Vereda Tropical Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Vereda Tropical desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Vereda Tropical e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Vereda Tropical

◘ Período de exibição: 23/07/1984 – 01/02/1985
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 184
◘ Autoria: Carlos Lombardi
◘ Supervisão de texto: Silvio de Abreu
◘ Direção: Jorge Fernando e Guel Arraes

O tema central de Vereda Tropical, ambientada em São Paulo, são as relações familiares. Os conflitos da história giram em torno da família de Silvana (Lucélia Santos), mãe de Zeca (Jonas Torres), e do avô paterno do menino, Oliva (Walmor Chagas).

Silvana é uma moça simples, criada pela avó Da Paz (Norma Geraldy) desde menina, quando perdeu os pais. Operária da fábrica de perfumes CPP, destaca-se como líder no trabalho. Lá ela conhece Victor (Lauro Corona), filho de Oliva, proprietário da fábrica. Os dois iniciam um romance. Mas Victor abandona Silvana grávida e sofre um acidente de carro fatal nos primeiros capítulos da novela. Quando Zeca nasce, Oliva decide brigar com Silvana pela guarda do menino.

Oliva é um homem poderoso, viúvo e pai de quatro filhos: Victor, Catarina (Marieta Severo), Verônica (Maria Zilda) e Gabi (Cristina Pereira). Após a morte de Victor, ele decide fazer de Zeca seu sucessor, e tenta de todo jeito conquistar o amor e a guarda do menino. Sua determinação acirra a briga das irmãs pelo controle da fábrica de perfumes.

Catarina, a mais velha das três filhas de Oliva, foi abandonada pelo marido e voltou para a casa do pai com o filho Téo (Marcos Frota). Durona, orgulhosa e fria, é a atual diretora da CPP, mas não suporta a linha de produtos populares da empresa – o ponto forte do negócio. Ela se sente ameaçada com a chegada de Zeca e decide alertar as irmãs. Verônica, por sua vez, é uma mulher sensual, que adora provocar os homens. Solteira e bem-humorada, não se preocupa com o rumo dos negócios, e só pensa em curtir a vida boa que leva graças ao dinheiro do pai. Já Gabi, a mais nova das três, é a que mais se parece com o pai, embora seja adotada. Irreverente e geniosa, diz o que lhe vem à cabeça, o que a deixa em conflito em casa, na faculdade e com os amigos.

Outro personagem importante na trama é o jogador de futebol Luca (Mario Gomes), querido por todos os moradores da Vila dos Prazeres, onde mora com a mãe, Bina (Geórgia Gomide), e os irmãos Marco (Paulo Betti), Angelina (Angelina Muniz) e Francesco (Paulo Guarnieri). Alegre e franco, Luca está sempre de bem com a vida, apesar do temperamento estourado, que dificulta seu sonho de se tornar um centroavante reconhecido. Ele vive perambulando sem sucesso por diversos times paulistas da segunda divisão. Luca é namorado de Silvana, e é adorado por Zeca.A afetuosa relação do jogador com o menino conquistou os telespectadores.

A relação de Luca e Silvana é abalada por Verônica, com quem o centroavante se envolve. Ele quase se casa com a filha de Oliva, mas a abandona no altar, reconciliando-se com a antiga namorada. Os dois terminam juntos e felizes, e Verônica entra para um convento.

O tom de humor de Vereda Tropical fez com que o vilão Oliva, em suas investidas para ficar com o neto, não fosse tão malvado assim. Catarina é quem se revelou uma ardilosa vilã, fazendo tudo para afastar Zeca da família, com receio de que ele herdasse todo o patrimônio do pai. Nos capítulos finais, Catarina sequestra o sobrinho, mas ele, esperto, foge do esconderijo. O menino, que estava sob a guarda do avô nesse momento, vai para a casa da mãe, que decide ir embora da cidade com Luca e o filho. Enquanto isso, uma grande mobilização popular vai às ruas para defender Silvana, levando Oliva a entregar a posse de Zeca para a mãe e a prometer não perturbá-los nunca mais. A CPP vai à falência, e Oliva e Catarina terminam a história sem dinheiro nem poder.

Um dos destaques do último capítulo de Vereda Tropical foi a estreia de Luca no Corinthians. Descoberto pelo time, o centroavante joga no lotado estádio do Morumbi, em São Paulo.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Vereda Tropical

** Resumo ainda não divulgado

A operária Silvana é abandonada grávida pelo namorado, Victor, que morreu. Fugindo do cerco do sogro Vicente, Silvana vai morar na Vila do Prazeres, onde entre em contato com a família da viúva Bina, proprietária da cantina italiana La Tavola de Michele. Silvana passa então a ser cortejada pelos dois filhos mais velhos de Bina: o romântico e tímido Marco, e Luca, um talentoso centroavante que procura emprego por diversos times de São Paulo. Mas é Luca que conquista o coração de Silvana, e se torna amigo do filho dela, Zeca, filho de Silvana com Victor. Com passar do tempo, o romance de Silvana e Luca fica tumultuado, por causa do gênio esquentado dos dois e pela presença de Verônica, que joga todo seu charme sobre Luca. Mas, a complicação maior é por parte de Vicente, o pai de Verônica e Victor, que arma uma verdadeira guerra pela posse do seu neto, Zeca.

Por intermédio de Jamil, amigo de Bina, Silvana vai trabalhar na fábrica de perfumes CPP, de propriedade de Vicente, que é administrada por Catarina, sua outra filha, que faz de tudo para impedir que Zeca se torne herdeiro da fortuna de seu pai.

Vereda Tropical foi a primeira novela escrita por Carlos Lombardi na TV Globo, com argumento e supervisão de texto de Silvio de Abreu.

Carlos Lombardi ressalta que o trabalho de supervisão de Silvio de Abreu foi fundamental para o bom desempenho da novela, além de um aprendizado para futuros trabalhos.

Segundo Silvio de Abreu, muito do sucesso da novela também se deve à dupla de diretores Jorge Fernando e Guel Arraes, que já havia dirigido Jogo da Vida e Guerra dos Sexos, ambas novelas de sua autoria.

Criar histórias sobre famílias em crise é um prato cheio para Carlos Lombardi. Quem garante é o próprio autor. Lombardi afirma que, ao desenvolver sua primeira novela, descobriu algumas características suas que levaria para trabalhos posteriores. Uma delas é a tendência de humanizar seus vilões.

A produção bateu recorde de audiência no horário das 19h, na época. Um perfume com o nome da novela foi lançado no mercado, fazendo sucesso com o público feminino.

Para interpretar o jogador Bertazzo, Nuno Leal Maia, nascido em Santos (SP), treinou o sotaque dos paulistanos do bairro do Brás.

Vereda Tropical marcou a estreia do ator Marcos Frota na TV Globo.

Maurício Mattar fez uma participação especial no último capítulo da novela como um paquera de Catarina, personagem de Marieta Severo.

A novela foi reapresentada entre 27 de abril e 23 de outubro de 1987, na sessão Vale a Pena Ver de Novo.

Vereda Tropical foi vendida para países como Angola, Bolívia, Chile, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Núcleo popular
A cantina italiana La Tavola de Michele, localizada na Vila dos Prazeres e comandada por dona Bina (Georgia Gomide), reúne a maioria dos operários da fábrica de perfumes, o núcleo pobre da novela. É na cantina que grande parte das ações acontece. O solteirão Jamil (Gianfrancesco Guarnieri), por exemplo, é um dos frequentadores assíduos da casa. Rival de Oliva, Jamil é dono de uma pequena indústria de essências e possui o segredo da linha de maior sucesso da CPP, para desespero do dono da fábrica. Ao longo da trama, ele se apaixona por Silvana (Lucélia Santos).

Super-Téo
O personagem Téo (Marcos Frota) conquistou o público com sua gagueira e sua imaginação fértil. Muito tímido e com medo de tudo a sua volta, Téo tenta se aproximar da mãe, Catarina (Marieta Severo), e do avô, Oliva (Walmor Chagas), mas não é bem recebido por nenhum dos dois. Além disso, não sabe como se aproximar das mulheres, nem fazer amigos. Solitário, vive em um mundo paralelo, onde volta e meia imagina ser um super-herói: o Super-Téo. Aos poucos, o rapaz se aproxima de Gabi (Cristina Pereira). No final da história, consegue conquistar seu amor.

Elenco
Angela Leal – Isaurinha
Ângela Figueiredo – participação especial
Angelina Muniz – Angelina
Antônio Pedro – Marido
Anilza Leoni
Berta Loran – Carcereira
Beth Castro
Carlos Augusto Strazzer – Ivan
Carlos Gregório – Delegado
Carlos Wilson – Bedel
Catarina Abdalla – Guilhermina
Cristiane Couto – Filha
Cristina Mullins – Léo
Cristina Pereira – Gaby
Dary Reis – juiz de futebol
Dennis Carvalho – Gerente do bar
Eduardo Tornaghi – Bráulio
Ênio Santos – Péricles
Fernando Carvalho – Cavalariço
Fernando José – Marcondes
Gianfrancesco Guarnieri – Jamil
Gilberto Martinho – Barbosa
Geórgia Gomide – Bina
Guaracy Valente – Assis
Ivan Mesquita – Delegado
Ísis de Oliveira – Fernanda
Jacira Silva – Diretora do colégio
Jomba – Químico
John Herbert – Vilela
Jonas Torres – Zeca Pedra
José Augusto Branco – Dr. Stein
Jorge Fernando – participação especial
Kito Junqueira – Alfredo
Lauro Corona – Victor
Leina Krespi – Violeta
Lina Fróes
Lourdes Mayer – Ondina
Lucélia Santos – Silvana
Luiz Carlos Arutin – Bepe
Luiz Fernando Guimarães – Miro
Lyz Beltrão – Mirtô
Marcos Frota – Téo
Maria Zilda – Verônica
Marieta Severo – Catarina
Marina Miranda – Dirce
Mário Gomes – Luca
Matilde Mastrangi – Marilinda
Maurício Távora – diretor da UNICAMP
Nica Bonfim – Mulher
Nildo Parente – Rodrigues
Nóris Lisboa
Norma Geraldy – Maria da Paz
Nuno Leal Maia – Bertazo
Oswaldo Loureiro – Viveiros
Paulo Betti – Marco
Paulo Guarnieri – Cesco
Regina Casé – Clotilde
Roberto Pirillo – técnico do Rubro
Rômulo Arantes – Professor de natação
Rosamaria Murtinho – Bárbara
Rubem de Bem
Sidney Marques – jogador do Rubro
Stepan Nercessian – jogador do Rubro
Tony Vermont – locutor de rádio
Vic Militello – Teda Bara
Victor Lopes
Walmor Chagas – Oliva

Elenco / Personagens

SILVANA (Lucélia Santos) Operária desde menina, ficou órfã cedo, tendo sido criada pela avó, Da Paz (Norma Geraldy). Casada, mas abandonada na gravidez pelo marido, Victor (Lauro Corona), vive para o filho, Zeca (Jonas Torres). Chega a São Paulo no início da trama e vai trabalhar na fábrica de perfumes CPP, onde se destaca como líder. Tem temperamento explosivo e, por ter sofrido muito na vida, esconde o lado doce e romântico. Consciente de seus direitos, luta para preservá-los.

ZECA PEDRA (Jonas Torres) Filho de Silvana (Lucélia Santos) e Victor (Lauro Corona), é um menino feliz, que fica aos cuidados da bisavó, Da Paz (Norma Geraldy), enquanto a mãe trabalha. Esperto e malicioso. Não conheceu o pai, de quem sabe muito pouco. Apoia a mãe quando percebe as intenções do avô, Oliva (Walmor Chagas).

MARIA DA PAZ (Norma Geraldy) Avó de Silvana (Lucélia Santos) e bisavó de Zeca (Jonas Torres). Alegre e falante, sempre se mete em confusões. Adora um joguinho e arrisca sempre, contando com a sorte e acreditando que sua grande chance vai chegar. Tem conflitos com a neta, que não concorda com seu comportamento.

OLIVA (Walmor Chagas) Industrial rico e poderoso, de origem humilde, dono da fábrica de perfumes CPP. Homem duro, que não mede esforços para conseguir o que quer. Viúvo, é pai legítimo de Victor (Lauro Corona), Catarina (Marieta Severo) e Verônica (Maria Zilda), e adotivo de Gabi (Cristina Pereira). Não admite ser contrariado, vivendo em constante conflito com os filhos. Hipocondríaco, tem medo de morrer. Faz tudo para obter a guarda de Zeca (Jonas Torres).

CATARINA (Marieta Severo) Filha mais velha de Oliva (Walmor Chagas), irmã de Verônica (Maria Zilda), Gabi (Cristina Pereira) e Victor (Lauro Corona), e mãe de Téo (Marcos Frota). Tia de Zeca (Jonas Torres). Seca, orgulhosa e durona, é um vulcão prestes a explodir. Foi abandonada pelo marido, e voltou para a casa do pai. Diretora da CPP, não se conforma com a linha de produtos baratos, o maior sucesso da empresa.

VERÔNICA (Maria Zilda) Filha de Oliva (Walmor Chagas), irmã de Catarina (Marieta Severo), Gabi (Cristina Pereira) e Victor (Lauro Corona). Tia de Téo (Marcos Frota) e Zeca (Jonas Torres). Narcisista, faz o gênero mulher fatal. Tem consciência da atração que provoca nos homens, por isso não os respeita. Com um senso de humor ferino, não se fixa em nenhum relacionamento. Ama a boa vida que leva, viajando às custas do pai.

GABI (Cristina Pereira) Filha mais nova de Oliva (Walmor Chagas), adotiva. Irmã de Victor (Lauro Corona), Catarina (Marieta Severo) e Verônica (Maria Zilda). É quem mais se parece com o pai. Irreverente e geniosa, não tem papas na língua, nem se atemoriza com facilidade. É uma estudante brilhante, mas não consegue terminar o curso superior porque é sempre expulsa antes. Ama o pai, mas resiste em se submeter às suas ordens.

VICTOR (Lauro Corona) Único filho homem de Oliva (Walmor Chagas), irmão de Catarina (Marieta Severo), Verônica (Maria Zilda) e Gabi (Cristina Pereira). Fugiu da família por não aceitar o tipo de vida que o pai lhe reservava. Casou-se com Silvana (Lucélia Santos) mas a abandonou pouco antes do filho Zeca (Jonas Torres) nascer, com medo da nova família que se formava. Morre em um acidente de carro nos primeiros capítulos.

TÉO (Marcos Frota) Filho único de Catarina (Marieta Severo), neto de Oliva (Walmor Chagas) e sobrinho de Verônica (Maria Zilda), Victor (Lauro Corona) e Gabi (Cristina Pereira). Gosta da mãe, mas sofre com seu jeito durão. Tímido, tem medo do mundo e nunca se rebela, submetendo-se a tudo. Muito solitário, não sabe lidar com as mulheres. Adora Gabi, e sonha que é um super-herói, o Super-Téo.

SABINA / BINA (Geórgia Gomide) Viúva bonita e conservada para a idade, mãe de Marco (Paulo Betti), Luca (Mário Gomes), Angelina (Angelina Muniz) e Francesco (Paulo Guarnieri). Exagerada e corajosa, defende o direito de sair com quem quiser, para desespero dos filhos, que não aceitam os relacionamentos da mãe. Ao mesmo tempo, tenta manter os filhos sob suas asas. Com eles controla a cantina La Tavola de Michele, na Vila dos Prazeres. Está sempre pronta a ajudar os que precisam. Não esconde a preferência por Luca.

MARCO (Paulo Betti) Filho mais velho de Bina (Georgia Gomide), irmão de Luca (Mário Gomes), Angelina (Angelina Muniz) e Francesco (Paulo Guarnieri). Sério, calado, um pouco melancólico. Sempre correto, não entende como Luca é mais querido do que ele. É formado em Advocacia, mas não consegue emprego, por falta de experiência. Ajuda na cozinha e na administração da cantina. Um romântico solitário.

LUCA (Mário Gomes) Filho de Bina (Georgia Gomide), irmão de Marco (Paulo Betti), Angelina (Angelina Muniz) e Francesco (Paulo Guarnieri). O favorito da mãe e de todo o bairro. Agitado, franco e inquieto, sempre de bem com a vida. Fugiu de casa para jogar futebol, porque o pai não permitia. Tem muitas namoradas, e está sempre envolvido em confusões. Jogador fracassado por conta do temperamento explosivo, que o leva a se envolver em brigas nos jogos.

ANGELINA (Angelina Muniz) Filha de Bina (Georgia Gomide), irmã de Marco (Paulo Betti), Luca (Mário Gomes) e Francesco (Paulo Guarnieri). Sensual e charmosa, sonha se casar com alguém que a tire da vida no subúrbio. Namoradeira, faz-se de comportada para os irmãos e a mãe. Trabalha na fábrica de dia e na cantina à noite, mas sempre arruma um jeito de dar suas fugidas, mantendo um romance secreto. Os irmãos não permitem que nenhum homem se aproxime dela.

FRANCESCO / CESCO (Paulo Guarnieri) Filho caçula de Bina (Georgia Gomide), irmão de Marco (Paulo Betti), Luca (Mário Gomes) e Angelina (Angelina Muniz). Brigão, quer mostrar que já é um homem, mesmo sendo mais baixo do que os irmãos. Trabalha na fábrica de perfumes e na cantina, derrete-se todo quando vê uma mulher.

JAMIL (Gianfrancesco Guarnieri) Solteirão e rival de Oliva (Walmor Chagas), que lhe roubou a namorada na juventude. Dono de uma pequena indústria de essências, guarda o segredo da linha de maior sucesso da CPP. Requintado e solitário, tem uma enfermeira que o acompanha sempre, a incansável Theda Bara (Vic Militello). Amigo de Bina (Georgia Gomide), diverte-se na cantina, disfarçado de músico italiano.

THEDA BARA (Vic Militello) Enfermeira de Jamil (Gianfrancesco Guarnieri), de quem cuida como se fosse uma criança. Vigia todos os seus passos, tornando sua vida monótona. Guarda uma paixão recolhida por ele.

MIRO (Luiz Fernando Guimarães) Secretário particular de Oliva (Walmor Chagas) e seu confidente. Irônico, mordaz, tira proveito do ar de subalterno quando necessário. Incentiva a hipocondria do patrão, divertindo-se com isso. Mas gosta de Oliva, reconhecendo a ajuda que ele lhe deu quando chegou do interior.

MARILINDA (Matilde Mastrangi) Amiga de Angelina (Angelina Muniz), operária da fábrica. Não tem grandes preocupações na vida, e não percebe que a amiga a envolve em suas mentiras.

VILELA (John Herbert) Diretor financeiro da CPP. Ambicioso, pouco ousado, mas capaz de qualquer coisa para subir mais. Casado com Bárbara (Rosamaria Murtinho) e pai de Léo (Cristina Mulins). Não suporta mais a futilidade da mulher, que só pensa em roupas, plástica e manter a forma. Conselheiro do Cantareira Esporte Clube, luta com Oliva (Walmor Chagas) pelo fechamento do departamento de futebol.

BÁRBARA (Rosamaria Murtinho) Mulher de Vilela (John Herbert) e mãe de Léo (Cristina Mullins). Fútil, não trabalha, e gosta de aparentar mais do que tem. Obsessiva em cuidar do corpo. Amiga de Catarina (Marieta Severo) e Verônica (Maria Zilda), não se envolve na disputa entre as duas. Não se conforma com a falta de vaidade da filha.

LÉO (Cristina Mullins) Filha de Vilela (John Herbert) e Bárbara (Rosamaria Murtinho), muito amiga de Gabi (Cristina Pereira), com quem divide suas tristezas. Sofre com a falta de atenção do pai e por não entender a mãe. Percebe que o casamento dos dois não vai bem. Ansiosa, come compulsivamente sempre que tem de enfrentar algum problema.

BRÁULIO (Eduardo Tornaghi) Irmão de Vilela (John Herbert), centroavante do Cantareira Esporte Clube. Chegou a ser titular de times importantes, embora nunca tenha sido um craque. Vaidoso, conquistador e cobiçado pelas mulheres. Ex-namorado de Gabi (Cristina Pereira), que nunca o levou a sério.

RODRIGUES (Nildo Parente) Médico particular de Oliva (Walmor Chagas), a quem acompanha há anos. Incentiva sua hipocondria, com medo de perder o paciente. Interessado em Catarina (Marieta Severo), forja um diagnóstico falso para afastar Oliva da fábrica por uns tempos. Médico do departamento de futebol do Cantareira Esporte Clube.

BEPE (Luiz Carlos Arutin) Técnico do time de futebol do Cantareira Esporte Clube, mora há anos na Vila dos Prazeres. Vizinho de Bina (Georgia Gomide), é pai de Bertazzo (Nuno Leal Maia).

BERTAZZO (Nuno Leal Maia) Jogador de futebol, filho de Bepe (Luiz Carlos Aturin).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Nem o Pobre Nem o Rei
Compositores: Gonzaguinha
Intérprete: Gonzaguinha

Fullgás
Compositores: Ântonio Cícero / Marina Lima
Intérprete: Marina

Um Dueto
Compositores: Francis Hime e Capinam
Intérprete: Francis Hime e Gal Costa

Fazer Nenem
Compositores: Guilherme Arantes
Intérprete: Guilherme Arantes

Deixa Eu Te Amar
Compositores: Agepê / Vamilo / Mauro Silva
Intérprete: Agepê

Lua My Love
Compositores: Eduardo Dussek / Luiz Carlos Góes
Intérprete: Eduardo Dusek

Vereda Tropical
Compositores: Gonzalo Curiel
Intérprete: Ney Matogrosso

Certas Coisas
Compositores: Lulu Santos / Nelson Motta
Intérprete: Lulu Santos

Silvana
Compositores: Ivan Lins / Victor Martins
Intérprete: Zizi Possi

Dia a Dia
Compositores: Moraes Moreira / Zeca Barreto
Intérprete: Moraes Moreira

Marilyn Forever
Compositores: Naila Skorpio
Intérprete: Naila Skorpio

O Dono da Bola
Compositores: Mário Gomes
Intérprete: Mário Gomes

São Paulo, São Paulo
Compositores: Oswaldo/ Biafra/ Claus/ Marcelo/ Wa
Intérprete: Premeditando o Breque

Que Bonito É (Na Cadência do Samba)
Compositores: Luiz Bandeira
Intérprete: Poucas & Boas

Internacional:
Stuck On You
Compositores: Lionel Ritchie
Intérprete: Lionel Ritchie

When Doves Cry
Compositores: Prince
Intérprete: Prince & Revolution

My Girl
Compositores: Ronald White/ William Robinson
Intérprete: Lillo Thomas

In My Time
Compositores: Cynthia Weil/ Michael Masser
Intérprete: Teddy Pendergrass

I’m Living My Own Life
Compositores: Ian Levine/ Fiachra Trench
Intérprete: Earlene Bentley

Sleep With Me Tonight
Compositores: Neil Diamond
Intérprete: Neil Diamond

Io Che Amo Solo Te
Compositores: Sergio Endrigo
Intérprete: Sergio Endrigo

Love Songs Are Back Again
Compositores: T. Hempel/ Paco Saval/ Sander Cult
Intérprete: Band of Gold

Here, There And Everywhere
Compositores: Lennon/ McCartney
Intérprete: Billy Preston

You’re The One
Compositores: Beau Williams
Intérprete: Beau Williams

Love is Like a Light
Compositores: Frank Stallone
Intérprete: Frank Stallone

You’re My Sunshine
Compositores: Elka
Intérprete: Mtume

All of You
Compositores:
Intérprete: Destiny

Balliamo
Compositores: Mimmo Di Francia
Intérprete: Mimmo Di Francia

0 Comentário para: “Vereda Tropical Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *