Sem Lenço, sem Documento Resumo e Informações

Confira o resumo da novela Sem Lenço, sem Documento desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Sem Lenço, sem Documento e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Sem Lenço, sem Documento

◘ Período de exibição: 13/09/1977 – 04/03/1978
◘ Horário: 19h
◘ Nº de capítulos: 149
◘ Autoria: Mário Prata
◘ Direção: Régis Cardoso e Dennis Carvalho

Tendo como cenário o Rio de Janeiro, a novela aborda a relação entre empregadas domésticas e patroas. Rosário (Ana Maria Braga) deixa a cidade natal, Olinda (PE), para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Vai ao encontro das irmãs Cotinha (Ilva Niño), Das Graças (Isabel Ribeiro) e Dorzinha (Arlete Salles), que trabalham como domésticas, e consegue emprego na casa da manequim e escritora Carla (Bruna Lombardi).

A trama também apresenta o dilema de Marco (Ney Latorraca), dividido entre o amor das irmãs Carla e Berta (Ana Helena Berenger).

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Sem Lenço, sem Documento

** Resumo não divulgado

Tendo como cenário o Rio de Janeiro, a novela aborda a relação entre empregadas domésticas e patroas9 .

A pernambucana Rosário, caçula da família, deixa Olinda – por causa de boatos criados pelo pretendente – e vai tentar a sorte no Rio de Janeiro. Na cidade, já trabalham como domésticas suas três irmãs: Cotinha, Das Graças e Dorzinha. Unidas mas diferentes entre si, cada uma desenvolve sua história na trama7 .

Rosário é impetuosa e determinada. Quando chega ao Rio, consegue emprego na casa das irmãs Carla e Berta. Carla é escritora e manequim, uma jovem com ideias feministas que ensina-lhe boas maneiras para se comportar na cidade; Já Berta é uma jovem modelo ingênua e sonhadora. Além disso, Rosário ainda reencontra o complicado Zé Luís, responsável pela sua retirada de Olinda, e por quem ainda é apaixonada10 .

Outro personagem de destaque é Marco, um publicitário ousado que está envolvido em uma série de problemas financeiros e fora acusado de desonestidade. Vive um casamento fracassado com a jovem jornalista Yara, de quem logo se separa10 . Por isso, envolve-se e fica dividido entre o amor das irmãs Carla e Berta. Marco trabalha com Bilé e Jacques, seus melhores amigos e companheiros de trabalho na agência de publicidade de Heleno Duran. Bilé é um publicitário e dramaturgo atrapalhado mas profundamente sensível que abraça causas sociais. Ele conhece Carla e se envolve com ela, sem saber que a moça também está apaixonada por Marco. Jacques, por sua vez, é um profissional íntegro e um pouco ambicioso, fazendo o possível para conquistar uma alta posição na agência, como cortejar a filha do patrão, Lívia.

Cotinha, a mais velha das quatro irmãs pernambucanas, é uma mulher engraçada e expansiva, apaixonada pelo locutor de rádio Pérsio Galvão, de quem só conhece a voz e os poemas. Trabalha e mora, há anos, na casa de Heleno Duran, homem rico e poderoso, dono de uma conceituada agência de publicidade que vem enfrentando uma ligeira crise financeira. É casado com Gilda, mulher elegante e frustrada por não ter sido uma cantora lírica profissional, participando de um ou outro inexpressivo recital, onde só comparecem os familiares e dependentes de seu marido, e pai de Lívia, estudante expressiva que vive de viagens e noitadas em discoteca mas, no íntimo, quer viver um grande amor. A jovem conhece e encanta-se por Dinho, um boa-praça sem sorte que vive mentindo sobre sua baixa condição social, ao dizer que é filho de fazendeiro. Vive com a tia Dirce, mulher que, outrora, foi muito rica; e seu amigo Patrício, jovem funcionário público que se mete em várias confusões de Dinho10 .

Das Graças, a segunda mais velha, é a única casada e a que hospeda Rosário, mesmo ameaçada de despejo. É casada com Olavo, homem conservador, de valores antigos, que está desempregado e temeroso por ser despejado. Vive pressionando Zita, a jovem filha do casal, a abandonar seu sonho de ser aeromoça e procurar um trabalho para ajudar no sustento da casa. Zita, por sua vez, não está disposta a acatar os desejos do pai contando com o apoio velado da mãe. Das Graças é muito amiga de Berenice, mulher vivida, torcedora fanática do Flamengo e irmã do simpático Tibúrcio, antiga paixão de Das Graças. Os três trabalham na casa do casal Nilo e Hilda Sodré. Nilo é um engenheiro que encontra dificuldade em conseguir um emprego por causa da idade, já Hilda é uma mulher espirituosa e de personalidade forte que assume as despesas domésticas, vendendo doces e salgados para fora, com a ajuda das empregadas10 . O casal tem dois filhos: o legítimo Fernando, conhecido como Nando, estudante tímido e apaixonado pela mimada Márcia; e o adotivo Evandro, determinado e trabalhador que, a princípio, se apaixona por Rosário mas, depois, acaba se envolvendo com Sulamita.

Dorzinha, a terceira das irmãs pernambucanas, é a mais romântica. Adora fotonovelas, imaginando-se, com frequência, personagem de uma delas ao lado do namorado Juvenal, um trambiqueiro e mentiroso que almeja dar um golpe que lhe proporcione conforto e independência financeira. Mantém um relacionamento paralelo com Mabel, uma ex-vedete decadente, que vive com a filha de criação, a astuta Sulamita, que trabalha como secretária de Heleno Duran. Para as duas, ele diz que está de licença mas, na verdade, não tem emprego10 . Dorzinha mora e trabalha na casa de Orozimba, irmã de Nilo, mulher extravagante, herança do seu passado rico. Tem mania de criar gatos, cobre os móveis com panos brancos e mantém um dos quartos da casa trancado com cadeados, proibindo a entrada de qualquer pessoa. Cuida com zelo da mãe, a divertida viúva Eufrásia e namora com Cláudio, golpista sofisticado que se passa por corretor de imóveis10 .

Dorzinha tem como grande amigo e confidente o jardineiro Victor, apaixonado pela patroa Orozimba, mais velha que ele. Victor é honesto e tem grande dedicação no trabalho com as flores, o que mais ama depois de sua mãe Margareth, conhecida como Margot, velha costureira que passa horas a fio conversando com Eufrásia.

Um personagem importante neste núcleo é Henrique. Advogado de Orozimba, trabalha num escritório no centro da cidade com o amigo, o tranquilo Dr. Gouveia, advogado de Marco. Henrique é um homem maduro, sedutor e apaixonado por Dorzinha, apesar de não ser correspondido até o dia em que desmascara Juvenal e passa a viver um grande amor com a empregada.

A proposta do autor Mário Prata era abordar vários temas, sem personagens principais. Na metade da novela, porém, houve uma passagem de tempo de seis meses, para simplificar a narrativa da trama, prejudicada pelo acúmulo de histórias paralelas.

Os poemas da personagem de Bruna Lombardi, Carla, eram escritos pela própria atriz.

Através do personagem Heleno Reis (Jaime Barcellos), a novela lançou um produto: a bicicleta Caloi Ceci, que chegava ao mercado como a primeira desenhada especialmente para mulheres. Na trama, a campanha publicitária de lançamento foi realizada pela agência de Heleno, onde trabalhavam Marco (Ney Latorraca), Bilé (Ivan Setta) e Jacques (Jonas Bloch). O anúncio foi ao ar, de fato, no intervalo do Jornal Nacional logo após a exibição do capítulo.

Sem Lenço, Sem Documento marcou a estreia de Bruna Lombardi na TV Globo.

Ana Maria Braga, intérprete da protagonista Rosário, é irmã mais nova da atriz Sônia Braga.

ELENCO
Ana Helena Berenger – Berta
Ana Maria Braga – Rosário
Antônio Vitor – Adamastor
Arlete Salles – Dorzinha
Bruna Lombardi – Carla
Catita Soares – Carminha
Christiane Torloni – Lívia
Cidinha Milan – Yara
Cléa Simões
Dary Reis – Olavo
Fábio Mássimo
Gracinda Freire – Dirce
Ilva Nino – Cotinha
Irma Alvarez – Mabel
Isabel Ribeiro – Das Graças
Ivan Setta – Bilé
Jayme Barcellos – Heleno
Joana Fomm – Hilda
Jonas Bloch – Jacques
José Damasceno – Pérsio Galvão
Kleber Macedo – Orozimba
Luiz Orioni – Juvenal
Lutero Luiz – Cláudio
Marcelo Picchi – Dinho
Maria Zilda Bethlem
Marilu Bueno – Gina Duran Reis
Mário Petraglia
Milton Gonçalves
Myrian Rios – Márcia
Ney Latorraca – Marco
Ricardo Blat – Zé Luiz
Rosani Maia – Cleonice
Sebastião Vasconcelos – Nilo
Sônia de Paula
Tião D’Ávila – Patrício
Tony Ferreira – Dr. Gouveia

Elenco / Personagens

COTINHA (Ilva Niño) Mais velha das quatro irmãs pernambucanas, trabalha como doméstica na casa de Heleno (Jaime Barcellos) e Gina (Marilu Bueno). É uma mulher engraçada e expansiva, apaixonada pelo locutor Pérsio Galvão (José Damasceno), de quem só conhece a voz e os poemas.

HELENO REIS (Jaime Barcellos) Casado com Gina (Marilu Bueno) e pai de Lívia (Christiane Torloni), mal tem tempo para a família. É dono de uma agência de publicidade que enfrenta uma ligeira crise financeira.

GINA DURAN REIS (Marilu Bueno) Mulher de Heleno (Jaime Barcellos) e mãe de Lívia (Christiane Torloni), ocupa seu tempo com os sonhos de ser cantora lírica, participando de um ou outro inexpressivo recital, onde só comparecem os familiares e dependentes de seu marido. É irmã das modelos Carla (Bruna Lombardi) e Berta (Ana Helena Berenger).

LÍVIA (Christiane Torloni) Filha de Heleno (Jaime Barcellos) e Gina (Marilu Bueno), é uma jovem neurótica que vive de viagens e noitadas em discotecas.

PÉRSIO GALVÃO (José Damasceno) Locutor de um programa de rádio, onde mistura notícias com seus poemas.

DINHO (Marcelo Picchi) Funcionário público, aplica pequenos golpes para complementar seu parco salário. Aproxima-se de Lívia (Christiane Torloni), passando-se por um universitário, filho de fazendeiros. Mora numa pensão com o amigo Patrício (Tião d’Ávila).

PATRÍCIO (Tião d’Ávila) Amigo e companheiro de trabalho de Dinho (Marcelo Picchi), está sempre envolvido em confusão por causa do colega, que o obriga até a raspar a cabeça para se passar por calouro na universidade.

DIRCE (Gracinda Freire) Dona da pensão onde moram Dinho (Marcelo Picchi) e Patrício (Tião d’Ávila), ajuda os dois a se aproximarem de Lívia (Christiane Torloni). No passado fora uma mulher muito rica.

DAS GRAÇAS (Isabel Ribeiro) Segunda das irmãs pernambucanas, casada com Olavo (Dary Reis), trabalha na casa de Nilo (Sebastião Vasconcelos) e Hilda (Joana Fomm). Ajuda a patroa na preparação de salgados e doces que são vendidos para fora. Apesar de estar ameaçada de despejo, hospeda a irmã Rosário (Ana Maria Braga) quando a jovem chega ao Rio.

NILO (Sebastião Vasconcelos) Engenheiro, casado com Hilda, está desempregado e com dificuldade de conseguir emprego por conta de sua idade. Passa os dias fazendo entrevistas em diferentes empresas. É irmão de Orozimba (Kleber Macedo).

HILDA (Joana Fomm) Mulher de Nilo (Sebastião Vasconcelos), assume as despesas domésticas vendendo doces e salgados para fora. Mulher de personalidade forte, torna-se, praticamente, a chefe da casa.

OLAVO (Dary Reis) Casado com Das Graças (Isabel Ribeiro), desempregado, pressiona a filha, Zita (Sônia de Paula), a abandonar seus sonhos de ser aeromoça e procurar um trabalho para ajudar no sustento da casa. A possibilidade de ser despejado o fragiliza ainda mais.

ZITA (Sônia de Paula) Filha de Olavo (Dary Reis) e Das Graças (Isabel Ribeiro), não está disposta a abrir mão do sonho de ser aeromoça.

BERENICE (Cléa Simões) Vizinha e amiga de Olavo (Dary Reis) e Das Graças (Isabel Ribeiro), apoia os objetivos de Zita (Sônia de Paula). É torcedora fanática do Flamengo.

DORZINHA (Arlete Salles) Terceira das irmãs pernambucanas, trabalha na casa de Orozimba (Kleber Macedo) e seu pai, Adamastor (Antônio Vitor). Extremamente ingênua, adora fotonovelas, imaginando-se, com frequência, personagem de uma delas ao lado do namorado Juvenal (Luiz Orioni).

OROZIMBA (Kleber Macedo) Irmã de Nilo (Sebastião Vasconcelos) e filha de Adamastor (Antônio Vitor), é uma mulher extravagante, herança do seu passado rico. Tem mania de criar gatos, cobre os móveis com panos brancos e mantém um dos quartos da casa trancado com cadeados, proibindo a entrada de qualquer pessoa. É patroa de Dorzinha (Arlete Salles).

ADAMASTOR (Antônio Vitor) Pai de Orozimba (Kleber Macedo) e Nilo (Sebastião Vasconcelos), vive em uma cadeira de rodas e tem dificuldades para ouvir, ver e falar.

JUVENAL (Luiz Orioni) Namorado de Dorzinha (Arlete Salles), diz que está de licença, mas, na verdade, não tem emprego. Seu sonho é dar um golpe que lhe proporcione independência financeira. Mantém um romance escondido com Mabel (Irma Alvarez).

MABEL (Irma Alvarez) Ex-vedete, seu objetivo é sair da quitinete onde mora. Morro de ciúmes do namorado, Juvenal (Luiz Orioni). Só admite a relação dele com Dorzinha (Arlete Salles) por acreditar que, através da doméstica, os dois poderão mudar de vida.

CLÁUDIO (Lutero Luiz) Golpista sofisticado, aproxima-se de Orozimba (Kleber Macedo) passando-se por corretor de imóveis interessado em sua casa.

ROSÁRIO (Ana Maria Braga) Caçula das irmãs pernambucanas, por conta de um boato é obrigada a deixar sua cidade natal, Olinda, para tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde as irmãs Cotinha (Ilva Niño), Das Graças (Isabel Ribeiro) e Dorzinha (Arlete Salles) trabalham como domésticas. Consegue emprego na casa das modelos Carla (Bruna Lombardi) e Berta (Ana Helena Berenger).

CARLA (Bruna Lombardi) Modelo e escritora, irmã de Gina (Marilu Bueno) e de Berta (Ana Helena Berenger), com quem divide o apartamento. É uma mulher com ideias feministas. Patroa de Rosário (Ana Maria Braga), ajuda a jovem recém-chegada do nordeste a se refinar, ensinado-lhe boas maneiras.

BERTA (Ana Helena Berenger) Modelo, irmã de Carla (Bruna Lombardi), com quem divide o apartamento, e de Gina (Marilu Bueno), é uma mulher cujo objetivo é o sucesso. E para alcançar o que quer é capaz de todas as concessões. Ignora a presença de Rosário (Ana Maria Braga) em casa e critica Carla por preocupar-se tanto com a empregada. Namora Jacques (Jonas Bloch).

ZÉ LUIZ (Ricardo Blat) Namorado de Rosário (Ana Maria Braga) em Olinda, é o responsável pelo boato que a obrigou a deixar a cidade. Tenta de tudo para reatar o namoro, inclusive viajar para o Rio de Janeiro atrás da jovem.

JACQUES (Jonas Bloch) Namorado de Berta (Ana Helena Berenger), trabalha como diretor de redação na agência de publicidade de Heleno Reis (Jaime Barcellos). Sua maior preocupação é ganhar dinheiro.

BILÉ (Ivan Setta) Jornalista, autor de teatro, começa a trabalhar na agência de publicidade de Heleno Reis (Jaime Barcellos) devido a problemas financeiros. Estimula sua namorada, Carla (Bruna Lombardi), a investir em seu trabalho como escritora.

MARCO (Ney Latorraca) Escritor, casado com Yara (Cidinha Milan), espera o primeiro filho. Está envolvido em uma série de problemas e é acusado de desonestidade.

YARA (Cidinha Milan) Jornalista, casada com Marco (Ney Latorraca).

DR. GOUVEIA (Tony Ferreira) Advogado de Marco (Ney Latorraca).

CLEONICE (Rosani Maia) Secretária de Heleno Reis (Jaime Barcellos).

SILVÉRIO (Mário Petraglia) Primeiro rapaz que Rosário (Ana Maria Braga) conhece no Rio.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional
Senhorita, Senhorita
Compositor: Wando
Intérprete: Wando

A Noite Vai Chegar
Compositor: Paulinho Camargo
Intérprete: Lady Zu

A Menina do Subúrbio
Compositores: Moacir/Miguel/ Paulo Coelho
Intérprete: Dudu França

Malandrone
Compositores: Gabriella Black/ Herinson Rodrigues
Intérprete: Betinho

Pandeiro é Meu Nome
Compositores: Chico da Silva/ Venâncio
Intérprete: Chico da Silva

Pombo Correio
Compositores: Moraes Moreira/ Dodô/ Osmar Macedo
Intérprete: Moraes Moreira

Alegria, Alegria – Tema de Abertura
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Caetano Veloso

Sonhos
Compositores: Peninha
Intérprete: Peninha

Pense Menos
Compositores: Tim Maia/ Paulo Ricardo R. Alves
Intérprete: Tim Maia

O Leãozinho – Tema de Rosário
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Caetano Veloso

Velho Demais
Compositor: Zeca Bahia
Intérprete: Placa Luminosa

Comportamento
Compositores
Intérprete: Márcio Lott

Onde Tu Tá, Nenem
Compositor: Luiz Bandeira
Intérprete: Luiz Gonzaga

Doméstica
Compositores
Intérprete: Vera de Campos

Internacional:

I Love You
Compositores: Donna Summer/ Giorgio Moroder/ Pete Bellotte
Intérprete: Donna Summer

Swayin’ To The Music (Slow Dancin’)
Compositores: Jack Tempchin
Intérprete: Johnny Rivers

I Need a Man
Compositores: Paul Adrian Slade/ Pierre Papadiamondis
Intérprete: Grace Jones

You Took My Breath Away
Compositores
Intérprete: Kaplan Kaye

Walk Softly
Compositores: Van McCoy
Intérprete: Gladys Knight & The Pips

Don’t Stop
Compositores: Christine McVie
Intérprete: Fleetwood Mac

Big Bamboo
Compositores: Rudek/ Richardson
Intérprete: Saragossa Band

Emotion – Tema de Lívia e Dinho
Compositores: Barry Gibb/ Robin Gibb
Intérprete: Samantha Sang & Bee Gees

Dedicato a Una Stella
Compositores: Stelvio Cipriani
Intérprete: Stelvio Cipriani

Zodiac Lady
Compositores: G. Moroder/ P. Bellotte
Intérprete: Roberta Kelly

Love Me More – Tema de Bilé
Compositores
Intérprete: Barry Dean

Summer Love
Compositores
Intérprete: Edward Cliff

I Didn’t Know I Loved You
Compositores: Glitter/ Leander
Intérprete: Gary Glitter

You
Compositores
Intérprete: Wellington

0 Comentário para: “Sem Lenço, sem Documento Resumo e Informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *