Vira Lata Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Vira Lata desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Vira Lata e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Vira Lata

◘ Período de exibição: 01/04/1996 – 27/09/1996
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 155
◘ Autoria: Carlos Lombardi
◘ Colaboração: Vinícius Vianna e Maurício Arruda
◘ Direção: Jorge Fernando, Rogério Gomes, Marcelo Travesso e Alexandre Boury
◘ Direção de núcleo: Jorge Fernando

Stella (Glória Menezes), Helena (Andréa Beltrão) e Lênin (Humberto Martins) compõem os três eixos principais da novela, que fala de mães que abandonam os filhos e de filhos que abandonam os pais. Em estilo de melodrama e ritmo de comédia, mostra pessoas solitárias que tentam recomeçar suas vidas. Todos buscam, de alguma forma, recompor as famílias desestruturadas, que perderam ou das quais abdicaram.

Dezoito anos atrás, Stella abandonou os filhos pequenos em nome de um grande amor. Agora, passando por uma crise no casamento, tenta se reaproximar dos três rapazes: Lênin, Fidel (Marcello Novaes) e Mussolini (Luciano Vianna). Os meninos foram criados pelo pai, Lupércio (Cláudio Marzo), pela alemã Aliança (Ivone Hoffmann) e pelo tio, Aurélio (Ary Fontoura), que comanda o Solar Santa Maria, hotel da família de Stella, localizado em uma praia de Florianópolis. Atualmente em decadência, o empreendimento teve seus momentos de glória no passado.

O atual marido de Stella é Ângelo Visconti (Mário Gomes), ex-contínuo do solar. Por esforço próprio, ele construiu um império, a rede hoteleira Visconti. Quando a novela começa, Stella e Ângelo estão próximos da separação, e ela tem mais uma vez de escolher entre ficar com o marido, apesar da relação desgastada, ou ir atrás dos filhos, ainda magoados com ela.

Helena, por sua vez, abandonou sua família no passado porque tinha vergonha do pai, Moreira (Jorge Dória), um estelionatário. Além disso, ela creditava o suicídio da mãe à vida difícil que teve ao lado do marido. Helena deu a volta por cima ao se casar com o promotor linha-dura Bráulio Vianna (Murilo Benício), sem contar para ele sobre a verdadeira origem de sua família. Os dois têm duas filhas pequenas, Giovanna (Alessandra Aguiar) e Juliana (Kananda Raia). Mas o drama de Helena recomeça quando Vianna passa a se empenhar na prisão de Moreira, sem saber que é seu sogro. Helena não tem dúvidas de que o pai deve ser preso, mas se surpreende ao encontrá-lo mais velho, menos poderoso, doente e precisando de sua ajuda.

Bráulio Vianna é bom pai e bom marido, mas sofre de absoluta falta de humor. É inflexível, e leva-se muito a sério. Apesar de leal à família, não resiste e passa a ter um caso com sua empregada, Dolores (Thalma de Freitas), frequentando o quarto dela à noite. Quando ele descobre a verdade sobre Moreira, obriga que a mulher escolha entre as filhas e o próprio pai.

O cachorro Zé, estrela canina da novela, simboliza o título da trama, que representa a maior parte dos personagens: sozinhos em seus recomeços, à mercê do próprio destino. Zé é um cão cheio de personalidade, que escolhe a casa de Helena para se instalar, onde já moram outros 15 cachorros. Só ele é testemunha das escapadas de Bráulio para o quarto da empregada, de quem tem muita bronca.

Já a história de Lênin mostra que ele tentou muitas coisas na vida depois que abandonou sua casa, na adolescência, em função da relação conflituosa com o pai. Ele sonhava ser piloto de corridas, e viajou para a Inglaterra, como mecânico. Tornou-se piloto de provas até sofrer um grave acidente, que dilacerou seu ombro, forçando-o a abandonar a carreira logo no início. A partir daí, nada mais deu certo. Um dia, já morando no Rio de Janeiro e acusado por um crime que não cometeu, vê-se obrigado a buscar esconderijo na casa do pai, em Florianópolis. Quando chega lá, o choque é grande: Lupércio enlouqueceu, os irmãos sumiram, e o patrimônio da família se desfez. Lênin esperava encontrar o pai com quem sempre brigou, mas se depara com uma figura frágil e doente. Assim como Helena, ele descobre que, ao contrário do que sempre imaginou, precisa de sua família.

As vidas de Helena e Lênin se cruzam quando ela viaja a Florianópolis para ajudar o pai. Os dois se apaixonam, mas Helena ainda gosta de Bráulio, e quer tentar salvar o casamento desgastado.

No final da história, Helena termina grávida de Bráulio. Ela e Lênin chegam à conclusão de que nunca haviam se amado de verdade, e que a relação dos dois era baseada mais na atração física. Lênin a incentiva a procurar o marido, e ela segue em busca de seu verdadeiro amor. Bráulio, por sua vez, confessa que procurava Dolores à noite para se sentir mais homem, porque sempre se achou diminuído em relação à esposa. Ela o perdoa, os dois declaram seu amor e terminam juntos.

Lênin morre vítima de uma grave doença genética. Em suas últimas palavras, ele diz que havia rodado o mundo inteiro, mas que suas melhores lembranças ficaram no casarão da família. É lá que ele morre, nos braços dos irmãos Fidel e Mussolini. Depois, há uma passagem de três anos na história, que mostra o destino dos personagens. – Na última cena da novela, Lênin aparece sorrindo no telhado do casarão, com uma taça de champanhe na mão.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Vira Lata

** Resumo ainda não divulgado

Quando o promotor Bráulio Vianna descobre que sua mulher Helena lhe ocultava que seu pai Moreyra é um estelionatário procurado pela polícia, exige que ela escolha entre suas pequenas filhas, Geovana e Juliana, ou seu pai. Helena então viaja para Florianópolis para refletir e tomar uma decisão. Lá ela conhece Lenin, por quem se apaixona. Ao saber que seu pai era traído por seu cunhado Ítalo, e que sua família lutava pelo poder, Helena decide ajudar o pai que corria perigo de vida, e assim some com ele.

Enquanto isso, Pietra volta a vida dos irmãos Wanderpetroviktz, seduzindo Lenin e Fidel, que se debate entre o amor pela doce Renata e a paixão por Pietra. O caçula Mussolini é apaixonado secretamente por Renata e conta com o apoio de Pietra, que cria situações de conflito entre Lenin e Renata. Mas o conflito maior acontece quando o encrenqueiro Lenin envolve o certinho Fidel em uma enrascada, e faz de tudo para livrar o irmão da cadeia. Para completar aparece a mãe dos irmãos Lenin e Fidel, Laura, que os abandonou e agora ambiciona a herança da família, lutando para os separar. E na família há um estigma, um dos irmãos devera morrer portador de uma doença congênita.

Ainda há as peripécias do atrapalhado Ângelo, na sua tentativa de fugir da mulher Stella, louca para pôr a mão no marido que só faz aprontar.

Carolina Dieckmann entrou na novela no capítulo 40, e fez grande sucesso. A história de amor de sua personagem, Renata, com o romântico Fidel (Marcello Novaes) ganhou a simpatia do público e mudou o foco da trama.

Andréa Beltrão engravidou no meio da novela. Com uma gravidez de risco, foi obrigada a se afastar das gravações por 20 dias.

Susana Vieira entrou no meio da novela para substituir Glória Menezes, que teve de se afastar por dois meses.

O escultor Marimba deu consultoria ao autor Carlos Lombardi para a criação das cenas de Fidel em seu ateliê.

Vira-Lata foi exibida, entre outros países, em Portugal e na Rússia.

Fidel
Outra história de recomeço é a do ultra-romântico Fidel (Marcello Novaes), um intelectual tímido e triste, apaixonado por surfe, que passa cinco anos na prisão pela tentativa de assassinato de um homem que quase matou seu irmão, Lênin (Humberto Martins). Quando deixa a cadeia, Fidel abre um ateliê de confecção de peças de madeira e ferro, utilizando o que aprendeu trabalhando com marcenaria no presídio. O triângulo amoroso formado por ele, Pietra (Vanessa Lóes) e Renata (Carolina Dieckmann) ganhou destaque na trama.

Pietra é mãe de Toquinho (Eduardo Caldas), e ficou paraplégica ao ser baleada nas costas durante a fuga de Fidel, injustamente caçado pela polícia. Penalizado, Fidel optou por terminar seus dias ao lado dela. Antes do fim da trama, ele descobre que é pai de Toquinho. Mas Pietra resolve romper a relação de 15 anos por não suportar ver Fidel amargurado e solitário, além de sentir-se incapaz como mulher, por estar numa cadeira de rodas. Ela presenteia o amado com uma viagem a Búzios e, ao chegar lá, ele se surpreende com a presença de Renata, gerente do hotel em que vai ficar hospedado. Ao conhecer o filho dela, que usa óculos de grau, é apaixonado por leitura e quer aprender a pegar onda, Fidel entende que o menino é seu filho. Renata e ele terminam juntos e apaixonados, numa romântica cena no mar.

Maldades
Entre os encontros e desencontros da trama, há também as ações de grandes vilões, como o casal Ítalo (Rômulo Arantes) e Cassandra (Maria Zilda). Irmã de Helena, Cassandra é ambiciosa e encontrou no marido o parceiro ideal para botar em prática seu lado mau. Os dois têm uma relação debochada e agressiva, mas de extrema paixão.

Elenco:
Alessandra Aguiar – Giovanna
Andréa Beltrão – Helena
Antonio Entriel – Robin
Ary Fontoura – Aurélio
Betty Lago – Valquíria
Breno Moroni
Carolina Dieckmann – Renata
Catarina Abdala – Rosa
Chico Expedito – Preso perigoso. Participação especial
Cinira Camargo – Dra. Antígone da Silva
Claudia Mauro – Duda
Cláudio Marzo – Lupércio
Clemente Viscaíno – Delegado. Participação especial
Cleyde Blota – Patrícia
Dalmo Cordeiro – Cosme
Deborah Secco – Tatu
Duda Ribeiro – Obséquio
Eduardo Caldas – Toquinho
Eduardo Moscovis
Élcio Romar – Diretor do presídio. Participação especial
Eri Johnson – Ralf
Felipe Martins – Esmeraldo
Flavia Bonatto – Isabela
Georgiana Góes – Celina
Gerson Brener – Amadeu
Glória Menezes – Stela
Humberto Martins – Lenin
Inês Galvão – Marilyn Efigênia
Ivone Hoffmann – Aliança
Jarbas Toledo – Batman
João Rebello – Danilo Voss
Jorge Dória – Moreira
Jorge Fernando – Baba-ovo. Participação especial
Kadu Moliterno – Romeu
Kananda Raia – Juliana
Luana Piovani – Vânia
Lucia Helena Canário – Joana. Participação especial
Luciano Vianna – Mussolini
Luis Mateus – Preso. Participação especial
Luiz Guilherme – Custódio
Marcello Novaes – Fidel
Marcelo Barros – Damião
Maria Zilda Bethlem – Cassandra
Mário Cardoso – Basílio
Mario Cardoso – Brochado
Mario Gomes – Ângelo
Mário Lago Lourenço
Mateus Carrieri – Fred
Murilo Benício – Bráulio
Nair Bello – Antonieta
Patricya Travassos – Penélope
Paulo Reis – Celso. Participação especial
Raquel Nunes – Duda
Rejane Goulart – Maria Clara
Roberto Bataglin – Aquiles
Rômulo Arantes – Ítalo
Rosane Gofman – Odete. Participação especial
Susana Vieira – Laura
Talita Castro – Branca
Thalma de Freitas – Dolores
Tuca Andrada – Toco
Vanessa Lóes – Pietra
Virgínia Novick – Silvia, ex-mulher de Lênin (Humberto Martins). Participação especial

Elenco / Personagens

MARIA HELENA MOREIRA VIANNA, A LÊ (Andréa Beltrão) – Mulher de Bráulio (Murilo Benício), mãe de Julianna (Kananda Raia) e Giovanna (Alessandra Guiar). É enfermeira, mas o mais importante na sua vida é a família, de quem escondeu seu passado, fugindo do pai contraventor, Moreira (Jorge Dória). É irmã de Cassandra (Maria Zilda Bethlem) e Aquiles (Roberto Bataglin). Fora este segredo, tem mais alguns pecadinhos, que esconde com a cobertura do cachorro Zé. Fuma e come chocolate longe das filhas, para não dar mau exemplo. Sua casa vive cercada de crianças e cachorros. Ao longo da trama, envolve-se com Lênin (Humberto Martins).

BRÁULIO VIANNA (Murilo Benício) – Promotor público, marido de Helena (Andréa Beltrão) e pai de Julianna (Kananda Raia) e Giovanna (Alessandra Guiar). Bom pai, bom marido, boa gente, mas com um grave problema: falta radical de senso de humor. Ele se leva muito a sério, inclusive no trabalho, onde é inflexível. Esforça-se ao máximo para colocar na cadeia o contraventor Moreira (Jorge Dória), sem saber que é seu sogro. Tem um grande pecado, testemunhado pelo cachorro Zé: apesar de fiel à família, à noite frequenta o quarto da empregada, Dolores (Thalma de Freitas).

STELLA BEATRIZ GOUVEIA VISCONTI (Glória Menezes) Mãe de Lênin (Humberto Martins), Fidel (Marcello Novaes) e Mussolini (Luciano Vianna). Elegante, bem-educada, culta, abandonou tudo no passado por amor a Ângelo (Mário Gomes), a quem ensinou como portar-se e como se vestir. Agora, quando ele quer abandoná-la, enfrenta-o com humor sarcástico, fazendo-se de dura e agressiva, mais do que realmente é. Continua apaixonada por ele, e culpada em relação aos filhos que largou quando eram crianças.

JULIANNA VIANNA, A JU (Kananda Raia) – A filha mais velha do casal é inteligente, viva, parecida com a mãe na forma de encarar a vida. Quando o casamento dos pais entra em crise, vai perder muito da sua segurança e firmeza, sentindo-se muito responsável pela irmã mais nova. É romântica, mas adora histórias de terror

GIOVANNA VIANNA (Alessandra Aguiar) – Linda, doce, esperta, fascinante, adora ser a filha mais nova e a mais paparicada. Acha o pai um super-herói, mas quando a coisa aperta mesmo, clama pela mãe. Odeia que a irmã a trate como criancinha.

– Cachorro de rua que, nos primeiros capítulos, segue Helena (Andréa Beltrão) e as meninas e ganha um lugar na vida e no coração dos Vianna. Só Bráulio (Murilo Benício) não é encantado por Zé e os 15 vira-latas instalados na casa. Esperto, animado, logo se torna o líder dos cães, conhecendo todos os segredos da família, o que o faz ser amado por uns e temido por outros.

DOLORES NASCIMENTO (Thalma de Freitas) – Empregada da família Vianna. Sedutora e perigosa, faz-se de tonta quando lhe interessa. Não gosta da cachorrada que habita a casa, mas na frente de Helena (Andréa Beltrão) é só sorriso com os cães, tratando-os mal pelas costas. O vira-lata Zé, que sabe da sua relação com Bráulio (Murilo Benício), tem a maior bronca dela.

BIANCA BÁRTOLO (Talita Castro) – Estagiária no gabinete do promotor Vianna (Murilo Benício). Vem de uma família do interior de razoáveis posses, porque o pai é dono de vários cartórios. Tem medo de tudo e de todos. Não se reconhece como a mulher bonita que é, e vive como um patinho feio até descobrir-se forte e corajosa. Admira e venera o patrão, e torna-se uma especialista na carreira dele.

VALQUÍRIA VOSS, A VAL (Betty Lago) – Pediatra, médica das filhas de Helena (Andréa Beltrão) e sua amiga mais chegada. É ex-mulher de Ângelo (Mário Gomes), abandonada por ele quando estava grávida de Nilo (João Rebello). Adora crianças, é alegre quando está com elas, mas é atacada por crises de depressão quando está sem namorado. Camaleoa, troca de personalidade a cada novo amor. Tem jeito de moleque ou menina tímida, mas é bonita, interessante e cheia de charme.

DANILO VOSS VISCONTI, O NILO (João Rebello) – Filho de Val (Betty Lago) e Ângelo (Mário Gomes), abandonado pelo pai antes de nascer. Garoto tímido, introvertido e quieto. Vive submerso no mundo da leitura, e é muito bom em matemática, dos que dispensam calculadora para contas rápidas.

ADERBAL PINTO MOREIRA, O MOREIRA (Jorge Dória) – Contraventor, sua especialidade é tudo que é vagamente ilegal, mas não totalmente criminoso. Homem da antiga, simpático, não é muito fino; tampouco é a caricatura do pobre que enriqueceu, porque aprendeu a ter bons modos e se portar como quem teve educação refinada. Sofre com a fuga da filha favorita, Helena (Andréa Beltrão), vivendo com a esperança de reencontrá-la. É explorado financeiramente pelos outros filhos, Cassandra (Maria Zilda Bethlem) e Aquiles (Roberto Bataglin).

AQUILES MOREIRA (Roberto Bataglin) Filho de Moreira (Jorge Dória), irmão de Cassandra (Maria Zilda Bethlem) e Helena (Andréa Beltrão), o caçula da família. Tem sorriso largo, jeito de garotão carinhoso, e é bastante mimado. Sonha com o comando dos negócios do pai, mas não tem competência para isso. Tenta ser durão e meter medo nos outros, sem muito sucesso. No fundo, é um tremendo ingênuo.

CASSANDRA MOREIRA (Maria Zilda Bethlem) – Filha de Moreira (Jorge Dória), irmã de Helena (Andréa Beltrão) e Aquiles (Roberto Bataglin). Bonita, inteligente, interessante, elegante, chique, gosta do pai e da irmã, mas não sabe que gosta. Acredita que o pai é o responsável por tudo de errado da sua vida. Para ela, seduzir é uma espécie de esporte. Ambiciosa, tem o parceiro ideal para desenvolver seu lado maldoso: o marido, Ítalo (Rômulo Arantes), com quem tem uma relação debochada, agressiva e aparentemente mal resolvida, mas, no fundo, de extrema paixão.

ÍTALO BATALHA (Rômulo Arantes) Marido de Cassandra (Maria Zilda Bethlem). Engenheiro formado com alguma distinção, é educado e até mesmo culto, mas não faz muita questão de agradar a ninguém. Tem fama de ser franco e confiável, mas na verdade é manipulador e calculista. Faz jogo duplo com o sogro, e é o maior dos traidores, capaz de matar quando acuado. Um grande vilão.

DRA. ANTIGONE DA SILVA (Cinira Camargo) – Antigo caso de Moreira (Jorge Dória), da época em que ele atuava mais na Zona Norte. Formou-se advogada por conta dele, tornando-se especialista nos seus negócios e livrando-o dos problemas com a lei.

ROMEU BUONAVENTURA (Kadu Moliterno) – Agente da polícia federal, gosta de ser reconhecido facilmente como tira, já que o poder da insígnia é uma das coisas que mais o fascinam. Maneiroso, tem estilo, mas na prática revela-se menos cheio de truques do que gostaria. Míope, é especialista em bater em portas de vidro, que não enxerga. Metido a durão, esconde de todos que chora muito no cinema ao assistir a filmes melosos.

ÃNGELO VISCONTI (Mário Gomes) – Dinâmico, empreendedor, administra uma cadeia de hotéis de dimensão nacional. Novo-rico, gosta de se sentir respeitado e poderoso. Vaidoso, hipocondríaco, morre de medo dos ciúmes de Stella (Glória Menezes), com quem está casado há 18 anos, quando a fez largar marido e filhos, sentindo-se culpado em relação a isso. Quer comprar o solar dos filhos de Stella, onde começou como carregador de malas, para demonstrar que venceu na vida.

PIETRA VISCONTI OLGA (Vanessa Lóes) – Irmã mais nova de Ângelo (Mário Gomes), muito mimada pelo irmão, que sempre a tratou como um bibelô. Bonita, dominadora, voluntariosa, casou-se já grávida com Toco (Tuca Andrada), a quem tornou infeliz, porque o seu interesse são os irmãos Wander: Lênin (Humberto Martins), por quem é apaixonada, e Fidel (Marcello Novaes), que morre de amores por ela. É mãe de Toquinho (Eduardo Caldas).

TADEU EVANGELINO OLGA, O TOCO (Tuca Andrada) – Gerente de um dos hotéis de Ângelo (Mário Gomes), casado com Pietra (Vanessa Lóes), com quem tem um filho, Toquinho (Eduardo Caldas). Não sabe como dominar a esposa rebelde, que demonstra desprezo por ele. Contido, humilhado, capaz de muita raiva, fica violento quando perde o controle, e se revela. Demora muito tempo até recuperar sua autoestima.

RENATA EVANGELINA OLGA (Carolina Dieckmann) – Bonita e muito temperamental, deixa a fazenda no interior de São Paulo para morar com o irmão, Toco (Tuca Andrada), e trabalhar nos hotéis de Ângelo (Mário Gomes), depois de aprontar um escândalo por ter sido seduzida e abandonada pelo filho do fazendeiro. Altiva, das que não levam desaforo para casa, provoca a atenção de dois homens na nova morada: Mussolini (Luciano Vianna) e Ângelo.

TADEU EVANGELISTA OLGA JUNIOR, O TOQUINHO (Eduardo Caldas) – Filho de Pietra (Vanessa Lóes). Existem dúvidas de que seja mesmo filho de Toco (Tuca Andrada), com quem Pietra casou grávida. Vivo e esperto, trata de investigar os possíveis pais, detestando Lênin (Humberto Martins) e Fidel (Marcello Novaes), os candidados mais prováveis. Metido, superprotegido pela mãe por ter uma saúde frágil, adora provocar o tio, Ângelo (Mário Gomes), mas no fundo se sente solitário junto à família.

BASÍLIO BROCHADO (Mário Cardoso) – Advogado, mais voltado para a administração de empresas, é o segundo de Ângelo (Mário Gomes) nos negócios, e quem cuida da sua agenda particular. Acima de tudo, um puxa-saco. É venal, sem ser um monstro. Casado com Maria Clara (Rejane Goulart) e pai de Celina (Georgiana Góes), tem um relacionamento superficial com a família, e uma queda antiga por Valquíria (Betty Lago).

MARIA CLARA BOTELHO (Rejane Goulart) – Casada com Basílio (Mário Cardoso), tem uma filha, Celina (Georgiana Góes). De beleza suave e discreta, romântica, doce, perdida, vive meio fora de moda, com manias de doença, já que teve tuberculose no passado. Cria patos e galinhas e, ao longo da trama, volta a estudar Engenharia, curso que largou pela metade. Prima distante dos Wanderpetrokovtz, mora perto deles em Florianópolis.

CELINA BOTELHO (Georgiana Góes) – Filha de Maria Clara (Rejane Goulart) e Basílio (Mário Cardoso), grande amiga de Pietra (Vanessa Lóes). É uma dondoca fútil, mas não totalmente desinteressante. Bonita, gosta de jogar com os homens, sem o talento e a experiência de Pietra. Despreparada para o primeiro amor, cai de quatro quando ele surge. Não é mau-caráter, mas mal-educada, mimada pela mãe e deformada pelos valores do pai e da turma que frequenta. Torna-se secretária pessoal de Ângelo (Mário Gomes).

LUPÉRCIO BOTELHO WANDERPETROKOWZ (Cláudio Marzo) – Patriarca da família, ex-marido de Stella (Glória Menezes), e pai de Lênin (Humberto Martins), Fidel (Marcello Novaes) e Mussolini (Luciano Vianna). Vive fora da realidade, como se o tempo não tivesse passado, enlouquecendo gradativamente. Tem importância decisiva para a reaproximação dos filhos e para explicar o passado de Stella.

LÊNIN BOTELHO WANDERPETROKOVTZ, O LÊ (Humberto Martins) – Filho mais velho de Stella (Glória Menezes) e Lupércio (Cláudio Marzo), irmão de Fidel (Marcello Novaes) e Mussolini (Luciano Vianna), o mais individualista deles. Exibicionista, aventureiro, bem-sucedido com as mulheres. Aparentemente detesta o pai e é indiferente com a mãe que o abandonou. Compete com Fidel, o que encobre um grande afeto. Um acidente interrompeu a carreira de piloto de corridas, levando-o para várias atividades: foi guia turístico, marinheiro, artesão, cozinheiro, mergulhador de plataforma, piloto de helicóptero e sargento paraquedista. Saiu de Florianópolis garoto, viveu no Rio, onde aprendeu toda a malandragem. Retorna por saudade e porque se meteu numa grande encrenca.

FIDEL, O DEL (Marcello Novaes) – Filho de Stella (Glória Menezes) e Lupércio (Cláudio Marzo), irmão de Lênin (Humberto Martins) e Mussolini (Luciano Vianna). Introvertido, míope, luta boxe e faz esculturas. Um ano mais novo do que Lênin, nunca perdoou o irmão por ter nascido antes e ser mais encantador, charmoso, bem-sucedido nos esportes, esperto, falante e de ficar com suas namoradas, inclusive Pietra (Vanessa Lóes). Ainda assim, não hesitou em ir para a cadeia para salvar a vida de Lê. Começa preso e sai depois de cinco anos de prisão, com mais dificuldades ainda de se adaptar ao mundo. Parece frio, distante, mas é um poço de emoções. No decorrer da trama, volta a se envolver com Pietra, e também com Renata (Carolina Dieckmann).

MUSSOLINI, O MU (Luciano Vianna) – Filho de Stella (Glória Menezes) e Lupércio (Cláudio Marzo), irmão de Lênin (Humberto Martins) e Fidel (Marcello Novaes). Abandonado ainda bebê pela mãe, foi criado por herr Aliança (Ivone Hoffman), que virou sua mãe postiça, e pelos irmãos mais velhos. O caçula sabe o quanto é complicado ser irmão dos dois. Com jeito de eterno menino, é mestre em adoçar os irmãos e o mundo. Safo, malicioso, vaidoso, é uma versão um pouco menos honesta de Lê, mas sua ambição é benigna. No começo da trama, mora no Rio, de forma duvidosa, mas se reúne aos irmãos quando eles voltam para casa.

AURÉLIO (Ary Fontoura) – Irmão de Lupércio (Cláudio Maarzo), tio de Lênin (Humberto Martins), Fidel (Marcello Novaes) e Mussolini (Luciano Vianna) Vaidoso, extremamente popular, é o lado saudável do solar. Nasceu em berço esplêndido, mas a decadência da família também o atingiu. Elegante, mesmo usando as roupas do passado próspero, vive às turras com herr Aliança (Ivone Hoffman), com quem parece ter uma história de amor mal resolvida.

HERR ALIANÇA PARA O PROGRESSO DO PACÍFICO BAUEN (Ivone Hoffman) – Afamada preceptora alemã, foi quem criou os filhos de Stella (Glória Menezes), e hoje cuida do solar decadente. Aparentemente seca e ríspida, muito dura consigo mesma, tem um ponto fraco: é completamente louca pelos meninos, que defende com unhas e dentes. É mais sentimental do que pode admitir. Leva uma vida solitária e metódica, sem admitir sua paixão por Aurélio (Ary Fontoura), que trata como alguém desprezível.

MARIA DA SILVA, TAÚ (Deborah Secco) – Trombadinha, vive assaltando turistas. Sua vida muda quando rouba a carteira de Fidel (Marcello Novaes) e fica achando que é sua filha. Gruda nele e vai para o hotel-pousada, onde apronta com os hóspedes. Com o tempo, torna-se o mais forte elo de ligação emocional de Fidel com o mundo. Parece mesmo filha de pai desquitado, controlando e detestando todas as suas eventuais namoradas.

PENÉLOPE ROCHA, A PÊ (Patricya Travassos) Tem determinação, coragem e um gênio forte. Caminhoneira, é louca por futebol e tem quatro filhos, cada um com o nome do ídolo do time pelo qual torcia quando nasceu, revelando pelos nomes onde já morou. Hoje em dia está casada com Esmeraldo Gigante (Felipe Martins), cega de amor por ele, sem perceber que o marido é um grande encrenqueiro.

EMERALDO GIGANTE (Felipe Martins) – Bom papo, cafajeste de marca maior, é vagabundo, preguiçoso e metido. Só é gigante na imaginação da mulher, Pê (Patricya Travassos), que o considera o máximo. Adora os filhos, mas é capaz de roubar as economias dos porquinhos deles se precisar. Pretende abandonar a mulher quando botar a mão no dinheiro que ela está economizando para comprar seu próprio caminhão.

ANTÔNIA BOTELHO BISCAIA, A NIETA (Nair Belo) – Nada é verdadeiro nela: nem os dentes, nem os olhos, nem mesmo o nome, que é Antonieta, mas ela prefere que seja Antônia. Já passou por muitas operações plásticas. Quando conquistou o velho viúvo Biscaia, achou que tinha dado o golpe do baú. Parecia que ele ia morrer rápido, o que não aconteceu. Quando ele morreu, deixou-a falida. É madrasta de Federico (Eduardo Moscovis), e tem um ponto fraco, a mesa de jogo: não pode ver uma roleta.

FEDERICO AUGUSTO BOTELHO BISCAIA (Eduardo Moscovis) – Enteado de Antônia (Nair Bello), faz o gênero idiota alegre, pomposo, inocente, que gosta de cuidar de plantas exóticas e borboletas. Quando o pai morre, vai para a casa da madrasta com a mulher, Marilyn (Inês Galvão). Um acidente o torna desmemoriado, tendo de refazer a vida.

MARILYN EFIGÊNIA FONSECA BISCAIA (Inês Galvão) – Inicialmente casada com Federico (Eduardo Moscovis). Faz-se de beata. Falsa o tempo todo, finge que adora música sacra e que lê livros eruditos, mas gosta mesmo é de um grande cafajeste: não resiste a nenhum deles.

FLÁVIO AUGUSTO BISCAIA BOTELHO, O CRATERA (Matheus Carrieri) – Jogador de futebol, sem ser muito talentoso, é bonachão, e trata todos com palavras amigas. Contrasta com o irmão gêmeo Cacetada (Matheus Carrieri), bandido de primeira linha, que aparece nos capítulos iniciais da novela.

ROSA LEITÃO (Catarina Abdala) – Criada de Stella (Glória Menezes), aliada da patroa até debaixo d’água. Namoradeira, considera-se um verdadeiro mito sexual, usando roupas ousadas quando está fora de serviço.

OBSÉQUIO (Duda Ribeiro) Mordomo, copeiro, ajudante geral da casa de Antônia (Nair Bello). Antes de mais nada, um verdadeiro capacho, um ser desprezível, e, acima de tudo, mau-caráter.

COSME (Dalmo Cordeiro) e DAMIÃO (Marcelo Barros) – Dupla de malabaristas, os dois fazem tudo no hotel de Ângelo (Mário Gomes). Começam trabalhando na recepção, mais tarde vão para a pousada dos irmãos Wander. Comunicativos e simpáticos.

BATMAN (Jarbas Toledo) e ROBIN (Antonio Entriel) – Seguranças de Ângelo (Mário Gomes), recebem ordens o tempo todo e são humilhados quando alguma coisa não dá certo. Apesar do tamanho, são capazes de chorar quando levam uma bronca. Batman é o chefe, e Robin, o aprendiz, que vive reclamando das ordens do outro.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

A Queda – Tema de Fidel
Compositores: Lobão/ Bernado Vilhena
Intérpretes: Lobão

Devagar, Devagarinho – Tema de Bráulio
Compositores: Eraldo Divagar
Intérpretes: Martinho da Vila

Baby – Tema de Lenin
Compositores: Caetano Veloso
Intérpretes: Paulo Ricardo

Tango Para Teresa – Tema de Aurélio
Compositores: Evaldo Gouveia e Jair Amorim
Intérpretes: Ângela Maria e Agnaldo Timóteo

Templo – Tema de Renata
Compositores: Chico César/Tata Fernandes/Milton Di Biasi
Intérpretes: Renata Arruda

Só Quem Amou Demais
Compositores: Fátima Leão/ Netto/ Alexandre
Intérpretes: Chitãozinho & Xororó

Cachorro Vira-Lata – Tema de abertura
Compositores: Alberto Ribeiro
Intérpretes: Baby do Brasil

Na Estrada – Tema de Helena
Compositores: Carlinhos Brown/ Marisa Monte/ Nando Reis
Intérpretes: Marisa Monte

Contigo En La Distancia – Tema de Stela
Compositores: Cesar Portillo De La Luz
Intérpretes: Caetano Veloso

Jardins da Babilônia – Tema geral
Compositores: Rita Lee/ Lee Marcucci
Intérpretes: Barão Vermelho

Linhas Tortas – Tema de Walkíria
Compositores: Christiaan Oyens
Intérpretes: Marina

Fica – Tema de Angelo
Compositores: Alê Ferreira
Intérpretes: Bantus

Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha De Sapê) – Tema de Tatu
Compositores: Hyldon
Intérpretes: Kid Abelha

Detalhes – Tema de Fidel e Pietra
Compositores: Roberto/ Erasmo Carlos
Intérpretes: Erasmo Carlos

Internacional:
Wonderwall
Compositores: Noel Gallagher
Intérpretes: Oasis

How Deep Is Your Love – Tema de Fidel e Renata
Compositores: B. Gibb/R. Gibb/M. Gibb
Intérpretes: Take That

Lunes Martes – Ambra (tema de Pietra
Compositores
Intérpretes

Gonna Be My Baby – Tema de Angelo e Walkíria
Compositores: Amato F/ Naraine W
Intérpretes: Double You

Before You Walk Out Of My Life
Compositores: Andrea Martin/ Carsten Schack/ Kenneth Karlin.
Intérpretes: Monica

I Love To Love
Compositores: Jack Robinson/James Bolden
Intérpretes: Randy Bush

Crying In The Rain
Compositores: Doug Laurent/ J. Supreme/ Robert Gerding/ Tania Evans
Intérpretes: Culture Beat

La Mia Storia Tra Le Dita – Tema de Helena
Compositores: Gianluca Grignani
Intérpretes: Gianluca Grignani

Monalisa
Compositores: Seisay/ Rob ‘N’ Raz
Intérpretes: Rob N’ Paz

The Lion Sleeps Tonight
Compositores: Hugo Peretti/ George David Weiss/ Luigi Creatore
Intérpretes: Ally & Jo

Land of Dreaming (Radio US Mix)
Compositores: Zabler/ Skywalker/ Schleh
Intérpretes: Masterboy

Salvation – Tema de Lenin
Compositores: O’Riordan
Intérpretes: Cranberries

I Found Faith – Tema de Tatu
Compositores
Intérpretes: Silent

Ride On The Rhythm
Compositores: T. Verde/ Kortezman/ T. Adams
Intérpretes: Black Wood