Espelho Mágico Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Espelho Mágico desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Espelho Mágico e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Espelho Mágico

◘ Período de exibição: 14/06/1977 – 5/12/1977
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 150
◘ Autoria: Lauro César Muniz
◘ Direção: Daniel Filho, Gonzaga Blota e Marco Aurélio Bagno

A trama mostra os bastidores da montagem de uma peça e da fictícia novela Coquetel de Amor, estrelada por Diogo Maia (Tarcísio Meira) e Leila Lombardi (Glória Menezes), para abordar os conflitos de atores, diretores, autores e jornalistas envolvidos nas duas produções.

Famoso pelos trabalhos em televisão, o casal é escalado para protagonizar a trama escrita por Jordão Amaral (Juca de Oliveira) e dirigida por João Gabriel (Daniel Filho). Jordão é um dramaturgo sem projeção que trabalha também como jornalista para complementar sua renda. Apaixonado por Leila Lombardi, sua ex-mulher, ele declara seu amor pela atriz através do texto que escreve para sua personagem em Coquetel de Amor.

Na novela escrita por Jordão, os personagens Ciro e Rosana formam um casal em crise, assim como seus intérpretes, Diogo e Leila, que vêem seu casamento desmoronar por conta de Cynthia (Sônia Braga), uma ambiciosa atriz que faz de tudo para conseguir alavancar sua carreira. O relacionamento dos dois também sofre com a imaturidade de Beatriz (Lídia Brondi), filha de Leila, que, declaradamente, não gosta de Diogo. A jovem insiste em reaproximar a mãe de Jordão, seu pai.

As cenas de Coquetel de Amor são intercaladas com as de Espelho Mágico, e as tramas das duas novelas se misturam. Paralelamente, os atores começam a ensaiar uma peça de teatro, Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, produzida e protagonizada por Diogo e dirigida por Gastão (Sérgio Britto). Ao longo da trama, os problemas pessoais de Diogo acabam interferindo na montagem da peça.

No final, Diogo e Leila se reconciliam, mas ele embarca sozinho para a Europa, onde participará de um filme. A atriz prefere ficar ao lado de Beatriz, mas diz que o está esperando. Ciro e Rosana também têm um final feliz em Coquetel de Amor.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Espelho Mágico

** Resumo não divulgado

Espelho Mágico fala sobre o cotidiano, o sucesso e os conflitos de profissionais de meios de comunicação: atores, diretores, autores e jornalistas. As histórias são contadas através dos bastidores de Coquetel de Amor, uma novela inserida na trama.

Diogo Maia e Leila Lombardi formam o casal principal da história. Famosos pelos trabalhos em televisão, os dois são escalados para estrelar Coquetel de Amor, escrita por Jordão Amaral e dirigida por João Gabriel. Jordão é um dramaturgo sem projeção que trabalha também como jornalista para complementar sua renda. Apaixonado por Leila Lombardi, ele declara seu amor pela atriz através do texto que escreve para sua personagem em Coquetel de Amor.

Outros personagens fortes na trama são: Cynthia Levy, jovem que luta para ter sucesso como atriz; Nora Pelegrini, atriz em decadência; Carijó, comediante popular, considerado ultrapassado; Bruna Maria, atriz que desistiu de investir na carreira para se casar com um milionário; Gastão Cortez, diretor de teatro; Diana Queiroz, ex-miss Brasil e atriz de pornochanchada que tem como meta mudar o rumo de sua carreira; Paulo Morel,jovem e bem-sucedido ator. Todos esses personagens trabalham Coquetel de Amor1 .

Espelho Mágico também conta o drama de Luíza Barbosa, uma bailarina com dificuldades profissionais, e de Edgar, um jornalista ligado ao meio artístico.

Além da novela, os atores começam a ensaiar uma peça de teatro, Cyrano de Bèrgerac, de Edmond Rostand. Assim como em Coquetel de Amor, Diogo Maia também vive o protagonista da montagem. Há ainda a história de Nora Pelegrini que, paralelamente ao papel coadjuvante que interpreta na novela, é chamada para protagonizar um filme. Dessa forma, o autor Lauro César Muniz tinha como objetivo mostrar o universo da televisão, do teatro e do cinema.

A personagem Cynthia, vivida por Sônia Braga, fez grande sucesso com o público, que se divertia toda vez que ela dizia: “Pomba!”

A ex-vedete Brigitte Blair e integrantes de sua companhia foram convidados a participar da cena em que Carijó (Lima Duarte) e sua filha Lenita (Djenane Machado) encenam um teatro de revista.

Segundo Lima Duarte, em determinado momento da história, seu personagem Carijó é escalado para uma pequena participação em Coquetel de Amor. Na hora de gravar, ele troca as palavras de seu texto e é praticamente expulso do estúdio pelo diretor. Comovido, Roberto Marinho escreveu uma carta ao elenco da novela a respeito de “tão dolorosa” cena.

Espelho Mágico tinha uma complexa e inovadora estrutura narrativa, entrelaçando histórias vividas pelos personagens na ficção e nos bastidores. A novela ainda contou com depoimentos sobre a profissão feitos pelo elenco, formado por renomados atores.

Espelho Mágico foi a primeira novela de Vera Fischer e Tony Ramos na TV Globo.
A partir do capítulo 21 de Espelho Mágico, o diretor Daniel Filho foi substituído por Gonzaga Blota e Marco Aurélio Bagno.

Sérgio Dionísio e Gilberto di Rago substituíram o produtor Moacyr Deriquém.

O palhaço Carijó
A trama de Carijó (Lima Duarte), um comediante popular decadente que fizera muito sucesso em outros tempos, também merece destaque. Considerado ultrapassado, ele trabalha ao lado da filha, Lenita (Djenane Machado), em espetáculos que já não têm mais público.

Quando Lenita consegue um papel em Coquetel de Amor, Carijó fica abalado, principalmente após Durval (Agnaldo Rocha), dono do teatro onde a dupla se apresenta, rescindir o contrato com os dois. Preocupada com o pai, que adoece ao ser afastado dos palcos, a jovem consegue um emprego para ele na televisão. Carijó passa a trabalhar como assistente de produção, mas sente-se humilhado em sua nova função. E, quando finalmente tem uma chance de atuar na novela, tem dificuldades para decorar o texto. Arrasado, Carijó vai embora sem dar satisfação à filha.

Lenita reencontra o pai se apresentando no circo de uma pequena cidade do interior. Depois de muita insistência, ele retorna ao Rio de Janeiro e, com a ajuda de João Gabriel, passa a integrar o elenco de um programa humorístico na TV. No final, aplaudido pelo público, Carijó sente-se finalmente reconhecido por seu trabalho.

Elenco
Bibi Vogel
Carlos Eduardo Dolabella – Edgar
Daniel Filho – João Gabriel
Djenane Machado – Lenita
Emiliano Queiroz
Glória Menezes – Leila Lombardi (Rosana, em Coquetel de amor)
Heloísa Millet – Luíza Barbosa
Jorge Botelho – Eduardo, em Coquetel de amor
Jorge Cherques – Alfredo
Juca de Oliveira – Jordão Amaral
Kito Junqueira – Nestor Rey
Lídia Brondi – Beatriz
Lima Duarte – Carijó
Margot Brito
Maria Lucia Dahl – Paula, em Coquetel de amor
Mauro Mendonça – Nelson Novaes
Milton Moraes – Vicente Drummond
Nelson Caruso – Roberto, em Coquetel de amor
Pepita Rodrigues – Bruna Maria (Kátia, em Coquetel de amor)
Sérgio Britto – Gastão Cortez (Benito, em Coquetel de amor)
Solange França – Nair
Sônia Braga – Cynthia Levy (Camila, em Coquetel de amor)
Tarcísio Meira – Diogo Maia (Ciro, em Coquetel de amor)
Tony Ramos – Paulo Morel (Cristiano, em Coquetel de amor)
Vera Fischer – Diana Queiroz (Débora, em Coquetel de amor)
Yoná Magalhães – Nora Pelegrini (Assunta, em Coquetel de amor)

Elenco / Personagens

DIOGO MAIA (Tarcísio Meira) – Nome artístico de Diogo Moreira, um dos mais populares atores da televisão, que atua em novelas ao lado de Leila Lombardi (Glória Menezes), sua mulher. Disposto a romper com a imagem de galã, parte para a produção da peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, interpretando o feio e desprezado Cyrano, seu grande desafio profissional. No início não aceita participar de Coquetel de Amor, novela escrita por Jordão, ex-marido de Leila. Mas acaba fazendo parte do elenco como o protagonista Ciro. Seu envolvimento com Cynthia (Sônia Braga) e a péssima relação que mantém com a enteada, Beatriz (Lídia Brondi), prejudicam seu casamento. No final, após reatar com Leila, embarca sozinho para a Europa onde participará de um filme.

LEILA LOMBARDI (Glória Menezes) – Nome artístico de Maria Aparecida Assumpção, iniciou sua carreira em teatro e cinema, mas acabou dedicando-se exclusivamente à televisão. Casada com Diogo Maia (Tarcísio Meira), é uma das estrelas de maior sucesso da teledramaturgia. Interpreta Rosana na novela Coquetel de Amor, escrita por seu ex-marido, Jordão Amaral (Juca de Oliveira), com quem teve uma filha, Beatriz (Lídia Brondi). O relacionamento ruim entre a jovem e seu marido gera conflitos em seu casamento, agravados pelo envolvimento de Diogo com Cynthia (Sônia Braga).

BEATRIZ (Lídia Brondi) – Filha de Leila Lombardi (Glória Menezes) e Jordão Amaral (Juca de Oliveira), mantém uma forte relação afetiva com o pai e não gosta de Diogo (Tarcísio Meira), seu padrasto. Sufocada pela imagem da mãe, passa por uma crise existencial, o que faz seus pais se reaproximarem. Apaixona-se por Paulo (Tony Ramos) e sofre por não ser correspondida, principalmente quando o ator passa a contracenar com Leila em Coquetel de Amor. Ao longo da trama, diz que a mãe deve escolher entre ela e seu casamento.

DIOGO JR. (Frederico Ramos) – Filho de Leila Lombardi (Glória Menezes) e Diogo Maia (Tarcísio Meira).

JORDÃO AMARAL (Juca de Oliveira) – Romancista e dramaturgo, ex-marido de Leila Lombardi (Glória Menezes) e pai de Beatriz (Lídia Brondi). Enfrenta dificuldades financeiras que o obrigam a diversificar suas atividades profissionais no jornalismo e na publicidade. É autor da novela Coquetel de Amor, estrelada por Leila e Diogo Maia (Tarcísio Meira). Casado com Nora (Yoná Magalhães), nunca deixou de amar sua ex-mulher, para quem declara seu amor através dos diálogos da novela.

NORA PELEGRINI (Yoná Magalhães) – Atriz em decadência, estreou profissionalmente ao lado de Leila Lombardi (Glória Menezes), mas nunca alcançou a mesma projeção da amiga. Afastada do trabalho desde o casamento com Jordão (Juca de Oliveira), planeja voltar à ativa como protagonista. Por isso fica furiosa quando é escalada para interpretar Assunta, uma personagem coadjuvante, em Coquetel de Amor. Insatisfeita, pede para sair da novela quando surge um convite para participar de um filme. Sabe que o marido ainda é apaixonado pela ex-mulher e morre de ciúmes de Leila. Desabafa sempre com Nestor (Kito Junqueira), de quem se torna amiga. No final, separa-se de Jordão.

CARIJÓ (Lima Duarte) – Nome artístico de Bartolomeu Esperança, é um comediante popular que fizera muito sucesso em outros tempos, porém considerado ultrapassado. Trabalha ao lado da filha, Lenita (Djenane Machado), em espetáculos que já não têm mais público.

LENITA (Djenane Machado) – Nome artístico de Helena Esperança, filha de Carijó (Lima Duarte), com quem faz dupla desde criança. Atriz de futuro promissor, prefere se conter em cena para não diminuir a atuação do pai, a quem está disposta a seguir, mesmo em prejuízo de sua carreira.
ALFREDO BARBOSA (Jorge Cherques) – Homem simples, casado com Nair (Solange França), pai de Cynthia (Sônia Braga) e Luiza (Heloísa Millet). Não aceita que suas filhas se interessem pela carreira artística.

NAIR BARBOSA (Solange França) – Casada com Alfredo (Jorge Cherques), mãe de Cynthia (Sônia Braga) e Luiza (Heloísa Millet). Não questiona as decisões do marido, embora nem sempre concorde com ele, especialmente em relação às filhas.

CYNTHIA LEVI (Sônia Braga) – Nome artístico de Maria Jacinta, filha de Alfredo (Jorge Cherques) e Nair (Solange França). Luta para ter sucesso na carreira de atriz, utilizando todos os recursos para se projetar. No início trabalha no teatro de revista. Mas, depois de muita insistência, consegue fazer teste para o elenco da novela Coquetel de Amor, na qual interpreta Camila. Ao longo da trama envolve-se com Diogo (Tarcísio Meira) e é apontada como o pivô da separação dele e Leila (Glória Menezes).

LUIZA BARBOSA (Heloísa Millet) – Filha de Alfredo (Jorge Cherques) e Nair (Solange França), é professora de balé e piano no bairro onde mora. Mais acomodada do que a irmã, Cynthia (Sônia Braga), enfrenta dificuldades para se impor artisticamente. Estréia no teatro de revista depois que Cynthia deixa os palcos para integrar o elenco de Coquete de Amor.

NELSON NOVAES (Mauro Mendonça) – Homem maduro e sereno, presidente de um importante grupo empresarial. Casado com a atriz Bruna Maria (Pepita Rodrigues), que deixou a profissão a seu pedido. Envolve-se com Diana (Vera Fischer), amiga de sua mulher.

BRUNA MARIA (Pepita Rodrigues) – Atriz, casada com Nelson Novaes (Mauro Mendonça), desistiu de investir na carreira atendendo ao pedido do marido. Após alguns anos, no entanto, sente falta de seu antigo ambiente de trabalho. Recusa o convite de João Gabriel (Daniel Filho) para participar de Coquetel de Amor por imposição de Nelson. Mas, depois de descobrir o envolvimento do marido com Diana (Vera Fischer), sua amiga, volta atrás e aceita o trabalho na novela, na qual interpreta Kátia.

EDGAR (Carlos Eduardo Dolabella) – Jornalista ligado ao meio artístico, é responsável pela edição das páginas de cultura de alguns jornais, além de assinar uma coluna social e de ser produtor de um programa de rádio. Apaixona-se por Diana (Vera Fischer), com quem acaba casando-se no final.

PAULO MOREL (Tony Ramos) – Nome artístico de Paulo Augusto Amaral, um jovem ator em ascensão. É chamado às pressas para substituir um dos protagonistas da peça Cyrano de Bergerac, o que representa um impulso decisivo em sua carreira. Interpreta Cristiano na novela Coquetel de Amor.

VICENTE DRUMMOND (Milton Moraes) – Ator experiente que, pressionado pelas dificuldades em conseguir bons papéis, direciona sua carreira para a dublagem de filmes. Vive um triângulo amoroso com Diana (Vera Fischer) e Edgar (Carlos Eduardo Dolabella).

DIANA QUEIROZ (Vera Fischer) – Nome artístico de Viridiana Queiroz, ex-miss Brasil e atriz de pornochanchada. Tem como meta mudar o rumo de sua carreira e para isso busca o apoio de Vicente (Milton Moraes). Interpreta Débora na novela Coquetel de Amor. No final, casa-se com Edgar (Carlos Eduardo Dolabella).

NESTOR REY (Kito Junqueira) – Nome artístico de Nestor Trajano, veio de uma cidade do interior, onde era tratado como grande astro, para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Por conta de suas dificuldades financeiras, divide o apartamento com Vicente (Milton Moraes). Apaixona-se por Cynthia Levi (Sônia Braga), mas não é correspondido.

GASTÃO CORTEZ (Sérgio Britto) – Renomado diretor de teatro, é convidado por Diogo Maia (Tarcísio Meira) para dirigir o espetáculo Cyrano de Bergerac. Interpreta Benito na novela Coquetel de Amor.

JOÃO GABRIEL (Daniel Filho) – Diretor de televisão e cinema, tem uma personalidade dinâmica que se reflete em seu trabalho. Diretor da novela Coquetel de Amor.

DURVAL (Agnaldo Rocha) – Administrador de um teatro de revista.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
‘S Wonderful
Compositores: George Gershwin / Ira Gershwin
Intérprete: João Gilberto

Maninha – Tema de Beatriz
Compositores: Chico Buarque
Intérprete: Miucha, Tom Jobim e Chico Buarque

Cantando
Compositores: Paulinho da Viola
Intérprete: Paulinho da Viola

Tigresa – Tema de Cynthia
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Gal Costa

A Cara do Espelho
Compositores: Guto Graça Melo/ Nelson Motta
Intérprete: Naila

Vai Levando – Tema de abertura
Compositores: Chico Buarque
Intérprete: Miucha e Tom Jobim

Sonhos de um Palhaço – Tema de Carijó
Compositores: Antônio Marcos/ Sérgio Sá
Intérprete: Antônio Marcos

Ombro Amigo
Compositores: Leci Brandão
Intérprete: Leci Brandão

Valsa
Compositores: Tom Jobim
Intérprete: Tom Jobim

Sem Essa
Compositores: Jards Macalé & Duda
Intérprete: Jards Macalé

Aprender a Nadar
Compositores
Intérprete: Marlui Miranda

Lamento
Compositores: Pixinguinha/ Vinícius de Moraes
Intérprete: Dilermando Reis

Internacional:
Love’s Melody Theme
Compositores
Intérprete: Larry & Jannie

I Remember Yesterday
Compositores: Donna Summer/ Giorgio Moroder / Pete Bellotte
Intérprete: Donna Summer

So Many Tears
Compositores: Dave Ellis
Intérprete: Dave Ellis

Yes Sir, I Can Boogie
Compositores: Frank Dostal and Rolf Soja
Intérprete: Baccara

Daybreak
Compositores: David Pomeranz/ Spencer Proffer
Intérprete: Randy Bishop

Trouble-Maker
Compositores: Pete Bellotte/ Giorgio Moroder
Intérprete: Roberta Kelly

J’aime
Compositor: Jean Piérre Posit
Intérprete: Jean Piérre Posit

C’est La Vie – Tema de Diogo e Leila
Compositores: Lake/Sinfield
Intérprete: Emerson Lake & Palmer

Ma Baker
Compositores: Fred Jay/ George Reyam/ Frank Farian
Intérprete: Boney M.

Love So Right
Compositores: Barry/ Robin/ Maurice Gibb
Intérprete: Bee Gees

Flying High
Compositores: Tony Stevens
Intérprete: Tony Stevens

Never Get Your Love Behind Me
Compositores: Jimmy and Tommy Faragher
Intérprete: The Faragher Brothers

Let’s Get It On
Compositores: Carl Thomas
Intérprete: East Harlem

How Wonderful to Know
Compositores
Intérprete: B & C

0 Comentário para: “Espelho Mágico Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *