Tropicaliente Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Tropicaliente desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Tropicaliente e de todas as novelas do Canal Viva.

Sobre a Novela Tropicaliente

Ramiro é o líder de uma aldeia de pescadores em Fortaleza, no Ceará. Casado com Serena, a companheira de todas as horas, é pai de dois filhos, Cassiano e Açucena. O rapaz é o namorado de Dalila, filha do grande amigo de Ramiro, Samuel, também pescador, marido de Ester, que tem mais um filho, Davi, um jovem que formou-se doutor mas se envergonha de sua origem humilde.

Letícia é filha do milionário Gaspar Velásquez, um homem que deixou as empresas nas mãos da filha para curtir a vida. Em casa, Letícia enfrenta problemas de relacionamento com os filhos, Vítor e Amanda. Viúva e charmosa, ela procura um novo rumo para sua vida afetiva. Pretendentes não faltam, como o galante François, de olho em sua beleza e fortuna. Para conquistá-la, ele tem o auxílio de Franchico, um tremendo picareta.

Mas Letícia fica balançada com o reencontro com Ramiro, a grande paixão de sua vida, o que vai desencadear uma série de conflitos, como o namoro de Vítor, o filho de Letícia, um rapaz com sérios problemas psicológicos, com a doce Açucena, a filha de Ramiro.

Escrita por Walther Negrão, com a colaboração de Elizabeth Jhin, Ângela Carneiro e Vinícius Vianna e dirigida por Gonzaga Blota, Marcelo Travesso e Rogério Gomes. A direção geral foi de Gonzaga Blota.

Capítulos Anteriores

1
No Maranhão, Ramiro (Herson Capri) e seu grupo de pescadores ficam frustrados porque a pesca não foi boa. Serena (Regina Dourado) não gosta de saber que Ramiro quer se mudar para Fortaleza e fica com medo por causa do passado dele com Letícia (Silvia Pfeifer). No Rio de Janeiro, Vítor (Selton Mello), em sua festa de formatura, joga o diploma no colo de Letícia. Em flashback, ele aparece, bem pequeno, assistindo a uma discussão dos pais. Na briga, o pai acaba se acidentando e morrendo. Deprimido e alcoolizado, François (Victor Fasano) destrói a maquete de seu prédio e compra o terreno na belíssima cidade de Fortaleza que o picareta Franchico (Cassio Gabus Mendes) lhe ofereceu. Ramiro e sua família se mudam para Fortaleza. A pedido de seu pai e para tomar conta dos negócios, Letícia viaja para Fortaleza, levando os filhos Vitor e Amanda. Vítor está passeando de lancha quando vê Açucena tomando banho de rio, numa idílica tarde. Os dois se entreolham encantados. Ele não consegue esquecer a imagem doce e pura de Açucena (Carolina Dieckmann). Ramiro encontra a cabana onde viveu momentos de amor com Letícia, e lá é surpreendido pela chegada dela.

2

Ramiro e Letícia lembram o tempo em que viveram juntos. Ramiro vai embora ao ouvir a voz de Açucena. Ele volta para a aldeia e Serena percebe que o marido está estranho. Açucena comenta com Dalila (Carla Marins) que se encantou pelo rapaz que viu na beira do rio. Serena encontra a cabana e vê um entalhe com as iniciais “R” e “L”. Gaspar (Francisco Cuoco) nomeia Bonfim (Edney Giovenazzi) para ser diretor superintendente da empresa e auxiliar de Letícia. Vítor pede informações sobre a aldeia de pescadores para Letícia. Ramiro vai atrás de Serena e a vê ateando fogo na cabana. François resolve vender seu apartamento no Rio de Janeiro e viajar para Fortaleza. O malandro Franchico dá um golpe e consegue se hospedar num hotel cinco estrelas.

3

Amanda (Paloma Duarte) reclama com Letícia que está entediada. Açucena pede para Dalila ir com ela tomar banho de rio para ver se encontra o rapaz da lancha novamente. Vítor aparece e quando ele decide ir ao encontro das meninas, Cassiano (Márcio Garcia) chega e coloca Vítor para correr. Serena aconselha a filha a se afastar do rapaz por ele ser rico e viver num mundo diferente do dela. Cassiano briga com Dalila por ciúmes. Cassiano diz a Dalila que já está na hora de se casarem, mas ela diz que eles não têm dinheiro. Letícia se atrapalha em seu primeiro dia na empresa. Depois de 15 anos, Davi (Delano Avelar) reencontra os pais, Samuel (Stênio Garcia) e Ester (Ana Rosa).

4

A jovem e divertida Adrenalina (Natália Lage) chega a Fortaleza de carona. Os pescadores aos poucos conseguem arrumar a aldeia. Gaspar obriga Vítor a ir ao jantar que Bonfim e Isabel (Lucia Alves) estão oferecendo em homenagem a Letícia. Adrenalina e Pessoa (Guga Coelho) se esbarram na rua. O sanduíche dela cai no chão e Adrenalina exige que ele pague outro. Franchico seduz uma bela mulher fazendo-se passar por empreendedor rico. Pessoa leva Adrenalina para o jantar na casa de Isabel. Ao chegarem lá, desarrumados, a mãe os manda embora. Pessoa tenta descobrir mais sobre Adrenalina mas ela sai de fininho. Olívia (Leila Lopes) diz a Davi que ela ainda não quer se casar. Vítor tenta seduzir Olívia durante a festa, mas ela antipatiza com ele. Davi conta a Vitor que é noivo de Olívia. Letícia chora ao ver a cabana destruída. Dalila e Açucena observam a cena e ficam intrigadas. Letícia entra no rio com roupa e Açucena acha que ela vai se matar.

5

Dalila e Açucena correm para chamar os pescadores, que, ao chegarem lá, não encontram mais ninguém. Serena suspeita de que a suposta suicida seja Letícia. Samuel visita Bujarona (Nelson Dantas), lhe mostra uma foto e pergunta se ele se lembra do homem que está no retrato, mas o velho pescador não se recorda e tem uma crise de devaneios e excentricidades. Samuel reencontra Manoela (Cinira Camargo) e Pitanga (Gabriela Alves), filha e neta de Bujarona, respectivamente. Fica claro que todos se conhecem do passado, quando Manoela foi expulsa pelas mulheres da aldeia devido a sua reputação questionável. Vítor persuade Amanda a sair para passear com ele. Pitanga se esconde no jipe de Samuel e vai com ele para a aldeia de pescadores. Vítor induz Amanda a descobrir quem são os pescadores. Fingindo-se interessada em comprar peixes ela vai até a aldeia, conhece Serena, ganha uma cesta de pescado e se enturma com Açucena e Dalila. François chega a Fortaleza e encontra Franchico no lobby do hotel. Franchico tenta engrupir François sem sucesso, fingindo-se de argentino.

6

François pede que Franchico o ajude com um lugar para ficar até conseguir uma vaga em um hotel. Ele divide o quarto dele com François. Vítor dá carona para Pitanga, já de olho na moça. Amanda conta para Vítor tudo o que descobriu sobre Açucena, principalmente que a doce garota não tem namorado. Franchico leva François para o terreno que lhe vendeu, no meio de um areal inóspito. Para surpresa de Franchico, François adora o lugar e diz que vai projetar uma casa maravilhosa para viver ali. Isabel repreende Pessoa por não aparecer no cursinho há dois meses. Pessoa se justifica dizendo que não sabe que profissão quer seguir e, portanto, não vê motivos para prestar o vestibular. As mulheres que Franchico tenta seduzir passam a se interessar mais por François, para desespero do malandro. Serena, Ester e as meninas vão ao shopping fazer compras. Serena vê Letícia e fica atordoada. Serena resolve voltar para casa, deixando todas contrariadas. Letícia e François se encontram por acaso, pela primeira vez e trocam olhares de encanto. As compras dos dois se espalham pelo chão. Franchico, que está junto de François, nota que o assistente de Letícia é Plínio, um antigo conhecido seu.

7

Açucena (Carolina Dieckmann) e Dalila (Carla Marins) voltam animadas da compra na cidade depois de se divertirem bastante no passeio ao shopping. Ramiro (Herson Capri) reclama com Manjubinha da falta de lagostas no mar. Ester (Ana Rosa) comenta com Samuel (Stênio Garcia) que Serena (Regina Dourado) tem certeza de que viu Letícia (Sílvia Pfeifer) na cidade. Interessada em François (Victor Fasano), Letícia pede informações a Plínio. Ela está radiante e pede que Amanda prepare um drink. François continua atraindo as mulheres por quem Franchico se interessa. Amanda fica curiosíssima em entender o entusiamo de Letícia mas a empresária omite. Samuel mostra para a mulher a foto de Letícia no jornal. Ester e Samuel ficam orgulhosos de ver a foto de Davi (Delano Avelar) com a noiva no jornal. Adrenalina (Natália Lage) monta sua barraca na praia, perto do bar de Manuela (Cinira Camargo). Pessoa a encontra e paga outro lanche para ela. Ramiro confessa para Samuel que já se encontrou com Letícia. Ramiro relembra e conta para Samuel os bons momentos que passou ao lado de Letícia na cabana. Samuel alerta Ramiro de que ele está omisso com relação a Serena. Ramiro tenta seduzir Serena mas ela tem uma crise de melancolia e pede que Ramiro prometa que nunca vai abandoná-la.

8

Ramiro garante a Serena que nada vai separá-los. Vítor diz a Gaspar (Francisco Cuoco) que não está interessado em trabalhar na empresa. À mesa, Amanda (Paloma Duarte) comenta com Gaspar que ganhou as lagostas de presente de Serena. Letícia fica atordoada ao saber que a filha conheceu Serena. Vitor satiriza a reação da mãe, curioso em saber porque ela se opõe a uma aproximação entre a família Velásquez e os pescadores. Letícia desconversa dizendo que são mundos muito diferentes. Gaspar sugere a Letícia que ela vá embora com os filhos, de volta para o Rio de Janeiro. Ela se nega e diz que irá superar o passado. François começa a desenhar sua casa. Pessoa (Guga Coelho) arruma sua mochila e se muda para a barraca de Adrenalina. François conta para Franchico que ficou encantado por Letícia. Ele promete ajudar o amigo. Franchico visita Plínio na empresa, mente ser um rico proprietário de fazendas de caju e Gaspar o convida para uma partida de futebol de botão. Dalila encontra o jornal que estava com Samuel, onde seu irmão aparece, e o leva para Açucena.

9

Açucena vê a foto de Vítor e pede que Dalila lhe empreste o jornal. Franchico pega informações com Plínio sobre Letícia e passa para François. Adrenalina encarrega Pessoa de arranjar comida para os dois. François recebe flores de uma mulher e Franchico resolve dá-las a Letícia em nome de François. Pessoa vai até sua casa tentar pegar o que sobrou do almoço sem ser visto, mas Isabel o flagra. Vítor aceita o convite de Gaspar para visitar o estaleiro, mas não se interessa muito. Letícia recebe as flores de François. Letícia lê o cartão misterioso que acompanha as flores e suspira, iludida, acreditando que são um presente de Ramiro. Vítor fica sabendo que Davi é filho de um dos pescadores da aldeia onde mora Açucena, a partir de então, para de tratá-lo com desdém. Vítor sugere a Davi que ele convide Olívia para almoçar com eles. Ela recusa o convite ao saber que Vítor está com ele. Vítor se convida para ir à festa dos pescadores com Davi, mentindo que quer saber mais sobre os métodos de pesca dos aldeões. Amanda vê François numa loja do shopping e fica maravilhada.

10

Amanda perde François de vista. Este vê Letícia e se oferece para acompanhá-la, mas ela declina. Vítor encontra as flores, uma vez que Letícia as deixara inadvertidamente sobre a mesa da sala, com o cartão ao lado. Ele briga com Letícia dizendo que aquilo é um desrespeito à memória de Jordi e rasga o cartão. Franchico leva uma garota para seu quarto, mas enquanto ele toma banho ela acaba seduzindo François. Para ir à festa dos pescadores, Vítor se oferece para buscar Olívia e depois Davi. Começa a festa na aldeia dos pescadores. Letícia comenta com Gaspar que Vítor pode estar interessado na filha de Ramiro. Vitor se recusa a levar Amanda consigo à festa, de modo a passar primeiro na casa de Olívia e ter tempo para assediá-la antes de apanhar Davi. Olívia não gosta de ir à festa com Vítor e os dois trocam hostilidades dentro do carro. Pitanga fica com raiva ao ver sua mãe dançando com os fregueses de maneira sensual. Vítor, Davi e Olívia chegam para a festa. Fica evidente que Davi tem vergonha de sua origem. Ao chegar lá, Vítor cumprimenta os pescadores e diz a Cassiano que já o conhece.

11

Cassiano cumprimenta Vítor. Ramiro se apresenta a Vítor. Olívia conhece os pais de Davi, Samuel e Ester. Amanda escapa da mansão Velásquez e chama Pitanga para ir à festa. Manuela não quer deixar, mas Bujarona concorda. Olívia fica interessada nas ervas que Ester usa. Açucena perde a voz ao ver Vítor na festa. Cassiano não permite que Davi apresente Vítor à Dalila. Ramiro apresenta Açucena a Vítor. Ela volta para casa cheia de vergonha do rapaz. Serena pensa que a filha está engasgada, depois a aconselha a não ser tão tímida. Sub-repticiamente, Vítor vai até a casa de Açucena e pede que ela dance com ele. Pitanga confidencia a Amanda que gosta de Cassiano. Amanda e Pitanga chegam à aldeia e Vítor fica irritado com a presença da irmã. Pitanga dança com Cassiano, estimulada por Dalila. Vitor cerca Açucena na roda de dança e ela tenta escapar. Samuel conta a Ramiro que Vítor é filho de Letícia.

12

Ramiro não gosta de ver Vítor dançando com Açucena. Cassiano também não e separa os dois. Serena fica com pena de Açucena e conversa com ela. Ramiro diz a Serena que Vítor não serve para namorar Açucena e pede para a mãe conversar com ela. Vítor se despede de Açucena, que está contemplativa. Vítor não dá carona para a irmã e Dalila oferece Cassiano para levar as duas. Pitanga fica arrasada ao ver os chamegos e arroubos românticos de Cassiano e Dalila. Pitanga e Amanda voltam para a cidade no jipe de Cassiano, e Manuela, ao ver a cena, põe a filha de castigo. Bujarona confronta Pitanga afirmando saber que ela se interessa por Cassiano, mas é totalmente compreensivo com a neta. Letícia briga com Amanda porque ela foi à festa sem dizer nada e proíbe que ela vá de novo à aldeia. A empresária é enfática em dizer que não quer seus filhos em contato com os pescadores pois são pessoas rústicas e que não compartilham da realidade da família Velásquez. Gaspar conversa com Letícia e diz que ela não pode impedir que os filhos se aproximem dos aldeões. Letícia vai ao quarto de Amanda e a convida para um banho de piscina. Amanda tem uma crise de agressividade e, para ferir a mãe, suscita que Letícia tenta proibir os filhos de se aproximar dos pescadores pois constrói muralhas para evitar a vida real. Amanda afirma que não quer ser amarga e fria como a mãe, que se transformou numa estátua muito bem vestida, penteada, perfumada, porém vazia. Confrontada com a realidade de seu encastelamento, Letícia ensaia sair do quarto. Amanda começa a chorar e as duas se abraçam comovidas. Letícia desabafa com Gaspar que Amanda se tornou uma mulher e que a vida só oferece uma chance de ser feliz para algumas pessoas. Gaspar sugere à Letícia que procure sua felicidade seja com quem for, inclusive ressuscitando a chance já perdida. Fica claro que ele se refere sutilmente a Ramiro. O empresário adverte, contudo, que a vida cobrará seus tributos com relação a essa busca pela felicidade. Letícia fica pensativa.

13

Gaspar (Francisco Cuoco) diz a Letícia (Sílvia Pfeifer) que foi contra seu namoro com Ramiro (Herson Capri) no passado porque os dois eram muito jovens, mas agora ele aprova porque quer vê-la feliz. Ramiro diz a Serena (Regina Dourado) que Vítor (Selton Mello) não serve para namorar Açucena (Carolina Dieckmann). Serena rebate que Açucena não pode ser superprotegida e deve aprender a se defender sozinha. Franchico (Cássio Gabus Mendes) interrompe uma reunião de Gaspar e diz que vai formar um time de futebol para enfrentar o time dele. O empresário concorda. François (Victor Fasano) é obrigado por Franchico a aprender a jogar futebol. Além disso, o malandro recruta vários surfistas para compor o time e os orienta a deixar apenas François fazer gol. Amanda (Paloma Duarte), mais uma vez em cumplicidade aos interesses de Vítor, convida Dalila (Carla Marins) e Açucena para tomar banho de piscina em sua casa. As moças ficam em dúvida e Amanda as persuade elaborando uma mentira para que elas possam despistar seus pais. Ramiro procura Gaspar para vender negociar a venda antecipada de seu pescado e encontra Letícia no escritório. Os dois trocam um longo e reticente olhar.

14

Gaspar deixa Letícia decidir se quer comprar o pescado que Ramiro está oferecendo e a filha aceita fazer negócio. Cassiano vê Letícia e elogia sua beleza para Ramiro. Para ir à casa de Vítor, Açucena mente para a mãe que vai ao aniversário de Pitanga. Serena acredita na mentira. Fazendo-se de ponderada, Amanda avisa a Vítor que não vai deixar ele iludir Açucena. Vítor diz a irmã que está apaixonado por Açucena. Cassiano flagra Açucena admirando a foto de Vitor no jornal. Serena fica sabendo por Cassiano (Márcio Garcia), que Ramiro fez negócio com Letícia, ao que ele exibe a página de jornal com a foto da empresária. Ramiro encontra Serena na praia tendo uma crise de insegurança. Ela diz que ele pode ficar com Letícia pois ela não aguenta mais esse medo. Ramiro, hipocritamente, garante que não quer nada com Letícia e o casal acaba transando no coqueiral. Samuel relê seu antigo diário e depois procura Bujarona para ver se ele se lembra do homem ferido no passado. Serena pede a folha de jornal para Açucena para ela mesma devolver para Ester (Ana Rosa). Ramiro vê Serena lendo o jornal em que Letícia aparece.

15

Ramiro quer colocar fogo no jornal, mas Serena não permite e diz que vai devolvê-lo a Ester. Bonfim explica a Letícia que ela precisa formalizar um contrato com Ramiro. Manuela e Pitanga socorrem Adrenalina, que sofrera um desmaio, a movimentação faz com que Bujarona entre em crise de fantasia e interrompa a história que estava contando a Samuel. Pitanga vai até a casa de Pessoa, que fica preocupado e manda chamar Olívia. Adrenalina melhora com o chá que Samuel preparou. Olívia aconselha Adrenalina a voltar para casa e se alimentar direito, mas ela não aceita. Olívia e Pessoa levam Adrenalina para casa e Isabel não gosta. Davi avisa a Ramiro que Letícia precisa falar com ele. Davi evita os pais mas comenta com Ester que foi chamar Ramiro a mando de Letícia. Serena escuta. Ramiro pede para Samuel ir ao encontro da Letícia em seu lugar. Ramiro conta para Serena que Samuel irá no seu lugar. Serena diz a Ramiro que quer que ele vá, faz vários elogios à beleza e elegância de Letícia e diz que está segura quanto à fidelidade do marido e a solidez de seu casamento.

16

Isabel liga para um colunista social ao saber que Letícia comprou pescado de Ramiro. Cassiano se oferece para ir no lugar de Ramiro até a empresa de Letícia, mas ele não aceita. Dalila não vai à casa de Vítor, mas Açucena vai com Amanda. Amanda empresta um biquíni pequeno para Açucena, que fica muito envergonhada na frente de Vítor. Serena prepara a aparência de Ramiro para ele estar elegante diante de Letícia. Ester não aprova a atitude de Serena de permitir que Ramiro vá ao encontro de Letícia. Serena garante que está segura e que Ramiro é fiel. Na empresa, Letícia não toca em assuntos de trabalho e convida Ramiro para almoçar, sob o pretexto de que o ambiente corporativo ainda a deixa inibida e insegura e que um restaurante seria mais apropriado para falar de negócios. Isabel expulsa Adrenalina de sua casa na frente do colunista social, que fica intrigado com a falta de solidariedade da anfitriã. Vítor arma para ficar sozinho com Açucena, falando em códigos para que Amanda saia de casa. No almoço, Letícia evita assuntos de trabalho e começa a falar do passado, tentando envolver Ramiro. Ele não gosta e vai embora. Ramiro chega em casa completamente atordoado e Serena o esperava tensa e em silêncio. Os dois trocam olhares cúmplices e se abraçam emocionados. Ramiro mente para si mesmo que não sente nada por Letícia. Letícia anda na areia da praia completamente melancólica. François surge do mar e caminha até Letícia. Ele pergunta se ela é uma miragem. Letícia sorri.

17

François diz a Letícia que foi ele quem mandou as flores para ela, mas a empresária não esboça qualquer reação. Vítor conduz Açucena ao quarto de Amanda para que ela tome banho antes de ir embora. No quarto ele a beija e tenta agarrá-la à força, mas ela sai correndo, chocada pelo assédio. Cassiano descobre que Açucena mentiu e que não é aniversário de Pitanga. Letícia chega em casa e dá de cara com Açucena aos prantos. A empresária manda Vítor levar Açucena para casa. No caminho, Vítor pára o carro e ilude Açucena com palavras doces, minimizando o assédio que realizou. Cassiano encontra os dois, arranca a irmã do carro e agride Vítor, deixando-o ferido. Cassiano leva Açucena de volta para casa. O colunista social decide não publicar a história sobre o passado e a reaproximação de Letícia e Ramiro, contada maldosamente por Isabel. Açucena pede para Cassiano não contar nada aos pais. Letícia recrimina Vitor por ter assediado Açucena. Vitor brada que os aposentos da mansão Velásquez não foram conspurcados por atos libidinosos. Alega que foram somente beijos e que Açucena é muito ingênua. Amanda esbraveja em defesa do irmão. Letícia critica a conduta de Amanda ao participar da armadilha arquitetada por Vitor e diz que a família de Açucena ficaria chocada com o fato pois são pessoas honradas. Vitor ironiza a contradição de Letícia afirmando que há pouco tempo ela criticava os pescadores por serem pobres e agora via qualidades nos mesmos, o que significaria um aval para que ele e Amanda se aproximem dos pescadores, ignorando as recomendações anteriores. Letícia demonstra impaciência com os jogos retóricos de Vitor. Cassiano diz que não contará nada aos pais, desde que Açucena se afaste de Vítor. Na tentativa de impedir que Pessoa saia de casa mais uma vez, Isabel permite que Adrenalina volte para lá. Profundamente decepcionada, Açucena conta o que aconteceu na casa de Vítor para Dalila. A moça se sente culpada e arrependida. Franchico observa o mar, pensativo.

18

Ramiro relata a Samuel como foi o almoço com Letícia. Samuel opina, exaltado, que o amigo estava interessado em que as coisas transcorressem daquela maneira. Ofendido por ser confrontado com a realidade, Ramiro retruca acusando Samuel de ditar regras de conduta para todos quando, em sua vida pessoal, ele é hipócrita, por ter sido responsável pelo episódio que resultou na expulsão de Manoela por parte das mulheres da aldeia. Franchico está no bar de Manoela. Ele escuta gritos de Bujarona e invade a casa de Manoela. Franchico fica atordoado ao ver uma luneta na mão de Bujarona. Manoela flagra Franchico e o expulsa. Ramiro vai à casa de Samuel e pede desculpas pelas coisas que disse durante a discussão. Os dois fazem as pazes. Gaspar tem uma conversa áspera com Vítor, acusa-o de não ter objetivos sérios na vida, evitar o trabalho e ter desrespeitado a honra de Açucena. Vitor pouco se importa com as críticas do avô, diz que é tarde para esperar responsabilidade da parte dele depois da criação que recebeu e finaliza afirmando que as críticas são resultantes de uma campanha de Letícia contra o filho. Vitor ainda sugere que o avô apenas quer passar a responsabilidade dos negócios a ele para poder ficar o resto da vida sem trabalhar, divertindo-se com mulheres. A pedido de Vitor, Davi orienta Olívia a dançar com Vítor em um barzinho. Vítor beija Olívia e ela lhe dá um tapa. Olívia pede para ir embora mas Davi diz que não vai deixar Vitor sozinho. Olívia, chorando, diz ao pai que às vezes tem vontade de romper com Davi. Ela confessa que não é apaixonada pelo noivo. Letícia está tomando café da manhã quando Plínio desce as escadas cheio de malas de Vitor. Vitor comunica que decidiu voltar para o Rio de Janeiro.

19

Letícia (Silvia Pfeifer) não consegue convencer Vítor (Selton Melo) a não voltar para o Rio de Janeiro. Ele ainda a agride com ironias. François (Vitor Fasano) pensa em desistir de jogar no time de Franchico (Cássio Gabus Mendes), mas este lhe diz que é a única chance de se aproximar de Letícia. Gaspar (Francisco Cuoco) não atende ao pedido de Letícia para ir ao aeroporto impedir que Vítor vá embora. Ele garante que o melhor é que Vitor aprenda com as dificuldades e que não seria correto permitir que a família se desestabilize devido à atitude rebelde. Para Gaspar, o ideal seria que Vitor sequer pudesse contar com o dinheiro da família a partir de sua decisão. Cassiano (Márcio Garcia) e Dalila (Carla Marins) discutem quando ela revela que sabia da mentira que Açucena contou para ir à casa dos Velasquez. Franchico “despeja” Adrenalina de sua barraca porque está no meio do campo de futebol, mas ela acaba apitando o jogo e dando dicas técnicas a François. Samuel vai fechar a compra do pescado com Letícia, mas ela chega ao trabalho desestabilizada pela viagem de Vitor e cancela todos os compromissos do dia. A viúva pede que Samuel acerte a negociação com Davi. Ramiro demonstra impaciência durante o café da manhã. Samuel fica orgulhoso ao ver Davi tratar de negócios ao telefone em francês. Davi trata o pai friamente e dificulta a negociação, de forma esnobe. Letícia não concorda com a atitude de Davi, que suspendeu a compra do pescado. Ela pede a Bonfim que assuma a negociação e que fique atento às atitudes de Davi, pois não aceitará que os pescadores da aldeia sejam explorados. Gaspar promete 200 dólares a cada jogador do time caso vençam a equipe de Franchico. Olívia visita os pais de Davi. Dalila e Açucena chamam Olívia para tomar banho de rio com elas, e ela aceita. As meninas se divertem no rio e depois escorregam nas dunas de areia. Amanda deduz que o irmão voltou para a casa da família no Rio de Janeiro. A pedido da mãe, telefona para lá. Vítor chega à casa quando o telefone começa a tocar. Ele arranca o telefone da parede.

20

Amanda conta para Letícia que Vítor está apaixonado por Açucena (Carolina Dieckmann), e que isso poderá fazê-lo voltar para Fortaleza. Olívia aconselha Dalila a conversar com Cassiano. Vítor se recorda do momento da morte de seu pai e fica perturbado. Ramiro (Herson Capri) e os pescadores se preparam para a viagem rumo ao alto-mar. Cassiano sugere a Açucena que Dalila não o ama pois resiste em se manter virgem. Açucena diz a Dalila que Cassiano espera por uma prova de amor dela. Dalila fica indignada com a hipocrisia de Cassiano e diz que ele é que terá que lhe dar uma prova de amor, casando-se com ela. Os pescadores se despedem de suas famílias antes da viagem. Convencida pela romântica Açucena, Dalila corre para se despedir de Cassiano antes que ele vá embora, mas não dá tempo, os barcos já estão se distanciando no horizonte. François receia que a partida de futebol resulte num grande vexame. Isabel é criticada na coluna social por ter maltratado e expulso Adrenalina. Ela então vai até o bar de Manuela conversar com Adrenalina e lhe pedir desculpas. Adrenalina volta para casa de Isabel, com a condição de poder acampar no jardim. Começa o jogo de futebol entre os times de Franchico e Gaspar. Letícia deseja boa sorte para François antes da dar o pontapé inicial da partida.

21

Cassiano e Dalila sofrem de saudades um do outro. Ela passa o dia melancólica olhando para o mar e ele fica desatento ao trabalho no barco, chegando a ser repreendido por Ramiro. François faz um gol, aparentemente em impedimento técnico, e garante a vitória para o time de Franchico. Na entrega do troféu, Amanda tira o troféu da mão de Letícia e entrega para François, dando-lhe um beijo no rosto. Amanda pede para um fotógrafo tirar fotos dela com François. Plínio e Gaspar sugerem uma revanche contra o time de Franchico. Isabel finge, diante do colunista social Fred Assunção, que não ficou abalada pela nota negativa no jornal. Convida o jornalista, inclusive, para passar em sua casa à tarde, para um surpresa. Letícia vai embora do clube discretamente, preocupada com o sumiço de Vitor. François vai ao carro de Letícia e pergunta se ela está fugindo dele. Ela garante que não e sorri, simpática. François descobre que Amanda é filha de Letícia. Gaspar tenta convencer François a jogar no time dele, a pedido de Amanda, mas o arquiteto declina, explicando que não é profissional do esporte. Gaspar convida François para almoçar na casa dele e o arquiteto aceita, para alegria de Amanda. Serena decide procurar Letícia. Ester adverte Serena de que esta atitude é um grande erro. Serena e Ester (Ana Rosa) vão até a casa de Letícia. Neide, a empregada de Letícia, deixa escapar que Vitor foi para o Rio de Janeiro de repente. Isabel recebe o colunista social em casa e se faz de solidária. Ela obriga Adrenalina a tirar várias fotos com ela, como se tivessem uma ótima relação. Serena diz a Letícia que sabe do relacionamento entre ela e Ramiro no passado, mas que tudo isso é um passado superado e que a empresária cometeu um erro de conduta ao evitar negociar com o pescador e dificultar a negociação. Letícia fica surpresa e diz a Serena que o negócio está mantido, embora tenha sido Ramiro quem fugiu dela e colocou outra pessoa para negociar com a empresa. Letícia ainda ressalta que o que aconteceu entre ela e Ramiro no passado diz respeito apenas aos dois, inclusive quanto à possibilidade de ser uma história encerrada ou não. Serena fica estarrecida. Ester toma a iniciativa de levar a amiga embora. Serena desabafa com Ester que Letícia é ainda mais bonita do que ela imaginava. A aldeã cai em si e se arrepende de ter ido à casa da empresária para tentar defender a credibilidade de Ramiro.

22

O colunista Fred Assunção cerca Adrenalina de perguntas sobre sua origem. Perspicaz, a garota mente que não tem família e fugiu de um orfanato. Fred fica intrigado ao que Adrenalina utiliza estrangeirismos em inglês e francês. Ela afirma que aprendeu essas coisas lendo jornal. Mais uma vez ele replica, perguntando se ela lê jornal, e ela retruca: “ué, não é para isso que vocês escrevem lá, para a gente ler de cá?”. Fred deixa um cartão com Adrenalina caso ela precise de ajuda. Serena conta para Açucena que Vítor foi para o Rio de Janeiro. Açucena teme por não ver Vítor nunca mais e chora. Adrenalina explora Isabel dizendo que se ela não satisfizer seus caprichos, falará mal da socialite para o colunista social. Pessoa não defende a mãe. Letícia conta para Gaspar que Serena e Ester procuraram por ela. Letícia está deprimida por constatar que Ramiro e Serena formam um casal unido. Ela sente que suas esperanças românticas são uma tolice. Gaspar sugere que Letícia se reconcilie com a vida e passe a enxergar outros homens. Para ajudar a combater a melancolia da filha, Gaspar decide ir para o Rio de Janeiro buscar Vítor. Dois rapazes procuram por Adrenalina no bar de Manuela. Sentindo-se ameaçada, ela conta para eles onde Adrenalina está. Adrenalina vê a cena de longe e resolve ir embora. Ela se despede de Pessoa na estrada e os dois se beijam. Os homens misteriosos vão à casa de Isabel e fazem perguntas sobre Adrenalina. Pessoa mente que a moça está no aeroporto pegando o próximo voo para o Rio de Janeiro. Os homens vão a caminho do aeroporto enquanto Adrenalina foge de carona. Olívia e Davi chamam Dalila para dar uma volta na cidade. Gaspar chega ao Rio de Janeiro e seu neto está dando uma festa em sua casa. Vítor trata o avô com rebeldia.

23

Visivelmente alterado pela bebida, Vítor apresenta seus amigos a Gaspar. Os jovens aplaudem Gaspar. Gaspar se recusa a fazer parte da cena e dá um ultimato a Vítor: exige que no dia seguinte ele esteja pronto para pegar um avião para Fortaleza. No bar com seu irmão e cunhada, Dalila arrasa dançando uma música tropical. Dalila é aplaudida. Gaspar vai a um bar e se encanta pela cantora, Estela. Ele compra uma flor e envia para a cantora. Ainda dentro do bar, Gaspar tem sua valise furtada. Estela encontra Gaspar na saída do bar, totalmente bêbado, e o leva para sua casa. Gaspar fala sobre si e Estela acha que ele está mentindo sobre sua situação financeira. Dalila confronta Ester e diz que agora, solteira, vai aproveitar melhor a vida. François chega para o almoço na casa de Letícia. Letícia corre para atender a porta na esperança de que seja Gaspar. François presenteia Letícia com orquídeas e Amanda fica com ciúmes. A garota pega as orquídeas para si e diz que vai cuidar das flores. Estela não acredita que Gaspar tem dinheiro. Gaspar volta para casa para buscar Vítor. Há jovens dormindo por todos os cantos. Vitor avisa que não voltará para Fortaleza.

24

Gaspar decide ir embora sem o neto. O carro de Plínio e Franchico atola na duna. Letícia diz a François que conversar com ele lhe faz bem. Franchico fica escondido observando as meninas da aldeia tomar banho de rio. Na aldeia de pescadores, Franchico é cercado pelas mulheres. Ele pede ajuda a elas para desatolar o carro na duna. Franchico se encanta por Açucena. Gaspar chega a Fortaleza sem Vítor. Gaspar pede a Bonfim que vá até a boate onde conheceu Estela para lhe retribuir o favor feito por ela. Estela descobre que a história que Gaspar contou para ela era verdadeira. Estela rasga o cheque que Gaspar enviou para ela por gratidão. Amanda vai até a casa de Serena pedir desculpas para Açucena pelo o ocorrido em sua casa. Dalila conta para Amanda e Pitanga que terminou o namoro com Cassiano. Bonfim entrega a Gaspar a rosa devolvida por Estela.

25

Bonfim diz a Gaspar que Letícia não se concentra no trabalho devido à viagem de Vitor. Gaspar (Francisco Cuoco) garante a Bonfim que Letícia (Silvia Pfeifer) está aérea pois está com um pretendente amoroso. Fica claro que ele se refere a François, embora não cite o nome. Letícia tenta, em vão, falar com Vítor (Selton Melo) no Rio de Janeiro. Vitor dispensa uma garota para quem fizera promessas, dizendo que eram mentiras. Franchico (Cássio Gabus Mendes) volta à aldeia, mas desmaia e cai da bicicleta. O malandro fica satisfeito ao receber a atenção das aldeãs. Serena (Regina Dourado) pede a Açucena (Carolina Dieckmann) e Dalila (Carla Marins) que não fiquem muito próximas de Franchico até os pescadores voltarem. Pessoa fica deprimido e sente saudades de Adrenalina. Franchico demonstra interesse por Açucena. Franchico constrói um catavento na aldeia com a ajuda das meninas, para ajudar a tirar água do poço. Ramiro (Herson Capri) e os pescadores se preparam para voltar. Vítor conserta o telefone de casa, liga para Davi, e pede que ele diga a Açucena que ele não a esqueceu. Franchico se emociona quando Ester serve-lhe bolinhos de chuva, pois se lembra de sua mãe e da infância pobre. Franchico pede que Bujarona faça um presente para dar a Açucena.

26

Bujarona promete fazer uma garrafinha para Açucena conforme solicitado por Franchico. Os pescadores voltam de viagem. As aldeãs recebem os pescadores e ficam satisfeitas porque a pesca foi boa. Cassiano fica chateado porque Dalila não foi saudá-lo no retorno. Ramiro fica intrigado com o catavento feito por Franchico. O presente de Açucena fica pronto. Ramiro diz a Açucena que ela já pode se matricular numa escola da cidade porque eles vão ficar muito tempo em Fortaleza. Açucena corre para contar a novidade para Dalila: as moças querem estudar na mesma escola de Pitanga e Samuel estimula. Franchico vai até a aldeia novamente, escondido, ele ouve Açucena dizer que espera o retorno de um certo alguém. Ela se referia a Vitor mas Franchico surge, pensando que ela falava dele, para estranhamento dela, que não demonstra muito interesse no espertalhão. Ele entrega o presente que Bujarona fez para ela. Ramiro é apresentado a Franchico. Em agradecimento pelo catavento, Ramiro o convida a ir até a sua casa e ele acaba ficando para o almoço. Vitor atende a um telefonema de Letícia mas não fala nada. Amanda diz que o irmão só voltaria a Fortaleza se for por causa de Açucena, pois está realmente interessado na garota. Franchico conta à família de Ramiro que tem trauma do mar devido a um fato do passado. Ramiro e Serena simpatizam com Franchico. Franchico conta para Plínio que está apaixonado por uma doce garota. Dalila abre os olhos de Açucena para o fato de que Franchico está demonstrando interesse por ela. A garota não se importa muito com isso. Plínio confidencia para Franchico que Letícia é apaixonada por um certo pescador. François (Victor Fasano) escuta a conversa, escondido no corredor.

27

François exige que Plínio diga qual o nome do pescador por quem Letícia se apaixonou, mas Plínio alega que não sabe. Isabel comenta com Olívia e Bonfim que vai dar uma festa de caridade em benefício de crianças carentes e convidar Letícia para ser a patronesse. Franchico tenta, em vão, consolar François. Olívia e Davi levam Dalila para passear. Cassiano briga com Açucena porque ela aceitou o presente de Franchico. Cassiano sai à procura de Dalila. Serena conta para Ramiro que foi à casa de Letícia. Ramiro repreende Serena por ter ido até lá. Os dois discutem. Serena justifica que queria ajudar a resolver a questão do pescado e Ramiro a hostiliza, afirmando que a visita foi inútil e nada foi resolvido. Ramiro sai batendo a porta. Cassiano encontra Dalila dançando num bar e a tira de lá à força. Os dois fazem as pazes. Na praia, Dalila se insinua para o ciumento rapagão e diz que está pronta para se entregar, mas ele responde que a deseja pura para se casar, pois se a possuísse naquele momento estaria desrespeitando sua própria honra de futuro marido. Ramiro dorme no barco. Um pária entra no vagão de trem onde Adrenalina está escondida.

28

O pária tenta agarrar Adrenalina, mas ela consegue se desvencilhar dele e salta do trem em movimento. Pessoa pede que Bonfim ache uma pista de Adrenalina. Dalila confidencia a Açucena que quase cedeu ao desejo por Cassiano. Cassiano e Dalila brincam nas dunas e depois o rapaz diz que eles vão se casar assim que ele acabar de construir um barco, dentro de no máximo um ano. Ramiro avisa a Serena que vai tratar de negócios com Letícia e acaba hostilizando a esposa novamente. Samuel acaba indo em seu lugar para evitar que o amigo se reencontre com Letícia. Gaspar concorda que Amanda convide François para um drinque. Samuel acaba tendo que negociar com o próprio filho, que o trata com desprezo. Samuel fica estupefato diante da frieza de Davi. Ramiro diz a Samuel que o acordo que ele fez foi injusto. Samuel conta para Ramiro que foi Davi quem fez o acordo. Ramiro fica transtornado e resolve ir até a empresa. Serena comenta com Samuel que seu esforço para evitar o reencontro de Ramiro e Letícia foi inútil, mas agradece, sensibilizada. Gaspar diz a Bonfim que depois que conheceu Estela, sua vida mudou. Bonfim interpreta que o amigo está apaixonado. Letícia escuta a conversa, oculta. Ramiro vai até a empresa de Letícia. Ele entra na sala de Letícia sem ser anunciado, surpreendendo a empresária. Ramiro esbraveja insultos e impropérios contra Letícia, insinuando que a proposta comercial foi um artifício para feri-lo devido a motivos pessoais ligados ao passado dos dois. Letícia prepara-se para estapear o rosto de Ramiro, mas ele a imobiliza e os dois acabam se beijando. Isabel entra na sala sem ser anunciada e flagra o beijo.

29

Letícia pede que Isabel saia da sala. Ramiro pede desculpas a Letícia pelo o ocorrido, e garante a ela que não acontecerá mais. Ele se assume culpado e reconhece que estava fora de si. Letícia pede para que Ramiro escreva os preços que ele acha justo pelo pescado. Letícia rasga a antiga proposta de compra e garante que ele irá receber o preço justo. Letícia aceita o convite de Isabel para ser patronesse de sua festa. Samuel diz a Ester que é melhor ela esquecer que tem um filho. Franchico pede para Bujarona que empreste sua luneta para ele dar uma olhada. Ele fica atordoado ao vê-la e vai embora correndo. Amanda vai ao hotel sem ser convidada e chama François para um novo almoço. François oferece uma taça de sorvete e Amanda se sente infantilizada. Franchico pergunta se François está tendo algo com Amanda e o arquiteto descarta a possibilidade, afirmando que ela é apenas uma garota. François se ilude acreditando que quem está por trás do convite é Letícia. Ramiro confidencia a Samuel o que aconteceu na sala de Letícia e acrescenta que gostou de beijar Letícia e que gostaria que aquele momento durasse para sempre. Samuel o aconselha a fugir dessa situação antes que seja tarde e ele acabe ferindo a todos em sua família. Serena abre os olhos de Ester para o fato de que Davi maltratou Samuel e se tornou uma pessoa de caráter duvidoso. Ester vai até o hospital falar com Olívia, elas combinam de agir juntas e secretamente para promover uma reaproximação entre Davi e Samuel. Ramiro surpreende Serena afirmando que eles vão embora de Fortaleza.

30

Ramiro diz a Serena que ela já pode ir arrumando as coisas. Serena gosta da notícia. Cassiano conversa com o pai sobre o casamento com Dalila e em ter o próprio barco. Ramiro aprova os planos do filho mas conta para Cassiano que eles irão embora de Fortaleza. Cassiano repassa para Açucena e Dalila o que ouviu de Ramiro. Açucena se desestrutura porque acha que com a mudança não vai mais ver Vítor, mas depois se anima com a possibilidade de ir para o Rio de Janeiro, onde ele mora. Letícia confidencia a Bonfim que está muito abalada pela visita de Ramiro. Letícia diz a Gaspar que, se ele não trouxer Vítor em dois dias, ela voltará para o Rio de Janeiro. Gaspar se propõe a trazer Vítor em 48 horas, caso contrário, ela voltará para o Rio de Janeiro. Com medo de ficar longe do filho, Ester pede para Serena fazer Ramiro mudar de ideia sobre a viagem, a fim de que ela não fique longe de Davi novamente. Serena responde que não pode colocar seu casamento em risco. Davi não gosta de saber que Olívia vai oferecer um jantar para seus pais. Olívia critica o comportamento de Davi com relação a Samuel e diz que vai lhe ensinar valores como o apreço pela família, ou o relacionamento dos dois estará comprometido. Os pescadores entregam as lagostas na empresa e recebem o pagamento. Adrenalina pega carona de volta a Fortaleza e liga para Pessoa, que fica radiante. Letícia fica surpresa ao saber que a família receberá François para o almoço. Com ciúmes, Amanda tenta desobrigar a mãe de participar do almoço, mas Letícia afirma que faz questão de participar, para surpresa da garota. Ramiro tenta falar com os pescadores sobre a viagem, mas Manjubinha intervém e desfaz a aglomeração convocando todos para beber.

31

Ramiro diz a Samuel que os pescadores terão que entender a saída deles de Fortaleza, pelo bem da família dele. Pitanga pergunta a Adrenalina quem eram as pessoas que procuravam por ela. Adrenalina se esquiva do assunto. Adrenalina e Pessoa se reencontram no bar de Manuela. François chega para o almoço na casa de Letícia e a encontra no jardim com um ramo de flores nas mãos. Os dois conversam sobre jardinagem, demonstrando interesse um pelo outro. François fala para Letícia que deseja que ela planeje o jardim da casa dele. Amanda interrompe a paquera e toma François pelo braço, levando-o para a piscina. Bujarona tem uma crise de esquizofrenia ao ver Pessoa, mas depois é controlado pela família. Pessoa e Pitanga pedem que Manuela deixe Adrenalina morar no bar, mas ela não concorda com a ideia, temendo os homens que estiveram em Fortaleza anteriormente em busca da garota. Amanda e Letícia observam François enquanto ele nada, encantadas. Durante o almoço, Letícia e François flertam elegantemente. Amanda faz várias perguntas, demonstrando seu interesse pelo arquiteto. François conta a Gaspar que pretende ficar em Fortaleza e que tem um motivo muito especial para isso, direcionando um olhar sutil para Letícia, que compreende. Depois do almoço, Gaspar forja um motivo para sair da mesa e dá um jeito de levar Amanda consigo, deixando Letícia e François sozinhos e este lhe diz, numa atmosfera de romantismo, que ela será a primeira pessoa a conhecer a nova casa dele. Eles paqueram enquanto Letícia bebe um drumbuie e François, um Brandy and Bénédictine. Adrenalina diz a Pessoa que voltou para Fortaleza porque acredita que os homens que a procuravam não tornarão a visitar a cidade, por acreditarem que ela está longe dali. Ramiro pretende anunciar aos pescadores que eles deixarão Fortaleza. Entretanto, a aldeia está em festa, as pessoas dançam, bebem e cantam. Ramiro não consegue fazer o pronunciamento pois é interrompido por Manjubinha, que faz um discurso em favor da decisão de fixar residência em Fortaleza. Ramiro se acovarda e não se contrapõe à opinião geral: acaba no meio da ciranda de dança, enquanto Serena observa da varanda, contrariada. Olívia não cede aos pedidos de Pessoa, que queria instalar Adrenalina nas dependências do hospital. Serena evita discutir com Ramiro mas fica frustrada e letárgica. Ele pede que ela seja compreensiva e anuncia que não vão mais deixar a cidade. François anuncia para Franchico que Letícia é a única mulher que merece seu amor, e que o relacionamento está em vias de começar. Letícia, sozinha em seu quarto, chora ao lembrar o beijo com Ramiro. Gaspar entra no quarto e ela o abraça, fragilizada.

32

Letícia diz a Gaspar que não consegue se imaginar com outro homem que não seja Ramiro. Serena conta para Cassiano que eles não irão mais embora. Cassiano começa a por em prática o projeto de seu barco. Olívia vai até a casa de Ester e Samuel convidá-los para um jantar na sua casa. Olívia tranquiliza Ester e diz que, se Davi não for ao jantar, ele vai se entender com ela. Gaspar viaja para o Rio de Janeiro. Serena pergunta para Samuel o que fez Ramiro decidir ir embora de Fortaleza mas ele não revela nenhum detalhe sobre o beijo que aconteceu entre Ramiro e Letícia. Adrenalina conta a Bujarona que ele se parece com seu avô que morreu no mar. Adrenalina pede ajuda ao colunista Fred Assunção, que aceita hospedá-la em seu apartamento: para surpresa da jovem, o colunista vive em um apartamento bastante desorganizado. Pensando em Vitor, Açucena fica triste com a notícia de que a família não vai mais se mudar para o sul. Gaspar encontra Vítor, no Rio de Janeiro, e o rapaz está de chamegos com uma moça. Vitor trata Gaspar com deboche e Gaspar é ríspido, ordenando que Vitor fique para conversar e que a moça que o acompanha vá embora.

33

Gaspar diz a Vítor que colocará a mansão à venda. Vítor diz a Gaspar que Letícia matou o pai dele. Gaspar defende a filha, dizendo que o que aconteceu foi uma fatalidade. Ester, Samuel e Dalila chegam para jantar na casa de Olívia. Gaspar vai até o bar onde Estela trabalha. Estela é demitida do bar. Gaspar consola Estela e diz que pode ajuda-la a sair dessa situação. Ele pede desculpas pelo episódio do cheque e a convida para jantar. Ela aceita o convite. Davi chega para o jantar e Olívia fica aliviada. Pessoa gosta de conhecer Dalila. No fim do jantar, Isabel prepara uma quentinha e oferece a Ester, que fica ofendida.

34

Ester diz que não precisa de comida e que Isabel deveria oferecer a quentinha para os pobres. Isabel fica sem saber o que fazer e os convidados vão embora. Bonfim decide ser mais duro com a esposa e diz que não vai permitir que ela maltrate os futuros sogros de Olívia e ainda a lembra de que sua origem humilde será sempre um fantasma. Por sua vez, Davi comenta com Olívia que a recepção não foi uma boa ideia, mas a noiva rebate que se ele não se entender com os pais não haverá casamento. Adrenalina gosta dos contos escritos por Fred. Bonfim pede desculpas a Davi pela atitude da mulher. Olívia diz a Davi que acha que está fazendo a escolha errada. Estela perdoa Gaspar. Depois do jantar Gaspar a leva para casa, mas Estela não o deixa entrar. François liga para Letícia e avisa que sua casa está pronta para receber a primeira visitante. Letícia aceita o convite de François e ela a busca de jipe. Letícia se encanta com a casa de François, elogiando seu talento. Para ela, a casa é mágica e ele, um artista.. Gaspar pede a Alvarito que contrate Estela, sem revelar que o empresário está por trás do pedido. François diz a Letícia que ela não pode ficar presa às feridas do passado e às mágoas de um casamento infeliz. Ele arremata o raciocínio perguntando a Letícia se ela quer reconquistar o pescador. Letícia direciona um olhar de surpresa.

35

Letícia conta a François seu romance com Ramiro, explicando que foi uma relação caracterizada por sentimentos puros. A viúva diz que se reserva o direito de explorar a possibilidade de aquele amor do passado ainda estar vivo no pescador. François diz a Letícia que a quer e não irá desistir. Ele ressalta que a diferença cultural entre ela e Ramiro é um obstáculo intransponível e insinua um beijo, mas ela pede para ser levada embora. Açucena e Dalila vão até o bar de Manuela para buscar Pitanga. Elas irão fazer matrícula no colégio. Bujarona comenta com Samuel que Franchico se interessou pela luneta e Samuel o orienta a omitir detalhes sobre a origem da luneta se o rapaz tornar a procurá-lo. François avisa a Franchico que vai se mudar porque a casa dele ficou pronta. Franchico sai do hotel antes dele para não pagar a conta. Samuel matricula Dalila e Açucena na escola. Vítor é surpreendido por um corretor afixando uma placa de venda diante da casa. Ele se destempera e vai atrás do avô no hotel, para tentar convencê-lo a não vender a casa. Vitor fala com o avô, enfurecido, mas não consegue persuadi-lo. Gaspar diz ao neto que ele pode ficar no Rio de Janeiro sem apoio financeiro da família ou, se quiser, pode voltar para Fortaleza com ele no dia seguinte. Gaspar contrata o agente Alvarito para empregar Estela. François paga a conta do hotel, chega à casa nova e encontra Franchico de roupão, desfrutando das dependências do casarão.

36

Dalila diz a Ester que precisará de roupas novas para ir ao colégio. Samuel conversa com Cassiano sobre a ida de Dalila ao colégio. Cassiano diz a ele que a vida dele é no mar, que não pode nem pensar em viver longe dele, além disso, o hercúleo rapagão teme que Dalila possa se desinteressar por ele caso se torne uma mulher culta. Para Cassiano, a mulher deve se dedicar apenas à casa, ao marido e aos filhos. Samuel promete dar a Cassiano algumas coisas para ele ler e também promete algumas orientações pedagógicas para que ele possa expandir seus horizontes. François se conforma em ter Franchico morando com ele, inclusive perdoa a dívida relativa à temporada no hotel de luxo. Franchico convida Ramiro e Serena para uma festa de inauguração na casa de François, e Açucena não fica muito animada nem com a presença do picareta, nem com a festa. Adrenalina briga com Pessoa por ciúmes de Dalila. Já Pitanga, promete levar Pessoa à aldeia onde Dalila vive, mas adianta que a moça tem um namorado forte e ciumento. Pessoa fica excitadíssimo diante da possibilidade de saber mais sobre Dalila. Serena comenta com Ramiro que será bom para Açucena se interessar por Franchico para esquecer Vítor. Ramiro se irrita devido à menção à família Velasquez. François chega à casa de Letícia de surpresa e anuncia que está ali para levá-la para jantar. A empresária demonstra surpresa.

37

Letícia (Silvia Pfeifer) aceita o convite para jantar com François e Amanda (Paloma Duarte) se oferece para ir junto. Franchico (Cassio Gabus Mendes) aproveita que François (Victor Fasano) saiu para jantar com Letícia e resolve chamar o pessoal da aldeia para uma festinha de inauguração da casa construída pelo arquiteto nas dunas. Franchico chama Açucena (Carolina Dieckmann) para dançar e ela aceita. Depois do jantar, Letícia se oferece para levar François até em casa. Amanda diz que vai tomar um drumbuie mas Letícia censura a garota, dizendo que é tarde e que ela deve tomar um leite e ir dormir. Amanda sente-se infantilizada e se retira. Quando Franchico está no meio da sala dançando com Açucena, acompanhado de Cassiano e Dalila, que também dançam, chega François acompanhado de Letícia. Os sorrisos dos dois morrem quando percebem entre os convidados Ramiro (Herson Capri) e Serena (Regina Dourado), num verdadeiro fogo cruzado de olhares. Franchico apresenta Letícia a todos como namorada de François, e ainda comenta que eles formam um lindo casal. Quem fica feliz com a coincidência é Serena, ao ver a rival ao lado de um homem rico e bonito, achando que o golpe fará o marido reconhecer seu lugar, ou seja, junto da família. Já Ramiro, é dominado pelos ciúmes. Os pescadores vão embora, não sem antes ficar claro que todos se conhecem. Açucena faz questão de cumprimentar Letícia, gerando olhares de seus pais. Alvarito se apresenta a Estela (Branca de Camargo) e diz que deseja agenciá-la. Entre François e Letícia a discussão esquenta. O arquiteto tenta convencer a empresária de que sua paixão é impossível, uma fantasia, porque Ramiro vive num mundo completamente diferente do seu. Letícia rebate afirmando que François abriga em sua casa um sujeito de origem indefinida, referindo-se a Franchico. Dalila fica deslumbrada com a casa e com a beleza de Letícia. Serena fica radiante, já Ramiro, fica mocambúzio. Como castigo por ter armado a festa, o trambiqueiro é expulso com mala e tudo e acaba tendo de passar a noite ao relento, coberto pela brisa e as areias das dunas. Estela conta a Gaspar (Francisco Cuoco) que foi contratada e os dois brindam com champanhe.

38

Vítor (Selton Mello) pensa em Açucena e expulsa a menina que está com ele de sua casa. Franchico dorme nas dunas em frente à casa de François. Ramiro mente a Samuel que não se abalou ao ver Letícia acompanhada de outro homem, mas o pescador rebate dizendo que não acredita e que Ramiro mente muito mal. François vê Franchico dormindo na areia e resolve perdoá-lo. O picareta volta a morar com o arquiteto. Estela descobre que Gaspar armou sua contratação pois Alvarito aparece no hotel em busca de Gaspar e dá de cara com a cantora, que passara a noite com o empresário. Estela fica furiosa e vai embora. Dalila diz que Açucena nunca mais verá Vitor e insinua que ela deveria se interessar por Franchico. A menina rebate dizendo que Franchico não tem onde cair morto embora faça muita pose, e mora na casa de François de favor. Letícia se recusa a atender um telefonema de François. Da sala VIP do aeroclube, Gaspar ensaia telefonar para Estela, mas desiste. Quando ele está embarcando para Fortaleza, Vítor aparece no aeroporto e os dois se abraçam. Gaspar e Vítor chegam a Fortaleza. Franchico consegue, histrionicamente, convencer François a instalar um telefone na casa nova. Isabel aborrece Letícia com detalhes sobre o chá de senhoras. Letícia chega em casa e reencontra Vítor. Ela fica emocionada.

39

Vítor retribui o carinho da mãe. Gaspar comenta com ela que o neto se mostrou interessado pelos negócios da empresa. Ramiro fica pensando no momento em que viu Letícia e François. Franchico consulta Manuela (Cinira Camargo) para abrir um bar na praia. Depois ele decide ser sócio de Manuela, mas ela não aceita. Franchico volta a conversar com Bujarona (Nelson Dantas) e fica intrigado quando ele pergunta por que o interesse nas coisas do veleiro. Bujarona fala no nome de Samuel e Franchico fica curioso para saber o que ele tem a ver com a história. Vítor decide trabalhar com o avô. Franchico pega um recorte antigo em que é noticiado um acidente com um veleiro sem sobreviventes. François entra no quarto e pergunta a Franchico o que ele está escondendo.

40

Franchico diz que é apenas a notícia de um tesouro que naufragou junto com o veleiro. Gaspar e Letícia ficam surpresos com o súbito interesse de Vítor pela empresa. Dalila (Carla Marins) vai até a cidade comprar material para a escola. Ramiro fica distante e Serena (Regina Dourado) estranha. Na sua primeira visita à empresa, Vítor exige ficar no escritório de Bonfim e Gaspar aceita. Pessoa (Guga Coelho) vai até a casa de Fred (Lu Martan) conversar com Adrenalina (Natalia Lage), mas os dois acabam brigando novamente. Franchico vai à casa de Samuel. Enquanto espera, Franchico tenta arrombar o baú.

41

Samuel chega em casa e Franchico para de mexer no cofre. Pessoa encontra com Dalila na rua e a convida para um lanche. Franchico pergunta sobre a luneta de Bujarona e Samuel fica cismado. Pessoa decide ir com Dalila comprar o material escolar. Pessoa compra uma sandália para Dalila. Bonfim se muda para a sala de Davi (Delano Avelar). Dalila vai visitar Davi na empresa e Vítor aproveita para pedir que ela diga a Açucena que ele vai procurá-la. Davi chama Dalila para almoçar. Samuel repreende Bujarona e diz que ele não deve falar com Franchico.

42

Franchico procura Gaspar em sua casa. Alvarito liga para Gaspar e conta a ele que Estela não se apresentou. Franchico explica a Gaspar que deseja fazer negócios com ele. Davi leva Dalila para almoçar em um restaurante sofisticado. Bujarona dá para Samuel tudo que ele tinha guardado do veleiro, menos a luneta. Bujarona promete a Samuel que vai se lembrar do que aconteceu no dia do acidente com o veleiro. Samuel vê que um freguês está incomodando Manuela e briga com ele no bar. Samuel fica ferido. Gaspar diz a Franchico que vai fechar negócio com ele, mas pede que antes ele lhe faça um favor e lhe entrega o endereço de Estela no Rio. Samuel volta para casa e Ester (Ana Rosa) pergunta onde o marido se feriu.

43

Samuel mente que se machucou no jipe de Ramiro. Dalila tenta, em vão, convencer Davi a ficar mais próximo dos pais. Dalila volta para casa balançada com o que ouviu de Davi. Cassiano diz a ela que irá construir uma cabine no barco para ela ir para o mar com ele. Dalila não gosta da ideia. Pensando em seduzir o arquiteto, Amanda pega um vestido e os brincos de Letícia, capricha na maquiagem e vai à casa de François. Ao chegar lá, ela se instala na cama dele. Dalila conta para Açucena que Vítor pretende visitá-la na aldeia e ela fica entusiasmada. Amanda deixa uma declaração de amor em vários idiomas, escrita com batom, no espelho de François, e vai embora, sem perceber que perdeu um brinco na cama.

44

Letícia fica encantada ao ver que Vítor já está dominando os negócios da empresa. François lê o bilhete, vê o brinco e tem certeza de que foi Letícia quem esteve em sua casa. Empolgado com a possibilidade de ter conquistado o amor da bela empresária, François manda flores para Letícia e a convida para um jantar.

45

Letícia não entende o bilhete de François e tenta falar com ele o mais rápido possível. Gaspar comenta com Bonfim que vai fazer reuniões paralelas com ele porque ainda não confia em Vítor. François começa a pintar. Letícia mente para Vítor e diz que comprou as flores, mas ele não acredita. Açucena vai tomar banho de rio com as meninas e Cassiano na esperança de ver Vítor, mas eles acabam encontrando François e fazem amizade com ele.

46

Franchico leva François para a aldeia e ele fica constrangido diante de Ramiro. Ramiro cumprimenta François e vai embora. Franchico confessa a François que está apaixonado por Açucena. Ramiro procura Letícia no escritório e pede que ela indique um engenheiro da empresa para ajudar Cassiano a construir seu barco. Ela concorda e Ramiro fica contente quando ela despacha um telefonema de François. Vítor sugere a Davi convidar Olívia para um jantar. Letícia despista Vítor e diz que terá uma reunião longa e chegará tarde em casa.

47

François pede que Franchico aproveite a viagem para o Rio e procure Lilian. Letícia se encontra com François, mas ele nem a deixa falar e a beija. Ela fica irritada com a atitude de François e diz que nunca esteve em seu quarto, muito menos escreveu um bilhete de amor no espelho. Ele lhe mostra o brinco e ela o reconhece, mas garante que não esteve na sua casa. François fica chateado, mas os dois acabam jantando juntos. Ele comenta com Letícia que tem certeza de que foi Amanda quem deixou o bilhete. Serena diz a Ramiro que não admitirá traição.

48

François beija Letícia novamente e, desta vez, ela corresponde. Ramiro fica preocupado com Serena e desabafa com Samuel que está cada vez mais difícil de sustentar o relacionamento. Letícia pergunta a Amanda se ela se fez passar pela mãe. Amanda revela a Letícia que está apaixonada por François. Serena se recusa a falar com Ramiro e Açucena fica preocupada. Amanda pede conselhos a Letícia para conquistar François.

49

François (Victor Fasano) conta para Franchico (Cássio Gabus Mendes) que não foi Letícia (Silvia Pfeifer) quem escreveu a mensagem no banheiro. François liga para Letícia, e sob os olhares de Vítor (Selton Mello), ela fala de maneira formal e distante, tratando de desligar logo. Vitor fica curioso com a situação. Serena (Regina Dourado) pergunta a Ramiro (Herson Capri) se ele já se decidiu sobre o que fará em relação aos dois. Ela é categórica em afirmar que não aceitará dividi-lo com Letícia. Ramiro decide seguir sua vida ao lado de Serena e seus filhos. Mesmo com a decisão de Ramiro, Serena decide dormir no quarto da filha, sem o marido. Franchico viaja para São Paulo. Enquanto Adrenalina faz jogo duro e evita falar com Pessoa, o rapaz combina com Pitanga para irem à aldeia: ele atrás de Dalila (Carla Marins) e ela de Cassiano (Márcio Garcia). Letícia vai à casa de François pedir desculpas pela forma que falou com ele ao telefone. Letícia conversa sobre os ciúmes de Vítor e a paixão de Amanda (Paloma Duarte) por ele. François diz a Letícia que percebeu o interesse de Amanda nele, mas que ele encarou como uma brincadeira de criança. Letícia diz que não irá competir com a filha e que prefere acabar com o relacionamento dos dois.

50

François diz a Letícia que não vai permitir que Amanda os separe e a empresária cede aos seus beijos. Letícia chega na empresa e Amanda está em sua sala. A garota enfatiza sua paixão por François e diz que esse amor a fará crescer. Amanda interpreta, nas palavras de Letícia, sutis insinuações de que seu interesse pelo arquiteto é apenas um encantamento passageiro. Letícia afirma, ainda, que há uma diferença de idade e de maturidade separando a filha e François. Pessoa perde a queda-de-braço com Cassiano, e é jogado no mar de roupa e tudo. Amanda visita François, pede desculpas pelo que aconteceu e confessa que está apaixonada por ele. François diz que ela tem idade para ser sua filha e delicadamente descarta a possibilidade de corresponder às expectativas dela. Ele aventa a possibilidade de a garota estar confundindo amor com a falta de uma figura paterna. Amanda refuta a teoria de François, tem uma crise de choro, faz declarações de amor e acaba indo embora, chateada, e dizendo que com o tempo ele aprenderá a enxergá-la como uma mulher adulta.

51

Pelo telefone, François conta a Letícia sobre a visita de Amanda. Os dois marcam um almoço para decidir o que fazer para não magoar Amanda. Adrenalina e Pessoa se beijam, na orla, após ela demonstrar ciúmes dele com Pitanga. Vitor fala mal de Bonfim para Davi, ilude o rapaz com promessas de aumento de salário e diz que quer ser seu padrinho de casamento, tudo para tentar, sem sucesso, convencê-lo a forjar um encontro envolvendo Olívia para aquele mesmo dia. Vítor vai até o restaurante e vê Letícia com François. Vítor se oferece para almoçar com os dois, frustrando a conversa. Manuela descobre que Pitanga foi para a aldeia e a proíbe de voltar ao local. Vítor percebe o interesse de François por Letícia mas simula não ter percebido. Ele vai embora dizendo que em meia hora espera a mãe na empresa para tratar de assuntos de trabalho. François diz a ela que os dois terão de namorar escondido. Em São Paulo, Franchico telefona para Lilian e marca um encontro com ela para falar sobre François. Vítor pede para Bonfim ficar de olho em Davi, critica os modos do rapaz, finge uma falsa insegurança profissional e diz que Bonfim é a única pessoa em quem ele pode confiar na empresa. Pensando em ver Olívia, Vítor se convida para tomar um uísque na casa de Bonfim. Isabel fica radiante com a chegada do rapaz e convence a filha, à base de críticas, a sair da cama e descer para receber o visitante.

52

Serena concorda que Ramiro volte a dormir no quarto do casal. Olívia desce para o jantar contrariada e vestindo moletom. Isabel dá um jeito de deixar a filha sozinha com Vítor na sala. O playboy tenta conversar com Olívia, que o trata mal. Vitor vai embora e Isabel critica a filha. Por telefone, Olívia briga com Davi porque ele está se deixando usar por Vítor. Franchico e Lílian se encontram no hotel, em São Paulo. Lílian fica frustrada ao perceber que François só quer saber da venda de seu apartamento. Ramiro fica frustrado ao ver que Serena vai dormir numa rede. Lilian desabafa com Franchico que sente saudades de François e Franchico promete levá-la com ele para Fortaleza. Fazendo-se passar por rico, o malando tenta, sem sucesso, seduzir Lilian. Depois, ele avisa a François que levará a mulher a seu encontro em Fortaleza. O arquiteto não gosta nada da ideia. Franchico vai embora e deixa Lílian para trás, mas ela aparece no aeroporto de surpresa e ambos acabam embarcando no jatinho rumo ao Rio de Janeiro, antes de seguir para o nordeste. Isabel surpreende Gaspar (Francisco Cuoco) com um pedido: quer que ele ceda sua casa para o chá beneficente.

53

Gaspar cede ao pedido de Isabel para fazer o chá beneficente na sua casa. Vítor passeia de lancha, encontra Açucena (Carolina Dieckmann) no rio e mergulha em sua direção. Ele a convida para um passeio de lancha. Dalila aconselha a amiga a não aceitar, mas ela vai, decidida. Pessoa convida Adrenalina e Janaína para um banho de piscina em sua casa, já que a empregada está de folga no dia. Janaína surpreende com seu corpo escultural e Adrenalina fica com ciúmes. Serena pede que Dalila encontre Açucena. Gaspar flerta com uma das damas casadas que participam do chá. Vítor e Açucena se beijam. Ele faz declarações de amor à garota. Bujarona faz Pitanga jurar que o levará até a aldeia. Todos na aldeia se dividem em grupos e começam a procurar por Açucena. Dalila mantém silêncio sobre o paradeiro da amiga.

54

Serena fica desesperada devido ao sumiço da filha e acredita que ela possa ter se afogado no mar. Açucena pede para Vitor levá-la para a aldeia, pois todos devem estar preocupados. Dalila acaba revelando que ela saiu de lancha com Vítor. Ramiro decide ir até a casa de Vítor e Serena vai junto. Ramiro interrompe o discurso de Letícia na sua casa e, aos berros, pergunta por Vítor. Ramiro chama Vítor de cafajeste e Letícia diz que não sabe aonde ele foi. Ramiro ameaça não responder pelos seus atos caso Vítor tenha feito alguma besteira com Açucena, além disso, faz um discurso sobre valores, não poupando críticas contra a família de Letícia. Serena e Ramiro vão embora e Letícia, mortificada, pede para que Olívia peça desculpas aos convidados em seu nome, recolhendo-se em seguida para seu quarto. Os pescadores veem Vítor chegando com Açucena, e revoltados, querem bater no rapaz, acenando com paus e gritando da orla. Açucena pede para que Vítor vá embora e pula no mar. Cassiano pega um barco e tenta alcançar Vitor, mas o motor da lancha é mais potente. Açucena explica a Ramiro que só foi passear com Vítor e que o rapaz pretende formalizar um pedido de namoro, mas o pai a proíbe de vê-lo novamente. Ramiro, que na casa de Letícia se fizera de dono da razão e da verdade, levanta o braço para agredir a filha, mas é impedido por Serena. Ramiro, em casa, faz críticas contra Vitor e Letícia, transferindo para ela a responsabilidade sobre a personalidade de Vitor e deixando transparecer a mágoa e o ressentimento que ele sente pela empresária, ou pelo fato de ainda desejá-la tanto. Serena e Ramiro fazem as pazes. Isabel demite Janaína ao pegá-la desfrutando da piscina. Bonfim critica o alarmismo de Isabel. Fica claro que ela é hipócrita e esconde algo sobre o próprio passado. Adrenalina pede ajuda a Olívia para emagrecer. Franchico marca um encontro com Alvarito e leva Lílian junto.

55

No escritório de Alvarito, Franchico marca um encontro com Estela, preocupando-se em compor o ambiente com artistas contratados e sem a presença de Alvarito, para não levantar suspeitas. Gaspar e Letícia exigem que Vítor não procure mais Açucena, mas ele diz que está apaixonado pela garota, deixando Letícia surpresa. Açucena comenta com Serena que está gostando muito de Vítor. Bonfim readmite Janaína, deixando Isabel furiosa. Açucena resulta deprimida e apática. Ela tem medo de que Vitor não a queira depois do ocorrido. Ramiro e Serena dormem juntos. Fred está bêbado devido ao uísque que bebeu no chá beneficente, e por isso não consegue redigir sua coluna. Quando amanhece, ele acorda melancólico, certo de que será demitido do jornal. Para surpresa do colunista, Adrenalina fizera alguns telefonemas e redigira a matéria, que foi publicada com o nome dele. Isabel fica perplexa devido ao fato de a coluna de Fred não ter mencionado a invasão de Ramiro durante o chá. Ela deduz que Letícia subornou o jornalista, mas liga para a empresária e mente que foi ela mesma quem tratou de usar sua influência com a imprensa para abafar o escândalo. Amanda conta para Vítor que está interessada em François e o irmão promete ajudá-la. Amanda encontra o escultural François na praia e pede que ele a ensine a nadar. Ela simula uma dor na coxa, aproveita-se da aproximação dele, que tenta ajudá-la, e o beija.

56

Bujarona e Pitanga se arrumam para irem à aldeia. Manuela chega e tenta impedir o passeio. Depois resolve ir com eles. Ao chegar em casa radiante, Amanda conta para Letícia que François a beijou. Influenciada por Vítor, Amanda inventa para Letícia que foi François quem tomou a iniciativa do beijo e narra fantasiosamente o acontecido, deixando a empresária perplexa. No caminho para a aldeia dos pescadores, Bujarona encontra o jipe de Cassiano, que está numa laguna com mais privacidade, ao beijos com Dalila. Tresloucado, Bujarona sobe no jipe e faz malabarismos na areia, dirigindo. Dalila e Cassiano voltam na direção do jipe e flagram a cena. O rapagão consegue entrar no jipe e deter o delirante Bujarona. Por fim, todos vão juntos para a aldeia, no jipe. François liga para Letícia, mas ela não atende. Manuela, Bujarona e Pitanga chegam à aldeia e Ester não gosta muito de revê-la. Todos na aldeia ficam muito felizes com a visita de Bujarona. Ester descobre por Manuela que o ferimento no braço de Samuel foi por conta de uma briga no bar dela. Pitanga fica fragilizada ao ver o amor de Cassiano e Dalila. Açucena não consegue disfarçar a tristeza. Bujarona se interessa em voltar a andar de barco para pescar. Os aldeões fazem uma grande festa com música, dança, comidas e bebidas. Dalila faz Cassiano dançar com Pitanga. Davi leva um buquê gigantesco para Olívia e os dois fazem as pazes. Na festa, Açucena fica distante e resolve ir para casa. Quando entra em seu quarto, encontra Vítor sentado em sua cama, à sua espera.

57

Açucena fica assustada, mas acaba cedendo aos beijos de Vítor. Ele faz declarações de amor e diz que ninguém os separará. Serena chega em casa, mas Vítor sai sem que ela o veja. Samuel leva Bujarona, Pitanga e Manoela para casa de jipe. No caminho de volta, cruza com Vítor na estrada. Samuel alerta Ramiro e Serena sobre a proximidade de Vitor, deixando-os apreensivos. Eufórico, Vítor exclama para Amanda que Açucena será dele e que os pais dela ainda vão pedir para que eles se casem. Ester demonstra a Samuel que sentiu ciúmes de Manuela. Ester briga com Samuel por ele ter mentido para ela a respeito do corte no braço. No Rio de Janeiro, Estela vai ao falso escritório de Franchico, num prédio decadente. O local está repleto de artistas circenses, malabaristas, palhaços e até um mágico e um ventríloquo. Lilian finge ser secretária de Franchico e simula estar em uma ligação telefônica elogiando Estela. Estela não cai na armação de Franchico mas antes que ela vá embora, o picareta consegue engrupi-la com uma nova versão, de que está começando como empresário e precisa de uma artista no ramo musical. Ela acha estranho, mas aceita fazer um teste. François vai à empresa sem avisar e explica a Letícia que Amanda forçou o beijo, mas ela não acredita. Letícia pede, rispidamente, para que François saia de sua vida. Vitor encontra François saindo da sala de Letícia e simula interesse em conversar. Depois, entra na sala da mãe e a encontra abalada. Vitor se delicia ao falar de François e observar a perturbação emocional de Letícia, que vai embora e o deixa com plenos poderes para presidir uma reunião importante. O rapaz comemora. Gaspar vai à aldeia de pescadores, onde é recebido por Ramiro.

58

Ramiro fica desconfiado da visita de Gaspar, mas o convida para entrar. Tomando um cafézinho, o empresário tenta convencê-lo de que Vítor está bem intencionado em relação a Açucena, mas Ramiro avisa que não vai permitir o namoro dos dois. Gaspar diz a Ramiro que Vítor e Açucena desconhecem o passado dele com Letícia, portanto não compreenderão a proibição ao namoro. Vítor não obedece a Bonfim e fecha um acordo que ele não tinha aprovado. Dalila e Açucena vão ao primeiro dia de aula. Franchico chega em Fortaleza com Lilian, que dá um beijo na boca de François. Ramiro critica Gaspar para Serena, e fica subentendido que a mágoa dele se deve ao fato de o empresário ter considerado impossível o amor de um pescador com uma menina rica no passado, mas agora acreditar que no presente esse intercâmbio de culturas pode dar certo. Gaspar vai até a casa de François conversar com Franchico sobre a viagem dele para o Rio de Janeiro. O arquiteto oferece um uísque e, pensando que a visita é para ele mesmo, acaba relatando o episódio em que Amanda o beijou na praia. François pede a Gaspar que o ajude a convencer Letícia de que ele não teve culpa no caso do beijo. Vítor surpreende Açucena na porta da escola. Eles ficam hipnotizados olhando um para o outro e acabam se beijando. Dalila fica assustada quando vê Cassiano, que chega na hora em que a irmã está aos beijos com Vitor.

59

Cassiano chama Vítor para a briga, mas este não reage aos seus socos. Cassiano conta tudo para Serena, que fica revoltada com a filha. Amanda liga para Letícia e conta o que aconteceu com Vítor. Adrenalina vai com Fred para a redação do jornal e encontra uma reportagem antiga sobre o acidente de barco que foi encontrado por Samuel e Bujarona. Gaspar diz a Franchico que vai dar dinheiro para que ele patrocine um show com Estela. Letícia vai até a casa de Serena à procura de Cassiano. Serena e Letícia discutem por causa da briga de Cassiano e Vítor. Serena acusa Letícia de ter sido leviana no passado e ter causado muita tristeza em Ramiro ao abandoná-lo. A aldeã ainda afirma que sua família é digna e honrada e pede que Letícia os deixe em paz. Letícia afirma que Vitor tem razão ao dizer que os pescadores não passam de selvagens, e avisa que se houver uma nova agressão por parte de Cassiano, acionará a polícia. Além disso, a empresária insinua que as falas de Serena são ingênuas e dá a entender que Ramiro ainda é apaixonado por ela. Letícia proíbe Amanda de contar o que aconteceu com Vítor para Gaspar. Ramiro percebe que aconteceu alguma coisa na escola e exige que Serena lhe conte, mas ela desconversa e mantém segredo. Gaspar conversa com Letícia em favor de François e diz que a versão de Amanda sobre o beijo é uma mentira fantasiosa. Letícia vai à casa de François lhe pedir desculpas por ter desconfiado dele no episódio do beijo com Amanda. Os dois se beijam. Lílian desce as escadas vestindo apenas uma camisola e pedindo uma massagem. Ela pergunta a François quem é Letícia.

60

Letícia vai embora furiosa, sem permitir que François dê qualquer explicação sobre a presença de Lilian. Em casa, a empresária vai ao quarto de Amanda e a repreende por ter mentido sobre o beijo do arquiteto. Amanda admite que mentiu, mas ataca Letícia dizendo que a mãe está interessada em François e, portanto, as duas são rivais. Letícia revida dizendo que foi François quem se interessou por ela e expondo que ele está hospedando uma terceira mulher em sua casa. Olívia conta para Isabel que ser casará com Davi, mas a mãe não gosta da ideia de a filha de casar com um filho de pescadores. François repreende Lilian por ter atrapalhado seu beijo com Letícia e ela sai chorando. Franchico sugere a Lilian que ela fique em seu quarto. O picareta enaltece Lilian com elogios e ela se deixa envolver, mas por fim ele revela que é pobre e golpista, e ela diz que ainda assim está interessada nele. François abre a porta do quarto e vê Franchico e Lilian aos beijos. Serena conta para Ramiro que Letícia esteve na casa deles para tirar satisfações sobre a briga de Cassiano e Vítor. Ramiro garante que não tomará nenhuma atitude. Amanhece e Cassiano toma um banho de mar. Ramiro vai à casa de Letícia tirar satisfações e invade o quarto com ela ainda na cama. Os dois começam a discutir e ele pede que ela se cubra, pois está vestindo apenas uma minúscula camisola. Letícia se insinua, perguntando se a nudez de sua pele o perturba e ele admite que sim. Ramiro acusa Letícia de ter sido volúvel no passado e diz que Vitor faria o mesmo com Açucena. Letícia, por sua vez, diz que o filho de Ramiro é um selvagem e que Vitor foi criado para saber argumentar e não agredir fisicamente. Letícia ironiza Ramiro dizendo que Serena é forte e que ela é apenas a fraca e fútil da história. Ramiro e Letícia se beijam apaixonadamente. Amanda desce as escadas desesperada, dizendo que ouviu um homem discutir com Letícia dentro do quarto. Vítor sobe os degraus rapidamente e pergunta o que Ramiro está fazendo lá.

61

Vítor e Ramiro discutem. Letícia pede para que Ramiro vá embora. Ramiro ameaça Vítor caso ele volte a procurar Açucena. Bonfim escuta Davi dizer a Vítor que os clientes japoneses estão em Fortaleza. Amanda vai à casa de François pegar informações com Lilian, que não entende nada. Bonfim avisa a Gaspar sobre os clientes japoneses. Gaspar liga para Davi e tenta impedir os negócios com os japoneses. Isabel presenteia Vitor com um cachimbo e pede ajuda para separar Davi e Olívia. Vítor aparece novamente na escola de Açucena e ela corre para se jogar em seus braços, apaixonada. A muito custo, Dalila consegue convencê-la a ir para a sala de aula. Vitor grita, na porta da escola, que ama Açucena, sob aplausos de algumas estudantes. Isabel almoça com Letícia e sugere que Vitor seria um rapaz ideal para se envolver com Olívia, em detrimento de Davi, devido às origens do rapaz. Letícia apenas concorda no sentido de que Olívia é uma moça exemplar e seria uma boa amizade para Vitor. Gaspar diz a Vítor que ele assinou um contrato muito arriscado e o neto, então, afirma que não vai mais trabalhar na empresa.

62

Gaspar diz a Vítor que ele vai continuar na empresa e esperar o resultado da negociação com os japoneses. Franchico avisa a Lilian que eles vão voltar para o Rio de Janeiro e que ela vai ajudá-lo num plano. Adrenalina visita Bujarona e especula sobre o recorte de jornal, mas ele não se lembra de nada, a princípio, depois recobra alguns detalhes vazios e indica que Samuel deve ter mais informações. Vitor ironiza Letícia sugerindo que ela e Isabel querem aproximá-lo de Olívia. Açucena mente para Cassiano dizendo que Vitor não tornou a procurá-la. Vítor procura por Olívia no hospital, simula solidariedade, brinca com as crianças pacientes e ainda se oferece para doar um aparelho de ecocardiograma. Letícia desabafa com Neide: o reencontro com Ramiro demonstrou que ainda existe algo vivo entre os dois. Seguindo a sugestão da empregada, a empresária redige um bilhete para o pescador e o remete por meio de um moleque de recados. Ramiro recebe o bilhete de Letícia marcando encontro num lugar distante. Serena o vê lendo o bilhete e pergunta, sorridente, qual é o assunto.

63

Ramiro mente que se trata de um bilhete do dono de uma loja, a respeito de uma peça para o motor do barco. Secretamente, ele responde o bilhete confirmando o encontro com Letícia. Olivia vai a um restaurante para almoçar com Davi e acaba encontrando Vítor, que foi quem armou o encontro, na verdade. O almoço começa bem e Vitor confirma que vai doar o ecocardiograma ao hospital, mas quando ele toca no assunto das dificuldades do relacionamento de Olívia e Davi, a médica fica irritada e ameaça ir embora. Vitor dissimula dizendo que Davi está prestes a chegar e consegue fazê-la ficar mais um pouco. Olívia diz que não quer mais a doação e que Vitor armou toda a situação para tentar seduzi-la. Ele retruca dizendo que ama outra garota e que Olívia é muito pretensiosa. Ela vai embora. Já na empresa, Vitor mente para Davi afirmando que o almoço foi um sucesso e que ele e Olívia ficaram amigos. Olívia desabafa com a mãe dizendo que Davi compactuou com a armação de Vitor. Adrenalina procura Samuel para saber sobre o naufrágio do veleiro, mas ele tenta esconder a história. Ela insiste. Samuel tergiversa e mente que no veleiro não havia uma mulher e uma criança, apenas um homem ferido. A garota o confronta dizendo que Bujarona disse o contrário, mas Samuel mantém o mistério sobre caso. Cheio de culpa, Ramiro inventa um motivo para ir à cidade e sai para encontrar Letícia. Franchico convence Gaspar a levar Lilian ao Rio de Janeiro. Serena tem um mau presságio. Letícia vai ao local marcado para o encontro com Ramiro sem perceber que está sendo seguida por Vítor.

64

Ramiro e Letícia se beijam. O pescador se declara, afirmando que não consegue mais resistir ao desejo. Letícia diz que gostaria de nunca ter se separado de Ramiro. Ramiro assume a culpa do fracasso da relação no passado, assumindo que a deixou durante muitos meses sozinha quando foi pescar, e que por isso compreende o fato de ela tê-lo abandonado. Quando ele ressalta que o reencontro dos dois pode causar muito sofrimento nas famílias, ela salienta que os encontros dos dois deverão ser em sigilo. Vítor os vê aos beijos e vai embora transtornado. Distante, ele para o jipe e tem uma crise de choro e nervosismo. Bonfim comenta com Gaspar que não confia em Franchico, mas Gaspar diz que simpatizou com o malandro. Samuel avisa a Bujarona que está desconfiado de Adrenalina e ele diz que não mostrou seu diário de bordo para ela. Samuel começa a procurar pelo diário, mas Manuela entra no quarto e ele disfarça, mentindo que procurava fotos antigas. Manuela não acredita e o pescador vai embora. Ramiro e Letícia marcam novo encontro para o dia seguinte. Olívia termina o noivado com Davi, após ter uma crise nervosa e acusá-lo de ter compactuado com Vitor na questão do almoço no dia anterior. Ela joga a aliança sobre Davi e pede que ele vá embora. Ramiro chega em casa com comportamento estranho, mente para a esposa que esteve em busca da peça para o motor e esconde no armário a camisa que usou no encontro, ao detectar que a peça de roupa está impregnada com o perfume de Letícia. Vítor não dorme em casa. Quando ele chega, a família está tomando café da manhã. Letícia pergunta onde ele esteve durante a noite e ele retruca perguntando se ela também não quer saber onde ele estava na tarde anterior.

65

Letícia pede que Vítor pare de ser sarcástico e responda, mas ele faz mistério. Ela, por sua vez, mente que estará na inauguração de um creche ao longo do dia. Franchico e Lilian viajam para o Rio de Janeiro, deixando François feliz. Bonfim consola Olívia e ela diz que não vai mudar de ideia sobre o fim do noivado. Davi conta o que aconteceu para os pais, arrasado. Ele almoça com a família e ensaia uma reaproximação. Amanda visita François, mas ele pede que ela vá embora. Ela faz de conta que superou a paixão e que aceita que ele combina mais com sua mãe. Além disso, ela finge que vai, mas prepara um lanche para o arquiteto, que acaba gostando. Durante o lanche, Amanda se oferece para ser mecenas de François como pintor, utilizando o nome da família para tentar promover uma exposição com seus quadros. Bujarona entrega o diário para Samuel. Enquanto Açucena chora, por ser proibida de namorar Vitor, Ramiro mente à esposa que vai mais uma vez procurar a peça para o motor do barco, e sai para um novo encontro romântico com Letícia. Vítor segue novamente Letícia e arma um plano: vai até a aldeia e joga uma pedra em Cassiano (Márcio Garcia), que fica irritado. O pescador vê que a provocação partiu de Vitor e vai atrás dele, perseguindo-o de jipe. Vitor faz caretas e manobras para irritar o pescador, conseguindo atraí-lo para a clareira onde estão Letícia e Ramiro. Cassiano fica sem saber o que fazer ao ver, por entre os galhos das árvores, o pai aos beijos com Letícia.

66

Provocativo, Vitor pergunta se Cassiano entende agora o motivo pelo qual os pais de ambos são contra o namoro dele com Açucena. Cassiano vai embora sem dizer nada e Vítor fica satisfeito. Ramiro se declara a Letícia, diz que nunca sentiu por ninguém o que sente por ela, nunca a esqueceu e garante que vai pedir a separação para Serena e enfrentar o que for preciso para ficar com ela. O pescador garante que não vai partir para o mar no dia seguinte junto com os outros homens da aldeia para ficar somente com Letícia. Os dois marcam um reencontro para o dia seguinte de manhã, no mesmo local. Enquanto Adrenalina esconde sua papelada de Pessoa, Bujarona se faz de desmemoriado diante das perguntas de Manoela e Samuel oculta um recorte de jornal sobre o acidente do veleiro quando Dalila se aproxima – cada dupla em sua casa e todos intrincados no mesmo segredo. Fred aproveita que Adrenalina e Pessoa foram a um show de rock e mexe no quarto dela, encontrando todas as anotações e recortes de jornal. Cassiano espera Ramiro na estrada e lhe dá um soco. Os dois brigam e rolam na areia. Ramiro explica que não pode resistir à paixão por Letícia. Vitor pergunta a Letícia como foi a inauguração da creche e ela abrevia a conversa. Cassiano chora. Ele e Ramiro acabam se abraçando. Ramiro diz a Samuel que não vai para o mar e acaba revelando que o motivo é porque ele precisa ficar para se separar de Serena por causa de Letícia.

Samuel não consegue convencer Ramiro a mudar de ideia. Quando Ramiro chega em casa, Serena o trata com carinho e dedicação, demonstrando alegria por seu papel de esposa e pela família feliz. Ele fica constrangido. Isabel aceita o pedido de Amanda para fazer uma exposição com os quadros de François. Ramiro escreve um bilhete a Letícia explicando que ainda não teve coragem de falar com Serena, mas que vai resolver tudo quando voltar do mar. Samuel deixa o bilhete no escritório dela, em um envelope fechado. Vitor vê Samuel no escritório e fica desconfiado. Gaspar combina que Franchico armará uma festa para promover a apresentação de Estela em uma ilha em Angra dos Reis, de propriedade de seu amigo Felipe. Felipe diz a Gaspar que o contrato que Vitor assinou com os japoneses foi uma iniciativa esperta e arrojada. Samuel diz a Olívia que Davi sempre foi fraco e arredio, desde criança. A médica conta para o pescador que terminou o noivado com Davi porque ele é ambicioso e tem índole questionável, permitindo-se manipular por Vitor. Vítor pega o bilhete de Ramiro, lê e joga fora sem que Letícia veja o conteúdo.

68

Samuel vai ao bar de Manuela e os dois trocam olhares fixos enquanto ela, em cima do balcão, executa uma dança espanhola, sob aplausos dos clientes e o olhar atento de Pitanga. Samuel vai até Bujarona novamente e pede que ele mostre sua tatuagem nas costas. Samuel vê que ela é igual ao desenho de uma cruz de âncora que está no diário. Ele promete a Bujarona que vai desvendar o mistério. Franchico, Felipe e Gaspar combinam como será a festa em que Estela vai se apresentar. Vítor recupera o bilhete que jogou fora. Ramiro explica a Cassiano que vai falar com Serena quando voltar da viagem. Letícia vai ao encontro marcado com Ramiro, mas vê de longe que ele foi embora no barco.

69

Letícia vai embora triste. Isabel visita François e eles marcam uma exposição para breve. Amanda pressiona para que o artista finalize o lote de quadros em quinze dias. Gaspar combina uma festa em Angra dos Reis e Franchico manda Lilian procurar Estela e trazer o contrato assinado. Na porta da escola, Vítor chama Açucena para dar um passeio e ela não vai à aula. Pitanga assiste tudo e avisa Dalila, que fica preocupada. Franchico sugere a Gaspar chegar na festa de helicóptero. Letícia liga para Gaspar e ele nota a melancolia em seu tom de voz. Imediatamente, ele telefona para Bonfim e o pede para conversar com Letícia. Letícia desabafa com Bonfim e conta que vai desistir de Ramiro, enfrentar a vida e deixar de ser fraca, dedicando-se ao trabalho e às novas oportunidades que apareçam. Vítor e Açucena passeiam de carro pelas ruas de Fortaleza e terminam chegando a um farol distante, onde ele conta uma lenda que a assusta. Açucena pede para ir embora mas Vitor a leva para mais longe ainda, em uma gruta. Pensando no beijo de Ramiro e Letícia, e a leva para o interior de uma gruta, com olhar fixo e um discurso reticente. Vitor beija Açucena com desejo.

70

Dalila, aflita, espera por Açucena na saída da escola, acompanhada de Pitanga. Já do lado de fora da gruta, Açucena chora, distante de Vítor, ambos em silêncio e ele com olhar perdido. Vitor tira do bolso o bilhete que Ramiro enviou a Letícia, deixando o papel sobre a lagoa. Estela cai na lábia de Lilian e assina o contrato para participar do show em Angra dos Reis. Vitor deixa Açucena na porta da escola, ambos ainda sem falar nada. Ela sai do carro sem se despedir. Açucena não conta nada a Dalila e fica calada durante todo o caminho para casa. Quando chegam à aldeia, ela apenas chora e sai correndo. Açucena entra em casa correndo e se tranca no banheiro. Entra embaixo do chuveiro e chora. Serena, preocupada, procura Dalila, e ela conta que Açucena não entrou na escola, passando toda a manhã com Vitor e que ambos devem ter terminado o namoro. Vítor vai ao hospital e Olívia confirma que o cardiógrafo doado já chegou. Ele a chama para tomar um drinque e acaba fazendo um convite para que ela chefie o departamento médico do estaleiro. Olívia pede um tempo para pensar na proposta. No Rio de Janeiro, Gaspar relembra a infância abastada dos netos e a própria infância, pobre. Franchico se aproxima e acaba revelando que não é empresário e vive de favores e improvisos. Serena pensa que Açucena está triste porque terminou o namoro com Vítor e tenta conversar com a menina, mas ela passa o dia todo na cama, deprimida e sem falar nada. Letícia estranha a aproximação entre Amanda e Isabel. A garota disfarça dizendo que está fazendo parte de um trabalho de caridade. Amanda e Isabel vão à casa de François acompanhadas de Fred e fazem uma sessão de fotos para divulgar a exposição de quadros. Isabel não consegue disfarçar que está seduzida pelo arquiteto. Lilian recebe um telefonema misterioso, inventa uma mentira para dispersar Franchico e sai sozinha para encontrar Felipe num restaurante sofisticado. Bonfim cobra satisfações de Isabel ao que ela chega da casa deFrançois, muito animada.

71

Bonfim demonstra ciúmes de Isabel. Letícia está intrigada com a união de Amanda e Isabel e para desvendar a misteriosa ligação entre as duas, pergunta a Plínio onde ele levou Amanda de carro, sendo surpreendida com a revelação de que a garota foi conduzida à casa de François. Gaspar relembra seu passado miserável e leva Franchico ao barraco onde iniciou seus negócios. Franchico, enigmático, disfarça a emoção. Bonfim está em casa quando é entregue um envelope com as fotos de François. Ele se irrita com Isabel devido às fotos e interroga Janaína a respeito de possíveis visitas ou telefonemas do rapaz das fotografias. Lilian chega em casa de manhã, mentindo que passou a noite no hospital cuidado da tia. Letícia repreende Amanda por ela ter voltado a procurar François. A garota, por sua vez, provoca Letícia dizendo que suas críticas significam, na verdade, que ela própria está interessada no arquiteto e deseja o caminho livre para conquistá-lo. Letícia não entra na provocação da filha e se retira. Vítor, que ouvira tudo, parabeniza o comportamento de Amanda e a incentiva a continuar enfrentando a mãe. Açucena se recusa a ir à escola e não conta a Dalila nada sobre o acontecimento do dia anterior, apesar da insistência da amiga. Samuel, em alto mar, lê o diário de bordo. Dalila mente para a mãe que vai visitar Pitanga, mas segue para o estaleiro à procura de Vítor. Ela invade a sala e exige uma explicação a respeito do que ele fez com Açucena. Vitor insinua que transou com Açucena, dizendo que não fez com a menina nada que ela não tenha querido e nada de que ela não tenha gostado.

72

Vítor ironiza as falas de Dalila, faz provocações ao subentender que ela e Cassiano nunca transaram e tenta beijá-la a força. Dalila o agride e sai da sala, encontrado Davi no corredor. Vítor, transtornado, diz a Davi que não quer mais ver Dalila na empresa, acrescentando que ela esteve ali para levar recados de Açucena, por quem ele não se interessa. Dalila conta para Pitanga o que aconteceu com Açucena. Vítor se tortura com a lembrança do beijo de Ramiro e Letícia. Gaspar e Franchico planejam o show em Angra dos Reis. Felipe pede que Lilian o acompanhe primeiro, na viagem, e Franchico deixa claro que sabe que ela esteve com ele na noite anterior. Bonfim diz a Letícia que Isabel está tendo um caso com François e ela fica chocada. Letícia acrescenta que François é um conquistador perigoso. Letícia e Bonfim flagram Isabel na casa de François e os dois ficam com ciúmes. Bonfim faz uma cena e arrasta Isabel para fora da casa de François. Letícia, por sua vez, diz ao arquiteto que está decepcionada pois acreditava que ele era um homem fino, mas agora nota que ele é um cafajeste. François diz a Letícia que ela está enganada e que a única mulher por quem ele se interessa é ela. A empresária não acredita nas explicações e se retira. Olívia esclarece para Bonfim que Isabel está organizando um vernissage para François. Bonfim se retrata com Letícia e informa que ambos estavam enganados sobre François, e ainda, que o arquiteto solicitou a Isabel que levasse Letícia ao vernissage, pois é a única mulher por quem ele se interessa. Letícia gosta do que ouve. A pedido de Gaspar, Franchico pega no banco uma maleta cheia de dinheiro, supostamente para pagar os artistas contratados por Alvarito.

73

Franchico (Cássio Gabus Mendes), com a maleta de dinheiro, volta ao barracão que Gaspar lhe apresentou e se emociona. Bujarona (Nelson Dantas) conta a Adrenalina (Natália Lage) uma história fantástica sobre os gitanos do mar, uma tribo de navegantes que teria chegado ao norte do Brasil vindos das Guianas, e da qual fariam parte ele e Samuel. Bujarona salienta que ninguém acredita em sua história, mas Adrenalina garante que acredita no relato e perpetuará a memória dos gitanos. Franchico tenta comprar o galpão, onde funciona uma oficina, mas não consegue. Diante das negativas do dono do local, Franchico faz várias perguntas tentando descobrir, sem sucesso, se o proprietário do prédio conheceu o ex-sócio de Gaspar. Dalila (Carla Marins) pede a Pitanga (Gabriela Alves) para guardar segredo sobre o sumiço de Açucena (Carolina Dieckmann). Gaspar conta a Franchico que teve um sócio no passado que o decepcionou por ter fugido após causar um desfalque financeiro na empresa. Fica evidente que Franchico tem alguma ligação com o ex-sócio de Gaspar, mas o malandro mantém-se enigmático. Dalila procura Açucena e conta que foi até Vitor e já sabe o que aconteceu na gruta. Açucena rompe o silêncio e revela a Dalila que Vitor não a forçou a nada, mas depois de ter conseguido o que queria, ficou frio e estranho, deixando-a assustada e frustrada. Dalila explica à amiga que Vitor é um canalha, mas Açucena o defende e recrimina Dalila por tê-lo procurado, afirmando que ela será culpada caso ele não queira mais o namoro. Dalila fica irritada com a ingenuidade de Açucena e sai. Bujarona argumenta com Manuela (Cinira Camargo) que Pitanga tem o direito de saber a verdade sobre seu pai. Ele pergunta se a filha continuará mentindo e ela dá a entender que não pretende revelar seu segredo sobre a paternidade de Pitanga. Amanda (Paloma Duarte) diz a Letícia que quer cuidar sozinha da exposição de François (Victor Fasano). Açucena procura Vítor e ele, friamente, pergunta quem deu autorização para que ela o procurasse no estaleiro.

74

Açucena diz a Vitor que resolveu procurá-lo já que ele não voltou a entrar em contato. Vítor trata Açucena com descaso e indiferença, em um tom agressivo completamente oposto aos suspiros românticos de antes. Diz que ela não pode cobrar nada e que não tinha o direito de ter pedido a Dalila que fosse levar recados. Açucena diz que apenas queria dizer que o ama e ele pede que ela vá embora e não volte a entrar em contato durante o horário de trabalho. Açucena, abalada, sai da sala chorando e cruza com Olívia na antessala, mas foge sem que a médica consiga entender o motivo das lágrimas. Olívia entra na sala de Vitor e os dois conversam sobre as mudanças no departamento médico do estaleiro. Com Olívia, ele se faz de simpático. Davi (Delano Avelar) não gosta de encontrar Olívia na empresa. Ele sai do trabalho e vai para casa, onde bebe e sofre por saudades de Olívia. Dalila e Pitanga encontram Açucena quase desmaiada, chorando, sentada ao lado do jipe. Samuel (Stênio Garcia) junta o desenho da cruz de âncora à página rasgada do diário. Isabel (Lúcia Alves) vê Bonfim estampar um beijo na bochecha da secretária Suzana (Adriana Broux) e fica enciumada. Isabel mostra a Letícia o convite da exposição de François e a viúva garante que estará presente no evento. Isabel aproveita para insinuar que Letícia deveria esquecer o pescador e enxergar François com outros olhos, por ele ser um homem muito interessante e que combina com ela. Pitanga cobra de Manuela um retrato do pai. Olívia vai ao apartamento de Davi e o encontra dormindo no sofá da sala. Ela entra, nota que ele esteve bebendo, e antes de ir embora, segura a aliança de noivado que ela já devolvera, mas Isabel havia recuperado.

75

Olívia deixa o anel de noivado sobre a mesinha, sem acordar Davi. No dia seguinte, durante o café da manhã, a médica conversa com Bonfim sobre o fato de Davi estar deprimido e bebendo. Bonfim opina que o rapaz pode recuperar tudo que já perdeu, como o contato com a família e até mesmo o noivado com Olívia. Serena planeja decorar a casa com bordados e confortos para receber Ramiro quando ele voltar do mar. Ramiro (Herson Capri) e os pescadores aportam em uma cidadezinha. Cassiano (Márcio Garcia) surpreende Manjubinha (Paco Sanches) ao afirmar que, mais dia menos dia, Ramiro vai deixar os pescadores. Samuel tenta, em vão, dissuadir Ramiro da ideia de deixar Serena (Regina Dourado). Amanda critica discretamente a possibilidade de Gaspar retomar sua vida amorosa e sugere que a crítica se estende a Letícia, caso suas intenções possam prejudicar terceiros, referindo-se, claramente, a ela própria. Letícia diz a François, pelo telefone, que vai à exposição. Amanda, que entrara na casa do arquiteto sem ser percebida, escuta parte da conversa e fica com ciúmes, mesmo sem saber quem está do outro lado da linha. Letícia diz a Neide que Amanda e Vitor estão se tornando pessoas muito egoístas. Cassiano demonstra mágoa de Ramiro devido à sua escolha de separar-se de Serena em breve. Começa a festa em Angra dos Reis: quando Estela (Branca de Camargo) inicia o repertório de canções, Gaspar (Francisco Cuoco) e Franchico chegam à ilha de helicóptero. Estela se recusa a continuar o show ao ver Gaspar e deixa o palco, enfurecida. Gaspar decide ir embora, deduzindo que sua iniciativa foi um fiasco. Franchico pede alguns minutos para reverter a situação. Em seu quarto, Estela está dando um ataque de melindres e ameaça ir embora. Franchico desbanca a cantora, advertindo que ela tem um contrato a cumprir.

76

Estela e Franchico discutem, mas ele consegue convencê-la a cantar, mentindo que Gaspar vai se retirar da ilha. Estela volta ao palco e faz seu show. Ao fim, uma dupla de palhaços carregando flores faz um número. Um dos palhaços entrega as flores para Estela e, quando tira a máscara, ela se surpreende vendo que é Gaspar. Estela não resiste e acaba sorrindo. Os dois se beijam, sendo aplaudidos pelos convidados. O outro palhaço, que era Franchico, nota, no palco, que Lilian e Felipe formaram um par. Ele fica triste. Amanda sugere que François tenha pretensões de expor suas obras no exterior e ele diz que não pretende deixar Fortaleza. Ela pergunta se é por causa de uma mulher e ele diz que sim, sem revelar nomes. Amanda fica esperançosa. Açucena tem um pesadelo a respeito de sua última visita a Vitor, quando foi destratada, e acorda febril. Serena se desespera. No dia seguinte, Letícia cumprimenta Olívia pela nomeação. Vítor é carinhoso com Olívia e lhe dá um beijo no rosto. A médica tenta falar com Davi, na empresa, mas ele é hostil e afirma que ambos já não tem mais nada a conversar depois da devolução da aliança. Gaspar, Estela, Lilian e Felipe (Flávio Galvão) passeiam de lancha em Angra dos Reis. Franchico prefere ficar na ilha e acaba seduzindo a jovem e graciosa copeira. Olívia vai até a aldeia ver Açucena, a pedido de Dalila. Após verificar que não há sintomas evidentes para o quadro de febre, Olívia pergunta a Açucena se algo de grave lhe aconteceu nos últimos dias.

77

Olívia examina Açucena, mas esta não revela nada à médica sobre as causas de seu abatimento. Olívia diz a Serena que sua filha está sofrendo por amor e receita algumas vitaminas. Gaspar e Estela curtem as ilhas de Angra dos Reis, apaixonados. Olívia pede a Vitor que vá visitar Açucena. Vítor alega que desistiu de Açucena por causa da hostilidade da família dela. Olívia acredita. Franchico diz a Gaspar que não pretende voltar para Fortaleza e que deseja se fixar no Rio de Janeiro. Gaspar e Felipe comemoram as conquistas de Estela e Lilian. Franchico, Gaspar e Estela vão embora de helicóptero. Lilian fica na ilha com Felipe. Ester (Ana Rosa) ajuda Serena a zelar por Açucena. Davi procura Dalila na escola. Depois, ele, Dalila e Pitanga vão ao bar de Manuela. Manuela diz a Bujarona que espera que os filhos de Samuel se afastem de Pitanga. Serena decide procurar Letícia no estaleiro.

78

Vítor e Letícia resolvem receber Serena. Serena pede para ficar a sós com Vítor e o pressiona quanto ao estado de saúde de Açucena, querendo saber o que de tão grave ele fez para deixar a moça tão abalada emocionalmente. Ele diz que terminou tudo com ela sem ofensas, levando em consideração apenas que as famílias eram contrárias ao relacionamento. Vitor mente que também sofreu com o rompimento, mas culpa Serena e sua família pelo fato de Açucena não ter estrutura emocional para suportar o rompimento de um namoro, uma vez que a moça teria sido criada em uma redoma de superproteção, estando despreparada para lidar com a realidade. Serena vai embora. Vítor diz a Letícia que todos devem se manter afastados da família de Ramiro. Dalila conhece o apartamento de Davi e fica encantada com o conforto do estilo de vida do irmão, tão diferente da realidade na aldeia. Davi contamina Dalila com dúvidas quanto ao casamento com Cassiano, persuadindo-a a conhecer outros estilos de vida antes de optar por um casamento tão cedo. Dalila confessa que sente dúvidas sobre o que fazer, e sobre que tipo de futuro Cassiano pode lhe oferecer. Os irmãos combinam de, aos poucos, ele apresentar a vida urbana e confortável para ela. Adrenalina diz a Bujarona que descobriu mais informações sobre os gitanos do mar, descendentes de fenícios e que partiram da Espanha criando cidades litorâneas. Bujarona desconversa e diz que ela deve se esquecer dessa história, da qual ele próprio afirma já não estar se lembrando mais. Samuel diz a Ramiro que um dia vai contar a verdade sobre o conteúdo do baú. Franchico está ao telefone procurando emprego como corretor de imóveis quando Gaspar chega com um prospecto de resort aquático americano, expõe que gostaria de investir em um empreendimento semelhante em Fortaleza e faz de Franchico seu sócio, pedindo que ele vá a Miami conhecer in loco mais detalhes a respeito do negócio.

79

Gaspar pede a Franchico para ele não contar a sua família sobre a sociedade. Isabel continua com ciúmes de Bonfim e pede a Olívia para que ela vigie o pai. Açucena continua febril e sem vontade de sair da cama. Os pescadores retornam do mar. Ramiro fica preocupado ao encontrar Açucena doente. Serena relata que o estado da menina se deve ao afastamento de Vitor. Serena complementa que agora tudo ficará bem, porque os pescadores estão de volta a suas famílias e tiveram muito sucesso na pesca. Ramiro e Cassiano trocam olhares significativos. Franchico viaja para Miami. Dalila e Cassiano matam as saudades. Letícia vai à exposição de François, sendo recebida por ele com uma elegante declaração. Samuel diz a Ester que uma novidade ruim está prestes a acontecer na família de Ramiro, depois, vai à casa do amigo levar ervas para tratar Açucena. Samuel estranha o carinho com que Serena fala do marido. Ramiro conta a Samuel que ainda não teve coragem de falar com Serena sobre a separação e que não pode tomar nenhuma atitude enquanto a filha estiver doente. Amanda se incomoda com a presença de Letícia no vernissage. O evento transcorre com sucesso. Ao final, François tenta convencer Letícia a sair com ele para comemorar, mas ela diz que seria indelicado com Isabel e Amanda, que foram as idealizadoras da exposição e merecem estar com ele no momento de comemoração. A viúva promete a François um jantar comemorativo para o dia seguinte. Amanda diz a François que tem uma surpresa para ele em sua casa. Lá chegando, ela o orienta a tomar um banho e relaxar enquanto ela prepara a surpresa.

80

Amanda prepara um jantar a luz de velas para François, enquanto ele toma banho. Gaspar leva Estela à boate onde os dois se conheceram. Ele propõe a Estela que ela vá para Fortaleza com ele, de modo que os dois não precisem se separar. Estela fica receosa de não ser aceita pela família de Gaspar e ele pede que ela lhe dê um tempo para prepará-los para a apresentação. Estela acha melhor ficar no Rio de Janeiro, porque não gostaria de ficar morando em um hotel em Fortaleza enquanto Gaspar resolve a questão com sua família. Gaspar mente que tem um amigo com um apartamento disponível para hospedá-la e se afasta para fazer um telefonema. Em seguida, liga para Bonfim, acordando-o no meio da madrugada, e o orienta a comprar e decorar um apartamento sem contar para ninguém. Isabel fica desconfiada da ligação e tem certeza de que se trata de uma amante exigindo um apartamento. Começa a cair uma tempestade. François tenta levar Amanda embora mas o jipe atola nas dunas. Os dois voltam para a casa dele, completamente molhados. Açucena tem um pesadelo. Cassiano entra no quarto e a acorda. Cassiano afirma que se ela não melhorar, vai matar Vitor. Açucena confronta Cassiano dizendo que ama Vitor e que ele também a amava mas decidiu se afastar devido às hostilidades da família. François pede que Amanda ligue para casa para chamar o motorista, mas ela tira o telefone da parede e finge que o aparelho está mudo. Amanda tira as roupas molhadas e se veste apenas com uma camisa de François. Os dois bebem uísque e licor e ela tenta seduzi-lo, insinuando-se. François não resiste e cede aos beijos de Amanda. Quando as luzes se acendem os dois acabam se afastando. Como o telefone não funciona, François orienta que Amanda suba as escadas e escolha um quarto para dormir. Amanda escolhe o quarto de François e ele vai para um quarto de hóspedes. Amanhece. Isabel diz para Olívia que Gaspar tem uma amante. Letícia lê no jornal a boa repercussão sobre o vernissage. Neide informa que Amanda não dormiu em casa e Letícia corre para a casa de François. Ela encontra vestígios como a mesa do jantar, taças de uísque e licor, as roupas de Amanda, e sobe na direção do quarto do arquiteto. Amanda acorda ao que Letícia entra no quarto. Ao ser indagada sobre onde está François, a moça sorri, sarcástica, e diz que ele deve estar tomando banho ou preparando o café da manhã.

81

Amanda insinua para Letícia que dormiu com François. Letícia fica furiosa. Depois que Amanda se veste, Letícia a faz ir embora e fica na casa, esperando François aparecer. Bonfim pede a Suzana ajuda para decorar o apartamento onde Estela ficará hospedada. François desce as escadas e é surpreendido com a presença de Letícia. Ela briga com François e o acusa de ter seduzido Amanda. François explica a verdade mas Letícia não acredita. Ela apenas cede depois que ele descobre que o fio do telefone foi desligado e ambos deduzem que foi parte da armação de Amanda para passar a noite com ele. François se declara para Letícia e os dois se beijam intensamente. Cassiano procura Vítor e pede para ele visitar Açucena. Vítor demonstra desinteresse e diz que vai visitá-la depois, porque está muito ocupado. Ao saber que Letícia não foi trabalhar, Vitor decide ir para casa investigar o que aconteceu. Letícia chega em casa e é provocada por Amanda, que afirma que a mãe a colocou para fora da casa de François para ter o terreno livre para seduzir o arquiteto. Amanda insiste na versão de que passou a noite com François e Letícia deixa claro que não acredita e que vai castigá-la por ela ter plantado pistas falsas pela casa do arquiteto, a fim de iludir Letícia, na certeza de que ela iria até lá, procurá-la, ao perceber que a filha não dormira em casa. Vitor chega na hora e diz que Letícia não tem moral para criticar Amanda. Ele questiona o que a mãe estava fazendo, durante a manhã toda, na casa de François: defendendo a horna de Amanda ou entregando a própria honra ao arquiteto. Letícia dá um basta nas acusações de Vitor e Amanda e diz que vai assumir o romance com François. Vítor a acusa de ter matado seu pai e pergunta se ela também matará o novo namorado quando se cansar dele. Letícia fica estarrecida com a acusação e vai para o quarto. Amanda tem uma crise nervosa devido à acusação de Vitor, mas ele insiste em afirmar que Letícia é uma assassina e que há outros homens em sua vida, além de François. Amanda se recusa a ouvir e justifica que a morte de Jordi foi apenas um acidente. Amanda vai ao quarto de Letícia e lhe pede desculpas, emocionada. Vítor vai até a aldeia de pescadores. Ramiro se assusta com a presença do rapaz mas Cassiano justifica que foi ele quem o convidou e que somente assim Açucena poderá melhorar. Cassiano conduz Vitor na direção da casa.

82

Serena e Dalila se assustam com a chegada de Vitor mas Cassiano as tranquiliza, explicando que o rapaz foi convidado por ele. Cassiano leva Vítor ao quarto de Açucena. Os dois pedem para ficar sozinhos. Vítor é grosseiro com Açucena: embora mantenha a calma e demonstre serenidade, ele pronuncia um discurso moralista e rancoroso, classificando Açucena como uma donzela cultuada por todos como o símbolo da pureza, mas cuja virtude foi perdida, tendo sido a preciosa honra da menina subtraída por ele, sem dificuldades. Açucena fica decepcionada e pede que ele vá embora, reforçando que nunca mais deseja vê-lo e adjetivando-o como monstro e cafajeste. Vitor finaliza dizendo que só foi até lá porque recebeu visitas de Serena e Cassiano, e queria deixar bem claro que não quer mais nada com ela. Serena conforta a filha e fica aliviada ao saber que não existe mais nada entre ela e Vítor. Dalila fica furiosa com Cassiano por ele ter deixado Vítor ver Açucena. Vítor é cínico com Letícia. Ramiro não tem coragem de romper com Serena e adia a conversa. Vítor compra o pescado de Ramiro por meio de um acordo verbal, na empresa, simulando simpatia e amizade. Isabel pensa que Bonfim comprou um apartamento para Suzana ao saber que os dois foram juntos ver o imóvel e ainda almoçariam no trajeto. Isabel entra em crise e é examinada por Olívia, enquanto Pessoa dorme na sala da mansão, com um livro de gramática sobre o rosto, indiferente aos dramas de Isabel. Ramiro vai à casa de Letícia e demonstra alegria e satisfação ao vê-la. Letícia, por seu turno, é rude com Ramiro, dizendo que não está nada interessada nos sentimentos dele, nem entende o que ele foi fazer em sua casa.

83

Letícia discute com Ramiro, afirmando que ele a abandou por duas vezes – no passado e no presente, mas que desse último abandono ela já estava recuperada. Ramiro se assusta, diz a Letícia que a ama e tenta justificar que remeteu um bilhete por Samuel explicando a impossibilidade do encontro antes da viagem. Letícia não acredita na fala de Ramiro e o expulsa de sua casa. De volta à aldeia, Ramiro vocifera contra Samuel, pensando que o pescador não entregou o bilhete, propositadamente. Samuel relata que deixou o envelope com a secretária e Ramiro pede desculpas. Ramiro ainda afirma ao amigo que não poderá ser feliz sem Letícia. Letícia procura François, sendo recebida com flores, uma declaração de amor e um beijo. Os dois saem para fazer um piquenique preparado com ele, que pensou em todos os detalhes para fazê-la se sentir bem a seu lado. Letícia fica radiante por passar o dia com François. Serena é carinhosa com Ramiro. François pede Letícia em casamento. Estela se encanta com o apartamento e beija Gaspar, apaixonada. Letícia e François voltam para a casa dele e são surpreendidos com a presença de Amanda. Amanda diz a François que alguém roubou seu namorado, por isso ela não está feliz, mas que ela vai reaver o que lhe pertence. A garota complementa, ainda, que a pessoa que lhe roubou seu namorado ainda será revelada como uma grande decepção, e nesse dia, o homem que ela ama voltará, pedindo perdão. Amanda faz perguntas a Gaspar sobre o acidente em que seu pai morreu. Letícia conta a Gaspar que Vítor a está acusando de ser responsável pela morte de Jordi. Irritado, Gaspar exige que Vítor o procure para conversar.

84

Olívia diz a Vítor que os operários estão constrangidos em serem atendidos por uma médica. Insegura, ela cogita deixar o cargo. Vitor a dissuade do melindre. Plínio leva flores para Estela em nome de Gaspar e conta que o empresário só poderá vê-la à noite. Vitor reitera em frente ao avô que Letícia é responsável pela morte de Jordi. O jovem ainda insinua que o avô corrempeu a perícia sobre a morte de Jordi para encobrir o suposto crime de Letícia. Vitor jura que até o último dia de sua vida, jamais se esquecerá da morte do pai. Gaspar manda Bonfim fazer companhia a Estela. Isabel arruma as malas para sair de casa. Estela, irritadiça, se revolta com a atitude de Gaspar e diz para ele, por telefone, que não vai sair para jantar com Bonfim. Isabel pede a separação para Bonfim, justificando que ele presenteou a amante com um apartamento. Serena, alheia aos sentimentos de Ramiro, lhe faz carícias enquanto ele pensa em Letícia. Isabel decide ficar no quarto de hóspedes. Gaspar e Estela fazem as pazes.

85

Cassiano comemora a compra da madeira para construir seu barco. Bonfim fica abatido com a decisão de Isabel. Samuel conta a Bujarona ter descoberto que ele deixou duas pessoas do veleiro morrerem por causa de uma fortuna. Bujarona chora. Vítor dá um cheque a Samuel como pagamento pela venda do pescado. Bonfim procura Gaspar para falar sobre as desconfianças de Isabel. Isabel sai de casa e vai para o apartamento de Fred. Vítor solicita ao gerente do banco que suste o cheque dado a Samuel como pagamento pelo pescado.

86

Gaspar cozinha para Estela. Amanda sofre por saudades de François. Samuel tenta obter informações sobre o naufrágio do veleiro com a guarda costeira. Amanda diz a François que Letícia matou Jordi. Gaspar decide passar a noite com Estela. Fred chega em casa e dá de cara com Isabel no quarto de Adrenalina. Vítor desliga a refrigeração do frigorífico onde está armazenado o pescado de Ramiro. Samuel garante aos pescadores que o dinheiro será entregue no dia seguinte e eles se endividam. Adrenalina vai morar na casa de Isabel.

87

Pessoa recebe Adrenalina na maior felicidade. Bonfim procura Isabel e pede para ela voltar para casa, mas ela se recusa. Gaspar e Estela levam Bonfim para dançar. Samuel conta a Dalila a história dos gitanos do mar e ela fica preocupada com o pai. Bonfim decide aproveitar a liberdade. Samuel conta a Ramiro que o cheque foi sustado. Dalila consola Cassiano. Ramiro procura Vítor e ele diz que o pescado estava deteriorado. Samuel desconfia que Letícia foi a responsável pela suspensão do cheque. Serena diz para Ramiro que Letícia é culpada pelo que aconteceu com o pagamento do pescado.

88

Serena e Ramiro quase discutem por causa de Letícia: enquanto ele defende a empresária, Serena argumenta que Letícia agiu impulsionada por ciúmes e por vaidade ferida. Por fim, o casal não briga, e Ramiro garante que se for necessário, antecipará a próxima viagem ao mar, ao fim de que nada falte ao sustento da família. Samuel desconfia que algum tipo de sabotagem realizada no estaleiro tenha causado a deterioração do pescado. Bonfim também suspeita de sabotagem e sugere isso a Letícia sutilmente, ao afirmar que é muita coincidência um único frigorífico da empresa ter falhado e que uma vistoria demonstrou que não há problema na refrigeração de nenhum dos compartimentos. Ester fica cismada porque Samuel passou a noite mexendo em documentos do misterioso baú. Ela desabafa com Serena e dá a entender que Samuel pode estar guardando a certidão de nascimento de Pitanga. Bujarona foge de casa. Fantasiosa, Açucena diz para Cassiano que Vítor, no fundo, é uma boa pessoa e que ela tem certeza de que ele ainda a ama. Vítor fala para Davi que não preencheu a planilha de controle de qualidade do pescado quando da entrada do produto. Questionado por Davi sobre os critérios técnicos do controle de insumos, ele afirma que não deve satisfações a subalternos. Davi transmite a Letícia o fato de Vitor ter dispensado o preenchimento da planilha de qualidade da mercadoria. Manuela procura por Bujarona. Letícia manda Davi pagar os pescadores, considerando que a falha foi do estaleiro e não há como provar que o pescado foi entregue com qualidade ruim. Diante de Davi, Ramiro recusa o dinheiro e tem uma crise de orgulho, dizendo que exige um laudo comprovando que entregou o pescado com qualidade. Ele acaba cedendo aos pedidos dos outros pescadores e aceita o pagamento pela mercadoria. Serena diz a Ramiro que Letícia se mostrou digna ao fazer o pagamento. Cassiano fica feliz em encomendar novamente a madeira para o seu barco. François conta para Letícia o que Amanda conversou com ele sobre a morte de Jordi. Letícia fica chocada ao notar que Amanda acreditou nas suposições de Vitor e reproduz as acusações acerca da morte de Jordi. A viúva diz, ainda, que não quer perder François, mas ele a acalma com um beijo e uma declaração. Ramiro entra na sala sem ser anunciado e flagra Letícia e François se beijando, apaixonados. Os três se entreolham, significativamente.

89

Ramiro tenta disfarçar o abalo emocional por ver Letícia aos beijos com François. Ramiro e Letícia se tratam com frieza, abordando apenas assuntos relacionados ao pescado, e ele vai embora, perturbado. Letícia, constrangida, chega a esquecer sobre o que estava falando com François anteriormente. O arquiteto relembra que ele estava fazendo uma declaração de amor e explicita que Letícia ficou totalmente desestabilizada com a presença de Ramiro. François diz a Letícia que a culpa por sua confusão emocional é dela própria, que precisa vencer o passado para viver o presente. Ele afirma, ainda, que vai se afastar dela, esperando que ela reflita, faça sua escolha e o procure quando souber o que fazer. Em seguida, François vai à sala de Vítor: o rapaz ironiza o fato de ele estar namorando Letícia às escondidas e sugere que ela mata os homens com quem se envolve. François confronta Vitor, debochando de sua afirmação e sustentando que ele precisa crescer e deixar Letícia em paz, mesmo que para isso seja necessário buscar ajuda médica para vencer seu complexo de Édipo. Serena se preocupa com o comportamento agressivo de Açucena. Manuela e Pitanga procuram Bujarona na casa de Samuel e Ester fica tomada de ciúmes. Cassiano e Pitanga saem a procura de Bujarona de um lado e Samuel com Manoela seguem em outra direção. Cassiano e Pitanga encontram Bujarona em um barco, pronto para zarpar. Letícia chega em casa e recrimina Amanda por ter dito a François que ela é responsável pela morte de Jordi. Letícia afirma que François é a única coisa boa que ela possui, e questiona por que Amanda quer tirá-lo dela. Amanda discute com Letícia, sustentando que luta por François exatamente para não ser infeliz como a mãe, e que o natural seria Letícia se afastar do arquiteto para deixar o caminho livre. Letícia se recusa e Amanda, chorando, diz ter certeza de que ela não ama François, da mesma forma que não ama os filhos, o falecido Jordi e nem a ela própria. Dalila sente ciúmes ao ser informada por Berenice e Benvinda, em tom de chacota, que Cassiano saiu para passear de jipe com Pitanga. Serena esclarece a verdade sobre a saída de Cassiano e Pitanga. Cassiano e Pitanga chegam com Bujarona ao bar de Manoela, onde Samuel também está. Bujarona é duro com Samuel: diz que nunca mais quer falar com ele.

90

Samuel convence Bujarona a conversar com ele. Pitanga fica feliz com a atenção dispensada por Cassiano a ela. Bujarona confessa a Samuel que queria fugir para esquecer o passado. Samuel promete a Bujarona que vai procurar pela mulher e pela criança que estavam no veleiro que naufragou. Gaspar confidencia a Letícia que está apaixonado por Estela e ela o apoia. Pai e filha planejam um jantar para apresentar Estela à família. François está em casa quando ouve um barulho na sala, ele corre pensando que é Letícia, mas dá de cara com Franchico, que voltou de Miami. Vítor diz para Letícia, Gaspar e Amanda que desconfia das intenções de François e que provavelmente ele quer dar um golpe em Letícia para ter acesso ao dinheiro dos Velasquez. Os pescadores fazem uma festa na aldeia. Franchico chega à aldeia com presentes para todos. Ele vai ao quarto de Açucena com um enorme urso de pelúcia e consegue convencer a menina a participar da festa de pescadores. Vítor incumbe Davi de levantar informações sobre a vida de François em São Paulo.

91

Bujarona desconfia que existe algum segredo entre Manuela e Samuel. Ester questiona Samuel sobre a preocupação dele com Bujarona. Gaspar confidencia a Franchico que está desconfiado a respeito do passado de François. Franchico tranquiliza Gaspar, dizendo que François não está atrás de um golpe do baú pois já nasceu rico e se mudou para Fortaleza em busca de uma vida mais simples e tranquila. Em seguida, o malandro procura François e questiona se ele está certo em assegurar que não há nada escondido sobre seu passado. François diz a Franchico que ele e Letícia deram um tempo, e portanto a preocupação é inútil. François sai de jipe. Amanda e Vitor o encontram na estrada e o seguem. Amanda aborda François no local onde ele fez o piquenique com Letícia. Ela faz uma declaração de amor e diz que ele nunca vai ser feliz com Letícia porque ela não o ama. Além disso, a garota tenta seduzir François, abrindo a blusa e sugerindo que ele a pinte nua, mas ele resiste e a manda embora para pintar a natureza do local. Olívia diz a Letícia que Isabel e Bonfim não vão se entender enquanto o mistério sobre o apartamento comprado não for desvendado. Letícia promete investigar com Gaspar a respeito do imóvel. Quando Olívia chega em casa, Bonfim, Adrenalina e Janaína estão dançando na sala, e Pessoa tocando bateria. Letícia telefona e revela que o apartamento que Bonfim comprou é, na verdade, de Gaspar. Bonfim diz para Olívia que não pedirá que Isabel volte para casa, causando o delírio dos jovens. Pitanga vai à procura de Cassiano no horário de aula, conseguindo ficar sozinha com ele sem a presença de Dalila. Pitanga se derrete de admiração na presença de Cassiano. Ester critica a atitude de Pitanga, junto de Serena, deixando claro que percebeu a estratégia da moça para ficar sozinha com Cassiano. A aldeã ainda desabafa com Serena que desconfia que Pitanga seja filha de Samuel.

92

Serena aconselha Ester a conversar com Samuel a respeito da hipótese. Gaspar diz a Estela que vai apresentá-la a sua família. Pitanga ajuda Cassiano na construção do barco e ele diz que o barco se chamará Dalila. Samuel flagra Ester tentando arrombar seu baú e a repreende. Ela insiste que quer saber o conteúdo do baú, mas o pescador não revela seu segredo. A discussão é interrompida pela chegada de Olívia, que chama Samuel para conversar com os operários do estaleiro a respeito de medicina alternativa. Letícia e Gaspar falam com Vítor sobre o jantar com Estela. O rapaz é irônico e debochado ao saber que o avô tem uma namorada e que se trata de uma ex-cantora de boate. Franchico tenta localizar uma praia deserta para construir o parque aquático. Letícia procura François, os dois se beijam e fazem as pazes. Ela o convida para participar do jantar de apresentação de Estela. Olívia conversa com Isabel e ela decide voltar para casa e pedir desculpas a Bonfim. Vítor é apresentado a Estela no jantar oferecido por Gaspar.

93

Vítor entrega um ramalhete de flores a Estela. Ele se finge de simpático diante da cantora. Durante o jantar, Gaspar anuncia o casamento com Estela, sob aplausos da família. Letícia aproveita o brinde e comunica a todos que vai se casar com François. Amanda dá um escândalo devido à notícia do casamento de Letícia e François: chora, grita e acusa Letícia de ser cínica e sórdida. Amanda vocifera que ama François e sai da mesa, aos prantos. Vítor consola Amanda e garante que em menos de três dias dará um jeito de acabar com o relacionamento de Letícia e François. Letícia tenta conversar com Amanda, mas ela não aceita as explicações da mãe e profere hostilidades. Franchico diz a Açucena que a ama. Olívia diz a Vítor que Açucena tem um novo amor e ele fica pensativo. Franchico almoça com a família de Ramiro, depois leva Açucena à escola de jipe. Ele se despede dela com um beijo no rosto. Vitor aparece e assiste à cena sem ser percebido. Davi entrega a Vítor o dossiê sobre François. Franchico diz para François que sonha em se casar com Açucena. Vítor diz a Gaspar que François é casado e, como prova, entrega a documentação do dossiê.

94

Vitor descreve François como um profissional fracassado que precisou deixar São Paulo depois de provocar um vexame, bêbado, em um evento público. O rapaz ainda acrescenta que o arquiteto é casado e deve estar em Fortaleza em busca de uma mulher carente e ingênua que caia em seu golpe. Gaspar demonstra estar disposto a investigar o passado misterioso de François. Vítor surpreende Açucena na saída escola e a convida para conversar em um local mais reservado. Ela resiste mas acaba cedendo. Franchico vê de longe, frustrado, quando Açucena entra no carro de Vitor. Vitor leva Açucena para ver o pôr do sol no coqueiral. No paradisíaco cenário, ele afirma que tem problemas psicológicos como consequência do trauma de ter assistido a morte do pai, e que maltratou Açucena apenas para que ela se afastasse e pudesse ser feliz sem ele. Vitor diz que deseja que ela seja feliz em seu namoro com Franchico. Açucena rebate dizendo que não tem nada com Franchico e que ama Vitor. Vítor e Açucena acabam se beijando e ela demonstra estar mais apaixonada que nunca. Munido do relatório fornecido pela Capitania dos Portos, Samuel revela a Bujarona que a mulher do naufrágio sobreviveu e promete procurar por ela para desvendar todo o mistério do veleiro. Samuel e Bujarona pretendem investigar a história juntos, na esperança de encontrar a criança que estava no veleiro no dia do naufrágio. Em posse do dossiê, Gaspar procura François. O arquiteto explica a história de seu casamento para Gaspar, diz que desistiu da carreira devido a convicções pessoais e que já não é mais casado. Vitor se delicia dizendo a Amanda que Açucena caiu em suas mentiras. Amanda retruca afirmando que o irmão, na realidade, é apaixonado pela aldeã. Ele resiste em admitir e insiste que está apenas jogando com a garota. Serena nota a felicidade no semblante de Açucena e faz um discurso aprovador a respeito da paixão, acreditando que a filha está radiante por causa da aproximação de Franchico. Açucena não revela que o motivo de sua alegria é Vitor. Gaspar diz a Vítor que acredita na inocência de François. Vitor contesta que o arquiteto não passa de um farsante. Letícia escuta a conversa e ouve que François é casado. Vitor entrega a Letícia o dossiê sobre François.

95

Letícia não gosta de saber que Gaspar está interferindo em seu namoro e decide procurar François para tirar a limpo a história do casamento. Davi leva Samuel, Ester e Dalila para conhecerem seu apartamento. François resolve se distanciar de Letícia, revoltado com as desconfianças dela. Ele afirma que a viúva busca todo tipo de pretexto para voltar à paixão fantasiosa que sente por Ramiro e pede para que ela saia de sua vida, para que ele possa finalmente ter paz. Açucena diz para Franchico que ama Vítor. Franchico fica triste mas deseja que ela tenha sorte e seja feliz. Letícia fala para Vítor que terminou com François. Vítor aproveita que o avô não vai passar a noite com Estela e se oferece para ir ao flat fazer companhia à cantora. Vitor convida Estela para sair e os dois vão se divertir em um bar, onde ela conhece outros cantores. Vitor até toca guitarra. Na volta para o apartamento, eles dão de cara com Gaspar esperando lá dentro.

96

Vítor se mostra atencioso com Estela e Gaspar acredita nele. Isabel tenta reconquistar Bonfim. Vítor vai à casa de Bonfim e é sedutor com Olívia, à beira da piscina. Pessoa, Plínio, Adrenalina e Janaína vai para a Praia da Ponta Branca, lugar deserto onde comenta-se que existe um fantasma depois de um acidente envolvendo um veleiro no passado. Lá chegando, encontram Franchico pensativo, observando o mar. Adrenalina também se emociona ao olhar o mar. Enquanto Plínio e os jovens entram na água, Franchico e Adrenalina meditam e conversam sobre o misterioso acidente do veleiro. Açucena diz a Dalila que não está namorando Franchico e que só pensa em Vítor. Conta, inclusive, que os dois voltaram a se encontrar e estão apaixonados um pelo outro. Dalila rebate a versão da amiga, argumentando que Vitor apenas quer utilizá-la como um passatempo, mas na hora de procurar alguém para levar a sério, buscará uma garota rica como ele. Vítor convence Isabel a encomendar um quadro de François para presentear Gaspar no dia do casamento, de maneira secreta. Dessa forma, prontifica-se a convencer Estela a posar para o retrato em sigilo, para surpreender Gaspar com a pintura. Franchico e Adrenalina sentam lado a lado para olhar o mar e ela fica intrigada quando ele decide ir embora da praia sozinho e de forma abrupta.

Gaspar e Estela argumentam, junto a Letícia, que ela foi precipitada ao terminar o relacionamento com François. Letícia responde que não se sentiria segura com François pois não pode começar uma relação baseada em mentiras e segredos. Franchico mostra a Gaspar o mapa da área para a construção do parque aquático e ele aprova. Letícia se abre com Estela a respeito de sua vida afetiva, deixando entender que vive uma frustração por não ter aproveitado uma oportunidade de amor, no passado. Ramiro diz para Samuel que viu Letícia e François se beijando e que por isso vai desistir de lutar pelo amor da empresária. Samuel comemora, mas Ramiro é incapaz de disfarçar a tristeza. Em casa, Ramiro faz declarações de amor para Serena e jura ficar com ela para sempre. No meio da noite, entretanto, enquanto dorme, o pescador murmura o nome de Letícia, apaixonadamente. Serena sai do quarto e caminha pela casa, transtornada. Na cozinha, ela pega um facão e sai de casa, vestindo apenas camisola. Amanhece. Todos na casa de Ramiro ficam intrigados devido ao desaparecimento de Serena. Enquanto isso, na mata, ela corta galhos de coqueiros, enfurecida e machucada. Samuel e Bujarona saem para começar a procurar pelas sobreviventes do naufrágio, em segredo. Franchico tenta convencer François a pintar o retrato de Estela. François dá a entender que não vai se submeter a este tipo de arte inferior. Ele deixa claro, também, que está com relações estremecidas com os Velasquez. Isabel simula um ataque de clarividência e pergunta se o rompimento entre François e Letícia tem ligação com uma certa aldeia de pescadores. Franchico, histriônico, perturba François ao enfatizar os supostos dons sobrenaturais de Isabel. Para ficar livre de Isabel e Franchico, François aceita pintar o retrato de Estela. Serena chega à aldeia carregando uma braçada de galhos de coqueiro. Ela os joga em cima de Ramiro e diz que, com o material, ele deve reconstruir seu ninho de amor, a cabana que ela queimou no passado.

98

Serena se tranca no quarto e Ramiro fica furioso. Ramiro chega a pegar um machado para arrombar a porta, mas não é necessário porque ela sai do quarto e o enfrenta. Serena expulsa Ramiro de casa e diz que o ouviu chamar por Letícia enquanto dormia. Antes que Ramiro vá embora, Serena faz um discurso comparando-se com Letícia, não para desvalorizar a outra, mas para expor que as circunstâncias sociais nunca permitiriam que fosse uma disputa justa e que ela, por assumir o papel de dona de casa e pobre, não possuía os encantos e fascínios da rica empresária. Ramiro vai embora e pede a Cassiano para cuidar de Serena e Açucena, pois ele pretende cuidar da própria vida. Bujarona e Samuel encontram uma casa rudimentar na Praia da Ponta Branca. Eles adentram o imóvel e estranham a existência de uma geladeira sofisticada. Divina (Míriam Pires) chega e os ameaça com uma arma. Eles a acalmam e dizem que querem apenas algumas informações. Quando Divina percebe que o assunto se direciona para o misterioso acidente do veleiro, retomada a arma e os ameaça. Samuel menciona que a sobrevivente do veleiro pode retribuir com um bom presente se ela ajudá-los a encontrar pistas sobre a fortuna perdida e a criança desaparecida. Divina apenas entrega a eles uma carta da mulher que sobreviveu ao acidente com a embarcação e pede que eles saiam. Ester consola Serena e limpa seus ferimentos. Serena conversa com os filhos e explica que o casamento acabou mas eles devem respeitar Ramiro como pai. Explica, ainda, que a vida seguirá em frente e eles três sustentarão a casa. Manuela e Pitanga procuram por Bujarona na casa de Ester e esta as trata mal. Letícia conta a Estela a sua história com Ramiro e diz que já superou este passado, pois nunca poderia ser feliz com o pescador, inclusive porque ele está casado e tem filhos. Estela diz a Letícia que ela precisa viver esse amor, nem que seja para se livrar das dúvidas que ainda pairam. Samuel e Bujarona decidem ir para o mar.

99

Isabel diz a Vítor que François aceitou pintar o quadro de Estela. Bujarona conta a Pitanga que passeou de barco. Samuel consola Serena. Firme, ela garante que vai seguir em frente e encontrar novas motivações para viver, apesar do fim do casamento. Samuel fica revoltado e tenta demovê-la da atitude, mas ela se mostra irredutível. Vítor convence Estela a posar para o quadro de François. Cassiano e Açucena sofrem com a ausência de Ramiro. Eles fazem questão de falar sobre o pai durante o jantar, mas Serena pede que eles mudem de assunto. No dia seguinte, Estela posa para François. Cassiano encontra Ramiro construindo uma cabana no Vale Alegre e tenta convencê-lo a voltar para casa, sem sucesso. Ramiro nega que a culpa da separação seja de Letícia e deixa claro que ela tem um novo namorado e sequer se lembra dele. Discutindo com Serena, Cassiano acaba revelando a Açucena que Ramiro foi amante de Letícia. Açucena fica revoltada com a revelação do caso de Ramiro e Letícia. Com o pretexto de levar uma caixa de ferramentas para o amigo, Samuel decide procurar Ramiro e tentar convencê-lo a voltar para casa.

100

Serena diz a Cassiano que ele não deveria ter contado nada a Açucena a respeito do caso entre Ramiro e Letícia. Açucena fala para Dalila que vai contar a verdade a Vítor e decidi matar aula para procurá-lo. Samuel consola Ramiro e o ajuda a construir a cabana. Gaspar vê François deixando Estela em casa e fica com ciúmes. Ela mente que o encontrou por acaso enquanto fazia compras e por isso aceitou uma carona. Açucena procura Vítor na empresa, mas não o encontra. Ela fica frente a frente com Letícia e a cumprimenta com olhar desafiador. Depois, vai com Dalila para a sala de Davi e tem uma crise de choro. Letícia fica intrigada com a presença do Açucena no estaleiro. Estela relata para Vítor que Gaspar ficou com ciúmes dela e François. Vitor diz a Estela que ela não deve faltar à sessão de pintura com François pois o quadro precisa ficar pronto a tempo. Dessa forma, ele se oferece para inventar uma história para o avô, a fim de que não seja necessário que no dia seguinte Estela vá ao cartório com Gaspar para marcarem a data do casamento. Davi conta a Letícia que Ramiro e Serena se separaram. Isabel faz fofocas sobre o relacionamento de Gaspar e Estela para uma amiga. Vítor diz a Açucena que já sabia sobre Letícia e Ramiro e que os pais, frustrados, querem apenas prejudicar a vida dos filhos para torna-los também pessoas frustradas. Fingindo-se de apaixonado, ele a faz prometer que nada vai separá-los novamente.

101

Dalila flagra Vítor e Açucena se beijando. Açucena diz a Dalila que ninguém vai impedir que seu amor com Vitor se concretize. Serena sente saudades de Ramiro. Samuel escreve uma carta para Maria Soledad e Ester fica cismada. Vítor simula estar falando com Estela ao telefone e que ela está dizendo que não poderá ir ao cartório com Gaspar devido a um imprevisto. Vitor se diverte criando desconfiança em Gaspar a respeito do comportamento de Estela. François desconfia dos projetos de Franchico. Gaspar pede para Plínio ir à casa de François com o pretexto de procurar Franchico, mas orienta que na verdade ele deve estar muito atento à casa, em busca de alguam presença inusitada. Plínio chega à casa de François e fica decepcionado ao ver Estela na mesa do café da manhã com o arquiteto. A cantora corre e se esconde atrás de uma pilastra. Plínio mente para François que está em busca de Franchico e é informado de que o malandro já saiu. Serena procura Ramiro.

102

Ramiro é seco com Serena. Vítor diz a Bonfim que Davi irá acompanhá-lo ao jantar com os alemães. Ramiro leva Serena para casa. Franchico despista Gaspar para que ele não encontre Estela com François. Gaspar conta a Franchico que seu antigo sócio morreu. Ramiro diz a Serena que continuará a sustentar a casa mesmo de longe e ela rejeita a proposta. Ramiro fala para Samuel que ele será o novo líder dos pescadores.

103

Plínio conta a Gaspar que viu Estela na casa de François e que ela se escondeu dele. Gaspar rompe o noivado com Estela, deduzindo que ela tem um caso secreto com François. Estela decide procurar Gaspar na casa de Letícia, mas não o encontra. Plínio leva Gaspar a um boteco. Davi vai à casa de Bonfim para tratar de negócios e acaba encontrando Olívia. Davi diz a Olívia que se reaproximou de sua família, tornando-se um homem com menos ressentimentos e pede uma chance para reatar o namoro. Olívia afirma que já não o ama e não pode voltar atrás. Davi fica nervoso e acusa Olívia de estar apaixonada por Vítor. Ela nega e enfatiza que sempre foi ele quem a ofereceu para Vitor, de maneira disfarçada. Davi se descontrola e exige que Olívia confesse sua paixão por Vitor. Ela se defende dando um tapa em Davi e exigindo que ele vá embora. Estela conta a Letícia que Gaspar rompeu o namoro com ela. Olívia vai se consolar com Bonfim, que também desconfia dos sentimentos da filha em relação a Vítor.

104

Vítor se faz de inocente e leva Estela para casa. Gaspar chega embriagado e Letícia se preocupa com sua saúde. Estela decide voltar para o Rio de Janeiro e Vítor é quem a leva ao aeroporto. Ester cisma com a carta que Samuel vai botar no correio. Manuela conta a Samuel que Pitanga quer ver o retrato do pai. Olívia examina Gaspar. Samuel diz a Bujarona que mandou a carta para a mulher sobrevivente do veleiro. Damasceno diz para Franchico que na Praia da Ponta Branca existe uma mulher que conversa com o fantasma do veleiro que naufragou.

105

Olívia conta a Isabel que Gaspar rompeu com Estela. Isabel fala para Olívia que Estela estava posando para um quadro pintado por François e que o fim do casamento representará um prejuízo, pois se tratava do presente dela para o casal. Olívia deduz que Estela é inocente da suspeita de traição e faz contato com Bonfim, alertando-o para abrir os olhos de Gaspar. Vítor diz a Amanda que Estela voltou para o Rio de Janeiro. Bonfim leva Gaspar à casa de François para desfazer o mal-entendido relativo ao quadro para o qual Estela estava posando. Gaspar vai atrás de Estela e intercepta o taxi no meio da estrada, a caminho do aeroporto. Os dois se reconciliam. Adrenalina fala para Pessoa e Isabel que conhece as mágicas gitanas. Franchico procura Divina e a convence a falar sobre o veleiro que naufragou. Gaspar e Estela comemoram com François a reconciliação. Divina conta a Franchico que Bujarona e Samuel estiveram em sua casa e que a mulher do veleiro sobreviveu ao naufrágio. Franchico procura Bujarona e pergunta sobre a mulher do veleiro.

106

Bujarona tergiversa e se finge de maluco para despistar Franchico. Os pescadores ajudam Ramiro a construir a casa nova. Cassiano chama Pitanga para ajudá-lo com o barco. Bujarona fala para Samuel que desconfia que Franchico é da polícia. Adrenalina joga cartas para Isabel. Ester conta para Dalila que Cassiano saiu com Pitanga. Samuel vai conversar com Franchico e ele confessa que era o menino do veleiro que naufragou. Franchico conta sua história para Samuel.

107

Dalila sente ciúmes de Cassiano com Pitanga. Adrenalina ensina uma magia gitana para Isabel. Samuel dá a Franchico o brinquedo que foi dele quando criança. Estela e Gaspar marcam a data do casamento e Letícia sugere uma festa na fazenda. Estela incentiva Letícia a procurar Ramiro. François encontra Ramiro na mata e acaba contando que rompeu com Letícia. Samuel leva Franchico à casa de Bujarona e conta toda a história para ele. Ester pensa que Franchico vai pedir Açucena em casamento e a menina, com ar petulante, afirma que jamais aceitaria ter nada com o malandro. Bujarona dá a Franchico a luneta que foi de seu avô.

108

Franchico se recorda da tempestade que fez o veleiro naufragar. Samuel dá a ele a carta enviada por sua mãe a Divina. Bujarona pergunta para Samuel porque ele não disse para Franchico sobre a fortuna do avô dele. Vítor e Amanda ironizam o casamento de Estela e Gaspar para Letícia. Isabel toma um banho de pétalas de rosas para conquistar Bonfim. Franchico lê a carta da mãe. Maria Soledad recebe a carta de Samuel. François faz o desenho de um parque aquático para Franchico. Davi diz para Letícia que Ramiro está morando numa cabana. Letícia procura Ramiro.

109

Ramiro é inicialmente agressivo com Letícia (Sílvia Pfeifer) mas a conversa evolui e eles caem nos braços um do outro. A magia gitana realizada por Isabel funciona com Plínio (João Carlos Barroso), que fica louco por ela. Isabel (Lúcia Alves) foge de Plínio. Ramiro diz a Letícia que eles nunca serão felizes juntos por pertencerem a mundos diferentes. Os pescadores flagram Letícia com Ramiro. Dalila (Carla Martins) incentiva as meninas da aldeia a vender os colares e Cassiano (Márcio Garcia) não gosta. Franchico (Cássio Gabus Mendes) mostra a Gaspar (Francisco Cuoco) o desenho do parque aquático. Gaspar convida Franchico para ser padrinho de seu casamento. Soledad (Nívea Maria) manda uma carta para Samuel (Stênio Garcia). Vítor (Selton Mello) pede a Davi (Delano Avelar) a relação dos acionistas da Nave. Davi pergunta a Vítor se ele ama Olívia (Leila Lopes).

110

Vítor desconversa e Davi diz que o caminho está livre. Vítor dá em cima de Olívia. Dalila diz a Pitanga (Gabriel Alves) que quer vender os colares no bar de Manuela (Cinira Camargo). Vítor pega Açucena (Carolina Dieckmann) na escola e os dois se beijam apaixonadamente. Manuela aceita vender os colares no bar, ganhando uma pequena comissão. Vítor e Açucena marcam um novo encontro na beira do rio. Amanda (Paloma Duarte) convida François para o casamento de Gaspar e Estela (Branca de Camargo). Davi recebe a lista de acionistas e diz para Bonfim (Edney Giovenazzi) que vai entregá-la para Vítor. Vítor beija Olívia com paixão e ela retribui.

111

Davi aconselha Dalila a se matricular em um curso de inglês. Olívia foge de Vítor, que diz a ela para não mentir a si mesma sobre seus sentimentos. Os pescadores terminam a construção da cabana de Ramiro. Vítor entrega a Davi um texto para ser publicado nos principais jornais do país, na verdade um desmentido sobre a falência da empresa. Vítor fala para Davi que deseja que ele seja o testa-de-ferro na compra de todas as ações da Nave. Serena (Regina Dourado) vai beber com Ramiro e ele é agressivo com ela. Letícia fala com Estela sobre seu encontro com Ramiro. Olívia procura por Vítor e Bonfim fica desconfiado do interesse da filha.

112

Franchico, de longe, vê Açucena e Vítor andando de jetski e fica frustrado. A secretária Suzana (Adriana de Broux) mostra a Bonfim o release que Vítor mandou publicar nos jornais. Davi entra na sala de Bonfim e desconfia de que o empresário pode estar ciente da publicação. Vítor e Açucena transam na praia e ele é muito carinhoso com ela. Os dois trocam juras de amor na areia da praia. Davi diz para Vítor que desconfia que Bonfim sabe alguma coisa sobre o golpe. Vítor não deixa Isabel falar com Gaspar pelo telefone, criando obstáculos. Isabel comunica a Bonfim que não foi possível falar com Gaspar ao telefone e Bonfim diz que vai ao casamento contar o que descobriu sobre as intenções de Vitor. Na fazenda, todos esperam pelo início do casamento de Gaspar e Estela. François (Victor Fasano) vai ao casamento e cumprimenta Letícia, que fica desconfortável com a presença do arquiteto. Amanda leva François para ver os cavalos. Bonfim tenta falar com Gaspar sobre o golpe na empresa, mas o noivo só pensa no casamento. Dalila diz para Serena e Açucena que vai se matricular no curso de inglês. Todos aguardam a entrada de Estela.

113

Dalila conta a Cassiano que vai se matricular em um curso de inglês e ele fica furioso. Vítor interrompe o casamento e todos ficam apreensivos com a possibilidade de ele ter uma crise emocional. Por fim, o jovem apenas tinha reservado a surpresa de uma banda de músicos para acompanhar a cerimônia. Estela e Gaspar se casam. Cassiano reclama com Serena sobre o comportamento de Dalila. No casamento, Davi tenta se reconciliar com Olívia. Vítor interrompe a paquera e beija Olívia. Franchico assiste à cena e diz a Vitor para ele não fazer Açucena de idiota. Vitor satiriza a recomendação de Franchico. Isabel fica chocada ao saber que Estela manterá o sobrenome de solteira e especula que a ex-cantora pretende manter laços com o passado. Dalila flagra Cassiano e Pitanga se divertindo no mar e corre para casa, nervosa. Ester diz a Samuel que Pitanga imita o comportamento oferecido de Manuela e insinua que a amizade dele com Bujarona pode ser um subterfúgio para justificar uma pretensa aproximação com a dona do bar. Cassiano vai atrás de Dalila e desfaz o mal-entendido. Pitanga fica constrangida diante dos chamegos de Dalila e Cassiano. Bonfim, com o release em mãos, diz a Gaspar que Vítor armou um golpe na empresa.

114

Gaspar não acredita em Bonfim, rasga o release e diz que ele está perseguindo Vitor. Bonfim diz a Gaspar que não sabe se continuará na empresa. Pitanga entrega a Bujarona a carta que Soledad enviou a Samuel, mas Manuela intercepta a correspondência. Manuela vai à aldeia e mostra o envelope a Ester (Ana Rosa). Manuela entrega a carta para Samuel, demonstra ciúmes, pergunta quem é Soledad e ele desconversa. Ester também pressiona Samuel mas ele não revela o mistério da carta. Letícia fica deprimido, pensando em François e em Ramiro. Vitor chega e fica intrigado com a tristeza da mãe. Letícia diz a Vítor que nunca se sentiu tão sozinha e ele diz que a ama e que para protegê-la rasgou o bilhete de Ramiro. Letícia diz para Vítor que ele tem que deixá-la viver a vida dela, que está sufocada por seu comportamento e que ele está doente. Vitor, transtornado, diz que ela não pode se comportar como uma mulher com anseios, necessidades afetivas e sexuais, pois isso seria vulgar. Ele afirma que o certo é ela aceitar a viuvez e permitir que o filho a proteja do resto do mundo. Letícia tem uma crise e sai correndo. Vítor chora. Samuel procura Franchico para entregar a carta enviada por Soledad. Letícia, desestruturada, procura Ramiro na cabana e ele a recebe com olhares apaixonados.

115

Olívia (Leila Lopes) percebe que Bonfim (Edney Giovenazzi) está preocupado e ele conta sobre os problemas da empresa, ponderando consigo mesmo se está sendo realista ou exagerado ao desconfiar das condutas de Vitor. Samuel (Stênio Garcia) procura Franchico na casa de François e lhe entrega a carta de Soledad (Nívea Maria). Franchico se emociona ao saber que a mãe ainda está viva e decide embarcar imediatamente para o Rio de Janeiro em busca do endereço da carta. Letícia (Sílvia Pfeifer) decide ficar na cabana de Ramiro (Herson Capri). No dia seguinte, na casa dos Velasquez todos se preocupam com a falta de notícias de Letícia. Amanda fica aflita e Vitor minimiza a ausência de Letícia. Ramiro compra roupas para Letícia, mas nenhuma serve. Soledad recebe o telegrama de Samuel dizendo que seu filho foi encontrado. Damasceno diz para François (Victor Fasano) que acredita que Franchico fugiu pois deve ter aplicado algum golpe em Fortaleza. Franchico chega ao prédio de Soledad, mas é informado pelo porteiro que ela foi para a rodoviária, usando um casaco amarelo. Na rodoviária, Franchico procura por Soledad, mas ela já tirou o casado e os dois acabam se esbarrando sem se reconhecer.

116

Franchico tenta pular a roleta que dá acesso à área de embarque e é capturado pelos seguranças da rodoviária. Soledad embarca rumo a Fortaleza. Cassiano (Márcio Garcia) flagra Letícia na cabana de Ramiro. Cassiano conta a Serena (Regina Dourado) o que viu. Serena finge ser forte. Cassiano e Açucena ficam revoltados devido à atitude de Ramiro em assumir a relação com Letícia. Serena diz a Ester que Ramiro precisa viver esse amor e dá a entender que depois o aceitaria de volta, uma vez que ele certamente vai se decepcionar com a realidade da relação com Letícia. Letícia começa a perceber as dificuldades de viver com Ramiro sem recursos nem confortos. Bonfim lê no jornal o desmentido que Vítor (Selton Mello) mandou publicar sobre a falência da empresa. Bonfim procura Vítor, os dois discutem e ele passa mal. Franchico volta para Fortaleza. Bonfim pede demissão para Vítor, que fica satisfeito.

117

Bonfim redige sua carta de demissão e Davi se preocupa com ele. Franchico diz a Açucena (Carolina Dieckmann) que a viu com Vítor. Açucena pede a Franchico que ele não conte para ninguém sobre os encontros dela com Vítor. Samuel fica sabendo que Franchico se desencontrou da mãe. Vítor diz para Olívia que Bonfim pediu demissão e pede que ela tente reverter a situação, convencendo-o a tirar férias ao invés de se demitir. No entanto, ao receber a carta de demissão Vítor pede à secretária que leve ao departamento de recursos humanos da empresa para que Bonfim seja desligado o mais rápido possível. Vitor diz a Davi que está começando uma nova era na empresa. Franchico, rodeado pelas meninas da aldeia, propõe a Serena que ela venda os colares em seu parque aquático e ela aceita. Franchico faz uma trança no cabelo de Açucena, adornando o cabelo dela com um colar de conchas. Enquanto Franchico toca em seus cabelos, Açucena pensa em Vitor. Franchico se despede de Açucena com um beijo no rosto. Tão logo o malandro sai da casa de Açucena, a menina desfaz a trança e afirma às presentes que não gostou da criação de Franchico e que afirmou ter gostado apenas por educação. Amanda, desesperada, procura François e diz que Letícia sumiu. Ela vasculha a casa do arquiteto acreditando que Letícia está escondida na mansão. Hilda (Cleyde Blota) aparece na casa de Isabel (Lúcia Alves), que fica indignada com a presença da mulher.

118

Isabel é agressiva com Hilda ao que ela pede ajuda e emprego. François conforta Amanda. Hilda relembra que Isabel, sua prima, trabalhou na casa dos pais de Bonfim como doméstica e que até fez o vestido de casamento dela. Isabel transforma Hilda em governanta e a manda guardar segredo sobre seu passado. Bonfim fala com Olívia sobre o golpe que Vítor deu na empresa. Açucena conta a Vítor que Letícia e Ramiro estão vivendo juntos. Vítor fala com Amanda sobre Ramiro e Letícia e ela fica chocada. François vai à cabana de Ramiro e Letícia.

119

François diz a Letícia que todos estão preocupados com a falta de notícias. Adrenalina (Natália Lage) e Pessoa (Guga Coelho) armam uma brincadeira para Hilda. Ramiro diz para Letícia que não quer que ela volte pra casa. Amanda (Paloma Duarte) diz a Neide (Elva Ninõ) que, para ela, sua mãe morreu. Dalila (Carla Marins) conta a Serena que Manuela (Cinira Camargo) conseguiu vender todos os colares. Bonfim afoga as mágoas num bar com Olívia. Ester reclama com Dalila sobre a participação de Manuela na venda dos colares. Bonfim chega bêbado em casa e diz a Isabel que foi demitido. Isabel dá força a Bonfim para surpresa de toda a família. Letícia se preocupa com os filhos e Ramiro fica com medo de perdê-la.

120

Pessoa apresenta Hilda para Olívia. Bonfim e Isabel se amam e dão gritinhos no quarto e todos acham que eles estão brigando. Olívia compreende tudo e põe todo mundo para fora de casa. Letícia vai à casa de François. Isabel pergunta a Olívia o que Bonfim bebeu na noite anterior. Letícia telefona para Amanda, mas ela diz para Neide que não tem mãe. Letícia chora e François a consola, mostrando-se amigo. Ramiro diz para Samuel que Letícia vai ter que se acostumar com a vida de pescador dele. Ramiro vai ver Açucena e os dois, emocionados, matam as saudades.

121

Ramiro (Herson Capri) e Açucena (Carolina Dieckmann) conversam sobre a venda de colares. Isabel (Lúcia Alves) obriga Bonfim (Edney Geovenazzi) a tomar a bebida que preparou e ele desmaia. Olívia (Leila Lopes) pede demissão da empresa e Vítor (Selton Mello) a seduz novamente. Ramiro leva caranguejos vivos para o jantar e Letícia (Sílvia Pfeifer) mal consegue esconder o nojo. Bonfim fica sabendo que Isabel contratou Hilda (Cleyde Blota) como governanta. Ramiro incentiva Letícia a procurar seus filhos.

122

Isabel se entusiasma ao saber, por Bonfim, que Olívia está interessada em Vítor. Vítor humilha Letícia e Amanda (Paloma Duarte) a ignora. Vitor trata a mãe de forma esnobe e desrespeitosa, e para ofendê-la afirma que ela abandonou a família para satisfazer seus desejos ao lado de um pescador pobre. Letícia dá um tapa na cara de Vítor, mas logo se arrepende do que fez e tem uma crise emocional. Neide ampara Letícia. Letícia se recupera e vai ao quarto de Amanda. A garota apenas escuta enquanto Letícia pede que ela a compreenda e apoie sua decisão de buscar a felicidade com Ramiro, embora ela admita que errou ao desaparecer sem avisos. Amanda se revolta e afirma que Letícia nunca amou ninguém, é egoísta e além de tudo atrapalhou sua paixão por François. Amanda manda Letícia ir embora. Dalila (Carla Martins) pede para Cassiano se inscrever no curso de príncipe da festa do mar, para dançar com ela, que concorre à rainha e ele aceita. Letícia, transtornada, pede a François (Victor Fasano) que dê apoio a Amanda. Ramiro dá os caranguejos para Manjubinha (Paco Sanches) e este entrega para Serena (Regina Dourado) e diz que Ramiro mandou de presente. Letícia chega à cabana completamente perturbada e Ramiro a consola.

123

Davi (Delano Avelar) entrega a Vítor o livro com o balancete da empresa. Vítor pergunta para Açucena onde é a cabana de Ramiro. Ramiro diz a Letícia que vai para o mar e ela diz que vai esperar por ele. Vítor vai à cabana, dá os livros com balancetes para Letícia assinar e ela não suspeita de nada. Vítor fala sobre seus planos para Davi. Amanda resolve passar o aniversário na fazenda. François faz uma visita surpresa para Amanda. Adrenalina (Natália Lage) e Pessoa (Guga Coelho) fazem uma guerra de travesseiros. Soledad (Nívea Maria) chega ao bar de Manuela (Cinira Camargo).

124

Manuela fica enciumada ao saber que Soledad procura por Samuel (Stênio Garcia) e diz que não o conhece. Pitanga (Gabriela Alves) diz para Soledad que vai falar com Samuel. Adrenalina vê Soledad e sai correndo para não ser vista. Amanda e François curtem o passeio. Manjubinha deixa escapar a Serena que Ramiro não mandou os caranguejos e ela fica triste. Adrenalina entra em casa chorando e Isabel se preocupa. François diz a Amanda que a ama como um amigo e ela se ofende. Adrenalina conta a Pessoa que Soledad é sua mãe. Pitanga dá o recado de Soledad a Samuel e Ester (Ana Rosa) ouve. Samuel conta para Soledad que Franchico (Cássio Gabus Mendes) está vivo, enquanto Ester observa os dois.

125

Manuela alfineta Ester sobre o fato de Samuel ter se encontrado com Soledad. Adrenalina conta a Pessoa que fugiu de casa porque tem uma madrasta má. Pessoa promete ajudá-la a se esconder da mãe. Samuel leva Soledad à casa de François. François conversa com Amanda sobre a amizade deles e ela chora. Ester flagra Samuel com Soledad e agride os dois. Franchico vai buscar Açucena na escola, mas ela prefere ir com Vítor. Samuel conta tudo a Ester e ela se emociona. Franchico chega em casa desolado e nem percebe que Soledad está esperando por ele.

126

Vítor marca novo encontro com Açucena. Letícia começa a se desencantar com a cabana. Soledad revela a Franchico que é sua mãe e os dois se emocionam. Açucena diz a Dalila que saiu com Vítor. Franchico é todo solícito com a mãe. Amanda diz a François que ele é seu melhor amigo. Dalila conta a Açucena que Vítor tentou agarrá-la e as duas brigam. Dalila conversa com Samuel sobre a briga com Açucena. François leva Amanda à cabana de Letícia e ela sai correndo para não falar com a mãe.

127

François (Victor Fasano) vai atrás de Amanda (Paloma Duarte) e ela pede um tempo para aceitar o romance de Letícia (Sílvia Pfeifer). Adrenalina (Natália Lage) e Pessoa (Guga Coelho) inventam que ela fugiu da Funabem por maus tratos e que agora estão querendo levá-la de volta. Bonfim (Edney Giovenazzi), mesmo não acreditando na história, diz que não deixará ninguém levá-la. Franchico (Cássio Gabus Mendes) leva Soledad (Nívea Maria) à casa de Samuel (Stênio Garcia) e agradece a ele por ter reencontrado sua mãe. Vítor (Selton Mello) faz uma festa surpresa para Amanda. Franchico leva Soledad para conhecer Serena (Regina Dourado). Gaspar (Francisco Cuoco) liga para Amanda e Vítor diz que vai contar tudo sobre Letícia.

128

Vítor mente a Gaspar, dizendo que está tudo bem. Franchico apresenta Açucena (Carolina Dieckmann) para Soledad. Vítor diz a Amanda que não quer que Gaspar volte agora. Amanda se assusta com os planos do irmão. Dalila (Carla Marins) e Cassiano (Márcio Garcia) se despedem aos beijos. Letícia se despede de Ramiro (Herson Capri) , que vai ficar uns tempos no mar. Serena sofre com a partida de Ramiro. François vê Franchico fazendo o café da manhã e acha que ele trouxe uma mulher para a casa. Soledad diz a Franchico que ele tem uma irmã.

129

Soledad conta a Franchico que teve uma filha com um homem casado e diz que a filha foi morar com o pai e fugiu porque era maltratada pela madrasta. Soledad diz para Franchico que sua filha se chama Ana Carolina. François bota Franchico para fora de casa e ele conta que Soledad é sua mãe. François não acredita, a princípio e depois, pede desculpas a Soledad e os dois ficam amigos. Açucena conta a Vítor o que Dalila lhe falou e ele desmente e a aconselha a fazer as pazes com a amiga. Adrenalina dá a descrição da mãe dela para Pessoa procurá-la na praia. Vítor tranca Dalila em seu escritório.

130

Vítor tenta agarrar Dalila, mas ela consegue se livrar e diz que tem pena e nojo dele. Vítor se incomoda com cada palavra de Dalila. Olívia (Leila Lopes) vai cuidar de Vítor e ele a beija. Davi (Delano Avelar) flagra os dois. Davi alerta Olívia sobre o caráter de Vítor, mas ela não dá atenção a ele. Franchico apresenta Soledad a Bujarona (Nelson Dantas) e este passa mal. Bujarona, inadvertidamente, menciona algo sobre a fortuna de Saul. Pessoa procura por Soledad no bar de Manuela (Cinira Camargo). François visita Letícia na cabana e surge um clima de romance entre eles. Franchico fala com Soledad sobre o parque aquático e, ao citar o nome de Gaspar, ela tem um leve sobressalto. Soledad procura por Gaspar em sua casa e Amanda a recebe.

131

Soledad diz a Amanda que gostaria de rever Gaspar. Amanda diz que ele se casou novamente. Açucena pede desculpas a Dalila, que não conta à amiga que Vítor tentou agarrá-la de novo. Letícia dá sinais de que não aguenta mais viver na cabana. Açucena espera por Vítor na porta da escola, mas ele não aparece e Dalila vai buscá-la. Vítor beija Olívia. Soledad conta a Franchico que seu avô era descendente dos gitanos do mar. Serena diz para Vítor que Açucena está namorando outro. Vítor oferece ajuda a Serena para separar Letícia e Ramiro, mas ela nega. Açucena se esconde no jipe de Vítor e o surpreende. Vítor diz a Açucena que não foi buscá-la porque um operário se acidentou.

132

Serena se preocupa com o sumiço de Açucena. Vítor decide enfrentar Serena. Açucena diz à mãe que vinha se encontrando com Vítor. Vítor diz aSerena que Açucena é a mulher da sua vida. Serena consente com o namoro, desde que seja dentro de casa. Soledad, Franchico e Françoisjantam juntos. Soledad diz para François que Franchico tem uma irmã. Pessoa arruma um disfarce para Adrenalina. Olívia recrimina Bonfimpor ele ter se demitido da empresa. Adrenalina e Pessoa vão ao bar de Manuela e encontram Soledad e Franchico.

133

Soledad (Nívea Maria) não reconhece Adrenalina (Natália Lage). Isabel (Lúcia Alves) fica sabendo que Letícia (Sílvia Pfeifer) está morando com Ramiro (Herson Capri) e começa a fazer fofoca. Depois, manda Janaína (Mônica Fraga) sondar com Plínio (João Carlos Barroso) onde fica a cabana. Manuela (Cinira Camargo) arruma Pitanga (Gabriela Alves) para o concurso da rainha do mar. Bonfim (Edney Giovenazzi) tenta alertar Vítor (Selton Mello) sobre os rumos da empresa, mas Vítor não dá atenção a ele. Vítor manda Davi (Delano Avelar) convocar uma reunião com os acionistas. Plínio conta para Janaína onde fica a cabana de Letícia. Pitanga é eleita rainha do mar. Dalila (Carla Marins) diz a Pitanga que empresta Cassiano (Márcio Garcia) para dançar com ela no dia da festa. Isabel vai até a cabana e tira fotos de Letícia mal vestida, segurando um feixe de lenha.

134

Letícia arranca o filme da máquina e expulsa Isabel da cabana. Pitanga pergunta para Manuela sobre o dia da coroação dela como rainha do mar, mas ela desconversa. Vítor pede a Letícia que compareça à reunião com os acionistas. As meninas da aldeia mostram a Franchico (Cássio Gabus Mendes) os colares feitos para a inauguração do parque aquático e ele sugere que a festa de coroação da rainha do mar seja feita no próprio parque. Vítor leva Letícia à reunião para deixar os acionistas mais preocupados com o futuro da empresa. Letícia passa mal e Vítor a ofende. Serena (Regina Dourado) encontra Letícia desmaiada e a ajuda.

135

Serena bota Letícia em sua cama de casal e cuida dela com a ajuda de Ester (Ana Rosa). Açucena (Carolina Dieckmann) não compreende a atitude de Serena. Manuela leva Pitanga para comprar os tecidos de seu vestido de rainha. Dalila liga para Olívia (Leila Lopes) e diz que Letícia está passando mal na aldeia. Hilda (Cleyde Blota) ouve o nome de Letícia e quase deixa escapar algo sobre o passado, mas Isabel a faz se calar. Letícia delira e chama por Ramiro. François (Victor Fasano) diz a Amanda (Paloma Duarte) que Letícia está doente, mas esta não liga. Manuela se emociona ao colocar a coroa de rainha do mar. François visita Letícia. Letícia conta a Olívia que, na cabana, bebe água de uma fonte. Olívia se preocupa.

136

Olívia diz a Letícia que ela terá de fazer exames. Serena percebe a preocupação de François. Olívia decide levar Letícia para o hospital. Letícia agradece a Serena por ter cuidado dela. Serena diz que não fez mais do que sua obrigação. Olívia diz a Letícia que ela está com pneumonia. Serena resolve falar com Ramiro, pelo rádio, sobre o estado de saúde de Letícia. Ramiro decide voltar do mar. Amanda vai até o hospital, abraça Letícia e as duas se emocionam. François pergunta para Vítor se ele não vai visitar a mãe.

137

Vítor é irônico com François e este se controla para não agredi-lo. Franchico diz a François que sabe que ele ainda é apaixonado por Letícia. Gaspar (Francisco Cuoco) e Estela chegam de surpresa. Amanda conta a Gaspar o que aconteceu com Letícia. Gaspar e Estela (Branca de Camargo) visitam Letícia no hospital. Gaspar apoia o relacionamento da filha com Ramiro. Dalila e Açucena tentam se comunicar com Ramiro pelo rádio. Gaspar procura Bonfim e este lhe conta o que sabe sobre o golpe na empresa. Vítor faz Davi se demitir. Furioso, Gaspar diz para Vítor sair da sala da presidência.

138

Vítor tenta culpar Davi pelo golpe, mas Gaspar o expulsa da empresa. Franchico pede a Pitanga que o ajude a encontrar Ana Carolina. Adrenalina diz a Pessoa que o ama. Vítor vai morar na casa de Davi. Açucena fica triste porque Vítor não a procurou mais. Vítor quer montar um escritório paralelo na casa de Davi. Estela e Amanda tentam convencer Gaspar a perdoar Vítor, mas não conseguem. Olívia dá alta a Letícia. Ramiro chega na aldeia e pergunta a Serena onde está Letícia.

139

Serena (Regina Dourado) conta a Ramiro (Herson Capri) que cuidou de Letícia (Sílvia Pfeifer) e ele fica estupefato. Açucena (Carolina Dieckmann) tem ciúmes de Ramiro, uma vez que o pai só demonstra interesse na saúde de Letícia. Açucena insinua a Serena que deseja a morte de Letícia e é repreendida pela mãe. Ramiro chega ao hospital e não encontra mais Letícia. Ramiro vai até a casa de Gaspar (Francisco Cuoco), enfrenta Amanda e se decepciona ao não encontrar Letícia lá. Depois, Ramiro fica feliz ao vê-la na cabana, ao lado de Gaspar e Estela (Branca de Camargo). Gaspar diz a Ramiro que Letícia precisa de cuidados e tenta convencê-lo a levá-la para a mansão, mas ele não concorda. Gaspar conta para Letícia que Vítor (Selton Mello) saiu de casa. Gaspar fica com a impressão de já conhecer Hilda (Cleyde Blota) e, por isso, Isabel a repreende. Bonfim (Edney Giovenazzi) é recontratado por Gaspar. Ramiro diz a Letícia que ela precisa voltar para casa, mas ela diz que não quer se separar dele e que, por ele, continuará vivendo na cabana.

140

Vítor continua desestabilizando os acionistas e compra lotes de ações do estaleiro a preços baixos. Gaspar e Bonfim participam de uma reunião de diretoria. Gaspar manda Bonfim fazer uma viagem de negócios ao Japão e à Alemanha. Letícia tenta dissimular sua fraqueza física perante Ramiro, mas tem enjoos. Bonfim pergunta a Hilda se ela tem algo a esconder da família Velasquez, mas ela tergiversa. Bonfim diz para Olívia (Leila Lopes) tomar cuidado com Vítor, muito embora esteja encantada por ele. Isabel (Lúcia Alves) prepara um jantar japonês para Bonfim e todos participam caracterizados com roupas típicas. Açucena discute com Serena por causa de Vítor. Serena opina que o rapaz não a ama, uma vez que nunca mais a procurou. Açucena se recusa a enxergar a realidade e sofre no quarto, enquanto Vitor, na casa de Davi, flerta com Olívia ao telefone. Davi escuta a conversa de Vitor e Olivia mas não se manifesta. Letícia tenta ocultar a tosse, enquanto Ramiro dorme.

141

Ramiro acorda, mas Letícia finge que está bem. Os pescadores voltam do mar. Serena sofre ao se lembrar de Ramiro. Vítor se encontra com Olívia no pátio do estaleiro e se faz de vítima. Olívia fica com pena dele. François (Victor Fasano) visita Letícia. Ramiro não gosta de encontrá-lo lá. Olívia conta a Vítor que Bonfim viajou para o Japão. Franchico (Cássio Gabus Mendes) está animado com a inauguração do parque aquático. Ramiro pede o jipe emprestado a Serena para levar Letícia para casa. Açucena, entusiasmada, pergunta se eles vão se separar. Serena direciona um olhar de esperança.

142

Serena empresta a chave do jipe para Ramiro. Ramiro diz a Açucena que vai morar na casa de Letícia por uns tempos. Letícia fica feliz com a decisão de Ramiro. Amanda direciona um olhar de escárnio para Ramiro e pergunta a Letícia se ele vai almoçar na mansão. Letícia explica, para surpresa de Amanda, que Ramiro irá morar com eles. Serena dá risadas ao imaginar Ramiro vivendo na mansão. Manjubinha ironiza o fato de Ramiro estar andando com motorista particular e Samuel opina que o pescador não vai suportar durante muito tempo o estilo de vida dos Velásquez. Cassiano (Márcio Garcia) não gosta de saber que Dalila (Carla Marins) prometeu que ele seria o príncipe da rainha do mar e fica irritado. Vítor chega para namorar Açucena e Cassiano fica ainda mais furioso. Açucena observa Vitor apaixonada, enquanto Cassiano o ofende. Serena conta a Cassiano que Vítor está namorando Açucena e coloca todas as visitas para fora, de modo que a menina possa ficar a sós com o namorado. Franchico vai à casa de Serena e se entristece ao ver Açucena com Vítor namorando no sofá. Vítor pergunta para Franchico, de maneira petulante, de onde veio o dinheiro para construir o parque aquático e o picareta tergiversa, também agressivo. Gaspar acolhe Ramiro em sua casa. Serena mostra os artesanatos no quarto para Franchico. Quando voltam para a sala, Vitor e Açucena estão aos beijos. Vítor não gosta de namorar no sofá com Açucena e vai embora, para decepção da garota. Letícia dá um pijama sofisticado para Ramiro vestir e ele se irrita. Serena e Açucena discutem por causa do namoro com Vítor – a mãe não aprova o caráter do rapaz e a filha quer mais liberdade para poder namorar.

143

Ramiro diz a Letícia que vai ser difícil ele se sentir bem na mansão e eles discutem. Amanda (Paloma Duarte) é irônica com a presença de Ramiro em sua casa. Ramiro decide dormir no chão. Estela tenta convencer Gaspar a aceitar Vítor de volta. Cassiano se preocupa com o namoro de Açucena e Vítor. Gaspar nomeia Ramiro seu representante na compra do pescado da aldeia. Ramiro veste roupas novas. Soledad (Nívea Maria) diz a Franchico que trouxe fotos de Ana Carolina (Natália Lage), mas ela não as encontra na mala. Soledad e Franchico vão à casa de Gaspar. Gaspar reconhece Soledad.

144

Soledad e Gaspar conversam e ela relembra o golpe que Saul aplicou nele. Soledad conta a Gaspar que reencontrou seu filho e ele diz que pensou que os dois tivessem morrido no naufrágio. Franchico entra no escritório e Soledad o apresenta a Gaspar como seu filho. Gaspar se emociona. Soledad diz a Franchico que Gaspar foi sócio de seu avô. Manuela (Cinira Camargo) está eufórica com a coroação de Pitanga (Gabriela Alves) como rainha do mar. Todos se preparam para a inauguração do parque. Ramiro procura Samuel para negociar a compra do pescado e Samuel (Stênio Garcia) exige um contrato assinado. Ramiro diz para Açucena que vai à inauguração do parque. Pinta um clima entre Serena e Ramiro. Entretanto, Serena não perde a oportunidade de, entre risadas sardônicas e olhares cínicos, fazer comentários jocosos a respeito do novo estilo de vida de Ramiro. Começa a festa de coroação da rainha do mar, no parque.

145

Bujarona (Nelson Dantas) se emociona ao ler o nome do parque, que se chama Gitano. Samuel (Stênio Garcia) explica a Bujarona que Franchico (Cássio Gabus Mendes) se orgulha de sua origem. Serena (Regina Dourado) e as aldeãs vendem seus artigos na loja do parque. Manuela (Cinira Camargo) e Samuel se recordam do baile em que ela foi coroada rainha do mar. Manuela conta para Samuel que alimentou falsas esperanças durante todos esses anos sobre o amor dele. Soledad (Nívea Maria) e François (Victor Fasano) passam por Adrenalina (Natália Lage) e Pessoa (Guga Coelho), mas eles não se vêem. Açucena (Carolina Dieckmann) decide esperar por Vítor (Selton Mello) na entrada do parque. Soledad vê Adrenalina e revela a Franchico que ela é sua irmã.

146

Franchico sai correndo atrás de Adrenalina. Adrenalina e Pessoa tentam achar a saída do parque. AS aldeãs, Plínio e até Janaína saem à procura de Adrenalina. Franchico puxa Açucena para ela o ajudar a encontrar a irmã. O grupo cerca Adrenalina e Pessoa. Soledad abraça Adrenalina e elas se emocionam. Franchico abraça Adrenalina. Serena dá uma de cantora, despertando a atenção de Ramiro (Herson Capri). Enquanto ela entoa uma canção sobre paixão e perda, ele não consegue tirar os olhos de cima dela, encantado. Isabel nota a troca de olhares entre Serena e Ramiro. Vítor ignora Açucena, passa por ela como se não a visse e fica ao lado de Olívia (Leila Lopes). Ramiro encontra Açucena aos prantos. A menina conta a Ramiro que está namorando Vítor mas que as regras de Serena o fizeram desistir dela. Hilda (Cleyde Blota) fica incomodada com a presença de Vítor na casa de Isabel. Letícia (Sílvia Pfeifer) suspira, contemplativa, e Gaspar mima a filha. Ramiro chega e Amanda o repreende por não se dedicar a Letícia. Ramiro vai ao quarto de Letícia e ela não consegue disfarçar que tem ciúmes de Serena.

147

Ramiro conta a Letícia que esteve com Serena, mas que não há mais nada entre eles. Letícia promete controlar sua insegurança. Olívia apresenta Hilda a Vítor e ele fica grilado. Olívia cede aos encantos de Vítor. Gaspar (Francisco Cuoco) e Ramiro bebem juntos. Manuela arruma Pitanga (Gabriela Alves) para a coroação da rainha do mar. Estela (Branca de Camargo) convence Letícia a procurar Vítor. Isabel (Lúcia Alves) vai à casa de Gaspar e solta veneno contra Ramiro e Letícia. Ester (Ana Rosa) fica com ciúmes de Samuel e Manuela. Começa a festa da coroação. Todos se surpreendem com a beleza de Pitanga. Cassiano (Márcio Garcia) fica boquiaberto ao ver Pitanga.

148

Pitanga dança uma valsa com Bujarona. Pitanga escolhe Cassiano para dançar com ela. Dalila tem ciúmes. Pitanga e Cassiano se beijam enquanto dançam. Dalila (Carla Marins) arma um escândalo e termina o namoro com Cassiano. Pitanga fica arrasada. Gaspar chama Ramiro para trabalhar na empresa. Samuel tenta acalmar Dalila, mas não consegue. Letícia e Ramiro discutem por causa das intrigas de Isabel. Cassiano tenta consolar Pitanga. Pitanga discute com Manuela por não saber quem é o pai dela. Soledad fica com medo de Adrenalina fugir novamente. Adrenalina aparece na casa de François e diz que vai morar com eles.

149

Cassiano tenta fazer as pazes com Dalila, mas ela não aceita. Isabel percebe que a casa está silenciosa e sente falta de Adrenalina. François cozinha para Franchico e Adrenalina. Ramiro custa a se acostumar com a nova vida. Pessoa chega na casa de François e se junta a Adrenalina na bagunça. Ramiro conta a Samuel que não aceitou o cargo na empresa oferecido por Gaspar. Gaspar conta a Samuel e Ramiro que Vítor e Davi (Delano Avelar) tentaram dar um golpe na empresa. Samuel fica abalado com a notícia. Samuel diz a Ester que está envergonhado de Davi. Vítor tenta agarrar Dalila no apartamento de Davi.

150

Davi chega a tempo de impedir que Vítor agarre sua irmã. Dalila conta tudo a Davi, mas ele não acredita. Dalila sai furiosa com Davi. Samuel conta a Ester o que sabe sobre a tentativa de golpe, mas ela defende Davi. Ramiro e Letícia discutem novamente. Letícia marca um encontro com François. Ramiro diz para Samuel que vai falar com Gaspar sobre Davi, mas ele não deixa. Ramiro almoça com Serena e os filhos. Estela e Gaspar vão para a fazenda. Letícia e François almoçam num restaurante. Açucena tenta convencer Dalila a falar com Pitanga. Ramiro discute com Amanda (Paloma Duarte).

151

Amanda (Paloma Duarte) discute com Letícia (Sílvia Pfeifer) e diz que ela tem que reconsiderar o amor de François (Victor Fasano). François sofre por Letícia, desenha retrato dela e depois rabisca. Gaspar (Francisco Cuoco) e Estela curtem o almoço na fazenda. Serena (Regina Dourado) pensa em Ramiro (Herson Capri). Amanda vê o desenho feito por François e pede para que ele liberte Letícia de Ramiro. François fica perturbado. Dalila (Carla Marins) conta a Açucena (Carolina Dieckmann) que Vítor (Selton Mello) está morando com Davi (Delano Avelar). Manuela (Cinira Camargo) tenta animar Pitanga (Gabriela Alves). Dalila conta a Ester (Ana Rosa) que não quer mais saber de Davi. Davi visita os pais e Dalila, revoltada, lhe diz que não quer mais que ele pague seu curso de inglês.

152

Ester bota panos quentes na discussão de Dalila e Davi. Davi diz a Ester que um dia poderá contar a verdade a Dalila. Dalila não conta a Samuel (Stênio Garcia) o que aconteceu na casa de Davi. Soledad (Nivea Maria) diz a François que vai deixar sua casa, mas este pede que ela fique porque agora tem uma família e se sentiria muito sozinho com a partida de todos. Cassiano (Márcio Garcia) tenta se reaproximar de Dalila elogiando o fato de ela ter desistido do curso de inglês, mas não consegue quebrar sua resistência. Serena e Cassiano conversam sobre Dalila. A aldeã tenta explicar ao filho que ele pode ser pescador e ao mesmo tempo conviver com as modernidades do mundo, e assim se inserir na realidade mais complexa e crescer, como pretende Dalila. Franchico diz a Gaspar que vai lhe devolver tudo o que o avô lhe tirou, mas ele não aceita e pede apenas amizade e lealdade. Vítor e Davi continuam a fazer negócios com os acionistas. Samuel visita Davi e pede para Vítor deixá-los conversar a sós, o que causa um constrangimento.

153

Samuel dá conselhos a Davi no sentido de que ele não deve se deixar influenciar por Vitor. Vítor leva Olívia (Leila Lopes) para passear. Samuel diz que vai ajudar Cassiano a reconquistar Dalila e dá vários livros para ele ler. Vítor e Olívia passeiam de jet ski. Vítor recebe Açucena no apartamento de Davi. Davi vê Açucena entrando no prédio. Depois de fazer amor com Açucena, Vítor fala ao telefone com Olívia. Mesmo sem saber de quem se trata, Açucena fica enciumada. Vítor vai buscar Olívia para sair e tem uma crise repentina de agressividade contra Hilda. Ele pressiona a governanta e diz que sabe que ela era a babá deles na época da morte de seu pai.

154

Vítor diz a Hilda que a reconheceu como sua babá, mas ela nega o tempo todo. Hilda telefona para Letícia, que atende a ligação escondida da família. Letícia fica abalada ao saber que Hilda está em Fortaleza. Cassiano, interessado, lê os livros emprestados por Samuel. Açucena, arrasada, confessa a Dalila que desconfia que Vítor tem outra. Vítor tenta descobrir com Olívia informações sobre a empresa e sobre Hilda. Dalila confidencia a Serena que Açucena já está começando a se decepcionar com Vítor. Letícia mente para Ramiro que estava ao telefone com Isabel. Serena e Dalila flagram Cassiano lendo. Bonfim chega de viagem. Letícia pede a Neide que marque um encontro com Hilda na cabana. Neide vai à casa de Isabel e entrega a Hilda um mapa para que a governanta possa chegar até a cabana.

155

Isabel conta a Bonfim que Adrenalina e Pessoa estão morando na casa de François. Ela usa como justifica o fato de que Adrenalina é, na verdade, irmã de Franchico. Isabel vai à casa de François e tenta levar Pessoa e Adrenalina para sua casa. Soledad tenta impedir Isabel de levar os jovens. Hilda diz para Janaína que precisa sair por causa de um problema pessoal. Estela desconfia da agitação de Letícia. Dalila critica a letargia de Cassiano e desconfia que ele pretende deixar de ser pescador para trabalhar no bar de Manuela, depois de se casar com Pitanga. Adrenalina e Pessoa brigam por causa de uma boneca japonesa e de um equipamento de beisebol e não deixam Bonfim dormir em paz. Adrenalina decide se dividir entre a casa de François e a de Isabel. Açucena ignora Vítor na porta da escola. Ele insiste e ela afirma que não quer conversar com ele depois de ouvi-lo ao telefone com outra mulher. Hilda diz a Letícia que Vítor a reconheceu. Letícia diz que Hilda terá de sair de Fortaleza e conta a ela que Vítor a culpa pela morte do pai. Letícia promete dar dinheiro a Hilda e elas marcam um novo encontro. Depois da aula, Pitanga aborda Dalila e pede desculpas. Dalila se recusa a conversar, a princípio, depois, destila críticas contra Cassiano e diz que a vida que ele quer lhe oferecer, como dona de casa, nunca daria certo. Segundo Dalila, o perfil de dona de casa combina mais com Pitanga, e ela sugere que a moça invista na relação com Cassiano. Isabel convence François a ir ao jantar de entrega do quadro de Estela. Ramiro chega em casa procurando por Letícia e, para sua surpresa, Estela diz que não sabe onde ela está.

156

Ramiro descobre, portanto, que Letícia mentiu ao dizer que iria fazer compras com Estela. Pitanga chega em casa triste e recebe apoio do avô. Ela diz para Bujarona que Dalila não vai perdoá-la nunca. Vitor cerca o jipe de Dalila para falar com Açucena e a moça permanece firme. Ela diz a Vítor que, se ele quiser namorar, vai ter que ser na sua casa, conforme as regras da família. Vitor insinua que ela está sendo influenciada por Serena e Dalila, mas Açucena deixa claro que está agindo por vontade própria. Dalila e Açucena se divertem andando de bugue na praia. Ramiro pergunta para Letícia porque ela mentiu sobre onde ia e ela diz que foi procurar uma casa para eles. Dalila dá a Franchico a dica de que Açucena está se desinteressando por Vitor. Franchico leva Açucena para comer um prato à base de camarões que ele batizou com seu nome, no restaurante do parque. Ela adora. Ramiro desconfia do nervosismo de Letícia com o jantar para Estela e François e pergunta se ela tem medo de ele envergonhá-la na frente dos convidados. Letícia dissuade o melindre de Ramiro, mas dá um jeito de sair novamente, escondida. Letícia pede a François que vá à cabana entregar um envelope a Hilda. Letícia não dá explicações a François. Ramiro se impacienta com a demora de Letícia e ela diz que foi ao cabeleireiro. Hilda diz a François que o dinheiro é pouco e ele finge saber de toda a história e diz que vai falar com Letícia para obter mais. Gaspar e Bonfim conversam sobre a viagem dele. Vítor e Davi comemoram a compra de 49% das ações da empresa.

157

Davi (Delano Avelar) questiona se Vítor (Selton Mello) está envolvendo Olívia (Leila Lopes) nas questões da empresa e ele nega. No jantar, todos admiram o quadro de François (Victor Fasano). Letícia demonstra ansiedade e tenta se comunicar com François com olhares. Ramiro nota. Isabel (Lúcia Alves) é inconveniente com Letícia (Sílvia Pfeifer) e François. François faz um discurso para entregar o quadro e Ramiro demonstra incômodo. Durante o jantar, todos conversam sobre a Europa e Ramiro se sente deslocado. Amanda tripudia de Ramiro. Enquanto Ramiro faz um discurso sobre peixes, Letícia troca olhares de ansiedade com François. Letícia tenta falar com François e Ramiro (Herson Capri) os observa. François sussurra que ela deve ir à casa dele no dia seguinte. Açucena (Carolina Dieckmann) pensa em Franchico. Enquanto na sala Serena e Dalila cogitam a possibilidade de Açucena esquecer Vitor e se render a Franchico, Vítor entra no quarto de Açucena pulando a janela e ela se assusta. Açucena fica temerosa de que alguém entre no quarto e Vítor é cínico com ela. Ele se deita na cama e quer entender porque ela está sendo fria com ele. Cassiano (Márcio Garcia) desconfia que Dalila (Carla Marins) arrumou outro namorado e resolve falar com Açucena. Vitor bate na porta quando Açucena está explicando a Vitor que não aceitará namorar de forma desrespeitosa. Açucena põe Vítor para fora do quarto para que Cassiano não o veja, mas ele só sai depois que ela concorda em lhe dar um beijo. Açucena nega que Dalila tenha outro e se irrita com Cassiano. No quarto, Ramiro diz para Letícia que a viu cochichando com François. Ele quer sair no dia seguinte para escolher uma casa para os dois. Letícia inventa um compromisso com Isabel e diz a Ramiro que terá de sair no dia seguinte. Ramiro questiona que tipo de compromisso Letícia pode ter com Isabel.

158

Ramiro nada e colhe frutas longe da casa de Letícia. Samuel entrega a Franchico (Cássio Gabus Mendes) e a Soledad (Nivea Maria) o diário de bordo de Saul e fala sobre a fortuna. Samuel (Stênio Garcia) diz que não tem dúvidas sobre a existência da fortuna. Soledad acha que a fortuna de Saul é o dinheiro que ele roubou de Gaspar (Francisco Cuoco) . Manuela procura Dalila e pede que ela fale com Pitanga (Gabriela Alves), mas ela se recusa. Letícia conta a François que matou Jordi acidentalmente enquanto se defendia de suas agressões físicas. François a consola. Ela tem uma crise nervosa. François afirma que ela não deve ceder às chantagens de Hilda e deveria ter uma conversa com Vitor para desafazer as idealizações do rapaz com relação a Jordi. Letícia argumenta que Vitor apenas teria mais ódio se soubesse da verdade, e que se Hilda depuser, Vitor é capaz de enviá-la para a cadeia. Bonfim (Ednei Giovenazzi) descobre que alguns pequenos acionistas venderam suas ações da Nave e pede à secretaria que verifique com os demais acionistas o que está acontecendo. Vítor liga para a casa de Isabel e ameaça Hilda (Cleyde Blota), chamando-a de cúmplice de Letícia no caso do assassinato de Jordi.

159

Letícia diz para François que não tem mais ninguém para conversar e pinta um clima entre eles. Bonfim conta para Olívia sobre a transferência das ações da empresa. Bonfim diz a Gaspar que descobrirá quem comprou as ações. Letícia encontra Ramiro na cabana e eles fazem as pazes. Manuela pede a Ester (Ana Rosa) que fale com Dalila sobre a tristeza de Pitanga e interceda no sentido de que as moças possam reatar a amizade. Vítor e Olívia almoçam juntos e ela, inadvertidamente, conta que Gaspar já sabe da venda das ações. Vítor diz a Davi que o avô saberá quem comprou as ações antes de Bonfim descobrir e que ele vai desenvolver uma estratégia para se reaproximar do avô. Plínio flerta com Benvinda e Berenice no parque, mas é afugentado por Manjubinha. Incansável, Plínio vai à casa de Isabel, dar a Janaina os presentes que anteriormente dera às filhas de Manjubinha mas o pescador as fizera devolver. Plínio tenta agarrar Janaína quando Juracy chega. Para escapar do constrangimento, Plínio simula ser homossexual afeminado. Soledad quer matricular Adrenalina numa escola. Samuel conversa com Dalila sobre Pitanga, demonstrando decepção com a filha. Dalila procura Pitanga.

160

Dalila procura Pitanga e as duas combinam que vão deixar Cassiano escolher com quem quer ficar. Vítor procura Gaspar na empresa e diz que é inocente na venda das ações e, cínico, promete desmascarar Davi. Bonfim conta para Gaspar que Davi comprou as ações. Estela tenta convencer Gaspar de que Vítor está falando a verdade e sugere procurá-lo para sondar o que está acontecendo. Soledad tenta decifrar os códigos do diário de Saul. Adrenalina (Natália Lage) pega o diário. Vítor recebe Estela e faz mais uma de suas ceninhas. Adrenalina deixa o diário no bar de Manuela e Pitanga o mistura com seus livros. Soledad procura pelo diário e pergunta a Adrenalina se ela o viu.

161

Adrenalina mente, dizendo que não viu o diário. Depois, Adrenalina conta a Pessoa que deixou o diário no bar de Manuela. Estela conta a Gaspar a conversa que teve com Vítor. Adrenalina volta ao bar, mas Manuela diz que não sabe de diário algum. Soledad conversa com Adrenalina sobre a fortuna no diário. Gaspar procura Vítor e este diz que se faz de amigo de Davi para obter informações. Gaspar convida Vítor para voltar para a empresa. Adrenalina e Pessoa (Guga Coelho) procuram Bujarona (Nelson Dantas) em busca de ajuda para achar o diário. Bujarona finge fazer uma mágica e o diário aparece, para surpresa geral. Adrenalina e Pessoa pensam numa forma de fazer com que Soledad ache o diário sem desconfiar deles. O diário aparece e Soledad saca tudo. Adrenalina começa a decifrar os códigos do diário.

162

Bonfim alerta Olívia contra Vítor. Açucena se arrepende das coisas que disse a Vítor. Vítor e Olívia jantam juntos novamente. François acha que Saul guardou o dinheiro em algum banco holandês de Curaçao. Hilda telefona de novo a Letícia e diz que Vítor a procurou. Letícia promete dar mais dinheiro a Hilda. Letícia pede ajuda François para lidar com Hilda. Vítor manda um bilhete pedindo desculpas para Açucena. Vítor leva Olívia para passear de jet ski e depois diz que vai se afastar dela. François pressiona Hilda a parar de fazer chantagem com Letícia.

163

François (Victor Fasano) é duro com Hilda (Cleyde Blota), que fica amedrontada. Ele exige que ela pare de fazer chantagem com Letícia e afirma que Hilda é capaz de se vender para quem pagar mais por seu silêncio ou seu depoimento. Açucena (Carolina Dieckmann) vai ao encontro de Franchico (Cássio Gabus Mendes) na praia, mas diz a ele que Vítor (Selton Mello) vai à sua casa à noite. Letícia (Sílvia Pfeifer) conta a François que, no dia da morte de Jordi (Jonas Bloch), ela recebeu um telefonema de Ramiro (Herson Capri) , o que gerou a discussão que resultou na morte de Jordi. Ela alega que não pode contar seus problemas a Ramiro para que ele não se sinta culpado pela fatalidade. François promete falar com Vítor. Ramiro diz para Letícia que vai à aldeia conversar com Samuel (Stênio Garcia) e ela fica com ciúmes. Vítor visita Açucena e leva flores para Serena (Regina Dourado). Ramiro flagra Vítor e Açucena se beijando na sala. Ele se dirige ao quarto de Serena, furioso. Ramiro e Serena discutem por causa do namoro de Vítor e Açucena. Ele aproveita a oportunidade para criticar o fato de Serena ter cantado em público e ter se tornado uma mulher independente. Serena não admite as críticas e pede que ele saia da casa. Ramiro arma um escândalo com Vítor e ouve ofensas dele. Ramiro se refere a Serena como sua esposa e Vitor relembra o fato de que a mulher dele agora é Letícia, gerando um nítido constrangimento. Vitor confronta Ramiro no sentido de que ele não pode criticar a relação dele com Açucena uma vez que ele próprio abandonou sua família para ter uma relação ilegítima com Letícia. Serena defende o namoro e dá razão a Vitor. Ramiro vai embora contrariado. Vítor se faz de zangado e vai embora, promentedo nunca mais voltar. Açucena fica contra os pais.

164

Letícia diz para Gaspar (Francisco Cuoco) que acha que Ramiro não vai voltar para casa. Ramiro decide dormir na cabana onde viveu com Letícia. Dalila (Carla Martins) flagra Cassiano lendo de novo, fica intrigada e Serena fala que não sabe do que se trata. Açucena pede ajuda a Dalila para resolver a situação com Vítor. Estela (Branco Camargo) convence Gaspar a perdoar Vítor. Gaspar marca uma reunião com Vítor na empresa. Serena conversa com Samuel sobre Cassiano (Márcio Garcia) e Ramiro, quando Letícia chega, querendo conversar com ela. Letícia pergunta a Serena se ela viu Ramiro e ela responde com ironia, afirmando que ele passou por lá no dia anterior mas não informou onde iria depois. Serena provoca Letícia sutilmente, ao dizer para Samuel que fica aliviada por não ter mais que se preocupar com os sumiços de Ramiro. Samuel sai à procura de Ramiro. Ramiro não gosta de saber que Letícia procurou por ele na casa de Serena. Ramiro confidencia a Samuel que está evitando alugar uma casa para morar com Letícia, pois isso deixaria o compromisso irreversível. Ramiro manda camarões para Serena, mas ela recusa. Samuel dá a Serena a dica de que Ramiro está, ao modo dele, tentando se reaproximar.

165

Ramiro volta para casa e não diz para Letícia onde passou a noite. Gaspar descobre que não há nada errado com o balancete da empresa e recebe Vitor para uma reunião. Vitor simula uma falsa humildade e Gaspar, satisfeito, devolve a presidência da empresa a Vítor. Letícia diz para Ramiro que eles vão procurar uma casa para morar e que futuramente ela espera que em situações de conflito pessoal ele possa desabafar com ela, e não se isolar. Ramiro não revela que o motivo do aborrecimento que o fez se isolar no dia anterior dizia respeito a Vitor. Dalila fica intrigada com o vocabulário de Cassiano. O mesmo acontece com Serena. Vítor diz que pretende trazer Davi (Delano Avelar) para trabalhar na empresa só para desmascará-lo e Gaspar acredita. Vítor comemora com Davi a volta dele para a presidência. Instigada por Dalila, Açucena resolve investigar o que Cassiano anda lendo. Gaspar conta para a família sobre a volta de Vítor para a empresa e diz acreditar na regeneração da índole do rapaz. Amanda ironiza a situação e propõe um brinde com vinho. Na casa de Bonfim, todos brindam com licor a volta de Vitor à empresa. Bonfim demonstra pouca confiança na regeneração de Vitor, mas Isabel insinua que ele pode estar mudado e querer se casar com Olívia. Olívia se omite, dando a entender que gosta da ideia. Davi volta a trabalhar na empresa. Vitor se diverte mostrando a Davi as falsas escutas escondidas que espalhou pela sala dele. Cassiano vai estudar com Samuel.

166

Cassiano pede para Samuel não contar pra ninguém que ele está lendo livros. Samuel conta uma história para Cassiano. Cassiano se imagina libertando Dalila de uma fortaleza. Letícia conversa com Estela sobre Ramiro e François, afirmando que não pode conversar com Ramiro sobre assuntos ligados a Vitor, pois François é a pessoa mais adequada para ajudar a solucionar o conflito. Letícia pede a François para marcar um encontro com Vítor. François se abre para Soledad (Nívea Maria) a respeito de seu amor por Letícia. Soledad é solidária com François. Adrenalina (Natália Lage) tenta decifrar os códigos do diário no computador, enquanto Pessoa (Guga Coelho) faz um lanche. Soledad conta a François seu passado de amante e se emociona. François vai à empresa se encontrar com Vítor e este o recebe com deboche.

167

François diz para Vítor que existem novos fatos sobre a morte de Jordi. François marca um encontro entre Vítor e Letícia. Bujarona (Nelson Dantas) diz a Manuela que ela precisa contar a Pitanga (Gabriela Alves) a verdade sobre seu pai. Adrenalina descobre o número da conta de seu avô. Amanda (Paloma Duarte) e Estela dão força a Letícia. Letícia, amedrontada, chega na casa de François para o encontro decisivo com Vítor. Manuela (Cinira Camargo) conta a Pitanga que seu pai está vivo. Manuela diz que o pai de Pitanga era marinheiro e que o conheceu na festa de coroação da rainha do mar. Letícia fica com medo do encontro com Vítor. Bujarona incentiva Pitanga a procurar por Cassiano. Cassiano flagra Dalila em seu quarto, lendo um de seus livros.

168

Dalila pensa que Cassiano está estudando para conquistar Pitanga. Letícia conta a Vítor que Jordi batia nela e mostra uma cicatriz que tem nas costas. Vítor se emociona e pede perdão à mãe. Vítor e Letícia se reconciliam. Ramiro chega em casa e não encontra Letícia. Letícia e François comemoram a reconciliação de mãe e filho. Um clima de discreta paixão fica nítido entre Letícia e François. Letícia conta a Ramiro o encontro que teve com Vítor. Ramiro fica chateado com Letícia ao saber que François serviu de intermediário na conversa dela com Vítor. Fica claro que ele se sente inferiorizado e confrontado com a existência de François. Letícia diz para Ramiro que está muito feliz e ele acaba pedindo desculpas.

169

Pitanga (Gabriela Alves) diz a Dalila (Carla Marins) que vai procurar Cassiano (Márcio Garcia), já que eles não são mais namorados e ela dissera que o caminho está livre. Dalila leva Pitanga até Cassiano em seu próprio carro, para surpresa de Açucena. Adrenalina (Natália Lage) conta que descobriu o número da conta de seu avô em Curaçao. Franchico (Cássio Gabus Mendes) pede a Gaspar uma relação dos bancos de Curaçao e descobre em qual está a conta de seu avô. Pitanga, emocionada, se abre para Cassiano, confessando sua paixão e pedindo uma chance. Dalila desabafa com Açucena (Carolina Dieckmann) sobre seu relacionamento com Cassiano, tendo uma crise nervosa. Cassiano procura Dalila e os dois acabam fazendo as pazes. Ester (Ana Rosa) e Samuel (Stênio Garcia) comemoram a reconciliação de Cassiano e Dalila. Açucena conta a Serena (Regina Dourado) sobre Cassiano e Dalila. Cassiano mostra os livros a Dalila e dá um anel de noivado para ela. Pitanga volta triste para casa, mas depois conversa com Manuela (Cinira Camargo) e fica mais animada.

170

Pitanga reaparece toda arrumada no bar, para orgulho de Manuela. Cassiano pede a mão de Dalila em casamento. Ramiro (Herson Capri) está triste com sua situação e Letícia (Sílvia Pfeifer) nem percebe. Vitor simula, na frente de Hilda, que perdoou Letícia. Hilda (Cleyde Blota) acredita na cena de Vitor e conta que Letícia recebeu um telefonema de Ramiro no dia da morte de Jordi. Letícia celebra com Gaspar (Francisco Cuoco) e Estela a reconciliação com Vítor. Vítor diz a Davi (Delano Avelar), brindando com uísque, que todos de sua família vão comer na sua mão. Cassiano e Dalila fazem planos para o casamento e ele fica triste ao pensar em Ramiro, que nem sabe do noivado. Vítor conta a Davi como conseguiu enganar Letícia. Vítor se muda para a mansão e se mostra cordial com todos. Vítor conta a Amanda que Letícia assumiu ter matado Jordi e surta na frente da irmã ao atribuir a culpa da morte a Letícia e Ramiro. Amanda não acredita na versão de Vitor. Açucena volta a ficar triste por causa de Vítor. Dalila pede ajuda a Franchico para animar Açucena.

171

Franchico leva Açucena para passear na praia, eles voam de ultraleve e, depois, ele a beija. Serena fica feliz ao ver a alegria de Açucena. Franchico conta para François (Victor Fasano) sobre seu encontro com Açucena. Açucena diz a Dalila que pertence a Vítor porque transou com ele. Dalila a incentiva a contar a verdade a Franchico. Vítor é carinhoso com Letícia. Ramiro pede a Samuel que seja seu fiador no aluguel de uma casa. Cassiano conta a Ramiro que ficou noivo de Dalila.

172

Ester conta a Serena o que Ramiro pediu a Samuel. A aldeã fica abalada e chora. Amanda (Paloma Duarte) diz a Letícia que Vítor precisa de tratamento psiquiátrico. Gaspar dá um carro de presente a Amanda. Ramiro chega na mansão e quer conversar com Letícias, mas ela está saindo com Amanda no carro novo e diz que não vai demorar. Vítor aparece de jet ski na praia e Açucena, que estava recolhendo conchas, fica indecisa se vai sair com ele. Dalila tenta convencer Açucena de desistir da ideia de ir com Vítor e ela resolve não ir. Amanda sugere para Letícia, novamente, que Vitor precisa de ajuda médica, mas Letícia insiste em minimizar as evidências e ignora a realidade. Amanda e Letícia demoram passeando de carro e tomando água de coco na praia. Quando retornam, Ramiro diz a Letícia que alugou uma casa. Letícia fica furiosa com Ramiro por ele não tê-la consultado a respeito da escolha da casa, os dois discutem e ele rasga o contrato, afirmando que Letícia não pode ser modificada por ninguém e é manipuladora. Açucena conta a Franchico que não pode namorá-lo porque não é mais virgem. Franchico diz que ama Açucena de qualquer maneira e que quer se casar com ela. Vítor vê Franchico e Açucena juntos, fica transtornado e vai para casa. Vitor, dominado por uma crise de fúria, começa a quebrar tudo em seu quarto e é amparado por Letícia.

173

Ramiro diz para Samuel que Letícia desistiu da casa. Ester conta para Serena o que aconteceu com Ramiro e Letícia. Franchico leva Açucena ao mesmo local onde ela foi seduzida por Vítor e ela sai correndo. Amanda tenta conscientizar Estela de que Vitor está com sérios problemas psicológicos, mas ela minimiza a denúncia e romantiza a realidade. Amanda procura Olívia e repete que Vitor está precisando de ajuda médica. Ela chega com Olívia (Leila Lopes) para que ela examine Vítor. Vítor e Letícia divertem-se quando Olívia e Amanda chegam. Letícia contradiz Amanda e afirma que Vitor está muito bem e que tudo não passou de um exagero. Açucena chega em casa chorando e conta a Dalila que Franchico tinha más intenções ao levá-la à gruta. Ela acredita que ele a desrespeitou por ela não ser mais virgem e garante que nunca mais quer voltar a ver Franchico. Olívia se preocupa com Vítor, que continua agindo com ironias e disfarces. Ramiro flagra Amanda falando umas verdades a Letícia. Ramiro e Letícia resolvem procurar uma nova casa pra morar. Na mansão Velásquez, Franchico provoca Vitor e o recrimina por fazer Açucena sofrer. Vitor menospreza Franchico e se refere a Açucena com desdém. Franchico e Vítor quase partem para a briga. Gaspar chega e eles disfarçam. Gaspar convida Franchico para um almoço em sua casa. Vítor diz para Letícia que não vai deixar Franchico se aproveitar de Gaspar.

174

Pitanga enfrenta as meninas da escola, que a gozavam por causa do noivado de Dalila e Cassiano. Ela parabeniza Dalila e deseja felicidades ao casal. Franchico visita Açucena, mas ela não quer vê-lo. Açucena diz a Serena que Franchico está se fazendo de inocente. Pitanga cede às cantadas de um freguês, mas Manuela interrompe a cena e expulsa o rapaz do bar. Açucena discute com Serena por causa de Vítor. Pitanga foge de casa. O freguês do bar segue Pitanga e a ludibria com promessas de uma vida melhor no Rio de Janeiro. No meio do diálogo, entretanto, ele tenta agarrar Pitanga e ela volta correndo para casa, deixando para trás sua trouxa de roupas. Franchico e a família saem para o almoço na casa de Gaspar. Isabel fica chateada por não ter sido convidada para o almoço. Bonfim (Ednei Giovenazzi) diz para Olívia que Vítor pode ter outra noiva e ela fica chateada.

175

Dalila (Carla Marins) diz a Cassiano (Márcio Garcia) que vai comprar peças para seu enxoval. Ramiro (Herson Capri) faz o churrasco na casa de Gaspar (Francisco Cuoco) e, de longe, fica de olho em Letícia (Sílvia Pfeifer) e François (Victor Fasano). Vítor (Selton Mello) é irônico com Ramiro e ele se irrita e larga a churrasqueira. Letícia convence Ramiro a voltar para fazer os peixes. Há um clima de confraternização no almoço. Gaspar dá de presente a Letícia e Ramiro a escritura de um terreno para que possam construir uma casa. Franchico (Cássio Gabus Mendes) sugere que François planeje a casa e não se toca do fora que deu. Letícia e Ramiro discutem por causa da escritura e de François. Ester (Ana Rosa) tenta convencer Dalila a convidar Davi (Delano Avelar) para o casamento, mas não consegue. Ramiro procura Samuel e diz que quer sair logo para o mar. Vítor procura um advogado e diz que quer mover uma ação criminal contra Letícia.

176

Vítor diz para o advogado que viu Letícia matando seu pai. Ester pergunta a Davi o que ele fez de errado para Dalila e ele tergiversa. Vítor pede Olívia em casamento e ela pede um tempo para dar a resposta. Letícia descobre que Ramiro vai para o mar através de um bilhete e fica chateada com ele. Franchico vai para Curaçao e Adrenalina (Natália Lage) fica triste com saudades do irmão. Os pescadores vão para o mar. Ester diz para Serena que Ramiro conversou com Samuel e revelou que não está feliz vivendo com Letícia. François vai visitar Letícia e diz estar empolgado com o projeto da nova casa dela.

177

Letícia diz para François que Ramiro foi para o mar, mas insiste em ver o projeto dele. Dalila mostra os tecidos para criação do vestido de noiva , bem como a grinalda, para Açucena (Carolina Dieckmann), que fica triste imaginando que se Vitor não a quiser ela nunca poderá se casar com homem nenhum por não ser mais virgem. Leticia e François vão juntos ao terreno da casa que Gaspar deu de presente. Surge um clima de encanto entre Letícia e François, mas ela se esforça para permanecer discreta. Cassiano mostra para Dalila a cama de casal que comprou. O tempo passa e se aproxima o dia do casamento de Dalila e Cassiano. Juraci vai embora para o mar e Plínio (João Carlos Barroso) consola Janaína (Mônica Fraga). A paquera de Plínio é frustrada pela chegada de Benvinda e Berenice. Vítor pressiona Olívia (Leila Lopes) e ela aceita se casar com ele. Olívia e Vítor contam sobre seu casamento para Isabel (Lúcia Alves) e Bonfim (Ednei Giovenazzi). Gaspar, Letícia, Estela e Amanda (Paloma Duarte) comemoram o noivado de Vítor. Vítor diz para Amanda que não ama Olívia.

178

Vítor diz a Amanda que gosta mesmo de Açucena e que o noivado com Olívia faz parte de um plano. Amanda insinua a Letícia que ela está encantada por François e enfatiza o quanto o arquiteto é mais apropriado para ela do que Ramiro. Letícia e François marcam um encontro para ver o projeto da nova casa. Cassiano lê no jornal a notícia sobre o noivado de Vítor e Olívia. Cassiano e Serena comemoram o noivado de Vítor, sem perceber que Açucena ouviu tudo no corredor. Açucena, arrasada, se tranca no quarto e quando Cassiano ameaça arrombar a porta, ela foge pela janela. Franchico volta de viagem e diz para Soledad que conseguiu recuperar o dinheiro de seu avô. Davi fica sabendo, por Suzana, sobre o noivado de Vitor e Olívia. Ele tenta enfrentar Vitor, que é cínico e diz que tudo não passa de um plano para ganhar de presente da família um lote de ações devido ao casamento, e que no final ele vai acabar descartando Olívia. Davi tenta alertar Olívia contra Vítor, mas ela não acredita nele e reage agressivamente. O freguês que tentou seduzir Pitanga (Gabriela Alves) deixa a trouxa de roupa dela com Manuela (Cinira Camargo). Manuela questiona Pitanga e a moça revela que tentou fugir de casa, mas se arrependeu e pretende continuar tomando conta do bar junto com a mãe, embora isso a faça infeliz. Açucena caminha nas dunas e se joga no rio. Vitor aparece de barco e persegue Açucena. Vítor convence Açucena a entrar no barco e a leva para uma praia discreta. Lá, ele diz a Açucena que o noivado foi só para agradar seu avô e se consolidar na empresa, dá uma aliança de presente a ela e a pede em casamento.

179

Franchico entrega a Gaspar as ações que Saul comprou com o dinheiro desviado da empresa no passado. Gaspar conta para Franchico que Vítor está noivo de Olívia. Gaspar aceita as ações, mas depois conta a Estela que elas não valem mais nada pois pertencem a uma empresa holandesa que já faliu. Adrenalina conta a François seu passado de andarilha. Manuela decide vender o bar. Franchico confessa a Soledad que fica triste por imaginar que Açucena está sofrendo devido ao noivado de Vitor e que não pretende procurá-la no momento. Olívia e Vítor ficam noivos num jantar na casa de Isabel. Manuela conta para Pitanga que vai vender o bar. Olívia desconfia de Hilda (Cleyde Blota) depois de saber que ela foi babá de Vítor. Dalila procura Açucena e vê que ela está ótima. Sozinha em seu quarto, Açucena se encanta com sua aliança de noivado.

180

Franchico pede a Serena para entregar um presente a Açucena. Açucena fica furiosa com Franchico, pois imagina que ele a procurou só porque soube do noivado de Vítor. Os pescadores voltam do mar. Açucena e Ramiro fazem as pazes. Cassiano conta para Ramiro que o barco já está pronto. Ramiro flagra Letícia e François chegando juntos em casa. Ramiro e Letícia discutem, novamente, por causa de François. Manuela conta para Samuel que vai vender o bar. Bujarona (Nelson Dantas) diz a Samuel que a venda do bar vai fazer bem a todos eles. François e Ramiro se estranham por causa do projeto da casa. Serena pede a separação judicial.

181

Ramiro (Herson Capri) e Serena (Regina Dourado) discutem por causa do divórcio, mas ele acaba aceitando. Para ele, é difícil aceitar que Serena quer seguir sua vida de forma independente. Ramiro e os homens da aldeia ajudam Cassiano (Márcio Garcia) a botar o barco no mar. François (Victor Fasano) conta a Letícia (Sílvia Pfeifer) que Ramiro não aceitou o projeto da casa. O povo da aldeia comemora com uma festa o fim da construção do barco de Cassiano. Bastos diz a Vítor (Selton Mello) que precisa de uma testemunha para depor contra Letícia. Vitor tem uma crise nervosa no escritório do advogado. Ramiro fica com ciúmes de Serena e joga insinuações ao que ela se senta numa mesa de bar para beber cerveja. Serena se defende dizendo que aquele tipo de descontração não é prejudicial à imagem de nenhuma mulher. Plínio (João Carlos Barroso) diz para Ramiro que Letícia pediu para buscá-lo na aldeia e ele fica injuriado. Serena canta para os aldeões e é aplaudida, sob olhares de Ramiro, que se consome em censura e ciúmes. Bastos telefona para Hilda (Cleyde Blota) e a manda ir ao escritório. Olívia (Leila Lopes) ouve a conversa de Hilda ao telefone, questiona Isabel sobre a origem da governanta, mas Isabel (Lúcia Alves) desconversa. Ramiro bebe, na casa de Samuel, para afogar as mágoas e demonstra irritação ao falar de Letícia. Gaspar (Francisco Cuoco) reúne a família e comunica que decidiu dividir a empresa entre eles. Vítor e Amanda aplaudem a novidade.

182

Gaspar dá 10% das ações da empresa a Vítor. Franchico (Cássio Gabus Mendes) e François conversam sobre Letícia e Açucena (Carolina Dieckmann). Ramiro volta bêbado para casa de Gaspar e segue para o quarto. Ramiro diz a Letícia que devolveu a François o projeto da casa e profere grosserias ao se referir a ela e ao arquiteto. Letícia diz a Ramiro que está farta de suas agressões e que não admite a forma como ele trata seus filhos. Ramiro critica Vitor e Amanda. Letícia se tranca no banheiro e Ramiro vai embora. Vítor diz a Amanda (Paloma Duarte) que vai acabar com a relação de Letícia e Ramiro. Gaspar tenta consolar Letícia. Ramiro vai para a cabana. Samuel (Stênio Garcia) diz para Ester (Ana Rosa) que Manuela (Cinira Camargo) vai vender o bar. A aldeã fica feliz. Bastos diz a Hilda que precisa do testemunho dela para depor contra Letícia, mas ela não aceita. Açucena diz para Serena que vai viver um amor em breve. Bastos diz a Vítor, pelo telefone, que Hilda não quer testemunhar. Letícia está descendo as escadas quando ouve Vítor falando ao telefone que quer colocar alguém na cadeia.

183

Vítor é cínico com Letícia, demonstrando carinho. Durante o café da manhã, Estela (Branca de Camargo) diz para Letícia que ela e Gaspar estão preocupados com o relacionamento dela com Ramiro. Gaspar procura Ramiro na cabana e diz que ele precisa decidir se quer mesmo ficar com Letícia. Gaspar critica o pescador classificando-o como imaturo e se diz decepcionado por ele não conseguir fazer Letícia feliz. Vítor diz para Isabel que vai convidar Hilda para ser sua madrinha de casamento. Vítor pressiona Hilda a testemunhar contra Letícia. Gaspar conta a Letícia que Ramiro vai procurá-la para uma conversa definitiva. Olívia faz perguntas a Bonfim (Ednei Giovenazzi) sobre Hilda, mas ele desconversa. Isabel fala para Hilda que ela terá que ir embora de sua casa. Ester leva Ramiro para casa, lhe dá almoço e ouve suas lamentações. Davi procura Samuel, mas este se nega a falar com ele. Davi (Delano Avelar) dá um fora em Vítor na frente de Olívia, recusando-se a cumprir uma ordem. Olívia fica a favor de Vitor e contra Davi. Hilda procura Letícia e lhe conta que Vítor quer botá-la na cadeia.

184

Letícia não acredita em Hilda e a destrata. Letícia liga para François pedindo ajuda e eles marcam um encontro. Soledad (Nívea Maria) diz a Franchico que ele precisa lutar pelo amor de Açucena. Samuel vai se despedir de Bujarona (Nelson Dantas). Ester conta a Serena que Ramiro almoçou em sua casa e esta finge que não se importa mais com ele. Ramiro conta para Samuel que não aguenta mais viver com Letícia. Olívia ouve uma conversa de Isabel e Hilda e descobre a verdade sobre a governanta. Ramiro dá uma parte do seu dinheiro para Cassiano e diz que é para ajudá-lo no casamento. Hilda conta a Olívia a história de sua vida. Isabel fica arrasada por Olívia ter descoberto que ela foi uma empregada doméstica e recebe o carinho da filha. Ramiro leva todos para passear no barco novo de Cassiano. Bonfim chega em casa e encontra Isabel vestida com seu antigo uniforme.

185

François promete ajudar Letícia a desvendar a história e diz que eles devem procurar o advogado. Franchico obriga Açucena a ir à gruta com ele. Bastos confirma a Letícia que Vítor quer processá-la e ela fica arrasada. François confronta Bastos e consola Letícia. Franchico pergunta a Açucena se foi naquela gruta que ela transou com Vítor, e ela diz que sim. Franchico diz que quer namorá-la, mas Açucena diz que tem um compromisso com Vítor, mostra a aliança de noivado e diz que vai esperar por Vitor. Franchico leva Açucena de volta para casa, arrasado. Letícia telefona para Hilda e pede desculpas. Bonfim e Isabel parecem estar em lua-de-mel. Franchico diz para Açucena que não vai procurá-la mais. François e Letícia conversam sobre Vítor. Ele a adverte que o rapaz tem problemas psiquiátricos e ela concorda. O arquiteto faz uma declaração de amor e Letícia acaba retribuindo. Ela confessa que está muito interessada nele também, e os dois acabam se beijando, apaixonadamente.

186

François diz a Letícia que ela precisa tomar as rédeas de sua vida e se reconstruir. Ela concorda. Ele a leva para casa. Fica claro que ambos estão começando uma nova etapa na relação. Açucena diz para Serena que não vai dar falsas esperanças para Franchico. Franchico liga para as ex-namoradas para esquecer Açucena, mas não encontra ninguém. Letícia encontra Vítor em casa e é dura com ele. Davi pede a Bonfim que marque uma reunião com Gaspar. Vítor vai ao quarto de Letícia e, quando confrontado, confessa que quer botá-la na cadeia e a chama de vagabunda e assassina. Ramiro chega nesse momento não gosta do que ouve. Vitor reitera os insultos e diz que Ramiro é cúmplice no assassinato de Jordi. Quando provocado, Ramiro dá um soco em Vítor. Letícia toma as dores do filho e discute com Ramiro, justificando que o rapaz está com problemas psiquiátricos e precisa de ajuda. Ela culpa Ramiro pelo fato de ela ter abandonado a família no passado e garante que não voltará a cometer esse erro. Vítor mente para não sair com Olívia, mas ela estranha o comportamento dele. Ramiro vai embora da mansão. Vítor diz para Letícia que ficou feliz com a saída de Ramiro de casa. Açucena finge que vai dormir e tranca a porta do quarto, fugindo pela janela. Vítor leva Açucena a um barzinho. Ramiro volta para a cabana. Vitor garante a Açucena que no dia seguinte já estará livre do compromisso com Olívia. Vitor toca guitarra e diz a todos que dedica a canção a Açucena, a mulher de sua vida. Davi flagra Vítor e Açucena se beijando.

187

Hilda (Cleyde Blota) alerta Olívia (Leila Lopes) contra Vítor (Selton Mello) e a aconselha a pensar melhor antes de marcar o casamento. Davi (Delano Avelar) liga para Olívia e diz que tem uma revelação a fazer a respeito de Vitor. Olívia vai até o bar e vê Vítor e Açucena (Carolina Dieckmann) se beijando apaixonadamente. Vítor não dá satisfações a Olívia e se retira com Açucena, deixando Olívia perplexa. Serena (Regina Dourado) diz para Cassiano (Márcio Garcia) que está com um mau pressentimento. Cassiano e Serena quase descobrem que Açucena não está no quarto, mas ela chega a tempo de evitar o pior e finge que estava dormindo. Olívia chega em casa chorando e conta tudo a Bonfim (Ednei Giovenazzi). Na manhã seguinte, Cassiano diz a Serena que Ramiro está morando na cabana de novo e que o relacionamento dele com Letícia terminou. Serena deixa bem claro para os filhos que isso não significa que ela aceitará Ramiro de volta. Todavia, sozinha no quarto a aldeã acende uma vela para seu santo, feliz. Bonfim conta a Isabel (Lúcia Alves) que o noivado de Olívia com Vítor acabou. Vítor pede as ações da empresa para Davi e este diz, jocosamente, que colocou em um cofre no banco. Davi devolve as ações da empresa a Gaspar e conta que Vítor queria dar um golpe nele.

188

Davi conta toda a história sobre a compra das ações a Gaspar e Bonfim. Gaspar se desculpa por ter pensado mal de Davi. Samuel (Stênio Garcia) encontra Conrado (Antonio Grassi) e o leva até o bar de Manuela (Cinira Camargo). Vítor procura pelas ações no apartamento de Davi. Conrado fica confuso ao saber que Manuela teve uma filha. Gaspar começa a passar mal e de repente Vítor chega e discute com Davi. Gaspar manda Vítor embora da empresa e de sua casa. Vítor sai gritando pela empresa que um dia tudo será dele. Gaspar e Bonfim conversam sobre os problemas psiquiátricos de Vítor. Manuela reencontra Conrado, os dois conversam sobre suas vidas, mas ela não fala sobre Pitanga (Gabriela Alves). Vítor sai de casa e se despede de Amanda (Paloma Duarte). Vítor tenta levar Açucena com ele, convencendo-a a fugir.

189

Açucena fica indecisa com a proposta de Vítor e quando está quase entrando no jipe, Cassiano grita por ela. Vítor foge e diz que voltará para buscar Açucena. Plínio (João Carlos Barroso) vai buscar Samuel na aldeia a pedido de Gaspar. Cassiano conta a Serena que Açucena iria fugir com Vítor. Açucena diz que vai se casar com Vítor e Serena fala que ele quer botar a própria mãe na cadeia. Letícia (Sílvia Pfeifer) e Amanda conversam sobre a viagem desta. Gaspar conta a Samuel que Davi foi digno em toda a história do golpe. Samuel e Davi se reconciliam. Amanda fala para François (Victor Fasano) investir na relação com Letícia. Gaspar e Letícia conversam sobre Vítor. Ester (Ana Rosa) se emociona ao ver Davi e Dalila (Carla Marins) juntos. Davi dá de presente a Dalila uma estada de uma semana num hotel. Serena vai à cabana de Ramiro.

190

Ramiro se constrange com a presença de Serena na cabana. Serena convence Ramiro a ir à igreja ao casamento de Dalila e Cassiano. Dalila arruma a mala para a lua-de-mel e confessa a Açucena que está com medo da noite de núpcias. Pitanga conta para Bujarona que está triste por causa do casamento de Cassiano. Conrado volta ao bar de Manuela. Cassiano, sem jeito, se arruma para o casamento. Dalila e Cassiano se casam. Ramiro chama Serena para dançar, mas ela não aceita. Açucena pega o buquê. Samuel dá conselhos para Ramiro reconquistar Serena. Cassiano e Dalila partem para a lua-de-mel. Amanda se despede da família porque vai viajar sozinha para a Europa. Estela diz a Gaspar que está grávida.

191

Gaspar, emocionado, não consegue acreditar que vai ser pai de novo. Depois, Gaspar fica cheio de cuidados com Estela. Olívia conta a Bonfim e Isabel a novidade sobre Estela. Adrenalina (Natália Lage) e Pessoa (Guga Coelho) pedem um irmãozinho a Bonfim. Amanda incentiva Letícia a ficar com François. Ramiro tenta reconquistar Serena, mas ela se faz de durona. Letícia procura François e o convida para jantar. Cassiano tira a virgindade de Dalila. Olívia diz para Gaspar que Vítor precisa de um tratamento. Vítor aparece no quarto de Açucena. Letícia e François transam. Serena flagra Vítor na cama com Açucena.

192

Serena fica furiosa, expulsa Vítor e Açucena perde a fala. Letícia conta pra Gaspar sobre sua reconciliação com François. Serena conta tudo sobre Vítor e Açucena para Ramiro. Cassiano e Dalila fazem planos para o futuro. Ramiro amaldiçoa os Velasquez e diz que está disposto a acabar com a vida de Vítor. Manuela conta a Pitanga que Conrado é seu pai e eles se acertam. Serena e Ramiro vão à casa de Letícia à procura de Vítor. Conrado resolve dividir a administração do bar com Manuela e os dois se entregam à paixão. Vítor espera por Ramiro na casa de Serena.

193

Ramiro (Herson Capri) quase agride Vítor (Selton Mello) e diz que ele tem de casar com Açucena (Carolina Dieckmann) para reparar o mal que fez. Serena (Regina Dourado) é contra o casamento de Açucena e Vítor. Ramiro tenta convencer Serena da importância do casamento e diz estar com medo que Açucena esteja grávida e seja rejeitada pelos moradores da aldeia. Ramiro e Serena decidem ouvir Açucena e ela diz, a contragosto, que quer se casar com Vítor. Açucena fica triste. François (Victor Fasano) conta a Franchico (Cássio Gabus Mendes) que Açucena vai se casar com Vítor e ele fica chateado. Gaspar (Francisco Cuoco) dá a Bonfim (Ednei Giovenazzi) 2% das ações do estaleiro. Davi (Delano Avelar) é nomeado diretor da Nave. Davi e Olívia (Leila Lopes) se reconciliam e resolvem se casar. Dalila (Carla Marins) e Cassiano (Márcio Garcia) voltam da lua de mel. Adrenalina (Natália Lage) lê nas cartas que Franchico vai ficar com Açucena. Dalila conversa com Açucena e tenta convencê-la, inutilmente, a desistir do casamento. Dalila procura Franchico e diz que ele tem de impedir o casamento de Açucena.

194

Ramiro vê Serena caminhando em sua direção. Franchico escreve no verso de uma foto e manda Dalila entregá-la a Açucena. Ramiro diz a Serena que não vai ao casamento de Açucena. Isabel (Lúcia Alves) e Bonfim viajam e deixam Pessoa (Guga Coelho) sozinho em casa. Açucena põe o vestido de noiva e Dalila a leva para a igreja. Juracy volta para buscar Janaína (Mônica Fraga). Açucena lê na foto que Franchico ainda a quer. François diz a Gaspar que quer se casar com Letícia (Sílvia Pfeifer). Açucena presencia Vítor expulsando Letícia da igreja. A caminho do altar, Açucena se lembra dos momentos que viveu com Franchico, sai correndo e foge. Letícia ampara Vítor, que chora. Açucena vai à casa de Franchico e os dois se beijam apaixonadamente. Ramiro e Serena finalmente fazem as pazes. Estela é levada para a maternidade. Letícia diz a François que está esperando um bebê. Vítor se recupera após tratamento mental com uma psicoterapeuta. Nascem os filhos de Açucena e Dalila. Vítor se apresenta em uma boate e todos da família vão vê-lo. Olívia fica grávida de Davi. Há uma festa na aldeia em que todos se divertem e confraternizam.

Elenco / Personagens

Herson Capri – Ramiro Soares
Sílvia Pfeifer – Letícia Velasquez
Regina Dourado – Serena Soares
Carla Marins – Dalila
Carolina Dieckmann – Açucena Soares
Márcio Garcia – Cassiano Soares
Selton Mello – Vitor Velasquez
Stênio Garcia – Samuel
Ana Rosa – Ester
Francisco Cuoco – Gaspar Velasquez
Paloma Duarte – Amanda Velasquez
Victor Fasano – François Vieira da Silva
Ednei Giovenazzi – Bonfim
Lúcia Alves – Isabel
Leila Lopes – Olívia
Guga Coelho – Luiz Roberto/Pessoa
Natália Lage – Ana Carolina/Adrenalina
Nelson Dantas – Velho Bujarrona
Luiz Carlos Vasconcelos – Anselmo Peixoto
Cleyde Blota – Ivanilda / Hilda
Delano Avelar – Davi
Cinira Camargo – Manoela
João Carlos Barroso – Plínio
Lu Martan – Fred Assunção
Gabriela Alves – Pitanga
Ricardo Pavão – Delegado Damasceno
Daniela Escobar – Berenice
Giovanna Antonelli – Benvinda
Antonio Grassi – Conrado
Ilva Niño – Neide
Paco Sanches – Manjubinha
Mônica Fraga – Janaína
Tadeu di Pietro – Euclides
Adriana Broux – Suzana

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

∎ “Meu Amor, Não Vá Embora” – Beto Barbosa
∎ “Pensamento” – Cidade Negra
∎ “Menina” – Netinho
∎ “A Praieira” – Chico Science e Nação Zumbi
∎ “Sim Ou Não” – Djavan
∎ “Não Dá Para Mim” – Megabeat
∎ “Coração da Gente” – Elba Ramalho
∎ “Tanta Solidão” – Roberto Carlos
∎ “Menino Lindo” – Flor de Cheiro
∎ “Muito Romântico” – Maurício Mattar
∎ “Princesa” – Jorge Ben Jor
∎ “O Bem do Mar” – Dorival Caymmi
∎ “Praia Nua” – Jorge Vercilo
∎ “Swing da Aldeia” – A Caverna

Internacional

∎ “Porque Te Vas” – Jose Luis Perales
∎ “Conga” – Gloria Estefan
∎ “Ansiedad de Besarte” – Nat King Cole
∎ “Piel Canela” – Linda Ronstadt
∎ “Quien Me Tienda La Mano Al Pasar” – Pablo Milanés
∎ “La Magia Del Ritmo (The Rhythm Is Magic)” – Marie Claire D’Ubaldo
∎ “Años” – Mercedes Sosa & Pablo Milanés
∎ “Viviré” – Juan Luis Guerra
∎ “La Gota Fria” – Carlos Vives
∎ “El Dia En Que Me Quieras” – Luis Miguel
∎ “Cuando Calienta El Sol” – Trini Lopez
∎ “Nosotros” – Eydie Gormé & Trio Los Panchos
∎ “Oye Como Va” – Santana
∎ “El Reloj” – Francisco Xavier
∎ “De Que Callada Manera” – Ana Belén & Pablo Milanés
∎ “Canción Por La Unidad Latinoamericana” – Pablo Milanés

0 Comentário para: “Tropicaliente Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *