Salomé Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Confira o resumo da novela Salomé desde o primeiro capítulo. Além do resumo você terá informações sobre a história, personagens e trilha sonora. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Salomé e de todas as novelas da Globo.

Sobre a Novela Salomé

◘ Período de exibição: 03/06/1991 – 05/10/1991
◘ Horário: 18h
◘ Nº de capítulos: 107
◘ Autoria: Sérgio Marques
◘ Colaboração: Elizabeth Jhin e Marcia Prates
◘ Direção: Herval Rossano e Marco Aurélio Bagno
◘ Direção geral: Herval Rossano
◘ Supervisão: Daniel Filho

Adaptação do romance homônimo de Menotti Del Picchia, inspirado na personagem bíblica, a trama de Salomé é ambientada em São Paulo, na década de 1930.

A personagem central da história é Salomé (Patrícia Pillar), uma mulher à frente de seu tempo. Ousada e rebelde, a jovem escandaliza a sociedade parisiense ao apresentar um número de dança com véus em que fica seminua. A notícia chega ao Brasil, e sua mãe, Santa (Imara Reis), e seu padrasto, Antunes (Carlos Alberto), preocupados com a reputação da moça, decidem que ela deve deixar Paris.

Antunes viaja para buscar Salomé, e ela só aceita voltar para seu país de origem se seus inseparáveis amigos, Berta (Suzy Rêgo) e Ruggero (Matheus Carrieri), forem com ela. Antunes concorda, e todos partem juntos.

No Brasil, Salomé vai morar na fazenda Pindorama, em São Paulo, onde sua mãe a espera. Ali ela conhece Duda (Petrônio Gontijo), por quem se apaixona. Duda era proprietário da fazenda Pindorama, mas seu pai, o coronel Venâncio (Herval Rossano), endividado, viu-se obrigado a vender a propriedade para Antunes. A dor de perder a fazenda fez Venâncio se suicidar. Algum tempo depois, Duda, desempregado, voltou à fazenda, conseguiu trabalho e decidiu ficar, iniciando um romance secreto com Santa, que se apaixonara pelo rapaz.

A relação de Salomé com sua mãe não é fácil, e torna-se ainda mais delicada quando Santa percebe a paixão recíproca de Duda pela filha. Salomé também desperta o desejo de Antunes, que não resiste a sua beleza. Ciente do sentimento do marido por sua filha, Santa faz de tudo para atiçá-lo contra Duda, chegando a sugerir que ele mate o rapaz por ele ter se aproveitado de Salomé. Enciumado, Antunes encomenda a execução de Duda, mas ele escapa da cilada.

Após muitos desencontros, Salomé e Duda se entendem. Ele se torna um renomado cantor, recupera a propriedade da família, e os dois iniciam uma nova vida na fazenda Pindorama. Santa, depois de assassinar Antunes, termina louca e sozinha.

Resumo de Todos os Capítulos da Novela Salomé

** Resumo não divulgado

Na cidade de São Paulo da década de 1930, Salomé é uma jovem muito à frente de seu tempo. De caráter ousado e rebelde, ela escandaliza a sociedade com a dança dos véus, em que fica seminua num palco em Paris. Por isso, o pai obriga-a retornar ao Brasil, de volta para a cidade de São Paulo. Chegando na cidade, vai morar na fazenda de Pindorama, onde conhece Duda, por quem se apaixona.

A relação que Salomé mantém com o padrasto, Coronel Antunes é agressiva, mas este alimenta um forte desejo pela enteada.

Os conflitos aumentam quando Santa, a mãe de Salomé,se apaixona por Duda, seu único e verdadeiro amor e Salomé vive um inferno assediada pelo padrasto e com sua mãe sofrendo de amores por Duda, sua paixão.

O projeto de Salomé deveria ter sido desenvolvido por Gilberto Braga, em 1978. Na época, porém, o autor passou para o núcleo das novelas das 20h, estreando com Dancin’ Days.

Antes da estreia de Salomé, o então vice-presidente de Operações da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, não autorizou o projeto inicial de se transmitir uma novela com apenas 60 capítulos. Sua proposta era que a trama tivesse o dobro do que havia sido pensado. A novela acabou indo ao ar com 107 capítulos.

Assim como a novela Pacto de Sangue, exibida em 1989 e também dirigida por Herval Rossano, Salomé foi inteiramente gravada antes de estrear.

Salomé marcou a estreia de Sérgio Marques como autor de telenovelas. – Com a exibição da novela, o romance Salomé voltou às livrarias, obtendo grande sucesso de vendas. A obra fora publicada em 1940, e não era reeditada desde 1975.

Salomé foi vendida para, entre outros países, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Rússia e Venezuela.

Carmen
A novela retrata a ascensão das grandes emissoras de rádio durante os anos 1930 através da trajetória da personagem Carmen (Andréa Veiga), moça pobre que se transforma em uma cantora de sucesso, numa homenagem à Carmen Miranda. Carmen também se envolve com Duda (Petrônio Gontijo), formando um triângulo amoroso com o rapaz e Salomé.

Berta, Ruggero e Guto
Outra trama amorosa de destaque de Salomé é o triângulo formado por Berta (Suzy Rêgo), Ruggero (Matheus Carrieri) e o talentoso jogador de futebol Guto (Jandir Ferrari), irmão de Carmen. Guto se encanta por Berta assim que a conhece, despertando os ciúmes de Ruggero, que percebe que ama a amiga. No final da trama, Ruggero conquista Berta, e os dois se casam.

Elenco:
Abrahão Farc – Albino
Alcione Mazzeo – Sarita
Andrea Veiga – Carmem
André Valli – Maestro Cotti
Anselmo Vasconcelos – Capivara
Aracy Cardoso – Leocádia
Armando Paiva – Kiko
Carlos Alberto – Antunes
Catalina Bonaki
Cesar Augusto
Cesar Pezuolli – diretor da emissora de rádio
Claudia Pouget
Cláudia Borioni – Tereza
Cláudia Vianna – Rita
Cândido Damm – Boiardo
Dedina Bernadelli – Isolda
Eduarda Valente
Edwin Luisi – Rosendo
Elias Gleiser – Padre NazarenoÊnio Santos – Tonho
Estefano Boering
Fábio Junqueira – De Paula
Flávia Monteiro – Carolina
Flávia Seixas
Freddy Montero
Germano Filho – Jairo
Gilda Vilaça
Guilherme Linhares – Olímpio
Guilherme D’Padua
Guilherme Schnabell
Gustavo Ottoni
Herval Rossano
Imara Reis – Santa
Jaconias da Silva
Jandir Ferrari – Guto
Juan de Bourbon – Otávio
João Duarte
Jorge GomesLilia Cabral – Ernestina
Karla Sabah
Lilian Moraes
Lizane Paulo
Macia Castanon
Mateus Carrieri – Ruggero
Martin Jaccard – Perez, amor de Santa (Imara Reis) na juventude
Martha Bazim
Mayara Magri – Mônica
Myrian Pires – Mariana
Naura Schneider – Cecília
Patrícia Pillar – Salomé
Paulo Nigri – Frederico
Petrônio Gontijo – Duda
Priscila Camargo – Graça
Renata Rangel – Santa 20 anos mais jovem
Renato Menezes
Roberto Marconi
Rogério Trindade
Ruben Faria
Ricardo Petraglia – Nelo
Rubens de Falco – McGregor
Sergio Maranha
Silvana Bugarelli
Susy Rêgo – Berta
Suzana Faini – Firmina
Tânia Loureiro – Chica
Tessy Callado – Laura
Timbó
Vera Seeman

Elenco / Personagens

SALOMÉ (Patrícia Pillar) Filha de Santa (Imara Reis), enteada de Antunes (Carlos Alberto). Dançarina jovem, rebelde, ousada, ambiciosa e ardente. Tem medo de amar e perder a própria liberdade, seu principal valor e maior projeto. Apaixona-se por Duda (Petrônio Gontijo).

EDUARDO/DUDA (Petrônio Gontijo) Filho do coronel Venâncio (Herval Rossano), sofrido, às vezes melancólico, luta para manter o ânimo e a alegria diante das dificuldades. Em dado momento dá uma virada e tenta se tornar cínico, cético, realista e ambicioso. Um bom cantor, principalmente de modinhas. Ex-noivo de Mônica (Mayara Magri), envolve-se com Santa (Imara Reis) e, depois, apaixona-se por Salomé (Patrícia Pillar), formando um triângulo amoroso com ela e Carmen (Andréa Veiga) em determinado momento da trama.

CORONEL VENÂNCIO (Herval Rossano) – Pai de Duda (Petrônio Gontijo), dono da fazenda Pindorama no início da trama. Morre nos primeiros capítulos.

SANTA (Imara Reis) Mãe de Salomé (Patrícia Pillar), mulher de Antunes (Carlos Alberto). Aparentemente conformada com a vida que leva, é uma pessoa orgulhosa, além de capaz de alimentar enorme desejo e um profundo rancor. Vive um romance secreto com Duda (Petrônio Gontijo), a quem passa a odiar quando ele se apaixona por Salomé.

ANTUNES (Carlos Alberto) Marido de Santa (Imara Reis), padrasto de Salomé (Patrícia Pillar). Homem poderoso, de raízes rurais rústicas e temperamento violento. Tem uma sensualidade contida, até ser tomado por um forte desejo pela enteada.

CAPIVARA (Anselmo Vasconcelos) Agente da polícia que faz serviços particulares nas horas vagas. Bruto, primitivo, sem nenhum escrúpulo. No final da trama revela a dimensão de sua perturbação moral e mental.

MACGREGOR (Rubens de Falco) Poderoso banqueiro norte-americano, frio e desonesto. Acostumado a conseguir tudo o que quer, usando dinheiro e esperteza.

MÔNICA (Mayara Magri) Filha de Graça (Priscila Camargo) e Albino (Abrahão Farc), doce e frágil diante dos pais, principalmente da mãe. É submetida a duras provas ao longo da novela. Noiva de Duda (Petrônio Gontijo) no início da trama.

ROSENDO (Edwin Luisi) Covarde, ambicioso, carreirista profissional. Tem muita dificuldade para se impor, especialmente diante da mulher, Laura (Tessy Calado). Uma natureza implacável, oculta. Bajulador, vive em torno dos poderosos.

LAURA (Tessy Calado) Mulher de Rosendo (Edwin Luisi), cética e desiludida. Não tem a menor confiança no marido, que desvaloriza sob qualquer pretexto e a quem acha capaz de qualquer baixeza, inclusive com ela.

NAZARENO (Elias Gleizer) Pároco do bairro, de uma generosidade capaz dos maiores extremos. Inconveniente, destrambelhado, ingênuo, sem nenhuma noção das convenções. Adorado por muitos e considerado chato por outros.

NELO (Ricardo Petraglia) Fundidor e escultor, melhor amigo de Nazareno (Elias Gleizer). Comunista, nunca praticou qualquer ato revolucionário e, no fundo, tem a esperança de um dia se dar bem na vida. Artista que tem de trabalhar como operário para sobreviver.

TEREZA (Claudia Borioni) – Mulher de Nelo (Ricardo Petraglia).

CARMEN (Andréa Veiga) Filha de Leocádia (Aracy Cardoso), irmã de Guto (Jandir Ferrari). Cantora de música popular, muito talentosa. Um tipo bem brasileiro. Namoradeira, menos “fácil” do que em geral acham. Sentimental e carinhosa, é também superficial, e indiferente ao que pensam dela. Decidida a não sofrer à toa. Forma um triângulo amoroso com Salomé (Patrícia Pillar) e Duda (Petrônio Gontijo).

GUTO (Jandir Ferrari) Filho de Leocádia (Aracy Cardoso), irmão de Carmen (Andréa Veiga), de temperamento muito parecido com o da irmã. Atlético, cheio de vida, irresponsável. Tem vocação para o futebol, que está virando mania na época. Forma um triângulo amoroso com Berta (Suzy Rêgo) e Ruggero (Matheus Carrieri).

DE PAULA (Fábio Junqueira) O melhor amigo de Duda (Petrônio Gontijo). Jornalista combativo, faz reportagens de denúncia, que revelam uma preocupação ética e social. Apesar das origens aristocráticas, está ligado ao povo.

BERTA (Suzy Rêgo) A melhor amiga de Salomé (Patrícia Pillar), companheira de estudos, danças e ousadias no início da trama. Alegre e bom caráter. Forma um triângulo amoroso com Guto (Jandir Ferrari) e Ruggero (Matheus Carrieri).

RUGGERO (Matheus Carrieri) Italiano que Salomé (Patrícia Pillar) arrasta para o Brasil. Fascista de fachada, desempregado na Itália, tenta a sorte no novo país. Um bom sujeito. Forma um triângulo amoroso com Berta (Suzy Rêgo) e Guto (Jandir Ferrari).

COTTI (André Valli) Maestro, trabalha em uma emissora de rádio popular para sobreviver. Espécie de velho guru. Professor de música de Duda (Petrônio Gontijo), Mônica (Mayara Magri) e outros jovens ricos. Descobre a vocação de Carmen (Andréa Veiga) e a revela para o sucesso.

TONHO (Ênio Santos) Administrador da fazenda Pindorama, que pertence à família de Duda (Petrônio Gontijo) no início da novela. Homem do campo, bom e simples, amigo fiel do coronel Venâncio (Herval Rossano) e, depois, de Duda.

MARIANA (Mirian Pires) Mulher de Tonho (Ênio Santos), boa e simples como ele. O casal ajudou a criar Duda (Petrônio Gontijo), órfão de mãe desde pequeno. Tonho e Mariana se consideram os segundos pais do rapaz, que também os adora.

RITA (Claudia Vianna) Neta de Tonho (Ênio Santos) e Mariana (Mirian Pires).

ISOLDA (Dedina Bernardelli) Grande amiga de Mônica (Mayara Magri), audaciosa, provocadora, sensual. Vive espicaçando a amiga por causa de sua timidez e de seu sentimentalismo.

OLÍMPIO (Guilherme Linhares) Alma gêmea e par constante de Isolda (Dedina Bernardelli).

GRAÇA (Priscila Camargo) Mãe de Mônica (Mayara Magri), mulher de Albino (Abrahão Farc). Dominadora e ambiciosa, não mede esforços para que a filha se case com um homem poderoso e bem-sucedido.

ALBINO (Abrahão Farc) Pai de Mônica, marido de Graça (Priscila Camargo). Bem-sucedido no trabalho, e submisso à mulher. Compreende bem a filha, mas não ousa fazer-se ouvir.

ERNESTINA (Lilia Cabral) Vive de favor nas terras da fazenda, numa tapera. Tida como louca. Está sempre aguardando a volta do marido, que foi assassinado. É a consciência de Santa (Imara Reis), dizendo tudo o que ela quer ouvir.

LEOCÁDIA (Aracy Cardoso) Mãe de Carmen (Andréia Veiga) e Guto (Jandir Ferrari), sacrificou-se para criar os dois filhos, na mais absoluta pobreza.

CHICA (Tânia Loureiro) Prostituta do bairro, tem um filho no início da história e tenta mudar de vida, mas não a aceitam na sociedade. Tem um enorme coração.

KIKO (Armando Paiva) Rapazinho recolhido na rua por Nazareno (Elias Gleizer), trabalha na oficina de Nelo (Ricardo Petraglia).

CAROLINA (Flávia Monteiro) Amiga de Mônica (Mayara Magri), simpática, de ideias conservadoras. Conta com o apoio de Graça (Priscila Camargo), que vê nela uma aliada para conter Mônica.

FIRMINA (Suzana Faíni) A parteira do bairro, fofoqueira. Grande amiga de Leocádia (Aracy Cardoso), que segue muito suas opiniões.

Trilha Sonora Nacional e Internacional

Nacional

Sombra em Nosso Olhar (Smoke Gets in Your Eyes)
Compositores: Jerome Ken/ Otto Harcach/ Aldir Blanc
Intérpretes: Selma Reis

Fim de Jogo – Tema de Salomé
Compositores: Jamil Joanes/ Nelson Motta
Intérpretes: Elba Ramalho

Te Amo – tema de Mônica
Compositores: Biafra
Intérpretes: Biafra

Nunca Pensei – Tema de Guto
Compositores
Intérpretes: Elymar Santos

O que é que eu Faço – Tema de Santa
Compositores: Joanna E Marquinhos
Intérpretes: Joanna

Faz de Conta (Make Believe) – Tema de Salomé e Duda
Compositores
Intérpretes: Edson Cordeiro

Nazareno – Tema do Pe. Nazareno
Compositores
Intérpretes: A Caverna

Olhos de Jade – Tema de Duda
Compositores: Beto Guedes/ Ronaldo Bastos
Intérpretes: Beto Guedes

Riscos do Amor – Tema de Carolina
Compositores: Torcuato Mariano/ Cláudio Rabello
Intérpretes: Rosana

Destino – Tema de Carmen
Compositores: Marcos Valle/ Paulo Sérgio Valle
Intérpretes: Patrícia Marques

Recomeçar – Tema de Berta
Compositores
Intérpretes: Daniel Rossano

Tá Faltando Ela – Tema de Antunes
Compositores: Isolda/ Jotha Luis
Intérpretes: Francis Bringel

Jura/ Ta-Hi (Prá Você Gostar de mim)/ Agora é Cinza – Tema de Duda e Carmen
Compositores: Sinhô; Joubert de Carvalho; Marçal/ Bide
Intérpretes: Duda e Carmen

Capivara – Tema de Capivara
Compositores
Intérpretes: A Caverna

Internacional:
With a Song in my Heart – Tema de Carmen
Compositores: Richard Rogers/ Lorenz Hart
Intérpretes: Doris Day

I’m Confessin
Compositores: Neiburg/ Daugherty/ Reynolds
Intérpretes: Perry Como

Tea for Two – Tema de Berta
Compositores: Vincent Youmans/ Irving Caesar
Intérpretes: Sarah Johnson

I’m in the Mood for Love
Compositores: Jimmy McHugh/ Dorothy Fields
Intérpretes: Johnny Mathis

Adios
Compositores: Woods/ Madriguera
Intérpretes: Ray Anthony

This Night was Made for Dancing
Compositores
Intérpretes: Roger Whiteman

I Only Have Eyes for You
Compositores: Harry Warren/ Al Dubin
Intérpretes: Sweet Memories

As Time Goes By – Tema de Salomé
Compositores: H. Hupfield
Intérpretes: Andy Williams

Cuando Vuelva a Tu Lado
Compositores: Grever
Intérpretes: Eydie Gormé y Trio Los Panchos

Ebb Tide
Compositores: Carl Sigman/ Robert Maxwell
Intérpretes: Righteous Brothers

Stormy Weather – Tema de Mônica
Compositores: Harold Arlen/ Ted Koehler
Intérpretes: Lena Horne

I Tuoi Occhi Belli
Compositores
Intérpretes: Gianni Turillo

Fascination
Compositores: Nat King Cole/ Nelson Riddle
Intérpretes: The Chicago Singers

La Mer
Compositores: Charles Trenet
Intérpretes: Dalida

0 Comentário para: “Salomé Resumo | Personagens | Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *