Carinhoso Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Carinhoso desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Carinhoso e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Carinhoso

◘ Período de exibição: 02/07/1973 – 19/01/1974
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 174
◘ Autoria: Lauro César Muniz
◘ Direção: Walter Campos
◘ Supervisão: Daniel Filho

Cecília (Regina Duarte) é filha única de Felipe (Gilberto Martinho), um dos criados da mansão dos Vasconcellos, família rica e tradicional do Rio de Janeiro. Criada na companhia dos filhos dos patrões, a jovem se apaixona pelo mais novo, Eduardo (Marcos Paulo), com quem começa a namorar. Mas Eduardo é um playboy inconsequente e incapaz de levar a sério o relacionamento com Cecília. Desapontada com a imaturidade do namorado e disposta a esquecê-lo, ela abandona a mansão e vai trabalhar numa companhia aérea. Logo é promovida à aeromoça e, por conta do novo emprego, vai morar em Nova York, onde desabrocha e se torna uma mulher encantadora. Três anos depois, ela retorna ao Rio para rever o pai e reconquistar o coração de Eduardo que, dessa vez, não resiste.

O romance de Cecília e Eduardo encontra toda sorte de opositores, a começar pelas famílias dos dois. Os Vanconcellos reprovam a união do seu filho mais novo com a filha de um dos criados. Humberto (Cláudio Marzo), o irmão mais velho de Eduardo, secretamente apaixonado por Cecília, tenta de todas as formas atrapalhar o namoro, contando com a ajuda da governanta Esmeralda (Lícia Magna) e do próprio Felipe, que teme que a filha se desiluda. Há ainda Marisa (Débora Duarte), ex-namorada de Eduardo, que ainda o ama, e Santiago Morales (Herval Rossano), empresário argentino que ajudara Cecília nos seus primeiros dias em Nova York e volta ao Brasil para tentar conquistá-la.

Apesar de todas as intrigas e armadilhas, o que separa Cecília e Eduardo é a percepção da parte dela de que o rapaz não é o homem com quem sonhara. O homem da sua vida – ela descobre depois de rejeitar educadamente a corte de Santiago e passar por vários encontros e desencontros amorosos, é Humberto. Os dois declaram o seu amor um pelo outro e ficam juntos.

Entretanto, para a surpresa de todos, Cecília abandona Humberto para se casar com Santiago, ao descobrir, por intermédio de uma carta da irmã do empresário, que ele tem uma doença terminal e poucos dias de vida. Mesmo sem amá-lo, ela acha que tem uma dívida com ele, pela forma como ele a ajudou em Nova York, e se lança em um casamento conturbado e infeliz.

Somente nos capítulos finais, Cecília descobre que a carta fazia parte de um plano de Santiago para conquistá-la. Ela se separa e volta para Humberto. Marisa e Eduardo morrem um em acidente de carro.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Carinhoso

** Resumo dos capítulos não disponível

A linda jovem Cecília é filha única de Felipe, motorista da família Vasconcelos, uma das mais ricas e tradicionais do Rio de Janeiro. Criada na companhia de Humberto e Eduardo, filhos dos patrões – o casal Humberto e Hermínia – Cecília se apaixona por Eduardo e com ele engata um romance. Mas Eduardo é um playboy inconsequente e incapaz de levar a sério o relacionamento com Cecília. Desapontada com o comportamento dele e disposta a esquecê-lo, Cecília decide, então, trabalhar como aeromoça e vai morar em Nova Iorque6 .

Três anos depois, Cecília, que se tornara uma mulher independente e encantadora, volta ao Brasil para visitar seu pai e reconquistar Eduardo, que não resiste. Mas, desta vez, o romance encontra toda sorte de opositores, começando pela família Vasconcelos que não aprova a relação por causa da diferença social entre ambos, sobretudo Humberto, irmão mais velho de Eduardo, que sempre fora apaixonado por Cecília. Por isso tenta de todas as formas atrapalhar o namoro, contando com a ajuda da governanta Esmeralda e do próprio Felipe, pai de Cecília. Há ainda a jovem mimada Marisa, ex-namorada de Eduardo, e Santiago Morales, empresário argentino que ajudou Cecília a se adaptar nos Estados Unidos e se encontra apaixonado por ela. Para atenuar o sofrimento que lhe causam, Cecília conta com o apoio do jardineiro Faísca e da cozinheira Donana, seus fiéis e divertidos amigos que trabalham na Mansão.

Um dia, Cecília recebe uma carta misteriosa da irmã de Santiago, a doce Clara, e fica sabendo que ele tem uma doença incurável e pouco tempo de vida. Surpreendendo a todos ela casa-se com o argentino. Porém trata-se de um plano arquitetado por Santiago para ter Cecília de volta. Depois de um casamento conturbado e infeliz, a verdade é descoberta e Cecília, livre, volta para o Rio de Janeiro, provocando um desgaste entre os irmãos Vasconcelos7 . Neste meio tempo, há Mariana, mulher fina e elegante, amiga da família Morales. Sempre fora apaixonada por Santiago, amigo de infância e para conquistá-lo conta com a ajuda velada dos pais do moço: a sofisticada Marieta e o bonachão José, casal espirituoso que apresenta estável posição social.

Na trama, há também o cômico triângulo amoroso formado pelo executivo Sérgio, sócio de Humberto, a dondoca Ivone e o determinado Paulo. Depois de vários desencontros amorosos, Paulo se encanta pela atrapalhada Leda Maria que, por sua vez, é filha do rico e viúvo esteticista Vicente, interessado pela sua secretária, a insegura Renata, abandonada por Sérgio.

Ao final, Eduardo abre mão do seu amor por Cecília e decide viver aventurosamente com Marisa, o que resulta na morte de ambos por acidente de carro. Apesar de todas as intrigas e armadilhas, Cecília, desiludida, tem a percepção de que Eduardo foi o seu primeiro amor, mas não o homem com quem sonhara. O homem da sua vida, apesar de se revelar fraco e de atitudes voltadas apenas para o trabalho, era Humberto, que nutria-lhe um amor secreto desde a infância. Os dois se declaram e terminam juntos.

O triângulo amoroso
O triângulo amoroso formado por Sérgio (Fulvio Stefanini), Ivone (Rosamaria Murtinho) e Paulo (Cláudio Cavalcanti) também foi destaque na novela.

Carinhoso foi a primeira novela original de Lauro César Muniz na TV Globo. O autor estreou na emissora em 1972, quando substituiu Bráulio Pedroso na novela O Bofe.

A trama de Carinhoso foi inspirada na peça Sabrina Fair – A Woman of the World, de Samuel Taylor, encenada em 1953. A peça também deu origem ao filme Sabrina, comédia romântica de 1954, dirigida por Billy Wilder, com Audrey Hepburn no papel principal. O autor Lauro César Muniz conta que teve o cuidado de escrever ao dramaturgo informando-lhe que havia se baseado no triângulo amoroso da sua peça para escrever uma telenovela, apesar de considerar seu enredo apenas superficialmente semelhante ao original.

Para Lauro César Muniz, Carinhoso foi tão bem-realizada e conseguiu resultados tão positivos que poderia chegar facilmente aos 200 capítulos, sem prejuízo para a história. A novela, porém, teve de ser concluída antes do que o autor imaginava, porque Regina Duarte anunciou que estava grávida. Na medida em que a gravidez foi se tornando evidente, aumentou o número de cenas da atriz com tomadas em close. Uma dublê passou a fazer os planos longos.

O papel de Cecília foi escrito especialmente para Regina Duarte, que voltava a formar com Cláudio Marzo um dos pares românticos mais marcantes da televisão brasileira, sucesso nas novelas Irmãos Coragem (1970) e Minha Doce Namorada (1971).

Regina Duarte conta que, para a gravação de uma das cenas, buscou inspiração no papel de Kim Novak no filme Picnic, dirigido por Joshua Logan em 1955.
Herval Rossano, em princípio, só participaria de nove capítulos de Carinhoso, mas seu personagem, Santiago Morales, ganhou a simpatia do público. O sucesso foi tanto que ele permaneceu até os últimos capítulos e tornou-se o grande vilão da novela.

Carinhoso foi reapresentada entre setembro de 1978 e maio de 1979, às 13h30.

Elenco:

Ademir Rocha
Arthur Costa Filho – Ramon
Célia Biar – Hermínia
Cláudio Cavalcanti – Paulo
Cláudio Marzo – Humberto
Débora Duarte – Marisa
Fúlvio Stefanini – Sérgio
Germano Filho – Arquimedes
Gilberto Martinho – Felipe
Herval Rossano – Santiago
Irma Alvarez – Clara
Jorge Cherques – Vasconcelos
Juan Daniel
Lícia Magna – Esmeralda
Lídia Vani – Isaura
Lúcia Alves – Leda Maria
Marco Nanini – Faísca
Marcos Paulo – Eduardo
Marlene Costa
Mary Daniel – Marieta
Mauro Mendonça – Vicente
Regina Duarte – Cecília
Reinaldo Gonzaga – Julinho
Riva Blanche – Mariana
Rosamaria Murtinho – Ivone
Rosita Thomaz Lopes
Suzana Faini – Renata
Talita Miranda – Luzia
Zeny Pereira – Donana

Elenco / Personagens

CECÍLIA (Regina Duarte) – Jovem romântica, filha de Felipe (Gilberto Martinho). Criada na mansão onde trabalha o pai, é apaixonada por Eduardo (Marcos Paulo), filho mais novo dos patrões.

HUMBERTO (Cláudio Marzo) – Filho mais velho dos Vasconcelos, maduro e responsável, irmão de Eduardo (Marcos Paulo).

EDUARDO (Marcos Paulo) – Filho mais novo dos Vasconcelos, irmão de Humberto (Marcos Paulo). Playboy irresponsável, namorado de Marisa (Débora Duarte).

MARISA (Débora Duarte) – Namorada de Eduardo (Marcos Paulo).

SANTIAGO MORALES (Herval Rossano) – Amigo de Cecília (Regina Duarte), apaixonado por ela.

SÉRGIO (Fulvio Stefanini) – Forma um triângulo amoroso com Ivone (Rosamaria Murtinho) e Paulo (Cláudio Cavalcanti).

IVONE (Rosamaria Murtinho) – Forma um triângulo amoroso com Sérgio (Fulvio Stefanini) e Paulo (Cláudio Cavalcanti).

PAULO (Cláudio Cavalcanti) – Forma um triângulo amoroso com Ivone (Rosamaria Murtinho) e Sérgio (Fulvio Stefanini).

LEDA MARIA (Lúcia Alves)

FELIPE (Gilberto Martinho) – É empregado da mansão dos Vasconcelos e pai de Cecília (Regina Duarte).

FAÍSCA (Marco Nanini) – Jardineiro da mansão da família de Humberto (Cláudio Marzo) e Eduardo (Marcos Paulo). Amigo de Cecília (Regina Duarte).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Amar, Sofrer e Sonhar
Compositores: Franz Grothe / Willy Dehmel / Maria Amélia (versão)
Intérprete: Nuvens

Mentira
Compositores: Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle
Intérprete: Marcos Valle

As “Moça”
Compositores: Antônio Carlos / Jocafi
Intérprete: Osmar Milito e Trama

Manhã de Sol
Compositores: Piry
Intérprete: Piry e seu Conjunto

Priscila
Compositores: Guto Graça Mello / Nelson Motta
Intérprete: Fernando Leporace

Posso Ver o Mundo Pela Janela
Compositores: Tony Osanah / William Verdaguer
Intérprete: Trama

Carinhoso – Tema de Abertura
Compositores: João de Barro (Braguinha) / Pixinguinha
Intérprete: Márcio Montarroyos

Manhattan
Compositores: Lorenz Hart / Richard Rodgers
Intérprete: Márcio Montarroyos

Chão de Estrelas
Compositores: Orestes Barbosa / Sílvio Caldas
Intérprete: Márcio Montarroyos

Maria
Compositores: Ary Barroso / Luiz Peixoto
Intérprete: Márcio Montarroyos

Mulher
Compositores: Custódio Mesquita / Sadi Cabral
Intérprete: Márcio Montarroyos

Rancho Fundo
Compositores: Ary Barroso / Lamartine Babo
Intérprete: Márcio Montarroyos

Internacional:
Music and Me
Compositores: Jerry Marcellino / Mel Larson
Intérprete: Michael Jackson

Skyline Pigeon
Compositores: Elton John / Bernie Taupin
Intérprete: Elton John

Soul Makossa
Compositores: Manu Dibango
Intérprete: Manu Dibango

For Once in My Life
Compositores: O. Murden / Ron Miller
Intérprete: Gladys Knight & The Pips

Tie a Yellow Ribbon
Compositores
Intérprete: Glenn Simon

Window
Compositores: Sérgio Sá
Intérprete: Paul Bryan

Free for All
Compositores
Intérprete: Free Sound Orchestra

La Crabe
Compositores: Étienne Roda / Gil / Bernard Estardy
Intérprete: Françoise Hardy

He
Compositores: Michaele/ L. & P. Sebastian
Intérprete: Family Child

Manhattan
Compositores: Lorenz Hart / Richard Rodgers
Intérprete: Sally Baldwin

Your Love
Compositores: Nathan Jones
Intérprete: Nathan Jones

For Better
Compositores: Chrystian
Intérprete: Chrystian

Lady
Compositores
Intérprete: Puzzle

Geri
Compositores
Intérprete: Jack & Jill

0 Comentário para: “Carinhoso Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *