A Rainha Louca Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela A Rainha Louca Resumo desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de A Rainha Louca Resumo e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela A Rainha Louca Resumo

◘ Período de exibição: 20/02/1967 – 16/12/1967
◘ Horário: 21h30
◘ Nº de capítulos: 215
◘ Autoria: Glória Magadan
◘ Direção: Ziembinski e Daniel Filho

Inspirada em Memórias de um Médico, de Alexandre Dumas, a trama se desenrola no México, no século XIX, durante o período em que Napoleão III interveio no país, e conta o drama de Carlota (Nathalia Timberg), mulher do imperador Maximiliano (Rubens de Falco).

Por conta de uma tempestade, Maximiliano e Carlota são obrigados a interromper sua viagem ao Castelo de Chapultepec, na Cidade do México, pernoitando na fazenda de Fernando Moreno (Jaime Barcellos), pai do comandante Eduardo Moreno, que conduz a escolta imperial. Também faz parte da comitiva Xavier de Montenegro (Amilton Fernandes), oficial de campo do imperador, com quem Carlota mantém uma relação.

Na fazenda, Maximiliano e sua esposa são apresentados ao conde Demétrio (Paulo Gracindo). O homem, conhecido por suas predições, logo desperta a curiosidade do casal, e a imperatriz insiste para que ele revele uma de suas profecias. Carlota fica aterrorizada quando o feiticeiro prevê o fuzilamento do imperador. E, temendo pela vida do marido, exige que o conde seja detido. Sem motivos que justifiquem sua prisão, Maximiliano promete à mulher mantê-lo sob vigilância até que cometa um erro. Lorenza (Leila Diniz), mulher do conde Demétrio, acaba denunciando-o como membro da Confraria dos Punhais de Fogo, uma perigosa quadrilha de malfeitores.

No decorrer da história, Carlota pede a Maximiliano que renuncie à Coroa, temendo a profecia, mas ele se recusa. A imperatriz acaba enlouquecendo ao perceber que não consegue intervir nas atitudes e decisões do marido.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela A Rainha Louca Resumo

** Resumo não divulgado

Originalmente, a novela seria ambientada no século XVIII. Por sugestão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor da TV Globo, a história acabou sendo transposta para o século XIX. Em função disso, a autora teve de fazer algumas adaptações na trama. Na versão original, o imperador Maximiliano era o rei Luís XVI, da França, e Carlota era Maria Antonieta.

Quando Daniel Filho assumiu a direção da novela, substituindo Ziembinski, introduziu uma novidade técnica: Nathalia Timberg passou a interpretar um segundo papel, o de uma criada perversa, e as duas personagens dialogavam entre si.

Com a mudança na direção, as cenas também ganharam mais ritmo, além de uma estética cinematográfica. Daniel Filho conta que passou a marcar com mais verossimilhança as lutas de espada, além de introduzir alguns elementos característicos dos filmes “B”. Estreante na função, o diretor recebeu diversos elogios da crítica.

Glória Magadan costumava acompanhar as gravações de A Rainha Louca. Após gravar sua primeira cena como Maria de Las Merces, Theresa Amayo conta que foi parabenizada pela autora, que também lhe enviou flores por sua atuação na novela.

Segundo Rubens de Falco, no livro Rubens de Falco – Um Internacional Ator Brasileiro, o romance entre Carlota (Nathalia Timberg) e o oficial Xavier de Montenegro (Amilton Fernandes) deveria conduzir a trama. Mas a falta de química entre os atores – que interpretaram mãe e filho no sucesso O Direito de Nascer, da TV Tupi, – fez com que a relação da imperatriz com seu marido Maximiliano ganhasse mais destaque.

Theresa Amayo conta que, durante um período, as gravações de A Rainha Louca aconteciam de madrugada por causa do racionamento de energia vigente na época no estado do Rio de Janeiro. E, para evitar que os telespectadores perdessem a novela – já que alguns bairros da cidade ficavam sem luz justamente à noite –, a TV Globo reprisava o capítulo durante a madrugada.

A trama obteve enorme sucesso de público e marcou a estreia de Paulo Gracindo, Zilka Sallaberry e Ida Gomes em novelas da TV Globo.

Mais do que qualquer romance de Alexandre Dumas, Glória Magadan se inspirou mesmo no filme mexicano “Juárez y Maximiliano”, de grande sucesso em 1934. Tanto que teve duas versões norte-americanas: “Juarez”, com Bette Davis interpretando a rainha louca, e “The Mad Empress”, ambos de 1939. Também foi produzida uma telenovela no México, “Maximiliano y Carlota”, em 1965. A atriz Maria Rivas que viveu a rainha em “Maximiliano y Carlota”, também foi Maria Helena na primeira versão mexicana de “El derecho de nacer”, em 1966, assim como Nathália Timberg, no Brasil, fez os mesmos personagens em “A Rainha Louca” e em O Direito de Nascer. Pela primeira vez, elenco, direção e produção foram para o México, com o objetivo de obter imagens que dessem maior veracidade à história. Por sugestão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, a história, originalmente ambientada no século XIX, foi adaptada para o século XVIII, o que obrigou a autora a fazer algumas alterações. Na versão original, o imperador Maximiliano seria o rei Luís XVI de França, e Charlotte, Maria Antonieta. O título da telenovela é atribuído à Borjalo. Quando questionado sobre qual nome deveria ser dado a uma novela sobre uma rainha louca, respondeu: A rainha louca! O título contém um erro, já que a personagem não era rainha, mas imperatriz. Foi a estreia de Daniel Filho na Globo, como diretor. Em sua autobiografia “O circo eletrônico”, ele relata sobre esse fato. Destaque para a interpretação de Paulo Gracindo em seu trabalho de estreia na TV Globo, interpretando o Conde Demétrius, uma espécie de Drácula. Devido ao mistério e fascínio do personagem, conseguiu permanecer na trama apesar de alguns problemas com a autora. Também foi a estreia de Zilka Salaberry na Globo. Em São Paulo a novela foi exibida pela TV Paulista. Em março de 2008, foi exibido um documentário no canal pago Globo News sobre a vida e obra de Ziembinski, que dirigiu a novela. No programa, apareceu cenas do cinerjornal que a Rede Globo produziu em 1967. Apareceu cenas de Natália Thimberg e Rubens de Falco atuando, bem como as cenas dos atores embarcando rumo ao México, para gravar as cenas no castelo de Chapultepec. Ao todo, foi exibido 1 minuto de cenas de A Rainha Louca.

Elenco
Adriana Prieto
Amilton Fernandes – Xavier
Armando Couto
Carlos Eduardo Dolabella
Celso Marques
Cláudio Marzo – Robledo
Daniel Filho
Diana Morel
Gracindo Júnior
Ida Gomes
Ítalo Rossi
Jaime Barcellos – Fernando
José Augusto Branco
Karin Rodrigues
Leila Diniz – Lorenza
Leina Krespi
Nathalia Timberg – Imperatriz Charlote
Paulo Araújo
Paulo Gracindo – Demétrius
Rubens de Falco – Imperador Maximiliano
Sebastião Vasconcelos
Suzy Arruda
Theresa Amayo – Maria de Las Merces
Ziembinski – Zacarias
Zilka Salaberry – Condessa

Elenco / Personagens

CARLOTA (Nathalia Timberg) – Imperatriz do México. É mulher de Maximiliano (Rubens de Falco), mas mantém um caso com Xavier de Montenegro (Amilton Fernandes), oficial de campo da guarda do imperador.

MAXIMILIANO (Rubens de Falco) – Imperador do México e casado com Carlota (Nathalia Timberg). Desconfia da relação que existe entre o oficial Xavier de Montenegro (Amilton Fernandes) e sua esposa.

CONDE DEMÉTRIO (Paulo Gracindo) – Espécie de feiticeiro, mestre na arte de fazer predições e hipnotizar pessoas. Sabe que sua esposa Lorenza (Leila Diniz) o repulsa, mas espera um dia receber dela seu amor. Enquanto isso, não se atreve a tocá-la, mesmo quando está hipnotizada. Faz parte da Confraria dos Punhais de Fogo, uma perigosa quadrilha de malfeitores. Nutre um ódio por Carlota (Nathalia Timberg) pelo mal que ela causou à sua irmã. Usa Xavier (Amilton Fernandes) e Eduardo para se vingar da imperatriz.

XAVIER DE MONTENEGRO (Amilton Fernandes) – Oficial de campo do imperador Maximiliano (Rubens de Falco). É apaixonado por Carlota (Nathalia Timberg).

LORENZA (Leila Diniz) – Casada com Conde Demétrio (Paulo Gracindo), por quem sente ódio. É mantida pelo marido, constantemente, sob hipnose.

MARIA DE LAS MERCES (Theresa Amayo) – Filha de Fernando Moreno (Jaime Barcellos) e dama de honra de Carlota (Nathalia Timberg). Apaixona-se por Xavier (Amilton Fernandes), mas sabe que ele só tem olhos para a imperatriz. Logo no início da trama, é violentada pelo índio Robledo (Cláudio Marzo) quando está num sono hipnótico provocado pelo conde Demétrio (Paulo Gracindo). Grávida, casa-se com seu algoz vestida de preto.

ROBLEDO (Cláudio Marzo) – O índio trabalha na fazenda dos Moreno. Desprezado por Maria de Las Merces (Theresa Amayo), por quem é apaixonado, promete vingar-se. Robledo a estupra aproveitando-se do momento em que ela está hipnotizada, mas logo em seguida arrepende-se de seu ato. No decorrer da trama, transforma-se no Conde de Sorrento e passa a desprezar Maria de Las Merces, com quem se casa.

AURORA (Nathalia Timberg) – Criada da fazenda dos Moreno e apaixonada pelo índio Robledo (Cláudio Marzo). Rechaçada pelo amado, jura vingar-se dele e de Maria de Las Merces (Theresa Amayo). Sua semelhança física com a imperatriz, Carlota (Nathalia Timberg), impressiona a todos e, a certa altura da trama, ela se passa por ela.

FERNANDO MORENO (Jaime Barcellos) – Pai de Maria de Las Merces (Theresa Amayo) e do comandante Eduardo Moreno (Paulo Araújo).

EDUARDO MORENO (Paulo Araújo) – Comandante do exército. Faz parte da guarda de honra da imperatriz Carlota (Nathalia Timberg).

SERAFIM – Busca o elixir da longa vida e, para isso, conta com a ajuda de Demétrio.

SENHORA HIDALGO – Dama de companhia da imperatriz Carlota.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

** Não disponível