Voltei pra Você Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Voltei pra Você desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Voltei pra Você e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Voltei pra Você

◘ Período de exibição: 10/10/1983 – 17/03/1984
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 140
◘ Autoria: Benedito Ruy Barbosa
◘ Colaboração: Edmara Barbosa
◘ Direção: Gonzaga Blota e Ary Coslov
◘ Direção-geral: Gonzaga Blota

A história se passa em São João del-Rei, Minas Gerais. A trama central gira em torno de dois jovens, amigos inseparáveis: Liliane (Cristina Mullins), a Pituca, e Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe. Ela é filha de um dos fazendeiros mais ricos da região; e ele, de pais desconhecidos, “caído do Céu num raio de luar”, diz a lenda local. O tempo passa, e os dois tomam rumos diferentes. Pedro das Antas vai estudar em um colégio interno na capital, e Liliane viaja com a mãe para a Europa.

Dez anos depois, Pedro e Liliane voltam a São João del-Rei. Eles se reencontram e constatam que ainda se amam, mas uma grande revelação coloca todo o sentimento dos dois a perder. Pedro descobre ser o verdadeiro dono das terras do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), pai de Liliane. Sua mãe de criação, Mãe Benta, deixou uma carta para ele revelando todo seu passado e origem. Ela lhe conta que seus pais foram assassinados por jagunços do coronel Epaminondas e, em anexo, manda a escritura das terras que pertenciam a seus pais. Graças ao relato de Mãe Benta, Pedro descobre que, anos atrás, o coronel Epaminondas usurpara a terra de sua família e enriquecera às custas de uma propriedade que não lhe pertencia. Ao descobrir isso, Pedro inicia uma luta contra o coronel pela recuperação de suas propriedades. O ódio que sente e a luta implacável que decide travar para reconquistar seu patrimônio acabam afastando-o de Liliane, que, apesar de amá-lo, fica dividida entre ele e seu pai.

Idealista, Pedro sonha dividir a terra com várias famílias da região, estabelecendo um regime de trabalho comunitário, tendo como base uma cooperativa. Formado em Agronomia, o jovem conhece as deficiências das lavouras e sonha poder conscientizar o povo, dando-lhes oportunidade de ter uma vida melhor e mais digna. Para reaver sua propriedade, ele decide contratar os serviços de Dr. Camargo (Paulo Figueiredo), advogado especializado em causas de litígios de terra.

Ao longo da história, acompanha-se a luta de Pedro pelas terras que pertenciam à sua família e seu grande sofrimento por não conseguir deixar de amar a filha de seu grande rival. No final da trama, depois de muitos conflitos, Pedro sucumbe ao amor que sente por Liliane e desiste de se vingar de Epaminondas. Ele entra em acordo com o coronel e termina a novela feliz, ao lado de seu amor.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Voltei pra Você

** Resumo não divulgado

Pedro das Antas, filho de pais falecidos, e Liliane, filha do coronel Epaminondas Napoleão, são amigos de infância.

O moço, após passar dez anos estudando em Belo Horizonte, volta à terra natal e descobre que as terras do coronel, na verdade, haviam sido tomadas de sua família.

A partir daí, estabelece-se um dilema: o rapaz precisa reaver o que é seu de direito, mas, ao mesmo tempo, apaixona-se pela filha do fazendeiro.

Para conhecer melhor os hábitos e costumes de São João del-Rei, Benedito Ruy Barbosa passou dez dias na cidade mineira descobrindo lugarejos curiosos e conversando com os moradores em busca de suas histórias e experiências pessoais.

Em Voltei pra Você, o autor Benedito Ruy Barbosa reviveu seis personagens: Pituca (Cristina Mullins), Serelepe (Paulo Castelli), coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), Padre Santos (Percy Aires), Zelão (Nelson Xavier) e Tuim (Cosme dos Santos), que haviam feito parte de Meu Pedacinho de Chão, novela de sua autoria, apresentada simultaneamente pela Rede Globo e pela TV Cultura de São Paulo, em 1971.

Castro Gonzaga e Percy Aires reviveram os mesmos personagens que interpretaram em 1971, coronel Epaminondas e Padre Santos. Na obra dos anos 70, Zelão foi vivido por Maurício do Valle, e Patrícia Aires e Aires Pinto deram vida à Pituca e a Serelepe.

Dr. Camargo
Após perder uma causa que considerava extremamente importante, o trabalho de Dr. Camargo (Paulo Figueiredo) foi duramente criticado pelos moradores da cidade. Deprimido e frustrado, o advogado passou a beber muito, levando uma vida muito solitária e infeliz. Quando Pedro das Antas (Paulo Castelli) o contrata para ajudá-lo a reaver suas terras, tomadas pelo coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), Camargo volta a ter ânimo e, aos poucos, reconquista o respeito das pessoas. A paixão por Vivinha (Thaís de Campos) também faz Camargo recuperar o interesse pela vida.

Outro personagem importante na novela é o bêbado Curió (Rui Resende), figura folclórica da cidade, que passa os dias fazendo discursos na rua. É casado com Paciência (Maria Alves), mas a mulher tem vergonha de revelar a união para aos moradores da cidade.

Zelão (Nélson Xavier) e Tuim (Cosme dos Santos), antigos jagunços, agora soldados da milícia local, também merecem destaque. Filho de Mãe Benta, Zelão é o braço direito de Pedro das Antas, a quem considera um irmão. Tuim, que também é muito amigo de Zelão, vive uma história de amor com Branca (Irís Nascimento), uma das criadas da fazenda do coronel Epaminondas.

O braço direito do coronel é Januário (Gilberto Martinho), um homem severo que vive com a mulher Nena (Ana Ariel) e a filha Lucinha (Elizangela) na fazenda de Epaminondas. No passado, foi jagunço do coronel e até hoje é temido por todos da região.

ELENCO
Ana Ariel – Nenê
André de Biase – Netinho
Angela Martins – beata da cidade
Angela Tornatori – empregada do delegado
Carmen Monegal – Walkíria
Castro Gonzaga – coronel Epaminondas
Cláudio Corazza – Fernando
Cosme dos Santos – Tuim
Cristina Mullins – Liliane (Pituca)
Denise Dumont – Maraísa
Dênis Derkian – Dudu
Edson Silva – Pajé
Eduardo Martini – Renato
Elizangela – Lucinha
Felipe Carone – Neno
Germano Filho
Gilberto Martinho – Januário
Íris Bruzzi – Clotilde
Íris Nascimento – Branca
João do Reino – capanga
João Signorelli – Vado
Jorge Luiz da Silva
Leonardo Villar – Rúbens
Luís Komanche – capaganda
Luiz Fabiano
Márcia Porto – Rita
Maria Alves – Paciência
Maria Lucia Dahl – moradora da cidade
Marino Jardim – capanga
Nelson Xavier – Zelão
Nelson Freitas – capanga
Neuza Amaral – Maruca
Osmar Prado – Joãozito
Paulo Castelli – Pedro (Serelepe)
Paulo Figueiredo – Camargo
Percy Aires – Padre Santos
Ruy Resende – Curió
Solange Couto – Gisa
Solange Mascarenhas – professora
Thaís de Campos – Vivinha
Tony Vermont – Jaburu

Elenco / Personagens

CORONEL EPAMINONDAS (Castro Gonzaga) Um dos mais importantes fazendeiros da região. Mantém-se como um autêntico senhor feudal, esquecendo-se de que os tempos mudaram. O viúvo morre de saudades da filha Liliane (Cristina Mullins), que morou durante anos na Europa com a mãe. Sente que já não tem mais todo o poder nas mãos, principalmente depois que Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe, decide lutar por suas terras, usurpadas pelo coronel.

LILIANE (Cristina Mullins) Filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga). Tem características da mãe já falecida e do pai, o que a faz ser meiga, terna, carinhosa e, ao mesmo tempo, mandona, prepotente, capaz de qualquer vilania na defesa dos seus interesses. Quando volta à fazenda, após 10 anos na Europa, reencontra o seu grande companheiro de infância, Pedro das Antas (Paulo Castelli), o Serelepe, passando a viver um grande conflito: entregar-se ao amor do rapaz ou ficar ao lado do pai, que disputa com Pedro terras da região.

JANUÁRIO (Gilberto Martinho) É um dos antigos jagunços do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), de uma época que todos querem esquecer. Mora na fazenda com a mulher, Nenê (Ana Ariel), e a filha, Lucinha (Elizangela). É o braço direito de Epaminondas, seu fiel amigo, pois o coronel acoberta seus atos injustos. É um homem temido por todos na região.

NENÊ (Ana Ariel) Mulher de Januário (Gilberto Martinho) e muito judiada pela vida. É esposa obediente de um marido mandão e prepotente. Demora para enfrentá-lo, o que só acontece quando está em jogo o futuro da filha deles, Lucinha (Elizangela). Luta pela felicidade da jovem, mesmo que, para isso, precise brigar com Januário.

LUCINHA (Elizangela) Filha de Januário (Gilberto Martinho) e Nenê (Ana Ariel). Chegou ainda pequena à fazenda, onde praticamente foi criada. De certa forma, preenche o vazio deixado pela partida da filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), Liliane (Cristina Mullins). Como os pais, submete-se às vontades do coronel para não perder as regalias de viver na Casa Grande.

BRANCA (Íris Nascimento) Uma das criadas da fazenda, que ajuda Nenê (Ana Ariel) no serviço da casa. É muito alegre, brincalhona e, às vezes, dramática. Ri e chora com a mesma facilidade. É apaixonada por Tuim (Cosme dos Santos), com quem forma uma dupla engraçada. Ela vive correndo riscos para encontrá-lo.

PEDRO DAS ANTAS (Paulo Castelli) Também conhecido como Serelepe. Ninguém sabe quem são seus pais. Diz a lenda local que “caiu do Céu num raio de luar”. No decorrer da trama, ele descobre tudo sobre seu passado. Sua mãe de criação, Mãe Benta, deixa-lhe uma carta lhe revelando que seus pais foram assassinados por jagunços do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga) e que o coronel usurpou a terra de sua família e enriqueceu às custas de uma propriedade que não lhe pertencia. Ao descobrir isso, Pedro inicia uma luta contra o coronel pela recuperação de suas propriedades. Mas sofre por ter de se afastar da filha dele, Liliane (Cristina Mullins), a quem conhece desde criança. Pedro estudou em um internato, na capital, e, mais tarde formou-se em Agronomia. Luta pela posse das terras e, se ganhá-la, pretende criar uma cooperativa para os moradores da região, repartindo tudo o que é seu. Um idealista, que arregaça as mangas e luta por seus ideais.

ZELÃO (Nelson Xavier) Filho e neto de jagunços da região. Durante muito tempo, serviu ao coronel Epaminondas (Castro Gonzaga). Mas, ao se alfabetizar na primeira escola do local, mudou de vida. Valente, estourado, é o braço direito de Pedro das Antas (Paulo Castelli), a quem estima como a um irmão, já que sua mãe, Mãe Benta, foi quem cuidou do rapaz até ele ir para a capital. É bondoso ao extremo, chegando a ser ingênuo em alguns momentos. Lucinha (Elizangela) o fará esquecer, de vez, uma antiga paixão. E por ela será capaz de enfrentar não só Januário (Gilberto Martinho), mas todo o seu bando.

TUIM (Cosme dos Santos) Amigo fiel de Zelão (Nelson Xavier), com quem divide todos os problemas e preocupações. Cresceu junto com Pedro (Paulo Castelli), solto pela região, como uma cria da fazenda. É muito ingênuo e apaixonado por Branca (Íris Nascimento), mas tem dificuldades para vê-la, já que está proibido de entrar nas terras do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga).

CAMARGO (Paulo Figueiredo) Advogado especializado em causas de litígio de terras, mas desacreditado na cidade por ter amargado uma derrota em seu primeiro caso. Bebe demais e só começa a mudar seu rumo quando é contratado por Pedro (Paulo Castelli) para ajudá-lo a recuperar suas propriedades. Isso lhe dá novo ânimo, e ele volta a ser respeitado por todos. Torna-se um idealista. O seu amor por Vivinha (Thaís de Campos) também lhe dá forças para levar sua luta adiante.

DOUTOR DELEGADO (Leonardo Villar) Chamado assim por todos. É um exemplo de autoridade exercida com zelo, justiça e prudência. Homem de boa formação, responsável, com obsessão pela justiça em todas as suas decisões. É casado com Maruca (Neuza Amaral) e ama os filhos, Vivinha (Thaís de Campos) e Vado (João Signorelli), apesar das frequentes brigas que tem com o rapaz. É um inimigo velado do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), pois conhece toda a história de sua vida, não concordando com os meios utilizados por ele para conseguir seus objetivos.  

MARUCA (Neuza Amaral) Mulher do delegado (Leonardo Villar) e mãe de Vivinha (Thaís de Campos) e Vado (João Signorelli). É uma mulher resignada, seguindo o marido aonde ele for, já tendo feito muitas mudanças até chegar a São João del-Rei. Apaixonou-se pela cidade, pelos moradores e não quer mais sair dali. Tenta, sempre que pode, contornar os atritos dos filhos com o marido. Aprova o interesse de Camargo (Paulo Figueiredo) por Vivinha, mas espera que sua filha não tenha o mesmo destino que ela. É, antes de mais nada, mãe e esposa em tempo integral.

VADO (João Signorelli) Filho do Delegado (Leonardo Viliar) e de Maruca (Neuza Amaral) e irmão de Vivinha (Thaís de Campos). Rapaz rebelde, inconsequente, que se aproveita da autoridade do pai para bagunçar a cidade. Lidera uma turma de rapazes, sempre se envolvendo em confusões e tendo atritos com a vizinhança. É, inclusive, por conta disso que surgem os conflitos dentro de casa. Apaixona-se por Liliane (Cristina Mullins), filha do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), e tenta uma aproximação a qualquer preço, mas sofre com a indiferença da moça.

VIVINHA (Thaís de Campos) Filha do Delegado (Leonardo Viliar) e de Maruca (Neuza Amaral) e irmã de Vado (João Signorelli). Moça simpática e muito animada. Depois das várias transferências do pai, encontra em São João del-Rei o que acredita ser seu único e verdadeiro amor: Pedro das Antas (Paulo Castelli). Mas acaba descobrindo que ama mesmo o advogado Camargo (Paulo Figueiredo) ao se aproximar dele para ajudá-lo a enfrentar o coronel Epaminondas (Castro Gonzaga).

JABURU (Tony Vermont) Cabo da delegacia. Ele auxilia o delegado nas rondas pela cidade. Está sempre metido em encrencas, já que não é dos mais espertos e se deixa levar por outros rapazes.

NENO (Felipe Carone) Dono do bar frequentado pelos moradores de São João del-Rei. O estabelecimento tem instalações modernas, televisão, e serve como ponto de encontro para os personagens da história. Neno acredita que a liderança do coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), exercida ali há anos, seja a razão para o atraso no desenvolvimento do município. É muito amigo do delegado (Leonardo Villar) e de sua família e um incentivador da luta de Camargo (Paulo Figueiredo) contra o coronel. Procura manter-se informado sobre as notícias do país e do mundo.

CLOTILDE (Íris Bruzzi) Mulher de Neno (Felipe Carone), de quem é braço direito. Cuida da loja de Loteria Esportiva, que fica ao lado do estabelecimento do marido. É a grande confidente de Vivinha (Thaís de Campos) e Camargo (Paulo Figueiredo), a quem estima como se fosse seu filho.

PAGÉ (Edson Silva) Ajudante de Neno (Felipe Carone) no bar. É muito simpático com os clientes.

CURIÓ (Rui Resende) figura muito popular na cidade por suas bebedeiras e discursos. Casado com Paciência (Maria Alves), o que não é de conhecimento de ninguém, com quem teve vários filhos. Esteve preso durante algum tempo e, nessa época, leu tudo o que lhe caía nas mãos. Daí o conhecimento para fazer discursos seriíssimos e sensatos. As pessoas, no entanto, não lhe dão muita atenção, pois o seu estado é sempre lastimável.

PACIÊNCIA (Maria Alves) Mulher de Curió (Rui Resende) e mãe de seus filhos, a quem sustenta trabalhando para as famílias mais abastadas da cidade. É uma mulher mansa, bondosa e generosa, que nunca se queixa da vida, característica que justifica seu nome. Não diz que é mulher de Curió, o grande vadio da cidade, pois tem vergonha de seu eterno estado de embriaguez.

PADRE SANTOS (Percy Aires) Padre, procura manter a comunidade em paz. É amigo de todos e sempre tem um ouvido atento às lamentações, mesmo que para isso tenha de interromper os ensaios de tuba, seu instrumento predileto. É um grande conselheiro e ajuda muito Pedro das Antas (Paulo Castelli), o menino que viu crescer, com seus problemas com Liliane (Cristina Mullins) e com o coronel Epaminondas (Castro Gonzaga).

NETINHO (André de Biase) Motoqueiro, amigo de Vado (João Signorelli) e namorado de Vivinha (Thaís de Campos) no começo da história. Seus pais são ricos, e ele faz parte da turma de rapazes que vivem arrumando confusões na cidade.

PAXÁ (Luiz Fabiano) Líder do conjunto musical da cidade.

GISA (Solange Coutinho) Amiga de Vivinha (Thaís de Campos).

RITA (Márcia Porto) Amiga de Vivinha (Thaís de Campos).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:
Guerreiro Menino (Um Homem Também Chora)
Compositores: Gonzaguinha
Intérprete: Fagner

Noite do Prazer
Compositores: Cláudio Zoli
Intérprete: Brylho

Nós Dois
Compositores:
Intérprete: Marcelo

Da Fazenda
Compositores: Fatima Guedes
Intérprete: Fatima Guedes

Até Pensei
Compositores: Chico Buarque
Intérprete: Olívia Hime

Voltei pra Você – Tema de abertura
Compositores:
Intérprete: João Paulo

Água Ardente
Compositores: Byafra
Intérprete: Byafra

Sensual
Compositores: Ricardo Feghali/ Cleberson Horsth/ Claudio Rabelo
Intérprete: Roupa Nova

Emoções
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Marina Lima

Eu e Ela
Compositores: Eduardo França/ Carlos Cola
Intérprete: Dudu França

Terras de Minas
Compositores: Filó Machado/ Judith de Souza
Intérprete: Filó

Cavaleiro do Rio Seco
Compositores: Denise Emmer
Intérprete: Denise Emmer

Internacional:
A Song for You
Compositores: Marshall/ Miles
Intérprete: John Miles

I Am Love
Compositores: Maurice White/ David Foster/ Allee Willis
Intérprete: Jennifer Holiday

Reggae Night
Compositores: A. Bayyan/ L. Jackson
Intérprete: Jimmy Cliff

You Don’t Have To Say You Love Me
Compositores: Donaggio/ Napier Bell/ Wilkham/ Pallavicini
Intérprete: Wall Street Crash

Body Work
Compositores: Curtis Hudson
Intérprete: Hot Streak

Show Her
Compositores: Ronnie Milsap
Intérprete: Ronnie Milsap

Searchin’ (I Gotta Find a Man)
Compositores: Ian Anthony Stephens/ Winston Sela
Intérprete: Hazell Dean

Make Believe It’s Your First Time
Compositores: Bob Morrison/ Johnny Wilson
Intérprete: Carpenters

When Will I See You Again
Compositores: Gamble and Huff
Intérprete: Magdalayna

Could It Be Right
Compositores: Allee Willis/ David Foster/ Maurice White
Intérprete: Earth, Wind and Fire

Till I Can’t Take Love No More
Compositores: Eddy Grant
Intérprete: Eddy Grant

Dividersi I Resti (Trocando Em Miúdos)
Compositores: Chico Buarque – Francis Hime
Intérprete: Olívia Hime

Hold The Night
Compositores: F. Degryse/ M. Costa
Intérprete: Night Force

Every Breath You Take / Moonlight Shadow
Compositores: Sting/ Mike Oldfield
Intérprete: Green Lights

0 Comentário para: “Voltei pra Você Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *