Transas e Caretas Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Transas e Caretas desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Transas e Caretas e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Transas e Caretas

◘ Período de exibição: 09/01/1984 – 21/07/1984
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 167
◘ Autoria: Lauro César Muniz
◘ Colaboração: Daniel Más
◘ Direção: José Wilker e Mário Márcio Bandarra
◘ Supervisão: Paulo Ubiratan

Transas e Caretas narra a história de Francisca Moura Imperial (Eva Wilma), uma rica empresária, e seus dois filhos: Jordão (Reginaldo Faria) e Tiago (José Wilker), que pouco se interessam pelos negócios da família. Os dois rapazes são fruto do casamento de Francisca com Roberto (Paulo Goulart), um homem sedutor que circula pela alta sociedade, mas não tem onde cair morto.

Jordão e Tiago são exatamente o oposto um do outro. Jordão é conservador e comporta-se como um homem do século XIX: possui convicções monarquistas, quer aprender a tocar cravo, tem um mordomo que canta ópera e até mesmo uma mucama, a Dorinha (Zezé Motta). Tiago, por sua vez, é completamente inserido em seu tempo, antenado e fanático por novidades eletrônicas. Amante da tecnologia, ele tem um robô como mordomo, a quem chama de Alcides (Quinzinho). O único ponto em comum entre os dois irmãos é que ambos são solteirões convictos.

Francisca vive preocupada com seus filhos, mas não consegue interferir como deseja em suas vidas. Excêntrica e cheia de ideias mirabolantes, ela decide fazer uma cirurgia plástica, que a remoça 20 anos, acreditando que assim conseguirá se aproximar mais de Jordão e Tiago. A grande preocupação de Francisca é que pelo menos um de seus filhos se case e lhe dê um neto, garantindo assim a continuação do nome da família. Para alcançar seu objetivo, a matriarca convence a bela Marília (Natália do Vale) a seduzir um deles. Marília é uma moça de origem humilde, esforçada, que luta para melhorar de vida. Vive com os pais, Joaquim (Jofre Soares) e Dalva (Yolanda Cardoso), e faz o possível para ajudá-los nas despesas domésticas. Estuda Administração de Empresas e é namorada de Dirceu (Paulo Betti), um artista plástico disposto a conquistar o sucesso a qualquer preço. Ela decide aceitar a proposta de Francisca interessada no dinheiro que receberá.

Marília se aproxima de Jordão e Tiago, sem que eles saibam um do outro, e um fato inesperado acaba mudando o rumo da trama: os dois irmãos ficam apaixonados pela moça. O enredo folhetinesco se complica ainda mais quando Marília, depois de ficar noiva de Jordão, se descobre apaixonada por Tiago.

No decorrer da história, Jordão (Reginaldo Faria) e Tiago (José Wilker) modificam suas personalidades. O primeiro fica menos “careta”, e o outro se revela nem tão moderno. Jordão chega a marcar o casamento com Marília (Natália do Vale), saindo na frente do irmão, mas ela, apaixonada por Tiago, o abandona na porta da igreja.

Extremamente desapontado, Jordão resolve pedir a mão da amiga Liana (Lady Francisco) em casamento, para desespero de sua mãe. Liana é uma mulher simples, mais velha do que Jordão, que fora prostituta no passado. Encantada por Jordão, ela aceita o pedido de casamento e passa a sofrer com a perseguição da sogra, que chega a lhe oferecer altas quantias em dinheiro para ela sumir do mapa. Liana ainda tem de enfrentar Sofia (Renata Sorrah), professora de música de Jordão, apaixonada por ele. No entanto, Liana vence todos os obstáculos e termina a história ao lado de Jordão, transformando inteiramente sua vida. O romance com Liana faz de Jordão um homem mais despojado, menos formal. Ele chega a aprender a dançar rock’n’roll. A felicidade do casal se completa quando ela engravida. Tiago, por sua vez, termina a história com Marília, com quem também tem um filho.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Transas e Caretas

** Resumo não divulgado

Dona Francisca Moura Imperial, sentindo-se distante da realidade dos filhos, faz uma cirurgia plástica e fica 20 anos mais jovem em aparência, disposta a se dar melhor com os mesmos. Os dois rapazes, Jordão e Thiago, apesar de irmãos, são totalmente diferentes: o primeiro gosta de viver como no século XIX, com pensamentos monarquistas e até uma mucama pessoal, Dorinha; já o segundo é totalmente moderno, contando em sua casa com um robô, Alcides, como seu mordomo, além de outras coisas do que há de mais revolucionário. Ambos, porém, mantêm uma mesma ideia: jamais se casarem. Dona Francisca, então, contrata a jovem Marília para casar-se com um deles e dar-lhe um neto que prossiga o nome da família e os negócios. Marília torna-se noiva de Jordão, mas se apaixona por Thiago, iniciando o mote inicial da novela.

José Wilker dirigiu e atuou na novela, interpretando Tiago. Sua participação como ator foi uma sugestão do autor Lauro César Muniz.

Para viver a professora de música Sofia, a atriz Renata Sorrah aprendeu a tocar harpa.

As iniciais do nome da personagem de Eva Wilma, Francisca Moura Imperial, formavam a sigla FMI, Fundo Monetário Internacional. O nome foi escolhido propositalmente pelo autor.

Transas e Caretas marcou a estreia de Paulo Betti na TV Globo.

A novela fez grande sucesso no Chile, onde foi exibida em 1992, com o título Trampas y Caretas.

A história de Ana
Outra personagem de destaque na trama é Ana (Aracy Balabanian). Casada com Marcos (Jece Valadão), ela é mãe de Estela (Dedina Bernardelli) e Lívia (Monique Curi). Ana é uma mulher batalhadora, que vive oprimida pelo marido machista. No decorrer da história, conhece Renato (José de Abreu), que se apaixona por ela à primeira vista. Ana tenta evitá-lo dizendo ser casada, mas ele, percebendo sua insatisfação, insiste em conquistá-la. O romance entre os dois personagens, no entanto, acabou não sendo desenvolvido, como estava previsto na sinopse, pois a Censura Federal considerou inadequado que uma mulher casada se envolvesse com outro homem. Aos poucos, Ana começa a cuidar da própria vida e decide enfrentar o marido. Depois de muitas brigas, chegando, inclusive, a ser agredida fisicamente, ela comunica a Marcos que irá trabalhar fora, para revolta dele. Finalmente, nos capítulos finais, Ana consegue se livrar da vida sofrida que levava e parte em busca da felicidade.

Elenco:

Adalgisa Teruskin – jurado do concurso para escolher a símbolo do Centro de Artes
Ana Luiza Folly
Antônio Viana
Aracy Balabanian – Ana
Billy Blanco – jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes
Carlos Kroeber – Dom Manuel
Carlos Zara
Christiane Torloni – Catharina
Cininha de Paula
Cláudio Cavalcanti – Douglas
Cláudio Corrêa e Castro – Régis
Clementino Kelé – Zé Eduardo
Dedina Bernadelli – Estela
Eva Wilma – Francisca Moura Imperial
Flávio Guarnieri – Guto
Germano Vezani – Aderbal
Glauco Rodrigues – jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes
Henrique Martins – Marcos Jacinto
Ítalo Rossi – Gilberto
Jece Valadão – Marcos
Jofre Soares – Joaquim
José Augusto Branco – Nestor
José de Abreu – Renato
José Roberto Wright – jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes
José Wilker – Thiago
Júlio Braga – Rick
Kate Hansen – Fernanda
Lady Francisco – Liana
Leina Krespi
Lídia Brondi – Luciana
Luiz Carlos Barreto – jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes
Marcus Alvisi – Beto
Milton Moraes
Mônica Torres – Cláudia Cowboy
Monique Curi – Lívia
Natália do Valle – Marília
Nestor de Montemar
Nicole Puzzi – Leonor
Norma Geraldy – Efigênia
Otávio Augusto – Danilo
Paulo Betti – Dirceu Valente
Paulo Goulart – Roberto
Quinzinho – Alcides
Reginaldo Faria – Jordão
Renata Fronzi – Sônia
Renata Sorrah – Sofia
Sérgio Mamberti – Antônio
Sérgio Mox
Silvinho – jurado do concurso para escolher a mulher-símbolo do Centro de Artes
Sonia Ayres
Suely Franco – Gina
Tânia Loureiro – Vilma
Tetê Medina – Dusa
Thelma Reston – Célia
Yolanda Cardoso – Dalva
Zezé Motta – Dorinha

Elenco / Personagens

FRANCISCA MOURA IMPERIAL (Eva Wilma) Mulher rica, divorciada, que tem o poder da família em suas mãos, sustentando os dois filhos, Jordão (Reginaldo Faria) e Tiago (José Wilker). No início da história, faz uma plástica e remoça 20 anos. É inteligente, ativa, moderna e agradável, mas também é intragável quando quer. Preocupa-se com a continuação do nome da família e anseia por um neto.

TIAGO (José Wilker) Filho de Francisca (Eva Wilma) e irmão de Jordão (Reginaldo Faria). Um jovem muito atualizado. Tem uma loja de brinquedos eletrônicos e sempre possui novidades em seu bem aparelhado apartamento. É um homem muito envolvente e sempre rodeado de mulheres, mas não leva a sério nenhum relacionamento.

JORDÃO (Reginaldo Faria) Filho de Francisca (Eva Wilma). É exatamente o oposto do irmão Tiago (José Wilker). Jordão é conservador, educado e refinado, mas, assim como o irmão, também se mantém solteiro. Tem um temperamento moderado e é apaixonado por antiguidades. Coleciona peças antigas e conserva a casa em que mora tal qual na época de seu avô. É um homem muito charmoso, sempre impecável e elegante.

DANILO (Otávio Augusto) Homem que cuida dos negócios de Francisca (Eva Wilma). É ambicioso, atento e esperto.

DUZA (Tetê Medina) Amiga íntima e assistente de Francisca (Eva Wilma) nos negócios. Sabe de tudo o que se passa à sua volta e não consegue guardar um segredo, a não ser em relação à Francisca.

ADERBAL (Germano Vezani) Empregado de Francisca (Eva Wilma). Empenha-se na execução de qualquer função, seja a de chofer, jardineiro, copeiro, guarda-costas ou secretário. É ágil, hábil e se mantém em forma com o halterofilismo.

MARÍLIA (Natália do Vale) Moça solteira de origem simples, mas com muita garra. É filha de Joaquim (Jofre Soares) e Dalva (Yolanda Cardoso), a quem não gosta de ver sofrer por falta de dinheiro. Formou-se em Administração de Empresas e luta para conseguir um emprego. Marília mantém uma relação duradoura com Dirceu (Paulo Betti). Sua vida toma um novo rumo quando conhece Francisca (Eva Wilma).

DIRCEU (Paulo Betti) Pintor moderno, mas cujo talento ainda não foi reconhecido. Vive um longo namoro com Marília (Natália do Vale) e quer conquistar o sucesso a qualquer preço, mesmo que, para isso, tenha de abrir mão de coisas que lhe são muito caras.

ANA (Aracy Balabanian) Irmã de Marília (Natália do Vale). A jovem pobre casou-se muito cedo com Marcos (Jece Valadão), também pobre, e os dois vivem uma situação difícil. Marcos é um homem machista e repressor, comportamento que também afeta suas filhas, Estela (Dedina Bernardelli) e Lívia (Monique Curi). Ana nunca teve muitas chances na vida. Apesar de maltratada pela situação financeira e matrimonial, é uma mulher bonita. É filha de Joaquim (Jofre Soares) e Dalva (Yolanda Cardoso).

MARCOS (Jece Valadão) Marido de Ana (Aracy Balabanian). É um homem machista, inflexível, repressor, marcado pelas dificuldades da vida e sem grandes perspectivas profissionais. Pai à moda antiga, acredita que as filhas, Estela (Dedina Bernardelli) e Lívia (Monique Curi), devem sair de casa apenas para o casamento.

JOAQUIM (Jofre Soares) Pai de Marília (Natália do Vale) e Ana (Aracy Balabanian). Bom chefe de família, pobre e aposentado. Com a idade avançada, tem dificuldades de ser aceito em um novo trabalho e, por conta disso, enfrenta dificuldades financeiras. É marido de Dalva (Yolanda Cardoso).

DALVA (Yolanda Cardoso) Mãe de Marília (Natália do Vale) e Ana (Aracy Balabanian). Enfrenta os problemas de cabeça erguida. Simpática e sonhadora, principalmente em relação às filhas. É mulher de Joaquim (Jofre Soares).

ESTELA (Dedina Bernardelli) Filha mais velha de Ana (Aracy Balabanian) e Marcos (Jece Valadão). Adolescente irrequieta e inconformada com o tipo de vida que leva. Não entende as preocupações do pai e não quer ter a mãe como exemplo de vida. Vive em busca de uma saída para seus anseios.

LÍVIA (Monique Curi) Filha mais nova de Ana (Aracy Balabanian) e Marcos (Jece Valadão). É tímida e reprimida pelo pai, mas, ao contrário da irmã, Estela (Dedina Bernardelli), aceita essa dominação. Dedica-se exageradamente aos estudos, aproveitando pouco a adolescência.

LUCIANA (Lídia Brondi) Jovem moderna e atraente. É a namorada mais constante de Tiago (José Wilker) por não exigir muito do relacionamento. Partilha das ideias avançadas do namorado, mas, no fundo, sonha com o dia em que irão se casar.

GINA (Suely Franco) Mãe de Luciana (Lídia Brondi) e casada com Nestor (José Augusto Branco). É uma mulher extremamente hábil e ativa, que sabe aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe propõe. Apoia o namoro de Luciana e Tiago (José Wilker) e espera que se casem. NESTOR (José Augusto Branco) Marido de Gina (Suely Franco), sua segunda mulher. Antes foi casado com Célia (Thelma Reston), com quem teve Guto (Flávio Guarnieri). É um engenheiro em dificuldades profissionais. Em casa, vive conflitos com a enteada Luciana (Lídia Brondi).

SOFIA (Renata Sorrah) Professora de música de Jordão (Reginaldo Faria). Continua solteira na esperança de um dia conseguir conquistá-lo. É uma mulher bonita, mas que mantém uma armadura de formalismo e seriedade. Vive problemas com Dona Ifigênia (Norma Geraldy), que a criou depois da morte de seus pais, e tem como grande confidente Antonio (Sérgio Mamberti), copeiro de Jordão.

DONA IFIGÊNIA (Norma Geraldy) Tutora de Sofia (Renata Sorrah). É sovina, doente e tirânica com a jovem, que não se rebela apenas por gratidão.

ROBERTO (Paulo Goulart) Ex-marido de Francisca (Eva Wilma), atualmente casado com Fernanda (Kate Hansen), e pai de Jordão (Reginaldo Faria) e Tiago (José Wilker). Homem envolvente e que faz questão de ter tudo do melhor. Transita pela alta sociedade, apesar de não ter dinheiro, e é praticamente sustentado pelo filho Tiago.

FERNANDA (Kate Hansen) Segunda mulher de Roberto (Paulo Goulart). Exuberante, desembaraçada, muito simpática, mas não muito inteligente. Depois da plástica de Francisca (Eva Wilma), sente-se um pouco ameaçada e faz cenas de ciúmes ao perceber o interesse de Roberto pela ex-mulher.

DOM MANUEL (Carlos Kroeber) Bispo e irmão de Francisca (Eva Wilma). É um homem conservador, que teve grande influência na formação de Jordão (Reginaldo Faria). Não entende o modernismo de Tiago (José Wilker).

CÉLIA (Telma Reston) Mãe de Guto (Flávio Guarnieri) e ex-mulher de Nestor (José Augusto Branco). É forte, simpática e lutadora. Assumiu sozinha a educação do filho, mas tem problemas com ele, que morre de ciúmes dela.

GUTO (Flávio Guarnieri) Adolescente, muito mimando, vive controlando a vida da mãe, Célia (Telma Reston), e enfrenta muitos conflitos ao descobrir que ela está apaixonada. É filho de Nestor (José Augusto Branco).

JOSÉ (Clementino Kelé) Publicitário de talento, muito bem sucedido profissionalmente. É um velho amigo de Célia (Telma Reston), o que provoca ciúmes em Guto (Flávio Guarnieri), filho dela.

ANTONIO (Sérgio Mamberti) Copeiro de Jordão (Reginaldo Faria), cheio de manias. Aprecia música erudita, em especial as óperas. Grande amigo e confidente de Sofia (Renata Sorrah).

DORINHA (Zezé Motta) Mulata exuberante, cheia de vida e mucama de Jordão (Reginaldo Faria). Adora uma escola de samba e participa das festas na casa de Tiago (José Wilker) sem que seu patrão saiba.

LEONOR (Nicole Puzzi) Amiga de Tiago (José Wilker). Uma linda mulher, esportiva, livre e desproblematizada.

CLAUDIA (Mônica Torres) Amiga de Tiago (José Wilker). Uma jovem alegre, descontraída e que adora se divertir.

BETO (Marcus Alvisi) Muito ligado a Tiago (José Wilker). É um boa-vida, que não perde uma festa e faz sucesso nas pistas de dança.

RICK (Júlio Braga) Amigo de Tiago (José Wilker). Aproxima-se de Estela (Dedina Bernardelli) e Lívia (Monique Curi) e tenta entrosá-las no grupo de amigos, mas Lívia não se adapta.

CATARINA (Christiane Torloni) Vencedora do concurso promovido por Francisca (Eva Wilma) na intenção de encontrar alguém para se relacionar a sério com um de seus filhos, Jordão (Reginaldo Faria) e Tiago (Jose Wilker). Catarina é uma mulher muito bonita, que acaba se apaixonando por Tiago.

ELIANA (Betty Faria) Vedete, extrovertida, exagerada em tudo, especialmente em sua beleza.

DOUGLAS (Cláudio Cavalcanti) Filho de Régis (Cláudio Corrêa e Castro)

RÉGIS (Cláudio Corrêa e Castro) Pai de Douglas (Cláudio Cavalcanti)

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional:

Fogueira – Tema de Sofia
Compositores: Ângela Rô Rô
Intérprete: Maria Bethânia

Brega Chique – Tema de Ana
Compositores: Eduardo Dusek / Luiz Carlos Góes
Intérprete: Eduardo Dusek

Bip-Bip – Tema de Thiago
Compositores: Renato Ladeira / Paul de Castro / Roberto Lly
Intérprete: Erva Doce

Cacho de Uva – Tema de Jordão
Compositores: Gil Gerson/ C. Rossini
Intérprete: Ronnie Von

Broto Especial – Neusinha Brizola (tema de Estela)
Compositores: Joe Euthanazia/ Neusinha Brizola
Intérprete:

Doce Paixão
Compositores:
Intérprete: Liliane

Transas e Caretas – Tema de abertura
Compositores: Michael Sullivan/ Miguel/ Paulo Massadas
Intérprete: Los Angeles

Baby – Tema de Marília
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Gal Costa

Trocas e Baldrocas
Compositores: Carlos Paião/ Paulinho Borba Gato
Intérprete: Harmony Cats

Recomeçar
Compositores: Don Beto
Intérprete: Água Marinha

Então Tá
Compositores: Gastão Lamounier, Júnior Mendes
Intérprete: Júnior Mendes

Inútil
Compositores: Roger Rocha Moreira
Intérprete: Ultraje a Rigor

Eterno
Compositores: Guilherme Dias Gomes/ Jair Henrique Reis
Intérprete: Ano Luz

Uma Vez, Uma Tarde
Compositores: Marcos Resende
Intérprete: Marcos Resende

Internacional

Let’s Stay Together
Compositores: Al Green
Intérprete: Tina Turner

Ebony Eyes
Compositores: Rick James
Intérprete: Rick James

Yah Mo B There
Compositores: Ingram/ McDonald/ Rod Temperton
Intérprete: James Ingram & Michael McDonald

Finding Out The Hard Way
Compositores: Frank Stallone/ Vince DiCola
Intérprete: Cynthia Rhodes

Gimme a Little Sign
Compositores: A. Smith/ J. Wynn/ J. Hooven
Intérprete: Kenny James

Almost Paradise – Tema de Marília e Thiago
Compositores: D. Pitchford/ E. Carmen
Intérprete: Ann Wilson & Mike Reno

Souvenir Of China – Tema de Marília
Compositores: Jean-Michel Jarre
Intérprete: Jean-Michel Jarre

Talking to Your Sleep
Compositores: Peter Solley
Intérprete: The Romantics

Drifting Dreaming – Tema de Sofia
Compositores: Don Read
Intérprete: Cleo Layne & James Gallway

Joanna – Tema de Jordão
Compositores: Charles Smith/ James Taylor/ Kool & The Gang
Intérprete: Kool & The Gang

Eva – Tema de Thiago
Compositores: Umberto Tozzi/ Giancarlo Bigazzi
Intérprete: Umberto Tozzi

Victims
Compositores: Culture Club
Intérprete: Culture Club

Trouble in Paradise
Compositores: J. Wirrick/ J. Mehl/ Sylvester
Intérprete: Sylvester

I’m Going to Go
Compositores: Kynsha/ Violante
Intérprete: Jago

0 Comentário para: “Transas e Caretas Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *