Uma Rosa com Amor (SBT) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Uma Rosa com Amor (SBT) desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Uma Rosa com Amor (SBT) e de todas as novelas exibidas no SBT.

Sobre a Novela Uma Rosa com Amor (SBT)

◘ Período de exibição original: 01/03/2010 – 16/08/2010
◘ Horário: 20h15
◘ Nº de capítulos: 145
◘ Autoria: Tiago Santiago, inspirada no original de Vicente Sesso
◘ Colaboração: Renata Dias Gomes e Miguel Paiva
◘ Direção: Luiz Antônio Piá, Rodolfo Silot e Del Rangel
◘ Direção geral: Del Rangel

Serafina Rosa é uma moça simples que mora numa vila em São Paulo, apelidado de cortiço, com seus pais Giovanni, Amália, sua irmã Terezinha, que é noiva de Miltom e seu irmão Dino. Ela trabalha na empresa de Claude, um industrial francês que precisa ter um visto de permanência para ficar no Brasil e poder iniciar um grande negócio de 10 milhões com alguns americanos. Serafina é apaixonada pelo patrão, mas ele nem imagina. Claude tem uma estranha alergia que sempre quando ouve a palavra casamento, começa a espirrar, tossir, soluçar, etc. Todos os moradores do cortiço são ameaçados de despejo e precisam de um milhão de reais para poder comprá-lo. Claude é noivo de Nara, uma mulher ambiciosa filha de Egídio, que trabalha com Claude e também é um homem ambicioso. Nara é a melhor amiga de Ercy. Serafina e Nara acabam se conhecendo numa loja de tecidos e discutem, mas Serafina nem imaginara que Nara é noiva de Claude.

Certo dia, Claude descobre através de Frazão, seu sócio e melhor amigo, que ele terá que se casar para poder iniciar o negócio com os americanos. Um dos americanos que Claude quer negociar é Mr. Smith, um empresário de sucesso que conheceu Serafina após ela ter encontrado sua carteira e devolvido-lhe. Então, em troca a levou para um restaurante. Mas, Claude não pode se casar com Nara, pois ela ainda é casada com um homem que fugiu e a deixou criando seu dois filhos sozinha: Beto, um garoto irresponsável e Raquel, uma menina doce que namora Sérgio, filho de Joana, que moram no cortiço. Joana sonha que Sérgio siga uma carreira de ator, como ela foi no passado.

Claude não vê outra saída e então pede Serafina em casamento, em troca, lhe daria um cheque de 1 milhão de reais, para poder comprar o cortiço. Então, os dois têm um casamento de aparências, na intenção de se separarem depois. Outro personagem marcante da novela é Pimpinoni, um homem bom que mora no cortiço e que diverte as pessoas com suas famosas marionetes. Ele é o melhor amigo de Serafina, e quando descobre que ela irá se casar de aparências[necessário esclarecer] com Claude, tenta impedir, para que ela não estrague sua vida. Também moram no cortiço, dona Pepa, uma mulher experiente e fofoqueira que vive fazendo fofoca da vida dos outros e seu Afrânio, um garçom de restaurante que é apaixonado por Serafina. Os dois vivem brigando e implicando um com o outro.

Uma personagem misteriosa da novela é Roberta Vermont, uma atriz de sucesso e carreira internacional. É uma grande amiga de Claude e teve um romance com ele no passado. Ela é melhor amiga de Alabá. Na empresa de Claude trabalha também Janete, que é muito amiga de Serafina, mas Janete tem um bom senso de fofoqueira e ela se envolverá com Antoninho e confundir com Hugo todas as vezes.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Uma Rosa com Amor (SBT)

  1. Resumo do Capítulo

  2. Segunda – 01/03. Freitas sugere que Claude case com uma brasileira para permanecer no país. Mr. Smith (Roberto Arduim) propõe sociedade a Claude (Cláudio Lins). O americano oferece 10 milhões de dólares para investir na construtora do empresário francês. Ele pergunta a Claude se ele tem visto de permanência no Brasil, que responde que vai providenciar o mais rápido possível. Frazão (Toni Garrido) e o amigo Claude conversam sobre o dinheiro de Mr. Smith. Frazão sugere que ele se case com Nara (Monica Carvalho). Claude tem um ataque de espirros ao ouvir a palavra casamento. Claude pede que Nara peça o divórcio a seu ex-marido. Egídio (Carlo Briani) trama dar um golpe em Claude e Mr. Smith. Nara e Egídio tramam para atrasar o processo do pedido de visto de Claude. No Bexiga, Giovani (Edney Giovenazzi) recebe um aviso do oficial de justiça: ou compra o cortiço ou será despejado. Amália (Betty Faria) consola o marido Giovani. Ela teme que Terezinha (Sabrina Balsalobre) fique solteirona e encalhada como Serafina (Carla Marins). Amália lamenta para o marido Giovani que a filha Serafina tenha sido abandonada no altar pelo noivo, no passado. Sem ser vista pelos pais, Serafina ouve tudo e chora. Amália faz promessa a Santo Antônio para a filha Serafina casar. Pepa (Jussara Freire) chora e pede ajuda a Amália para pagar o aluguel e permanecer no casarão. Com pena da amiga, Amália promete falar com Giovani para livrar o aluguel, com a condição de que ela não conte aos vizinhos. Afrânio conversa com Giovani sobre a possibilidade de financiar a compra do casarão. Serafina afirma para a irmã Terezinha que prefere morrer ou ficar solteira que namorar Afrânio. Terezinha repreende Serafina Rosa, dizendo que desde que Julio a deixou, a irmã não namorou mais ninguém e ainda espalha a todos que não quer mais saber de homem. O jovem ator Sergio (André Cursino) conta para a mãe Joana que foi selecionado para fazer um teste para um filme internacional. Egídio planeja tornar-se presidente da construtora de Claude. Serafina encomenda nova remessa de flores para ela mesma. Serafina pede que o entregador mande as flores em nome de Rosa, nome pelo qual é chamada pelos colegas na empresa. No cartão, ela escreve a dedicatória `Para Rosa, uma rosa com amor´. Serafina derrama a água do vaso das flores no paletó de Claude Aflito, ele descobre que Coutinho, funcionário que foi para a empresa concorrente, não deu entrada no pedido de visto. Claude lamenta a traição de seu ex-funcionário. Freitas sugere que Claude case com uma brasileira para permanecer no país. Ele tem um ataque de espirro. Frazão pensa em outra noiva para Claude. Neste instante, Serafina entra na sala.

  3. Resumo do Capítulo

  4. Terça – 02/03. Nara e Serafina disputam pedaço de renda e brigam para levar o tecido. Frazão sugere que Claude arrume uma noiva de mentira. Janete (Joana Lima Verde) repara que as flores recebidas por Serafina têm um cartão com a dedicatória `uma rosa com amor´ e se encanta com o romantismo do namorado. Frazão relembra Claude de que Nara não pode casar, porque não conseguiu divorciar-se do ex-marido. Terezinha pede para Serafina acompanhá-la até o cinema, para poder sair com Dino (Bruno Bezerra), uma exigência do pai Giovani. Pepa e Afrânio batem boca na lavanderia do cortiço. Serafina avisa os moradores do casarão que precisam de um milhão de reais para continuar morando naquele imóvel. Nara fica furiosa com a ideia de Frazão de casar Claude com uma noiva de mentira. Fanho, Afrânio revela para Antonieta e Serafina que acredita em milagres de amor. Giovani dá lição de moral nos filhos e exige respeito, de acordo com os bons e velhos costumes. Nara e Serafina disputam um pedaço de renda da loja e brigam para levar o tecido. Claude reclama para Frazão de Serafina, chamando a secretária de desastrada. Serafina mancha a camisa de Claude quando tenta costurar o botão. Ela entra na sala para devolver a roupa de Claude, que estava sem camisa, mas é surpreendida pela presença de Nara.

  5. Resumo do Capítulo

  6. Quarta – 03/03. Nara discute com Serafina e exige que Claude demita a secretária. Nara acusa Claude de ter um caso com Serafina. Nara discute com Serafina e exige que Claude demita a secretária. Serafina esbarra em Mr. Smith na saída da construtora. Logo em seguida, Serafina acha a carteira do gringo no chão. Milton (Felipe Lima) e Terezinha combinam de sair. Milton reclama da vigilância de Serafina, exigência de Giovani. Em conversa com o filho Sergio, Joana lembra de Roberta Vermont (Isadora Ribeiro) nos tempos de juventude, da morte do marido e dos tempos em que era atriz. Com os olhos marejados, Joana confessa que é tarde para voltar a atuar. Claude implora pela ajuda de Roberta para conseguir seu visto. Mr. Smith cobra os documentos do visto de Claude e percebe que perdeu a carteira. Nara é multada por estacionar em local proibido, e depois tem seu carro guinchado. Giovani permite que Terezinha e Milton saiam sozinhos, mas depois se arrepende. Giovani constata com Amália que somente Dino ficou em casa e reclama da ausência das duas filhas. Egídio diz a Nara que Claude montou o escritório sem o visto em ordem e afirma que fará de tudo para tomar o dinheiro do gringo, pois é sócio da construtora. Egídio promete que vai se livrar da secretária. Serafina comenta com Pimpinoni que achou a carteira de um americano e que vai devolvê-la. Nara e Claude se reconciliam. Beto pergunta para a irmã Raquel (Marina Stacciarini) se o pai fugiu para não pagar pensão. Beto afirma para Elisa (Marcia Kaplun) que a mãe Nara e o avô Egídio cercam Claude por interesse. Serafina procura Mr. Smith e devolve a carteira a ele. Mr. Smith oferece uma recompensa em dinheiro a Serafina, mas ela recusa, apesar da vontade de aceitar, para ajudar a família. Egídio demite Serafina e pede que ela saia da empresa e não volte mais. Com sentimento de culpa, Claude concorda com a decisão de Egídio de demitir Serafina. Mr. Smith vê Serafina na antessala da diretoria da construtora, arrumando as coisas da mesa para sair, e a convida para almoçar. Frazão e Claude percebem a intimidade entre a secretária e o milionário, que saem da construtora. O empresário e o advogado ficam estupefatos. Claude se preocupa com o que Serafina vai falar sobre a empresa, funcionários e seu dono.

  7. Resumo do Capítulo

  8. Quinta – 04/03. Janete conta a Nara que Serafina será readmitida por Claude. Claude e Frazão planejam ir atrás de Serafina e Mr. Smith. Frazão pede para Janete dizer a Serafina que ela é uma boa funcionária e que a demissão dela não passou de um engano. Frazão, Claude e Janete saem à procura do restaurante para onde o estrangeiro levou Serafina. Afrânio vê Serafina e Mr. Smith entrar em um táxi. Afrânio não acredita no que vê: sua amada Serafina entrando no táxi com um homem mais velho, em pleno horário de trabalho. Claude, Frazão e Janete pegam outro táxi e perseguem Serafina e Mr. Smith. Mr. Smith conversa com Serafina e percebe que ela está preocupada. Giovani reclama de Terezinha, que chegou depois da meia-noite em casa, e de Dino, que só pensa em jogar bola e vídeo-game. Giovani comenta com Amália que um possível despejo não vai ser fácil para as fofoqueiras Pepa e Dona Antonieta. Joana ajuda o filho Sérgio a ensaiar um monólogo de Shakespeare. Pimpinoni acalma Pepa e Dona Antonieta, e explica que Giovani e Amália, inquilinos oficiais do cortiço, apenas receberam proposta do inquilino para comprarem o imóvel. Pepa teme acabar morando debaixo de um viaduto. Nara empresta o carro para o filho Beto e sai com Erci (Ana Carolina Lima) para tirar a segunda via da carteira de habilitação, manchada durante a briga com Serafina na loja de tecido. O motorista do táxi de Claude freia para evitar atropelar um carrinho de bebê e perde de vista o táxi de Serafina e Mr. Smith. Serafina se assusta com os preços dos pratos do restaurante de luxo, e recomenda as cantinas do Bexiga ao gringo, que promete ir lá um dia. Frazão, Claude e Janete acham o restaurante e procuram por Serafina, desesperados. Claude não acredita que está à caça de uma `maluquinha, desastrada e destrambelhada´. Janete ouve a crítica de Claude, que pede para a funcionária não contar nada do que disse. Nara e Erci especulam se Claude e Serafina têm um caso, e entram no restaurante. Claude encontra Nara e depois vê Serafina, que vira-lhe as costas e volta para a mesa com Mr. Smith. Serafina pede para Mr. Smith não sair da mesa para falar com Claude e explica que a noiva dele, Nara, `não vai com a cara dela´. Serafina ressalta que ela e Nara tiveram uma `discussão chata´. Janete onta a Nara que Serafina será readmitida por Claude. O empresário fica pálido. Inconformada, Nara interrompe o almoço, furiosa, e vai para casa. O americano paga a conta e sai do restaurante com Serafina, sem Claude e ninguém ver. Serafina agradece Mr. Smith por não ter sido vista pela ciumenta Nara. Caminhando pelas ruas de São Paulo, Mr. Smith faz perguntas à Serafina sobre a construtora. O gringo afirma que ela é uma funcionária honesta e que é a melhor pessoa para falar sobre a empresa de Claude. O milionário e a secretária conversam harmoniosamente, em um clima agradável. Afrânio conta para as fofoqueiras Pepa e Dona Antonieta e Pimpinoni que viu Serafina e um homem mais velho em um táxi no centro da cidade. Terezinha ouve tudo. As fofoqueiras comentam que Serafina não é nenhuma santinha e que a relação entre homem mais velho e mulher mais nova é comum. Terezinha conta aos pais que Serafina foi vista com um homem. Alabá (Patrícia Dejesus) pergunta a Roberta se ela ainda gosta de Claude. Nara conta para o pai Egídio que Serafina será readmitida e que se sentiu humilhada. Mr. Smith e Serafina entram no escritório da construtora. Mr. Smith anuncia para Claude que chegou a uma conclusão.

  9. Resumo do Capítulo

  10. Sexta – 05/03. Frazão propõe a Claude um casamento de aparências com Serafina. Mr. Smith elogia Serafina e destaca uma qualidade dela: a honestidade. Mr. Smith revela a Claude que Serafina falou bem da construtora, de Frazão e de Claude, e decide estender o prazo para que o francês providencie seu visto. O americano salienta que a secretária está chateada com Egídio e Nara. Janete explica para Serafina que Claude resolveu ir atrás dela, para dizer que não seria despedida e que tudo foi precipitação de Egídio. Nara fica enfurecida com a volta da secretária ao cargo, e promete ao pai Egídio que Claude jamais vai se casar com outra. Roberta afirma para a amiga Alabá que Claude é apenas um amigo. Alabá alerta que percebe uma mudança de comportamento na amiga quando ela fala com o empresário. Mr. Smith se despede de Serafina e avisa Claude que ele tem uma joia preciosa na empresa. O francês promete cuidar bem dela. Gurgel (Daniel Uemura) entrega as flores com a dedicatória “uma rosa com amor” para Serafina e pergunta à colega quando ela pretende apresentar o misterioso namorado. Giovani se preocupa com os comentários no cortiço sobre a filha, que teria um novo homem, e conversa com Amália sobre a felicidade da secretária. Claude explica para Egídio que Serafina Rosa é amiga de Mr. Smith, falou bem da empresa a ele, e que não pode ser demitida. Furioso, Egídio entende a situação e sai da sala. Egídio comunica Serafina que não será mais demitida e pede para ela não chegar atrasada ao trabalho. Serafina responde que nunca chegou atrasada na empresa. Egídio revela para Nara que contratou uma pessoa para atrasar o processo do visto de permanência de Claude. Com a demora do visto, Egídio espera que Claude passe a intermediação do negócio para ele e Nara, para poder ter a posse dos US$ 10 milhões. Pepa interroga Serafina sobre o misterioso homem do táxi. Serafina nega o romance e esclarece tudo. Afrânio confessa para Pepa que é apaixonado por Serafina porque ela é parecida com Bonamina, antigo amor de sua juventude. Serafina conta para Pimpinoni que se sentiu feliz após ser procurada por Claude por vários restaurantes e de ter sido defendida por ele na empresa. Pimpinoni percebe que a amiga está apaixonada pelo empresário. Nara, deslumbrante e bem-humorada, influenciada pelos planos do pai, anuncia aos filhos que daqui para frente será uma mulher prática e objetiva. Giovani se incomoda com o agarramento de Terezinha e Milton no sofá. Nara liga para Claude, Dádi atende e passa o telefone ao empresário. Nara seduz Claude, dizendo que o perdoou pela readmissão da secretária. Nara faz o empresário procurá-la e, depois de desligar o telefone, comemora a vitória com o pai, de olho nos milhões de dólares. Serafina prova um vestido de casamento para a costureira e ex-atriz Joana. Sérgio conta para a mãe Joana que recusou uma proposta indecente para entrar no elenco de um filme internacional. Serafina chora por sua solidão, depois de ver um filme com casamento e final feliz. Frazão sugere a Claude contratar uma noiva de mentira para conseguir o visto logo. Claude espirra. Frazão propõe ao francês um casamento de aparências com Serafina.

  11. Resumo do Capítulo

  12. Sábado – 06/03. Frazão sugere que Claude dê R$ 1 milhão a Serafina, em troca do casamento de mentira. Frazão avisa Claude que Serafina precisa de um milhão de reais para comprar o casarão do Bexiga e salvar a família e seus vizinhos do despejo. O advogado da construtora sugere que o francês dê um milhão de reais à secretária, em troca do casamento de mentira. Giovani e o advogado Antoninho (Rubens Caribé), irmão mais velho de Milton, conversam sobre o despejo. Antoninho afirma que existe apenas uma saída a Giovani: comprar o casarão. Egídio alerta Nara que suas reservas de dinheiro estão chegando ao fim. Para ele, os US$ 10 milhões de Mr. Smith são a salvação da família. Egídio relembra que Beto não é filho de Nara, mas de um amante, e reforça que a filha não pode deixar Claude casar de mentira. Em conversa com Claude, Frazão aposta que Serafina aceitará a proposta de casamento de aparências, para poder comprar o imóvel do Bexiga. Roberta avisa Claude que não conseguiu a liberação do visto, porque o empresário tem um antecedente criminal, de uma época que dirigiu bêbado pelas ruas da França, nos tempos de juventude, e foi pego pela polícia. Claude pede Roberta em casamento, mas a atriz, argelina, está em processo de divórcio e recusa. Sem outra opção, Claude aceita pagar um milhão de reais para casar com Serafina. Joana pede para Sérgio jamais deixar de ter dignidade e não se vender, em sua carreira de ator. Antoninho avisa aos moradores que eles terão que deixar o cortiço, se Giovani não comprar o casarão. Claude lembra Frazão que Serafina tem um namorado que manda flores todos os dias. Frazão responde que o tal sujeito nunca liga nem aparece. Milton esbarra em Raquel e tenta seduzir a garota. Frazão revela a proposta de casamento de aparências, com pagamento de um milhão de reais, para Serafina. Ela fica surpresa. Giovani sai para vender balas na saída do colégio, enquanto Amália fica no cortiço, rezando para Santo Antônio casar Serafina. A secretária responde a Frazão que quer ouvir a proposta do próprio Claude. Frazão chama Claude por telefone. Beto informa para mãe Nara que seu pai Carlos enviou um e-mail afirmando que tem sangue O positivo. Beto fala para a mãe que não pode ser filho dela, pois tem sangue A positivo, e conclui que foi adotado ou não é filho biológico de Carlos. Claude chega ao topo do edifício e entra no heliponto. Frazão deixa o local. Depois de espirrar, Claude pede Serafina em casamento..

  13. Resumo do Capítulo

  14. Segunda – 08/03. Serafina Rosa pede um tempo para pensar se aceita o pedido de casamento de Claude. Beto promete para Nara que vai descobrir se é um filho adotado. Raquel convida Sérgio para uma festa badalada. Joana pede para Antonieta falar de seu passado. Antonieta afirma que o passado já foi, despede-se e sai. De volta ao escritório, Claude pede sigilo a Serafina Rosa. A secretária garante que responderá à proposta de casamento no dia seguinte. Gurgel e Janete perguntam a Serafina Rosa o que aconteceu no heliponto, mas ela não responde. Em seu imaginário, Serafina Rosa relembra o pedido de Claude no heliponto, sorri e cheira o perfume de uma rosa. Beto atropela um homem na rua e foge. Frazão desconfia do convite de jantar e dos agrados de Nara para Claude. Frazão avisa o empresário que pode ser uma armação. Nara tenta agradar Claude. Pepa faz troça do jeito de falar fanho de Afrânio. A fofoqueira Pepa acusa Serafina Rosa de sair com homem casado, e Afrânio defende a secretária. Serafina pede conselhos para Pimpinoni sobre casamento. Serafina desabafa com Pimpinoni que o mundo resolveu brincar com ela. Serafina diz ao pai Giovani que o propritário do cortiço deve fazer um desconto na compra do casarão à vista, pois muitos moradores não teriam para onde ir em caso de despejo, e demorariam para mudarem-se. Egídio dá a ideia a Claude de passar a firma para o nome de Nara enquanto não sair o visto, para que a empresa possa receber o investimento estrangeiro. Beto flagra Claude e Nara, entra na sala e assusta o casal. Claude derruba champanhe no pulôver. Beto se oferece para limpar e encharca o pulôver de água. Claude acusa Beto de estar contra o casamento dele com Nara.

  15. Resumo do Capítulo

  16. Terça – 09/03. Serafina Rosa pede um tempo para pensar se aceita o pedido de casamento de Claude. Beto promete para Nara que vai descobrir se é um filho adotado. Raquel convida Sérgio para uma festa badalada. Joana pede para Antonieta falar de seu passado. Antonieta afirma que o passado já foi, despede-se e sai. De volta ao escritório, Claude pede sigilo a Serafina Rosa. A secretária garante que responderá à proposta de casamento no dia seguinte. Gurgel e Janete perguntam a Serafina Rosa o que aconteceu no heliponto, mas ela não responde. Em seu imaginário, Serafina Rosa relembra o pedido de Claude no heliponto, sorri e cheira o perfume de uma rosa. Beto atropela um homem na rua e foge. Frazão desconfia do convite de jantar e dos agrados de Nara para Claude. Frazão avisa o empresário que pode ser uma armação. Nara tenta agradar Claude. Pepa faz troça do jeito de falar fanho de Afrânio. A fofoqueira Pepa acusa Serafina Rosa de sair com homem casado, e Afrânio defende a secretária. Serafina pede conselhos para Pimpinoni sobre casamento. Serafina desabafa com Pimpinoni que o mundo resolveu brincar com ela. Serafina diz ao pai Giovani que o propritário do cortiço deve fazer um desconto na compra do casarão à vista, pois muitos moradores não teriam para onde ir em caso de despejo, e demorariam para mudarem-se. Egídio dá a ideia a Claude de passar a firma para o nome de Nara enquanto não sair o visto, para que a empresa possa receber o investimento estrangeiro. Beto flagra Claude e Nara, entra na sala e assusta o casal. Claude derruba champanhe no pulôver. Beto se oferece para limpar e encharca o pulôver de água. Claude acusa Beto de estar contra o casamento dele com Nara.

  17. Resumo do Capítulo

  18. Quarta – 10/03. Serafina Rosa sai da sala de Frazão, olha a interpelação judicial do casarão e sente vontade de chorar. Frazão contesta a decisão de Claude casar com Nara e vê risco no negócio com os americanos. Claude promete falar com Mr. Smith sobre a possibilidade de colocar a construtora no nome de Nara até sair o visto. Afrânio e Pepa disputam o tanque de lavar roupa. Nara conversa com Erci e diz que tem novidades sobre seu casamento com Claude. Gurgel e Janete percebem que Serafina Rosa está agindo de maneira estranha. Pepa diz para Antonieta que Afrânio está com ciúme de Serafina Rosa e do namorado mais velho. Em conversa com Raquel, Nara apoia o intercâmbio de Beto nos Estados Unidos, com a proteção do pai do garoto, Carlos. Serafina Rosa fala para Janete que está revoltada com os homens. Claude pede para Serafina digitar uma lista de convidados. Serafina Rosa imagina que é a lista do casamento do empresário com Nara, e chora. Claude se surpreende com a reação de Serafina Rosa e ouve dos funcionários que ela brigou com o namorado. Sergio conta para Terezinha que pegou Milton seduzindo Raquel. Sérgio revela que Milton entregou um cartão pessoal a Raquel, na rua, antes da balada. Terezinha fica enfurecida e afirma que não quer mais olhar para a cara de Milton. Terezinha liga a Milton para tirar satisfações, mas acaba aceitando as desculpas do namorado. Claude argumenta para Frazão que é melhor casar de verdade com Nara do que de mentira com Serafina Rosa. Nara afirma para Egídio que quer pegar os US$ 10 milhões antes do casamento. Erci revela para Frazão que Egídio roubou todo o dinheiro do ex-marido de Nara, com a ajuda da filha.. . .

  19. Resumo do Capítulo

  20. Quinta – 11/03. Erci alerta Frazão sobre o perigo de Claude casar com Nara e passar a empresa para o nome dela. Antoninho defende Milton para os pais de Terezinha. Sérgio demonstra para a mãe Joana toda sua preocupação com o fato de Raquel pertencer a outra classe social. Sérgio comenta com Afrânio e Joana que desconfia que o dono do casarão pediu o imóvel porque Giovani permitiu que muita gente entrasse ali. Serafina lamenta com Pimpinoni que perdeu a chance de casar e ganhar o dinheiro para evitar o despejo. Pimpinoni afirma que foi melhor assim, pois Serafina Rosa tem tudo para encontrar outro bom homem, sem interesse. Pimpinoni mostra a Serafina uma boneca que está reformando para dar à filha da lavadeira. Pimpinoni acalma Serafina Rosa, dizendo que Deus escreve certo por linhas tortas. Pepa provoca Afrânio, sugerindo que ele levou um fora de Serafina Rosa. Beto avisa Nara, Egídio e Claude que pretende ficar no Brasil por alguns anos. Nara finge estar feliz com a decisão. Beto denuncia que Nara quebrou a empresa do seu pai e ainda acabou com o dinheiro dele. Claude pergunta para Nara sobre a empresa e a sociedade com o seu ex-marido, e se preocupa. Beto afirma a Claude que se ele casar com Nara, terá prejuízo. Dádi resolve atender com mais mimo Claude, para evitar que ele se case. Frazão pergunta para Serafina Rosa se ela ainda aceita casar com Claude. Longe de São Paulo, Alabá e Roberta confessam que sentem saudade de Claude. Nara pede para o pai Egídio afastar Beto de casa. Frazão esclarece para Serafina Rosa que a lista de convidados é para a inauguração do escritório de São Paulo. Frazão recomenda que Serafina Rosa diga sim a um futuro pedido de casamento de Claude. Frazão garante que o empresário vai voltar atrás, para casar com a secretária.

  21. Resumo do Capítulo

  22. Sexta – 12/03. Serafina Rosa diz a Frazão que vai pensar se aceita casar com Claude. Janete pergunta para Serafina Rosa se ela tem caso com Frazão. A secretária nega. Egídio discorda da ideia de Nara mandar Beto para o exterior, com receio de perder a mesada de Carlos. Nara insiste em expulsar Beto de casa. Preocupado com os vizinhos, Giovani revela para Amália que fará promessa a São Genaro para ganhar um milhão e comprar o casarão. Joana recomenda ao filho Sérgio uma segunda profissão, além da carreira de ator. Joana alerta a Sérgio que, apesar da energia da coxia, da plateia que ri e se emociona, o ator deve ter um plano B. Afrânio pergunta sobre o falecido marido de Pepa e os dois brigam. Claude pede a Mr.Smith permissão para casar com Nara e colocar a empresa no nome dela. Mr. Smith responde que vai consultar a esposa e que enviará a sua decisão por e-mail. Mr. Smith se despede de Rosa e viaja para os Estados Unidos. Gurgel e Janete reparam no respeito e carinho que Mr. Smith tem por Serafina Rosa. Claude fala com Egídio e seus advogados sobre o contrato social da empresa. Claude pede que Nara seja a acionista majoritária e ele seu procurador. Frazão afirma para o empresário que a decisão é precipitada. Frazão pergunta para Alabá se Roberta conseguiu aglilizar o processo do visto. Alabá diz que não e Roberta sorri. Beto diz a Egídio que prefere continuar a estudar no Brasil. Com a voz do boneco Arlequim, Pimpinoni garante a Serafina Rosa que ela está apaixonada por Claude. Serafina Rosa fica confusa. Depois, suspira, apaixonada. Chega a resposta de Mr.Smith, por e-mail. Desanimado, Claude anuncia a Frazão que Mr. Smith e os seus sócios não aceitam investir em uma empresa que esteja no nome de outra pessoa. Mr. Smith comunica que o prazo para Claude providenciar o visto não será prorrogado. Claude pergunta a Frazão onde arranjará outra noiva. Em seguida, Serafina Rosa entra na sala de Claude. O empresário confessa a Serafina Rosa que mudou de ideia e quer se casar com ela imediatamente.

  23. Resumo do Capítulo

  24. Sábado – 13/03. Claude explica para Serafina Rosa que terão que declarar que um dos dois está doente, à beira da morte. Claude afirma que, assim, o casamento pode ser realizado na hora. Claude declara para Serafina Rosa e Frazão que a ideia de casamento de aparências é uma loucura. Serafina Rosa não sabe se aceita a proposta do casamento. Depois de pensar um pouco, Serafina Rosa aceita. A secretária pede uma grinalda e flor de laranjeira. Erci e Roberta conversam sobre os preparativos da festa de comemoração do casamento de Nara e Claude. O empresário manda o advogado Freitas fazer a papelada do casamento in-extremis (em causa mortis) com Serafina Rosa. Freitas recomenda a Claude que o casamento com Claude seja feito em um hospital e que a noiva simule que esteja morrendo. Serafina sai da construtura e vai ao Bixiga para pedir autorização do pai Giovani para casar. Sérgio cumprimenta Raquel na rua, Milton vê e sente ciúme. Joana aconselha Serafina Rosa a aceitar casar com Claude, e pede para fazer o vestido de noiva. Giovani cobra a lição de casa de Dino. Serafina Rosa não consegue falar com os pais Giovani e Amália. Sozinha na sala de casa, decide casar. A secretária avisa Terezinha e Dino que vai demorar para voltar para casa, à noite, porque vai casar. Claude pede para Gurgel cancelar a viagem que faria com Nara para o exterior. Egídio descobre que Claude cancelou as passagens e as diárias do hotel. Claude explica para Egídio que não pode viajar e deixar para trás os problemas da firma. Serafina Rosa entra na sala e anuncia para Claude que aceita, na frente de Egídio. Claude e Frazão ficam agoniados. Serafina Rosa afirma que Claude e Frazão podem tocar tudo que ela topa. Egídio pergunta a Serafina Rosa: topa o quê?.

  25. Resumo do Capítulo

  26. Segunda – 15/03. Jean Marie. Paixão convida Jorge para sair e ele aceita. Sandrinha ameaça voltar para Búzios se Benê não mudar de vida. Soraia vai à casa de Garcia e prepara o almoço. Dora vai com Rafaela ao píer e fica irritada ao lembrar de Marcos. Gustavo avisa Betina que vai chegar tarde por causa de uma reunião. Sumiko e Chica falam para Helena que Dora deixou muita coisa no apartamento. Helena liga para Dora e avisa que precisa conversar pessoalmente com ela. Dora se irrita ao ver Soraia colocando a mesa e criticando suas atitudes. Miguel se encontra com Luciana e Tereza no restaurante. Renata pede para dirigir e Felipe fica irritado quando ela acelera demais o carro. Bruno conta para Silvia seu envolvimento com Helena. Helena pensa em Bruno. Dora fica furiosa com a sugestão de Soraia para o nome de seu filho. Tereza fica surpresa ao reencontrar Jean Marie, deixando Miguel e Luciana sem entender a situação.

  27. Resumo do Capítulo

  28. Terça – 16/03. Frazão dá uma desculpa a Nara, dizendo que todos vão resolver um entrave burocrático com Mr. Smith. Serafina sente ciúmes dos mimos de Claude com Nara. Pimpinoni pensa numa maneira de impedir o casamento. Claude avisa Nara que vai atrasar para a festa. Serafina lamenta ter de se casar num quarto de hospital. Dino alerta os pais que Serafina pediu para avisar que, se demorar para chegar, tem um motivo: foi casar. Amália não acredita em Dino. Pimpinoni procura Serafina na construtora, acha um cartão deixado por Serafina para o fotógrafo e vai para o hospital. O médico afirma para o juiz que Serafina deu entrada no hospital dizendo que estava muito mal, com medo de morrer, e solicitou o casamento. Serafina toma calmante, ansiosa por esperar Claude, atrasado para o casamento. Nara desconfia e pergunta a Frazão sobre a negociação importante que Claude terá de fazer. Serafina ajeita a grinalda. Serafina recusa-se a entrar no salão deitada na maca, como se fosse uma quase morta. Frazão lembra da família e de seus vizinhos à beira do despejo, e convence Serafina a casar na maca. Serafina deita na maca e é levada ao salão. No momento que Serafina entra no corredor, rumo ao salão do casamento, Pimpinoni chama a amiga. Pimpinoni aconselha Serafina a não trocar sua felicidade por dinheiro nenhum.

  29. Resumo do Capítulo

  30. Quarta – 17/03. Raquel apresenta Sérgio a Nara. Sérgio explica para Nara que é ator iniciante. Nara diz que o rapaz é ator de pecinha infantil. Pimpinoni explica a Frazão que os pais de Serafina acreditam em casamento de verdade. Pimpinoni pede para Serafina não casar e afirma que felicidade não se compra. Giovani se preocupa com o atraso de Serafina e pede para Milton ligar para a secretária. Serafina confessa para Pimpinoni que está gostando de Claude e que vai casar para ajudá-lo a conseguir o investimento na construtora. Serafina entra no salão ao som da marcha nupcial. Claude fica furioso com o som. O juiz pergunta para Serafina se ela aceita casar com Claude. A secretária não responde. Depois de uma tosse, Serafina diz sim ao juiz. Claude também diz sim, entusiasmado. Claude espirra. Claude beija Serafina na testa. O fotógrafo pede para Claude repetir o beijo. Claude revolta-se com a ideia de Serafina contratar um fotógrafo. Serafina dá um selinho em Claude. Beto cobra explicações da mãe sobre sua paternidade. Claude pede para Frazão ir atrás das fotografias, que podem expor sua imagem ao ridículo. O empresário paga Serafina com um cheque de um milhão de reais. Claude pergunta como Serafina se atreve a falar mal de Nara. Serafina retruca, e pergunta como Claude se atreve a falar desse modo grosseiro com a sua esposa, ela mesma. Serafina adverte Claude de que Nara é barraqueira. Em seguida, a secretária confere se está tudo certo com o cheque entregue pelo marido. Claude diz a Serafina que não precisa de mais nada dela, apenas a assinatura do divórcio, dentro de três meses. Claude pede que ela faça o que quiser com o buquê. Serafina exige o jantar que Frazão prometeu. Claude diz que o convite para jantar é uma maluquice. Claude afirma para Frazão que Serafina tem a capacidade de irritá-lo até quando ele está de bom humor. Com a ausência de Claude, Nara suspeita que o noivo pretende desistir do casamento. Egídio pede calma para Nara, e lembra que o importante é passar a empresa para o nome dela, para a golpista assinar o acordo com os americanos. Claude reclama para Frazão que o jantar marcado para Serafina vai atrasar ainda mais sua chegada na festa de Nara.

  31. Resumo do Capítulo

  32. Quinta – 18/03. No restaurante com Serafina e Frazão, Claude avista um casal conhecido e fica tenso. Serafina derruba estrogonofe na camisa de Claude. Serafina deseja sucesso nos negócios para Claude, em voz alta. Nervoso com a presença dos conhecidos na outra mesa, o empresário pede para Serafina falar mais baixo. Serafina responde que a avó dizia a ela que se fala baixo, Deus não escuta. Nara fica agoniada com a ausência de Claude na festa de despedida dos dois. Em seguida, lembra que esqueceu de algo importante. Frazão e Claude ficam atônitos. Serafina avisa que esqueceu de jogar o arroz nela e em Claude, na saída do hospital, para dar sorte. Claude dá graças a Deus por Serafina não ter jogado o arroz. Claude e Serafina se abraçam na saída do restaurante. Os conhecidos de Claude reprovam a cena, acham um absurdo o que veem. Pimpinoni avisa Joana de que o problema do cortiço está resolvido, apesar do preço muito alto. Serafina reclama que vai passar a lua de mel sozinha. Claude chega na festa e dá a desculpa que foi tratar de negócios em outro restaurante. Amália e Giovani se preocupam mais com Serafina, que não chega em casa. Frazão pergunta pelo cheque e Serafina não sabe responder onde colocou. Serafina acha o cheque. Frazão avisa que o cheque é ao portador, qualquer um pode tirar o dinheiro no banco. A secretária agradece Frazão por tudo o que fez por ela. Antes de dormir, Serafina afirma para Amália que sua mãe não rezou direito para Santo Antônio. Amália olha para Serafina, preocupada. Sérgio desabafa com a mãe Joana, dizendo que Nara menosprezou sua carreira de ator. Joana consola Sérgio e afirma que confia no sucesso do filho. Frazão inventa para Egídio que Claude teve que acabar com uma amante, para abrir caminho para o casamento com Nara. Egídio reage aliviado. Claude e Nara dançam em clima nada romântico. Em seus pensamentos, Claude conclui que Nara não pode desconfiar que é casado. Nara percebe que Claude esconde algo, mas promete para si descobrir esse segredo. Pepa vai xeretar o que aconteceu com Serafina e alerta Amália que a secretária chegou com um homem bonito e alto, num carro de luxo. Amália informa Pepa que a filha chegou do dentista, no carro de um colega do trabalho. Pepa desconfia. Terezinha fica revoltada com a cara de pau de Pepa. Amália vai até a cama de Serafina e pergunta à filha por qual motivo ela disse que a mãe não rezou direito para Santo Antônio. Serafina confessa que falou aquilo à Amália porque casou de mentirinha, somente no papel. Amália reage apavorada e diz que aconteceu justamente o que imaginava.

  33. Resumo do Capítulo

  34. Sexta – 19/03. Amália não se conforma e pergunta como Serafina pôde casar sem avisar seus pais. Serafina responde que vai continuar solteira. Serafina sonha que está casando com o apresentador Beto Marden, que diz ser casado e depois desaparece. No lugar de Marden, aparece Sérgio com máscara de Arlequim. Claude avisa Dádi que casou. A empregada não acredita no patrão. Claude sente pena de Serafina e depois vai dormir. Ao deitar, pensa como um empresário como ele casou com uma mulher como dona Rosa. Claude lembra que Frazão disse a ele que Serafina quis casar para ajudar a família e seus vizinhos, e não pelo dinheiro. Perdido, com olhar sereno, Claude conclui que foi muito indelicado com Serafina. Nos pensamentos de Claude, a secretária o livrou de uma grande enrascada. O empresário, aliviado, tem a certeza de que o casamento terminará em três meses. Amália espera Giovani, Terezinha e Dino sairem de casa. Amália, apreensiva com a situação de Serafina, fica sozinha em casa para conversar com a filha. Janete comenta com Egídio que Serafina vai chegar atrasada porque teve uma indisposição. Depois de acordar, Serafina é interrogada por Amália. Serafina diz para a mãe que seu chefe casou, passou mal na comemoração e foi levada para casa por um dos diretores da construtora. A secretária inventa que foi por esse motivo, o casamento do chefe, que Amália não rezou direito para Santo Antônio. Terezinha vai pegar um comprimido para dor de cabeça na bolsa de Serafina e acha o cheque. Terezinha percebe a gravidade da situação, descobre a verdade do casamento de Serafina. Amália entra no quarto de Terezinha e pega o cheque da mão de Terezinha. Amália vê o valor do cheque e se assusta. Serafina afirma para a mãe Amália que recebeu o dinheiro honestamente, por um serviço prestado. Serafina salienta que o dinheiro é da família, para comprar o casarão. Pimpinoni ouve as fofoqueiras e pondera se não seria melhor o cortiço acabar. Pepa não entende o que ele diz. Claude entra na sala e informa Egídio que Serafina não pôde fazer o serviço porque a secretária trabalhou a tarde toda do dia anterior para ele. Serafina sorri com a defesa de Claude.

  35. Resumo do Capítulo

  36. Sábado – 20/03. Beto insinua que Claude está enganando Nara.. Claude defende Serafina e diz a Egídio que assume a responsabilidade pela saída repentina dela na tarde do dia anterior. Serafina exige desculpas para Egídio. O sócio de Claude atende ao pedido da secretária. Frazão diz a Claude que contou a Egígio que o francês teve que resolver uma pendência com uma amante. Claude relembra Frazão que casou com Serafina, “louca e insuportável”, pelo dinheiro. Roberta liga para Claude e avisa que conseguiu o atestado de antecedentes do empresário em Paris. Claude fica arrasado. Claude declara para Frazão que casou com Serafina à toa. A secretária ouve tudo. Terezinha rejeita as fofocas do cortiço com críticas à bebedeira de Serafina. Roberta e Alabá conversam sobre a ausência de Claude na festa. Serafina entra na sala de Claude e se diz disposta a romper o casamento pró-forma, se assim desejar Claude, e garante que devolve o cheque. Serafina agradece o gesto de Claude, que a defendeu das acusações dos ataques de Egídio. Claude gosta da ideia de desmanchar o casamento e pegar seu dinheiro de volta. Terezinha reclama para Pimpinoni das fofocas de Pepa. O artista aconselha que Terezinha não fique triste e que deixe Serafina viver a vida dela. Terezinha chora e revela para a mãe que Pepa fala mal de sua família para a mãe de Milton. Terezinha afirma que Pepa contou sobre o despejo e a bebedeira de Serafina. Terezinha revela para Amália que a mãe de Milton deu a entender que não aprova o namoro do filho. Arlequim adverte as fofoqueiras de plantão. Pimpinoni critica a maledicência de algumas vizinhas. Pimpinoni recomenda o silêncio, que seria a melhor resposta às fofoqueiras. Sérgio e Joana leem juntos um poema. Sérgio emociona a mãe, dizendo que vai batalhar pelas coisas que tem vontade de fazer na vida. Raquel reclama para Elisa que Nara está estragando seu namoro com Sérgio. Nara e Egídio tramam uma maneira de derrubar Serafina do cargo de secretária. Freitas orienta Claude. Freitas informa o francês que anular o casamento levaria muito tempo. Frazão alerta que Mr. Smith deu um prazo curto para Claude tirar o visto. Frazão garante que o casamento com Serafina foi a melhor solução para os negócios. Amália cria coragem para contar sobre o casamento de Serafina a Giovani, mas não consegue. O fotógrafo aparece na construtora para entregar as imagens do casamento de Serafina. O fotógrafo entrega o envelope com o material para Janete. Claude e Serafina descobrem que as fotografias foram entregues para Janete. Serafina corre para impedir que Janete abra o envelope. Janete vê uma fotografia e pergunta a Serafina se ela casou. Neste instante, Claude e Frazão entram no escritório. Egídio presta atenção a tudo..

  37. Resumo do Capítulo

  38. Segunda – 22/03. Claude declara para Frazão que casou com Serafina à toa. Beto insinua que Claude está enganando Nara. Nara ignora Beto. Claude defende Serafina e diz a Egídio que assume a responsabilidade pela saída repentina dela na tarde do dia anterior. Egídio fica sem graça e Serafina se sente vitoriosa e sorri. Serafina exige desculpas para Egídio. O sócio de Claude atende ao pedido da secretária. Feliz, Serafina sente vontade de chorar de alegria. Frazão revela para Claude que mentiu para Egídio sobre o jantar da noite passada. Frazão diz que contou a Egígio que o francês teve que resolver uma pendência com uma amante. Claude relembra Frazão que casou com Serafina, “louca e insuportável”, pelo dinheiro. Roberta liga para Claude e avisa que conseguiu o atestado de antecedentes do empresário em Paris. Claude fica arrasado. Claude declara para Frazão que casou com Serafina à toa. A secretária ouve tudo. Terezinha rejeita as fofocas do cortiço com críticas à bebedeira de Serafina. Roberta e Alabá conversam sobre a ausência de Claude na festa. Serafina entra na sala de Claude e se diz disposta a romper o casamento pró-forma, se assim desejar Claude, e garante que devolve o cheque. Serafina agradece o gesto de Claude, que a defendeu das acusações dos ataques de Egídio. Claude gosta da ideia de desmanchar o casamento e pegar seu dinheiro de volta. Terezinha reclama para Pimpinoni das fofocas de Pepa. O artista aconselha que Terezinha não fique triste e que deixe Serafina viver a vida dela.

  39. Resumo do Capítulo

  40. Terça – 23/03. Amália cria coragem para contar sobre o casamento de Serafina a Giovani. Terezinha chora e revela para a mãe que Pepa fala mal de sua família para a mãe de Milton. Terezinha afirma que Pepa contou sobre o despejo e a bebedeira de Serafina. Terezinha revela para Amália que a mãe de Milton deu a entender que não aprova o namoro do filho. Arlequim adverte as fofoqueiras de plantão. Pimpinoni critica a maledicência de algumas vizinhas. Pimpinoni recomenda o silêncio, que seria a melhor resposta às fofoqueiras. Sérgio e Joana leem juntos um poema. Sérgio emociona a mãe, dizendo que vai batalhar pelas coisas que tem vontade de fazer na vida. Raquel reclama para Elisa que Nara está estragando seu namoro com Sérgio. Nara e Egídio tramam uma maneira de derrubar Serafina do cargo de secretária. Freitas orienta Claude. Freitas informa o francês que anular o casamento levaria muito tempo. Frazão alerta que Mr. Smith deu um prazo curto para Claude tirar o visto. Frazão garante que o casamento com Serafina foi a melhor solução para os negócios. Amália cria coragem para contar sobre o casamento de Serafina a Giovani, mas não consegue. O fotógrafo aparece na construtora para entregar as imagens do casamento de Serafina. O fotógrafo entrega o envelope com o material para Janete. Claude e Serafina descobrem que as fotografias foram entregues para Janete. Serafina corre para impedir que Janete abra o envelope. Janete vê uma fotografia e pergunta a Serafina se ela casou. Neste instante, Claude e Frazão entram no escritório. Egídio presta atenção a tudo.

  41. Resumo do Capítulo

  42. Quarta – 24/03. Claude pensa em demitir Serafina. Serafina despista Janete e inventa uma desculpa de que a foto de noiva era uma prova de vestido para Joana. Egídio pergunta para Serafina o que ela e Claude faziam na tarde do dia anterior. Serafina pede para Egídio falar sobre o assunto com Claude. Depois de se estressar com a foto de Serafina, Claude pede para Frazão parar de falar que Serafina é sua esposa. Claude pede para Frazão pagar o salário de Serafina para ela ficar em casa. Frazão responde que em briga de marido e mulher não mete a colher. Funcionários de uma incorporadora de imóveis invadem o terreno do casarão e anunciam que pretendem construir um prédio no local. Amália tenta falar a Giovani sobre o casamento de Serafina, mas Afrânio entra na sala e interrompe. Giovani ouve de Afrânio que tem gente medindo as paredes do casarão para fazer a demolição do imóvel. Giovani vai atrás dos invasores. Serafina contempla as fotos do casamento e sonha com uma união com Claude. Serafina informa Janete que Claude a trata com respeito e generosidade. Janete, com inveja, fala com Gurgel e planeja investir em seu marketing pessoal. Claude pensa em demitir Serafina, mas a secretária se explica sobre as fotos com humildade e ele desiste de dispensá-la. Beto seduz Erci e a convence a entrar na casa dele e da mãe Nara. Raquel revela para Erci que o casamento de Nara e Raquel foi adiado. Beto tenta seduzir Elisa, mas ela foge e diz que está trabalhando. Sérgio avisa Joana que pode fazer um tour de teatro por cidades de São Paulo. Giovani discute com o corretor e o incorporador, mas os convida para conversar no casarão, após ouvir o conselho de Amália. Janete pede para Claude assinar os comunicados de Egídio, que anunciam a nova presidente Nara Paranhos, para que sejam distribuídos às empresas do Grupo Claude Geraldy. O incorporador afirma que Giovani e seus vizinhos não têm cacife para comprar o casarão. Amália reage e mostra o cheque de R$ 1 milhão de Serafina. Giovani fica em choque.

  43. Resumo do Capítulo

  44. Quinta – 25/03. Amália e Giovani conversam sobre o segredo de Serafina. O incorporador pede desculpas a Giovani e sai do casarão. A sós, Amália e Giovani têm uma conversa séria sobre o cheque. Janete chora após Claude rasgar os comunicados. Janete pensa que trata-se de pura grosseria de Claude. Nara sugere a Erci que ela está querendo um affair com o seu filho Beto. Serafina diz a Janete que vai falar com Claude sobre o tratamento que ele dá aos funcionários. Erci convida Nara para sair, mas ela recusa. Nara pede para Erci não comentar com o cabeleireiro sobre o adiamento de sua viagem com Claude. Nara ofende Erci, dizendo que a amiga é falsa e hipócrita. Nara briga com Beto e afirma que ele convidou Erci a entrar em sua casa de propósito, para permitir que a socialite descobrisse que sua viagem foi cancelada. Serafina se revolta e avisa para Claude que vai contar a Egídio que ele desistiu do casamento com Nara. Amália revela a Giovani que desconhece a origem do cheque e o seu motivo. Afrânio, Pimpinoni e as fofoqueiras especulam como Amália conseguiu o cheque. Serafina argumenta para Claude que não pode receber para ficar em casa, pois seus pais não entenderiam a situação. Tensa, Serafina afirma que Amália e Giovani perguntariam de onde tira dinheiro sem trabalhar. Claude fica nervoso com Serafina. Frazão brinca com Claude, dizendo que o “casal” terá um motivo para o divórcio: incompatibilidade de gênios. Serafina afirma para Janete que vai contar sobre o adiamento do casamento e do cancelamento da nomeação de Nara à presidência para Egídio. Serafina avisa Egídio que os comunicados sobre Nara na presidência foram jogados no lixo por Claude. Sérgio pede a Raquel para pegá-la em casa e garante que vai enfrentar Nara. Dino pergunta a Amália como Claude colocou R$ 1 milhão na mão de Serafina. Giovani pergunta a Amália como a filha Serafina pôde chegar em casa bêbada e com um cheque de R$ 1 milhão na bolsa, depois de sair com o patrão. Sérgio avisa Raquel que decidiu encarar Nara e explicar sobre a sua carreira. Amália e Giovani conversam angustiados sobre o segredo de Serafina.

  45. Resumo do Capítulo

  46. Sexta – 26/03. Giovani agarra Serafina pelo braço e exige uma explicação sobre o dinheiro. .

  47. Resumo do Capítulo

  48. Sábado – 27/03. Serafina afirma ao pai que casou para ajudar Claude. Egídio conta para Nara que suspeita que Claude desistiu do casamento e do negócio. Com raiva, Nara promete que Claude vai pagar mais caro que Carlos. Claude não gosta de saber que Serafina contou a Egídio sobre os comunicados rasgados. Claude chama a “esposa” de “chata de galocha”, fofoqueira e “terrenoto ambulante”. Frazão convence Claude a manter Serafina na empresa, perto deles, para que ela continue uma aliada. Serafina conta aos pais que não teve nada com Claude, apenas casou no papel. Antoninho revela para Terezinha que o proprietário do casarão aceitou receber R$ 1 milhão à vista pelo imóvel. Pepa, Joana e Antonieta combinam de falar com Giovani para comprar o casarão. Erci conta para Ninica que Nara não viajou nem casou. Nara humilha Sérgio. O ator reage e informa que está começando bem a carreira. Raquel elogia a reação de Sérgio, por ter enfrentado Nara. Apaixonada, Raquel confessa que gosta de homem decidido como ele, Sérgio. Serafina afirma ao pai que casou para ajudar Claude, que a defendeu e impediu sua demissão. Serafina ressalta que Claude tem um projeto inovador de habitações populares e que também aceitou o dinheiro para ajudar a família e os vizinhos. Triste, Serafina lembra os pais de que não poderá casar na igreja católica depois do divórcio de Claude. Contrariado, Giovani exige que Claude e Serafina casem de verdade, na igreja, com a filha vestida de branco, véu e grinalda. Convicto, Giovani decide que a filha Serafina e Claude devem casar..

  49. Resumo do Capítulo

  50. Segunda – 29/03. Antoninho paquera Janete. Frazão avisa Claude para tratar bem Serafina, afinal estão casados legalmente e ela pode recusar divórcio. Dádi entrega que Claude tem uma queda por Roberta. O francês sorri. Raquel reclama da turnê de teatro que Sérgio fará pelo país durante três meses. Luizinha convida Joana para a excursão do pequenique da paróquia a São Vicente. Pimpinoni prepara os bonecos para o piquenique em São Vicente. Nara faz uma visita surpresa a Claude e pede uma conversa séria entre os dois. Milton avisa Terezinha que a mãe dele quer saber a origem do dinheiro do cheque de Serafina. Nara cobra a presidência da empresa de Claude. O francês conta para Nara que Mr. Smith exige que a empresa fique no nome dele. Nara responde que não quer demorar para casar. Antoninho orienta Janete a não se aborrecer e a sorrir mais. Serafina abraça Terezinha e defende a irmã das fofocas venenosas de Pepa, diarista da mãe de Milton. Frazão e Erci se beijam na boate. Amália reclama da implicância de Catarina, mãe de Milton, com Terezinha, por conta da possibilidade de despejo da família. Elisa entrega envelope a Beto. Ele lê um comunicado que informa que passará a receber a pensão de R$ 15 mil do pai, que antes era entregue a Nara. Antoninho informa Giovani que o casamento de Serafina e Claude não pode ser anulado. Giovani argumenta com Antoninho e afirma que se Claude não casar de verdade, armará um escândalo.

  51. Resumo do Capítulo

  52. Terça – 30/03. Giovani mostra para Antoninho uma fotografia de Serafina casando na maca. O advogado avalia que o casamento pode ser anulado. Pepa resolve conversar com Giovani para convencê-lo a comprar a casa. Sérgio conta para Joana que foi aprovado para o teste de interpretação e viajará o país fazendo teatro. Raquel, revoltada, discute com Nara e reprova a postura da mãe com Sérgio. Erci, Ninica e Alzira reencontram Roberta e conhecem Alabá. Roberta e Alabá estão de volta ao Brasil, no litoral de São Paulo. Serafina vai trabalhar rebelde e angustiada com Claude. Amália avisa Serafina, por telefone, que Giovani vai procurar Claude na empresa. Beto avisa Nara que o pai repassou a pensão de R$ 15 mil para ele. Serafina tenta avisar Claude sobre a visita de Giovani, mas não consegue. Pepa é advertida por Giovani sobre suas fofocas contra Serafina. Giovani, Amália, Antoninho e o fotógrafo entram na construtora. Serafina alerta Frazão que Antoninho e Giovani tentarão anular o casamento. Giovani encara Claude. O empresário afirma que Serafina casou por livre e espontânea vontade. Antoninho responde que Serafina não estava em sã consciência quando casou. Amália lembra que Serafina tomou um calmante antes do casamento.

  53. Resumo do Capítulo

  54. Quarta – 31/03. Giovani exige um casamento de verdade ou a anulação. Nara conta para Egídio que planeja casar com Claude no consulado da Suiça. Catarina, mãe de Milton e Antoninho, não gosta de ver o filho advogado, pré-candidato a deputado, se envolvendo com os problemas de Serafina. A secretária garante a Claude que não vai desistir do acordo de casamento. Giovani ameaça fazer um escândalo. Giovani dá dois dias para Claude decidir se casa ou desmancha o que fez. Na saída da sala de Claude com os pais, Serafina inventa aos colegas que Giovani foi pedir férias a Claude para uma viagem da família. Gurgel e Janete não acreditam. Claude rejeita a afirmação de Giovani de que Serafina foi drogada para casar. Ninica confessa para Alzira que esqueceu do seu amor por Claude. Egídio lembra Nara que se o casamento com Claude minguar, os dois vão depender de Beto e Raquel. Dino recebe o amigo Colibri, de volta ao cortiço depois de uma turnê de teatro mambembe pelo norte do país. Pimpinoni vibra com a chegada do jovem amigo. Por telefone, Nara pergunta se Claude ainda quer casar com ela. O francês responde que sim. Serafina confirma para Janete que brigou com o namorado e por isso deixou de receber as flores com a dedicatória “uma rosa com amor”. Serafina propõe a Claude um namoro de mentira, por dois meses, para agradar os pais até a data do divórcio.

  55. Resumo do Capítulo

  56. Quinta – 01/04. Claude aceita namorar Serafina até sair o divórcio. A secretária sente alívio e pede que o empresário não tenha uma opinião negativa sobre seu pai. Claude acusa Frazão de torcer pela união dele com Serafina. A secretária encontra Pepa e rebate a fofoca de que ganhou um cheque de um homem casado. Serafina afirma a Pepa que o dinheiro é um presente de seu namorado. Colibri conta a Dino uma história, que aconteceu no norte do Brasil, sobre maridos que queimaram um cartório para eliminar os documentos de seus casamentos. Serafina olha Pimpinoni, que reprova a atitude dos maridos. Claude e Nara se beijam no escritório. Terezinha, Amália e Giovani comemoram o namoro de Serafina e Claude. Janete chora depois de ter sido abandonada pelo noivo. Antoninho consola Janete e os dois se beijam. Nara entra na construtora com seu advogado. Serafina entrega a Frazão uma correspondência de Mr. Smith para Claude. Frazão alerta Serafina que Claude não pode assinar os papéis de Nara, pois estaria praticando bigamia, podendo ser preso e extraditado. Serafina conta a história dos maridos que queimaram o cartório no norte a Frazão. O advogado arma uma operação anti-Nara. Frazão liga ao celular de Claude e pede para o francês assinar os documentos do casamento com Nara. Em seguida, Frazão joga fósforos acesos no lixo, no momento em que Nara assina os papéis. Serafina entra na sala de Claude com um extintor na mão. Frazão grita: fogo, fogo! A secretária dispara o extintor e enxarca os papéis do casamento. Serafina vira o extintor para o outro lado e dá um banho em todos. Nara chama Serafina de desastrada e louca. Nara pede para Claude controlar a secretária e fazê-la parar com a baderna. Nara leva outro jato de espuma no rosto e grita.

  57. Resumo do Capítulo

  58. Sexta – 02/04. Dádi sugere a Claude que ele use uma tipóia no braço para não precisar assinar os papéis do casamento com Nara. Serafina pega os papéis molhados do casamento das mãos de Janete e rasga tudo. Claude descobre que engordou e culpa o estresse que passou com as trapalhadas de Serafina. Giovani manda Terezinha comprar os convites da família e de Claude para o pequenique da paróquia na praia. Dádi enfaixa a mão de Claude. Egídio pede para Raquel avisar Nara que os papéis do casamento estão prontos. Erci pergunta a Nara a data do casamento. Roberta avisa Alabá que Claude vai buscá-la no heliponto assim que chegar em São Paulo, para a entrevista coletiva sobre seu filme. Alzira confessa para Ninica que se sente solitária e chora. Ninica pede para Alzira tratar sua bipolaridade. Elisa entrega uma intimação policial que chegou para Beto, a respeito de um atropelamento. Milton afirma para Terezinha que Serafina acertou ao escolher um namorado rico. Tensa, Terezinha pergunta por qual razão Milton namora com ela. Giovani exige que Claude participe do piquenique. Antoninho avisa Amália que o dono do casarão tem pressa em vender o imóvel. Antoninho alerta que se Giovani não comprar o cortiço, perderá o imóvel para o incorporador, que não desistiu da demolição. Amália fica nervosa. Serafina convoca Claude para o piquenique da paróquia, exigência de Giovani. A secretária sai da sala do francês, mas esquece um balde no chão. Claude fica revoltado com o convite para o piquenique, caminha nervoso pela sala e pisa no balde cheio de água. Claude tropeça e cai, derrubando um vaso e um cinzeiro. No chão, com um pé no balde, Claude grita de dor. Janete, contendo o sorriso, olha Claude furioso, com dor no cotovelo e na perna. Serafina fica arrasada.

  59. Resumo do Capítulo

  60. Sábado – 03/04. Claude fica revoltado com o convite para o piquenique, caminha nervoso pela sala e pisa no balde cheio de água. Claude tropeça e cai, derrubando um vaso e um cinzeiro. No chão, com um pé no balde, Claude grita de dor. Janete, contendo o sorriso, olha Claude furioso, com dor no cotovelo e na perna. Serafina fica arrasada..

  61. Resumo do Capítulo

  62. Segunda – 05/04. Claude reclama de dor no braço para Janete e Serafina. Terezinha afirma para Milton que, assim que Serafina casar com o namorado milionário, ganhará um carro de presente. Giovani promete decidir sobre a compra do casarão no domingo de piquenique. Giovani pede sigilo a Antoninho sobre o casamento de Serafina. Frazão levanta Claude e o leva para o pronto-socorro. Erci sugere que Nara convide Claude para sair no domingo, para evitar que o francês encontre com Roberta. Raquel entra em casa chorando por causa de viagem de três meses de Sérgio. O médico avisa Claude que os ossos do seu cotovelo direito saíram do lugar. Bipolar, Alzira reclama da vida para Ninica. Alabá desconfia que Roberta ainda tem interesse por Claude. Giovani reúne a família para relembrar os tempos de imigrante e festeja as tradições. O médico dá um puxão no braço de Claude, que grita de dor.

  63. Resumo do Capítulo

  64. Terça – 06/04. O médico consegue recolocar os ossos do cotovelo de Claude no lugar. Egídio pede para Serafina avisar quando Claude retornar à empresa, para que o francês assine “papéis importantes”. O médico avisa Claude que ele terá que usar uma tipóia no braço direito. Livre de ter de assinar os papéis do casamento com Nara, Claude fica feliz. O médico lembra que Claude não poderá assinar nem dirigir. O francês comemora. Nara descobre que Beto atropelou alguém com o seu carro. Logo em seguida, Elisa avisa Nara que Claude sofreu um acidente. Amália informa Giovani que o evento de piquenique vai lotar o ônibus que levará os moradores do cortiço a São Vicente. Serafina lamenta para Janete ter esquecido o balde no chão do escritório. Claude confessa para Frazão que seu incorporador está tentando comprar um grande imóvel na região de Bela Vista, “coisa para demolir e construir”.

  65. Resumo do Capítulo

  66. Quarta – 07/04. Claude garante a Frazão que vai construir um moderno conjunto habitacional no terreno da Bela Vista. Amália entrega a Serafina o convite do pequenique de Claude. Nara e Egídio levam os documentos para Claude, mas ele declara que não pode assinar, pois seu braço está imobilizado e sua mão “machucada”. Turrão, Giovani pede para Serafina ligar a Claude para saber se o “futuro genro” está melhor. Nara alerta Claude que Serafina pode ser espiã da concorrência. O francês se assusta com a possibilidade de Serafina ser uma funcionária infiltrada. Serafina telefona para Claude. O empresário pede para Dádi dizer a Serafina que ele não está em casa. Giovani é convencido por Serafina que Claude está bem. Giovani ameaça fazer um escândalo se Claude faltar ao pequenique de domingo. Afrânio pressiona Serafina no cortiço e pergunta se ela está namorando ou noivando.

  67. Resumo do Capítulo

  68. Quinta – 08/04. Serafina confirma o namoro com Claude, seu chefe. Aborrecido, Afrânio avisa Serafina que não desistiu da luta pelo amor dela. Raquel termina o namoro com Sérgio. Beto chora nos ombros de Elisa por ter sido intimado pela polícia, por atropamento, e não ser filho de Carlos. Claude garante a Nara que demite Serafina se ela provar que sua funcionária é espiã. Joana sugere para Pepa sorrir mais, e emanar energia positiva a Giovani, que não se decidiu se compra o casarão. Amália tenta convencer Serafina que Claude vive “em outro mundo”, em outro nível social, e que o romance de verdade entre os dois é improvável. Nara e Egídio planejam dar um golpe em Claude. A dupla de pai e filha decidem entregar os segredos dos negócios de Claude para a concorrência. Na empresa rival, Egídio revela que ganhará 20% do investimento do gringo. Nara topa o golpe e promete ao pai que vai se vingar de Claude e falar tudo o que tem vontade de dizer a ele. Nervosa, Nara treme a boca e tem um tique. Erci vê o vestido de casamento de Serafina no porta-malas de Frazão. Ele dá a desculpa de que o vestido é de sua prima, que casou recentemente. Claude tem pesadelo com Serafina, Nara, com a secretária “bombeira”, e extintor na mão. No pesadelo, Serafina dá uma rasteira em Claude. No chão, Claude enxerga Serafina com uma vassoura, dando uma gargalhada, pronto para “atáca-lo”. Claude acorda e grita, horrorizado.

  69. Resumo do Capítulo

  70. Sexta – 09/04. Claude desconfia que Serafina quer matá-lo e dar o golpe do baú nele. Egídio revela a Nara que planeja vender os arquivos de Claude por R$ 1 milhão à concorrência e pretende receber mais R$ 1,5 milhão após a vitória da concorrente sobre o francês na disputa pelo investimento estrangeiro. Beto ouve tudo. Nara e Egídio invadem o prédio da construtora Claude Geraldy e roubam o projeto do conjunto habitacional. Joana dá um amuleto de boa sorte para Sérgio, que viaja para o interior de São Paulo. Joana chora. Beto ameaça entregar Egídio e Nara se não contarem a verdade sobre o pai dele. Giovani mostra para a família e Afrânio os mantimentos que comprou para o piquenique. Claude revela a Dádi que sente medo de Serafina. Egídio faz cópias do projeto de Claude. No escritório, Frazão procura pelos arquivos e não acha. Roberta e Alabá descansam em Santos, antes da coletiva de imprensa sobre o filme. Claude descobre que os documentos sumiram. Desconfiado, Claude pede para Janete chamar Serafina imediatamente.

  71. Resumo do Capítulo

  72. Sábado – 10/04. Egídio ouve o burburinho do escritório e coloca os papéis confidenciais na gaveta de Serafina. A secretária acha os papéis em sua gaveta e mostra a todos. Serafina garante a Claude que os documentos não estavam na gaveta quando ela chegou. Frazão defende Serafina, dizendo que ela não seria capaz de trair a empresa, pois já falou bem de Claude a Mr. Smith. Dino pede para comer a melancia, mas Amália diz que a fruta é para Claude e o piquenique. Egídio avisa Nara que Claude está acreditando na história deles. Nara vibra com o plano, que pretende deixar Claude na miséria e ela e o pai ricos. Beto conta a Raquel que Nara quer dar um golpe em Claude e que Carlos não é pai dele. Beto e Raquel abraçam-se emocionados. Claude comenta com Frazão o risco de Serafina tramar a morte dele e virar uma rica viúva. Frazão ri. Amália garante a Dino que vai orar muito pelo casamento de Claude e Serafina. Frazão suspeita que Claude está paranoico. Serafina explica para Claude que teria devolvido os documentos para a empresa mais cedo, se tivesse furtado realmente os papéis. Serafina explica como conheceu Mr. Smith e que devolveu a carteira ao gringo. Depois de tentar convencer Claude de sua honestidade, Serafina pergunta se o francês vai ao piquenique com ela. O empresário responde que “não”..

  73. Resumo do Capítulo

  74. Segunda – 12/04. Egídio ouve o burburinho do escritório e coloca os papéis confidenciais na gaveta de Serafina. A secretária acha os papéis em sua gaveta e mostra a todos. Serafina garante a Claude que os documentos não estavam na gaveta quando ela chegou. Frazão defende Serafina, dizendo que ela não seria capaz de trair a empresa, pois já falou bem de Claude a Mr. Smith. Dino pede para comer a melancia, mas Amália diz que a fruta é para Claude e o piquenique. Egídio avisa Nara que Claude está acreditando na história deles. Nara vibra com o plano, que pretende deixar Claude na miséria e ela e o pai ricos. Beto conta a Raquel que Nara quer dar um golpe em Claude e que Carlos não é pai dele. Beto e Raquel abraçam-se emocionados. Claude comenta com Frazão o risco de Serafina tramar a morte dele e virar uma rica viúva. Frazão ri. Amália garante a Dino que vai orar muito pelo casamento de Claude e Serafina. Frazão suspeita que Claude está paranoico. Serafina explica para Claude que teria devolvido os documentos para a empresa mais cedo, se tivesse furtado realmente os papéis. Serafina explica como conheceu Mr. Smith e que devolveu a carteira ao gringo. Depois de tentar convencer Claude de sua honestidade, Serafina pergunta se o francês vai ao piquenique com ela. O empresário responde que “não”.

  75. Resumo do Capítulo

  76. Terça – 13/04. Serafina pede desculpas a Claude pela bagunça. Joana percebe o clima amistoso entre os dois. Elisa vê Claude no ônibus. Nara avisa Egídio que vai dar dinheiro à vítima de Beto para retirar queixa. Pepa deixar cair uma caixa de ovo podre em Claude. O empresário não se conforma com a confusão armada pela italianada. Roberta chega de helicóptero ao prédio dos Jardins. Pepa limpa a camisa de Claude. O ônibus sai do Bixiga, rumo a Santos. Pimpinoni comenta com Colibri que devem rezar para Claude ter paciência com o povo do cortiço. Nara invade o prédio para flagrar Claude com Roberta. Frazão se encanta com Roberta e Alabá. Beto conta para Raquel que entregará tudo que sabe sobre o plano de Nara e Egídio contra Claude. Beto é emaeçado por homem que ele atropelou. O homem pede R$ 300 mil para retirar queixa. Roberta flagra Nara na coletiva de imprensa.

  77. Resumo do Capítulo

  78. Quarta – 14/04. Sem jeito, Nara mente e afirma que foi à coletiva para prestigiar Roberta. O ônibus chega a Santos. Giovani desembarca com Amália e cumprimenta Antoninho, que os aguardava. Claude desce do ônibus com Serafina, em meio à “farofa”. Passeando pela praia, Erci vê Claude. Ninica estranha a presença do francês no piquenique do “povão”. Claude vê Erci e se esconde no banheiro do restaurante. Ninica não vê Claude e duvida da presença dele naquela “farofada”. Erci, Ninica e Alzira voltam para a praia. Elisa encontra Claude. Os dois combinam de não contar onde estão para Nara. Nara fica revoltada com a ausência de Claude. O francês avisa Serafina que Erci, amiga de Nara, está atrás dele, na praia. Erci confirma para Ninica que viu Claude e fará de tudo para flagrar o rapaz. Frazão leva as malas de Roberta e Alaba para a casa da atriz. Alabá sente atração por Frazão. Serafina confessa para Claude que Pepa e vizinhos comentam que os dois se beijam nem se abraçam.

  79. Resumo do Capítulo

  80. Quinta – 15/04. Frazão convida Roberta e Alabá para jantar e sair de casa. Amália impede Giovani de espiar Claude e Serafina na barraca. Erci vê Claude de longe e pega um binóculo na bolsa. Ansiosa em flagrar o francês, Erci pega o telefone de Alzira. Serafina pede desculpa para Claude pelos transtornos com o braço. Serafina tira a roupa que cobria o biquini e Claude fica espantado com o corpo bonito dela. Erci avança na direção da barraca, faz uma fotografia e diz: “agora eu te peguei”. Erci encontra Serafina e Afrânio abraçados. Serafina reclama da invasão de privacidade e expulsa Erci do local. Afrânio não entende porque Claude jogou a “namorada” em cima dele e saiu correndo. Claude compra as roupas, o boné e o isopor de um sorveteiro. Claude se disfarça de sorveteiro. Afrânio cobra uma explicação de Serafina. Serafina pede desculpa para Afrânio. O garçom conta para Pimpinoni e Joana que foi abraçado por Serafina. Milton fala para Terezinha que Pepa e Afrânio perceberam a falta de carinho entre Claude e Serafina.

  81. Resumo do Capítulo

  82. Sexta – 16/04. Giovani reclama para Amália da maledicência dos fofoqueiros do Bixiga. Afrânio fala para Pimpinoni que Serafina gosta dele, porque foi jogada em seus braços, e ela o agarrou. Pimpinoni esclarece a Afrânio que Serafina é apaixonada por Claude. Dadi atende Nara, mas informa que não sabe do paradeiro de Claude. Antonieta conta para Pepa que Serafina e Claude brigaram. Dino conta para Amália que todos estão comentando da briga entre Claude e Serafina. Amália confessa para Giovani que pagou o aluguel de Pepa do mês passado. Giovani não gosta e responde que Amália deveria ter contado a ele. Serafina explica para Claude que o pessoal do cortiço pensa que os dois brigaram, e que Afrânio está bêbado e fala mal dela para os vizinhos. Catarina aparece na praia e pergunta de Serafina a Amália. Pepa pergunta para Claude e Serafina se os dois estão brigando. Claude nega o atrito e sorri para Serafina. Em seguida, Claude dá um beijo na boca de Serafina.

  83. Resumo do Capítulo

  84. Sábado – 17/04. Surpresa, Serafina arregala os olhos. Claude pega na mão de Serafina. Pepa fica encantada com a cena romântica de Claude e Serafina. Os dois caminham pela praia, abraçados. Claude sente satisfação em estar junto de Serafina. Afrânio vê o casal e reclama para Pimpinoni. Nara comenta com Egídio que tem certeza que Claude tem caso com outra. Egídio reclama da “salinha” que recebeu de Claude para trabalhar na empresa. Nara e o pai prometem se vingar do francês. Elisa grita “socorro” e avisa que Afrânio está se afogando. Claude joga a tipoia para Serafina e corre para o mar. Claude nada desesperado e não vê Afrânio. Depois de alguns instantes, Claude acha Afrânio e o tira da água. Amália manda Dino ajudar Claude. Milton faz respiração boca-a-boca em Afrânio. Pepa sofre por causa da situação de Afrânio. O garçom reage e acorda com os olhos arregalados. Giovani enaltece gesto nobre de Claude, de salvar Afrânio com o braço deslocado. Giovani pede para Antoninho fazer um discurso para o “heroi”. Amália, Giovani, Joana e o povo do cortiço saudam Claude. Pepa comenta que se Afrânio fosse um homem de bem, pai de família, teria morrido. Joana reprova declaração maldosa de Pepa. As duas discutem. Catarina afirma para Antoninho que ele deveria conseguir outro reduto político, fora do cortiço do Bixiga, e recomenda que Milton procure outra namorada. Erci flagra Claude no piquenique..

  85. Resumo do Capítulo

  86. Segunda – 19/04. Erci denuncia a Nara que viu um vestido de noiva no porta-malas do carro de Frazão. Nara pede para Frazão abrir o porta-malas. Nara pega o vestido de noiva e pergunta como foi parar ali. Frazão inventa que trata-se de foto de propaganda. Afrânio anda de um lado para o outro, nervoso com a presença de Claude na casa de Giovani. Inconformado, Afrânio reclama para Colibri. Amália dá sopa a Claude e depois cobre o empresário. Claude afirma a Amália que a casa e o carinho da família Petroni lembra a sua falecida mãe. Ao ver a concha de retalhos, Claude lembra da mãe, se sente alegre e confessa que foi morar com pais ricos e nunca mais se sentiu tão acolhido. Nostálgico, Claude lembra da infância e sonha. Ao amanhecer, Dádi repara que Claude não voltou para casa e se preocupa. Pimpinoni avisa Giovani que o dono do casarão mandou avisar que ele tem três dias para decidir se compra ou não o imóvel. Neste momento, Claude aparece. Giovani explica para Claude que não pode comprar a casa com o cheque, porque a filha não casou de verdade com o francês.

  87. Resumo do Capítulo

  88. Terça – 20/04. Emocionado, Claude concorda com o pai de Serafina. Frazão conta para Claude que Nara viu uma foto de Serafina vestida de noiva, numa pasta no banco do carro. Frazão deu a desculpa de que a foto era uma propaganda da construtora com o slogan “Quem casa quer casa”. Feliz e bem-humorado por dormir na casa de Serafina, Claude fala que dará um jeito em tudo. Erci, Nara, Ninica e Alzira especulam sobre a foto de Serafina. Nara lamenta ser objeto de fofoca nas mãos de Erci. Claude tira de seu arquivo uma foto antiga dele com executivos, no aeroporto de Viracopos, para servir de desculpa para Nara. Nara mostra a uma lojista a nota fiscal do vestido de Serafina, que achou no carro de Frazão. A vendedora da loja no Brás confirma para Nara que quem comprou o vestido de noiva tinha o nome Serafina Rosa.

  89. Resumo do Capítulo

  90. Quarta – 21/04. Nara estranha que Serafina tenha comprado o vestido no mesmo dia que casou. A vendedora pergunta porque Nara quer saber do vestido. Nervosa, Nara responde que desconfia que seu noivo casou com outra. Nara comenta com Egídio que desconfia que Claude casou com Serafina para conseguir o visto e permanecer no país. Egídio informa a Nara que está recebendo US$ 100 mil da concorrente de Claude por cada informação sigilosa que ele repassa, e pede que a filha evite brigar com o francês. Nara ouve a recomendação do pai e sai da empresa. Serafina provoca Nara, dizendo alto, para Janete, que ela e o namorado foram perseguidos na praia. Nara encara Serafina, com olhar raivoso. Depois, se acalma e resolve entrar no elevador. Frazão estranha a saída repentina de Nara. Pepa confessa para Afrânio que jamais teria um homem como ele. Pimpinoni avisa aos dois que aproveitem para brigar, pois o dono do imóvel deu um prazo de três dias para a decisão de compra. Antonieta parabeniza Serafina pelo noivo que arrumou. Egídio interroga Janete sobre o estado civil de Serafina. Janete responde que viu uma foto de Serafina vestida de noiva, mas afirma que a secretária disse que se inscreveu para um concurso de noiva. Egídio fica intrigado. Serafina conta toda a verdade para Joana, sobre o noivado de mentira com Claude e o cheque de um milhão.

  91. Resumo do Capítulo

  92. Quinta – 22/04. Serafina revela para Joana seu plano de comprar a casa com o cheque. Amália chega em casa e surpreende a filha procurando o cheque. Amália pede para Serafina compreender que a decisão de comprar a casa deve ser conjunta, depois que ela casar com Claude. Serafina pergunta onde está o cheque, Amália se recusa a dizer. Decidida a comprar o casarão, Serafina procura o cheque no quarto dos pais. Serafina acha o cheque dentro de um grande livro guardado no armário do pai. Giovani entra no quarto e pergunta o que Serafina e Amália estão fazendo mexendo em suas coisas. Egídio promete para Janete que vai acabar com as regalias de Serafina Rosa e convida a funcionária para jantar em sua casa. Roberta alerta Claude que o casamento legal com Serafina vale de verdade. Claude fica preocupado. Serafina inventa a história de que estava procurando uma bolsa que a mãe colocou no guarda-roupa dele. Giovani, desconfiado, abre o armário e investiga o que Serafina procurava ali. Giovani janta, mais desconfiado que antes. Giovani pergunta à filha se ela tem certeza que não mexeu em suas coisas. Egídio conta para a filha que Janete disse que o vestido de Serafina Rosa seria usado para um concurso de noivas, porém Nara rebate a informação, dizendo que Frazão alegou que a roupa foi usada para uma propaganda. Nara pergunta quem diz a verdade. Nara conversa com o pai e chega à conclusão de que Claude aprontou uma grande traição. Nara concluí que Serafina e Claude a enganaram.

  93. Resumo do Capítulo

  94. Sexta – 23/04. Egídio pede calma para a filha, lembrando que vão dar o troco ao empresário. Roberta aconselha Claude de que a melhor defesa é o ataque. Roberta recomenda que Claude mostre a foto em que aparece com executivos no aeroporto de Viracopos, e diga a nara que aquilo ocorreu no mesmo domingo do piquenique na praia. Nara afirma a Claude que Erci o viu na praia, em Santos. Claude nega e, logo em seguida, mostra a foto dele tirada em Viracopos, velha, que ele apresenta como atual, de domingo. Nara finge acreditar na história de Claude e planeja se vingar de Erci na casa de Roberta. Claude se faz de inocente e concorda com a revanche. A pedido de Claude, Roberta convida Erci para um coquetel íntimo em sua casa, com a presença de Alabá, Claude, Nara e Frazão, além de Ninica e Alzira. Roberta explica a Alabá que quer ajudar Claude, e para isso terá que fazer Erci se passar por maluca, na frente de todas as amigas mais próximas. Roberta fala para Alabá que amigo não tem defeito, mas inimigo, se não tiver, “se inventa”. Cínica, Nara aceita encontrar com Erci na casa de Roberta. Depois de jantar, Giovani avisa Serafina que o cheque sumiu de dentro do livro, e pergunta se foi ela quem pegou.

  95. Resumo do Capítulo

  96. Sábado – 24/04. Giovani afirma que se o cheque for descontado sem a filha casar de verdade, ele morrerá de vergonha. Amália explica que é necessário mostrar a Claude que a família Petroni tem caráter, honra, princípios e ética. Serafina sobe até o quarto do pai para devolver o cheque. Sem Giovani ver, ela recoloca o cheque no livro. Giovani pega o cheque no meio de vários papéis que estavam no livro e se sente aliviado. Roberta posiciona a mesa perto da piscina. Alabá pergunta o motivo e Roberta responde que a ideia é jogar alguém na água. Alabá não entende. Claude e Frazão vibram pela futura briga entre Nara e Erci, na casa de Roberta. Egídio mostra um e-mail a Claude, dos americanos. Claude descobre que os gringos pretendem mudar o contrato inicial com a construtora. Preocupado com a reestruturação do negócio, Claude diz a Frazão que precisa descobrir o que aconteceu. Cínico, Egídio encara Claude e Frazão..

  97. Resumo do Capítulo

  98. Segunda – 26/04. Durante reunião com Claude e Frazão, Egídio afirma que tem sérias suspeitas de que Serafina Rosa é uma espiã. Nara enfrenta Erci e acusa a amiga de fazer complô contra ela e Claude. Giovani revela para Amália que descobriu que Serafina pegou o cheque de seu armário e devolveu logo em seguida. Preocupado, Giovani reconhece que se não comprar a casa o proprietário venderá o imóvel para outro. Pepa discute com seus vizinhos sobre o prazo de três dias para Giovani comprar a casa. Nara mostra a foto de Claude com um executivo no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e tenta provar que o “noivo” nunca esteve na praia de Santos. Erci fala para Nara que ela é uma mulher inteligente e não pode acreditar na versão de Claude. Nara rebate e diz que Erci adora falar mal de Claude. No auge do conflito, Roberta esbarra em Nara e a faz empurrar Erci para dentro da piscina. Erci, com a certeza de que o empurrão foi de Nara e proposital, fica chocada. Alzira e Ninica riem da situação. Encharcada, Erci ofende Nara, chamando-a de pilantra que se acha uma grã-fina e cretina metida, um “brotinho com mais de 40 anos”. Nara chama Erci de cafona metida a hippie. As duas trocam farpas e rompem a amizade. Pepa pressiona Amália e Giovani para comprarem o cortiço com o cheque. Claude pergunta para Serafina onde os papéis que saíram de sua mesa foram parar. Serafina não se conforma com a desconfiança do francês. Raquel sente saudades de Sérgio e se arrepende de ter terminado o namoro. Sem dinheiro, Sérgio liga a cobrar para Joana e pede um empréstimo até receber seu pagamento. Serafina confessa a Claude que falou para Mr. Smith que ele é a melhor pessoa que conheceu no mundo. Claude murcha e fica sem jeito. Frazão pede a Rosa para ligar a Mr. Smith e perguntar o que está acontecendo, e o porquê de querer mudar o negócio com o francês.

  99. Resumo do Capítulo

  100. Terça – 27/04. Serafina Rosa liga para Mr. Smith, a pedido de Claude e Frazão. A secretária descobre que a empresa concorrente ofereceu uma proposta melhor que a da construtora de Claude. O francês pergunta a Frazão quem é o espião. Serafina conta para Janete que Claude casou com outro, só no papel. Dino avisa Serafina que Pimpinoni e vizinhos estão no casarão, em reunião de inquilinos com Giovani. O pai de Serafina avisa que o prazo para comprar a casa esgotou, e alerta para todos ficarem prevenidos. Erci procura Claude para tirar satisfações sobre a mentira que ele contou para Nara sobre sua viagem a Santos. Dirigindo-se a Pepa, Amália inventa a história de que o cheque é da firma onde trabalha Serafina. Amália afirma que trata-se de um pagamento que Serafina deveria fazer no banco, não é dela. Afrânio e vizinhos ficam tristes com o “alarme falso” do cheque, e ficam em clima de velório. Giovani fica desconcertado com o estado de espírito dos inquilinos. Serafina chega ao encontro, quando todos os vizinhos resolvem se retirar. Serafina pede que o pai compre o casarão com o cheque, mas Giovani responde que jamais irá “vender uma de suas filhas”. Erci fala para Claude que Nara é cafajeste e levou à falência seu ex-marido. Em tom de desabafo, Erci promete a Claude e Frazão que vai perdoá-los, mas declara guerra à Nara.

  101. Resumo do Capítulo

  102. Quarta – 28/04. Serafina desabafa com Pimpinoni que deveria ter descontado o cheque. Pimpinoni diz à secretária que se tivesse resgatado o cheque e comprado a casa, muitos fatos não teriam acontecido, inclusive a aproximação entre ela e Claude. Erci acusa Nara de falsa, golpista e “parasita de homem”, na frente de Claude. Nara retruca, chamando Erci de bandida mal amada. Com a presença de Freitas, Nara exige que Claude resolva a situação do casamento, para não ficar mal perante a sociedade paulistana. Em uma conversa íntima, Frazão e Erci chegam à conclusão de que Egídio e Nara são trambiqueiros e devem fazer tudo para afastá-los de Claude. Frazão beija Erci. Claude afirma para Nara que não pode casar enquanto seu braço estiver na tipoia. Nara afirma que vai esperar até sair a assinatura do casamento. Claude espirra e promete assinar os papéis. Milton avisa Terezinha que a mãe Catarina soube que a família Petroni está à beira do despejo. Na calada da noite, Serafina vai ao quarto do pai, abre o armário com cuidado e pega o cheque. Amália acorda e reprova a atitude da filha. Serafina sussura que, no fundo, Amália também quer comprar a casa. Giovani acorda para beber água. Serafina se esconde ao lado da cama, perto da mãe, e depois volta ao seu quarto com o cheque. Gurgel comenta com Janete que sabe da aproximação entre ela e Egídio. Janete nega. Durante a manhã, Serafina procura o corretor e avisa que vai comprar a casa. Mas o corretor afirma que o prazo acabou no dia anterior, e que o casarão já está vendido a outra pessoa. Serafina insiste e argumenta que é a primeira cliente do dia a se interessar pelo cortiço. O corretor informa que o outro interessado pelo casarão deixou um cheque visado como sinal para a compra, para a primeira hora do dia. Frustrada, Serafina pede para conversar com o dono do imóvel, mas o corretor diz que o contrato de venda já está pronto. Cabisbaixa e desapontada, a secretária sai do local. Pimpinoni reza para que ele e seus vizinhos não sejam despejados. Claude diz para Frazão que Nara quer levá-lo a outro médico para ter uma segunda opinião sobre o estado do braço. Frazão recomenda que o amigo tenha cuidado, pois está sendo pressionado por Nara e Giovani. Amália procura Serafina na construtora. Serafina avisa Amália que o prazo acabou e o casarão foi vendido. Claude fala para Egídio que uma comissão vem de fora para vigiar a empresa. Egídio se assusta e pergunta ao francês quem contou a ele sobre a comissão. Preocupado com a revelação, Frazão olha irritado para Claude.

  103. Resumo do Capítulo

  104. Quinta – 29/04. Frazão informa a Egídio que ninguém disse nada sobre a comissão, e que trata-se de pura intuição de Claude. Frazão esconde os documentos da contraposta de Egídio. Por telefone, o cineasta Hugo de Madrid, irmão gêmeo de Antoninho, pede para Roberta ler o roteiro de seu novo filme. Roberta promete para Hugo que assim que o e-mail chegar, ela lerá o roteiro e dará uma resposta. Roberta comenta com Alabá que aceitará protagonizar o filme se for uma trama social, de protesto. Joãozinho e Miriam chegam ao cortiço e beijam a avó Antonieta. Serafina pede para Janete não contar a ninguém que Claude casou para regularizar seu visto de permanência no país. Serafina tenta falar para Claude que não conseguiu comprar o casarão, mas ela não consegue. Apressado, Claude vai para casa trocar de roupa para depois jantar com Roberta. Aborrecida, Serafina conclui que Claude não liga para ela. Milton comunica a Giovani e Terezinha que Catarina Batateira convidou a família Petroni para jantar na casa dela. Terezinha vê interesse no convite e ironiza a atitude da mãe de Milton. No casarão, Serafina conta para a família que Claude não pôde estar com ela porque foi jantar com a famosa atriz Roberta Vermont. Presente na cozinha, Joana ouve o nome proferido por Serafina, leva um susto e deixa o prato de sopa cair no chão. Preocupada, Joana sai do casarão e vai para seu quarto sem jantar. Joana desabafa com Pimpinoni sobre sua relação de amizade com Roberta, há 25 anos. Joana comenta que abandonou a carreira de atriz e mudou de nome, tudo para ficar com o seu falecido marido. Pimpinoni alerta que ela abandonou a arte, mas a arte não a abandonou. Joana fica com os olhos marejados. Amália fala para Serafina que vai conversar com o corretor para reverter a venda do casarão. Serafina desabafa com Pimpinoni sobre o cheque que pegou do pai e a venda do casarão. Pimpinoni, na voz de Arlequim, no teatro de marionetes, orienta que ela seja otimista e tenha fé, pois tudo vai dar certo e ela vai rir muito no fim. Fernanda confessa para Gurgel que adora homem bem-humorado. Gurgel olha com interesse para o motoboy, que entra na construtora e deixa uma correspondência. Fernanda despreza o motoboy, que pisca para ela, e elogia a beleza de Gurgel. Serafina recebe a correspondência de Claude das mãos de Gurgel. Serafina comenta sobre os documentos assinados por Claude, enviados para a Prefeitura. Janete pergunta como Claude conseguiu assinar os papéis para a Prefeitura. Serafina não sabe o que responder.

  105. Resumo do Capítulo

  106. Sexta – 30/04. Serafina dá a desculpa de que deu uma carta em branco já assinada no passado para Claude. Serafina entrega a correspondência para Claude. Por meio do documento, o francês descobre que os americanos avisam que visitarão a construtora no dia seguinte para reestruturar o acordo. Claude fica tenso. Janete avisa Egídio que tem informações interessantes para contar a ele, no jantar. Gurgel pergunta para Janete sobre o protocolo de pesquisa do terreno na Bela Vista. Claude treina Serafina para ela responder às perguntas que Mr. Smith poderá fazer sobre a construtora. Janete entra na sala de Claude e vê o francês sem a tipoia. Janete conta para Egídio que viu Claude com o braço bom e que assinou papéis durante a manhã. Egídio promete recompensar Janete pelas informações e depois vai tirar satisfações com o sócio. Egídio vai conferir, mas flagra Claude com a tipoia. Egídio pede desculpas por incomodar a reunião e sai da sala. Egídio comenta com Janete que ela se confundiu, pois Claude estava usando tipoia. Os inquilinos do cortiço pressionam Giovani a comprar a casa ou a conseguir um empréstimo com Claude. Amália reage e diz que ninguém pode garantir que a casa ainda esteja à venda. Giovani estranha o comentário da mulher. Janete pede uma bolsa e um sapato emprestados para Serafina. A secretária diz a Janete que vai almoçar em casa e, na volta, levará para a construtora o que Janete pediu. Nara confessa para Roberta que sente vontade de se vingar de Erci. O pessoal do cortiço conversa sobre a família Petroni e dos problemas para Serafina casar com Claude. Afrânio comenta com Pepa que se ela não morasse no casarão há 30 anos, acharia que ela seria espiã do dono do imóvel com a intenção de espantar os moradores dali. Pepa responde dizendo que Afrânio atrai energia negativa para o cortiço. Giovani fica com remorso de deixar os inquilinos na rua e decide pegar o cheque em seu quarto. Giovani não encontra o cheque e pensa: “ainda antes de ontem o cheque estava aqui, me roubaram o cheque”.

  107. Resumo do Capítulo

  108. Sábado – 01/05. Claude resolve ir ao Bixiga livrar Rosa da prisão. Roberta avisa Claude que Mrs. Smith é quem manda na empresa, e que ela detesta casamento por interesse. Colibri e Sergio se envolvem em briga de bar com dois malandros, e provocam confusão e baderna. Amália chama a polícia, aflita. Rosa se intromete na briga e acerta a cabeça de um dos malandros com um cinzeiro. Ele desmaia. O policial manda prender Colibri e Sergio, e interroga Rosa. Rosa dá o telefone de Claude ao policial, a pedido dele, que exige a presença de seu marido no local. O policial pede que o francês vá buscar a mulher em frente ao bar do Bixiga. Claude confirma ao policial que é casado há 20 dias, e Egídio escuta na extensão da linha. Claude resolve ir ao Bixiga livrar Rosa da prisão. Na rua, Claude diz a Frazão que nada que venha de Serafina Rosa Petroni lhe causa espanto. Frazão lembra Claude que o nome dela agora é Serafina Rosa Petroni Geraldy.. .

  109. Resumo do Capítulo

  110. Segunda – 03/05. Claude confirma para o policial que é marido de Rosa. Claude confirma para o policial que é marido de Rosa. A secretária avisa Claude que se Sergio não for solto, ela prefere ficar presa também. Giovani entra no bar e pergunta a Claude o motivo pelo qual Rosa foi presa. O policial conta ao italiano que Rosa se meteu em uma briga no bar. Roberta oferece seus vestidos a Nara. Os olhos dela brilham. Giovani reclama para o policial e exige a prisão dos malandros. O policial pede para os dois malandros brigarem com outra pessoa, e evitar Rosa, na próxima vez, pois apareceram candidato a deputado e empresários para livrar a cara dela. Antoninho pede para Giovani controlar Rosa. Egídio vê Claude e Rosa em frente ao bar. Beto ameaça tirar satisfações com Claude, mas Egídio o segura. Sergio volta a pé, sozinho, para o cortiço. Claude leva Rosa, Amália e Giovani para o casarão. Beto promete se vingar de Claude. Joana teme que Sergio fique mal falado, como na época que teve um caso com Cleide, filha de Catarina. Catarina aguarda a volta de Claide da Europa para o Brasil. Nara e Egídio ficam a sós com Claude. Egídio pede que Claude esclareça alguns fatos. Nara afirma para Claude que ela e o pai sabem que o francês casou com outra mulher.

  111. Resumo do Capítulo

  112. Terça – 04/05. Claude pede sigilo sobre o casamento com Rosa. Sergio liga a Raquel, mas ela se recusa a vê-lo. Claude confessa para Nara e Egídio que casou “pró-forma” com Rosa. Nara fica furiosa. Giovani estranha o comportamento de Claude quando foi buscar Rosa no bar. Amália acredita que está nascendo um novo amor em Claude por Rosa. João diz para a irmã que o casarão “prende” os espíritos. O menino afirma a Miriam que fantasmas rondam o casarão. Antoninho pede para Sergio se afastar de Cleide. Sergio responde que não pretende se aproximar de Cleide, pois ela o trocou por uma viagem para a Europa. Nara pede para Claude parar de fazê-la de palhaça. Claude pede sigilo sobre o casamento com Rosa. Nara afirma que se suas amigas descobrirem sobre o casamento, ela ficará desmoralizada. Joana consola Sergio e deseja que o filho encontre uma mulher que o faça feliz de verdade. Erci liga para Nara e pede que ela leia o jornal. Nara lê a nota: “Para surpresa de todos, o casamento de Nara Paranhos de Vasconcelos não se realizou porque o noivo, o conhecido playboy Claude Antoine Geraldy, contraiu núpcias há 20 dias atrás com Rosa Serafina Petroni”. Nara pega o telefone para falar com Claude, mas Egídio não permite. Beto lê o jornal e fica nervoso. Egídio acalma Beto e pede para esperar o momento certo para se vingar do francês. Pepa e Joana brigam por causa de Sergio. Pepa chama Sergio de vagabundo. Joana rebate e fala que Pepa nunca teve um amor. Claude lê a nota do jornal e fica transtornado.

  113. Resumo do Capítulo

  114. Quarta – 05/05. Claude fala que não pode apresentar Rosa para o casal Smith. Pepa, Pimpinoni, Joana e Afrânio discutem. João avisa os três vizinhos que eles brigam porque são influenciados por espíritos que rondam o casarão e não atingiram a luz. Claude pede para Rosa ficar longe da sala dele, depois de ver a notícia do casamento no jornal. Rosa avisa Claude que o casal Smith o espera em um hotel. Mrs. Smith afirma a Claude que leu a nota no jornal sobre seu casamento. Mrs. Smith pede para conhecer Rosa. Egídio planeja contar a Mrs. Smith que Claude casou com Rosa por interesse. Ninica pede para Erci pegar leve com Alzira, bipolar sem tratamento. Erci confessa que não tem paciência com baixo astral. Ninica afirma que existe só uma pessoa mais depressiva que Alzira, a Nara. Claude fala para Frazão que não pode apresentar o “estrupício” da Rosa para o casal Smith. Frazão concorda. Claude lembra das gafes cometidas por Rosa no jantar após o casamento. Claude exige de Frazão uma solução.

  115. Resumo do Capítulo

  116. Quinta – 06/05. Frazão sugere a Claude que ele apresente Nara como sua esposa. Frazão sugere a Claude que ele apresente Nara como sua esposa. Afrânio comenta com Sergio que Claude não vale nada. Sergio diz que a maioria do povo do cortiço acha o francês uma boa pessoa. Rosa avisa Janete que não quer conversa com a diretoria. Egídio contrata modelo para se passar por repórter, para que ele conte ao casal Smith a verdade sobre o casamento de Claude. Beto convida Elisa para ir ao seu quarto, mas ela recusa. Sergio resolve ver Raquel na porta do cursinho. Ela pede que Sergio respeite sua decisão de acabar o namoro. Catarina liga para Amália e desmarca o jantar. Frazão pede para Rosa falar com Claude. Ela não aceita o pedido e alega que Claude não quer que ela ponha os pés na diretoria. Frazão pede para Claude tratar bem Rosa, pois ela é uma funcionária especial, pois é sua esposa legítima. Claude encara Rosa e diz que precisa falar com ela. Rosa aceita negar que está casada, a quem perguntar. Mas exige que Claude vá na casa dela, para fingir que está namorando com ela. Claude aceita passar na casa de Rosa. Falso repórter, contratado por Egídio, pergunta a Mr. Smith sobre o casamento de aparências de Claude. Frazão comenta com Claude que Rosa só ajudou o empresário, sem interesse, e que a família dela tem moral e ética. Mrs. Smith avisa o marido que pretende desfazer o acordo com Claude, caso ele tenha casado por interesse. Em conversa com Egídio, Janete elogia Beto e confessa que quer voltar a jantar na casa dele. Frazão pergunta para Alzira como Erci soube que Claude e Rosa casaram. Amália confessa a Terezinha que não confia tanto no noivado de Rosa e Claude. Terezinha fica surpresa com a revelação da mãe.

  117. Resumo do Capítulo

  118. Sexta – 07/05. Pepa, Pimpinoni, Joana e Afrânio discutem. João avisa os três vizinhos que eles brigam porque são influenciados por espíritos que rondam o casarão e não atingiram a luz. Claude pede para Rosa ficar longe da sala dele, depois de ver a notícia do casamento no jornal. Rosa avisa Claude que o casal Smith o espera em um hotel. Mrs. Smith afirma a Claude que leu a nota no jornal sobre seu casamento. Mrs. Smith pede para conhecer Rosa. Egídio planeja contar a Mrs. Smith que Claude casou com Rosa por interesse. Ninica pede para Erci pegar leve com Alzira, bipolar sem tratamento. Erci confessa que não tem paciência com baixo astral. Ninica afirma que existe só uma pessoa mais depressiva que Alzira, a Nara. Claude fala para Frazão que não pode apresentar o “estrupício” da Rosa para o casal Smith. Frazão concorda. Claude lembra das gafes cometidas por Rosa no jantar após o casamento. Claude exige de Frazão uma solução.

  119. Resumo do Capítulo

  120. Sábado – 08/05. Frazão sugere a Claude que ele apresente Nara como sua esposa. Afrânio comenta com Sergio que Claude não vale nada. Sergio diz que a maioria do povo do cortiço acha o francês uma boa pessoa. Rosa avisa Janete que não quer conversa com a diretoria. Egídio contrata modelo para se passar por repórter, para que ele conte ao casal Smith a verdade sobre o casamento de Claude. Beto convida Elisa para ir ao seu quarto, mas ela recusa. Sergio resolve ver Raquel na porta do cursinho. Ela pede que Sergio respeite sua decisão de acabar o namoro. Catarina liga para Amália e desmarca o jantar. Frazão pede para Rosa falar com Claude. Ela não aceita o pedido e alega que Claude não quer que ela ponha os pés na diretoria. Frazão pede para Claude tratar bem Rosa, pois ela é uma funcionária especial, pois é sua esposa legítima. Claude encara Rosa e diz que precisa falar com ela. Rosa aceita negar que está casada, a quem perguntar. Mas exige que Claude vá na casa dela, para fingir que está namorando com ela. Claude aceita passar na casa de Rosa. Falso repórter, contratado por Egídio, pergunta a Mr. Smith sobre o casamento de aparências de Claude. Frazão comenta com Claude que Rosa só ajudou o empresário, sem interesse, e que a família dela tem moral e ética. Mrs. Smith avisa o marido que pretende desfazer o acordo com Claude, caso ele tenha casado por interesse. Em conversa com Egídio, Janete elogia Beto e confessa que quer voltar a jantar na casa dele. Frazão pergunta para Alzira como Erci soube que Claude e Rosa casaram. Amália confessa a Terezinha que não confia tanto no noivado de Rosa e Claude. Terezinha fica surpresa com a revelação da mãe..

  121. Resumo do Capítulo

  122. Segunda – 10/05. Amália diz para Terezinha que tem esperanças de casar Claude e Serafina. Alzira conta para Frazão que foi Freitas quem contou tudo sobre o casamento de Claude com Serafina. Satisfeito com a descoberta, Frazão beija Alzira na boca. Ela reluta por um instante, mas depois se entrega ao beijo de Frazão. Zequias, velho conhecido de Egídio, chama o pai de Nara de Dr. Olegário, e avisa que Bento exige a presença dele no Nordeste. Zequias alerta que Bento deixou uma carta para a polícia, no caso de morrer, revelando a história da adoção de Beto. Egídio fica preocupado. Claude propõe a Nara que os dois se apresentem como marido e mulher ao casal Smith e à sociedade. Ela aceita. Beto provoca Claude e pede que o empresário cumpra a palavra de casar com Nara após o divórcio de Serafina. Terezinha avisa Serafina que Catarina vai pedir a Giovani para despejar Joana e Sergio, pois Cleide está chegando ao Brasil. Egídio pede para Elisa fazer sua mala e avisa que vai viajar por quatro dias. Sergio liga para Raquel e avisa que vai viajar novamente, e que fará sucesso. Sergio alerta que Raquel vai se arrepender de ter terminado o namoro com ele. Mr. Smith se encanta por Alabá. Mrs. Smith informa Roberta que mandou investigar o casamento supostamente fraudulento de Claude. Roberta fica assustada.

  123. Resumo do Capítulo

  124. Terça – 11/05. Mrs. Smith diz para Roberta que não pode fazer acordo comercial com alguém sem moral, que casa de mentira. Serafina manda Milton e a mãe Catarina cuidarem de suas vidas. Frazão conta para Claude que foi Freitas quem contou sobre o casamento pro-forma. Joãozinho avisa Miriam que vai achar o espírito que assombra o cortiço. Claude deixa Nara em casa. Os dois se beijam. Beto vê a cena e não acredita na farsa da mãe. Nara entra no escritório e flagra Serafina conversando com Claude. Nara diz a Claude e Serafina que os dois estavam prestes a se beijar. Serafina nega. Serafina pede para Janete comprar remédio para Frazão. Nara diz a Claude que o relacionamento dos dois chegou ao limite e ameaça terminar o noivado.

  125. Resumo do Capítulo

  126. Quarta – 12/05. Serafina desafia Nara. Nara acusa a secretária de barraqueira, desclassificada e ordinária. Serafina responde, dizendo que Nara é mal-educada. Claude separa as duas. Serafina explica que nunca beijou Claude e que estão casados só no papel. Serafina afirma para Nara que, de mentira ou de verdade, a esposa de Claude é ela. Nara grita de raiva. Frazão leva Serafina para fora da sala e depois retorna para acalmar Nara. Claude diz para Nara que tentou demitir Serafina duas vezes, mas Frazão não deixou. Frazão lembra que Serafina é amiga de Mr. Smith e que ela não poderia ser mandada embora. Claude reafirma que quer mandar “a chata” e o “trambolho” para o olho da rua há muito tempo. Serafina escuta tudo por trás da porta. Serafina entra na sala e fala para Claude que não sabia que criava tantos problemas a ponto do francês querer demiti-la. Serafina chora. Joãozinho avisa Miriam que o espírito que ele vê é um senhor negro que não gosta de criança. Miriam não acredita. Miriam olha e não vê nada. Joãozinho suspeita que só ele consegue ver o fantasma do cortiço. Serafina avisa a todos que não vai descontar o cheque e que Claude é um hipócrita. Serafina afirma para Nara que ela e o noivo são “farinha do mesmo saco” e foram feitos um para o outro. Serafina desabafa e diz a Claude que homem tem de falar a verdade, não pode enrolar a mulher e inventar história. Serafina manda Claude tomar vergonha na cara e sai da sala. Claude e Frazão não sabem o que fazer. Serafina pega um lenço e tenta disfarçar o choro. No banheiro, Serafina lamenta a sua situação. Satisfeita, Nara acredita na versão de Claude e pede para ele passar na sua casa à noite. Serafina arruma suas coisas, triste. Frazão tenta convencer Serafina a ficar no emprego, em vão. Quando Serafina se dirige ao elevador, Mr. Smith aparece. Mr. Smith avisa que sua esposa quer conhecer Serafina. Frazão dá a desculpa de que Serafina fará um serviço externo. Serafina procura Antoninho e pede a anulação do casamento. Serafina assina a procuração da anulação do casamento.

  127. Resumo do Capítulo

  128. Quinta – 13/05. Serafina revê Cleide, depois de falar com Antoninho, no caminho para casa. Giovani tem a sensação de que será despejado. Elisa descobre que Serafina casou com o noivo de Nara. Beto não entende como Nara deixou-se enganar e perdoou Claude. Giovani, informado por Antoninho que perdeu a casa, afirma que só sai de lá morto. Giovani informa a Amália que o casarão foi vendido para uma construtora. Joana conta para Sergio que Serafina foi humilhada por Claude. Sergio diz à mãe que vai acertar as contas com Claude. Pimpinoni e Serafina contam toda a verdade sobre o casamento de aparências para Sergio. Serafina desabafa para Sergio e diz que não passa de uma chata e um estrupício para Claude. Serafina anuncia que vai procurar outro emprego e que nunca mais quer ver a cara de Claude. Sergio resolve tirar satisfações com o francês. Sergio e Roberta trocam olhares enquanto esperam por Claude na construtora. Sergio fala para Claude que ele não tem o direito de humilhar Serafina. Sergio sai do escritório batendo a porta. Roberta avisa Claude que ele deve apresentar Serafina ao casal Smith e demonstrar seu verdadeiro amor por ela, caso contrário os Smith cancelarão o acordo milionário.

  129. Resumo do Capítulo

  130. Sexta – 14/05. Giovani confessa para Amália que perdeu a esperança de ficar no casarão. Pepa zomba do sofrimento de Afrânio por Serafina e o chama de ciumento. Terezinha, alegre, avisa Amália e Serafina que Catarina vai jantar em casa. Sergio encontra Cleide e pergunta se os dois podem continuar o namoro. Catarina aparece e manda Cleide entrar. Claude se abre para Frazão e revela que falou mal de Serafina apenas para agradar Nara. Claude chega à conclusão de que ele deve apresentar Serafina ao casal Smith. Roberta se oferece para ajudar a contar essa decisão a Nara. Janete diz para Nara que Claude demitiu Serafina. Nara se sente vitoriosa. Alzira confessa para Nara que se sente angustiada. Nara pede para Alzira procurar tratamento médico. Antoninho procura Claude para comunicá-lo que Serafina pediu a anulação do casamento. Catarina vai a casa dos Petroni com a intenção de convidar Claude para ser padrinho de casamento de Terezinha e Milton. Claude pede para Antoninho encontrá-lo na casa de Roberta. Pepa e Antonieta criticam a soberba de Catarina Batateira. Joãozinho revela para Antonieta e Pepa que o fantasma do casarão é um escravo do barão de café que construiu o imóvel e revela que tem um tesouro enterrado ali. Roberta e Frazão aconselham Claude a conversar com Serafina, e fazer as pazes com ela. Claude admite para Roberta que não acha Serafina um estrupício, trubufú nem coisa chata. Roberta recomenda que Claude declare isso a Serafina.

  131. Resumo do Capítulo

  132. Sábado – 15/05. No casarão, Serafina anuncia para a família e Catarina que brigou com Claude. Sergio conta para Joana que levou um fora de Cleide e que quer tornar-se um ator bem-sucedido como Roberta. Joana fica constrangida. Serafina confessa para Catarina que o namoro com Claude acabou e a decisão não tem mais volta. Catarina recomenda que o filho não marque o casamento às pressas. Joãozinho conta que o barão do café enterrou um tesouro no chão do casarão. Claude pede para Dino chamar Serafina. Ela vai falar com Claude na rua. Terezinha e Catarina ficam animadas. Claude pede desculpas pelo que disse a Serafina e diz que todas as ofensas não passavam de mentiras para impressionar Nara. Serafina não acredita. Claude suplica perdão a Serafina e diz que faz o que ela quiser para ter a sua ajuda. Claude pede para Serafina ir com ele ao jantar com o casal Smith. Serafina pede, em troca, que Claude vá ao casarão e confirme que reatou o namoro. Serafina pede que ele diga que a ama, que não aguentou ficar longe dela e que pediu desculpas. Claude cumprimenta a família Petroni e explica que a briga com Serafina aconteceu por causa de ciúmes dele. Serafina avisa Catarina que ela e Claude devem se casar logo. Catarina muda de ideia e antecipa a data do casamento do filho Milton com Terezinha. Serafina e Claude vão para o carro. Amália fica preocupada. Claude avisa Serafina que Roberta vai ensinar-lhe lições de etiqueta e moda. Claude dá um selinho em Serafina e sai do cortiço. Pepa vê a cena e sente vontade de receber um beijo de “desentupir pia”. Antonieta brinca, dizendo que precisa mesmo é de um desentupidor de pia para o ralo do tanque, que entupiu. Erci vai à casa de Roberta para falar com Nara. As duas se encaram. Roberta olha as duas e imagina que vai estourar ali o “maior barraco da paróquia”..

  133. Resumo do Capítulo

  134. Segunda – 17/05. Claude pede desculpas pelo que disse a Serafina e diz que todas as ofensas não passavam de mentiras para impressionar Nara. Serafina não acredita. Claude suplica perdão a Serafina e diz que faz o que ela quiser para ter a sua ajuda. Claude pede para Serafina ir com ele ao jantar com o casal Smith. Serafina pede, em troca, que Claude vá ao casarão e confirme que reatou o namoro. Serafina pede que ele diga que a ama, que não aguentou ficar longe dela e que pediu desculpas. Claude cumprimenta a família Petroni e explica que a briga com Serafina aconteceu por causa de ciúmes dele. Serafina avisa Catarina que ela e Claude devem se casar logo. Catarina muda de ideia e antecipa a data do casamento do filho Milton com Terezinha. Serafina e Claude vão para o carro. Amália fica preocupada. Claude avisa Serafina que Roberta vai ensinar-lhe lições de etiqueta e moda. Claude dá um selinho em Serafina e sai do cortiço. Pepa vê a cena e sente vontade de receber um beijo de “desentupir pia”. Antonieta brinca, dizendo que precisa mesmo é de um desentupidor de pia para o ralo do tanque, que entupiu. Erci vai à casa de Roberta para falar com Nara. As duas se encaram. Roberta olha as duas e imagina que vai estourar ali o “maior barraco da paróquia”. Serafina conta para Sérgio que Claude pediu desculpas pelas ofensas contra ela, em nome dos negócios. Querendo dar uma de durona, Serafina confessa que tudo o que é feito entre eles gira em torno de interesses. Nara e Erci trocam acusações na casa de Roberta. Roberta aconselha Nara a fazer as pazes com Erci, para que não se desmoralizem em público. .

  135. Resumo do Capítulo

  136. Terça – 18/05. Claude chega na casa de Roberta. A dona da casa dá a desculpa de que Antoninho foi fazer medições para a questão da casa. Pepa revela para Afrânio que Serafina beijou Claude em público, na frente do casarão. Afrânio acha a cena uma pouca vergonha. Coutinho liga para a casa de Nara, Beto atende e Elisa acha o nome dele familiar. Claude atende o celular de Nara na casa de Roberta. Claude estranha a ligação de Nova York e pergunta a Nara quem é. Nara responde que tratava-se do advogado do ex-marido. Amália quer saber da filha Serafina se ela está gostando do “marido de mentira”. Serafina dá a entender que sim e deita no travesseiro, desconsolada. Nara acredita na história de que Antoninho foi encontrar com Claude para anular o casamento. Amália reza a Santo Antônio por Serafina. Desconfiado, Giovani pergunta a Amália o que está acontecendo com a relação de Serafina e Claude. Amália pede para o marido confiar em Santo Antônio. Antoninho, instruído por Alabá, diz a Erci que tem um rapaz muito parecido com Claude no Bixiga. Erci acredita que confundiu Claude com esse rapaz. Colibri vê Sergio rondando casa de Cleide e adverte o amigo para ficar longe dela. Giovani exige que Serafina vá à casa de Roberta acompanhada. Nara planeja com Coutinho desmoralizar Claude no jantar do casal Smith.

  137. Resumo do Capítulo

  138. Quarta – 19/05. Raquel ouve a conversa de Nara com Coutinho no celular. Nara afirma a Coutinho que Claude será desmoralizado no jantar e que Smith assinará contrato com a concorrência. Ela avisa que o pai retornará de Fortaleza em breve. Raquel pede para a mãe explicar porque o avô viajou para o Ceará. Nara mente, dizendo que Egídio está no interior de São Paulo. Raquel lembra que Coutinho é o advogado que saiu da firma de Claude e foi para a concorrência. Antonieta dá recorte de jornal, com notícia de casamento de Claude e Serafina, a Pepa. Sergio aceita convite de Serafina para ir até a casa de Roberta. Joana pede para Sergio não falar que é filho de atriz. Joana revela que não quer que Roberta saiba que ela virou costureira. Pepa mostra jornal a Giovani e Serafina. Pai e filha dizem que tudo não passou de um engano. Joãozinho conta para Miriam que o fantasma lhe contou que ele foi um escravo liberto no passado, e enterrou um tesouro no casarão. João diz que o espírito revelou que o ex-patrão dele, o barão, armou uma cilada para ele. Por isso, o casarão luxuoso ficou pobre e coisas estranhas acontecem ali. João revela que sonhou com o barão mandando matar o escravo, depois que ele enterrou o tesouro. O barão envenenou o escravo para ninguém descobrir onde estão as joias. João conta que o nome do escravo é Tobias. João afirma que pretende se comunicar com esse espírito, por sonhos ou poderes mediúnicos. João confessa a Miriam que consegue se comunicar com espíritos de outras dimensões. O garoto revela que Tobias vai ajudá-lo a encontrar o tesouro. Giovani revela para Amália que está preocupado com a felicidade de Serafina. Para ele, enquanto ela se apaixona, o francês reage de modo inseguro. Para Giovani, homem deve ser decidido. Alabá recepciona Serafina e Sérgio e depois vai chamar a atriz. Os dois visitantes se encantam com a mansão de Roberta. Apertada para ir ao banheiro, Serafina se desespera. Claude decide que Serafina não trabalhará mais no escritório, pois Mr. Smith descobriu, falando com Janete por telefone, que ela saiu da empresa. Na opinião de Claude, não tem cabimento sua “esposa” trabalhar como sua secretária. O francês espera que Roberta transforme Serafina em 24 horas. Giovani diz para Amália que entrega Serafina ao “doutore” se ele realmente amar sua filha. Catarina sente inveja de Serafina, que vai de motorista para a casa de Roberta. Elisa lembra que Coutinho é o advogado que armou um golpe para Claude. Raquel e Beto suspeitam que a mãe Nara quer dar um golpe em Claude. Alabá e Roberta ficam desiludidas quando veem Serafina. Roberta avisa Serafina que fará uma reconstrução total nela, “extreme makeover”. Roberta garante: “você vai ser outra mulher depois de passar pelas minhas mãos”.

  139. Resumo do Capítulo

  140. Quinta – 20/05. Claude liga a Roberta para perguntar sobre Serafina. Roberta diz que será como transformar chumbo em ouro, levará pelo menos cinco dias para mudar Serafina. Mesmo assim, ela não garante nada. Serafina ouve tudo. Roberta explica a Serafina que não teria aceitado o desafio de ensiná-la se não tivesse certeza que conseguiria. Serafina confessa que se sente um bucho. Roberta afirma que Serafina é bonita e pede para ela tratar os outros de igual para igual, sem usar os pronomes de tratamento “senhor” e “senhora”. Esta é a primeira lição de Roberta para Serafina. Roberta diz que mudar a etiqueta só depende de Serafina e que falta-lhe amor próprio. Esta é a segunda lição. Roberta recomenda que Serafina pense positivo e ignore mensagens insignificantes. Catarina incentiva Milton a casar com Terezinha, para que a família tenha parentesco com Claude e passe para a classe AAA. Pepa tropeça e deixa cair os copos de cristal de Catarina. Catarina dispensa Pepa. Roberta promete que fará uma verdadeira reconstrução da personagem de Serafina na vida real. Alabá comenta com Sérgio que falta auto-confiança para Serafina. E tem uma ideia para ajudá-la. Pepa lembra seus vizinhos que o despejo está próximo. Pimpinoni acalma a todos. Terezinha fala para Amália que Milton marcou o casamento na igreja depois que a mãe Catarina se animou com a notícia no jornal de que Claude e Serafina já casaram. Joãozinho conta para Pepa e Antonieta que há um espírito de escravo no cortiço. Pepa sugere que o menino vire autor de novela, tamanha a imaginação da criança. Claude pede ao casal Smith para remarcar o jantar, e inventa a desculpa de que Serafina ficou doente. Mrs. Smith insinua que Claude casou por interesse. O francês nega e afirma que casou porque se apaixonou. Egídio envia e-mail a Nara relatando o motivo de sua viagem: evitar o escândalo de Zequias e falar com o velho Bento no Ceará. Egídio (chamado de Dr. Olegário por Zequias) chega à cidade de Pacatuba, no Ceará. Bento pede para Egídio ver o neto antes dele morrer. Bento lembra que Dr. Olegário (Egídio) levou Bentinho (Beto) do Ceará para São Paulo para criá-lo quando Nara perdeu o seu bebê. Bento relembra que Egídio levou o menino “para Nara não ficar triste”. Bento exige a visita do neto. Egídio acalma Bento e garante que Bentinho virou um moço forte e bonito. Bento manda Zequias buscar as cartas que deixou para o delegado e para Egídio.

  141. Resumo do Capítulo

  142. Sexta – 21/05. Elisa conta para Beto que o avô Egídio foi para o Ceará. Alabá e Roberta tentam dar ânimo para Serafina ter mais auto-estima. Pepa pede para Pimpinoni acalmar João, que insiste na história do escravo do barão. Pimpinoni promete fazer uma gincana para “achar o tesouro perdido”. Roberta convence Serafina que ela pode ser bonita. Roberta pede para Serafina escolher uma peruca e retocar a maquiagem pensando no homem da sua vida. Serafina pensa em Claude. Giovani toca acordeon para Amália cantar. Pepa chora com sua situação, desempregada e prestes a ser despejada. Joãozinho revela que ninguém ficará na miséria depois que ele colocar as mãos nas joias do barão. Antoninho e os irmãos Milton e Cleide tentam convencer Catarina a readmitir Pepa, em vão. Roberta apresenta a Claude a nova Serafina Rosa Geraldy. Claude fica espantado. Abismado, Claude ri, surpreso, da beleza de Serafina. Serafina fica furiosa com a reação do francês. Serafina acha que Claude zomba dela. Claude explica que foi um sorriso de alegria, porque ela ficou ótima. Serafina pensa que Claude a fez passar pelo papel de palhaça. Roberta diz a Claude que Serafina tem charme e irradia no rosto o que está pensando. Claude se desespera, pois para ele Serafina não pode demonstrar o que pensa no jantar. Joana conta para Amália que ela e Roberta se apaixonaram pelo mesmo homem na juventude. Joana revela que esse homem é o pai de Sérgio. Na casa de Roberta, Sérgio revela que é ator e promete convencer Serafina a continuar as aulas de etiqueta. Roberta pensa que Sérgio é namorado de Serafina. Claude diz a Serafina que precisa ter uma conversa séria com ela.

  143. Resumo do Capítulo

  144. Sábado – 22/05. Raquel ouve a conversa de Nara com Coutinho no celular. Nara afirma a Coutinho que Claude será desmoralizado no jantar e que Smith assinará contrato com a concorrência. Ela avisa que o pai retornará de Fortaleza em breve. Raquel pede para a mãe explicar porque o avô viajou para o Ceará. Nara mente, dizendo que Egídio está no interior de São Paulo. Raquel lembra que Coutinho é o advogado que saiu da firma de Claude e foi para a concorrência. Antonieta dá recorte de jornal, com notícia de casamento de Claude e Serafina, a Pepa. Sergio aceita convite de Serafina para ir até a casa de Roberta. Joana pede para Sergio não falar que é filho de atriz. Joana revela que não quer que Roberta saiba que ela virou costureira. Pepa mostra jornal a Giovani e Serafina. Pai e filha dizem que tudo não passou de um engano. Joãozinho conta para Miriam que o fantasma lhe contou que ele foi um escravo liberto no passado, e enterrou um tesouro no casarão. João diz que o espírito revelou que o ex-patrão dele, o barão, armou uma cilada para ele. Por isso, o casarão luxuoso ficou pobre e coisas estranhas acontecem ali. João revela que sonhou com o barão mandando matar o escravo, depois que ele enterrou o tesouro. O barão envenenou o escravo para ninguém descobrir onde estão as joias. João conta que o nome do escravo é Tobias. João afirma que pretende se comunicar com esse espírito, por sonhos ou poderes mediúnicos. João confessa a Miriam que consegue se comunicar com espíritos de outras dimensões. O garoto revela que Tobias vai ajudá-lo a encontrar o tesouro. Giovani revela para Amália que está preocupado com a felicidade de Serafina. Para ele, enquanto ela se apaixona, o francês reage de modo inseguro. Para Giovani, homem deve ser decidido. Alabá recepciona Serafina e Sérgio e depois vai chamar a atriz. Os dois visitantes se encantam com a mansão de Roberta. Apertada para ir ao banheiro, Serafina se desespera. Claude decide que Serafina não trabalhará mais no escritório, pois Mr. Smith descobriu, falando com Janete por telefone, que ela saiu da empresa. Na opinião de Claude, não tem cabimento sua “esposa” trabalhar como sua secretária. O francês espera que Roberta transforme Serafina em 24 horas. Giovani diz para Amália que entrega Serafina ao “doutore” se ele realmente amar sua filha. Catarina sente inveja de Serafina, que vai de motorista para a casa de Roberta. Elisa lembra que Coutinho é o advogado que armou um golpe para Claude. Raquel e Beto suspeitam que a mãe Nara quer dar um golpe em Claude. Alabá e Roberta ficam desiludidas quando veem Serafina. Roberta avisa Serafina que fará uma reconstrução total nela, “extreme makeover”. Roberta garante: “você vai ser outra mulher depois de passar pelas minhas mãos”..

  145. Resumo do Capítulo

  146. Segunda – 24/05. Claude liga a Roberta para perguntar sobre Serafina. Roberta diz que será como transformar chumbo em ouro, levará pelo menos cinco dias para mudar Serafina. Mesmo assim, ela não garante nada. Serafina ouve tudo. Roberta explica a Serafina que não teria aceitado o desafio de ensiná-la se não tivesse certeza que conseguiria. Serafina confessa que se sente um bucho. Roberta afirma que Serafina é bonita e pede para ela tratar os outros de igual para igual, sem usar os pronomes de tratamento “senhor” e “senhora”. Esta é a primeira lição de Roberta para Serafina. Roberta diz que mudar a etiqueta só depende de Serafina e que falta-lhe amor próprio. Esta é a segunda lição. Roberta recomenda que Serafina pense positivo e ignore mensagens insignificantes. Catarina incentiva Milton a casar com Terezinha, para que a família tenha parentesco com Claude e passe para a classe AAA. Pepa tropeça e deixa cair os copos de cristal de Catarina. Catarina dispensa Pepa. Roberta promete que fará uma verdadeira reconstrução da personagem de Serafina na vida real. Alabá comenta com Sérgio que falta auto-confiança para Serafina. E tem uma ideia para ajudá-la. Pepa lembra seus vizinhos que o despejo está próximo. Pimpinoni acalma a todos. Terezinha fala para Amália que Milton marcou o casamento na igreja depois que a mãe Catarina se animou com a notícia no jornal de que Claude e Serafina já casaram. Joãozinho conta para Pepa e Antonieta que há um espírito de escravo no cortiço. Pepa sugere que o menino vire autor de novela, tamanha a imaginação da criança. Claude pede ao casal Smith para remarcar o jantar, e inventa a desculpa de que Serafina ficou doente. Mrs. Smith insinua que Claude casou por interesse. O francês nega e afirma que casou porque se apaixonou. Egídio envia e-mail a Nara relatando o motivo de sua viagem: evitar o escândalo de Zequias e falar com o velho Bento no Ceará. Egídio (chamado de Dr. Olegário por Zequias) chega à cidade de Pacatuba, no Ceará. Bento pede para Egídio ver o neto antes dele morrer. Bento lembra que Dr. Olegário (Egídio) levou Bentinho (Beto) do Ceará para São Paulo para criá-lo quando Nara perdeu o seu bebê. Bento relembra que Egídio levou o menino “para Nara não ficar triste”. Bento exige a visita do neto. Egídio acalma Bento e garante que Bentinho virou um moço forte e bonito. Bento manda Zequias buscar as cartas que deixou para o delegado e para Egídio.

  147. Resumo do Capítulo

  148. Terça – 25/05. Elisa conta para Beto que o avô Egídio foi para o Ceará. Alabá e Roberta tentam dar ânimo para Serafina ter mais auto-estima. Pepa pede para Pimpinoni acalmar João, que insiste na história do escravo do barão. Pimpinoni promete fazer uma gincana para “achar o tesouro perdido”. Roberta convence Serafina que ela pode ser bonita. Roberta pede para Serafina escolher uma peruca e retocar a maquiagem pensando no homem da sua vida. Serafina pensa em Claude. Giovani toca acordeon para Amália cantar. Pepa chora com sua situação, desempregada e prestes a ser despejada. Joãozinho revela que ninguém ficará na miséria depois que ele colocar as mãos nas joias do barão. Antoninho e os irmãos Milton e Cleide tentam convencer Catarina a readmitir Pepa, em vão. Roberta apresenta a Claude a nova Serafina Rosa Geraldy. Claude fica espantado. Abismado, Claude ri, surpreso, da beleza de Serafina. Serafina fica furiosa com a reação do francês. Serafina acha que Claude zomba dela. Claude explica que foi um sorriso de alegria, porque ela ficou ótima. Serafina pensa que Claude a fez passar pelo papel de palhaça. Roberta diz a Claude que Serafina tem charme e irradia no rosto o que está pensando. Claude se desespera, pois para ele Serafina não pode demonstrar o que pensa no jantar. Joana conta para Amália que ela e Roberta se apaixonaram pelo mesmo homem na juventude. Joana revela que esse homem é o pai de Sérgio. Na casa de Roberta, Sérgio revela que é ator e promete convencer Serafina a continuar as aulas de etiqueta. Roberta pensa que Sérgio é namorado de Serafina. Claude diz a Serafina que precisa ter uma conversa séria com ela.

  149. Resumo do Capítulo

  150. Quarta – 26/05. Claude perde a paciência com Serafina, que recusa o chofer e decide pegar ônibus para voltar ao Bixiga. Roberta fica admirada com o nervosismo de Claude com Serafina, pois nunca nenhuma mulher o deixou tão zangado daquele jeito. Serafina chama Claude de “enrolão” e recusa o carro. Claude manda o motorista acompanhá-la até o ponto de ônibus. Calmo, Claude conversa com Roberta. Ela confirma para ele que Serafina tem charme e vai dar trabalho após um banho de loja. Claude se surpreende com a avaliação de Roberta. A atriz garante a Claude que Sérgio e Serafina voltarão no dia seguinte para continuar o treinamento com a ex-secretária. Roberta conta para Claude que Sérgio é ator e se interessou pelo roteiro do filme de Hugo de Madrid, do filme que ela pensa em protagonizar. Joana confessa a Amália que teme que Sérgio tenha um relacionamento com Roberta. Sérgio explica para Serafina que Claude riu de sua aparência porque pensou no ciúme que Nara sentiria, se visse a beleza da ex-secretária. Serafina compreende o que aconteceu e se arrepende de seu comportamento impulsivo. Serafina resolve entrar no carro de Claude, o motorista do francês a leva para casa. Nara se prepara para o jantar e prova o vestido caro que encomendou. Frazão conta para Nara que ela não poderá ser apresentada como esposa de Claude ao casal Smith. Claude explica que Mrs. Smith já sabe que ele casou com Serafina, mas não descobriu que é de aparência. Nara assusta Claude, dizendo que Serafina será a responsável por um rombo de 10 milhões de dólares na construtora. Antes de dormir, Serafina lembra da reação de Claude quando a vê de novo visual. Serafina confessa para a mãe que teve mais amor-próprio quando viu seu novo visual. Serafina afirma para Amália que gosta de si mais daquele jeito, com peruca preta e roupa diferente. Serafina promete se reconciliar com Claude. Alabá pergunta a Roberta quem é o amor da vida dela. Roberta silencia. Nara revela para Ninica que vai destruir o casamento de Claude e Serafina. Nara afirma que Claude vai sair “descasado” do jantar com os Smith.

  151. Resumo do Capítulo

  152. Quinta – 27/05. Bento vê a foto do neto, entregue por Egídio, e morre em seguida. Roberta relembra do homem de sua vida, parecido com Sergio, na aparência e no jeito de ser. Roberta confessa a Alabá que seu amor o trocou por outra mulher, que nunca mais viu. Roberta comenta que ele e a tal “mulherzinha” abandonaram o teatro. Conversando com Serafina, Sergio concorda com Roberta, que diz que Serafina só será bonita se ela acreditar. Serafina planeja contar a verdade para Mr. Smith. Pepa assusta Joãozinho, que a confunde com um fantasma. Dadi ensina Frazão a fazer sopa fria servida na taça. Zequias exige que Egídio mostre a foto de Bento. Egídio nega e alega que Zequias não é parente para exigir nada. Zequias tenta agredir Egídio. Os dois começam uma briga no meio da rua, próximo ao velório de Bento. O padre aparta a briga. Egídio volta para o hotel e Zequias explica ao padre que Egídio não presta, desde os tempos em que morava em Pacatuba, há 18 anos. João começa a procurar o tesouro. Nara convida Antoninho para sair. Nara pergunta sobre Serafina e sua família, e depois tenta seduzir Antoninho. Bento flagra a mãe em clima íntimo com o advogado. Catarina diz para Amália que Serafina está mais “senhora de si”, com outra atitude. Afrânio reclama da prefeitura com o “ladrão maníaco” de Claude. Pimpinoni repreende o garçom. Egídio mente para o padre e a Zequias. Egídio afirma que Bentinho morreu quando era garoto. Serafina procura Mr. Smith. Beto diz para Elisa que irá tirar satisfação com Nara sobre tudo. Serafina diz para Mr. Smith que precisa contar-lhe algo que a deixa agoniada há semanas. Pronta para revelar a verdade, Serafina prepara-se para desabafar.

  153. Resumo do Capítulo

  154. Sexta – 28/05. Serafina confessa aos Smith que casou com Claude, mas por amor. Serafina pede para o casal não responsabilizar Claude por seu comportamento. Egídio pede para o padre enviar as cartas para a sua caixa postal em São Paulo. Dádi chega ao cortiço para pegar Serafina, Sergio pede para aguardar, porque ela foi resolver um “probleminha”. Joãozinho fala para Miriam que sonhou com o baú do tesouro. Joãozinho comenta com a irmã que precisa conversar com alguém sobre a história do casarão. Giovani fala para Amália que não quer sair do casarão. Giovani diz para a esposa que se sente doente, triste. Amália responde e diz que ele pode estar deprimido. Serafina afirma que começou a gostar de Claude no escritório e que não casou para ajudar o francês a permanecer no país. Serafina diz que prefere morrer a dar desgosto ao marido. Os Smith ficam admirados. O casal acredita na versão de Serafina, compreende a situação e promete ajudá-la. Serafina fica feliz com a reação dos americanos e sai. Fascinada, Mrs. Smith fica satisfeita com a esposa de Claude. Elisa avisa Nara que Beto fugiu de casa. Raquel comenta com a mãe que está intrigada com o mistério da viagem de Egídio. O cineasta Hugo, irmão gêmeo de Antoninho, visita Roberta Vermont. Hugo propõe, com sotaque espanhol, a Roberta começar a rodar o filme em 40 dias. Roberta comenta com Hugo que um advogado, que esteve na casa dela recentemente, é muito parecido com ele. Roberta diz que a semelhança entre Hugo e Antoninho é impressionante. Para Roberta, só o cabelo, o jeito, o sotaque e o país mudam. Roberta afirma que seria possível afirmar que um sósia ou irmão gêmeo. Hugo fica gamado com o charme de Roberta. Catarina pede para Serafina não esquecer de convidar Claude para o jantar. Joãozinho pergunta para Giovani se ele já ouviu falar de um escravo velho que morreu no cortiço. Giovani sorri com o menino. Dádi deixa Sergio e Serafina na casa de Roberta. Desajeitada, Dádi breca o carro. Os dois descem rapidamente e riem da situação. Dádi confirma que ainda não sabe dirigir direito. Antoninho pergunta para a mãe se ela sabe por que Serafina reatou com Claude. Catarina não sabe responder, mas afirma que Terezinha só casa com Milton se Claude entrar para a família. Terezinha diz para Milton que vai organizar o casamento. Giovani conta para Joãozinho e Miriam que o casarão foi construído por um barão muito rico no final do século 19. Amália informa que a construção foi erguida em 1887. Giovani informa que o dono do casarão tinha muitos escravos e maltratava todos eles. Alabá repara na semelhança de Hugo e Antoninho. Hugo diz que espera que Antoninho tenha boa aparência. Roberta pede para Hugo conseguir um papel para Sergio no filme. Serafina fala de Joana, mãe de Sergio, para Roberta. Sergio pede para Serafina não falar de Joana. Roberta pergunta qual é o nome artístico da mãe de Sergio.

  155. Resumo do Capítulo

  156. Sábado – 29/05. Roberta comenta com Serafina que conheceu uma atriz chamada Joana Camargo, cujo nome artístico era Suzana Goulart. Sergio faz um gesto de “silêncio” para Serafina, sem que Roberta perceba. Roberta treina a postura de Serafina. Claude se preocupa com o vexame que Rosa pode dar. Serafina começa a caminhar com classe, como uma modelo. Joãozinho conta para Giovani que já sabia da história do barão, e conta que ele mandou o ex-escravo enterrar o tesouro, uma joia, e depois envenenou o coitado. Joãozinho ressalta que o tesouro está escondido até hoje. Miriam lamenta a atitude do irmão e afirma que ele está bitolado. Amália conta para Joãozinho que deu um baú cheio de “cacareco” para Pimpinoni. Joãozinho diz que vai procurar Pimpinoni. Milton pede para Terezinha tomar cuidado com quem vai cuidar do casamento. Irritada, Terezinha afirma que vai convidar todos os amigos do cortiço. Mrs. Smith lembra o marido que ele era pobre e ela rica quando se conheceram. Mrs. Smith afirma para o gringo que se apaixonou por ele do mesmo jeito, independente da classe social. Mrs. Smith afirma que Serafina tem caráter e é isso que importa. Para Mrs. Smith, o dinheiro está em segundo plano. Nara conta para Raquel que Claude casou com Serafina para conseguir o visto de permanência no país. Nara conta a Raquel que não será apresentada ao casal Smith como esposa dele. Nara diz a Raquel que Claude prometeu se divorciar de Serafina em três meses, para depois casar com ela. Nara explica que Antoninho conhece a família Petroni e virou seu informante. Nara salienta que não pode romper com Claude, pois Egídio está envolvido nos negócios dele. Raquel oferece ajuda a mãe. Joãozinho conta para Giovani que já viu um disco voador no céu, em cima do cortiço. Giovani diz que é difícil acreditar em marciano. Joãozinho conta que já viu até lobisomem. Giovani diz que era Afrânio. Giovani sussurra para Amália que o menino está inventando coisas. Joana tropeça e deixa cair pratos no chão do pátio do cortiço. Pimpinoni pede para Afrânio limpar os cacos e leva a costureira para casa. Pimpinoni pergunta se sua preocupação é Roberta Vermont. Pimpinoni conta que viu na sala Odeon, há 27 anos atrás, duas atrizes na peça Inimigos Íntimos. Uma era a mais velha e tarimbada, Suzana Goulart. A outra era a principiante, Roberta Vermont. Pimpinoni revela que trabalhava na companhia de teatro Burlesco no mesmo teatro. Joana pede que Pimpinoni não fale a ninguém que Roberta foi sua amiga. Sergio lê o roteiro de Hugo para Roberta, e se empolga com o papel de galã. Alabá pede para o rapaz não se iludir. Antoninho investiga Serafina e procura Pimpinoni. Ao contrário do que Antoninho pensava, Pimpinoni diz a ele que Serafina reatou com Claude porque gosta do francês. Roberta promete a Rosa dar um jeito em seu cabelo. Roberta sugere que Rosa adote um outro nome. Roberta adota o nome de Serafina Rosa em inglês, Rose. Roberta batiza Serafina Rosa de Rose Geraldy. Serafina sorri feliz. Ela repete para si mesma “Senhora Geraldy” várias vezes e adquire, sem perceber, um certo charme..

  157. Resumo do Capítulo

  158. Segunda – 31/05. Joãozinho conta para Giovani que tem um fantasma morando no cortiço. Joãozinho pede para Giovani e Amália guardar segredo sobre o fantasma. Pimpinoni conversa com Antoninho sobre a ação de despejo. Antoninho avisa que a ação deve chegar em breve. Antoninho sugere que os moradores pensem para onde ir. Joãozinho não conta sobre o tesouro para Antoninho, porque não confia em político. Alabá ensina Serafina a segurar uma xícara de café e uma taça de vinho. Claude chega na porta da casa de Roberta, Serafina vai retocar a maquiagem, no quarto. Roberta revela para Claude que convidou o “namoradinho de Serafina”, Sergio, para fazer um filme, e assim agradá-lo. Serafina ouve e fica irritada. Antoninho pergunta a Giovani se o casamento de Serafina será anulado. Giovani pede para esperar e ver se a filha e Claude se acertam. Para Giovani, dinheiro não interessa. Alabá segura Serafina e a impede de fazer um barraco na sala. Roberta elogia Sergio e diz que ele tem muito talento. Roberta enaltece as capacidades de Serafina e diz que acredita nela. Serafina se surpreende. Serafina se recusa a cumprimentar o marido com charme, dizendo “encantada”. Claude e Serafina discutem. Roberta pede que os dois parem com a briga conjugal. Claude reclama da forma de expressão de Roberta. A atriz afirma que em briga de homem e mulher não mete a colher. Alzira diz a Nara e Ninica que está se sentindo melhor depois que começou a tomar antidepressivo. Nara agradece, porque estava cansada de ver Alzira se sentindo feia, gorda, chata. Nara avisa às amigas que não será apresentada como esposa de Claude. Nara conta que outra mulher será apresentada aos americanos, aquela que está casada no papel com Claude. Nara avisa que os papéis do seu casamento com Claude no exterior estão prontos, falta apenas o divórcio de Claude com essa outra “mulher vinda de um cortiço”. Mrs. Smith sente pena de Serafina, por ter casado num hospital para agilizar o processo do casamento com Claude. Mrs. Smith manda o marido comprar livros de etiqueta e boas maneiras para Serafina. Submisso, Mr. Smith vai às ruas para achar os livros que a mulher pediu. Nara afirma a Raquel que vai se vingar de Claude. Raquel diz que faria o mesmo no lugar dela. Nara anuncia que vai à casa de Roberta flagrar Serafina sendo preparada. No caminho para São Paulo, Egídio se sente feliz por se livrar de Bento. Para Egídio, o próximo passo é tomar o dinheiro de Claude. Enquanto Serafina treina o discurso do jantar com Roberta, Claude e Frazão, toca a campainha. Nara aparece na porta e anuncia que quer ver Claude.

  159. Resumo do Capítulo

  160. Terça – 01/06. Serafina se esconde de Nara no quarto de Roberta. Claude fala para Nara que ele e Frazão estavam conversando sobre cinema com Roberta e Alabá. Mr. Smith chega no hotel exausto, com uma pilha de livros de etiqueta e boas maneiras. Mrs. Smith planeja fazer uma surpresa para Rosa, na casa de Claude. A empregada de Roberta pergunta sobre a outra moça que estava na casa. Roberta dá a desculpa de que trata-se da Dádi. Nara pede para ver o quarto de Roberta. Alabá entra no corredor e indica que é a segunda porta, Serafina ouve e se esconde. Alabá distrai Nara e Serafina foge do quarto. Frazão lembra da briga de botequim, entre Serafina e um malandro, e ressalta que Nara sofreria num atrito com a ex-secretária. Dádi leva Serafina, de aparência nova, para casa. Alabá esconde o vestido simples de Serafina para Nara não ver. Catarina avisa Amália para aconselhar Serafina a ficar de olho em Claude e não perdê-lo para outro. Amália não acredita no que ouve. Nara revira todos os vestidos de Roberta, mas não acha a roupa de Serafina, que viu de relance em cima da cama, quando entrou no quarto. Pepa arrebenta o cadeado do baú do barão. Pimpinoni e Joãozinho acham um livro velho, escrito com caligrafia de pena. Sergio pergunta sobre Rose. Alabá responde que ela teve algo muito importante para resolver. Nara fala para Roberta que Serafina vai cometer tantas gafes que vai espantar os americanos. Sergio repreende Roberta e diz que ela não pode se divertir com a incapacidade dos outros. Sergio lamenta que ela julgue as pessoas pela aparência. Pimpinoni acha uma ampulheta, uma luneta, um rei de ouros de um baralho e um espelho antigo. Pimpinoni imagina que o barão era solitário e amargo, e tinha uma mulher vaidosa. Pepa tira do baú moedas antigas. Joãozinho pede para ficar com os objetos e o livro. Dádi deixa Serafina no cortiço. Pepa flagra Serafina de vestido novo e peruca. Afrânio alerta que Serafina deve entrar logo em casa, para o povo do cortiço não falar mal dela. Pepa comenta que gente de família não se veste daquele jeito. Joana elogia a aparência de Serafina. Joana ressalta a Serafina que não quer que Roberta descubra que deixou os palcos, virou costureira e mora num cortiço. Catarina pede para Serafina ouvir o que Amália tem a dizer. Pepa diz a Afrânio que hoje em dia ninguém tem vergonha na casa. Serafina se irrita e entra no casarão. Pimpinoni lembra Joana que tudo que Roberta sabe sobre moda e etiqueta aprendeu com a costureira e ex-atriz. Pimpinoni relembra Joana que Roberta era mais nova e tenta imitar a amiga da época, Suzana Goulart. Pimpinoni teme que Roberta e Claude estraguem Serafina. Serafina se prepara para entrar na sala e pensa: “Seja o que Deus quiser”. Apreensiva, Serafina se benze, para enfrentar a reação da família.

  161. Resumo do Capítulo

  162. Quarta – 02/06. Milton e Antoninho conversam sobre o casamento. Antoninho convida o irmão para sair, mas Milton fala que tem provas no colégio. Claude diz a Frazão que não vê a hora de se livrar do casamento. Amália vê Serafina entrar em casa. Dádi avisa Claude que autorizou a entrada do casal Smith no prédio. Misses Smith avisa está ali no apartamento de Claude para visitar a ele e sua esposa. Claude se assusta e fica paralisado. Misses Smith pergunta de Serafina Rosa. O francês diz que ela saiu, mas volta já. Amália se surpreende com peruca e maquiagem de Serafina. Dino diz que ela parece mulher das capas de revistas masculinas. Amália repreeende Dino. Pepa insinua para Catarina que o casamento de Claude e Serafina é de mentira. Catarina desconfia de que casamento serviu para Claude tirar visto de permanência no país. Catarina avisa Pepa que Milton não casa com Terezinha se o casamento de Serafina for só de aparência. Catarina fica furiosa. Elisa e Raquel ficam preocupadas com o sumiço de Beto. Frazão lembra Dádi de buscar Serafina. O casal Smith conta que tiveram a ideia de vir ao Brasil depois da ligação de Rosa, que perguntou sobre os negócios com Claude a pedido do francês. Misses Smith pergunta se Claude está feliz com o casamento. Ele responde que sim. Claude afirma ao casal Smith que se apaixonou por Serafina e acertou ao casar com ela. Misses Smith avisa que tem profunso desprezo por pessoas movidas por interesse. Claude fica sem jeito. Sergio elogia Serafina e diz que todos no Bixiga gostam dela. Roberta fica encantada com o modo que Sergio fala da “namoradinha”. Sergio sorri sem graça, mas não desmente que é namorado de Serafina, a pedido da amiga. Roberta orienta Sergio a cortar o cabelo e fazer a barba. Catarina resolve tirar satisfações com Giovani e descobrir a verdade sobre o casamento de Claude e Serafina. Antoninho diz para Nara que Pimpinoni, um zinho do cortiço, acha que Serafina gosta de Claude. Antoninho comenta com Nara que, na opinião dele, Serafina desistiu de anular o casamento para preservar o noivado da irmã, Terezinha. Antoninho explica que, a fim de evitar que Catarina cancele o casamento, Serafina teria continuado a fungir que é casada com Claude. Nara confessa a Antoninho que quer casar com Claude para não ser exposta ao ridículo perante a sociedade. Nara diz que a ideia dela é pedir o divórcio logo depois. Nara revela que não leva desaforo para casa. Antoninho convida Nara para sair e dançar, mas ela recusa. Nara explica que seu pai chegará de viagem e ainda é noiva de fato de Claude. Nara reafirma que quer desmoralizá-lo. Catarina pergunta a Giovani se Serafina casou só no papel. Ele e Amália negam. Catarina denuncia que Serafina chegou no cortiço com peruca e toda “pintada”. Catarina afirma que Claude e Serafina não se beijam nem se abraçam. Giovani manda Terezinha chamar a irmã. Serafina aparece, com toda a categoria que aprendeu com Roberta, sem peruca e maquiagem. Ela logo pergunta: “Qual é o problema, dona Catarina?”. Catarina, Amália e Terezinha olham furiosos para ela.

  163. Resumo do Capítulo

  164. Quinta – 03/06. Serafina garante para Catarina que está noiva de verdade de Claude. Catarina fica sem jeito e diz que Pepa a convenceu de que Serafina casou por interesse, para ajudar Claude a conseguir seu visto. Frazão aparece no cortiço para pegar Rosa. Pimpinoni reprova Frazão e afirma que Rosa está se desmoralizando. Joana avisa Pimpinoni que Frazão veio buscá-la, para levá-la ao apartamento de Claude. Serafina diz que não pode sair do cortiço. Roberta propõe cortar o cabelo de Sérgio. Joãozinho coloca o diário na frente de um espelho e consegue ler que o dono era o Barão de Tietê. O menino se impressiona quando lê que o barão era dono de uma chácara tomada por escravos. Egídio encontra com Antoninho e Nara saindo. Ele aconselha a filha a sair e se divertir. Depois de combinar tudo com Serafina, Frazão pergunta a Giovani por Terezinha. Ela aparece e Frazão elogia a garota. Milton fica com ciúmes.

  165. Resumo do Capítulo

  166. Sexta – 04/06. Frazão inventa que terá que levar Serafina para ver folhetos imobiliários. Frazão afirma que Serafina terá que ajudar Claude a escolher um imenso apartamento novo, que ocupa um andar inteiro. Catarina fica boquiaberta. Serafina leva Joana com ela. A costureira orienta Serafina a agir com naturalidade no apartamento, na presença dos Smith. Catarina adverte Pepa que se ela fizer fofoca de Serafina novamente, irá demiti-la, sem volta. Pimpinoni orienta Pepa a tomar jeito. Egídio conta para Nara que mostrou a foto de Beto para Bento, que morreu. Egídio alerta Nara que Zequias quer ver o afilhado. Nara lamenta ter adotado Beto para receber a pensão de Carlos. Elisa ouve tudo. Nara afirma que Beto já tem 18 anos e que recebe a pensão e que, portanto, não tem mais utilidade nenhuma para ela. Serafina chega ao apartamento de Claude e cumprimenta o casal Smith. Claude e Serafina ficam juntos, como dois namorados apaixonados. Frazão percebe que Serafina está apaixonada por ele. Frazão sorri com a postura de Claude, que parece gostar de tirar uma casquinha de Serafina. Claude e Serafina trocam carinhos na frente do casal Smith.

  167. Resumo do Capítulo

  168. Sábado – 05/06. Roberta corta o cabelo de Sergio. Roberta tenta cortar mais, mas Sergio não deixa. Mr. Smith entrega pacote de presente para Serafina. Ela não lembra do que se trata. Frazão e Claude ficam intrigados. Serafina faz suspense com o conteúdo do pacote. Serafina pede para Claude levá-la em casa. Egídio avisa Nara que precisam fazer os Smith descobrirem que o casamento de Claude com Serafina é uma fraude. Afrânio reclama de Serafina e acusa Claude de ter estragado a ex-secretária. Serafina diz que Afrânio está bêbado. Giovani relembra Claude que quer ver ele e a filha casando na igreja da Achiropita. Claude respira fundo e diz que entendeu o recado. Amália reprova Giovani pela pressão que ele fez a Claude. Serafina acha bom e sorri. Giovani se sente vitorioso. Claude conta para Frazão que teve que ouvir críticas de Afrânio e Giovani. Claude reclama de Serafina e diz que vai descobrir o que há dentro do pacote. Malandros do boteco encontram com Sérgio na rua..

  169. Resumo do Capítulo

  170. Segunda – 07/06. Sérgio e os malandros brigam na rua. Catarina pede para eles pararem. Os malandros fogem. Antoninho e Sérgio batem boca. Antoninho pressiona Sérgio a parar de rondar a casa. Catarina exige que Sérgio volte ao cortiço e deixe sua filha em paz. Catarina diz a Antoninho que desta vez Sérgio não teve culpa, pois foi provocado pelos malandros. Serafina estuda os livros de etiqueta dados pelos Smith. Terezinha reclama da luz acesa. Serafina avisa a irmã que Claude jantará na casa de Catarina, mas antes vai pastar em sua mão. Amália reza para Santo Antônio e pede para ele dar paciência a Giovani. Claude mostra preocupação com a recepção para os Smith. Frazão acalma o empresário, dizendo que o casal Smith gostou de Serafina Rosa. Claude revela a Frazão que suspeita que Serafina é uma espiã, como Nara dizia. Tudo por conta do pacote secreto. Amália nota que Serafina está mais confiante, diferente. Terezinha diz para a mãe que ela aprendeu com Roberta Vermont. Sérgio mostra o cabelo novo para Joana e conta que Roberta acha que ele é namorado de Serafina. Joana afirma que mentira tem perna curta. Com Alzira e Ninica, Erci aparece na casa de Roberta e diz que não vai perder a apresentação de Serafina aos Smith, na frente de Nara, por nada deste mundo.

  171. Resumo do Capítulo

  172. Terça – 08/06. Serafina entra no cortiço de Sérgio e se surpreende com o cabelo do amigo. Sérgio diz que foi Roberta que cortou. Joana comenta que Roberta sempre foi boa nisso. Serafina pergunta como ela sabe. Joana inventa a desculpa que leu a informação numa revista. Joana pensa: eles não imaginam o que aconteceu entre mim, Roberta e o pai de Sérgio. Alabá leva Erci e as amigas Alzira e Ninica para a beira da piscina. Amália comenta com Terezinha que amor exige respeito, vivência, cumplicidade. Ela diz a Terezinha que sente que Serafina está mais segura e confiante. Pepa reclama com Antonieta que ninguém gosta dela no cortiço. Antonieta diz que tem gente que gosta, mas ela não percebe. Serafina e Sérgio entram na casa de Roberta, enquanto dois assaltantes observam os dois. Erci afirma para Serafina que Claude acertou ao escolhê-la como mulher, pois conhece muito bem Nara. Roberta sorri, após perceber que a torcida por Serafina aumentou. Egídio diz para Claude que Nara deve ser apresentada como esposa dele quando estiver casada no papel. Claude e Frazão estranham a postura politicamente correta de Egídio. Nara comenta com a filha Raquel que precisa separar a irmã de Serafina do noivo Milton, para incentivar a ex-secretária a pedir a anulação do casamento. Nara explica que Serafina desistiu da anulação para preservar o noivado de Terezinha com Milton, pois Catarina ameaçou desmarcar o casamento por conta da separação do ricaço Claude da “corticeira” Serafina. Raquel se oferece para seduzir Milton. Nara se sente vitoriosa com sua “nova jogada”.

  173. Resumo do Capítulo

  174. Quarta – 09/06. Miriam segura o livro em frente ao espelho, para Joãozinho ler. Giovani pede para o menino ler o diário. Joãozinho lê em voz alta: “São Paulo, 11 de março de 1844. A situação aqui na chácara continua difícil. Os escravos estão a cada dia mais ousados e não respeitam mais a hierarquia nem o meu comando. Alguns fugiram para o Vale do Ribeira para se juntar aos quilombolas. Outros se esconderam aqui mesmo, nas matas de minha propriedade. Tenho medo que eles roubem todas as minhas riquezas, principalmente as joias da Duqueza minha mãe”. Joãozinho para de ler e diz a Giovani que as joias estão enterradas no cortiço. Giovani arregala os olhos. Miriam fica animada. Joãozinho continua sério. Catarina recomenda que Milton namore uma mulher rica. Para Catarina, tanto faz Milton casar ou não casar com a filha do “baleiro”. Catarina afirma ao filho que dinheiro faz diferença. E classe social também. Roberta telefona para Claude e pede roupas para Sérgio. Claude diz que não vai comprar smoking para o namoradinho de Serafina, e pede para ele tirar o cavalinho da chuva. O casal Smith conversa sobre como ajudar Serafina na recepção, à noite. Misses Smith afirma que Claude é um homem muito preocupado com os negócios e teme pelo futuro da ex-secretária. Claude leva uma caixa de roupas e sapatos para vestir Sérgio. Roberta diz que se Sérgio não for, Serafina também não vai à recepção. Claude fica inconformado. Roberta diz que Serafina precisa da companhia de Sérgio por causa do pai. Claude concorda, mas defende a postura de Giovani, que tem a “moral dele” e o direito de raciocinar dele. Nara se prepara para o jantar. Egídio pede para Raquel ir, de modo que os Smith os enxergue como uma “família unida”, o oposto de Claude, um aventureiro. Claude diz para Frazão que comprar roupa para o “carinha” foi um absurdo. Alabá informa a Claude que foi difícil convencer Sérgio a ir à recepção com o smoking. Enciumado, Claude pergunta por que Sérgio não quis usar o seu smoking. Alabá diz que Sérgio não queria usar a roupa porque foi comprada por Claude. O francês teme pelo pavio curto de Serafina Rosa. Roberta deixa Claude e Serafina a sós. Egídio apresenta Nara e Raquel ao casal Smith. Mr. Smith elogia a família de Egídio. Serafina e Claude entram no ambiente da recepção. Serafina está deslumbrante.

  175. Resumo do Capítulo

  176. Quinta – 10/06. Misses Smith elogia Serafina e ressalta que ela é o centro das atenções. Nara pergunta a Egídio como transformaram aquela “cafoninha” do escritório. Misses Smith elogia Serafina e ressalta que ela é centro das atenções. Serafina agradece pelo presente e diz que o material a ajudou muito. Claude fica ainda mais curioso. Misses Smith recomenda que Serafina tenha coragem. Claude pergunta a Serafina desde quando os Smith são conselheiros dela. Nara encara Serafina, furiosa com a elegância e a postura da ex-secretária. Milton não gosta do decote da roupa de Terezinha. Ela diz que não vai trocar. Amália explica ao casal que não podem brigar em época de noivado. Milton muda de ideia e fala a Terezinha que ela pode sair do jeito que estiver se sentido bem. Nara sugere a Egídio, Alzira e Ninica que Serafina pode perder a paciência com indiretas delicadas. Egídio afirma que Serafina é uma dinamite em pessoa. Amália repreende Giovani pela atitude conservadora com as filhas, e pede para ele não atrapalhar o noivado das filhas. Giovani diz que Terezinha e Serafina são as moças mais faladas do bairro. Amália fica furiosa. Ninica pergunta a Serafina se ela está acanhada com os boatos de que casou por necessidade.

  177. Resumo do Capítulo

  178. Sexta – 11/06. Claude pressiona Serafina e pergunta qual a ligação dela com os americanos. Serafina responde que sim, que casou por necessidade por Claude. Ele fica aliviado com a declaração de Serafina. Misses Smith pergunta sobre o livro que Serafina está lendo. Serafina responde que está adorando, mas que achou que não deveria contar. Misses Smith conserta a gafe e fala que qualquer mulher que lê Goethe confessa publicamente que é romântica. Egídio sugere que Nara critique Serafina para Misses Smith. Catarina procura Amália no cortiço e pergunta de seu filho Milton. Amália avisa que ele, Terezinha e Dino saíram. Amália oferece um copo d’água a Catarina, mas ela rejeita, dizendo que não bebe em copo de vidro fora de casa, por conta dos vírus. Catarina pede um copo descartável, mas Amália diz que não tem. Pepa espera Catarina descer do casarão para acertar as contas com ela. Miriam e João ouvem barulhos estranhos. João fala para ela que é o fantasma do cortiço. Miriam fica com medo. João abraça Miriam para confortá-la. Claude pressiona Serafina e pergunta qual a ligação dela com os americanos. Claude pergunta o que tinha no pacote e diz que US$ 10 milhões estão em jogo. Serafina afirma que está farta de tudo isso. Raquel avisa Nara que Claude e Serafina estão brigando. Nara leva os gringos para o local onde Claude e Serafina discutem. Serafina diz para Claude que contou tudo para o casal Smith. Claude agarra Serafina pelos braços e pergunta: “O que você fez, sua maluca?”. Serafina pede calma a ele. Neste momento, entram Mister e Misses Smith.

  179. Resumo do Capítulo

  180. Sábado – 12/06. Serafina beija Claude. Claude não vê os Smith. Serafina beija Claude, que não entende a situação. Serafina dá permissão a Claude para beijá-la, e avisa que os Smith estão ali. Os dois trocam um beijo demorado. Nara e Egídio ficam estáticos. Serafina pede que Claude seja menos impetuoso e avisa que todos estão no local. Nara não se conforma com a cena. Serafina conta a Claude que só falou que estavam casados e que não se comportava direito. Claude entende Serafina e pede desculpas a ela. Pepa conta para Pimpinoni e Antonieta que Catarina pediu para ela espionar o cortiço, pois teme que Milton faça um péssimo casamento. Amália pede para Giovani tratar da depressão com um médico. Giovani diz que depressão é doença de gente rica, o que tem mesmo é preocupação. Amália confessa para Joana que não aguenta mais a futilidade de Catarina. Joana dá graças a Deus que Sérgio e Cleide não deram certo, pois teria que aguentar Catarina também. Amália sugere a Joana contar a verdade sobre sua história com Roberta para Sérgio. O casal Smith se encanta com o beijo de Claude e Serafina. Misses Smith diz que suas dúvidas sobre o casamento dissiparam-se. Nara fica agoniada. Egídio oferece R$ 10 mil para Ninica e Alzira a quem tirar Serafina Rosa do sério. Elas aceitam o desafio. Roberta pede para Claude e Rose voltarem para a sala. Serafina volta a andar toda largada. Roberta pede para ela retomar o charme e a elegância. Amália aconselha Joana a voltar a atuar como atriz. Joana diz que quer só cuidar do filho. Egídio instiga Alzira a provocar Serafina. Assaltantes entram na casa de Roberta. Frazão e Roberta perguntam sobre o beijo de Serafina a Claude. O francês não gosta de ver Sérgio e Serafina conversando a sós. Ele imagina que os chifres estão crescendo. Roberta fica espantada em ver que Claude se sente traído. Sérgio avisa Serafina que o velhote do Egídio apostou R$ 10 mil com Alzira e Ninica para tirá-la do sério. Serafina promete se controlar. Sérgio promete ajudá-la com a brincadeira do passo do ganso. Sérgio pede para Serafina voltar para o lado de Claude, pois o olhar dele revela que ele está morrendo de ciúmes. Terezinha, Dino e Milton chegam da balada. Afrânio avisa Milton que Pepa e Catarina bateram boca. Pepa se arrepende de ter brigado com Catarina e deita para dormir. Joãozinho vê a cabeça do Velho Tobias sair debaixo da cama e leva um susto. Joãozinho grita apavorado. Pepa pede para Antonieta cuidar do menino, que parece doidinho. Um copo cai e quebra. Todos gritam. Giovani questiona valor de Milton. Terezinha fica furiosa. Ninica pergunta a Serafina se ela casou num hospital. Irônica, Serafina diz que sim, pois está na moda. Serafina conta que comemorou a lua-de-mel num restaurante com Claude, regada a champanhe. Sérgio planeja com Roberta golpe contra Ninica e Alzira. .

  181. Resumo do Capítulo

  182. Segunda – 14/06. Misses Smith avisa que vai morar perto de Claude e Serafina. Alzira pergunta se Serafina mora num cortiço. Serafina diz que mora num cortiço maravilhoso, onde moram mais de dez famílias. Alzira afirma que o lugar onde Serafina mora é pobre e promíscuo. Ninica pergunta se Serafina se sente bem naquela recepção chique. Serafina diz que nas festas dela as pessoas são menos falsas e interesseiras. Sérgio dá um tranco no garçom que cai com a bandeja para cima de Ninica e Alzira. Sujas, as duas bufam para o garçom, indignadas. Roberta avisa Sérgio que Alzira está usando um vestido de US$ 2 mil. Sérgio e Robrta dão gargalhadas da situação. Roberta diz que Alzira perdeu a aposta e o vestido. Sérgio enfrenta Egídio e afirma que Raquel parece estar adorando a festa. Egídio fica nervoso e diz que não admite que ele fale de sua neta. Egídio comenta com Nara que o plano deles está fracassando. Nara diz que não desiste e em seguida procura o casal Smith. Giovani fala para Amália que vai ficar acordado até Serafina chegar em casa. Irônica, Amália pede que ele tenha cuidado com o fantasma do cortiço. Cleide ouve Antoninho falar com Nara pelo telefone. Cleide avisa o irmão que Nara é uma vagabunda, que deu golpe no marido e roubou o rapaz. Antoninho avisa que vai surrar Sérgio se ele aparecer nas redondezas novamente. Cleide responde e diz que o irmão virou um coroa careta. Misses Smith avisa Serafina que vai ficar no Brasil mais dois meses. Claude fica angustiado. Misses Smith diz que quer ensinar tudo o que uma mulher de alta sociedade precisa saber. Misses Smith afirma que vai morar perto do apartamento de Claude e Serafina. A ex-secretária faz cara de assustada. Claude conserta e diz que Serafina ficou emocionada. Frazão avisa Roberta que Claude terá que morar com Serafina. Sérgio acha difícil o velho Giovani permitir que a filha more com o noivo antes de casar na igreja da Achiropita. Claude deixa Serafina em casa. Roberta convida Sérgio para tomar alguma coisa. Claude pede desculpas a Serafina por não ter se comportado como um cavalheiro. Serafina pergunta se ele não foi cavalheiro quando lhe beijou. Claude olha espantado e diz que sim. Claude afirma que jamais imaginou que Serafina procurou os Smith para ajudá-lo. Claude beija a mão de Serafina e sai. Serafina acaricia o rosto com a mão beijada por Claude. Pimpinoni vê a cena e sorri. Pimpinoni comenta com Arlequim que agora resta saber se o verdadeiro amor de Claude é Serafina. Amália vê a filha no corredor e diz que ela está bonita. Serafina fala que é por conta do vestido. Amália afirma que há algo dentro dela que a deixa mais bonita. Emocionada, Amália agradece Santo Antônio, dizendo que faz tempo que não vê a filha tão feliz.

  183. Resumo do Capítulo

  184. Terça – 15/06. Frazão comenta com Claude que desconfia que ele está começando a gostar de Serafina. Claude sonha que está beijando Serafina. Claude acorda assustado e diz a Dádi que teve um pesadelo, mas que estava gostando. Sérgio defende Roberta de dois assaltantes. Ele briga com um deles e manda Roberta chamar a polícia. Roberta sai com o carro, mas ouve um tiro. Frazão comenta com Claude que desconfia que ele está começando a gostar de Serafina. Roberta volta à casa. Sérgio derruba os assaltantes e chama a polícia. Amália confessa a Giovani que está preocupada com a felicidade com que Serafina chegou em casa. Amália diz que a filha vai sofrer muito se o namoro com Claude não der certo. Serafina sonha com Claude a beijando e Arlequim. A polícia prende os dois assaltantes da casa de Roberta. Joana diz a Amália que Sérgio está se deslumbrando com o mundo das celebridades. Roberta agradece a coragem de Sérgio, na frente da imprensa.

  185. Resumo do Capítulo

  186. Quarta – 16/06. Frazão afirma que Serafina terá que mudar para o apartamento dele. Pepa diz para Afrânio que Sérgio chegou de manhã vestido todo elegante. Pepa estranha que o pessoal do cortiço esteja ficando elegante de uma hora para a outra. Alzira comenta que Serafina tinha o jeito de andar e falar de Roberta. Erci diz que Ninica e Alzira estavam animadas quando tentavam irritar Serafina. Alzira reclama dos R$ 10 mil perdidos e do vestido caríssimo sujo. Raquel promete a Nara procurar Milton. Egídio aposta que Serafina não consegue se comportar durante dois meses de casamento. Sérgio sai de casa com a roupa de Claude. Joãozinho faz xixi na cama com medo do fantasma, tenta disfarçar, mas Pepa vê. Giovani reclama que ele e Amália não foram à recepção. Serafina explica que era um jantar de negócios e que, no próximo encontro, eles serão convidados. Serafina pensa que esse momento não vai chegar nunca. Silvia convida Gurgel para sair, mas ele recusa. Gurgel diz a Janete que Silvia “não faz o tipo dele”. Na construtora, Frazão avisa Claude que Misses Smith ligou, dizendo que quer mudar o mais rápido possível para perto do francês. Frazão afirma que Serafina terá que mudar para o apartamento dele. Claude fica desesperado.

  187. Resumo do Capítulo

  188. Quinta – 17/06. Cleide pede para Sérgio não procurá-la mais. Janete conta para Silvia que Gurgel é gay. Silvia fica decepcionada, pois queria sair com ele. Gurgel espalha a notícia da união de Claude e Serafina. Claude conversa com Frazão sobre seu sonho com Serafina e não vê a hora de romper o casamento de aparências. Sérgio reconhece para Cleide qie a separação definitiva é a melhor solução para os dois. Sérgio lamenta que Cleide não tenha reparado em sua roupa nova. Claude confessa que está “num mato sem cachorro”. Sergio comunica para Joana e Serafina que vai sair de São Paulo. Pimpinoni diz a Sergio que Serafina deseja que ele fique. Sergio consente. Claude visita Giovani no cortiço e pede sua permissão para Serafina morar com ele. Giovani responde: ” O quê? La madonna!!”. .

  189. Resumo do Capítulo

  190. Sexta – 18/06. Claude explica a Giovani que precisa da “esposa” ao lado dele, para os americanos não descobrirem que o casamento é uma farsa. Giovani diz que filha dele não mora no teto dos outros. Serafina aceita morar com Claude, se Giovani deixar. Gurgel descobre que Egídio aplica o dinheiro dos funcionários no banco e atrasa o pagamento de todos. Catarina pergunta para Pepa se Sergio vai fazer um filme com Roberta Vermont, pois mudaria a situação dele com Cleide. Egídio insinua que Mr. Smith está sendo precipitado ao decidir por investir na construtora de Claude. Em tom irônico, Egídio diz a Mr. Smith que Claude casou por amor. Serafina comenta com Joana que Claude não faz questão nenhuma de que ela more com ele no apartamento dele. Joana se impressiona quando Serafina confirma que ele quer que os dois morem juntos por interesse. Joãozinho diz para Miriam que Tobias vai ajudá-lo a achar o tesouro. Frazão ouve Egídio dando conselhos a Mr. Smith para que não assine os contratos com a Claude Geraldy. Frazão pressiona Egídio, que fica perturbado.

  191. Resumo do Capítulo

  192. Sábado – 19/06. Egídio se defende e alega que defendia Claude. Claude se admira com Hugo e sua semelhança com Antoninho. Egídio comenta com Nara que Frazão ouviu sua conversa com Smith. Nara pergunta se Frazão desconfiou do golpe. Egídio diz que sim. Nara pede para Antoninho investigar como está a vida pessoal de Serafina e Claude. Nara pede ao advogado informações sobre o que ocorre na casa dela. Cleide alerta o irmão que ele está se metendo em confusão. O casal Smith estranha a reação de Frazão, que se surpreendeu com o diálogo entre o gringo e Egídio, e decide apresentar um contrato de experiência a Claude, com um valor menor que os US$ 10 milhões. Mr. Smith sugere à esposa investigar mais Claude e a construtora. Sérgio avisa Serafina que Antoninho “não presta”. Serafina não acredita..

  193. Resumo do Capítulo

  194. Segunda – 21/06. Joãozinho consegue ler o diário do barão com um espelho. Joãozinho lê: “O que tinha que ser feito foi feito. Agora meu tesouro está em paz. Para não esquecer o lugar exato onde enterrei as joias vou deixar pistas em certos lugares”. Joãozinho fica animado e continua a leitura: “A primeira pista está escondida nas areias do tempo. A segunda vale outo, a terceira parece já um tesouro…”. Miriam e Joãozinho tentam resolver a charada. Pepa diz que areias do tempo significa “ampulheta”. Antoninho conversa com Serafina para descobrir tudo para Nara. Serafina diz a ele que se Terezinha brigasse com Milton, não teria motivo nenhum para continuar com a farsa com Claude. Antoninho sorri com essa informação. Zequias entra na construtora procurando Dr. Olegário (Egídio). Egídio entra e se assusta com a presença de Zequias no escritório. Zequias descobre que Bentinho (Beto) não morreu e cobra explicações de Egídio. Zequias pede para ver o neto de Egídio. Roberta promete a Claude dar um toque feminino ao seu apartamento, enquanto Serafina não morar com ele. Serafina comenta com Sergio que seu pai está furioso com a ideia dela morar com Claude, mas que não quer estragar o sonho do francês, de construir casas populares. Serafina pergunta: “O que eu faço Sergio?”.

  195. Resumo do Capítulo

  196. Terça – 22/06. Nara conta a Frazão que Beto saiu de casa por causa do casamento pro-forma de Claude. Sergio propõe que Serafina conte que ela e ele não são namorados. Ela prefere adiar contar a verdade. Serafina resolve pedir conselho a Roberta. Alabá e Claude arrumam o apartamento com a ajuda de Dádi. Antoninho conta para Nara que Serafina continua a farsa pela felicidade de Terezinha com Milton. Nara e Antoninho planejam unir Raquel e Milton. Claude vai ao cortiço e suplica que Rosa vá morar com ele, mesmo que acompanhada. Serafina decide sair do casarão para morar com Claude. Egídio conta para Nara que uma cláusula diz que qualquer ato de desonestidade acarreta o cancelamento do contrato. Egídio pede que Nara acabe com a farsa de Claude. Egídio arma um golpe contra Claude, no contrato de compra, elaborado pelo vilão, e assinado distraidamente pelo empresário, das casas populares. Os compradores pagarão juros exorbitantes e terão condições muito desfavoráveis, que farão com que processem a construtora. Joana diz a Serafina que ele sofre por fingir ser esposa de verdade de Claude sem ela ser. Claude e Frazão ficam na maior fossa, porque Serafina não chega. Claude lamenta a perda dos US$ 10 milhões.

  197. Resumo do Capítulo

  198. Quarta – 23/06. Pepa mata outra charada do barão: “a segunda vale ouro” são as moedas velhas do baú. Mister Smith e esposa chegam à casa de Claude para assinar os contratos. Misses Smith pergunta onde está Serafina Rosa. Neste momento, Serafina entra com a bolsa no ombro. Claude e Frazão respiram aliviados. Misses Smith avisa que serão assinados cinco contratos até atingir os US$ 10 milhões de investimento. Nara e Egídio aparecem no apartamento, após a assinatura do contrato. Serafina e companhia jogam baralho. Em dupla com Frazão, jogando com a dupla Nara e Claude, e a dupla Smith, Serafina bate várias vezes. Frazão sorri e avisa Serafina que eles estão vencendo Nara e Mr. Smith. Egídio planeja convencer Zequias de que Beto não é seu neto ou matar o cearense. Egídio teme o retorno de Carlos, pai de Beto. Serafina provoca Nara e acaricia a cabeça de Claude, dizendo: “Eu tenho sorte”. Serafina beija o rosto de Claude. Giovani acorda e pergunta por Serafina. Amália não sabe responder. Giovani decide buscar sua filha no apartamento de Claude.

  199. Resumo do Capítulo

  200. Quinta – 24/06. Zequias fala com Elisa pelo interfone e pede para falar com Egídio. Elisa diz que não mora nenhum Egídio na casa. Joãozinho comenta com Amália que o fantasma do cortiço não quer que ele encontre o tesouro. Joãozinho diz que o espírito Tobias fez a porta bater. O menino afirma que o fantasma quer levá-lo para outra dimensão. Giovani vai até a casa de Roberta procurar Serafina. Giovani comenta com Roberta e Sérgio teme que a filha fique grávida de Claude. Serafina e Claude caminham de mãos dadas e tomam sorvete no parque. Serafina estranha as atitudes românticas e carinhosas do “marido”. Serafina sente-se feliz. Giovani se despede de Sérgio e afirma que a casa de Roberto, cheio de gente granfina, não é o lugar certo para ele e Serafina. Giovani não vê sentido algum para sua filha e Sérgio conviverem naquela casa, “outro ambiente”, diferente do casarão do Bixiga. Amália diz para Joãozinho que o fantasma é fruto da imaginação dele. Serafina pergunta a Claude se está fazendo tudo só para agradá-la. Claude fala para ela não se preocupar, pois está contente ao lado dela. Serafina “desmonta inteira”. Os dois se entreolham. Claude pega na mão de Serafina. Zequias fica de prontidão em frente a casa de Nara, esperando Beto sair. Frazão fala para Janete que ela é bonita e interessante. Ela gosta do elogio. Sílvia e Gurgel conversam sobre a descendência japonesa dele. Sílvia diz que gosta de cultura japonesa. O casal Smith conversa sobre a família de Serafina e decidem conhecer o cortiço. Serafina sente um arrepio, Claude a abraça. Serafina diz para Claude que abraço é coisa de namorado. Claude fala que os dois já são casados. Serafina diz que é só de mentirinha e sorri. Claude passa a mão pelo ombro de Serafina, os dois ficam agarrados e se olham.

  201. Resumo do Capítulo

  202. Sexta – 25/06. Claude ameaça tirar uma flor para dar a Serafina. Ela não deixa, pede para o francês deixar outras pessoas admirarem a planta. Serafina corre na direção de uma goiabeira. Claude olha admirado. Zequias liga para o interfone da casa de Nara e insiste em falar com Beto. Raquel liga para Milton e diz que sente saudades dele. Milton fala que adorou a ligação de Raquel e olha preocupado para a cozinha, onde está Terezinha. Raquel comenta com Nara que Milton deve aparecer para vê-la. Nara sorri e sente-se vitoriosa. Giovani procura Serafina na construtora e admira-se quando descobre que a filha não vai trabalhar lá há dias. Frazão conversa com o italiano em sua sala. Misses Smith confessa ao marido que ainda precisam investigar se o amor entre Claude e Serafina é verdadeiro. Nara liga para Misses Smith, disfarça a voz e diz que ela está sendo enganada. Nara conta que o casamento de Claude e Serafina é uma farsa e pede que ela investigue. Giovani diz para Frazão que quer evitar “que o pior aconteça”, não quer ver a filha grávida antes de casar na igreja. Giovani afirma que ou Claude casa ou perde o dinheiro dos gringos. Alzira conhece Hugo e se surpreende com a semelhança com Antoninho. Claude pega uma flor e entrega para Serafina. Ela confessa para Claude que é o dia mais feliz de sua vida. Claude anda abraçado com Serafina pelo parque e pensa: “Eu não posso iludir uma moça como essa. Também não tenho coragem de confessar para ela… Mas, sei lá, eu também estou feliz”. Giovani diz para Amália que não quer acabar com o namoro de Serafina. Ele garante que “não quer mais bagunça e pouca vergonha em casa”. Pepa, Cleide, Terezinha e Catarina fazem os últimos preparativos para o jantar com Claude. Terezinha diz para Milton que nunca esteve tão contente. Serafina agradece Claude pelo passeio. Os dois se olham. Claude pensa: “Não posso beijar a Rosa… Bem que eu queria… Mas não posso quebrar o coração dessa moça”.

  203. Resumo do Capítulo

  204. Sábado – 26/06. Antoninho leva Milton até a casa de Nara, para o rapaz ver Raquel. Joãozinho abre a porta do quarto e vê o fantasma com cara de raiva. Ele se assusta. Serafina se despede de Claude e pensa: “Parece que ele está gostando de mim? Mas por que ele não me beija?”. Claude, surpreso com seus próprios sentimentos, pensa: “Que loucura. Fiquei com vontade de beijar a Rosa. Beijar de verdade… mas não posso fazer isso”. Serafina fica intrigada e imagina por que ele não pegou na mão dela e não a abraçou. Claude pensa: “Será que eu pego na mão dela? Será que eu abraço?”. Serafina sorri e pega na mão de Claude. Serafina se pergunta: “será que eu estou sonhando?”. Afrânio pergunta para Pimpinoni se Claude e Serafina estão passando por uma crise. Joãozinho grita e avisa para a avó Antonieta que o fantasma quer pegá-lo. Uma lâmpada explode. Joãozinho fica em pânico. Serafina divide o paletó com Claude, que sente frio. Ela diz que, assim, os dois aprendem a dividir as coisas. Joãozinho diz para Miriam que os dois correm perigo. Terezinha reclama para Catarina sobre o sumiço de Milton. Antoninho incentiva Milton a levar Raquel para o cinema. Milton topa. Raquel e Nara ficam exaltadas e felizes. Pepa não gosta de Afrânio espionar seu trabalho na casa de Catarina. Terezinha chora nos braços de Amália, por Milton ter saído com Antoninho e tê-la deixado sozinha. Terezinha promete investigar se Milton e Antoninho realmente foram buscar a tia no aeroporto, para o jantar. Genoveva, tia de Milton, chega na casa de Catarina e diz que o sobrinho não foi buscá-la no aeroporto. Terezinha ouve o que Genoveva diz e fica furiosa. Ela descobre que o noivo Milton mentiu para ela..

  205. Resumo do Capítulo

  206. Segunda – 28/06. Terezinha tenta ligar para Milton, mas não consegue. Sérgio diz a Roberta que está preocupado, pois não quer incomodá-la com novo filme. Afrânio ensina Pepa a cortar um frango. Serafina convida Pimpinoni e Sérgio para o jantar na casa de Catarina. Giovani e Amália se vestem para o jantar. Serafina explica a Giovani que o jantar é importante para normalizar situação de Terezinha. Raquel enrola Milton seduz o rapaz dentro de um estacionamento. Raquel passa batom na boca e nos dedos para manchar Milton. Raquel e Milton se beijam. Agoniado e com pressa de encontrar Terezinha, Milton cede à sedução de Raquel. Frazão conta para Claude que Antoninho e Nara andam saindo juntos. Claude não acredita. Serafina convence Catarina a convidar todos os moradores do cortiço para o jantar. Raquel, num movimento rápido, marca a gola da camisa de Milton com o dedo. Milton sai com o carro, desesperado para encontrar Terezinha. Raquel sorri, enigmática. Beto reprova as atitudes de Terezinha. Serafina encara Milton e pergunta porque ele tem manchas de batom no colarinho.

  207. Resumo do Capítulo

  208. Terça – 29/06. Serafina diz para Milton que não quer ver a irmã magoada. Serafina abraça Milton e finge sujá-lo de batom. Serafina livra Milton, mas pensa: “cafajeste, patife, sem vergonha”. Serafina, irônica, fala para Catarina que Milton sujou a camisa de batom. Pepa insinua que Afrânio estaria “empacotado” se tivesse com Catarina. Pepa diz a Amália que Oscar corre risco de vida. Catarina decide servir a comida de um jeito simples, a pedido de Claude. A “cafonada” avança nas travessas de Catarina. O pessoal do cortiço se serve como se fosse almoço de campanha de quartel. Claude se espanta com o prato cheio de um dos moradores. Serafina disputa um pedaço de frango para Claude. O casal Smith visita o cortiço e se assusta com o que vê. Joãozinho se impressiona com os olhos negros do Fantasma do Velho Tobias e demaia. Giovani proíbe Terezinha de casar em dois meses. O italiano pede que os noivos esperem mais. Serafina concorda. Giovani recomenda que Terezinha e Milton ajeitem a vida deles, pensem bem e casem em, no mínimo, em 5 meses. Claude olha fascinado para Giovani, incrédulo com o bom caráter do italiano. Serafina diz para Milton que o pior mal de um noivado é a falta de vergonha na cara. Terezinha pergunta para a irmã o que aconteceu para ela ter ficado Tão nervosa.

  209. Resumo do Capítulo

  210. Quarta – 30/06. Milton responde que não aconteceu nada. Serafina conta para Claude que Milton traiu Terezinha. Hugo promete achar um ator famoso para fazer par com Roberta em seu novo filme. Pimpinoni socorre Joãozinho. O menino acorda e vê o Fantasma atrás de Miriam. Serafina dá uma desculpa a Terezinha para não revelar a verdade sobre Milton. Egídio e Nara encontram com os Smith e insinuam que o casamento de Claude e Serafina é uma farsa. Misses Smith desconfia que Nara é a autora do telefonema anônimo que ela recebeu dias atrás, que acusou Claude de falsário. Ela percebe que Egídio tem inveja de Claude. Claude leva uma quentinha do jantar para casa e Afrânio vê. Joãozinho diz para a avó que o Fantasma grita, descontrolado e inconformado com o avanço dele na caça ao tesouro. Claude fala para Serafina que adorou o jantar do noivado, porque os convidados não tinham a preocupação de fazer auto-censura. Todos se divertiram para valer, avalia Claude. Claude elogia a maluquice bacana de Serafina. Catarina agradece Afrânio por servir o jantar. Afrânio comenta que Catarina continua a mesma. Ela responde que mudou nos últimos 15 anos. Catarina diz para Genoveva que decidiu acabar com o casamento do filho com Terezinha, porque uma moça da alta sociedade se interessou por Milton. Nara pede para Egídio se livrar de Serafina. Egídio liga para Zé Pistola, um assassino. Nara dá um sorriso cruel.

  211. Resumo do Capítulo

  212. Quinta – 01/07. Serafina diz a Milton que ele é um sem-vergonha e pilantra. Serafina chama Raquel de “chivetona”. Serafina manda Milton conversar com ela, fora da sala, como pede o lanterninha. Raquel troca olhar com Dino e sai da sala pelos fundos. Serafina pede para Milton não contar nada a Terezinha. Serafina vê o filme com Dino, e come a pipoca com raiva. Raquel pensa: “pelo menos consegui o que queria. Dessa vez eu acabei com aquele noivado”. Raquel sorri feliz. Nara não se conforma com os comentários de Erci e Ninica de que Serafina está grávida. Terezinha espera Milton, que não aparece. Terezinha fala para Amália que insiste em ligar para Milton, mas ele não atende. Pepa adverte Afrânio para não se engraçar com Catarina “enterra marido”. Afrânio se gaba e diz para Pepa que salvou Serafina. Roberta convida Sérgio para o papel de mocinho no filme de Hugo. Mr. Smith avisa a esposa que conseguiu um apartamento para ele no mesmo prédio em que Claude mora. Serafina pede para Dino não contar a Terezinha o que viram no cinema, para não dar esse desgosto a Terezinha. Serafina e Dino voltam para o cortiço. Zé Pistola acelera o carro na direção de Serafina.

  213. Resumo do Capítulo

  214. Sexta – 02/07. Zé Pistola para o carro para não atropelar crianças que passam ao lado de Serafina. Zé Pistola avisa Egídio que fracassou na missão de matar Serafina. Com raiva, Zé Pistola avisa que assim que “colher a flor, ele liga”. Joãozinho pede silêncio à avó para ouvir o Fantasma. Antonieta pensa em chamar um médico. O Fantasma ordena a Joãozinho que pare de procurar o tesouro. O Fantasma explica que o tesouro é maldito, fruto de muitos crimes contra os escravos. Fantasma diz que é guardião da memória dos escravos que morreram naquele local, nos quilombos do Bixiga.O Fantasma ameaça castigar Miriam, grita e faz careta. Joãozinho pede para Miriam não tocar no baú, porque o Fantasma ameça levá-la. Miriam abre o baú. O Fantasma grita. Sérgio agradece Roberta pelo papel no filme. Nara pede para Antoninho investigar se Serafina está grávida. Serafina põe sal no café de Milton. Milton toma o café com sal e tem um ataque de tosse. Serafina pensa: “pronto, uma lição esse cafajeste aprendeu”. Ninica agrada Freitas, que pensa: “É horrível não poder dizer a verdade”. Milton resolve ir para casa. Raquel conta para Nara que Serafina flagrou Milton e ela no cinema. Raquel afirma para Nara não se preocupar: se o que prendia o Claude a Serafina era o casamento da irmã, o problema acabou. Nara comunica a Raquel que Serafina está grávida, segundo Erci. Serafina conta para Amália que ela e Dino flagraram Milton com outra. Os olhos do Fantasma se transformam e ficam brancos. Serafina conta para a mãe que Milton aparecer no jantar com mancha de batom. Serafina acha que o pai está com a razão: é melhor adiar o casamento de Terezinha com Milton. Serafina recomenda a mãe para esperar e dar um tempo para Terezinha. Antoninho pergunta a Catarina se Serafina está grávida. Oscar passa mal e reclama de muita dor no peito. Oscar desmaia. Cleide e Antoninho ficam abismados. Dádi avisa a Claude que os Smith querem falar com ele. Amália fica preocupada com Terezinha. Zé Pistola acelera o carro na direção de Serafina. Afrânio vê e grita. Zé Pistola atropela Serafina. Zé Pistola liga para Egídio e diz que “o serviço foi feito”. Serafina desconfia que Nara e Egídio querem matá-la. Dá avisa Claude que alguém tentou matar Serafina. Mr. Smith avisa a Claude e Serafina que vai mudar para o mesmo prédio que ele. Antoninho avisa Cleide que Oscar morreu. Cleide se desespera. Catarina reage contida. Cleide não se conforma com a calma da mãe. Antoninho avisa Milton que Oscar enfartou. Milton lembra Terezinha que é o terceiro marido que Catarina enterra. Milton e Cleide choram por Oscar. Pepa avisa Afrânio que Oscar é o terceiro marido que a Batateira enterra. Giovani procura Serafina desesperadamente, com medo que “o francês avance o sinal”. Colibri descobre que as placas dos veículos que quase mataram Serafina são frias. Pepa conta para Colibri que Serafina está esperando um filho de Claude. Serafina propõe a Claude um casamento de aparências na igreja, para forçar Giovani a permitir que os dois morem juntos.

  215. Resumo do Capítulo

  216. Sábado – 03/07. Giovani conta para Amália que o povo do cortiço está dizendo que Serafina está grávida. Zequias faz plantão em frente à casa de Egídio. Raquel avisa Beto que tem um estranho procurando um tal de Dr. Olegário e o neto dele. Beto manda Elisa chamar a polícia. Claude comenta com Roberta que, com o casal Smith morando no mesmo edifício que ele, precisa chamar Rosa para ficar junto dele imediatamente. Catarina se pergunta porque todos seus maridos morrem. Beto sai de casa com o carro para a balada. Zequias vê Beto e diz: “É o Bentinho!”. Zequias fica espantado. Zequias fala para Beto que ele é Bentinho e tem a cara do avô. Beto acha que Zequias é um maluco e pede para ele “vazar”. Zequias acalma e decide tirar satisfações com Egídio. Cleide estranha a frieza de Cleide no velório. Catarina pensa: “Que homem você era, Oscar! Pensava em tudo. Aquele seguro de vida em meu nome, por exemplo, vai ser uma maravilha”. Catarina faz expressão de felicidade. Giovani intima Serafina a casar com Claude na igreja. Giovani ameaça contar tudo o que sabe aos americanos. Nara descobre que Zequias ronda a casa e promete a Elisa avisar Egídio. Egídio fala para Zé Pistola que Serafina está viva. Zé Pistola planeja assaltar Serafina e matá-la depois. Egídio pede para o matador acertar Zequias antes. Claude confessa para Roberta que acha Serafina teimosa e enrolada. Roberta sorri. Ninica dá parabéns a Claude, que não entende nada. Egídio assegura a Nara que Serafina não vai morar com Claude. Milton não consegue esquecer do beijo de Raquel. Cleide desconfia que a mãe matou Oscar. Genoveva comenta com Catarina que os três ex-maridos dela que morreram tinham seguro de vida. Genoveva diz a Catarina: “a cada um que morre, você fica mais rica”. Catarina responde e diz que o dinheiro não tem importância para ela. Zé Pistola atropela Zequias com o carro. João avisa Milton que o Fantasma quer levá-la. João pede para o Fantasma não fazer nenhum mal à irmã. Antonieta flagra o neto falando sozinho. João fica apavorado com as ameaças do Fantasma. Dona da pensão pede uma ambulância para Zequias. Nara orienta Raquel a continuar a seduzir Milton. Claude nega para Erci e Alzira que Serafina está grávida. Claude se desespera com boatos sobre gravidez. Giovani desconfia da gravidez de Serafina. Ela fica magoada com o pai. Giovani fica comovido com reação indignada de Serafina. Pepa pede para Afrânio se afastar de Catarina e abrir o olho. Catarina grita, dizendo que viu Oscar se mexer. Milton faz teste em Oscar para checar se ele realmente morreu. Milton avisa que Oscar morreu mesmo. Catarina fica com medo de que o espírito de Oscar volte para atazanar a vida dela. Claude afirma a Alabá, Roberta e às amigas fofoqueiras que não existe nenhum bebê a caminho. Elas não acreditam nele. Alzira afirma a Claude que enjoo, mal-estar e desejos de Serafina são sintomas de gravidez. Pepa cumprimenta Amália pelo netinho. Afrânio pede para Pepa parar de espanhar essa história. Amália ignora Pepa e vai falar com Pimpinoni. Pimpinoni fala para Amália que as placas do carro e da moto que quase mataram Serafina são frias. Ele avisa que tem alguém querendo matar Serafina. Zé Pistola promete a Egídio que Serafina vai “morrer em um assalto”. Egídio fala: “Assim seja”..

  217. Resumo do Capítulo

  218. Segunda – 05/07. Claude explica para Roberta e as amigas fofoqueiras que a gravidez não passa de confusão de Erci. Claude pede para elas pararem de espalhar essa história falsa. Amália fala para Pimpinoni que vai se mudar para apartamento de Claude para Serafina ficar mais segura. Raquel liga para Milton e combina de sair com ele. Claude fica furioso com Erci e sai da casa de Roberta. João faz um acordo com o Fantasma: se a irmã achar o tesouro, ele vai com o espírito para a outra dimensão. O Fantasma fala para João que morreu por causa das joias e por esse motivo não quer que ninguém toque nas relíquias. Amália propõe a Giovani que Serafina vá morar com Claude. Giovani não aceita a ideia. Giovani acha que Amália está moderna demais. Amália explica que pensa na segurança da filha, ameaçada de morte. Silvia dá em cima de Gurgel. Janete conta para Gurgel que Silvia está apaixonada por ele. Janete confunde Hugo com Antoninho. Janete se revolta com o espanhol e dá um tapa em Hugo, que fica perplexo. Beto ouve Raquel seduzir Milton por telefone. Beto reprova a atitude de Raquel. Milton pede para Catarina não contar sobre Raquel para Terezinha. Egídio pede para Nara se controlar e não contar a Beto que ele é adotado. Edígio avisa Nara que Zequias está à beira da morte. Egídio avisa que levará contratos fraudulentos para Claude assinar. Serafina confessa para João que passa pela melhor fase de sua vida, com Claude, apesar dos atentados. Ninica conta para Nara que Claude não sabia da gravidez de Serafina. Dádi pega Serafina e Sérgio no cortiço. Zé Pistola segue os três. Zé Pistola saca o revólver e aponta para Serafina. Dadi grita: “É um assalto”. Serafina grita: “Ele vai atirar em mim”. Sérgio pede para Serafina se proteger. Zé Pistola atira. O tiro para no vidro blindado. Serafina se desespera. Dádi avisa que o vidro do carro de Claude é à prova de balas. Zé Pistola atira de novo. Janete vê que Hugo não é Antoninho. Os dois vão ao bar conversar. Janete descobre que Hugo não é Antoninho e pede desculpas. Nara conta para Raquel que a gravidez de Serafina não passa de invenção de Erci. Raquel diz que Nara caiu na fofoca feito boba. Egídio entrega a documentação fraudulenta para Claude assinar. Frazão pede para Claude ler os documentos. Claude não escuta o amigo e assina tudo. Egídio pensa: “Francês idiota! Vai se ferrar bonito”. Zé Pistola persegue o carro. Sérgio e Serafina ficam em pânico. Amália fica preocupada com serafina. Giovani toca acordeon e tenta animá-la. A polícia aparece e salva Serafina. Zé Pistola troca tiros com policiais e foge. Egídio fala para Nara que os Smith vão desistir do negócio assim que descobrirem os papéis que Claude assinou. Joana conta para Amália que Serafina sofreu outro atentado. Afrânio conta para Catarina que já foi louco por catarina, há 20 anos, quando ela ficou viúva do segundo marido. Afrânio diz a Pepa que Catarina tem cara de viúva negra. Cleide percebe que Catarina ficou feliz com a morte de Oscar e comenta com Antoninho. Cleide fala para a mãe que ela tem fala de mata-marido no cortiço. Cleide chora e sai da sala. Milton e Raquel se beijam de novo. Raquel finge que gosta dele, mas fica abalada com o beijo. Milton anuncia a Raquel que vai acabar com o noivado com Terezinha. Serafina diz para Roberta que entregou ao delegado todas as suas suspeitas sobre Nara. Claude liga para Serafina, preocupado. Serafina diz a ele que sofreu outro atentado. Claude reafirma que serafina ficará mais segura em seu apartamento. Frazão comenta com Claude que querem matar Serafina. Frazão desconfia que Nara e Egídio são os mandantes. Beto conta para Elisa que o estranho que viu na rua sorriu quando o viu. Nara flagra Beto tentando beijar Elisa. Amália conta para o italiano que Serafina sofreu outro atentado. Giovani sente dor no peito e geme. O investigador Paulo vai até o hospital interrogar Zequias. Zequias fala para o médico e Paulo que tentaram matá-lo. Zequias acusa Dr. Olegário.

  219. Resumo do Capítulo

  220. Terça – 06/07. Nara é apontada como suspeita pelos atentados sofridos por Serafina. Nara recrimina comportamento de Beto. A polícia bate na porta da casa de Nara. Giovani se recupera e diz a Amália que está bem. Giovani quer ver Serafina. Investigador Paulo tenta descobrir o autor do atentado contra Zequias. O policial procura Nara e a interroga. O policial avisa que Serafina sofreu uma série de atentados e aponta Nara como única suspeita. Nara fica furiosa. Claude vai ao cortiço e conversa com Serafina e família sobre os atentados. Frazão suspeita de Nara. Claude pede para Giovani permissão para Serafina morar com ele. O italiano recusa, mas Amália insiste. Afrânio dia para Pepa que desistiu de Serafina. Pepa garante para o garçom que ele vai encontrar uma mulher com atração por homens fanhos carecas. Afrânio fala que Pepa é uma despeitada. Cleide pressiona Catarina e pergunta se ela matou Oscar por causa do seguro. Egídio estimula Zé Pistola a matar Serafina e avisa que ela tem um cheque de R$ 1 milhão em sua casa. Giovani afirma que Claude transformou a vida de Serafina em uma bagunça. Terezinha vê o carro de Milton na rua e se aproxima. Terezinha flagra Milton beijando outra. Em um jantar, sem Serafina, Claude vê os Smith entrar no restaurante. Claude, atrapalhado, se esconde debaixo da mesa. Sérgio e Roberta se aproximam um do outro e sorriem. Terezinha chama Milton de cachorro e chora. Catarina diz a Antoninho que é uma mulher sofrida e não deseja o mesmo destino dela para ninguém. Claude fala para Alabá e Roberta que não aguenta mais ficar debaixo da mesa do restaurante, se escondendo do casal Smith. Zé Pistola chega ao Bixiga e se prepara para assaltar o casarão. Raquel pede para Milton terminar o noivado com Terezinha. Egídio diz para Nara que seus depoimentos não convenceram o investigador. Raquel informa Nara que a missão de separar Milton e Terezinha foi cumprida. Terezinha conta para Amália que viu Milton com outra. Terezinha decide acabar noivado com Milton. Terezinha chora nos braços da mãe. Serafina decide tirar satisfações com Milton. Claude sai de baixo da mesa, mas Misses Smith o vê de costas. Todos negam a presença do francês. Frazão avisa Claude que Misses Smith ficou grilada. O Fantasma se agita, nervoso com a caçada ao tesouro. Zé Pistola arromba a porta do casarão. Investigador Paulo tem certeza que Zequias foi atropelado por um assassino. Claude liga para Serafina. Zé Pistola rende Serafina e seus pais. Todos ficam apavorados.

  221. Resumo do Capítulo

  222. Quarta – 07/07. Egídio revela para Zé Pistola que vai envenenar a bebida da ex-secretária. Raquel vai dormir e fala para Nara que quer esquecer o bronco do Milton. Egídio diz para Nara que Serafina “vai para o espaço”, como Zequias. Beto ouve tudo. Claude fala para Dádi que a casa de Serafina está sendo assaltada. Dádi liga para a polícia. Zé Pistola manda Serafina buscar cheque de R$ 1 milhão. Amália pergunta a Zé Pistola se foi ele que atropelou Serafina. Giovani manda Zé Pistola sair da casa. Zé Pistola dá uma coronhada no italiano. Dino aparece na sala e acerta o skate na cabeça de Zé Pistola, que perde a arma e foge. João vê o espírito do Barão e grita: “outro Fantasma!”. Giovani reclama de dor de cabeça. Pimpinoni diz para Serafina que ladrão sabia do cheque. Amália afirma que o ladrão tinha a intenção de matar Serafina. Milton diz para Catarina que ainda gosta de Terezinha. Claude recomenda a Milton que é melhor casar com uma mulher rica. Claude vai ao cortiço e abraça Serafina. Ela se sente aliviada e sorri. Amália conta o que aconteceu a Catarina. Giovani diz que Claude é o culpado pelo assalto. Amália leva Giovani para o hospital. Zequias está à beira da morte. Um repórter se interessa pelo caso e faz uma matéria. O jornal sai com o título “Quem matou o Sr. Olegário”. Egídio lê a matéria e fica preocupado. Claude acerta a conta do hospital para Giovani. Serafina agradece, com lágrimas nos olhos. Beto conta para Elisa que Nara não sente amor por ele e que Egídio quer fazer algum mal a Serafina. Beto suspeita que Egídio mandou atropelar Zequias. Elisa sugere que Beto procure Carlos, seu pai. Mrs. Smith desconfia que Claude trai Serafina. Ela resolve investigar a vida amorosa de Claude. Egídio manda Zé Pistola sumir do mapa. Egídio revela para Zé Pistola que vai envenenar a bebida de Serafina.

  223. Resumo do Capítulo

  224. Quinta – 08/07. Nara diz que não mandou a filha estragar o noivado de Terezinha e Milton. Milton confunde Hugo com Antoninho. Milton tenta arrancar a peruca de Hugo e não sai. Milton percebe que não é seu irmão. Os Smith procuram Claude em seu apartamento. Dádi informa que Claude e Serafina estão no hospital. Mrs. Smith fica comovida com Claude, que está no hospital e “jamais poderia estar no restaurante”. Gurgel reconhece foto de Zequias no jornal. Gurgel recorda que a vítima publicada no jornal é a mesma pessoa que esteve na construtora procurando o tal Dr. Olegário. Egídio ouve Gurgel falar sobre o assunto. Gurgel fala de Zequias com Egídio. Beto reconhece Zequias no jornal. Beto fala para Nara que o tal Zequias chemou-lhe de Bentinho. Beto lembra que Zequias apareceu em casa procurando o tal do Olegário, o mesmo que teria atropelado a vítima do jornal. Nara convence Beto a não chamar a polícia. Os Smith se divertem com Dádi. A empregada de Claude promete a americana que vai entrar no movimento feminista. Egídio promete para Nara dar um jeito de matar Zequias. Cruel, Egídio afirma que “dá um jeito em tudo”. Roberta confessa a Alabá que está difícil resistir ao assédio de Sérgio. Giovani volta para casa e avisa para Amália que Serafina não vai sair do cortiço. Giovani libera Amália para morar sozinha no apartamento de Claude com Serafina. Terezinha conta para Serafina que a amante de Milton é uma Paranhos de Vasconcelos. Serafina saca que a amante é Raquel, filha de Nara, e decide tirar satisfações com ela. Serafina procura Nara em sua casa. Nara avisa Egídio por telefone. Egídio compra veneno para rato. Serafina acusa Egídio de assassino. Nara diz que não tem culpa. Serafina pergunta porque Raquel está dando em cima de Milton. Nara se faz de desentendida. Serafina afirma que Nara e Egídio não ficarão impunes. Frazão avisa Claude que Giovani vai odiá-lo se descobrir que ele namora Nara. Frazão pede para Claude resolver esse dilema. Serafina pede para Nara não fazer nenhum mal à sua família. Serafina garante que “não está a fim de Claude”. Nara diz que já sabe que Serafina está apaixonada. Nara mente e diz que não mandou a filha estragar o noivado de Terezinha e Milton. Egídio chega em casa. Serafina se assusta. Serafina manda Nara afastar Raquel de Milton e chama a garota de “projeto de perua”. Nara parte para cima de Serafina, Egídio segura a filha. Egídio coloca veneno na bebida de Serafina e oferece para a ex-secretária. Egídio pensa: “Veneno suficiente para derrubar um boi. Adeus Serafina”.

  225. Resumo do Capítulo

  226. Sexta – 09/07. Egídio pede para Elisa levar um suco a Serafina. Serafina pega o copo de suco, mas não toma. Serafina diz para Raquel que se aproximar de Milton, vai arrebentar a cara dela. Serafina afirma para Nara que está ajudando Claude a construir casas para o povo. Serafina afirma que não tomará o suco, porque ele pode estar envenenado. Beto desafia Egídio e pega o suco para tomar. Egídio impede. Egídio explica que cuspiu e colocou laxante no suco de Serafina. Egídio joga o copo na parede. Serafina sai da casa. Mrs. Smith pergunta se Claude esteve no restaurante. Claude nega. O incorporador visita o casarão, que chama de “minha casa”. Amália pega um facão e ameaça o incorporador. Incorporador sai da casa, mas promete voltar com advogados. Fantasma do Barão pede para João deixar seu tesouro em paz. Raquel promete acabar com o casamento de Serafina. Elisa conta para Beto que ele é adotado. Beto fica em choque. Serafina avisa Milton que Raquel quer se vingar dela e da família. Serafina diz para Milton que ele está trocando uma mulher verdadeira por uma piriguete vagabunda. Egídio conversa com Janete e Egídio e nega que o senhor estranho que saiu no jornal é o “maluco” que foi procurá-lo na construtora. Egídio pede para os dois não tocarem mais no assunto. Egídio fala para Nara que fará um “trabalho especial” para Gurgel. Frazão e Alabá beijam-se em clima romântico. Terezinha cai no meio-fio e quase é atropelada por um táxi. Beto ajuda Terezinha a se levantar. Terezinha desabafa e diz a ele que Terezinha pegou noiva com outra. Beto leva Terezinha para casa. Pepa fala para Terezinha que a viu no carro com outro. Claude vai ao cortiço e implora a Giovani para permitir que a filha more com ele. Giovani afirma ao francês que Serafina não vai morar com ele por nenhum dinheiro deste mundo. João vê velho Tobias e Barão discutindo. Catarina confunde Hugo com Antoninho. Beto desabafa com Elisa sobre seus problemas com a mãe e chora. Elisa abraça Beto. Elisa beija Beto. Freitas não consegue revelar seu mistério a Ninica. Terezinha decide terminar com Milton. Dino conta para a irmã que viram Raquel e Milton juntos no cinema. Serafina conta para os irmãos que seu casamento é de mentira. Beto ameaça contar ao pai Carlos que Nara e Egídio mandaram atropelar Zequias e estão tentando matar Serafina. Nara dá um tapa na cara de Beto. Joana revela para Pimpinoni que Rodolfo, pai de Sérgio, a abandonou quando o filho tinha 1 ano de idade. Rodolfo assumiu que era apaixonado por Roberta. Roberta diz para Sergio que conhece Joana Carioca e que trabalharam juntas. Zé Pistola dispara tiros no cortiço. Apavoradas, Amália e Serafina jogam-se no chão. João vê Tobias e o Barão lutando. Barão diz que vai colocar Tobias no tronco da eternidade. Antonieta se preocupa com tiroteio. Afrânio e Dino atacam Zé Pistola e seu comparsa.Serafina percebe que Zé Pistola quer atirar nela. Serafina é atingida e desmaia. Amália fala que é ferimento leve. Claude explica a Frazão que não pode continuar a prejudicar Serafina. Ele está decidido a contar tudo aos americanos. Beto garante a Egídio que vai à polícia se algo acontecer a Serafina. Egídio sugere a Nara internar Beto. Egídio conta para Nara que Serafina tem corpo fechado e que escapou de novo. Sérgio avisa Claude que Serafina sofreu novo atentado. Claude não acredita que Nara e Egídio são os mandantes dos atentados a Serafina. Claude liga para Serafina e pede desculpas por tudo. Claude avisa que contará tudo aos Smith e se despede dela. Serafina chora. Claude devolve os contratos aos Smith e explica que está enfrentando problemas. A campainha toca. Serafina entra no apartamento. Frazão fala aos Smith que Claude precisa modificar os contratos. Serafina interrompe Claude e avisa que os Smith estão às ordens para ajudar. Claude fica contente com Serafina, porém ainda tem dúvidas. João vê os fantasmas, que continuam lutando. Egídio coloca veneno no frango de Beto. Beto avisa que vai sair de casa. Egídio e Nara concordam. Beto come o frango.

  227. Resumo do Capítulo

  228. Sábado – 10/07. Beto passa mal e fica tonto. Nara e Egídio olham para Beto, tensos. Beto fala para Elisa, que colocaram veneno na comida dele. Elisa fica perplexa. Egídio avisa que Beto ficará sob os cuidados de um psiquiatra. Mr. Smith pede para Claude escrever um relatório sobre suas dificuldades com os contratos. Serafina avisa para Claude que ela e Amália vão morar com ele. Serafina avisa que dividirá apartamento ao meio. Frazão brinca e apelida a divisão de “muro de Serafina”. Claude sente ternura e alívio, sentimentos que não entende. Beto diz a Nara que uma mãe de verdade não faria isso com ele. Beto desmaia. Egídio fala para Nara que Beto ficará dopado e com a mente confusa. Zé Pistola planeja queimar o cortiço. Nara pede para Raquel continuar seduzindo Milton. Pregão e Zé Pistola colocam explosivos no cortiço. Cleide confunde Hugo com Antoninho. Ela mostra a foto do irmão para o cineasta. A vó de Joãozinho aparece em espírito para ele. Vó Maria faz carinho em Joãozinho e diz que vai ajudá-lo. Sérgio leva Roberta para conhecer o cortiço. Joana vê e tranca a porta do seu quarto. Pimpinoni avisa Sérgio que Joana saiu. Joana pensa: “Quase que nós duas nos encontramos”. Serafina diz a Roberta que vai provar que Nara e Egídio são os mandantes dos atentados. Zé Pistola e Pregão armam as bombas e saem do cortiço. Zé Pistola pensa: “Desse incêndio a Rosa não escapa”. Depois de uma explosão na cozinha do casarão, Serafina e Amália gritam. Elas tentam sair pela porta dos fundos, mas não conseguem. Mãe e filha entram em pânico com fumaça e fogo. Dino vê o incêndio e chama os bombeiros. Vó Maria pede para Joãozinho não se assustar com seu dom. Afrânio aparece para resgatar as crianças. Vó Maria se apaga, e diz a Joãozinho que sempre estará junto dela, para guiá-lo e protegê-lo. Egídio tem a ideia de tornar Beto incapaz para Nara receber a pensão. Nara comunica Egídio que Carlos está voltando para o Brasil. Egídio alerta que Beto pode complicar a situação de todos. Cambaleante, Beto avisa Egídio que escreveu a Carlos. Tossindo muito, no meio do incêndio, Amália e Serafina rezam. Elisa acalma Beto e informa que parou de dar os remédios a ele. Elisa ajuda Beto a fugir. Os dois se beijam de novo. Beto fala a Nara que fingiu ter passado mal. Nara grita para Egídio e avisa que Beto está fugindo. Egídio vai atrás de Beto. Cleide mostra a foto de Hugo a Catarina. Os bombeiros salvam Serafina e Amália. Serafina afirma aos bombeiros que incêndio foi criminoso. Roberta explica a Claude que, no fundo, ele tem medo de gostar de Serafina, e por isso implica com ela. Paulo encontra vestígios de bomba e pergunta a Giovani se ele tem algum inimigo. Serafina revela a Paulo que suspeita de Nara, ex-noiva de seu marido. Milton liga para Terezinha. Sérgio fala para Claude que houve um incêndio criminoso no cortiço..

  229. Resumo do Capítulo

  230. Segunda – 12/07. Terezinha fala para Milton que ele é um cafajeste. Milton fica arrasado. Giovani conta para a família que a estrutura do casarão ficou intacta. Amália faz as malas para se mudar com Serafina. Giovani passa mal. Zé Pistola fala para Egídio que vai sequestrar Serafina. Beto vai buscar abrigo no cortiço. Claude manda o motorista pegar mãe e filha. Pepa aluga um quarto para Beto. Amália conta para Terezinha que Serafina está gostando de Claude. Espírito de Oscar aparece para João e diz que tem quase certeza que Catarina provocou sua morte. Oscar conta que Catarina só sossegou depois que ele fez um seguro de vida. Logo depois, ele morreu. Oscar diz a João que ele tem um dom mágico. “Faça o melhor uso que puder dele”, fala Oscar para o menino. Depois de Catarina insinuar que Serafina foi na igreja falar para o padre apressar o casamento, a ex-secretária a expulsa do casarão. Catarina decide fazer de tudo para impedir o casamento. Zé Pistola e Pregão esperam Serafina sair do casarão. Egídio pede para Nara voltar a seduzir Claude. Egídio demite Gurgel. Gurgel sai da empresa arrasado. Janete e Silvia ficam revoltadas com a demissão de Gurgel. Milton conta para Catarina que o seu noivado acabou. Catarina pede para o filho namorar Raquel. Janete pergunta a Frazão o motivo da demissão de Gurgel. Frazão não sabe. Milton pede perdão a Terezinha. Ela diz que ele é um safado. Frio, Milton termina o noivado com Terezinha. Ela chora. Beto vê a cena, com pena. Antoninho conta para Catarina que Serafina e Claude já são casados. Catarina fica perplexa. Egídio decide matar Zequias. Claude recebe Serafina e Amália em seu apartamento. Claude e Serafina se aproximam, a ponto de se beijar.

  231. Resumo do Capítulo

  232. Terça – 13/07. Claude agradece Serafina por morar com ele. Beto percebe que Nara e Raquel destruiram a felicidade de Terezinha. Frazão pergunta para Janete por que Egídio demitiu Gurgel. Beto consola Terezinha. Catarina conta para Milton que Serafina casou por interesse, e logo vai se separar do francês. Catarina sente a presença de Oscar e se assusta. Serafina avisa que ficará apenas duas semanas no apartamento de Claude. Serafina avisa Claude que vai inventar aos Smith que precisa cuidar do pai, no cortiço. A televisão liga sozinha, muda de canal, entra um chuvisco. Dino e as crianças se apavoram. Nara liga para Serafina e ameaça a ex-secretária de morte. Milton confessa para a mãe que não consegue tirar Terezinha da cabeça. Catarina diz que Joãozinho parece ter razão: o espírito de Oscar não sai do seu pé. Janete conta para Frazão que um tal de Zequias procurou Egídio como sendo Dr. Olegário. Janete conta que Zequias foi atropelado e está à beira da morte. O autor do crime seria o Dr. Olegário. Freitas promete contar a Ninica o mistério de sua vida. No ponto de vista dos outros, João fala sozinho. Miriam fala para Terezinha que Antonieta levará o menino ao médico. Beto fala para Terezinha que ela merece um homem melhor que o ex-noivo. Antoninho conta para Nara que seu irmão terminou o noivado. Alzira tem uma convulsão. Erci percebe que Alzira está descompensada. Elisa teme seus patrões e sente medo. Sérgio e Roberta decidem fazer um passeio de barco com tempo ruim. Alabá vê a tempestade e se preocupa com Raquel. Depois de avisado da tempestade, capitão procura Sérgio e Roberta, mas não encontra. Capitão avisa a guarda costeira que foi alcançado por temporal. Capitão pede socorro. Oficial avisa Alabá que Serafina e Roberta estão em perigo.

  233. Resumo do Capítulo

  234. Quarta – 14/07. Egídio liga para saber o estado de Zequias. Paulo tenta rastrear a ligação. Paulo enrola e informa que o paciente melhorou. Egídio desliga o telefone público e limpa suor da testa. Paulo percebe que Zequias corre risco de morte. Terezinha conta para o pai que terminou o noivado porque flagrou Milton com outra. Miriam acha a outra parte do mapa. Luz pisca e apaga. Cai um relâmpago.João grita e se assusta com os fantasmas, que o ameaçam. Beto confessa para Afrânio que se apaixonou por Terezinha. Afrânio sorri. Egídio lamenta ter fracassado com Serafina. Nara pede para ele não perder a calma. O oficial avisa que o barco onde está Roberta e Sérgio sumiu. Raquel confessa a Egídio que não suporta Milton. Claude fala para Serafina que Roberta e Sérgio estão perdidos no mar. Avisada por Serafina, Joana fica preocupada com Sérgio. O oficial avisa Alabá que a lancha foi encontrada destruída nas pedras. O Oficial comunica que nenhum sobrevivente foi encontrado. Algum tempo depois, o oficial avisa que Roberta e Sérgio não estavam no barco, ficaram na Ilha da Viúva. Raquel diz a Nara que não tolera barraco no cinema, tampouco um homem covarde como Milton, que deixa uma mulher no meio-fio. Roberta e Sérgio abraçam-se, com medo dos relâmpagos. Joana é amparada por Pimpinoni, que pede para ela descansar. Raquel recusa-se a receber Milton. Elisa dá uma desculpa ao rapaz. Amália diz para Serafina que desconfia que Nara tem caso com Antoninho. Claude liga para Antoninho e pede para falar com ele urgente. Joãozinho delira e tem febre alta.

  235. Resumo do Capítulo

  236. Quinta – 15/07. Pressionado por Serafina e Claude, Antoninho fica agoniado e nega ter relação com Nara. Antoninho alega que quis agradar Nara para conseguir votos. Serafina culpa Antoninho por estragar felicidade de Terezinha. Cleide pergunta a Catarina se Antoninho tem um irmão gêmeo. Catarina fica nervoss e se afasta. Zé Pistola tem a ideia de mandar bombons envenenados para Serafina. Serafina conclui que Antoninho foi seduzido por Nara e armou toda o romance de Milton e Raquel. Antoninho fica apavorado e sai do apartamento de Claude. Com febre alta, Joãozinho levanta com os olhos arregalados e avisa Miriam que está sendo levado para outra dimensão. Roberta e Sérgio se beijam na ilha. Freitas percebe que tem alguém o fotografando. Freitas e Ninica saem pelas portas dos fundos. Alzira melhora da convulsão. Serafina recebe presente que pensa ter sido enviado por Roberta. Inocente, Serafina abre o bombom de chocolate. Claude impede que Serafina coma o chocolate. Ninica pergunta a Freitas se ele tem outra. Catarina pede para Afrânio trocar o pneu de seu carro. Afrânio cai com o pneu furado na calçada. Catarina ri. Catarina conta para Afrânio que Serafina já é mulher casada. Beto dá flores a Terezinha. Ela se sente lisonjeada. Serafina relata a Amália que Claude prefere a beleza de Nara. Serafina chora e confessa que está cansada de batalhar por esse amor. Gurgel promete para Janete que investigará Egídio. Claude sofre de insônia e desabafa com Dádi. Claude chega perto da rosa de chocolate envenenada e pensa: “Será que essa rosa está envenenada? Será que Nara e Dr. Egídio seriam capazes de fazer uma coisa dessas?”.

  237. Resumo do Capítulo

  238. Sexta – 16/07. Claude diz a Dádi que tem certidão de casamento, sogra, sogro e chateações, menos a mulher. Dádi rebate e diz que sua esposa está no quarto. Joãozinho está fraco, parado, respirando com dificuldade. Antonieta coloca a mão na testa dele. Colibri prepara o antitérmico. Colibri avisa Antonieta que levará Joãozinho ao médico se a febre não baixar. Hugo tenta seduzir Janete. Gurgel fica encantado com o cineasta. Em clima romântico, Frazão e Alabá torcem pela união de Claude e Serafina, para que o francês fique longe de Nara e se apaixone. Serafina sonha que é agarrada por Claude em um bordel. No sonho, Claude beija Serafina com violência. Ela grita, mas depois se entrega ao beijo. Serafina acorda assustada. Depois do pesadelo, Serafina esbarra em Claude no meio da madrugada. Serafina se assusta, grita e cai com Claude no sofá, que tomba. Bêbado, Claude tenta amparar Serafina. Amália e Dádi aparecem. Claude fica com cara de pateta. Amália e Dádi flagram Claude agarrado a Serafina, com o sofá tombado. Claude explica a Amália que só esbarrou em Serafina. Serafina diz que Claude a agarrou. Egídio fala para Nara que ela precisa seduzir Claude e assim fazer o plano do golpe decolar. Claude explica a Serafina e Amália que jamais teve segundas intenções com a sua ex-funcionária. Amália acredita na explicação de Claude. Ela e a filha voltam para o quarto. Ninica e Freitas são fotografados juntos. Freitas acredita que está sendo seguido. Gurgel pisca para Hugo, que sorri para Janete, que sorri de volta. Gurgel fala para Janete que Egídio usou nome falso e atropelou uma pessoa. Pepa pede para Afrânio se afastar de Catarina, preocupada, e depois chora. Dino conta para o pai que Terezinha conheceu um novo rapaz, que se chama Beto. Giovani diz que pode ser coisa do destino. Antoninho lamenta ter perdido Giovani como aliado político no Bixiga. Ele comenta com Catarina que Giovani era a única liderança comunitária que tinha. Joãozinho delira e fala que “o mundo dos fantasmas é horrível”. Pepa vê o menino com os olhos esbugalhados e com febre alta. Pepa se assusta com o estado de saúde do menino e manda Antonieta levar Joãozinho ao hospital. Zé Pistola veste-se de enfermeiro e infiltra-se no hospital. Zé Pistola se aproxima de Zequias, pega um travesseiro e vai até a cama. No momento que Zé Pistola abaixa o travesseiro para sufocar Zequias, o investigador Paulo entra no quarto e flagra o bandido. Paulo pergunta: “O que você está fazendo?”.

  239. Resumo do Capítulo

  240. Sábado – 17/07. Zé Pistola corre. O policial dá um grito: “Para aí”. Tenso, Egídio aguarda notícias de Zé Pistola. Dádi avisa Serafina que o patrão quer dormir até tarde. Serafina acorda Claude por celular e manda ele tomar o café da manhã que ela e a mãe fizeram. Contrariado, querendo dormir até tarde, Claude levanta. Serafina sorri para Dádi. Terezinha pensa em namorar Beto, para passar o tempo e esquecer Milton. Antoninho lamenta Giovani ter descoberto que foi ele quem apresentou Milton para Raquel. Raquel se arrepende de estragar o noivado de Milton e Terezinha. Paulo persegue Zé Pistola pelo estacionamento. Gurgel fala para Janete que vai abrir o jogo com Egídio. Gurgel ameaça entregar Egídio à polícia se ele não readmiti-lo. Sergio seduz Roberta, mas ela se esquiva. Serafina avisa Claude que tomará café na mesa com ela, cedo, em todos os dias que morar junto com ela. Mrs. Smith visita Claude e afirma que admira quem acorda cedo. Claude fica sem palavras. Mr. Smith pede para Serafina não se transformar em gueixa – mulher que faz tudo o que o homem pede. Nara liga para Antoninho e fala que não suporta ver Claude e Serafina morando juntos. Elisa revela para Beto que terminou com o namorado para ficar com ele. Sem jeito, Beto diz que está comprometido. Claude beija Serafina na frente de Mrs. Smith. Freitas confessa para Ninica que tem medo de ser morto por Coutinho e Egídio. Freitas está em pânico. Alzira entra em estado depressivo. Pepa avisa Antonieta que Joãozinho delirou a noite toda. Pepa diz que o menino falava em um espírito, que o levaria para o “outro lado”. Colibri leva Joãozinho para o hospital. Pepa pega as duas partes do mapa do tesouro e diz que vai ficar rica..

  241. Resumo do Capítulo

  242. Segunda – 19/07. Sozinha no quarto, Pepa ouve uma voz no rádio: “Se levar as joias, eu levo o menino”. Pepa explica à voz do além que quer usar o dinheiro das relíquias para ajudar gente pobre. Serafina afirma para o “marido” que não quer estar casada com um homem que acorda tarde. Claude fica perplexo. Zé Pistola se esconde atrás de uma caixa, engana Paulo e dá uma porretada nele. Zé Pistola pega a moto e foge. O policial vai atrás. Egídio garante para Nara que o escândalo das casas pré-fabricadas vai explodir em 20 dias. Nara se prepara para seduzir Claude. Elisa confessa a Beto que se apaixonou por ele e chora. Pepa mostra o mapa para Pimpinoni. Ela repara que o mapa é de 1890, e parece ser a reprodução de um desenho do casarão. Pepa pede para Pimpinoni descobrir onde é o local que está assinalado o X do mapa. Dino promete que vai treinar muito para entrar no Palmeiras, mas promete à mãe que não vai parar de estudar. Gurgel chama Egídio de Dr. Olegário e afirma que descobriu tudo. Janete comenta com Silvia que o comportamento de Gurgel é perigoso. Claude experimenta a comida de Serafina e gosta. Claude olha para ela feliz. Serafina olha para ele apaixonada. Pimpinoni diz que o tesouro está escondido no tanque do cortiço. Pepa não acredita. Zé Pistola prossegue em sua fuga. O policial Paulo segue o bandido. No hospital, o médico disgnostica Joãozinho como esquizofrênico. O médico explica para Antonieta que os fantasmas são fruto da imaginação do menino. Antonieta e Miriam ficam preocupadas. Claude e Serafina tomam café como fossem um casal de verdade. Serafina diz a Claude que quer tratá-lo como se fosse uma esposa. Serafina argumenta que quer se relacionar com Claude com carinho, para ele se sentir menos solitário. Beto oferece carona a Terezinha, ela aceita. Claude leva Serafina para a construtora. Claude pede para Serafina não se comportar como uma esposa mandona, como sugeriu Mrs. Smith. Serafina diz a Dádi que voltará a trabalhar para apoiar Claude. Para Serafina, Mrs. Smith não vai dizer nada, pois seu marido não desgruda dela. Pepa recomenda que Catarina desista de Afrânio. Catarina promete conquistar o garçom. Gurgel revela a Egídio que descobriu que ele tem nome falso para encobrir os crimes do passado, praticados no nordeste, e que atropelou Zequias. Gurgel desafia Egídio a chamar a polícia. Egídio aperta o pescoço de Gurgel e tenta esganá-lo.

  243. Resumo do Capítulo

  244. Terça – 20/07. Egídio larga o pescoço de Gurgel. Egídio afirma que Gurgel está blefando. Gurgel ameaça divulgar um dossiê sobre os crimes de Egídio. Gurgel exige que Egídio o readmita. Caso contrário, Gurgel promete contar a todos que Egídio tem nome falso de Dr. Olegário. Catarina diz para Pepa que é mais poderosa que ela e vai seduzir Afrânio. Afrânio janta com Catarina. Pepa sai da sala. O médico avisa que os exames de Joãozinho não deram nenhum resultado negativo. O médico suspeita de estresse e esquizofrenia. O médico volta a dizer que as visões de Joãozinho são imaginação do menino. O médico diz a Antonieta que vai prescrever calmantes para conter as alucinações. Joãozinho dorme. Terezinha apresenta Beto para Amália e Serafina. Serafina pergunta ao rapaz se não o conhece de algum lugar. Amália convida Beto para almoçar com os Petroni. Giovani e Beto se conhecem. Terezinha respira aliviada, pois Giovani recebe bem o garoto. Serafina olha para Beto desconfiada. Zé Pistola foge do investigador Paulo. Gurgel aceita não revelar os segredos de Egídio. Egídio promete “gratificar” Gurgel se ele parar de espalhar os segredos nefastos. Egídio comunica Frazão que readmitiu Gurgel, por ele ser um bom funcionário. Gurgel conta para Silvia que ameaçou Egídio. Gurgel fala alto que quem manda na construtora é ele. Nara entra na construtora e ouve. Claude entra na sala e depara com Nara e as fofoqueiras. Nara se joga nos braços de Claude e o beija. Claude se espanta. Zé Pistola avisa Egídio que não conseguiu asfixiar Zequias. Giovani gosta de Beto. Beto diz que sua família é do Ceará. Afrânio curte a comida de pepa. Catarina fica irritada. Claude e Nara pedem para ficar a sós na sala dele. Claude tenta falar, mas Nara beija o francês. Serafina, Giovani e Amália entram na sala de Claude e flagram o francês agarrado com Nara, aos beijos. Serafina chora. Giovani pergunta: “Que pouca vergonha é essa?”. Serafina e Nara disputam Claude. Giovani diz a Nara que em sua família não tem criminoso. Nara e Serafina discutem em clima de guerra. Joãozinho acorda e diz a Miriam que vai embora com Vó Maria. O médico recomenda um psiquiatra ao menino. Joana reza para Sérgio largar Roberta. Serafina acusa Nara de mandar matá-la. Nara diz que Serafina não tem provas para fazer aquela acusação. Claude pede para as duas pararem de discutir. Giovani fica revoltado quando descobre que Claude não terminou com Nara. Claude comunica Nara e Egídio que Serafina vai trabalhar na construtora, porque Mrs. Smith, a dona do dinheiro, está encantada com a ex-secretária e quer que ela vire dona do negócio.

  245. Resumo do Capítulo

  246. Quarta – 21/07. Giovani exige que Claude case com Serafina na igreja. Serafina avisa para a mãe que vai mentir a todos que está grávida. Amália gosta de ideia da filha e decide contar na reunião das comadres do cortiço que Serafina está grávida. Joãozinho vê o espírito da mãe do médico e fala com ela. O menino descreve a aparência do espírito – cabeça branca, olhos azuis – para o médico. João diz que o nome dela é Marta e chamava o médico de “pequerrucho” quando ele era criança. O médico se emociona. Joãozinho informa que o irmão e o pai do médico estão bem. A criança afirma ainda que Marta aconselha o médico a não se separar da mulher Fernanda, pois ela nunca o traiu. O médico se espanta, porque pensou em se separar da mulher. Joãozinho avisa ao médico que sua mãe é sua guia. O médico muda seu diagnóstico e afirma a Antonieta que talvez o menino não seja esquizofrênico. O médico considera a hipótese de que o menino tenha dons mediúnicos. Joãozinho afirma ao médico que não está doente. Claude não sabe se reintegra Serafina à construtora depois do barraco entre ela e Nara. Egídio pede para Zé Pistola “dar um jeito” em Gurgel. Raquel abre o jogo para Milton e revela que ele caiu em uma armação para prejudicar Serafina. Milton fica arrasado e chora. Amália revela às comadres que Claude e Serafina casaram discretamente. Amália diz que a filha está grávida. Todas as comadres do cortiço reagem perplexas. Gurgel visita Claude e encontra com os Smith. Claude e Serafina ficam apavorados. Giovani quer ter uma conversa séria com os americanos. Giovani diz a todos que não suporta a pouca vergonha de ver Claude e Serafina morando juntos antes de casar na igreja. Os Smith saem do apartamento para deixar a família Petroni conversar à vontade com Claude. Serafina reafirma que não houve nada entre ela e Claude. Serafina afirma que se sente casada com Claude, de coração. Claude percebe que Serafina está realmente apaixonada por ele. Giovani diz que quer o bem da filha. Claude garante a Giovani que a farsa do casamento vai acabar logo. Serafina explica a Mrs. Smith que o pai não se conforma de que o casamento na igreja não aconteceu. Serafina revela para a americana que está grávida. Claude fica perplexo. O casal Smith fica eufórico.

  247. Resumo do Capítulo

  248. Quinta – 22/07. Roberta e Sérgio se beijam na ilha. Freitas percebe que tem alguém o fotografando. Freitas e Ninica saem pelas portas dos fundos. Alzira melhora da convulsão. Serafina recebe presente que pensa ter sido enviado por Roberta. Inocente, Serafina abre o bombom de chocolate. Claude impede que Serafina coma o chocolate. Ninica pergunta a Freitas se ele tem outra. Catarina pede para Afrânio trocar o pneu de seu carro. Afrânio cai com o pneu furado na calçada. Catarina ri. Catarina conta para Afrânio que Serafina já é mulher casada. Beto dá flores a Terezinha. Ela se sente lisonjeada. Serafina relata a Amália que Claude prefere a beleza de Nara. Serafina chora e confessa que está cansada de batalhar por esse amor. Gurgel promete para Janete que investigará Egídio. Claude sofre de insônia e desabafa com Dádi. Claude chega perto da rosa de chocolate envenenada e pensa: “Será que essa rosa está envenenada? Será que Nara e Dr. Egídio seriam capazes de fazer uma coisa dessas?”.

  249. Resumo do Capítulo

  250. Sexta – 23/07. Amália e Dádi flagram Claude agarrado a Serafina, com o sofá tombado. Claude explica a Amália que só esbarrou em Serafina. Serafina diz que Claude a agarrou. Egídio fala para Nara que ela precisa seduzir Claude e assim fazer o plano do golpe decolar. Nara promete “aterrizar” no escritório. Claude explica a Serafina e Amália que jamais teve segundas intenções com a sua ex-funcionária. Amália acredita na explicação de Claude. Ela e a filha voltam para o quarto. Ninica e Freitas são fotografados juntos. Freitas acredita que está sendo seguido. Gurgel pisca para Hugo, que sorri para Janete, que sorri de volta. Gurgel fala para Janete que Egídio usou nome falso e atropelou uma pessoa. Pepa pede para Afrânio se afastar de Catarina, preocupada, e depois chora. Dino conta para o pai que Terezinha conheceu um novo rapaz, que se chama Beto. Giovani diz que pode ser coisa do destino. Antoninho lamenta ter perdido Giovani como aliado político no Bixiga. Ele comenta com Catarina que Giovani era a única liderança comunitária que tinha. Joãozinho delira e fala que “o mundo dos fantasmas é horrível”. Pepa vê o menino com os olhos esbugalhados e com febre alta. Pepa se assusta com o estado de saúde do menino e manda Antonieta levar Joãozinho ao hospital. Zé Pistola veste-se de enfermeiro e infiltra-se no hospital. Zé Pistola se aproxima de Zequias, pega um travesseiro e vai até a cama. No momento que Zé Pistola abaixa o travesseiro para sufocar Zequias, o investigador Paulo entra no quarto e flagra o bandido. Paulo pergunta: “O que você está fazendo?”.

  251. Resumo do Capítulo

  252. Sábado – 24/07. Zé Pistola corre. O policial dá um grito: “Para aí”. Tenso, Egídio aguarda notícias de Zé Pistola. Dádi avisa Serafina que o patrão quer dormir até tarde. Serafina acorda Claude por celular e manda ele tomar o café da manhã que ela e a mãe fizeram. Contrariado, querendo dormir até tarde, Claude levanta. Serafina sorri para Dádi. Terezinha pensa em namorar Beto, para passar o tempo e esquecer Milton.Antoninho lamenta Giovani ter descoberto que foi ele quem apresentou Milton para Raquel. Raquel se arrepende de estragar o noivado de Milton e Terezinha. Paulo persegue Zé Pistola pelo estacionamento. Gurgel fala para Janete que vai abrir o jogo com Egídio. Gurgel ameaça entregar Egídio à polícia se ele não readmiti-lo. Sergio seduz Roberta, mas ela se esquiva. Serafina avisa Claude que tomará café na mesa com ela, cedo, em todos os dias que morar junto com ela. Mrs. Smith visita Claude e afirma que admira quem acorda cedo. Claude fica sem palavras. Mr. Smith pede para Serafina não se transformar em gueixa – mulher que faz tudo o que o homem pede. Nara liga para Antoninho e fala que não suporta ver Claude e Serafina morando juntos. Elisa revela para Beto que terminou com o namorado para ficar com ele. Sem jeito, Beto diz que está comprometido. Claude beija Serafina na frente de Mrs. Smith. Freitas confessa para ninica que tem medo de ser morto por Coutinho e Egídio. Freitas está em pânico. Alzira entra em estado depressivo. Pepa avisa Antonieta que Joãozinho delirou a noite toda. Pepa diz que o menino falava em um espírito, que o levaria para o “outro lado”. Colibri leva Joãozinho para o hospital. Pepa pega as duas partes do mapa do tesouro e diz que vai ficar rica..

  253. Resumo do Capítulo

  254. Segunda – 26/07. Elisa confessa a Beto que se apaixonou por ele e chora. Pepa mostra o mapa para Pimpinoni. Ela repara que o mapa é de 1890, e parece ser a reprodução de um desenho do casarão. Pepa pede para Pimpinoni descobrir onde é o local que está assinalado o X do mapa. Dino promete que vai treinar muito para entrar no Palmeiras, mas promete à mãe que não vai parar de estudar. Gurgel chama Egídio de Dr. Olegário e afirma que descobriu tudo. Janete comenta com Silvia que o comportamento de Gurgel é perigoso. Claude experimenta a comida de Serafina e gosta. Claude olha para ela feliz. Serafina olha para ele apaixonada. Pimpinoni diz que o tesouro está escondido no tanque do cortiço. Pepa não acredita. Zé Pistola prossegue em sua fuga. O policial Paulo segue o bandido. No hospital, o médico disgnostica Joãozinho como esquizofrênico. O médico explica para Antonieta que os fantasmas são fruto da imaginação do menino. Antonieta e Miriam ficam preocupadas. Claude e Serafina tomam café como fossem um casal de verdade. Serafina diz a Claude que quer tratá-lo como se fosse uma esposa. Serafina argumenta que quer se relacionar com Claude com carinho, para ele se sentir menos solitário. Beto oferece carona a Terezinha, ela aceita. Claude leva Serafina para a construtora. Claude pede para Serafina não se comportar como uma esposa mandona, como sugeriu Mrs. Smith. Serafina diz a Dádi que voltará a trabalhar para apoiar Claude. Para Serafina, Mrs. Smith não vai dizer nada, pois seu marido não desgruda dela. Pepa recomenda que Catarina desista de Afrânio. Catarina promete conquistar o garçom. Gurgel revela a Egídio que descobriu que ele tem nome falso para encobrir os crimes do passado, praticados no nordeste, e que atropelou Zequias. Gurgel desafia Egídio a chamar a polícia. Egídio aperta o pescoço de Gurgel e tenta esganá-lo. Egídio larga o pescoço de Gurgel. Egídio afirma que Gurgel está blefando. Gurgel ameaça divulgar um dossiê sobre os crimes de Egídio. Gurgel exige que Egídio o readmita. Caso contrário, Gurgel promete contar a todos que Egídio tem nome falso de Dr. Olegário. Catarina diz para Pepa que é mais poderosa que ela e vai seduzir Afrânio. Afrânio janta com Catarina. Pepa sai da sala. O médico avisa que os exames de Joãozinho não deram nenhum resultado negativo. O médico suspeita de estresse e esquizofrenia. O médico volta a dizer que as visões de Joãozinho são imaginação do menino. O médico diz a Antonieta que vai prescrever calmantes para conter as alucinações. Joãozinho dorme. Terezinha apresenta Beto para Amália e Serafina. Serafina pergunta ao rapaz se não o conhece de algum lugar. Amália convida Beto para almoçar com os Petroni. Giovani e Beto se conhecem. Terezinha respira aliviada, pois Giovani recebe bem o garoto. Serafina olha para Beto desconfiada. Zé Pistola foge do investigador Paulo. Gurgel aceita não revelar os segredos de Egídio. Egídio promete “gratificar” Gurgel se ele parar de espalhar os segredos nefastos. Egídio comunica Frazão que readmitiu Gurgel, por ele ser um bom funcionário. Gurgel conta para Silvia que ameaçou Egídio. Gurgel fala alto que quem manda na construtora é ele. Nara entra na construtora e ouve. Claude entra na sala e depara com Nara e as fofoqueiras. Nara se joga nos braços de Claude e o beija. Claude se espanta. Zé Pistola avisa Egídio que não conseguiu asfixiar Zequias. Giovani gosta de Beto. Beto diz que sua família é do Ceará. Afrânio curte a comida de pepa. Catarina fica irritada. Claude e Nara pedem para ficar a sós na sala dele. Claude tenta falar, mas Nara beija o francês. Serafina, Giovani e Amália entram na sala de Claude e flagram o francês agarrado com Nara, aos beijos.

  255. Resumo do Capítulo

  256. Terça – 27/07. Serafina chora. Giovani pergunta: “Que pouca vergonha é essa?”. Serafina e Nara disputam Claude. Giovani diz a Nara que em sua família não tem criminoso. Nara e Serafina discutem em clima de guerra. Serafina acusa Nara de mandar matá-la. Nara diz que Serafina não tem provas para fazer aquela acusação. Claude pede para as duas pararem de discutir. Giovani fica revoltado quando descobre que Claude não terminou com Nara. Joãozinho acorda e diz a Miriam que vai embora com Vó Maria. O médico recomenda um psiquiatra ao menino. Joana reza para Sérgio largar Roberta. Claude comunica Nara e Egídio que Serafina vai trabalhar na construtora, porque Mrs. Smith, a dona do dinheiro, está encantada com a ex-secretária e quer que ela vire dona do negócio. Giovani exige que Claude case com Serafina na igreja. Serafina avisa para a mãe que vai mentir a todos que está grávida. Amália gosta de ideia da filha e decide contar na reunião das comadres do cortiço que Serafina está grávida. Joãozinho vê o espírito da mãe do médico e fala com ela. O menino descreve a aparência do espírito – cabeça branca, olhos azuais – para o médico. João diz que o nome dela é Marta e chamava o médico de “pequerrucho” quando ele era criança. O médico se emociona. Joãozinho informa que o irmão e o pai do médico estão bem. A criança afirma ainda que Marta aconselha o médico a não se separar da mulher Fernanda, pois ela nunca o traiu. O médico se espanta, porque pensou em se separar da mulher. Joãozinho avisa ao médico que sua mãe é sua guia. O médico muda seu diagnóstico e afirma a Antonieta que talvez o menino não seja esquizofrênico. O médico considera a hipótese de que o menino tenha dons mediúnicos. Joãozinho afirma ao médico que não está doente. Claude não sabe se reintegra Serafina à construtora depois do barraco entre ela e Nara. Egídio pede para Zé Pistola “dar um jeito” em Gurgel. Raquel abre o jogo para Milton e revela que ele caiu em uma armação para prejudicar Serafina. Milton fica arrasado e chora. Amália revela às comadres que Claude e Serafina casaram discretamente. Amália diz que a filha está grávida. Todas as comadres do cortiço reagem perplexas. Gurgel visita Claude e encontra com os Smith. Claude e Serafina ficam apavorados. Giovani quer ter uma conversa séria com os americanos. Giovani diz a todos que não suporta a pouca vergonha de ver Claude e Serafina morando juntos antes de casar na igreja. Os Smith saem do apartamento para deixar a família Petroni conversar à vontade com Claude. Serafina reafirma que não houve nada entre ela e Claude. Serafina afirma que se sente casada com Claude, de coração. Claude percebe que Serafina está realmente apaixonada por ele. Giovani diz que quer o bem da filha. Claude garante a Giovani que a farsa do casamento vai acabar logo. Serafina explica a Mrs. Smith que o pai não se conforma de que o casamento na igreja não aconteceu. Serafina revela para a americana que está grávida.

  257. Resumo do Capítulo

  258. Quarta – 28/07. Claude fica perplexo. O casal Smith fica eufórico. Os Smith sugerem nomes para o filho de Claude e Serafina. Os gringos cumprimentam o casal. Os Smith elogiam Claude e Serafina e garantem que são um casal perfeito. Elisa tem um ataque de ciúmes na frente de Beto e Terezinha. Joana diz a Pimpinoni que confirmação de gravidez de Serafina foi um golpe de mestre de Amália, pois boato foi confirmado. Afrânio pede para Pepa parar de acusar Catarina de viúva-negra. Joãozinho avisa Milton que Pepa pegou o mapa do tesouro. Joãozinho diz que os fantasmas contaram a ele. Peri flerta Gurgel. Peri tenta seduzir Gurgel. Beto explica para Terezinha que beijo em Elisa foi passional. Ela compreende. Beto e Elisa trocam olhares e sorrisos. Freitas confessa para Ninica que corre risco de morte porque descobriu falcatruas de Egídio e Coutinho. Ninica acha que é paranoia dele. Erci elogia Alzira por ela estar reagindo ao tratamento anti-depressivo. Egídio conta para Coutinho que Claude será processado por juros abusivos. Egídio planeja provocar um acidente grave na construção das casas populares. Claude reprova a mentira de Serafina sobre sua gravidez. Ela diz que foi a única solução de passou pela sua cabeça. Zé Pistola manda Peri seduzir Gurgel, para depois aplicar o golpe do “boa-noite cinderela” no rapaz. Gurgel e Peri trocam olhares num bar. Peri convida Gurgel para beber. Sérgio passa mal e fica tonto. Roberta se desespera. Sérgio desmaia.

  259. Resumo do Capítulo

  260. Quinta – 29/07. Janete e Hugo se beijam na boca. Peri oferece uma bala para dopar Gurgel. Ele aceita. Freitas pede para Ninica guardar segredo sobre as falcatruas de Egídio. Freitas corre risco de morte. Colibri dá café para Afrânio, que está bêbado e inconformado com notícia de casamento de Serafina. Giovani não acredita na existência das joias do barão. Giovani não autoriza Pepa a escavar o chão do pátio do cortiço. Joãozinho pede para Pepa devolver o mapa. O menino diz que está cansado de brigar com as forças do além. Amália conta para Serafina que Afrânio ficou arrasado com a história da gravidez. Giovani é frio com Serafina por telefone. Ela chora. Claude lamenta o conflito entre pai e filha. Amália diz que Giovani é um velho turrão. Roberta percebe que Sérgio está com febre. Sérgio abre os olhos e diz que está melhor. Sérgio confessa que fingiu o desmaio. Roberta não gosta. Sérgio diz que fingiu mal súbito por amor a Roberta. Os dois se beijam. Janete revela para Antoninho que está saindo com Hugo. Peri diz a Janete que levará Gurgel para casa. Gurgel fica tonto e se sente mal. Zé Pistola e Peri levam Gurgel. Claude confessa a Serafina que ela foi a primeira mulher a lutar por ele sem interesse. Claude diz a Serafina que ela merece ser feliz. O francês dá um beijo no rosto de Serafina. Roberta declara seu amor por Sergio e o beija. Frazão comunica Egídio que Serafina voltará a trabalhar na construtora, no cargo de diretora. Egídio não se conforma com ascensão de Serafina e reage indignado. Frazão comunica Egídio que madame Geraldy deve ser respeitada. Egídio fica furioso. Giovani afirma para Amália que matará Claude se ele engravidar Serafina. Egídio fala para Claude que não aceita Serafina na diretoria e pede consideração a Nara. Egídio sente raiva de Claude, mas finge que entende seu ponto de vista. Janete comenta com Serafina que agora a empresa é dela. Serafina sorri vitoriosa. Silvia sente a ausência de Gurgel na construtora. Janete avisa Serafina que Gurgel sumiu. Gurgel acorda num matagal e vê Zé Pistola e Peri. Gurgel chora e lamenta ter caído no golpe “Boa noite Cinderela”. Zé Pistola exige a senha do cartão de Gurgel. Alabá flagra Sergio e Roberta aos beijos. Roberta confessa a Alabá que tem receio de amar de novo, do jeito que amou Rodolfo. Beto pede Terezinha em namoro. Terezinha sorri. Joãozinho avisa Miriam que ele será levado ao além se Pepa pegar as joias. Zé Pistola ameaça arrancar o cabelo de Gurgel. Nara combina com Egídio que vai entrar no hospital disfarçada de voluntária. Frazão fala para Claude que a mulher de Coutinho foi promovida a presidente da concorrência. Claude acha que trata-se de estratégia para convencer Mrs. Smith a investir na empresa. Serafina pede aumento salarial a Claude. O oficial de justiça entrega a ordem de despejo a Giovani. Giovani comunica Amália e família que tem 15 dias para deixar o casarão. Ele fica arrasado. Pepa avisa Antonieta e Afrânio que a ordem de despejo chegou. Frazão oferece R$ 10 mil de salário a Serafina. Frazão apresenta o projeto de casas populares a Serafina. Ela examina tudo, curiosa. Serafina conclui que o conjunto de casas populares de Claude é uma ótima solução para os moradores do cortiço.

  261. Resumo do Capítulo

  262. Sexta – 30/07. Pimpinoni e seus vizinhos discutem onde vão morar. Gurgel é amarrado e amordaçado. Zé Pistola coloca Gurgel no banco de trás de seu veículo. Egídio pede para Zé Pistola usar seus métodos e assim descobrir para quem Gurgel entregou o dossiê. Zé Pistola aponta a arma para Gurgel e pergunta sobre o dossiê contra Egídio. Serafina estranha o baixo custo das casas populares. Serafina chora quando lembra da situação da família. Claude abraça Serafina. Amália tenta animar a família, sem êxito. Joãozinho sente dores na cabeça e incorpora o velho Tobias. Tobias, no corpo de João, fala a Pepa: “A senhora foi avisada”. Claude e Serafina examinam o projeto das casas pupulares. Os dois sentem prazer em trabalhar juntos e sorriem. Egídio explica para Nara como injetar o veneno em Zequias. Ninica oferece o dobro para que detetive entregue seu mandante. Freitas reprova atitude arriscada da namorada. Claude pede para Serafina comprar roupas de grife e se comportar como diretora. Joana revê o filho e fica feliz. Sérgio confessa para a mãe que se apaixonou por Roberta e que não vai fazer o filme. Beto e Terezinha se beijam. Pepa diz a Tobias que não tem medo de fantasma em corpo de menino. Tobias confirma a existência do tesouro e sai do corpo de Joãozinho, que desmaia. Nara se infiltra no hospital e vai até Zequias. Beto visita Zequias. Nara entra no quarto de Zequias e se assusta quando vê Beto de costas. Zequias acorda. Beto se identifica a ele como Bentinho. Zequias fica imóvel e não reage. Paulo interroga Nara sobre sua visita. Nervosa, Nara diz que foi escalada por uma ONG. Ninica apoia Freitas contra as ameaças e os dois se beijam. Erci apoia a amiga Alzira. As duas resolvem se ajudar nas suas terapias. Hugo conta para o repórter que rapaz que ficou com Roberta na ilha será protagonista do filme. Beto diz a Paulo que é filho de Nara, a “voluntária” que tentou visitar Zequias. O policial se espanta. Paulo pergunta a Beto se ele conhece Dr. Olegário. Gurgel recusa-se a falar do dossiê. Peri espanca Gurgel. Peri aperta o pescoço de Gurgel. Gurgel desmaia, Zé Pistola adverte Peri. Nara conta para o pai que viu Beto no hospital. Egídio teme ser descoberto pela polícia. Giovani avisa Antoninho que fará campanha contra ele. Afrânio fala para Catarina que não é homem para ela, porque não tem seguro de vida. Catarina diz a Afrânio que está carente. Pepa conta para Afrânio que Joãozinho incorporou um preto velho. Afrânio e Catarina saem juntos. Pepa chora. Roberta resolve ir ao cortiço para conversar com Sérgio. Serafina oferece as casas populares de Claude para o pessoal do cortiço. Roberta diz para Claude que não enviou chocolates para Serafina. Socorro, empregada de Claude, come os chocolates. Socorro fica pálida e passa mal. Dádi grita: “Meus Deus, as rosas envenenadas”. Dádi leva Socorro para o hospital e avisa Claude. Sérgio recebe Roberta em seu quarto no cortiço. Sérgio apresenta a Roberta a sua mãe Joana. Roberta e Joana se encaram.

  263. Resumo do Capítulo

  264. Sábado – 31/07. Roberta fica surpresa e confessa a Joana que não esperava reencontrá-la depois de tanto tempo. Roberta e Joana ficam emocionadas. Joana conta para Sérgio que conheceu Roberta antes dele nascer. Joana explica a Sérgio que não contou nada a ele porque ficou com medo de que Roberta não se lembrasse dela. Giovani recusa-se a falar com a filha e chama Serafina e Claude de sem-vergonhas. Giovani diz a Serafina que Claude não passa de um vigarista. Erci revela para Alzira que não desistiu de Frazão. Na construtora, Egídio finge que não sabe o paradeiro de Gurgel. Gurgel fala para Zé Pistola que inventou a história sobre o dossiê. Peri bate mais em Gurgel. Egídio fala para Claude que não tem papel nenhum nos atentados contra Serafina. Roberta fala para Sérgio que foi Joana quem ensinou tudo o que sabe hoje. Joana diz que aquela atriz do passado não existe mais. Joana conta que abandonou o teatro depois que teve Sérgio. Joana e Roberta ficam com vontade de se abraçar. Com culpa, Roberta se despede de Joana. Joana rejeita conversar sobre seu passado. Roberta pede para Sérgio fazer o filme. Joãozinho ouve os conselhos de Vó Maria, que pede que ele vá atrás do tesouro para ajudar os pobres. Joãozinho se pergunta: “tô ficando louco?”. Giovani ameaça contar tudo aos gringos. Giovani e Amália fazem um silêncio amargo. Catarina oferece café para Afrânio, que está de pileque. Claude avisa Serafina que o chocolate estava envenenado e pede para ela ficar no apartamento. Egídio diz a Nara que está tranquilo, pois não há provas contra ele. Egídio ressalta que Zequias é a única ameaça contra ele. Egídio pede para Nara não se preocupar com Zequias, pois ele está em coma. Elisa ouve tudo. Elisa conta para Raquel que Beto está morando no cortiço e namora Terezinha. Com a voz de Arlequim, Pimpinoni sugere a Terezinha que ela quer chamar Beto de “meu bem”. Terezinha fica encabulada. Dádi conta para Claude que o veneno fez o rim de Socorro parar. Serafina pede para Claude parar as loucuras de Egídio. Claude pede para Serafina ficar no apartamento. Serafina afirma a Claude que não se deixa intimidar por psicopatas, uma perua louca e cafona e um assassino de colarinho branco. .

  265. Resumo do Capítulo

  266. Segunda – 02/08. Frazão recomenda a Claude atenção com Nara e Egídio. Raquel conta para Nara e Egídio que Beto está namorando Terezinha. Egídio afirma que vai tirar Beto daquele “ninho de cobras” do cortiço. Milton procura Raquel, mas ela manda o rapaz embora. Paulo vai a casa de Nara e desconfia dela. Joãozinho vê o espírito de um anão debaixo da cama. Serafina fala para Mrs. Smith que ainda não fez exame clínico de gravidez, apenas teste rápido de farmácia. Egídio passa no cortiço para ver Beto, mas só encontra Pepa. Pimpinoni tem certeza de que a atriz Joana Camargo ainda é muito lembrada pelo público. Egídio pergunta para Silvia o que ela sabe sobre ele. Apavorada, Silvia diz que não sabe nada. Silvia vai levar um envelope a um táxi, a pedido de Egídio. Zé Pistola sai do táxi e aponta a arma para Silvia. Zé Pistola sequestra Silvia com a ajuda de Peri. Com ciúme, Pepa briga com Afrânio. Beto anuncia para a família Petroni que ele e Terezinha estão namorando. Sergio garante a Roberta que nada vai separá-los. Os dois se abraçam. Serafina conta para Claude que Nara fez um telefonema anônimo para Mrs. Smith. Nara contou que os dois não são casados, nunca fizeram sexo e, portanto, Serafina nunca esteve grávida. Frazão garante a Serafina que consegue um exame positivo para ela. Serafina avisa a gringa que quer ver a ultrassonografia junto com ela, para ver o coraçãozinho batendo. Claude diz a ela que o coração dele vai “explodir”. Claude se preocupa com o sumiço de Gurgel. Silvia é levada por Zé Pistola a um terreno abandonado e reencontra Gurgel. Silvia garante a Zé Pistola e Peri que não sabe de dossiê nenhum. Egídio manda Zé Pistola “arrancar” de Silvia onde ela escondeu o dossiê. Pepa reclama com Catarina e fala que Afrânio está indeciso entre comprar a casa popular ou casar com a “viúva-negra”. Giovani fica furioso com a atitude de Beto. Paulo entra na construtora e pergunta a Egídio se ele é Dr. Olegário.

  267. Resumo do Capítulo

  268. Terça – 03/08. Amália conta para Beto que Giovani demorou um ano para pedi-la em namoro. O italiano fala a Beto que não conhece a família do jovem. Beto disfarça a sua preocupação, pois é filho de Nara. Claude descobre que a polícia interroga Egídio. Claude comenta que se Egídio for bandido, Serafina não poderá ficar sozinho um minuto. Apavorado, Gurgel diz a Zé Pistola que mentiu sobre o dossiê para não apanhar mais. Silvia chora e reclama com Gurgel por ele ter citado seu nome para os bandidos. Gurgel pede perdão a ela. Paulo pressiona Egídio e pergunta quem é Dr. Olegário. Joãozinho vê o anão no armário. O anão sorri e acena para Joãozinho, saindo do armário. Beto diz à família Petroni que decidiu mudar-se para o cortiço depois que conheceu Terezinha. Ela sorri. Serafina conta ao investigador Paulo que sofreu vários atentados. Serafina denuncia o desaparecimento de Silvia e Gurgel. Egídio fica furioso. Beto conta a Giovani que é adotado e que sua mãe de criação enganou seu pai. Giovani fica comovido com o drama de Beto. Amália e Giovani apoiam Beto. Amália reza a Santo Antônio pelo amor de Terezinha e Beto. Serafina acusa Egídio de ser o mandante dos atentados contra ela. Egídio nega e “exige respeito”. Egídio percebe Janete assustada e pergunta se ela desconfia dele. Egídio convence Beto a entrar no táxi. Egídio promete responder quem é Dr. Olegário, Bentinho e Zequias. Serafina recebe Paulo na sala de Claude. Serafina começa a contar a sua versão desde o início. Paulo fica interessado e sorri discretamente. Claude percebe que o investigador não tira os olhos de Serafina e fica enciumado e impaciente. Paulo promete a Serafina que vai investigar seu caso. Nara liga para Claude. Nara pede para Claude visitá-la. Ele aceita. O casal Smith pergunta para Dádi se o casamento de Claude é uma mentira. Antoninho exige que Janete decida com quem vai ficar: ele ou Hugo. Sergio decide fazer o teste para o filme. Pimpinoni declara seu amor por Joana e pede a costureira em namoro. Frazão aconselha Claude a evitar Nara. Claude mente para Serafina e diz que vai à uma reunião com engenheiros. Egídio continua mentindo para Beto e insiste em dizer que Nara é mãe dele. Irritado, Beto abre a porta do táxi e ameaça pular na avenida.

  269. Resumo do Capítulo

  270. Quarta – 04/08. Egídio pede para o taxista parar e diz: “Esse maluco é capaz de pular mesmo”. O táxi freia e para. Beto sai do carro e vai para o meio da rua. Egídio desiste de falar com Beto e manda o taxista partir. Beto desvia do trânsito e corre para a calçada. Depois, Beto chora. Erci e Alabá discutem por causa de Frazão. Erci acusa Alabá de roubar seu namorado. Com raiva, Erci ofende Alabá, chamando-a de “macaca pretenciosa” e comete crime de racismo. Alabá decide ligar para a polícia. Pimpinoni confessa a Joana que ela transmite uma sensação de paz. Pimpinoni quer uma “relação de renascimento” com Joana. Os dois se abraçam. Claude recusa-se a beijar Nara, quando a reencontra na casa dela. Nara tenta seduzir Claude. O francês reclama dela e do pai e revela que desconfia que Egídio se vendeu para a concorrência. Nara ataca Claude e tasca-lhe um beijo. Carlos volta ao Brasil e é levado ao cortiço por Freitas para ver Beto. Freitas aposta com Carlos que Beto vai reconhecê-lo. Carlos teme que Beto não o perdoe por ter saído do país. Beto encontra Carlos. Filho e pai abraçam-se emocionados. Carlos pergunta porque Beto está morando no cortiço. Freitas sai para atender Erci, acusada de racismo. Beto revela para Carlos que não sabe se é mesmo filho dele. Carlos se assusta. Alabá exige que Erci permaneça no clube para registrar o crime de racismo no boletim de ocorrência. Alabá afirma à polícia que Erci a chamou de macaca pretenciosa. Erci nega à polícia que tenha sido racista. Alabá afirma que Erci é covarte. Beto garante a Carlos que seus tipos sanguíneos não batem e que Nara o usou para dar um golpe. Beto garante a Carlos que ele sempre será seu pai. Carlos se emociona. Frazão repudia a atitude racista de Erci e diz que os negros são tão macacos quanto os brancos. Alabá confirma a denúncia de racismo contra Erci para a polícia, que leva todos para a delegacia. Amália lamenta que Giovani não queira comprar a casa popular de Claude. Claude consegue se afastar de Nara. Ela reage e pergunta se ele não gostou do beijo. Claude desconfia que Nara é a autora das ligações anônimas. Claude exige explicações de Egídio para o desaparecimento de Gurgel e Silvia. Peri fala para Zé Pistola que vai pressionar Silvia para falar. Gurgel e Silvia conversam sobre os bandidos perigosos. Gurgel confessa que inventou dossiê. Silvia grita e pede socorro. Egídio afirma a Claude que o empreendimento das casas populares está vendendo bem. Sem convicção, Claude promete a Nara que vai casar com ela. Serafina liga para Claude, para avisá-lo que Mrs. Smith está no apartamento, mas o francês não atende. Serafina manda um torpedo para o celular de Claude, avisando-o que o casal Smith está em casa. O francês lê a mensagem e avisa Nara que tem de ir. Claude reclama do golpe que Nara armou para cima de Milton e Terezinha. Ele sai e deixa Nara furiosa. Antoninho diz a Janete que quer tê-la como namorada. Janete revela que está com Hugo. Janete sugere que Antoninho conheça Hugo. Janete combina um encontro entre Antoninho e Hugo. Afrânio vai jantar com Catarina. Cleide avisa para Afrânio se afastar de Catarina se tiver amor à vida. Pepa se assusta com o anão invisível. O anão sai do quarto e dá adeus a João. Alabá conta para Roberta que o delegado deu voz de prisão para Erci. Roberta fala para Alabá que deixou Sergio perceber que ela gosta dele. Roberta decide terminar o romance com Sérgio. Mrs. Smith exige explicações de Claude e pergunta onde ele esteve. Mrs. Smith ameaça investir os milhões para a concorrente se descobrir que ele tem outra mulher.

  271. Resumo do Capítulo

  272. Quinta – 05/08. Mrs. Smith denuncia que Claude estava na casa de Nara aos beijos com ela. Sergio e Gurgel tentam desamarrar a corda e fugir. Antoninho e Hugo encontram-se na construtora. Os dois se espantam. Um de frente para o outro, gritam: “caraca”. Mrs. Smith afirma que uma pessoa anônima enviou fotos de Claude beijando Nara para seu celular. Claude explica que Nara o atacou. Claude argumenta que saiu rápido da casa de Nara, porque ela queria seduzi-lo. Mrs. Smith desconfia das boas intenções de Claude. Egídio liga para Claude com voz disfarçada. Antoninho e Hugo brigam por Janete. Hugo vai investigar se é irmão gêmeo de Antoninho. Milton ameaça se suicidar se Terezinha não voltar para ele. Raquel liga para Sergio e confessa que sente saudade dele. Sergio diz que está com Roberta. Serafina avisa Amália que vai dizer a Giovani que Claude e ela vão casar na igreja da Achiropita. Mentindo, Serafina tem certeza que o pai mudará de ideia e comprará a casa popular de Claude. Colibri avisa Beto que se ele magoar Terezinha, vai se arrepender. O anão afirma a Joãozinho que vai protegê-lo dos espíritos do mal. Silvia e Gurgel tentam fugir do cativeiro. Peri persegue os dois. Giovani não quer fazer negócio com Claude enquanto ele não casar na igreja com Serafina. Pimpinoni diz a Giovani que decisão do italiano é um erro. Pimpinoni ressalta que se Giovani não comprar a casa popular do Bixiga, nenhum outro vizinho vai comprar. Nara conta para Egídio que foi ela que enviou a foto do beijo para o celular de Mrs. Smith. Pepa avisa Afrânio que ele assinou, bêbado, um seguro de vida para Catarina. Afrânio não acredita nela.

  273. Resumo do Capítulo

  274. Sexta – 06/08. Zé Pistola manda Peri caçar Gurgel e Silvia, que fugiram e entraram na mata. Roberta ouve Sergio declarar seu amor por ela, atrás da porta. Roberta se encanta. Frazão tenta seduzir Janete, mas Hugo aparece. Janete fica frustrada. Hugo revela a Janete que sua mãe biológica teve gêmeos e morreu após o parto. Hugo conta que a enfermeira vendeu seu irmão para uma mulher. Janete conclui que essa mulher é Catarina. Janete diz para Hugo que Catarina não vai assumir que comprou Antoninho, na época um bebê recém-nascido. Antoninho exige explicações de Catarina e lista possibilidades: ou ela teve gêmeos e deu um dos bebês ou ele não é filho dela. Catarina fica acuada. Com a ajuda de Colibri, Pepa cava o chão do pátio e acha um baú antigo. Pepa pega a relíquia e sai correndo. Colibri e Afrânio olham espantados. Objetos voam sozinhos e quase acertam Joãozinho. João se apavora com os espíritos obsessores. Pepa acha que os fantasmas se revoltaram porque ela achou o baú. Antonieta se assusta ao ver portas do armário batendo sozinhas. Joana resiste ao galanteio de Pimpinoni. Frazão comunica Alabá que Erci foi solta. O delegado titular se encantou com a beleza da colunista social e dediciu liberá-la. Alabá fica indignada. O casal Smith conversa sobre a conduta e a moral de Claude. Nara senta na mesma mesa do casal Smith e mostra uma gravação comprometedora sobre Claude.

  275. Resumo do Capítulo

  276. Sábado – 07/08. Freitas vê um carro em alta velocidade na direção dele, empurra Ninica, mas é atropelado. Caído e sangrando, Freitas diz: “Sabia que iam me pegar”. Freitas acusa Egídio e Coutinho. Na gravação, Claude diz que casamento com Serafina é de mentira. Mrs. Smith não acredita. Nara afirma à gringa que quer acabar com a farsa de Claude. Carlos vai à casa de Nara e abraça a filha Raquel. João corre pelo pátio. Miriam vai atrás. Os espíritos de Tobias e Barão levantam Joãozinho. O menino se desmaterializa no ar e desaparece. Miriam vê o fenômeno, pasma. Miriam corre até a avó Antonieta e conta que viu o irmão sumindo no ar, “feito poeira”. Pepa abre o baú e lê um pedaço de papel. Milton sai do carro e aponta uma arma para Terezinha. Beto se aproxima, e Milton joga Terezinha no seu carro e foge. Hugo conta para Cleide e Antoninho que sua mãe biológica morreu, e que a enfermeira vendeu seu irmão gêmeo a uma mulher que perdeu o filho do parto. Cleide pergunta a Catarina se ela comprou Antoninho. Peri acha Silvia e ameaça matá-la. Catarina se recusa a fazer exame de DNA para provar que é mãe biológica de Antoninho. Joana devolve o presente que Pimpinoni lhe deu. Pimpinoni diz que Joana merece ser feliz. Sergio percebe o clima entre os dois. Freitas pede para Ninica se esconder. Ela sai correndo do hospital. Milton diz a Terezinha que caiu numa armadilha de Raquel e Nara. Ela diz que ele aceitou e Milton responde, dizendo que “a carne é fraca”. Milton exige que Terezinha volte para ele. Caso contrário, ele matará Terezinha e depois promete se suicidar. Beto localiza o carro de Milton e chama a polícia. Nara revê Carlos, o amor de sua vida que traiu e perdeu para sempre. Claude desabafa a Frazão que ele e Serafina estão virando marido e mulher de verdade. Amália revela a Serafina que Claude está se apaixonando por ela. E emenda: “Intuição de mãe é fogo”..

  277. Resumo do Capítulo

  278. Segunda – 09/08. Hugo revela a Janete que sua mãe biológica teve gêmeos e morreu após o parto. Hugo conta que a enfermeira vendeu seu irmão para uma mulher. Janete conclui que essa mulher é Catarina. Com a ajuda de Colibri, Pepa cava o chão do pátio e acha um baú antigo. Pepa pega a relíquia e sai correndo. Colibri e Afrânio olham espantados. Objetos voam sozinhos e quase acertam Joãozinho. João se apavora com os espíritos obsessores. Pepa acha que os fantasmas se revoltaram porque ela achou o baú. Antonieta se assusta ao ver portas do armário batendo sozinhas. Joana resiste ao galanteio de Pimpinoni. Frazão comunica Alabá que Erci foi solta. O delegado titular se encantou com a beleza da colunista social e dediciu liberá-la. Alabá fica indignada. O casal Smith conversa sobre a conduta e a moral de Claude. Nara senta na mesma mesa do casal Smith e mostra uma gravação comprometedora sobre Claude. Freitas vê um carro em alta velocidade na direção dele, empurra Ninica, mas é atropelado. Caído e sangrando, Freitas diz: “Sabia que iam me pegar”. Freitas acusa Egídio e Coutinho. Na gravação, Claude diz que casamento com Serafina é de mentira. Mrs. Smith não acredita. Nara afirma à gringa que quer acabar com a farsa de Claude. Carlos vai à casa de Nara e abraça a filha Raquel. João corre pelo pátio. Miriam vai atrás. Os espíritos de Tobias e Barão levantam Joãozinho. O menino se desmaterializa no ar e desaparece. Miriam vê o fenômeno, pasma. Miriam corre até a avó Antonieta e conta que viu o irmão sumindo no ar, “feito poeira”. Pepa abre o baú e lê um pedaço de papel. Milton sai do carro e aponta uma arma para Terezinha.

  279. Resumo do Capítulo

  280. Terça – 10/08. Beto se aproxima, e Milton joga Terezinha no seu carro e foge. Hugo conta para Cleide e Antoninho que sua mãe biológica morreu, e que a enfermeira vendeu seu irmão gêmeo a uma mulher que perdeu o filho do parto. Cleide pergunta a Catarina se ela comprou Antoninho. Peri acha Silvia e ameaça matá-la. Catarina se recusa a fazer exame de DNA para provar que é mãe biológica de Antoninho. Joana devolve o presente que Pimpinoni lhe deu. Pimpinoni diz que Joana merece ser feliz. Sergio percebe o clima entre os dois. Freitas pede para Ninica se esconder. Ela sai correndo do hospital. Milton diz a Terezinha que caiu numa armadilha de Raquel e Nara. Ela diz que ele aceitou e Milton responde, dizendo que “a carne é fraca”. Milton exige que Terezinha volte para ele. Caso contrário, ele matará Terezinha e depois promete se suicidar. Beto localiza o carro de Milton e chama a polícia. Nara revê Carlos, o amor de sua vida que traiu e perdeu para sempre. Claude desabafa a Frazão que ele e Serafina estão virando marido e mulher de verdade. Amália revela a Serafina que Claude está se apaixonando por ela. Amália incentiva a filha a lutar por Claude. Milton vê Beto seguindo seu carro. Milton avisa Terezinha que matará ela e Beto. Por celular, Milton fala com Beto e ameaça matar Terezinha. Ela chora. Ninica fala para Paulo que Freitas entrou em coma e talvez precise operar o cérebro. Ninica revela a Paulo que Freitas descobriu falcatruas do sr. Egídio Chaves. Ninica conta que Freitas temia que Egídio o matasse. Peri ameaça torturar Silvia e manda Gurgel aparecer. Silvia pede para Gurgel se entregar ao bandido. Roberta conforta Alabá e diz que Erci será rejeitada por muitos da alta sociedade, pois o caso de racismo foi publicado na imprensa. Alabá fica aliviada, pois achava que Erci sairia ilesa do crime de racismo. Claude não admite a Frazão que esteja gostando de Serafina, mas confessa que tem gratidão por ela. Frazão desconfia que Frazão está se apaixonando, mas resiste em admitir. Mrs. Smith liga para Claude e avisa que recebeu uma gravação de Nara que o compromete. Carlos pede explicações sobre a paternidade de Beto. Carlos pede para Nara contar a verdade. Pepa e Antonieta não acreditam que Joãozinho se desmaterializou no ar. Miriam jura que ele sumiu. Antoninho pede para a mãe contar como foi parar em suas mãos. Colibri, Pepa e Afrânio discutem o paradeiro de Joãozinho. Roberta explica para Sérgio que não pode se envolver com ele. Serafina, Amália, Dino e Giovani entram no carro de Claude e vão ao local que Milton mantém Terezinha sequestrada. Carlos avisa Egídio que deixará para a polícia resolver os crimes de Egídio e a verdadeira paternidade de Beto. Egídio fica furioso. Quando Milton decide sair do carro para matar Beto, a polícia chega ao local. Milton aponta a arma para Terezinha, dentro do carro, e ameaça matar a garota.

  281. Resumo do Capítulo

  282. Quarta – 11/08. O investigador Paulo pede para ele baixar a arma. Peri ameaça violentar Silvia. Gurgel sai do mato e se rende. Peri lamenta informar que Egídio mandou matar os dois, ali. Peri atira em Gurgel. Silvia grita após ver o amado cair. Silvia segura Gurgel e se apavora. Silvia diz a Tinhoso que ele matou Gurgel. Zé Pistola manda Tinhoso deixar Gurgel no mato e manda o comparsa amordaçar Silvia. Ela pede para viver. Os bandidos levam Silvia para o galpão. Afrânio avisa Catarina que Milton sequestrou Terezinha. O garçom indica o local em que Milton parou o carro com Terezinha. A polícia ordena que Milton se entregue. Milton afirma a Terezinha que não sai vivo dali. Miriam culpa Pepa pelo desaparecimento de Joãozinho. Para Miriam, Pepa nunca deveria ter desenterrado o mapa do tesouro. Milton cai em si e percebe que se meteu numa enrascada. Alertado por Terezinha, Milton percebe que várias viaturas da polícia cercam seu carro, parado. Pedestres se agitam, policiais atiradores falam nos rádios, policiais organizam o trânsito. Luzes das viaduras piscam e sirenes tocam. Situação deixa Milton atordoado. Amália e Giovani ficam apavorados. Carlos diz a Nara que não vai sossegar enquanto não colocá-la na cadeia. Egídio expulsa Carlos de sua casa. Egídio conforta Nara e promete que vai calar Carlos. Nara pede cautela ao pai e lembra que Carlos foi o amor da vida dela. Egídio liga Tinhoso e manda ele matar Serafina imediatamente. Catarina manda Milton sair do carro e jogar a arma de brinquedo no chão. Milton reluta, mas obedece a mãe. Paulo pega Milton pelo braço e o leva para a viatura. Terezinha abraça a família e todos choram. Beto e Terezinha se abraçam. Paulo informa que Milton deve pegar alguma pena, por ter afetado uma a ordem pública. Claude chega ao local e pega Serafina. Claude e Serafina recepcionam o casal Smith, no apartamento do francês. Mrs. Smith pede para Claude esclarecer alguns assuntos. Serafina desabafa para Mrs. Smith, diz que a gravação e a foto entregues a ela por Nara são antigas e afirma que ama hoje ama Claude como ninguém. Emocionada, Serafina explica que no começo, Claude só pensava na permanência dele no Brasil, mas depois passou a gostar dela de verdade. Claude confirma e declara que aprendeu a amar Serafina. Claude conta que, no início, foi uma atração repentina, coisa de pele, mas com o tempo, percebeu que Serafina é a mulher de sua vida. Claude afirma que Serafina é sua flor maravilhosa, a sua Rosa, com muito amor. Os Smith ficam tocados. Serafina confirma a gravidez. Objetiva, Mrs. Smith avisa que a levará em uma médica de sua confiança. Se Serafina realmente estiver grávida, ela promete comprar o enxoval. Se o alarme for falso, o contrato será cancelado. A americana afirma que sem a gravidez, “não vai ter mais dinheiro nenhum”. Claude e Serafina afirmam para Amália que acabou o sonho de construir as casas. Os dois chegam à conclusão de que não é possível fazer uma ressonância falsa ao vivo para Mrs. Smith. Miriam fica atordoada com o sumiço do irmão, Pepa pede calma à menina. Antonieta registra o B.O. do desaparecimento do neto. Giovani torce para que Serafina dê a luz a um filho homem. Cleide pergunta para Catarina o que vai querer das visitas quando estiver na cadeia. Elisa flagra Beto e Terezinha aos beijos. Terezinha se afasta e deixa os dois conversarem. Elisa ameaça contar para Terezinha que Beto é filho de Nara. Beto diz que Elisa está louca. Nara demonstra arrependimento de ter traído Carlos. Egídio diz à filha que ela o ajudou no desfalque à empresa de Carlos e que ele executou o golpe sem deixar pistas. Nara lamenta o que fez e lembra que Carlos saiu do país decepcionado com a traição dela. Egídio afirma que passaram do limite, mas que agora é tarde, a polícia está na cola dos dois. Egídio corrige Nara e afirma que a polícia está investigando os dois, pai e filha: uma dupla. Egídio fala que não dá para voltar atrás e terão que ir até o fim. Gurgel é levado ao hospital com um tiro no pulmão esquerdo. O investigador Paulo pede para a enfermeira avisá-lo se Gurgel conseguir se recuperar. Paulo recebe uma ligação anônima, que denuncia uma garota em cativeiro em um terreno baldio de Parelheiros. Peri avisa Zé Pistola que Gurgel sumiu. Zé Pistola reclama de Peri e diz que ele errou a mira. Frazão vai beijar Janete, mas Erci aparece. Frazão pede para Erci ficar longe dele. Frazão condena a atitude racista de Erci e diz que ficou com nojo dela. Erci chora. Frazão afirma a Erci que ela não tinha o direito de ofender Alabá daquela maneira e sussura: “Macaca é você, uma macaca fútil, vazia, infeliz”. Serafina prepara um jantar à luz de velas para Claude.

  283. Resumo do Capítulo

  284. Quinta – 12/08. No dia seguinte, Dádi constata que Claude está apaixonado. O fracês faz cara de espanto. Zé Pistola e Egídio planejam um assalto à construtora, para matar Serafina. Paulo vê Gurgel, entubado, e torce para ele se recuperar. Alzira adverte Erci e pede para ela parar de ofender as pessoas com atitude xenófoba. Os sócios do clube fazem abaixo-assinado para expulsar Erci. Giovani visita Claude e Serafina e faz as pazes com o casal, em nome do “bambino”. Amália pensa: “Coitado do Giovani… Se ele soubesse que não é verdade”. Claude diz a Frazão que vai resolver sua situação com Nara e pega o telefone. Um mendigo dá uma paulada em Zé Pistola e salva Silvia. Claude avisa que sabe que a última conversa dos dois foi gravada e que Egídio se aliou à concorrência. Claude desliga o telefone depois de ver Serafina entrar na sala. Elisa ouve Nara torcer para Serafina morrer no assalto planejado por Egídio. Elisa liga para Paulo e denuncia que a constrututa será assaltada e que Serafina será assassinada. Alzira se oferece para ajudar Carlos, ele aceita. Giovani recebe a ordem de despejo do casarão e assina o documento. O oficial de justiça avisa que o italiano tem uma semana para deixar o imóvel sob risco de remoção forçada. Amália não sabe se vai ter tempo de se mudar para as casas de Claude, que estão em construção. Serafina é avisada por telefone e chora. Claude decide romper a sociedade com Egídio. Egídio pede dinheiro para sair. Serafina e Janete vão ao banheiro. Mascarados, Tinhoso e Peri entram na construtora e anunciam o assalto. Claude, Egídio e Frazão obedecem os criminosos e deitam de barriga para baixo. Peri procura Serafina. Tinhoso pergunta se tem mais alguém no escritório. Claude pergunta porque o bandido quer saber. Egídio finge estar amendrontado. Serafina ouve tudo e conclui que querem matá-la. Peri entra no banheiro, bate com a pistola na porta do box e pergunta: “Tem alguém aí?”. Janete e Serafina ficam apavoradas. Amália reza por Beto e Terezinha e por Giovani e seu casamento. Erci liga para Alabá e Roberta atende. Alabá conta que Frazão e Janete estão jantando à luz de velas. Roberta conta sobre Frazão e Janete para Alabá, e ela fica triste. Depois do jantar à luz de velas, Serafina e Claude dançam e se beijam de verdade pela primeira vez. Neste momento, Amália aparece, perde o equilíbrio e cai da escada. O casal corre para socorrer Amália, que grita de dor. Serafina leva a mãe para o quarto. Claude pensa: “Que coisa estranha, sensação nova, que frio na barriga. Acho que estou ficando… maluco”. Janete e Frazão se aliam para colocar Egídio na cadeia. Paulo e policiais procuram por Silvia. Pepa tenta descobrir o significado das palavras Midas, Acabe e Exoda. Miriam sonha com Joãozinho. Ele pede para a irmã providenciar um médium, o único que pode salvá-lo. Miriam acorda e conta para a avó que viu Joãozinho na outra dimensão. Miriam avisa Antonieta que o menino precisa de um médium. Sérgio conversa com Joana e tem esperança de que Roberta deixe ele amá-la. Sérgio olha para o horizonte e pensa no que fazer. Amália pede desculpas à filha por ter atrapalhado o clima entre os dois. Serafina desabafa com a mãe e confessa que deseja ficar grávida de Claude. Gravidez desejada, programada, que os dois queiram. Na cama, Serafina pensa numa possível gravidez de verdade e sorri.

  285. Resumo do Capítulo

  286. Sexta – 13/08. Nara espeta uma boneca como fosse o vudú de Serafina. Elisa olha tudo de longe, apavorada. Giovani, Amália, Dino e Terezinha dão as mãos e rezam juntos para Serafina. Claude avisa os “ladrões” que o dinheiro está no banco. Frazão pede para o “assaltante” agir sem violência. Tinhoso dá uma coronhada em Frazão e pisca para Egídio. Silvia dá entrevista a uma emissora de TV no hospital e denuncia Egídio como mandante. Silvia diz que Egídio está envolvido em outros crimes, tem o nome falso de Olegário, tentou matar Zequias e agora quer calar as testemunhas. O repórter informa que a polícia prendeu Josenildo Espiridião, vulgo Zé Pistola, no local do cativeiro. Gurgel abre os olhos, Silvia fica feliz. Janete dá uma pancada com seu salto na cabeça de Peri. Serafina chuta Peri, mas ele aponta a arma para ela. O tiro erra o alvo de Peri. Serafina e Peri lutam. Carlos conta para Alzira que Egídio era grileiro no Ceará e foi acusado de ser o mandante de vários assassinatos, cometidos por Zé Pistola. Carlos afirma que Nara aplicou-lhe um golpe e fugiu com o dinheiro. Erci decide viajar para a Amazônia. Antonieta sonha com Joãozinho, que pede uma médium para soltá-lo da prisão do Barão. Antonieta acorda e corre atrás de uma médium. Sérgio e Roberta fazem o teste para o filme. Serafina pede socorro. Claude ataca Tinhoso e luta com ele. Egídio agarra Serafina pelo pescoço. Serafina chuta Egídio e se livra dele. Peri aparece com a arma apontada para Serafina. Egídio manda Peri “apagar” Serafina. Paulo entra na construtora e atira com arma não letal (de choque) em Peri. Tinhoso tenta matar Claude, mas Paulo aparece e acerta eletrochoque no bandido. Amália avisa aos moradores do cortiço que as casas de Claude não vão ficar prontas a tempo. Paulo dá voz de prisão a Egídio pelo sequestro de Silvia e Gurgel. Egídio toma a arma de Paulo e aponta para Serafina. Egídio rende a todos. Claude, Frazão e Paulo ficam estarrecidos. Roberta e Sérgio beijam-se durante a cena do teste, apaixonados, e esquecem-se de parar. Hugo e Alabá se entreolham, assustados. Egídio liberta Tinhoso e Peri. Os três levam Serafina. Claude e Paulo perseguem os bandidos e a refém. Dino conta para o pai que passou no primeiro teste do Palmeiras. Os filhos de Catarina exigem que ela revele a verdade: afinal, são ou não filhos da batateira?.

  287. Resumo do Capítulo

  288. Sábado – 14/08. Claude e Paulo perseguem os bandidos no estacionamento. Frazão e Janete desistem e saem do tiroteio. Elisa ouve no rádio que Egídio sequestrou Gurgel e Silvia e conta para Raquel. Nara fica histérica e grita que quer matar Claude e a cafona da Serafina. Raquel tenta acalmar a mãe. A família Petroni critica os Paranhos de Vasconcelos. Beto fica constrangido, Amália percebe. Milton liga para Amália e conta que Beto é filho de Nara. Amália revela tudo a Terezinha. Ela manda Beto sair de sua casa e não voltar mais. Pepa avisa Afrânio que ele vai morrer se continuar a se aproximar de Catarina. Os dois se encaram olhos nos olhos. Narciso, ex-namorado de Freitas, aparece no hospital. Narciso diz a Ninica que Freitas sumiu. Narciso acaricia a cabeça e a mão de Freitas, em coma no leito. Narciso revela a Ninica que foi companheiro de Freitas durante dez anos. Narciso desabafa que Freitas o deixou por causa de Ninica. Abalada, Nara começa a desabafar toda a verdade de sua vida para Raquel. Nara revela que foi obrigada pelo pai a se prostituir e que se viciou em cocaína e foi internada várias vezes, até conhecer Carlos. Nara conta que teve apenas uma filha, Raquel. Nara revela que Beto é filho de Egídio. Raquel fica perplexa. Carlos e Alzira resolvem parar de sofrer e se beijam. Sérgio é aprovado no teste e comemora com Roberta. Hugo anuncia que o filme terá o título “Uma Rosa com Amor”. Catarina confessa a Antoninho que o comprou quando era bebê para não perder o marido. A enfermeira denuncia o caso na televisão. Catarina se desespera. Afrânio diz a Pepa que toda a implicância que ela sente, na verdade, é amor. Pepa chora e declara seu amor a Afrânio. Pepa confessa que nunca se apaixonou tanto por um homem como por Afrânio. O garçom pergunta se Pepa é “donzela”. Nara chora e explica a Raquel que Beto não é filho dela, mas é seu irmão. Raquel se assusta e pergunta se Beto é tio dela. Nara conta que Egídio engravidou uma menina de 15 anos em Pancatuba, no interior do Ceará. Essa garota é a mãe de Beto e filha de um homem chamado Bento. Nara afirma que o nome de Beto era Bento, o mesmo do avô. Nara conta que Egídio com o avô e a mãe do menino e trouxe Beto para Carlos criar. Nara diz a Raquel que Zequias era amigo de Bento e padrinho de Beto. Raquel descobre que foi Egídio que atropelou Zequias. Durante a perseguição, com o temor de perder Serafina, Claude percebe que ama sua ex-secretária. O espírito do Barão incorpora em Antonieta. Miriam se assusta. Tinhoso e Peri saltam do carro e tentam acertar Claude. Egídio foge com Serafina. Depois de ouvir todas as revelações de Nara a Raquel, Elisa decide pedir demissão. Elisa conta que descobriu que Egídio é um assassino e ela uma cúmplice. Nara impede a empregada de sair de casa e a manda ligar o gás da cozinha e se matar. Elisa joga um vaso contra Nara. Nara desvia do vaso, pega uma arma e atira em Elisa. As duas rolam pelo chão e lutam. A arma dispara, Raquel é atingida. Nara grita: “Minha bonequinha!”. Nara promete matar Elisa e se joga em Elisa. Mrs. Smith comenta com o marido que descobriu documentos que atestam material de baixa qualidade na construção das casas de Claude. O casal decide fechar contrato com a concorrência. Egídio para o carro em frente a um prédio e entra com Serafina desesperada, com medo de morrer. Paulo diz a Claude que a polícia interceptou uma ligação de Egídio e descobriu que ele vai fugir em um helicóptero. Paulo e Claude correm para o saguão do prédio para salvar Serafina e impedir a fuga de Egídio.. .

  289. Resumo do Capítulo

  290. Segunda – 16/08: último capítulo da novela Uma Rosa com Amor. A cumplicidade de Pimpinoni e Joana. O caminho das trevas de Catarina. O paradeiro de Giovani, família Petroni e os vizinhos do cortiço. O futuro do casarão do Bixiga. A relação de Sérgio e Roberta. A revelação de Freitas. O confronto final de Claude e Egídio. O destino de Nara e Egídio. A alegria e a esperança de Dino. O reencontro de Miriam com a mãe médium. A volta de Joãozinho e a redenção de Velho Tobias. O tesouro do Barão. O recomeço de Alzira e Carlos. A pena de Erci. A luta de Milton e Beto por Terezinha. Frazão e Alabá. Janete e os gêmeos Hugo e Antoninho. Pepa e Afrânio: amor ou amizade? A promoção da ex-secretária. O investimento dos americanos. O casamento de Claude e Serafina na Igreja da Achiropita. A surpresa.

Elenco / Personagens

Serafina Rosa (Carla Marins)
Uma moça romântica que sonha em casar, mas sofreu uma grande desilusão no passado: foi abandonada pelo noivo às vésperas do casamento. O trauma foi tão forte que ela se recolheu durante muito tempo. Aparentemente mal-humorada, veste-se de um jeito que esconde sua beleza. Ela é chamada de Fina ou Serafina pelo pessoal do cortiço. Na construtora onde trabalha é chamada de Rosa. Para esconder sua imensa solidão das colegas de trabalho, ela manda uma rosa para si mesma, todos os dias, com uma dedicatória: “Uma rosa com amor”. Entra em desespero ao saber que o pessoal do cortiço onde mora está ameaçado de despejo. Seu amor por Claude parece extremamente improvável no início. Aceita a proposta de casamento de aparências para salvar a família e o pessoal do cortiço do despejo. Com o tempo, ela descobre que está perdidamente apaixonada por Claude.

Claude Antoine (Claudio Lins)
Francês, honesto, elegante, empresário, que tem planos na área de construção para o Brasil. Planeja construir habitações populares para melhorar a vida de favelados e moradores de cortiços em São Paulo. A vida de Claude pode mudar radicalmente se ele conseguir fechar um contrato de
US$ 10 milhões com uma poderosa firma dos americanos Mr. e Mrs. Smith. Claude precisa conseguir visto de permanência para obter esse investimento na sua construtora. Sem desconfiar, Claude vai sofrer por conta da traição de seu sócio brasileiro, Egídio, pai de sua noiva Nara. Claude tem dificuldades crescentes para conseguir o visto. Para resolver o problema, Claude faz um casamento de aparências com sua secretária Serafina Rosa para conseguir seu registro nacional de estrangeiro residente no Brasil. A princípio, ele tem aversão a Rosa e ao casamento.

Giovani Petroni (Edney Giovenazzi)
Italiano, conservador, dedicado chefe de família. É o pai de Serafina Rosa e de dois jovens temporões, Terezinha e Dino. Com a esposa Amália, mantém um relacionamento maduro, de amor e companheirismo. Vigia os filhos quase o tempo todo. Gosta de dar broncas, mas ao mesmo tempo é um pai afetuoso. Teme pela situação dos inquilinos do cortiço, que podem ser despejados se ele não conseguir dinheiro para comprar a propriedade. Giovani tem dificuldades em aceitar o casamento de Serafina Rosa e Claude por dinheiro. Prefere ver a filha eternamente solteirona que casada dessa forma.

Amália Petroni (Betty Faria)
Também de origem italiana, ela tem um leve sotaque no modo de falar. É a própria “mamma” italiana, sempre preocupada e carinhosa com os filhos. É o tipo de mãe que todos gostariam de ter. Ela e Giovani têm uma relação de muita cumplicidade, amor e companheirismo. Apesar das diferenças, completam-se perfeitamente. Preocupa-se com a situação dos moradores do cortiço ameaçados de despejo. Boa mãe, boa esposa, boa amiga, é Amália quem carrega nos ombros a família e o cortiço.

Terezinha (Sabrina Balsalobre)
Irmã mais nova de Serafina Rosa, linda e meiga. Namora Milton, com quem pretende casar em breve, depois que ele terminar a faculdade de odontologia. Os dois enfrentam muitas dificuldades. Giovani, pai de Terezinha, aprova o namoro, mas controla o casal. Exige um namoro “à moda antiga”, com constante vigilância da família. Terezinha é apaixonada pela família. Aceita as condições do pai para o namoro e defende seu jeito e a família com unhas e dentes.

Dino (Bruno Bezerra)
Irmão mais novo de Serafina Rosa, Dino vai enfrentar todos os problemas de um adolescente que sonha ter mais do que tem e encontra dificuldades para encontrar seu caminho.

Pimpinoni (João Acaiabe)
Pimpinoni é um artista popular, batalhador, que faz teatro de rua. É ator, cantor, ventríloquo, compositor, uma grande pessoa, de caráter maravilhoso. É sábio e tem um coração bondoso. Ele sente que tem a missão de espalhar alegria e amor pelo mundo. Com grandes habilidades de ventríloquo, ele dá vozes a bonecos, cantando e contando histórias, sempre de forma genial. É grande amigo e confidente de Serafina Rosa, a quem ama muito, por ter visto crescer e conhecê-la como ninguém.

Joana (Lúcia Alves)
Foi atriz no passado. Apaixonou-se pelo ator Rodolfo, que era a grande paixão da sua melhor amiga Roberta, que era muito jovem. Na época, ela engravidou de Rodolfo e teve Sérgio. Foi obrigada a deixar a carreira para cuidar do filho sozinha, porque seu parceiro morreu pouco depois. Para sobreviver, começou a costurar vestidos para noivas, peças de teatro e estilistas de alta costura. Fica muito abalada quando Sérgio decide seguir a carreira de ator, que conhece e se apaixona por sua ex-amiga da juventude, Roberta, que se tornou uma atriz famosa.

Afrânio (Nilton Bicudo)
Fanho, muito engraçado, morador do cortiço, garçom, tipo popular, solteirão, completamente apaixonado por Serafina, mas não é correspondido por ela. Afrânio vive se desentendendo com Pepa, com quem arma os maiores barracos do cortiço.

Antonieta (Etty Fraser)
Cozinheira, faz festas e salgadinhos. Também moradora do cortiço, sofre com a possibilidade de despejo. Esconde um passado misterioso, de que não gosta de falar a ninguém. É uma pessoa muito solitária e participa ativamente tanto das fofocas como dos barracos no cortiço. Avó de Miriam e Joãozinho.

Pepa (Jussara Freire)
Todo cortiço tradicionalmente tem uma fofoqueira. E a rainha das fofoqueiras do cortiço de “Uma Rosa com Amor” é Pepa, faxineira, que trabalha como diarista. Ela está sempre se metendo na vida dos outros. Adora fazer intrigas e criticar as atitudes alheias. Está sempre de olho na vida das filhas de Giovani Petroni. Briga constantemente com Afrânio, mas acabará por se envolver com ele.

Colibri (Elam Lima)
Morador do cortiço, ele é um jovem ator mambembe, grande amigo de Pimpinoni.

Joãozinho (João Pedro Carvalho)
Neto de Antonieta. Irmão mais velho de Miriam, 9 anos.

Miriam (Pietra Pan)
Neta de Antonieta. Irmã mais nova de Joãozinho, tem 8 anos

Frazão (Toni Garrido)
Advogado, melhor amigo, confidente e conselheiro de Claude. Espirituoso, irônico, Frazão é dotado de um delicioso senso de humor. Perde o amigo, mas não perde a piada. Principalmente quando o assunto é o casamento de Claude com Serafina Rosa. Tem sempre uma solução na manga para todos os problemas da empresa e também para os dilemas pessoais de Claude. É ele quem faz a aproximação entre Claude e Serafina Rosa e dá força para que a relação dê certo. Frazão é o primeiro a desconfiar de Nara e Egídio e do golpe que estão tramando.

Freitas (Renato Scarpin)
Advogado, extremamente inteligente e culto. Freitas é homem respeitável, sábio, educado, verdadeiramente erudito, entende tudo de Direito e leis. É advogado da construtora, tira dúvidas de Claude, sempre que necessário.

Mr. Smith (Roberto Arduim)
Americano, rico, investidor, casado com Mrs. Smith, quer investir US$ 10 milhões em uma construtora no Brasil e pensa em fechar o negócio com a empresa de Claude. É muito cauteloso e precisa ter certeza de que seu dinheiro estará seguro e bem empregado. Mr. e Mrs. Smith vêm ao Brasil para pesquisar Claude e suas condutas antes de investirem. Quando Rosa casa com Claude, o casal é obrigado a encontrar várias vezes com Mr. e Mrs. Smith, fingindo que são de fato marido e mulher, não apenas de aparência.

Mrs. Smith (Maria Claudia)
Americana, rica, bela, poderosa e conservadora. Impõe diversas condições para que se assine o contrato com Claude. Quer saber tudo sobre ele, a vida dele, sobre seu comportamento, sobre a construtora e sobre o plano de negócios. Sem saber, interfere muito positivamente na vida de Claude e Rosa, que são obrigados a fingir que são mesmo marido e mulher para assegurar que ela concorde com o investimento.

Janete (Joana Lima Verde)
Bonita, trabalha ao lado de Serafina Rosa. No decorrer da novela, deverá namorar Antoninho, a quem confundirá eventualmente com seu gêmeo Hugo, em situações de comédia.

Gurgel (Daniel Uemura)
Funcionário da construtora, bonito, competente, amigo de Serafina Rosa e Janete. Arquiteto, bem educado, descolado e elegante, está em busca de boas oportunidades na vida.

Silvia (Vanessa Kseib)
Recepcionista da construtora, jovem bonita e discreta, amiga de Serafina Rosa e das outras funcionárias.

Egídio (Carlo Briani)
Sócio de Claude na construtora. É o grande vilão da novela. Teoricamente engenheiro, nunca construiu nada na vida. Pai de Nara, usa a filha para tentar se apoderar da fortuna que Claude está para receber da empresa do milionário americano Mr. Smith.

Nara Paranhos de Vasconcellos (Mônica Carvalho)
É a grande vilã cômica da novela, rival de Serafina Rosa. Noiva do protagonista Claude, Nara é uma belíssima mulher, com dois filhos adolescentes, Beto e Raquel. Nara trama com seu pai Egídio o casamento com Claude para se apossar de sua fortuna, da mesma forma que fez no passado com o seu ex-marido Carlos, pai de seus filhos. Travará com Serafina Rosa muitas batalhas pelo amor de Claude. Nara não pode se casar com ele enquanto não conseguir o divórcio de seu ex-marido, que desapareceu para não pagar pensão. Gosta de Claude, mas está interessada mesmo pelos US$ 10 milhões que acredita que Claude irá receber.

Beto (Fábio Rhoden)
Filho de Nara, rapaz bonito. Aparentemente um rebelde sem causa, mas com motivos para sua rebeldia. Beto sofre porque se sente abandonado pelo pai, que foi embora quando ele ainda era pequeno. É carente da atenção da mãe. Não gosta da ideia de ter outro homem dentro de casa e faz tudo para afastar Claude de Nara. Desconfia que é adotado ou que sua mãe traiu seu pai.

Raquel (Marina Stacciarini)
Filha de Nara, adolescente, procura não se envolver com as confusões da mãe, do irmão e do avô, mas acaba atingida por elas. No início, é namorada de Sérgio, mas depois conhece Milton e se apaixona por ele, até então noivo de Terezinha. Compõe o triângulo adolescente da trama.

Elisa (Marcia Kaplun)
Empregada da casa, muito bonita, fica amiga de Beto, que se engraça com ela o tempo todo. Elisa se faz de difícil, mantém a compostura e a linha para se afastar das graças e propostas de Beto.

Roberta Vermont (Isadora Ribeiro)
Belíssima atriz de sucesso e carreira internacional. É uma das melhores amigas de Claude. Tenta ajudar o amigo a se livrar da arapuca que se envolveu com Nara e Egídio. Sempre em busca de autopromoção, ela gosta de paparazzi, notícias e notas sobre ela. Roberta acaba se envolvendo amorosamente com o ator Sérgio, homem mais jovem que ela e de outra classe social. Sérgio é filho de Joana, costureira moradora do cortiço, antiga rival de Roberta.

Alabá (Patrícia Dejesus)
Empresária de origem africana, muito bela, poderosa, trabalha com Roberta. Fala yorubá. Reverencia tradições étnicas africanas. Tem orgulho de ser negra e é muito linda. É uma mulher exuberante, tão sensacional que acaba sendo convidada para trabalhar como atriz de cinema.

Ercy (Ana Carolina Lima)
Rica e socialite, amiga de Nara e Roberta. Fofoqueira, adora fazer uma intriga e se meter na vida dos outros. Ercy está sempre à espera de um deslize social de algum figurão para espalhar o babado para toda a alta sociedade.

Alzira (Gisele Fraga)
Amiga de Ercy e Roberta, também faz parte do núcleo das mulheres ricas. Adora uma boa fofoca, uma bela produção. Faz o tipo “loba”, mulher independente que namora quem quer sem se apegar.

Sérgio (André Cursino)
Filho de Joana, belo e jovem galã. Torna-se ator, fascinado pelas histórias que a mãe contava. No trabalho, conhece a famosa atriz Roberta Vermont e se envolve com ela, com quem viverá um caso de amor complicado por diversas circunstâncias, além das diferenças de idade e classe social.

Ninica (Luciana Vendramini)
Amiga rica de Ercy e Alzira. Bela e elegante mulher, alegre, divertida, ingênua, cerebral e intelectual. Durante a novela, começa a namorar Hugo, gêmeo de Antoninho, e às vezes confunde um gêmeo com o outro.

Milton (Felipe Lima)
Noivo de Terezinha, muito bonito, de classe média. Planeja se casar por pressão da família dela, especialmente do pai, Giovani. Os dois já montam o enxoval para que possam subir no altar depois que ele se formar em odontologia. Sente-se um pouco superior aos moradores do cortiço por conta da futura profissão. No decorrer da novela, se interessa por Raquel, filha de Nara, e desperta o ciúme de Terezinha.

Catarina (Clarisse Abujamra)
Mãe de Milton. Vive da pensão do falecido marido. De classe média, ambiciosa, não aceita o namoro do filho com Terezinha, pois a garota mora em cortiço. Quando Milton conhece Raquel, da família Paranhos de Vasconcellos, ela fica a favor do namoro dele com a moça rica. É a sogra víbora da infeliz Terezinha, irmã de Serafina Rosa.

Cleide (Greta Antoine)
Filha de Catarina, a alpinista social. Namorou Sergio, filho de Joana. Foi enviada ao exterior pela mãe, que não queria o relacionamento da filha com o morador do cortiço.

Antoninho (Rubens Caribé)
Gêmeo de Hugo, que não conhece. Criado como irmão de Milton, é o advogado que é consultado por Giovani, Serafina Rosa e os moradores do cortiço. Não tem a menor ideia que existe um gêmeo idêntico a ele em São Paulo.

Hugo (Rubens Caribé)
Artista, diretor de TV e cinema, vivido pelo mesmo ator que interpreta Antoninho. Os dois não se conhecem, já que um deles foi trocado na maternidade por outro bebê, que faleceu. Leva sustos porque às vezes é confundido com Antoninho e não entende nada quando isso ocorre. Enquanto seu irmão é “certinho”, anda de terno e gravata, Hugo tem visual descolado.

Dádi (Mila Ribeiro)
Boa gente, empregada de Claude. É muito simpática, excelente cozinheira, sorridente e alegre.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Trilha Sonora Principal
Oh, Pretty Woman – Roy Orbison
Todo dia é assim – Ivan Lins
Cada vez Melhor – Tiago Gamke
Tiro ao Álvaro – Adoniran Barbosa e Elis Regina
“Vai No Bexiga Pra Ver” – Beth Carvalho
Diz Que Fui Por Ai – Fernanda Takai
São Paulo, São Paulo – Preme
Todos Amigos Perto De Mim – Toni Garrido
Diga Que Me Ama – Vânia Abreu
Será – Tânia Costa
Saiba – Arnaldo Antunes
Cupido – Claudio Lins
Nem Vem Que Não Tem – Karla Sabah
Rolam as Pedras – Antiguarius
Puro Êxtase – Barão Vermelho
São Paulo – Vega
Chazinho com biscoito – Vander Lee e Regina Souza

Trilha Sonora Complementar
Shiny Happy People – R.E.M.
What If I Stay – Melanie C.
Move You – Anya Marina (Tema de Roberta)
I’d Come For You – Nickelback (Tema de Beto)
Crush On You – Johnny Franco
Insensatez – Fernanda Takai
When I Fall In Love – Flávia Barsotti
Stand by Me – Seal
Wish You Were Here – Richard Vaun
Find Your Own Way – Caroline Harrison
Another Love Song – Shereen Shabana
Stand by Me – J.J Jackson
Consumado – Arnaldo Antunes
O Retorno De Saturno – Detonautas Roque Clube
Pedido de Casamento – Arnaldo Antunes
Samba Italiano – Adoniran Barbosa

Uma Rosa Com Amor Pista Hits 2010

CD 1
Stereo Love – Edward Maya feat. Vika Jigulina 2:50
Follow You – Desaparecidos 4:12
I Feel So Free – Spyzer 2:47
Hot – Inna 3:36
One Day One Night – DJ Antoine feat. Mish 3:04
Wish You Were Here – Richard Vaun 3:24
Sweet Dreams – Nick Corline 4:27
Destiny – Dj Tom Hopkins feat. Samara 3:31
Can t Get Enough – Soulsearcher 4:52
Watch Out – Alex Gaudino Feat. Shena 3:36
Who Let The Dog Out – The Nycer feat. Liz Kay 3:10
Watching You – R I O feat. Liz Kay 3:54
I Like The Way – Gasparian feat. Ben Norris 3:28
Moving On Up – Candy 3:17
Devolution – Bingo Players 2:25
Para Sambar – Tiko’S Grooove Feat Mendinça Do Rio 2:46
Stereo Love – Bonus Unplugged – Edward Maya feat. Vika Jigulina 4:35

CD 2
Bad Romance – D Mixmaster 4:57
Let The Bass Kick In Miami Bitch – Chuckie & Lmfao 2:45
Paradise City – Ruinni Mora & Marchesini Feat Denis J Axl 3:29
Show Me Love – Dj Hush 4:02
Let The Party Start – Dj Tom Hopkins Feat Samara 3:27
Free The Night – Dj Joe K 3:21
That’s My Name – Akcent 4:05
Loving Forever – Dj Dami 3:19
Avenue – Crew 7 2:55
Hey Hey – Dennis Ferrer 3:31
La Mezcia – Michel Cleis Featuring Totó Lá Momposina 5:00
More Than This – Ben Project 3:08
Rising High – Alexandra Prince 3:33
Fever – Manyus & Dario Guida 3:14
Gold – Antonie Clamaran 3:49
Dias Melhores – Bonus Nacional – Mavericks 3:55

0 Comentário para: “Uma Rosa com Amor (SBT) Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *