Sinhazinha Flô Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Sinhazinha Flô desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Sinhazinha Flô e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Sinhazinha Flô

◘ Período de exibição: 25/10/1977 – 28/01/1978
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 82
◘ Autoria: Lafayette Galvão
◘ Direção: Herval Rossano

A novela era baseada em três obras de José de Alencar: A Viuvinha, Til e O Sertanejo, e celebrava o centenário de morte do autor. Ambientada em 1880, época de grande efervescência política, tem como pano de fundo a luta abolicionista e o movimento pela emancipação da mulher, bandeiras defendidas, respectivamente, pelos personagens Juca (José Maria Monteiro) e Flor, a Sinhazinha Flô (Bete Mendes).

Juca incentiva a criação de uma associação para a emancipação de escravos na cidade de Campos. Flor, junto com Chiquinha (Thaís de Andrade) e Clotilde (Heloisa Razzo), rebela-se contra os padrões sociais vigentes e é contra casamentos de conveniência impostos pelos pais.

Ao longo da trama, Flor se vê dividida entre o amor de dois homens: Arnaldo (Eduardo Tornaghi), um vaqueiro pobre, mestiço; e Jorge (Márcio de Lucca), seu amor de infância.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Sinhazinha Flô

** Resumo não divulgado

Em 1880, a luta pela libertação dos escravos está no auge e a República caminha a passos largos para ser implantada.

É nesse cenário que nasce o amor entre Sinhazinha Flô e Arnaldo. Ele é um vaqueiro pobre que luta, na sua condição de mestiço (filho da escrava Zana), pelo amor de Flô, filha de seu patrão. Já a jovem vacila entre Arnaldo e um amor de infância: Jorge, um rapaz que procura sua liberdade particular. Vendendo sua fazenda ao Capitão Gervásio Campelo, Jorge vai até o Rio de Janeiro tentar a fortuna através de jogos e negócios escusos com homens do café.

Já a jovem Chiquinha, filha do Capitão Campelo e amiga de Flô, apaixona-se por Murilo, um ladrão de cavalos, contrariando toda sua formação paterna. Ela se desespera quando o pai a obriga a se casar com um homem mais velho que, sobretudo, não ama.

Lafayette Galvão, que adaptou as histórias de José de Alencar e também integrava o elenco, estreava como autor de telenovelas.

O ano de 1880 foi escolhido – pelo diretor Herval Rossano e pelo autor Lafayette Galvão – por ter concentrado acontecimentos políticos importantes para o enredo: crises econômicas, mudanças ministeriais, a Guerra do Paraguai e a campanha abolicionista. Naquele ano, José do Patrocínio e André Rebouças lutavam pela libertação dos escravos no Rio de Janeiro. A lei de José Antônio Saraiva – que propunha a eleição direta para senadores, deputados, vereadores, procuradores gerais e juízes de paz – fora aprovada e seria, mais tarde, um importante impulso para a proclamação da República.

Elenco
Ademilton José – Vicente
Ana Lucia Torre – Ermelinda
Angelito Mello – Jão
Antonio Ganzarolli – Tuniquinho
Antônio Patiño – Moirão
Ary Coslov – Fragoso
Bete Mendes – Flor
Carlos Duval – Padre Antônio
Castro Gonzaga – Capitão Gervásio
Catulo de Paula – violeiro
Clemente Viscaíno – Dr. Gustavo
Clementino Kelé – Tião
D’Artagnan Mello – Rodrigo
Danton Jardim – Murilo
Darcy de Souza – Terta
David Pinheiro – Cigano
Eduardo Tornaghi – Arnaldo
Élcio Romar – Agrela
Fredman Ribeiro – Jó
Fregolente – Padre Teles
Gilberto Martinho – Pepe
Gilson Moura – delegado
Heloisa Raso – Clotilde
Joana de Souza – cozinheira de Campelo
José Maria Monteiro – Juca
Joyce de Oliveira – Gumercinda
Lafayette Galvão – Januário
Marcelo Baraúna – Sussuarana
Márcio de Lucca – Jorge
Marcus Toledo – Leandro Barbalho
Maria das Graças – Mariinha
Mário Polimeno – Chico
Nardel Ramos – Miguel
Neusa Borges – Zana
Paulo Pinheiro – Manuel Abreu
Paulo Tondato – Negrum
Pietro Mario – Orvieto
Ricardo Garcia – Brás
Ruth de Souza – Justa
Sidney Marques – empregado de Fragoso
Silvia Chamecki Bonet – Amélia
Thaís de Andrade – Chiquinha
Walter Moreno – Zé
Zilcléia dos Santos – Maria

Elenco / Personagens

CAPITÃO GERVÁSIO CAMPELO (Castro Gonzaga) Poderoso senhor de engenho, homem bom, mas muito severo e exigente. É dono da Fazenda Paineira, onde vive com sua mulher, Ermelinda (Ana Lucia Torre) e seus filhos Flor (Bete Mendes), Chiquinha (Thaís de Andrade) e Brás (Ricardo Garcia). É um dos líderes abolicionistas da cidade.

ERMELINDA (Ana Lucia Torre) Mulher de Campelo (Castro Gonzaga), cuida muito bem da casa onde mora com o marido e os filhos Flor (Bete Mendes), Chiquinha (Thaís de Andrade) e Brás (Ricardo Garcia).

FLOR (Bete Mendes) Filha adotiva do Capitão Campelo (Castro Gonzaga) e Ermelinda (Ana Lucia Torre), quer descobrir o segredo que envolve sua origem. Conhecida como Sinhazinha Flô, rebela-se contra os padrões sociais vigentes, integrando o movimento de emancipação da mulher. É contra casamentos de conveniência impostos pelos pais.

CHIQUINHA (Thaís de Andrade) Filha legítima de Campelo (Castro Gonzaga) e Ermelinda (Ana Lucia Torre). Gosta de Agrela (Elcio Romar), capataz da fazenda, mas seus pais sonham com um casamento melhor. Aliada de Flor (Bete Mendes), sua irmã adotiva, luta para conseguir seus objetivos.

BRÁS (Ricardo Garcia) Filho adotivo do Capitão Campelo (Castro Gonzaga) e Ermelinda (Ana Lucia Torre). É portador de um problema de saúde: apesar de seus 16 anos, pensa e age como uma criança de 10. É muito ligado a Flor (Bete Mendes), sua irmã adotiva.

ARNALDO (Eduardo Tornaghi) Filho de Justa (Ruth de Souza), trabalha como vaqueiro da fazenda de Campelo (Castro Gonzaga). Pobre e mestiço, se apaixona por Flor (Bete Mendes), filha de seu patrão, e a ajuda a descobrir seus pais verdadeiros. É um justiceiro, responsável por atos heróicos.

JUSTA (Ruth de Souza) Mãe de Arnaldo (Eduardo Tornaghi). Foi ama de leite de Flor (Beth Mendes), por quem tem grande carinho e admiração.

ZANA (Neuza Borges) Ama de leite que levou Flor (Bete Mendes) para a Fazenda Paineira. Conhece sua origem, mas não revela a ninguém. Devido a um choque sofrido no passado, ficou traumatizada e perdeu a razão.

DR. GUSTAVO (Clemente Viscaíno) Médico, diretor da Casa dos Alienados. Vai à Fazenda Paineira examinar Zana (Neuza Borges) a pedido de Flor (Bete Mendes).

LEANDRO BARBALHO (Marcus Toledo) Sobrinho de Ermelinda (Ana Lucia Torres), com quem o casal Campelo quer casar sua filha Chiquinha (Thaís de Andrade).

JORGE (Márcio de Lucca) Filho de um amigo de Campelo (Castro Gonzaga), a quem o pai, antes de morrer, entregou sua tutela. Herda uma grande fortuna, mas perde tudo no jogo. É um amor de infância de Flor (Bete Mendes), por quem ela ainda se sente atraída.

ISABELA (Ana Lucia Gregari) Mulher que leva Jorge a perder todo o seu dinheiro.

MARCOS FRAGOSO (Ary Coslov) Vizinho de Capelo (Castro Gonzaga), é radicalmente contra a libertação dos escravos. Apaixonado por Flor (Bete Mendes), é capaz de tudo para conquistá-la.

MOIRÃO (Antônio Patiño) Guarda-costas de Marcos Fragoso (Ary Coslov).

PEPE (Gilberto Martinho) Cigano, trabalhou para Fragoso (Ary Coslov) e cometeu alguns crimes. Apesar de tudo, fica impune.

RODRIGO (D’Artagnan Mello) Cigano amigo de Pepe (Gilberto Martinho).

AGRELA (Élcio Romar) Capataz da Fazenda Paineira. Homem leal ao patrão e apaixonado por Chiquinha (Thaís de Andrade).

MANUEL ABREU (Paulo Pinheiro) Capataz de Campelo (Castro Gonzaga). Foi contratado para controlar a fazenda e os escravos junto com Agrela (Élcio Romar).

JÓ (Fredman Ribeiro) Escravo da Fazenda Paineira e grande amigo de Arnaldo (Eduardo Tornaghi). É acusado de um crime que não cometeu. Funciona como elo entre José do Patrocínio e os quilombos.

TIÃO (Clementino Kelé) Um dos escravos da Fazenda Paineira, responsável pelos cavalos.

NEGRUM (Paulo Tondato) Escravo da Fazenda Paineira. Consegue sua alforria e começa uma criação de porcos. Com o dinheiro adquirido com a venda dos porcos, compra alforria para outros negros.

MARIINHA (Maria das Graças) Escrava da Fazenda Paineira.

MARIA (Zilcléia dos Santos) Cozinheira da Fazenda Paineira

JOÃO (Angelito Mello) Foi empregado de Campelo (Castro Gonzaga) e salvou Flor (Bete Mendes) da morte quando ela era pequena. Vive próximo à Fazenda Paineiras.

JUCA (José Maria Monteiro) Abolicionista, incentiva a criação de uma associação para a emancipação de escravos na cidade de Campos.

PADRE TELES (Fregolente) Pároco da igreja da cidade. Amigo e confidente de Campelo (Castro Gonzaga), é muito ligado à libertação dos escravos.

ORVIETO (Pietro Mario) Dono do cartório da cidade, é um dos líderes abolicionistas, ao lado de Campelo (Castro Gonzaga) e Padre Telles (Fregolente).

VICENTE (Ademilton José) Amigo de Campelo (Castro Gonzaga). Acredita na libertação dos escravos por meios radicais.

TUNIQUINHO (Antonio Ganzarolli) Mestre da banda de música da cidade, se apaixona por todas a mulheres que encontra. Dá aulas de piano para Flor (Bete Mendes) e Chiquinha (Thaís de Andrade).

GUMERCINDA (Joyce de Oliveira) Escravagista ferrenha, semianalfabeta, é mãe de Clotilde (Heloísa Razzo).

CLOTILDE (Heloísa Razzo) Moradora da cidade, rompe com todos quando percebe que está sendo usada para afrontar outra moça. Torna-se uma das líderes do movimento abolicionista dos escravos, para desespero de sua mãe, Gumercinda (Joice de Oliveira).

DELEGADO (Gilson Moura) Delegado da cidade.

CHICO DA VENDA (Mário Polimeno) Dono de uma venda, sabe de todas as fofocas da cidade.

PADRE ANTÔNIO (Carlos Duval) Padre enviado à cidade a mando do bispo para fiscalizar o Padre Teles.

MIGUEL (Nardel Ramos) Guia turístico da cidade. Leva os visitantes para jogar e perder dinheiro.

JANUÁRIO (Lafayette Galvão) Agiota que aproveita das fraquezas dos outros para enriquecer.

MURILO (Danton Jardim) Considerado inofensivo quando chega à cidade, se revela um perigoso ladrão de cavalos.

SUSSUARANA (Marcelo Baraúna) Matador profissional que desafia o negro João.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Fogo no Canavial – Tema de Abertura
Compositores: Alvarenga/ Ranchinho
Intérprete: Jorge Teles

Manhã Primeira
Compositores
Intérprete: Paulo Tapajós

Bate Canela
Compositores: Tradicional
Intérprete: Clementina de Jesus

Barriga da Nega
Compositores
Intérprete: Veludo

O Menino e os Carneiros
Compositores: Geraldo Azevedo/ Carlos Fernando
Intérprete: Geraldo Azevedo

Terra que é Meu Coração
Compositores
Intérprete: Abílio Martins

0 Comentário para: “Sinhazinha Flô Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *