Essas Mulheres Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Essas Mulheres desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Essas Mulheres e de todas as novelas exibidas na Record.

Sobre a Novela Essas Mulheres

◘ Período de exibição original: 02/05 a 22/10/2005
◘ Horário: 19h30
◘ Nº de capítulos: 149
◘ Autoria: Marcílio Moraes e Rosane Lima
◘ Escrita com: Bosco Brasil e Cristianne Fridman
◘ Baseada nos romances: Senhora, Lucíola e Diva de José de Alencar
◘ Direção: Fábio Junqueira, Flávio Colatrello e João Camargo
◘ Direção geral: Flávio Colatrello
◘ Núcleo: Hiran Silveira
◘ Emissora/Produtora: Rede Record

“Essas Mulheres” é uma novela ambientada no século XIX, no Rio de Janeiro, livremente inspirada nos romances Senhora, Diva e Lucíola, de José de Alencar. Conta a história de mulheres excepcionais que viveram tórridos romances e tiveram suas vidas transformadas radicalmente pelo amor. Delas, as três mais importantes são:

Aurélia (Christine Fernandes). A protagonista. É uma autêntica heroína romântica. Pobre, mas digna e honrada, se torna rica quando recebe uma inesperada herança. A fortuna lhe dará condições de ter o homem que ama, Fernando Seixas (Gabriel Braga Nunes), e ela não hesitará em, num lance de extrema ousadia, vencer sua maior rival, Adelaide (Adriana Garambone), e casar-se com ele, só para descobrir que, longe da ventura sonhada, comprou o infortúnio. Aprenderá que a felicidade pode se tornar um fruto proibido e que sua conquista exige muito mais do que podia supor. Além disso, terá de enfrentar as manobras do terrível vilão que é seu tio e tutor, Manoel Lemos (Paulo Gorgulho), firmemente disposto a se apropriar da fortuna que ela herdou.

Glória/ Lúcia (Carla Regina). Com Glória, amiga de Aurélia na adolescência, o destino é mais cruel. Órfã de mãe e com o pai doente numa cama, ela se vê obrigada a se vender para comprar remédios para o pai e dar de comer à irmã menor. Por este gesto extremo de generosidade, será expulsa de casa, trocará de nome com uma prostituta que morre, e acabará se tornando a cortesã mais famosa da cidade. E aí será traída pelo amor, erro fatal numa mulher da sua profissão. Glória se apaixonará por Paulo (João Vitti), um jovem rico. E para viver seu romance terá de lutar contra os preconceitos, contra o pai do rapaz e contra o vilão Manoel Lemos, que a mantém subjugada por sórdidos ardis.

Mila (Mirian Freeland). Jovem bem nascida é uma mulher inconformada com as limitações e preconceitos da sua época. Tem um comportamento que causa estranheza. O maior problema de Mila é a própria mãe, Leocádia (Ana Beatriz Nogueira), com quem vive terríveis conflitos. Tudo isso a levará a sofrer sérios distúrbios psicológicos. Será tratada por um médico negro, Augusto (Alexandre Moreno), por quem se apaixona e vive um conflituoso romance. Solidária a Aurélia na luta contra o tio, será alvo do ódio do vilão, que descobrirá um segredo na vida de Augusto e o usará como arma.

Adelaide (Adriana Garambone). Como os três mosqueteiros, que eram quatro, também há uma quarta mulher. Adelaide é rica, determinada e não hesita diante de nada para atingir seus objetivos. Apaixonada por Fernando, será a grande rival de Aurélia, com quem travará memoráveis batalhas.

Inspirada nas obras Senhora, Diva e Lucíola, de José de Alencar.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Essas Mulheres

Resumo da novela Essas Mulheres conforme divulgado pela Record no período de exibição entre 02/05/2005 e 22/10/2005 (total de 149 capítulos).

  1. Capítulo

  2. 02/05: Cunha aguarda a chegada do bote na praia: Após os marinheiros descarregarem as caixas na areia, se ouve tiros dos milicianos. Cunha galopa a toda velocidade para fugir. Lemos está em seu escritório, quando ouve batidas em sua porta. Ao abri-la, Cunha entra e lhe conta sobre a milícia. Emília chega da rua com suas sacas de costura. Lemos vai até a casa de sua irmã Emília para lhe pedir que saia da casa onde mora e que lhe pertence.O banqueiro Artur conversa com Ordália sobre seu interesse em oferecer um baile de carnaval com o grupo de música dela. Aurélia escreve uma carta para seu pai requisitando ajuda. Adelaide confessa a sua professora de canto que não quer a presença de pessoas pobres como Aurélia e Maria da Glória ao seu lado durante a festa. Pedro recebe uma carta da Corte. Pedro decide ir para a Corte. Lemos leva um comprador na casa de Emília e lhe dá um prazo para sair. Pedro chega em tempo de encontrar Lemos. Pedro decide contar para seu pai que possui uma família na Corte. Lemos pede a Cunha que fique de olho em Pedro. Cel. Lourenço não dá atenção para seu filho Pedro. Aurélia, Maria da Glória, Adelaide, Mila e Bela se preparam para a apresentação. Fernando Seixas se encanta por Aurélia e a convida para dançar. Cel. Lourenço decide casar Pedro. Adelaide se irrita. Pedro não aceita a decisão de seu pai e decide sair de casa. No meio do caminho, seu cavalo se assusta. Pedro cai e bate a cabeça em uma pedra. Aurélia passa mal e vai embora. Cel. Lourenço pede para seu empregado Lobato trazer seu filho de volta. Adelaide se aproxima de Fernando. Lobato encontra Pedro morto no chão. Lobato e o delegado levam o corpo de Pedro até seu pai. Cunha e Lemos desconfiam do negro Simão. Lobato conta sobre Emília para o delegado. Adelaide mente para Aurélia sobre os comentários de Fernando a seu respeito. Aurélia se sente humilhada. Emília é avisada sobre a morte de Pedro e decide ir ao enterro. Simão é amarrado e empurrado dentro do mar. Lemos recebe a visita do delegado. Emília chega no velório e se depara com o Coronel Lourenço.

  3. Capítulo

  4. 03/05: Emília se apresenta como mulher de Pedro: Fernando conta para sua mãe dá proposta de emprego que recebeu. Lemos decide acelerar a mudança de Emília. Simão sobrevive e se esconde. Aurélia chega em casa e encontra uma carroça com sua mobília. Adelaide encontra Fernanda em uma confeitaria. Emília chega em casa e entrega a chave da casa para Lemos. Cel. Lourenço pede que Lobato entregue uma pequena quantia de dinheiro para Emília. Fernando beija Adelaide. Emília passa mal durante a organização de sua mobília na nova casa. Dr. Torquato examina Emília. Ordália sugere a Emília que Aurélia procure um emprego com Artur. Adelaide concorda em ter Aurélia como sua governanta.

  5. Capítulo

  6. 04/05: Aurélia vai até a casa de Adelaide: Aurélia vai até a casa de Adelaide, que a orienta no seu trabalho. Lemos entrega as chaves para o comprador da casa. Lobato leva o dinheiro até a casa de Emília e entrega para Lemos. Aurélia é apresentada aos empregados. Aurélia visita Maria da Glória e decide ajudá-la com as despesas. Lobato critica as atitudes do Cel. Lourenço. Lucia, Laura e Nina se preparam para a festa na chácara de Alfredo. Tadeu vai até a casa de Fernando para resolver um assunto urgente do jornal. Fernando escreve um artigo. Raimunda pede a Mila uma dispensa para visitar o túmulo de seu irmão. Eduardo oferece carona para Fernando até o trabalho. Fernando envia flores para Adelaide. Raimunda encontra seu irmão vivo e vestido de mulher em uma estação de trem. Emília vai até a casa de Lemos. Aurélia leva as flores que chegaram para Adelaide.

  7. Capítulo

  8. 05/05: Emilia conversa com a mulher de Lemos: Fernando conta para sua mãe dá proposta de emprego que recebeu. Lemos decide acelerar a mudança de Emília. Simão sobrevive e se esconde. Aurélia chega em casa e encontra uma carroça com sua mobília. Adelaide encontra Fernanda em uma confeitaria. Emília chega em casa e entrega a chave da casa para Lemos. Cel. Lourenço pede que Lobato entregue uma pequena quantia de dinheiro para Emília. Fernando beija Adelaide. Emília passa mal durante a organização de sua mobília na nova casa. Dr. Torquato examina Emília. Ordália sugere a Emília que Aurélia procure um emprego com Artur. Adelaide concorda em ter Aurélia como sua governanta.

  9. Capítulo

  10. 06/05: Aurélia conversa com Eduardo. : Aurélia conversa com Eduardo. Cunha convida Glória para almoçar. Nicota escreve carta par Tadeu. Glória leva comida para Ana. Eduardo confessa a seu amigo Geraldo que está apaixonado. Fernando joga carta com amigos. Marli reclama de sua solidão. Nicota beija Tadeu. Fernando perde muito dinheiro no jogo. Gloria se encontra com Cunha. Gloria volta para casa com dinheiro e comida. Cunha conta sobre Glória para Lemos. Tadeu pede permissão a Fernando para namorar Nicota. Cunha espera uma outra remessa de produtos chegar na praia. Eduardo pede a mão de Aurélia em casamento.

  11. Capítulo

  12. 07/05: Aurélia se surpreende com o pedido de casamento. : Aurélia se surpreende com o pedido de casamento. Simão rouba a mercadoria de Cunha. Fernando aceita o namoro de sua irmã com Tadeu. Cunha conta para Lemos sobre o roubo das mercadorias. Lemos pede a Firmina que transforme Glória em uma cortesã. Aurélia se irrita com Adelaide. Emília teme que Eduardo seja um oportunista. Rodrigo questiona Glória sobre os remédios e mantimentos. Eduardo desiste da viagem para Europa. Cunha vai até a casa de Glória. Rodrigo desconfia que sua filha esteja escondendo algo. Aurélia aceita passear com Eduardo pela praça. Fernando convida Adelaide para um passeio. Emília pede para que Pedrinho acompanhe sua irmã e Eduardo. Adelaide encontra Aurélia com Eduardo na praça. Fernando fica surpreso e intrigado.

  13. Capítulo

  14. 09/05: Eduardo apresenta Aurélia para seus amigos. : Nicota tem uma febre nervosa. Fernando conta para Alfredo quem era a mulher misteriosa de Eduardo e diz que Aurélia é a mulher de sua vida. Aurélia não consegue acreditar que Fernando tenha debochado dela na festa. Pedrinho visita Ana. Glória vai até a casa de Cunha lhe dizer que não trabalha mais para ele. Tadeu chega na casa de Nicota e se assusta com a presença de Dr. Torquato. Adelaide conta para Bela que Eduardo está apaixonado por Aurélia e que Fernando também demonstra interesse nela. Cunha manda um mensageiro entregar uma carta para Rodrigo. Glória é expulsa de casa. Adelaide convida Eduardo para conversar. Adelaide promete ajudar Eduardo com Aurélia. Glória se despede de Ana e seu pai. Simão leva mercadorias até a porta de Lemos. Fernando questiona Adelaide por ela ter mentido para ele a respeito de Aurélia.

  15. Capítulo

  16. 10/05: Adelaide inventa outra historia de Aurélia: Gloria vai até Cunha. Firmina se surpreende com a moça. Eduardo pensa dar uma casa pra Aurélia. Mendigos roubam as mercadorias jogadas na rua. Lemos se desespera e chama pela polícia. Aurélia chega para trabalhar e encontra Adelaide. Mila decide sair na rua para pintar um quadro. Firmina leva Glória para seus novos aposentos. Pedrinho conta para sua mãe que Glória foi expulsa de casa. Mila se encanta com uma negra carregando um bebê e começa a pintar. Eduardo leva presentes para a casa de Aurélia. Lúcia conversa com Glória. Emília e Ordália vão até a casa de Rodrigo para saberem de Glória. Fernando avista Aurélia na rua e a chama. Aurélia se surpreende.

  17. Capítulo

  18. 11/05: Fernando se desculpa pelo dia do baile. : Aurélia faz o mesmo. Rodrigo diz a Emília que sua filha se prostituiu. Aurélia chega em casa e se depara com muitos presentes. Firmina ensina Glória a ter domínio do corpo e liberdade de espírito. Emília decide procurar por Glória e vai atrás da ajuda de Torquato. Chateado com a devolução dos presentes, Eduardo se lamenta para Geraldo. Lemos observa Glória e se maravilha com sua beleza. Cunha diz a Lemos que gostaria de mais uma bela moça para trabalhar para ele. Lermos pensa em uma pessoa, mas nada diz. Fernando volta para casa pensativo. Adelaide sugere que Eduardo peça Aurélia em noivado em público. Mila experimenta as roupas de seu irmão Geraldo para poder sair na rua sem ser notada durante sua pintura. Adelaide propõe uma parceria com Emília. Simão e Martim reconhecem Mila. Aurélia recebe uma carta de seu tio Lemos. Aurélia vai até a loja de Lemos para descobrir o motivo da carta.

  19. Capítulo

  20. 12/05: Lemos diz a Aurélia que deseja protegê-la. : Aurélia percebe interesses diversos nas palavras de seu tio e sai com raiva da loja. Camila pede dinheiro para Fernando.Damiana tenta descobrir o que irritou Aurélia. Fernando penhora seu relógio. Firmina leva diferentes livros para que Glória leia. Pedrinho vai até a casa de Ana. Alfredo convida Fernando para um jogo. Marli fica chateada com o descaso de seu marido por ela. Rodrigo pede a Ana que se afaste de Pedrinho. Firmina tenta ensinar a linguagem dos leques para Glória.

  21. Capítulo

  22. 13/05: Eduardo pede Aurélia em noivado, mas ela nega. : Emilia faz Rodrigo prometer que ele irá conversar com Glória ao encontrá-la. Decepcionado, Eduardo bebe até cair. Fernando defende Aurélia e Adelaide se irrita. Marli vê Lemos ao lado de Firmina na rua. Fernando descobre onde mora Aurélia e lhe faz uma visita.Após uma curta conversa, ele a beija. Bela vê a cena e conta para Adelaide. Firmina ensina Glória a dançar. Marli vai até o escritório de seu marido. Fernando decide contar que ama Aurélia para Eduardo. Aurélia diz a sua mãe que ama Fernando. Adelaide vai até a casa de Eduardo e lhe conta sobre a traição de Fernando. Glória visita Ordália. Geraldo percebe que sua arma sumiu. Teme que Eduardo faça alguma besteira. Adelaide desacata Aurélia. As duas se engalfinham.

  23. Capítulo

  24. 14/05: Aurélia e Adelaide brigam ferozmente. : Artur consegue parar a briga. Geraldo e Mila vão atrás Eduardo. Bela critica Aurélia. Mila vai até a casa de Emília. Adelaide promete se vingar de Aurélia. Artur fica aflito. Geraldo e Bela procuram por Eduardo na casa de Artur. Emília conversa com Ordália sobre Glória. Aurélia chega em casa machucada. Damiana fica preocupada. Lemos pede para Cunha fazer guarda na frente da casa do pai de Glória. Torquato examina Adelaide e ao mesmo tempo a admira. Ordália busca Aninha em sua casa para ver Glória. Torquato e Emília falam de Glória para Rodrigo. Bela conta para seu pai sobre a briga entre Aurélia e Adelaide. Lemos fica contente. Rodrigo encontra Glória. Eduardo fica frente a frente com Fernando. Eduardo coloca a mão no casaco e puxa a arma.

  25. Capítulo

  26. 16/05: Aurélia e Adelaide brigam ferozmente.: Aurélia e Adelaide brigam ferozmente. Artur consegue parar a briga. Geraldo e Mila vão atrás Eduardo. Bela critica Aurélia. Mila vai até a casa de Emília. Adelaide promete se vingar de Aurélia. Artur fica aflito. Geraldo e Bela procuram por Eduardo na casa de Artur. Emília conversa com Ordália sobre Glória. Aurélia chega em casa machucada. Damiana fica preocupada. Lemos pede para Cunha fazer guarda na frente da casa do pai de Glória. Torquato examina Adelaide e ao mesmo tempo a admira. Ordália busca Aninha em sua casa para ver Glória. Torquato e Emília falam de Glória para Rodrigo. Bela conta para seu pai sobre a briga entre Aurélia e Adelaide. Lemos fica contente. Rodrigo encontra Glória. Eduardo fica frente a frente com Fernando. Eduardo coloca a mão no casaco e puxa a arma. Ferreira e Alfredo conseguem parar a briga entre Eduardo e Fernando. Rodrigo e Glória se desentendem mais uma vez. Glória se despede de Ana. Aurélia fala sobre seu amor por Fernando para sua mãe. Adelaide se arrepende da briga com Aurélia por acreditar ser superior a ela. Tadeu vai até a casa de Nicota para lhe contar que Fernando foi chamado para um duelo. Torquato examina Adelaide com extremo encanto, mas ela não percebe. Nicota conta para sua mãe do duelo. Fernando visita Aurélia para alertá-la do duelo. Maria da Glória volta para a casa de Cunha. Eduardo convida Torquato para ser seu padrinho no duelo. Cunha percebe que Glória está com atitudes diferentes. Emília sai para pedir desculpas a Artur. Ele então oferece emprego a Pedrinho. Adelaide diz a Emília que Fernando não ama Aurélia. Fernando convida Alfredo para padrinho. Fernando recebe um aviso sobre o local do embate entre ele e Eduardo. Fernando fica frente a frente com Eduardo. O duelo vai começar.

  27. Capítulo

  28. 17/05: Aurélia se interpõe entre Eduardo e Fernando: No capítulo 14, Aurélia se interpõe entre Eduardo e Fernando. Marli se entristece pelo descaso de Lemos com ela. Torquato confessa a Alfredo seu amor por Adelaide. Fernando é apresentado a Emília. Tadeu diz a Nicota que teve um sonho obsceno com ela. Para esquecer Aurélia, Eduardo resolve viajar para Europa. Torquato pede para Adelaide esquecer Fernando. Firmina pede dinheiro a Lemos para comprar roupas novas para Glória. Lemos exige Glória assine uns documentos como forma de garantia de seu empréstimo. Pedrinho confessa a Ana que sonha beijá-la um dia. Cunha leva os papéis para Glória assinar, mas ela se nega. Tadeu pede a Nina algumas aulas sobre o amor. Mila se chateia com a notícia que sua mãe está prestes a chegar de viagem. Adelaide planeja uma forma de reconquistar Fernando. Cunha aguarda escondido, o desembarque das mercadorias ilegais na praia. Mila mostra seus quadros para Ferreira. Nicota satisfaz o sonho de Tadeu. Nervosos, ele cai da cadeira.

  29. Capítulo

  30. 18/05: Fernando vai até casa de Aurélia. : Ferreira beija Mila, que o empurra assustada. Simão leva um tiro durante o roubo das mercadorias na praia. Bela conta para Adelaide tudo o que descobriu da família de Fernando. Adelaide quer conhecer a família Seixas. Nicota pergunta para seu irmão sobre seu dote, mas ele desvia do assunto. Fernando vai até casa de Aurélia. Adelaide chega logo em seguida e se depara com Fernando ao lado de Aurélia. Glória assina os papéis de Lemos. Nicolino vai até Martim pedir ajuda para Simão. Geraldo chama Mila para acompanhá-lo até o cais. Mila se nega receber sua mãe Leocádia. Martim pede ajuda para Raimunda. Augusto chega de viagem e logo visita Torquato que o convida para ficar em sua casa até que suas condições melhorem. Augusto agradece e planeja montar uma clínica. Leocádia se irrita com a ausência de Mila, que pinta um quadro calmamente próximo ao mar.

  31. Capítulo

  32. 19/05: Gloria assina os papéis: Mila guarda seus apetrechos de pintura para voltar para casa. Ao chegar, Mila logo encontra sua mãe. Cunha mostra para Lemos os papéis assinados por Glória. Raimunda esconde Simão na casa onde ela trabalha, pois lá ela consegue cuidar dele. Martim chama Torquato para cuidar de seu tio, mas quem vai em seu lugar é Augusto. Fernando confessa a seu amigo Alfredo que seu dinheiro se esgotou. Torquato visita Adelaide para uma nova consulta. Simão fica impressionado com os conhecimentos do Dr. Augusto. Nicota pressiona sua mãe sobre seu dote. Fernando desconversa. Adelaide se prepara para ir a casa de Fernando. Rodrigo e Ana visitam Aurélia. Fernando chega pouco depois e convida Aurélia para um passeio. Adelaide chega na casa de Fernando e observa com superioridade o ambiente simples onde ele mora.

  33. Capítulo

  34. 20/05: Fernando leva Aurélia para um passeio: Geraldo convida Ferreira e Eduardo para irem a sua casa. Glória experimenta suas novas roupas. Lúcia a admira. Pedrinho se encontra com o banqueiro Artur para tratar de trabalho. Fernando leva Aurélia para conhecer uma comunidade cigana. Aurélia confessa a Fernando que tem interesse em conhecer a família dele. Adelaide pede para seu pai ver quanto dinheiro Fernando tem no banco. Nicota conta para Fernando que Adelaide passou na casa deles. Leocádia recebe seus convidados. Torquato convida Augusto para clinicar ao seu lado. Jesuína visita Simão. Mila não se sente bem com a presença de Ferreira e correr para tomar um banho. Aurélia conta para sua mãe de seu passeio. Firmina ensina Glória como se portar diante de um cavalheiro. Glória fica receosa. Cunha acredita que Glória já possa ser apresentada para um diplomata que está de visita no Brasil. Nicota e Tadeu se agarram dentro do quarto. Camila chega em casa e desmaia ao se deparar com a cena.

  35. Capítulo

  36. 21/05: Glória pede para Firmina marcar um encontro: hspace=5Tadeu sai para chamar o Dr. Torquato. Glória pede para Firmina marcar o encontro com o estrangeiro. Rodrigo conta a Ana que conseguiu emprego na guarda civil. Mariquinhas pede para Tadeu chamar também o Fernando. Mila se veste de homem e sai novamente para rua. Jesuína a reconhece. Artur conta para sua filha que Fernando não possui mais dinheiro no banco. Julia vê Mila vestida de roupa masculina e se assusta. Mila diz que é uma brincadeira. Camila diz a seu filho que Nicota deve se casar com Tadeu. Nicota tenta disfarçar sua felicidade e Fernando sua preocupação com o dote. Adelaide visita novamente Nicota, que lhe conta sobre seu noivado. Adelaide pede para pai emprestar dinheiro a Fernando. Ferreira avisa para Fernando que o comendador Tavares quer falar com ele. Leocádia acha roupas de homem no quarto de Mila e se irrita. Glória recebe a visita do diplomata Ingmar. Artur diz a Fernando que lhe emprestará dinheiro por ele ser amigo de sua filha.

  37. Capítulo

  38. 23/05: Glória e Nina encontram Lúcia morta: Artur diz a Fernando que ele não precisa ter pressa para devolver o dinheiro. O estrangeiro Ingmar agarra Glória com força. Ela se sente sufocada e sai para seu quarto. Cunha se irrita com Firmina pela atitude de Glória. Glória chora e expulsa Ingmar. Firmina conversa com Glória sobre o ocorrido. Julia conta a Leocádia que viu Mila vestida de homem. Artur diz a Adelaide que fará tudo para vê-la feliz. Emília passa mal e cai no chão. Aurélia corre para ver o que aconteceu, mas sua mãe disfarça. Lucia tenta animar Glória e depois sai para se encontrar com Ingmar. Fernando deixa Nicota se casar. Aurélia chora por medo de perder Fernando. Leocádia discute com Mila. Mila vê Simão beijar Jesuína. Martim segue Cunha para saber de seus passos. Cunha diz a Gloria que Lucia não chegou a ir até o hotel onde estava Ingmar. Gloria se preocupa. Camila percebe o abatimento de Fernando, mas não o pressiona para contar o que aconteceu para deixá-lo triste. Aurélia se constrange ao encontrar Rodrigo na rua. Gloria e Nina saem para procurar Lucia. Na rua, encontram Nicolino que conta a Nina que uma moça foi morta no passeio público. Cunha negocia a compra de escravos com um feitor. Martim observa a cena. Fernando vai até a casa de Artur. Glória e Nina encontram Lúcia morta no necrotério.

  39. Capítulo

  40. 24/05: Glória decide assumir a vida de Lúcia: Gloria olha o corpo de Lucia e se lembra que ela desejava estar em seu lugar como cortesã. Fernando aceita o empréstimo de Artur. Satisfeito, o banqueiro convida Fernando para seu jantar de aniversário. Nicota experimenta diversos recheios de bolo para seu casamento. Cunha compra os escravos do feitor. Mila conta a Raimunda que viu um homem com Jesuína no quarto dela. Cunha ameaça Nina caso ela fale para polícia sobre seu trabalho. Glória coloca sua certidão de nascimento dentro do decote de Lúcia. Fernando afirma a Alfredo que recebeu o empréstimo, mas diz ter medo de perder Aurélia. Aurélia sente que Fernando está mudado. Emília se preocupa com a filha. Artur conta a Adelaide que convidou Fernando para o jantar. Ela vibra de felicidade. Mila acende um charuto em comemoração a melhora de Eduardo. Leocádia se irrita com a filha. Martim conta par Simão sobre a compra de escravos. O delegado pede para Nina e Glória cuidarem do enterro da falecida. Cunha paga as contas. Glória decide assumir a vida de Lúcia. Fernando aparece ébrio na casa de Aurélia, mas logo vai embora. Aurélia fica perplexa. Adelaide se arruma para Fernando. Mariquinhas e Nicota se preocupam com o estado de Fernando, que chora desesperado. Nina coloca um anúncio fúnebre no jornal. Torquato lê o anúncio da morte de Maria da Glória. Na mesma hora sai para avisar aos amigos. Emília vai até a casa de Rodrigo. Ana chora nos braços de Aurélia. Adelaide vai até a casa de Fernando para buscar o bolo de seu pai. Mila se veste de homem e se olha satisfeita no espelho. Rodrigo vai ao enterro de Glória. Muito emocionado, chora compulsivamente.

  41. Capítulo

  42. 25/05: Glória diz ser Lúcia agora: Rodrigo se arrepende do que fez á Glória. Aurélia vê Mila vestida de homem no enterro. Fernando acredita que Aurélia ficará chateada de saber que ele pegou um empréstimo com Adelaide. Tadeu se assusta com a pressão de Nicota para eles se casarem logo. Ordália diz a Rodrigo que ele poderá investigar a morte de sua filha, visto que ele trabalhará na guarda urbana. Damiana encontra Emília passando mal. Leocádia conversa com Torquato sobre o estado de sua filha. Aurélia visita Mila. Bela avisa Adelaide que Glória morreu. Gloria conta para Firmina sobre a alteração de sua identidade com Lucia. Ordália prepara comida para Rodrigo e Ana. Leocádia sugere que Mila faça uma viagem, mas ela se nega. Mila encontra Dr. Augusto examinando Simão. Lemos aceita a decisão de Glória. Glória diz ser Lúcia agora.

  43. Capítulo

  44. 26/05: Adelaide se insinua para Fernando: Ferreira tenta beijar Mila em sua casa, mas ela consegue fugir jogando bebida no rosto dele. Leocádia coloca Mila de castigo ao encontrar Ferreira com o rosto molhado em sua sala. Adelaide separa flores para o jantar de seu pai. Nicota percebe que seu irmão está estranho. Lúcia pede para Firmina marcar outro encontro com uma pessoa importante. Nicota chama sua mãe para ir até o jornal. Nicota força Tadeu marcar a data do noivado. Adelaide convida Aurélia para o aniversário de seu pai. Emília pede o Dr. Torquato não comentar sobre seu mal estar para sua filha Aurélia. Mila berra dentro se deu quarto para sair do castigo. Adelaide e Artur recebem seus convidados. Pedrinho acaba seu trabalho e se arruma para ir a festa. Fernando chega na festa de Adelaide. Pedrinho aparece na festa do banqueiro, mas fica pasmo ao ver Fernando dançar com Adelaide. Mila destrói objetos do seu quarto. Desesperada, Raimunda pede para Martim chamar Leocádia. Pedrinho conta para sua mãe o que viu na festa. Leocádia decide levar Mila para um hospício. Adelaide se insinua para Fernando. Emília fala de Fernando e Adelaide para Aurélia. (A partir deste capítulo, Glória passa a ser chamada de Lúcia)

  45. Capítulo

  46. 27/05: Fernando termina o namoro com Aurélia: Adelaide tenta beijar Fernando, mas ele gentilmente a evita. Leocádia tenta dialogar com Mila, mas não consegue. Adelaide conversa com Bela sobre a festa. Fernando visita Aurélia e terminam o namoro. Geraldo tenta evitar que Mila vá para o hospício. Mila é levada pelos enfermeiros. Cunha promete apresentar uma bela cortesã para Ferreira. Aurélia visita Ana. Firmina faz um último teste com Lúcia e fica espantada com a nova mulher a sua frente. Raimunda conta para Dr. Augusto que Mila foi internada. Torquato apresenta Geraldo para Augusto e pede para que ele trate da saúde de Mila. Paulo reencontra seu amigo Alfredo. Lúcia e Cunha se preparam para ir a confeitaria. Damiana recebe mensagem de Lemos para Aurélia. Emília lê a carta de Lemos e passa mal. Dr. Augusto visita Leocádia para falar de Mila. Ferreira encontra Lucia e Cunha na confeitaria e se deslumbra com a beleza da cortesã. Emília esconde a carta de Lemos na gaveta. Aurélia chega em casa e encontra sua mãe deitada na cama inerte. Emília faleceu.

  47. Capítulo

  48. 28/05: Torquato confirma a morte de Emília: Aurélia pede a Pedrinho que chame o Dr. Torquato para examinar sua mãe. Lúcia convida Ferreira para ir a sua casa. Augusto vai ao encontro de Mila. Leocádia fica receosa com Augusto, por ele ser negro. Tadeu encontra Nina e Laura na rua. Firmina se encanta cada vez mais com Lúcia. Torquato confirma a morte de Emília. Fernando visita Adelaide que o beija. Augusto diz ao enfermeiro do hospício que Mila precisa ser isolada por ter contraído febre amarela. Lúcia leva Ferreira até seu quarto e o beija. Firmina observa os passos de Lúcia por um buraco na parede. Rodrigo e Ana saem para visitar Emília. Ao chegar na casa dela ficam sabendo do falecimento. Lúcia começa a se despir para Ferreira. Firmina fica satisfeita com sua cortesã. Simão se veste com trajes muçulmanos para ir com Jesuína a casa de Alfredo. Simão é aceito como novo empregado de Alfredo. Augusto leva Mila para casa. Torquato encontra Eduardo na rua e lhe conta sobre o falecimento de Emília. Eduardo pede a um mensageiro que entregue uma carta para Torquato no consultório com o aviso de que o funeral de Emília está pago. Torquato avisa Aurélia que alguém pagou os custos do enterro de Emília. Lúcia conversa com Firmina sobre sua mudança de vida e atitude. Cel. Lourenço recebe visita de um delegado com novidade

  49. Capítulo

  50. 30/05: Ferreira chega na casa de Lúcia: O Delegado entrega o embornal de Pedro para o Cel. Lourenço e lhe diz que há documentos dentro dele. Marli fica perplexa com o descaso de Lemos com seus sobrinhos. Augusto faz compressas de água fria na testa de Mila para baixar a febre. Leocádia fica na dúvida se sua filha deve ser tratada por um negro. Lúcia pede a Firmina que deixe a casa vazia, pois Ferreira virá visitá-la. Ferreira chega na casa de Lúcia. A escrava avisa que sua senhora está com dor de cabeça, mas se melhorar o recebe. Augusto fica curioso para descobrir o que tanto assusta Mila. Geraldo diz ao médico que ela sempre foi sempre de mistérios. Ferreira fica impaciente. Lúcia lê um livro tranqüilamente no quarto. Alfredo resolve dar uma festa para os amigos em sua chácara. Lúcia surge na sala. Fernando não consegue se divertir na festa de seu amigo. Cel Lourenço sente saudades de Pedro. Marli vai a casa de Aurélia para dar os pêsames pela morte de Emília. Augusto fala de Mila para Torquato. Marli pede que Lemos empregue Aurélia para ajudá-la. Cel. Lourenço lê o documento que Pedro carregava dentro do embornal e fica surpreso.

  51. Capítulo

  52. 31/05: Adelaide beija Fernando: Cel Lourenço descobre que Pedro já era casado. Resolve viajar para a corte conhecer a mulher e filhos de Pedro. Marli convida Aurélia para trabalhar em sua casa. Lemos e Cunha comemoram o sucesso de Lúcia com seu cliente. Leocádia confessa a Júlia que não confia em Augusto. Laura prepara um banho para Lúcia. Lemos observa o banho de Lúcia escondido. Simão conversa com Paulo sobre as mulheres. Adelaide recebe Fernando em sua casa. Mila pede a Raimunda que não deixe Augusto entrar em seu quarto. Adelaide beija Fernando. Ferreira se encontra com Lúcia novamente. Artur encontra Fernando desalinhado em sua casa. Nicota se irrita ao encontrar Tadeu conversando com Laura. Aurélia chega na casa de Lemos para trabalhar.

  53. Capítulo

  54. 01/06: Lemos quer marcar um encontro com Lúcia: Cel Lourenço conta para Lobato que teve um caso com uma bela cortesã chamada Firmina. Lemos pede a Firmina que marque um encontro de Lúcia com ele. Adelaide e Fernando vão a confeitaria. Adelaide vê Lúcia de relance.Aurélia tira medidas de Bela para confeccionar um vestido. Augusto cuida de Mila que continua delirando de febre. Lúcia chega da rua com muitas sacolas. Cunha exige sua parte em dinheiro. Rodrigo diz a Ordália que sua missão será combater a prostituição. Cel. Lourenço chega na antiga casa de Emília e logo é avisado por uma escrava que Emília faleceu. Lemos encontra Aurélia trabalhando no vestido de Bela. Artur pressiona Fernando para se casar com Adelaide. Nicota ameaça Tadeu com uma navalha caso ele a traia com uma outra mulher. Mila vê Augusto com frio e o cobre. Nicota e Mariquinhas seguem Laura até a casa de Lúcia. Lúcia experimenta seus novos vestidos.Mariquinhas encontra um buraco na parede e fica chocada com a cena que vê entre Lúcia e Ferreira. Augusto comenta com Torquato sobre os versos angustiados que Mila dizia em seus delírios. Lemos se apresenta para Lúcia. Dr. Augusto visita Mila, mas ela não lhe dá atenção.

  55. Capítulo

  56. 02/06: Adelaide comenta sobre Aurélia para Leocádia: Leocádia chama Augusto para uma conversa. Mila fica desconfiada. Lúcia dispensa Lemos rapidamente. Mariquinhas fica com febre. Fernando se lamenta com Alfredo. Adelaide diz a Bela que deseja rever Aurélia trabalhando como criada. Augusto pede permissão a Leocádia para tratar de Mila. Augusto fala para Mila como funciona a técnica do magnetismo como tratamento. Simão planeja com amigos um plano contra Cunha e Lemos. Augusto hipnotiza Mila. Tadeu vai a casa de Nicota para se explicar, mas é escorraçado por ela. Lúcia promete se vingar de Lemos. Nina percebe o ódio de sua amiga. Leocádia conta para Adelaide que está atrás de uma bela moça loira que sirva bebida em sua recepção. Adelaide sugere Aurélia. Duarte chega de viagem. Artur encontra o coronel na confeitaria. Geraldo convida o coronel para ir a recepção de seu pai. Aurélia chega na casa de Leocádia para o trabalho.Laura chama Tadeu para ir a sua casa. Ele aceita. Nicota decide aceitar as desculpas de seu namorado. Fernando busca Adelaide para a festa. Cel. Lourenço chega na festa de Duarte. Fernando e Adelaide chegam na festa. Aurélia e Fernando se olham.

  57. Capítulo

  58. 03/06: Cel. Lourenço descobre quem é sua neta: Adelaide e Fernando cumprimentam Aurélia. Mila fica em seu quarto pintando um quadro, enquanto a festa de seu pai acontece. Paulo percebe a tristeza nos olhos de Aurélia. Lúcia chora ao ver a foto de sua família. Firmina promete trazer informações de sua irmã para que ela se acalme. Geraldo dança com Bela na festa. Simão prepara um jantar para Jesuína. Fernando se vira para Aurélia ao sair da festa, mas ela desvia o olhar. A festa termina. Mila pede a Aurélia que brinde com ela sua saúde. Tadeu conta a Ferreira que traiu Nicota. Augusto se apresenta a Duarte pela manhã. Aurélia chora diante de Damiana ao se lembrar de Fernando ao lado de Adelaide. Tadeu se encontra com Laura novamente. Lobato consegue o endereço de Lemos. Lucia vai a confeitaria com Ferreira e arranca olhares dos homens. Lemos encontra Lúcia. Torquato apresenta Augusto a Fernando. Lucia diz a Ferreira que Lemos a convidou para um momento a sós com ele. Ferreira fica bravo. Aurélia recebe o Cel. Lourenço na casa de Lemos. Ferreira dá um soco em Lemos que cai sobre a mesa. Lúcia aprecia tudo com prazer. Cel. Lourenço descobre que Aurélia é sua neta.

  59. Capítulo

  60. 04/06: Cel. Lourenço pede perdão a Aurélia: Lúcia fica satisfeita com a confusão entre Lemos e Ferreira. Cel. Lourenço pede perdão a sua neta. Aurélia aceita o perdão e o abraça emocionada. Adelaide toma um chá com Bela. As duas trocam confidências. Ferreira apresenta Lúcia a Alfredo e Fernando. Lourenço tira Aurélia da casa de seu tio e lhe diz que sua única tarefa é viver. Nicota fica na dúvida se Tadeu a ama de verdade. Aurélia convida seu avô para jantar em sua casa. Lúcia cuida de Ferreira em seus aposentos. Lemos chega em casa machucado. Pedrinho chega em casa e se emociona ao conhecer seu avô. Augusto chega na casa de Mila para tentar hipnotizá-la novamente, mas ela se nega. Alfredo envia uma carta para Leocádia. Lúcia conta a Firmina o que aconteceu na confeitaria. Cel. Lourenço se despede de Aurélia e Pedrinho para seguir viagem para sua fazenda. Cel. Lourenço conta a Lobato que é avô. Cunha tenta repreender Firmina, mas é ela que o critica e o coloca em seu lugar. Tadeu diz a Nicota que a traiu. Nicota desmaia.

  61. Capítulo

  62. 06/06: Augusto hipnotiza Mila: Leocádia chama Augusto para uma conversa. Mila fica desconfiada. Lúcia dispensa Lemos rapidamente. Mariquinhas fica com febre. Fernando se lamenta com Alfredo. Adelaide diz a Bela que deseja rever Aurélia trabalhando como criada. Augusto pede permissão a Leocádia para tratar de Mila. Augusto fala para Mila como funciona a técnica do magnetismo como tratamento. Simão planeja com amigos um plano contra Cunha e Lemos. Augusto hipnotiza Mila. Tadeu vai a casa de Nicota para se explicar, mas é escorraçado por ela. Lúcia promete se vingar de Lemos. Nina percebe o ódio de sua amiga. Leocádia conta para Adelaide que está atrás de uma bela moça loira que sirva bebida em sua recepção. Adelaide sugere Aurélia.

  63. Capítulo

  64. 07/06: Duarte chega de viagem: Duarte chega de viagem. Artur encontra o coronel na confeitaria. Geraldo convida o coronel para ir a recepção de seu pai. Aurélia chega na casa de Leocádia para o trabalho.Laura chama Tadeu para ir a sua casa. Ele aceita. Nicota decide aceitar as desculpas de seu namorado. Fernando busca Adelaide para a festa. Cel. Lourenço chega na festa de Duarte. Fernando e Adelaide chegam na festa. Aurélia e Fernando se olham. Adelaide e Fernando cumprimentam Aurélia. Mila fica em seu quarto pintando um quadro, enquanto a festa de seu pai acontece. Paulo percebe a tristeza nos olhos de Aurélia. Lúcia chora ao ver a foto de sua família. Firmina promete trazer informações de sua irmã para que ela se acalme. Geraldo dança com Bela na festa. Simão prepara um jantar para Jesuína. Fernando se vira para Aurélia ao sair da festa, mas ela desvia o olhar. A festa termina. Mila pede a Aurélia que brinde com ela sua saúde. Tadeu conta a Ferreira que traiu Nicota.

  65. Capítulo

  66. 08/06: Cel. Lourenço pede perdão a sua neta: Augusto se apresenta a Duarte pela manhã. Aurélia chora diante de Damiana ao se lembrar de Fernando ao lado de Adelaide. Tadeu se encontra com Laura novamente. Lobato consegue o endereço de Lemos. Lucia vai a confeitaria com Ferreira e arranca olhares dos homens. Lemos encontra Lúcia. Torquato apresenta Augusto a Fernando. Lucia diz a Ferreira que Lemos a convidou para um momento a sós com ele. Ferreira fica bravo. Aurélia recebe o Cel. Lourenço na casa de Lemos. Ferreira dá um soco em Lemos que cai sobre a mesa. Lúcia aprecia tudo com prazer. Cel. Lourenço descobre que Aurélia é sua neta. Lúcia fica satisfeita com a confusão entre Lemos e Ferreira. Cel. Lourenço pede perdão a sua neta. Aurélia aceita o perdão e o abraça emocionada. Adelaide toma um chá com Bela. As duas trocam confidências. Ferreira apresenta Lúcia a Alfredo e Fernando. Lourenço tira Aurélia da casa de seu tio e lhe diz que sua única tarefa é viver.

  67. Capítulo

  68. 09/06: Tadeu diz a Nicota que a traiu: Nicota fica na dúvida se Tadeu a ama de verdade. Aurélia convida seu avô para jantar em sua casa. Lúcia cuida de Ferreira em seus aposentos. Lemos chega em casa machucado. Pedrinho chega em casa e se emociona ao conhecer seu avô. Augusto chega na casa de Mila para tentar hipnotizá-la novamente, mas ela se nega. Alfredo envia uma carta para Leocádia. Lúcia conta a Firmina o que aconteceu na confeitaria. Cel. Lourenço se despede de Aurélia e Pedrinho para seguir viagem para sua fazenda. Cel. Lourenço conta a Lobato que é avô. Cunha tenta repreender Firmina, mas é ela que o critica e o coloca em seu lugar. Tadeu diz a Nicota que a traiu. Nicota desmaia.

  69. Capítulo

  70. 10/06: Mila reconhece Maria da Glória: Nicota continua desmaiada. Tadeu conta a Mariquinhas que adiou seu noivado com Nicota. Eudoxia visita o Cel. Lourenço para saber sobre seu testamento. Aurélia pede segredo a Pedrinho sobre o avo deles.Torquato examina Nicota. Augusto tenta novamente consultar Mila, mas ela sai para pintar outro quadro. Lúcia vai a praia com Nina e Laura. Ferreira tem a idéia de enviar um correspondente para o norte para uma reportagem sobre a seca. Fernando se interessa. Alfredo vai atrás de Leocádia na confeitaria. Fernando se sente aliviado com o rompimento do noivado de sua irmã. Mila reconhece Glória na praia. Lúcia (Maria da Glória) vai até Mila para explicar tudo. Mila diz a Lúcia que continua sua amiga. Aurélia não sabe como arranjar dinheiro para pagar o aluguel. Nicolino é pego pela polícia ao tentar colocar fogo na mercadoria contrabandeada de Cunha. Aurélia tenta um empréstimo com sua tia Marli, mas ela lhe pede que trate de dinheiro com Lemos. Tadeu vai até a casa de Laura. Lemos fica furioso com a notícia da perda de sua mercadoria. Simão pensa em algo para libertar Nicolino. Tadeu pede Laura em casamento. Fernando diz a Ferreira que deseja ir para o norte fazer a cobertura sobre a seca.

  71. Capítulo

  72. 11/06: Cel. Louyrenço passa mal e morre: Ferreira aceita o pedido de Fernando. Fernando fala para Adelaide sobre sua viagem. Aurélia pede para Pedrinho que a acompanhe até a casa de Lemos. Lúcia e Ferreira vão juntos a confeitaria. Duarte diz a Leocádia que foi chamado para o Ministério. Tadeu recebe um recado de Laura para que ele vá a casa dela. Adelaide conversa com Artur sobre a viagem de Fernando. Fernando explica a razão de sua viagem para Camila. Ferreira pede a Alfredo que faça uma matéria com Duarte. Augusto tenta hipnotizar Mila. Marli acusa Lemos de ter se engraçado com uma cortesã. Irritado, Lemos bate em sua mulher. Bela chega em casa e encontra sua mãe machucada. Damiana fala para Aurélia que Emília leu uma carta de Lemos destinada a Aurélia e logo depois passou mal. Aurélia acredita que a carta de seu tio matou sua mãe. Cel. Lourenço passa mal. Lobato o encontra caído no chão.

  73. Capítulo

  74. 13/06: Mila diz a Lúcia que deseja pintá-la nua: hspace=5Lobato constata que o Coronel está morto. Adelaide vai a casa de Camila e a consola. Aurélia decide não trabalhar mais na casa de Lemos. Augusto diz a Torquato que Mila deve ter algum problema relacionado com sua mãe. Adelaide se declara para Fernando. Aurélia encontra Marli machucada. Mila vai a casa de Lúcia vestida de homem. Firmina fica preocupada com a presença de um homem diferente no quarto de Lúcia. Mila diz a Lúcia que deseja pintá-la nua. Lemos vai até a casa de Aurélia. Alfredo prepara uma festa de despedida para Fernando. Adelaide decide ir a chácara de Alfredo. Aurélia diz a Damiana irá atrás de Torquato. Nina pula no colo de Fernando. Aurélia entra logo em seguida e se depara com a cena embaraçosa.

  75. Capítulo

  76. 14/06: Lobato vai a casa de Aurélia: hspace=5Aurélia sai apressada da casa de Alfredo. Torquato vai atrás de Aurélia. Alfredo chega em casa e esconde Nina e Laura. Duarte, Artur, Júlia, Leocádia e Adelaide chegam na chácara. Simão se veste de fantasma para assustar Cunha. Aurélia diz a Pedrinho que Fernando a trocou por dinheiro. Duarte se prepara para ir ao encontro do Visconde. Torquato diz galanteios a Adelaide e ela percebe. Lemos acha que Simão está vivo. Mila leva seu material de pintura na casa de sua amiga. Lúcia começa a se despir. Mila monta seu cavalete de pintura. Cunha chantageia Nicolino para descobrir onde Simão está. Ferreira chega na casa de Lúcia. Nina corre para avisá-la. Mila sai pela janela do quarto e Lúcia se veste as pressas. Cunha mostra quem é Martim para Lemos. Lobato vai a casa de Aurélia.

  77. Capítulo

  78. 15/06: Lobato fala do testamento para Aurélia: hspace=5Lobato diz a Aurélia que todos os parentes devem aparecer na província para a distribuição de bens. Lemos lê no jornal a notícia que Aurélia e Pedrinho devem comparecer na leitura do testamento. Cunha contrata um capanga para raptar Martim. Lúcia acalma Firmina sobre o assunto de outro rapaz estar aparecendo em seu quarto sem ser o Ferreira Pinta. Leocádia mostra para Duarte os rabiscos que Mila fez de Lúcia. Ordália ensina Artur a tocar piano. Ele a olha com ternura e ela retribui. Aurélia comunica Pedrinho sobre a morte do coronel. Lemos consulta um advogado e descobre que Aurélia precisa ter um tutor para administrar os bens que ela adquirir. Pedrinho sai atrás de um jornal para descobrir o dia e a hora da leitura. Torquato se declara para Adelaide. Martim é preso a uma árvore. Bela visita Aurélia a pedido de Lemos. Bela fala para seu pai que Aurélia vai viajar. Mila visita Lúcia. Lemos e Marli vão até a casa de Aurélia convencê-la de que ele deve ser o tutor dela.

  79. Capítulo

  80. 16/06: Aurélia é proibida de viajar: hspace=5Martim continua a afirmar quer seu tio Simão está morto. Aurélia nega a ajuda de Lemos. Lúcia tira sua roupa e se cobre por um véu. Laura e Nina espiam Laura pelo buraco da parede. Lemos bola um plano para impedir que Aurélia viagem. Cunha inventa uma falsa história para o proprietário da casa de Aurélia. Mila diz a Lúcia que se inspirou em um quadro de Manet para pintá-la. Nicota encontra Laura na rua. As duas começam a discutir. Laura corre até o jornal de Tadeu para falar da briga que Nicota arranjou com ela. Damiana consegue dinheiro para Aurélia com algumas pessoas de sua família. O proprietário da casa não deixa Aurélia viajar até que ela pague os aluguéis atrasados. Rodrigo vai a casa de Aurélia e lhe diz que o juiz proibiu sua saída da cidade. Lúcia observa um acúmulo de pessoas na casa de Aurélia. Preocupada pede para Nina descobrir o que ocorre na casa dela. Simão manda um bilhete para Cunha. Aurélia não sabe como poderá pagar o aluguel a tempo de viajar.

  81. Capítulo

  82. 17/06: Aurélia chega a tempo de se apresentar como neta: hspace=5Lúcia decide ajudar Aurélia. O proprietário da casa diz que não sairá de lá até que receba seus aluguéis atrasados. Preocupada com Martim, Raimunda chora abraçada a Mila. Pedrinho beija Ana. Rodrigo encontra Ana e Pedrinho se beijando e logo se irrita. Aurélia tenta acalmá-lo, mas não consegue. Rodrigo decide proibir Pedrinho de se aproximar de Ana. Aurélia recebe um saquinho com dinheiro e um bilhete anônimo. Aurélia paga ao proprietário da casa os aluguéis. Pedrinho e sua irmã pegam suas bagagens e saem para viajar. Torquato convida Adelaide para um passeio. Mila e Duarte discutem as reações de Leocádia com eles. Simão consegue salvar Martim com a ajuda de Jesuína.Cel. Cerqueira chega na fazenda para ler o testamento do Cel. Lourenço. No meio do caminho para a fazenda, a roda da charrete quebra. Preocupados, Aurélia e Pedrinho seguem viagem correndo a pé. O tabelião chega para iniciar a leitura. Lemos não se agüenta de expectativa e logo se levanta para se apresentar como tutor. Aurélia chega a tempo de se apresentar como neta. Lemos fica com ódio.

  83. Capítulo

  84. 18/06: Mila se veste de homem e pinta o quadro de Lúcia: Aurélia diz ao tabelião que Lemos não é seu tutor. Adelaide e Torquato passeiam próximos ao mar. De repente ouve-se a voz de uma mãe desesperada, pois seu filho se afoga no mar. Torquato corre para ajudá-lo. Aurélia se lembra que tem uma arma contra Lemos. Decide então chamá-lo para um acordo. Após uma conversa esclarecedora, Aurélia decide ter Lemos como seu tutor. Tadeu recebe um bilhete de Nicota. Mila se veste de homem e volta a pintar o quadro de Lúcia.

  85. Capítulo

  86. 20/06: Aurélia entra no salão mais bela do que nunca: Aurélia se dirige a Adelaide e Torquato. Paulo fica deslumbrado com a beleza de Aurélia. Lúcia pensa em se desfazer de Ferreira. Cunha a apóia visto que o jornalista não lhes dá mais lucro. Fernando resolve ir ao baile da Princesa para rever os amigos. Alfredo convida Leocádia para dançar. Raimunda tenta animar Mila, mas ela permanece no mesmo estado. Fernando chega na festa. Firmina acredita que sua obrigação com Lúcia está cumprida, o que a libera para ir embora. O juiz lê os bens pertencentes a Aurélia e Pedrinho. Tempos depois..Um belíssimo baile de gala com toda corte presente é oferecido pela Princesa Isabel para arrecadar fundos para a campanha abolicionista. Fernando volta de viagem. Torquato tira Adelaide para uma dança. Camila mostra para Fernando o convite que ele recebeu para o baile da princesa. Duarte pede conselhos a Alfredo para saber como conquistar sua mulher novamente. A música do salão pára. Do fundo vêm a Princesa Isabel e ao seu lado Aurélia, deslumbrantemente vestida e mais bela do que nunca.

  87. Capítulo

  88. 21/06: Aurélia diz à Lemos que está decidida a se casar: hspace=5Adelaide larga Torquato para ir falar com seu amado. Fernando cruza seu olhar com o de Aurélia. Bela se revolta com seu pai o acusando que Aurélia agora manda na casa deles e nele. Aurélia convida Torquato para uma contradança. Fernando decide ir embora. Mila pede para dormir na casa de Lúcia. Pedrinho encontra Ana na praça. Raimunda descobre que Mila dormiu fora de casa. Aflita, corre para avisar Duarte. Ordália e Artur juntos tocam piano. Fernando chega no trabalho e de imediato questiona Alfredo sobre as mudanças de Aurélia. Duarte vê Mila chegar em casa. Aurélia vai a casa de Lemos e lhe conta que está decidida a se casar.

  89. Capítulo

  90. 22/06: Aurélia oferece muito dinheiro para seu marido: Aurélia resolve oferecer um alto dote ao rapaz que ela irá se casar. Adelaide encontra Fernando no jornal, mas ele não demonstra entusiasmo. Aurélia afirma a Lemos que o seu cavalheiro somente irá conhecê-la depois de acertado os termos do casório. Ferreira sai para visitar Lúcia, porém ela não o atende. Alfredo sugere que Ferreira escreva uma carta para sua amada. Lúcia pede a Cunha que lhe arranje outro cliente. Lemos comenta do casório de Aurélia para Cunha. Nicota e Tadeu se encontram inesperadamente. Ele a convida para ir a confeitaria e ela aceita de imediato. Lemos recebe a visita do advogado Braz para discutir os detalhes do casamento de Aurélia. Adelaide chora de tristeza no ombro de seu pai. Mariquinhas chega na casa de Júlia pra lhe dar aulas de crochê. Ferreira vai atrás de Lúcia na confeitaria. Braz chega na casa de Fernando para falar de negócios.

  91. Capítulo

  92. 23/06: Fernando aceita a oferta do casamento: hspace=5Fernando fica incrédulo ao descobrir o dote que está sendo oferecido a ele.Braz conta a Lemos que não será fácil negociar com Fernando. Lúcia mostra a Ferreira a nota de suas compras. Lívido Ferreira pede para que ela cancele a compra, mas Lúcia se nega e ainda o humilha. Cunha conta para Nina quem será o novo cliente de Lúcia. Camila conta para seu filho que eles podem perder a casa onde moram caso não quitem a dívida. Alfredo pergunta para Jesuína quem são as mulheres que a acompanhavam. Aurélia vai a um recital acompanhada de Ana, Rodrigo e Pedrinho. Fernando faz um cumprimento discreto. Lemos discute com Marli e lhe desfecha um tapa no rosto. Mila pinta seu auto-retrato vestida de homem. Pedrinho se declara para Ana durante o recital. Simão vai até Rodrigo vestido de mulher para lhe oferecer uma cocada. Rodrigo não o reconhece e ainda se deslumbra com o rebolado de Simão. Alfredo explica a Duarte que ele deve arranjar outra mulher para causar ciúmes em Leocádia. Artur indignado com o sofrimento de Adelaide, diz a Ordália que Fernando não terá mais nada da parte dele. Aurélia vai até o consultório de Torquato e lhe oferece ajuda com Adelaide. Tadeu visita Nicota em sua casa. Mariquinhas ensina crochê para Júlia. Alfredo e Duarte chegam na casa de Leocádia. Alfredo vê Mariquinhas e alerta Duarte que ela será perfeita para o plano deles. Fernando tenta conversar com Artur, mas ele não lhe dá atenção. Fernando recebe Braz em sua casa onde diz aceitar a oferta do casamento.

  93. Capítulo

  94. 24/06: Fernando chega diante ao palacete de Aurélia. : Aurélia chega na confeitaria e logo e recebida por Geraldo e Paulo. Mila vai ao consultório do Dr. Augusto onde é hipnotizada. Lúcia decide não receber mais Ferreira. Simão vende cocada para Cunha. Braz conta a Lemos que Fernando quer um adiantamento do dinheiro como forma de garantia. Ferreira tenta ver Lúcia, mas é impedido por Germana, Nina e Laura. Aurélia aceita dar o adiantamento que Fernando deseja. Tadeu pede conselhos a Alfredo. Fernando acalma sua mãe com relação ao pagamento das dívidas. Torquato convida Adelaide para um passeio. Artur fica satisfeito com o médico. Alfredo levanta a suspeita para Leocádia que Duarte possa não lhe ser fiel como marido. Tadeu se entrega para Laura mais uma vez. Lemos e Braz vão a casa de Fernando para selar o acordo. Aurélia e Damiana passeiam pela praça. No caminho encontram Torquato e Adelaide. Duarte observa Mariquinhas na sala e lhe corteja sutilmente. Aurélia lê o recibo assinado por Fernando e aproveita para exigir que Lemos cuide de Marli. Aurélia não quer ver mais Marli com o rosto machucado, caso contrário ele terá que se explicar para ela. Passa-se um tempo e Fernando recebe um bilhete com o horário do encontro entre ele e sua futura noiva. Lemos busca Fernando em sua casa. Fernando chega diante ao palacete de Aurélia.

  95. Capítulo

  96. 25/06: Mila vai ao consultório de Augusto. Fernando entra na casa de Aurélia acompanhado de Lemos. Torquato vai até a casa de Adelaide para um jantar oferecido por Artur. Aurélia entra pela sala de sua casa. Fernando fica pasmo. Custa a acreditar que ela é sua prometida. Artur recebe Duarte e Leocádia. Geraldo joga seu charme para Júlia, mas ela se desvencilha e sai. Aurélia toca piano a pedido de Ana. Lucia se prepara para receber o Barão. Aurélia ajuda Pedrinho a se aproximar de Ana. Pedrinho e Ana se beijam escondidos. Torquato beija Adelaide com desejo. Aurélia finge não saber que ela é a pretendente de Fernando. Ferreira vai atrás de Lúcia em sua casa, mas não a encontra. Fernando fica confuso com seus sentimentos. Simão finge ler a mão de Nicota. Duarte joga seu charme para Mariquinhas. Mila vai ao consultório de Augusto. Lemos planeja com Cunha uma forma de tomar proveito do casamento de sua sobrinha.

  97. Capítulo

  98. 27/06: Alfredo passa mal após ver Leocádia no banho : Damiana pede a Aurélia que não se machuque ainda mais com Fernando. Adelaide confessa a Ordália que teme perder Fernando. Lúcia fala do Barão para Nina e Laura. Mila convida Augusto para ver seus quadros. Tadeu se encanta com Martim que está disfarçado de mulher. Fernando vai até a casa de Aurélia. Leocádia toma banho no quarto de Mila. Alfredo presencia o banho de sua amada. Duarte chega em casa e se espanta com o aspecto de Alfredo. Adelaide vai a casa de Aurélia para descobrir a razão da visita de Fernando a casa de sua rival. Nicota pede que Simão leia a mão de Tadeu. Fernando acalma sua mãe lhe avisando que as dívidas foram pagas. Fernando recebe um convite de Aurélia. Ferreira se irrita ao encontrar Lúcia ao lado do Barão. Fernando passeia com Aurélia pelo jardim.

  99. Capítulo

  100. 28/06: Lúcia desfila para barão em troca de uma fazenda: Fernando se aproxima de Aurélia na intenção de beijá-la. Lemos tenta convencer Aurélia que ela precisa de uma dama de companhia. Ferreira se lamenta para Alfredo que delira de paixão. Lúcia tira suas roupas para o Barão em troca de uma fazenda dele. Camila presencia Nicota correndo atrás de Tadeu para lhe arrancar um beijo. Aurélia, Damiana e Pedrinho saem alegres para um piquenique. Lemos pede a Bela que ajude Aurélia e Fernando a ficarem juntos. Alfredo mente para Mariquinha que Júlia a aguarda para outra aula de crochê. Fernando decide ir ao piquenique. Pedrinho beija Ana escondido. Enquanto isso, Fernando se encontra com Aurélia.

  101. Capítulo

  102. 29/06: Mariquinhas ensina Duarte a fazer crochê: Aurélia pressente que o beijo pode acontecer. Volta-se e avista Júlia e Geraldo em outro bote. Leocádia fica na espera de Duarte enquanto Alfredo se aproveita para tentar seduzi-la. Duarte recebe Mariquinhas em sua casa. Geraldo confessa a Júlia que a deseja. Leocádia evita o beijo de Alfredo. Duarte pede que Mariquinhas o ensine a arte de fazer crochê. Raimunda estranha a distância entre Duarte e Mariquinhas. Bela tenta convencer Adelaide diz que Fernando agora é de Aurélia. Cunha avisa a Lemos que Firmina voltará a corte. Leocádia se irrita com Duarte ao chegar em casa. Tadeu continua a investir em Martim, sem desconfiar que ele está disfarçado de mulher. Fernando conta a Alfredo que irá se casar com Aurélia. O Barão leva para Lúcia uma escritura de uma de suas fazendas. Lemos explica a Firmina o que ela fará quando estiver trabalhando com Aurélia. Augusto visita Mila para ver seus quadros. Lúcia empurra o Barão para a cama e começa a tirar a roupa. Augusto se oferece para ajudar Mila expor seus quadros. Lemos mente sobre Firmina para Aurélia. Firmina é apresentada à Aurélia.

  103. Capítulo

  104. 30/06: Ferreira encontra Lúcia no restaurante: Firmina é apresentada à Aurélia. Lúcia se despede do Barão que segue para uma viagem. Nicota se lamenta para Mariquinhas. Lúcia sai para jantar junto com Nina e Laura. Fernando visita Aurélia em seu palacete. Ferreira encontra Lúcia no restaurante. Ela porém, se mostra indiferente à presença dele. Torquato leva Adelaide até a casa dela. Tadeu sai para comprar uma cocada com Martim que ainda está disfarçado de mulher. Camila conta para sua filha que Fernando deseja se casar. Pedrinho confessa a Aurélia que a presença de Fernando na casa deles o incomoda. Marli pede a Bela que lhe conte o que ela e Lemos estão conspirando. Bela se irrita e discute com sua mãe. Simão e Martim aprontam uma enrascada para Tadeu. Tadeu chega no trabalho com suas roupas molhadas. Alfredo incentiva Duarte a enviar flores para Mariquinhas. Lúcia avista Ana na rua e logo se esconde. Ana nem nota. Mila deixa que Augusto a hipnotize. Alfredo garante a Leocádia que ela é traída por Duarte. Mariquinhas recebe flores. Nervosa com a situação desmaia e cai dura no chão. Lúcia cai no choro ao se lembrar de sua irmã. Firmina leva suas malas à casa de Aurélia. Lemos diz a Fernando que chegou a hora dele pedir a mão de Aurélia em casamento.

  105. Capítulo

  106. 01/07: Nina e Laura se preocupam com Lúcia: Firmina joga cartas para Aurélia. Alfredo percebe que Fernando não passa bem após sua conversa com Lemos. Barão chega para visitar Lúcia. Nina fica preocupada pois Lúcia não está bem. Lúcia se revolta com sua vida e começa a quebrar seus perfumes. O Barão se assusta com o barulho e o berro de Lúcia, e não entra. Aurélia vai à casa de Ana para ver se está tudo bem com ela. Mariquinhas conta a Fernando sobre seu admirador secreto que lhe deu flores. Geraldo observa escondido Júlia se despindo e depois não resiste e acaba indo beijar sua prima. Rodrigo elogia a idéia de Lemos sobre Firmina acompanhar Aurélia. Fernando apresenta Lemos à sua família. Leocádia bate na porta do quarto onde Júlia e Geraldo se beijam. Geraldo se esconde. Alfredo conversa com Paulo sobre conquistar Leocádia. Paulo se indigna. Fernando e Lemos chegam ao palacete de Aurélia. Mila, Julia, Leocádia e Damiana conversam sobre os vestidos novos no quarto de Mila, onde Geraldo ainda está escondido. Lemos fala à Aurélia que Fernando a pediu em casamento. Artur entrega à Ordália um colar de pérolas e eles quase se beijam. Adelaide os interrompe. Aurélia aceita o pedido de casamento de Fernando. Rodrigo fala a Pedrinho que não quer que ele se envolva com Ana. Aurélia e Fernando se beijam e se despedem. Fernando conta à sua família que vai se casar com Aurélia. Lemos conta à Ferreira que Aurélia e Fernando vão se casar. Ferreira diz que vai publicar a notícia no jornal. Bela conta à Adelaide que Fernando e Aurélia vão se casar.

  107. Capítulo

  108. 02/07: Lemos conversa com Pedrinho sobre Aurélia: Bela conta à Adelaide que Fernando e Aurélia vão se casar. Ferrreira diz à Alfredo que vai noticiar o noivado de Fernando na Gazeta. Camila fala para Mariquinhas que está preocupada com o casamento de seu filho. Aurélia diz à Firmina que tem interesse em decorar o palacete para Fernando. Jesuína compra quiosque para Simão e Martim. Mila planeja sua exposição, mas Augusto insiste no assunto de sua hipnose. Leocádia sai, Geraldo e Júlia conversam. Júlia chora. Lemos conversa com Pedrinho sobre Aurélia. Lemos diz à Pedrinho que ele tem de convencer Aurélia à deixar com ele a administração de todo dinheiro. Ferreira mostra à Fernando o jornal com sua foto e matéria sobre seu casamento. Nicota beija Tadeu e ele se contorce de dor. Lemos diz à Fernando que ele tem de reivindicar a administração dos bens de Aurélia. Leocádia fala mal de Fernando e Alfredo por eles serem jornalistas. Torquato fica feliz e aliviado com a notícia do casamento de Fernando e Aurélia. Fernando acha que Aurélia tem dúvidas sobre seu amor por ela. Lúcia recebe flores do Barão, mas só pensa em uma forma de ver sua irmã. Duarte, Júlia, Leocádia, Alfredo e Geraldo jantam juntos. Fernando vai visitar Aurélia e tentar beija-la, ela se afasta. Marli pergunta a Lemos se ela não conhece Firmina de algum lugar.

  109. Capítulo

  110. 04/07: Aurélia e Fernando marcam data do casamento: Marli fica irritada por Lemos não lhe explicar quem exatamente é Firmina. Aurélia marca a data de seu casamento com Fernando. Leocádia derrama propositalmente molho no colo de Alfredo. Laura fica enciumada ao ver Tadeu paquerando Martim, que se disfarça de Lourdes Maria. Mariquinhas acorda afoita com seu sonho. Decide sair para uma missa. Laura parte para cima de Tadeu e Martim, mas Rodrigo chega a tempo de acalmá-la. Lúcia decide sair para um passeio sozinha. Paulo resolve dar uma volta pela beira-mar. Mila conta a Augusto que não gosta de Ferreira. Augusto tenta descobrir o que faz Mila ter repulsa ao toque. Ao hipnotizá-la, Augusto começa a olhar com ternura para Mila. Fernando comenta com Alfredo que dará todo seu amor para Aurélia. Lemos fica preocupado com a administração do dinheiro de Aurélia nas mãos de Fernando. Aurélia fica cismada. Paulo avista Lúcia na praia. Deslumbrado com sua beleza vai em sua direção onde começa uma conversa. Alfredo sugere a Duarte que Leocádia o encontre ao lado de Mariquinhas. Simão lê a mão de Mariquinhas e ela se desespera. Lúcia se despede de Paulo sem dizer seu nome. Cunha se irrita com Lúcia por ela ter dispensado o Barão. Alfredo chama Leocádia para ir em sua casa e lá testar a fidelidade dela. Augusto confessa a Torquato que se sente atraído por Mila. Lúcia chega em casa sonhadora. Nina e Laura avisam que Cunha a procurou. Bela vai ao consultório de Torquato falar de Adelaide. Fernando chega na casa de Adelaide a pedido dela.

  111. Capítulo

  112. 05/07: Fernando apresenta Aurélia para Camila: hspace=5Fernando visita Adelaide e eles conversam sobre seu casamento. Bela conversa com Torquato sobre Adelaide. Leocádia pensa sobre a sua conversa com Alfredo sobre a fidelidade de seu marido. Alfredo pede ajuda de Simão e Jesuína. Mila vê Júlia e Geraldo se beijando. Geraldo, atormentado, pega uma pistola que tinha em sua casa. Raimunda ouve um barulho de tiro. Geraldo diz que foi somente um tiro de festim. Nicolino reencontra seus velhos amigos, Simão e Martim. Alfredo pede a Paulo que deixe a casa livre à tarde. Paulo diz que já tinha planos de caminhar na praia. Alfredo encontra Duarte e eles conversam sobre seus planos. Jesuína vai à casa de Mariquinhas e lhe diz que Alfredo quer um novo enxoval. Lemos, Firmina, Aurélia e Fernando escolhem os padrinhos do casamento. Lúcia sai para a praia, mas encontra Barão no caminho. Alfredo pede a Tadeu que leve um recado à Duarte. Alfredo vai à casa de Leocádia e a convida para ir à sua casa na parte da tarde, onde verá o ministro nos braços de outra mulher. Lúcia e o Barão jogam cartas. Cunha os observa pelo buraco da parede. Lemos pede para Bela contar à Aurélia que Fernando e Adelaide se encontraram. Adelaide chama Torquato para uma conversa. Paulo passeia pela praia ansioso. Lúcia se despede do Barão e se lamenta com Nina e Laura por não poder ir mais à praia. Mariquinhas chega à casa de Alfredo e é recebida por Jesuína. Simão chega e derruba uma bandeja de peixe em cima de Mariquinhas. Leocádia decide sair de casa à tarde. Fernando apresenta Aurélia à Camila.

  113. Capítulo

  114. 06/07: Leocádia ve Mariquinhas com Duarte: hspace=5Fernando vai até a casa de sua mãe com Aurélia para decidir quem serão os padrinhos do casamento. Jesuína ajuda Mariquinhas a tirar a roupa suja. Duarte pede a Tadeu que avise Alfredo que ele não poderá ir ao encontro como combinado.Camila se preocupa com a demora de sua filha. Leocádia chega na casa de Alfredo. Mariquinhas se desespera. Artur convida Torquato para jantar em sua casa. Alfredo chega em casa e leva Leocádia embora. Paulo chega na casa de Alfredo e encontra Mariquinhas em trajes íntimos. Jesuína consola Mariquinhas. Augusto pergunta a Ferreira se ele pode ajudar um paciente seu a expor uns quadros em uma galeria. Mila pinta um quadro de Júlia dormindo. Alfredo explica o ocorrido para Paulo. Aurélia chama Lemos para decidir o pacto nupcial. Pedrinho diz a Aurélia que ainda há tempo para desistir do casamento. Aurélia retruca dizendo que Fernando é o homem de sua vida. Geraldo e Júlia se beijam, mas são interrompidos por Leocádia. Augusto fala da exposição para Mila. Leocádia repreende o sentimento de Júlia por Geraldo. Fernando assina o contrato nupcial. Aurélia assina o livro posteriormente. Fernando Veste seu elegante fraque. Aurélia se observa no espelho com seu vestido de noiva. Começa o casamento de Fernando e Aurélia. Pedrinho entra com sua irmã.

  115. Capítulo

  116. 07/07: Aurélia e Fernando se casam: hspace=5Aurélia e Fernando se casam. Lúcia diz ao Barão que a fazenda que ele lhe deu é pequena. Júlia e Geraldo, Mila e Augusto dançam pelo salão. Barão vê Lúcia tomar banho de tina. Leocádia se intromete entre Júlia e Geraldo. Ferreira faz um brinde aos noivos. Camila tem pressentimentos de mãe. Mila desenha um quadro e lembra de momentos da festa. Lemos leva Fernando aos aposentos de sua nova casa. Triste com Júlia, Geraldo decide ir embora de casa. Tabelião assina testamento de Aurélia. Aurélia e Fernando se preparam para se encontrar na sala íntima. Aurélia joga na cara de Fernando que ele é um, homem vendido. 08/07: Adelaide e Torquato chegam muito felizes

  117. Capítulo

  118. : Aurélia revela a Fernando porque ela o comprou. Fernando se mostra indiferente, o que assusta Aurélia. Geraldo pede abrigo à Alfredo. Fernando rejeita os presentes de Aurélia. Leocádia diz à Duarte que proíbe a paixão de Geraldo e Júlia. Depois do cassino, Torquato e Adelaide voltam felizes. Paulo vai dar um passeio na praia. Lúcia resolve passear sozinha. Augusto vai visitar Mila e lhe leva flores. Paulo e Lúcia se reencontram na praia, onde voltam a conversar. Barão visita Lúcia. Duarte vai à casa de Alfredo procurar Geraldo. Leocádia conversa com Júlia sobre seu romance com Geraldo. Adelaide conversa com seu pai sobre Torquato. Fernando e Aurélia trocam ironias sem que Firmina perceba.

  119. Capítulo

  120. 09/07: Paulo diz à Lúcia que está apaixonado por ela: hspace=5Depois do almoço, Fernando e Aurélia lêem os jornais. Paulo diz à Lúcia que está apaixonado por ela. Barão vai à Gazeta procurar Ferreira. Mila vai ao consultório de Augusto decidida a ser hipnotizada novamente. Leocádia e Duarte conversam sobre Júlia e Geraldo. Durante a hipnose, Mila revela que presenciou uma discussão onde sua mãe fala que ela não é filha de Duarte. Ferreira pede à Alfredo que veja o que o Barão quer. Barão diz à Alfredo que quer comprar o jornal. Lúcia fala à Laura que está sem paciência para o Barão. Lemos e Bela combinam uma visita à Aurélia e Fernando. Mila escreve um bilhete e procura um mensageiro. Lúcia recebe um bilhete de Mila dizendo que quer fazer mais um quadro. Paulo e Alfredo combinam de sair para jantar. Augusto comenta com Torquato a revelação de Mila. Mila vai à casa de Alfredo para ver Geraldo. Leocádia tenta impedi-la. Adelaide conta à Bela que decidiu se casar com Torquato, porém ainda não esqueceu Fernando. Antes do jantar, Aurélia chora em seu quarto. Lúcia e Barão saem para jantar. Geraldo pede à Mila que dê uma carta à Júlia. Lemos e Bela chegam ao palacete de Aurélia. Paulo avista Lúcia no restaurante.

  121. Capítulo

  122. 11/07: Aurélia dá a Fernando a chave de seu quarto: Lemos, Bela, Aurélia, Fernando e Firmina conversam na sala do palacete de Aurélia. Paulo quer ir falar com Lúcia. Alfredo diz à Paulo que ele conhece muito bem Lúcia e precisa ter uma conversa com ele. Geraldo conta à Augusto e Torquato porque saiu de casa. Aurélia dá a Fernando a chave de seu quarto de dormir. Alfredo conta a Paulo que Lúcia é uma cortesã. Paulo não acredita. Cunha vê Simão se vestir de homem. Geraldo dá carta para Raimunda entregar à Júlia. Lúcia diz à Mila que não poderá posar porque terá que ir à praia. Tadeu fala à Camila que quer reatar o namoro com Nicota. Paulo conversa com Lúcia sobre ela ser uma cortesã. Alfredo conta à Ferreira sobre a proposta do Barão. Ferreira pede a Alfredo que cuide desse assunto. Paulo e Lúcia se beijam. Augusto e Mila fazem mais uma sessão de hipnose. Júlia fica emocionada com a carta de Geraldo. Rodrigo e policiais cercam o quiosque de Simão e Martim. Cunha os observa.

  123. Capítulo

  124. 12/07: Torquato pede Adelaide em casamento: Jesuína vai à procura de Alfredo para ajudar Simão. Na cadeia, Rodrigo diz à Simão e Martim que ficou sabendo que eles são escravos fugidos. Fernando volta à trabalhar no jornal. Rodrigo lacra o quiosque, e vai falar com Alfredo sobre Simão ser um bandido. Lemos fala à Bela que Adelaide ainda lhes será útil. Alfredo, Jesuína e Raimunda vão à cadeia visitar Simão e Martim. Mila começa a pintar Lúcia. Mila tem a idéia de pintar um quadro em que ela também participe. Tadeu conta à Fernando que ele e Nicota voltaram a namorar. Camila diz à Nicota que dessa vez Tadeu vai ter de marcar logo a data do casamento. Torquato vai à casa de Adelaide para pedir à Artur a mão de sua filha em casamento. Lemos conversa com Firmina sobre o casamento de Aurélia e Fernando. Raimunda pede ajuda à Duarte. Cunha diz à Rodrigo que Simão e Martim são escravos dele. Fernando e Aurélia vão visitar Artur, Ordália e Adelaide.

  125. Capítulo

  126. 13/07: Paulo vê Lúcia se despindo no piquenique: Ferreira diz à Alfredo para ele vender até 50% do controle do jornal ao Barão. Lúcia e Barão combinam um piquenique. Aurélia observa Fernando e Adelaide conversando. Barão aceita a oferta de Alfredo e o convida para participar do piquenique. Rodrigo fala à Simão e Martim que eles vão sair da cadeia e vão direto para seus donos. Simão e Martim são entregues como escravos para Cunha. Bela vê Ordália e Artur se beijando. Adelaide fica irritada ao saber sobre seu pai e Ordália. Barão, Lúcia, Nina e Laura saem para o piquenique. Alfredo dá à Paulo um mapa até o local onde vai ser o piquenique. Duarte vê Geraldo e Julia juntos. Augusto decide contar à Mila sobre seu relato na hipnose. Mila fica chocada ao ouvir Augusto. Leocádia diz à Júlia que vai afastá-la da família caso ela não se afaste de Geraldo. Adelaide diz que não aceita o namoro do pai com Ordália. No piquenique, Alfredo dá a idéia de uma das moças se despirem. Barão pede a Lúcia que o faça. Ao tirar uma das peças íntimas, Lúcia dá de cara com Paulo.

  127. Capítulo

  128. 14/07: Lúcia dá o endereço de sua casa à Paulo: Aurélia chama Fernando para ir ao teatro com ela, mas ele nega o convite. Mila ignora Leocádia. Paulo chega em casa abatido e irritado com Alfredo. Damiana conta à Aurélia que Fernando não usa nada do que ela lhe deu. Fernando e Alfredo vão à Pedreira falar com Simão e Martim. Lúcia passeia pela praia. Paulo não agüenta mais ficar dentro de casa e sai à praia. Laura conta à Cunha sobre Paulo. Cunha fica irritado e diz que depois falará com Lúcia. Paulo encontra Lúcia que lhe dá o endereço de sua casa. Ferreira e Barão fecham negócio. Mila fala para Augusto marcar a exposição. Fernando e Aurélia discutem.

  129. Capítulo

  130. 15/07: Aurélia chora desconsoladamente: Aurélia chora desconsoladamente. Raimunda, Jesuína e Alfredo vão à Pedreira. Mila mostra seus quadros à Augusto. Aurélia e Fernando conversam e prometem um ao outro não discutir mais. Adelaide diz para Ordália ir à sua casa somente para dar aulas de piano a ela, e não para ver Artur. Pedrinho pede à Damiana que leve um bilhete para Ana. Nicota fala com Fernando sobre seu dote. Aurélia diz à Pedrinho que vai falar com Rodrigo sobre ele e Ana. Paulo chega à casa de Lúcia. Ela o leva a seu quarto e começa a se despir. Os dois se beijam e deitam na cama. Barão, Ferreira, Alfredo e Fernando brindam os novos tempos do jornal. Pedrinho e Ana se beijam. Torquato diz à Adelaide que quer marcar a data do casamento, mas ela diz que prefere esperar. Fernando pega o cheque que recebeu do seu casamento e sai para visitar sua família. Barão chega à casa de Lúcia, mas ela pede para que ele vá embora. Ele se irrita. Fernando diz à sua mãe que tem coisas muito graves para confessar à ela.

  131. Capítulo

  132. 16/07: Martim quer fugir da pedreira: Fernando confessa à sua mãe que gastou todo o dinheiro deixado pelo seu pai. Fernando pede perdão à Aurélia, que logo se desperta do sonho e verifica que está sozinha. Ana conta a Pedrinho que seu pai tem uma novidade para mostrar à ela. Cunha chega irritado na casa de Lúcia, mas Nina consegue acalma-lo. Lúcia não deseja ser incomodada por ninguém. Paulo comenta com Alfredo sobre seu encontro com Lúcia. Mila pede para Augusto marcar a exposição de seus quadros onde usará o pseudônimo Pedro Almeida. Simão tenta convencer Martim que fugir da pedreira não é a melhor solução. Ferreira se prepara para receber o Barão no jornal como seu novo sócio. Camila conta a Nicota que ela não possui mais um dote. Lemos vai até o jornal falar com Fernando sobre a administração dos bens de Aurélia. Cunha discute com Lúcia e a sacode com força. Lúcia morde a mão de Cunha e em seguida pega uma navalha. Cunha fica pálido de medo e sai correndo pela porta. Ferreira brinda com o Barão os novos tempos do jornal. Rodrigo apresenta Teodoro a Ana. Pedrinho não gosta do que vê. Lemos vai à casa de Aurélia falar de Fernando. Teodoro pede a Rodrigo autorização para cortejar Ana. Nicota chora ao receber a visita de Tadeu. Camila explica à Tadeu a situação atual deles. Paulo vai à casa de Lúcia. Fernando recita um poema de Castro Alves. Aurélia repousa a cabeça no ombro dele.

  133. Capítulo

  134. 18/07: Lúcia e Paulo fazem amor: Lúcia e Paulo fazem amor. Lúcia diz que têm medo do que pode acontecer dali para frente. Pedrinho fala para Damiana que não aceitará Ana com nenhum outro homem. Alfredo diz que Jesuína deve trabalhar uma parte do dia no quiosque. Cunha conta à Lemos que Lúcia está apaixonada e que o ameaçou com uma navalha. Augusto fala com Ferreira sobre exposição dos quadros de Mila. Júlia diz à Mila que já pensou em fugir com Geraldo, mas não tem coragem. Fernando se irrita com Tadeu ao falar que não tem mais dinheiro para o dote de Nicota. Ana vai visitar Pedrinho escondida. Aurélia promete conversar com Rodrigo para ajudar Pedrinho. Alfredo fala a Duarte que ele deve continuar insistindo em Mariquinhas para salvar seu casamento. Lemos pede à Bela que comente com Adelaide que ele não acredita no casamento de Aurélia e Fernando. Geraldo, Alfredo e Paulo conversam na sala quando são surpreendidos pela visita de Eduardo Abreu.

  135. Capítulo

  136. 19/07: Fernando olha Aurélia pela porta entreaberta: Na brincadeira, Aurélia e Fernando falam à Leocádia, Duarte, Júlia e Mila que Aurélia comprou seu casamento. Mila estranha a tal brincadeira. Fernando olha Aurélia quase nua pela porta entreaberta do quarto dela. Tadeu fala à Jesuína no quiosque que ele e todos da Gazeta estão lutando para ser feita a libertação de Simão e Martim. Martim convence Simão à fugir. Lemos e Cunha planejam descobrir quem é Paulo e assim afastá-lo de Lúcia. Eduardo fala que gastou todo seu dinheiro na Europa. Damiana chama Rodrigo para conversar com Aurélia. Augusto mostra à Mila o anúncio de sua exposição no jornal. Leocádia e Júlia lêem o jornal e se interessam pela exposição. Augusto vai visitar seu pai, Sebastião. Bela conta à Adelaide que Lemos acha o casamento de Aurélia um fracasso. Rodrigo diz à Aurélia que deseja casar Ana com um militar amigo dele. Pedrinho se revolta ao saber da notícia. Aurélia comenta sobre o divórcio com Fernando

  137. Capítulo

  138. 20/07: Eduardo vai jantar na casa de Aurélia. : Fernando diz que não quer o divórcio. Simão fala à Martim que em breve eles vão fugir. Duarte fala à Raimunda que em pouco tempo Martim será solto. Alfredo pede que Mariquinhas vá à sua casa para terminar de bordar o enxoval. Cunha pede à Nina e Laura que descubram tudo sobre Paulo. Adelaide fala à Lemos que se ele precisar de qualquer coisa para ajudar Aurélia e Fernando ela estará disponível. Mariquinhas chega à casa de Alfredo onde Duarte também está presente. Alfredo sai. Nicota e Tadeu saem para falar com Fernando. Torquato conta à Aurélia que Eduardo voltou da Europa. Alfredo vai à casa de Leocádia. Duarte tenta agarrar Mariquinhas. Ela finge que desmaia e quando ele vai buscar um copo de água ela foge. Simão e Martim fogem. Pedrinho pede conselhos à Lobato. Fernando se irrita com Nicota e a leva para casa. Eduardo vai jantar na casa de Aurélia.

  139. Capítulo

  140. 21/07: Cunha descobre que Simão e Martim fugiram: Torquato chega na casa de Adelaide e fala que Eduardo voltou da Europa. Cunha organiza uma patrulha para ir atrás de Simão e Martim. Leocádia entra no quarto de Mila e as duas começam a discutir. Jesuína vai à pedreira e descobre que Simão e Martim fugiram. Mila empurra Leocádia que logo lhe dá um tapa. Mila começa a atirar objetos em sua mãe que sai correndo do quarto. Simão e Martim no mato ouvem latidos de cachorro. Barão manda flores para Lúcia. Ela não se anima. Duarte fala à Raimunda que conseguiu o papel para a libertar o Martim.Raimunda vai contar a novidade à Jesuína e ela lhe fala que Simão e Martim fugiram. Jesuína, Raimunda e Fernando saem para a pedreira. Rodrigo e a patrulha acham Simão e Martim. Cunha ordena que o capataz bata neles. Fernando, Jesuína e Raimunda chegam na pedreira. Fernando mostra o papel à Rodrigo, e Martim é solto. Aurélia conversa com Torquato sobre Eduardo ser a pessoa que lhe ajudou a pagar o funeral de sua mãe.

  141. Capítulo

  142. 22/07: Mila e Augusto saem para organizar a exposição: Martim é libertado, mas Simão fica na pedreira. Aurélia resolve recompensar Eduardo. Duarte conta à Alfredo que sonhou com Mariquinhas. Mariquinhas pergunta à Camila o que ela acha de uma mulher se envolver com um homem casado. Lemos fala à Pedrinho que está preocupado com Fernando tentar dar um golpe em Aurélia. Augusto chega com Fernando na pedreira para examinar Simão. Cunha debocha de Augusto e não o deixa examinar Simão. Augusto dá um soco em Cunha e diz que Simão não pode trabalhar pois está com febre amarela. Camila fala que Nicota e Tadeu podem morar em sua casa quando se casarem. Mila e Augusto saem para organizar os quadros no salão da exposição. Lúcia, Duarte e Aurélia recebem o convite da exposição de Mila

  143. Capítulo

  144. 23/07: Rodrigo vê Maria da Glória no quadro: Adelaide e Aurélia comentam a situação de Eduardo. Mila e Augusto começam a organizar a exposição. Lobato avisa Pedrinho que Ana irá visitá-lo. Tadeu pede Nicota em casamento ao saber que ele poderá morar junto com ela na casa de Camila. Torquato pergunta a Adelaide sobre a data de casamento deles. Leocádia sente que Mila está diferente, pede então a Júlia que descubra o que acontece com sua filha. Júlia conversa com Mila e a sente que sua prima está mais confiante. Fernando e Aurélia são convidados para a exposição de pinturas.Cunha tenta impedir Augusto de examinar Simão. Alfredo conta a Fernando que o juiz não deu a liberdade a Simão. Lemos e Cunha conversam sobre Augusto. Cunha decide investigar a vida do médico negro. Martim decide comandar um bando para libertar seu tio Simão. Tadeu toma coragem e conta para Camila que deseja se casar com Nicota. Ana visita Pedrinho. Duarte encontra Mariquinhas na rua que logo se constrange diante aos galanteios do Ministro. Alfredo sugere a Duarte que ele marque um encontro com Mariquinhas. Mila sai para a exposição. Geraldo e Júlia conversam sobre eles. Mila vai até a casa de Lúcia pegar conselhos com sua amiga. Ordália convida Ana para ir a exposição com ela. Lúcia sente que Mila está diferente. Atrapalhada, Mila diz que apenas está emocionada com sua exposição. Mila chega na exposição ao lado de Augusto. Marli convida Lemos para ir a exposição, mas ele pede para ela chamar Bela em seu lugar. Mariquinhas recebe uma corbelha de flores. Camila fica aparvalhada. Leocádia vê Mila retratada em um quadro. Rodrigo se choca ao ver Maria da Glória também retratada em um dos quadros da exposição.

  145. Capítulo

  146. 25/07: Rodrigo reconhece filha e grita: hspace=5Rodrigo reconhece Lúcia no quadro. Leocádia tenta levar Mila embora da exposição a força, mas ela insiste em ficar. Camila desconfia que Mariquinhas tenha um cavalheiro lhe assediando. Rodrigo pede à Teodoro que descubra quem é Pedro Almeida. Lúcia se desespera ao saber que seu pai viu a exposição. Leocádia grita com Mila e manda Augusto embora de sua casa. Geraldo decide ir para casa ao saber do escândalo da exposição. Jesuína vai visitar Simão. Quando ela deixa a pedreira, Cunha a segue e a agarra à força. Augusto chega e bate em Cunha. Sai no jornal que Pedro Almeida é na verdade Mila Duarte. Rodrigo vai até a casa de Mila.

  147. Capítulo

  148. 26/07: Duarte fala com Rodrigo: Duarte fala para Rodrigo que Mila não pode atendê-lo. Fernando e Ferreira decidem escrever um artigo de denúncia à Cunha no jornal. Mila visita Lúcia. As duas aflitas. Geraldo e Júlia se beijam no quarto. Martim pensa em organizar um bando para tirar Simão da pedreira. Augusto diz que conhece uma pessoa que pode ajudar Martim.Mila pede um favor à seu pai. Duarte vai à procura de Rodrigo. Rodrigo chega, e Duarte o entrega um papel que Mila lhe deu com o endereço da modelo do quadro. Camila pede à Fernando que esteja presente quando Tadeu for fazer o pedido de casamento à Nicota. Rodrigo e Teodoro saem de casa e falam à Ana que vão procurar Lúcia. Rodrigo chega na casa de Lúcia, e quando a vê fica boquiaberto.

  149. Capítulo

  150. 27/07: Tadeu pede Nicota em casamento: Rodrigo insiste que Lúcia é Maria da Glória. Lúcia se controla e lhe mostra seus documentos. Rodrigo sai passando mal e Teodoro o ampara. Tadeu faz o pedido de casamento à Nicota. Rodrigo chega em casa e mal consegue explicar o que houve à Ana. Augusto pede ajuda à seu pai. Ana conta à Aurélia sobre Lúcia. Raimunda entrega à Augusto uma carta de Mila. Rodrigo decide investigar a morte de Maria da Glória.

  151. Capítulo

  152. 28/07: Barão compra um quadro de Mila: Mila conta à Aurélia que Maria da Glória está viva. Lemos pede à Firmina que o ajude com Lúcia. Leocádia decide fechar a exposição de Mila. Barão compra um quadro de Mila. Ferreira, Mila e Augusto brindam o sucesso da exposição. Geraldo propõem à Júlia que eles sejam amantes. Teodoro segue Ana a pedido de Rodrigo e a vê com Pedrinho. Mila se auto- retrata com Ferreira e Augusto. Ela olha sedutora para o quadro. Leocádia pergunta à Mila se ela e Lúcia tem alguma relação.

  153. Capítulo

  154. 29/07: Sebastião conversa com Martim: Mila se irrita com Leocádia e lhe pergunta sobre os seus segredos do passado. Aurélia diz à Fernando que Eduardo Abreu será seu advogado. Geraldo volta à casa de Alfredo. Augusto leva Martim para falar com Sebastião. Rodrigo vai à casa de Lúcia. Lúcia chega e ele a acusa de ter matado Maria da Glória. Rodrigo vai embora e Lúcia cai no choro. Rodrigo fala à Teodoro que vai botar Lúcia na cadeia. Duarte diz à Alfredo que tem sentimentos por Mariquinhas. Depois de tempo chorando, Lúcia reflete e resolve abrir champanhe para comemorar a vida. Barão chega. Aurélia diz à Eduardo que quer contrata-lo como seu advogado. Barão leva Lúcia na exposição e diz que lhe comprou um quadro. Nisso Rodrigo chega mandando fechar a exposição.

  155. Capítulo

  156. 30/07: Rodrigo chega para fechar a exposição: Mila briga com sua mãe e diz à ela que não obedecerá mais suas ordens. Rodrigo chega para fechar a exposição. Barão ordena que Rodrigo lhe entregue o quadro que comprou. Lúcia diz ao Barão que vai dormir sozinha, e quer que ele se retire. Firmina, sem ser percebida, ouve uma discussão entre Aurélia e Fernando. Lúcia planeja uma grande festa. Mila diz à Lúcia que Aurélia quer encontrá-la. Chega o dia do casamento de Nicota.

  157. Capítulo

  158. 01/08: Firmina escuta a conversa entre Aurélia e Fernando: Firmina escuta a conversa entre Aurélia e Fernando escondida. Bela conta a seu pai que Leocádia quer afastar Augusto de Mila. Lemos diz a Bela que está a disposição de Leocádia. Augusto confessa a Mila que está apaixonado por ela. Tadeu e Nicota comemoram o casamento deles ao lado de amigos e familiares. Mila visita Aurélia e lhe conta que achou um lugar para que ela reencontre Maria da Glória. Camila se preocupa com o olhar triste de Fernando. Sebastião, Martim e Nicolino se preparam para libertar Simão. Lemos decide conversar com o Barão sobre o jornal Gazeta. Tadeu melhora da dor de barriga e sai atrás de Nicota. Camila e Mariquinhas ficam assustadas e saem para a igreja. Firmina conta a Lemos que há alguma coisa estranha na relação de Fernando e Aurélia. Damiana convence Aurélia a sair um pouco de casa. Leocádia fica contente em saber que tem o apoio de Lemos contra Augusto. Cunha se irrita ao saber do ataque sobre seu grupo de capatazes. Augusto pede a Torquato o consultório emprestado para um encontro com amigos. Aurélia vai a casa de Mila atrás de seus serviços. Lemos diz a Cunha que se Firmina pegar uma certa carta na casa de Aurélia, ele ganhará o paraíso.

  159. Capítulo

  160. 02/08: Ana pede ajuda à Pedrinho: Aurélia quer que Mila faça uma tela dela e de Fernando. Leocádia reprova a idéia. Rodrigo pede à Teodoro que nunca deixe Ana saber nada sobre sua irmã. Ana pede ajuda à Pedrinho para descobrir o que aconteceu com Maria da Glória. Leocádia usa a palmatória em Raimunda. Júlia vê a cena e fica horrorizada. Firmina recebe um bilhete de Lemos obrigando-a a ir à sua loja. Fernando, Alfredo, e Ferreira recebem convite da festa de Lúcia. Augusto e Torquato também. Cunha e Lemos batem e ameaçam Firmina de morte, caso ela não obedeça as ordens de Lemos. Firmina entra no quarto de Aurélia para procurar a carta de Lemos.

  161. Capítulo

  162. 03/08: Marli repara bastante em Lobato: Firmina ouve Aurélia chegando e sai de seu quarto sem ela perceber. Lemos fala à Adelaide que Aurélia e Fernando estão se desentendendo. Ela diz que quer ajudar seus amigos. Lemos fala que ela ajudará se freqüentar mais a casa de Aurélia. Marli visita Aurélia. Nisso chega Lobato que chama Pedrinho para sair. Marli repara bastante em Lobato. Lemos diz à Artur que gostaria muito de conhecer o Barão. Lúcia, Mila e Aurélia se encontram. Lúcia pede à Aurélia que conte à Ana tudo sobre ela. Começa a festa de Lúcia. Todos os homens que foram convidados vão á festa. Mila também vai à casa de Lúcia. Aurélia decide sair para passear com Damiana. Firmina aproveita a oportunidade e vai ao quarto de Aurélia e acaba achando a carta.

  163. Capítulo

  164. 04/08: Firmina escreve uma carta para Lúcia: Firmina acha a carta de Lemos. Lúcia se diverte em sua festa. Aurélia janta com Eduardo e Damiana. Paulo se irrita com o brinde do Barão à Lúcia e parte para cima dele. Fernando se despede de Lúcia. Pedrinho chega na festa com Lobato. Firmina escreve uma carta para ser aberta no caso dela morrer. Alfredo entra na tina com Nina. Laura convida Tadeu para acompanha- los. Augusto e Ferreira cortejam Mila. Sai nos jornais tudo o que aconteceu na festa de Lúcia. Leocádia se espanta ao ler os jornais. Lúcia recebe um bilhete de Firmina. Lemos encontra Firmina que lhe entrega a carta.

  165. Capítulo

  166. 05/08: Aurélia conta à Ana sobre sua irmã: O bilhete de Firmina diz que caso aconteça alguma coisa com ela, Lúcia então poderá abrir a carta. Firmina diz à Lemos que se algo acontecer com ela, alguém de sua confiança irá contar tudo sobre ele. Augusto fala à seu pai que está apaixonado por uma moça branca. Raimunda confessa à Mila que Leocádia lhe meteu a palmatória. Lemos e o Barão conversam sobre os artigos do jornal contra a escravidão. Aurélia conta à Ana sobre sua irmã. Uma mulher com um menino pequeno, vão à casa de Lúcia à sua procura. A mulher, que se chama Maria, diz que o menino chamado Mateus, é filho de Lúcia. Maria vai embora e deixa Mateus na casa de Lúcia.

  167. Capítulo

  168. 06/08: Aurélia conta tudo sobre seu casamento à Damiana: Aurélia obriga Fernando a posar para Mila. Lúcia, Nina e Laura decidem a ajudar Mateus. Barão diz que não quer mais artigos anti- escravocratas no jornal. Aurélia confessa à Damiana que seu casamento é uma farsa. Adelaide pede à Lemos que marque um encontro a sós dela com Fernando. Fernando confessa à sua mãe que se vendeu para Aurélia. Laura vai com Mateus à casa de Alfredo. Aurélia visita Fernando no jornal.

  169. Capítulo

  170. 08/08: Alfredo decide abrigar Mateus: Aurélia propõe uma trégua de paz a Fernando. Laura pede que Alfredo cuide de Mateus. Duarte faz um convite à Mariquinhas. Alfredo decide abrigar Mateus por alguns dias. Geraldo volta para sua casa. Adelaide convida Eduardo para jantar em sua casa. Aurélia acorda Fernando que desperta de um sonho onde ele e Aurélia se declaravam um para o outro. Adelaide fala à Eduardo que acha que Aurélia e Fernando não são felizes. Marli e Lobato se encontram na praça. A pedido de Lemos, Fernando o encontra no Cassino. Adelaide e Bela chegam e sentam com eles.

  171. Capítulo

  172. 09/08: Aurélia se arruma para festa de Adelaide: Hermes entrega a Lemos uma mensagem urgente. Mila chega na casa de Aurélia para pintar seu quadro. Adelaide comenta com Fernando que Aurélia disse a Eduardo que o casamento dela era uma farsa. Ferreira não deixa Fernando publicar sua matéria abolicionista. Lúcia, Laura e Nina fazem as contas de seus gastos. Pedrinho briga com Teodoro. Paulo exige que Lúcia não veja mais o Barão. Fernando diz à sua mãe que está sofrendo por Aurélia ter contado à Eduardo sobre o casamento deles. Bela chega na casa de Aurélia e comenta que Fernando e Adelaide almoçaram juntos. Adelaide pede à Torquato que não traga Augusto na festa. Leocádia diz a Mila que ela não se intrometerá mais em sua vida, somente se ela se afastar de Augusto. Mila diz que não se afastará dele. Começa a festa de Adelaide. Fernando chega em casa irritado com Aurélia.

  173. Capítulo

  174. 10/08: O bando sai para libertar Simão: Aurélia e Fernando discutem antes de ir para a festa. Adelaide diz à Eduardo que ele deve ficar de olho em Fernando e Aurélia. Lúcia e Paulo vão jantar no Cassino. Barão chega e manda o garçom levar champanhe à mesa de Lúcia. Paulo se irrita com o Barão. Mila se encontra com Augusto para lhe contar sobre a briga que teve com sua mãe. Augusto se desculpa. Mila beija Augusto. Eduardo faz um brinde à Aurélia a pedido de Adelaide. O bando de Sebastião e Martim saem para libertar Simão. Artur anuncia a todos que está noivo de Ordália.

  175. Capítulo

  176. 11/08: Mila começa a pintar Fernando e Aurélia: Martim, Sebastião e o bando atacam a pedreira. Quincas, um dos homens do bando cai ferido. Mila chega na casa de Aurélia para pintar Fernando. Simão foge. Capataz acha Quincas. Nina dá o endereço de um orfanato para Mateus à Alfredo. Alfredo decide deixar ele mais uns dias em sua casa. Fernando e Aurélia posam para Mila. Fernando diz que não está bem e que quer deixar a sessão para outro dia. Cunha diz ao capataz que ele tem que fazer Quincas falar o nome de seus comparsas, custe o que custar. Fernando discute com Ferreira sobre a censura do jornal. Mariquinhas recebe um bilhete de Duarte. Fernando chega e vê Aurélia e Eduardo conversando sozinhos. Eles se cumprimentam, tensos.

  177. Capítulo

  178. 12/08: Duarte sai para se encontrar com Mariquinhas: hspace=5Lemos diz ao Barão que Simão fugiu, e que os jornalistas da Gazeta eram a favor da sua liberdade. Barão diz que vai tomar providências. Duarte sai para encontrar Mariquinhas. Mila pinta a tela de Fernando e Aurélia. Rodrigo vai à casa de Lúcia. Ela está com Paulo. No meio de uma discussão, Fernando joga Aurélia na cama.

  179. Capítulo

  180. 13/08: Firmina avisa que Aurélia passou mal: Aurélia passa mal após discussão com Fernando. Rodrigo acusa Lúcia de matar Maria da Glória. Paulo discute com ele. Mila ameaça Leocádia dizendo que se ela tentar afastar Augusto dela, um segredo será revelado. Geraldo diz que vai fazer um jantar em sua casa para comemorar seu aniversário. Ordália vai à procura de Artur e é surpreendida por Adelaide que pede para conversar com ela. Adelaide ameaça Ordália dizendo que vai fazer da vida dela um inferno se ela se casar com seu pai. Uma senhora, interessada em ficar com Mateus, chega na casa de Alfredo para vê -lo. Lemos chega para visitar Aurélia. No meio da conversa Firmina diz à Aurélia que ela pode estar esperando um bebê. Artur chega e vê a discussão entre Adelaide e Ordália.

  181. Capítulo

  182. 15/08: Mila conta a Aurélia o que sente por Augusto: Artur fala à Adelaide que ele e Ordália vão se casar no próximo mês. Alfredo não gosta da senhora e decide ficar com Mateus por mais uns dias.Fernando diz à Aurélia que acha melhor ele ir embora Mariquinhas sonha com Duarte. Duarte fala à Alfredo que quer encontrar Mariquinhas à sós. Alfredo diz que vai ajuda -lo. Duarte tenta beijar Mariquinhas. Ela foge. Leocádia pede à Torquato que cuide de Mila no lugar de Augusto. Mila conta à Aurélia sobre o que sente por Augusto. Cunha descobre o nome do lugar onde Simão e Sebastião estão, e conta para Rodrigo. Ferreira diz que o jornal terá de publicar um artigo contra o ataque da pedreira. Geraldo pede à Júlia que deixe a porta de seu quarto aberta durante a noite. Mila traz Augusto para o jantar de aniversário de Geraldo. Aurélia diz à Fernando que quer conversar com ele sobre tudo o que ela pensa sobre os dois. Aurélia diz que quer que Fernando fique em sua casa. Ele aceita. Ela decide dar uma festa. Aurélia pensa em convidar Lúcia para sua festa. Lemos decide se aproximar de Rodrigo para tentar abafar o caso de Lúcia. Depois que Augusto vai embora, Leocádia briga com Duarte e começa a quebrar objetos de sua casa. Rodrigo, Capataz e Teodoro saem para procurar Simão. Mila diz à Aurélia que acha que Lúcia não se sentiria bem na festa. Duarte vai à casa de Mariquinhas. Firmina escuta conversa de Damiana e Aurélia.

  183. Capítulo

  184. 16/08: Mila vai com Augusto na festa de Aurélia: Mariquinhas e Duarte se beijam. Camila e Nicota chegam. Os dois disfarçam. Firmina conta à Lemos que o casamento de Aurélia não se consumou. Começa a festa de Aurélia. Nina vai ao encontro com Cunha e ele dá um tapa nela. Marli e Lobato dançam e Bela e Ferreira também. Lemos olha emburrado. Mila chega na festa com Augusto. Aurélia faz homenagem à Fernando. Leocádia diz à Alfredo que para conquista -la, ele terá de arrancar a cabeça de Augusto. Pedrinho vai falar com Ana e Teodoro o impede. Os dois começam a discutir prontos para brigar.

  185. Capítulo

  186. 17/08: Pedrinho e Teodoro brigam : Pedrinho e Teodoro brigam. Simão vai visitar Jesuína. Fernando fica com ciúmes de Aurélia. Alfredo se preocupa com Mateus que está com febre. Lemos se oferece para ajudar Rodrigo com o fim da prostituição. Augusto comenta sobre o casamento com Mila. Ana pede à Aurélia que, a ajude a encontrar sua irmã. Marli diz à Lemos que se lembra de onde conhece Firimina. Artur recebe uma carta e fica surpreso.

  187. Capítulo

  188. 18/08: Lemos bate em Marli: Artur recebe uma carta anônima falando mal de Ordália. Adelaide se faz de bondosa e lhe diz que ele não deve acreditar nessa carta. Lemos dá um tapa em Marli. Aurélia diz à Ana que vai arranjar um encontro com Maria da Glória. Firmina escuta a conversa. Marli visita Aurélia. Ela e Lobato notam o machucado em seu rosto. Aurélia fica chocada em saber que foi Lemos quem bateu nela. Duarte diz à Mariquinhas que eles podem ser amantes. Alfredo vai à casa de Leocádia e diz que fez o que ela pediu. Ele a beija quando ela está distraída. Duarte beija Mariquinhas. Lúcia diz à Mila que também quer ver sua irmã. Lúcia recebe uma carta com um pedido para ela, Nina e Laura deporem na polícia.

  189. Capítulo

  190. 19/08: Lúcia se encontra com Ana: Nina , Laura e Lúcia terão que depor na polícia. Mila e Aurélia decidem marcar o encontro de ana e Lúcia na casa de Alfredo. Firmina conta à Lemos que ouviu Aurélia e Mila conversando sobre Lúcia. Leocádia fica desconfiada após discussão com Duarte. Aurélia vai com Eduardo à casa de Alfredo. Jesuína apresenta Mateus à Aurélia. Alfredo e Fernando chegam. Lúcia conta à Paulo toda a verdade sobre sua vida. Alfredo aceita o encontro de Ana e Lúcia em sua casa. Cunha, Capataz e mais dois homens, saem para atacar o esconderijo de Simão. Sebastião tem um mau pressentimento. Lúcia se encontra com Ana. Simão observa Cunha chegando, e ataca uma bomba em Cunha, Capataz e os outros homens.

  191. Capítulo

  192. 20/08: Leocádia diz à Júlia que Paulo é um bom partido: Cunha (Roberto Bontempo), Capataz e seus homens caem na rede de Simão (Luciano Quirino). Lúcia (Carla Regina) diz a Ana (Camila dos Anjos) que é melhor que elas não fiquem mais juntas. Simão aponta arma para Cunha. Lúcia promete ajudar Ana com Pedrinho (Leonardo Miggiorin). Lemos (Paulo Gorgulho) pede a Leocádia (Ana Beatriz Nogueira) que fale mal de Lúcia para Paulo (João Vitti). Fernando (Gabriel Braga Nunes) diz a Camila (Ana Rosa) que a solução para o casamento dele é o divórcio. Rodrigo (Carlo Briani) organiza uma patrulha para ir atrás de Cunha. Alfredo (Marcos Breda) diz a Duarte (Ewerton de Castro) que ele e Mariquinhas (Maria Stella Tobar) devem ser amantes. Leocádia fala a sua sobrinha que Paulo é um ótimo partido para ela. Lúcia chega na sala de Rodrigo para depor. Fernando conversa com Aurélia (Christine Fernandes) sobre a separação dos dois.

  193. Capítulo

  194. 22/08: Mila e Augusto saem para jantar: hspace=5Rodrigo (Carlo Briani) diz a Lúcia (Carla Regina) que sua vontade é coloca -la na cadeia. Fernando (Gabriel Braga Nunes) diz a Aurélia (Christine Fernandes) que quer o divórcio, e que vai devolver os 80 contos de reis, e lhe dar uma letra referente aos outros 20. Aurélia aceita. Os dois assinam o documento. Firmina (Tania Alves) na porta escutando tudo. Rodrigo sai para procurar Cunha (Roberto Bontempo). Mila (Mirian Freeland) e Augusto (Alexandre Moreno) saem para jantar. Bela (Talita Castro) os ve. Firmina lê o documento escrito por Fernando. Alfredo (Marcos Breda) diz a Mateus (Rodolpho Valente) que o orfanato é o melhor lugar para ele. Rodrigo acha Simão (Luciano Quirino) e começa um tiroteio. Firmina conta a Lemos (Paulo Gorgulho) sobre a letra de Fernando para Aurélia. Aurélia decide viajar para a Europa para se afastar de Fernando.

  195. Capítulo

  196. 23/08: Aurélia decide viajar: hspace=5Aurélia (Christine Fernandes) decide viajar para a Europa e assim evitar um escândalo. Lemos (Paulo Gorgulho) pede a Firmina (Tania Alves) que não trabalhe mais na casa de Aurélia. Rodrigo (Carlo Briani) e Teodoro avançam na direção do grupo de Simão (Luciano Quirino). Alfredo (Marcos Breda) conta a Paulo (João Vitti) que se comenta entre as pessoas que ele é sustentado por Lúcia (Carla Regina). Nina (Mariana Clara), Laura (Maristane Dresch) e Lúcia se preocupam com os depoimentos delas para a polícia. Sebastião tenta negociar a liberdade de seu grupo em troca da vida de Cunha (Roberto Bontempo). Rodrigo fica no impasse, mas aceita o acordo. Sebastião esquece sua bolsa no mato. Aurélia e Fernando (Gabriel Braga Nunes) tentam brindar a separação deles, mas não conseguem. Aurélia assina os papéis. Fernando rasga os papéis e o cheque. Simão solta Cunha no mato. Geraldo (Thodoro Cochrane) conta a Júlia (Raquel Nunes) que sua mãe quer vê-la com Paulo. Lúcia recebe a visita de Paulo tarde da noite. Alfredo, Torquato (Petronio Gontijo) e Augusto (Alexandre Moreno) falam sobre a hipocrisia das pessoas. Cunha acha a bolsa de Sebastião caída no mato. Mateus (Rodolpho Valente) chama a atenção de Alfredo. Firmina conversa com Fernando sobre o casamento dele. Aurélia conta a Damiana (Paixão de Jesus) que ela está se separando. Lemos conta a Bela (Talita Castro) que pedirá a anulação do casamento de Aurélia. Augusto vai até a casa de Leocádia (Ana Beatriz Nogueira). Sebastião se dá conta de que perdeu sua bolsa. Cunha entrega os escritos de Sebastião para Rodrigo. Mila (Mirian Freeland) encontra Augusto na sala. Ele a beija. Fernando conta a Camila (Ana Rosa) que irá se separar de Aurélia. Leocádia fica frente a frente com Augusto.

  197. Capítulo

  198. 24/08: Augusto discute com Leocádia: hspace=5Augusto (Alexandre Moreno) discute com Leocádia (Ana Beatriz Nogueira). Sebastião diz que tem um segredo nos seus escritos. Rodrigo (Carlo Briani) lê os escritos de Sebastião. Fernando (Gabriel Braga Nunes) diz a sua mãe que nunca deixará de amar Aurélia (Christine Fernandes). Lemos (Paulo Gorgulho) conta a Cunha (Roberto Bontempo) que pediu a anulação do casamento de Aurélia e Fernando. Bela (Talita Castro) conta à Adelaide (Adriana Garambone) que o casamento de Aurélia e Fernando não se consumou. Adelaide planeja ficar mais próxima de Torquato (Petronio Gontijo) para conquistar Fernando. Firmina (Tania Alves) diz a Aurélia que vai ter de deixar a corte. Mariquinhas (Maria Stella Tobar) diz a Duarte (Ewerton de Castro) que se ele gostasse mesmo dela ele se separaria de sua esposa. Leocádia confessa a Alfredo (Marcos Breda) que poderia ter um caso com ele, mas não na corte. Mariquinhas diz que só aceita ficar com Duarte se ele se casar com ela. Aurélia conversa com Artur (Luiz Carlos de Moraes) sobre Ordália (Luciene Adami). Adelaide resolve marcar a data do casamento com Torquato. Ela diz que ele não poderá convidar Augusto (Alexandre Moreno). Sebastião arma uma emboscada para os guardas. Marli (Ingra Liberato) diz a Firmina (Tania Alves) que a conhece de algum lugar sem ser da casa de Aurélia. Rodrigo mostra a Lemos e Cunha os escritos de Sebastião. Aurélia diz a Firmina que não vai suportar viver longe de Fernando.

  199. Capítulo

  200. 25/08: Fernando não dorme em casa: Aurélia (Christine Fernandes) decide falar para Fernando (Gabriel Braga Nunes) que o ama. Alfredo (Marcos Breda) e Fernando começam a beber. Fernando conta toda a verdade de seu casamento para Alfredo. Artur (Luiz Carlos de Moraes) diz a Adelaide (Adriana Garambone) que vai se casar com Ordália (Luciene Adami). Fernando fica muito bebado e não volta para casa. Aurélia cansada de esperar Fernando vai para seu quarto e chora. Teodoro desiste de procurar Simão (Luciano Quirino). Lemos (Paulo Gorgulho) pede que Leocádia (Ana Beatriz Nogueira) leia os escritos de Sebastião.

  201. Capítulo

  202. 26/08: Aurélia diz a Fernando que o ama: Mila (Mirian Freeland) diz a Ferreira (Daniel Boaventura) que gostaria de trabalhar na gazeta. Paulo (João Vitti) sugere que Lúcia (Carla Regina) tenha um advogado. Nina (Mariana Clara) confessa a Rodrigo (Carlo Briani) no depoimento que Maria da Glória (Carla Regina) está viva. Leocádia (Ana Beatriz Nogueira) lê nos escritos de Sebastião que ele participou de um levante na província, e que tem um filho que se tornou médico. Lobato (Milhen Cortaz) encontra Marli (Ingra Liberato). Simão (Luciano Quirino), Nicolino e Sebastião vão disfarçados à cidade. Eduardo (Marcos Winter) avisa Aurélia (Christine Fernandes) que Lemos (Paulo Gorgulho) entrou com uma ação a respeito da tutela dela e de Pedrinho (Leonardo Miggiorin). Lemos pede que Cunha (Roberto Bontempo) investigue Sebastião. Leocádia marca um encontro com Alfredo (Marcos Breda). Aurélia diz a Fernando (Gabriel Braga Nunes) que o ama.

  203. Capítulo

  204. 27/08: Eduardo fala sobre a ação de Lemos: Aurélia (Christine Fernandes) se declara para Fernando (Gabriel Braga Nunes) e lhe pede desculpas. Leocádia (Ana Beatriz Nogueira) e Alfredo (Marcos Breda) se beijam. Mateus (Rodolpho Valente) ve tudo e sem querer derruba um vaso. Aurélia leva Fernando para o quarto. Um oficial da justiça chega para entregar um documento à Aurélia. Leocádia vê Mateus e vai embora furiosa. Laura (Maristane Dresch) foge de casa. Aurélia descobre que Lemos (Paulo Gorgulho) voltou a ser o tutor dela. Eduardo (Marcos Winter) fala à Aurélia que Lemos usou o argumento de que o casamento dela não se consumou para anular o casamento dos dois. Laura pede ajuda a Tadeu (Cássio Reis) para pagar sua pensão. Lemos vai à casa de Aurélia.

  205. Capítulo

  206. 29/08: Aurélia não acha a carta: Aurélia (Christine Fernandes) e Lemos (Paulo Gorgulho) discutem. Ela vai para seu quarto procurar a carta e não acha. Leocádia (Ana Beatriz Nogueira) manda uma carta aos pais de Paulo (João Vitti) falando sobre ele e Lúcia (Carla Regina). Marli (Ingra Liberato) e Lobato (Milhen Cortaz) passeiam. Fernando (Gabriel Braga Nunes) pensa que Aurélia só se declarou para ele por causa da ação de Lemos. Barão (Tácito Rocha) decide vender sua parte do jornal. Simão (Luciano Quirino) encontra Raimunda (Lena Roque). Leocádia convida (Raquel Nunes) Paulo para jantar em sua casa e conhecer Júlia (Raquel Nunes). Aurélia acusa Firmina (Tânia Alves) de roubar a carta de Lemos.

  207. Capítulo

  208. 30/08: Firmina vai embora da casa de Aurélia: Firmina (Tânia Alves) nega ter roubado a carta de Lemos (Paulo Gorgulho), e decide ir embora da casa de Aurélia (Christine Fernandes). Tadeu (Cássio Reis) se encontra com Laura (Maristane Dresch). Alfredo (Marcos Breda) decide entregar Mateus (Rodolpho Valente) ao recolhimento de órfãos. Firmina vai à loja de Lemos e o ameaça na frente de Bela (Talita Castro). Lemos diz ao Barão (Tácito Rocha) que vai comprar sua parte do jornal.

  209. Capítulo

  210. 31/08: Lemos conta que Fernando se vendeu para Aurélia: Fernando (Gabriel Braga Nunes) diz que não acredita mais em Aurélia (Christine Fernandes). Lemos (Paulo Gorgulho) conta a Pedrinho (Leonardo Miggiorin) que Fernando se vendeu para Aurélia (Christine Fernandes). Cunha (Roberto Bontempo) diz a Rodrigo (Carlo Briani) que o médico negro dos relatos de Sebastião, é um negro fujão. Sebastião marca um encontro com Raimunda (Lena Roque). Lemos e Fernando brigam. Fernando diz à Aurélia que eles devem pedir o divórcio para resolver a situação. Lemos compra metade do jornal. Marli (Ingra Liberato) confessa a Lobato (Milhen Cortaz) que sempre pensa nele. Duarte (Ewerton de Castro) pressiona Mariquinhas (Maria Stella Tobar) sobre o concubinato. Leocádia (Ana Beatriz Nogueira) recebe uma carta do pai de Paulo (João Vitti) dizendo que ele voltará à corte. Adelaide (Adriana Garambone) vai à loja de Lemos e conversa sedutora com ele.

  211. Capítulo

  212. 01/09: Hermes vê Marli com Lobato: Adelaide (Adriana Garambone) diz a Lemos (Paulo Gorgulho) que se ele a ajudar com o fim do casamento de seu pai, ela lhe dará tudo que quiser. Barão (Tácito Rocha) se despede de Lúcia (Carla Regina) e diz que Paulo (João Vitti) trará muitos problemas à ela. Hermes segue Marli (Ingra Liberato). Adelaide diz a Torquato (Petrônio Gontijo) que eles vão se casar no mesmo dia que Artur (Luiz Carlos de Moraes) e Ordália (Luciene Adami). Hermes vê Marli com Lobato (Milhen Cortaz). Laura (Maristane Dresch) vai até o jornal e sai com Tadeu (Cássio Reis). Camila (Ana Rosa) vai falar com Aurélia (Christine Fernandes). Eduardo (Marcos Winter) vai ao jornal falar com Fernando (Gabriel Braga Nunes).

  213. Capítulo

  214. 02/09: Lemos envenena Ordália: Marl ie Lobato se beijam. Inácio, pai de Paulo, vai à casa de Leocádia. Lemos diz à Adelaide que tem um plano para acabar com o noivado de Ordália com seu pai. A Gazeta Liberal publica a caricatura de Mila. Bela vai ao jornal falar com Ferreira sobre a caricatura. Os dois trocam indiretas. Fernando assina o pedido de divórcio e entrega -o à Aurélia. Adelaide marca um jantar no Cassino com seu pai e Ordália. Inácio se encontra com Paulo. Teodoro pede Ana em casamento. Lemos chega no Cassino e se sentao ao lado de Ordália. Enquanto todos se distraem com uma homenagem de Adelaide para Ordália, Lemos despeja um líquido que estava em um pequeno frasco, no copo de Ordália. Depois de um tempo, Ordália passa mal.

  215. Capítulo

  216. 03/09: Adelaide se entrega a Lemos: Ordália passa muito mal e não consegue se mexer. Bela conta à Lemos que foi Mila quem fez a caricatura. Alfredo diz a Fernando que se preocupa com Mateus. Torquato chega para cuidar de Ordália. Adelaide contente com a situação. Inácio pede a Lúcia que deixe Paulo. Adelaide se encontra com Lemos. Ela se entrega à ele. Hermes segue Marli que está junto com Lobato. Torquato diz que a situação de Ordália é muito grave. Laura e Tadeu fazem um piquenique. Duarte dá um colar para Mariquinhas. Paulo chega para ver Lúcia, e ela manda Nina falar que ela não está. Ana diz a Pedrinho que ela vai ser obrigada a se casar com Teodoro.

  217. Capítulo

  218. 05/09: Mila entra em choque ao ver Augusto sendo preso: hspace=5Adelaide diz a Lemos que ela será dele novamente assim que ele matar Ordália. Pedrinho fala à Ana que eles devem fugir. Cunha vai à Polícia denunciar Augusto. Leocádia e Inácio planejam juntar Paulo e Júlia. Cunha diz que Augusto agora é escravo dele. Inácio deixa a corte. Mila conta que foi Leocádia quem mandou Inácio ir falar com ela. Lemos diz a Ferreira que não quer mais caricaturas e artigos sobre a abolição, na Gazeta. Fernando decide fazer uma campanha contra a abolição em praça pública. Augusto e Mila se encontram no Cassino. Eles planejam o casamento. Alfredo traz Mateus de volta para sua casa. Rodrigo, Cunha e Teodoro chegam no Cassino e levam Augusto preso. Mila tenta impedir e recebe um tapa de Rodrigo.

  219. Capítulo

  220. 06/09: Lemos e Leocádia comemoram a prisão de Augusto: Mila fica em choque ao ver a cena de Augusto ser preso. Raimunda avisa Sebastião, Simão e Nicolino que Augusto foi preso. Cunha fala que Augusto será escravo dele. Simão vê Hermes e pede que ele fala a Lemos que a hora dele vai chegar. Fernando, Eduardo, Torquato e Alfredo vão visitar Augusto na prisão. Augusto conta seus segredos para seus amigos. Lúcia recebe Paulo e decide ter uma conversa com ele.

  221. Capítulo

  222. 07/09: Lúcia diz a Paulo que vai se afastar dele: Lúcia diz a Paulo que eles vão se afastar. Ferreira discute com Lemos. Lúcia diz a Paulo que seu amor por ele acabou. Duarte diz a Augusto que vai falar com Cunha. Adelaide convence Torquato a não evidenciar a possibilidade de Ordália ter se envenenado. Duarte encontra Cunha. Cunha diz que não vai libertar Augusto. Duarte se revolta. Marli diz a Lobato que é muito arriscado eles continuarem se encontrando. Duarte diz que vai dar a carta de alforria para Raimunda e todos os escravos de sua casa. Nicota vê Tadeu e Laura juntos. Cunha chega na prisão. Rodrigo entrega Augusto como escravo para Cunha.

  223. Capítulo

  224. 08/09: Laura e Nicota brigam: Laura e Nicota brigam. Mariquinhas diz à Camila que para sair de casa ela seria até amante de um homem casado. Camila fica horrorizada. Nicota diz a Tadeu que ele não entra mais na sua casa. Augusto chega na pedreira e Cunha dá chibatadas nele. Laura volta para a casa de Lúcia. Bela pede a seu pai para cuidar do jornal no lugar dele. Duarte dá à Mariquinhas a chave da casa que ele comprou. Torquato diz que Ordália melhorou um pouco. Adelaide esconde sua raiva. Simão, Sebastião e Nicolino chegam ao quilombo. Eduardo chega na casa de Lúcia. Lúcia conta toda verdade para ele. Mariquinhas vai ver a casa que Duarte a comprou. Duarte está a sua espera. Lemos diz a Cunha que vai morar no palacete de Aurélia.

  225. Capítulo

  226. 09/09: Lemos vai morar na casa de Aurélia: Mariquinhas diz a Duarte que só ficará com ele se ele pedir a benção para Camila. Raimunda entrega um bilhete de Augusto para Mila. Eduardo acompanha Laura para depor na polícia. Geraldo conta a Paulo que foi Leocádia e Inácio que armaram para ele se separar de Lúcia e se casar com Júlia. Pedrinho diz a Lobato que quer fugir com Ana. Lemos chega de malas prontas com Marli e Bela na casa de Aurélia. Duarte vai À casa de Mariquinhas falar com Camila.

  227. Capítulo

  228. 10/09: Fernando pede que Aurélia vá embora com ele: Aurélia discute com Lemos. Duarte conta à Camila que é apaixonado por sua filha Mariquinhas. Camila desmaia. Paulo recebe um bilhete de Leocádia. Lemos diz que só vai sair da casa de Aurélia se Fernando sair também. Camila diz que não vai aceitar que Mariquinhas fique com Duarte. Aurélia implora para Fernando não ir embora. Fernando diz à Aurélia que para eles ficarem juntos, ela terá de abandonar tudo e ir embora com ele.

  229. Capítulo

  230. 12/09: Aurélia conta que Fernando a chamou: Aurélia diz para Fernando que não pode deixar tudo que tem nas mãos de seu tio. Fernando vai arrumar suas coisas. Leocádia pergunta a Duarte se ele a está traindo. Fernando vai morar na casa de Alfredo por uns tempos. Lemos pede um favor à Bela. No dia seguinte, Bela diz à Adelaide que Fernando saiu de casa porque viu Aurélia e Eduardo juntos. Lobato e Marli se beijam. Adelaide pede para um de seus criados vigiar Fernando. Artur diz a Adelaide que Ordália não está segura em sua casa.

  231. Capítulo

  232. 13/09: Marli fala que Aurélia tem de lutar por Fernando: Artur diz que Ordália vai para sua casa de qualquer jeito. Lemos pede a Ferreira que Fernando fique longe do jornal. Martim dá um recado a Fernando sobre Simão e uma pessoa, o informante, presta atenção na conversa. Cunha pede ao Capataz que aguarde um aviso seu para pegar Fernando. Lúcia resolve esquecer Paulo e continuar com a vida de cortesã. Paulo chega irritado na casa de Leocádia e fala que se ela continuar se metendo na vida dele, ela vai se dar mal. Nicota fala que toda a Corte está comentando que Fernando saiu de casa porque viu Aurélia e Eduardo juntos. Marli fala para Aurélia que ela tem de lutar por Fernando. Fernando segue na floresta para o encontro com Simão, Sebastião e Nicolino. Os três veêm um grupo de homens e resolvem ir embora para ninguém descobrir o encontro deles com Fernando. Capataz aguarda com um grupo de homens na floresta, Fernando passar. Uma pessoa se aproxima, e sem nem conferir quem é, eles começam a bater na pessoa.

  233. Capítulo

  234. 14/09: Teodoro avisa que Rodrigo está no hospital: Capataz e homens vão embora e deixam a pessoa em que eles bateram no chão. Aurélia espera por Fernando na casa de Alfredo. Cunha chega perto do corpo no chão da pessoa que o Capataz bateu, e vê que é Rodrigo, e não Fernando. Camila conta a Fernando que Duarte quer ficar com Mariquinhas. Ana chega no palacete de Aurélia e fala que seu pai não voltou para casa. Teodoro avisa que Rodrigo está no hospital. Todos saem para a manifestação na praça contra a escravidão. Cunha e Capataz em um lugar escondido observam Fernando. Aurélia sai para a manifestação. Fernando começa a discursar. Capataz atira em Fernando.

  235. Capítulo

  236. 15/09: Ana dorme na casa de Pedrinho: Serapião leva Fernando desmaiado para fora da confusão. Teodoro prende Alfredo. Aurélia e Torquato encontram Eduardo machucado.Cunha comenta com Lemos que Fernando já teve estar morto. Ana e Pedrinho comentam a situação deles e depois se beijam. Lemos e Cunha brindam a vitória deles. Adelaide vê Fernando ferido. Preocupada pede para Serapião chamar um cirurgião.. Alfredo se revolta com sua prisão. Adelaide acaricia Fernando. Aurélia chama Lobato para que ele descubra algo sobre o estado de Fernando. Jesuína conta a Paulo que Alfredo foi preso. Lemos discute com Ferreira. Feijó chega para examinar Fernando. Aurélia se irrita com o descaso de Bela com a manifestação e suas conseqüências. Augusto leva chibatadas após falar da libertação dos escravos para o capataz. Camila e Mariquinhas saem para visitar algumas freguesas. Feijó começa os procedimentos para a extração da bala. Torquato e Paulo visitam Alfredo na cadeia. Mariquinhas chega em uma casa e confessa a sua mãe que lá não é a casa de uma freguesa e sim um presente de Duarte para ela. Camila se revolta. Teodoro conta a Torquato que a polícia não utilizou armas de fogo na repressão. Aurélia se lamuria com Damiana. Artur chega em casa e encontra Bela na sala sem a presença de Adelaide. Segue então em direção ao quarto de sua filha. Marli e Lobato param de se beijar ao ouvirem a voz de Lemos. Aurélia se assusta com as insinuações de seu tio com relação a ela e Eduardo. Feijó retira a bala do peito de Fernando. Teodoro avisa que Rodrigo está no hospital

  237. Capítulo

  238. 16/09: Adelaide fica nua para Fernando: Lemos afirma a Marli que agora ele é quem manda na casa de Aurélia. Adelaide conversa com Feijó sobre Fernando e em seguida lhe paga pela ajuda. Aurélia sai de casa decidida a achar Fernando. Damiana fica preocupada. Artur decide avisar Aurélia sobre Fernando. Tadeu conta a Camila que Fernando foi ferido. Aurélia decide ir falar com Alfredo na cadeia e Mateus vai junto. Adelaide beija Fernando nos lábios. Artur vai a casa de Aurélia, mas não a encontra. Aurélia vaia até a casa de Lúcia. Aurélia chega em casa. Damiana conta a ela que Fernando está na casa de Adelaide. Camila e Mariquinhas chegam na casa de Aurélia. Aurélia tenta levar Fernando para sua casa, mas Adelaide não deixa. Mila passa pela sala e não conversa com Leocádia. Torquato convence Aurélia a deixar Fernando na casa de Adelaide. Teodoro sai para visitar Ana. Marli chama Ana em seu quarto. Pedrinho pede para ela não ir. Sozinhos, Adelaide fica nua e se deita ao lado de Fernando.

  239. Capítulo

  240. 17/09: Fernando sussura o nome de Aurélia: Adelaide abraça Fernando, mas ele sussurra o nome de Aurélia. Lemos fala para Torquato que não deseja nenhum ferido em sua casa. Aurélia se lamenta para Damiana. Adelaide acaricia Fernando que não reage. Artur bate na porta de Adelaide e pede para que ela a abra. Artur coloca uma escrava para dormir no quarto de Adelaide junto com ela. Fernando acorda e pergunta por Aurélia. O capataz leva Augusto e outros escravos para a pedreira. Aurélia se prepara para ir até a casa de Adelaide. Lemos visita Adelaide. Ela sugere a ele acusar Aurélia como a culpada pelo tiro e assim afastá-la de Fernando. Rodrigo vai até Alfredo. Mateus vai com Jesuína fazer uma vista a Alfredo. Aurélia chega na casa de Adelaide. Adelaide diz a ela que Lemos a proibiu de ver Fernanda, mas que ela a deixará vê-lo por um instante. Torquato se encontra com Augusto. Paulo chega na casa de Lúcia para lhe dar notícias sobre Rodrigo e Ana. Ferreira leva a carta de Duarte até Alfredo. Ela o libera da prisão. Pedrinho decide fugir com Ana. Camila , Nicota e Mariquinhas vão até a casa de Adelaide. Lemos ameaça mandar Aurélia para um convento caso ela não o obedeça.

  241. Capítulo

  242. 19/09: Lemos proibe Aurélia de ver Fernando: Lemos proibe Aurélia de ver Fernando. Rodrigo vai buscar Ana na casa de Aurélia. Pedro e Ana não estão lá. Os dois fogem pela mata. Adelaide fala a Torquato que ela quer cuidar sozinha de Fernando. Cunha conta a Lemos que viu Duarte com uma amante. Rodrigo vai à casa de Lúcia para procurar Ana. Torquato diz a Adelaide que o remédio que ela está dando para Fernando, láudano, é muito forte e não é bom para ele. Lúcia procura Paulo para ajuda -la a encontrar Ana. Adelaide coloca láudano no chá de Fernando sem que ele veja. Lemos fica muito feliz com a notícia de Pedrinho e Ana.

  243. Capítulo

  244. 20/09: Teodoro vai atrás de Pedrinho e Ana na mata: Lemos diz a Bela que Aurélia ordenou que atirassem em Fernando. Teodoro diz a Rodrigo que viram duas pessoas se embrenhando na mata. Rodrigo manda Teodoro ir com uma patrulha para a mata. No meio de uma conversa com Alfredo e Ferreira, Fernando cai no sono. Adelaide dá banho em Fernando enquanto ele dorme. Artur chega e ordena que ela nunca mais fique sozinha com Fernando. Paulo, Lúcia e Martim saem para a mata. Lemos e Cunha combinam dar um golpe em Aurélia para pegar sua fortuna. Alfredo conta à Aurélia que Fernando a ama. Ana tem maus pressentimentos.

  245. Capítulo

  246. 21/09: Ferreira beija Bela: hspace=5Teodoro vê rastros no chão. Martim, Paulo e Lúcia veêm rastros no chão. Fernando diz que não quer mais tomar láudano. Adelaide dá um refresco para Fernando. Fernando cai no sono. Cunha conversa com um inglês. Ferreira beija Bela. Alfredo e Tadeu falam para Camila que Fernando corre perigo na casa de Adelaide. Adelaide fala para Artur e Torquato que ela vai se casar com Fernando fora do país. Martim, Lúcia e Paulo chegam no quilombo e pedem ajuda para o Simão. Pedrinho avista os urbanos. Camila procura Aurélia.

  247. Capítulo

  248. 22/09: Adelaide tenta raptar Fernando: Ana e Pedrinho fogem dos guardas. Camila pede que Aurélia vá com ela até a casa de Adelaide para buscar Fernando. Bela escuta a conversa escondida, e logo sai para avisar Adelaide. Simão traz Ana e Pedrinho para o quilombo. Adelaide e Feijó falam para Aurélia, Alfredo e Camila, que Fernando tem de ficar lá mais uma noite. Lemos manda Damiana ir buscar Aurélia. Aurélia e Fernando se beijam. Damiana chega para levar Aurélia. Adelaide dá um chá para Fernando. Ele dorme, e ela com ajuda de seus escravos preparam uma fuga. Alfredo os surpreende.

  249. Capítulo

  250. 23/09: Fernando chega em sua casa: hspace=5Adelaide diz que vai levar Fernando para um sítio. Artur chega. Alfredo leva Fernando para Camila. Rodrigo manda Teodoro continuar procurando Ana. Mariquinhas vai chamar Aurélia para ver Fernando. Bela tenta impedir Aurélia de sair. Lemos diz para Adelaide inventar que Fernando desconfia que foi Aurélia quem mandou atirar nele. Fernando recebe Aurélia e os dois se beijam. Sebastião e Simão se preocupam com a presença de Paulo, Pedrinho, Lúcia e Ana no quilombo. Adelaide conta à Leocádia sobre a desconfiança de Fernando com Aurélia. Mila sai escondida e vai ver Augusto na pedreira.

  251. Capítulo

  252. 24/09: Mila revela um segredo: Augusto diz ao capataz que ele não pode fazer nada contra Mila pois ela é filha do Ministro. Lemos grita com Aurélia. Capataz vai avisar Cunha. Lemos conta para Leocádia que Mila está na pedreira. Raimunda escuta a conversa e logo sai para chamar Alfredo. Mila da a Augusto o pêndulo de hipnose. Alfredo conta a Duarte sobre Mila. Sob as ordnes de Cunha, Capataz prende Augusto em um tronco e dá chibatadas nele. Duarte e Alfredo chegam e tentam impedir mas não conseguem. Mila fala para Duarte, Leocádia, Júlia e Geraldo que ela não é filha de Duarte.

  253. Capítulo

  254. 26/09: Júlia descobre que também é filha de Duarte: Mila pergunta a Leocádia quem é a criança de pai desconhecido. Duarte e Leocádia não sabem o que dizer. Ferreira diz a Bela que ela deve parar de seguir ordens de seu pai. Leocádia e Duarte contam a Mila, Geraldo e Júlia toda a verdade sobre a família. Júlia é filha de Duarte. Fernando diz que desconfia que Lemos foi quem mandou atirar nele. Lemos diz que vai falar com Rodrigo sobre Pedrinho. Geraldo vai para a casa de Alfredo. Júlia confessa a Mila que já dormiu com Geraldo. Rodrigo vai à casa de Camila para prender Fernando.

  255. Capítulo

  256. 27/09: Fernando vai preso: Rodrigo acusa Fernando de bater em um policial. Duarte desabada com Mariquinhas. Teodoro começa uma nova busca na floresta. Leocádia conversa com Adelaide e fala que ainda tem um segredo que não pode revelar à sua família. Fernando chega em sua cela. Nicota avisa Ferreira que Fernando foi preso. Júlia diz a Geraldo que ela quer morar na Europa para se afastar dele. Lemos diz a Eduardo que quer Ter uma conversa com ele. Adelaide vai à prisão falar com Fernando.

  257. Capítulo

  258. 28/09: Camila visita Fernando na cadeia: Adelaide fala para Fernando que ele pediu que ela deitasse nua com ele quando estava em sua casa. Lemos diz a Eduardo que se ele ajuda -lo, poderá conquistar Aurélia. Adelaide diz que foi Aurélia que mandou atirar em Fernando. Eduardo e Lemos brigam. Alfredo decide fazer uma manifestação contra a prisão de Fernando. Bela enfrenta seu pai. Augusto olha pensativo para o pêndulo que Mila lhe trouxe. Marli avisa Aurélia que soube que Lemos foi à um convento. Duarte e Mila vão à pedreira. Nicolino vê os urbanos chegando perto do quilombo. Simão e Sebastião resolvem afastar os urbanos para longe do quilombo. Começa um tiroteio. Rodrigo vai à casa de Alfredo. Mateus fala para ele que sua mãe se chamava Lúcia. Damiana percebe que Pedrinho levou uma arma com ele.

  259. Capítulo

  260. 29/09: Teodoro aponta arma para Pedrinho: Rodrigo pergunta a Laura e Nina se Mateus é mesmo filho de Lúcia. Pedrinho, Ana, Paulo e Lúcia resolvem se entregar para os urbanos. Alfredo diz que vai proteger Mateus de Rodrigo. Pedrinho carrega sua arma. Mariquinhas diz à Nicota que vai tomar uma decisão importante. Aurélia visita Fernando na cadeia. Paulo vai ao encontro dos urbanos. Teodoro aponta arma para Pedrinho.

  261. Capítulo

  262. 30/09: Teodoro e Paulo morrem: Teodoro e Pedrinho brigam. Paulo chega e separa a briga. Teodoro e Paulo trocam tiros. Os dois morrem. Os outros urbanos acusam Lúcia de ter matado Teodoro. Cunha conversa com Leocádia sobre Duarte. Lemos coloca um guarda na porta do palacete de Aurélia para impedi -la de sair de casa. Ferreira e Bela se beijam. Fernando é solto da prisão. Aurélia recebe a notícia que Fernando foi solto. Ela pede ajuda a Marli para fugir.

  263. Capítulo

  264. 01/10: Lúcia vai presa: Marli diz que vai distrair o guarda, para Aurélia fugir. Rodrigo prende Lúcia. Aurélia e Fernando se encontram. Lemos descobre que Marli ajudou Aurélia. Ele ameaça bater nela, mas Lobato chega. Simão conta para Alfredo, Ferreira e Torquato sobre Lemos. Fernando e Aurélia deitados na cama de Fernando, começam a se beijar e tirar a roupa.

  265. Capítulo

  266. 03/10: Ferreira visita Lúcia na prisão: Rodrigo pede para Lemos dar uma lição em Pedrinho. Fernando e Aurélia acordam de suas noites de amor. Ferreira conversa com Lúcia na prisão. Alfredo avisa Fernando e Aurélia sobre a morte de Paulo. Lemos diz para Cunha que quer falar com Firmina. Todos saem para o enterro de Paulo. Aurélia não encontra Pedrinho na prisão. Ela vai falar com Lúcia. Cunha ameaça Nina, Laura e Germana. Aurélia pergunta para Lemos onde está Pedrinho.

  267. Capítulo

  268. 04/10: Mariquinhas desabafa com Fernando: Lemos não fala para Aurélia onde está Pedrinho. Mila visita Lúcia na cadeia. Mariquinhas diz para Camila que ela não vai perder a chance de ser feliz. Ferreira leva flores e bombons para Lúcia. Mariquinhas conta para Fernando o seu caso com Duarte. Aurélia recebe um bilhete de Pedrinho dizendo que ele está no convento da Ajuda. Aurélia foge de casa com a ajuda de Damiana e Lobato.

  269. Capítulo

  270. 05/10: Aurélia chega no convento: Aurélia vai ao convento procurar Pedrinho, mas ele não está lá. Ela conversa com a irmã Carolina. Todos saem para a manifestação. Aurélia é cercada por várias freiras que dizem que Lemos orientou que ela ficasse no convento por uns dias. Aurélia é levada à força para uma cela do convento. Pedrinho volta para casa. Lúcia conta sobre Cunha e Lemos para Eduardo. Damiana, Pedrinho e Marli desconfiam que Aurélia está presa no convento, e resolvem avisar Fernando. Lúcia escreve um bilhete para Aurélia. Lobato entrega para Fernando a mensagem de Pedrinho, dizendo que Aurélia está no convento.

  271. Capítulo

  272. 06/10: Lemos, Cunha e Webster brindam: Alfredo diz para Fernando que não vai ser tão simples tirar Aurélia do convento. Lúcia pede para Ferreira que entregue uma carta para Aurélia. Fernando vai até o convento mas a irmã Carolina não o deixa ver Aurélia. Lemos, Cunha e Webster brindam. Artur observa de longe desconfiado. Pedrinho pede desculpas a Fernando. Fernando discute com Lemos. Bela e Lemos planejam dar uma festa.

  273. Capítulo

  274. 07/10: Cunha conversa com Leocádia: Duarte diz para Raimunda que vai começar a paga -la pelo seu serviço. Lemos conversa com Adelaide. Artur chega e olha desconfiado. Geraldo decide ir para Europa. Leocádia se desespera. Mariquinhas chega com uma sacola de compras em sua casa. Cunha segue Duarte. Rodrigo pede que Lemos o ajude a colocar Ana em um convento. Cunha dá para Leocádia o endereço da casa de Mariquinhas e Duarte.

  275. Capítulo

  276. 08/10: Leocádia vê Mariquinhas e Duarte: Ferreira diz para Lemos que a notícia do confinamento de Aurélia tem de ser publicada no jornal. Rodrigo diz para Lúcia que ela vai ser julgada por matar Maria da Glória. Ferreira e Lemos discutem na redação. Duarte e Mariquinhas comem bolo juntos em sua casa. Damiana visita Lúcia. Leocádia vê Mariquinhas e Duarte. Lemos fala que a notícia de Aurélia não será publicada. Romualdo e Bela se beijam. Camila vê Mariquinhas e Duarte. Ordália volta para a casa de Artur.

  277. Capítulo

  278. 10/10: Ana fica no convento com Aurélia: Leocádia diz para Duarte que se ele não romper com Mariquinhas ela vai infernizar a vida dos dois. Fernando diz que Camila tem de entender o lado de Mariquinhas. Artur comenta com Ordália que desconfia que foi Adelaide quem a envenenou. Lemos proibe Pedrinho de sair de casa. Eduardo diz que em breve Fernando poderá visitar Aurélia. Aurélia fala para a irmã Carolina sobre Lemos. Simão e Sebastião decidem fazer um ataque para libertar Augusto. Duarte conversa com Alfredo. Mariquinhas recebe um bilhete de Duarte. Rodrigo leva Ana para o convento. Augusto fala para Torquato e Mila que quer fugir da pedreira. Ana encontra Aurélia. Alfredo vai ver Leocádia.

  279. Capítulo

  280. 11/10: Artur e Ordália saem para a igreja: Alfredo se insinua para Leocádia. Ana e Aurélia conversam. Fernando vai com Eduardo depor na polícia. Fernando fala para Rodrigo que os verdadeiros agressores estão soltos. Lemos pede para Cunha ir atrás da Firmina. Fernando acusa Lemos de estar envolvido no atentado de Rodrigo. Fernando e Eduardo visitam Lúcia. Ferreira pensa em Lúcia. Lemos vai ao convento. Artur e Ordália saem para a igreja. Leocádia conversa com Camila.

  281. Capítulo

  282. 12/10: Leocádia ameaça Camila: Leocádia ameaça Camila, e sua família. Duarte vai à pedreira conversar com Augusto. Augusto decide que vai fugir. Lemos visita Aurélia. Irmã Carolina pede que Lemos se retire. Sebastião conta sua história para Simão e Nicolino. Augusto olha para seu pêndulo e pensa nas sessões de hipnose de Mila. Artur e Ordália voltam de seu casamento. Bela conta para Adelaide que está apaixonada.

  283. Capítulo

  284. 13/10: Duarte vai embora de casa: Mila pede para sua mãe compreender Duarte. Ordália se muda para a casa de Artur. Ordália pede para Adelaide viver em harmonia com ela na casa. Artur avisa Fernando sobre os investimentos de Lemos na empresa de Webster. Adelaide discute com Lemos. Mariquinhas pede para Duarte tomar uma providência em seu casamento. Augusto diz que vai fugir sozinho. Laura e Nina visitam Lúcia na prisão. Duarte vai embora de sua casa. Augusto hipnotiza Capataz. Cunha chega na pedreira e vê o Capataz sozinho e hipnotizado.

  285. Capítulo

  286. 14/10: Mila é levada para o hospício: Cunha encontra outros guardas da pedreira amarrados. Augusto explica aos outros escravos como chegar no quilombo. Cunha descobre que Augusto enfeitiçou o Capataz. Duarte fala para Mariquinhas que saiu de casa. Cunha alerta Leocádia sobre a fuga de Augusto. Eduardo diz que Fernando poderá ver Aurélia. Leocádia chama dois enfermeiros que levam Mila ao hospicio.

  287. Capítulo

  288. 15/10: Lúcia fala sobre Cunha na audiência: Chega o dia da audiência de Lúcia. Raimunda conta para Fernando, Mariquinhas e Camila, que Mila está no hospício. Augusto chega no quilombo. Lemos pede para Peçanha, um amigo advogado dele, que acompanhe a audiência de Lúcia. Mariquinhas avisa Duarte sobre Mila. Geraldo e Júlia visitam Mila. Lúcia revela na audiência que Cunha é responsável pelo bordel. Fernando encontra se encontra com Aurélia no convento. Ele diz que tem um plano. Duarte tira Mila do hospício. Peçanha conta para Lemos o que aconteceu na audiência. Aurélia e Fernando se trancam na cela de Aurélia.

  289. Capítulo

  290. 17/10: As freiras veêm Fernando e Aurélia juntos: Carolina pede que Aurélia abra a porta. Ela e Fernando continuam se beijando. Mila vai morar com Duarte. As freiras arrombam a porta do quarto de Aurélia e vêem ela e Fernando nus na cama. Carolina diz que vai ser testemunha de Aurélia e Fernando. Duarte diz para Leocádia que vai sair do Ministério. Mila fala para Geraldo que a história de Júlia ser filha de Duarte está muito mal contada. Lemos ameaça Marli. Lúcia conta da carta de Firmina para Ferreira. Cunha chega na festa de Lemos.

  291. Capítulo

  292. 18/10: Começa a festa de Lemos: Marli fica de cara feia na festa de Lemos. Romualdo e Tadeu vão à festa. Fernando comenta com Ferreira que a Firmina conhecida de Lúcia, pode ser a mesma que morava na casa de Aurélia. Hermes olha para Marli e Lobato. Cunha conta para Lemos que Firmina viajou. Lemos lembra da carta de Firmina. Tadeu bêbado faz uma homenagem para Lemos. Ele se segura de ódio. Ferreira, Fernando, Eduardo e Alfredo saem para a casa de Lúcia. Quando chegam a porta está aberta, a casa vazia, e percebem que alguém já pegou a carta de Firmina. Artur desconfia que Lemos e Adelaide envenenaram Ordália. Depois da festa, Hermes conta para Lemos sobre Marli e Lobato. Hermes vai embora e Lemos e Lobato começam uma briga feia. Lemos apanha muito e desmaia.

  293. Capítulo

  294. 19/10: Adelaide morre: Lemos desmaiado no chão. Pedrinho chama um médico. Marli e Lobato decidem fugir. Marli fala com Bela. Feijó chega e cuida de Lemos. Bela vai falar com o pai. Cunha recebe uma intimação da justiça. Lemos diz para Bela que vai matar Marli e Lobato. Cunha mostra a carta de Firmina para Lemos. Adelaide visita Aurélia. Ela coloca veneno no chá de Aurélia. Fernando chega e se juntas com as duas. Fernando pede o chá de Aurélia. Adelaide impede e derrama todo o chá em cima de Fernando. Mila vai junto com Duarte falar com o Imperador. Fernando encontra Torquato e ele reconhece o cheiro do veneno na roupa de Fernando. Adelaide vai falar com Lemos. Ele bate violentamente nela e despeja veneno em sua boca. Adelaide morre.

  295. Capítulo

  296. 20/10: Aurélia mostra a carta da Diocese: Eduardo conta que conseguiu a anulação do divórcio de Fernando e Aurélia. Torquato diz que Adelaide sumiu. Lemos chega em casa e Bela estranha o seu jeito. Adelaide é encontrada morta no passeio público. Começa a audiência de Lúcia e Cunha. Lúcia conta como conheceu Cunha ao Juíz. Aurélia é liberada do convento. Lúcia cita Lemos no depoimento. Mila vai para o quilombo. Rodrigo ameaça Cunha. Cunha briga com Lemos. Simão avisa que Cunha está se preparando para fugir. Rodrigo e Simão vão atrás de Cunha. Aurélia e Fernando expulsam Lemos de sua casa. Cunha atira em Rodrigo. Simão acerta uma pedra em Cunha que cai do cavalo ficando preso pela estribo e é arrastado pelo cavalo. Cunha morre. Mila encontra Augusto. Lemos é convocado para depor. Firmina chega no palacete de Aurélia.

  297. Capítulo

  298. 21/10: Resumo do último capítulo da novela Essas Mulheres – Alfredo despreza Leocádia. Simão leva Rodrigo ferido para a cidade. Rodrigo escreve um atestado libertando Simão, pede desculpas à Lúcia, e morre. Aurélia avisa Ana que seu pai morreu. Começa a audiência de Lúcia e Lemos. Fernando chega com Firmina na audiência. Leocádia conta à Duarte, Júlia, e Geraldo sobre a maldita folha negra que Mila falava. Ela revela que o pai de Júlia não é Duarte. Firmina conta toda história em que Lemos matou Lúcia Bicalho, o seu namorado Marcos, e Pedro Camargo, e ela foi cúmplice dessa morte. Lemos e Firmina são presos e Lúcia é solta. Augusto e Sebastião recebem a carta de alforria. Alfredo se torna legalmente o pai de Mateus. Pedrinho e Ana vão se casar. Bela diz que nunca perdoará seu pai. Leocádia decide viajar para a Europa. Alfredo fala que também vai passar uns tempos na Europa. Bela se torna dona da loja de charutos. Começa a festa do casamento de Ana e Pedrinho. A Princesa Isabel dá para Augusto o título de comendador. Lúcia fica com Ferreira na festa. Torquato se interessa pela Condessa.

Elenco / Personagens

Confira o perfil e conheça alguns personagens da novela Essas Mulheres

ALFREDO MOREIRA
(Marcos Breda)

É o melhor amigo de Fernando e seu confidente. Trabalha como chefe de redação da Gazeta Liberal. Simpático, inteligente e vibrante, dedica-se à vida boêmia, vivendo em farras com os companheiros.


SIMÃO
(Luciano Quirino)

Divertido e esperto. Perseguido por Lemos, é obrigado a passar-se por morto. Na clandestinidade, organiza um grupo de bandoleiros, que inferniza as atividades ilegais do vilão. Vai se apaixonar por Jesuína.


AURÉLIA CAMARGO
(Christine Fernandes)

Heroína romântica, apaixonada por Fernando, seu único e grande amor. Pobre no início da história, amargará ainda mais dificuldades depois da morte de seu pai, quando terá de trabalhar duro para ajudar na casa, tornando-se criada da sua maior rival. Forte e decidida, prefere ganhar a vida com seu esforço próprio, pois só admite casar-se por amor. Sua vida se modificará completamente quando receber a inesperada herança do avô.

DR. AUGUSTO
(Alexandre Moreno)

Supera todas as dificuldades e se forma em medicina, com brilhantismo, interessa-se por doenças nervosas, que vai estudar na Europa. Quando retorna, é chamado em uma emergência a cuidar de Mila, por quem se apaixonará e com quem viverá um tumultuado romance. Augusto guarda um grande segredo que poderá arruinar sua carreira, se desvendado.

GERALDO DUARTE
(Theodoro Cochrane)

Irmão de Mila e amigo de Fernando e Eduardo. Não pensa em mais nada na vida a não ser viver em mulheres, freqüentar a boemia e viver em farras.

ORDÁLIA
(Luciene Adami)

Professora de piano e francês. Dá aulas em seu salão, inclusive para moças sem posses como Aurélia e Glória, sob os auspícios de Artur. Mulher inteligente e sem preconceitos.

PEDRO CAMARGO
(Celso Frateschi)

Pai de Aurélia. Filho natural de Lourenço com uma escrava. Luta para ser reconhecido, por isso não ousa contrariar o pai. Sua morte dará origem a um mistério que atravessará a novela.

MARIQUINHA
(Maria Stella Tobar)

Irmã mais velha de Fernando. Para a época, já passou da idade de se casar, por isso, alimenta certa amargura em relação à vida, mal disfarçada em maturidade. Tem conflitos com a irmã, a quem acha oferecida. Mas viverá um tórrido amor proibido.

LOBATO
(Milhen Cortaz)

Capataz de Lourenço. Obediente e amigo do patrão. Sempre que pode diz verdades a ele.

EMÍLIA CAMARGO
(Silvia Salgado)

Mãe de Aurélia, sempre peocupada com o futuro da filha. Mulher batalhadora, firme, positiva, porém de saúde frágil. Assume com altivez as dificuldades oriundas de seu casamento com Pedro Camargo.

FERREIRA PINTO
(Daniel Boaventura)

Dono da Gazeta Liberal. Oportunista e pragmático, dirige seu jornal em função de seus interesses. Mas cultiva um jeito bonachão e gosta de viver à larga.

FERNANDO SEIXAS
(Gabriel Braga Nunes)

Herói romântico, apaixonado por Aurélia. Bonito e sedutor, é alvo do desejo das mulheres que conhece. Defende a causa abolicionista, gosta de escrever, e abandona a segurança do serviço público para trabalhar em um jornal. Tem grandes ideiais, mas nenhum sentido prático para as coisas do dia a dia. Age sempre com grande ímpeto. Tudo isso agravado pelo jogo, vício que o levará a pôr em risco a felicidade de quem ama e o obrigará a tomar decisões contrárias aos próprios sentimentos.

MILA DUARTE
(Miriam Freeland)

Amiga de Aurélia. Irriquieta, vai testar os limites impostos às mulheres de sua época, com os quais não pode se conformar. Suas atitudes inusitadas vão provocar a incompreensão de muita gente, principalmente da família. Seu inconformismo e os conflitos com a mãe a levarão a sofrer sérios distúrbios psicológicos. Será tratada por Augusto, um médico negro recém-chegado da Europa e viverá com ele uma tumultuada e conflituosa paixão.

ELENCO
Christine Fernandes – Aurélia Lemos Camargo
Carla Regina – Maria da Glória Assunção / Lúcia Bicallo
Miriam Freeland – Emília Duarte (Milla)
Ana Beatriz Nogueira – Leocádia Duarte
Gabriel Braga Nunes – Fernando Rodrigues de Seixas
Paulo Gorgulho – Manoel Lemos
Adriana Garambone – Adelaide Tavares do Amaral
Marcos Winter – Eduardo Abreu
Roberto Bomtempo – Mário Cunha
Marcos Breda – Alfredo Moreira
Daniel Boaventura – Ferreira Pinto
Petrônio Gontijo – Torquato Ribeiro
Ewerton de Castro – Ministro Heródoto Duarte
Luciene Adami – Profa. Ordália
Ingra Liberato – Marli Lemos
Tânia Alves – Firmina Mascarenhas
Luiz Carlos de Moraes – Artur Tavares do Amaral
Talita Castro – Isabela Lemos (Bela)
João Vitti – Paulo Silva
Alexandre Moreno – Dr. Augusto da Silva
Carlo Briani – Rodrigo Assunção
Ana Rosa – Camila Rodrigues de Seixas
Maria Stella Tolbar – Mariquinha Rodrigues de Seixas
Nathália Rodrigues – Nicota
Cássio Reis – Tadeu
Leonardo Miggiorin – Pedro Lemos Camargo (Pedrinho)
Camila dos Anjos – Ana Assunção
Theodoro Cochrane – Geraldo Duarte
Raquel Nunes – Júlia Duarte
Luciano Quirino – Simão
Valquíria Ribeiro – Jesuína
Gésio Amadeu – Sebastião da Silva
Fernando Oliveira – Martim
Lena Roque – Raimunda
Paixão de Jesus – Damiana
Milhem Cortaz – Lobato
Rômulo Estrela – Romualdo
Maristane Dresch – Laura
Mariana Clara – Nina
Rejane Arruda – Lúcia Bicallo
Rodolfo Valente – Mateus
Lívia Graciano – Germana
Pablo Rodrigues – Nicolino
Luciano Faria – Teodoro
Tércio Gennari – Hermes
Bruno Giordano – Delegado Téo

Trilha Sonora Nacional e Internacional

1. Pop Zen” – Família Caymmi
2. “Essas Mulheres” – Joana
3. “Uma Chance em Mil” – J.Neto
4. “Corações Animais” – Zé Ramalho
5. “Duas de Mim” – Sandra de Sá
6. “Motivos Banais” – Carlinhos Vergueiro
7. “Contigo um Pouquinho – Alex Cohen
8. “É pra Sempre Te Amar” – Guilherme & Santiago
9. “Vida” – Cláudio Nucci
10. “Lugar de Cobra é no Chão” – Chico Buarque
11. “Suave é a Noite” – Silvinha Araújo
12. “A Janela da Cidade” – Alexandre Leão
13. Agora Sei que Te Amo – M.Pop
14. “Valsa Brasileira” – Luiz Melodia
15. “Eu Amo” – Alvinho e da Matta
16. “O Meu Jeito de Agir” – Yasmin Lucas
17. “Com Você, sem Você” – Banda Interativa
18. “Valsinha” – Cantrix
19. “Oratio” – Corciolli

0 Comentário para: “Essas Mulheres Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *