Sangue e Areia Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Sangue e Areia desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Sangue e Areia e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Sangue e Areia

◘ Período de exibição: 18/12/1967 – 25/06/1968
◘ Horário: 20h
◘ Nº de capítulos: 135
◘ Autoria: Janete Clair
◘ Direção: Daniel Filho e Régis Cardoso

Adaptação do romance homônimo de Vicente Blasco Ibáñez, a trama é ambientada na Espanha e gira em torno do toureiro Juan Gallardo (Tarcísio Meira). Ele se divide entre o amor de três belas mulheres: Dolores (Míriam Pérsia), filha de seu antigo patrão; Pilar (Theresa Amayo), com quem acaba se casando; e Doña Sol (Glória Menezes), uma mulher elegante que pode lhe garantir ascensão social. O clímax ocorre quando Sol, para provar sua paixão, arranca os próprios olhos.

No início da história, Juan Gallardo trabalha como tratador de touros na propriedade de Dom Alonso e mantém uma relação amorosa com Dolores, filha de seu patrão. Após ser humilhado algumas vezes pela amada e pressionado pelo amigo Dom José, que acredita que ele será um grande toureiro, acaba deixando a fazenda La Rinconada. Na noite em que está partindo, no entanto, Dolores revela que espera um filho seu e o faz prometer que, assim que se tornar um homem rico, voltará para se casar com ela. Juan concorda, ainda que sem muita convicção.

O toureiro sai vitorioso de sua primeira corrida, mas, quando procura Dolores, é surpreendido por Ricardo. Interessado em se casar com a filha de Dom Alonso, ele manda Juan não voltar mais àquela fazenda. Sem saber o que acontecera, a jovem acaba concordando em casar-se com Dom Ricardo, abrindo mão de seu grande amor. O único que conhece seu segredo é Dr. Ruiz, o médico que lhe examinara.

Enquanto isso, Juan Gallardo segue para Madri, onde participa de outras corridas, sempre bem-sucedido. Quando fica sabendo do noivado de Dolores, volta às pressas para Sevilha. Na tentativa de impedir o casamento, revela a Dom Alonso que Dolores espera um filho seu. Dolores, no entanto, se recusa a confirmar que esteja grávida. E, diante do silêncio da filha, o fazendeiro exige que ele se afaste definitivamente. Para impedir que Juan interfira mais uma vez em seus planos, Dom Ricardo prepara uma emboscada para o toureiro.

Todos acreditam que Juan Gallardo está morto, mas ele sobrevive graças aos cuidados e à dedicação de Pilar. A moça acaba se apaixonando por Juan, mas ele, ainda tomado pelo ódio, não corresponde a esse amor. Ao longo da trama, Juan casa-se com Pilar, ainda que não a ame. E, amargurado, promete vingar-se daqueles que planejaram sua morte.

O filho de Juan nasce no dia de seu casamento com Pilar. Dom Alonso, atendendo as exigências de Ricardo para levar adiante seu casamento com Dolores, proíbe a filha de ver o bebê. E o menino acaba sob os cuidados de Rosário, que decide ficar com a criança até que seu destino seja resolvido.

Paralelamente, Juan começa a se envolver com a misteriosa Doña Sol. Em seu retorno à arena, fica encantando com a beleza daquela mulher que o assiste da tribuna. E ela também não esconde seu interesse pelo toureiro. Decidida a conhecê-lo melhor, deixa sua mantilha cair na arena e manda um recado para que Juan lhe encontre no dia seguinte para devolvê-la. Miguel, que a esta altura já está enfeitiçado pela beleza da jovem, dá um jeito de o irmão não comparecer ao encontro, o que a deixa irritadíssima. Sentindo-se aviltada, Doña Sol encomenda aos ciganos uma profecia que ligue a sorte de Juan à sua mantilha. E começa a provocar o rapaz, solicitando sua visita ao acampamento cigano. A princípio intrigado com aquela mulher, o toureiro logo se deixa envolver por sua beleza.

No final da trama, Pilar morre enquanto dá à luz seu filho com Juan. O toureiro então casa-se com Doña Sol, e os dois cuidam do bebê.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Sangue e Areia

** Resumo não divulgado

Sangue e Areia foi a primeira produção do casal de atores Tarcísio Meira e Glória Menezes na Rede Globo. Tarcísio se envolveu bastante na produção da telenovela, tendo colaborado com o diretor Daniel Filho na composição do figurino de seu personagem e na montagem da abertura, através de cenas selecionadas de touradas filmadas no México e intercaladas com cenas suas.

O diretor, Daniel Filho, usou o pseudônimo de Carlos Ferrer, por já estar contratualmente atrelado à direção de outra telenovela, O Homem Proibido (1967), que estava sendo produzida e veiculada simultaneamente pela Rede Globo. Após sua estreia, a telenovela conquistou rapidamente a audiência, o que gerou várias comparações com O Homem Proibido, escrita pela então diretora de teledramaturgia da emissora, Glória Magadan e um fracasso em termos de repercussão. Após vinte capítulos, Daniel Filho teve que ser substituído por Régis Cardoso, para se dedicar integralmente a trama de Magadan.

Sangue e Areia foi a última novela do ator Amilton Fernandes, que interpretava o vilão Dom Ricardo. Amilton Fernandes faleceu prematuramente em 08 de abril de 1968 em um acidente automobilístico.

Esta foi a estreia de Glória Menezes e Tarcísio Meira na TV Globo, ambos vindo da TV Excelsior. Sangue e Areia também foi a primeira novela de Míriam Pérsia e Arlete Salles na emissora, depois de trabalharem na TV Tupi.

Theresa Amayo conta que o público torcia pelo romance de Pilar (Theresa Amayo) e Juan Gallardo (Tarcísio Meira), rejeitando a personagem Doña Sol (Glória Menezes), amante do toureiro. Mas, como era a estreia do casal Tarcísio e Glória na TV Globo, optou-se pela morte de Pilar no fim da trama. Com isso, Juan e Doña Sol tiveram um final feliz.

Esta não foi a primeira adaptação de Sangue e Areia. O romance de Vicente Blasco Ibáñez já havia sido transposto para o cinema em 1922, em filme mudo. Rodolfo Valentino era Juan Gallardo. Em 1941, o diretor Rouben Mamoulian refilmou a história de Ibanez, desta vez com Tyrone Power no papel do toureiro e Rita Hayworth como Doña Sol.

Elenco

Amilton Fernandes – Ricardo
Ana Ariel – Esmeralda
Antonio Patiño
Arlete Salles – Mercedes
Carlos Eduardo Dolabella
Cláudio Marzo – Miguel
Ênio Santos – Dr. Luís
Fernando José
Glória Menezes – Doña Sol
José Lourenço – Carabato
Labanca
Luís Carlos Braga
Maria Esmeralda – Consuelo
Myrian Pérsia – Dolores
Nelson Xavier – Zorba
Neuza Amaral – Encarnación
Oswaldo Loureiro – Antônio
Paulo Gonçalves – Dom Alonso
Paulo Padilha – Doutor José
Sônia Ferreira – Rosário
Tarcísio Meira – Juan Galhardo
Theresa Amayo – Pilar
Zilka Sallaberry

Elenco / Personagens

JUAN GALLARDO (Tarcísio Meira) – Toureiro, começou a vida como tratador de touros na fazenda “La Rinconada”, de propriedade de Dom Alonso (Paulo Gonçalves). No início da trama, está envolvido com Dolores (Míriam Pérsia), filha de seu patrão.

DOÑA SOL (Glória Menezes) – Mulher misteriosa, decidida, encanta Juan Gallardo com sua beleza deslumbrante.

PILAR (Theresa Amayo) – Mulher de origem humilde, sobrinha do ex-toureiro Fernando Alarcon. Apaixona-se por Juan Gallardo quando ele, após ser vítima de uma emboscada, fica aos seus cuidados.

DOLORES (Míriam Pérsia) – Jovem bonita, filha de Mercedes (Arlete Salles) e Dom Alonso (Paulo Gonçalves). Apaixonada por Juan Gallardo (Tarcísio Meira), empregado da fazenda de seu pai com quem mantém um relacionamento. No decorrer da história, casa-se com Ricardo (Amilton Fernandes).

DOM ALONSO (Paulo Gonçalves) – Dono da fazenda onde Juan Gallardo (Tarcísio Meira) começou a vida como tratador de touros. Casado com Mercedes (Arlete Salles), é pai de Dolores (Míriam Pérsia). No início, não sabe que a filha está envolvida com seu empregado. Aprova o casamento de Dolores e Dom Ricardo.

MERCEDES (Arlete Salles) – Casada com Dom Alonso (Paulo Gonçalves), mãe de Dolores (Míriam Pérsia). Desconfia da relação da filha com Juan Gallardo (Tarcísio Meira), o que a desagrada profundamente.

RICARDO VALDEZ (Amilton Fernandes) – Homem de maneiras finas, pedante, que vive sem outra preocupação além de gozar a vida. Interessado nos bens de Dom Alonso (Paulo Gonçalves), faz tudo para impedir que Juan Gallardo (Tarcísio Meira) interfira em seus planos, inclusive planejar a morte do toureiro. Casa-se com Dolores (Míriam Pérsia).

DOM JOSÉ NAVARRO (Paulo Padilha) – Conhecido empresário de toureiros, fez uma profecia quando assistiu a Juan, aos 12 anos, enfrentando um touro – que aquele menino se tornaria o maior homem da Espanha. Insiste para que Juan deixe a fazenda onde trabalha, lembrando ao jovem que Dom Alonso é o grande responsável pela miséria em que vivem ele e sua mãe. Presenteia Juan com seu primeiro “traje de luces” – a roupa utilizada pelos toureiros na arena.

ROSÁRIO (Sônia Ferreira) – Filha de José Navarro, apaixonada por Miguel Gallardo (Cláudio Marzo). Seu pai não aprova o namoro dos dois.

MIGUEL GALLARDO (Cláudio Marzo) – irmão de Juan Gallardo (Tarcísio Meira), um mulherengo inveterado. Encanta-se por Doña Sol (Glória Menezes) logo no início da trama, mas ela não lhe dá muitas esperanças.

ANGUSTIAS (Zilka Sallaberry) – Mãe de Juan Gallardo (Tarcísio Meira), vive preocupada com o filho.

ENCARNACIÓN (Neuza Amaral) – Irmã de Juan Gallardo (Tarcísio Meira)

ANTÔNIO (Oswaldo Loureiro) – Marido de Encarnación, está sempre fazendo comentários desagradáveis.

DR. RUIZ (Ênio Santos) – Médico que cuida de Dolores, único que sabe de sua gravidez.

GABARATO (José Lourenço) – Empregado de Juan Gallardo.

ESMERALDA (Ana Ariel) – Cigana, conhece o passado de Doña Sol (Glória Menezes).

FERNANDO ALARCON – Ex-toureiro, perdera uma perna em sua última apresentação na arena.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

** Não disponível

0 Comentário para: “Sangue e Areia Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *