A Escrava Isaura (2004) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela A Escrava Isaura (2004) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Escrava Isaura (2004) e de todas as novelas exibidas na Record.

Sobre a Novela A Escrava Isaura (2004)

◘ Período de exibição original: 18/10/2004 a 29/07/2005
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 167
◘ Autoria: Bernardo Guimarães (obra original) – Tiago Santiago e Anamaria Nunes(adaptação)
◘ Direção: Herval Rossano
◘ Emissora/Produtora: Rede Record

Isaura (Bianca Rinaldi) nasce em 1835, na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco), em Campos. Ela é filha da bela Juliana (Valquiria Ribeiro), escrava do Comendador, e do feitor da fazenda, seu Miguel (Jackson Antunes). Juliana morre pouco depois do parto, e Isaura é criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura é escrava do Comendador, por ter nascido filha de sua escrava.

Depois de contar a história de amor entre a escrava Juliana e o feitor Miguel e o nascimento de Isaura, a trama da novela avança para 1854, quando Isaura tem 19 anos e é uma bela casta donzela. Tudo se complica na vida dela, quando volta para a fazenda o senhor Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que desenvolve uma paixão louca pela linda escravinha. Leôncio é obrigado a se casar por interesse com Malvina (Maria Ribeiro), filha do rico Coronel Sebastião (Paulo Figueiredo), mas mesmo assim tenta seduzir Isaura, querendo que a donzela seja sua amante. Contudo, todas as tentativas e propostas de Leôncio são sempre rechaçadas pela virtuosa Isaura.

Gertrudes tem muita vontade de dar a liberdade à sua querida Isaura, mas morre antes de conseguir realizar este objetivo. Pouco depois da morte de Gertrudes, o Comendador Almeida também morre. Leôncio queima o testamento onde ele deixava a alforria para Isaura e torna-se assim o dono de escrava.

A vida de Isaura piora muito com a morte de Gertrudes e do Comendador. Leôncio se torna cada vez mais insistente, e sua paixão secreta pela escrava é descoberta, primeiro por Henrique (Gabriel Gracindo), cunhado de Leôncio, que também é apaixonado por Isaura; e logo depois por Malvina, que não demora muito a perceber a obsessão de seu marido pela bela escrava.

Leôncio se recusa a vender Isaura para Miguel, o pai da escrava, que há 20 anos junta dinheiro, com o maior sacrifício, para comprar a liberdade da filha. Muito magoada Malvina então volta para a casa de seu pai, o Coronel Sebastião. Com isso, Isaura fica à mercê de Leôncio, que ameaça castigá-la, se ela não ceder à paixão que ele sente por ela. Isaura é obrigada a fugir com seu pai para não ter que ceder a Leôncio.

Isaura e Miguel são auxiliados na fuga pela Condessa Tomásia (Mayara Magri), mulher que sofreu muito nas mãos de Leôncio, foi abandonada por ele, sem um tostão – quando ele se casou com Malvina – e depois se tornou muito rica ao se casar com o Conde de Campos (Carlo Briani) e virar a Condessa. Isaura e o pai são perseguidos por Martinho (Cláudio Curi), o capitão-do-mato, mas conseguem fugir, disfarçados.

Isaura se refugia numa chácara perto de São Paulo, onde adota o nome de Elvira, e vive longe de tudo e todos. Porém, o jovem abolicionista Álvaro (Theo Becker) a conhece, porque gosta de nadar perto do lugar onde Isaura vive. O amor nasce entre os dois jovens, mas Isaura foge de Álvaro. Ela sabe que não pode ser dele, porque é uma escrava fugitiva. Apaixonado por ela, Álvaro desiste do casamento com Branca (Renata Dominguez), irmã de seu melhor amigo, Geraldo (Caio Junqueira).

Pouco tempo depois, Álvaro insiste em levar Isaura a um baile, onde ela acaba por ser reconhecida por Martinho, o capitão-do-mato, que estava à sua procura. Álvaro protege Isaura e tenta impedir Martinho de levá-la, mas o juiz ordena que Isaura seja re-entregue ao seu dono, Leôncio, que vem buscá-la.

Contudo, Leôncio já tinha re-atado o seu casamento com Malvina, que voltou à casa, e agora é ela quem impede que ele continue a importunar a escrava. Malvina exige que Leôncio cumpra a vontade de seus pais e dê a liberdade a Isaura.

Sem outra saída, falido, dependente do dinheiro do sogro, Leôncio é obrigado a concordar, mas para se vingar, resolve que vai dar a liberdade a Isaura, com a condição dela se casar com o monstruoso e cordunda Belchior (Ewerton de Castro), o jardineiro da fazenda. Já que Isaura não vai ser sua, Leôncio resolve entregá-la para o mais feio de todos os habitantes da cidade. É esta a condição que ele estabelece para dar a carta de alforria a Isaura.

Contudo, a Condessa Tomásia, resolvida a fazer Leôncio pagar por todas sua maldades, usa todo seu dinheiro para forçar a falência, primeiro de Leôncio e depois do seu sogro, o Coronel Sebastião. A Condessa e Álvaro resgatam a hipoteca de todos os bens de Leôncio, inclusive a escava Isaura, que deixa de ser prioridade de Leôncio, no mesmo dia em que ia ser forçada a se casar com o horrível corcunda Belchior.

Com a maioria das personagens ali presente, na fazenda, por conta dos acontecimentos, Leôncio aparece assassinado, misteriosamente, dentro do seu quarto.

Mesmo depois de descoberto o verdadeiro assassino de Leôncio, Isaura ainda corre risco, por causa de Branca, que não se conforma em ter perdido Álvaro para ela. Mas a felicidade é o destino do casal apaixonado, e a bela casta Isaura consegue se casar, pura e inocente, com seu amado, no fim da história.

É a mesma história de amor, em forma de folhetim, que há mais de cem anos encanta os brasileiros de todas as idades, com acréscimo de poucos personagens, para rechear a trama. Além da história principal, acima descrita, vamos contar na novela também o amor de Helena (Fernanda Nobre), a filha caçula do Coronel, por Gabriel (André Fusko), o irmão de Tomásia. Nesta trama, vamos nos inspirar mesmo em “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.

Além destes personagens, temos ainda João (Ivan de Almeida) e Joaquina (Chica Lopes), dois velhos escravos, que ajudam Isaura, como podem, na fazenda; a invejosa Rosa (Patrícia França), escrava como Isaura, que faz tudo que pode contra a mocinha de nossa história e é na realidade filha do Coronel Sebastião; o escravo André (Déo Garcês), rapaz de excelente caráter, também apaixonado por Isaura, que foge da fazenda e se torna líder de um quilombo; Bernardo (Christovam Neto), um negro que acha um velho garimpo e se torna um dos homens mais ricos da cidade; Moleca (Bárbara Garcia), uma escravinha apaixonada por André, que rejeita Bernardo e depois se arrepende quando ele fica muito rico.

O fundo histórico da novela é a luta pela liberdade dos escravos, ainda no começo da causa abolicionista, no florescimento da cultura do café, em nosso país.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela A Escrava Isaura (2004)

Resumo da novela Escrava Isaura (2004) conforme divulgado pela Record no período de exibição entre 18/10/2004 e 29/07/2005 (total de 167 capítulos).

  1. Capítulo

  2. 18/10: Martinho e seus homens invadem o quilombo. Negros festejam no quilombo. Martinho e seus homens invadem o quilombo. Juliana despede-se de seu pai e foge. Martinho coloca fogo no quilombo, persegue e captura Juliana. Juliana vê o corpo de pai e chora. No mercado de escravos, Juliana é leiloada e comprada pelo Comendador Almeida. Miguel oferece ajuda para Juliana. Com. Almeida ordena que a festa dos negros termine. Com. Almeida tenta se aproveitar de Juliana que pede socorro a Gertrudes. O Com. Almeida manda Juliana trabalhar na lavoura. Começa romance de Juliana e Miguel. Juliana diz a Miguel que está grávida. Miguel tenta comprar a alforria de Juliana. Com. Almeida demite Miguel. Francisco é o novo feitor. Gertrudes não deixa Juliana ser castigada. Isaura nasce. Após o parto, Juliana vai para o tronco e morre. Gertrudes cuida de Isaura. Miguel vai à senzala conhecer Isaura. Isaura faz 10 anos e Gertrudes pede sua liberdade. Passagem de tempo: Isaura aparece já mocinha. Com. Almeida descobre que Leôncio o enganou. Tomásia diz que está grávida de Leôncio. Com. Almeida surpreende Leôncio e Tomásia.

  3. Capítulo

  4. 19/10: Tomásia é abandonada por Leôncio. Tomásia é abandonada por Leôncio. Com. Almeida cobra as dívidas de Leôncio. Coronel Sebastião diz que Leôncio vai ter que se casar com Malvina. Leôncio chega em casa e encontra Isaura. Gioconda conta a Tomásia que foram despejadas. André se declara para Isaura. Leôncio também se declara para Isaura. Miguel encontra Joaquina. Isaura conta para Joaquina e João que Leôncio a importunou e quis marcar encontro com ela no celeiro. Com. Almeida e Cor. Almeida acertam os detalhes do sarau de noivado de Leôncio e Malvina. João e André ficam de guarda para proteger Isaura. Rosa se insinua para Leôncio, no celeiro. André discute com Rosa. Gioconda e Tomásia planejam ir ao sarau. Gabriel se encanta com Helena. Cor. Sebastião encontra com Gioconda na estrada. Leôncio e Com. Almeida se surpreendem com Tomásia em seu noivado. Tomásia ameaça Leôncio, Isaura ouve tudo e vê quando Leôncio faz Tomásia tropeçar na escada.

  5. Capítulo

  6. 20/10: Tomásia interrompe o casamento de Leôncio e Malvina. Leôncio diz a Isaura que Tomásia tropeçou sozinha. Gioconda, aos prantos, tenta reanimar Tomásia. Henrique fica fascinado por Isaura. Malvina desconfia que Leôncio tem interesse em Isaura. Gabriel fala mal de Leôncio para Helena.Gabriel enfrenta Leôncio. Malvina conversa com Isaura. Helena fala para Sebastião o que descobriu sobre Leôncio. Henrique conversa com Isaura. Helena e Henrique contam a Malvina o que Leôncio fez com Tomásia. Tomásia acorda e recebe a notícia que perdeu a criança. Miguel consegue o dinheiro que falta para comprar Isaura. Leôncio volta a ameaçar Isaura, aperta o pescoço dela. Gabriel beija Helena. Sebastião pergunta a Gioconda se é verdade que Leôncio prometeu casamento a Tomásia. Gertrudes pergunta porque Isaura está triste. Começa o casamento de Leôncio e Malvina. Tomásia interrompe a cerimônia. André propõe fugir com Isaura.

  7. Capítulo

  8. 21/10: Miguel vai até a fazenda comprar a liberdade de sua filha. Tomásia diz no meio do casamento que Leôncio tentou matá-la. Rosa escuta a conversa de André e Isaura e promete contar tudo a Leôncio. Gioconda teme um escândalo de sua filha. Tomásia é expulsa da igreja, jogada na lama e jura vingança. Malvina hesita, mas se casa. O Conde Campos encontra Tomásia e a convida para subir em sua carruagem. Gabriel diz a sua mãe que gosta de Helena, mas ela é contra. Henrique se declara para Isaura e tenta beijá-la. Gertrudes passa mal na festa do casamento. Miguel vai até a fazenda comprar a liberdade de sua filha. Leôncio manda prender André.

  9. Capítulo

  10. 22/10: Leôncio e Malvina saem em lua-de-mel. Isaura desmente Rosa. Leôncio força Malvina a ir para cama com ele. Gertrudes conversa com Almeida sobre Isaura. Leôncio pede para Isaura não ser vendida. O Conde convida Tomásia para ir a sua fazenda. Miguel volta à fazenda e encontra sua filha. Leôncio e Malvina saem em lua-de-mel. Comendador Almeida aumenta o preço de Isaura e Miguel fica arrasado. O Conde pede a mão de Tomásia em casamento e ela aceita. Henrique vê Gabriel com Helena e parte para briga. Miguel quer fugir com Isaura.

  11. Capítulo

  12. 23/10: Gioconda ameaça o Coronel Sebastião. Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Helena se encontra com Gabriel e diz que seu pai é contra o namoro deles. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel quando o vê junto a sua filha. Helena fica de castigo e Gabriel leva um tiro. Gioconda ameaça o Coronel Sebastião. Tomásia se casa com o Conde. Leôncio e Malvina voltam de viagem. . .

  13. Capítulo

  14. 25/10: Isaura conta à Gertrudes que Leôncio empurrou Tomásia. Gertrudes sofre um ataque cardíaco no dia da chegada de Leôncio. Tomásia e o Conde Campos trocam elogios na festa de casamento. Gertrudes diz a Isaura que lamenta não ter dado antes sua liberdade. Tomásia sabe do retorno de Leôncio e se entristece. Isaura conta à Gertrudes que Leôncio empurrou Tomásia. Leôncio flagra Gertrudes e Isaura falando sobre ele. Coronel Sebastião visita Malvina. Gabriel decide pedir a mão de Helena em casamento. Belchior conta à Rosa quem é seu pai.

  15. Capítulo

  16. 26/10: Gertrudes pede que chamem o tabelião para libertar Isaura. Leôncio agarra Isaura. Joaquina conta a verdade sobre a mãe de Rosa. Gertrudes mesmo sem forças discute com Leôncio. Gabriel tenta conseguir dinheiro emprestado para Miguel. Rosa conta ao Coronel Sebastião que é sua filha. Tomásia aceita emprestar dinheiro à Miguel. Leôncio diz a Henrique que se sente atraído por Isaura. O Conde Campos e Tomásia passam a noite juntos. Tomásia sonha com Leôncio. Gertrudes pede que chamem o tabelião para libertar Isaura.

  17. Capítulo

  18. 27/10: Conde Campos descobre que Tomásia quer se vingar de Leôncio. O Comendador Almeida jura libertar Isaura. Rosa conta a Leôncio que o Coronel Sebastião é seu pai. O médico diz que o estado de Gertrudes é ruim. Conde Campos aceita ajudar Miguel. Gabriel corre para avisar Miguel. Leôncio diz a Gertrudes que não ama Malvina. Conde Campos descobre que Tomásia quer na verdade se vingar de Leôncio.

  19. Capítulo

  20. 28/10: Tomásia tenta convencer o Conde Campos a fazer o empréstimo à Miguel. Leôncio diz a sua mãe que Isaura nunca será livre. Tomásia tenta convencer o Conde Campos a fazer o empréstimo à Miguel. Tomásia pede que Miguel penhore seu anel de noivado escondido do Conde Campos. Leôncio agarra Isaura e Gertrudes sofre uma segunda dor no peito. Joaquina ouve Isaura gritando e pede ajuda. Dr. Paulo cuida de Gertrudes. André corre ao socorro de Isaura. Gabriel vai até a casa de Helena pedir sua mão em casamento. Miguel vai até a fazenda do Comendador, mas não o encontra. Conde Campos escuta Tomásia e Gioconda falando sobre o anel. Gertrudes sente pela terceira vez uma dor forte no peito.

  21. Capítulo

  22. 29/10: Isaura descobre que seu pai já conseguiu todo o dinheiro para libertá-la. Conde Campos pede que Tomásia use o anel de noivado. Gertrudes quer que Leôncio jure que dará liberdade a Isaura, mas ele foge do assunto. Joaquina e João contam a André como sua mãe morreu. Comendador Almeida corre para ver Gertrudes. Isaura descobre que seu pai já conseguiu todo o dinheiro para libertá-la. Leôncio tenta convencer seu pai a não vender Isaura. Leôncio trama com Francisco um plano contra Miguel.

  23. Capítulo

  24. 30/10: Gertrudes morre ao lado do Comendador Almeida e Isaura. Tomásia conta ao Conde Campos que o anel está no penhor. Comendador Almeida pede perdão a Gertrudes. Henrique tenta beijar Isaura, mas não consegue. Rosa conta a Henrique que ela é sua irmã. Conde Campos diz a Tomásia que não sabe se cancela o casamento. Gertrudes morre ao lado do Comendador Almeida e Isaura. Malvina jura libertar Isaura. Capangas roubam todo o dinheiro de Miguel. Miguel vai até a fazenda dizer a Isaura que foi roubado. . .

  25. Capítulo

  26. 01/11: Joaquina diz a Miguel que foi Leôncio que roubou o dinheiro. Dr. Paulo examina Miguel. Conde Campos diz que Tomásia o enganou e pede separação. Joaquina fala para João que sabe quem roubou Miguel. Joaquina e João procuram o dinheiro de Miguel no quarto de Leôncio que os flagra e os ameaça. Coronel Sebastião consola Comendador Almeida. Helena pergunta ao Coronel Sebastião se Rosa é sua irmã. Sebastião manda Rosa parar de dizer que é sua filha. Tomásia pede desculpas ao Conde Campos. Almeida discute com Leôncio. Belchior conta a André como sua mãe morreu. Joaquina diz a Miguel que foi Leôncio que roubou o dinheiro. Gabriel se encontra com Helena. Gertrudes é enterrada. Francisco surpreende André perto do quanto de Leôncio.

  27. Capítulo

  28. 02/11: Leôncio quer atirar em Miguel e ordena que Isaura saia da frente. André diz a Francisco que procura o dinheiro de Miguel. Francisco e André brigam. Ouve-se um tiro. Helena encontra Gabriel. André é colocado na prisão. Tomásia e Gioconda se lamentam. Miguel promete que vai recuperar o dinheiro roubado. Francisco conta a Leôncio que prendeu André. Rosa promete que vai ajudar no romance de Gabriel e Helena. Leôncio aponta a arma para Miguel. Comendador Almeida sofre com a morte de Gertrudes. Leôncio quer atirar em Miguel e ordena que Isaura saia da frente. Conde Campos faz juras de amor a Tomásia. Para salvar Miguel, Joaquina conta que foi ela que viu Leôncio receber o dinheiro. Leôncio manda Joaquina para o tronco.

  29. Capítulo

  30. 03/11: Isaura encontra o dinheiro no armário de Leôncio. Leôncio atira. Coronel Sebastião tenta contornar a situação. Joaquina é colocada no tronco. André e João planejam fugir. Malvina pede ajuda ao Comendador Almeida para salvar Joaquina. Gabriel volta para casa feliz. Leôncio quer que Isaura se entregue a ele em troca do perdão a Joaquina. Joaquina é castigada e o Comendador Almeida ordena que parem com as chibatadas. João cuida de Joaquina. André pede um beijo a Isaura. Malvina vasculha o armário de Leôncio que a pega em flagrante. Leôncio castiga André. Isaura encontra o dinheiro no armário de Leôncio. Leôncio prepara o ferro de marcar boi para queimar André.

  31. Capítulo

  32. 04/11: Comendador Almeida diz a Isaura que vai lhe dar a liberdade. André é marcado com ferro quente. Todos na fazenda ouvem os gritos de dor de André. Leôncio dá chicotadas em André. Comendador Almeida diz a Isaura que vai lhe dar a liberdade. Leôncio pergunta o que Isaura fazia em seu quarto. Leôncio descobre que o dinheiro sumiu e invade o quarto de Isaura. Rosa se declara para André. Malvina desconfia de Leôncio. Tomásia tem pesadelo. Rosa alimenta André que está no tronco. Almeida manda Leôncio comprar escravos. Miguel chega a fazenda acompanhado do Sargento de Milícias. Tomásia encontra Leôncio na rua.

  33. Capítulo

  34. 05/11: André diz que vai matar Leôncio. Conde Campos vê Leôncio conversando com Tomásia e o desafia para um duelo. Isaura entrega o saco de moedas a Miguel e diz a Almeida que encontrou no quarto de Leôncio. Leôncio compra somente escravas. Dr. Paulo pede a mão de Helena em namoro. Miguel pede que o Comendador Almeida venda Isaura. Helena escreve um bilhete para Gabriel. Leôncio ameaça Miguel na frente do Sargento de Milícias. Comendador Almeida diz que precisa da companhia de Isaura. Almeida pede explicações a Leôncio e se espanta porque ele só comprou escravas. André diz que vai matar Leôncio.

  35. Capítulo

  36. 06/11: Isaura, Joaquina e João preparam a fuga de André. André quer fugir para um quilombo. Tomásia sonha com a morte de seu marido e se desespera. Leôncio arma com Francisco uma emboscada para o Conde de Campos no duelo. Helena diz a seu pai que não tem interesse no Dr. Paulo. Isaura, Joaquina e João preparam a fuga de André. André conta a Rosa que vai fugir. Henrique pensa pedir dinheiro emprestado para seu pai para ajudar Miguel. André consegue fugir. Rosa vê André beijar Isaura. . .

  37. Capítulo

  38. 08/11: Conde Campos leva dois tiros no duelo contra Leôncio. O Conde de Campos leva dois tiros no duelo contra Leôncio. Henrique tenta arranjar dinheiro emprestado com seu pai para libertar Isaura e posteriormente se casar com ela. Dr. Paulo diz que a situação do Conde é grave e que ele sofreu uma tentativa de assassinato. Rosa conta ao Com. Almeida que Isaura ajudou André a fugir. Isaura confirma sua ajuda e Leôncio se irrita. Isaura recebe castigo. O Conde de Campos morre ao lado de Tomásia.

  39. Capítulo

  40. 09/11: Rosa ameaça Isaura com uma faca. André conhece Bernardo, outro escravo fugitivo. Cel. Sebastião nega empréstimo a Henrique. Tomásia acusa Leôncio pela morte do Conde de Campos. Rosa ameaça Isaura com uma faca. Gabriel descobre que o Dr. Paulo quer se casar também com Helena. O Sargento de Milícia vai até a casa de Leôncio.

  41. Capítulo

  42. 10/11: Henrique corteja Isaura e a beija. O Sargento de Milícia estranha Leôncio não ter levado nenhum tiro. Dr. Paulo visita Helena. Com. Almeida diz a Isaura que Leôncio é um mentiroso. Gioconda se preocupa com o testamento feito pelo Conde de Campos. Henrique corteja Isaura e a beija. Gabriel diz a Tomásia que ela não está no testamento.

  43. Capítulo

  44. 11/11: Tomásia lê o testamento do Conde Campos e fica sem herança. Leôncio discute com Henrique. Moleca leva André e Bernardo para o Quilombo. Malvina diz que Leôncio o mandou embora. Leôncio machuca Rosa. Leôncio invade o quarto de Isaura. Almeida tem alucinações com Gertrudes. Leôncio amordaça Isaura. Almeida vai ao quarto de Isaura. No bordel, Miguel se lamenta. Tomásia chora. Leôncio beija Rosa. Almeida da uma medalha de presente para Isaura. Joaquina pede para que tirem João do quartinho. Conde Campos é enterrado. Tomásia diz que vai matar Leôncio. Helena discute com Sebastião. Tomásia lê o testamento do Conde de Campos e fica sem herança. Dr. Paulo examina Almeida e sugere uma viagem.

  45. Capítulo

  46. 12/11: Tomásia e sua família são expulsas da fazenda do Conde Campos. Dr. Paulo conta que Leôncio armou uma emboscada para o Conde Campos. Leôncio força Isaura a entrar no quarto de hóspedes. Malvina pede que Rosa conte se é sua irmã. Isaura arranha Leôncio. Tomásia e sua família são expulsas da fazenda do Conde Campos. Almeida tem ataque de tosse e manda chamar Leôncio. Malvina vê Leôncio sair do quarto de hóspedes. Miguel conversa com Belchior no Jardim de Serafina. Almeida ameaça deserdar Leôncio. Moleca se declara para André. Tomásia acha um novo testamento do Conde Campos. João fica doente.

  47. Capítulo

  48. 13/11: Henrique flagra Leôncio tentando matar João. André sente saudade de Isaura. Leôncio pede um beijo a Isaura senão ele bate em João que está doente. Inesperadamente João enforca Leôncio. Henrique flagra Leôncio tentando matar João. Bernardo acha diamante em um riacho. Henrique diz que vai ajudar a comprar a liberdade de Isaura. Sebastião ameaça deserdar Henrique. Almeida tem outra visão de Gertrudes. Belchior pede Rosa em casamento. Tomásia inaugura a estação de trem. Bernardo conta a André que achou diamante. Almeida faz seu testamento com a alforria de Isaura. . .

  49. Capítulo

  50. 15/11: Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura. Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura. Gabriel sonha com sua amada. Helena discute com Leôncio ao vê-lo segurando Isaura. Martinho planeja atacar o quilombo. Com. Almeida se prepara para viajar e pede para Leôncio deixar Isaura em paz. Gabriel conta a Miguel que pedirá dinheiro emprestado a Tomásia para ajudá-lo. Belchior vai até o bordel e desabafa com Violeta. Miguel visita sua filha. Isaura entrega a carta de Gabriel a Helena, mas o Cel. Sebastião vê tudo.

  51. Capítulo

  52. 16/11: Henrique encontra Leôncio e Rosa juntos no celeiro. Francisco discute com Miguel na fazenda do comendador. Cel. Sebastião arranca a carta das mãos de sua filha. Martinho encontra Bernardo pela mata. Tomásia decidiu como se vingar de Leôncio. Cel. Sebastião pede ao Com. Almeida que castigue Isaura. Almeida proíbe Miguel de ver sua filha. Henrique ouve Helena dizer que Leôncio a importunou. Gabriel conta a Miguel que Tomásia irá lhe emprestar o dinheiro. André ouve tiros no quilombo. Almeida pede que Malvina cuide de Isaura. Henrique encontra Leôncio e Rosa juntos no celeiro. Isaura conta ao com. Almeida sobre as ameaças de Leôncio.

  53. Capítulo

  54. 17/11: Miguel vai até a fazenda comprar a liberdade de sua filha. Martinho procura por André, mas não o acha. Com. Almeida ameaça Leôncio caso ele não respeite Isaura. Miguel vai até a fazenda comprar a liberdade de sua filha, mas não tem êxito. Tomásia quer incendiar a lavoura de café de Leôncio. Almeida promete libertar Isaura no seu retorno. Belchior se lamenta para Violeta. Leôncio ameaça Joaquina.

  55. Capítulo

  56. 18/11: Isaura fala das ameaças de Leôncio para Henrique. Leôncio tenta enforcar Joaquina. André reconstrói o quilombo. Tomásia pensa se vingar de Leôncio. Henrique vai a senzala. Gioconda discute com Tomásia. Isaura toca piano. Malvina pensa em vender Rosa. Henrique discute com Leôncio. Belchior fica de porre. André beija Moleca. Isaura fala das ameaças de Leôncio para Henrique. Rosa diz que Isaura tem que se entregar a Leôncio.

  57. Capítulo

  58. 19/11: Leôncio encontra Henrique no celeiro. Helena espera Henrique. Malvina não quer Rosa servindo o jantar. Tomásia dá a alforria a seus escravos. Isaura fica na dúvida se vai se encontrar com Leôncio no celeiro. Henrique ajuda João e Joaquina. Leôncio encontra Henrique no celeiro. Henrique vai até a casa de Helena. Leôncio fica com raiva de Isaura. Sebastião desconfia que Gabriel está na sala de sua casa. Rosa se insinua para Leôncio. Leôncio vai ao quarto de Isaura. Malvina acorda. Miguel está bêbado.

  59. Capítulo

  60. 20/11: André e Moleca reconstroem o quilombo. Sebastião flagra Gabriel e Helena na sala de sua casa. Tomásia e Gioconda decidem salvar Gabriel. Leôncio expulsa Henrique de sua casa. João e Joaquina chegam à fazenda de Sebastião. Gioconda e Tomásia chegam à casa de Sebastião. Sebastião e Gioconda lembram do passado. André e Moleca reconstroem o quilombo. Henrique que começa a falar de Leôncio para Malvina. Tomásia compra Bernardo. Leôncio e Henrique discutem na frente de Malvina. Henrique se despede de Isaura. Helena maltrata Dr. Paulo. Belchior conta a Miguel o que aconteceu na fazenda dos Almeida. Malvina pergunta a Leôncio se ele a trai. Leôncio fica feliz porque Henrique foi embora. . .

  61. Capítulo

  62. 22/11: Malvina vê seu marido e Rosa juntos. Malvina pressiona Isaura para que lhe conte o que a aflige. Helena discute com o Dr. Paulo. Tomásia e Gabriel estão prontos para incendiar a lavoura. Leôncio recebe uma carta de seu pai sobre sua volta da viagem. Belchior dá o recado de Miguel a Isaura. Henrique conta à seu pai as maldades que Leôncio faz. Malvina vê seu marido e Rosa juntos. Bernardo sugere outra forma de prejudicar Leôncio. Miguel diz a sua filha que caso ele não consiga sua liberdade, eles devem fugir. Com. Almeida chega de viagem, mas não passa bem.

  63. Capítulo

  64. 23/11: Com. Almeida desabafa com Isaura. Bernardo quer colocar pragas na lavoura de café de Leôncio. Malvina pergunta a Rosa o que ela fazia com Leôncio na cozinha. Leôncio diz a Isaura que larga Malvina para ficar com ela. Rosa conta a Malvina que Leôncio gosta de Isaura e é mandada para o tronco. Belchior quer se casar com Rosa. Malvina sonda Isaura sobre Leôncio. Belchior conta a Miguel que o comendador voltou de viagem. Dr. Paulo examina o com. Almeida. Leôncio é avisado que há alguém de fora no cafezal. Com. Almeida desabafa com Isaura.

  65. Capítulo

  66. 24/11: Tomásia planeja outra vingança para Leôncio. Gabriel e Bernardo conseguem fugir do cafezal. Leôncio é avisado sobre as pragas no cafezal. Coronel Sebastião vai visitar Malvina. Miguel tenta comprar sua filha novamente. André beija Moleca. Malvina quer Rosa fora de sua casa. Martinho tenta comprar Rosa, mas quem a compra é o Cel. Sebastião. Tomásia planeja outra vingança para Leôncio. Cel. Sebastião decide cuidar de Rosa.

  67. Capítulo

  68. 25/11: Malvina não aceita Rosa como irmã. Belchior diz que é melhor Isaura fugir. Leôncio arma arapuca para invasores. Gabriel diz que vai incendiar as sacas de café de Leôncio. Malvina não aceita Rosa como irmã. Rosa se veste com o vestido de Isaura. Sebastião pede a Almeida que venda Isaura. Helena e Henrique elogiam Rosa. Malvina fica com ciúme de Rosa. Leôncio discute com Sebastião. Miguel chora. Almeida dá procuração para Leôncio. Malvina conversa com Isaura sobre Leôncio. João e Joaquina se divertem com Rosa. André pensa em voltar à fazenda. Gabriel e Bernardo chegam a fazenda. Leôncio e os capangas vão defender as sacas de café. Bernardo domina o capanga. Almeida se desespera ao ver o café ser queimado.

  69. Capítulo

  70. 26/11: Malvina flagra Leôncio no quarto de Isaura. Almeida volta a ter ataque de tosse e se lamenta pela perda do café. Leôncio descobre que foi Gabriel que incendiou o café. Leôncio pensa em se vingar de Tomásia. Almeida quer vender Isaura para arrecadar dinheiro. Leôncio deixa Malvina sozinha no quarto. Malvina vai ao quarto de Isaura. Leôncio corrompe o tabelião. Gioconda e Tomásia cuidam de Gabriel. Malvina flagra Leôncio no quarto de Isaura. Francisco encontra o sargento e fala que Gabriel incendiou o café. Helena ensina Rosa a falar, ler e escrever. Miguel ajuda Gabriel. Leôncio exige a prisão de Gabriel. Sargento vai à casa de Tomásia. Malvina e Isaura se surpreendem com o atraso do tabelião. Sebastião chama Rosa de filha. Bernardo recebe a carta de alforria. Leôncio rouba o testamento de Almeida.

  71. Capítulo

  72. 27/11: Almeida descobre que Leôncio roubou o testamento. Leôncio tem medo de pegar tísica. Malvina manda Belchior chamar o tabelião. Gioconda e Tomásia temem a retaliação de Leôncio. Leôncio comemora o roubo do testamento de seu pai e planeja incendiar a casa de Tomásia. Almeida descobre que Leôncio roubou o testamento. Isaura conta a Malvina sobre o roubo do testamento. O tabelião joga um copo de vinho em Belchior. Malvina tira satisfação com Leôncio. Rosa não aceita os conselhos de João e Joaquina. André chega a cidade e encontra Miguel. Leôncio pede a separação de Malvina. Almeida chama Leôncio no quarto. Francisco e os capangas invadem a fazenda de Tomásia. Bernardo leva um tiro. Belchior conta a Isaura que Leôncio comprou o tabelião. Malvina discute com Leôncio. Na frente de Isaura, Leôncio queima o testamento de Almeida. . .

  73. Capítulo

  74. 29/11: Isaura diz a seu pai que é hora de fugir. Leôncio queima o testamento de seu pai. Malvina desabafa com seu sogro. Benedito leva um tiro e morre. Malvina vê Leôncio beijar Isaura. Isaura mostra as cinzas do testamento para Malvina. Com. Almeida quer vender Isaura para Miguel. Helena ensina Rosa a escrever. Malvina conta à seu pai que o comendador não tem mais poderes sobre seus bens. Tomásia envia o corpo de Benedito para Leôncio. Rosa encontra André. Gabriel aparece na fazenda do comendador para se encontrar com Helena. Dr. Paulo examina o Com. Almeida. O Sargento vai até a casa de Leôncio. Isaura diz a seu pai que é hora de fugir.

  75. Capítulo

  76. 30/11: Rosa se insinua para André. Leôncio descobre que Miguel está na fazenda. André quer a liberdade de João e Joaquina. Com. Almeida pede perdão à Isaura e Miguel. Henrique declara versos para Isaura. Cel Sebastião conversa com o comendador. Rosa se insinua para André. Bernardo e André se reencontram. Leôncio e Malvina discutem. Com. Almeida diz para Isaura fugir e escapar de seu filho.

  77. Capítulo

  78. 01/12: Com. Almeida diz que vai morrer. Com. Almeida presenteia Isaura com as jóias de Gertrudes. Leôncio vê André com Isaura. André foge para a pensão onde Miguel fica. Leôncio chama o Sargento para prender André. Helena e Rosa trocam confissões. Gioconda e Tomásia proíbem Gabriel de ir para o garimpo. Malvina puxa Isaura para conversar e a ameaça. Sargento vai até a casa de Miguel. Com. Almeida diz que vai morrer.

  79. Capítulo

  80. 02/12: Comendador Almeida morre. Almeida quer falar com Leôncio. Leôncio ameaça Miguel. André foge. Leôncio promete recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe André. Leôncio diz que vai hipotecar a fazenda. Almeida chora. Rosa está na dúvida se foge com André ou fica na casa de Sebastião. Leôncio atormenta Almeida que o amaldiçoa. Isaura e Almeida lembram de Gertrudes. Almeida pede para dar a última volta na fazenda e pede perdão a Isaura. Leôncio não quer se despedir de seu pai. Almeida morre. Isaura se desespera e dá a notícia a Leôncio e Malvina. Contra a própria vontade, Leôncio chora. Belchior consola Isaura. Sebastião fica consternado com a morte de Almeida. Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono.

  81. Capítulo

  82. 03/12: Henrique propõe fugir com Isaura. Isaura cuida do corpo de Almeida. Malvina escuta Leôncio importunar Isaura. Malvina discute com Leôncio. Gabriel, Bernardo e André se preparam para voltar ao quilombo. Miguel vai ao velório. Malvina diz a Isaura que vai embora. Sebastião e Henrique chegam ao velório. Henrique propõe fugir com Isaura. Gabriel encontra Helena depois é flagrado por Henrique que aponta uma arma para ele. Gioconda confessa a Tomásia que Gabriel pode ser filho de Sebastião. Henrique aceita o namoro de Helena e Gabriel. André convida Henrique para trabalhar no garimpo. Miguel discute com Leôncio. Gioconda recebe o sobrinho Diogo (Lugui Palhares). Isaura chora de desespero.

  83. Capítulo

  84. 04/12: Leôncio prende Isaura na cela dos escravos e a deixa sem água e comida. Malvina diz a Leôncio que vai embora. André reencontra João e Joaquina. Gabriel se despede de Helena. Gabriel leva um tiro e fica sem o movimento das pernas. Almeida é enterrado. Álvaro (Théo Becker) e Geraldo (Caio Junqueira) disputam corrida a cavalo. Perpétua (Sylvia Bandeira), Estela (Aldine Miller) e Branca (Renata Domingues) conversam sobre a abolição. Malvina se despede de Leôncio. Isaura se lamenta para Henrique. Rosa tem medo de Malvina. Isaura fica sozinha com Leôncio que tenta forçá-la a ser sua. Isaura ameaça Leôncio com uma faca. André e Bernardo encontram Moleca. A pedido de Malvina, Sebastião manda Rosa para uma pensão. Leôncio e Henrique brigam. Gabriel ferido é levado para casa e recebe o socorro de Diogo. Leôncio prende Isaura na cela dos escravos e a deixa sem água e comida. . .

  85. Capítulo

  86. 06/12: Tomásia quer contar à Gabriel que Helena é sua irmã. Isaura diz que ela nunca será de Leôncio. Diogo extrai a bala da coluna de Gabriel. Rosa e Miguel vão juntos para a pensão. Moleca sente ciúmes de André com Isaura. Álvaro conversa com sua mãe sobre a Abolição da Escravatura. Branca quer entrar para a sociedade abolicionista. Belchior visita Isaura na cela. Diogo diz a Gioconda que Gabriel perdeu os movimentos da perna. Leôncio força Rosa a entrar em sua carruagem e tenta beijá-la. Miguel conta ao Cel. Sebastião que Leôncio levou Rosa a força para a fazenda. Rosa vai ver Isaura na cela. Tomásia quer contar à Gabriel que Helena é sua irmã. Cel. Sebastião conta a Helena que Gabriel não está bem. Leôncio manda Isaura trabalhar na roda de fiar sem direito a comida e água.

  87. Capítulo

  88. 07/12: Cel. Sebastião conta a Helena que Gabriel é seu irmão. Isaura quase desfalece. Leôncio diz que o Cel Sebastião pode ter Rosa de volta se ele perdoar sua dívida. Leôncio ameaça Rosa com o açoite. Isaura desmaia no chão. Raimundo a ajuda. Gioconda conta ao Cel. Sebastião que Gabriel é seu filho. Diogo acha que Helena deve visitar Gabriel. Francisco arrasta Isaura até Leôncio. Isaura volta para cela. Branca conversa com sua mãe sobre Álvaro. Belchior leva água e comida para Isaura. Leôncio beija Rosa. Cel. Sebastião conta a Helena que Gabriel é seu irmão e que está inválido. Helena quer ver seu amado. André diz a Moleca que precisa ajudar Isaura a fugir. Miguel se desfaz de sua venda. Leôncio manda Isaura para a lavoura.

  89. Capítulo

  90. 08/12: Leôncio ameaça Isaura a ir para o tronco caso ela não colha três sacas de café. Isaura é mandada para a lavoura descalça e com roupa de escrava. Bernardo volta para o quilombo. Margarida conta a Miguel que Gabriel levou um tiro. Dr. Paulo vai até a casa de Tomásia. Diogo se apresenta para Dr. Paulo como o novo médico da cidade. Leôncio ameaça Isaura a ir para o tronco caso ela não colha três sacas de café. André decide ir até Isaura. Miguel vai se despedir de Gabriel. Gabriel melhora e Gioconda fica mais calma. Geraldo diz para Álvaro que Branca se interessa por ele. Os escravos da lavoura ajudam Isaura escondido. Helena escreve uma carta para Gabriel. Gioconda conta a Gabriel que Helena é sua irmã. Isaura mostra as três sacas de café para Leôncio. Ele a manda para o tronco. Dr. Paulo visita Helena. Henrique vai até a casa de Miguel.

  91. Capítulo

  92. 09/12: Helena diz a Gabriel que são irmãos. Leôncio conversa com Isaura que está acorrentada. Henrique e Miguel combinam invadir a fazenda de Leôncio. Flor-de-Lis conta para Martinho sobre os planos de Miguel. Tomásia se preocupa com Gabriel. Helena chora. Leôncio manda Rosa se vestir de Isaura. Rosa não convence. Belchior leva água e comida para Isaura. André leva negros para ajudar Miguel a libertar Isaura. Leôncio manda esquentar o ferro de marcar gado e ameaça Isaura. Leôncio manda Isaura para o pelourinho. Perpétua tenta convencer Álvaro a se casar com Branca. Sebastião recebe o bilhete de Tomásia que pede a visita de Helena. Sebastião jura sobre a Bílbia que Gabriel é irmão de Helena. Miguel despede-se de Violeta. Helena diz a Gabriel que são irmãos. Diogo consola Helena. Flor-de-Lis conta a Martinho sobre a fuga de Isaura. Leôncio manda armar os funcionários da fazenda. Leôncio pega a chibata para castigar Isaura.

  93. Capítulo

  94. 10/12: Sebastião jura sobre a Bílbia que Gabriel é irmão de Helena. Henrique e Miguel combinam invadir a fazenda de Leôncio. Flor-de-Lis conta para Martinho sobre os planos de Miguel. Tomásia se preocupa com Gabriel. Helena chora. Leôncio manda Rosa se vestir de Isaura. Rosa não convence. Belchior leva água e comida para Isaura. André leva negros para ajudar Miguel a libertar Isaura. Leôncio manda esquentar o ferro de marcar gado e ameaça Isaura. Leôncio manda Isaura para o pelourinho. Perpétua tenta convencer Álvaro a se casar com Branca. Sebastião recebe o bilhete de Tomásia que pede a visita de Helena. Sebastião jura sobre a Bílbia que Gabriel é irmão de Helena. Miguel despede-se de Violeta. Helena diz a Gabriel que são irmãos. Diogo consola Helena. Flor-de-Lis conta a Martinho sobre a fuga de Isaura. Leôncio manda armar os funcionários da fazenda. Leôncio pega a chibata para castigar Isaura.

  95. Capítulo

  96. 11/12: Henrique se atraca com Leôncio. Leôncio rasga a roupa de Isaura. Belchior consola Isaura. Sebastião vai a fazenda de Leôncio. Miguel pede armas a Tomásia. Gabriel desmaia. Bernardo vai para o garimpo. Francisco se prepara para chicotear Isaura. Leôncio se arrepende. Violeta bate em Flor-de-Lis. Começa o ataque a fazenda de Leôncio. Miguel decide entrar na casa grande onde Leôncio está com Isaura. André luta com Raimundo. Miguel é ferido. Henrique se atraca com Leôncio. Isaura foge. Rosa segura Isaura. Isaura encontra Miguel que está sem forças para fugir. Belchior leva a carruagem para Isaura e Miguel fugirem. Martinho encontra André. A Milícia chega a fazenda e prende Henrique. Gabriel entra em coma. Sebastião chega a fazenda. Leôncio vai com Francisco em busca de Isaura. Álvaro arrecada jóias. Leôncio persegue a charrete com Isaura e Miguel. . .

  97. Capítulo

  98. 13/12: André atira contra Leôncio. André atira contra Leôncio. Chega a Milícia que vai atrás de André. Isaura consegue escapar. Leôncio se desespera com a fuga de Isaura. Tomásia dá abrigo a Miguel e Isaura. Henrique está preso e recebe a visita de Sebastião. Diogo cuida de Miguel. Leôncio grita com Rosa. Malvina se preocupa com Leôncio. Flor-de-Lis é expulsa do bordel. Leôncio vê a imagem de Almeida. Leôncio manda Rosa dormir com ele. André vai visitar João e Joaquina. Leôncio descobre que Isaura está na casa de Tomásia. Álvaro sonha com um grande amor. Helena se nega a ser examinado por Paulo e pede a presença de Diogo. Leôncio presta queixa contra Tomásia para o Sargento de Milícia.

  99. Capítulo

  100. 14/12: Gioconda chora sobre o leito de Gabriel que está em coma. Isaura e Miguel comentam sobre deles para Tomásia. Gioconda chora sobre o leito de Gabriel que está em coma. Bernardo acha diamante no riacho. Henrique pede a seu pai que vá até a casa da Condessa avisar Isaura que Leôncio está indo para lá. Sargento e Leôncio chegam na casa da Condessa. Miguel e Isaura se escondem no quarto de Gabriel. Tomásia não deixa que Leôncio entre em sua casa. Bernardo beija Moleca e lhe mostra o diamante. Leôncio vai até o juiz pedir uma carta de autorização para entrar na casa de Condessa. Os escravos de Leôncio ficam dispostos estrategicamente ao redor da casa de Tomásia para Isaura não fugir. O juiz autoriza Leôncio entrar no quarto de Gabriel. André encontra seus amigos escravos nas terras da Condessa e descobre que Leôncio prometeu dar a alforria ao escravo que pegar Isaura. André fica calmo e vai até Isaura, diz a ela que estão cercados por colegas. O cerco de escravos foge para o quilombo. Malvina diz a seu pai que ama Leôncio e quer voltar para ele. Helena arde em febre. Margarida beija o Dr. Paulo na boca. Leôncio não acha Isaura.

  101. Capítulo

  102. 15/12: Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela. Geraldo conta a Álvaro que Branca vai doar suas jóias para a Sociedade Abolicionista. André ouve os passos da tropa do capitão-do-mato atrás deles. André se faz de isca para o capataz. Raimundo chicoteia o escravo que não fugiu. Violeta conta a Belchior que Flor de Liz foi quem entregou o ataque a fazenda para Leôncio. Tomásia quer colocar um espia na fazenda de Leôncio. Isaura e Miguel saem do esconderijo e fogem na direção oposta a de André. Leôncio vê o fantasma de seu pai e desmaia. André consegue fugir da vista do capitão do mato e vai para onde está Isaura. Branca dá jóias para Álvaro como doação. André conta a Isaura sobre Moleca. Diogo é chamado pelo Cel. Sebastião para consultar Helena que está muito doente. Helena e Diogo trocam olhares e recitam poemas. André apresenta Isaura e Miguel a Moleca que se irrita. Cel. Sebastião negocia com Leôncio a devolução de Rosa e a liberdade de Henrique. Chegam mais escravos com armas no quilombo. Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela.

  103. Capítulo

  104. 16/12: Moleca diz para Isaura ficar longe de André. Joaquina e João se lamentam por terem de voltar para a casa de Leôncio. A Condessa aceita e o coloca como um espia na fazenda de Leôncio. Rosa fica feliz em saber que seu pai foi negociá-la. Moleca diz para Isaura ficar longe de André. André diz a Moleca que ama Isaura. Tomásia quer um acompanhante para cuidar de seu irmão enquanto ele está em coma. Dr. Paulo fica irritado com a visita que Diogo fez a sua amada. Helena não acha justo entregar Joaquina e João de volta para Leôncio. Cel. Sebastião vai ao encontro de seu filho para lhe contar sobre sua liberdade. Leôncio e Rosa dormem juntos. Isaura quer ir embora do quilombo. Álvaro diz a sua mãe que procura por seu grande amor. João, Joaquina e o Cel. Sebastião vão para a fazenda de Leôncio. Malvina quer entregar um bilhete para Leôncio pedindo que ele não maltrate os pobres escravos. Bernardo mostra um diamante para André. Coronel Sebastião troca papéis com Leôncio. Rosa é chamada de filha pelo coronel. Cel. Sebastião entrega o mandado para o sargento, em frente à cela de Henrique. João e Joaquina são mandados para senzala. Leôncio quer invadir o quilombo. Raimundo avisa a Tomásia sobre o ataque que Leôncio quer fazer no quilombo. A condessa decide então enviar novas armas e um mensageiro para lá.

  105. Capítulo

  106. 17/12: Miguel planeja fugir com Isaura. Miguel planeja fugir com Isaura. Leôncio se sente só. João e Joaquina continuam trancados na cela. Leôncio tem outra visão de Almeida. André e Moleca preparam o quilombo para o ataque da tropa de Leôncio. Rosa dá abrigo a Flor-de-Lis. Perpétua vai a casa de Estela. Álvaro diz que vê Branca como irmã. Henrique enfrenta Sebastião. Dr. Paulo atende Leôncio e diz que ele está demente. Sebastião expulsa Flor-de-Lis do quarto de Rosa. Henrique vai ao quilombo lutar a favor de Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre. Leôncio percebe que sua tropa está desfalcada. Diogo recebe uma mensagem de Sebastião e vai a sua fazenda. Sebastião se irrita com a desobediência de Henrique. Moleca chama Bernardo para defender o quilombo. Isaura e Miguel fogem do quilombo.

  107. Capítulo

  108. 18/12: Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Pedrinho mostra o caminho para Muriaé para Isaura e Miguel. Diogo e Helena recitam versos e se enamoram. Sebastião visita Rosa. Henrique chega ao quilombo. Francisco duvida que Leôncio pagará a recompensa pela captura de Isaura. André convence os escravos da tropa de Leôncio a viverem no quilombo e desistirem do ataque. Francisco e Martinho também desistem do ataque. Sebastião conversa com Paulo no bordel. Raimundo recebe um beijo de Rosa. O quilombo festeja a vitória. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Tomásia se alegra com as alucinações de Leôncio. Leôncio se irrita com a perda de escravos. Miguel, Isaura e Pedrinho encontram a Milícia, mas não são reconhecidos. Álvaro e Geraldo chegam bêbados em casa. Isaura fica assustada com a volta da Milícia. Leôncio diz que chegou a hora de João e Joaquina. . .

  109. Capítulo

  110. 20/12: Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Miguel, Isaura e Pedrinho conversam ao redor da fogueira sobre a situação de João e Joaquina. Martinho pressiona Rosa para contar onde está Isaura. Leôncio não consegue manter o equilíbrio e se apóia no piano. Em pânico e de olhos arregalados, Leôncio chama seu capanga. Raimundo ajuda João a esconder os restos de comida e bebida e logo em seguida vai atender a um chamado de Leôncio que tem várias alucinações chegando a confundir o Dr. Paulo com os negros quilombolas. Helena devora a comida na sua frente para não ser examinada pelo Dr. Paulo. Miguel escuta passos próximos a fogueira. Atrás da árvore se esconde um índio com o rosto pintado de vermelho e preto. Tomásia e Gioconda conversam sobre o Coronel Sebastião e Gabriel. Raimundo conta ao Dr. Paulo que Leôncio tomou um remédio e logo depois ficou estranho. Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Geraldo convida Álvaro e Perpétua para irem a sua casa. Raimundo conta a Tomásia que Leôncio já sabe sobre o remédio que ela enviou para ele.Cel Sebastião se lamenta para suas filhas e diz a elas que é um fracasso como pai. Miguel consegue uma charrete para seguirem viagem. Bernardo mostra um diamante bruto para Henrique. André pede ajuda aos quilombolas para salvar João e Joaquina. Rosa se arruma para visitar Leôncio. Malvina pede Belchior que leve uma carta à seu marido manifestando sua intenção de visitá-lo. Leôncio ameaça Raimundo por causa do remédio que ele bebeu. Dr. Diogo examina Helena. Gabriel abre os olhos de repente. Miguel fala para Isaura sobre uma chácara para alugar em São Paulo.

  111. Capítulo

  112. 21/12: Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Isaura chora de alívio. Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Diogo se declara para Helena. Miguel chega na chácara em São Paulo e consegue negociar com o proprietário o aluguel. Henrique e Bernardo garimpam os diamantes no meio do cascalho. Cel. Sebastião diz a Helena que é com o Dr. Paulo que ela se casará. Belchior entrega a carta de Malvina para Leôncio e ele decide escrever uma carta de resposta. Tomásia recebe uma caixa de presente, mas ao abri-la sai uma aranha asquerosa. A condessa fica brava e decide enviar um presente ainda mais letal para o Leôncio. Leôncio dá tapas na cara de Joaquina covardemente, mas pára ao ouvir os chamados de Rosa. Leôncio leva Rosa para seu quarto. Malvina recebe carta de Belchior. Helena está perto e desaprova. Álvaro diz a sua mãe que não está certo se pede a mão de Branca em casamento. Decide dar uma volta para pensar no assunto. Isaura sai para passear com Pedrinho. Álvaro e Isaura se encontram e trocam olhares.

  113. Capítulo

  114. 22/12: Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele. Isaura se esconde de Álvaro por timidez, mas ele se diverte com esse joguinho de sedução. Helena diz a seu pai que se ele a forçar a se casar com o Dr. Paulo ela fará um escândalo. Malvina chega na fazenda. Leôncio ouve o barulho da charrete e pede para que Rosa vá embora. Rosa vai para o quarto antigo de Isaura para que Malvina não a veja. Leôncio vai encontrar Malvina. Moleca quer ajudar André a libertar seu pai e sua tia. Rosa dá água e pão para Joaquina e João. Henrique se irrita por não achar diamante. Álvaro diz a sua mãe que achou a mulher de sua vida e que não pode ficar noivo de Branca. Malvina janta com Leôncio. Raimundo leva uma cobra para o quarto de Leôncio. Malvina e Leôncio vão para o quarto. Eles se beijam e Malvina se entrega. Francisco leva Rosa para fora de casa. Malvina abre os olhos e vê a cobra. Branca se lamenta. Perpétua briga com seu filho. Isaura tenta ler um livro, mas não consegue se concentrar. Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele.

  115. Capítulo

  116. 23/12: André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Isaura conversa com Álvaro e se apresenta como Elvira. Leôncio não consegue dormir. Raimundo avisa que não vai trabalhar mais para Tomásia. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Malvina fica chocada ao saber que João e Joaquina estão presos. André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Henrique e Bernardo garimpam. Rosa recebe Flor-de-Lis em seu quarto. Malvina pede a Leôncio que liberte João e Joaquina. Leôncio nega e Malvina vai embora. Pedrinho percebe que Isaura está interessada em Álvaro. Apaixonado Álvaro fala de Isaura para Geraldo. Branca sonha com o amor de Álvaro. Leôncio bate em Joaquina e João. Isaura chora. João e Joaquina pedem a Belchior que vá buscar a ajuda de Tomásia. Belchior arquiteta um plano para salvar João e Joaquina. Miguel recebe Álvaro em sua casa.

  117. Capítulo

  118. 24/12: André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Álvaro fala de sua vida para Isaura, Miguel e Pedrinho. Martinho conta ao Sargento que Miguel foi visto a caminho de Muriaé. Rosa tira satisfações de Leôncio. Belchior cuida de João e Joaquina e fala da fuga. Francisco e Raimundo dormem. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Leôncio surpreende Moleca que dá um golpe de capoeira e o rende. Rosa ataca Moleca. André resgata João e Joaquina. Rosa reencontra André e rouba um beijo, Moleca vê. Gabriel geme. Leôncio acorda e fica furioso com a fuga dos escravos. Sebastião lamenta passar a noite de Natal longe de Henrique. Bernardo encontra um diamante. João e Joaquina são recebidos com festa no quilombo. Sebastião se irrita quando sabe que Rosa dormiu com Leôncio. Rosa ganha um colar de ouro como presente de Natal. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate na porta da casa de Miguel e Isaura.

  119. Capítulo

  120. 25/12: Tomásia contrata Belchior como informante. Álvaro fala de sua vida para Isaura, Miguel e Pedrinho. Martinho conta ao Sargento que Miguel foi visto a caminho de Muriaé. Rosa tira satisfações de Leôncio. Belchior cuida de João e Joaquina e fala da fuga. Francisco e Raimundo dormem. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Leôncio surpreende Moleca que dá um golpe de capoeira e o rende. Rosa ataca Moleca. André resgata João e Joaquina. Rosa reencontra André e rouba um beijo, Moleca vê. Gabriel geme. Tomásia contrata Belchior como informante. Leôncio acorda e fica furioso com a fuga dos escravos. Sebastião lamenta passar a noite de Natal longe de Henrique. Bernardo encontra um diamante. João e Joaquina são recebidos com festa no quilombo. Sebastião se irrita quando sabe que Rosa dormiu com Leôncio. Rosa ganha um colar de ouro como presente de Natal. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate na porta da casa de Miguel e Isaura. . .

  121. Capítulo

  122. 27/12: Diogo e Helena se beijam. O proprietário da casa visita Miguel. Sebastião se irrita com o sumiço de Helena. Leôncio pensa em Isaura. O quilombo está em festa. Isaura, Miguel e Pedrinho ceiam felizes. Geraldo conta a Branca que Álvaro está apaixonada por Isaura. Isaura lamenta não contar a verdade a Álvaro. Leôncio vai ao quarto de Rosa e convida Flor-de-Lis para cear com ele. Diogo e Helena se beijam. Gabriel acorda e vê tudo. Sebastião vai a casa de Tomásia. Álvaro pergunta a Isaura se pode fazer a corte a ela.

  123. Capítulo

  124. 28/12: Isaura chora por mentir para Álvaro. Álvaro diz a Isaura que ela tocou seu coração desde o primeiro instante que a viu. Leôncio acorda ao lado de Flor-de-Liz. Cel. Sebastião vai até a casa de dona Gioconda buscar Helena. Gabriel sai do coma. É dia de natal. Leôncio aperta o pescoço de Flor-de-Liz e diz que ela o pertence. Álvaro quase beija Isaura quando chega Pedrinho e Miguel. Gabriel diz ao coronel de preferia não ser seu filho para poder se casar com Helena. Branca pede a Geraldo que descubra o endereço de Elvira (Isaura). Leôncio prende Flor-de-Liz no quarto. João conta a história de um negro que ficou rico para Bernardo. Álvaro conversa com Geraldo sobre Isaura. Isaura chora por mentir para Álvaro. Cel. Sebastião insiste em dizer que sua filha está na casa de dona Gioconda. Belchior ouve os berros de Flor-de-Liz, mas não pode ajudá-la. Henrique mostra um diamante à Malvina. Isaura decide contar toda a verdade a Álvaro.

  125. Capítulo

  126. 29/12: Francisco coloca Rosa para fora de casa. Miguel pede para que Isaura não conte a Álvaro a verdade sobre eles. Rosa fica brava ao saber que Leôncio dormiu com Flor-de-Liz. Henrique visita seu pai e diz que precisa arranjar um comprador para o diamante. Francisco coloca Rosa para fora de casa. Ao caminhar pela beira da estrada, Rosa é picada por uma cobra. Flor-de-Liz convence Leôncio a fazer uma festa para esquecer Isaura por um tempo e para se safar de um castigo. Gabriel chora ao lado de Tomásia por causa de sua amada. Helena confessa que beijou Diogo. Dr. Paulo deseja se casar com Helena, mas diz que é pelo dinheiro que o Cel. Sebastião possui. Raimundo avisa a Martinho que Leôncio suspeita onde esteja Isaura. Leôncio manda chamar as mais belas moças do bordel para sua festa. Moleca sente ciúmes de Rosa. Belchior suga o veneno da perna de Rosa. Isaura conversa com seu pai sobre o fato dela não dizer quem ela realmente é. Geraldo conta a Branca onde mora Isaura. Cel. Sebastião pede a Belchior que chame o Dr. Paulo para examinar Rosa. Helena arrepende-se do beijo dado em Diogo e diz que Gabriel ainda a ama. Gabriel não se conforma com o fato dele ser irmão de Helena. Álvaro vai se encontrar com Isaura.

  127. Capítulo

  128. 30/12: Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Pedrinho acorda Miguel pela noite para avisar que Isaura conversa com Álvaro e que ela deseja contar a verdade para o rapaz. Miguel vai até Isaura e diz que está muito tarde para os dois conversarem. Álvaro vai embora. Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Dr. Paulo diz que a situação de Rosa é complicada. Henrique mostra a Malvina o dinheiro que conseguiu com a venda do diamante. Miguel briga com Isaura e ela diz que está apaixonada por Álvaro. Perpétua quer conhecer Isaura e seu pai. Diogo quer se casar com Helena. Helena pede para que Gabriel aceitar que eles são irmãos. Leôncio se diverte com as meninas do bordel, mas pouco depois desconfia que uma delas tenha roubado as jóias de sua mãe. Isaura observa as jóias de sua madrinha dadas a ela pelo comendador Almeida. Belchior avisa Violeta que Leôncio prendeu suas meninas. Violeta leva o Sargento para a fazenda. Rosa continua a delirar. Gioconda avisa Diogo que o Cel. Sebastião quer que ele vá até sua casa para examinar Rosa. Diogo diz que irá aproveitar a ocasião para pedir a Mão de Helena em casamento. Branca e Geraldo avistam Isaura de longe.

  129. Capítulo

  130. 31/12: Branca e Geraldo conversam com Isaura. Branca e Geraldo conversam com Isaura. Raimundo e Martinho seguem para São Paulo em busca de Isaura. Belchior leva notícias de Leôncio para Tomásia. Branca faz diversas perguntas para Isaura. Perpétua concorda em receber Isaura em casa. Enquanto cuida de Rosa, Diogo pede a mão de Helena em casamento e Paulo ouve. Álvaro encontra Branca e Geraldo na casa de Isaura.

  131. Capítulo

  132. 01/01: Miguel proíbe Isaura de contar a verdade para Álvaro. André resolve encontrar Isaura. Leôncio percebe que seu dinheiro está acabando. Gabriel desmaia. Sebastião diz que Henrique recebeu moedas falsas. Tomásia manda uma carta para Leôncio. Isaura diz a Álvaro que precisa contar a verdade. Miguel proíbe Isaura de contar a verdade para Álvaro. Tomásia escreve que quer se encontrar com Leôncio que aceita. Henrique pede ajuda a Sebastião que nega. . .

  133. Capítulo

  134. 03/01: Leôncio manda preparar um jantar especial para Tomásia. Leôncio planeja ficar com o dinheiro de Tomásia. Diogo e Helena resolvem fugir. Isaura insiste em contar a verdade para Álvaro. Leôncio manda preparar um jantar especial para Tomásia. Branca desconfia de Isaura e se empenha em descobrir seu segredo. Belchior ganha um beijo de Rosa. Miguel concorda que Isaura conte a verdade a Álvaro.

  135. Capítulo

  136. 04/01: Tomásia empurra Leôncio da escada. Miguel quer fugir. Tomásia janta com Leôncio e em seguida o empurra da escada. Leôncio pede perdão a Tomásia e tem medo que ela o mate. Isaura fica triste na ceia de Ano Novo. Sebastião discute com Henrique. Francisco ajuda Leôncio a se levantar.Belchior leva comida para Rosa e os dois comemoram o Ano Novo. Tomásia volta para casa. Martinho leva Dr. Paulo para examinar Leôncio. Álvaro chega para levar Isaura e Miguel para almoçar em sua casa. Sebastião consegue a ordem do juiz para buscar Helena. Perpétua recebe Isaura, Miguel e Pedrinho. Estela, Branca e Geraldo vão a casa de Álvaro. Diogo vai a Vitória socorrer vitimas de um incendio. Sebastião e o Sargento chegam para vistoriar a casa de Tomásia. Francisco invade o quarto de Rosa. Perpétua pergunta a Miguel porque ele proíbe Álvaro de cortejar Isaura.

  137. Capítulo

  138. 05/01: Branca suspeita que Isaura é uma fora da lei. Cel. Sebastião fica feliz ao ver Helena bem. Francisco avisa Rosa que Leôncio está machucado e que precisa dos cuidados dela. Miguel faz de tudo para que Isaura não conte a verdade sobre eles para Álvaro e Perpétua. Sargento vai a casa de Tomásia avisá-la que está sendo acusada de assassinato. Dr. Paulo examina Leôncio. Tomásia escreve uma carta para Diogo pedindo para ele retornar e raptar Helena no dia do casamento. Isaura e Miguel vão almoçar na casa de Álvaro. Branca, Estela e Geraldo chegam de repente na casa de Perpétua. Rosa vai até a casa de Leôncio e o beija ardentemente. Henrique se despede da família para voltar para o quilombo. Branca suspeita que Isaura seja uma fora da lei. Leôncio quer se vingar de Isaura, André e Tomásia. Helena diz que não quer se casar com o Dr. Paulo. Álvaro pressiona Isaura para que lhe conte o que tanto lhe perturba.

  139. Capítulo

  140. 06/01: Rosa se irrita com a forma que Leôncio a trata. Isaura não conta para Álvaro que é uma escrava fugida. Tomásia pensa em emprestar dinheiro para Diogo e Helena fugirem. Malvina descobre que Leôncio está machucado e vai atrás dele. Rosa se irrita com a forma que Leôncio a trata. Rosa roga praga para Leôncio e Malvina. Álvaro escuta Branca falar mal de Isaura. Não gosta dos comentários e revida dizendo que ama Isaura. Geraldo conta a Álvaro que Gonçalves Dias chegará na cidade. Decide então chamar Isaura para tocar piano e cantar para eles. Branca fica brava. Cel. Sebastião marca a data de casamento de Helena. Ela desesperada promete um escândalo. Leôncio diz a Malvina que sente sua falta. Rosa conta a seu pai que Leôncio e Malvina bateram nela. Leôncio conta a Francisco que Malvina voltou para a fazenda. Álvaro beija Isaura e ela retribui.

  141. Capítulo

  142. 07/01: Leôncio e Dr. Paulo planejam matar Diogo. Álvaro diz a Isaura que não quer vê-la triste, por isso não insistirá para que conte sobre seu mistério. Tomásia pensa em algo para ajudar Helena e Diogo. Tomásia tem um pesadelo com Diogo. Leôncio e o Dr. Paulo planejam matar Diogo como vingança a Tomásia. Álvaro convida Isaura para ir ao baile em sua casa. Pedrinho procura por Isaura e a chama pelo nome verdadeiro. Álvaro escuta e a questiona. Isaura diz que é um segundo nome. Helena pede a Henrique que a ajude a fugir. Cel. Sebastião chama Rosa para morar com ele. Raimundo e Martinho continuam procurando Isaura. Martinho vê Isaura na carruagem com Álvaro ao seu lado. Bernardo fica preocupado com a demora de Henrique para voltar ao garimpo. Rosa diz a Helena que irá ajudá-la em sua fuga. Leôncio quer convencer Malvina que Isaura fazia de tudo para seduzi-lo e assim ganhar sua liberdade. Álvaro diz que Isaura e Miguel devem ir ao baile, pois as pessoas já estão suspeitando que eles sejam fugitivos da polícia. Miguel concorda ir ao baile. Francisco planeja uma forma de matar Diogo. Helena pede a Rosa que avise Diogo que ela se casará pela manhã. Diogo recebe um bilhete e diz que está voltando. Moleca avisa que sumiu uma criança e Bernardo diz que ouviu gritos, mas não sabe de onde. Miguel diz a Isaura que depois do baile eles irão fugir.

  143. Capítulo

  144. 08/01: Branca chama o chefe de polícia para ir ao baile. Isaura força Miguel a contar a verdade para Álvaro. Dr. Paulo comemora sua despedi da de solteiro. Belchior avisa da emboscada para Tomásia que estranha a demora de Diogo. Helena manda um bilhete para Diogo. Álvaro e Perpétua estão inconformados com o mistério de Isaura. Branca chama o chefe de polícia para ir ao baile. Helena se arruma para o casamento. . .

  145. Capítulo

  146. 10/01: Álvaro tira Isaura para dançar. Leôncio diz a Dr. Paulo e Malvina que Diogo morreu. Isaura decide ir ao baile. Gabriel reza por Diogo e Helena. Raimundo e Martinho chega a casa de Isaura. Malvina se irrita com a presença de Rosa. Martinho e Raimundo decidem atacar, mas quando Álvaro chega eles recuam. Álvaro leva Isaura, Miguel e Pedrinho para o baile. Raimundo e Martinho os seguem. No quilombo todos estão com medo de lobisomem. Dr. Paulo e Helena se casam. Tomásia fala de negócios com Gabriel.

  147. Capítulo

  148. 11/01: Álvaro pede Isaura em casamento. Álvaro tira Isaura para dançar. Branca fica com ciúmes. Martinho e Raimundo chegam ao baile. Isaura e Miguel se assustam com a presença do chefe de polícia. Álvaro dança outra vez com Isaura. Miguel também convida Perpétua para dançar. Geraldo provoca Branca. Todos no quilombo saem para caçar lobisomem. Francisco diz a Leôncio que Isaura já foi localizada. Isaura conversa apavorada com Miguel e o chefe de polícia observa. Gabriel volta a sentir sua perna. Isaura toca e canta no baile. Branca fica com ciúmes de Isaura. Belchior desconfia que Leôncio matou Diogo. Miguel diz a Perpetua que vai viajar. Martinho e Raimundo mostram o anúncio sobre Isaura para Geraldo que fica surpreso. Malvina descobre as dívidas de Leôncio. Álvaro pede Isaura em casamento. Isaura vê Martinho e Raimundo no salão.

  149. Capítulo

  150. 12/01: Isaura confessa ser escrava durante a festa. Álvaro pede Isaura em casamento. Isaura vê Martinho e Raimundo no salão. Isaura sente uma vertigem ao ver Martinho e Raimundo e quase desmaia no baile. Geraldo diz a sua irmã que haverá um escândalo na festa. Gabriel consegue movimentar os dedos dos pés. Malvina descobre que Leôncio gastou uma fortuna para achar Isaura e por isso está cheio de dívidas. Álvaro pede Isaura em casamento, mas ela está preocupada com os capangas. Martinho se apresenta para Álvaro. Isaura fica petrificada. Cel. Sebastião se lamenta pelos filhos. André e Moleca suspeitam que o sumiço das crianças do quilombo tenha ligação com os capitães-do-mato. Álvaro se irrita com os capangas de Leôncio. Pedrinho corre para avisar Miguel sobre Isaura. Moleca some no meio da mata. Leôncio discute com Malvina e vai para o bordel.

  151. Capítulo

  152. 13/01: Álvaro diz a Isaura que vai lhe proteger enquanto viver. Raimundo conta a Álvaro que Isaura é uma escrava. Leôncio joga pôquer com seu sogro. Miguel e Pedrinho se aproximam de Isaura e Álvaro. Isaura confessa ser escrava durante a festa. Isaura desmaia e Álvaro chama um médico. Branca fica vitoriosa com o escândalo. Geraldo e o chefe de polícia não concordam com o fato de Isaura ser escrava. Cel. Sebastião ganha no pôquer e Leôncio volta para casa. Geraldo vai à direção dos capangas e diz a eles que não podem levar Isaura sem um mandado assinado por Leôncio. Gabriel consegue mexer os pés. Isaura acredita que Álvaro não vá perdoá-la. Álvaro diz a sua mãe que continua a gostar de Isaura. Tomásia quer descobrir quem acertou o tiro no Conde durante o duelo.

  153. Capítulo

  154. 14/01: Tomásia pergunta a Belchior quem atirou no Conde. Malvina pressiona Leôncio para que lhe conte sobre o local onde está Isaura. Isaura e Miguel contam toda a verdade sobre eles para Álvaro e Perpétua. Henrique se despede de seu pai para voltar ao garimpo. Cel. Sebastião diz a Rosa que dará sua liberdade quando ele morrer. Rosa toma café com seu pai que corrige a toda hora seus erros de português. Álvaro diz a Isaura que vai lhe proteger enquanto viver. Malvina proíbe Francisco de contar a Leôncio sobre a mensagem do telégrafo sobre o paradeiro de Isaura. Belchior conta a Tomásia o que se passa na fazenda de Leôncio. Tomásia pergunta a Belchior quem atirou no Conde. Miguel sugere que eles fujam. Isaura diz que não vai fugir, pois trairia Álvaro. Cel. Sebastião ensina Rosa como se portar na mesa. Leôncio vê Malvina queimando a mensagem sobre Isaura. Álvaro escreve uma carta para Leôncio pedindo que estipule um preço pela liberdade de Isaura. Branca e Estela se revoltam com Geraldo. Ambas não concordam com a ajuda dele a Isaura. Miguel pede para que Isaura e Pedrinho fiquem dentro de casa, pois os capangas estão por perto. Leôncio manda uma mensagem para Martinho. Francisco avisa Leôncio que Tomásia fará um jantar. Leôncio planeja outra vingança para ela. Rosa quer se casar com o Dr. Paulo. Miguel vai até os capangas pedir para que eles vão embora, mas eles negam.

  155. Capítulo

  156. 15/01: Branca ri do vexame no baile. Miguel expulsa Raimundo e Martinho de sua casa. Álvaro consulta Geraldo para conseguir a liberdade de Isaura. Francisco consegue a cópia do telex de Martinho. Leôncio manda bombons envenenados para Tomásia. Sargento avisa Tomásia que ela foi absolvida dos processos. Gabriel convida Sebastião para o jantar. Rosa marca encontro com Dr. Paulo. Henrique encontra Moleca ameaçada pelo capitão-do-mato. Álvaro fica indignado com a escravidão. Henrique conta a Bernardo que foi enganado. Bernardo diz que vai comprar a liberdade de Moleca com o dinheiro falso. Branca ri do vexame no baile. Álvaro discute com Martinho. Sebastião vai ao jantar de Tomásia que recebe a caixa de bombons. Dr. Paulo encontra Rosa que diz que quer casar com ele. Álvaro pensa em comprar Martinho para dar informações falsas a Leôncio. . .

  157. Capítulo

  158. 17/01: Álvaro pede Isaura em namoro. Isaura doa as jóias que ganhou de Almeida para a libertação de escravos. Leôncio diz a Malvina que vai castigar Isaura. Sebastião tira satisfações com Tomásia e Gioconda. Álvaro pede Isaura em namoro e Miguel concorda. Dr. Paulo tenta agarrar Rosa a força. Sebastião come os bombons envenenados. Perpétua não concorda com os planos de Álvaro. Sebastião acorda e Gioconda desconfia que foi Leôncio que mandou os bombons. Francisco fica sabendo que Sebastião passou mal. Henrique vai ao mercado de escravos comprar Moleca e as crianças raptadas com as moedas falsas. Francisco leva notícias de Sebastião para Malvina e Leôncio. Álvaro faz a proposta para Martinho e Raimundo.

  159. Capítulo

  160. 18/01: Branca vê Álvaro conversar com os capitães-do-mato. Álvaro oferece o dobro de dinheiro para Martinho e Raimundo. Henrique consegue comprar Moleca e as crianças. Belchior ouve Leôncio falar que mandou os bombons envenenados. Tomásia desconfia de Leôncio. Dr. Paulo atende Sebastião. Álvaro convence Raimundo e Martinho a aceitarem o dinheiro. André, Moleca, Bernardo e Henrique se escondem na fazenda de Tomásia. Sebastião e Malvina interrogam Leôncio sobre os bombons envenenados. Branca vê Álvaro conversar com os capitães-do-mato.

  161. Capítulo

  162. 19/01: Isaura aceita o pedido de casamento de Álvaro. Isaura aceita o pedido de casamento de Álvaro. Dr. Paulo diz a Violeta que irá para Minas Gerais procurar Helena. Rosa conta a Malvina porque está todo ensopado de água. Tomásia recebe seus amigos em um jantar. A Tomásia decide viajar para onde está Isaura para ajudá-la a fugir. Branca escuta a conversa sobre Álvaro e Geraldo sobre a fuga com Isaura. Belchior fala para Flor-de-Lis que quer uma mulher para ele. Branca envia uma mensagem telegrafada para Leôncio desmentindo a mensagem de Álvaro. Leôncio recebe as mensagens sobre o paradeiro de Isaura e resolve buscá-la pessoalmente.

  163. Capítulo

  164. 20/01: Cel. Sebastião deserda Henrique. Malvina decide ir junto com Leôncio para buscar Isaura. Álvaro avisa a Isaura que dia ela pegará o navio para fugir. Isaura ensina Pedrinho a escrever. Cel. Sebastião coloca Rosa de castigo. Malvina conta a Henrique que vai para São junto com Leôncio. Álvaro recebe a mensagem de Tomásia e diz a sua mãe que irá hospedá-la em sua casa. Geraldo avisa sua mãe e a sua irmã sobre a visita de Tomásia. Cel. Sebastião deserda Henrique. Tomásia e André seguem viagem. Leôncio e Malvina se preparam para viajar. Miguel sai um pouco de casa. Os capitães do mato aproveitam para ir até Isaura.

  165. Capítulo

  166. 21/01: Miguel chega em casa e encontra os capitães do mato. Rosa fica chateada por seu pai não arranjar um casamento para ela. Pedrinho e Isaura ficam acuados com a presença e ameaças de Martinho e Raimundo. Álvaro chega na casa de Isaura e ouve seus berros por socorro. Miguel chega em casa e encontra os capitães do mato de saída. Álvaro conta a Isaura que Tomásia virá visitá-lo. Leôncio chega na casa de viagem na casa de Branca. Tomásia chega na casa de Álvaro e Perpétua e logo fica sabendo que Isaura é noiva de Álvaro. Moleca volta para o quilombo com as crianças. Álvaro informa a Tomásia que ela verá Isaura após a visita deles na casa de Geraldo.

  167. Capítulo

  168. 22/01: Leôncio dá queixa contra Álvaro para o chefe de polícia. André encontra Isaura, Raimundo vê. Isaura fica sabendo que Leôncio está a caminho. Tomásia encontra Leôncio e Malvina na casa de Branca. Álvaro e Leôncio discutem. Sebastião presenteia Rosa com sapatos altos. André fica triste com o noivado de Isaura. Álvaro oferece dinheiro pela liberdade de Isaura. Álvaro bate em Leôncio. Gioconda fica preocupada com Tomásia. Bernardo planeja atacar o acampamento dos capitães-do-mato. Leôncio dá queixa contra Álvaro para o chefe de polícia. Raimundo e Martinho surpreendem André, Isaura e Miguel. . .

  169. Capítulo

  170. 24/01: Geraldo rouba um beijo de Malvina. Martinho bate em André. Leôncio sai com o chefe de polícia em busca de Isaura. Tomásia atira nas pernas de Raimundo e Martinho. Bernardo, Henrique e Moleca vão para o garimpo. Geraldo se declara para Malvina. Sebastião ensina boas maneiras a Rosa. Dr. Paulo planeja matar Diogo. Leôncio desesperado não encontra Isaura. Perpétua esconde Isaura, Miguel e Pedrinho em sua casa. Geraldo rouba um beijo de Malvina. Leôncio chega a casa de Perpétua e ameaça Álvaro.

  171. Capítulo

  172. 25/01: Isaura foge, mas a charrete é parada pela polícia. Leôncio discute com Álvaro. Bernardo, Henrique, Moleca e João atacam o acampamento dos capitães-do-mato. Dr. Paulo seqüestra Diogo. Sebastião está preocupado com seus filhos. Malvina se culpa por ter beijado Geraldo. Chefe de polícia alerta Perpétua que o juiz vai expedir o mandato de busca em sua casa. Dr. Paulo atira em Diogo. Leôncio recebe o mandato de busca. Isaura foge, mas a charrete é parada pela polícia. Leôncio persegue uma carruagem, mas encontra Tomásia no comando.

  173. Capítulo

  174. 26/01: Geraldo tenta conquistar o amor de Malvina. Leôncio e Tomásia se encontram e começam uma discussão. Tomásia dá uma chicotada na arma que lhe é apontada e acaba acertando o rosto de Leôncio. Geraldo tenta conquistar o amor de Malvina. Rosa sente falta de trabalhar. Violeta decide contar o mistério sobre sua vida. Isaura foge a caminho da Santos. Branca e Estela comentam sobre Malvina. Rosa quer saber qual a história de sua mãe. Quilombolas comemoram a captura dos capitães do mato. André tenta despistar Leôncio seguindo por outro caminho, mas Leôncio não vai atrás dele. Álvaro tenta atrapalhar a busca de Leôncio.

  175. Capítulo

  176. 27/01: André quer matar Leôncio. André quer matar Leôncio. Geraldo diz a sua mãe que ama Malvina. Cel. Sebastião ensina Rosa a dançar. Leôncio vai atrás de Isaura na direção certa. Geraldo quer se casar com Malvina. Francisco convida as meninas do bordel para uma festa. Leôncio captura Isaura e Miguel é preso.

  177. Capítulo

  178. 28/01: Isaura diz que ama Álvaro e Leôncio se irrita. Malvina diz a Geraldo que não vai largar seu marido. Cel.Sebastião se lamenta com Margarida. Leôncio leva Isaura algemada para a casa de Estela. Isaura diz que ama Álvaro e Leôncio se irrita. Miguel é levado para a prisão. Isaura é trancada em um quarto. Rosa quer um dote para ela. Tomásia, André e Álvaro fazem um pacto contra Leôncio. Tomásia quer contratar advogados para libertar Miguel. Leôncio coloca mais ferros em Isaura para seguir viagem.

  179. Capítulo

  180. 29/01: Leôncio rasga as roupas de Isaura. Sebastião ensina Rosa a escrever. Tomásia, Álvaro e André se preparam para voltar para Campos. Perpétua se despede de Álvaro. Geraldo vai em busca do amor de Malvina. Isaura sofre na viagem. Francisco e Belchior levam as escravas para a casa-grande. Geraldo promete a Álvaro que será espião na casa de Leôncio. Miguel chega a Campos algemado. Pedrinho pede para ir com Álvaro. Branca se irrita com a viagem de Álvaro. Belchior dá seu primeiro beijo. Leôncio rasga as roupas de Isaura.

  181. Capítulo

  182. 31/01: Leôncio diz a Isaura que ainda a deseja. Malvina esfria as algemas de Isaura com água. Álvaro e Tomásia se despedem de Perpétua. Rosa canta para Sebastião dormir. Belchior e Francisco continuam com a festa na casa-grande. Violeta tenta arrancar confissões de Dr. Paulo. Capitães-do-mato fogem. Leôncio, Malvina e Isaura chegam a fazenda. Tomásia também chega em sua fazenda. Leôncio maltrata Isaura. Leôncio diz a Isaura que ainda a deseja.

  183. Capítulo

  184. 01/02: André e Álvaro planejam dar fuga a Isaura. André e Álvaro planejam dar fuga a Isaura. Pedrinho sente falta de Isaura. Bernardo e Henrique continuam garimpando. Tomásia vai visitar Miguel na cadeia. Miguel conversa com a Fera de Macabú. Malvina lê uma poesia para Leôncio que se irrita. Leôncio bate em Isaura. André vai a fazenda de Leôncio conseguir notícias de Isaura. Sebastião visita Gabriel. Dr. Paulo conta a Rosa que Isaura está com Leôncio. Leôncio ameaça desfigurar Isaura. Álvaro convence Belchior a dar notícias de Isaura.

  185. Capítulo

  186. 02/02: Leôncio desconfia que Álvaro esteve em sua fazenda. Álvaro pede a Belchior que avise Isaura de que ele está na casa da Condessa de Campos. Leôncio da um tapa em Isaura. Malvina desconfia que Leôncio bateu em Isaura. Dr. Paulo beija Rosa. Coronel Sebastião chega em casa e encontra Dr. Paulo e Rosa na sala. Branca e Geraldo se despedem de Estela e seguem viagem para Campos. Miguel conversa com Coqueiro, presidiário condenado a morte. Leôncio desconfia que Álvaro esteve em sua fazenda. Belchior conta a Isaura que seu noivo está na casa de Tomásia. Henrique descobre mina de diamantes. Leôncio diz a Isaura que prepara uma arapuca para Álvaro. Belchior conta a Álvaro que Isaura será leiloada. Leôncio recebe uma mensagem de telégrafo informando que Branca e Geraldo virão visitá-lo em poucos dias.

  187. Capítulo

  188. 03/02: Leôncio obriga Isaura a novos trabalhos. Belchior vai a casa de Tomásia contar o que acontece na fazenda de Leôncio. Álvaro aproveita a situação e pede que o jardineiro entregue uma carta para Isaura. Rosa discute com seu pai. Leôncio obriga Isaura a novos trabalhos. Gioconda desconfia do leilão. Leôncio tenta não fazer o leilão, mas Malvina não concorda com seu marido. Dr. Paulo quer receber o dote de Helena. Tomásia se lamenta pela situação de Miguel. Gioconda desconfia que sua filha esteja se envolvendo com Miguel. O Sargento confessa a Miguel que se sente atraído pela condessa e Miguel diz que se preocupa com ela. Leôncio vai até a senzala e se depara com Isaura após seu banho. Isaura pede a Belchior que avise sobre o leilão para Álvaro. André encontra Rosa que lhe pede para ajudá-la a fugir para o quilombo. Leôncio quer cancelar o leilão.

  189. Capítulo

  190. 04/02: Álvaro diz a Henrique que é noivo de Isaura. Leôncio pede para Francisco pensar em algo que cancele o leilão. Malvina vai até Isaura lhe dizer que enviou um mensageiro até Álvaro para avisá-lo sobre o leilão. Álvaro e Tomásia recebem a mensagem. Cel. Sebastião é informado sobre o leilão. Rosa fica com inveja de Isaura. Henrique e Bernardo descobrem que o comprador de diamantes está na cidade. Bernardo consegue vender os diamantes por um bom preço. Leôncio pede para Isaura cortar suas unhas. Sargento se declara para Tomasia. Miguel recebe a visita de Tomasia. Coqueiro tem seu pedido de clemência negado pelo juiz. João conta a história do Zumbi para Moleca. Leôncio quer estipular um preço mínimo por Isaura, Malvina nega. Dr. Paulo pensa comprar Isaura caso ele receba o dote. Leôncio diz que não vende Isaura para Álvaro. Depois de duas semanas desacordado, Diogo acorda ao lado do índio que cuidou do seu ferimento perto do coração. Álvaro diz a Henrique que é noivo de Isaura. Leôncio diz a Isaura que não a venderá.

  191. Capítulo

  192. 05/02: Malvina flagra Leôncio tentando se aproveita de Isaura. Leôncio acorrenta Isaura. Malvina flagra Leôncio tentando se aproveita de Isaura. Henrique chora pelo amor de Isaura. Álvaro e Tomásia pensam em alguém para representá-los no leilão de Isaura. Geraldo e Branca chegam a fazenda de Leôncio. Malvina tem medo do que possa acontecer no leilão. Branca ameaça Isaura. Tomásia solicita escolta para ir ao leilão e contrata o Sargento para representá-la. Sebastião, Paulo, Henrique e Bernardo chegam para o leilão. Henrique encontra Isaura. . .

  193. Capítulo

  194. 07/02: Leôncio tenta se suicidar. Henrique não aceita o amor de Isaura e Álvaro. Diogo consegue escrever uma carta para Tomásia. Tomásia e Álvaro chegam ao leilão e Leôncio os impedem de entrar e proíbe que o Sargento participe. Álvaro pede para Geraldo comprar Isaura. Sebastião se nega a comprar Isaura. Leôncio ordena que Belchior dê o lance mais alto. Leôncio ameaça matar Isaura. Leôncio tenta se suicidar. Sebastião pede para suspender o leilão e Leôncio pensa em casar Isaura com Belchior e dar-lhe a liberdade. Álvaro paga Belchior para chamar Isaura.

  195. Capítulo

  196. 08/02: Leôncio diz a Malvina que vai casar Belchior com Isaura. Leôncio diz a Malvina que vai casar Belchior com Isaura. Henrique vê Isaura beijar Álvaro. André leva Rosa para o quilombo. Leôncio conta Belchior que vai casá-lo com Isaura. Belchior diz a Leôncio que Isaura está com Álvaro. Leôncio bate em Isaura e diz que vai casá-la com Belchior. Isaura é colocada no tronco. Tomásia recebe a carta de Diogo. Sebastião se sente só. Perpétua se sente mal e manda avisar Álvaro. Belchior visita Isaura na senzala. Leôncio revela a Francisco detalhes de seu plano.

  197. Capítulo

  198. 09/02: Branca aproxima um punhal perto dos olhos de Isaura. Belchior fica contente por ser o noivo de Isaura. Branca vai até o tronco onde está Isaura e a ameaça caso ela tente algo com Álvaro. Henrique se embriaga por Isaura. Belchior vai com os capangas para o bordel comemorar seu noivado. Malvina tenta entender o motivo do futuro casamento de Isaura com Belchior. Branca aproxima um punhal perto dos olhos de Isaura.

  199. Capítulo

  200. 10/02: Leôncio rouba um beijo de Isaura. Geraldo chega a tempo de impedir que sua irmã a machuque. Isaura pede a Geraldo que avise a Álvaro sobre seu noivado. Malvina explica a Isaura que não pode ajudá-la. Cel. Sebastião pede que Martinho procure por Rosa, pois ela fugiu. Rosa chega no quilombo com André e Moleca fica furiosa. Álvaro recebe uma carta avisando que sua mãe está doente, decide então seguir viagem. Helena descobre que Diogo está vivo.

  201. Capítulo

  202. 11/02: Branca vai até Isaura lhe dizer ela se casará com Álvaro. Tomásia visita Miguel na prisão. Geraldo encontra Malvina sozinha na sala. Miguel conta a Tomásia que o prisioneiro ao lado dele é inocente, que não deve ir a forca. Coqueiro é lavado para a forca. Leôncio encontra sua esposa conversando com Geraldo. Leôncio vai até Isaura na cozinha para lhe contar seus planos. Leôncio pede que Isaura passe as mãos em seu cabelo. Branca e Geraldo descobrem que Álvaro viajou. Leôncio rouba um beijo de Isaura. Moleca briga com Rosa e diz a André que ira atrás de Bernardo. Diogo volta para casa. Francisco avisa Leôncio que Álvaro voltou para São Paulo, e ele por sua vez corre para dar a notícia para Isaura.

  203. Capítulo

  204. 12/02: Helena bate em Dr. Paulo com uma garrafa. Geraldo explica a verdadeira razão da partida de Álvaro. Branca decide voltar para sua cidade. Estela cuida de Perpétua. Leôncio quer que um falsário imite a letra de Álvaro em uma carta para Isaura. Na carta o amado dirá que não a quer mais. Diogo recebe a notícia que Helena está de volta. Moleca se encontra com Bernardo. Belchior conversa com Isaura na cozinha. Cel. Sebastião sonha com Gioconda. Branca escuta a conversa de Leôncio com Francisco e se oferece para ajudá-los para afastar Isaura de Álvaro. . .

  205. Capítulo

  206. 14/02: Belchior fala para Isaura que ela não precisa beijá-lo depois do casamento. Leôncio beija Branca. Geraldo vai até o quarto de Malvina lhe dizer galanteios. Margarida diz a Francisco que conhece um falsificador de cartas. Belchior fala para Isaura que ela não precisa beijá-lo depois do casamento. Bernardo pede Moleca em casamento e lhe dá um beijo. Tomásia confessa a sua mãe que se interessa por Miguel. Gioconda recebe um convite do Cel. Sebastião para almoçar em sua casa. Branca vai até Isaura lhe dizer ela se casará com Álvaro. Geraldo e sua irmã voltam para São Paulo. Rosa e André se beijam. Branca conta a Malvina sobre seu casamento. Perpétua tem medo de morrer. Leôncio recebe a carta de Álvaro falsificada e a leva para Isaura, que se decepciona. Isaura conta para Malvina que Leôncio dará a liberdade de seu pai caso ela se case com Belchior. Gioconda vai até a casa do coronel. Helena chega de carruagem e encontra o Dr. Paulo. Miguel se declara para Tomásia. Leôncio chega logo depois.

  207. Capítulo

  208. 15/02: Leôncio convence Miguel com a carta falsa de Álvaro. Leôncio e Tomásia discutem. Dr. Paulo leva Helena para a casa de Sebastião. Leôncio convence Miguel com a carta falsa de Álvaro. Helena bate em Dr. Paulo com uma garrafa. Isaura chora. Álvaro chega em sua casa. Malvina dá conselhos a Isaura.

  209. Capítulo

  210. 16/02: Leôncio faz juras de amor a Isaura. Malvina presenteia Isaura com colar de ouro. Leôncio faz juras de amor a Isaura. Tomásia convida Belchior a morar em sua fazenda. Helena discute com Dr. Paulo. Leôncio sonha com Isaura. Malvina fica irritada com Leôncio. Henrique fica sabendo do casamento de Isaura. Bernardo pede Moleca em casamento. Rosa quer voltar para a casa de Sebastião.

  211. Capítulo

  212. 17/02: Isaura visita Miguel na cadeia. Martinho e Raimundo vão em busca de Rosa a pedido de Sebastião. Leôncio rouba beijo de Isaura. Isaura visita Miguel na cadeia. Isaura aceita casar com Belchior. Rosa deixa o quilombo. Helena ameaça Dr. Paulo. Tomásia visita Miguel. Henrique visita Malvina e conversa com Isaura. Raimundo e Martinho encontram André e Rosa. André e Martinho brigam. Leôncio encontra Isaura fraca e com febre.

  213. Capítulo

  214. 18/02: Isaura serve o jantar e logo depois desmaia. Isaura passa mal e Leôncio tenta descobrir a razão. Francisco avisa Malvina que Helena voltou para casa e que Diogo está na casa da Condessa de Campos. Dr. Paulo proíbe Helena de comer no jantar. Tomásia diz a Diogo que está apaixonada por Miguel e que pretende ajudar seu primo na fuga com Helena. Belchior ajuda Isaura na cozinha. Gioconda desaprova a atitude do Dr. Paulo, mas o Cel. Sebastião nada faz. Álvaro e Pedrinho falam de Isaura. Baixa a febre de dona Perpétua. Branca e Geraldo chegam em casa. Branca conta a sua mãe o que ela e Leôncio fizeram contra Isaura. A dona do bordel Serafina resolve sair de seu luto. No mesmo dia, chega uma carta para ela da mãe de Violeta. Martinho traz Rosa de volta para a fazenda do Cel. Sebastião. Serafina conta a Violeta sua história e diz a ela que sua mãe quer conhecê-la. Rosa e Helena fofocam. Isaura serve o jantar e logo depois desmaia. Malvina fica preocupada.

  215. Capítulo

  216. 19/02: Branca esconde mensagem de Álvaro. Preocupada com Isaura, Malvina pede que Francisco coloque Isaura em seu quarto. Leôncio não permite que o Dr. Paulo venha examiná-la. A noite, Malvina e Leôncio entram no quarto para se deitarem. Malvina tranca a porta e Leôncio fica bravo. Tomásia planeja a fuga de Helena e diz a Gioconda que irá precisar de sua ajuda. Serafina decide dar uma grande festa para comemorar seu retorno a vida. Malvina pede a Belchior que cuide de Isaura. Branca, Geraldo e Estela vão a casa de Álvaro. Malvina se prepara para passear, mas antes ameaça Leôncio caso ele faça algo com Isaura. Chega uma mensagem de telégrafo para Álvaro, mas Branca logo a esconde. . .

  217. Capítulo

  218. 21/02: Perpétua diz a Álvaro que ele está com febre amarela. Leôncio expulsa Belchior do quarto de Isaura. Rosa e Helena são proibidas de comer. Leôncio obriga Isaura a tocar piano. Violeta se despede do bordel para seguir viagem. Tomásia e Miguel se beijam. Leôncio ameaça mandar Isaura para o tronco caso ela não toque piano. Álvaro passa mal. Perpétua pede que seu filho escreva uma carta para Isaura lhe contando o motivo de sua ausência. Geraldo desconfia que Branca esteja tramando algo. Miguel diz a Tomásia que a ama. Leôncio acaricia Isaura. Malvina chega na fazenda de seu pai e fica sabendo da situação de Rosa e Helena. Perpétua diz a Álvaro que ele está com febre amarela. Leôncio beija Isaura e ela lhe dá um tapa. Helena conversa com Malvina sobre as Maldades de seus maridos.

  219. Capítulo

  220. 22/02: Leôncio ameaça Belchior e Isaura. Malvina leva Dr. Paulo para consultar Isaura. Bernardo conta a Henrique sobre sua compra da pensão. Leôncio dá uma bofetada em Isaura que cai no chão. Geraldo visita Álvaro e lhe conta sobre o casamento forçado de Isaura com Belchior. Leôncio leva Isaura para o quarto e a joga na cama. Belchior bate com uma moringa na cabeça de Leôncio, mas nada acontece. Leôncio ameaça Belchior e Isaura. Malvina chega com Dr. Paulo. Isaura está com anemia profunda. Leôncio não tem dinheiro para pagar a consulta de Dr. Paulo. Álvaro se sente fraco com os sintomas da febre amarela. André discursa e convence os quilombolas a invadir as fazendas e libertar escravos. Rosa conseguiu comida e Helena planeja fugir. Tomásia festeja seu amor por Miguel. Serafina prepara o bordel para a festa.

  221. Capítulo

  222. 23/02: Malvina se arrepende de ter casado com Leôncio. Belchior cuida de Isaura. Malvina descobre que Leôncio armou emboscada para Dr. Diogo. Malvina se arrepende de ter casado com Leôncio. Branca comemora o sucesso de seu plano. Álvaro sente-se mal. Malvina discute com Leôncio sobre seus crimes. Tomásia conta a família que vai se casar com Miguel. Rosa e Helena planejam o encontro com Diogo. Começa a festa na Casa de Serafina. Sebastião se arruma para a festa de Serafina.

  223. Capítulo

  224. 24/02: Leôncio diz que Belchior está proibido de sair da fazenda depois do casamento. Isaura tem pesadelo. Álvaro também tem pesadelo. Henrique encontra Sebastião no bordel. Helena acerta a cabeça de Dr. Paulo com uma bengala. Helena escreve uma carta para Sebastião pedindo desculpas por ter que fugir novamente. Henrique fica nu no bordel. Leôncio acorda e vai ao quarto de Isaura. Leôncio diz que Belchior está proibido de sair da fazenda depois do casamento. Helena foge com Diogo. Gabriel se emociona e chora no reencontro com Helena. Pedrinho cuida de Álvaro. Gioconda desconfia que Sebastião foi ao bordel. Geraldo descobre as trapaças de Branca. Tomásia recebe o telex falso de Álvaro enviado por Branca.

  225. Capítulo

  226. 25/02: Branca faz de tudo para que Álvaro não viaje. Geraldo conta a Álvaro as armações de Branca e Leôncio. Álvaro insiste em ir a Campos libertar Isaura. Gioconda encontra Sebastião bêbado. Miguel é libertado. Miguel visita Isaura que continua doente. Miguel conta a Isaura que recebeu o telex de Álvaro. Geraldo diz a Branca que Álvaro já sabe das cartas falsas e que está decidido voltar para Campos. Branca faz de tudo para que Álvaro não viaje. Geraldo segue viagem com o amigo. Bernardo pede novamente Moleca em casamento e ela aceita. Flor-de-Lis se despede de Serafina e sai com Henrique. Cel. Sebastião decide anular o casamento de sua filha Helena.

  227. Capítulo

  228. 26/02: Leôncio ameaça Belchior se ele tocar em Isaura após o casamento. Miguel conta sobre seu noivado à Isaura. Miguel pede Tomásia em casamento. Diogo e Helena trocam juras de amor. Gioconda se chateia com a ida do coronel ao bordel. Malvina quer ter um filho de Leôncio. Belchior dá caldo de feijão para Isaura. Belchior tenta acalmar Isaura que chora muito. Henrique e Flor-de-Lis conversam sobre a situação deles. Leôncio sonha com Isaura. Cel. Sebastião avisa Rosa que Aurora, filha de uma irmã-prima, virá visitá-los. Miguel leva Gabriel para um passeio. Rosa pede ao coronel para ir ao casamento de Isaura. Gioconda recebe uma carta de perdão do Cel. Sebastião e Tomásia uma mensagem de telégrafo de Álvaro dizendo que está voltando para Campos. Branca não se conforma com o desprezo de Álvaro. Miguel sai para visitar Isaura. Leôncio ameaça Belchior caso ele ouse tocar em Isaura após o casamento. Álvaro chega na casa de Tomásia e lhe conta a verdade sobre as cartas falsas. . .

  229. Capítulo

  230. 28/02: Leôncio leva Isaura para o quarto para a despedida de solteira. Tomásia acolhe Álvaro em sua casa. Geraldo pensa em algo para ajudar Isaura. Leôncio diz a Belchior quais serão as regras do casamento e aproveita para pedir a Francisco que tire a coleira de ferro do pescoço de Isaura. Henrique quer raptar Isaura. Miguel visita Isaura. Cel. Sebastião deixa Rosa ir ao casamento. Helena sonha com Diogo. Isaura se lamenta para seu pai. Malvina deseja que Isaura saia da fazenda e de sua casa. Tomásia diz a Miguel que Álvaro quer raptar Isaura. André conversa com João e Joaquina. Miguel visita Álvaro. Estela pede para que sua filha peça perdão a Perpétua, mas ela nega. Leôncio leva Isaura para o quarto e lhe diz que será sua despedida de solteira.

  231. Capítulo

  232. 01/03: Belchior comemora sua despedida de solteiro. Leôncio discute com Isaura. Belchior comemora sua despedida de solteiro. Álvaro insiste que vai raptar Isaura. Serafina rejeita Belchior. Diogo e Helena estão felizes em uma hospedaria. Leôncio bate em Isaura e ameaça matá-la. Malvina flagra Leôncio.

  233. Capítulo

  234. 02/03: Malvina ameaça deixar Leôncio na miséria. Malvina ameaça deixar Leôncio na miséria. Dr. Paulo briga com Belchior. Leôncio assume que deu presentes para Isaura. Álvaro melhora da febre amarela e vai ao casamento. Belchior se arruma para seu casamento. Isaura veste seu vestido de noiva. Álvaro pede ajuda a Tomásia para raptar Isaura.

  235. Capítulo

  236. 03/03: André e os quilombolas parte para a fazenda de Leôncio. Tomásia aceita ajudar Álvaro. André e os quilombolas parte para a fazenda de Leôncio. Miguel conta a Isaura que as cartas eram falsas. Isaura fica em dúvida se casa ou foge com Álvaro. Serafina se arruma para o casamento de Isaura. Sebastião proíbe Rosa de ir ao casamento. Isaura diz a Leôncio e Malvina que já descobriu as cartas falsas e quer desistir do casamento. Belchior recebe os convidados. Isaura decide ir a igreja para o casamento. Sebastião encontra Henrique ao lado de Flor-de-lis. Isaura chega à igreja.

  237. Capítulo

  238. 04/03: Álvaro chega a igreja e rapta Isaura. Leôncio despreza Belchior. Álvaro chega a igreja e rapta Isaura. Leôncio, Malvina e Belchior ainda esperam por Isaura no altar. Rosa imagina como é o casamento de Isaura. Leôncio vai até a porta da igreja e descobre que Isaura fugiu. Belchior fica desolado. Geraldo galanteia Malvina. Leôncio reúne os capatazes para caçar Isaura. Malvina chora no ombro de Sebastião. Miguel discute com Martinho. Miguel bate em Leôncio. Diogo e Helena namoram. Malvina não aceita os elogios de Geraldo. Belchior chora. Henrique lamenta a fuga de Isaura. Estela leva Branca para se desculpar com Perpétua. André chega à casa de Tomásia. Sebastião recebe a prima Aurora.Isaura e Álvaro se escondem na mata.

  239. Capítulo

  240. 05/03: Álvaro monta uma cabana para ele e Isaura. Isaura veste o vestido que a Condessa lhe enviou. Rosa conhece Aurora. Miguel se preocupa com a fuga de Isaura. Álvaro monta uma cabana para ele e Isaura. Álvaro continua com febre. Cel. Sebastião conta para Rosa que Isaura foi raptada por Álvaro antes de se casar. Belchior oferece muito dinheiro para ter uma noite com uma florzinha do bordel, mas nenhuma aceita. Pedrinho derruba limonada na roupa de Branca que o ameaça na mesma hora. Rosa não sabe se pode confiar em Aurora. Leôncio quer Isaura de volta custe o que custar. Tomásia tenta diminuir a preocupação de Miguel com sua filha. Rosa é mandada para a cozinha enquanto o Cel. Sebastião e Aurora jantam. Malvina e Leôncio discutem por causa de Isaura. Belchior é caçoado e ameaça os capangas com uma faca. Álvaro tem medo de morrer. . .

  241. Capítulo

  242. 07/03: Geraldo diz a Miguel que muitas pessoas desejam o fim de Leôncio. A febre de Álvaro continua alta. Malvina nega deitar-se com Leôncio até que ele pare de se preocupar somente com Isaura. Tomásia confessa a Miguel que emprestou os cavalos para a fuga de Isaura com Álvaro. Diogo pensa em pedir a anulação de Helena com o Dr. Paulo. Álvaro tem um pesadelo e acorda nervoso. Isaura sai para pescar com Álvaro devido sua ligeira melhora. Francisco consegue mais capangas para capturar Isaura. Aurora lê Os Luzíadas de Camões, para Rosa.Tomásia e André pensam em uma armadilha para Leôncio. Geraldo diz a Miguel que muitas pessoas desejam o fim de Leôncio. Isaura e Álvaro falam sobre suas vidas. Henrique e Aurora se encontram e ficam encantados um com o outro. Bernardo compra carruagem para Moleca. Belchior pede seu dote a Malvina. Tomásia decide um plano contra Leôncio.

  243. Capítulo

  244. 08/03: Tomásia tem um pesadelo e crê que Isaura corre perigo. Branca vai até a casa onde mora Pedrinho e o maltrata. Isaura sai pela mata atrás de ervas para fazer um chá para Álvaro. Belchior. Rosa fala sobre Henrique para Aurora. Helena sente enjôo e diz a Diogo que sua menstruação está atrasada. Diogo suspeita que ela esteja grávida. Isaura avisa Álvaro que há homens armados na mata. Gioconda recebe um convite do Cel. Sebastião para almoçar em sua casa. Tomásia tem um pesadelo e crê que Isaura corre perigo. Álvaro pergunta a Isaura se ela quer esperar o casamento para se entregar para ele.

  245. Capítulo

  246. 09/03: Álvaro e Isaura saem da choça com Raimundo e Martinho por perto. Álvaro e Isaura dormem na mata. Rosa faz fuxicos sobre Henrique e Sebastião fica furioso. Geraldo galanteia Malvina. Miguel e Tomásia falam dos preparativos para o casamento. André visita Bernardo e Moleca. Diogo e Helena fazem juras de amor. André, Geraldo e Miguel decidem ajudar Álvaro e vão até o lugar onde Leôncio arma a tocaia. Isaura se sente em perigo. Perpétua recebe uma mensagem de Geraldo com notícias de Álvaro. Gioconda se arruma para o almoço com Sebastião. Henrique discute com Flor-de-lis. Leôncio e Francisco conferem as armas e saem em busca de Álvaro e Isaura. Aurora ignora Henrique. Malvina acorda de mal-humor. Álvaro e Isaura saem da choça com Raimundo e Martinho por perto.

  247. Capítulo

  248. 10/03: Álvaro é capturado por Leôncio. Isaura se culpa por fazer com que Álvaro também seja caçado. Branca Fica enlouquecida ao saber que Álvaro fugiu com Isaura e insulta Peprétua. martinho e Raimundo acham a choça onde estavam Álvaro e Isaura. Aurora maltrata Henrique. Flor-de-Lis pede conselhos para Serafina. Leôncio encontra pegadas de cavalo. Tomásia reza. Com Leôncio próximo, Isaura e Álvaro planejam a fuga. Henrique discute com Rosa. Helena tem desejos de grávida. Álvaro se separa de Isaura que foge. Álvaro cai do cavalo e é capturado por Leôncio. Aurora demosntra interesse por Gabriel. Leôncio sai em busca de Isaura. Isaura encontra Miguel, André e Geraldo. Leôncio vê o grupo om Isaura e foge. André e Geraldo seguem Leôncio. Malvina vai a casa de Sebastião. Leôncio atira no peito de Álvaro.

  249. Capítulo

  250. 11/03: Leôncio e Francisco atiram na direção e André e Geraldo. Leôncio e Francisco atiram na direção e André e Geraldo. Sebastião fica irritado com Rosa. O escravo Tibério encontra Álvaro na mata. Sebastião castiga Rosa e a manda para a fazenda de Mavina. Henrique discute outra vez com Flor-de-Lis. Malvina convence Aurora do amor que Henrique sente pela prima. Geraldo conta a Isaura que Álvaro morreu. Álvaro mostra a Tibério que foi salvo por uma medalha no bolso. Leôncio vai a polícia denunciar Miguel pela morte de Álvaro. Dr. Paulo diz a Serafina que vai matar Diogo. Branca foge e viaja para Campos. Isaura se esconde na pensão de Bernardo. Leôncio chega a fazenda de Tomásia.

  251. Capítulo

  252. 12/03: O Sargento diz que o corpo de Álvaro não foi encontrado na mata. Leôncio diz ao Sargento que Álvaro foi morto por um tiro dado por Miguel e não dele. Tibério leva Álvaro para o quilombo pelo meio da mata. Malvina fala para Belchior que seu pai a obrigou levar Rosa para dentro de sua casa. Bernardo esconde Isaura em sua pensão. O Sargento diz que o corpo de Álvaro não foi encontrado na mata. Leôncio fica bravo. Serafina vai até a casa do Coronel Sebastião lhe contar que Helena corre perigo. O Dr. Paulo quer se vingar dela e de seu amante. Dr. Paulo chega no esconderijo de Diogo e Helena e começa a confessar seus crimes. Cel. Sebastião manda atiradores para proteger sua filha. Helena com medo de perder Diogo passa uma faca no pescoço do doutor que morre. Helena e Diogo fogem. Leôncio conta a Malvina que Álvaro morreu. Malvina sente medo de seu marido. Rosa encontra Belchior perto da escada ouvindo os berros de Malvina. Perpétua recebe um aviso de que seu filho morreu. Isaura chora pela morte de seu amado. . .

  253. Capítulo

  254. 14/03: Leôncio descobre que Isaura está na pensão. Geraldo quer se vingar de Leôncio. Leôncio sonha com Isaura. Gabriel escreve uma carta para Aurora. Helena e Diogo chegam na casa do Coronel e contam sobre a morte do Dr. Paulo. Diogo se despede, mas pede para que Helena diga que ele é o responsável pelo assassinato de Dr. Paulo. O Sargento diz a Geraldo que não achou o corpo de Álvaro. Isaura não quer fugir enquanto não achar Álvaro. Branca chega em Campos e fica sabendo da morte de Álvaro. A morte do Dr. Paulo cai nos ouvidos do Sargento. Cel. Sebastião e Helena são interrogados pelo assassinato. Leôncio descobre que Isaura está na pensão.

  255. Capítulo

  256. 15/03: Helena diz ao Sargento que Diogo matou o Dr. Paulo. Leôncio sai em direção a pensão de Goytacazes para capturar Isaura. Helena diz ao Sargento que Diogo matou o Dr. Paulo para protegê-la. Diogo chega na tribo de Areski. Álvaro encontra o quilombo onde é recebido por João e Joaquina. Bernardo se desespera ao ver sua pensão cercada. Álvaro conta a João o que lhe aconteceu. Moleca esconde Isaura e André em um quarto falso atrás de um armário. Malvina decide ficar em casa para ajudar Isaura quando ela for capturada. André teme morrer. Álvaro consegue um cavalo para voltar para Campos. Martinho mostra para o Sargento a carta do juiz liberando a entrada deles na pensão. Branca e Estela vão até a casa da Condessa procurar por Geraldo. Estela diz a Tomásia que há um tumulto em frente a pensão. Miguel decide ir até sua filha. Leôncio entra na pensão e diz saber exatamente onde Isaura se escondeu. André segura uma arma para defendê-los.

  257. Capítulo

  258. 16/03: Leôncio arrasta Isaura pelos cabelos. A porta do quarto abre. Isaura e André se entregam. Leôncio bate em Isaura. Leôncio arrasta Isaura pelos cabelos. Leôncio manda o Sargento prender Bernardo. Miguel chora pelo sofrimento de Isaura. Branca deseja mal a Isaura e deixa Gabriel fica irritado. Leôncio se surpreende com Malvina que ainda está em sua fazenda. Leôncio manda André e Isaura para o pelourinho. Rosa se diverte com o sofrimento de Isaura. Flor-de-Lis vai a casa de Sebastião e diz a Aurora que está grávida de Henrique. Malvina ameaça deixar Leôncio na miséria.Tomásia expulsa Branca de sua casa. Belchior vai até o pelourinho falar com Isaura.

  259. Capítulo

  260. 17/03: Leôncio começa a açoitar André com 50 chibatadas. Isaura pede que Belchior ajude André a fugir. Malvina proíbe Leôncio de maltratar André e Isaura. Rosa diz que faria tudo para ver André livre. Isaura diz a Leôncio que não se entregou a Álvaro. Sargento dá a notícia a Gioconda e Tomásia sobre a fuga de Diogo. Geraldo, Branca e Estela se hospedam no hotel de Bernardo. Helena diz a Henrique que matou Dr. Paulo. Leôncio começa a açoitar André com 50 chibatadas. Henrique fica radiante em saber que será tio. Rosa pede que Malvina salve André. Álvaro chega de surpresa na casa de Tomásia.

  261. Capítulo

  262. 18/03: Álvaro chega a delegacia e exige a prisão de Leôncio. Para salvar Isaura, Álvaro e Miguel vão a delegacia denunciar Leôncio. Depois das 50 chibatadas, Leôncio manda colocar sal grosso nas feridas de André. Rosa diz para Malvina ouvir as conversas de Leôncio e Francisco. Henrique pede a Sebastião para voltar para casa. Geraldo toma um susto ao ver Álvaro. João reúne os quilombolas para invadir a fazenda de Leôncio. Álvaro chega a delegacia e exige a prisão de Leôncio. Malvina se esconde e ouve Leôncio dizer a Francisco que vai matá-la. Malvina perdoa Rosa. Sebastião diz a Serafina que vai se casar com Gioconda. Malvina ameaça Leôncio. O Sargento chega a fazenda para prender Leôncio. Leôncio diz a Miguel e Tomásia que vai se vingar em Isaura. . .

  263. Capítulo

  264. 19/03: Malvina decidiu largar Leôncio. Leôncio é colocado na cela. Malvina leva água e frutas para Isaura e André. Neste momento, aproveita para dizer que Álvaro está vivo e levou Leôncio para trás das celas. O Sargento pede a Álvaro que ele não vá até a fazenda dos Almeida. Leôncio joga o prato de comida no chão. Rosa conta a Malvina que Leôncio queria matá-la depois que ela pagasse a hipoteca. Aurora e Helena falam de suas tristezas na vida. Henrique e Flor-de-Lis discutem. Malvina escreve uma carta para seu pai. Leôncio tenta subornar o Sargento, mas ele não aceita. Cel. Sebastião fala para Henrique que ele voltará ser seu herdeiro. Perpétua e Pedrinho chegam na casa da Condessa para velarem o corpo de Álvaro. Ao entrar na sala, Perpetua encontra Gioconda e logo em seguida Álvaro. Perpétua cai em lágrimas. Malvina visita Leôncio na prisão. Helena não tem apetite para comer. Guarací, mulher de Areski passa mal. Diogo decide ir a cidade procurar um remédio que cure a varíola dela.Geraldo encontra sua mãe e irmã e lhes conta que Álvaro está vivo. Cel. Sebastião recebe carta de Malvina pedindo para que ele não pague a hipoteca da fazenda. Malvina decidiu largar Leôncio. André sofre de dor.

  265. Capítulo

  266. 21/03: Geraldo desconfia que Branca esteja grávida de Leôncio. Raimundo dá água para André após Isaura lhe prometer dinheiro. Branca sente enjôo. Geraldo desconfia que Branca esteja grávida de Leôncio. Gioconda e Tomásia decidem visitar o Coronel. O Sargento leva o almoço de Leôncio. Após reclamar de tudo, devora a comida. João sai na frente da tropa dos quilombolas armados para salvar André. Rosa conta a Francisco que Malvina não pagará a hipoteca. Francisco corre para contar o fato para Leôncio. Rosa vai até André e diz que o ama. Miguel e Álvaro vão até a prisão onde está Leôncio para proporem um acordo. Perpétua diz a Gabriel que ainda há uma chance dele voltar a caminhar. Helena conta toda verdade sobre a morte do Dr. Paulo para Tomásia. Serafina aconselha Flor-de-Lis sobre Henrique. Rosa tenta matar Isaura de raiva, mas Raimundo não deixa. Álvaro decide ir ao banco para se informar sobre a hipoteca de Leôncio. Francisco chega até Leôncio e lhe conta o que Malvina planeja fazer. Cel. Sebastião pede Gioconda em casamento. Leôncio é libertado por uma ordem de soltura do juiz.

  267. Capítulo

  268. 22/03: Leôncio sai da prisão e ainda provoca o Sargento. Leôncio sai da prisão e ainda provoca o Sargento. Malvina chega na casa de seu pai e pede desculpas para Tomásia. Raimundo tira André do tronco. Rosa e Isaura cuidam das costas de André. Estela pressiona Branca a falar sobre sua gravidez. Branca confessa que dormiu com Leôncio, mas diz que foi forçada. Henrique recita versos para Aurora e a beija. Malvina conversa com Helena sobre Geraldo. Gioconda conta a seu filho que seu pai lhe pediu a mão em casamento. Tomásia fica feliz, e diz que para o amor não há idade. Perpétua concorda e olha para Gabriel. Malvina pede a Belchior que a ajude na sua mudança.

  269. Capítulo

  270. 23/03: Álvaro descobre que Leôncio foi solto. Leôncio chega na fazenda onde encontra Malvina de malas prontas. Leôncio fica bravo e exige os comprovantes do pagamento da hipoteca. Malvina diz que não estão com ela. Leôncio fica violento. Francisco fica bravo ao ver André fora do tronco. Belchior tenta ajudar Malvina, mas é espancado por Leôncio. Álvaro descobre que Leôncio foi solto. Decide ir a fazenda e pede uma escolta. O Sargento fica preocupado, mas Álvaro diz que comprou tudo o que pertencia a Leôncio, inclusive Isaura. Diogo chega da cidade com o remédio de Guarací. Flor-de-Lis vai até a casa de Henrique e exige uma casa em seu nome. Henrique se irrita e a coloca para fora de sua casa.

  271. Capítulo

  272. 24/03: Álvaro chega à fazenda e diz a Leôncio que a comprou. Leôncio tranca Malvina no quarto, manda Rosa para o pelourinho e ordena que Francisco acorrente Isaura na cama de hóspedes. Geraldo conta a Tomásia que Álvaro comprou a dívida de Leôncio e foi a fazenda.Sebastião se preocupa com Malvina. Álvaro chega à fazenda e diz a Leôncio que a comprou. Álvaro liberta Isaura e André. Leôncio examina incrédulo os papéis. Leôncio ameaça matar Malvina e se suicidar. Francisco trai Leôncio. Rosa cuida de André. Álvaro e Miguel comemoram. Branca planeja dizer que está grávida de Álvaro. Leôncio pede para morar na casa de Francisco. Rosa pede a Álvaro para ficar na fazenda cuidando de André. Álvaro diz a Rosa que vai consultar Isaura.

  273. Capítulo

  274. 25/03: Isaura recebe sua carta de alforria. Leôncio ameaça Isaura e Álvaro. Rosa continua com inveja de Isaura. Leôncio pede perdão e dinheiro para Malvina. Raimundo pede perdão para André. Leôncio enlouquecido é expulso da fazenda. Malvina sente pena de Leôncio. Branca pede a ajuda de Estela para dizer que está grávida de Álvaro. Miguel se emociona com a vitória de Isaura. Leôncio vai embora a pé. Isaura recebe sua carta de alforria. Malvina se despede de todos. Leôncio implora que Malvina o leve para falar com Sebastião. Isaura e Álvaro expulsam Francisco e Raimundo da fazenda. André e Rosa se beijam. Os quilombolas chegam a fazenda para atacar. Malvina chega a fazenda de Sebastião acompanhada de Leôncio.

  275. Capítulo

  276. 26/03: Henrique dá um soco em Leôncio. Sebastião fica surpreso com a chegada de Leôncio. João chega a fazenda e recebe as boas notícias. Isaura dá a liberdade a todos os escravos da fazenda. Henrique dá um soco em Leôncio. Sebastião furioso ameaça Leôncio com uma arma. Todos comemoram a liberdade de Isaura. Os escravos festejam o lindu da liberdade. Malvina pede para Sebastião ajudar Leôncio. Sebastião dá uma mísera mesada a Leôncio. Belchior leva o convite para o sarau de Isaura para Perpétua, Gioconda e Gabriel. Leôncio vai ao bordel. Sebastião, Henrique, Helena e Aurora se arrumam para o sarau.Malvina decide ir a festa comemorar. Leôncio diz a Serafina que quer seus serviços de graça. Branca se irrita com a liberdade de Isaura e ameaça matá-la. Todos festejam a liberdade de Isaura, menos Rosa que está triste e Belchior que fica bêbado. Leôncio diz a Francisco e Martinho que planeja matar Álvaro e seqüestrar Isaura. . .

  277. Capítulo

  278. 28/03: Rosa diz a Belchior que vai tentar conquistar Álvaro. Leôncio conversa com Francisco sobre Isaura. Álvaro e Isaura recebem amigos e familiares na fazenda para celebrarem a liberdade dos escravos e a união do casal. Rosa fica brava por continuar escrava e Isaura ter conseguido sua carta de alforria. Gioconda sente ciúmes do Cel. Sebastião com Perpétua. Leôncio pede a arma de Francisco emprestada. Isaura se emociona ao tocar piano para os convidados. Rosa diz a Belchior que vai tentar conquistar Álvaro. Helena sente saudades de Diogo. Branca decide ir ao sarau de Isaura dizer que está grávida de Álvaro. Geraldo decide ser o advogado de Malvina na separação judicial dela com Leôncio. Rosa diz a Gioconda que seu pai não a ama. Cel. Sebastião passa mal depois de ouvir desaforos de Rosa a seu respeito. Henrique sente ciúmes de Aurora com Álvaro. Belchior pede conselhos ao Cel. Sebastião para conseguir conquistar mulheres. Tomásia teme que Leôncio apronte algo. Francisco vende sua arma para Leôncio. Tomásia e Isaura falam de seus sofrimentos. Tomásia diz a ela que sua vingança estará completa quando Leôncio estiver atrás das grades ou morto.

  279. Capítulo

  280. 29/03: Leôncio se nega a pagar Serafina. Isaura sugere a Tomásia que ela adote uma criança já que não pode mais engravidar. Belchior pensa nas mulheres que nunca teve. Aurora toca piano na festa de Isaura. Leôncio encontra Flor de Lis e lhe agride. Ela se revolta e encosta uma garrafa quebrada no pescoço dele. O Sargento pede que ela abaixe a garrafa. Serafina sobe com Leôncio para sua alcova. Cel. Sebastião pede novamente Gioconda em casamento. Tomásia insiste que Bernardo e Moleca estejam em seu casamento. Eles aceitam o pedido. Geraldo diz a Malvina que o amor de sua vida é ele, mas ela pede paciência. Branca jura para sua mãe que Álvaro e Isaura não ficarão juntos se depender dela. Tomásia elogia a festa de Isaura. Álvaro se despede de Isaura para voltar à casa da Condessa. Flor de Lis e o sargento se beijam após uma conversa. Cel. Sebastião fica curioso com as intenções de Geraldo com Malvina. Antes de se deitar, Isaura agradece com uma prece o seu dia. Leôncio entra no quarto onde Isaura dorme e lhe coloca uma faca no pescoço. Ele a beija e se deita ao lado dela. Isaura acorda do pesadelo apavorada. Vai até a janela e verifica a tranca. Diogo visita Helena mesmo estando foragido. Isaura conta sobre o pesadelo para seu pai. Na saída do bordel, Leôncio se nega a pagar Serafina. As florzinhas da casa se armam de canivetes. Leôncio se assusta.

  281. Capítulo

  282. 30/03: Serafina descobre que suas jóias e dinheiro foram roubados. Com medo de levar uma facada, Leôncio paga Serafina e vai embora. Joaquina chega para visitar Isaura. Isaura entrega a carta de alforria de Joaquina. Tomásia pergunta a sua mãe sobre seu casamento com o Cel Sebastião. Gioconda faz cara de mistério. Serafina descobre que suas jóias e dinheiro foram roubados. Ela decide então ir a delegacia. Leôncio cava um buraco para esconder as jóias de Serafina. Depois tapa o buraco. Helena quer contar a verdade sobre o assassinato, mas Diogo não deixa. Pedrinho reencontra Isaura. Serafina diz ao Sargento que fechará seu bordel até que achem suas jóias. O Sargento a ela que precisa procurar por Leôncio e Diogo. Henrique pede Aurora em casamento durante um piquenique. Gioconda aceita se casar, mas impõe algumas condições. Geraldo escreve a carta de separação de Malvina. Diogo e Helena conversam sobre a situação deles. Geraldo dá algumas esperanças a Helena sobre a situação de Diogo. Branca trama um plano para separar Isaura de Álvaro. O Sargento chega na casa do Cel. Sebastião. Diogo se apresenta antes que comecem as buscas por ele. Rosa decide atacar Álvaro para que Isaura acredite que ele não vale nada. Leôncio pede ajuda pra seqüestrar Isaura. Rosa pede um beijo a Álvaro.

  283. Capítulo

  284. 31/03: Rosa se insinua para Álvaro. Rosa se insinua para Álvaro e diz que ele vai ser infeliz com Isaura. Leôncio manda reunir homens para raptar Isaura. Rosa implica com Pedrinho. O Sargento acredita no depoimento de Diogo e depois sai em busca de Leôncio. Sebastião pensa nas propostas de Gioconda. Helena quer confessar que matou Paulo. Serafina chora pelo roubo de suas jóias. Isaura toca piano para Álvaro. Miguel e Tomásia fazem planos para o casamento. Rosa mente para Belchior dizendo que beijou Álvaro e manda contar isso a Isaura. Branca diz a Estela que vai contratar um pistoleiro para matar Isaura. Henrique cobra Aurora sobre a proposta de casamento. Raimundo diz ao Sargento que Leôncio está escondido na mata. Leôncio é preso, mas não encontram as jóias de Serafina. Perpétua faz exercícios para que Gabriel volte a andar. O Sargento tortura Leôncio com socos e pontapés para saber onde estão as jóias de Serafina.

  285. Capítulo

  286. 01/04: O Sargento continua a bater em Leôncio. O Sargento continua a bater em Leôncio. Todos se arrumam para o casamento de Miguel. Tomásia visita Diogo na cadeia e discute com Leôncio. Martinho e Francisco planejam libertar Leôncio. Serafina recebe carta de Violeta. Helena pede para Sebastião levá-la para visitar Diogo. Serafina decide fechar o bordel. Todos chegam para o casamento. Malvina chega com Helena e Sebastião na cadeia, mas desiste quando sabe que Leôncio está preso. Leôncio enfrenta Sebastião e Helena. Isaura e Álvaro fazem planos. O juiz nega o pedido de liberdade para Leôncio.

  287. Capítulo

  288. 02/04: Começa o casamento de Miguel e Tomásia. Geraldo está ansioso pela chegada Malvina. Belchior conta a João e Joaquina que Rosa disse sobre Álvaro. Branca que ir ao casamento. Álvaro e Isaura recebem a notícia que Leôncio está preso. Gabriel se declara para Perpétua. Sebastião aceita as condições de Gioconda que manda marcar o casamento. Começa o casamento de Miguel e Tomásia. O Sargento ameaça Leôncio. . .

  289. Capítulo

  290. 04/04: Martinho liberta Leôncio. Leôncio, com medo, pede para o Sargento parar com a surra. As flores de Serafina estão tristes com o fechamento do bordel. Malvina conversa com Geraldo. Martinho e Francisco planejam libertar Leôncio a noite. Álvaro diz a Isaura que se casarão em dois dias. Belchior conta para André as intrigas de Rosa. Rosa exige de Sebastião sua alforria. Álvaro discute com Rosa. O Sargento deixa Leôncio sem comida e Diogo lhe dá os restos de seu jantar. Bernardo pede para Henrique tomar conta da pensão enquanto ele vai ao quilombo. Isaura e Álvaro sugerem a Sebastião a compra de Rosa. André tira satisfações com Rosa. André chama Álvaro para conversar sobre as intrigas de Rosa. Isaura volta para sua fazenda. O Sargento vai a festa de Serafina. Martinho dá a bebida com sonífero para os guardas que dormem. Martinho liberta Leôncio.

  291. Capítulo

  292. 05/04: Leôncio diz a Isaura que vai possuí-la. Francisco tira Leôncio da cadeia escondido. Leôncio pede uma arma para matar Diogo. Leôncio sai para raptar sua amada. Isaura não acredita nas intrigas de Rosa. Joaquina diz que irá preparar um banquete para Álvaro e Isaura. Serafina decide transformar o bordel em um orfanato para crianças enjeitadas. Margarida diz que vai voltar para o castelo de dona Genivalda. Já Flor de Lis não sabe para onde ir. Na mesma hora o Sargento resolve alugar um quarto na pensão para ela e aproveita para dizer que percebeu gostar muito dela. Belchior sai para ir a festa na casa de Serafina. Tomásia tem um pesadelo e acorda assustada. Diogo acorda e percebe que Leôncio fugiu. Começa então a gritar pelos guardas, mas eles não aprecem. Geraldo conta a Branca sobre o casamento de Álvaro. Isaura conta a Rosa que deseja comprá-la de seu pai para lhe dar a alforria. Rosa se emociona e pede perdão a Isaura. Isaura sai para passear e encontra um filhote de cachorro. Encantada com o animal, não percebe que Leôncio chega por trás dela com uma arma. Ele tapa a boba de Isaura com a mão e aponta a arma para seu rosto. Belchior aparece. Leôncio dá uma coronhada com força na cabeça dele. O Sargento chega na prisão e encontra todos seus guardas dormindo. Diogo diz ao Sargento que ele deve avisar a todos sobre a fuga. Rosa conta a André que pediu perdão a Isaura. Joaquina estranha a demora de Isaura. Álvaro chega sem sua noiva. Todos ficam preocupados. Belchior grita por socorro. Álvaro escuta e descobre que Leôncio pegou Isaura. O Sargento avisa Miguel sobre a fuga de Leôncio. Isaura é levada para uma casa abandonada. Leôncio diz a Isaura que vai possuí-la.

  293. Capítulo

  294. 06/04: Rosa reza por Isaura. Leôncio prende Isaura. Francisco sai e os deixam sozinhos. Álvaro parte atrás de Isaura junto com os quilombolas e escravos libertos. Rosa reza por Isaura. O Sargento chega na fazenda e diz a Joaquina que será uma questão de honra prender Leôncio. Miguel e Tomásia saem de carruagem atrás de Isaura. Helena visita Diogo na prisão. Isaura grita por socorro. Leôncio dá risadas e a avisa que ninguém poderá salvá-la. Leôncio ameaça Isaura com uma faca caso ela não se cale. Gioconda chega na casa do Cel. Sebastião e lhe conta sobre o rapto de Isaura. Leôncio começa a usar a faca para rasgar o vestido de Isaura. Helena escreve uma carta para o Sargento contando a verdade sobre o assassinato do Dr. Paulo. Maria, amiga de Pedrinho, conta a Perpétua que Isaura foi levada por Leôncio. Gabriel se irrita e diz que a única forma de deter Leôncio é matando-o. Geraldo avisa Malvina que o resultado de sua petição na justiça saiu e que agora ela é oficialmente uma mulher separada. Isaura consegue soltar suas mãos. Ao seu lado vê um pedaço de madeira. Na mesma hora o pega e acerta na cabeça de Leôncio que desmaia. Isaura procura nos bolsos dele a chave do cadeado. Mesmo com as mãos tremendo pega as chaves e solta os grilhões de ferro. Depois pega a faca de Leôncio e corta as amarras dos pés e sua mordaça. Subitamente Leôncio acorda. Desesperada, Isaura dá uma facada na mão dele que grita de dor. Serafina vai até a casa do Cel. Sebastião dizer que agora não é mais uma rameira. Ele deve então decidir com quem irá se casar. O Coronel escolhe Gioconda. Isaura foge pela mata. Leôncio sai atrás dela e a alcança. Para detê-la ele a sufoca. Isaura desmaia.

  295. Capítulo

  296. 07/04: Leoncio é misteriosamente assassinado. Leôncio beija Isaura que ainda está desacordada. Tomásia ampara Miguel, que está muito nervoso e desesperado pelo rapto de sua filha. Henrique decide ir atrás de Isaura. Rosa e Joaquina estão rezando quando de repente uma idéia surge. Rosa se lembra que existe uma casa abandonada na fazenda. Leôncio pode ter levado Isaura para lá. Cel. Sebastião suspeita do mesmo lugar que Rosa. Sai então para ajudar Isaura. Malvina pega uma arma e vai atrás de seu pai. André diz a Álvaro que há uma possibilidade de Isaura estar presa em uma cabana de caça do Comendador. Joaquina avisa Miguel e Tomásia sobre o que ela ficou sabendo. Eles saem as pressas. João desconfia também da cabana. Ele e o Sargento vão na direção certa agora. Branca se diverte com a situação de Isaura. Leôncio chora aos pés de Isaura que está desmaiada. De repente um barulho surge atrás de Leôncio. Com um golpe rápido uma faca entra pelo corpo dele, o que o faz cair no chão.Joaquina reza por Isaura. Leôncio cai morto ao lado de Isaura que tenta tirar a faca do peito do seu ex-senhor. O Sargento chega e encontra Isaura com uma faca ensangüentada nas mãos. Na mesma hora dá ordem de prisão a ela. Álvaro chega na cabana e vai ver Isaura. Chegam também no local Miguel, Tomásia, Cel. Sebastião, Henrique, Geraldo, Malvina, Belchior, Rosa, André e João. O Sargento pede a todos que compareçam na delegacia. João levanta a dúvida: quem realmente matou Leôncio.

  297. Capítulo

  298. 08/04: Isaura é presa. Malvina chora a morte de Leôncio. João desconfia de André. O Sargento lê a carta em que Helena confessa que matou Dr. Paulo. Joaquina chora pela morte de Leôncio. Rosa e Joaquina acham que Belchior sabe quem matou Leôncio. André e João levam o corpo de Leôncio para a charrete. Isaura fica triste com sua prisão. O Sargento recebe a ordem de prisão para Helena e outra para Isaura. O juiz manda soltar Diogo. Aurora consola Helena. O Sargento não cede aos apelos de Álvaro e manda levar Isaura para cela. Álvaro faz companhia para Isaura na cadeia. Helena se despede de Diogo antes de ser presa. Álvaro e Isaura pensam nos suspeitos. Belchior vai a pedido de Malvina perguntar a Álvaro se poderá enterrar Leôncio na fazenda. Sebastião quer que o enterro seja breve. André e João se negam a ir ao enterro. Leôncio é sepultado. Branca fica feliz com a prisão de Isaura. Helena presta depoimento. Helena encontra Isaura na cela. Francisco ameaça vingar a morte de Leôncio.

  299. Capítulo

  300. 09/04: Todos suspeitam de Belchior. Rosa cobra a carta de alforria a Sebastião. Isaura e Helena conversam. Aurora conta a Sebastião que Helena foi presa. Malvina desconfia que Sebastião matou Leôncio. Gabriel com a ajuda de Perpétua consegue mexer a perna. Pedrinho conta a Perpétua e Gabriel sobre a morte de Leôncio e a prisão de Isaura. Rosa fala que desconfia de Belchior. João e Joaquina colocam Rosa contra a parede. Gioconda declara sua desconfiança em Tomásia. Sebastião diz que Malvina também é suspeita. Belchior diz que não vai esquecer a cara que Leôncio fez quando levou as facadas, o que aumentam as suspeitas sobre ele. Rosa e André ficam um desconfiando do outro. Álvaro pensa com tristeza em Isaura. Geraldo sugere que Isaura assuma o crime, mas ela se nega a mentir. Sebastião tem pesadelo com Leôncio. Isaura e Helena ficam desconfiadas com a sugestão de Geraldo. . .

  301. Capítulo

  302. 11/04: André aponta uma arma para Francisco e o expulsa da fazenda. Álvaro decide investigar o assassinato de Leôncio. Tomásia e Miguel também investigar para salvar Isaura. Álvaro desconfia de Geraldo e Malvina. Isaura tem pesadelo com Leôncio. Aurora cobiça Henrique. Bernardo e Moleca chegam ao quilombo. Rosa continua desconfiando de Belchior. Francisco ameaça Belchior. Gabriel comemora seus movimentos com as pernas. Sebastião vai a casa de Gioconda acertar os detalhes de seu casamento. Geraldo avisa Helena que seu julgamento foi marcado. André aponta uma arma para Francisco e o expulsa da fazenda. Gioconda avisa Sebastião que ele é suspeito. Álvaro presta depoimento e visita Isaura.

  303. Capítulo

  304. 12/04: Tomásia e Miguel desconfiam de Belchior. Álvaro tenta fazer Isaura se lembrar de alguma coisa referente a morte de Leôncio. O Sargento diz que Tomásia é uma forte suspeita. Malvina lamenta a morte de Leôncio. Para mudar de assunto, Henrique conta a Malvina que Aurora aceitou seu pedido de casamento. Miguel fica indignado com a acusação do Sargento. Álvaro descarta a idéia de que André seja o assassino, pois ele esteve ao seu lado todo tempo. Cel. Sebastião sai para depor na delegacia. Gioconda olha as mãos de Perpétua e Gabriel entrelaçadas. Fica surpresa e sai da sala. Moleca decide criar Basílio como seu filho. Bernardo concorda e lhe promete achar sua mãe que um dia foi levada embora do quilombo. Feito isso a felicidade de Moleca estria completa. Tomásia pressiona Belchior para que ele conte sobre o que viu no dia da morte de Leôncio. André sai para falar com o Sargento. Cel. Sebastião fala para o Sargento que ouviu gritos e logo depois viu Belchior sair correndo em direção a mata. O Sargento acredita que o Coronel esconde ainda algo sobre os acontecimentos. Tomásia e Miguel desconfiam de Belchior. Rosa e André também. Após seu depoimento, o Cel. Sebastião tenta acalmar Helena para seu julgamento. Malvina é interrogada e diz que tem um álibe: Geraldo. Conta que o rapaz esteve ao seu lado todo momento. Malvina depõe e logo depois sai para ver Helena. Henrique começa a depor. O Sargento diz a ele que também é um suspeito, visto que também desejava a morte do senhor Leôncio. Malvina acusa Isaura alegando que quando uma mulher perde a cabeça é capaz de fazer qualquer coisa. E a alerta que se uma delas tiver de ser condenada que seja Isaura e não ela.

  305. Capítulo

  306. 13/04: Rosa se contradiz diante do Sargento e do Comandante. Isaura lamenta para Malvina que provavelmente ela será a condenada, mesmo sendo inocente. Flor-de-Lis aparece na delegacia para ver o Sargento. Ao ver Henrique, pede para seu amado que o prenda. Malvina se acalma e pede desculpas para Isaura, lhe dizendo que ela realmente não é culpada. Tomásia e Miguel vão ao local do crime tentar descobrir alguma pista. Álvaro suspeita que Malvina seja a culpada. Bernardo decide levar os quilombolas para o garimpo como forma de assegurar seu terreno de trabalho e renda. João e Joaquina pressionam Belchior que se irrita com uma raiva monstruosa. João começa a suspeitar dele. André e Rosa são interrogados pelo comandante Santana. Rosa se contradiz diante do Sargento e do Comandante. Miguel suspeita que Belchior possa estar sendo ameaçado pelo assassino. Cel. Sebastião sai para falar com Serafina sobre seu depoimento a favor de Helena. Geraldo questiona Malvina sobre a morte de Leôncio. Malvina nega ser culpada. Branca sente dores na barriga. Estela quer chamar Diogo, mas Branca não deixa. Rosa não quer saber de Isaura. Acredita que sua carta de alforria não existirá mais. Gabriel confessa a sua mãe que possui um verdadeiro afeto por Perpétua e que é correspondido por ela também. Gioconda é contra o amor dos dois. Álvaro e André conversam sobre o assassinato. Álvaro desconfia de André, pois na verdade eles não estiveram sempre juntos.

  307. Capítulo

  308. 14/04: Belchior conversa com o Comandante. Álvaro tenta acreditar na inocência de André. Diogo não consegue falar com uma das vítimas do Dr. Paulo para testemunhar a favor de Helena. Cel. Sebastião encontra Serafina e Margarida na rua. Não resiste e lhes implora os testemunhos contra o Dr. Paulo. Álvaro avisa Isaura que ele e Geraldo irão começar a ler os depoimentos dos suspeitos para tentar descobrir o verdadeiro assassino de Leôncio. Rosa fala para o Sargento que Belchior não quer depor. Henrique encontra Geraldo beijando Malvina e não os reprovam. Tomásia acha uma garrafa de rum e um fio de cabelo branco na casa abandonada. Martinho e Francisco observam Miguel e sua mulher de longe. O Sargento sai atrás de Belchior. Bernardo anuncia aos quilombolas que o garimpo pertence a eles também. A polícia chega na fazenda. Belchior se desespera. Gioconda pede a Tomásia que retire Álvaro e Perpétua de sua casa. Pedrinho conta para Álvaro o ocorrido sobre Perpétua. Helena teme ser morta. Isaura a consola. Belchior conversa com o Comandante.

  309. Capítulo

  310. 15/04: Tomásia e Miguel recebem um bilhete anônimo. Belchior conta ao Comandante como Isaura foi raptada. Álvaro chega no meio da confusão entre Gioconda e Gabriel. Ao perceber que sua mãe está encabulada com a situação, decide para sua fazenda. Francisco pede que Raimundo tente descobrir algo sobre as investigações. Álvaro fica curioso sobre o suposto romance entre Gabriel e sua mãe. O Comandante diz a Belchior que ele está protegendo Isaura por ela ser a verdadeira culpada pelo assassinato de Leôncio. Álvaro acalma sua mãe dizendo que faz muito gosto da relação entre ela e Gabriel. Bernardo sai para o garimpo com os quilombolas. Cel. Sebastião fica preocupado com o julgamento de Helena. Geraldo busca Helena. Martinho vai até a fazenda conversar com Belchior sobre a morte de Leôncio. Rosa tenta ouvir a conversa dos dois. Branca pensa colocar sonífero para Álvaro dormir ao lado dela. Tomásia e Miguel recebem um bilhete anônimo ameaçando-os de morte caso continuem investigando a morte de Leôncio.

  311. Capítulo

  312. 16/04: Martinho conta para Raimundo quem matou Leôncio. Começa o julgamento de Helena. Álvaro jura fidelidade a Isaura. Martinho confessa a Belchior que não sabia nada sobre a morte de seu chefe, mas agora descobriu tudo. Belchior se apavora. Rosa diz a André que não conseguiu ouvir toda a conversa entre Martinho e Belchior. O Comandante Santana pede para que Isaura confesse seu crime. Perpétua lê uma história para Pedrinho e Maria. Cel. Sebastião testemunha a favor de sua filha. Joaquina desconfia que Rosa saiba quem é o assassino. Estela pergunta a Branca onde ela esteve no dia em que Leôncio morreu. Diogo testemunha. Martinho conta para Raimundo quem matou Leôncio. Tomásia testemunha, mas o juiz não aceita suas declarações. Isaura quer ver Belchior. . .

  313. Capítulo

  314. 18/04: Belchior fica desesperado por ter sido enganado por Martinho. Álvaro tenta mais uma vez convencer Isaura a assumir o crime.Serafina é impedida de dar depoimento. Raimundo e Martinho planejam arrancar dinheiro de Belchior. André tenta arrancar de Rosa o que ela sabe sobre a morte de Leôncio. O promotor pede a condenação de Helena. Belchior fica desesperado por ter sido enganado por Martinho. Geraldo apresenta a defesa de Helena. Eugênia depõe e conta que Dr. Paulo tentou matá-la. Gabriel rouba um beijo de Perpétua. Helena é absolvida. Belchior bêbado ameaça matar João e Joaquina. Branca paga Rosa para deixá-la entrar na casa de Álvaro. Martinho manda um recado a Malvina dizendo que sabe quem matou Leôncio. Miguel recebe uma carta de ameaça.

  315. Capítulo

  316. 19/04: Perpétua flagra Rosa limpando a arma que era de Leôncio. Sebastião, Gioconda, Geraldo e Malvina vão ao encontro de Martinho. Perpétua chega na casa de Álvaro. O Comandante diz que está certo que foi Isaura que matou Leôncio. Raimundo e Martinho são assassinados. Álvaro vai para a fazenda. Estela se desespera com o plano de Branca. Gioconda proíbe o namoro de Gabriel e Perpétua. André volta para casa ferido por Belchior. Perpétua flagra Rosa limpando a arma que era de Leôncio. Rosa coloca sonífero na moringa d’água de Álvaro. Maria e Pedrinho planejam investigar a morte de Leôncio. Álvaro estranha o comportamento de Belchior. Helena desconfia de Malvina e Sebastião. Aurora sente ciúme de Henrique. Branca chega a casa de Álvaro. Branca agradece a ajuda de Rosa. Belchior diz a Rosa que está com medo. Álvaro está tonto e Branca entra no seu quarto.

  317. Capítulo

  318. 20/04: Francisco encontra os corpos de Martinho e Raimundo. Álvaro reconhece Branca, mas não tem forças para contê-la. Aurora ameaça voltar para Portugal e romper o noivado com Henrique. Francisco encontra os corpos de Martinho e Raimundo. Estela conta a Geraldo que Branca foi a casa de Álvaro. Gioconda discute com Gabriel. Perpétua estranha que Álvaro ainda não acordou. Álvaro acorda e se assusta ao ver Branca que afirma que os dois transaram. O Comandante ameaça Isaura para que ela confesse o crime. Tomásia, Miguel, Pedrinho e Maria chegam a fazenda de Álvaro. Álvaro discute com Branca. Miguel e Tomásia chamam Belchior para conversar. Branca desce do quarto e deixa Miguel furioso com Álvaro. Pedrinho e Maria acham Martinho e Raimundo mortos. Belchior encontra Pedrinho e Maria.

  319. Capítulo

  320. 21/04: Branca mostra um vidro de veneno para sua mãe. Miguel não sabe se acredita na fidelidade de Álvaro. Belchior segura Pedrinho e Maria perto da casa abandonada, onde estão Raimundo e Martinho mortos. Aurora cogita a idéia de voltar para Portugal por ciúmes de Henrique. Helena tenta consolar seu irmão. Malvina começa a chorar ao se lembrar que um dia disse ter coragem de matar Leôncio. Álvaro desconfia que Rosa tenha ajudado Branca. Miguel conta que Belchior sumiu. Tomásia quer contar a Isaura sobre a carta que o Cel. Sebastião recebeu de Martinho dizendo que sabe quem é o assassino. Branca se sente vitoriosa com seu plano bem executado e diz a sua mãe que teve ajuda de Rosa. Bernardo mostra para Moleca diamantes brutos tirados do quilombo. Gabriel se declara para Perpétua e a beija. Pedrinho bate com uma madeira em Belchior e foge com Maria. O Comandante diz a Álvaro que vai encerrar as investigações. Miguel lhe conta sobre a carta de Raimundo e pede que o Comandante averigue o fato. Perpétua escuta berros de crianças. Pedrinho conta a André que sobre os dois defuntos na casa abandonada. André sai para conferir o ocorrido e Perpétua manda uma mensagem para a polícia. Álvaro conta a Isaura o que Branca aprontou. Isaura começa a chorar. O Comandante recebe o aviso das mortes. Álvaro, Tomásia e Miguel também são avisados. Belchior chega na fazenda. Branca mostra um vi.

  321. Capítulo

  322. 22/04: Branca coloca veneno na comida de Isaura. Branca resolve envenenar Isaura. Belchior sente-se pressionado com as perguntas de Perpétua e foge. Gabriel quer ir atrás dele, mas cai da cadeira. Álvaro conta a Isaura sobre os novos assassinatos. Isaura passa a acreditar nas palavras de Álvaro sobre o ocorrido com Branca. André e João vão atrás de Belchior. Diogo visita Helena. Aurora e Henrique fazem as pazes. O Comandante vai até a fazenda do Coronel. Branca encontra Isaura na prisão e a ameaça de morte. Rosauro traz comida para Isaura. Branca o despista e coloca veneno na comida. Isaura janta sem saber. Geraldo beija Malvina com ardor e diz que deseja tê-la. O Comandante suspeito de Álvaro e Miguel. Acredita que eles queiram inocentar Isaura. Rosa se lembra de uma conversa com Leôncio sobre as pessoas que ela não gosta. Isaura se contorce de dor e grita para os guardas.

  323. Capítulo

  324. 23/04: Isaura é libertada e Álvaro preso. Rosauro ajuda Isaura que diz ter sido envenenada. Álvaro sente uma dor no peito, mas logo passa. Rosa fica brava com as acusações de Joaquina e João. Belchior conversa com uma flor presa em uma árvore e diz que corre risco de vida. Comandante conversa com o Cel. Sebastião. Rosauro pede ajuda para Isaura. Branca conta a sua mãe que envenenou Isaura. Tomásia recebe a notícia do envenenamento de Isaura. Cel. Sebastião também recebe a notícia. O Comandante volta para a cadeia. Diogo sai logo em seguida. João avisa Álvaro sobre o estado de Isaura. Diogo examina Isaura e diz ao policial que precisa tirá-la de lá. O Comandante proíbe. Diogo coloca ventosas nas costas de Isaura. Rosauro comenta sobre a visita de uma bela moça na cadeia. Preocupado com Isaura, Álvaro diz ter matado Leôncio. Isaura é libertada e Álvaro preso. Rosa diz a André que Branca é a mais provável de ter envenenado Isaura. Belchior se lembra das maldades de Leôncio. Francisco procura Belchior e diz que quer saber o que Belchior tem de informação. Francisco tem uma arma na mão. Bernardo avisa que o quilombo será atacado. Álvaro fala para o Comandante que mentiu. O policial se irrita e diz que ele será condenado mesmo assim. . .

  325. Capítulo

  326. 25/04: Isaura reage ao medicamento. André vai buscar o antídoto para Isaura. Belchior bate em Francisco. O Comandante diz que vai incriminar Álvaro. Rosa torce para Isaura morrer. Francisco persegue Belchior. Pedrinho chora por Isaura. Gabriel conta uma história para Pedrinho e Maria. Perpétua visita Álvaro na cadeia. O Sargento encontra Francisco desmaiado e o leva para prestar depoimento. Rosauro fala sobre a mulher que envenenou Isaura. Álvaro e Geraldo concluem que foi Branca. Geraldo discute com Branca e diz que vai interná-la em um hospício. Isaura delira. André chega com o antídoto. Francisco é preso. O Comandante ordena a prisão de Belchior. André discute com Rosa. Aurora desconfia de Malvina, Sebastião, Rosa ou Henrique. Malvina marca encontro secreto com Geraldo. Isaura reage ao medicamento.

  327. Capítulo

  328. 26/04: Comandante dá ordem de prisão à Branca. Tomásia diz a Isaura que Álvaro assumiu a culpa pelo assassinato para poder salvá-la.Isaura conta a seu pai que antes de receber a comida envenenada Branca esteve na prisão. Malvina, Aurora e Helena trocam confidências. Geraldo sugere que Branca fuja para longe, caso contrário será presa. Cel. Sebastião tem pressa com o casamento de Helena. Rosa avisa André que o quilombo será atacado.Malvina chama Geraldo para sua alcova. Comandante decide ir até o quilombo. Francisco é solto. Diogo diz que Isaura está curada. Henrique fica sabendo do ataque ao quilombo. Após uma noite de amor, Geraldo pede Malvina em casamento. Tomásia e Miguel pedem perdão para Álvaro. Comandante dá ordem de prisão à Branca. Rosa acorda Belchior para conversar. Bernardo e os quilombolas se armam para defender o quilombo. Morre o Sargento Aloísio. Belchior diz a Rosa que Álvaro não será condenado se ele ou a Rosa falarem a verdade para o juiz.

  329. Capítulo

  330. 27/04: Francisco encontra Belchior e ameça matá-lo. Rosa promete fazer um escândalo no casamento de Sebastião. Tomásia e Miguel falam em adotar filhos. Gabriel consegue andar com muletas. As noivas provam seus vestidos de casamento. Branca tem uma crise de demência na frente do comandante. Estela conta a Perpétua que o filho que Branca espera é de Leôncio. O Comandante diz que Álvaro será condenado à morte. Malvina conta a Sebastião que Geraldo a pediu em casamento. Isaura visita Álvaro na cadeia. Gabriel convida Perpétua para o casamento. Gioconda, nervosa, diz que não vai se casar. Joaquina pergunta a Belchior quem matou Leôncio. Francisco chega na fazenda em busca de Belchior. Rosa discute com Sebastião. Francisco ameaça Joaquina. Perpétua conta a Álvaro que Gabriel quer pedi-la em casamento. Serafina, Flor-de-Lis e Margarida vão ao casamento. Francisco encontra Belchior e ameça matá-lo.

  331. Capítulo

  332. 28/04: Sebastião vende Rosa para Isaura. O Comandante encontra Belchior. Rosalvo sai em busca de Francisco. Malvina recepciona os convidados do casamento. O Comandante pressiona Belchior para que ele diga quem matou Leôncio. Rosa chega ao casamento e enfrenta Sebastião. Gioconda está indecisa com seu casamento. Sebastião fica com medo se Gioconda desistir do casamento. Começam os casamentos. Belchior é preso. Álvaro pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Belchior chora. André, João e Joaquina vão a festa de casamento avisar Isaura que Belchior foi preso. Rosa cumprimenta Sebastião e Gioconda, mas volta a ameaçar fazer um escândalo. Rosa insulta Isaura. Rosa pega o buquê de Helena e começa o escândalo. Sebastião vende Rosa para Isaura. Isaura dá a carta alforria para Rosa. Isaura vai a cadeia e pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Isaura tenta convencer Belchior a lhe contar sobre o verdadeiro assassino. Geraldo conta a Malvina que Branca está grávida de Leôncio. Isaura entrega a carta de alforria para Rosa. O juiz ordena a prisão de Belchior até o dia do julgamento. Álvaro entrega seu testamento para Perpétua. Miguel leva aos braços de Tomásia seu filho.

  333. Capítulo

  334. 29/04: resumo do último capítulo da novela Escrava Isaura (2004) – Belchior acusa Francisco. Cel. Sebastião pede perdão à Rosa e a deixa cuidando de sua fazenda. Começa o julgamento de Álvaro.Estela visita Branca no manicômio. André e Tomásia começam a dar seus depoimentos. Belchior senta na cadeira das testemunhas onde jura dizer a verdade por gostar muito de Isaura. Malvina cochicha com seu pai, Francisco fica inquieto e Rosa nervosa. Belchior acusa Francisco. Serafina acha suas jóias nas roupas Francisco. Álvaro é absolvido. Gabriel volta a andar. Álvaro e Isaura se casam. Bernardo leva dona Evangelina para reencontrar sua filha Moleca. Belchior conhece a criada Camélia. Os dois se beijam. Cel. Sebastião e família seguem viagem. André decide voltar para o quilombo. Sebastião diz a Geraldo que Francisco foi condenado a pena de morte. Tomásia e Miguel comemoram a adoção de filhos. Nasce a filha de Helena. O quilombo festeja a liberdade. É decretada a abolição da escravatura trinta e três anos depois. Alvaro e Isaura ficam juntos por mais de 60 anos.

Elenco / Personagens

Confira o perfil dos personagens da novela Escrava Isaura (2004). Saiba quem é quem:

ÁLVARO
Theo Becker

Belo rapaz, de rosto e corpo bem feitos, atitudes nobres, másculo, idealista, abolicionista, é como aparece no livro de Bernardo Guimarães.

ANDRÉ
Déo Garcez

28 anos, mulato ou negro, bonito, bem feito de corpo, apaixonado por Isaura, é romântico e tem excelente caráter.

BELCHIOR
Ewerton de Castro

60 anos, jardineiro, fala tudo errado, sotaque forte de caipira, corcunda, dentes podres, sovrancelhas compridas, assusta pela feiúra, perdidamente apaixonado por Isaura, o sonho da vida dele é conseguir casar com uma moça linda, apesar de estar longe de ser ele mesmo um protótipo de beleza.

BENEDITO
Ciro José

Capanga, ótimo atirador, também serve a Leôncio e Chico nas maldades.

BERNARDO
Christovam Neto

30 e poucos anos, negro retinto, voz e corpo fortes, faz parte do quilombo onde André vai parar. Apaixona-se pela negrinha Moleca, que o rejeita.

BRANCA
Renata Domingues

20 anos, irmã de Geraldo, bonita, é apaixonada por Álvaro, de quem chega a ficar noiva.

CEL. SEBASTIÃO
Paulo Figueiredo

Coronel, por ser dono de terras, homem de fazenda, amigo e compadre do Comendador Almeida, casa sua filha Malvina com Leôncio. O grande amor de sua vida foi Gioconda, a quem deixou porque era pobre, para se casar com a finada Antonia.

COM. ALMEIDA
Rubens de Falco

70 anos, Dono de fazenda, homem poderoso, autoritário, duro, bravo, acostumado a ter tudo ao seu modo, casado com Gertrudes, ama a mulher, mas sente-se atraído pela escrava Juliana e tenta forçá-la a ter um relacionamento com ele.

CONDE CAMPOS
Carlo Briani

Abolicionista, homem influente, ligado às questões de estado, vai ser contra as atitudes do Leôncio.

DIOGO
Lugui Palhares

Filho único de Giovana, irmã de Gioconda, que morava na Corte. Recém formado em Medicina, curso que concluiu com muito esforço, devido à falta de dinheiro da sua família. É honesto, idealista, bom caráter, e está sempre disposto em ajudar o próximo. Mesmo pendendo para os estudos científicos, Diogo nunca deixou de cultivar a literatura romântica, principalmente a poesia, assim como Helena. Após a morte de sua mãe, revolve procurar sua tia em Campos, para buscar ajuda de sua prima, a Condessa Tomásia, a fim de poder iniciar suas atividades médicas. Em Campos, Diogo – além de afirmar sua competência profissional – vai encontrar o grande amor de sua vida.

DR. PAULO
Fábio Junqueira

Médico, 45 anos, ainda solteiro. Perdeu uma noiva por causa de doença, no passado, por isso demorou tanto a querer se casar. Apaixona-se por Helena e é o grande rival de Gabriel.

ESTELA
Audine Miller

45 anos, foi uma mulher belíssima e ainda guarda certa beleza, grande cúmplice da filha Branca.

FLOR-DE-LIS
Lígia Fagundes

19 anos, é a caçulinha do jardim de Serafina, assim chamado porque todas têm nomes de flor, são as florezinhas, como elas carinhosamente se chamam.

FRANCISCO
Jonas Mello

Feitor da Fazenda do Comendador. Homem duro, cruel, inflexível, carrasco, gosta de açoitar os negros, braço direito do vilão Leôncio, capaz de roubar, matar.

GABRIEL
André Fusko

Filho de Gioconda, irmão de Tomásia, 20 anos, ele se apaixona perdidamente por Helena, mas este amor é proibido tanto pela família dela como pela dele.

GERALDO
Caio Junqueira

26 anos, melhor amigo de Álvaro, de quem é grande confidente, belo rapaz, altruísta, poeta, abolicionista, faz muito gosto que o amigo se case com sua irmã Branca.

GERTRUDES
Norma Blum

Esposa do comendador, mulher sofrida, boa, sabe que o Comendador a ama, e vai fazer de tudo para manter seu casamento até o fim, apesar da brutalidade e até da crueldade do marido. Cria Isaura como filha.

GIOCONDA
Mirian Mehler

Mãe de Tomásia e de Gabriel, 60 anos, foi rejeitada por Sebastião, amor de sua juventude, que deixou de casar com ela porque era pobre. Exagerada, cômica, preocupa-se demais com os filhos, que sempre arrumam um modo de deixá-la com os nervos à flor da pele.

HELENA
Fernanda Nobre

Filha caçula do Coronel Sebastião, apaixona-se por Gabriel, mas sua família rejeita e proíbe este amor. Seu pai, o Coronel, não quer, porque tem uma antiga desavença com Gioconda, mãe de Gabriel, que teve com ele um caso de amor no passado, mas foi rejeitada, quando o Coronel decidiu se casar com a mãe de Helena.

HENRIQUE
Gabriel Gracindo

É o irmão do meio, na família do Coronel Sebastião, belo rapaz, guapo, forte, impulsivo, estourado. Apaixona-se por Isaura e tenta sempre fazer a corte a ela, muitas vezes em horas absolutamente impróprias, quando ela tem coisas bem mais terríveis e prementes para resolver.

ISAURA
Bianca Rinaldi

Por volta de 20 anos, escrava, filha de escrava mulata com feitor branco, tez clara, muito bela, sensível, delicada, bela voz, refinada, romântica, teve educação esmerada, por conta de sua madrinha, que a criou como filha. Não sabe mentir, é ainda donzela, virgem recatada, emociona-se com facilidade. Pensa sempre nos outros, procura fazer sempre o bem. Boa filha, carinhosa com seu pai, teve a madrinha Gertrudes como sua mãe branca e Joaquina como sua mãe preta. Foi criada por essas duas mulheres e sente-se exatamente como é, na verdade, com um pé na senzala e outro na casa-grande. Isaura sofre por si e pelos outros. Deseja muito conquistar a liberdade, que sempre lhe é negada.

JOÃO
Ivan de Almeida

60 anos, negro, mantém a tradição oral das histórias da África, de onde veio no navio negreiro, quando era criança. Seria o Rei de Gabu, não tivesse se tornado escravo. É um homem bom, íntegro, de excelente caráter, grande pai para André, aliado a Isaura, guerreiro do exército do bem.

JOAQUINA
Chica Lopes

60/70 anos, é a mãe preta de Isaura, por quem sente profundo amor. É também a tia de André. Velha cozinheira, sabe tudo de ervas e comidas. Tem muito medo de Leôncio e do Comendador, mas é capaz de arriscar a própria pele por André e Isaura.

JULIANA
Valquiria Ribeiro

É a mãe de Isaura. Mulata clara, belíssima, 25/30 anos, extremamente sensual, com aparência frágil, de mocinha desprotegida, foi criada livre no quilombo, por seus pais.

LEÔNCIO
Leopoldo Pacheco

30 e poucos anos. Filho único do Comendador Almeida e de Gertrudes, é um psicopata, devasso, cruel, egoísta, vilão até a medula, lúbrico, tarado. Jogador, coloca a família à beira da falência. Desenvolve obsessão absoluta por Isaura, que resiste a seus desejos.

MALVINA
Maria Ribeiro

Esposa de Leôncio, bela mulher, estava já com medo de ficar para titia, quando surgiu o casamento arranjado com Leôncio, que aceita de bom grado, cheia de sonhos e fantasias, que logo se frustram, ao perceber que casou mesmo com um homem bruto, cruel, insensível, capaz das piores barbaridades.

MARGARIDA
Thaís Lima

22 anos, também é uma das florezinhas de Serafina.

MARTINHO
Cláudio Curi

40 anos, capitão-do-mato, caçador e mercador de escravos, ganancioso, faz qualquer coisa por dinheiro.

MIGUEL
Jackson Antunes

Pai de Isaura. É capaz de passar privações para juntar mais dinheiro para comprar a carta de alforria da filha. É um homem de excelente caráter, digno, trabalhador. Ama a filha e é um pai maravilhoso.

MOLECA
Barbara Garcia

20 anos, negrinha linda, de ótimo caráter, apaixona-se por André e rejeita Bernardo.

PEDRINHO
Matheus Palota

Menino de 11 anos, esperto, levado, curioso. É filho de pais alforriados, mas ficou órfão, na cidade, quando os pais morreram, numa epidemia. Pedrinho ficou perambulando pela cidade e sobreviveu como moleque de recados. Quando quiseram fazer dele um escravo, ele fugiu para o quilombo que André lidera. Por ser um menino esperto, logo conquistou a simpatia e a confiança dos quilombolas. Quando Isaura e Miguel fogem, André manda Pedrinho como guia para que eles possam seguir uma trilha segura até Muriaé, já que vão seguir pelo interior de Minas, na direção de São Paulo, evitando a estrada de Campos à Corte, muito mais patrulhada. Durante a caminhada, Isaura e Miguel se afeiçoam ao menino e decidem adotá-lo. Pedrinho segue com eles para São Paulo, onde vai ser o companheiro e o confidente de Isaura, uma espécie de irmão mais novo. Pedrinho se orgulha de ser negro e de ser livre e sempre fica zangado quando pensam que ele é um escravo. Pedrinho é um anjo de bondade e respeitador, mas tem uma personalidade forte e quando precisa reivindicar seus direitos, não hesita nem um pouco.

PERPÉTUA
Sílvia Bandeira

50 anos, mãe de Álvaro, ama muito o filho, de quem é grande amiga e confidente. A princípio, reluta contra as idéias abolicionistas que Álvaro teima em colocar em prática.

RAIMUNDO
Romulo Delduque

Capanga de Leôncio e Chico, cruel, braço direito de Francisco, em todas as suas maldades.

ROSA
Patrícia França

30 anos, é na realidade a filha bastarda do Coronel Sebastião, fruto do amor dele com uma escrava, que morreu quando ela era ainda criança. Sempre quis saber quem era o pai, senhor de terras, mas fica muito infeliz quando descobre e é rejeitada por ele. Também sente-se rejeitada por Henrique e Malvina, mas afeiçoa-se a Helena, cujo amor com Gabriel ela vai tentar ajudar.

SARGENTO ALOÍSIO GUIMARÃES
Rodrigo Zanardi

Segue as leis, e está sempre disposto a investigar os crimes, não se importando se o criminoso é rico ou pobre.

TOMÁSIA
Mayara Magri

30 e poucos. Bonita, romântica e com boa educação. Sensível e inteligente, mas com a falência da família, tem medo de não se casar, e agora quer qualquer custo arrumar um marido.

VIOLETA
Daniela Duarte

28 anos, é ela quem toma conta da casa da luz vermelha, de dona Serafina, depois que esta ficou entrevada. Foi achada na roda, onde se deixavam as crianças órfãs ou enjeitadas. Recolhida e criada por Serafina (que não aparece), ela se tornou a favorita de todas as meninas.

Elenco
Bianca Rinaldi – Isaura dos Anjos Mendonça
Leopoldo Pacheco – Leôncio Almeida
Théo Becker – Álvaro Mendonça
Mayara Magri – Tomásia Albuquerque (Condessa de Campos)
Maria Ribeiro – Malvina Cunha Almeida
Paulo Figueiredo – Coronel Sebastião de Salles Cunha
Jonas Mello – Seu Chico (Francisco)
Caio Junqueira – Geraldo Villela
Sylvia Bandeira – Perpétua Mendonça
Miriam Mehler – Gioconda Albuquerque
Milhem Cortaz – Manuel da Mota Coqueiro
Renata Dominguez – Branca Villela
Gabriel Gracindo – Henrique de Salles Cunha
Carlo Briani – Conde de Campos
Fábio Junqueira – Dr. Paulo Pereira
Cláudio Curi – Martinho
Rodrigo Zanardi – Sargento Aloísio Guimarães
André Fusko – Gabriel Albuquerque
Lugui Palhares – Dr. Diogo
Déo Garcez – André
Ivan de Almeida – João
Chica Lopes – Joaquina
Christovam Neto – Bernardo
Aldine Müller – Estela Villela
Fernanda Nobre – Helena Cunha
Bárbara Garcia – Nipalesa (Moleca)
Daniela Duarte – Violeta
Thaís Lima – Margarida
Lígia Fagundes – Flor-de-Lís
Rômulo Delduque – Raimundo

Atores convidados
Gilbert Stein – promotor público
Serafim Gonzalez – juiz

Participação especial
Odilon Wagner – Comandante Santana
Patrícia França – Rosa Cunha Almeida
Ewerton de Castro – Belchior
Jackson Antunes – Miguel dos Anjos
Paula Lobo Antunes* – Aurora Amaral

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Tema de abertura: “Luz do sol que clareia a terra”, Henrique Daniel
Tema de encerramento: “Retirantes”, Rogério Machado

1. – “Sinonimos” – Chitãozinho & Xororó (com Zé Ramalho)75 –
2. – “Luz Do Sol Que Clareia A Terra” – Henrique Daniel –
3. – “Impossível Acreditar Que Perdi Você” – Simony –
4. – “Viver Longe De Você Não Dá” – Guilherme & Santiago –
5. – “Jardim Da Fantasia” – Jackson Antunes –
6. – “O Seu Amor” – Mara Maravilha –
7. – “Sol De Primavera” – Beto Guedes –
8. – “Nem As Paredes Confesso” – Fafá de Belém –
9. – “Último Romântico” – J. Neto –
10. – “A Paz” – Max Viana –
11. – “Amar é Isso” – Leonardo Sullivan –
12. – “Retirantes” – Rogerio Machado

0 Comentário para: “A Escrava Isaura (2004) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *