Verão Vermelho Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Verão Vermelho desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Verão Vermelho e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Verão Vermelho

◘ Período de exibição: 17/11/1969 – 17/07/1970
◘ Horário: 22h
◘ Nº de capítulos: 209
◘ Autoria: Dias Gomes
◘ Direção: Marlos Andreucci e Walter Campos

Conflito de gerações, preconceito social, infelicidade conjugal, reforma agrária e questões raciais foram alguns dos temas discutidos pelo autor Dias Gomes na novela. A trama, juntamente com Véu de Noiva, de Janete Clair, lançada um mês antes, inaugurava na TV Globo um novo estilo de fazer telenovelas, pautado por gravações em externas e exploração da realidade por meio da abordagem de temáticas nacionais e assuntos do cotidiano. Ambientada na Bahia, Verão Vermelho também destacou a cultura popular local, com suas festas de rua, rodas de capoeira e candomblé, além dos problemas sociais.

A novela tem início mostrando a péssima relação conjugal de Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho). Os dois, oriundos de classes sociais distintas, casaram-se muito novos, sem nem ao menos se conhecerem bem, e vivem em constante conflito. Adriana era pobre, filha de Bruno (Mário Lago), um humilde sapateiro; Carlos, filho da despótica Jandira Serrano (Ida Gomes), já nasceu rico, um dos herdeiros de uma família de latifundiários. Pais de Patrícia (Maria Cláudia), que está completando 15 anos, eles mal disfarçam a infelicidade. É durante a festa de aniversário da menina, no primeiro capítulo da novela, que Adriana reencontra o médico Flávio (Paulo Goulart), por quem Patrícia diz estar apaixonada. O encontro com Flávio deixa Adriana perturbada, e ela começa a lembrar de tudo o que aconteceu em sua vida desde que se casou. Um longo flashback ocupa 12 capítulos da trama, para explicar a relação entre Adriana, Carlos e Flávio, o triângulo amoroso condutor da história.

Ao casar-se com Carlos, Adriana foi morar no interior da Bahia, onde, aos poucos, descobriu a verdadeira personalidade do marido, um homem rude e dominado pela mãe, Jandira, e pelos valores de sua família. Jandira inferniza a vida da nora, não escondendo seu desagrado com o casamento do filho. Além disso, Adriana é assediada pelo irmão de Carlos, Irineu (Emiliano Queiroz), um homem cínico e sem escrúpulos, que vive rodeado de jagunços. A jovem esposa também é obrigada a suportar a presença de Selma (Arlete Salles), ex-noiva de Carlos, que não deixa de frequentar a casa da família Serrano e vive atrás do ex-noivo. Abalada, Adriana decide retornar para a casa do pai em Salvador que, no entanto, a aconselha a voltar para o marido, principalmente porque está grávida. Na longa viagem de trem de volta ao interior, Adriana conhece Flávio, e os dois se aproximam, descobrindo afinidades. Mas como está disposta a investir em seu casamento, Adriana pede a Flávio para não procurá-la. O jovem médico, porém, passa a atender na região onde vive Adriana. Os dois acabam se encontrando por acaso e são obrigados a refrear seus sentimentos.

Paralelamente, a novela aborda o conflito entre os Serranos e a família Morais por causa de uma disputa de terras. Jandira Serrano ordena o massacre dos Morais, que se recusam a deixar sua fazenda. O único sobrevivente é Raul, um menino de dez anos, que se escondera durante a carnificina. Irineu, que comandou o massacre, é ferido no conflito, e Flávio, a princípio, recusa-se a atendê-lo. O médico passa a ser procurado pelos jagunços dos Serranos, que têm a missão de dar-lhe uma lição. Adriana, na ausência de Carlos, esconde Flávio em sua casa por uma noite, para que ele fuja no dia seguinte. Ao descobrir, por meio de Selma, que a esposa escondeu o fugitivo, Carlos leva a filha para viver com Jandira e dá uma surra de chicote em Adriana. Algum tempo depois, ele decide se mudar para Salvador com a mulher e a filha.

A novela volta novamente ao final da década de 1960 e início de 1970, época em que se passa a trama. A jovem Patrícia suspira por Flávio, o que deixa Adriana muito perturbada, já que o médico foi o único homem que amou de verdade. Flávio não quer nada com a jovem: ele é apaixonado por Adriana, que tenta afastá-lo da filha. Mas Carlos, ignorando que aquele homem é o médico que enfrentou o poder de sua família e se recusou a atender seu irmão (ele não chegou a conhecer Flávio no passado), simpatiza com o cardiologista. A essa altura, embora ainda casados, Carlos e Adriana são frios e distantes um com o outro, e ele se tornou amante de Selma.

A vida de Flávio também está atrelada à do jovem Raul (Carlos Vereza), o sobrevivente da chacina da família Morais. Agora com 25 anos, Raul quer reabrir o processo contra Irineu pela morte de seus familiares, e está à procura de Flávio, a única testemunha do massacre. Raul está foragido da prisão, onde fora encarcerado por tentar matar Irineu, e passa a perseguir não só o assassino mas a todos da família Serrano, jurando vingança. Flávio, no entanto, é reconhecido por Irineu, que quer acabar com sua vida. O médico passa a ser perseguido pelos Serranos e, após ser novamente preterido por Adriana, viaja para a Europa.

Mais tarde na trama, Patrícia se apaixona por Raul, que acaba virando um líder camponês, com embates constantes com seu pai. Adriana e Carlos, por sua vez, se desquitam, o que era considerado um tabu na época.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Verão Vermelho

** Resumo não divulgado

A história tem início na festa de 15 anos de Patrícia, no Iate Clube, em Salvador. Seus pais, Adriana e Carlos, haviam casado muito cedo, estavam infelizes e pensavam em se separar. Mas não decidiam nada, até surgir outro homem, Flávio.

Verão Vermelho foi a primeira novela assinada por Dias Gomes com seu nome verdadeiro. Antes dessa, ele havia escrito A Ponte dos Suspiros (1969) – adaptação do romance homônimo de Michel Zevaco – com o pseudônimo de Stela Calderón.

Verão Vermelho marcou a estreia de Dina Sfat na TV Globo. A atriz tinha feito muito sucesso com o filme Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. Ela estava grávida da sua primeira filha, Bel Kutner, com o ator Paulo José. Na novela, a personagem também engravidou. Na vida real, Bel Kutner nasceu dois dias depois que Dina Sfat deu à luz na novela.

Dias Gomes e Janete Clair, marido e mulher, inovaram ao cruzar a trajetória de personagens de duas novelas diferentes exibidas à mesma época. Flor (Myriam Pérsia), de Véu de Noiva, de autoria de Janete Clair, ao procurar um tratamento para engravidar, foi se consultar com o médico Flávio (Paulo Goulart), de Verão Vermelho (1969), escrita por Dias Gomes. A sequência foi gravada duas vezes, uma para cada novela. – Arlete Salles conta que, na gravação de sua primeira cena na Bahia, realizada em um saveiro, ela caiu no mar e teve de ser resgatada por Jardel Filho. A atriz não sabe nadar.

Urbano Lóes, intérprete do personagem Simão, é pai da atriz Dilma Lóes e avô da atriz Vanessa Lóes. Urbano também era escritor.

A novela abordou o desquite por meio dos personagens Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho), atitude polêmica à época, vista com preconceito e muitas ressalvas. O divórcio só foi instituído legalmente no Brasil em 1977.

Geralda
Filha de Clementina (Ruth de Souza) e Simão (Urbano Lóes), empregados de Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho), Geralda (Lúcia Alves) é uma jovem interessada em ascender de classe. Ela namora em segredo o jovem advogado Eduardo (João Paulo Adour) e, a princípio, esconde dele sua origem. Depois, não quer que o namorado e a família dele saibam que sua mãe é negra.

Elenco
Ana Ariel – Rosa
Aldo de Maio
Arlete Salles – Selma
Ary Fontoura
Beatriz Veiga
Carlos Vereza – Raul Moraes
Dina Sfat – Adriana
Dorinha Duval
Emiliano Queiroz – Irineu
Heloísa Helena
Ida Gomes – Jandira
Jardel Filho – Carlos
João Paulo Adour – Eduardo
Jurema Pena
Lajar Muzuris – Salim
Lícia Magna – Cota
Lúcia Alves – Geralda
Maria Francisca
Maria Cláudia – Patrícia
Maria Pompeu – Beatriz
Mário Lago – Nonô
Myriam Pérsia – Flor
Osmar Prado – Bebeto
Paulo Araújo
Paulo Goulart – Flávio
Paulo Padilha – Frei Antônio
Roberto Ferreira – vendedor de abecês
Ruth de Souza
Suzana de Moraes – Madalena
Urbano Loes – Simão

Elenco / Personagens

ADRIANA (Dina Sfat) Mulher da cidade, cujo casamento precipitado com Carlos (Jardel Filho) mudou sua vida, frustrando sonhos e ideais. Mãe de Patrícia (Maria Cláudia), sente-se perdida em um ambiente que não é o seu. Apaixonada em segredo por Flávio (Paulo Goulart).

CARLOS SERRANO (Jardel Filho) Marido de Adriana (Dina Sfat) e pai de Patrícia (Maria Cláudia), um latifundiário. Homem rude e fraco, que não resiste à pressão da família contra sua esposa.

FLÁVIO (Paulo Goulart) Cardiologista íntegro e corajoso, apaixonado por Adriana (Dina Sfat). Quando jovem, deixou o Rio de Janeiro e fugiu para a Bahia após ser acusado de charlatanismo.

JANDIRA SERRANO (Ida Gomes) – Mãe de Carlos (Jardel Filho) e Irineu (Emiliano Queiroz), fazendeira maldosa, despótica e manipuladora.

IRINEU SERRANO (Emiliano Queiroz) Filho de Jandira (Ida Gomes) e irmão de Carlos (Jardel Filho), é cínico e sem escrúpulos, e vive assediando a cunhada, Adriana (Dina Sfat).

PATRÍCIA SERRANO (Maria Cláudia) Filha adolescente de Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho), apaixona-se por Flávio (Paulo Goulart).

SELMA DOURADO (Arlete Salles) Ex-noiva de Carlos (Jardel Filho), não se conforma de ter sido preterida por Adriana (Dina Sfat) e arma ciladas contra ela.

RAUL MORAIS (Carlos Vereza) Líder camponês que se apaixona por Patrícia (Maria Cláudia) e tem embates com o latifundiário Carlos (Jardel Filho), pai da moça. O casal fica junto no final.

BRUNO / NONÔ (Mário Lago) Sapateiro humilde, pai de Adriana (Dina Sfat) e avô de Patrícia (Maria Cláudia).

SIMÃO (Urbano Lóes) Marido de Clementina (Ruth de Souza), pai de Geralda (Lúcia Alves). Empregado na casa de Carlos (Jardel Filho) e Adriana (Dina Sfat).

CLEMENTINA (Ruth de Souza) Mulher de Simão (Urbano Lóes), mãe de Geralda (Lúcia Alves). Empregada na casa de Carlos (Jardel Filho) e Adriana (Dina Sfat). Sofre com o preconceito racial, inclusive por parte da própria filha, que tenta esconder sua ascendência negra.

GERALDA (Lúcia Alves) Filha de Simão (Urbano Lóes) e Clementina (Ruth de Souza), tem vergonha da mãe por ela ser negra. Envolve-se com Eduardo (João Paulo Adour).

EDUARDO (João Paulo Adour) Filho do juiz (Ary Fontoura) e de Eufrosina (Heloísa Helena). Jovem recém-formado em Direito, apaixonado por Geralda (Lúcia Alves).

JUIZ (Ary Fontoura) Marido de Eufrosina (Heloísa Helena), pai de Eduardo (João Paulo Adour). O filho se apaixona por Geralda (Lúcia Alves), filha da negra Clementina (Ruth de Souza), levantando na trama a discussão sobre o preconceito racial.

EUFROSINA (Heloísa Helena) Mulher do Juiz (Ary Fontoura), mãe de Eduardo (João Paulo Adour).

HUMBERTO (Osmar Prado) O jovem Bebeto é apaixonado por Patrícia (Maria Cláudia), que rompe o namoro com ele ao se apaixonar por Flávio (Paulo Goulart).

ZÉ COIÓ (Roberto Ferreira) – Vendedor de abecês, personagem exótico de Salvador. Aparece sempre para Adriana (Dina Sfat), insinuando saber tudo sobre sua vida. Espécie de personagem profético.

SALIM (Lajar Muzuris) Comerciante.

TERESA (Maria Pompeu) Mãe de Flávio (Paulo Goulart).

DR. JOSIAS (Paulo Araújo) Médico, sobrinho do diretor do hospital. Falso e metido a conquistador. Finge ser amigo de Flávio (Paulo Goulart).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Verão Vermelho – Tema de abertura
Compositor: Nonato Buzar
Intérprete: Elis Regina

Vitória, Vitória – Tema de Raul
Compositores: Nonato Buzar
Intérprete: Nonato Buzar

Ela – Tema de Patrícia
Compositores: Tibério Gaspar/ Antônio Adolfo
Intérprete: Regininha

Jornada – Tema de Selma
Compositor: Roberto Menescal
Intérprete: Wilson das Neves

Onde Você Mora? – Tema de Flávio
Compositores: Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós
Intérprete:

Baião do Sol – Tema de Geralda
Compositores: Nelson Angelo
Intérprete: Nelson Angelo

The Time Of Moon – Tema romântico
Compositores: A. Kerr
Intérprete: Erlon Chaves

Ela
Compositores: Tibério Gaspar/ Antônio Adolfo
Intérprete: Regininha

Vitória, Vitória-
Compositores: Nonato Buzar
Intérprete: Erlon Chaves

Assim é a Bahia
Compositores: Roberto Menescal/ Ronaldo Bôscoli
Intérprete: Roberto Menescal

Onde Você Mora?
Compositores: Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós
Intérprete: Ruy Felipe

Verão Vermelho
Compositores: Nonato Buzar
Intérprete: Luiz Eça