Confira o resumo da novela Escalada desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Escalada e de todas as novelas da Globo.
Sobre a Novela Escalada
◘ Período de exibição: 06/01/1975 – 26/08/1975
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 199
◘ Autoria: Lauro César Muniz
◘ Supervisão: Daniel Filho
◘ Direção: Régis Cardoso
Escalada conta a trajetória de um homem que conhece o fracasso, dá a volta por cima e busca a vingança ao longo de três décadas, marcadas por momentos importantes na história do Brasil.
A trama começa no início dos anos 1940, quando o jovem caixeiro-viajante Antônio Dias (Tarcísio Meira) chega à cidade de Rio Pardo, no interior de São Paulo, disposto a crescer na vida. Dinâmico e com jeito para os negócios, ele começa a incomodar o cafeicultor Armando Alcântara Magalhães (Milton Moraes), o homem mais poderoso da região, e os dois se tornam inimigos. Isso não impede que Antônio se apaixone por Marina (Renée de Vielmond), a irmã do rival. Embora também esteja apaixonada, ela cede à pressão do irmão e casa-se com o fazendeiro Paschoal Barreto (Cecil Thiré), com quem vai morar nos Estados Unidos. Desiludido, Antônio se casa, mais tarde, com Cândida (Susana Vieira), dona da fazenda Santa Isabel.
A crise mundial do café está em curso, e o mercado procura novas formas de diversificar a economia. Antônio decide apostar todas as suas fichas na plantação de algodão, na fazenda de Cândida; mas sua inexperiência, somada à oposição constante de Armando, o levam a perder toda a safra e a falir. Forçado a vender a fazenda e as terras ao inimigo, e envergonhado da própria desgraça, ele vai embora de Rio Pardo para recomeçar a vida em outro lugar.
A segunda fase da novela começa em 1956. Antônio Dias é agora um pequeno empresário baseado no Rio de Janeiro, capital da República. Já maduro, ele parece ter perdido o velho ímpeto empreendedor e se tornado um homem amargurado e frustrado. Não superou os fracassos do passado e não se satisfaz com a vida confortável que leva com a mulher, o filho Ricardo (Júlio César / Mário Cardoso) e o sogro Arthur (Ênio Santos). Também não conseguiu jamais esquecer Marina. Seu casamento com Cândida está acabando, e os dois frequentemente falam em separação.
A vida de Antônio muda quando ele conhece o industrial italiano Valério Fachini (Sérgio Britto), dono de uma firma de materiais de construção. Os dois se tornam sócios e decidem se arriscar numa aventura: participar da construção da futura capital do país. Antônio viaja para o local onde está sendo construída Brasília e passa a representar a empresa de Fachini no fornecimento de material para as obras. Quando a capital é concluída, ele já é um homem rico. Nesse meio tempo, Antônio se separa de Cândida e reencontra Marina, que voltara separada dos Estados Unidos. Os dois descobrem que ainda se amam.
Os 12 capítulos finais de Escalada constituem a terceira fase da história de Antônio Dias. Aos 70 anos, ainda casado com Marina e morando em uma fazenda perto de Rio Pardo, ele trama a vingança que significará sua realização pessoal, e arremata as terras de Armando.
Resumo de Todos os Capítulos da Novela Escalada
** Resumo não divulgado
A trajetória de Antônio Dias, desde a juventude como comerciante no interior paulista até a velhice como vencedor, numa trama que abordou duas épocas distintas, que corresponde de 1940 a 1975 – época em que a novela era produzida – e tem como cenário, momentos marcantes na história do Brasil.
A história tem início quando Antônio Dias deixa Minas Gerais, indo para Rio Pardo – no interior paulista – para tentar ganhar a vida, ele irá dedicar-se a plantação de algodão, e entra em conflito com o rico cafeicultor Armando Magalhães – seu principal obstáculo à ascensão. Antônio ainda terá sua vida marcada por duas belas mulheres: Marina, por quem ele está apaixonado; e Cândida, com quem ele acaba se casando. O amor frustrado faz com que Marina opte por ser casar com outro homem – Paschoal Barreto – e indo viver nos Estados Unidos.
Com a crise do café no mercado mundial, Antônio vê a oportunidade e decide investir tudo o que tem na plantação de algodão, na fazenda Santa Isabel. O fracasso é total: pela inexperiência, e devido às pressões de Armando, ele é obrigado a vender a fazenda e deixar a cidade. Antônio se muda para o Rio de Janeiro – capital federal, na época – onde se torna um pequeno empresário.
1956. O casamento de Antônio com Cândida entra em crise, e quando tudo parecia ser apenas tédio, eis que Antônio conhece Valério Facchini, um industrial italiano que é dono de um grande império econômico – cujo à base é uma firma de materiais de construção. Antônio junto a Valério se lança na construção de Brasília, no momento em que, para muitos, a nova capital não passa de um devaneio.
Paralelamente à nova perspectiva profissional de Antônio, o seu casamento com Cândida está fracassando, e ao mesmo tempo, Marina retorna ao Brasil, após um casamento fracassado com Paschoal. Antônio e Marina se reencontram e o amor entre eles reascende. Mais adiante Antônio, já separado de Cândia, fica livre para amar Marina, agora sendo um homem rico e poderoso graças a sua participação na construção de Brasília.
Já nos anos 60, no auge de sua escalada social, Antônio Dias volta para Rio Pardo, ao lado de Marina. O objetivo não é apenas viver bucolicamente os anos de sua velhice, ele quer a vitória completa de sua vida e para isso falta apenas um detalhe: destruir o seu velho inimigo Armando. A batalha é facilmente ganha, pois o cafeicultor está arruinado pelas constantes crises do café no mercado mundial e não tem remédio, ao não ser, vender suas fazendas para Antônio.
O final, na atualidade, é a demonstração definitiva dos objetivos do protagonista: o auge de sua ascensão, já na velhice, o degrau mais alto de sua “escalada”, em que o amor dividido entre duas mulheres, no fim, nada conta.
Escalada foi a estreia do autor Lauro César Muniz no horário das 20h da TV Globo.
A novela abordou a questão do divórcio e estimulou o debate sobre a necessidade de leis que regulamentassem de maneira sistemática a separação dos casais. A Lei do Divórcio seria aprovada dois anos depois.
Lauro César Muniz considera Escalada um divisor de águas na sua carreira. Foi com esta novela que ele começou a elaborar tramas que estavam amarradas ao contexto social e político da história do Brasil. Curiosamente, a sinopse original nada tinha a ver com a novela que foi ao ar. O autor conta que havia escrito outra história, mais cerebral. Daniel Filho leu o texto, achou muito bom, mas observou que não reconhecia nele a sua marca. O autor decidiu, então, escrever uma nova sinopse, dessa vez baseando-se na trajetória do seu pai, um imigrante português que construiu a vida no Brasil trabalhando com algodão.
Susana Vieira fazia par romântico com Tarcísio Meira. Muito mais baixa que o galã, a atriz conta que tinha que subir numa lista telefônica durante as cenas de beijo.
Ney Latorraca estreou na TV Globo em Escalada. Felipe Alcântara Magalhães, a princípio um tipo pouco expressivo – que, segundo seu intérprete, passava o tempo deitado em uma rede, sem falar nada –, ganhou a simpatia do público, e o ator começou a fazer sucesso. A boa repercussão influenciou, inclusive, na trajetória do personagem.
Elenco:
Alfredo Murphy
André Valli – Zoreia
Antonio Carlos Abreu – Julio
Antônio Vitor – Padre Leopoldo
Apolo Correia – Alípio Camargo
Ariberto Sthepan – Rodolfo
Carlos Duval – Venâncio Gomes
Cecil Thiré – Pascoal Barreto
Cristina Bittencourt – Vivian (1ª fase)
Débora Duarte
Elza Gomes
Elias Soares – Cristian
Ênio Santos – Artur
Ernesto Imbassay – Gastão
Fernando Vilar
Francisco Moreno
Francisco Nagem – Zé Forquilha
Gilda Sarmento – Leonor
Hélio Ary – Juiz
Heloísa Helena
Henriqueta Brieba
Isolda Cresta – Serafina
Jorge Coutinho – Bastião
Jorge Ramos
Júlio César – Ricardo Dias (1ª fase)
Kátia D’Angelo – Vivian
Leonardo Villar – Alberto
Luiz Magnelli
Lutero Luiz – Miguel Pereira/ Prof. Tadeu
Maria Helena Dias – Odete
Maria Zilda Bethlem
Mário Cardoso – Ricardo Dias
Mário Lago – Chico Dias
Milton Moraes – Armando
Myrian Pérsia – Celina
Nathalia Timberg – Fernanda
Nelson Dantas – Zé Sereno
Ney Latorraca – Felipe
Oswaldo Louzada – Gabino
Otávio Augusto – Horácio
Patrícia Bueno
Paulo Ramos – Mário
Renée de Vielmond – Marina
Reny de Oliveira – Paula
Roberto Pirillo – Sérgio
Rogério Fróes
Rosamaria Murtinho – Arlete
Rosita Thomaz Lopes – Noêmia
Sandra Barreto – Anita
Sandra Bréa – Roberta
Selma Ohana
Sérgio Britto – Valério
Susana Vieira – Cândida
Suzy Arruda – Querubina
Suzy Kirby
Tarcísio Meira – Antônio Dias
Tessy Callado – Marieta
Tony Ferreira – Bruno
Vera Gimenez – Carla
Zanone Ferrite – Valdir
Zeny Pereira – Braulina
Elenco / Personagens
ANTÔNIO DIAS (Tarcísio Meira) Caixeiro-viajante, dinâmico e ambicioso, que chega ao interior de São Paulo disposto a subir na vida, angariando a antipatia do cafeicultor Armando (Milton Moraes). Antônio aposta todas as suas fichas na plantação de algodão, mas sua inexperiência, somada à oposição constante de Armando, o levam a perder toda a safra e a falir. Na segunda fase da novela, continua casado com Cândida (Susana Vieira), apesar de amar Marina (Renée de Vielmond), a irmã do rival, e é pai de Ricardo (Júlio César / Mário Cardoso). A vida de Antônio muda quando ele conhece o industrial italiano Valério Fachini (Sérgio Britto), dono de uma firma de materiais de construção. Os dois se tornam sócios e decidem se arriscar numa aventura: a construção de Brasília. Antônio enriquece, separa-se de Cândida, casa-se com Marina e arremata as terras de Armando.
Trilha Sonora Nacional e Internacional
Nacional
Loura ou Morena
Compositores: Vinicius de Moraes/ Haroldo Tapajós
Intérprete: Trama
Procissão de Saudade
Compositores: Sílvio Caldas
Intérprete: Sílvio Caldas
Velho Realejo
Compositores: Custódio Mesquita/ Sadi Cabral
Intérprete: As Três Meninas
Marina
Compositores: Dorival Caymmi
Intérprete: Dick Farney
Pedreira
Compositores: Mário Lago
Intérprete: Coral Som Livre
Adeus, Batucada
Compositores: Synval Silva
Intérprete: Carmen Miranda
Escalada – Tema de Abertura
Compositores
Intérprete: Orquestra Som Livre
Beatrice
Compositores
Intérprete: Walker
Renúncia
Compositores: Roberto Martins/ Mário Rossi
Intérprete: Nelson Gonçalves
Aos Pés da Cruz
Compositores: Marino Pinto/ Zé da Zilda
Intérprete: Orlando Silva
A Voz do Violão
Compositores: Francisco Alves/ Horácio Campos
Intérprete: Francisco Alves
Lábios que Beijei
Compositores: J. Cascata/ Leonel Azevedo
Intérprete: Orlando Silva
Dobrado 27 de Janeiro
Compositores
Intérprete: A Bandinha
Festa de Algodão
Compositores: Ruy Maurity/ José Jorge
Intérprete: Ruy Maurity
Internacional
Blue Suede Shoes
Compositor: Carl Perkins
Intérprete: Elvis Presley
Besame Mucho
Compositores: Wilke/ Velasquez/ Skylar
Intérprete: Ray Conniff and Orchestra
Stupid Cupid
Compositores: Neil Sedaka e Howard Greenfield
Intérprete: Neil Sedaka
Blue Gardenia
Compositor: Bob Russel
Intérprete: Nat King Cole
Banana Boat Song / Day-O
Compositores: Harry Belafonte/ Lord Burgess/ Bill Attaway
Intérprete: Harry Belafonte
Diana
Compositores: Bryan Adams/ Paul Anka
Intérprete: Paul Anka
Only You
Compositor: Buck Ram
Intérprete: The Platters
Rock Around the Clock
Compositores: Max C. Freedman/ James E. Myers
Intérprete: Bill Haley & His Comets
Matilda
Compositor: Harry Belafonte
Intérprete: Harry Belafonte
Kiss Me Quick
Compositores: Doc Pomus/ Mort Shuman
Intérprete: Elvis Presley
Moonlight Serenade – Tema de Marina
Compositor: Glenn Miller
Intérprete: The Glenn Miller Orchestra
Oh! Carol
Compositores: Neil Sedaka/ Howard Greenfield
Intérprete: Neil Sedaka
Tenderly
Compositores: Gross and Lawrence
Intérprete: Nat King Cole
Put Your Head on My Shoulder
Compositor: Paul Anka
Intérprete: Paul Anka
Escolher Outra Novela | Menu Principal |