Serras Azuis Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Serras Azuis desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Serras Azuis e de todas as novelas exibidas na BAND (Bandeirantes).

Sobre a Novela Serras Azuis

◘ Emissora: Rede Bandeirantes (Band)
◘ Período de exibição original: 22/06 a 04/12/1998
◘ Horário: 20h30
◘ Nº de capítulos: 128
◘ Autoria: Ana Maria Moretzsohn (baseada na obra de Geraldo França de Lima)
◘ Direção: Tarcísio Filho e Paulo Figueiredo
◘ Direção geral: Nilton Travesso

Em Serras Azuis reina calma e paz.

O Barão de Serras Azuis, chefe supremo da cidade, está decidido a encerrar sua vida pública. Durante muito tempo foi ele que controlou o fiel da balança que dividia a política local entre as duas famílias mais importantes da cidade. Os Roldão, da qual ele é patriarca, e os Paiva, chefiados por Reginaldo Paiva.

Desde a Proclamação da República, essas famílias revezaram-se no poder a fim de mantê-lo nas mãos dos donos da terra e do dinheiro.

Agora, preocupado com a possibilidade de as classes mais pobres começarem a formar partidos e candidatar-se, o Barão resolve que chegou a hora de fortalecer a união das duas famílias através de um casamento. Reginaldo só tinha herdeiras – as filhas Amélia e Cecília e a neta, Lígia das Graças, de 3 anos. Já Roldão tem um filho, Laércio, e um neto, Gaius Gutemberg, com cerca de 7 anos. Os dois patriarcas marcam então o casamento de Arnoldo Roldão, sobrinho do Barão, com Cecília Paiva, filha mais moça de Reginaldo.

A preocupação do Barão de Serras Azuis tinha sua razão de ser. O Cel Eleodegário de Souza, chefe da polícia local, e o Dr. Rivaldino Paleólogo, médico, muito ligado às populações rurais, haviam sido mordidos pelo bicho do poder. Um para cada lado, eles faziam sua política pequena.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Serras Azuis

Resumo da novela Serras Azuis conforme divulgado pela Bandeirantes (BAND) na primeira exibição de 22/06 a 04/12/1998 (total de 128 capítulos).

  1. Capítulo

  2. O barão conta ao neto Gaius a história de Serras Azuis. Barão e Reginaldo combinam o casamento de Cecília e Arnoldo. Eleô tenta descobrir quem engravidou Cristiana. Nufo atira em Arnoldo.

  3. Capítulo

  4. Reginaldo é esfaqueado e Amélia morre. Barão e Tito são atingidos. Antes de morrer, o barão deixa maldição entre as famílias rivais. O filho de Cristiana morre. Depois de vinte anos, Gaius volta a Serras Azuis.

  5. Capítulo

  6. Lígia dá dinheiro para que a mãe leve seu filho ao hospital. Gaius encontra Efigênio na estação. Simíramis se irrita com a chegada de Lígia e Ignácio.

  7. Capítulo

  8. Lígia fica doente. Cristiana tenta convencer Olímpio a ir para a cama, mas ele quer terminar seu livro. Faria leva Gaius a Campo Florido. Cristiana tem problemas na fábrica.

  9. Capítulo

  10. Lino diz que vai demitir Clepston do jornal. Tonieta pede a Avané a poção para engravidar. Lígia pede carona e Gaius a leva ao hospital. Gross informa Faria sobre a chegada de Gaius.

  11. Capítulo

  12. Gaius e Lígia conversam à espera do médico. Clepston pede emprego a Simíramis. Morre o filho de Lígia. Lígia desmaia. Ignácio tenta separar Gaius e Lígia.

  13. Capítulo

  14. Icléia diz a Gaius que Silvaninho é noivo de Lígia. Simíramis pede a Rivaldino para contratar Clepston. Lígia procura Gaius.

  15. Capítulo

  16. Ao ver Lígia, Simíramis desmaia. Gaius pede a Lígia que vá embora. Cristiana se irrita com Helena. Rivaldino contrata Clepston.

  17. Capítulo

  18. Olímpio dá dinheiro a Helena. Gaius segue Lígia pela estrada. Silvaninho se insinua para Dusu. Faria vê a bicicleta de Lígia no carro de Gaius.

  19. Capítulo

  20. Lígia espera Pló e Silvaninho tenta seduzi-la. Silvaninho entra no gabinete do Coronel com Lígia, que pede explicações sobre o hospital.

  21. Capítulo

  22. Lígia se compromete a ajudar Silvaninho com o hospital. Queiroz expulsa Simíramis da igreja. Lígia descobre que foi enganada. Gaius sugere que a população ocupe o casarão.

  23. Capítulo

  24. Joana conta para Eleô e Pló o plano de Gaius para ocupar o casarão. O casal promete vingança. Ilza beija Eugênio. Cristiana arma plano para demitir Helena. Gaius e Silvaninho se enfrentam.

  25. Capítulo

  26. Rosemunde diz a Lígia que Gaius entrou na luta pelo hospital. Olímpio propõe a Cristiana que envie Helena para a Europa. Gaius combina um encontro com Lígia. Gaius beija Lígia. Silvaninho agarra Dusu.

  27. Capítulo

  28. Silvaninho é ferido. Lino foge com a arma. Gaius é acusado do atentado. Dusu conta a Helena sobre a chantagem de Silvaninho. Cristiana oferece bolsa de estudo a Helena.

  29. Capítulo

  30. Lígia diz a Queiroz que Gaius não atirou em Silvaninho. Dusu fala a Pló que Lino não teve culpa pelo atentado. Lígia conta a Rosemunde que estava com Gaius. Lino confessa a Pló que atirou em um homem. Gaius encontra Lígia.

  31. Capítulo

  32. Gaius pede a Lígia segredo sobre o encontro deles no dia do atentado. Magali encontra Clepston, que diz estar com dores. Gaius combina com Lígia novo encontro. Ilza e Efigênio se beijam. Helena recusa oferta de Cristiana.

  33. Capítulo

  34. Efigênio conta a Rose que está envolvido com uma mulher casada. Ela o expulsa. Clepston dá anel a Magali. Magali derruba o feitiço da mãe contra Clepson. Ignácio e Lígia encontram Gaius.

  35. Capítulo

  36. Simíramis recebe bilhete avisando que o túmulo de Tito foi profanado. Rivaldino e Eleô brigam pela mesma mulher quando Silvaninho é expulso. Silvaninho agarra Joana. Clepston vê um clarão na praça e ouve uma explosão.

  37. Capítulo

  38. Simíramis descobre que o túmulo de Tito foi profanado. Rivaldino e Eleô brigam. Silvaninho agarra Joana. Ouve-se uma explosão.

  39. Capítulo

  40. Gaius e Lígia resolvem revelar a todos o namoro deles. Gaius pede a Icléia para falar com Ignácio. Simíramis decide incendiar o banco.

  41. Capítulo

  42. Cristiana dá dinheiro a Dusu. Simíramis acende uma tocha e Gaius tenta impedi-la. Walter socorre Branca. Dusu conta a Cristiana que o dinheiro sumiu. Simíramis agride Lígia.

  43. Capítulo

  44. Gaius apaga o fogo do vestido de Lígia e ameaça internar Simíramis. Nufo chega à cidade. Gaius e Lígia se beijam e são vistos por Faria e Icléia.

  45. Capítulo

  46. Efigênio confessa ter um caso com Ilza. Eleô dá carta branca a Nufo para incriminar Gaius. Olímpio beija Helena. Efigênio briga com Gaius por namorar em segredo.

  47. Capítulo

  48. Rose e Lígia visitam Branca. Cristiana diz a Olímpio que chamou Nufo para investigar o roubo. Faria revela a Ignácio o namoro de Lígia e Gaius.

  49. Capítulo

  50. Efigênio confessa ter um caso com Ilza. Eleô dá carta branca a Nufo para incriminar Gaius. Olímpio beija Helena. Efigênio briga com Gaius por namorar em segredo.

  51. Capítulo

  52. Rose e Lígia visitam Branca. Cristiana diz a Olímpio que chamou Nufo para investigar o roubo. Faria revela a Ignácio o namoro de Lígia e Gaius.

  53. Capítulo

  54. Nufo interroga Dusu sobre o sumiço do dinheiro. Abel leva escritura do terreno a Gaius e Simíramis o lê. Nufo interroga Helena. Olímpio convence Cristiana a esquecer a investigação.

  55. Capítulo

  56. Lígia pede a Efigênio para levar um recado a Gaius. Olímpio agarra Helena, que o acusa de prejudicá-la. Nufo diz a Icléia que vai colocar Gaius na cadeia. Lígia ouve.

  57. Capítulo

  58. Icléia descobre que Gaius tem um encontro com Lígia. Ela chega antes de Lígia e, ao ver a moça, beija Gaius. Lígia vê e foge. Ignácio diz a Lígia que Gaius é o pai do filho de Icléia.

  59. Capítulo

  60. Nufo, rouba arma de Simíramis. Nufo dá um tiro com a arma de Gaius, mostra-a ao povo e jura descobrir o assassino. Nufo arromba o carro de Gaius e coloca a arma nele.

  61. Capítulo

  62. Efigënio diz a Icléia que Gaius tem um encontro com Lígia. Icléia chega antes ao encontro e, ao ver Lígia, beija Carlos. Lígia foge. Nufo rouba arma de Simíramis.

  63. Capítulo

  64. Nufo dá um tiro com a arma de Gaius, mostra-a ao povo e jura descobrir o assassino. Nufo arromba o carro de Gaius e coloca a arma nele.

  65. Capítulo

  66. Gaius se revolta por ser deitdo e Nufo o leva preso. Cristiana exige que Eleô solte Gaius. Silvaninho diz que Cristiana está traindo o marido e ela lhe dá um tapa.

  67. Capítulo

  68. silvaninho conta a Pló que viu Cristiana com Gaius. silvaninho agarra Dusu. Rose conta a Lígia que Gaius foi preso.

  69. Capítulo

  70. Lígia interrompe depoimento de Faria e diz que estava com Gaius naquela noite. Lígia pede a Rose que diga a Gaius que tudo acabou entre eles.

  71. Capítulo

  72. Clepston quer ouvir os Paiva sobre o conflito, mas Simíramis o proíbe. Rose e Efigênio prometem a Gaius outro encontro com Lígia. Ilza convida Gaius para jantar.

  73. Capítulo

  74. Ilza convida Efigênio e Rose para o jantar em homenagem a Gaius. Gaius observa Lígia durante a missa. Gaius convence Rivaldino a convidar Lígia para o jantar de Ilza.

  75. Capítulo

  76. Eleô diz a Silvaninho que quer adiantar seu casamento com Lígia. Lígia diz a Rose para convencer Gaius a se casar com Icléia.

  77. Capítulo

  78. Gross não faz acordo com Cristiana. Lígia aceita convite de Rivaldino para jantar. Ilza insinua-se para Efigênio. Gaius pergunta a Lígia se ela está gostando de alguém.

  79. Capítulo

  80. Faria diz a Ignácio que o namoro de Lígia acabou. Gaius chega ao jantar e Lígia se esconde. Dusu recebe denúncia de que vão colocar bomba na fábrica. Rose procura Gaius.

  81. Capítulo

  82. Gaius diz a Lígia que não é o pai do filho de Icléia. Eles se beijam e decidem manter o namoro em segredo. Rose beija Efigênio.

  83. Capítulo

  84. Abel conta a Olímpio sobre o plano de Cristiana para incriminar Helena. Kely humilha Nufo. Silvaninho diz a Lígia que seu avô pediu permissão a Ignácio para o namoro deles. Ela ri e ele fica furioso.

  85. Capítulo

  86. Olímpio some com os artefatos da bomba. Olímpio e Helena se beijam. Olímpio conta a Abel que se livrou da bomba.

  87. Capítulo

  88. Icléia se insinua para Lino. Tonieta se recusa a transar com Abel. Gaius visita Lígia em seu quarto.

  89. Capítulo

  90. Lígia diz a Gaius que só transará com ele depois do casamento. Ele aceita. Helena briga com Cristiana. Tonieta vê um colar no bolso de Abel. Nufo ameaça Clepston.

  91. Capítulo

  92. Magali vê Clepston entrando pela janela da casa de Simíramis. Magali chega triste e Abel lhe dá o colar. Eles transam. Magali mostra o colar a Joana. Tonieta chega. Gaius e Lígia conversam. Queiroz chega.

  93. Capítulo

  94. Gaius entra pela janela do quarto de Lígia e os dois se beijam. Lígia pede a Gaius que só transem depois do casamento. Eleô manda Lino abrir um buraco na estrada para impedir a construção do hospital.

  95. Capítulo

  96. Nufo ameaça Clepston. Magali vê Clepston entrando pela janela na casa de Simíramis. Magali chega chorando e Abel lhe dá o colar. Eles transam. Olímpio confessa a Gaius que está apaixonado.

  97. Capítulo

  98. Gaius aconselha Olímpio a dizer a verdade a Cristiana. Magali mostra colar a Joana quando Tonieta chega. Gaius e Lígia conversam quando Queiroz aparece. Helena enfrenta Cristiana.

  99. Capítulo

  100. Lígia e Gaius namoram. Marcolinas avisam Ignácio do encontro dos dois. Ignácio flagra Lígia e Gaius. Lígia enfrenta o pai. Gross e Faria convencem Gaius a ir embora. Ignácio diz a Gross que não tem mais filha.

  101. Capítulo

  102. Faria promete a Gaius que irá conversar com Ignácio. Ignácio se recusa a falar com Lígia. Silvaninho diz a Nufo que quer se vingar de Clepston. Simíramis briga com Ilza e a expulsa de casa. Gaius diz a Ignácio que quer se casar com Lígia.

  103. Capítulo

  104. Lígia diz que não se casa sem o consentimento do pai. As Marcolinas resolvem enviar cartas anônimas difamando Lígia. Olímpio sugere que Cristiana adote um filho.

  105. Capítulo

  106. Lígia diz que não se casa sem o consentimento do pai. As Marcolinas resolvem enviar cartas anônimas difamando Lígia. Olímpio sugere que Cristiana adote um filho.

  107. Capítulo

  108. Faria se compromete com os afilhados a conversar com Ignácio. Helena discute com Olímpio. Lígia encontra Ignácio desmaiado.

  109. Capítulo

  110. Faria socorre Ignácio. Rivaldino procura Simíramis e tenta promover a reconciliação entre ela e sua mulher. Lígia pede a Rose que convença Gaius a se afastar dela por causa da doença do pai.

  111. Capítulo

  112. Tonieta revela a Cristiana que Abel tem uma amante. Silvaninho diz que já transou com Lígia e Gaius luta com ele. Cristiana e Olímpio transam. Lígia diz a Rose que vai aceitar casar-se com Gaius.

  113. Capítulo

  114. Gaius e Lígia se beijam. Branca Bela confessa a Helena que está apaixonada por Walter. Amigos de Lígia lêem as cartas anônimas que a difamam.

  115. Capítulo

  116. Tonieta, Cristiana e Faria ignoram as cartas. Gross fica furioso com Marcolinas por causa das cartas. Lígia visita Ignácio e Faria diz que seu pai não quer vê-la. Gaius denuncia a obstrução da estrada.

  117. Capítulo

  118. Faria se compromete com os afilhados a conversar com Ignácio. Lígia encontra Ignácio desmaiado. Faria socorre Ignácio.

  119. Capítulo

  120. Lígia pede a Rose que convença Gaius a se afastar dela por causa da doença do pai. Tonieta revela a Cristiana que Abel tem uma amante. Silvaninho diz que já transou com Lígia e Gaius luta com ele. Lígia diz a Rose que vai aceitar casar-se com Gaius.

  121. Capítulo

  122. Gaius e Lígia se beijam. Amigos de Lígia lêem as cartas anônimas que a difamam. Tonieta, Cristiana e Faria ignoram as cartas. Gross fica furioso com Marcolinas por causa das cartas. Lígia visita Ignácio, que se recusa a vê-la.

  123. Capítulo

  124. Gaius denuncia a obstrução da estrada. Silvaninho agarra Lígia. Gaius luta com ele e revela a todos que ama Lígia. Simíramis tenta afastar Gaius de Lígia. Zário despede Tonieta.

  125. Capítulo

  126. Clepson sugere a Simíramis que procure Ignácio para impedir o casamento. Helena confessa a Branca Bela que está apaixonada por um homem casado. Lígia diz a Gaius que seu pai aceitou o casamento deles.

  127. Capítulo

  128. Tonieta pede feitiço a Avané para afastar a amante. Simíramis ameaça Ignácio. Eleô sugere que Nufo dê um susto em Gaius.

  129. Capítulo

  130. Lígia diz a Rose que nada vai impedir seu casamento. Tonieta cumpre o feitiço. Eleô pede a Queiroz que impeça o casamento de Lígia.

  131. Capítulo

  132. Gaius e Rivaldino prometem ajudar Clepston. Ilza agarra Efigênio e é surpreendida por Totó.

  133. Capítulo

  134. Tonieta pede emprego a Cristiana. Queiroz adia o casamento de Lígia e Gaius. Ilza marca encontro com Efigênio. Clepston desaparece.

  135. Capítulo

  136. Abel vê Tonieta trabalhando na fábrica. Icléia se insinua para Lino. Zário conta a Totó que Magali é amante de Abel.

  137. Capítulo

  138. Icléia insinua-se para Lino. Zário conta a Totó que Magali é amante de Abel. Dusu pede a ajuda de Helena para se livrar de Silvaninho.

  139. Capítulo

  140. Icléia beija Lino. Silvaninho agarra Dusu. Simíramis pede ajuda a Clepson para impedir o casamento de Gaius. Silvaninho arma tocaia para Gaius.

  141. Capítulo

  142. Cristiana confessa a Tonieta que Abel pressionou-a para que a demitisse. Magali pede emprego a Abel. Simíramis obriga Clepston a jurar fidelidade a ela.

  143. Capítulo

  144. Cristiana conta a Olímpio que Abel está tendo um caso com Magali. Abel exige que Zairo empregue Magali. Gaius chega ao local da tocaia. Lígia chega, vê Silvaninho armado e chama Gaius. Silvaninho atira.

  145. Capítulo

  146. Gaius e Lígia acusam Silvaninho pelo atentado e Eleô diz que Nufo vai investigar o caso. Helena cuida de Verônica. Eleô diz a Silvaninho que desistiu de indicá-lo para seu sucessor.

  147. Capítulo

  148. Dusu deixa bilhete a Olímpio. Abel diz a tonieta que ela não irá mais trabalhar com ele.

  149. Capítulo

  150. Olímpio e Helena armam encontro. Nufo ameaça matar Branca Bela. Avané faz novo feitiço contra Magali.

  151. Capítulo

  152. Pló arma plano para pegar Ilza. Olímpio beija Helena. Lígia e Gaius dançam.

  153. Capítulo

  154. Abel e Magali se beijam. Netinha quase os flagra. Lígia consola Rose. Icléia consola Inácio pelo casamento de Lígia.

  155. Capítulo

  156. Lígia convida Branca Bela para ser sua madrinha. Helena diz a Dusu que não quer mais saber de Olímpio. Simíramis diz que irá morar com Gaius.

  157. Capítulo

  158. Branca Bela aceita o convite para posar para Walter. Olímpio diz a Cristiana que precisa viajar à Europa. Avané pede a Totó que volte a empregar Magali. Efigênio diz que não aceita que Rose vá para a Europa com Olímpio.

  159. Capítulo

  160. Cristiana oferece um drinque a Olímpio e coloca a poção que recebeu de Avané. Olímpio beija Helena. Dusu os flagra e repreende Helena. Gaius e Lígia combinam detalhes do casamento. Simíramis chega e pede para conversar a sós com Lígia.

  161. Capítulo

  162. Simíramis diz a Lígia que aceita seu casamento com Gaius. Simíramis pede para que Clepston altere a carta que Gaius escreveu para a noiva. Silvaninho intima Dusu a ir até sua casa.

  163. Capítulo

  164. Helena arma um plano para livrar Dusu de Silvaninho. Simíramis entrega a Lígia a carta escrita por Clepston. Lígia procura Cristiana para falar da carta que recebeu de Simíramis.

  165. Capítulo

  166. Silvaninho invade consultório de Rivaldino e agarra Ilza. Kely se declara a Efigênio. Tonieta pede a Avané remédio para curar Abel de sua provável esterilidade. Ignácio diz a Lígia que não entrará coma ela na igreja.

  167. Capítulo

  168. Efigênio briga com Rose. Tonieta se oferece para arrumar o vestido da mãe de Lígia para que ela vista no casamento.

  169. Capítulo

  170. Simíramis ordena que clepson finja ser Arnoldo. Icléia vê um fantasma e avisa Nufo, que atira nele.

  171. Capítulo

  172. Rose diz a Faria que o fantasma e um plano de Simíramis para atrapalhar o casamento de Gaius e Lígia. Simíramis tenta estragar o vestido de Lígia.

  173. Capítulo

  174. Zário ordena a Avané que vigie Kely. Gaius pede a Clepson para evitar que Simíramis dê vexame em seu casamento.

  175. Capítulo

  176. Totó proíbe Joana de ir ao casamento. Lígia recebe a bênção do pai, mas entra sozinha na igreja. Começa o casamento de Gaius e Lígia.

  177. Capítulo

  178. Ignácio vai ao casamento da filha escondido e se emociona. Clepson beija Simíramis. Olímpio e Helena transam.

  179. Capítulo

  180. Faria e Gross fazem seresta para Tonieta. Branca Bela se declara a Walter. Walter diz a ela que é um engano e vai embora. Silvaninho beija Joana.

  181. Capítulo

  182. Gaius e Lígia transam. Cristiana pede perdão a Olímpio. Efigênio acorda e vê Rose a seu lado.

  183. Capítulo

  184. Rose e Efigênio marcam encontro. Simíramis diz a Clepson que não se lembra de nada que aconteceu na noite anterior. Walter pensa em Branca.

  185. Capítulo

  186. Simíramis orienta Clepson para estragar a lua-de-mel de Gaius e Lígia. Tonieta não deixa Abel entrar em casa. Cristiana conta a Pló que Olímpio é impotente.

  187. Capítulo

  188. Branca Bela desmaia no empório. Faria conta a Gaius sobre Simíramis. Silvaninho seduz Joana e é interrompido por Pló. Cristiana diz a Dusu que vai acabar com a vida da amante de Olímpio.

  189. Capítulo

  190. Simíramis consegue que Gaius e Lígia fiquem na casa dela. Kely se insinua a Efigênio e beija-o. Silvaninho diz a Joana que está apaixonado por ela. Helena diz a Dusu que vai terminar com Olímpio.

  191. Capítulo

  192. Cristiana pede comprimido a Rose. Silvaninho se desculpa com Joana. Faria e Gross consolam Tonieta. Lígia conta da lua-de-mel a Rose. Efigênio conta a Gaius que transou com Rose. Cristiana acha que Tonieta é a amante de Olímpio.

  193. Capítulo

  194. Cristiana diz a Pló que vai dar uma festa para Abel em sua casa. Gaius e Lígia comentam com Faria sobre a doença de Simíramis. Abel diz a Magali que ela não pode ir à festa com ele. Tonieta chega à festa com Faria e Gross.

  195. Capítulo

  196. Cristiana observa Olímpio. Rose aconselha Tonieta a participar de concurso para estilista. Branca Bela acorda e vê Walter. Helena confessa que está apaixonada por homem casado. Cristiana quer saber de Abel quem é a amante de Olímpio.

  197. Capítulo

  198. Helena diz a Walter que ele deve ter seduzido Branca Bela. Eleô manda Abel fazer discurso. Gaius pergunta a Cristiana por que ela armou a confusão. Olímpio beija Helena.

  199. Capítulo

  200. Cristiana insiste para que Abel conte quem é a amante de Olímpio. Gaius, Ligia e Simíramis chegam à fazenda. Eleô ameaça Abel. Queiroz diz a Abel que conversará com Tonieta.

  201. Capítulo

  202. Simíramis elogia Lígia para Gaius. Abel pede perdão a Tonieta. Verônica pergunta a Helena se ela está namorando. Branca Bela toma café da manhã e vai trabalhar.

  203. Capítulo

  204. Rose conta a Lígia que sua pós-graduação na Alemanha foi aceita. Olímpio conta a Helena que Cristiana sabe que ele ama alguém da fábrica.

  205. Capítulo

  206. Kely se insinua a Efigênio. Simíramis pede que Lígia convença Gaius a aceitar o convite para ser vice-prefeito. Magali desabafa com Kely.

  207. Capítulo

  208. Semíramis diz a Gaius que não está sendo bem cuidada por Lígia. Icléia bate o carro. Rose e Efigênio buscam abrigo da chuva no coreto. Efigênio leva um tiro de Nufo; Rose socorre o namorado.

  209. Capítulo

  210. Walter e Branca Bela avisam da enchente. Rose resolve retirar a bala de Efigênio. Gaius pula na água para salvar Lígia e a criança. Queiroz não aceita que flagelados fiquem na igreja.

  211. Capítulo

  212. Lígia e Gaius exigem a chave da prefeitura. Helena e Verônica distribuem cobertores aos desabrigados. Rose diz a Lígia e Gaius que Efigênio está morrendo.

  213. Capítulo

  214. O médico informa que ninguém corre risco de vida; Rose desmaia. Pló exige que Eleô feche o bordel. Clepston conta a Semíramis sobre fatos ocorridos durante a chuva. Branca Bela conta à mãe que teve uma visão.

  215. Capítulo

  216. Ilza se alegra com interesse de Branca Bela em religião. Helena diz a Dusu que quer notícias de Olímpio. Gaius reclama a Eleô do descaso da prefeitura. Lígia pergunta a Ignácio se ele é o pai do filho de Icléia.

  217. Capítulo

  218. Efigênio agradece a Rose por ter salvo sua vida. Icléia pede desculpas a Lígia pelo romance com Ignácio e pelo filho que teve com ele. Branca Bela desmente a visão da santa.

  219. Capítulo

  220. Abel presenteia Magali com anel de brilhantes. Ignácio pede desculpas a Lígia e Gaius. Olímpio chega de viagem, espera Helena na estrada e diz a ela que deixará Cristiana.

  221. Capítulo

  222. Olímpio se apavora ao ver Cristiana desmaiada. Pló e Eleô visitam Cristiana; Silvaninho fica sozinho com Joana. Lígia convence Gaius a se candidatar a vice na chapa de Rivaldino.

  223. Capítulo

  224. Pló e Queiroz querem usar a aproximação de Walter e Branca Bela para desmoralizar Rivaldino. Olímpio diz a Abel que não pode apoiá-lo nas eleições.

  225. Capítulo

  226. Rose pede a Lígia que avise Gaius sobre a reunião com os produtores. Silvaninho grava transa com Ilza. Olímpio espera Cristiana dormir para sair; ela o segue. Semíramis pede ajuda a Tito.

  227. Capítulo

  228. Pló diz a Silvaninho que ele terá de se casar com Joana. Gaius aconselha Efigênio a procurar Rose. Efigênio constata desvio da verba para a conta de Eleô. Fiscal da vigilância sanitária dá ordem de prisão a Helena.

  229. Capítulo

  230. Helena é presa. Ignácio e Icléia se casam. Pló conta a Olímpio que Helena é filha de Cristiana. Olímpio pergunta a Cristiana se o filho que ela perdeu era dele. Ela mente.

  231. Capítulo

  232. Silvaninho oferece dinheiro para Joana tirar o bebê. Ela se recusa e ele a ameaça. Magali conta a Clepston que está grávida de Abel. Olímpio chega bêbado em casa.

  233. Capítulo

  234. Olímpio dá um tapa em Cristiana. Tonieta e Faria estranham a gravidez de Magali, pois Abel é estéril. Totó e Silvaninho brigam. Tonieta e Mike transam. Helena é solta.

  235. Capítulo

  236. Lígia diz a Gaius que está grávida. Clepston conta a Abel que transou com Magali e que o filho é dele. Simíramis pensa que Clepson é Tito e transa com ele. Silvaninho é baleado.

  237. Capítulo

  238. Tonieta comenta com Faria que Mike vai embora. Eles estranham a gravidez de Magali. Clepston diz a Magali que Abel é estéril e que o filho que ela espera é dele. Ela nega. Tonieta e Mike transam e ela lhe pede um filho.

  239. Capítulo

  240. Clepston conta a Abel que transou com Magali e que o filho é dele. Mike e Tonieta se beijam e Abel vê a cena. Dusu e Lino transam. Lino ameaça bater em Dusu. Nufo atira em Avané e a enterra.

  241. Capítulo

  242. Clepson entra na casa de Simíramis. Ela pensa que é Tito e transa com Clepson. Silvaninho é assassinado. Faria, Gross e Ignácio desconfiam de que Totó o matou.

  243. Capítulo

  244. Lino confessa a Dusu que não matou Silvaninho. Totó confessa a Gaius que não matou Silvaninho e pede ajuda para provar sua inocência. Totó é preso. Abel pede perdão a Tonieta. Magali confessa a Clepston que o filho é dele. Nufo revela que foi Avané quem matou Silvaninho.

  245. Capítulo

  246. Ignácio oferece o cargo de gerente do banco a Efigênio. Tonieta conta a Abel que está grávida de Mike e quer criar o filho sozinha. Gaius oferece a Lino o cargo de chefe da guarda municipal.

  247. Capítulo

  248. Efigênio confirma a Faria e Rose que o corpo encontrado é o de Avané e que ela foi morta com a mesma arma que Silvaninho. Verônica mostra a certidão de Helena a Pló.

  249. Capítulo

  250. Pló diz a Verônica que contou a Olímpio que Helena é filha de Cristiana. Rivaldino é internado. Verônica confessa a Helena que ela é filha de Cristiana. Pló conta a Cristina que Helena é sua filha.

  251. Capítulo

  252. Cristiana diz a Pló que Olímpio não é o pai de Helena. Cristiana confessa a Clepston que o pai do seu bebê era Arnoldo. Lino chega com Nufo algemado. Branca Bela desmaia.

  253. Capítulo

  254. Branca Bela fica doente. Cristiana confessa a Olímpio que Helena não é sua filha. Walter se declara a Branca Bela.

  255. Capítulo

  256. Resumo do último capítulo da novela Serras Azuis: Walter e Branca Bela se beijam e ela morre em seus braços. Efigênio e Rose viajam. Cristiana se casa com um italiano. Lígia pede a Gaius para recusar o cargo público.

Elenco / Personagens

Simíramis Torgano (Joana Fomm) – 55 anos. Viúva de Tito Roldão, assassinado durante o conflito em plena lua-de-mel. Tia de Gaius, mora com ele. Tem ódio da família Paiva. É uma mulher amarga, que adora se fazer de vítima, principalmente ao sobrinho. Veste-se sempre com tons escuros, sugerindo um permanente estado de luto. De cabelos presos e sem maquiagem, parece mais velha. Em sua bolsa há sempre santinhos, que gosta de distribuir, recomendando que todos rezem para acabar como os pecados que enchem a cidade. Será opositora do romance entre Gaius e Lígia. Quando os dois se casarem, continuará morando com eles e tentará afastá-los. Suas amigas e auxiliares são as Marcolinas.

Barão de Serras Azuis (Sérgio Brito) – Patriarca dos Roldão e chefe político de Serras Azuis. É neto do fundador da cidade. Para manter o poder local, tentou fazer a união com os Paiva por meio do casamento de seu sobrinho Arnoldo Roldão com Cecília, da família rival.
Com o assassinato do sobrinho, ele promove uma vingança e há uma chacina, com mortes de membros das duas famílias; o Barão antes de morrer lança uma maldição: os sangues das duas famílias não poderão se juntar jamais.

ELENCO

Primeira fase
Sérgio Britto – Barão de Serras Azuis
Hélio Souto – Reginaldo Paiva
Cláudia Liz – Amélia Paiva
Paulo Figueiredo – Laércio Roldão
Luís Carlos de Moraes – Tito Roldão
Jarbas Toledo – Roldão
Maria Nascimento Leite – Cecília
Viviane Coelho – Cristiana Macedo
Bruna Garcia – Lígia
Pedro Brusko – Gaius
Samir Alves – Pedrinho
Tarcísio Filho – Barão de Serras Azuis (jovem)
Hélio Cícero
Luiza Jorge

Segunda fase
Petrônio Gontijo – Gaius Gutemberg
Adriana Londoño – Lígia das Graças
Joana Fomm – Semíramis Torgano
Leonardo Villar – Ignácio O’Neil
Ítalo Rossi – Coronel Eleodegário (Eleô)
Ana Lúcia Torre – Dona Osória
Gianfrancesco Guarnieri – Dr. Gross
Bete Coelho – Cristiana Macedo
Giuseppe Oristânio – Olímpio Serpa
John Herbert – Faria
Carmo Dalla Vecchia – Silvaninho
Cláudio Mamberti – Padre Queiroz
Eriberto Leão – Padre Walter
Denise Del Vecchio – Netinha
Marcos Caruso – Dr. Rivaldino Paleólogo
Paula Burlamaqui – Tonieta
Sérgio Britto – Barão de Serras Azuis
Aldine Müller – Ilza Paleólogo
Cássio Scapin – Abel
Mariana Lima – Branca Bela
Cláudia Mello – Cornelinha
Rubens Caribé – Efigênio
Lugui Palhares – Lino
Lyla Collares – Helena Barreiros
Sônia Clara – Avané
Maria Fernanda Cândido – Magali
Cláudio Curi – Zário
Edson Fieschi – Clepston
Adão Filho – Totó
João Signorelli – Nufo
Cláudia Provedel – Rose
Karine Carvalho – Kelly
Theresa Athayde – Dusu
Marco Mastronelli – Mike
Marcela Godoy – Icléia
Haydée Figueiredo – Verônica
Márcia de Oliveira – Joana

Trilha Sonora Nacional e Internacional

01. TOADA (NA DIREÇÃO DO DIA) – Boca Livre (participação especial Milton Nascimento)
02. CANÇÃO DOS VIAJANTES – Marcus Vianna (tema de abertura)
03. SACO DE OURO – Chitãozinho & Xororó
04. MAJESTADE, O SABIÁ – Roberta Miranda
05. TE VER – Lô Borges
06. MINHA VOZ, MINHA VIDA – Caetano Veloso
07. ONDE ESTARÁ O MEU AMOR – Chico César
08. A FLOR – Virgínia Rosa
09. FOLIA – Boca Livre (participação especial Beto Guedes)
10. BRINCADEIRA DE COROAR – Simone Guimarães
11. TRENZINHO DO CAIPIRA – Ney Matogrosso
12. FLOR DA PELE – Zeca Baleiro
13. SERRAS AZUIS – Marcus Vianna
14. A GAITA E A SANFONA – Téo Azevedo

Trilha sonora de Marcus Viana
Direção musical de Eduardo Ramos

Tema de Abertura: CANÇÃO DOS VIAJANTES – Marcus Viana
Pelos caminhos da terra
Lá nas estradas do mar
Pego os atalhos do vento
Nas ondas de fogo do ar

Pra quem tem fé e resiste
Luz do amor acesa no peito
Nada é duro, nada é triste
Espanta a noite, toca o vento…

0 Comentário para: “Serras Azuis Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *