A Moreninha (1965) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela A Moreninha (1965) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Moreninha (1965) e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela A Moreninha (1965)

◘ Autoria: Otávio da Graça Mello
◘ Direção: Otávio da Graça Mello
◘ Período de exibição: 25/10/1965 – 10/12/1965
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 35

Adaptação do livro homônimo de Joaquim Manuel de Macedo, a novela narra o romance entre Carolina (Marília Pêra) e Augusto (Cláudio Marzo), no Rio de Janeiro do século XIX.

Quando criança, Augusto jurou amar eternamente uma menina, sem saber seu nome. Passam-se alguns anos, mas o rapaz não consegue se envolver com nenhuma outra mulher, o que lhe garante a fama de grande conquistador entre seus colegas da faculdade de medicina. Durante um fim de semana em Paquetá, no entanto, Augusto conhece Carolina e se apaixona por ela, sem saber que a moça é seu amor de infância.

A trama também mostra uma turma de jovens que, em meio a festas e paixões, envolve-se em campanhas pela libertação dos escravos.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela A Moreninha (1965)

** Resumo não divulgado

Carolina é uma moça sonhadora e romântica que vive na ilha de Paquetá com sua avó Donana e seu irmão Felipe, entre festas e passeios dominicais, sempre reunida com os seus amigos. Carolina espera pacientemente reencontrar seu amor de infância5 .

Esse amor de infância é Augusto, um estudante de Medicina determinado e galanteador, que vive com sua irmã Lúcia e vai estudar na Corte. Augusto também não esqueceu seu grande amor. Através de Felipe, ele acaba se aproximando de Carolina e no fim da história os dois ficam juntos e descobrem que tiveram um romance na infância.

A trama também mostra uma turma de jovens que, em meio a festas e paixões, se envolve em campanhas pela libertação dos escravos.

Em 1975, a Rede Globo fez uma segunda versão da obra de Joaquim Manuel de Macedo, com o mesmo título. A adaptação foi de Marcos Rey, e a direção, de Herval Rossano. Essa era a terceira vez que o romance de Joaquim Manuel de Macedo era adaptado para a televisão. A primeira foi em 1956, na TV Tupi, com Yoná Magalhães e Paulo Porto formando o casal de protagonistas. Na terceira versão, de 1975, Nívea Maria e Mário Cardoso deram vida ao par romântico da história.

Elenco:
Cláudia Martins
Cláudio Marzo – Augusto
Emiliano Queiroz
Gracindo Júnior
Iara Sarmento
Iracema de Alencar
Milton Gonçalves
Marília Pêra – Carolina
Nazareth Cruz
Paulo Graça
Renato Machado
Taís Portinho
Zezé Macedo

Elenco / Personagens

CAROLINA (Marília Pêra) – Jovem bonita e alegre, vive em Paquetá na companhia de sua avó Donana (Iracema de Alencar). Romântica, sonha em reencontrar o rapaz que conhecera na infância, Augusto (Cláudio Marzo), por quem nutre um amor platônico.

AUGUSTO (Cláudio Marzo) – Estudante de medicina, é um jovem boêmio, grande admirador de Castro Alves e suas ideias abolicionistas. Ainda criança, conhecera uma garota por quem se apaixonara, Carolina (Marília Pêra). E, apesar da fama de conquistador, mantém-se fiel à promessa que fizera na infância.

D. ANA (Iracema de Alencar) – Avó de Carolina (Marília Pêra).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

** Não disponível

Para dar mais realismo à trama, o autor e diretor Octávio Graça Mello pesquisou músicas do século XIX para compor a trilha sonora. O tema de abertura, no entanto, era contemporâneo: Canção do Rochedo, de autoria do próprio Graça Mello.

0 Comentário para: “A Moreninha (1965) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *