Terra Nostra Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Terra Nostra desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Terra Nostra e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Terra Nostra

◘ Período de exibição: 20/09/1999 – 02/06/2000
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 221
◘ Autoria: Benedito Ruy Barbosa
◘ Colaboração: Edmara Barbosa e Edilene Barbosa
◘ Direção: Jayme Monjardim, Carlos Magalhães e Marcelo Travesso
◘ Direção geral: Jayme Monjardim e Carlos Magalhães

Terra Nostra retomou um tema caro ao autor Benedito Ruy Barbosa: a imigração italiana no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX e sua importância na formação da sociedade brasileira. A novela conta essa história a partir do romance entre os jovens italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), que resiste a todos os conflitos e provações para triunfar no final.

Em 1894, o navio Andrea I deixa o porto de Gênova, na Itália, e cruza o Oceano Atlântico transportando centenas de camponeses italianos. Eles fogem da crise econômica no seu país para tentar a sorte no Brasil, que naquele momento precisava de mão de obra para substituir o trabalho escravo nas plantações de café. Entre os imigrantes está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), com a filha, Giuliana. A bordo, Giuliana conhece Matteo, jovem que não tem ninguém no mundo, mas é empreendedor e tem muita esperança de começar uma nova vida. Os dois se apaixonam.

Durante a viagem, a peste se alastra no navio. Os pais de Giuliana morrem e seus corpos são lançados ao mar, para evitar que a doença se espalhe. Matteo também adoece, mas escapa da epidemia com vida. Ele e Giuliana se tornam as únicas referências um do outro. Os dois chegam ao Brasil decididos a enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque e seguem destinos diferentes. A moça é acolhida pelo imigrante Francesco Maglianno (Raul Cortez), grande amigo de seu pai, que prosperou em solo brasileiro. Matteo arranja emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes).

Na mansão dos Maglianno, na Avenida Paulista, em São Paulo, Giuliana desperta o amor de Marco Antônio (Marcello Antony), o filho bon vivant de Francesco, que se apaixona pela moça mesmo sabendo que ela espera um filho, fruto de uma noite de amor com Matteo. O casamento sofre dura oposição de Janete (Ângela Vieira), mãe do rapaz, que tem aversão aos italianos.

Matteo, por sua vez, entra em conflito direto com o patrão, Gumercindo. Um dos últimos representantes de donos de terra da era escravocrata, acostumado a ser o senhor absoluto da vida dos seus comandados antes da Abolição, Gumercindo encontra dificuldades para lidar com os imigrantes. Matteo se torna porta-voz dos trabalhadores rurais e lidera as reivindicações por melhores condições de trabalho, contrariando o fazendeiro. O jovem italiano, entretanto, conquista a confiança do coronel ao aceitar se casar com sua filha mais velha, Rosana (Carolina Kasting), após ser acusado de ter se aproveitado da moça. Matteo, na verdade, foi vítima de uma cilada preparada pela própria Rosana, que caiu de amores pelo rapaz. Sem ter como provar sua inocência, ele decide se casar para impedir que a honra dela seja atingida. Quando Francesco, que havia prometido a Giuliana descobrir o paradeiro de Matteo, finalmente o localiza, ele já está casado com Rosana, a essa altura, grávida. Decepcionada, Giuliana promete reconstruir sua vida e esquecer o amado, e aceita se casar com Marco Antônio.

Rosana tem um casamento infeliz com Matteo, que a despreza e sonha reencontrar Giuliana. Quando percebe que não consegue esquecer a italiana, ele abandona a mulher para procurá-la, mas a encontra casada com Marco Antônio, e prestes a dar à luz o filho que ele não sabe que é seu. Quando o menino nasce, Janete leva a criança e a abandona aos cuidados das irmãs de caridade na Santa Casa de Misericórdia. Giuliana entra em desespero, rompe com os Maglianno e parte em busca do filho.

A história chega ao fim em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial. Depois de superarem vários obstáculos, Matteo e Giuliana terminam juntos. No último capítulo, a italiana reencontra o filho em um orfanato. Gumercindo termina irmanado com os italianos com quem tanto brigou, e torna-se compadre de Bartolo (Antonio Calloni), que começa uma vinícola no sul do país, com a ajuda do fazendeiro. A última cena mostra uma sequência de imagens de crianças, e uma frase no lugar do tradicional “Fim”: “Essa história não termina aqui”.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Terra Nostra

Capítulo 1 É 1896, um navio traz para o Brasil os imigrantes italianos. Juliana dança no convés com Matheu, sendo observada pelos pais, Ana e Júlio. Em uma bela casa em São Paulo, Francesco avisa à mulher Janete e ao filho Marco Antônio que o seu amigo de infância, Júlio, está chegando. Nos cafezais de Gumercindo só se fala nos italianos que vêm para trabalhar na lavoura. Sua mulher, Maria do Socorro e as filhas Rosana e Angélica relembram os tempos dos escravos negros. Angélica não se esquece que o pai se deitou com uma escrava Naná só para ter um filho varão; Maria do Socorro tem gravado na memória o embate com Naná, quando ela foi embora grávida prometendo mandar para ela criar, caso o filho fosse homem. Matheu se declara apaixonado por Juliana e garante protegê-la, quando seus pais contraem a peste e morrem. A febre abate um bebê e sua mãe, Leonora, fica desesperada e desaparece, para tristeza do marido Bartolo. Matheu vai para o isolamento. Juliana decide ficar ao seu lado e beija-o.

Capítulo 2 Juliana aquece Matheu com seu corpo; ele acorda bom no dia seguinte e os dois combinam ficar juntos no Brasil. Leonora é encontrada com o bebê vivo na casa das máquinas. Os italianos comemoram o fim da doença e a esperança de uma nova terra. Francesco e Janete recebem Juliana, que se desencontra de Matheu no cais; na casa, ela se intimida com o luxo. Marco Antônio fica fascinado pela beleza da jovem italiana e apoia o pai que exige que ela seja tratada como alguém da família. Matheu vaga pelo trem em busca da amada; ela não consegue encontrar uma pista dele quando vai procurá-lo no dia seguinte. Gumercindo proíbe a filha de ser freira e ela jura que vai fugir. A senzala da Fazenda Esperança já está pronta para a chegada dos italianos. Matheu, Bartolo, Leonora e muitos outros cruzam o portão cantando.

Capítulo 3 Gumercindo, a esposa e as filhas, o capataz Antenor e o negrinho Tiziu recebem os italianos, que são acomodados na senzala. Matheu sonha acordado com Juliana. Bartolo serve de intérprete, com seu parco português. Angélica e Rosana se impressionam com Matheu. Marco Antônio se oferece para ser professor de Juliana, a quem jura gostar como uma irmã. Janete deseja colocá-la para fora da sua casa. Os italianos começam a trabalhar nas terras de Gumercindo; Padre Olavo alerta contra os anarquistas. Rosana e Angélica se assustam ao saber que o pai está arrumando pretendentes para elas. Juliana sofre: está esperando um filho de Matheu. As empregadas Mariana e Luiza desconfiam e alertam Janete, que procura a jovem italiana para uma conversa séria.

Capítulo 4 Janete joga verde, mas não colhe maduro. Gumercindo decide mudar o sistema e não dar mais comida. Para comer, os italianos terão que comprar na venda da fazenda. Batista entrega cadernetas para as famílias, onde as despesas serão anotadas. Matheu e Bartolo reivindicam terras próprias; Gumercindo promete para depois da safra. Rosana implica com as atitudes de Matheu; Angélica concorda com as reivindicações. O fazendeiro suspeita que o rapaz é anarquista e pensa mandá-lo embora. Juliana pede a Marco que encontre o seu amado. Ele sofre, mas promete que vai fazer o possível. Tiziu e Matheu moram juntos na senzala e se tornam amigos. Angélica se perturba com Matheu de torso nu; depois avisa que o pai pensa em mandá-lo embora. Leonora vai trabalhar na casa da fazenda. Matheu pede que Gumercindo acerte a sua saída.

Capítulo 5 O fazendeiro adia a saída dele para depois da safra. Rosana estranha a irmã ter esperado a saída do italiano para com ele trocar duas palavras. Juliana passa roupas e Marco se preocupa com ela. Janete flagra um abraço entre os dois e não gosta. Francesco propõe aos sócios abrir uma casa bancária. Marco Antônio mente: Matheu foi encontrado mas vai se casar com a filha do dono da fazenda. Angélica sonda com Leonora quem é a paixão de Matheu. Francesco conversa com Juliana sobre a gravidez e Marco Antônio defende-a dizendo que o filho é seu. Janete quase desmaia ao saber. Juliana desmente, mas Marco insiste e Francesco decide esperar a criança nascer. Matheu acorda angustiado no meio da noite e resolve fugir.

Capítulo 6 Antenor interrompe a fuga de Matheu. Um lamento italiano na clarineta faz com que todos fiquem acordados. Marco Antônio se deita na cama com Juliana, só para convencer os pais. Ela dorme nos braços dele. Gumercindo resolve conseguir notícias de Juliana para acalmar Matheu. Angélica nega estar apaixonada pelo italiano, mas Rosana não acredita, resolve ajudar a irmã marcando um encontro com ele naquela noite. Janete expulsa a italianinha da sua casa; os dois homens impedem. Marco pede Juliana em casamento Rosana pressiona a irmã, que tem medo de ir ao encontro. Antenor se surpreende ao ver Angélica na senzala.

Capítulo 7 Tiziu salva a situação. Francesco, a pedido de Janete, resolve mandar alguém procurar Matheu. Mariana conta para Juliana que Marco é um mulherengo e que a melhor maneira de se livrar dele é cedendo. Maria do Socorro estranha ao saber que a filha foi na senzala. Francesco fica furioso ao ver o filho voltando para casa completamente embriagado. Angélica confessa para a mãe que ama Matheu, mas ela pensa ser só um estratagema para obrigar Gumercindo a deixá-la ser freira. Rosana decide que vai conquistar Matheu , manda Tiziu embora da senzala e espera. Ele se espanta ao encontrá-la na sua cama e coloca-a para fora da senzala. Rosana agride-o; Matheu beija-a .Tiziu espantado vê tudo. Em casa, Rosana diz à Angélica que Matheu beijou-a à força.

Capítulo 8 Angélica enciumada reage, mas Maria do Socorro interrompe a briga entre as duas. Matheu torce para ser mandado embora e sair pelo mundo procurando a amada. Mariana tenta confirmar a paternidade, mas Juliana nada fala. Altino e Gumercindo combinam o casamento dos filhos, Angélica e Augusto. A jovem reage e o pai coloca-a de castigo, trancada no quarto a pão e água. Juliana implora a Marco que a leve até a fazenda onde Matheu trabalha, mas ele nega. Rosana vai até o cafezal e agarra Matheu, ele não contém a excitação e ela foge; Bartolo de longe a tudo assiste. Augusto aceita casar com uma das filhas de Gumercindo, mas garante que vai montar casa para a italianinha Paola com quem tem um caso. Angélica decide fazer greve de fome até o pai deixá-la ir para o convento. Rosana mais uma vez espera Matheu deitada no catre, decidida a tudo.

Capítulo 9 Rosana provoca Matheu, mas ele rejeita-a. Angélica recusa-se a comer e sair do quarto, mas Padre Olavo faz com que ela mude de idéia. Augusto comunica à Paola que, apesar de amá-la, vai casar-se com outra moça para satisfazer a vontade do pai. Antenor conta a Gumercindo que suas filhas foram vistas com Matheu e sugere que o italiano seja mandado embora. O patrão decide tirar a história a limpo. Proíbe Angélica e Rosana de conversarem com qualquer trabalhador da colônia e comunica a Matheu que vai acertar suas contas e liberá-lo. Rosana conta para Angélica que deitou-se com o italiano. Gumercindo ouve tudo e jura que fará o colono pagar pela ousadia.

Capítulo 10 Matheu vai embora feliz da vida, determinado a encontrar sua Juliana. Ameaçado por Gumercindo, Tiziu assume que viu Rosana e Matheu beijando-se; o dono da fazenda Esperança parte decidido a trazer o italiano de volta. Rosana sustenta que fez amor com Matheu na senzala. Marco Antônio diz para Juliana saber onde Matheu está. Janete fica aliviada diante da perspectiva de ver-se livre da italiana. Matheu é levado volta para a fazenda, onde os colonos cruzaram os braços, preocupados com o destino do conterrâneo. Gumercindo exige interrogá-lo imediatamente.

Capítulo 11 Matheu implora que Rosana diga a verdade, mas ela insiste que os dois fizeram amor e declara-se apaixonada. Gumercindo deixa o rapaz sem alternativa: ou casa ou morre. Augusto e Angélica se conhecem e simpatizam um com outro. Ao saber que Gumercindo pretende casar as duas filhas no mesmo dia, Altino diz que não pretende dividir a festa de seu filho com a de um italiano. Janete pede ao agenciador que leve Juliana ao encontro do amado, mas o marido não concorda: exige que Matheu venha buscá-la. Augusto promete a Paola que depois do casamento a levará junto para a capital da província. Anacleto flagra os dois beijando-se.

Capítulo 12 Furioso, Anacleto exige uma explicação. Paola e Augusto garantem que nada aconteceu e que o advogado, inclusive, está comprometido com outra moça. Francesco convence Marco Antônio a trabalhar em sua casa bancária. O agente enviado por Francesco chega à casa de Gumercindo. Ao saber que Juliana espera um filho de Matheu, o fazendeiro garante que o italiano não encontra-se mais ali, fugiu. Rosana fica insegura e inventa que também está grávida. Marco Antônio comemora a informação de que Matheu embarcou para a Argentina. Arrasada com a notícia, Juliana concorda em casar-se com Marco Antônio após o nascimento do filho.

Capítulo 13 Janete não se conforma com a decisão de Marco Antônio. Leonora comunica à patroa que os italianos farão uma festa na colônia para os noivos no dia do casamento. Matheu pede que Rosana conte a verdade para os pais . Diante da recusa, ele avisa que jamais vai amá-la. Marco Antônio dá uma aliança para Juliana e sugere que ela a use como se estivessem casados. Augusto propõe à Angélica viver em São Paulo, o que deixa Rosana morta de inveja. Maria do Socorro cria coragem para questionar o marido a respeito das traições praticadas com Naná e outras negras. Altino conta ao filho seu plano de comprar a fazenda de Francesco. Angustiado, Anacleto vai tomar satisfações com Altino; Augusto admite ter desvirginado Paola.

Capítulo 14 Altino e Anacleto decidem resolver o problema de Paola e Augusto. Gumercindo pede a Matheu que deixe de dormir na senzala e dá autorização para que o colono visite Rosana de vez em quando. Marco Antônio leva Juliana a um restaurante de luxo e confessa ter fama de mulherengo e perdulário. Altino oferece a Anacleto um terço da fazenda que vai comprar, além do cargo de administrador; em troca, pede autorização para que Paola seja concubina de Augusto. Janete proíbe Juliana de ajudar no serviço de casa. Francesco avisa Marco Antônio que pretende vender a fazenda que pertenceu aos sogros. Mais uma vez, Matheu apela para que Rosana pense bem no que está fazendo, antes de arrepender-se. Altino vai à casa de Francesco em companhia de Augusto.

Capítulo 15 Francesco vende a fazenda. Preocupado com o futuro de Paola, Altino decide pôr em nome dela as terras prometidas a Anacleto. Gumercindo e Maria do Socorro ficam surpresos ao saber que Juliana é mulher de Marco Antônio; a reação do casal não escapa a Augusto. Angélica recusa-se a beijar o noivo, que sente-se atraído pela sua inocência. Arrasado com a notícia de que Juliana o esqueceu, Matheu resolve mudar. Paola comunica aos pais que vai viver com Augusto em São Paulo. Matheu e Rosana casam-se na fazenda, numa cerimônia tão austera quanto a comemoração. Depois que os convidados partem, Matheu arrasta Rosana para a festa organizada pelos colonos; Gumercindo fica revoltado com o autoritarismo do italiano. Rosana quer dormir na casa dos pais, mas Matheu a obriga a passar a noite no quarto de Bartolo.

Capítulo 16 Rosana está assustada; Matheu exige que tire a roupa. Do lado de fora da casa, os italianos gritam que, seguindo a tradição de seu povo, examinarão o lençol do casal no dia seguinte. Marco Antônio beija Juliana, sem ser correspondido. Matheu faz amor com Rosana. De manhã, ela vê a mancha de sangue no lençol, mas o marido impede que o lave; estende-o na janela. Em seguida, leva a prova de sua inocência para Gumercindo. Matheu recusa-se a passar a lua-de-mel na Europa. Augusto leva Paola para São Paulo. Antenor fica furioso ao saber que dali em diante quem dá as ordens na colônia é Matheu. Ao ouvir comentários sobre o casamento de Rosana com um italiano chamado Matheu, Juliana decide ir ao encontro do amado.

Capítulo 17 Francesco concorda que Juliana vá atrás de Matheu. Gumercindo dá ao genro o dote de Rosana. Paola fica encantada com a casa onde Augusto a instala, em São Paulo. Rosana reclama que Matheu não a procurou mais, desde o dia do casamento. Assustada com a mancha do sangue da irmã no lençol, Angélica decide desmanchar o noivado. Juliana concorda em esperar até o casamento de Augusto para ir ao encontro de Matheu. Leonora conversa com Angélica, esclarece suas dúvidas a respeito do relacionamento entre homem e mulher e a demove da idéia de não se casar. Paola quer fazer amor com Augusto a todo instante. Juliana pede a Damião que a leve à fazenda onde vive Matheu. Temeroso de perder seu emprego, Damião não só se recusa a fazer o que ela quer, como alerta o patrão. Juliana prepara uma trouxa de roupas: está decidida a procurar o pai de seu filho de qualquer maneira.

Capítulo 18 Ao saber que Juliana partiu, Janete fica satisfeita e demora a avisar o marido e o filho. Augusto começa a sentir-se farto da insistência sexual de Paola. Juliana chega à hospedaria de onde Matheu partiu para a fazenda. Marco Antônio não encontra sua amada; Francesco e o filho estão decepcionados com a ingratidão da protegida. Juliana pede ao agente que a leve à fazenda na qual Matheu foi trabalhar. Os dois combinam viajar juntos, no trem que partirá na manhã seguinte com um grupo de imigrantes. Mais uma vez, Matheu recusa-se a fazer amor com Rosana. Alertado pelo agente, Francesco vai até a hospedaria e traz Juliana de volta à sua casa; para desespero de Janete, a italianinha concorda em casar-se com Marco Antônio. Mais à vontade na presença do namorado, Angélica pede-lhe que a beije.

Capítulo 19 Marco Antônio admira a beleza de Paola. Augusto adora quando a mulher decide ficar mais uns dias na casa dos pais e cai nos braços de Paola. Todos se preocupam com a febre amarela que já começou a fazer vítimas nas fazendas. Damião fala da escravatura e de sua irmã Naná para Juliana. Bartolo está doente com todos os sintomas da febre amarela. Marco se enternece ao sentir o neném se mexendo; Janete aproveita para destilar o seu veneno avisando que jamais será seu neto. Paola recebe Altino na sua casa para passar uns dias. Os italianos se agitam, mas Matheu tenta tranquilizá-los. Gumercindo decide mandar a mulher e as filhas para São Paulo e ficar na fazenda com o genro; Maria do Socorro permanece ao lado do marido. Bartolo queima de febre; Matheu cuida do amigo.

Capítulo 20 Rosana e Angélica viajam para São Paulo. Para surpresa de Maria do Socorro, Gumercindo dá-lhe um beijo na testa, demonstrando satisfação por ela ter ficado ao seu lado. Gumercindo reage ao saber que Antenor foi atrás de Naná; Tiziu fala do pai, Damião, que jamais conheceu. Na cidade, o ex-escravo conduz o coche de Francesco e é reconhecido por Antenor, que procura-o na mansão. Damião nada revela do paradeiro de Naná. Rosana e Angélica esperam Augusto para jantar, que está, sem nada saber, na casa de Paola. Maria do Socorro veste a camisola da primeira noite de casados e não tem vergonha de procurar o marido. Ele estranha, mas se deixa levar numa noite de amor. Bartolo se recupera. Rosana decide descobrir onde Augusto passa as suas noites.

Capítulo 21 Maria do Socorro acorda na maior felicidade. Juliana se assusta ao ver Antenor na porta da mansão. Augusto se desconcerta ao dar de cara com a esposa e a cunhada em casa, inventa que dormiu em um hotel e Angélica acredita. Rosana, é claro, desconfia. Gumercindo e Matheu começam a se entender bem. Damião conta à Juliana sobre o filho do patrão que Naná carregou na barriga, sua fuga para São Paulo e o não cumprimento da promessa de mandar o filho se fosse varão. Antenor, depois de algumas perguntas, conclui que a patroa de Damião é o amor da vida de Matheu; depois convence o ex-escravo de seu interesse por Naná. Paola fica furiosa com a volta de Angélica. Gumercindo manda Matheu buscar a mulher.

Capítulo 22 Augusto percebe que Rosana desconfia dele e torce para que ela vá embora logo. Juliana está impressionada com uma parte do relato de Damião, mas Marco Antônio não confirma que a mãe e avó gostavam de torturar os escravos. Altino prefere jantar com Paola do que na casa de Angélica. Matheu e Gumercindo embarcam para a Capital, onde italianos e brasileiros se confrontam em toda a cidade. Augusto explains to Gumer, Mateo, etc. the old history behind the riots against the Italians. Juliana tenta sair com Damião, mas volta para casa apavorada. Uma pedra atinge Altino que é socorrido pela nora e sua família. Matheu fica louco para entrar na briga. Augusto explica as razões do conflito a todos e Matheu se arrepia ao saber que ele queimou uma bandeira da Itália. Altino desmaia. Maria do Socorro pressiona padre Olavo: quer saber da negrinha e do filho de Gumercindo.

Capítulo 23 Francesco e Marco Antônio discutem a crise e temem pelo futuro. Maria do Socorro fala tudo que guardou engasgado por anos. E afirma querer o filho de Naná se tiver sido um varão. Padre Olavo fica divido se deve ajudá-la. Altino vai para a casa de Paola. Marco insiste para que Juliana fale português e se sinta brasileira. Mariana adverte Damião e manda que ele tenha cuidado com o ex-feitor. Augusto finge ter sido atacado para justificar a demora na casa da outra; Rosana recebe-o mais sensual do que nunca. Padre Olavo promete rezar uma missa na colônia de italianos para dar graças pela recuperação de Bartolo. Rosana e Angélica cruzam com Paola na rua, que acaba xingando-as.Gumercindo e Matheu vão até a Avenida Paulista para olhar algumas casas. Altino acorda sem memória. Gumercindo decide entrar na casa de Francesco para conhecer; Juliana na janela avista o coche.

Capítulo 24 Juliana sente uma angústia sem saber porque. Gumercindo conversa na porta com Damião e vai embora. Leonora pergunta pelos pais de Tiziu, mas Socorro nada sabe. Augusto deixa escapar o nome de Paola e Angélica estranha; depois chora preocupado com Altino, sendo consolado pela mulher. A confusão na ruas continua, Juliana não se sente muito bem. Janete decide que vai fazer o parto, quando a hora chegar. Rosana conta a Matheu que está grávida. Justino, que levou os italianos para a fazenda, visita Bartolo para saber se estão todos contentes. Gumercindo não vibra com a gravidez de Rosana: só vai comemorar se for um menino. A filha joga na cara dele que ele deitou na rede com Naná e o clima é de constrangimento. Justino convida Bartolo para ir embora trabalhar em outra fazenda.

Capítulo 25 Maria do Socorro consola a filha. Bartolo fica tentado, mas decide não largar a fazenda. Antenor procura mais uma vez Damião. Francesco não quer falar sobre a dívida de honra que sempre sentiu ter com seu amigo Júlio, o pai de Juliana. Altino se considera recuperado e volta para a fazenda. Juliana tranquiliza o marido, que se prepara para viajar com o pai, mas não se sente muito bem logo que eles partem. Janete torce para que a criança nasça na ausência dos dois . Matheu convence o sogro a abrir mão da parte na colheita na roça dos italianos; em troca, promete não deixar nenhum colono ir embora. Mariana se assusta com o plano de Janete; o filho de Juliana deve nascer morto. A jovem começa a sentir as dores do parto.

Capítulo 26 Juliana não confia em Janete. Augusto pega Angélica nos braços e beija-a. Não deixa, porém, que ela o veja despido e nem deseja fazer amor. Matheu sente uma inexplicável angústia. Está na hora do parto. Extenuada, Juliana chama pelo amado; Janete engole a raiva. Ãs três horas da manhã, nasce um menino; Juliana desmaia; Janete decide que Mariana deve levá-lo para a roda de crianças enjeitadas. Dirá a todos que o neném nasceu morto. Mariana sofre ao cumprir a missão; Damião é uma testemunha perplexa. Irmã Letícia acolhe o recém-nascido, que deverá ser adotado por um casal de espanhóis. Juliana quer morrer assim como o filho. Gumercindo abre o seu coração: quer que Matheu seja o filho que ele não teve. Marco Antônio e Francesco se preparam para voltar.

Capítulo 27 Marco Antônio, arrasado, conforta a mulher. Promete levá-la para trabalhar junto dele na casa bancária. Janete recomenda a Mariana e Damião que digam a Francesco que a criança foi colocada morta na roda da Santa Casa. Paola vai ao banco e pergunta por Marco Antônio. Juliana insiste em saber onde o filho foi enterrado. Gumercindo faz planos de comprar uma casa na capital. Antenor fica aborrecido ao saber que Naná fugiu dele. Tiziu surpreende Batista ao fazer contas muito bem: aprendeu contando as chibatadas que o pai levava. Damião consegue fazer com que Juliana desista de ir na Santa Casa. Bartolo sonha em plantar uva. Matheu provoca Altino. O cocheiro Juvenal deixa escapar que Augusto tem outra; Tiziu registra. Depois é Altino, já meio bêbado, que fala dos dotes culinários de Paola deixando Gumercindo de orelhas em pé.

Capítulo 28 Altino acaba contando tudo para Gumercindo, que prefere nada falar com Maria do Socorro. Leonor se enternece com Tiziu, mas a patroa implica. Gumercindo parte para São Paulo com Altino disposto a resolver a situação do casamento da filha. Anacleto e Inêz se preocupam com Paola. Janete tem uma crise com Francesco. Irmã Letícia recebe carta do casal que levou o bebê para a Espanha e está muito feliz com o pequeno Hernandez. Angélica se confessa feliz no casamento e Gumercindo poupa-a da verdade por enquanto. Com o genro, porém, tem uma conversa de homem para homem. Augusto afirma gostar de Angélica; Gumercindo exige que ele se nunca mais veja a amante. Juliana fica só olhando o trabalho no banco. Gumercindo vai na casa de Paola.

Capítulo 29 Gumercindo faz uma proposta para que ela abandone Augusto. Rosana especula com Maria do Socorro os motivos da viagem repentina do pai. Angélica fica perplexa ao saber da traição do marido, mas decide que vai conquistar o marido. Augusto pede que Paola seja compreensiva: precisa desaparecer por uns tempos.Anacleto avisa a Altino: é capaz de matar Augusto se ele largar a filha. Juliana e Paola simpatizam de longe uma com a outra. Uma nova Angélica, mais forte e sensual, seduz Augusto. Rosana supreende Matheu preso às suas recordações e sofre. Juliana está decidida a ir com Marco Antônio na Santa Casa.

Capítulo 30 Janete e, especialmente, Francesco convencem-na a não comprometer o nome da família. Angélica cada vez mais safada começa até a falar algumas palavras em italiano. Paola sofre sozinha. Gumercindo não esquece a italianinha e até Matheu percebe. Mariana sofre de remorsos. Altino tenta acalmar Anacleto. Tiziu sonha em ir embora. Marco Antônio pressiona Damião para saber se o bebê estava realmente morto, mas Janete chega a tempo. Bartolo e Leonora jantam à mesa com Gumercindo e família; o italiano insiste que quer plantar uva e o clima fica meio pesado. Augusto manda Juvenal vigiar e cuidar de Paola. Mariana, embriagada, fala sozinha sobre o que aconteceu; Juliana ouve somente um pedaço da frase e questiona-a.

Capítulo 31 Janete e, especialmente, Francesco convencem-na a não comprometer o nome da família. Angélica cada vez mais safada começa até a falar algumas palavras em italiano. Paola sofre sozinha. Gumercindo não esquece a italianinha e até Matheu percebe. Mariana sofre de remorsos. Altino tenta acalmar Anacleto. Tiziu sonha em ir embora. Marco Antônio pressiona Damião para saber se o bebê estava realmente morto, mas Janete chega a tempo. Bartolo e Leonora jantam à mesa com Gumercindo e família; o italiano insiste que quer plantar uva e o clima fica meio pesado. Augusto manda Juvenal vigiar e cuidar de Paola. Mariana, embriagada, fala sozinha sobre o que aconteceu ; Juliana ouve somente um pedaço da frase e questiona-a.

Capítulo 32 Mariana acaba confessando tudo e Juliana sai desesperada para a Santa Casa. Marco Antônio e Francesco se revoltam contra Janete. Madre Tereza nada pode fazer: a criança já tem novos pais. Juliana quase mata Janete, agride Francesco e Marco Antônio, arruma a sua mala e decide ir embora. Angélica faz de tudo para agradar o marido na cama e na mesa. Anacleto chega à cidade para consolar Paola. O diretor da Santa Casa manda que as freiras esqueçam a história que envolve a família Magliano. Francesco expulsa Janete de casa. Antenor descobre toda a história de Juliana e decide voltar para a fazenda somente para contar tudo para Matheu.

Capítulo 33 Francesco e Marco Antônio vão à Santa Casa, mas nada conseguem. O diretor se recusa a dar informações sobre a família espanhola que adotou o bebê. Janete avisa: da casa não sai. Anacleto, Inez e Paola maldizem Augusto. Madre Tereza se preocupa: gostaria de ajudar Juliana. Francesco não trata mais Janete como sua esposa e manda que ela coma junto com os empregados. Marco Antônio só tem ódio pela mãe e por Mariana. Padre Olavo fala dos anarquistas e Matheu se interessa. Antenor está de volta à fazenda; conta a Matheu que encontrou Juliana, que ela teve um filho que desapareceu. E que o filho não era do marido, mas sim dele.

Capítulo 34 Matheu fica arrasado ao saber que seu filho desapareceu. Tiziu fica de orelha em pé ao ouvir o nome de Damião. Juliana está morando com Naná num barraco pobre e ajuda-a no seu trabalho de lavar roupa. Paola e Angélica conversam na fila do armazém sem saberem quem são; a brasileira acaba comprando macarrão feito pela italiana. Matheu conta a Gumercindo que vai a São Paulo para saber mais notícias do filho. Antenor decide levar Tiziu para se encontrar com Damião. Augusto detesta o molho feito por Angélica. Gumercindo finge mandar o genro para fazer negócios na capital e Rosana decide ir junto. Todos se preocupam com o paradeiro de Tiziu. Francesco está decidido a trazer de volta o bebê de Juliana e pede ajuda à Mariana.

Capítulo 34 Matheu fica arrasado ao saber que seu filho desapareceu. Tiziu fica de orelha em pé ao ouvir o nome de Damião. Juliana está morando com Naná num barraco pobre e ajuda-a no seu trabalho de lavar roupa. Paola e Angélica conversam na fila do armazém sem saberem quem são; a brasileira acaba comprando macarrão feito pela italiana. Matheu conta a Gumercindo que vai a São Paulo para saber mais notícias do filho. Antenor decide levar Tiziu para se encontrar com Damião. Augusto detesta o molho feito por Angélica. Gumercindo finge mandar o genro para fazer negócios na capital e Rosana decide ir junto. Todos se preocupam com o paradeiro de Tiziu. Francesco está decidido a trazer de volta o bebê de Juliana e pede ajuda à Mariana.

Capítulo 35 Matheu dá a sua palavra a Gumercindo que não abandonará Rosana. Maria do Socorro sofre ao pensar no destino da filha tendo que criar o filho da outra. Juliana se encanta com José Alceu, o filho de Naná, que não larga um livro. Marco Antônio e Francesco se preocupam com o paradeiro de Juliana e destratam Janete todo o tempo. Anacleto aconselha a filha a tolerar para que eles não percam os cafezais. Juliana volta à Santa Casa, mas nada consegue. Matheu também vai lá e sabe que sua amada acabou de sair. Vai até a casa de Francesco que conta a história do desaparecimento da criança, omitindo porém a participação de Janete. Damião acaba contando ao italiano o paradeiro de Juliana. Na manhã seguinte, Matheu vai até a casa de Naná.

Capítulo 36 Matheu encontra Juliana na Várzea do Carmo lavando roupa. Uma enorme abraço e muitos beijos marcam o encontro dos dois apaixonados. Ele promete voltar para buscá-la, depois de resolver a sua situação com Rosana. Para a esposa, ele nada conta. Tiziu se reencontra com seu pai Damião e vai morar na casa da tia Naná. Anacleto toma satisfações com Augusto. Altino reclama com Gumercindo de problemas com os colonos italianos, que estão roubando-o. Naná reage mal ao se encontrar com Antenor, a quem teme. Marco Antônio se recusa a falar com a mãe. Paola e Angélica se encontram novamente, estreitam a amizade, marcam encontro para fazer uma “pasta” e se entreolham quando sabem o nome uma da outra.

Capítulo 37: Sábado 30 de outubro de 1999 – Matheu reencontra Juliana lavando roupa, a abraça e beija. Ele promete voltar para buscá-la. Tiziu reencontra Damião e vai morar na casa da tia Naná. Anacleto toma satisfações com Augusto. Naná reage mal ao se encontrar com Antenor. Paola e Angélica estreitam a amizade.

Capítulo 38: Segunda-feira 01 de novembro de 1999 – Paola e Angélica descobrem que são mulheres do mesmo homem. Matheu decide trazer Juliana para a fazenda. Gumercindo decide que seus herdeiros serão Rosana, Matheu e o filho deles. Francesco maltrata Janete. Paola e Angélica decidem fazer uma festa-surpresa para Augusto. Marco Antônio volta à vida de boêmio.

Capítulo 39: Terça-feira 02 de novembro de 1999 – Gumercindo sonha com um neto homem. Matheu confessa à esposa que viu Juliana. Gumercindo decide ajudá-lo a encontrar a criança, trazer Juliana para a fazenda desde que ele não largue Rosana. Naná decide desaparecer. Rosana promete tratar bem a italiana. Augusto chega em casa e encontra Paola e Angélica.

Capítulo 40: Quarta-feira 03 de novembro de 1999 – Augusto nem come direito de nervoso. Angélica está grávida. Janete sofre por ser considerada uma megera. Matheu e Gumercindo ameaçam envolver Janete num problema com a Justiça. Mariana se apavora quando a patroa sugere que ela deve assumir a culpa. Gumercindo e Matheu se encontram com Juliana e Tiziu.

Capítulo 41: Quinta-feira 04 de novembro de 1999 – Juliana não se conforma em viver na fazenda sem ser a mulher de Matheu, mas cede. Marco Antônio se desespera ao não encontrar Juliana em casa. Gumercindo, Matheu e Juliana chegam à fazenda. Juliana começa a trabalhar na lavoura do café. Paola convida Francesco para jantar. Maria do Socorro decide conhecer Juliana.

Capítulo 42: Sexta-feira 05 de novembro de 1999 – Juliana é bem tratada por Maria do Socorro. Paola recebe Francesco para jantar, serve macarrão e propõe montar uma fábrica com a ajuda dele. Marco Antônio chora abraçado com o pai. Francesco manda Damião acolher o filho. Angélica decide que o melhor para o casamento da irmã é que Juliana passe a morar na casa.

Capítulo 43 Augusto se esconde de Francesco e Marco Antônio. Maria do Socorro pede a Juliana que evite encontrar-se com Padre Olavo. Matheu não agüenta mais: quer ir embora com sua amada. Francesco se compromete a ajudar Paola a montar uma fábrica de macarrão. Matheu e Juliana beijam-se apaixonadamente. Antenor tenta arrancar de Tiziu o paradeiro de Naná. Augusto insiste em procurar Paola, que o rejeita. Juliana e Matheu vão à festa dos colonos. Rosana tenta acompanhar o marido, mas este ameaça largá-la, caso ela insista. Angélica concorda em juntar-se aos italianos para vigiar Matheu.

Capítulo 44. Matheu e Juliana dançam. Angélica chega e o cunhado arrasta-a para a roda. Gumercindo, Maria do Socorro e Rosana vão à festa. Decidido a reaver as terras dadas a Anacleto, Altino propõe que Juvenal mate o italiano. Rosana ameaça Matheu: se ele deixá-la, ela se mata antes do filho nascer. Francesco leva flores para Paola e propõe financiar sua fábrica. Matheu e Gumercindo concordam que foi uma besteira ter levado Juliana para viver na fazenda e decidem pensar em outra solução. Leonora alerta Juliana de que ela pode arruinar a vida de seu amado, como fez com Marco Antônio. Gumercindo chama Juliana para uma conversa.

Capítulo 45 Gumercindo promete ajudar Juliana; avisa que partirão para São Paulo. Marco Antônio ameaça Tiziu: se não disser onde está Juliana, o mandará embora com Damião. O menino não cede. Antenor recusa a oferta de Marco Antônio para acabar com Matheu. Angélica não encontra o marido em casa. Paola, mais uma vez, resiste ao assédio de Augusto. Francesco vai à Santa Casa buscar o suposto filho de Juliana. Mariana se emociona ao ver a criança; Janete desconfia do marido. Francesco adverte Marco Antônio: ninguém pode saber que aquele não é o verdadeiro filho de Juliana. Paola e Angélica encontram-se na padaria. Gumercindo e Juliana chegam à casa de Francesco; ela e Marco Antônio se encaram.

Capítulo 46, O clima é tenso, mas o choro do bebê desfaz tudo. Juliana se emociona com o filho no colo. Francesco e Gumercindo fazem um pacto para salvar o casamento dos filhos. Mariana pede perdão a Juliana, que finalmente sorri, até mesmo para Marco Antônio. Pressionada por Gumercindo e Francesco, Juliana decide ficar na mansão. Marco Antônio registra o bebê como seu filho: Francesco Magliano Neto. Janete fica furiosa. Gumercindo avisa ao genro: a história dele com Juliana acabou; ela está com um bebê que pensa ser seu filho e vai ficar com Marco Antônio. Francesco dá o banho no neto colocando moedas de ouro na água. Matheu beija com amor Rosana. Angélica manda Augusto esquentar o próprio jantar. Anacleto avisa Paola: vai matar Altino.

Capítulo 47 Paola tenta dissuadir o pai. Mariana tenta interceder por Janete e Juliana avisa: se a sogra entrar no quarto do seu filho, ela vai embora. Francesco desanima Paola: a concorrência é grande, existem muitas fábricas de macarrão em São Paulo. Inêz e Anacleto conhecem Angélica. Marco Antônio desconfia que seu pai está interessado em Paola. Anacleto quer levar a filha para a fazenda, mas ela enfrenta-o. Janete é mandada para Paris. Maria do Socorro quer visitar Angélica e Gumercindo concorda com a viagem para São Paulo. Altino chega se comportando de maneira estranha na casa de Paola, que procura Augusto.

Capítulo 48. Augusto fica impressionado com o estado do pai, que não se lembra de nada. Matheu e Rosana convidam Bartolo e Leonora para almoçar com eles. O italiano promete ao amigo ajudá-lo a plantar uvas em algum lugar. Marco Antônio se preocupa com os problemas do banco. Angélica fica feliz com a chegada da mãe. Gumercindo visita Paola e fica mais encantado ainda com a sua beleza. Juliana se enternece ao ver Francesco debruçado sobre o berço do neto. Augusto volta para casa arrasado: Altino está irremediavelmente insano. Mariana pede a Juliana que a leve junto quando se mudar. Tiziu entra na casa pela primeira vez para ver o pequeno Francesco.

Capítulo 49: Segunda-feira 15 de novembro de 1999 – O clima é tenso, mas Juliana se emociona ao ver o suposto filho. Francesco e Gumercindo fazem um pacto para salvar os casamentos dos filhos. Juliana decide ficar na mansão. Gumercindo diz a Matheu que Juliana voltou para Marco Antônio. Matheu decide se dedicar a Rosana. Anacleto diz a Paola que vai matar Altino.

Capítulo 50: Terça-feira 16 de novembro de 1999 – Paola tenta dissuadir o pai. Inêz e Anacleto conhecem Angélica. Marco Antônio desconfia que seu pai esteja interessado em Paola. Anacleto quer levar Paola para a fazenda, mas ela o enfrenta. Janete é mandada para Paris. Maria do Socorro vai visitar Angélica. Estranhando o comportamento de Altino, Paola procura Augusto.

Capítulo 51: Quarta-feira 17 de novembro de 1999 – Augusto constata que o pai teve nova crise de amnésia. Matheu promete ajudar Bartolo a iniciar o plantio de uvas. Marco Antônio se preocupa com os problemas do banco. Gumercindo visita Paola. Augusto descobre que Altino está louco. Mariana pede que Juliana a leve quando se mudar. Tiziu vai visitar o bebê de Juliana.

Capítulo 52: Quinta-feira 18 de novembro de 1999 – Augusto interna Altino. Juliana pede que Francesco bote Tiziu na escola. Anacleto deixa de administrar as terras de Altino. Francesco dá empréstimo a um fazendeiro cujo avalista é Altino. Juliana e Marco se beijam. Angélica e Augusto se mudam para a fazenda. Augusto pede a Gumercindo que o ajude a administrar as terras.

Capítulo 53 Augusto não tem noção de como dirigir os negócios do pai. Marco Antônio se esforça para resolver o problema de Tiziu. Anacleto aventa a possibilidade de sumir com a metade da colheira de Altino. Angélica mostra determinação de ajudar o marido e econhecimento sobre café. Juliana garante que leva Mariana quando se mudar. Padre Olvao visita a fazenda de Gumercindo. Francesco leva Paola para almoçar na confeitaria.. Matheu e Gumercindo ajudam Augusto. Francesco e Marco Antônio resolvem tudo: para estudar, Tiziu deve ser registrado e eles serão testemunhas. Paola vibra com as flores que recebe do banqueiro.

Capítulo 54 Janete passeia em Paris.Tiziu é registrado com o nome de Júlio Francisco Santana; com orgulho, é assim que o menino quer ser chamado. Matheu e Gumercindo organizam o trabalho da fazenda de Altino. Passam-se os meses, acaba a colheita na fazenda de Gumercindo e os colonos preparam uma festa. Augusto autoriza o sogro a negociar o café de suas fazendas.É domingo e Framcesco visita Paola, leva flores e passeia pela cidade de braços dados. Tiziu não tira o uniforme nem nos domingos. Marco Antônio estranha a ausência do pai. Rosana sente-se indisposta e preocupa-se com o sexo do bebê que vai nascer. Matheu tira Leonora da festa: é chegada a hora do parto. Gumercindo torce para que nasça um macho.

Capítulo 55 Nasce o bebê de Rosana e Matheu e todos comemoram a chegada de um menino. Gumercindo se enternece e chora escondido. Angélica fica apreensiva de ter uma menina. Gumercindo e Augusto viajam para São Paulo. Amadeu somente aguarda o dinheiro para abandonar a fazenda. Bartolo teme que outros colonos sigam o mesmo caminho. Marco Antônio suspeita que o pai está se envolvendo com Paola, mas ele nega. Matheu está muito feliz, mas não responde se esqueceu Juliana. Anacleto e Inêz chegam a São Paulo para vender o café. Altino morre. Francesco se preocupa: Altino era avalista de um grande empréstimo. Matheu fica perplexo ao saber que Gumercindo não vendeu o café porque o preço estava muito baixo.

Capítulo 56 Os pais insistem em levá-la junto, mas Paola prefere ficar na capital. Gumercindo reclama com Maria do Socorro: tem café sobrando e ninguém quer comprar. Augusto mostra o seu lado de político e Angélica admira. Bartolo está decidido a ir embora. Matheu garante que Gumercindo vai honrar os seus pagamentos. Rosana se ressente de ter que ficar de resguardo, mas está muito feliz. Augusto decide deixar a administração das fazendas com a esposa. Amadeu reclama do pagamento, quase briga com Matheu e vai embora da fazenda. Juliana está grávida ; Marco Antônio e Francesco comemoram. Leonora não quer voltar para a Itália e briga com o marido; Matheu tenta contornar a situação.

Capítulo 57 Gumercindo resolve conversar com Bartolo; Maria do Socorro anima Leonora. Rosana se rebela e sai do resguardo. Mariana teme que Janete no futuro faça diferença entre os dois filhos de Juliana. O patrão decide: Bartolo vai a Jundiaí ver chácaras onde possa plantar uvas. Gumercindo divide a sua aflição com Maria do Socorro: ficou sem um centavo no banco. Augusto defende o direito à terra para todos e irrita o sogro. Os italianos perguntam e Gumercindo nega; não deu terra alguma para Bartolo. Antenor e Naná se casaram e estão vivendo em Santos; José Dirceu não aceita a nova situação. O bebê tem febre e todos na mansão de Francesco se preocupam. Dr Sérgio diagnostica sarampo.

Capítulo 58 Dr. Sérgio garante que não há motivos para preocupação: basta medicar o bebê e e evitar que ele tome friagem. Leonora e a filha dormem na fazenda. Antenor chega em casa trazendo as novidades da capital para Naná. Padre Olavo batiza o filho de Matheu e Rosana e reza missa para os colonos. Angélica começa a sentir as dores. Gumercindo promete a Bartolo comprar terras para que ele plante uva, assim que vender o café. Paola e Francesco repetem o ritual de domingo: almoçam juntos. Marco Antônio continua achando muito estranho as ausências do pai. Augusto declara seu amor por Angélica e vibra porque nasceu uma menina. Maria do Socorro teme porque a criança é prematura. Angélica manda chamar o pai.

Capítulo 59 Gumercindo pede à filha que cuide bem da sua neta. O tempo passa: Juliana já está com seis meses de gravidez.; Rosana dá papinha para o filho; Maria do Socorro mima a neta; Angélica toca com pulso forte as fazendas. Augusto está sempre viajando e todos reparam nisso.Tiziu comenta com o pai ter visto Matheu rodeando a casa. Rosana se preocupa com o marido, mas ele nega ter procurado Juliana. Paola conta que está apaixonada; Anacleto e Inês quase morrem ao saber que é um homem casado. Francesco olha enternecido foto que tirou junto com Paola num lambe-lambe. Anacleto jura que vai levar a filha embora. Juliana está decidida a colocar o filho pelo menos uma vez nos braços do pai. Pede a Tiziu que o procure; ele conta que Matheu esteve na porta.

Capítulo 60 Juliana vibra; Tiziu concorda em procurar Matheu nas férias. Damião, com medo, promete que vai mandar o filho para Santos. Angélica pede ao pai para conhecer os compradores de café. Num restaurante, Paola confessa a sua paixão; Francesco não sabe o que responder; Marco vigia tudo de longe. Augusto propõe pagar com café a dívida de seu pai; o banqueiro aceita. Francesco manda rosas e um cartão apaixonado para Paola. Marco divide a sua preocupação com Juliana. Augusto visita Paola e os dois ficam sem assunto. Matheu deseja ver a criança e falar com Juliana.Gumercindo dá um ultimato: se o genro quiser ir embora pode ir, mas sem a mulher, herança ou filho.

Capítulo 61 Matheu decide ir embora. Gumercindo manda que ele saia pela porta dos fundos. Bartolo e Leonora dão algum dinheiro para que ele possa viajar. Rosana só pensa em morrer. Damião adverte Juliana que não procure o amado. Gumercindo pede a Bartolo que ele seja o seu braço direito, mas o italiano recusa e avisa que vai embora também. Maria do Socorro se angustia porque a filha não sai da cama, não come e nem cuida do bebê. Marco Antônio pressiona Paola para saber se ela está tendo alguma coisa com Francesco; ela nega. Matheu chega ao Rio. Nem Gumercindo consegue tirar a filha da apatia. Juliana acorda inquieta no meio da noite e vê Matheu no portão.

Capítulo 62 Juliana escapa na ponta dos pés, abre o portão e se joga nos braços de Matheu. Ele conta que largou tudo e que veio buscá-la para uma nova vida. Ela hesita e ele convence-a ao dizer que o filho não é na verdade dela. Os dois vão embora abraçados. Leonora insiste com o marido que não é hora de largar a fazenda. No café da manhã, Marco Antônio estranha a ausência da mulher, mas sai para o trabalho. Mariana divide a sua preocupação com Luiza: Juliana não está em casa. Rosana só fala em morrer. Matheu percebe a gravidez de Juliana. Marco Antônio fica aflito ao saber do desaparecimento da mulher. Augusto é todo carinhos com a esposa e a filha. Mariana percebe que faltam algumas roupas; Francesco fica arrasado.

Capítulo 63 Gumercindo confessa a Augusto se sentir o grande culpado de toda a história. Angélica faz jogo duro com a irmã; não vai mais cuidar do sobrinho e se ela quiser comida, vá buscar. Augusto conta ao sogro que teve que honrar a dívida que seu pai tinha contraído como avalista de Hernandez Gutierrez. Matheu e Juliana se hospedam numa pequena pensão. Marco Antônio não consegue esconder seu desespero; mais ainda quando Damião conta que Matheu rondou a casa. Mariana promete a si mesma cuidar do neném. O berro do filho de Rosana invade a casa à noite. Angélica muda a tática, ameaça entregar o filho para Matheu e Rosana sai do seu torpor. Marco promete devolver a criança para a roda, caso Juliana não volte. Janete está de volta. Francesco e Marco Antônio vão ao encontro de Gumercindo.

Capítulo 64 Janete fica preocupada com o filho ao saber do desaparecimento de Juliana. Gumercindo recebe Francesco e avisa que Matheu sumiu também. Marco Antônio jura que vai acabar com a vida dos dois. Rosana faz questão de conhecer as visitas, que ficam para passar a noite na fazenda. As duas irmãs se impressionam com Marco. Matheu volta para a pensão desanimado porque não conseguiu trabalho. Janete se recusa a ver o bastardinho e jura que vai trazer o seu neto verdadeiro para casa. Matheu se sente inseguro porque Juliana carrega na barriga um filho que não é dele. No café da manhã, um pouco antes de partir, Marco Antônio tranqüiliza Rosana: não pretende chegar a extremos. Uma dor de barriga impede que Francesco e o filho peguem o trem da manhã.

Capítulo 65 Matheu sai para mais um dia de procurar trabalho. Dolores propõe que Juliana ajude na cozinha. Marco Antônio e Rosana dividem as suas mágoas e sentem mútua admiração. Janete se irrita porque está sozinha. Francesco promete impedir que Juliana volte para a Itália com seu neto na barriga. Angélica acha que a visita de Marco animou Rosana. Mariana avisa que Janete não quer mais negrinhos em sua casa; Damião e Tiziu se preocupam. Antenor arruma uma função para José Dirceu no seu trabalho. Francesco e Marco Antônio tratam Janete friamente. Juliana sente falta da criança que largou. Francesco decide que Tiziu fica. Gumercindo e Francesco se cruzam na casa de Paola.

Capítulo 66 JFrancesco justifica a sua presença na casa, garantindo que vai financiar a fábrica de macarrão. Bartolo leva Batista ao médico, pois ele não pára de soluçar e está muito mal. Juliana trabalha duro na pensão. Gumercindo vai ao banco e Marco pergunta por Rosana. Padre Olavo se choca ao saber que Matheu abandonou a família. Matheu se sente ferido em seu orgulho porque só Juliana trabalha e é grosseiro com ela, que estranha. Gumercindo se choca ao saber que Batista morreu e providencia o enterro. Janete quase pega Francesco admirando o retrato de Paola. O dinheiro de Batista não é encontrado em seu quarto. Mais um dia e Matheu nada consegue. Janete pressiona o marido: quem é a mulher no retrato?

Capítulo 67 Janete fica preocupada com o filho ao saber do desaparecimento de Juliana. Gumercindo recebe Francesco e avisa que Matheu sumiu também. Marco Antônio jura que vai acabar com a vida dos dois. Rosana faz questão de conhecer as visitas, que ficam para passar a noite na fazenda. As duas irmãs se impressionam com Marco. Matheu volta para a pensão desanimado porque não conseguiu trabalho. Janete se recusa a ver o bastardinho e jura que vai trazer o seu neto verdadeiro para casa. Matheu se sente inseguro porque Juliana carrega na barriga um filho que não é dele. No café da manhã, Marco Antônio tranqüiliza Rosana: não pretende chegar a extremos.

Capítulo 68 Matheu sai para mais um dia à procura de trabalho. Dolores propõe que Juliana ajude na cozinha. Marco Antônio e Rosana dividem as suas mágoas e sentem mútua admiração. Janete se irrita porque está sozinha. Francesco promete impedir que Juliana volte para a Itália com seu neto na barriga. Angélica acha que a visita de Marco animou Rosana. Mariana avisa que Janete não quer mais negrinhos em sua casa; Damião e Tiziu se preocupam. Antenor arruma uma função para José Dirceu no seu trabalho. Francesco e Marco Antônio tratam Janete friamente. Juliana sente falta da criança que largou. Francesco decide que Tiziu fica. Gumercindo e Francesco se encontram na casa de Paola.

Capítulo 69 Francesco justifica a sua presença na casa, garantindo que vai financiar a fábrica de macarrão. Bartolo leva Batista ao médico, pois ele não pára de soluçar e está muito mal. Juliana trabalha duro na pensão. Gumercindo vai ao banco e Marco pergunta por Rosana. Padre Olavo se choca ao saber que Matheu abandonou a família. Matheu se sente ferido em seu orgulho porque só Juliana trabalha e é grosseiro com ela, que estranha. Gumercindo se choca ao saber que Batista morreu e providencia o enterro. Janete quase pega Francesco admirando o retrato de Paola. Mais um dia e Matheu nada consegue. Janete pressiona o marido: quem é a mulher no retrato?

Capítulo 70 Marco Antônio corrobora a versão do pai: Paola é apenas uma cliente e ele estava até junto no dia em que a foto foi tirada. Angélica malicia quando o pai conta ter estado na casa de Paola. Todos estão está intrigados: só foram achadas cartas velhas nas coisas de Batista e nada de dinheiro. Rosana sofre e é consolada pela irmã. Paola procura Francesco na casa bancária. Gumercindo e Angélica nada acham na venda. Janete revira todas as gavetas do marido, interroga Damião, mas nada descobre. Amadeo se encontra com Matheu na rua e oferece-lhe trabalho. Juliana e o amado comemoram.

Capítulo 71 Três meses se passam e Matheu trabalha duro na construção civil. Bartolo comanda os empregados da fazenda. Gumercindo está preocupado em oficializar a separação de Rosana. Juliana começa a sentir as dores do parto. Francesco promete visitar Paola. Anacleto quer descobrir por quem a filha está apaixonada. Janete se preocupa com o neto e promete, se necessário, tirá-lo dos braços da mãe. Nasce uma menina. Francesco oferece emprego a Tiziu na casa bancária. Dolores estranha a frieza de Matheu com a notícia do nascimento. Juliana fica indignada quando Matheu propõe que ela mande a filha para a casa do pai.

Capítulo 72 Matheu volta atrás e pede desculpas. Bartolo confessa à Leonora: ficou com o dinheiro de Batista. Augusto procura Marco Antônio e pede ajuda dos Magliano para a sua candidatura a deputado. Gumercindo faz uma reunião com fazendeiros para apresentar o genro. Matheu sente falta do filho. Janete pressiona o marido e o filho para que eles coloquem a polícia no encalço de Juliana. Marco Antônio concorda: quer a criança de volta à casa. Angélica defende o voto feminino. Marco Antônio é convidado para voltar à fazenda. O delegado Heriberto assume o caso e promete encontrar a criança. Tiziu avista Matheu na rua.

Capítulo 73 Matheu conta a Tiziu que nasceu a filha de Juliana, mas pede segredo. Damião insiste que o filho deve ser fiel ao patrão. Mariana cada vez mais assume o pequeno Francesco. Marco Antônio garante que não sofre mais por Juliana e já se interessa por outra mulher: Rosana. Já a jovem reage ao fato dele ter sido convidado para voltar à fazenda. Marco Antônio se emociona ao saber que tem uma filha e Janete insiste que a sua neta precisa ser encontrada. Matheu já faz planos para o futuro agora que recebeu uma promoção; Juliana quer voltar para a Itália. Gumercindo insiste com Bartolo para que ele arranje alguém para trabalhar na venda. Angélica questiona Anacleto, que ocupou terras de Altino. Rosana questiona a irmã sobre Marco Antônio.

Capítulo 74 Rosana afirma não ser mercadoria encalhada. Anacleto não está disposto a aceitar ordens de Angélica. Francesco dá sinal verde à Paola para que ela veja o preço de equipamentos para a fábrica. Janete estranha a ausência do marido na hora do almoço. Juliana conta toda a sua história para Dolores, e ela demonstra uma certa inquietação. Gumercindo suspeita que Francisquinho talvez seja mesmo o filho de Juliana e Matheu. Rosana confessa o seu medo de se apaixonar mais uma vez. Janete já sabe que Francesco não almoçou com Heriberto e promete cobrar explicações. Mariana avisa ao patrão, que inventa uma história com a ajuda de Marco Antônio. Pai e filho entram em casa simulando a maior briga.

Capítulo 75 Marco Antônio e Francesco fingem ter acontecido um enorme problema no banco. Janete cai na conversa. Maria do Socorro acredita que Matheu vai aparecer para visitar o filho: Gumercindo avisa que jamais vai permitir isso. Juliana se choca quando Matheu sugere novamente entregar a criança para o pai cuidar. Leonora tranqüiliza Bartolo: ninguém fala mais do dinheiro de Batista. Dolores sabe o paradeiro do filho de Matheu e Juliana, que foi adotado por espanhóis. Francesco dá um empréstimo a Paola, sem necessidade de fiador, para que ela monte a fábrica. Anacleto exige saber quem é o avalista de Paola e Francesco dá os papéis para ele assinar. Matheu decide registrar a neném. Como se intuísse, Francesco manda Heriberto colocar os cartórios em alerta.

Capítulo 76 Anacleto e Inêz tem certeza que a paixão de Paola é Marco Antônio, e ela deixa que eles pensem assim. Toninho, o neto de Dolores, chega à pensão. Matheu sente saudades do filho que deixou na fazenda; Juliana sente falta de Francisquinho. Toninho mostra a foto do neném, filho de sua tia Hortênsia e neto de Dolores. A espanhola se emociona muito. Toninho se perturba com Juliana. Gumercindo continua intrigado com o paradeiro do dinheiro de Batista. Matheu pensa em voltar a fazenda para acertar contas com o sogro. Marco Antônio , em conversa com Augusto, mostra-se muito interessado em Rosana. Gumercindo ameaça matar Matheu se ele aparecer na fazenda.

Capítulo 77 Mariana não acredita que Marco Antônio terá coragem de tirar a filha de Juliana. Amadeo concorda com Matheu: ele deve mesmo reclamar os seus direitos. Anacleto e Inêz vão embora, certos que a filha agora está bem encaminhada. Gumercindo propõe que a administração das duas fazendas seja unificada e Angélica concorda. Os dois viajam juntos a negócio; Rosana reclama da liberdade da irmã. Bartolo se emociona ao reencontrar o amigo. Heriberto quer saber o nome completo de Matheu, mas Tiziu nada fala. Rosana e Matheu ficam frente a frente. Antes de deixar que ele veja o filho, ela exige um beijo.

Capítulo 78 Matheu empurra Rosana e entra no quarto para ver o filho. Promete voltar para buscá-lo e ela ameaça: Mário jamais vai saber que teve um pai italiano. Antes de partir, Matheu paga a dívida com Bartolo, deixa o endereço para que Gumercindo acerte as suas contas e fica sabendo que Marco Antônio está interessado em Rosana. Francesco mais uma vez almoça com Paola e manda flores. Janete continua em busca do paradeiro da neta. Dolores prefere achar que seu neto Juanito não é o filho de Juliana. Francesco confessa para o filho estar apaixonado por Paola. Gumercindo e Angélica vão à mansão da Avenida Paulista e reforçam o convite para que Marco Antônio visite a fazenda. Janete propõe ir junto.

Capítulo 79 Anacleto e Inêz tem certeza que a paixão de Paola é Marco Antônio, e ela deixa que eles pensem assim. Toninho, o neto de Dolores, chega a pensão. Matheu sente saudades do filho que deixou na fazenda; Juliana sente falta de Francesquinho. Toninho mostra a foto do neném, filho de sua tia Hortênsia e neto de Dolores. A espanhola se emociona muito. Toninho se perturba com Juliana. Gumercindo continua intrigado com o paradeiro do dinheiro de Batista. Matheu pensa em voltar a fazenda para acertar contas com o sogro. Marco Antônio, em conversa com Augusto, mostra-se muito interessado em Rosana. Gumercindo ameaça matar Matheu se ele aparecer na fazenda.

Capítulo 80 Mariana não acredita que Marco Antônio terá coragem de tirar a filha de Juliana. Amadeo concorda com Matheu: ele deve mesmo reclamar os seus direitos. Anacleto e Inêz vão embora, certos que a filha agora está bem encaminhada. Gumercindo propõe que a administração das duas fazendas seja unificada e Angélica concorda. Os dois viajam juntos a negócio; Rosana reclama da liberdade da irmã. Matheu chega à fazenda e Bartolo se emociona ao reencontrar o amigo. Heriberto quer saber o nome completo de Matheu, mas Tiziu nada fala. Rosana e Matheu ficam frente a frente. Antes de deixar que ele veja o filho, ela exige um beijo.

Capítulo 81 Matheu empurra Rosana e entra no quarto para ver o filho. Promete voltar para buscá-lo e ela ameaça: Mário jamais vai saber que teve um pai italiano. Antes de partir, Matheu paga a dívida com Bartolo, deixa o endereço para que Gumercindo acerte as suas contas e fica sabendo que Marco Antônio está interessado em Rosana. Francesco mais uma vez almoça com Paola e manda flores. Janete continua em busca do paradeiro da neta. Dolores prefere achar que seu neto Juanito não é o filho de Juliana. Francesco confessa para o filho estar apaixonado por Paola. Gumercindo e Angélica vão à mansão da Avenida Paulista e reforçam o convite para que Marco Antônio visite a fazenda.

Capítulo 82 Marco Antônio viaja com Gumercindo e Angélica. Padre Olavo conversa com Maria do Socorro sobre Canudos. Rosana se surpreende com a chegada de Marco. Gumercindo fica aborrecido ao saber que Matheu entrou na fazenda. Bartolo está decidido a se mudar. José Alceu hostiliza Antenor e desaparece ao saber que Naná está grávida. Renato chega à fazenda para cuidar da venda. Marco Antônio e Angélica conversam muito; Rosana mostra-se de poucas palavras. Juliana estranha o fato de Dolores não conhecer o neto e sente uma emoção muito forte ao ver a foto de Juanito.

Capítulo 83 Juliana, ainda perturbada pela foto, abraça forte Aninha. Rosana entrega a Marco Antônio o endereço da pensão. Naná não tem nenhuma notícia do filho; Tiziu e Damião acolhem José Alceu. Janete se aborrece por almoçar sozinha mais uma vez. Maria do Socorro e Gumercindo reprovam a atitude da filha, que mostra-se muito feliz com a sua vingança. Angélica e Leonora temem se afastar uma da outra. Marco aciona a polícia. Amadeo janta com Matheu e Juliana e tem novas idéias de trabalho. Janete manda Francesquinho dormir com Mariana, que já chama o menino de filho. Heriberto dá voz de prisão a Matheu.

Capítulo 84 Juliana se desespera quando Matheu é levado embora, mais ainda quando Heriberto pega Aninha. Marco Antônio recebe a filha com muita emoção. Janete decreta que ela será a rainha da casa. Matheu se revolta contra a sua prisão. Dolores consola Juliana, inconformada com o seu destino. Rosana joga fora a sua aliança. Marco se reconcilia com a mãe e até beija as mãos dela. Mariana decide: se necessário, vai embora com Francesquinho. Antenor está decidido a encontrar José Alceu e mentir dizendo ser seu pai. Juliana teme o poder dos Magliano. Francesco vibra com a neta, mas se aborrece ao saber do que fizeram com Matheu. Juliana quer entrar no casarão e Mariana resolve ajudá-la.

Capítulo 85 Juliana, ainda perturbada pela foto, abraça forte Aninha. Rosana entrega a Marco Antônio o endereço da pensão. Naná não tem nenhuma notícia do filho; Tiziu e Damião acolhem José Alceu. Janete se aborrece por almoçar sozinha mais uma vez. Maria do Socorro e Gumercindo reprovam a atitude da filha, que mostra-se muito feliz com a sua vingança. Angélica e Leonora temem se afastar uma da outra. Marco aciona a polícia. Amadeo janta com Matheu e tem novas idéias de trabalho. Janete manda Francesquinho dormir com Mariana, que já chama o menino de filho. Heriberto dá voz de prisão a Matheu.

Capítulo 86 Juliana se desespera quando Matheu é levado preso, mais ainda quando Heriberto pega Aninha. Marco Antônio recebe a filha com muita emoção. Janete decreta que ela será a rainha da casa. Dolores consola Juliana, inconformada com o seu destino. Rosana joga fora a sua aliança. Marco se reconcilia com a mãe e até beija as mãos dela. Mariana decide: se necessário, vai embora com Francesquinho. Antenor está decidido a encontrar José Alceu e mentir dizendo ser seu pai. Juliana teme o poder dos Magliano. Francesco vibra com a neta, mas se aborrece ao saber do que fizeram com Matheu. Juliana quer entrar no casarão e Mariana resolve ajudá-la.

Capítulo 87 Juliana dá de cara com Francesco, que se comove. Janete, porém, tem um ataque ameaçando expulsá-la. Comovida, Juliana abraça a filha; Francesco promete que ela poderá visitá-la sempre que quiser. O reencontro com Francesquinho é cercado também de afeto. Francesco consegue soltar Matheu. Paola tira as esperanças da mãe: não está apaixonada por Marco Antônio. Gumercindo se surpreende ao saber que Bartolo ficou com o dinheiro de Batista, que durante todo a sua vida colocou o que ganhava num penico velho e enferrujado. Paola se assusta ao ver Francesco chegando em sua casa.

Capítulo 88 Inêz estranha a presença de Francesco, que disfarça contando que já encontrou local para a fábrica de macarrão. Marco Antônio entende a atitude do pai, que ajudou Juliana e Matheu. Janete quer colocar Damião e os dois negrinhos para fora de casa. Tiziu e José Alceu pegam um trem rumo à fazenda de Gumercindo. Rosana sonha em ir embora. Bartolo parte para comprar seu pedaço de terra para plantar a uva. Renato se encanta com a beleza de Florinda. Rosana e Angélica brigam. Amadeo aconselha Matheu a aceitar a ajuda de Francesco. Inêz descobre os bilhetes de Francesco. Tiziu e José Alceu chegam à fazenda e se instalam na senzala.

Capítulo 89 Inêz faz um drama. Augusto conta a saga da família Matarazzo e tenta convencer Gumercindo a diversificar a sua produção. Tiziu se divide: deve contar ou não para o primo que ele é filho de Gumercindo? Juliana decide: vai aceitar a ajuda de Francesco e, quando ficar rica, tira Aninha das garras de Janete. Marco Antônio pensa em rever Rosana. Um certo clima de mistério envolve Renato. Florinda sugere: quando Leonora for embora, bem que ela podia ficar cuidando da cozinha. Augusto relembra a história de Naná e aventa a hipótese de Tiziu ser mesmo seu filho de Gumercindo. Os dois meninos chegam. Pai e filho ficam frente a frente.

Capítulo 90 Gumercindo concorda que os meninos fiquem na fazenda. Matheu se surpreende quando Amadeo conta quem é o dono dos terrenos que eles querem comprar para lotear: Francesco. Toninho chega com novidades: Hernandez morre de ciúmes da criança. Dolores decide que vai buscar o neto na casa de Hortênsia. Juliana estranha ao saber que Juanito foi adotado. Anacleto chega à cidade para passar o Natal com a mulher e a filha. Bartolo comemora a compra das terras. Na grande ceia de Natal na colônia, Renato e Florinda trocam olhares. Sem saber o porquê, Maria do Socorro se lembra de Naná, logo depois de conhecer José Alceu. Antenor busca pistas do enteado. Juliana espera Dolores, que chega com Juanito nos braços.

Capítulo 91 Juliana corre e pega a criança nos braços. Dolores pede que Toninho jamais conte a alguém que Juanito foi deixado um dia na roda dos excluídos. Janete escuta quando Marco Antônio e Francesco, completamente bêbados, falam de Paola. Anacleto acha foto de Paola e Francesco, pede explicações e se convence quando ela inventa uma desculpa. Francesco oferece sociedade a Amadeo e Matheu, que, após relutarem, aceitam. José Alceu começa a ajudar na venda. Marco Antônio e Francesco evitam um encontro de Paola e Janete na casa bancária. Rosana irrita Angélica ao insinuar que Augusto deve ter nova amante. Juliana, ternamente, dá comida para Juanito.

Capítulo 92 missed copying this episode

de Aleida:

Capítulo 92: Terça-feira 04 de janeiro de 2000 – Dolores observa comovida o carinho com que Giuliana cuida de Juanito. Gumercindo, Angélica e Bartolo viajam para tentar convencer os italianos a não abandonar a fazenda de Altino. Mariana sugere que Janete procure Paola. Maria do Socorro chama Tiziu e José Alceu para almoçar na casa grande. Toninho percebe a irritação de Amadeo por Francesco ter 50% na sociedade. Antenor chega à fazenda.

Capítulo 93 Antenor surpreende José Alceu na senzala; o menino agride-o com palavras. Antenor manda que ele descarregue o seu ódio e José Alceu chicoteia-o. Acaba chorando nos braços do feitor. Gumercindo pede à Maria do Socorro que enterre a história do filho de Naná. Tiziu, José Alceu e Antenor vão embora. Hortênsia chega à pensão para uma visita e encontra Juanito nos braços de Juliana. Matheu e Amadeo assinam o contrato social da nova empresa. Paola e Francesco vão até a fábrica de macarrão e a jovem chora de felicidade. Dolores pede que Juanito durma no quarto de Juliana e Matheu. Mariana sugere e Marco concorda que Juliana venha amamentar a filha. Francesco confessa à Paola que fugiu da Itália após matar um homem.

Capítulo 94 Francesco relembra o passado, a briga que teve por causa de uma jovem, seu amigo Júlio esfaqueado, que assumiu a culpa e ficou quatro anos preso, e a sua fuga para o Brasil. Paola lembra a sua infância, quando apanhava muito do pai. Um beijo entre os dois acontece; a noite de amor também. Janete enfrenta o marido quando ele chega em casa de manhã. Francesco pede a separação e vai embora. Hortênsia é expulsa de casa e vai morar na pensão. Florinda vai conversar com Maria do Socorro; Gumercindo nem olha para ela , para não se perturbar. Juliana alerta Matheu: Amadeo já brigou com ele um dia e talvez não tenha esquecido. Francesco leva as suas malas para a casa de Paola.

Capítulo 95 Paola convida-o para ficar. Marco Antônio pede que o pai reflita mais, mas ele está irredutível. Antônia deixa escapar que Mariana pode ter dormido com o patrão no passado. Rosana fica aflita ao saber que Matheu foi preso, mas Augusto tranqüiliza-a . Janete se indigna ao saber que Francesco se mudou para a casa da italiana e decide que também vai viver a sua vida. Hortênsia observa de longe e se impressiona com Matheu. Ele desvia o olhar, mas ela insiste. Angélica teme a proximidade de Florinda. Marco Antônio viaja com a mãe para a fazenda de Gumercindo. Contrariando ordens da patroa, Mariana vai buscar Juliana para que ela cuide da filha. Ela decide levá-la para a pensão.

Capítulo 96 Juliana e Mariana levam o bebê para a pensão. Janete e Marco Antônio chegam à fazenda, mas Rosana se tranca no quarto. Angélica faz as honras da casa e convence a irmã a enfrentar os convidados. Janete recebe muito bem Rosana e todos, silenciosamente, comemoram. Dolores se impressiona ao saber que o leite de Juliana voltou. Mariana pega Juanito nos braços. Francesco e Paola escolhem um nome para o macarrão que será produzido na fábrica: Terra Nostra. Janete nada fala de sua separação. Paola insiste que Francesco fique morando com ela. Amadeu se impressiona com Hortênsia. Marco faz jogo de sedução com Rosana. Gumercindo avisa à esposa: não hesitará em expulsar as visitas, se Marco Antônio se atrever a ir além do permitido.

Capítulo 97 Paola convida-o para ficar. Marco Antônio pede que o pai reflita mais, mas ele está irredutível. Antônia deixa escapar que Mariana pode ter dormido com o patrão no passado. Rosana fica aflita ao saber que Matheu foi preso, mas Augusto tranqüiliza-a. Janete se indigna ao saber que Francesco se mudou para a casa da italiana e decide que também vai viver a sua vida. Hortência observa de longe e se impressiona com Matheu. Ele desvia o olhar, mas ela insiste. Angélica teme a proximidade de Florinda. Marco Antônio viaja com a mãe para a fazenda de Gumercindo. Contrariando ordens da patroa, Mariana vai buscar Juliana para que ela cuide da filha. Ela decide levá-la para a pensão.

Capítulo 98 Juliana e Mariana levam o bebê para a pensão. Janete e Marco Antônio chegam à fazenda, mas Rosana se tranca no quarto. Angélica faz as honras da casa e convence a irmã a enfrentar os convidados. Janete recebe muito bem Rosana e todos, silenciosamente, comemoram. Dolores se impressiona ao saber que o leite de Juliana voltou. Francesco e Paola escolhem um nome para o macarrão que será produzido na fábrica: Terra Nostra. Janete nada fala de sua separação. Paola insiste que Francesco fique morando com ela. Amadeu se impressiona com Hortência. Marco faz jogo de sedução com Rosana. Gumercindo avisa à esposa: não hesitará em expulsar as visitas, se Marco Antônio se atrever a ir além do permitido.

Capítulo 99 Marco e Rosana passeiam felizes pela fazenda. Juliana amamenta a filha. Amadeu não tira os olhos de Hortência. Paola propõe a Francesco que eles morem juntos como dois amantes e ele concorda. Gumercindo, Augusto e Marco discutem política, sob o olhar admirado das mulheres. Paola arruma um quarto para Francesco, mas os dois acabam na mesma cama. Rosana e Marco se cruzam no corredor à noite e ele se desmancha em galanteios. Em seus quartos, cada um pensa no outro. Maria do Socorro fica preocupada ao ouvir vozes no corredor, mas nada vê. Rosana vai ao quarto de Marco e pede um beijo. Angélica ouve atrásda porta.

Capítulo 100 Rosana e Marco se beijam e fazem amor. Angélica divide com Augusto a sua preocupação com a irmã. Pela manhã, Maria do Socorro vê aliviada a filha dormindo placidamente em seu próprio quarto. Florinda chora ao voltar para a a colônia, após ser dispensada de seu trabalho na casa. Angélica conta para a mãe o que aconteceu na noite anterior. Marco Antônio quer que Rosana vá embora com ele; Gumercindo exige que Francesco faça um pedido formal. Maria do Socorro avisa que o filho de Rosana vai ficar na fazenda. Juliana está decidida a não devolver a filha. Rosana promete fugir se o pai não deixar que ela se vá.

Capítulo 101 Gumercindo manda Rosana desmanchar a mala. Janete e Marco empenham a sua palavra e ele finalmente concorda com a ida da filha. Hortência se perturba com os olhares de Amadeo. Tiziu conta a Francesco que Juliana está com a filha. Janete, Marco e Rosana chegam a São Paulo. Amadeo pede a Dolores uma vaga na pensão. Mariana se surpreende com a volta da patroa. Juliana não entrega a criança e declara guerra aos Magliano. Dolores conta as suas suspeitas para a filha: Juanito pode ser o filho de Matheu e Juliana, que foi colocado na roda. Francesco ordena ao filho que deixe Juliana ficar com a filha.

Capítulo 102 Francesco visita a neta e promete que ninguém vai afastá-la da mãe, pelo menos enquanto ela estiver amamentando. Juliana se surpreende ao saber do novo casamento de Marco. Paola começa a por para funcionar a fábrica de macarrão. Janete não se conforma com o afastamento da neta, nem com a relação de Francesco com Paola. Enquanto isso, a bela italiana prepara um banho para o seu amado. Amadeo se muda para a pensão. Matheu avisa: se Marinho tiver vindo com a mão, é ele que vai criar o filho. Renato tenta consolar Florinda. Inez reclama de Anacleto que nada quer na cama. Marco Antônio manda as empregadas cozinharem o macarrão feito na fábrica de Paola. Rosana sente falta do filho. Juliana se preocupa porque o leite está secando. Bartolo chega para buscar Leonora.

Capítulo 103 Rosana e Marco se beijam e fazem amor. Angélica divide com Augusto a sua preocupação com a irmã. Pela manhã, Maria do Socorro vê aliviada a filha dormindo placidamente em seu próprio quarto. Florinda chora ao voltar para a a colônia, após ser dispensada de seu trabalho na casa. Angélica conta para a mãe o que aconteceu na noite anterior. Marco Antônio quer que Rosana vá embora com ele; Gumercindo exige que Francesco faça um pedido formal. Maria do Socorro avisa que o filho de Rosana vai ficar na fazenda. Juliana está decidida a não devolver a filha. Rosana promete fugir se o pai não deixar que ela se vá.

Capítulo 104 Gumercindo manda Rosana desmanchar a mala. Janete e Marco empenham a sua palavra e ele finalmente concorda com a ida da filha. Hortência se perturba com os olhares de Amadeo. Tiziu conta a Francesco que Juliana está com a filha. Janete, Marco e Rosana chegam a São Paulo. Amadeo pede a Dolores uma vaga na pensão. Mariana se surpreende com a volta da patroa. Juliana não entrega a criança e declara guerra aos Magliano. Dolores conta as suas suspeitas para a filha: Juanito pode ser o filho de Matheu e Juliana, que foi colocado na roda. Francesco ordena ao filho que deixe Juliana ficar com a filha.

Capítulo 105 Maria do Socorro fica triste ao saber que Leonora vai mesmo embora com o marido. Gumercindo sugere que Florinda fique na cozinha. Angélica propõe que os colonos de sua fazenda sejam meeiros e rasga os contratos antigos. Seu pai fica furioso com a atitude. Rosana se torna cada vez mais aliada de Janete. Hortência e Amadeo beijam-se apaixonadamente. Bartolo promete trazer a primeira garrafa de vinho para o seu amigo Gumercindo. Leonora se despede emocionada de Maria do Socorro. Augusto e Angélica; Bartolo e Maria do Socorro; Leonora e Gumercindo dançam a tarantela na festa de despedida. Anacleto começa a desconfiar que alguma coisa está acontecendo com a filha. Maria do Socorro vibra de felicidade ao dançar com Gumercindo.

Capítulo 106 Todos choram na partida de Bartolo e Leonora. Florinda começa a trabalhar e quer agradar aos patrões. Marco Antônio defende Paola, a quem Janete só chama de vadia. Juliana sofre porque seu leite secou. Muito felizes, Leonora e Bartolo arrumam a nova casa. Augusto visita Rosana. Inêz tenta acalmar Anacleto, que promete matar Francesco ao saber do novo amor da filha. Paola trabalha na fábrica, enquanto seus pais esperam sentados na porta da sua casa. Matheu pede que Amadeo tenha cuidado com a espanhola. Dolores manda Juliana fingir que Aninha continua mamando no peito. Francesco e Paola chegam juntos em casa.

Capítulo 107 Francesco tem uma conversa franca com Anacleto, que reage muito mal. Paola desfaz o clima ao comunicar aos dois que está grávida. Janete vibra ao saber que Paola foi amante de Augusto. Maria do Socorro e Gumercindo na cama trocam elogios e juras de amor. Hortência e Amadeo fazem amor. Matheu ameaça abandonar Juliana se ela continuar sofrendo sempre na vida e aconselha que ela devolva Aninha para o pai. Dolores se preocupa ao ver o rumo que está tomando a nova relação da filha. Francesco vibra ao perceber que a gravidez é mesmo verdadeira e não um estratagema para enganar Anacleto. Juliana decide devolver a filha.

Capítulo 108 Juliana tem certeza que não poderá brigar com os Magliano. Marco Antônio mal acredita quando Francesco avisa que vai ser pai de novo. Mariana, comovida, recebe Juliana e Aninha. Hortência relembra o dia em que pegou Juanito na Santa Casa e Dolores constata: ele é filho de Juliana e Matheu. Janete e Rosana fazem compras. Naná se angustia, com medo que Tiziu conte sobre o passado para José Alceu. Janete demite Damião; recebe a neta com carinho e tem um ataque ao saber do filho que Paola está esperando. Francesco e Paola brigam, mas logo se reconciliam. Juliana não chora mais e Matheu demonstra toda a sua paixão. Gumercindo decide ir a São Paulo com Maria do Socorro e pretende comprar uma casa lá.

Capítulo 109 Juliana tem certeza que não poderá brigar com os Magliano. Marco Antônio mal acredita quando Francesco avisa que vai ser pai de novo. Mariana, comovida, recebe Juliana e Aninha. Hortência relembra o dia em que pegou Juanito na Santa Casa e Dolores constata: ele é filho de Juliana e Matheu. Janete e Rosana fazem compras. Naná se angustia com medo que Tiziu conte sobre o passado para José Alceu. Janete demite Damião; recebe a neta com carinho e tem um ataque ao saber do filho que Paola está esperando. Francesco e Paola brigam, mas logo se reconciliam. Juliana não chora mais e Matheu demonstra toda a sua paixão. Gumercindo decide ir a São Paulo com Maria do Socorro e pretende comprar uma casa lá.

Capítulo 110 Damião e Tiziu vão embora da mansão. Gumercindo acha que já é hora de Maria do Socorro ter uma casa na cidade e conhecer outros mundos; além disso ele começa a pensar em diversificar os seus negócios. E partem em viagem, deixando Angélica cuidando de Marinho e de Marialina. Francesco dá o coche para que Damião possa trabalhar por conta própria; ele e Tiziu vão morar na pensão de Dolores. Janete e Rosana vão à casa de Paola, mas não encontram-na. Gumercindo e Maria do Socorro chegam à mansão dos Magliano e se surpreendem ao saber que Francesco não mora mais lá. Ficam sabendo de toda a história e Maria do Socorro relembra que Gumercindo conhece Paola e demonstra os seus ciúmes.

Capítulo 111 Hortência decide ir embora e viver de novo com o marido, para afastar Juanito de Juliana. Mariana estraga o jantar na casa dos Magliano quando conta que o macarrão com que todos se deliciaram é da fábrica do Paola. Janete joga a travessa na parede. Francesco também come o macarrão Terra Nostra e aprova. Maria do Socorro se preocupa em deixar a filha naquela casa. Angélica aconselha Florinda. Gumercindo vê mansão da Avenida Paulista para comprar. Damião, no coche, ouve pasmo a conversa entre Hortência e Toninho sobre as suspeitas de Dolores. Tiziu alerta Juliana: o marido de Hortência chama-se Hernandez.

Capítulo 112 Sem se dar conta, Dolores confirma que seu genro chama-se Hernandez. Damião afirma: Juanito é o filho de Juliana e Matheu. Gumercindo se encanta pela casa e Francesco propõe fazer o negócio para ele. Juliana decide ficar calma para não perder o filho novamente. Padre Olavo elogia a atitude de Angélica no comando das fazendas. Paola toca a sua fábrica. Amadeo e Matheu trabalham firmes na construção dos sobradinhos. Augusto tem certeza de sua eleição: já conseguiu muitos votos “de cabresto”. Dolores manda Amadeo procurar outro lugar para morar. Leonora achar melhor voltar para a fazenda e ganhar dinheiro enquanto as uvas não crescem. Matheu se emociona ao saber que Juliana esteve com os filhos nos braços.

Capítulo 113 Matheu e Juliana decidem montar uma estratégia para resgatar o filho. Angélica adverte Augusto: não vai tolerar mais uma traição. Dolores admite que Amadeo continue morando na pensão. Hortência está de volta, expulsa mais uma vez pelo marido. Augusto olha encantado para Florinda. Juliana disfarça a sua emoção ao ver Juanito e Hortência fica aliviada. Maria do Socorro se encanta com a casa da Avenida Paulista. Janete e Rosana não deixam Juliana entrar para ver a filha e ela manda um recado por Mariana: encontrou o filho. Conta também a novidade para Francesco e Marco. Toninho faz intriga: procura Januário, marido da amante de Hernandez, e revela que sua esposa é a amante de Hernandez.

Capítulo 114 Juliana se enternece ao ver a disposição de Marco Antônio e Francesco de ajudá-la. Mais ainda quando Marco afirma que está pensando em dar-lhe a guarda de Aninha. Hortência jura que não vai deixar que lhe tirem Juanito. O advogado, Dr. Ivan, adverte Juliana: precisa denunciar o roubo do filho o que colocará Janete em maus lençóis. Mariana se preocupa ao ver o interesse de Janete por Gumercindo. Maria do Socorro se deslumbra ao almoçar em um restaurante. Marco enfrenta a mãe e leva a filha para os braços de Juliana. Janete, com raiva, atiça Rosana ao dizer que o filho ainda gosta da ex-mulher. Gumercindo e Maria do Socorro se beijam no salão vazio da mansão que será deles. Mariana entrega a criança para Juliana e comenta o quanto Marco ainda a ama. Hortência pede que Juliana dê uma olhada em Juanito, mas ela alega estar ocupada com Aninha.

Capítulo 115 Juliana se enternece ao ver a disposição de Marco Antônio e Francesco em ajudá-la. Mais ainda quando Marco afirma que está pensando em dar-lhe a guarda de Aninha. Hortência jura que não vai deixar que lhe tirem Juanito. O advogado, Dr. Ivan, adverte Juliana: precisa denunciar o roubo do filho, o que colocará Janete em maus lençóis. Mariana se preocupa ao ver o interesse de Janete por Gumercindo. Maria do Socorro se deslumbra ao almoçar em um restaurante. Marco enfrenta a mãe e leva a filha para os braços de Juliana. Gumercindo e Maria do Socorro se beijam no salão vazio da mansão que será deles. Mariana entrega a criança para Juliana e comenta o quanto Marco ainda a ama. Hortência pede que Juliana dê uma olhada em Juanito, mas ela alega estar ocupada com Aninha.

Capítulo 116 Matheu se surpreende ao ver a pequena Ana e morre de ciúmes ao saber que Juliana esteve com Marco Antônio. Janete se assusta ao saber que existe a possibilidade de ir para a cadeia. Francesco sugere que Paola coloque mais ovo na massa. Augusto finge não estar percebendo os olhares de Florinda. Bartolo pede que Leonora volte para a fazenda. Hortência e Amadeo ameaçam fazer alguma coisa com Hernandez. Gumercindo, Maria do Socorro e Rosana viajam para a fazenda; na segunda classe seguem Leonora e Rosinha. Angélica se surpreende ao saber que Renato exagera nas contas dos colonos italianos, que pretendem ir embora, e manda ele refazer tudo. Augusto faz galanteios para Florinda. Toninho lê no jornal que Hernandez e a amante foram mortos.

Capítulo 117 Hortência sente-se aliviada. Toninho avisa que ela é herdeira de tudo. Rosana se reencontra com o filho. Augusto pede ajuda a Gumercindo para conseguir votos de um fazendeiro. Angélica alerta o pai que ele deve fazer alguma coisa para segurar os italianos na fazenda. Hortência e Toninho procuram o delegado Heriberto, que faz perguntas. Matheu teme que Amadeo seja envolvido. Gumercindo e Angélica devolvem as cadernetas e rasgam os contratos dos italianos. Maria do Socorro divide com Leonora sua preocupação de estar na menopausa. Toninho se surpreende ao saber que o principal suspeito pela morte de Hernandez estava viajando na noite do crime. Os italianos estão em festa com a proposta do patrão para que sejam meeiros. Augusto se declara para Florinda e sugere que ela se ofereça para ir trabalhar na nova casa dos patrões. Leonora suspeita da gravidez de Maria do Socorro.

Capítulo 118 Gumercindo demite Renato. Maria do Socorro de preocupa em deixar a filha Angélica sozinha na fazenda. Bartolo sofre a saudade de Leonora. Matheu conta a Amadeo que Juanito é seu filho; Juliana enfrenta Hortência e fala que o filho é dela. A espanhola assume, mas avisa que tudo foi feito dentro da lei. O advogado Ivan Maurício procura Janete e ela diz que fez tudo a pedido da própria Juliana. Marco Antônio fica espantado com a mentira. Mariana, porém, desmente a versão da patroa. Procura a certidão de nascimento de Francesquinho, guarda as moedas de ouro na mala e vai embora com o menino.

Capítulo 119 Marco Antônio fica preocupado com a partida da governanta. Janete confessa-se aliviada de se livrar dos dois. Francesco se assusta ao saber que Francesco Magliano Neto já não vive mais na mansão. Maria do Socorro e Gumercindo dão adeus à fazenda para começar uma nova vida. Juliana propõe que as duas criem Juanito, mas Hortência não aceita a proposta. Rosana viaja junto com os pais e concorda que Marinho continue vivendo com eles. Renato vai embora da fazenda. Marco Antônio confessa ao pai que ainda ama Juliana. Toninho chega com boas notícias: o assassino de Hernandez foi preso. Matheu exige que Juliana não se encontre mais com o ex-marido. Francesco pede que Marco esqueça Juliana e não desonre Rosana.

Capítulo 120 Marco Antônio visita Juliana na pensão, pede para ver a filha e Matheu tem uma crise de ciúmes ao ver os dois no quarto. Manda Juliana calar a boca e expulsa Marco, que enfrenta-o. Furiosa, Juliana revida: só não foi embora com Marco, porque ele está casado com Rosana. Francesco divide com Paola a sua preocupação com o desaparecimento da criança registrada como seu neto. Juliana e Matheu ficam distantes um do outro. Augusto se desmancha em elogios para Florinda. Angélica, como se presentisse, avisa ao marido que não tolerará infidelidade mais uma vez. Maria do Socorro não sabe o que fazer quando Gumercindo faz uma declaração de amor para ela.

Capítulo 121 Marco Antônio fica preocupado com a partida da governanta. Janete confessa-se aliviada de se livrar dos dois. Francesco se assusta ao saber que Francesco Magliano Neto já não vive mais na mansão. Maria do Socorro e Gumercindo dão adeus à fazenda para começar uma nova vida. Juliana propõe que as duas criem Juanito, mas Hortência não aceita a proposta. Rosana viaja junto com os pais e concorda que Marinho continue vivendo com eles. Renato vai embora da fazenda. Marco Antônio confessa ao pai que ainda ama Juliana. Toninho chega com boas notícias: o assassino de Hernandez foi preso. Matheu exige que Juliana não se encontre mais com o ex-marido. Francesco pede que Marco esqueça Juliana e não desonre Rosana.

Capítulo 122 Marco Antônio visita Juliana na pensão, pede para ver a filha e Matheu tem uma crise de ciúmes ao ver os dois no quarto. Manda Juliana calar a boca e expulsa Marco, que enfrenta-o. Furiosa, Juliana revida: só não foi embora com Marco, proque ele está casado com Rosana. Francesco divide com Paola a sua preocupação com o desaparecimento da criança registrada como seu neto. Juliana e Matheu ficam distantes um do outro. Augusto se desmancha em elogios para Florinda. Angélica, como se presentisse, avisa ao marido que não tolerará infidelidade mais uma vez. Maria do Socorro se encanta quando Gumercindo faz uma declaração de amor para ela.

Capítulo 123 Leonora e Bartolo sentem falta um do outro. Maria do Socorro divide a sua preocupação com Gumercindo: estará grávida ou na menopausa? Juliana continua aborrecida com Matheu e lembra que Marco jamais mandou que ela calasse a boca. Augusto olha o tempo todo para Florinda; Leonora aconselha-o a tomar cuidado. Francesco convida Gumercindo para ser seu sócio na Casa Bancária. Matheu está decidido a romper a sociedade com Francesco, após a venda dos sobradinhos. Dolores pede à Juliana que deixe Juanito com Hortência, já que ela não pode ter outros filhos. Anacleto e Inêz voltam para sua fazenda. Gumercindo aceita se unir a Francesco.

Capítulo 124 Rosana e Maria do Socorro fazem compras para a casa nova. Mariana, que está morando no convento, procura Juliana na pensão. Ivan Maurício comunica a Marco que vai tentar um acordo com Hortência. Gumercindo quer garantias que fará um bom investimento. Janete contrata um novo cocheiro. Marco Antônio vai buscar Juliana e Hortência na pensão e se encontra com Mariana, que enfrenta-o: não vai devolver Francesquinho. Angélica decide que Leonora deve ajudar a mãe em São Paulo; manda também o cocheiro Juvenal para servir na nova casa. Ivan pressiona Hortência com a Justiça e ela decide devolver a criança para Juliana. Rosana sente ciúmes de Marco e Juliana. Hortência, aos prantos, entrega o filho a Juliana e Matheu.

Capítulo 125 Juliana abraça o filho No dia seguinte pede que Hortência ajude-a com o menino e promete que não vai deixar nunca que Juanito se esqueça dela. As duas se abraçam emocionadas. Maria do Socorro se alegra com a chegada de Leonora. Toninho descobre que a situação dos negócios de Hernandez não é boa. Bartolo chega na fazenda. O novo cocheiro dos Magliano, Josué, é instalado na casa. Juliana manda recado para Marco, contando que já está com o filho e pedindo que ele não volte mais a visitá-la. Ele não respeita porém o pedido e vai ver de perto a felicidade de Juliana. Francesco se preocupa com o casamento do filho.

Capítulo 126 Janete fica feliz ao saber que está livre das garras da justiça. Naná e José Alceu pedem que Antenor encontre Tiziu e Damião. Anacleto pensa em vender tudo e ir morar com Paola. Augusto e Bartolo viajam para São Paulo. Leonora recebe o marido com muito amor. Mariana visita mais uma vez Juliana. Matheu e Amadeu se irritam ao saber que vão receber o dinheiro dos sobradinhos em pequenas parcelas. Florinda senta-se à mesa com Angélica. Amadeu conta para Hortência de sua briga na fazenda com Matheu. Marco e Rosana discutem e se acusam

Capítulo 127 Janete fica feliz ao saber que está livre das garras da justiça. Naná e José Alceu pedem que Antenor encontre Tiziu e Damião. Anacleto pensa em vender tudo e ir morar com Paola. Augusto e Bartolo viajam para São Paulo. Leonora recebe o marido com muito amor. Mariana visita mais uma vez Juliana. Matheu e Amadeu se irritam ao saber que vão receber o dinheiro dos sobradinhos em pequenas parcelas. Florinda senta-se à mesa com Angélica. Amadeu conta para Hortência de sua briga na fazenda com Matheu. Marco e Rosana discutem e se acusam mutuamente. Ele pede que ela se mude para a casa dos pais.

Capítulo 128 Rosana e Marco Antônio voltam atrás. Maria do Socorro fica feliz ao ver que o marido também quer o filho que vai nascer. Quatro meses se passam. Padre Olavo se surpreende com a gravidez de Maria do Socorro. Bartolo trabalha nos seus parreirais. Paola exibe a sua barriga. Hortência quer vender a sua velha casa e os negócios do marido. Augusto comemora com a mulher a sua eleição. Damião e Tiziu decidem morar com Naná. Anacleto e Inêz estão na casa da filha. Florinda lança olhares para Augusto, que corresponde. Mariana começa a trabalhar na casa de Gumercindo. Janete é tratada com gentileza pelo cocheiro Josué. Francesco está viajando e Paola sente falta. Augusto manda Gumercindo tomar cuidado com a sociedade que fez com Francesco.

Capítulo 129 Hortência está grávida e anuncia a todos que vai se casar com Amadeo. Mariana conta a Maria do Socorro que Francesquinho está na Santa Casa. Inêz se preocupa com o cansaço da filha. Luiza e Antônia mexericam sobre a patroa e Josué. Francesco está de volta de uma viagem. Bartolo conta animado para Gumercindo as novidades: conheceu uma família italiana fabricante de vinho que está aconselhando-o. Paola fica raivosa, quando Francesco decide que ela vai ficar em casa esperando o filho chegar. Fazendeiros cobram posição de Augusto. Janete fica furiosa ao ver Mariana na casa vizinha. Mariana conta para Rosana que na Santa Casa todos pensam que Francesquinho é seu filho e se chama Mariano.

Capítulo 130 Francesco se tranqüiliza ao saber que a criança está bem e decide doar uma grande quantia para o orfanato. Rosana tem vergonha da gravidez da mãe. Naná tem uma filha. Hortência e Amadeo se casam. Nasce Aurora, a filha de Francesco e Paola. Janete exulta por não ter sido um filho macho. Toninho propõe que Hortência venda a casa e invista capital nos negócios. Mariana e Leonora temem a decisão de Maria do Socorro, que vai ter o filho em casa. Marco Antônio se comove com a irmãzinha e se irrita com a mãe, que faz insinuações maldosas. Angélica é direta: quer saber se Augusto está assediando Florinda. A italianinha diz que sim, mas afirma a sua inocência. Matheu quer ver o filho e Marco Antônio comunica a novidade para Rosana.

Capítulo 131 Rosana tem certeza que Gumercindo não permitirá que Matheu veja o filho. Hortência e Amadeo fazem planos para o futuro e ele propõe que ela invista na construção de casas. Todos se preocupam com uma notícia no jornal: foi descoberto um caso de peste bubônica em Santos. Gumercindo decide voltar para a sua fazenda. Maria do Socorro, já com a gravidez avançada, arruma as malas a manda Leonora e Mariana se prepararem para a viagem. Paola se preocupa o que fazer com a fábrica de macarrão, se precisar deixar São Paulo. Juliana fica insone. Maria do Socorro entra em trabalho de parto e precisa ter o filho no meio do mato com a ajuda de Leonora e Mariana. Gumercindo, de longe, sofre ao ouvir os gritos da mulher e decide ficar ao lado dela.

Capítulo 132 Maria do Socorro pede que o marido se afaste. Nasce a criança e seu choro invade a mata. Gumercindo se emociona ao ver que nasceu um filho homem. Maria do Socorro entra na fazenda carregada no colo pelo marido. Gumercindo promete a si mesmo nunca mais pensar em Naná. José Alceu e Tiziu cruzam por ratos em seu caminho. Rosana quer ir para a fazenda. Francesco e Marco se assustam com a notícia do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro tem febre. Padre Olavo perdeu a sua paróquia por traduzir a missa, promete batizar o filho de Gumercindo na capela da fazenda e depois largar a batina. Marco Antônio quer tirar Juliana e Aninha da cidade, mas ela decide ficar junto de Matheu. Todos rezam pela saúde de Maria do Socorro. Augusto acalma Rosana: não há motivo para pânico. Maria do Socorro se despede do marido e desfalece.

Capítulo 133 Maria do Socorro pede que o marido se afaste. Nasce a criança e seu choro invade a mata. Gumercindo se emociona ao ver que nasceu um filho homem. Maria do Socorro entra na fazenda carregada no colo pelo marido. Gumercindo promete a si mesmo nunca mais pensar em Naná. José Alceu e Tiziu cruzam por ratos em seu caminho. Rosana quer ir para a fazenda. Francesco e Marco se assustam com a notícia do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro tem febre. Padre Olavo perdeu a sua paróquia por traduzir a missa, promete batizar o filho de Gumercindo na capela da fazenda e depois largar a batina. Marco Antônio quer tirar Juliana e Aninha da cidade, mas ela decide ficar junto de Matheu. Todos rezam pela saúde de Maria do Socorro. Augusto acalma Rosana: não há motivo para pânico. Maria do Socorro se despede do marido e desfalece.

Capítulo 134 Maria do Socorro recobra os sentidos; a febre passou. Paola resolve quebrar o resguardo e controlar o trabalho na fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda, avisam Rosana que Maria do Socorro deu à luz um menino. A peste bubônica faz muitas vítimas; o governo decide criar o Instituto Butantã. Maria do Socorro levanta-se para o batizado de seu filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora. Amadeo avisa Matheu que, a qualquer momento, vai desfazer a sociedade. Toninho aconselha Hortência a não aceitar a proposta de Amadeo, que pretende vender os armazéns para investir na construção de sobradinhos. Doutor Heriberto manda soltar Januário e desconfia de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos de seu filho.

Capítulo 135 Padre Olavo desiste de abandonar a batina. O filho de Gumercindo e Maria do Socorro recebe o nome do pai. Aurora, filha de Francesco e Paola é batizada na mesma hora, em São Paulo. Gumercindo oferece um “empréstimo” a Bartolo. Matheu vai visitar o filho; Juliana fica enciumada. Matheu e Rosana se beijam. Paola simpatiza com o corretor do seguro da fábrica. Gumercindo e Maria do Socorro voltam para a cidade. Leonora e Bartolo partem. Matilde toma o lugar de Leonora, em São Paulo, deixando Florinda triste por ter sido preterida. Brincando, Gumercindo e Francesco combinam casar seus filhos, no futuro. Toninho pede ajuda a Amadeo para provar sua inocência. Matheu confessa para Juliana que ele e Rosana se beijaram.

Capítulo 136 Juliana fica furiosa, não aceita a explicação de que foi um beijo apenas para humilhar Rosana. Rosana procura Matheu no escritório, o autoriza a visitar o filho e confessa que não o odeia. Janete está cada vez mais impressionada com Josué. Heriberto faz uma acareação entre Toninho e Januário. Toninho desabafa com Amadeo: não está agüentando a pressão. Janete vai à casa de Paola, a pretexto de levar um presente para a criança e acaba escorraçada por Inez. Josué se insinua para Janete, que gosta do atrevimento. Marco Antônio aprova a decisão de Rosana permitir que Matheu veja o filho. Matheu fica arrasado ao ouvir Juliana desabafar que não sabe mais se o ama ou a Marco Antônio.

Capítulo 137 Matheu acha que seu casamento acabou. Ao saber que Rosana foi ao escritório de Matheu, Juliana decide separar-se dele. Hortência espera que os dois rompam para recuperar Juanito. Juliana expulsa Matheu da cama; ele diz nunca mais voltará. Bartolo não acredita que a sociedade na colheita de café dê certo. Janete pensa em procurar Josué, mas muda de idéia. Marco Antônio aconselha Juliana a corrigir o registro de Juanito, dá dinheiro a ela e avisa que mensalmente vai contribuir para as despesas da filha. Juliana comenta que não tem mais marido. Juliana revela para Marco Antônio que Matheu e Rosana se beijaram. Marco Antônio confessa que ainda a ama.

Capítulo 138 Marco Antônio comunica ao pai que vai devolver Rosana para a família dela; Francesco o apoia. Juliana se arrepende de ter abandonado Marco Antônio. Gumercindo concorda que Matheu veja o filho uma vez por mês. Rosana confessa para Maria do Socorro que ainda ama Matheu e vive uma mentira ao lado de Marco Antônio. Paola decide levar a filha com ela para a fábrica. Augusto conta para Marco Antônio a história do casamento de Rosana e Matheu. Gumercindo está animado por ter diversificado seus negócios. Marco Antônio avisa Rosana que precisa ter uma conversa séria com o pai dela. Juliana se recusa a conversar com Matheu, novamente o expulsa do quarto e avisa que está tudo terminado. Marco Antônio pede para falar a sós com Gumercindo.

Capítulo 139 Antônio comunica ao pai que vai devolver Rosana para a família dela; Francesco o apoia. Juliana se arrepende de ter abandonado Marco Antônio. Gumercindo concorda que Matheu veja o filho uma vez por mês. Rosana confessa para Maria do Socorro que ainda ama Matheu e vive uma mentira ao lado de Marco Antônio. Paola decide levar a filha com ela para a fábrica. Augusto conta para Marco Antônio a história do casamento de Rosana e Matheu. Gumercindo está animado por ter diversificado seus negócios. Marco Antônio avisa Rosana que precisa ter uma conversa séria com o pai dela. Juliana se recusa a conversar com Matheu, novamente o expulsa do quarto e avisa que está tudo terminado. Marco Antônio pede para falar a sós com Gumercindo.

Capítulo 140 Marco Antônio avisa que vai separar-se de Rosana. Gumercindo jura que Matheu jamais pisará novamente em sua mansão. Marco Antônio devolve Rosana; Gumercindo exige uma explicação. Rosana assume que ainda ama Matheu, discute com o pai, que não se conforma com a humilhação. Janete desconfia que Juliana está por trás de tudo. Matheu bebe, desabafa com Toninho, que dá com a língua nos dentes: comenta sobre o dinheiro que Marco Antonio deu para a filha. Furioso, Matheu briga com Juliana e a empurra violentamente. Arrependido, pede perdão. Paola leva a filha para a fábrica. Rosana se prepara para deixar a casa dos pais.

Capítulo 141 Maria do Socorro pede que Rosana fique; Gumercindo ordena que ela volte para o quarto. Rosana conta para a mãe que Matheu a beijou, acredita que o marido ainda a quer e não consegue esquecê-lo. Gumercindo ameaça matar Matheu se ele entrar em sua casa. Juliana está disposta a viver sua vida, sozinha. Gumercindo ordena que Juvenal impeça a entrada de Matheu na mansão. Juliana desabafa com Francesco; ele propõe arranjar um emprego para ela e ajudá-la a criar os dois filhos. Janete visita Maria do Socorro. Paola emprega Juliana, que também levará a filha para a fábrica. Matheu insiste em conversar com Juliana.

Capítulo 142 Juliana comunica que não quer mais viver com Matheu: o encanto acabou. Ele ameaça tomar o filho. Heriberto chama Amadeu para depor. Hortência está decidida a preservar sua vida com Amadeo, de quem está grávida. Matheu garante que mata Marco Antonio se Juliana voltar para ele. Tarde da noite, Janete sai do quarto pensando em Josué; depara-se com Marco Antonio. Angélica começa a sentir-se muito só na fazenda. Francesco leva Juliana para a fábrica. Matheu acompanha Amadeo à delegacia. Heriberto manda chamar Hortência. Matheu pergunta por Juliana, Dolores responde que Francesco a levou da pensão.

Capítulo 143 Dolores explica que Juliana foi trabalhar, mas volta para a pensão, à noite. Amadeo tranqüiliza Hortência. Marco Antonio está disposto a reconquistar Juliana; Francesco o aconselha a ter calma. Juliana adora o trabalho na fábrica; Paola a leva para conhecer seus pais. Padre Olavo visita Gumercindo. Matheu tenta proibir Juliana de trabalhar na fábrica. Padre Olavo aparece para jantar em roupas comuns. Francesco e Anacleto discutem o tempo todo. Padre Olavo não sabe o que fazer de sua vida. Heriberto pressiona Hortência: avisa que ela foi a última pessoa a ser vista saindo da casa do marido.

Capítulo 144 Hortência mostra-se segura durante o interrogatório. Em casa, estranha quando a mãe afirma saber que Hernandez apontara a arma para ela. Florinda diz à Angélica que não quer ficar sozinha com Augusto. Padre Olavo tenta convencer Gumercindo a desistir de mandar Rosana para um convento. Angélica vai com o marido para São Paulo. Contrariando as advertências de Francesco, Marco Antonio apanha Juliana e a filha na fábrica. Ela pede para não ser deixada na porta da pensão. Amadeo quer convencer Hortência a vender os armazéns. Matheu declara-se para Juliana. Ela avisa que se ele voltar a dormir no quarto, vai embora da pensão.

Capítulo 144 Hortência mostra-se segura durante o interrogatório. Em casa, estranha quando a mãe afirma saber que Hernandez apontara a arma para ela. Florinda diz à Angélica que não quer ficar sozinha com Augusto. Padre Olavo tenta convencer Gumercindo a desistir de mandar Rosana para um convento. Angélica vai com o marido para São Paulo. Contrariando as advertências de Francesco, Marco Antonio apanha Juliana e a filha na fábrica. Ela pede para não ser deixada na porta da pensão. Amadeo quer convencer Hortência a vender os armazéns. Matheu declara-se para Juliana. Ela avisa que se ele voltar a dormir no quarto, vai embora da pensão.

Capítulo 145 Leonor ajudar a colher as uvas dos Cereser. Anacleto se aborrece por não ter o que fazer, Francesco promete arranjar-lhe trabalho. Hortência prefere seguir as ordens de Amadeo a ouvir os conselhos de Toninho e Dolores para que não venda os armazéns. Luíza se oferece para Josué, os dois se beijam, mas ele resiste ao saber que ela é virgem. Quando Janete cria coragem para procurá-lo, dá de cara com Antonia. Luíza desconfia de Janete e Josué. Amadeo se compromete a levar Toninho para sua construtora. Angélica confessa a Rosana que jamais amou Augusto. Janete decide entregar-se a Josué; na hora agá, ele desiste.

Capítulo 146 Josué beija Janete; Luíza está cada vez mais desconfiada. Inez e Anacleto visitam a fábrica de Paola. Francesco avisa Matheu e Amadeo que se não conseguirem vender um sobradinho, terão de paralisar as obras e demitir os empregados. Rosana e Angélica vão à pensão de Dolores. Matheu fica emocionado ao saber que pode visitar o filho quando quiser. Amadeo aconselha Matheu a não jogar fora os pés de café de Gumercindo. Francesco propõe instalar Juliana mais perto da fábrica. Juliana comunica Matheu que vai deixá-lo. Angelica confessa para Rosana que amou Matheu desesperadamente; a aconselha a lutar por ele.

Capítulo 147 Angelica dispõe-se a ajudar Rosana a reconquistar o marido. Matheu não aceita a separação, ameaça Juliana. Janete vai ao quarto de Josué, os dois fazem amor. Augusto faz seu primeiro discurso como deputado. Angelica procura Matheu, o leva à mansão para visitar o filho. Apesar da crise, Francesco se interessa pelo plano de um grupo de italianos que querem investir no refino de açúcar. Maria do Socorro entra no jogo das filhas. Matheu se impressiona com a boa acolhida. As obras dos sobradinhos são paralisadas, os empregados demitidos. Hortência vende os armazéns. Matheu almoça na mansão; Gumercindo chega.

Capítulo 148 Gumercindo fica furioso, evita encontrar-se com Matheu. Angelica conversa com o pai, revela seu plano. Gumercindo decide participar, senta-se à mesa com a família. Matheu aproveita o clima tranqüilo, cobra o dinheiro que deixou quando partiu da fazenda. Gumercindo concorda em pagar, manda que ele volte no dia seguinte. Amadeo paga para que Januário sustente ser o assassino do marido de Hortência. Antenor e José Alceu são demitidos. Amadeo desfaz a sociedade com Francesco, abre o jogo com Matheu. Matheu conta para Juliana a visita à casa de Gumercindo. Mais uma vez, Janete vai ao quarto de Josué.

Capítulo 149 Janete passa a noite no quarto de Josué. Francesco pede que Marco Antonio vá ver de perto a produção de borracha, em Manaus. Ao amanhecer, Janete não consegue entrar em casa: as portas estão trancadas. Ela quebra o vidro da janela de seu quarto. No trem que a conduz de volta para a fazenda, Angelica conversa com o fazendeiro Cesquin, que a aconselha a participar das reuniões dos cafeicultores. Januário volta atrás: procura o delegado e garante que matou sua própria mulher e o marido de Hortência. Sem alternativa, Heriberto manda prendê-lo. Janete e Josué vão a um local ermo, onde deitam-se na grama.

Capítulo 151 Gumercindo fica furioso, evita encontrar-se com Matheu. Angelica conversa com o pai, revela seu plano. Gumercindo decide participar, senta-se à mesa com a família. Matheu aproveita o clima tranqüilo, cobra o dinheiro que deixou quando partiu da fazenda. Gumercindo concorda em pagar, manda que ele volte no dia seguinte. Amadeo paga para que Januário sustente ser o assassino do marido de Hortência. Antenor e José Alceu são demitidos. Amadeo desfaz a sociedade com Francesco, abre o jogo com Matheu. Matheu conta para Juliana a visita à casa de Gumercindo. Mais uma vez, Janete vai ao quarto de Josué.

Capítulo 152 Janete passa a noite no quarto de Josué. Francesco pede que Marco Antonio vá ver de perto a produção de borracha, em Manaus. Ao amanhecer, Janete não consegue entrar em casa: as portas estão trancadas. Ela quebra o vidro da janela de seu quarto. No trem que a conduz de volta para a fazenda, Angelica conversa com o fazendeiro Cesquin, que a aconselha a participar das reuniões dos cafeicultores. Januário volta atrás: procura o delegado e garante que matou sua própria mulher e o marido de Hortência. Sem alternativa, Heriberto manda prendê-lo. Janete e Josué vão a um local ermo, onde deitam-se na grama.

Capítulo 153 Angélica chega à fazenda; Florinda avisa que dormiu todas as noites com Marialina, na cama da patroa. Matheu é tratado como se fizesse parte da família de Gumercindo. Bartolo e Leonor aprovam o vinho dos Cereser. Gumercindo confessa que se arrepende de ter obrigado Matheu a casar-se com Rosana. Juliana fica furiosa quando Matheu troca seu nome, chamando-a de Rosana. Matheu briga com Amadeo. Luíza bate à porta do quarto de Josué; ele a manda embora. Matilde e Augusto vão juntos para a fazenda. Rosana alerta Maria do Socorro: não devia ter consentido na viagem do dois.

Capítulo 154 Augusto e Matilde almoçam juntos e brindam no trem. Marco Antônio oferece o casarão que construiu com o dinheiro do pai, para que Francesco para lá se mude. Amadeo propõe que Matheu compre a sua parte na construtora ou venda a dele. Angélica desconfia de Augusto. Florinda morre de ciúmes de Matilde. Matheu insiste que Juliana largue o trabalho e viva só para ele. Luíza não encontra Josué no quarto. De peito nu, ele espera Janete deitado na cama dela. Juanito arde em febre; Dolores e Juliana levam-no ao hospital. Florinda se oferece para trabalhar em São Paulo. Matheu, Hortência, Amadeo e Toninho aguardam notícias. Juliana e Dolores chegam arrasadas.

Capítulo 155 Juanito está com difteria e ficou internado. Matheu consola Juliana, que se sente culpada. Hortência vai ao hospital. Rosana vai ao escritório e fica sabendo que Matheu não trabalha mais lá e sobre a doença de Juanito. Angélica interroga Matilde sobre o tal almoço no trem. Gumercindo se orgulha do filho varão. Mariana decide visitar Juanito. Gumercindo e Maria do Socorro têm medo que ela traga a doença para dentro da sua casa. Marco Antônio conforta Juliana e leva-a ao hospital. Mariana consegue furar o isolamento e o médico avisa que não há esperanças para Juanito. Ela acalenta o menino nos braços. A mãe de Juanito é chamada. Hortência e Juliana atendem ao mesmo tempo ao chamado.

Capítulo 156 Elas recebem chocadas a notícia que o menino não resistiu. Marco Antônio ampara Juliana. Matheu chega, estranha a situação, mas tudo compreende ao ver as lágrimas da mulher. Hortência e Dolores se abraçam desesperadas. Janete e Marco Antônio levam Aninha para a casa deles. Paola e Francesco temem pela saúde da filha. Josué sugere a Janete que eles tenham um lugar só para eles. Anacleto e Francesco discutem como sempre. Juliana fica mais arrasada ainda ao ver que Aninha não está na pensão. Matheu chora em seus braços. Antenor se ressente por não conseguir emprego. Francesco estranha ao saber que Janete está de bem com o mundo e até aceita conversar com ele sobre a mansão.

Capítulo 157 Hortência e Juliana recebem chocadas a notícia que o menino não resistiu. Marco Antônio ampara Juliana. Matheu chega, estranha a situação, mas tudo compreende ao ver as lágrimas da mulher. Hortência e Dolores se abraçam desesperadas. Janete e Marco Antônio levam Aninha para a casa deles. Paola e Francesco temem pela saúde da filha. Josué sugere a Janete que eles tenham um lugar só para eles. Anacleto e Francesco discutem como sempre. Juliana fica mais arrasada ainda ao ver que Aninha não está na pensão. Matheu chora em seus braços. Antenor se ressente por não conseguir emprego. Janete aceita conversar com Francesco sobre a mansão.

Capítulo 158 Leonora, Bartolo e Rosinha chegam em São Paulo. Rosana vai até a pensão visitar Matheu. Janete e Josué namoram em um bosque. Marco Antônio estranha a ausência da mãe e faz mil perguntas quando ela chega. Francesco insiste com Paola para que eles se mudem. Luíza está cada vez mais desconfiada do romance da patroa e do cocheiro. Juliana fica feliz com a volta da filha. Paola vai com Francesco à mansão e faz questão de entrar de braços dados com ele. Juliana fica chateada ao saber que Rosana esteve com Matheu. Inêz se preocupa com a filha. Luiza acorda Janete e avisa: a italiana veio junto com Francesco.

Capítulo 159 Paola se encanta com o luxo da casa. Janete se arruma toda e recebe muito bem o casal. Aceita vender a casa para Francesco, desde que a avaliação seja feita por alguém da sua confiança. Angélica pressiona Augusto para saber das suas relações com Florinda e Matilde; ele nega tudo. Rosana faz planos para o dia seguinte quando Matheu vai buscar Marinho para passear. Juliana pede para ir junto com o marido no passeio. Augusto jura que nenhuma mulher vai separá-lo de Angélica e estranha a emoção com que a mulher fala de Matheu. Gumercindo encarrega Juvenal de levar e vigiar Matheu e Marinho. Juliana espera-os num parque. Rosana decide ir ao passeio também.

Capítulo 160 Rosana aceita os argumentos de Matheu e decide não ir junto. Juvenal a tudo observa, especialmente o relacionamento entre Juliana e o menino. Gumercindo insiste que Matheu fique para almoçar. Rosana fica furiosa ao saber que Juliana se deu bem com Marinho. Matheu almoça outra vez com Juliana, sem coragem de contar que já havia comido na mansão. Augusto vai voltar para São Paulo e Angélica decide que Florinda vai ser a empregada da mãe. Marco divide com o pai a sua preocupação: a mãe está muito mudada. Janete pergunta a Josué se ele quer morar com ela e nunca mais ser cocheiro. Florinda não cai na conversa de Augusto. Francesco aceita a proposta de Janete e ela comemora com Josué.

Capítulo 161 Anacleto e Inêz ficam arrasados ao saber que não vão morar na mansão. Na casa de Gumercindo, todos estão felizes com Florinda, que só recebe elogios. Damião não gosta da idéia de trabalhar de novo em uma fazenda, como está pensando Antenor. Luiza encontra o quarto de Josué vazio e faz intriga com Marco Antônio. Josué se enfia debaixo da cama quando o filho bate na porta de Janete. Amadeo, Toninho e Hortência comemoram a venda dos armazéns. Matheu não consegue trabalho. Francesco fica horrorizado com as suspeitas de Marco Antônio. Dolores aconselha que a filha não entregue todo o dinheiro nas mãos de Amadeo, que ouve tudo. Januário se complica ao não reconhecer a arma do crime.

Capítulo 162 Heriberto pressiona: a quem ele está protegendo? Marco Antônio sugere ir morar com a mãe, mas ela é categórica: quer morar sozinha. Mesmo assim, ele insiste que ela vá para a casa que construiu. Luíza avisa a Josué que ele tome cuidado com Marco. Francesco provoca Anacleto, que fica furioso. Matheu e Juliana ignoram a presença de Amadeo. Gumercindo faz planos de trazer Angélica para morar em São Paulo. Marco Antônio fica atônito quando a mãe confessa estar apaixonada pelo cocheiro. Na manhã seguinte, Janete deixa as criadas de boca aberta ao convidar Josué para sentar-se à mesa. Francesco parece não acreditar quando Marco conta tudo o que está acontecendo na mansão dos Magliano.

Capítulo 163 Anacleto e Inêz ficam arrasados ao saber que não vão morar na mansão. Na casa de Gumercindo, todos estão felizes com Florinda, que só recebe elogios. Damião não gosta da idéia de trabalhar de novo em uma fazenda, como está pensando Antenor. Luiza encontra o quarto de Josué vazio e faz intriga com Marco Antônio. Josué se enfia debaixo da cama quando o filho bate na porta de Janete. Amadeo, Toninho e Hortência comemoram a venda dos armazéns. Matheu não consegue trabalho. Francesco fica horrorizado com as suspeitas de Marco Antônio. Dolores aconselha que a filha não entregue todo o dinheiro nas mãos de Amadeo, que ouve tudo. Januário se complica ao não reconhecer a arma do crime.

Capítulo 164 Heriberto pressiona: a quem ele está protegendo? Marco Antônio sugere ir morar com a mãe, mas ela é categórica: quer morar sozinha. Mesmo assim, ele insiste que ela vá para a casa que construiu. Luíza avisa a Josué que ele tome cuidado com Marco. Francesco provoca Anacleto, que fica furioso. Matheu e Juliana ignoram a presença de Amadeo. Gumercindo faz planos de trazer Angélica para morar em São Paulo. Marco Antônio fica atônito quando a mãe confessa estar apaixonada pelo cocheiro. Na manhã seguinte, Janete deixa as criadas de boca aberta ao convidar Josué para sentar-se à mesa. Francesco parece não acreditar quando Marco conta tudo o que está acontecendo na mansão dos Magliano.

Capítulo 165 Francesco aconselha o filho a deixar que a mãe viva como quiser. Matheu, desanimado, procura emprego. Josué e Janete conhecem a mansão de Marco Antônio, onde vão morar. Bartolo e Leonora visitam Angélica. Mariana conversa com as freiras. Augusto teme pelo dinheiro que Gumercindo aplicou na casa bancária. Marco e Francesco querem investigar o passado do cocheiro. Dolores lamenta a morte de Juanito; Matheus comenta que ninguém teve coragem de vê-lo no caixão. Amadeo chega e nem cumprimenta o ex-sócio. Mariana mantém um ar misterioso quando fala da morte de Juanito. Luíza faz fofoca e Marco fica abismado: Josué tomou café e almoçou à mesa com Janete.

Capítulo 166 Marco Antônio proíbe Janete de colocar Josué dormindo dentro de casa, enquanto ele estiver lá morando. Janete vai para o quarto do cocheiro. Bartolo e Leonora dançam na festa que a colônia preparou para eles. Naná aceita dinheiro que Tiziu e José Alceu ganharam. Angélica está preocupada com a crise e como vai prestar contas aos colonos. Matheu vai visitar o filho e Rosana avisa que não quer mais que Juliana saia junto com Marinho. Augusto pede que Gumercindo convença Angélica a vender as fazendas que herdaram. Marco Antônio se muda para um hotel e lança um olhar de ódio para Josué. Janete manda as empregadas levarem tudo do cocheiro para o quarto dela. Josué não deixa que as empregadas mexam em muitas coisas dele, somente as roupas.

Capítulo 167 Marco Antônio se hospeda num hotel da cidade. Francesco avisa que será por pouco tempo: quando ele se mudar para a mansão, o filho vai junto. Anacleto mata o tempo jogando dominó na praça. Heriberto faz perguntas a Dolores sobre Amadeo. Toninho e Amadeo se preocupam com a visita do delegado. Marco Antônio vai à fábrica para ver Aninha. Amadeo guarda documentos importantes num cofre. Januário acaba confessando que Toninho e Amadeo deram dinheiro para ele e que um deles é o assassino. Janete estranha Josué saber que seu pai era um jogador, mas ele se recusa a falar sobre o passado dele. Anacleto fica possesso ao saber que Marco Antônio vai morar na mansão. Policial chega à pnsão para levar Amadeo para a elegacia.

Capítulo 168 Hortência fica aflita e Toninho decide ir junto à delegacia. Gumercindo parte para a fazenda. Heriberto pressiona Amadeo e Toninho. Hortência quase desmaia ao saber que Amadeo ficou detido para averiguações, Francesco se assusta com a notícia: mais dois bancos “quebraram”. Operários na fila por um emprego pensam que Matheu é anarquista. Paola acata sugestão de uma empregada e decide diminuir a jornada de trabalho para não mandar ninguém embora. Gumercindo sugere que Angélica vá morar em São Paulo. Amadeo tranquiliza Hortência. Maria do Socorro se preocupa com os problemas econômicos e teme pela fortuna de Gumercindo.

Capítulo 169 Marco Antônio se hospeda num hotel da cidade. Francesco avisa que será por pouco tempo: quando ele se mudar para a mansão, o filho vai junto. Anacleto mata o tempo jogando dominó na praça. Heriberto faz perguntas a Dolores sobre Amadeo. Toninho e Amadeo se preocupam com a visita do delegado. Marco Antônio vai à fábrica para ver Aninha. Amadeo guarda documentos importantes num cofre. Januário acaba confessando que Toninho e Amadeo deram dinheiro para ele e que um deles é o assassino. Janete estranha Josué saber que seu pai era um jogador, mas ele se recusa a falar sobre o passado. Anacleto fica possesso ao saber que Marco Antônio vai morar na mansão. Policial chega à pensão para levar Amadeo para a delegacia.

Capítulo 170 Hortência fica aflita e Toninho decide ir junto à delegacia. Gumercindo parte para a fazenda. Heriberto pressiona Amadeo e Toninho. Hortência quase desmaia ao saber que Amadeo ficou detido para averiguações. Francesco se assusta com a notícia: mais dois bancos “quebraram”. Operários na fila por um emprego pensam que Matheu é anarquista. Paola acata sugestão de uma empregada e decide diminuir a jornada de trabalho para não mandar ninguém embora. Gumercindo sugere que Angélica vá morar em São Paulo. Amadeo tranquiliza Hortência. Maria do Socorro se preocupa com os problemas econômicos e teme pela fortuna de Gumercindo.

Capítulo 171 Juliana sugere que Amadeo ajude Hortência. Anacleto conversa com outro italiano que está montando uma farmácia. Francesco se reúne com os sócios. Marco Antônio sugere que as fábricas peçam falência para que eles preservem a casa bancária. Augusto faz discurso inflamado contra a política econômica de Campos Salles. Francesco e Marco Antônio encontram-se no restaurante com Janete e Josué. O filho retira-se, injuriado. Amadeo pede ajuda a Matheu para que ele toque as obras dos sobradinhos.

Capítulo 172 Naná tem esperanças de que Damião consiga emprego com Francesco. Josué sugere a Janete que contratem um cocheiro. Todos se preocupam com a eventual quebra do banco do qual Gumercindo é sócio. Janete vai embora da mansão levando suas roupas de cama e as empregadas. Francesco recontrata Damião como seu cocheiro. Tiziu ajuda a fazer a mudança; Francesco e Paola entram na nova casa. Anacleto insiste com Inêz: Francesco tem vergonha deles. Os colonos procuram Angélica para fazer uma proposta, pois não querem trabalhar de graça.

Capítulo 173 Angélica pede que eles aguardem mais uns dias. Tiziu vai buscar Naná e a família para que ela seja a nova cozinheira dos Magliano. Os colonos exigem algum dinheiro; Angélica vai a São Paulo em busca de solução. Gumercindo pede a Francesco para retirar alguns contos de réis. Quitéria, uma vizinha da vítima, reconhece Amadeo como o assassino e ele acaba confessando: Hernandez matara a amante um pouco antes dele entrar, os dois brigaram e a morte aconteceu. Angélica encrespa quando Augusto afirma que está decidido a vender as fazendas. Francesco teme que o banco “quebre”.

Capítulo 174 Heriberto liberta Amadeo até o julgamento. Angélica insiste com o marido: não quer vender nada. Paola avisa Francesco: quer um novo filho. Matheu recusa o convite de Amadeo para que continue trabalhando nas obras. Gumercindo decide não pegar o dinheiro no banco. Josué encerra a conversa quando as empregadas insinuam que ele nem parece cocheiro. Naná fica lívida ao saber que Gumercindo mora ao lado. Matheu perde uma vaga, porque está com fama de anarquista. Rosana vibra quando o ex-marido chega para ver Marinho.

Capítulo 175 Heriberto liberta Amadeo até o julgamento. Angélica insiste com o marido: não quer vender nada. Paola avisa a Francesco: quer um novo filho. Matheu recusa o convite de Amadeo para que continue trabalhando nas obras. Gumercindo decide não pegar o dinheiro no banco. Josué encerra a conversa quando as empregadas insinuam que ele nem parece cocheiro. Naná fica lívida ao saber que Gumercindo mora ao lado. Matheu perde uma vaga, porque está com fama de anarquista. Rosana vibra quando o ex-marido chega em sua casa.

Capítulo 176 Gumercindo propõe a Matheu que ele se torne administrador das suas fazendas. Juliana fica enciumada com a proposta e pede que ele não aceite. Rosana está decidida: se ele for, ela vai também. Anacleto e Inêz sonham em morar na mansão. Paola, com jeitinho, convence Francesco a deixar que os pais fiquem com eles pelo menos por uma semana. Augusto avisa Angélica; se Matheu for para lá, ela vem para São Paulo com a filha. Ivan Maurício aceita o caso de Amadeo. Angélica demonstra desejo de se separar do marido e Gumercindo dá o contra.

Capítulo 177 Anacleto e Inêz se deslumbram com a mansão. Bartolo e Leonora se preocupam: só vão produzir vinho em três anos. Josué contrata Antenor, que se ofereceu para ser cocheiro. Marco Antônio e Augusto conversam sobre a crise e a possível quebra da casa bancária. Um capataz manda Matheu sair da fila porque não aceitam anarquistas. Juliana avisa ao marido: se ele aceitar o emprego na fazenda ela larga tudo e vai junto. Augusto vai começar a providenciar a venda das fazendas. Tiziu conta para Antenor a história de Janete e Josué.

Capítulo 178 Angélica se aborrece quando todos decidem se meter na vida dela. Inêz implora a Anacleto que ele pare de atormentar Francesco, pois deseja ficar para sempre na mansão. Marco Antônio tira Aninha de Juliana, quando ela fala de seus planos de ir morar mais uma vez na fazenda. Matheu aceita o convite, mas Rosana dá o contra quando ele avisa que a mulher vai junto. Gumercindo conversa com os colonos e faz algumas propostas. Mariana insiste com Rosana para que ela desista de Matheu, que ama somente Juliana.

Capítulo 179 Matheu avisa à mulher que não vai para a fazenda; Juliana decide ir buscar a filha. Leonora e Bartolo avaliam as dificuldades que estão enfrentando. Gumercindo pede que os colonos esperem o café valorizar; depois, viaja até Jundiaí e convida Bartolo e Leonora a voltarem para a fazenda. Angélica não suporta mais a amante de Augusto: a política. Florinda resiste às investidas do deputado. Maria do Socorro se surpreende ao encontrar Tiziu e José Alceu e saber que eles estão morando na casa de Francesco. Matheu já considera virar anarquista de verdade. Os sócios de Francesco avisam: estão falidos.

Capítulo 180 Francesco fica muito preocupado com os negócios, mas Paola trata de descontraí-lo. Gumercindo decide instalar os compadres na casa grande e pretende levar Angélica e Marialina para São Paulo. Leonora, Bartolo e Rosinha viajam para a fazenda. Juliana sofre a falta da filha. Francesco manda Marco Antônio ir ao Amazonas para acompanhar o crescimento do negócio das borracha. Paola insiste e ele manda que Aninha volte a morar com Juliana. Augusto vibra com a possibilidade de Angélica voltar. Já ela, reage ao saber das pretensões do pai. Matheu está cada vez mais interessado em conhecer o anarquismo. Amadeo teme o seu futuro e acelera a construção dos sobradinhos. José Alceu demonstra simpatia por Maria do Socorro; Naná e Damião se entreolham preocupados.

Capítulo 181 Bartolo pede que os colonos tenham paciência. Marco Antônio parte, jurando que não quer ver mais Juliana na sua frente. Mariana percebe o interesse de Florinda por Augusto. Gumercindo se surpreende quando Augusto avisa que o dinheiro que conseguir com a venda das fazendas estará à disposição do sogro. Juliana exulta de alegria quando Paola chega na pensão com Aninha no colo. Rosana desdenha da atitude do cunhado, o que irrita Maria do Socorro. Angélica se sente fracassada e ameaça desaparecer com a filha. Matheu adora saber que Marco viajou. Augusto surpreende Florinda só de camisola.

Capítulo 182 Florinda se recusa a servir o jantar para Augusto e vai embora para o quarto. Augusto precisa que Angélica assine os documentos de venda; Rosana duvida que ele convença a irmã. Gumercindo vai junto para ajudar na tarefa. As empregadas comentam: Janete leva café na cama todos os dias para Josué. Francesco não sabe o que fazer quando a ex-mulher vai ao banco tirar algum dinheiro. Paola aconselha Juliana a voltar para Marco Antônio. Angélica se recusa a assinar a escritura, mas Augusto deixa escapar que o dinheiro vai ajudar Gumercindo. Rosana sofre porque não consegue deixar de amar Matheu. Josué fica furioso porque Francesco não deu o dinheiro para Janete e ela estranha o ódio em sua voz.

Capítulo 183 Gumercindo tem uma conversa dura com a filha e ela concorda em assinar a escritura e voltar para São Paulo, ao saber que disso depende a salvação do pai. Os sócios avisam a Francesco que suas fábricas faliram. Clientes vão ao banco em massa para retirar dinheiro, mas os cofres estão vazios. Inêz briga com Anacleto para que ele pare de beber o vinho do genro. Francesco manda os empregados para casa, cerra as portas do banco e segura as lágrimas. Paola avisa que é melhor Juliana não levar mais Aninha para a fábrica. Francesco chega em casa desalentado, querendo morrer.

Capítulo 184 Paola dá força ao marido, que confessa a sua ruína. Josué é só carinhos com Janete, que está convencida que deve pegar o seu dinheiro. Luiza descobre o nome completo de Josué e a certidão de óbito do pai dele por um ferimento a bala. Anacleto cobra do genro o seu dinheiro. Janete fica furiosa ao ver que o banco está fechado. Matheu, Amadeo e Toninho conversam sobre anarquismo. Francesco avisa a Gumercindo que estão em má situação. Juliana teme ficar desempregada também. Josué se espanta quando Luiza chama-o pelo nome completo.

Capítulo 185 Josué pede que ela nada comente. Paola e Francesco choram abraçados. Angélica assina a escritura de venda das fazendas, mas fica com ódio de Augusto. Gumercindo, constrangido, brinda com o genro. Josué vai à casa de Francesco e ele pede paciência. Luíza descobre que a patroa não sabe o nome verdadeiro do marido. Francesco estranha a cordialidade de Josué na despedida. Angélica exige que o marido lhe dê dinheiro para que ela acerte o acordo de ameia com os colonos. Gumercindo se orgulha da atitude da filha. Amadeo decide pedir a falência de Francesco. Augusto ironiza a atitude da mulher e joga em sua cara que se não fosse ele, Gumercindo perderia a fazenda.

Capítulo 186 Leonora e Bartolo se alegram ao ver Angélica e se surpreendem ao saber da venda da fazenda. Francesco pensa em vender algumas terras, recuperar algum dinheiro para evitar a falência da casa bancária. Maria do Socorro ironiza porque Gumercindo acredita na recuperação de seu dinheiro. Naná se perturba ao saber que José Alceu e Tiziu cruzaram com Gumercindo na rua. Antenor tem a impressão de já conhecer Josué. Hortência começa a sentir as dores do parto. Rosana está decidida a esquecer Matheu. Dolores faz o parto e nasce a filha de Hortência e Amadeo. Matilde assusta Leonora ao dizer que Augusto deve estar tendo um caso com Florinda. Amadeo comemora a chegada da filha.

Capítulo 187 Amadeo e Hortência festejam a chegada de Maria Dolores. Passam-se alguns meses e os colonos comemoram; Gumercindo comprou todo o café deles. Angélica sorri, aliviada. Augusto critica a decisão do sogro. Francesco se preocupa com Marco Antônio, que não volta de Manaus. Janete também quer saber do filho, mas Josué insiste que ela não fale mais de Marco. Amadeo brinda à sua libertação num grande jantar na pensão. Na colônia, todos dançam a tarantela numa animada festa. Paola se anima com a melhora na venda de macarrão. Tiziu e José Dirceu voltam a estudar. Gumercindo teme nova queda do café, porque aí sim, será a ruína. Matheu começa a trabalhar no Moinho Matarazzo. Augusto faz planos de ser governador. Bartolo teme que os colonos voltem para a Itália.

Capítulo 188 Naná fica em pânico ao ser reconhecida por Gumercindo, na rua. Mariana e Rosana vão ao orfanato. A fábrica de Paola está funcionando a pleno vapor. Damião aconselha a irmã a não fugir mais uma vez e enfrentar o problema. Bartolo defende Gumercindo perante os colonos, que ameaçam voltar para a Itália. Augusto e Angélica fazem as pazes. Matheu está muito feliz com o novo trabalho. Matilde avisa que não volta para a Europa. Gumercindo comemora a venda de todo o seu café, mas Angélica fica triste porque o pai prefere que ela não volte para a fazenda. Num jantar com Francesco, Gumercindo pergunta sobre Naná e fica sabendo que ela é a mãe de José Alceu.

Capítulo 189 Naná desaparece na hora de servir o jantar, para não dar de cara com Gumercindo. Damião e Antenor obrigam-na a enfrentar a situação. Naná encara Gumercindo e conta que está casada com Antenor, pai de seu filho. Maria do Socorro tem uma crise de ódio ao saber da escrava. Gumercindo afirma ter certeza que José Alceu não é seu filho. Francesco se agonia por estar sem notícias de Marco Antônio. Angélica e Rosana se chocam ao saber que o pai encontrou-se com Naná. Juliana está preocupada com o sumiço do ex-marido e pede a Matheu que, quando ele voltar, resolvam de vez a situação deles.

Capítulo 190 Matheu não entende, mas Juliana explica que eles devem se dar bem por causa dos filhos e parar com os ciúmes e ódio. Gumercindo fica aturdido quando Antenor conta que Naná perdeu a criança que esperava quando fugiu da fazenda. Naná teme encontrar-se com Maria do Socorro. Cesquim elogia Augusto. Amadeo propõe comprar lotes de Francesco. Os pais de Matilde vão embora, mas ela decide ficar. Paola se preocupa com o desespero do marido, que continua sem notícias de Marco. Maria do Socorro, em conversa com as filhas, admite não guardar rancor da ex-escrava. Angélica, no entanto, jura não querer ver Naná. Janete espera por Josué, que chega tarde e é grosseiro com ela.

Capítulo 193 Juliana aceita conversar com Rosana, desde que seja a sós. Amadeo avisa a Hortência que vai construir um dos sobradinhos para que eles morem lá. Tiziu e José Alceu brincam com Aninha e Aurora. Gumercindo se preocupa com o futuro de Rosana. Leonora propõe que ele tenha uma conversa com a filha. Antenor se preocupa com a história de Josué e pensa em contar para Francesco. Augusto se queixa das atitudes de Angélica e Maria do Socorro pede que ele seja paciente. Marco Antônio volta, cansado, com a barba por fazer, mas com espírito renovado, decidido a mudar a vida do pai.

Capítulo 194 Francesco e Marco se abraçam comovidos e depois brindam à volta. Antenor lembra de mais detalhes sobre o pai de Josué, que teria perdido a fortuna para o pai de Janete. Gumercindo confessa aos compadres que está arrependido de ter comprado a casa em São Paulo e que seu desejo é ser enterrado na fazenda. Marco Antônio procura Rosana, segura-a fortemente, dá-lhe um grande beijo e pede-a em casamento. Dolores se aborrece ao saber que a filha pensa em se mudar. Rosana estranha o atrevimento de Marco, o seu novo jeito rude, mas sucumbe.

Capítulo 195 Rosana finge estar aborrecida, mas Angélica tem certeza que a irmã ficou encantada com o novo comportamento de Marco. Francesco fica alegre quando o filho retoma o trabalho no banco. Marco fica chocado ao saber da falência da fábricas. Josué se abre com Antenor, quando ele diz tê-lo reconhecido. Janete se choca ao saber por Luíza o verdadeiro nome do marido. Maria do Socorro fica perplexa ao saber de Marco e Rosana. Gumercindo está decidido a voltar para a fazenda, mesmo que sozinho. Francesco nem acredita quando o filho avisa que vai voltar a viver com Rosana.

Capítulo 196 Rosana confessa à mãe que está tentada a voltar a viver com Marco. Gumercindo passeia pela sua fazenda, sentindo-se mais do que nunca em casa. Bartolo declara todo o seu amor a Leonora. Janete pressiona Josué e ele relembra do passado : um jogo de pôquer muito alto que reuniu os dois barões do café, a aposta alta, a perda da fazenda numa só jogada e o suicídio do pai. Conta também que anos mais tarde soube que o pai de Janete havia roubado. Janete refuta que seu pai também perdeu tudo no jogo. Josué percebe que ela também foi vítima, desiste da vingança e declara todo o seu amor.

Capítulo 197 Francesco fica satisfeito ao ver o filho elegante de novo: com a barba cortada e de terno. Juliana se espanta ao saber dos planos de casamento de Marco. Rosana recebe flores do pretendente e adora. Josué e Janete continuam em clima de muito romance. Paola pede que Francesco não entregue todo o dinheiro de Anacleto, que insiste em voltar para a Sicília. Augusto leva Marco até a mansão e Maria do Socorro trata-o friamente. Na rua, Marco agarra Rosana e dá-lhe um beijo. Francesco pede ao filho que aceite o novo casamento de Janete. José Alceu escuta conversa de Damião e Tiziu e descobre ser filho de Gumercindo. O pai chega de viagem e Rosana finca pé: quer voltar a viver com Marco.

Capítulo 198 Gumercindo ameaça colocar Marco para fora a pontapés, se ele aparecer para conversar. Tiziu conta tudo para José Alceu. Marco visita Janete. Francesco conta para o filho a história do pai de Josué. José Alceu observa Gumercindo de longe. Angélica e Augusto intercedem por Marco, mas Gumercindo não quer nem conversa. Antenor estranha as perguntas que José Dirceu faz sobre o passado. Anacleto ameaça mais uma vez viajar para a Sicília e Francesco promete dar-lhe todo o dinheiro logo. Marco Antônio trata Juliana com frieza quando vai à pensão ver Aninha. Matheu chega e se irrita, mas Marco acalma-o e propõe uma conversa entre amigos.

Capítulo 199 Marco Antônio conversa a sós com Matheu e sela a paz entre eles. Os dois se despedem com um aperto de mão e uma promessa de amizade. Rosana pede à Maria do Socorro que ajude-a a convencer o pai. Matilde sente falta dos pais. Janete se esquiva do abraço de Josué, pois continua suspeitando das intenções dele. José Alceu puxa conversa com Gumercindo, que estranha a atitude do garoto. Tiziu se impressiona com o jeito emocionado do primo após ver o pai. Gumercindo mostra-se irredutível quando Maria do Socorro intercede pela filha. Marco Antônio chega na mansão decidido a conversar com Gumercindo.

Capítulo 200 Rosana pede que ele espere por um momento mais adequado. Marco propõe que ela deixe a casa e venha morar com ele sem precisar do consentimento do pai. Francesco teme as atitudes do filho, que está morto de raiva de Gumercindo. Angélica se surpreende quando Rosana confessa estar disposta a fugir com Marco. Francesco se empolga com a proposta de patrícios: fazer uma cooperativa de refinadores de açúcar. Florinda se encanta com Marco, mas sabe se manter no seu lugar, como recomenda Mariana. Padre Olavo, que continua sem batina, visita a fazenda. Gumercindo avisa a Francesco que não quer conversar com Marco. Rosana tem certeza que está apaixonada por Marco e garante que, se preciso for, vai fugir com ele.

Capítulo 201 Rosana garante que jamais voltaria para Matheu e que agora só se interessa por Marco. Gumercindo não muda a sua posição, apesar do pedido de todos. José Alceu insiste para que Tiziu conte tudo o que sabe sobre a sua origem. Os colonos surpreendem Bartolo ao afirmar que vão colher a próxima safra em regime de ameia. Matilde sonha em casar com um brasileiro como Augusto. Janete propõe a Josué que os dois juntem o que têm e iniciem mesmo uma nova vida juntos. Marco avisa ao pai que vai viver na casa que era de Paola assim que se juntar com Rosana. Angélica ouve escondida discurso de Augusto e adora. Matheu briga, perde o emprego e avisa à Juliana que agora é um anarquista.

Capítulo 202 Amadeo se preocupa com o futuro de Matheu, agora marcado como anarquista. Juliana também está insegura quanto ao futuro do marido. Padre Olavo tenta convencer Gumercindo a mudar a sua decisão. Uma paixão repentina acontece entre Florinda e um jovem, Bruno, que segue-a na rua. Matilde sonha em ser patroa. Marco escreve para Rosana avisando que estará esperando por ela no sobrado, para que eles comecem nova vida. Maria do Socorro desconfia de algo. Francesco provoca Anacleto: já está com o dinheiro dele à disposição, mas ele vai mesmo para a Sicília? Inêz tranquiliza Paola: ela não vai embora. Matheu faz discurso na porta da fábrica, onde muitos buscam emprego. Gumercindo ameaça deserdar Rosana, caso ela se encontre com Marco. Juvenal leva Rosana, acompanhada por Florinda, até o sobrado.

Capítulo 203 Marco Antônio recebe Rosana com muito amor, carregando-a no colo até a cama. Francesco recrimina o filho. Gumercindo está desconfiado e alerta Maria do Socorro: se Rosana fizer uma besteira nunca mais ele falará com a filha. Augusto é partidário da teoria que tem café demais no Brasil e que, se necessário, algumas plantações deveriam ser queimadas, o que assusta o sogro. Gumercindo expulsa Rosana de casa, renega-a, quando ela comunica a sua decisão de ir morar com Marco. E mais: proíbe-a de levar Marinho, ameaçando entregar a criança para o pai. Matheu tem muito orgulho de suas novas atitutes anarquistas e surpreende Amadeo e Toninho quando fala de greve. Bruno corteja Florinda e marca encontro à noite. Rosana e Marco Antônio começam uma nova vida.

Capítulo 204 Marco Antônio e Rosana passeiam de braços dados. Maria do Socorro sofre com toda a situação. Angélica dá força para o pai, mas afirma que jamais deixará de considerar Rosana como sua irmã. Gumercindo, sozinho no jardim, é interrompido em suas reflexões por José Alceu, que faz perguntas sobre o passado. Tiziu e Damião se preocupam com a reação de Naná, quando ela souber disso. Matheu fica revoltado ao saber que Rosana abandonou o filho e decide que vai buscá-lo. Bruno e Florinda se encontram no portão. Maria do Socorro avisa Mariana: que seja a última vez, senão ela manda Florinda de volta para a fazenda. Matheu está encantado com as idéias anarquistas. Marco quer ter um filho com Rosana.

Capítulo 205 Florinda avisa Bruno de que sua patroa quer que ele vá conversar com Gumercindo, mas ele se recusa. Gumercindo comunica à família que pretende voltar a morar na fazenda e quem quiser ficar, que fique. Matheu chega decidido a pegar o seu filho. Todos ficam atônitos quando Gumercindo dá razão a ele e manda Mariana arrumar as coisas de Marinho. Angélica tenta confortar a mãe, que está inconsolável. Francesco está animado para investir no açúcar. José Alceu promete não procurar mais o pai. Rosana se surpreende com a visita de Janete e Josué. Marco Antônio chega depois e fica perplexo. Janete sugere que ele retome a guarda da filha, mas a idéia não é bem-vinda. Angélica conta para a irmã tudo o que aconteceu.

Capítulo 206 Rosana se revolta com a atitude do pai. Angélica aconselha-a a não se precipitar. Gumercindo e Maria do Socorro trocam farpas e ele avisa que vai passar uns dias na fazenda. Anacleto se irrita ao saber que Inêz pediu a Francesco para não lhe entregar o dinheiro, e promete viajar para Sicília mesmo sozinho. Janete e Josué trocam juras de amor. Toninho e Amadeo se surpreendem quando Matheu avisa que não quer ser mais anarquista, pois só está preocupado com o filho. Hortência promete ajudar Juliana. Marco se impressiona com o ódio que Rosana sente ainda por Juliana. Bartolo e Leonora se assustam quando Gumercindo conta que “enterrou” uma filha. Maria do Socorro decide mandar Florinda trabalhar com Rosana e trazer Matilde da fazenda. Rosana chega na pensão decidida e pegar o seu filho.

Capítulo 207 Matheu não entrega Marinho para Rosana e ela volta para casa chorando. Inêz duvida que Anacleto tenha coragem de partir sozinho. Florinda começa a trabalhar na casa de Rosana. Augusto sonha ser governador. Francesco faz Anacleto assinar o recibo, mas entrega o dinheiro a Inêz e ele fica furioso. Marco e Rosana convidam Florinda para jantar à mesa com eles. Dolores não quer nem ouvir falar do sobradinho, onde Hortênsia vai morar. Matheu se irrita quando Juliana considera a hipótese de entregar Marinho para a mãe. Rosana se decepciona porque Marco não quer tirar Aninha de Juliana. Gumercindo não deixa Juvenal levar Matilde para São Paulo, mas ela se rebela, faz as malas e vai. Mariana recrimina Augusto por ter feito a corte a Florinda. Angélica quer saber o que os dois conversam.

Capítulo 208 Mariana despista. Maria do Socorro se preocupa com o neto. Juliana precisa cuidar de duas crianças antes de sair de casa e chega atrasada no trabalho. Marco Antônio desabafa com o pai: não pode pedir a guarda de sua filha só para pressionar Matheu, como Rosana deseja. Dolores e Hortênsia temem se envolver muito com Marinho e depois perder o contato. Rosana se preocupa ao saber que Augusto cortejava Florinda. Naná nega que José Alceu seja filho de Gumercindo, mas ele não aceita mais mentiras. Naná decide fugir mais uma vez e o menino vai embora antes, mas para a fazenda procurar Gumercindo. Matilde chega à cidade. Matheu não consegue emprego e pensa em voltar para a Itália. Josué sugere que Janete procure Juliana.

Capítulo 209 Antenor se recusa a ir atrás de José Alceu. Juliana não quer voltar para Itália e nem para uma fazenda, e Matheu ameaça ir sozinho. José Alceu chega à fazenda. Bruno encontra Florinda e os dois marcam encontro. Gumercindo avisa que vai mandar o menino de volta para São Paulo. Marco Antônio pressiona Matheu para que ele entregue Marinho, ameaça até levar Aninha, mas sem sucesso. Acusa também o rival de ainda sentir ciúmes de Rosana. Inêz e Anacleto descobrem que Gumercindo é pai do filho de Naná. Rosana estranha quando Marco avisa que Matheu só devolve Marinho se ela voltar a morar com o pai. Anacleto conta tudo para Francesco. Gumercindo considera o pedido de José Alceu de trabalhar na venda.

Capítulo 210 Juliana estranha ao saber da imposiçao de Matheu para devolver Marinho e solta a bomba: quer voltar a viver com Marco, que é o pai da filha dela. Leonora cuida de José Alceu, que dorme na senzala. Matheu ameaça matar Juliana se ela abandoná-lo e jura nunca mais voltar, se sair naquele momento do quarto. Ela manda-o embora. Marco acha que Rosana ainda suspira por Matheu e dorme em outro quarto. Bruno beija Florinda. Tiziu aparece na fazenda. José Alceu chama Gumercindo de pai, insiste que é filho dele, que se comove muito. Inêz conta tudo para Maria do Socorro, que se desespera, pensando que o marido mentiu para ela. Juliana bate na porta de Rosana com Marinho nos braços e propõe uma conversa.

Capítulo 211: Quarta-feira 24 de maio de 2000 – Juliana quer voltar a viver com Marco. Matheu ameaça matar Juliana. Ela manda-o embora. Marco acha que Rosana suspira por Matheu e dorme em outro quarto. Bruno beija Florinda. Tiziu aparece na fazenda. José Alceu chama Gumercindo de pai. Inêz conta tudo para Maria do Socorro, que se desespera pensando que o marido mentiu para ela. Juliana bate na porta de Rosana com Marinho nos braços e propõe uma conversa.

Capítulo 212: Quinta-feira 25 de maio de 2000 – Juliana e Rosana conversam em paz. Gumercindo e José Alceu conversam. Maria do Socorro e Angélica ficam cara a cara com Naná, que confirma a paternidade de Gumercindo. Juliana se declara Matheu e pede para ele ficar no Brasil. José Alceu pede a bênçao ao pai e os dois se abraçam comovidos. Rosana conta tudo para Marco, que se surpreende com a força do amor de Juliana e Matheu; pede a Francesco que ajude Matheu.

Capítulo 213: Sexta-feira 26 de maio de 2000 – A emissora não forneceu o Capítulo.

Capítulo 214 Em clima de paz, as duas conversam. Juliana afirma amar Matheu e por isso mesmo precisa se separar dele, para que ele refaça a sua vida ao lado de Rosana e volte a trabalhar na fazenda. Rosana, porém, não aceita o sacrifício dela, a quem considera agora uma amiga. Gumercindo e José Alceu conversam sozinhos na senzala. Bartolo fica abismado ao saber do parentesco dos dois. Maria do Socorro e Angélica ficam cara a cara com Naná, que confirma a paternidade de Gumercindo. Juliana declara todo o seu amor a Matheu e pede que ele esqueça voltar para a Itália e o anarquismo. José Alceu pede a bênçao ao pai e os dois se abraçam comovidos. Rosana conta tudo para Marco, que se surpreende com a força do amor de Juliana e Matheu; pede a Francesco que ajude Matheu.

Capítulo 215 Angélica abraça e conforta a Maria do Socorro, que chora. Gumercindo está decidido a enfrentar a mulher para reconhecer o filho bastardo. Naná se sente vingada de todas as humilhações. Josué e Janete aceitam conselho de Francesco e pensam em abrir uma loja elegante. Gumercindo promete a José Alceu ampará-lo. Hortênsia está grávida de novo e tenta convencer Dolores a se mudar com eles. Gumercindo e os meninos estão de volta. Maria do Socorro deixa claro que não vai aceitar José Alceu. Já Rosana até gostou da novidade. Bruno promete a Florinda levá-la para conhecer os pais, mas alerta que eles odeiam as italianas. Juliana se preocupa, quando Matheu conta que foi preso na porta da fábrica, mas logo liberado.

Capítulo 217 Em clima de paz, as duas conversam. Juliana afirma amar Matheu e, por isto mesmo, precisa se separar dele, para que ele refaça a vida ao lado de Rosana e volte a trabalhar na fazenda. Rosana, porém, não aceita o sacrifício dela, a quem considera agora uma amiga. Gumercindo e José Alceu conversam sozinhos na senzala. Bartolo fica abismado ao saber do parentesco dos dois. Maria do Socorro e Angélica ficam cara a cara com Naná, que confirma a paternidade de Gumercindo. Juliana declara todo o seu amor a Matheu e pede que ele esqueça a Itália e o anarquismo. José Alceu pede a benção ao pai e os dois se abraçam comovidos. Rosana conta tudo para Marco, que se surpreende com a força do amor de Juliana e Matheu, e pede a Francesco que ajude Matheu.

Capítulo 218 Angélica abraça e conforta Maria do Socorro, que chora. Gumercindo está decidido a enfrentar a mulher para reconhecer o filho bastardo. Naná se sente vingada de todas as humilhações. Josué e Janete aceitam conselho de Francesco e pensam em abrir uma loja elegante. Gumercindo promete a José Alceu ampará-lo. Hortênsia está grávida de novo e tenta convencer Dolores a se mudar com eles. Gumercindo e os meninos estão de volta. Maria do Socorro deixa claro que não vai aceitar José Alceu. Já Rosana até gostou da novidade. Bruno promete a Florinda levá-la para conhecer os pais, mas alerta que eles odeiam as italianas. Juliana se preocupa, quando Matheu conta que foi preso na porta da fábrica e logo liberado.

Capítulo 219 Juliana insiste com Matheu para que abandone as idéias anarquistas. Gumercindo pede perdão a Maria do Socorro. Amadeo convida Matheu para voltar a trabalhar com ele. Juliana comemora com o marido e conta que está esperando um filho dele. Rafael, o padeiro, paquera Matilde, que se empolga ao saber que ele é filho do dono. Maria do Socorro está decidida a acabar de criar José Alceu. Paola está grávida de novo. Naná e Maria do Socorro têm uma conversa cara a cara e acabam se entendendo. Rosana e Angélica ficam felizes com a decisão da mãe. Os pais se opõem ao namoro, Bruno propõe que Florinda fuja com ele e ela aceita. Gumercindo se chateia quando Francesco avisa que vai deserdar Marco porque ele se casou com Rosana.

Capítulo 220 Bruno e Florinda viajam para a fazenda. Rosana comemora: está esperando um filho de Marco Antonio. Hortência e Amadeo se mudam da pensão; Dolores chora na partida. Naná reage ao saber que Gumercindo quer colocar José Alceu em um colégio interno. O menino adora a idéia e se abraça com o pai, que afirma querer um filho doutor. Tiziu espera que Gumercindo cuide dele. Marco vibra ao saber que vai ser pai de novo. Gumercindo pede que Maria do Socorro convença Rosana e Marco a virem conversar com ele. Mariana visita Francesquinho e o outro menino, que levou para o orfanato ardendo em febre um dia, e, segundo conta para a madre, encontrou na rua. É convidada para trabalhar no orfanato e pede as suas contas. Padre Olavo veste a batina de novo e casa Florinda e Bruno. Gumercindo recebe Rosana, Marco e Francesco em sua casa e planeja sacramentar a união dos dois.

Elenco / Personagens

GIULIANA (Ana Paula Arósio) Italiana linda, apaixonada, forte e, ao mesmo tempo, romântica. Emigra com seus pais para o Brasil, mas fica órfã no navio, onde conhece e se apaixona perdidamente por Matteo (Thiago Lacerda). Vai morar em São Paulo na casa de um grande amigo de seu pai, o imigrante italiano Francesco (Raul Cortez), mas em momento algum desiste de reencontrar seu grande amor. A certa altura da trama, desiludida, casa-se com Marco Antonio (Marcello Antony), filho do homem que a acolheu, e que, apaixonado, aceita se unir a ela mesmo sabendo que ela espera um filho de Matteo. É perseguida por Janete (Ângela Vieira), mulher de Francesco, que manda roubarem seu filho e deixarem em um orfanato.

MATTEO (Thiago Lacerda) – Jovem imigrante italiano, muito decidido, sabe o que quer. Encontra em Giuliana (Ana Paula Arósio) sua companheira para a vida, mas o destino não permite que eles fiquem juntos. Possui um dom natural para o comando e, no decorrer da história, transforma-se no líder de seus compatriotas. Casa-se com Rosana (Carolina Kasting), filha de Gumercindo (Antonio Fagundes), o dono da fazenda onde se emprega; mas não esquece Giuliana, seu verdadeiro amor.

FRANCESCO (Raul Cortez) – Imigrante italiano, há vários anos no Brasil. Casado com Janete (Ângela Vieira) e pai de Marco Antonio (Marcello Antony), tem uma situação econômica muito estável. Grande amigo dos pais de Giuliana (Ana Paula Arósio), protege a jovem contra tudo e todos em nome dessa amizade. Um homem correto, idealista, que adora a ideia de ter a moça como nora. Ao longo da trama, apaixona-se pela italiana Paola (Maria Fernanda Cândido).

JANETE (Ângela Vieira) – Esposa de Francesco (Raul Cortez), com quem se casou contra a vontade. Despreza os italianos apesar de ser casada com um , e faz o que pode para evitar o relacionamento entre Giuliana (Ana Paula Arósio) e seu filho Marco Antonio (Marcello Antony).

BARTOLO (Antonio Calloni) Italiano, confidente e amigo de Matteo (Thiago Lacerda), que conhece no navio rumo ao Brasil. Idealista, sincero, não tem medo do trabalho, e conhece muito bem seus direitos como cidadão. Marido de Leonora (Lu Grimaldi), com quem tem uma filha.

LEONORA (Lu Grimaldi) – Esposa de Bartolo (Antonio Calloni). Uma mulher decidida, apaixonada pelo marido e cheia de garra. Chega ao Brasil com uma filha recém-nascida e vai trabalhar na casa de Gumercindo (Antonio Fagundes), onde ganha a confiança de todos, funcionando como elo de ligação entre os patrões e os imigrantes italianos.

MARCO ANTONIO (Marcello Antony) – Filho de Francesco (Raul Cortez) e Janete (Ângela Vieira). No começo da história, é um bon vivant, aproveitador da fortuna do pai. Ao conhecer Giuliana (Ana Paula Arósio), apaixona-se e muda para melhor, tentando conquistar o apoio de seu pai e, principalmente, a confiança da ragazza.

MARIANA (Tania Bondezan) – Governanta da casa de Francesco (Raul Cortez). Muito fiel a Janete (Ângela Vieira), ajuda a patroa a infernizar a vida de Giuliana (Ana Paula Arósio).

GUMERCINDO (Antonio Fagundes) – Dono de uma grande fazenda de café que, no começo da história, encontra-se em decadência com o fim da escravidão, já que não há mão de obra para plantar e colher o café. Por isso ele contrata os imigrantes italianos, substitutos dos escravos. Como é um homem justo, descobre, aos poucos, as qualidades desse novo povo que está trabalhando para ele. Casado com Maria do Socorro (Débora Duarte), é pai de Rosana (Carolina Kasting) e Angélica (Paloma Duarte), e, ao longo da trama, vira sogro de Matteo (Thiago Lacerda), que se casa com Rosana.

MARIA DO SOCORRO (Débora Duarte) – Mulher de Gumercindo (Antonio Fagundes) e mãe de Rosana (Carolina Kasting) e Angélica (Paloma Duarte). Uma mulher submissa que, durante os últimos anos, teve que se responsabilizar pelas tarefas domésticas e assumir todo o serviço da casa, já que não há mais escravos para ajudá-la. Adora suas filhas, mas tem dificuldades em ajudá-las devido à grande submissão ao marido. Sofre por não ter dado a Gumercindo o filho homem que ele sempre quis.

ROSANA (Carolina Kasting) – Filha mais velha de Gumercindo (Antonio Fagundes) e Maria do Socorro (Débora Duarte), irmã de Angélica (Paloma Duarte). Determinada, impetuosa, sabe exatamente o que quer da vida. Quando vê Matteo (Thiago Lacerda), decide que ele será seu marido, e não hesita em fazer o que está ao seu alcance para realizar esse desejo.

ANGÉLICA (Paloma Duarte) – Filha mais nova de Gumercindo (Antonio Fagundes) e Maria do Socorro (Débora Duarte), irmã de Rosana (Carolina Kasting), mas com um temperamento completamente diferente do dela. É tímida, recatada e obediente. No início da novela, seu sonho é tornar-se freira e dedicar sua vida ao Senhor. Ao longo da trama, apaixona-se por Augusto (Gabriel Braga Nunes), com quem depois se casa.

TIZIU (André Luiz) – O único escravo que não foi embora da fazenda de Gumercindo (Antonio Fagundes) na época da Abolição. Diz para todos que o fazendeiro pode ser seu pai, mas ninguém acredita muito nessa história. Fica muito amigo de Matteo (Thiago Lacerda), com quem divide o espaço da antiga senzala, e vira elo de ligação entre os brasileiros e os italianos.

PADRE OLAVO (Elias Gleizer) – O padre da região da fazenda de Gumercindo (Antonio Fagundes). Amigo da família, tenta ajudar Angélica a tornar-se freira, apesar da resistência de seu pai.

ANTENOR (Jackson Antunes) – Capataz de Gumercindo (Antonio Fagundes), trabalha com ele há muitos anos. Foi o responsável por manter a ordem na fazenda na época da escravidão. Uma pessoa difícil, dissimulada, que não gosta da chegada dos italianos em seus domínios.

BATISTA (José Dumont) – Funcionário de Gumercindo (Antonio Fagundes) e dono da venda onde os imigrantes são obrigados a comprar comida e tudo o que precisam para sobreviver.

ALTINO (Odilon Wagner) – Amigo de Gumercindo (Antonio Fagundes), proprietário de fazendas de café que está trazendo italianos para substituir a mão de obra escrava. Viúvo, adora o filho, Augusto (Gabriel Braga Nunes), a quem faz todas as vontades, e de quem é companheiro.

AUGUSTO (Gabriel Braga Nunes) – Filho de Altino (Odilon Wagner). Apesar de ser filho de um fazendeiro, formou-se em direito em São Paulo, onde exerce a profissão. Inteligente e apaixonado, ao longo da trama passa a dividir seu amor entre duas mulheres: a italiana Paola (Maria Fernanda Cândido), que já era sua amante, e Angélica (Paloma Duarte), com quem se casa.

PAOLA (Maria Fernanda Cândido) – Imigrante italiana, linda, cheia de vida, que se apaixona perdidamente por Augusto (Gabriel Braga Nunes), filho de seu patrão Altino (Odilon Wagner). Como a única chance que tem de viver esse grande amor é transformar-se em sua amante, não tem dúvidas e abandona a vida no campo para viver em São Paulo, onde ele lhe dá uma casa. No decorrer da história, vive um romance intenso com Francesco (Raul Cortez), por quem se apaixona.

ANACLETO (Mário César Camargo) – Pai de Paola (Maria Fernanda Cândido), marido de Inês (Débora Olivieri). Imigrante italiano, já está há algum tempo no Brasil. Vê no relacionamento de sua filha com Augusto (Gabriel Braga Nunes) a chance de “fazer a América”. De fato, ao autorizar a relação entre sua filha e o filho do patrão, Altino (Odilon Wagner), torna-se um proprietário de terras da vizinhança.

INÊS (Débora Olivieri) – Esposa de Anacleto (Mário César Camargo) e mãe de Paola (Maria Fernanda Cândido). Como toda mãe dedicada, não gosta do fato de sua filha ser amante de Augusto (Gabriel Braga Nunes), mas é companheira de Paola, a quem ajuda e aconselha sempre que pode.

JUVENAL (Adenor de Souza) – Cocheiro de Altino (Odilon Wagner).

LUIZA (Fernanda Muniz) – Empregada da mansão de Francesco (Raul Cortez) e Janete (Ângela Vieira).

DAMIÃO (Gésio Amadeu) – Cocheiro de Francesco (Raul Cortez).

ANTÔNIA (Sonia Zagury) – Cozinheira da casa de Francesco (Raul Cortez) e Janete (Ângela Vieira).

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Volume 1:

Tormento D’Amore – Tema de abertura
Compositores: Marcelo Barbosa
Intérprete: Agnaldo Rayol e Charlotte Church

O Sole Mio! – Tema geral
Compositores: G. Capurro/ E. Di Capua
Intérprete: José Augusto

Comme Facette Mammeta
Compositores: Capaldo/ Gambardella
Intérprete: Toquinho

La Signora di 30 Anni Fa – Tema de Marco Antônio
Compositores: D. Leoni/ Natoli
Intérprete: Emílio Santiago

Luna Rossa – Tema de Francesco
Compositores: Vian/ De Crescenzo
Intérprete: Caetano Veloso

Come Le Rose – Tema de Florinda
Compositores: G. Lama/ A. Genise
Intérprete: Mafalda Minnozzi

Malia – Tema de Rosana
Compositores: M. Pagliari/ F. Paolo Tosti
Intérprete: Sandy & Júnior

Non Ti Scordar di Me
Compositores: E. De Curtis/ Furnò/ Marischka
Intérprete: Paulo Szot & David Marcondes

Lacreme Napulitane / Vurria – Tema de Giuliana
Compositores: Bovio/ Buongiovanni; Pugliese/ Rendine
Intérprete: Zizi Possi

Funiculì-Funiculà
Compositores: P. Turco/ L. Denza
Intérprete: Família Lima

Santa Lucia Luntana – Tema de Bartolo
Compositores: E. A. Mario
Intérprete: Jerry Adriani

O Surdato ‘Nnammurato – Tema de Paola
Compositores: Califano/ Cannio
Intérprete: Netinho

Canzone per un Sognatore – Tema de Matteo
Compositores:
Intérprete: Marcus Viana

Speranza
Compositores: Marcus Viana
Intérprete: Marcus Viana e Transfônica Orkestra

Volume 2:
Noi Ci Amiamo – Tema de Paola e Francesco
Compositores: G. Chelon/ O. Avogadro
Intérprete: Maria Fernanda Cândido e Raul Cortez

Maria Dolores – Tema de Maria Dolores
Compositores: Alexandre Flores
Intérprete: Alexandre Flores

Um Amor Puro
Compositores: Djavan
Intérprete: Djavan

Sancta Maria
Compositores:
Intérprete: Andrea Bocelli (Partic. especial Orchestra Dell’ Academia Nazionale di Santa Cecilia)

Canzone Per Te – Tema de Janete
Compositores: Sergio Endrigo
Intérprete: Roberto Carlos

Você é o meu Destino
Compositores: Luiz Schiavon/ M. Barbosa/ Hans Z./ L. Henrique/ Brenner Bianco
Intérprete: Rodrigo Faro

Cuore Pellegrino – Tema de Maria do Socorro
Compositores: Testa
Intérprete: Roberta Lombardi

Tous Les Visages De L’Amour
Compositores: Charles Aznavour
Intérprete: Gilbert

That’s Amore
Compositores: Harry Warren/ Jack Brooks
Intérprete: Dean Martin

Mamãe Baiana
Compositores: Xerém/ Joracy Camargo
Intérprete: Cris Aflalo

Vai se Chamar Saudade – Tema de Gumercindo
Compositores: João Pacífico
Intérprete: Antonio Fagundes

La Maestá Il Sabiá
Compositores: Roberta Miranda
Intérprete: Roberta Miranda (Partic. especial Chitãozinho & Xororó)

Me Pede pra Ficar
Compositores:
Intérprete: Carla Castro

Flores no Coração
Compositores:
Intérprete: Camila Titinger

Tormento D’Amore
Compositores: Marcelo Barbosa
Intérprete: Marcus Viana (Partic. especial Transfônica Orkestra)

0 Comentário para: “Terra Nostra Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *