O Espigão Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela O Espigão desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de O Espigão e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela O Espigão

◘ Autoria: Dias Gomes
◘ Direção: Régis Cardoso
◘ Supervisão: Daniel Filho
◘ Período de exibição: 01/04/1974 – 01/11/1974
◘ Horário: 22h
◘ Nº de capítulos: 112

Novela que inovou ao tratar da qualidade de vida e denunciar, com humor, a expansão imobiliária desenfreada, O Espigão traz como protagonista o personagem Lauro Fontana (Milton Moraes), bem-sucedido empresário do ramo hoteleiro, que foi criado em orfanatos e reformatórios e, para sobreviver, ganhou a vida trabalhando como engraxate, jornaleiro, camelô, bicheiro e leão-de-chácara de motéis. Neste último emprego, conseguiu dar o golpe do baú em Cordélia (Suely Franco), a filha fútil e temperamental do seu patrão. Após a morte do sogro, assumiu o comando dos negócios e multiplicou seu patrimônio.

Lauro compensa as frustrações acumuladas no passado miserável com empreendimentos megalomaníacos e o fascínio desmedido pela tecnologia. Seu grande projeto é construir em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o Fontana Sky, prédio de 50 andares, planejado para ser o hotel mais moderno do mundo. O “espigão”, como foi apelidado, teria teatros e cinemas nos andares inferiores, uma piscina em cada andar e rampas de acesso exclusivas para os apartamentos. A magnitude da obra é tamanha que o empresário calcula que “pelo menos cem operários devem morrer durante sua execução”.

Para que seu sonho se torne realidade, Fontana precisa tomar posse do local considerado ideal para a construção do edifício: uma área arborizada de mais de cinco mil metros quadrados, onde moram os irmãos Camará, que estão dispostos a conservarem intacta a propriedade, atendendo ao último desejo do falecido pai, o velho advogado Martiniano Pedreira Camará (Ibanez Filho). A casa e a área verde ao seu redor foram tudo o que restou da antiga fortuna do advogado. Fontana enfrenta ainda as críticas de defensores do meio ambiente, que temem a devastação que a construção provocaria. Apesar de tanta resistência, o empresário sai vitorioso.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela O Espigão

** Resumo não divulgado

A telenovela girou em torno da desumanização da cidade, de como o progresso descontrolado pode esmagar o ser humano. Conta a história de Lauro Fontana, um empresário megalomaníaco que quer construir o maior hotel do Brasil, o “Fontana Sky”, e para isso precisa convencer os Camará, uma família misteriosa, a vender sua mansão em Botafogo, no Rio de Janeiro, para que ele possa utilizar o imenso terreno para concretizar seu propósito. Junto, a história de Léo, um rapaz que defende a preservação da natureza e cujo destino cruza com o de Dora, uma jovem mãe solteira.

O Espigão foi a primeira novela a discutir o avanço acelerado e predatório da expansão imobiliária sobre o meio ambiente, e a desvalorização das relações humanas em um mundo cada vez mais comprometido com o progresso tecnológico. A trama tinha um forte tom de humor e usava uma linguagem coloquial, seguindo a linha que o autor Dias Gomes já adotara em Bandeira 2 (1972).

O apelido “espigão”, que Lauro Fontana (Milton Moraes) usava para se referir ao seu sonhado hotel, ganhou as ruas e terminou consagrado pelo uso popular, a ponto de merecer registro no dicionário como definição de “edifício com muitos andares”.

Na época em que O Espigão foi ao ar, o grande nome dos empreendimentos imobiliários no Rio de Janeiro era o do construtor Sérgio Dourado. Havia obras realizadas pela sua construtora espalhadas por toda cidade. Uma parte do público confundiu ficção e realidade e identificou o empresário com o personagem da novela. Por conta disso, durante o lançamento de um prédio na zona sul do Rio, Sérgio Dourado chegou a ser agredido por um grupo em protesto.

Betty Faria chegou ao fim da novela grávida de seu segundo filho, João. A atriz é só elogios para sua personagem, Lazinha Chave-de-Cadeia.

Pelo seu desempenho como Tina Camará, Susana Vieira ganhou o prêmio de atriz- revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Sua personagem tinha cerca de 20 anos a mais do que a atriz na época.

Os irmãos Camará
Filhos de Martiniano (Ibanez Filho) com quatro mulheres diferentes, os quatro irmãos Camará são figuras cheias de neuroses e idiossincrasias. Somente com o consentimento de todos eles, o terreno pode ser vendido. Urânia (Wanda Lacerda), a filha mais velha, é uma viúva que nunca sai do casarão e, regularmente, reúne os irmãos ao redor de um coqueiro plantado pelo pai, num ritual para cultivar sua memória. Fiel à vontade do pai, que lhe aparece em visões, ela se recusa a vender a casa. Também contra a venda da casa, mas por razões diferentes, está Baltazar, o Tatá (Ary Fontoura). Botânico renomado, ele deseja evitar a devastação que a construção do espigão fatalmente provocaria em mais uma área verde da cidade. É também desajeitado e sexualmente reprimido, e compensa a dificuldade de se relacionar com as mulheres colecionando mechas dos seus cabelos. Igualmente reprimida é a virgem quarentona Tina (Susana Vieira), que costuma sair pelo bairro e flertar com estranhos, mas tem ataques de pânico quando eles se aproximam. Ela também não quer deixar a casa, porque isso a obrigaria a ir morar em um apartamento, onde não teria como criar os 25 cães vira-latas que recolheu das ruas. Ao longo da trama, Tina se casa com Donatello (Mauro Mendonça), assessor de Lauro Fontana (Milton Moraes). Apenas Marcito (Carlos Eduardo Dolabella), o caçula, é a favor da venda do casarão. Espécie de Don Juan moderno, ele sonha em gastar sua parte do dinheiro com as várias mulheres que namora ao mesmo tempo. O rapaz só consegue se satisfazer sexualmente, porém, quando ouve o som de sinos badalando. Todas as artimanhas vis de Lauro Fontana (Milton Moraes) acabam por vencer a resistência dos irmãos Camará no final da novela. Eles ficam enfraquecidos depois que Urânia morre, atingida na cabeça por um coco, e decidem vender o terreno e a mansão. Na cena final, enquanto manifestantes de movimentos pró-ecologia são mantidos afastados por policiais, o empresário assiste impassível à demolição do casarão e à limpeza do terreno onde, em breve, começaria a ser erguido o espigão.

Dora e Léo
Dora (Débora Duarte) é uma moça humilde, nova no Rio de Janeiro, recém-viúva, grávida e sem muitas perspectivas na vida. Léo (Cláudio Marzo) acaba de chegar do Maranhão para tentar ganhar a vida. Os dois se conhecem no engarrafamento do primeiro capítulo da novela. Quando Dora entra em trabalho de parto dentro de um táxi, no túnel Rebouças, Léo desce do ônibus e a ajuda a dar à luz. A partir daí, os dois passam a ser solidários um com o outro. Dedicado defensor da natureza, Léo também se torna um dos opositores da construção do espigão em Botafogo.

Lazinha Chave de Cadeia
Lauro Fontana (Milton Moraes) se torna amante de Lazinha Chave-de-Cadeia (Betty Faria). Assim como o empresário, Lazinha sobreviveu a uma infância miserável. Ela sofreu violência física do pai e fugiu de casa. Cresceu trabalhando em bares no Beco da Fome, onde se tornou líder de uma quadrilha de assaltantes, da qual fazem parte seu braço direito, o bandido intelectual Nonô Alegria-das-Gringas (Milton Gonçalves), e o sentimental Dico (Ruy Mendes).

Inseminação artificial
A novela também abordou o tema da inseminação artificial, novidade da medicina na época. Estéril, mas obcecada pela ideia de ser mãe, Cordélia (Suely Franco) pressiona o marido, Lauro (Milton Moraes), a adotar o filho de Dora (Débora Duarte), cujo parto presenciou, no engarrafamento que acontece no primeiro capítulo da história. Mas mesmo com todas as dificuldades para criar o filho sozinha, Dora resiste ao assédio do empresário. Mais tarde, Lauro e Cordélia recorrem à inseminação artificial.

Elenco
Amilton Monteiro
Ana Cristina – Marly
Ary Fontoura – Baltazar
Betty Faria – Lazinha Chave-de-Cadeia
Bibi Vogel – Samantha
Carlos Eduardo Dolabella – Marcito
Cecil Thiré – Silveirinha
Cláudio Marzo – Léo
Débora Duarte – Dora
Dorinha Duval – Zilda
Estelita Bell – Tia Marieta
Ibanez Filho – Martiniano
Ilka Soares – Dona de uma boutique, tem um caso com Léo (Cláudio Marzo)
Jardel Mello – Machado
Júlio César – Luluca
Kátia D’Angelo
Luiz Magnelli – Gerente
Lutero Luiz – Gigante
Maria Lucia Dahl – Renata
Maria Pompeu – Leda
Mário Lago – Gabriel
Marta Anderson – Elizabeth
Mauro Mendonça – Donatello
Milton Gonçalves – Nonô Alegria
Milton Moraes – Lauro Fontana
Myrian Pérsia – Olga Maria
Pietro Mário – Mordomo
René Fernandes – Edinho
Rosamaria Murtinho – Érica
Rui Rezende – Dico
Suely Franco – Cordélia
Suzana Vieira – Tina
Tomil – Carlinhos
Vera Lúcia – Sula
Wanda Lacerda – Urânia

Elenco / Personagens

LAURO FONTANA (Milton Moraes) Empresário obcecado por novidades tecnológicas. Casado com Cordélia (Suely Franco). Passou por orfanatos, reformatórios e educou-se no asfalto, ganhando a vida, desde cedo, como engraxate, jornaleiro, camelô, bicheiro etc. Chegou a ganhar muito e perder tudo, na roleta, corrida de cavalo e carteado. Foi também ator, mas desistiu da profissão ao julgar-se canastrão. Quando começou a trabalhar com o pai de Cordélia, vislumbrou o golpe do baú perfeito e casou-se em poucos meses, propondo separação de bens. Dois anos depois o sogro morreu, e Cordélia ficou rica. Lauro duplicou a fortuna deixada como herança, e já podia revidar quando Cordélia o acusava de ter subido na vida com seu dinheiro. Infeliz no casamento, submete-se a humilhações porque não interessa a ele o desquite. Tem esperanças de que ela morra, já que Cordélia sofre das coronárias.

CORDÉLIA (Suely Franco) Filha única, mimada, de família tradicional mineira, educada nos melhores colégios. Nas brigas com o marido, Lauro (Milton Moraes), atira-lhe na cara seu berço e a formação superior. Sua agressividade é uma maneira de se afirmar no casamento, já que tem consciência de que não é uma mulher atraente. Também quer provar aos outros que pode ter um belo marido e fazê-lo de cachorrinho. Cordélia e Lauro sempre desejaram um filho ela, como uma maneira de segurar o marido , mas, em dez anos de casada, o desejo não se realizou. Os dois sempre se acusaram mutuamente de esterilidade, até descobrirem que o estéril era ele. Chegaram a adotar uma criança, que devolveram a pedido da mãe, e recorreram à inseminação artificial.

URÂNIA (Wanda Lacerda) Filha mais velha de Martiniano (Ibanez Filho), irmã de Baltazar (Ary Fontoura), Tina (Susana Vieira) e Marcito (Carlos Eduardo Dolabella). Moralista, viúva, com um filho hippie, Carlinhos (Tomil), que não tem diálogo com a mãe nem com os tios. Costuma ter visões, inclusive proféticas. Não pratica o espiritismo, mas fala frequentemente com o falecido, que era um crápula. Cultua o pai.

BALTAZAR (Ary Fontoura) Botânico, filho do segundo casamento de Martiniano (Ibanez Filho) e irmão de Urânia (Wanda Lacerda), Tina (Susana Vieira) e Marcito (Carlos Eduardo Dolabella). Professor de Ecologia, herdou do pai o amor pela natureza. Estudioso de Botânica, tem trabalhos publicados, e representou o Brasil em vários congressos internacionais. Solteirão, parece indiferente às mulheres. Sensível e íntegro, atormentado por um sentimento de culpa pela morte de um homem que atropelou. Procura ajudar a esposa da vítima, para aliviar sua consciência. Coleciona mechas de cabelos femininos.

TINA (Susana Vieira) Solteirona e virgem aos 35 anos, filha do terceiro casamento de Martiniano (Ibanez Filho). Irmã de Urânia (Wanda Lacerda), Baltazar (Ary Fontoura) e Marcito (Carlos Eduardo Dolabella). Antes de dormir, costuma dar uma volta sozinha pelo quarteirão, deixando os irmãos preocupados, principalmente quando volta correndo e gritando, dizendo-se perseguida por alguém. Nessas ocasiões, sofre uma crise nervosa seguida de um sono profundo de dez a 12 horas. Cria cachorros vira-latas, levando para casa todos que encontra na rua.

MARCITO (Carlos Eduardo Dolabella) – Filho caçula de Martiniano (Ibanez Filho), irmão de Urânia (Wanda Lacerda), Tina (Susana Vieira) e Baltazar (Ary Fontoura). Versão moderna de Don Juan. Seu interesse por mulheres, por mais bonitas e sensuais que sejam, não dura mais que algumas semanas, obrigando-o a inventar várias desculpas para se livrar delas. Finge que está doente, arranja falsos atestados médicos, simula enfartes e acidentes, inventa viagens. Vive metido em complicações amorosas, usando sua imaginação para evitar que as namoradas simultâneas se encontrem. Está sempre intranquilo e cansado. Julga-se um mártir incompreendido.

MARTINIANO CAMARÁ (Ibanez Filho) Tido como um respeitável patriarca, figura autoritária e de caráter inflexível. Casou-se e enviuvou quatro vezes, tendo um filho de cada casamento. Na realidade, era um farrista, e contribuiu para a infelicidade das quatro mulheres. A veneração que os filhos têm por sua memória oculta o ódio que guardam dele.

LAZINHA CHAVE DE CADEIA / PAULA (Betty Faria) Com uma infância semelhante a de Lauro (Milton Moraes), foi alugada pela mãe a uma mendiga para pedir esmolas. Depois cursou alguns anos de escola pública até a mãe obrigá-la a trabalhar. Vendia balas na porta dos cinemas ou nos automóveis, nos sinais. O pai, sempre bêbado, espancava a mãe para conseguir dinheiro, e foi morto durante uma briga entre marginais na favela da Catacumba. Com cerca de 12 anos na época, teve de trabalhar em um bar próximo do Beco da Fome, onde lavava pratos e servia no balcão. Ali ganhou o apelido e conheceu Dico (Rui Rezende) e Nonô, Alegria das Gringas (Milton Gonçalves). Na trinca, era ela quem liderava. Mais inteligente e audaciosa, sua liderança nunca foi contestada.

NONÔ, ALEGRIA DAS GRINGAS (Milton Gonçalves) Braço direito de Lazinha (Betty Faria), faz a linha bandido intelectual. Norival (seu nome de batismo) ganhou o apelido numa excursão à Escandinávia, como roupeiro do Flamengo, quando a cor da sua pele fez grande sucesso entre as suecas. Sonha em voltar ao país, o que o motiva a participar do golpe planejado com Lazinha e Dico (Rui Rezende). Sentimental, capaz de chorar diante de um mendigo. Gosta de ler e, às vezes, filosofa. Os planos do golpe são traçados por ele, mas sempre falham, quase sempre pelo sentimentalismo de um deles.

DICO (Rui Rezende) Comparsa de Nonô (Milton Gonçalves) e Lazinha (Betty Faria), por quem tem adoração, embora ela o trate como a um irmão de marginalidade. Como os companheiros de golpes, é muito solidário e, assim como eles, uma pessoa boa, deformada pela vida. O trio tem uma relação com toques de lirismo. Romântico e boêmio, ama o nascer e o pôr do sol, e admira os gestos heroicos. Como todo vigarista, tem o dom da boa conversa.

LÉO (Cláudio Marzo) Cursou três anos de universidade na terra natal, São Luís do Maranhão, mas, com a morte do pai, teve de largar os estudos e trabalhar. Chegou ao Rio de Janeiro com a esperança de obter maiores chances, e deparou-se com a incomunicabilidade, a solidão e a competição selvagem. No entanto, manteve seus valores humanos. Vira opositor de Lauro Fontana (Milton Moraes) e se envolve com Dora (Débora Duarte).

DORA (Débora Duarte) De formação provinciana, deixou o interior do Espírito Santo juntamente com o marido, com quem acabara de se casar, para tentar a vida no Rio de Janeiro. Meses depois, ele morreu vítima de atropelamento. Grávida, teve de trabalhar e vivenciou o desinteresse das pessoas pelos problemas alheios. Passou maus pedaços até encontrar Léo (Cláudio Marzo), por quem se apaixona. Teme que seu sentimento seja apenas uma necessidade de proteção e segurança. Um precisa do outro para lutar contra a cidade hostil.

ÉRIKA ESCOBAR (Rosamaria Murtinho) Filha de uma família de classe média, fez o curso de Biblioteconomia, estudou línguas e viajou. Prática, dinâmica e vivida, ex- modelo. Desquitada, trabalhava como secretária do pai de Cordélia (Suely Franco) quando Lauro (Milton Moraes) foi trabalhar na empresa. Os dois tiveram um caso, e foi ela quem facilitou o acesso dele à casa do milionário. Sentiu-se traída quando ele se casou com Cordélia, mas transformou-se em seu braço direito na firma, até fundar sua própria empresa e virar sua principal concorrente.

DONATELLO (Mauro Mendonça) Assessor de Lauro Fontana (Milton Moraes).

RENATA (Maria Lucia Dahl) Bonita, porém fútil, vaidosa e um pouco fria.

OLGA MARIA (Myriam Pérsia) Bonita e sexy, desfez um noivado por causa de Marcito (Carlos Eduardo Dolabella), e não o perdoa por seu desprezo.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Malandragem Dela
Compositores: Tom/ Dito
Intérprete: Tom e Dito

Botaram Tanta Fumaça
Compositor: Tom Zé
Intérprete: Tom Zé

Subindo O Espigão
Compositor: Bily Blanco
Intérprete: Betinho

Alfazema
Compositor: Carlos Walker
Intérprete: Walker

Você Vai Ter Que Me Aturar
Compositores: Nei Lopes/ Reginaldo Bessa
Intérprete: Sônia Santos

O Espigão – Tema de Abertura
Compositores: Zé Rodrix
Intérprete: Zé Rodrix

Pela Cidade
Compositores: Zé Roberto/ Alexandre
Intérprete: Bertrami e Conjunto Azimute

Retrato 3×4
Compositor: Alceu Valença
Intérprete: Alceu Valença

Na Sombra da Amendoeira
Compositores: Sá/ Guarabyra
Intérprete: Os Lobos

Ciladas
Compositores: Antônio Carlos/ Jocafi
Intérprete: Pery Ribeiro

Nonô, Rei das Gringas
Compositor: Bily Blanco
Intérprete: Djalma Dias

Berceuse
Compositor: Tuca
Intérprete: Tuca

Último Andar
Compositor: Benito di Paula
Intérprete: Benito di Paula

Internacional:
Ballad of Danny Bayley
Compositores: Bernie Taupin/ Elton John
Intérprete: Elton John

Save the Sunlight
Compositores: Buddy Buie/ Doug Lee/ James B/ Cobb Jr.
Intérprete: Dennis Yost & The Classics IV

Dancing Machine
Compositores: Parks/ Fletcher/ Davis
Intérprete: The Jackson Five

We Can Make It Happen Again
Compositores: George David Weiss/ Hugo & Luigi
Intérprete: The Stylistics

When The Fuel Runs Out
Compositores: Felder/ Harris/ Sigler
Intérprete: Executive Suite

Lady It’s Time To Go
Compositor: Stu Nunnery
Intérprete: Stu Nunnery

You Are All the Sunshine
Compositores
Intérprete: Evan Pace

Tell Me a Lie
Compositores: Wyrick/ Buckine
Intérprete: Sami Jo

Rock Your Baby
Compositores: H. W. Casey/ R. Finch
Intérprete: George Mccrae

Pledging My Love
Compositores: Don Robey/ Fats Washington
Intérprete: Diana Ross & Marvin Gaye

Another Day
Compositores
Intérprete: Paul Jones

There’s Nothing I Would Rather Do
Compositor: Kevin Johnson
Intérprete: Kevin Johnson

The Loneliest House on The Block
Compositores: Normam Harris/ Alan Felder
Intérprete: Little Anthony & The Imperials

What Can I Do?
Compositores
Intérprete: Summer Breeze