Xica da Silva Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Xica da Silva desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Xica da Silva e de todas as novelas exibidas no SBT.

Sobre a Novela Xica da Silva

◘ Período de exibição original (Rede Manchete): 17/09/1996 a 11/08/1997
◘ Período de exibição Reprise (SBT): 28/03 a 09/12/2005
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos Original (Rede Manchete): 221
◘ Nº de capítulos Reprise (SBT): 218
◘ Autoria: Walcyr Carrasco
◘ Direção: Walter Avancini

Xica da Silva, a escrava que virou rainha em pleno século XVIII. Atrevida e muito inteligente, Xica conquistou o marido rico, deixou de ser escrava e escandalizou a sociedade hipócrita de sua época, movida pela cobiça do diamante.

No Brasil daquela época, o homem mais importante era o Comendador Felisberto Caldeira D’Abrantes, encarregado pelo rei do manejo das minas de diamantes do Arraial do Tijuco.

Quando o Comendador decide vender a escrava Maria junto com sua filha Xica a um bordel, a jovem se vinga roubando-lhe toda a fortuna em diamantes que ele guardava à sete chaves e deveria enviar ao rei de Portugal.

O plano executado por Xica com a cumplicidade do negro Quiloa, apaixonado pela escrava, arruina seus senhores que são enviados a uma prisão em Portugal.

Com a fortuna em mãos e, para não levantar suspeitas, Xica e Quiloa decidem enterrar o baú com os diamantes para que, mais tarde, possam comprar suas cartas de alforria.

Com a desgraça da família do contratador, Quiloa foge para um Quilombo enquanto Xica é vendida para o Sargento-Mor, Tomás Cabral, que a viola.

Sua nova ama é a histérica Violante, filha de Cabral. Na casa do Sargento-Mor, Xica conhece o novo Contratador da região, João Fernandes de Oliveira.

Prometido a se casar com Violante, o moço se encanta ao ver a escrava e decide comprá-la. Não querendo desagradar o Contratador, Cabral vende a negra.

A escrava é enviada ao contratador mas se nega a dormir com ele. Isso aguça ainda mais a paixão do rapaz. João, deslumbrado com a beleza de Xica, decide esperar que ela o procure.

Depois de sua primeira noite de amor e de muita briga com Violante, o Contratador rompe se compromisso com Violante e decide assumir, em público, sua paixão pela escrava.

Esperta, decicida e com a carta de alforria em mãos, Xica se dá o direito de ter tudo o que sempre sonhou. Ela se mune dos maiores luxos possíveis, com direito a um mar dentro de sua fazenda com um navio ancorado além de ter sete mucamas para servi-la.

Xica da Silva transforma-se numa verdadeira rainha, sempre esnobando a nobreza que antes a chicoteava. Apaixonada pelo marido, ela está disposta a defender sua relação com unhas e dentes, batendo de frente com Violante que a inferniza constantemente, demonstrando seu amor doentio pelo contratador.

Acusada de bruxaria, por armação de Violante, Xica é presa, julgada e condenada à fogueira pela igreja.

Para libertar Xica, o Contratador se casa com Violante, que, influente, retira as acusações libertando a ex- escrava.

João Fernandes e Violante viajam para Portugal, separando assim o Contratador de sua amada.

Os dois se casam mas, logo após a cerimônia, João Fernandes abandona Violante em seu castelo e volta ao Brasil para rever Xica.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Xica da Silva

Resumo da novela Xica da Silva conforme divulgado pelo SBT na reexibição de 28/03 a 09/12/2005 (total de 218 capítulos). Xica da Silva Resúmenes – Summaries.

  1. Capítulo

  2. 28/03: No Arraial do Tijuco, os negros trabalham na minas de diamantes sob as ordens do contratador. O negro Caetano encontra um diamante e o vende para Amadeu, um traficante de pedras preciosas que esconde a mercadoria em imagens de Santos. Felisberto, o contratador, desconfia do escravo e o manda para o tronco. Amadeu volta para o Arraial, reencontra Elisa, o grande amor de sua vida, e pede a ela que vá embora com ele. Caetano é torturado e açoitado para confessar onde escondeu o diamante. Depois de ser cruelmente torturado, o escravo Caetano acaba confessando que entregou os diamantes para o vendedor de imagens sacras, mas mesmo assim ele é colocado no forno pelo contratador e não resiste.

  3. Capítulo

  4. 29/03: Xica e sua mãe choram a morte de Caetano. Amadeu, disfarçado de padre e acompanhado por Elisa consegue passar pela fronteira mas aparece um militar avisando que Caetano acaba de confessar que entregou os diamantes para um homem que carregava santos. O falso padre é capturado, sua bagagem é vistoriada e os diamantes são encontrados dentro de uma imagem. Amadeu tenta fugir mas é capturado. Jacobino está a ponto de matá-lo quando Elisa tenta impedi-lo e é atingida por um tiro à queima roupa e morre. Amadeu é levado à presença de Felisberto, o contratador. Micaela reconhece o prisioneiro. Felisberto decide que o prisioneiro deve ser enforcado. Micaela conta ao marido que o prisioneiro é o noivo de sua enteada e que ele está sendo acusado de traficar diamantes, e foi preso ao tentar atravessar a fronteira com uma prostituta. Violante não acredita na madrasta e a ofende. Violante vai até a praça onde está o prisioneiro e fica perplexa ao ver que é mesmo seu noivo. Amadeu pede perdão a Violante, diz que Elisa foi o grande amor de sua vida e confessa que só se comprometeu com ela porque sua família assim decidiu. Micaela tenta convencer a enteada a pedir clemência ao contratador para que a vida de Amadeu seja poupada. Amadeu está prestes a ser enforcado quando Violante chega à praça.

  5. Capítulo

  6. 30/03: Amadeu é enforcado em praça pública. Violante assiste a tudo e, ao voltar para casa, desmaia. Jacobino procura o contratador e diz que está interessado em comprar a escrava Xica. Felisberto argumenta que Xica é uma escrava de estimação e que não está a venda mas, diante da proposta de duzentos mil réis, ele fica de pensar no assunto. Micaela discute com o marido, o Sargento Cabral, por ele ter deixado, em testamento, toda sua fortuna para os filhos do primeiro casamento deixando de fora o filho que tiveram juntos. Cabral não nega e ainda humilha a esposa lembrando a ela sua origem humilde. Felisberto fala com a esposa sobre a proposta de Jacobino e ela o aconselha a vender Xica. Maria ouve a conversa dos patrões e conta à Xica que ela será vendida. Quiloa confirma a intenção dos patrões. Maria não se conforma que sua filha seja transformada em meretriz e, desesperada, revela a Xica que Felisberto é seu pai. Xica procura o contratador e pede para não ser vendida. Mas, diante da indiferença de Felisberto, ela acaba contando que é sua filha. Felisberto fica perplexo diante da revelação, humilha Xica, não a reconhece como filha e diz que vai vendê-la por causa do seu atrevimento. Quiloa diz a Xica que eles poderiam fugir para bem longe se conseguissem pegar os diamantes que o contratador guarda em sua casa para entregar ao Rei de Portugal. Xica diz que vai encontrar os diamantes e depois fugirão juntos. Martin, filho do contratador, pede a mão de Maria das Dores a seu pai, o capitão Emanuel.

  7. Capítulo

  8. 31/03: Felisberto manda prender todos os escravos e eles são enviados ao tronco para que confessem tudo que sabem sobre o paradeiro dos diamantes roubados. Xica e a mãe não são torturadas. Emerenciana acusa Xica pelo roubo e a tortura pessoalmente até que a jovem perca os sentidos, depois de ter a boca queimada com um ovo quente. O Capitão Mor chega à casa de Felisberto e, em nome do Rei de Portugal, comunica que caso não entregue os diamantes será levado preso e todos os seus bens serão vendidos. Felisberto pede um prazo maior para tentar encontrar o ladrão. O Capitão lhe dá um dia para resolver a situação. Martin e Das Dores se encontram na cachoeira. Ele comenta o que aconteceu e diz que suspeita da escrava Xica. Apesar de muito machucada, Quiloa pede a Mandinga que avise Xica que à noite eles fugirão. Felisberto e a família estão reunidos esperando a decisão do Rei já que não conseguiram encontrar os diamantes. Emerenciana ordena aos filhos que se escondam na casa de sua irmã que, com sua influência, poderá protegê-los. Martin se recusa a deixar a família e a noiva. A mãe de Xica pede ao médico que ajude sua filha mas Felisberto não permite que ela seja examinada. Violante, delirando, percorre as ruas do Arraial à procura do noivo que ela acredita ter salvo da forca. Jacobino volta a procurar Felisberto para pedir que lhe venda a escrava Xica. O escravo Quiloa foge do Arraial e o contratador está certo de que ele está com os diamantes. Os militares saem à caça de Quiloa mas, amanhece e eles não conseguem encontrá-lo. Emerenciana acorda as filhas para que partam para a casa da tia, mas constata que Paulina adoeceu e decide que Clara irá sozinha. Sem encontrar o escravo, Felisberto volta arrasado para a fazenda. Emerenciana chora imaginando o futuro que os espera. No caminho para a casa da tia, Clara encontra Jacobino. Ele se encanta com os olhos da moça e decide ficar com ela. Clara é violentada por Jacobino e por alguns militares que o acompanham.

  9. Capítulo

  10. 01/04: Um mercado de escravos é montado em praça pública. Xica, Mandinga e outros escravos da casa de Felisberto ficam acorrentados esperando pelos compradores. Jacobino olha Xica com desejo. O Sargento também fica fascinado por ela. Depois de uma disputa acirrada, Cabral arremata a escrava Xica que pede ao novo dono que compre sua mãe e ele realiza o desejo da escrava. Das Dores dá dinheiro para Martin e Paulina recomeçarem suas vidas. Martin planeja matar Xica e Quiloa. O Capitão Gonçalo convida Bonifácio para conhecer Das Dores.

  11. Capítulo

  12. 02/04: No dia seguinte, Cabral manda um recado para a escrava Xica pedindo que ela leve uma merenda até a intendência. Quando a escrava chega, o Sargento ordena que tire a roupa. Xica se recusa e tenta fugir. Os dois lutam mas ela não consegue escapar do estupro. Martin encontra um local para instalar sua bodega. Jacobino tenta convencer Cabral a lhe vender Xica e o Sargento se nega. Xica pede a Mandinga que procure Quiloa e peça a ele que a encontre no rio. Martin ouve a conversa. Quiloa e Xica se encontram no rio e fazem amor. Chega ao Arraial do Tijuco o novo contratador.

  13. Capítulo

  14. 04/04: No dia seguinte, Cabral manda um recado para a escrava Xica pedindo que ela leve uma merenda até a intendência. Quando a escrava chega, o Sargento ordena que tire a roupa. Xica se recusa e tenta fugir. Os dois lutam mas ela não consegue escapar do estupro. Martin encontra um local para instalar sua bodega. Jacobino tenta convencer Cabral a lhe vender Xica. O Sargento se nega. Xica pede a Mandinga que procure Quiloa e peça a ele que a encontre no rio. Martin ouve a conversa. Quiloa e Xica se encontram no rio e fazem amor. Chega ao Arraial do Tijuco o novo contratador.

  15. Capítulo

  16. 05/04: O Capitão Gonçalo se apresenta para João Fernandes, o novo contratador. Félix conta para Martin e Paulina que ninguém sabe nada sobre o paradeiro de Clara. O Capitão percebe que Das Dores ainda gosta de Martin. Isabel envia um bilhete para Fernandes pedindo-o em noivado e ele ri da menina. Cabral oferece um jantar para Fernandes e ele se interessa por Violante.

  17. Capítulo

  18. 06/04: Um tropeiro Vê Clara no rio e pensa que é uma assombração. Violante passa a sonhar com Fernandes. Úrsula começa a dar aula de religião para Isabel. Xica e Quiloa se encontram no rio e são observados por Martin. Paulina impede Martin de matar Xica e Quiloa, com medo que Cabral descubra. Félix faz acordo com Pereira para lhe trazer mercadorias do Rio de Janeiro. Fernandes diz a Martin que seu pai deverá morrer no calabouço. Martin pede ao capitão permissão para voltar a namorar Das Dores. Furioso com o atrevimento, o capitão humilha o rapaz. Das Dores leva uma surra do pai por ter se recusado a casar com Bonifácio. Todas as vezes que Cabral tenta agarrar Xica, ela consegue escapar. João Fernandes fica noivo de Violante. Xica tropeça e cai em cima de João Fernandes. Ele fica encantado com a beleza da escrava.

  19. Capítulo

  20. 07/04: Violante fica furiosa com Xica por ter sujado a roupa do contratador. João Fernandes pede que Xica não seja castigada. Os negros do Quilombo matam os dragões e fogem com os diamantes. João promete acabar com os quilombos. Úrsula induz Isabel a descobrir se o padre usa ceroulas. Elvira se insinua para Martin. Maria teme pelo futuro da filha e pede a Mandinga que procure Quiloa e peça que a leve para bem longe do Arraial. Ana apanha do pai por ter espiado o padre. Quiloa diz a Xica que não poderá fugir pois o quilombo será atacado pelos homens do contratador. Martin os observa e atira contra eles. Xica e Quiloa conseguem escapar ilesos. Jacobino aborda Xica.

  21. Capítulo

  22. 08/04: Jacobino aborda Xica e diz a ela que ainda vai ser de sua propriedade. Micaela manda Xica levar doces para o contratador. Benvinda tenta ver o futuro de Zé Maria. Xavier foge de Maria Benguela. Violante pede ao pai que apresse a festa de noivado antes que algo de errado aconteça. Martin e Paulina recebem notícias da mãe. Emerenciana fala da situação precária em que vive e conta que sua irmã não sabe nada de Clara. O Capitão – Mor pressiona Bonifácio para que formalize se compromisso com Das Dores. Bonifácio propõe a Das Dores que finjam um namoro. Martin entra no quarto de Das Dores e lhe dá um beijo.

  23. Capítulo

  24. 09/04: Durante a festa de noivado, Violante ganha um colar de rubis de João Fernandes, mas logo depois sofre uma grande decepção quando, diante de todos, o contratador pede ao futuro sogro que lhe venda Xica. Cabral se vê obrigado a atender o pedido do genro. Violante, enfurecida, sai da festa. No dia seguinte, Violante parte para a vingança e tenta retalhar o rosto de Xica com um facão. Micaela impede que a enteada corte o rosto da escrava. João exige que Cabral cumpra a palavra e lhe entregue Xica. Das Dores diz a Bonifácio que aceita fingir que estão namorando. Martin transa com Maria Benguela. Félix dá um diante para Graça. Antes de entregar Xica para o contratador, Cabral tenta violentá-la.

  25. Capítulo

  26. 11/04: Martin passa a noite com Maria Benguela. Enquanto dorme, ele fala sobre os diamantes roubados e Maria ouve tudo. Santiago vê Clara no rio e acredita que se trata de uma assombração. Enfim chega o dia de Xica se mudar para a casa do contratador. Ela pede para Cabral que deixe sua mãe ir junto mas ele é inflexível e não permite que Maria vá com a filha. Acorrentada, Xica é levada a João Fernandes, que mal consegue esconder o desejo que sente pela escrava. João Fernandes paga a Cabral trezentos mil réis pela escrava. Xica lava os pés do novo dono. João Fernandes convida Xica para que se sente à mesa com ele.

  27. Capítulo

  28. 12/04: Xica diz a João que não gosta dele, mas que se ele a obrigar se sentará à mesa com ele. João respeita a vontade da escrava. Xica arruma a cama de João e fica surpresa porque o contratador, mesmo tendo a oportunidade, não a pega à força. Fátima conta a Martin que Das Dores ficou noiva de Bonifácio. Mandinga diz a Xica que Quiloa quer encontrá-la para planejar a fuga dela e de sua mãe. Violante fala francamente com João, pede perdão por seu comportamento no dia da festa e diz que quer se casar o quanto antes. João se compromete a marcar a data no dia seguinte e, quando tenta beijá-la, Violante não permite. João Fernandes vê Xica tomando banho.

  29. Capítulo

  30. 13/04: Micaela aconselha Violante a não ser tão comportada com o noivo. O médico diz a Zé Maria que não existe remédio para a homossexualidade, pois não se trata de uma doença. Xica comenta com a mãe que o contratador ainda não encostou um dedo nela e depois pede a Mandinga que lhe ensine a fazer uma magia para seduzir João Fernandes. João Fernandes e o Capitão-Mor incumbem Jacobino e dois dragões de atacar o quilombo. Benvinda, Elvira e Zé Maria vão jantar na casa dos Pereira. João Fernandes entra em seu quarto e encontra Xica em sua cama.

  31. Capítulo

  32. 14/04: João Fernandes não resiste aos encantos da escrava Xica e vive com ela uma inesquecível noite de paixão. Jacobino e os dois soldados são atacados pelos negros do quilombo. Enquanto Jacobino escapa sem ferimentos, Amaro é baleado e cai no rio. Quase morto, ele é socorrido por Clara, quem ele acredita ser a “mãe d’água”. Félix pede permissão a Pereira para cortejar Graça. Pereira diz que só permitirá o namoro se Félix cumprir três tarefas. Um forasteiro diz a Benvinda que sabe que ela se mudou do Arraial porque a acusaram de ter pacto com o demônio. João Fernandes, para demonstrar seu amor por Xica, decide transformá-la em uma mulher livre e lhe entrega sua carta de alforria. Quase não acreditando no que vê, Xica mal contém sua felicidade pois tem consciência de que graças a esse documento entrará definitivamente no mundo dos brancos. Jacobino volta ao Arraial e diz ao contratador e ao Capitão?Mor que um dragão morreu e o outro foi gravemente ferido durante a emboscada. Violante beija João Fernandes e pede que ele se livre de Xica.

  33. Capítulo

  34. 15/04: João Fernandes decide romper definitivamente seu compromisso com Violante e, com isso, prova que Xica é a mulher com quem sempre sonhou. Violante, revoltada por ter sido abandonada por causa de Xica, passa a odiar a ex-escrava e, por vingança, queima a mão de Maria na chapa do fogão. Os dragões atacam o quilombo mas os negros conseguem fugir. Martin diz a Paulina que não vai desistir do amor de Das Dores. Violante sonha que está nos braços de João Fernandes. Martin e Das Dores se encontram na calada da noite. Ela conta que seu compromisso com Bonifácio não passa de uma farsa. Cabral procura João Fernandes e pede uma explicação por ter rompido seu compromisso com Violante. João responde que tem muito apreço por Violante mas está apaixonado por Xica. A resposta deixa Cabral furioso e ele vai embora jurando vingança.

  35. Capítulo

  36. 16/04: Xica não cabe em si de tanta felicidade quando João diz que ela pode se vestir como as portuguesas. Amaro conta a Santiago que foi salvo pela assombração da cachoeira. Santiago pensa que Amaro está louco. No Arraial só se fala que Violante foi abandonada pelo contratador que preferiu ficar com a ex-escrava. Violante se revolta ao saber que se transformou em motivo de chacota em todo o Arraial. João diz ao Capitão- Mor que Xica não é mais escrava e que agora é sua mulher. O padre aconselha Violante a ir para um convento. Violante diz ao padre que uma mulher não pode se transformar em freira por causa de uma decepção e, diante do pai e da madrasta, diz que pretende continuar no Arraial para se vingar de Xica por ter lhe roubado seu noivo. Félix e Graça se encontram na beira do rio. Ele diz que Xica vai ajudá-lo a cumprir as tarefas que o Sr. Pereira lhe deu. Violante pede ao irmão que a ajude a encontrar a bruxa do povoado.

  37. Capítulo

  38. 18/04: Violante pede ao irmão que descubra com o padre quem do povoado não freqüenta a Igreja, ela quer descobrir quem é a bruxa do povoado. Das Dores confessa ao padre seu amor por Martin. Xica fica indignada ao ver as mãos da mãe ferida por Violante. Xica e a mãe discutem, sua mãe diz que ela esta traindo seu povo ficando com o Contratador. Violante procura João Fernandes para devolver as jóias, Xica a recebe e as duas terminam brigando. Fingindo gostar de mulher, Zé Maria corteja Joaquina, e enquanto ela se queixa de calor, ele abre os botões do vestido dela na maior naturalidade para refrescá-la .O pai da moça presencia a cena estarrecido e o obriga a ficar noivo de Joaquina o mais rápido possível, e Benvinda e Guiomar concordam. O padre diz a Martin que se compromete a levar os recados dele e Das Dores. Quiloa fica sabendo que Xica esta com o Contratador e diz que vai procurá-la. Xavier conta a Violante que segundo o padre, Dona Benvinda não frequnta a Igreja e usa uma cruz invertida. Desesperada com o término do noivado, Violante procura Benvinda e diz saber que ela é bruxa, e pede que ela faça um encantamento para ter João Fernandes de volta. Dom Duarte procura Paulina e dá pistas de um homem que pode ter notícias de Clara. Benvinda diz a Violante que João Fernandes poderá ser seu, mais só depois de muito sofrimento. Xica quer se comportar como uma branca. Compra tecidos, sombrinhas e várias peças. Zé Maria se compromete a ensiná-la a se comportar como uma dama. Xica entrega duas sacas de sal a Félix em troca das encomendas feitas por Zé Maria. João Fernandes pergunta ao Sargento Mor se ele esta disposto a continuar do seu lado. Paulina e Don Duarte são impedidos de cruzar a fronteira em busca de notícias de Clara.

  39. Capítulo

  40. 19/04: João Fernandes obriga o Capitão Mor a visitar Xica. Félix entrega o sal a Pereira e pede para cotejar Graça, o mesmo diz que ele ainda tem duas tarefas a cumprir. Quiloa tenta agarrar Xica a força no rio, Maria Benguela vê e conta a Martin. Violante pede a Xavier que investigue se Xica vai comprar novos escravos. Das Dores vê Martin conversando com Maria Benguela. Xica pede a José Fernandes que confie nela. Com Ciúmes de Maria Benguela, Das Dores discute com Martin e decide se casar com Bonifácio. Quiloa é escolhido o novo rei do quilombo. Xica pede a Rosa que diga a Quiloa que não a procure mais. Pereira estipula nova tarefa para Felix, trazer o instrumento musical “cravo” para Graça. Luis Felipe, irmão de Violante esta para chegar. Amaro pede a Santiago para voltar ao Rio com ele. Bêbado, Martin faz um escândalo na porta da casa de Das Dores.

  41. Capítulo

  42. 20/04: O Capitão Mor aponta a arma para Martin, e Elvira e Zé Maria chegam e o defendem. Amaro e Santiago caem numa armadilha e não conseguem chegar perto de Clara, Xavier os salva, mais exige que eles lhe arrume uma mulher que fique nua. Zé Maria conta a Xica o que aconteceu com Martin. Violante pede a Benvinda que a ajude a recuperar o amor do Contratador, as duas planejam enviar uma escrava bonita para fazer ciúmes a Xica. Bonifácio desafia Martin para um duelo. Paulina pede a Xica que ajude Martin. Xica desabafa todas as maldades sofridas pelo pai de Paulina que vai embora chocada. Xica diz ao Contratador que tem um pedido a fazer.

  43. Capítulo

  44. 21/04: João Fernandes diz a Xica que não pode atender o pedido de impedir o duelo. Xica pede a Rosa que consiga um galo e descubra onde vai ser o duelo. A pedido de Violante, Benvinda aconselha Zé Maria a indicar uma mucama para Xica. Duarte indica o local onde Felix pode encontrar o cravo. João Fernandes fica sabendo que receberá a visita de sua madrinha e decide comprar mais escravos. Xica diz a Zé Maria que vai pensar se quer uma mucama. Fátima conta ao Capitão Mor que Das Dores pegou sua garrucha, e o mesmo toma a arma da filha. Xica vai até o local do duelo com Rosa e um galo.

  45. Capítulo

  46. 22/04: O galo de Xica atrapalha o duelo, Martin e Bonifácio saem vivos. Das Dores fica feliz ao saber que Martin esta vivo. Quiloa consegue mais diamantes e quer comprar armas. Paulina descobre que Xica salvou a vida de Martin. Das Dores e Martin se encontram na igreja e ela conta que aceitou casar?se com Bonifácio. Amaro vê Clara no rio. Xica sai para passear no povoado e deixa todos chocados, enciumada Violante pede para a mucama jogar urina da janela sobre Xica.

  47. Capítulo

  48. 23/04: Xica é humilhada no Arraial, em casa João Fernandes a consola. Das Dores ganha um anel de noivado de Bonifácio. Na estrada perto do Arraial, Luiz Felipe conhece a marquesa Carlota, tia de João Fernandes. Ao saber que ela foi roubada por escravos, ele se oferece para acompanhá-la. Violante faz acordo com Don Duarte para enviar junto com os escravos que João Fernandes comprou uma escrava bem bonita. Martin leva Zé Maria até a taverna para transar com Maria Benguela e tentar reverter sua tendência homossexual. Zé Maria joga cartas com Maria Benguela e ela o ajuda a mentir. Luiz Felipe e a Marquesa chegam juntos ao Arraial.

  49. Capítulo

  50. 25/04: Martin, muito ferido, é cuidado pelos negros Luiz Felipe impede Violante de chicotear Maria. Xica chega e pede a Jacinto que solte sua mãe e a leva com ela. Benvinda dá um talismã a Violante. Cabral e o Capitão pedem ao Contratador que castigue Xica por roubo. O contratador impõe sua autoridade e faz ameaças ao Sargento e ao Capitão-Mor. Martin, muito ferido, é cuidado pelos negros do quilombo. Paulina pede a Xica que a ajude a encontrar Martin. O Capitão-Mor pede ao padre que case Das Dores e o dragão Bonifácio o mais rápido possível. Xica ouve Carlota falar mal dela e descobre que a marquesa prepara uma armadilha. Para tentar salvar o amigo de um casamento sem futuro, Elvira vai a casa dos Pereira para dizer que Zé Maria já tem uma família. Pereira, enfurecido, vai atrás de Zé Maria e o ameaça de morte caso não honre seu compromisso com Joaquina. Das Dores confessa ao padre que pode estar esperando um filho de Martin e, por isso, decidiu casar-se com Bonifácio. O padre lembra a Das Dores que já está casada com Martin e, enquanto seu corpo não aparecer, não poderá se casar com Bonifácio.

  51. Capítulo

  52. 26/04: Quiloa nega a Martin que roubou os diamantes Benvinda dá sua palavra ao Sr. Pereira que seu neto honrará seu compromisso com Joaquina. Zé Maria, completamente amedrontado, pede a Xica que o esconda em sua casa. Falida há muito tempo, Carlota aproveita a oportunidade para oferecer suas jóias a Violante, que demonstra interesse em comprá-las. Maria da Graça comenta que corre pelo Arraial que o Sr. José Maria não é homem. Xica pede a Mandinga que vá procurar por Martin. Quiloa nega a Martin que tenha roubado a arca com os diamantes. Benvinda vai a casa de Xica e tenta convencer o neto a se casar com Joaquina. Xica diz que Zé Maria não quer se casar. Benvinda se revolta e ele acaba confirmando para a avó que não pretende honrar seu compromisso. O tropeiro Félix, diz a Mandinga que paga bem por uma escrava virgem. Mandinga orienta Fátima a se passar por virgem e dividir com ele o dinheiro de Félix. Violante comunica ao pai que vai à festa na casa do contratador. Duarte tenta estuprar Paulina. Ela reage, o golpeia com uma pá e ele desmaia.

  53. Capítulo

  54. 27/04: Violante tenta reconquistar o contratador Zé Maria ensina a ex-escrava a se comportar como uma verdadeira dama. Mandinga encontra Martin no quilombo. Ao saber que Martin está vivo, Xica decide ajudar Das Dores a se livrar do compromisso que tem com Bonifácio. Fátima diz a Félix que é virgem. Mandinga conta a Das Dores que Martin está vivo e diz que Xica vai ajudá-la. Violante compra as jóias de Carlota e manda o dinheiro por Maitê, que se apodera da metade. Paulina perdoa Duarte e pede que a acompanhe à festa na casa do contratador. Félix, no meio da noite, acorda a família Pereira para dizer que conseguiu realizar a terceira tarefa. Xavier ri quando descobre que sua pretendente é Isabel. Eles conversam e acabam chegando à conclusão que Úrsula ficava com os presentes que um enviava para o outro. Xica entrega a Das Dores as ervas para que ela se passe por morta. Violante conversa a sós com o contratador, diz que o perdoa e tenta reconquistá-lo demonstrando que quer ser sua amiga. Duarte impede que Pereira mate Zé Maria. Xica está dançando quando se desequilibra e cai diante de todos os convidados.

  55. Capítulo

  56. 28/04: Xica atira um sapato na cara de Violante. Quase todos riem do tombo de Xica. Ela se irrita e atira um sapato na cara de Violante. Xica discute com Violante. Todos os convidados retiram-se da festa e o contratador, visivelmente irritado, também vai embora. Xica, convencida de que o que aconteceu na festa foi uma armadilha preparada por Carlota e Violante, decide expulsar a marquesa de sua casa. O dragão volta a ver Clara na beira do rio e a reconhece como sendo a mesma jovem que ele ajudou a estuprar. Carlota pede a Benvinda que a hospede mas não conta que foi expulsa por Xica. João Fernandes volta para a casa e diz a Xica que não gostou nada de seu comportamento durante a festa. Xica diz ao contratador que tudo não passou de uma armadilha da marquesa e informa que a expulsou de sua casa. Revoltado com a atitude de Xica, João comunica que decidiu se casar com Violante. Xica não aceita ser amante de João Fernandes. Ela deixa claro ao contratador que não tem medo de voltar a ser pobre e que se ele se casar com Violante irá embora com a roupa do corpo. Xica pressiona João para que ele faça sua escolha e ele opta por Violante. Quiloa diz a Martin que Xica vai ajudá-lo a reencontrar Das Dores. Micaela procura Xica, oferece sua ajuda e diz que gostaria muito de tê-la como amiga.

  57. Capítulo

  58. 29/04: João Fernandes não esquece Xica Desconfiado de que Lourenço sabe do paradeiro de Martin, Jacobino o interroga. João procura a madrinha, diz que havia decidido seguir seu conselho e se casar com Violante, mas confessa que não consegue esquecer Xica. Sem saber que rumo dar à sua vida, João decide fazer uma longa viagem e pede a Violante que o espere. João Fernandes pede a Luiz Felipe que não deixe faltar nada a Xica enquanto ele estiver ausente. João Fernandes procura Xica, diz que fará uma longa viagem e pede a ela que não vá embora.

  59. Capítulo

  60. 30/04: Das Dores é enterrada viva Das Dores cai no altar e todos pensam que ela está morta. Xica manda Zé Maria avisar Martin que Das Dores simulou a própria morte. Maria Benguela chega antes ao quilombo e diz a Martin que Das Dores está morta. Desolados com a morte de Das Dores, seus familiares preparam o velório. Martin chega ao velório e é bem recebido pelos pais de Das Dores. Depois do sepultamento, Xica vai ao cemitério. Das Dores acorda e grita ao perceber que foi enterrada viva. Jacobino desconfia de Maria Benguela. Quiloa e Xica impedem que Martin se mate. Os três começam a cavar o túmulo de Das Dores. Pereira aceita que Félix se case com sua filha.

  61. Capítulo

  62. 02/05: Jacobino desconfia de Maria Benguela. Quiloa e Xica impedem que Martin se mate. Os três começam a cavar o túmulo de Das Dores. Pereira aceita que Félix se case com sua filha. Das Dores desperta com um beijo de Martin. Eles fogem para bem longe do Arraial do Tijuco. Luiz Felipe compra Tomásia para Xica. Benvinda continua tentando criar um ser mágico. Xavier faz Úrsula mostrar as coxas.

  63. Capítulo

  64. 03/05: Santiago e Macário amarram Clara e o escravo que a protege e os levam para a casa do contratador. Mandinga descobre uma feitiçaria contra Xica e faz um trabalho para protegê-la. Durante uma sessão de bruxaria, Violante passa mal e se arrepende. João diz a Violante que quer se casar com ela. Micaela fica à sós com Luiz Felipe e se sente bastante atraída por ele.

  65. Capítulo

  66. 04/05: Violante diz a João que só se casará se ele terminar com Xica. Chega ao Arraial o padre Eurico. O contratador é recepcionado em casa com uma festa grega. Luiz Felipe e Micaela se beijam e depois se arrependem. Violante se volta contra Benvinda, a chama de bruxa e exige que ela pare de evocar o demônio pois caso contrário vai denunciá-la às autoridades. A escrava Fátima se torna amante do Sr. Pereira. Martin e Das Dores vivem felizes e isolados do mundo em uma simples tapera. Depois da festa, João Fernandes diz a Xica que decidiu abandoná-la.

  67. Capítulo

  68. 05/05: João diz a Xica que estava decidido a abandoná-la para se casar com Violante mas ao vê-la percebeu que não poderia viver sem ela. Apaixonado, ele cobre o corpo de Xica com diamantes. Cabral tenta convencer o filho, Luiz Felipe, a não voltar para Portugal. João se encontra com Violante e, mais uma vez, a rejeita e diz que continuará ao lado de Xica. Xica leva Clara para sua casa. Quiloa pede a Maria que esconda os diamantes roubados pelos escravos. Inconformada por ter sido passada para traz e com sede de vingança, a amargurada Violante, auxiliada pela Marquesa, traça um plano para destruir João Fernandes. Carlota escreve ao Marquês de Pombal contando que o contratador vive com uma negra e ganha de Violante uma valiosa jóia pelo favor. Paulina reencontra Clara e fica chocada ao perceber que a irmã não a reconhece. Paulina consente que Xica cuide de Clara.

  69. Capítulo

  70. 06/05: Xavier e Isabel se encontram na igreja. Violante conversa com o padre Eurico e acusa Xica de feitiçaria. João pensa em ter um filho com Xica. Zé Maria e Jacinto socorrem Catarina, que está com a roupa pegando fogo. Xica acolhe a moça. Catarina conta a Xica que o marido tentou queimá-la viva, trancando-se com ela na casa em chamas. Xica encomenda um escravo a Dom Duarte. Eugênia corta o pulso de Elvira enquanto ela dorme.

  71. Capítulo

  72. 07/05: Violante obriga Benvinda a entrar na igreja. Ela passa mal ao se ver diante do altar. Clara reconhece Amaro como um dos dragões que a estupraram e se assusta. Padre Eurico tenta exorcizar Benvinda. Xica presenteia Zé Maria com o escravo Paulo. Xica se preocupa porque não consegue engravidar. Mandinga pressente que Xica nunca poderá ter um filho. Benvinda diz ao neto que morrerá de desgosto se ele não se casar. Quiloa entrega os diamantes a Maria. Micaela marca um encontro com Luiz Felipe.

  73. Capítulo

  74. 09/05: Guiomar avisa Félix que o casamento acontecerá nos próximos dias. Benvinda, convencida de que Elvira está apaixonada por Zé Maria, diz à moça que ela deveria se casar com seu neto. Escravos debocham de Paulo por causa de Zé Maria. Xavier beija Úrsula. O capitão-Mor faz negócios ilícitos com Jacobino. Micaela e Luiz Felipe se sentem culpados pelo beijo que trocaram. Micaela diz ao enteado que gostaria de continuar sendo sua amiga. Padre Eurico vê as cicatrizes no pulso de Elvira. Ela não sabe explicar onde se machucou. Mandinga revela a Xica que algo de ruim está para acontecer.

  75. Capítulo

  76. 10/05: Úrsula manda Ana pegar as roupas de Xavier e Santiago que estão tomando banho no rio. Os jovens voltam para o povoado vestindo as roupas de Maria Benguela, provocando risos por onde passam. Xica dá um brinco de diamantes à Marquesa para que ela possa pagar as despesas da hospedaria. Jacobino mata Amaro pensando que foi ele quem ajudou Martin a fugir. Xica e João Fernandes são convidados para o casamento da filha do Sr. Pereira.

  77. Capítulo

  78. 11/05: Xica chega ao arraial em grande estilo e provoca um alvoroço ao entrar na igreja para assistir ao casamento. Maria entrega os diamantes para Jacobino. Depois de cumprir todas as tarefas impostas pelo rígido Sr. Pereira, Félix é vítima de uma terrível armadilha. Quando chega ao altar e levanta o véu da noiva, ele dá de cara com a assanhada Joaquina e não com Graça, a mulher que ama. Desonrada por ter rompido seu noivado com Zé Maria, Joaquina se desespera com medo de ficar solteirona e Pereira decide casá-la com Félix e obriga o rapaz a aceitar sua decisão. Félix diz a Graça que para poder ficar perto dela acabou aceitando se casar com sua irmã. Graça, revoltada, diz à mãe que morrerá solteira. Quiloa encontra o corpo esquartejado do dragão Amaro.

  79. Capítulo

  80. 12/05: Joaquina e Félix passam a primeira noite juntos e ele se assusta com o atrevimento dela. Cabral humilha Micaela e Luiz Felipe a consola. Benvinda diz a Violante que os negros também fazem bruxaria. Violante exige de João uma providência contra os negros. Mandinga, Xica e suas escravas vão até a cachoeira e fazem uma oferenda aos orixás pedindo que Xica engravide. Martin volta ao Arraial para rever sua irmã Paulina, e fica sabendo que Clara apareceu.

  81. Capítulo

  82. 13/05: João Fernandes, o sargento e o capitão não conseguem flagrar Xica durante o ritual. Benvinda enfeitiça Elvira para que ela se interesse por Zé Maria. O capitão tortura Mandinga para que ele confesse que fez feitiçaria. Padre Eurico também tortura o escravo. Elvira vai até a casa de Xica e sente ciúme de Zé Maria ao saber que ele está tomando banho com seu escravo. Micaela diz a Luiz Felipe que nunca mais permitirá que ele a toque. João impede Xica de ir ao Arraial e diz que ela está correndo perigo de vida.

  83. Capítulo

  84. 14/05: Joaquina e Maria da Graça discutem por causa de Félix. João Fernandes pressiona e Xica acaba confessando que fez uma oferenda aos Orixás pedindo para engravidar. Duarte propõe a Paulina que morem juntos sem se casar. Ela não aceita, ele afirma que no futuro será uma meretriz e leva um tapa na cara. Luiz Felipe não permite que Mandinga continue sendo torturado. Benvinda exige que seu neto deixe a casa de Xica ou correrá o risco de ser queimado na fogueira.

  85. Capítulo

  86. 16/05: Violante e o padre Eurico fazem de tudo para que Xica seja acusada de feitiçaria. João Fernandes fica furioso ao ver Xica conversando com Quiloa, diz que já não tem confiança nela e a acorrenta para que não fuja. Mandinga acusa Xica de praticar feitiçaria. João volta para casa arrasado e diz a Xica que ela será interrogada. Xica chega para depor. Xica é interrogada pelo padre Eurico. Luiz Felipe interrompe o interrogatório e diz que o padre Eurico não tem autoridade para agir como inquisidor. João Fernandes, como autoridade máxima do Arraial, tenta colocar um ponto final no caso mas o capitão?mor diz que caberá a ele a decisão visto que o contratador é parte interessada no processo.

  87. Capítulo

  88. 17/05: Violante pede à Marquesa que escreva ao rei de Portugal e peça que envie um inquisidor ao Arraial. Padre Eurico se sente atraído por Violante. O contratador tenta subornar o capitão-mor para que ele inocente Xica. João agradece Luiz Felipe por ter defendido Xica. A atração que Micaela e Luiz Felipe sentem um pelo outro acaba sendo mais forte do que os rígidos padrões da época e, madrasta e enteado se tornam amantes. Violante e o padre Eurico procuram o capitão-mor e pedem que ele seja firme em sua decisão. O capitão afirma que condenará Xica em um tribunal sumário. Macário desvia a carta da marquesa e a entrega para Xica. Chega o dia do julgamento de Xica e Mandinga. Para não ser queimado vivo, Mandinga acusa Xica de usar sangue humano em suas feitiçarias.

  89. Capítulo

  90. 18/05: O capitão-mor condena Mandinga à morte e, quando ele está prestes a dar a sentença de Xica, é interrompido por Martin. Martin, em seu depoimento, afirma que é uma mulher branca que tira o sangue das pessoas. Martin salva Xica ao revelar que Eugênia tira o sangue das pessoas. Os moradores do Arraial tentam linchar Eugênia mãos são impedidos pelo padre Eurico. Mandinga pede perdão a Xica. Ela perdoa o amigo e diz que vai ajudá-lo a sair vivo. Violante ameaça denunciar Benvinda por bruxaria. A feiticeira se defende e diz que vai acusá-la de cumplicidade pois não pretende ser mártir sozinha. Micaela e Luiz Felipe se encontram às escondidas. Um simples encantamento de Benvinda acaba causando uma verdadeira revolução na vida afetiva de Elvira e, de repente ela se vê perdidamente apaixonada por Zé Maria. Violante paga Jacobino para que ele encontre Martin. Jacobino segue Martin e descobre que Das Dores está viva.

  91. Capítulo

  92. 19/05: Jacobino conta ao padre Eurico que viu uma morta-viva. Xica diz ao contratador que quer se vingar de toda a humilhação que sofreu. João promete que construirá sua vingança lentamente e destruirá a todos. Martin procura Xica e pede que o ajude a tirar Das Dores da cabana onde estão vivendo. Jacobino procura Violante e conta o que acaba de descobrir. Violante decide abrir o túmulo de Das Dores e encontra terra dentro de caixão. Micaela e Luiz Felipe transam. Xavier vê a madrasta saindo do quarto de seu irmão. Martin e Das Dores fogem da cabana. Jacobino e o Sargento-Mor saem à caça do casal.

  93. Capítulo

  94. 20/05: Os dragões capturam Martin e Das Dores. Das Dores é desmascarada em praça pública e o casal é preso. Xica confessa a João Fernandes que ajudou Martin e Das Dores. Violante e o padre Eurico se sentem cada vez mais atraídos um pelo outro. Xavier conta a Violante que viu Micaela saindo do quarto de Luiz Felipe. O capitão-mor diz ao contratador que quer matar Martin e Das Dores com as próprias mãos.

  95. Capítulo

  96. 21/05: O contratador diz ao capitão e a sua esposa que Das Dores espera um filho. Eles renegam o neto. Padre Aguiar confessa ao capitão que casou sua filha em segredo. Luiz Felipe e Micaela desconfiam que Violante sabe de algo sobre o caso deles. Alucinada, Violante sai pelo Arraial à caça de feiticeiras. Duarte tenta estuprar Paulina e ela o mata com um tiro. Quiloa liberta Martin, Das Dores e Mandinga. Martin consegue fugir mas Das Dores e Mandinga são recapturados.:

  97. Capítulo

  98. 23/05: Paulina mata Duarte e Quiloa assume a culpa. O contratador pede para armar três fogueiras para queimar Das Dores, Mandinga e a mulher selvagem são acusados de bruxaria. Violante traça um plano de lavar os pés de um pecador como fez Jesus para dar o exemplo para o Arraial. O capitão pede ajuda a Jacobino para vender armas para os negros. Joaquina pede um filho para Félix. Violante conta para Guiomar que seu marido tem um caso com a escrava Fátima. Padre Eurico diz para a selvagem que a salvará da fogueira. Martin fica sabendo que Das Dores será queimada e quer salvá-la. Violante pede para o pecador se aproximar que ela lavará os pés e Xica se oferece. Violante lava os pés de Xica. O contratador chama os nomes de quem será queimado e o padre Eurico intercede pela mulher selvagem. Das Dores coloca o plano de Xica em prática e consegue salvar-se até nascer seu filho.

  99. Capítulo

  100. 24/05: Xica intercede por Mandinga e o padre Eurico pede para que ele renegue os orixás para salvar-se da fogueira. Quiloa conta para Martin que Das Dores está viva e que o aceita no Quilombo. Violante pede para Céu vender a escrava Fátima para Guiomar. O contratador conversa francamente com a marquesa, ele a desmascara quanto ao roubo e a leva para morar com ele. Xica impõe condições para que a marquesa fique morando em sua casa. Guiomar mostra para seu marido a escrava Fátima que ela comprará de Céu. Graça flerta Félix e toca para acalmar sua dor. Pereira procura pela escrava e percebe que ela está usando um cinto de castidade. Guiomar o surpreende.

  101. Capítulo

  102. 25/05: Das Dores conhece a freira Veridiana e ela não é muito receptiva com Das Dores. Violante diz para o padre Eurico que deverá batizar a selvagem com o contratador. Xica pede para o contratador que não aceite e a Marquesa ouve. Xica arma um plano para que Elvira consiga atrair Zé Maria. O contratador pede ao padre Eurico que convença Violante a desistir de ser a madrinha da selvagem. Elvira coloca o plano da Xica em prática. A marquesa dá suas jóias para o escravo Malé poli-las e ele foge com elas. Violante arma uma outra estratégia dizendo para Dona Bem Vinda ser a madrinha da selvagem e na hora não comparecer para que ela seja. A freira Veridiana obriga Das Dores a fazer jejum. Malé é capturado e suas mãos são cortadas.

  103. Capítulo

  104. 26/05: Micaela tenta aconselhar Violante e ela recorre a seu pai que lhe dá uma surra. Luís Felipe tenta consolá-la, Maria parte a procura de um novo pai de santo. Xica fica sabendo dos planos de Violante e encontra uma forma de impedi-la. O contratador humilha Violante. Violante tira satisfações com Elvira por tê-la delatado e exige que ela vá embora do Arraial. Catarina e Xica resolvem dar um banho de jibóia para que Clara se cure de seu trauma. O contratador manda Jacinto levar as mãos cortadas de Malé para a marquesa. Violante reúne as mulheres do Arraial e armam uma emboscada para Elvira. A freira Veridiana insiste que Das Dores está com o demônio e é implacável com ela. Martin pressente que algo ruim está acontecendo com Das Dores e quer vê-la. Violante ameaça Dona Bem Vinda a enxotar Elvira da pensão. Violante flerta o padre Eurico e toca em sua pele. Xavier e San Thiago tentam aproveitar-se da Eugênia, ela os ataca. Violante e padre Eurico os surpreende. Xica e Catarina começam o ritual do banho de jibóia, o contratador a observa.

  105. Capítulo

  106. 27/05: O ritual do banho de jibóia se concretiza. Luís Felipe declara-se para Micaela e ela pede para que ele a proteja de seu pai. O sargento os surpreende. Clara retoma sua consciência e renega o amor do dragão Macário. O contratador diz para Luís Felipe que está encantado por Clara e que precisa tê-la. A freira Veridiana chicoteia Das Dores. Maria Benguela ajuda Elvira e a leva para a taverna. Violante planeja destruir os amigos de Xica para atingí-la. O contratador diz para Xica que alguém mandou uma carta ao marquês de Pombal a fim de destruí-lo e pede para que ela deixe a estância vazia para ele receber o carregamento de armas. Fêlix diz para Graça que a ama e que nunca irá esquecê-la. Elvira pede para que Zé Maria a resgate e dê seu amor ou ela se perderá.

  107. Capítulo

  108. 28/05: Violante oferece dinheiro para o escravo Paulo para que ele se deite com Zé Maria. Violante pergunta para o padre Eurico se sodomia é pecado e qual o castigo. Padre Eurico se sente tentado ao ver o colo de Eugenia. Jacobino vende senhas para quem quiser passar a primeira noite com Elvira e provoca revolta nas mulheres do Arraial. A freira Veridiana tortura Das Dores com pingos de vela. Violante e as mulheres do Arraial afrontam os dragões para impedi-los a entrar na taverna. Xica chega no meio do tumulto e afronta Violante e as mulheres do Arraial. As armas chegam e o contratador as coloca em sua estância. Quiloa e seu bando os observa.

  109. Capítulo

  110. 30/05: O contratador galanteia Clara e ela retribui. Santiago é o sorteado e desfruta da doçura de Elvira que conhece o toque de um homem. Xavier pergunta para Luís Felipe o que ele sente por Micaela. Maria é eleita a mãe dos negros do Tijuco. Eugenia diz a sua primeira palavra para o padre Eurico e o beija. Xica pede explicações para a marquesa por afrontá-la. Das Dores tenta pedir ajuda a sua mãe e é castigada pela freira Veridiana. Quiloa, Martin e os negros do quilombo invadem a estância para roubar as armas e capturam o contratador. Quiloa promete vingança por tê-lo tirado Xica. Martin salva a vida do contratador e ele o perdoa pelos seus crimes. O contratador vai atrás de suas armas e uma batalha é armada. Xica pede explicações a Martin sobre o roubo das armas. O capitão pede para Jacobino cobrar os diamantes dos negros pelas armas.

  111. Capítulo

  112. 31/05: O contratador acusa Xica de ter informado o Quilombo sobre as armas e a abandona. Xica diz que descobrirá quem delatou onde estavam as armas. Úrsula observa Xavier banhando-se no rio. Martin diz o que sabe sobre as armas para o contratador. O contratador vê Clara a beira do rio e ela o provoca mostrando seu colo. O contratador não resiste aos encantos de Clara. A marquesa conta para Violante que o contratador e Xica se desentenderam. Violante vai procurá-lo. Martin afronta a freira para ver Das Dores. Xica procura por Quiloa para pedir que ele devolva as escravas e as armas. Maria descobre quem delatou as armas para Quiloa e ele pede para que ela leve os diamantes para Jacobino. Elvira diz para Zé Maria que está feliz com a sua nova vida e que quer ficar rica. Zé Maria surpreende Maria na taverna conversando com Jacobino. Violante percebe o quanto o padre Eurico gosta de Eugenia. Úrsula diz para Martin que Das Dores corre perigo.

  113. Capítulo

  114. 01/06: Xavier, em confissão, diz ao padre Aguiar que tem uma moça despudorada que lhe mostra as partes do corpo. Ele suspeita de Isabel. Micaela pede para Luís Felipe que mate seu marido para que eles possam viver seu amor. Jacinto pede para a escrava Gelena espionar o Quilombo para descobrir quem delatou sobre as armas. Martin adverte o capitão que o filho de Das Dores corre perigo e pergunta por que toda sua raiva por ele. Das Dores pede ajuda para seu pai e ele lhe propõe um trato. Macário avisa Xica que o Sargento e os dragões prenderão Zé Maria por sodomia. Zé Maria diz para Xica que é inocente e que estão querendo incriminá-lo. Violante articula e consegue que o contratador solicite a ordem de prisão para Zé Maria. Sem ter para onde ir, Zé Maria vai a bodega pedir ajuda para Félix.

  115. Capítulo

  116. 02/06: O contratador pede para a marquesa explicar qual a verdadeira intenção de Violante quanto a Zé Maria. Xica, desconfiada, diz que descobrirá a verdade sobre a ordem de prisão de Zé Maria. Violante desconfia da mudança no comportamento de Luis Felipe com Micaela. O contratador diz para Xica que se distanciará dela para proteger-se. Martin consegue entrar na prisão para ver Das Dores. Ursula e Eugenia surpreendem o padre Eurico tomando banho na tina. Violante pergunta para o padre Eurico se ele se casaria com ela. Eugenia reage por ciúmes. Félix revolta-se com Zé Maria por ter descoberto que se casou com Joaquina por sua causa e o coloca para fora da bodega. Macário diz para Xica que Violante está envolvida no caso de Zé Maria. Clara vai ao encontro do contratador na cascata. Matin pede para Ursula descobrir os planos do capitão para com Das Dores. Zé Maria pede ajuda para Elvira na taverna.

  117. Capítulo

  118. 03/06: Jacobino entrega os diamantes dos negros para o capitão e pergunta se ele quer ver Martin morto. Xica aconselha Martin a entrar em um acordo com o capitão para salvar Das Dores. Maria joga búzios para Xica e diz que o contratador tem outra mulher. Xica pede para Micaela descobrir onde está o escravo Paulo. Luís Felipe diz para Micaela que está tudo acabado entre eles. O sargento os surpreende. Jacobino encontra Zé Maria escondido na taverna. Xica surpreende o contratador no rio. Elvira pede para Zé Maria deitar-se em sua cama. O sargento agride Paulina à procura de Zé Maria. O capitão diz para Martin que Das Dores aceitou anular seu casamento com ele. Martin pede para ver Das Dores. Micaela diz para Violante que o contratador tem outra mulher. Violante pede para que a marquesa descubra quem é essa mulher.

  119. Capítulo

  120. 04/06: Clara pergunta para o contratador se ele a ama e diz que provará que é melhor que Xica. A escrava Fátima descobre quem é o escravo que está escondido na estância dos Pereira. Santiago deita-se com Elvira e Zé Maria os observa. Félix recebe seu carregamento de mantimentos e é roubado pelos negros do Quilombo. O contratador teme que os negros do quilombo invadam o Arraial e planeja capturar o rei do Quilombo. O capitão diz para Jacobino que teme ser descoberto pelo contratador. Zé Maria ouve. Graça diz para Micaela que tem um escravo escondido em sua casa. O povo do Arraial tenta fazer justiça com as próprias mãos com Das Dores. Elvira beija Zé Maria. Padre Aguiar pergunta para o padre Eurico se ele gosta de Eugenia. Violante pede para o padre Eurico ajudá-la a encontrar a marca do demônio no filho de Das Dores. Martin ouve e diz que ela não tocará em seu filho.:

  121. Capítulo

  122. 06/06: O padre Aguiar pede para a freira Veridiana parar de torturar Das Dores e dizer que seu filho é fruto do demônio. Santiago diz para Xavier que tem alguém com Elvira e eles decidem vigiar a taverna. Zé Maria tenta dizer para Xica quem informou sobre as armas ao Quilombo e é preso pelos dragões. Xavier pede a mão de Isabel em casamento para o capitão e ganha uma sova. Violante volta a se insinuar para o padre Eurico, Eugenia pega uma faca. Jacobino diz para Elvira que foi Santiago quem entregou Zé Maria. Elvira tira satisfações com ele. O contratador diz para Xica que quer voltar para casa. Micaela diz para Xica onde está o escravo Paulo. O sargento dá uma surra em Elvira por ela ter humilhado seu filho. Ursula diz para Martin que testemunhou seu casamento. Jacinto vai a estância dos Pereira a mando de Xica atrás do escravo Paulo. Chega a hora do julgamento e o escravo é chamado para o seu depoimento.

  123. Capítulo

  124. 07/06: Martin pede ao capitão para apressar a entrevista com o bispo e Das Dores ouve. Violante acusa Xica perante o julgamento na intendência. Elvira chega no julgamento para representar Jacobino e neutraliza Violante. Luís Felipe vai buscar o padre Eurico para testemunhar e o surpreende beijando Eugenia. Violante em desespero pelo julgamento de Zé Maria pede para a marquesa testemunhar a seu favor. Elvira diz para todos na intendência que está noiva de Zé Maria e que se casará com ele. Zé Maria diz para Xica que o delator das armas é o capitão e o Jacobino. Luís Felipe beija Micaela e seu filho Carlos os observa. Elvira diz para Jacobino que trabalhará de tarde na taverna. Graça diz para Violante que contou a Micaela que tinha um escravo escondido em sua casa. Luís Felipe diz para Violante que dona Benvinda cuidará de Eugenia. Ela diz que descobrirá o motivo pelo qual ele se importa. Quiloa surpreende o contratador no rio e eles fazem um trato.

  125. Capítulo

  126. 08/06: Quiloa diz para o contratador que Xica não o informou sobre as armas. O contratador diz para Luís Felipe que acabará com o tráfico de diamantes. O contratador tenta voltar para casa mas Xica o expulsa. A marquesa diz para Xica a mando de Violante que a outra mulher do contratador é Clara. A freira Veridiana tenta tirar o filho de Das Dores com uma faca. Seu Pereira consegue finalmente abrir o cinto de castidade da escrava Fátima. Micaela vai ao quarto de Luís Felipe e Xavier fica à espreita. O contratador encontra-se com Clara no rio e Xica com Zé Maria os observa. Violante consegue ter certeza sobre o romance de Luís Felipe e Micaela através de Carlos. Padre Eurico diz para o capitão que Martin enviou uma carta ao bispo dizendo que tem uma testemunha de seu casamento. O capitão acusa a freira Veridiana de compactuar com Martin e Das Dores e a expulsa de sua casa.

  127. Capítulo

  128. 09/06: Xica convida o contratador e o capitão para a ceia em sua casa. Ela serve diamantes no prato do capitão e as orelhas de Clara na sopa do contratador. Micaela vai ao quarto de Luís Felipe para pedir que ele não vá embora e Violante os surpreende. Ceu diz para o capitão que entendeu o recado de Xica e que se vingará através de Violante. Martin diz para Xica que vingará sua irmã. Maria diz para Martin que Clara mergulhou nas águas e que está com os orixás. Martin diz para Violante que se unirá a ela para destruir Xica. Zé Maria marca seu casamento com Elvira. O contratador pergunta para o capitão qual a intenção de Xica em servir diamantes na sua comida. O contratador diz para Violante que tem vontade de beijá-la. A freira Veridiana diz para Das Dores que se ela não lhe der seu filho poderá ir para a fogueira. Maria diz para Xica que ela está grávida do contratador. O contratador descobre que a marquesa enviou a carta ao marquês de Pombal e a expulsa de sua casa. Violante trama para que o contratador duvide da honestidade de Xica.

  129. Capítulo

  130. 10/06: A marquesa pede ajuda para Violante e ela a humilha. Joaquina por ciúmes queima a mão de Graça. Xica diz para Zé Maria que ele tomará banho de jibóia para tornar-se homem. Xica pede ajuda ao capitão para abrigar o emissário na sua casa em troca de seu silêncio. Violante promete riquezas e a liberdade ao escravo. Micaela, a mando de Violante, pede para Xica que compre o escravo Mambenve. Ceu conta para Das Dores que ela será interrogada para saber se cometeu o pecado do prazer da carne. Começa o ritual do banho de jibóia em Zé Maria. Zé Maria pede para Elvira beijá-lo para saber se o banho de jibóia surtiu efeito. Ceu diz para Violante que Das Dores dirá a verdade no interrogatório e pede sua intervenção. Das Dores humilha Violante. Padre Eurico diz para Violante que a condenação de Das Dores depende do que ela disser em seu interrogatório. Ursula tenta avisar Das Dores do perigo de seu depoimento.

  131. Capítulo

  132. 11/06: O capitão pede para Jacobino interromper o tráfico de diamantes por enquanto. Quiloa diz que se encontrará com o contratador. Félix pede para Graça fugir com ele. Xica conhece o escravo Mambenve. Violante faz chantagem com Catarina para que ela o ajude a destruir Xica. Zé Maria diz para Elvira que o banho da jibóia não surtiu efeito. Xica diz para o contratador que espera um filho seu. Ursula tenta dizer a Das Dores sobre o perigo de seu depoimento, mas a freira Veridiana a impede. Padre Aguiar conta para o capitão que Ursula é a testemunha do casamento. Padre Eurico começa o interrogatório de Das Dores e Ursula coloca-se como testemunha do casamento. Padre Eurico pergunta para Das Dores se ela teve prazer com Martin. Xica rapta Das Dores e ela sente as dores do parto.:

  133. Capítulo

  134. 13/06: Nasce o filho de Das Dores pelas mãos de Xica. Violante e o sargento vão à casa de Xica para buscar Das Dores. O contratador diz para Violante que castigará seu pai para que ela aprenda a não afrontá-lo. O contratador diz para Xica que Das Dores terá que voltar para a prisão. Maria interfere e diz que Das Dores está morrendo. O contratador diz para o capitão que o seu neto nasceu. A freira Veridiana diz que se a criança tiver a marca do demônio ela é quem cuidará da criança e o capitão a afronta. Félix e Graça planejam fugir a noite. Martin pega seu filho no colo. Das Dores desmaia e ele pede para que ela não morra. A freira Veridiana pede a Xica que entregue a criança. Xica expulsa a freira Veridiana de sua casa. Violante diz para o padre Eurico e a freira que raptará o filho de Das Dores. Padre Aguiar diz para o contratador que teme pelo filho de Das Dores e por isso escreveu uma carta ao bispo para interferir no caso. O escravo Paulo pede para Zé Maria banhar-se no rio com ele.

  135. Capítulo

  136. 14/06: Violante pede para Catarina que convença Xica a presentear o escravo Mambenve. Catarina diz para Violante que a criança tem a marca do demônio. Violante pede sua ajuda para raptar a criança. O capitão e Ceu armam uma estratégia para tirar a criança da proteção de Xica. Martin surpreende o negro raptando o filho de Das Dores. O contratador exige que o negro diga quem é o mandante do rapto. Xica diz contratador que descobrirá quem é o traidor que mora em sua casa. O contratador começa a aplicar o castigo ao sargento e Violante tenta impedi-lo. Padre Eurico diz para a freira Veridiana que ama uma mulher. A febre de Das Dores baixa e Maria diz que ela viverá. O capitão diz para Ceu que marcará o batizado de seu neto para que ele saia da casa de Xica e assim, ele possa raptá-lo. Quiloa marca um encontro com o contratador. Félix e Graça deixam tudo pronto para sua fuga do Arraial e Joaquina diz que espera um filho dele. O contratador diz para Xica que fará um trato de paz com Quiloa e Maria ouve. Paulo diz para Zé Maria que quer beijá-lo e Santiago ouve.

  137. Capítulo

  138. 15/06: Santiago pede Elvira em casamento e diz que Paulo tentou beijar Zé Maria. O contratador diz para Das Dores que ela voltará para sua casa e aguardará o julgamento e Martin interfere. O contratador demonstra ciúmes pelo escravo Mambenve com Xica. Quiloa encontra-se com o contratador e ele o captura. Zé Maria desconfiado pergunta para Elvira por que não a encontra durante as tardes na pensão. Xica invade a intendência e exige que o contratador liberte Quiloa. O capitão vai buscar Das Dores na casa de Xica. O capitão tenta levar Das Dores e Xica ameaça dizer o que sabe. Quiloa diz para o contratador que ele tem medo do sentimento que Xica tem por ele. Maria tira satisfações com o contratador por tê- la usado. Elvira convida Maria Benguela para ser madrinha de seu casamento. O contratador pressiona Xica a decidir se ficará a seu lado ou dos quilombados. Xica vai embora.

  139. Capítulo

  140. 16/06: Catarina diz para Violante que o contratador tem ciúmes de Xica com o escravo Mambenve. Maria diz para Severina capturar uma fidalga em troca de Quiloa. Catarina diz ao escravo Mambenve que lhe dará o banho de jibóia para que Xica se interesse por ele. A freira Veridiana diz para Martin e Das Dores que marcará o batizado de seu filho. Das Dores convida Xica para ser a madrinha de seu filho Gabriel. O sargento exige que Elvira não se encontre mais com Santiago e a faz ameaças. Maria e Severina pedem ajuda a Maria Benguela para capturar Micaela e seu filho. O capitão pede para Ceu fingir que passa mal na hora do batizado para que ele roube a criança. Xica diz para Martin e Das Dores que tem um plano para que não roubem seu filho. A freira Veridiana diz para o padre Eurico que levará a criança com ela. Violante pede para Jacobino que a ajude. Chega a hora do batizado. Ceu coloca o plano do capitão em prática. Maria Benguela diz para Quiloa que tem um plano para salvá-lo. O sargento exige que Das Dores e seu neto volte para sua casa. O contratador pede para Xica entregar a criança.

