Um Sonho a Mais Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Um Sonho a Mais desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Um Sonho a Mais e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Um Sonho a Mais

◘ Período de exibição: 04/02/1985 – 03/08/1985
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 153
◘ Autoria: Daniel Más e Lauro César Muniz
◘ Colaboração: Mário Prata e Dagomir Marquezi
◘ Direção: Roberto Talma, Mário Márcio Bandarra, Carlos Magalhães e Luca de Castro
◘ Direção geral: Roberto Talma
◘ Supervisão: Daniel Filho

A peça Volpone, de Ben Jonson, autor inglês contemporâneo de William Shakespeare, serviu de inspiração para a história de um milionário excêntrico que se esforça para reaver seu amor. A novela tem início com a chegada do milionário Antônio Carlos Volpone (Ney Latorraca) ao Brasil. Depois de morar 18 anos no Cairo, ele volta à sua terra natal por duas razões: a primeira, para esclarecer o assassinato do sogro, Dr. Telles (Rubens Corrêa), do qual era acusado; a segunda, para se aproximar da ex-mulher Estela (Sylvia Bandeira), agora casada com Orlando Aranha (Fulvio Stefanini). Excêntrico, rico e vaidoso, Volpone decide chamar a atenção de todos e se faz passar por moribundo, vítima de uma doença contagiosa. Afirma que voltou ao país para morrer em sua terra natal e que a grave doença o obriga a permanecer em uma redoma de plástico. Seu retorno causa grande rebuliço, e todos os amigos e inimigos de Volpone ficam interessados em sua incalculável fortuna. O milionário também desperta o interesse da mídia, e a repórter Amélia Bicudo (Cissa Guimarães) decide investigar sua vida.

Para despistar seus inimigos e circular livremente, Volpone utiliza inúmeros disfarces: a executiva Anabela Freire, o médico Nilo Peixe, o industrial Augusto Melo Sampaio e o motorista André Silva. Com a ajuda de seu fiel secretário e amigo, Mosca (Marco Nanini), ele enfrenta seu principal rival, Orlando Aranha, e a misteriosa Renata (Susana Vieira), irmã de Orlando, que guarda segredos sobre o assassinato do pai de Estela. Renata é uma mulher ambiciosa e bonita, que segue todas as orientações de seu inescrupuloso irmão.

Volpone faz tudo para se aproximar de Estela, enquanto ela o evita de todas as formas. O excêntrico milionário decide, então, se aproximar de seu grande amor através de seus disfarces. Augusto, Nilo e André entram nas mais inusitadas situações para conquistar o coração de Estela. Aos poucos, ela descobre que todos eles são, na realidade, disfarces de Volpone. Nessa altura, ela já não consegue mais esconder o amor que sente pelo ex-marido, mas resiste, só cedendo no último capítulo da novela, quando os dois terminam juntos e apaixonados. O destino ainda prepararia outra surpresa para o casal: Mônica (Tássia Camargo), uma jovem de 18 anos, é filha de Volpone, e não de Aranha, como todos, inclusive Estela, acreditavam. Aranha confessa que quando Estela engravidou, ele constatou que a criança só poderia ser de Volpone, pois sabia que era estéril. Aranha preferiu guardar a verdade em segredo, temendo perder Estela para o rival.

A identidade do verdadeiro assassino de Dr. Telles só é revelada no último capítulo da novela. Com a ajuda de Amélia e Estela, Volpone descobre que Renata foi a autora do crime. Sem saída, ela confessa e acaba presa.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Um Sonho a Mais

** Resumo não divulgado

Na década de 1960, Antônio Carlos Volpone é acusado de matar o Dr. Telles, seu futuro sogro, e pai de Stella, sua noiva.

Para fugir da acusação, Volpone foge do país, com seu amigo Mosca, faz fortuna, e passa a viver no Egito. Stella casa-se com o ríval de seu antigo noivo, Orlando Aranha e têm uma filha, Mônica.

Vinte anos depois, Volpone vê Stella e Mônica passeando pelo Cairo, sente que continua a amando e decide voltar ao Brasil.

Para não ser preso, anuncia que está com uma grave doença e por isso vive preso numa redoma de plástico, e como está moribundo, procura um herdeiro. Sua chegada ao Rio de Janeiro atrai a atenção da imprensa, em especial da repórter Amélia Bicudo, que passa a investigar sua vida.

Enquanto um ator fica dentro da bolha de plástico, simulando ser Volpone, ele circula disfarçado entre seus antigos amigos e inimigos, investigando quem é o verdadeiro assassino, tentando se aproximar de Stella e vivendo várias aventuras. Volpone assume personalidades como a secretária Anabela Freire, o médico Nilo Peixe, o advogado Augusto Mello Sampaio e o motorista André Silva, tudo isso escudado por seu fiel amigo Mosca.

Em sua última cena na novela, Edgar/Edson aparece no topo de um prédio com uma guitarra e canta uma música de despedida.

Daniel Más escreveu Um Sonho a Mais até o capítulo 37. A partir de então, foi substituído por Lauro César Muniz, responsável pelo argumento original. Para escrever a trama a partir daquele momento, o autor contou com a colaboração de Mário Prata e Dagomir Marquezi.

Um Sonho a Mais foi a primeira novela a mostrar um beijo na boca entre dois homens. Anabela e Pedro Ernesto protagonizaram a cena de um rápido e cômico “estalinho”.

A trama envolvendo os personagens de Edson Celular (Joaquim Bueno) e Maitê Proença (Valéria Guimarães) foram modificadas, pois os dois atores se afastaram da novela, ainda no meio da história, devido a compromissos profissionais no cinema.

Anabela e sua turma
O autor Lauro César Muniz criou um núcleo de travestis, formado por Anabela, um dos disfarces de Volpone, Florisbela, disfarce de seu fiel escudeiro, Mosca (Marco Nanini), e Clarabela (Antônio Pedro). Anabela desperta a paixão do cinquentão Pedro Ernesto (Carlos Kroeber) e chega a se casar no civil com ele. Temendo a reação do marido, Anabela diz que só se entregará a ele depois de se casar também na igreja. Anabela vive fugindo das investidas de Pedro, que contrata uma sexóloga para ajudar sua amada a resolver seus problemas. Sem alternativas, Anabela decide, então, pedir a separação. Pedro Ernesto sofre, mas, depois, acaba se apaixonando por Dorothy (Tamara Taxman) e termina a novela sem saber que Anabela era, na realidade, Volpone. Apesar do tom de humor dos personagens, pressões da Censura e de telespectadores fizeram com que a trama envolvendo os três fosse atenuada.

Valéria Guimarães
Outra personagem importante da história é a bonita e atraente Valéria Guimarães (Maitê Proença). Ela é uma moça pobre, que se esforça para entrar na alta sociedade, e deseja se casar com um homem rico. Vive atormentada pelo mesmo pesadelo: um tanque cheio de roupa suja para lavar. Em determinado momento da trama, descobre que é filha de Dr. Telles (Rubens Corrêa) e irmã de Estela (Sylvia Bandeira). Acaba se envolvendo com Mosca (Marco Nanini), Joaquim (Edson Celulari) e Aranha (Fulvio Stefanini), seu cunhado. Por interesse, decide ficar com o último.

Elenco
Alfredo Murphy – participação especial
Ângela Leal – participação especial
Anselmo Vasconcelos – Edgar/ Edson Chaves
Antônio Pedro – Lula
Arthur Costa Filho – Dr. Santana (participação especial)
Ary França – Sergio (participação especial)
Carlos Gregório – Dr. Mateus (participação especial)
Carlos Kroeber – Pedro Ernesto
Chaguinha – Mário Alberto
Cinira Camargo – Mona
Cissa Guimarães – Amélia Bicudo
Claudia Costa – cantora (participação especial)
Cláudia Magno – Regina
Claudia Messina – secretária de Aranha
Cláudio Corazza – participação especial
Cláudio Mamberti – Andrade
David Pinheiro – Álvaro (participação especial)
Edson Celulari – Joaquim Bueno
Edson Silva – Jaime
Eliane Ovalle – Sonia
Ema D’Ávila – participação especial
Emile Eddé – Noronha
Ernesto Piccolo – Barrão
Ester Góes – falso moribundo (participação especial)
Eva Wilma – participação especial
Ferreira Leite – participação especial
Fúlvio Stefanini – Orlando Aranha
Henriqueta Brieba – Guiomar
Ionita Sales Pinto – participação especial
Ivan Correia – contínuo
John Procter – inglês (participação especial)
Jorge Coutinho – irmão de Olívia (participação especial)
José Carlos Sanches – prof. de ginástica (participação especial)
José Lewgoy – Guilherme Menezes
José Wilker – chefe de reportagem (participação especial)
Joyce de Oliveira – Carmem (participação especial)
Karen Accioly – Paula (participação especial)
Lafayette Galvão – padre Antonelli (participação especial)
Leina Krespi – participação especial
Lícia Magna – participação especial
Luiz Armando Queiroz – participação especial
Lupe Gigliotti – Olívia
Lys Beltrão – Isabel
Maitê Proença – Valéria
Marcelo Barreto – dono do cabaré (participação especial)
Marcelo Ibrahim – Beto
Marcelo Peniche – participação especial
Márcia Porto – Sandra
Marco Nanini – Mosca
Marcus Vinícius – Magalhães
Maria Cristina Nunes – participação especial
Maria Helena Dias – Magda
Maria Isabel de Lizandra – participação especial
Narjara Turetta – participação especial
Ney Latorraca – Volpone/ Anabela Freire/ Nilo Peixe/ André Silva/ Augusto Melo Sampaio
Patricio Bisso – Olga Del Volga (participação especial)
Paulão – Taroba
Paulette – Julião
Paulinho de Tarso – técnico
Ricardo Zambelli – Felipe
Roberto Bataglin – Emílio
Roberto Orosco – participação especial
Rubens Corrêa – Telles (participação especial)
Suzana Vieira – Renata
Sylvia Bandeira – Estela
Tamara Taxman – Dorothy
Tânia Gomide – Glenda
Tânia Loureiro – grã-fina (participação especial)
Tássia Camargo – Mônica Aranha
Thales Pan Chacon – participação especial
Tony Ferreira – Afonso
Vicente Pereira – Silva (participação especial)
Yara Amaral – Beatriz

Elenco / Personagens

ANTÔNIO CARLOS VOLPONE (Ney Latorraca) Órfão, o pequeno Volpone foi adotado por uma mulher de posses, passando a conviver, durante toda a sua adolescência, com pessoas ricas, dentre elas, seus melhores amigos Estela (Sylvia Bandeira) e Orlando (Fulvio Stefanini). Volpone casa-se com Estela, mas Orlando, com ciúmes, arquiteta várias ações para afastá-los. A pior delas se deu logo após o casamento deles: Volpone precisou fugir para o Cairo, às pressas, acusado de assassinar o sogro, Dr. Telles (Rubens Corrêa). Após 18 anos, tendo feito fortuna, Volpone volta ao Brasil para tentar reconquistar Estela. Para fugir das malhas da lei, no entanto, e poder circular livremente, finge-se moribundo e se utiliza de muitos disfarces, transformando-se em outras pessoas: o médico Nilo Peixe, o industrial Augusto Melo Sampaio, a executiva Anabela Freire e o motorista André Silva. As tramas amorosas e de disputa de poder giram em torno de Volpone, pois todos querem se aproveitar da suposta morte iminente dele para herdar sua enorme fortuna.

MOSCA (Marco Nanini) Seu nome verdadeiro é Jurandir de Souza, mas ele prefere ser chamado pelo apelido que lhe fora dado nos tempos de escola, devido a um tique nervoso. Mosca é o fiel escudeiro de Volpone. Ele o acompanhou ao Egito e lá viveu com o amigo até o dia em que ele resolveu voltar ao Brasil. É simpático e boa gente, mas sem a menor iniciativa própria, muito inseguro. No entanto, quando orientado, pode conseguir resultados brilhantes. Assim como o patrão, assume o disfarce de uma mulher, Florisbela.

ESTELA ARANHA (Sylvia Bandeira) Mulher bonita, envolvente e suave, a grande paixão da vida de Volpone (Ney Latorraca). Casou-se com ele muito jovem, sofreu enorme decepção e acabou se unindo a Orlando Aranha (Fulvio Stefanini), com quem vive muito bem, mas sem maiores paixões. Da relação, nasceu Mônica (Tássia Camargo). Desestrutura-se completamente com a volta de Volpone, a quem acreditava odiar profundamente.

ORLANDO ARANHA (Fulvio Stefanini) Principal inimigo de Volpone (Ney Latorraca), um homem ambicioso, com poucos escrúpulos e uma situação financeira bastante invejável. Sente-se ameaçado com a volta do rival. É dono de uma companhia de navegação e visa sempre atender a seus interesses acima de todas as coisas. Foi, no passado, o principal responsável pela fuga de Volpone para o Egito. Casou-se com Estela (Sylvia Bandeira), com quem teve Mônica (Tássia Camargo).

MÔNICA ARANHA (Tássia Camargo) Filha de Aranha (Fulvio Stefanini) e Estela (Sylvia Bandeira). Tem dificuldades para viver no mundo dos pais. Interessa-se em desvendar o passado deles e de Volpone (Ney Latorraca), o que provoca alguns conflitos familiares. É noiva de Emílio (Roberto Bataglin).

EMÍLIO MENDES (Roberto Bataglin) Noivo de Mônica (Tássia Camargo) e filho do importante banqueiro Pedro Ernesto Martins (Carlos Kroeber). Emílio é um dos raros jovens cariocas que usa smoking e acredita na cultura europeia. O rapaz também gosta de esportes.

PEDRO ERNESTO MARTINS (Carlos Kroeber) Banqueiro, pai de Emílio (Roberto Bataglin). Orlando Aranha (Fulvio Stefanini) tem interesse no casamento de sua filha, Mônica (Tássia Camargo), com Emílio, pois planeja se associar ao banqueiro após a união do jovem casal. Pedro Ernesto, por sua vez, fica viúvo e se torna um grande partido para jovens interesseiras.

RENATA ARANHA MENEZES (Susana Vieira) Irmã de Orlando Aranha (Fulvio Stefanini) e casada com um homem muito mais velho que ela, Guilherme Menezes (José Lewgoy). Sempre foi manipulada pelo irmão, inclusive na escolha do marido. A intenção era que sempre agisse de acordo com os interesses dele, em função dos negócios. É uma mulher elegante, interessante e presente nas colunas sociais. Seu grande objetivo é colocar as mãos na herança de Volpone (Ney Latorraca).

GUILHERME MENEZES (José Lewgoy) Marido de Renata (Susana Vieira). É um autêntico antigo cavalheiro, mas que só sabe gastar as riquezas de sua família. Adora festas, personalidades, artistas internacionais e fascina a todos com sua conversa. Considera-se tio de Volpone (Ney Latorraca), já que sua falecida irmã foi quem o tirou do orfanato, motivo mais do que suficiente, em sua opinião, para se tornar o herdeiro exclusivo de Volpone.

VALÉRIA GUIMARÃES (Maitê Proença) Filha de Beatriz (Yara Amaral), é uma mulher muito bonita, atraente e que pretende, a todo custo, entrar na alta sociedade através de um casamento com um homem rico. A pobreza que enfrentou durante toda a lhe criou um grande trauma, levando-a, por exemplo, a ter pesadelos constantes com tanques cheios de roupas para lavar. Renata (Susana Vieira), com que mora em determinado momento da história, e o banqueiro Andrade (Cláudio Mamberti) tentam ajudá-la em sua ascensão social.

BEATRIZ GUIMARÃES (Yara Amaral) Mãe de Valéria (Maitê Proença). A costureira trabalhou muitos anos com o famoso estilista Denner, o que lhe permitiu estabelecer contatos com a alta sociedade, como com Renata (Susana Vieira). É a principal incentivadora da filha, para quem deseja um casamento com um homem rico.

JOAQUIM BUENO DE ANDRADE (Edson Celulari) Mais conhecido como Joca, o paulista, de família aristocrática do interior, é um homem inteiramente arruinado. Pretende se casar com uma mulher rica para ter dinheiro e receber um sobrenome importante. Mantém uma relação estreita com Mônica (Tássia Camargo), Emílio (Roberto Bataglin) e Valéria (Maitê Proença). Também se aproxima de Volpone (Ney Latorraca), que tudo fará para ajudá-lo.

CÁSSIO NORONHA (Emile Eddé) Psiquiatra de Mônica (Tássia Camargo), é um homem completamente deslumbrado com o mundo do poder e do dinheiro, que conhece através de seus pacientes. É pouco ortodoxo no seu método de terapia e circula pelos mesmos lugares que Mônica, colocando-a, às vezes, em situações embaraçosas.

EDSON CHAVES (Anselmo Vasconcellos) Advogado de Volpone (Ney Latorraca), é o principal articulador de suas tramoias. Conhece todos os segredos do seu cliente e tem potencial para se tornar uma peça perigosa no jogo.

AMÉLIA BICUDO (Cissa Guimarães) Repórter trabalha na televisão, no Jornal do Amanhã, e tenta sua grande reportagem contando toda a história de Volpone (Ney Latorraca).

LULA MARTINS (Antônio Pedro) Lula, marido de Nona (Cinira Camargo), é capaz de tudo para se tornar herdeiro de seu ex-amigo Volpone (Ney Latorraca).

NONA MARTINS (Cinira Camargo) Mulher de Lula (Antônio Pedro) e a principal incentivadora para que ele ludibrie Volpone e abocanhe sua herança.

ANDRADE (Cláudio Mamberti) Banqueiro paulista que ajuda Valéria (Maitê Proença) em seus planos para ascender socialmente.

FELIPE (Ricardo Zambelli) Amigo de Andrade.

MAGDA (Maria Helena Dias) Filha da dona do orfanato onde Volpone (Ney Latorraca) foi criado. Uma das poucas pessoas que realmente gosta do milionário.

GIOMAR (Henriqueta Brieba) Governanta de Volpone (Ney Latorraca), que nada sabe das tramoias do patrão. Acredita que ele realmente está moribundo e que é um “santo”.

SANDRA (Márcia Porto) “Enfermeira” de Volpone (Ney Latorraca). Recrutada em um “inferninho”, ela o ajuda nos momentos em que ele precisa se fingir de moribundo.

TAROBA (Paulão) Mordomo da casa de Volpone (Ney Latorraca). Foi selecionado de maneira peculiar, quando fugia da polícia em disparada pela rua.

AFONSO (Tony Ferreira) Homem de confiança de Orlando Aranha (Fulvio Stefanini).

MAGALHÃES (Marcus Vinícius) Delegado encarregado do caso de Volpone (Ney Latorraca) e manipulado por Orlando Aranha (Fulvio Stefanini).

BETO (Marcelo Ibrahim) Amigo de Emílio (Roberto Bataglin).

GLENDA (Tânia Gomide) Secretária de Orlando Aranha (Fulvio Stefanini).

OLÍVIA (Lupe Gigliotti) Ex-governanta do pai de Estela (Sylvia Bandeira), e única testemunha do incidente entre Volpone e o sogro, Dr. Telles (Rubens Corrêa).

JULIÃO (Paulette) Bailarino e neto de Olívia (Lupe Gigliotti).

REGINA (Cláudia Magno) Jovem carioca que se envolve com Joca (Edson Celulari).

SONIA (Eliane Ovalle) Mulher muito bonita, amiga de Renata (Susana Vieira) e Valéria (Maitê Proença), também buscando penetração no mundo dos colunáveis.

JAIME (Edson Silva) Copeiro de Renata (Susana Vieira) e Guilherme (José Lewgoy).

ISABEL (Liz Beltrão) Empregada de Estela (Sylvia Bandeira).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Chuva de Prata – Tema de Valéria
Compositores: Ed Wilson/ Ronaldo Bastos
Intérprete: Gal Costa

Mais que um Sonhador
Compositores: Rogério Rego/ Wagner Gomes
Intérprete: Degradée

Infinito
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Me Liga
Compositores: Herbert Vianna
Intérprete: Os Paralamas do Sucesso

Me Leva pra Casa
Compositores: Gastão Lamounier, Joe Euthanazia
Intérprete: Joe

Leva
Compositores: Michael Sullivan/ Paulo Massadas
Intérpretes: Tim Maia

Whisky À Go-Go – Tema de abertura
Compositores: Michael Sullivan/ Paulo Massadas
Intérprete: Roupa Nova

Egotrip
Compositores: Antônio Pedro/ Evandro Mesquita/ Patricya Travassos/ Ricardo Barreto
Intérprete: Blitz

Shy Moon – Tema de Volpone
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Caetano Veloso (partic. especial Ritchie)

Menino Bonito – Tema de Emílio
Compositores: Rita Lee
Intérprete: Wanderléa

Juntos
Compositores: Ivan Lins/ Vitor Martins
Intérprete: Ivan Lins (partic. especial George Benson)

Corações Psicodélicos
Compositores: Lobão/ / Bernado Vilhena/ Julio Barroso
Intérprete: Lobão e os Ronaldos

Vivendo Ilusão
Compositores: Guilherme Lamounier
Intérprete: Rádio Táxi

Garota do Ano
Compositores: Arnaldo Brandão/ R. Rafael/ Tavinho Paes
Intérprete: Arnaldo Brandão (partic. especial Brylho)

Internacional:
Love is Love
Compositores: Culture Club
Intérprete: Culture Club

Together in Electric Dreams
Compositores: Giorgio Moroder/ Philip Oakey
Intérprete: Giorgio Moroder and Phillip Oakey

Private Dancer – Tema de Renata
Compositores: Mark Knopfler
Intérprete: Tina Turner

Small Town Boy
Compositores: Somerville/ Steinbachek/ Bronski
Intérprete: Bronski Beat

Steady
Compositores: Cyndi Lauper/ Jules Shear
Intérprete: Jules Shear

Do You Wanna Dance?
Compositores: Bobby Freeman
Intérprete: Geraldine

Theme From “Summer of 42” (The Picasso Suite) – Tema de Stella
Compositores: Michel Legrand
Intérprete: Michel Legrand

I Want To Know What Love Is
Compositores: M. Jones
Intérprete: Foreigner

Invisible
Compositores: Lamont Dozier
Intérprete: Allison Moyet

I Can Wait Forever
Compositores: David Foster/ Graham Russell/ Jay Graydon
Intérprete: Air Supply

Boys Make Me Nervous
Compositores: Karen Mankes/ Richard Farbrother
Intérprete: Heartbreak U.S.A.

Nobody Loves Me Like You Do
Compositores: Peter McCann/ Steve Dorff
Intérprete: Whitney Houston and Jermaine Jackson

Love Hunger
Compositores: H. Robertson/ P. Sugarman
Intérprete: Tina Charles

Sex over the Phone
Compositores: B. Vilanch/ F. Zarr/ J. Morali
Intérprete: Village People

0 Comentário para: “Um Sonho a Mais Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *