beijo a Isadora e ela se nega a dar. Henrique dá em cima de Magda e ela não faz nenhuma objeção. Patrícia espera Ricardo diante da delegacia e é fotografada pela imprensa. Berenice manda um advogado à casa de Argemiro e ele lhe diz que não dará o divórcio. Isadora e André chegam ao hotel onde vão passar a sua lua-de-mel.

Capítulo 106 – quinta, 21/07: Após recusar-se até a beijá-lo, Isadora pede a André que tenha paciência com ela. Felipe não gosta de ver Patrícia no jornal com Ricardo. Lázaro refaz seu testamento a favor de Isadora. Henrique dorme com Valentina e depois lhe pede dinheiro. Vitória se preocupa com o sumiço de Eduardo e descobre que ele não está mais morando no apart-hotel. Porfírio alerta Magda sobre ter cuidado com Valentina, já que ele presenciou a moça flertando com Henrique. Ao ver uma foto de Ricardo com Patrícia no jornal, Lázaro manda Valentina saber se há algum jeito de afastá-lo da empresa por isso. Elza descobre que é Emílio quem lhe escreve as cartas de amor. Isadora fica furiosa ao ver a foto de Ricardo e Patrícia no jornal.

Capítulo 107 – sexta, 22/07: André não entende a reação de Isadora e ela alega que Ricardo está denegrindo a imagem da empresa. Elza vai à casa de Berenice e, de guarda-chuva em punho, dá uma surra em Emílio. Vitória liga para a casa de Berenice e Emílio diz que Eduardo viajou com o tio. Patrícia vai à Venturini e convida Ricardo para almoçar. Ricardo leva Patrícia para seu apartamento. Ela pede para que ele a ame e ele nega. Patrícia beija Ricardo e ele se esquiva. Doca começa a trabalhar na fábrica de Toledo. Lázaro revela a Valentina que mudou seu testamento, deixando todas as suas ações para Isadora. Vitória chora desesperadamente por causa do sumiço de Doca e Isadora a consola. Fernanda vai à casa do pai e o encontra com quatro homens de aparência muito suspeita.

Capítulo 108 – sábado, 23/07: Argemiro promete explicar tudo à filha depois. André não consegue seduzir Isadora e decide dormir no quarto de hóspedes. Isadora fica com medo de Lázaro e os filhos estranhem. Argemiro jura para a filha que não está fazendo nada de errado, mas se diz preocupado por não conseguir um emprego. Vitória pede a João Manoel para procurar o tio de Eduardo. Fernanda conta para Berenice o que viu na casa do pai. Lázaro manda um comunicado à empresa, avisando que Isadora é a nova presidente. Porfírio conta para Lázaro que André passou a noite no quarto de hóspedes. Patrícia avisa a Berenice que João Manoel vai procurar o tio Pablo. Lázaro questiona Isadora por ela ter dormido sem André. João Manoel chega à casa de Berenice.

Capítulo 109 – segunda, 25/07: Berenice mente a João Manoel que Pablo está viajando e lhe dá o endereço de Argemiro como se fosse o dele. João Manoel vai até lá, mas não encontra ninguém. Valentina se muda para uma sala menor e fica furiosa. Toledo resolve se passar pelo tio espanhol de Eduardo Costa Brava. Lázaro decide telefonar para o Banco Central para perguntar sobre Rosemarie. Eles informam que não existe ninguém com esse nome trabalhando lá. Dirce conta a Doca que Vitória está muito mal e ele decide que tem que fazer alguma coisa. Lázaro telefona para Brasília e descobre que não há nenhuma Rosemarie trabalhando para o Governo.

Capítulo 110 – terça, 26/07: Doca fica sabendo que estão procurando Rosemarie em Brasília. Lázaro comenta com Vitória que Rosemarie não trabalha em Brasília. Vitória se desespera. Lázaro promete a Vitória que irá buscar Eduardo nem que seja no fim do mundo. João e Zeca voltam à casa de Pablo, mas Argemiro abre a porta e os manda embora. Arrumando os documentos de Valentina para mudar de sala, Luciana encontra uma fita cassete em sua gaveta. Toledo manda Rosa ligar para Lázaro e dizer que Eduardo foi para o Amapá. Lázaro diz a Isadora e André que se Eduardo não aparecer em dois dias, ele colocará um exército atrás dele. Bianca ouve a fita que Luciana encontrou e acha que Valentina grampeou seu telefone. Rosa faz o que Toledo mandou e consegue convencer Lázaro. Ricardo marca um encontro com Isadora num cemitério.

Capítulo 111 – quarta, 27/07: Lázaro conta a Isadora que Rosemarie telefonou e ela tranquiliza Vitória. Zeca e João contam sobre a pessoa que os recebeu na casa de Pablo para Berenice, que alega que ele deve tê-la emprestado. Henrique escuta a gravação e se preocupa ao descobrir que seu telefone foi grampeado. Ele descobre porque Valentina está diferente com ele. Luciana questiona se Valentina matou Ana Maria. Patrícia se enrola em seu depoimento e não convence o delegado. André pergunta a Ricardo quanto ele quer pelas cotas dele da Venturini. Isadora fica com ciúmes ao ver Fernanda na sala de André. Ricardo, Jéssica e Angelina vão ao sanatório e Marcela sorri ao saber que vai para casa.

Capítulo 112 – quinta, 28/07: Ricardo faz Marcela sair andando do sanatório. Toledo se arruma para representar o tio Pablo. Dirce incentiva Vitória a não sofrer por Eduardo. Ricardo afirma para Patrícia que seu depoimento não foi tão ruim quanto ela pensa. Lázaro decide ir ao cemitério visitar o túmulo da esposa. Toledo se disfarça de Pablo na casa de Doca e Elza se encanta com ele. Bianca conta para Ricardo que Valentina grampeou seu telefone. Ricardo não acredita que Valentina possa ter matado Ana Maria. Gigi faz Rosa beber para se acalmar para o encontro com os Venturini. Toledo consegue enganar Zeca e João. Lázaro vê Ricardo e Isadora se beijando no cemitério e passa mal.

Capítulo 113 – sexta, 29/07: Lázaro consegue chegar até seu carro e pede ao motorista que o leve para casa. Ricardo e Isadora não o veem. Angelina e Jéssica cuidam de Marcela. Henrique gasta o dinheiro de Valentina com roupas. Lázaro desmaia em seu escritório e Porfírio o leva para o hospital. Rosemarie chega à casa dos Venturini levemente alcoolizada e fica conversando. André descobre que Isadora não está onde disse que iria. Isadora fica sabendo que Lázaro foi ao cemitério e deduz que ele a viu com Ricardo. O médico informa que Lázaro teve um derrame. Isadora pergunta a Porfírio se Lázaro assinou o testamento.

Capítulo 114 – sábado, 30/07: Porfírio diz que não sabe se Lázaro assinou o novo testamento. Doca beija Fernanda e ela gosta. Henrique volta a paquerar Magda. André pressiona Isadora porque ela não estava no bar que havia dito a ele. Isadora mente a André que foi a outro bar com o cliente, mas ele não acredita. Argemiro ameaça Felipe, que lhe aponta uma arma e lhe ordena que o deixe em paz. Argemiro conta que dormiu com Berenice e sai. Isadora liga para Ricardo e conta que Lázaro estava no cemitério. Ricardo tranquiliza Isadora, dizendo ter certeza de que Lázaro não os viu. O delegado pergunta a Felipe se ele sabia que Patrícia e Ricardo se encontraram na noite do crime.

Capítulo 115 – segunda, 01/08: Envergonhado, Felipe admite para o delegado que a filha passou a noite do crime com Ricardo. André confessa a Ricardo que desconfia que Isadora tem um amante e lhe pede que o ajude a descobrir quem é ele. Argemiro conta a Berenice que contou a Felipe sobre a noite que eles passaram juntos. Isadora descobre que Lázaro não assinou o novo testamento. Felipe liga para Berenice e diz que precisa vê-la com urgência para saber se o que Argemiro falou para ele é verdade. Valentina fica radiante ao saber que Lázaro não assinou o testamento. Valentina incentiva Marco a estagiar na empresa. Marcela consegue pronunciar o nome da filha.

Capítulo 116 – terça, 02/08: Felipe pergunta a Berenice se é verdade que dormiu com Argemiro e ela mente que o marido usou de força para fazê-la ceder. Passa-se um mês. Emílio acusa Elza de estar matando os cachorros na rua. Lázaro melhora e é transferido da UTI para um quarto. O delegado interroga Valentina e ela finge que não sabia que Henrique se encontrava com Ana Maria depois de casado. Marcela e Angelina vão para os Estados Unidos. O delegado procura por Isadora, ela dá uma desculpa e consegue adiar a conversa. Isadora se desespera ao perceber que não tem um álibi para a noite da morte de Ana Maria. Gigi diz a Doca que Berenice irá escrever uma carta contando toda a verdade sobre ele, inclusive que ele não se interessa mais por Vitória. Bianca decide levar o menino de rua com quem ela almoçava todos os dias para casa. Valentina pergunta a Henrique se é verdade que ele se encontrava com Ana Maria.

Capítulo 117 – quarta, 03/08: Henrique tenta negar seu envolvimento com Ana Maria, mas Valentina não acredita nele. Ele confessa que dormiu com Ana Maria, mas que foi apenas uma vez. Patrícia conta a Doca que Vitória está muito mal. Isadora pede para que Porfírio ache o Doca a qualquer custo. André se oferece para ser o álibi de Isadora. Pequenininha descobre que Elza não gosta de cachorros e acha que é ela quem os está matando. Valentina visita o irmão, que ainda não reage a nada. O médico diz para Valentina que Lázaro não está fora de perigo. André convida Fernanda para almoçar. Doca pede a Gigi e Toledo para voltar a ver Vitória e sair da vida dela aos poucos. Eles concordam.

Capítulo 118 – quinta, 04/08: Isadora conversa com o delegado e afirma que estava com André na noite do crime. Magda e Henrique se beijam. Porfírio vê e pede respeito pela saúde de Lázaro e por Valentina. O delegado diz a Isadora que acha o álibi dela perfeito demais. João Manoel volta a procurar Pablo, mas só encontra Argemiro e um amigo deste. Os dois ameaçam João Manoel que vai embora assustado. Valentina diz a Magda que se ela continuar dando em cima de Henrique ela irá quebrar as pernas dela. Isadora manda Ricardo ir para a garçonière, pois precisa falar com ele. André sai com Fernanda e confessa a ela que acha que Isadora tem um amante. Ricardo falta ao encontro com Patrícia, que decide ir à garçonière dele.

Capítulo 119 – sexta, 05/08: Após contar a Ricardo sobre seu depoimento, Isadora diz que acha que seu amor por ele acabou. Elza fica furiosa ao saber que estão pensando que é ela quem está matando os cachorros da vizinhança. Patrícia consegue subir até a garçonière de Ricardo, mas não consegue descobrir quem está com ele. Valentina cobra explicações a Henrique sobre Magda. Fernanda vai à casa de Argemiro e estranha ver uma garrafa de vinho estrangeiro em sua mesa. Argemiro nega a Fernanda que tenha voltado a assaltar. Bianca vai trabalhar e deixa Zico sozinho em casa. Ricardo promove Fernanda como secretária de Valentina. Eduardo chega à casa dos Venturini e Vitória se emociona.

Capítulo 120 – sábado, 06/08: Eduardo mente a Vitória que esteve doente e não tinha como se comunicar com ela. Zico bagunça a casa de Bianca. Fernanda começa a trabalhar com Valentina e Dirce com Ricardo. Isadora manda Fernanda se manter longe de André. Valentina comenta com Ricardo que vai pegar uma procuração com os sobrinhos para poder controlar a empresa. Ricardo diz a Valentina que pensa em vender suas cotas da empresa. Os donos de cachorros do bairro fazem uma manifestação diante da casa de Elza, que briga com Emílio. Vitória volta a se alimentar. Bianca fica pasma ao ver a bagunça que Zico fez. Angelina chega dos Estados Unidos e revela a Jéssica que Marcela também voltará em breve.

Capítulo 121 – segunda, 08/08: Angelina revela a Jéssica que Marcela está quase curada e que fala muito em Ricardo. Bianca resolve batizar Zico com o nome de José Pedro. Patrícia avisa Berenice que João Manoel vai retomar a investigação sobre o Doca. Dirce aconselha Vitória a ir se desligando de Eduardo aos poucos. Doca e Gigi gostam de dançar juntos. João Manoel e Zeca combinam de ir à casa de Berenice. Magda e Henrique se encontram num motel. Vitória conta para Doca que Dirce lhe recomendou esquecê-lo aos poucos. Isadora diz a Doca que não gostou do seu sumiço. Argemiro ameaça matar Berenice se ela insistir em se casar com Felipe. Zeca e João Manoel veem Doca em frente à casa de Dirce, chamando-a para conversar.

Capítulo 122 – terça, 09/08: Doca não explica por que está diante da casa de Dirce e ainda bate em João Manoel para que ele o deixe em paz. Zeca percebe que Dirce chamou Eduardo de Doca. Doca briga com Dirce por ela ter falado mal dele para Vitória. Fernanda fica frustrada ao ouvir de Doca que ela é uma mulher bonita, mas que não sente atração por ela. Fernanda fala de André para colocar ciúmes em Doca, e este fala de Patrícia. Henrique pede o divórcio a Valentina, que, desesperada, promete voltar a lhe dar dinheiro. Elza se disfarça para pegar a pessoa que está matando os cachorros da vizinhança. Lázaro volta a si e nota que está com um lado paralisado. André confirma ao delegado que dormiu com Isadora na noite em que Ana Maria morreu. João Manoel revela a Vitória que viu Eduardo na casa de Dirce e que e ela o chamou de Doca.

Capítulo 123 – quarta, 10/08: João acrescenta que Eduardo vive chamando Patrícia para sair. Vitória fica intrigada. Doca combina com Dirce o que ela terá que dizer quando perguntarem sobre a visita dele à sua casa no dia anterior. André tem a impressão de ter ouvido a voz de Ricardo num telefonema para Isadora. André vai até a sala de Ricardo e ele afirma que não tem nada a dizer para ela. Isadora e o médico visitam Lázaro, que não consegue ouvi-los nem reconhecê-los. Eduardo convence Vitória de que não tem nada com Dirce ou Patrícia. Emílio conta à filha que a polícia está procurando Argemiro. Patrícia vai à casa de Vitória e reconhece a bolsa de Isadora, que vira antes no apartamento de Ricardo.

Capítulo 124 – quinta, 11/08: Patrícia fica desconcertada por ter reconhecido a bolsa e Isadora aproveita para fazê-la se sentir culpada por namorar Ricardo. Argemiro confessa a Fernanda que assaltou o mercado de sua rua e diz que vai assaltar um banco e desaparecer. Patrícia e Dirce desmentem para Vitória o que João Manoel lhe contou e confirmam a história de Eduardo. Ricardo liga para Isadora no momento que André está em seu quarto. André exige saber quem é o amante de Isadora. Ricardo marca mais um encontro com Isadora e só depois vê Jéssica na sala. Ela dá a entender que ouviu, pelo menos, a hora do encontro.

Capítulo 125 – sexta, 12/08: Jéssica chama Patrícia para ajudá-la a seguir Ricardo. Ela aceita, mas previne a amiga de que desconfia que a amante dele é Isadora. Doca consola Fernanda. Argemiro se despede de Berenice. Ele pede um beijo de despedida, ela reluta, mas dá. Bianca é avisada de que Zico fugiu do colégio. Doca começa a preparar Vitória para viver sem ele. Vitória acha que ele não a ama mais. André almoça com Fernanda e lhe confessa que nunca dormiu com Isadora. Bianca encontra Zico brincando no Ibirapuera. Patrícia e Jéssica seguem Ricardo.

Capítulo 126 – sábado, 13/08: Patrícia e Jéssica se perdem de Ricardo e decidem ver se ele está no jóquei. Lázaro continua não conseguindo se mexer ou ouvir, mas já é colocado na cadeira de rodas e reconhece Valentina. O vigia do jóquei não deixa Patrícia e Jéssica entrarem. Ricardo pede a Isadora que se separe, mas ela não concorda. Gigi decide mandar uma carta para Isadora, explicando a farsa de Eduardo. A mãe de Dirce viaja e ela leva Marco para sua casa. Marcela envia um telegrama para Angelina e avisa que está voltando.

Capítulo 127 – segunda, 15/08: Marco Antônio e Dirce ficam encantados com a noite que tiveram. Angelina diz a Jéssica que Marcela tinha um ciúme doentio de Ricardo e que ele tem razão de estar apreensivo com a volta dela. Patrícia confessa a Ricardo que o seguiu e que desconfia que sua namorada secreta é Isadora, mas ele nega. João Manoel e Zeca veem Rosa Maria no Belenzinho, mas ela alega que foi visitar Pablo. Toledo demonstra interesse em Rosa Maria e Gigi fica com ciúmes. Doca revela à mãe que Gigi mandou uma carta para Isadora, contando toda a verdade sobre os Costabrava. Doca procura Dirce. Esta lhe diz que não o quer mais e que está namorando Marco. Angelina diz à Ricardo que sabe o nome da mulher que ele está apaixonado, mas que não contará nada a ninguém. Marcela volta ao Brasil.

Capítulo 128 – terça, 16/08: Marcela abraça Jéssica, Angelina e, por último, Ricardo, pedindo-lhe perdão por tudo o que fez. O advogado da Venturini revela a Valentina que Lázaro deixou um documento, nomeando André como seu representante caso algo lhe acontecesse. Vitória volta a ficar doente com a ausência de Doca. Valentina dá a notícia à André que ele é o novo presidente da Venturini enquanto Lázaro estiver afastado. Ao ler a carta de Gigi, Isadora demite Fernanda, avisando que se vingará de todos os envolvidos. O delegado pede a autorização de Valentina para procurar a arma do crime em seu apartamento. Isadora pede a André que descubra com Fernanda o endereço de Eduardo.

Capítulo 129 – quarta, 17/08: O delegado informa a Valentina que vai vasculhar sua casa porque desconfia que foi Henrique quem matou Ana Maria. André readmite Fernanda e diz que ela continuará trabalhando lá enquanto ele tiver algum poder na Venturini. Valentina pega o revólver para esconder, mas Henrique o rouba de sua bolsa. Valentina chega em um terreno baldio para enterrar a arma e descobre que ela não está mais em sua bolsa. Henrique esconde o revólver de Valentina na casa de Bianca. Jéssica sugere a Patrícia que ela esqueça Ricardo. Isadora procura por Gigi na casa de Toledo. Emílio descobre que era um bêbado quem estava envenenando os cachorros. Henrique pede a Valentina que lhe explique como saiu para matar Ana Maria sem que ele visse. Isadora chega à casa de Doca.

Capítulo 130 – quinta, 18/08: Elza recebe Isadora. Valentina nega ter matado Ana Maria e Henrique, ainda desconfiando dela, afirma que lhe devolverá a arma quando o crime for esclarecido. Rosa confessa a Isadora que ela e Doca foram pagos para fazer o papel de milionários. Isadora implora a Doca que volte a namorar Vitória, prometendo lhe dar o que quiser. Ele aceita. Em conversa por telefone, Ricardo fala para Patrícia que tem medo de Marcela. Marcela escuta a conversa do alto da escada. Isadora convida André para passar a noite com ela, mas quando ele a beija, Isadora muda de ideia. Chateado, André diz a Isadora que não dá mais para ficarem juntos. Valentina mostra a Henrique a gravação da conversa que ele teve com Ana Maria ao telefone.

Capítulo 131 – sexta, 19/08: Henrique volta a acusar Valentina de ter matado Ana Maria. Ela manda o marido devolver o revólver ou dirá ao delegado que ele a dopou e saiu para matar a amante. Ricardo se dá conta de que Marcela está ouvindo sua conversa com Patrícia. Marcela implora pelo amor de Ricardo e ele a ignora. João Manoel trata mal Berenice e Felipe o expulsa de casa. Lázaro recebe alta. Doca vai à casa de Toledo contar sobre a proposta de Isadora. André comunica a Isadora que é o representante de Lázaro na empresa. Patrícia e Ricardo se amam. Henrique adverte Valentina que pode provar que ela grampeou o telefone. Lázaro volta para casa. Doca chega à casa de Isadora e ela lhe agradece por ter voltado.

Capítulo 132 – sábado, 20/08: Isadora pede a Doca que não diga nada a Vitória sobre a carta. Eduardo diz a Vitória que seu apelido é Doca e que precisa de um tempo para ele. Zeca hospeda João Manoel em sua casa. Doca conta a Vitória que é pobre e que queria se casar com ela só para ser rico. Ela o manda embora. O padre pede que Emílio peça desculpas para Elza por tê-la acusado na morte dos cachorros da rua. João Manoel culpa Berenice por tudo o que vier a lhe acontecer. Berenice bate nele e o expulsa de sua casa. Henrique conta a Luciana e Bianca sua suspeita sobre Valentina. Marco Antônio descobre que o apelido de Eduardo é Doca e pergunta a Dirce se ele era seu namorado.

Capítulo 132 – sábado, 20 de agosto: Isadora pede a Doca que não diga nada a Vitória sobre a carta. Eduardo diz a Vitória que seu apelido é Doca e que precisa de um tempo para ele. Zeca hospeda João Manoel em sua casa. Doca conta a Vitória que é pobre e que queria se casar com ela só para ser rico. Ela o manda embora. O padre pede que Emílio peça desculpas para Elza por tê-la acusado na morte dos cachorros da rua. João Manoel culpa Berenice por tudo o que vier a lhe acontecer. Berenice bate nele e o expulsa de sua casa. Henrique conta a Luciana e Bianca sua suspeita sobre Valentina. Marco Antônio descobre que o apelido de Eduardo é Doca e pergunta a Dirce se ele era seu namorado.

Capítulo 133 – segunda, 22 de agosto: Marco Antônio se sente traído por Dirce não ter lhe contado que Doca e Eduardo eram a mesma pessoa, e por ela saber de toda a farsa e não ter alertado. Magda e Porfírio se amam nos jardins da casa de Lázaro. Marcela trata bem Patrícia, mas insinua que ela tem algo com Ricardo. Dirce revela a Vitória tudo o que sabe sobre a farsa, além da paixão de Doca por Patrícia. André sai para jantar com Fernanda. Valentina diz a Henrique que a arma não está registrada no nome dela. Marcela nota os olhares que Patrícia e Ricardo trocam. Doca se incomoda ao saber que Fernanda saiu para jantar com André. André diz a Fernanda que vai se separar e a leva para um motel. Fernanda não se sente à vontade e pede que ele a leve para casa.

Capítulo 134 – terça, 23 de agosto: André diz a Fernanda que se arrependeu de não ter casado com ela. André e Fernanda conversam e acabam se amando. Marcela tenta seduzir Ricardo, mas ele a rejeita. Henrique depõe novamente e afirma que não matou Ana Maria. André manda flores para Fernanda. Ricardo propõe a Isadora que ela lhe venda as ações, se separe de André e se case com ele. Emílio e Elza brigam quando ele pede desculpas por tê-la acusado pelo assassinato dos cachorros. Vitória vai à casa de Patrícia perguntar pelo interesse de Doca nela. Patrícia confirma o interesse, mas afirma que nunca deu esperanças a ele. Enciumado, Doca briga com Fernanda quando ela diz que foi a um motel com André.

Capítulo 135 – quarta, 24 de agosto: Fernanda não entende o motivo de Doca estar dando palpites em sua vida. Patrícia liga para Ricardo e não acredita quando Bianca diz a ela que ele não poderá atender porque está em uma reunião. Ricardo diz a Bianca que não vai atender Patrícia porque está começando a se envolver com ela. Zeca aconselha João Manoel a voltar para casa, porque não vai conseguir um emprego. Lázaro pensa em uma forma de fazer com que Valentina saiba o que ele viu no cemitério. Henrique marca um novo encontro com Magda. Vitória procura Gigi e Toledo e eles lhe explicam por que criaram a farsa dos Costabrava. Revoltada, Vitória briga com a mãe e diz que nunca irá perdoá-la. Ricardo pede a Patrícia que o esqueça. Marcela vê a foto de Maria Helena e comenta com Jéssica que aquela era a esposa de Lázaro.

Capítulo 136 – quinta, 25 de agosto: Jéssica afirma que a foto é de sua avó e ela e Marcela decidem esperar Ricardo para esclarecer a confusão. Vitória arruma uma bolsa com roupas e sai de casa. Valentina pede a Fernanda que convença Rosa Maria a visitar Lázaro. João Manuel pede ajuda a Dirce para arranjar um emprego e um lugar para ficar no Belenzinho. Henrique e Magda saem juntos. André diz a Isadora que fez amor com Fernanda. Rosa Maria aceita visitar Lázaro. Berenice e Fernanda veem na televisão que Argemiro participou do assalto a um banco. Isadora fica sabendo que a filha saiu com uma sacola e desconfia que ela fugiu.

Capítulo 137 – sexta, 26 de agosto: Isadora fica preocupada com o sumiço de Vitória e Porfírio liga para a casa das amigas dela. Valentina nota que Lázaro olha com ódio para Isadora. Ricardo confirma a Marcela e Jéssica que é filho ilegítimo de Maria Helena. Ricardo explica que é por isso que Lázaro o odeia. Dirce descobre que tem uma vaga de garçom na lanchonete em que Jorge trabalha e pede ajuda para João Manoel. Doca sai com Patrícia e avisa que a está namorando. João Manoel consegue o emprego na lanchonete. Emílio ouve no rádio que Argemiro morreu. Patrícia vai à Venturini falar com Ricardo.

Capítulo 138 – sábado, 27 de agosto: Bianca diz a Ricardo que Patrícia está esperando para falar com ele. Dirce conta a Patrícia que arranjou um emprego para João Manoel numa lanchonete. Ricardo pede a Patrícia que lhe dê um tempo e ela jura que não vai mais procurá-lo. Emílio revela a Berenice que Argemiro morreu e promete contar a Fernanda. Lázaro consegue mexer um dos braços. Isadora fica aflita com o sumiço de Vitória. Marcela vai à Venturini e tenta seduzir Ricardo. Dirce desconfia que está grávida. Valentina leva Rosa e Elza para visitarem Lázaro. Vitória pede a Fernanda para ficar em sua casa.

Capítulo 138 – sábado, 27 de agosto: Bianca diz a Ricardo que Patrícia está esperando para falar com ele. Dirce conta a Patrícia que arranjou um emprego para João Manoel numa lanchonete. Ricardo pede a Patrícia que lhe dê um tempo e ela jura que não vai mais procurá-lo. Emílio revela a Berenice que Argemiro morreu e promete contar a Fernanda. Lázaro consegue mexer um dos braços. Isadora fica aflita com o sumiço de Vitória. Marcela vai à Venturini e tenta seduzir Ricardo. Dirce desconfia que está grávida. Valentina leva Rosa e Elza para visitarem Lázaro. Vitória pede a Fernanda para ficar em sua casa.

Capítulo 139 – segunda, 29 de agosto: Vitória pede a Fernanda que não conte a ninguém onde ela está. João Manoel se atrapalha na lanchonete. Jorge diz para Emílio que João Manoel está interessado em alugar seu apartamento. Emílio conta para Fernanda que Argemiro morreu. Rosa Maria vai visitar Lázaro e ele chora. Valentina pergunta se Elza gostaria de ficar tomando conta de Lázaro. Marcela comenta com Angelina que Ricardo a rejeita. Angelina dá dicas para Marcela reconquistar Ricardo. Dirce diz a Marco que acha que está grávida. Fernanda acusa Berenice pela morte de Argemiro. Patrícia aceita namorar Doca. Este conta a novidade a Fernanda e Vitória ouve. Isadora diz a André que os dois terão uma noite de amor se ele encontrar Vitória.

Capítulo 140 – terça, 30 de agosto: André diz a Isadora que ela não precisa lhe oferecer nada, pois Vitória é como uma filha para ele. Dirce conta a Bianca e Luciana que o teste de gravidez deu positivo. Valentina contrata Elza para cuidar de Lázaro e Isadora ofende Rosa Maria. Marcela seduz Ricardo. Doca e Gigi acham que Vitória pode se suicidar. Magda pede a Porfírio que a fotografe para uma campanha publicitária. Bianca, Patrícia e André visitam Fernanda. André diz a Fernanda que Isadora está aflita, mas ela não liga.

Capítulo 141 – quarta, 31 de agosto: Isadora se desespera com a falta de notícias de Vitória. Zico fica doente. Argemiro é enterrado. Isadora confessa a Ricardo que já pensou em matar Lázaro. Fantasiando, Marcela diz a Jéssica e Angelina que teve uma ótima noite de amor com Ricardo. Ricardo conta a André que fez amor com Marcela por pena. Elza tenta exercitar a mão de Lázaro com exercícios de fisioterapia. Zico pega uma pneumonia. Magda e Henrique se encontram num bar. Ela faz perguntas sobre Ana Maria tentando fazer com que ele se incrimine. Magda encontra Valentina e diz a ela que tem material suficiente para colocar Henrique na cadeia.

Capítulo 142 – quinta, 01 de setembro: Valentina diz que quer apenas desmascará-lo e paga a Magda pelo serviço, exigindo que ela não veja mais Henrique. Vitória conta para Berenice que Isadora tem uma amante. Henrique encontra com Magda na Venturini. Valentina revela a Ricardo que quer que Lázaro volte a escrever para lhe passar as cotas e ele se compromete a ser seu aliado. Jéssica resolve fazer uma visita para Lázaro. Isadora não gosta de saber dos exercícios de Lázaro. Felipe diz a Doca que faz gosto do namoro dele com Patrícia. Isadora proíbe Elza de fazer exercícios em Lázaro. André quer jantar na casa de Fernanda, que, temendo que ele encontre Vitória, tenta impedir. Berenice fala para Fernanda que Vitória saiu, mas ela chega e André a vê.

Capítulo 143 – sexta, 02 de setembro: André tenta convencer Vitória a voltar com ele, mencionando a preocupação de Isadora. Vitória, no entanto, afirma que não é a hora. Valentina mostra a Henrique a gravação em que ele fala que seria capaz de matar Ana Maria. Fernanda fica magoada ao ver que André defende Isadora. João Manoel diz a Zeca que vai alugar o imóvel de Emílio. Marcela tenta, em vão, seduzir Ricardo. André conta a Isadora sobre Vitória. Isadora fica com raiva ao saber que Vitória está na casa de Fernanda. Jéssica e Patrícia vão visitar Lázaro. Isadora discute com Patrícia. Patrícia diz a Jéssica que tem certeza que Isadora é amante de Ricardo. Marco conta a Isadora que vai se casar com Dirce.

Capítulo 144 – sábado, 03 de setembro: Isadora não leva a sério a conversa de Marco. Ele, então, revela que Dirce está grávida. Marcela decide rever a Venturini com Jéssica. Vitória fica surpresa ao saber que João Manoel está trabalhando em uma lanchonete. Doca vai à casa de Berenice e encontra Vitória. Isadora fica furiosa com a notícia da gravidez de Dirce dada por Marco Antônio. Isadora diz a Marco que irá pagar o aborto de Dirce, e ele fica furioso com a mãe. Vitória confessa a Doca que ainda o ama, mesmo ele sendo pobre. Porfírio mostra a Lázaro seu livro predileto. Ricardo diz a Valentina que gostaria de visitar Lázaro. Marco pede ajuda a Valentina para enfrentar Isadora. Isadora vai à sala de André e encontra Marcela.

Capítulo 145 – segunda, 05 de setembro: André joga charme para Marcela. Valentina sugere a Marco que Dirce faça um aborto, mas ele não quer. Jéssica comenta com Ricardo que Patrícia e Doca estão namorando. Valentina afirma a Henrique que, se ele se comportar, ela não usará as fitas. Berenice diz a Felipe que ele é igual a Argemiro, que ele é tão desonesto quanto o ex marido. Dirce conta a Elza e Rosa Maria que está grávida. Doca leva Patrícia a um restaurante. Marcela e Ricardo vão ao mesmo restaurante e ao chegar veem Patrícia e Doca se beijando. Patrícia os vê e fica constrangida. Isadora vai à casa de Berenice falar com Vitória.

Capítulo 146 – terça, 06 de setembro: Vitória trata Isadora friamente. Vitória cobra explicações à mãe de todas as maldades que ela fez. Henrique entrega Magda “de presente” para Porfírio. Marcela faz um escândalo porque Ricardo sentiu ciúmes de Patrícia na boate. Patrícia e Doca se amam. Porfírio tenta agarrar Magda a força e André chega para impedi-lo. Magda beija André. Henrique diz a Valentina que, caso ela o mate, Bianca tem uma carta com instruções do que fazer. Patrícia chega em casa chorando. Felipe briga com Patrícia por ela ter dormido fora de casa. Henrique pede que Bianca confirme a história da carta. Doca conta a Fernanda que dormiu com Patrícia. Felipe procura a polícia e revela que Patrícia não esteve com Ricardo no dia da morte de Ana Maria.

Capítulo 147 – quarta, 07 de setembro: Felipe confessa ao delegado que Patrícia foi induzida por Ricardo. Fernanda se irrita com Doca e fala que Patrícia ainda gosta de Ricardo. Valentina pergunta a Bianca se tem mesmo uma carta e ela confirma, dizendo que está num cofre de banco. Felipe conta a Patrícia que esteve com o delegado e que desmentiu seu depoimento. Elza comenta com Valentina que acha que Isadora não quer que Lázaro fique bom. Rosa Maria comenta com Doca que Dirce está grávida e ele fica indignado. Porfírio conta para Isadora que viu Magda beijando André. Lázaro sorri para Rosa Maria. Patrícia tenta avisar Ricardo que seu pai esteve com o delegado, mas ele não a atende. Um policial vai à Venturini com uma intimação para Ricardo depor.

Capítulo 148 – quinta, 08 de setembro: Ricardo se preocupa. Isadora pede para Magda convencer Vitória deixar a casa de Berenice. Ela pergunta sobre o beijo que deu em André, mas Magda mente e diz que foi agarrada. Doca vai tirar satisfações com Dirce sobre sua gravidez. Valentina lembra a Henrique que Lázaro está impossibilitado de falar que lhe deu a arma de presente. Berenice aconselha Vitória a voltar para casa e esta avisa Magda de que irá no dia seguinte. Isadora diz a Ricardo que Lázaro não pode viver e ele lhe conta que foi intimado. Fernanda aconselha Vitória voltar para casa e esquecer Doca. Isadora vai ao quarto de Lázaro, que percebe que ela quer matá-lo.

Capítulo 149 – sexta, 09 de setembro: Lázaro entra em pânico ao ver que Isadora vai sufocá-lo com o travesseiro. Porfírio chega e ela disfarça. Lázaro tenta se comunicar com Porfírio. Isadora diz a Magda que vai propor uma viagem para Europa à filha e convida a amiga para ir com ela. Elza ignora Emílio. Henrique comenta com Bianca que talvez venda a arma para Valentina. Gigi diz a Toledo que irá voltar para Horácio. Berenice diz a Felipe que é melhor eles se afastarem por um tempo. Patrícia consegue falar com Ricardo e conta que seu pai foi à delegacia e que desmentiu toda a história armada pelos dois. Doca resolve apresentar Jorge a Gisela. Lázaro se emociona com a chegada de Vitória. Ao voltar da delegacia, Ricardo encontra Patrícia à sua espera na empresa e confessa que sentiu saudades.

Capítulo 150 – sábado, 10 de setembro: Ricardo afirma que não teme ser preso, porque é inocente. Patrícia não entende por que a mulher com quem Ricardo esteve na noite do crime não revela a verdade. Ricardo explica que ela não o ama. Vitória trata Magda friamente. Ricardo diz a Patrícia que não fará nada contra o pai dela. André convida Fernanda para jantar. Ao limpar a casa, Zico quase encontra a arma que Henrique escondeu. Elza comenta com Isadora que a mãe de Dirce faleceu e que Marco vai pagar as despesas. Doca leva Jorge à casa de Toledo e o apresenta a Gisela.

Capítulo 151 – segunda, 12 de setembro: Jorge fica nervoso diante de Gigi. Marcela encontra André e Fernanda em um restaurante. Lázaro consegue se comunicar com Elza com os olhos. Ricardo marca um encontro com Isadora. Gigi e Jorge dançam juntos. Ricardo pede para Isadora contar que esteve com ele na noite da morte de Ana Maria. André tenta levar Fernanda a um motel, mas ela não aceita. Isadora fica de dar uma resposta a Ricardo no dia seguinte. Fernanda pede para André que a assuma de uma vez. Doca descobre que Gigi dispensou Jorge porque ele fala errado. Porfírio avisa Marco que Vitória voltou para casa. Doca convida Fernanda para sair e ela aceita. Isadora procura Ricardo e diz que já tem a resposta.

Capítulo 152 – terça, 13 de setembro: Isadora discute com Ricardo e avisa que não vai depor a seu favor, deixando-o amargurado. Gigi comenta com Toledo que Jorge é ignorante e por isso não quer ter um romance com ele. Marcela comenta com Angelina que Ricardo pode ter matado Ana Maria. Ricardo pede a Patrícia que se afaste dele, deixando-a magoada. Henrique pressiona Valentina e consegue fazer que ela conte como fez para matar Ana Maria. Desolado, Henrique diz que irá contar tudo para a polícia. Valentina diz a ele que se ela contar, a história se voltará contra ele. Elza coloca um disco da ópera “Tosca” e Lázaro consegue identificar os sons.

Capítulo 153 – quarta, 14 de setembro: Lázaro fica extasiado, mas, com medo de Isadora, decide esconder de todos que voltou a ouvir. Isadora diz a Marco que Dirce não terá o filho que ela está esperando. André manda flores para Fernanda. Marcela liga para André e o convida para sair. Chorando, Patrícia liga para Doca, que desmarca o jantar com Fernanda. Felipe vai à casa de Berenice e encontra João Manoel jantando. Magda, Jéssica e Vitória se divertem num bar. Na casa de Berenice, Felipe trata mal João Manoel. Marcela sai com André e diz que gosta de sua companhia. Valentina diz a Henrique que era ele quem deveria ter morrido e não Ana Maria. Henrique fica assustado. Henrique comenta com Bianca que está com medo de Valentina. Isadora vai ao quarto de Lázaro e este ouve suas ameaças.

Capítulo 154 – quinta, 15 de setembro: Isadora diz a Lázaro que, se ele demorar a morrer, vai tomar providências. Depois, ela quase o sufoca, mas Porfírio chega. Magda pede a Vitória que diga a Porfírio que ela ficou noiva. Marco afirma a Isadora que vai se casar com Dirce e ela avisa que cortará a sua mesada. Emílio dança com Gigi. André explica a Marco que ele pode retirar dinheiro da Venturini. Isadora fica furiosa com André. Marcela fica furiosa por Ricardo não se importar com o fato de ela ter saído com André. Marcela diz a Ricardo que não dará o divórcio. Lázaro descobre que Rosa Maria é filha de Elza.

Capítulo 155 – sexta, 16 de setembro: Rosa Maria conversa com Lázaro e conta toda a verdade sobre ela. Jorge diz a Dirce que se Marco não quiser assumir o filho, ele casa com ela e assume o filho deles. Henrique comenta com Bianca que vai se aproximar de Isadora para tentar provar que a arma era de Valentina. Jéssica convida Zeca para ir a um motel, mas ele se nega. Felipe descobre que trabalha para um traficante. Fernanda demonstra ciúmes de Doca. André conta a Ricardo que pediu o divórcio a Isadora. Marcela e André saem juntos. Doca vai visitar Patrícia e encontra Vitória lá. Vitória pede um beijo de despedida à Doca. Zeca deixa Jéssica em casa bêbada. Lázaro tenta se comunicar com Elza, mas ela não o compreende. João Manoel aposta com Jorge que vai conquistar Gigi. Isadora oferece dinheiro a Dirce para ela fazer um aborto.

Capítulo 156 – sábado, 17 de setembro: Porfírio desabafa com Lázaro sobre o noivado de Magda. Marcela ouve Ricardo marcar um encontro e o segue para descobrir quem é a sua namorada secreta. Elza sugere que Rosa Maria se case com Lázaro. Henrique pede a Bianca para ver se Lázaro tem uma arma registrada em seu nome. Bianca conta para Fernanda que André saiu com Marcela. Lázaro consegue mexer o braço. Gigi conta a Doca que ele vai ser o herdeiro de Toledo. Henrique não aceita a proposta de Valentina de lhe vender a arma. Num restaurante, Ricardo pede novamente a Isadora que se apresente como seu álibi, mas ela não concorda. Após ouvir a conversa, Marcela cumprimenta Ricardo pelo bom gosto.

Capítulo 157 – segunda, 19 de setembro: Marcela diz a Ricardo que, por enquanto, vai manter segredo sobre eles. Gigi pede a Doca que finja para Toledo que não sabe da herança. Fernanda pergunta a André o que ela representa em sua vida. Ela cobra explicações sobre Marcela. Dirce conta para Marco Antônio a proposta que Isadora fez a ela. Dirce aceita casar com Marco Antônio. Marcela revela a Angelina que descobriu quem é a amante de Ricardo. Doca conta para a mãe que será o herdeiro de Toledo. Rosa Maria fica emocionada. Lázaro tenta mostrar a Elza que quer escrever. Isadora se assusta ao saber que Marcela está na empresa, conversando com André. João Manoel rouba dinheiro da lanchonete. Elza consegue entender o que Lázaro deseja.

Capítulo 158 – terça, 20 de setembro: Lázaro não tem forças para escrever e Elza promete treiná-lo. Marcela revela a André quem é o amante de Isadora. Doca convida Fernanda para sair. Ricardo confessa a Patrícia que sua amante é Isadora. Esta diz a André que seu romance com Ricardo já acabou. André fica furioso com a notícia. Henrique pede o gravador de Bianca emprestado. Lázaro tenta falar. Doca e Fernanda vão a um motel. E tiram a sorte para ver se irão se amar ou não. Marcos, o dono do bar, suspeita que Jorge roubou a lanchonete. Marco Antônio e Dirce marcam o casamento. Lázaro consegue falar com Elza.

Capítulo 159 – quarta, 21 de setembro: Lázaro pede que Elza não conte nada a ninguém, pois corre perigo de vida. Elza diz a Lázaro que ele pode confiar nela. Jorge pergunta a Emílio se João Manoel pagou o aluguel. Emílio diz que sim e Jorge dá uma bronca em João Manoel. Marco e Dirce informam a Isadora que estão tratando do casamento e que irão morar na mansão de Lázaro. André conversa com Ricardo, mas não diz que sabe que Isadora é a sua amante. Bianca afirma a Henrique que não existe arma registrada no nome de Lázaro. Toledo revela a Doca que ele será seu herdeiro e que ele assumirá a direção da tecelagem no próximo mês. Ricardo diz pra Valentina que sabe que é filho bastardo de Maria Helena. Berenice encontra Felipe em coma alcoólico. Valentina comenta que Ricardo vai visitar Lázaro. Este ouve e se agita.

Capítulo 160 – quinta, 22 de setembro: Lázaro pede a Elza que não o deixe sozinho com Ricardo. Vitória conta para Porfírio que o noivado de Magda era de mentira. Berenice sugere a Felipe que procure os AA. Ricardo explica a Marcela que André é quem tem mais a perder com um escândalo, já que será visto como marido traído. Emílio aceita entrar com Dirce na igreja. Felipe espera Berenice sair para beber. Doca conta a Fernanda que vai ser rico. Ricardo afirma a Patrícia que, quando as investigações acabarem, quer se dedicar só a ela. Henrique grava sua conversa com Valentina, em que ela confessa que matou Ana Maria por ciúmes e diz que quer sua arma de volta.

Capítulo 161 – sexta, 23 de setembro: Jéssica visita Lázaro e comenta que é neta de Maria Helena. Ricardo diz a Marcela que Patrícia é a única mulher que o ama. João Manoel rouba uma calça jeans em uma loja. Isadora diz ao filho que não irá ao seu casamento com Dirce. Ricardo insiste em não dizer o nome da mulher misteriosa ao delegado. Ricardo é indiciado pelo assassinato de Ana Maria. Felipe se embebeda e desmaia. Doca conta a Patrícia que vai ser o herdeiro de Toledo. Isadora decide ajudar Ricardo mas, quando chega diante da delegacia e vê repórteres, desiste. Fernanda coloca um ponto final no seu relacionamento com André. Doca leva Fernanda para conhecer Toledo. Lázaro tenta estrangular Isadora.

Capítulo 162 – sábado, 24 de setembro: Porfírio salva Isadora, que conclui que Lázaro sabe de tudo e está se recuperando. Berenice ameaça abandonar Felipe se ele se embebedar novamente. Henrique insinua a Valentina que Lázaro é o pai de Ricardo. Marcela afirma a André, na frente de Ricardo, que Isadora é amante de seu marido. Lázaro explica a Elza por que tentou matar Isadora, mas ela não o entende. André não aceita mais ser amigo de Ricardo. Este expulsa Marcela de casa. Lázaro pede para Elza trancar a porta de seu quarto e levar a chave. Fernanda abre o coração e fala de Doca para Berenice. Marcela conta para Jéssica que Isadora era a amante misteriosa de Ricardo. Jéssica decide ir morar com Marcela. Luciana encontra a arma de Henrique.

Capítulo 163 – segunda, 26 de setembro: Assustada, Luciana mostra a arma a Bianca. Esta decide escondê-la de Henrique para protegê-lo. Jéssica diz a Ricardo que irá morar com a mãe e ele fica chateado. Marco Antônio leva Dirce para comprar o vestido de noiva. Isadora fica furiosa ao saber. Valentina diz a Henrique que irá cortar a mesada dele caso ele não devolva sua arma. Depois diz que é capaz de mata-lo se ele não a devolver. Ricardo pede a Isadora que confirme que esteve com ele na noite da morte de Ana Maria. Isadora pergunta para Ricardo se ele voltaria para ela, ele diz que não. Gigi diz a Toledo que irá voltar para Horácio. André diz a Isadora que não vai desmentir o álibi para ajudar Ricardo. Patrícia e Ricardo fazem amor. Henrique entra em pânico ao ver que a arma sumiu.

Capítulo 164 – terça, 27 de setembro: Bianca chega e exige que Henrique lhe conte a verdade. Jéssica arruma suas coisas para ir morar com a mãe. Lázaro pede a Elza que lhe traga Rosa Maria para lhe fazer uma visita. Lázaro mexe em seu revólver, mas não acha as balas. Henrique confessa que Valentina é a assassina, mas Bianca, dizendo que Ricardo pode ser preso, decide ficar com a arma. André diz a Valentina que Ricardo é amante de Isadora e que eles precisam convencê-lo a vender sua parte na Venturini. Valentina fica furiosa ao saber. Henrique mostra a gravação em que Valentina confessa que matou Ana Maria para Bianca e Luciana. Isadora está sozinha em casa quando Ricardo chega para visitar Lázaro. Ela tranca a porta, insulta Lázaro e este lhes aponta o revólver.

Capítulo 165 – quarta, 28 de setembro: Ricardo se aproxima e diz a Lázaro que ele e Isadora não tem mais nada. Diz que foi visita-lo em paz e que não o odeia. Ele tira a arma da mão de Lázaro e depois comenta com Isadora que não sabe o que viu nela. Doca e Fernanda quase se beijam, mas Emílio os interrompe. Henrique mostra à mulher a cópia que fez da fita em que ela confessa o crime. Ele pede dinheiro em troca de seu silêncio. Valentina lhe dá dinheiro e ameaça matá-lo caso ele use a fita contra ela. Patrícia diz a Doca que ficará com Ricardo. Doca vai embora magoado. Marcela e Jéssica deixam a casa de Ricardo. Berenice leva Felipe no bar onde João Manoel trabalha.

Capítulo 166 – quinta, 29 de setembro: Felipe fica arrasado ao ver o filho trabalhando na lanchonete. Valentina tira satisfações com Isadora por conta de seu romance com Ricardo. Gigi decide voltar para o marido e Toledo se emociona. Valentina se oferece para comprar as ações de Ricardo. Elza vê Lázaro carregando a arma. Elza promete a Lázaro que vai defendê-lo e combina que, se ele precisar da arma, a pegará para ele. Ricardo aceita a proposta de Valentina. Felipe conta a Patrícia que mandou Berenice chamar João Manoel para voltar para casa. João Manoel diz que volta, mas que fará algumas imposições. João Manoel mostra a Berenice a calça que roubou. Ela se assusta e se lembra de Argemiro. Porfírio pede Magda em casamento e ela promete pensar. Fernanda e Doca discutem. Chorando, Valentina desabafa com Lázaro que não sabe o que fazer de sua vida. Ele, então, diz que vai ajudá-la. Valentina se emociona ao ouvir Lázaro falando.

Capítulo 167 – sexta, 30 de setembro: Lázaro pede segredo a Valentina. Lázaro conta para ela que teve o derrame porque viu Isadora e Ricardo se beijando no cemitério. Valentina pede a Lázaro que perdoe Ricardo. Bianca afirma a Henrique que, se Ricardo for preso, entregará Valentina para a polícia. Porfírio escuta Lázaro conversar com Valentina. Lázaro ameaça colocar Porfírio na rua caso ele conte a alguém que ele está ouvindo e falando. André avisa Isadora que está saindo de casa. Porfírio conta para Vitória e Marco que Lázaro está falando. João Manoel volta para casa e faz exigências a Felipe. Lázaro fala com Rosa Maria. Lázaro pede explicações à Rosa Maria. André conta para Isadora que Ricardo irá vender suas cotas da Venturini para Valentina. Isadora discute com Valentina. Esta afirma que Lázaro vai ajudá-la na compra das ações e diz que ele pode ouvir e falar. Isadora fica desolada.

Capítulo 168 – sábado, 01 de outubro: Isadora propõe a Ricardo se apresentar à polícia se, em troca, ele lhe vender suas ações. Marco Antônio se emociona ao conversar com o avô. Lázaro consente que Marco Antônio more com Dirce na mansão. Bianca diz a Ricardo que, se Isadora não for à polícia, ela mesma contará que foi Valentina quem matou Ana Maria. Surpreso com a revelação, ele pede que Bianca espere mais um tempo. Isadora procura Patrícia e lhe pede que a ajude a convencer Ricardo a lhe vender suas cotas. Fernanda e Doca brigam mais uma vez. Isadora entra no quarto de Lázaro e o vê falando. Lázaro avisa Isadora de que a está destituindo da presidência da Venturini Designers.

Elenco / Personagens

DOM LÁZARO VENTURINI (Lima Duarte) Patriarca da família e maior acionista da Venturini Designers. Homem duro, amargo, ressentido com as decepções que sofreu na vida, como a traição de um sócio e o adultério da esposa, Maria Helena. É pai de Cláudio (Herson Capri), avô de Vitória (Lizandra Souto) e Marco Antônio (Fábio Assunção) e sogro de Isadora (Sílvia Pfeifer). Quer controlar a todos, o que gera atritos, principalmente com a neta.
ISADORA VENTURINI (Sílvia Pfeifer) Viúva de Cláudio (Herson Capri) e mãe de Vitória (Lizandra Souto) e Marco Antônio (Fábio Assunção). Isadora é uma mulher bonita e elegante, mas dissimulada, dominadora e ambiciosa. Sabe que o sogro, Dom Lázaro (Lima Duarte), não lhe dará o lugar do marido na empresa depois da morte súbita dele, por isso é capaz de tudo para conseguir o cargo. Tenta controlar os filhos e manipulá-los contra o avô. É a amante de Ricardo (José Mayer).
CLÁUDIO VENTURINI (Herson Capri) Filho de Dom Lázaro (Lima Duarte), marido de Isadora (Sílvia Pfeifer) e pai de Vitória (Lizandra Souto) e Marco Antônio (Fábio Assunção). Sofre um derrame fulminante e morre no começo da novela. Apesar de não terem muita ligação, Lázaro sente a perda do filho. Trabalhava na empresa, sem qualquer participação nos lucros ou poder decisório.
MARCO ANTÔNIO VENTURINI (Fábio Assunção) Filho de Isadora (Sílvia Pfeifer) e Cláudio (Herson Capri), irmão de Vitória (Lizandra Souto) e neto de Dom Lázaro (Lima Duarte). Submete-se completamente ao domínio da mãe, que, inclusive, o afasta de sua namorada, Fernanda (Lídia Brondi). Aliás, sempre cede à vontade dos outros, o que o leva a se sentir esmagado, oprimido.
VITÓRIA VENTURINI (Lizandra Souto) Filha de Isadora (Sílvia Pfeifer) e Cláudio (Herson Capri), irmã de Marco Antônio (Fábio Assunção) e neta de Dom Lázaro (Lima Duarte). Vitória tem forte personalidade, não se dobrando aos apelos da mãe e do avô, atitude bem diferente da do irmão. A jovem é rebelde, firme e teimosa. É do tipo que só faz o que tem vontade. Envolve-se com Doca (Cássio Gabus Mendes), sem saber que o rapaz a está usando como parte de um plano de vingança de Berenice (Nívea Maria). Ela quer fazer a filha de Isadora sentir o mesmo que sua filha Fernanda (Lídia Brondi) sentiu quando foi abandonada por Marco Antônio (Fábio Assunção), após insistência da mãe dele.
VALENTINA VENTURINI (Yoná Magalhães) Irmã de Dom Lázaro (Lima Duarte) e tia de Cláudio (Herson Capri). Com a morte do sobrinho, é chamada de volta ao Brasil estava morando na Europa para assumir o lugar dele na empresa. É fechada e fria e que tem grande carinho pelo irmão. Por trás de sua aparência austera, no entanto, esconde uma vida bem diferente da que leva em família. Valentina se torna um obstáculo para Isadora (Sílvia Pfeifer) e Ricardo (José Mayer) na luta pelo poder dentro da Venturini Designers.
PORFÍRIO (Guilherme Karan) Mordomo e secretário pessoal de Dom Lázaro (Lima Duarte), responsável pelo bom andamento da casa. Participa da vida da família e, mesmo de forma distante, cria motivos para boas intrigas. Tem uma musa inspiradora, Magda (Vera Zimermann), amiga de Vitória (Lizandra Souto), e conquistou o público com o bordão “divina Magda”, dito pelo personagem sempre que via sua deusa.
MAGDA (Vera Zimermann) Amiga de Vitória (Lizandra Souto).
RICARDO MIRANDA (José Mayer) Acredita-se que seja filho da falecida mulher de Dom Lázaro (Lima Duarte) e do ex-sócio dele. É um homem ambicioso, inescrupuloso. O viúvo tem loucura pela filha Jéssica (Mylla Christie), que apronta muitas confusões, para seu desespero. Ele é suspeito de ser responsável pela morte da ex-mulher, apesar de não terem conseguido provar nada contra ele. Sua vida sofre uma reviravolta quando herda 30% das cotas da Venturini Designers. Quer o poder a qualquer custo e não cede às investidas de Lázaro, que o quer ver longe da empresa e sem as ações que possui. Com a chegada de Valentina (Yoná Magalhães), que volta da Europa para assumir o lugar de Cláudio (Herson Capri), a briga se torna mais intensa. Ricardo é amante de Isadora (Sílvia Pfeifer), e os dois almejam o poder.
JÉSSICA MIRANDA (Mylla Christie) Filha única de Ricardo (José Mayer). Caprichosa, petulante e voluntariosa.
ANGELINA (Sônia Clara) Governanta da casa de Ricardo (José Mayer). Na ausência da mãe, toma conta de Jéssica (Mylla Christie) como se fosse sua filha. Sofre com as aventuras da jovem e o desespero do patrão.
BERENICE CASTRO (Nívea Maria) Mulher trabalhadora, meio fofoqueira e de forte personalidade. É casada com um ex-presidiário, Argemiro (Stênio Garcia), que, no decorrer da novela, é solto e descobre que ela está apaixonada por Felipe Mello (Armando Bógus). É manicure e trabalha nas casas das clientes. Não se conforma com o que a filha, Fernanda (Lídia Brondi), sofreu nas mãos de Isadora (Sílvia Pfeifer), que rejeitava o namoro da moça com seu filho, Marco Antônio (Fábio Assunção). Resolve, com ajuda de uma cliente e o auxílio de Doca (Cássio Gabus Mendes), bolar um plano para se vingar. Com seu trabalho, sustenta a casa e o pai, Emílio (Jorge Dória).
FERNANDA CASTRO (Lídia Brondi) Jovem simples e meiga, filha de Berenice (Nívea Maria) e Argemiro (Stênio Garcia). No início da história, é namorada de Marco Antônio (Fábio Assunção), que se afasta dela atendendo uma ordem da mãe, Isadora (Sílvia Pfeifer). Sofre com o fim do romance, mas não concorda com a armadilha preparada por Berenice: a mãe pede que Doca (Cássio Gabus Mendes) seduza Vitória (Lizandra Souto), filha de Isadora, apenas para fazê-la sofrer.
ARGEMIRO (Stênio Garcia) Marido de Berenice (Nívea Maria) e pai de Fernanda (Lídia Brondi). Era um ex-prisioneiro, que, ao deixar a cadeia, descobre que sua mulher está se envolvendo com Felipe Mello (Armando Bógus) e começa a ameaçá-lo. O personagem tem uma paixão ardente pela mulher e adora a filha, mas acabou se afastando delas por conta dos tempos que passou na prisão.
EMÍLIO CASTRO (Jorge Dória) Pai de Berenice (Nívea Maria) e avô de Fernanda (Lídia Brondi). Emílio é um aposentado tranquilo e sossegado. Adora beber, para desespero da filha, que não aguenta ver o dinheiro sendo desperdiçado nos balcões dos bares. Tem um pequeno quarto, que aluga para Doca (Cássio Gabus Mendes) e Jorge (Marcelo Galdino). Dona Elza (Zilda Cardoso) também é sua inquilina, e os dois formam uma dupla hilariante, sempre em conflito.
DOCA / EDUARDO COSTABRAVA (Cássio Gabus Mendes) Balconista de um bar, um moço simples, sem verniz algum, mas muito comunicativo. Para ascender socialmente e ganhar um dinheiro fácil, resolve participar da vingança de Berenice (Nívea Maria) contra Isadora (Sílvia Pfeifer). O objetivo é seduzir Vitória (Lizandra Souto), filha da socialite, e fazê-la sofrer como Isadora o fez com Fernanda (Lídia Brondi), filha de Berenice, ao impedir que ela continuasse o namoro com Marco Antônio (Fábio Assunção). Doca se apresenta à família Venturini como Eduardo Costabrava e consegue enganar e conquistar a filha de Isadora. Doca é namorado de Dirce(Luciana Braga), mas, ao longo da novela, acaba se apaixonando por Fernanda. Ele esconde de Dirce seu novo “emprego”.
ROSA MARIA GENTIL / ROSE MARIE COSTA BRAVA (Ariclê Perez) Mãe de Doca (Cássio Gabus Mendes). Morava no interior, mas se muda para a cidade, para junto do filho. Rosa Maria é uma viúva séria, introspectiva, simples e contida.
ELZA GENTIL (Zilda Cardoso) Mãe de Rosa Maria (Ariclê Perez) e avó de Doca (Cássio Gabus Mendes). Mulher espalhafatosa, desbocada, bem diferente da filha. Vem morar com o neto na capital e se adapta rapidamente à vida na cidade. É inquilina de Emílio (Jorge Dória), com quem vive às turras. Quando Dom Lázaro (Lima Duarte) tem um derrame, é ela quem passa a cuidar dele como enfermeira.
JORGE (Marcelo Galdino) Empregado de um bar e amigo de Doca (Cássio Gabus Mendes). É muito tímido e apaixonado, secretamente, por Dirce(Luciana Braga), namorada de Doca, situação que o incomoda.
DIRCE (Luciana Braga) Namorada de Doca (Cássio Gabus Mendes) e paixão secreta de Jorge (Marcelo Galdino). É recepcionista e luta com dificuldade para sobreviver. Apesar de muito simples, é uma moça atirada e audaciosa. Além disso, é ciumenta, desconfiada e extrovertida, não acreditando que o namorado arranjou um emprego novo na Zona Sul.
FELIPE MELLO (Armando Bógus) Pai de João Manoel (Edson Fieschi) e Patrícia (Adriana Esteves). Felipe é um homem desencantado com a vida, por ter perdido quase tudo em uma operação desastrada. A ação foi comandada por Ricardo Miranda (José Mayer), e Felipe foi o único prejudicado. No decorrer da novela, apaixona-se por Berenice (Nívea Maria), mas sofre com a raiva de Argemiro (Stênio Garcia), marido que, por estar preso, ela não via há anos.
PATRÍCIA MELLO (Adriana Esteves) Filha de Felipe (Armando Bógus) e irmã de João Manoel (Edson Fieschi). Linda e vingativa. Não se conforma com o golpe sofrido pelo pai, arquitetado por Ricardo Miranda (José Mayer), e acaba despertando, de propósito, uma paixão desenfreada nele. Ambiciosa e calculista como o irmão, não esperava se apaixonar de verdade pelo seu inimigo.
JOÃO EMANUEL MELLO (Edson Fieschi) Filho de Felipe (Armando Bógus) e irmão de Patrícia (Adriana Esteves). Jovem ambicioso, frio, calculista e cruel. Sonha dar o golpe do baú e resolve investir em um relacionamento com Vitória (Lizandra Souto), a rica herdeira dos Venturini.
BIANCA PAIVA (Mila Moreira) Secretária de Ricardo Miranda (José Mayer), por quem é secretamente apaixonada. Mantém-se vigilante e é muito possessiva, sempre de olho no chefe, controlando seus passos.
HENRIQUE PAIVA (Thales Pan Chacon) Irmão de Bianca (Mila Moreira). Um bon vivant, um boêmio, que não quer nada com o trabalho. Além disso, é um mulherengo incorrigível, que não pode ver um belo par de pernas. A irmã o sustenta e está sempre cobrando que ele tome um rumo. Apesar disso, é uma pessoa generosa, camarada e de boa índole.
LUCIANA (Monique Alves) Secretária de Valentina (Yoná Magalhães), amiga de Bianca (Mila Moreira) e uma das prováveis conquistas de Henrique (Thales Pan Chacon). Mora com os irmãos e divide o quarto com a amiga.
ANDRÉ (Marcos Paulo) Jovem descendente de família italiana e amiga dos Venturini. É jovial, dinâmico, trabalhador e de bom caráter. Tem uma pequena cota de ações da empresa Venturini Designers, dadas por Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte), que gosta muito dele. É assessor de Valentina (Yoná Magalhães), que o protege e gostaria de vê-lo unido à sobrinha Vitória (Lizandra Souto). É apaixonado por Isadora (Sílvia Pfeifer), mas ela não cede às suas investidas.
ANA MARIA (Luma de Oliveira) Modelo fotográfico em final de carreira. Sem personalidade, parasitária. É usada por Isadora (Sílvia Pfeifer) na luta para derrubar Ricardo (José Mayer).
MADAME TOLEDO (Isis de Oliveira) Cliente de Berenice (Nívea Maria). Resolve ajudar a manicure na vingança contra Isadora (Sílvia Pfeifer) por também ter mágoas do passado. Dá aulas de etiqueta e boas maneiras para Doca (Cássio Gabus Mendes), preparando-o para a investida em Vitória (Lizandra Souto).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

Meu Bem, Meu Mal – Tema de abertura
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Marcos André

Setembro – Tema de Fernanda
Compositores: Gilson Peranzzetta/ Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Ivan Lins

Esse Tal De Repi En Roll – Tema de Vitória
Compositores: Paulo Coelho/ Rita Lee
Intérprete: Roupa Nova (Partic. especial Commodores)

Amor Vira-Lata – Tema de Doca
Compositores: Carlos Colla/ Gastão Lamounier
Intérprete: Wando

Moreno Moreno – Tema de Patrícia
Compositores: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Lúcia Helena

Tanto Querer – Tema de Felipe e Berenice
Compositores: Sombra
Intérprete: Beth Carvalho

Valentina – Tema de Valentina
Compositores: Roger Henri
Intérprete: Roger Henri

Separação – Tema de Ricardo
Compositores: Milton Guedes
Intérprete: Milton Guedes

Ilegal Imoral ou Engorda – Tema de Jéssica
Compositores: Erasmo Carlos/ Roberto Carlos
Intérprete: Léo Jaime

Você Pra Mim – Tema de Ana Maria
Compositores: Fernanda Abreu
Intérprete: Fernanda Abreu

Amor Clandestino – Tema de Dirce
Compositores: César Augusto/ Marciano
Intérprete: João Mineiro & Marciano

Amor e Ódio – Tema de Isadora
Compositores
Intérprete: Rosa Maria

Dreaming – Tema de André
Compositores: Orlando Morais, Roger Henri
Intérprete: Roger Henri

Metrópole – Tema geral
Compositores
Intérprete: Nova Era

Internacional:
Being Boring – Tema de Porfírio e Magda
Compositores: Chris Lowe/ Neil Tennant
Intérprete: Pet Shop Boys

Tom’s Diner – Tema de Jéssica
Compositores: Suzanne Vega
Intérprete: DNA (Partic. especial Suzanne Vega)

I’m Not In Love – Tema de Vitória
Compositores: Eric Stewart/ Graham Gouldman
Intérprete: Will to Power

Blue Savannah – Tema de Doca
Compositores: Andy Bell/ Vince Clarke
Intérprete: Erasure

We – Tema de Marco Antônio e Dirce
Compositores
Intérprete: Malcolm Forest

Where Are You Baby?
Compositores: Betty Boo
Intérprete: Betty Boo

Unchained Melody – Tema de Isadora
Compositores: Alex North/ Hy Zaret
Intérprete: Righteous Brothers

Pianonegro
Compositores: Robyx
Intérprete: Pianonegro

Have You Seen Her – Tema de Ricardo
Compositores: Barbara Acklin/ Eugene Record/ M.C. Hammer
Intérprete: M.C. Hammer

Loco Mia
Compositores: B. Whitter/ C. S. Twerdy/ Loco Mia/ Pedro Vidal
Intérprete: Loco Mia

By My Side – Tema de Fernanda
Compositores: Andrew Farriss/ Kirk Pengilly
Intérprete: Inxs

Such A Lovely Night (I’m Crazy To Leave You) – Tema de Patrícia
Compositores
Intérprete: William Pitt

Bastardo Amore
Compositores: A. De Sanctis/ T.Pagano
Intérprete: Fred Bongusto

Strangers
Compositores
Intérprete: Rick Melch

Comentário para: “Meu Bem, Meu Mal Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renato Lopes

    Lamentável não ter o resumo completo da novela Meu Bem, Meu Mal… Mulheres de Areia tem do primeiro ao último capítulo, mas esta não… Gostaria que o site fosse atualizado e que o resumo de todos os capítulos fossem publicados, do primeiro ao último!!!!

    Obrigado!!!!