Explode Coração Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Explode Coração desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Explode Coração e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Explode Coração

◘ Período de exibição: 06/11/1995 – 03/05/1996
◘ Horário: 21h
◘ Nº de capítulos: 185
◘ Autoria: Gloria Perez
◘ Direção: Dennis Carvalho, Ary Coslov e Carlos Araújo
◘ Direção de núcleo: Paulo Ubiratan

As famílias Sbano e Nicolich, seguindo os tradicionais costumes do povo cigano, fizeram um contrato de casamento para seus filhos Dara (Tereza Seiblitz) e Igor (Ricardo Macchi) quando os dois ainda eram crianças. Explode Coração tem início com a iminente chegada do noivo, que vem da Espanha para a realização do casamento. Todos aguardam ansiosos pelo enlace, menos Dara, que não quer saber do compromisso assumido. A filha do rico comerciante Jairo (Paulo José) e da passional e alegre Lola (Eliane Giardini) quer mais do que estudar apenas o suficiente para aprender a ler, escrever e fazer contas, destino reservado às mulheres ciganas.

Diferentemente da irmã mais nova, Ianca (Leandra Leal), Dara sonha trabalhar e ser independente, e faz cursinho pré-vestibular às escondidas. Tudo contra a vontade do pai, extremamente conservador e comprometido com as tradições ciganas. Seus futuros sogros, Pepe (Stênio Garcia) e Luiza (Ester Góes), nem imaginam os anseios da nora. Dara vive sob a tensão de ter sua origem descoberta pelos amigos e ser apanhada em flagrante. Na esteira desses conflitos entre futuro e passado, inovação e tradição, Dara inicia uma relação pela internet com o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari). Virtualmente, os dois se envolvem cada dia mais. Ele vive um casamento de fachada com Vera (Maria Luisa Mendonça). Depois que se conhecem pessoalmente e se apaixonam, os dois encontram obstáculos ainda mais difíceis: a cultura milenar do povo cigano e as tradições da família de Júlio. Juntos, eles lutam contra todos, inclusive a interferência incessante de Igor e Vera.

A aventura de Dara só é possível graças à Odaísa (Isadora Ribeiro), a empregada da família, que sente pena da moça e não consegue fazer o papel de vigia e babá que lhe é conferido por Jairo. Por outro lado, Dara tem como entrave a irmã Ianca, que sonha casar-se logo. Desesperada porque na tradição cigana a mais nova só se casa depois da mais velha, a menina faz de tudo para que Dara concretize sua união com Igor o mais rápido possível.

Antes de conhecer Júlio, Dara foge de Igor e acaba se envolvendo com Serginho (Rodrigo Santoro), um colega de faculdade apaixonado por ela. Na família de Serginho, Dara conhece Augusto (Elias Gleizer), por quem passa a cultivar um grande afeto e a quem começa a tratar como avô. Augusto se sente muito mal na casa do filho, o padrasto de Serginho, e recupera a alegria de viver no convívio com a jovem cigana, acostumada a reverenciar os mais velhos. Através dessas relações, a jovem mostra a todos que é muito ligada aos valores ciganos, apesar de estar em conflito com a família. Dara não deseja negar sua origem: ela quer casar-se virgem, adora as músicas e as danças de seu povo, orgulha-se de suas raízes e emociona-se com as profecias de seu avô Mio (Ivan de Albuquerque): só não concorda com a falta de liberdade que lhe impõem.

Após enfrentar muitos problemas, entre eles a solidão, Dara cede aos apelos da família e se casa com Igor, embora grávida de Júlio. Na cultura cigana, no dia do casamento a noiva deve dar uma prova de sua virgindade. Ciente da situação de Dara, Igor promete que, apesar de casados, não a tocará. E, para ajudá-la a forjar a falsa prova diante de sua comunidade, faz um corte no próprio pulso e suja a saia da amada de sangue. Dara permanece casada com Igor até o último capítulo da novela, quando dá à luz o filho. O parto, realizado numa praia, é acompanhado por Igor, que leva Dara e a criança ao encontro de Júlio, e parte para sempre.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Explode Coração

** Resumo ainda não divulgado

As famílias ciganas de Dara e de Igor fizeram um contrato de casamento para seus filhos Dara e Igor, quando os dois ainda eram crianças e moravam na cidade espanhola de Sevilha. Depois de 20 anos, Igor volta para cumprir o acordo das duas famílias. Todos aguardam ansiosos pelo rapaz, menos Dara, que não quer saber do compromisso assumido. A cigana quer mais do que estudar apenas o suficiente para aprender a ler, escrever e fazer contas, destino reservado às mulheres ciganas.

Diferentemente da irmã, Ianca, Dara sonha em trabalhar e ser independente, e faz cursinho pré-vestibular às escondidas. Tudo contra a vontade do pai, Jairo que é extremamente conservador e comprometido com as tradições ciganas. Seus futuros sogros, Pepe e Luzia , nem imaginam os anseios da jovem cigana. A espanhola vive sob a tensão de ter sua origem descoberta pelos amigos, de seu namorado Serginho e ser apanhada em flagrante. Na esteira desses conflitos entre futuro e passado, inovação e tradição, Dara inicia uma relação pela internet com o empresário Júlio. Virtualmente, os dois se envolvem cada dia mais. Ele vive um casamento de fachada com Vera Avelar, uma mulher rica e mimada. Depois que se conhecem pessoalmente e se apaixonam, Dara e Júlio encontram obstáculos ainda mais difíceis como a cultura do povo cigano. Juntos, eles lutam contra todos, inclusive a interferência incessante de Igor e Vera.

A aventura de Dara só é possível graças à Odaísa, a empregada da família, que sente pena da moça e não consegue fazer o papel de vigia e babá que lhe é conferido por Jairo e Lola. Por outro lado, Dara tem como entrave a irmã Ianca, que sonha casar-se logo. Desesperada porque na tradição cigana a mais nova só se casa depois da mais velha, a menina faz de tudo para que Dara concretize sua união com Igor o mais rápido possível.

Antes de conhecer Júlio, Dara foge de Igor e acaba se envolvendo com Serginho, um colega do cursinho pré-vestibular apaixonado por ela. Na família de Serginho, Dara conhece Augusto, por quem passa a cultivar um grande afeto e a quem começa a tratar como avô. Augusto se sente muito mal na casa do filho, o padrasto de Serginho, e recupera a alegria de viver no convívio com a jovem cigana, acostumada a reverenciar os mais velhos. Através dessas relações, a jovem mostra a todos que é muito ligada aos valores ciganos, apesar de estar em conflito com a família. Dara não deseja negar sua origem: ela quer casar-se virgem, adora as músicas e as danças de seu povo, orgulha-se de suas raízes e emociona-se com as profecias de seu avô Mio Sbano: só não concorda com a falta de liberdade que lhe impõem.

Após enfrentar muitos problemas, entre eles a solidão, Dara cede aos apelos da família e se casa com Igor, embora grávida de Júlio. Na cultura cigana, no dia do casamento a noiva deve dar uma prova de sua virgindade. Ciente da situação de Dara, Igor promete que, apesar de casados, não a tocará. E, para ajudá-la a forjar a falsa prova diante de sua comunidade, faz um corte no próprio braço e suja a saia da amada de sangue. Dara permanece casada com Igor até o último capítulo da novela, quando dá à luz ao filho. O parto, realizado numa praia, é acompanhado por Igor, que leva Dara e a criança ao encontro de Júlio, e parte para sempre.

No Brasil, a internet ainda era pouco difundida e causou surpresa aos telespectadores. A possibilidade de contato entre duas pessoas através da rede mundial de computadores era uma grande novidade na época em que a novela foi exibida. Gloria Perez contou que chegou a ser ridicularizada quando propôs abordar o tema na novela.

Seguidora de um método de pesquisa que qualifica como antropológico, Gloria Perez conviveu com famílias ciganas antes de começar a escrever a novela, e assim pôde se inteirar sobre seus costumes. Também contou com a assessoria de ciganos para desenvolver a trama da personagem principal.

Gloria Perez já havia inovado antes, ao falar de inseminação artificial na novela Barriga de Aluguel (1990), quando o assunto ainda era nebuloso. O mesmo aconteceria em 2001, quando a autora apostou nas inovações científicas e tecnológicas para tratar da clonagem humana, na novela O Clone.

Para aprender os hábitos e costumes do povo cigano, os atores fizeram laboratório. Auxiliados pela jornalista Lúcia Abreu, que coordenou as pesquisas da novela, aprenderam danças e expressões em romanês, a língua cigana. Reza a tradição deste povo que todo conhecimento deve ser transmitido oralmente, por isso os personagens aparecem fazendo citações em sua língua.

Tereza Seiblitz ficou mais de um mês dedicada ao laboratório para compor sua personagem, Dara: conversou com ciganos, leu a respeito da cultura, participou de festas e chegou a ter aulas diárias de dança cigana.

As danças das personagens ciganas foram coordenadas pela coreógrafa Sandra Regina, que trabalha na coreografia de todos os núcleos de dança das novelas de Gloria Perez.

Em determinado momento da trama, Gracindo Júnior, que também participava da novela como ator, foi chamado para orientar e dirigir algumas cenas do núcleo dos ciganos.

Paulo José e Eliane Giardini, nos papéis de Jairo e Lola, destacaram-se no núcleo cigano da novela, assim como Stênio Garcia, intérprete do personagem Pepe.

A bailarina que aparece na abertura da novela é a atriz Ana Furtado, que depois veio a participar de novelas da TV Globo, além de tornar-se conhecida como repórter do Video Show e do Big Brother Brasil.

Explode Coração foi vendida para Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Romênia, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

Tradição
A maioria dos encontros do núcleo cigano acontece nas tendas de Mio (Ivan Albuquerque), patriarca da família de Dara (Tereza Seiblitz), ou de Soraya (Laura Cardoso), matriarca da família de Igor (Ricardo Macchi). Reverenciados pelas famílias, são velhos ciganos que repudiam as moradias fixas. Ambos são fortes, autoritários e perspicazes, e dão a última palavra na maioria das questões em que os ciganos estão envolvidos. Mas, apesar de muito sábios, não sabem lidar com a paixão que sentem um pelo outro. Somente no último capítulo eles assumem que se amam.

Amor não tem idade
Uma das tramas de destaque de Explode Coração foi o romance do casal Serginho (Rodrigo Santoro) e Beth (Renée de Vielmond). Ela é ex-mulher do padrasto dele e cerca de 20 anos mais velha que o rapaz. Os dois vivem os problemas e as inseguranças da diferença de idade, e o medo de assumir o romance. A relação causou polêmica. No final da novela, Beth engravida, e os dois terminam felizes.

Humor
O estreante Floriano Peixoto foi uma atração à parte no papel do travesti Sarita Witt, que comoveu e divertiu os telespectadores. Já Regina Dourado e Rogério Cardoso interpretaram o hilário casal Lucineide e Salgadinho, garantindo momentos de muito humor à trama.

Elenco
Adriana Zattar – Ana
Alexandre Arraes – Martins, o mecânico
Alexandre Lipiani – Tom
Almir Martins – Alex, copeiro da casa de Júlio (Edson Celulari)
André Luiz – Marcos
Arietha Correia – Jeannie Rocker
Carla Tausz – Mirtes
Carlos Lofler – Billy Rocker
Cássia Linhares – Natasha
Cássio Gabus Mendes – Edu
Chico Diaz – Pepe, em flashback
Cláudio Cavalcanti – Tolentino
Daniel Dantas – Tadeu
Debora Duarte – Marisa
Deborah Evelyn – Ione
Dennis Carvalho
Edson Celulari – Júlio Falcão
Eliane Giardini – Lola
Elias Gleiser – Augusto
Elza Lagame – Yvone, vizinha
Eri Johnson – Adílson Gaivota
Ester Góes – Luzia
Fábio Guarnieri – Jairo, em flashback
Felipe Folgosi – Vladimir
Flávia Bonato – Luzia, em flashback
Floriano Peixoto – Sarita Vitti
Françoise Forton – Eugênia
Gracindo Júnior – Geraldo
Guilherme Karan – Bebeto
Helena Ranaldi – Larissa
Herson Capri – Ivan
Isabel Guéron – Ivanka
Isadora Ribeiro – Odaísa
Ivan de Albuquerque – Mio
Ivan Martins – Aloisio
Joel Silva – Silva, o porteiro do prédio de Lola (Eliane Giardini)
José Barreto – José, motorista da casa de Júlio (Edson Celulari)
José Mello – Mello, o pipoqueiro
Juliana Aguiar – Nevenka
Karina Perez – Laura
Lady Francisco – Carmen
Laura Cardoso – Soraya
Leandra Leal – Ianca
Letícia Hess – Lola, em flashback
Luciana Faria – Cigana Esmeralda
Luciana Faria – Esmeralda
Ludmila Zurkavich – Cigana Ludmila
Luiz Cláudio Júnior – Gugu
Marcos Breda – Claudio, namorado de Yone (Deborah Evelyn)
Maria Luisa Mendonça – Vera
Mariane Vicentini – Valéria
Mário Lago
Maya Zurkilievth – Cigana Maya
Nardel Ramos – Nelson, vizinho
Natacha Zurkilievth – Cigana Natacha
Nívea Maria – Alícia
Odilon Wagner – Leandro Avelar
Patrick Alencar – Rique
Paula Burlamaqui – Rose
Paula Lavigne – Soninha Contratempo
Paulo Gorgulho – Lima Júnior
Paulo José – Jairo
Paulo Rezende – Rezende, o bicheiro
Raimundo Emerson – Jardineiro da casa de Júlio (Edson Celulari)
Regina Dourado – Lucineide
Reginaldo Faria – César
Renata Saldanha – Sheila, vizinha
Renée de Vielmond – Beth
Ricardo Macchi – Igor
Roberta Índio do Brasil – Catty
Rodrigo Santoro – Serginho
Rogério Cardoso – Salgadinho
Rosane Lobato – Dirce, empregada de Serginho (Rodrigo Santoro)
Rose de Prado – Maria, a cozinheira de Lola (Eliane Giardini)
Rosilaine Pissaia – Cleyde, faxineira de Betty (Renée de Vielmond)
Sônia de Paula – Hebinha
Stela Freitas – Patia
Stênio Garcia – Pepe
Tereza Seiblitz – Dara
Tulio Cortez – Cigano Nicoli
Zezé Polessa – MilaIsabel Guéron – Ivanka

Elenco / Personagens

DARA (Tereza Seiblitz) Filha de Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), irmã de Ianca (Leandra Leal). Jovem cigana em conflito com seu povo. Não porque se envergonhe dele ao contrário, tem orgulho de ser cigana. Mas não admite a ideia de se submeter às suas leis, que determinam, entre muitas outras restrições, que a mulher não estude nem trabalhe, case-se virgem com o cigano que seus pais escolherem e sirva ao marido diuturnamente. Ela quer liberdade, o que não significa que esteja rejeitando a sua condição de cigana. Dara faz cursinho escondido, passa no vestibular e foge de casa com Serginho (Rodrigo Santoro), um colega de faculdade, para não ter que se casar com Igor (Ricardo Macchi), escolhido por seus pais. Depois conhece Júlio (Edson Celulari) e, por uma virada do destino, acaba voltando às origens.
JAIRO (Paulo José) – Pai de Dara (Teresa Seiblitz) e lanca (Leandra Leal), marido de Lola (Eliane Giardini). Chefe de família dedicado e carinhoso, muito cuidadoso com as filhas, das quais tem um grande orgulho. Como todo pai cigano, cuidou para que elas tivessem uma educação adequada aos padrões de seu povo. As meninas sempre tiveram uma babá para acompanhá-las de perto, vigiando-lhes a virgindade o bem mais precioso da mulher cigana e impedindo que algum rapaz se aproximasse delas. Por ele, elas nunca teriam pisado numa escola, mas, como Lola insistiu muito, ele acabou cedendo. Por experiência de vida, sempre achou que todo cigano que frequenta a universidade acaba rejeitando suas raízes. Pois é exatamente assim que ele entende os anseios de liberdade da filha quando ela anuncia que passou no vestibular e se nega a casar com Igor.
LOLA (Eliane Giardini) Mulher de Jairo (Paulo José), mãe de Dara (Teresa Seiblitz) e Ianca (Leandra Leal). Alegre, divertida e passional. Apaixonada pelo marido, fica completamente desesperada ao pensar que vai ter de dar conta da rebeldia da filha e, invariavelmente, forja desmaios para fugir da situação. Como toda cigana rica, usa roupas caríssimas e muitas joias. Só veste os trajes típicos nas festas da comunidade ou na sexta-feira, dia que escolheu para ler a sorte, uma obrigação de toda mulher cigana. Lola mora com sua família num prédio de alto nível na Barra da Tijuca, e os vizinhos ficam em polvorosa com a fila que se forma na portaria. Mas ela se recusa a dar ouvidos a isso. Apesar de muito rica, faz o tipo desaforada, que fala tudo o que pensa em alto e bom som e não leva desaforos para casa.
IANCA (Leandra Leal) Filha de Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), irmã de Dara (Teresa Seiblitz). Alegre e ruidosa, como seu povo. Seu maior dilema gira em torno dos anseios de liberdade da irmã, visto que, segundo as tradições ciganas, a caçula só pode se casar depois da irmã mais velha. Como está louca para se casar também, lanca torce pela chegada de Igor (Ricardo Macchi) – o prometido de Dara – e se preocupa demasiadamente com as ideias libertárias dela. Mas a situação fica difícil porque Dara não deseja o noivo, e Ianca, por sua vez, apaixona- se loucamente por ele.
MIO (Ivan de Albuquerque) – Pai de Jairo (Paulo José). Um velho cigano, reverenciado pela família e por toda a comunidade cigana. Como seus antepassados, vive em barracas tradicionais, de país em país. Cultiva aversão pelas moradias fixas e considera que os apartamentos são contra a natureza do homem, sendo capaz até de montar sua barraca dentro da casa do filho. Esteve preso nos campos de concentração nazistas, na Segunda Guerra, como muitos outros ciganos. Mais do que um personagem, Mio é um porta-voz da cultura e dos valores de seu povo. É apaixonado por Soraya (Laura Cardoso), a matriarca da família de Igor (Ricardo Macchi). Eles se conheceram quando jovens e nunca puderam viver essa paixão, porque estavam prometidos para outras pessoas. Como ambos são nômades, passaram a vida inteira longe um do outro, encontrando-se muito raramente; mas nunca se esqueceram. Mio chega para a festa de noivado de Dara (Teresa Seiblitz) e Igor e acaba ficando por mais tempo, para ajudar o filho nessa crise.
IGOR (Ricardo Macchi) – Cigano prometido para Dara (Teresa Seiblitz) desde criança, quando ela ainda nem tinha nascido. Rapaz simpático e alegre, mas também rude e impetuoso. Seu temperamento forte e apaixonado o leva a conseguir tudo o que quer, a seu devido tempo. É esperto nos negócios e torna-se muito bem-sucedido no ramo das construções.
PEPE (Stênio Garcia) – Pai de Igor (Ricardo Macchi) e marido de Luzia (Ester Góes). Revela-se passional, como todo cigano, e até violento, quando sabe da recusa de Dara (Teresa Seiblitz) em relação ao seu filho. Encara imediatamente a situação como uma grande traição do amigo Jairo (Paulo José) e, a princípio, tem uma reação muito pouco amistosa. É músico, como todos os membros de sua família, e toca acordeão.
LUZIA (Ester Góes) – Esposa de Pepe (Stênio Garcia), mãe de Igor (Ricardo Macchi). Doce e apaixonada. De acordo com os costumes ciganos, a ela deve servir, durante um ano, aquela que for desposada por seu filho.
SORAYA (Laura Cardoso) Avó de Igor (Ricardo Macchi), a matriarca da família. Vaidosíssima, adora joias, dança e música. Mora numa cabana típica, montada no terreno da casa de Patia (Stela Freitas), onde transitam os membros do núcleo familiar. É uma mulher forte, autoritária e muito perspicaz, a ponto de perceber, desde o primeiro encontro, que Dara (Teresa Seiblitz) está enfrentando um dilema sério e não deseja se casar com seu neto. Como boa conselheira, é ela quem dá as cartas na maior parte das questões em que os ciganos estão envolvidos, principalmente nos romances. Apesar de muito esperta e conhecedora das coisas do coração, não consegue lidar com sua própria história de amor, que envolve Mio (Ivan de Albuquerque). Ambos são muito orgulhosos e não dão o braço a torcer.
PATIA (Stela Freitas) – Amiga de Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), parente de Pepe (Stênio Garcia) e Luzia (Ester Góes). É em sua casa que os pais de Igor (Ricardo Macchi) passam a morar, até se estabelecerem no Brasil. É mãe de Vladimir (Felipe Folgosi) e Natasha (Cássia Linhares), filhos de uma união proibida com um gadjô (não cigano).
VLADIMIR (Felipe Folgosi) – Filho de Patia (Stela Freitas), irmão de Natasha (Cássia Linhares). Apaixonado por Ianca (Leandra Leal). No começo da história, ela corresponde. Até que a chegada de Igor (Ricardo Macchi) muda tudo, porque Ianca se apaixona por ele. Vladimir sofre muito mas, com o tempo, percebe que esse interesse não encontra reciprocidade em Igor e, muito corajosamente, decide abrir-se com a família, para que o pedido de casamento seja feito oficialmente.
NATASHA (Cássia Linhares) – Filha de Patia (Stela Freitas), irmã de Vladimir (Felipe Folgosi).
JÚLIO FALCÃO (Edson Celulari) – Casado com Vera (Maria Luisa Mendonça), é um empresário habilidoso, arrojado e com grandes ambições políticas. Inteligente e charmoso, é um sedutor e vive rodeado por mulheres, com as quais mantém romances em que elas se consideram definitivas em sua vida, enquanto ele é capaz de terminá-los, sem hesitação, no momento em que se tornem inconvenientes a seus projetos. Não pensa em se separar de Vera namorada da adolescência e com quem tem um filho, Marcos (André Luiz) pois sua ambição política o levaria a um novo casamento, o que ele considera apenas cansativo. Sua grande admiração é o sogro, Leandro Avelar (Odilon Wagner), que o amparou quando era estudante pobre e órfão, lançando-o no mundo dos negócios. Júlio implanta um projeto de modernização das empresas do sogro e, em seguida, se lança no mundo político. Teria tudo para conquistá-lo, não fosse um escândalo que envolve seu nome numa operação desonesta e fraudulenta. Apesar de tudo, tem uma imagem de homem honesto e inovador. Mas tem um ponto fraco, a vaidade, que o deixa nas mãos de aduladores, como o assessor Tadeu (Daniel Dantas). Apaixona-se por Dara (Teresa Seiblitz).
VERA (Maria Luisa Mendonça) – Esposa de Júlio (Edson Celulari), mãe de Marcos (André Luiz), filha de Leandro Avelar (Odilon Wagner). Alegre, interessante, romântica e ingênua. E insatisfeita. Começou a descobrir que o tempo está passando e que não conseguiu realizar os seus potenciais nem se sentir feliz no casamento. Vive em função da carreira política do marido, e se ressente com o seu pouco caso e com os constantes romances que ele mantém. É uma pessoa romântica e ingênua. Apesar de infeliz, é fiel ao casamento e não consegue perceber o interesse de Eugênia (Françoise Forton), sua prima, por Júlio.
MARCOS (André Luiz) – Filho de Júlio (Edson Celulari) e Vera (Maria Luisa Mendonça), neto de Leandro Avelar (Odilon Wagner). Fica ao lado de Júlio quando os pais se separam, e faz críticas implacáveis às atitudes da mãe. Sente ciúmes da vida de mulher liberada que ela se dispõe a ter dali para frente.
LEANDRO AVELAR (Odilon Wagner) – Pai de Vera (Maria Luisa Mendonça), sogro de Júlio (Edson Celulari), avô de Marcos (André Luiz). Homem de aparência moderada e confiável. Inteligente e sóbrio, gosta muito do genro, que considera seu herdeiro. Foi o responsável por sua escalada. Viúvo, mora em Brasília, e é muito rico, dono das empresas que Júlio representa no Rio.
TADEU (Daniel Dantas) – Mais do que assessor de Júlio (Edson Celulari), é o braço direito do empresário, e o responsável pelo marketing de sua campanha. Solitário e muito misterioso, sob a aparência humilde e devotada esconde uma mente maquiavélica e invejosa. Quanto mais servil é, mais odeia intimamente Júlio, acreditando que ele usufrui imerecidamente de um lugar que deveria ser seu. Quando Júlio cai, é o primeiro a virar-lhe as costas.
EUGÊNIA (Françoise Forton) – Prima de Vera (Maria Luisa Mendonça). Ex-colega de Júlio (Edson Celulari) no colégio, ficou interessada nele e começou a convidá-lo para estudarem juntos. Foi assim que ele conheceu Leandro Avelar (Odilon Wagner) e se casou com Vera, o que Eugênia nunca aceitou. Inteligente e requintada, é considerada por Vera sua melhor amiga, mas faz tudo para seduzir o marido da prima. A personificação da intriga.
LAURA (Karina Perez) – Amante de Júlio (Edson Celulari).
MARISA (Débora Duarte) – Amiga dos Falcão, feminista exaltada e radical, vive um drama singular: sente uma grande atração pelos machões, e não sabe como resolver essa contradição. Faz conferências sobre a opressão masculina, mas sucumbe diante de um “opressor”, tendo que correr para o analista para tentar solucionar seu conflito. Boa amiga de Júlio (Edson Celulari), fica ao seu lado e o ampara em sua derrocada.
HEBINHA (Sônia de Paula) – Secretária de Júlio (Edson Celulari), gordinha e engraçada.
TOLENTINO (Cláudio Cavalcanti) – Marido de Mila (Zezé Polessa), fica chocado com os costumes de seus vizinhos ciganos mas, por natureza, é menos alterado do que ela. Seu comportamento, em casa, é o oposto do que tem o homem cigano.
MILA (Zezé Polessa) – Esposa de Tolentino (Cláudio Cavalcanti), perua, típica representante da sociedade emergente. Mora no mesmo prédio dos ciganos e implica com seus costumes, principalmente com o barulho das festas, das danças e da fila de mulheres que se forma na porta do edifício toda sexta-feira, quando Lola (Eliane Giardini) cumpre com suas obrigações de cartomante.
AUGUSTO (Elias Gleizer) – Velho inteligente, lúcido, de temperamento alegre e boêmio. Passa por uma fase muito triste, pois é discriminado por sua idade, e condenado ao banco da praça e à cadeira de balanço. Tendo vivido boa parte do século, Augusto é sua memória, e se horroriza com a revolução tecnológica, temendo que a relação do homem com a máquina se torne, a cada dia, mais importante que a relação entre os humanos. Uma nova fase em sua vida tem início a partir do dia em que ele surpreende a todos passando no vestibular e tornando-se o calouro mais festejado da faculdade de Serginho (Rodrigo Santoro).
CÉSAR (Reginaldo Faria) – Engenheiro de classe média alta, pessoa boa e simples, que acredita na imagem que Alícia (Nívea Maria), sua mulher, fabrica para si própria. Vive dividido entre as reivindicações da ex-mulher, Betty (Renée de Vielmond), e as determinações de Alícia. Pai de Catty (Roberta Índio do Brasil) e Rique (Patrick Alencar), filhos de seu primeiro casamento, e padrasto de Serginho (Rodrigo Santoro), filho de Alícia.
ALÍCIA (Nívea Maria) – Mulher de César (Reginaldo Faria), mãe de Serginho (Rodrigo Santoro). Protótipo da vilã boazinha, do tipo que manipula todos, obrigando-os a viver em função dos seus desejos, enquanto repete que não quer nada para si. Possessiva e ambiciosa, faz-se de desprendida e liberal. Inferniza a vida de Seu Augusto (Elias Gleizer).
SERGINHO (Rodrigo Santoro) – Filho do primeiro casamento de Alícia (Nívea Maria), tem ótima relação com César (Reginaldo Faria), seu padrasto, e com Seu Augusto (Elias Gleizer). A mãe, pretensamente liberal, o sufoca e manipula, mas ele a surpreende ao viver um romance inesperado com Betty (Renée de Vielmond), primeira mulher de César, a quem Alícia considera sua rival n° 1. Faz Medicina, mas frequenta um cursinho porque resolveu mudar de carreira. Envolve-se com Dara (Teresa Seiblitz) no início da trama.
IVAN (Herson Capri) – Alegre, moderno e nada machista, apaixonado por Vera (Maria Luisa Mendonça), a quem acaba envolvendo. O oposto de Júlio (Edson Celulari). Se as suas diferenças atraem Vera no primeiro período após a sua separação, depois a afastam, porque ela não sabe conviver com um homem que lhe dá o espaço que ela nunca teve ao lado do marido.
BETTY (Renée de Vielmond) – Primeira mulher de César (Reginaldo Faria), com quem teve dois filhos, Catty (Roberta Índio do Brasil) e Rique (Patrick Alencar). É fotógrafa e trabalha com Yone (Deborah Evelyn). Um escândalo desaba sobre sua família quando ela e Serginho (Rodrigo Santoro) se apaixonam. Além da diferença de idade entre os dois, ele é filho da atual mulher de seu ex-marido. Os dois têm de enfrentar preconceitos de todos os lados para levar adiante o romance, que é sincero.
CATTY (Roberta Índio do Brasil) – Filha de César (Reginaldo Faria) e Betty (Renée de Vielmond), está numa fase que não para de criticar a mãe.
RIQUE (Patrick Alencar) – Filho de César (Reginaldo Faria) e Betty (Renée de Vielmond).
YONE (Deborah Evelyn) – Mulher ativa, inteligente, moderna. Uma jornalista em busca da grande reportagem e do grande amor, que encontra em Edu (Cássio Gabus Mendes), por quem se apaixona através de papos no computador. Trabalha com Betty (Renée de Vielmond), mora sozinha e anda descrente de romances. Quando conhece Edu, está envolvida com Cláudio (Marcos Breda), um colega de redação, do tipo que tem medo de amar. Ao fazer o gênero arrojado, capaz de qualquer coisa por amor, Edu provoca uma crise na já desgastada relação. E Yone provoca uma crise na vida de Edu ao detonar o escândalo em torno de Júlio Falcão (Edson Celulari), de quem, até então, era grande admiradora.
DONA LUCINEIDE (Regina Dourado) – Casada com Salgadinho (Rogério Cardoso), mãe de Edu (Cássio Gabus Mendes) e Soninha (Paula Lavigne). Faladeira e briguenta, defende seus filhos de hipotéticas perseguições dos vizinhos. Tem muitos problemas com Odaísa (Isadora Ribeiro).
SEU SALGADINHO (Rogério Cardoso) – Marido de dona Lucineide (Regina Dourado), pai de Edu (Cássio Gabus Mendes) e Soninha (Paula Lavigne). Dono da lanchonete do subúrbio, do tipo que quer sossego. Em casa, quem manda é sua mulher, que aguenta suas pequenas infidelidades porque sabe que a titular é ela. As traições do capitão Romualdo são a causa dos constantes bate-bocas entre Lucineide e Odaísa (Isadora Ribeiro), que não suporta a infidelidade do vizinho e não entende como dona Lucineide a tolera.
EDU (Cássio Gabus Mendes) Filho de Dona Lucineide (Regina Dourado) e Seu Salgadinho (Rogério Cardoso), um Cyrano de Bérgérac moderno. Vive metido em casa, diante do computador, e é através dele que conhece e se apaixona por Yone (Deborah Evelyn). Apesar de charmoso, é tímido, e não tem coragem de se mostrar a ela, até mesmo porque passa uma imagem idealizada de si próprio a de galã impetuoso e arrojado , e teme decepcioná-la. Divide-se, ainda, entre o amor de Yone e Rose (Paula Burlamaqui), a balconista do bar de Maria da Graça. Em suas noites em frente ao computador, acaba entrando no sistema de um banco norte-americano e descobrindo as falcatruas que podem colocar em risco a bem-sucedida carreira de Júlio Falcão (Edson Celulari). Como consequência, envolve-se num rumoroso caso policial.
SONINHA CONTRATEMPO (Paula Lavigne) – Filha de Dona Lucineide (Regina Dourado) e Seu Salgadinho (Rogério Cardoso), irmã de Edu (Cássio Gabus Mendes). Seu maior sonho é participar do programa do Faustão e, para isso, passa os dias escutando música com um volume altíssimo e ensaiando coreografias em casa. Como faz muitos contratempos quando dança, ganhou o apelido.
ODAÍSA (Isadora Ribeiro) – Parceira no tango e no amor de Adilson Gaivota (Eri Johnson), com quem mantém uma relação passional. Não é raro os dois se esbofetearem no palco, no meio de um espetáculo. É uma boa pessoa, mas um tanto desnorteada. Fala demais, e a língua ferina lhe vale algumas inimizades. Está sempre brigando com Sarita Vitti (Floriano Peixoto), que lhe reprova o comportamento. Trabalha como empregada na casa dos ciganos, onde sua principal função é a de babá de Dara (Teresa Seiblitz) e Ianca (Leandra Leal), devendo acompanhar as duas a todos os lugares. Tem um romance com um homem que entra no meio da novela, e vive o drama de ver seu filho, Gugu (Luiz Claudio Junior), desaparecido.
GUGU (Luiz Claudio Junior) – Filho de Odaísa (Isadora Ribeiro). Desaparece repentinamente ao longo da trama, sendo pivô da campanha em prol de crianças desaparecidas realizada na novela.
ADILSON GAIVOTA (Eri Johnson) – Um grande malandro, que mantém um eterno romance com Odaísa (Isadora Ribeiro). Apesar de viver dando pequenos golpes, tem coração de ouro, e é incapaz de uma maldade. Vaidoso, pernóstico, acha-se um galã. Não sendo nada bonito, gaba-se de seduzir muitas mulheres através da dança. Um de seus orgulhos é sua coleção de camisas de seda e de sapatos de dança.
ADALBERTO/BEBETO (Guilherme Karan) – Boy no escritório de Júlio Falcão (Edson Celulari), faz diversos bicos para sobreviver, enquanto sonha com a vida artística. Ele já é a estrela do bairro onde mora, porque faz propagandas num alto-falante e faz parte de um grupo de rockers que cultiva a década de 1950 sempre frequenta os bailes vestido de James Dean ou Elvis Presley. Mas como seu cabelo não serve para fazer os grandes topetes tão cultuados entre os rockers, tem uma enorme trabalheira para fabricá-los artificialmente, com a ajuda de Odaísa (Isadora Ribeiro).
SARITA VITTI (Floriano Peixoto) Drag queen à noite, discretíssima de dia, veste-se de forma muito contida, porque lugar de exagero é o palco, como sentencia. Pessoa muito boa, é conselheira das mulheres de rua. Vive se indispondo com Odaísa (Isadora Ribeiro) e deplorando seu comportamento. Sonha com a maternidade, e realiza esse desejo de forma comovente.
ROSE (Paula Burlamaqui) – Balconista do bar de Maria da Graça, apaixonada por Edu (Cássio Gabus Mendes), que não percebe, tão mergulhado que vive no mundo dos computadores. Tímida e reservada, disputa seu amor com a jornalista Yone (Deborah Evelyn).
MIRTES (Carla Tausz) – Empregada doméstica que substitui Odaísa (Isadora Ribeiro) na casa de Lola (Eliane Giardini).
VALÉRIA (Mariane Vicentini) – Segunda secretária dos escritórios da Avelar Tecidos.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Preciso Dizer que Te Amo – Tema de Serginho
Compositores: Bebel Gilberto/ Cazuza/ Dé
Intérprete: Léo Jaime

Admito que Perdi – Tema de Vera
Compositores: Paulinho Moska
Intérprete: Marina Lima

Let me Be Your Diva – Tema de Sarita Witte
Compositores: Margarita Lecuona
Intérprete: Edson Cordeiro

Esse Meu Cabelo Rock – Tema de Bebeto
Compositores: Dodô Ferreira
Intérprete: João Penca & Seus Miquinhos Amestrados

Eu Sei Que Vou Te Amar – Tema de Júlio Falcão
Compositores: Antonio Carlos Jobim/ Vinicius de Moraes
Intérprete: Milton Nascimento

Pensamentos – Tema de Eugênia
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Simone

Ibiza Dance – Tema de abertura
Compositores: Boni/ Kiko
Intérprete: Roupa Nova

De Mais Ninguém – Tema de Edu e Yone
Compositores: Marisa Monte/ Arnaldo Antunes
Intérprete: Marisa Monte

Explode Coração – Tema de Dara
Compositores: Gonzaguinha
Intérprete: Maria Bethânia

Céu Cor-de-Rosa – Tema de Adilson Gaivota
Compositores: V. Harbert/ A. Dubin/ E. Barthlett/ Haroldo Barbosa
Intérprete: Sidney Magal

Noturno – Tema de Bete
Compositores: Graco/ Caio Sílvio
Intérprete: Elba Ramalho

Eu Nunca Estive Tão Apaixonado – Tema de Vladimir e Yanka
Compositores: Fábio Jr./ Kevin Mulligan
Intérprete: Fábio Jr.

A Montanha e a Chuva – Tema de Igor
Compositores: Orlando Morais
Intérprete: Orlando Morais

Fiesta – Tema de Júlio Falcão e Dara
Compositores: Wagner Tiso
Intérprete: Wagner Tiso

Internacional:
Back for Good – Tema de Eugênia
Compositores: Gary Barlow
Intérprete: Take That

Get Together
Compositores: Chet Powers
Intérprete: Big Mountain

Estoy Enamorado – Tema de Igor
Compositores: Donato/ Estéfano
Intérprete: Donato & Estéfano

Don’t Let Me Be Misunderstood
Compositores: Benjamin/ Marcus/ Caldwell
Intérprete: Santa Esmeralda

December – Tema de Larissa
Compositores: Ed Roland
Intérprete: Collective Soul

That’s Why (You Go Way) – Tema de Serginho e Bete
Compositores: Jascha Richter
Intérprete: Michael Learns to Rock

La Rumba de Nicolas
Compositores: D. Baliardo/ N. Reyes/ P. Baliardo/ P. Reyes/ Paul Reyes/ T. Baliardo
Intérprete: Gipsy Kings

Sin Excusas ni Rodeos – Tema de Júlio Falcão e Dara
Compositores: Estéfano/ Donato/ J. Iglesias/ Ramón Arcusa
Intérprete: Julio Iglesias

Father and Son
Compositores: Cat Stevens
Intérprete: Boyzone

Se Fue
Compositores: A. Valsiglio/ F. Cavalli/ P. Cremonesi
Intérprete: Venus

Macarena
Compositores: A. Romeo Monge/ R. Ruiz
Intérprete: Los Del Rio

Por Tu Amor
Compositores:
Intérprete: Carlos Oliva & Los Sobrinos

Gipsy Woman
Compositores: Daniel Maroto
Intérprete: Cannibals

Ogni Volta
Compositores: Rossi/ R. Ferrante
Intérprete: Antonello Venditti