Nina Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Nina desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Nina e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Nina

◘ Autoria: Walter George Durst
◘ Direção: Walter Avancini e Fabio Sabag
◘ Período de exibição: 27/06/1977 – 13/01/1978
◘ Horário: 22h
◘ Nº de capítulos: 142

Ambientada entre 1926 e 1929, a novela aborda os conflitos decorrentes da introdução de valores modernos em uma sociedade tradicional.

Nina (Regina Duarte) é uma jovem professora do interior, que luta contra o conservadorismo em um dos mais tradicionais colégios de São Paulo. Ao saber que a escola rejeita a matrícula de Isadora (Isabela Garcia), de 8 anos de idade, por ela ser filha de artistas, Nina vai contra a decisão da instituição. A partir daí, a história se desenvolve contrapondo os ideais da professora aos dos personagens com perfis conservadores, como o barão Antônio Galba (Mário Lago), membro ativo do Partido Republicano Paulista (PRP), e sua família.

Nina disputa o amor de Bruno (Antonio Fagundes) com Arlete (Rosamaria Murtinho), que faz tudo para conquistar o homem de confiança de seu pai, o barão Antônio Galba.

A novela muda de rumo quando, no capítulo 73, uma aluna é assassinada e a professora tem de provar a própria inocência.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Nina

** Resumo não divulgado

Nina é uma professora de um rígido colégio, da década de 20, onde a moral está instalada em todos os seus conceitos. Ao saber que a escola havia rejeitado a matrícula da menina Isadora, por ela ser filha de artistas, Nina manifesta-se contra a decisão. A partir daí, a trama se desenrola contrapondo os ideais de Nina aos dos personagens conservadores e, através de seus liberalismos, ela enfrentará obstáculos intransponíveis, principalmente com a família do barão Antônio Torres Galba.

Sua luta para impor novas ideias e o seu amor pelo imigrante italiano Bruno são duramente contestados, pelos costumes da época em relação à sua posição, e por Arlete, filha do barão, na disputa de Bruno. Mas, um crime acontece no colégio que Nina trabalha. Uma aluna é assassinada, e a culpa recai Nina, que passa a lutar por sua inocência.

Nina foi estrelada pelo mesmo elenco de Despedida de Casado, novela de Walter George Durst escrita para as 22h, mas vetada pela Censura Federal por tratar de separação de casais.

Walter Avancini assinou o roteiro final da novela e esteve à frente da direção até o capítulo dez, quando foi substituído por Fabio Sabag.

Regina Duarte estava afastada de novelas há três anos e meio. A personagem Nina, uma mulher determinada que luta por seus ideais, marcou uma nova fase na carreira da atriz, conhecida como “namoradinha do Brasil”. Essa mudança na imagem de Regina Duarte se consolidaria com o seriado Malu Mulher, a partir de 1979.

Rosamaria Murtinho foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte por sua atuação. Antonio Fagundes e Mário Lago dividiram o prêmio de melhor ator concedido pela mesma associação.

Nina foi a primeira novela em que Regina Duarte e Antonio Fagundes contracenaram.

Nina marcou a estreia do ator Fábio Jr. nas novelas da Rede Globo.

Morungaba e Madame Naná
Os personagens Morungaba (Osmar Prado) e Madame Naná (Elza Gomes) dão o tom de humor à trama. Ele aplica pequenos golpes, e ela, uma atriz decadente, comanda um teatro mambembe. Ao descobrir que Naná guarda uma valise cheia de dinheiro, Morungaba arma um plano para roubá-la fingindo estar apaixonado por ela.

Elenco
Ana Maria Nascimento Silva – Iracema
Antonio Fagundes – Bruno
Aracy Cardoso – Dalva
Ary Fontoura – Fialho
Brandão Filho – Simão
Carlos Gregório – Nélio
Chica Xavier – Escolástica
Cláudio Cavalcanti – Grimaldi
Elza Gomes – Madame Naná
Fernando José – Anacleto Fonseca
Ferreira Leite – Sinésio
Fábio Jr. – Alvinho
Isabela Garcia – Isadora
José Augusto Branco – Dr. Lourival
José Lewgoy – Professor Frazão
Kátia D’Angelo – Maria Clara
Lauro Góes – Clemente
Lúcia Alves – Chiquinha
Lúcia Mello – Tetéia
Luiz Armando Queiroz
Marcos Paulo – Miguel
Maria Cláudia – Doralda
Maria Fernanda – Mariana
Maria Helena Velasco – Geni
Maria Pompeu – Clorinda
Maria Zilda Bethlem – Mimi
Marília Barbosa – Masinha
Mário Cardoso – João Cláudio
Mário Lago – Antônio Galba
Norma Suely – Sagrada
Osmar Prado – Morungaba
Paulo Gonçalves – Arturo
Paulo Ramos – Afrânio
Regina Duarte – Nina
Regina Macedo – Dona Antonela
Regina Vianna – Marta
Rosamaria Murtinho – Arlete
Rosana Penna
Rosita Thomaz Lopes – Marcolina
Sônia Oiticica – Angélica
Sônia Regina – Ana Cândida
Telmo Avelar – Alípio Sá
Vanísio Mello – Clóvis

Elenco / Personagens

NINA (Regina Duarte) Jovem idealista, trabalha como professora em um dos mais tradicionais colégios de São Paulo. Seu comportamento, autêntico e íntegro, entra em choque com a moral da época. Disputa com Arlete (Rosamaria Murtinho) o amor de Bruno (Antonio Fagundes).

BRUNO (Antonio Fagundes) Imigrante italiano, administrador dos bens da família Galba. É um homem leal e sóbrio, de irrestrita confiança de Antonio Galba (Mário Lago). Vive um triângulo amoroso com a professora Nina (Regina Duarte) e Arlete (Rosamaria Murtinho), filha de seu patrão.

ANTÔNIO GALBA (Mário Lago) Homem conservador, patriarca da família Galba, membro ativo do Partido Republicano Paulista (PRP). Não acredita na capacidade de sua família para continuar os negócios, por isso apóia-se em Bruno (Antonio Fagundes). Pai de Mariana (Maria Fernanda) e Arlete (Rosamaria Murtinho), é um dos principais opositores de Nina (Regina Duarte).

DONA ANTONELA (Regina Macedo) Mãe de Bruno (Antonio Fagundes).

MARIANA (Maria Fernanda) Filha mais velha de Antonio Galba (Mário Lago), viúva, herdou o comportamento aristocrático da família. É uma mulher altiva e orgulhosa, que dificilmente perde a classe, mas, quando isso acontece, sua fúria não tem limites. Mãe de João Cláudio (Mário Cardoso), age de maneira possessiva e autoritária com o filho.

JOÃO CLÁUDIO (Mário Cardoso) Filho de Mariana (Maria Fernanda), é um jovem simpático e afável, criado em excelentes colégios. Apesar de ter sido educado para ser o sucessor de Antonio Galba (Mário Lago), seu avô, não se interessa muito pelos negócios da família.

MARIA CLARA (Kátia D’Angelo) Filha de Mariana (Maria Fernanda), é uma moça bonita e ambiciosa, educada nos melhores colégios, assim como seu irmão, João Cláudio (Mário Cardoso). Herdou da tia, Arlete (Rosamaria Murtinho), o gosto pelas artes, mas evita provocar conflitos na família.

ARLETE (Rosamaria Murtinho) Segunda filha de Antônio Galba (Mário Lago), solteira, é uma mulher sensível e inteligente. Dominada pela irmã Mariana (Maria Fernanda), refugia-se nas artes. Apaixona-se por Bruno (Antonio Fagundes), homem de confiança de seu pai, e faz tudo para conseguir seu amor, disputando-o com Nina (Regina Duarte)

MARTA (Regina Vianna) Filha mais nova de Antonio Galba (Mário Lago), toda a sua capacidade é anulada pelo marido, Lourival (José Augusto Branco), o que a deixa frustrada. Com isso, projeta na filha, Ana Cândida (Sônia Regina), suas aspirações.

DR. LOURIVAL (José Augusto Branco) Casado com Marta (Regina Vianna) e pai de Ana Cândida (Sônia Regina), é um homem conservador e oportunista. Dirige o colégio onde Nina (Regina Duarte) leciona e se torna um dos maiores perseguidores da jovem professora.

ANA CÂNDIDA (Sônia Regina) Filha de Lourival (José Augusto Branco) e Marta (Regina Vianna), é objeto de todas as atenções da mãe.

PROFESSOR FRAZÃO (José Lewgoy) Viúvo, pai de Isadora (Isabela Garcia), é um homem elegante, ex-integrante de uma famosa dupla de bailarinos. Atualmente, sem a mesma agilidade de outrora, é obrigado a dar aulas para rapazes na sua academia de danças de salão, um dos principais pontos de encontro da cidade. Está decidido a matricular a filha no colégio do Dr. Lourival (José Augusto Branco), atendendo a um pedido da mãe da menina, feito pouco antes de morrer.

ISADORA (Isabela Garcia) Filha do professor Frazão (José Lewgoy), tem sua matrícula negada pela diretoria do colégio onde Nina (Regina Duarte) trabalha, tornando-se o pivô de uma das principais discussões da trama.

MADAME NANÁ (Elza Gomes) Atriz decadente, comanda um teatro mambembe e vive das lembranças do passado. Mantém relações estreitas com fazendeiros, jornalistas e “mordedores”, que compõe grande parte de seu público frequente.

DORALDA (Maria Cláudia) Mulher de personalidade forte, primeira atriz do grupo As Mimosas, do teatro de madame Naná (Elza Gomes). Semianalfabeta, precisa que outras pessoas leiam suas falas para que possa interpretar seus personagens. Torna-se grande amiga de Nina (Regina Duarte), com quem tem vários pontos em comum.

CHIQUINHA (Lúcia Alves) Atriz e bailarina do grupo As Mimosas.

GENI (Maria Helena Velasco) Atriz e bailarina do grupo As Mimosas.

MASINHA (Marília Barbosa) Atriz e bailarina do grupo As Mimosas.

IRACEMA (Ana Maria Nascimento Silva) Atriz e bailarina do grupo As Mimosas.

SINÉSIO (Ferreira Leite) O “ponto” do teatro mambembe. É ele quem sussurra o texto para as atrizes em cena.

ANACLETO FONSECA (Fernando José) Professor do colégio dirigido por Lourival (José Augusto Branco).

ANGÉLICA (Sônia Oiticica) Professora do colégio dirigido por Lourival (José Augusto Branco).

DALVA (Aracy Cardoso) Professora do colégio dirigido por Lourival (José Augusto Branco).

SAGRADA (Norma Suely) Professora do colégio dirigido por Lourival (José Augusto Branco).

CLORINDA (Maria Pompeu) Professora do colégio dirigido por Lourival (José Augusto Branco).

SIMÃO (Brandão Filho) Pequeno funcionário de uma repartição pública, é um homem feio, porém bem-sucedido entre as mulheres seu ponto fraco. Não reconhece o filho, Miguel (Marcos Paulo), que mora em sua casa como hóspede.

MARCOLINA (Rosita Thomaz Lopes) Casada com Simão (Brandão Filho), é conselheira da vila em que moram. Reclama frequentemente das presenças de Miguel (Marcos Paulo) e Alvinho (Fábio Jr.), o “Anjo”.

MIGUEL (Marcos Paulo) Filho de Simão (Brandão Filho), mora como hóspede na casa do pai. Sem apoio familiar, torna-se uma pessoa carente e incapaz de suportar a rotina de um trabalho diário, preferindo viver de expedientes e pequenos artifícios.

MORUNGABA (Osmar Prado) Típico malandro, trabalha na seção de encomendas dos Correios e Telégrafos, onde limita-se a bater o ponto. Vive de aplicar pequenos golpes em seu tempo livre.

NÉLIO (Carlos Gregório) Trabalha no cartório, mas deseja ser artista, apesar de não ter qualquer talento. Sonha em participar dos primeiros filmes que começam a ser feitos.

ALVINHO (Fábio Jr.) Conhecido como o “Anjo”, é um rapaz sonso. Tem uma expressão aneglical da qual se valem os amigos para os mais variados golpes.

CLEMENTE (Lauro Góes) Estudante da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, é um defensor ardoroso do recém-criado Partido Democrático.

AFRÂNIO (Paulo Ramos) Estudante da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, lidera o grupo ligado ao Partido Republicano Paulista.

CLÓVIS (Vanísio Mello) Estudante da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, líder da terceira facção do diretório, pertence ao Partido da Mocidade.

FIALHO (Ary Fontoura) Apresenta-se como bacharel e cineasta, mas, na verdade, é dono de uma arapuca para atrair incautos com a promessa de participações em grandes filmes.

MIMI (Maria Zilda Bethlem) Companheira do Dr. Fialho (Ary Fontoura).

TETÉIA (Lúcia Mello) Dona da pensão para moças onde Nina (Regina Duarte) se hospeda.

ESCOLÁSTICA (Chica Xavier) Empregada da pensão de Tetéia (Lúcia Mello).

ARTURO (Paulo Gonçalves) Membro da conservadora União Operária, se opõe ao trabalho do amigo Bruno (Antonio Fagundes).

ALÍPIO SÁ (Telmo Avelar) Fazendeiro em Itu, visita com frequência a capital.

GRIMALDI (Cláudio Cavalcanti)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Vamos Deixar de Intimidade
Compositor: Ary Barroso
Intérprete: João Nogueira

Paciente
Compositores: Pixinguinha/ Daniel Santos
Intérprete: César Costa Filho

Brejeiro
Compositor: Ernesto Nazareth
Intérprete: A Cor do Som

Eu dei
Compositor: Ary Barroso
Intérprete: Marília Barbosa

Nêgo Véio Quando Morre
Compositores: D.P/ Pachequinho
Intérprete: Os Originais do Samba

Apanhando Papel
Compositores: Getúlio Marinho/ Ubiratan Silveira
Intérprete: Luiz Ayrão

Primeiro Amor – Tema de abertura
Compositor: Patápio Silva
Intérprete: Altamiro Carrilho

Quem É
Compositores: Custódio Mesquita / Joracy Camargo
Intérprete: Sônia Santos e Grande Othelo

Atraente
Compositor: Chiquinha Gonzaga
Intérprete: Os Turunas da Paulicéia

Há uma Forte Corrente contra Você
Compositores: Francisco Alves/ Orestes Barbosa
Intérprete: Os Frajolas

Choro e Poesia
Compositor: Pedro de Alcântara/ Heloísa Alcântara
Intérprete: Altemar Dutra

Urubu Malandro
Compositores: Louro/ João de Barro
Intérprete: Netinho e Seu Conjunto

Flor Amorosa
Compositores: Catullo da Paixão Cearense/ Joaquim A. S. Callado
Intérprete: Maria Marta

O Almofadinha
Compositores: J.Poliegoni/ De Castro e Sousa
Intérprete: Ivon Cury

Internacional:
Charleston
Compositores: Mack/ Johnson
Intérprete: Enoch Light & The Light Brigade

Whispering
Compositores: Vincent Rose/ Richard Coburn/ John Schoenberger
Intérprete: Bing Crosby

Yes Sir, That’s My Baby
Compositores: Walter Donaldson/ Gus Kahn
Intérprete: The Good Old Times

Swanee
Compositores: George Gershwin/ Irving Caesar
Intérprete: Al Jolson

12th Street Rag
Compositores: Euday L. Bowman
Intérprete: Jerry Smith

Marie
Compositor: I. Berlin
Intérprete: Enoch Light & The Light Brigade

Baby Face
Compositores: Davis/ Akst
Intérprete: The Gatsby Brothers

Edelweiss
Compositores: Myron Floren
Intérprete: Myron Floren

Blue Skies
Compositores: I. Berlin
Intérprete: Frank Sinatra & Tommy Dorsey Orchestra

Sweet Georgia Brown
Compositores: Casy/ Pinkard
Intérprete: Traditional Jazz Band

It Had To Be You
Compositores
Intérprete: Sammy Kaye

On the Sunny Side of the Street
Compositores: Fields/ McHugh
Intérprete: Louis Armstrong

‘29
Compositores
Intérprete: Ralph Richardson

Mala Femmena
Compositores
Intérprete: Giacomo Rondinella

I’m Alone
Compositores
Intérprete: Fleming

Come Back Please
Compositores
Intérprete: Danny Davis