Direito de Amar Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Direito de Amar desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Direito de Amar e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Direito de Amar

◘ Período de exibição: 16/02/1987 – 05/09/1987
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 172
◘ Autoria: Walther Negrão
◘ Colaboração: Marilu Saldanha, Ana Maria Moretzsohn e Alcides Nogueira
◘ Direção: Jayme Monjardim e José Carlos Pieri
◘ Direção-geral: Jayme Monjardim
◘ Direção executiva: Nilton Travesso
◘ Supervisão: Daniel Filho

Ambientada no Rio de Janeiro do início do século XX, a trama baseava-se na radionovela Noiva das Trevas, de Janete Clair, escrita nos anos 50. Já no começo da novela, a euforia pela virada do século se espalha pela cidade. Nessa noite de alegria e esperança, dois jovens se apaixonam durante um baile de máscaras. Mesmo sem saber quem são, Rosália (Glória Pires) e Adriano (Lauro Corona) dançam a noite inteira. Ao fim do baile, eles se separam, mas não param de pensar um no outro e fazem tudo para se reencontrarem. Só que nada é tão fácil como imaginavam.
Para salvar-se da falência, o pai de Rosália, o industrial Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi), hipotecou a casa e prometeu a filha em casamento para o poderoso banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza), pai de Adriano. Rosália, então, mesmo apaixonada por Adriano, se vê obrigada a se casar com o banqueiro. Sua dor é dividida com a mãe, Leonor (Esther Góes), que, apesar de sempre ter estado ao lado do marido, não suporta ver o triste destino da filha. Apesar de ser um homem autoritário e cruel, Monserrat é verdadeiramente apaixonado por Rosália e se esforça para conquistar o amor da moça, a única pessoa a quem trata com carinho e atenção. Quem sofre ao ver a dedicação de Monserrat com Rosália é Adriano, obrigado a conviver diariamente com seu grande amor.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Direito de Amar

** Resumo não disponível

No Rio de Janeiro do início do século XX, o industrial Augusto Medeiros se vê forçado a casar sua filha Rosália com o temível banqueiro Francisco de Montserrat, por conta de uma dívida. Mas Rosália está apaixonada por Adriano, médico recém-formado que conhecera num baile de máscaras, no reveillon de 1900, sem saber que ele era filho do Sr. de Montserrat.

Enquanto isso, Montserrat mantém em seus cuidados uma mulher, Joana, tida como louca, presa num quarto de sua mansão – uma mulher que sabe demais sobre seu obscuro passado. Ao final descobre-se que Joana era na verdade esposa de Montserrat, que se fizera passar por viúvo. Mas o banqueiro tem ainda que enfrentar seu antigo rival, o médico Jorge Ramos, com quem disputara Joana no passado. Além disso, o médico exerce grande influência sobre Adriano, inclusive em sua escolha profissional.

Walther Negrão lembra que a radionovela Noiva das Trevas, de Janete Clair, em que se baseou para escrever Direito de Amar, passava-se em 1800 e foi inspirada na vida da avó de Dias Gomes. A radionovela contava a história de uma noiva que andava pela ruas à noite, o que não se manteve na novela. O autor sustentou nomes de personagens batizados por Janete, como o de Francisco Monserrat, interpretado na trama televisiva por (Carlos Vereza), mas alterou o século, pois a novela começa na passagem para 1900.

Além do romance entre a doce Rosália (Glória Pires) e o romântico Adriano (Lauro Corona), o grande destaque da novela foi o vilão Francisco Monserrat, interpretado por Carlos Vereza. O ator compôs um personagem tão sedutor que, apesar de todas as perversidades, era querido pelo público. A torcida do telespectador por Monserrat obrigou o autor a exagerar as maldades do personagem, levando-o, por exemplo, a chicotear Joana (Ítala Nandi). Mesmo assim, Vereza recebeu muitas cartas de telespectadoras apaixonadas.

Direito de Amar foi vendida para cerca de 50 países, entre os quais, Alemanha, Argélia, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Jordânia, Marrocos, Nicarágua, Rússia, Tunísia e Vietnã.

A novela foi reapresentada entre 08 de novembro de 1993 e 25 de fevereiro de 1994, em Vale a Pena Ver de Novo.

Paula, a prima mau-caráter
Quem também tenta atrapalhar o romance entre Rosália (Glória Pires) e Adriano (Lauro Corona) é Paula (Cissa Guimarães), prima da jovem. Apaixonada pelo rapaz, ela finge ser confidente de Rosália, mas, no fundo, esforça-se para evitar a aproximação dos dois. Depois de muitas armações, Paula marca seu casamento com Adriano. No entanto, no final da história, ele fica com Rosália.

Dr. Ramos
Outro personagem importante na história é o médico Jorge Ramos (Carlos Zara), que se tornou inimigo do banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza) quando os dois disputaram o amor da mesma mulher. Além disso, o vilão não gosta da influência que Ramos exerce na vida de Adriano (Lauro Corona), principalmente em sua escolha profissional. Seguindo os passos e as orientações dele, Adriano acaba descobrindo sua vocação para a Medicina.

A misteriosa Joana
Paralelamente à disputa entre pai e filho pela mesma mulher, outra trama chama atenção dos telespectadores: o mistério que envolve Joana (Ítala Nandi), uma mulher tida como louca, que vive presa em um dos quartos da casa do poderoso banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza), onde é maltratada por ele.

No desenrolar da trama, o mistério envolvendo Joana e Monserrat vai se desvendando. Com a ajuda de Adriano (Lauro Corona) e Rosália (Glória Pires), Joana passa a se tratar com o médico Ramos (Carlos Zara) e, aos poucos, ela começa a se lembrar de seu passado. Seu verdadeiro nome é Bárbara. Há alguns anos, ela teve um filho que lhe foi arrancado dos braços, ainda bebê, por Monserrat, seu marido. Ele tentou matar a criança, pois sabia que o filho não era seu, mas preferiu simular a morte da esposa e criar o menino como seu herdeiro legítimo. Desde então, emocionalmente perturbada, Bárbara, a quem ele chamava de Joana, passou a viver como prisioneira do banqueiro. O filho dela é Adriano, fruto de seu relacionamento com Ramos, que se tornou o principal rival de Monserrat.

Depois de revelada a verdade, Ramos chama Monserrat para um duelo. Apesar de excelente atirador, Monserrat aponta sua arma para o alto e se deixa matar.

A independente Carola
A personagem Carola (Cristina Prochaska), uma mulher moderna, também merece destaque em Direito de Amar. Bonita e feminina, a moça causa espanto por viver sozinha e trabalhar. É alegre, ousada na maneira de pensar e de se vestir. Frequenta a roda boêmia da confeitaria de Manél (Elias Gleizer) e Catarina (Yolanda Cardoso), ponto de encontro de vários personagens da história.

Elenco
André Valli – Cipriano
Arrigo Barnabé – Eudécio (participação especial)
Betina Viany – Nanete (participação especial)
Betty Gofman – Tonica
Carlos Briani – Rogério Reis
Carlos Gregório – Sirineo Far Fan
Carlos Vereza – Francisco de Monserrat
Carlos Zara – Dr. Jorge Ramos
Célia Helena – Berenice
Chico Tenreiro – Dr. Osvaldo Cruz (participação especial)
Cinira Camargo – Esmeralda
Cissa Guimarães – Paula Barbosa
Cristina Prochaska – Carola
Edney Giovenazzi – Augusto Medeiros
Elias Gleizer – Manoel Barbosa
Ênio Santos – Dr. Silva (participação especial)
Ester Góes – Leonor Medeiros
Felipe Donovan – Tufi
Francisco Milani – Dr. Veiga
Glória Pires – Rosália Medeiros
Ítala Nandi – Joana/ Bárbara/ Nanete
João Carlos Barroso – Danilo
Lauro Corona – Adriano Monserrat
Lídia Mattos – Irmã Superiora
Louis André – André Corano (participação especial)
Luca de Castro – Juca
Luisa Thiré – Marinês
Margarida Schak – Mme. Von Reuter (participação especial)
Narjara Turetta – Mariana
Older Cazarré – Padre Inácio
Paulo Fortes – tenor (participação especial)
Priscila Camargo – Alice
Raymundo de Souza – Alberto Cerqueira (participação especial)
Rogério Márcico – Raimundo
Rômulo Arantes – Nelo
Rosana Garcia – Marizé
Suzana Faini – Mercedes
Tim Rescala – Bodoque (Teotônio Andrade da Silva)
Yolanda Cardoso – Catarina Barbosa

Elenco / Personagens

FRANCISCO MONSERRAT (Carlos Vereza) É o vilão da história, um poderoso banqueiro apaixonado por ópera. Monserrat é um homem com ideias monarquistas arraigadas, conservador, autoritário e de temperamento mutante. Cria Adriano (Lauro Corona) como seu filho, mas o rapaz é fruto de um envolvimento de Joana/Bárbara (Ítala Nandi), sua ex-mulher, com o médico Ramos (Carlos Zara). Monserrat se casa com Rosália (Glória Pires) e disputa o amor da jovem com Adriano.
ADRIANO MONSERRAT (Lauro Corona) Quando a novela começa, Adriano já é médico, formado na Europa. O rapaz conhece e se apaixona por Rosália (Glória Pires), em um baile de máscaras, mas não pode ficar com ela, pois a jovem está prometida para o seu pai, o poderoso banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza). Publicamente, Adriano é um homem forte, mas, entre quatro paredes, chora dolorosa e apaixonadamente por sua amada. Além de disputar Rosália com o pai, Adriano vive em divergência com ele a respeito da finalidade que pretende dar à sua carreira. Para ódio de Monserrat, ele se envolve na campanha saneadora de Oswaldo Cruz, por influência do Dr. Jorge Ramos (Carlos Zara), o grande rival de Monserrat. No decorrer da novela, descobre ser filho do médico e de Joana/Bárbara (Ítala Nandi), ex-mulher de Monserrat.
JOANA (Ítala Nandi) É conhecida como a “louca do sobrado”. Vive encarcerada na casa de Francisco Monserrat (Carlos Vereza) e tem um comportamento doentio. Seu único contato com o mundo se dá através de Berê (Célia Helena), criada da casa. No final da trama, descobre-se que seu verdadeiro nome é Bárbara. Há alguns anos, ela tivera um filho, Adriano (Lauro Corona), que, ainda bebê, lhe fora arrancado dos braços por Monserrat, seu marido. Desde então, emocionalmente perturbada, Bárbara, a quem ele chamava de Joana, passou a viver como prisioneira do banqueiro. Adriano é fruto de seu relacionamento com Ramos (Carlos Zara), que se tornou o principal rival de Monserrat.
MERCEDES (Suzana Faini) Parente distante do pai de Francisco Monserrat (Carlos Vereza). Mercedes é uma mistura de agregada com governanta e se sente dona da casa. Nutre por Monserrat uma grande paixão, pelo homem e pelo poder que ele representa.
BERÊ (Célia Helena) Berenice é esposa de Raimundo (Rogério Márcico) e mãe de Rogério Reis (Carlo Briani). Berê, como é chamada, é empregada da casa de Francisco Monserrat (Carlos Vereza) e detém grande parte dos segredos do patrão. Por medo e gratidão, cala-se diante de tudo o que sabe ou vê. Além de cuidar da casa, é a guardiã fiel, a única companheira de Joana (Ítala Nandi), a “louca do sobrado”.
RAIMUNDO (Rogério Márcico) É marido de Berenice (Célia Helena), pai de Rogério Reis (Carlo Briani) e o homem forte de Francisco Monserrat (Carlos Vereza). Raimundo é daqueles que fala pouco e ouve muito, uma espécie de faz-tudo, mas com especialidade em jardinagem. E é trabalhando nos jardins que ele se solta.
ROGÉRIO REIS (Carlo Briani) Filho de Raimundo (Rogério Márcico) e Berenice (Célia Helena). Rogério foi criado com mimos e se tornou um “almofadinha”, sempre prolixo na maneira de falar. Trabalha na empresa de Francisco Monserrat (Carlos Vereza) e apaixona-se por Paula (Cissa Guimarães), mas só mais tarde descobre seu verdadeiro amor, a jovem Mariana (Narjara Turetta).
AUGUSTO MEDEIROS (Edney Giovenazzi) Industrial falido, um sonhador. Mal das finanças, decide hipotecar a casa e prometer em casamento sua filha, Rosália (Glória Pires), ao poderoso banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza). Augusto é um homem fraco e que sofre nas mãos do vilão. Só sobrevive graças à mulher forte que tem e por quem é apaixonado, Leonor (Esther Góes).
LEONOR (Esther Góes) Esposa de Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi) e mãe de Rosália (Glória Pires). Leonor é filha de uma tradicional família falida e assiste à história se repetir ao lado do marido. Ela, porém, não se deixa abater. Tenta inutilmente trazer Augusto de volta à realidade, mas não consegue, pois ele sonha cada vez mais alto. Uma das coisas que a aborrece é ter de aceitar que a filha se case com Francisco Monserrat (Carlos Vereza), por conta de um acordo do seu marido com o banqueiro.
ROSÁLIA MEDEIROS (Glória Pires) A novela começa com Rosália aos 14 anos e segue até que ela complete os 17. A jovem conhece seu grande amor, Adriano (Lauro Corona), em um baile de máscaras, na celebração da passagem de ano. Só não pode ficar com ele por conta de um casamento arranjado por seu pai, Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi). Para acabar com suas dívidas, o industrial falido promete a mão de sua filha em casamento ao banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza), pai de Adriano. A jovem, bela, doce e meiga, tem uma personalidade forte, mas aceita o casamento arranjado. Cumpre a palavra do pai, mas não entrega seu corpo e muito menos seu coração a Monserrat.
TUNICA (Betty Gofman) Antonia, mais conhecida como Tunica, é copeira na casa de Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi). Está noiva, há quatro anos, de Juca (Luca de Castro), que já adiou o casamento várias vezes. Tunica é a maior amiga de Rosália (Glória Pires), sua grande defensora.
JUCA (Luca de Castro) Um rapaz bonito e elegante, Joaquim segue a moda nos mínimos detalhes. É secretário particular de Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi) e dotado de uma inteligência prática e cheia de truques. Sonha ter seu próprio negócio, só lhe faltando o dinheiro. Renda essa que ele pretende conseguir através de um bom casamento ou de algum golpe de sorte.
MANÉL (Elias Gleizer) Manuel Barbosa é um comerciante que preferia estar do outro lado do balcão. Dono da confeitaria onde se encontram todos os intelectuais e artistas da época, Manél é simpático, engraçado e seu comércio vai bem porque, além de ser um excelente negócio, tem por trás os cuidados da esposa, Catarina (Yolanda Cardoso). Manél é aparentemente dominado pela mulher, mantém um ótimo relacionamento com o filho Nelo (Rômulo Arantes), mas vive uma relação difícil com a filha Paula (Cissa Guimarães).
CATARINA (Yolanda Cardoso) Esposa de Manél (Elias Gleizer) e mãe de Nelo (Rômulo Arantes) e Paula (Cissa Guimarães). É muito mal-humorada e vive dizendo que a irmã, Leonor (Esther Góes), fez bem em se casar com um industrial, Augusto Medeiros (Edney Giovenazzi). Desespera-se por viver cercada por homens irresponsáveis, como seu marido, seu filho, o garçom e até mesmo os frequentadores de sua confeitaria. Seu alívio é saber que a filha, como ela, também sonha com status.
MARIA PAULA (Cissa Guimarães) Uma vilã romântica, bonita e provocante, filha de Manél (Elias Gleizer) e Catarina (Yolanda Cardoso) e irmã de Nelo (Rômulo Arantes). É apaixonada por Adriano (Lauto Corona), amor de sua prima, Rosália (Glória Pires). Odeia sua rival, mas se comporta como se fosse sua única e melhor amiga. Ela quer Adriano por status, mas também porque o ama de verdade e passa por cima de tudo e de todos para tê-lo ao seu lado. Faz-se de sonsa, mas conhece um arsenal de truques para atrair um homem. Só se desespera ao ver que seu jogo funciona com todos, menos com aquele que ela realmente deseja. Detesta a confeitaria da família. Sonha, como a mãe, voltar a ter status, tradição familiar.
NELO (Rômulo Arantes) Manoel Barbosa Júnior é uma verdadeira enciclopédia da vida boêmia do Rio de Janeiro. É bonito, saudável, atlético e esportivo. Frequenta um clube de remo, mas não consegue abdicar de suas farras em prol do esporte. Promove encontros na confeitaria da família, para prazer do pai e desgosto da mãe, que detesta ver tão fino e seleto lugar, que é ponto de encontro de poetas, músicos, escritores, jornalistas e artistas plásticos, transformado em local de esbórnia.
PADRE INÁCIO (Older Cazarré) Padre tradicional e simpático, que tenta ser durão, mas acaba sempre amolecendo diante de uma argumentação amorosa. É o exemplo máximo da doce rabugice. É um religioso extremamente convicto de todos os dogmas da Igreja e muito humano.
ALICE (Priscila Camargo) É sobrinha do padre Inácio (Older Cazarré) e possui uma beleza sensual oculta pelas roupas sóbrias. Desiludiu-se no amor e transformou-se na mãe das próprias irmãs Marizé (Rosana Garcia), Mariana (Narjara Turetta) e Marinês (Luisa Thiré) após a morte de seu pai viúvo. Encarregou-se de criá-las. Vive de costurar para fora e se humaniza quando se apaixona.
MARIZÉ (Rosana Garcia) Sobrinha de padre Inácio (Older Cazarré) e a mais nova irmã entre Alice (Priscila Camargo), Mariana (Narjara Turetta) e Marinês (Luisa Thiré). A tristeza pela morte do pai foi logo abafada pelo fato de poder viver em uma cidade grande, onde tudo é muito excitante para ela. Marizé é romântica e aceita a corte que Danilo (João Carlos Barroso) lhe faz. Foi criada por Alice, sua irmã mais velha.
MARIANA (Narjara Turetta) Sobrinha de padre Inácio (Older Cazarré) e a mais despachada e decidida das irmãs Alice (Priscila Camargo), Marizé (Rosana Garcia) e Marinês (Luisa Thiré). Tem personalidade forte, é zombeteira, simpática e se apaixona por Rogério (Carlos Briani), a quem ajuda a encontrar seu caminho. Foi criada por Alice, sua irmã mais velha.
MARINÊS (Luisa Thiré) Sobrinha de padre Inácio (Older Cazarré) e irmã de Alice (Priscila Camargo), Marizé (Rosana Garcia) e Mariana (Narjara Turetta). Sempre faz escolhas amorosas erradas, apaixonando-se por quem já tem dono. Sofre com isso, achando-se perseguida pela vida.
DR. RAMOS (Carlos Zara) Solitário, Dr. Ramos é um celibatário por opção desde a suposta morte de seu grande amor, Bárbara (Ítala Nandi), então mulher do banqueiro Francisco Monserrat (Carlos Vereza). Ele não seria capaz de dividir seu espaço com nenhuma outra mulher e escolheu, então, dedicar-se à Medicina. Gasta todo seu tempo estudando, atualizando-se. É muito ligado a Adriano (Lauro Corona), filho de Monserrat, e influenciou muito a escolha da carreira do rapaz. Tem uma grande surpresa ao descobrir que Adriano é seu filho, fruto de seu relacionamento com Bárbara, mantida, durante anos, prisioneira de Monserrat.
BODOQUE (Tim Rescala) Teotônio Andrade da Silva é o principal garçom da confeitaria do Manél (Elias Gleizer). Bodoque, como é conhecido, é muito engraçado, músico e uma espécie de poeta. É amigo fiel de Nelo (Rômulo Arantes), e os dois estão sempre envolvidos em grandes armações. Tem os pés bem plantados no chão. Com seu pão-durismo, economiza dinheiro e consegue sucesso financeiro e profissional. Sua patroa, D. Catarina (Yolanda Cardoso), acha que Bodoque desencaminha o filho, mas não o despede porque sabe que ele garante, com sua graça, música e bom humor, a fidelidade da freguesia.
DANILO (João Carlos Barroso) Jovem tido como o rebelde da época, um caricaturista que, de vez em quando, consegue encaixar uma de suas charges nos jornais. Gosta de discutir política, é irônico e sofre de uma eterna falta de dinheiro. Está sempre na confeitaria do Manél (Elias Gleizer) e, para desespero de D. Catarina (Yolanda Cardoso), faz desenhos nas alvas toalhas das mesas. Quem se diverte é Nelo (Rômulo Arantes), que o considera um prodígio. É apaixonado por Marizé (Rosana Garcia), mas sonha, em primeiro lugar, com a sua carreira artística.
CAROLA (Cristina Prochaska) Carolina é uma mulher misteriosa, cheia de charme e exuberância, e que frequenta a roda boêmia da confeitaria do Manél (Elias Gleizer). Vive de cabelos soltos, maquiagem e vestidos.
ESMERALDA (Cinira Camargo) Dona da pensão onde moram Danilo (João Carlos Barroso) e Juca (Luca de Castro). É uma mistura de dona de estalagem e taberna, cartomante, conselheira e jogadora.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

luminados – Tema de abertura
Compositores: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Ivan Lins

Sei de Cor – Tema de Adriano
Compositores: Celso Fonseca, Ronaldo Bastos
Intérprete: Maria Bethânia

Olha – Tema do Sr. de Montserrat
Compositores: Milton Nascimento
Intérprete: Milton Nascimento

Minha Pequena Princesa – Tema das irmãs Mariana, Marizé e Marinês
Compositores: Mú Carvalho/ Paulinho Tapajós
Intérprete: Mú

Bougainvilles – Tema de Alice
Compositores
Intérprete: Carla Daniel

Boêmio – Tema de Nelo
Compositores: Ataulfo Alves/ Wilson Falcão
Intérprete: Emílio Santiago

Por Toda a Minha Vida – Tema de Rosália
Compositores: Tom Jobim/ Vinicius De Moraes
Intérprete: Gisele

Suite from Magdalena (The Emerald) – Tema de Rosália e Adriano
Compositores: Heitor Villa-Lobos
Intérprete: André Kosteleinetz

Das Dores de Oratórios – Tema de Joana
Compositores: João Bosco
Intérprete: João Bosco

Fada Noturna – Tema de Carola
Compositores
Intérprete: Claudia Raia

Guardião – Tema de Ramos
Compositores: João Caetano
Intérprete: João Caetano

Dias de Lua – Tema de Paula
Compositores: Cláudio Cartier/ Marco Aurélio/ Paulo César Feital
Intérprete: Cláudio Cartier

Bons Tempos – Tema de Manel
Compositores: Ary Marcos/ Lula Barbosa
Intérprete: Lula Barbosa

Cumprimentos ao Novo Século – Tema geral
Compositores
Intérprete: Odette Ernest Dias