Pão Pão, Beijo Beijo Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Pão Pão, Beijo Beijo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Pão Pão, Beijo Beijo e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Pão Pão, Beijo Beijo

◘ Período de exibição: 28/03/1983 – 08/10/1983
◘ Horário: 18h10
◘ Nº de capítulos: 165
◘ Autoria: Walther Negrão
◘ Direção: Gonzaga Blota e Henrique Martins
◘ Direção-geral: Gonzaga Blota

Um acidente de trânsito em Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, marca o início de Pão-Pão, Beijo-Beijo. Três personagens da novela protagonizam a cena: o motorista de ônibus Ciro (Cláudio Marzo), Soró (Arnaud Rodrigues), um imigrante nordestino que trabalha transportando mercadorias com uma carroça de mão, e Bruna (Elizabeth Savala), uma moça rica, autoritária e de temperamento forte. É a partir do encontro dessas três diferentes figuras que se desenvolvem as tramas da novela e, através delas, é feita a ligação entre os personagens que vivem em bairros modestos da Zona Norte da cidade e os de classe média e alta, moradores de condomínios da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Devido ao acidente, Ciro e Siró são despedidos de seus empregos. Como compensação pelos prejuízos, a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas, emprega os dois. Ciro vai trabalhar como secretário particular de Luiza (Maria Cláudia), irmã de Bruna, e Soró, como jardineiro da chácara de Guido (Mario Benvenutti), filho de Mama Vitória (Lélia Abramo), a matriarca da família. Ciro apaixona-se por Bruna, mas ela faz questão de humilhá-lo sempre que pode.

Bruna, por sua vez, é noiva de Julio (Edwin Luisi), mas não o ama de verdade. Para se vingar, Ciro promete que ascenderá socialmente e conquistará o amor de Bruna. Aos poucos, consegue ser reconhecido profissionalmente e alcança melhores posições no emprego. Ambicioso e muito inteligente, ele esconde seu passado e origem.

Em determinado momento da trama de Pão-Pão, Beijo-Beijo, Luiza começa a se sentir atraída por Ciro. Com a convivência, Bruna também se vê apaixonada por ele, mas não dá o braço a torcer. Na frente de todos, ela finge estar feliz com o noivo, mas, na realidade, passa a disputar a atenção de Ciro com a irmã.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Pão Pão, Beijo Beijo

** Resumo não divulgado

Para defender o humilde nordestino Soró Sereno em um acidente de trânsito, o misterioso Ciro Cerqueira, motorista de ônibus, acaba se envolvendo com a tradicional família da italiana Mamma Vittoria, proprietária de uma rede de cantinas na qual ele passa a trabalhar como executivo, e fica dividido entre o amor das netas da matriarca, a responsável Luísa e a sedutora Bruna, uma mulher que não mede esforços para conseguir, nem sempre limpamente, o que deseja. Detalhe importante: Bruna é a noiva do mimado Júlio, que, assim como Ciro e Luísa, é diretor das empresas. Ciro e Soró, ao mesmo tempo, tornam-se grandes amigos, e o nordestino vai trabalhar na casa de Mamma Vittoria como jardineiro.

A novela foi reapresentada entre 22 de janeiro e 18 de maio de 1990, no Vale a Pena Ver de Novo.

Pão-Pão, Beijo-Beijo foi vendida para Bolívia, Itália, Nicarágua, Peru e Uruguai.

Na Itália, a novela chamou-se Mama Vitória, tamanho o sucesso da personagem vivida por Lélia Abramo.

Ao criar o personagem Soró (Arnaud Rodrigues), Walther Negrão pensou no público infantil. O desempenho do ator conquistou crianças e adultos e fez de Soró um dos destaques de Pão-Pão, Beijo-Beijo.

Mamma Vitória
A italiana Mamma Vitória (Lélia Abramo) é outra personagem importante para o desenrolar da história. Ela age como uma “poderosa chefona”, controlando a vida dos filhos, Guido (Mario Benvenutti) e Gema (Flora Geny), dos netos e, ainda, administrando com pulso firme sua rede de cantinas italianas. A matriarca exerce fascínio e domínio sobre toda a família por sua personalidade forte e coração generoso. Sua família vive em condomínio da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Donana e Lalá Sereno
Além do núcleo italiano, a novela contava com um núcleo nordestino. Entre os bem-humorados personagens, destaca-se Lalá Sereno (Regina Dourado), a tia de Soró (Arnaud Rodrigues). Ingênuo e brincalhão, Soró fica muito amigo de Geninho (Paulo Vignolo), neto de Mamma Vitória. Lalá é uma solteirona que fora abandonada no altar e, por isso, acabou ficando um pouco “perturbada”. Em vez de se queixar da sorte, ela transforma sua história em versos, que recita na Feira de São Cristóvão, tradicional reduto de nordestinos no Rio de Janeiro. Junto com a sobrinha Regina (Marcela Muniz), ao som do triângulo, Lalá faz o maior sucesso com seu cordel sobre a noiva que fora deixada no altar pelo noivo. Quando conhece Gígio (Laerte Morrone), ela fica encantada com ele e tenta seduzi-lo de todo jeito. Gígio é cunhado de Guido, irmão de Loreta (Renata Fronzi). Ele vive às custas do marido da irmã, mas se considera sempre injustiçado. É considerado pelo autor, Walther Negrão, a reprodução de um personagem típico da dramaturgia brasileira, o cunhado vagabundo, presente também, por exemplo, em A Grande Família (1972) e Família Trapo (TV Record, 1965).

O passado de Ciro
Ao longo da trama, em paralelo à disputa entre Luiza (Maria Cláudia) e Bruna (Elizabeth Savala) pelo amor do mesmo homem, o passado de Ciro (Cláudio Marzo) vai sendo desvendado. Frequentemente, ele se encontra às escondidas com uma mulher misteriosa, Maria Helena (Monique Alves), que vive presa a uma cadeira de rodas. Ciro também se comunica com frequência com um médico, o Dr. Chadade (Reinaldo Gonzaga). Nessas conversas, também secretas, mostra-se sempre preocupado em tirar Maria Helena da casa onde vive com seu pai, um misterioso homem. Desconfiada, Luiza investiga a vida de Maria Helena, e, aos poucos, o telespectador fica sabendo que a jovem é irmã de Ciro, filha de sua mãe com outro homem. Ela sofrera um acidente de carro quando jovem e, desde então, paraplégica, vive numa cadeira de rodas. Ciro conta à Luiza que o homem com quem Maria Helena mora é padrasto dele, um homem cruel e egoísta, com quem ele nunca teve boas relações. Nos últimos capítulos da novela, o padrasto de Ciro acaba morrendo, e ele, finalmente, consegue cuidar da irmã como sempre desejou. Depois de muitas disputas, Ciro declara-se apaixonado por Luiza e a pede em casamento na frente de Bruna. Extremamente desapontada, Bruna termina a novela com Julio, tendo que assistir à felicidade da irmã ao lado de seu verdadeiro amor. No dia do casamento de Ciro e Luiza, uma última revelação em Pão-Pão, Beijo-Beijo: Maria Helena surpreende todos ao chegar andando na igreja.

Elenco:
Arnaud Rodrigues – Soró
Cássio Gabus Mendes – Franco
César Augusto
Cinira Camargo – Milica
Cláudio Marzo – Ciro
Cleide Blota – Joana
Delan Magno
Dida Monteiro
Dionísio Azevedo – Altino
Edwin Luisi – Julio
Élida L’Astorina – Duda
Elizabeth Savala – Bruna
Felipe Donovan – Biro
Flora Geni – Gema
Henrique Martins
Hugo Gross
João Carlos Barroso – Benito
Jorge Luiz
Laerte Morrone – Gigio
Laura Cardoso – Donana
Lélia Abramo – Mama Vitória
Marcela Muniz – Regina
Maria Cláudia – Luísa
Mário Benvenutti – Guido
Monique Alves – Maria Helena
Norma Geraldy – Nizí
Pauline Louise
Paulo Gonçalves – Gaspar
Paulo Guarnieri – Daniel
Paulo Vignolo – Geninho
Reinaldo Gonzaga – Dr. Chadade
Regina Dourado – Lála Sereno
Renata Fronzi – Loreta
Rita de Cássia
Tânia Loureiro – Mariana
Tássia Camargo – Nina
Waldir Amâncio

Elenco / Personagens

CIRO (Cláudio Marzo) Homem de passado desconhecido. Era motorista de ônibus, no início da história, até se envolver em um acidente de trânsito e perder o emprego. Ele se apaixona por Bruna (Elizabeth Savala), também envolvida no acidente, mas ela faz questão de desprezá-lo. Sentindo-se humilhado, ele decide lutar para subir na vida e fazê-la se sentir atraída por ele. É um homem ambicioso e consegue mostrar sua eficiência no trabalho, o que lhe permite de fato ascender profissionalmente.

SORÓ (Arnaud Rodrigues) Nordestino, muito ingênuo e de origem humilde. Assim como Ciro (Cláudio Marzo) e Bruna (Elizabeth Savala), Soró é uma das vítimas do acidente de trânsito que dá início à novela. A partir de então, torna-se amigo fiel do ex-motorista de ônibus. Gosta de seu novo emprego, o de jardineiro da casa de Mamma Vitória (Lélia Abramo), conquistado após o acidente. Sente-se bem lidando com a terra, as plantas e ao ar livre. Aproxima-se do neto mais novo de Mamma Vitória, Geninho (Paulo Vignolo), ensinando ao menino as brincadeiras do interior do país, remetendo um pouco à pureza da criança do campo.

MAMMA VITÓRIA (Lélia Abramo) Matriarca de uma grande família italiana e dona de uma rede de cantinas. Sem sair de casa, controla tudo o que acontece com a família e com as cantinas do Rio de Janeiro, como uma “poderosa chefona”. É também ela quem prepara a massa e a comida de domingo. É uma mamma, não uma mafiosa. Tem o respeito de todos os filhos e netos, exercendo sobre eles um fascínio e um domínio absolutos, em todos os sentidos.

GEMA (Flora Geny) Filha de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e mãe de Bruna (Elizabeth Savala), Luiza (Maria Cláudia) e Franco (Cássio Gabus Mendes). Preocupa-se com o futuro dos filhos e com os negócios. Gosta de ver a harmonia na família e, quando percebe desavenças, procura contorná-las e fazer reinar novamente a paz.

BRUNA (Elizabeth Savala) Neta de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e filha de Gema (Flora Geny). Moça geniosa, caprichosa e de personalidade forte. No início da história, é noiva de Julio (Edwin Luisi), mas não tem certeza se o ama. Ao conhecer Ciro (Cláudio Marzo), no acidente, sente-se ameaçada e acredita que a família corre perigo de se envolver com um aproveitador. É descendente de uma família de imigrantes, moça rica, mas não de origem tradicional.

LUIZA (Maria Cláudia) Neta de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e filha de Gema (Flora Geny). É a executiva da família, responsável pelos escritórios das cantinas e pelas compras. É a antítese de Bruna (Elizabeth Savala), a quem considera leviana em algumas ocasiões. É ela que oferece trabalho a Ciro (Cláudio Marzo) depois do acidente e acaba se apaixonando por ele.

FRANCO (Cássio Gabus Mendes) Neto de Mamma Vitória (Lélia Abramo). É o caçula dos filhos de Gema (Flora Geny) e, aos poucos, tenta conquistar o lugar de homem da casa. Rapaz esportivo: joga futebol e aproveita muito a área de lazer do condomínio onde moram.

GUIDO (Mano Benvenutti) Filho de Mamma Vitória (Lélia Abramo). É o responsável pelas cantinas da família em São Paulo. No começo da novela, vem para o Rio de Janeiro, depois de decretar a falência dos seus negócios, e leva a mulher e os filhos para a chácara de sua mãe, tentando esconder o motivo da viagem. É um pai rigoroso com os filhos e tem atritos constantes com seu cunhado, Gígio (Laerte Morrone).

LORETA (Renata Fronzi) Mulher de Guido (Mano Benvenutti) e mãe de Benito (João Carlos Barroso), Duda (Élida L’Astorina) e Geninho (Paulo Vignolo). Está sempre tentando mediar os atritos do pai com os filhos e a família. Superprotege o irmão Gígio (Laerte Morrone) nas constantes brigas que ele tem com o cunhado.

BENITO (João Carlos Barroso) Filho de Guido (Mano Benvenutti) e Loreta (Renata Fronzi). Rapaz fechado, não gosta de sair e vive quieto no seu canto. É a consciência da família. Muito contundente e venenoso, traz a família para a realidade com suas observações.

DUDA (Élida L’Astorina) Filha de Guido (Mano Benvenutti) e Loreta (Renata Fronzi). Moça graciosa e moderna, cujo pai se preocupa em mantê-la sob a rígida moral italiana. Não aceita as restrições impostas pelo pai, pretendendo levar uma vida semelhante à das moças de sua idade. Fica muito amiga de Franco (Cássio Gabus Mendes) e dos jovens que moram no condomínio.

GÍGIO (Laerte Morrone) Cunhado de Guido (Mano Benvenutti) e irmão de Loreta (Renata Fronzi). Vive às custas de Guido desde o casamento de Loreta. É o famoso bicão e vive se sentindo injustiçado, fazendo chantagem sentimental. Nunca trabalhou e se diz vítima da crise de desemprego pós-Segunda Guerra.

GENINHO (Paulo Vignolo) Filho de Guido (Mano Benvenutti) e Loreta (Renata Fronzi). É o caçula da família e tem brigas engraçadas com tio Gígio (Laerte Morrone), com quem divide o quarto. Quando chega ao Rio de Janeiro, à casa da avó, torna-se amigo de Soró (Arnaud Rodrigues), com quem aprende brincadeiras do interior do país. Vive em contato com a natureza, mostrando um pouco a liberdade da vida no campo, os brinquedos artesanais, casas na árvore e o aproveitamento da sucata.

JULIO (Edwin Luisi) Noivo de Bruna (Elizabeth Savala). Trabalha nos escritórios das cantinas de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e, ao lado de Luiza (Maria Cláudia), toca os negócios para frente. É loucamente apaixonado pela noiva, mas sente que ela está mudando. Vê Ciro (Cláudio Marzo) como um inimigo, já que acredita que a presença dele atrapalha o seu bom relacionamento com Bruna.

ALTINO (Dionísio Azevedo) Pai de Julio (Edwin Luisi) e um apaixonado por pescaria.  Foi vendedor de uma livraria durante muitos anos, mas já se aposentou. Não conseguiu fazer grandes economias e sonha deixar alguma coisa para o filho.

NIZI (Norma Geraldi) Mãe de Júlio (Edwin Luisi), com quem vive preocupada. Não gosta de ver o filho triste com os problemas com Bruna (Elizabeth Savala). Sonha também ter uma casinha própria e deixá-la para o filho.

JOANA (Cleyde Biota) A viúva é empregada de Mamma Vitória (Lélia Abramo) e mãe de Nina (Tássia Camargo). Gasta todo o seu salário com compras para vestir bem a filha. Acredita que, assim, conseguirá um casamento para ela melhor do que o seu. Mora no subúrbio, enfrentando sempre longas viagens até o trabalho.

NINA (Tássia Camargo) Filha de Joana (Cleyde Biota). Uma espécie de “gata-borralheira”, pois está sempre vestida, apesar de suas roupas não condizerem com sua classe social. Por conta disso, as confusões são inevitáveis. Ela se apaixona por Daniel (Paulo Guarnieri), filho do zelador do condomínio, mas, por achar que ele é rico, tem medo de lhe contar sobre sua verdadeira origem e perdê-lo. 

GASPAR (Paulo Gonçalves) Viúvo e zelador do condomínio. Mora com o filho Daniel (Paulo Guarnieri), com quem tem uma grande relação de amizade. Esforça-se para fazer o filho feliz, fazendo economias e trabalhos extras para lhe dar todo o conforto e até alguns luxos.

DANIEL (Paulo Guarnieri) Filho de Gaspar (Paulo Gonçalves). Vive em contato com os jovens do condomínio, gosta de carros de corrida e karts. Tem muita habilidade com mecânica e vive mexendo em motores de carros. Quando conhece Nina (Tássia Camargo), esconde sua origem social, com medo de perdê-la, já que acredita que ela seja uma moça rica.

BIRA (Felipe Donovan) Chefe da segurança do condomínio, sempre disposto a criar novas regras para os moradores.

EDIE (Waldir Amâncio) Cabeleireiro do condomínio, dono do salão que funciona como um “jornal” local. Na verdade, é uma central de fofocas, com direito a muitos exageros.

MILICA (Cinira Camargo) Manicure do condomínio. Moça fofoqueira, que não deixa passar uma história sem fazer uma pequena observação. É assediada por Gígio (Laerte Morrone), mas não lhe dá muita confiança.

DONANA (Laura Cardoso) Mãe de Soró (Arnaud Rodrigues). Mulher nordestina, do campo e muito pobre.

LALÁ SERENO (Regina Dourado) Cunhada de Donana e tia de Soró (Arnaud Rodrigues). Sofreu uma grande desilusão amorosa, tendo sido deixada no altar, e chegou a ser internada por problemas psíquicos. Aos poucos, foi tentando superar o problema e passou a fazer um cordel sobre sua própria história. Junto com a sobrinha, ia para a feira de São Cristovão, reduto dos nordestinos no Rio de Janeiro, tocava triângulo e cantava o cordel da moça que foi largada no altar pelo noivo.

MARIANA (Tania Loureiro) Irmã de Soró (Arnaud Rodrigues). Fica neurótica depois de se afastar de Julio (Edwin Luisi) devido à pressão da família do rapaz. Tem medo de passar pelos mesmos problemas que sua tia Lalá (Regina Dourado).

REGINA (Marcela Muniz) Irmã mais nova de Soró (Arnaud Rodrigues).

HOMEM MISTERIOSO (Henrique Martins) Homem misterioso, envolvido com o passado de Ciro (Cláudio Marzo).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Menina Veneno – Tema de Nina
Compositores: Ritchie / Bernardo Vilhena
Intérprete: Ritchie

Rio Babilônia
Compositores: Jorge Ben
Intérprete: Jorge Ben

Eu Amo Amar Você – Tema de Franco
Compositores: Gilliard
Intérprete: Gilliard e Harmony Cats

Romance da Lua Lua – Tema de Lála Sereno
Compositores: Zé Ramalho/ Federico García Lorca
Intérprete: Amelinha

De Qualquer Maneira – Tema de Duda
Compositores: Dalto/ Marcos Sabino
Intérprete: Marcos Sabino

Sanduíche de Coração – Tema de abertura
Compositores: Wander Taffo/ Lee Marcucci
Intérprete: Rádio Táxi

Coisa Cristalina – Tema de Mariana
Compositores: Wando
Intérprete: Wando

Renascer – Tema de Bruna
Compositores: Altay Velloso
Intérprete: Zizi Possi

Praia de Ramos – Tema de Gigio
Compositores: Ivany Miranda/ Oswaldo Melo
Intérprete: Dicró

Cabelos Negros – Tema de Júlio
Compositores: Luiz Antonio de Cássio/ Eduardo Dusek
Intérprete: Eduardo Dusek

Cumplicidade – Tema de Ciro
Compositores: Otávio Burnier
Intérprete: Otávio Burnier

Tema para um Grande Amor – Tema de Luísa
Compositores: Paulo Soarez
Intérprete: Paulo Soarez

Internacional:
Waiting for a Train
Compositores: Harry Vanda/ George Young
Intérprete: Flash and The Pan

Total Eclipse Of The Heart – Tema de Mariana
Compositores: Bonnie Tyler
Intérprete: Bonnie Tyler

You Said You’d Gimme Some More – Tema de Daniel
Compositores: H. W. Casey
Intérprete: K.C. & The Sunshine Band

And I’m Telling You I’m Not Going
Compositores: H. Krieger/ T. Eyen
Intérprete: Jennifer Holliday

Hip Hop Be Bop (Don’t Stop) – Tema de Ciro
Compositores: J. Robie/ M. Parrish/ R.A. Rodriguez
Intérprete: Man Parrish

If You Were My Lady – Tema de Luisa
Compositores: Ed Fournier
Intérprete: Glenn Campbell & Diane Solomon

I Will Follow Him
Compositores: Altman/ Gimbel/ Stole/ Roma/ Plante
Intérprete: Claudja Barry

Give Me Your Heart Tonight
Compositores: Billy Livsey
Intérprete: Shakin’ Stevens

First Love – Tema de Duda
Compositores: R. Royce/ T. Randazzo
Intérprete: Nikka Costa

Reach Out
Compositores: Holland/ Dozier/ Holland
Intérprete: Narada Michael Walden

Save Your Love – Tema de Gigio e Lála Sereno
Compositores: Edward/ Edward
Intérprete: Renée & Renato

The Words To Say I Love You – Tema de Júlio
Compositores: Edward Reekers
Intérprete: Edward Reekers

Don’t Make Me Wait – Tema de Bruna
Compositores: R. Ward
Intérprete: Fern Kinney

Misty Blue – Tema de Nina
Compositores: B. Montgomery
Intérprete: Dorothy Moore