Vejo a Lua no Céu Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Vejo a Lua no Céu desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Vejo a Lua no Céu e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Vejo a Lua no Céu

◘ Período de exibição: 09/02/1976 – 25/06/1976
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 99
◘ Autoria: Sylvan Paezzo
◘ Direção: Herval Rossano e Walter Campos

Adaptada do conto homônimo de Marques Rabelo e ambientada no Rio de Janeiro, no início do século XX, a trama mostra a luta de um casal para viver um grande amor.

Fernando (Eduardo Tornaghi), jovem de classe média alta, é apaixonado por Suzana (Norma Blum), uma moça pobre. O namoro dos dois contraria a família do rapaz. Para lutar contra o preconceito dos pais, defender seus sentimentos e sua relação com Suzana, Fernando compra uma difícil briga em casa e acaba expulso. O casal morre no final da novela, mas se reencontra no céu.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Vejo a Lua no Céu

** Resumo não divulgado

A vida na casa de seu Pedro, onde a submissão ao chefe de família é baseado nos velhos princípios da ordem, austeridade e respeito familiar. Enquanto Pedro esconde da família a crise financeira nos negócios, a mulher, Filoca, cuida com esmero dos filhos. Fernando, o mais velho, é um bancário sonhador e romântico. Margarida é a normalista que se apaixona por Eusébio, funcionário do pai. E os três mais novos, Catarina, Edgar e Doró, vivem aventuras num mundo de fantasia.

O conflito maior se dá quando Fernando desafia o pai austero e deixa o lar para casar com a jovem Suzana, que conhecera havia pouco tempo. Mas uma doença vem abalar todas essas relações.

A história mostrava o cotidiano carioca no início do século XX e fazia referências a eventos como a fundação do jornal A Noite, por Irineu Marinho, e a participação do país na I Guerra Mundial.

Autor de oito obras, entre elas Diário de um Transviado e Memórias de Madame Satã, Sylvan Paezzo voltava a escrever para televisão depois de três anos. Seu último trabalho havia sido o seriado Shazan e Xerife (1972-1974). O autor também esteve na inauguração da TV Globo, quando trabalhava no Departamento de Telejornalismo. Vejo a Lua no Céu marcou sua estréia como novelista.

A atriz Isabela Garcia, que estreou na TV Globo nessa novela, foi destaque entre o elenco mirim.

Nas cenas do próximo capítulo, comuns nas novelas da época, era narrado o seguinte texto: “O destino jogando com a vida. Na procura da fortuna, da felicidade, do amor. Vejo a Lua no céu”.

Vejo a Lua no céu foi reapresentada no mesmo ano, em dezembro, às 13h30.

Elenco
Aguinaldo Rocha
Alair Nazareth – Lídia
Alberto Perez – Pedro
Alciro Cunha
Ana Cristina – Marta
Ângela Leal
Antonio Victor
Aracy Cardoso – Filoca
Camilo Bevilácqua – João
Cauê Filho
Cláudio Cavalcanti – Eusébio
Cláudio Souza Neves
Clauioner Penedo
Cléa Simões – Mariana
Cleide Blota – Carmem
Cristina Aché – Catarina
Eduardo Tornaghi – Fernando
Elisa Fernandes – Maria
Francisco Nagen
Gilberto Garcia
Isaac Bardavid – Anjo
Isabela Garcia – Doró
Ítalo Rossi – Jacinto
Janser Mena Barreto
Jéferson Dantas
José Roberto Marcolino
José Stemberg
Luiz Orioni – Alberto
Magno Egydio
Manuel Martins
Márcio Bernstein – Edgard
Miriam Fischer – Lu
Monah Delacy – Augusta
Nazareth Alair
Nilton Valério
Norma Blum – Suzana
Renato Bastos
Roberto Frota
Sandra de Oliveira Ramos
Sandra Pêra
Solange Radislovich – Zizi
Tamara Taxman – Margarida
Vanda Costa
Yana Bernstein

Elenco / Personagens

PEDRO (Alberto Perez) dono de uma fábrica de meias em permanente ameaça de falência. O sentimento de fracasso é aguçado pelo fato de não ter sido capaz de lutar pela herança da família, que acabou nas mãos de parentes afastados. Apesar disso, procura disfarçar a situação em casa. Mantém um comportamento rígido com a mulher, Filoca (Aracy Cardoso), e os filhos, não permitindo que sua palavra seja contestada.

FILOCA (Aracy Cardoso) mulher de Pedro (Alberto Perez), tem uma preocupação obsessiva com a saúde. Procura defender os filhos sem contrariar a vontade do marido. Quando Fernando (Eduardo Tornaghi) é expulso de casa, faz diversas tentativas para que Pedro o perdoe.

FERNANDO (Eduardo Tornaghi) jovem, bancário, filho primogênito de Pedro (Alberto Perez) e Filoca (Aracy Cardoso). Está de casamento marcado com Suzana (Norma Blum), por quem é apaixonado. Seu pai, no entanto, não aceita sua escolha por se tratar de uma moça de origem humilde. Fernando, disposto a levar adiante seus planos, enfrenta a família e acaba expulso de casa. Para evitar que Suzana sofra, esconde dela a verdade, dizendo que os pais estão viajando.

MARGARIDA (Tamara Taxman) normalista, é a mais velha das filhas de Pedro (Alberto Perez) e Filoca (Aracy Cardoso). Apoia Fernando (Eduardo Tornaghi), mas acha que o irmão deveria ser menos rebelde diante do pai.

CAROLINA (Cristina Aché) pianista, filha de Pedro (Alberto Perez) e Filoca (Aracy Cardoso). Recolhe os gatos que encontra na rua e leva para casa, sem que seu pai, que detesta animais, desconfie.

EDGARD (Márcio Bernstein) menino sonhador e curioso, filho de Pedro (Alberto Perez) e Filoca (Aracy Cardoso). Com apenas 11 anos, namora a filha do vizinho, Lu (Miriam Fischer), com quem sonha casar-se um dia.

DORÓ (Isabela Garcia) filha caçula de Pedro (Alberto Perez) e Filoca (Aracy Cardoso), muito ligada a Edgard (Márcio Bernstein), quer participar de seus segredos, mas é sempre impedida pelo irmão.

MARIANA (Cléa Simões) ex-escrava, empregada da casa de Pedro (Alberto Perez) e Filoca (Aracy Cardoso), passa o tempo contando histórias de sua juventude. Seu maior sonho é saber o dia em que nasceu para ter uma festa de aniversário.

SUZANA (Norma Blum) moça de origem humilde, noiva de Fernando (Eduardo Tornaghi). Sua maior preocupação é que a família dele a rejeite, por isso esforça-se para manter uma boa aparência na expectativa de ser apresentada aos futuros sogros. Acreditando que os pais de Fernando estão no exterior, insiste para que o noivo adie a data do casamento, pois não quer casar-se sem a bênção de Pedro (Alberto Perez) e Filoca (Aracy Cardoso).

CARMEM (Cleide Blota) tia de Suzana (Norma Blum), responsável pela educação da jovem. Aprova o casamento da sobrinha com Fernando (Eduardo Tornaghi), ocupando-se da confecção do vestido de noiva e do enxoval.

JACINTO (Ítalo Rossi) amigo de Fernando (Eduardo Tornaghi), o conhece num bar após o jovem ter sido expulso de casa e despedido do emprego. Querendo ajudá-lo, lhe oferece uma vaga na casa onde mora com sua mulher, Augusta (Monah Delacy). Torna-se confidente e cúmplice de Fernando, evitando que Suzana (Norma Blum) desconfie dos problemas do noivo.

AUGUSTA (Monah Delacy) mulher de Jacinto (Ítalo Rossi), suporta resignadamente os maus tratos do marido.

EUSÉBIO (Cláudio Cavalcanti) gerente da fábrica de meias de Pedro (Alberto Perez), é o único que conhece a real situação da empresa. Apesar de solidário ao patrão, está interessado em ser sócio da fábrica. Acredita que, em suas mãos, o negócio sairá da falência.

MARIA (Elisa Fernandes) irmã de Eusébio (Cláudio Cavalcanti), é apaixonada por Fernando (Eduardo Tornaghi) e está disposta a lutar por seu amor, mesmo sabendo que ele está de casamento marcado com Suzana (Norma Blum).

LU (Miriam Fischer) namorada de Edgard (Márcio Bernstein), sonha em casar-se com ele.

ZIZI (Solange Radislovich) viúva, mãe de Lu (Miriam Fischer). Tenta manter a filha sob permanente vigilância, mas nem sempre consegue.

ANJO (Isaac Bardavid) paneleiro da região, vende e conserta utensílios domésticos. Quase vai à loucura com a perseguição de Edgard (Márcio Bernstein), que acredita que ele seja um bandido perigoso.

JOÃO (Camilo Bevilácqua) melhor amigo de Fernando (Eduardo Tornaghi) e seu colega no banco.

MARTA (Ana Cristina) noiva de João (Camilo Bevilácqua).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Canção da Saudade
Compositor: Waltel Blanco
Intérprete: Orquestra Romanza

Vejo a Lua no Céu – Tema de Abertura
Compositor: Waltel Blanco
Intérprete: Orquestra Romanza

Onde Estás
Compositor: Waltel Blanco
Intérprete: Orquestra Romanza

Rodopio
Compositor: Waltel Blanco
Intérprete: Orquestra Romanza