A Outra Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela A Outra desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Outra e de todas as novelas do SBT.

Sobre a Novela A Outra

◘ Título Original: A Outra
◘ País de origem: México
◘ Título no Brasil: La Otra
◘ Período de exibição (SBT): 15/03/2004 – 13/08/2004
◘ Horário (SBT): 20h00
◘ Nº de capítulos (SBT): 129
◘ Autoria: Liliana Abud
◘ Direção: Benjamín Cann

Bernarda vive com as filhas Eugênia (oito anos) e Carlota (seis anos). O pai das meninas, Leopoldo (um homem bem mais velho), pouco aparece em casa. Na verdade, ela não é legalmente casada. Leopoldo tem uma família legítima com Marta e um filho chamado Romano (16 anos).

Ainda muito jovem, Bernarda começou a trabalhar em uma das lojas de Leopoldo, junto com sua prima Fabiana. O comerciante se apaixonou por Bernarda e resolveu levá-la para viver em uma cidade onde ninguém os conhecia e onde poderiam simular um casamento.

Grávida de Eugênia (que na verdade é filha do fazendeiro Delfino), Bernarda aceitou essa situação porque Delfino não assumiu o romance. Leopoldo e Delfino não sabem da verdade. A única pessoa que conhece o segredo é Fabiana. Somente Carlota é filha de Leopoldo.

Com a morte de Leopoldo muita coisa muda na vida de suas duas famílias. Bernarda vai ao velório levando as filhas e encontra Marta, que não se conforma com a presença da amante do marido. Romano também fica muito perturbado e acaba expulsando Bernarda e as meninas de sua casa.

Quando o testamento é aberto, descobre-se que Leopoldo dividiu a sua fortuna em três partes iguais, uma para cada filho. Bernarda é nomeada responsável pela parte de suas duas filhas até que elas se casem, condição imposta por Leopoldo. A saúde de Marta fica comprometida. Romano jura vingar-se de Bernarda.

Quando a história tem início, Carlota e Eugênia são jovens. Eugênia está apaixonada por Romano. Ela esconde o namoro de Bernarda. Além de Carlota, a única pessoa que sabe do romance é Fabiana.
Fabiana ficou ao lado de Bernarda todos esses anos como sua governanta, no entanto, ela não é amiga sincera e sim, morre de inveja da prima. Ela também guarda um segredo.

Quando jovem teve um caso com um trapezista e engravidou, mas ele seguiu com o circo. Sem coragem de ser mãe solteira, Fabiana abandonou o bebê no hospital para ser adotado e sofre o remorso do seu ato.
Bernarda administrou com eficiência os bens que Leopoldo deixou para suas filhas, tornando-se uma mulher rica e poderosa. Mas o dinheiro passou a ser a sua única paixão.

Eugênia engravida de Romano, que promete se casar. Mas isso faz parte dos planos de vingança dele. Os meses se passam até que Eugênia não consegue mais esconder a gravidez. Bernarda fica enlouquecida e, ao interceptar uma carta enviada por Romano, descobre quem é o pai.

Para afastar Eugênia de Romano, Bernarda manda a filha morar com Teresa, sua antiga babá, em outra cidade.

Já Carlota apaixona-se por Álvaro, um jovem estudante de medicina. Seu amor é correspondido, mas Bernarda proíbe a relação. O rapaz é filho do doutor Justo e Lupita e tem um irmão adotivo, Adriano. Os pais de Álvaro sempre trataram Adriano como filho legítimo, mesmo assim ele cresceu cheio de ressentimento e rancor.

Eugênia sofre um acidente e o parto é prematuro. Ela morre, mas o filho sobrevive. No leito de morte, pede a Teresa que afaste o menino de Bernarda. A mulher entrega a criança para seu primo Benito. Santos, filho de Benito, cria o garoto como seu próprio filho.

Álvaro não sabe que Carlota tem uma irmã mais velha e supõe que seja a sua amada que morreu. Bernarda percebe a confusão do rapaz e usa isso para afastar Álvaro. Ele deixa a cidade por uns tempos, convencido de que seu grande amor morrera, e Carlota não entende porque ele partiu.

Carlota decide ir atrás de seu grande amor. Mas quando chega no endereço fica sabendo que a família de Álvaro se mudou, por causa dos problemas de saúde de Lupita, e ninguém pode dar referência. Ela resolve esquecê-lo para sempre.

Na nova cidade, Álvaro conhece Cordélia, sósia de Carlota. Uma não sabe da existência da outra. A moça mora com os pais, João Pedro e Matilde, e a irmã, Apolônia.

Cordélia é petulante, ambiciosa e vulgar. Não pensa duas vezes em se envolver com um homem que possa lhe trazer alguma vantagem. Conhece Álvaro, que fica impressionado com a semelhança dela com Carlota. Mas Cordélia acaba se apaixonando por Adriano. Os dois se entendem pois têm caráter parecido.

Com a morte de Lupita, Cordélia fica sabendo que Adriano é adotado. Ela acredita que o doutor Justo deixará tudo para o filho legítimo e decide conquistar Álvaro. Cordélia sabe através de Adriano que é muito parecida com Carlota e começa a se vestir igual a ela, deixando Álvaro encantado.

A partir daí, uma série de tramas paralelas se desenvolvem, até o reencontro, anos depois, de Carlota e Álvaro. De autoria de Liliana Abud, A OUTRA promete render grandes surpresas ao longo de sua exibição.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela A Outra

Confira o resumo de todos os capítulos da novela A Outra (La Otra Summaries/Resúmenes)

  1. Capítulo

  2. Bernarda vive com as filhas Carlota e Eugênia numa pequena cidade do interior. Carlota relembra o passado, onde sua mãe foi impedida por Marta de acompanhar o enterro de Leopoldo. Fabiana lembra Bernarda, que Leopoldo dividiu sua fortuna em três partes deixando uma para Romano, seu filho legítimo, e as outras duas para Carlota e Eugênia. Em outra cidade, Romano diz para sua mãe, Marta, que em breve as filhas de Bernarda pagarão muito caro por todos os aborrecimentos que lhe causaram. Na capital, Lupita e Justo se despedem de Álvaro, que vai viver no interior para fazer uma especialização. Em San Pablo Del Monte , Benigno diz a Cordélia que sua vida está marcada pelo limite entre o bem e o mal. O padre Firmino aconselha Romano a desistir da vingança contra as filhas de Bernarda, pois são suas irmãs por parte de pai. Bernarda diz para o retrato de Leopoldo que nunca permitirá que as filhas se casem, pois não pretende perder a fortuna que por direito lhe pertence. Adriano se diverte em Miami com uma mulher. Álvaro chega ao interior e conhece na pensão Daniel, um estagiário de direito. Os dois se tornam amigos e Álvaro fala sobre Adriano, seu irmão adotivo que estudou turismo e está nos Estados Unidos aperfeiçoando seu inglês. Diana, a mulher que está com Adriano, entrega a ele um envelope com dinheiro e diz que quer estar com ele outras vezes. No cartório onde trabalha como estagiário, Daniel encontra Bernarda e acusa a senhora de se aproveitar das pessoas mais humildes. Eugênia, completamente apaixonada por Romano, pede a ele um tempo para falar com sua mãe sobre o namoro. Ele a convida para ir até a pensão onde está hospedado. Bernarda fica irritada com um comentário de Daniel e fala mal do rapaz para o dr. Isidoro. O advogado que é tio do rapaz, o repreende por desrespeitado uma de suas melhores clientes. Bernarda comenta com Fabiana que um circo acaba de chegar na cidade e ela relembra o romance que viveu com Narciso, o anjo do trapézio. Bernarda e as filhas assistem um programa sobre sósias e ela não perde a chance de humilhar Carlota chamando-a de insignificante.

  3. Capítulo

  4. Bernarda humilha Carlota, que acusa a mãe de não gostar dela. Eugênia defende a irmã e discute com Bernarda. Apolônia critica sua irmã Cordélia, por não ajudá-la na mercearia e a acusa de passar o dia atrás de seus namorados. Apolônia ofende Cordélia, que a esbofeteia. Fabiana incentiva a sobrinha a visitar Romano na pensão, mas pede que não a envolva no assunto caso sua mãe descubra o romance. Eugênia vai à pensão e entra no quarto de Romano. Ele a beija e depois faz amor com ela. Bernarda flagra Eugênia e Carlota acordadas. Para tentar esconder da mãe que a irmã acaba de chegar, Carlota finge estar passando mal. Romano fala com a mãe e diz que já terminou sua vingança. Carlota finge uma apendicite e diz a mãe que Eugênia ia levá-la ao hospital. Lázaro e Cordélia se beijam. Ela diz que o ama e jura não estar interessada em sua fortuna. Ele a presenteia com uma pulseira. No hospital, Álvaro atende Carlota e descobre sua farsa. Carlota consegue pegar o relatório do médico. Delfino ameaça expulsar o filho da fazenda caso ele continue seu relacionamento com Cordélia. Eugênia confessa a Carlota que fez amor com Romano e diz que em breve vão se casar. Álvaro vai a casa de Bernarda.

  5. Capítulo

  6. Carlota consegue falar com Álvaro antes que a mãe apareça, jura que fará os exames e agradece a ele por não ter contado a verdade para sua mãe. Cordélia conta ao pai de quem ganhou a pulseira. A professora Margarida elogia Carlota e diz que ela está tocando piano cada vez melhor. Já a professora Florência diz a Cordélia que ela não tem nenhum talento para tocar piano. Em San Pablo del Monte, Justo decide comprar a fazenda que Genaro lhe ofereceu. Um mês depois, na festa de aniversário de Apolônia, Cordélia chega na companhia de Lázaro. Delfino não gosta do que vê. Eugênia conta a Carlota que está grávida. Delfino insulta Cordélia, empurra João Pedro em cima do bolo e sai da festa levando Lázaro. Romano conta ao padre Firmino que foi ao interior para se vingar de Bernarda. Eugênia fica preocupada com o sumiço do namorado. Justo comunica Adriano, que ele e sua mãe decidiram viver na fazenda. Álvaro e Carlota se encontram numa loja de discos. Coincidentemente os dois pegam o mesmo disco e ela o agride. Álvaro pede a ela que mude esse seu jeito mal humorado e a convida para tomar um café. Fabiana se diz arrependida de ter abandonado seu filho. Carlota derruba sorvete em cima de Álvaro, se desculpa e ele a beija.

  7. Capítulo

  8. Álvaro e Carlota voltam a se encontrar e ele confessa que gostou muito, ela aceita sair mais vezes. A professora conversa com Bernarda sobre o mal aproveitamento de Eugênia na faculdade. Álvaro confessa para Daniel que está apaixonado por ela. Fabiana vê a combinação do cofre de Bernarda. Justo fica orgulhoso e mostra aos filhos a fazenda Santíssima, que comprou. Depois de fazer amor com Eugênia, Romano dá por encerrada sua vingança e vai embora sem dizer nada. Adriano passeia pelo campo e vê Cordélia tomando banho completamente nua. Carlota atende uma ligação de Romano e o acusa de ter enganado sua irmã. Romano diz que já conseguiu o que queria e não quer mais ouvir falar em Eugênia. Fulgêncio comenta com Lázaro o que acaba de ver na beira do rio. Adriano conversa com Cordélia sobre suas viagens, quando Lázaro chega e o agride. Cordélia devolve a pulseira e rompe o compromisso. Dr. Isidoro fala com Bernarda sobre seus sentimentos e pede uma chance para conquistá-la. Bernarda se ofende com o atrevimento do advogado. Diana e Adriano se encontram em um hotel da capital. De volta ao interior, Álvaro apresenta Carlota para seu amigo Daniel. Álvaro pede a Carlota que seja sua namorada e ela aceita. Eugênia conta a mãe que está grávida.

  9. Capítulo

  10. Fabiana defende Eugênia. Bernarda dá uma bofetada na filha, a expulsa de casa e ordena que viaje imediatamente com Teresa para a sua cidade. Adriano comenta com Isaac que sua relação com as mulheres é apenas um negócio. Bernarda não quer saber quem é o pai do filho que Eugênia espera. Lázaro, Delfino e Fulgêncio comentam sobre a concorrência que terão com a chegada de Justo e sua família. Álvaro enfrenta Bernarda e pede autorização para namorar Carlota. Matilde critica Cordélia por ter brigado na rua e ela se defende dizendo que as duas a ofenderam moralmente. Assim que Álvaro vai embora, Bernarda proíbe a filha de voltar a vê-lo. Na capital, Fabiana procura pelas lojas Guillen. Teresa e Eugênia chegam a San Pablo del Monte. Fabiana vai a loja Guillen e entrega sua solicitação de emprego. Nesse momento chegam os proprietários, Marta e Romano. Fabiana o reconhece e descobre que ele é o filho de Leopoldo. Benigno diz a Teresa que Eugênia carrega uma sobra negra em sua alma, que a inveja e a maldade a perseguem e que vai ajudá-la a superar essa fase. O curandeiro diz a irmã que deve protegê-la e cuidar de seu filho pois ele terá um papel muito importante em suas vidas. Fabiana conversa com Romano e conta que ele e Eugênia não são irmãos.

  11. Capítulo

  12. Eugênia vê Cordélia e a confunde com sua irmã, Carlota. Fabiana conta a Romano que Bernarda enganou Leopoldo. Inês tenta recuperar suas jóias mas Bernarda se nega a devolvê-las. Lorena comenta com Adriano que seu marido está desconfiado dela. Isaac fotografa os dois na banheira. Benigno vai a fazenda ‘Santíssima’, ao vê-lo Lupita desmaia. Elias emprega Fabiana como vendedora da loja Guillen. Isaac chantageia Lorena e pede dinheiro em troca das fotos. Eugênia vai a mercearia e flagra Matilde, Apolônia e Cordélia discutindo. Carlota encontra Álvaro e conta que sua mãe a deixou trancada para que não se encontrassem. Benigno lê o futuro de Cordélia, diz que Eugênia sofrerá muito e que será o elo de ligação para uni-la ao seu oposto. Delfino entra no bar, insulta João Pedro e fala mal de Cordélia. João Pedro agride Delfino e este atira. Cordélia acusa o fazendeiro de ter matado seu pai.

  13. Capítulo

  14. Bernarda autoriza Álvaro a namorar Carlota. Salatiel comenta com Fabiana que Elias é dono de um restaurante e está casado com uma mulher bem mais jovem. Justo medica João Pedro e Cordélia o convence a não dizer nada às autoridades. Adriano consegue recuperar as fotos que Isaac entregou a Lorena e depois entra em contato com o sócio para dividir o dinheiro. Genaro comenta com Justo sobre a briga entre Delfino e João Pedro. Bernarda convida Álvaro para jantar. Para humilhar Carlota diante do namorado, Bernarda exagera no sal do jantar. Delfino se oferece para ajudar Justo no manejo da fazenda. Cordélia decide conquistar. Salatiel diz a Fabiana que por terem o mesmo objetivo, poderiam ser bons amigos ou até sócios. Cordélia leva Adriano até o rio, o convida para um mergulho e o beija.

  15. Capítulo

  16. Adriano e Cordélia fazem amor no rio. No auditório, Bernarda pede a Álvaro que se afaste por um tempo de Carlota para que ela supere os últimos acontecimentos. Para Carlota, ela mente dizendo que Álvaro não apareceu e pede a ela para o esquecer para sempre. João entrega a Delfino o veneno que lhe pediu. Cordélia discute com Delfino e ele a proíbe de voltar a procurar seu filho, Lázaro. Delfino aconselha Justo a comprar algumas máquinas para a fazenda. Benigno chega e avisa ao médico, que naquela casa está a sombra da morte. Para Delfino, o curandeiro diz que uma desgraça vai mudar a sua vida. O fazendeiro debocha dele. Cordélia ouve Fulgêncio falar com João sobre o veneno. Cordélia pega o veneno que o fazendeiro pretendia usar nas terras do vizinho e joga nas dele. Bernarda aconselha o Dr. Isidoro a despedir Daniel. Cordélia confidencia ao pai que se vingou de Delfino. Delfino encontra vários animais mortos e demite João. Adriano vai até a casa de Cordélia. Lázaro agride Adriano com uma coronhada. Lázaro pede a Cordélia que não o abandone. Lázar cai do cavalo e fica inconsciente. Adriano se aproveita da situação e golpeia suas pernas violentamente. Álvaro e Carlota se encontram em uma quermesse e se beijam.

  17. Capítulo

  18. Lupita recebe um bilhete de Adriano, explicando que teve que voltar para a capital. Fulgêncio e João encontram Lázaro gravemente ferido e o levam até o pai dele. Álvaro e Carlota se casam de brincadeira em uma das barracas da quermesse. Bernarda flagra os dois se beijando e dá uma bofetada no rapaz. Adriano acredita que Cordélia suspeita dele. Bernarda dá um tapa em Carlota quando ela diz à mãe que ela não vai conseguir separá-la do homem que ama. Bernarda cai desmaiada. Santos confessa a Teresa que está apaixonado por Eugênia. Álvaro examina Bernarda, ela reage e o expulsa de sua casa. Justo é chamado para socorrer Lázaro e diz que ele deve ser operado imediatamente. Carlota conta a Bernarda que Álvaro a pediu em casamento.

  19. Capítulo

  20. Lupita comenta com Justo que a moça que vive na casa de Santos não pode ser nora de Benigno. Salatiel diz a Fabiana que ela precisa de um homem a seu lado. Fabiana o ameaça com uma tesoura. Lázaro tenta correr e cai. Ele se desespera ao ver que está manco, pois Cordélia irá desprezá-lo. Salatiel encontra Fabiana num bar. Ao vê-la usando um tecido da loja, diz ironicamente que já viu o vestido antes. Delfino é cínico com Justo e diz que não sabe porque a colheita se perdeu e propõe que ele venda suas terras. Justo não aceita. Adriano consegue que Diana lhe dê mais dinheiro. Teresa pede a Jovita que guarde alguns documentos de Bernarda. Adriano e Cordélia se beijam, Cuco os vê. Santos diz a Eugênia que a ama. Jovita os observa. Cordélia confidencia a Lupita que está apaixonada por Adriano. Eugênia se emociona com a declaração de Santos, mas diz que não pode corresponder pois ainda ama Romano. Jovita liga para a casa de Bernarda e diz a Carlota que Eugênia passou mal e quase morreu. Lázaro tenta se reconciliar com Cordélia, mas ela o despreza e diz que prefere se relacionar com Cuco. Romano conta a Julieta que a filha mais velha de Bernarda não é filha de Leopoldo. Carlota tenta viajar para ver a irmã, mas Bernarda manda interceptar o ônibus e obriga a filha a descer.

  21. Capítulo

  22. Lupita comenta com Justo que a moça que vive na casa de Santos não pode ser nora de Benito. Salatiel diz a Fabiana que ela precisa de um homem a seu lado. Fabiana o ameaça com uma tesoura. Lázaro tenta correr e cai. Ele se desespera ao ver que está manco, pois Cordélia poderá desprezá-lo. Salatiel encontra Fabiana em um bar e, ao vê-la usando um tecido da loja, diz irônico que já viu o vestido antes. Delfino, cínico, diz a Justo que não sabe por quê a colheita se perdeu. Justo explica que seguiu suas instruções. Delfino propõe que venda suas terras, mas Justo não aceita. Adriano e Cordélia se beijam e Cuco os vê. Santos diz a Eugênia que a ama. Jovita os observa. Eugênia se emociona com a declaração de Santos, mas diz que não pode corresponder pois ainda ama Romano. Jovita liga para a casa de Bernarda e diz a Carlota que Eugênia passou mal e quase morreu. Lázaro tenta se reconciliar com Cordélia. Justo conta aos filhos o que aconteceu com a colheita e pede a eles que guardem segredo. Romano conta a Julieta que a filha mais velha de Bernarda não é filha de Leopoldo. Carlota tenta viajar para ver a irmã, mas Bernarda manda interceptar o ônibus e, aos gritos, obriga a filha a descer.

  23. Capítulo

  24. Bernarda repreende Carlota por ter lhe ocultado que iria viajar. Eugênia confidencia a Lupita que é uma mulher solteira. Romano diz ao padre Firmino que não está arrependido do que fez. Marta ouve a conversa. Lázaro comunica ao pai, que não pretende continuar cuidando de suas terras. Bernarda dá um chá para Carlota e ela desmaia. Marta pede a Romano que a perdoe. Marta pede para Romano se casar com Julieta e logo depois falece. O padre Firmino diz a Romano que Marta se confessou antes de morrer e disse estar arrependida. Santos confessa para Eugênia que quer se casar com ela e que está disposto a reconhecer seu filho. Salatiel propõe a Fabiana que falsifique a assinatura do gerente da loja, em todos os cheques emitidos e promete lhe dar a metade do que conseguir com a fraude. Uma freira diz a Fabiana que o filho que ela abandonou foi adotado.

  25. Capítulo

  26. Bernarda diz que a filha não está. Nesse momento chega Álvaro e Bernarda explica por que motivo, mandou a filha para um convento. Álvaro diz que precisará adiar a data do casamento. Romano pede Julieta em casamento. Adriano pede para Álvaro ser seu fiador. Carlota consegue escapar do convento escondida dentro da caminhonete do padeiro. Lázaro diz a Delfino que jamais lhe dará netos, pois não permitiu que se casasse com a única mulher que amou e acrescenta que nunca vai perdoá-lo por isso. Eugênia assusta o cavalo de Delfino e ele cai. O fazendeiro fica furioso e tenta agredi-la. Justo coloca parte de suas terras à venda e as oferece a Delfino. Lázaro beija Cordélia a força e Cuco a defende. Nesse momento chega o padre e detém Lázaro. Eulália apresenta a Matilde o filho que teve de João Pedro. Adriano entrega um cheque ao pai antes de assinar o contrato de compra e venda da fazenda.

  27. Capítulo

  28. Lázaro promete para Adriano, provar que foi ele quem o atropelou. Adriano confessa a Cordélia que fingiu hipotecar seu apartamento para que Álvaro fosse seu avalista e assim poder tomar posse das escrituras. Matilde percebe que Cordélia tinha conhecimento da traição do pai, furiosa ela esbofeteia a filha. Cordélia sai de casa. Carlota pede a Álvaro que adiem o casamento, pois gostaria que uma pessoa muito especial estivesse presente. Cordélia vai a fazenda e diz a Lupita que sua mãe a expulsou de casa. Comovida, Lupita se oferece para hospedá-la e comunica sua decisão ao marido. Matilde dá uma bofetada em João Pedro, que chega em casa completamente bêbado. Cordélia entra no escritório de Justo e o assedia. Bernarda abre o cofre e Fabiana, de longe, observa a combinação. Fabiana consegue abrir o cofre e pega o testamento de Leopoldo. Eugênia aceita se casar com Santos. Fabiana visita Eugênia e entrega a ela o testamento.

  29. Capítulo

  30. Eugênia lê o testamento de Leopoldo e descobre que ela e Carlota tomarão posse da fortuna assim que se casarem. Lupita passa mal e Cordélia a socorre. João Pedro e Matilde vão até a Santíssima para buscar a filha. Simone diz a Justo que Cordélia já voltou para a casa dos pais. Eugênia e Santos se casam. Eugênia fala para Bernarda que se casou e exige que lhe entregue o dinheiro que é seu por direito. O padre Firmino conta a Romano que Eugênia espera um filho dele. Romano não se importa e diz que se casará com Julieta. Carlota e Álvaro fazem amor nos porões do hospital.

  31. Capítulo

  32. Justo comenta com Lupita que foi assediado por Cordélia. Justina confirma tudo. Bernarda visita Eugênia, diz que a perdoa e pede a ela que volte para casa. Eugênia se nega. Álvaro entrega a Carlota o anel de compromisso. Lupita critica a atitude de Cordélia e a demite. Bernarda, irritada com Eugênia, revela que Romano é seu irmão. Eugênia sofre uma crise nervosa e começa a sentir as dores do parto. Lupita passa mal, Cordélia não a socorre e ela morre. Eugênia dá a luz. Julieta e Romano se casam. Eugênia, enfraquecida pelo parto, pede a Teresa que não permita que sua mãe fique com a criança. Teresa diz a Bernarda que a criança morreu ao nascer. Justo chega em casa e encontra Lupita morta. Eugênia diz a Bernarda que está morrendo e ela confessa à filha que Delfino é seu verdadeiro pai. Teresa ouve a conversa e Eugênia morre.

  33. Capítulo

  34. Bernarda informa Carlota sobre a morte da irmã. Benito faz previsões e diz que haverá outra morte que marcará o destino de Carlota. Álvaro que desconhece a existência de Eugênia, acredita que Carlota está morta e Bernarda se encarrega de fazê-lo acreditar nisso. Bernarda expulsa Álvaro do velório para evitar que ele e Carlota se encontre. Álvaro decide ir embora da cidade. Álvaro chega para o funeral da mãe e conta a Justo que Carlota também está morta. Cordélia vai a fazenda levar flores para Lupita e ouve quando Adriano comenta que é adotado. Em virtude do acidente, Lázaro se torna impotente e dá dinheiro a uma prostituta para que não comente com ninguém. O filho de Eugênia é batizado com o nome de Salvador. Carlota conta a mãe que fez amor com Álvaro. Bernarda a esbofeteia, afirma que Álvaro nunca mais voltará a procurá-la. Álvaro bêbado, encontra Cordélia e imagina estar vendo Carlota.

  35. Capítulo

  36. (06/04/2004)Álvaro beija Cordélia acreditando ser Carlota. Ela diz seu nome e ele se desculpa. Cordélia decide não esclarecer a confusão. Carlota é informada que Álvaro deixou o hospital. Carlota sentindo-se enganada por Álvaro, pede a Teresa que jogue fora o anel de compromisso que ele lhe deu. Daniel confunde Cordélia com Carlota. Cordélia se veste igual a Carlota, confunde Álvaro e ele diz que não poderia viver sem ela. Teresa encontra Carlota sem sentidos e vários comprimidos espalhados pelo chão. O médico diz a Bernarda que os comprimidos provocaram um aborto e Carlota perdeu o filho que esperava. Daniel e Paulina começam a namorar. Passam-se dez anos. Salvador faz dez anos e Benito diz que agora poderá ver seu futuro na água. Romano se desespera com a infertilidade de Julieta. Carlota continua sofrendo nas mãos de Bernarda que não pára de humilhar a filha. Álvaro vai ao cemitério acompanhado de sua filha Natália e sua esposa Cordélia.

  37. Capítulo

  38. Fabiana, Salatiel e Carlota vão até o cemitério visitar o túmulo de Eugênia. Matilde critica Cordélia por dar emprego na fazenda para a amante de seu pai. Adriano beija Cordélia. Carlota mostra para Sebastião as máscaras que pinta. Ele faz elogios e diz que ela não deve se sentir inútil. Duque, o cão de estimação de Lupita, tenta atacar Cordélia. Ela exige que Álvaro dê um fim no animal, mas ele diz que sua mãe gostava muito dele. Álvaro confessa a Daniel que ainda não se divorciou de Cordélia por causa de Natália. Romano se nega a adotar uma criança. Cordélia acusa Álvaro de não nunca ter conseguido amá-la, pois está sempre pensando na outra. Salvador e Delfino se encontram por acaso. O fazendeiro desce do cavalo e ameaça o garoto com o chicote. Teresa vai até a igreja e reconhece Álvaro.

  39. Capítulo

  40. Álvaro conta a Teresa tudo que Bernarda não permitiu que ele velasse o corpo de Carlota e depois apresenta a ela sua filha, Natália. Salvador pede desculpas a Delfino e ele relembra o que aconteceu com Eugênia. Teresa se confessa e o padre Conrado a faz jurar que não vai dizer a verdade a Álvaro e Carlota. O padre Augusto diz a Bernarda que não pode absolvê-la de seus pecados enquanto não disser a verdade a Carlota. Daniel recebe a notícia de que seu tio Isidro está muito doente e decide ir visitá-lo. Salvador briga por causa de Natália. Lázaro vai até o rio e vê Cordélia saindo da água. Ela tenta seduzi-lo, mas Lázaro a evita. Bernarda chega ao hospital no exato momento em que Isidro pretende contar tudo ao sobrinho. Antes que Daniel entre, ela fecha o oxigênio e o advogado morre. Daniel descobre que quem está enterrada é Eugênia e não Carlota. Daniel localiza Bernarda e exige que ela lhe diga onde está Carlota.

  41. Capítulo

  42. Bernarda se nega a dar explicações. Daniel é detido pelos seguranças enquanto Bernarda vai embora com Salatiel e pede a ele que não comente com ninguém sobre seu encontro com Daniel. Paulina, extremamente ciumenta, desconfia que Daniel a trai e diz a Apolônia que decidiu ir morar com sua tia Esperança em outra cidade. Álvaro confessa ao padre Conrado que nunca poderá ser feliz com Cordélia, pois continua amando Carlota. Adriano recebe mais uma de suas amantes , com uma câmera escondida, grava os dois fazendo amor. Lázaro confessa ao pai que os dez anos que passou longe da fazenda esteve preso por tráfico de drogas. Carlota e Bernarda vão até a capital acompanhadas por Sabrina. Daniel viaja com Paulina para a casa de Esperança. Cordélia chega ao apartamento de Adriano. Carlota e Romano se cumprimentam no saguão do hotel. Narciso salva Carlota quando ela está prestes a ser atropelada. Carlota e Cordélia ficam frente a frente.

  43. Capítulo

  44. Cordélia chama Carlota pelo nome e comenta que Álvaro, falou sobre a semelhança entre elas. Benito vê no fogo o encontro das duas. Carlota conta para Cordélia o que pensa que Álvaro fez com ela e comenta que Eugênia e seu filho morreram. Adriano se aproxima das duas e as confunde. Cordélia contorna a situação. Cordélia consegue que Carlota lhe dê seu número de telefone. Esperança critica Paulina pelo ciúme exagerado e diz que está colocando seu casamento em risco. Diana procura Adriano. Cordélia o beija diante de Diana e diz que os dois são amantes. Diana dá uma bofetada em Adriano. Bráulio por ordem de Eulália, rouba a carteira de João Pedro enquanto ele dorme. Daniel chega à conclusão que Carlota está viva. Romano se aproxima de Bernarda e tenta seduzi-la. Salvador é picado por um escorpião. Santos leva o menino até a fazenda para que Álvaro o medique. Romano beija Bernarda.

  45. Capítulo

  46. Álvaro cura Salvador. Bernarda pede a Romano que a deixe em paz. Álvaro confessa a Daniel que não sente nada por Cordélia, mas não se divorcia por causa de sua filha, Natália. Adriano e Cordélia discutem e se agridem. Álvaro conta para Daniel que Salvador é neto de Teresa. Bernarda vê Cordélia entrar no taxi e a confunde com Carlota. Cordélia volta para casa e deita na cama de Álvaro. Ele chega e pede a ela que saia do seu quarto. Salatiel entrega a Fabiana um envelope com dinheiro e avisa que se forem descobertos os dois estarão encrencados. Cordélia se arruma como se fosse Carlota e Álvaro se surpreende ao vê-la.

  47. Capítulo

  48. Carlota conversa com Adriano e diz que vive com a mãe no interior. Álvaro critica Cordélia por se vestir como se fosse Carlota. Santos vai até a fazenda reclamar com Delfino sobre a surra que Lázaro deu em Salvador. Braulio confessa a Cuco que se sente órfão, pois não tem o carinho do pai. Cuco se oferece para ser o pai que ele não tem. Adriano diz a Cordélia que vai contar ao irmão que Carlota está viva. Cordélia ameaça contar a Justo que são amantes caso ele insista em contar a verdade sobre Carlota. Daniel diz ao padre Conrado que Salvador é filho de Eugênia. João Pedro pede explicações a Cuco por ter se apresentado como pai de Braulio, o menino entra e diz ao verdadeiro pai que não o ama. Bernarda percebe que está faltando dinheiro e pede explicações a Salatiel. Matilde conta para Cordélia que Adriano levou Apolônia até a capital para fazer compras.

  49. Capítulo

  50. Romano usa como pretexto seu interesse por um dos quadros de Sabrina e se apresenta como Raul Guizar. Romano para se vingar de Bernarda decide seduzi-la. Adriano entrega a Apolônia as chaves de seu apartamento. Braulio, Salvador, Natália formam um clube com outras crianças, onde só entrará quem tiver coragem de entrar no bangalô com as luzes apagadas. Simone, sem saber que as crianças estão lá dentro, fecha a porta do bangalô. As crianças se desesperam ao perceberem que a porta foi trancada. Álvaro tenta se reconciliar com Cordélia e eles fazem amor. Os pais das crianças percebem que os filhos não passaram a noite em casa. Duque, o cão, leva os pais até a porta do bangalô.

  51. Capítulo

  52. Decidido a esquecer Carlota, Álvaro leva a esposa até o bangalô e pede a ela que jogue fora tudo que lembre Carlota. Cordélia ordena que queimem tudo. Daniel segue Carlota até sua casa e descobre que ela mora com a mãe. Adriano liga para Carlota e tenta marcar um encontro. Julieta diz a Romano que está disposta a cuidar de seu filho. As crianças votam e elegem Salvador o presidente do clube. Simone dá ordem aos empregados para que não queimem nada e guardem tudo na adega. Adriano intercepta e diz que foi amor à primeira vista e que não desistirá dela. Simone conta para Natália onde guardou o quadro de Cordélia em que ela se parece com Carlota. Adriano comenta com Fabiana que ficou muito impressionado com Carlota e Fabiana se oferece para ajudá-lo a conquistá-la. Fabiana aconselha Carlota a dar uma chance a Adriano. Genaro comunica a Justo que está indo embora do povoado. Um dos peões da fazenda conta a Álvaro que Delfino está desviando a água do rio para suas terras. Carlota visita Esperança e lá encontra Daniel.

  53. Capítulo

  54. Álvaro surpreende Lázaro e seus peões desviando o curso do rio. Daniel conta para Carlota que Álvaro se casou com uma mulher muito parecida com ela, mas que é muito má. Eulália garante a Cordélia que queimou tudo que estava no bangalô. Lázaro apanha Álvaro ao tentar impedi-lo de desviar o rio. Carlota comenta com Teresa que Álvaro se casou. Teresa relembra o juramento que o padre Conrado a obrigou a fazer. Fabiana leva Adriano até o quarto de Carlota. Bernarda procura Daniel e ameaça destruir seu casamento se ele contar ao Álvaro que Carlota está viva. Adriano diz a Miréia e Sebastião que fará de tudo para conquistar Carlota. Romano diz a Bernarda que está apaixonado por ela e a beija.

  55. Capítulo

  56. Bernarda despreza Romano. Miréia lê para Carlota a carta que Adriano deixou explicando que teve que ir para a capital resolver alguns problemas. Adriano vê Apolônia nadando nua e os dois se beijam. Cordélia impede que Justo empreste dinheiro para seu filho. Adriano volta para a capital e encontra Isaac muito machucado depois de ser agredido pelos credores de Adriano. Diana recebe uma fita de vídeo com cenas dela e Adriano na cama e um bilhete, exigindo dinheiro para não dizer nada a seu marido. Adriano entrega uma mala com dinheiro para Isaac. Daniel conta para o padre Conrado que foi ao interior e encontrou Carlota. Fabiana fala de seu passado com Carlota e conta sobre o filho que abandonou. Diana mostra a fita para Adriano e ameaça denunciá-lo. Adriano a estrangula. Isaac se surpreende ao ver o corpo de Diana.

  57. Capítulo

  58. Isaac se nega a ajudar Adriano a se desfazer do corpo de Diana. Adriano faz ameaças e diz que, se for descoberto, os dois serão incriminados. Adriano coloca o corpo de Diana no seu carro e joga o veículo numa ribanceira. Romano pergunta a Carlota onde está Eugênia, mas ela se nega a responder. Delfino culpa Justo por seu filho ter ficado com seqüelas e jura vingança. Carlota entra no escritório da mãe e fica muito surpresa ao ler o testamento.

  59. Capítulo

  60. Fabiana diz a Carlota que sua mãe só está interessada na herança deixada por Leopoldo. Sabrina aconselha Bernarda a casar sua Carlota, com um homem rico que possa garantir o seu futuro. Lázaro confessa a Delfino que Cordélia foi sua mulher. Apolônia consegue o telefone de Adriano. Cordélia fica com ciúmes e agride a irmã. Simone assiste tudo sem ser vista. Carlota tenta conversar com a mãe sobre o testamento, mas Bernarda finge estar ofendida com a desconfiança da filha e sai da sala. Miréia tenta convencer Carlota a aceitar o pedido de namoro de Adriano. Delfino diz a Lázaro que subornaram alguns peões da Santíssima para que colocassem veneno nos fertilizantes e os arruinassem. Cordélia pergunta a Natália se ela gostaria de ter um irmão. A menina gosta da idéia e Álvaro se surpreende. Fabiana conta para Romano que seu filho morreu logo depois do parto. Álvaro confessa a Daniel que ainda ama Carlota e não consegue conter a emoção. Teresa fica surpresa ao encontrar Cordélia e ver o quanto se parece com Carlota. Bernarda conversa com Sabrina e pede a ela que a ajude a planejar o casamento de Carlota com Joaquim.

  61. Capítulo

  62. Paulina não consegue controlar seu ciúme e reclama com Roberta por ter conversado com Daniel. Salvador, de bicicleta, atropela Delino que está a cavalo. Delfino cai inconsciente e Salvador vai embora assustado pensando que o matou. Salvador leva Álvaro até o local do acidente. Delfino diz ao médico que não está sentindo os braços e as pernas. Álvaro pede uma ambulância. Romano diz a Adriano que conhece Bernarda e Carlota. Salvador confessa a Santos que foi o causador do acidente sofrido pelo fazendeiro. Sabrina apresenta Adriano para Bernarda e Carlota e diz que ele é seu hóspede. Lázaro ameaça matar Salvador se acontecer alguma coisa com seu pai. Adriano comenta com Miréia que é adotado e mostra a ela a medalha que ganhou de Natália, sua sobrinha. Fabiana ouve tudo e fica chocada ao descobrir que Adriano é o filho que abandonou. Sabrina se encarrega de fazer as apresentações entre Carlota e Joaquim. Paulina diz a Socorro que decidiu se separar de Daniel. Cordélia diz a Justo que é assediada por seu filho, Adriano. Na casa de Sabrina, Carlota vai até o quarto para pegar sua bolsa. Adriano vai atrás e a surpreende com um beijo.

  63. Capítulo

  64. Fabiana fica feliz ao ver Carlota e Adriano se beijando. Adriano pede Carlota em casamento. Fabiana oferece dinheiro a Salatiel para que vá até a capital e descubra a identidade de um recém nascido que há muitos anos foi deixado em um orfanato. Adriano conta para Miréia e Sebastião que beijou Carlota. Julieta conhece Narciso. Sebastião conversa com Carlota e diz estar desconfiado de que sua mãe tem a intenção de casá-lo com Joaquim. Narciso está na praça apresentando seu espetáculo de mímica. Julieta o reconhece e se aproxima. Na capital, Salatiel pede à madre superiora informações sobre um recém nascido que foi dado em adoção. Ela se nega a dar informações. Julieta diz a Romano que procurou um ginecologista para tentar engravidar. Salatiel suborna o vigia do orfanato para que possa entrar à noite e procurar o documento. Joaquim pede para Bernarda a mão de sua filha em casamento. Adriano espera Carlota na porta da escola e a surpreende com um beijo.

  65. Capítulo

  66. Teresa fica indignada com o pedido de Joaquim e promete a Fabiana que vai convencer Carlota a aceitar Adriano. Carlota critica Adriano por tê-la beijado. Cordélia volta a culpar Álvaro pelo fracasso do casamento. Carlota diz a Bernarda que não quer se casar com Joaquim por que não o ama. Ela debocha da filha e lembra que Álvaro a engravidou e depois a abandonou. Carlota confidencia ao padre que sua mãe pretende casá-la com alguém a quem não ama. Cordélia pergunta a Daniel qual é o nome da mulher que conheceu em sua viagem ao interior. Ele se nega a responder. Salatiel diz a Fabiana que fez as investigações e se trata de Adriano. Ela fica surpresa. Salvador visita Delfino e os dois ficam amigos. Romano reserva uma suite do hotel e pede ao funcionário que não comente com Julieta. Cordélia diz a Álvaro que vai acompanhar Apolônia em sua viagem à capital. Depois ela diz à irmã que não viajarão juntas. Depois ela chega na cidade onde vive Carlota e a visita.

  67. Capítulo

  68. Cordélia convida Carlota para uma conversa. O padre Xavier pede a Bernarda para que não obrigue Carlota a se casar. Ela diz saber o que é melhor para sua filha. Carlota conta a Cordélia que se encontrou com Daniel, que ele revelou que Álvaro está casado e também comenta sobre seu relacionamento com Adriano. Apolônia pede a Isaac que localize Adriano. Cordélia vai até o bazar da igreja e compra toda a roupa que Carlota doou. Álvaro recebe um convite para participar de um congresso médico. O padre Augusto recrimina Bernarda por querer obrigar a filha a se casar com Joaquim. Cordélia se veste com as roupas de Carlota, visita Adriano e ele a leva para o hotel. Ao beijá-la, ele descobre que é Cordélia e não Carlota. Cordélia pede a ele que se reconciliem e eles fazem amor. Paulina comunica ao marido que depois da festa de aniversário da filha vai iniciar os trâmites do divórcio. Justo percebe que está se apaixonando por Matilde. Carlota comenta com Teresa que Cordélia a visitou. Teresa enfrenta Bernarda e diz que não vai permitir que destrua a vida de Carlota obrigando-a a se casar com Joaquim.

  69. Capítulo

  70. Teresa espera Cordélia na porta do hotel e pede a ela que não volte a procurar Carlota. Fabiana comenta com Adriano sobre a herança de Carlota. Na capital, Cordélia dá dinheiro a Apolônia para que diga a todos que estiveram o tempo todo juntas. Na fazenda Santíssima, Karen fica feliz com a festa surpresa. Apolônia diz a mãe que Carlota não passou nem um dia com ela na capital. Salvador dá uma rã de presente a Karen. Cordélia vê e fica furiosa com o menino. Duas semanas depois… Adriano, interessado na herança, pede Carlota em casamento. Apolônia desconfia que está grávida. Benito prevê a morte de Cordélia. Apolônia diz a Adriano que espera um filho dele. Adriano responde que não vai assumir a criança. Cordélia paga a prostituta para que conte em detalhes como foi a noite que passou com Lázaro. Adriano fala para Isaac que já conseguiu os documentos falsos com a identidade de Adriano Solis. Apolônia encontra Lázaro completamente bêbado e se oferece para acompanhá-lo até a fazenda. Lázaro acaba dormindo dentro do carro. Apolônia aproveita a situação, se despe e faz o rapaz pensar que a obrigou a manter relações com ele. Justo e Álvaro chegam ao Congresso. Carlota diz a Adriano que decidiu se casar com ele.

  71. Capítulo

  72. Sabrina comenta com Bernarda que conheceu dois médicos que estão participando do Congresso. Ela aponta para Justo e Álvaro e Bernarda se surpreende Cordélia debocha de Delfino e conta que Lázaro não consegue ter relações sexuais. Bernarda, para não ser vista por Álvaro, diz a Sabrina que não se sente bem e pede licença para se retirar. Delfino fala com o filho sobre o comentário de Cordélia. Lázaro diz a Cordélia que passou a noite com Apolônia. Delfino ouve a conversa e parabeniza o filho por estar se relacionando com Apolônia. Cordélia visita Adriano. Carlota comunica sua mãe que decidiu se casar com Adriano. Bernarda faz Carlota assinar um documento onde renuncia a herança. Fabiana entrega a Adriano os documentos de Carlota. Bernarda finalmente cede ao assédio de Romano e os dois fazem amor. Daniel volta à cidade para falar com Carlota e ela conta que está de casamento marcado. Julieta liga para Romano e conta que está grávida. Adriano e Cordélia viajam para Miami. Carlota conta para Adriano que renunciou a herança. Bernarda recebe uma carta de Romano onde ele diz que não poderão mais se ver. Chega o dia do casamento e Carlota sofre a maior decepção de sua vida ao ser abandonada no altar.

  73. Capítulo

  74. Álvaro entra na igreja e vê uma noiva de costas, mas nem imagina que é Carlota. Carlota volta para casa arrasada. Bernarda descobre que a filha ia se casar e debocha dela. Adriano confessa a Cordélia que não se casou com Carlota, pois ela renunciou a herança. Romano pensa em desistir da vingança contra Bernarda e se dedicar a Julieta e seu filho. Lázaro concorda em se casar com Apolônia e dizer a todos que é o pai do filho que ela espera. Depois do nascimento da criança se divorciarão. Sabrina decide procurar Raul Guizar. Bernarda descobre que Salatiel leu a carta que Romano lhe enviou. Lázaro diz a Martina que Apolônia está esperando um filho dele. Adriano é procurado por um investigador de polícia que quer falar sobre a morte de Diana. Justo diz a Cordélia que ouviu ela dizer que sente ciúmes de Adriano. Ela nega envolvimento com Adriano e diz que se a expulsarem da fazenda, levará Natália com ela. Lázaro diz a Álvaro que Adriano jogou o carro contra ele no acidente que o deixou manco. Apolônia comunica à família que vai se casar com Lázaro. Cordélia pensa em matar Adriano para ficar com o dinheiro do seguro que fizeram em Miami.

  75. Capítulo

  76. 29/07/2004Cordélia propõe a Adriano que matem Carlota e depois cobrem o dinheiro do seguro. Adriano não concorda. Cordélia guarda no bangalô uma caixa com todos os seus diários e pede a Eulália que guarde a chave do armário. Cordélia diz a Eulália que viajará para a capital. Carlota diz ao Sr. Joaquim que decidiu aceitar seu pedido de casamento. Sabrina conta para Bernarda que as informações que tem de Raul Guizar são falsas. Em São Paulo do Monte, Cuco está nadando com Brualio quando sofre uma cãibra. Álvaro pula no rio e o salva. Cordélia vai até a capital e oferece dinheiro a Isaac para que ele mate Adriano. Joaquim revela a Pepe que vai se casar com Carlota e que irá passar todos os seus bens para o nome de sua futura esposa. Álavaro encontra uma carta de Cordélia onde ela comunica que decidiu ir embora de casa. Cordélia aparece no escritório de Adriano, beija Isaac e propõe a ele que matem Adriano.

  77. Capítulo

  78. Fabiana dá ao recepcionista do hotel, para que lhe dê informações sobre Romano. Isaac concorda em ajudar Cordélia a se livrar de Adriano. Álvaro conta ao pai que Cordélia foi embora de casa e está decidido a se divorciar dela. Fabiana cumprimenta Adriano e o chama pelo seu verdadeiro sobrenome. Natália despreza o pai e o culpa pela mãe ter ido embora. Adriano conta para Fabiana por que não se casou com Carlota e se nega a ser seu amigo. Isaac coloca o pó que Cordélia lhe deu na bebida de Adriano. Fabiana, bêbada, entra no cabaré. Carlota encontra na bolsa de Fabiana o endereço de Adriano, vai ao apartamento dele e os dois discutem. Carlota e Adriano estão inconscientes. Cordélia, sem ser vista, coloca luvas e entra no local. Horas depois Carlota acorda, e ao ver Adriano com um abre cartas enterrado em seu peito pensa que o matou. Isaac leva Cordélia para sua casa e lá ela encontra recortes de jornal com notícias relacionadas com a morte de Diana. Carlota volta para o hotel e assustada, diz a tia que matou Adriano.

  79. Capítulo

  80. Cordélia chega a conclusão que Adriano matou Diana. Carlota diz a Miréia que matou Adriano. Isaac encontra Adriano ferido. O médico que atende Adriano diz a Isaac que ele está bem. Por telefone, ele comunica a Cordélia que Adriano não está morto. Miréia e Carlota voltam para Jalapa. Isaac diz a Fabiana que Adriano está bem e viajou. Isaac diz a Adriano que foi Carlota quem o atacou. Cordélia garante a Natália que não vai se divorciar e pede a ela que convença o pai a fazer uma viagem os três juntos. Salvador diz a Bernarda que Carlota deve ser internada numa clínica psiquiátrica. Cordélia ouve uma conversa de Álvaro com Adriano e se convence de que não matou o cunhado e amante. Salvador se emociona ao receber a visita de Delfino. Santos não gosta nada da atitude do fazendeiro e pede a ele que não volte a procurar o menino. Bernarda humilha Carlota e ela relembra todos os maus momentos que passou ao lado da mãe.

  81. Capítulo

  82. Paulina comenta com Esperança que pretende pedir o divórcio a Daniel e que ele tem uma amante em Jalapa. Salvador tenta convencer Carlota de que Adriano está vivo. Bernarda diz a Joaquim que Carlota está internada em uma clínica psiquiátrica. Adriano conta a Fabiana que foi agredido por Carlota. Fabiana entrega a Bernarda os dados de Raul Guizar. Álvaro conta ao pai que Lázaro culpa Adriano de ter provocado o acidente. Justo recrimina Cordélia por ter comentado com Álvaro sobre o acidente de Lázaro e ela o acusa de estar assediando sua mãe. Bernarda liga para a casa de Romano. Luisa atende o telefone e informa que o dono da casa é casado e em breve será pai. Na clínica psiquiátrica, Carlota confessa ao padre Xavier que matou Adriano. Paulina e Daniel se reconciliam. Bernarda vai até a capital e vigia a casa de Romano. Teresa comenta com Fabiana que Eugênia se casou com Santos. Bernarda segue Julieta e provoca um acidente.

  83. Capítulo

  84. Narciso socorre Julieta e avisa Romano. Teresa conta a Carlota o motivo pelo qual Santos se casou com Eugênia. Daniel conta a Álvaro que se reconciliou com Paulina. No hospital, o médico tranqüiliza Romano e diz que Julieta e o bebê estão bem. Cordélia insinua para Adriano que ele é o assassino de Diana. Justo chega no apartamento do filho e Adriano conta que está ferido por que foi assaltado. Justo liga para a fazenda e fala para Álvaro que está na casa de Adriano. Em Huston, Álvaro entrega a Cordélia a passagem para o Cruzeiro. Sem que ele veja, ela rasga o bilhete. Natália fica muito triste ao perceber que Cordélia não viajou com eles e culpa o pai pela decisão da mãe. Um marinheiro entrega a Carlota uma carta de Miréia e descobre que a amiga a deixou sozinha. Natália diz ao pai que sente que sua mãe não a ama. Carlota e Álvaro se encontram. Natália a confunde com Cordélia e fica feliz ao vê-la.

  85. Capítulo

  86. Natália abraça Carlota. Álvaro a chama de Cordélia. Carlota finge estar passando mal e vai para o camarote. Cordélia planeja matar Adriano para ficar com o dinheiro do seguro. Carlota descobre que Álvaro se casou com Cordélia por que é igual a ela. Carlota dá instruções ao maquiador do navio para que a deixe igual a Cordélia. Carlota, fingindo ser Cordélia, vai ao encontro de Álvaro e Natália. Natália pede a Carlota que durma em seu camarote. Carlota descobre que Cordélia trata Natália muito mal. Cordélia visita Isaac e ameaça denunciá-lo como cúmplice de Adriano no assassinato de Diana. Salvador pede a Justo que seja seu padrinho na primeira comunhão, mas ele não aceita. Romano coloca um ponto final no seu relacionamento com Bernarda. Fabiana vai até o apartamento de Adriano e fica muito feliz ao vê-lo. Justo a vê e Fabiana vai embora. Álvaro confessa a Cordélia que sua mudança de comportamento está mexendo com seus sentimentos. Ela o beija.

  87. Capítulo

  88. Lázaro comunica a Delfino que Apolônia está esperando um filho dele. Bernarda diz a Sabrina que Raul a ama. Delfino pede a João Pedro a mão de Apolônia para Lázaro e diz que ela espera um filho. Bernarda exige que Romano venha vê-la e ameaça contar tudo para Julieta caso ele não apareça. Carlota presenteia Natália com uma pulseira que é a metade de uma moeda e ela fica com a outra metade. Salatiel pergunta a Fabiana sobre a relação que ela tem com Adriano e ameaça contar tudo a Bernarda se não lhe disser o seu segredo. Isaac conta a Adriano a proposta de Cordélia e as ameaças que lhe fez. Apolônia admite que não está apaixonada por Lázaro, mas diz a mãe que vai se casar com ele por causa do bebê. Santos confessa a Daniel que Delfino é pai de Eugênia e que não é o verdadeiro pai de Salvador. Fabiana diz a Salatiel que é amante de Adriano. Romano insinua para Bernarda que só a usou e leva uma bofetada. Álvaro diz a Cordélia que se sente muito a vontade a seu lado. Ela toca a música preferida de ambos, os dois se beijam e vão para a cama.

  89. Capítulo

  90. Simone arruma o bangalô para Adriano. Natália entra no camarote e vê que seus pais dormiram juntos. Isaac conta para Cordélia que Adriano foi para a fazenda. Adriano percebe que o guarda-roupa está com cadeado e Simone conta que Cordélia mandou queimar todas as coisas do bangalô. Salatiel não acredita na versão contada por Fabiana e ela acaba confessando que Adriano é seu filho. Adriano consegue abrir o cadeado e encontra os diários de Cordélia. Apolônia ouve uma conversa entre Teresa, Daniel e Santos e descobre que Salvador é neto de Delfino. Teresa diz a Santos que Carlota quer conhecê-lo. Adriano descobre que Cordélia tentou seduzir Justo. Delfino comenta com Salvador e Braulio que vai ser avô. Adriano fica furioso ao descobrir que Cordélia causou a morte de Lupita. Salvador conta a Teresa que Delfino não aceitou ser seu padrinho e pede a Benito que seja seu padrinho. Miréia diz a Sebastião que conversou com Cordélia e descobriu que Álvaro e Carlota viajaram no mesmo navio. Álvaro confessa seu amor a Cordélia, e ela confessa que é Carlota.

  91. Capítulo

  92. Álvaro não acredita que seja Carlota, se irrita com ela, dizendo que o passado está morto. Delfino diz a Lázaro e Apolônia que só se casarão pelo civil e eles aceitam. Adriano comenta com Eulália que está hospedado no bangalô. Carlota jura que nunca mais voltará a chorar por causa de Álvaro. Fabiana revela para Salatiel a verdadeira identidade de Raul Guizar. Romano emprega Narciso em uma de suas lojas. O padre Firmino diz a Romano que foi transferido para a capital ele conta que Julieta está grávida. Natália conversa com Cordélia sobre suas amigas. Álvaro e Cordélia se reconciliam para fazer Natália feliz. Esperança mostra a Rosa as fotos do aniversário de Karen. Ela confunde Cordélia com Carlota e diz que foi com essa mulher que Daniel saiu. Esperança liga para Paulina e pergunta quem é a mulher nas fotos. Ela responde que se chama Cordélia. Teresa dá para Daniel dos dados do navio em que Carlota viajou. Ele fica surpreso e diz que se trata do mesmo navio onde Álvaro viajou com a família. Álvaro, Natália e Cordélia dormem no mesmo camarote. Quando amanhece Natália percebe que a “mãe” não está.

  93. Capítulo

  94. Álvaro se surpreende ao perceber que ‘Cordélia’ não está no navio. Justo visita Matilde e ela admite que gosta dele. Lázaro confidencia a Martina que não é o pai do filho que Apolônia espera. Justo pede a Matilde que se divorcie de João Pedro para ir embora com ele. Matilde não aceita. Natália se surpreende ao ser repreendida pela mãe. Carlota conta para Miréia que descobriu que Álvaro a odeia. Lázaro conta a Martina que foi Adriano que provocou o acidente. Carlota presencia Cordélia maltratando Natália e ameaça contar tudo para Álvaro. Cordélia se faz de vítima. Natália percebe que a mãe não está usando a pulseira. Justo conta a Álvaro que Lázaro vai se casar com Apolônia. Apolônia diz a Santos que sabe toda a verdade sobre Salvador. Esperança mostra uma foto a Bernarda, onde aparece Cordélia e diz que Daniel tem um caso com essa mulher. Na loja do hotel, Natália confunde Carlota com Cordélia e mostra a medalha que ganhou de seu tio Adriano. Ela fala com Carlota acreditando ser sua mãe e relembra toda a história sobre a medalha.

  95. Capítulo

  96. Natália vê a mãe vestida de maneira muito diferente de alguns minutos atrás. Fabiana acredita que Adriano está se recuperando na casa da família que o adotou. Miréia diz a Carlota que Fabiana já sabe que Adriano é seu filho. Braulio diz a Eulália que Cuco será seu padrinho na primeira comunhão. Ela não aceita e o menino sai sem dizer nada. Bernarda pede a Teresa que a leve para conhecer Cordélia. Braulio se corta acidentalmente e deixa jogada a camisa com a qual limpou o sangue. Cuco encontra a camisa. Salvador diz a Santos que Braulio desapareceu, que encontraram a camisa manchada de sangue na casa de Cuco. Natália devolve a Adriano a medalha com o trevo de quatro folhas. Álvaro comenta com Adriano a maneira como Cordélia se comportou no cruzeiro.

  97. Capítulo

  98. Carlota diz a Fabiana que Adriano é irmão adotivo de Álvaro. Cordélia ameaça denunciar Adriano como o assassino de Diana. Adriano não se intimida, mostra a Cordélia que está com seus diários e ameaça entregá-los a seu irmão, Álvaro. Carlota conta para Fabiana com quem viajou no cruzeiro. Os moradores de São Paulo do Monte se unem para procurar Braulio. João Pedro entra na cabana de Cuco e o golpeia na cabeça. Cordélia culpa Eulália por ter permitido que Adriano encontrasse seus diários. Carlota conversa com o Sr. Joaquim, revela não estar apaixonada, mas se esforçará para fazê-lo feliz. João Pedro amarra Cuco e o leva até o bar da mercearia. Carlota comunica a Bernarda que vai com Teresa até a sua cidade para conhecer Santos. Bernarda se oferece para levá-la. O delegado diz a Eulália que Cuco desapareceu. Braulio descobre que está sendo procurado e se esconde para que ninguém o encontre. Fabiana conta a Carlota que Santos saiu da cidade para procurar um menino que está desaparecido. Exames feitos na camisa encontrada comprovam que o sangue é de Braulio. Cuco consegue se soltar das amarras. João Pedro entra no bar da mercearia e Cuco o atinge com uma pá. Chega o dia da primeira comunhão e todos os presentes ficam surpresos ao ver Braulio entrar na igreja.

  99. Capítulo

  100. Álvaro se oferece para ser o padrinho de Braulio e o menino aceita. Um homem avisa João Pedro que viu Cuco voltando para sua cabana. João Pedro pede a ajuda de alguns homens e vai a cabana. Delfino interrompe a cerimônia e diz que será o padrinho de Salvador. Dionísio entra na igreja e diz a todos que Cuco apareceu e João Pedro quer linchá-lo. João Pedro para de agredir Cuco quando vê Daniel chegar com Braulio. Fabiana conta a Adriano que no cruzeiro Carlota se fez passar por Cordélia e teve relações com Álvaro. Esperança procura Cordélia e pergunta desde quando é amante de Daniel. Carlota confessa para o padre Augusto tudo que aconteceu no cruzeiro. Cordélia finge ser amante de Daniel, e cínica, diz a ele que foram descobertos. Cordélia trata Daniel com muita doçura e deixa Paulina enciumada. Álvaro comenta com Daniel que no cruzeiro Cordélia se comportou como se fosse Carlota. Delfino diz a Martina que pretende investigar a vida de Eugênia para saber mais sobre Salvador. Carlota e Joaquim se casam.

  101. Capítulo

  102. Joaquim diz a Carlota que está muito feliz com o casamento. Justo diz ao filho que terá todo seu apoio caso decida se divorciar de Cordélia. Cordélia tenta se reconciliar com Adriano mas ele não aceita. Joaquim tem um ataque e fica inconsciente. Carlota tenta reanimá-lo, mas ele não reage. Salvador se aproxima e diz a Carlota que Joaquim está morto. Esperança diz a Paulina que uma empregada reconheceu Cordélia como sendo a mulher que Daniel encontrou em Jalapa. Cuco conta a Cordélia que viu Apolônia e Adriano nus no rio. Ela deduz que Adriano é o pai do filho que Apolônia espera. Cordélia conta a Lázaro que Adriano lhe confessou tê-lo atropelado propositadamente. Lázaro vai a fazenda e ameaça matar Adriano por tê-lo deixado aleijado. Álvaro chega a tempo de desarmar Lázaro e o expulsa da fazenda. Romano diz a Julieta que por segurança trocou o número do telefone. Narciso conhece Isaac e dá a ele ingressos para seu show no bar O Circo. Cordélia anonimamente, comunica à polícia que Adriano é o assassino de Diana. Lázaro comenta com o pai o que aconteceu na Santíssima. Álvaro critica Cordélia pela maneira como tratou Daniel. Ela se irrita com o comentário e ameaça ir embora de casa. Ele deixa claro que se for embora perderá tudo. Um dos empregados entrega a Cordélia um vidro com uma cobra que acaba de capturar. Bernarda se irrita ao saber que Romano trocou os números de seus telefones. Cordélia coloca a cobra dentro da banheira do bangalô. Adriano entra na banheira. Cordélia provoca Adriano relembrando coisas de seu passado. Ele se irrita e afunda a cabeça dela na banheira.

  103. Capítulo

  104. Cordélia grita ao ser mordida pela cobra e pede a Adriano que a ajude. Adriano sarcástico, promete que vai deixá-la morrer para vingar a morte de Lupita. Adriano diz a Simone que Cordélia foi embora da fazenda e pede a ela que não comente com ninguém. Adriano joga o corpo de Cordélia no precipício. Daniel não suporta mais a desconfiança de Paulina e vai embora de casa. Álvaro encontra o quarto de Cordélia vazio e desconfia que ela deixou a fazenda. Santos vai até Jalapa e Teresa o apresenta a Carlota. Natália fica triste ao saber que sua mãe foi embora da fazenda. Paulina procura Justo para comunicar que está deixando o trabalho no cultivo das orquídeas, por que descobriu que Cordélia e Daniel são amantes. Bernarda se irrita ao ver Santos em sua casa. Lázaro e Apolônia se casam. Daniel conversa com a filha e diz que vai se ausentar por uns dias por causa do trabalho. Socorro diz a Matilde que Cordélia foi embora da fazenda. Adriano diz ao pai que vai voltar para a capital. Álvaro pede a Daniel que o ajude no processo de divórcio e diz ao amigo estar desconfiado que Cordélia tem um amante. Paulina entra nesse momento e diz que Daniel é o amante de Cordélia.

  105. Capítulo

  106. Na beira do rio, Adriano relembra os momentos que passou com Cordélia. Em voz alta, diz que ela nunca poderá sair do barranco. Cuco, sem ser visto, ouve tudo. Adriano percebe que mexeram em seus pertences no seu apartamento. Na agência de viagens, um investigador mostra a Adriano um vídeo com cenas íntimas entre ele e Diana e comunica que ele é o principal suspeito. Carlota comunica a Bernarda que decidiu ir embora de casa. Bernarda tenta impedi-la, se desequilibra e cai da escada. O investigador pede dinheiro a Adriano para não entregar a fita ao delegado. Apolônia vai a Santíssima, conversa com Álvaro e se oferece para ajudá-lo a cuidar de Natália. O médico diz a Carlota que Bernarda está fora de perigo. Adriano liga para Fabiana e pede dinheiro emprestado. Fabiana pede a Salatiel que a ajude a arrombar o cofre de maneira que todos pensem que foram vítimas de um roubo. Carlota entra no quarto onde está Bernarda. Ela tenta mas não consegue se levantar e culpa a filha por deixá-la invalida. Delfino começa a investigar a origem de Salvador. Santos entrega a Salvador uma foto de Eugênia. Simone diz a Álvaro que as coisas de Carlota estão na adega. Bernarda volta para casa, em cadeira de rodas, e percebe que a casa foi invadida por ladrões. Natália culpa o pai por Cordélia ter ido embora sem se despedir. Bernarda, sozinha em seu quarto, caminha sem problemas.

  107. Capítulo

  108. Salatiel comenta com Fabiana que Bernarda pediu a ele que investigasse os dados de Romano. Bernarda comenta com Sabrina que Carlota renunciou à herança para se casar com Adriano. Sebastião diz a Teresa que Bernarda está bem fisicamente e que não consegue andar apenas por um problema psicológico. Carlota se culpa pela paralisia de Bernarda e diz a Sebastião que ficará para cuidar de sua mãe. Bernarda diz a Fabiana que jamais permitirá que Carlota seja feliz. Na loja de tecidos, Salatiel finge ser um vendedor e Narciso acaba dando a ele o telefone de Romano.

  109. Capítulo

  110. Salvador mostra a Delfino a foto de Eugênia e diz que é a sua mãe. Salatiel fala por telefone com Bernarda. Bernarda liga para Romano e ameaça contar a Julieta sobre o relacionamento dos dois. Sebastião propõe a seus alunos montar uma peça de teatro onde possam expressar seus problemas. Cristovão se opõe. Romano demite Narciso por ter dado o número de seu telefone para um desconhecido. O tabelião comunica a Pepe que o Sr. Joaquim deixou o armazém para ele e o resto de sua fortuna para Carlota. Bernarda se levanta para atender o telefone. Carlota entra e descobre a farsa da mãe. Indignada ela decide ir embora de casa.

  111. Capítulo

  112. Bernarda tenta deter Carlota mas não consegue. Justo aconselha Álvaro a procurar ajuda psicológica para Natália. Bernarda diz a Fabiana e Teresa que voltou a andar por milagre, mas foi ma interpretada por Carlota que se sentiu enganada e por isso foi embora de casa. O tabelião diz a Bernarda que Carlota é a herdeira dos bens de Joaquim. Bernarda pede ao tabelião que deposite o dinheiro em sua conta mas ele se nega e diz que só Carlota, pessoalmente, pode reclamar a herança. Na fazenda Os Gaviões, Apolônia vê Braulio em cima de uma árvore, joga uma pedra no menino e ele cai inconsciente. Lázaro e Álvaro o socorrem. Teresa conta a Miréia que Carlota foi embora de casa.

  113. Capítulo

  114. Delfino vai a Jalapa e diz a Teresa que Salvador é filho de Eugênia. Bernarda ouve a conversa e se surpreende. Teresa, diante de Bernarda, diz que Salvador é filho de Jovita. Depois com Delfino, conta toda a verdade sobre a origem do menino. Carlota chega na capital e pede ajuda a Narciso. Ele a leva até o bar onde trabalha e lá ela consegue um emprego como garçonete. Álvaro pede a Paulina que lhe indique um bom psicólogo. Delfino finalmente se lembra de Bernarda. Álvaro entra em contato com Sebastião e ele se surpreende ao perceber de quem se trata. Delfino volta à casa de Bernarda e diz que se lembrou dela. Carlota, com maquiagem de palhaça, se assusta ao ver Adriano entra no bar.

  115. Capítulo

  116. 22/05/2004Delfino relembra a Bernarda como se conheceram. Carlota se afasta sem ser reconhecida por Adriano. Sebastião diz a Miréia que Álvaro entrou em contato com ele. Bernarda confessa a Delfino que foi apaixonada por ele e depois o expulsa de sua casa. Carlota liga para Teresa e diz que está na capital. Bernarda pega o telefone das mãos da emprega, mas Carlota desliga sem falar com a mãe. Teresa comunica a Bernarda que decidiu ir embora, pois sem Carlota sua presença na casa não tem sentido. Álvaro e Justo aceitam a ajuda de Apolônia no consultório. Bernarda pede a Sabrina que convença o tabelião a lhe entregar o dinheiro que Carlota herdou de Joaquim. Lázaro diz a Delfino que se casou com Apolônia para que ele pudesse ter um neto.

  117. Capítulo

  118. Narciso apresenta Julieta para Carlota. No bangalô, Apolônia comenta com Daniel que Lázaro é impotente. Carlota liga para Natália e se faz passar por Cordélia. Álvaro pega o telefone, Carlota desliga e Natália expulsa o pai. Santos diz a Teresa que Cordélia abandonou a família. Apolônia insulta Martina e ela ameaça contar a Delfino que Lázaro não é o pai do filho que está esperando. Adriano liga para a fazenda e fica sabendo que Cordélia entrou em contato com a filha. Romano vai a Jalapa e procura Bernarda. Sebastião vai a Santíssima para examinar Natália. Bernarda vai até a capital, propositadamente ela atropela Julieta. Narciso presencia tudo.

  119. Capítulo

  120. Julieta pede a Narciso que não avise Romano. Delfino comenta com Martina que reencontrou Bernarda. O médico diz a Narciso que não foi possível salvar o bebê. Bernarda vai ao hospital e fica sabendo que Julieta perdeu o bebê. Narciso vai a delegacia e declara que uma mulher atropelou Julieta intencionalmente. Julieta pede a Narciso que se encarregue de cremar o bebê. Salvador e Martina colocam a foto de Eugênia no altar da capela da fazenda, Os Gaviões. No bar “O Circo” Adriano e Carlota se encontram e ele a reconhece. Carlota diz que conhece toda a verdade sobre a sua vida e pergunta por Natália.

  121. Capítulo

  122. Carlota se passa por Cordélia, chega acompanhada de Celina e diz a Álvaro que a amiga ficará com ela. Adriano diz a Álvaro e Justo que ele trouxe Cordélia de volta. Natália vê Carlota e a confunde com Cordélia. Celina se apresenta para Eulália como amiga de Cordélia. “Cordélia” diz a Álvaro que já conversou com Natália e comunica que ficará morando no bangalô. Justo comenta com Adriano sobre o acidente sofrido por Apolônia. Salatiel conta a Bernarda que só poderá receber a herança se apresentar o atestado de óbito de Carlota. Apolônia finge um desmaio ao ver a mãe conversando com Lázaro. Álvaro e “Cordélia” ajudam Natália para que ela volte a caminhar. João Pedro confunde Carlota com Cordélia e a abraça. Apolônia diz a Álvaro que Lázaro a expulsou da fazenda, e ele a convida para ficar na Santíssima. Miréia visita Teresa e conta que Carlota morreu. Daniel revela a Carlota que já sabem quem é ela na realidade. Paulina entra e não consegue esconder o ciúme. O cão Duque corre ao encontro de “Cordélia”. Ela o acaricia e todos se surpreendem ao ver que o cão não a ataca.

  123. Capítulo

  124. Carlota não aceita se responsabilizar por Natália. Salatiel comenta com Fabiana que o carro de Bernarda está batido e tudo indica que o amassado foi causado por um atropelamento. Sebastião diz a Álvaro que a cura de Natália ocorrerá com a volta de Cordélia. Em um parque da cidade, Carlota diz a Romano que foi embora de casa. Ele a leva para a casa de Celina. Delfino reza na capela. Álvaro liga para Adriano e pede ao irmão que o ajude a localizar Cordélia.

  125. Capítulo

  126. Apolônia finge um desmaio e Álvaro a socorre. Martina fala com Delfino da possibilidade de Eugênia ser filha dele. Daniel vai a Jalapa e procura por Carlota e Salatiel informa onde pode localizá-la. Braulio conta a Matilde que Apolônia provocou sua queda da árvore. Apolônia diz a Delfino que Salvador é seu neto. Romano chega em casa e se surpreende quando Julieta lhe apresenta Bernarda. Daniel encontra Bernarda. Adriano vê os dois conversando e, sem ser visto, bate algumas fotos. Bernarda ameaça fazer um escândalo se Romano não for encontrá-la no hotel. Simone comenta com Sebastião que Álvaro nunca conseguiu esquecer Carlota. Julieta diz a Narciso que pretende roubar um recém nascido para fingir que é seu filho. Natália cai do cavalo e Álvaro chega para socorrer a filha.

  127. Capítulo

  128. Delfino conta a Martina que Eugênia era sua filha. Álvaro opera Natália. Miréia confessa a Sabrina que está apaixonada por Sebastião. Miréia convida Carlota para vir a Jalapa assistir um concerto. Delfino vai a Jalapa procurar Bernarda. Fabiana conversa com ele e insinua que a prima foi a culpada pela morte de Eugênia. Lázaro e Salvador ficam amigos. Romano vai ao hotel e diz a Bernarda que não quer mais nada com ela. Carlota sai para procurar a gata de Celina e acaba perdendo o ônibus que a levaria para Jalapa. Mais tarde, pela televisão, Carlota, Narciso e Celina ficam sabendo que o ônibus sofreu um acidente e não houve sobreviventes. Adriano entrega algumas fotos a Álvaro e diz que encontrou Cordélia.

  129. Capítulo

  130. João Pedro agride Matilde e a obriga a ter relações com ele. Miréia lê no jornal a notícia do acidente e encontra o nome da amiga na lista dos mortos. Narciso mostra a Carlota o jornal onde seu nome aparece entre os mortos. Justo descobre que João Pedro agrediu Matilde. Adriano conta a Carlota que Natália sofreu um acidente e tenta convencê-la a se fazer passar por Cordélia. O dono do bar onde Carlota trabalha a convida para tocar piano. Carlota toca a música preferida dela e de Álvaro.

  131. Capítulo

  132. No Bar “O Circo” Álvaro confunde Carlota com Cordélia e tenta levá-la embora, mas é impedido pelos seguranças. Delfino diz a Santos que lutará pela guarda de Salvador. Matilde flagra João Pedro roubando dinheiro da mercearia. Álvaro pede a “Cordélia” que volte para a fazenda e conta o que aconteceu com Natália. Fabiana diz a Bernarda que Carlota morreu em acidente. Adriano pensa em dar a Carlota os diários de Cordélia. A caminhonete de Apolônia quebra no meio da estrada. Ela liga para Lázaro mas, Álvaro passa pelo local e dá uma carona à cunhada. Álvaro dirige cansado e acaba sofrendo um acidente.

  133. Capítulo

  134. Apolônia sente que perdeu o bebê. Lázaro chega e socorre os dois. Lázaro diz a Apolônia que ela perdeu o bebê. Matilde diz ao padre Conrado que não pretende voltar para casa e ele a leva até a pensão do povoado. Lázaro conta a verdade ao pai sobre o filho de Apolônia. Justo comunica a João Pedro que Apolônia perdeu o bebê. Delfino conta a Lázaro o que descobriu sobre Salvador. Apolônia pede dinheiro a Delfino para deixar a fazenda. Justo conta a Matilde que Álvaro e Apolônia sofreram um acidente. Bernarda incumbe Salatiel de encontrar uma maneira para que ela receba a herança que Joaquim deixou para Carlota. Narciso vai ao parque, mas não consegue roubar o bebê. Carlota chega á Santíssima fingindo ser Cordélia.

  135. Capítulo

  136. Carlota, fazendo-se passar por Cordélia, chega acompanhada de Celina e diz a Álvaro que a amiga ficará com ela. Adriano diz a Álvaro e Justo que ele trouxe Cordélia de volta. Natália vê Carlota, a confunde com Cordélia e reage. Celina se apresenta para Eulália como amiga de Cordélia. “Cordélia” diz a Álvaro que já conversou com Natália e comunica que ficará morando no bangalô. Justo comenta com Adriano sobre o acidente sofrido por Apolônia. O médico recomenda a Sabrina que passe uns dias em uma cidade de clima ameno. Salatiel diz a Bernarda que só poderá receber a herança se apresentar o atestado de óbito de Carlota.

  137. Capítulo

  138. Apolônia finge um desmaio ao ver a mãe conversando com Lázaro. Álvaro e “Cordélia” ajudam Natália para que ela volte a caminhar. João Pedro confunde Carlota com Cordélia e a abraça. Adriano pede a Fabiana uma cópia do atestado de óbito de Carlota. Matilde abraça Carlota acreditando ser Cordélia. Apolônia diz a Álvaro que Lázaro a expulsou da fazenda e ele a convida para ficar na Santíssima. Salatiel diz a Fabiana que para conseguir o atestado de óbito de Carlota primeiro precisam encontrar o corpo. Sabrina conta a Esperança que precisa passar uns dias numa cidade pacata e pede que Paulina procure uma casa em São Paulo do Monte. Álvaro, por telefone, comenta com Sebastião que Cordélia voltou para a fazenda e Natália está recuperada. Miréia visita Teresa e conta que Carlota morreu. Daniel diz a Carlota que sabem quem é ela na realidade. Paulina entra e, ao vê-los conversando, não consegue esconder o ciúme. O cão Duque corre ao encontro de “Cordélia”. Ela o acaricia e todos se surpreendem ao ver que o cão não a ataca.

  139. Capítulo

  140. Teresa e Santos pedem a Miréia que os levem até o túmulo do Carlota. Salatiel consegue dois atestados de óbito em nome de Carlota. Bernarda, antes de viajar com Sabrina para São Paulo do Monte, autoriza Salatiel a cobrar a herança que Joaquim deixou para Carlota. Delfino dá um computador para Salvador. O médico de Julieta liga para Romano e pergunta por que sua esposa interrompeu o pré-natal. Fabiana entrega a Adriano a cópia do atestado de óbito de Carlota. Em Jalapa, Delfino encontra Bernarda e a critica por ter escondido que Eugênia era sua filha. Salvador comenta com Celina que seu pai se chama Santos. Carlota ouve a conversa e se surpreende.

  141. Capítulo

  142. Bernarda diz a Delfino que Carlota está morta. Na fazenda Santíssima, Sebastião confunde Carlota com Cordélia. Em Miami, Adriano dá início aos trâmites para receber o dinheiro do seguro de vida de Carlota. Cuco comenta com Braulio, que ouviu Adriano dizer que Cordélia está no barranco. Delfino e Lázaro falam sobre Salvador e decidem pressionar Santos para que lhes entregue o menino. Salvador ouve a conversa dos dois. Adriano leva Fabiana até o bar “O Circo” e ela fica chocada ao reconhecer Narciso. Delfino diz a Lázaro que não pode fazer nada contra Santos, pois isso afetaria Salvador. Salvador diz a Santos que já sabe que ele não é seu pai e que é neto de Delfino. Carlota visita Benito, revela sua verdadeira identidade e diz que é tia de Salvador.

  143. Capítulo

  144. Benito diz a Carlota que Salvador foi morar com Delfino, pois o fazendeiro é seu avô. Salvador diz a Santos que vai morar na fazenda ‘Os Gaviões’ para evitar que Delfino o prejudique. Adriano leva Fabina para seu apartamento, diz que lhe pagará todos os favores e tenta beijá-la. Fabiana não permite e diz que o vê como um filho. Salvador diz a Delfino que já sabe que ele é seu avô e pede para morar com ele. Teresa encontra Daniel e diz que Carlota morreu em um acidente. Bernarda confessa a Sabrina que Eugênia era filha de Delfino.

  145. Capítulo

  146. Fabiana sai do apartamento de Adriano e se encontra com Narciso no bar O Circo. Os dois conversam e Fabiana conta que teve um filho dele e o abandonou ao nascer. Roberta, para tentar uma aproximação com Lázaro, pede a ele que dê uma aula sobre frutas para seus alunos. Apolônia cobra de Lázaro alguma atitude para tentar curar sua impotência sexual. Matilde ouve a conversa dos dois e pergunta quem era o pai do filho que perderam. Teresa vê Carlota com Salvador.

  147. Capítulo

  148. Santos diz a Álvaro que Salvador foi morar com Delfino. Matilde conta a Cordélia que Lázaro não era o pai do filho que Apolônia perdeu. Fabiana diz a Narciso que encontrou o filho deles. Narciso, em seu camarim, pensa em Julieta e percebe que está apaixonado por ela. Julieta tira a barriga postiça e se surpreende ao ver Maria (Bernarda). Esperança vê uma foto no jornal e percebe que Carlota e Cordélia são idênticas. Julieta confidencia a Maria o motivo pelo qual finge estar grávida. Bernarda, fingindo ser Maria, promete ajudá-la. Daniel confessa a Paulina que a mulher que encontrou em Jalapa era Carlota.

  149. Capítulo

  150. Daniel conta que Carlota morreu em um acidente, mas Paulina não acredita. Regina vai a fazenda Santíssima e se apresenta para Álvaro e Cordélia. Carlota fala com Celina sobre Regina e não consegue esconder o ciúme que sente de Álvaro. Rosa e Esperança deduzem que a mulher que Daniel encontrou em Jalapa era Carlota. Bernarda se disfarça de enfermeira e rouba um bebê do hospital, mas não percebe que tudo foi filmado pelo circuito interno de TV. Bernarda entrega o bebê a Julieta. Julieta liga para Romano e diz que acaba de dar a luz. Esperança visita Paulina e mostra o jornal para que ela veja que Carlota e Cordélia são idênticas. Bernarda chega a São Paulo do Monte e se surpreende ao ver Carlota.

  151. Capítulo

  152. Carlota se apresenta para Bernarda como se fosse Cordélia e a critica pela maneira como tratava sua filha. Esperança aconselha Paulina a se reconciliar com Daniel. Regina conta aos pais que Álvaro é casado. Eulália desconfia de Cordélia e a questiona, mas Carlota se sai bem. Paulina procura Daniel e pede perdão por ter desconfiado dele. Julieta se assusta ao ver na televisão a notícia do seqüestro de um bebê o corrido no mesmo hospital que visitou com Maria. Delfino vai buscar Salvador, se encontra com Bernarda e diz a ela que o menino é filho de Eugênia. Bernarda não acredita e afirma que o menino é filho de Jovita.

  153. Capítulo

  154. Adriano diz a Natália o que deve fazer para que seus pais se reconciliem definitivamente. Bernarda comenta com Sabrina o que Delfino lhe contou e acredita que Santos usa o menino para extorquir dinheiro do fazendeiro. Natália convida os pais para jantar no clube de golfe. Ao chegar lá Álvaro encontra Regina e ela aproveita para apresentá-lo a seus pais. Álvaro percebe que Cordélia fica com ciúmes. Bernarda procura a polícia e faz a denúncia de um bebê que foi seqüestrado há dez anos. Bernarda liga para Romano e conta que Julieta mentiu sobre a gravidez. Álvaro e Regina conversam e depois se beijam. Cordélia os vê.

  155. Capítulo

  156. Cordélia dá uma bofetada em Regina. Romano descobre a barriga falsa que Julieta usava. Eulélia aconselha João Pedro a vender as mercadorias e alugar o ponto da mercearia. Julieta, sem ser vista, deixa o bebê na recepção do hospital. Julieta conta a Romano toda a verdade sobre sua gravidez. Luisa entra e avisa aos patrões a polícia quer falar com eles. Julieta coloca a falsa barriga e depois permite que a polícia reviste a casa. Regina confessa para a mãe que está se apaixonando por Álvaro. Julieta conta para Romano quem lhe deu o bebê roubado. Ele recorda quem é Maria e fica furioso. Álvaro e Regina trocam juras de amor e se beijam.

  157. Capítulo

  158. Eulália pergunta a Cordélia por que sente ciúme do marido se ainda mantém um relacionamento amoroso com Adriano. Ela se surpreende. Álvaro apresenta Regina para Daniel. Depois que Regina vai embora, ele confessa ao amigo que está interessado nela. Adriano jura para Carlota que não tem um caso com Cordélia. João Pedro, sem ser visto, pega as economias de seu filho, Braulio. Bernarda fica surpresa ao saber, pelo telejornal, que o bebê foi devolvido ao hospital e que existe uma fita de vídeo com imagens da pessoa que o levou do berçário. Julieta se desespera ao perceber que Romano foi embora de casa. Romano vai até Jalapa e Fabiana pede a ele dinheiro em troca de informações sobre o paradeiro de Bernarda. Cordélia titubeia antes de dizer a Álvaro que não permitirá que volte a abandoná-la. Álvaro contesta a acusação de Cordélia e depois a beija à força.

  159. Capítulo

  160. Álvaro e Cordélia fazem amor. Ela diz que não o ama e apenas o usou, ele diz o mesmo. Carlota comenta com Celina o que aconteceu entre ela e Álvaro. Delfino revela a Salvador que Bernarda é sua avó materna e conta ao menino o que aconteceu entre eles na juventude. João Pedro gasta no bar todo o dinheiro da venda da mercearia. Lázaro conta a Roberta quem provocou o acidente que o deixou manco. Bernarda recebe Raul em São Paulo do Monte. Ele a beija e diz que já não há nada entre ele e Julieta. Álvaro conta para Regina a relação que houve entre ele e Carlota e o motivo pelo qual se casou com Cordélia. Sabrina se surpreende ao flagrar Bernarda e Raul na cama.

  161. Capítulo

  162. 18/06/2004Raul diz a Bernarda que decidiu ficar na cidade para poder estar mais perto dela. Apolônia finge estar triste. Álvaro tenta consolá-la mas ela diz que gosta dele e o beija. Raul diz a Bernarda que vai se divorciar para se casar com ela. Na fazenda Santíssima, João Pedro vê Simone sair da cozinha depois de guardar dinheiro dentro de um pote. Antonia vê Celina sair pela porta da cozinha. O padre Conrado reza uma missa em memória de Carlota. Álvaro que está na igreja se surpreende e sai. Álvaro e Cordélia perguntam a Bernarda o que está fazendo em São Paulo do Monte.

  163. Capítulo

  164. Bernarda conta a Álvaro que está na cidade para fazer companhia a sua amiga, Sabrina. Simone se surpreende ao perceber que o dinheiro sumiu. Antonia diz a ela que viu Celina saindo da cozinha. Adriano e Romano se encontram em São Paulo do Monte. Cuco revela a Cordélia que viu João Pedro com muito dinheiro. Daniel diz a Paulina que foi à missa em memória de Carlota e que lá encontrou Cordélia. Paulina não consegue esconder o ciúme. Carlota fica sabendo que houve um roubo na fazenda. Cordélia vai até o bar e tira de João Pedro o dinheiro que roubou. Álvaro pede o divórcio a Cordélia e diz que vai se casar com Regina. Apolônia vasculha os pertences de Cordélia e encontra um projetor de slides. Adriano vê tudo e tira as fotos da mão de Apolônia.

  165. Capítulo

  166. Henrique diz a Fátima que os freqüentes desmaios de Regina são um sinal de que sua saúde está piorando. Romano volta para casa e pede o divórcio a Julieta. Ele conta quem é Maria e diz que se transformou em sua amante para se vingar do que aconteceu no passado. Apolônia, sem ser vista, entra no apartamento de Adriano, assiste as fitas de vídeo e pega algumas fotos onde ele aparece ao lado de Carlota.

  167. Capítulo

  168. Regina conta para a mãe que procurou “Cordélia” e pediu a ela que deixasse Álvaro livre. Álvaro diz a “Cordélia” que irá com Regina ao baile da cidade. Narciso e Luiza se assustam ao encontrar Julieta inconsciente e com um frasco de comprimidos na mão. Padre Conrado se surpreende ao encontrar “Cordélia” na igreja. Carlota revela sua verdadeira identidade e conta sua vida.

  169. Capítulo

  170. Ramano pergunta a Bernarda se sua filha, Eugênia, morreu no povoado. “Cordélia” diz a Natália que irá ao baile com Álvaro. Adriano percebe que as fotos sumiram. Narciso diz a Julieta que está apaixonado por ela. No baile, Álvaro não aceita dançar com Apolônia e escolhe Regina para ser seu par. Bernarda encontra Adriano e pergunta por que abandonou sua filha no altar.

  171. Capítulo

  172. “Cordélia” separa Álvaro de Regina para dançar com ele. João Pedro encontra Matilde conversando com Justo e os ofende. Álvaro diz a “Cordélia “ que continuará saindo com Regina. Carlota confessa a Celina que sente ciúme ao ver Álvaro com Regina. Cristovão chega em casa bêbado e diz à mãe que não aceita seu namoro com Sebastião. “Cordélia” diz a Regina que não pretende se divorciar de Álvaro.

  173. Capítulo

  174. Natália pede ao pai que se divorcie para que possam ser felizes. Padre Firmino conta a Julieta que Romano teve um caso com Eugênia, apenas para se vingar de Bernarda. Ela diz ao padre que agora ele é amante de Bernarda. Daniel comunica a Lázaro e Apolônia que já estão divorciados. Matilde pede o divórcio a João Pedro. Teresa revela quem é Salvador e o motivo pelo qual nunca lhe disse nada. Álvaro entrega a “Cordélia” o pedido de divórcio.

  175. Capítulo

  176. “Cordélia” afirma que não aceita o divórcio. Álvaro explica que foi um pedido de Natália. Bernarda diz a Teresa que não acredita que Salvador seja seu neto. Carlota comenta com Adriano que Álvaro pediu o divórcio. Delfino aconselha o filho a procurar um médico que o ajude a resolver seu problema de impotência. Álvaro pede a Daniel que agilize o divórcio.

  177. Capítulo

  178. Álvaro conta para Bernarda o motivo pelo qual se casou com Cordélia. Adriano, por telefone, pede a Fabiana que o ajude a resolver um problema. Santos pede a Delfino que o deixe trabalhar como peão em sua fazenda. Fabiana marca um encontro com Romano em um hotel de São Paulo do Monte. Apolônia pede a Álvaro uma chance de demonstrar que o ama, mas ele não aceita. Braulio comenta com Natália, que Delfino deseja mandar Salvador para um colégio interno. Carlota ouve a conversa das crianças. Cordélia diz a Lázaro que não permitirá que levem Salvador para um colégio interno. Santos ouve a conversa. Na beira do rio Cordélia passeia com Salvador e caminha sobre um tronco. De repente ela cai na água e grita por socorro. Álvaro, que passa pelo local com Regina a ajuda.

  179. Capítulo

  180. Salatiel se irrita ao saber que Bernarda foi até São Paulo do Monte e não a capital para se encontrar com Adriano. Adriano oferece dinheiro a João Pedro para que reconquiste Matilde. Adriano conta para Bernarda que é adotado e mostra a ela a medalha com a qual foi encontrado. Fabiana, por telefone, diz a Adriano que está em São Paulo do Monte. Bernarda liga para casa e Salatiel conta onde está Fabiana. Romano e Fabiana se encontram e ele lhe entrega o dinheiro. Bernarda vai a pensão onde Fabiana está hospedada e se esconde dentro do guarda-roupa. Na adega da fazenda, Álvaro e Regina se beijam apaixonadamente e tiram as roupas.

  181. Capítulo

  182. No quarto da pensão, Fabiana entrega dinheiro a Adriano. Depois que ele vai embora Bernarda sai do guarda-roupa, vê a medalha da prima e deduz que Adriano é o filho que abandonou. Fabiana confirma mas diz que Adriano não sabe de nada. Um cachorro encontra o corpo de Cordélia. Roberta e Lázaro se beijam. Miréia visita Sabrina e conta os problemas que está tendo com o filho. João Pedro pede perdão a Matilde e promete que vai se regenerar. Na beira do rio, Apolônia pede a Álvaro que termine seu romance com Regina. Cuco e Braulio chegam ao rio e o menino diz que foi ela que o agrediu e que uma vez a viu nadando nua junto com o Adriano. Lázaro chega e confirma que o filho que Apolônia esperava, era de Adriano.

  183. Capítulo

  184. Apolônia confirma tudo e conta ao Álvaro que Lázaro é impotente. Matilde se nega a dar outra oportunidade a João Pedro. Regina conta para a mãe que fez amor com Álvaro. Adriano diz a Álvaro, diante de Apolônia, que não assumiu a criança por que não tinha certeza de que o filho era seu. Ele garante que ela só está interessada na fazenda. Julieta diz a Narciso que decidiu voltar para o interior. Adriano vai até a casa de João Pedro, o encontra completamente bêbado, abre o registro do gás e sai. Adriano pede a Carlota que não seja tão agressiva com Álvaro para evitar que ele insista no pedido de divórcio.

  185. Capítulo

  186. Matilde chega com João Pedro inconsciente e diz ao genro que ele deixou o gás aberto. Adriano, cínico, diz que certamente ele tentou o suicídio. Aontonia diz a Cordélia que João Pedro se intoxicou com gás. João Pedro reage e Adriano o aconselha a aproveitar o que aconteceu para convencer Matilde a voltar a viver com ele. Matilde decide cuidar de João Pedro e diz a Justo que vai dar uma nova chance ao marido. Miréia fala para Cordélia que se ela ama Álvaro deve lutar por ele. Álvaro encontra Cordélia chorando, ela diz que o ama e que não quer perdê-lo.

  187. Capítulo

  188. Miréia conta para Sabrina que no cruzeiro, Carlota se fez passar por Cordélia. Bernarda ouve a conversa. Fabiana diz a Salatiel que não fará nada contra Bernarda. Teresa encontra Bernarda na igreja e a recrimina por todo o mal que causou a sua filha, Eugênia. Sabrina, sem ser vista, ouve a conversa. Salvador diz a Álvaro o motivo pelo qual decidiu ir morar com Delfino. Álvaro comenta com Delfino a conversa que teve com Salvador. Delfino leva Salvador para a casa de seu pai e diz a Santos que Álvaro esclareceu o mal entendido. Salvador conversa com o pai e Santos acaba revelando o nome de seu pai biológico.

  189. Capítulo

  190. Álvaro e Cordélia vêem Natália caminhar com muletas e se emocionam. Sebastião visita Miréia. Sabrina comenta com os dois a conversa que ouviu entre Teresa e Bernarda. João Pedro comunica a Matilde que decidiu procurar a Associação dos Alcoólicos Anônimos, mas na realidade ele vai para o bar. Bernarda observa Adriano que nada, sem roupa, no rio. Salatiel, por telefone, diz a Bernarda que ela não poderá receber a herança que Joaquim deixou para Carlota. Bernarda pensa em pedir a ajuda de Cordélia para poder receber o dinheiro. Bernarda descobre que Cordélia é Carlota quando a flagra pintando uma máscara.

  191. Capítulo

  192. Álvaro se oferece para ajudar Lázaro a curar sua impotência. Carlota conta para Bernarda que Adriano a ajudou a se fazer passar por Cordélia e pede a ela que não conte a ninguém o que acaba de descobrir. Narciso liga procurando por Fabiana. Salatiel atende e conta ao trapezista que Adriano é seu filho. Narciso cai inconsciente. Celina diz a Carlota que Narciso sofreu um infarto. Simone diz a Adriano que Cordélia foi embora outra vez. Flor conta a Carlota e Celina que Narciso sofreu uma embolia. Luisa revela a Romano que Julieta voltou para o interior.

  193. Capítulo

  194. Cordélia fala com Álvaro, por telefone, e explica por que foi embora se avisar. Ele pede que não volte. Apolônia diz a Paulina que Daniel e Cordélia são amantes e mostra uma foto onde os dois estão juntos. Flor entrega a Carlota os pertences de Narciso. Ela descobre que Adriano ligou para sua casa e que descobriu que Adriano era seu filho. Celina, sem se identificar, liga para Fabina e conta o que aconteceu com Narciso. Paulina mostra a Álvaro a foto que compromete Daniel e Cordélia. Adriano visita Bernarda e a beija à força. Ela lhe dá uma bofetada. Miréia fica feliz ao ver o filho de volta, mas ele fica irritado ao encontrar Sebastião. Em um restaurante Cordélia revela a Daniel que ama Álvaro e chora. Ele a consola e são flagrados por Álvaro.

  195. Capítulo

  196. Álvaro agride Daniel e diz a Cordélia que vai lhe tirar Natália. Álvaro diz ao pai que Daniel e Cordélia são amantes e mostra a foto que os compromete. João Pedro recebe dinheiro de Adriano e em troca permite que ele entre no quarto de Apolônia para procurar um livro. Sabrina conversa com Bernarda, fala sobre a conversa que ouviu entre ela e Teresa, e demonstra estar desconfiada da amiga. Adriano encontra suas fitas de vídeo no quarto de Apolônia. Ela chega e leva uma bofetada. Álvaro conta para Regina o que descobriu sobre Cordélia e Daniel. Julieta e Fabiana chegam à capital para visitar Narciso. Fabiana fica surpresa ao descobrir que Julieta é a esposa de Romano. Simone diz a Bernarda que Cordélia foi embora da fazenda.

  197. Capítulo

  198. Carlota, sem ser vista, ouve a conversa entre Fabiana e Julieta e descobre tudo que Romano fez. Bernarda pergunta a Adriano onde está Carlota. Carlota visita Romano, o agride e acusa de ter provocado a desgraça de sua família. Adriano vai até o hospital procurar Carlota . Ela pede que ele entre para ver Narciso. Daniel chega à Santíssima, diz ao Álvaro que na foto está com Carlota e não com Cordélia e conta que quem morreu foi sua irmã Eugênia. Álvaro procura Teresa e ela conta tudo que aconteceu com Carlota. Paulina comenta com Esperança o que aconteceu entre Daniel e Cordélia. Um empregado da fazenda diz a Álvaro que viu Bernarda entrar no bangalô Bernarda vasculha os pertences de Carlota e encontra um cartão do bar O Circo. Álvaro entra e cobra uma explicação.

  199. Capítulo

  200. Bernarda consegue o endereço do hospital onde Narciso está internado. Sabrina chega a casa de Teresa e fica sabendo quem é na realidade Bernarda Guillen e todas as coisas más que fez. Carlota se surpreende ao ver Bernarda no hospital e diz que Narciso é o amigo que ficou doente. Carlota recrimina a mãe por lhe exigir decência quando ela tem um passado que a condena. Bernarda finge que se sente mal. Bernarda visita Romano e fala que abriu uma conta bancária em nome dos dois. Bernarda volta ao hospital e humilha Narciso e Fabiana. Ao sair do quarto encontra Adriano e conta que Narciso é seu pai. Narciso entrega a Fabiana um bilhete onde acusa Bernarda de ter atropelado Julieta.

  201. Capítulo

  202. Fabiana deixa Narciso sozinho no quarto. Adriano entra e insulta o pai. Narciso morre. Álvaro discute com Daniel por não ter lhe contado que Carlota estava viva e os dois acabam desfazendo a sociedade. Natália caminha com Regina pela fazenda quando esta sofre um desmaio. Santos e Cuco que passam pelo local socorrem Regina. Álvaro conta a Justo o motivo pelo qual terminou sua sociedade com Daniel. Fabiana ameaça denunciar Bernarda como responsável pelo atropelamento de Julieta caso ela conte a verdade ao Adriano. Miréia conta a Álvaro que durante o cruzeiro Carlota se fez passar por Cordélia.

  203. Capítulo

  204. Regina comenta com os pais que Benito disse ver uma sombra a seu redor. Daniel pede o divórcio a Paulina. Álvaro chora ao contar a Regina o que soube sobre Carlota. Natália comenta com Cordélia o que Regina lhe disse sobre sua conversa com Benito. Sabrina não aceita o convite para sair com Miréia. Bernarda se oferece para lhe fazer companhia. Sabrina entra no quarto de Bernarda para avisar que Raul acaba de chegar e flagra a amiga na cama com Adriano. Adriano, ao ficar a só com Sabrina, confidencia que ele e Bernarda são amantes. Sabrina expulsa Bernarda de sua casa. Álvaro vê Cordélia usando a pulseira que Carlota comprou no barco. Sabrina diz a Bernarda tudo que descobriu sobre ela. Bernarda mata Sabrina por asfixia e depois sai da casa para não ser descoberta.

  205. Capítulo

  206. Cordélia diz a Álvaro que Carlota lhe deu a pulseira. Miréia se desespera ao encontrar a mãe morta e, por telefone, conta ao Álvaro o que aconteceu. Bernarda chega com os remédios de Sabrina e finge surpresa ao saber que a “amiga” está morta. Romano conversa com Braulio e Salvador e, quando vai embora deixa cair o documento de identidade. Salvador o encontra e, ao ler o sobrenome desconfia que Romano seja seu verdadeiro pai. Carlota confessa a Miréia sua verdadeira identidade. Romano fica furioso ao perceber que Bernarda sacou todo o dinheiro da conta conjunta. Ele pressiona Bernarda e ela acaba contando que já descobriu sua verdadeira identidade e diz que seu filho está vivo.

  207. Capítulo

  208. Bernarda diz a Romano que o filho dele e de Eugênia se chama Salvador. Cristovão diz a Sebastião que vai tentar aceitar sua relação com Miréia. Romano procura Salvador, diz que é seu pai e explica que nunca o procurou por que Bernarda fez de tudo para separá-lo de Eugênia. Com mentiras ele consegue que o menino o acompanhe. O padre Conrado pede a Miréia que forme um coral de crianças. Álvaro vê um carro, com placa da capital, sair da cidade e percebe que Salvador está no veículo. Braulio pede a Cuco que o ajude a escolher um presente para sua mãe. Cuco entrega um valioso colar ao menino e diz que o encontrou no ninho de um corvo. Romano tranca Salvador em sua casa e diz ao menino que viverão longe de todos.

  209. Capítulo

  210. Cuco encontra a bicicleta de Salvador abandonada no meio da estrada e avisa Santos. Braulio entrega o colar à mãe e Eulália reconhece a jóia como sendo a que Cordélia havia perdido. Álvaro diz a Santos que viu Salvador dentro de um automóvel com placa da capital. Braulio diz aos dois que certamente esse homem era Romano. Bernarda chega e dá a eles as informações para que possam localizá-lo. Bernarda, por telefone, avisa Delfino sobre o seqüestro de Salvador. Eulália vai até o bangalô para guardar o colar. Cordélia, Adriano e Bernarda entram no bangalô. Bernarda pensa que Eulália queria roubar o colar. Adriano diz a Cordélia que essa é a jóia que comprou no cruzeiro. Salvador consegue abrir a porta mas Romano consegue impedi-lo de fugir. Álvaro chega nesse momento e golpeia Romano.

  211. Capítulo

  212. Delfino chega, ameaça Romano com um revólver e diz ser o pai de Eugênia. Romano diz que lutará por Salvador na Justiça. Eulália conta para Cordélia como o colar chegou em suas mãos. Romano pega a arma que guarda na gaveta da cômoda. Salvador explica a Santos e Álvaro por foi embora com Romano. Fabiana consegue com o ministério público toda a documentação sobre o atropelamento de Julieta. Álvaro apresenta a Cordélia o advogado que cuidará do divórcio dos dois.

  213. Capítulo

  214. Matilde se surpreende ao descobrir que João Pedro não está na Associação dos Alcoólatras Anônimos.Cuco pergunta a Adriano onde ele encontrou o colar. Matilde discute com João Pedro e diz que nunca mais voltará a acreditar nele. Fabiana chega a São Paulo do Monte, diz a Romano que Bernarda atropelou Julieta e entrega a documentação que comprova sua acusação. Miréia aconselha Carlota a não se deixar dominar por Bernarda. Henrique e Fátima falam com o padre Conrado sobre a doença de Regina. Álvaro e Regina estão conversando e ela desmaia. Isaac, por telefone, diz a Adriano que os empregados da agência entraram com processo contra ele por falta de pagamento. Na estrada, Romano intercepta o carro de Bernarda. Ela desce do carro apontando um revólver. Ela empurra Romano e dispara contra ele.

  215. Capítulo

  216. Romano morre. Adriano presencia tudo e Bernarda dá dinheiro a ele para que não a denuncie. Lázaro procura Álvaro e pede a ele que o ajude a solucionar seu problema de impotência. Daniel comunica a Álvaro que decidiu viver em Queretaro. Bernarda comenta com Socorro e Esperança que Delfino ameaçou Romano de morte. Carlota consulta Benito e ele diz que Cordélia não voltará. Cuco comenta com Bernarda que uma vez Adriano lhe disse que Cordélia estava em um barranco. A polícia vai até a fazenda Os Gaviões para prender Delfino como suposto responsável pela morte de Romano. Bernarda conversa com Eulália para tentar conseguir informações à respeito de Cordélia. Bernarda pede a Carlota que esqueça o passado e volte com ela para Jalapa.

  217. Capítulo

  218. Álvaro empresta dinheiro a Matilde para que compre mercadorias e possa reabrir seu comércio. Bernarda deduz que Adriano matou Cordélia. Miréia e Carlota contam para Bernarda que Delfino está preso por ser o principal suspeito da morte de Romano. Na delegacia, Teresa diz que Bernarda tinha um relacionamento com Romano. Bernarda consegue que Adriano confesse ter matado Cordélia. João Pedro rouba o dinheiro de Matilde e a agride. Matilde bate a cabeça e fica inconsciente. João Pedro se assusta, deixa o dinheiro do lado de Matilde e sai. Bernarda é interrogada e diz ao delegado que acredita que Delfino tenha matado Romano. Delfino é posto em liberdade. Carlota encontra Matilde inconsciente.

  219. Capítulo

  220. Cordélia, por telefone, avisa Álvaro que encontrou Matilde desfalecida. Álvaro socorre Matilde e ela conta o motivo pelo qual João Pedro a agrediu. Álvaro vai até o bar e ameaça denunciar João Pedro se voltar a tocar em Matilde. Carlota ouve Adrian, durante o sono, mencionar Cordélia e uma serpente. Álvaro diz a Lázaro que marcou uma consulta com um especialista na capital para tratar de sua impotência. Lázaro diz que planeja ter um relacionamento com Roberta. Bernarda oferece a Adriano a metade da herança de Joaquim caso consiga convencer Carlota a voltar para Jalapa.

  221. Capítulo

  222. Adriano aconselha Álvaro a se divorciar de Cordélia. Salatiel descobre que Fabiana roubou uma grande quantia em dinheiro do cofre de Bernarda. Carlota corta a mão, intencionalmente, pois precisa assinar os papéis do divórcio e não consegue falsificar a assinatura de Cordélia. Justo visita Matilde e percebe que ela tem um corte na cabeça. Apolônia conta que a mãe foi agredida por João Pedro. Miréia conta a Sebastião que Carlota está viva e se faz passar por Cordélia. Adriano diz a Carlota que no dia seguinte Cordélia voltará para a fazenda.

  223. Capítulo

  224. Adriano diz a Carlota que deverá deixar a fazenda assim que assinar os papéis do divórcio. Álvaro relembra o passado e conta a Regina que presenteou Carlota com uma caixinha de música que tocava a canção favorita deles. Adriano, por telefone, diz a Bernarda que já convenceu Carlota a deixar a fazenda. Teresa conta a Delfino como Bernarda provocou a morte de Eugênia. O médico diz a Lázaro que seu problema de impotência tem cura. Bernarda, para convencer Carlota a voltar com ela para Jalapa, promete mudar sua maneira de ser. Fabiana avisa Salatiel que Bernarda está voltando para Jalapa. Carlota diz ao padre Conrado que voltará para Jalapa. Salatiel pega todo o dinheiro que está no cofre de Bernarda, deixa uma carta e vai embora.

  225. Capítulo

  226. Delfino, diante de Socorro e Carmem, acusa Bernarda de ser a culpada pela morte de Eugênia. Fabiana descobre que o cofre está vazio. Cordélia e Álvaro assinam o divórcio. Carlota diz a Miréia que voltará com a mãe para Jalapa. Cordélia diz a Matilde que já assinou o divórcio e entrega a ela uma poupança em seu nome. Álvaro pede ao pai que o acompanhe até a casa de Regina para pedir sua mão em casamento. Cordélia diz a Natália que viajará para a capital. Cordélia relembra o passado ouvindo a caixinha de música que ganhou de Álvaro. Regina ouve e diz a ela que esse objeto pertence a Carlota.

  227. Capítulo

  228. Cordélia segura a caixa de música e sai sem falar com Regina. Adriano leva Carlota até onde está Bernarda. Na Cantina, João Pedro conta a Adriano que Justo deu dinheiro para Matilde. Bernarda e Carlota chegam a Jalapa. Fabiana se surpreende ao ver Carlota. Álvaro guarda as coisas de Carlota no bangalô. Carlota conta a Fabiana por que se fez passar por Cordélia. Adriano expulsa Matilda da fazenda e diz que não permitirá que ela ocupe o lugar que foi de Lupita. Carlota conta para Fabiana que Romano foi assassinado. Bernarda conta a Carlota que ela é a herdeira do Sr. Joaquim. Carlota diz que não está interessada no dinheiro. Bernarda se surpreende ao encontrar o cofre vazio e lê a carta deixada por Salatiel.

  229. Capítulo

  230. Álvaro conta a Natália que a mulher que viajou com eles no cruzeiro era Carlota. Bernarda diz a Fabiana que Salatiel disse na carta que ela era sua cúmplice e diz que vai denunciá-la. Fabiana faz chantagem com a prima e ameaça acusá-la de ter assassinado Romano Guilen caso faça alguma coisa contra ela. Matilde consegue trabalho em um restaurante. Matilde comunica a João Pedro que alugou um quarto na casa de Socorro e que entrará com o pedido de divórcio. Álvaro ouve a música que marcou seu romance com Carlota. Regina entra e diz a ele que essa mesma melodia estava tocando na caixa de música de Cordélia. Álvaro se surpreende.

  231. Capítulo

  232. Álvaro diz a Regina que só ele e Carlota sabiam qual era a música favorita deles. Bernarda volta a ter Fabiana sob seu controle e ameaça denunciar Adriano pelo assassinato de Cordélia. Regina consulta Benito e ele diz que Carlota está viva. Adriano e Bernarda se encontram em um hotel da capital. Regina fala com Álvaro sobre suas suspeitas e os dois chegam à conclusão que Carlota esteve na Santíssima se fazendo passar por Cordélia. Teresa fala, por telefone, com Fabiana e conta como foi que Bernarda enganou Álvaro e Carlota.

  233. Capítulo

  234. Fabiana conta para Carlota como Bernarda impediu que se casasse com Álvaro e como provocou a morte de Eugênia. Regina sugere a Álvaro que procure Carlota. Bernarda previne Adriano contra Fabiana e diz que é uma mulher muito traiçoeira. Regina comenta com os pais a conversa que teve com Álvaro. Carlota comenta com Miréia o que Fabiana lhe disse. Justo procura Álvaro na casa de Regina. Ela diz que ele foi a Jalapa procurar Carlota e conta tudo que aconteceu. Álvaro chega Jalapa e encontra Carlota. Os dois se abraçam.

  235. Capítulo

  236. Santos diz a Teresa que Carlota está viva. Um arquiteto entrega a Bernarda as chaves de um edifício para que ela o venda. Apolônia conta a Justo que sua mãe decidiu se divorciar e que está vivendo em um quarto de pensão. Bernarda, por telefone e fingindo ser Fabiana, diz a Isaac que tem em seu poder provas que culpam Adriano pelas mortes de Romano e Cordélia. Isaac fala com Adriano. Ele nega tudo e Isaac decide ir embora. Adriano descobre que Isaac foi embora sem pagar suas dívidas. Em São Paulo do Monte, Carlota revela a Natália sua verdadeira identidade.

  237. Capítulo

  238. Adriano pede dinheiro a Bernarda. Ela marca encontro com ele no edifício que está vendendo. Carlota explica a Álvaro e Justo por que se fez passar por Cordélia. Ela mostra a eles o fax que Adriano lhe entregou dizendo que tinha sido enviado por Cordélia. Bernarda finge que está falando com Adriano por telefone e Fabiana chega à conclusão que a prima está armando uma cilada para seu filho. Carlota visita Teresa. Álvaro comunica a Fátima e Henrique que não se casará com Regina pois reencontrou Carlota.

  239. Capítulo

  240. Adriano pede dinheiro a Bernarda. Ela marca encontro com ele no edifício que está vendendo. Carlota explica a Álvaro e Justo por que se fez passar por Cordélia. Ela mostra a eles o fax que Adriano lhe entregou dizendo que tinha sido enviado por Cordélia. Bernarda finge que está falando com Adriano por telefone e Fabiana chega à conclusão que a prima está armando uma cilada para seu filho. Carlota visita Teresa. Álvaro comunica a Fátima e Henrique que não se casará com Regina pois reencontrou Carlota.

  241. Capítulo

  242. Benito diz a Carlota que Cordélia está morta. Bernarda entra no prédio, entrega o dinheiro para Adriano e finge surpresa quando ele conta o que Isaac lhe disse. Álvaro promete a Natália que assim que estiver divorciado de Cordélia se casará com Carlota. Carlota convence Álvaro a procurar Daniel. O comandante Bezerra informa Bernarda sobre a morte de Fabiana.

  243. Capítulo

  244. Álvaro e Carlota esclarecem tudo com Paulina. Ela e Daniel se reconciliam. Bernarda diz ao agente do ministério público que acredita que sua prima tenha se suicidado. Adriano comunica a Bernarda que viajará para São Paulo do Monte. O tabelião comunica a Bernarda que Miréia, com uma procuração de Carlota, decidiu que o dinheiro da herança do Sr. Joaquim seja depositado em outra conta. Carlota faz com que Álvaro perceba que Adriano e Cordélia sempre foram amigos. Miréia diz a Bernarda que Carlota foi embora com Álvaro. Bernarda prepara uma armadilha com um revólver dentro do cofre que está em seu escritório.

  245. Capítulo

  246. Álvaro e Carlota vão ao apartamento de Adriano e revistam seus pertences. Apolônia agride violentamente seu meio- irmão, Braulio. Carlota e Álvaro lêem os diários de Cordélia, descobrem que ela e Adriano sempre foram amantes e que ela provocou a morte de Lupita. Cuco leva Braulio a fazenda e diz para Álvaro que o menino foi agredido por Apolônia. Regina conta aos pais que está se sentindo mal. Na casa de Teresa, Carlota pede explicações a Bernarda por tudo que fez para separá-la de Álvaro. Bernarda dá uma bofetada na filha.

  247. Capítulo

  248. Bernarda pede a Carlota que a deixe administrar a herança que recebeu do Sr. Joaquim. Carlota não aceita e expulsa a mãe. Benito pede a um caboclo que procure uma planta que só se encontra no meio da mata. Cuco conta para Carmem e Socorro como é Apolônia na realidade. Carmem e Socorro insinuam para Apolônia que já sabem tudo sobre sua vida. Os caboclos que estão atrás da planta que Benito pediu e encontram um cadáver no barranco. Matilde conta a Justo que Adriano a pressionou para que se afastasse dele. Álvaro aconselha Carlota a falar com Adriano. Carlota fala, por telefone, com Adriano e finge estar em Jalapa. Cuco e as crianças organizam uma fogueira. Quando ele e os meninos entram na cabana, Apolônia põe fogo. O comandante procura Álvaro, diz que encontraram um cadáver no barranco e que tudo indica que seja Cordélia.

  249. Capítulo

  250. Cuco consegue salvar quase todas as crianças do incêndio, mas perde a consciência quando vai tirar Braulio do meio do fogo. Apolônia se apavora ao perceber a tragédia que provocou e pede ao pai que a ajude a salvar as crianças. João Pedro entra na cabana e sai com sérias queimaduras. Ele morre depois de pedir perdão a Braulio. Apolônia chora e sente culpa pela morte do pai.Bernarda vai a casa de Teresa e diz a Carlota que Adriano matou Fabiana. Adriano ouve quando um peão comenta com Simone e Antonia, que encontrou cadáver no barranco. Adriano vai até a delegacia. Regina descobre que está seriamente doente ao ler os resultados de seus últimos exames. Álvaro é preso sob a acusação de ter matado Cordélia.

  251. Capítulo

  252. Simone conta a Adriano que Álvaro está preso por causa da morte de Cordélia. Álvaro comenta com o pai que suspeita de Adriano. Fátima, Henrique e Carlota descobrem que Regina leu o resultado dos exames. Fátima, desesperada, pede a Carlota que deixe Álvaro livre para que ele possa se casar com Regina. Regina tem uma convulsão e todos se assustam. Álvaro fala com Carlota sobre um plano para que Adriano diga toda a verdade sobre a morte de Cordélia. O advogado consegue que Álvaro cumpra prisão domiciliar. Eulália comenta com Matilde o motivo pelo qual Apolônia colocou fogo na cabana. Álvaro comenta com Adriano que os restos mortais encontrados não são de Cordélia.

  253. Capítulo

  254. Carlota entra fingindo ser Cordélia. Bernarda chega e presencia a cena. Mais tarde, em particular, pede a Carlota que lhe entregue a herança do Sr. Joaquim e em troca não dirá nada a Adriano sobre a farsa que ela e Álvaro prepararam. Bernarda depois conversa com Adriano e diz que Carlota está com Miréia em Jalapa. Adriano liga para Jalapa e com um truque telefônico, Carlota atende. Álvaro e Carlota recebem o resultado na necropsia realizada no corpo de Cordélia, onde consta que a morte foi causada pela picada de uma cobra. Na delegacia, Cuco fala sobre o que ouviu Adriano dizer sobre Cordélia. Adriano e Cordélia se encontram no bangalô e ele expressa toda sua raiva por saber que ela não morreu. Álvaro entra e diz ao irmão que ele caiu numa armadilha.

  255. Capítulo

  256. Adriano consegue fugir. Carlota liga para o banco e autoriza transferir o dinheiro para a conta de Bernarda. Na capital, Adriano encontra Bernarda saindo do banco e a ameaça com um revólver, mas logo depois vê dois policiais se aproximando e vai embora. Adriano pega um taxi e exige que o motorista siga Bernarda. Adriano, por telefone, denuncia Bernarda pela morte de Romano. Um carro da polícia segue Bernarda mas ela consegue escapar. No alto de um edifício, Adriano e Bernarda brigam por causa de uma pasta. A mesma se abre e o dinheiro se espalha pelo chão. Bernarda oferece a Adriano o dinheiro que tem em seu cofre na cidade de Jalapa. Ele oferece a Bernarda o dinheiro que Simone vai lhe dar. Carlota diz a Henrique e Fátima que decidiu ir embora para que Álvaro se case com Regina. Regina ouve a conversa e comenta com Álvaro.

  257. Capítulo

  258. Resumo do último capítulo da novela A Outra: Álvaro alcança Carlota e consegue impedir que ela pegue o ônibus. Ele conta o que conversou com Regina e os dois se beijam. Adriano, por telefone, diz a Bernarda onde ela pode encontrar o dinheiro. Bernarda dá a Adriano o segredo do cofre. Na adega da fazenda, Bernarda encontra a mala com o dinheiro e cai numa armadilha. Adriano abre o cofre e morre ao ser atingido a queima roupa pelo revólver que estava na armadilha. Regina parabeniza Álvaro e Carlota e depois morre. Santos e Teresa perguntam por Bernarda e Benito insinua que ela está viva. Numa marina, Bernarda se insinua para alguns rapazes. Álvaro e Carlota se casam. Sebastião comunica aos filhos de Miréia que se casará com ela. Carlota sofre um desmaio. Ao acordar diz a Álvaro que está grávida. Ele fica feliz e os dois se beijam.

Elenco / Personagens

Carlota (Yadhira Carrillo) É a única filha legítima de Bernarda e Leopoldo. Jovem de bom caráter, é uma moça muito bonita mas esconde essa beleza atrás de sua timidez. É insegura e reprimida pela mãe. Gosta de cerâmica e toca piano.

Bernarda (Jacqueline Andere) Bonita e ambiciosa, ama o dinheiro acima de tudo. É mãe de Carlota e Eugênia. Apaixonou-se ainda muito jovem pelo fazendeiro Delfino, mas ele rompeu o namoro sem saber que Bernarda estava grávida. Ela aceitou o amor de Leopoldo, um homem bem mais velho.

Eugênia (Mercedes Molto) Filha de Delfino e Bernarda, mas acha que seu pai é Leopoldo. É uma moça bonita, gentil, de bom caráter e muito romântica. Estuda administração de empresas, mas não gosta do que faz. A mãe a obriga. Bernarda quer que Eugênia a ajude nos negócios. Vai se apaixonar por Romano e esse amor será a sua desgraça.

Álvaro (Juan Soler) – Médico, bonito e bom caráter, bonito, tem tudo que se pode esperar de um verdadeiro cavalheiro. Resolveu seguir os passos do pai (de quem tem muito orgulho) e abraçou a medicina. Seu único e verdadeiro amor é Carlota.

Teresa (Josefina Echánove) – Empregada há muitos anos da casa de Bernarda, Teresa criou as duas meninas. É uma espécie de babá. Meiga, dedicada e amorosa, fica ao lado de Bernarda em razão do grande carinho que tem pelas filhas da megera.

Romano (Alejandro Avila) Filho legítimo de Marta e Leopoldo. Depois que soube que seu pai teve um caso com Bernarda e que teria duas meias irmãs, Romano se transformou em um rapaz amargurado, cheio de ódio e com sede de vingança. Bonito e sedutor, resolve conquistar Eugênia e abandoná-la apenas para se vingar de Bernarda.

Adriano (Sergio Sendel) Irmão adotivo de Álvaro. Bonito e sedutor, usa essa “arma” constantemente para conseguir o que quer, principalmente junto às mulheres. É um rapaz ressentido e cheio de rancor por ter sido adotado.

Fabiana (Maty Huitrón) Viveu em seu passado momentos trágicos. Foi abandonada grávida. Sem condições financeiras de criar seu filho, ela o abandonou no hospital. Pensa em se vingar de toda humilhação que Bernarda a faz passar todos os dias.

Cordélia (Yadhira Carrillo) – Sósia de Carlota, é o oposto dela. Arrogante, prepotente e muito segura de si, Cordélia sabe o que quer da vida: dinheiro e posição social. E para usa a sua melhor arma, a sedução.

João Pedro (Manuel Ojeda) – Casado com Matilde, é pai de Cordélia e Apolônia. É acóolatra, não gosta de trabalhar e tudo é pretexto para sair de casa e beber. Adora Cordélia, com quem se identifica.

Matilde (Lupita Lara) – Casada com João Pedro, é dona de um pequeno armarinho. Procura ser justa nas eternas disputas entre Cordélia e Apolônia. Mas acaba desculpando e perdoando as falhas das filhas.

Apolônia (Veronica Jaspedo) – Irmã mais nova de Cordélia, é caprichosa, egoísta e dissimulada. Não perde uma oportunidade para desmascarar Cordélia, de quem morre de inveja.

Daniel (Toño Mauri) – Advogado. É amigo leal e dedicado de Álvaro. Está sempre desconfiado das atitudes de Bernarda. Não é feliz no casamento devido os constantes ataques de ciúmes de sua esposa.

Delfino (Jorge Vargas) – Pai de Lázaro, é um homem grosseiro. Mas, por debaixo dessa aparência, esconde um grande coração. É fazendeiro e na juventude teve um caso com Bernarda. Rompeu o relacionamento sem saber que ela estava grávida de Eugênia.

Lázaro (Julio Bracho) – Criado na fazenda, Lázaro, filho de Delfino, não tem a mesma paixão que seu pai pela terra e nem a força de seu caráter. É facilmente manipulável, principalmente por Cordélia.

Benito (Carlos Gonzzalez) – Primo de Teresa e pai de Santos, Benito é descendente de índios e conserva a tradição de seus ancestrais. Trabalha com artesanato e tem o dom de prever o futuro. Tem a sabedoria das ervas e dos elementos naturais. Conhece bem a alma humana e sempre soube as verdadeiras intenções de Cordélia.

Justo (Luis Couturier) Médico respeitado. Simpático e alegre, sempre foi um excelente marido e um pai muito carinhoso. Casado com Lupita, é pai de Álvaro e Adriano. Justo ama sua esposa, que tem um problema grave de saúde.

Lupita (Rosa Maria Bianchi) – Simpática e compreensiva, é casada com Justo. Sofre do coração e, por isso, após o nascimento de Álvaro não pôde ter mais filhos. Trabalhava como voluntária em um hospital quando soube que Adriano havia sido abandonado e resolveu adotá-lo, com total apoio de Justo.

Santos (Ignacio Guadalupe) – Filho de Benito, Santos é um homem interessante. É honesto, trabalhador e de caráter muito correto. Assume suas responsabilidades na vida e tem em seu pai um grande exemplo.

Elenco:
Yadhira Carrillo – Carlota Guillen / Cordelia Portugal
Juan Soler – Alvaro Ibañez
Jacqueline Andere – Bernarda Sainz de Guillen
Sergio Sendel – Adriano Ibañez
Eduardo Ibarrola – Delfino Arriaga
Manuel Ojeda – João Pedro Portugal
Alejandro Ávila – Romano Guillen
Eugenio Cobo – Padre Agustin
Julio Bracho – Lazaro Arriaga
Toño Mauri – Daniel Mendizabal
Mercedes Molto – Eugenia Guillen
Azela Robinson – Mireya Ocampo
Maty Huitrón – Tia Fabiana Morales
Lupita Lara – Matilde Portugal
Rosa Maria Bianchi – Lupita Ibañez
Josefina Echanove – Tomasa Lopez
Alonso Echanove – El Cuco
Luis Couturier – Justo Ibañez
Raul Izaguirre – Saltier Orozco
Sérgio Ramos – Don Joaquin Pardo
Veronica Jaspeado – Apolonia Portugal
Ignacio Guadalupe – Santos Merida
Roberto Antunez – Padre Fermin
Virginia Gutiérrez – Esperanza
Marco Munoz – Fulgencio Rios
Gastón Tuset – Dr. Salvador Almanza
Alfonso Iturralde – Narciso Bravo
Zoila Quiñones … Simona Díaz
María Prado – Martina Rubio
Virginia Gimeno – Hilaria Rivero
Isadora Gonzalez – Paulina de Mendizabal
David Ramos – Padre Conrado
Alberto Inzúa – Padre Javier
Antonio de la Vega – Isaac Gomez
Carlos Gonzales – Benigno
Rosángela Balbó – Socorrito
Lucy Tovar – Celina Chavez
Thelma Dorantes – Carmen
Shirley – Julietta de Guillen
Natasha Dupeyrón – . Natalia Ibañez
Carlos Speitzer – Librado Merida
Esther Guilmáin – Esther
Erika Bleher – Roberta
Ofelia Guilmáin – Sabina de Ocampo
Macaria – Fatima de Salazar
Mónika Sánchez – Regina Salazar
Juan Pelaez – Enrique Salazar
Cosme Alberto – Braulio Rivero
Annie Del Castillo – Karen Mendizábal
Constanza Mier – Aida
Chantal Andere – Bernarda Sainz (jovem)
Elsa Cárdenas – Martha de Guillen
Elpidia Carrillo
Lilibeth Flores
Carolina Guerrero – Jovita
Enrique Hidalgo – Isidro
Hugo Macías Macotela – Notario Carballido
Silvia Manríquez – Marta de Guillen (jovem)
Juan Montini – Animador
María Dolores Oliva – Flor
Juan Romanca – Belarmino
Andrea Soberón
Ricardo Vera – Genaro

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Tema original da novela:

La Otra: Benny Ibarra y Edith Marquez

Edith:
Yo sé que a nuestro amor
le falta algo una palabra
algún detalle, una caricia, una esperanza
para seguir y recrear nuestro destino

Benny:
Yo sé que la ternura se ausentó del día a día
y la conquista se perdió por la costumbre
nuestra ilusión se confundió con la rutina
y también sé que es otro amor
que mueve todos mis sentidos
es otra piel la que acelera mis latidos
es otra mi inquietud
es la otra, no eres tú

Edith:
Yo sé que la distancia
entre tu y yo es un
nos perdimos en el medio del camino
por ti o por mi no importa quien
es nuestro

Benny:
Y también sé que en el amor
hay muchas puertas de salida
buscamos juntos otro punto de partida
es otra mi inquietud
es la otra, no eres tú
no puedo mas
es otro amor que mueve todos mis sentidos
es otra piel la que acelera mis latidos
es otra mi inquietud
es la otra, no eres tú

Tema brasileiro:

A Outra: Michael Sulivam

Eu sei que a ternura acabou no dia a dia
nossos encontros se perderam na rotina
e um novo olhar atravessou nosso caminho

Mas sei também que o amor tem muitas portas de saída
vamos buscar um outro ponto de partida
recomeçar o amor, que contigo já vivi

Pra que esconder, um outro amor mexeu com todos meus sentidos
E despertou o que estava adormecido,
Hoje meu bem querer, é a outra e não você

0 Comentário para: “A Outra Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *