Corpo a Corpo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Corpo a Corpo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Corpo a Corpo e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Corpo a Corpo

◘ Período de exibição: 26/11/1984 – 21/06/1985
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 179
◘ Autoria: Gilberto Braga
◘ Colaboração: Leonor Bassères
◘ Direção: Dennis Carvalho e Jayme Monjardim
◘ Direção geral: Dennis Carvalho

Busca por ascensão social, sede de vingança e discussão sobre racismo conduziam as tramas da novela. Em destaque, a história de Eloá (Débora Duarte), uma mulher envolvente e ambiciosa, sempre em busca de projeção social e profissional. Para tal, ela se empenha para se destacar na empresa de engenharia onde ela e o marido, Osmar (Antonio Fagundes), trabalham, a Fraga Dantas S.A. Osmar é um homem sem grandes ambições, casado com Eloá há 16 anos, com quem teve Ronaldo (Selton Mello).

Durante uma festa, no primeiro capítulo da novela, Eloá, frustrada por não ter conseguido uma promoção na empresa, conhece o misterioso Raul (Flávio Galvão), que seria a personificação do demônio, e faz um pacto com ele. Raul lhe garante que poderá fazer com que ela ascenda socialmente. Eloá, por sua vez, aceita a proposta, que transforma inteiramente sua vida. Ela começa a se destacar profissionalmente, e essa ascensão é o principal motivo da crise em seu casamento.

Outra personagem importante na trama é a enfermeira Tereza (Glória Menezes). A viúva cria com toda dedicação a filha de 16 anos, Heloisa (Isabela Garcia), uma menina aparentemente doce, mas muito sonsa. Tereza fora desprezada no passado por Osmar, seu grande amor, e sonha com o dia em que vai destruí-lo. Une-se a Raul para pôr em ação seu plano de vingança.

O casamento de Eloá e Osmar vai de mal a pior. A situação entre os dois fica insustentável quando ela assume um cargo de direção na empresa de engenharia e, por chantagem de Raul, é obrigada a demitir o marido. Ela se torna presidente da Fraga Dantas Internacional e viaja com o filho para o Cairo. Nessa decisão, é mais uma vez influenciada por Raul. Cansada de ser atormentada por ele, Eloá decide voltar para o Brasil e descobrir a verdadeira identidade e os interesses do homem que não a deixa em paz.

Enquanto isso, Raul promete a Tereza que pode fazer Osmar se apaixonar por ela, mas com uma condição: ela teria de matar o empresário Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), dono da firma em que Eloá trabalha. Tereza chega a preparar a injeção letal, mas recua na hora de aplicá-la. A enfermeira, então, revela a Osmar que foi ela quem fez Raul se aproximar de Eloá, no intuito de separar o casal. A partir de então, desiste do amado, pois sabe que, no fundo, ele ama Eloá.

Osmar, então, decide investigar a razão de Raul desejar matar Alfredo e descobre que seu irmão, Amauri (Stênio Garcia), um ex-presidiário, é quem está por trás de tudo. Ao longo da trama, Alfredo se envolve com Lúcia Gouveia (Joana Fomm), ex-mulher de Amauri, e chega a se casar com ela. Lúcia Gouveia é uma mulher ambiciosa e muito inteligente, que busca o sucesso financeiro por meio de casamentos com homens ricos. Revoltado com a união, Amauri planeja matar o rival. Ao ter suas intenções descobertas, foge do irmão e, cheio de ódio, encontra-se com Lúcia. Ciente de seu descontrole emocional, ela consegue acalmá-lo, mas o local onde eles estavam pega fogo, e os dois morrem queimados no último capítulo da novela. Osmar e Eloá se reconciliam, e Tereza envolve-se com Alfredo.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Corpo a Corpo

Capítulo 1
Eloá não é escolhida pela empresa onde trabalha para ir ao Japão, como técnica. Com raiva, ela deseja a morte de todos. No mesmo dia, morre a mulher do dono da empresa, Isabel Dantas. 3 meses depois, uma enchente no sul destrói as casas de Guiomar e Machado. Ele morre. Guiomar vem para o Rio com o filho, Rafael, e sua noiva, Ângela. Cláudio, filho de Isabel, pede ao pai que financie uns negócios para ele. Cláudio sofre um atentado. Teresa é chamada para cuidar dele. Some uma pulseira de Isabel. Cláudio é acusado por Alfredo de tê-la roubado. Numa festa, Eloá conhece um homem misterioso, que lhe propõe um pacto.

Capítulo 2
Alfredo e Cláudio discutem sobre o desaparecimento da pulseira. O Homem Misterioso garante a Eloá que vai ajudá-la a subir na vida. Eloá fica amedrontada e sai da festa. Cláudio diz a Teresa que vai sair de casa. Alfredo pede desculpas a Cláudio. Rafael começa a procurar emprego. Sônia vai trabalhar como paisagista na casa de Alfredo. Eloá abre a gaveta de trabalho, da qual só ela tem a chave, e acha um envelope misterioso lá dentro.

Capítulo 3
Eloá abre o envelope, onde encontra uma revista americana de engenharia. Alfredo se mostra interessado em Teresa. Eloá descobre na revista a idéia que precisava para fazer um projeto e propor na empresa. O investigador de polícia começa a colher depoimentos de todos na casa de Alfredo sobre o desaparecimento da pulseira de Isabel Dantas. Eloá mostra a Rogério o novo projeto que fez. Ele lê e distribui para toda a diretoria. Alfredo manda chamar Eloá em sua sala, e a recebe com o projeto nas mãos.

Capítulo 4
Eloá convence Alfredo a aceitar sua proposta de começar de novo o projeto da ferrovia, que poderá trazer bons lucros à empresa, uma vez que é um grande empreendimento. Teresa ganha a simpatia de Odete. A empresa de Alfredo ganha a concorrência, graças a Eloá. Em consequência, Rogério promove-a. É também ele que consegue que Osmar repense o seu pedido de demisão e volte atrás, permanecendo ao serviço da Fraga Dantas. Osmar encontra Darcy, velho colega de colégio e atual mestre de obras. Rafael, chegado ao Rio após as cheias que destruiram a sua casa, consegue um emprego. Eloá tenta descobrir o Homem Misterioso e fica sabendo que ele não foi visto na festa onde se encontraram.

Capítulo 5
Eloá fica perdida, sem saber de onde surgiu o Homem Misterioso mas adia a procura. Cláudio recebe a visita de Olavo e os dois acabam se entendendo. Alfredo tenta fazer com que Teresa vigie os atos de Cláudio, que apesar de doente continua fazendo besteiras. Porém, ela recusa pois não está naquela casa como detetive. Olavo convida Eloá para fazer uma viagem de negócios e ela aceita. Osmar percebe que Darcy está fazendo falcatruas na obra que ele inspeciona e fica preocupado, sem saber como agir. Darcy pede a Osmar que não o entregue e o amigo cede. Osmar é chamado à sala de Rogério, que descobriu tudo o que aconteceu na obra e quer uma justificação para aquela atitude.

Capítulo 6
Rogério diz a Osmar que despediu Darcy. Osmar conta a verdade e Rogério diz que vai lhe dar uma chance, transferindo-o de cargo, tudo em atenção a Eloá. Eloá fica sabendo que seu nome é cogitado para um cargo muito importante dentro das empresas. Olavo resolve tentar convencer Alfredo a ajudar Cláudio a tentar encontrar um rumo na vida. Alfredo se limita a oferecer uma viagem a Cláudio, que recusa, irritado. Teresa vai embora da casa de Alfredo, porque Cláudio já está recuperado e ela sente que a sua presença já não é necessária ali. Eloá viaja com Olavo. Alfredo convida Teresa para assistir a um concerto. Ela aceita. Rafael começa a fazer um curso de datilografia, o mesmo onde está Bia. Eloá sai triste da empresa e espera um táxi, quando o Homem Misterioso pára de carro na sua frente e oferece carona.

Capítulo 7
Ainda perplexa com a aparição do Homem Misterioso, Eloá aceita o convite dele para tomar um drinque. Bia paga a taxa de matrícula de Rafael no curso de datilografia e os dois saem, depois da aula, para um restaurante, onde conversam animados. Eloá e o Homem Misterioso estão num bar e são fotografados. Osmar vai à casa de Cristina fazer o orçamento para um projeto de cozinha. Margarida diz a Olavo que gostaria de ver Alfredo casado com Teresa. Cláudio fica sabendo, por Olavo, que Alfredo foi assistir um concerto de música clássica com Teresa e reage, bastante espantado.

Capítulo 8
Cláudio confessa ao irmão o quanto o surpreendeu o fato de Alfredo ter saído com Teresa. O Homem Misterioso ajuda novamente Eloá, para que ela não corra riscos por se encontrar com ele no bar, depois de terem sido fotogragados. Eloá se dirige ao toalete e quando volta, ele desapareceu, para seu espanto. Odete diz a Wanderley que desconfia que César, o motorista, tenha roubado a pulseira sumida. Sônia fica frustrada quando sabe que Margarida não quer mais reformar o jardim. Osmar desconfia da fidelidade de Eloá e os dois brigam por causa da existência do Homem Misterioso. Bia deixa Rafael em casa, totalmente envolvido por ela. Alfredo deixa Teresa em casa. Ao entrar, ela se assusta quando vê Cláudio em sua sala.

Capítulo 9
Cláudio diz a Teresa que quer sair com ela também, como amigo. Amauri aconselha Rafael a não sair mais com Bia. Osmar pede desculpas a Eloá, mas continua desconfiado de que o Homem Misterioso esteja interessado nela. Laís briga com Zeca e resolve ir embora da cidade. Eloá é convidada por Olavo para ser diretora da Fraga Dantas. Osmar continua trabalhando para Cristina. Cláudio convida Teresa para irem ao cinema. Eloá revela a foto que tirou ao lado do Homem Misterioso, no bar, e se espanta quando vê que ela aparece sozinha.

Capítulo 10
Eloá, diante da foto onde não tem nada onde deveria estar o Homem Misterioso, diz a Jalusa que vai descobrir todo o mistério que envolve aquele homem. Cláudio e Teresa, depois do cinema, vão jantar. Eloá tenta obter os negativos da fotografia, mas não consegue. Fica nervosa e pega um táxi até a obra onde Osmar está trabalhando. Zeca procura Bia e a leva para assistir um jogo de pólo. Bia assiste, vai embora e deixa Zeca frustrado. Eloá chega à obra de Osmar, mas esquece a foto no táxi. Eloá e Osmar brigam. Eloá conta toda a história para Amauri, que diz a Osmar que os dois precisam conversar sobre Eloá.

Capítulo 11
Osmar acaba sendo convencido por Amauri que Eloá não está mentindo. Bia convida Rafael para jantar em casa dela. Os dois conversam muito. Rafael toca piano para ela ouvir e Bia o considera um artista, aconselhando a seguir uma carreira profissional. Teresa se preocupa com Heloísa, que ainda não chegou em casa e já é tarde. Guiomar é convidada para trabalhar num boteco perto da casa de Zoraide. Alfredo convida Teresa para almoçar na casa dele. Osmar volta para casa, depois de ter passado uma boa parte da noite andando pelas ruas e pensando no que o irmão havia dito sobre Eloá.

Capítulo 12
Osmar se desculpa com Eloá, por ter desconfiado dela e conta que Amauri acha que ela fez um pacto com o Diabo. Ela acha graça. Heloísa e Teresa discutem. Guiomar está desanimada por não conseguir arranjar emprego num boteco. Bia acha estranho quando vê Teresa almoçando na casa deles, pois não compreende como uma simples enfermeira alcança essa intimidade. Amauri quer levar Eloá num centro, mas Osmar diz que ela não vai querer ir. Luís rouba a casa de Sônia e o noivo dela, Ivan, descobre. Olavo e Cláudio discutem seriamente na frente de Teresa. Na delegacia, descobrem que Luís também roubou a pulseira de Isabel Dantas. Cláudio se declara apaixonado por Teresa.

Capítulo 13
Teresa diz a Cláudio que ele está apenas querendo usá-la para ferir Alfredo. Cláudio pede desculpas e dá razão a ela, pois está magoado com o pai. Rafael vê Bia na praia e a esconde de Ângela. Osmar e Rogério disputam a mesma vaga de estacionamento na praia e só depois Osmar se apercebe quem está dirigindo o outro automóvel. Cláudio diz a Alfredo que ele deve investir em Teresa, que ele acha ser a mulher ideal para o pai. Osmar se atrasa na hora do almoço, na obra de Cristina. Enquanto isso, Rogério vai à obra onde Osmar trabalha e se irrita quando sabe que ele está atrasado. Rogério chama Eloá para conversarem a respeito do comportamento profissional de Osmar.

Capítulo 14
Eloá pede desculpas a Rogério pelo atraso de Osmar, dizendo que a culpa foi dela. Irritado, Rogério diz que dali para a frente, a responsável pelas atitudes de Osmar é ela. Teresa e Alfredo jantam juntos. Teresa confessa a Vânia que está apaixonada por Alfredo. Zeca recebe um telegrama do pai dizendo que vai chegar ao Brasil. A cozinha de Cristina fica quase pronta. Bia convida Rafael para irem juntos à casa de Zeca assistir a um filme. Cristina aguarda, ansiosa, a chegada ao Brasil da amiga Lúcia. Zoraide lê a notícia da chegada no jornal e mostra a Amauri, que reage com surpresa. Alfredo pede a Teresa para se casar com ele.

Capítulo 15
Teresa aceita se casar com Alfredo. Amauri fica sabendo o horário da chega de Lúcia e vai ao aeroporto, escondido. Lúcia chega de Paris, no mesmo avião que o pai de Zeca. Ela comenta com a filha, Alice, que as duas estão sem dinheiro para ficar num hotel, mas não quer que Cristina saiba disso. Bia diz a Alfredo que acha uma loucura ele se casar com Teresa. Alfredo convida Teresa, Vânia e Heloísa para irem jantar em sua casa. Bia fica sabendo e sai de casa, se recusando a ficar para jantar com Teresa.

Capítulo 16
Bia confessa a Alfredo que não gosta de Teresa. Os dois conversam e Bia aceita ficar para o jantar. Teresa diz a Bia que só se casa com o consentimento dela. Lúcia diz a Alice que escolheu William Maciel para seu próximo marido. Osmar tenta encontrar o funcionário do almoxarifado, mas não consegue. Por falta de material, os operários são dispensados por um dia. Eloá diz a Osmar que ele não precisa ficar nervoso, pois ela consegue sustentar a sua situação na empresa. Bia vai procurar Teresa. Eloá descobre que não vai poder fazer nada por Osmar como lhe prometeu, pois a posição dele na Fraga Dantas é mais constrangedora do que ela pensava.

Capítulo 17
Bia diz a Teresa que ela parece falsa. Zeca pede que Rafael lhe conceda uma entrevista para seu filme. Eloá diz a Osmar que deveria despedi-lo, mas não sabe o que fazer. Lúcia e William se encontram no jantar oferecido por Cristina. William acaba dizendo que vai telefonar para Lúcia, convidando-a para sair. O Homem Misterioso torna a procurar Eloá, sabendo que ela está num terrível dilema pois precisa tomar uma decisão sobre a demissão de Osmar, e marca um encontro com ela. Eloá vai, mas leva Jalusa. Ao invés de aparecer o Homem Misterioso, aparece um enorme cão, que assusta Jalusa.

Capítulo 18
Jalusa desmaia quando vê o cachorro. Logo depois surge o Homem Misterioso, que diz a Eloá ser melhor assim pois não convém haver testemunhas. Fala que ela está próxima de chegar à diretoria da empresa, mas que não poderá fazer nada por Osmar. Eloá consegue ligar para Osmar pedindo que ele vá até onde ela e o Homem Misterioso estão, mas ele percebe e desaparece. Teresa e Alfredo se casam e viajam em lua-de-mel. Alceu, o diretor que Eloá deve substituir para ser promovida, morre numa viagem de avião, com Rangel. Eloá é convidada a assumir a direção da empresa. Logo no primeiro dia, Eloá diz a Rogério que o acidente de Alceu foi planejado pelo Homem Misterioso e que devem ir à polícia.

Capítulo 19
Eloá conta a Rogério tudo sobre o Homem Misterioso. Ele acha que o Homem Misterioso quer usar Eloá para aplicar um golpe na Fraga Dantas e que a própria viúva de Alceu, Olga, é quem deve dar parte, na polícia, da suspeita de assassinato. A família de Rangel descobre que não tem dinheiro suficiente para o enterro dele. Olavo se oferece para pagar os custos do enterro de Rangel, mas Ivan já tinha ido à casa de Olga pedir que pagasse o enterro do futuro sogro. Sônia, sabendo disso, vai também à casa de Olga. Ivan e Sônia brigam.

Capítulo 20
Sônia e Ivan brigam na casa de Olga. Eloá, que também estava na casa de Olga, ouve a briga e tenta reconfortar Sônia, que fica muito nervosa. O médico de Olga diz que ela não pode atender Rogério e Eloá, por não estar passando muito bem. Sônia procura Eloá para saber sobre a suspeita de assassinato que envolve a morte de Rangel. Eloá conta toda a história do Homem Misterioso para ela. Sônia, Osmar e Eloá resolvem fazer a denúncia na polícia, mesmo sem o consentimento de Rogério. O delegado anota a denúncia e ordena que comecem as investigações no sentido de capturarem o presumível assassino de Rangel. Osmar e Eloá levam Sônia para casa. Quando chegam, encontram Ivan esperando Sônia, na sala.

Capítulo 21
Sônia pede desculpas a Ivan e os dois se reconciliam. Lúcia resolve forçar um encontro entre ela e William Maciel. Bia aceita ser entrevistada por Zeca para um filme publicitário. Rogério diz a Eloá que conversou com Olga e quer que os dois vão à casa dela. Eloá diz que vai, mas quer que Osmar vá junto. Olga chama Sônia também para a conversa. Amauri pede para falar com o seu chefe, na fábrica onde trabalha, e diz que tem uma coisa muito importante para lhe mostrar. Olga diz a Rogério, Osmar, Eloá e Sônia que a morte de Alceu não foi planejada e diz que vai contar tudo o que sabe sobre o acidente.

Capítulo 22
Olga conta a Eloá, Rogério, Osmar e Sônia que, antes do acidente, Alceu já pensava em sair da empresa para fazer carreira política. Por isso, todos concluem que não houve nenhum atentado contra ele, mas uma grande coincidência. Zeca e Bia se beijam depois da entrevista. Lúcia consegue encontrar William na piscina do hotel. Eloá é eleita diretora, por unanimidade, e toma posse de seu novo cargo. Olavo marca a reunião para verificar os cronogramas. Zoraide aluga um quarto para Guiomar, que pretende pagar com o dinheiro que está ganhando na venda dos panos feitos por Ângela. Eloá diz a Osmar que ele é quem vai decidir se deve ser mandado embora da Fraga Dantas ou não.

Capítulo 23
Eloá e Osmar discutem. Eloá ainda não sabe o que vai fazer: se vai entregar o marido ou não. Alice pede à mãe que a leve ao cemitério para que ela visite o túmulo de seu pai. Eloá consulta Rogério para saber o que deve fazer no caso de Osmar. Rogério diz que ela deve demiti-lo imediatamente e pergunta se precisa de ajuda para fazer isso. Eloá resolve, então, demitir o marido. Lúcia pede a Cristina que arranje algum trabalho para Sônia. Cristina aceita a proposta, ligando em seguida para ela. Ronaldo fica sabendo que a mãe demitiu o pai no trabalho e, revoltado com a situação, resolve fugir de casa.

Capítulo 24
Osmar tenta encontrar Ronaldo. Amauri liga dizendo que Ronaldo está na casa dele. Ronaldo, revoltado com a mãe, diz que não quer mais vê-la. Osmar tenta contornar a situação e consegue que Eloá converse com o filho. Os três acabam se reconciliando. Margarida tenta trazer Heloísa para que ela se acostume com a nova casa. Teresa e Alfredo chegam de viagem. Amauri persegue Lúcia e a vigia o tempo todo. Segundo a polícia, o avião de Alceu caiu depois que bateu contra um urubu. Rogério põe o caso do Homem Misterioso nas mãos de um detetive. Lúcia diz a Alice que o dinheiro delas acabou de vez. Eloá está em casa sozinha quando recebe a visita do Homem Misterioso.

Capítulo 25
O Homem Misterioso ameaça Eloá e manda que ela jogue fora o seu crucifixo na noite de Natal, dizendo que, se ela não fizer isto, ela ou uma pessoa muito próxima morrerá. Cláudio vai voltar a trabalhar na Fraga Dantas. Ivan propõe a Sónia que se casem e vão morar em Brasília. Eloá vai contar a Osmar seu encontro com o Homem Misterioso, mas no momento vê um carro partindo para cima de Ronaldo.

Capítulo 26
Ronaldo acaba por não ser atropelado. Ivan e Sônia desmancham o noivado. Eloá decide obedecer as ordens do Homem Misterioso e joga o crucifixo no bueiro na noite de Natal. A fábrica onde Amauri e Rafael trabalham é fechada e os dois ficam sem emprego. Bia descobre que Rafael é noivo. Amauri vai visitar Lúcia quando ela está sozinha no apartamento, se preparando para sair com William.

Capítulo 27
Amauri diz a Lúcia que ainda a ama e pede a ela que fique com ele pelo menos naquela noite. Lúcia acaba cedendo e desiste de sair com William para ficar com ele. Rafael conta a Bia tudo sobre seu noivado, mas diz que está apaixonado por uma garota, sem revelar que é dela que está falando. Sônia e Jurema decidem ir morar num quarto da casa de Zoraide, com Laurinha. Amauri diz a Lúcia que ficou rico, inventando um novo tipo de computador para a fábrica onde trabalha. Ele diz que isto é um segredo, pois a fábrica fechou por causa do seu computador e ninguém pode saber que ele é o culpado. Cláudio se candidata para sócio do clube de executivos. Lúcia vai procurar o chefe de Amauri.

Capítulo 28
Lúcia pede a Feitosa um milhão de dólares pelo invento de Amauri e diz que está ali a mando dele. Feitosa se recusa a dar esta quantia e Lúcia ameaça fazer um escândalo. Cláudio não consegue ser admitido como sócio do Clube de Executivos e planeja uma vingança. Alfredo, sabendo que o filho foi recusado, também diz que vai se vingar. Alfredo precisa de uma secretária particular e Bia lembra-se de Palmira. Lúcia vai jantar com William, mas fica pensando em Amauri; resolve, então, marcar um encontro com ele.

Capítulo 29
Lúcia diz a Amauri que vai jogar uma grande cartada, casando-se com William Maciel. O combinado entre os dois é o de se verem de vez em quando, mesmo depois de Lúcia estar casada. Amauri conhece Alice na casa de Zoraide e vai levá-la em casa, sem dizer seu nome para ela. Alfredo resolve dar uma grande festa de fim de ano para se vingar dos conselheiros que vetaram a entrada de Cláudio para o Clube. Sônia é interrogada por um detetive quando vai ao leilão. No mesmo instante, Lúcia e William passam por perto e Sônia diz que ela sabe explicar a origem do quadro. Lúcia nega conhecer Sônia.

Capítulo 30
Lúcia, na frente do detetive e de William, insiste em dizer a Sônia que não a conhece. Esta é, então, levada à delegacia, onde é presa. Lúcia consegue, com um advogado, mandar soltar Sônia. Cláudio, de helicóptero, joga quilos de sabão em pó na piscina do Clube de Executivos, que estava cheia. Guiomar vai vender panos de prato na empresa de Alfredo e acaba encontrando com ele lá. Os dois voltam a brigar e Alfredo a põe para fora. Bia convida Guiomar para a festa de fim de ano que Alfredo vai dar em sua casa. Ângela e Rafael também são convidados. Sônia, revoltada com Lúcia, vai procurá-la.

Capítulo 31
Lúcia e Sônia discutem. Amauri e Alice conversam e se tornam amigos. Guiomar começa a trabalhar como camelô. Cláudio diz a Alfredo que não quer ficar para a festa de Ano Novo. Bia convence Cláudio, que acaba ficando. Osmar procura a todo momento se defender da superioridade prática de Eloá e começa a tratá-la de maneira cínica, fazendo com que os dois briguem. Cláudio vê Alice chorando, na festa, e fica preocupado com ela.

Capítulo 32
Alice conta para Cláudio todo o plano de Lúcia. Eloá e Osmar brigam violentamente. Alfredo conhece Rafael, na festa. Os dois conversam, mas Alfredo não gosta dele. William diz a Lúcia que nem pensa em se casar com ela nem com ninguém. Quando já está deitada, Teresa recebe um telefonema enigmático que a faz sair de casa e ir se encontrar com um homem desconhecido. Quando regressa se depara com Wanderley.

Capítulo 33
Teresa pede a Wanderley que não diga a ninguém que saiu de manhã cedo e diz a ele que saiu para ajudar uma prima em apuros financeiros. Lúcia resolve produzir Alice para que ela conquiste Cláudio. Zeca convida Heloísa para um cinema, na frente de Bia. Osmar não consegue o emprego que estava querendo na Secretaria de Obras e bebe muito por isso. Alfredo descobre, por Palmira, que Bia apareceu na televisão dando depoimento sobre o fechamento da fábrica onde Rafael trabalhava. Eloá resolve pedir demissão da empresa e diz a Osmar que ele deve aceitar o emprego em Belém, para onde irão com Ronaldo.

Capítulo 34
Osmar aceita a proposta de Eloá e os dois decidem ir para Belém. Alfredo briga com Bia por ela ter participado da manifestação contra o fechamento da fábrica onde Rafael trabalhava. Bia, na casa de Rafael, percebe que ele ensina Português muito bem e tem a idéia de falar com Teresa para que ela o contrate como professor de Heloísa. Rafael gosta da idéia. Ronaldo chega de viagem e pede desculpas à mãe por ter tido uma reação tão negativa contra ela, antes de embarcar. Rogério fica nervoso com o pedido de demissão de Eloá e diz a Olavo para deixar o cargo à espera, certo de que Eloá vai se arrepender. Sônia tenta convencer Eloá a não ir. Osmar ouve a conversa das duas e chama Eloá para conversarem.

Capítulo 35
Osmar e Eloá discutem: Osmar acha que é loucura Eloá pedir demissão e os dois irem para Belém. Rafael combina com Teresa para dar aula de Português a Heloísa. Eloá desiste de pedir demissão. Amauri promete a Alice que vai descobrir se Zeca está namorando Bia seriamente ou não. Alice fica contente, pois está interessada no publicitáro. Cláudio procura Eloá e diz que quer continuar a fazer o estágio na Fraga Dantas. Zeca convida Heloísa e Bia para uma boate. Horácio vai também. Eloá sai para um jantar a negócios e demora a chegar, deixando Osmar muito nervoso. Zeca chama Bia para um canto, na boate, e diz que não quer mais ter relação aberta, quer mesmo é se casar com ela.

Capítulo 36
Bia se nega a casar com Zeca, mas resolve namorá-lo seriamente. Eloá e Osmar conversam a respeito da relação dos dois e ambos concordam em que ele não está bem. Cláudio começa a trabalhar na empresa, mas Eloá percebe que ele não tem o menor jeito para a coisa. Rafael dá aulas de Português a Heloísa. Bia chega e pede-lhe que fique mais para conversarem. Alice conta a Cristina que a mãe a obriga a colocar lentes de contato por achar que fica feia de óculos. Sônia vê Amauri e Alice juntos, no hotel onde tinha ido procurar emprego, e reage, intrigada. Amauri mente a Zoraide dizendo que foi a Friburgo fazer uma entrevista com promessa de emprego. Sônia questiona Amauri, dizendo que o viu com Alice.

Capítulo 37
Sônia conta a Zoraide que viu Amauri com Alice. Bia, durante um jantar onde toda a família está reunida, tem uma séria discussão com Teresa, que acaba chorando. Cláudio apóia Teresa e discute com Bia. Rafael consegue emprego. Conversando com Amauri, Rafael diz que está apaixonado por Bia e que sente ciúmes quando a vê com Zeca. Forçada pela mãe, Alice liga para Heloísa e combina um banho de piscina na casa dela. Lúcia vai junto, para tentar aproximar Alice e Cláudio. Lúcia obriga Alice a fazer com que Cláudio a convide para sair. Alfredo chega em casa e descobre que Rafael está dando aulas particulares a Heloísa.

Capítulo 38
Alfredo e Teresa discutem seriamente por ela ter contratado Rafael como professor de Heloísa. Osmar procura um médico porque não consegue mais manter relações sexuais com Eloá. Bia vai desejar boa sorte a Rafael, no hotel onde ele está trabalhando. Cláudio convida Alice para irem ao teatro. Osmar e Eloá vão juntos a um jantar de negócios dela. Osmar se interessa por uma loura no restaurante. Bia diz a Cláudio que seria bom se ele arranjasse uma namorada como Alice. Lúcia descobre que Cláudio gosta de jazz e manda Alice estudar antes de saírem juntos. Teresa sai do quarto para telefonar no corredor, às escondidas, e Bia vê e ouve tudo.

Capítulo 39
Teresa desliga o telefone assim que vê Bia e as duas começam a discutir. Bia diz claramente que desconfia dela e tenta convencer Cláudio de que a madrasta é uma impostora, mas não consegue. Teresa, depois de verificar que Bia dorme, volta ao telefone e marca um encontro para o dia seguinte. Eloá, no restaurante, percebe que Osmar foi embora. Vai para casa e não o encontra lá, como esperava. Osmar chega tarde e os dois discutem. Ângela pede a Guiomar que convença Rafael para tratar logo dos papéis do casamento. Teresa diz a Alfred que vai à costureira, mas na verdade vai ao apartamento de Nádia, às escondidas.

Capítulo 40
Teresa tem uma séria discussão com Nádia, que cobra dela uma postura fiel a Alfredo e faz ameaças. Eloá e Osmar continuam brigando. Bia pergunta a Rafael o que ele acharia se ela se casasse com Zeca. Rafael responde que acha bom e Bia fica frustrada com a reação dele. Bia vai até Zeca dizer que concorda em ficar noiva dele. Alice se prepara para sair com Cláudio. Cláudio diz a Teresa que vai montar uma firma de caçadas em selvas. Eloá fica até mais tarde no escritório, batendo um relatório. Quando vai sair, depara-se com o Homem Misterioso, que entra em sua sala.

Capítulo 41
O Homem Misterioso promete a Eloá que vai fazer com que Rogério indique Osmar para um cargo numa empresa de engenharia. Eloá não acredita e o Homem some. Eloá, no dia seguinte, pede a Rogério que arranje um emprego para Osmar. Rogério, então, recomenda Osmar para uma firma. Alfredo se nega a financiar uma firma de caças para Cláudio. Zeca propõe a Rafael que ele vá a uma gravadora para mostrar suas composições. Osmar vai fazer a entrevista e chega em casa contente, dizendo que já está empregado. Rafael está amargurado por causa do seu casamento e chora. Teresa vê e pergunta se pode ajudar.

Capítulo 42
Rafael, muito emocionado, confessa a Teresa que não gosta de Ângela e que também não pensa em ser um funcionário de banco, como a mãe dele reza. Teresa diz a ele que deve pensar um pouco em si mesmo e lutar pela sua felicidade. Guiomar foi assaltada e os ladrões levaram a aliança dela. Rafael, de repente, resolve explodir dentro do hotel, pega seu paletó e vai embora, dizendo que precisa pensar em si próprio e ser feliz. Osmar, já trabalhando para a empresa, tem uma hora marcada com Rogério para tratar de negócios. Enquanto espera, ouve Rogério comentar com Olavo que foi ele quem arranjou o emprego para Osmar. Osmar fica magoado. Rafael diz a Ângela que precisam conversar seriamente.

Capítulo 43
Rafael diz a Ângela que não tem certeza que a ama, por isso acha que não é hora, ainda, de falar em casamento. Ângela diz que vai conquistá-lo. Osmar, magoado porque soube que arranjou o emprego através de Eloá, discute com ela. Rafael discute com Guiomar quando vai avisá-la que pediu demissão do hotel e não vai casar com Ângela tão cedo. Zeca pede a mão de Bia a Alfredo. Teresa percebe que Bia não está eufórica com o casamento, mas Bia não se abre com ela. Osmar vai embora de casa, levando duas malas com roupas, sem se despedir de Eloá. Amauri procura a cunhada e diz que esteve com Osmar e que precisa conversar com ela.

Capítulo 44
Amauri diz a Eloá que Osmar viajou para o interior, onde vai fazer um negócio com madeira, e que pretende voltar assim que estiver bem na vida. Eloá fica desesperada. Alice liga para Cláudio no momento em que ele e Olavo estavam brigando. Cláudio atende friamente. Rafael grava uma música que ele compôs e vai levar a uma gravadora. Alice e Amauri continuam se encontrando e ele convence-a a voltar a estudar. Alfredo fica muito irritado quando Bia vai pedir a ele idéias para o trabalho que está fazendo para a faculdade sobre o fechamento da fábrica de computadores. Teresa desconfia e pergunta a Alfredo se ele tem alguma participação no fechamento da tal fábrica.

Capítulo 45
Alfredo e Teresa discutem, mas ele não fala sobre o fechamento da fábrica. Eloá vai passar o fim de semana fora e entrega a chave da casa dela para Amauri. Rafael tenta, mas não consegue falar ainda com o dono da gravadora. Cláudio e Alfredo discutem, justamente quando Alice e Lúcia chegam na casa dele. Cláudio mal fala com Alice. Lúcia resolve forjar um encontro de Cláudio e Alice: Lúcia fere o joelho de Alice com uma pedra e manda que ela vá ao quarto buscar um remédio. Alice, nervosa, resolve sair da casa de Cláudio e vai procurar Amauri, dizendo que não pode mais viver com a mãe.

Capítulo 46
Alice pede a Amauri que a deixe ficar morando na casa de Zoraide, mas ele se nega a fazer isto e diz que vai levá-la de novo para a casa da mãe dela. Alice chega em casa e vai logo ao telefone: liga para Cláudio e os dois marcam uma saída. Amauri liga para Lúcia e os dois combinam se encontrar no dia seguinte, na casa de Eloá, que está vazia. Bia pede a Palmira o endereço do antigo chefe dela, na fábrica de computadores que foi fechada, para saber o motivo do fechamento repentino. Teresa vai procurar Guiomar e a convence a dar força para a carreira do filho. Alice e Cláudio saem para jantar fora. Lúcia e Amauri se encontram na casa de Eloá.

Capítulo 47
Amauri e Lúcia, apaixonados, relembram os momentos que passaram juntos no passado. Guiomar pede a Rafael que se case com Ângela. Alice conta para Cláudio que Lúcia está armando um plano para que ela se case com ele. Cláudio propõe que os dois finjam que estão namorando para conseguir o que quer do pai e ela “fazer uma média” com a mãe. Bia vai procurar Amauri para saber detalhes sobre o fechamento da fábrica. Ao saber disso, Alfredo fica possesso. Amauri conta a Bia que inventou o chip condutor e Bia diz que ele foi mal pago. Lúcia diz a Amauri que nunca mais quer vê-lo. Sônia chega em casa e vê Amauri estendido no chão, desacordado.

Capítulo 48
Sônia leva Amauri para o hospital, ainda desacordado. Alfredo e Teresa discutem, porque ele exige que a mulher não permita mais a entrada de Rafael naquela casa. Amauri, já fora de perigo, volta para casa. Zoraide conta a Sônia que ele é pai de Alice. Heloísa começa a tentar jogar Olavo contra Margarida. Lúcia e Alfredo comentam, felizes, que em breve estarão oferecendo um jantar para casar Cláudio e Alice. Bia consegue localizar o antigo diretor da fábrica que foi fechada e vai falar com ele. Amauri pega os 100 mil dólares que tem guardados e vai à casa de Cristina chamando por Lúcia, bem alto.

Capítulo 49
Lúcia, sem ter outro jeito, resolve deixar Amauri entrar na casa de Cristina. Nádia ameaça Teresa de tirar Heloísa da casa dela caso a menina continue irritando Margarida. Amauri oferece todo o dinheiro dele para Lúcia e propõe que ele, Lúcia e Alice vivam juntos. Alice chega em casa, ouve a discussão e entra no quarto. Lúcia repara que Alice e Amauri se conhecem. Sônia, que também tinha chegado na casa, revela a Alice que Amauri é pai dela. Bia fica sabendo, através da esposa do gerente da fábrica que foi fechada, que Alfredo era o dono da fábrica e que Amauri foi o culpado pelo fechamento pois inventou um chip. Alice vai procurar Amauri.

Capítulo 50
Alice diz a Amauri que não conte a ninguém que ele é o pai dela, pois tem vergonha disso. Bia diz a Alfredo que descobriu tudo sobre a fábrica Compart e diz a Zeca que não vai mais ficar noiva porque, na verdade, ela estava a usá-lo para sair de casa. Bia resolve, então, ir morar sozinha. Teresa tenta consolar Alfredo, mas os dois brigam porque ele não aceita que a filha lute por igualdades sociais. Eloá convida Alice para ficar na casa dela. Bia vai com Rafael para a casa de Zoraide e pede para ficar lá uma noite. Guiomar se recusa a aceitá-la e Bia acaba indo também para a casa de Eloá. Cláudio e Cristina vão até lá e ele fica sabendo porque Bia não estava mais na festa de noivado.

Capítulo 51
Cláudio ouve o que Bia tem a dizer e não insiste em levá-la de volta para casa. Alice recebe Cristina, mas pede a ela que lhe mande suas roupas. A decoradora diz que vai tentar fazer isso. Cláudio conta a Alfredo onde está a irmã. Bia e Alice conseguem emprego e resolvem ir morar juntas. Cláudio e Sônia resolvem arrumar o apartamento das duas e acabam se encontrando. Cláudio pede o telefone de Sônia, interessado nela. Heloísa e Teresa discutem. Heloísa diz que não sabe quem é o pai dela e que desconfia que ele não tenha morrido. Nádia e Teresa discutem, como sempre. Alfredo vai à lanchonete onde a filha está trabalhando e pergunta a Bia se pode conversar com ela.

Capítulo 52
Bia e Alfredo discutem, mas ela consegue convencer o pai de que vai ser melhor para os dois o fato de estar morando sozinha. Sônia comenta com a mãe que ficou envolvida por Cláudio, mas que não sabe se quer namorar um homem branco. Lúcia vai à lanchonete tentar falar com a filha, mas não consegue. Resolve, então, ir à casa de Alfredo e pedir a ele que tome providências. Ronaldo tem uma briga com amiguinhos de rua que dizem a ele que o pai foi embora por causa da mãe. Cláudio encontra Sônia em casa de Alice e Bia e faz um convite direto para que ela vá jantar com ele. Rafael vai à lanchonete e diz a Bia que queria vê-la um pouco.

Capítulo 53
Rafael e Bia conversam. Bia, romântica; Rafael, tímido. Num momento em que quase se beijam ele se retrai, deixando-a frustrada. Cláudio e Sônia saem para jantar e conversam muito. Os dois se sentem atraídos, mas não revelam isto. Guiomar censura o filho por ele chegar tarde em casa e se lamenta da falta de dinheiro. Ângela tem uma forte dor de dente e Eloá a leva para dormir na casa dela. Ângela diz a Eloá que todos na rua falam mal dela por ter despedido Osmar. Eloá diz que ama Osmar mais que tudo na vida e Ângela acredita. Zeca convenve Rafael a tentar novamente ser recebido na editora discográfica. Teresa convida Rafael a tomar um chá com ela. Ele acede e conversam sobre a sua aspiração a compositor. Teresa pede que ele toque um pouco para ela. Depois de ele sair, pede a Wanderley que não comente nada com Alfredo. Sônia está cuidando de Alice quando Amauri chega. Alice o trata como um desconhecido e Sônia diz para ele dar um tempo. Eloá recebe um telefonema dizendo que precisa entregar o apartamento e confessa a Jalusa que a vida sem Osmar não tem sentido. Alfredo promete a Cláudio que vai pensar a respeito da empresa das caçadas. Eloá abre a porta: é Osmar.

Capítulo 54
Osmar conta a Eloá toda sua trajetória fora de casa e diz que não chegou a perder dinheiro, mas também não ganhou. No final, ele conta que arranjou emprego no Rio. Os dois se beijam. Rafael se surpreende vendo Ângela ler “O Principezinho”, emprestado por Eloá. Ronaldo diz ao pai que aquela é a noite mais feliz da sua vida por ele ter voltado para casa. Cláudio diz a Teresa que está gostando de Sônia. Eloá conta a Osmar tudo o que aconteceu com Amauri. Heloísa torna a trazer o assunto do pai à baila e diz que não acredita que ele tenha morrido. Alfredo diz a Cláudio que não vai financiar a firma de caçadas pois quer que ele seja o seu sucessor na presidência das empresas. Zeca propõe um negócio a Amauri. Osmar e Eloá combinam procurar um novo apartamento, no primeiro dia de trabalho dele. Zoraide apoia Rafael na decisão de voltar à editora discográfica. Alice vai tirar os óculos para tentar conquistar Zeca. Cristina revela a Lúcia que já sabe do real interesse que ela tem na relação de Alice com Cláudio e que a situação financeira dela é a pior possível. Rafael vai à casa de Bia e diz que precisa ter uma conversa muito séria com ela.

Capítulo 55
Rafael ganha coragem e se abre com Bia, a quem revela que a ama. Ela diz que também sente o mesmo por ele e os dois se beijam, apaixonados. Cristina diz a Lúcia que sempre soube da situação financeira dela, desde que a hospedou. Fala tudo o que pensa a seu respeito, terminando as duas chorando abraçadas. Cristina aconselha-a a procurar Amauri. Rafael partilha a sua felicidade com Amauri e resolve contar logo a Ângela. Osmar resolve aceitar o apartamento que Eloá tem direito como diretora da Fraga Dantas. Rafael diz a Ângela que está apaixonado por Bia. Ângela reage, chora e pede que ele não a deixe. Carinhoso, mas firme, ele afasta-a e sai do quarto. Zeca sofre quando Bia lhe fala da felicidade que está sentindo. Eloá contrata Cristina para decorar o novo apartamento. Guiomar repele Rafael. Osmar passa vergona na garagem do prédio por causa do automóvel velho. Cláudio convida Sônia para irem ao cinema. Amauri e Zeca combinam a sociedade.

Capítulo 56
Rafael felcita Zeca e Amauri, agora sócios numa produtora de video. Osmar e Eloá fazem um grande esforço por se adaptarem um ao outro e combinam tirar férias juntos, na Europa, quando puderem. Alfredo manda retirar os camelôs de frente da fábrica dele, justamente no local onde Guiomar vendia suas muambas. Cristina aconselha Lúcia a arranjar um emprego para sair daquela depressão. Guiomar grita com o filho e acusa-o de ser um vagabundo que não se preocupa por não haver dinheiro em casa. Eloá é eleita a “Mulher do Ano” (no ramo de engenharia) pelos Diários Populares, junto com Zélia Gattai e Fafá de Belém. Zeca e Amauri convidam Rafael para ser produtor executivo na empresa de vídeo. Alfredo fica possesso ao saber, por Olavo, que Bia e Rafael estão namorando. Alfredo acusa Teresa, achando que ela influenciou. Os dois discutem e Teresa chora. Alfredo vai sozinho ao jantar que Cristina ofereceu para homenagear a chegada de um amigo. Eloá oferece um terno a Osmar. Ele fica indignado ao saber que o vestido de Eloá custou mais do que o salário dele. Os dois discutem, mas terminam se entendendo. Nádia vai à casa de Teresa procurar por ela. Teresa fica nervosa.

Capítulo 57
Nádia cobra de Teresa uma postura mais dócil com Alfredo. Teresa diz que não poderia ter ido mesmo à festa com ele porque havia alguém lá que ela não poderia ver. As duas vão ao quarto de Alfredo. Teresa mostra a Nádia um cofre e diz que, mais cedo ou mais tarde, ela conseguirá o segredo dele com Alfredo. Guiomar acusa Rafael de ter prometido ao pai de Ângela que casaria com ela. Margarida apresenta Suzana a Osmar e os dois ficam conversando. Zeca e Amauri vão à lanchonete. Alice ignora o pai e faz charme para Zeca, mas ele não liga muito. Depois da festa, Osmar e Eloá discutem. Logo depois, fazem as pazes. Cláudio se abre com Teresa e diz que está gostando muito de Sônia. Esta também está pensando nele. Alfredo procura fazer as pazes com Teresa e diz que resolveu comprar Rafael para que ele se afaste de Bia. Ela pede que ele dê uma oportunidade a Bia de ser feliz com o homem que ama, mas Alfredo está decidido. Osmar e Eloá comemoram dezoito anos de casados. Eloá pede a Osmar que ele a deixe levá-lo a um restaurante. Olavo envenena o pai contra Rafael, Bia e Zeca. Alfredo vai ao apartamento de Bia, na ausência dela, e diz a Alice que precisam conversar.

Capítulo 58
Alfredo diz a Alice que quer Bia de volta a casa e pede que ela espione a vida de Bia e conte tudo para ele; em troca, ele vai lhe dar uma gorda mesada. Alice aceita a proposta. Alice diz a Bia que vai sair do emprego porque conseguiu vender um anel de brilhante antigo. Bia acha estranho, mas aceita. Eloá e Osmar vão jantar juntos para comemorar o aniversário de casamento. Mas o jantar é triste e desanimado. Amauri e Zoraide falam sobre a produtora de video. Alice pensa em Zeca. Osmar e Eloá concluem que aquele foi dos aniversários mais tristes que já tiveram. Rafael trabalha com Zeca nos últimos preparativos para o lançamento da produtora, quando chega Alice. Guiomar é enxotada, pela polícia, do ponto onde vendia como camelô. Lúcia diz a Cristina que não suporta a falta de notícias da filha e pede que a amiga a procure para interceder por si. Nádia liga para Teresa pressionando-a para conseguir a combinação do cofre. Alice procura Alfredo e diz a ele que conseguiu se informar a respeito de Rafael.

Capítulo 59
Alice diz a Alfredo que a melhor maneira de comprar Rafael é dando-lhe dinheiro para que ele seja sócio da firma de Zeca e Amauri, já que é o que ele quer. Alfredo recompensa Alice. Eloá é entrevistada por causa do troféu. Cristina vai conversar com Alice, que continua se negando a receber Lúcia. Osmar se sente em segundo plano, quando Eloá é convidada por Alfredo para ser presidente da Fraga Dantas Internacional, no Egito. Ela fica confusa e não comenta a proposta. Lúcia conversa com Alfredo sobre Alice se alia ele para que consiga comprar Rafael. Vânia tenta convencer Teresa a contar toda a verdade para Heloísa sobre o pai dela. Teresa se recusa. Ao saber que Rafael irá à entrega do troféu, Lúcia decide ir também. Osmar fica sabendo que a fábrica onde está trabalhando está prestes a ser fechada. Eloá, na festa da entrega do troféu Mulher do Ano, espera por Osmar, ansiosa. Osmar chega em casa bêbado, pede para Shirley preparar outro drink e diz que não vai deixar de ver Eloá recebendo o prêmio.

Capítulo 60
Osmar continua a beber, sempre falando em ir na festa. Eloá se preocupa com a demora dele. Lúcia e Amauri se encontram na festa. Ele pede que ela esqueça que ele existe. Olavo e Cláudio discutem por causa de Bia. Teresa dá palmadas em Isabel e Margot. Margarida não gosta, mas Alfredo apóia. Alice consegue sair com Zeca para um cinema. Zoraide tenta acalmar Guiomar, ainda revoltada por ter perdido a banca de camelô. Lúcia consegue se aproximar de Rafael, na festa da entrega do prêmio, e propõe que ambos conversem. Rafael se recusa e ela fala que, se ele quiser, poderá ser-lhe muito útil. Sônia vai à casa de Bia e encontra Cláudio, deprimido por causa da briga com Olavo. Ângela procura Bia para conversarem. Osmar chega à festa completamente bêbado, chamando atenção de todos; vai até o palco, onde Eloá está, e começa a fazer um discurso. Eloá fica vexada. Amauri tenta calá-lo mas o irmão lhe dá um murro. No fundo da sala, o Homem Misterioso ri.

Capítulo 61
Ângela pede a Bia que brigue com Rafael para que ele volte para ela. Bia fica nervosa e se recusa. Depois da festa, Lúcia e Cristina comentam o escândalo que Osmar provocou. Cláudio e Sônia se declaram um ao outro. Osmar e Eloá conversam sobre a noite de entrega do troféu. Osmar pede desculpas mas ela diz quea única saída que vê é a separação. Guiomar vai ao prefeito pedir que deixe os camelôs trabalhar onde quiserem. Lúcia diz a Alfredo que os dois precisam armar um plano para que Bia acredite que Rafael se vendeu, já que Rafael não a quis ouvir. Cláudio leva Sônia para assistir um vídeo em sua casa. Os dois conversam com Teresa. Eloá diz a Osmar que já tem a solução para os problemas dos dois.

Capítulo 62
Eloá propõe a Osmar que os dois morem juntos no Cairo. Osmar acha a proposta aviltante e diz que só resta agora o divórcio como solução. Amauri propõe a Osmar que ele tire férias conjugais de Eloá. Osmar resolve morar na casa de Zoraide. Alice e Zeca se beijam. Odete hostiliza Sônia. Teresa discute com ela, e acaba servindo, ela própria, a Sônia. Guiomar não consegue nada com o prefeito em relação ao camelódromo. Guiomar discute com Bia, dizendo que o pai dela mandou que se retirasse os camelos de perto da Fraga Dantas. Rafael defende a namorada e os dois saem, deixando Guiomar a chorar no ombro de Zoraide. Sônia diz à mãe como se sentiu em casa de Cláudio: como se tivesse violado um espaço onde uma mulher pobre e negra não tem lugar. Teresa conversa com Cláudio sobre Sônia e avisa que Alfredo será um obstáculo mas ele não está interessado na opinião do pai sobre a mulher que ama. Eloá, sozinha em casa, recebe a visita do Homem Misterioso.

Capítulo 63
O Homem Misterioso ordena a Eloá que aceite a presidência da Fraga Dantas Internacional e saia do país. Se Eloá não aceitar, Ronaldo sofrerá as conseqüências. Bia pede a Alfredo que pare de implicar com os camelôs, mas Alfredo discute com ela e se recusa a ajudá-la. Ronaldo sofre um acidente no trem de Santa Teresa. Teresa, que vinha no carro atrás, socorre Ronaldo e leva-o para uma clínica. No hospital, Eloá recebe um telefonema do Homem Misterioso, que marca encontro com ela. Eloá vai até ele e diz que resolveu aceitar a presidência da Fraga Dantas Internacional.

Capítulo 64
O Homem Misterioso promete a Eloá sair de sua vida para sempre, caso ela cumpra o combinado. Eloá comenta com Sônia que vai para o Egito, mas que tem medo de Osmar não permitir que ela leve Ronaldo. Osmar, realmente, não aceita bem a idéia e pede a Eloá um tempo para pensar. Eloá, mesmo sem saber se vai com o filho ou não, pede a Rogério que providencie tudo para sua ida. Osmar diz a Eloá que a decisão deve ser de Ronaldo. Osmar e Eloá expõem a situação toda para Ronaldo e esperam pela decisão dele.

Capítulo 65
Ronaldo decide ir embora com a mãe para o Egito. Bia aconselha Alice que não fique tão ligada em Zeca. Osmar pede a Eloá que fique no Brasil, mas ela lhe diz que precisa ir. Alfredo realiza o sonho de Heloísa, pagando-lhe uma excursão aos Estados Unidos. Guiomar diz a Rafael que ele precisa pagar a prestação do ventilador que está atrasada. Rafael diz que não tem dinheiro e Guiomar discute com ele. Rafael fica nervoso e Osmar consegue levá-lo para o quarto. Heloísa diz a Teresa que não vai voltar com a excursão. Rafael avisa que vai embora da casa de Zoraide.

Capítulo 66
Rafael discute com Guiomar, dizendo que ela é egoísta por não aceitá-lo como ele é. Guiomar fica ofendida e chora, enquanto Rafael se prepara para ir embora. Cláudio convence Teresa a deixar Heloísa passar duas semanas sozinha em Nova Iorque, sem a excursão. Bia convida Rafael para ficar na casa dela, mas ele não aceita. Zeca faz o mesmo convite e Rafael acaba aceitando, meio constrangido. Osmar sai com Ronaldo para passar com ele a última tarde, antes do embarque dele com Eloá para o Cairo. Osmar decide que não vai levá-los ao aeroporto e se despede dos dois em casa mesmo. Ângela vai à casa de Zeca procurar Rafael.

Capítulo 67
Ângela pede a Rafael que volte para casa e se case com ela. Ele se recusa. Eloá e Ronaldo viajam e se hospedadam num hotel do Cairo. Osmar conversa com Amauri e menciona Marita, sua antiga namorada. Alfredo comenta com Teresa que ele acha que Heloísa tem razão em querer saber quem é o pai dela. Alfredo compreende as razões de Teresa e os dois combinam de se encontrar no dia seguinte, na Fraga Dantas, para jantarem juntos. Alice conta a Alfredo que Rafael foi morar com Zeca. Osmar vê Teresa na Fraga Dantas e a reconhece como Marita.

Capítulo 68
Osmar fica surpreendido por reencontrar Teresa, sua antiga namorada que ele conhecia como Marita. Conversam um pouco sobre a vida atual dos dois. Osmar se interessa muito pela vida de Teresa e ela pela vida ele. Teresa diz a ele que adotou uma filha. Os dois, no fim do papo, trocam telefones, amigavelmente. No Cairo, Eloá conversa animadamente com Maurício. Teresa, no teatro, fica desatenta, não quer conversar, e Alfredo repara nisto. Eloá, no hotel, tem pesadelos com o Homem Misterioso. Sônia pede a Cláudio que saia de vez em quando com Alice, pois o namoro dela com Zeca não está indo bem. Ronaldo diz a Eloá que foi convidado por um amigo para um fim-de-semana na Sicília, em Itália. Eloá vai para Madri, a passeio com Maurício, e encontra o Homem Misterioso saíndo de uma agência de viagens, como um homem comum.

Capítulo 69
Eloá corre para o Homem Misterioso. Mas ele a vê e não fala com ela; entra num táxi e parte. Ela, atônita, o segue de carro. Teresa conta a Alfredo que se encontrou com Osmar, o pai de Heloísa. Eloá continua seguindo o Homem Misterioso. Ele sai do taxi e entra numa estação de trem. Quando ela o alcança, ele diz não a conhecer. Eloá grita pela polícia mas não consegue impedir que ele entre no trem para Barcelona. Teresa diz que mentiu para Osmar sobre a filha. Alfredo sugere que ela diga também para Heloísa que foi adotada. Eloá conta sobre o Homem Misterioso a Maurício, que promete ajudá-la. Zeca chama Bia para trabalhar na Vitavideo. Maurício diz a Eloá que já tem uma pista sobre o Homem Misterioso.

Capítulo 70
Maurício esteve na agência de viagens de onde Eloá viu o Homem Misterioso saindo e descobriu que ele viaja com o nomee de Raul Monteiro e que embarcou num navio com destino ao Rio de Janeiro e escalas em Génova, Cannes e Barcelona. Eles voltam no primiero avião para o Cairo. Maurício tenta convecer Eloá a arrumar as malas e voltar para o Brasil, mas ela tem medo pela vida do filho pois desconfia que Raul faça parte de uma quadrilha. Amauri confessa a Osmar que ainda está apaixonado por Lúcia. Ronaldo regressa de Itália e Eloá decide voltar ao Brasil. Lúcia decide ir à festa de lançamento da Vitavideo. Ronaldo resolve ir a Santa Teresa para ver o pai e Eloá deixa que ele vá sozinho. Osmar e Ronaldo se abraçam em casa de Zoraide. Eloá vai à Fraga Dantas e pede a Rogério demissão da função de Presidente. Ele fica irritado.

Capítulo 71
Eloá conta para Rogério o seu encontro com o Homem Misterioso em Madri. Rogério acaba compreendendo a situação. Alfredo também começa por ficar furioso com a notícia e por compreender, ao saber de tudo. Dá uma licença a Eloá e diz que ela pode voltar à diretoria. Rogério sugere que levem o caso à polícia. Cláudio e Sônia falam sobre a Vitavideo. Heloísa tenta paquerar Cláudio. Eloá, Rogério e Olavo vão à delegacia reabrir o inquérito e ela presta depoimento. O delegado garante que vai pegar o depoimento de Raul tão logo ele desembarque do navio. Alfredo fica nervoso, achando que tudo pode ser um plano armado contra a Fraga Dantas e comenta com Teresa. Ele fala pela primeira vez à mulher no seu sócio, Henrique, ausente em parte incerta. Depois obriga Teresa a jurar silêncio sobre aquilo, pois uma única palavra poderia destruir a Fraga Dantas. Sônia comenta com Jurema que a aborrece a presença constante de Cládio no seu escritório. Lúcia e Cristina combinam passar uma semana em Nova York. Amauri não consegue esquecer Lúcia e confessa a Zoraide que ainda espera que ela se modifique. Eloá e Osmar se encontram.

Capítulo 72
Eloá conta toda a história para Osmar: os encontros estranhos, as pressões que sofreu, os seus receios que Ronaldo sofra retaliações pelo incumprimento do que prometeu ao Homem Misterioso. Osmar é compreensivo e também se desculpa com ela. Os dois se reconciliam mas continuarão morando separados. Sônia não vai com Cláudio na inauguração da Vitavídeo porque tem medo da reação de Bia. Lúcia acaba indo e vê Alice chegando com Cláudio. Depois do coquetel, Lúcia vai à casa de Alice para conversar com ela.

Capítulo 73
Alice expulsa Lúcia da casa dela. Lúcia volta à Vitavideo e encontra Amauri, com quem discute. Por fim, os dois se beijam. Cláudio fica bêbado e acaba indo dormir no escritório de Sônia. Eloá e Osmar vão ao cais onde presenciam o momento em que Raul é preso pela polícia para responder ao inquérito.

Capítulo 74
Raul presta depoimento negando que tenha se encontrado com Eloá em Madri. Sônia discute com Cláudio e conta a ele tudo o que ouviu de Odete. Alice entrega para Alfredo que Bia está doente. Alfredo vai apanhá-la na casa dela. O delegado diz que Raul não pode ser preso por falta de provas contra ele. Osmar volta à delegacia, sozinho, para pedir ao delegado que continue com o inquérito. Há uma insinuação, feita pela polícia, de que Eloá pode estar ficando louca. Osmar, irritado, sai de lá e pede a Eloá que peça demissão da Fraga Dantas e volte a morar com ele e Ronaldo.

Capítulo 75
RESUMO EM FALTA

Capítulo 76
Bia tenta falar com Nádia ao telefone como se fosse Teresa, mas Nádia percebe e desliga. Bia fala com Teresa na frente de Cláudio, que pergunta quem era ao telefone. Teresa fica nervosa e sai. Osmar conversa com Raul, que chega a convencê-lo nunca ter visto Eloá na vida, dizendo que ela está doente, precisando de tratamento. Sônia e Cláudio acatam a idéia de Teresa para que Sônia vá entrando aos poucos na casa de Alfredo. Bia ouve quando Teresa pede a Alfredo a combinação do cofre, e fica mais desconfiada ainda. Eloá vai buscar Ronaldo na aula de natação. No clube, vê o carro do Homem Misterioso.

Capítulo 77
O Homem Misterioso diz que voltou apenas para dizer a Eloá que não torne a perturbar Raul, pois ele apenas lhe empresta o corpo. Sônia conta para Cláudio tudo sobre o Homem Misterioso e Eloá. Teresa consegue que Alfredo abra o cofre na sua frente mas não consegue ver o segredo. Nádia liga para Teresa dizendo que vai fazer com que Alfredo dê o segredo do cofre para ela ao telefone e que vai até lá para buscar o envelope. Bia ouve toda a conversa e disfarça com Teresa, como se nada tivesse acontecido, quando ela abre o cofre. Nádia chega na casa, é recebida por Bia e depois por Teresa, que vem com o envelope nas mãos.

Capítulo 78
Bia consegue trocar o envelope, que continha o testamento de Alfredo, por outro cheio de papéis em branco. Guarda uma xerox do testamento roubado e tenta dar um jeito de trocar novamente os envelopes. Mas não consegue, porque Nádia queima o envelope falso achando que estava queimando o verdadeiro. Wanderley consegue seguir Nádia e dá o endereço e nome dela para Bia. Ela chama Cláudio e pede que ele veja o testamento e tente avaliar a importância que o documento tem para Alfredo.

Capítulo 79
Cláudio explica a Bia e Rafael que o testamento é de Henrique, um amigo de Alfredo com quem fundou a Fraga Dantas. Sem o testamento – que deixa para Alfredo todas as ações – Alfredo ficaria sem nada. Nádia, mulher de Henrique, queria o testamento para evitar que a empresa ficasse em mãos de Alfredo, pois Henrique já morreu. Cláudio e Rafael se incumbem de saber a atuação de Teresa em toda esta jogada. Eloá resolve voltar a trabalhar. Rafael procura Vânia para que ela lhe conte a vida de Teresa.

Capítulo 80
Cláudio e Rafael não conseguem saber nada a respeito da vida de Teresa. Teresa consegue levar Sônia para fazer um trabalho de paisagismo na casa de Alfredo. Margarida acaba convidando Sônia para a festa do aniversário dela. Sônia conta a Cláudio que Osmar e Teresa tiveram um caso. Bia conta que Teresa se aproximou dela, pela primeira vez, dizendo que Isabel tinha impedido Heloísa de ir para São Paulo. Cláudio conversa com Heloísa e descobre que foi mentira de Teresa. Cláudio liga o fato à surra que levou antes de Teresa ir cuidar dele. Shirley chama Osmar dizendo que Eloá não está bem. Cláudio pergunta a Caroço quem mandou dar a surra nele.

Capítulo 81
Cláudio fica sabendo que quem mandou dar uma surra nele foi uma mulher loura, do tipo de Teresa. Dali, ele corre para a casa de Eloá, onde Osmar está também, e conta toda sua desconfiança, de que Teresa teria alguma coisa a ver com o Homem Misterioso, para separar Eloá de Osmar. Eloá lembra que Jalusa tinha anotado a placa do carro da mulher que atropelou Ronaldo. Alice vai ao escritório de Alfredo pegar mais dinheiro, dessa vez sem nada para contar. Bia e Rafael esperam ansiosos por alguma notícia de Cláudio. Osmar, Eloá e Cláudio vão à delegacia e perguntam se eles podem descobrir o dono do carro pelo número da placa.

Capítulo 82
O delegado Cerqueira pede um tempo para saber o dono da placa do carro e depois descobre que foi uma mulher loura quem alugou. Ronaldo manda um retrato seu para Eloá e outro para Osmar, com um bilhete que pedia para todos ficarem juntos de novo. Em meio à festa de Margarida, Bia põe em prática um plano para flagrar Teresa. Nádia liga para Teresa, que sai correndo de casa e é seguida por Cláudio, Bia e Alfredo, que, a essa altura, já sabe de quase tudo. O delegado Cerqueira também foi avisado e, junto com Eloá e Osmar, todos se encontram no apartamento de Nádia, onde estão Teresa, Raul e Rogério.

Capítulo 83
Osmar, Eloá, Alfredo e Bia desmascaram Teresa, Rogério, Nádia e Raul. Nervosa, Teresa grita com Osmar, dizendo que fez tudo para se vingar do fato de ter sido abandonada grávida por ele. Osmar registra o fato, mas não pergunta sobre a criança. O delegado toma o depoimento de todos mas não prende ninguém, pois podem esperar o julgamento em liberdade. Alfredo liga para Eloá pedindo a ela que vá imediatamente à Fraga Dantas, que ele precisa resolver tudo. Cláudio se propõe a ir ao Egito ver como andam as coisas por lá. Osmar vai à casa de Vânia e pergunta por Teresa. Ela entra na sala.

Capítulo 84
Osmar e Teresa se encontram e Osmar fica sabendo que tem uma filha, Heloísa. Mas Teresa diz a ele que nunca vai permitir que ele se aproxime dela. Cláudio conversa com o pai sobre a sua viagem ao Egito. Eloá fica frustrada, porque Osmar não foi conversar com ela. Alfredo chama Eloá e a convida para assumir o cargo de vice-presidente da Fraga Dantas no lugar de Rogério. Olavo fica visivelmente frustrado com a notícia. Alfredo tenta fazer com que Bia fique morando na casa dele, mas ela se recusa. Alfredo manda, então, chamar Alice imediatamente em sua casa. Osmar e Eloá se reencontram.

Capítulo 85
Osmar diz a Eloá que precisa dar um tempo, pois só volta para ela se um dia conseguir se descobrir, já que está seguro de que a relação dos dois iria por água abaixo mesmo que nada tivesse acontecido. Alfredo oferece a Alice estadia em algum lugar longe do país para que ela deixe Bia na mão. Zeca vai à Fraga Dantas no momento em que Alice está saindo, os dois se cruzam. Desconfiado, Zeca consegue arrancar de Alice toda a verdade. Nádia e Rogério brigam. Zeca praticamente põe Alice para fora da casa dele. Ronaldo fica sabendo que os pais não estão juntos e vai procurar Osmar.

Capítulo 86
Ronaldo cobra do pai que vá morar novamente com Eloá e diz que merece explicações sobre tudo o que aconteceu. Osmar conta a história do diabo para Ronaldo. Vânia vai a Búzios buscar Heloísa. Alice conta a Bia que se vendeu para Alfredo. Bia acha divertido e as duas acabam se entendendo. Alfredo vai à casa de Teresa devolver tudo dela, inclusive o carro e o anel de diamantes. Vânia e Teresa armam um plano para mandar Heloísa fazer um curso nos Estados Unidos a fim de esquecer de tudo o que aconteceu e desistir de querer saber quem é seu pai. Heloísa aceita. Teresa vai procurar Raul.

Capítulo 87
Teresa oferece a Raul a solidariedade dela, mas ele queria dinheiro e a manda embora. Alice procura Alfredo e diz a ele que não vai para lugar nenhum e que contou tudo a Bia sobre o contrato dos dois. Alfredo fica furioso, procura Lúcia e conta para ela. Alice procura Zeca para saber se pode ficar no lugar da recepcionista que casou. Zeca a recebe secamente e manda que ela fale com Amauri, a pessoa que cuida de contratar pessoal na empresa. Amauri recebe Alice também friamente. Teresa procura um padre e diz a ele que não se arrepende de ter separado Eloá e Osmar.

Capítulo 88
Vânia tenta convencer Teresa a procurar um médico, já que nem o padre conseguiu demovê-la da idéia de separar Eloá e Osmar para sempre. Alice consegue o emprego de recepcionista da Vitavideo. Depois, ela conversa com Amauri e pede perdão. Ele fica contentíssimo e diz a Osmar que pretende alugar um apartamento para morar com a filha. Alfredo fica sabendo e se irrita; conta para Lúcia, que fica mais irritada ainda com a aproximação de Alice com o pai. Teresa consegue que Rogério perdoe Nádia. Esta, quando sai de casa e vai ao encontro dele, é atropelada por um carro em alta velocidade.

Capítulo 89
Nádia morre no acidente de automóvel. Jalusa diz para todos que isto foi coisa do Diabo e que todos vão pagar. Alice e Amauri resolvem alugar a casa que foi de Osmar e Eloá. Cláudio chega do Cairo, sem brinco, e dá boas notícias a Alfredo sobre a firma. Osmar resolve ir ver Heloísa e fala com ela como se fosse um desconhecido. Cláudio e Sônia resolvem ir com Osmar à fazenda de Cristina. Heloísa já tem tudo preparado para a viagem. Teresa, depois de se confessar com Padre Augusto, vai à pensão procurar Osmar.

Capítulo 90
Teresa diz a Osmar que está arrependida de tudo o que fez e pede a ele que volte para Eloá. Osmar a recebe friamente e diz que só quer que ela o deixe ver Heloísa. Teresa promete pensar sobre o assunto. Cristina fica sabendo que Cláudio e Sônia estão namorando e acha graça, pensando no que Lúcia vai achar disto. Cristina, Osmar, Sônia e Cláudio passam um fim-de-semana em Friburgo. Osmar procura Heloísa e fica sabendo, por Vânia, que a menina foi viajar. Teresa, ainda muito arrependida, resolve ir procurar Eloá.

Capítulo 91
Teresa diz a Eloá que está muito arrependida e que gostaria de vê-la junto com Osmar outra vez. Teresa aconselha Eloá a abdicar da profissão para ficar com o marido. Eloá, seca, diz que é impossível. Rafael fica sabendo que Teresa está mal e comenta com Bia que, irritada, briga com ele por ele estar com pena da outra. Lúcia e Alfredo estão armando um plano para que Bia acredite que Rafael se vendeu a ele. Rafael, penalizado pela situação de Teresa, vai visitá-la na casa de Vânia.

Capítulo 92
Rafael oferece sua solidariedade para Teresa, que fica emocionada e diz que não merece. Bia fica sabendo e briga com Rafael, furiosa por ele ter perdoado Teresa. Lúcia fica sabendo que Cláudio e Sônia estão namorando e promete se vingar, fazendo o que puder para separar os dois. Eloá descobre que Osmar sonha comprar uma fazenda. Cláudio resolve comprar a fazenda de Cristina para viver lá com Sônia; pede então o dinheiro a Alfredo, que promete pensar no assunto. Alfredo confessa a Cláudio que está com pena de Teresa. Cláudio resolve ir visitá-la.

Capítulo 93
Cláudio fala com Teresa, mostrando que ainda é amigo dela e não gostaria de vê-la presa. Osmar recebe uma carta de uma tia distante. Amauri vai até lá e a tia diz que vai deixar para Osmar a casa e um dinheiro que lhe resta. Lúcia procura Alice, que a recebe com agressividade. Lúcia resolve saber de Eloá se Cláudio e Sônia estão namorando mesmo e fica furiosa, jurando vingança. Teresa está mal, à beira da loucura. Guiomar vai visitar Rafael. Alfredo nega o dinheiro para Cláudio comprar a fazenda. Raul vai visitar Teresa.

Capítulo 94
Raul consegue tirar Teresa da apatia e levanta um pouco o ânimo dela, dizendo que precisa estar inteira no julgamento. Guiomar pede a Rafael que volte com Ângela e os dois discutem, mas a mulher sai esperançosa. Cláudio pede a Cristina que espere um pouco para vender a fazenda, pois ele vai fazer tudo para comprar. Bia tem a idéia de procurar Eloá para fazê-la interceder junto a Alfredo, pedindo que ele dê o dinheiro a Cláudio. Eloá diz que até daria uma parte por Osmar para que os dois fiquem sócios. Começa o julgamento de Teresa.

Capítulo 95
Raul, Teresa e Rogério são chamados no banco dos réus, enquanto os outros são chamados como vítimas. Lúcia vai visitar Amauri. Enquanto espera, conversa com Virgínia sobre Rafael e Bia e marca um almoço com ela, para obter maiores informações sobre o namoro dos dois. Lúcia pede a Amauri que a leve no restaurante em que Cláudio e Sônia vão se encontrar, para que ela veja de perto os dois juntos. Amauri cede. Eloá quer conversar com Cláudio sobre a fazenda Santa Cecília. Sônia recebe um convite para almoçar com um cliente. O juiz pede silêncio para dar o resultado do julgamento.

Capítulo 96
Raul foi condenado a 2 anos, Rogério a 3 e Teresa a 1 ano de prisão. Todos podem esperar apelação em liberdade. Rogério trama uma fuga, deixa a mala na casa de Teresa e, no dia seguinte, é perseguido pela polícia. Ao tentar escapar, cai e morre. Lúcia consegue convencer Virgínia a vigiar Rafael e Bia. Rafael conversa com Ângela e pede a ele que trabalhe e se movimente. Ângela promete a ele que muito cedo não será mais um peso morto. Eloá vai a Alfredo pedir que ele compre a fazenda para Cláudio. Lúcia vê Cláudio e Sônia entrando num restaurante de luxo e vai atrás, fazendo um escândalo.

Capítulo 97
Sônia e Cláudio não se deixam perturbar pela presença de Lúcia no restaurante. Teresa, sem qualquer apelação, vai presa e a assistente social lhe diz que ela precisa trabalhar na cadeia. Alfredo, finalmente, cede aos apelos de Eloá e lhe diz que vai comprar a Santa Cecília desde que ela também compre uma parte para Osmar. Eloá e Amauri estão tentando achar uma forma de convencer Osmar a ganhar este presente de Eloá. Rafael é ouvido por um cantor, que promete lhe ajudar. Lúcia vai até Alfredo e lhe diz que ele não deve comprar a Fazenda Santa Cecília para Cláudio.

Capítulo 98
Lúcia diz a Alfredo que Cláudio está namorando sério, mas não diz com quem. Alfredo fica contente com a notícia e marca uma festa para comemorar o aniversário de Cláudio, pedindo que ele leve a namorada. Eloá pede a Amauri que vá a Recife e deposite o dinheiro da fazenda na conta de Tia Carmen para que, quando ela morrer, Osmar receba uma boa herança sem saber que Eloá o ajudou. Ângela tenta o suicídio, tomando vários comprimidos. Rafael, que tinha um compromisso marcado com o cantor que pensa em promovê-lo, recebe a notícia sobre Ângela e quer ir até lá. Bia não deixa que ele a socorra.

Capítulo 99
Rafael vai socorrer Ângela, enquanto Bia grita para ele que nunca mais quer vê-lo. Ângela fica tonta, é levada ao hospital mas não morre. Teresa continua sem querer receber visitas. Amauri vai a Recife e executa o plano dele e de Eloá, com a aceitação de Tia Carmen. Margarida se anima com a festa de Cláudio. Sônia resolve ir e levar toda a família, apesar de estar constrangida com isto. Na festa, a primeira a chegar é Bia e, logo depois, chega Sônia com toda a família. Alfredo é apresentado a Sônia.

Capítulo 100
Alfredo recebe bem a família de Sônia, mas por trás fica furioso e vai reclamar com Lúcia, que já tinha todo o plano armado. Lúcia manda Alfredo chamar Cláudio em seu quarto e discutir com ele. Enquanto isso, ela aciona o gravador que já tinha levado para a festa e grava toda a conversa. Alfredo faz isso, e discute brevemente com Cláudio, dizendo que não quer um neto crioulo. Tia Carmen morre nos braços de Osmar. Teresa finalmente consente na visita de Vânia. Guiomar cria uma briga entre os comerciantes da rua.

Capítulo 101
Guiomar se empenha numa verdadeira luta contra os comerciantes. Cláudio conversa com Alfredo, que se mostra irredutível. Cláudio resolve sair de casa e ir morar com Bia, mas pede a ela que não conte a Sônia o que aconteceu entre ele e o pai. Sônia, desconfiada, pergunta a Wanderley dizendo que, se souber que Alfredo rompeu com Cláudio por sua causa, se separa de Cláudio. Osmar fica sabendo que herdou 100 mil dólares. Rafael, pronto para se encontrar com o empresário que vai promovê-lo, recebe a visita de Ângela, que pede a ele que vá socorrer Guiomar.

Capítulo 102
Rafael diz a Ângela que não vai com ela, porque resolveu não perder chance por causa de mais ninguém. Osmar vai à penitenciária visitar Teresa, que lhe diz que nunca mais vai sair de lá. Rafael foi ao empresário que lhe pediu para esperar três meses até ele voltar da excursão. Guiomar faz uma verdadeira arruaça em frente à fiscalização e os camelôs acabam tocando fogo no carro do inspetor geral. Sai tiroteio e Guiomar é atingida. Rafael é avisado, por telefone, de que a mãe está no hospital.

Capítulo 103
Rafael fica desesperado quando sabe que a mãe está internada e vai correndo para o hospital. Como é um hospital público, os médicos ficam sem equipamento para resolver um problema como o de Guiomar, que é grave. Rafael manda, então, que a levem para uma casa de saúde particular e sai em busca de um amigo para pagar as despesas, que serão altas. Eloá, Amauri e Osmar estão na fazenda. Cláudio não tem dinheiro e Rafael fica desesperado. Alfredo e Lúcia descobrem o drama de Rafael e montam um esquema para dar dinheiro a ele e afastá-lo de Bia.

Capítulo 104
Alfredo consegue convencer Rafael a aceitar o dinheiro. Em troca, pede que Rafael assine um papel em branco, o que já estava nos planos de Lúcia. Rafael, a pedido de Alfredo, não diz a ninguém quem foi que lhe deu o dinheiro. E ainda promete a Alfredo que, caso Guiomar não morra, ele se casa com Ângela. Guiomar sai da sala de operação e parece estar muito bem, recuperando-se prontamente. Cláudio vende um anel para pagar a fantasia que Laurinha quer. Osmar pergunta a Cláudio sobre a fazenda Santa Cecília.

Capítulo 105
Osmar fica decepcionado com Cláudio, quando sabe que ele não está mais interessado na fazenda. Orlando se declara apaixonado por Sônia, mas ela lhe diz que só pensa em Cláudio. Rafael pede a Ângela que se case com ele. Ângela aceita. Cláudio, completamente sem dinheiro, pede emprestado a Bia. Virgínia ouve tudo e conta para Lúcia, que, por sua vez, conta para Alfredo. Zeca fica sabendo que Bia e Rafael romperam, mas diz a Amauri que só sente amizade por Bia. Lúcia vai ao escritório de Sônia com a fita gravada para ela ouvir a conversa de Alfredo e Cláudio.

Capítulo 106
Lúcia conta para Sônia todas as mentiras que Cláudio tinha contado e põe a fita da conversa dele com o pai para Sônia ouvir. Sônia fica desesperada, conta para a mãe dela e para Bia, que tenta intervir na decisão dela se afastar de Cláudio. Eloá contrata Ângela como sua secretária particular. Osmar consegue que Cristina adie por mais oito dias a venda da fazenda. Bia conversa com Rafael e ouve dele que vai se casar com Ângela. Sônia conversa com Amauri e acaba indo procurar Alfredo, que a recebe com frieza.

Capítulo 107
Sônia pergunta a Alfredo se ele continua pensando tudo aquilo que falou durante a gravação. Alfredo reafirma e manda Sônia se afastar de Cláudio, para o bem dele. Rafael resolve voltar a morar na casa de Zoraide, o que faz com que Guiomar fique muito feliz. Ângela, ainda meio atrapalhada, trabalha como secretária de Eloá. Cristina vai dar um jantar de retribuições e Sônia resolve aceitar o convite de Orlando para irem os dois ao jantar. Cláudio, preocupado porque vem notando uma reação muito fria por parte de Sônia, diz a Bia que não sabe viver sem ela. Sônia diz a Cláudio que está apaixonada por outro homem.

Capítulo 108
Sônia e Cláudio discutem. Sônia diz que achou melhor ficar com Orlando por causa do dinheiro dele. Cláudio fica arrasado. Sônia diz que, se ele quiser vê-la com Orlando, vá à festa na casa de Cristina. Alfredo comemora com Lúcia a vitória deles. Alice vai a Recife, a trabalho, pela produtora. Eloá resolve dar um banho de loja em Ângela. Lúcia descobre que Rafael comprou um bilhete de loteria e arma um plano com Alfredo, no sentido de afastá-lo definitivamente de Bia. Sônia vai à festa de Cristina com Orlando. Cláudio vê e diz que nunca mais quer vê-la pela frente. Bia vai procurar Sônia para ter uma conversa com ela.

Capítulo 109
Bia conversa com Sônia, que acaba por dizer-lhe que separou-se de Cláudio porque ele não tem mais dinheiro. Sônia parte para São Paulo com Orlando. Alfredo e Lúcia armam todo um plano para Bia acreditar que Rafael está recebendo dinheiro de Alfredo. Amauri e Lúcia saem juntos, a pedido dela. Cláudio procura Alfredo e diz que não está mais com Sônia, pedindo que o pai lhe compre a Santa Cecília. Alfredo dá o dinheiro. Cláudio se junta a Osmar e os dois vão para a fazenda. Rafael recebe um telefonema de Alfredo. Bia percebe e vai atrás dele.

Capítulo 110
Alfredo se encontra com Rafael, que é seguido por Bia, de longe. Osmar e Cláudio partem para a fazenda, onde encontram as coisas mal paradas por causa do administrador, que os dois demitem de lá. Lúcia troca o bilhete de loteria de Rafael pelo sorteado, que ela e Alfredo já haviam comprado. Rafael confere e verifica que ganhou a sorte grande. Bia fica intrigada com a história e se recusa até mesmo a comemorar com todos da produtora a alegria de Rafael. Lúcia diz a Amauri que está pensando na possibilidade de ir morar com ele. Bia procura Alfredo.

Capítulo 111
Bia vê o recibo assinado por Rafael na pasta de Alfredo, no valor de 200 milhões. Bia questiona Alfredo, que lhe diz que Rafael recebeu dinheiro dele para deixá-la e se casar com Ângela. Cláudio e Osmar começam a fazer as reformas nas casas dos colonos, onde pretendem colocar água encanada. Lúcia diz a Amauri que decidiu assumi-lo de vez e se casar com ele. Amauri, contentíssimo, espalha a notícia para todo mundo. Bia, arrasada, resolve ir morar de novo na casa do pai. Alfredo vai à casa de Lúcia e a pede em casamento.

Capítulo 112
Lúcia fica abaladíssima com o pedido de casamento de Alfredo. Depois de pensar muito, resolve aceitar. Amauri fica arrasado. Eloá conhece um homem, por quem ela fica muito impressionada. Alfredo e Lúcia se casam e viajam em lua-de-mel. Na chegada, Lúcia esnoba a todos da casa e mostra, de início, que vai ser severa até com os empregados. Rafael e Ângela estão à porta do casamento. Osmar fica sabendo que Heloísa vai chegar dos Estados Unidos e que Teresa sairá da penitenciária. Então, vai buscar esta.

Capítulo 113
Osmar explica que pediu a Vânia para o deixar ir buscá-la e tenta “levantar o astral” de Teresa, que continua muito deprimida. Teresa, bem mórbida, acha que ainda vai acontecer alguma coisa de muito ruim para ela ou mesmo para Heloísa. Osmar pede que ela deixe que ele conheça a filha. Teresa pensa e acha que só vai permitir isto se Heloísa voltar dos Estados Unidos mais amadurecida. Eloá confessa a Cristina que se sentiu atraída por um funcionário da Fraga Dantas chamado Vítor, que foi indiretamente despedido por sua causa. Ângela começa a ficar frustrada porque Rafael não lhe dá atenção. Lúcia continua sendo severa demais com as pessoas que moram na casa de Alfredo, a quem pede que explique a Margarida que ela só como com crianças à mesa no aniverário delas. Heloísa chega dos Estados Unidos e abraça Teresa, comovida.

Capítulo 114
Heloísa chega mais amadurecida dos Estados Unidos, preocupada com os trabalhos de casa e com a mãe, que vê muito abatida. Também pergunta por Cláudio. Osmar pede a Teresa que o apresente logo, mas Teresa diz que precisa ainda dar um tempo. Osmar fica impaciente. Sônia chega de São Paulo e diz para a mãe que não tem amigos por lá, que ainda pensa em Cláudio e que gostaria que ela e a irmã se mudassem para lá. Cláudio começa a se sentir atraído por Ângela. Eloá, Ângela e Ronaldo, ao regressarem da fazenda, ficam retidos pela chuva e ficam num hotel. No dia seguinte Eloá reencontra no hotel Vítor, o homem por quem se sentiu atraída meses atrás. Os dois marcam um cinema. Osmar força um encontro na rua de Teresa, com Heloísa e Vânia.

Capítulo 115
Teresa apresenta Osmar a Heloísa como um amigo. Vão todos fazer um lanche. Heloísa fala da viagem e Osmar da fazenda. Teresa fica sem reação. Eloá conta a Cristina que encontrou Vítor em Friburgo. Teresa tenta convencer a filha a ir para uma faculdade nos Estados Unidos. Heloísa promete pensar. Vânia avisa Osmar dos planos da irmã. Heloísa pede a opinião a Zeca sobre a proposta da mãe. Depois de o ouvir se manifestar contra, ela diz à mãe que vai ficar. Ângela liga para Rafael, que está gravando um comercial em Manaus. Osmar procura Teresa e diz que é um absurdo ela querer mandar Heloísa para longe para resolver os seus problemas. Os dois brigam e Heloísa chega.

Capítulo 116
Teresa discute fortemente com Osmar, na frente de Heloísa. Osmar defende que ela já está madura o suficiente para entender toda a situação, mas Teresa acha que ainda não é hora. Osmar, em meio à discussão, revela que é o pai de Heloísa. Ela grita que quer ficar sozinha e sai. Ângela passa um telegrama para Rafael dizendo que Bia precisa falar com ele com urgência. Rafael cai na armadilha e pega o primeiro avião de volta ao Rio. Quando Rafael chega, Ângela estava provando o vestido de noiva. Ela diz que não vai haver mais casamento nenhum, pois ele não pode se casar com ela e amar Bia. Eloá e Vítor vão ao cinema e ela fala o tempo todo de Osmar. Heloísa chega em casa, aliviando Osmar e Teresa, que estavam preocupados com ela.

Capítulo 117
Heloísa volta para casa e diz a Osmar que ela pensou em tudo e resolveu perdoar a todos, inclusive porque precisa conhecer o pai melhor. Lúcia briga com Odete, que decide ir embora, mas Alfredo consegue resolver tudo. Cláudio conta a Bia que Rafael não vai mais casar com Ângela. Osmar fica contente e marca de ir com ela para a fazenda, levando Ronaldo também. Eloá oferece a Ângela um quarto de hóspedes para ela ficar morando ali enquanto não resolve sua vida. Eloá e Vítor apoiam a decisão dela. Ronaldo e Heloísa se conhecem e se gostam muito. Heloísa reencontra Cláudio. Eloá propõe a entrada de Vítor para a Fraga Dantas. Rafael fala duramente com Bia, dizendo que os dois precisam conversar com seriedade. Teresa vai à penitenciária visitar Raul.

Capítulo 118
Raul fica nervoso, sem querer que Teresa fique ali, mas depois acaba pedindo a ela que o ajude a fugir. Teresa fica na dúvida e vai embora, mas Raul marca um encontro com ela no dia seguinte, para que ela leve o dinheiro. Rafael e Bia discutem, e Rafael não entende por que ela o está tratando tão mal. Olávo diz a Eloá que ela está fazendo amizade com um homem do tipo de Osmar: sem ambições. Osmar fica sabendo por Ronaldo do novo amigo da mãe e fica ressentido. Teresa conta a Vânia sobre o plano de fuga de Raul e do seu dilema com relação a ajudá-lo ou não, pois sente-se culpada pela prisão dele. Osmar conta para Heloísa tudo o que aconteceu a Teresa, e Heloísa fica com muita pena da mãe. Depois de uma noite de pesadelos, Teresa resolve ir ao encontro de Raul. Vânia acompanha-a. Raul foge da penitenciária pelas condutas de gás da região, ao mesmo tempo que ocorrem várias explosões em todo o sistema e a Polícia cerca a área. Teresa e Vânia estão junto da tampa de gás pela qual Raul deverá sair. Elas ainda o vêm, mas assim que ele vê a Polícia, volta atrás para tentar outra saída. Pouco depois dá-se uma forte explosão naquele local.

Capítulo 119
Teresa fica muito impressionada com a morte de Raul e teima em falar, obsessivamente, que ela será a próxima a morrer. Vânia conta a Amélia que Teresa foi obrigada a ir ao IML reconhecer o corpo. Osmar Heloísa, já de regresso, acompanham Teresa ao funeral de Raul. Zeca insiste com Bia para que ela fale com Rafael. Jalusa discute sobre o assunto do Diabo com Zoraide. As duas acabam se desentendendo e Jalusa vai embora, indo morar na casa de Vânia, com Teresa. Lúcia mostra a Margarida uma jóia que comprou para Alice. Vítor e Eloá acertam agulhas sobre o trabalho dele na Fraga Dantas e combinam ir à praia no dia seguinte. Heloísa pede ajuda a Osmar porque Teresa está precisando de um médico. Lúcia procura Alice. Osmar vai à casa de Teresa e diz que, se ela não se cuidar, tira Heloísa dela.

Capítulo 120
Osmar dá 3 dias a Teresa para ela se tratar, senão ele leva Heloísa para morar com ele. Teresa parece não ouvir o que ele diz e continua, obsessiva, a pensar na morte. Lúcia tenta falar com Alice mas ela diz que não tem mãe. Teresa revive a morte de Raul. Na data combinada, Osmar vai pegar Heloísa e leva a filha para a fazenda. Vítor e Eloá se encontram, e ele conta que a primeira mulher morreu de câncer. depois vão para a casa de Eloá. Osmar vê e discute com Eloá, na frente de Heloísa e Ronaldo. Lúcia suplica a Alice que fale com ela e mostra a jóia. Chega Amauri e os dois discutem fortemente. Jalusa vai morar com Teresa e Vânia. Teresa e Jalusa vão ao cemitério e, quando estão no túmulo de Raul, ele aparece por trás, sem que elas o vejam.

Capítulo 121
Teresa continua obsessivamente empenhada em se culpar na morte de Nádia, Rogério e Raul. Ela e Jalusa se afastam do cemitério sem terem visto Raul, que fica um pouco atrás. Alfredo pergunta a Bia porque já não é tão alegre e impulsiva como antes. Ela alega estar preocupada com os exames. Rafal indaga junto de Wanderley se Bia tem novo namorado. Eloá confessa a Cristina que está interessada em Vítor, mas não esconde que ficou contente em saber que Osmar teve ciúmes dela. Conclui que está interessada nos dois. Teresa vai à igreja e é seguida por Raul, escondido. Amauri, Cristina, Heloísa, Alice, Ângela e Ronaldo vão para a fazenda. Claudio diz a Ângela que sente grande admiração por ela ter desistido do casamento com Rafael. Vítor convida Eloá para jantar. Lúcia pede que Alfredo a ajude a reconquistar Alice. Cristina conversa com Amauri sobre a fazenda. Teresa, cada vez mais deprimida por ver terminar o prazo que Osmar lhe deu, sozinha em casa, recebe a visita de Raul, que a impede de dar um grito apavorado.

Capítulo 122
O Diabo aparece para Teresa no corpo de Raul e diz que quer ajudá-la. Assim, ele diz que ela quer Osmar de volta, o que Teresa acaba confirmando. Para conseguir, Teresa terá que se fazer mais bonita, enquanto o Diabo fará a parte dele, jogando fora as roupas dela e segurando Osmar na fazenda por mais um dia, a fim de dar tempo a ela que tome um banho de loja e vá ao cabeleireiro. Eloá janta com Vítor. Depois vão dançar e ele tenta beijã-la mas a música termina. Quando regressa do cinema, Vânia constata que Teresa está mais animada. Esta leva à igreja uma mala com roupa para os pobres da paróquia. Amauri e Cristina vão sair para jantar. Alfredo compra um apartamento em Paris para Lúcia. Teresa vai à praia com Vânia e Jalusa. Rafael lamenta com Zeca o fato de Bia não querer falar com ele. Ângela diz a Eloá que achou Cláudio um barato. Osmar, já de malas, prontas e na estrada de volta ao Rio, enguiça com o carro.

Capítulo 123
Por causa de um problema no carro, Osmar se vê retido na fazenda por mais uma noite. Teresa, quando sabe da notícia, fica assustada, mas aproveita o dia seguinte para ir ao cabeleireiro e comprar roupas novas. Ângela começa a se sentir atraída por Cláudio. Rafael compra uma máquina de lavar para Zoraide. Eloá sente-se atraída por Vítor, mas não esconde que também fica contente quando Osmar demonstra ter ciúmes dela. Osmar chega na casa de Teresa para levar Heloísa e se depara com uma mulher diferente daquela que ele havia deixado antes do fim-de-semana.

Capítulo 124
Osmar fica espantando com a modificação de Teresa e a convida para o churrasco que fará no aniversário de Heloísa, na fazenda. Teresa se frustra quando Osmar diz que não pode ficar para jantar. Eloá percebe que Ângela está ficando muito envolvida por Cláudio. Lúcia arma um verdadeiro escândalo com Cristina, com ciúmes de Amauri. Cristina vai procurá-la depois, dizendo que as duas precisam conversar. Teresa está andando calmamente na rua, quando é de novo abordada por Raul.

Capítulo 125
Raul diz a Teresa que vai fazer com que ela e Osmar fiquem juntos a partir do aniversário de Heloísa. Teresa fica radiante. Cristina e Lúcia brigam e Cristina diz que não quer mais vê-la. Alfredo oferece a Lúcia uma viagem longa. Ela aceita, mas Margarida e Olavo ficam com raiva. Heloísa convida Rafael, Zeca, Alice, Amauri e Virgínia para a festa de aniversário dela. Eloá diz a Ronaldo que talvez não vá. Teresa fica sabendo que Bia e Rafael desmancharam o namoro e, triste com a notícia, resolve ir fazer uma visita a Rafael, na produtora.

Capítulo 126
Rafael explica a Teresa tudo o que aconteceu entre ele e Bia. Teresa desconfia que Alfredo tenha algo a ver com a história, mas não fala nada para Rafael. Sônia chega de São Paulo e se interessa em ouvir as histórias de Cláudio na fazenda. Wanderley diz a Olavo e Margarida que Lúcia prometeu mandá-lo embora assim que chegar de viagem. Olavo parece ficar emocionado e promete ajudá-lo. Sônia vê a mãe saindo de um carro com um homem. No aniversário de Heloísa, Osmar quase não nota a presença de Teresa, que começa a ficar desesperada com isto.

Capítulo 127
Jurema confessa a Sônia que está tendo um caso com Floriano, o homem que Sônia conheceu no carro. Na festa de Heloísa, Teresa fica frustrada porque Osmar não lhe deu atenção durante o tempo em que ela estava lá. Eloá resolve dar um tempo em Vítor, que fica muito decepcionado. Quando Teresa estava se preparando para ir embora, Neide pede socorro, apavorada porque o filho dela está ardendo em febre. Descobriram que a maionese do churrasco estava ruim e que todos estavam passando mal. Teresa fica para ajudar e, enquanto passeia na fazenda, descobre Sônia, escondida.

Capítulo 128
Teresa conversa com Sônia, que dá uma desculpa qualquer por estar na fazenda, mas acaba convencida de que Sônia ainda ama Cláudio. O médico pede a Osmar que mantenha Teresa por mais alguns dias na fazenda para vacinar as crianças. Ângela tenta se aproximar de Bia e dizer-lhe que ela deveria voltar com Rafael, mas ela não ouve. Jurema apresenta Floriano para seus amigos e filhas. Todas gostam muito dele. Margarida e Olavo continuam tentando ter um filho homem. Alice convence Amauri a convidar Cristina para um teatro. Teresa diz a Osmar que está desconfiada da separação de Cláudio e Sônia e de Bia e Rafael.

Capítulo 129
Teresa diz a Osmar que acha que Alfredo e Lúcia têm algo a ver com a separação de Bia, Rafael, Sônia e Cláudio. Osmar conta a Teresa que Rafael ganhou na loteria, o que a faz ficar mais desconfiada ainda. Eloá diz a Vítor que não quer mais sair com ele porque ainda pensa em Osmar. Ronaldo fica chateado porque não pode ir à fazenda no fim-de-semana, sem saber que é porque Teresa está lá. Teresa vê Osmar chateado com isso e resolve dar a idéia de voltar só na segunda. Osmar, agradecido, diz a Teresa que ela é bonita e sedutora. Teresa fica contentíssima.

Capítulo 130
Teresa diz a Jalusa que está mais animada do que nunca com a reação de Osmar. Laurinha encontra Orlando numa rua de Santa Teresa e fica sabendo que ele está morando no Rio, e não em São Paulo, como Sônia falava. Rafael resolve comprar uma loja de pastéis para Guiomar. Cláudio vê Bia tratando mal Rafael e resolve ter uma conversa com ela. Bia diz a Cláudio que está magoadíssima com Rafael. Teresa, desconfiada ainda da separação dos dois, resolve ir procurar Alfredo, que fica tenso ao vê-la.

Capítulo 131
Teresa diz a Alfredo que desconfia que ele e Lúcia fizeram alguma coisa para separar Bia de Rafael e Sônia de Cláudio. Alfredo fica furioso e conta para Lúcia, que também reage mal. Rafael toma coragem e pergunta a Bia o que está acontecendo, mas ela se mantém irredutível. Sônia diz a Jurema que está pretendendo voltar para o Rio em algum tempo. Ângela e Cláudio jantam juntos e acontece um clima romântico entre eles. Teresa diz a Zoraide que o médico que operou Guiomar não faria jamais uma operação gratuita.

Capítulo 132
Teresa começa a investigar a fundo sobre a história da operação de Guiomar e descobre que, entre outras coisas, a mulher do médico não esteve no Rio durante o mês de Janeiro, o que impossibilita a hipótese dela ter conversado com Rafael e conseguido a operação gratuita. Teresa tenta conversar com Rafael, mas ele não fala nada. Cláudio diz a Osmar que está pensando em casar com Ângela, com quem simpatiza. Teresa conversa com o médico que operou Guiomar e descobre que as despesas foram pagas. Ela vai a Rafael e o questiona sobre isto.

Capítulo 133
Teresa consegue que Rafael lhe diga que Alfredo pagou a operação de Guiomar, mas não o convence de que ele fez isso para prejudicá-lo. Rafael fica pensando em tudo e acaba se lembrando de ter assinado um recibo em branco no dia da operação, a pedido de Alfredo. O empresário está angustiado e diz a Lúcia que não sabe o que vai fazer se Bia e Cláudio descobrirem tudo o que fez. Ângela e Cláudio continuam ensaiando um namoro. Teresa, sabendo já de tudo, resolve ir à casa de Alfredo e, sem que ninguém veja e ouça, conta a história do dinheiro para Bia.

Capítulo 134
Bia acaba ouvindo o que Teresa tem a lhe dizer e descobre, angustiada, que o pai dela armou tudo para separá-la de Rafael. Alice leva um outro namorado para tomar banho de piscina na casa de Zeca, e ele os encontra lá, atônito. Lúcia e Bia têm uma discussão sobre Wanderley e Bia acaba ganhando a parada. Bia começa a investigar e consegue mais detalhes sobre o plano de Alfredo e Lúcia, junto a Suzy, secretária de Alfredo. Orlando e Sônia se encontram e ele diz que ainda a ama. Bia vai à fazenda contar tudo a Cláudio.

Capítulo 135
Bia explica a Cláudio tudo o que Alfredo e Lúcia fizeram para separá-la de Rafael. Cláudio fica possesso e resolve ir procurar o homem que vendeu o bilhete premiado da loteria; dá uma surra nele e o leva para a casa de Alfredo, de madrugada, onde o coloca frente a frente com Alfredo e Lúcia, para que ele diga tudo o que fez. Alfredo fica arrasado. Bia sai de casa e diz que nunca mais quer vê-lo. Eloá continua tratando Vítor friamente. Teresa vai para a fazenda e fica com esperanças de conquistar Osmar. Bia vai até a Rafael e pergunta se ele a perdoa.

Capítulo 136
Rafael não perdoa Bia por ela ter deixado de falar com ele sobre o que estava acontecendo. Vítor trata mal Eloá, deixando-a preocupada. Logo depois, ela pede para almoçar com ele e lhe oferece um cargo de assistente de Olavo. Vítor aceita, contente. Alfredo diz a Lúcia que ela deveria ir a Paris sozinha, deixando-o para curtir a dor de ter perdido a filha. Osmar trata Teresa com indiferença e vai ao Rio para jantar com Eloá. Os dois combinam sair juntos, mas Vítor chega antes na casa dela. Teresa, na fazenda, recebe a visita de Raul.

Capítulo 137
Raul diz a Teresa que vai ajudá-la a ficar com Osmar, fazendo com que ele saiba que Eloá ajudou-o a comprar a fazenda. Rafael pede desculpas a Bia e os dois ficam juntos. Laurinha encontra Cláudio e os dois ficam emocionados. Osmar leva Eloá para jantar e discute com ela sobre Vítor. Os dois se separam e ele fica com raiva. Lúcia vai passar uma semana em Paris. Amauri conversa com Osmar e o convence a pedir perdão a Eloá por ter sido grosseiro. Osmar aceita e vai à casa de Eloá, mas encontra Vítor almoçando lá.

Capítulo 138
Osmar fica furioso com a presença de Vítor na casa de Eloá. Os três discutem, Vítor sai e logo depois sai Osmar, deixando Eloá triste. Rafael diz a Bia que vai devolver todo o dinheiro que Alfredo lhe deu como se fosse sorte grande. Bia acha a atitude de Rafael infantil. Guiomar prepara a festa de inauguração da sua loja. Sônia almoça com Orlando e fala que precisa que todos pensem que eles continuam juntos, pdindo que a acompanhe ao casamento da mãe, no dia seguinte. Osma confessa a Amauri que não suporta a idéia de Eloá ter tido outro homem. Amauri conclui que não restam dúvidas de que ele continua apaixonado pela ex-mulher. Todos discutem a este respeito, e Zeca resolve a situação: ele vai comprar os móveis e a loja e dar de presente para Zoraide e Guiomar. Vítor consegue o cargo de assistente de Olavo. Osmar trata Teresa com frieza e Raul aparece para consolá-la.

Capítulo 139
Teresa diz já não ter esperanças de conquistar Osmar. Raul promete fazer tudo para ela voltar para Osmar, mas pede que o ajude, preparando um jantar romântico para Osmar. Alice incentiva Amauri a aproximar-se de Cristina. Rafael e Guiomar vão à casa de Alfredo, que não os quer receber. Guiomar faz um escândalo e acabar por ficar cara a cara com ele. A mulher e o filho jogam todo o dinheiro que ele deu no rosto Alfredo, que fica arrasado e tenta falar mas não consegue. Todos se preparam para o casamento. Amauri diz a Alice que Osmar comprou a fazenda em parte com dinheiro de Eloá. Ela diz que nem quer estar por perto se um dia ele descobrir. Teresa prepara um jantar para Osmar, na fazenda. Eloá diz que não irá ao casamento de Jurema. Cláudio, sem saber, vai à casa de Ângela para sair com ela. Ela convence-o a ir ao casamento. Tal como havia dito, Teresa prepara um jantar romântico para Osmar. Os dois conversam sobre Heloísa quando surge Eloá, que havia resolvido ir tentar uma reconciliação com Osmar.

Capítulo 140
Eloá, irritada com a presença de Teresa na fazenda, chama Osmar de gigolô e joga na cara dele que foi ela quem deu o dinheiro para a compra da fazenda. Osmar fica arrasado. Teresa, muito constrangida, vai embora de madrugada, deixando apenas um bilhete. Cláudio encontra Sônia e Orlando no casamento de Jurema, e trata Sônia com muita ironia. Ela chora. Eloá conta a Cristina o que aconteceu na fazenda. Ângela vai jantar com Cláudio e ele se insinua. Teresa regressa a casa e Jalusa pergunta porque ela não cumpriu o pacto com o Diabo. Bia e Rafael convidam Guiomar para ir à praia. Zeca mostra a Amauri uma foto de Alice numa revista de moda. Osmar acusa Amauri de o ter apunhalado pelas costas. Virgínia diz a Guiomar que Rafael deve se casar logo com Bia, para que ela não fique uma “moça falada”. Osmar pede a opinião de Cláudio sobre o que deve fazer com a fazenda. Ele responde que a primeira coisa é reconhecer a inteligência da ex-mulher. Eloá, deprimida, atende a campainha de casa e se depara com Osmar.

Capítulo 141
Osmar diz a Eloá que vai se afastar da fazenda Santa Cecília. Eloá pede a ele que pense bem, declara-se inteiramente apaixonada, deixando Osmar constrangido e ele promete repensar. Rafael e Bia anunciam a Guiomar e Zoraide que vão se casar em breve. Eloá pede a Amauri que a ajude a convencer Osmar. Rafael e Bia visitam Teresa e dão a notícia do casamento. Osmar liga para Heloísa e para Ronaldo, dizendo que precisa muito conversar com os dois. Alfredo visita Cláudio, em casa de Bia, e ele o trata friamente. Olavo e Margarida consolam Alfredo, envenenando-o. Ela está cada vez mais convencida da necessidade de dar um neto ao sogro. Cláudio visita Ângela na Fraga Dantas e convida-a para almoçar. Olávo vai à Vitavideo para obrigar Bia a ir se reconciliar com o pai, e ele poder assim fazer média. Mas a irmã diz para ele desistir. Osmar vai à casa de Eloá comunicar sua decisão sobre a fazenda.

Capítulo 142
Osmar diz que está ali sem uma ponta de ressentimento, mas que não dá. Ele vai se afastar da fazenda e retomar a antiga vida. Osmar conta sua decisão também para os filhos. Wanderley vai à loja de Guiomar dar os parabéns pela cena que ela fez em casa de Alfredo. Eloá se fecha no escritório e não recebe ninguém. Osmar conta aos filhos tudo sobre a herança. Guiomar diz a Rafael que está muito preocupada porque soube que ele não vai se casar na igreja. Osmar e Teresa se encontram e conversam. Ela lamenta o que aconteceu pois o que mais quer é vê-lo feliz. Enquanto isso, um homem desconhecido tira fotos dos dois, que revelam uma atitude comprometedora, como se eles estivessem namorando. Eloá e Cláudio acertam detalhes sobre a fazenda e ela confessa ter esperança de que Osmar reconsidere a decisão. Zeca convida Heloísa para irem dançar. Cláudio pede a Ângela que continue a ir visitá-lo na fazenda. Lúcia liga para Alfredo pedindo mais dinheiro. Osmar continua na casa de Amauri. Eloá resolve ir fazer uma visita a Teresa, que a recebe com surpresa.

Capítulo 143
Eloá pergunta a Teresa se ela e Osmar têm um caso e Teresa nega. As duas discutem. Eloá ainda ofende Heloísa antes de sair. Amauri convida Cristina para jantar. Osmar fica sabendo por Heloísa, e irrita-se com Eloá. Jurema e Floriano chegam de lua-de-mel contando novidades. Sônia volta definitivamente para morar com a mãe. Eloá recebe um envelope com o retrato de Teresa e Osmar, numa atitude de namorados. Osmar e Teresa são novamente fotografados num bar enquanto conversam sobre o trabalho da filha na produtora. Ângela acha que foi Teresa quem mandou as fotos, mas Sônia não acredita. Teresa, ao sair do trabalho, encontra Raul, que a esperava no carro.

Capítulo 144
Teresa diz a Raul que não quer fazer mal a ninguém, que já não pensa mais em Osmar nem quer mais a ajuda dele. Raul dá 24 horas para ela pensar melhor e os dois marcam encontro para o dia seguinte. Teresa diz que não vai. Cristina prepara um jantar especial para Amauri. Zeca paquera Heloísa, que não quer sair com ele por causa de Alice. Osmar e Teresa se encontram; Osmar fica romântico e Teresa cria esperanças. Eloá diz a Ronaldo que comprou uma lancha para eles. Jalusa vai almoçar em casa de Eloá, que tinha esquecido que havia convidado a telefonista. Jalusa briga com ela e diz que está do lado de Teresa. Lúcia vê a foto de Alice na revista e fica furiosa, achando uma atitude ordinária. Lúcia vai procurar Alice. Teresa resolve ir ao encontro de Raul e pede a ele que a ajude.

Capítulo 145
Raul diz a Teresa que vai fazer Osmar se apaixonar por ela, mas vai cobrar isso dela assim que tudo estiver resolvido. Lúcia e Alice discutem, e Alice diz à mãe que Cristina está saindo com Amauri. Ronaldo tem uma febre muito alta enquanto Eloá e Sônia estão no cinema. Shirley chama Osmar, que vai à casa de Eloá e toma todas as providências. Quando Eloá chega, fica culpada, mas Osmar a trata de maneira muito carinhosa. Sônia diz à mãe que não sabe quanto tempo irá aguentar fingindo namorar com Orlando. Zeca diz a Bia que está balançado entre Alice e Heloísa e ela aconselha a deixar Heloísa em paz pois ela já sofreu bastante. Osmar diz a Amauri que está gostando de duas mulheres ao mesmo tempo: Teresa e Eloá. Zeca oferece carona para Heloísa e ela, para seu espanto, aceita. Osmar vai ver Ronaldo e depois fica conversando com Eloá. Acabam por se beijar, apaixonados.

Capítulo 146
Osmar e Eloá se declaram apaixonados um pelo outro e resolvem ficar juntos, por enquanto apenas como namorados, sem maiores compromissos, para não perturbar Ronaldo. Lúcia acusa Cristina de a apunhalar pelas costas. A amiga admite estar apaixonada e Lúcia diz-lhe para ter cuidado para não ser puxada para baixo. Osmar promete a Eloá nunca mais ver Teresa e faz Eloá jurar que nunca mais vai ver Vítor. Alfredo está furioso por Lúcia ter saído sem dizer onde e diz que começa a achar que foi um grande erro casar com ela, que é sempre agressiva e mal-humorada. Ela diz estar assim por causa da filha e garante continuar muito apaixonada por ele. Sônia encontra Wanderley e os dois marcam um encontro. Heloísa continua fugindo da sedução de Zeca. Bia e Rafael já se casaram e dão a notícia a Guiomar, que fica frustrada por não poder fazer a festa que queria. Raul aparece para Jalusa e manda que ela entre no carro.

Capítulo 147
Jalusa fica encantada com o encontro com Raul, que lhe pede para ajudá-lo e fazer Teresa se aproximar de Osmar. Ela promete fidelidade absoluta. Guiomar vai à casa de Rafael e Bia para se desculpar com eles por ter ficado frustrada pela falta do casamento, pois só depois de Zoraide ter falado com ela, compreendeu que estava agindo mal. Wanderley conversa com Sônia e tenta convencê-la que ela errou em aceitar a chantagem que Alfredo e Lúcia lhe impuseram. Vânia convida Heloísa para ir ao cinema por Teresa e Jalusa estão muito misteriosas. Raul tem um encontro misterioso com uma mulher parecida com Teresa, a quem ele pede um favor. Alfredo fica sabendo por Olavo e Margarida que Bia se casou sem falar com ele. Raul liga para Jalusa e diz para ela agir.

Capítulo 148
Raul arma um plano complicado com Jalusa, envolvendo Teresa, Osmar e Eloá, para que a última pense que Teresa dormiu na casa de Osmar. Eloá vai à casa de Osmar, por causa de um telefonema anônimo e das várias fotos que ela recebeu mostrando Teresa e Osmar em atitude comprometedora. Lá, ela vê vários indícios (forjados por Raul e Jalusa) de que Teresa havia estado lá. Sônia desabafa com Eloá, dizendo que ainda ama Cláudio e que ficou mobilizada com o que Wanderley falou com ela. Alfredo começa a passar muito mal e Lúcia não sabe o que fazer. Eloá vai à casa de Teresa, com Osmar, e apronta um escândalo.

Capítulo 149
Eloá arma um verdadeiro escândalo com Teresa e chega a bater nela. Osmar não sabe o que fazer, mas não dá muita importância a Teresa, o que a deixa magoada. Alfredo começa a se sentir triste, solitário com o fato dos filhos estarem longe dele. Teresa encontra Cláudio e percebe que ele está triste. Os dois conversam e Teresa começa a desconfiar do desenlace entre ele e Sônia. Alfredo procura Cláudio e o faz prometer dar uma festa na fazenda para comemorar o aniversário de casamento de Olavo e Margarida. Osmar procura Teresa.

Capítulo 150
Osmar conversa com Teresa, desculpando-se por tudo o que aconteceu. Ele diz que a acha atraente e Teresa fica esperançosa. Cláudio tenta convencer Rafael e Bia a irem para a festa na fazenda, mas os dois se recusam. Teresa procura Sônia e tenta fazer com que ela diga que sofreu uma chantagem por parte de Alfredo, mas não consegue nada. Eloá resolve convidar Vítor para um passeio de barco. Osmar resolve procurar Eloá para reatar tudo com ela. Chega na marina, vê Eloá com Vítor e diz que, se ela não regressar com ele, os dois nunca mais vão se ver.

Capítulo 151
Eloá, furiosa, pede a Osmar que prometa nunca mais procurá-la. Osmar, triste, sai enquanto a lancha de Eloá se afasta com ela e Vítor. Vítor diz a Eloá que sempre se sentiu atraído por ela. Osmar diz a Amauri que o casamento dele acabou de vez. Bia e Teresa se encontram e combinam um plano para Sônia e Cláudio reatarem o namoro. Ronaldo procura Osmar para cobrar dele o fato de nunca mais ter aparecido para vê-lo. Osmar diz que Eloá acabou com a última esperança que lhe restava de reatar o casamento com ela. Teresa e Bia, previamente combinadas, forçam um encontro entre Cláudio e Sônia.

Capítulo 152
Cláudio pede a Sônia que vá com Orlando passar um fim-de-semana na fazenda. Só assim ele acreditará de fato que os dois são namorados. Sônia consegue convencer Orlando e os dois vão à festa de Margarida, onde Lúcia aparece também, com Alfredo. Enquanto isso, Laurinha acha a fita que Sônia guardava e mostra a Teresa, que ouve tudo o que Alfredo disse a Cláudio sobre Sônia e a fazenda. Osmar confessa a Amauri que tem vontade de sair com Teresa. Eloá foi com Vítor para a fazenda. Quando já estão todos saindo, Teresa e Laurinha chegam com a fita e um gravador, que acionam para todos ouvirem.

Capítulo 153
Teresa desmascara Lúcia e Alfredo, na frente de todos, colocando a gravação que Sônia mantinha em seu poder, para ouvirem. Cláudio e Sônia ficam arrasados, mas os dois ainda não se encontraram. Cláudio sai da fazenda e diz a Alfredo que ele agora pode fazer o que quiser com ela. Sônia se prepara para também ir embora da fazenda quando encontra com Alfredo, que ainda lhe fala grandes desaforos, dizendo que na família dele nunca vai correr sangue negro. Pouco depois, em consequência de um acidente, Alfredo é levado para ser operado de urgência numa clínica. Ele precisa de sangue e só Sônia pode doar o tipo que ele precisa.

Capítulo 154
Sônia, depois de relutar um pouco, resolve doar seu sangue a Alfredo, que continua entre a vida e a morte. Cláudio é avisado, por Wanderley, da situação do pai e resolve ir à clínica acompanhar a cirurgia. Bia fica na dúvida, mas também vai à clínica e espera, ansiosa, alguma notícia. Cláudio tenta falar com Sônia, mas não consegue. Margarida lembra a Olavo que, se Alfredo morrer, Lúcia fica com uma grande parte da herança. Teresa continua acompanhando Alfredo, embora de longe. Os médicos saem da sala e Bia pergunta pelo estado do pai.

Capítulo 155
Alfredo sai da cirurgia e os médicos dão esperanças à família, dizendo que ele vai se recuperar. Orlando fica à espera de Sônia e a pede em casamento. Cláudio também tenta falar com ela, mas não consegue. Alfredo recebe alta do hospital e vai para casa, onde briga com Lúcia e pede a Wanderley que aproveite a ausência dela e chame Teresa para cuidar de si. Teresa diz a Alfredo que Sônia foi quem salvou a vida dele, doando-lhe sangue. Alfredo fica sem saber o que fazer. Cláudio vai à casa de Sônia, justamente quando Orlando está lá, e pede para falar com ela em particular.

Capítulo 156
Orlando desiste de Sônia. Cláudio consegue convencê-la a ficar com ele. Alfredo leva um golpe muito grande quando fica sabendo que Sônia lhe salvou a vida. Cláudio e Sônia resolvem se casar. Sônia propõe a Cláudio que os dois morem em São Paulo e Cláudio aceita, contente com a idéia. Vítor e Eloá namoram e ele diz que ela ainda tem esperanças que Osmar volte para a fazenda. Alfredo conversa com Odete sobre racismo e fica pensativo. Cláudio e Sônia têm um encontro marcado com uma pessoa que poderá arranjar emprego para Cláudio quando Rafael, mentindo que Bia está doente, os leva à casa dele onde está Alfredo, que precisa falar com os dois.

Capítulo 157
Alfredo pede desculpas a Cláudio e Sônia e implora ao filho que não abandone a fazenda, pois é um sonho muito nutrido por ele. Todos se emocionam e Cláudio e Sônia perdoam Alfredo. Ronaldo flagra Vítor e Eloá namorando e diz a eles que já abandonou a idéia de ver os pais juntos. Rafael convence Bia que ela também está perdoando Alfredo, apesar de querer parecer tão rígida na maioria das vezes. Cláudio resolve ficar com a fazenda e Alfredo pede a ele e Sônia que se casem em sua casa.

Capítulo 158
Cláudio e Sônia concordam em fazer o casamento na casa de Alfredo, que vai oferecer antes um almoço à família de Sônia para conhecer a família dela. Ronaldo diz a Osmar que assumiu, de vez, que Eloá está namorando firme com Vítor. Osmar fica triste. Alfredo tem uma crise nervosa, manda embora a enfermeira e pede que chamem Teresa para cuidar dele. Teresa, no entanto, se nega a fazer isto. Lúcia viaja para não ver a festa de casamento de Cláudio. Heloísa entra em crise por causa de Zeca e Teresa liga para Osmar.

Capítulo 159
Teresa pede a Osmar que se prepare, caso Heloísa apareça na casa dele. Heloísa vai realmente até lá e conversa com o pai, pedindo conselhos a respeito da relação dela com Zeca. Depois, pede demissão da Vitavídeo. Alfredo diz a Rafael que quer ajudá-los e comprar um apartamento para os dois, mas ele recusa. Teresa janta com Osmar, que a beija, apaixonadamente, dizendo que precisa dela.

Capítulo 160
Osmar diz a Teresa que nunca vai se perdoar por ter feito tanto mal a ela. Zeca fica intrigado porque Heloísa pediu demissão. Floriano procura Guiomar para saber se ela está decidida mesmo a não comparecer ao casamento de Sônia e Cláudio. Guiomar está irredutível na sua posição. Alfredo procura Guiomar para pedir perdão e acaba comovendo-a, lembrando que eles vão ser avós do mesmo neto. Ronaldo pede a Eloá para faltar aula para ir ao casamento. Ângela não vai para não se entristecer. Alfredo tem uma crise e Olavo vai procurar Teresa, dizendo que só ela pode ajudá-lo.

Capítulo 161
Teresa, a princípio relutante, resolve atender o pedido de Alfredo, mas só aceita aplicar-lhe uma injeção. Eloá pede a Vítor que a acompanhe ao casamento de Cláudio e Sônia. Guiomar, depois da conversa que teve com Alfredo, resolve ir ao casamento também. Osmar liga para Teresa e os dois combinam que vão juntos ao casamento. Lá, encontram-se os quatro, Eloá, Vítor, Teresa e Osmar, e tanto Eloá quanto Osmar ficam muito perturbados. Teresa, depois de jantar a sós com Osmar, chega em casa e encontra Raul, que foi lhe fazer uma cobrança.

Capítulo 162
Raul conversa com Teresa, que fica muito nervosa. Ele diz que fez Osmar ficar apaixonado por ela novamente, mas que em troca precisa que ela trabalhe para o ex-marido. Teresa, a princípio, fica sem saber se vai obedecer, mas depois resolve ligar para Alfredo. Zeca se encontra com Alice, mas fica meio aéreo, aparentemente pensando em Heloísa, que já está trabalhando no salão de Vânia. Rafael diz a Bia que precisa agilizar sua carreira de músico e compositor. Teresa chega à casa de Alfredo.

Capítulo 163
Alfredo fica contente quando vê que Teresa resolveu ajudá-lo mas ela avisa logo que só ficará 2 horas por dia. Bia e Rafael falam sobre seus problemas ecônomicos. Lourdes aconselha Cristina a ligar para Amauri. Hermengarda, a enfermeira, obriga Alfredo a bordar. Lúcia telefona e ele diz que ela não precisa vir já e avisa que vai enviar mais dinheiro. Cristina se lamenta com Eloá, falando que sua vida afetiva é um deserto. Amauri vai à casa de Cristina ofercer um livro que há muito havia promeitdo. Ela fica feliz. Teresa começa a ficar preocupada porque Osmar não liga mais para ela. Lúcia chega de repente. Eloá namora com Vítor. Lúcia flagra Teresa aplicando uma injeção em Alfredo e faz um escândalo. As duas têm uma briga violenta. Alfredo, para acalmar Lúcia, compra-lhe uma jóia caríssima. Bia e Rafael se perguntam se fazem bem em não aceitar a ajuda de Alfredo. Teresa, em casa, recebe a ligação de Osmar.

Capítulo 164
Osmar convida Teresa para sair e Jalusa reitera sua posição a favor de Raul. Zeca diz a Bia que para Rafael fazer aquilo que sempre sonhou só com alguém que invista no talento dele. Teresa se demonstra muito apaixonada com Osmar. Alfredo tenta convencer Lúcia a viajar de novo mas ela diz que se ele pensa livrar-se de si está muito enganado. Teresa diz a Vânia que está muito feliz pois pela primeira vez na vida tem tudo com que sonhou. Cristina convence Lúcia de que ela deve procurar Alice mostrando o carinho que sente pela filha. Alice e Zeca resolvem passar o fim-de-semana na fazenda com Sônia e Cláudio. Amauri diz a Cristina que não pode jantar com ela nesse mesmo dia mas faz questão de marcar para segunda-feira. Lúcia humilha Teresa. Lúcia procura Alice, que a recebe muito mal. Ela diz à mãe que Amauri e Cristina estarão jantando juntos num restaurante à noite. Lúcia pega o endereço do restaurante e resolve convidar Olavo e Margarida para jantarem com ela neste mesmo local. Zeca diz a Rafael que precisam falar sobre o seu futuro. Lúcia, Olavo e Margarida chegam ao restaurante, e os últimos ficam surpreendidos ao verem Amauri e Cristina.

Capítulo 165
Margarida dá a idéia de todos sentarem juntos no restaurante. Lúcia e Amauri ficam constrangidos, mas Cristina acaba aceitando. Rafael recusa a bolsa de estudos que Zeca lhe oferece mas fica emocionado com a proposta do amigo. Zeca diz se sentir solitário e Rafael aconselha a procurar Heloísa e se abrir com ela. Amauri, para provocar ciúmes em Lúcia, vai dançar com Cristina e lhe dá um beijo apaixonado. Lúcia fica furiosa e sai do restaurante. Heloísa, para provocar ciúmes em Zeca, mente para ele dizendo que foi passar um fim-de-semana nas Antilhas com um rico industrial de São Paulo. Zeca fica irritadíssimo. Raul marca um encontro com Teresa numa praia afastada. Quando ela chega, ele lhe diz que ela precisa matar Alfredo.

Capítulo 166
Raul instrui Teresa, dizendo que ela deve matar Alfredo com uma injeção na veia. Caso contrário, será obrigado a tirar Osmar da sua vida para sempre. Teresa fica atordoada e sai. Bia tenta convencer Rafael de que ele deve estudar música. Teresa recebe o telefonema de Osmar e se recusa a atendê-lo, ficando trancada no quarto, o que preocupa Heloísa e Vânia. Alice diz a Zeca que ele está apaixonado por Heloísa e só se sentirá bem quando assumir isso. Hermengarda quer obrigar Alfredo a tocar flauta. Vítor leva Eloá a um restaurante árabe barato. Alfredo está angustiado porque Teresa demora a chegar. Teresa vai à casa de Alfredo, dispensa Hermengarda e prepara a injeção que Raul mandou que ela preparasse. À última hora, no entanto, ela não tem coragem de aplicá-la e sai correndo, aos prantos. Alfredo fica preocupado. Heloísa, quando percebe que a mãe não dormiu em casa, fica preocupada também e liga para Osmar.

Capítulo 167
Heloísa, Amauri e Osmar começam a procurar Teresa incansavelmente. Lúcia convida Cristina para uma exposição. Vítor assiste um treino de judo de Ronaldo e Eloá pensa em Osmar. Cristina discutem por causa de Amauri. Lúcia mente para Cristina, dizendo que Amauri ainda se encontra com ela. Teresa é encontrada desmaiada no cemitério e levada para casa, desacordada. Alfredo ordena a Hermengarda e Margarida para encontrarem Teresa. Amauri liga para Cristina combinando um jantar e ela, imediatamente, liga para Lúcia avisando que vai sair com Amauri. Lúcia, possessa, manda uma empregada do cabeleireiro ligar para Cristina e vai à casa de Amauri. Teresa resolve contar tudo para Osmar.

Capítulo 168
Teresa conta a Osmar toda a história de Raul e diz que sabe que vai perdê-lo, mas não pode deixar de falar. Osmar fica sem entender. Lúcia e Amauri estão juntos, quando a empregada do cabeleireiro dá um telefonema anônimo para Cristina, dizendo que Amauri está em casa com Lúcia. Amauri trata Lúcia com agressividade mas amolece quando ela fala na hipótese de se divorciar e acabam sem beijando sofregamente. Eloá aconselha Cristina a não dar importância ao telefonema. Ela vai tirar a prova e vê os dois juntos. Revoltada, a decoradora diz que nunca mais quer vê-los, porque eles são iguais. Vítor conversa com Ângela sobre a forma de encarar a vida e ela se sente atraída. Alfredo almoça com Cládio e Sônia, Bia e Rafael. Lúcia alega uma enxaqueca para não estar presente. Osmar tenta falar com Amauri sobre o que aconteceu com Teresa, mas não consegue. Alice procura Heloísa para conversar. Bia diz a Rafael que receia que a mediocridade de Olavo o leve algum dia a fazer algo errado, pois ele é muito invejoso. Osmar procura Teresa e pergunta se ela tem certeza que Raul morreu de verdade.

Capítulo 169
Osmar pede a Teresa que lhe conte todos os detalhes da morte de Raul. Ela conta que reconheceu o corpo dele por uma medalhinha porque o corpo estava carbonizado e irreconhecível. Osmar tenta convencê-la a irem à polícia denunciar Raul, pois acredita que Raul não morreu. Teresa se recusa, diz que não conseguirá enfrentar os trâmites que teve que enfrentar a primeira vez. Ângela discute com Eloá pois não compreende como possa ter esquecido um compromisso com um cara tão legal como Vítor. Eloa concluí que Ângela está apaixonada e a aconselha a lutar por ele. Osmar diz a Teresa que o Diabo não existe. Ao invés, alguém encontrou em Raul uma excelente forma de assassinar Alfredo. Só lhes resta descobrir quem quer a morte dele. Amauri vai à casa de Cristina e pede desculpas, dizendo-se muito deprimido ainda por causa de Lúcia. Cristina o aconselha a procurar um médico para curar a paixão que tem por Lúcia. Eloá pede desculpas a Vítor. Alice fica preocupada com a tristeza de Amauri. Heloísa aceita sair com Zeca para verem um filme na casa dele. Cristina diz a Rafael e Bia que vai promover um concurso para estimular jovens artistas cujo prêmio será de 20 milhões. Teresa procura Osmar a meio da noite para conversarem.

Capítulo 170
Osmar diz a Teresa que ela precisa fazer o jogo de Raul até eles conseguirem descobrir quem está por trás da trama e quer matar Alfredo. Depois do filme, Zeca beija Heloísa, mas ela sai logo em seguida. Rafael resolve se candidatar à Fundação de Cristina e, junto com Bia, preparar o trabalho que vai ser submetido a concurso. Zeca dá todas as facilidades para Rafael se trabalhar para o concurso. Margarida diz a Olavo que está grávida. Os dois torcem para que seja um menino. Teresa torna a visitar Alfredo, que fica muito contente. Cristina almoça com Orlando. Guiomar diz a Zoraide que há um senhor muito distinto que tem ido à sua loja todos os dias. Rafael começa a bater o trabalho à máquina. Teresa dá uma injeção de insulina a Alfredo. Ângela confessa a Jalusa que está inteiramente apaixonada. Vítor pede Eloá em casamento. Raul torna a procurar Teresa e diz “você está se arriscando muito, não me obedeceu”.

Capítulo 171
Teresa, convencida de que Raul não é o Diabo, fala com ele tentando dar tempo para que Osmar descubra quem está por trás da farsa. Eloá pede a Vítor um tempo para se decidir se casa ou não com ele. Bia resolve trabalhar também para entregar o material à Fundação e concorrer, junto com Rafael, sem ele saber. Margarida diz a Olavo que não dirão nada sobre a gravidez dela para que mais nenhuma das mulheres da família engravide entretanto. Eloá sonda Ronaldo sobre um possível casamento com Vítor. Teresa liga para Osmar e diz que precisa de falar com ele urgentemente. Lúcia chora compulsivamente junto à piscina. Ronaldo conta a Osmar que Eloá pretende se casar com Vítor, o que o deixa extremamente irritado. Osmar procura Amauri, mas não consegue falar com ele; resolve, então, procurar o delegado para contar tudo sobre Raul

Capítulo 172
Cerqueira entende a situação de Osmar e promete ajudá-lo. Ambos combinam uma armadilha para pegar Raul. O delegado coloca ainda um policial vigiando Teresa diariamente. Bia quase entrega para Rafael que também concorreu. Lúcia pede a Palmira que ligue para Alice mas esta se recusa a falar com a mãe. Alfredo janta com Bia e Rafael e discute com a filha. Vítor conta a Ângela que tem uma possibilidade de trabalho que o levará a viajar pelo mundo inteiro, e que aceitará caso Eloá não lhe dê resposta. Cerqueira diz a Osmar que Raul pode não ter morrido na explosão. Alfredo tira o gesso da perna. Ângela lembra Eloá de rubricar as páginas dos contratos que vai assinar. Na reunião de diretoria, Olavo sente ódio do pai e Eloá por não o acharem competente. Ele conclui que Eloá é o grande empecilho para seu crescimento na empresa e diz a Margarida que vai armar um plano para tirá-la de lá. Alfredo não se mostra muito entusiasmado com o anuncio da gravidez da nora. Zeca diz a Rafael que vai ser organizado um festival de música no qual ele pode concorrer. Eloá explica a Cristina as suas dúvidas em casar com Vítor. Teresa procura Osmar, apavorada, e diz que aconteceu uma coisa muito grave.

Capítulo 173
Teresa diz a Osmar que está a ser seguida e ele conta que a polícia já sabe de tudo e a está seguindo. Zeca, Horácio, Bia e Guiomar incentivam Rafael a participar no festival de música. Teresa diz a Osmar como se sente segura com ele por perto. Depois diz a Vânia que sente que ele a trata cada vez mais como uma irmã. Cláudio está com problemas na fazenda. Osmar continua irritado com o fato de Vítor ter pedido Eloá em casamento. Olavo e Margarida armam um plano para retirar Eloá da vice-presidência. Lúcia manda desenhos românticos para Amauri. Alice vai para Tóquio e Amauri resolve fazer um bota-fora na casa deles. Na reunião de diretoria, Olavo entrega um dossier ao pai, que o entrega a Eloá para que o analize. Rafael se convence a concorrer num festival de música e vai com Bia para a fazenda de Cláudio, a fim de aprimorar as letras. Teresa resolve ir com Heloísa para a festa de Alice. Lá, enquanto resolve ir para o quarto, é agredida por Raul, que lhe tapa a boca e diz que precisa conversar a sério.

Capítulo 174
Raul cobra de Teresa a morte de Alfredo e torna a ameaçá-la de tirar-lhe Osmar. Teresa fica atônita, com medo, e não reage. Ele dá-lhe 3 dias de prazo. Eloá se diverte com Vítor. Lúcia recorda, triste, o beijo de Amauri em Cristina. Heloísa dá para trás com Zeca. Teresa conta para Osmar o encontro com Raul. Ele vai ao delegado, que fica com raiva de Teresa por ela não ter tido nenhuma reação, acha que a mulher está alucinando e diz que não pode mais mandar seus homens a vigiarem. Eloá estuda o dossier da Fraga Dantas. Wanderley diz a Odete que agora que terminou o curso pretende sair daquela casa e procurar um emprego que lhes dê uma vida melhor. Amauri recebe o quadro de Lúcia. Embora carinhoso e atento, Osmar evita todas a investidas de Teresa. Cláudio e Sônia voltam com Bia e Rafael para o Rio, para um jantar que Cristina vai oferecer. Vítor diz a Eloá que, se ela não se decidir a casar com ele, vai embora. Teresa diz a Osmar que já não teme mais Raul, pois ele a ameaça de perder Osmar, e ela acha que já o perdeu.

Capítulo 175
Teresa diz a Osmar que, finalmente, chegou à conclusão de que ele ama Eloá e se despede dele. Vítor pede a Eloá que diga nos olhos dele se o ama. Como ela não é capaz, ele diz que só lhe resta tentar esquecê-la. No dia seguinte, Eloá termina de rubricar rapidamente as páginas do dossier, sem saber que uma delas havia sido trocada a mando de Olavo. Isto faz com que Eloá dê uma idéia absurda sobre um projeto da Fraga Dantas na reunião, irritando muito Alfredo, que fica decepcionado com ela. Já em casa, ele tenta convecer Cláudio a encabeçar a diretoria da Fraga Dantas. Na empresa todos comentam a reunião. Olavo e Margrida estão exultantes. Alfredo compra uma fábrica que havia fechado por causa da falência, evitando que 300 pessoas fiquem sem emprego. Cláudio e Bia ficam satisfeitos com a atitude dele. Baseado na lista de controlo de entradas que Cristina lhe deu para o jantar, o porteiro se recusa a deixar Sônia entrar. Eloá descobre que falsificaram seu relatório. Jalusa diz a Osmar que Eloá está para sair do cargo de vice-presidente.

Capítulo 176
Osmar fica sabendo, por Jalusa, que Eloá está para perder o cargo de vice-presidente da Fraga Dantas e fica triste com isto. Ao saber que a nora foi barrada, Alfredo nem dá hipótese para Cristina se explicar e ordena que todos os Fraga Dantas se retirem do prédio. Sônia fica muito comovida. Eloá diz a Ângela que já sabe o que aconteceu e vai à casa de Alfredo tentar convencê-lo de que alguém adulterou o relatório dela. Alfredo não lhe dá ouvidos e diz que deveria ter acreditado quando lhe disseram que não deveria colocar uma mulher num cargo tão importante. Wanderley se demite da casa de Alfredo, que lhe oferece uma vaga na Fraga Dantas, mas antes ele precisará fazer os exames de admissão. Ângela desconfia que Vítor foi pago para adulterar o relatório, mas Eloá não acredita nisto. Osmar, quando sabe desta possibilidade, passa a ter certeza e vai à casa de Vítor, tirar satisfações com ele.

Capítulo 177
Vítor mostra para Osmar, com argumentos convincentes, que não foi ele quem mexeu no relatório: conseguiu emprego num cargueiro para se afastar de Eloá por ela não o amar. Ainda dá uma lição de moral a Osmar sobre machismo. Osmar pede desculpa e os dois resolvem ajudar Eloá e tentar descobrir o culpado. Na Fraga Dantas, Eloá está nervosa com a reuinião onde será votada a sua permanência na vice-presidência pois Alfredo agora a olha de lado e não há nada que ela possa fazer. Cristina diz a Lúcia que não tem se encontrado com Amauri porque o que ele sente por ela é uma obcessão. Lúcia diz que não suporta nem mais um dia com Allfredo pois não é feliz e tudo o que quer é o homem que ama e a filha. Shirley lembra que no domingo esteve um homem lá em casa para consertar o ar refrigerado. Osmar vai atrás dele e descobre que o homem se despediu, está de regresso à sua terra e mudou de carro. Consegue pegá-lo pouco antes de ele viajar e pegar também a folha orignal do dossier. Shirley aconselha a que ele deixe Eloá perder o posto para que eles possam ser felizes. A reunião começa. Na Vitavideo, Amaura alerta para uma porta que só está abrindo por fora. Ângela avisa uma secretária que tem de sair. Olavo é irônico com Eloá. Vânia diz a Teresa que Osmar está coberto de razão mas Teresa está apavorada, embora cheia de vontade de provar ao delegado que não é louca. Quando Alfredo anuncia o nome do vice-presidente, quando Osmar irrompe trazendo o homem que foi pago por Olavo e a folha original, explicando tudo o que se passou. O homem acusa Olavo. Lúcia procura por Amauri na Vitavideo e diz que voltará mais tarde. Ângela vai ao cais se despedir de Vítor e lhe dá um cordão que era do pai dela. Ele promete escrever para ela e embarca. Alfredo se desculpa com Eloá, que compreende que ele foi tão vítima quanto ela. Depois vai para casa, de onde expulsa Olavo e Margarida. Eloá se desespera pois Osmar sumiu depois da reunião. Vânia convence Teresa que Alfredo está dependendo dela e que Raul irá com certeza aparecer pois é o último dia do prazo. Margarida tenta alegar o fato de estar grávida, mas Alfredo é irredutível: não os quer ver lá em casa nem mais uma noite. Cláudio diz a Sônia que tem pena do pai e duvida que o irmão algum dia cresça. Teresa vai à casa de Alfredo, que se pergunta se terá errado com Olavo. Ela diz que ele sempre alimentou a adulação do filho mas apoia a atitude dele. Wanderley passa nos testes para trabalhar na Fraga Dantas. Shirley diz a Eloá que Osmar ligou. Ela corre a telefonar para ele. Lúcia diz a Alfredo que sabe que ele teve uma grande decepção, mas que precisa muito ter uma conversa vital para o futuro dos dois. Teresa está passeando pelo jardim da casa de Alfredo, como havia Osmar havia dito para fazer. De repente, surge Raul: “Seu prazo se esgostou, Teresa. E então, cumpriu o combinado? Você já matou o Alfredo?”

Capítulo 178
Teresa consegue enganar Raul e pede que ele faça alguma coisa para manter Hermengarda na rua por uma hora, mas que nada de mal lhe aconteça. Ela diz que não sabe quando conseguirá fazer a Hermengarda sair, pois Lúcia acabou de chegar e ela precisa ficar completamente só para aplicar a injeção e se certificar que Alfredo não é socorrido. Lúcia reconhece que não é boa esposa e confessa que casou por dinheiro, apaixonada por outro homem. Ela admite que o seu plano era ficar casada mais um ano para se divorciar com mais regalias, mas não dá para prolongar mais aquele erro. Alfredo concorda. Teresa liga para Osmar, mas ele está ao telefone com Alice, que ligou de Tóquio para o pai, avisando que virá no dia seguinte. Por isso, também Eloá não consegue falar com ele. Shirley confessa-lhe que falou para ele não ir à reunião repor a verdade. Ela está tão feliz com a atitude de Osmar, por ter constatado que ele evoluiu. Zeca fala com Bia pelo telefone, falando que o pai vai ser operado. Murilo convida Heloísa para sair. Ela diz a Vânia que por muito que ache Murilo legal, é louca por Zeca, mas sente que ele não pode lhe dar qualquer segurança. Olavo diz a Margarida que vão colocar as jóias dela no prego para poderem alugar um lugar onde ficar com as filhas. Odete impede Margarida e Olavo de roubarem as malas de Alfredo. Teresa consegue finalmente ligar para Osmar, conta o seu plano e mando que ele vá para lá e lhe ligue do orelhão em frente. Assim ela saberá que ele chegou e mandará Hermengarda sair. Ronaldo diz à mãe que acha que o pai pode voltar para ela e para a fazenda. Heloísa sai com Murilo e vai para a casa dele. Osmar avisa Teresa, que pede a Hermegarda que vá ao shopping por ela. Lúcia liga a Amauri e pede para falar pessoalmente com ele e combinam às 7 horas na Vitavideo. Rafael está agoniado para saber o resultado do festival e do concurso. Bia diz que a porta que só abre por fora estará pronta no dia seguinte a tempo da gravação. Teresa pede a Cláudio que, aconteça o que acontece, não saia do lado do pai. Odete percebe que Teresa está nervosa, mas ela não diz nada e vai para a capela rezar. Osmar segue o carro de Hermengarda até ao shopping. Lá, Raul segue a enfermeira e a ajuda na compra. Enquanto isso, Osmar esbarrou em Palmira e perdeu a mulher de vista. Raul convida Hermengarda para tomar um chcolate, enquanto Osmar os procura. Jalusa diz a Vânia que Teresa está brincando com o fogo. Alfredo diz a Cláudio que Olavo poderá continuar a ir a sua casa ao Domingo pois também quer ver as netas. Alberto, responsável pela seleção da nova secretária de Alfredo, faz comentários racistas. Alfredo lhe dá um soco e o demite. Raul, quando vê que passou uma hora, deixa dinheiro na mesa e se despede secamente. Osmar vê Raul apanhar um elevador e consegue segui-lo fazendo por não ser notado. Lúcia não tem paciência para esperar sentada por Amauri e vai dar uma volta pelo estúdio, cuja porta está por consertar. Raul vai para casa. Osmar confirma com o porteiro o andar em que mora, avisa a polícia, mas resolve subir sem esperar. Ele pega Raul e exige saber quem quer matar o Alfredo. A porta de outro cômodo se abre, Osmar olhar para a pessoa que está lá e exclama “Você?”

Capítulo 179
Amauri explica que armou todo o plano para conseguir matar Alfredo, pois só assim conseguiria fazer com que Lúcia ficasse rica como sempre sonhou e livre para ele. Amauri conta como encontrou Raul pouco depois dele ter escapado da explosão. Como Osmar sempre lhe fazia confidências ele sabia que era fatal que o irmão voltasse para Teresa. Foi também ele quem rebentou a correia do carro de Osmar para o impedir de voltar da fazenda. Ele convenceu também Cristina a dar um toque a Eloá para ir à fazenda, quando ela flagrou Osmar com Teresa. Osmar avisa que a polícia está chegando. Raul foge e Osmar sai atrás dele. Amauri fica sozinho olhando o revólver que o primeiro deixou no chão. Ansiosa, Lúcia espera por Amauri no estúdio. Ele chega, de revólver em punho e fecha a porta. Ele quer matá-la, mas ela consegue seduzi-lo e os dois, sem querer, incendeiam o estúdio. Como a porta só abre por fora, eles morrem carbonizados, abraçados. Raul cai de um telhado, fugindo da polícia, e morre também. Alice chora a morte dos pais e Osmar a consola. Depois ele vai conversar com Eloá e os dois acabam se acertando. Alfredo vai a casa de Teresa com um ramo de flores e eles reatam, mas combinam de morar noutra casa, para uma vida nova. Heloísa se abre com Murilo , que lhe dá a maior força para ir buscar Zeca ao aeroporto. Ele se mostra mais maduro e os dois acabam se beijando. Rafael tem uma crise de competição com Bia porque ela ganhou o prêmio da Fundação, e ele nem suspeitava que ela houvesse participado. Os dois conversam e ela fala que, tal como ele, também tem ambições. Mas o que o balança é mesmo o fato dela ter ganho provar que ela tem mais talento. Ele parece se conformar e resolve esperar o resultado do festival. Ela diz que, independente do resultado, ele é o homem que ela ama. Eloá diz a Osmar que não poderá ir à entrega do prêmio de Bia por ter de ir direto da Fraga Dantas para a fazenda resolver uns assuntos com Cláudio. Embora o resultado só saia no dia seguinte nos jornais, Rafael resolve ir para a porta da direção ver se descobre alguma coisa. Bia, já preparada para a cerimônia, está nervosa com a demora de Rafael. Ele fica sabendo que não é finalista e começa a beber. Já na festa, Guiomar e Virgínia falam das suas paqueras. Ao saber que a festa é no mesmo local onde ele deu um vexame, Osmar se recorda de toda a situação do prêmio de Eloá. Rafael chega em casa, bêbado. Bia recebe o prêmio. Nesse momento, Rafael chega, visivelmente alterado, pega no microfone e fala “a minha mulher… É o maior barato”. Depois ele conta que Osmar lhe deu toques muito importantes: ele não foi finalista porque não tem grande talento. Ele vai partir para outra coisa para a qual também sinta vocação. Cristina fala com ele sobre uma vaga que surgiu na fundação de supervisor do setor musical, deixando-o muito entusiasmado. Sônia e Cláudio estão conversando com Eloá, na fazenda. Osmar chega, disposto a ajudar a tocar aquele barco para a frente. Ângela vai buscar Vítor, que está regressando de Lisboa. Os dois se beijam no cais. Heloísa e Zeca continuam juntos. Margarida está trabalhando numa sapataria e Olavo passa por lá, quando ela entra em trabalho de parto. Alfredo conhece o primeiro neto homem no dia em que se reúne pela última vez com a família naquela casa. Ronaldo diz a Eloá que está feliz por ve-la novamente com o pai. Jalusa, com um visual meio gótico, discute com Zoraide: “Você não respeita ainda não, Zoraide? Depois de tudo que aconteceu? O incêndio, fogo, tudo. Será que você não percebe que teve o dedo dele, do verdadeiro, o tempo todo nessa história? Meu deus, o pior cego é aquele que não quer ver. É claro que foi ele o tempo todo, Zoraide. Ele pode tudo. Ouve tudo. Sabe tudo. Toma o corpo de quem quiser. Tá na cara, Zoraide. Foi ele o tempo todo.” Nisto ela abre um sorriso demoníaco.

Elenco / Personagens

OSMAR PELEGRINI (Antonio Fagundes) – Homem bonito, simpático e doce. Casado há 16 anos com Eloá (Débora Duarte), com quem tem um filho adolescente, Ronaldo (Selton Mello). É um engenheiro, assim como a mulher, de classe média. O casal trabalha na mesma empresa de construção civil, a Fraga Dantas S.A., mas nenhum deles exerce função especialmente criativa dentro do organograma da firma. Inicialmente, Osmar é engenheiro adjunto, cargo ligeiramente superior ao de sua mulher, engenheira auxiliar. Eloá, no entanto, é mais competente que o marido, mais antenada. Para equilibrar a situação financeira familiar, bem instável, Osmar sempre recorre a biscates. A relação do casal degringola após a carreira de Eloá deslanchar, com a ajuda do diabólico Raul (Flávio Galvão).

ELOÁ PELEGRINI (Débora Duarte) – Mulher bonita, envolvente e muito ambiciosa. É menos doce que o marido e vive tentando bloquear seu lado afetuoso. Acredita em seu potencial profissional e aposta em sua ascensão na empresa Fraga Dantas S.A. É ótima esposa e mãe, mantendo relação bastante madura e carinhosa com seu filho Ronaldo (Selton Mello). No fundo, porém, é uma mulher egoísta, que segue a tendência do “cada um por si”, e é dominada pela ansiedade. Transforma-se, aos poucos, em uma poderosa mulher de negócios, vindo a comprometer sua relação com o marido e com o filho. No primeiro capítulo da novela, para vencer na vida, faz um pacto com o misterioso Raul (Flávio Galvão).

RONALDO PELEGRINI (Selton Mello) – Filho adolescente de Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte).

AMAURI PELEGRINI (Stênio Garcia) – Único irmão de Osmar (Antonio Fagundes), figura taciturna, introspectiva, misteriosa, embora atenciosa e simpática. Amauri mora em um quarto alugado na casa de Zoraide (Renata Fronzi), na mesma rua que o irmão. Trabalhou como técnico em uma fábrica de computadores e é um ex-presidiário. Há anos foi apaixonado pela ambiciosa Lúcia Gouveia (Joana Fomm), sua ex-mulher e mãe de sua filha, Alice (Luiza Tomé).
ALICE (Luiza Tomé) – Filha de Amauri (Stênio Garcia). A menina foi morar com a mãe, Lúcia Gouveia (Joana Fomm), após a separação do casal.

ALFREDO FRAGA DANTAS (Hugo Carvana) – Empresário inteligente e astuto, dono de um grande conglomerado, cujo carro-chefe é a fïrma de construções Fraga Dantas S.A., onde trabalham Osmar (Antonio Fagundes), Eloá (Débora Duarte) e outros personagens da novela. Alfredo é um homem dominador, severo, autoritário, mas bastante ligado aos filhos, Beatriz (Malu Mader), Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). Era casado com Isabel (Joyce Oliveira), mas fica viúvo no primeiro capítulo da novela e, no decorrer da história, relaciona-se com Lúcia Gouveia (Joana Fomm).
ISABEL (Joyce Oliveira) – Mulher de Alfredo (Hugo Carvana), falecida no primeiro capítulo da novela.

BEATRIZ FRAGA DANTAS (Malu Mader) – Filha de Alfredo (Hugo Carvana) e irmã de Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). A jovem, uma aplicada estudante de Comunicação, preocupa-se com os destinos do mundo e tem muitos conflitos com o pai.

CLÁUDIO FRAGA DANTAS (Marcos Paulo) – Filho preferido de Alfredo (Hugo Carvana), mas considerado o “maldito” da família. É irmão de Olavo (Marcelo Picchi) e Beatriz (Malu Mader). É um rapaz inquieto, formado em Engenharia, mas que não quer seguir a carreira do pai. Cláudio sabe muito bem o que não quer, mas não sabe o que quer. No decorrer da novela, apaixona-se por Sônia (Zezé Motta). A relação não é aceita por Alfredo, devido a um preconceito racial, pois a jovem é negra.
OLAVO FRAGA DANTAS (Marcelo Picchi) – Filho “certinho” de Alfredo (Hugo Carvana) e irmão de Cláudio (Marcos Paulo) e Beatriz (Malu Mader). Tem uma vida medíocre ao lado de Margarida (Lilia Cabral) e de suas filhas Isabel (Giovana Pieck) e Margarete (Daphne Bastos). Olavo se esforça para agradar o pai, mas é tratado com desprezo. É um engenheiro aplicado, trabalha na Fraga Dantas S.A., mas não tem a criatividade e a inteligência de Alfredo na ocasião em que construiu seu império.

MARGARIDA MEIRELLES FRAGA DANTAS (Lilia Cabral) – Mulher de Olavo (Marcelo Picchi) e mãe de Isabel (Giovana Pieck) e Margarete (Daphne Bastos). Como o marido, vive tentando agradar Alfredo (Hugo Carvana), o sogro. Tem uma voz estridente, imitada por sua filha Isabel. ISABEL (Giovana Pieck) – Filha de Olavo (Marcelo Picchi) e Margarida (Lilia Cabral).

MARGARETE (Daphne Bastos) – Filha de Olavo (Marcelo Picchi) e Margarida (Lilia Cabral).

TEREZA FONSECA (Glória Menezes) – Enfermeira bonita, inteligente e simpática. É viúva e tem uma filha de 16 anos, Heloisa (Isabela Garcia), que cria com muito afeto e dedicação total, sem espaço para um segundo casamento. Trabalha na casa de Alfredo (Hugo Carvana) para cuidar de Cláudio (Marcos Paulo). Com seu temperamento doce e firme, pouco a pouco, resolve os problemas da casa e se torna uma pessoa muito importante para todo mundo, encontrando hostilidade apenas em Bia (Malu Mader).

HELOISA FONSECA (Isabela Garcia) – Filha de Tereza (Glória Menezes). Aparentemente, é uma menina dócil, mas é sonsa e mau-caráter.

VANIA FONSECA (Íris Bruzzi) – Irmã de Tereza (Glória Menezes), com quem mora. É maquiadora profissional e trabalha em um salão de beleza.

ZORAIDE DA SILVA CORDOVIL (Renata Fronzi) – Simpática, extrovertida, aluga quartos na modesta casa onde mora, na mesma rua de Osmar (Antonio Fagundes) e Eloá (Débora Duarte). Foi vedete do teatro de revistas, nos anos 50, quando adotava o nome artístico de Zora Zanini. Alimenta por Osmar e Amauri (Stênio Garcia), que aluga um quarto em sua casa, uma relação quase maternal. É irmã de Guiomar (Eloísa Mafalda).
GUIOMAR DA SILVA MOTTA (Eloísa Mafalda) – Senhora alegre e simpática, irmã de Zoraide (Renata Fronzi). É viúva há muitos anos, morava no Sul e tinha um pequeno negócio. Mudou-se com o filho, Rafael (Lauro Corona), para o Rio de Janeiro, depois que sua casa é destruída por uma enchente em Blumenau, Santa Catarina.

RAFEL MOTTA (Lauro Corona) – Filho de Guiomar (Eloisa Mafalda). Antes de se mudar para o Rio, por conta de uma enchente que destruiu sua casa, exercia funções burocráticas em uma fábrica têxtil em Blumenau, Santa Catarina. O rapaz se interessa por arte – música popular e erudita, literatura, poesia, cinema e teatro –, mas sabe que seu salário é o único dinheiro certo a sustentar sua casa. Ele, então, não pode viver de sonhos e introjeta as prioridades da mãe: salário fixo e carteira assinada. Nada de arte. No início da trama, era noivo de Ângela (Andréa Beltrão), mas, no decorrer da novela, apaixona-se por Beatriz (Malu Mader).

ÂNGELA MENDES MACHADO (Andréa Beltrão) – Noiva de Rafael (Lauro Corona) no início da trama. É uma jovem bonita, doce, sem grande força de vontade e passiva. Deixa Blumenau, em Santa Catarina, e parte para o Rio de Janeiro com o rapaz após perder o pai, Machado (Turíbio Ruiz), em uma enchente. Concentra toda a sua energia na relação com Rafael, que, muito claramente, não a ama, tratando-a como um fardo que precisa carregar com muita resignação.

SÔNIA NASCIMENTO RANGEL (Zezé Motta) – Arquiteta que não encontrou seu espaço no mercado de trabalho e foi obrigada a abrir uma firma de paisagismo. Tenta ganhar a vida fazendo jardins, especialmente em edifícios de classe média. É filha de Jussara (Ruth de Souza) e noiva de um jornalista, com quem tem uma boa relação, mas não é nenhum amor avassalador. No decorrer da novela, apaixona-se tremendamente por Cláudio (Marcos Paulo), mas vive um romance conturbado pelo preconceito racial: ele é branco, e ela, negra. A relação dos dois não é aceita por Alfredo (Hugo Carvana), pai de Cláudio. É filha de Sônia (Zezé Motta) e Antônio (Walmir Onofre).

JUSSARA NASCIMENTO RANGEL (Ruth de Souza) – Mãe de Sônia (Zezé Motta) e mulher de Antônio (Walmir Onofre). É uma dona de casa simpática, afetuosa, uma doce figura.

ANTÔNIO (Walmir Onofre) – Marido de Jussara (Ruth de Souza) e pai de Sônia (Zezé Motta).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Um Grande Amor
Compositores: Vinicius Cantuária
Intérprete: Fagner

Corra e Olhe o Céu
Compositores: Cartola
Intérprete: Beth Carvalho

Nada Mais (Lately) – Tema de Eloá
Compositores: Ronaldo Bastos/ Stevie Wonder
Intérprete: Gal Costa

Onde é que a Gente Vai?
Compositores: Cláudio Rabello/ Dalto
Intérprete: Dalto

Para Lennon e Mccartney
Compositores: Lô Borges/ Fernando Brant/ Márcio Borges
Intérprete: Elis Regina

Papel Marchê
Compositores: Capinan/ João Bosco
Intérprete: João Bosco

Tão Beata, Tão à Toa – Tema de abertura
Compositores: Guto Graça Mello/ Naila Skorpio
Intérprete: Marina

Pra Eu Parar de Me Doer
Compositores: Ângela Rô Rô
Intérprete: Maria Bethânia

Sorvete
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Caetano Veloso

Um Desejo Só Não Basta
Compositores: Fausto Nilo/ Francisco Casaverde
Intérprete: Simone

Baby Suporte
Compositores: Cazuza/ Ezequiel Neves/ Maurício Barros/ Pequinho
Intérprete: Barão Vermelho

Férias de Verão
Compositores: Guilherme Arantes
Intérprete: Sandra Sá

A Mulher Invisível
Compositores: Bernardo Vilhena/ Ritchie/ Steve Hackett
Intérprete: Ritchie

Dê um Rolê
Compositores: Luis Galvão/ Moraes Moreira
Intérprete: Zizi Possi

Internacional:
Too Late For Goodbyes
Compositores: Julian Lennon
Intérprete: Julian Lennon

Still Loving You
Compositores: Klaus Meine/ Rudolf Schenker
Intérprete: Scorpions

Body Rock
Compositores: John Bettis/ Sylvester Levay
Intérprete: Maria Vidal

What About Me?
Compositores: David Foster/ Kenny Rogers/ Richard Marx
Intérprete: Kenny Rogers, Kim Carnes and James Ingram

Sex Appeal
Compositores: J. Landon
Intérprete: Sophie St. Laurent

Autumn
Compositores:
Intérprete: Season of Love

Taste So Good
Compositores: David Witz/ Doug Di Franco
Intérprete: File 13

Purple Rain
Compositores: Bobby Z./ Brownmark/ Dez Dickerson/ Jellybean Johnson/ Lisa Coleman/ Matt Fink/ Prince/ Wendy Melvoin
Intérprete: Prince & Revolution

Missing You – Tema de Lúcia e Amauri
Compositores: Lionel Richie
Intérprete: Diana Ross

I Feel For You
Compositores: Prince
Intérprete: Chaka Khan

Edge of a Dream
Compositores: Bryan Adams/ Jim Vallance
Intérprete: Joe Cocker

Make No Mistake, He’s Mine – Tema de Eloá
Compositores: Kim Carnes
Intérprete: Barbra Streisand and Kim Carnes

Bonita
Compositores: Tom Jobim/ Ray Gilbert
Intérprete: Maysa

Agadoo
Compositores: Gilles Peram/ Michel Delancray/ Mya Simille
Intérprete: Black Lace

0 Comentário para: “Corpo a Corpo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *