Alegrifes e Rabujos Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Alegrifes e Rabujos desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Alegrifes e Rabujos e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela Alegrifes e Rabujos

◘ Título Original: Alegrijes y rebujos
◘ País de origem: México
◘ Título no Brasil: Alegrifes e Rabujos
◘ Período de exibição (SBT): 13/09/2004 – 12/02/2005
◘ Horário (SBT): 20h30
◘ Nº de capítulos (SBT): 140
◘ Autoria: Palmira Orguin
◘ Direção: Salvador Sánchez e Eduardo Saíd

Ao lado da casa onde mora a pequena Sofia há uma mansão que desperta a fascinação dos próprios vizinhos e de estranhos que chegam por lá. Segundo conta a lenda, esta sombria casa pertenceu a um milionário excêntrico chamado Aurélio Granados, morto há muitos anos, cujo espírito, afirmam alguns, ainda ronda a mansão.
Com uma madrasta ciumenta, um pai ausente e um irmão tedioso, Sofia já possui problemas suficientes. Mas, como curiosa que é, resolve investigar se é de fato verdade que existe fantasmas na mansão. Quando ela se depara com Chon, sua coragem enfraquece. Chon é um estranho sujeito que trabalhou como empregado de Aurélio e mora até hoje na casa.

Um incidente leva Sofia a entrar às escondidas na mansão. Ela tenta recuperar um de seus mais preciosos tesouros: a foto de sua mãe, falecida quando ela era apenas um bebê.
Além de levar alguns sustos na mansão, Sofia conhece uma pessoa maravilhosa, o pequeno Afonso, sobrinho neto de Chon, que acabara de chegar do interior. Sua avó o enviou para a cidade para que Chon o ensine a ser um homem de bem.
Para grande espanto de Sofia e Afonso, Aurélio não está morto. Nos últimos dez anos ele tem se divertido muito assustando toda a vizinhança.

Aurélio passou toda a vida acumulando dinheiro, prestígio, aborrecimentos e desafetos, porém resolveu mudar sua maneira de agir e pensar, tornando-se um homem muito diferente, um coração especial, com os melhores sentimentos de uma criança.

Ele encontra em Sofia e Afonso a alegria que estava buscando durante seus longos anos de reclusão. Para Aurélio, Sofia e Afonso são um par de “alegrifes”, uma palavra inventada por ele mesmo, com a qual designa as pessoas que desfrutam da vida e das brincadeiras, que nunca perdem as esperanças, que compartilham nas horas boas e ruins e que acima de tudo conservam o dom maravilhoso da surpresa e da inocência.
E para identificar os não “alegrifes”, Aurélio tem outra palavra: “rabujos”, que são as pessoas que somente buscam as coisas materiais, que cultivam a inveja e o egoísmo, que estão atentos a tudo, menos à verdadeira felicidade.

Assim será o percurso desta história. Os “alegrifes” tratam sempre de conservar em seu coração os melhores sentimentos da infância, opondo-se aos valores e às atitudes negativas dos “rabujos”. A simplicidade contra a complicação, a honestidade contra a corrupção, a imaginação contra a limitação e a alegria contra a adversidade e o tédio.
Aurélio, Sofia e Afonso viverão incríveis aventuras, que compartilharão com outras crianças do bairro: a pequena Nayelí e seu irmão Ricardo, Ernestina, Pablo e inclusive Estevão, o antipático irmão de Sofia.

Ao conhecer a história de cada uma das crianças, e o comportamento de seus pais, que estão se transformando em uns verdadeiros “rabujos”, Aurélio decide transformar sua mansão em um clube, onde todos, adultos e crianças, possam conviver e compartilhar a magia de serem “alegrifes”. E ele contará com o apoio de excelentes colaboradores: uma bela professora de música chamada Angélica, autêntica “alegrife” – que tem como noivo Rogério, um tremendo picareta e um consumado “rabujo”; e Bruno, o instrutor de educação física que conseguiu vencer por seus próprios méritos, pois foi criado sozinho nas ruas. Entre Angélica e Bruno surgirá um terno amor “alegrife”, mas que será posto a muitas provas.

A saúde de Aurélio fica fragilizada, em grande parte devido a chegada da malvada Helga, sua antiga esposa, que o odeia. Além de ser uma “rabuja”, Helga também é bruxa.
Com a morte de Aurélio, Helga vê a oportunidade ideal para apoderar-se de tudo e apagar os sonhos que o velhinho deixou semeados no clube “alegrifes”. Mas a magia (ou a imaginação) que envolvia o lugar sobrevive, criando uma fantástica, emocionante e divertida luta de forças entre os “alegrifes” e os “rabujos”.

Para triunfar contra todas as artimanhas de Helga e seus “rabujíssimos” aliados, as crianças terão como principais armas a amizade, os valores familiares, a sinceridade, a competição sadia, a música, a alegria e o amor. Somente com espírito “alegrife” elas serão capazes de sair vitoriosas dos desafios, tramas e feitiços “rabujos”.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Alegrifes e Rabujos

Segunda – Na mansão assombrada ouvem-se gritos, uivos e lamentos. Tina, Nayelí, Pablo e Ricardo saem correndo. Um fantasma aparece rindo e logo depois desaparece. Antônio volta para casa depois do trabalho e se irrita ao ver que seu filho Estevão está provocando a irmã Sofia. Mercedes tira Estevão de dentro do armário onde Pablo o havia trancado. Sofia volta a entrar na mansão assombrada e é seguida pelos amigos de longe.

Terça – Mesmo assustada, Sofia continua percorrendo os cômodos da casa à procura da foto de seus pais e se alegra ao ver que Chon a colocou em um altar. Antônio se desespera quando Pablo diz que Sofia está morta. Antônio repreende a filha por ter saído sem avisá-lo. Afonso e seu amigo chegam à mansão assombrada. Bruno conversa com as crianças sobre o dono da casa assombrada e garante que o fantasma do Sr. Aurélio vive na mansão. Sofia e Afonso se encontram.

Quarta – Afonso se apresenta para Sofia e diz que Chon é seu tio-avô. Mercedes diz a Estevão que logo vão se livrar da presença de Sofia. Antônio fica nervoso ao ver que Sofia não consegue resolver os problemas de matemática. Bruno não aceita ser namorado de Irene. Bruno e Irene acompanham as crianças para visitar o túmulo do Sr. Aurélio. Mercedes falsifica uma carta para que o marido acredite que Sofia foi escolhida para estudar em um colégio interno do Canadá.

Quinta – Aurélio recebe Sofia e Afonso e confessa que se diverte assustando os vizinhos. Aurélio explica às crianças o que é um alegrife e o que é um rabujo. Ele explica que decidiu se passar por morto depois que se transformou em um alegrife. Sofia e Afonso prometem ao Sr. Aurélio que não contarão a ninguém que ele está vivo. Aurélio se irrita ao ver, pelo monitor, que Estevão faz Chon tropeçar e cair. Mercedes pede à diretora da escola que expulse sua enteada.

Sexta – Afonso deixa o boneco Chirreon no quarto de Sofia. Aurélio diz a Afonso que o boneco tem uma câmara escondida. Angélica e Sofia se conhecem e se tornam amigas. Antonio fica sabendo, pela diretora do colégio, que Mercedes pediu a expulsão de Sofia. O boneco Chirreon assusta Estevão. O locutor do concurso comunica a Elvira que ela acaba de ganhar um televisor. Nayelí encontra o boneco Chirreon jogado no meio da rua.

Sábado – Afonso procura Antônio para dizer que Sofia não quer morar no interior. Estevão se irrita com a mãe ao perceber que ela mudou sua maneira de tratar Sofia. Chon continua irritado com a presença de Afonso e Sofia na mansão e decide declarar “guerra” aos dois. Ricardo diz a Pablo que o boneco está enfeitiçado. Elvira decide rifar o televisor que ganhou no concurso. Afonso flagra Ricardo dizendo ao boneco Chirreon que Sofia é sua namorada.

Segunda – Afonso confessa a Aurélio que roubou as moedas. Chon expulsa Afonso. A diretora do colégio permite que Sofia faça novos exames. Pablo diz a Ricardo que foi Chirreon que o transformou em homem-lobo. Nayeli vai até a praça e tenta fazer um show com o boneco Chirreon para conseguir dinheiro. Afonso comenta com Sofia o que Ricardo lhe disse. Consuelo culpa Rogério pelo nervosismo de Angélica. Ricardo pula para tentar pegar uma moeda de ouro.

Terça – Ricardo consegue pegar a moeda e a guarda. Aurélio e Chon resgatam Nayeli e Afonso do fundo do poço. Aurélio garante a Nayeli e Pablo que não foi o boneco Chirreon que os transformou em homem-lobo. Antônio diz a Nayeli e Pablo que o que comeram não eram doces, mas uma substância experimental para fazer nascer cabelo. Aurélio pede a Chon que tranque a porta do porão. Aurélio comunica às crianças que vai construir um centro para que eles desenvolvam seu talento.

Quarta – Bruno segue Rogério até a casa de Angélica. Elvira se irrita e desconfia que Matias está fingindo uma amnésia para não dizer onde está o televisor. Chon decide deixar a mansão e Afonso pede ao tio que não vá. Angélica decide romper o namoro com Rogério. Afonso procura Bruno e pede para morar com ele. Flor descobre que Matias não está com amnésia. Rogério entrega a Angélica um anel de compromisso. Chon diz a Aurélio que cartazes com a foto dele estão espalhados por todo o parque.

Quinta – Aurélio conta para Afonso e Chon que foi Sofia quem espalhou as fotos pelo parque. Bruno diz a Flor e Vito que Matias pediu a ele que guardasse um pacote em seu apartamento. Matias nega. As crianças decidem assustar Estevão e fazem o menino acreditar que o homem da foto é o fantasma do Sr. Aurélio. Matias e Elvira descobrem que Flor mandou buscar o televisor. Estevão diz a Aurélio que seu maior talento é fazer maldades. Chon e as crianças se tornam amigos.

Sexta – Bruno diz para Angélica que Rogério é um homem mal. Flor pede a Teresa que a ajude a vender o televisor que o marido ganhou na rifa. Aurélio comunica a Chon e Afonso que Angélica dará aulas em seu Centro Cultural. Angélica confessa a Consuelo que gostou de beijar o Bruno. Estevão comenta com os garotos da turma que sua idéia da doença contagiosa pode ajudá-los a entrar na mansão assombrada. Aurélio comunica aos garotos que não poderão sair da mansão.

Sábado – As crianças se assustam com Chirreon e jogam o boneco no poço. Consuelo diz a Rogério que Angélica não está apaixonada por ele. Mercedes comenta com Flor, Teresa e Vito que as crianças foram contagiadas dentro da mansão assombrada. Os pais das crianças procuram Aurélio e o culpam por seus filhos terem sido contagiados. Aurélio vê o televisor e pede a Afonso que não o toque.

Segunda – Aurélio descobre um microfone escondido no televisor. Teresa pede a Rogério que a ajude a tomar todos os bens de Aurélio. Chon conta para Aurélio quem lhe vendeu o televisor. Teresa insulta Tina. Aurélio pede a Sofia que convença seus amigos a levarem seus pais até a mansão. Antonio comunica Mercedes que decidiu ir embora de casa, pois já não suporta a desordem em que está vivendo. Helga, por telefone, ordena a Teresa que entre na mansão assombrada.

Terça – Rogério pede a Angélica que apresse os trâmites para o casamento. Aurélio, Chon e Afonso vêem Teresa entrar na mansão. Consuelo aconselha Angélica a se afastar de Bruno já que resolveu se casar com Rogério. Tina encontra o microfone que Teresa tirou do televisor. Antonio diz a Mercedes que não pode perdoá-la por não gostar de Sofia. Elvira comenta com Teresa, Flor e Vito que precisam cobrar de Aurélio uma explicação pela brincadeira que fez com eles.

Quarta – As crianças descobrem que Estevão foi o autor da brincadeira sem graça. Teresa diz a Antonio que Rogério vai ajudá-los a se livrarem de Aurélio. Estevão diz a Sofia que inventou a brincadeira para que seu pai deixasse ela voltar à mansão para brincar nas máquinas. Teresa entrega a Rogério um abaixo-assinado feito pelos pais das crianças onde eles acusam Aurélio de estar louco. Sofia consegue impedir que a policia prenda Aurélio. Angélica declara seu amor a Bruno.

Quinta – Antonio se desculpa com Aurélio e mostra o cartaz que fez para o Centro Cultural. Aurélio, Sofia e Afonso percebem que estiveram sonhando com Helga. Rogério pede a Teresa que não comente com os pais das crianças que ele a esteve assessorando no processo pois, caso contrário, a acusará de estar interessada na herança de Aurélio. Aurélio pede às crianças que cada uma componha uma canção. Elvira e Matias pegam a pedra da juventude que pertence ao Sr. Aurélio.

Sexta – Antonio pede a Aurélio que o ajude a resolver seus problemas com Mercedes e Estevão. Angélica entrega a Bruno o convite de seu casamento com Rogério. Aurélio apresenta um cachorro para as crianças e diz que ele será o mascote do Centro Cultural. As crianças decidem dar a ele o nome de Achú. Bruno, para provocar ciúme em Angélica, pede a Irene que vá trabalhar no Centro Cultural. Helga chega à mansão.

Sábado – Aurélio recruta Rogério para cancelar seu testamento anterior. Ele quer fazer outro. Afonso e Sofia mostram uma pomba morta para Aurélio. Teresa se assusta ao encontrar Helga, que está disfarçada de anciã. As crianças mostram a Aurélio uma teia de aranha gigante. Mercedes fica enciumada ao ver Antonio conversando com Angélica. Aurélio diz às crianças que no livro de alquimia poderão encontrar uma explicação para os animais azuis chamados Croacus.

Segunda – Antonio convence Aurélio a sair da mansão. Mercedes fica muito irritada ao saber que Antonio ofereceu sua casa para Aurélio. As crianças se surpreendem ao ver o cão Achú totalmente azul e com chifre na testa. As crianças encontram Aurélio desmaiado no interior da mansão que foi totalmente invadida pelos Croacus. Aurélio explica para as crianças que os Croacus desapareceram porque eles venceram o medo. Aurélio pede a Rogério que investigue o paradeiro de Helga.

Terça – Estevão confessa para Mercedes que colocou um pó na água que as crianças tomaram. Bruno se irrita quando Angélica pede a ele que sejam amigos. Aurélio impede que Antonio bata em Estevão e ele culpa Mercedes de ter colocado o pó na água. Rogério pede a Teresa que lhe conte o que sabe sobre Helga. Aurélio comunica as crianças que abrirá uma cafeteria na mansão. Rogério diz a Aurélio que Helga vive na Transilvânia.

Quarta – Sofia ensina Afonso a ler. Sofia diz a Afonso que os pais das crianças que freqüentam o centro se transformaram em Alegrifes. Helga planeja matar Aurélio usando a flor da loucura. Aurélio pede a Rogério que coloque o cofre dentro da mansão. As crianças se preparam para uma competição que acontecerá no Centro Cultural. Helga, disfarçada de anciã, diz a Estevão que através da flor da loucura conseguirá realizar qualquer desejo. Sofia leva Aurélio para descansar.

Quinta – Antonio comunica a todos que Aurélio pode estar com um tumor no cérebro. Rogério discute com Angélica por ter cancelado os preparativos para o casamento. Matias se disfarça de caveira e assusta Elvira e as crianças. Angélica se nega a ter um relacionamento com Bruno porque o considera muito imaturo. Helga é informada que Aurélio não guarda seu dinheiro no banco. Rogério conta a Helga onde Aurélio esconde sua fortuna.

Sexta – Antonio diz a Chon que Aurélio não está com tumor no cérebro. Estevão luta com Aurélio quando o vê examinando o travesseiro. Aurélio descobre que o dinheiro que havia escondido sumiu. Estevão culpa Helga por ter lhe dado a flor que deixou Aurélio doente. Rogério rompe seu compromisso com Angélica e ela se sente aliviada. As crianças mostram para Aurélio o livro do alquimista onde aparece a flor da loucura.

Sábado – Aurélio diz às crianças que destruirá a flor da loucura. Estevão, diante de Aurélio e das crianças, admite ter colocado a flor da loucura dentro do travesseiro e finge arrependimento. Helga fica furiosa ao saber que Aurélio e as crianças conseguiram destruir a flor da loucura. Aurélio comenta com Rogério que Helga não está vivendo na Transilvânia e pede que a localize. Ricardo e Estevão aprontam com Afonso para que ele perca a competição.

Segunda – O cão Achú sai da mansão e mostra para Bruno e para as crianças que a mansão só está coberta por uma bolha que a torna invisível. Bruno e as crianças conseguem soltar Aurélio e ele captura Helga. Aurélio aceita enfrentar Helga sem a interferência de ninguém.

Terça – Aurélio entrega a Helga o livro do alquimista. Angélica vê quando Bruno resgata Sofia e Afonso dos ajudantes de Helga. Aurélio consegue vencer a maldade de Helga ao chamá-la de rabuja. Aurélio sente que seu coração está cada vez mais fraco. Angélica e Bruno se beijam. Chon comunica a todos que Aurélio está morrendo. Helga, depois de um ritual, se converte em uma mulher jovem e pensa que Aurélio está morto.

Quarta – Flor diz a Irene que o Sr. Aurélio está morto. Helga pensa em ficar com a fortuna de Aurélio e recuperar o livro do alquimista. Chon, por telefone, comunica a Rogério que Aurélio está morto. Angélica e Bruno preparam um altar e prestam uma homenagem a Aurélio. Angélica diz a Bruno que vai ajudá-lo a conquistar Consuelo. Sofia e Afonso encontram os medalhões guardados dentro de um cofre. Helga detona alguns explosivos no porão da mansão.

Quinta – Os pais percebem que o terreno onde está a mansão está tremendo. Consuelo especula Elvira sobre a vida de Teresa. Angélica se irrita quando Irene comunica que Bruno acaba de readmiti-la. Nayeli pensa que Sofia e Afonso são namorados. Sofia conta para Angélica e Bruno que Réficus fez com que as crianças caíssem num sono profundo. Sofia e Afonso, em sonho e com os medalhões, vencem Réficus.

Sexta – Antonio, com um disparo, consegue estourar a fechadura da grade do porão da mansão. Algumas pessoas do circo tomam as crianças como reféns e em troca deles pedem que libertem o Havaiano. Sofia e Afonso soltam o anão. Aurélio, através de um vídeo que deixou gravado, doa toda sua fortuna para a manutenção do Centro Cultural. Antonio entrega as chaves para Rogério. Teresa visita Helga no hotel e ela finge estar doente.

Sábado – Helga, rindo, diz a Teresa que tudo não passou de uma brincadeira. Rogério se irrita quando as crianças não permitem sua entrada na mansão por considerá-lo um rabujo. Antonio culpa as crianças por terem provocado o desmaio de Mercedes. Rogério fica surpreso ao ver Bruno e Angélica se beijando. Nayeli percebe que está apaixonada por Afonso.

Segunda – Antônio informa a todos que Helga não poderá fazer o teste de DNA. Ele explica que para isso precisariam de uma amostra de sangue ou de cabelo do Sr. Aurélio, que foi cremado. Sofia tenta convencer Afonso a não desconfiar de Helga. Elvira tenta abrir a caixa forte e recebe uma descarga elétrica. Helga fica amiga de Mercedes. Rogério conta a Irene que ajuda Helga porque ela lhe prometeu separar Bruno e Angélica.

Terça – Mercedes e as crianças vão até o hotel visitar Helga. Sofia se irrita com Ricardo por se comportar como um verdadeiro rabujo com Afonso. Helga pede a Rogério que consiga uma certidão de nascimento falsa para poder provar que é realmente filha do Sr. Aurélio. Chon diz a Consuelo que precisa de uma companheira. Helga manipula Mercedes para que ela despreze a menina Sofia. Matias rouba a caminhonete de Mercedes e a entrega para Elvira.

Quarta – Elvira bate a caminhonete contra a árvore. Afonso diz a Pablo e Nayeli que Helga manipula a todos que freqüentam o Centro para que se transformem em rabujos. As crianças se surpreendem quando o menino fantasma faz com que Sofia e Afonso se comportem como cachorros. Consuelo confessa a Angélica que está apaixonada por Chon. Elvira explica a Consuelo por que não aceita Helga. Os portadores das chaves da caixa forte tentam abri-la e ela emite três envelopes.

Quinta – Ricardo se chateia com Sofia por ter se reconciliado com Afonso. Estevão confessa a Afonso e Sofia que Ricardo foi o responsável pelo sabão colocado nos patins. Estevão mente para o pai e diz que Sofia o golpeou com uma lâmpada. Antônio fica furioso com Sofia. Angélica diz a Bruno que Consuelo está apaixonada por Chon. Mercedes descobre a mentira de Estevão. Mercedes se irrita ao ver que Antônio dá um presente para Sofia.

Sexta – Sofia e Afonso usam a câmara que está instalada no boneco Chirreon para espiar Mercedes e Helga e acabam descobrindo que o fantasma da mansão é um menino. Nayeli joga o boneco Chirreon para longe. Afonso e Sofia escondem o boneco. Elvira interroga Helga sobre sua vida. Elvira revista a bolsa de Helga e encontra um papel com um endereço. No porão da mansão, Sofia e Afonso descobrem que o fantasma é Aurélio quando era criança.

Sábado – Helga, caracterizada de anciã, dá a Elvira e Vito uma bebida estranha. Elvira bebe, mas Vito deixa o copo em cima da mesa. Mercedes culpa Sofia pelo acidente de Ricardo. Helga, depois de dar um chá para Elvira, ordena a seus ajudantes que peguem a chave. Teresa fica angustiada quando Consuelo, diante de Chon, pergunta a ela sobre o pai de Tina. Flor comunica a Matias e Elvira que Ricardo está no hospital. Helga fica feliz ao saber que Mercedes e Antonio estão com problemas de relacionamento.

Segunda – Helga prende o fantasminha numa bola de cristal. Matias diz a Elvira que não permitirá que ela roube a chave de Bruno e Angélica. O fantasma atira a bola de cristal contra a cabeça de Helga e fica livre. Angélica se aborrece com Bruno por não confiar nela para falar de seu passado. Matias prega a tampa do piano, onde estão as chaves, para impedir que Elvira as pegue. Helga convence Bruno a se afastar de Afonso. Chon diz a Afonso que Bruno gosta muito dele e por isso não quer que siga seu exemplo.

Terça – Helga pede a Irene e Rogério que se apoderem das chaves do cofre. Pablo cai no quarto dos espelhos e conta a todos que Estevão pediu para que desenhasse o mapa. Rogério comenta com Consuelo que Teresa pediu a ele que iniciasse os trâmites para seu divórcio. Chon encontra Bruno tremendo no porão da mansão. Afonso pede às crianças que cuidem para que ninguém roube as chaves. O cão Achu late quanto Elvira abre o piano. Ela se assusta e vai embora.

Quarta – Sofia comenta com os amigos que Helga disse que se transformou em anciã ao se aproximar do piano. Sofia vê que Afonso e Pablo envelhecem. Bruno joga fora a pasta dental. Angélica, envelhecida, diz a Sofia que não quer que Bruno a veja desse jeito. O fantasminha comenta com o cão Achu que foi imobilizado pelo pó. Afonso sente uma dor no braço e depois desmaia. Sofia e Nayeli descobrem que Pablo, Angélica e Afonso voltaram à normalidade e agora são alegrifes.

Quinta – O fantasminha, através de uma mensagem na televisão, culpa Helga pelo envelhecimento. As crianças vibram ao verem Bruno bater em Rogério depois de ter sido ofendido pelo advogado. Helga descobre que o fantasma é Aurélio quando era criança. Os espectros perseguem Helga e o fantasma percebe que ela é uma grande rabuja. Nayeli aconselha Afonso a namorar Sofia. Elvira acredita que tem poderes mágicos. Matias pensa em ficar rico vendendo bolinhas.

Sexta – Elvira, Matias, Vito e Flor vendem as bolinhas. Angélica se irrita com Bruno por permitir que as crianças mentissem. Matias algema Elvira a Vito e diz que não a soltará enquanto não tomar o remédio para vomitar as bolinhas. Vito e Matias se negam a tomar o suco preparado por Elvira. Rogério diz a Helga que convenceu a todos de sua inocência no caso da impugnação do testamento. Chon come o bolo preparado por Consuelo. Mercedes diz a Antônio que não está bem de saúde.

Sábado – Tina se irrita ao ver Afonso brincando com Sofia. No laboratório, Antônio tem seu braço paralisado. Chon é atingido pela praga e fica imóvel. Elvira fica sabendo que uma emissora de televisão premiará com uma caminhonete quem levar um vídeo inusitado. Helga leva embora as máscaras do medo e o cofre da imaginação. Ricardo diz a Tina que ela precisa conquistar Afonso. Irene fica irritada ao saber que Angélica e Bruno se reconciliaram.

Segunda – Matias diz ao repórter que Elvira é uma bruxa e a causadora da praga que invadiu a mansão. No hospital, Antônio diz a Angélica, Tina e Sofia que Helga parecia estar morta. Reficus agita seu cedro para ajudar Helga a não morrer. Elvira fica furiosa com Matias, que se nega a lhe entregar o dinheiro que cobrou pelas consultas. As crianças arrancam o cartaz do Centro Cultural que estava colocado na fachada da mansão.

Terça – Helga diz a Chon, Bruno e Angélica que ajudará a reconstruir o Centro Cultural. Antônio não fica nem um pouco feliz com a notícia da gravidez de Mercedes. Elvira, em troca de dinheiro, entrega sua chave a Rogério. Estevão joga tinta em cima de Chon por ter se comportado como um rabujo. Rogério pede a Bruno que assine um documento e acaba percebendo que ele não sabe ler. Elvira desmaia ao receber a notícia de que ganhou a caminhonete.

Quarta – Antônio diz a Afonso que o Centro não será fechado se Helga assumir a direção. Rogério culpa Angélica por ter destruído a sua vida com seu desprezo. O apresentador do programa se nega a entregar o prêmio a Elvira por ela ter mentido. Antônio recrimina Mercedes por ter falado com Estevão sobre sua gravidez. Helga pede a Teresa que administre o Centro. Elvira proíbe Matias de entrar em casa. Angélica se arrepende de ter tratado Rogério mal.

Quinta – Chon mostra a Antônio os vídeos do Sr. Aurélio e propõe que os assistam nas horas livres. Consuelo conta a Angélica que Rogério sofreu um acidente. Helga e seus ajudantes levam Lourenço e a múmia para a mansão. Matias, disfarçado de crocodilo, vende para Elvira cupons da loteria instantânea. As crianças encontram a porta do laboratório da mansão trancada. As crianças se assustam ao ver o rosto de Afonso se transformar e ele emitir rugidos.

Sexta – Mercedes pede a Sofia que a ajude a fazer com que Antônio aceite sua gravidez. Angélica visita Rogério e é informada, pelo mordomo, de que ele pode ficar paralítico. Helga lê um texto que explica como a múmia pode deixar loucas as pessoas. Afonso diz às crianças que viu uma múmia. Lourenço foge e leva Sofia com ele. Angélica comenta com Consuelo que Bruno está enciumado porque ela vai cuidar de Rogério.

Sábado – Helga prende Afonso dentro do sarcófago da múmia para que ele enlouqueça. Nayeli e Pablo dizem a Sofia que Tina quer ser namorada de Afonso. Teresa ajuda as crianças a tirarem Lourenço do hospital psiquiátrico para que possam resgatar Afonso de dentro do sarcófago. Teresa se irrita ao ver Helga no hospital. Matias, por telefone, faz Elvira acreditar que está sendo levado para a cadeia.

Segunda – Nayeli e Pablo contam a Afonso quem o trancou no sarcófago. Mercedes comenta com Helga que, com a ajuda de Sofia, Antônio aceitou sua gravidez. Chon obriga Sofia e Afonso a se reconciliarem. Elvira leva Tina e Ricardo para fazerem a limpeza do hotel. Afonso e Sofia culpam Helga pelo que aconteceu com a múmia e dizem que o Centro ficará sem alunos até que volte a ser um lugar alegrife. Afonso e Sofia contam a Angélica tudo que sabem sobre o fantasma.

Terça – Teresa se surpreende quando Helga apresenta Alison como sua sobrinha. Antônio comunica aos pais que pretende montar um laboratório no Centro Cultural. Helga diz a Teresa que adotou Alison para que a ajude a separar Sofia e Afonso. Alison diz a Helga que fará o que ela pedir se em troca lhe der parte de sua fortuna. Afonso diz a Sofia que não quer ser amigo de Alison. Irene encontra documentos na caixa forte do Sr. Aurélio.

Quarta – Sofia se chateia com Afonso por ter ocultado sua amizade com Alison. Helga diz a Alison que será uma contadora de histórias de terror. As crianças deixam a sala de aula da mansão quando Matias fala sobre sua vida cotidiana. Alison conta para as crianças uma história de terror. Atendendo um pedido de Irene, Angélica e Bruno a deixam cuidar de Rogério. Irene e Rogério deixam um manequim na cama para que ninguém note sua ausência e saem para se divertir.

Quinta – Helga coloca um pó misterioso no chá de Afonso. As crianças se apavoram ao verem Estevão sem cabeça. Antônio e Helga se divertem com a brincadeira que Estevão preparou para os amigos. Sofia fica triste ao saber que Afonso não pode vê-la nem ouvi-la. Alison diz a Afonso que Sofia será seqüestrada pelo descabeçado. Consuelo chora para chamar a atenção de Chon. Helga diz a Alison que deve fingir que está apaixonada por Afonso, pois ele e Sofia devem ficar separados.

Sexta – Chon percebe que o choro de Consuelo é falso. Sofia fica feliz ao saber que Afonso está apaixonado por ela. Helga diz a Chon que as crianças foram até o cemitério. O perito entrega um documento a Bruno. Alison aconselha Afonso a invocar a bruxa para que o feitiço do descabeçado seja desfeito. Helga, anciã, paga a atriz e parabeniza os ajudantes por representarem o final da história de Alison. Rogério finge que está se sentindo mal e diz a Bruno e Angélica que não sabia que o carro com o qual sofreu o acidente era roubado.

Sábado – Chon se nega a mandar Afonso de volta para o interior. Sofia se nega a dizer a Afonso como foi que ele recuperou a memória. Rogério pede a Irene que procure o perito e o suborne. Sofia diz a Angélica que beijou Afonso. Helga aconselha Antônio a proibir a amizade de Sofia com Afonso. Alison diz a Sofia que os freqüentadores da casa não vão mais falar com ela por ter beijado Afonso. Antônio proíbe Afonso de ver Sofia.

Segunda – Antônio comenta com Mercedes e Helga que o medicamento que inventou é um sucesso, mas que não está feliz porque Sofia desapareceu. Helga dá ordens a Alison para que dê um chá a Sofia que a fará dormir profundamente. O fantasma consegue estourar o copo do liqüidificador onde estava preso. Helga diz ao fantasma que enquanto ele não lhe devolver o livro do alquimista, Sofia e os outros Alegrifes continuarão sofrendo.

Terça – No porão da mansão, Helga diz a Alison que o espelho a ajudará a fazer Sofia desaparecer. Flor, Vito e Matias vêem Elvira fazendo uma pirâmide de ovos e pensam em preparar uma brincadeira. Os ajudantes de Helga empurram Sofia para dentro do espelho. O fantasminha não consegue transpor o espelho. Alison manda Afonso para a dimensão das trevas. O fantasminha pensa que sendo um menino não poderá ajudar Sofia e Afonso.

Quarta – Matias, Flor e Vito tiram sarro de Elvira por ter acreditado que os ovos eram realmente de ouro. Antônio empresta a Sofia a caminhonete de Mercedes para que ela possa distrair as crianças, fazendo com que elas não se preocupem com o desaparecimento de Afonso e Sofia. Na dimensão das trevas, Sofia garante a Afonso que não lhe deu um beijo na boca como Helga disse. Afonso e Sofia se assustam quando as crianças que trabalham nas minas de carvão pedem a eles que não comam nada.

Quinta – Os ajudantes de Helga entregam um boletim para os policiais. Antônio e Chon lêem no boletim que as crianças roubadas estão trabalhando em uma mina. O fantasminha impede que Helga dê comida envenenada a Afonso e Sofia. Alison empurra Nayeli e Pablo contra o espelho e os dois são absorvidos. Ricardo comunica a Elvira e Matias o desaparecimento de Nayeli e Pablo. Flor sofre um desmaio ao ser informada que o filho está desaparecido.

Sexta – Na dimensão das trevas, Afonso e Sofia percebem que todas as crianças que trabalham na mina são zumbis. Teresa conta para Consuelo e Chon que Tina já não fala com ela. O fantasminha, através de uma carta de Helga, fica sabendo que ela descobriu o futuro e por isso quer destruir a família de Sofia. Helga descobre que Sofia e Afonso não são zumbis. Rogério diz a Irene que, como representante de Antônio, vai destrui-lo.

Sábado – O delegado de polícia diz a Antônio, Chon e Bruno que a mina onde dizem que as crianças estão presas não existem. Irene, se passando por Angélica, diz ao terapeuta que Rogério não precisa mais de seus serviços. Helga leva Alison até a dimensão das trevas. Helga consegue pegar os medalhões que estão com Sofia e Afonso. Afonso é preso por causa do processo contra o laboratório. Flor, Elvira e Vito confundem o mágico com o homem que rouba crianças.

Segunda – Na dimensão das trevas, as crianças bebem a água do poço. Flor, Vito, Elvira, Matias e Consuelo se unem para investigar a quadrilha que rouba crianças. Tina diz a Teresa que não gosta dela. Estevão se altera ao saber que Antonio está preso. Helga joga no poço os medalhões de Sofia e Afonso. Mercedes se nega a vender a casa para ajudar Antônio a sair da cadeia. As crianças decidem vigiar Helga para tentar escapar da dimensão das trevas.

Terça – Angélica encontra os medalhões de Sofia e Afonso no porão da mansão. Sofia vê Helga sair da prisão, jogar os diamante no poço e dizer a Alison que através do poço chegarão ao centro. O fantasminha relembra que Aurélio era mais forte diante de Helga. O mágico conta a Gustavo o que Flor, Fito, Elvira, Matias e Consuelo pensam dele. Teresa, diante de Chon, culpa Helga pelo desaparecimento das crianças. Antônio fica feliz ao ver que Sofia está de volta sã e salva.

Quarta – Helga anciã diz a Helga que precisam encontrar o livro do alquimista antes que ela continue envelhecendo até morrer. Estevão culpa Sofia pelos problemas que Antônio vem tendo no laboratório. Afonso se surpreende ao encontrar Aurélio no parque. Antônio é informado por seu assistente que o dono do laboratório não quer recebê-lo e já providenciou o cancelamento de seu registro profissional. Chon se surpreende ao ver o Sr. Aurélio e o leva para o quarto. Helga se assusta ao dar de cara com Aurélio.

Quinta – Helga faz com que Sofia e Afonso voltem ao seu estado normal. Aurélio diz a Helga que não se lembra de seu passado. Helga diz a Aurélio que está triste por ele não querer comemorar sua volta com ela, que é sua filha. Aurélio aconselha Antônio a pegar dinheiro do cofre para pagar a fiança, pois assim não terá que vender sua casa. Helga pede a Rogério que altere o testamento de Aurélio para que ele não possa emprestar dinheiro a Antônio.

Sexta – Os possuidores das chaves e Sofia conseguem abrir o cofre sem que recebam a descarga elétrica. Alison pergunta a Estevão por que fez Tina acreditar que Afonso lhe escreveu uma carta. Rogério comunica a todos qual é a última cláusula do testamento do Sr. Aurélio. Tina diz a Ricardo que está decidida a pedir a Afonso que seja seu namorado. Helga pede a Teresa que leve Tina para viver com ela. Mercedes vai embora de casa e leva Estevão com ela.

Sábado – Tina diz a Teresa que foi Aurélio quem a convenceu a voltar a morar com ela. Aurélio diz a Antônio que já descobriu qual foi a substância que contaminou o medicamento. Mercedes diz a Estevão que seus pais estão na África e não poderão ajudá-los. Rogério pergunta a Angélica se ela gostaria de voltar a ser sua namorada. Na Corte Celestial, um anjo diz aos outros que Aurélio deverá perceber que o alarme do relógio de areia representa o tempo que ainda lhe resta de permanência na terra. Helga anciã dá a Helga um pé de macaco para que faça uso dele em seu benefício.

Segunda – não divulgado

Terça – Os ajudantes de Helga fazem com que Sofia veja o pé de macaco e faça um pedido. No tribunal, Antônio diz ao advogado que não sabe quem alterou a fórmula do medicamento. As crianças enterram o pé de macaco e se assustam quando o mesmo emerge da terra. Elvira e Flor dão dinheiro a Matias, que está disfarçado de mágico. Mercedes culpa Antônio pela cegueira de Estevão. Bruno diz a Angélica que fez um pedido para o pé de macaco para que ela aceite se casar com ele.

Quarta – Mercedes diz a Helga que só gostava de viver com Antônio pela vida luxuosa que ele lhe proporcionava. Afonso explica para Aurélio o que era a fórmula alegrife antes de sua morte. Antônio diz a Aurélio que o pé de macaco afetou Angélica, Alison e Estevão. Helga diz a Aurélio que sua mãe prometeu tirar o feitiço do pé de macaco em troca das chaves do cofre e dos três medalhões. Afonso se oferece para entregar as chaves e os medalhões.

Quinta – Tina diz a Pablo que sonha com o dia em que seu pai voltará a viver com Teresa. Aurélio pede a Afonso que seja seu guia dentro da casa de Helga, pois ele não pode vê-la. Mercedes discute com Antônio e acaba caindo da escada. Tina diz a Teresa que não aprova sua amizade com Chon. Depois de transpor vários obstáculos, Aurélio e Afonso finalmente conseguem chegar até uma gruta onde Helga, caracterizada de anciã, tira de Afonso as chaves e os medalhões e faz o garoto cair em uma cova.

Sexta – Aurélio, com a ajuda de um galho, consegue tirar Afonso do buraco. Na mansão, todos ficam felizes ao saberem que Aurélio e Afonso conseguiram vencer a rabuja. Aurélio devolve os medalhões e as chaves a seus respectivos donos. Mercedes pede a Rogério que se encarregue dos trâmites de seu divórcio.

Sábado – Rogério nega a Antônio que esteja representando Mercedes em seu processo de divórcio. Rogério diz a Mercedes que só continuará como seu advogado com a condição de que não comente com ninguém sobre o assunto. Tereza fica chateada com Chon por ele ter deixado uma flor na porta de casa. Estevão diz ao pai que não pretende freqüentar uma escola pública. Elvira propõe a Chon, Teresa e Flor que a ajudem a transformar Mercedes em alegrife.

Segunda – não divulgado

Terça – Afonso e Sofia conseguem ajudar Aurélio com os raios emitidos por seus medalhões. Mercedes diz a Helga que viu faíscas saindo de seu espelho. Aurélio convence Ricardo de que Afonso deve dirigir a força alegrife. Aurélio diz a Antônio que irão investigar a substância tóxica no laboratório da mansão. Quando Aurélio, Antônio e Chon tentam abrir a porta de metal do laboratório, Helga solta uma tarântula que pica Aurélio no rosto.

Quarta – Aurélio diz a Chon e Antônio que é imune ao veneno da tarântula. Aurélio e as crianças encontram o relógio de areia no laboratório. Alison, por ordem de Helga, pega o relógio de areia. Mercedes comunica a Antônio que Estevão e Sofia ficarão sob sua guarda depois do divórcio e deixa claro que pretende mandar a enteada para um orfanato. Angélica agradece Aurélio pelos conselhos e diz que se sente feliz por estar aproveitando sua liberdade.

Quinta – Antônio diz a Rogério que foi Helga quem colocou a substância tóxica no medicamento. Flor, Vito e Matias dizem a Elvira que não compraram a caminhonete para que Antônio distribua carne. Alison diz às crianças que o relógio de areia saiu voando do laboratório. Consuelo pensa que Teresa e Chon são namorados. Helga coloca um pouco da areia do relógio e Aurélio, que está no porão, desaparece momentaneamente. Tina encontra os papéis do divórcio de Teresa. Teresa diz a Tina que Chon é seu namorado.

Sexta – Tina se decepciona ao saber que Teresa está saindo com Chon e não com seu pai. Aurélio conta a Helga o motivo pelo qual precisa encontrar a rabuja. Sofia se assusta ao ver Afonso com um tapa-olho. Helga contrata um homem para que ele consiga encontrar um cofre com moedas de ouro. Helga diz a Alison que quer os fantasmas. O Corsário diz ao Capitão e ao Comodoro que colocou uma perna de pau em Afonso. O capitão Sangue imobiliza as crianças.

Sábado – Chon termina seu namoro com Teresa. Cláudio se oferece para ajudar Elvira a se vingar de Matias, fazendo-se passar por seu namorado. Aurélio comunica às crianças que pretende construir um caça-fantasmas. Angélica acha muito estranho que a casa de Antônio ainda não tenha sido alugada. Aurélio e as crianças prendem os fantasmas no monitor. Alison diz a Helga que Aurélio e as crianças conseguiram capturar os fantasmas.

Segunda – Teresa diz a Tina que já não pode ser a namorada de Chon. Helga liberta o trio fantasma da televisão. Bruno e Angélica comunicam Antônio que eles decidiram investigar Rogério. Elvira não volta para casa e Matias desconfia que está sendo traído. O trio de fantasmas diz às crianças que prenderam Aurélio e só o libertarão se entregarem o tesouro. Elvira diz a Flor que abandonou Matias para ficar com Cláudio. Antônio recebe voz de prisão e é levado para a cadeia.

Terça – Os fantasmas não aceitam as condições impostas pelas crianças para a entrega do tesouro e acabam discutindo entre si. Mercedes visita Antônio na prisão e comunica que mandará Sofia para um orfanato. Chon diz a Teresa que Consuelo não é sua namorada. Tina salva Aurélio de uma armadilha e ganha um medalhão. Elvira diz a Matias que não é namorada de Cláudio. O capitão Sangue e o Corsário declaram guerra contra as crianças por terem capturado Comodoro.

Quarta – No porão da mansão, Aurélio e as crianças enfrentam os fantasmas. Nayeli convence Elvira e Matias a assistirem a um programa de televisão. As crianças libertam Comodoro e ele mostra ao capitão Sangue o tesouro que recebeu de Helga caracterizada de anciã. Comodoro ameaça o capitão Sangue para que liberte Aurélio e Allisson. Allison encontra um líquido que produz fumaça e guarda embaixo de sua roupa.

Quinta – Elvira e Matias se reconciliam na emissora de televisão. Allison liberta Helga e entrega a ela o líquido que produz fumaça. Helga, caracterizada de anciã, sai do quarto dos espelhos deixando Aurélio e as crianças com os sapatos queimados. No programa de televisão, Flor, Vito, Matias, Elvira e Nayeli pedem ao público que apóiem Antônio, pois é um homem honesto. Helga comenta com Aurélio que uma mulher pretende levar Sofia para um orfanato.

Sexta – Higareda assina uma declaração onde afirma que foi contratada por Rogério como testa de ferro. Mercedes assina os papéis para que Sofia vá para o orfanato. Afonso e as crianças escondem Sofia no telhado da casa da família Sanchez. Helga pede a Allison que investigue para onde levaram Sofia. A produtora do programa de televisão promete a Elvira que vai ajudá-los enviando câmaras ao laboratório. Bruno diz a Antônio que foi Rogério quem contratou Higareda.

Sábado – O Sr. Toscano aceita rever o caso de Antônio. Mercedes descobre que Afonso escondeu Sofia e proíbe o menino de voltar ao Centro. Helga pede a Mercedes que deixe a mansão, pois Aurélio prefere a companhia de Afonso. Mercedes e Estevão se instalam na casa da família Domingues. Rogério informa a Antônio que ele acaba de ser sentenciado a quatro anos de prisão. Afonso culpa Aurélio por Sofia estar no orfanato.

Segunda – Helga parabeniza Allison por ter encontrado Sofia. Os ajudantes de Helga convencem Irene e Rogério a não roubarem o dinheiro do cofre. Angélica dá o dinheiro do cofre para a Sra. Higareda em agradecimento por ela ter contado quem a contratou. Angélica e Bruno denunciam Rogério para o Ministério Público. Na prisão, Mercedes diz a Antônio onde está Sofia.

Terça – Helga joga Irene contra o espelho. O juiz liberta Antônio. Os medalhões soltam faíscas que conduzem Aurélio e as crianças até o espelho de Helga e lá ouvem os lamentos de Irene e Rogério. Teresa diz a Chon que já podem assumir o namoro. Aurélio e as crianças enterram o espelho de Helga no jardim da mansão. Angélica diz a Bruno que só gosta dele como amigo. No laboratório, o Sr. Toscano comunica a Antônio que não poderá contratá-lo, pois ele está prestes a ter seu registro cancelado.

Quarta – Helga se irrita ao não encontrar seu espelho. Teresa comunica a Consuelo que ela e Chon reataram o namoro. Helga pede a Reficus que destrua o amor que existe entre Sofia e Afonso. Afonso fica chateado ao saber que Sofia se apaixonou por Ricardo. Helga diz a Mercedes que Antônio assinará o divórcio depois de tomar uma poção, que fará com que ela possa dominar sua vontade. Helga fica feliz ao ver que Mercedes acreditou na história da poção mágica.

Quinta – Matias e Elvira pretendem apresentar um programa de televisão. Antônio comenta com Aurélio que, como está impossibilitado de exercer sua profissão de bioquímico, decidiu fabricar fragrâncias para sobreviver. Estevão diz a Mercedes que a ajudará a fazer com que Antônio tome a poção mágica de Helga. Antônio se aborrece ao ver Mercedes empurrar Sofia e provocar um corte em sua testa. Elvira e Matias compram alguns bilhetes de loteria.

Sexta – Helga pede a Recifus que faça com que Allison se apaixone por Afonso. Sofia aceita ser a namorada de Ricardo desde que seja um segredo. Tina e Aurélio desconfiam que Teresa sabe algo sobre o paradeiro do espelho de Helga. Afonso comenta com Pablo que talvez a rabuja tenha feito com que Sofia se apaixonasse por Ricardo e Allison por ele. Antônio fala para Estevão que Mercedes viajou para Huston. Antônio passa mal e Angélica o aconselha a procurar um médico.

Sábado – Antônio desmaia e é socorrido por Angélica e Sofia. Aurélio diz a Chon que expulsou Helga da mansão. Elvira diz a Matias que ganharam na loteria. Afonso pede para Naiely e Pablo que o ajudem a encontrar Reficus para desfazer o feitiço de Sofia e Allison. Helga faz o clone de um gato. Aurélio premia Pablo com um medalhão. Ricardo encontra os bilhetes de loteria. O médico diz para Angélica e Antônio que ele está com leucemia.

Segunda – Elvira diz a Ricardo e Nayeli que Matias não quer que eles saibam que são milionários. Helga ensina seus ajudantes a diferenciar Afonso de Afonso rabujo. Chon se irrita ao ver lagartas nas plantas. Aurélio diz a Helga que Antônio está com leucemia. Allison diz a Helga que está começando a gostar de Afonso. Helga ordena a Afonso rabujo que encontre seu espelho. Enquanto isso, no calabouço, os ajudantes de Helga mantém Afonso adormecido jogando um spray em seu rosto.

Terça – Matias pede a Elvira que não comente com ninguém que estão milionários.Elvira acompanha Matias até o banco e fica muito nervosa quando ele abre uma conta apenas em seu nome. Helga entrega a Afonso rabujo o medalhão de Afonso. Aurélio e as crianças se surpreendem quando vêem que apenas o medalhão de Afonso não brilha. Antônio pede a Bruno que presenteie Angélica com um perfume. Sofia fica desconcertada ao flagrar Allison dando um beijo no rosto de Afonso.

Quarta – Allison dá um beijo em Sofia e diz que ela não deve ter ciúme de Afonso. Consuelo faz Chon acreditar que ela recebeu flores do pasteleiro. Helga dá um detetor de energia rabuja para Afonso rabujo e pede a ele que encontre o espelho. Afonso se joga em um poço pensando que por ali conseguirá chegar ao Centro Alegrife. Estevão diz a Sofia que quer ir morar com a mãe em Huston e que não está nem um pouco interessado na doença do pai. Afonso é atacado pelo monstro da floresta que Helga invocou.

Quinta – Chiquinho desmaia ao ser atacado pelo monstro da floresta. Elvira, Ricardo e Nayeli acampam no meio da rua. Aurélio diz a Antônio o que lhe provocou a leucemia. Helga fica feliz ao pensar que o monstro matou Afonso. Flor e Vito pensam que Matias assaltou um banco. Estevão conversa com a mãe por telefone. Tina e Pablo levam o cão Achú para a mansão. Sofia descobre que o medalhão de Afonso é falso e mostra para Bruno. Teresa pede a Chon que continue sendo seu namorado.

Sexta – Matias mostra um documento para Flor, Vito e para a polícia provando que ele é o ganhador da loteria. Afonso rabujo consegue convencer Aurélio e Chon a enterrarem o espelho de Helga no bosque. Chiquinho acompanha Afonso até o centro da cidade. Afonso rabujo e Helga conseguem recuperar o espelho. Sofia se chateia com Afonso quando ele pede que deixe de cuidar de Antônio para acompanhá-lo. Afonso ouve quando Afonso rabujo faz planos para jogar as crianças contra o espelho de Helga.

Sábado – Helga ordena a Afonso rabujo que traga Sofia. Aurélio e os donos das chaves abrem o cofre, pegam um envelope e o entregam a Antônio. Afonso vê que Helga e Afonso rabujo conseguiram recuperar o espelho. Sofia comenta com Aurélio sobre o comportamento de Afonso. Angélica os interrompe e diz que Antônio precisa de um transplante de medula óssea. Matias guarda dinheiro em uma caixa de sapatos.

Segunda – Elvira pega dinheiro de Matias. Afonso rabujo joga spray no cão Achú. As crianças percebem que o cão está muito agressivo e Aurélio decide levá-lo ao veterinário. Afonso comenta com Teresa sobre seu clone e pede a ela que guarde segredo sobre o assunto. Afonso rabujo comenta com Helga que Antônio proibiu sua amizade com Sofia. Afonso conta a Aurélio sobre seu clone e tudo que tem lhe acontecido nos últimos dias.

Terça – Afonso impede que os ajudantes de Helga peguem Sofia. Matias percebe que está faltando dinheiro. Bruno diz a Antônio que o hospital informou que dificilmente encontrarão um doador compatível. Na escola, Afonso impede que Afonso rabujo se aproxime de Sofia. Sofia descobre o clone de Afonso. Allison fala com Helga sobre o duplo comportamento de Afonso. Helga conta a Afonso rabujo que Afonso não morreu.

Quarta – Elvira pega mais dinheiro do marido. Matias descobre que é Elvira quem está pegando seu dinheiro. Helga leva Afonso rabujo até a dispensa e diz o que deve fazer para capturar Sofia e Afonso. O médico diz a Angélica que o doador deverá ser um parente ou um amigo de Antônio. Ricardo e Tina se surpreendem ao ver os dois Afonsos. Angélica faz uma campanha para conseguir um doador para Antônio. Aurélio descobre que o problema de Chon foi provocado por Helga.

Quinta – Angélica e Aurélio, guiados pelo medalhão, conseguem localizar as crianças. Os ajudantes de Helga não conseguem jogar Sofia contra o espelho. Tina, com o medalhão, queima o queixo de Afonso rabujo. Aurélio, com a ajuda de um serralheiro, consegue abrir a porta da dispensa. Helga, já em casa, arruma o rosto de Afonso rabujo. Helga confunde Afonso rabujo e o joga contra o espelho. Nesse momento, Afonso entra e Helga percebe que acaba de cometer um erro.

Sexta – Helga bebe o veneno da víbora, mas nem assim consegue sobreviver. Aurélio visita Helga e pede uma explicação sobre Afonso rabujo. Elvira se assusta ao abrir a caixa onde Matias guarda o dinheiro e vê um boneco pular sobre ela. Antônio fala com Teresa sobre o teste sangüíneo. Helga manda seus ajudantes ao hospital com a missão de impedir que Antônio consiga um doador. Sofia e Aurélio encontram Antônio desmaiado.

Sábado – não divulgado

Segunda – Angélica e Aurélio, guiados pelo medalhão, localizam as crianças. Os ajudantes de Helga não conseguem jogar Sofia contra o espelho. Tina, com o medalhão, queima o queixo de Afonso rabujo. Aurélio, com a ajuda de um serralheiro, consegue abrir a porta da dispensa. Angélica confessa à mãe que está apaixonada por Antônio. Na mansão, Afonso rabujo provoca Afonso e sai correndo. Helga se surpreende ao se ver envelhecida diante do espelho.

Terça – Aurélio visita Helga e pede uma explicação sobre Afonso rabujo. Elvira se assusta ao abrir a caixa onde Matias guarda o dinheiro e ver um boneco pular sobre ela. Helga diz a Aurélio que sua mãe a obriga a fazer rabujices. Antônio fala com Teresa sobre o teste sangüíneo. Helga manda seus ajudantes ao hospital com a missão de impedir que Antônio consiga um doador. Sofia e Aurélio encontram Antônio desmaiado.

Quarta – Teresa diz a Helga que qualquer infecção pode ser fatal para Antônio. As crianças pedem a ajuda do diretor da escola para que os ajudem a encontrar um doador para Antônio. Matias visita um famoso produtor de televisão. Helga entrega a seus ajudantes um copo com água e passa algumas instruções. Os ajudantes de Helga deixam o copo com água e uma câmera oculta no quarto de Antônio. Angélica ajuda as crianças a ensaiar para o concerto. Matias e o produtor de televisão decidem patrocinar o concerto.

Quinta – Helga faz um feitiço para que Consuelo e Allison esqueçam o que ouviram. Aurélio dá conselhos a Ricardo para que ele se transforme em um alegrife. Antônio aconselha Bruno a esquecer Angélica e não tentar mais reconquistá-la. Helga pede a Allison que a ajude a sabotar o concerto. Chon comenta com Aurélio sobre a aparência de Helga. Antônio é comunicado sobre o lançamento de seu perfume no mercado.

Sexta – Matias diz às crianças onde será realizado o concerto. Chon comenta com Aurélio sobre a recaída de Antônio. O médico comenta com Aurélio que a infecção foi provocada por golpes de chicote. Helga ri. Matias e Elvira conseguem convencer o produtor a permitir que os alegrifes se apresentem antes do grupo de mambo. Antônio, delirando, reconhece que está apaixonado por Angélica. No auditório onde acontecerá o show dos alegrifes, Allison destrói todas as roupas que seriam usadas durante o espetáculo.

Sábado – Compacto da semana.

Segunda – Matias leva novas roupas para os alegrifes. O apresentador anuncia os alegrifes e eles cantam. Teresa e Consuelo conversam com o médico sobre o possível doador e ele informa que todos os testes deram negativo. Adélia volta ao hospital e diz a Consuelo que Angélica é a única doadora compatível com Antônio. As crianças comemoram o sucesso do show. Adélia esclarece o mal entendido dos exames e o médico é reintegrado ao quadro de funcionários.

Terça – Quinze dias depois. Sofia agradece Angélica por ter salvo a vida de seu pai. Aurélio diz a Helga que Antônio está totalmente recuperado. As crianças comunicam Matias e o produtor musical que não querem gravar um disco. Angélica confessa a Bruno que está apaixonada por Antônio. Tina conta para Aurélio que sua mãe mantém contato com Helga. Antônio comenta com Aurélio que o perfume que acaba de lançar é um grande sucesso. As crianças planejam uma armadilha contra Helga e Teresa.

Quarta – Bruno chora e confessa a Aurélio que está muito confuso em relação ao que sente por Angélica. Helga deduz que Antônio e Angélica estão apaixonados. Teresa faz perguntas a Angélica sobre o namorado de Consuelo. Helga entra em contato com Mercedes e fala sobre o relacionamento de Antônio e Angélica. As crianças tiram uma copia da certidão de nascimento de Teresa. O advogado comunica Antônio que sua casa não está em nome de Rogério e sim de Helga.

Quinta – Sofia comenta com Afonso e Aurélio sobre o que descobriu à respeito do sobrenome de Helga. Matias e Elvira fazem uma proposta de sociedade a Vito para investir em uma lanchonete. Teresa, diante de Chon, critica Consuelo por tê-los enganado ao dizer que tinha um namorado. Tina diz à mãe que já sabe toda a verdade sobre sua origem. Aurélio encontra sua certidão de casamento. Bruno diz a Angélica que Antônio está apaixonado por ela.

Sexta – Sofia e Estevão desprezam Mercedes. Antônio e Angélica trocam juras de amor. Aurélio comunica a Antônio que Mercedes está na mansão. Teresa comenta com Tina sobre o misterioso desaparecimento de Santiago. Helga e Helga anciã planejam enganar os alegrifes. Tina comenta com Aurélio a conversa que teve com sua mãe. Mercedes diz a Estevão que Antônio a expulsou de casa e não permitiu que se despedisse dele. Tina comenta com os amigos sobre o que Teresa lhe disse.

Segunda – Tina comenta com os amigos que, provavelmente, Santiago está dentro do espelho. Estevão fica profundamente irritado ao saber que Antônio mantém um relacionamento com Angélica e despreza o pai. As crianças são sugadas pelo espelho. Aurélio, acompanhado por Helga, descobre o espelho. Mercedes se recusa a dar o divórcio a Antônio. O dragão diz às crianças que os gritos ajudam os bruxos a recuperar seus poderes.

Terça – Em uma cova, as crianças descobrem que Santiago é o monstro do bosque. Aurélio comunica aos pais que as crianças foram engolidas pelo espelho de Helga. Eles a capturam e exigem que devolva seus filhos. Helga promete colaborar se for libertada. Angélica, Bruno e Consuelo se unem para ajudar as crianças. As pedras jogadas pelo trio cobrem a entrada do túnel e os fantasmas desaparecem. Helga anciã sai do espelho e se apodera do corpo de Helga.

Quarta – Helga pede a seus ajudantes que se desfaçam do relógio de areia. Aurélio comunica Angélica e Sofia que Mercedes morreu. Estevão culpa Antônio pela morte da mãe. Helga planeja como fará para acabar com Antônio. Antônio pede a Angélica que se esqueça de seus sentimentos. Ele diz que se casou com Mercedes para ter quem cuidasse de Sofia. Helga coloca em ação seu plano para enviar Antônio a Paris.

Quinta – Angélica fala com o advogado sobre a situação de Allison. Antônio se nega a viajar para a França. Teresa diz a Santiago que ele pode ser o administrador do negócio de Matias e Antônio. Santiago pede emprego a Antônio. Henrique diz a Antônio que a empresa francesa vai mandar um jatinho para levá-lo a Paris. Cláudio comunica a Matias que o banco cancelou todas as suas contas.

Sexta – Afonso e Sofia percebem que Aurélio se comporta de maneira diferente quando está diante do relógio de areia. Matias comunica os filhos que foi roubado pelo sócio. Matias conta a Antônio sobre a traição de seu sócio e diz que não poderão levar o projeto da fábrica a diante. Antônio se despede dos filhos e deixa uma carta para Angélica. Aurélio e Afonso descobrem que, ao aproximarem os medalhões do relógio de areia, ele solta faíscas.

Segunda – Helga, fazendo-se passar por Teresa, informa a polícia sobre a morte de Antônio. Angélica conta a Bruno que Antônio morreu em um acidente aéreo. Sofia diz a Angélica que pressente que seu pai está vivo. A senhorita Sarmento diz a Aurélio que em razão da morte Antônio levará Allison, Estevão e Sofia com ela. Helga pede a seus ajudantes que levem embora o medalhão.

Terça – Bruno diz a Angélica que o acidente sofrido por Antônio foi provocado por Helga. Elvira conta a Matias que conseguiu um emprego para ele. No orfanato, as crianças recebem mal Allison e tentam pegar o medalhão de Sofia. Afonso e seus amigos planejam resgatar Allison, Sofia e Estevão. Helga pede a seus ajudantes que levem os medalhões de Sofia e Aurélio. Antônio começa a reagir e um casal conta a ele onde está.

Quarta – A diretora do orfanato castiga Sofia, Allison e Estevão. Chon impede que os ajudantes de Helga levem as chaves, o medalhão e o relógio de areia. Angélica e Bruno decidem se casar para adotar Sofia e Estevão. Santiago se oferece para ser o administrador de Matias. Henrique mostra a Bruno o jornal onde aparece a foto de Polo. Tina aceita namorar Pablo. Bruno recebe a ajuda de um detetive para tentar encontrar Antônio. Helga consegue abrir o cofre.

Quinta – Bruno comenta com Afonso que acaba de descobrir o paradeiro de Antônio e pede que o ajude a resgatá-lo. Helga rouba do cofre o livro do alquimista e depois tira os sapatos invisíveis. A diretora tranca Sofia, Estevão e Allison em uma jaula. Aurélio descobre que Helga tem em seu poder o livro do alquimista. As crianças direcionam contra ela os raios de seus medalhões. Nayeli consegue recuperar o livro do alquimista.

Sexta – As crianças tentam, mas não conseguem destruir o livro do alquimista. Chon diz a Teresa que aceitou se casar com Consuelo. Flor, ao perceber que não conseguiu emagrecer, sofre um desmaio. Sofia fica desesperada ao perceber que seu irmão está com febre. Aurélio descobre que só Sofia pode destruir o livro do alquimista. Angélica leva Chon até o cartório. Elvira se surpreende ao ver Matias chegar para o casamento de Consuelo.

Sábado – Compacto da semana

Segunda – Não divulgado

Terça – Antônio, Ricardo e Bruno conseguem entrar no orfanato. Sofia e Estevão ficam felizes ao ouvirem a voz do pai. Helga consegue escapar. A polícia, depois de receber uma denúncia da médica do orfanato, prende a diretora e ela acaba confessando que recebeu dinheiro de Helga. Tina coloca os sapatos de Helga e depois não consegue tirá-los.

Quarta – Aurélio e as crianças planejam uma armadilha para Helga. Bruno leva Angélica para o hospital. As crianças perseguem os ajudantes de Helga. Ao chegarem no hotel, os ajudantes de Helga descobrem que foram perseguidos pelas crianças. Os ajudantes de Helga conseguem cortar uma mecha do cabelo de Aurélio.

Quinta – As crianças conseguem capturar um dos ajudantes de Helga e libertam Aurélio. Bruno entrega uma carta a Chon e se despede. Helga descobre que Nayeli está invisível e os ajudantes conseguem tirar os sapatos da menina. Helga troca Nayeli por Aurélio. No porão, Afonso e Sofia conseguem recuperar os medalhões. Helga invoca Recifus. Ele aparece e lança faíscas contra Aurélio.

Sexta – As crianças conseguem resgatar Aurélio. Helga descobre que Antônio está vivo. Allison foge do orfanato. Aurélio diz a Antônio que só Sofia pode destruir o livro do alquimista. Helga prepara o elixir da eterna juventude. Os ajudantes se rebelam contra Helga e derramam o elixir. Helga os transforma em burros. A areia do relógio cai e Helga envelhece mais um pouco.

Último capítulo: A confusa trama de “Alegrifes e Rabujos” finalmente chega ao fim nesta semana. E tudo indica que não vai deixar nem um pingo de saudades. Depois de vários embates com Helga, a rabuja “mor”, finalmente a vilã se desintegra no espaço e nunca mais volta a atormentar as crianças. Antes disso, a bruaca instrui o cão Achu a transformar os pequenos em futuros rabujos. A iniciativa até dá certo no início. O cachorro maluco muda de cor e logo começa a chamar a atenção da garotada. Mas ele não pára por aí. Depois de lamber Nayeli, a garota passa a ter um comportamento estranho. Achu ainda contagia Pablo, Ricardo e Tina. Helga também prende Afonso dentro de uma jaula de fogo. Até que Sofia entra em ação. A pequena consegue chegar a tempo ao laboratório e salva Aurélio. Helga, em seguida, ingere a bebida mágica e, literalmente, some do mapa. Mesmo assim, Aurélio nota que seu tempo de permanência na Terra está acabando. Os alegrifes, então, preparam uma surpresa para o velhinho. Além de organizarem uma festa, as crianças levam Aurélio a um estádio de futebol. Lá, Aurélio reencontra todas as crianças que ajudou a transformar em alegrifes. Santiago e Teresa adotam Allison. Angélica e Antônio se casam.

Elenco / Personagens

Sofia “Chofis” (Maria Chacón) – menina de aproximadamente 10 anos. Muito amorosa e prestativa, gosta de ajudar seus amigos. A madrasta não gosta dela e Sofia sofre nas mãos de seu meio irmão Estevão.

Afonso “Alcachofra” (Miguel Martinez) – menino do campo, tem 10 anos. Sua avó o envia à cidade para morar com seu tio-avó Chon, pois deseja que Afonso cresça como um bom homem, aprendendo bons modos e estudando. Ele será o melhor amigo de Sofia.

Mercedes (Cecília Gabriela) – uma bela mulher de 34 anos, de boa família, casada com Antonio, pai de Sofia, e mãe de Estevão. Tem ciúmes de Sofia com Antonio e por isso faz de tudo para afastá-los.

Antonio (Miguel de Léon) – um belo homem de 35 anos, viúvo, casou-se com Mercedes. Pai de Sofia e Estevão, bioquímico, não tem muito tempo para os filhos e para a esposa, pois dedica a maior parte do tempo realizando pesquisas no laboratório.

Bruno (Luis Roberto Guzmán) – rapaz órfão, de 24 anos. Quando era criança vivia nas ruas, mas se esforçou muito para mudar de vida. Apaixonado pela professora Angélica, Bruno muitas vezes é cúmplice das travessuras de Sofia e Afonso.

Matias (Arath de la Torre) – tem 27 anos e é casado com Elvirita, pai de Ricardo e Nayelí. Matias não é chegado a responsabilidades, foge como louco de qualquer trabalho e vive discutindo com sua esposa, principalmente quando é cobrado.

Estevão (Jesus Zavala) – menino de 9 anos, mimado e insuportável, faz da vida de sua meia irmã Sofia um verdadeiro inferno. A mãe, Mercedes, pensa que ele é um verdadeiro anjinho.
Ricardo (Diego González) – menino de 10 anos, gosta de jogar bola e vive sonhando em um dia sair nos jornais como um grande campeão. Gosta de Sofia, por isso tem uma certa implicância com Afonso.

Nayelí (Nora Cano) – menina de 7 anos, está sempre de bem com a vida. Irmã de Ricardo. Só fica triste quando seus pais Elvira e Matias discutem.

Ernestina “Tina” (Michelle Alvarez) – menina de 9 anos, se sente inferior, acreditando não ter nada de bom para oferecer aos outros. É amiga de Sofia e gostaria de um dia ser divertida como a amiga.

Pablo “Chuletão” (Antonio Hernández) – menino de 9 anos, simpático e muito engraçado, vive comendo e esta sempre com fome.

Alison (Allison Lozano) – menino de 10 anos, gosta de fantasiar e amedrontar as crianças, fazendo histórias inocentes virarem assustadoras. Será envolvido pela malvada Helga.

Angélica (Jacqueline Bracamontes) – bela moça de 22 anos, desde que nasceu sempre foi dedicada à música. É ingênua e pensa que seu noivo Rogério é um príncipe encantado, mas aos poucos ela se desencanta e começa a interessar-se por Bruno.

Helga (Rosa Mariá Bianchi) – mulher muito má, faz de tudo para destruir a felicidade dos outros, utiliza-se inclusive de bruxaria. É inimiga de Aurélio e das crianças.

Aurélio (Héctor Ortega) – senhor de 80 anos, passou os últimos 10 anos fingindo-se de morto. Aproveitou este período para mudar seu modo de vida, seus valores e princípios, deixou de lado as coisas materiais e passou a aproveitar o seu dinheiro para divertir-se com as crianças.

Chon (Salvador Sánchez) – tem 58 anos. Mau humorado, é tio-avô de Afonso e fiel empregado de Aurélio. Com a aproximação das crianças com seu patrão ele ficará enciumado, pois nos últimos 10 anos ele foi a única pessoa próxima a Aurélio.

Teresa (Olivia Bucio) – mulher de 49 anos. Amargurada, se considera desprezível e insignificante desde que foi abandonada pelo marido. É meia irmã da malvada Helga e mãe de Ernestina.

Irene (Luz Elena Gonzáles) – moça bonita de 25 anos, é dançarina e coreógrafa. Não acredita no amor, mas quer ter um bom moço como Bruno ao seu lado. Envolve-se com Rogério, acreditando que ele lhe dará uma boa vida.

Rogério (Sebastián Rulli) – advogado de 28 anos, bonito e de caráter duvidoso, faz de tudo para se dar bem. É noivo da bondosa Angélica, mas não a ama.

Consuelo (Raquel Pankowsky) – bondosa senhora, mãe de Angélica, é extremamente possessiva pela filha. Tem muito medo que ela não faça um bom casamento.

Elvira (Roxanaa Castellanos) – tem 30 anos, é mãe de Ricardo e Nayeli, esposa do malandro Matias. Acredita que nasceu para ser alguém importante, participa de todos os sorteios que prometam qualquer prêmio.

Cão Achú – cachorrinho simpático e travesso. Muito inteligente e especial, foi um presente de Aurélio para Afonso e Sofia.

Reficus (Margarito) – duende de aparência horripilante. Tem a pele laranja, usa roupas azuis e carrega uma maleta de ferramentas. Está sempre a serviço da malvada Helga.

Elenco
Maria Chacón – Sofia Dominguez (Chofis)
Miguel Martínez – Afonso Pascoal (Alcachofra)
Diego González – Ricardo Gomez Sanchez1
Rosa María Bianchi – Helga (Rabuja)
Jacqueline Bracamontes – Angélica Rivera
Allison Lozano – Allisson Rebolledo
Antônio Hernandez – Pablo Maldonado (Chuletão)
Michelle Alvares – Ernestina Aguuaio (Tina)
Jesús Zavala – Estevão Dominguez
Miguel de León – Antônio Dominguez
Luis Roberto Guzmán – Bruno
Arath de la Torre – Matias Gomez
Héctor Ortega – Aurélio Granados (Alegrife maior)
Salvador Sánchez – Assunción (Chon)
Raquel Pankowsky – Consuelo
Sebastián Rulli – Rogelio Díaz Mercado
Eugenia Cauduro – Mercedes 1
Cecilia Gabriela – Mercedes 2
Luz Elena González – Irene
Olivia Bucio – Tereza (Tere)
Nora Cano – Nayeli Gomez Sanchez
Adriana Laffán – Flor
Roxana Castellanos – Elvira Sanchez
Rubén Cerda – Fito
Margarito – Réficus
Wallace- Bahia (rabujo)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Tema de abertura brasileira

Alegrifes e Rabujos

Lá vai a menina que
sempre pensa em ser fiel
a todos os sentimentos.
Foram esses olhos que
um dia me fizeram ver
que o mundo está mudando.
Eu não sei o que que aconteceu
mas sei que muito me agradou
sua forma de dançar
e aquele jeito como me olhou.
Que magia tu e eu
uma luz que se ascendeu
o mistério já se resolveu.
És um alegrife
a tua vida é sempre um céu azul
Tu serás rabujo
se fizeres tudo sempre mal
Alegrifes e Rabujos
tu decides teu futuro
Alegrifes e Rabujos
tu e eu pra sempre juntos
A-legrifes e Rabujos
A-legrifes e Rabujos
A-legrifes e Rabujos
A-legrifes e Rabujos
És um alegrife
a tua vida é sempre um céu azul
Tu serás rabujo
se fizeres tudo sempre mal
Alegrifes e Rabujos
tu decides teu futuro
Alegrifes e Rabujos
tu e eu pra sempre juntos

Tema de abertura original

Alegrijes y Rebujos

Ahí va esa niña que
siempre piensa en ser fiel
a todos sus sentimientos
Fueron esos ojos que
a mí me hicieron ver
que el mundo está cambiando
Yo no sé qué sucedió
pero al final me atrapó
su forma de bailar
y su manera en que ella me miró
Cuánta magia tú y yo,
todo vuela alrededor,
el misterio ya se resolvió
Alegrije eres tú
si siempre el cielo ves azul,
o rebujo tú serás
si todo haces siempre mal
Alegrijes y rebujos,
tú decides sin tapujos.
Alegrijes y rebujos,
tú y yo siempre juntos
Nada nos detuvo ya,
tú y yo hasta el final,
siempre juntos de la mano
Ella nunca imaginó
que en esa gran mansión
fuera el enamoramiento
Yo no sé qué sucedió,
tú me abriste el corazón
y me hiciste ver cosas que antes
nunca vi en mi interior
Cuánta magia tú y yo,
todo vuela alrededor,
el misterio ya se resolvió
Alegrije eres tú
si siempre el cielo ves azul,
o rebujo tú serás
si todo haces siempre mal
Alegrijes y rebujos,
tú decides sin tapujos.
Alegrijes y rebujos,
tú y yo siempre juntos
Alegrijes y rebujos,
alegrijes y rebujos,
alegrijes y rebujos,
alegrijes y rebujos
Alegrije eres tú
si siempre el cielo ves azul,
o rebujo tú serás
si todo haces siempre mal
Alegrijes y rebujos,
tú decides sin tapujos.
Alegrijes y rebujos,
tú y yo siempre juntos

0 Comentário para: “Alegrifes e Rabujos Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *