Da Cor do Pecado Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Da Cor do Pecado desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Da Cor do Pecado e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Da Cor do Pecado

◘ Período de exibição: 26/01/2004 – 28/08/2004
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 185
◘ Autoria: João Emanuel Carneiro
◘ Colaboração: Ângela Carneiro, Vincent Villari e Vinícius Vianna
◘ Supervisão de texto: Silvio de Abreu
◘ Direção: Paulo Silvestrini e Maria de Médicis
◘ Direção-geral: Denise Saraceni e Luís Henrique Rios
◘ Direção de núcleo: Denise Saraceni

Comédia romântica contemporânea, ambientada em São Luís, Maranhão, e no Rio de Janeiro. Da Cor do Pecado tem como eixo central o romance inter-racial vivido pela pobre feirante Preta (Taís Araújo) e o rico Paco (Reynaldo Gianecchini). Os dois são personagens de um triângulo amoroso formado com Bárbara (Giovanna Antonelli).

Paco e Preta se conhecem quando o botânico viaja a São Luís para realizar uma pesquisa sobre ervas medicinais. Os dois se apaixonam, e ele volta ao Rio de Janeiro decidido a terminar seu relacionamento com a noiva, a ambiciosa e interesseira Bárbara, por quem nunca foi apaixonado. Paco, no entanto, é surpreendido pela notícia de que ela está grávida. Confuso, ele não conta a verdade para Bárbara e foge para o Maranhão disposto a se casar com Preta. Bárbara vai atrás do noivo e descobre o romance dele com a feirante. Temerosa de que seu tão planejado golpe do baú fracasse – gananciosa, sempre objetivou casar-se com Paco para compartilhar sua fortuna –, ela passa a fazer tudo para separar o casal, com a ajuda de seu amante Kaíke (Tuca Andrada), que a acompanha na viagem.

Um dos planos de Bárbara dá certo. Ela põe sonífero em uma bebida de Preta e faz com que Paco a flagre na cama com Dodô (Jonathan Haagensen), ex-namorado da moça, que aceita participar da tramoia. A essa altura, Paco também já descobrira a farsa de Bárbara, após vê-la beijar Kaíke e ouvi-la dizer que só esperaria completar um ano de casada para passar a receber pensão. Desiludido, Paco decide voltar ao Rio.

Paco perdeu sua mãe aos 5 anos e foi criado pelo pai, o milionário Afonso Lambertini (Lima Duarte). Único herdeiro de uma das maiores fortunas do país, ele se recusa a receber qualquer dinheiro do pai, com quem mantém uma relação difícil porque não concorda com a falta de escrúpulos com que ele construiu seu império. O rapaz, no entanto, desconhece sua verdadeira origem. Paco é filho de Afonso e Edilásia (Rosi Campos), antiga empregada de seu pai. Os dois tiveram um caso, e ela engravidou. Como não conseguia ter filhos com a esposa, Afonso obrigou a moça a entregar-lhe a criança para ser criada por ele e a mulher. Edilásia, no entanto, deu à luz gêmeos. Sem deixar que o patrão tomasse conhecimento do fato, deu a ele apenas um dos filhos e ficou com o outro, Apolo (também interpretado por Reynaldo Gianecchini). A única que sabe da história é Germana (Aracy Balabanian), amiga de Edilásia e governanta dos Lambertini. Edilásia agora é uma viúva com cinco filhos: Apolo, Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat).

De volta ao Rio, Paco não consegue se livrar da ardilosa Bárbara. Ela convence Afonso de que o filho está perturbado e precisa ser internado. Para escapar da internação, Paco foge em um helicóptero do pai e acaba levando Bárbara com ele. Durante uma discussão com a ex-noiva, o botânico joga a aeronave no mar. Bárbara consegue escapar e nada até uma praia. Paco desmaia e é salvo por Ulisses, que acha que ele é Apolo. Isso porque, nesse mesmo dia, Apolo havia desaparecido no mar, após sofrer um acidente de barco. Ele estava com Ulisses, que empreendeu uma busca incansável para achar o irmão.

Como o corpo de Paco não é encontrado pelas equipes de resgate, ele é dado como morto. Afonso, Germana e Edilásia, assim como Preta, choram sua morte. Sem conseguir convencer Ulisses de que não é Apolo, Paco acredita que a confusão pode ser uma oportunidade para começar uma nova vida. Ele assume essa outra identidade e passa a conviver com Edilásia e seus quatro irmãos, tentando se adaptar aos costumes da família. Ulisses, desconfiado de que aquele não é Apolo, descobre a verdade, mas passa a ajudar Paco na farsa, ensinando-o a agir como o irmão. Diferentemente do introvertido Paco, Apolo era desinibido e “cuca fresca”.

Triste com a morte de Paco, Preta encontra um motivo para celebrar a vida: ela está grávida do botânico.

Há uma passagem de tempo de oito anos na história. Preta nunca quis saber da família nem da fortuna de Paco. Mas depois que o filho Raí (Sérgio Malheiros) se interessa em saber quem era seu pai, e sua mãe, Lita (Solange Couto), morre, Preta decide viajar para o Rio de Janeiro, disposta a apresentar o filho à família de seu pai. Bárbara, que, com a morte do biólogo, passou a receber uma pensão de Afonso para criar o filho Otávio (Felipe Latgé) – na verdade, fruto de seu relacionamento com Kaíke – sente-se ameaçada com a presença de Preta e tenta, a todo custo, evitar a aproximação do milionário e do seu verdadeiro neto e herdeiro. Mais tarde na trama, porém, Afonso e Raí desenvolvem uma afetuosa relação e esse relacionamento faz com que o avô reveja seus preconceitos e antigas convicções. Mas, o receio de passar os seus bens para um falso herdeiro faz com que ele peça um exame de DNA. Raí fica magoado, por parecer que ele e sua mãe são golpistas. Já Paco, fazendo-se passar por Apolo, reaproxima-se do pai e de Preta, que, a essa altura, está envolvida com o advogado Felipe (Rocco Pitanga), braço-direito de Afonso. Preta e Paco acabam retomando a relação, mas ele não revela à amada sua verdadeira identidade.

A vilã Bárbara passa a ter como aliado em seus planos o dissimulado Tony (Guilherme Weber). Movido pela vontade de vingar a morte de seu pai – que se suicidou após ter sido arruinado por Afonso –, Tony conquista a amizade e a confiança do empresário e acaba nomeado vice-presidente do grupo Lambertini. No desenrolar da história, Tony mata Afonso, mas os personagens só descobrem a verdade no final.

Depois de muitos encontros e desencontros, Preta entende as justificativas de Paco em fazer-se passar por Apolo, e os dois finalmente ficam juntos. Bárbara tem um fim trágico: ela se mata, não sem antes acabar com a vida do comparsa Tony. Apolo, que todos acreditavam ter morrido, reaparece no último capítulo, para alegria da família. Ele é encontrado por Ulisses após viver todo esse tempo como náufrago em uma ilha.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Da Cor do Pecado

  1. Amor à primeira vista
  2. Paco chega ao Maranhão e conhece Preta, dona de uma barraca de ervas medicinais. No início da conversa, Preta se irrita com o estranho, mas logo começa a gostar dele. Paco está prestes a beijar Preta, mas é interrompido pelo toque de seu telefone celular. Preta aproveita o clima quebrado e vai embora sem que Paco veja. Afonso pede a Felipe para ajudá-lo a convencer Paco a aceitar um casamento. Bárbara avisa a Kaike que está grávida dele, mas vai se casar com Paco para dar o golpe do baú. Kaike teme que o plano de Bárbara não dê certo. Paco encontra Preta, os dois resolvem passear juntos e acabam se apaixonando. Paco tem que ir embora do Maranhão, mas garante a Preta que vai voltar para se casar com ela. Preta revela a Helinho que está apaixonada. Apolo perde uma luta para Thor, seu irmão. Tina termina com Apolo e dá em cima de Thor, causando uma briga entre os dois. Paco avisa a Felipe que vai deixar a cidade para sempre, pois está apaixonado. Afonso dá a Paco a aliança que foi da mãe dele. Preta termina com Dodô. Bárbara anuncia para Paco a sua gravidez.

  3. A gravidez de Bárbara
  4. Paco fica pasmo com a notícia e não consegue terminar com Bárbara. Dodô fica furioso com Preta. Paco liga para Preta, mas Dodô não deixa que ela atenda o celular. Dodô tenta agarrar Preta, que sai correndo, mas Helinho a defende. Lita manda Preta esquecer Paco. Dois amigos contam a Paco que Afonso vai destruir uma mata para construir um prédio. Paco faz um protesto contra a obra de Afonso, que vê tudo pela TV. Ulisses confessa para Apolo que gastou todo seu dinheiro com uma mulher por quem está apaixonado. Apolo sugere que eles dois saiam de férias. Verinha fica radiante ao saber que Bárbara está grávida. Afonso garante a Paco que não vai destruir a mata, mas sem que ninguém saiba manda que a removam discretamente. Edilásia tenta emprestar dinheiro a Ulisses, mas ele não aceita. Paco descobre que seu pai destruiu a mata e fica furioso. Germana aconselha Paco a ir atrás da mulher que ama. Bárbara encontra a passagem de Paco e pergunta por que ele vai voltar ao Maranhão.

  5. Paco volta para o Maranhão
  6. Paco mente para Bárbara que viajará a trabalho. Ela percebe que Paco está querendo terminar o noivado e não o deixa falar. Preta fica chateada com a falta de notícias de Paco. Bárbara tenta descobrir, através de Felipe, o motivo de Paco voltar ao Maranhão, mas ele garante que não sabe de nada. Abelardo revela para Edilásia que Ulisses tem uma amante mais velha, com quem gasta todo o seu dinheiro. Ulisses pede que Verinha lhe devolva um colar que ele lhe deu. Ela fica furiosa e termina tudo com ele. Paco liga para Preta, mas Lita afirma que ela não quer falar com ele. Edilásia consola Ulisses. Bárbara avisa a Afonso que Paco vai viajar. Afonso manda Felipe impedir que Paco entre no avião. Edilásia faz drama ao saber que Apolo e Ulisses querem viajarFelipe não alcança Paco a tempo. No Maranhão, Paco avisa Helinho que está procurando Preta. Ulisses e Apolo vão embora de barco. Bárbara quer ir para São Luís, mas Kaike a faz desistir. Helinho leva Preta até Paco.

  7. Preta aceita se casar com Paco
  8. Paco e Preta se beijam, apaixonados. Helinho e Cezinha choram de emoção. Bárbara tenta fazer com que Germana lhe diga onde Paco está, em vão. Germana afirma para Bárbara que ela não é a mulher certa para PacoAfonso decide mandar Felipe para o Maranhão procurar Paco. Felipe se recusa a ir, deixando Afonso furioso. Paco pede Preta em casamento, mas ela pede um tempo para pensarEdilásia fica furiosa ao saber que Tina fez com que Apolo e Thor brigassem. Ulisses e Apolo percebem que esqueceram de carregar o barco com água e comida. Bárbara vasculha o apartamento de Paco e encontra uma foto da barraca de Preta, o que a faz decidir ir para São LuísKaike vai com ela. Bárbara vai até a barraca de Preta e pergunta a Lita se ela conhece Paco. Lita nega. Paco revela a Preta que estava noivo de uma mulher que não ama. Preta aceita se casar com Paco, que lhe dá o anel que foi de sua mãe. Bárbara vê Paco e Preta se beijando.

  9. Kaike e Bárbara tramam contra Paco
  10. Bárbara segue Paco e Preta até a pensão onde ele está hospedado e descobre que eles estão pensando em se casar. Verinha e Eduardo sofrem com a falta de dinheiro. Bárbara pede ajuda a Kaike para reconquistar Paco. Apolo e Ulisses atracam numa praiaThor avisa a Edilásia que vai lutar e pede que ela faça sua sopa especial para lhe dar forças. Preta anuncia para Helinho que vai se casar. Afonso comenta com Ítalo que ele tem sorte de seu filho gostar dele. Paco liga para Bárbara e tenta terminar o noivado, mas ela finge que a ligação está ruimLita fica horrorizada quando Preta conta que Paco lhe pediu em casamento. Edilásia prepara a sopa para Thor. Kaike investiga a vida de Preta. Apolo e Ulisses paqueram uma menina na praia, mas são expulsos pelo marido da moçaThor apanha de seu adversário. Edilásia, sem entender porque o efeito da sopa não deu certo, entra no ringue para defender o filho. Bárbara entra no quarto de Paco.

  11. Surpresa na festa de noivado
  12. Paco fica surpreso ao ver Bárbara. Dodô pede para conversar com Preta. Edilásia dá mais sopa a Thor, que ganha a luta. Dodô insiste que Preta volte com ele, em vão. Kaike observa tudo de longe. Eduardo sugere a Verinha que eles falsifiquem um quadro para vender. Bárbara finge passar mal para que Paco cuide dela. Preta recebe os convidados de sua festa de noivado. Edilásia faz com que Thor prometa que vai terminar com Tina, mas ele mente. Ulisses e Apolo chegam em um novo porto e logo arrumam briga. Verinha tira fotos de um quadro de Afonso. Preta convida Helinho para ser seu padrinho de casamento. Luís vê Ulisses e Apolo brigando e pergunta se eles não querem dar aula de luta. Paco percebe que está atrasado para a festa, mas Bárbara não deixa que ele saia. Preta fica nervosa com a demora de Paco. Abelardo anuncia que quer ser maquiador profissional, e Edilásia desmaia. Um menino entrega um bilhete a Preta avisando que Paco não vem à festa.

  13. Preta perdoa Paco
  14. Helinho consola Preta. Kaike avisa Bárbara que o plano deles deu certo. Paco vai até a casa de Preta procurá-la, mas Lita manda que ele não apareça mais por lá. Preta decide tomar satisfações com Paco. Bárbara deixa um recado no espelho do quarto de Paco para que Preta veja. Preta fica arrasada ao ver e deixa o anel que Paco lhe deu em cima da cama. Um carro forte da empresa de Afonso é assaltado na rua de Preta e os bandidos levam cinco milhões de dólares em ouro. Cezinha vê tudo. Paco se desespera ao ver que Preta lhe devolveu o anel. Afonso fica furioso com o assalto. Os bandidos fogem do Maranhão. Apolo e Ulisses começam a dar aulas de luta. Edilásia implora, em vão, para que Abelardo não seja maquiador. Paco explica para Preta que a mulher que lhe deixou o recado é sua ex-noiva. Preta perdoa Paco. Verinha e Eduardo procuram um falsário. Os bandidos do assalto pedem para alugar o barco de Ulisses. Paco encontra Bárbara na casa de Preta.

  15. Apolo e Ulisses correm perigo!
  16. Preta descobre que Paco não contou a Bárbara que eles estão juntos. Ulisses aluga seu barco, contrariando Apolo. Verinha e Eduardo combinam o trabalho com o falsário. Preta fica chocada ao saber que Bárbara está grávida de Paco. Bárbara vai embora, afirmando que não quer atrapalhar ninguém. Preta manda que Paco vá atrás dela. Germana confessa para Afonso que não quer que Bárbara e Paco se casem. Afonso sente falta de Paco. Germana vê uma foto antiga dela com Afonso e chora. Paco avisa Bárbara que vai se casar com Preta, deixando-a arrasada. Helinho e Cezinha aconselham Preta a lutar por Paco. Os bandidos planejam eliminar Apolo e Ulisses. Edilásia tem um mau pressentimento. Bárbara garante a Kaike que vai fazer de tudo para separar Paco e Preta. Um dos bandidos vê Apolo abrindo a caixa do ouro e aponta uma arma para ele. Helinho aconselha Paco a insistir com Preta. Apolo e Ulisses pulam do barco. Um dos bandidos atira em Apolo, que afunda no mar. Paco vai até a casa de Preta e grita que a ama.

  17. Apolo desaparece no mar
  18. Lita manda Paco ir embora. Os bandidos começam a brigar entre si. Ulisses procura por Apolo no mar, desesperado. O barco bate, matando todos os bandidos. O caixote com o ouro afunda no mar. Ulisses enche um bote e sai à procura de Apolo. Edilásia sente que seus filhos não estão bem. Afonso avisa Felipe que ele será demitido se o seguro não pagar pelo ouro roubado. Bárbara manda Kaike procurar Dodô. Afonso afirma para Germana que não saberia o que fazer sem ela. Edilásia reza, pedindo para não perder outro filho. Ulisses não consegue achar Apolo. Felipe pede demissão, deixando Afonso furioso. Ítalo sente orgulho de Felipe. Edilásia recebe um cartão de Ulisses e Apolo e fica aliviada. Helinho aconselha Preta a ir atrás de Paco. Ulisses não acredita que Apolo esteja morto e insiste em procurá-lo. Paco decide ir embora de São Luís. Laura não concorda com a decisão de Felipe. Kaike avisa Dodô que quer lhe propor um negócio. Preta consegue alcançar Paco antes que ele vá embora. Os dois se beijam.

  19. Bárbara faz Preta passar por aproveitadora!
  20. Preta faz Paco prometer que não vai mais esconder nada dela. Kaike pede que Dodô o ajude a separar Paco e Preta, avisando que pode pagar pelo serviço. Ulisses usa uma canoa para procurar Apolo. Dodô decide colaborar com Kaike. Eduardo e Verinha pegam o quadro falsificado. Bárbara rouba o cartão de crédito de Paco sem que ele veja. Kaike compra um monte de eletrodomésticos com o cartão de Paco e manda que eles sejam entregues na casa de Preta. Tina garante a Dionísio que fica com ele se ele vencer Thor. Kaike manda Dodô dizer que os eletrodomésticos são um presente seu para Lita. Paco fica perturbado ao saber que Preta descobriu que ele é rico. Ulisses liga para Edilásia, mas não tem coragem de dizer que Apolo desapareceu. Edilásia percebe que há algo errado. Paco descobre que seu cartão foi usado para comprar coisas que foram entregues na casa de Preta. Edilásia pede para conversar com Germana. Paco acusa Bárbara de roubar seu cartão, deixando-a em pânico.

  21. Paco descobre sobre Bárbara e Kaike
  22. Bárbara se faz de ofendida e Paco acaba se sentindo culpado por tê-la acusado. Dodô esconde o cartão de Paco na bolsa de Preta. Germana tranqüiliza Edilásia, afirmando que seus filhos devem estar bem. Paco pergunta a Preta porque as coisas compradas com seu cartão de crédito estão na casa dela, deixando-a pasma. Ulisses desmaia de cansaço na canoa. Abelardo convence Edilásia a deixá-lo maquiá-la. Edilásia detesta o resultado o manda que Thor destrua o estojo de maquiagem. Abelardo luta com Thor pelo estojo e vence, deixando os irmãos impressionados. Thor percebe que Dionísio está paquerando Tina e o desafia para uma luta. Ulisses é encontrado por pescadores. Preta garante a Paco que não pegou seu cartão. Edilásia afirma que não vai deixar que Thor e Dionísio lutem. Felipe tem dificuldades em achar outro emprego. Paco encontra seu cartão na bolsa de Preta. Helinho desconfia que Dodô é responsável pela confusão entre Paco e Preta. Paco vai até o hotel de Bárbara e a vê beijando Kaike.

  23. Cai a máscara de Bárbara!
  24. Paco fica pasmo. Helinho convence Preta a tirar satisfações com Dodô. Verinha prepara um jantar para sua amiga Kiki, que quer comprar seu quadro. Dodô garante a Preta que comprou as coisas com seu dinheiro. Paco ouve Bárbara dizendo a Kaike que ela só precisará ficar casada um ano até que possa receber pensão. Edilásia tenta fazer com que Thor e Dionísio desistam de lutar. Bárbara descobre que Paco esteve no seu hotel e fica muito nervosa. Dionísio tenta fazer a sopa especial por conta própria. Verinha e Eduardo fazem de tudo para impressionar Kiki. Dionísio toma a sopa e fica louco para lutar. Edilásia descobre que Dionísio fez a sopa errada. Dionísio luta com Thor, mas sente dor de barriga e é obrigado a abandonar o ringue. Edilásia vê Thor beijando Tina e fica furiosa. Paco finge para Bárbara que não descobriu nada. Ulisses continua acreditando que Apolo está vivo. Paco acusa Bárbara de ser amante de Kaike.

  25. Bárbara joga sujo demais!
  26. Bárbara tenta negar tudo, mas Paco não acredita. Kiki pergunta quanto Verinha e Eduardo querem pelo quadro e eles fingem indiferença. Afonso fica triste, pois Paco não ligou para ele em seu aniversário. Bárbara perde a cabeça e diz a Paco que é impossível gostar dele a não ser pelo seu dinheiro. Paco manda que Bárbara se afaste dele. Kaike tenta convencer Bárbara a desistir de tudo, mas ela garante que vai se vingar. Paco tenta falar com Preta, mas Lita conta que ela viajou. Kiki oferece uma grande quantia pelo quadro. Eduardo e Verinha ficam radiantes, mas disfarçam. Bárbara procura Dodô e avisa que tem outro serviço para eleEdilásia castiga Thor e Dionísio e despede Tina de sua barraca. Germana organiza uma festa para Afonso, que detesta a surpresa. Bárbara coloca remédios para dormir no suco de Preta sem que ela vejaDodô leva Preta para sua casa. Bárbara suborna a dona da pensão onde Paco está para que ela diga que viu Preta e Dodô juntos. Paco vai até a casa de Dodô e vê Preta deitada na cama.

  27. Paco e Bárbara sofrem um acidente!
  28. Paco pensa que Preta está bêbada e vai embora, arrasado. Cezinha avisa Helinho que Preta foi vista num táxi com Dodô. Helinho vai até a casa de Dodô e leva Preta embora. Bárbara encontra AfonsoHelinho e Cezinha tentam acordar Preta, em vão. Preocupado com a falta de noticias de Paco, Afonso viaja para São Luís. Bárbara afirma para Afonso que Paco teve um surto e imaginou que ela tem um amante. Afonso vê Paco transtornado e acha que ele não está bemBárbara sugere que Afonso interne Paco numa clínica de repouso. Preta se desespera ao saber que Paco a viu na cama com Dodô. Ulisses parte mais uma vez para procurar Apolo. Edilásia faz Tina jurar que vai se afastar de seus filhosVerinha e Eduardo recebem o dinheiro pela venda do quadro falso. Afonso manda dois enfermeiros capturarem Paco, mas ele consegue fugir. Bárbara vai atrás de Paco, que entra no helicóptero de Afonso. Preta se desespera ao saber que Paco ia ser internadoContra a vontade de Paco, Barbara também entra no helicóptero. Atormentado pelas ameaças de Bárbara, Paco afirma que sua vida acabou e atira o helicóptero no mar.

  29. Todos acreditam na morte de Paco
  30. O helicóptero começa a afundar. Paco desmaia. Ulisses vê o helicóptero afundando e rema em sua direção. Bárbara consegue escapar e nada até uma praia. Ulisses salva Paco e acredita que ele é ApoloStela avisa a Germana que Afonso tentou internar Paco. Verinha e Eduardo começam a gastar o dinheiro da venda do quadro. Afonso se desespera ao saber que o helicóptero de Paco caiu no mar. Luís pensa que Paco é Apolo. Preta descobre que Paco sofreu um acidente e está desaparecidoLita e Helinho tentam acalmá-la. Felipe fica nervoso ao saber que Paco pode estar morto. Edilásia desmaia ao saber do acidente de Paco. Ulisses afirma para Paco que é seu irmão, deixando-o confusoVerinha e Eduardo são presos por passarem dólares falsos. Edilásia reza para que Paco não tenha morrido. Afonso avisa para Bárbara que não há chances de Paco ter sobrevivido. Bárbara anuncia para Afonso que está grávida.

  31. Paco e Apolo são irmãos gêmeos!
  32. Afonso não consegue se consolar com a notícia de que vai ter um neto. Preta se desespera ao saber que Paco está morto. Paco tenta convencer Ulisses de que ele não é seu irmão, em vãoGermana chora a morte de Paco. Preta acusa Bárbara de ser uma assassina e garante que vai se vingar dela. Paco escuta no rádio a notícia de sua própria morte. Os filhos de Edilásia estranham o nervosismo delaPreta pensa em Paco e chora. Germana anuncia para Edilásia que Paco morreu. Edilásia acusa Germana de tê-la obrigado a entregar seu filho a Afonso e a faz jurar que não vai revelar que ele tem um irmão gêmeo. Verinha e Eduardo, da cadeia, tentam entrar em contato com BárbaraAfonso e Germana se consolam mutuamente. Bárbara avisa a Kaike que eles terão que esperar antes de assumirem seu namoro publicamente. Laura aconselha Felipe a dar seu apoio a Afonso. Ulisses não acredita que Paco não seja Apolo. Afonso pede para conversar com Edilásia.

  33. Ulisses se toca de que Paco não é Apolo
  34. Edilásia acusa Afonso de ter matado Paco, deixando-o muito magoado. Ulisses acha que Paco está com amnésia. Edilásia manda que Afonso se afaste dela. Ulisses tenta ensinar luta a PacoBárbara fica pasma ao saber que seus pais foram presos e paga a fiança. Dodô pede desculpas a Preta, garantindo que não sabia que as coisas iam terminar daquele jeito. Ulisses conta detalhes de sua família para Paco. Bárbara conta para seus pais que Paco está mortoHelinho acha que Paco não está morto. Cezinha garante a Helinho que ele é vidente de verdade. Paco começa a aceitar a viver como Apolo. Afonso oferece ajuda financeira a Bárbara, mas ela não fica satisfeita com o valor. Germana garante a Bárbara que ainda vai desmascará-la
    Preta se sente mal. Germana revela a Afonso que Paco estava apaixonado por uma mulher no Maranhão. Ulisses descobre que Paco não tem nenhuma marca de tiro e se dá conta de que ele não é seu irmão. Paco propõe a Ulisses se passar por Apolo até que ele tenha coragem de revelar a Edilásia que o irmão morreu.

  35. Paco assume uma vida que não é sua!
  36. Ulisses fica histérico e sai correndo. Afonso avisa a Germana que vai manter o quarto de Paco exatamente como está. Bárbara anuncia que vai se mudar de casa. Verinha passa mal. Paco afirma para Ulisses que quer tomar o lugar de Apolo. Preta pergunta a Dodô se ele recebeu alguma coisa para atrapalhar seu namoro com Paco. Bárbara concorda em dar uma pensão para Verinha e Eduardo. Dodô confessa que quem lhe procurou foi um homem. Preta e Helinho começam a desconfiar que o filho de Bárbara pode não ser de Paco. Tina concorda em ser modelo de maquiagem de Abelardo num concurso e ele promete tentar conseguir o emprego dela de volta. Afonso se recusa a sair de casa, deprimido. Thor e Dionísio roubam o estojo de maquiagem de Abelardo para impedi-lo de ganhar o concurso. Abelardo rouba a moto de Thor para se vingar. Ulisses toma um porre. Edilásia liga para Paco e fala com ele pensando que é Apolo.

  37. Preta está grávida!
  38. Paco fala com Edilásia fingindo que é Apolo e garante que eles estão bem. Germana quer conhecer Apolo, mas Edilásia não deixa. Afonso pede desculpas a Felipe e o convence a voltar a trabalhar para ele. Preta sente enjôo e tonturasPaco afirma para Ulisses que não é Apolo e avisa que vai embora. Afonso aloja Bárbara em um de seus apartamentos. Thor e Dionísio revelam a Edilásia que Abelardo sumiu, deixando-a furiosaUma repórter pergunta a Preta se ela já namorou Paco e ela garante que não. Abelardo finge que vai pular do alto de uma torre para que Edilásia fique com pena dele. Eduardo flagra Bárbara e Kaike se beijandoUlisses pede que Paco o ajude a encontrar o ouro dos bandidos e ele concorda. Eduardo exige que Bárbara lhe dê parte de sua pensão, caso contrario irá revelar a todos o caso da filha com Kaíke. Abelardo convence Edilásia a deixá-lo ser maquiador. Preta descobre que está grávida.

  39. Ulisses corre perigo!
  40. Preta, Lita e Helinho ficam radiantes com a notícia. Abelardo pede que Edilásia devolva o emprego de Tina, mas ela se recusa. Tina se oferece para ajudar Solano a vencer Thor. Ulisses e Paco pegam um barco emprestado de Luís para tentar encontrar o ouroGermana afirma que Bárbara deveria fazer um teste de DNA para provar que está grávida de Paco, deixando Afonso irritado. Bárbara dá dinheiro a Eduardo. Solano desafia Thor para uma lutaHelinho fica assustado, pois está começando a acertar algumas previsões. Edilásia pega Tina roubando sua sopa. Tina foge e dá a sopa a Solano, que parte para cima de Thor. Ulisses mergulha para encontrar o ouro, deixando Paco. Thor perde a luta e Edilásia jura se vingar de TinaPreta avisa a Helinho que não vai pedir ajuda à família de Paco. Durante o mergulho, o equipamento de Ulisses dá um problema e ele desmaia. Paco percebe que Ulisses está demorando e mergulha atrás dele.

  41. Nascem os filhos de Bárbara e Preta
  42. Paco resgata Ulisses. Ulisses sugere que Paco assuma de uma vez por todas a identidade de Apolo e ele concorda. Tina humilha Thor e avisa que vai viajar com SolanoPreta descobre que está esperando um menino. Seis meses se passam. Bárbara sente contrações e vai para o hospital, mas impede Kaike de acompanhá-la. Preta também sente as dores do partoHelinho a leva para um hospital público, mas os funcionários estão em greve. Kaike se revolta por não poder acompanhar o nascimento de seu filho. Germana revela a Edilásia que Bárbara teve um filho chamado Otávio. Kaike invade o quarto de Bárbara no hospital, mas é expulso pelos seguranças de Afonso. Sem dinheiro para o taxi, Helinho e Lita levam Preta de ônibus para um hospital particularComo não tem seguro médico, Preta não consegue ser atendida e parte para outro hospital. Preta tem Raí no ônibus, ajudada pelos passageiros. Passam-se sete anosRaí é um menino saudável, esperto e amado; Otávio é mimado e mal educado porque Bárbara não sabe como educá-lo e não dá carinho ao filho. Helinho comenta com Preta que Raí deveria conhecer seu avô. Raí ouve e pergunta a Preta quem é seu avô.

  43. Raí descobre que seu pai morreu
  44. Preta garante a Raí que ele ainda é muito criança para saber quem é seu avô, deixando-o revoltado. Kaike se irrita por não poder assumir para Otávio que ele e Bárbara estão juntosThor e Dionísio ficam amigos de Moa, uma surfista que chega ao Rio para fazer desenhos de pranchas. Ela é linda e surfa muito bem. Raí faz perguntas sobre seu pai e Preta se esquivaPaco confessa para Ulisses que ainda não esqueceu Preta. Bárbara garante a Afonso que será bom para Otávio estudar num colégio interno na Suíça. Thor estranha que Moa viva sozinha e acha que ela tem algum segredo. Ulisses continua tentando encontrar o ouroStela garante a Felipe que Afonso vai promovê-lo. Raí vasculha as coisas de Preta e encontra uma foto de Paco. Otávio dá um escândalo ao saber que vai para o internato. Raí pergunta a Preta se Paco é seu pai. Preta confirma e revela que Paco está morto. Raí se desespera e sai de casa correndo.

  45. Lita à beira da morte!
  46. Preta vai atrás de Raí, mas não o alcança. Kaike quer se aproximar de Otávio, mas Bárbara avisa que o menino vai morar na Suíça. Helinho e Preta procuram Raí. Otávio vê Bárbara e Kaike se beijandoRaí é abordado por Pedrão, um homem estranho que lhe oferece comida. Thor e Dionísio conhecem Sal, um menino que surfa muito bem e mora na rua. Pedrão coloca Raí para pedir esmola junto com outros meninosThor empresta sua prancha para Sal surfar. Luís se recusa a emprestar o barco para Ulisses mais uma vez. Raí descobre que Pedrão bate nos meninos e incita-os a fugiremPedrão persegue Raí. Ítalo garante a Felipe que Afonso não vai promovê-lo porque ele é negro. Laura demite Abelardo, pois ele só faz maquiagens loucas. Raí encontra Preta e HelinhoFelipe não é promovido e fica decepcionado. Ulisses pega o barco de Luís sem que ele saiba. Preta encontra Lita caída no chão.

  47. Preta resolve procurar Afonso
  48. Preta leva Lita para o hospital. Luís percebe que Ulisses levou seu barco. Ulisses procura pelo tesouro, com a ajuda de Paco. Preta e Lita aguardam no hospital lotado. Bárbara bate em Otávio e o obriga a dizer que não a viu beijando Kaike. Felipe se sente mal, pois Tony foi promovido em seu lugar. Helinho consegue fazer com que Lita seja atendida. O médico avisa a Preta que Lita está muito mal. Dionísio empresta sua prancha para que Sal participe de um campeonato de surfe. Afonso afirma para Germana que não promoveu Felipe por que ele é negro, deixando-a decepcionada. Kaike ameaça contar tudo a Afonso se Bárbara mandar Otávio para a Suíça, mas perde a coragem. Lita manda Preta procurar a família de Paco e depois morre. Paco se oferece para mergulhar no lugar de Ulisses e encontra o barco naufragado. Preta parte com Raí para encontrar Afonso.

  49. Preta e Bárbara se reencontram!
  50. Raí garante a Preta que vai protegê-la durante a viagem. Afonso pergunta se Germana nunca se apaixonou por alguém, deixando-a perturbada. Raí teme que seu avô não goste dele. Paco encontra o baú cheio de ouro, mas mente para Ulisses e diz que não achou nada. Thor começa a tentar ser intelectual para impressionar Moa. Bárbara pede perdão a Kaike, mas ele afirma que não quer mais nada com ela. Preta confessa para Raí que ainda gosta de Paco. Ulisses diz que a vida não é nada sem dinheiro, mas Paco discorda. Bárbara organiza uma exposição das fotos tiradas por Paco. Brad manda Sal não tentar ganhar o campeonato. Thor garante a Sal que ele não precisa ter medo de Brad. Preta vê o anúncio da exposição das fotos de Paco e resolve ir até lá com Raí. Sal ganha o campeonato e a prancha de prêmio. Brad fica furioso. Bárbara fica chocada ao ver Preta na exposição.

  51. Bárbara descobre que Preta teve um filho!
  52. Bárbara, disfarçadamente pede que os seguranças tirem Preta e Raí da exposição. Sal fica felicíssimo com sua prancha. Tony se interessa por Bárbara. Brad e seus capangas quebram a prancha de Sal. Moa convida Sal para trabalhar com ela e garante que ele pode conseguir outra prancha. Julia, uma bióloga, quer alugar um barco para mergulhar. Thor confessa para Edilásia que passou a ter medo de lutar. Ulisses e Paco se oferecem para levar Julia para mergulhar. Bárbara afirma para Kaike que teme que Preta tenha tido um filho de Paco e implora que ele a ajude. Ulisses fica com ciúmes ao ver que Julia gostou mais de Paco do que dele. Kaike finge que é secretário de Afonso e vai falar com Preta, que revela que Raí é filho de Paco. Julia e Paco se beijam. Bárbara fica com ódio ao saber que Preta teve um filho de Paco.

  53. Kaike faz Preta passar por ladra!
  54. Bárbara garante a Kaike que vai dar um jeito de Preta não se aproximar de Afonso. Ulisses fica chateado por Paco ter beijado Julia. Moa descobre que Sal mora na rua e o convida para dormir em sua oficina. Bárbara concorda em deixar Kaike se aproximar de Otávio, mas em troca pede que ele a ajude a se livrar de Preta. Helinho entra em transe de verdade e tem uma visão. Brad provoca Thor, que não consegue lutar. Solano e Tina voltam de viagem. Edilásia descobre que Solano voltou e planeja sua vingança. Julia beija Paco, mas ele começa a pensar em Preta e se afasta. Edilásia obriga Thor a desafiar Solano, apesar do medo dele. Bárbara planeja fazer com que Preta seja presa. Afonso gosta cada vez mais de Tony, deixando Felipe chateado. Helinho avisa a Cezinha que vai fechar seu consultório, mas garante que vai arrumar outra maneira de ganhar a vida. Kaike coloca um produto eletrônico na bolsa de Preta dentro de uma loja e o alarme toca quando ela sai.

  55. Preta é presa e Raí é levado para o juizado de menores.
  56. Preta e Raí tentam fugir dos seguranças, mas não conseguem. Preta é levada para a delegacia. Kaike se sente culpado pelo que fez. Ulisses afirma para Paco que ele só conseguirá esquecer Preta se namorar outra mulher. Preta é presa. Felipe fica impressionado com o cinismo de Tony. Preta se desespera ao saber que terá que aguardar julgamento presa e que Raí irá para o juizado de menores. Verinha e Eduardo saem para paquerar, mas um atrapalha o outro. Paco e Julia passam a noite juntos. Raí foge do funcionário do juizado. Thor afirma que não vai conseguir lutar contra Solano. Raí dorme na rua. Edilásia obriga Thor a tomar a sopa e ir para a luta. Thor não consegue lutar e perde a luta para Solano. Kaike vai até a delegacia e descobre que Raí está desaparecido. Germana desconfia ao saber que Bárbara não vai mais mandar Otávio para a Suíça. Tony confessa para Afonso que se interessou por Bárbara. Raí vai até a empresa de Afonso e encontra Bárbara.

  57. Preta é solta, mas Raí está desaparecido.
  58. Raí conta sua história para Bárbara e ela promete ajudá-lo. Preta se desespera ao saber que Raí fugiu. Bárbara garante a Raí que vai levá-lo para a casa de Afonso, mas o leva para um abrigo de menores. Ulisses fica chateado ao ver Paco com Julia. Sal se apaixona por Moa. Edilásia tenta tirar Thor de sua depressão, em vão. Kaike tenta se aproximar de Otávio, que não entende o interesse dele. Helinho se disfarça para fugir de seus clientes, mas é reconhecido. Bárbara revela a Kaike que levou Raí para o juizado, deixando-o chocado. O delegado começa a achar que Preta está dizendo a verdade. Felipe afirma para os pais que é preciso ser mau caráter para vencer na firma de Afonso. Preta é solta. Raí foge do juizado. Bárbara fica furiosa ao saber que Preta saiu da cadeia. Paco afirma para Julia que não pode ficar com ela. Preta procura por Raí, desesperada. Bárbara vê Raí dormindo na rua.

  59. Preta descobre que Kaike trabalha com Bárbara.
  60. Bárbara tenta convencer Raí a vir com ela, mas ele foge. Paco e Julia se despedem. Preta procura ajuda em uma rádio para achar Rai. Um taxista escuta o apelo de Preta e reconhece Rai na rua e o leva até a radio. Bárbara vê os dois juntos e fica furiosa. Kaike pede que Bárbara o deixe oferecer dinheiro a Preta para que ela vá embora. Bárbara concorda. Tina se insinua para Thor e tenta convencê-lo a lutar com Solano. Dionísio pede que Edilásia o deixe lutar com Solano. Kaike garante a Preta que Afonso não quer recebê-la o oferece-lhe dinheiro. Preta não aceita o dinheiro, mas afirma para Kaike que vai embora. Bárbara fica satisfeita. Preta decide procurar Afonso uma última vez e descobre que Kaike não trabalha para ele. Bárbara vê Preta na empresa de Afonso. Moa percebe que Sal está interessado nela e o aconselha a arrumar uma namorada. Dionísio desafia Solano. Ulisses bebe e decide ir atrás do ouro. Paco tenta impedi-lo e eles brigam. Preta segue Kaike e descobre que ele trabalha com Bárbara.

  61. Raí salva a vida de Afonso
  62. Kaike afirma para Preta que apenas trabalha para Bárbara, mas ela não acredita. Preta e Bárbara se enfrentam. Afonso comenta com Germana que não gosta da companhia de Otávio. Preta vai com Raí até a casa de Afonso, mas ele se recusa a falar com ela. Tony consegue fazer com que Eriberto venda sua fábrica por muito pouco. Eriberto é assaltado e os bandidos levam todo o dinheiro da venda da fábrica. Bárbara vê Preta em frente à mansão de Afonso e manda que a expulsem dali. Germana ouve a conversa e decide procurar Preta. Tony divide o dinheiro com os bandidos que assaltaram Eriberto. Germana deixa Preta e Raí entrarem na casa. Paco pede que Ulisses esqueça o ouro. Eriberto acusa Tony e Afonso de roubá-lo. Germana leva Preta e Raí até Afonso. Raí vê que Eriberto está com uma arma apontada para Afonso e corre para salvá-lo.

  63. Afonso procura Preta
  64. Eriberto tem um ataque cardíaco e morre. Raí afirma para Felipe que é filho de Paco. Verinha ouve tudo. Preta revela a Afonso que Raí é filho de Paco, mas ele não acredita, deixando-a furiosa. Felipe pergunta se Preta não quer fazer outra tentativa com Afonso, mas ela afirma que nunca mais quer vê-lo. Os policiais tiram do rio a van que os assaltantes usaram para roubar o ouro de Afonso no Maranhão. Abelardo coloca temperos na sopa de Edilásia, estragando seu efeito. Dionísio toma a sopa e se prepara para ir lutar com Solano. Thor não agüenta ver Dionísio apanhando, sobe no ringue e vence Solano. Germana afirma para Afonso que Preta pode estar falando a verdade, deixando-o perturbado. Paco fica preocupado ao descobrir que um investigador da empresa de Afonso vai para a região. Raí afirma para Preta que ela deveria namorar Felipe. Afonso vai até o hotel de Preta e pede para conversar com ela.

  65. Raí vai visitar Afonso
  66. Afonso afirma que se sente grato a Raí por ele ter salvado sua vida, mas não acredita que ele seja seu neto. Preta fica furiosa e manda Afonso embora. Afonso convence Preta a adiar sua partida para o Maranhão. Helinho se interessa por Tancinha, uma de suas clientes. Bárbara pega Verinha assaltando sua despensa e fica furiosa. Afonso pede que Felipe convença Preta a deixar Raí visitá-lo. Edilásia elogia Thor por sua vitória. Dionísio se sente mal por ter perdido e Thor o consola. Raí concorda em visitar Afonso. Felipe se oferece para passear com Preta, enquanto Raí estiver com Afonso. Tina afirma para Thor que o ama, mas ele a despreza. Edilásia vê Thor conversando com Tina e fica furiosa. Helinho se entristece, pois Tancinha só se interessa pelo espírito do marido. Felipe avisa a Afonso que vai investigar o roubo do ouro. Os policiais perguntam a Paco e Ulisses se eles viram os bandidos, e eles afirmam que não. Raí vai visitar Afonso.

  67. Afonso se apega a Raí
  68. Afonso e Raí se dão bem. Bárbara teme que Afonso comece a gostar de Raí, mas Kaike afirma que isso não vai acontecer. Paco revela a Ulisses que não pode ser visto pelo funcionário de Afonso. Afonso percebe que Raí gosta das mesmas coisas de que Paco gostava. Felipe afirma para Preta que Afonso vai acabar se apegando a Raí. Helinho decide enfrentar o espírito do marido de Tancinha. Tony pede que Stela lhe fale sobre o relacionamento de Bárbara e Paco. Sal confessa a Thor que está apaixonado por Moa. Thor o aconselha a se declarar. Edilásia quer saber o que Abelardo faz até tarde da noite. Tina agarra Thor, que não consegue resistir. Preta deixa que Felipe a beije, mas depois confessa que sente que não é certo. Afonso confessa a Germana que gostou de Raí e ela o aconselha a não deixá-lo ir embora. Tony convida Bárbara para jantar. Raí se despede de Afonso, que fica emocionado.

  69. Paco se esconde de Felipe
  70. Preta fica feliz ao saber que Raí e Afonso se deram bem. Laura percebe que Felipe está interessado em Preta. Afonso se pergunta se Raí pode mesmo ser seu neto. Tony quer saber se tem alguma chance com Bárbara. Ela ridiculariza Tony. Abelardo volta tarde para casa e se recusa a revelar onde esteve. Germana pede que Preta fique no Rio, mas ela afirma que só ficaria se Afonso pedisse. Afonso compara Otávio com Raí. Helinho implora que Pai Gaudêncio, um vidente poderoso, feche seu corpo para que ele não incorpore mais Feitosa. Gaudêncio avisa a Helinho que ele pode se dar mal. Felipe vai investigar o desaparecimento do ouro. Paco se esconde de Felipe. Tony vê Bárbara com Kaike. Paco avisa a Ulisses que Felipe não pode vê-lo. Preta pensa em Felipe. Raí e Preta se preparam para ir embora, mas vêem Afonso se aproximando do ônibus deles.

  71. Felipe encontra Paco
  72. Afonso pede a Preta que Raí faça um teste de DNA. Preta fica ofendida, mas acaba concordando. Helinho tem que fazer uma simpatia complicada para se livrar de Feitosa. Afonso pede que Preta fique hospedada num apart-hotel luxuoso enquanto está no Rio. Tony tira fotos de Bárbara e Kaike se beijando. Helinho faz a simpatia. Tony bate seu carro no de Kaike e se oferece para pagar os prejuízos. Tancinha pede que Helinho incorpore Feitosa, para grande decepção dele. Felipe faz perguntas a Ulisses, deixando-o nervoso. Helinho finge que incorpora Feitosa e dá um fora em Tancinha. Brad derruba Sal de sua prancha e ele quase se afoga. Moa consegue salvar Sal e chora pensando num outro homem que se afogou. Bárbara fica apavorada ao saber que Afonso pediu que Raí faça um teste de DNA. Paco resolve acampar no meio do mato até que Felipe vá embora. Bárbara pede satisfações a Afonso. Felipe caminha pelo mato e dá de cara com Paco.

  73. Tony descobre que Otávio é filho de Kaike
  74. Paco garante a Felipe que é Apolo Sardinha. Como está bêbado, Felipe fica confuso e acaba desmaiando. Afonso deixa claro para Bárbara que, se Raí for filho de Paco, terá direito a metade da herança. Afonso dá muitos presentes para Raí. Tony entrega o dinheiro do conserto para Kaike e coloca um aparelho de escuta em seu estúdio fotográfico. Eduardo reforma a sua parte da sala. A pedido de Edilásia, Dionísio convida Abelardo para a festinha no bar pelo seu aniversário. Verinha e Laura combinam de fazer um curso. Sal promete que jamais vai abandonar Moa. Helinho concorda em chamar o espírito de Feitosa, que dispensa Tancinha de novo. Afonso torce para que Raí seja seu neto. Abelardo se entedia na festa. Brad provoca Thor e a briga se instala. Edilásia implora a Laura que Felipe não comente com Afonso sobre a semelhança de Apolo e Paco. Tony descobre que Otávio é filho de Kaike.

  75. Tony chantagea Bárbara
  76. Bárbara avisa que fará qualquer coisa, até trocar exame de DNA, para garantir a fortuna. Tony grava tudo. Paco garante a Ulisses querer esquecer da sua outra vida. Afonso confessa a Germana gostar mais de Raí do que de Otávio. Felipe promete a Edilásia que nada vai falar sobre Apolo. Preta arma uma barraca para vender tapioca na frente do hotel. Edilásia revista o quarto de Abelardo e encontra um bilhete assinado somente com a inicial B, e decide descobrir quem é. Otávio pede uma carona só para não ir embora do colégio com Kaike. Moa garante a Thor que está namorando Sal, para surpresa dele. Eduardo compra avestruzes para criar em casa e ficar rico com sua venda. Afonso e Raí jogam tênis. Quando Bárbara chega, Raí foge. Helinho se declara e beija Tancinha, que se esquiva. Verinha se desespera com os avestruzes. Ulisses, bêbado, pega o barco de Luis. Tony mostra a fita para Bárbara e avisa que quer ser seu sócio.

  77. Paco diz a Ulisses que sabe onde está o ouro!
  78. Bárbara expulsa Tony, que exige um beijo. Felipe comenta com Preta que conheceu um cara exatamente igual a Paco. Ela acha que é um sinal e pede que Felipe não a procure mais. Ulisses, bêbado, tenta controlar o barco em meio à tempestade. Paco e Luis saem para procurá-lo. Tony come tapioca na barraca de Preta. Afonso se irrita ao saber que Preta virou camelô. Tony garante ao patrão que conhece uma boa clínica que faz exame de DNA. Paco e Luis encontram Ulisses desacordado em uma praia. Edilásia e os filhos amarram Abelardo, que se recusa a dizer quem é B. Helinho, rejeitado, pede que Gaudêncio faça Tancinha amá-lo. Edilásia se emociona ao saber de Raí. Verinha começa o seu curso. Tayanni dança para Abelardo, que continua amarrado. Preta não se submete às ordens de Afonso. Luis demite Ulisses e Paco da academia. Raí briga com Afonso, porque ele falou mal de Preta. Bárbara conta a Kaike que Tony está chantageando. Ulisses desiste do ouro. Paco garante saber onde o ouro está.

  79. Paco e Ulisses mergulham e encontram o ouro
  80. Ulisses fica furioso e briga com Paco. Bárbara não deixa que Kaike jogue fora a pulseira que Tony lhe mandou. Raí não quer voltar na casa de Afonso. Paco garante que vai ajudar Ulisses a conseguir o ouro. Pai Gaudêncio avisa que Helinho vai precisar do cabelo de Tancinha para um trabalho. Edilásia obriga Abelardo a comer a mesma comida que os irmãos e ver futebol. Bárbara humilha Preta. Helinho corta uma mecha do cabelo da amada. Tony se irrita ao ver que Bárbara não está usando a pulseira e ela a coloca. Raí manda recado para o avô que só volta na casa dele junto com a mãe. Tony garante a Bárbara que descobriu um jeito de adulterar o exame de DNA e exige que ela assuma a relação com ele. Ulisses pega outro barco e Paco é obrigado a ir junto. Abelardo consegue se soltar e vai embora de casa. Moa propõe a Sal que eles finjam estar casados. Verinha adora ver Eduardo acuado pelos avestruzes. Edilásia chora por Abelardo ter ido embora. Luis chama a polícia. Afonso pede desculpas a Raí. Paco e Ulisses mergulham e encontram o ouro.

  81. Preta dá uma chance a Felipe
  82. Paco ajuda Ulisses a subir com o lingote de ouro. Preta também se desculpa com Afonso, que convida-os para seu aniversário no dia seguinte. Tony avisa a Bárbara que eles vão juntos na festa. Afonso se encontra com Bárbara e Tony no lobby, mas ela encontra uma desculpa. Paco sugere esconder o lingote e depois derretê-lo. Carvalho prende Ulisses e Paco, quando eles voltam. Abelardo compra uma passagem para Paris. Helinho faz a mandinga e aguarda. O porteiro ajuda Eduardo, que solta os avestruzes na rua. Edilásia corre para o aeroporto ao saber que o filho vai viajar. Germana leva Preta na casa que era de Paco. Luis retira a queixa contra Paco. Tancinha agarra Helinho, sob a força do feitiço. Abelardo se veste de mulher para passar pela mãe, mas é descoberto. Edilásia garante que tem o maior orgulho dele, que o ama. Abelardo abraça-se a mãe e decide ficar. Felipe pede uma chance para Preta. Luis flagra Paco quando ele mexe no barco. Preta e Felipe se beijam.

  83. Preta encara Bárbara de igual para igual!
  84. Felipe combina de ir com Preta à festa. Paco mente que sua mochila ficou no barco. Tony chega na casa de Kaike e avisa que vai se casar com Bárbara e que o namoro será comunicado na festa de Afonso. Os dois brigam. Bárbara garante que precisa se submeter a Tony e Kaike a expulsa de seu apartamento. Germana leva Preta para comprar um vestido. Paco avisa Ulisses que está indo para São Luiz e volta para pagar o barco de Luis e a fiança. Laura dá mais uma chance para Abelardo. Tancinha desmancha os nós do saquinho que prende Feitosa e a sala começa a tremer. Helinho briga com Feitosa que cisma de incorporar. Eduardo vai até o salão e exige metade do lucro de Verinha, senão conta quem ela é para as alunas. Cesinha acorda Helinho. Afonso sente-se mal, enquanto joga tênis com Raí. Felipe se deslumbra ao ver Preta arrumada. Afonso não liga muito para o presente de Otávio, mas adora a pipa que Raí lhe dá. Preta chega na festa, deslumbrante, e encara Bárbara.

  85. Otávio e Raí se engalfinham!
  86. Preta se sente desconfortável na festa de Afonso, mas Felipe garante que todos estão achando-a linda. Otávio afirma para Raí que é ele quem manda na casa de Afonso, mas Raí não lhe dá atenção. Bárbara insulta Preta, que se controla para não responder. Afonso percebe a perturbação de Preta e manda Bárbara respeitá-la. Tony garante a Bárbara que vai ajudá-la a vencer Preta. Raí faz um discurso para Afonso que o deixa emocionado. Bárbara derruba comida em Preta de propósito. Preta, perturbada, vai embora da festa, mas avisa a Raí que ele pode ficar. Paco vai para São Luís derreter o ouro e descobre que Preta viajou para o Sul. Gaudêncio consegue livrar Helinho de Feitosa. Edilásia encontra Tina em sua casa e manda que Thor escolha entre elas duas. Thor escolhe Tina, para desespero de Edilásia. Otávio insulta Raí, deixando Afonso furioso. Raí tenta conversar com Otávio, indo atrás dele em sua casa na árvore, mas perde a calma quando ele fala mal de Preta. Otávio empurra Raí que cai, desmaiado.

  87. Helinho vê Paco
  88. Afonso se desespera ao ver Raí desmaiado. Preta garante a Tony que Bárbara não presta e ele se finge de surpreso. Paco pede que um fundidor derreta sua barra de ouro e outras menores. Raí afirma para Afonso que não foi Otávio quem o empurrou. Otávio fica espantado com a atitude de Raí. Paco vende o ouro. Helinho se sente culpado, pois sabe que só conquistou Tancinha graças ao feitiço de Gaudêncio. Tina convida Thor para morar numa barraca de praia com ela. Abelardo avisa a Edilásia que é melhor ela deixar que Thor namore Tina, ou vai acabar perdendo o filho. Edilásia pede que Thor volte para casa, mas Tina avisa que vai junto. Helinho confessa a Tancinha que a enfeitiçou e aprisionou Feitosa. Tancinha vai embora, furiosa. Kaike exige que Bárbara deixe que Otávio durma em sua casa. Tony sugere a Bárbara que eles alterem o exame de DNA e encontrem alguém para se fazer passar por pai de Raí. Helinho vê Paco.

  89. Preta vê uma foto de Apolo na casa de Edilásia e fica pasma.
  90. Helinho e Cezinha vão atrás de Paco, mas não conseguem alcançá-lo. Helinho pensa que foi uma alucinação. Tony insiste em passar a noite na casa de Bárbara, deixando-a furiosa. Kaike tenta se aproximar de Otávio, que se comporta muito mal e despreza a casa do fotógrafo. Paco paga a fiança de Ulisses e o tira da cadeia. Tony se apresenta para Verinha como namorado de Bárbara. Verinha fica encantada por Tony. Edilásia obriga Tina a ajudar com as tarefas da casa. Eduardo exige que Verinha lhe dê dinheiro para que ele não fale do passado dela para suas clientes. Sal vai embora e deixa uma carta para Moa, afirmando que não pode mais viver ao lado dela sem ser seu namorado. Moa se desespera e pede a ajuda de Thor e Dionísio para encontrar Sal. Ulisses e Paco pagam os estragos do barco de Luís e anunciam que vão voltar para casa. Carvalho estranha que Ulisses e Paco tenham arrumado tanto dinheiro. Quando Felipe comenta com Preta que o filho da sua vizinha Edilásia se parece muito com Paco, ela pede para conhecê-la. Preta vê uma foto de Apolo na casa de Edilásia e fica pasma.

  91. Afonso acredita que Raí é seu neto!
  92. Preta promete a Edilásia que não vai comentar nada com Afonso. Preta afirma que gostaria de conhecer Apolo, deixando Felipe com ciúmes. Germana aconselha Edilásia a revelar a verdade sobre Apolo a Afonso, mas ela se recusa. Eduardo descobre que Tony está chantageando Bárbara e teme que ela não vá mais poder lhe dar dinheiro. Moa se sente mal por não ter percebido o que Sal sentia por ela. Tancinha afirma para Helinho que gosta dele mesmo sem feitiço, deixando-o radiante. Tina se enfurece por ter que fazer todo o trabalho na casa de Edilásia. Feitosa incorpora em Helinho. Brad faz com que Sal tome um porre e o deixa pelado no meio da rua. Ulisses e Paco pegam o ouro do fundo do mar. Afonso se emociona ao descobrir que Raí é daltônico, pois Paco também era. Kaike e Otávio começam a se dar bem. Bárbara pede que Kaike a ajude a descobrir algo que incrimine Tony. Afonso acredita que Raí é seu neto.

  93. Bárbara vai visitar Marina, mãe de Tony
  94. Preta garante a Felipe que está feliz com ele e os dois passam a noite juntos. Paco avisa a Ulisses que eles não podem gastar o dinheiro todo de uma vez, para não dar na vista. Kaike segue Tony e o vê entrando na clínica em que sua mãe está internada. Bárbara vasculha o apartamento de Tony. Tony deixa uma mala cheia de dólares com sua mãe. Afonso tenta convencer Preta de que trabalhar com ela não é o melhor para Raí. Paco leva todo o ouro ao fundidor e pede que ele o deixe no formato de peças de barco. O espírito de Feitosa passa para o corpo de Gaudêncio e Helinho o expulsa. Gaudêncio dá uma pulseira a Helinho para sua proteção. Moa encontra Sal, mas ele se recusa a voltar para a casa dela. Ulisses começa a gastar o dinheiro com exagero, contrariando Paco. Afonso sente a falta de Raí. Carvalho vê Ulisses com roupas novas e pergunta onde ele conseguiu dinheiro. Bárbara vai visitar Marina, mãe de Tony.

  95. Paco e Ulisses são presos!
  96. Bárbara consegue fazer com que Marina revele alguns segredos do passado de Tony. Tony pergunta a Bárbara o que ela foi fazer em seu apartamento e ela desconversa. Edilásia liga para a cidade onde Apolo e Ulisses estavam e descobre que Ulisses esteve preso. O fundidor entrega a peça de barco feita de ouro a Paco e Ulisses. Preta explica a Raí que ele terá que fazer um teste para saber se é mesmo neto de Afonso. Tancinha anuncia para Helinho que está grávida dele. Feitosa incorpora em Cezinha e ataca Tancinha. Laura avisa a Verinha que não quer mais que ela dê o curso de etiqueta. Thor aconselha Sal a não largar tudo por causa de seu amor por Moa. Feitosa amarra Tancinha e Helinho e ameaça levar os dois para o além. Afonso grita com uma empregada diante de Raí, mas percebe o que fez e pede desculpas. Paco e Ulisses colocam no barco as peças de ouro pintado, para parecer de outro metal. Carvalho dá voz de prisão a Paco e Ulisses.

  97. Bárbara faz Raí passar por ladrão
  98. Carvalho faz uma busca no barco de Paco e Ulisses, mas não encontra o ouro. Germana aconselha Afonso a aceitar Raí como neto sem saber o resultado do teste. Gaudêncio salva Helinho e Tancinha de Feitosa, que estava incorporado em Cezinha. Sal decide voltar para a casa de Moa. Thor e Dionísio se vingam de Brad e sua gangue. Laura acusa Verinha de roubar seu dinheiro, mas ela nega tudo. Tony obriga Bárbara a expulsar Kaike de seu apartamento. Ulisses pede que Paco volte para o Rio com ele. Preta garante a Raí que não gosta de Felipe como gostou de Paco. Raí a aconselha a continuar namorando Felipe assim mesmo. Afonso afirma para Bárbara que não sabe se vai pedir que Raí faça o teste, deixando-a transtornada. Eduardo e Verinha choram de fome. Otávio, a mando de Bárbara, pega um relógio de ouro de Afonso e coloca na mochila de Raí. Paco pensa em ir morar no Rio. Afonso encontra seu relógio na mochila de Raí.

  99. Ulisses e Paco chegam na casa de Edilásia
  100. Afonso fica arrasado com a descoberta. Otávio cai na piscina de Afonso e Raí o salva de morrer afogado. Paco decide ir para o Rio com Ulisses, mas avisa que dentro de um mês revelará a Edilásia que não é Apolo. Edilásia resolve ir atrás de Ulisses e Apolo. Abelardo, Thor e Dionísio tentam impedi-la, em vão. Afonso pergunta a Raí se ele roubou seu relógio e ele nega, mas fica muito magoado com a desconfiança do avô. Helinho teme que Feitosa volte a atacá-lo. Raí decide ir embora da casa de Afonso. Otávio se sente culpado por ter incriminado Raí. Germana desconfia de Otávio e tenta fazer com que ele fale a verdade. Edilásia consegue escapar dos filhos e sai à procura de Apolo e Ulisses. Abelardo toma conta da casa, para desespero de Thor e Dionísio. Preta consola Raí. Otávio acusa Bárbara de ser má e foge de casa. Afonso pede que Raí volte a sua casa, mas ele se recusa. Edilásia volta, para grande alegria de todos. Otávio vai até a casa de Kaike. Ulisses e Paco chegam na casa de Edilásia.

  101. Bárbara tenta colocar Afonso contra Preta
  102. Edilásia desmaia ao ver Paco e Ulisses. Germana garante a Afonso que Bárbara deu um jeito de Raí ser incriminado, mas ele não acredita. Afonso afirma para Germana que nunca foi amado por ninguém, deixando-a muito perturbada. Raí diz a Preta que quer voltar para o Maranhão. Paco é apresentado a toda a família e teme que eles descubram a farsa. Germana pede que Preta não volte para o Maranhão. Ulisses conta detalhes da vida de Apolo para Paco. Otávio confessa a Kaike que fez uma coisa errada a pedido de Bárbara. Sal se interessa por Kika na pista de skate. Tony deduz que Otávio pode estar na casa de Kaike e avisa para Bárbara ir buscá-lo. Preta confessa para Felipe que não conseguiu esquecer Paco e eles terminam o namoro. Otávio afirma para Bárbara que não vai mais obedecê-la. Feitosa assombra Helinho e Tancinha. Preta afirma para Raí que é melhor ele fazer o teste de DNA. Bárbara revela a Afonso que Preta já foi presa por roubo. Preta ouve tudo.

  103. Afonso e Raí tiram sangue para o teste de DNA
  104. Preta dá uma bofetada em Bárbara. Afonso pede que Bárbara vá embora. Ulisses anuncia para a família que ganhou dinheiro enquanto estava fora e que agora eles podem abrir uma academia. Todos ficam radiantes. Preta afirma para Afonso que Raí está preparado para fazer o teste de DNA. Bárbara e Tony planejam trocar o teste de Raí. Edilásia percebe que Paco esqueceu muita coisa. Ulisses afirma que ele sofreu um acidente e está com perda de memória. Paco se preocupa, pois Ulisses só pensa em gastar o dinheiro. Otávio trata Bárbara mal. Ítalo aconselha Felipe a não desistir de Preta. Felipe procura Preta e eles fazem as pazes. Eduardo e Verinha colocam um anúncio no jornal para tentar encontrar pretendentes ricos. Felipe aconselha Afonso a procurar Raí. Tony descobre quando o teste vai ser feito. Afonso tenta conversar com Raí, mas eles não se entendem. Afonso e Raí tiram sangue para o teste.

  105. Preta vê Bárbara e Felipe conversando
  106. Afonso tenta se aproximar de Raí, mas ele o trata friamente. Ulisses e Paco levam a família toda para passear em seu barco. Afonso garante a Germana que se arrepende de ter pedido a Raí que fizesse o teste de DNA. Bárbara finge estar passando mal para distrair todos na clínica enquanto Tony troca os exames. Preta aconselha Raí a perdoar Afonso. Kaike pergunta a Otávio se ele quer ser seu amigo e ele diz que vai pensar. Eduardo vai num encontro e fica decepcionado ao ver que sua pretendente é Stela, secretária de Afonso. Verinha se encontra com um homem jovem e bonito, mas ele rouba sua carteira. Preta fica indignada quando Felipe levanta a hipótese de Raí não ser filho de Paco. Uma garçonete chamada Beki dá em cima de Eduardo. Feitosa incorpora em Tancinha, mas Helinho não percebe. Tony aconselha Bárbara a tentar se aproximar de Felipe. Ulisses revela a Verinha que ficou rico. Preta vê Bárbara e Felipe conversando.

  107. Paco vê Moa se afogando e a salva
  108. Preta vai embora, furiosa. Afonso afirma para Germana que nunca conseguiu se aproximar de ninguém. Germana aconselha Afonso a tomar uma atitude. Paco afirma para Ulisses que não quer mais mentir para Edilásia. Ulisses diz que Paco está perdendo a chance de ter uma família, deixando-o perturbado. Tony garante a Bárbara que ela ainda vai gostar dele. Verinha fica radiante por ter reencontrado Ulisses. Afonso vai até o trailer de Edilásia e pede para conversar com ela. Felipe pede que Germana o ajude a reconquistar Preta. Germana aconselha Felipe a se afastar de Bárbara. Edilásia é hostil com Afonso. Eduardo paquera Beki. Germana aconselha Preta a não se afastar de Felipe. Paco luta com Thor e ganha. Thor fica chateado. Sal e Kika se aproximam. Sal vê Moa chorando e ela confessa que é saudades de Pedro. Otávio afirma que Raí é seu irmão, para ódio de Bárbara. Paco vê Moa se afogando e a salva.

  109. Otávio confessa a Afonso que colocou o relógio na mochila de Raí.
  110. Paco afirma para Moa que ela foi irresponsável por ter entrado no mar. Moa se irrita com Paco, que vai embora. Otávio avisa a Bárbara que não acredita mais nela. Ulisses percebe que Paco se interessou por Moa. Felipe pede que Preta confie nele e ela garante que vai tentar. Paco confessa a Edilásia que se sente meio deslocado na família, mas ela afirma que o lugar dele é ali. Eduardo diz a Verinha que está apaixonado. Paco começa a se sentir em casa. Moa afirma para Sal que gostaria de agradecer ao homem que a salvou. Afonso pensa nos erros que cometeu com Paco, Otávio e Raí. Eduardo encontra o colar que Verinha ganhou de Ulisses. Verinha obriga Ulisses a comprar roupas para ela e para ele. Eduardo dá o colar a Beki. Tancinha, dominada por Feitosa, decide abandonar Helinho. Moa descobre que seu salvador é filho de Edilásia e vai procurá-lo. Otávio confessa a Afonso que colocou o relógio na mochila de Raí.

  111. Raí vai visitar Afonso, que o chama de neto
  112. Bárbara finge ficar chocada com o que Otávio disse. Afonso fica muito perturbado. Moa agradece a Paco por ter salvo sua vida presenteando-o com uma torta. Bárbara dá uma bronca em Otávio, que afirma não ter medo dela. Tina dá em cima de Paco, deixando-o chocado. Thor e Dionísio acham graça do novo visual de Ulisses. Afonso pede desculpas a Raí, mas ele não aceita. Kaike afirma para Otávio que está orgulhoso do que ele fez e o leva embora da casa de Bárbara. Germana fica radiante ao saber que Otávio teve coragem de dizer a verdade. Verinha faz Ulisses prometer que vai comprar um apartamento. Tancinha, com Feitosa no corpo, joga Helinho num lago, mas ele consegue se salvar. Paco e Moa ficam amigos. Edilásia pergunta a Ulisses por que Apolo tornou-se um homem triste. Ulisses se esquiva. Afonso passa mal. Kaike avisa a Bárbara que vai pedir a guarda de Otávio caso ela não pare de maltratá-lo. Raí vai visitar Afonso, que o chama de neto.

  113. Moa e Paco se beijam!
  114. Raí chama Afonso de avô, para grande felicidade dele. Ulisses incentiva Paco a se envolver com Moa. Tony avisa a Otávio que vai se casar com Bárbara, deixando-o desesperado. Afonso garante a Preta que tem certeza de que Raí é seu neto e pede que ela fique morando no Rio. Preta promete pensar. Tony afirma para Bárbara que ela precisa controlar Kaike melhor. Sal fica com ciúmes de Paco. Afonso afirma para Felipe que gostaria muito que ele se casasse com Preta. Helinho e Cezinha amarram Tancinha para tentar expulsar Feitosa do corpo dela. Eduardo e Beki namoram. Edilásia torce para que Paco namore Moa, pois acha que isso vai alegrá-lo. Bárbara manda os seguranças de seu prédio impedirem Kaike de subir. Raí afirma para Afonso que vai tentar perdoar Otávio. Tony obriga Bárbara a comprar anéis de noivado para eles dois. Moa beija Paco. Otávio pede desculpas a Raí e ele aceita.

  115. Paco vê Preta em sua casa
  116. Otávio e Raí começam a ficar amigos, deixando Afonso emocionado. Moa fica sem graça por ter beijado Paco e vai embora. Paco fica perturbado com o beijo. Otávio garante a Afonso que ninguém mandou que ele colocasse o relógio na mochila de Raí. Germana não acredita. Bárbara obriga Otávio a ir embora da casa de Afonso. Preta fica perturbada com a proximidade do aniversário da morte de Paco. Kaike impede que Bárbara leve Otávio para a casa dela. Afonso afirma para Raí que ele vai ficar morando com ele, e vai ficar com o quarto que era de Paco. Sal beija Kika. Helinho e Cezinha não conseguem tirar Feitosa do corpo de Tancinha. Edilásia pede que Paco toque violão e ele é obrigado a dizer que esqueceu como fazê-lo. Preta avisa a Afonso que vai ficar no Rio e pede para morar na casa que era de Paco. Afonso leva Preta e Raí na cabana de Paco. Bárbara tenta seduzir Kaike, que não lhe dá a menor bola. Paco vê Preta em sua casa.

  117. Paco vê Preta e Felipe se beijando
  118. Paco se emociona ao ver Preta, mas não se aproxima dela. Moa espera Paco para jantar, mas ele não aparece. Sal fica feliz por Paco ter decepcionado Moa. Edilásia proíbe Tina de dormir com Thor. Paco pede desculpas a Moa, que não aceita. Thor e Tina se encontram escondidos, mas Edilásia os descobre. Paco revela a Ulisses que viu Preta em sua casa e que agora tem certeza de que ela estava atrás de seu dinheiro. Bárbara é gentil com Otávio. Edilásia não revela a Germana que seus dois filhos voltaram do Maranhão. Paco conta toda sua história a Ulisses. Helinho consegue expulsar Feitosa do corpo de Tancinha, mas teme que ele volte. Edilásia pede que Paco prometa que não vai deixá-la e ele fica sem saber o que dizer. Thor acusa Paco de estar perturbando todos à sua volta. Ulisses aconselha Paco a conversar com Preta. Tony vai ao Maranhão procurar por Dodô. Paco vê Preta e Felipe se beijando.

  119. Paco descobre que Raí é seu filho
  120. Preta e Felipe se dirigem para a missa. Paco segue o carro deles. Tony encontra Dodô bêbado e falido. Bárbara se esforça para não perder a paciência com Otávio e pede que ele confie nela. Paco vê Preta e Felipe entrando na igreja e chora, perturbado. Afonso apresenta Raí para todos como seu neto, deixando Bárbara com ódio. Preta ouve um casal comentar que Raí não pode ser filho de Paco. Paco vê Raí e Otávio. Tony diz a Dodô que precisa de sua ajuda para prejudicar Preta. Edilásia vai até a casa de Afonso e pede a Germana para ver Raí. Raí e Edilásia conversam e ela o ensina a lutar. Paco avisa a Ulisses que vai descobrir se os meninos que viu são seus filhos. Helinho vai atrás de Gaudêncio numa convenção de bruxos para que ele liberte Tancinha de Feitosa. Gaudêncio avisa que vai ter que chamar um espírito infernal e Helinho concorda. Febrônio, o espírito, incorpora em Helinho. Bárbara dá uísque para Marina. Dodô vai com Tony para o Rio. Paco descobre que Raí é seu filho.

  121. Farsa descoberta
  122. Edilásia explica a Paco que vão fazer um teste de DNA em Raí para saber se ele é mesmo neto de Afonso. Paco pede que Moa se afaste dele. Kaike se interessa por uma mulher chamada Olívia. Bárbara afirma para Otávio que Kaike só está interessado em seu dinheiro. Paco revela para Ulisses que é milionário e que vai ter que ir embora para que não descubram sua identidade. Gaudêncio pede que Febrônio livre Tancinha de Feitosa. Otávio se recusa a conversar com Kaike, deixando-o magoado. Preta discorda da educação que Afonso quer dar a Raí, deixando-o furioso. Febrônio consegue expulsar Feitosa do corpo de Tancinha. Abelardo revela a Edilásia que Paco está planejando ir embora. Edilásia desmaia. Kaike e Bárbara discutem sobre Otávio. Sal segue Kika e a vê entrando numa mansão. Kaike afirma para Bárbara que ela não gosta de Otávio por ele ser seu filho. Paco ouve.

  123. Paco é descoberto!
  124. Bárbara afirma para Kaike que o ama, mas ele não acredita e vai embora. Edilásia pergunta a Ulisses por que Paco vai embora e ele desconversa. Paco avisa a Ulisses que descobriu que Otávio não é seu filho. Edilásia vai até o barco de Ulisses e solta as amarras. Afonso compra um colar caro e manda que Felipe dê a Preta. Tony avisa a Bárbara que Dodô veio com ele para o Rio. Edilásia ameaça afundar o barco se Ulisses e Paco não voltarem a morar com ela. Paco pula no mar e sai nadando. Kaike e Olívia namoram. Paco pede que Moa lhe dê um tempo para resolver sua vida, mas ela o manda afastar-se dela. Felipe dá o colar a Preta. Paco observa Raí de longe. Bárbara pede que Otávio nunca mais fale com Kaike. Febrônio se recusa a sair do corpo de Helinho. Afonso dá um presente caro a Raí. Paco observa e se convence de que Preta estava atrás de seu dinheiro. Bárbara avisa a Dodô que ele vai ser pai. Germana vê Paco.

  125. Pai e filho juntos!
  126. Germana segue, de carro, a moto de Paco. Dodô exige que Tony e Bárbara lhe dêem dinheiro adiantado e o hospedem num hotel chique. Otávio se recusa a falar com Kaike e ele o leva embora da casa de Bárbara à força. Germana segue Paco até a casa de Edilásia, que o apresenta como Apolo. Paco fica muito perturbado ao ver Germana. Edilásia pede que Germana não volte mais à sua casa. Afonso afirma para Raí que ele será dono de todas as suas empresas quando crescer. Germana pede que Edilásia não a impeça de ver Paco. Bárbara fica possessa ao saber que Kaike levou Otávio. Paco afirma para Ulisses que precisa descobrir se Raí é mesmo seu filho. Bárbara leva Otávio da casa de Kaike. Preta teme que Afonso esteja mimando Raí demais. Afonso leva Raí para uma aula de esgrima. Paco os segue e veste uma roupa de esgrima. Raí conversa com Paco.

  127. Cercado de mulheres!
  128. Paco vai embora antes que Afonso o veja. Edilásia reza para que Afonso nunca descubra a existência de Apolo. Preta explica a Felipe que quer se entregar para ele, mas ainda sente a presença de Paco. Afonso percebe que Germana está perturbada e a manda descansar. Paco afirma para Ulisses que acha que Raí é seu filho e avisa que, se for verdade, terá que assumir sua identidade. Abelardo se tranca no quarto com três mulheres lindas, para grande curiosidade do resto da família. Bárbara prepara uma festa de aniversário para Otávio na casa de Afonso. Edilásia fica decepcionada ao descobrir que Abelardo estava maquiando as três mulheres. Febrônio vai embora levando Tancinha, que começa a se interessar por ele. Kaike tenta dar um presente a Otávio, que recusa. Bárbara se irrita ao ver Raí e Otávio brincando juntos. Germana vai até o barco procurar por Paco, que fica paralisado ao vê-la. Ítalo leva para Afonso o resultado do exame de DNA.

  129. Um homem arrasado!
  130. Afonso lê o resultado do exame e fica em estado de choque. Bárbara acusa Raí de ser um mentiroso. Germana pede que Paco, pensando ser Apolo, a deixe olhar para ele, deixando-o emocionado. Edilásia encontra os dois conversando. Raí tenta falar com Afonso, que se tranca no quarto. Germana vai embora e Paco chora. Edilásia o consola, sem entender. Otávio sente pena de Raí, mas Bárbara impede que eles se aproximem. Germana vê que Afonso está arrasado e afirma que o exame deve estar errado. Afonso não acredita. Bárbara insulta Preta, que lhe dá um tabefe. Preta consola Raí e lhe garante que ele é filho de Paco. Edilásia faz com que Paco prometa que não vai mais se afastar dela. Febrônio seduz Tancinha. Germana aconselha Afonso a conversar com Preta. Edilásia fica chocada ao saber que o exame deu negativo e afirma para Paco que Preta é uma interesseira.

  131. A encrenqueira
  132. Edilásia revela que Raí fez um exame de DNA que provou que ele não é neto de Afonso. Preta afirma para Afonso que o exame está errado e vai embora furiosa. Raí chora, pois acha que Afonso não vai mais gostar dele. Paco fica arrasado por acreditar que Preta mentiu. Ulisses tenta animá-lo, em vão. Raí afirma para Preta que não sabe se ela estava mentindo, deixando-a chocada. Felipe garante a Preta que vai convencer Afonso a fazer outro teste. Paco enche a cara e destrata Ulisses. Nívea, mãe de Kika, insiste para que ela seja mais feminina. Eduardo confessa para Beki que está falido e fica surpreso quando ela afirma que mesmo assim quer ficar com ele. Tina tenta seduzir Paco, que dorme bêbado. Thor encontra os dois dormindo juntos, fica com ciúmes e desafia Paco para uma luta. Afonso avisa que quer se despedir de Raí. Tony manda que Dodô entre em ação. Paco avisa a Ulisses que vai embora. Dodô, diante de Afonso, pergunta a Preta onde está o filho deles.

  133. Todos desconfiam de Preta
  134. Dodô afirma que é pai de Raí e marido de Preta. Afonso vai embora horrorizado, para desespero de Preta. Germana garante a Afonso que Preta está sendo vítima de uma armação. Thor revela a Edilásia que vai lutar com Paco por causa de Tina. Edilásia avisa a Thor que jamais vai perdoá-lo se o filho for embora de novo. Paco afirma para Ulisses que vai enlouquecer se continuar no Rio. Preta pergunta a Dodô se ele está trabalhando para Bárbara, mas ele não diz nada. Tony avisa a Bárbara que o plano deu certo e manda-a preparar a festa de casamento deles. Sal descobre que Kika é irmã de Brad. Beki avisa a Eduardo que vai ter que morar com ele. Ulisses e Paco se despedem. Raí afirma para Preta que não sabe mais se pode acreditar nela. Paco se despede de Edilásia e garante que vai voltar. Felipe consola Preta. Dodô avisa a Bárbara e Tony que não vai deixá-los em paz. Paco não tem coragem de ir embora, para grande felicidade de Edilásia.

  135. Tony revela a Afonso que pediu Bárbara em casamento
  136. Toda a família de Edilásia comemora. Dodô avisa a Bárbara e Tony que não pretende voltar para o Maranhão. Afonso manda que Germana tire as coisas de Raí de sua casa. Paco afirma para Ulisses que vai ser o Apolo dali em diante. Beki convence Eduardo a deixá-la morar com ele. Bárbara ameaça Olívia com uma faca, deixando-a horrorizada. Verinha fica indignada ao encontrar Beki em sua casa. Tancinha se envolve com Febrônio e pede que ele não conte nada para Helinho. Afonso pede que Felipe se afaste de Preta, deixando-o furioso. Thor é desafiado por um misterioso Mister X. Sal pede que Kika não fuja mais dele. Bárbara manda Tony se afastar dela. Sal pergunta a Moa se Kika pode morar com eles. Moa concorda. Tony mostra a Bárbara que gravou uma conversa em que ela fala que Otávio é filho de Kaike. Paco pede uma chance a Moa. Tony revela a Afonso que pediu Bárbara em casamento.

  137. Paco e Moa começam um romance
  138. Bárbara é obrigada a dizer que aceitou. Moa pede que Paco vá embora, mas ele avisa que não vai desistir dela. Afonso confessa a Germana que está sentindo falta de Raí. Paco proíbe Ulisses de mexer no ouro. Mister X pede que Tina roube a sopa para ele e promete tratá-la melhor do que Thor. Brad invade a casa de Moa com dois capangas e tira Kika de lá. Paco dá um beijo em Moa, mas ela foge. Germana se preocupa com a saúde de Afonso. Moa garante a Sal que vai ajudá-lo a trazer Kika de volta. Felipe vê Tony e Dodô conversando. Tancinha ajuda Febrônio a escapar de Gaudêncio. Tina rouba a sopa de Edilásia e substitui por cachaça. Thor toma e fica bêbado. Tina desiste de entregar a sopa para Mister X quando ele é grosseiro com ela. Dodô exige muito dinheiro de Tony para ir embora. Paco beija Moa, que se entrega. Thor vence Mister X. Tina toma a sopa, luta com Thor e ganha. Bárbara pede que Tony dê o dinheiro a Dodô. Preta se confronta com Dodô.

  139. Tina anuncia que está grávida de Thor
  140. Preta pede que Dodô converse com ela. Tony avisa a Bárbara que ela vai ter que fingir que o ama. Kaike pede que Olívia não se afaste dele por causa de Bárbara. Preta pede que Dodô a ajude. Paco e Moa combinam não falar do passado. Edilásia jura se vingar de Tina. Dodô avisa a Preta que vai pensar no que ela disse. Germana pede que Afonso se reaproxime de Raí, mas ele se recusa. Dodô leva alguns amigos seus para o apartamento de Bárbara e exige que ela dê dinheiro para todos. Otávio afirma para Kaike que sente sua falta, deixando-o feliz. Ulisses se recusa a comprar um apartamento para Verinha e ela se finge de magoada. Edilásia luta com Tina e vence. Nívea impede Kika de sair de casa. Preta tenta dizer a Afonso que Bárbara contratou Dodô, mas ele se recusa a ouvi-la. Edilásia expulsa Tina de sua casa. Tina anuncia que está grávida de Thor. Afonso concorda em ir com Preta até o hotel onde Dodô está hospedado.

  141. Afonso vai visitar Raí
  142. Preta leva Afonso até o quarto de Dodô, mas não há mais ninguém lá. Afonso fica furioso com Preta. Dodô exige que Bárbara e Tony lhe dêem logo o dinheiro. Raí chora de saudades de Afonso e acaba ficando com febre. Tony avisa a Bárbara que ela precisa marcar a data do casamento se quiser que ele a ajude com Dodô. Germana garante a Afonso que Bárbara não ama Tony. Edilásia pede que Tina volte para sua casa e ela faz uma série de exigências. Sal entra escondido na casa de Kika e eles namoram no quarto dela. Moa e Paco ficam cada vez mais envolvidos. Ulisses avisa a Paco que quer comprar um apartamento e Paco pede que ele espere mais um pouco. Otávio não gosta ao saber que Tony vai morar com ele. Kaike avisa a Bárbara que não vai deixar Otávio sob o mesmo teto que Tony. Tony entrega o dinheiro a Dodô. Germana se preocupa ao saber que Raí está doente. Edilásia obriga todos a paparicarem Tina. Afonso vai visitar Raí.

  143. Tony descobre que Bárbara deu bebida para sua mãe!
  144. Afonso é ríspido com Preta, deixando Raí furioso. Preta se desespera ao ver a tristeza de Raí. Afonso confessa a Germana que gostaria muito que Raí fosse seu neto. Tony exige que Bárbara case vestida de noiva. Felipe afirma para Preta que não quer mais trabalhar para Afonso, mas ela pede que ele tenha calma. Bárbara pede ajuda a Kaike, que a expulsa de sua casa. Abelardo tenta convencer Edilásia a levar Tina para fazer um teste de gravidez, mas ela não lhe dá ouvidos. Dodô marca um encontro com Preta. Afonso garante a Felipe que Preta não está à sua altura. Dodô aparece no escritório de Tony e exige mais dinheiro. Gaudêncio faz um encantamento para expulsar Febrônio do corpo de Helinho. Tony descobre que Bárbara deu bebida para sua mãe. Otávio afirma para Afonso que sente saudades de Raí. Preta pergunta chorando se Dodô vai ajudá-la. Tony encontra Bárbara vasculhando seu apartamento.

  145. Bárbara é abandonada no lixo!
  146. Tony tira Bárbara de seu apartamento à força. Preta pede que Dodô a ajude a limpar seu nome e ele promete pensar no assunto. Raí avisa a Germana que nunca mais vai voltar na casa de Afonso. Moa afirma para Paco que prefere não fazer planos para o futuro. Tony obriga Bárbara a comprar um vestido de noiva e sair assim pelas ruas. ele a larga num depósito de lixo sem dinheiro, nem carro. Bárbara garante a Kaike que está correndo perigo de vida e lhe pede ajuda, mas ele afirma que não a ama mais, deixando-a chocada. Sal entra escondido na casa de Kika e os dois namoram no quarto dela. Tony ofende Preta e Felipe lhe dá um murro. Germana sugere a Edilásia avisar a Thor que ele terá que se casar com Tina. Cezinha descobre que Tancinha traiu Helinho com Febrônio. Raí sugere que Preta se case com Felipe. Dodô aparece bêbado na casa de Preta e Raí sai correndo, assustado. Bárbara tenta atacar Tony.

  147. Dodô rouba todo o dinheiro de Tony
  148. Bárbara ameaça Tony, mas não tem coragem de machucá-lo. Preta manda Dodô ir embora e vai atrás de Raí, que se embrenha no mato. Afonso recrimina Preta por ter perdido Raí e eles brigam. Dodô exige mais dinheiro de Bárbara para ir embora do Rio. Nívea impede Kika de sair de casa. Afonso encontra Raí em seu clube e fica emocionado ao perceber o quanto ele está desamparado. Beki sugere que Verinha diga a Ulisses que seu marido morreu e deixou-a cheia de dívidas, para que ele lhe compre um apartamento. Abelardo conhece um maquiador chamado Íris no salão de Laura e os dois ficam amigos. Dodô descobre onde Tony guarda sua maleta cheia de dólares. Tony percebe que sua maleta sumiu. Moa afirma para Paco que quer terminar com ele. Dodô mostra o dinheiro que roubou a Preta.

  149. Preta e Raí nas mãos de Dodô
  150. Preta tenta convencer Dodô a devolver o dinheiro, mas ele vai embora. Preta vai atrás de Dodô e Raí a segue. Moa afirma para Paco que não quer se prender a ele, deixando-o magoado. Bárbara fica chocada ao perceber que Tony deu ordens para que sua maleta fosse resgatada. Preta e Raí entram no carro de Dodô e são seguidos por um capanga de Tony. Sal tenta conversar com Moa, mas ela pede para ficar sozinha. Verinha garante a Ulisses que seu marido deixou-a na miséria e ele promete não abandoná-la. Abelardo e Íris fingem que vão lutar e fazem uma performance, para horror de Edilásia. Felipe, Germana e Afonso procuram por Preta e Raí. Preta consegue convencer Dodô a voltar para o Rio e devolver o dinheiro. Felipe avisa a Tony que vai acabar com ele se algo acontecer a Preta. Dodô pára o carro num posto e é capturado pelo capanga de Tony, sem que Preta e Raí vejam. O capanga manda Raí lhe dar a maleta.

  151. Bárbara vai até a casa de Preta
  152. Raí entrega a maleta. Preta percebe que Dodô não vai voltar e liga para Felipe. Paco pede que Moa lhe dê uma chance, em vão. Preta garante a Felipe que Dodô foi assassinado. Tony afirma para Bárbara que eles precisam dar um jeito em Kaike. Sal pergunta a Moa por que ela tem medo de se relacionar com Paco e ela se esquiva. Germana afirma para Preta que não adianta ela contar sua história para Afonso se não tiver como prová-la. Edilásia queima os pertences de Abelardo. Verinha faz com que Ulisses acredite que ela está sendo maltratada. Otávio afirma para Kaike que gostaria que ele fosse seu pai. Kaike apresenta Otávio para Olívia. Preta vê na televisão que o corpo de Dodô foi encontrado. Germana garante a Afonso que Tony é um bandido, mas ele não acredita. Edilásia afirma para Paco que Moa o ama. Sal descobre uma caixa de remédios de Moa. Bárbara vai até a casa de Preta.

  153. Preta pede ajuda a Kaike
  154. Bárbara ameaça Preta. Moa manda Sal não contar a ninguém o que viu. Kaike lê no jornal que Dodô foi encontrado morto. Bárbara manda Tony não fazer mal a Kaike. Preta decide descobrir por que Bárbara trocou Kaike por Tony. Tony rouba um documento da mesa de Felipe. Bárbara tira Otávio da casa de Kaike à força, diante de Olívia. Helinho decide deixar de ser bruxo e procurar um emprego. Cezinha percebe que Tancinha está com saudades de Febrônio. Verinha afirma para Ulisses que foi despejada de seu apartamento. Paco vê os dois conversando. Edilásia impede que Íris veja Abelardo. Afonso descobre que Tony roubou o documento de Felipe e lhe dá uma bronca. Paco afirma para Ulisses que Verinha não presta e o proíbe de comprar um apartamento. Preta segue Kaike. Paco garante a Moa que não vai desistir dela. Afonso vai visitar Raí. Preta pede que Kaike a ajude.

  155. Kaike decide contar a verdade a Afonso
  156. Preta pergunta a Kaike se Otávio é mesmo filho de Paco, deixando-o perturbadíssimo. Bárbara explica a Tony que a única maneira dela controlar Kaike é voltando a namorar com ele. Tony sugere que eles mandem Otávio para a Suíça. Otávio fica histérico. Germana e Preta desconfiam que Kaike seja pai de Otávio. Kaike confessa para Olívia que Otávio é seu filho. Paco manda Ulisses aparecer de surpresa na casa de Verinha para desmascará-la. Otávio avisa a Kaike que Bárbara quer mandá-lo para a Suíça e ele garante que não vai deixar. Ulisses acusa Verinha de querer seu dinheiro e ela afirma que foram Eduardo e Beki que a obrigaram a mentir para ele. Nívea encontra Sal no quarto de Kika e o expulsa de sua casa. Íris ajuda Abelardo a fugir. Kaike avisa a Bárbara que vai contar toda a verdade para Afonso. Tony decide usar Otávio para assustar Kaike. Germana pergunta a Kaike o que ele quer conversar com Afonso.

  157. Otávio descobre que Kaike é seu pai!
  158. Kaike afirma para Germana que tem um assunto importante a tratar com Afonso. Tony telefona para Kaike e ameaça seqüestrar Otávio se ele revelar alguma coisa. Kaike dá uma desculpa e vai embora, deixando Germana intrigada. Afonso revela a Germana que descobriu que Tony é um mau caráter. Tony esconde Otávio num quarto de hotel. Ulisses fica arrasado ao descobrir que Verinha só estava atrás de seu dinheiro. Kaike afirma para Bárbara que vai revelar tudo para Afonso se algo acontecer com Otávio. Edilásia tenta obrigar Abelardo a voltar para casa, mas ele foge. Olívia consola Kaike. Afonso quer dar dinheiro a Preta para ajudá-la a criar Raí, mas ela recusa. Verinha garante a Ulisses que o ama e ele, a muito custo, a manda embora. Moa beija outro homem diante de Paco, num Luau na praia. Sal descobre que Moa tem um tumor no cérebro e corre risco de vida. Preta pede que Kaike a ajude. Otávio ouve Bárbara falar que Kaike é seu pai durante uma discussão com Tony no hotel.

  159. Otávio vai procurar Kaike
  160. Bárbara afirma para Otávio que ele ouviu errado, mas ele não acredita. Kaike garante a Preta que não pode ajudá-la. Tony avisa a Bárbara que eles terão que mandar Otávio para a Suíça, agora que ele sabe que é filho de Kaike. Ulisses pergunta a Moa por que ela quis se afastar de Paco e ela se esquiva. Paco garante a Ulisses que não quer mais saber de tristeza e resolve comprar uma gaita. Moa revela para Sal que seu tumor pode matá-la a qualquer momento e por isso ela não quer se aproximar de ninguém. Paco garante a Edilásia que vai trazer Abelardo de volta. Moa pede que Sal vá morar em outro lugar. Tancinha sente saudades de Febrônio. Paco convence Abelardo a voltar para casa. Felipe apresenta Preta para Ítalo e Laura. Tony pede desculpas a Afonso, mas ele o destrata. Otávio consegue fugir do hotel. Paco vê Sal chorando e pergunta o que houve. Otávio vai até a casa de Kaike e quer saber se ele é seu pai.

  161. O casamento de Bárbara e Tony
  162. Kaike confirma para Otávio que é seu pai. Otávio revela que fugiu de Tony. Kaike tenta ir embora com Otávio, mas descobre que Tony e seu capanga estão vigiando o prédio. Moa deixa que Sal volte a morar com ela, mas avisa que ele não pode revelar seu segredo a ninguém. Kaike afirma para Bárbara que não vai mais mentir para Otávio, deixando-a desesperada. Tony invade a casa de Kaike e leva Otávio. Paco tenta conversar com Moa, que o insulta. Bárbara garante a Otávio que vai abandoná-lo se ele disser para alguém que Kaike é seu pai. Tancinha insiste para que Helinho seja mais grosseiro. Germana sugere que Afonso leve Otávio para morar em sua casa. Paco faz uma serenata de gaita para Moa. Bárbara se prepara para entrar na igreja e se casar com Tony. Na entrada da igreja, Otávio que esta acompanhando Bárbara vê Kaike e corre para ele.

  163. Edilásia descobre que Tina nunca esteve grávida!
  164. Kaike leva Otávio. Bárbara se desespera e manda um dos capangas de Tony atrás deles. Verinha se dá conta de que Kaike é pai de Otávio e aconselha Bárbara a não se casar com Tony. Bárbara afirma que não pode mudar de idéia e entra na igreja. Tony e Bárbara se casam. Moa beija Paco, mas depois o manda embora. Bárbara fica histérica ao saber que Kaike conseguiu despistar os capangas de Tony. Kaike leva Otávio para a casa de Olívia. Tony decide vasculhar o estúdio de Kaike para ver se descobre para onde ele levou Otávio. Tina desmaia e Edilásia chama um médico. Kika se encontra com Sal, mas Brad a obriga a ir para casa. O médico revela a Edilásia que Tina nunca esteve grávida. Preta começa a ficar sem dinheiro. Tony descobre o endereço de Olívia. Sal encontra Moa desmaiada. Os capangas de Tony chegam na casa de Olívia e levam Otávio

  165. Pai acima de tudo!
  166. Kaike fica arrasado. Ulisses convence Paco a usar um pouco do ouro para abrir a Academia Sardinha. Kika vê Sal e Moa abraçados e sai correndo. Tony sugere a Bárbara que eles passem sua lua-de-mel na Suíça e deixem Otávio num colégio interno de lá. Raí insiste para que Preta se case com Felipe. Otávio fica histérico quando descobre que sua mãe quer levá-lo para a Suíça. Sal pede que Paco não desista de Moa. Edilásia expulsa Tina de casa. Sal garante a Kika que não está namorando Moa. Afonso manda comida para a casa de Preta, mas ela não aceita. Tancinha pede que Gaudêncio traga Febrônio de volta. Preta garante a Germana que vai arrumar um emprego. Kaike vai atrás de Bárbara no aeroporto e avisa que contará a verdade a Afonso se ela levar Otávio para a Suíça. Bárbara desiste de embarcar. Preta afirma para Felipe que não quer se casar com ele por enquanto. Afonso chega na casa de Bárbara.

  167. Paco vê Moa tomando remédios
  168. Afonso pede para falar com Otávio, que se recusa a se aproximar dele. Preta afirma para Felipe que prefere que eles fiquem amigos, deixando-o arrasado. Afonso avisa a Bárbara que não quer que Otávio vá para a Suíça. Moa faz as pazes com Paco. Tancinha seduz Gaudêncio para convencê-lo a trazer Febrônio de volta. Gaudêncio dá a Tancinha um pó para ela jogar em Helinho. Tancinha sem querer joga o pó em Cezinha, em quem Febrônio incorpora. Edilásia inaugura a Academia Sardinha. Cezinha e Tancinha se agarram, escondidos de Helinho. Tony avisa Bárbara que ela vai ter que descobrir um jeito de manter Otávio calado. Dionísio consola Tina e ela o agarra. Preta pergunta a Germana se ela gosta de Afonso, deixando-a muito perturbada. Bárbara afirma para Otávio que vai abandoná-lo se ele disser algo a Afonso. Moa passa mal e manda Paco ir embora. Otávio trata mal Afonso. Paco vê Moa tomando remédios.

  169. Afonso quer adotar Raí
  170. Sal pede que Paco chame um médico para ajudar Moa, deixando-a furiosa. Otávio afirma para Afonso que o odeia, magoando-o. Bárbara parabeniza Otávio por ter feito o que ela mandou. Kaike afirma para Preta que não pode ajudá-la. Bárbara vê Preta na casa de Kaike. Germana consola Afonso. Paco descobre que Moa corre risco de vida, mas avisa que não vai desistir dela. Thor apresenta Roxane, sua nova namorada, para Edilásia. Tina fica furiosa, pois Dionísio se recusa a contar a Edilásia que eles estão namorando. Tony combina com Bárbara de dar um susto em Preta para que ela desista de ficar no Rio e retorne para São Luís. Os capangas de Tony atacam Preta e a ameaçam. Afonso vai visitar Raí e eles se divertem juntos. Germana pede para ver Apolo, deixando-o perturbado. Preta revela a Germana que foi atacada e afirma que quer voltar para o Maranhão. Paco pede que Moa o deixe ficar a seu lado e ela cede. Afonso pergunta a Raí se ele quer ser adotado por ele.

  171. Felipe pede Preta em casamento
  172. Preta afirma para Afonso que ele não precisa adotar Raí, que já é seu neto. Afonso pede que Preta pense em sua proposta. Sal fica feliz ao ver Paco e Moa juntos. Germana fica radiante ao saber da decisão de Afonso. Bárbara descobre e fica furiosa. Kika briga com Nívea e foge de casa. Nívea pede que Brad traga Kika de volta de qualquer jeito. Germana aconselha Preta a pensar na proposta de Afonso. Verinha faz drama e Ulisses acaba perdoando-a. Sal quer fugir com Kika. Raí confessa para Preta que ama Afonso e ela decide ficar no Rio. Bárbara e Afonso discutem. Moa garante que vai ajudar Sal e Kika. Felipe pede Preta em casamento e lhe dá 24 horas para pensar. Nívea manda policiais revistarem a casa de Moa, mas Kika consegue fugir. Preta concorda em deixar Afonso adotar Raí.

  173. Preta vê Paco
  174. Afonso garante a Preta que não se importa se Raí é filho de Paco ou não, pois considera-o seu neto de qualquer maneira. Germana admira o que Afonso fez. Paco pede Moa em casamento e ela aceita. Kika sugere a Sal que eles peguem o dinheiro que Moa lhes deu e apostem num cavalo, para tentar multiplicá-lo. Felipe avisa a Germana que sabe que Preta não vai aceitar seu pedido. Raí pede que Preta se case com Felipe. Bárbara se insinua para Kaike, que a ignora. Kika escolhe um cavalo, que ganha a corrida. Nívea pede que a polícia encontre Kika e Sal. Edilásia descobre que Dionísio está namorando Tina e fica furiosa. Kika e Sal compram um carro. Preta aceita o pedido de casamento de Felipe. Felipe e Preta avisam a Raí que vão se casar. Paco vai comprar uma aliança para Moa. Preta vai ao mesmo shopping para se candidatar a uma vaga de vendedora. Preta vê Paco.

  175. Paco e Moa ficam noivos
  176. Preta vai atrás de Paco. Moa se preocupa ao saber que Sal pretende viajar de carro, pois ele é menor de idade e não tem carteira. Preta se aproxima de Paco e o chama. Paco finge que não a conhece, diz que ela o esta confundindo com outra pessoa e foge. Paco dá a aliança a Moa. Tony tenta agarrar Bárbara, que consegue se esquivar. Dionísio garante a Edilásia que ama Tina de verdade e que vai fugir de casa se não puder ficar com ela. Edilásia concorda em deixar que Tina more em sua casa. Sal e Kika são parados numa blitz, mas conseguem escapar. Paco revela a Moa que viu Preta, mas garante que está muito mais feliz agora. Preta avisa a Felipe que precisa ter certeza de que o homem que viu não era Paco. Kaike garante a Otávio que um dia a situação deles vai melhorar. Bárbara descobre que Tony é alérgico a inseticida. Para se vingar ela espalha inseticida pela casa toda, obrigando-o a sair. Preta vai até a casa de Edilásia e encontra Paco almoçando com toda a família e Moa.

  177. Germana revela para Preta que Apolo é irmão de Paco
  178. Preta pede desculpas pela invasão e diz que Apolo é igual ao seu ex-namorado. Edilásia fica nervosa e pede que Preta vá embora. Moa percebe que Paco ficou abalado quando viu Preta, inventa que esta passando mal e vai embora. Raí pergunta a Afonso por que ele não se casa com Germana, deixando ambos sem graça. Felipe perde a paciência ao ouvir Preta falando de Paco. Moa diz que inventou o mal estar porque percebeu que Paco ainda ama Preta. Paco decide revelar a Moa quem é. Moa garante a Paco que ele só está com ela para esquecer Preta e o manda embora. Sal convence Kika a ligar para casa e dizer que está bem. Kika liga e Nívea pede que a polícia rastreie a ligação. Eduardo descobre que uma tia sua está vindo ao Rio trazendo um brilhante enorme para pagar uma cirurgia. Helinho percebe que Febrônio incorporou em Cezinha e Tancinha confessa que está apaixonada por ele. Febrônio expulsa Helinho de sua casa. Germana conta para Preta a história dos gêmeos, e pede não fale de Apolo para Afonso. Afonso convida Otávio para passear e ele aceita, contrariando Bárbara. Otávio garante a Afonso que nunca quis ofendê-lo. Moa perdoa Paco. Germana revela para Preta que Apolo é irmão de Paco.

  179. Preta vai novamente falar com Paco
  180. Germana revela a Preta que Edilásia teve um caso com Afonso e ficou gravida de gêmeos. Paco garante a Moa que não ama mais Preta. Germana faz Preta prometer que não vai contar nada a ninguém. Afonso revela a Otávio que adotou Raí e eles dois combinam de ser irmãos. Bárbara ofende Raí e Preta, deixando Afonso furioso. Otávio garante a Bárbara que não contou a verdade para Afonso. Edilásia obriga Abelardo, Thor e Dionísio a dormirem em sua cama para afastá-los de Tina, Roxane e Íris. Os três tentam escapar, mas Edilásia acorda e fica furiosa. Helinho descobre que foi Gaudêncio quem trouxe Febrônio de volta porque Tancinha o seduziu. Preta confirma para Felipe que Apolo e Paco são irmãos, mas fica chateado ao saber que ela não pretendia lhe contar. Tia Heloísa se hospeda na casa de Eduardo e Verinha. Moa pede que Paco venha morar com ela. Preta vai novamente falar com Paco.

  181. Paco vai até a sua cabana e beija Preta
  182. Preta conta que Paco foi o grande amor de sua vida. Ele fica perturbado. Bárbara dorme no quarto de Otávio para fugir de Tony. Paco convida Moa para viajar com ele e confessa que vai sentir falta de Edilásia. Felipe e Preta reatam. Edilásia pede a Germana que afaste Preta e Felipe de seu filho. Abelardo briga e expulsa Íris de sua casa porque ele maquiou Roxane e Tina e elas gostaram do resultado. Um frentista avisa o policial que Kika acabou de passar pelo posto. Abelardo maquia os irmãos e as namoradas e todos detestam. Helinho vai embora ao ver Febrônio e Tancinha juntos de novo. Eduardo, Beki e Verinha convencem Tia Heloisa a não sair para vender a pedra naquele dia. Tony descobre que um antigo amigo de seu pai, Edgar, é o cientista da empresa de Afonso que inventou a fórmula de um novo adoçante que será negociado com um empresário americano. Em uma conversa com o cientista Tony fica sabendo que ele está furioso porque Afonso não lhe deu um aumento pela descoberta. Afonso empresta um colar, que foi de sua falecida esposa, para Preta usar na festa em sua casa. Afonso e Felipe recebem Kruger, empresário interessado na compra da fórmula do adoçante. Paco fica bêbado e vai até a sua cabana. Ele encontra Preta e beija-a.

  183. Tony arma mais uma para Preta
  184. Felipe chega e Preta pede que Paco se esconda. Preta segue para a festa com Felipe. Bárbara faz charme para Kruger, mas Tony se apresenta como seu marido. Kruger fica hipnotizado por Preta deixando Bárbara furiosa. O pai de Moa, Sérgio, a procura, mas ela pede que ele vá embora. Kruger avisa Afonso que quer que Preta conduza a negociação entre eles. Tony decide passar a fórmula do adoçante para Kruger e incriminar Preta. Todos tentam tirar Abelardo da depressão, pois ele acredita que não ter talento para ser maquiador. Eduardo finge ser bandido e tira o brilhante de Tia Heloísa. Edilásia pede que Ulisses patrocine a entrada de Abelardo em um concurso de maquiagem. Gaudêncio manda Febrônio embora. Cezinha expulsa Tancinha de casa. Helinho caminha no deserto. Abelardo aceita participar do concurso. Afonso e Preta combinam os termos da negociação. Paco dá um abraço protetor em Moa. Kruger fecha negócio com Preta, mas compra a fórmula de Tony.

  185. Preta fica em uma situação bastante complicada!
  186. Afonso descobre que Kruger conseguiu a fórmula do adoçante e foi embora. O cientista Edgar, que armou o golpe com Tony, insinua que foi Preta que roubou a fórmula. Tia Heloísa avisa que só volta para a sua cidade depois de recuperar o brilhante. Afonso sente-se traído. Preta vai à praia atrás de Paco, mas ele mente que estava bêbado no dia em que foi em sua casa. Silva coloca uma maleta com dólares na casa de Preta e rouba o colar que Afonso a emprestou. Abelardo maquia a mãe, os irmãos e suas namoradas para o concurso, que acontece na academia. Íris é ovacionado. Abelardo é vaiado. Íris ganha e uma grande confusão toma contra da academia. Helinho tem visões de Tancinha. Preta se desespera ao descobrir que o colar sumiu. Afonso acusa Preta. Afonso pede que Germana leve Rai e Otávio para andar a cavalo. Otavio cai do cavalo. Tony dá o colar roubado para Bárbara. Felipe encontra a maleta cheia de dólares, na casa de Preta.

  187. Afonso chama Preta de ladra!
  188. Preta garante que alguém roubou o colar e colocou a maleta em sua casa. Tony avisa Bárbara que Afonso vai descobrir R$100 mil na conta de Preta. Tia Heloísa descobre que Eduardo roubou seu anel e decide se vingar. Começa uma enorme confusão e o anel acaba caindo em um bueiro. Heloísa enfarta e morre. Tancinha fica aos cuidados de Pai Gaudêncio. Cezinha encontra Helinho, mas ele se recusa a voltar. Thor, Dionísio, Roxane e Tina insistem em ser maquiados por Abelardo, mas ele não consegue. Abelardo ameaça se jogar da janela. Kika e Sal casam simbolicamente na beira do mar. Afonso descobre o dinheiro na conta de Preta. Paco garante que ama Moa e os dois se beijam. Brad e seus capangas encontram Kika, Sal tenta resistir mas eles a levam para casa. Raí reage fortemente ao ouvir Afonso chamar Preta de ladra, quando ela vai à mansão devolver a maleta, e vai embora com a mãe prometendo nunca mais voltar.

  189. Moa fica cara a cara com Preta
  190. Tony flagra Bárbara agarrando Kaike. Afonso garante a Germana que não vai ficar a mercê de Preta. Tony garante que Bárbara é dele. Kaike vai embora possesso. Bárbara pede que Afonso esqueça a adoção de Raí. Beki e Eduardo garantem a Ulisses que Verinha só fica bem perto dele. Abelardo tem uma crise ao saber que Íris ganhou uma bolsa para Paris. Tancinha se culpa ao saber do estado de Helinho. Várias mulheres se prontificam a ir buscá-lo. Thor e Tina se atracam, fingindo que se odeiam, mas acabam se agarrando. Kika jura que vai fugir de novo. Moa busca Sal no hospital. Felipe defende Preta e se demite. Verinha convida Ulisses para morar com ela. Dionísio pede Tina em casamento e ela aceita. Preta aceita se casar com Felipe, para felicidade de Raí. Afonso quer a guarda de Raí. Preta procura Apolo no Barco. Paco resiste a investida de Preta, mas acaba aceitando seu beijo. Ele garante não se sentir atraído por ela. Moa chega no barco. Ela e Preta ficam cara a cara.

  191. Afonso resolve tirar de Preta a guarda de Raí
  192. Moa manda Preta parar de dar em cima de seu namorado. Germana defende Preta para Afonso. Paco reafirma seu amor por Moa, que fica com ciúmes de Preta. Preta quer marcar a data do casamento com Felipe, que vibra. Bárbara tenta seduzir Kaike. Olívia dá de cara com Bárbara no apartamento de Kaike e vai embora. Cezinha, Tancinha e Pai Gaudêncio encontram Helinho, mas ele se recusa a voltar. Paco e Moa vão com Sal à casa de Kika. Dionísio flagra Thor e Tina juntos e quer resolver a situação no tatame. Nívea mente que Kika foi estudar na Europa. Helinho foge das mulheres que o perseguem. Edilásia interrompe a briga dos filhos e dá-lhes uma surra. Bárbara enlouquece de raiva porque Tony trancou Otávio no closet. Germana se choca quando Afonso avisa que vai oferecer dinheiro a Preta para ficar com Raí. Bárbara pede para passar a noite com Otávio na casa de Kaike. Preta se horroriza quando Afonso avisa que, se ela não aceitar a sua proposta, ele vai tirar-lhe a guarda de Raí.

  193. Preta é presa e Raí é levado para o Conselho Tutelar
  194. Preta expulsa Afonso. Tony convida Dalva para um drinque. Kaike concorda que Bárbara durma na sua casa. Tony manda Dalva escolher vestidos de Bárbara. Germana sente-se mal, quando Afonso deixa claro que ela pode ir embora. Tony abre a porta da casa de Kaike, com uma cópia da chave, para levar Bárbara à força e os dois brigam. Germana passa mal e vai para o hospital. Paco delira ver Preta quando beija Moa. Nívea não deixa que Kika fale com Sal ao telefone. Brad insiste que a mãe deve interná-la. Thor termina com Roxane. Helinho não sucumbe às tentações oferecidas por Cezinha. Dionísio volta a repetir o que Thor fala e os dois expulsam Tina de casa. Sal corre atrás do carro que leva Kika amarrada em uma camisa de força, mas nada consegue fazer. Afonso manda seus advogados tirarem Raí da casa de Preta no mesmo dia alegando para a polícia invasão de domicílio. Bárbara fica furiosa ao ver Dalva com um de seus vestidos. Verinha vai atrás de Ulisses no barco e dá de cara com Paco. Policiais levam Preta para a delegacia e Raí para o Conselho Tutelar.

  195. Verinha diz a Bárbara que viu sósia de Paco
  196. Ulisses apresenta seu irmão Apolo para Verinha. O delegado prende Preta. Afonso pega Raí. Felipe paga a fiança de Preta. Raí se revolta ao descobrir que Afonso é o responsável pela prisão da mãe. Preta se desespera ao saber que Afonso está com a guarda provisória de Raí. Afonso sente dor no peito quando Raí joga comida em cima dele. Abelardo sofre ao descobrir que Íris virou maquiador de Madonna. Cezinha, Tancinha e Pai Gaudêncio levam, sob protesto, Helinho para sua casa. Edilásia, Thor e Dionísio avisam Abelardo que ele precisa lutar na academia Tatame para sair da depressão. Helinho foge e se esconde novamente no buraco. Um lutador derruba Abelardo. Kika é dopada na instituição. Germana sai do hospital, briga com Afonso ao saber o que aconteceu e promete ajudar Raí. Paco avisa Ulisses que vai morar na casa de Moa. Preta e Raí entrelaçam as mãos através do portão fechado. Bárbara se impressiona quando Verinha conta que viu um homem igual a Paco.

  197. Germana ajuda Raí a fugir de Afonso
  198. Germana leva Raí, que chora, para dentro. Preta avisa Felipe que não arreda pé do portão. Raí demonstra a sua raiva de Afonso e garante que quer ir embora da casa. Bárbara quer expulsar Dalva, mas Tony não deixa. Preta dá entrevista afirmando que seu filho foi seqüestrado por Afonso. Os jornalistas vão embora rapidamente e Felipe tem certeza de que Afonso acionou seus conhecimentos. Preta faz um apelo pela rádio. Raí chora ouvindo. Afonso se indigna. Paco e Moa também ouvem o apelo. Brad e sua turma arrastam Abelardo para o Tatame. Quando os lutadores falam mal de Mamuchka, Abelardo bate em todos. Edilásia acha que foi milagre e o considera o campeão da família. Tina se apaixona por ele. Abelardo não lembra de nada que aconteceu. Verinha apresenta Bárbara para Ulisses como se fosse uma amiga, Gisela. Bárbara segue Ulisses, que se surpreende ao vê-la no barco. Ela fica sem ação ao ver uma foto de Paco. Germana ajuda e Raí foge. Afonso reage ao saber que a governanta ajudou o neto a fugir.

  199. Paco e Bárbara ficam frente a frente
  200. Germana pede demissão. Bárbara se insinua para Ulisses, que fica tentado. Preta chora ao se reencontrar com Raí. Bárbara beija Ulisses. Felipe, Preta e Raí se escondem em um apartamento. Afonso tenta impedir, mas Germana vai embora. Tony investiga a família Sardinha. Paco teme ter sido injusto com Preta. Ulisses aconselha que ele a procure. Moa passa mal. Afonso se descontrola e chora sozinho. Paco garante que jamais vai deixar Moa sozinha. Edilásia bajula o campeão Abelardo, que acha estar em um pesadelo. Tancinha tenta Helinho, que resiste. Tina se insinua para Abelardo. Kika tenta esganar Nívea, quando ela se recusa a tirá-la do hospital. Afonso ameaça destruir a família de Laura, caso ela não leve Rai até ele. Preta, Germana e Felipe vão ao advogado. Laura se oferece para ficar com Raí e leva-o de volta para a casa do avô. Bárbara descobre o endereço de Moa com Edilásia, fingindo ser a gerente do banco de Paco. Paco dá de cara com Bárbara.

  201. Bárbara descobre a amizade entre Edilásia e Germana
  202. Paco garante não ser quem ela está pensando. Raí se recusa a falar com Afonso. Preta não perdoa Laura. Bárbara garante que vai se encontrar muitas vezes com Paco. Ele relembra Bárbara batendo em sua cabeça. Moa consola Paco. Bárbara pensa na possibilidade de Paco ter um irmão gêmeo. Ulisses se espanta ao saber que Bárbara é filha de Verinha. Sal descobre onde Kika está internada. Ulisses desmascara Verinha. Beki coloca-o desacordado com uma bordoada na cabeça. Edilásia se preocupa porque Abelardo não dormiu em casa. Ele chega todo desmazelado e desmaia. Sal visita Kika. Ulisses é amarrado e amordaçado, embora implore para sair. Edilásia, Thor e Dio flagram Abelardo atracado com Tina. Moa manda Paco resolver a sua história com Preta. Preta chora no portão da casa de Afonso. Paco olha tudo de longe. Bárbara descobre que Edilásia trabalhou na casa de Afonso e é amiga de Germana. Preta garante a Germana que ela é sua segunda mãe. Paco bate na porta de Preta.

  203. Edilásia é pressionada a contar a verdade sobre os gêmeos
  204. Paco garante a Preta que não é racista, mas ela não quer conversa com ele. Tony deduz que Afonso não saiba da existência do gêmeo. Moa combina viajar com Paco. Afonso acusa Germana de ter se passado para o lado de seus inimigos. Verinha dança para Ulisses e se recusa a desamarrá-lo. Tipos bizarros adoram Helinho, que, para eles, virou santo. Quem faz milagres, porém, é Tancinha. Edilásia faz acordo com Tina: ela volta para a sua casa, desde que seduza Abelardo sóbrio. Beki beija Ulisses. Kika acha melhor não fugir do hospício. Edilásia manda Tina dormir no quarto de Abelardo, que grita quando ela tenta agarrá-lo. Paco se abala quando Germana garante que Raí é filho de Paco. Otávio e Raí pulam o muro da casa. Germana arruma a sua casa nova, com a ajuda de Preta e Felipe. Afonso bate em sua porta. Bárbara pressiona Edilásia para saber se ela é mãe de Paco, que só pode ser gêmeo de Apolo.

  205. Bárbara arranca a verdade de Edilásia
  206. Bárbara ameaça contar a Afonso que Edilásia tem um filho sósia de Paco. Otávio e Raí tentam fugir pulando o muro. Otávio se machuca na queda, Raí não o deixa sozinho e os dois são pegos pela segurança. Preta insulta Afonso, que acusa Germana de estar acobertando seus inimigos. Edilásia acaba confessando que teve gêmeos. Afonso implora para Germana voltar. Germana nega amar Afonso, quando Felipe pergunta. Paco empresta dinheiro para Sal. Bárbara leva Otávio embora para que ele não fique perto de Raí. Thor e Dio protegem Abelardo de Tina. Helinho se irrita com os milagres que Tancinha realiza. Sal se finge de louco para se internar na clínica e promete a Kika que os dois vão fugir. Raí quebra um brinquedo que Afonso lhe dá. Raí acode Afonso, que chora copiosamente no chão, e pede para voltar para perto da mãe. Edilásia pede que Paco viaje. Raí volta para casa.

  207. A vida de Paco nas mãos de Bárbara
  208. Raí se atira nos braços de Preta. Paco avisa Edilásia que vai ficar. Bárbara implora que Tony não faça nada contra Apolo. Germana volta para a casa de Afonso. Preta decide não processar Afonso e ele não vai mais processá-la. Tony garante a Bárbara que ela amava Paco e jamais suportou porque ele não a amava. Paco suspeita que Bárbara pode ter falsificado o exame de DNA. Moa manda Paco se afastar dela. Sal e Kika namoram enquanto todos dormem. Helinho volta para casa e expulsa todos que se consultam com Cezinha. Tina persegue Abelardo. Tancinha bate na porta de Helinho. Beki e Ulisses assumem seu amor. Verinha e Edu jogam a chave do apartamento pela janela, prendendo os dois no apartamento para convencê-los a mudar de idéia. Paco é atacado pelos capangas de Tony. Raí visita Afonso. Tony abre o gás no barco. Bárbara descobre que Tony tramou a morte de Paco e decide ir até o barco, mas hesita em desamarrar Paco.

  209. Afonso pede desculpas a Preta
  210. Bárbara salva Paco. Afonso se emociona com Raí. Bárbara vai embora quando Paco pergunta quem tentou matá-lo. Tony se irrita ao saber que Bárbara salvou Apolo. Edilásia insiste que Paco viaje. Moa descobre o paradeiro de Sal. Paco se despede da família e parte de moto. Sal pede que Moa o deixe na clínica e ela promete visitá-lo. Abelardo foge o tempo todo do assédio de Tina. Thor e Dio exigem que Tina seja expulsa. Paco pede para ficar na casa de Moa. Tancinha entra pela janela da casa de Helinho, jurando ficar. Comandante Frazão Sidney Magal pega onda. Thor e Dio ficam fãs do experiente surfista. Edgard, o cientista da empresa de Afonso, garante a Preta que está arrependido e se propõe a contar a verdade para Afonso. Moa manda que Paco vá descobrir a verdade. Bárbara corta a energia do apartamento e expulsa Tony. Edgard confessa tudo e Afonso pede desculpas a Preta. Ela pede respeito e que ele perdoe Edgard. Paco bate na porta de Bárbara.

  211. Paco suspeita ser gêmeo de Apolo
  212. Paco insiste em saber quem o atacou e porque ela o salvou. Ela nada fala. Preta dá os dólares, que foram plantados em sua casa, para Edgard saldar as suas dívidas. Tony nega tudo, mas Afonso manda expulsá-lo do prédio. Verinha e Edu brigam com Ulisses e Beki, que querem ir embora. Abelardo veste escafandro para fugir de Tina. Edilásia salva Ulisses do apartamento de Verinha. Helinho trata mal Tancinha. Homens pedem que a Santa Tancinha faça milagres. Sal se esconde embaixo da cama quando Nívea chega para visitar Kika. Bárbara fica em pânico ao saber que Afonso descobriu a tramóia. Bárbara mente que Otávio está em um retiro quando Afonso avisa que veio buscá-lo. Afonso acusa Tony e manda Bárbara se separar dele. Paco sonda para saber se existe vínculo entre Apolo e a família Lambertini. Preta manda que ele pergunte para Edilásia. Paco tem o insight que é gêmeo de Apolo.

  213. Tina anuncia gravidez, Preta planeja casamento
  214. Afonso garante que não deixará o neto sob o mesmo teto que um bandido. Bárbara implora que Tony pare de insistir com o casamento senão o plano deles irá por água abaixo. Paco sente-se feliz com a possibilidade de Edilásia ser a sua mãe. Bárbara chora e confessa a Afonso que acreditou em Tony. Ele insiste que ela precisa se separar de Tony. Peregrinos invadem a casa e batem em Helinho, que tenta expulsá-los Tancinha cura Helinho e Cezinha se joga aos seus pés. Tina está grávida. Edilásia chora de emoção. Verinha e Beki se atracam no barco de Ulisses. Edilásia expulsa as duas e Ulisses chora em seu ombro. Preta convida Germana e avisa que vai marcar seu casamento na próxima semana. Tony avisa Bárbara que eles vão fingir que estão separados, mas continuarão casados. Paco encontra na casa da mãe um álbum de recortes sobre a sua vida. Edilásia petrifica quando ele pergunta se Paco era seu filho.

  215. Edilásia confessa segredo a Paco
  216. Edilásia confessa que Paco e Apolo são gêmeos. Ela chora a morte de Paco e garante que não se aproximou dele para defender Apolo. Os dois choram abraçados. Preta não aceita o oferecimento de Afonso de fazer a festa de casamento em sua casa. Otávio dorme na casa de Raí. Edilásia manda Germana ficar longe de seu filho. Otávio avisa Raí que vai fugir para a casa do pai. Kaike se emociona quando o filho bate em sua porta. Bárbara tem um ataque ao saber que Otávio dormiu na casa de Preta e fugiu. Beki jura estar apaixonada por Ulisses. Kaike combina viajar com Otávio. Bárbara acusa Preta, mas se perturba quando Raí conta que ele foi procurar o pai. Helinho briga com os peregrinos que arrombam a porta. Otávio liga para tranqüilizar a mãe, mas ela desliga, finge para Afonso que era engano e continua acusando Preta de seqüestro. Preta briga com Bárbara. Ulisses fica perplexo ao saber que Paco é seu irmão.

  217. Afonso manda segurança vigiar Bárbara
  218. Ulisses vibra ao saber que Paco é seu irmão. Raí insiste que Otávio foi se encontrar com o pai. Bárbara pede ajuda de Tony. Germana tenta convencer Afonso que Otávio pode não ser filho de Paco. Afonso manda vigiar Bárbara. Kaíke liga para tranqüilizá-la. Beki, Verinha e Edu descobrem que a balaustrada do barco é de ouro. Os peregrinos invadem a casa de Helinho e carregam Tancinha como uma santa. Febrônio toma conta do corpo de Tancinha e bate nos peregrinos. Eduardo, Beki e Verinha roubam o ouro. Pereira, segurança de Afonso, segue Bárbara e Tony, mas bate com o carro. Ulisses fica em pânico ao ver que a balaustrada do barco foi roubada. Bárbara vai até o hotel onde Kaíke e Otávio estão. Ela aproveita uma saída de Kaíke e leva o filho embora. Germana se comove quando Paco a abraça. Kaíke encontra Tony no quarto.

  219. Tony obriga Kaíke a se separar de Otávio
  220. Otávio que ficar com o pai e não deseja mais mentir para Afonso. Tony amarra Kaike. Afonso vai à casa de Bárbara e cobra por ela não ter avisado da volta de Otávio. Bárbara inventa uma mentira e banca a ofendida ao saber que foi seguida. Paco pede informações de Preta para Germana. Edilásia briga com Germana por ter procurado seu filho. Brad flagra Sal e Kika se beijando. Sal bate em Brad e é defendido pelos internos. Ulisses invade o apartamento de Verinha e encontra o ouro. Os três lhe propõem uma sociedade. Helinho e Cezinha são obrigados a levar Tancinha para a sua casa. Febrônio exige uma roupa de homem. Edilásia trata mal Frazão. Paco visita Preta e pede para conhecer o sobrinho, Raí, mas ela não concorda. Tony ameaça matar Kaíke, caso ele não ligue para Otávio. Kaíke manda que Otávio o esqueça. Preta vai comprar seu vestido de noiva. Paco entra na loja escondido e beija Preta dentro do provador.

  221. Paco pede que Preta não case com Felipe
  222. Paco pede que Preta não se case, pois acredita que ela não ama Felipe. Ela o expulsa e garante que estava beijando seu antigo amor. Otávio fica inconformado com a ligação de seu pai. Bárbara garante que Kaíke é mau. Olívia desconfia que Bárbara fez algo com Kaíke e a segue. Bárbara impede que Tony mate Kaíke. Nívea exige que expulsem Sal da instituição. Edu derruba Ulisses com uma frigideira e o amarra. Sal é expulso da clínica, apesar dos protestos de Moa. Pai Gaudêncio avisa que somente Mariinha, a mulher que Febrônio amou, pode levá-lo de volta. Verinha, Eduardo e Beki dão uma festa para comemorar a nova vida. Helinho incorpora Mariinha. Um policial dá ordem de prisão para Eduardo, Beki e Verinha. Moa insiste em saber por que Paco está triste. Sem saber, Edilásia acaba comentando que Preta se casa naquele dia, deixando Moa furiosa. Afonso elogia Germana. Bárbara implora que Tony não mate Kaíke e ele cede. Preta entra na igreja com Raí. Paco observa, escondido. Olívia liberta Kaíke. Na hora do sim, Preta descobre que Paco está na igreja e cruza o olhar com ele.

  223. Kaíke diz a Germana que é pai de Otávio
  224. Preta diz sim. Paco fica arrasado. Silva vai atrás de Olívia e Kaike, que conseguem fugir. Raí pergunta por que Afonso e Germana não se casam, deixando-os constrangidos. Paco chora. Preta dança tambor de crioula na festa de seu casamento. Tony reage mal ao saber que Kaike fugiu e Bárbara fica aliviada. O policial encontra o ouro e prende todos, inclusive Ulisses. Frazão conta que é viúvo e Edilásia fica penalizada. Gaudêncio tenta convencer Febrônio a ir embora com Mariinha. Edilásia e Frazão se enfrentam no tatame e ele ganha. Helinho e Tancinha voltam. Ulisses, Verinha e Edu descobrem que estão em um terreno baldio e que levaram um golpe de Beki. Vinícius e sua amante Beki comemoram. Moa e Paco se despedem de Sal. Bárbara chega com Otávio na casa de Afonso. Kaike bate na casa de Afonso. Bárbara manda os seguranças dispensarem Kaike, que consegue entrar no carro de Germana. Silva avisa Tony. Kaike conta para Germana que Otávio é seu filho.

  225. Edilásia suspira apaixonada por Frazão
  226. Paco beija Moa e avisa que os dois vão viajar no dia seguinte. Germana promete levar Afonso no hotel em que Kaíke está morando. Kaíke percebe que está sendo seguido, entra em um ônibus e Silva o perde de vista. Bárbara fica possessa quando Germana conta que conversou com o pai de Otávio. Edilásia suspira apaixonada por Frazão. Thor, Dio e Abelardo ficam irritadíssimos. Tancinha e Helinho garantem a Cezinha que vão levar uma vida normal. Mariinha volta e atormenta Cezinha. Frazão leva um presente para Edilásia. Vinícius foge com uma mulher e o ouro, dando um golpe em Beki. Germana conta para Afonso o que ouviu de Kaíke e pede que ele vá ao encontro dele. Bárbara agride Germana. Afonso decide ir e Bárbara vai junto. Tony coloca uma arma na cabeça de Olívia e descobre onde Kaíke está. Moa desmaia nos braços de Paco. Preta se decepciona ao saber que Paco viajou. Afonso, Germana e Bárbara entram no quarto, mas Kaíke não está.

  227. Kaíke entre a vida e a morte
  228. Silva leva Kaike amarrado. Paco insiste que Moa vá ao médico. Bárbara exige que Afonso demita Germana. Tony aconselha Olívia a esquecer Kaíke. Silva atira em Kaíke. Beki pede para ser aceita de volta. Eduardo, Verinha e Ulisses se vingam. Frazão entra no quarto de Edilásia e a beija. Thor, Dio e Abelardo ficam com ciúmes, pegam o retrato de Napoleão e fogem de casa. Tancinha sai correndo ao ver Helinho possuído por Mariinha. Os filhos voltam para casa na manhã seguinte, mas sem o retrato. Edilásia vai atrás dele. Eduardo, Verinha, Beki e Ulisses procuram pistas de Vinícius. Bárbara se desespera ao saber que Kaike morreu. O médico pede uma ressonância magnética para Moa. Paco e Moa voltam para a praia. Paco reage ao saber que Preta o procurou. Dois homens encontram Kaíke, ainda respirando. Paco procura Preta. Raí se surpreende ao dar de cara com ele e pergunta se ele é Paco.

  229. Raí diz a Afonso que conheceu sósia de Paco
  230. Preta explica a Raí que aquele é um homem muito parecido com seu pai. Paco fica emocionado ao conhecer Raí. Germana garante a Afonso que Kaíke estava prestes a revelar alguma coisa sobre Bárbara. Preta pede que Paco se afaste dela e de Raí. Otávio pergunta por Kaíke e Bárbara se esquiva. Olívia exige que Bárbara lhe diga onde está Kaíke e ela finge não saber de nada. Sal ajuda Kika a fugir do hospício. Mariinha tenta seduzir Cezinha. Verinha encontra o ouro na casa de Vinícius e o coloca no carro de Eduardo. Vinícius foge com o carro, mas ele capota e o ouro é roubado pela multidão. Nívea pede que Brad encontre Kika. Preta pergunta a Olívia se ela teria coragem de contar a Afonso tudo o que sabe. Paco convida Germana para almoçar, deixando Edilásia furiosa. Bárbara afirma para Tony que Olívia vai se vingar deles. Uma enfermeira cuida de Kaíke. Raí conta para Afonso que conheceu alguém igual a Paco.

  231. Afonso encontra Raí e Paco
  232. Afonso fica intrigado. Tony garante a Bárbara que vai dar um jeito em Olívia. Paco afirma para os irmãos que Edilásia tem direito de namorar se quiser. Germana aconselha Paco a procurar Afonso, mas ele se recusa. Tony afirma para Otávio que Kaíke o abandonou, deixando-o arrasado. Ulisses anuncia para sua família que está pobre. Eduardo e Verinha resolvem tentar parar de brigar, mas não conseguem. Beki volta a morar com Eduardo e Verinha. Olívia encontra seu apartamento todo revirado. Edilásia promete para os filhos que nunca mais vai se encontrar com Frazão. Paco esconde Kika e Sal no barco de Ulisses. Frazão se declara para Edilásia e a abraça. Os filhos flagram os dois. Brad e seus capangas procuram por Kika na casa de Moa. Paco convida Raí para ir até o clube de esgrima com ele. Bárbara consola Otávio. Afonso encontra Paco e Raí no clube de esgrima.

  233. Paco encontra Afonso em seu barco
  234. Afonso fica muito emocionado. Paco vai embora perturbado. Abelardo, Thor e Dionísio decidem sair de casa em protesto contra a traição de Edilásia. Moa afirma para Paco que ele deveria dar outra chance para Afonso. Preta se angustia ao perceber que Raí e Paco estão se aproximando. Um desembargador se interessa por Beki e Verinha decide ajudá-la a conquistá-lo. Frazão pede desculpas a Edilásia e os dois acabam se beijando de novo. Edilásia pede que Frazão se afaste dela e se sente culpada pelo que fez. Beki se insinua para o desembargador. Germana revela a Edilásia que Afonso conheceu seu filho e ela fica transtornada. Brad encontra Nívea tentando colocar fogo na casa e resolve chamar um médico. O desembargador tem um enfarte de excitação e morre diante de Beki. Kaíke continua delirando de febre. Paco encontra Afonso em seu barco.

  235. Afonso descobre que Apolo é filho de Edilásia
  236. Afonso pede para conversar com Paco. Tony afirma para Bárbara que eles não podem fazer nada contra Paco, pois Afonso desconfiaria. Raí descobre que Paco é filho de Edilásia, para desespero de Preta. Paco se recusa a conversar com Afonso e decide sair da cidade. Moa oferece o sótão de sua casa para Kika se esconder. O médico avisa a Brad que Nívea precisa ser internada, mas ele não permite. Verinha, Beki e Eduardo saqueiam o apartamento do desembargador. Frazão afirma para Thor, Dionísio e Abelardo que quer se casar com Edilásia e os três o desafiam para uma luta. Germana explica para Preta que não tem coragem de contar a verdade sobre os gêmeos a Afonso. Raí comenta com Afonso que Edilásia é mãe de Apolo. Afonso fica em estado de choque. Moa decide ir embora com Paco. Olívia recebe um telefonema do hospital onde Kaíke está e descobre que ele está vivo. Edilásia se despede de Paco. Afonso pergunta a Edilásia se Apolo é seu filho.

  237. Otávio ouve Tony dizer que Kaíke está morto
  238. Edilásia tenta negar, mas Afonso compreende que Apolo é mesmo seu filho. Afonso pede que Edilásia não o impeça de conhecer Apolo. Otávio ouve Tony comentando que Kaíke está morto. A enfermeira afirma para Olívia que Kaíke está em coma, mas vai sobreviver. Ulisses tenta dar um jeito na academia com a ajuda dos irmãos. Frazão tenta conversar com Thor e Dionísio, que se preparam para lutar com ele. Thor, Abelardo e Dionísio fazem Edilásia jurar que nunca mais vai ver Frazão. Verinha e Eduardo, disfarçados, alugam o apartamento do desembargador para Strondelli, um cantor de ópera. Kika liga para casa e Brad lhe diz que Nívea está tendo um surto. Moa começa a passar mal e Paco decide voltar. Olívia revela a Preta que encontrou Kaíke. Paco pede que Moa vá se tratar, mas ela se recusa e eles brigam. Tony fica intrigado ao saber que Olívia foi para a cidade onde Kaíke foi morto. Otávio pergunta a Bárbara se Kaike está morto. Afonso chama Paco de filho.

  239. Bárbara joga Afonso contra Germana
  240. Paco repudia Afonso, afirmando que não quer nada que venha dele. Otávio se desespera ao saber que Kaíke morreu. Afonso pede que Paco lhe dê uma chance e avisa que não vai desistir dele. Bárbara pede que Otávio não conte para ninguém que Kaíke morreu. Verinha e Eduardo ficam incomodados com a cantoria de Strondelli. Strondelli vê Beki, Eduardo e Verinha juntos e fica intrigado. Frazão vai até a casa de Edilásia durante a madrugada e explica que não consegue controlar seus sentimentos. Edilásia manda Frazão se esconder para que seus filhos não o descubram. Evaristo, proprietário do apartamento, expulsa Strondelli. Ulisses se desespera, pois sua academia está prestes a ir à falência. Germana pede que Paco dê uma chance a Afonso. Bárbara afirma para Afonso que Germana já sabia da existência de Apolo. Moa se recusa a tomar seus remédios e Sal decide ir embora da casa dela. Raí garante a Paco que Afonso é legal. Afonso pergunta a Germana por que ela mentiu para ele.

  241. Após briga com Moa, Paco beija Preta
  242. Afonso acusa Germana de ter escondido seu filho e avisa que sua permanência na casa não será mais possível. Raí aconselha Paco a tentar se aproximar de Afonso. Bárbara comemora a vitória sobre Germana. Otávio quebra coisas em seu quarto. Kaíke quase morre, mas é salvo, para alívio de Olívia. Germana chora e arruma as suas coisas. Moa comunica a Paco que voltou a se tratar e os dois se beijam. Kika se choca ao ver a mãe desatinada. Brad expulsa a irmã e Sal de casa. Raí pede para Afonso perdoar Germana, mas ele permanece irredutível. Edilásia decide que Abelardo vai lutar contra o invencível lutador Maciste Brasil, para ganhar um prêmio e pagar as dívidas de Ulisses. Strondelli se recusa a sair do apartamento. Abelardo derruba Maciste. Paco acusa Afonso de ter matado o filho e o expulsa de casa. Moa o recrimina. Paco briga com Moa e vai até a casa de Preta. Os dois acabam se beijando.

  243. Tony e Silva caçam Kaíke
  244. Preta manda Paco embora. Germana pede a Eva que lembre Afonso de seus remédios. Moa confessa querer um filho de Paco. Ele pondera que ela precisa ficar boa antes. Germana pede que Paco dê uma chance a Afonso. Raí garante a Afonso que vai aproximá-lo do filho. Pimenta David Cardoso, um amigo de Frazão, convida Abelardo para ser estrela de um filme de luta. Pai Gaudêncio afasta todos os espíritos de Helinho. Raí leva Afonso até o barco. Paco o aconselha a refazer o exame de DNA, mas Afonso garante amar Raí como seu neto. Bárbara fica preocupada com a possibilidade de Kaíke estar vivo e acusa Tony de incompetência. Kaíke recobra os sentidos. Paco reclama com Afonso por ter demitido Germana. Raí finge ter se machucado. Paco e Afonso se preocupam. Tony e Silva vêem Olívia, que foge. Os dois revistam a enfermaria, buscando Kaíke.

  245. Otávio reencontra o pai
  246. Olívia suspira aliviada quando Tony sai da enfermaria sem ver Kaíke. Paco se emociona ao entrar na casa de Afonso com Raí no colo. Bárbara manda que Tony encontre Kaíke. Vilhena examina Raí, que confessa ter mentido só para que Afonso e Paco não brigassem. Verinha e Eduardo descobrem que Strondelli chama-se Firmino, é um assaltante e que roubou tudo de sua casa. Abelardo não se conforma, mas Edilásia o obriga a fazer o filme. Helinho começa a trabalhar em uma carvoaria. Cezinha atende fingindo ser Pai Helinho. Abelardo dança em volta de Tonelada, mas quando ele xinga Mamuska, vira uma fera e o derruba. Moa concorda que Kika more na casa com Sal. Solange, recomendada por Bárbara, vira a nova governanta de Afonso. Germana e Preta vão ao hospital. Paco expulsa Bárbara do barco. Olívia vai com Kaíke para outra clínica. Silva avista Germana e Preta. Germana pega Otávio no colégio e o leva a clínica. Kaíke o abraça emocionado.

  247. Afonso pergunta a Otávio se Kaíke é seu pai
  248. Kaíke pede que Preta cuide de seu filho. Edilásia quer Paco distante de Afonso. Bárbara arranca Otávio das mãos de Germana e acusa Preta de seqüestradora. Otávio se recusa a dizer onde Kaíke está. Paco pensa em Preta quando beija Moa. Abelardo vai para o estúdio à força. Cezinha atende os clientes com a ajuda de Tancinha. Helinho descobre, mas os clientes o afastam. Abelardo chora ao ver o filme, enquanto todos comemoram. Kika e Sal brigam por causa do cotidiano. Bárbara descobre onde Kaíke está. Olívia avisa Germana e Preta que Kaíke está indo à casa de Afonso. Kaíke confessa a Afonso ser o pai de Otávio. Ele não acredita, mas decide ir à casa de Bárbara. Bárbara pede que o filho não reconheça Kaíke senão ela será presa. Paco pega Raí para ir à praia com ele. Afonso pergunta a Otávio se Kaíke é seu pai.

  249. Afonso pede o DNA de Otávio
  250. Otávio mente que é filho de Paco. Kaíke se desespera. Bárbara banca a vítima. Preta vai atrás de Raí na casa de Moa. Afonso vai à casa de Germana e confessa não poder viver sem ela, que não aceita voltar. Moa obriga Sal a pedir desculpas a Kika. Frazão faz serenata para Edilásia, mas ela o esconde com a chegada dos filhos. Eduardo, Beki e Verinha mostram-se solidários a Evaristo, herdeiro do desembargador, cujo apartamento pegou fogo. Cezinha e Tancinha visitam Helinho, que briga com eles. Preta e Paco se encontram em uma manifestação ecológica. Preta garante que odiaria Paco se ele estivesse vivo e mentido para ela. Paco beija Preta e ela fica revoltada. Thor, Abelardo e Dio marcam um encontro com Edilásia como se fosse Frazão e fazem escândalo quando ela aparece. Afonso garante a Bárbara que foi injusto, mas pede um exame de DNA de Otávio.

  251. Preta não resiste e beija Paco
  252. Bárbara se faz de vitima e se recusa a fazer o exame. Edilásia garante aos filhos e ao retrato de Napô que tem direito a uma vida amorosa. Tony conta para Bárbara que guardou o sangue de Raí e sugere trocar pela amostra de Otávio. Felipe concorda em voltar a trabalhar com Afonso. Bárbara mente para Otávio dizendo que ele é, de verdade, filho de Paco. Kaíke volta para o hospital. Kika e Sal procuram se entender. Thor, Dio e Abelardo se vestem de mulher. Helinho pede socorro a Pai Gaudêncio, que conta que também foi assistente e roubou a identidade de seu mestre. Abelardo se recusa a continuar o filme caso Edilásia insista em assumir seu namoro com Frazão. Os filhos a obrigam a mentir para Frazão que vai se casar com Pimenta. Beki, Verinha e Eduardo paparicam Evaristo. Thor, Dio e Tina exigem entrar no filme. Frazão fica arrasado ao saber que Edilásia vai se casar com Pimenta. Kaíke reage quando Bárbara garante que Otávio não é seu filho. Preta sai com Raí e Paco e acaba beijando-o. Bárbara surpreende Afonso quando se dispõe a fazer o exame de DNA.

  253. Afonso pede Germana em casamento
  254. Bárbara pede que o sangue de Otávio seja colhido em casa para não traumatizá-lo. Preta se perturba com o beijo de Apolo. Afonso pede que Apolo colha sangue para o exame, já que é gêmeo do provável pai de Otávio. Abelardo vai a contragosto à festa de divulgação de seu filme. Os clientes se revoltam com as armações de Cezinha e Tancinha e depredam a casa de Pai Helinho. Brad e Solano brigam com Thor e Dio na festa. Eduardo e Verinha bancam os pais zelosos de Beki quando Evaristo aparece com flores. Afonso promove Felipe a diretor e avisa que vai repartir os lucros de sua empresa com os funcionários. Felipe conhece Carla Francisca Queiroz, sua nova assistente. Bárbara troca a amostra de sangue de Otávio pela de Raí. Preta manda Germana lutar por Afonso quando ela confessa ser apaixonada por ele. Preta avisa Felipe que precisa se afastar dele por um tempo. Afonso pede Germana em casamento.

  255. Felipe descobre o romance entre Paco e Preta
  256. Germana pede um tempo para pensar. Preta confessa que beijou Apolo deixando Felipe transtornado. Kaíke garante a Olívia que é o pai de Otávio. Otávio insiste em ver Kaíke mas Bárbara o proíbe. Felipe dá um murro em Paco. Laura consola o filho. Ulisses aconselha Paco a procurar Preta. Brad é preso roubando o som de um carro. Kika descobre a mãe abandonada em casa e decide cuidar dela. Helinho expulsa Tancinha de sua vida e desconfia que ela esconda um mistério. Abelardo sofre por ser aclamado na estréia do filme. Edilásia se encontra com Frazão no cinema mas é afastada do amado pelos filhos. Bárbara se revolta quando Afonso conta que pediu Germana em casamento. Paco se declara e beija Preta, mas ela o manda embora. Germana conversa com Edilásia sobre o pedido de casamento e ela a aconselha a aceitar. Paco encontra Moa desmaiada. Germana aceita o pedido de Afonso.

  257. Preta encontra Felipe acompanhado
  258. Moa resiste mas Paco a leva para o hospital. Germana ganha um colar de diamantes e um belo vestido. Bárbara finge sentir desejo por Tony e o leva para uma favela. Raí consola Preta, que conta sobre a separação. Bárbara larga Tony sem dinheiro e no meio da favela. Felipe convida Carla para jantar. O médico avisa que Moa precisa fazer a cirurgia. Ela hesita, mas Paco a convence. Edilásia é julgada pelos filhos e condenada a ficar presa em seu quarto. Depois de tumultuada eleição, Thor vira o presidente da casa. Verinha dá em cima de Evaristo e Beki se atraca com ela. Helinho descobre que Tancinha é um espírito, que foi casada com Feitosa e amante de Febrônio e se apoderou do corpo de Zuleide, cujo marido Roque está à sua procura. Germana e Afonso se beijam. Tony retorna a casa de Bárbara furioso. Ela se protege jogando inseticida em Tony, que promete vingança. Preta vai ao hotel de Felipe e vê Carla na cama. Paco pergunta ao médico sobre Moa.

  259. Paco e Preta se encontram no noivado de Afonso
  260. Paco comemora ao saber que tudo correu bem e que Moa pode estar curada. Preta e Felipe discutem. Preta fica sabendo da operação de Moa. Afonso e Germana decidem fazer uma festa de noivado. Sal chora de emoção ao abraçar Moa. Bárbara é agressiva com Afonso quando ele comenta que vai vender a empresa e aproveitar a vida. Moa faz planos para o futuro com Paco. Pimenta chama Abelardo para um novo filme. As fãs agarram Abelardo. Pai Gaudêncio garante que vai ajudar Roque a recuperar Zuleide. Edilásia foge com Frazão. Os filhos ficam culpados. Edilásia volta e os três concordam com o namoro, mas impõem condições. Germana convida Paco para a festa de noivado. Afonso procura Edilásia que se recusa a aceitar o convite para a festa. Bárbara tranca Otávio no quarto. Felipe e Preta discutem na festa de noivado. Paco chega à casa de Afonso.

  261. Exame atesta que Otávio é filho de Paco
  262. Germana e Afonso demonstram a sua alegria pela chegada de Apolo. Felipe demonstra seus ciúmes para Preta. Ulisses sugere que Edilásia perdoe Afonso. Tony tem um plano para roubar o dinheiro de Afonso e pensa em conversar com Dr. Borja, advogado do empresário. Afonso comenta com Borja que precisa fazer alteração na lista de beneficiários da sua conta no exterior. Paco se emociona ao entrar em seu antigo quarto com Raí. Paco mostra para Raí um soldadinho de chumbo que havia escondido há anos e garante que encontrou por intuição. Edilásia chega na festa. Verinha vai a um concerto com Evaristo, mas Beki e Eduardo vão atrás, causando o maior tumulto. Paco se retira quando Afonso faz o brinde. Tancinha consegue fugir de Pai Gaudêncio, Roque, Helinho e Cezinha. Thor, Abelardo e Dio regulam o namoro de Frazão e Edilásia. Moa volta para casa. O resultado dos exames comprova que Otávio é filho de Paco. Kaike fica bestificado. Bárbara banca a ofendida e manda que Afonso saia de sua casa. Paco se surpreende quando Preta conta o resultado do exame.

  263. Felipe flagra beijo de Paco e Preta
  264. Bárbara e Tony brindam em comemoração ao sucesso do plano. Kaíke pede para não se afastar de Otávio, mas Bárbara não dá ouvidos. Raí começa a estudar no mesmo colégio que Otávio. Felipe flagra Preta e Apolo se beijando. Raí briga com um menino para defender Otávio. Afonso avisa à diretoria que vai vender as empresas. O médico diagnostica a gravidade do estado de Nívea. Sal garante que vai ajudar Kika. Sérgio se reconcilia com a filha Moa. Thor, Dio e Abelardo se revezam durante a noite para impedir Edilásia de ficar com Frazão, mas Tina ajuda-a a enganá-los. Tancinha assombra Helinho. Verinha faz tudo para seduzir Evaristo e acaba saindo no tapa com Beki. Afonso insiste que o filho o perdoe. Paco não aceita ser incluído na lista de beneficiários do pai. Felipe bate com o carro. Preta se desespera no hospital e ele declara o seu amor. Bárbara leva Otávio para visitar Apolo.

  265. Moa flagra beijo de Paco e Preta
  266. Bárbara apresenta o tio a Otávio. Paco é hostil com ela e simpático com o menino. Preta garante a Felipe que vai ficar ao lado dele. Bárbara fica frustrada quando Paco avisa que está noivo. Germana enche a casa de flores. Bárbara fica furiosa quando Kaíke aparece na porta do colégio. Otávio abraça-o amorosamente. Afonso avisa a diretoria que vai aceitar a oferta de um banco pelas suas empresas. Abelardo exige ganhar o triplo para fazer o filme e decide montar uma peça de vanguarda. Gaudêncio, Helinho, Cezinha e Roque fazem uma buchada para atrair Tancinha. Ela come tudo e escapa da armadilha deles. Otávio se interessa por Clara e Raí o incentiva a investir. Preta conta a Germana que decidiu ficar com o marido. Moa segue Paco. Otávio dá um beijo em Clara. Paco pede para ficar com Preta, mas ela diz que decidiu reatar com Felipe. Moa vê os dois se beijando, sem que eles a vejam. Moa conta a Sal que vai lutar por Paco. Felipe sustenta que é melhor a separação. Moa finge um desmaio quando Paco quer iniciar uma conversa.

  267. Bárbara vê Paco e Preta juntos
  268. Moa insiste em ir ao hospital. Germana aconselha Preta a procurar Paco. Moa quer fazer novos exames. Bárbara é agressiva com Afonso quando o assunto é a herança. Moa pede para buscar o resultado do exame sozinha. O médico avisa que Moa não tem nada e ela pede sigilo. Moa se joga nos braços de Paco chorando e Sal estranha o olhar do médico, que não entende o choro da moça. Tony planeja matar Afonso. Moa mente que pode estar correndo risco de vida de novo. Thor perde uma luta para um baixinho. Kika paga a fiança de Brad. Abelardo se inspira com as palavras do deprimido Thor. Roque mostra o seu álbum de casamento para Helinho. Eduardo, Verinha e Beki descobrem que o apartamento vai a leilão. Paco leva Raí e Otávio à praia para ensiná-los a surfar. Moa olha-os meio desapontada. Bárbara sai com Borja, advogado de Afonso, e percebe que ele não tira os olhos do garçom. Afonso joga bola com Paco e os meninos e se comove. Sal conversa com o médico de Moa e descobre a verdade. Paco se impressiona como Afonso mudou. Sal cobra a atitude de Moa. Preta diz a Paco que não está mais com Felipe. Ele conta que Moa está doente. Os dois se beijam. Bárbara observa.

  269. Kaíke é preso por culpa de Tony
  270. Paco confessa que não pode abandonar Moa neste momento e se despede de Preta. Sal insiste que Moa deve dizer a verdade a Paco, mas ela permanece irredutível. Kaíke dá um murro em Tony. Preta está com febre e Raí a leva para a casa do avô. Bárbara se insinua para Paco, que a expulsa do barco. Afonso anuncia em coletiva a venda de suas empresas. Olívia avisa que chegou uma encomenda para Kaíke. Verinha e Eduardo pedem ajuda a Bárbara que os toca para fora de casa. Thor escreve sua carta de despedida. Estréia a peça de Abelardo que é escorraçado pela platéia. Tancinha coloca Helinho, Pai Gaudêncio, Cesinha e Roque dormindo e escapa deles. Thor conversa com a platéia, conta piadas, lê trechos de sua carta e é aclamado. A polícia invade a casa de Kaíke, abre o pacote, encontra granadas e o prende. Afonso encontra Otávio preso em seu quarto e o leva para sua casa. Bárbara entra na casa do sogro e acusa Preta de estar seduzindo o outro filho de Afonso.

  271. Paco dá de cara com Tony
  272. Preta prefere não confirmar nem desmentir. Bárbara e Afonso seguram Otávio, mas a mãe vence e leva o menino embora. Paco se preocupa com Otávio. Bárbara expulsa Dalva de sua casa. Kaíke sente medo de seus companheiros de cela, dentre eles, Jibóia. Afonso acha estranho Preta se envolver com seus dois filhos, mas Germana garante que ela não está interessada em seu dinheiro. Preta avisa Raí que eles vão se mudar para onde ela possa pagar. Críticos se jogam aos pés de Thor, para desespero de Abelardo. Verinha seduz Evaristo. Edilásia termina tudo com Frazão, mas depois volta atrás. Roberval, um espírito sedutor, baixa em Helinho para levar Tancinha embora. Tony fotografa Borja em situação suspeita. Preta devolve a chave do apartamento para Felipe, que chora. Paco vai à casa de Afonso, dá um presente de casamento, lancha com eles e acaba abraçando o pai, que se comove. Moa manda Preta ficar longe de Apolo. Bárbara quebra um abajur na cabeça de Tony e sai para viajar com Otávio. Paco bate na casa de Bárbara para procurar Otávio e Tony atende.

  273. Paco salva Bárbara e Otávio
  274. Tony banca o gentil com Paco. Otávio reclama da casa que a mãe o leva. Afonso reage ao saber que Tony estava na casa de Bárbara. Paco concorda em almoçar na casa do pai. Jibóia tem uma crise epiléptica e Kaíke o socorre. Preta fica sem graça ao dar de cara com Paco. Ele estranha ao ver que ela está morando na casa de Afonso. Nívea mostra-se recuperada e pede a Kika que Sal vá morar com eles. Sal se recusa. Afonso percebe que Paco e Preta estão apaixonados. Afonso ameaça Tony. Abelardo tenta pintar um quadro, mas é Thor quem faz uma obra prima. Frazão e Edilásia discutem sobre luta e ele vai embora. Beki e Eduardo flagram Verinha e Evaristo e os dois fogem juntos. Roberval arrasa os corações das mulheres. Tina promove a reconciliação de Edilásia com Frazão. Roberval e Tancinha se beijam apaixonados. Paco chama Afonso de pai. Tony é seguido por Paco. Bárbara se assusta ao dar de cara com Tony, que a agarra. Ela bate nele. Tony prende Bárbara e Otávio na sauna. Paco os salva.

  275. Carro de Paco cai em barranco
  276. Paco leva os dois embora. Tony fica furioso ao vê-los fugindo de carro. Edilásia visita Raí. Tony segue o carro de Paco. Otávio beija Paco, que se comove. Bárbara se recusa a levar Otávio para a casa de Afonso, o que irrita Paco. Ela acusa-o de ser agressivo com ela. Nívea e Brad pedem desculpas a Sal, que desconfia. Paco, Bárbara e Otávio param em um hotel na beira da estrada. Germana acha estranha a recaída de Moa. Paco garante que será amigo de Otávio sempre. Ele confessa que gostaria de ser filho do Kaíke. Bárbara se emociona ao ver Paco e Otávio juntos. Abelardo reclama, mas faz mais um filme. Pai Gaudêncio convida Cesinha para ser seu assistente. Tancinha não se conforma quando Roberval vai embora. Evaristo tenta tocar fogo no apartamento e Verinha descobre que ele é maluco. Eduardo e Beki tentam tumultuar o leilão, mas o apartamento é vendido. Bárbara desabafa que Paco tentou se matar, levando-a junto. Tony descobre onde eles estão. Edilásia conta toda a verdade sobre Paco e Apolo para os filhos, que a perdoam. Tony bate no carro, onde estão Paco, Bárbara e Otávio, que cai em um barranco.

  277. Tony e Silva perseguem Paco
  278. Bárbara e Otávio escapam ilesos, mas Paco se fere sem gravidade. Os três se escondem. Silva e Tony os procuram. Moa se angustia com a ausência de Paco. Sal não fica à vontade quando Kika fala do amor eterno dos dois. Bárbara, Paco e Otávio se refugiam em uma casa abandonada. Bárbara cuida de Paco, que se mostra desconfiado. Moa procura Afonso e Germana e divide com eles a sua preocupação com o sumiço de Paco. Raí visita Edilásia e aprende a lutar com Thor e Dio, para indignação de Abelardo. Eduardo e Beki fazem barricadas, lutam com os oficiais de justiça, mas acabam expulsos do apartamento. Roberval leva Tancinha embora. Zuleide parte com Roque, que é atirador de facas. Beki e Eduardo invadem o apartamento de Evaristo, que toca fogo no sofá. Ulisses parte em seu barco, embora Edilásia faça tudo para que ele não vá. Tony descobre o esconderijo e avisa que vai matar Paco. Bárbara se desespera. Paco foge correndo pelo meio do mato.

  279. Afonso e Paco procuram Otávio
  280. Paco consegue escapar. Bárbara garante que fará o mesmo, mas Tony avisa que contará a verdade sobre Otávio para Afonso. Ela decide continuar cúmplice de Tony. Moa é avisada do acidente e do desaparecimento de Paco. Preta se descontrola e acusa Bárbara. Edilásia se desespera. Paco consegue uma carona. Edilásia acusa Afonso pelo desaparecimento de mais um filho. Preta insiste que Bárbara quer eliminar os herdeiros. Otávio chora quando Tony o manda para outro lugar com Silva. Thor apanha de Abelardo, Dio, Frazão e Tina e chora o fracasso. Verinha concorda que Eduardo e Beki fiquem, desde que eles banquem os criados. Thor é adulado por muitas garotas intelectuais. Jibóia avisa Kaíke que estão armando para matá-lo e finge brigar com ele para que ele fique na solitária sem correr riscos. Tony garante que Afonso não pode tirar a guarda de Otávio. Paco chega à casa de Afonso e decide dormir lá. Preta sofre por não poder abraçá-lo. Paco conta que Bárbara é refém de Tony. Afonso vai à casa de Bárbara. Ele exige ver o neto, mas Bárbara diz que Otávio está numa colônia de férias e afirma ser muito feliz com Tony, para espanto de Paco.

  281. Bárbara jura amor por Apolo
  282. Afonso garante que vai perseguir Tony e ameaça demitir Bárbara e expulsá-la de casa. Kaíke é levado para a solitária. Paco é amoroso com Afonso, que se emociona. Tony e Bárbara enganam o segurança de Afonso e se mudam. Otávio se recusa a conversar com a mãe e se tranca no banheiro. Ela vai embora com Tony largando-o no sítio com Silva. Abelardo faz exercícios para ficar forte para o filme. Thor e Dio bancam os intelectuais para conquistar as meninas. Verinha, Edu e Beki tremem ao saber que Evaristo é legista e louco. Thor e Dio são aclamados em um recital de poesia, mas Tina briga com todas as tietes. Sal se aborrece com Nívea e vai embora da casa. Cezinha arruma Helinho para que ele conquiste uma garota, mas ao dar de cara com Zuleide ele fica deprimido e sozinho. Bárbara foge do sítio, vai atrás de Paco, diz que foi obrigada a mentir para Afonso e jura estar apaixonada por ele. Tony chega e sai arrastando Bárbara. Felipe pede que Preta não o procure mais. Moa consola Sal, que a beija. Bárbara agarra Paco na casa de Moa.

  283. Moa é desmascarada por Bárbara
  284. Bárbara insiste que Paco gosta dela, enquanto ele tenta se desvencilhar. Ela garante que escondeu Otávio para protegê-lo de Tony. Moa expulsa Bárbara de sua casa e exige explicações de Paco. Paco se impressiona com os ciúmes de Moa e afirma que Bárbara tentou matá-lo uma vez e que jamais se envolveria com ela. Tony queima uma foto de Bárbara. Pereira localiza Tony e Afonso vai até lá com Paco. Sal pede desculpas pelo beijo. Moa manda que ele se prepare para o campeonato. Edilásia expulsa as admiradoras da poesia de Thor de sua casa. Afonso invade a casa de Tony e os dois trocam ameaças. Evaristo serve biscoitos com calmantes para Edu, Beki e Verinha. Abelardo filma com a lutadora Greta Bazaróv Samara Felippo e se apaixona. Beki descobre que os três foram dopados e que Evaristo tem três caixões esperando por eles, mas é surpreendida por ele que a prende. Zuleide leva queijadinhas para Helinho, que está cada vez mais apaixonado. Evaristo avisa que vai empalhar Edu, Beki e Verinha. Bárbara ouve conversa entre Moa e Sal, quando ela diz que não contará a verade sobre sua falsa doença a Paco. Tony troca de roupa com o entregador de pizza e foge de casa. Bárbara conta para Paco que Moa está mentindo sobre a doença.

  285. Tony algema e humilha Bárbara
  286. Tony ameaça Paco e leva Bárbara embora. Brad passa uma pomada na prancha de Sal; Brad vende o campeonato. Guilherme Sérgio Guizé quer fazer negócio com Sal e comprar bermudas iguais à dele. Preta convida Felipe para ir a um show. Moa confirma que mentiu por medo de perder Paco. Preta comenta com Germana que sente falta de Felipe. Moa acusa Sal de ter contado tudo para Paco e ele vai embora, arrasado. Todos estranham a nova fase de Abelardo, que está apaixonado por Greta. Paco se muda para a casa de Edilásia. Tony concorda em libertar Otávio se Bárbara ficar no lugar dele. Roberval dá dicas para Helinho, que conquista uma jovem no forró. Beki se solta, derruba Evaristo. Os três fogem e começam a mendigar na rua. Abelardo vibra ao apanhar de Greta. Ela se encanta por Thor. Kaíke conversa com Dr. Cunha, o advogado contratado por Germana. Tony algema Bárbara e nega-lhe água. Preta e Felipe se encontram no show. Moa pede desculpas e faz Sal voltar para a sua casa. Otávio chega na casa de Afonso.

  287. Paco pede Preta em casamento
  288. Otávio se recusa a comentar qualquer coisa. Paco acha que ele foi ameaçado. Tony liga para Turcão na penitenciária. Raí fica feliz ao ver Otávio e o convida para brincar. Moa se prontifica a ajudar Sal na sua nova grife. Preta se surpreende quando Paco comenta que não está mais morando com Moa. Afonso oferece a cabana para Paco morar. Paco beija Preta, que manda que ele se afaste definitivamente dela. Otávio diz a Raí que jamais vai ser feliz. Preta avisa Germana que vai reatar com Felipe. Preta é chamada para ser cozinheira de um restaurante. Roberval manda Helinho fazer jogo duro com uma garota e ela se derrete. Greta larga as filmagens para ir ao recital de poesia de Thor. Abelardo, enciumado, sobe no palco e começa a maior confusão no recital. Beki, Eduardo e Verinha se deitam em um banco e são cobertos de lama. Afonso comenta que acha estranho Preta se apaixonar pelos seus dois filhos e Paco a defende. Turcão testemunha contra Kaíke, que é condenado. Felipe e Preta combinam ir ao cinema. Felipe a aguarda na bilheteria. Paco interrompe o trajeto de Preta e a pede em casamento.

  289. Preta aceita morar com Paco
  290. Preta fica revoltada quando Paco conta que está morando na cabana. Paco a beija e ela vai embora. Felipe ainda aguarda Preta, que o convence a ir a um restaurante. Tony não dá comida e nem água para Bárbara, que permanece amarrada. Felipe fala que vai pedir a separação. Jibóia aconselha Kaíke a fugir. Preta vai ao encontro de Paco na cabana e passa a noite com ele. Paco fala que o lugar dela e de Raí é ao lado dele. Preta se impressiona com as semelhanças entre os irmãos gêmeos, até as palavras e expressões. Kaíke pede que Olívia consiga dinheiro e entregue ao carcereiro. Germana aconselha Preta a ficar com Paco. Moa e Sal customizam as roupas e entregam para Guilherme Sérgio Guizé, que faz nova encomenda. Eduardo, Verinha e Beki penetram em uma festa infantil. Edilásia coloca Thor de castigo e ele foge com a ajuda de Greta. Eduardo, Verinha e Beki atacam o bolo e acabam sendo expulsos. Edilásia faz um novo visual em Frazão e Napoleão no retrato se diverte. Thor se instala na casa de Greta. Otávio chora e diz para Raí que está preocupado com a mãe. Preta assume a cozinha do restaurante em um momento de emergência. Os clientes adoram e o maitre a convida para ser a nova chef. Olívia entrega o dinheiro ao carcereiro. Tony liberta Bárbara em troca de uma noite de amor. Kaíke e Jibóia armam uma briga, são levados para a solitária e Kaíke foge da penitenciária, com a ajuda do carcereiro. Bárbara algema Tony na cama e foge. Tony a alcança. Preta vai à cabana e aceita a proposta …

  291. Afonso resgata Bárbara
  292. Paco e Preta se beijam. Kaíke chega à casa de Olívia. Tony é avisado da fuga de Kaíke e conta para Bárbara, que não esboça reação. Bárbara está muito fraca e Tony lhe dá um pouco de água. Paco pede que Preta pegue a sua mala e se mude com Raí. Otávio conta para Raí que Bárbara é prisioneira de Tony. Preta e Paco comunicam que vão morar juntos. Afonso acha a decisão precipitada. Germana propõe um brinde aos noivos. Kika fica triste quando Sal fala que a relação deles acabou. Raí pede para não sair da casa de Afonso com tanta pressa. Preta deixa que ele fique morando com Afonso. Tina chora por ter sido abandonada por Thor. Abelardo sofre porque Thor está com Greta. Edilásia convoca os filhos para o resgate de Thor. Greta amarra Thor para que ele não vá embora. Helinho aceita que Pilar Carolina Holanda venha morar com ele. Roberval dá conselhos de sedução a Helinho, que manda Pilar embora. Edilásia e Tina lutam contra Greta. Abelardo e Dio libertam Thor. Edilásia desmancha os coques de Greta. Verinha e Beki vão a um velório e fingem ser viúva e filha do falecido Almeidinha. Edu banca o marido traído. Raí conta para Afonso que Bárbara é prisioneira de Tony. Otávio dá indicações sobre a casa. Tony veste um smoking e dá um vestido para Bárbara, que mal consegue levantar o braço. Kaíke entra na casa de Afonso, com a ajuda de Germana, e se abraça emocionado com Otávio. Afonso e seus seguranças cercam a casa onde está Tony. Silva avisa Tony. Bárbara recupera um pouco das forças, sai …

  293. Kaíke procura a ajuda de Paco
  294. Silva e Tony fogem por um alçapão. Bárbara fala para Afonso que ficou de refém, para que Tony libertasse Otávio. Kaíke insiste em conversar com Afonso e fazer um teste para provar que é pai do menino. Paco ensina Preta a semear rosas e ela se impressiona como ele tem os mesmos gostos de seu antigo amor. Bárbara dá um escândalo ao ver Kaíke na casa de Afonso e exige que a polícia seja chamada. Afonso discorda de um novo exame de DNA. Bárbara pressiona Otávio e ele vai embora com ela. Tony deixa um recado para Bárbara e diz que está voltando. Abelardo desamarra Greta. Ela decide ir para o tatame com ele, que se transforma. Verinha e Beki descobrem que o falecido estava falido. Eduardo propõe pedir ajuda a Bárbara. Abelardo avisa a família que vai se casar com Greta. Bárbara denuncia o paradeiro de Kaíke. Kaíke consegue se esconder da polícia, que dá uma batida no apartamento de Olívia. Eduardo e Beki pedem ajuda a Bárbara. Ela se choca porque eles nem percebem que ela está machucada e os expulsa. Otávio conta para a mãe que Preta e Paco estão juntos e ela fica furiosa. Germana pede que Afonso regularize a situação dos herdeiros, para que Otávio não seja o único beneficiado. Brad observa, despeitado, o sucesso de Sal e Moa, que vendem roupas na praia. Felipe reage quando Afonso conta que Preta e Paco estão morando juntos. Kaíke vai à cabana e pede para conversar com Paco.

  295. Tony flagra encontro de Borja
  296. Kaíke diz para Paco que Bárbara falsificou o exame de DNA de Otávio; que somente Raí é filho de Paco. Raí concorda em ir morar na cabana. Bárbara fala para Otávio que ele vai mudar de escola para ficar longe de Raí. Kaíke pede que Paco se aproxime de Bárbara para conseguir provas. Afonso visita Otávio. Kaíke insiste que Bárbara ama Paco e que somente ele poderá desmascará-la. Preta pede que Kaíke não o envolva, mas ele garante que os dois estão correndo perigo. Moa e Sal preparam as roupas para um desfile. Guilherme diz que será um sucesso. Raí chega na casa e Paco lhe dá um barco de madeira. Sal é aplaudido no final do desfile na praia. Brad e sua turma vaiam. Paco pede que Raí o veja como um pai. Greta faz papinha para Abelardo, que sente-se triste. Edilásia convoca Thor e Tina para salvarem Abelardo. Eles invadem a casa de Greta e Edilásia convida a lutadora para morar com eles. Helinho suspira por Zuleide. Bárbara vê Preta e Paco se beijando. Afonso fecha negócio de venda de suas empresas. Bárbara vai ao restaurante em que Preta trabalha e a acusa de ser uma criminosa. Preta manda que ela se afaste de Paco e quase se atraca com ela. O maitre a segura. Afonso pede que Borja inclua logo Raí e Apolo como seus beneficiários. Marina pede que Tony esqueça o seu ódio de Afonso. Silva vigia Borja. Bárbara aparece com Otávio no trabalho de Paco, que está construindo um barco. Ele diz que ama Preta. Tony invade o quarto de hotel, onde Borja está com um rapaz. Preta vê Bárbara dando

  297. Paco busca provas contra Bárbara
  298. Bárbara se despede de Paco e insinua que o verá mais tarde. Preta acha que os dois combinaram alguma coisa. Tony mostra as fotos que tem de Borja e diz que ele terá que lhe entregar um documento. Preta pede que Paco prometa se afastar de Bárbara. Ele diz que não pode abandonar Otávio, mas que ela jamais vai conseguir o que quer. Germana diz que não quer herdar dinheiro algum de Afonso. Tony surpreende Bárbara ao tomar o lugar da massagista em uma clínica de beleza. Ela fala que a sociedade deles acabou. Ele manda que ela ligue para Afonso e ameaça contar tudo. Ela desiste. Tony exige que ela expulse os seguranças porque vai voltar para a casa. Sal e Moa jantam com Guilherme. Ele conta que vai abrir uma loja e Sal será o estilista e modelo. Sal percebe que ele está paquerando Moa. Moa se perturba ao ver que Preta é a chef. Otávio se apavora ao ver Tony em casa. Moa pede desculpas a Preta, deseja que ela seja feliz no casamento e diz que ela vai descobrir muitas coisas sobre o marido. Paco diz que não está escondendo nada de Preta. Tina ameaça ir embora. Zuleide pede proteção a Helinho. Roque revista a casa e só encontra Cezinha no armário. Otávio diz que não vai contar para Afonso que Tony voltou. Kaíke pede que Paco pegue a chave da casa de Bárbara guardada no armário. Paco vai à casa de Bárbara. Afonso explica para Otávio e Raí que eles serão seus herdeiros, além de Paco. Preta assina a documentação. Borja guarda o documento numa pasta. Bárbara e Paco dançam juntos e quando

  299. Paco grava confissão de Tony
  300. Tony vasculha o closet, mas não encontra Paco. Bárbara coloca a música alta para Paco não ouvir o diálogo. Ela diz para Tony ir embora. Paco é abraçado por Bárbara, que pede proteção. Preta tem um pressentimento ao não encontrar Paco em casa. Bárbara diz que é chantageada por Tony. Ela tenta beijar Paco e ele vai embora. Preta o aborda na porta da casa de Bárbara. Paco diz que está tentando pegar Tony. Preta pede que ele jure que nem tocou em Bárbara. Afonso pergunta por Tony e percebe que Otávio está mentindo. Sal não quer mais fazer negócio com Guilherme, por ciúmes de Moa. Afonso insiste que Paco aceite a herança e ele manda que ele doe a sua parte. Greta e Tina batem boca. Edilásia dá um prazo para Greta engravidar. Todos se impressionam com a mudança de comportamento de Abelardo. Zuleide diz estar apaixonada por Helinho. Roberval vai embora. Helinho decide enfrentar Roque. Tina joga alho em pó no prato de Greta. Ela come tudo e todos fogem do seu cheiro. Helinho diz que ama Zuleide e Roque se revolta. Edu faz discurso e reúne mendigos para invadir as casas em construção. Thor se maquia e dança até ser surpreendido por Dio. Kaíke insiste que Paco volte na casa de Bárbara e pegue a chave. Paco leva flores para Bárbara. Paco finge dor quando ela quer levá-lo para o quarto. Otávio não aceita a coleção de figurinhas de Paco e diz que não quer mais mentir. Tony avisa que está chegando e Bárbara manda Paco embora. Paco mostra a chave e Kaíke entrega-lhe um gravador. Paco grava

  301. Paco mostra a fita a Afonso
  302. Paco, escondido, grava a conversa entre Tony e Bárbara sobre a troca das amostras para o exame de DNA. Kaíke ouve a conversa pela escuta e vibra. Paco não consegue sair da casa. Otávio diz para Afonso e Germana que é um mentiroso, mas não revela nada quando é pressionado. Tony descobre Paco escondido. Tony acusa Bárbara de estar se encontrando com Paco e ameaça o rival. Kaíke se desespera ouvindo a conversa. Tony intui que Paco queria ouvir a conversa dos dois e deve ter feito uma cópia da chave. Bárbara revista Paco, mas não encontra o gravador, que ele escondeu em um móvel da casa. Preta vai à casa de Afonso, preocupada porque Paco não apareceu para jantar. Raí consola Otávio. Tony se prepara para matar Paco, Bárbara joga-se em cima dele, impedindo-o. Dio diz que Thor está virando fruta e ele se preocupa. Roque atira facas em Cezinha. Pai Helinho e Zuleide se escondem. Abelardo come bife e Thor se delicia com queijo francês, para surpresa de todos. Edilásia, Tina, Greta, Dio, Abelardo e Frazão se horrorizam ao ver Thor fazendo uma perfomance com castanholas. Todos choram e Edilásia promete salvar o filho. Zuleide, Cesinha e Helinho se vestem de viúvas, mas são descobertos por Roque, que leva a mulher. Eduardo, Beki e Verinha tomam cachaça e dançam pagode. Kaíke liga para a polícia, que vai até a casa de Tony e Bárbara. Paco escapa com o gravador. Tony briga com Bárbara. Paco impede que Afonso expulse Kaíke e toca a fita para que todos escutem.

  303. Afonso se vinga de Bárbara
  304. Afonso fica estarrecido ao ouvir a confissão de Bárbara e pede perdão a Preta. Tony diz a Bárbara que Apolo se aproveitou de sua boa fé. Afonso diz a Kaíke que Otávio continua seu neto e herdeiro. Kaíke se abraça com Otávio, que está na casa da árvore. Afonso fala que Kaíke agora é seu amigo. Bárbara vai à casa de Afonso, mas os seguranças a impedem de entrar. Afonso manda que Pereira siga Bárbara e Tony, que sai logo depois dela. Otávio vibra ao saber que é filho de Kaíke. Otávio confirma que deseja ficar com Kaíke e Afonso sugere que eles viajem. Pereira seqüestra Tony. Edilásia manda Dio ficar longe de Thor. Tina tenta Thor, mas ele só quer as suas castanholas de volta. Thor foge de casa e dança na praça. Brad e os pitboys vaiam. Helinho vê Roque atirar facas em Zuleide. Edilásia leva Thor para casa. Roque leva uma paulada de Helinho, que foge com Zuleide. Afonso decide conversar com Bárbara a sós. Em um armazém abandonado, os seguranças prendem Tony. Afonso diz a Bárbara que Paco está apaixonado por ela, que realmente Germana e Raí o estavam afastando dela e lhe dá um colar. Germana se preocupa com o marido. Afonso convida Bárbara para um passeio e leva-a a uma grande mansão, que avisa será dela. Pede que ela vista um belo vestido e desça para jantar. Feliz, Bárbara se arruma, mas a parede sofre um abalo e despenca. Horrorizada ela percebe que a casa está sendo demolida.

  305. Bárbara recusa proposta de Afonso
  306. Bárbara desce as escadarias e encontra Afonso a esperando. Ele diz que a casa caiu e que ela nunca terá nada. Arranca o colar de seu pescoço, a acusa de ter matado Paco e diz que ela ficará na miséria. Afonso leva Bárbara até o armazém, Tony o ameaça e o empresário diz que não teme a lei e vai se vingar. Manda que levem Bárbara e garante que a vida de Tony vai piorar muito. Raí vibra ao saber que é mesmo filho de Paco e fica triste por Otávio. Preta fala que acabaram as mentiras e Paco fica constrangido. Afonso exige que Bárbara confesse. Bárbara garante que só foi tão ambiciosa quanto Afonso e que todos só querem o seu dinheiro. Afonso perde a calma quando ela se refere a Raí como “o mulatinho”. Afonso propõe que ela abra mão da guarda de Otávio, denuncie Tony e ele não a mandará para a cadeia. Ela grita que não aceita acordo com ele e Afonso manda que ela seja jogada na rua, sem nada. Edilásia faz a sopa para Dio lutar com Brad. Greta, que é irmã de Pedra, promete conseguir a sopa para Brad e sua turma, mas eles terão que dizer que foi Tina. Greta rouba um pouco da sopa e acrescenta alguns novos ingredientes no caldeirão. Helinho, Zuleide e Cesinha compram um caminhão do circo e seguem rumo ao Rio de Janeiro. Guilherme dá um brinco para Moa e a beija. Silva pega Bárbara desorientada na rua e pede que ela indique onde Tony está. Silva liberta Tony. Afonso declara que tem muito orgulho de ter Preta como nora e lhe dá o colar de esmeraldas.

  307. Preta enfrenta Bárbara
  308. Bárbara acusa Tony de ter estragado tudo. Tony fala que a guerra ainda não está perdida. Pereira avisa Afonso que Tony escapou. Tony diz que Afonso deve ter feito uma proposta, mas que ele tem uma melhor. Bárbara tranca Tony no banheiro e escapa. Bárbara procura Paco e pede que ele se case e tenha um filho com ela. Ele avisa Afonso que Bárbara enlouqueceu de vez. Ela desaparece. Tony manda Borja pegar a fita. Olívia insiste que Kaíke fuja. Afonso mostra a gravação para Borja, que diz que não é prova suficiente para prender Tony. Borja fala que já encaminhou a relação de beneficiários para o banco. Dio toma a sopa e fica roxo. Brad, Pedra e Minotauro bebem a sopa, vão para o tatame e ganham a luta de Dio. No final, agradecem a Tina pela sopa. Helinho decide fazer shows pelo caminho, mas é vaiado pela platéia. Tina alega inocência, mas ninguém acredita. Dio acorda sábio. Eduardo, Verinha e Beki vão a um churrasco no vizinho. Preta chega em casa e encontra Bárbara, que a ameaça. Borja pega a fita. Preta enfrenta Bárbara, que atira para o alto e depois tranca-a no banheiro. Paco chega e ela exige que ele se declare para ela, senão não entrega a arma. Preta tosse no banheiro por causa da fumaça.

  309. Germana desconfia do disfarce de Paco
  310. Paco tira Preta do banheiro e os dois se abraçam. Bárbara diz que não é bandida. Paco a abraça e a desarma. Afonso manda levá-la para o apartamento em que morava. Preta não se conforma que Paco se envolva tanto, mas ele diz que precisa ajudar o pai. Afonso insiste que Bárbara aceite a proposta, senão irá interná-la em uma clínica. Paco chega e ela se joga nos braços dele, dizendo a Afonso que vai se casar com seu filho. Dois enfermeiros levam Bárbara. Silva vê tudo. Afonso finaliza a venda de suas empresas. Stela diz a Afonso que a fita sumiu. Dio decide ir a uma palestra sobre astrofísica nuclear. Helinho, Cesinha e Zuleide ensaiam. Dio deixa todos os cientistas impressionados. Edilásia tira o filho da palestra. Roque encontra os três e persegue-os atirando facas. Kika diz a Sal que ele gosta de Moa. Afonso pede que Kaíke se refugie em uma de suas fazendas. Tony se veste de enfermeiro e passa pelos seguranças com Bárbara na maca. No hotel, ele mostra a fita para ela. Germana percebe uma cicatriz no pé de Paco. Tony gosta de saber que a arma de Bárbara ficou na casa de Paco. Germana se lembra do incidente em que Paco feriu o pé na infância e tem certeza que ele está vivo.

  311. Paco revela sua identidade a Germana
  312. Afonso pergunta se Germana está bem e ela diz que sonhou com Paco. Silva encontra a arma no armário de Paco, limpa as digitais e a recoloca no lugar. Germana pergunta como Afonso se sentiria se o filho morto retornasse. Afonso diz que ficaria feliz, mas ao mesmo tempo horrorizado por um filho fingir que morreu. Paco enterra a arma e Silva pega e a entrega para Tony. Moa recebe um presente de Guilherme. Sal fica furioso e diz que ama Moa. Ela fala que é uma fantasia e não um aceita um beijo dele. Sal arruma as coisas. Edilásia dá um cascudo em Dio para que ele volte ao normal, mas ele continua gênio. Ela pede que Greta dê um jeito em Dio. Roque persegue o caminhão. Dio não se rende a Greta. Eduardo lidera uma manifestação da “Nação Mendiga”. Tina e Greta se atracam. Sal vai embora e Moa fica arrasada. Thor, Dio e Abelardo encontram Sal engraxando sapatos na rua. Germana tem certeza que Apolo é Paco. Afonso contrata novo segurança, Jamil. Germana leva Paco até a mansão em ruínas onde ele se acidentou quando era pequeno. Jamil conversa com Tony, que o manda agir. Afonso sente uma pontada no coração. Paco se emociona ao se lembrar do dia em que sua mãe morreu e chora. Germana pergunta por que ele mentiu para ela.

  313. Afonso descobre a verdade
  314. Paco acaba confessando que está vivo e Germana, após um momento de ternura, explode por ele ter enganado a todos. Felipe leva os papéis da separação para Preta assinar. Paco conta tudo o que aconteceu e Germana o encoraja a revelar a todos. Tony continua mantendo Bárbara prisioneira. Afonso diz a Preta que Raí vai herdar 500 milhões de dólares. Germana diz a Paco que ele deve dizer a verdade. Verinha conta para Eduardo que o apartamento de Bárbara está vazio. Moa tenta convencer Sal a voltar para casa, mas ele prefere ficar na garagem de pranchas. Germana diz que Paco tem algo para contar, mas ele não fala a verdade e vai embora correndo. Greta seduz Frazão. Edilásia diz que não suportaria se Apolo morresse. Paco insiste em saber como Preta reagiria se Paco voltasse. Eduardo e Verinha vão à inauguração da Fundação Paco Lambertini e Otávio foge deles. Afonso diz que descobriu o golpe de Bárbara e manda que os dois saiam. Afonso discursa e passa mal. Dr. Vilhena tranqüiliza a todos. Afonso assina um documento que Borja lhe traz, sem nem mesmo ler. Afonso se despede dos dois meninos, que embarcam com Preta no helicóptero. Borja entrega o documento para Tony. Jamil avisa Tony que Paco, Germana e Afonso estão em casa. Tony pega a arma que Paco enterrou e se dirige para a mansão. Paco abraça Afonso e diz que o ama. Ele fala do passado e Afonso descobre que ele é o filho morto.

  315. Tony atira em Afonso
  316. Afonso cambaleia quando Paco conta que Apolo morreu e ele tomou o seu lugar. Paco pede perdão, mas Afonso o acusa de ser um monstro de frieza e egoísta. Paco chora quando Afonso diz que perdeu seus dois filhos. Raí, Otávio e Preta chegam à ilha. Paco diz a Afonso que os dois foram vítimas de Bárbara. Afonso o acusa por ter abandonado o filho e manda que ele desapareça de sua vida. Tony vê Paco sair e diz que chegou tarde demais. Germana pede que Afonso perdoe Paco. Bárbara veda todas as portas e liga o gás. Tina, desprezada, vai embora. Edilásia e os filhos correm atrás dela e levam-na para casa à força. Greta seduz Frazão. Roque atira facas nos três e acaba seqüestrando Zuleide. Edilásia e os filhos flagram Frazão e Greta se beijando. Ele jura inocência, mas Edilásia o expulsa. Germana procura Paco e o abraça. Ela pede que ele vá conversar com Afonso. Raí e Otávio se perdem na mata. Preta, desesperada, procura pelos dois. Jamil avisa que Paco está na casa. Paco e Afonso discutem. Germana tenta que eles se entendam. Afonso pede para conversar a sós com o filho. Paco pede perdão e Afonso jura que não pode perdoá-lo nem no dia de sua morte. Tony, escondido, atira em Afonso.

  317. Afonso morre no hospital
  318. Paco grita para Germana chamar um médico. Tony percebe uma câmera de segurança interna e se refugia nos banheiros da piscina. Afonso faz um carinho em Paco e diz que o perdoa. Paco chora e o abraça. Tony entrega a arma para Jamil e manda que ele pegue a fita da segurança. Germana se desespera ao ver Afonso. Jamil mostra a arma jogada no jardim para Pereira, que a entrega ao investigador. Jamil rouba a fita da segurança. Germana vai com Afonso para o hospital. O policial pede que Paco vá à delegacia prestar informações. Tony se veste de policial e escapa. Preta procura os dois meninos na mata. O médico diz a Germana que Afonso será operado e tem chances mínimas de sobreviver. Preta faz uma fogueira, Raí segue a luz e encontra a mãe. Tony conta para Bárbara que matou Afonso. Preta é avisada e volta para o Rio. Tony diz a Bárbara que Otávio é ainda o único beneficiário. Zuleide manda que Roque acabe logo o seu sofrimento, mas logo depois eles se beijam. Tina insiste que Greta é culpada pela traição de Frazão. Edilásia fica sabendo do estado de Afonso. Beki, Verinha e Eduardo comemoram. Afonso sai da cirurgia e continua em estado grave. Afonso pede para falar com Raí, manda que ele tome conta de Otávio, seja amigo do pai, e morre. Germana chora desesperada abraçada com Preta, Raí e Otávio. Paco chega e jura vingança.

  319. Paco é acusado de matar o pai
  320. Germana e Paco choram juntos ao lado do corpo de Afonso. Edilásia pede perdão ao filho por tê-lo afastado do pai. Paco diz que a verdade, às vezes, é muito difícil. Felipe e Paco se abraçam. Tony abre uma garrafa de champanhe. Todos consolam Raí, que não se conforma. Raí não entende porque Afonso o mandou ser amigo do pai. Germana pede que Paco conte a verdade para o filho, mas ele diz não ter condições. Kaíke quer pegar Otávio antes de Bárbara. Bárbara chega no hospital como uma viúva e dá entrevistas. Germana não aceita os seus pêsames e se recusa a entregar Otávio para ela. Otávio pede para ir com a mãe e Bárbara o leva, vitoriosa. Tina ameaça ir embora de novo. Germana garante a Kaíke que Bárbara não poderá colocar mão no dinheiro de Otávio. Zuleide sugere a Roque que eles roubem o dinheiro que Helinho está guardando para comprar uma casa no Rio. Helinho vibra quando Zuleide volta. Greta é a estrela do novo filme de Pimenta. Paco desconfia dos seguranças e tem certeza que Tony fez tudo pensado para incriminá-lo. Tony exige que Borja lhe entregue o atestado de óbito de Afonso. Bárbara pega a fita que mostra Tony matando Afonso e a troca por outra. Borja pensa em confessar tudo para Paco e Germana, mas recua. Tony queima a fita falsa. Afonso é velado e enterrado. Otávio se recusa a viajar com Tony e Bárbara para Suíça, mas ele o obrigam. Paco é preso ao final do enterro.

  321. Tony e Bárbara roubam a herança
  322. O inspetor Malta diz que as impressões digitais encontradas na arma são de Paco. Edilásia derruba o investigador só para ir no camburão com o filho. Kaíke intui que Bárbara viajará para a Suíça com Otávio. Olívia descobre em que vôo eles estão embarcando. Otávio faz um escarcéu no aeroporto. O vôo atrasa. Malta libera Edilásia. Paco é levado para a cela. Kaíke vê Tony, Otávio e Bárbara embarcando. Edilásia acusa Preta e Germana de terem aproximado seu filho de Afonso e causado a sua desgraça. Tony e Bárbara trancam Otávio no quarto de hotel e vão ao banco. Eles combinam dividir meio a meio a herança. Kaíke conta que eles fugiram para a Suíça. Germana garante que eles não podem pegar o dinheiro. Felipe resolve procurar Borja. Zuleide fica de olho na maleta de dinheiro, quando Cezinha e Helinho desacordam Roque. O advogado, Dr. Matoso, conversa com Paco. Bárbara e Tony transferem dinheiro da conta na Suíça para suas contas. Paco diz que só pode ser a arma que ele enterrou no jardim a que foi usada por Tony. Felipe pede para ver os papéis sobre os beneficiários; Borja diz que estão na Suíça e que ele não tem uma cópia. Bárbara e Tony queimam a senha de suas novas contas. Felipe e Stela acessam a conta de Afonso e descobrem que ela está zerada. Bêbado, Borja chora e diz à mulher que fez algo terrível. Germana, Preta e Raí reagem ao saber que o dinheiro desapareceu.

  323. Bárbara decide voltar ao Brasil
  324. Germana decide ir à casa de Borja. Bárbara e Tony se divertem com os dólares e champanhe. Otávio joga parte do dinheiro pela janela. Borja pede perdão à Clarice. Tony diz que eles não poderão voltar ao Brasil por causa de Borja e Bárbara se revolta. Clarice ouve um tiro. Abre a porta para Germana e diz que o marido se matou. Edilásia diz a Paco que não se conforma ao vê-lo preso. Verinha propõe que Edu procure Stela. Ela conta para Edu que Bárbara roubou um bilhão de Afonso. Ele chora e diz que foi abandonado por todos, mas recusa quando ela oferece a sua casa para ele morar. Verinha não se conforma de não ter recebido nada de Bárbara. Zuleide diz a Roque que vai pegar o dinheiro. Tina pede que Frazão desmascare Greta. Mas não conseguem, porque Greta joga pó de mico nos dois, que se coçam sem parar. Edilásia tem um ataque ao ver os dois. Edu vai embora quando companheiros de invasão vêm morar em sua casa. Stela o recebe de baby doll. Paco é liberado através de um habeas corpus. Otávio fica triste ao saber que nunca mais vai voltar ao Brasil. Tony diz a Bárbara que ela está presa a ele por toda a vida. Paco diz a Germana que vai permanecer como Apolo, pois só ele pode fazer justiça. Ao saber que Borja se matou, Bárbara decide voltar ao Brasil.

  325. O triunfo de Bárbara
  326. Pereira dá o endereço de Jamil para Paco. Olívia consegue um passaporte falsificado para Kaíke. Tony avisa que vem para o Brasil com Bárbara. Paco diz a Kaíke que vai seguir todas as pistas de Tony. Kaike pede que ele tenha cuidado, se despede de Olívia e parte em um barco. Paco acusa Jamil de ter participação da morte do pai. Edilásia manda os filhos revistarem a mochila de Greta e eles encontram o pó de mico. Verinha e Beki são expulsas da casa invadida. Greta procura Brad e amigos. Pedra vai à casa de Edilásia e diz que é o pai do filho de Tina. Zuleide e Roque roubam o dinheiro de Helinho. Francisca compra a casa de Germana. Bárbara e Tony voltam ao Brasil. Tony deixa com a mãe o código de sua conta no exterior. Paco vai à clínica, vê Tony saindo e decide segui-lo. Paco tira fotos de Tony com Jamil. Tony percebe a presença dele. Paco os persegue, mas é encurralado. Tony e Jamil batem em Paco, quebram a câmera e tiram o filme. Germana assina a escritura de venda da casa. Bárbara entra e avisa que tudo agora é dela.

  327. Paco é condenado à prisão
  328. Bárbara gargalha. Germana passa mal e jura que ela vai pagar. Raí diz que não gosta de morar com quem banca o seu pai e só trouxe azar para a sua vida. Preta exige que ele peça desculpas a Paco. Dr. Matoso aconselha que Paco não viaje. Bárbara se assusta ao saber que Paco será julgado em três dias. Edilásia expulsa Greta e sente saudades de Tina. Greta prova que está grávida. Eduardo, Verinha e Beki exultam ao saber que Bárbara está rica. Raí é agressivo com Paco, que garante amá-lo como a um filho. Edu, Beki e Verinha invadem a casa de Bárbara e ameaçam ir aos jornais se ela os expulsar. Edilásia leva comida para Tina, que mora na barraca. Silva observa tudo e avisa Tony. Paco é preso no aeroporto. Germana, Felipe e Preta vão ao julgamento; a família Sardinha também. O promotor chama Jamil para testemunhar. Ele diz que Afonso foi morto pelo filho. Paco é condenado a 29 anos de prisão. Bárbara, na última fila, olha fixamente para Paco.

  329. Preta estraga a festa de Bárbara
  330. Edilásia se descontrola quando Paco é levado preso. Preta agride Bárbara. Na porta do camburão, Bárbara diz que ama Paco. Tony se diverte com a presença dos sogros. Edilásia organiza uma manifestação na porta do presídio. Bárbara decide fazer uma grande festa. Dr. Matoso garante a Paco que a justiça será feita. Sem dinheiro para a gasolina, Helinho e Cezinha trocam o caminhão por uma carroça e chegam ao Rio. Raí se preocupa quando a mãe pega um gravador e diz que vai agir. Preta entra na casa de Bárbara, disfarçada de funcionária do bufê. Ela se encontra com Otávio, que a esconde. Otávio chama a mãe e Preta se esconde debaixo da cama de Bárbara. Bárbara despreza e fala mal de seus convidados e Preta grava tudo. Tony anuncia o projeto social de Bárbara, que faz um discurso e dedica a festa a Afonso. Preta coloca a fita gravada no som. Os convidados, revoltados, vão embora. Preta sorri vitoriosa e Bárbara olha para ela com ódio.

  331. Paco se insinua para Bárbara
  332. Bárbara e Preta discutem e acabam rolando no chão. Bárbara é olhada com desprezo por todos. Preta visita Paco. Ele pede que ela não se arrisque mais. Ela se assusta quando ele jura que vai vingar a morte do pai. Bárbara, alucinada, grita com as empregadas, que se demitem. Edilásia vende a academia para Greta. Bárbara manda Eduardo, Verinha e Beki fazerem o serviço da casa. Tina convoca Frazão para que, juntos, derrubem Greta. Greta rouba a receita da sopa. Tina e Frazão ouvem conversa de Brad e Pedra e descobrem que Greta só quer a receita da sopa. Frazão pega os dois e Pedra e Brad confessam tudo para Edilásia. Moa pede que Sal volte para a sua casa, mas ele responde que só casando com ela. Preta se encontra com Cezinha e Helinho em uma igreja. Bárbara vaga pelo salão, usando jóias e um vestido longo de festa. Os irmãos Sardinha pedem desculpas a Tina. Edilásia e os filhos pedem que Frazão volte para casa. Bárbara vai visitar Paco. Ele finge que a ama e a beija com intensidade.

  333. Bárbara entrega a fita ao delegado
  334. Bárbara jura que vai tirar Paco da cadeia, diz que descobriu a fita da segurança e confessa que foi Tony quem matou Afonso. Paco fala que quer ficar com ela para sempre. Helinho pressente que existe uma mentira muito grande entre Preta e o marido. Bárbara tenta transferir o dinheiro da conta de Tony para a sua, mas são necessárias a assinatura e a senha. Bárbara copia a assinatura de Tony no documento do banco. Preta, Cezinha e Helinho vão atrás de Jamil e o avisam de que Tony é perigoso. Preta pede que ele a ajude e deixa o seu telefone. Natasha e Nieta se unem à irmã Greta. Greta faz a sopa, toma junto com as irmãs e derrubam Brad e sua turma. Tina chama Greta e irmãs para lutar contra os irmãos Sardinha. Bárbara descobre a senha de Tony. Preta se preocupa ao saber que Paco se encontrou com Bárbara. Bárbara passa o dinheiro de Tony para a sua conta. Silva atira em Jamil, mas não acerta. Jamil revida e derruba Silva. Bárbara entrega a fita para o delegado.

  335. O jogo perigoso de Paco
  336. Bárbara finge estar horrorizada com a descoberta de que seu marido é o assassino de Afonso. Tony tenta se manter acordado, mas não consegue. Jamil procura Preta. Tony é preso. Jamil jura que vai testemunhar contra Tony. Jamil se apresenta ao delegado. Preta se espanta quando ele conta que Tony está preso, denunciado por Bárbara. Tina faz a sopa, porque Edilásia não lembra os ingredientes. Natasha, Greta e Nieta acorrentam Brad e sua turma, tomam a sopa e comemoram antecipadamente a vitória. Dio, Thor e Abelardo tomam a sopa e começam a ter ataques de riso. Greta e irmãs vencem a luta e amarram os oponentes. Nieta olha apaixonada para Dio. Tony é condenado. Paco recebe friamente a notícia de sua libertação. Bárbara diz a Otávio que Paco vai morar com eles. Germana, Edilásia e Preta esperam Paco. Ele dá a mão a Bárbara e diz que eles estão juntos. Preta se transfigura de dor.

  337. Paco pede Bárbara em casamento
  338. Paco vai embora com Bárbara, sob o olhar perplexo de Preta, Germana, Edilásia, Moa e Felipe. Paco cruza olhar com Helinho como se o reconhecesse. Raí se decepciona ao saber que Paco não vem para casa. Otávio estranha ao ver Paco em sua casa. Preta sofre e acha que o marido é um dissimulado. Moa quase conta a verdade para Preta, mas Germana a impede. Germana e Moa têm certeza que Paco quer se vingar. Edilásia resolve trocar de sobrenome: Silva Formiga. Nieta e Greta temem que Natasha vire mulherzinha. Edu, Beki e Verinha decidem voltar para a casa da filha. Natasha procura Dio. Bárbara manda os seguranças expulsarem os pais. Natasha jura que não está apaixonada. Greta decide só fazer filmes dirigidos por mulheres. Tony fica possesso ao saber que não tem mais dinheiro em sua conta. Paco pede ajuda a Germana para destruir Bárbara. Bárbara vibra ao ver Paco em um dos ternos que comprou para ele. Paco pede Bárbara em casamento.

  339. Paco vai à casa de Preta
  340. Bárbara e Paco se amam. Preta sugere que Cezinha e Helinho trabalhem no restaurante. Kaíke volta, feliz porque vai ser absolvido. Germana tenta impedir que Kaike vá à casa de Bárbara, mas ele quer ver Otávio. Bárbara manda os seguranças levarem Kaíke embora. Cezinha e Helinho começam a trabalhar como garçons. Eduardo, Beki e Verinha são contratados em um hotel. Preta chora ao ver a notícia do casamento de Paco e Bárbara. Edilásia conta que Masha era noiva de Napoleão e que ele a abandonou no altar por causa dela. Greta planeja o fim da família Sardinha, que foi pedido pela mãe em seu leito de morte. Dio faz propaganda dos sanduíches. Greta e irmãs sabotam os mantimentos do trailer. Edu, Verinha e Beki são designados para atenderem a um sheik árabe, hóspede do hotel. Os clientes passam mal e destroem o trailer. Edu finge falar árabe; Beki e Verinha improvisam uma dança do ventre e o sheik se diverte. Preta, Cezinha e Helinho trabalham em um evento. Bárbara e Paco chegam. Paco tenta falar com Preta, que não o ouve. Bárbara derrama champanhe e acusa Preta. Preta vai embora. Depois que Bárbara dorme, Paco vai à casa de Preta.

  341. Preta descobre a identidade de Paco
  342. Paco diz que está com Bárbara para recuperar o dinheiro do pai e se vingar, mas Preta não acredita. Raí expulsa Paco de sua casa. Tony tem certeza que Paco vai tirar o dinheiro de Bárbara. Bárbara explode quando Paco chega. Ele lhe dá um anel de noivado. Germana diz que não pode revelar um segredo, que faria Preta entender tudo. Preta fala que vai tentar descobrir o segredo. O sheik e suas mulheres desejam ir a Angra. Edu, Verinha e Beki tomam o lugar dos guias e levam o sheik. Dio, Thor e Abelardo se vestem de meninas para ir ao encontro de mulheres organizado por Greta. O sheik é levado para o subúrbio. Greta e Nieta amarram Natasha, que consegue escapar. Eduardo, Beki e Verinha voltam ao hotel como se fossem o sheik e suas esposas. Natasha e Dio se beijam. Preta entra na casa de Bárbara e a vê beijando Paco e dançando com ele. Helinho conta para Germana que sabe que Apolo é Paco. Paco abre o cofre e tira os papéis de Bárbara. Preta estranha que ela saiba a combinação do cofre e o interpela. Ele diz que um dia prometeu voltar para ela e que voltará. Ela lembra que a promessa foi feita no Maranhão e descobre que ele é Paco.

  343. Raí ouve dizer que o pai está vivo
  344. Preta acusa Paco de ser fraco e covarde e diz que o odeia. Paco fala que teve medo. Preta retruca que ele queria se vingar dela e do pai ao fingir a própria morte. Preta cobra por Germana não ter lhe contado e verdade. Germana diz que ela e Afonso perdoaram Paco. Preta jura que vai matar o amor que sente por Paco. Otávio vê Preta e Paco juntos. Paco pede que ele não fale nada para a mãe. Bárbara avisa que o casamento será naquele dia e Paco concorda com a separação de bens. Helinho diz que Preta e Paco estão destinados um ao outro. Nieta e Greta seguem Natasha. Abelardo, Thor e Tina seguem Dionísio. Moa pede que Sal volte para a casa, mas ele diz que só como marido. Dio e Natasha se beijam. Os irmãos Sardinha enfrentam as irmãs Bazaróv. Moa não viaja com Guilherme. Edilásia sofre porque Dio sumiu. Ninguém aparece na festa de Bárbara. Paco e Bárbara se casam. Tony pede que sua mão desenterre uma mala sua cheia de dólares. Raí ouve conversa de Germana e Preta e descobre que Paco está vivo.

  345. Bárbara desconfia de Paco
  346. Preta conta toda a verdade para Raí. Ele diz que nunca mais quer ver o pai, que o enganou. Marina deixa dois pombos mortos na casa de Bárbara. Paco lê o cartão de Tony. O sheik é convidado para um almoço. Marina pega a pasta com dólares do filho. Natasha coloca uma roupa de mulher em Dio para que ele entre em sua casa. Edu e Verinha fingem ser o sheik e sua mulher no almoço. Dio é apresentado como Dinorah. Greta distribui a sopa para a mulherada. Brad, Pedra, Minotauro e Charque correm de Greta, Nieta, Natasha e Dio e acabam amarrados na academia. Beki avisa que o sheik foi destronado e que quer vender suvenir da época de ouro do reinado. Os Sardinhas entram na academia das Bazaróv procurando Dio. Greta nega que ele esteja lá. Edu rouba as carteiras dos empresários. Paco pede que Helinho o ajude a fazer com que Preta entenda. Germana dá uma loja para Preta abrir o seu próprio negócio. Preta dança em uma roda de tambor. Bárbara vai atrás de Paco. Paco beija Preta e acaba conversando com ela. Helinho se assusta ao ver Bárbara chegando.

  347. O fantasma de Paco Lambertini
  348. Paco pede que Helinho esconda Preta. Bárbara acusa Paco de estar com Preta. Raí não entende como Germana perdoou Paco. Bárbara segue Paco, que para em um hotel. Bárbara bate na porta desesperada. Paco não abre a porta e garante a si mesmo que vai deixá-la louca. Bárbara paga por todos os quartos e bota três seguranças vigiando Paco. Paco escapa. Paco vai a uma agência de figuração e contrata um sósia dele. Lena elogia as roupas de Sal, que lhe dá uma de presente. Edu, Verinha e Beki reúnem bugigangas para o leilão do sheik. Abelardo descobre que Dio está apaixonado por Natasha. Greta desconfia da relação da irmã com Dinorah. Edu, Verinha e Beki faturam no leilão. Edilásia, Thor, Abelardo e Tina descobrem Dio. Natasha e Dio confessam a sua paixão, para desespero de Greta e Edilásia. Greta coloca Natasha presa. Edilásia ameaça se matar. Bárbara chega na cabana de Preta procurando pelo marido. Preta empurra Bárbara e a expulsa de sua casa. Tony manda Marina dar a metade de seu dinheiro para César, seu advogado. Paco se encontra com Raí na casa de Germana. Bárbara recebe um telegrama: “Estou voltando. Saudade da minha assassina. Assinado: Paco Lambertini”.

  349. Tony ameaça matar Paco
  350. Bárbara se desespera com o telegrama assinado por Paco. Raí diz a Paco que jamais vai considerá-lo seu pai. Marina entrega dinheiro para César. Tony se machuca e é levado para o hospital. Paco se fascina com a semelhança de seu dublê Ricardo. Lena dá um poema para Sal e os dois se beijam. Bárbara mostra o telegrama e Paco pergunta se ela teve alguma coisa a ver com a morte do noivo. O verdadeiro sheik ataca Edu, Verinha e Beki. Edilásia revela que a sopa não tem nada de especial. Thor e Abelardo se recusam a lutar contra Greta e suas irmãs. Edilásia sai sozinha. Edu, Verinha e Beki se fantasiam de turistas americanos e se reinstalam no hotel. Edilásia ameaça se matar, leva um tombo, desmaia e acorda sem memória. Moa se atordoa quando Sal apresenta-lhe Lena. Tony foge do hospital. Ele entra na casa e rende Bárbara e Paco. Otávio vê, pelo buraco da fechadura, Tony. Preta defende Paco para Raí. Tony sai com Bárbara e Paco. Otávio se esconde no porta-malas. Tony avisa que vai matar Paco.

  351. Paco usa um dublê contra Bárbara
  352. Otávio joga inseticida em Tony. Paco pula sobre ele. Tony dá com uma pedra em Paco, que desacorda. Bárbara ameaça atirar em Tony, que corre para o carro. Tony, ferido, pede ajuda à mãe. Paco promete proteger Bárbara. Preta se assusta ao ler que Tony está solto. Paco avisa a seu dublê que ele vai fazer o serviço naquele dia. Germana conta para Kaike que Apolo é Paco. Raí troca olhares com Luísa. Paco combina com Kaike tirar Otávio da casa. Todos se desesperam quando constatam que Edilásia não sabe mesmo quem é. Verinha vai à casa de Bárbara e percebe que ela está ficando louca. Edilásia some. Paco entra em casa com o dublê escondido no banco de trás. Verinha rouba coisas da casa de Bárbara. A mãe de Luisa não deixa que ela converse com Raí porque ele é negro. Paco promete que vai levar Otávio até Kaike. Bárbara abraça o dublê na cozinha e se choca ao dar de cara com Paco em seu quarto. Ela volta à cozinha com Paco e não encontra ninguém. Ela olha a janela e vê o dublê ferido e dá um grito de horror.

  353. Bárbara perde o controle
  354. Bárbara se lembra do acidente e jura que o ex-noivo está lá fora. Paco garante que não há ninguém no jardim. Raí conta que não pode namorar Luisa porque é negro. Preta se revolta ao saber que o filho foi discriminado. Olívia e Kaíke arrumam as malas para viajar com Otávio. Marina aluga uma casa e Tony vai com ela para lá. Luisa beija Raí e diz que não se importa que ele seja negro. Verinha mostra o convite para uma festa que roubou de Bárbara. Beki percebe que é beneficente e Edu acha que poderá ser um bom investimento. Moa sai da praia correndo ao ver Lena e Sal se beijando. Greta convence Edilásia que ela é sua tia Polka Bazaróv. Moa termina com Guilherme. O dublê leva Otávio ao encontro do pai. Os seguranças dizem que Otávio saiu com Paco ou com um homem muito parecido com ele. Paco acalma Bárbara. Raí se despede de Otávio. Bárbara diz ao inspetor Malta que Tony seqüestrou o seu filho. Paco dá um calmante para Bárbara Ela, já dopada, vê Paco ferido jogando vídeo-game. Bárbara sai correndo de camisola pela rua, fora de si, berrando.

  355. Paco recebe a senha de Bárbara
  356. Bárbara tem certeza que Paco voltou do inferno para arrastá-la com ele. Ela não quer voltar para casa, mas Paco jura protege-la. Tony diz para Marina que vai descobrir a verdade sobre Paco. Edu, Verinha e Beki se fantasiam de nobres antigos para ir à festa do Conde Viscaia. Os Sardinhas fazem uma vigília pela volta da Mamuska. Brad avisa que ela está no tatame das Bazaróv. Eles estranham ao vê-la como Polka Bazaróv e ela não reconhece os filhos. Edu reencontra uma antiga pretendente na festa, Catucha. Paco revela a verdade para Felipe e pede que ele chame um amigo antigo deles, o Grama. Paco pede que Grama o ajude. Tony sente dor, mas sai assim mesmo, sob os protestos de Marina. Paco vai à loja de Preta, jura que está só com Bárbara por vingança e ela pede que ele tome cuidado. Tony observa tudo. Grama finge ser médico e examina Bárbara. Ele sugere que Bárbara pode estar com um vírus, que causa psicoses. Odete estranha, mas Paco é duro com a secretária. Paco finge não querer saber, mas Bárbara insiste em dar a senha do banco para ele.

  357. Tony pressiona Preta
  358. Bárbara pede que ele administre os seus bens. Odete ouve a conversa. Preta, Helinho e Cezinha arrumam a loja para a inauguração no dia seguinte. Bárbara assina os papéis para que Paco possa movimentar a sua conta. Tony vai à casa de Odete. Ela conta que Bárbara vem tendo alucinações e que assinou um papel para o marido. Ele lhe dá uma carta para ser entregue a Bárbara, dizendo ser anônima. Nonô Karloff, uma velhinha, paquera Edu. Greta e Nieta convencem Edilásia que ela sofreu uma lavagem cerebral feita pelos Sardinhas. Edilásia expulsa todos da casa. Nonô leva Edu para o quarto, que lhe enche de bombons. Ela passa mal e Verinha e Beki roubam suas jóias. Greta e Nieta jogam o retrato de Napoleão no lixo. Paco sai e manda que a segurança não deixe ninguém entrar. Paco diz a Germana que vai fazer Bárbara confessar todos os seus pecados. Luisa e Raí falam de namoro e casamento. Odete lê a carta para Bárbara. Tony ameaça Preta para que ela revele o segredo de Paco. Paco bate na porta da loja, Tony manda que Preta a abra. Paco entra ao ver que Preta está em perigo.

  359. Bárbara cai na armadilha de Paco
  360. Paco pede que ele libere Preta. Tony exige seu dinheiro de volta. Cezinha e Helinho voltam à loja e vêem o que está acontecendo. Eles jogam uma pedra na vidraça, Tony se distrai, Paco o ataca. Ele acaba fugindo. Paco se surpreende quando o inspetor Malta diz saber a sua verdadeira identidade. Paco garante que ele terá uma confissão de Bárbara. Tony liga para Bárbara e diz que o marido a está traindo com Preta. Paco contrata o dublê, que lhe entrega uma arma com tiro de festim. Eduardo diz que um ricaço está a fim de Beki. O conde demonstra intimidade com o lacaio e garante que vai dar um golpe nos três trambiqueiros. Com a ajuda de Natasha, os Sardinhas resgatam Edilásia. Malta chega à mansão com os policiais. Paco diz ter visto um homem correndo nos arbustos e Bárbara fica em pânico. A luz é apagada pelo dublê. Paco se esconde com ela na na cozinha. Tony vê os policiais na porta da casa de Bárbara. Paco deixa Bárbara sozinha com a arma de festim. Faz barulhos simulando uma luta e manda o dublê ir no seu lugar para perto de Bárbara. Paco surge na soleira e Bárbara atira. O dublê foge. Ela se desespera ao ver que atirou no marido.

  361. Bárbara confessa seus crimes
  362. Paco finge morrer nos braços de Bárbara. Ela, transtornada, é levada pelo Inspetor Malta. Tony se desespera ao vê-la sendo levada pela polícia. Paco pede a Felipe que avise Germana e Preta para se esconderem. Germana sugere que ela e Preta viajem para a casa de Angra. Bárbara confessa tudo. Paco passa o dinheiro da conta de Bárbara para a sua. Ladrões invadem a festa medieval. Beki reconhece o olhar do ladrão. Greta e Nieta querem que Dio revele para onde Edilásia foi levada. Edilásia recobra a memória. Beki escuta o Conde e o lacaio festejando o golpe. Edilásia aposta com Greta que os Sardinhas ganharão das Bazaróv no tatame. Se perderem, as meninas ficam com a casa. Se ganharem os Sardinha ficam com a academia. Paco vai à Angra, mas Raí o rejeita. Edu, Verinha e Beki exigem rachar o roubo com o conde e seu lacaio. Germana dá força para Paco tentar se aproximar de Preta e Raí. Paco diz a Germana que vai contar toda a verdade a Bárbara. Preta diz a Paco que seu amor por ele é doença e que ela vai se curar. Paco surge diante de Bárbara.

  363. Tony seqüestra Raí
  364. Bárbara descobre que ele é Paco. Paco diz que Apolo está morto há nove anos e que ele tomou o seu lugar sempre. Bárbara fica prostrada ao perceber que foi enganada desde o começo. Marina percebe que Tony está com febre. Ele se recusa a se tratar porque deseja vingança. Bárbara tenta esganar Paco e diz que Tony tinha razão. Greta distribui a sopa. Brad, Pedra e Minotauro se oferecem para lutar ao lado dos Sardinhas. Frazão borrifa óleo de fígado de boto nos rapazes. As mulheres se batem contra os homens. Greta e suas seguidoras ficam fascinadas pelo perfume dos homens e os beijam. Os homens ganham a batalha. Edilásia retoma a casa e os cinturões. Sal combina ir para São Paulo com Lena. Edu, Verinha e Beki se instalam na casa do conde, que tem chiliques. Cezinha banca o Roberval, Helinho repete tudo o que ele manda e leva uma bofetada da mulher linda que entrou na loja. Sal se despede de Moa. Marina vai se despedir da irmã. Malta vigia Marina e avisa Paco. Moa vai atrás de Sal e o beija. Paco e a polícia invadem a casa, não encontram Tony, mas um bilhete avisando que vai tomar uma coisa muito preciosa de Paco. Raí entra no carro. Tony é o motorista.

  365. Paco negocia com Tony
  366. Raí entra em pânico. Ítalo e os seguranças saem em outro carro atrás deles. Tony troca de carro e despista seus perseguidores. Paco se desespera ao saber do seqüestro. Tony leva Raí para o galpão de uma fábrica abandonada. Preta solta um grito de pavor ao saber que o filho está nas mãos de Tony. Paco diz que vai resgatá-lo e leva uma bofetada de Preta. O conde e o lacaio disputam uma chave do cofre; Beki, Verinha e Edu outra. Edilásia coloca a foto de Napoleão de volta na parede. As Bazaróv, de malas prontas, deixam o lugar sob vaias. Frazão pede a mão de Edilásia e os filhos concordam. Beki e Beto se tornam os serviçais dos outros. Raí diz que seu pai virá salva-lo. Tony deduz que Apolo é Paco. Tony liga para Malta e exige que Paco venha ao seu encontro com Bárbara e cinco milhões de dólares. Malta libera Bárbara e coloca um localizador em Paco. Bárbara exige que Paco se ajoelhe e peça para ela ir. Preta decide ir até a fábrica. A polícia cerca o local. Preta e Felipe aguardam, nervosos. Tony abre a porta do galpão. Paco entrega o dinheiro e Bárbara e exige o filho.

  367. Nas mãos de Bárbara
  368. Raí corre até Paco. Tony beija Bárbara. Paco pede que eles libertem Raí. Tony coloca a decisão nas mãos de Bárbara. Raí diz que quer ficar com o pai. Germana e Edilásia fazem uma vigília. Bárbara liberta Raí. Tony manda uma carta para a polícia. Raí agradece ao pai, que se emociona ao ser chamado de pai. Preta abraça o filho. Edilásia garante que morre se perder mais um filho. Malta lê o pedido: Tony quer um carro com tanque cheio. Raí volta para casa e diz que seu pai o salvou. Edilásia descobre que Apolo morreu e quem voltou do Nordeste foi Paco. Bárbara dá um tapa na cara de Paco, quando ele diz que ela jamais o amou. Eduardo, Verinha e o conde vivem sendo servidos por Beki e Beto. Beto rouba a chave do conde. Beki rouba a chave de Edu. Os dois ensacam as jóias, se beijam e saem felizes com a vingança. Tony ameaça Paco e manda que ele peça o carro. Tony, Bárbara e Paco fogem de carro até o heliporto. A polícia vai atrás. Tony obriga Paco a pilotar o helicóptero. Edilásia conta a verdade para os filhos e todos choram. Preta se descontrola ao ver o noticiário. Raí garante que o pai vai se safar e os três vão viver juntos. Tony manda Paco pousar no alto de uma colina, e manda que Bárbara mate Paco.

  369. Reencontros de um final feliz
  370. Tony manda Bárbara matar Paco, mas ela atira no vilão. Bárbara entrega o dinheiro, declara o seu amor a Paco e se atira no precipício. Malta e Felipe chegam. Germana, Helinho e Preta comemoram o fim do pesadelo. Edilásia suspira aliviada. Raí abraça o pai no heliporto. Paco pede perdão a Preta, e os dois se beijam. Paco, Raí e Preta planejam a viagem de barco. Edu, Verinha e o Conde descobrem a traição de Beto e Beki, que acaba roubando o comparsa. Edu e Verinha fogem. Paco vai até a casa de Edilásia pedir desculpa pelas mentiras, e os Sardinha aceitam o novo membro da família. Edu e Verinha descobrem que Bárbara morreu, e amaldiçoam a própria filha no cemitério. Uma linda cliente se declara para Helinho. Empurrado por Cezinha, ele vai atrás da mulher e a beija. Edu e Verinha são obrigados a procurar emprego. Ao lado de um milionário, Beki finge não conhecer Verinha. Helinho descobre que a cliente é Zuleide, encarnada em outro corpo, e os dois se beijam. Ulisses volta de sua viagem, e Mamuska descobre que Apolo está vivo. Paco e Apolo se encontram pela primeira vez, para felicidade de Edilásia. Raí treina para ser o novo campeão da família. Tina dá à luz três bebês: Flaubert de Crecy, Agenor e Diocese. Abelardo, Thor e Dio comemoram. Todos se reúnem no casamento de Paco e Preta, e o casal embarca em lua-de-mel. No meio da viagem, Preta se sente mal. Mais tarde, ela dá à luz Afonsinho. Raí morre de ciúme do irmãozinho, mas termina feliz ao lado de Otávio.

Elenco / Personagens

PACO LAMBERTINI (Reynaldo Gianecchini)
– Paco foi criado como filho único do milionário Afonso Lambertini (Lima Duarte). Para ele, sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos. Só que, na verdade, ele é filho de Afonso e Edilásia (Rosi Campos), antiga empregada da família. Eles tiveram um caso, e ela engravidou. Como não conseguia ter filhos com a esposa, Afonso obrigou a moça a entregar-lhe a criança para ser criada por ele e a mulher. Edilásia, no entanto, deu à luz gêmeos. Sem deixar que o patrão tomasse conhecimento do fato, deu a ele apenas um dos filhos e ficou com o outro, Apolo (também interpretado por Reynaldo Gianecchini). Único herdeiro de uma das maiores fortunas do país, Paco recusa-se a receber o dinheiro da família e a se envolver no negócio de Afonso. Paco não concorda com a forma com que o pai obteve sua fortuna, pois Afonso, muitas vezes, passou por cima dos outros e desmatou áreas florestais para construir seus empreendimentos. Paco é botânico e optou por uma vida comum de classe média. Introspectivo e romântico, mesmo nunca tendo se apaixonado de verdade, Paco mantém um noivado de anos com Bárbara (Giovanna Antonelli). No início da trama, o rapaz viaja ao Maranhão e conhece o grande e único amor de sua vida, Preta (Taís Araújo). O casal vive uma intensa paixão, bombardeada pelas maldades de Bárbara. Paco sofre um acidente de helicóptero e consegue sobreviver. Só que, como seu corpo não é encontrado pelas equipes de regaste, sua morte é declarada pelos noticiários da TV. Paco acredita que essa confusão possa ser uma oportunidade única de recomeçar sua vida, longe de tudo e de todos. Ele desaparece antes de saber que Preta está esperando um filho, Raí (Sérgio Malheiros).

PRETA DE SOUZA (Taís Araújo)
– Preta é uma jovem mulher maranhense, de bom caráter, bem humorada e romântica. Criada pela mãe, dona Lita (Solange Couto), nunca conheceu o pai. Apesar do passado triste, não é rancorosa: vê sempre o lado bom da vida e dá um jeito para sobreviver. Desde menina, ajuda a mãe vendendo ervas medicinais em uma barraquinha no centro de São Luís, no Maranhão. Quando não está trabalhando, dança o tambor de crioula com as amigas ou sai para se divertir com seu melhor amigo Helinho (Matheus Nachtergaele). Assim como Paco, Preta nunca se apaixonou e também mantém um relacionamento morno com o músico Dodô (Jonathan Haagensen). Quando Paco (Reynaldo Gianecchini) aparece em São Luís, Preta tem a certeza de que ele é o homem de sua vida. Mesmo contra a vontade da mãe, que não acredita nas boas intenções do rapaz carioca, Preta decide viver esse amor. No entanto, Preta é vítima de um golpe de Bárbara (Giovanna Antonelli), que consegue afastá-la de Paco. Ao saber pelo noticiário que Paco morreu em um acidente, quando retornava ao Rio de Janeiro, sente uma tristeza profunda que só é superada ao saber que carrega no ventre o fruto do grande amor de sua vida. Preta decide criar sozinha o filho Raí (Sérgio Malheiros), apenas com a ajuda da mãe e de Helinho, sem procurar a família de Paco.

BÁRBARA CAMPOS SODRÉ (Giovanna Antonelli)
– Vilã linda, sexy, inteligente e dissimulada, Bárbara é capaz de realizar qualquer plano para atingir seus objetivos. Ela foi criada para ser uma princesa, mas, com a falência dos pais, Eduardo (Ney Latorraca) e Verinha (Maitê Proença), teve de buscar seus próprios meios para ter a vida que sonhou. Namora Paco (Reynaldo Gianecchini) há anos, sem nunca ter gostado dele. Pelo contrário, até despreza seu jeito humilde. Só “investiu” no relacionamento esperando retorno financeiro. Bárbara tem em seu amante, Kaíke (Tuca Andrada), um cúmplice em seus planos. Paco, porém, nunca desconfiou da noiva. Bárbara trabalha na Fundação Lambertini para estar próxima do futuro sogro, Afonso (Lima Duarte). Tenta, no papel de boa nora, aproximar pai e filho para usufruir da fortuna da família. Determinada a se casar com Paco, Bárbara está disposta a eliminar qualquer um que se interponha no seu caminho. Ao saber que Preta (Taís Araújo) é uma ameaça aos seus planos, Bárbara não poupa esforços para separá-la de Paco. Após o acidente do noivo, cria o filho Otávio (Felipe Latgé) com a ajuda financeira de Afonso (Lima Duarte), sem assumir que o menino é filho de Kaíke. Para o milionário, o menino é seu neto.    

AFONSO LAMBERTINI (Lima Duarte)
– Pai de Paco (Reynaldo Gianecchini) e Apolo (também interpretado por Reynaldo Gianecchini), filhos que teve com Edilásia (Rosi Campos), antiga empregada da família. Eles tiveram um caso, e ela engravidou. Como não conseguia ter filhos com a esposa, Afonso obrigou a moça a entregar-lhe a criança para ser criada por ele e a mulher. Edilásia, no entanto, deu à luz gêmeos. Sem deixar que o patrão tomasse conhecimento do fato, deu a ele apenas um dos filhos e ficou com Apolo. Afonso é um homem brilhante, culto, porém moralista e sem senso de humor. Ele herdou um pequeno negócio e, em 30 anos, transformou-o em um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Homem de princípios morais rígidos em casa e empresário feroz e determinando no trabalho, foi capaz de cometer atos terríveis para a manutenção de seu império. Afonso perdeu a mulher há anos e nunca mais se casou. Depois da morte dela, o empresário concentrou todo seu afeto e atenção na criação de Paco, que acredita ser seu único filho. Com a suposta morte do rapaz, Afonso perde a vontade de viver, isolando-se em sua mansão. Nem mesmo o nascimento do neto Otávio (Felipe Latgé) faz com que ele mude. Afonso se recolhe na tristeza e na culpa de ter perdido um filho sem nunca ter deixado claro para ele o quanto o amava. Sua vida muda completamente quando conhece Raí (Sérgio Malheiros), filho de Preta (Taís Araújo) e Paco, seu único e verdadeiro neto, já que Otávio é filho de Bárbara e Kaíke (Tuca Andrada).   

GERMANA (Aracy Balabanian)
– Governanta dos Lambertini. Foi quem criou Paco (Reynaldo Gianecchini) depois que a mulher de Afonso (Lima Duarte) morreu. Tem veneração por Afonso e é, na verdade, sua única e fiel amiga. Ama Paco como se fosse seu filho, e é para Germana que o rapaz confessa seus planos e dúvidas, dividindo com ela o que não pode dividir com o pai. Germana é a guardiã do grande segredo sobre a verdadeira origem de Paco, sabendo que, na verdade, ele é filho de Afonso e Edilásia (Rosi Campos) e que tem um irmão gêmeo, Apolo (também interpretado por Reynaldo Gianecchini). Germana é uma das poucas pessoas a desconfiar das intenções de Bárbara (Giovanna Antonelli) e da verdadeira identidade do pai de Otávio (Felipe Latgé).

OTÁVIO LAMBERTINI (Felipe Latgé)
– Filho de Bárbara (Giovanna Antonelli) e Kaíke (Tuca Andrada), mas criado como se fosse filho de Paco (Reynaldo Gianecchini). Como a gravidez foi apenas uma estratégia para Bárbara conseguir a fortuna dos Lambertini, Otávio nunca recebeu um verdadeiro amor de mãe. Sem paciência com a criança, Bárbara criou um garoto problemático, triste, solitário e mimado. Ele foi educado por babás e, desde pequeno, enviado a escolas. Seu avô paterno, Afonso (Lima Duarte), ficou muito amargo com a perda de Paco e tem muita dificuldade em se relacionar com o neto – por mais que Bárbara insista. Seus avós maternos, Eduardo (Ney Latorraca) e Verinha (Maitê Proença), não têm o menor jeito com criança e o enxergam apenas como uma fonte de dinheiro. O único que tenta dar carinho ao menino é Kaíke, que é desprezado por Otávio e censurado por Bárbara.
FELIPE GARCIA (Rocco Pitanga)
– Grande amigo de Paco (Giovanna Antonelli) e o braço-direito de Afonso (Lima Duarte) no Grupo Lambertini. Felipe é filho de Laura (Maria Rosa) e Ítalo (Jorge Coutinho), amigo de infância de Afonso e que hoje trabalha como motorista particular do empresário. Felipe é um talento para os negócios e trabalha no grupo desde a adolescência. Como Paco não se interessa pelos negócios da família, Felipe seria o sucessor natural de Afonso no comando dos negócios. O rapaz se envolve com Preta (Taís Araújo), enquanto Paco (Reynaldo Gianecchini) está desaparecido.

KAÍKE OLIVEIRA (Tuca Andrada)
– Amante de Bárbara (Giovanna Antonelli), por quem é completamente apaixonado. Por ela é capaz de tudo, até de ser cúmplice em suas tramas mais terríveis, como destruir o relacionamento de Paco (Reynaldo Gianecchini) e Preta (Taís Araújo) e fingir que não é pai de Otávio (Felipe Latgé). Kaíke é fotógrafo e sobrevive fazendo bicos para colunas sociais, eventos, casamentos e aniversários. Espera sempre, em vão, que seu relacionamento com Bárbara seja assumido, mas sabe que, no fundo, ela não correria o risco de, por causa dele, perder toda a fortuna conquistada.  

VERA CAMPOS SODRÉ (Maitê Proença)
– Mãe de Bárbara (Giovanna Antonelli) e ex-mulher de Eduardo (Ney Latorraca). Foi uma beldade nos anos 1970, quando conheceu Eduardo, na época um promissor herdeiro. Casados, tiveram Bárbara e foram relativamente felizes. A relação do casal degradou quando Eduardo perdeu tudo o que tinha. Os dois decidiram se separar, mas foram obrigados a dividir o apartamento, o único bem do casal que não foi tomado pelos credores. Sem nenhum talento especial ou aptidões profissionais, a única forma que Vera arrumou para ganhar alguns trocados foi fazer arranjos de flores em festas e eventos. Na maioria das vezes, quem a chama para trabalhar é a filha Bárbara, quando está organizando algum vernissage na Fundação Cultural Lambertini. Apesar da idade, Vera ainda é uma mulher belíssima e capaz de fascinar os homens, como Ulisses (Leonardo Brício), com quem tem um caso, para ela sem muita importância.

EDUARDO CAMPOS SODRÉ (Ney Latorraca)
– Pai de Bárbara (Giovanna Antonelli) e ex-marido de Vera (Maitê Proença). Eduardo foi herdeiro de uma família tradicional. Antes de falir, saía em todas as revistas, namorava as mulheres mais estonteantes e até algumas estrelas de cinema internacional, que vinham passar o carnaval no Brasil. Sempre teve uma vida de rei e nunca se preocupou com dinheiro. Tinha uma firma de consultoria financeira na qual nunca ia. Só a tinha para dizer que trabalhava. Sua renda vinha da herança de família: inúmeros imóveis que foram vendidos ao longo dos anos. Um dia a fonte secou, e Eduardo faliu. Ele viu seu casamento se transformar em pesadelo, e os antigos amigos o abandonaram. Como Eduardo e Verinha não podem vender o apartamento e não têm para onde ir, os dois são obrigados a compartilhar o mesmo teto. O casal vive disputando os trocados que sobraram da venda de objetos que esconderam dos credores e a mesada da filha, Bárbara (Giovanna Antonelli).

ÍTALO GARCIA (Jorge Coutinho)
– Foi criado junto com Afonso Lambertini (Lima Duarte) em um bairro de periferia e, com a ascensão do amigo de infância, tornou-se seu motorista. Afonso virou um milionário, e Ítalo, ao contrário, não subiu na vida. O motorista é marido exemplar de Laura (Maria Rosa) e pai zeloso de seu único filho, Felipe (Rocco Pitanga), tendo se esforçado para pagar os estudos do rapaz, que trabalha na empresa de Afonso. Felipe sempre foi o melhor amigo de Paco (Reynaldo Gianecchini), filho de Afonso, repetindo a mesma história de seus respectivos pais.

LAURA GARCIA (Maria Rosa)
– Mulher de Ítalo (Jorge Coutinho), mãe de Felipe (Rocco Pitanga) e cabeleireira em um salão que mantém em sua casa. Tem muito orgulho do filho, que subiu rapidamente na vida, ao contrário do marido. Mas Laura é feliz ao lado de Ítalo.

EDILÁSIA SARDINHA (Rosi Campos)
– Matriarca de uma família de lutadores no Rio de Janeiro. Com a morte de seu marido Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan), um mitológico mestre de artes marciais, a viúva Edilásia (Rosi Campos) e seus cinco filhos, Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat), herdaram a missão de continuar a tradição da família. Mamãe Sardinha, como é conhecida, é íntegra, afetuosa, leal à família e aos amigos. Vira-se para sustentar seus filhos vendendo sanduíches naturais e sucos no seu quiosque na praia. Seus filhos são seu orgulho. Procurou educá-los da forma que seu marido gostaria: tendo uma vida saudável e uma alimentação balanceada, o que lhes permite serem atletas. Ela também os mimou e os superprotegeu: apesar de fortões, os Sardinhas não largam a barra da saia da mãe. Os quitutes de Edilásia são um capítulo à parte. O falecido Napoleão é o inventor de uma série de receitas e dietas que ela soube incrementar misturando ingredientes inusitados. Ninguém é capaz de almoçar em sua casa, exceto os filhos, que se acostumaram com as comidas excêntricas. Entre as receitas do falecido Napoleão, está a famosa sopa mágica, segredo de família, feita com ingredientes estranhíssimos, que dá a quem a bebe uma incrível força por uma hora, tempo ideal para vencer qualquer luta. Além da receita secreta dessa sopa, Edilásia guarda um segredo muito maior: também é mãe de Paco (Reynaldo Gianecchini), irmão gêmeo de Apolo, fruto de um caso que teve com Afonso (Lima Duarte), de quem era empregada.

APOLO SARDINHA (Reynaldo Gianecchini)
– Filho primogênito e preferido de Edilásia (Rosi Campos). É um jovem bonito, inteligente e sedutor, que gosta de esportes e de lutas. No início da novela, tem um romance com Tina (Karina Bacchi), que o troca pelo irmão Thor (Cauã Reymond). Desiludido com a vida no Rio de Janeiro, aceita a proposta do irmão Ulisses (Leonardo Brício) de viajar a bordo de um barco pelo litoral brasileiro em busca de emprego e de dinheiro. Junto com o irmão, aporta em uma cidade, próxima ao Maranhão, onde fazem amigos e abrem uma academia para ensinar aos habitantes do local as técnicas de luta dos Sardinhas. Ulisses e Apolo também alugam o barco e fazem transporte de pessoas. Em um desses serviços, Apolo sofre um acidente e desaparece no mar. Apolo é filho de Edilásia e Afonso (Lima Duarte) e irmão gêmeo de Paco (Reynaldo Gianecchini). Apesar disso, foi criado como se fosse filho de Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan). Além disso, é meio-irmão de Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat).

ULISSES SARDINHA (Leonardo Brício)
– Segundo filho de Edilásia (Rosi Campos) e Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan). Apesar dos músculos e da aparência, Ulisses é boa praça, amoroso e excelente caráter. É muito apegado à família, em especial ao seu irmão Apolo (Reynaldo Gianecchini).  Ulisses é um talento para os esportes: exímio lutador, surfista, alpinista e esgrimista. Já tentou de tudo na vida. Para sobreviver, tem um galpão que serve de depósito de pranchas dos surfistas da cidade. Mas não é bom nos negócios e acaba se endividando para comprar presentes caros para sua amante, Vera (Maitê Proença). Sem que a família saiba, Ulisses acaba falindo. Para piorar, perde a amante, que o considera um fracassado. Desiludido, Ulisses vai para o Nordeste com Apolo. É justamente no Nordeste onde sofre um acidente com irmão, que desaparece no mar. É, na verdade, meio-irmão de Apolo e Paco (Reynaldo Gianecchini), e irmão de Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat).

THOR SARDINHA (Cauã Reymond)
– Campeão da família Sardinha, o mais forte de todos. Filho do meio de Edilásia (Rosi Campos) e Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan), irmão de Ulisses (Leonardo Brício), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat), e meio-irmão de Apolo (Reynaldo Gianecchini) e Paco. Thor namora a bela Tina (Karina Bacchi), que trocou Apolo (Reynaldo Gianecchini) por ele depois que Thor venceu o irmão em uma competição. Apesar de ter imensa moral nas ruas, onde é temido e odiado, Thor não tem nenhuma moral dentro de casa, onde a mamãe Sardinha passa-lhe sempre pitos e o põe de castigo. Ele é capaz de chorar como um bebê, implorando para que ela o perdoe. Vive acompanhado pelo irmão mais novo Dionísio, que o copia em seus hábitos e falas.

DIONÍSIO SARDINHA (Pedro Neschling)
– O quarto irmão Sardinha, filho de Edilásia (Rosi Campos) e Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan). Dionísio é irmão de Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond) e Abelardo (Caio Blat), e meio-irmão de Apolo (Reynaldo Gianecchini) e Paco. Dionísio é a “cara-metade” de Thor (Cauã Reymond) e forma com o irmão uma dupla inseparável nos tatames e nas noitadas. Consegue ser ainda mais inculto que o irmão, de quem copia as asneiras. Apesar de machão e bom de briga, Dionísio esconde uma personalidade romântica. É apaixonado por Tina (Karina Bacchi), namorada de Thor, e tem esperança de vir a conquistá-la se vencer Thor em uma luta.

ABELARDO SARDINHA (Caio Blat)
– Caçula de Edilásia (Rosi Campos) e Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan), irmão de Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond) e Dionísio (Pedro Neschling), e meio-irmão de Apolo (Reynaldo Gianecchini) e Paco. Para desgosto de todos na família, Abelardo sempre foi o mais delicado entre os irmãos brutamontes. Seu sonho é tornar-se maquiador, mesmo sabendo que não terá o apoio da família. Não gosta de participar de lutas como os irmãos, mas conhece como ninguém as técnicas de autodefesa que o protegem das ameaças dos irmãos Thor e Dionísio.

TINA FUCHS (Karina Bacchi)
– Musa da praia e dos tatames, Tina é disputada como um troféu pelos adeptos das lutas marciais. Sempre cumpre a sua promessa de só namorar vencedor. Por isso troca Apolo (Reynaldo Gianecchini) por Thor (Cauã Reymond), pois o primeiro perdeu uma luta para o irmão. Tina trabalha no quiosque de Edilásia (Rosi Campos) até o dia em que a mamãe Sardinha descobre que a jovem é motivo de discórdia entre seus filhos e a demite. Dionísio (Pedro Neschling) é apaixonado por Tina e tem esperança de vir a conquistá-la se vencer Thor em uma luta.

MOA NASCIMENTO (Alinne Moraes)
– A surfista veio do interior de Goiás para morar no Rio de Janeiro. Para conseguir se sustentar na capital carioca, trabalha desenhando pranchas e, sempre que pode, surfa. Conhece Thor (Cauã Reymond) e Dionísio (Pedro Neschling) na praia, mas não dá confiança para eles. Os dois se impressionam com o talento que a jovem mostra ter nas ondas.

SAL (Thiago Martins)
– Adolescente pobre e sonhador, Sal fugiu de casa quando era menino e nunca mais voltou. É engraxate na rua. Tem o maior jeito para o surf, mas não tem dinheiro para comprar uma prancha, seu maior sonho. Moa (Alinne Moraes) compadece-se dele e o emprega como seu ajudante.

HELINHO (Matheus Nachtergaele)
– Helinho é uma figura hilária, conhecida nas ruas de São Luís, no Maranhão. Para sobreviver, ele trabalha como um falso vidente, médium e cartomante. Enrola seus clientes, mente que incorpora espíritos de parentes mortos, que lê a sorte nas cartas e que é capaz de prever o futuro. Para impressionar os incautos sobre seus poderes de adivinhação, costuma fazer uma pesquisa antes de um cliente entrar em seu consultório, com a ajuda de seu fiel escudeiro Cezinha (Arlindo Lopes). Muitas vezes Helinho se utiliza dos “espíritos” dos maridos para se aproveitar das clientes, tirando uma “casquinha” delas. Por vezes se apaixona por alguma delas, de quem se torna confidente e amigo. Um desses espíritos é o falecido marido de Tancinha (Vanessa Gerbelli), mulher com quem o vidente se envolve. Helinho também auxilia na cura de certos clientes com as ervas medicinais que Preta (Taís Araújo) lhe dá. Ela é sua melhor amiga, sua família, e ele a ajuda na criação de Raí (Sérgio Malheiros). Apesar dessas atitudes condenáveis, Helinho é generoso e dono de um enorme coração. Acaba distribuindo o que ganha entre os pobres e ajuda todo mundo. Quando percebe que o cliente é humilde, desiste de cobrar. Mas é também capaz de inventar tarefas inacreditáveis quando não simpatiza com um dos fregueses. O pior é que Helinho morre de medo de espíritos. Ele pede todas as noites para que as entidades fictícias que evoca nunca lhe apareçam de verdade.

CEZINHA (Arlindo Lopes)
– Ajudante de Helinho (Matheus Nachtergaele) e cúmplice nas armações do falso vidente. Cezinha ajuda Helinho distribuindo cartões na rua e recebendo os clientes. Por ser muito preguiçoso e nunca fazer o que o patrão lhe manda, vive sendo alvo de gritos e reclamações.

DODÔ (Jonathan Haagensen)
– No começo da novela, Dodô é namorado de Preta (Taís Araújo) e vocalista de uma banda de reggae em São Luís, no Maranhão. Mulherengo, de caráter duvidoso, Dodô é apaixonado por Preta, que nunca quis nada com ele. Por mágoa e pressionado por Bárbara (Giovanna Antonelli), ele aceita fazer parte de um plano separar Preta de Paco (Reynaldo Gianecchini).

DONA LITA (Solange Couto)
– Dona Lita é mãe de Preta (Taís Araújo). Ela está sempre de bom humor e não se deixa abater nem pela doença – sofre de leucemia –, nem pelas dificuldades financeiras que sempre teve de enfrentar para sobreviver e criar Preta, sua filha única. É excelente cozinheira e sabe tudo sobre ervas medicinais. Essa sabedoria a ajudou a garantir mais anos de vida, apesar da doença grave que possui. É contra o romance de Preta e Paco (Reynaldo Gianecchini), pois não acredita que um homem rico do Sudeste possa estar realmente apaixonado por uma mulher nordestina e pobre. Mas, como não pode impedir o amor dos dois, acaba consentindo o namoro. Quando Paco morre, ajuda a filha a criar o neto Raí (Sérgio Malheiros).

RAÍ DE SOUZA (Sérgio Malheiros)
– Filho de Preta (Taís Araújo) e Paco (Reynaldo Gianecchini). Raí é um menino carismático, alegre, atrevido e de forte personalidade. Foi criado por Preta, que sempre lhe deu muito amor e nunca deixou que lhe faltasse nada, apesar de sua difícil situação financeira. Assim como a mãe, Raí aprendeu a se virar desde cedo. Sabe tocar tambor, fazer concertos elétricos, joga bola bem e não se importa em ajudar nos afazeres domésticos. Raí sempre quis saber como era seu pai, mas Preta preferiu omitir todas as informações sobre Paco, sem nunca ter revelado que ele morreu. Sofre ao ser renegado pelo avô, Afonso (Lima Duarte), mas os dois logo se tornam grandes amigos. 

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Vou Deixar
Compositores: Samuel Rosa/ Chico Amaral
Intérprete: Skank

Jura Secreta
Compositores: Sueli Costa e Abel Silva
Intérprete: Zelia Duncan

Samba do Aproach
Compositores: Zeca Baleiro
Intérprete: Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho

É Você
Compositores: Marisa Monte/ Arnaldo Antunes/ Carlinhos Brown
Intérprete: Tribalistas

Pras Bandas de Lá
Compositores
Intérprete: Mystical Roots

Você me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)
Compositores: Chico Roque/ Paulo Sérgio Valle
Intérprete: Alcione

Palavras ao Vento
Compositores: Marisa Monte/ Moraes Moreira
Intérprete: Cássia Eller

Temporal
Compositores: Pitty
Intérprete: Pitty

Dezembros
Compositores: Fagner/ Zeca Baleiro/ Fausto Nilo
Intérprete: Fagner

Márcia Rodinha
Compositores: Ramatis
Intérprete: Ramatis (Partic. Especial Rose Max)

Atordoado
Compositores: Luciano Garcia
Intérprete: CPM22

Maior que o Verão
Compositores: Sérgio Saraceni/ Ronaldo Monteiro de Souza
Intérprete: Adelmo Casé

Tem Quem Queira
Compositores: Antonio Vieira
Intérprete: Antonio Vieira

Da Cor do Pecado
Compositores: Bororó
Intérprete: Luciana Mello

Só Você
Compositores: Fabio Almeida/ Ian Duarte
Intérprete: Fabio Almeida

Da Cor do Reggae
Compositores
Intérprete: Alpha Beat

Internacional

When I See You
Compositores: Jeremy Ruzumna/ Macy Gray/ Victor Indrizzo
Intérprete: Macy Gray

Times Like These
Compositores: Jack Johnson
Intérprete: Jack Johnson

Dont’t Leave me Home
Compositores: Dido Armstrong
Intérprete: Dido

I Believe in a Thing Called Love
Compositores: D. Hawkins/ Graham Lyle/ Poullain/ J. Hawkins
Intérprete: The Darkness

Epoca
Compositores: Itaal Shur/ Robi Draco Rosa
Intérprete: Gotan Project

Crash Push
Compositores: Maria Grever/ Adams
Intérprete: Robi Draco Rosa

What a Difference a Day Made
Compositores: Tiken Jah Fakoly
Intérprete: Jamie Cullum

Super Duper Love
Compositores: Freddy Mercury
Intérprete: Joss Stone

Françafrique
Compositores: Fabio Almeida/ Ian Duarte
Intérprete: Tiken Jah Fakoly

Crazy Little Thing Called Love
Compositores: Otto Engelhardt/ Pit Baumgartner
Intérprete: Michael Buble

Unbelievable
Compositores: R. Luz
Intérprete: Stereo Bros

Désert d’Amour
Compositores: Fernanda Brito/ Rodrigo Leal
Intérprete: De Phazz

Try
Compositores
Intérprete: Nelly Furtado

The Last Goodbye
Compositores
Intérprete: Lara Fabian

Paradise Island
Compositores
Intérprete: Ibiza