Cavalo Amarelo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Cavalo Amarelo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Cavalo Amarelo e de todas as novelas exibidas na BAND (Bandeirantes).

Sobre a Novela Cavalo Amarelo

  • Emissora: Bandeirantes
  • Período de exibição: 23/06 a 29/11/1980
  • Horário: 19h30
  • Nº de capítulos: ND
  • Autoria: Ivani Ribeiro
  • Direção: Henrique Martins e David José

As desventuras da vida de Dulcinéa, uma ex-vedete do teatro rebolado, às voltas com a perspectiva de perder seu teatro, o Mambembe, cujo prédio pertence a uma família rica e tradicional, os Maldonado. Eles vivem liderados pelo patriarca Salvador Maldonado, que manda em todos os filhos, ainda que já sejam adultos. Um deles, Téo, é noivo de Maria do Carmo, embora ame mesmo Pepita, sobrinha de Dulcinéa. A morte do velho Maldonado inicia a disputa pela herança e traz à tona um segredo: ele era pai de seu fiel empregado Zeca

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Cavalo Amarelo

* Resumo não disponível

A irreverente Dulcinéa luta para manter seu teatro de revista, o Mambembe, cujo prédio pertence à tradicional família Maldonado. O patriarca, Salvador Maldonado, homem conservador, leva o clã a rédeas curtas, mantendo o controle sobre os negócios e sobre os filhos: Joana, mulher elegante e esnobe, a maior defensora das idéias do “Paizão” (como os filhos o tratam); Téo, que sempre acatou calado os desmandos do velho; Wálter, dominado pela irmã mais velha e o preferido do pai; e Lalucha, a caçula, estudante de cinema, contestadora e contra a caretice de sua família. O conservadorismo de Maldonado acaba por minar o casamento de Wálter com Belinha, por não conseguirem dar um tão desejado neto ao velho, e por Belinha não aguentar mais a passividade do marido diante dos desmandos do sogro.

Téo, por sua vez, se vê envolvido com duas mulheres. É noivo há seis anos de Maria do Carmo, a retraída filha do Dr. Júlio Sampaio, médico e amigo da família. Mas é apaixonado por Pepita – sobrinha de Dulcinéa e estrela do Mambembe -, apesar do gênio difícil dos dois. Para não desmanchar seu compromisso com Maria do Carmo, o que iria decepcionar e causar um grande desgosto ao pai, Téo inventa uma doença que, em crises momentâneas, o faz agir como uma criança. Mente para a família que faz terapia e que só se casará com sua noiva quando estiver curado. E assim, vai empurrando seu compromisso com Maria do Carmo enquanto leva seu caso com Pepita, marcado por altos e baixos.

Dulcinéa não vê com bons olhos o relacionamento da sobrinha, pois entra em constante conflito com a família Maldonado, que lhe cobra os aluguéis atrasados do teatro, em constante crise financeira. Desbocada e impulsiva, a empresária vive batendo de frente com o velho Maldonado e com a pose de Joana, que não tolera seus modos e espontaneidade. Mas Dulcinéa descobre um trunfo que pode salvar seu show da falência: uma carta de amor de uma antiga amiga vedete ao Sr. Maldonado e a revelação de um filho bastardo, o que põe o velho em maus lençóis. Em troco do silêncio de Dulcinéa, Maldonado perdoa a dívida e ainda empresta dinheiro para incrementar os shows do Mambembe, o que acaba por surpreender toda a família.

Mas a morte do Sr. Maldonado e a abertura do testamento faz o grande segredo vir à tona: seu filho bastardo é Zeca, o jovem e fiel empregado, homem de confiança e braço direito de Maldonado nos negócios. É quando a tradicional e unida família começa a desmoronar, na luta pela herança e divisão de bens.

Atordoado com a revelação de que era filho de seu patrão, Zeca encontra apoio no jovem Jaci, um rapaz pobre que recebe sua ajuda. Jaci trabalha com Dulcinéa, como iluminador do Mambembe, e também tem um segredo: se faz passar por homem, mas na realidade é mulher. Para poder competir no mercado profissional sem maiores barreiras, e assim ajudar o pai doente e sem recursos financeiros, a jovem assumiu a identidade de seu falecido irmão gêmeo. O segredo é compartilhado apenas pelo pai, Roque, que nunca gostou dessa história, mas que acabou acatando a atitude da filha. Tornando-se o protegido de Zeca, Jaci não resiste à paixão que sente pelo rapaz, e sofre calada, principalmente quando Zeca começa a namorar Sônia, prima de Jaci que trabalha como dançarina no Mambembe.

Cavalo Amarelo era a primeira telenovela inédita de Ivani Ribeiro depois de sua saída da TV Tupi.
A apresentadora Hebe Camargo fez uma participação na novela, no capítulo 57, durante a cena em que ocorre o enterro do personagem Maldonado.

Também participaram Moacyr Franco, Maria Alcina, Nelson Gonçalves, Tim Maia, José Vasconcelos e Dudu França.

Ótima oportunidade para a comediante Dercy Gonçalves mostrar seu talento, numa rara incursão pela teledramaturgia, nesta história que durou o tempo exato, deixando de lado os “esticamentos”. Improvisava e fazia caretas o tempo todo, o que causava risos em seus interlocutores e na equipe técnica. Em uma cena, ao atender o telefone de um sequestrador disse Olá!, quando todos esperavam o tradicional Alô!.

No elenco, destaque para os bons trabalhos de Yoná Magalhães, Fúlvio Stefanini e Wanda Stefânia.5

Foi um dos últimos trabalhos dos atores Rafael de Carvalho e Rodolfo Mayer.

A Rede Bandeirantes reapresentou Cavalo Amarelo em 1983, pela manhã. De janeiro a julho de 1989, em 145 capítulos, às 16h50. E em forma compacta, de janeiro a março de 1996, em 70 capítulos, às 19h45.5

A história teve uma sequência, Dulcinéa Vai à Guerra, que não repetiu o mesmo sucesso, Ivani Ribeiro recusou-se a escrever a continuação e Sérgio Jockyman assumiria o texto.

Cavalo Amarelo e O Meu Pé de Laranja Lima (1980) foram grandes sucessos da Rede Bandeirantes chegando enclusive batendo a audiência de As Tres Marias e O Amor é Nosso da Rede Globo.

Elenco / Personagens

Dercy Gonçalves …. Dulcinéa
Yoná Magalhães …. Pepita
Fúlvio Stefanini …. Téo
Rodolfo Mayer …. Salvador Maldonado
Jorge Dória …. Barbosinha
Kito Junqueira …. Zeca
Wanda Stefânia …. Jaci
Márcia de Windsor …. Joana
Rolando Boldrin …. Alberto
Walter Prado …. Walter
Carmem Monegal …. Belinha
Marta Volpiani …. Lalucha
Maximira Figueiredo …. Maria do Carmo
Newton Prado …. Dr. Júlio Sampaio
Carminha Brandão …. Dona Dedé
Etty Fraser …. Elisa
Guilherme Corrêa …. Porfírio
Rafael de Carvalho …. Viriato
Jacques Lagôa …. Xande
Regina Dourado …. Ivonete
Aldo César …. Roque
Alzira Andrade …. Sonia
Oswaldo Campozana …. Lambari
Eduardo Abbas …. Vitório
Ewerton de Castro …. Corisco
Lupe Ferreira …. Luísa
Douglas Mazzola …. Juca
Paulo Leite …. Dudu
Cristina Prado …. Cristina

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Trilha Sonora Nacional

Roda da Fortuna – Kleiton & Kledir (tema de abertura)
Incompatibilidade – Oswaldo Montenegro (tema de Téo)
Condenados – Fátima Guedes (tema de Jaci)
Pela Vida Afora – Raul Ellwanger
Lugarejo – Nana
Chovendo Na Roseira – Banda Bandeirantes
Madrugada Tropical – Rubão Sabino
Muitas Pessoas – Secos e Molhados
O Dia Seguinte – Paulinho Nogueira (tema de Alberto)
Inflação – Belo Xis
Segredo – Cacá Bloise e Aroldo Santarosa
Sou Apenas Uma Sombra – José Léo

Trilha Sonora Internacional

Why Not Me – Fred Knoblock
Pastures Green – Rod McKuen
Dreaming – Stacy Lattisaw
You Got To Lose – George Thorogood
Love At The First Night – Sally Townsend
Scarborough Fair – The September Strings
Nature Boy – Jon Hendricks
My World Is Empty Without You, Baby – Mary McCaslin
Here, There And Everywhere – Rod McKuen
Moments Of Happiness – Rosalie Sorrels
Chances Are – Sally Townsend
MacArthur Park – All That Brass

Trilha Sonora Complementar: Fundos Musicais

Partido Alto – Orquestra Daniele Patucchi
Castigo – Orquestra Ritz Ortolani
All By Myself – Orquestra 88
Peppermint Rainbow – Orquestra Daniele Patucchi
Casanova And Company Theme – Orquestra Ritz Ortolani
Grace – Orquestra Armando Trovaioli
Tem Dendê – Orquestra Daniele Patucchi
Adesso E’ Tutto Qui – Orquestra Daniele Patucchi
Cascate e Fiori – Orquestra Daniele Patucchi
Goddess Woman – Orquestra Armando Trovaioli
Small Town Pleasures – Orquestra Stelvio Cipriani
Honey Moon In Three – Orquestra Armando Trovaioli

0 Comentário para: “Cavalo Amarelo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *