Sabor da Paixão Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Sabor da Paixão desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Sabor da Paixão e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Sabor da Paixão

◘ Período de exibição: 30/09/2002 – 22/03/2003
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 149
◘ Autoria: Ana Maria Moretzsohn
◘ Colaboração: Daisy Chaves, Fernando Rebello, Glória Barreto e Izabel de Oliveira
◘ Direção: Fabrício Mamberti, Maria de Médicis, Ulysses Cruz e Vinícius Coimbra
◘ Direção geral: Denise Saraceni
◘ Direção de núcleo: Denise Saraceni

Sabor da Paixão é um conto de fadas que mostra a história de amor de Diana (Letícia Spiller) e Alexandre (Luigi Baricelli) no Rio de Janeiro de 2002, no qual a gastronomia, a música e a dança têm papel de destaque. Definida como comédia romântica realista, a trama gira em torno da luta de Diana para recuperar as terras herdadas pela família em Portugal, ocupadas indevidamente por Zenilda Paixão (Arlete Salles), a mãe de Alexandre.

O rico e sedutor Alexandre e a batalhadora Diana se conhecem uma noite na Lapa, no centro carioca, em uma história que lembra a da gata borralheira, criada pelo francês Charles Perrault. Os dois se divertem juntos, ficam descalços para dançar à luz do luar, e a Cinderela moderna vai embora sem levar os sapatos. Apaixonada por Alexandre, Diana rompe o noivado com Nelson (Marcelo Serrado). Após alguns desencontros e mal-entendidos, ela volta a ver o amado, mas uma tragédia impede um novo encontro: a morte de seu pai, o português Miguel Maria Coelho (Lima Duarte).

Antes de morrer, o dono do bar/restaurante Flor do Douro pede à primogênita que cuide da mãe, Cecília (Cássia Kiss), e das irmãs Laiza (Liliana Castro), Teca (Fernanda Souza) e Madona (Marcela Barrozo). Madona é filha de Laiza, que engravidou muito jovem, mas foi criada como sua irmã – apenas a menina não sabe a verdade. Diana não vai ao encontro marcado com Alexandre, e ele viaja para Portugal certo de que foi rejeitado pela amada.

Miguel, o pai de Diana, herdara de um tio-avô algumas terras em Portugal, que esperava vender para sanar os problemas financeiros da família. Sem seu conhecimento, porém, elas foram invadidas por Zenilda e fazem parte da Quinta da Paixão, produtora dos vinhos que garantem o alto padrão de vida da esnobe personagem. Diana vai para Portugal investigar a situação das terras do pai e, com a ajuda de Rita (Maria João), empregada da quinta, arranja trabalho na colheita de uvas, fazendo-se passar por francesa. Em Portugal, ela reencontra Alexandre, sem saber que ele é filho de Zenilda. Ele também não imagina que Diana é a dona das terras que sua mãe tem medo de perder, pois são as mais lucrativas da quinta. Quando, há algum tempo, soube da situação das terras, mesmo ignorando a implicação de Diana na história, quis tentar um acordo com os donos, mas Zenilda se opôs à ideia.

Assim que descobre que Alexandre é filho de Zenilda, Diana rompe com o rapaz, por acreditar que ele só está interessado em suas terras. Alexandre, por sua vez, fica entre a mulher amada e a ambição da mãe. Zenilda conta com o administrador de seu vinhedo, José Carlos (Tuca Andrada), para manter o jovem casal separado. Cúmplice da patroa em maldades e armações, José Carlos tem uma relação mais do que profissional com Zenilda. O ex-noivo de Diana, Nelson, também se alia aos dois para atrapalhar o romance.

No decorrer da trama, Nelson se mostra o grande vilão da trama. Ele tenta recuperar o testamento do tio, Quintino (Edney Giovenazzi), dono de um antiquário e, para não ser descoberto, atinge o sócio dele, Silvano (Sérgio Mamberti), com um castiçal. Em seguida, incrimina o marceneiro Orlando (Gustavo Mello), que trabalha na loja. Tempos depois, provoca a explosão do bar Flor do Douro, deixando Alexandre entre a vida e a morte.

Após muitas reviravoltas, Sabor da Paixão tem um final feliz. Diana se casa com Alexandre e perdoa a sogra, levando o neto para a avó conhecer.

O último capítulo da novela, exibido em um período marcado pelo crescimento da violência no Rio de Janeiro, mostrou também uma manifestação pela paz realizada nos Arcos da Lapa, com a participação do elenco e mais de 300 integrantes de projetos da ONG Viva Rio, além de Ney Matogrosso, que cantou no palco Rosa de Hiroshima, música de Vinicius de Moraes que foi sucesso nos anos 1970 com o grupo Secos & Molhados, integrado pelo cantor.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Sabor da Paixão

Exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 30 de setembro de 2002 e 22 de março de 2003, em 149 capítulos.

30/09 a 05/10/2002
Segunda: Paula, Laiza e Diana vão a uma boate. Miguel passa mal e cai no chão. Diana tira o sapato de salto, que cai do segundo andar batendo na testa de Alexandre. Ela pede desculpas, ele aceita e a olha com ar sedutor.

Terça: Alexandre e Diana saem da boate. Ele jura que se apaixonou à primeira vista e que gostaria de satisfazer qualquer desejo de Diana, que pede para assistir das coxias a um balé. Os dois se beijam, causando barulho na platéia.

Quarta: Diana vai embora sem se despedir. Alexandre fica desnorteado por não vê-la. Nelson dá anel de noivado a Diana, que pede um tempo. Diana confessa a Laiza estar apaixonada.

Quinta: Alexandre pretende encontrar Diana, através dos sapatos que ela esqueceu no carro.

Sexta: Diana termina com Nelson. Miguel pede a Jean que cuide de sua família, caso lhe aconteça alguma coisa. Alexandre pergunta por Diana no Flor do Douro, Laiza tranca a irmã no restaurante e vai ao encontro dele.

Sábado: Laiza avisa que pode dar um recado a Diana. Ele marca um encontro na boate. Miguel não sabe onde colocou a carta de seu tio-avô com referências sobre a terra em Portugal, e se preocupa.

07/10 a 12/10/2002
Segunda: Edith aguarda a chegada de Xavier para decidir o que fazer com a criança, a quem já chama de Antônio. Diana encontra os sapatos em cima da mesa. Tania vê tudo. Alexandre não consegue encontrar Diana e jura que nunca mais procurará sua Cinderela.

Terça: Tania segue Nelson. Isadora e Orlando flagram Tania e Nelson juntos numa cama do antiquário. Miguel se anima ao ver Xavier.

Quarta: Miguel fica furioso ao saber que suas terras foram invadidas. Xavier encoraja Miguel a encontrar a carta do tio-avô. Pedro deixa com Isadora o telefone de Alexandre para que ela entregue a Diana. O agiota exige que Miguel pague o primeiro empréstimo em 24 horas. Alexandre atente o telefone. É Diana.

Quinta: Alexandre e Diana marcam um encontro para o dia seguinte. Ele avisa que precisa ser cedo, pois tem de viajar. Cacau ouve Alexandre falando ao telefone com Diana. Cecília vai ver o marido. Diana passa no Flor do Douro a caminho do encontro. Miguel cai no chão em frente às duas.

Sexta: as duas acodem Miguel, cuja respiração fica cada vez mais fraca. Alexandre olha para as duas passagens de avião e aguarda. Miguel pede que Diana tome conta de todos e morre. Alexandre, frustrado, rasga uma das passagens e embarca para Lisboa. Miguel é velado no Flor do Douro.

Sábado: os agiotas avisam que a família precisa pagar a dívida. Jean, bêbado, grita para que não fechem o caixão e faz um discurso emocionado.

14/10 a 19/10/2002
Segunda: Xavier comunica a Cecília que a casa e o bar estão hipotecados. Ela acusa o genro de irresponsável, mas Cecília conta que a hipoteca foi feita para pagar o transplante de fígado dela. Xavier sugere que alguém volte a Portugal para investigar. Diana se prontifica a ir.

Terça: Nelson oferece solidariedade a Cecília. Diana chega à estação ferroviária do Porto. Alexandre entra na estação de mãos dadas com Eduarda.

Quarta: um carregador impede que Diana veja Alexandre. Pedro chega a Portugal. Rita recebe Diana e acaba convencendo-a a fingir ser francesa para trabalhar na colheita de uvas para conseguir informações. Rita descobre que o dinheiro que estava juntando para comprar uma casa foi roubado.

Quinta: Alexandre deixa recado para Diana com Madona, mas Hermínia rasga o papel com o telefone. Pedro, Alexandre e muitas mulheres embarcam para uma viagem pelo Douro. Diana se atrapalha no início do trabalho, e Zé Carlos se prontifica a ajudar. Zenilda vê Zé Carlos assediando Diana e se enfurece.

Sexta: Diana puxa conversa com Tio Nuno, que aponta asterras que hoje pertencem à

Quinta Paixão. José Carlos diz que deixa que Diana telefone para o Brasil da

Quinta desde que ela jante com ele. Zenilda flagra Diana no escritório.

Sábado: Zenilda descobre que Diana é brasileira e fica com raiva. Nelson consegue o endereço de Diana. Zenilda desafia Diana, que acaba se cortando. Diana chora na margem do rio e vê a imagem de Alexandre refletida. Emocionados, eles se beijam.

21/10 a 26/10/2002
Segunda: Alexandre fica surpreso ao saber que Diana está trabalhando na

Quinta Paixão e afirma que também trabalha lá. Os dois são flagrados por José Carlos. Alexandre ameaça revelar a Zenilda que José Carlos assediou Diana.

Terça: Nelson chega a Portugal e afirma a José Carlos que Diana tenta descobrir quais eram as terras de seu pai. José Carlos e Zenilda acusam Diana de roubo. Diana diz a Alexandre que está procurando as terras de seu pai.

Quarta: Alexandre fica perplexo quando Diana confirma que seu terreno é na

Quinta Paixão. Ele se dispõe a devolver as terras, mas Pedro sugere um arrendamento. Zenilda acusa Diana de dissimulada e conta a Alexandre que a denunciou à polícia por roubo.

Quinta: Alexandre insiste com a mãe que o melhor a fazer é devolver as terras a Diana. Diana se choca quando Rita conta que Alexandre é o dono da

Quinta Paixão e decide nunca mais vê-lo. José Carlos combina com Nelson que ele fale mal de Diana a Alexandre. Alexandre chega à casa de Rita na hora em que Diana está sendo presa.

Sexta: Alexandre mente para os policiais que a queixa já foi retirada. Diana fica furiosa. Ele jura que mentiu para protegê-la e que a mãe concordou em pagar uma boa quantia pelo arrendamento das terras.

Sábado: Nelson procura Alexandre, se apresenta como o noivo de Diana, conta que ela sempre soube que ele era o dono da

Quinta e que planejou dar um golpe nele. Alexandre escreve uma carta a Diana e entrega a José Carlos. Diana assina o contrato sem ler, confiando em Alexandre. Zenilda vibra. Diana recebe a carta de Alexandre no aeroporto e chora.

28/10 a 02/11/2002
Segunda: Rita e Diana embarcam, e Nelson observa. Alexandre confidencia a Fátima que Diana só queria o seu dinheiro. Diana telefona para Alexandre, Zenilda atende, e ela desliga.

Terça: Rita consola Diana. Cacau dá uma carona a Xavier, que vai buscar Diana no aeroporto. Zenilda fala mal de Diana a Alexandre e deixa escapar que Nelson a procurou.

Quarta: Zenilda disfarça. Alexandre acha que, talvez, Nelson tenha mentido, mas a mãe lhe convence de que, se Diana não fosse uma interesseira, teria telefonado. Cacau pede para ser apresentada e observa Diana dos pés à cabeça. Diana chora nos braços da mãe.

Quinta: Cacau faz perguntas a Xavier sobre Diana e depois o beija, deixando Rita sem graça. Xavier explica a Rita que Cacau não é sua namorada. Fátima ouve Zenilda e José Carlos conversando sobre Nelson.

Sexta: Fátima conta a Alexandre que José Carlos e Nelson estavam em conluio. Nelson volta ao Brasil, e Diana o procura.

Sábado: Diana agradece por Nelson ter ido a Portugal. Alexandre questiona a mãe, que se recusa a responder se encontrou-se com o noivo de Diana. Alexandre decide voltar para o Brasil; Zenilda o proíbe.

04/11 a 09/11/2002
Segunda: Alexandre insiste com a mãe que voltará ao Brasil. Diana conta com o pagamento da segunda parcela para acertar a dívida com o agiota. Zenilda vigia enquanto José Carlos procura o passaporte de Alexandre e finge desmaiar quando o filho chega. Ela esconde o passaporte.

Terça: Zenilda sorri quando Alexandre constata que perderá o vôo, deixando Fátima desconfiada. Nelson reafirma o seu amor por Diana e a beija.

Quarta: Luiz Felipe conta a Alexandre que Diana está arrasada. Pedro lembra a Alexandre que ele tem um passaporte português. Zenilda fica boquiaberta quando Alexandre comunica que vai viajar ainda naquela noite.

Quinta: Zenilda manda José Carlos comprar todos os lugares vagos no vôo para o Brasil. O agiota ameaça Diana, e ela garante que pagará a dívida até o final do dia. Xavier diz a Diana que a segunda parcela não foi depositada.

Sexta: Alexandre não consegue embarcar porque o vôo está lotado. Zenilda pede que ele participe de um jantar e sonha em casá-lo com uma das filhas do homenageado. Alexandre consegue um lugar no avião.

Sábado: Alexandre chega. Um dos fornecedores conta que Jean pagou as dívidas do bar. Diana acha um recorte de jornal com uma foto de Jean, em “black tie”, muito elegante.

11/11 a 16/11/2002
Segunda: Diana encontra nas coisas de Jean uma foto antiga de uma mulher. Jean arromba a porta do quarto e sai enfurecido. Alexandre manda recado para a mãe depositar o dinheiro de Diana. Diana se desespera ao saber que Jean fugiu.

Terça: Diana pede que procurem Jean. Laiza conta a Diana que descobriu que Luiz Filipe e Alexandre são sócios. Nelson convida Diana para um passeio. Alexandre vê Nelson e Diana se beijando.

Quarta: Alexandre aplaude a cena. Diana cobra o seu dinheiro. Ele garante que veio se explicar, mas ela desdenha. Ele assina um cheque, entrega e vai embora. Nelson mente para Diana, dizendo que Alexandre conversou com ele em Portugal e mandou que ele se afastasse, pois tinha mais dinheiro e queria apenas se divertir. Diana vai ao escritório de Alexandre.

Quinta: Alexandre provoca Diana, afirmando ter estranhado vê-la beijando alguém que ela dizia não amar. Ela vai embora furiosa. Jean é atropelado.

Sexta: Laiza garante a Diana que Nelson mentiu sobre o seu encontro com Alexandre. Alexandre investe em Cacau para agradar a mãe. Juca avisa que Jean não foi atropelado. Cacau chega à festa com Xavier.

Sábado: Xavier se apresenta, pergunta se Alexandre tem parentes na região do Douro e comenta ter conhecido Zenilda. Alexandre se surpreende ao saber que ele é advogado da família de Diana. Jean, meio desvairado, aparece embaixo de um viaduto.

18/11 a 23/11/2002
Segunda: Alexandre fica surpreso quando Xavier comenta que a família de Diana tem dívidas com agiotas. Nelson procura Jean para agradar Diana.

Terça: Diana descobre que Jean está nas redondezas e quer procurá-lo. No meio da noite, Diana entra no bonde. Alexandre a segue e senta-se a seu lado. Diana e Alexandre procuram Jean. Nelson aterroriza Jean.

Quarta: Nelson coloca Jean em seu carro e o larga na Lapa. Laiza flagra Juca dormindo de tarde, mas ele inventa que está de folga. Alexandre vai conversar com Diana e começa a servir as mesas do bar.

Quinta: Alexandre revela a Diana que não tem ninguém e que inventou uma desculpa para se afastar. Nelson leva Diana até Jean, que se impressiona com o estado do amigo.

Sexta: Laiza se recusa a ir à roda de samba e leva Juca para ver um vídeo em casa. Ele finge estar adorando o programa, mas inventa que a mulher de um amigo morreu para ir embora. Sancho desce de uma carruagem, com flores na mão e pede que Diana o acompanhe.

Sábado: Diana embarca na carruagem. Alexandre a espera. Ela entra com roupas simples, as flores na mão e faz um discurso dizendo que pertence a um mundo diferente do dele. Alexandre joga o champanhe fora, faz uns sanduíches e a leva para comer sentada no jardim. Diana fica indignada por Alexandre ter acreditado que ela forjara o encontro em Portugal e vai embora arrasada.

25/11 a 30/11/2002
Segunda: Nelson manda que Tania o ajude a sumir com Jean, mas ela se recusa. Um grupo de homens agarra Jean e joga-o dentro de uma Kombi. De longe, Nelson se despede do francês.

Terça: Zenilda se horroriza ao saber que Alexandre tem frequentado a Lapa. Branca comenta com Yvone que Alexandre tem uma namorada lá. Alexandre vai ao bar em busca de Diana, que saiu. Cecília chama-o para uma conversa.

Quarta: Cecília mostra o álbum familiar a Alexandre e pergunta se ele vai conseguir dar a Diana o amor que sempre houve na família. Diana chega. Alexandre diz que Jean foi recolhido, mas ninguém sabe para onde.

Quinta: Alexandre revela a Pedro que jamais esteve apaixonado antes e teme não ser capaz de fazer Diana feliz.

Sexta: Alexandre avisa Diana que sabe onde está Jean e que ela deve se preparar para o pior.

Sábado: Alexandre conta a Diana que Jean foi levado para um hospício. Nelson pede que Diana lhe dê liberdade para negociar com o agiota.

02/12 a 07/12/2002
Segunda: Alexandre pede para conversar com Diana. Nelson avisa Diana que o agiota sumiu. Zenilda anda pela Lapa, irritada, e entra no Bar Flor do Douro. Ela é desagradável com Cecília, que se apresenta como a dona do bar. Diana chega, e as duas se encaram.

Terça: Zenilda manda que Diana se afaste de Alexandre, senão vai descumprir o contrato, já que ela não apresentou prova alguma de ser a dona do terreno. Nelson aborda Zenilda e deixa o seu telefone, garantindo que pode ser um bom aliado. Hermínia mente a Alexandre que Diana preferiu Nelson.

Quarta: Alexandre espera por Diana, o que exaspera Hermínia. Zenilda vibra ao ver o filho chegar arrasado. Fátima alerta Alexandre de que a responsável pela crise de Diana pode ser Zenilda. Alexandre vai à casa de Diana e garante que só vai embora se ela disser que não o ama, o que ela não consegue. Ele insiste em saber o que Zenilda fez.

Quinta: Alexandre fica transtornado ao saber que Zenilda chantageou Diana. Ela pede que ele não rompa com a mãe, senão Zenilda prejudicará a sua família.

Sexta: Nelson adverte Hermínia de que Alexandre quer roubar a carta para dar o golpe definitivo nelas. Nelson avisa a Silvano e Quintino que Hermínia tem um assunto urgente para tratar com os dois.

Sábado: Alexandre insiste que deseja ajudar Diana. Nelson garante que ele está mentindo e que só quer tomar as terras da família. Os dois partem para a briga. Zenilda avisa Zé Carlos que vai negociar com Nelson.

09/12 a 14/12/2002
Segunda: Juca manda Teca ter juízo e a leva para casa. Um brinco dela cai na cama. Juca e laiza brigam, para alegria de Teca. Cecília tem uma visão de Miguel e descobre onde está a carta. Laiza procura Juca para fazer as pazes. Quando deita na cama, descobre o brinco de Teca. Alexandre pega Diana e avisa que eles estão indo buscar Jean.

Terça: Laiza reconhece que o brinco é de Teca. Juca inventa que ela o deixou cair na rua na véspera, quando os dois discutiram. Diana encontra Jean sozinho em um canto no pátio do hospício. Laiza entrega o brinco a Teca. Diana pergunta a Jean como ele conseguiu dinheiro para pagar aos fornecedores.

Quarta: Jean garante que não fez nada de errado. Zenilda fica pasma quando Alexandre comunica que a família de Diana encontrou a carta. Xavier avisa Diana que é preciso buscar a escritura em um cartório em Portugal. Hermínia se choca ao descobrir que Jean está dormindo no quarto de Vicente. No meio da briga, Jean avisa que vai embora. Zenilda entrega o dinheiro ao agiota. Nélson fotografa tudo.

Quinta: Cecília, Diana e Madona insistem para que Jean fique. Cecília é avisada de que Teca não vai ao colégio há uma semana. Preso no quarto, Jean se sente aflito. Juca fica perplexo quando Laiza avisa que eles já podem marcar a data do casamento. Alexandre e Diana se chocam quando Jean profetiza que o amor deles terminará em desgraça.

Sexta: Laiza impõe a Juca que faça o pedido de casamento formalmente. Cecília faz perguntas sobre Teca, Juca pensa que ela fala de Laiza, confessa-se apaixonado, e a adolescente se joga no pescoço dele. Ele desfaz o mal entendido, e Teca sai furiosa. Alexandre garante que resolverá a documentação de Diana.

Sábado: Jean reconhece que Diana é a única coisa boa que tem na vida. Vicente insiste que ele, então, não pode decepcioná-la. Alexandre acerta com Diana os detalhes para um amigo pegar a escritura e o testamento no Porto. Zenilda diz em entrevista que voltou ao Brasil para o noivado de Alexandre e Cacau.

16/12 a 21/12/2002
Segunda: Rita se oferece para trazer de Portugal os documentos de Diana. Diana afirma a Alexandre que aceitou a proposta de Rita só para não fazer-lhe uma desfeita. Alexandre vê na televisão a notícia de seu casamento com Cacau.

Terça: Alexandre garante a Diana que não tem nada com Cacau, mas ela fica chateada. Cecília consola Diana, afirmando que a notícia do noivado vai fazer com que Zenilda ache que ela e Alexandre estão mesmo separados. Jean passa mal durante um passeio com Diana.

Quarta: Diana quer que Jean procure a ajuda de um profissional, mas ele se recusa. Rita revela a Diana que José Carlos está no Brasil. Alexandre manda Rita para Portugal, a fim de que Zenilda não tenha a chance de destruir os documentos. Diana pergunta a Jean se o retrato que encontrou é de sua família.

Quinta: Jean acusa Diana de traição, se descontrola e precisa ser contido por Vicente e Ubaldo. Jean rasga o retrato de Diana e foge. Diana vê o quarto de Jean bagunçado e pergunta a Vicente o que houve.

Sexta: Diana garante a Vicente que não vai desistir de Jean. Diana pede a ajuda de Paula para traduzir a reportagem sobre Jean. Diana e Alexandre passam pelo jardim de Zenilda vestidos de dedetizadores.

Sábado: Jean revela a Vicente que a mulher da foto era a que ele amava e que morreu por culpa dele. Ele recomeça a beber. Alexandre e Diana vão saindo, disfarçados, quando Zenilda os impede, exigindo explicações. Diana consegue sair correndo. Alexandre tira o disfarce, e Zenilda entende tudo.

23/12 a 28/12/2002
Segunda: Paula promete a Diana que vai investigar o passado de Jean. Laiza avisa a todos que ela e Juca vão se casar. Teca começa a chorar. Diana vai ao quarto de Jean e avisa que vai falar tudo o que está entalado em sua garganta.

Terça: Diana acusa Jean de ter virado as costas na hora em que elas mais precisavam. Xavier pergunta se Laiza está grávida, deixando Juca preocupado. Zenilda procura informações de Bibi, uma ex-namorada de Alexandre que alegou no passado estar grávida dele.

Quarta: Juca sonda sobre a possibilidade de Laiza estar grávida. Alexandre apresenta Diana aos funcionários da enoteca. Alexandre tenta fazer com que Jean vá ao Flor do D’ouro, mas o francês resmunga que Diana não gosta mais dele.

Quinta: Diana confirma que rompeu com Jean. Vicente alerta Cecília que o bar vai fechar se Diana insistir em alimentar os pobres. Zenilda manda que Nelson vá ao encontro de Bibi.

Sexta: Laiza nega que esteja grávida. Bibi aparece na loja e confessa ainda estar muito magoada com Alexandre. Nelson esbarra em Bibi, finge reconhecê-la e convida-a para um lanche. Ela conta tudo o que aconteceu com Alexandre, e ele banca o sedutor. Nelson descobre que Alexandre estará na Lapa, convida Bibi para sair e coloca um remédio em seu copo.

Sábado: Jean pede desculpas a Diana, mas insiste que ela não faça perguntas sobre o seu passado. Nelson leva Bibi, completamente bêbada, à Lapa. Bibi parte para cima de Alexandre acusando-o de tê-la largado com um filho na barriga.

30/12 a 04/01/2003
Segunda: Bibi faz escândalo e grita com Alexandre na frente de todos. Ele tenta se explicar, mas Diana está muito decepcionada. O rapaz então culpa a mãe por sua educação e por seus erros no passado.

Terça: Laiza suspeita de que Zenilda possa estar por trás do aparecimento de Bibi. Diana se reconcilia com Alexandre. Zenilda vai à butique e é atendida por Grace. Laiza presta atenção ao ouvir o nome de Bibi e conta tudo a Alexandre.

Quarta: Xavier se contorce de dor e desmaia. Rita cuida dele. Jean insiste em falar com o anjo. Quintino percebe que ele está falando de Clarissa. Nelson debocha de Jean.

Quinta: Nelson manda que Jean não incomode a clientela, pois ele causa nojo às pessoas. Diana avisa que o bar vai muito mal. Alexandre propõe ser um sócio sem participação até que o bar dê lucro.

Sexta: Zenilda manda Zé Carlos arrumar um médico que falsifique um exame e confirme a Alexandre que ela está com os dias contados. Clarissa conta a Silvano que teve uma visão de Jean dentro da casa. Ela pede que entreguem o seu cartão a Jean. O francês pinta um quadro de Clarissa.

Sábado: Alexandre marca encontro com Diana e Vicente na enoteca, para conversar sobre o bar. Alexandre fica sabendo que sua mãe está com um grave problema no coração.

06/01 a 11/01/2003
Segunda: Vicente entrega o cartão de Clarissa a Jean, no qual está seu telefone e “Dijon, 1993”. Jean invade o antiquário atrás de Clarissa. Diana separa documentos para Alexandre olhar, mas ele avisa que não poderá ajudá-la, pois sua mãe está muito doente.

Terça: Diana entende o problema do namorado. Jean ameaça quebrar tudo, se não conseguir o endereço de Clarissa. Diana oferece um emprego no bar a ele, que garante que só quer beber. Ela, então, se oferece para beber junto e ver quem cai primeiro.

Quarta: Diana segue Jean pelos bares e bebe tanto quanto ele. Os dois caem, de tão bêbados, e morrem de rir. Cecília pede ajuda a Nelson. Diana dança com Jean e desmaia nos braços de Nelson.

Quinta: Nelson leva Diana ao hospital. Vitor garante que Zenilda está muito bem e que os exames anteriores não podem ser dela. Nelson e Alexandre se encaram no hospital.

Sexta: Cecília pede que os dois não briguem. Diana confessa à mãe que queria dar um susto em Jean. Vicente e Ubaldo vêem Jean se afastar, barbeado e carregando uma mala. Diana se angustia ao saber que ele partiu.

Sábado: Alexandre se apresenta para trabalhar no Flor D’ouro. Zenilda se desespera quando José Carlos avisa que Alexandre virou garçom do bar e manda que nenhuma outra parcela seja paga, até que os documentos de propriedade do terreno sejam apresentados.

13/01 a 18/01/2003
Segunda: Zenilda garante que dará um jeito de deixar o filho sem dinheiro. Cacau procura Zenilda disposta a ajudá-la a separar Diana e Alexandre.

Terça: Cacau jura amar Alexandre e pede ajuda para que os dois reatem. Alexandre propõe mudanças para o Flor D’ouro.

Quarta: Diana exige que Zenilda pague o que lhe deve e jura que não vai se afastar de Alexandre. Zenilda manda Zé Carlos chamar Nelson.

Quinta: Zenilda propõe que Nelson mine a relação de Alexandre e Diana e comece devolvendo algo muito íntimo da ex-namorada. Nelson pede que Hermínia pegue os brincos que Alexandre deu a Diana.

Sexta: Diana se assusta ao receber a cópia de uma promissória assinada por Miguel com um recado atrás: “Eu vou tomar esse bar”.

Sábado:Hermínia entrega o brinco de Diana a Nelson. Ele vai ao bar e joga na mesa os brincos, avisando Diana que só foi devolver o que ele deixou em seu quarto; Alexandre fica indignado com o fato.

20/01 a 25/01/2003
Segunda: Diana garante a Alexandre que não houve nada entre ela e Nelson, mas ele não acredita. Rita vê Cacau beijando Xavier.

Terça: Zenilda pede que Cacau vá à sua casa. Clarissa procura por Jean, e é avisada de que ele desapareceu. Clarissa revela a Diana que conheceu Jean na França.

Quarta: Clarissa diz que viu Jean salvando duas crianças de um acidente, há muitos anos. Diana quer contar a novidade a Alexandre, e Cecília a aconselha a procurá-lo.

Quinta: Diana vai à casa de Alexandre e vê Cacau no quarto dele. Os namorados conversam e decidem confiar mais um no outro.

Sexta: Zenilda vê Diana tomando café com Alexandre e se enfurece. Laiza diz a Diana que ficará noiva de Juca.

Sábado: no noivado, Juca faz um discurso afirmando que seu amor por Laiza só sobreviverá se for livre.

27/01 a 01/02/2003
Segunda: Laiza devolve as alianças a Juca. Clarissa quer o divórcio de seu marido. Alexandre pede Diana em casamento.

Terça: Diana aceita. Branca e Luís Filipe assinam os papéis da adoção de Alice. Alguém compra a casa abandonada. Clarissa vai até lá e encontra Jean.

Quarta: Jean revela a Clarissa que matou o marido da mulher que amava e que esta morreu em um incêndio. Clarissa diz que não vai denunciá-lo.

Quinta: Jean muda sua aparência, diz ter largado a bebida e que quer trabalhar com Diana no bar. Ele e Clarissa se beijam. Laiza discute com Madona. Revela que é sua mãe e, Juca, seu pai.

Sexta: Clarissa decide sair de casa e ir morar com Jean.

Sábado: Jean diz a Clarissa que o caso deles não vai dar certo, mas ela o convence. Luís Filipe e Laiza se beijam.

03/02 a 08/02/2003
Segunda: Zenilda acusa Cecília de ter armado um golpe para acabar com a festa. Grace humilha Teca. Nélson provoca Orlando. Os homens brigam. Zé Carlos surpreende Diana e Alexandre ao procurar Zenilda.

Terça: Zenilda ofende Diana. Jean e Clarissa transam. Zenilda proíbe Diana de ir à sua casa. Luís Filipe pede para passar a noite com Laiza.

Quarta: Alexandre diz a Diana que não quer mais morar com a mãe. Diana procura Grace para acertar as contas pelo comportamento de Mike. Madona vai atrás de Juca.

Quinta: Zenilda avisa que vai fazer uma devassa na vida de todas as pessoas próximas a Diana. Laiza diz a Madona que elas vão juntas falar com Juca. Madona quer morar com o pai.

Sexta: Madona conta tudo para Juca. Marina despede Laiza. Diana confirma que Juca é o pai de Madona. Silvano diz a Hermínia que Quintino tem um aneurisma. Ele ouve.

Sábado: Alexandre sai de casa. Zezinho encontra, no bar, um caderno de Vicente, e o entrega a Cecília. Ela fica chocada com o amor que ele sente.

10/02 a 15/02/2003
Segunda: Marina não demite Laiza, para indignação de Grace. Grace mostra a Marina a foto de Hugo e Kátia se beijando. Fátima diz a Alexandre que Zenilda está muito deprimida. José Carlos faz charme para Marina. Hugo chega, beija Marina e leva uma bofetada.

Terça: Diana conversa com Xavier sobre a sua vontade de vender as terras a Zenilda e garante que Alexandre não pode tê-la enganado com relação ao valor. Diana fica pasma ao receber flores de Zenilda.

Quarta: José Carlos garante que Zenilda quer apenas fazer as pazes e a convida para ir à sua casa. Diana não aceita o convite. Juca promete que assumirá Madona, embora não vá se casar com Laiza. José Carlos seduz Marina. Diana abre a porta e encontra Zenilda.

Quinta: Zenilda declara a Alexandre e Diana que decidiu aceitar o noivado dos dois. José Carlos entrega a Zenilda o dossiê sobre os amigos de Diana, exceto Jean, de quem nada descobriu. Nelson invade a casa de Zenilda, que garante não precisar mais dos serviços dele. Diana chega neste momento.

Sexta: Zenilda manda que Nelson não faça escândalo. Alexandre quase surpreende Nelson no escritório, mas Zenilda o distrai. Xavier decide comprar um apartamento para morar com Rita.

Sábado: Cecília não sabe se aceita o convite de Vicente para ir ao cinema. Nelson revista o antiquário e encontra um cofre. Vicente vibra ao ver Cecília chegar na porta do cinema.

17/02 a 22/02/2003
Segunda: Nelson combina tudo com o arrombador de cofres. Quintino encontra o arrombador e desmaia. Nelson joga uma ferramenta de Orlando perto do cofre, finge acudir o tio e manda Silvano chamar a polícia.

Terça: Orlando confirma ser dele a ferramenta encontrada, e o policial exige explicações.

Quarta: Orlando é levado à delegacia. Alexandre pede que Zenilda desista de comprar as terras, mas ela não aceita.

Quinta: Nelson tortura Quintino e insiste que o tio coloque o casarão em seu nome. Quintino pede a mão de Hermínia. Um senhor procura Cecília e exibe as promissórias.

Sexta: Diana garante que pode resolver o problema, e o homem dá um prazo de 24 horas. Hermínia aceita o pedido de Quintino. Jean propõe dar o dinheiro e se tornar sócio do Flor D’ouro. Alexandre também propõe ser sócio. Diana escolhe Jean.

Sábado: Hermínia fala que vai se casar, e Alba desconfia que o noivo pode ser Aloísio. Cecília se assusta ao saber que a mãe vai se casar.

24/02 a 01/03/2003
Segunda: Jean assina os papéis da sociedade no Flor D’Ouro. Diana começa o seu curso sobre vinhos.

Terça: Elonice avisa que levará Tico e Neco para o Juizado. Os meninos contam que apanham em casa. O juiz decide dar a guarda a Edgar.

Quarta: Diana sai para se encontrar com Nelson. Ele mostra mais uma foto e garante que o detetive que contratou tem provas contra Alexandre em sua casa na serra.

Quinta: Nelson dá um copo de refrigerante misturado com remédio para Diana beber, e ela dorme em seguida. Ela chega sonolenta e estranha que Nelson tenha as chaves da casa do detetive.

Sexta: Diana se recusa a entrar na casa, mas é carregada por Nelson. Ela consegue fugir com o carro, dirige perigosamente e bate em uma árvore.

Sábado: Alexandre vai em busca de Diana. Ela atira pedras numa lanterna pensando ser Nelson, mas é Alexandre quem chega para salvá-la.

03/03 a 08/03/2003
Segunda: Orlando aconselha Isadora a esquecê-lo. Nelson avisa a Tânia que ela será presa se revelar a verdade.

Terça: Orlando manda Isadora embora, afirmando que está com Tânia. Pedro transa com Isadora. Diana bate em Nelson.

Quarta: Silvano avisa a Tânia que Orlando não poderá mais trabalhar no antiquário. Dois homens espancam Nelson.

Quinta: Isadora vê Orlando e Tânia transando. Alexandre se choca ao saber que o terreno de Diana vale mais que o resto da

Quinta.

Sexta: a família de Diana decide vender o terreno. Silvano muda o esconderijo onde havia deixado o testamento. Nelson bate em Silvano, que desmaia.

Sábado: Nelson afirma a Silvano que foi Orlando quem assaltou o antiquário. Orlando ouve tudo e foge. Alexandre sugere a Diana que eles se casem em comunhão de bens.

10/03 a 15/03/2003
Segunda: Alexandre explica a Diana que sua família lucrará mais se ela deixar que ele cuide do terreno. Ela não sabe se aceita a proposta e pede que Clarissa examine o contrato. Diana vê Cecília e Vicente de mãos dadas. Nelson descobre que Quintino vai deixar metade de seu patrimônio para Hermínia.

Terça: Nelson garante a Hermínia que o casamento dela com Quintino será de fachada. Zenilda fica histérica ao saber que Alexandre quer se casar em comunhão de bens e revela que ele é filho “bastardo”.

Quarta: Alexandre fica com ódio de Zenilda. Clarissa explica a Diana que, segundo o contrato, ela terá que vender o terreno por menos do que ele vale.

Quinta: Diana fica com raiva de Alexandre. Alba revela a Cecília que Quintino e Silvano são homossexuais. Zenilda concorda em casar-se com José. Diana rasga o contrato na frente de Zenilda. Hermínia garante a Quintino e Silvano que ainda aceita se casar. Alexandre encontra Diana em sua casa.

Sexta: Diana termina com Alexandre. Hermínia se prepara para o seu casamento. Nelson manda uma cesta de café da manhã para Hermínia com um suco envenenado, mas Paula deixa o suco cair. Zenilda pede a Nelson que exploda o bar de Diana.

Sábado: Nelson concorda. Diana se recusa a falar com Alexandre. Zenilda avisa a Nelson que desistiu de explodir o bar, mas ele afirma que vai fazê-lo de qualquer maneira.

17/03 a 22/03/2003
Segunda: Isadora convida Tânia e Orlando para a sua despedida. Nelson manda entregar uma carta e separa um canivete. Alexandre recebe uma carta de Diana marcando um encontro no bar, depois da festa. A festa acaba. Nelson corta a mangueira de gás da cozinha do bar. Quintino morre. O Flor d’Ouro explode.

Terça: Cecília e as meninas conseguem sair da casa. Diana descobre que Alexandre recebeu um bilhete falso. Os bombeiros retiram um corpo e um ferido. Nelson comemora. O médico avisa que o estado de Alexandre é grave. Alguns dias depois, o Flor d’Ouro é reaberto. Os médicos desligam os aparelhos que mantinham Alexandre vivo.

Quarta: Zenilda abraça o filho, que murmura o nome de Diana. O médico avisa que Alexandre saiu do coma, mas a recuperação depende de sua vontade de viver. Zenilda proíbe Diana de entrar no quarto. Nelson é preso pelo incêndio no bar e grita que a mandante foi Zenilda. Paula faz Diana entrar no quarto de Alexandre. Diana chora acariciando Alexandre, que abre os olhos.

Quinta: Alexandre confessa que teve medo de morrer sem ver Diana e pede perdão. Ela avisa que precisa ir embora, pois está proibida de vê-lo. Cecília sonha com Miguel aprovando a sua relação com Vicente. Na manhã seguinte, anuncia que estão namorando.

Sexta: a emissora não divulgou o último capítulo.

Sábado: reprise do capítulo final.

Elenco / Personagens

DIANA COELHO (Letícia Spiller) Filha de Miguel (Lima Duarte) e Cecília (Cássia Kiss), irmã mais velha de Laiza (Liliana Castro) e Teca (Fernanda Souza), e tia de Madona (Marcela Barrozo), criada como se fosse sua irmã. Tem um ótimo relacionamento com a família. Inteligente e irreverente, sempre enfrentou com carinho e firmeza as limitações impostas pelo conservadorismo do pai, que deu às filhas uma educação rígida. Fez curso de contabilidade e, toda noite, quando chega do trabalho, vai ajudá-lo no bar Flor do Douro. É esperta, e sabe lidar com os bêbados e caloteiros. Diana vive um noivado morno com Nelson (Marcelo Serrado), e vê todas as suas convicções irem por água abaixo quando se apaixona por Alexandre (Luigi Baricelli).

ALEXANDRE PAIXÃO (Luigi Baricelli) – Bonito, charmoso, um bon vivant. Estudou no Brasil e na Europa. Apesar de ter nascido em Portugal, considera-se brasileiro. Formado em Administração, com pós-graduação nos EUA, é sommelier e tem uma enoteca no Rio. Gosta do assunto, mas não quer saber de ser escravo do trabalho. Quem toca o negócio são seus sócios, Luís Filipe (Cláudio Lins) e Pedro (Duarte Guimarães). Alexandre passa a vida trocando de mulher e se divertindo. Quando conhece Diana (Letícia Spiller), faz o jogo da mãe, Zenilda (Arlete Salles), para proteger sua vida de rico. Aos poucos, deixa-se envolver pela moça, embora negando isso sempre. Quando se apaixona, percebe que tem de lutar contra a mãe para viver esse amor, e fica dividido.

ZENILDA PAIXÃO (Arlete Salles) – Mãe de Alexandre (Luigi Baricelli), viúva de um português, o Comendador Paixão. Ambiciosa, prepotente e arrogante, usa as pessoas para conseguir o que quer. Trabalhou muito para enriquecer e recuperar o vinhedo do marido, um homem falido quando se casou com ela. Ama o luxo, e não tem escrúpulos quando se trata de defender sua fortuna. Inescrupulosa, tomou posse de um terreno que não era seu e sente-se ofendida quando Diana (Letícia Spiller), herdeira do verdadeiro dono das terras, tenta recuperar o que é seu. Quando descobre o amor de Alexandre por Diana, tenta destruir a moça, começando por ameaçar todos os amigos e familiares que a rodeiam. Tem uma relação de domínio sobre seu administrador, Zé Carlos (Tuca Andrada), e a única pessoa que manda nela é Fátima (Elisa Lisboa), sua governanta portuguesa.

CECÍLIA COELHO (Cássia Kiss) Mãe de Diana (Letícia Spiller), Laiza (Liliana Castro) e Teca (Fernanda Souza), e avó de Madona (Marcela Barrozo), criada como sua filha. Casou-se cedo com Miguel (Lima Duarte). Apesar da diferença de idade, os dois são apaixonados e felizes. Fez o curso normal e adoraria ter sido professora, mas nunca trabalhou porque o marido não deixou. Dá um grande apoio a Diana, que passa a exercer o papel de chefe da família após a morte do pai. Seus conflitos com Laiza sobre a educação de Madona são gerados pelo medo que tem de que a neta siga os passos da mãe. No decorrer da trama, Cecília descobre que a força e a segurança de Diana são heranças dela, que abafou essas qualidades para satisfazer o marido protetor.

MIGUEL MARIA COELHO (Lima Duarte) – Pai de Diana (Letícia Spiller), Laiza (Liliana Castro) e Teca (Fernanda Souza), e avô de Madona (Marcela Barrozo), criada como sua filha. Bonachão e protetor, tem um coração enorme, capaz de tirar a camisa do corpo para dar a um necessitado. Vive para a família, e é muito feliz no casamento. Tem visível predileção por Diana, que consegue tudo dele, inclusive ajudá-lo no bar, território proibido às mulheres da casa. Miguel recebe de herança umas terras em Portugal e acredita que esta é a única saída para pagar suas dívidas. Tem um enfarte e morre no começo da história.

HERMÍNIA LEMOS (Aracy Balabanian) – Mãe de Cecília (Cássia Kiss). Implicante, gosta de dar palpites na vida de todos. Mora na casa da filha, e vive criticando o genro, Miguel (Lima Duarte). Nunca aprovou o casamento de Cecília, para quem queria um marido rico. Vaidosa, gasta boa parte de sua renda com roupas, salão de beleza e bijuterias. Apesar de ter ficado viúva há muito tempo, ainda não perdeu as esperanças de casar-se de novo. Adora ser cortejada por Quintino (Edney Giovenazzi) e Silvano (Sérgio Mamberti), que disputam sua atenção. Ela se diverte com esse joguinho de sedução. Depois que Miguel morre, descobre que ele hipotecou o bar para pagar as despesas de seu tratamento contra o câncer, e sente-se muito culpada.

LAIZA COELHO (Liliana Castro) – Filha de Miguel (Lima Duarte) e Cecília (Cássia Kiss), irmã de Diana (Letícia Spiller) e Teca (Fernanda Souza). Seu nome verdadeiro é Elisa, que ela detesta e, por isso, exige ser chamada de Laiza. Aos 14 anos teve uma filha, Madona (Marcela Barrozo), que foi criada como sua irmã. Laiza é madrinha de Madona, e vive um conflito por não poder assumir sua maternidade. Por outro lado, a situação permite-lhe viver a vida como bem entende. Adora sair e namorar e, no início da história, namora Juca (Guga Coelho). Formada em secretariado, trabalha como vendedora numa butique chique a maneira que arranjou para vestir-se bem e andar sempre na moda. Laiza está sempre discutindo com a mãe por causa da educação de Madona, pois acha que Cecília é severa demais com a menina. Nessas ocasiões, a mediadora é Diana, que sempre consegue reconciliar as duas. Apaixona-se por Luís Filipe (Cláudio Lins), um homem casado, e esse amor proibido faz com que amadureça.

TERESA COELHO / TECA (Fernanda Souza) – Filha de Miguel (Lima Duarte) e Cecília (Cássia Kiss), irmã caçula de Diana (Letícia Spiller) e Laiza (Liliana Castro), e tia de Madona (Marcela Barrozo), que foi criada como sua irmã. Estudiosa, precoce e responsável, sonha ser médica. Apesar das dificuldades financeiras, complementa o ensino da escola pública com um cursinho pré-vestibular. Além da ajuda da família, conta com o apoio do amigo Guto (Bruno Ferrari), que cursa a faculdade de Medicina e está sempre disposto a ajudá-la nos estudos. Teca nem desconfia que Guto é apaixonado por ela. Quando o pai morre, fica traumatizada, e vê-se obrigada a abandonar o curso. Revoltada, frustrada e para chamar atenção, tenta virar “malandra”. Só que, no bairro, todos a conhecem. Ninguém vende bebida para ela e, nas rodas de chorinho, quando passa da meia-noite, todos a mandam de volta para casa.

MADONA COELHO (Marcela Barrozo) – Filha de Laiza (Liliana Castro) e neta de Cecília (Cássia Kiss) e Miguel (Lima Duarte), criada como filha dos dois. Seu nome é Madona Maria. Pensa que é afilhada de Laiza, a quem adora, mas nem desconfia que ela seja sua mãe. Tem um temperamento muito parecido com o de Laiza, é criativa e esperta, para desespero de Cecília, que a acha mal-educada e mimada. Quando Miguel era vivo, Madona costumava ir com ele distribuir restos de comida do bar para os pobres da região. Foi assim que aprendeu a ser generosa, a se interessar pelos problemas dos outros. Fica amiga das crianças de Edith (Lilia Cabral), em especial com Fabiana (Adrielle Isidorio) e os gêmeos Neco (Claslay Delfino) e Tico (Clesley Delfino).

VICENTE SILVA (Pedro Paulo Rangel) Gerente do bar Flor do Douro. Simples, um pouco ignorante, mas objetivo e dono de imensa sabedoria popular, que herdou do amigo Miguel (Lima Duarte). Sente um amor platônico por Cecília (Cássia Kiss), mas ninguém sabe. No decorrer da trama, após a morte do patrão, Cecília o ensina a ler e escrever, e os dois acabam tendo uma relação amorosa.

JEAN VALJEAN (Edson Celulari) Francês de passado desconhecido, que adotou deliberadamente o nome do herói do romance Os Miseráveis. É elegante mesmo usando roupas gastas. Quando está bêbado, deixa escapar que tem segredos e desgostos, tendo se transformado em um homem cético e amargo. Não trabalha nem faz planos para o futuro, mas percebe-se que é uma pessoa culta, que já teve muito dinheiro. Solitário, não tem mulher nem filhos. Está sempre no Flor do Douro, seu refúgio preferido. Tem amizade pela família de Miguel (Lima Duarte) e, especialmente, por Diana (Letícia Spiller), que cuida de suas bebedeiras com carinho e firmeza. Ela se torna a responsável por fazê-lo largar o vício. Envolve-se com Clarissa (Carolina Ferraz).

EDITH ROSA (Lilia Cabral) Melhor amiga de Cecília (Cássia Kiss). Engraçada, descolada, está sempre feliz. O tipo de mulher que passou a vida dedicando-se aos outros. É professora de história e, com seu parco salário, sempre ajudou a bancar as despesas da família. Passou a viver sozinha desde a morte dos pais. Um dia, encontrou uma recém-nascida abandonada no lixo e levou-a para casa. Hoje cria Fabiana (Adrielle Isidorio) como filha. Doceira de mão cheia, quando o salário do magistério não dá mais para sustentar as crianças que adota, passa a fazer doces para fora e arruma muitos fregueses, entre eles o bar de Miguel (Lima Duarte). Assume responsabilidades jamais pensadas quando os gêmeos Neco (Claslay Delfino) e Tico (Clesley Delfino) vão morar em sua casa.

XAVIER FERNANDES (Floriano Peixoto) – Advogado, tem um pequeno escritório nas proximidades da Lapa. É cliente do antiquário de Silvano (Sérgio Mamberti) e Quintino (Edney Giovenazzi), e frequentador do bar de Miguel (Lima Duarte). Solteiro, vive modestamente por defender pessoas que não podem pagar. Levanta sempre bandeiras sociais e é ativo em todas as situações, como a questão da herança de terras da família Coelho, a situação de Edith (Lilia Cabral) com os meninos, o problema de Rita (Maria João) com o marido e o drama de Jean (Edson Celulari).

NELSON CARVALHO (Marcelo Serrado) – Noivo de Diana (Letícia Spiller), a quem conhece desde pequena. Do tipo apaixonado, que manda flores e bombons; mas é controlador, ciumento e possessivo. Sofre muito quando Diana acaba o noivado, sendo capaz de tudo para reconquistá-la. Falso, ambicioso, canalha e vingativo, trabalha com o tio, Quintino (Edney Giovenazzi), em seu antiquário, e quer ficar com toda a sua fortuna. Diana nem desconfia de sua ambição desmedida. Alia-se a Tânia (Paula Burlamaqui), vendedora do antiquário, fazendo negócios escusos sem o tio saber.

QUINTINO SARAIVA (Edney Giovenazzi) Tio de Nelson (Marcelo Serrado). Rico, refinado, bem humorado, mas sem talento para os negócios. Passou boa parte da juventude viajando e adquirindo peças de valor mundo afora. Incompatibilizado com a família o pai queria que fosse doutor e se casasse com a filha de um amigo , quando o dinheiro acabou viu-se obrigado a voltar para o Brasil e a ganhar a vida com o próprio suor. Abriu um antiquário. Reservou um quarto para obras de sua coleção que não vende por dinheiro algum, santuário que mantém trancado a sete chaves. Tem muita estima pelo sobrinho, a única pessoa da família que não o renegou. Vive há muitos anos com Silvano (Sérgio Mamberti), amigo de longa data, que o ajuda a tomar conta do antiquário. Os dois têm uma rixa: a disputa por Hermínia (Aracy Balabanian).

SILVANO (ZVEN) CIBULSKI (Sérgio Mamberti) – Sócio do antiquário de Quintino (Edney Giovenazzi), com quem mora. De origem humilde, mas muito prático, tem tino para os negócios. Muito jovem, imigrou da Polônia para o sul do Brasil à procura de fortuna e sol, mas nunca conseguiu sua própria terra, e virou artista de circo. Numa viagem ao Rio de Janeiro, com quase 50 anos, conheceu Quintino, e os dois se tornaram amigos inseparáveis. Atualmente, ambos disputam as atenções de Hermínia (Aracy Balabanian). Silvano é quem administra o antiquário e, embora não saiba, é herdeiro das obras de arte do amigo. Ele desconfia das atitudes suspeitas de Nelson (Marcelo Serrado) na loja, mas não tem coragem de alertar Quintino. Ao longo da trama, passa a liderar um grupo de crianças em uma orquestra improvisada, a Lapa Nela.

JUCA SANTOS (Guga Coelho) – Malandro e filósofo. Veste-se de branco, usa chapéu de palha, toca pandeiro, joga sinuca e bebe no bar, enquanto filosofa. Ninguém sabe exatamente o que ele faz, nem onde mora. Raramente é visto pela manhã. Juca adora uma roda de samba e sabe tudo sobre letras de sambas antigos, que ele adapta rapidamente para sua filosofia de botequim. Curte uma grande dor de cotovelo por causa do desprezo de Laiza (Liliana Castro), algo que nunca confessa.

PAULA SOUSA (Debora Lamm) – Melhor amiga de Laiza (Liliana Castro). Estudante de comunicação, faz estágio em um jornal mas é uma catástrofe como repórter. Sempre que entrevista um artista, comete as maiores gafes. Paula está sempre tentando mudar de vida emagrecer, malhar, parar de beber , mas nunca consegue levar adiante seus planos. Apesar de ser o tipo de moça destrambelhada, tem um coração generoso, sendo capaz das maiores loucuras pela amiga Laiza. Está em busca de um grande amor e, ao longo da trama, encontra sua cara metade, que não é exatamente um príncipe encantado.

GUTO REIS (Bruno Ferrari) – Filho de Edgar (Daniel Dantas), irmão de Kátia (Luiza Curvo). Eterno apaixonado por Teca (Fernanda Souza), vive tentando se declarar, mas sempre perde a coragem. Tímido, a maneira que encontrou para se aproximar dela foi ajudando-a nos estudos. É capaz de qualquer coisa para ver sua amada feliz. Bom garoto, cursa o primeiro período de Medicina e ainda ajuda o pai na lanchonete Natureba. É aliado de Alba (Suely Franco), e sempre ajuda a avó a enrolar o pai, quando ela dá suas escapadinhas até o bar vizinho.

KÁTIA REIS (Luiza Curvo) – Filha de Edgar (Daniel Dantas), irmã de Guto (Bruno Ferrari). Melhor amiga de Teca (Fernanda Souza). Acostumou-se a conseguir o que quer com seu charme. Acha que estudar é perda de tempo, e sonha ser modelo e deixar aquela vida. É a única que consegue driblar Edgar, mas vive às turras com a avó, Alba (Suely Franco). Adora Cecília (Cássia Kiss), e é fascinada por Laiza (Liliana Castro).

ALBA REIS (Suely Franco) – Dona da lanchonete Natureba. Mãe de Edgar (Daniel Dantas), avó de Guto (Bruno Ferrari) e Kátia (Luiza Curvo). Adora uma noitada e uma farra, mas, prática e objetiva, admite que a clientela aumentou com os naturebas que frequentam a lanchonete atrás das invenções culinárias de Edgar. Pensando nos negócios, atura o discurso radical de alguns clientes e jura de pé junto atravessar a rua só para não passar ao lado do açougue. Mas vive no bar, comendo uma boa linguicinha calabresa. Para evitar conflitos familiares, finge que aceita as ideias do filho, mas morre de pena dos netos quando ele os obriga a trocar doces e refrigerantes por arroz integral.

EDGAR REIS (Daniel Dantas) Filho de Alba (Suely Franco), pai de Guto (Bruno Ferrari) e Kátia (Luiza Curvo). Foi boêmio até os 40 anos, mas, após a morte súbita de sua mulher, vítima de ataque cardíaco, converteu-se à macrobiótica. Natureba radical, tenta convencer a mãe a transformar sua lanchonete em restaurante macrobiótico. Vive tentando mudar os hábitos alimentares do resto da família, principalmente do filho, com quem sempre se desentende. A filha mais nova é seu xodó. Pensa em casar-se novamente, mas sabe como seria difícil convencer a mãe: para ela, as mulheres são aventureiras que querem aproveitar-se do bom coração do filho.

FABIANA ROSA (Adrielle Isidorio) – Filha adotiva de Edith (Lília Cabral), melhor amiga de Madona (Marcela Barrozo). Menina meiga, amorosa, dócil e bem comportada, que está sempre arrumada, de vestido bem passado e laço de fita no cabelo. As diabruras da amiga que, mais tarde, junta-se aos gêmeos Neco (Claslay Delfino) e Tico (Clesley Delfino) deixam-na enlouquecida. É Fabiana quem encontra os gêmeos na rua e convence Edith a levá-los para casa, já que não têm um lar.

NECO (Clasley Delfino) – Gêmeo idêntico de Tico (Cleslay Delfino). Os dois fugiram da casa dos pais, onde sofriam maus tratos, para viver nas ruas. Mas para não correrem o risco de serem mandados de volta, dizem que moravam num orfanato que pegou fogo. Para comprovar a mentira, andam com um recorte de jornal sobre um incêndio num orfanato que eles sequer conhecem. Nas ruas, Neco teve de se virar para sobreviver. Todas as travessuras são feitas com a ajuda do irmão. Os dois brigam muito, mas são inseparáveis. Ambos são acolhidos por Edith (Lilia Cabral).

TICO (Cleslay Delfino) – Irmão gêmeo de Neco (Clasley Delfino), de quem só se diferencia por um detalhe: está sempre de boné. Quando querem confundir alguém, é só trocarem o boné de cabeça. Tico também é alegre e esperto, mas não tão armador quanto o irmão. É Neco que sempre o convence a entrar nas confusões. Tico adapta-se com mais facilidade à vida na casa de Edith (Lilia Cabral), que acolhe a dupla.

ISADORA LIMA (Fernanda Rodrigues) Flautista, toca num conjunto de choro. Seu sonho é entrar para a orquestra do Teatro Municipal e ir para a Europa. Ama o marido, Orlando (Gustavo Melo), tendo brigado com a família para se casar com ele. Quando o português Pedro Arouca aparece em sua vida e quer levá-la para a Europa, confronta-se com o drama de ter de escolher entre realizar-se como artista ou ficar ao lado do marido e continuar tocando apenas no conjunto de chorinho da rua.

ORLANDO LIMA (Gustavo Melo) Marceneiro simples, forte e boa gente, marido de Isadora (Fernanda Rodrigues). Extremamente hábil com as mãos, trabalha fazendo restaurações no antiquário. Sente-se inferiorizado em relação à mulher, porque ela tem estudo e, ele, não. Por mais que Isadora diga que o ama e se orgulha dele, Orlando acha que prejudica os sonhos e o futuro de sua amada.

UBALDO LIMA (Eduardo Reis) – Atendente do bar, irmão de Orlando (Gustavo Melo). Um tremendo pé-de-valsa. Dança e dá verdadeiros shows nas noites de samba e chorinho da rua, quando é disputado por todas as mulheres.

SOLANGE MATOS (Vanessa Pascale) – Professora de dança, criada num orfanato até os dez anos. Um dia, dançando no pátio, atraiu a atenção de uma mulher que era dona de uma academia de dança e foi adotada por ela. A partir daí, sua vida mudou: foi matriculada numa escola e aprendeu a dançar. Com a morte de sua benfeitora, herdou uma academia decadente que consegue manter junto com outros professores. Além de ensinar todos os tipos de dança, faz shows aqui e ali. Mora num quarto alugado na casa de Edith (Lilia Cabral). É generosa, amiga e está sempre de bom humor. Para reforçar o orçamento, cria e executa fantasias para shows ou para o carnaval.

TÂNIA FREITAS (Paula Burlamaqui) – Vendedora no antiquário de Silvano (Sérgio Mamberti) e Quintino (Edney Giovenazzi), extremamente interesseira. Em troca de favores, exige o que lhe der na telha, desde que seja caro. É paquerada por todos os homens da área, mas só dá bola para os ricos. Sente uma atração irresistível por Orlando (Gustavo Melo) e vive cercando o rapaz, dizendo que é o único para quem ela se daria sem pedir nada em troca. Quando ele a rejeita, fica revoltada e trama uma vingança. Como não tem escrúpulos, vira cúmplice de Nelson (Marcelo Serrado) para destruir Quintino e ficar com uma parte da herança deste.

PEDRO AROUCA (Duarte Guimarães) – Amigo português de Alexandre (Luigi Baricelli), seu companheiro de farras, sócio dele e de Luís Filipe (Cláudio Lins) em uma enoteca. Vive entre Portugal e Brasil, e é quem faz os contatos internacionais do negócio. Culto, educado, gentil e amante da música, faz sucesso com as mulheres e aproveita-se do seu charme. Sua vida dá uma reviravolta quando se apaixona Isadora ao vê-la tocando flauta num conjunto de chorinho.

LUÍS FILIPE MALTA (Cláudio Lins) – Sócio de Alexandre (Luigi Baricelli) e Pedro (Duarte Guimarães) na enoteca. Trabalhador e competente, é quem realmente toca o empreendimento. De classe média, ficou rico ao casar-se com Branca (Vanessa Lóes), que lhe deu o dinheiro para comprar a sociedade no negócio, que ele transformou em algo muito rentável. Passa a maior parte do tempo no trabalho, talvez para compensar a carência que sente por não ter filhos. Embora tenha casado por amor, o relacionamento com a mulher está desgastado. Branca não aceita ter filhos, frustrando o marido. Fica muito balançado quando conhece Laiza (Liliana Castro), mulher independente, batalhadora e com opiniões próprias.

BRANCA JARDIM MALTA (Vanessa Lóes) – Mulher de Luís Filipe (Claudio Lins), linda, chique e fútil. Não quer ter filhos para não estragar o corpo. A decisão faz com que sua relação conjugal se deteriore a cada dia. Socialite, quer estar em todas as festas e acontecimentos importantes ao mesmo tempo, e fica possessa com o marido, que se nega a acompanhá-la em todos os eventos. Para Branca, a glória é sair em colunas sociais. Foi namorada de Alexandre (Luigi Baricelli) mas, como ele nunca a levou a sério, decidiu namorar seu melhor amigo, apaixonando-se  por ele.

YVONE FERREIRA JARDIM (Ada Chaseliov) – Mãe de Branca (Vanessa Lóes), e melhor amiga de Zenilda (Arlete Salles) no Brasil. Mulher apagada, de inteligência limitada. Socialite e colunável por causa de seu dinheiro e origem, não se conforma que Branca não queira ter filhos. Tem pavor de que a filha se divorcie. É usada por Zenilda para destruir Diana (Letícia Spiller).

GASPAR (Alexandre Barbalho) – Gerente, secretário, o faz-tudo dos rapazes na enoteca. É solteiro, e esteve em um seminário na juventude. Incomoda-se com a vida liberal do patrão Alexandre (Luigi Baricelli).

JOSÉ CARLOS RODRIGUES (Tuca Andrada) – Administrador do vinhedo de Zenilda (Arlete Salles), e seu secretário particular. É unha e carne com a patroa, e executor das maldades que ela trama. Dócil e subserviente, aceita os insultos dela como se fossem agrados e não poupa esforços para fazê-la feliz, mesmo que isso inclua ser humilhado diante de outras pessoas.

FÁTIMA OLIVEIRA (Elisa Lisboa) – Governanta de Zenilda (Arlete Salles), a única que realmente enfrenta a patroa, mandando e desmandando na vida dela. Sua ascendência sobre Zenilda tem raízes profundas e terríveis. Tem enorme carinho por Alexandre (Luigi Baricelli), e tenta informá-lo sobre os golpes da mãe.

RITA COIMBRA (Maria João) – Portuguesa, a primeira pessoa a ajudar Diana (Letícia Spiller) em Portugal, tornando-se sua melhor amiga. Quando o marido a abandona, Diana a convence a vir para o Brasil. Embora diga que odeia cozinhar, é ótima cozinheira, e dá o pontapé inicial na mudança radical do bar Flor do Douro e na vida da família Coelho. É alegre, espirituosa, engraçada.

CACAU SOUZA CRUZ (Karine Carvalho) Uma das namoradas de Alexandre (Luigi Baricelli). Bonita, moderna e independente, dona empresa de produção. Filha de um empresário bem-sucedido, trabalha para não depender da família. Sabe que Alexandre não vai se casar com ela, mas adora exibi-lo como namorado.

MARINA CASTRO (Cássia Linhares) – Dona da butique onde trabalha Laiza (Liliana Castro). Chique e fina, sem ser afetada, é amiga de Branca (Vanessa Lóes), mas condena os exageros da socialite. Namora Hugo (Pablo Padilha).

HUGO PEIXOTO (Pablo Padilha) – Tenista profissional e namorado de Marina (Cássia Linhares). Com projeção internacional e boa colocação no ranking mundial, passa a maior parte do tempo viajando para cumprir o calendário dos campeonatos. Namora Marina, mas seu verdadeiro amor é o tênis. Por conta disso, vive muitos conflitos com a namorada.

GRACE DIAS (Mila Moreira) – Gerente da loja de Marina (Cássia Linhares). Com a falta de dinheiro, viu-se obrigada a trabalhar. Seu sonho é conseguir um homem rico que novamente lhe dê uma boa vida.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

Porta Bandeira
Compositores: Humberto Effe
Intérprete: André Gabeh

Cuide Bem do seu Amor
Compositores: Herbert Vianna
Intérprete: Paralamas do Sucesso

Pressentimento
Compositores: Elton Medeiros/ Hermínio Belo de Carvalho
Intérprete: Nalanda

A Brasileira
Compositores: A. Nogueira/ G. D. Martins / M. Teló / W. B. Hildebrand
Intérprete: Grupo Tradição

No Rastro do Sol
Compositores: Mafalda Veiga
Intérprete: Mafalda Veiga

Você Vai Ver
Compositores: Antonio Carlos Jobim
Intérprete: Zélia Duncan/ Pedro Mariano

Sai Daqui, Tristeza
Compositores: Max Vianna/ Dudu Falcão
Intérprete: Max Vianna

Tive Sim
Compositores: Cartola
Intérprete: Ney Matogrosso

Sabor da Paixão (Flor de Abacate)
Compositores: Marcus Vinícius
Intérprete: Marcus Vinícius

Prazer e Luz
Compositores: Luciana Mello
Intérprete: Luciana Mello

Só Nós Dois
Compositores: Joaquim Pimentel
Intérprete: Fafá de Belém

Entra e Sai de Amor
Compositores: Altay Veloso
Intérprete: Altay Veloso

Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda
Compositores: Lamartine Babo/ Francisco Mattoso
Intérprete: Jair Rodrigues

Na Massa
Compositores: Davi Moraes/ Arnaldo Antunes
Intérprete: Davi Moraes

Marcha dos Gafanhotos
Compositores
Intérprete: Xuxa

Internacional

Help Me
Compositores: Matthew Gerrard/ Michele Vice-Maslin
Intérprete: Nick Carter

Goodbye
Compositores: Lionel Richie
Intérprete: Lionel Richie

My Love
Compositores
Intérprete: Fab

Beautiful
Compositores: Linda Perry
Intérprete: Christina Aguilera

Stars
Compositores: Dolores O’Riordan/ Noel Hogan
Intérprete: The Cranberries

Undeniable
Compositores: Jodi Marr/ Rodolfo Castillo
Intérprete: Paulina Rubio

Don’t Ask
Compositores: Rick Astley
Intérprete: Rick Astley

Alone Again
Compositores: Craig McClean
Intérprete: Craig McClean

Quizás
Compositores: Enrique Iglesias/ Lester Mendez
Intérprete: Enrique Iglesias

En el Muelle de San Blas
Compositores: Fher
Intérprete: Maná

The Tide Is High (Get The Feeling)
Compositores: Bill Padley/ Howard Barrett/ Jem Godfrey/ John Holt/ Tyrone Evans
Intérprete: Atomic Kitten

Barenaked
Compositores: Emerson Swinford/ Guy Erez/ Jennifer Love Hewitt/ Meredith Brooks
Intérprete: Jennifer Love Hewitt

Heaven
Compositores: Brayan Adams/ Vallance
Intérprete: Giselle Haller

Sexy Baby
Compositores: Kasino
Intérprete: Kasino