Olho no Olho Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Olho no Olho desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Olho no Olho e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Olho no Olho

◘ Período de exibição: 06/09/1993 – 09/04/1994
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 185
◘ Autoria: Antonio Calmon
◘ Colaboração: Lilian Garcia, Eliane Garcia, Tetê Vasconcelos e Maria Carmem Barbosa
◘ Direção: Ricardo Waddington, Rogério Gomes e Ary Coslov
◘ Direção geral: Ricardo Waddington

A trama tem início em Roma, quando Armando (Stênio Garcia) revela em confissão ao padre Guido Bellini (Tony Ramos) que é procurado por uma organização criminosa liderada por um jovem com poderes paranormais. Algum tempo depois, Guido descobre que Armando morrera e, culpado por não ter tentado impedir o assassinato daquele homem, decide largar a batina e voltar para o Brasil.

Na cidade de São Paulo, Guido passa a se dedicar ao estudo da paranormalidade no intuito de combater a organização liderada por César Zapata (Reginaldo Faria) e seu filho Fred (Nico Puig), o jovem poderoso a quem Armando se referira. Para enfrentar os Zapata, Guido conta com a ajuda do também paranormal Alef (Felipe Folgosi), um jovem que ainda não tem pleno domínio de seus poderes.

Paralelamente ao combate à organização criminosa, Guido vive um romance com Débora (Natália do Vale), mãe de Alef. Seu principal oponente, César, também gosta de Débora e faz tudo para afastá-la de Guido. Ele arma uma verdadeira guerra contra o ex-padre, usando os poderes malignos de Fred.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Olho no Olho

** Resumo não divulgado

A trama tem início em Roma, quando Armando revela em confissão ao padre Guido Bellini que é procurado por uma organização criminosa liderada por um jovem com poderes paranormais. Algum tempo depois, Guido descobre que Armando morrera e, culpado por não ter tentado impedir o assassinato daquele homem, decide largar a batina e voltar para o Brasil.

Na cidade de São Paulo, Guido passa a se dedicar ao estudo da paranormalidade no intuito de combater a organização liderada por César Zapata (Reginaldo Faria) e seu sobrinho Fred (Nico Puig), o jovem poderoso a quem Armando se referira. Para enfrentar os Zapata, Guido conta com a ajuda do também paranormal Alef (Felipe Folgosi), um jovem que ainda não tem pleno domínio de seus poderes.

Paralelamente ao combate à organização criminosa, Guido vive um romance com Débora (Natália do Vale), mãe de Alef. Seu principal oponente, César, também gosta de Débora e faz tudo para afastá-la de Guido. Ele arma uma verdadeira guerra contra o ex-padre, usando os poderes malignos de Fred.

Valquíria (Maria Zilda Bethlem) é cunhada de Cesar Zapata, viúva, mora na casa do vilão e assim como ele sonha em ver Fred na presidência Do Brasil, tem com Cesar uma relação de amor e ódio com sujeitando-se a todas as suas exigências.

Malena (Helena Ranaldi) é amiga de infância de Guido, por quem é apaixonada desde jovem. Quando a família se mudou para a Itália, continuou no Brasil e foi morar com as tias de Guido, Julieta (Cleide Yáconis) e Viridiana (Eva Todor). Depois que Guido retorna ao Brasil, sua paixão reacende pelo ex-padre, e vai viver uma perigosa relação de amor e ódio com ele.

Olho no Olho marcou a estreia dos atores Felipe Folgosi, Nico Puig, Danielle Winits, Patrícia de Sabrit, Alessandra Negrini e Rodrigo Santoro em novelas da TV Globo.

No meio da novela, a autora Maria Carmem Barbosa foi convocada para integrar a equipe de colaboradores da trama. Ela ficou responsável por agregar humor à novela e criou o personagem da Patricya Travassos, a Duda.

Foi a última novela do ator Felipe Pinheiro, que faleceu em 1º de novembro de 1993, antes do final da trama.

A novela foi vendida para Bolívia, Chile, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Elenco
Alessandra Negrini – Clara
Antonio Calloni – Bóris
Bel Kutner – Julia Grilo
Cleyde Yáconis – Julieta
Cristina Prochaska – Elza
Danielle Winits – Dominique
Denise Rocha – Marieta
Dil Costa – Léa
Eva Todor – Veridiana
Fábio Junqueira – Martins
Flávia Bonato – Mantinha
Felipe Folgosi – Aleph
Felipe Pinheiro
Fernando Almeida – Sebastião
Fábio Junqueira – Ramos
Gerson Brener – Guto
Helena Ranaldi – Malena
Henrique Farias – Borrão
Henrique Moreno – mordomo
Herbert Richers Jr. – chefe de Telma (Iara Jamra)
Iara Jamra – Telma
Ítalo Rossi – Ferreira
Jorge Dória – Átilla
Lyla Collares – Lana
Marcos Paulo
Maria Zilda Bethlem – Valquíria
Mario Gomes – runo
Milton Gonçalves
Nani Venâncio – Luana
Natália do Vale – Débora
Nico Puig – Fred
Patrícia Perrone – Tina
Patricya Travassos – Duda
Patrícia de Sabrit – Cacau
Paulo José
Petrônio Gontijo – Marco Antônio
Reginaldo Faria – César
Rita Guedes – Pinky
Rodrigo Penna – João Carlos (JC)
Rodrigo Santiago – Pedro
Rodrigo Santoro – Pena
Rosita Thomaz Lopes – Dina
Selton Mello – Juca
Sérgio Britto
Sérgio Mamberti – Napoleão (Popô)
Sérgio Viotti – Jorginho
Stênio Garcia – Armando
Tadeu Aguiar – Lima
Thales Pan Chacon – Patrício
Tony Ramos – Guido
Tony Tornado – Gilberto

Elenco / Personagens

GUIDO (Tony Ramos) Era padre em Roma, mas abandona a batina logo no início da história. A razão foi ter descoberto que um fiel havia sido assassinado pouco tempo depois de lhe contar, em confissão, que era procurado por uma organização criminosa liderada por um jovem com poderes paranormais. Culpado, Guido volta para o Brasil e começa a se dedicar à Parapsicologia. Integridade, bondade e dedicação são algumas de suas características. Apaixona-se por Débora (Natália do Vale), mas precisa disputá-la com César Zapata (Reginaldo Faria).

DÉBORA (Natália do Vale) Escritora judia bem-sucedida. É viúva de Otávio (Marcos Paulo), com quem teve Alef (Felipe Folgosi), jovem considerado esquizofrênico pela família. Débora se sente culpada pela morte do marido: os dois discutiam no carro, e um acidente o vitimou fatalmente. Ao procurar a ajuda de um especialista em paranormalidade para seu filho, Débora se envolve com Guido (Tony Ramos). Mas seu amor é disputado por César Zapata (Reginaldo Faria).

OTÁVIO (Marcos Paulo) Marido de Débora (Natália do Vale) e pai de Alef (Felipe Folgosi). Morre logo no início da novela, em um acidente de carro. Era um playboy e não suportava o sucesso profissional da mulher. Bebia muito e tinha vários casos extraconjugais.

ALEF (Felipe Folgosi) Filho de Otávio (Marcos Paulo) e Débora (Natália do Vale). Internado há quatro anos em uma clínica psiquiátrica, o rapaz é liberado pela mãe depois de prever a morte do pai. Os sintomas de sua “doença” ler o pensamento, ouvir vozes, adivinhar o futuro são, na verdade, fortes poderes paranormais, que são usados positivamente por ele.

CÉSAR (Reginaldo Faria) Líder da família Zapata, busca o poder a qualquer preço. É irmão de Napoleão (Sérgio Mamberti) e Átila (Jorge Dória) e pai de Fred (Nico Puig). Passa-se por empresário, mas dedica-se intensamente à corrupção, ao tráfico de influência, ao suborno e a atividades afins. Consegue tudo o que quer, mas frustra-se por não atingir o coração de Débora (Natália do Vale), sua primeira paixão, a quem disputa com Guido (Tony Ramos). Encabeça uma organização secreta que usa seu filho Fred, jovem paranormal.

ARMANDO (Stênio Garcia) Integrante da máfia dos Zapata. Armando confessa ao padre Guido (Tony Ramos) o que sabe sobre a organização criminosa liderada por César (Reginaldo Faria). Por conta disso, é eliminado pelos poderes de Fred (Nico Puig). Sua morte e o segredo que revela a Guido contribuem para que o padre abandone a batina.

VALQUÍRIA (Maria Zilda Bethlem) Viúva de um diplomata, irmão de César (Reginaldo Faria). É grã-fina e deseja, assim como o cunhado, ver Fred (Nico Puig) na presidência do Brasil. Tem com César, com quem mora, uma relação de amor e ódio, sujeitando-se a todas as suas exigências.

FRED (Nico Puig) Filho de César (Reginaldo Faria). O rapaz foi educado na Europa, é muito frio e tem poderes paranormais fortíssimos, totalmente dirigidos para o mal. A própria família tem medo dele e de sua natural crueldade.

NAPOLEÃO/POPÔ (Sérgio Mamberti) Irmão de César (Reginaldo Faria) e Átila (Jorge Dória). É um médico rico, mas totalmente desprezado pelos irmãos. Foi abandonado pela mulher e tem uma clínica, onde realiza diversas falcatruas. As três filhas Lana (Lyla Collares), Pink (Rita Guedes) e Tina (Patrícia Perrone) moram com ele.

LANA (Lyla Collares) Filha mais velha de Popô (Sérgio Mamberti) e irmã de Pink (Rita Guedes) e Tina (Patrícia Perrone). Gosta de badalar e namorar e, assim como os demais membros da família, não tem nenhum caráter.

PINK (Rita Guedes) Irmã de Lana (Lyla Collares) e Tina (Patrícia Perrone), sendo, aparentemente, a mais equilibrada das três filhas de Popô (Sérgio Mamberti). Estuda, trabalha e perde os namorados para Lana.

TINA (Patrícia Perrone) Irmã caçula de Lana (Lyla Collares) e Pink (Rita Guedes). É totalmente revoltada, rebelde e vive fugindo de casa. É a filha que dá muito desgosto para Popô (Sérgio Mamberti).

ÁTILA (Jorge Dória) Pai de Augusto (Gerson Brenner) e irmão mais pirado de César (Reginaldo Faria) e Popô (Sérgio Mamberti). Ganhou dinheiro fazendo negociatas, tem explosões de violência e vive em um verdadeiro bunker, que abriga coleções de armas e troféus. Sua mulher morreu eletrocutada em uma cerca da casa.

AUGUSTO/GUTO (Gerson Brenner) Único filho de Átila (Jorge Dória). É totalmente manobrado pelo pai, que concentra no rapaz acafajestado suas maiores esperanças. Pouco inteligente e menos mau-caráter do que aparenta ser.

FERREIRA (Ítalo Rossi) Advogado que defende os interesses escusos da família Zapata.

JULIETA (Cleide Yáconis) Tia de Guido (Tony Ramos), que o criou e o adora. Julieta é uma solteirona, objetiva, pé no chão e que vive com a irmã, Viridiana (Eva Todor), o amigo Jorge (Sérgio Viotti) e as jovens Malena (Helena Ranaldi) e Dominique (Danielle Winits) em um decadente palacete paulistano, que pertence a ela e a sua irmã.

VIRIDIANA (Eva Todor) Irmã de Julieta (Cleide Yáconis) e, como ela, é solteira e adora o sobrinho, Guido (Tony Ramos), e o amigo Jorge (Sérgio Viotti). Aí acabam as semelhanças. De temperamentos opostos, as duas vivem às turras, mas conseguem chegar a um consenso quanto à ideia de transformar o palacete em que moram, a Casa de Pagu, em um centro cultural.

JORGINHO (Sérgio Viotti) Quatrocentão em decadência, tendo a mesma condição social que Julieta (Cleide Yáconis) e Viridiana (Eva Todor), com quem mora em um palacete decadente. Jorginho conserva o comportamento de aristocrata.

MALENA (Helena Ranaldi) Amiga de infância de Guido (Tony Ramos), por quem é apaixonada desde jovem. Quando a família se mudou para a Itália, continuou no Brasil e foi morar com as tias de Guido, Julieta (Cleide Yáconis) e Viridiana (Eva Todor).

BÓRIS (Antonio Calloni) Cientista de origem russa, dedicado ao estudo da Parapsicologia e velho colega de Guido (Tony Ramos). Os dois trabalham juntos no projeto patrocinado por uma universidade norte-americana. Sua atuação se dá pelo lado científico, enquanto a de Guido é voltada para o espiritual.

ELZA (Cristina Prochaska) Dona de uma butique e melhor amiga de Débora (Natália do Vale). Vive sozinha porque se “vacinou” contra homens e amores.

CACAU (Patrícia de Sabrit) Filha de Bruno (Mário Gomes) e foi criada pela mãe na Califórnia, daí sua paixão por praia. A jovem tem temperamento leve e esportivo e é pivô das desavenças entre Alef (Felipe Folgosi) e Fred (Nico Puig).

BRUNO (Mário Gomes) Pai de Cacau (Patrícia de Sabrit). Bruno trabalha em um órgão internacional de combate ao tráfico de drogas, com sede em Miami, nos Estados Unidos.

JUCA (Selton Mello) Veio da Califórnia atrás de Cacau (Patrícia de Sabrit), por quem é apaixonado.

JC/JOÃO CARLOS (Rodrigo Penna) DJ, um dos moradores da Casa de Pagu, de Julieta (Cleide Yáconis) e Viridiana (Eva Todor). Durante a noite é o rei da juventude; mas, de dia, curte a solidão.

JÚLIA (Bel Kutner) faz parte de um grupo de teatro alternativo. Sustenta a si mesma e ao namorado trabalhando como garçonete.

TELMA (Iara Jamra) Jornalista cujo sonho é ser transferida da editoria de polícia para a de cultura.

PATRÍCIO VARELLA (Thales Pan Chacon) Ator em horário integral, tipo canastrão, e que vive da mesada da família.

DOMINIQUE (Danielle Winits) Foi para São Paulo estudar balé clássico e mora na Casa de Pagu porque seus pais são amigos das proprietárias, as irmãs Julieta (Cleide Yáconis) e Viridiana (Eva Todor).

BORRÃO (Henrique Farias) Extremamente inteligente e talentoso, optou pela arte e faz instalações com todo tipo de objeto. É um rapaz completamente desligado.

SEBASTIÃO (Fernando Almeida) O carioca foi para São Paulo tentar a sorte. Mas, por azar, é boy da clínica de Popô (Sérgio Mamberti). À noite, inspira-se em John Travolta e arrasa nas pistas.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

Gênese – Tema de Fred
Compositores: Fernando Deluqui/ Paulo Ricardo
Intérprete: Paulo Ricardo e RPM

Agora ou Jamais – Tema de Malena
Compositores: Ritchie/ Vinicius Cantuária
Intérprete: Tigres de Bengala

Oração de Amor – Tema de Guido
Compositores: Jacques Morelembaum
Intérprete: Paula Morelembaum

Fúria e Folia – Tema de Alef
Compositores: Roberto Frejat/ Jorge Salomão
Intérprete: Barão Vermelho

Homem que Sabia Demais – Tema de Borrão
Compositores: Fernando Furtado/ Samuel Rosa/ Tavinho Paes
Intérprete: Skank

Magnificat – Tema de abertura
Compositores: Marcio Lomiranda
Intérprete: Rútila Máquina

Submundo Vaticano
Compositores: Lulu Santos
Intérprete: Lulu Santos

Down em Mim – Tema de Walkíria
Compositores: Cazuza
Intérprete: Edson Cordeiro

Deus Apareça na Televisão – Tema de Cacau
Compositores: George Israel/ Paula Toller/ Sergio Dias
Intérprete: Kid Abelha

Será que Sou Eu – Tema de Tina
Compositores: Paulinho Moska
Intérprete: Paulinho Moska

Não Tem Solução – Tema de Débora
Compositores: Carlos Guinle/ Dorival Caymmi
Intérprete: Zizi Possi

Toda Noite – Tema de Dominique e Sebastião
Compositores: Bernardo Vilhena/Torcuato Mariano
Intérprete: Edmon

Por Toda Parte
Compositores: Franco Perini
Intérprete: Franco Perini

Internacional:
What’s Up
Compositores: Linda Perry
Intérprete: 4 Non Blondies

Boom Shack-A-Lak – Tema de Bruno
Compositores: Ebbie Woolley/ Stephen Kapur
Intérprete: Apache Indian

Boy You’re The One – Tema de Dominique e Sebastião
Compositores: Tony Butler/ Trinere Veronica Farrington
Intérprete: Trinere

Informer – Tema de Duda
Compositores: Darrin O’Brien/ Edmund Leary/ Shawn Moltke
Intérprete: Snow

How You Gonna See Me Now – Tema de Malena
Compositores: Alice Cooper/ Bernie Taupin/ Dick Wagner
Intérprete: Easy Rider

Vas-Y Vas-Y – Tema de JC
Compositores
Intérprete: Isabele Camille

To Be With You
Compositores
Intérprete: Mc RNT

Step It Up – Tema de Fred
Compositores: Nicholas Hallam*, Robert Birch
Intérprete: Stereo MC’s

A Million Love Songs – Tema de Tina
Compositores: Gary Barlow
Intérprete: Take That

Regret – Tema de Alef
Compositores: Bernard Sumner/ Gillian Gilbert/ Peter Hook/ Stephen Hague/ Stephen Morris
Intérprete: New Order

Cose Della Vita – Tema de Guido e Débora
Compositores: Adelio Cogliati/ Eros Ramazzotti/ Piero Cassano
Intérprete: Eros Ramazzotti

Merry Go Round – Tema de Cacau
Compositores: Carl Sturken/ Evan Rogers
Intérprete: Deborah Blando

Ça C’est Paris – Tema de Julieta e Veridiana
Compositores: José Padilla
Intérprete: Gilbert

Are You Ready to Fly – Tema de Julia
Compositores: Nigel Swanston/ Tim Cox
Intérprete: Rozalla