  141. Capítulo

  142. 17/06: Das Dores determina que seu filho ficará com Xica. A freira Veridiana exige que Das Dores lhe entregue seu filho ou ela irá para a fogueira. Elvira pede para Santiago que não a procure mais. Xica diz para Zé Maria que ele se casará quando o emissário chegar para dar uma grande festa. Santiago diz para Xavier que impedirá o casamento de Elvira com Zé Maria. O contratador exige que Quiloa conte quem é o delator das armas e o traficante de diamantes. O capitão diz para Jacobino que o novo traficante está para chegar e propõe que ele mate Quiloa. Pereira revela seu segredo para Félix e diz que teme a santa inquisição. Micaela e Carlos são raptados pelos negros do Quilombo. Xica pede para o contratador tirar Quiloa do pelourinho e colocá-lo na prisão. O emissário do governador Evaristo chega ao Arraial do Tijuco. O sargento diz para o emissário que raptaram Micaela e Carlos. O emissário chega a casa de Xica e ela apresenta-se de forma inusitada. Severina diz para Micaela que se o contratador não aceitar a troca e matarem Quiloa ela também morrerá. Luís Felipe retorna para o Arraial e Violante conta que Micaela desapareceu.

  143. Capítulo

  144. 18/06: O emissário pede para Xica que ele e sua esposa fiquem em quartos separados. Ele pede ao contratador que mande uma escrava. Amélia pede o mesmo para Xica. Elvira aconselha Martin a fugir com seu filho. Xica diz para Amélia que dará uma festa de casamento para Zé Maria e Elvira. Rosa pergunta para Maria se ela está envolvida no rapto de Micaela. O contratador recebe a mensagem dos quilombados pedindo a troca de Quiloa por Micaela. Violante diz para o padre Eurico e a freira Veridiana que aproveitará a festa do casamento para raptar Gabriel. O contratador tenta decidir o destino de Micaela e pergunta para o sargento se ele trocaria Quiloa por Micaela. Luís Felipe indignado por seu pai não esforçar-se para resgatar Micaela vai embora de casa. O capitão diz para Jacobino que aproveitará a presença do emissário para raptar Gabriel. Eles planejam a morte de Quiloa. Luís Felipe pede para o contratador que resgate Micaela. O contratador diz para Luís Felipe que invadirá o Quilombo. Martin pede para Ursula que envie uma mensagem para Das Dores. Paulo chora e se declara para Zé Maria. Amélia toma banho de cascata com cinco negros. Um dragão leva comida envenenada para Quiloa a mando de Jacobino. Luís Felipe pede para Violante interferir perante o sargento e o emissário por Micaela.:

  145. Capítulo

  146. 20/06: Santiago pede Elvira em casamento e diz que Paulo tentou beijar Zé Maria. O contratador diz para Das Dores que ela voltará para sua casa e aguardará o julgamento, Martin interfere. O contratador mostra a Xica que sente ciúmes do escravo Mambenve.

  147. Capítulo

  148. 21/06: Quiloa encontra-se com o contratador e ele o captura. Zé Maria desconfiado pergunta para Elvira porque não a encontra durante as tardes na pensão. Xica invade a intendência e exige que o contratador liberte Quiloa. O capitão vai buscar Das Dores na casa de Xica.

  149. Capítulo

  150. 22/06: O capitão tenta levar Das Dores e Xica ameaça dizer o que sabe. Quiloa diz para o contratador que ele tem medo do sentimento que Xica tem por ele. Maria tira satisfações com o contratador por tê-la usado. Elvira convida Maria Benguela para ser madrinha de seu casamento. O contratador pressiona Xica a decidir se ficará a seu lado ou dos negros do quilombo e Xica vai embora.

  151. Capítulo

  152. 23/06: Catarina diz para Violante que o contratador tem ciúmes de Xica com o escravo Mambenve. Maria diz para Severina capturar uma fidalga em troca de Quiloa. Catarina diz ao escravo Mambenve que lhe dará o banho de jibóia para que Xica se interesse por ele. A freira Veridiana diz para Martin e Das Dores que marcará o batizado de seu filho. Das Dores convida Xica para ser a madrinha de seu filho Gabriel. O sargento exige que Elvira não se encontre mais com Santiago e a faz ameaças. Maria e Severina pedem ajuda a Maria Benguela para capturar Micaela e seu filho. O capitão pede para Céu fingir que passa mal na hora do batizado para que ele roube a criança. Xica diz para Martin e Das Dores que tem um plano para que não roubem seu filho.

  153. Capítulo

  154. 24/06: A freira Veridiana diz para o padre Eurico que levará a criança com ela. Violante pede para Jacobino que a ajude. Chega a hora do batizado, Céu coloca o plano do capitão em prática. Maria Benguela diz para Quiloa que tem um plano para salvá-lo. O sargento exige que Das Dores e seu neto volte para sua casa. O contratador pede para Xica entregar a criança. Das Dores determina que seu filho ficará com Xica. A freira Veridiana exige que Das Dores lhe entregue seu filho ou ela irá para a fogueira. Elvira pede para Santiago que não a procure mais. Xica diz para Zé Maria que ele se casará quando o emissário chegar para dar uma grande festa. Santiago diz para Xavier que impedirá o casamento de Elvira com Zé Maria. O contratador exige que Quiloa conte quem é o delator das armas e o traficante de diamantes.

  155. Capítulo

  156. 25/06: O capitão diz para Jacobino que o novo traficante está para chegar e propõe que ele mate Quiloa. Pereira revela seu segredo para Félix e diz que teme a santa inquisição. Micaela e Carlos são raptados pelos negros do Quilombo. Xica pede para o contratador tirar Quiloa do pelourinho e colocá-lo na prisão. O emissário do governador Evaristo chega ao Arraial do Tijuco. O sargento diz para o emissário que raptaram Micaela e Carlos. O emissário vai à casa de Xica e ela apresenta-se de forma inusitada. Severina diz para Micaela que se o contratador não aceitar a troca e matarem Quiloa ela também morrerá. Luís Felipe retorna para o Arraial e Violante conta que Micaela desapareceu. O emissário pede para Xica que ele e sua esposa fiquem em quartos separados. Ele pede ao contratador que mande uma escrava. Amélia pede o mesmo à Xica. :

  157. Capítulo

  158. 27/06: Elvira aconselha Martin a fugir com seu filho. Xica diz para Amélia que dará uma festa de casamento para Zé Maria e Elvira. Rosa pergunta para Maria se ela está envolvida no rapto de Micaela. O contratador recebe a mensagem dos quilombados pedindo a troca de Quiloa por Micaela. Violante diz para o padre Eurico e para a freira Veridiana que aproveitará a festa do casamento para raptar Gabriel. O contratador tenta decidir o destino de Micaela e pergunta para o sargento se ele trocaria Quiloa por Micaela. Luís Felipe indignado por seu pai não esforçar-se para resgatar Micaela vai embora de casa. O capitão diz para Jacobino que aproveitará a presença do emissário para raptar Gabriel. Eles planejam a morte de Quiloa. Luís Felipe pede para o contratador que resgate Micaela. O contratador diz para Luís Felipe que invadirá o Quilombo.

  159. Capítulo

  160. 28/06: Martin pede para Úrsula que envie uma mensagem para Das Dores. Paulo chora e se declara para Zé Maria. Amélia toma banho de cascata com cinco negros. Um dragão leva comida envenenada para Quiloa a mando de Jacobino. Luís Felipe pede para Violante interferir perante o sargento e o emissário por Micaela. O emissário diz para o contratador que o rei não gosta de sua união com Xica e insinua que ele planejara declarar independência do Tijuco da coroa de Portugal com as armas. Rosa diz para Xica que Maria está envolvida no rapto de Micaela e Carlos. Violante pede para o contratador aceitar a troca de Micaela por Quiloa.

  161. Capítulo

  162. 29/06: O contratador diz para Quiloa que o trocará por Micaela e seu filho. Quiloa não aceita e pede para ele matá-lo. Xavier diz para Luís Felipe que não condena mais seu amor por Micaela e pede para que ele fuja com ela. Das Dores envia uma mensagem para Martin pedindo para que ele fuja com seu filho porque ele corre risco de vida. Xica acusa sua mãe de traição e a expulsa de sua casa. O capitão encontra-se com o novo traficante holandês. O capitão pede para o emissário que destrua o contratador perante a coroa. Martin e Xica combinam a entrega de Gabriel para sua fuga e Catarina ouve. Xica e Zé Maria observam o emissário e descobrem seu segredo. Eugênia faz feitiçaria para o padre Eugênio, ele pensa nela. Maria pede abrigo no quilombo e Severina não o aceita.

  163. Capítulo

  164. 30/06: O contratador arma uma estratégia para surpreender os negros após a troca de Quiloa por Micaela e Carlos. Durante a troca, o sargento atira contra os negros estragando a estratégia do contratador e causando a morte de Carlos. Luís Felipe diz para Zé Maria e Elvira que seu pai é um monstro e que não merece viver. Micaela diz para o sargento que quer ir embora de casa. Luís Felipe pede ajuda ao contratador para fugir com Micaela. Quiloa diz para Severina que armará uma guerra no Arraial do Tijuco. Joaquina diz para Félix que convencera sua mãe a ir embora do Arraial para que eles se separem de sua família e de Graça. Violante diz para a freira e o padre Eurico que perseguirá Martin durante sua fuga para raptar seu filho. Ursula tenta convencer Martin a levar Das Dores com ele na fuga.

  165. Capítulo

  166. 01/07: Luís Felipe e Micaela tramam a morte do sargento. O contratador diz para Xica que não gosta do escravo Mambenve e pede para que ela o presenteie a Amélia. Violante pede para Micaela que convença Xica a dançar com Mambenve durante a festa. O capitão diz para o contratador que o sargento é o delator das armas e o emissário pede para matá-lo. Martin encontra-se com Das Dores em seu quarto. A feira Veridiana chega. O capitão ameaça Xica para que ela lhe entregue Gabriel. Martin foge escondido da casa de Das Dores e Violante o observa. Luís Felipe diz para Micaela que se reaproximará de sua família como estratégia para seu crime. Martin diz para Elvira que a denunciará para Zé Maria. Zé Maria abriga Maria. Xica diz para o emissário que revelará seu segredo se continuar a perseguir o contratador.

  167. Capítulo

  168. 02/07: Guiomar diz para Graça que já encontrou um pretendente para casar-se com ela. Jacobino não permite que Maria Benguela vá ao casamento de Elvira. Santiago rapta Zé Maria e coloca seu plano em prática para impedir seu casamento com Elvira. Começa a festa africana, Violante engole seu orgulho e elogia a festa de Xica porém, elas discutem. Elvira fica esperando seu noivo no altar e Santiago oferece-se para casar com ela. Jacinto liberta Zé Maria e pede para ele correr para casar-se com Elvira. Xica entrega Gabriel para Martin, Catarina avisa Violante e ela coloca o seu plano em prática.:

  169. Capítulo

  170. 11/07: O contratador procura Violante para dizer que vai casar-se com uma fidalga do Rio de Janeiro que tem influências junto ao Rei, ela chora e diz que sempre o amou, ele a beija e ela lhe dá uma bofetada afirmando que um dia se casará com ela por amor ou ódio. Eugênia diz a Martin que recuperará seu filho caso ele venda a alma ao diabo, Martin conta ao padre Eurico que procura a moça. Úrsula e Xavier tomam banho no rio e os dois se beijam. Macário encontra Clara no rio. A mando de Violante, Micaela diz a Xica que o contratador vai casar-se com uma fidalga. Veridiana prende Clara. A noiva do contratador já esta a caminho do Tijuco.

  171. Capítulo

  172. 12/07: O contratador manda Caetana para a senzala e dá dinheiro a Catarina para comprar-lhe um vestido. Mais uma vez Paulo troca os ingredientes da porção que Elvira esta fazendo para Zé Maria. A noiva do contratador esta se apresentando a ele quando Xica chega e a ofende. Decepcionada com Zé Maria, Elvira se deita com Santiago e pede para ele uma jóia como prova de seu amor. A fidalga pede ao contratador que nunca mais dirija a palavra a Xica. Martin cumpre o trato com Quiloa. Jacobino esta prestes a matar o Capitão Mor, quando o mesmo desconfiado atira em Jacobino. Grávida, Fátima desmaia e Guiomar desconfia. Martin encontra Das Dores com a ajuda de Macário, Das Dores manda Martin procurar Veridiana perto do rio. Jacobino confessa ao Capitão Mor que foi a mando do Emissário que tentou matá-lo, Capitão Mor o adverte e o ameaça caso tente novamente. Violante diz a Luiz Felipe que vai impedir o casamento do contratador.

  173. Capítulo

  174. 13/07: Catarina se faz de boazinha para agradar o contratador. Luiz Felipe tenta envenenar o pai, Santiago chega e cobra sua herança ao pai, que embriagado derruba o copo com o veneno. Santiago fica revoltado com o pai que lhe nega a herança. Violante dá uma jóia para Catarina para ela dar um banho de jibóia na fidalga para separá-la do contratador. Catarina convence a fidalga a tomar o banho de jibóia. Xica fica sabendo que a fidalga pôs Rosa à venda e vai falar com o contratador ameaçando ir embora caso ele venda Rosa, o contratador pede a Luiz Felipe que compre Rosa e a leve para sua casa sem que ninguém saiba. Macário encontra Martin na beira do rio e conta a verdade sobre Clara, Veridiana vê os dois e atira, Martin se defende e joga Varidiana no rio, ele e Macário encontram Gabriel e Clara. Violante humilha Rosa. Clara diz a Martin que quer continuar morando no rio. Luiz Felipe diz a Micaela que logo ficarão juntos. Das Dores vê Martin e o filho.

  175. Capítulo

  176. 14/07: Das Dores beija Martin e se emociona com o filho. O Contratador impede o Capitão Mor de ficar com o filho até ter a anulação do casamento de Das Dores e Martin fica com o filho. Violante pede para Guiomar que visite o menino e veja se tem alguma marca. Perreira pede ajuda para Félix com relação a Fátima. Guiomar encontra a marca nas costas do menino e conta para Violante e Padre Eurico que acham que a criança tem parte com demônio. Violante pede ao pai que fale com o Capitão Mor para enviá-lo ao convento, o mesmo não aceita e desfaz o compromisso de Xavier e Isabel. Xica descobre com Damião que a fidalga vai tomar banho de rio e resolve lhe dar um corretivo. Cínica, Violante pede perdão ao contratador e diz querer ser amiga dele e da fidalga e pede para conhecê-la. Catarina e a Fidalga tomam banho de rio, Xica solta um cesto com abelhas e a Fidalga sai correndo nua e assustada, logo em seguida Violante chega com o contratador que surpreendem a fidalga de toalha. Catarina conta o que aconteceu ao contratador e diz ter visto um cesto. Eugênia se encontra com Veridiana. O contratador recupera o cesto que foi encontrado no rio e leva até Xica.

  177. Capítulo

  178. 15/07: Xica confessa ter colocado as abelhas no cesto para se vingar da fidalga, o contratador a proíbe de sair de casa. Quilóa não quer mais vender os diamantes para Jacobino e diz a Maria que já tem novos compradores, Martin e Félix. Violante não encontra seu anel, Santiago o pegou e deu para Elvira. O médico diz a Elvira que só existe mais uma porção capaz de despertar o interesse de Zé Maria. Eugênia se insinua para o padre Eurico. Foi marcado o julgamento de Das Dores e Martin se desespera. Violante desconfia que Rosa tenha pego o anel, Luiz Felipe a defende dizendo que ela esta ali por ordem do contratador. O contratador manda soltar Caetana que promete se comportar. O contratador se nega a beijar a fidalga que se ofende. Para ajudar Perreira, Félix diz a Guiomar que Gerônimo engravidou Fátima. Das Dores tem permissão para vê o filho até a hora do julgamento. Isabel chama Xavier para fugir e caso ele não aceite ela mentirá para seu pai a respeito dele. Começa o julgamento de Das Dores.

  179. Capítulo

  180. 16/07: Começa o julgamento de Das Dores, ela dispensa sua defesa e pede para se confessar em praça pública. Malvada, Violante pede a Jacobino que contrate uns homens para apedrejar Das Dores, nisso Maria Benguela escuta e conta a Zé Maria que conta para Xica, que vai até o contratador pedir proteção para Das Dores. Todos estão presentes para ouvir Das Dores falar de seu amor por Martin que chega com o filho, Violante a chama de bruxa e os homens, à mando de Jacobino, começam a apedrejá-los, Xica defende Martin e o filho que se escondem na mata, Veridiana os vê. Xavier pede ajuda a Úrsula com relação a Isabel. Jerônimo e Fátima querem descobrir o segredo da família de Pereira para conseguirem a alforria. Martim encontra Clara e Macário no rio. Micaela leva uma bofetada de seu marido por ter falado em praça pública. Xica é pega por dois negros no rio a mando da fidalga que manda prendê-la em lugar seguro.:

  181. Capítulo

  182. 18/07: Começa o julgamento de Das Dores, ela dispensa sua defesa e pede para se confessar em praça pública. Malvada, Violante pede a Jacobino que contrate uns homens para apedrejar Das Dores, Maria Benguela escuta e conta para Zé Maria que conta para Xica que vai até o contratador pedir proteção para Das Dores. Todos estão presentes para ouvir Das Dores falar de seu amor por Martin que chega com o filho, Violante a chama de bruxa e os homens, mandados por Jacobino, começam a apedrejá-los, Xica defende Martin e o filho que se escondem na mata, Veridiana os vê. Xavier pede ajuda a Úrsula com relação a Isabel. Jerônimo e Fátima querem descobrir o segredo da família de Pereira para conseguirem a alforria. Martin encontra Clara e Macário no rio. Micaela leva uma bofetada de seu marido por ter falado em praça pública. Xica é pega por dois negros no rio a mando da fidalga que manda prendê-la em lugar seguro.

  183. Capítulo

  184. 19/07: Maria se preocupa com o sumiço de Xica e vai ao Quilombo pedir ajuda a Quiloa. Zé Maria procura o contratador e diz que Xica desapareceu. Violante fica sabendo do desaparecimento de Xica, e questiona Catarina que diz que foi vingança da fidalga. Quiloa encontra um pedaço do vestido de Xica e entrega a Jacinto. Xica é maltratada pelo cocheiro que a leva para uma tapera escondida na mata. Úrsula aconselha Xavier a ser padre para se livrar de Isabel e ele diz que prefere fugir. Veridiana encontra-se com Eugênia. O contratador se mostra preocupado com Xica. Acreditando que vai seduzir o contratador, a fidalga resolve tomar banho de Jibóia. Damião diz a Quiloa que viu um homem estranho conversando com a fidalga. O contratador é surpreendido no meio da noite pela fidalga que se insinua para ele e o beija.

  185. Capítulo

  186. 20/07: Por um instante o contratador se deixa seduzir pela fidalga mais depois a manda de volta para seus aposentos e procura Caetana. Decepcionada, fidalga conta a Catarina o que aconteceu. Violante visita a fidalga e a elogia por ter mandado raptar Xica, Damião escuta a conversa das duas e conta para Quiloa. O contratador procura Martin para saber de Xica. Maria tenta convencer o contratador de que Xica foi raptada, desconfiado ele procura Violante que nega ter feito mal a Xica. Damião escuta a fidalga mandar o capataz matar Xica e conta a Quiloa que o segue. Elvira procura Úrsula afim de conseguir um dos ingredientes sagrados para preparar sua porção para Zé Maria. O contratador procura Xica. O capataz estar prestes a matar Xica.

  187. Capítulo

  188. 21/07: O contratador e Quiloa chegam ao mesmo tempo na tapera, ambos matam o vigia e o capataz, o contratador e Quiloa brigam e Xica manda Quiloa fugir. Ainda desconfiada, Guiomar tenta descobrir com Fátima como Jerônimo fez a cópia da chave. Aconselhado por Úrsula, Xavier se nega fugir com Isabel dizendo que resolveu ser padre, furiosa ela volta para casa e é surpreendida pelo pai que lhe dá uma surra e procura por Xavier. O contratador impede a fidalga de partir e ordena que se case com ele. Ela confessa estar apaixonada por ele. Catarina diz a Violante que vai sugerir mais um banho de Jibóia para a Fidalga, afim de afastá-la do contratador. Damião escuta Catarina convencer a fidalga a tomar o banho e conta para Jacinto que conta a Xica. Martin vê Das Dores. Sem que ninguém veja, Eugênia rouba Gabriel e o entrega a Veridiana. Martin se desespera ao saber que o filho desapareceu, mais tarde Eugênia confessa ao padre Eurico e Martin que entregou o menino a Veridiana. Xica manda Jacinto colocar um pó no cesto da Jibóia para deixá-la mais agressiva, ao tomar o banho a cobra começa a enforcar a fidalga.

  189. Capítulo

  190. 22/07: A fidalga esta sendo enforcada pela jibóia quando todos a socorrem. Zé Maria alerta Xica com relação a Catarina pois ela estava ajudando a fidalga. Catarina diz a fidalga que alguém fez alguma coisa com a cobra e foi alguém de casa para ajudar Xica. Eugênia leva padre Eurico até Veridiana, ele pede que ela lhe devolva o menino ela nega e fala do sentimento do padre por Eugênia, Martin chega e fere Veridiana pegando o menino de volta, Martin diz ao padre Eurico que nada ouviu e manda ele ficar em paz com sua consciência . Violante desconfia de Luiz Felipe e Micaela e conversa com Xavier. Pereira se deita com Fátima. Padre Aguiar pergunta ao Padre Eurico onde ele passou a noite. Úrsula se encontra com Xavier. Isabel esta furiosa com ele. Zé Maria conta para Xica e Martin que segundo a tradição, se a forca não funcionar o enforcado é perdoado, eles começam a tramar para salvar Das Dores. Violante questiona Luiz Felipe com relação ao sentimento dele por Micaela, ele nega. Santiago dá um par de brinco a Elvira. Esperta, Úrsula engana Elvira fazendo-a crer que a lasca do osso que esta comprando é de um santo. Das Dores será enforcada nos próximos dias.

  191. Capítulo

  192. 23/07: Martin fica sabendo que Das Dores será enforcada e Úrsula se oferece para ajudá-los. Desconfiado, o contratador libera a visita de Martin e Úrsula a Das Dores. O Capitão Mor informa a Céu e Isabel que Jacobino quer casar-se com Isabel, ela se nega a aceitar. Padre Eurico confessa a Eugênia que gosta dela, mais se assumirem serão enforcados, e pede para ela se afastar dele. Das Dores não aceita a ajuda de Úrsula e Martin para fugirem. Zé Maria e Xica tramam para salvar Das Dores da forca. Micaela ameaça Violante caso ela insinue contar alguma coisa sobre ela e Luiz Felipe ao Sargento Mor. Pereira quer marcar o casamento de Graça com o médico, ela se desespera e conta a Félix que procura o médico e o ameaça caso ele se case com Graça. Sargento Mor verifica a forca e manda os dragões vigiá-la. Martin conversa com padre Eurico que diz saber interpretar os avisos de Deus. Luiz Felipe conta a Micaela que Violante esta desconfiada deles e caso ele venha a matar o pai agora, ela irá suspeitar deles, ele diz que é melhor desistir e casar-se como todos o aconselham, ela lamenta. Xica manda Jacinto conseguir um menino forte e esperto e depois o manda servir uma bebida para fazer os dragões dormirem e, assim, colocar em prática o plano para salvar Das Dores.:

  193. Capítulo

  194. 25/07: Jacinto consegue fazer com que os dragões tomem a bebida e durmam, enquanto isso o menino sobe na forca e roe a corda como Xica mandou. Martin se desespera com a situação de Das Dores. Elvira prepara a porção para Zé Maria que toma e começa bicá-la como uma galinha. A fidalga cobra afeto do contratador. Fátima e Jerônimo aproveitam a saída dos Pereira para descobrirem o segredo da família.

  195. Capítulo

  196. 26/07: Xica chama Violante de falsa e a culpa por tudo que Das Dores está passando. Aconselhada por Catarina, a fidalga manda Caetana assistir ao enforcamento de Das Dores vestida com as roupas de Xica. Benguela dá pactuá de boa sorte a Martin. Xica vê Caetana e furiosa lhe arranca a peruca, quando está para lhe arrancar o vestido o contratador chega e manda Caetana para casa. O médico ignora Pereira e diz não querer mais cortejar Graça. Chega a hora de Das Dores ser enforcada.

  197. Capítulo

  198. 27/07: A corda arrebenta e Das Dores cai, Xica diz que é sinal de inocência, padre Eurico e padre Aguiar dizem que foi um sinal de Deus e que ela é inocente. Desconfiada, Violante pede para ver a corda, o contratador verifica e diz que a corda não foi cortada e perdoa Das Dores. Martin procura Xica para agradecê-la, Xica confirma ter sido a mão de Deus. Furiosa, Violante acusa Xica para o contratador que diz ser suposições e a manda ir embora. O contratador destrata a fidalga por ela achar que ele foi fraco por não ter enforcado Das Dores. Quilóa fica horrorizado ao ver na mata várias pessoas mortas com a peste. No quilombo, Severina diz que a peste ainda está longe do arraial, mais vai chegar, eles precisam conseguir uma erva como proteção. Luiz Felipe diz a Micaela que vai casar-se para poderem continuar se vendo, ela diz não conseguir viver mentindo e se despede dele. Por ciúmes de Violante, Eugênia põe fogo na manta dela. Violante questiona a atitude de Eugênia para padre Eurico. Santiago dá um anel a Elvira. Jacobino pede ajuda a Elvira para transformá-lo em fidalgo, ela o leva para Zé Maria. Úrsula encontra Xavier na mata. Das Dores e Martin se amam. Violante desconfia que Rosa pegou suas jóias. A fidalga diz ao contratador que quer casar-se já.

  199. Capítulo

  200. 28/07: O contratador diz à fidalga que marcará a data do casamento em breve. Das Dores e Martin visitam os pais que os tratam mal e os mandam embora. Violante fica sabendo que o contratador marcou a data do casamento. Micaela sofre com a decisão de Luiz Felipe de casar-se, ele também sofre e Xavier o aconselha. Zé Maria conta a Xica que o contratador vai se casar, aflita sua mãe chega e conta que a peste de Omulunú, o orixá que Xica invocou pedindo justiça, está chegando no arraial , Zé Maria se preocupa e alerta Xica, pois ela pode ser considerada bruxa. Violante acusa Rosa de roubo e a põe no tronco. Micaela está prestes a se jogar no rio quando é surpreendida pelo marido que lhe dá uma surra ,ela confessa todo nojo que diz sentir dele, ele a arrasta até em casa, Xavier procura Luiz Felipe que a socorre. Padre Eurico diz a Violante que ela é uma mulher amarga e seca, ele a aconselha a mudar, mais tarde Violante procura Micaela e diz que a odeia por invejá-la. Padre Eurico recebe a anulação do casamento de Das Dores e Martin e leva o documento até o Capitão Mor.

  201. Capítulo

  202. 29/07: O contratador tenta interceder junto a Das Dores e Martin, mas Padre Eurico diz ser uma ordem do Bispo por achar que o menino foi concebido em pecado. Damião vê Capitão Mor entrar na hospedaria e avisa Xica que vai ate lá e vê o Capitão Mor levar o menino, Martin e Das Dores choram e Xica dá bronca por eles não terem fugido com o menino. Padre Eurico e Violante dizem ao Capitão Mor que o menino tem parte com o demônio e deve ser enviado a um mosteiro, Capitão Mor os ignora e leva o menino para casa. Xavier conta a Xica que Rosa estar no tronco acusada de roubo, Xica vai até lá e Violante manda jogar água suja em Xica e Zé Maria que o acompanha. Xavier e Úrsula se encontram na mata, Xica e Damião os surpreendem e faz Xavier confessar quem pegou as jóias, mais tarde Xica vai a taberna e faz Elvira devolver as jóias. Xica dá as jóias para Xavier e pede para colocar no quarto de Violante e fazê-la encontrá-las para livrar Rosa do tronco. Micaela passa mal e Dr. Pedras a examina, o Sargento Mor chega e não gosta de encontrar o médico e Luiz Felipe no quarto. Violante encontra as jóias mais desconfia de Xavier. Xica procura o contratador para falar da peste que estar a caminho do Tijuco. Quilóa e Severina encontram um morto pela peste no rio e pede para ninguém usar a água.

  203. Capítulo

  204. 30/07: O contratador chama Dr. Pedras, Capitão Mor e Sargento Mor para tomarem medidas preventivas sobre a peste. Violante atribui a peste ao menino e procura Padre Eurico. Rosa agradece a Xica . Violante leva Padre Eurico para benzer a casa, Micaela se confessa com o Padre. Martin trás Clara para a hospedaria com medo da peste. Violante vai benzer a casa do contratador e diz à fidalga que mesmo amando o contratador quer ser sua amiga, depois conta sobre a peste. Xica diz a Zé Maria que Elvira trabalha na taberna e só está contando para ele adverti-la, pois ela pode pegar a peste se deitando com vários homens. O contratador diz a fidalga que não sente desejo por ela, e quando a beija sente algo viscoso como um encantamento ,ela desconfia do banho do jibóia. O contratador passa a noite com a fidalga quebrando o encantamento, Caetana vê e diz vingar-se da fidalga. Santiago confessa a Violante ter pego as jóias. Caetana pega um pedaço da camisa de um morto pela peste no rio e coloca junto as roupas da fidalga para contaminá-la, mais tarde a fidalga encontra o trapo e manda fazer uma limpeza no quarto.:

  205. Capítulo

  206. 01/08: O contratador manda tomarem medidas sobre a peste. Violante atribui a peste ao menino e procura Padre Eurico. Rosa agradece a Xica . Violante leva Padre Eurico para benzer a casa, Micaela se confessa com o Padre. Martin trás Clara para a hospedaria com medo da peste. Violante vai benzer a casa do contratador e diz à fidalga que mesmo amando o contratador quer ser sua amiga, depois conta sobre a peste. Xica conta a Zé Maria que Elvira trabalha na taberna e pode pegar a peste se deitando com vários homens.O contratador passa a noite com a fidalga quebrando o encantamento, Caetana vê e jura que vai se vingar dela. Santiago confessa a Violante que pegou as jóias. Caetana pega um pedaço da camisa de um morto pela peste no rio e coloca junto as roupas da fidalga para contaminá-la, mais tarde a fidalga encontra o trapo e manda fazer uma limpeza no quarto.

  207. Capítulo

  208. 02/08: A fidalga questiona Catarina sobre o banho de jibóia e a manda embora. Catarina pede para ficar mais uns dias por causa da peste e procura Violante, que lhe nega abrigo. Elvira manda Santiago embora e diz que nunca mais se deitará com ele. Zé Maria vai a taberna e surpreende Elvira com dois homens. Ele pede para ela não voltar mais lá. Luiz Felipe conta a Micaela que devido a surra que levou não poderá mais ter filhos, ela chora. O contratador leva o padre Aguiar para celebrar seu casamento com a fidalga antes que a peste chegue. Mas, ao chegar lá, já a encontra contaminada. João Fernandes manda colocar um pano vermelho na janela e impede todos de saírem de lá. Félix avisa ao Capitão Mor e ao Sargento Mor ter visto o pano vermelho na janela do contratador. No Tijuco todos ficam sabendo que a peste chegou na casa do contratador, inclusive Xica que se desespera e é confortada por Zé Maria. João Fernandes diz ao padre que vai fazer o testamento.

  209. Capítulo

  210. 03/08: O contratador confessa ao padre que mesmo em seu leito de morte jamais esqueceu Xica. Dez pessoas já morreram no Quilombo, Quilóa sai para tentar conseguir comida e encontra Damião que conta a Xica que o Quilombo está sem comida. Ela vai até a bodega de Félix e o convence a levar comida para os negros. Agonizando pela peste a fidalga confessa amar o contratador e morre. Zé Maria deixa Paulo passar as ervas em seu corpo. Violante e padre Eurico fazem uma procissão e depois vão até a casa do Capitão Mor exigir que entregue o menino, Martin e Das Dores tentam defender o filho, o povo, influenciado por Violante, se revolta e invade a casa. Aninha foge com o menino e se esconde na bodega, Félix os encontram e manda Jerônimo avisar a Martin. Aninha e o menino se escondem na hospedaria sem que ninguém os veja. Xica fica sabendo que na casa do contratador há vários mortos e decide pegar as ervas e ir até lá.

  211. Capítulo

  212. 04/08: O contratador se emociona ao ver Xica. Caetana se veste de fidalga, Xica a surpreende, ela manda Damião prendê-la junto com as galinhas. Catarina está trancada no quarto com a peste. Xica faz o remédio e passa no corpo do contratador. Catarina confessa ao Padre seus pecados e pede para falar com Xica. Félix leva comida para o Quilombo, Quilóa agradece. Ao voltar para bodega Félix encontra Graça que lhe pede um beijo, pois tem medo de morrer sem beijá-lo. Muitos escravos do contratador estão com a peste, Xica dá remédio a todos. Catarina confessa a Xica e ao Contratador que foi ela que tramou para separá-los com ajuda de Micaela que foi obrigada por Violante. Macário procura Martin para saber de Clara e a encontra na hospedaria, Macário escuta um choro de criança e Martin lhe pede segredo.

  213. Capítulo

  214. 05/08: Xica chora ao ouvir o contratador falar da morte, diz que não vai deixá-lo morrer e insiste com as ervas. Zé Maria leva comida para Maria. Dona Céu aconselha o Capitão Mor a tirar proveito da situação e matar todos na casa do contratador, pois se ele se salvar poderá atrapalhar os planos dele no contrabando de diamantes. Elvira pega o dinheiro de Jacobino e conta onde está o menino. Micaela confessa ao Padre Eurico seu amor por Luiz Felipe, o padre diz que ela esta pecando e a aconselha. Xica percebe que Caetana perdeu a cabeça pelo contratador e manda Jacinto corta-lhe a cabeça, Damião vê e fica horrorizado. Quilóa queima os mortos no Quilombo. O contratador se salva da peste, Xica manda Damião fritar a jibóia para comer. O assassino contratado por Jacobino, a mando do Capitão Mor, invade a casa do contratador, esfaqueia Damião e põe fogo na casa.

  215. Capítulo

  216. 06/08: Xica vê a casa pegando fogo e acorda a todos. O assassino procura Jacobino para receber o dinheiro pelo serviço. Quilóa chega e ajuda Xica a apagar o fogo. Apesar de muito ferido, Jacinto sobrevive. Quilóa diz a Xica que foi até lá para saber se estava viva, viu o clarão do fogo e entrou para verificar. Xica diz ao contratador que Quilóa os salvou, João Fernandes agradece. Zé Maria discute com Elvira por ela ter contado onde estava o menino, ela vai para taberna. Xica ofende Micaela por sua traição, arrependida Micaela procura padre Eurico e diz que seu amor a fez fazer mal a uma amiga e decide mudar, ela procura Luz Felipe e termina com tudo, depois procura Violante e diz não temer mais a ela pois padre Eurico a fez voltar a si. O contratador ameaça o Capitão Mor por suspeitar que ele tenha tentado mandar matá-lo. O contratador esta disposto a dar tudo que Xica pedir, ela lhe pede o mar e ele promete satisfazer seu desejo.:

  217. Capítulo

  218. 08/08: Rosa volta para casa de Xica. O contratador manda construir um mar à sua maneira para realizar o desejo de Xica. Seis meses se passaram e o mar de Xica está pronto, Zé Maria continua fiel a sua amizade com Xica e lhe dá a notícia. Xica se encanta ao ver o mar e o barco que o contratador mandou construir. Das Dores e Martin são seus convidados para a festa. Violante continua amarga e todos no arraial só falam no mar de Xica. Temendo o poder do contratador que está mais forte do que nunca junto ao rei, Capitão Mor e Dona Céu procuram se unir a Violante e o Sargento Mor. Violante sugere ao Capitão Mor que faça um relatório ao Rei contando todas as extravagâncias que o contratador andou cometendo no Arraial. Xavier coloca um cesto de frutas na porta da Igreja para atrair Úrsula, mais tarde ela o encontra e diz estar de partida para o convento

  219. Capítulo

  220. 09/08: Xica dá a luz a um menino.O contratador distribui dinheiro para as escravas de tanta felicidade. Dona Benvinda continua trancada no quarto ignorando o neto. Violante diz ao padre Eurico que num gesto de humildade visitará Xica. Zé Maria dá a carta que recebeu ao contratador. Surpreso o contratador diz que Dona Benvinda teve um romance com o conde com quem teve um filho, e que ele está vindo entregar sua herança e passar o título de conde para seu herdeiro, no caso para ele que é seu neto. O contratador distribui cestas de comida para quem visitar seu filho. Surpresa, Xica recebe Violante e a humilha lhe oferecendo uma cesta de comida, mais tarde Violante procura o contratador e diz amar seu filho, pois ele tem seus traços, ela o aconselha a enviá-lo para corte para ser criado por sua irmã e ter influências junto ao rei, pois no Arraial sempre será filho de uma escrava.

  221. Capítulo

  222. 10/08: Dona Benvinda aconselha Zé Maria a mudar a situação, imediatamente ele procura Elvira que, ao saber que pode ser condessa, volta com ele para hospedaria. Xica vai à Igreja marcar o batizado do menino e Micaela pede que Xica a perdoe. O contratador diz ao padre Aguiar que dará diamantes para que construa mais uma Igreja, Padre Eurico sugere uma Igreja para os escravos, Xica pede que mande construir uma para os negros e outra para os brancos, o contratador aceita e sem que Xica saiba pede conselho ao padre Aguiar sobre o futuro de seu filho, o padre o aconselha a enviá-lo para corte para ser criado como fidalgo. Xica diz a Zé Maria que ele será o padrinho de seu filho. Dona Benvinda recebe Elvira e a aconselha a mudar Zé Maria. Eugênia confessa amar padre Eurico e Benvinda a expulsa do quarto. O contratador tenta conversar com Xica sobre o futuro do filho. Ela logo percebe que o contratador quer tirá-lo de perto dela e se enfurece.

  223. Capítulo

  224. 11/08: Xica pede às escravas que vigiem o menino. Quilóa faz a troca de diamantes por comida com Jacobino. Violante ameaça denunciar Micaela caso ela volte a ter algo com Luiz Felipe. O contratador pede ao Padre Eurico que quando chegar a hora, que seja ele o responsável de levar seu filho até o Rio de Janeiro, o padre concorda. Em casa, o contratador pede para ficar à sós com o filho, as escravas deixam mais contam a Xica que logo corre para o quarto e pega o menino. Martin leva Das Dores para o Rio e diz que ali ,diante da natureza de Deus quer casar-se com ela. Aconselhado pelo Sargento Mor, o Capitão Mor manda Jacobino matar Martin. O Capitão Mor diz que vai matar todos os negros e pede ajuda a Jacobino para envenenar o carregamento de comida que ele ficou de entregar mas Jacobino nega. Capitão Mor compra veneno do Dr. Pedras e contrata um homem para colocá-lo na comida. Quilóa leva um cachorro para provar a comida que Jacobino estar entregando e o cachorro morre envenenado.

  225. Capítulo

  226. 12/08: Quilóa diz a Jacobino que não negociará mais com ele. Luiz Felipe diz para Violante que o Contratador ouviu seus conselhos e pensa em mandar o filho para a corte. Xica manda Rosa pegar umas ervas na mata para fazer um chá para o menino que está com desarranjo. Das Dores encontra o pai e discute com ele, depois que ela sai, Maria o encontra e ele a ameaça. Em seguida Jacobino chega e os dois discutem. Das Dores diz a Paulo que vai voltar para falar com o pai e pede que ele a espere. A mando do contratador, Macário também está na mata. Finalmente Martin chega na mata para encontrar o Capitão. Xavier ameaça Úrsula caso ela não lhe mostre o pecado original. Dona Céu se preocupa com a demora do marido. O Capitão é esfaqueado, Rosa vê e sai correndo.

  227. Capítulo

  228. 13/08: Martin chega e encontra Capitão Mor morto, Rosa sai correndo e encontra Damião que diz estar à sua procura. Macário observa Martin que se suja de sangue ao verificar o corpo. Das Dores pede a Paulo que não conte para Martin que ela conversou com o pai. Macário conta ao contratador que o Capitão está morto e Martin esteve lá. O contratador paga a Macário pelo seu silêncio e o dragão entrega um pente de cabelo que encontrou na mata. Jacobino pede a Benguela que minta dizendo que ele esteve na taberna a tarde toda, Benguela pede sua alforria em troca. Martin conta a Das Dores que o Capitão está morto, ela pergunta por que está sujo de sangue, ele explica e desconfia de Das Dores que nega ter matado o pai. O contratador conta a Xica que se livrou de um traficante. Luiz Felipe pede a Micaela que volte para ele, ela se recusa. Preocupada Dona Céu procura o contratador e pede que faça uma busca pois seu marido está desaparecido. O Sargento Mor sai para procurá-lo e encontra o capitão com um saco de diamantes sobre o corpo. Dona Céu acusa Martin.:

  229. Capítulo

  230. 15/08: O contratador diz para Dona Céu que ela não tem provas para acusar Martin. Isabel e Aninha choram a morte do pai, a mãe promete vingança. Zé Maria conta a Xica sobre a morte do Capitão Mor, ela se preocupa com o contratador. Joaquina e Fátima sentem as dores do parto. O Quilombo fica sabendo da morte do Capitão. Violante visita Dona Céu e diz que vai escrever uma carta para o governador pedindo a prisão Martin. O contratador diz a Luiz Felipe que tem motivos para acreditar que Martin é culpado, mais prefere esperar a reação de todos, Violante chega para falar com o contratador. O conde está a caminho do Arraial acompanhado de sete noviças. Das Dores pede a Martin que fuja, pois ele pode ser acusado, mas ele continua achando que ela matou o pai. O contratador afronta Violante e diz que nada fará até ter provas, ela fica furiosa, ele a beija e Violante acaba desmaiando nos braços do pai. Joaquina dá a luz a um menino, Maria também faz o parto de Fátima. Das Dores vai ao velório do pai e é insultada.

  231. Capítulo

  232. 16/08: Aninha defende Das Dores, Padre Eurico intercede junto a Das Dores. A caminho do Arraial o conde encontra uma mulher desmaiada e a socorre. Micaela presta solidariedade a Das Dores. Violante tem febre após ter sido beijada pelo contratador, Luiz Felipe acha que ela está delirando e procura o contratador que confirma ter beijado Violante . Luiz Felipe diz que sua irmã delira achando que ele a ama. O contratador diz admirar sua força e quis experimentar um beijo dela, Luiz Felipe diz que ele guarda um sentimento confuso por ela, Xica escuta tudo e mais tarde pede ao contratador que a beije, quando ele se aproxima Xica diz que ele cheira a esterco. O Conde chega ao Arraial e na hospedaria conhece Elvira e Zé Maria, de quem cobra o herdeiro. Benvinda chega e se mostra feliz ao ver o Conde. Xica insulta o contratador servindo titica de galinha, e diz que é o que ele merece depois de ter beijado Violante. Ele se defende, diz ter beijado por raiva e beija Xica que se tranca no quarto e não o deixa entrar ,ele dorme com duas escravas. Benvinda conversa com o Conde que pede ajuda para a mulher que socorreu no caminho, Benvinda se alegra ao ver a mulher ,pois sabe que ela é sua aliada para continuar com as bruxarias. Das Dores ignora Martin. Fátima dá a luz a uma menina branca. Dona Céu conversa com Jacobino e pede que lhe entregue os diamantes que eram de seu marido pois, caso contrário, o denunciará.

  233. Capítulo

  234. 17/08: Jacobino diz a Dona Céu que se desmascará-lo sujará o nome do marido, ela diz não se importar com a desmoralização, uma vez que Das Dores já o fez. Jacobino diz ter uma fortuna e pede para casar-se com Isabel, ela nega. Jacobino diz que pagará pelos diamantes do Capitão . Benvinda conversa com sua aliada. Zé Maria se preocupa com o herdeiro que o Conde está lhe cobrando e pensa em procurar Xica. Violante ainda delira com o beijo que o contratador lhe deu. O contratador diz ao Sargento Mor que tem certeza que o Capitão traficava diamantes, mais como Martin é o suspeito mandará prendê-lo, caso ele tente sair do Arraial, e pede que observe quem visita Dona Céu. O contratador visita Violante e diz que a beijou para calar-lhe a boca, por raiva, e pede que a perdoe, ela volta a dizer que um dia será sua esposa. Xica encontra Martin e lhe dá alguns diamantes para fugir, os dragões escondidos observam os dois, mais tarde Martin conta para Das Dores que vai fugir e divide os diamantes com ela. Joaquina não tem leite, Guiomar pede a Fátima que seja a ama de leite do menino, Guiomar fica surpresa ao ver que a menina de Fátima é branca e desconfia do marido. Dona Céu pede ao contratador para partir, ele nega, pois o crime ainda não foi solucionado. Elvira procura Xica para lhe pedir perdão. Ela diz que só a perdoará depois que lamber o chão em que pisa. O Conde conhece Xica, que o convida para um passeio em seu barco. Martin procura Félix e pede ajuda para fugir.

  235. Capítulo

  236. 18/08: Félix decide ajudar Martin , Pereira escuta e depois que Martin sai adverte o genro que diz que não deixará o amigo na mão, mais tarde Pereira conta ao Sargento Mor que Martin tentará fugir ajudado por seu genro. O Conde agradece a Xica pelo passeio e mais tarde, na hospedaria, diz que ela é uma macaca. Zé Maria se ofende. Violante diz a Micaela que convidou o Conde para merendar e vai desmascarar Elvira e Zé Maria. Micaela acha um absurdo e diz que não ficará para ver tanta maldade. Benvinda e sua aliada tentam convencer Eugênia a roubar a alma de padre Eurico, Eugênia chora. Violante recebe o Conde e conta toda verdade a respeito do neto e sua mulher. Micaela encontra Luiz Felipe no rio e os dois acabam se beijando. Xica pede ao contratador que escolha o nome para o filho, ele diz que o batizará de Bartolomeu em homenagem a um grande amigo. Na hospedaria, o Conde conversa com Zé Maria que confirma o que Violante disse, mais promete fazer o possível para lhe dar um herdeiro. Martin e Das Dores se amam antes dele partir. Na estrada, Sargento Mor manda os dragões furarem os sacos que Félix está transportando matando os porcos que ele carregava, mais tarde ele conta a Martin e diz que estava certo em desconfiar do sogro. Jerônimo se decepciona ao ver que a menina de Fátima não é sua filha.

  237. Capítulo

  238. 19/08: Xica percebe o contratador diferente e comenta com a mãe. Martin volta para a hospedaria e conta para Das Dores o que aconteceu. Xica manda Jacinto ficar de olho nas escravas para não se oferecerem para o contratador. O Conde pede Violante em casamento, ela diz que vai pensar. Eugênia diz a padre Eurico que teme por ele, pois o ama, ele tenta beijá-la, ela foge. Violante procura padre Eurico para aconselhá-la e percebe que ele chorou. Elvira e Zé Maria ficam sabendo que o Conde pediu Violante em casamento. Dona Céu insiste em acusar Martin e pede ao contratador que investigue a morte de seu marido, ele manda buscar Martin para ser interrogado. Das Dores tenta ver o filho e sua mãe a acusa de ter matado o pai. Zé Maria procura Xica que diz ter uma idéia para que ele consiga se deitar com Elvira.

  239. Capítulo

  240. 20/08: Xica pede a Zé Maria que mande Elvira lhe procurar, pois só contará a ela a idéia que teve. Quilóa desconfia que Maria possa ter matado o Capitão. Maria procura Jacobino para negociar os diamantes com os negros, ele manda esperar, pois podem desconfiar agora que o Capitão foi assassinado. Maria procura Félix para negociar os diamantes em troca de comida, ele diz que se Quilóa tiver alguma coisa a ver com a morte do Capitão não fará mais negócio com ele, Maria lhe assegura que não. Úrsula encontra Xavier na mata, ela vai embora após ouvir alguém tossindo, Xavier encontra a aliada de Benvinda que se insinua para ele e o beija. Micaela aconselha Violante a não se casar com o Conde. Xica aconselha Elvira a seduzir Paulo e Zé Maria ao mesmo tempo. Martin é interrogado e se diz inocente. O Conde diz a Benvinda que já sabe a verdade sobre o neto e decidiu casar-se com Violante, ela fica indignada e confessa ter matado seus filhos com bruxaria e fará o mesmo com filho de Violante, ofendido ele pede abrigo ao contratador. Dona Céu diz ao contratador que Martin recebeu um recado de seu marido para ir a seu encontro, o contratador manda chamar o menino para confirmar. Santiago se oferece para dar um filho a Elvira, ela se ofende e lhe dá uma bofetada. Xica recebe o Conde e o hospeda em sua casa. Para proteger Martin, Macário atira ao ver o capataz levando o menino para ser interrogado.:

  241. Capítulo

  242. 15/08: O contratador diz para Dona Céu que ela não tem provas para acusar Martin. Isabel e Aninha choram a morte do pai, a mãe promete vingança. Zé Maria conta a Xica sobre a morte do Capitão Mor, ela se preocupa com o contratador. Joaquina e Fátima sentem as dores do parto. O Quilombo fica sabendo da morte do Capitão. Violante visita Dona Céu e diz que vai escrever uma carta para o governador pedindo a prisão Martin. O contratador diz a Luiz Felipe que tem motivos para acreditar que Martin é culpado, mais prefere esperar a reação de todos, Violante chega para falar com o contratador. O conde está a caminho do Arraial acompanhado de sete noviças. Das Dores pede a Martin que fuja, pois ele pode ser acusado, mas ele continua achando que ela matou o pai. O contratador afronta Violante e diz que nada fará até ter provas, ela fica furiosa, ele a beija e Violante acaba desmaiando nos braços do pai. Joaquina dá a luz a um menino, Maria também faz o parto de Fátima. Das Dores vai ao velório do pai e é insultada.

  243. Capítulo

  244. 16/08: Aninha defende Das Dores, Padre Eurico intercede junto a Das Dores. A caminho do Arraial o conde encontra uma mulher desmaiada e a socorre. Micaela presta solidariedade a Das Dores. Violante tem febre após ter sido beijada pelo contratador, Luiz Felipe acha que ela está delirando e procura o contratador que confirma ter beijado Violante . Luiz Felipe diz que sua irmã delira achando que ele a ama. O contratador diz admirar sua força e quis experimentar um beijo dela, Luiz Felipe diz que ele guarda um sentimento confuso por ela, Xica escuta tudo e mais tarde pede ao contratador que a beije, quando ele se aproxima Xica diz que ele cheira a esterco. O Conde chega ao Arraial e na hospedaria conhece Elvira e Zé Maria, de quem cobra o herdeiro. Benvinda chega e se mostra feliz ao ver o Conde. Xica insulta o contratador servindo titica de galinha, e diz que é o que ele merece depois de ter beijado Violante. Ele se defende, diz ter beijado por raiva e beija Xica que se tranca no quarto e não o deixa entrar ,ele dorme com duas escravas. Benvinda conversa com o Conde que pede ajuda para a mulher que socorreu no caminho, Benvinda se alegra ao ver a mulher ,pois sabe que ela é sua aliada para continuar com as bruxarias. Das Dores ignora Martin. Fátima dá a luz a uma menina branca. Dona Céu conversa com Jacobino e pede que lhe entregue os diamantes que eram de seu marido pois, caso contrário, o denunciará.

  245. Capítulo

  246. 17/08: Jacobino diz a Dona Céu que se desmascará-lo sujará o nome do marido, ela diz não se importar com a desmoralização, uma vez que Das Dores já o fez. Jacobino diz ter uma fortuna e pede para casar-se com Isabel, ela nega. Jacobino diz que pagará pelos diamantes do Capitão . Benvinda conversa com sua aliada. Zé Maria se preocupa com o herdeiro que o Conde está lhe cobrando e pensa em procurar Xica. Violante ainda delira com o beijo que o contratador lhe deu. O contratador diz ao Sargento Mor que tem certeza que o Capitão traficava diamantes, mais como Martin é o suspeito mandará prendê-lo, caso ele tente sair do Arraial, e pede que observe quem visita Dona Céu. O contratador visita Violante e diz que a beijou para calar-lhe a boca, por raiva, e pede que a perdoe, ela volta a dizer que um dia será sua esposa. Xica encontra Martin e lhe dá alguns diamantes para fugir, os dragões escondidos observam os dois, mais tarde Martin conta para Das Dores que vai fugir e divide os diamantes com ela. Joaquina não tem leite, Guiomar pede a Fátima que seja a ama de leite do menino, Guiomar fica surpresa ao ver que a menina de Fátima é branca e desconfia do marido. Dona Céu pede ao contratador para partir, ele nega, pois o crime ainda não foi solucionado. Elvira procura Xica para lhe pedir perdão. Ela diz que só a perdoará depois que lamber o chão em que pisa. O Conde conhece Xica, que o convida para um passeio em seu barco. Martin procura Félix e pede ajuda para fugir.

  247. Capítulo

  248. 18/08: Félix decide ajudar Martin , Pereira escuta e depois que Martin sai adverte o genro que diz que não deixará o amigo na mão, mais tarde Pereira conta ao Sargento Mor que Martin tentará fugir ajudado por seu genro. O Conde agradece a Xica pelo passeio e mais tarde, na hospedaria, diz que ela é uma macaca. Zé Maria se ofende. Violante diz a Micaela que convidou o Conde para merendar e vai desmascarar Elvira e Zé Maria. Micaela acha um absurdo e diz que não ficará para ver tanta maldade. Benvinda e sua aliada tentam convencer Eugênia a roubar a alma de padre Eurico, Eugênia chora. Violante recebe o Conde e conta toda verdade a respeito do neto e sua mulher. Micaela encontra Luiz Felipe no rio e os dois acabam se beijando. Xica pede ao contratador que escolha o nome para o filho, ele diz que o batizará de Bartolomeu em homenagem a um grande amigo. Na hospedaria, o Conde conversa com Zé Maria que confirma o que Violante disse, mais promete fazer o possível para lhe dar um herdeiro. Martin e Das Dores se amam antes dele partir. Na estrada, Sargento Mor manda os dragões furarem os sacos que Félix está transportando matando os porcos que ele carregava, mais tarde ele conta a Martin e diz que estava certo em desconfiar do sogro. Jerônimo se decepciona ao ver que a menina de Fátima não é sua filha.

  249. Capítulo

  250. 19/08: Xica percebe o contratador diferente e comenta com a mãe. Martin volta para a hospedaria e conta para Das Dores o que aconteceu. Xica manda Jacinto ficar de olho nas escravas para não se oferecerem para o contratador. O Conde pede Violante em casamento, ela diz que vai pensar. Eugênia diz a padre Eurico que teme por ele, pois o ama, ele tenta beijá-la, ela foge. Violante procura padre Eurico para aconselhá-la e percebe que ele chorou. Elvira e Zé Maria ficam sabendo que o Conde pediu Violante em casamento. Dona Céu insiste em acusar Martin e pede ao contratador que investigue a morte de seu marido, ele manda buscar Martin para ser interrogado. Das Dores tenta ver o filho e sua mãe a acusa de ter matado o pai. Zé Maria procura Xica que diz ter uma idéia para que ele consiga se deitar com Elvira.

  251. Capítulo

  252. 20/08: Xica pede a Zé Maria que mande Elvira lhe procurar, pois só contará a ela a idéia que teve. Quilóa desconfia que Maria possa ter matado o Capitão. Maria procura Jacobino para negociar os diamantes com os negros, ele manda esperar, pois podem desconfiar agora que o Capitão foi assassinado. Maria procura Félix para negociar os diamantes em troca de comida, ele diz que se Quilóa tiver alguma coisa a ver com a morte do Capitão não fará mais negócio com ele, Maria lhe assegura que não. Úrsula encontra Xavier na mata, ela vai embora após ouvir alguém tossindo, Xavier encontra a aliada de Benvinda que se insinua para ele e o beija. Micaela aconselha Violante a não se casar com o Conde. Xica aconselha Elvira a seduzir Paulo e Zé Maria ao mesmo tempo. Martin é interrogado e se diz inocente. O Conde diz a Benvinda que já sabe a verdade sobre o neto e decidiu casar-se com Violante, ela fica indignada e confessa ter matado seus filhos com bruxaria e fará o mesmo com filho de Violante, ofendido ele pede abrigo ao contratador. Dona Céu diz ao contratador que Martin recebeu um recado de seu marido para ir a seu encontro, o contratador manda chamar o menino para confirmar. Santiago se oferece para dar um filho a Elvira, ela se ofende e lhe dá uma bofetada. Xica recebe o Conde e o hospeda em sua casa. Para proteger Martin, Macário atira ao ver o capataz levando o menino para ser interrogado.:

  253. Capítulo

  254. 22/08: Macário fere o capataz sem que ele veja e manda o menino para o quilombo, Macário diz ao contratador ter feito o que fez por saber que Martin não matou o Capitão. Padre Eurico se preocupa com a tristeza de Eugênia que é pressionada por Benvinda e sua aliada. Violante visita Joaquina, e após falar com Graça decide não se casar com o Conde. O contratador se alegra ao saber que Violante não aceitou o pedido de casamento, Xica diz ao Conde que ele se saiu muito bem com a recusa, pois Violante é uma cobra. O contratador pede, em segredo, ao Conde que leve seu filho para sua irmã quando partir do Arraial. Elvira conta a Zé Maria a proposta de Santiago, ele se recusa a aceitar. Das Dores pede a Martin que finjam estarem brigados para ela tentar se aproximar da mãe e conseguir o filho de volta. Dona Céu chama Jacobino e diz temer, pois seu capataz foi ferido, ele oferece ajuda em troca da mão de Isabel, ela aceita e pede a ele que continue negociando os diamantes com os negros.

  255. Capítulo

  256. 23/08: Xica toma café no barco com o Conde e Zé Maria. Elvira se insinua para Paulo. Xica diz ao Conde que logo terá um herdeiro. Luiz Felipe conversa com Violante e ambos abrem o coração, mais tarde Micaela adverte Luiz Felipe para tomar cuidado com a irmã. Martin finge brigar com Das Dores e bate nela em público, Padre Aguiar chega e os separa. Das Dores confessa ao Padre ter inventado tudo para recuperar o filho. Guiomar procura Violante para propor o casamento entre Luiz Felipe e Graça, ao ouvir Micaela deixa cair a xícara de chá, Violante diz que vai falar com seu pai a respeito. Félix fica sabendo dos planos de Guiomar para Graça. Padre Eurico e Padre Aguiar procuram convencer Dona Céu a aceitar Das Dores de volta, achando conveniente casá-la com Jacobino. Ela aceita a filha de volta. Martin conta a verdade a Zé Maria. O Conde faz o testamento, e diz a Zé Maria que ele tem treze meses para lhe dá um herdeiro. O contratador interroga Maria e manda prendê-la sem que ninguém saiba, pois ela se nega a dizer os nomes dos envolvidos no tráfico de diamantes. Dona Céu se encontra com Jacobino para falar das negociações com os negros e propor o casamento entre ele e Das Dores.

  257. Capítulo

  258. 24/08: Aninha escuta Dona Céu oferecer Das Dores em casamento para Jacobino, que promete pensar no assunto. Aninha conta para Das Dores. Graça não gosta da idéia de ser cortejada. Luiz Felipe diz a Violante que vai refletir sobre a proposta de Guiomar e pede que não comente nada com o pai. Félix pede a Graça que não aceite o pretendente. Pereira continua se deitando com Fátima, Jerônimo não gosta. Violante e o pai pressionam Luiz Felipe a cortejar Graça, sem querer, ele diz que precisa terminar o compromisso com sua noiva em Portugal, seu pai pede a Violante que o ajude escrevendo-lhe uma carta, e por enquanto vai apresentar Santiago a Graça. Elvira pede a Paulo que lhe prepare um banho, Zé Maria os observam. Sargento Mor pede a Dona Céu que deixe Xavier firmar compromisso com Isabel, ela diz que vai pensar. Sargento Mor e sua família observam Jacobino entrando na casa de Dona Céu. Jacobino diz que aceita se casar com Das Dores, que fica indignada com a decisão da mãe. Céu, irredutível, ameaça proibi-la de voltar a ver o filho caso não aceite Jacobino como seu marido. Zé Maria sente ciúmes de Elvira e Paulo e se aconselha com Martin. Pereira ameaça bater em Graça caso ela se recuse a conhecer Santiago.

  259. Capítulo

  260. 25/08: Graça conhece Santiago. Quilóa procura Rosa para saber de Maria que desapareceu. Rosa conta a Xica que pergunta ao contratador que nega saber. Presa, o contratador insiste com Maria para que ela revele os nomes dos traficantes de diamantes, ela se nega a falar. Eugênia pede ao padre Eurico que fuja , pois corre perigo, Úrsula vê. Micaela aproveita que está só com Luiz Felipe e pede que ele mate o pai. Violante chega e desconfia dele com a madrasta, ele nega. Das Dores diz aceitar casar-se com Jacobino para pegar o filho nos braços. Úrsula pede ao padre Eurico que converse com Eugênia pois está muito assustada. Úrsula encontra Fausta, aliada de Benvinda, que procura por Eugênia, Desconfiada Úrsula diz não saber. O Conde procura Benvinda para pedir perdão mas ela não aceita. Xica se preocupa com sumiço da mãe e fala de suas desconfianças para Zé Maria. Úrsula encontra Xavier na mata, se deita com ele e pratica o pecado original. Fausta vê e quando Úrsula vai embora ela faz com que Xavier lhe beije o umbigo fazendo com que esqueça o que aconteceu entre ele e Úrsula. Jacobino diz a Benguela que vai se casar. Dona Céu permite o compromisso entre Isabel e Xavier. Luiz Felipe encontra Micaela na Igreja e pede para tomarem cuidado com Violante pois ela está muito desconfiada, Violante chega.

  261. Capítulo

  262. 26/08: Micaela vê Violante antes que ela os vejam e empurra Luiz Felipe para a sacristia. Santiago pede a Violante que o ajude a convencer o pai a lhe dar a herança para casar-se com Elvira. Indignada Violante diz que fará com que ele se case e procura o contratador. Violante diz que Santiago lhe roubou umas jóias para dar a Elvira e pede para que ele ordene Santiago a casar-se com uma das noviças enviadas pelo Conde e que não tem vocação religiosa, Violante também pede que o contratador envie o neto de Dona Céu para um mosteiro. O contratador procura Dona Céu e sugere que ela envie o menino para família dela em Vila Rica pois teme pelo menino, Dona Céu diz precisar do menino para limpar o nome da família. Elvira provoca ciúmes em Zé Maria com Paulo. Maria pede a Macário que avise Xica que ela está presa, ele diz não poder. Elvira toma banho de rio com Paulo e Zé Maria. Enfeitiçado por Fausta, Xavier ignora Úrsula. Graça pede a Félix que pense em algo para evitar o casamento dela. Jacobino corteja Das Dores, Dona Céu diz que devolverá o filho dela quando se casar com Jacobino.

  263. Capítulo

  264. 27/08: A pedido de Violante o contratador procura o padre Eurico para saber da noviça que se casará com Santiago. Úrsula decide ficar um pouco mais no Arraial com a noviça Pia para fazer companhia a seu tio, padre Aguiar. O contratador conversa com Santiago que diz casar-se com a noviça Agnes, mais não perdoará Violante. Agnes diz ser de família e mostra um medalhão de Rubis que possui. Luiz Felipe diz a Micaela que fingirá a corte para Graça para ninguém desconfiar quando ele matar o pai. O contratador conversa com o Conde e diz que após o batizado do filho ele poderá partir levando o menino para ser criado por sua irmã. Benguela procura Martin e diz que Jacobino vai se casar com Das Dores, ele ameaça matar Jacobino, Zé Maria o aconselha a desistir, Benguela parece doente e Zé Maria pergunta se ela está bem. Martin diz a Zé Maria que acha que Das Dores aceitou se casar com Jacobino para se salvar, pois desconfia que ela tenha matado o pai e Jacobino tenha visto. O conde se despede de Benvinda, ambos se perdoam, Elvira e Zé Maria prometem o herdeiro. Santiago se casa com Agnes. Xica batiza o filho e convida todos para festa em sua casa. Santiago cobra o dote a Agnes que diz que seu pai só lhe deixou o medalhão, Xica oferece diamantes a Santiago mais Violante não o deixa aceitar. Luiz Felipe conhece Graça e se mostra gentil, Micaela vê e fica enciumada. Das Dores diz a Aninha que se casará para recuperar o filho.:

  265. Capítulo

  266. 29/08: Xica dá as ervas para Jacinto colocar na água e diz que ninguém chegará a morrer. Violante elogia a atitude do contratador por ter enviado o filho para a corte. Das Dores fala com padre Aguiar, que marca um encontro entre ela e Martin. Maria é solta e conta para Xica que foi presa pelo contratador. Ao amanhecer todos percebem que a água está estragada. O contratador fica sabendo do que está acontecendo e desconfia de Xica. Todos vão até o mar de Xica lhe pedir água. Humilhada por Xica, Violante vai embora sem água. Dona Céu também é humilhada por Xica que a faz carregar água. Das Dores diz a Martin que se casará para ter o filho de volta. Decepcionado, ele a acusa de querer resolver tudo sozinha. Indignada com Xica, Violante diz ao pai que escreverá uma carta ao Rei. Elvira pede água a Xica , ela joga tudo que Elvira lhe fez na cara e depois lhe joga água na cabeça.

  267. Capítulo

  268. 30/08: Luiz Felipe aconselha o contratador a tomar uma atitude com relação a Xica. Ele diz que Xica está se vingando dele e confessa que a ama pelos seus extremos. Zé Maria se ofende com a atitude de Xica e rompe sua amizade com ela. Pereira e sua família também são humilhados por Xica, que impõe condições para que peguem água. Violante, completamente embriagada, ofende Micaela e insinua, diante do pai, que existe algo entre ela e Luiz Felipe. Martin vê Jacobino falando com Das Dores e, enfurecido, se joga em cima dele para brigar e Jacobino o espanca, Zé Maria o socorre. Com sêde, Eugênia toma água benta na Igreja. Violante, bêbada, volta até o mar de Xica. As duas brigam e se estapeiam, o contratador chega e contorna a situação. Em casa o contratador termina rindo da situação e beija Xica. Benvinda não concorda com o médico e afirma que Martin vai ficar se recuperar. Fausta enfeitiça Clara e a usa para seduzir dois dragões, depois elas bebem o sangue deles. Santiago diz a Agnes que teme ter contraído uma doença e não pode deitar-se com ela. Até que as fontes do Arraial estejam limpas, todos podem pegar água no mar de Xica. Elvira e Zé Maria se beijam. Sargento Mor questiona Luiz Felipe sobre o que Violante disse quando estava bêbada. Ele nega qualquer envolvimento com Micaela e o pai afirma que seria capaz de matar a mulher caso seja traído por ela.

  269. Capítulo

  270. 31/08: O contratador ordena ao Sargento Mor que lhe entregue todas as cartas que forem enviadas, pois pressente que está sendo traído. Macário comunica que dois dragões foram encontrados mortos e sem uma gota de sangue. Sargento Mor suspeita de Eugênia. O Sargento Mor aconselha Violante a não enviar a carta ao Rei, pois certamente o contratador a lerá. Astuta, ela diz que a enviará pois conhece um truque. Xica se arrepende de ter brigado com Zé Maria e pede a sua mãe que vá buscá-lo. Zé Maria diz que Xica mudou e se nega a perdoá-la. Eugênia é acusada de bruxa mas o padre Eurico a defende. Úrsula vê Xavier conversando com Isabel na Igreja e fica enciumada. Depois conversa com ele e marcam mais um encontro na mata. Fátima é chicoteada por ter bebido a água de Xica. Luiz Felipe adverte o contratador sobre a carta que Violante escreveu. Violante diz a Dona Céu que não permite que Xavier faça parte da mesma família de Jacobino e desfaz o compromisso entre ele e Isabel. Temendo ir para um convento, Isabel procura Úrsula, que trama contra os dois e faz com que Dona Céu os surpreenda na mata. Úrsula se diverte com o ocorrido mais logo depois leva umas palmadas de Xavier. Benguela procura o Dr. Pedras. Depois de examiná-la ele diz que o que tem parece grave e sem cura. Desconfiado, o contratador procura Violante para saber da carta, ela diz que o traiu.

  271. Capítulo

  272. 01/09: Violante diz ao contratador que usou um estratagema para contar tudo que está acontecendo no Tijuco para um primo, amigo do Rei. O contratador diz que nunca a perdoará pelo que fez, mais tarde ele conta a Xica o que está acontecendo e pede a ela que se controle pois ele poderá perder o posto de contratador. Xica o consola e pede que lhe faça outro filho, quem sabe uma menina para viver a seu lado. Padre Eurico pressiona Eugênia a dizer quem é a bebedora de sangue, ela diz que está com medo. Fausta e Benvinda tramam para que Eugênia consiga a alma do padre. Isabel procura Úrsula para culpá-la e dizer que a odeia, depois ela procura Xavier e pede que fuja com ela ,pois não quer ir para o convento. Xavier se nega, ela vai embora e no caminho é abordada por Fausta e Clara que a enfeitiçam e lhes sugam o sangue. Luiz Felipe e sua família jantam com os portugueses. Isabel é encontrada desmaiada e ao voltar a si diz à mãe que esteve no céu. Xavier fica sabendo que Úrsula tramou contra ele e Isabel e diz a ela que vai se casar com Isabel. Isabel está pronta para partir para um convento, Aninha percebe a irmã gelada e diferente, Xavier chega e diz que se casará com ela, Isabel diz que prefere ir para um convento e vai embora, no caminho ela mata a escrava que a acompanhava sugando-lhe o sangue. Zé Maria conta a Martin que Jacobino traficava diamantes com o Capitão Mor e, tentando saber algo mais ele pede a Elvira que descubra com Jacobino que relação ele tem com Dona Céu. Para ajudar o contratador Xica pede à mãe que descubra quem matou o Capitão Mor.

  273. Capítulo

  274. 02/09: Xica diz à Mãe que desconfia que Jacobino tenha matado o Capitão Mor. Elvira encontra-se com Jacobino mas ele não conta nada. Agnes sofre com o desprezo de Santiago. Xavier encontra Úrsula na mata e se deita com ela, Fausta vê, e quando Xavier vai até o rio tomar água ela o enfeitiça fazendo ele esquecer tudo que aconteceu, Úrsula se ofende. Pressionada a se casar, Graça propõe a Félix que fujam juntos, mas ele diz que não pode abandonar o filho. Sargento Mor pede a Luiz Felipe que evite falar com Micaela. Luis Felipe compra veneno do Dr. Pedras e pede a Micaela para guardar. Maria encontra-se com Félix para negociar comida, ele explica que o carregamento ainda não chegou, que a comida que tem é do sogro. Quilóa decide invadir a casa dos portugueses para roubar comida. Mais uma vez Fausta enfeitiça Xavier. Elvira sugere a Paulo que se deite com ela e Zé Maria ao mesmo tempo. Violante desconfia da atitude de Padre Eurico. O contratador diz a Luiz Felipe que está se sentindo fraco. Como havia prometido a Elvira, Zé Maria deita-se nu, ela lhe dá aguardente para encorajá-lo, Paulo chega.

  275. Capítulo

  276. 03/09: Zé Maria dorme depois de tomar a aguardente que Elvira lhe deu, Paulo chega e enfurecida ela manda o escravo embora. Quilóa invade a casa dos portugueses para roubar mantimentos, Pereira vai com Félix falar com o contratador que promete tomar providências. Félix procura Martin para falar de seus planos para libertar o Arraial das mãos da coroa portuguesa e pede para que o leve até o rei do Quilombo, Martin o aconselha a falar com Xica. Das Dores diz à mãe que tem nojo de Jacobino, Céu diz que não se importa com sua opinião. Luiz Felipe aconselha o contratador a punir o culpado pela morte do Capitão Mor para demonstrar firmeza. Martin pede a Zé Maria que traga das Dores para vê-lo. Félix propõe a Xica e Zé Maria que se unam contra a coroa portuguesa, Xica o chama de traidor mais logo é advertida pela mãe que defende a idéia de Félix, Damião escuta tudo. Jacobino marca a data do casamento. Luiz Felipe diz a Micaela que, para não levantar suspeitas, ficará noivo de Graça. Micaela sugere que fujam mas ele diz que serão perseguidos. Violante ameaça Luiz Felipe, ele cala sua boca dizendo que vai se casar com Graça. Damião conta ao contratador a conversa que ouviu entre Xica e Félix. O contratador conversa com Xica e exige que não se envolva nesse assunto. Xica pede a ele que não prenda Félix. Zé Maria ajuda Martin a se encontrar com Das Dores.:

  277. Capítulo

  278. 05/09: Das Dores diz a Martin que Jacobino marcou a data do casamento e os dois passam a noite juntos. Elvira mente para Zé Maria dizendo que na noite anterior ele agiu como macho, ele diz que não se lembra de nada. Xica manda Jacinto buscar Zé Maria na hospedaria mas ele se nega a ir. Xica pede a Jacinto que fale com Paulo para que convença Zé Maria a ir falar com ela. Paulo convence Zé Maria que vai até Xica. Xica diz a Zé Maria que lhe quer muito bem e fazem as pazes. Ela diz ao amigo que precisam ajudar Félix. Luiz Felipe e sua família jantam com os portugueses. Santiago procura Benguela para saber se o que ela tem é grave, depois procura Elvira e diz que a deixará em paz e lhe pede um beijo de despedida. Luiz Felipe pede Graça em casamento, Violante se sente aliviada. Em casa Micaela deseja felicidades a Luiz Felipe e depois toma o veneno que ele tinha pedido para ela guardar e futuramente matar o pai.

  279. Capítulo

  280. 06/09: Félix se reúne na bodega com alguns aliados para defender seus ideais. Martin se encontra com Das Dores e em seguida vai para reunião na bodega, Macário vê e, como o contratador havia pedido, chama o regimento. Zé Maria e Paulo presenciam a cena. Micaela é encontrada desmaiada mas com vida, Luiz Felipe se desespera. O Dr Pedras a socorre e Violante fica desconfiada. Zé Maria entra na bodega e avisa Félix que estão cercados. O contratador diz a Xica que está noite fará algo que agradará o rei e o manterá no posto. Dona Céu surpreende Das Dores chegando e ela confessa ter ido se encontrar com Martin para dizer que se casará com Jacobino. Luiz Felipe pergunta ao médico por que não lhe vendeu um veneno puro, ele diz que ele poderia vir a se arrepender de tentar matar a pessoa e assim teria tempo de salvá-la. Ele pede que lhe venda um veneno puro, o médico se nega. O contratador e o regimento invadem a bodega e surpreendem todos com as mucamas de Xica, ele dá ordem de prisão. Pereira chega em defesa de Félix convencendo o Sargento Mor a ajudá-lo já que farão parte da mesma família, o Sargento Mor diz que não tem motivos para prender os homens já que estavam se divertindo com as escravas, o contratador fica furioso e manda soltá-los. Em casa Félix diz a Pereira que está na hora de se unirem contra o rei que só explora os moradores do arraial. Pereira não concorda. Em casa o contratador acusa Xica de traição e pede que nunca mais o faça, ela se justifica dizendo que fez por amor. Paulina diz a Martin que está preocupada com Clara, Fausta diz que está cuidando dela. Sargento Mor diz a Micaela que ela o envergonhou. O contratador diz ao Sargento Mor que o destruirá antes que ele o destrua, Sargento Mor o acusa de ter matado o Capitão Mor.

  281. Capítulo

  282. 07/09: Sargento Mor afronta o contratador que se defende da acusação. Micaela se confessa com o Padre Eurico. Ele diz que, como padre, tem o dever de falar com Luiz Felipe. Violante ofende Micaela. Padre Eurico conversa com Luiz Felipe que confessa seu amor por Micaela. Violante aconselha o pai a prender Micaela no quarto. Graça encontra-se com Félix e diz que se casará com Luiz Felipe. Elvira conta a Zé Maria que mentiu sobre a noite passada, para confortá-la ele resolve tomar banho de rio com ela e Paulo. Luiz Felipe fica indignado ao ver Micaela presa na cama. Félix diz a Martin que tomará mais cuidado, mas não desistirá de lutar. Mais tarde ele se encontra com Quiloa na mata e é vigiado por um dragão que, logo depois é pego pelos negros. Félix faz um acordo com Quilóa. Benvinda pede a Rosa que vá até o rio levar uma garrafa de vinho para Zé Maria. O dragão tem os olhos arrancados pelos negros e o contratador fica furioso com a afronta. Úrsula diz a Xavier que suspeita que está grávida, ele diz que nunca se deitou com ela. Violante fica sabendo que o contratador já não é bem visto pelo rei. Das Dores confessa ao Padre que se casará com Jacobino mais nunca se deitará com ele. Violante procura o contratador e diz que quer ajudá-lo porque o ama.

  283. Capítulo

  284. 08/09: Violante sugere ao contratador que faça algo grandioso para impressionar o Rei, e aproveita para colocá-lo contra Xica dizendo que deve pressioná-la a entregar os negros. O contratador pede a Xica que entregue os negros do Quilombo, ela diz que por amor a ele fará o que pede. Maria diz a Quilóa e Severina que recebeu um sinal de que algo está para acontecer. Padre Eurico desconfia que na hospedaria tem algo que Eugênia teme e chama Violante para ir até lá. Benvinda finge que está muito doente, Violante vai embora mas diz ao Padre que não confia em Benvinda. Clara diz a Fausta que quer o sangue de Xica. Zé Maria procura Xica todo descomposto e diz que o vinho que tomou o fez dormir. Elvira vai à Igreja e diz ao Padre que não tem coragem de contar o que fez. Paulo também está desolado e Rosa tenta descobrir o que aconteceu no rio para os três estarem tão estranhos. Graça encontra-se com Felix, que diz que fugirá com ela e o filho. Ela diz que não terá coragem. Jerônimo manda Fátima descobrir o que seu Pereira guarda dentro do baú. Úrsula encontra Xavier na mata e ele pede para aprender mais coisas. Guiomar surpreende Fátima tentando abrir o baú e a manda sair. Micaela pede a Luiz Felipe que não a beije mais. Xica conta à mãe o que está acontecendo e pede a ela que previna os negros do Quilombo. O contratador recebe carta do rei.

  285. Capítulo

  286. 09/09: O contratador recebe carta do Rei onde ele comunica que enviará um representante para inspecioná-lo. Xica diz que vai ajudá-lo indicando o caminho do Quilombo para os dragões invadirem. O Sargento Mor e Violante ficam sabendo que o Rei enviará um representante. Martin procura Dona Céu para pedir por Das Dores, ela o acusa de assassino e o expulsa de sua casa. Zé Maria fica sabendo que Elvira mudou de quarto. Quilóa recebe o recado de Xica para abandonarem o Quilombo mas diz a Severina que agirá como um rei ficando de tocaia para derrotar os dragões. Xica conversa com a mãe e Damião escuta. A família portuguesa fica preocupada com a vinda do representante do Rei. Graça recebe o anel de noivado de Luiz Felipe. Benvinda manda Fausta e Clara conseguirem mais sangue. Eugênia chama o padre Eurico para irem embora do Arraial, mas ele se nega. O contratador, sua comitiva e Xica saem à caminho do Quilombo, os negros de tocaia avisam a Severina que Xica está junto, ela manda não contar a Quilóa, pois Xica é uma traidora. Sem saber que Xica está na comitiva Quilóa manda os negros atacarem, no tiroteio Xica é ferida.

  287. Capítulo

  288. 10/09: Um negro avisa Quilóa que Xica estava junto com a comitiva e que foi ferida, ele se desespera, Severina diz que Xica é uma traidora, mas ele diz que não deixará Xica morrer e dá ordem ao negros para parem o ataque. Dr. Pedras salva Xica. Sargento Mor diz a Violante que a expedição foi um fracasso, que há vários dragões feridos e que Xica levou um tiro, Violante diz que ajudará os feridos. Severina diz a Quilóa que mais uma vez ele não defendeu seu povo. O contratador diz a Xica que errou colocando-a em perigo, mais tarde ele procura Violante, diz que por influência dela colocou a vida de Xica em perigo e deixa claro que jamais se casaria com ela. Violante fica arrasada. Maria diz a Xica que não se pode ficar dos dois lados. O contratador fica preocupado com a morte de tantos dragões. Félix e Martin comemoram a atitude dos negros. Jacobino beija Das Dores à força, Martin vê e corre para brigar com ele mas Félix o impede. Luiz Felipe diz a Micaela que a ama, ela pede que saia de seu quarto. Zé Maria e Rosa visitam Xica. Violante diz a Luiz Felipe que só soltará Micaela após o casamento dele. Úrsula encontra Xavier e diz que está grávida dele. Quilóa procura Maria e pede para ver Xica.:

  289. Capítulo

  290. 12/09: Xica acusa Quilóa de traição e o manda embora. Maria diz para Quilóa que ele envergonhou seu povo, ao voltar para o Quilombo, Severina diz que ele não será mais Rei. Pia surpreende Úrsula beijando Xavier na Igreja e corre para contar ao padre Aguiar, Úrsula chega e pede para que ela não fale nada, Pia disfarça. Jacobino confessa a Santiago que está apaixonado e pede que o ajude a conseguir um título de nobreza. Martin está enfurecido com Jacobino. Elvira está disposta a ir embora, Zé Maria a impede prometendo tentar mais uma vez consumar o casamento. Benvinda manda Fausta roubar a alma de Padre Eurico. Martin pede a Xica que o ajude a recuperar Das Dores das mãos de Jacobino. Xica conta ao contratador que Jacobino junto com o Capitão Mor comprava diamantes dos negros, que eram intermediados por sua mãe e desconfia que ele pode ter matado o Capitão. Xica pede ao contratador que não prenda sua mãe. Jacobino pede desculpas a Das Dores por tê-la beijado e a convida para ver uma casa. Padre Eurico fica horrorizado ao ver Micaela presa e discute com Violante. Ao voltar para Igreja ele é surpreendido por Fausta que tenta roubar seu sangue, Eugênia chega e o defende. Jacobino agarra Das Dores à força.

  291. Capítulo

  292. 13/09: Jacobino tenta abusar de Das Dores, que se defende e é ajudada por Ana. Martin vê Das Dores chegar em casa com Jacobino. Ela conta à mãe o que aconteceu mas Céu a ignora dizendo que não se importa pois não é sua mãe. Jacobino é preso e diz ao contratador que sabe muito sobre várias pessoas do Arraial. Violante se preocupa com a prisão de Jacobino pois ela já precisou de seus serviços e ele pode abrir a boca. Das Dores fica indignada ao ver sua mãe preparando comida para levar para Jacobino, as duas discutem e Dona Céu lhe dá uma bofetada. Quilóa conversa com Félix e diz não ser mais Rei. Joaquina descobre que Graça se encontrou com seu marido e, furiosa, briga com a irmã. Padre Eurico visita Micaela e ela pede que fale com Luiz Felipe para deixá-la em paz, Luiz Felipe se recusa. O contratador fica espantado ao ver Dona Céu trazendo comida para o suspeito da morte de seu marido. Violante encontra-se com Elvira para pedir que a ajude a tirar Jacobino da prisão.

  293. Capítulo

  294. 14/09: Elvira diz a Violante que viu Paulina lavar uma camisa de Martin suja de sangue no dia da morte do Capitão, Violante pede que lhe consiga a camisa. Martin chama Das Dores para fugir, ela aceita. Paulina surpreende Elvira no quarto de Martin, que mais tarde entrega a camisa a Violante. Benguela depõe a favor de Jacobino, o contratador põe os dois frente a frente e diz não acreditar em Benguela. Violante chega com a camisa de Martin dizendo que Jacobino é inocente. Paulo conta a Elvira que sente admiração por ela, os dois se beijam e são surpreendidos por Zé Maria, Elvira e Paulo tentam se defender. Benvinda diz a Clara que ela já pode se vingar de Xica. Elvira conta a Zé Maria que entregou Martin para Violante. Jacobino é solto e o contratador diz a Violante que ela desceu muito baixo para ajudar um homem daqueles. Graça encontra Luiz Felipe na Igreja e confessa que ama outro homem. Luiz Felipe diz que a livrará do casamento, e mais tarde diz a Micaela que matará seu pai para ficar com ela. Fausta tenta seduzir padre Eurico e Eugênia vê. Clara vai até Xica e tenta lhe roubar o sangue, Maria defende Xica e Damião mata Clara com um tiro. Martin é capturado pelos Dragões.

  295. Capítulo

  296. 15/09: Zé Maria cumpre o prometido e leva Das Dores, o filho e Ana ao encontro de Martin. Jacobino os surpreende, diz que Martin foi preso sob a acusação de ter matado o Capitão Mor e obriga Das Dores a se casar com ele. Martin confessa que a camisa é sua mas jura que é inocente. Luiz Felipe desfaz o noivado com Graça. Das Dores diz a Zé Maria que Martin pode se condenar achando que ela é culpada, mais ela é inocente e pede que ele o convença a contar a verdade sobre aquele dia, pois nada devem para temer. Elvira se diz arrependida pelo que fez, Zé Maria diz que no momento não poderá perdoá-la. Xica fica sabendo que Martin está preso e Maria conta que Violante comprou o silêncio de Jacobino ajudando-o a sair da prisão. Padre Eurico conta ao padre Aguiar que está sendo tentado por uma mulher e que sentiu desejo, padre Aguiar pede a ele que reze. Eugênia ouve e mais tarde o beija. Luiz Felipe conta que rompeu o noivado, Violante ameaça Micaela dizendo que contará toda a verdade caso ela não se mate para salvar o irmão. Micaela aceita o trato e Violante pede ao pai que a solte com o pretexto de levá-la ao casamento de Jacobino. Xavier manda Úrsula se certificar se realmente está grávida, ela diz que falará com Xica.

  297. Capítulo

  298. 16/09: Micaela pede a Luiz Felipe que a encontre no rio mais tarde. Das Dores se casa com Jacobino. Micaela pede ao Sargento Mor para sair da festa e ir para casa, pois não se sente bem, depois ela diz a Violante que irá cumprir o trato se matando no rio. Jacobino alforria Benguela e a deixa tomando conta da taverna. Martin se desespera ao saber que Das Dores se casou. Xica pede à mãe que examine Úrsula para saber se ela está grávida, Maria diz que ela não está, Úrsula pede segredo, pois fará com que Xavier se case com ela. Luiz Felipe encontra Micaela no rio, ela diz amá-lo e pede um beijo como se fosse o último. Sargento Mor chega em casa e não encontra Micaela, ele decide ir procurá-la no rio, Violante tenta impedir mais não consegue. Micaela e Luiz Felipe se amam quando o Sargento Mor chega e os surpreende. Luiz Felipe diz que se amam, Sargento Mor aponta a arma para o filho, os dois brigam e Luiz Felipe o mata. Violante pede a Santiago para procurar o pai. Micaela volta para casa e Luiz Felipe vai para taverna. Das Dores se recusa a se deitar com Jacobino e diz que fez votos de castidade. Xavier e Santiago vão a taverna procurar o pai e encontram Luiz Felipe que se junta a eles para procurá-lo. Ao amanhecer eles procuram o contratador para contar que o pai desapareceu. Félix encontra o corpo do Sargento no rio.

  299. Capítulo

  300. 17/09: Félix procura o contratador e diz que encontrou o corpo do Sargento Mor, o contratador manda chamar Luiz Felipe e Dr. Pedras para verem o corpo. Luiz Felipe disfarça e diz que ele caiu no rio se afogando, o médico desconfia quando vê o ferimento na cabeça, mas acaba confirmando que ele se afogou. Violante se desespera ao ver o corpo do pai e diz não acreditar que ele se afogou, Luiz Felipe lhe dá uma bofetada. O contratador se certifica com o médico se o Sargento Mor morreu afogado, ele diz que não, o contratador lhe dá dinheiro para ele assegurar que foi um acidente, pois o representante do rei está para chegar. Das Dores jura para mãe que fez votos para não se deitar com Jacobino. Inconformada, Violante pergunta ao Dr. Pedras se o pai pode ter sido assassinado, o médico afirma que foi um acidente. Jacobino procura padre Aguiar que confirma que Das Dores fez votos com uma Santa para não deitar-se com ele, e deixa claro que se ele não respeitar será excomungado. O contratador pede para Xica agir como uma fidalga e visite a família do Sargento Mor para dar os pêsames. Úrsula consola Xavier e aproveita para dizer que está grávida. Violante impede Xica de entrar na Igreja, Luiz Felipe e Micaela aceitam os pêsames de Xica, Zé Maria leva Xica para a Hospedaria. Das Dores encontra Zé Maria e pede que diga a Martin que fez votos para não se deitar com Jacobino, Martin fica sabendo e se alegra. Violante flagra Luiz Felipe e Micaela conversando.:

  301. Capítulo

  302. 19/09: Violante e Micaela discutem, Luiz Felipe pede que respeitem o corpo. Xica diz a Zé Maria que está preocupada com a vinda do representante do rei, pois teme pelo contratador. O representante do rei chega ao Arraial acompanhado do novo Capitão Mor e sua esposa enferma, Sem saber que é o Conde, Violante diz que não deveria perturbar o velório de seu pai, o Conde manda prendê-la, o contratador pede que se apresentem, ele diz ser o Conde Valadares acompanhado do novo Capitão Mor, tudo se esclarece e Violante é solta. O Conde se hospeda na casa do contratador e conhece Xica, mais tarde Rosa diz a Xica que ele não gostou dela e vai ser um osso duro de roer. O Capitão Mor e sua esposa enferma vão para hospedaria, ele pede para que ninguém a incomode pois sua esposa não pode ver a luz do sol. A família portuguesa se preocupa com a chegada do Conde. Fátima conta a Jerônimo que pede que ela fale com Félix, mais tarde Pereira abusa de Fátima. Micaela conta a Luiz Felipe que ia se matar no dia em que ele matou o pai. Das Dores se defende das garras de Jacobino. O Conde questiona o contratador e diz que ele nunca derrotou os negros do quilombo porque aprecia os negros. Xica diz ao contratador que o conde é falso.

  303. Capítulo

  304. 20/09: Xica sugere ao contratador que rompa com o rei e liberte o Arraial. Ele acha a idéia absurda e pede a Xica que nunca mais fale neste assunto. Benvinda manda Fausta entrar nos sonhos de padre Eurico para roubar-lhe a alma, Padre Eurico acorda assustado e pede ao Padre Aguiar para se confessar. Violante se desculpa com o Conde e o convida para jantar em sua casa. O novo rei do Quilombo quer atacar o arraial, Quilóa escuta e tenta impedir mas Severina diz que ele não é mais o rei. Félix conversa com Jerônimo que pede a ele que fale com o Sr. Pereira para que o dê de presente ao novo Conde. Benguela fica sabendo que o que tem não é grave. Dr. Pedras chantageia Luiz Felipe e lhe pede dinheiro. O Capitão Mor, o contratador e o Conde visitam Dona Céu, ela diz que não vem sendo tratada como se deve pelo contratador, Jacobino aproveita para falar de seu problema com Das Dores, o Conde diz que esse assunto não é com ele. Padre Eurico diz a Eugênia que a ama e está em dúvida sobre sua vocação. Benvinda dá uma porção afrodisíaca a Zé Maria para desperta-lhe desejo para que ele possa lhe dar o herdeiro. Luiz Felipe pede dinheiro emprestado ao contratador.

  305. Capítulo

  306. 21/09: Luiz Felipe diz ao contratador que tem uma dívida de jogo e precisa de dinheiro para saldá-la. Úrsula insiste em se casar com Xavier mas ele continua se negando. Padre Eurico diz a Padre Aguiar que ama Eugênia, mais nunca traiu seus votos. Padre Aguiar promete averiguar se ele pode deixar o hábito. Zé Maria prepara a porção que ganhou de sua avô, Paulina usa e tenta seduzir o Capitão Mor que a ignora, Zé Maria está pronto para usar junto com Elvira e Paulo quando descobre que Paulina está diferente. O Conde agradece o jantar a Violante e a provoca, mais tarde o contratador conta que ela foi sua noiva. Das Dores se defende das garras de Jacobino. Xica diz ao Conde que lhe oferecerá uma recepção em seu barco. Felix tenta convencer Pereira a vender Jerônimo para o contratador para ele presentear o Conde. Benguela conta a Santiago que não está doente. Uma escrava entra no quarto do Conde para lhe fazer um agrado e ele atira matando a escrava. Luiz Felipe paga ao médico. Violante surpreende Micaela e Luiz Felipe conversando. Félix oferece Jerônimo a Xica para ser presenteado ao Conde. Martin é interrogado pelo Conde.

  307. Capítulo

  308. 22/09: Mesmo inocente Martin assume a culpa e pede para ser logo condenado. Das Dores se desespera ao saber da prisão de Martin. Zé Maria culpa Elvira pela condenação de Martin. Dona Céu diz a Das Dores que vai embora e ela pode ficar com o filho e com Ana. Jerônimo se alegra ao saber que vai ser escravo do Conde. Das Dores pede a Padre Aguiar que interceda junto ao contratador para que possa ver Martin, pois só ela poderá salvá-lo. Padre Aguiar pede a Padre Eurico para não falar com Eugênia até receber resposta do Bispo sobre sua situação, ele explica a Eugênia o que está acontecendo. Úrsula ouve a conversa e conta para Xavier que conta a Violante que vai até a Igreja falar com Padre Eurico. Das Dores diz a Martin que é inocente e que havia mais alguém na mata, Martin pede que ela fale com Xica. Xica diz ao conde que não acredita que Martin seja culpado, Rosa escuta, fica nervosa e derruba a comida em cima de Xica. O contratador presenteia o Conde com Jerônimo. Violante questiona Padre Eurico, porque Eugênia e não ela, ele diz que ela carrega algo de mal no coração, furiosa ela diz que não que mais ser mais sua amiga e que já escreveu a um inquisidor . Violante escuta Luiz Felipe com Micaela no quarto.

  309. Capítulo

  310. 23/09: Das Dores procura Xica e diz que Martin é inocente, Xica diz que vai pensar numa maneira de ajudá-lo. Fausta observa a mulher do Capitão pela fresta da porta como Benvinda pediu. Dr Pedras continua chantageando Luiz Felipe e exige muito dinheiro em troca de seu silêncio. Violante pergunta a Micaela o que Dr Pedras tem para tratar com Luiz Felipe. Na recepção no barco, o Conde diz ao contratador que ele ostenta mais que o Rei com o mar e o barco. Violante convida o Conde para ir até a sua casa, o contratador se preocupa. Micaela encontra Luiz Felipe que diz que Dr. Pedras lhe pediu mais dinheiro, ela lhe dá o colar de esmeraldas que foi da avó dele. Violante conversa com o Conde e cobra dele uma atitude com relação aos desmandos de Xica e na falta de autoridade do contratador, mais tarde o Conde tira o poder do contratador e diz que ele agora estará à frente do Tijuco. Em casa o contratador diz para Xica que não tem mais poder. Luiz Felipe encontra Violante na Igreja e conta o que o Conde fez ao contratador. Luiz Felipe entrega o colar a Dr. Pedras. O Conde demite Luiz Felipe e manda chamar Zé Maria.

  311. Capítulo

  312. 24/09: Benvinda fica sabendo que a esposa do Capitão Mor tem e diz a Fausta que ele agora está em suas mãos. Dona Céu diz a Das Dores que sente alívio em partir. Micaela e Luiz Felipe decidem acabar com o médico. O Conde entrega a Zé Maria uma carta de seu avô, o Conde da Barca, prorrogando o prazo para que ele lhe dê um herdeiro. O Conde convida Zé Maria para trabalhar com ele mas exige que haja como o fidalgo que é, fechando a hospedaria e se afastando de Xica. O contratador se encontra com Violante e sugere que se case com ela para recuperar o poder. Ele diz que jamais será seu esposo e Violante diz que ele terá seu ódio. Xica manda as escravas jogarem Violante no rio. Zé Maria fecha a hospedaria e manda Fausta e Paulina embora. Úrsula prepara uma armadilha para Xavier junto com Pia. Violante dá queixa de Xica ao Conde que dá ordem a Zé Maria para que resolva o assunto. O Conde tortura Martin para que conte a verdade, Zé Maria vê e intercede contando que Das Dores também esteve lá no dia da morte do capitão, Martin diz a Zé Maria que nunca o perdoará por ter falado. Jacobino entrega um baú com ouro a Dona Céu. Das Dores é chamada para interrogatório. O Conde acha graça e diz já ter visto aqueles olhos, ela diz que ele se enganou pois já está há muito tempo no Arraial, Jerônimo desmente Graça. Padre Aguiar pede ajuda a Zé Maria para encontrar Úrsula que finge ter sido atacada por Xavier.:

  313. Capítulo

  314. 26/09: O Capitão Mor joga com Dr. Pedras, que perde o colar no jogo. Capitão Mor é chamado para resolver o caso de Úrsula que diz ter sido atacada por Xavier. Dr. Pedras é morto por Luiz Felipe que deixa cair a arma no local. Padre Aguiar e o Capitão Mor vão até a casa de Xavier para prendê-lo. Violante defende o irmão e promete levá-lo para depor no dia seguinte. Luiz Felipe chega muito assustado. Ao sair da casa de Violante o Capitão Mor encontra o corpo do Dr. Pedras e a arma. Violante procura o Conde para falar de Xavier e fica sabendo que o médico foi assassinado. Micaela manda Luiz Felipe recuperar o colar, os dois brigam e se batem. Xica diz ao contratador que Zé Maria o traiu, pois está trabalhando para o Conde. Xica pede ao contratador que compre armas para libertar o Tijuco, ele pergunta se ela pode fazer isto em segredo, ela diz que sim e pede a ajuda da mãe que está de acordo em derrotar o Conde. Dona Céu está de partida e diz a Jacobino que a chave para ter Das Dores é o filho dela. Das Dores é interrogada frente a frente com Martin. Maria conversa com Severina sobre a compra de armas. Xica conversa com Felix. Zé Maria sugere ao conde interrogar Benguela. Dona Céu é roubada pelos tropeiros de Jacobino que fica sabendo que Benguela foi chamada para interrogatório.

  315. Capítulo

  316. 27/09: Jacobino encontra Benguela no rio e tenta matá-la, ela promete não dizer nada. Dona Céu volta para casa e diz que foi roubada. Xavier é interrogado e se diz inocente, o Conde manda aguardar e diz que se ele for culpado perderá as partes tornando-se um eunuco. Fausta e Paulina se abrigam na bodega de Félix . Ele pede a Paulina que tome conta do estabelecimento pois tem que sair para comprar um grande carregamento. Jacobino finge surpresa ao ver Dona Céu e a expulsa de casa, ela pede pousada a Elvira que nega. Zé Maria sugere a Elvira que seduza o Capitão Mor ao invés de Paulo pois assim será mais fácil conseguir um herdeiro. Luiz Felipe vai até a casa do Dr. Pedras procurar o colar e é surpreendido pelo Capitão Mor. Elvira se veste como condessa e usa o colar de esmeraldas que o Capitão Mor vendeu a Zé Maria. Xavier pede ajuda a Xica para provar sua inocência. Zé Maria diz a Martin que suspeita do contratador na morte do capitão, mais ficará calada. Benguela é interrogada e presa. Jacobino procura Benvinda, a acusa de ser bruxa e faz ameaças caso não o ajude a ter Das Dores, ao sair Jacobino ameaça Zé Maria que é defendido por Paulo. Padre Eurico diz a Úrsula que duvida dela. Para provocar Violante, Xica vai até o Conde defender Xavier, Violante chega e a insulta.

  317. Capítulo

  318. 28/09: Xica defende Xavier dizendo que Úrsula é uma safada, Violante a insulta e Xica vai embora. O Conde faz um pacto com Violante dizendo que não cortará as partes de Xavier só o obrigará a se casar, mas em troca pede que ela o auxilie a provar os desmandos de Xica e do contratador, ele promete apressar a abertura do testamento do Sargento Mor. Violante e Luiz Felipe querem que Xavier se case, ele se recusa. Fátima consegue abrir o baú e entrega a Jerônimo um castiçal com a estrela de Davi. Félix negocia com o novo rei do Quilombo. Martin é solto. Damião trai Xica fazendo acordo com Violante e contando tudo que sabe. Dona Céu pede abrigo a Luiz Felipe que cede. Micaela acusa Luiz Felipe de agir igual seu pai. Violante diz a Dona Céu que o Capitão Mor traficava diamantes mas ela nega. Jacobino usa o filho de Das Dores para ameaçá-la. Ela pede a Ana que fale com Xica. Martin diz a Zé Maria que ele mudou muito, mas continua grato a ele por tê-lo ajudado. Martin decide alugar uma casa para morar com a irmã. Ana diz a Xica que Das Dores quer vê-la. Jerônimo entrega o castiçal ao Conde e diz ser de Pereira. O Conde pede a Zé Maria que fale com Xica e peça para não fazer alarde quando vier ao Arraial, Xica insulta Zé Maria e o contratador questiona a atitude do Conde. Xica aconselha Das Dores. O Conde mostra o castiçal a Zé Maria e ao Capitão Mor e diz que agirá na surdina. Pereira dá falta do castiçal. Violante procura o Contratador.

  319. Capítulo

  320. 29/09: Violante acusa o contratador de ter matado o Capitão Mor e em troca do seu silêncio pede que ele se case com ela, ele tenta enforcá-la e a manda embora. Xica convida Zé Maria e o Conde para jantar em sua casa. Fausta vai morar com Martin e Paulina. Jacobino tenta abusar de Das Dores e ela faz o que Xica lhe aconselhou. No jantar, Xica faz intrigas entre Zé Maria e o Conde dizendo que Zé Maria sabia algo de Jacobino e omitiu para o Conde. Martin procura o Conde para interceder por Das Dores. O Conde convida Zé Maria para desfrutar de duas mucamas. Félix diz a Graça que partirá com a mulher e o filho, Graça diz que os cristãos novos como ela e a família se são pegos são torturados, os dois se beijam. Joaquina diz a Félix que espera mais um filho. Maria aconselha Xica a não denunciar Jacobino, pois ele pode entregá-la. Com ciúmes do Capitão Mor, Paulo pede a Zé Maria que o venda. Padre Eurico desmascara Úrsula. Xavier encontra Fausta na porta da Igreja. Violante discute com Elvira ao vê-la com o colar que pertenceu a sua avó, Zé Maria defende Elvira, Violante culpa Santiago, o Capitão Mor observa a reação de Luiz Felipe, Zé Maria joga o colar nos pés de Violante e Luiz Felipe pega. O Conde aprecia a beleza de Das Dores. Xavier diz não a Úrsula, Luiz Felipe o expulsa de casa. O Capitão Mor chantageia Luiz Felipe.

  321. Capítulo

  322. 30/09: O Capitão Mor acusa Luiz Felipe de ter matado o Dr. Pedras e o chantageia. Luiz Felipe conta a Micaela a conversa que teve com o Capitão Mor e diz que por causa dela já matou dois homens. Ele a agride e depois pede perdão. Xica dá abrigo a Xavier. O conde convida Dona Céu para morar em sua casa mas em troca ele quer Das Dores. Jacobino é preso. Santiago nega que tenha roubado o colar. Violante pergunta a Benvida como Elvira adquiriu o colar. Padre Aguiar diz a Padre Eurico que todos os padres que negaram a batina morreram e avisa que o Bispo está desconfiado. Padre Eurico diz que nestas condições não abandonará o hábito, ele tenta explicar a situação a Eugênia, que sai correndo. O Conde se mostra interessado em Das Dores, ela se esquiva e deixa claro que se fosse livre correria para os braços de Martin. O Conde muda o alvo soltando Jacobino e diz a Zé Maria que acabará com Martin, Zé Maria fica indignado com o capricho do Conde. Violante toca no assunto do colar e irrita Luiz Felipe. Zé Maria procura Xica e o contratador e diz que o Conde pretende enforcar Martin par ficar com Das Dores. Félix diz aos negros que precisa partir, os negros estão dispostos a atacar o Arraial. Damião encontra Violante. Joaquina surpreende Félix com Graça e cai da escada.

  323. Capítulo

  324. 01/10: Das Dores e Ana ficam surpresas ao ver Jacobino de volta. Fausta diz a Martin que vai ajudá-lo a ver Das Dores. Capitão Mor interroga Benguela e a induz a acusar Martin. Pereira culpa Félix por Joaquina ter caído, Benvinda socorre Joaquina e diz que ela perdeu o filho. Das Dores vê Martin. Joaquina diz que não perdoa Graça. Das Dores diz a Martin que o Conde prometeu ajudá-la. Ao sair da casa de Das Dores, Martin é preso pelo Capitão Mor que torturou Benguela até que ela o acusasse. Paulo pede para ser vendido. Xavier está adorando se hospedar na casa de Xica. Xica questiona o contratador sobre a morte do Capitão Mor, ele diz ainda não pode falar sobre o assunto. Padre Eurico se preocupa com Eugênia e Padre Aguiar se oferece para procurá-la. Fausta encontra Eugênia e manda ela procurar Benvinda. Padre Aguiar leva Eugênia para Igreja. Dona Céu depõe contra Martin. O Conde diz a Das Dores que Martin confessou o crime quando se deitava com Benguela. O contratador encontra Macário e lhe dá diamantes e roupas para fugir, pois ele matou o Capitão Mor a seu pedido, Macário diz que não pode matá-lo, pois ele já estava morto quando chegou ao local, e diz que Martin também é inocente pois chegou depois. O Conde oferece dinheiro a Jacobino para comprar Das Dores.:

  325. Capítulo

  326. 03/10: Jacobino se ofende com o Conde e manda ele engolir o dinheiro. Elvira vende Paulo para Jacobino. Fátima nega para Pereira que tenha pego o castiçal. Félix diz a Graça que não se verão mais. O contratador conta a Xica o que aconteceu. Xavier se diverte com as escravas. Úrsula fica sabendo que Xavier está na casa de Xica. O Conde manda Zé Maria destruir Jacobino. Violante pergunta a Zé Maria como conseguiu o colar, ele diz que o comprou do Capitão Mor. O contratador dá dinheiro a Maria para que compre munição e mate o Conde e diz que quando recuperar o posto ela terá que sair do Arraial. Benvinda diz a Violante que descobrirá como o Capitão Mor conseguiu o colar e deixa claro que mais tarde cobrará pelo favor. Zé Maria fecha a taverna e recebe apoio dos Padres e Violante. Benvinda descobre que a mulher do Capitão Mor tem lepra, ela diz que vai tentar ajudá-lo, mas pede que conte a Violante como conseguiu o colar. Violante surpreende Luiz Felipe e Micaela se beijando, Luiz Felipe bate na irmã, que jura denunciá-los. Zé Maria surpreende o Capitão Mor tomando banho. Benguela conta a Xica que Zé Maria fechou a taverna. Violante diz a Micaela que nunca serão felizes.

  327. Capítulo

  328. 04/10: Luiz Felipe procura o Conde e pede que abra o testamento de seu pai, pois sua irmã, Violante, está enlouquecendo. O Capitão Mor desconfia. Violante, procura Padre Eurico e diz que Luiz Felipe e Micaela são amantes. Xica e Zé Maria se confrontam, pois ela pede que ele reabra a taverna e ele se nega, Xica o ameaça com um escândalo e antes de ir embora derrama lavagem sobre Zé Maria. O Conde ordena a Zé Maria que tome uma atitude para impedir o escândalo que Xica ameaça fazer. Capitão Mor conta a Violante como conseguiu o colar, mais tarde ela questiona Micaela como o colar foi parar na mão de Luiz Felipe, ela se nega a falar. Benvinda obriga Eugênia a conseguir a alma de Padre Eurico. Martin pede a Zé Maria que proteja Das Dores e seu filho. Influenciada pelo Conde, Das Dores acha que Martin a traiu com Benguela. Jacobino bate em Das Dores ao vê-la conversando com o Conde. Violante pede ao Conde que entre na casa do médico. Xica combina o escândalo que pretende armar com Benguela. Úrsula encontra Xavier. Guiomar tortura Fátima para descobrir sobre o castiçal, Fátima revela que a menina é filha de Pereira. Guiomar ameaça a criança, Félix pega a menina. Benvinda diz ao Capitão Mor que sua esposa não tem cura e dá um remédio para matá-la. Xica arma um escândalo com desfile de escravas nuas, o contratador defende Xica.

  329. Capítulo

  330. 05/10: Benguela ajuda Xica no escândalo desfilando com as meretrizes nuas. O Conde se sente desmoralizado e manda Zé Maria reverter a situação. Úrsula tira proveito da situação e cai nos braços de Macário, Xavier os surpreende e briga com o dragão, Úrsula se diverte. Félix dá a menina de Fátima a Benguela. Jacobino pede a Benvinda que lhe ensine uma bruxaria par se deitar com Das Dores. Benguela se interessa por Paulo que a ignora, mais tarde ela mexe na bruxaria que Jacobino preparou para Das Dores e Paulo e outros homens começam a se interessar por ela. Começa a leitura do testamento de Cabral que dividiu sua herança entre Violante e Luiz Felipe. O Capitão Mor pede muito dinheiro a Luiz Felipe. Das Dores foge das garras de Jacobino e seu feitiço. Violante procura provas do colar na casa do médico. Padre Aguiar dá água benta para Das Dores se proteger das bruxarias de Jacobino. Benguela diz a Elvira que pegou uma menina branca para criar e desperta em Elvira a idéia de adotar uma criança e fingir ser dela e de Zé Maria. Benvinda ensina outra bruxaria a Jacobino, Das Dores se defende jogando água benta, ele diz que perdeu a macheza e procura Benvinda para trazê-la de volta. Violante encontra o bloco de anotações do médico.

  331. Capítulo

  332. 06/10: Violante fica surpresa ao ler algo no bloco do médico. Ela volta para casa e não comenta nada com o irmão, mas Luiz Felipe descobre que ela esteve na casa do médico e briga com ela. Maria diz ao contratador que os negros estão prontos para atacar o Arraial, Damião ouve a conversa. O contratador confirma a Xica o ataque. Paulo quer voltar para Zé Maria. O Capitão Mor dá chá com remédio para matar a esposa. Violante mostra as anotações para Santiago onde consta que Luiz Felipe lhe pagou uma quantia. Violante pede ajuda a Santiago alegando que se Luiz Felipe morrer ele herdará sua herança. Micaela sugere a Luiz Felipe que mate Violante antes que ela descubra tudo. Jacobino recupera a macheza e ameaça Das Dores com uma faca. Benvinda e Fausta ajudam o Capitão Mor a se livrar do corpo de sua mulher. O Capitão Mor diz a Zé Maria e ao Conde que sua mulher partiu do Arraial, Zé Maria diz que vai ser pai. Luiz Felipe paga ao contratador e diz que vai se casar. Xavier ouve a conversa e os dois acabam brigando, o contratador desconfia de Luiz Felipe. Jacobino se aconselha com Padre Aguiar e o religiosos chega à conclusão que ele está apaixonado por Das Dores. Dona Céu visita Das Dores para agradar o Conde, ao sair ela encontra Jacobino e os dois se confrontam. Luiz Felipe está prestes a empurrar Violante pela janela.

  333. Capítulo

  334. 07/10: Santiago entra no quarto e Luiz Felipe se assusta, Violante o questiona. Santiago diz à irmã que Luiz Felipe deu uma carta de crédito de trezentos mil reis ao Capitão Mor, Violante pede a ele que vigie o Capitão Mor. Luiz Felipe e Micaela procuram padre Eurico para marcarem a data do casamento, o padre diz que precisam de uma autorização do bispo. Violante pede ao Conde que impeça Luiz Felipe de controlar sua herança. O conde manda Zé Maria apressar o julgamento de Martin. Zé Maria conta a Martin que o Conde se apaixonou por Das Dores. O Contratador conversa com Das Dores e pede que lhe conte tudo sobre o dia da morte do pai dela. Maria diz que Ogum mandou um sinal e é melhor adiar o ataque, Quilóa dá uma outra sugestão aos negros. Rosa diz a Xica que o contratador combinou com Maria de mandá-la embora do Arraial após o ataque, Xica manda prender a mãe, que conta os novos planos do contratador e pede para ir embora. Jacobino encontra o contratador saindo de sua casa. Luiz Felipe discute com Micaela. Santiago observa o Capitão Mor e Fausta saindo com um corpo e mostra para Violante que manda segui-los. Xica questiona o contratador sobre a trama dele com sua mãe e discutem. Santiago conta a Violante que o Capitão Mor escondeu o corpo.

  335. Capítulo

  336. 08/10: Os negros roubam todo carregamento de comida destinado ao Arraial. Maria conta a nova estratégia ao contratador que pede a Jacinto que cuide do estoque de comida da casa, Damião ouve. No Arraial o conde fica sabendo que os tropeiros foram mortos e roubados e ordena a Zé Maria que culpe Xica. Zé Maria visita Das Dores, conta que o Conde está apaixonado por ela e a aconselha a mudar de atitude usando de seu poder de sedução para conseguir tudo que quer. Violante comenta com padre Eurico sobre suas suspeitas de que Luiz Felipe esteja envolvido na morte do pai. Jerônimo confessa a Felix ter pego o castiçal e propõe trocá-lo pela alforria de Fátima. Violante procura o contratador e pede que fale sobre a morte de seu pai, o contratador conta a verdade e pede que ela o perdoe pois agiu politicamente. Micaela tira o luto e Violante a questiona. Macário passeia na mata com Úrsula e Xavier os vê. Jacobino fica surpreso com a mudança de Das Dores que visita o Conde e pede para ver Martin. Das Dores trata mal Martin e diz que vai depor contra ele. O Capitão Mor presencia a conversa e, impressionado, conta ao Conde. O contratador conversa com Xica e diz que Violante suspeita que o pai tenha sido assassinado, Xica fica enfurecida ao saber que ele se encontrou com Violante. Xavier conversa com o contratador que sente ciúmes dele com Xica. Violante e Santiago descobrem o corpo da mulher do Capitão Mor.:

  337. Capítulo

  338. 10/10: Violante diz ao Capitão Mor que descobriu seu segredo e, em troca de seu silêncio, pede que lhe conte o que sabe. O Conde se reúne com Violante e Luiz Felipe para comunicar a ele que sua irmã não quer que controle seu dinheiro. Das Dores diz aos padres que está se aproveitando do assédio do Conde para por em prática uma estratégia, e pede apoio ao Padre Aguiar. Jacobino fica entusiasmado com a atitude de Das Dores. Benguela insiste em se deitar com Paulo que acaba cedendo mas na hora não consegue, pois só pensa em voltar para Zé Maria. Luiz Felipe ameaça Santiago com uma faca. Elvira pede a Jacobino para não vender Paulo de volta para Zé Maria. Paulo escuta e fica arrasado, depois procura Xica que se nega a ajudá-lo. Xica flagra o contratador, completamente nú, se divertindo com duas escravas de Xica no barco. Luiz Felipe procura o Capitão Mor e diz que já sabe de seu segredo. Ele pede que fique calado, pois Violante está prestes a sair do Arraial . Enquanto isso Micaela faz Agnes se passar por Violante partindo do Arraial, Zé Maria vê e pensa ser Violante. Ameaçado por Luiz Felipe, Santiago trai Violante fazendo-a cair na armadilha de Luiz Felipe, que ao tentar matá-la fere Santiago. Violante convence Luiz Felipe a não matá-la. Luiz Felipe prende Violante e Santiago na caverna junto com o corpo da leprosa.

  339. Capítulo

  340. 11/10: Padre Eurico estranha que Violante tenha partido sem se despedir. O bispo dá autorização a Micaela e Luiz Felipe para se casarem e eles marcam a data. Padre Eurico diz ao contratador que viu Violante conversando longamente com o Capitão Mor e desconfia de sua partida. Xica fica furiosa ao ver que o contratador está preocupado com Violante. Xavier briga com Luiz Felipe ao saber que ele vai se casar com Micaela. O contratador confessa a Zé Maria e ao Conde que está preocupado com Violante. Micaela convida Xica para seu casamento. Zé Maria oferece muito dinheiro para comprar Paulo de volta, Jacobino diz que vai pensar. Benvinda mostra Violante através da água ao contratador que é surpreendido pela presença do Capitão Mor que mente ao dizer que Violante delirava e partiu para se tratar. Santiago pede perdão a Violante por tê-la traído, ela o perdoa. Benvinda pede a Fausta que procure o contratador e conte onde está Violante. Ela aproveita o encontro para seduzir o contratador. Jerônimo entrega o castiçal a Félix. Fátima recebe a alforria de Pereira e diz ter nojo dele. Xica se desespera com a demora do contratador. Fausta e o contratador vão até a caverna onde está Violante e Santiago e os salvam. Luiz Felipe e Micaela se casam, Violante os surpreende na Igreja.

  341. Capítulo

  342. 12/10: Na Igreja, Violante acusa Micaela e Luiz Felipe de assassinos. Zé Maria pede a Elvira que leve Violante até a hospedaria para banhar-se. O contratador diz que Violante e Santiago estão delirando devido ao estado em que foram encontrados. Xavier chora ao ver o estado de Santiago. Luiz Felipe diz a Micaela que provará que Violante está louca. Capitão Mor procura Violante e pede para não mencionar seu nome e promete ser seu aliado no que precisar, ela aceita. Capitão Mor propõe a Luiz Felipe que também não cite seu nome no julgamento, pois ainda poderá precisar dele. Fátima e Benguela brigam pela menina. Violante depõe e acusa Luiz Felipe, o contratador intercede a seu favor, Violante pede autorização para exumar o corpo do pai para se certificarem de que teve o crânio rachado, o que provaria que foi assassinado, o Conde permite. Micaela procura Xica para salvá-la. Violante aconselha Elvira a pagar mais a Jacobino para que não venda Paulo. Xica promete ajudar Micaela e Luiz Felipe para se vingar de Violante. Xavier procura Violante que exige que ele se case com Úrsula. Xica sai à noite com Jacinto para ajudar Micaela.

  343. Capítulo

  344. 13/10: Benvinda manda Fausta embora do Arraial pois vê a água escura em seu destino. Fausta confessa que está encantada pelo contratador e por isso ficará no Tijuco. O contratador desconfia da saída noturna de Xica, Damião conta ao contratador que Xica passou o dia trancada com Micaela. Das Dores diz ao Conde que se ela se livrar de Jacobino poderá ser dele. Fausta seduz o contratador. Rosa diz a Xica que Damião contou ao contratador que ela Jacinto saíram juntos. Luiz Felipe tem Micaela à força. Xica desconfia do contratador que há três noites não dorme em casa. Xica acompanha o contratador para a abertura do túmulo de Cabral. Violante fica chocada ao ver uma caveira de boi dentro do caixão do pai e, furiosa, acusa Xica. O contratador defende Xica e mente ao dizer que os dois passaram a noite juntos. Zé Maria diz que as investigações continuarão, enquanto isso ele tomará conta do dinheiro de Violante. Violante pede ao contratador que descubra onde Xica colocou o corpo de seu pai. Xavier diz a Xica que depois do que ela fez com o corpo de seu pai irá embora de sua casa. Xica castiga Damião fazendo-o beijar uma cabrita. Fausta faz bruxaria contra Xica que desmaia, Rosa desconfia de bruxaria e manda chamar Maria, o contratador se preocupa. Fátima e Benguela brigam pela menina, Zé Maria diz que dividirá a menina em duas como Salomão. Xavier diz a Úrsula que se casará com ela, mas a sobrinha do padre diz que precisa pensar antes de tomar uma decisão. Micaela confessa a Luiz Felipe que quando pensava em se matar deixou uma carta com padre Eurico confessando tudo. Violante procura padre Eurico e pede ajuda para desmascarar Micaela e Luiz Felipe.

  345. Capítulo

  346. 14/10: Padre Eurico diz a Violante que não pode dizer nada pois se trata de um segredo de confissão, mais tarde ele diz a padre Aguiar que tem uma carta de Micaela onde ela confessa tudo e Violante o está ameaçando, Úrsula ouve a conversa. Assustadas com a atitude que Zé Maria quer tomar, Fátima e Benguela chegam a um acordo com relação à menina. Elvira paga muito para que Jacobino não vender Paulo para Zé Maria. Maria consulta os búzios e diz a Rosa que o contratador tem outra mulher e ela enfeitiçou ele e Xica. Maria pede a Jacinto que siga o contratador e fsiga siuas instruções para que possam salvar Xica. Benvinda diz a Violante que a ajudará em suas vinganças mas em troca quer a alma de padre Eurico. Luiz Felipe visita Santiago, que ainda se recupera, e oferece dinheiro ao irmão em troca de seu silêncio, Santiago aceita e revela onde escondeu as anotações do médico. Padre Eurico procura a carta para devolver a Micaela mas não a encontra. Úrsula rouba a carta, a entrega a Xavier e diz que aceita se casar com ele. Maria desfaz o feitiço e Xica desperta, depois conta a ela que o contratador está enfeitiçado por uma bruxa. Martin não se conforma em saber que Das Dores vai depor contra ele. Das Dores procura Xica e pede que cuide de seu filho caso algo lhe aconteça. Xica e Jacinto seguem o contratador e observam ele com Fausta, Xica jura vingança à bruxa.

  347. Capítulo

  348. 15/10: Violante volta a procurar o padre Eurico e insiste para que a ajude a desmascarar Micaela e Luiz Felipe. O padre diz que a carta desapareceu e acusa Úrsula de tê-la roubado. Padre Aguiar se ofende com acusação de padre Eurico. Santiago diz a Violante que está do lado dela. Xavier diz a Úrsula que depois que leu a carta não consegue ter paz por isso decidiu ir embora do Arraial. Ele percebe o interesse dela em tirar proveito da situação e a despreza. Xica se mostra amável para o contratador. Úrsula diz ao contratador que Xavier está partindo do Arraial com uma prova contra Micaela e Luiz Felipe. Xica vai ao julgamento de Micaela e Luiz Felipe, Violante diz que a prova que tinha do médico foi queimada por Luiz Felipe, ela pede que interrogue Santiago qu, para sua surpresa, a acusa de louca. Enfurecida Violante diz que Santiago foi comprado e apela para Padre Eurico e Capitão Mor que dizem nada saber de nada. O contratador intercede junto a Violante e pede que o julgamento continue, Xica depõe e diz que Violante é louca pois morou em sua casa e comprovou suas atitudes. Violante é dada como louca e é presa, ela implora ao contratador mas ele diz que não pode fazer nada. Xica comemora a prisão de Violante. Macário prende Xavier a mando do contratador e recupera a carta.:

  349. Capítulo

  350. 17/10: O contratador pede a Xavier que fique calado até ele tomar uma decisão. Xica e Jacinto seguem o contratador que vai ao encontro de Fausta. Ao levantar seu véu vê que é Xica que lhe presenteia com a boca de Fausta. O contratador se enfurece com a atitude de Xica mais se rende a ela e se amam. Ferida e sem boca Fausta procura Benvinda. Jacobino pressiona Das Dores a se livrar da promessa, ela pede mais um dia. Zé Maria procura Jacobino e pede que lhe venda o escravo Paulo de volta mas ele se nega. O contratador leva Xavier para depor. Padre Eurico se sente culpado por Violante estar presa. Zé Maria e o Conde lêem a carta, Xavier conta a verdade e Violante é solta e ela agradece a Xavier. Luiz Felipe e Micaela são levados presos. Luiz Felipe será enforcado e Micaela usará uma máscara de ferro quando sair e viverá sob os cuidados de Violante. Santiago confessa ter mentido. O contratador procura Violante, propõe que sejam amigos e pede que não lute mais contra ele. Violante se recusa a ser sua amiga, pois o ama. Xica sugere a Das Dores que coloque uma escrava branca em seu lugar para se deitar com Jacobino. Zé Maria reabre a taverna e leva Paulo de volta. Das Dores coloca a escrava para se deitar com Jacobino em seu lugar.

  351. Capítulo

  352. 18/10: Jacobino percebe que a escrava não é Das Dores e fica furioso. Das Dores se aproxima de Jacobino e o esfaqueia, depois vai para casa de Xica com o filho e Ana. Jacobino sobrevive. Padre Aguiar chama Violante para pedir clemência por Luiz Felipe. Elvira não gosta de ver Paulo de volta e faz um trato com Jacobino para sumir com o escravo. Na Intendência, Violante se nega a pedir clemência pelo irmão. Agnes está de volta e junto com Santiago são postos para fora de casa por Violante e vão para taverna. Violante compra um escravo para abusar de Micaela. Benvinda mostra Fausta a Violante como prova para destruir Xica , mas ela acha pouco e pede que faça um feitiço para ser colocado na casa de Xica. Jacobino pede a Violante que o ajude a trazer Das Dores de volta, ela fala com o Conde e exige justiça. Das Dores pede proteção ao Conde, que diz que só um escândalo desmoralizando Jacobino poderá impedi-la de voltar para ele. Xica diz a Das Dores que tem uma idéia para acabar com Jacobino.

  353. Capítulo

  354. 19/10: Xica arma um escândalo para desmoralizar Jacobino e o capitão do mato é surpreendido na cama com um escravo, que Xica fez se passar por uma escrava. O Conde diz a Jacobino que diante do acontecido ele não pode ter Das Dores de volta, ele fica furioso com Xica. Violante obriga Micaela a visitar Luiz Felipe e dizer que está sendo bem tratada. Violante cobra justiça ao Conde nos desmandos do Arraial. O dragão impede Martin de dividir sua comida com Luiz Felipe. Os negros atacam os tropeiros e roubam mais um carregamento de comida. O Conde questiona o contratador sobre a força dos negros. Violante agradece Úrsula pela carta, padre Eurico ouve e fica indignado com a atitude de Úrsula que é defendida por Violante. Eugênia rouba as moedas de Úrsula e oferece a Benvinda em troca da alma de padre Eurico, ela recusa e diz que a alma dele já está perdida. O contratador diz a Xica que se preocupa com Maria ,pois o Conde pode atacá-la para lhe atingir. Eugênia paga ao dragão para lhe pregar na Cruz em sacrifício por padre Eurico.

  355. Capítulo

  356. 20/10: Eugênia amanhece pregada na cruz. Muitos pensam que ela é Santa e rezam a seus pés. Violante contesta, diz ser uma blasfêmia e Eugênia é retirada da cruz. Benvinda diz a Fausta que com o sacrifício de Eugênia está perdendo a alma do padre e decide pegar a alma de Violante. O Conde não gosta da decisão de Zé Maria em vestir as meretrizes de vermelho, alegando que os fidalgos da corte usam muito está cor. Violante diz ao Padre Eurico que nunca o perdoará. Santiago pede a Eugênia que o abençõe, pois acredita que ela possa curar sua perna. Xica ouve e tem uma idéia, ao chegar em casa pega uma escrava velha para fingir ser sua avó que vive entrevada e só um milagre pode lhe ajudar. Xavier leva comida escondido de Violante para Luiz Felipe. Félix diz a Pereira que o estoque de comida do Arraial está se acabando. Xica leva sua suposta avó para o Arraial e paga a Úrsula para trazer Eugênia até ela para abençoá-la. Ao ser tocada por Eugênia a suposta avó de Xica sai andando o que faz com que todos acreditem que se trata de um milagre. Revoltada, Violante diz que Xica não tem avó mas o contratador confirma realmente ser a avó de Xica. Padre Aguiar diz a Violante que a excomungará caso não tire Agnes da taverna.

  357. Capítulo

  358. 21/10: Violante cobra uma atitude do Conde com relação a avó de Xica, o Conde se nega a fazer algo, pois um milagre é bom para sua administração. Úrsula e Xavier praticam o pecado original. O contratador diz a Xica que ficou muito satisfeito com sua idéia, pois um milagre em família a torna abençoada aos olhos do inquisidor que está a caminho. Violante cobra do Capitão Mor o favor que lhe deve exigindo que se faça passar pelo padre e se deite com Eugênia para destruir padre Eurico. O Conde ameaça Das Dores e exige que ela o visite sozinha para contemplá-la nua. Xica sugere ao contratador que mate o Conde. Paulina conta a Violante que a avó de Xica ficou na África, Violante chama Paulina para morar com ela pensando em usá-la a seu favor. Jacobino devolve Agnes a Violante, em troca pede que o ajude a ter Das Dores de volta. Micaela é obrigada por Violante a levar comida para Luiz Felipe, ela nega maus tratos. Martin chama a atenção de Luiz Felipe para o fato de Micaela estar mancando. Xica propõe a Félix que prepare uma armadilha para matar o Conde. Ele aceita pois a presença dele no Arraial ameaça sua família. Damião tenta descobrir com Félix o que tanto conversava com Xica, mais nada fica sabendo. Xavier descobre que Micaela é usada por um escravo e questiona Violante. Jacobino expulsa Santiago da taverna. Xavier vai procurar padre Eurico e flagra o Capitão Mor na sacristia tentando roubar uma batina. Padre Eurico diz a Xavier que para recuperar sua herança terá que se casar.

  359. Capítulo

  360. 22/10: Félix conta ao sogro que Xica quer matar o Conde, a família Pereira concorda pois teme que o Conde os reconheça. Xica diz ao contratador que Félix matará o Conde. Das Dores visita o Conde que pede que fique nua para contemplá-la. Jerônimo procura Fátima na taverna e conta a Jacobino que Das Dores está na casa do Conde. Santiago pede ajuda a Elvira que cede. Ao sair da casa do Conde, Das Dores é surpreendida por Jacobino, Capitão Mor e Zé Maria a defendem. Luiz Felipe exige a verdade de Micaela que confessa os maltratos de Violante, mais tarde o contratador o visita e ele humilha Violante que está presente. O contratador se nega a ajudar Luiz Felipe que pede para que Xica ajude Micaela. O julgamento de Martin é marcado. Das Dores diz a Paulina que está agindo assim para salvar Martin. Começa o julgamento de Martin.:

  361. Capítulo

  362. 24/10: O Capitão Mor entra na Igreja para roubar a batina de Padre Eurico, Xavier o surpreende e ele disfarça. Xavier se aconselha com padre Eurico. Martin se defende no julgamento e Paulina diz que o irmão suspeitava de Das Dores. O contratador dá mais dinheiro aos negros para comprar munição. Martin confessa que o Capitão Mor traficava diamantes. Jacobino vê o escravo de Xica e desvia a atenção do julgamento para discussão entre os dois, o Conde exige ordem. Martin se diz inocente e acusa o contratador, dizendo o que Zé Maria lhe confessou e Zé Maria se pronuncia. O Conde fala a sós com o contratador que confessa ter encomendado a morte do Capitão Mor mas seu emissário chegou tarde e ele já havia sido morto. Na intendência Xica interfere na conversa para salvar a mãe quando citam o nome de Jacobino, Zé Maria entende o sinal de Xica e confirma o que ela diz. O Conde expulsa Dona Céu de sua casa por não ter acusado Jacobino. Benvinda dá uma boneca de vodu para Violante esconder na casa de Xica e acusá-la de bruxa, em troca pede a alma de padre Eurico. Zé Maria encontra Xica que agradece por ter concordado com ela, Maria chega e também lhe agradece. Xavier diz a Violante que após o casamento quer sua herança e Violante nega. Dona Céu procura Jacobino e pede dinheiro por não ter dito que está envolvido no tráfico de diamantes, ele a beija à força.

  363. Capítulo

  364. 25/10: Dona Céu sai correndo com medo de Jacobino que tenta agarrá-la à força. Paulo diz a Zé Maria que se sente abandonado, mais tarde Elvira desce para tomar água e surpreende Paulo tomando banho, em seguida Zé Maria chega e a surpreende admirando Paulo. Joaquina pede a Félix que prove seu amor deitando-se com ela sem ouvir a música de Graça, ele tenta mais não consegue. O escravo continua abusando de Micaela. O julgamento tem continuidade, Paulo depõe e Das Dores passa a ser acusada da morte do pai, ela depõe e acusa Martin, em seguida Paulina diz que Das Dores se encontrou com um amante no dia da morte do capitão. Com ciúmes e induzido por Violante, Jacobino tenta esfaquear Das Dores e acerta Paulo que a defende. Zé Maria chora e Xica, com a ajuda de sua mãe, consegue salvar Paulo. Jacobino é preso mas Violante intercede e ele é solto. Violante pede a Jacobino que traga Damião até ela. Elvira pede a Maria que cuide da perna de Santiago. Violante dá a boneca de vodu a Damião para que ele esconda na casa de Xica, Damião conta que Rosa e Maria discutiam por causa do julgamento de Martin.

  365. Capítulo

  366. 26/10: Violante alerta o Conde dizendo que Das Dores e Paulina combinaram o depoimento visando salvar Martin. O Conde diz a Das Dores que ela mentiu, Paulina é torturada e confessa a verdade. O julgamento tem continuidade e Paulina diz que mentiu, Violante acusa Martin e Das Dores e os dois são condenados. Violante abriga Dona Céu e a faz confessar que Jacobino era aliado de seu marido no tráfico de diamantes. Rosa diz a Maria que viu quando ela matou o Capitão Mor, Damião ouve a conversa e corre para contar a Violante que manda Jacobino capturar as duas e levar para sua casa. Quilóa vê Jacobino capturando Maria. Violante diz ao contratador que sabe que Maria matou o Capitão e que ela ajudava no tráfico de diamantes. O contratador pergunta qual é o preço da informação e Violante o obriga a casar-se com ela. João Fernandes pede um dia para pensar. Em casa Damião diz que Rosa foi roubada. O contratador pergunta a Xica se tivesse que escolher entre ele e sua mãe qual seria sua decisão. Ela estranha a pergunta mais escolhe o contratador. Quilóa procura Xica e diz que Jacobino capturou sua mãe e a levou para casa de Violante, Xica logo deduz o porquê da pergunta do contratador.

  367. Capítulo

  368. 27/10: Xica tenta ir ao encontro de Violante, mas o contratador deixa a estrada vigiada pelos dragões para que Xica não passe. Xica vai com Jacinto pela mata. O contratador se confessa com padre Aguiar e depois procura Violante para dar sua resposta. Ele a beija fazendo-a pensar que haverá casamento mas, em seguida, diz que jamais se casará com ela. Violante entrega Maria e Rosa ao Conde. Rosa é torturada e confessa a verdade. Xica chega ao Arraial no momento em que sua mãe está sendo levada presa. Zé Maria fica horrorizado ao ver que arrancaram um olho de Rosa na tortura. Em casa, Xica discute com o contratador. Xavier diz a Úrsula que sofre por não conseguir conter a irmã. O julgamento tem continuidade, Xica fica indignada ao ver que Rosa foi torturada, Maria confessa ter matado o Capitão Mor.:

  369. Capítulo

  370. 31/10: Maria diz que o Capitão Mor não prestava e quase matou todos os negros envenenados. Ela também denuncia Jacobino que foge levando Pia como refém. Das Dores e Martin estão livres e Maria será esquartejada. Xica sofre pela mãe. Padre Aguiar adverte Martin e Das Dores lembrando que ela é mulher de Jacobino. O contratador consola Xica dizendo que nem tudo está perdido, pois os negros estão armados para atacar. Magoada por Rosa ter confessado a verdade, Xica pede ao contratador que dê a Rosa a alforria para que vá embora do Arraial. Úrsula visita Maria e pergunta o que deve fazer para retirar o vento que faz sua barriga crescer. Xica pede a Quilóa que salve sua mãe, ele diz que fará por Maria e por ela, pois o ama. Violante encontra Jacobino que pede que o ajude a recuperar Das Dores. Pia é recuperada na mata. Zé Maria abriga Rosa. Xica pede a Zé Maria que a ajude a salvar sua mãe, Damião escuta. Dona Céu diz a Violante o que deve fazer para afastar Das Dores de Martin. Os negros se preparam para atacar. Zé maria dá ervas aos cavalos da intendência.

  371. Capítulo

  372. 01/11: Maria é presa aos cavalos que vão esquartejá-la mas os animais não saem do lugar devido às ervas de Zé Maria, os negros chegam e começa o tiroteio. Severina diz a Quilóa que foram traídos, pois o regimento estava preparado. Maria é salva, Severina é ferida e muitos negros são mortos graças a Violante que alertou o Conde depois de ser informado por Damião. O contratador fica chocado quando o Conde dá ordem para que matem os negros feridos. O inquisidor chega ao Arraial e Xica se apresenta. O contratador diz a Xica que o Conde está mais forte do que nunca e pensam num plano de matá-lo. Severina e outros negros são presos para interrogatório. Xavier questiona Violante por tê-lo deixado sozinho no meio do tiroteio, Micaela pede a Violante que a mate. Violante tortura a madrasta ao obrigá-la a ir até a prisão para levar um rato para Luiz Felipe comer. Xica comenta com o Contratador que alguém em casa os traiu. Violante se apresenta ao inquisidor. Úrsula diz a Pia que prefere o convento a morar com Violante. Jacinto segue Damião a mando de Xica e o flagra conversando com Violante.

  373. Capítulo

  374. 02/11: Jacinto conta a Xica sobre Damião. Quilóa e Maria desconfiam que o Contratador os traiu. Violante diz ao inquisidor que tem um escravo que dirá onde Xica guarda os artefatos de bruxaria, ela também diz que o filho de Das Dores é filho do diabo. Severina é presa em praça pública. Xica trama com Félix a morte do Conde durante a festa que ela fará e lhe dá muitos diamantes caso ele tenha que fugir. O Conde recebe o convite para festa. Martin sugere a Das Dores que fujam para salvar o filho. Ela conta que foi ameaçada pelo Conde. Eugênia conversa com Padre Eurico, o inquisidor os observa e mais tarde questiona padre Eurico. Xica diz que servirá feijoada na festa e a fará com suas próprias mãos. O contratador aconselha Das Dores a não fugir, pois o Conde se vingará. Violante leva Martin até a casa do Conde e lhe mostra o quadro em que Das Dores está nua. Envenenado por Violante, Martin se decepciona com Das Dores, Zé Maria o aconselha. Elvira e Paulo confessam ter desejo um pelo outro. Martin ofende Das Dores e lhe dá um tapa. O Conde assusta Zé Maria dizendo que o inquisidor veio ao Arraial para queimar Xica. Começa a festa que Xica oferece ao Conde, ela entrega uma arma a Félix para que ele mate o Conde.

  375. Capítulo

  376. 03/11: Na festa o Conde trata a família portuguesa com ironia, os Pereira se preocupam. Eugênia, Pia e padre Eurico não vão a festa, o inquisidor desconfia do padre Eurico. Todos se deliciam com o almoço oferecido por Xica, Violante está saboreando a feijoada quando Xica diz que a carne é de Damião o informante dela, Violante desmaia, depois Xica a convence a não falar nada, pois ela pode ser vista como uma demente. Zé Maria surpreende Elvira cuidando de Santiago, os dois se defendem e Zé Maria acaba dando abrigo a Santiago. Benguela encontra Jacobino na mata. Capitão Mor pega a batina e entra na Igreja. Elvira dança na festa de Xica e a barriga postiça cai, todos riem dela, inclusive Zé Maria. O Conde suja o gibão com feijoada e veste um do contratador, Galdino veste o gibão sujo do Conde que diz não querer mais. Capitão Mor violenta Eugênia, Pia vê e acha que foi o padre Eurico.

  377. Capítulo

  378. 04/11: Os dragões chegam na festa avisando que Eugênia foi violentada. O contratador pede a Jacinto e Galdino que o acompanhem. Já na festa o Capitão Mor convida Das Dores para dançar, ela se recusa, mas ao ver Martin decide aceitar. Martin pede a Violante que o ajude a recuperar o filho. Na estrada para o Arraial, Félix atira em Galdino achando ser o Conde, que diz ter sido vítima de uma tocaia. Félix diz a Xica que o serviço foi feito. Quilóa procura Xica e diz que Maria quer vê-la. Pia confirma diante de todos que padre Eurico violentou Eugênia, o padre é preso junto com Luiz Felipe. Elvira e Zé Maria lamentam o ocorrido, Paulo chega e os consola. Xica descobre que Galdino morreu no lugar do Conde. O Conde pergunta ao contratador se ele mandou matá-lo e ele nega. O Conde não acredita e pede para conhecer as lavras de diamantes. Eugênia diz a Úrsula e ao padre Aguiar que não foi padre Eurico que a violentou, pois conhece seu cheiro. O contratador diz a Xica que o Conde se vendeu. Xica confessa ao contratador que colocou Damião na feijoada. O Conde perdoa Zé Maria e pede que faça logo um herdeiro. O inquisidor diz ao padre Eurico que lhe arrancará a verdade.

  379. Capítulo

  380. 07/11: Os dragões chegam na festa avisando que Eugênia foi violentada. O contratador pede a Jacinto e Galdino que o acompanhem. Já na festa o Capitão Mor convida Das Dores para dançar, ela se recusa, mas ao ver Martin decide aceitar. Martin pede a Violante que o ajude a recuperar o filho. Na estrada para o Arraial, Félix atira em Galdino achando ser o Conde, que diz ter sido vítima de uma tocaia. Félix diz a Xica que o serviço foi feito. Quilóa procura Xica e diz que Maria quer vê-la. Pia confirma diante de todos que padre Eurico violentou Eugênia, o padre é preso junto com Luiz Felipe. Elvira e Zé Maria lamentam o ocorrido, Paulo chega e os consola. Xica descobre que Galdino morreu no lugar do Conde. O Conde pergunta ao contratador se ele mandou matá-lo, ele nega, o Conde não acredita e pede para conhecer as lavras de diamantes. Eugênia diz a Úrsula e ao padre Aguiar que não foi o padre Eurico que a violentou, pois conhece seu cheiro. O contratador diz a Xica que o Conde se vendeu. Xica confessa ao contratador que colocou Damião na feijoada. O Conde perdoa Zé Maria e pede que faça logo um herdeiro. O inquisidor diz a padre Eurico que lhe arrancará a verdade.

  381. Capítulo

  382. 08/11: Padre Eurico é torturado. Padre Aguiar conversa com Violante para interceder pelo padre Eurico, mais ela faz o contrário. O inquisidor pede a Violante que veja padre Eurico desnudo e torturado, ela diz que jamais o perdoará. Félix fica sabendo que matou um escravo no lugar do Conde e pede a Xica para se encontrar com Quilóa. Zé Maria e Elvira temem o inquisidor. Zé Maria pede a ela que procure Santiago para que ele lhe faça um filho. Elvira vai mais não consegue se deitar com ele. Padre Eurico não suporta a tortura e confessa ter violentado Eugênia. Maria encontra Xica e lhe dá um patuá de proteção, depois se despede de Xica e diz que é a última vez que a vê. Violante encontra Jacobino na mata e pede que lhe traga Jacinto. Úrsula pratica o pecado original com Xavier. Xica e o contratador se amam. Úrsula e Xavier estão no altar, prestes a se casar quando a barriga dela começa a murchar diante de todos.

  383. Capítulo

  384. 09/11: Todos na Igreja percebem que a barriga de Úrsula era falsa. Ela diz não a Xavier, pois prefere ir para um convento. Xavier se revolta e Violante o obriga a convencer Úrsula a se casar com ele. Eugênia reconhece o cheiro do Capitão Mor e conta a Úrsula e ao padre Aguiar. Úrsula diz a Xavier que jamais se casaria para viver ao lado de Violante. O Conde viaja para visitar as lavras de diamantes e Zé Maria fica responsável pelo Arraial. Eugênia e padre Aguiar visitam padre Eurico na prisão, ela diz que sabe que ele é inocente, Luiz Felipe acusa Violante. Úrsula e o padre Aguiar pedem ajuda a Xica que procura Zé Maria para ajudá-la a desmascarar o Capitão Mor. O inquisidor vê o filho de Das Dores. Jacobino ameaça o escravo de Xica e pede que lhe traga Jacinto sem que ele perceba, o escravo conta a verdade a Jacinto. Santiago e Benguela ajudam a arrancar a verdade do Capitão Mor que acaba contando que possuiu Eugênia a mando de Violante. Xica denuncia o Capitão Mor e Violante para o inquisidor, enquanto isso Zé Maria leva Violante presa. Capitão Mor confessa o crime e acusa Violante. O inquisidor decide interrogá-la.

  385. Capítulo

  386. 10/11: Astuciosa, Violante consegue convencer o inquisidor, que acredita nela e resolve punir o padre. Xica e Zé Maria ficam surpresos ao ver Violante livre da tortura e ao saber da decisão do inquisidor. Luiz Felipe e Micaela ficam a sós e se amam. O Capitão Mor fica livre até a chegada do Conde, Padre Eurico é levado até a Igreja para ser interrogado, lá ele vê Eugênia e fala de seu amor, o inquisidor ouve e o condena a ser emparedado vivo. Xavier denuncia Violante por maus tratos a Zé Maria. Zé Maria leva Micaela para ficar na prisão lado a lado com Luiz Felipe, que tem um plano de fuga. Violante bate em Xavier que procura Úrsula e diz que ela tinha razão em não querer viver ao lado de sua irmã. Félix e Quilóa fazem acordo para um novo ataque com aliados brancos revoltosos. Fátima se deita com Pereira na mata. Joaquina diz a Féix que espera um filho dele, Graça se decepciona.

  387. Capítulo

  388. 11/11: Félix fica surpreso ao saber que vai ser pai, pois não se deitou com Joaquina, ela diz que foi enquanto dormia. Pensando em conseguir o castiçal de volta, Fátima tenta convencer Pereira a voltar, ele percebe a intenção dela e a manda embora. Zé Maria diz que a figura de Severina deixa o Arraial feio e veste roupa e peruca nela. Xica defende Das Dores para Martin que leva o menino por ordem do inquisidor. Benvinda pede a Martin que a deixe cuidar do menino como se fosse seu neto, ele permite. O inquisidor diz a Violante e Dona Céu que irá exorcizar o menino, mas para isso precisa da presença de uma bruxa, Violante diz que conhece uma. Xica mantém Jacobino preso. Zé Maria dá a casa e a taverna de Jacobino a Das Dores. Dona Céu pede abrigo a Das Dores, que cede mas impõe condições. Das Dores toma posse da taverna, Martin descobre e vai procurá-la.

  389. Capítulo

  390. 12/11: Martin discute com Das Dores e tenta levá-la à força da taverna, mas não consegue. Os brancos revoltosos se reúnem com Félix. Elvira pede a Das Dores que empregue Santiago na taverna, pois pode precisar dele. O inquisidor pede a Violante que diga quem é a bruxa que diz conhecer. Félix diz a Graça que não se deitou com Joaquina. Fátima diz a Jerônimo que não tem como recuperar o castiçal. Violante procura Benvinda e propõe a ela que entregue Fausta como bruxa e acuse Xica, mais tarde Rosa vê Benvinda tramando com Fausta e lhe entregando um frasco. Micaela se deita com o Dragão mas não consegue as chaves da prisão. Luiz Felipe pede que tente de novo. Fausta é interrogada e acusa Xica. Certo de que conseguirá provar que Xica é uma bruxa, o inquisidor diz a Violante que fará Fausta gritar o nome de Xica em praça pública. Rosa procura Xica e a previne. Xica manda Jacinto trocar o frasco que Benvinda deu a Fausta.:

  391. Capítulo

  392. 14/11: Os dragões chegam na festa avisando que Eugênia foi violentada. O contratador pede a Jacinto e Galdino que o acompanhem. Já na festa o Capitão Mor convida Das Dores para dançar, ela se recusa, mas ao ver Martin decide aceitar. Martin pede a Violante que o ajude a recuperar o filho. Na estrada para o Arraial, Félix atira em Galdino achando ser o Conde, que diz ter sido vítima de uma tocaia. Félix diz a Xica que o serviço foi feito. Quilóa procura Xica e diz que Maria quer vê-la. Pia confirma diante de todos que padre Eurico violentou Eugênia, o padre é preso junto com Luiz Felipe. Elvira e Zé Maria lamentam o ocorrido, Paulo chega e os consola. Xica descobre que Galdino morreu no lugar do Conde. O Conde pergunta ao contratador se ele mandou matá-lo, ele nega, o Conde não acredita e pede para conhecer as lavras de diamantes. Eugênia diz a Úrsula e ao padre Aguiar que não foi o padre Eurico que a violentou, pois conhece seu cheiro. O contratador diz a Xica que o Conde se vendeu. Xica confessa ao contratador que colocou Damião na feijoada. O Conde perdoa Zé Maria e pede que faça logo um herdeiro. O inquisidor diz a padre Eurico que lhe arrancará a verdade.

  393. Capítulo

  394. 15/11: Padre Eurico é torturado. Padre Aguiar conversa com Violante para interceder pelo padre Eurico, mais ela faz o contrário. O inquisidor pede a Violante que veja padre Eurico desnudo e torturado, ela diz que jamais o perdoará. Félix fica sabendo que matou um escravo no lugar do Conde e pede a Xica para se encontrar com Quilóa. Zé Maria e Elvira temem o inquisidor. Zé Maria pede a ela que procure Santiago para que ele lhe faça um filho. Elvira vai mais não consegue se deitar com ele. Padre Eurico não suporta a tortura e confessa ter violentado Eugênia. Maria encontra Xica e lhe dá um patuá de proteção, depois se despede de Xica e diz que é a última vez que a vê. Violante encontra Jacobino na mata e pede que lhe traga Jacinto. Úrsula pratica o pecado original com Xavier. Xica e o contratador se amam. Úrsula e Xavier estão no altar, prestes a se casar quando a barriga dela começa a murchar diante de todos.

  395. Capítulo

  396. 16/11: Todos na Igreja percebem que a barriga de Úrsula era falsa. Ela diz não a Xavier, pois prefere ir para um convento. Xavier se revolta e Violante o obriga a convencer Úrsula a se casar com ele. Eugênia reconhece o cheiro do Capitão Mor e conta a Úrsula e ao padre Aguiar. Úrsula diz a Xavier que jamais se casaria para viver ao lado de Violante. O Conde viaja para visitar as lavras de diamantes e Zé Maria fica responsável pelo Arraial. Eugênia e padre Aguiar visitam padre Eurico na prisão, ela diz que sabe que ele é inocente, Luiz Felipe acusa Violante. Úrsula e o padre Aguiar pedem ajuda a Xica que procura Zé Maria para ajudá-la a desmascarar o Capitão Mor. O inquisidor vê o filho de Das Dores. Jacobino ameaça o escravo de Xica e pede que lhe traga Jacinto sem que ele perceba, o escravo conta a verdade a Jacinto. Santiago e Benguela ajudam a arrancar a verdade do Capitão Mor que acaba contando que possuiu Eugênia a mando de Violante. Xica denuncia o Capitão Mor e Violante para o inquisidor, enquanto isso Zé Maria leva Violante presa. Capitão Mor confessa o crime e acusa Violante. O inquisidor decide interrogá-la.

  397. Capítulo

  398. 17/11: Astuciosa, Violante consegue convencer o inquisidor, que acredita nela e resolve punir o padre. Xica e Zé Maria ficam surpresos ao ver Violante livre da tortura e ao saber da decisão do inquisidor. Luiz Felipe e Micaela ficam a sós e se amam. O Capitão Mor fica livre até a chegada do Conde, Padre Eurico é levado até a Igreja para ser interrogado, lá ele vê Eugênia e fala de seu amor, o inquisidor ouve e o condena a ser emparedado vivo. Xavier denuncia Violante por maus tratos a Zé Maria. Zé Maria leva Micaela para ficar na prisão lado a lado com Luiz Felipe, que tem um plano de fuga. Violante bate em Xavier que procura Úrsula e diz que ela tinha razão em não querer viver ao lado de sua irmã. Félix e Quilóa fazem acordo para um novo ataque com aliados brancos revoltosos. Fátima se deita com Pereira na mata. Joaquina diz a Féix que espera um filho dele, Graça se decepciona.

  399. Capítulo

  400. 18/11: Félix fica surpreso ao saber que vai ser pai, pois não se deitou com Joaquina, ela diz que foi enquanto dormia. Pensando em conseguir o castiçal de volta, Fátima tenta convencer Pereira a voltar, ele percebe a intenção dela e a manda embora. Zé Maria diz que a figura de Severina deixa o Arraial feio e veste roupa e peruca nela. Xica defende Das Dores para Martin que leva o menino por ordem do inquisidor. Benvinda pede a Martin que a deixe cuidar do menino como se fosse seu neto, ele permite. O inquisidor diz a Violante e Dona Céu que irá exorcizar o menino, mas para isso precisa da presença de uma bruxa, Violante diz que conhece uma. Xica mantém Jacobino preso. Zé Maria dá a casa e a taverna de Jacobino a Das Dores. Dona Céu pede abrigo a Das Dores, que cede mas impõe condições. Das Dores toma posse da taverna, Martin descobre e vai procurá-la.

  401. Capítulo

  402. 19/11: Martin discute com Das Dores e tenta levá-la à força da taverna, mas não consegue. Os brancos revoltosos se reúnem com Félix. Elvira pede a Das Dores que empregue Santiago na taverna, pois pode precisar dele. O inquisidor pede a Violante que diga quem é a bruxa que diz conhecer. Félix diz a Graça que não se deitou com Joaquina. Fátima diz a Jerônimo que não tem como recuperar o castiçal. Violante procura Benvinda e propõe a ela que entregue Fausta como bruxa e acuse Xica, mais tarde Rosa vê Benvinda tramando com Fausta e lhe entregando um frasco. Micaela se deita com o Dragão mas não consegue as chaves da prisão. Luiz Felipe pede que tente de novo. Fausta é interrogada e acusa Xica. Certo de que conseguirá provar que Xica é uma bruxa, o inquisidor diz a Violante que fará Fausta gritar o nome de Xica em praça pública. Rosa procura Xica e a previne. Xica manda Jacinto trocar o frasco que Benvinda deu a Fausta.:

  403. Capítulo

  404. 21/11: O dragão a mando de Xica troca o frasco de Fausta. Benvinda pede a Paulo que lhe traga uma cabra. O inquisidor decide usar Fausta para Xica. Das Dores e Martin discutem mais uma vez. Santiago diz a Martin que Das Dores é uma mulher digna. Benvinda diz a Joaquina que ela não está grávida, o que tem é uma enfermidade que está crescendo. Félix se prepara para o ataque. Zé Maria diz a padre Aguiar que não está sendo um bom governante e lamenta. Micaela seduz um dragão e consegue as chaves da prisão.

  405. Capítulo

  406. 22/11: Fausta é presa junto a fogueira. Benvinda manda Paulo deixar a cabra perto da fogueira. Fausta toma o elixir para não sentir dor antes do interrogatório, como Xica trocou o frasco ela não consegue falar, o inquisidor manda queimá-la. Benvinda pede ao diabo que Fausta viva no corpo da cabra. Os Brancos revoltosos atacam, Severina é solta por Martin, Zé Maria é preso no tronco, Martin se esconde na taverna e Maria é capturada. Luiz Felipe e Micaela fogem.

  407. Capítulo

  408. 23/11: Micaela diz a Luiz Felipe que não conseguirá viver sabendo que foi usada e pede que ele fuja sozinho. Ele sugere que peçam ajuda a Xica. O Capitão Mor diz a Macário que venceram a batalha e sabe que Félix foi o líder. Zé Maria pede para que o soltem do tronco. O contratador e o Conde chegam e ficam sabendo dos acontecimentos, o Conde questiona os destinos de Zé Maria, Violante chega e manda o Conde destituí-lo, mas o Conde ainda o mantém no cargo. O dragão avisa que Luiz Felipe e Micaela fugiram. Violante pede ao escravo e ao capataz que capturem os dois. Xica esconde Luiz Felipe e Micaela. Félix diz a Quilóa que lutou por um sonho e agora terá que fugir. Zé Maria se sente humilhado, Paulo o consola. O Capitão Mor mostra Maria presa ao Conde e ao contratador. Das Dores confirma que Martin passou a noite na taverna. Fatima e Jerônimo descrevem para o inquisidor como era o castiçal. O Conde dá alforria a Jerônimo pela informação. Pereira é levado preso, Guiomar, Joaquina e Graça são presos na senzala. Félix, em cima da casa, observa tudo. O Conde diz ao contratador que depois dos acontecimentos, não poderá manter o acordo e devolve os diamantes, o contratador pede que fique com eles, pois ainda poderá ajudá-lo.

  409. Capítulo

  410. 24/11: Félix procura Quilóa para dizer que conhece uma rota de fuga pela mata. Zé Maria defende Pereira para o inquisidor que não gosta nem um pouco de sua atitude. Félix e Quilóa vão até a senzala, Félix explica que só poderá levar seu filho e sua esposa. Joaquina começa a sangrar e pede que ele fuja com Graça e o menino. Guiomar dá o castiçal a Félix e pede que o neto saiba de suas origens. Guiomar e Joaquina são presas junto com Pereira. Arrependida, Fátima leva comida e pede perdão à família Pereira, depois ela procura padre Aguiar e pede a ele que visite Joaquina pois ela está morrendo. O padre pede a Úrsula que o acompanhe e o inquisidor não gosta de sua atitude. Joaquina morre, Pereira e Guiomar são deportados para Portugal. Xica leva o contratador para ver Luiz Felipe e Micaela.

  411. Capítulo

  412. 25/11: Luiz Felipe e Micaela pedem ao contratador que não os denunciem e ele decide ajudá-los. O Capitão Mor afronta Zé Maria mas depois se desculpa. Maria pede a Zé Maria que não conte a Xica que ela está presa. O contratador descobre que Xica mantém Jacobino preso e o leva para o Arraial. Violante intercede a seu favor e ele é solto.

  413. Capítulo

  414. 26/11: Jerônimo briga com Fátima por causa de Pereira. Zé Maria diz ao Capitão Mor que ele é um homem de bons sentimentos. Santiago elogia Dona Céu que pede que a ajude a recuperar sua fortuna que está com Jacobino. Santiago a beija e a seduz. O contratador procura Violante, a acusa de tentar destruí-lo usando a influência que tem junto ao Conde e pede para deixá-lo em paz, pois pensa em partir com Xica . Enfurecida Violante escreve ao Rei.:

  415. Capítulo

  416. 28/11: Jacobino procura Das Dores na taverna e a trata mal, ela e Benguela se defendem. Martin acha que o filho está pálido. Paulo e Elvira sentem ciúmes do Capitão Mor, que mal intencionado tenta ser gentil com Zé Maria. Jacobino cede aos pedidos de Das Dores. Maria será executada, Jacinto descobre e conta a Xica, o contratador chega e tenta impedir Xica de ir ver a mãe. Xica corre pela mata e encontra Quilóa que a ajuda a chegar ao Arraial. Maria está presa aos cavalos e sendo esquartejada quando Xica chega e vê a mãe sendo morta, o contratador chega e abraça Xica, Zé Maria conversa com ela e a consola. Eugênia vê o padre Eurico emparedado, Úrsula pede que vá embora pois o inquisidor não gosta da presença dela lá. O inquisidor chega e diz a Úrsula que escreveu a um convento e ela já poderá partir. O contratador pergunta ao inquisidor o que pretende com Xica e o ameaça. Violante diz ao inquisidor que escreveu uma carta ao rei. Micaela sugere a Luiz Felipe que se matem na beira do rio, pois não conseguirão fugir. Violante manda o escravo e o tropeiro vigiarem a casa de Xica, pois Luiz Felipe e Micaela podem estar lá. Úrsula encontra Xavier e diz que agora terá que partir, pois o inquisidor escreveu uma carta para um convento que a aceitou como noviça. Xica chora a morte da mãe, o contratador conversa com ela e diz que estão fracos e precisam mandar Luiz Felipe e Micaela embora. Martin procura Das Dores e propõe uma reconciliação mas ela não aceita, Jacobino vê e gosta. Elvira e Paulo ficam furiosos com a demora de Zé Maria que, inocente, se envolve com as más intenções do Capitão Mor que o convida para tomar banho de rio. Mais tarde o Capitão Mor e Violante tramam para que Zé Maria perca o posto junto ao Conde. O Capitão Mor avisa os dragões que tomará banho de rio com Zé Maria. Os dragões chegam e debocham dele. No rio, Capitão Mor prepara uma armadilha para Zé Maria que é motivo de chacota no Arraial, o Conde fica horrorizado, Xica socorre Zé Maria e o leva para o barco. Xica pede a Luiz Felipe e Micaela que partam e manda Damião levá-los até o Quilombo, o escravo de Violante vê e os segue. O Conde e o contratador vão até o barco falar com Zé Maria.

  417. Capítulo

  418. 29/11: Violante agradece ao Capitão Mor o escândalo que ele preparou para Zé Maria. O Conde diz a Zé Maria que depois do acontecido ele não poderá mais continuar no posto, Zé Maria se diz aliviado pois não se sentia a vontade para dar ordens. Benvinda e Elvira lamentam a vergonha que Zé Maria fez passar. Santiago se deita com Dona Céu e Aninha os vê no quarto. Violante pede a Benvinda uma imagem do diabo para colocar na casa de Xica pois assim poderá acusá-la de bruxa, Benvinda dá, mais faz uma exigência que cobrará mais tarde. A mando de Violante, Jacobino manda Fátima procurar Xica e se oferecer para trabalhar para ela. Violante especula com Paulina e fica sabendo que Xica já cortou a cabeça de uma escrava e enterrou no seu Quintal e diz que Rosa pode confirmar o que está dizendo. Violante procura o inquisidor e sugere que interrogue Rosa. Aninha conta a Das Dores que viu sua mãe falar com Santiago sobre uma fortuna. Rosa pede a Xica para voltar, ela se nega e manda jogá-la no rio. Violante captura Rosa e ela decide confessar o que sabe. Das Dores rejeita Martin. O inquisidor deixa o menino sob a guarda de Violante. Martin fica desesperado ao saber que o menino está com Violante e percebe que ela tramou tudo. O inquisidor diz a Martin que o menino está sob proteção da Igreja. Das Dores discute com Martin por ter deixado levar seu filho. O menino derruba água quente em Agnes. Das Dores pede ajuda a Xica para recuperar o menino. Fátima pede trabalho a Xica e ela aceita a escrava. O inquisidor tenta exorcizar o menino. A escrava que está ao lado fica possuída e ataca o inquisidor. Xica e Zé Maria tramam para salvar o menino. O inquisidor ordena que o menino fique em jejum. Das Dores aceita se deitar com Jacobino caso ele recupere seu filho. Úrsula pede a Xavier que deixe as portas sem trancas, pois Xica salvará o menino. Eugênia diz a Xica que aceita salvar o menino se em troca ela salvar o padre e Xica concorda. Zé Maria coloca Martin a par do plano e diz que assim que pegar o menino com Eugênia deve ir para a casa de Xica. O contratador procura Violante para interceder pelo menino, mas ela acredita que ele está ali para vê-la.

  419. Capítulo

  420. 30/11: O contratador ri na cara de Violante. Ela diz que o ódio sustenta seu amor e insiste que um dia eles se casarão. Severina diz que o Conde está à procura do Quilombo e alerta os negros a mudarem de lugar, Luiz Felipe e Micaela estão com eles. Jacobino trama com o capataz de Violante para pegar o menino. Eugênia pega a criança e deixa algo em seu lugar. Martin chega na casa de Xica com o filho, mas o contratador diz que diante das circunstâncias eles não poderão ficar lá, Xica os leva para o barco. Violante surpreende Jacobino tentando roubar o menino e os dois ficam surpresos ao descobrirem que tem um cachorro preto em seu lugar. O fato inusitado faz com que eles acreditem que se trata de uma reencarnação do Diabo. Violante questiona a mucama que diz ter visto Eugênia no local. Xavier avisa a Úrsula que Eugênia está sendo procurada como bruxa. Jacobino diz a Das Dores que o menino virou cachorro, ela deduz que Xica salvou seu filho. Úrsula manda Eugênia fugir e o padre a ajuda. O inquisidor diz a Violante que nunca viu bruxaria tão perfeita. Xica fica sabendo que Eugênia está sendo procurada. Violante manda chamar o contratador. Violante deixa claro para o contratador que não acreditou na transformação do menino em cachorro e acusa Xica. O inquisidor também finge acreditar por lhe ser conveniente. Violante pede ao Conde que faça uma busca na casa de Xica e diz que o acompanhará, o contratador diz que não tem nada a temer e permite a vistoria. Xica diz ao Conde e Violante que a única criança que existe em sua casa está em seu ventre ,pois está grávida, surpreso o contratador beija Xica. O Conde não encontra o menino e chega a conclusão que ele se transformou em cachorro. Das Dores vê Martin e o filho. Dona Céu e Santiago tramam para conseguir a fortuna de Jacobino. O Inquisidor excomunga o cachorro em público e logo em seguida chega ao Arraial a Princesa Ludovika. Ela e sua tradutora dizem que estão a serviço da fé e precisam arrecadar fundos recebendo doações de jóias para construção de um convento no Tijuco. Aparentemente, o Conde e Violante se encantam com a princesa que se hospeda na casa do Conde. No Arraial todos comentam sobre a beleza da princesa. Úrsula promete ajudar a princesa a arrecadar fundos e procura Xica para dizer que a princesa quer conhecer o contratador.

  421. Capítulo

  422. 01/12: Xica diz a Úrsula que no momento Eugênia é mais importante e juntas levam comida para ela. A princesa fala para o povo na Igreja, o contratador chega despertando-lhe atenção. Jacobino promete um diamante a Das Dores para que ela doe para as obras da princesa. Santiago os observa. Sem saber que Úrsula entende italiano, a princesa discute suas reais intenções com sua tradutora. Para surpresa das duas Úrsula pede metade de tudo que for arrecadado em troca de seu silêncio. Santiago pede a Violante para ver Agnes mas a intenção é falar com Xavier para pedir que ele o ajude a descobrir onde está a fortuna de Jacobino. Xavier aceita pois quer se ver livre de Violante. Das Dores manda Martin seguir Jacobino e descobrir seu esconderijo, Martin insiste em voltar para ela , que não aceita. A princesa diz a Úrsula que quer conhecer rapazes. Úrsula leva Macário para acompanhá-las ao rio , a princesa se insinua para o dragão. Xica trama com Jacinto para salvar o padre Eurico. Xica salva o padre e o esconde em sua casa. Jacobino sai para pegar o diamante que prometeu a Das Dores, Xavier e Martin os segue. Úrsula encontra Xavier na mata. Benguela conta a Das Dores que Martin será capturado por Jacobino e diz que sabe onde é o esconderijo dele. Jacobino surpreende Martin. Úrsula vai com a princesa até a casa de Xica, e ela elogia os olhos do contratador. Xica desconfia das intenções da princesa. Padre Eurico vê a princesa e a reconhece. Depois, conta para Xica que ela é uma farsante, pois é uma cortesã. Xica diz ao contratador que não confia na princesa. João Fernandes diz a Xica que ela está com ciúmes e pede que doe o colar de brilhantes que lhe deu de presente para as obras da princesa. Violante desconfia que Luiz Felipe e Micaela estejam por perto. Zé Maria pede a Xica que o apresente a princesa. Ela diz que só fará em troca de outro favor. Violante doa jóias para a princesa. Zé Maria decide doar seu anel mas a princesa pede que lhe doe o escravo Paulo. Ele e Elvira não atendem o pedido da princesa. Xica chega e faz sua doação à princesa, que fica que surpresa ao ver uma camisa de vênus. Surpresa, ela diz a todos que se trata de algo tão precioso que não pode mostrar aos demais. A princesa teme que Xica revele a verdade sobre ela. Úrsula aconselha a princesa a guardar o baú com os donativos na Igreja. A princesa diz que vai partir mas antes se vingará de Xica.

  423. Capítulo

  424. 02/12: Xica decide oferecer uma ceia para princesa e pede a Fátima para que cozinhe algo especial . O Conde fica curioso para saber que bem tão precioso Xica terá doado à princesa. Úrsula diz ao contratador que a princesa quer encontrá-lo no rio. Ao chegar lá ela finge se está se afogando, ele a salva e se deita com ela. Xica desconfia ao ver o contratador com os cabelos molhados. Úrsula finge que está com febre para não ir ao jantar que Xica está oferecendo à princesa e aproveita a ausência de todos para abrir o baú dos donativos. Quilóa diz a Luiz Felipe e Micaela que logo eles terão que deixar o quilombo, pois o Conde prepara um ataque contra eles. Durante a ceia na casa de Xica ela oferece um prato com um sapo para a princesa e diz saber que ela e o contratador tomaram banho de rio juntos. Violante e os demais ficam indignado com a atitude de Xica. O contratador discute com ela. Na calada da noite, a princesa e sua acompanhante entram na Igreja e pegam o baú, ao amanhecer padre Aguiar diz que roubaram o baú. Violante desconfia de Xica, o Conde chega e diz que a princesa fugiu. Na estrada a princesa abre o baú e para sua surpresa encontra três santos no lugar das jóias. O contratador questiona Xica e pergunta como ela descobriu a farsa da princesa, padre Eurico chega e diz que foi ele quem contou. Benguela chora por ter sido roubada, Das Dores a consola. Ao saber que Luiz Felipe e Micaela estão no Quilombo, Violante sugere ao Conde que ataque. Chega carta do rei para o contratador. O Conde manda chamá-lo e Xica se preocupa. Quilóa pede a Luiz Felipe e Micaela que deixem o Quilombo. O rei ordena que o Conde e o contratador voltem para Portugal. O Conde diz ao contratador que ele não poderá levar Xica. O contratador, indignado, procura Violante e diz que ela conseguiu o que queria. Ela não perde a chance de dizer que logo eles se casarão. Em casa o contratador conta a Xica o que aconteceu e diz que terá que partir sozinho. Ela chora e pede para que fujam mas o contratador diz que não poderão pois seriam perseguidos. Fátima encontra Violante que lhe dá um vaso com a imagem do diabo para que ela coloque na casa de Xica. Úrsula encontra-se com Xavier na mata e pergunta se ele se casaria com ela caso tivesse um dote, ele diz que não. Zé Maria consola Xica, depois os dois dão pela falta de Rosa e se preocupam.

  425. Capítulo

  426. 03/12: Violante pressiona Rosa para que conte tudo que sabe sobre Xica. Santiago vê Benguela combinando com Das Dores como farão para irem até o esconderijo de Jacobino. Úrsula encontra Eugênia na mata e se dá conta que não está levando comida para padre Eurico, depois ela, padre Aguiar e o inquisidor vão até a prisão. O inquisidor olha pela fresta da parede e percebe que o padre está morto. Úrsula se culpa achando que ele morreu de fome e procura Eugênia para contar que o padre está morto. O contratador diz a Xica que a estratégia dela deu certo e todos pensam que o padre está morto. Eles vão contar o que aconteceu a padre Eurico mas só encontram uma carta de despedida dele. Violante diz que lamenta a morte de padre Eurico. Xica mostra a carta para Eugênia, Úrsula chega e fica sabendo que Xica havia salvado o padre. Úrsula tem um plano para conseguir se casar com Xavier e pede a ajuda de Pia. Martin consola Xica. Das Dores e Benguela vão ao esconderijo de Jacobino mas não encontram nada. Santiago as observa e mais tarde diz a Dona Céu que precisa que ela lhe compre uma carroça , pois descobriu o esconderijo de Jacobino. O contratador pede a Zé Maria que cuide de Xica. Zé Maria pede ao contratador que antes de sua partida, recupere Rosa das mãos de Violante. Pressionada Rosa conta a Violante que Xica enterrou uma escrava sem cabeça no Quintal, o contratador chega com Zé Maria e levam Rosa. Na Mata, Úrsula, com a ajuda de Pia, prepara uma armadilha para Xavier. Padre Aguiar e o inquisidor surpreendem Xavier abusando de Úrsula, que finge inocência, e o rapaz é levado preso. Violante manda que se cumpra a lei e que se corte os atributos do irmão. Úrsula intercede a seu favor. Santiago diz a Elvira que logo será rico e sugere que fujam do Arraial. Elvira diz a Zé Maria que vai embora, Paulo intercede mais ela está decidida. Úrsula diz que fará um sacrifício e se casará com Xavier. Violante apoia o casamento. Eugênia vai até a Igreja e pede ao inquisidor que a mande para um convento, ele concorda. Das Dores diz a Martin que partirão como sócios e não como marido e mulher. Santiago faz Dona Céu acreditar que fugirão juntos. O contratador dá um presente de despedida a Xica e diz que a ama muito. Jacinto desconfia de Fátima . Violante conta ao inquisidor que Xica esconde uma escrava sem cabeça em seu Quintal. Xica pede a Jacinto que providencie um baú grande, pois ela partirá com o contratador escondida dele. Zé Maria pede a Benvinda que o ajude a impedir que Elvira vá embora com Santiago. Paulo e Elvira rejeitam Zé Maria. O contratador pede ao Capitão Mor que proteja Xica, ele diz que o fará caso não existam provas contra ela.:

  427. Capítulo

  428. 05/12: Eugênia parte para um convento. Dona Céu leva a carroça para Santiago e saem em busca do tesouro de Jacobino. Martin e Das Dores também saem em busca da fortuna. Jacobino acorda com o choro de Ana, que acaba revelando toda a verdade. Úrsula se prepara para o casamento. Jacobino tenta enforcar Benguela para que ela confesse a verdade. Martin pega o baú e quando está saindo do esconderijo é surpreendido por Jacobino, Das Dores chega e ao ouvir Jacobino ameaçar seu filho atira nele. Quando ela e Martin estão prestes a partir são surpreendidos por Santiago e Dona Céu. Santiago luta com Martin e Das Dores briga com Dona Céu, depois chegam a um acordo. Das Dores perdoa Martin e se amam. Santiago despreza Dona Céu e a deixa no esconderijo. Depois pega Elvira na hospedaria e partem do Arraial. Zé Maria e Paulo se lamentam. Depois, Zé Maria dá alforria a Paulo que vai embora do Arraial. Dona Céu percebe que Jacobino está vivo, faz um trato com ele e em troca promete ajudá-lo. Xica conta sua idéia para Zé Maria e pede que a ajude. Elvira pede a Santigo que a leve de volta, pois sente falta de Zé Maria e Paulo. Paulo vai para as lavras de diamantes. Úrsula e Xavier se casam. Violante retira o luto, Xica a encontra e após se confrontarem, Xica joga feijão no vestido de Violante. Elvira volta e fica enfurecida ao saber que Zé Maria deixou Paulo partir. Violante fica sem jeito com os elogios do inquisidor. Santiago chega para a festa de casamento de Xavier e Úrsula. Ele pede a Violante que o deixe voltar para casa. Quilóa diz a Severina que descobriu que o Conde pretende atacar o Quilombo antes de partir, Quilóa diz que se esconderá na mata, Severina diz que ficará com os mais velhos servindo de retaguarda para os que fugirão. Quilóa pede a Luiz Felipe e Micaela que saiam do quilombo. Os dois discutem e Micaela vai embora sozinha. Quilóa aconselha Luiz Felipe a ir atrás de Micaela. Das Dores pede segredo a Benguela sobre o ocorrido. Benvinda aconselha Violante a desistir.

  429. Capítulo

  430. 06/12: Violante diz a Benvinda que jamais desistirá do contratador e que ele se casará com ela custe o que custar. Dona Céu cuida de Jacobino. Elvira e Zé Maria procuram Paulo. Xica manda Jacinto levar comida e dinheiro para Luiz Felipe e Micaela. Úrsula e Xavier sentem falta de se deitar na mata. Micaela se joga no rio, Luiz Felipe a salva e diz que juntos lutarão pela felcidiade. Agnes pede a Santiago que tente amá-la. Jacinto encontra Luiz Felipe e Micaela e entrega a ajuda que Xica lhes enviou. Xica pede ao contratador para não atacar o quilombo. Ele diz que não atirará mas precisa ir para agradar ao rei e poder voltar ao Arraial. Fátima esconde o vaso dentro da casa de Xica. Xica adverte Quilóa sobre o ataque. Martin conta a Das Dores que Santiago voltou ao Arraial sem Dona Céu. O contratador, o Conde e o regimento invadem o Quilombo, Severina se entrega e fala em nome dos negros, o Conde manda matá-la. O Capitão Mor mata Severina, Quilóa e outros negros fogem para mata. Durante o tiroteio Micaela é atingida e morre. Quilóa surpreende o contratador na mata que pede a ele que cuide de Xica. O Conde fica feliz com o resultado do ataque ao Quilombo. Para surpresa de Violante e do inquisidor, Luiz Felipe volta ao Arraial com o corpo de Micaela e pede ao padre Aguiar que cuide de seu velório. Violante manda que se cumpra a lei. Benvinda invoca o diabo através do gato e pede a Zé Maria que dê de presente ao filho de Das Dores. Ela diz que seu fim está chegando e pede ao neto que, num ato de caridade, crie a menina de Fátima como se fosse sua filha. Zé Maria procura Fátima que lhe dá a filha. Benvinda diz ao diabo que viverá no corpo da menina. Fátima conta a Violante que Xica tem um baú grande no quarto. O inquisidor permite que Luiz Felipe se despeça de Micaela antes de deportá-lo para Portugal onde viverá preso atormentado pelo remorso.

  431. Capítulo

  432. 07/12: Zé Maria leva Rosa para o barco de Xica pois teme que Violante se vingue dela após a partida do Contratador. Fátima entrega a menina a Zé Maria. O contratador diz a Violante que o plano dela para se casar com ele não deu certo. Violante responde que o terá pelo ódio, ele diz que ela está louca. Das Dores diz a Benguela que está desconfiada pois ninguém encontrou o corpo de Jacobino. O Capitão Mor se deita com Benguela e demonstra muito carinho por ela. Benguela vai ao esconderijo e descobre que Jacobino está vivo, Das Dores conta para Martin. Violante oferece uma ceia de despedida ao Conde. Quilóa procura Xica. Paulina pede a Violante que a case com o Capitão Mor e em troca dará seu depoimento acusando Xica. Xica prepara festa para o contratador. Ao amanhecer Zé Maria diz ao contratador que Xica está muito triste e não quer vê-lo partir. O contratador entrega cartas de crédito a Zé Maria para que não falte nada a Xica. No Arraial Martin se despede do contratador, Violante vê o baú e lembra do que Fátima lhe contou e, desconfiada de que Xica esteja escondida, ela manda abrir o baú. Sem imaginar o que está acontecendo o contratador permite. Xica sai do baú para surpresa de todos e avança em Violante. O contratador defende Xica e se despede dela com um beijo. Zé Maria consola Xica. Violante diz ao inquisidor que chegou o momento de acabar com Xica. Violante pede ao Capitão Mor que se case com Paulina, ele aceita. Úrsula diz a Violante que voltará para casa de seu tio, pois não suporta mais seus maus tratos dela. Paulo volta ao Arraial para felicidade de Elvira e Zé Maria. Prestes a invocar o diabo para passar para o corpo da menina, Benvinda chama Zé Maria e Elvira para se despedir. Ao fazer o ritual Paulo entra no quarto com a cabra que Zé Maria mandou comprar para alimentar a menina, o corpo de Benvinda passa para o da cabra. Jacinto é interrogado e torturado. Xica procura o Capitão Mor que comunica a ela que sua casa será guardada por dois dragões pois existem muitas acusações contra ela. Zé Maria conta a Xica que sua avó morreu. Ela e Zé Maria oferecem chá ao inquisidor que diz a Xica que ela nunca fez uma doação para Igreja, Xica diz que em troca de sua amizade lhe dará diamantes. Xica pede a Quilóa a arca que está enterrada com os diamantes para dá-la ao inquisidor e salvar sua vida. O inquisidor diz a padre Aguiar que desconfiava que Benvinda fosse bruxa. Xica dá os diamantes ao inquisidor que promete ser seu amigo.

  433. Capítulo

  434. 08/12: O Capitão Mor manda procurar o corpo da escrava no Quintal de Xica. Jacinto assume a culpa por tudo em defesa de Xica. Xica procura o inquisidor na esperança de que a defenda mas ele diz que aceitou os diamantes para Igreja e não para ser comprado, Xica jura que é inocente. Jacinto não suporta as torturas e morre. Violante recupera o corpo do pai. O inquisidor diz a Violante que não tem provas contra Xica, ela manda procurar Rosa no barco e vasculhar a casa de Xica. Mácario procura Xica e conta que Jacinto morreu e que estão à procura de Rosa. Xica corre para salvar Rosa e pede a Quilóa que a proteja, Xica se despede de Rosa e Quilóa e ao voltar para casa encontra o inquisidor e o Capitão Mor que a questionam. Martin chama Paulina para fugir, mas ela diz que ficará para se casar com o Capitão Mor e denunciar Xica,. Ele tenta defender Xica mas a irmã está decidida. Jacobino aproveita que Dona Céu está bêbada e foge. Úrsula e Xavier confessam seu amor, ele volta para casa e diz a Violante que viverá ao lado de Úrsula e longe dela. Benguela diz a Das Dores que o Capitão Mor lhe prometeu casa e comida, Das Dores se despede dela. Úrsula mostra o baú a Xavier. Encontram o vaso com a imagem do diabo na casa de Xica, ela diz que é inocente. Zé Maria se deita com Elvira e Paulo. Martin foge com das Dores. Xica é levada presa. Ela diz ao inquisidor que o vaso não é seu, Zé Maria chega e a defende dizendo que ela não pode ser interrogada pois está grávida, o inquisidor dispensa o interrogatório e diz que ela aguardará o julgamento presa. Violante nega ajuda a Dona Céu. Úrsula e Xavier vão morar na casa que era da família Pereira, ela mostra o baú com as jóias para ele. Jacobino surpreende Martin e Das Dores na estrada, ele ameaça matar o menino mas o gato pula nele deixando-o indefeso. Das Dores pede a Martin que não mate Jacobino, ela o beija e vai embora com Martin. O Capitão Mor presenteia Benguela. Jacobino encontra o escravo de Xica na mata e o leva para a taverna. Passam-se alguns meses e Xica continua presa. Zé Maria entrega a ela uma carta do contratador. Elvira está grávida. Começa o julgamento de Xica e Zé Maria é seu defensor, Paulina a acusa. Zé Maria escreve para o contratador contando a situação de Xica. Violante também escreve ao contratador.

  435. Capítulo

  436. 09/12: resumo do último capítulo da novela Xica da Silva – Xica se defende das acusações de bruxa, o inquisidor diz que após o nascimento da criança executará a sentença. O contratador lê a carta de Zé Maria e de Violante, que diz salvar Xica caso ele aceite se casar com ela. Xica dá a luz a uma menina. Violante recebe carta do contratador aceitando o acordo para salvar Xica. Violante procura Fátima e Paulina para mudarem o depoimento salvando Xica e acusando as mucamas. O inquisidor procura Violante diz que a ama e a beija. Ele diz que sempre soube que Xica era inocente e que ela tramou tudo mas não vai desmascará-la, pois a admira. Xica fica livre e suas mucamas são presas. Violante vai para Portugal e casa-se com o contratador que a despreza e volta para ver Xica. Vinte anos depois… Bartolomeu, filho de Xica, volta ao Arraial. Ele acaba de se ordenar padre e chega à tempo de realizar o casamento de sua irmã, Joana, com um fidalgo branco. Violante vive só e demente.

Elenco / Personagens

Taís Araújo – Xica da Silva (Francisca da Silva de Oliveira)/Joana da Silva de Oliveira (no último capítulo)
Victor Wagner – Contratador João Fernandes de Oliveira
Drica Moraes- Violante Cabral
Guilherme Piva – José Maria
Carla Regina – Maria das Dores Gonçalo
Murilo Rosa – Martim Caldeira Brant
Zezé Motta – Maria da Silva/Xica da Silva (idosa – último capitúlo)
Giovanna Antonelli – Elvira
Carlos Alberto – Sargento-mor Thomaz Cabral
Altair Lima – Jacobino
Eliana Guttman – Maria do Céu Gonçalo
Eduardo Dusek – Capitão-mor Emmanuel Gonçalo
Miriam Pires – Bemvinda
Joana Limaverde – Catarina
Sérgio Britto – Conde Valladares
Ângela Leal – Marquesa Carlota
Alexia Dechamps – Condessa Efigênia
Kristel Bianco – Emerenciana Caldeira Brant
Reynaldo Gonzaga – Contratador Felisberto Caldeira Brant
Lourdes Mayer – Madre Superiora
Paulo César Grande – Evaristo de Sepúlveda Toledo
Marjorie Andrade – Amélia de Sepúlveda Toledo
Edson Montenegro – Mandinga
Ana Cecília Costa – Tomázia
André Felippe Di Mauro – Duarte
Lui Mendes – Malé
Dalton Vigh – Frei Expedito
Teresa Sequerra – Michaela Cabral
Fernando Eiras – Luiz Felipe Cabral
Jayme Periard – Félix
Déo Garcez – Paulo
Maurício Gonçalves – Quilôa
Maria Alves – Rosa
Haroldo de Oliveira – Jacinto
Alexandre Lippiani – Padre Eurico
José Steinberg – Padre Aguiar
Rita Ribeiro Davis – Úrsula Aguiar
[Matheus Petinatti – Xavier Cabral
Andréa Avancini – Eugênia
Charles Moeller – Santiago Cabral
Lucimara Martins – Maria Benguela
Lu Grimaldi – Fausta
Mário Cardoso – Sebastião
Leci Brandão – Severina
Maria Clara Mattos – Paulina Caldeira Brant
Romeu Evaristo – Damião
Iléa Ferraz – Fátima
Alexandre Moreno – Jerônimo
Adriane Galisteu – Clara Caldeira Brant
Milene Acosta – Pia
Renata Oliveira – Agnes
Cláudia Borioni – Teodora
Sérgio Fonta – Doutor Pedras
Sérgio Viotti – Conde da Barca
Paulo Reis – Comandante
Thalma de Freitas – Caetana
Léa Garcia – Bastiana
Carla Tausz – Genoveva
Delma Silva – Jelena
Nill Marcondes – Mambenfe
Glória Portela – Veridiana
Ney Padilha – Juvenal
Luciano Rabelo – Amaro
Fernando Vieira – Bonifácio

Atores portugueses
António Marques – Teodoro Pereira
Lídia Franco – Guiomar Maria de Assunção Pereira
Anabela Teixeira – Maria da Graça Pereira
Rosa Castro André – Maria Joaquina Pereira
Gonçalo Diniz – Macário

As crianças
Ludmila Dayer – Isabel Gonçalo
Ingrid Friedman – Ana Gonçalo
Otávio Victoriense – Carlos Cabral

Participações especiais
Marcos Breda – Amadeu
Sílvia Buarque – Elisa
Zózimo Bulbul – Caetano
Cicciolina – Ludovica de Castelgandolfo
Cláudia Borioni – Teodora
Walney Costa – Lourenço
Ivano Nascimento – Diogo
Érica Marques – Benedita
Dona Zica – Josefina
Ademir Zanyor – Bartolomeu da Silva de Oliveira
Fernanda Laculi – Noviça
Lílian Pacheco – Noviça
Marcela Carvalho – Noviça
Ana Luiza – Noviça
Stella Alane – Noviça
Airam Pinheiro – Dragão
Alexandre Wacker – Dragão
Camacho Costa – Bispo
Matheus Aguiar
Marcos Apolo
Ana Paula Cândido
Edson Branco
Eliseu de Souza
Geralda Lopes
Marcos Silva
Mônica Moura
José Araújo
Junio Guindane
Denys Laurentino
Almir Martins
Rômulo Oliveira
Bruno Pacheco
Luciana Perez
Lorena Rigaud
Achla Teixeira
Núbia de Oliveira
Túlio Abreu

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Gravadora: Bloch Som e Imagem
1) Xica rainha – Patrícia Amaral, Marcus Viana e Transfônica Orkestra (Tema de abertura)
2) Qüenda – Patrícia Amaral (Tema de Xica)
3) Trindade – Marcus Viana (Tema de Luiz Felipe e Michaela)
4) Concerto de outono – Transfônica Orkestra (Tema de Zé Maria)
5) Caco de estrela – Zezé Motta (Tema de Xica)
6) Toque de alba – Transfônica Orkestra (Tema do Contratador João Fernades)
7) Canção de ninar – Carla Villar (Tema de Clara)
8) Tema de Xica(Qüenda) – Marcus Viana (Tema de Xica e João Fernandes)
9) Capitão do mato – Tranfônica Orkestra (Tema de Jacobino)
10) Encontro das águas – Eduardo Dusek (Tema de Martim e Das Dores)
11) Escarlate – Marcus Viana e Transfônica Orkestra (Tema de Violante)
12) Canção & Lundu – Collegium Musicum Brasiliensis (Tema do núcleo dos escravos)
13) Coroação do rei do quilombo – Transfônica Orkestra (Tema de Quilôa)
14) Brincadeiras Barrocas. 14.1) Antífona de Nossa Senhora.
14.2) Travessuras – Transfônica Orkestra (Tema de Úrsula e Xavier Cabral)

0 Comentário para: “Xica da Silva Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *